SóProvas



Prova FEPESE - 2018 - Prefeitura de Rio das Antas - SC - Professor II - Língua Portuguesa


ID
2793673
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente a população mexicana elegeu um novo chefe de Estado que, segundo os analistas, pôs fim a seis décadas de governos conservadores.

Assinale a alternativa que indica o Presidente eleito daquele país.

Alternativas
Comentários
  • A resposta é letra E.

    "López Obrador é eleito presidente do México com maior respaldo popular da história

    Eleição do líder social representa um tsunami político em um país que exige mudança de regime após duas décadas de alternância entre os principais partidos"

    Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/02/internacional/1530528010_797985.html

  • Evo morales ------- Presidente da Bolívia

    Mauricio Macri ------ Presidente da Argentina

    Sebastian Pinera----- Presidente do Chile

    Andres Obrador ------- Presidente do México

  • Pra lembrar: niguém melhor que um "obrador" para "constuir um muro" (méxico)

  • Andre Manuel ----->lembra do Carlos manuel de A Usurpadora, novela mexicana. 

  • É Carlos Daniel

  • LETRA E - CORRETA.

     

    Andrés Manuel López Obrador, de 64 anos, é um firme crítico da elite governista, a quem chama de “máfia do poder”. Venceu com a promessa de um governo sem privilégios e que acabará com a corrupção no país.

     

    Por G1

    02/07/2018 09h41  Atualizado há 4 meses

     

    Presidente eleito no México, Andrés Manuel López Obrador, de 64 anos, levará a esquerda à presidência do país quebrando com o controle do Partido Revolucionário Institucional (PRI), de Enrique Peña Nieto, e outros partidos conservadores. Conhecido pela sigla de suas iniciais, AMLO venceu com a promessa de um governo "austero, sem luxos ou privilégios", de combate firme à corrupção e que preservará o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês), ameaçado por Donald Trump.

     

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/quem-e-lopez-obrador-presidente-eleito-no-mexico.ghtml

  • Trabalhador em espanhol é obrero.

    Partido obrero, etc...


    Primeiro presidente de esquerda é Obrador

  • Mais outro esquerdista FDP.

  • LETRA E

     

    COMPLEMENTANDO:

     

    IVAN DUQUE --------------------------------------> NOVO PRESIDENTE DA COLÔMBIA.

     

    MIGUEL DIAZ CANEL ---------------------------> NOVO PRESIDENTE DA CUBA

     

    ANDRÉS MANUEL LOPEZ ---------------------> NOVO PRESIDENTE DO MÉXICO

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • Em julho de 2018, contrariando a ascensão da direita no resto da América Latina, Andrés Manuel López Obrador, um político declaradamente de esquerda, elegeu-se presidente do México. Andrés Manuel López Obrador, de 64 anos, também conhecido pela sigla de suas iniciais, AMLO, venceu com a promessa de exercer um governo "austero, sem luxos ou privilégios".

    Resposta: E


ID
3523615
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.

Por que suamos ao sentir calor?

Para refrescar o organismo. Quando o corpo sente calor durante ou depois de alguma atividade física, ou quando estamos com febre, pequenas glândulas na pele produzem o suor. Ele é um líquido levemente salgado, composto por 99% de água. Essa água evapora e ajuda a absorver o calor da pele, deixando o corpo mais fresco. Mas se o lugar é quente e úmido, a água não evapora e o suor acaba não refrescando.

Marcelo Duarte. O guia dos curiosos

Avalie a veracidade das afirmativas abaixo com base no texto.

1. Podemos afirmar que a primeira linha do texto já responde à pergunta do título. As explicações subsequentes aprofundam a resposta dada.
2. A resposta dada à pergunta do texto é uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo.
3. No segundo período, o termo sublinhado é o sujeito da oração principal.
4. O último período do texto apresenta uma ideia em adição ao que foi exposto anteriormente e esse sentido, coerentemente, foi introduzido pela conjunção adversativa “mas”.
5. A expressão “durante ou depois de alguma atividade física” é um complemento da palavra “calor”, por isso é um complemento nominal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    1. Podemos afirmar que a primeira linha do texto já responde à pergunta do título. As explicações subsequentes aprofundam a resposta dada → CORRETO. Para refrescar o organismo (=resposta direta; o restante do texto serve para aprofundar e detalhar).

    2. A resposta dada à pergunta do texto é uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo → CORRETO. Para refrescar o organismo (=temos a preposição "para" dando início a uma oração subordinada adverbial final, valor semântico de finalidade, objetivo, fim).

    3. No segundo período, o termo sublinhado é o sujeito da oração principal → CORRETO. Pequenas glândulas na pele produzem o suor (=quem produz o suor? Pequenas glândulas= sujeito simples cujo núcleo é o substantivo "glândulas").

    4. O último período do texto apresenta uma ideia em adição ao que foi exposto anteriormente e esse sentido, coerentemente, foi introduzido pela conjunção adversativa “mas” → INCORRETO. Temos a conjunção coordenativa adversativa "mas" trazendo um valor semântico de oposição e não de adição.

    5. A expressão “durante ou depois de alguma atividade física” é um complemento da palavra “calor”, por isso é um complemento nominal → INCORRETO.  Durante ou depois de alguma atividade física (=temos um adjunto adverbial de tempo).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3523618
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.


Por que suamos ao sentir calor?


Para refrescar o organismo. Quando o corpo sente calor durante ou depois de alguma atividade física, ou quando estamos com febre, pequenas glândulas na pele produzem o suor. Ele é um líquido levemente salgado, composto por 99% de água. Essa água evapora e ajuda a absorver o calor da pele, deixando o corpo mais fresco. Mas se o lugar é quente e úmido, a água não evapora e o suor acaba não refrescando. Marcelo Duarte.


O guia dos curiosos


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ Na frase “o lugar é quente e úmido” temos um predicativo do sujeito representado por dois adjetivos.

    Correto. Temos o verbo de ligação "ser → é" e logo após dois adjetivos com função sintática de predicativo do sujeito (=quente; úmido). 

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Aqueles adjetivos que estão no sintagma nominal, ou seja, fazem parte. Já os demais adjetivos que estão fora do sintagma nominal separados por verbo de ligação ou até mesmo uma vírgula, estes serão predicativos.

  • Por que não é a letra (E) ?

  • Andressa, veja:

    Em “Mas se o lugar é quente e úmido”, as palavras sublinhadas são adjuntos adnominais.

    Errado, pois o 'e' equivale a conjunção aditiva, e não artigo! Para ser adjunto adnominal temos a regrinha da PLANA:

    Pronome

    Locução adjetiva

    Adjetivo

    Numeral

    Artigo.

    (vi o mnemônico aqui no QC, agradeço ao criador)

    Abraços


ID
3523621
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.

Dança da chuva

Você acredita na dança da chuva? Em 1998, o estado de Roraima teve quase ¼ de seu território queimado por causa de uma seca que já durava três meses. Depois de frustradas tentativa de apagar o fogo, o governo decidiu recorrer à crendice popular. Dois índios caipós, Kucrit e Mantii, foram levados do Mato Grosso até Boa Vista para executar a dança da chuva. As passagens e o hotel foram pagos pela Funai. Os pajés dançaram durante quarenta minutos, às margens do rio Curupira, pedindo chuva ao espírito de um antepassado. Para surpresa geral, a chuva veio e apagou a maior parte dos focos de incêndio.

Marcelo Duarte. O guia dos curiosos.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o texto.

( ) O texto corrobora a crendice popular.
( ) A pergunta que inicia o texto é um período simples e o verbo é transitivo direto, já que o termo “dança” não está antecedido de preposição.
( ) Em “recorrer à crendice popular”, o verbo é transitivo indireto o que justifica a presença da crase diante do substantivo feminino.
( ) O termo “às margens do rio” equivale, em sentido, a “nas margens do rio” e a crase está correta.
( ) A última frase do texto apresenta um adjunto adverbial deslocado e essa estrutura frasal justifica a existência da vírgula ali posta.
( ) A regência do verbo “implicar” na frase: “Dança da chuva implica destruição de focos de incêndio na mata”, está correta.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    (V) O texto corrobora a crendice popular → CORRETO. Segundo o texto: Os pajés dançaram durante quarenta minutos, às margens do rio Curupira, pedindo chuva ao espírito de um antepassado. Para surpresa geral, a chuva veio e apagou a maior parte dos focos de incêndio.

    (F) A pergunta que inicia o texto é um período simples e o verbo é transitivo direto, já que o termo “dança” não está antecedido de preposição → INCORRETO. Você acredita na dança da chuva? (=acredita EM algo; temos um verbo transitivo indireto).

    (V) Em “recorrer à crendice popular”, o verbo é transitivo indireto o que justifica a presença da crase diante do substantivo feminino → CORRETO. Recorrer a alguma coisa (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "crendice" (=crase).

    (V) O termo “às margens do rio” equivale, em sentido, a “nas margens do rio” e a crase está correta → CORRETO. Locução adverbial de lugar com base feminina (=indica valor locativo).

    (V) A última frase do texto apresenta um adjunto adverbial deslocado e essa estrutura frasal justifica a existência da vírgula ali posta → CORRETO. Temos um adjunto adverbial de longa extensão que vem deslocado (=Para surpresa geral, a chuva veio e apagou a maior parte dos focos de incêndio).

    (V) A regência do verbo “implicar” na frase: “Dança da chuva implica destruição de focos de incêndio na mata”, está correta → CORRETO. O verbo "implicar" com sentido de "acarretar algo" é transitivo direto e não rege o uso de nenhuma preposição.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3523624
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.


Dança da chuva


Você acredita na dança da chuva? Em 1998, o estado de Roraima teve quase ¼ de seu território queimado por causa de uma seca que já durava três meses. Depois de frustradas tentativa de apagar o fogo, o governo decidiu recorrer à crendice popular. Dois índios caipós, Kucrit e Mantii, foram levados do Mato Grosso até Boa Vista para executar a dança da chuva. As passagens e o hotel foram pagos pela Funai. Os pajés dançaram durante quarenta minutos, às margens do rio Curupira, pedindo chuva ao espírito de um antepassado. Para surpresa geral, a chuva veio e apagou a maior parte dos focos de incêndio.


Marcelo Duarte. O guia dos curiosos.



Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Você acredita na dança da chuva? Em 1998, o estado de Roraima teve quase ¼ de seu território queimado por causa de uma seca que já durava três meses.

    E)Na frase sublinhada no texto:”… que já durava três meses”, a palavra “que” é um pronome relativo, um dos fatores sintáticos para classificar a oração como subordinada adjetiva.

    Correto, temos um pronome relativo que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem pontuação).

    GABARITO. E

  • Gabarito: E

    ✓ Você acredita na dança da chuva? Em 1998, o estado de Roraima teve quase ¼ de seu território queimado por causa de uma seca que já durava três meses.

    Temos o pronome relativo "que" equivalendo a "a qual", ele retoma o termo "seca" e dá início a uma oração subordinada adjetiva restritiva.

    → EXPLICATIVA (=ENTRE PONTUAÇÃO);

    → RESTRITIVA (=SEM PONTUAÇÃO).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • so eu que n to vendo o texto?

  • está aparecendo outro texto para mim!
  • Por que suamos ao sentir calor?

    Para refrescar o organismo. Quando o corpo sente calor durante ou depois de alguma atividade física, ou quando estamos com febre, pequenas glândulas na pele produzem o suor. Ele é um líquido levemente salgado, composto por 99% de água. Essa água evapora e ajuda a absorver o calor da pele, deixando o corpo mais fresco. Mas se o lugar é quente e úmido, a água não evapora e o suor acaba não refrescando. Marcelo Duarte. O guia dos curiosos

    O texto que apareceu pra mim. hahaha

  • Gabarito letra E!

    Agora achei um pouco estranho isto: "a palavra “que” é um pronome relativo, um dos fatores sintáticos para classificar a oração como subordinada adjetiva". (fator sintático? pronome relativo é classificação morfológica, por que a banca colocou fator sintático?

  • O texto da questão:

    Dança da chuva

    Você acredita na dança da chuva? Em 1998, o estado de Roraima teve quase ¼ de seu território queimado por causa de uma seca que já durava três meses. Depois de frustradas tentativa de apagar o fogo, o governo decidiu recorrer à crendice popular. Dois índios caipós, Kucrit e Mantii, foram levados do Mato Grosso até Boa Vista para executar a dança da chuva. As passagens e o hotel foram pagos pela Funai. Os pajés dançaram durante quarenta minutos, às margens do rio Curupira, pedindo chuva ao espírito de um antepassado. Para surpresa geral, a chuva veio e apagou a maior parte dos focos de incêndio.

    Marcelo Duarte. O guia dos curiosos.

  • E o período sublinhado da alternatia C é a chuva veio e apagou a maior parte dos focos de incêndio

    e a frase da alternativa E que já durava três meses

    pelo menos é assim que aparece em outra questão. Pq nessa, pra mim, o texto estava certo mas sem esses detalhes


ID
3523627
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

1. Na frase: “Ele foi, logo eu fiquei”, se colocarmos a vírgula depois da palavra “logo”, a frase mudará de sentido.
2. Solecismo é um vício de linguagem e esse vício está presente em: “Chegou ao final, naquele campeonato mundial, seleções que não estavam bem cotadas pela análise técnica.
3. Está de acordo com a norma culta a seguinte frase: “Hão de haver ainda outros campeonatos mundiais e o Brasil conseguirá a vitória”.
4. Na frase “Tua vida são essas ilusões”, a concordância verbal está correta.
5. Observe as frases: “Deverá fazer invernos rigorosos” e “Farão invernos rigorosos”. É possível afirmar que as duas frases se equivalem e ambas estão escritas corretamente quando à concordância.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Arthur, ainda que haja erro na concordância verbal na última alternativa, é possível dizer que as frases se equivalem semanticamente?

    O "deverá" não passa um sentido de probabilidade? Diferente do "Fará" que seria mais um certeza?

  • Diogo comenta aqui também.

  • @arthur saca dos paranauês do português rs

  • GABARITO - D

    1 - Na forma em que está, logo é conjunção coordenativa conclusiva, equivalente a portanto; trocando-se a posição da vírgula tal como diz o enunciado, logo tornar-se-ía advérbio de tempo/adjunto adverbial. AFIRMATIVA CORRETA.

    2 - Solecismo é um termo técnico que se refere aos erros grosseiros; um deles é a discordância verbal. Na frase, temos a discordância verbal chegou seleções. AFIRMATIVA CORRETA.

    3 - A norma culta dita que o correto é há de haver, devido à impessoalidade que haver tem quando exprime sentido de existir. AFIRMATIVA INCORRETA.

    4 - A concordância desta frase, mais visível na ordem direta, é essas ilusões são tua vida. AFIRMATIVA CORRETA.

    5 - Embora estas duas frases estejam escritas corretamente, elas não têm o mesmo sentido. Na primeira frase, não há sujeito, devido à impessoalidade já mencionada; na segunda, deve-se entender que o termo invernos rigorosos é sujeito disposto em hipérbato - em um contexto propício, isto é, que permitisse identificar o sujeito oculto eles, dever-se-ía interpretar o sujeito como oculto; como aqui não há tal contexto, o sujeito é o objeto direto do verbo farão. Mudança de sujeito acarreta mudança de sentido. AFIRMATIVA INCORRETA.

  • Comentaram, quanto ao item 2: o correto é "chegou a final" (=visto que "a final" é o sujeito do verbo "chegar" e não pode haver sujeito preposicionado)

    O correto não seria "chegaram à final ... seleções" ?

  • Hunt, final não é o sujeito da frase, o sujeito é seleções. E tanto faz o final ou a final, tanto que o VOLP registra essa palavra como substantivo de 2 gêneros.

  • Como professor, deixo aqui alguns comentários. Em primeiro lugar, a frase 3 (“Hão de haver ainda outros campeonatos mundiais e o Brasil conseguirá a vitória) tem dois erros. O primeiro é o verbo haver, como apontado acima. O verbo haver principal empresta sua concordância ao verbo auxiliar. Se o verbo haver (impessoal) for o verbo principal, emprestará sua regência ao verbo auxiliar, ainda que este não seja o verbo haver ("tinha havido manifestações" e não "tinham havido manifestações). Em segundo lugar, quando a conjunção e separa sujeitos diferentes, em regra (como é o caso) deve haver uma vírgula separando as duas orações.


ID
3523633
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

1. Um dos principais acontecimentos de nossa história recente foi a greve nacional dos caminhoneiros.
2. A greve dos caminhoneiros provocou uma séria crise de abastecimento de alimentos e combustíveis.
3. A greve dos caminhoneiros alerta para o desequilíbrio de nossa matriz energética, na qual predominam acentuadamente os recursos não renováveis sobre os renováveis.
4. A greve dos caminhoneiros torna evidente a dependência da economia brasileira do transporte ferroviário.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A


ID
3523636
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na tentativa de combater a imigração ilegal, o governo norte-americano tomou uma atitude que provocou forte repúdio no mundo inteiro e mesmo entre o público interno.

Assinale a alternativa que descreve corretamente o fato.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B


ID
3523639
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

1. O Município de Rio das Antas é cortado pelo Rio do Peixe e banhado pelo Rio das Antas.
2. O povoamento de Rio das Antas começou no início do século 20.
3. Os primeiros habitantes de Rio das Antas foram colonos alemães de origem judaica, refugiados da Segunda Guerra Mundial
4. Durante a Guerra do Contestado, com medo da violência, muitos proprietários abandonaram a região.
5. A construção da Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande (do Sul) foi fator importante para o início do povoamento do Município.
6. Alemães e Italianos estão entre os pioneiros no povoamento de nossa cidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3523642
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O PIB é uma medida dos bens e serviços que um país, uma região, um Estado produz em um determinado período. Segundo a Prefeitura de Rio das Antas, com base no IBGE (2015) o PIB anual do Município é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


ID
3523645
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o modo de exibição protegido do MS Word para Office 365 em português, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    É um modo somente leitura no qual a maioria das funções de edição está desabilitada, de modo a reduzir possíveis riscos provenientes da abertura de arquivos não confiáveis.

  • Posso estar errado, mas vejo um erro de lógica nessa questão, uma vez que se o documento é SOMENTE de leitura logo TODAS as funções de edição deveriam está desabilitadas. Na minha opinião a banca não deveria usar a palavra somente.

  • Penso que a questão é passível de anulação. Pois, podemos habilitar a edição mesmo que venha protegido.


ID
3523648
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS Powerpoint Professional Plus 2013 possibilita inserir uma série de elementos a um slide de apresentação.

Quais elementos são disponibilizados pelo PowerPoint através da guia Inserir?

1. WordArt
2. Equações
3. Gráficos
4. Fórmulas
5. Hiperlinks

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    São corretos apenas os itens 1, 2, 3 e 5.

    1. WordArt

    2. Equações

    3. Gráficos

    5. Hiperlinks 

  • PowerPoint não tem fórmulas, mas tem equações.

    Essa daí tava anotado no meu resumo, então não errei, se não tinha marcado a E tbm =)

  • Fórmulas só no excel


ID
3523651
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o MS PowerPoint 2010 em português, considere as seguintes afirmativas.

1. Pode-se adicionar um vídeo inserido a uma apresentação, porém isso irá aumentar o tamanho do arquivo de apresentação.
2. Podem ser adicionados vídeos vinculados, o que mantém o tamanho da apresentação menor. Recomenda-se armazenar os vídeos vinculados e a apresentação na mesma pasta.
3. Pode-se inserir um vídeo através de uma referência explícita a uma URL http; o vídeo será executado automaticamente pela apresentação quando no modo apresentação de slides.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    1. Pode-se adicionar um vídeo inserido a uma apresentação, porém isso irá aumentar o tamanho do arquivo de apresentação.

    2. Podem ser adicionados vídeos vinculados, o que mantém o tamanho da apresentação menor. Recomenda-se armazenar os vídeos vinculados e a apresentação na mesma pasta.

  • Se no 3 fala de URL, um hiperlink... então vai precisar clicar para começar alguma ação. :).. logo: 3 falsa.


ID
3523654
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as células do MS Excel A1 a A5 com os valores A1:5 A2:15: A3:25 A4:35 A5:45.

Assinale a alternativa que contém o resultado da fórmula =SOMA(A1:ESCOLHER(3;A2;A3;A4;A5))

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(C)

    Essa questão me deu uma baita dor de cabeça, pois foi a primeira vez que vi a fórmula =ESCOLHER na vida! Então fui procurar sobre, antes de resolver.(LEIA O CONTEÚDO ABAIXO, É IMPORTANTE PARA ENTENDER)

    Sintaxe

    ESCOLHER(núm_índice, valor1, [valor2],...)

    A sintaxe da função ESCOLHER tem os seguintes argumentos:

    núm_índice:  Obrigatório. Especifica o argumento de valor selecionado. Núm_índice deve ser um número entre 1 e 254, ou uma fórmula ou referência a uma célula que contenha um número entre 1 e 254.

    Se núm_índice for 1, ESCOLHER retornará valor1; se for 2, ESCOLHER retornará valor2; e assim por diante.

    Se index_num for menor que 1 ou maior do que o número do último valor na lista, escolha retorna o #VALUE! .

    Se núm_índice for uma fração, ela será truncada para o menor inteiro antes de ser usada.

    valor1, valor2,...   Valor1 é obrigatório, valores subsequentes são opcionais. De 1 a 254 argumentos de valor a partir dos quais ESCOLHER seleciona um valor ou uma ação a ser realizada com base no núm_índice. Os argumentos podem ser números, referências de célula, nomes definidos, fórmulas, funções ou texto.

    _____________________________________

    A banca complicou um pouco, pois misturou a função soma com a escolher.

    =SOMA(A1:ESCOLHER(3;A2;A3;A4;A5)) -> nosso número de índice é 3, então retornará A4, que é o terceiro valor, ficando:

    = SOMA(A1:A4) -> agora faremos a soma de A1 até A4.

    =SOMA(5+15+25+35)

    =80

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Diego Carvalho

    ESCOLHER(3;A2;A3;A4;A5) significa que se busca o terceiro valor dessa lista apresentada (A2, A3, A4 e A5). 

    Qual é o terceiro valor dessa lista? A4. 

    Logo, ESCOLHER(3;A2;A3;A4;A5)  = A4. 

    Dito isso, agora nós podemos voltar para a nossa fórmula: =SOMA(A1:ESCOLHER(3;A2;A3;A4;A5)) =SOMA(A1:A4) = A1+A2+A3+A4 = 5+15+25+35 = 80.

    ===

    PRA  AJUDAR:

    FUNÇÃO ESCOLHER( ) 

    • =ESCOLHER(k, valor1, [valor2], ...) 

    Retorna um valor entre 254 valores que se baseie no número de índice k. Dado um índice e uma lista de valores, retorna o k-ésimo elemento da lista. 

    EXEMPLOS

    =ESCOLHER(4; A1;A2;A3;A4;A5;A6) ➜ Retorna o valor do quarto elemento de lista (A4).


ID
3523657
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual formato de célula do MS Excel irá ocultar o conteúdo de uma célula que contém o valor 100, de modo que ela mantenha o conteúdo mas este não seja exibido na tela?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Selecione a célula ou intervalo de células que contém os valores que você deseja ocultar. Para obter mais informações, consulte selecionar células, intervalos, linhas ou colunas em uma planilha.

    Na guia página inicial , clique no iniciador de caixa de diálogo Imagem do botão ao lado de número.

    Imagem da Faixa de Opções do Excel

    Na caixa categoria , clique em personalizado.

    Na caixa tipo , selecione os códigos existentes.

    Tipo ;;; (três pontos-e-vírgulas).

    Clique em OK.

  • Gabarito A ;;;

    .

    ;;; é um tipo de formatação que oculta os valores do zero ( 0 )

    Comando correto:

    Botão direito na célula(s)>>>>>> Formatar Células >>>> Categoria: Personalizado >>>> Tipo: ;;;

    no campo personalizado tem as datas hh:mm:ss ou #,##0 entre outros

    .

    https://support.office.com/pt-br/article/ocultar-valores-e-indicadores-de-erro-nas-células-d171b96e-8fb4-4863-a1ba-b64557474439

  • Nunca vi!

  • Acho que só um engenheiro da Microsoft passaria nesse concurso. Olha o naipe das questões
  • Essa banca tem a mão pesada...


ID
3523660
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta, em consonância com a legislação em vigor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

      § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

        I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

        II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

        III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

      § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

      § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    Fonte: CF

  • Dos secretários por lei de iniciativa do poder Legislativo.

  • GABARITO B

    A) Extinto o cargo, o servidor será exonerado. ERRADA

    ficará em disponibilidade

    B) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade até o seu adequado aproveitamento em outro cargo

    C) O retorno à atividade de funcionário em disponibilidade se dará a qualquer tempo e sem obrigatoriedade de manutenção de vencimentos compatíveis com os anteriormente percebidos. ERRADO

    obrigatório a manutenção dos vencimentos anteriores

    D) Os Secretários Municipais (Agentes Políticos) perceberão subsídios anuais, fixados por Decreto de iniciativa do Poder Executivo.ERRADO

    poder legislativo

    E) O vencimento dos cargos públicos é redutível a qualquer tempo. ERRADO

    até parece que estou me matando de estudar pra ter o salário reduzido. São IRREDUTÍVEIS!

    PERTENCELEMOS!

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.  

    FONTE: CF 1988

  • Analisemos as opções propostas:

    a) Errado:

    A Banca não especificou se o servidor de que está falando é estável ou não. Assim sendo, não é correto generalizar a providência de exoneração, visto que, se for estável, não poderá ser exonerado, devendo, isto sim, ser colocado em disponibilidade, até seu adequado aproveitamento, a teor do art. 41, §3º, da CRFB:

    "Art. 41 (...)
    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo."

    Logo, está errada a presente afirmativa.

    b) Certo:

    Cuida-se de afirmativa em perfeita conformidade com o teor da norma constitucional acima transcrita.

    c) Errado:

    A presente proposição agride frontalmente o teor do art. 30 da Lei 8.112/90:

    "Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado."

    d) Errado:

    A teor do art. 37, X, da CRFB, os subsídios dos agentes políticos somente podem ser fixados e alterados por meio de lei, e não por simples decreto do Chefe do Executivo. A este respeito, confira-se:

    "Art. 37 (...)
    X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;"

    Ademais, o subsídio constitui forma de remuneração mensalmente paga aos agentes políticos, de modo que também está errado falar em "subsídio anual", tal como dito pela Banca.

    e) Errado:

    Por fim, esta proposição viola o princípio da irredutibilidade dos vencimentos, consoante previsto no art. 37, XV, da CRFB, com as ressalavas ali elencadas. Confira-se:

    "Art. 37 (...)
    XV - o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I;"


    Gabarito do professor: C


ID
3523663
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É o vencimento do cargo, acrescido das vantagens pecuniárias, permanentes ou temporárias, estabelecidas em lei:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Vencimento é um conceito mais restrito, pois consiste na retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público, com valor fixado em lei.

    Remuneração, noção de alcance mais abrangente, é o vencimento do cargo, somado às vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    Art. 41, §3º da Lei 8.112/1990: § 3o O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanenteé irredutível.

    Remuneração = vencimentos + vantagens

  • Art. 41 - Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

  • Gabarito (C)

    O próprio enunciado, no meu ver, está incorreto. "É o vencimento do cargo, acrescido das vantagens pecuniárias, permanentes ou temporárias, estabelecidas em lei:"

    Letra da lei 8.112 - Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    Observe que, em nenhum momento, foi citado que vantagens temporárias fazem parte da remuneração.

    Se alguém souber explicar, caso a questão esteja correta e eu errado, acompanho comentários.

  • Igor, acredito que a redação do enunciado é do estatuto dos servidores municipais, haja vista a prova ser de um concurso de prefeitura. No entanto, alguns julgados são de que vantagens pecuniárias temporárias não se incorporam ao vencimento. Realmente, se a questão falasse explicitamente sobre a lei 8.112, poderia ser questionado isso.

  • De início, é importante acentuar que a presente questão foi formulada em concurso público realizado pelo Município de Rio das Antas/SC, de maneira que deve ser aplicado o Estatuto dos Servidores daquela unidade federativa, vale dizer, Lei Complementar n.º 03/1993, mais precisamente o disposto em seu art. 45, que ora transcrevo:

    "Art. 45 - Remuneração é o vencimento do cargo, acrescido das vantagens pecuniárias, permanentes ou temporárias, estabelecidas em lei."

    Como se vê, apesar de a doutrina divergir bastante acerca das terminologias a serem utilizadas quanto ao tema concernente ao sistema remuneratório dos servidores públicos, neste caso, a lei aplicável é expressa ao tratar como remuneração o conjunto formado pelo vencimento básico do cargo, acrescidos de todas as vantagens, temporárias e permanentes.

    Logo, sem maiores dúvidas, a única opção correta está na letra C.


    Gabarito do professor: C


ID
3523666
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa que está de acordo com a Lei 1114/2000, que instituiu o Plano de Carreira do Magisterio Público Municipal.

Alternativas

ID
3523669
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Comissão de Gestão do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal é presidida pelo:

Alternativas

ID
3523672
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º Promoção é a passagem do titular de cargo de Professor de uma classe para outra imediatamente superior.

    § 1º A promoção decorrerá de avaliação que considerará o desempenho, a qualificação em instituições credenciadas e os conhecimentos do titular de cargo de Professor.

    Gab: Letra D


ID
3523675
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com a redação dada pela Lei 13.257, de 2016, do Estatuto da Criança e do Adolescente é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que:

Alternativas
Comentários
  • NA VERDADE A QUESTÃO É MALDOSA POIS ELA CITA 13.257 QUANDO NA VERDADE ELA ESTA EXPRESSA NO ART 19 da 8.069/90 EM SUA LITARALIDADE A QUESTÃO DE FATO.

    ART. 19.; ...É direito da criança de do adolescente ser criado e educado no seio de sua familia e execepcionalmente , em familia substituta, assegurada a convivência familiar e comunitaria, em ambiente que GARANTA SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL( alterado pela lei 13.257/2016)

    Lei 13.257 / 2016 Art.; 3º c/c Art. 25 ( alteração incorporada ao texto da referida lei)

    ...implica o dever do Estado em estabelecer planos,programas e serviços para a primeira infancia que atendam ás especificidades dessa faixa etária, visando a GARANTIR SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL.

    GAB.: C

  • Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

    . 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. 

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre o direito à convivência familiar e comunitária.

    Veja o que dispõe o artigo:

    Art. 19 ECA: é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.

    É importante destacar que a parte final foi alterada pela lei nº 13.257/16. A redação original do Estatuto previa que as crianças e adolescentes deveriam viver em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

    Atualmente, o infante deve ter assegurado um ambiente livre de qualquer coisa que possa ser prejudicial ao seu desenvolvimento, não somente com pessoas dependentes de entorpecentes. Dessa forma, o ambiente deve garantir o seu desenvolvimento integral.

    GABARITO: C


ID
3523678
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a Teoria Histórico-Cultural, qual é a atividade principal da criança em idade escolar?

Alternativas
Comentários
  • Atividade de estudo


ID
3523681
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal está presente na teoria de aprendizagem conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Histórico cultural

  • teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934). Procurando entender a estagnação em que a psicologia se encontrava no início do século XX, Vygotsky desenvolveu estudos que demonstravam a mediação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.


ID
3523684
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), redação dada pela Lei 12.796, de 2013, a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade é organizada da seguinte forma:

1. Creche.
2. Pré-escola.
3. Ensino fundamental.
4. Ensino médio.
5. Ensino Profissionalizante.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior.

  • Lembrando que a creche é apenas gratuita e não obrigatória, como dispõe o enunciado da questão.


ID
3523687
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Consta no artigo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes:

Alternativas
Comentários
  • ECA - Art. 4º: É dever da famíilia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

  • Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

  • a) CERTO (responde todas as demais)

    Art. 4º do ECA. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

  • Direitos Fundamentais

  • A questão exige o conhecimento dos direitos básicos à criança e ao adolescente. Essa previsão encontra respaldo no art. 4º da lei nº 8.096/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

    Art. 4º ECA: é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Conforme se observa do dispositivo, a única alternativa que corresponde de forma exata é a letra A.

    Entre os deveres previstos no art. 4º do ECA, está o da garantia da absoluta prioridade. Ou seja, havendo conflito entre um direito do adulto e um direito de um infante, o do menor de idade deve ser garantido em primeiro lugar.

    GABARITO: A

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando os direitos que devem ser assegurados às crianças e aos adolescente pela família, comunidade, sociedade em geral e pelo Poder Público.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 4º, caput, ECA, que preceitua:

    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Portanto, os direitos que a família, comunidade, sociedade em geral e o Poder Público devem assegurar, com absoluta prioridade, são referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, de modo que somente o item "A" encontra-se correto.

    Gabarito: A


ID
3523690
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta no artigo 28 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

1. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural.
2. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.
3. Adequação à natureza do trabalho na zona rural.
4. Contratação exclusiva de professores que moram na zona rural.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

    I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

    II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

    III - adequação à natureza do trabalho na zona rural.

  • Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

    I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

    II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

    III - adequação à natureza do trabalho na zona rural.

  • Seis comentários e todos iguais...kkkkk.


ID
3523693
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com a concepção de avaliação que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

( ) Vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do estudante mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional.
( ) Restringe-se ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do estudante.
( ) É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
( ) Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo estudante.
( ) Implica a instauração de um longo período de diagnóstico, que exige do professor a elaboração de instrumentos capazes de mensurar quantitativamente as aprendizagens dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • V • F • V • V • F

  • VEJA:

    Implica a instauração de um longo período de diagnóstico, que exige do professor a elaboração de instrumentos capazes de mensurar quantitativamente as aprendizagens dos estudantes.

    Não se trata de avaliar em quantidade e sim, em qualidade. (qualitativamente)


ID
3523696
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a redação dada pela Lei 13.415, de 2017, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá:

Alternativas
Comentários
  • § 2º O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.            


ID
3523699
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que a escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base:

Alternativas
Comentários
  • As normas curriculares gerais.

  • Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.


ID
3523702
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), incluído pela Lei 13.006, de 2014, que a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • 2 horas mensais

  • LDB

    Art. 26

    § 8º A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.         

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre o componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola.

    Resolveremos está questão à luz do artigo 24, § 8º. Vejamos:

    Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (....)

    a) 2 horas semanais.

    INCORRETA. O erro foi dizer que são semanais.

    b) 2 horas mensais.

    CORRETA. A assertiva está conforme o artigo 28, § 8º, da referida lei. Vejamos: § 8º A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.  

    c) 4 horas mensais.

    INCORRETA. O erro foi dizer que são 4 horas.

    d) 6 horas mensais.

    INCORRETA. O erro foi dizer que são 6 horas.

    e) 4 horas semestrais.

    INCORRETA. O erro foi dizer que são 4 horas semestrais.

    GABARITO: B


ID
3732499
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere os processos de formação de palavras e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ Em: “O relâmpago iluminou a noite” e “Eles fizeram ataques-relâmpago” temos exemplo de derivação imprópria na palavra repetida na segunda frase.

    ➥ O termo que é, originalmente, um substantivo passou a ser usado como um adjetivo. A derivação imprópria ou conversão se dá pela mudança (daí conversão) de classificação morfológica de uma palavra, a depender do contexto. A palavra não muda absolutamente nada na forma; o que muda é sua classificação morfológica e seu sentido. É por isso que ela é chamada de imprópria, ou seja, ela não é propriamente uma derivação, pois não se usam morfemas (afixos) para mudar a forma da palavra.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Porque as outras estão erradas?

  • A) Em “girassol, pontapé e planalto” temos composição por justaposição. FALSO - Planalto é derivação por aglutinação

    B) Na frase: “O escuro lhe trazia arrepios de medo”, temos uma derivação por parassíntese.FALSO- A derivação parassintética é aquela ocorre a junção simultânea de um prefixo e de um sufixo a um adjetivo ou substantivo para a formação de um verbo, então não há na frase.

    C) Na derivação prefixal e sufixal, dois elementos são agregados à palavra primitiva como em: “entristecer”, “deslealdade” e “infelizmente”. FALSO- Na derivação prefixal, um prefixo é agregado a palavra e na sufixal um sufixo

    D)Em: “O relâmpago iluminou a noite” e “Eles fizeram ataques-relâmpago” temos exemplo de derivação imprópria na palavra repetida na segunda frase. CORRETA- a derivação impropria é um processo em que não se altera a palavra, somente o sentido na frase

    E) A derivação regressiva forma palavra nova pela subtração de um elemento da palavra primitiva, como no exemplo “atacar” de “ataque” e “salto” de “saltar”.FALSO- A derivação regressiva é quando o verbo se transforma em substantivo.

    AVANTE!!

  • C) Na derivação prefixal e sufixal, dois elementos são agregados à palavra primitiva como em: “entristecer”, “deslealdade” e “infelizmente”. FALSO- Na derivação prefixal, um prefixo é agregado a palavra e na sufixal um sufixo

    ainda não conseguir entender :(

    Derivação prefixal e sufixal são o acréscimo de prefixo e sufixo e em entristecer , deslealdade e infelizmente acontecem isso não ?

  • Derivação Prefixal e Sufixal

    A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.

    Ex.: deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo). Você pode observar que os dois afixos são independentes: existem as palavras, desleal e lealmente.

  • A Derivação Regressiva é um substantivo derivado do verbo que INDICA AÇÃO.

    A ideia de regressão (diminuição do vocábulo) ocorre pq o verbo perde sua terminação, dando lugar à vogal temática nominal.

    Ex: DEBATER -> DEBATE

    O verbo se transforma em substantivo

  • Não entendi. Porque a alternativa C esta errada???

  • Vamos entender ?

    A) Em “girassol, pontapé e planalto” temos composição por justaposição.

    Justaposição- Dois radicais, mas sem que haja perda de nenhum termo..girassol, pontapé

    Composição por Aglutinação- Dois radicais , mas com perda de termos = Plano + Alto = Planalto

    B)

    Não o que se classificar como derivação parassintética.

    C) Na derivação prefixal e sufixal, dois elementos são agregados à palavra primitiva como em: “entristecer”, “deslealdade” e “infelizmente”.

    Na derivação prefixal / sufixal a retirada de um dos afixos não altera a palavra, melhor dizendo, ele continua a existir na língua. não é o caso de entristecer ,pois não existe TRISTECER.

    D)

    Na derivação imprópria a palavra muda de classe gramatical.

    Saiu de substantivo e foi para adjetivo.

    E) A derivação regressiva realmente forma substantivos abstratos, mas não há o que "subtrair da palavra primitiva"

    Exemplo: Roubo -----roubar..

  • Além da derivação imprópria presente na alternativa D, parece-me que há também composição por justaposição na formação da palavra ataques-relâmpago.

    É isso mesmo? Alguém poderia esclarecer?

  • Em: “O relâmpago iluminou a noite” e “Eles fizeram ataques-relâmpago” temos exemplo de derivação imprópria na palavra repetida na segunda frase.

    Temos sim, a palavra RELÂMPAGO na segunda frase foi usada como adjetivo DENTRO do substantivo composto, isso no entendimento da banca, pois esse RELÂMPAGO está indicando o TIPO de ataque, poderia ser pluralizado: ataques-relâmpagos, mas por quê? Porque a regra diz que quando AMBAS as palavras fores substantivos, ambas podem ir ao plural ou apenas a primeira quando o segundo elemento da composição indicar tipo ou finalidade. A própria regra considera os elementos constituintes separadamente , ou seja, considera-os em suas classes originais, por assim dizer. É uma questão que pode ser teoricamente repelida sem dúvida. Mas dá de responder por eliminação.


ID
3732502
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).


( ) Nas frases: “Todos consideram correta a sua proposta” e “Os professores encontraram a solução surpresos”, os predicados têm a mesma classificação, pois ambos contêm predicativo do sujeito, sendo, pois, verbo-nominais.

( ) Na frase: “Doía-lhe a cabeça”, o termo sublinhado tem valor de pronome possessivo; é, pois, um adjunto adnominal.

( ) Em: “A resposta ao aluno foi objetiva” e “A resposta do aluno foi objetiva”, os termos sublinhados são complemento nominal e adjunto adnominal, respectivamente.

( ) Em: “A caderneta, guardou-a consigo”, o termo sublinhado é objeto direto pleonástico.

( ) Em: “Repreendeu o aluno que faltou” e “Quero que você me explique essa repreensão”, a palavra “que” exerce a mesma função sintática: ambas são pronomes relativos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    (F) Nas frases: “Todos consideram correta a sua proposta” e “Os professores encontraram a solução surpresos”, os predicados têm a mesma classificação, pois ambos contêm predicativo do sujeito, sendo, pois, verbo-nominais → INCORRETO. São sim predicados verbos-nominais, mas a primeira frase contém um predicativo do objeto direto e não um predicativo do sujeito.

    (V) Na frase: “Doía-lhe a cabeça”, o termo sublinhado tem valor de pronome possessivo; é, pois, um adjunto adnominal → CORRETO. Doía SUA cabeça (=cabeça dele). O pronome oblíquo átono "lhe" está exercendo a função sintática de adjunto adnominal.

    (V) Em: “A resposta ao aluno foi objetiva” e “A resposta do aluno foi objetiva”, os termos sublinhados são complemento nominal e adjunto adnominal, respectivamente → CORRETO. Resposta ao aluno (=o aluno sofre a ação de ser respondido; valor passivo; complemento nominal). Resposta do aluno (=resposta dele; o aluno exerce a ação de responder; valor ativo; adjunto adnominal). 

    (F) Em: “A caderneta, guardou-a consigo”, o termo sublinhado é objeto direto pleonástico → INCORRETO. O objeto direto pleonástico é o pronome oblíquo átono "a".

    (F) Em: “Repreendeu o aluno que faltou” e “Quero que você me explique essa repreensão”, a palavra “que” exerce a mesma função sintática: ambas são pronomes relativos → INCORRETO. O primeiro é sim um pronome relativo, mas o segundo é uma conjunção subordinativa integrante e dá início a uma oração subordinada substantiva objetiva direta (=quero ISSO).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Artur Carvalho um dia chegarei no seu nível cara. Observo suas resposta em várias questões.

    Quer dizer que no Modo Passivo é o complemento é nominal no Ativo é Adjunto Adnominal?

  • avalie comigo..

    ( ❌ ) Um predicado pode ser:

    VERBAL: Verbo de ação + Não tem predicativo

    Matheus trabalhou muito.

    NOMINAL: Verbo de ligação + Predicativo

    Matheus estava cansado.

    VERBO NOMINAL: Verbo de ação + predicativo

    Matheus saiu satisfeito

    Uma dica: Nos casos de predicado verbo nominal em alguns casos vc consegue inserir um " e estava" antes do predicativo..

    Matheus saiu ( e estava) satisfeito.

    Agora analise..

    “Todos consideram correta a sua proposta” e

    Predicado verbal

    “Os professores encontraram a solução ( e estavam) surpresos

    predicado verbo-nominal

    ( )

    No caso de pronomes possessivos eles exercem a função sintática de adjunto adnominal

    geralmente vc consegue fazer esta troca: Beijou-lhe a testa. Beijou (a sua ) testa.

    ( ) Em: “A resposta ao aluno foi objetiva” e “A resposta do aluno foi objetiva”, os termos sublinhados são complemento nominal e adjunto adnominal, respectivamente.

    NO complemento nominal a ideia básica é a de que um nome pedirá complemento .. No caso, resposta a quem?

    ao aluno = CN. A noção de adjunto adnominal pode ser obtida da noção de que o termo exerce função adjetiva e ideia de posse.. perceba = resposta do aluno.

    (❌  ) Aqui a sacanagem foi literalmente em relação ao termo grifado!

    ( ❌ ) “Repreendeu o aluno que faltou”

    O qual faltou! se troco o que por qual (ais)= Pronome relativo.

    “Quero que você me explique essa repreensão”

    Se troco o "que" por isso - Conjunção integrante.

    Bons estudos!

  • GABARITO D

    QUE MALDADE DA BANCA NO PENÚLTIMO ITEM

  • Vacilei nesse penúltimo item.

  • Objeto Direto Pleonástico", "Enfático" ou "Redundante" é apenas um objeto direto sob a forma pronominal. Ele é usado quando queremos dar destaque ou ênfase à idéia contida no objeto direto, por isso, o colocamos no início da frase e depois o repetimos ou reforçamos por meio do pronome oblíquo.

    Bons estudos !! Fiquem Firmes !!!

  • Em: “A caderneta, guardou-a consigo”, o termo sublinhado se chama objeto direto topicalizado.


ID
3732505
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a análise estilística correta colocada entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Um deles queria saber dos meus planos; outro, se trazia minha bagagem. (zeugma)

    ➥ Temos a presença da famosa vírgula vicária, vírgula vicária é aquela que substitui um termo da oração. Trata-se de uma figura de linguagem chamada zeugma, um tipo especial de elipse que ocorre quando há a omissão de uma palavra anteriormente enunciada (=foi omitido os verbos "queria saber"; outro queria saber...).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab.: A

    a) Zeugma

    b) Acho que é gradação..

    c) Perífrase

    d) Hipérbole

    e) Personificação

    Me corrijam se estiver errada, por favor... :)

  • A- Gabarito

    B- Gradação (sequencia de ações) mas me pareceu Polissíndeto (repetição de conjunções) também

    C- Metonímia (substituição de uma palavra por outra de sentido semelhante) Li Jorge Amado. (Leu a obra dele)

    D- Hipérbole (exagero)

    E-Personificação ou prosopopeia (Atribuir sentimentos a objetos ou seres inanimados)

  • assíndeto é caracterizado pela ausência do síndeto, sendo que é também uma figura de linguagem. Dessa maneira, o assíndeto é conhecido pela omissão de conectivos (conjunções) nos períodos compostos das orações.

    De maneira geral, no lugar dos conectivos, são empregados ponto e vírgula ou vírgula, o que origina as chamadas orações coordenadas assindéticas.

    Catacrese é a figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não é de uso comum; é uma gíria do cotidiano, expressão usada para facilitar a comunicação. 

    Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. 

    Metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, dada a sua contiguidade material ou conceitual com outra palavra.


ID
3732508
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Associe as colunas 1 e 2 abaixo:


Coluna 1 Escola Literária

1. Barroco

2. Arcadismo

3. Romantismo

4. Modernismo


Coluna 2 Característica

( ) A linguagem quanto ao conteúdo enfatiza o bucolismo, o Carpe Diem e o Fugere urbem.

( ) Há uma idealização, com extrema valorização da subjetividade. A linguagem faz uso de descrições minuciosas, com constantes comparações e ampla metaforização.

( ) Figuras de linguagem que melhor definem o estado de alma do homem é a antítese e o paradoxo.

( ) Surgem os poetas condoreiros que defendem a justiça social e a liberdade.

( ) Fragmentação e flashes cinematográficos. Ironia, humor, piada e paródia com temas extraídos do cotidiano.

( ) O homem sente-se dilacerado e angustiado diante da alteração de valores, dividindo-se entre o mundo espiritual e o mundo material.

( ) Vocabulário e sintaxe mais simples, irregularidade estrófica e gosto por métricas populares.

( ) Quebra de valores artísticos e tradicionais e busca de técnicas e meios de expressão capazes de traduzir a nova realidade. A ordem é: “Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis”; “Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 93473 alternativas pra matar na 1, kk bucolismo= arcaico


ID
3732511
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Associe as colunas 1 e 2 abaixo:


Coluna 1

1. Linguagem

2. Língua

3. Discurso

4. Estilo


Coluna 2

( ) Contribuição pessoal do indivíduo, manifestada na seleção, por ele feita, dos recursos que a língua subministra. É o “espelho da alma”.

( ) Um exemplo de sua manifestação é o ato de dançar, assistir a um espetáculo ou mesmo a pintura. É a atividade linguística do indivíduo, o ato de comunicação verbal da língua.

( ) Sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. Expressão da consciência de uma coletividade.

( ) Vive em perpétua evolução, paralela à do organismo que a criou.

( ) Um conjunto complexo de processos – resultado de uma certa atividade psíquica profundamente determinada pela vida social. Todo sistema que serve de meio de comunicação entre os indivíduos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    ✓ Com o item 4 já matamos a questão:

    ➥ Contribuição pessoal do indivíduo, manifestada na seleção, por ele feita, dos recursos que a língua subministra. É o “espelho da alma” → 4, trata-se do estilo, é a marca subjetiva das pessoas.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3732514
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre coesão e coerência, avalie as afirmativas feitas.


1. Nas frases: “O relatório que fiz foi aprovado” e “A professora olhou-o e disse: querido aluno, sua redação foi excelente”, as palavras sublinhas fazem a coesão textual pelo mecanismo de coesão referencial, especificamente anáfora e catáfora, respectivamente.

2. Na frase: “O aluno estudou muito e porém foi reprovado na prova” as conjunções sublinhadas conferem a correta coesão entre as frases: a primeira adiciona as orações e a segunda traz sentido de adversidade entre os enunciados. Ambas se completam.

3. É coerente o seguinte período: “Entreguei o relatório hoje, embora eu esteja ainda fazendo alguns ajustes finais”.

4. Há coesão porém não há coerência no seguinte período: “Pipoca, rapadura, milho verde, quentão, pinhão... tudo pronto para a festa de réveillon que se aproxima”.

5. Na frase: “Porque ficasse nervosa, sempre se saía bem” a coesão foi corretamente estabelecida pela conjunção causal.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    1. Nas frases: “O relatório que fiz foi aprovado” e “A professora olhou-o e disse: querido aluno, sua redação foi excelente”, as palavras sublinhas fazem a coesão textual pelo mecanismo de coesão referencial, especificamente anáfora e catáfora, respectivamente → CORRETO. O pronome relativo refere-se a algo mencionado anteriormente, retoma o substantivo "relatório" (=valor anafórico) e o pronome oblíquo átono "o" está se referindo a um termo que vem a seguir (=querido aluno; valor catafórico). 

    2. Na frase: “O aluno estudou muito e porém foi reprovado na prova” as conjunções sublinhadas conferem a correta coesão entre as frases: a primeira adiciona as orações e a segunda traz sentido de adversidade entre os enunciados. Ambas se completam → INCORRETO. O correto seria usar somente a conjunção coordenativa adversativa "porém" e não a aditiva.

    3. É coerente o seguinte período: “Entreguei o relatório hoje, embora eu esteja ainda fazendo alguns ajustes finais” → INCORRETO. Como ele entregou o relatório e continua fazendo correções? FRASE INCOERENTE, SEM LÓGICA.

    4. Há coesão porém não há coerência no seguinte período: “Pipoca, rapadura, milho verde, quentão, pinhão... tudo pronto para a festa de réveillon que se aproxima” → CORRETO. Visto que a enumeração de itens referem-se à festa junina e não ao réveillon.

    5. Na frase: “Porque ficasse nervosa, sempre se saía bem” a coesão foi corretamente estabelecida pela conjunção causal → INCORRETO. O correto seria o uso de uma conjunção subordinativa concessiva (=mesmo que ficasse nervosa).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • pois é eu também


ID
3732517
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As frases abaixo são períodos extraídos de supostos textos de redação escolar. Analise-as do ponto de vista da ortografia, sintaxe e tessitura textual.


I. A polícia interviu a tempo de evitar o desastre porém, não identificou os meliantes por causa da pouca luminosidade das lâmpadas florescentes.

II. Não conseguiu realizar o projeto porisso começou a degladiar entre si os dois homens.

III. Ele avisou o colega que poderão ainda haver novas intervenções naquela comunidade.

IV. Todos tem demonstrado que estão bastante afim de manifestar à Vossa Senhoria o desejo de melhorar.


Avalie a veracidade das afirmativas feitas sobre as frases.


1. Em I, ocorre os seguintes problemas: uso equivocado de verbo, de vírgula e impropriedade vocabular.

2. Em II, há apenas uma impropriedade vocabular.

3. Em III e IV, ocorrem problemas com concordância verbal.

4. Em III, há problema de regência verbal. Uma possível correção seria: …avisou ao colega de que poderão ainda…

5. Em IV, dentre os problemas estão: impropriedade vocabular e desvio no uso do acento indicador de crase.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    I. A polícia interviu a tempo de evitar o desastre porém, não identificou os meliantes por causa da pouca luminosidade das lâmpadas florescentes.

    II. Não conseguiu realizar o projeto porisso começou a degladiar entre si os dois homens.

    III. Ele avisou o colega que poderão ainda haver novas intervenções naquela comunidade.

    IV. Todos tem demonstrado que estão bastante afim de manifestar à Vossa Senhoria o desejo de melhorar.

    1. Em I, ocorre os seguintes problemas: uso equivocado de verbo, de vírgula e impropriedade vocabular → CORRETO. Uso incorreto do verbo (=o correto é interveio); vírgula (=faltou a vírgula para separar a conjunção coordenativa adversativa "porém"); impropriedade vocabular (=o correto é "fluorescentes"). 

    2. Em II, há apenas uma impropriedade vocabular → INCORRETO. Há ausência de vírgula para separar a oração coordenada sindética conclusiva; o correto é "por isso" (=separado). 

    3. Em III e IV, ocorrem problemas com concordância verbal → CORRETO. Em III (=poderá haver); em IV (=têm → a concordância deve ser realizada no plural com o núcleo do sujeito "todos").

    4. Em III, há problema de regência verbal. Uma possível correção seria: …avisou ao colega de que poderão ainda… → INCORRETO. Visto que o verbo "haver" está sendo usado com sentido de "ocorrer", é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, bem como o verbo que o acompanha (=poderá haver).

    5. Em IV, dentre os problemas estão: impropriedade vocabular e desvio no uso do acento indicador de crase → CORRETO. O correto é "a fim de" e não há crase antes do pronome de tratamento "Vossa Senhoria". 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Só para contribuir,No II a palavra "Degladiar" está errada, o correto é Digladiar.

  • poderão ainda haver: não é uma locução verbal !

  • Questão horrível!!

  • apenas acrescento os seguintes entendimentos:

    I) O correto é digladiar

    II) As palavras Florescente e fluorescente tem significados distintos:

    fluorescente: capacidade que emitir luz ao receber uma radiação luminosa.

    Florescente:alguém ou algo que floresce, que está em próspero desenvolvimento.

    Exemplo: A.C é um rapaz florescente.

    Bons estudos!

  • GABARITO D

    QUESTÃO MUUUUITO BOA, GOSTEI!

  • apenas acrescento os seguintes entendimentos:

    I) O correto é digladiar

    II) As palavras Florescente e fluorescente tem significados distintos:

    fluorescente: capacidade que emitir luz ao receber uma radiação luminosa.

    Florescente:alguém ou algo que floresce, que está em próspero desenvolvimento.

    Exemplo: A.C é um rapaz florescente.

    Bons estudos!

  • Good question!!!


ID
3732520
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).


( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais concebem a linguagem como interação entre os indivíduos e o texto é visto como produto da atividade discursiva oral ou escrita. Essa concepção vai de encontro àquela que foi adotada a partir da década de 60 e que orienta a prática pedagógica e a elaboração de materiais didáticos até hoje.

( ) O tempo e o vento, clássico da literatura brasileira, do autor Euclides da Cunha, é constituída de três partes: “O continente”, “O retrato” e “O arquipélago”. Nessa obra, é narrada a saga da formação sócioeconômica e política do Rio Grande do Sul.

( ) A função metalinguística da linguagem acontece quando ela – a linguagem –se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente. Isso acontece nos dicionários, nos textos que estudam e interpretam outros textos, nos poemas que falam da própria poesia e nas canções que falam de outras canções ou de como se fazem canções.

( ) A intertextualidade encontra-se na base de constituição de todo e qualquer texto, partindo-se do princípio sobre o qual todo texto remete a outro texto ou a outros, constituindo-se como uma “resposta” ao que foi dito ou, em termos de potencialidade, ao que ainda será dito.

( ) A pontuação está correta em: “ Quase todos os professores, que procediam do Rio das Antas fizeram aperfeiçoamento; havia, porém, alguns que ainda buscavam essa oportunidade. Vale dizer, pois que há nesse município grandes perspectivas quanto à educação”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Alguém entendeu essa questão?


ID
3732523
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre análise linguística e o ensino da língua materna.

Alternativas

ID
3732526
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ➥ Ao produzirmos nosso discurso, o revelamos em textosenunciados que, por sua vez, recorrem aos gêneros discursivos para se organizarem. Assim, falamos e escrevemos por meio de gêneros do discurso que nos são dados historicamente. Não produzimos gêneros – porque eles já existem em determinada esfera social – mas textos-enunciados que se organizam em algum gênero, tendo em vista a esfera em que produzimos nosso discurso e a finalidade desse querer-dizer. Todavia, os sujeitos têm, à sua disposição, um infindável repertório de gêneros e, muitas vezes, nem se dão conta disso.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Alguém sabe explicar o que era pra analisar nessa queståo????

  • Por que a D está incorreta?

    Questão cabulosa cara!!!

  • A) Incorreta - Produzimos discursos moldados pelo gênero tanto em conversas formais quanto informais.

    B) Incorreta - Os gêneros sofrem sim modificação de acordo com o momento em que são escritos. Basta comparar um poema de 1800 com um tweet.

    C) Correta 

    D) Incorreta - Enunciados são acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos. Não existe enunciado sem comunicação entre quem escreveu e quem está lendo.

    E) A resposta é incoerente. Se compreendemos o enunciado como algo social como pode existir um enunciado que não é produzido para alguém?

    ESPERO TER AJUDADO!

  • Eu só analisei a pontuação e achei erro em todas menos na C. Aí fiz por eliminação. Pq ficou confuso o enunciado.