SóProvas



Prova FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Análise de Sistemas


ID
697264
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 16 a 17, considere a Lei n 8.112/1990.

Mariana, servidora pública federal, participa de uma Comissão para a elaboração de questões de provas, enquanto Lucas, também servidor público federal, supervisiona a aplicação, fiscalização e avaliação de provas de concurso público para provimento de cargos no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral. Ambos os servidores têm direito à gratificação por encargo de concurso, sendo que o valor máximo da hora trabalhada corresponderá a valores incidentes sobre o maior vencimento básico da Administração Pública Federal, respectivamente, nos seguintes percentuais:

Alternativas
Comentários
  • Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual: (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)    (Regulamento)

    I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    § 1o  Os critérios de concessão e os limites da gratificação de que trata este artigo serão fixados em regulamento, observados os seguintes parâmetros: (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    II - a retribuição não poderá ser superior ao equivalente a 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais, ressalvada situação de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pela autoridade máxima do órgão ou entidade, que poderá autorizar o acréscimo de até 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais; (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    III - o valor máximo da hora trabalhada corresponderá aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior vencimento básico da administração pública federal
     

    a) 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento), em se tratando de atividades previstas nos incisos I e II do caput deste artigo; (Redação dada pela Lei nº 11.501, de 2007)

            b) 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento), em se tratando de atividade prevista nos incisos III e IV do caput deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 11.501, de 2007)

     

  •  

    § 2o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso somente será paga se as atividades referidas nos incisos do caput deste artigo forem exercidas sem prejuízo das atribuições do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, na forma do § 4o do art. 98 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.(Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

  • Complementando:
    2,2%:
    I - Instrutor de curso de formção;
    II - Comissão para exames orais ou banca organizadora:
    - Análise curricular;
    - Correção de provas discursivas;
    - Elaboração de questões;
    - Julgamento de recursos
    Vejam que nesta atividade o servidor participa de atividades principais do concurso e que envolvem maior risco, como instrutor de curso ou elaboração de questões.

    1,2%:
    I - Logística de preparação e de realização de concurso;
    - Planejamento;
    - Coordenação;
    - Supervisão;
    - Execução;
    - Avaliação de resultado.
    II - Aplicar, fiscalizar ou avaliar as provas.
    Atividades acessórias, de menor risco.

    Ressaltemos ainda:
    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

    Abraço.
  • Muito bom o comentário de Franco Machado.
  • Na 8.112, os únicos números quebrados -1,2% e 2,2%, creio, que são expressos são esses. No mais, é só seguir o raciocínio do grau de complexidade das etapas de concurso ou curso.
  • Concordo com o Francisco.
    Só complementando:
    A gratificação por encargo de curso ou concurso é remunerada tendo como base 1,2 e 2,2 sobre o maior vencimento básico da Administração Pública Federal. Para discernir entre um e outro basta atentar ao grau de complexidade da atividade: Se exigir conhecimento técnico (ser instrutor ou avaliador para a administração - 2,2 %) ou não (participar da logística de preparação e realização de concurso e aplicar, fiscalizar ou avaliar provas de vestibular - 1,2%).

    Tem que decorar... fazer o que !? A vida é justa para quem msm?

     Bons Estudos !!!
  • Mais uma brilhante questão da FCC!!!

    É pra fazer isso que se pode receber 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento)?! rsrs
  • Como diria D2: "Enquanto uns choram, outros vêm e os devoram."

    Deixem de chorar e brigar com a banca, estudem oras.
  • Ninguém aqui está dizendo que é pra não estudar, até porque todos aqui estudam muito com certeza, apenas estão comentando como essa questão é um LIXO e não avalia absolutamente nada e que é uma VERGONHA um ser humano que se diz elaborador de questões bolar um questão dessa. TEmos que estudar TUDO e acertar TUDO mas tb pode-se criticar...! 
  • Excelente percepção, Ana Luiza!
  • A FCC adora os números perdidos nas leis!!!
  • Olha, concordo com o Juracir e os demais colegas. Estudo MUITO e não choramingo jamais pois sei que as bancas são capazes de cobrar assuntos absurdos mesmo mas que esta questão é extremamente LIXO e INÚTIL eu também concordo! :(
    Vamos lá, gente! Nada de desânimo! Eu sou uma pessoa sempre positiva e esperançosa e acredito que a FCC irá elaborar provas mais inteligentes, pelo menos é o que eu espero na prova do TRT-RJ 2012!

    Força e não desistam nunca!
    :)


  • Estudei semana passada esse assunto de gratificações e pensei "nossa, dúvido que isso cairia em alguma prova". HAHAHAHA. pois é galera, não adianta chorar, o lance é tentar fazer a maior quantidade possível de exercícios.
  • Prezados,
    O servidor perceberá 2,2%por hora, incidente sobre o maior vencimento básico da administração pública.Certo,alguém tem noção o quanto esse marmanjo vai levar por esse ''servicinho''?Qual o maior vencimento na administração pública?
  • não vejo problemas em dizer que trata-se de uma questão lixo e ridícula. Exigir isto de um Analista Judiciário, de fato, é sacanagem.
    Mas não brigo com a banca alguma, segue a luta.
  • Uma hora eles pedem o valor elevado ao cubo. Não adianta chorar tigrada... a FCC ja pediu o número de vereadores de uma cidade com 20 mil hab. TEM QUE DECORAR!

    Quando é que tu vai usar isso na vida? Na aprovação de uma prova feita pelo 2,2 % da FCC
  • NO DIA DA APLICAÇÃO DA PROVA (1,2%)

    ANTES OU DEPOIS DO DIA DA APLICAÇÃO DA PROVA (2,2%)

    Art. 76A.

    A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006) (Regulamento)

    I atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal; 2,2%

    II participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; 2,2%

    III participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes; 1,2%

    IV participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades. 1,2%

  • concordo com o MESTRE JOHNSPION. Se é para conseguir minha vaga, vale gravar até receita de comida meu amigo.

  • GABARITO - D

     

    GALERA , SEM MIMIMI PF !!! 

    Se a banca fosse cobrar apenas conhecimento , ñ teria vaga pra todos , pois tem muita gente preparada, principalmente em SP. Com isso , o grande desafio das bancas , hoje em dia , é que a gente erre a questão !!! entende?

     

    Melhor que decorar é entender ( ou associar de forma q facilite a retenção da informação ) , veja :

     

    > As atividades que estão relacionadas ANTES DO CONCURSO / PREPARAÇÃO VALEM MAIS = 2,2 %

    I atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal; 

    II participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos

     

    >As atividades que estão "MAIS PERTO DO CONCURSO" VALEM MENOS = 1,2%

    III participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamentocoordenaçãosupervisãoexecução avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes; 

    IV participar da aplicaçãofiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades. 

     

  • Achei fácil demais, entrarei em contato com a banca solicitando mais dificuldade nas questões dos próximos concursos! 

  • kkkkkkkkkk quem não gosta de decorar não passa em concurso.

  • Nunca nem li kkkkkkkkk


ID
697267
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 16 a 17, considere a Lei n 8.112/1990.

Marco Antônio, ocupando o cargo de analista judiciário, na área de psicologia, no Tribunal Regional Eleitoral, foi investido no mandato de Vereador no Município de São Paulo. Nesse caso, Marco Antônio

Alternativas
Comentários
  • Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:
    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • Olá.. Complementando!
    Quando houver compatibilidade de horários:
    1. Dois cargos de PROFESSOR;
    2. Um cargo de PROFESSOR com outro, TÉCNICO OU CIENTÍFICO;
    3. Dois cargos ou empregos PRIVATIVOS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, com profissões regulamentadas.

    O servidor que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que houver compatibilidade de horário e local com o exercício de UM DELES.  <-IMPORTANTE!!!    

    Outras hipóteses em que é lícita a acumulação remunerada:

    1. Permissão de acumulação para os VEREADORES;
    2. Permissão para os JUÍZES exercerem o MAGISTÉRIO;
    3. Permissão para os MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO exercerem o MAGISTÉRIO.
    IMPORTANTE!!! Essas regras se aplicam a qualquer agente público remunerado em qualquer poder ou esfera da Federação.

    Percepção simultânea de remuneração e de proventos de aposentadoria, só podem:
    1. os cargos acumuláveis na forma desta Constituição;
    2. os cargos eletivos; e
    3. os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.

    Abraço a todos.
  • Portanto:

    Gabarito da questao : LETRA C
  • Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo:  
    De acordo com o art. 94 da 8.112/90:  
    I - o servidor investido para mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;
    II - o servidor investido para mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;
    III - o servidor investido para mandato de vereador:          
    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;          
    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

  • Olá! Minha dúvida nessa questão é a seguinte, sendo o agente servidor do TRE não torna-se incompatível a acumulação dos cargos? Assim, ele cairia na regra do afastamento e teria que optar por uma das remunerações.
    Alguém poderia explicar isso, por favor.
    Obrigada!
  • Prezada Danielle,
    De acordo com o Código Eleitoral brasileiro, os servidores da Justiça Eleitoral são proibidos de exercer qualquer atividade partidária, sob pena de demissão.  Essa vedação, contida no Código Eleitoral, precisamente no seu art. 366, implica perda dos direitos políticos enquanto durar o vínculo do cidadão-servidor com a Justiça Eleitoral, por impossibilidade de preenchimento de uma das condições de elegibilidade, qual seja, a de filiação partidária.
    Em outras palavras, enquanto for servidor da Justiça Eleitoral, o cidadão estará submetido à restrição dos seus direitos políticos, vez que não poderá estar filiado a nenhum partido e, portanto, impedido de disputar cargos eletivos.
    Contudo, fato novo - mar/2011, o senador José Pimentel apresentou uma ementa alterando este artigo (366, da Lei nº 4.737/65), para permitir que o servidor da justiça Eleitoral exerça atividade político-partidária e ocupe mandato eletivo.
    Agora em se tratando da questão, vemos que se a base para a nossa resposta for a luz do Código Eleitoral, não teríamos resposta correta, já que se acontecesse uma situação parecida com a explicitada no enunciado, o servidor teria que requerer previamente a sua exoneração do cargo efetivo, sob pena de demissão.
    Porém, como Instruções: Para responder a questão se pede que considere a Lei n 8.112/1990, temos então a LETRA C como a CORRETA.
    Um grande abraço e prezo pra que tenha ajudado.

  • Art 38 CF 

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

  • A questão tem um sério equivoco, qual seja, Marco Antonio é servidor da justiça eleitoral pelo que não pode se envolver em atividade político-partidária. Para ser candidato um servidor da justiça eleitoral deve pedir exoneração, assim como os magistrados e promotores!
     A FCC faz questões com base na letra seca da lei, por isso, termina cometendo erros iguais a este, uma vez que o ordenamento jurídico deve ser analisado por inteiro e não por um artigo isolado.
     Então, caros colegas da luta concurseira, quando fizer provas FCC devemos ficar burros, colocarmos os nosso conhecimentos de lado.
      Força a todos
     
  • De fato,amigos.Com isso, a FCC só estimula o decoreba em detrimento do apredizado!
  • Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:
    Comentários: Esse artigo trata da situação do servidor investido em mandato eletivo. Haverá o afastamento do servidor do cargo quando se tratar de mandato federal, estadual ou distrital, ou investido no mandato de Prefeito. Nos incisos I e II, são apresentadas situações em que o servidor poderá optar pela remuneração de seu cargo, e, havendo compatibilidade de horário no exercício do cargo de vereador, poderá o servidor acumular a percepção da vantagem do cargo efetivo e a remuneração do cargo eletivo. Vale ressaltar que não há previsão de acumular duas remunerações, mas sim vantagem com remuneração. No caso de afastamento para o desempenho de mandato federal, estadual ou distrital o tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para a promoção por merecimento (art. 38, inc. IV, da CF). Quem está em estágio probatório pode usufruir desse afastamento.
    Fonte: www.acheiconcursos.com.br
  • Do Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo

           Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

            I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

            II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

            III - investido no mandato de vereador:

            a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

            b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

            § 1o  No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuirá para a seguridade social como se em exercício estivesse.

            § 2o  O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

    Seção III

  • Detalhes importantes sobre essa regra:  o subsídio do cargo eletivo é a REGRA, logo, só poderá OPTAR por SUA Remuneração e não o contrário.

    Ademais, quando acumular, NÃO recebe SUA remuneração integral (Sinônimo de VencimentoS)  e sim as Vantagens do Cargo + Subsídios do Cargo Eletivo.

    Q358865, nesse sentido.

     

  • Questão bem mancada...
    Já pensou a credibilidade que teria servidores da justiça eleitoral exercendo cargo eletivo?! Um Diretor Geral do TRE-SP sendo Vereador e por ai vai?

    Bem..eles têm que se afastar 1 ano da atividade para concorrer. Não acumulam.


     


  •  art. 94 da 8.112/90:  
    I - o servidor investido para mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

     

    II - o servidor investido para mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

     

    III - o servidor investido para mandato de vereador:          

     

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;  

     

    Obs: nesse caso é fácil confundir remuneração com vantagens. No caso, se a pessoa tiver um cargo efetivo, compatível com o horário do cargo

     

    eletivo, a pessoa em questão acumulará as vantagens do cargo efetivo com a remuneração do cargo eletivo.

     

    O que são vencimentos?

     

    R: Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei (art 40, lei 8.112)

     

    O que são vantagens?  

     

    R: São Idenizações, gratificações e adicionais (art 49, lei 8.112)      

     

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.


ID
697270
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Instrução: Para responder à questão de número 18, considere a Lei no 11.416/2006.

Cristina, como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza não gerencial. Porém, deixou de participar do curso de desenvolvimento gerencial oferecido por esse Tribunal. Nesse caso, conforme disposição expressa, Cristina deverá fazer esse curso no prazo de

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.416 / 2006, art. 5o: Integram os Quadros de Pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União as funções comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os cargos em comissão, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exercício de atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    § 4o. Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até 01 ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.




  • GABARITO A. Lei 11.416 / 2006, art. 5o: Integram os Quadros de Pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União as funções comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os cargos em comissão, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exercício de atribuições de direção, chefia e assessoramento. § 4o. Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até 01 ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
  • Lei 11.416 / 2006, art. 5o: Integram os Quadros de Pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União as funções comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os cargos em comissão, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exercício de atribuições de direção, chefia e assessoramento.
    § 4o. Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até 01 ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
  • Olá, complementando: § 3o  Consideram-se funções comissionadas de natureza gerencial aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão, especificados em regulamento, exigindo-se do titular participação em curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão. 
    § 5o  A participação dos titulares de funções comissionadas de que trata o § 4o deste artigo em cursos de desenvolvimento gerencial é obrigatória, a cada 2 (dois) anos, sob a responsabilidade dos respectivos órgãos do Poder Judiciário da União.
    § 4o  Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
    § 6o  Os critérios para o exercício de funções comissionadas de natureza não gerencial serão estabelecidos em regulamento.
    Cristina, como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza não gerencial..


    Percebam que o examinador tentou confundir um pouco. Função comissionada gerencial com função comissionada simples. Mas os prazos tanto de uma quanto de outra são identicos para questão em comento.
  • Uai!? REPETIU A QUESTÃO? 
    ENTÃO VEJAMOS: § 3o  Consideram-se funções comissionadas de natureza gerencial aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão, especificados em regulamento, exigindo-se do titular participação em curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão. 

    § 5o  A participação dos titulares de funções comissionadas de que trata o § 4o deste artigo em cursos de desenvolvimento gerencial é obrigatória, a cada 2 (dois) anos, sob a responsabilidade dos respectivos órgãos do Poder Judiciário da União.

    § 4o  Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.

    § 6o  Os critérios para o exercício de funções comissionadas de natureza não gerencial serão estabelecidos em regulamento.

    Cristina, como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza não gerencial..




    Percebam que o examinador tentou confundir um pouco. Função comissionada gerencial com função comissionada simples. Mas os prazos tanto de uma quanto de outra são identicos para questão em comento.
  • Mas o enunciado não fala em '...função comissionada de natureza não gerencial"?
  • Acredito ter encontrado um erro nessa questão.
    "Cristina, como analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza não gerencial."
    A lei se refere a funções comissionadas de natureza gerencial.
    Posto isso, essa questão seria  passível de anulação???? Alguém me esclareça por favor. Eu acertei porque marquei a assertiva mais próxima...mas se for analisar letra de lei, acho que poderia ser anulada. Estou raciocinando corretamente? Obrigada.
    "A alegria do Senhor é a minha força."
  • percebi a mesma coisa que a tallyta e me confundi com isso, se tivesse uma opção dizendo que ela não precisaria fazer o curso eu marcaria essa porque a lei é clara em dizer que o curso é para os de natureza gerencial, mas como não tinha e lembrei do prazo ai ficou fácil.
  • olha só gente, é uma questão de interpretação simples, eu entendi assim a gerencial precisa do curso a não gerencial vai ser estabelecida em regulamento, então quem disse que a não gerencial precisa desse curso ? a lei não diz isso não.. o examinador quis fazer gracinha e fez merdinha... as explicações dos colegas não estão satisfatórias pra mim não, se alguém puder me explicar melhor agradeço, porque se tivesse alguma dizendo que ele não precisaria fazer o curso seria essa q eu marcaria. 
  • Concordo com as colegas, essa questão deve ser anulada, pois a lei 11.416/2006 diz o seguinte:

    Art. 5º,§ 6o , Lei 11.416/2006 Os critérios para o exercício de funções comissionadas de natureza não gerencial serão estabelecidos em regulamento.

    Como a questão diz que Cristina
    foi designada para o exercício de uma função comissionada de natureza NÃO gerencial, a resposta dessa questão está em um regulamento, o qual, provavelmente, não consta do edital deste concurso.

    Na minha singela opinião, o exminador quis cobrar os critérios para o exercício de uma função comissionada de natureza gerencial, mas acabou cobrando para o exercício de uma função NÃO gerencial.

    Caso a questão fizesse referência aos critérios para assumir uma fc de natureza gerencial, o gabarito estaria perfeito, e a resposta estaria fundamentada nos dispositivos abaixo:

    Art. 5º
    § 3o  Consideram-se funções comissionadas de natureza gerencial aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão, especificados em regulamento, exigindo-se do titular participação em curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão.
    § 4o  Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
  • Pessoal, a questão foi atribuída a todos os candidatos pela banca:
    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/tresp111/tresp111_atribuicoes_de_questoes.pdf
  • Questão atribuída a todos os candidatos pela banca:
    http://www.concursosfcc.com.br/concursos/tresp111/tresp111_atribuicoes_de_questoes.pdf
  • Comentário:

    Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação (art. 5º, § 4º).

    Desse modo, correta a alternativa A.


ID
697273
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Nos termos do Regimento Interno do TRE - SP, o Tribunal elegerá para sua Presidência um dos Desembargadores do Tribunal de Justiça,

Alternativas
Comentários
  • Presidente e Vice do TRE = voto secreto, dentre os Desembargadores do TJ. No caso de empate, designa-se o Desembargador mais antigo no TJ; permanecendo o empate, o mais idoso.

  • Art. 4º,  O Tribunal elegerá para sua Presidência um dos Desembargadores do TJ, para servir por 2 anos, contados da posse, cabendo ao outro o exercício cumulativo da Vice-Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral, sendo que presidirá o pleito e lhes dará posse o juiz mais antigo. §3º No ato da posse, o Presidente e o Vice-Presidente prestarão compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal. 

  • a) errada - O Tribunal elegerá para sua Presidência um dos juízes escolhidos dentre os Desembargadores do Tribunal de Justiça;

    b) errada - A eleição será por escrutínio secreto;

    c) errada - Havendo empate na votação, considerar-se-á eleito o Desembargador MAIS ANTIGO no Tribunal de Justiça e, se igual a antigüidade, o mais idoso.

    d) correta.

    e) errada - o exercício cumulativo é o de Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral.

  • Art. 4°
    a) Tribunal elegerá :
    Presidente - Desembargador do Tribunal da Justiça (2 anos a partir da posse)
    Vice - Corregedor Regional Eleitoras (acumulativamente)
    O Juiz mais antigo irá presidir o pleito e dar a posse


    b) Eleição - por escrutínio secreto (votação em uma urna), com cédulas oficiais com 2 nomes de Desembargadores


    c) Havendo empate na votação será eleito o Desembargador mais antigo no Tribunal de Justiça
    se ambos forem de igual antiguidade será eleito o mais idoso (idade)

     

    d) Posse, o Presidente e o Vice-Presidente - prestarão compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal

     

     

    e) Acumulará Vice com Corregedor Regional Eleitoral

  • Reg interno tre sp 


    A) Art. 4º - Desembargadores do Tribunal de Justiça ... exercício cumulativo da Vice-Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral 


    B) Art. 4º - § 1º - A eleição será por escrutínio secreto, mediante cédula oficial que contenha o nome de dois Desembargadores

     
    C) Art. 4º - § 2º - Havendo empate na votação, considerar-se-á eleito o Desembargador mais antigo no Tribunal de Justiça e, se igual a antiguidade, o mais idoso. 


    D) Art. 4º - § 3º - No ato da posse, o Presidente e o Vice-Presidente prestarão compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal. 


    E) Art. 26 - O Vice-Presidente exerce as suas funções cumulativamente com as de Corregedor Regional Eleitoral e de Membro do Tribunal

  • art.4 § 3º - No ato da posse, o Presidente e o Vice-Presidente prestarão compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal. 

  • a) A vice-presidência caberá ao outro desembargador, que acumulará a função de corregedor
    b) Voto secreto
    c) Desembargador mais antigo
    d)
    e) Presidente não acumula funções
     


ID
697279
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre Auditoria de TI, analise:

I. Nos projetos de TI a auditoria tem ênfase na análise do passado e não na avaliação atual dos processos da empresa para definir ações futuras.

II. Todos os processos de auditoria são reativos, ou seja, buscam culpados por determinadas ocorrências geradas, as quais tenham ou não trazido determinados riscos operacionais ou mesmo de imagem à corporação.

III. O CobiT pode ampliar a visão da auditoria interna possibilitando uma melhor identificação dos riscos relacionados com a TI e a apresentação de resultados consistentes, com baixo grau de refutação por parte dos auditados.

IV. Os resultados das auditorias podem provocar discussões internas e a identificação da necessidade de evolução da maturidade dos processos e do modelo de governança de TI, que deve estar sustentada pela Governança Corporativa.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • http://pt.slideshare.net/fdsousa/auditoria-de-ti-na-prtica-caso-do-banco-central-do-brasil

    Olhem as considerações finais desse estudo de caso feito no Banco Central do Brasil. A resposta certa (letra c) é praticamente um ctrl + c e ctrl + v dessas considerações que estão na página 39 do slide.

  • II - Alguns dos processos de auditoria são reativos, ou seja, buscam culpados por determinadas ocorrências geradas, as quais tenham ou não trazido determinados riscos operacionais ou mesmo de imagem à corporação.


ID
697282
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Sobre as etapas do processo de auditoria interna de TI é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Boa noite,
    Essa questao pode ser resolvida por exclusao : 
    opcao A :ERRADA pois Auditoria nao tem fase de Projeto !
    opcao B : ERRADA pois nao faz sentido apresentar pontos de auditoria, que provém de analise já feita, na fase de planejamento, em que os trabalhos ainda nao começaram e por consequencia os "pontos" ainda nao foram descobertos.
    opcao C : ERRADA pois documentos de auditoria sao apresentados aos diretores da empresa, incluindo o de TI, pois diz respeito a TI e NEGOCIO. Frequentemente o diretor responsável por TI, ou a quem TI responde, é FINANCEIRO ou LOGISTICO.
    opcao D : CERTA - é exatamente o que traz o relatorio de auditoria
    opcao E : ERRADA pois o relatorio de auditoria pode sim servir como plano estratégico e priorizacao de investimento, já que revê a TI como um todo, sistemas, infraestrutura, controles.
    Obrigado.
     
  • Muito bom o comentário do colega acima. Apenas para completar, segundo o wikipedia, o cilco de vida é planejamento global, planejamento,  realização, conclusão e acompanhamento.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria_de_sistemas
  • PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Ajustar do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Segure a condição atual". A ênfase na observação e na condição atual tem correspondência com a filosofia de produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System). [1]

  • Só eu achei estranho esse geralmente em 'geralmente contêm'?

     


ID
697285
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

São objetivos da auditoria, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Boa noite.
    A AUDITORIA nunca exercerá acoes para solucionar problemas de cunho OPERACIONAL ou de GESTAO em processos de uma organizacao. Ela apenas apontará riscos, erros em controle, caminhos a serem seguidos. A unicao opcao na qual a AUDITORIA está tomando açoes de solucao na questao é a C, logo é a resposta CORRETA.
    Obrigado.

ID
697288
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Analise:

I. É importante ter um executivo patrocinador que assuma a sua liderança e garanta os fundos necessários para o empreendimento. Um Programa de TI que não possui um patrocinador da alta direção da empresa pode ter problemas na sua implementação.

II. O Programa de Governança de TI necessita do envolvimento dos executivos da organização, pois a implantação de novos processos de TI pode alterar a forma como as áreas da empresa são atendidas pela TI.

III. Deve-se entender em que estágio se encontra os diversos processos de TI da organização, de forma que se possa realizar um planejamento adequado do Programa de Governança de TI e identificar aquelas vulnerabilidades mais gritantes, que merecem uma atenção imediata.

IV. A implantação da Governança de TI é um Programa realizado através de vários projetos, considerando perspectivas de curto, médio e longo prazo. Portanto, requer abordagens consistentes e profissionais de gerenciamento de projetos.

São requisitos que devem ser atendidos para que a implantação da Governança de TI seja bem sucedida, o que consta em

Alternativas
Comentários

ID
697291
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O CobiT

Alternativas
Comentários
  • cinco focos do Cobit: Alinhamento Estratégico, Agregação de Valor, Gerenciamento de Recursos, Gerenciamento de Riscos e Medição de Desempenho. 

    requisito muito cobrado pela FCC.
  • Focos da governança de TI
    Alinhamento estratégico:garantir que a TI está focada na necessidade de negócio
    Agregação de valor:encontrar coisas que façam a TI funcionar melhor
    Gerenciamento de recursos:otimizar investimentos
    Gerenciamento de riscos: cuida do gerenciamento de riscos
    Mensuração de desempenho:gerenciar todas as outras formas e de que está indo conforme o esperado.

    A vitória ama o preparo!
  • REMEI ALEN DO RIO

    RE = RECURSOS

    ME = MENSURAÇÃO

    AL = ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

    EN = ENTREGA DE VALOR

    RI = RISCOS

  • A questão fala sobre os 5 pilares da governança:

    1. Alinhamento estratégico

    2. Entrega de valor

    3. Gestão de riscos

    4. Gestão de recursos

    5. mensuração de desempenho

  • Eu concordo que a letra "c" esteja correta, eu marquei ela e acertei. Mas a letra "a" não está também certa? Ela fala exatamente que a ti tem que estar em função dos objetivos do negócio, que é de onde o cobit parte. Ou seja tem que haver alinhamento entre a TI e o negócio. Talvez a expressão "simplesmente  um meio" seja meio forte mas não consigo entender por que estaria errado. 

  • Kaio, bom dia! Atualmente, a TI passou a fazer parte do negócio e não apenas uma área de apoio. Com o alto nível de automatização e informatização nas empresas, considerá-la apenas como um mero apoio é condenar a empresa ao fracasso. A TI é agora um parceiro do negócio, agregando valor, descobrindo novas oportunidades, apoiando e fazendo parte dos processos de negócio, trazendo vantagem competitiva, etc. Isso quando a TI não é o próprio negócio.

  • Conhecia apenas como ENTREGA de valor, nunca ouvi AGREGAÇÃO de valor, por isso tomei-a como falsa. =/ Em qual referência existe essa definição de agregação de valor? qual autor fala isso? pq para mim entregar é diferente de agregar.

  • Kaio Peixoto,  mencionar que "TI seja considerada simplesmente um meio para tornar a estratégia corporativa viável.", é menosprezar o valor da TI, apesar de muitos a verem apenas como meio, tente viver sem ela !
    Hoje a TI é parte da estratégia, sem ela a estratégia não seria a mesma, portanto ela não pode ser o núcleo de todo business, porém, com ela você alavanca as possibilidades, torna sonhos em metas!
    Talvez eu tenha exagerado, rss..

    []s e bons estudos!

  • Esses conceitos estão presentes no COBIT 5?

    Vamos na fé.

  • Esse texto não tem no Cobit 5 neh? é do 4.1, correto?


ID
697294
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O principal objetivo do ITIL é

Alternativas
Comentários
  •  
    O principal objetivo da ITIL é prover um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI testadas e comprovadas no mercado, (organizadas segundo uma lógica de ciclo de vida de serviços), que podem servir como balizadoras, tanto para organizações que já possuem operações de TI em andamento e pretendem empreender melhorias, quanto para a criação de novas operações. A adoção das práticas da ITIL pretende levar uma organização a um grau de maturidade e qualidade que permita o uso eficaz e eficiente dos seus ativos estratégicos de TI.

    fonte: 
     http://www.itil.co.uk 
  • Concordo que a letra E seja a mais correta, mas gostaria de saber qual o problema com a letra C?

  • Daniel, acredito que a letra C está se referindo ao COBIT. Tirei esse texto abaixo do wikipedia.

    Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do CobiT como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) percebido, fornecendo métricas para avaliação dos resultados (Key Performance Indicators KPI, Key Goal Indicators KGI e Critical Success Factors CSF).

    Abraços.

  • a) ERRADA - Fala do PMBOK

    b) ERRADA - Fala do modelo Val IT (Value of Information Technology)

    c) ERRADA - Fala do modelo Val IT (Value of Information Technology) novamente

    d) ERRADA - Fala do CMMI

    e) CORRETA

  • GABARITO (E).

    Prover um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI testadas e comprovadas no mercado, que podem servir como balizadoras, tanto para organizações que já possuem operações de TI em andamento e pretendem empreender melhorias, quanto para a criação de novas operações.

    lembando que ITIL não é um padrão nem metodologia, são boas práticas que foram testadas e usadas com sucesso.


ID
697297
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre os Sistemas de Prevenção de Intrusão (IPS) é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Intrusion prevention systems (IPS), also known as intrusion detection and prevention systems (IDPS), are network security appliances that monitor network and/or system activities for malicious activity. The main functions of intrusion prevention systems are to identify malicious activity, log information about said activity, attempt to block/stop activity, and report activity. [1]

    Intrusion prevention systems are considered extensions of intrusion detection systems because they both monitor network traffic and/or system activities for malicious activity. The main differences are, unlike intrusion detection systems, intrusion prevention systems are placed in-line and are able to actively prevent/block intrusions that are detected. [2][3]More specifically, IPS can take such actions as sending an alarm, dropping the malicious packets, resetting the connection and/or blocking the traffic from the offending IP address.[4] An IPS can also correct Cyclic Redundancy Check (CRC) errors, unfragment packet streams, prevent TCP sequencing issues, and clean up unwanted transport and network layer options.

  • Sistemas de Prevenção de Intrusão

    Como descrito no nome ajuada a prevenir a intrusão, seus métodos são proativos trabalhando na rede validando todo 
    tráfego 
  • Como vi em outro comentário aqui no QC. 

    IDS é como detector numa porta de loja, se não tiver um segurança, o meliante foge. 

    IPS é que nem porta giratório de banco, detectou alguma coisa diferente, bloqueia. 

  • Creio que o item D tentou fazer uma referência ao host vs network based IPS/IDS. 

     

  • IDS inline = IPS baseado em rede

     

    Fonte: Nakamura


ID
697300
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O objetivo principal da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005 é

Alternativas
Comentários
  • A ISO 17799 foi renumerada para 27002 e trata dos controles a serem implementados em um Sistema de Segurança da informação.
  • a 17799:2005 é a mesma 27002 que cuida das diretrizes ou controles de segurança enquanto a 27001 cuida dos requisitos e visa implanta um SGSI
  • ISO27001 - Se presa a certificação
    ISO27002 - Código de boas práticas
    ISO27003 - Diretrizes para Implementação de um SGSI
    ISO27004 - Métricas e Medições
    ISO27005 - Diretrizes para o processo de Gestão de Riscos de SI

    A letra B diz exatamente o que está presente na norma ISO/IEC 17799:2055. Lembrando que a norma ISO 27002 foi originada da 17799:2005
  • Texto retirado da norma 17999

    1 Objetivo 
    Esta Norma estabelece diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização. Os objetivos definidos nesta Norma provêem diretrizes gerais sobre as metas geralmente aceitas para a gestão da segurança da informação. 
    Os objetivos de controle e os controles desta Normatêm como finalidade ser implementados para atenderaos requisitos identificados por meio da análise/avaliação de riscos. Esta Norma pode servir como um guia prático para desenvolver os procedimentos de segurança da informação da organização e as eficientes práticas de gestão da segurança, e para ajudar a criar confiança nas atividades interorganizacionais. 
  • NBR ISO/IEC 27001 - Requisitos para implantar um SGSI (antiga BS7799:2)

    NBR ISO/IEC 27002 (17799) - Práticas para a gestão de SI (antiga BS7799:1)

    NBR ISO/IEC 27005 - Gestão de riscos de SI

    27004 e 27003 - Gestão de SI (Medição) e Guia de Impl. SGSI

    27006 e 27007 - Requisitos e Diretrizes para auditoria de um SGSI

    15999:1 e 15999:2 - Gestão de Continuidade de Negócios (Código de Prática e Requisitos)


ID
697303
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre a gerência de riscos é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Respostas ao risco: transferindo, reduzindo, aceitando
  • De acordo com a norma ISO 27002 os tratamentos para os riscos são os seguintes:

    - Aplicar controles apropriados para REDUZIR OS RISCOS.
    - Conhecer e objetivamente ACEITAR OS RISCOS.
    - EVITAR RISCOS, não permitindo ações que poderiam causar a existência de riscos.
    - TRASNFERIR OS RISCOS para outra parte, por exemplo, fornecedores ou seguradoras.

    NÃO SE FALA EM IGNORAR OS RISCOS

  • Estratégias de Resposta aos Riscos

    Evitar: mudar o Plano de projeto p/eliminar o risco
    Transferir: Transferir as conseqüências e as respostas a ao risco para um terceiro
    Aceitar: Não mudar o plano de projeto
    Mitigar: reduzir a probabilidade ou o impacto do risco

    Fonte: PMBOK 4a. edição
  • A 27001 usa o termo “aceitação do risco” em vez de “retenção do risco”.

    "RETA" (Reduzir, Evitar, Transferir, Aceitar/Reter)
  • Se a Gerência de Riscos é toda baseada no análise de riscos você não pode simplesmente ignorar o risco, senão não teria sentido.

  • Complemento segundo a ISO 27005.

    Segundo a NBR ISO/IEC 27005:2008,"

    9 Tratamento do risco de segurança da informação

    9.1 Descrição geral do processo de tratamento do risco

    Diretrizes para implementação:

    quatro opções disponíveis para o tratamento do risco: redução do risco (ver 9.2), retenção do risco (ver 9.3), evitar o risco (ver 9.4) e transferência do risco (ver 9.5)."

  • Ignorar, apesar de não estar explicito na ISO 27002, pode-se muito bem entender ignorar um risco. Lembra do algoritmo da avestruz quando se encontra um deadlock. Sendo o mais usado.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_do_avestruz

    O algoritmo simplesmente é ignorar que uma aplicação multithread pode entrar em deadlock, até porque o custo seria muito alto e a probablilidade de acontecer pode ser muito baixa. Então seria melhor ignora-lo.
    Eu entendo isso como uma forma de aceitar um risco, ou seja, aceita-lo que existe e simplesmente não fazer nada para trata-lo, ou seja, ignora-lo.

  • Não se ignora riscos, o que se pode fazer é aceitá-los.

  • Eliminar ou Ignorar NUNCA.... 

  • RISCOS...

    PODE: REDUZIR, ACEITAR, EVITAR, TRANSFERIR, IDENTIFICAR, ANALISAR, AVALIAR, TRATAR, ESTABELECER SEU CONTEXTO, PREVENIR, MITIGAR, MINIMIZAR, ELIMINAR, CONTROLAR, PREVINIR, RENTER, ACEITAR.

    NÃO PODE: TRANSFORMAR E IGNORAR


ID
697306
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A criptografia assimétrica baseia-se na utilização de duas chaves, sendo uma mantida secreta, enquanto outra pode ser divulgada publicamente.

Com relação ao tema, analise as asserções a seguir.

Maria criptografa a mensagem (texto claro) utilizando-se da chave privada de João. A mensagem cifrada é então enviada a João que a decriptografa utilizando sua chave pública. Como a criptografia assimétrica trabalha com funções matemáticas bidirecionais, João não conseguiria decriptografar a mensagem usando sua chave privada

PORQUE

Apenas a chave pública permite essa decriptografia, já que é gerada por algoritmos criptográficos assimétricos como o DES, 3DES ou AES e é de conhecimento de ambos os envolvidos na troca de mensagens.

Acerca dessas asserções, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Como a criptografia assimétrica trabalha com funções matemáticas bidirecionais, João conseguiria sim, decriptografar a mensagem usando sua chave privada.
    Os algoritmos criptográficos como o DES, 3DES ou AES são simétricos.
  • Pode ser preciosismo, mas se a chave privada é do João, quem deveria usa-lá não seria o próprio João?
    Não sei se usando um argumento desses conseguiríamos obter exeto nas provas da FCC.
    Alguém poderia me dizer?
  • No primeiro texto a Maria deveria ter a chave pública de João, para criptografar o seu texto e João deverá com a chave privada descriptografar, somente o João pode descriptografar a mensagem.
    No segundo texto informa que o DES, 3DES E AES são assimétricos e não são.
    Criptografia simétrica usa a mesma chave prara criptografar e para decriptografar.
    Na assimétrica deixa a sua chave publica em algum lugar aonde as pessoas possam pegar e a chave privada fica somente com o seu dono, não sendo de domínio público.  
  • Maria criptografa a mensagem (texto claro) utilizando-se da chave privada (PUBLICA) de João. A mensagem cifrada é então enviada a João que a decriptografa utilizando sua chave pública (PRIVADA). Como a criptografia assimétrica trabalha com funções matemáticas bidirecionais, João não conseguiria decriptografar a mensagem usando sua chave privada (CONSEGUIRIA SIM. O PROPRIETÁRIO UTILIZA A CHAVE PRIVADA PARA DECRIPTOGRAFAR)

    PORQUE

    Apenas a chave pública (PRIVADA) permite essa decriptografia, já que é gerada por algoritmos criptográficos assimétricos como o DES, 3DES ou AES (SÃO SIMÉTRICOS) e é de conhecimento de ambos os envolvidos na troca de mensagens.
  • Perceberam que esta questão está no modelo que a CESGRANRIO costuma usar? Será que a FCC simplismente a copiou? Não duvido nada.

    Bons estudos a todos.
  • A primeira assertiva trata de assinatura digital: O remetente criptografa a mensagem utilizando a chave privada e o destinatário decriptografa utlilizando a chave pública do remetente, sendo que joão poderia sim, decriptografar a mensagem
  • O problema desses tipos de questões está no fato de que eles pedem para avaliar se as proposições são verdaeiras ou falsas e as relações entre elas. Não foi perguntado nada sobre a que tipo de técnica a questão estava relacionada, nem se a forma usada era correta ou não!!!
    Dentro do campo das possibilidades a primeira alternativa esta correta. O que não está correto é o fato de Maria possuir a chave Privada de João, que deveria ser do conhecimento apenas de João dentro do contexto de Criptografia Assimétrica. Contudo, se analisarmos que Maria criptografa uma mensagem com a chave privada de João, ele somente poderá descriptografar com sua chave pública, nunca com sua chave privada!!!
    Não é o que prega a Criptografia Assimétrica, mas que vai ter que ser dessa forma, vai!!
  • Galera, a primeira assertiva está errada porque a criptografia assimétrica trabalha com funções matemáticas UNIDIRECIONAIS!
  • O colega acima tem razão. Maria ter usado a chave privada de João é só pra confundir, é o mesmo que uma pessoa passar uma senha sua pra outra, não deveria mas não invalida a questão pois dentro desse contexto, Maria e João fizeram o procedimento certo. Agora, se as funções matemáticas fossem bidirecionais, quer dizer que seriam inversíveis e logo se poderia obter uma chave privada a partir de uma chave pública.
  • Complementando

    Algoritmos assimétricos dependem, para a sua eficiência, de uma classe de problemas de matemática chamada de função unidirecional, que exigem relativamente pouco poder computacional para ser executada, mas muito poder computacional para inverter, se a inversão for possível.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_criptografia#Chave_p.C3.BAblica
  • Maria criptografa a mensagem (texto claro) utilizando-se da chave privada de João (ERRADO! parei de ler aqui. se a chave é privada de João, Maria nao pode usa-la). A mensagem cifrada é então enviada a João que a decriptografa utilizando sua chave pública. Como a criptografia assimétrica trabalha com funções matemáticas bidirecionais, João não conseguiria decriptografar a mensagem usando sua chave privada 

    PORQUE 

    Apenas a chave pública permite essa decriptografia (ERRADO! uma chave é usada para criptografar e outra para desincriptografar, se foi cifrado com a publica sera descifrado com a privada, se foi cifrado com a privada sera descifrado com a publica), já que é gerada por algoritmos criptográficos assimétricos como o DES, 3DES ou AES e é de conhecimento de ambos os envolvidos na troca de mensagens. 

ID
697309
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os firewalls é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Pode autorizar ou negar acesso, e mas não pode registrar tudo o que está passando por ele.
    b) Os firewalls de proxy examinam os pacotes superficialmente, não verificando e seu conteúdo. Isso os torna mais rápidos lentos e porém, menos eficientes.
    c) O tráfego interno na mesma subrede de uma LAN, ou seja, o que não vai para uma rede externa, Não sempre é tratado pelo firewall, pois todo o tráfego dentro da LAN não passa por ele passa por ele.
    d) Os firewalls de filtro de pacotes trabalham com uma lista de controle de acesso que é verificada antes de um pacote ser encaminhado para a rede interna. A lista relaciona o tráfego que é permitido e o que deve ser bloqueado. Correto
    e) Os firewalls de filtro de pacotes são rápidos porque a inspeção é feita apenas nos cabeçalhos de rede e transporte em vários pacotes por vez. Eles escondem automaticamente os endereços de rede e não requerem muitos testes para verificar suas funcionalidades. A ultima parte eu não entendi muito bem (não sei se está certo ou errado), mas a assertiva, como um todo, continua errada
  • Desde quando o NAT é um protocolo? Não seria uma técnica? Eita FCC.
    Ainda bem que as demais alternativas são bem fáceis.

ID
697312
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise o texto:

Na compilação, a análise consiste em três fases. Em uma das fases, os caracteres ou tokens são agrupados hierarquicamente em coleções aninhadas com significado coletivo. Essa fase envolve o agrupamento dos tokens do programa fonte em frases gramaticais, que são usadas pelo compilador, a fim de sintetizar a saída. Usualmente, as frases gramaticais do programa fonte são representadas por uma árvore gramatical.

A fase citada no texto é conhecida como análise

Alternativas
Comentários
  • Na compilação, a análise consiste em três fases:
    Análise léxica, linear, esquadrinhamento (scanning): o fluxo de caracteres que constitui o programa é lido da esquerda para a direita e agrupado em tokens, que são seqüências de caracteres tendo um significado coletivo.

    Análise sintática, hierárquica ougramatical: os caracteres ou tokens são agrupados hierarquicamente em coleções aninhadas com significado coletivo. Em outras palavras agrupam-se os tokens em frases gramaticais. Estas frases são usadas pelo compilador para sintetizar uma saída. As frases gramaticais são representadas por árvores

    Análise semântica: verificações são realizadas para assegurar que componentes de um programa se combinam de forma significativa.
    Esta fase verifica erros semânticos no programa fonte e captura informações de tipo para a fase subseqüente de geração de código. Utiliza a estrutura hierárquica determinada pela fase de análise sintática, a fim de identificar os operadores e operandos das expressões e enunciados.
  • Gabarito A

    O analisador sintático agrupa os tokens em termos sintáticos da linguagem
    • Como sujeito, verbo, objeto, oração, período...
    • Ex.: if x == y then z = 1; else z = 2;
    • x == y é uma expressão relacional
    • z = 1; e z = 2; são comandos de atribuição
    • a frase em si á um comando if-then-else composto dessas três partes

    • Também é comum se gerar mecanicamente um analisador sintático a partir de
    uma especificação da sintaxe da linguagem, sua gramática
    • Novamente, um programa gerador de analisadores sintáticos é apenas outro
    compilador
    • O resultado da análise sintática é uma árvore representando a estrutura do
    programa
    • Pode ser concreta, codificando toda a estrutura sintática do programa, ou
    abstrata, codificando apenas o essencial

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
697315
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

No que se refere a estruturas de dados é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A estrutura de dados que chamamos de fila dupla consiste numa fila na qual e? possi?vel inserir novos elementos em ambas as extremidades, no ini?cio e no fim. Consequ?entemente, permite-se tambe?m retirar elementos de ambos os extremos. 

  • Item A correto
    Fila dupla = DEQUE(Double Ended Queues) inserção e remoção em ambos os extremos
    Item B incorreto Na fila dupla a inserção e remoção podem ocorrer em ambos os extremos
    Na fila simples a inserção ocorre em um extremo e a remoção em outro, ou seja, é uma lista FIFO (primeiro que entra é o primeiro que sai)
    Item C correto
    A lista duplamente encadeada além de armazenar o valor e quem é o próximo nó, também armazena quem é o nó anterior. Nestas listas é possível caminhar para frente e para trás.
    A lista encadeada simples armazena o valor e quem é o próximo nó apenas.
    Item D correto
    Fila é uma lista linear onde todas as inserções são feitas num certo extremo e todas as remoções e acessos são realizados no outro. Filas são também denominadas lista FIFO(first in/ first out ou primeiro que entra é o primeiro que sai)
    Item E correto
    Na lista encadeada o nó possui um campo que aponta para o próximo nó da lista e o outro para armazenar o valor.  Para acessar um elemento tem que percorrer um a um.

    Referência: Estrutura de dados fundamentais - autor Silvio do Lago Pereira

ID
697318
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação ao SOAP, analise:

I. Envelope: É o elemento raiz do documento XML. Pode conter declarações de namespaces e também atributos adicionais como o que define o estilo de codificação (encoding style).

II. Header: É um cabeçalho que carrega informações adicionais, como por exemplo, se a mensagem deve ser processada por um determinado nó intermediário. Deve ser o primeiro elemento do Envelope.

III. Body: Contém o payload, ou a informação a ser transportada para o seu destino final.

IV. Fault: Contém as informações dos erros ocorridos no envio da mensagem.

São elementos obrigatórios em uma mensagem SOAP o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Estrutura do protocolo SOAP
    Envelope - (Obrigatório): Toda mensagem SOAP deve contê- lo. É o elemento raiz do documento XML. O Envelope pode conter declarações de namespaces e também atributos adicionais como o que define o estilo de codificação (encoding style).Um "encoding style" define como os dados são representados no documento XML.
    Header: (Opcional) É um cabeçalho opcional. Ele carrega informações adicionais, como por exemplo, se a mensagem deve ser processada por um determinado nó intermediário (É importante lembrar que, ao trafegar pela rede, a mensagem normalmente passa por diversos pontos intermediários, até alcançar o destino final). Quando utilizado, o Header deve ser o primeiro elemento do Envelope.
    Body (Obrigatório): Este elemento é obrigatório e contém o payload, ou a informação a ser transportada para o seu destino final. O elemento Body pode conter um elemento opcional Fault, usado para carregar mensagens de status e erros retornadas pelos "nós" ao processarem a mensagem.

    http://www.gta.ufrj.br/grad/07_2/daniel/index.html
    Fault (Opcional): contém as informações dos erros ocorridos no envio da mensagem. Apenas nas mensagens de resposta do servidor.
  • Alguém pode me dizer o motivo de a resposta certa ser a letra B?
    Eu achava que a correta seria a letra E.
  • A questão mostra definições e não pergunta se as definições estão certas. O que ela realmente pergunta é quais elementos são OBRIGATÓRIOS em uma mensagem SOAP:

    São obrigatórios: o envelope e o body.
  • Obrigado Pablo, eu nem tinha percebido que a questão estava perguntando quais eram os elementos obrigatórios, eu devia estar com sono. hwhw.
  • levanta a mão quem caiu.  
    o/
  • o/

    Custei a ver o pequinha.
  • Também não vi que era só os obrigatórios... o/

  • =O... ai é f... kkk tb cai!

  • Eita mais um o/

  • Já dizia o Chaves: 200 pessoas enganadaasss!

    o/

  • o/

    :/

  • kkkkkkkkkkkkk \o/

  • Aff...

    Não vi que era os obrigatórios.

    P.Q.P


ID
697321
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre herança na orientação a objetos com Java é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA: Um construtor que recebe parametros precisa ser previamente definido para receber qualquer tipo de instaciação informando os mesmos.
    B) INCORRETA: Variaveis e metodos comuns devem ficar na superclasse e não na subclasse.
    C) INCORRETA: Se o metodo da superclasse deve ser acessado apenas por suas subclasses então a assinatura do metodo deve ser protected e não public.
    D) INCORRETA: Na verdade É ADEQUADO sobrescrever metodos da superclasse na subclasse para definições especificas da subclasse.
    E) INCORRETA: Quando a superclasse é instanciada não existe envolvimento das suas subclasses.
  • Quando li a A achei que podia ser a resposta apesar de ter um erro. Depois li as outras e confirmou minha suspeita

     

    Não sou especialista em Java, mas acredito que a A se equivoca ao ignorar a possibilidade do cast implícito e dizer que um ero ocorre ao invés de "poderá ocorrer".

     

    Afinal se o construtor da superclasse receber um Object e passarmos objeto de outra classe, ou ainda esperar um int e passarmos um smallint não teria erro.

     

     

     

     


ID
697324
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante a fase inicial do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, na etapa de investigação, a tarefa que determina a probabilidade de sucesso do sistema proposto e propicia uma avaliação superficial da área técnica, econômica e comportamental do projeto, sendo decisivamente importante para o processo do desenvolvimento de sistemas é chamada

Alternativas
Comentários
  • nesse momento ainda não temos o rpojeto iniciado , uma vez que é necessario primeiramente verificar se ele é exequivel , dentro do prazo , com orçamento e escopo especificado. 
  • Eu não entendi dessa forma Valfrido.
    A frase "e propicia uma avaliação superficial da área técnica, econômica e comportamental do projeto" no meu entendimento o enunciado diz  que tanto a avaliação técnica, econômica e comportamental é superficial

    Acredito que a palavra chave é "investigação". O estudo de viabilidade tem, segundo Sommerville, 8 Edição, o objetivo de responder questões como:
    - o sistema contribui para os objetivos gerais da organização?
    - o sistema pode ser implementado com a tecnologia atual e dentro das restrições definidas de custo e prazo?
    - o sistema pode ser integrado e a outros sistemas já implantados?
  • a palavra "viabilidade" praticamente define a questão.
  • Letra D. Inicia-se com o Estudo de Viabilidade, segue para a Identificação dos Requisitos, Análise dos Requisitos (e Negociação), Especificação e Documentação, Validação, e Gestão de Requisitos.
  • a)      Estudo de caso é a avaliação de algo que foi implementado, onde informações são coletadas e um veredicto é dado sobre o que esta sendo avaliado.
    b)      Análise de requisitos ocorre depois que o projeto já foi aprovado, ou seja, a viabilidade já foi avaliada
    c)      Esse termo esta mais relacionado ao comportamento de mercado do que do desenvolvimento de software em si.
    d)      Questão correta!
    e)      Essa fase envolve a elaboração de diagramas UML e o projeto arquitetural do sistema, portanto já é uma fase mais avançada do projeto.
  • "a tarefa que determina a probabilidade de sucesso do sistema proposto"

    Estudo de viabilidade por causa da parte grifada em vermelho.

ID
697327
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Enquanto a definição de requisitos para um novo sistema é desenvolvida, uma melhor compreensão da necessidade dos usuários é alcançada, e é esperado que haja uma evolução nos requisitos do sistema para acomodar este novo entendimento das necessidades dos usuários. A partir dessa perspectiva de evolução, os requisitos são divididos em duas classes, permanentes e voláteis. Sobre a divisão dos requisitos voláteis, considere:

I. Requisitos mutáveis surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema aumenta, tornando-o apto a sugerir e requisitar mudanças.

II. Requisitos consequentes estão diretamente ligados a introdução de sistemas de computação na empresa, que podem modificar processos e criar novos métodos de trabalho.

III. Requisitos emergentes são os requisitos relativamente estáveis, que derivam da atividade principal da organização e se relacionam diretamente com o domínio do sistema.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Requisitos Voláteis

    Mutáveis Mudam de acordo com o ambiente Ex: requisitos que mudam de acordo com a taxa imposta em leis que mudam Emergentes Não são possíveis definir na construção do sistema Surgem durante a operação do sistema Consequentes São suposições de como o sistema funcionará Quando em operação os usuários irão demandar alterações Compatibilidade Dependem de outro equipamento ou processo Mudam conforme o processo ou o equipamento muda
  • (F) ITEM I -  Requisitos mutáveis surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema aumenta, tornando-o apto a sugerir e requisitar mudanças. Essa é a definição de requisitos EMERGENTES.

    (V) ITEM II - Requisitos consequentes estão diretamente ligados a introdução de sistemas de computação na empresa, que podem modificar processos e criar novos métodos de trabalho.
     
    (F) ITEM III -  Requisitos emergentes são os requisitos relativamente estáveis, que derivam da atividade principal da organização e se relacionam diretamente com o domínio do sistema.  Esta é a definição de requisitos PERMANENTES.


    Resumindo, segundo a classificação em requisitos PERMANENTES e  VOLÁTEIS (SOMMERVILLE) temos a separação dos tipos de requisitos voláteis, como foi explicado pelo colega acima:

    a) Mutáveis:  requisitos que mudam devido a mudanças no ambiente no qual a organização está operando.
    b) Emergentes:  surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema progide durante o desenvolvimento do software.
    c) Consequentes:  resultam da introdução do sistema em si na organização.
    d) Compatibilidade: requisitos que dependem de sistemas ou processos de negócios específicos dentro da organização.
  • O SommerVile dá um breve resumo disso em:

    http://www.cs.st-andrews.ac.uk/~ifs/Books/SE9/Web/Requirements/EnduringReq.html
  • Gerenciamento de requisitos

    Gerenciamento de requisitos no RUP está concentrado em encontrar as necessidades do usuário final pela identificação e especificação do que ele necessita e identificando aquilo que deve ser mudado. Isto traz como benefícios:

    • A correção dos requisitos gera a correção do produto, desta forma as necessidadades dos usuários são encontradas.
    • As características necessárias serão incluídas, reduzindo o custo de desenvolvimentos posteriores.

    RUP sugere que o gerenciamento de requisitos tem que seguir as atividades:

    • Análise do problema é concordar com o problema e criar medições que irão provar seu valor para a organização
    • Entender as necessidades de seus stakeholders é compartilhar o problema e valores com os stakeholders-chave e levantar quais as necessidades que estão envolvidas na elaboração da ideia
    • Definir o problema é a definição das características das necessidades e esquematização dos casos de uso, atividades que irão facilmente mostrar os requisitos de alto-nível e esboçar o modelo de uso do sistema
    • Gerenciar o escopo do sistema trata das modificações de escopo que serão comunicadas baseadas nos resultados do andamento e selecionadas na ordem na qual os fluxogramas de casos de uso são atacados
    • Refinar as definições do sistema trata do detalhamento dos fluxogramas de caso de uso com os stakeholders de forma a criar uma especificação de requerimentos de software que pode servir como um contrato entre o seu grupo e o do cliente e poderá guiar as atividades de teste e projeto
    • Gerenciamento das mudanças de requisitos trata de como identificar as chegadas das mudanças de requerimento num projeto que já começou
    (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_Rational_Unified_Process#Gerenciamento_de_requisitos)
  • Mutáveis se modificam por causa do ambiente do sistema. Emergentes surgem à medida que a compreensão do cliente do sistema se desenvolve. Consequentes resultam da introdução do sistema no ambiente do usuário. 

  • Letra A

    II. Requisitos consequentes estão diretamente ligados a introdução de sistemas de computação na empresa, que podem modificar processos e criar novos métodos de trabalho. 

    Requisitos consequentes

    São os requisitos baseados em suposições de como o sistema será utilizado. Quando o sistema é posto em uso, algumas destas suposições podem estar erradas. Usuários irão adaptar-se ao sistema e encontrar novas maneiras de usar suas funcionalidades, o que irá resultar em demandas dos usuários para mudanças no sistema.

  • Os requisitos voláteis são divididos em 4 tipos:

    Requisitos Mutáveis: se modificam por causa do ambiente do sistema. Ambiente onde o sistema está inserido. Sistemas que cuidam de impostos estão muito sujeitos a essas modificações.

    Requisitos Emergentes: surgem à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema se desenvolve. Só aparecerão durante o desenvolvimento.

    Requisitos Consequentes: são resultado da introdução do sistema no ambiente do usuário. O usuário percebe a necessidade enquanto utiliza o sistema e esses requisitos são uma consequência do uso.

    Requisitos de Compatibilidade: dependem de algum outro elemento. Equipamento, processo, componente, etc. Conforme outros elementos mudam, esses requisitos também mudam.


ID
697330
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre gerência de projetos, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não há informações abordadas quanto à isso uma vez que se um projeto estiver atrasado e for alocado mais recursos humanos ao projeto, ele tende a se estender e retardar devido a sobrecarga de comunicação.

    Portanto, tempo de finalização de projeto não é proporcional ao número de pessoas alocadas a ele.
  • A Lei dos Rendimentos Decrescentes indica que a partir de determinado ponto, o aumento do número de pessoas não melhora a produtividade de uma equipe e, portanto, não diminui o tempo de execução de um projeto.
  • o tempo necessário para a finalização de um projeto é sempre proporcional ao número de pessoas alocadas a ele;


    Nem sempre, por exemplo:

    Você está construindo uma casa e depois de rebocar as paredes você irá pinta-las, mas  não adianta o quanto você aloca recursos (pessoal) nessa obra, é necessário aguardar o cimento secar para começar a próxima fase (pintar).

  • Concordo que a B está correta, mas eu errei por achar a afirmativa C muito estranha:

    c) entre os fatores que alteram a produtividade de um software estão o ambiente de trabalho e o processo de desenvolvimento.

    Produtividade de um software ?
    Comparação tosca: Quer dizer que se a sala estiver barulhenta o software vai processar com menos eficiência ?
    Acho que a questão quis se referir a "produtividade da equipe no desenvolvimento de um software", mas nunca que a frase escrita como está tem como ser interpretada desta maneira ...

  • Acho que a letra A está incorreta também, Imagina que vc gaste 100 reais em mão de obra para fazer um sistema.. não é mais que normal vc cobrar 200 ou 300 na hora da venda?.. Não haveria uma relação direta nisso? Ou estou vendo a questão de uma forma errada?

  • Entendo a lógica citada pelo Alexandre, mas mesmo assim, pelo mesmo exemplo, se depois q o cimento secar e vc tiver 100 pessoas pra pintar, vc finalizará mais rápido do que se tiver 10. A questão fala do tempo de finalização, e eu acho q é proporcional sim, apesar de haver momentos em que não fará diferença, entre o começo e o fim do projeto, em geral é diretamente proporcional.

  • Um paralelo com reuniões, para serem eficientes precisam ter de 5 a 7 pessoas, mais do que isso atrapalha. O excesso de pessoas gera mais opiniões divergentes.

  • No meu entendimento, proporcional significa diretamente proporcional. Então, conforme tiver mais gente envolvida - até 7 pessoas -, mais rápido a finalização do software. Por isso, marquei ela, a questão pede a INCORRETA.  A relação, ao meu ver, é inversamente proporcional. Pois quanto mais gente envolvida, mais rápido sai o software. A não ser que a questão tenha dito que não há relação entre número de pessoas envolvidas e velocidade de desenvolvimento.

  • testets etetst


ID
697333
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Segundo o MPS.BR, a capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processos descritos em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o

Alternativas
Comentários
  • Segundo o MPS.Guia Geral de Maio de 2011, na página 17:
    "8.3 Capacidade do Processo A capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização/unidade organizacional." Portanto, a alternativa correta é a c)
  • Creio que se na alternativa "a" estivesse escrito processo em vez de implementação estaria correto.
  • Na versão MPS-BR:2012

    Capacidade do processo

    A capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização/unidade organizacional.


    [Os 9 Atributos de Processo que representam a Capacidade]

    AP 1.1 O processo é executado

    AP 2.1 O processo é gerenciado

    AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados

    AP 3.1. O processo é definido

    AP 3.2 O processo está implementado

    AP 4.1 O processo é medido

    AP 4.2 O processo é controlado

    AP 5.1 O processo é objeto de melhorias incrementais e inovações

    AP 5.2 O processo é otimizado continuamente


    Fonte: MPS-BR:2012 Págs.18-24.

ID
697336
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre BPMN, considere:

I. Elementos de modelagem utilizados para controlar como a sequência do fluxo interage dentro de um processo ao convergir e divergir.

II. Representa um trabalho que será executado em um processo de negócio.

III. O elemento utilizado para sua representação é um círculo com borda dupla.

I, II e III referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Eventos: simbolizam o acontecimento do evento durante o curso do processo de negócio. Afetam o fluxo do processo e têm causa e impacto.
    Tarefas: Atividades atômicas.
    Raias 1.são os elemetos blocos ou pool que mostram as atividades de um participante do processo. E divisões ou Lane usados para particionar o elemento bloco
     Atividades: performance do trabalho. Há 2 modalidades de atividades: tarefas explicado acima e sub-processos.
    subprocessos: composição das tarefs para execução de uma atividade.
    Gateway: controla as convergências ou divergências do fluxo de squencia das atividades, ou seja, o fluxo de decisões.

    Fonte: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/10986/10986_3.PDF
  • Gateway - Um gateway é representado por um losango e é usado para controlar a convergência e divergência de um Fluxo de Seqüência. Assim, ele determinará as decisões tradicionais, bem como a quebra e junção de caminhos. Os Gateways podem representar tipos de comportamento como: desvio (branching), bifurcação (forking), fusão (merging) e junção (joining).
    Atividade - Uma atividade de um processo pode ser uma tarefa ou um sub-processo do processo principal. É representada por um retângulo com as bordas arredondadas e é um objeto que irá representar uma ação executada dentro da empresa.
    Evento - Representado por objetos de círculo e são utilizados para representar o que ocorre no curso de um processo de negócio. Os eventos representados a partir desses objetos geralmente afetam o fluxo do processo e têm uma causa, também chamado de gatilho, ou um impacto, resultado da ação do processo. Os três tipos de eventos são: Inicial, Intermediário e Final. O evento inicial é utilizado para dar início a um processo, assim todo fluxo deve apenas sair desse evento em direção a um outro elemento do BPD. O evento intermediário está entre os eventos inicial e final, e afeta o fluxo do processo, mas não inicia ou termina o processo. O evento final é o evento que finaliza o fluxo do processo e, dessa forma, não deve haver fluxo saindo desse evento.

    Fonte: Revista Engenharia de Software

    Alternativa E
  • Gateway

    Atividade

    Evento Intermediário


ID
697339
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Nos conceitos de orientação a objetos, ..I... é uma estrutura composta por ...II..;. que descrevem suas propriedades e também por ...III.... que moldam seu comportamento. ....IV.... são ....V.... dessa estrutura e só existem em tempo de execução.

Para completar corretamente o texto as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Nos conceitos de orientação a objetos, classe é uma estrutura composta por atributos que descrevem suas propriedades e também por operações que moldam seu comportamento. Objetos são instâncias dessa estrutura e só existem em tempo de execução.

  • Fundação Ctrl C + Ctrl V...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos

    Parte de conceitos essenciais

  • FCC, banca Wikipedia. 
  • Galera, esses conceitos a gente aprende na faculdade e não precisa de Wikipédia não. Presmman e Sommerville dão um conceito idêntico ao que está na prova. Quem dera se a FCC colocasse só os conceitos da Wiki, pois aí eu não tinha que ficar maluco, procurando conceitos que são difíceis de encontrar na internet, como a divisão dos Requisitos Voláteis, por exemplo, que vc só encontra no livro do Sommerville ou em video aulas da ITnerante.

  • c

    Objeto é uma instanciação da classe, a qual possui atributos (propriedades) e metodos (comportamentos)


ID
697342
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML 2.0 divide os diagramas em duas categorias, estruturais e de comportamento. São exemplos de diagramas estruturais e de comportamento, respectivamente, os diagramas de

Alternativas
Comentários
  • Os Diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais.
    Vejam onde se encaixa cada tipo de diagrama, além desses expressos na questão:

    Diagramas Estruturais

    • De Classe: Este diagrama é fundamental e o mais utilizado na UML e serve de apoio aos outros diagramas. O Diagrama de Classe mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.
    • De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.
    • De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.
    • De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.
    • De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.
    • De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

    Diagramas Comportamentais

    • De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.
    • De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.
    • De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.
    • De Interação: Dividem-se em:
      1. De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.
      2. Geral interação: Variação dos diagramas de atividades que fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.
      3. De comunicação: Associado ao diagrama de Sequência, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão vinculados.
      4. De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.
  • A UML divide-se em 7 diagramas estruturais e 7 comportamentais.

    Diagramas Estruturais:
    • Diagrama de Classes
    • Diagrama de Objetos
    • Diagrama de Componentes
    • Diagrama de Pacotes
    • Diagrama de Implantação
    • Diagrama de Estrutura Composta
    • Diagrama de Perfis (a partir da UML 2.2)
    Diagrama Comportamentais:
    • Diagrama de Caso de Uso
    • Diagrama de Atividade
    • Diagrama de Máquina de Estados
    • Diagrama de Sequência
    • Diagrama de Comunicação
    • Diagrama de Tempo
    • Diagrama de Interação Geral
  • Ilustrando o que já foi comentado:

  • Como vi em outro comentário aqui no QC, decore o que é estrural, logo o resto é comportamental
    C -> Componentes;
    O -> Objetos;
    C -> Classes;
    I -> Implantações;
    P -> Perfil;
    P -> Pacotes;
    E -> Estrutura composta;

  •  

    Diagramas de Estrutura
    Diagramas de Classes
    Diagramas de Objetos
    Diagrama de Componentes
    Diagrama de Estrutura Composta
    Diagrama de Implantação
    Diagrama de Pacotes
    Diagrama de Perfil


    Diagramas de Comportamento (Dinâmicos)
    Diagrama de Atividades
    Diagrama de Casos de Uso
    Diagrama de Iteração
    Diagrama de Máquina de Estados
    Diagrama de Sequência
    Diagrama de Comunicação
    Diagrama de Visão Geral da Interação
    Diagrama de Tempo


ID
697345
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a análise de pontos por função, considere:

I. É um método de contagem padrão capaz de medir as funcionalidades de um sistema sobre o ponto de vista do desenvolvedor.

II. A contagem sem ajustes (UFPC - unadjusted function point count) reflete as funcionalidades contáveis específicas disponibilizadas pelo sistema ou aplicação para o usuário.

III. É uma ferramenta para ajudar usuários a determinar os benefícios de um pacote de aplicativos para sua empresa por meio de contagem das funcionalidades que especificamente atendem seus requerimentos.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão:

    I. É um método de contagem padrão capaz de medir as funcionalidades de um sistema sobre o ponto de vista do desenvolvedor.

    Resposta: O ponto de vista do usuário, a métrica de ponto de função está voltada para funcionalidades no ponto de vista do usuário.

    II. A contagem sem ajustes (UFPC - unadjusted function point count) reflete as funcionalidades contáveis específicas disponibilizadas pelo sistema ou aplicação para o usuário.

    Correta: A contagem sem ajustes não está levando em conta os requisitos não funcionais da aplicação( perfomace, tempo de reposta, disponibilidade entre outros) refletindo apenas as funcionalidades contáveis.

    III. É uma ferramenta para ajudar usuários a determinar os benefícios de um pacote de aplicativos para sua empresa por meio de contagem das funcionalidades que especificamente atendem seus requerimentos.

    Correta. Os pontos de função ajudam ao usuários a identificar o tamanho de mudanças propostas e funcionalidades requeridas.
  • Sobre o item III, como a contagem de funções ajuda a calcular os benefícios? Ela ajuda a calcular os custos e não os benefícios.
  • Benefícios da APF: 
    - Determinar o tamanho de um pacote adquirido; 
    - Ajudar usuários a determinar os benefícios de um pacote para sua organização; 
    - Suportar a análise de produtividade e qualidade; 
    - Estimar custos e recursos para desenvolvimento e manutenção de software; 
    - Fator de normalização para comparação de software.

    Fonte: http://apf.locaweb.com.br/mod/glossary/view.php?id=1374
  • Concordo com a colega Danielle, A questão o item III está sem pé nem cabeça.
    A banca utilizou um conceito e uma justificativa errada para o conceito.

    "É uma ferramenta para ajudar usuários a determinar os benefícios de um pacote de aplicativos"
    Isso pode ser interpretado como correto, mas o motivo é porque o úsuário pode saber o tamanho do software. Desta forma pode estimar o trabalho e custo de  desenvolver ou manter este software, estimando desta forma o valor que este software vai agregar

    Agora justificar:
    "funcionalidades que especificamente atendem seus requerimentos"
    Não tem fundamento. APF NÃO serve para validar requisitos
  • A assertiva III não diz que a APF serve para validar requisitos.
    O que ela diz é que, ao avaliar se vale a pena adquirir um pacote de aplicativos ao invés de desenvolvê-lo, o usuário pode contar as funcionalidades do pacote que, de fato, atendem às suas necessidades para analisar se vale a pena a aquisição do tal pacote.
    Essa afirmativa foi tirava do livro do Carlos Eduardo Vazquez. No parágrafo de onde a FCC tirou a questão, o autor ainda complementa com a seguinte informação: "Ao avaliar o custo do pacote, o tamanho das funções que serão efetivamente utilizadas, a produtividade e o custo da própria equipe, é possível realizar uma análise do tipo make-or-buy."

    Análise make-or-buy é aquela em que se decide se a funcionalidade será desenvolvida na própria organização ou adquirida no mercado.
  • III - Ferramenta? APF não é uma ferramenta!

  • Pessoal, não discutam com a banca só porque ela chama APF de ferramenta, metodologia, framework etc. Geralmente as pessoas insistem em marcar errado simplesmente porque a banca começa afirmando isso. Analisem a questão como o todo, não se prendam a um termo específico, isso é bobagem. 


    III. É uma xxxx (ignorem) para ajudar usuários a determinar os benefícios de um pacote de aplicativos para sua empresa por meio de contagem das funcionalidades que especificamente atendem seus requerimentos.


    A APF conta funcionalidades? Sim, essa é a função dela.


    Funcionalidades são benefícios? Sim, funcionalidade é aquilo que agrega valor ao negócio. 


    Tem que atender aos requerimentos dos usuários? Sim, a APF é totalmente voltada a visão do usuário. Somente aquilo que importa pra ele deve ser contado como funcionalidade, isso é óbvio, uma empresa de desenvolvimento não pode cobrar por aquilo que não foi pedido (lembre-se que uma das principais razões da existência da APF é calcular os custos de desenvolvimento).


  • d-

    FPA é visao do usuario e independe de tecnologia. Contagem avalia primeiro se é um projeto novo ou manutenção e depois escolhe meio de contagem, que pode ser estimado ou detalhado


ID
697348
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei no 8.666, de 21/06/1993 (e alterações posteriores), determina em seu Art. 7o que as licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à respectiva sequência,

Alternativas
Comentários
  • Art. 7o  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

  • Sequencia das Licitações :
    1 -Projeto Básico
    2 - Projeto Executivo
    3 - Execução de obras e serviços.
    Atenção: Cada uma deverá ser precedida de conclusão, com exceção do projeto executivo, que poderá ser feito concomitantemente com a execução de obras e serviços.
  • Letra D é a correta.  Art.7 inc.I,II e III
  • A definição de projeto básico encontra-se no art. 6º, IX, da Lei n. 8.666/93:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;


    A definição de projeto executivo encontra-se no art. 6º, X, da Lei n. 8.666/93: 

    X - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;
  • EEiita ter que decorar a sequência da lei.. te contar :/
  • Bem vinda à FCC!
  • Olá! Eu não consideraria "decorar a sequência da lei" mas sim saber a lógica da sequência... Afinal, em uma obra a Adm. Pública não vai licitar a execução da obra se ela nem tem um projeto ainda... da mesma forma o projeto executivo antes de ter um projeto básico... Acho q a ideia era essa: exigir o conhecimento em ordenar pela lógica (eu não sabia decor a sequência e fui pelo q parecia ser mais óbvio)

    Bons estudos!
  • Art. 7o  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

  • MONTEI UMA HISTÓRIA PRA FACILITAR :

    Ao chegar na garota você chega e conversa um papo BÁSICO , depois diga a ela que você é um EXECUTIVO bem sucedido e , logo em seguida , realize a EXECUÇÃO do ato ( beijá-la)

  • Lembrando que o projeto executivo pode ser executado de forma concomitante à execução da obra.


ID
697351
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No tocante a auditoria de TI, principalmente aos fundamentos de controles internos, considere:

I. Os principais objetivos de um sistema geral de controle, entre outros, são salvaguardar o ativo de uma organização, manter a integridade, correção e confiabilidade dos registros contábeis.

II. A gerência por objetivos, procedimentos e tomada de decisões deve manter um controle que a capacite a uma supervisão efetiva dentro do ambiente de tecnologia da informação.

III. As responsabilidades e ocupações compatíveis devem estar segregadas de maneira a minimizar as possibilidades de perpetuação de fraudes e até de suprimir erro e irregularidade na operação normal.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde,

    Encontrei a informação nestes slides. Literalmente copia e cola:

    http://dc318.4shared.com/doc/7vdWHqo8/preview.html

    A
    braços.
  • Segundo esses slides a assertiva III estaria correta. Não entendi.
  • III. As responsabilidades e ocupações compatíveis devem estar segregadas de maneira a minimizar as possibilidades de perpetuação de fraudes e até de suprimir erro e irregularidade na operação normal.

    Ai está o erro. Função incompatíveis, dinstintas, devem ser segregadas para proporcionar maior eficiência. Não se deve deixar sob responsabilidade de uma pessoa, grupo ou departamento funções completamentes distantes entre si no tocante ao negócio.

    Ex: Departamento de finanças com responsabilidade sobre registros contábeis, financeiros e estoque. Controle de Estoque tá fora do escopo, responsabilidade, do departamento de finanças, o que pode acarretar em erros ou fraudes para mascarar possíveis atividades correlatas. 
  • Somente deixando claro que o erro da questão é o termo compatíveis (obtido do excelente material do colega Higo, acima)

    O correto seria:

    "Segregação das funções: as responsabilidades e ocupações incompatíveis devem estar segregadas de maneira a minimizar as possibilidades de perpetuação de fraudes e até de suprimir erro e irregularidade na operação normal."

    Espero ter ajudo!


ID
697354
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação à terceirização de serviços de TI, é INCORRETO afirmar que dentre os riscos associados a esse procedimento, pode-se enquadrar

Alternativas
Comentários
  • Questão a ser resolvida por eliminação pois o gabarito em si não explica muito sob a ótica de risco.

    Item a: aqui talvez seja a maior dúvida, pois não existe irreversiblidade contratual, porém o custo elevado o torna irreversível como força de expressão.
    Item b: risco trivial.
    Item c: risco trivial.
    item d: risco trivial.
    Item e: não está associado a nenhum risco.
  • Usar força de expressão em prova de concurso é inviável. Eu já saí marcando a letra A) de cara.

  • Eu sinceramente cometi exatamente o mesmo erro do amigo Marcelo.Já sai marcando a letra A logo de cara porque ela parecia bastante obvia.Mesmo errando, sinceramente, nao entendi o porquê de ser a letra E, apesar do bom comentario do amigo Lucius

  • Não entendi esse negócio de força de expressão. irreversiblidade contratual existe, logo não é um risco.

    Agora a letra E significa concentrar toda a sua operação de TI (que acaba permeando todos os cantos da sua organização) em uma entidade externa à sua organização. Pelo bom senso, é um RISCO ENORME. Se o fornecedor falha ou cai fora, seu negócio para.

  • Eu tamém nao  endfenti a questao

  • O item E se refere a uma vantagem.

     

    Claro que terceirizar acarreta riscos mas permite "a concentração no desenvolvimento, a execução de atividades básicas do negócio" através da "a delegação do desenvolvimento em TI (design, produção e a aquisição) e responsabilidade operacional aos fornecedores"

  • Perceba que, das alternativas a) à d), todas as assertivas falam em riscos prováveis quanto à terceirização, enquanto a alternativa e) cita fatores desejados com a terceirização!

    Resposta certa, alternativa e).


ID
697357
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Para se estabelecer as cláusulas do nível de serviço (SLA) em uma empresa, ao se projetar os detalhes dos níveis de serviço, é essencial definir

Alternativas
Comentários
  • SLA - Acordo entre o provedor de serviços e clientes, detalhando quais são os objetivos e responsabilidades de ambos.
    Para gerenciar um serviço, é necessário que o mesmo seja medido; e para que possa medi-lo, são necessários os indicadores de qualidade.
  • "Só se pode gerenciar aquilo que se pode medir." Peter Drucker

ID
697360
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Os objetivos globais referentes à auditoria de sistemas aplicativos NÃO incluem

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos globais referentes à auditoria de sistemas aplicativos são:

    i) integridade;

    ii) confidencialidade;

    iii) privacidade;

    iv) acuidade;

    v) disponibilidade;

    vi) auditabilidade;

    vii) versatilidade;

    viii) manutenibilidade;

    Segundo (IMONIANA, 2005)

    Citado em: http://www.edilms.eti.br/uploads/file/orientacoes/seg02%20Jacy%20Ferreira.pdf

  • Retratável seria poder dizer que não se disse aquilo que foi dito. Algo a ser evitado.


ID
697363
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em termos de organização e arquitetura de computadores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O DMA visa melhorar a performance geral do micro, permitindo que os periféricos transmitam dados diretamente para a memória, poupando o processador de mais esta tarefa.
  • Um árbitro do barramento é utilizado quando a CPU e o controlador querem usar o barramento ao mesmo tempo, sendo, geralmente, dada preferência ao controlador.

    Roubo de ciclos ocorre quando um dispositivo requer o barramento e a CPU já o está usando. Isto reduz a velocidade do computador.

    Um barramento é um caminho comum elétrico entre múltiplos dispositivos.

    O protocolo do barramento define as regras de funcionamento do barramento, permitindo que componentes projetados por terceiros possam ser conectados ao sistema.
  • - Acesso Direto a Memória(DMA - Direct Memory Access): Em situações em que o volume de dados é muito grande, utiliza-se esta técnica para permitir que periféricos tenham acesso direto a memória sem a necessidade da intermediação por parte do processador. Por tanto letra A correta.(Fonte: Handbook de TI)

    Para que ocorra uma transferência por DMA é necessário que, em primeiro lugar, o processardor inicialize o controlador  de DMA fornecendo informações  como quantidade de dados a transferir (tamanho de bloco), a origem e o destino desses blocos, e ainda qual o sentido. Após essa programação, o processador dispara a execução do DMA, iniciando a transferência. Enquanto o controlador de DMA efetua a transferência, o processador pode dedicar-se a outra tarefa. Ao término da transferência, o controlador  de DMA sinaliza o processador através de uma interrupção de hardware, por tanto letra B errada.(Fonte: Sistemas Operacionais coleção UFRGS)

    O EISA (acrónimo para Extended Industry Standard Architecture) é um barramento compatível com o Barramento ISA, utiliza para comunicação palavras binárias de 32 bits e frequência de 8 MHz.
    Por manter a compatibilidade, o EISA utiliza duas linhas de contato capazes de acomodar tanto placas ISA (8 e 16 bits) quanto as placas EISA. Estas por sua vez utilizam todos os contatos do slot, enquanto aquelas utilizam somente a primeira camada. Tipo de slot criado pela Compaq na época do 386, de forma a aumentar o desempenho no acesso a periféricos.
    (Fonte: Wikipédia)
  • Conceitos:
    1) Como se sabe, o barramento de dados do sistema eh usado para transferencia de instrucoes e dados, tanto pela CPU qto pelos controladores de E/S.
    Se a cpu, num dado momento, precisar do barramento e o controlador tmb, este tem preferencia sobre aquele - quem decide isso eh o arbitro do barramento; e, mesmo q a cpu já o esteja utilizando, o processo eh interrompido(roubo de ciclo) para q os dados do dispositivo sejam escritos na memoria pelo barramento. Imagine se isso não fosse possível..atrasos ocorreriam ao se pressionar uma tecla, sons sairiam "picotados" da placa dd audio..ou seja, os dispositivos E/S seriam interrompidos o tempo todo pela cpu.
    2) O mecanismo DMA eh utilizado para poupar trabalho da cpu..quando ocorre I/O(escrita na memoria de alguma informação dos dispositivos de entrada/saida), pode ser feito diretamente do dispositivo para a memoria, via DMA, sem necessidade de intervençaõ da cpu. Mas atenção: A intervenção ocorre apenas no inicio e no final de cada transferencia.
    Tendo esses conceitos em mente, vamos às alternativas:

    a) quando o controlador de E/S usa o DMA para ler ou escrever dados de ou para a memória, ele não necessita de intervenção da CPU.  Eh a alternativa menos errada. A intervenção ocorre, sim, mas antes e depois da transferência  -  não durante. Alternativa correta.
      
    b) para ler ou escrever dados de ou para a memória, usando o DMA, o controlador necessita executar uma rotina de interrupção para avisar a CPU que iniciará essa tarefa. Não precisa porque não há necessidade. Simplesmente a leitura/escrita tem inicio e, se houver uso do barramento pela CPU, o arbitro do barramento concede permissao ao dispositivo E/S. 

    c) em geral a CPU tem precedência sobre o controlador de E/S na utilização do barramento.   Eh o contrario.

    d) o processo denominado roubo de ciclo consiste em a CPU apropriar-se de ciclos do barramento que estão em execução para atender dispositivos de E/S. Eh o contrario.
    e) o barramento EISA, além de contar com uma conexão dedicada com o controlador de memória, sem prejudicar o tráfego CPU-memória, também conecta na outra extremidade periféricos de alta largura de banda. Baixa largura de banda.
  • "Um controlador que lê ou escreve um bloco de dados na memória sem a intervenção da CPU é dito fazer acesso direto à memória – DMA".

    "Um árbitro do barramento é utilizado quando a CPU e o controlador querem usar o barramento ao mesmo tempo, sendo, geralmente, dada preferência ao controlador."

    "Roubo de ciclos ocorre quando um dispositivo requer o barramento e a CPU já o está usando. Isto reduz a velocidade do computador."

    Fonte: www.eng.uerj.br/~ldmm/.../Conceitos_de_entrada_e_saida.pdf


ID
697366
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O paralelismo tem sido uma das formas mais utilizadas na busca de maior velocidade nos computadores e pode ser introduzido em diferentes níveis, do mais baixo até o mais alto. O paralelismo, no qual uma instrução ou uma sequência de instruções emite múltiplas operações que podem ser executadas em paralelo por diferentes unidades funcionais, pode ser definido como de nível

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia me explicar essa questão? achei q seria a letra E, alto paralelismo e fraco acolplamento.
    desde já obrigada!
  • Entendi que a questão refere-se ao paralelismo de mais baixo nível, ou seja, pipelining. Uma ou mais instruções (baixo nível) emitem múltiplas operações. Essas operações são executadas em diferentes unidades funcionais (unidades básicas: busca, decodificação, execução etc.). Trata-se de um paralelismo de baixo nível e fortemente acoplado.
    Um exemplo de paralelismo de alto nível e fracamente acoplado sería um sistema distribuído, mas nesse caso, penso que o paralelismo não seria realizado a nível de instruções.
    Gente, esse foi o meu entendimento da questão.
  • Sistemas fracamente acoplados

    O sistema é fracamente acoplado quando depende da rede para distribuir a tarefa de processamento. Ou seja, as CPUs estão em computadores diferentes. E cada computador tem seu próprio sistema operacional e independentemente gerencia os seus próprios recursos. Ex: Sistemas operacionais distribuídos.

    Sistemas fortemente acoplados

    Sistemas fortemente acoplados são os que têm mais de um processador ligado no mesmo barramento. Nesse caso, existe processamento paralelo, aumento da capacidade de processamento, compartilhamento da memória e de periféricos e também tolerância a falhas [se um processador parar, o outro continua funcionando]. Os sistemas fortemente acoplados se dividem em 2 partes: simétricos (um grupo de processadores trabalha em conjunto compartilhando uma única memória através de um único barramento), assimétricos (processadores não são tratados igualmente e existe um processador que é o mestre e controla o sistema)

    É de baixo nível porque ocorre em nível de instruções (baixo nível), caso fosse em alto nível seria algo mais perceptível aos humanos (ex: linguagem java).

  • Pipeline e um conceito de sistemas fortemente acoplado. Como eh a nivel de instrucao podemos deduzir que e baixo nivel.

  • • As CPUs Fortemente aclopadas – devido a proximidade das CPUs. É o caso de sistemas multicore os quais possuem mais de um núcleo, CPU que estão contudo no mesmo hardware, portanto fortemente acoplados.

    • As CPUs Fracamente aclopadas – devido a distância entre CPUs. É o caso de computação em grid onde temos vários computadores independentes que são interligados por uma ou mais redes e que trabalham colaborativamente para atender a um processamento específico.

     

    fonte muito boa para arquitetura: https://sites.google.com/site/unipliarquitetdecomputadores/aulas/aula-15---arquitetura-de-computadores-com-paralelismo-cluster-cloud

     

  • Pessoal, atenção aqui!!!

    Existe uma diferença entre "Paralelismo em nível de Instruções" e "Paralelismo em nível de Processador".

    A primeira é o que denominamos de "Pipeline" e a segunda de "Multiprocessamento".

    Em nível de instrução, esta é dividida em várias fases/etapas permitindo que elas sejam executadas de forma paralela.

    Em nível de processador, permitem-se que várias tarefas/processos sejam executados em paralelo.

    De fato, essa questão está abordando o "Paralelismo em nível de Instruções".

     

    ** A propósito, qdo a questão menciona " diferentes unidades funcionais", pense em nas unidades básicas de busca, decodificação, execução.


ID
697369
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Se as threads vao executarem de maneira concorrente, vai fazer com que o processo termine em menos termpo! Não entendi a resposta!
  • Rogério, a decomposição de um processo em várias threads não significa, necessariamente, que este será executado em menos tempo. Nesses casos deve ser considerada a possibilidade de execução paralela.
  • Um sistema peer ro peer (par-a-par), como o nome indica, se refere a uma interação entre 2 (dois) pares, não caracterizando, portanto, um sistema onde interagem vários computadores.
    Por outro lado, o uso de multi-threading tem o objetivo de paralelizar as operações e obter melhor performance, embora isto somente seja alcançavel se o hardware tiver recursos para esta paralelização.
  • a) O fato de transferir complexidade do software para o hardware confere à arquitetura CISC a capacidade de facilitar o trabalho do programador. Sim, a arquitetura CISC possui centenas de instruçoes já prontas, tendo o programador apenas a tarefa de conheçe-las para programar a arquitetura do processador. b) Peer-to-peer pode ser entendida como uma arquitetura tipicamente distribuída, tendo em vista seu objetivo de explorar recursos, tanto de hardware quanto de software, de um grande número de computadores para cumprimento de uma tarefa ou atividade. Sim, na arquitetura P2P, há vários dispositivos de hardwares(computadores), q interagem via software(Kazaa, emule etc) para realizar uma tarefa, por exemplo, baixar um filme. c) O suporte a threads num sistema operacional tem como propósito permitir que um processo decomposto em vários threads seja executado em menos tempo. Errado! Nunca confunda threads com processos. São coisas distintas. A paralelização tanto de um como de outro não é possivel, porem, no caso das threads, a alternancia entre elas num mesmo processo é bem mais rápida, pela ausencia de troca de contexto. Sistemas multithreading não são usados para q o processo seja executado mais rapidamente, mas para q mais tarefas(processos) sejam executadas ao mesmo tempo. Ou seja, ela permite apenas q muitas atividades sejam executadas ao mesmo tempo, mas isso não significa q um processo termine mais rapido. Como exemplo ilustrativo, imagine q um usuario q usa sistemas mutlthread precise executar tres procesos, como o word, o media player e o IE8. Ele conseguirá executa-los os 3 ao mesmo tempo com bom desempenho; porem, o processo word, individualmente, levara o mesmo tempo para ser executado no caso se fosse monothread. Sendo monothread, os tres apliccativos citados levariam mais tempo. Ou seja, a vatangem multithread está no conjunto dos processos a executar. Individualmente, a execução continua a mesma. d) O desempenho de um sistema de arquivos pode ser melhorado de várias maneiras, dentre as quais, a leitura antecipada e a colocação cuidadosa dos blocos de um arquivo próximos uns dos outros. Sim, a leitura antecipada deixa o arquivo disponivel antes mesmo de ele ser requisitado, o q evita ter q buscar o arquivo depois; já deixar os blocos de arquivos proximos, faz com q a varredura do cabeçote de leitura do HD leia varios blocos em sequencia, ao inves de ter q procurar blocos em diferentes posicoes(para isso se usa o desfragmentador de discos). e) Determinar como um recurso é compartilhado é tarefa do sistema operacional, por meio do gerenciamento do tempo e do espaço. Como tô respondendo as questoes de cabeça, vou pesquisar ainda sobre essa.
  • Vou citar um exemplo de uso de thread que foi necessário na empresa onde trabalhava e que não tem nada a ver com ganho de performance e velocidade:

    Era um sistema web, que tinha um relatório pesadíssio pra rodar. Acontece que esse relatório, além de trazer as informações, ele alterava registros no banco (pra marcar que aquela informação já foi mostrada no relatório, e não teria que ser exibida em um novo relatório). Como era grande e lento, as vezes o usuário cancelava o processo no meio, e aí já viu. Estragava tudo.

    A solução foi criar uma thread para o relatório. O cara clicava pra gerar, e aí a thread era iniciada. Quando o relatório estivesse pronto, ele ia ver na tela. Não precisava mais ficar esperando terminar.

    Não sei se fui claro, mas nesse caso, não tem a ver com tempo. O tempo de geração do relatório é basicamente o mesmo.

  • Uma parábola para a trhead:
    Temos dois carros, x e y, que andam a 100km/h. Ambos precisam chegar numa cidade que está a 100 km de distância e dentro de 1 hora.

    Sem  thread: o carro x irá sozinho até a cidade. Após chegar o carro y poderá iniciar a viagem. Resumo: tempo gasto por x = 1h; tempo gasto por y = 1h; x + y = 2h.

    Com thread: o carro x irá sozinho até a metade do caminho e parará, então o carro y poderá iniciar viagem indo também até a metade do caminho e parando. O carro x retomará viagem até concluir. Após x chegar no final, y retomará até concluir.
    Resumo: 
     x = 0,5h (andou 50 km e parou);  
     y = 0,5h  (andou 50 km e parou);  
     x = x + 0,5h  (andou + 50 km);  
     y = y + 0,5h  (andou + 50 km); 

      x + y = 2h

      Conclusão: mesmo tempo total para conclusão!
     
     Fonte: massa cefálica de 1.500 ml   :P
  • A alternativa "a" também não estaria incorreta? Veja, ela afirma que CISC transfere a complexidade do software para o hardware... Não seria o contrário?

  • Airton Junior,

     

    Marquei a A justamente por isso. Também acredito que esteja incorreta.

  • CISC facilita a vida do programador (de baixo nível) pois fornece muitas instruções em variados formatos de forma que é provável que sempre exista uma que irá facilitar a vida do programador. Já o RISC por ter menos instruções, tem de confiar muito na tecnologia de compiladores para ser capaz de traduzir uma instrução (em linguagem de alto nível) para a um conjunto de intruções (software) de baixo nível capaz de executá-la.

     

    Só acredito que o item A se equivoca ao não restringir e dizer facilitar o trabalho do programador de baixo nível. Afinal isso só faz sentido quando falamos em linguagem de montagem. Pra quem programa Java, ou mesmo C por exemplo, não faz diferença se o processador é x86 ou ARM.

     

  • Alguém explica a E?

  • Explicando a letra E:

    Gerenciamento do tempo está normalmente associado ao uso do processador. Por exemplo, pode-se citar o "time-slice", em que cada processo terá uma fatia de tempo para o uso do processador. O "tempo real" tbém é uma forma de Gerenciamento do tempo, onde um processo de maior prioridade tomará o uso do processador.

     

    Gerenciamento do espaço está normalmente associado ao uso da memória. Ex.: Quando um processo é criado, o sistema operacional cria um espaço de endereçamento alocado exclusivamente ao processo. Quando uma thread é criada, o SO compartilha o espaço de endereçamento do processo ao qual ele está vinculado e esse compartilhamento está associado ao gerenciamento no mesmo espaço de memória.

  • FCC é bisonha nas questões de TI, tem a mania de a assertiva sempre ser a mais certa ou a mais errada pra se gabaritar

    sobre threads, não é garantido que seu processo execute em menos tempo

    Multiprocessadores: Sim

    monoprocessador: nao

  • a A está completamente correta, você pode usar até para estudar, CISC é isso aí, e ele tem instruções complexas e é mais lento que os RISC que têm instruções simples, mas é bem mais difícil programar para RISC, quem já usou Assembly sabe bem.

  • Na internet encontrei a seguinte resposta para letra C:

    O suporte a threads num sistema operacional justifica-se porque:

    Correct Answer:

    Simplifica a programação de aplicações com muitas atividades simultâneas.


ID
697372
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto das tecnologias de redes de transmissão, considere:

I. Na transferência de um arquivo entre dois computadores em uma rede que tende a perder pacotes, a melhor estratégia a ser adotada é a de confirmar cada pacote separadamente e, em caso de perda, os pacotes perdidos poderão ser retransmitidos.

II. O envio de uma única confirmação no fim da transferência inteira de um arquivo não é recomendável, mesmo em uma rede altamente confiável, já que pacotes perdidos podem não ser recuperados, além de ocorrer maior consumo de largura de banda.

III. Células pequenas de tamanho fixo podem ser roteadas por switches com rapidez e completamente em hardware, como também, tornam mais fácil a criação de hardware capaz de tratar muitas células em paralelo.

Está correto o que consta, APENAS, em

Alternativas
Comentários
  • Encontrei nesse material a reposta para os itens II e III. Literalmente, copia:

    http://www.univasf.edu.br/~edmar.nascimento/redes/Manual_solucoes_Redes_Tanenbaum.pdf

    25. Se a rede tende a perder pacotes, é melhor confirmar cada um separadamente,
    de modo que os pacotes perdidos possam ser retransmitidos. Por
    outro lado, se a rede é altamente confiável, o envio de uma única confirmação
    no fim da transferência inteira poupa largura de banda no caso normal
    (mas exige que o arquivo inteiro seja retransmitido até mesmo se umúnico
    pacote se perder).
    26. Células pequenas de tamanho fixo podem ser roteadas por switches com
    rapidez e completamente em hardware. Células de tamanho fixo e pequeno
    também tornam mais fácil a criação de hardware capaz de tratar muitas
    células em paralelo. Além disso, elas não bloqueiam as linhas de transmissão
    por um tempo muito longo, facilitando o oferecimento de garantias de
    qualidade de serviço.

    Bons estudos!
  • Só complementando:
    Células pequenas de tamanho fixo são as células ATM, 53Byte - 5Byte de cabeçalho e 48Bytes de payload. Na tecnologia ATM o switch ATM trabalha nas 3 camadas e faz roteamento de células. a questão está se referindo a tecnologia ATM implicitamente.
  • De longe essa estratégia adota pelo item I está errado, confirmar cada pacote só gera mais erros, pacotes que chegaram corretamente são retransmitidos devido a perda da confirmação, além de gerar atrasos na transferência do arquivo. uma estratégia melhor que essa seria o uso de janelas deslizantes com confirmações atrasadas e retransmissoras seletivas.

  • Se o mestre dos mestres 'Tanenbaum' disse que é assim, quem sou eu pra discordar?? rsrs...

  • Cópia fiel do Tanenbaum. 

  • Acabei descartando a opção III quando ele falou em roteamento através de switch, mas em tecnologias ATM, os swtichs são do tipo L3.

    marquei a letra a)

    mas a resposta correta é a letrada d)

     


ID
697375
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os diodos emissores de luz (LED) e os lasers semicondutores são dois tipos de fontes de luz usadas para fazer a sinalização na tecnologia de transmissão em fibras ópticas, segundo as propriedades de cada um. Nesse sentido é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) no LED a taxa de dados é alta, enquanto no laser semicondutor é baixa.
    Errado. A taxa de transmissão do Laser é maior que a do LED

    b) ambos os tipos admitem o uso de fibras multimodo e monomodo
    Errado. O LED só funciona com fibra multimodo, enquando o LASER funciona com ambos os tipos de fibra.

    c) o laser semicondutor é utilizado para distâncias curtas e o LED para distâncias longas.
    Errado. O LED que é utilizado para distâncias curtas. Já o LASER é o mais apropriado para longas distâncias.

    d) apenas o LED pode ser utilizado em fibras monomodo.
    Errado. O LED funciona apenas com fibra multimodo.

    e) enquanto no LED a sensibilidade à temperatura é insignificante, no laser semicondutor ela é substancial
    Correto. Um dos poucos critérios em que o LASER perde para o LED: sensibilidade à temperaturas. Enquanto o LASER é extremamente sensível, para o LED  isso é quase insignificante.
  • A resposta está no livro do Tanenbaum - Redes de Computadores 4ªEdição,página 103, figura 2.8.
  • Segue a Tabela do Livro do Tanembaum...

  • Na 5ª edição está na página 64.

  • Não sei se mudou a tecnologia de 2012 para cá, mas pelo material que eu tenho, em fibra monomodo pode-se utilizar laser ou LED, enquanto a multimodo suporta apenas LED.

    Só não tenho a referência.

     

    Se alguém tiver alguma informação diferente, por favor.

     

    Vamos na fé.

  • a) LED possuir menor eficiência e taxa de transmissão quando comparado com o laser. INCORRETO

    b) O LASER pode ser utilizado tanto em fibra multimodo quanto monomodo, porém o LED só pode ser utilizado em fibras multimodo. INCORRETO

    c) Mais uma vez ao contrário. INCORRETO

    d) Conforme item B. INCORRETO

    e) Como vimos, a sensibilidade ao calor no LASER é muito grande, devendo ser cuidadosamente dimensionado. CORRETO

  • a) Vimos que é ao contrário. LED possuir menor eficiência e taxa de transmissão quando comparado com o laser. INCORRETO

    b) O LASER pode ser utilizado tanto em fibra multimodo quanto monomodo, porém o LED só pode ser utilizado em fibras multimodo. INCORRETO

    c) Mais uma vez ao contrário. INCORRETO

    d) Conforme item B. INCORRETO

    e) Como vimos, a sensibilidade ao calor no LASER é muito grande, devendo ser cuidadosamente dimensionado. CORRETO

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)


ID
697378
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É um protocolo não orientado à conexão, sem controle de erros e sem reconhecimento, no qual o campo denominado Total length inclui tudo o que há no datagrama (cabeçalho e dados) e o campo Identification permite que o host de destino determine a qual datagrama pertence um fragmento recém chegado. Este protocolo é chamado de

Alternativas
Comentários
  • e) IP.

    TCp (Transmission Control Protocol) tem como principal objetivo realizar a comunicação entre aplicações de dois hosts diferentes. O protocolo TCP é um protocolo de nível de transporte muito utilizado que trabalha com mensagens de reconhecimento, especificação do formato da informação e mecanismos de segurança. Ele garante que todos os PDU's (Protocol data Unit) serão enviados com sucesso, pois realiza transmissões orientadas à conexão. Além disso, ele possibilita o uso de várias aplicações voltadas a conversação.

    Quando executado, utiliza o protocolo IP, não orientado à conexão. O TCP então fica responsável pelo controle dos procedimentos da transferência segura de dados. Cabe salientar que o IP não é o único protocolo não orientado à conexão que pode ser utilizado pelo TCP.

    http://www.pop-rs.rnp.br/ovni/tcpip/t_tcp.htm
  • a) CMP (Certificate Management Protocol): é um protocolo de Internet usado para a obtenção de certificados digitais X.509 em uma infra-estrutura de chave pública (PKI)

    b) IGMP (Internet Group Management Protocol): Utilizado para Multicast. Multicast é quando existe um subgrupo de computadores destinatários, esses computadores estão associados por um identificador comum, um IP por exemplo, e este representa o sub-grupo multicast. O IGMP faz o gerenciamento de limitar computadores no grupo; define como os hospedeiros são incorporados no grupo; define como os nós da rede se interagem  para entregar um datagrama multicast a todos os membros do grupo, etc... 
    Tipos de mensagem utilizadas:

       - Host Membership Query: Enviado pelo roteador para descobrir hosts.

       - Host Membership Report: Resposta do Host para o roteador. Utilizada para que um computador se junte a um multicast group.

    d) ARP (Addres Resolution Protocol): Retorna o endereço físico dado um IP. 

    e) IP (Internet Protocol): 
     P
    rotocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados. É um protocoloa não confiável, não oerientado a conexão. Serviço de entrega de MELHOR ESFORÇO.


ID
697381
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos switches é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • d) O switch cut-through procede o total de verificação na medida em que recebe e transmite cada quadro. errado- Cut and through envia frame assim que address mapping é determinado. Ele reduz latência mas é menos confiável, enviando qualquer frame/packet, até os que foram corrompidos. Store-and-forward verifica checksum de incoming packets em Ethernet networks antes de envia mensagens, garantindo assim integridade da informação.
  • Store-and-forward

    Esse tipo de switch aceita e analisa o pacote inteiro antes de encaminhá-lo para a porta de saída, guardando cada quadro em um buffer. Este método permite detectar alguns erros, evitando a sua propagação pela rede.

    Contudo, o tempo gasto para guardar e checar cada quadro adiciona um tempo de latência grande ao processamento dos quadros e a latência total é proporcional ao tamanho dos pacotes: quanto maior o pacote, maior o atraso.

    Os switches store-and-forward são projetados para redes corporativas, onde a verificação de erros e um bom throughput são desejáveis.

    Cut-through

    Os switches cut-through apenas examinam o endereço de destino antes de re-encaminhar o pacote. Eles foram projetados para reduzir a essa latência, minimizando o atraso (delay) lendo apenas os 6 primeiros bytes de dados do pacote (que contém o endereço de destino) e logo encaminham o pacote.

    Switches cut-through são mais bem utilizados em pequenos grupos de trabalho e pequenos departamentos. Nessas aplicações é necessário um bom throughput e erros potenciais de rede ficam no nível do segmento, sem impactar a rede corporativa.

    Adaptative cut-through

    São switches híbridos que processam pacotes no modo adaptativo, suportando tanto o modo store-and-forward quanto cut-through. Qualquer dos modos pode ser ativado pelo gerente da rede ou o switch pode ser inteligente o bastante para escolher entre os dois métodos, baseado no número de quadros com erro passando pelas portas.

    Quando o número de quadros corrompidos atinge um certo nível, o switch pode mudar do modo cut-through para store-and-forward, voltando ao modo anterior quando a rede se normalizar.

    http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_switches_em_redes_locais.php
     


ID
697384
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No modelo de referência OSI,

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi pq a resposta correta é a letra c; na minha opniao existe falhas em alguns conceitos, e todas as alternativas me parecem erradas!
  • Creio que essa questão deva ser anulada, a pergunta correta seria qual a alternativa INcorreta. Neste caso seria a alternativa C.
  • Estranha demais essa questão. Também não entendi o porquê desse gabarito...
  • Para mim a alternativa a e b estão corretas, as três ultimas estão incorretas. Pois a camada de enlace utiliza quadros e a rota é determinada pela camada de rede. As três últimas estão incoerentes.
  • A camada de rede é responsável pelo endereçamento, pra mim a resposta "menos" errada seria a A, mas fiquei na dúvida também em relação a parte que fala de "dividir o fluxo dos bits", dividir ficou estranho, logo todas estariam erradas.
  • Penso como o Moises. A pergunta deveria ser a incorreta. as letras A e B estão relativamente corretas, não dá para achar pelo em ovo. A letra E também está correta apesar de estranha. A letra D está correta no contexto, por exemplo, a camada 2 pode usar ATM, frame relay ou outra, desde que forneça o serviço. Por exclusão a letra C não tem o minimo de coerencia para ser a unica correta. Está totalmente errada, os conceitos não se confundem. Minha opinião a questão queria a incorreta.
  • O gabarito está errado.

    Vejam o que Tanembaum diz:

    O modelo OSI tem três conceitos fundamentais:
    · Serviços
    · Interfaces
    · Protocolos
    Provavelmente, a maior contribuição do modelo OSI seja tornar explícita a distinção entre esses três co nceitos. Cada camada executa alguns serviços para a camada acima dela. A definição do serviço informa o que a camada faz, e não a forma como as entidades acima dela o acessam ou
    como a camada funciona. Essa definição estabelece a semântica da camada.
  • Complementando a resposta da colega Melissa, Tanenbaum no llivro redes de computadores 4ª edição, página 52, ainda faz uma crítica ao modole TCP/IP: dizendo que ele não diferencia com a necessária clareza os conceitos de serviço, interface e protocolo. Portanto o gabarito está equivocado mesmo, o item C é uma característica do TCP/IP  e não do OSI.
    Abraços, vamo que vamo.
  • Este gabarito deveria estar errado!
    Mas o gabarito da questão foi mantido pela FCC.
  • Questão esquisita, dá a impressão que o enunciado deveria ter algo mais.
  • Olhei a prova original, achando que o erro era aqui na hora da transcrição, mas não há. Essa pergunta é cabível de recurso. Não diz se é para marcar a certa ou errada.

ID
697387
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

NÃO é uma assertiva válida para o protocolo TCP:

Alternativas
Comentários
  • Os pacotes SYN, e SYN+ACK do three way handshake não podem conter dados.

    Pode haver pacotes ACK sem dados (ACK explicito, não encaminhado via PiggBack)

    Estes dois cenários tornam a assertiva b errada
  • complementando...
    A letra D, pode parecer estranha, mas está correta. toda rede tem sua MTU. Por exemplo, em uma MTU de 1500bytes, se o arquivo tiver 1800 bytes, ele segmenta o pacote em 1500 e 300Bytes, lembrando que cada segmento existe cabeçalho, o que gera certo overhead.
    A letra E é lógico e até coente. Imagina transferir uma gravação de 100MB em unico segmento? alem de não fazer sentido é mais confiável e prático. Se a transferencia estiver em 95Mb e o arquivo tiver erro, teriamos que transsferir tudo novamente.
  • a) verdadeiro, vide janelas deslizantes.

    b) o cabeçalho tem tamanho variável, o resto é errado, vide three way handshake
    c) verdadeiro, vide comunicação confirmada (ack)
    d) afirmativa correta, ma ao meu ver essa responsabilidade é da camada de IP, mas ok...
    e) isso seria multiplexação e splitting ?
  • Comentário sobre a Letra B (Item Errado)

    O segmento pode começar com um cabeçalho de formato variável, mas não aceitar segmentos sem quaisquer dados.
    Um segmento TCP/IP consiste em um cabeçalho fixo de 20 bytes e não de formato variável. 

  • Letra B

    O cabeçalho do TCP é variável sim.

     

    Possui o valor mínimo obrigatório de 20 bytes!

    Como o cabeçalho compreende 5 linhas e cada linha tem 4 bytes (32 bits) então o cabeçalho inteiro contém 20 bytes (160 bits).



    Podendo chegar até 60 bytes (480 bits), que é o tamanho máximo permitido.
    Ou seja, se não estou usando o campo "opções" então o tamanho ficará de 20 bytes e caso utilize este campo o cabeçalho poderá chegar até 60 bytes.

     


ID
697390
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

É o modelo de dados que eliminou o conceito de hierarquia, permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações. Os registros, organizados em grafos, permitem o tipo de associação que define uma relação 1:N entre os tipos de registros proprietário e membro. Assim, para dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e entre os registros C e D é possível construir um relacionamento M:N entre A e D. Trata-se do modelo

Alternativas
Comentários
  • O modelo em redes surgiu como uma extensão ao modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações. No modelo em rede, os registros são organizados em grafos onde aparece um único tipo de associação (set) que define uma relação 1:N entre 2 tipos de registros: proprietário e membro. Desta maneira, dados dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e entre os registros C e D é possível construir um relacionamento M:N entre A e D.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/modelo-de-redes-em-banco-de-dados/26541/
  • Um bom resumo dos modelos pode ser encontrado em:
    http://pt.kioskea.net/contents/bdd/bddtypes.php3
  • A grande sacada para matar questões de BD em redes é a palavra "grafos". Onde tiver essa palavra leia-se "em redes".
  • Obrigado pela dica da palavra GRAFOS, que desde então foi ”grafada" em minha mente para ser usada na hora da prova... Agora porque cargas d'água a Banca quer avaliar se eu sei detalhes sobre um modelo morto que ninguém mai usa???? Daí o que dizem "não adianta entender do assunto, precisa entender como será cobrado na prova". Bons estudos a todos!
  • hierárquico.-> em rede. -> relacional.->  orientado a objetos.

    Sendo que o orientado a objetos não foi aderido ao mercado. Ficando o relacional como padrão.

    Valeu Concurseirosss


  • O modelo que modifica o modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e organizando os registros em grafos é o modelo em rede. A partir da informação de que os relacionamentos são conjuntos de carinalidade 1:n entre um proprietário e seus membros, percebemos que a questão toma o DBTG CODASYL como sendo o modelo em rede, e é esse o entendimento em boa parte das questões que referenciam o modelo.

    Como em qualquer modelo de dados, quando temos duas ligações 1:N para uma estrutura intermediária, no caso da questão o tipo de registro D, o relacionamento resultante é um relacionamento de cardinalidade M:N, ou muitos para muitos.

    Gabarito: A


ID
697396
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Entre outras funcionalidades, uma Stored Procedure pode melhorar a performance de um banco de dados e criar tarefas agendadas. Em SQL, são exemplos de procedimentos armazenados:

I. Procedimentos Temporários Locais, que devem começar com # e Globais, que devem começar com ##

II. Procedimentos de Sistema, que são armazenados no banco de dados padrão do SQL Server e executam as tarefas administrativas, podendo ser executadas a partir de qualquer banco de dados.

III. Procedimentos Estendidos são executados fora do SGBD SQL Server e são identificados com o prefixo xp, (procedimentos de sistema recebem a sigla SP) e recebem a extensão .dll

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
    • Procedimentos do Sistema - Armazenadas no banco de dados Master, são identificadas com o prefixo sp_, executam tarefas administrativas, podem ser executadas em qualquer banco de dados.
    • Procedimentos Locais - São criadas em bancos de dados do usuário.
    • Procedimentos Temporárias - Locais devem começar com #. Globais devem começar com ##.
    • Procedures Remotas - Apenas por compatibilidade. No seu lugar se usa Queries distribuídas.
    • Procedimentos Estendidas - São implementadas como .DLL e executadas fora do ambiente do SQL Server. Identificadas com o prefixo xp_.

  • São procedimentos ou tabelas temporarias que começam com # e ## ??
  • Há 5 Procedimentos (Procedures) básicos que podemos criar:

    Procedimentos Locais - São criados a partir de um banco de dados do próprio usuário;Procedimentos Temporários - Existem dois tipos de procedimentos temporários:
    Locais
    , que devem começar com # e Globais, que devem começar com ##;Procedimentos de Sistema - Armazenados no banco de dados padrão do SQL Server (Master), podemos indentifica-los com as siglas sp, que se origina de stored procedure. Tais procedures executam as tarefas administrativas e podem ser executadas a partir de qualquer banco de dados.Procedimentos Remotos - Podemos usar Queries Distribuídas para tais procedures. São utilizadas apenas para compatibilidade.Procedimentos Estendidos - Diferente dos procedimentos já citados, este tipo de procedimento recebe a extensão .dll e são executadas fora do SGBD SQL Server. São identificadas com o prefixo xp.

    Leia mais em: Dominando Stored Procedures http://www.devmedia.com.br/dominando-stored-procedures/7904#ixzz37TQjhN5J
  • Marquei este item I como verdadeiro, mas isso não é específico do SQL Server?

    Nem no Caput, nem no item vejo nada que se refira ao SQL Server, então em tese não deveria julgar o item pelo SQL ANSI?


ID
698209
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Analise as seguintes assertivas:

I. Processar e julgar originariamente o registro, a substituição e o cancelamento do registro de candidatos ao Congresso Nacional.

II. Designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, exceto nas hipóteses de substituição.

III. Fixar a data das eleições para Governador e Vice- Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice- Prefeitos e Vereadores, quando não determinada por disposição constitucional ou legal.

IV. Processar e julgar originariamente o mandado de segurança em matéria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juízes Eleitorais e dos Membros do Ministério Público Eleitoral de primeiro grau.

No que concerne às competências do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 4.737

    Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais:

    IV - fixar a data das eleições de Governador e Vice-Governador, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos , vereadores e juizes de paz, quando não determinada por disposição constitucional ou legal;

    O regimento interno não pode estar em desacordo com a lei eleitoral.

  • Código Eleitoral (L. 4.737):

    I - Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais:

      I - processar e julgar originariamente:

      a) o registro e o cancelamento do registro dos diretórios estaduais e municipais de partidos políticos, bem como de candidatos a Governador, Vice-Governadores, e membro do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas;

    III - Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais:

      IV - fixar a data das eleições de Governador e Vice-Governador, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos , vereadores e juizes de paz, quando não determinada por disposição constitucional ou legal

  • Itens corretos, I, III, IV ALTERNATIVA E

    I.             Processar e julgar originariamente o registro, a substituição e o cancelamento do registro de candidatos ao Congresso Nacional. Correto Art.23, I, a

    II.           Designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, exceto nas hipóteses de substituição (Inlcusive nos casos de substituição)Errado. Art. 23, XXIX

    III.         Fixar a data das eleições para Governador e Vice-Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores, quando não determinada por disposição constitucional ou legal. Correto Art. 23, XII

    IV.                Processar e julgar originariamente o mandado de segurança em matéria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juízes Eleitorais e dos Membros do Ministério Público Eleitoral de primeiro grau. Correto Art 23, I, g

     

     

  • CAPÍTULO II 
    DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL 


    I - Art. 23 - processar e julgar originariamente - a)o registro, a substituição e o cancelamento do registro de candidatos a Governador, a Vice-Governador, ao Congresso Nacional e à Assembléia Legislativa 


    II - Art. 23 - XXIX - designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, inclusive nos casos de substituição 


    III - Art. 23 - XII - fixar a data das eleições para Governador e Vice-Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores, quando não determinada por disposição constitucional ou legal 


    IV - Art. 23 - processar e julgar originariamente - g)o mandado de segurança em matéria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juízes Eleitorais e dos Membros do Ministério Público Eleitoral de primeiro grau

  • II. Designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, exceto(inclusive) nas hipóteses de substituição. 

  • Não é culpa do site as questões repetidas... São todas de provas de analista para diversas áreas e as questões são as mesmas... Esse povo reclama demais....

  • PEGADINHA:

     

    É o TRE e não o Juiz eleitoral que fixa as datas das eleições municipais (prefeito e vereador)quando não determinada por disposição constitucional ou legal

  • GABARITO E 

     

    CORRETA - ART. 1, I, a do RITRESP - I. Processar e julgar originariamente o registro, a substituição e o cancelamento do registro de candidatos ao Congresso Nacional. 

    ERRADA - ART. 1, XXIX do RITRESP - INCLUSIVE nos casos de substituiçaõ- II. Designar Juízes de Direito para as funções de Juízes Eleitorais, exceto nas hipóteses de substituição. 

    CORRETA - ART. 1, XII do RITRESP - III. Fixar a data das eleições para Governador e Vice- Governador, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vice- Prefeitos e Vereadores, quando não determinada por disposição constitucional ou legal. 

    CORRETA - ART. 1, I, g do RITRESP IV. Processar e julgar originariamente o mandado de segurança em matéria administrativa contra seus atos, de seu Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Juízes Eleitorais e dos Membros do Ministério Público Eleitoral de primeiro grau.