SóProvas



Prova FUNCAB - 2010 - SEJUS-RO - Analista de Sistemas


ID
325252
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ao se analisar a situação econômica da região Norte, pode-se constatar que a geração de energia comprometeu o seu crescimento e o grande obstáculo para ummelhor desempenho no setor foi:

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a D
    mas eu errei, marcando a opção C
    pensei que na região norte havia sim rios apropriados para  intalação das usinas hidrelétricas...
  • Na Região Norte não há rios planálticos que são os rios que possuem desníveis ou quedas elevadas .
    O Brasil possui uma ampla rede hidrográfica, em conseqüência do predomínio no país de climas caracterizados por elevados índices pluviométricos.
    Além disso, os rios brasileiros são predominantemente planálticos, o que implica presença de desníveis acentuados ao longo de seus cursos. Tais desníveis ou quedas determinam uma grande potência hidráulica.
    As duas grandes bacias planálticas são a do Paraná e a do Rio São Francisco. Calcula-se que o Brasil constitua a maior reserva de água doce do mundo.





    http://www.slideshare.net/Bartilotti/hidrografia-brasileira-bartilotti-12754905

ID
325255
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os principais líderes mundiais estiveram reunidos em Seul, capital da Coreia do Sul, durante a segunda semana de novembro, para debaterem problemas relacionados à economia mundial, principalmente a questão cambial, já que a prática chinesa de manter a sua moeda desvalorizada artificialmente é considerada uma prática desleal pelas demais nações. Devido à prática cambial chinesa, o comércio internacional está sendo marcado por:

Alternativas
Comentários
  • Opinião - Edição 572 - Jornal NippoBrasil

    Política cambial - China e o resto do mundo

    Alberto Furuguem*

    O sistema de câmbio flutuante tem sido,em geral, considerado (como o mais eficiente e desejável), sendo praticado na maioria dos países desenvolvidos e em boa parte das nações em desenvolvimento. Na prática, entretanto, mercados cambiais inteiramente livres de intervenção, não existem. Em maior ou menor grau, os bancos centrais costumam intervir, para amenizar volatilidades, ou mesmo tentar corrigir tendências consideradas indesejáveis.

    Destoando dessa orientação temos a China, a segunda maior economia do planeta, com uma taxa de câmbio praticamente fixa e uma moeda muito desvalorizada. Isso dá àquele país uma grande vantagem na competição internacional, tanto pelo lado das exportações, quanto da atração de capitais. Fica mais barato produzir na China e exportar, além de vender no próprio mercado interno de mais de um bilhão de pessoas. Essa situação explica, em boa medida, porque a China segue crescendo a taxas aceleradas, em um cenário internacional ainda bastante incerto. É claro que a política cambial não constitui o principal fator por trás de suas elevadas taxas de crescimento (a poupança, por exemplo, chega a 50% do PIB), mas não há dúvida de que se trata de uma variável relevante. Caso contrário, a China não resistiria às pressões internacionais (principalmente dos EUA) para valorizar o yuan.

    (...) A cada reunião do G-20, a China promete valorizar o yuan, ou até faz alguma pequena valorização prévia, para não ficar muito desconfortável diante da pressão internacional. As valorizações pontuais da moeda tem sido, entretanto, milimétricas, diante do que seria necessário para colocar o yuan em patamar mais consistente com as moedas dos seus principais parceiros comerciais. 

    (...) Apesar das sugestões de órgãos multilaterais (como o FMI) e das pressões de outros países (como os EUA), ou blocos de países (como a zona do euro), a China, ou qualquer outro país, pode alegar o direito de “soberania” para conduzir sua própria política cambial.

    Realisticamente, tudo indica que somente vamos ter um ajuste estrutural na política cambial chinesa, quando aquele país estiver em estágio bem mais avançado de desenvolvimento, exibindo um padrão de vida médio de sua população bem mais elevado que o atual.

    Enquanto isso não acontecer, países que se sintam prejudicados pela concorrência dos produtos chineses, nos mercados interno e externo, tendem a buscar suas próprias soluções.

    O resultado poderá não ser dos mais brilhantes, em termos globais, na medida em que resulte em disseminação de decisões protecionistas (por cotas e tarifas) e mesmo algum tipo de guerra cambial. Em um cenário de aumento do protecionismo e guerra cambial, todos (ou a maioria) sairão perdendo.

    www.nippo.com.br


ID
325258
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil subiu quatro posições no ranking global de bem-estar das populações em 2010. Saltou da 77ª para a 73ª colocação. A escalada brasileira de quatro posições obtida em 2009 foi o melhor desempenho no ranking, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud. Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – refletem o país de 2009 para a maioria dos indicadores e poderíamos estar em melhor posição caso tivesse havido avanços em todos os setores avaliados pela ONU. Neste caso, o setor que pode ter impedido umamelhor colocação para o país foi:

Alternativas
Comentários
  • a escolaridade é o grande fator!
  • Bom essa questão menciona o IDH, portanto teríamos que pensar em quais fatores influenciam o IDH: renda per capita, escolaridade e expectativa de vida ao nascer. Logo já poderíamos eliminar as alternativas D e E

    De fato, a resposta correta é educação, como podemos ver no relatório da ONU, onde a BAIXA ESCOLARIDADE é destacada.

    " o relatório diz que “um estudo de atitudes sobre educação entre elites brasileiras durante os anos 90 mostrou que as elites são frequentemente relutantes em ampliar as oportunidades de educação, pois trabalhadores educados seriam mais difíceis de gerenciar”. Em outro ponto, critica-se de uma vez só dois pontos: a baixa escolaridade geral e a diferença no acesso ao ensino entre pobres e ricos. “Anos médios de escolaridade são muito mais baixos no Brasil (7 anos) que na Coréia do Sul (12 anos), mas os dois países tem perdas de desigualdade similares na educação (26%).” "


    De fato ficaria mais fácil de responder a questão em 2010 já que foi noticiada na época. Mas a má qualidade da educação brasileira é sempre um assunto recorrente. Já o PIB per capita e a expectativa de vida estão subindo nos últimos anos.
  • Questão confusa, todas as alternativas podem ser apontadas como corretas. Todos os itens citados são precários no Brasil.


ID
325261
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Responda esta questão com base na previsão do tempo para 19/08/2009.

Mais uma “friagem” deve atingir Rondônia esta semana – a quinta do ano – provocando acentuado declínio nas temperaturas, principalmente no sul e oeste do estado.

A justificativa para o avanço da frente fria na região Norte, nesta época do ano é:

Alternativas
Comentários
  • No inverno, a região Amazônica  pode sofrer influência da massa polar atlântica, que atinge a Amazônia ocidental ocasionando um fenômeno denominado "friagem", ou seja, súbito rebaixamento da temperatura em uma região normalmente muito quente.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil#Clima


  • Assertiva correta A:
    È justamente o conceito de ''friagem''.O súbito esfriamento do tempo no inverno,tendo em vista que lá geralmente é quente e úmido(tropical úmido).Isso acontece quando a massa polar antartica chega até a Amazônia ocidental...
    Deus é fiél...
    De 

ID
325264
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

AAssembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteção estadual de quase 1milhão de hectares de florestas. O ato foi formalizado por leis complementares. Elas extinguiram sete unidades de conservação que somam pouco mais de 973 mil hectares – o equivalente amais de seis cidades de São Paulo. Abaixo, você encontra uma opção que destaca corretamente a justificativa para a medida aprovada pelo Poder Público. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • letra E CORRETA. Pressão de madeireiras, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo. 
  • A pedido do governo, a Assembleia Legislativa de Rondônia revogou a proteção estadual de quase 1 milhão de hectares da Amazônia.

    O ato foi formalizado por leis complementares, aprovadas há dez dias. Elas extinguiram sete unidades de conservação que somam pouco mais de 973 mil hectares – o equivalente a mais de seis cidades de São Paulo.

    As revogações são parte do processo de redefinição das áreas protegidas no Estado.

    Em junho, outras quatro haviam sido revogadas e incorporadas a florestas protegidas pelo governo federal. Neste último caso, a incorporação não aconteceu.

    Dados do ISA (Instituto Socioambiental) indicam que, antes das mudanças, havia aproximadamente 4,4 milhões de hectares sob proteção estadual em Rondônia. Agora, são 3,1 milhões.

    De acordo com o governo, a revogação das sete unidades (uma delas com 425 mil hectares) apenas formalizou uma situação que já existe.

    Luiz Cláudio Fernandes, coordenador de unidades de conservação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, disse que as áreas não eram consideradas protegidas desde 2000, quando foi aprovado o ordenamento territorial de Rondônia.

    Teoria - “Só existiam no papel. Foram criadas na década de 90, por decreto, mas nunca fizeram nada para pôr em prática [a proteção]. Estamos tecnicamente aliviados”, disse.

    “Foi uma decisão de técnicos imbuídos do melhor espírito ambientalista”, afirmou.

    O coordenador negou que fosse possível adequar a antiga legislação, pois, segundo ele, as unidades estão quase inteiramente ocupadas por produtores rurais.

    Fernandes disse que mesmo o Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) já assentou pessoas nas ex-unidades.

    “Ele assentava, mas, na hora de tirar o título da terra, não conseguia”, afirmou.

    Dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) indicam que Rondônia é o terceiro Estado que mais desmata suas florestas, atrás somente de Mato Grosso e Pará. (Fonte: Folha.com)

    Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/08/10/58755-rondonia-revoga-protecao-a-florestas.html


ID
325267
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos quadros da Administração Pública há cargos efetivos, cargos vitalícios e cargos em comissão.Todos são criados por lei, em caráter permanente e número certo, remunerados pelos cofres públicos. Em outras palavras, são cargos públicos. Sobre os cargos públicos, uma afirmativa NÃO está correta. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • letra b incorreta, conforme CR/88:

    Art. 37
    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;
  • Não creio que esteja errada, há um "exclusivamente" após "preenchidos"  que não consta no texto dado pela EC nº 19 de 1988, texto o qual vc copiou aqui. Os cargos em comissão, por seu próprio conceito, são preenchidos por indicação, que pode contemplar funcionários públicos ou não.
  • As letras a e b, na minha opinião, estão muito mal redigidas, deixando dúvida quanto a interpretação. A letra B, por exemplo, pela minha interpretação, não está errada, pois quando ele diz "a serem preenchidos exclusivamente por servidores efetivos", eu entendo que ele está se referindo ao percentual mínimo previsto em lei. E que realmente destinam-se às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
  • Creio que o gabarito esteja correto
    Art. 37, V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

    O art. 37, V, declara que somente as funções de confiança serão exercidas exclusivamente por servidores efetivos, não deixando a mesma ordem aos cargos em comissão, pois existem diferenças entre ambos.
     
    CARGO EM COMISSÃO é criado por lei, com estipêndio correspondente e com atribuições certas e específicas a serem exercidas por pessoas da confiança da autoridade nomeante, podendo ser alguém estranho aos quadros do Poder Público.
     
    FUNÇÃO DE CONFIANÇA é, por outro lado, o que também pode ser chamada de função gratificada. A Administração, entendendo não ser conveniente a criação de cargos em comissão, cria, também por lei, encargos de chefia, direção ou assessoramento, atribuindo-os, obrigatória, privativa e exclusivamente, a servidores públicos efetivos de seu quadro de pessoal, que, em virtude desses encargos, percebem uma gratificação, em forma de um percentual incidente sobre o seu vencimento-base.
  • eu acredito que a alternativa errada é a C... não há, ou pelo menos não achei, na L 8112 nada prevendo que um servidor estável seja posto em disponibilidade com remuneração proporcional!
  • A C está certa sim, 41, paragrafo 3º CF/88
  • Os cargos em comissão, a serem preenchidos exclusivamente por servidores efetivos, de carreira, destinam-se às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Letra B não é cargo em comissão e sim função de confiança.



ID
325270
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 68/92 do Estado de Rondônia constitui um direito do servidor público:

Alternativas
Comentários
  • apesar de citar a  Lei Complementar nº 68/92, a questão pode ser respondida por analogia à legislação federal (Lei 8.112) e CF/88, assim sendo:

    resposta a, conforme:
    CF/88 - Art. 5ª
    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

    demais opções são todas proibidas pelo artigo 117 da Lei 8.112
  • Gabarito: A

    Lei Complementar nº 68/92

    Art. 141 - É assegurado ao servidor, requerer, pedir reconsideração e recorrer de decisões.


  • a) CORRETA: É assegurado ao servidor, requerer, pedir reconsideração e recorrer de  decisões


    As demais alternativas estão elencadas no art. 155 da Lei 68/92 e constituem PROIBIÇÕES inerentes aos servidores:

    b) participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comandatário.c) ausentar-se do serviço durante o expediente, semprévia autorização do chefe imediato.

    d) recusar fé a documentos públicos.

    e) promover manifestações de apreço ou desapreço no recinto da repartição.

  • letra a

     

    Os demais são proibições.


ID
325273
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os servidores públicos, no desempenho de suas funções ou a pretexto de exercê-las, podem cometer infrações de três ordens: administrativa, civil e penal. Sobre as responsabilidades dos servidores pela prática dessas infrações, uma das afirmativas está INCORRETA. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • Art. 121, O Servidor responde civel, penal e administrativemente...

    A responsabilidade civil é a imputação ao servidor público da obrigação de reparar o dano que tenha causado à Administração ou a terceiro, em decorrência de conduta culposa ou dolosa, de caráter comissivo ou omissivo.
    Fundamentação: Art. 122 da lei 8112. literalmente letra de lei.

    b) A absolvição criminal só afasta a responsabilidade administrativa e civil quando ficar decidida a inexistência do fato ou a não autoria imputada ao servidor.
    Fundamentação: Art. 126 da lei 8112. A responsabilida administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria. O Art. não menciona a civil, mas por analogia.(não tenho certeza, mas o código penal ou civil que faz essa mensão, se alguém puder confirmar agradeço.), é o ponto que gera dúvida no candidato, mas está correta a alternativa.
     

     c) A responsabilidade administrativa é a que resulta da violação de normas internas da Administração pelo servidor sujeito ao estatuto e disposições complementares.Fundamentação: Art. 124 da lei 8112.A resp. Civil-administrativa decorre de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.
     

     d) Alternativa falsa.

    e) As responsabilidades civil, administrativa e penal são independentes e podem ser apuradas conjunta ou separadamente.Fundamentação: Art. 125 da lei 8112. As sanções civis, penais, e administrativas poderão cumula-se, sendo independentes entre si.

     

  • No dizer de Hely Lopes Meirelles “a extinção da pena administrativa se dá normalmente pelo seu cumprimento, e, excepcionalmente, pela prescrição e pelo perdão por parte da Administração. O cumprimento da pena exaure a sanção; a prescrição extingue a punibilidade com a fluência do prazo fixado em lei específica, sendo que, na sua omissão, pelo da norma criminal correspondente; o perdão da pena é ato de clemência da Administração e só por ela pode em caráter geral (a que se denomina impropriamente de "anistia administrativa") extinguir a pena.”

    Ainda ressalta o ilustre doutrinador, “não pode o Legislativo conceder "anistia administrativa" por lei de sua iniciativa, porque isto importaria em cancelamento de ato do Executivo por norma legislativa, o que é vedado pelo nosso sistema constitucional. Observamos que a pena expulsiva (demissão) é insuscetível de extinção, porque todos os seus efeitos se consumam no ato de sua imposição, motivação de todo ato administrativo que não decorra do fazendo cessar o vínculo funcional com a Administração, exceto, caso comprove-se, judicialmente, a sua ilegalidade, em certos casos”.
    fonte:
    http://jusvi.com/artigos/40672/1


ID
325276
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Artigo 40 da Constituição Federal assegura aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, o regime de previdência de caráter:

Alternativas
Comentários
  • Vejamos o que diz a Constituição Federal:

    Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.

    Resposta: B
  • Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos
    Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas
    autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de
    caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do
    respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos
    pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio
    financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.
  • O RPPS tem caráter  contributivo porque é custeado pelos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações.
    O RPPS tem carater solidário porque as aposentadorias e pensões serão custeadas pelas contribuições dos servidores ativos, inativos e pensionistas atuais e futuros.
     

    Fundamentação : Art. 40 da CRFB/88.

    "Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)"

     


    .
     .
  • ARTIGO 40 DA CF

     

    ===>  Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter CONTRIBUTIVO E SOLIDÁRIO, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.

  • Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, MEDIANTE CONTRIBUIÇÃO (compulsória ) do respectivo (1) ente público, (2) dos servidores ativos e inativos e (3) dos pensionistas, observados critérios que preservem o EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL (necessidade de contribuições suficientes para dar conta do benefício no regime de previdência) e o disposto neste artigo.

     

    Obs.: Propositalmente, a lei não mencionou no caput do Art. 40 as empresas públicas e nem sociedades de economia mista.

  • GABARITO B

    Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.   

          (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019) 


ID
325282
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Artigo 186 da Constituição Estadual de Rondônia, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e executada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua preparação e qualificação para o trabalho. Cabe aos Municípios prioritariamente:

Alternativas
Comentários
  • Baseado no Art. 211 CF: " A União, os Estados, o Df e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino."
    § 2°: " Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil."

     

  • Parágrafo único, do art. 188, da Constituição do Estado de Rondônia: 

    §ún. Os Municípios organizarão os seus sistemas de ensino, tendo em vista a sua capacidade financeira e a necessidade de seus habitantes, atuando, prioritariamente, no ensino fundamental e na pré-escola

ID
325285
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os servidores públicos, uma das afirmativas está INCORRETA, de acordo com os preceitos constitucionais. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda a literalidade de alguns incisos dos Art. 37 e 38 da Constituição Federal.
    Vejamos porque a letra C está errada:

    Art. 38
    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    A questão troca o EXCETO por INCLUSIVE, o que a torna errada!

    Resposta: C
  • Art. 39 - § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social.


ID
325288
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Apenas uma das formas citadas NÃO se caracteriza como provimento de cargo público. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • letra b:

    ascenção era possível, mas foi revogada em 1997
  • De acordo com a Lei 8112/90:

    Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:

            I - nomeação;

            II - promoção;

            III - ascensão;(Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            IV - transferência; (Execução suspensa pela RSF nº 46, de 1997)   (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            V - readaptação;

            VI - reversão;

            VII - aproveitamento;

            VIII - reintegração;

            IX - recondução

    Como se pode observar, a ascensão está proibida como forma de provimento de cargo público,o que torna a letra B incorreta.
    Questão de literalidade da lei (decoreba mesmo!)

    Resposta: B

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Dito isso:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reverso;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Dito isso:

    A. CERTO. Nomeação.

    Art. 9º, Lei 8.112/90. A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.              

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    B. ERRADO. Ascenção.

    Ascensão representava a passagem de uma carreira para outra (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).

    C. CERTO. Reintegração.

    Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    D. CERTO. Readaptação.

    Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    §2º A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    E. CERTO. Promoção.

    A promoção é forma de provimento derivado e vertical que possibilita ao servidor a progressão na carreira em que ingressou mediante prévia aprovação em concurso público. Ela deve acontecer, alternadamente, por antiguidade e merecimento.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
325291
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A reinvestidura do servidor público efetivo em cargo que ocupava anteriormente, após a invalidação de sua demissão, por decisão judicial, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • resposta c:

    resuminho para não esquecer mais:

    reintegração
    :
    retorno do demitido
     
    reversão:
    retorno de aposentado

    readaptação:
    ida para cargo compatível devido à limitação física / mental

    aproveitamento:
    está em disponibilidade, então retorna para cargo compatível

    recondução:
    está na ativa em um cargo, mas retorna a cargo anteriormente ocupado
     
    remoção:
    mudança de lotação

    transferência:
    revogada
  • Mais uma questão de literalidade da lei 8112/90:

     Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Resposta: C
  • Alternativa correta letra C

    Mas vejamos os versinhos do poema

    Eu aproveito o disponivel
    Eu reintegro o demitido
    Eu readapto o incapacitado
    Eu reverto o aposentado
    Eu reconduzo o inabilitado e
    o ocupante do cargo do reintegrado.

  • Quanto à preexistência de vínculo: o provimento pode ser: 

    1) originário: é o tipo de provimento que não depende de vinculação jurídica anterior com o Estado. 

    Exemplo: nomeação em caráter efetivo; 


    2) derivado: constitui o provimento que pressupõe relação jurídica anterior com o Estado. 

    Exemplos: promoção, remoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    O enunciado remete ao instituto da reintegração. A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 28 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, o enunciado aciona a alternativa “C”.

    Abordarei o conceito das demais alternativas:

    Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado (art. 25): I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração (...).                 

    Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica (art. 24).

    Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede (art. 36).

    Revisão: não se amolda ao enunciado em tela.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.


ID
325294
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre os requisitos básicos para investidura em cargo público elencados abaixo, um NÃO se enquadra como essencial. Identifique-o.

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 5º - São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    • a nacionalidade brasileira, salvo exceções previstas em lei;
    • o gozo dos direitos políticos;
    • a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
    • o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
    • a idade mínima de dezoito anos;
    • aptidão física e mental.



    Fonte: http://www.secadm.pb.gov.br/estatuto/requisitos.html
  • Gabarito: E

    Ausência de condenação penal”, somente a lei que regula aquele cargo pode estabelecer essa necessidade (devendo haver ainda assim razoabilidade).
  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 5º da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, dentre os requisitos básicos para investidura em cargo público, o que não se enquadra é o citado na alternativa “E”. Logo, o enunciado aciona a alternativa “E”.

    GABARITO DA QUESTÃO: E.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.

  • São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    • a nacionalidade brasileira, salvo exceções previstas em lei;

    • o gozo dos direitos políticos;

    • a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    • o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    • a idade mínima de dezoito anos;

    • aptidão física e mental.


ID
325297
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Office Excel, qual expressão representa uma célula?

Alternativas
Comentários
  • As letras representam as colunas (verticais), enquanto os números representam as linhas (horizontais). As letras e os números são usados para identificar uma célula.

    Resposta letra A
  • Letra A.
    A letra B representa uma região vertical (matriz) com 4 linhas, todas na coluna A, devido ao uso dos dois pontos, que significa ATÉ.
    A letra C representa a aplicação de uma função do Excel, para realização da SOMA de células de A1 ATÉ A4, e deverá ser colocada em qualquer outra célula fora deste intervalo. Se colocada no intervalo a que faz referência, causa erro de referência circular.
    A letra D representa a primeira coluna da planilha, nomeada com a letra A. No XP/2003 vai até coluna IV. No 2007/2010 até XFD.
    A letra E representa a primeira linha da planilha, numerada com o número 1. No XP/2003 vai até linha 65536. No 2007/2010 até 1.048.576 linhas.
  • A1
    As letras representam as colunas e o número representa uma linha; assim A1 representa a célula
    A1:A4 representa uma sequência de célula
    c) exemplo de como fazder uma soma no Excel
    d) representa uma coluna
    e) representa 1´linha
  • Apenas complementando os comentários...

    podemos lembrar q a célula é o encontro de linhas e colunas, ou seja, na representação deve aparecer esse encontro, o q ocorre em "A1".

    Bons estudos! Não desanimem!
  • A1

    a= coluna
    1= linha
  • o A é a coluna
    e o 1 a linha
    portanto A1 é uma célula.
  • As letras representam as colunas;
    Os números representam a linha;
    A célula é a interseção de coluna e linha.




  • Gab. A

    A ---> coluna

                                   = CÉLULA

    1---> linha

     


ID
325300
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O que deve ser digitado para iniciar uma fórmula no Excel?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não tem muito o que comentar, sempre para iniciar uma fórmula no Excel utiliza-se o sinal de igual (=)
    Ex: =Soma(A1:A2)
  • Letra D.
    Podemos iniciar uma fórmula ou função com o sinal de igual, ou com o sinal de mais, ou com o sinal de menos. O uso do sinal de menos no início da função/fórmula inverte o resultado (igual na escola, quando multiplicávamos uma expressão por -1 para que o A ficasse positivo).
  • Bom toda fórmula se inicia com o sinal de =
    Se não não será uma fórmula
    Enfim questões FUNCAB!
  • Atenção ao comentário do Fernando, ñ é apenas o sinal de igual, galera.

    Bons estudos! Não desanimem!
  • só demonstrando...

    =20-10=10         
    +20-10 = 10        (substituiu o = , e trouxe o mesmo resultado)

    - - 20-10=10    


    -20-10= -30     (como o Fernando falou)

     
  • Olá galera!
    A resposta correta é a D.
    É um sinal de igual o que deve ser digitado para iniciar uma fórmula no Excel, podendo também iniciar com: sinal de mais(+), sinal de menos(-) e o arroba(@) em alguns casos.
    Um abraço a todos. Fiquem com Deus!
  • Não é sempre que se inicia uma função ou fórmula do Excel o sinal de "=". Fórmulas e funções podem ser iniciadas, além do sinal de "=", com o símbolo "@".
    Somas e subtrações podem ser iniciadas com seus respectivos sinais.
    Divisões com o sinal de "=" ou com o sinal "+" (lembrando que o sinal de divisão no Excel é a "/").
    Multiplicações serão iniciadas sempre com o sinal de "=".
    OBS: Excel 2007

  • O Excel aceita os sinais de  mais (+),menos (-) e até o arroba (@) em alguns casos ao iniciar uma fórmula,porém o sinal oficial é o sinal de igual(=)
    Assim mesmo que seja 
    usado outros sinais o sinal de  igual aparece na fórmula.

     

  • Esta questao, na minha opiniao, e' completamente passivel de anulacao. Eu marquei letra d, mas a letra b tambem esta correta, como ja exposto por varios colegas, pois tambem e' possivel inicar formulas com os sinais de + e -.
  • toda formula comerça com =

ID
325306
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que seu vídeo esteja configurado para a resolução de tela 1024 por 768 pixels. Qual configuração aumentará o tamanho da fonte, levando em conta a configuração citada?

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    Para aumentar o tamanho da fonte é preciso diminuir a resolução da tela. E vice-versa.
    Portanto, deverá diminuir o valor de 1024 (linhas) por 768 (colunas) de pixels para outro. A letra D só reduziu a quantidade de linha (de 1024 para 800), e  aumentou o tamanho da fonte, mas de forma desproporcional, porque a quantidade de colunas 768 permaneceu.
  • Quanto menor a resolução de pixels, maior o tamanho da fonte.

    resposta letra E - 800 x 600
  • Resolução de tela se refere à clareza com que textos e imagens são exibidos na tela. Em resoluções mais altas, como 1600 x 1200 pixels, os itens parecem mais nítidos. Também parecem menores, para que mais itens possam caber na tela. Em resoluções mais baixas, como 800 x 600 pixels, cabem menos itens na tela, mas eles parecem maiores.

    A resolução que você pode usar depende das resoluções a que seu monitor oferece suporte. Os monitores CRT normalmente têm resolução de 800 × 600 ou 1024 × 768 pixels e funcionam bem em resoluções diferentes. Monitores LCD (também chamados de monitores de tela plana) e telas de laptop geralmente oferecem suporte a resoluções mais altas e funcionam melhor em uma resolução específica.

    Fonte:http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Change-your-screen-resolution


ID
325309
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Office Word, qual ícone permite desfazer a digitação de um texto em um documento?

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C

    Seta para tráz, desfazer ultima ação
    Ctrl + Z
  • Respsota letra C (desfazer). Esta função também pode ser usada através de Ctrl + Z. 
  • Complementando

    a) Cor do realce do texto

    b) Refazer (CTRL+R)

    d) Seção anterior (Navegar para o cabeçalho ou rodapé da seção anterior)

    e) Próxima seção (Navegar para o cabeçalho ou rodapé da próxima seção)
  • Só pra complementar,Refazer  no Word ( Ctrl + R) e no Writer (Ctrl + Y)
  • Word 2007 +


    REFAZER = CTRL + Y e só.. ctrl + R não faznada


ID
325318
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que você queira colocar no cabeçalho de um documento Word o nome do arquivo. A melhor forma de criar esse cabeçalho de forma a garantir que ao mudar o nome do arquivo, o cabeçalho exibirá o novo nome, de forma automática, sem a necessidade de que você altere,manualmente, o cabeçalho é:

Alternativas
Comentários
  • Autotexto

    É uma ferramenta que possibilita que um texto, que é sempre o mesmo, e precisa ser inserido em muitos documentos diferentes não necessite ser digitado a cada vez. Note-se que além de texto pode incluir figuras. Portanto, é muito útil para não ter que digitar novamente cabeçalhos, enderecamentos, finais de cartas.
  • Alternativa D



    Se você sempre precisa escrever a mesma expressão várias vezes em vários documentos, você pode (e deve) criar um AutoTexto, para evitar a digitação repetitiva.
    Para criar um AutoTexto para uma expressão, nome de empresa, cabeçalho e até figuras.
    Para usá-lo basta seguir estes passor: selecione o desejado, clique em Inserir – AutoTexto - e escolha o que você quer, de acordo com a necessidade.
    Criando este AutoTexto, ele ficará disponível sempre ou até que você o exclua ou o substitua.
    .
    Como exemplo..:
     
                           
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
      CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
                                   CURSO DE HISTÓRIA
  • Alguém sabe como faz isso no Word 2007?
  • No word 2007 usa-se autocorreção.
  • Conforme o site da microsoft:

    O que é o recurso AutoTexto?

    O recurso AutoTexto, que fazia parte do Microsoft Office 2003, não está incluído nos programas do 2007 Microsoft Office System

  • No word 2010 a inserção de "Auto Texto" está em "Inserir", "Partes rápidas". Abs
  • No Word 2007 o colega ali em cima afirmou não ter o AutoTexto, e realmente com esse nome não tem, mas possui sim essa função, só que com o nome diferente, está na Guia Inserir, Partes Rápidas.

ID
325321
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Office Outlook, considere a situação em que se deseja enviar um email sinalizado com prioridade alta. O ícone que permite fazer essa marcação na mensagem é:

Alternativas
Comentários
  • Você pode definir o nível de prioridade das mensagens para que os destinatários de email possam ver os indicadores em suas Caixas de Entrada antes de abrir o item. A configuração do nível de prioridade também permite que o destinatário do email classifique as mensagens por prioridade. Saiba mais sobre como classificar os itens na Caixa de Entrada.

    OcultarAlterar o nível de prioridade de uma mensagem

    1. Para marcar uma mensagem como alta ou baixa prioridade, abra a mensagem.
    2. Na barra de ferramentas, clique em Prioridade: Alta Imagem do botão ouPrioridade: Baixa Imagem do botão.

    OcultarAlterar o nível de prioridade de todas as mensagens

    1. No menu Ferramentas, clique em Opções.
    2. Em Email, clique em Opções de Email.
    3. Na caixa de diálogo Opções de Email, clique em Opções de Email Avançadas.
    4. Em Ao enviar uma mensagem, na lista Definir prioridade, clique em Alta ou Baixa.
    Fonte: <http://office.microsoft.com/pt-br/outlook-help/alterar-o-nivel-de-prioridade-das-mensagens-HP001156244.aspx>
  • LETRA B

    Prioridade: Alta Imagem do botão
    Prioridade: Baixa Imagem do botão
  • ! prioridade alta.

    a bandeira somente sinaliza uma mensagem.
  • Pesquisei e não achei, alguém sabe dizer o que significa o ícone do item a ?
  • A Letra "A" Significa email bloqueado
  • GABARITO B

     

     

     

    PONTO EXCLAMAÇÃO VERMELHO  : PRIORIDADE

     

    Através do recurso "ACOMPANHAMENTO" sinalizado pela BANDEIRINHA você pode sinalizar mensagens de email, controlar as respostas a mensagens enviadas,  também pode garantir que você acompanhe as mensagens recebidas. Nos dois casos, você pode incluir um alerta de lembrete.

     

     

     

    bons estudos


ID
325324
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual a combinação de teclas no Windows Internet Explorer que estabelece o nível de zoom de 100%?

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    A letra B aumenta, a letra C diminui, a letra D não existe (porque combinação de teclas não tem mais do que 1 tecla no atalho), assim como a digitação do número 100 ao acaso.
  • O mesmo procedimento apontado pelo colega acima é observado no Google Chrome.
  • Correto, nos navegadores de Internet existe mais padronização do que nos sistemas operacionais e aplicações de escritório, e um dos motivos é porque a Internet é pública, e os usuários acabam determinando seus padrões. Imagine um novo e revolucionário navegador com teclas de atalho diferentes. Será que iria vingar???
  • Acertei a questão no chute, mas com o meu navegador aqui não funcionou!
    Alguém saberia me dizer por quê?
    Estou usando o IE 9.
  • Descobri o que acontece: o zero do teclado numérico não funciona em conjunto com o CTRL, mas o que fica acima das letras do alfabeto sim!

    Além disso, quando aciono o atalho CTRL + 0 aqui, o zoom retorna a 125% e não 100%.

    É assim com mais alguém?
  • Então gente acho que foi a duvida de muitos a não funcionamento da tecla “CTRL 0” Vocês podem fazer até o teste para conferir mais funciona da seguinte forma. O navegador tem que tar em outro ZOOM. Ex: de zoom de 160% ação de CTRL 0 = 100%...
     
    Entenderam?
  • O Comentário do Rafael solucionou tudo. Obrigada.
  • muito obrigada Farlei. Agora sim entendi
    Vlw mesmo..
    Entao a questao tinha que vir explicando isto não?
    Bom..
    é isso
    bjao a todoss
  • ctrl + = aumenta

    ctrl - = diminui

    Em Firefox a mesma coisa acontece, mas o comand ctrl+0 não tem feito neste internet browser.
  • Valeu mesmo pessoal agora sim ficou claro, demorei para achar o botão do zoom , mas quando achei o teste foi perfeito.
  • O atalho é ctrl 0 (ZERO) e é o número que está acima das letras. ctrl + aumenta e ctrl - diminui. São os mesmos atalhos que o Firefox tem.

ID
325327
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo C. J . Date, um sistema cliente/servidor pode ser considerado um caso particular de um sistema distribuído. Para isso ele deverá atender às seguintes características, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Letra B está incorreta, pois a arquitetura cliente/servidor deixa claro a divisão de locais onde um ou mais sites são clientes (solicitantes) e um ou mais sites são servidores (fornecedores de serviços). Assim, não pode-se afirmar que há uma completa indedência de local já que cada site (local) tem sua função específica dentro da arquitetura!

    Espero ter ajudado!

  • Achei esta questão bem confusa. Esta perguntando as características de um cliente-servidor e, como não diz que é multicamadas, presume-se que é de duas camadas. Pede-se a opção INCORRETA:

    • a) alguns sites serem clientes e outros serem sites servidores. (CORRETO. É uma característica de cliente-servidor de duas camadas)
    • b) a operação ser uniforme, isto é, fornecer uma completa independência de local. (ERRADO. Ter independência de local é uma das vantagens de se ter uma arquitetura cliente-servidor Multicamadas)
    • c) todos os dados residiremnos sites servidores. (CORRETO. No modelo de duas camadas, tanto quanto no modelo multicamadas, os dados residem sempre nos servidores.)
    • d) as aplicações realizarem acesso remoto transparente ao servidor. (CORRETO. É possível sim se fazer acesso remoto transparante ao servidor ou ao cliente. Porém ao momento que for requisitado algum dado este deixaria de ser transparente.)
    • e) todas as aplicações serem executadas nos sites clientes. (Pra mim esta questão está ERRADA. As aplicações que podem ser executadas tanto no servidor quanto no cliente. Como por exemplo no caso de ser um fat client. Ou seja, no modelo de duas camadas, as aplicações podem ser executadas tanto no cliente como no servidor e, nesta opção, ela afirma, de forma excludente, que as aplicações são realizadas apenas nos sites clientes.)
    • Talvez alguém tenha entendido diferente e possa explicar melhor.

ID
325330
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo Trott e Shalloway, o princípio de projetar a partir de um contexto, é um conceito para criar a visão global antes de se projetar os detalhes que aparecem nos componentes. Das opções seguintes, o padrão de projeto que é um melhor exemplo de aplicação desse princípio é:

Alternativas
Comentários
  • a) bridge.
    Segundo Trott e Shalloway, o princípio de projetar a partir de um contexto, é um conceito para criar a visão global (abstração) antes de se projetar os detalhes que aparecem nos componentes (implementação)

    Bridge
    Desacopla uma abstração de sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente. Esse padrão permite colocar as abstrações e suas implementações em diferentes hierarquias de classes, permitindo assim que possam ter alterações independentes. Esse padrão está relacionado ao princípio grasp low coupling.

    abstract factory
    Fornece uma interface para criar uma família de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.

    Uma forma de diferençar esses dois padrões é o nível em que os dois se encontram.
    Bridge se encontra em um nível mais conceitual, mais abstrato, a relação entre abstração e implementação é muito fraca enquanto no abstract factory há uma relação mais forte entre classes.
  • Sinceramente, definição muito estranha de Bridge.


    "A estrada é longa, mas a vitória virá..."
  • "é um conceito para criar a visão global antes de se projetar os detalhes que aparecem nos componentes."

    BRIDGE -> possibilita DESVINCULAR uma interface de sua implementação.

    Ou seja, visão global (interface) pode ser projetada antes de seus detalhes (Implementação).


ID
325333
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

NaUML, o relacionamento “tem-um” apresenta dois tipos diferentes de relacionamento. São eles:

Alternativas
Comentários
  • A UML define dois tipos de relacionamentos todo-parte, a agregação e a composição.

    Uma relação todo-parte entre dois objetos indica que um dos objetos está contido no outro.

    Fonte: Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2ª ed. Cap 5. Pag. 123.
  • Agregação - tipo de associação (é parte de , todo/parte) onde o objeto parte é um atributo do todo ; onde os objetos partes existem independentemente do todo. Se o todo for destruído a parte continua existindo. Ex. Venda (todo) cliente (parte).

    Composição - Relacionamento entre um elemento (o todo) e outros elementos (as partes) onde as partes só podem pertencer ao todo e são criadas e destruídas com ele.

  • Tem alguns exemplos bem fáceis de entender nesse vídeo do YouTube https://youtu.be/09mHwnDinB8

ID
325336
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à arquitetura e organização de sistemas de computadores, o termo que é usado para descrever processadores que executam múltiplas instruções (frequentemente quatro ou seis), em um único ciclo de relógio, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • À luz de Andreaw Tanenbaum, o item correto é a letra "a". Diz ele em sua obra:

    (...)

    A definição de superescalar é usada para descrever processadores que executam múltiplas instruções - frequentemente quatro ou seis - em um único ciclo de relógio.

    (...)

    Ademais, é possível percebermos que a banca" FUNCAB" utilizou a mesma bibliografia para extrair a questão, "Organização Estruturada de Computadores". (Livro muito utilizado nas universidades).

  • Resposta correta Letra A - são os que possuem pipelines que permitem a execução de mais de uma instrução simultaneamente (no mesmo ciclo de clock). Isto é obtido através da implementação de múltiplas unidades funcionais, que são unidades onde as instruções são executadas.
  • Também conhecido como pipeline

  • Arquitetura Superescalar é o pipeline aprimorado.


ID
325339
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O desempenho de uma CPU é determinado por dois parâmetros fundamentais. São eles: os números de pinos de:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa, por que não B?
  • Duas características principais determinam a performance da CPU:
    – número de pinos de endereço
    – número de pinos de dados
    seção 3.4 do livro do tanenbaum
    apud PINTO,2007.
  • pq o AST disse que é A


ID
325342
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nos sistemas de numeração, da conversão do número 120 na base octal para a base hexadecimal, resulta:

Alternativas
Comentários
  • Duas maneiras de resolver...

    1° Transformando Octal -> Decimal -> Hexadecimal 

    120 = (1x8^2) + (2x8^1) + (2x8^0)  =  64 + 16 -> 80 -> 80/16 = 50

    2° pegando os grupos de 3 bits que reprentam o alfabeto Octal, depois os grupos 4 bits que representam o alfabeto hexadecimal.

    120 = 001010000 = 001010000  -> 50

    Octal - Binário
    0 = 000
    1 = 001
    2 = 010
    3 = 011
    4 = 100
    5 = 101
    6 = 110
    7 = 111

    Hexadecima - Binário
    0 = 0000
    1 = 0001
    2 = 0010
    3 = 0011
    4 = 0100
    5 = 0101
    6 = 0110
    7 = 0111
    8 = 1000
    9 = 1001
    A = 1010
    B = 1011
    C = 1100
    D = 1101
    E = 1110
    F = 1111



  • Convertendo octal para binário: 1 (001) 2 (010) 0 (000) = 1010000

    Convertendo binário para hexadecimal: 0101 (5) 0000 (0) = 50

    Letra D.

  • 1 2 0 (base oito)  - transformar em binario cada algarismo

    001   010   000

        000|0   0101    0000  - juntar de 4 em 4 para formar o numero hexadecimal da direita para esquerda.
    tive que completar com zeros, pois o numero octal era menor.

          0         5        0       =  resposta 50.   (pegar os grupos em binario e juntar).


ID
325345
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São componentes ou recursos contidos no dicionário de dados do SGBD:

Alternativas
Comentários
  • Um dicionário de dados (do inglês data dictionary) é uma coleção de metadados que contêm definições e representações de elementos de dados.

    Dentro do contexto de SGBD, um dicionário de dados é um grupo de tabelas, habilitadas apenas para leitura ou consulta, ou seja, é uma base de dados, propriamente dita, que entre outras coisas, mantém as seguintes informações:

    • Definição precisa sobre elementos de dados
    • Perfis de usuários, papéis e privilégios
    • Descrição de objetos
    • Integridade de restrições
    • Stored procedures (pequeno trecho de programa de computador, armazenado em um SGBD, que pode ser chamado freqüentemente por um programa principal) e gatilhos
    • Estrutura geral da base de dados
    • Informação de verificação
    • Alocações de espaço

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dicion%C3%A1rio_de_dados
  • O item errado seria o relativo a mensagens de comunicação?
  • O resultado da compilação de comandos de uma DDL é um conjunto tabelas que são armazenadas em um arquivo especial chamado dicionário (ou diretório) de dados.

    Logo, "Mensagens de comunicação" não se enquadra. Pois não é proveniente do resultado da compilação de comandos DDL.
  • Seguindo a linha do SGDB o dicionário de dados nada mais é do que um grupo de tabelas que contém a definição sobre os campos de cada tabela, com papéis e privilégios, o tipo de dado suportado e uma breve descrição do campo,além disso, também podemos colocar procedures(procedimentos), functions (funções), views (visões) e trigger (gatilhos) para facilitar a vida do programador e de quem for utilizar à base de dados.

    Um dicionário de dados bem projetado pode carregar além desses fatos as definições de tamanho ou como deverá ser escrito um determinado campo que aparece em mais de uma tabela. Ex: Um campo nome você cria uma definição única e coloca o tamanho dele varchar (100) ou um telefone o formato do campo ‘número de telefone’ definido com “( )9999-9999″.

    Resposta: "A"

  • Nenhum comentário define mensagem de comunicação ou mapeamentos. Alguém tem uma definição formal, de fonte confiável? Se for para ficar achando eu acho um monte de coisa e chego facilmente na letra A.


    Mensagens de comunicação poderia ser triggers ou comentário, que estão na DDL.

    Mapeamentos poderia ser uma FK, que está na DDL ou poderia ser a representação lógica de um dia DER.

    E ai?

  • Os processos de transformação de requisições e os resultados entre os níveis  são chamados de mapeamentos. Esses mapeamentos podem ser demorados, de modo que alguns SGBDS - especialmente aqueles que servem para dar suporte a pequenos bancos de dados - não suportam visões externas. Porém, mesmo em tais sistemas, umas certa quantidade de mapeamento é necessária para transformar solicitações entre os níveis conceitual e interno.


    Navathe 6º Ed. pág. 26

  • São componentes ou recursos contidos no dicionário de dados do SGBD:
            
            - Esquemas : Um esquema de banco de dados de um sistema de banco de dados é sua estrutura em uma linguagem formal suportada pelo sistema do gerenciamento de banco de dados (SGBD) e refere-se à organização de dados como um diagrama de como um banco de dados é construido.
            
            - Mapeamentos : Os processos de tranformação de requisições e os resultados entre os niveis são chamados de mapeamentos. Esses mapeamentos podem ser demorados, de modo que alguns SGBDs- especialmente aqueles que servem para dar suporte a pequenos bancos de dados - não suportam visões externas. Porem, mesmo em tais sistemas, umas certa quantidade de mapeamento é necessária para transformar solicitações entre niveis conceitual e interno.
            
            - Restrição de segurança
            
            - Restrição de integridade


ID
325348
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na normalização, o conceito que se traduz no relacionamento “muitos-para-um” entre dois conjuntos de atributos de uma determinada variável de relação, é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Um atributo B possui uma dependência funcional do atributo A se, para cada valor do atributo A, existe exatamente um único valor do atributo B. A dependência funcional é representada por A → B.

    Exemplo: Observe os conjuntos: CPF Nome 1 - José 2 - João 3 - Rui 4 - Manoel

    Observe que existe uma dependência entre os valores dos conjuntos, ou seja, nome é função do CPF, se eu estiver com numero do CPF, poderei encontrar o nome da pessoa correspondente.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_relacional

  • Eu também pensei isso e acertei, mas tive uma dúvida durante a resolução da questão: Ele fala que o relacionamento entre os atributos é de "muitos-para-um", ou seja, se eu for aplicar esse caso em CPF e Pessoa, eu posso ter vários CPFs para uma Pessoa ou eu posso ter várias Pessoas para um CPF? Não. Então o que tem a ver a expressão de "muitos-para-um" se a dependência funcional é o que o colega acima falou? Para cada valor de A existe um determinado valor em B.
  • http://dc338.4shared.com/doc/bw1ZBvAt/preview.html

  • uma dependência funcional (em geral abreviada como DF) é um relacionamento de muitos-para-um entre um conjunto de atributos e outro com respeito a uma determinada variável de relação.
  • Página 289 do livro do Date sétima edição

ID
325351
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São alguns dos operadores agregados usuais da linguagem SQL:

Alternativas
Comentários
  •  A SQL fornece algumas outras funcionalidades além de recuperações de informações. Muitas vezes precisamos de informações de sumarização e/ou cálculo de valores agregados. Para atender à essas necessidades, a SQL suporta 5 operações agregadas:

    • COUNT ([DISTINCT] A) – quantia de valores (únicos) na coluna A.
    • SUM([DISTINCT] A) – soma de todos os valores (únicos) na coluna A.
    • AVG([DISTINCT] A) – média de todos os valores (únicos) na coluna A.
    • MAX(A) – valor máximo encontrado na coluna A.
    • MIN(A) – valor mínimo encontrado na coluna A.

    Exemplo 14: Encontrar o nome dos marinheiros mais velhos que o mais velho dos marinheiros com avaliação igual a 10.
    SELECT S.sname FROM sailors S WHERE S.age > (SELECT MAX(S2.age) FROM sailors S2
    WHERE S2.rating = 10)

    Exemplo 15: Encontrar a média de idades entre os marinheiros com avaliação igual a 10.
    SELECT AVG(S.age) FROM sailors S WHERE S.rating = 10

    Fonte: http://www.ic.unicamp.br/~geovane/mo410-091/Ch05-Resumo.pdf

ID
325354
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Ian Sommerville, existe uma série de técnicas de validação de requisitos que podemser utilizadas em conjunto ou individualmente. São elas:

Alternativas
Comentários
  • A validação de requisitos se preocupa em mostrar que os requisitos que o cliente pediu realmente fazem parte ou definem o sistema que sera construido.

    Enquanto a analise trabalha com requisitos imcompletos a  validação elabora um esboço completo dos documentos dos requisitos.

    As tecnicas de validação de requisito são

    Prototipação
    Geração de casos de testes
    Revisões de requisitos
    Analise automatizada da consistência.
  • revisões de requisitos, prototipação, geração de casos de teste e análise automatizada da consistência.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Valida%C3%A7%C3%A3o_de_requisitos
  • Técnicas de validação

    Para tornar a validação mais eficaz, existe um conjunto de técnicas que podem ser empregues:

    Revisões dos requisitos

    Uma equipe de revisores pode analisar sistematicamente a especificação produzida de forma a garantir que esta corresponde ao sistema pretendido; em revisões informais, a equipe de revisores pode simplesmente ter uma conversa, envolvendo o maior número possível de representantes das partes interessadas, acerca dos requisitos produzidos; em revisões formais, a equipe de revisores deve confirmar junto do cliente um conjunto de critérios que todos os requisitos devem cumprir, nomeadamente: verificabilidade, compreensibilidade (por parte dos utilizadores finais), rastreabilidade (a origem dos requisitos deve ser identificável) e adaptabilidade (capacidade de sofrer alterações sem produzir efeitos em todos os outros requisitos).

    Prototipificação

    (Ou prototipação) A implementação de um protótipo (por exemplo, da interface do sistema) pode ser útil para os utilizadores finais (e demais interessados), já que se trata do elemento do sistema final com o qual terão mais contacto quando o sistema estiver operacional; esta técnica também é eficaz, embora tenha desvantagens: o tempo gasto na sua implementação pode não justificar o seu uso, pode enviesar os utilizadores (levando a desilusões com a versão final do sistema, no caso de esta ser muito diferente do protótipo) e pode ainda levar os programadores a cair na tentação de usar o protótipo para continuar o desenvolvimento do sistema (pelo que, idealmente, o protótipo deva ser implementado noutra linguagem que não aquela usada pelo sistema, eliminando por completo esta tentação).

    Geração de casos de teste

    Uma vez que cada requisito deve ser testável, deveria ser possível criar (desenhar) os respectivos testes desde a fase de validação de requisitos; se isto não for possível, é sinónimo de que a implementação deste requisito será difícil e que este poderá ter de ser reconsiderado.

    Análise de consistência automática

    Através da especificação formal de modelos para o sistema é possível, recorrendo a ferramentas adequadas (como as ferramentas CASE), testar de forma automática a consistência dos modelos criados; apenas a consistência é testada nesta técnica, pelo que tem de ser complementada com uma das outras técnicas referidas.

  • Colegas, tenho uma dúvida sobre o termo 'Prototipação'.

    Entendo que a técnica deva ser utilizada para Elicitar os Requisitos porém a partir daí a Validação ocorre somente nos artefatos de especificação e normalmente os protótipos tendem a ficar desatualizados visto que já cumpriu seu objetivo durante a elaboração da solução.
  • Resposta: B

    Os itens com "gerenciamento de mudanças" devem ser desconsiderados.

  • b

    revisao de requisitos significa que ambos stakeholders & desenvolvedores fazem revisao, a qual pode ser informal (quando houver conversa com stakeholders) e forma (explicação das implicações dos requisitos); prototipação (clientes testam); geração de casos de testes (testes dos requisitos). 


ID
325357
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É um exemplo de métrica de controle de software:

Alternativas
Comentários
  • Métricas de Controle: quando incidem no processo.
    Métricas de Predição: Qdo incidem diretamente no produto: 
  • Métrica de controle. Exemplo: O tempo médio requerido para reparar defeitos relatados.
  • Tabela para auxiliar:

     

    Assim, vamos analisar os itens:

     a) a complexidade ciclomática de um módulo. Métrica de predição. A complexidade do módulo está relacionada diretamente ao módulo, que é um produto de software.
     b) o comprimento médio de identificadores em um programa. Métrica de predição. Mais uma vez, relacionada ao programa, que é um produto de software.
     c) o número de atributos e operações associadas com objetos em um projeto. Métrica de predição. É relacionado aos objetos de um projeto, que são produtos de software.
     d) o tempo médio requerido para reparar defeitos relatados. Métrica de controle. Note que a ação de "reparar defeitos" é algo inerente ao processo de software, algo que é realizado pelos seres humanos. Portanto, só pode ser métrica de controle!
     e) o número de mensagens de erro. Métrica de predição. Erros de um software estão relacionados ao software propriamente dito, que é um produto.

    Lembrem-se:

    Métrica de controle → processo
    Métrica de predição → produtos
  • Complexidade ciclomática (ou complexidade condicional) é uma métrica de software usada para indicar a complexidade de umprograma de computador. Desenvolvida por Thomas J. McCabe em 1976, ela mede a quantidade de caminhos de execução independentes a partir de um código fonte.

    Essa complexidade é computada através do grafo de fluxo de controle do programa: os nós do grafo correspondem a grupos indivisíveis de comandos, e uma aresta direcionada conecta dois nós se o segundo comando pode ser executado imediatamente após o primeiro. A complexidade ciclomática também pode ser aplicada a funções, módulos, métodos ou classes individuais dum programa.

    Uma estratégia de teste de software formulada por McCabe é testar cada caminho independente dum programa, de forma que a quantidade de casos de teste será a complexidade ciclomática do programa.[1]


ID
325360
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No projeto orientado a objetos, são características pertinentes ao modelo de sequência, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha.  Estava entre a C e D. Escolhi a C por utilizar o termo "Fluxo de Dados" e não "Mensagens".

  • Modelo de seqüência mostra a seqüência de interações de objetos que acontecem.
    - Objetos envolvidos são organizados horizontalmente, com uma linha vertical ligada a cada objeto.
    - O tempo é representado verticalmente, assim os modelos são lido de cima para baixo.
    - Interações entre objetos são representadas por setas rotuladas. As setas representam mensagens ou eventos, que são fundamentais para a interação.
    - Um retângulo estreito na linha de um objeto representa o tempo pelo qual o objeto é o objeto controlador no sistema.
    Resposta: C
    fonte: www.dcce.ibilce.unesp.br/~ines/cursos/eng_soft/aula09.PDF
  • Isso aqui é falso!

    d) [...]representa o tempo pelo qual o objeto é o objeto controlador do sistema.
  • Colega disse que a d) é falsa, mas não disse o porque...para mim é justamente isso que o retagulo na linha de vida representa.
  • O retangulo estreito representa o objeto controlador do sistema?? Então como é possível que todos os objetos possuam a sua linha de vida simultaneamente??? Todos são O controlador?


ID
325363
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Analise as seguintes sentenças.

I. Os nós de uma árvore binária precisam ser sequencialmente numerados de maneira que o nó-raiz inicie com zero e, a partir dele, os nós sejam numerados por níveis, de modo que os da direita sejam numerados antes dos da esquerda.

II. Árvores são estruturas de dados estáticas com sua raiz representada no nível um.

III. Uma lista linear utiliza ponteiros para a alocação dinâmica dos nós.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - O valor a esquerda da árvore é menor que o valor a diretia
    II - A árvore é uma estrutura dinâmica por definição e sua raiz está no nível zero
  • apontando os erros:

    I. Os nós de uma árvore binária precisam ser sequencialmente numerados de maneira que o nó-raiz inicie com zero e, a partir dele, os nós sejam numerados por níveis, de modo que os da direita  (esquerda) sejam numerados antes dos da esquerda. (direita)

    II. Árvores são estruturas de dados estáticas com sua raiz representada no nível um. (zero)

    III. Uma lista linear utiliza ponteiros para a alocação dinâmica dos nós. (correto)
  • I = árvore de busca (não binária)


ID
325366
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

São métodos ou algoritmos conhecidos de ordenação de dados por troca:

Alternativas
Comentários
  •     a) ordenação shell e hashing. (Oredenação shell não existe; hashing é um algoritmo que gera uma chave única dada uma entrada, muito utilizado para indexação)

        b) busca por ordenação e ordenação shell. (busca por ordenação - não sei exatamente o que o examinador quis dizer por busca por ordenação)

        c) quicksort e hashing. (quicksort - algoritmo de ordenação com complexidade de pior caso O(n2) e melhor caso O(n log2 n))

        d) hashing e bubble sort. (bubble sort - algoritmo de ordenação com complexidade de pior e melhor caso o(n2))

        e) bubble sort e quicksort.
  • Ops, não podia deixar de comentar. Eu estudei ordenação Shell na faculdade, afirmar que não existe é algo perigoso, pode confundir os estudantes.

    A ordenação Shell  é o Shell sort, veja abaixo:

    A ordenação Shell utiliza a quebra sucessiva da sequência a ser ordenada e implementa a ordenação por inserção na sequência obtida. Por ser um método de complexidade O(n^2 ) não é aconselhável a sua implementação para sequências grandes, mas possui uma boa eficiência para as pequenas e medianas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Shell_sort
  • um link aqui para o assunto acredito que irá explicar bastante...

    http://wiki.icmc.usp.br/images/b/b3/SCC501Cap4.pdf

    resumindo:

    ordenação shell - do tipo shell

    hashing. do tipo espalhamento

    busca por ordenação ??? ( não achei nada sobre isso... parece invenção)

    quicksort - é de troca (troca por partição)

    bubble sort - troca.



  • Quicksort não é por Divisão e Conquista?

  •       

    Lera e -> bubble sort e quicksort.

  • Gabarito E

    BubbleSort - pouco eficiente para ordenar grandes quantidades de informações. Compara posições adjacentes e vai ordenando o vetor. Elemento da posição i é comparado com o elemento da posição i + 1.

     

    Quicksort - Escolhe-se um pivot e particiona-se a lista em duas sublistas: uma com os elementos menores que ele e outra com os maiores, que, ao serem ordenadas e combinadas com o pivot, geram uma lista ordenada. O processo é aplicado às partições para ordená-las. Embora tenha uma complexidade de pior caso de O(n2 ), no caso médio é de O(n log n).
     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
325369
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considere um arquivo não ordenado, organizado sequencialmente e contendo N registros.O número médio de acessos que precisa ser feito para localizar um registro nesse arquivo, numacesso sequencial é:

Alternativas
Comentários
  • Se a busca é sequencial, o melhor caso é encontrar na pesquisa 1. O pior caso é na pesquisa N. Logo a média é N / 2.
  • Se fosse pela média, o resultado seria (N+1)/2, não?
    A resposta é N/2 por esse ser o caso médio da complexidade do algoritmo.
    Mas, na minha opinião, essa questão está incompleta, pois para o caso médio deve-se pressupor conhecida uma certa distribuição de entrada. A única que fala é que o arquivo não está ordenado, mas não afirma que, por exemplo, a distribuição dos registros é uniforme ou que todos os valores das buscas foram encontrados no arquivo. Essas duas condições impactariam consideravelmente o caso médio do algorimo, e consequentemente o numero médio de acessos do mesmo.
  • A questão é simples. Pesquisa sequencial, como o próprio nome diz, significa buscar em sequência, do primeiro ao último elemento. Como são N registros, em média será necessário acessar a metade, ou seja, N/2.

ID
325372
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação à Estrutura Analítica do Projeto - WBS,NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa ERRADA é a letra C.
    Não localizei essas terminologias (pai, filho), mas entendo que estejam relacionadas às entregas/pacotes de trabalho, realizadas pelos responsáveis por cada função do projeto.
    O "pai" é o 1º nível de desdobramento de um projeto e refere-se ao responsável. Cada responsável pode ser incumbido de mais de uma função ou ser responsável por mais de uma entrega, sendo esta representada pelo termo "filho", o 2º nível de desdobramento da EAP - Estrutura Analítica do Projeto.
  • c-

    EAP é uma estrutura analitica heirarquica que orienta entrgas e estimativas, possuindo como entradas declaracao do escopo, documentacao dos requisitos e ativos. EAP organiza e define o escopo total do projeto, dividindo o trabalho em partes menores - pacotes de trbalho


ID
325375
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

São instrumentos narrativos utilizados na lógica de programação:

Alternativas
Comentários
  • INSTRUMENTOS DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

    A organização do raciocínio de resolução de um problema, ou seja, o algoritmo, pode ser feita, com vantagem, utilizando-se instrumentos adequados.
    Existem diversos instrumentos nesse sentido.
    Destacam-se:

    Pictóricos ou gráficos:
    ? Fluxogramas
    ? Diagramas hierárquicos de fluxo ou diagramas hierárquicos estruturados
    ? Gráficos de estrutura

    Narrativos:
    ? Português estruturado
    ? Portugol (pseudocódigo)

    De detalhes:
    ? Árvore de decisão
    ? Tabela de decisão
  • Utilizaremos o que é chamado de pseudocódigo, também conhecido como Português Estruturado ou Portugol, todos são instrumentos narrativos acordo as literaturas de programação. Nessa questão Q108456, acima a resposta da letra (d) trata-se do mesmo assunto de narração, uma vez que, o Portugol pode ser conhecido como Português Estruturado ou pseudocódigo.

    Vai entender!!!!!!


  • Em geral, os fluxogramas são mais utilizados para leigos; pseudocódigo para usuários um pouco mais avançados; e linguagens de programação para os avançados.


ID
325378
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Generalização e agregação são conceitos relacionados ao paradigma da orientação objeto. Esses conceitos estão relacionados com a(o):

Alternativas
Comentários
  • Entendo porque muita gente esteja marcando herança (A). A jogada tá no fato de que agregação nada tem a ver com herança, o que elimina tal item.
  • Realmente Agragação não tem haver com Herança.

    Para ser herança deveria ser Generalização e especialização, o pior é que essa estratégia para confundir o candidato parece ser bem eficaz
  • Olá, pessoal!


    A banca manteve a resposta como "C", conforme a divulgação do Gabarito Definitivo e Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • generealização é uma relação "é um". Cão é um animal. gato é um animal. Animal é superclass. gato & cao sao subclasses. 

    associação pode ser agregação e atributos. Em uma classe carro, ha atributos rodas, eixo, direção etc. se o carro esta sendo criado em um contexto de fabrica, a relação entre os contextos é associação: a validade das partes do carro na fabrica especificada sao a validade do carro. 


ID
325381
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Na segurança física são preceitos importantes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O controle de acesso poderá ser realizado por catraca eletrônica, crachás, digitais, palma da mão, íris (ou seja, biometria), e garantem a identidade de quem está acessando o local. As salas-cofre para guardar cópias de segurança previnem sinistros de diferentes natureza, porém sem um controle de acesso eficaz, perdem a sua funcionalidade.
  • "Deve ser providenciada no mínimo duas salas-cofre (uma na empresa e outra fora) para guardar das cópias de segurança."
     
                                                       Segurança, de preferência:  sempre com redundância!
  • Gabarito D (para quem quer conferir apenas o gabarito);

    Bons estudos!


  • pra mim controle de acesso é segurança lógica e não fisica!

  • O grande pega da questão está na vírgula, ou seja, é mais uma análise de português do que tudo. Veja que a resposta é descrita: "para controle de acesso, deve haver sala-cofre para guardar cópias de segurança". Veja que ele inicia com um assunto e muda para outro que não tem nada haver. Galera vamos prestar atenção na interpretação.


ID
325384
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Topologia que tem como vantagem a facilidade de instalação e modificação, utiliza menor quantidade de cabos se comparada com as outras topologias, porém apresenta como desvantagem, a dificuldade de identificação e isolamento de falhas:

Alternativas
Comentários
  • Anel: quando o cabo se rompe interfere em toda a rede, então é difícil isolar falhas. Tem um computador ligado no outro formando um anel, utiliza poucos cabos mas não menos do que no barramento.

    Estrela: quando há falha em cabo interfere somente na estação que está ligada naquele cabo, então é fácil isolar falhas. Tem um equipamento central de onde sai 1 cabo para cada estação, então utiliza muito cabo.

    CSMA/CD: Tem nada a ver. Esta é a tecnologia utilizada na Ethernet.

    Token Ring: É o mesmo que Anel.

    Barramento: Resposta correta. Quando o cabo se rompe interfere em toda a rede, então é difícil isolar falhas. Tem um computador ligado no outro, formando um barramento com 2 pontas. Utiliza poucos cabos. Menos do que no anel.
  • Token Ring: topologia física em Estrela e topologia lógica em Anel.
     
    Barramento: Quando o cabo principal (backbone) se rompe há interferência em toda rede. "Tem um computador ligado no outro, formando um barramento com 2 pontas" (Não concordo com essa afirmação, pois na topologia em barramento todas as estações são ligadas ao cabo principal. "Um computador ligado no outro" é mais caractrístico da topologia em Anel).
  • Barramento - não consegue isolar falha com um rompimento de cabo imprevisto.
  • Não concordo com a resposta na parte que fala com relação a facilidade de modificação. 

    Caso desejemos mudar um nó de local, por exemplo, para uma outra sala, na topologia em barramento isto ocasionará muito trabalho, reposicionamento dos cabos.

  • "Utiliza menos cabos que as outras topologias"

    É barramento, na mosca.


ID
325720
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para localizar um texto num site disponível na Internet, a ferramenta recomendada é:

Alternativas
Comentários
  • Q questão é essa hein?!

    kkkkkkk
  • Sim, Patricia.

    Para localizar um texto num site disponível na Internet, a ferramenta recomendada é:
  • Mais uma vez essa banca mostrou não está apta para elaborar provas.

  • Essas questões da FUNCAB são tristes....pelo amor de Deus.
  • O google é mais completa ferramenta de busca que eu conheço, experimente pegar qualquer frase de um texto que ele mostrará várias opções onde poderá encontrar o mesmo. Até mesmo com essa questão, façam um teste copiando ela no google que aparecerá vários sites onde a mesma é exibida. Questão correta!

  • Essa é para ninguém zerar a prova...rsrsrs
  • Se tivesse a opção Ctrl + F, eu acho que iria direto nela, que banca triste.

  • DAI NA MINHA VEZ VEM ...

    QUANTAS LINHAS E QUANTAS CÉLULAS SÃO EXISTEM NO EXCEL E SUAS ALTERAÇÕES POSSÍVEIS, SE ABERTAS TRÊS ABAS ? ? ?
    WTF

ID
336124
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que temos a sensação de que, em
nosso País, há impunidade? Existem muitas
respostas para essa pergunta, mas nos
cingiremos a uma delas: o fato de que, atualmente,
a liberdade é regra e a prisão exceção.
Todas as nossas leis penais e processuais
penais partem dessa premissa. A constrição da
liberdade somente tem lugar quando há grave
violação ao pacto social, por sermedida extrema e
demasiadamente aflitiva.
Mas nem sempre foi assim. A História é
pródiga em nos mostrar como o valor liberdade,
tão eclipsado em determinados períodos, cresceu
e foi, aos poucos, reconhecido como inerente à
condição humana, tendo ampliado seus vetores
para outras direções e deixado de ser protegido
apenas quanto ao aspecto da liberdade de ir e vir.
Com efeito, é por uma razão de ordem
existencial – o ideal do homem livre – e não
jurídica, que nossas leis primam pela utilização da
prisão como último recurso. Assim, apenas em
modalidades estritamente previstas em lei, o
Estado, e somente o Estado, pode impor a pena
das penas: o cárcere.
Beccaria chegou a afirmar que “um roubo
praticado semuso de violência apenas deveria ser
punido com uma pena em dinheiro. É justo que
aquele que rouba o bemde outremseja despojado
do seu.”Mas reconheceu a dificuldade damedida:
“Contudo, se o roubo é comumente o crime da
miséria e da aflição, se esse crime apenas é
praticado por essa classe de homens infelizes,
para os quais o direito de propriedade (direito
terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a
vida como único bem, as penas em dinheiro
contribuirão tão-somente para aumentar os
roubos, fazendo crescer o número de mendigos,
tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a
umrico talvez criminoso.”
O nosso legislador, por uma questão de
política criminal certamente não inspirada em
Beccaria, apenou o crime de roubo coma privação
de liberdade. Mas para que uma pessoa seja
presa por isso, deverá ser, antes de tudo,
submetida a umdevido processo legal.
Trata-se da prisão decorrente de sentença
penal condenatória. Esta modalidade de prisão é
factível quando, após um processo regular e
válido, com ampla defesa e contraditório, a
autoridade judicial, devidamente investida em seu
cargo, condena um indivíduo por um crime cuja
pena cominada seja privativa de liberdade.
Ainda assim, a efetiva prisão somente será
possível quando o processo transitar em julgado,
ou seja, quando não couber mais recurso da
decisão. Isso porque, em nosso País, seguindo a
esteira processualista mais moderna, não há
necessidade de recolhimento ao cárcere para
apelar, em virtude do princípio constitucional da
presunção da inocência.
Uma vez decretada a procedência da
acusação, ou seja, tendo o Estado reconhecido a
justa causa para a pretensão punitiva através de
uma sentença condenatória, dá-se início ao
cumprimento da pena, com seus diferentes
regimes.
Em suma, esta é a prisão que se justifica
pelo cometimento de um crime, cuja autoria e
ma t e r i a l i d a d e r e s t a r am d e v i d ame n t e
comprovadas por meio de um processo judicial
j u s t o .
(A R A G Ã O , D a p h n e P o l i s e l . I n :
http://curiofisica.com.br/index.php/direito/processual-
penal/prisao-e-liberdade-i-2#more-2377)

O sentido do enunciado altera-se com a substituição da locução empregada no texto por qualquer das formas sugeridas em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : B


ID
336136
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar n° 68/92, constitui uma infração disciplinar punível com demissão:

Alternativas
Comentários
  • Lei complementar 68/92

    Art. 170 - São infrações disciplinares puníveis com demissão:

    I - crime contra a administração pública;

    II - abandono de cargo ou emprego; (Alterado pela Lei Complementar nº 164 de 27/12/1996, publicada no D.O.E. nº 3663 de 27/12/96)

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa; 37

    V - incontinência pública e conduta escandalosa;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiro público;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio público;

    XI - corrupção em quaisquer modalidades;

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XIII – a transgressão dos incisos IX a XVII do artigo 155;

    XIV - reincidência de infração capitulada no inciso VI e VII, do artigo 169.

  • GABARITO: LETRA A

    B) conceder diárias com o objetivo de remunerar outros serviços ou encargos, bem como recebê-las pela mesma razão ou fundamento.SUSPENSÃO DE 30 DIAS

    C) obstar o pleno exercício da atividade administrativa.SUSPENSÃO DE 30 DIAS

    D) faltar à verdade, com má-fé, no exercício das funções. SUSPENSÃO DE 10 DIAS

    E) deixar de pagar dívidas ou pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial. REPREENSÃO