SóProvas



Prova FUNDATEC - 2017 - FHGV - Assistente Administrativo


ID
2580565
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

De acordo com a Lei nº 3.684/2015, a Fundação de Saúde Sapucaia do Sul e o Município de Sapucaia do Sul, pela Secretaria Municipal da Saúde, firmarão contratos de gestão com a finalidade de garantir, ao cidadão do Município e aos que lhe são referenciados no âmbito dos regramentos do SUS, serviços de assistência à saúde em todos os níveis de complexidade da atenção à saúde. Os referidos contratos definirão os objetivos e as metas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A.

    Art. 9º O Contrato de Gestão definirá os objetivos e as metas plurianuais e anuais da Fundação, em compatibilidade ao nível de complexidade da atenção à saúde demandada pelo Município, bem como as decorrentes responsabilidades orçamentárias e financeiras, a forma de controle e avaliação de desempenho das atividades acordadas, em acordo as seguintes diretrizes:

    Fonte: https://leismunicipais.com.br/a/rs/s/sapucaia-do-sul/lei-ordinaria/2015/368/3684/lei-ordinaria-n-3684-2015-altera-a-lei-3224-de-25-de-junho-de-2010


ID
2580568
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Para os efeitos da Lei nº 3.684/2015, a Secretaria da Saúde do Município de Sapucaia do Sul avaliará ________________ o cumprimento das metas do contrato de gestão e realizará permanente monitoramento da execução do contrato.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas

ID
2580571
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 4.212/2016, a Fundação denominada pelo nome fantasia de Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) é uma Fundação pública dotada de personalidade jurídica de direito:

Alternativas
Comentários
  • Fundações públicas de direito privados são autorizadas por lei Fundações públicas de direito público são criadas por lei.
  • fundações públicas podem ser tanto de direito público quanto de direito Privado, diferentemente das AUTARQUIAS

  • Decreto nº 4.212/2016

     

    Art. 1º A FUNDAÇÃO DE SAÚDE SAPUCAIA DO SUL, designada abreviadamente neste Estatuto pelo termo FUNDAÇÃO, instituída pelo Município de Sapucaia do Sul, é uma FUNDAÇÃO pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo, utilidade pública e beneficência social, terá como nome fantasia FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS - FHGV e será regida pelo presente Estatuto, pela legislação aplicável às Fundações, em especial a Lei Municipal nº 3.224, de 25 de junho de 2010, alterada e republicada pela Lei Municipal nº 3.684, de 04 de novembro de 2015, e por Regimentos e Resoluções aprovadas pelo Conselho Curador.

     

    LETRA B

  • REGRA: Fundação Pública é direito PRIVADO, salvo as fundações públicas que se comportam como autarquias, segundo o Thállius do Alfacon, as fundações "travestis".

  • Fundações públicas de direito público - criadas por lei (assim como as autarquias)

    Fundações públicas de direito privado - constituídas mediante autorização legal, nos termos da legislação civil.

    A questão refere-se ao Decreto, não à lei de criação!!

  • Nem sabia que existia fundação de direito Público

  • Fundação é criada por lei e lei complementar define a área de auação, a privada se dá mediante autorização legal.

  • O IBGE faz parte das exceções, pois é uma fundação pública de direito público, ou fundação autárquica

  • A dica da questão é NOME FANTASIA - fundação pública de direito privado -> precisa fazer registro

  • Trata-se de questão cuja objetividade não demanda comentários por demais extensos. A Banca se limitou a exigir que o candidato soubesse apontar a natureza jurídica da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), nos moldes do Decreto 4.212/2016. Com efeito, assim estabelece o art. 1º de tal ato normativo:

    "Art. 1º A FUNDAÇÃO DE SAÚDE SAPUCAIA DO SUL, designada abreviadamente neste Decreto pelo termo FUNDAÇÃO, instituída pelo Município de Sapucaia do Sul, é uma fundação pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo, utilidade pública e beneficência social, terá como nome fantasia FUNDAÇÃO HOSPITALAR GETÚLIO VARGAS - FHGV e será regida pelo presente Estatuto, pela legislação aplicável às fundações, em especial a Lei municipal 3.224, de 25 de junho de 2010, alterada e republicada pela Lei municipal 3.684, de 04 de novembro de 2015, e por regimentos e resoluções aprovadas pelo Conselho Curador."

    Logo, fica claro que a única opção correta encontra-se na letra B.


    Gabarito do professor: B


ID
2580574
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Por força do Decreto nº 4.212/2016, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas do Município de Sapucaia do Sul organizar-se-á e funcionará de acordo com os seguintes princípios e normas:


I. Adoção dos princípios e diretrizes do SUS nas atividades que desenvolver.

II. Vedação de distribuição de parcela do seu patrimônio ou de suas rendas, a título de vantagem, lucro ou participação nos resultados aos seus conselheiros e seus diretores.

III. Prevalência do interesse da população na garantia de seu direito à saúde e prestação de serviços de forma digna, célere, humana, qualitativa e eficiente.


Quais estão corretos?

Alternativas

ID
2580577
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Na interpretação da Lei nº 11.340/2006, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra C 

     

    Lei 11340/06

     

    Art. 4o  Na interpretação desta Lei, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

     

    bons estudos

  • Pensa numa questão nonsense

  • A prova foi para nível médio completo e tem gente achando que a banca deveria cobrar jurisprudência sobre a matéria...

  • Letra da lei.

     

  • Que questão mais doida!

  • Questão foi inteligente à sua maneira; pois não informou que se tratava da Lei Maria da Penha, fato que prejudica (acertadamente) aquele que não estudou.  

    Letra C. Art 4º LMP.

  • eu errei pq achei que era um peguinha! rsrs

    pensei: ué, tá obvio demais... Lição: Nunca subestime a banca!

  • Art. 4o  Na interpretação desta Lei, serão considerados os fins SOCIAIS a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

  • Muitas vezes lembro até no o numero dos enunciado dos tribunais, mas, erro estas questões sempre.

    pronto chorei. aperte mais úteis

  • LEI Nº 11.340/2006

     

    Art. 4º - Na interpretação desta Lei, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

     

    A mão chegou a coçar pra marcar a "A"

     

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • GABARITO C

     

    Complementando com algumas partes importantes da lei pessoal:

     

    Lei Maria da Penha

     

    Finalidade:

     

    Coibir/prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, no âmbito:

     I- DA UNIDADE DOMÉSTICA E FAMILIAR;

    II- DA FAMÍLIA

    III- DE QUALQUER RELAÇÃO ÍNTIMA DE AFETO (pode ser namorado ou ex-namorado, e independe de coabitação – não precisa ter morado ou morar juntos).

     

     

    A violência é baseada no gênero – na condição de mulher, e pode se dar das seguintes formas:

     

                     Violência FÍSICA (agressão)

                     Violência MORAL (calunia, injuria e difamação)

                    Violência PSICOLOGICA (Exemplo: dano emocional, seguir a mulher, controlar suas ações etc.).

                    Violência PATRIMONIAL (ex.: quebrar um celular.)

                    Violência SEXUAL

     

    Obs.: Independe de orientação sexual (a orientação sexual da mulher não pode servir de parâmetro para determinar se ela sofreu ou não violência domestica e familiar. Ou seja, uma mulher pode ser vítima de outra mulher no âmbito de aplicação da lei Maria da Penha).

     

    ÁREAS MULTIDISCIPLINARES 

    -Psicossocial

    -Jurídica

    -Saúde

     

     

    bons estudos

  • Por uma questão assim na prova da Sedestmidh...

  • C. Violência doméstica e familiar.

  • Art. 4o Na interpretação desta Lei, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

     

    GB C

    PMGO

  • Gabarito (C) Art.4

    Na interpretação desta Lei, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

  • LETRA C CORRETA

    LEI 11.340

    Art. 1º Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do  da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

  • O examinador quis saber se candidato estudou a literalidade do artigo 4º, da Lei Maria da Penha, reproduzido a seguir: “na interpretação desta Lei, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.”

    Resposta: LETRA C

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca das disposições preliminares da Lei Maria da Penha – 11.340/2006. Veja que tal lei foi criada com a finalidade tanto de atender ao que dispõe a Constituição Federal, quando diz que o Estado deve criar mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações, como também para atender aos tratados internacionais que foram ratificados pelo Brasil. Ao analisar a questão, percebe-se que na interpretação desta Lei, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, exatamente como está a letra da Lei no art. 4º.

    A)           ERRADA.

    B)           ERRADA.

    C)          CORRETA, consoante art. 4º.

    D)          ERRADA.

    E)           ERRADA.

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA C.

  • Art. 4º Na interpretação desta Lei, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

  • Art. 4º Na interpretação desta Lei, serão considerados os fins sociais a que ela se destina e, especialmente, as condições peculiares das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

    GAB C


ID
2580580
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei nº 11.340/2006, ao tratar das formas de violência contra a mulher, entre outras, determina que a violência física é entendida como qualquer conduta que ofenda:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra B

     

    Lei 11340/06

     

     

    Art. 7o  São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal; (LETRA B)

    (...)

     

    bons estudos

  • Gabarito: Letra "B"

     

    Os conceitos previstos no Art. 7º da Lei 11.340/2006 são recorrentes nas questões sobre o tema. Dele é possíve extrair as formas (violência fisica, psicológica, sexual e moral) e em que consiste cada uma delas, dessa maneira, é muito importante memorizá-lo.

     

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

    III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;

    IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • LEI Nº 11.340/2006

     

    Art. 7º - ...

     

    I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

     

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Violência física - ofenda a integridade física ou saúde corporal

    Violência psicológica - dano emocional / auto-estima

    Violência sexual - não desejada ( presenciar, manter, participar )

    Violência Patrimonial - documentos pessoais...

    Violência moral - Calúnia/difamação/injúria ( Não será contra a HONRA, viu ! )

  • Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

    GB/B

    PMGO

  • B. Sua integridade ou saúde corporal.

  •  A VIOLÊNCIA FÍSICA OFENDE!

     

    A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA  CAUSA!

     

    A VIOLÊNCIA SEXUAL  CONSTRANGE!

  • O examinador quis saber se candidato estudou a literalidade do artigo 7º, inciso I, da Lei Maria da Penha, reproduzido a seguir: “são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal”.

    Resposta: Letra B

  • violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde

  • FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher:

    I – Violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

    II – Violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e a diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações ...

    III – Violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que induza a comercializar ou utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação...

    IV – Violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;

    V – Violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca da Lei Maria da Penha – 11.340/2006, mais precisamente acerca das formas de violência doméstica e familiar contra a mulher previstas no título II, capítulo II da Lei. Analisemos cada uma das alternativas:

    a) ERRADA. A violência física é entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal, de acordo com o art. 7º, I da Lei 11.340/2006.

    b) CORRETA. Como vimos no art. 7º, I , está aqui empregada no sentido de força física contra o corpo da vítima, como por exemplo, escoriações e queimaduras, como também as perturbações psicológicas (BRASILEIRO, 2016).

    c) ERRADA. A violência psicológica difere da física, aquela é entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, de acordo com o art. 7º, II da Lei 11.340.

    d) ERRADA. A forma verbal de violência poderia se caracterizar em tese como moral, de acordo com o art. 7º, V da LMP.

    e) ERRADA. Não tem relação com o pedido na questão.

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA C.

    Referências bibliográficas:

    Referências bibliográficas:

    LIMA, Renato Brasileiro de. Legislação criminal especial. 4 ed. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • PMPA AI VAMOS NÓS!!!!


ID
2580583
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

A Lei nº 10.741/2003, que institui o Estatuto do Idoso, visa regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Art. 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

     

    Bons estudos!!!

  • Apenas um bizu com relação aos idosos:

    60 anos - Considerado idoso (segundo estatuto)
    65 anos - Transporte coletivo urbano gratuito
    70 anos - Voto facultativo
    80 anos - Prisão domiciliar

  • Lembrando que para efeito de transporte INTERESTADUAL, deve ser assegurado aos maiores de 60 anos (não 65 anos, como no transporte urbano):

    I. duas vagas gratuitas para idosos de baixa renda (<2 salarios minimos)

    II. desconto de 50% na passagem aos idosos de baixa renda que excederem aquelas vagas.

     

    Art. 40 

  •  Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante à idade que o Estatuto do Idoso regulamenta direito às pessoas consideradas idosas.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 1º, do Estatuto do Idoso que preceitua:

    Art. 1 É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

    Vejamos:

    a) Sessenta anos de idade.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 1º, do Estatuto do Idoso.

    b) Sessenta e cinco anos de idade.

    Errado. Considera-se idoso pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e não com idade igual ou superior a 75 anos.

    c) Sessenta anos de idade.

    Errado. Considera-se idoso pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e não com idade igual ou superior a 70 anos.

    d) Setenta e cinco anos de idade.

    Errado. Considera-se idoso pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e não com idade igual ou superior a 75 anos.

    e) Oitenta anos de idade.

    Errado. Considera-se idoso pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e não com idade igual ou superior a 80 anos.

    #SE LIGA NA DICA:

    60 anos - idoso e prioridade na tramitação de processos e procedimentos

    65 anos - gratuidade dos transportes coletivos e LOAS

    80 anos - preferência de atendimento de saúde especial sobre os demais idosos, bem como sobre os processos e procedimentos

    Gabarito: A

  • Estatuto do idoso

    Art. 1 É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.


ID
2580586
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Conforme Estatuto do Idoso, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreendida pela Lei nº 10.741/2003 refere-se:


I. Ao atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

II. Às oportunidades de recolocação no caso de se optar ativo no mercado de trabalho, contribuindo para seguridade social.

III. À preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    § 1º A garantia de prioridade compreende:  

    I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

    II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

    IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

    V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

    VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

    VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

    VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

    IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.   

     

    Bons estudos!!!

  • como pode a pessoa forumlar uma questão com duas alternativas com a opção II ?

  • O que constitui erro na assertiva 2 é a queatão sobre o idoso contribuir para a seguridade social? Obrigada!

  • Penso que esta questão deveria ser anulada, dado o erro nas alternativas.

  • Caroline, o erro da assertiva 2 é que não consta no rol de garantias de prioridade constantes no Estatuto do Idoso (art. 3º, §1º). E a questão é clara quando diz "A garantia de prioridade compreendida pela Lei nº 10.741/2003 refere-se"

  • A BANCA PEDIU A ALTERNATIVA QUE ESTA INCORRETA

  • § 1º A garantia de prioridade compreende:             

              I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

            II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

            III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

            IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

            V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

            VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

            VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

            VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

             IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

  • vou te falar viu, a incorreta

  • Já ia reclamar que não tinha resposta, quando voltei e li o INCORRETAS. Meu cérebro já está tão habituado a buscar as corretas que se a banca tivesse tido a malícia de colocar apenas I e III como uma das assertivas, eu teria errado.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • A garantia de prioridade compreende:

    1. Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

    2. Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    3. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

    4. Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

    5. Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

    6. Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

    7. Estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;

    8. Garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

    9. Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda

  • INCORRETA, SUA ANTA!

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que julgue os itens a seguir, no tocante à garantia de prioridade e em seguida assinale o(s) item(ns) incorreto(s). Vejamos:

    I. Ao atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

    Correto, nos termos do art. 3º, §1º, I, do Estatuto do Idoso:  § 1º A garantia de prioridade compreende: I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

    II. Às oportunidades de recolocação no caso de se optar ativo no mercado de trabalho, contribuindo para seguridade social.

    Errado. Não se trata de garantia de prioridade do idoso.

    III. À preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Correto, nos termos do art. 3º, §1º, II, do Estatuto do Idoso:  § 1º A garantia de prioridade compreende: II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    Portanto, apenas o item II está incorreto.

    Gabarito: B

  • kkkkkkkkkkkk incorreta kkk

  • Estatuto do idoso

    Art. 3 É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    Garantias de prioridade

    § 1º A garantia de prioridade compreende: 

    I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população

    II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas

    III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso

    IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações

    V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência

    VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos

    VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento

     VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais

     IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. 

  • O erro da assertiva II foi dizer que teria de contribuir para a seguridade social!

    Art. 28. O Poder Público criará e estimulará programas de:

    I – profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas;

    II – preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania;

    III – estímulo às empresas privadas para admissão de idosos ao trabalho.


ID
2580589
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei nº 8.142/1990 determina que a Conferência de Saúde reunir-se-á a cada ____________ com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

    Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

     

     

     

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

     

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 4 (quatro) anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

  • Art. 1º

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

     

    Fonte: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990

  • § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    art 1 lei 8.142/90

    letra e

  • Só pra não zerar!

  • Resposta: E

    Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

    Art.1º, § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

  • GABARITO: LETRA E

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários

    segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 1° I - a Conferência de Saúde;

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • *******1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    FONTE


ID
2580592
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em cumprimento às determinações da Lei nº 8.080/1990, inclui-se ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde a execução de ações de:


I. Vigilância sanitária.

II. Assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

III. Conscientização contra violência contra crianças, adolescentes e idosos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Na lei 8.080/90 encontra-se no artigo 6º (CAMPO DE ATUAÇÃO DO SUS):

    I - a execução de ações:

    A) de vigilância sanitária;

    B) de vigilância epidemiológica;

    C) de saúde do trabalhador; e

    D) de assistência terapeutica integral, inclusive farmacêutica;

    .....

     

  • Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

    II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;

    III - a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;

    IV - a vigilância nutricional e a orientação alimentar;

    V - a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;

    VI - a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção;

    VII - o controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde;

    VIII - a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano;

    IX - a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

    X - o incremento, em sua área de atuação, do desenvolvimento científico e tecnológico;

    XI - a formulação e execução da política de sangue e seus derivados.

  • A política contra violência em crianças, adolescentes e idosos é executada no ambito do SUAS (Sistema único de Assistência Social), e não no SUS.

  • Gab. D

  • GABARITO: LETRA D

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
2580595
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Segundo Ferreira (2012), o período aquisitivo das férias para os empregados celetistas vem estampado no artigo 130 da CLT e determina que o empregado terá direito a determinados dias de férias, que podem variar de acordo com número de faltas injustificadas que ele teve no período aquisitivo. Nesse sentido, o empregado que, durante o período aquisitivo de férias, possuir 15 (quinze) faltas injustificadas e 05 (cinco) faltas justificadas terá direito a _________________ dias corridos de férias.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 130, da CLT - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:

    I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes;

    II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;

    III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;

    IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

     

    Tabela do +9 e do -6:

    +9                             -6

    5   ----------------------- 30

    6 - 14 ------------------ 24

    15 - 23 ---------------- 18

    24 - 32 ---------------- 12

  • não enentedi. o que é esse macete de +9 e - 6 ?

  • MACETE:

    Direito a dias de férias:                         Se tiver faltas não justificadas: 

                 30                                                              até 5 dias

                 24                                                              de 6 a 14

                 18                                                              de 15 a 23

                 12                                                              de 24 a 32

    na 1ª coluna diminui 6:    ex: 30-6= 24, 24-6=18...
    na 2ª coluna soma 8:       ex: 6+8= 14, 15+8=23...
     

  • A banca abordou o artigo 130 da CLT:

    Art. 130 da CLT Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: 
    I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes; 
    II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; 
    III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas; 
    IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. 
    § 1º - É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço. 
    § 2º - O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço.

    A) 15 (quinze)   

    A letra "A" está errada porque o empregado que, durante o período aquisitivo de férias, possuir 15 (quinze) faltas injustificadas e 05 (cinco) faltas justificadas terá direito a  18 dias corridos de férias.

    Art. 130 da CLT Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas; 

    B) 18 (dezoito) 

    A letra "B" está correta, observem o artigo abaixo:

    Art. 130 da CLT
    Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;

    C) 20 (vinte) 

    A letra "C" está errada porque o empregado que, durante o período aquisitivo de férias, possuir 15 (quinze) faltas injustificadas e 05 (cinco) faltas justificadas terá direito a 18 dias corridos de férias. 

    Art. 130 da CLT Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;

    D) 24 (vinte e quatro) 

    A letra "D" está errada porque o empregado que, durante o período aquisitivo de férias, possuir 15 (quinze) faltas injustificadas e 05 (cinco) faltas justificadas terá direito a 18 dias corridos de férias. 

    Art. 130 da CLT Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas; 

    E) 30 (trinta)  

    A letra "E" está errada porque o empregado que, durante o período aquisitivo de férias, possuir 15 (quinze) faltas injustificadas e 05 (cinco) faltas justificadas terá direito a 18 dias corridos de férias. 

    Art. 130 da CLT Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção: III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;

    O gabarito da questão é a letra "B".
  • GABARITO: B

    Direito a dias de férias:                        Se tiver faltas não justificadas:

                30                                                             até 5 dias

                24                                                             de 6 a 14

                18                                                             de 15 a 23

                12                                                             de 24 a 32

    Na 1ª coluna, diminui -6.

    Na 2ª coluna, soma +9.

  • A regra do 69. Flw.


ID
2580598
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

O artigo 20 do Regulamento de Pessoal – FSSS, relativo às ausências justificadas, estabelece que, entre outras, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:


I. Até 05 (cinco) dias úteis, em caso de falecimento do cônjuge ou companheiro.

II. Até 05 (cinco) dias consecutivos, em virtude de casamento.

III. Por 01 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com esse site: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/faltas_justificadas.htm é a letra B que está correta. Acredito que esta questão está desatualizada.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA! atualmente a resposta seria E, com todas as alternativas corretas, haja vista o novo Regulamento de Pessoal desde março de 2020 da FSSS:

    Art. 17 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízodo salário:

    I - até 05 (cinco) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge oucompanheiro, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social ou no contrato de trabalho,mediante documento de certificação, viva sob sua dependência econômica;

    II – até 05 (cinco) dias consecutivos, em virtude de casamento;

    III – por 01 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doaçãovoluntária de sangue devidamente comprovada;

    Fonte: http://www.fhgv.com.br/home/portfolio_category/portal-gp-reg-internos/

  • No item I do Art. 17 são 5 dias CONSECUTIVOS, e a afirmativa I da questão fala 5 dias ÚTEIS. Por isso o item I está errado.

    Art. 17 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízodo salário:

    I - até 05 (cinco) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge oucompanheiro, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social ou no contrato de trabalho,mediante documento de certificação, viva sob sua dependência econômica;


ID
2580601
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Alcântara (2014) define que vários são os documentos que podem e devem ser apresentados pelos empregados para efetivação de sua contratação. Entre os documentos que podem ser exigidos, além da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), estão:


I. Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) fornecido por profissional médico, relativo ao exame médico admissional ou de capacitação profissional.

II. Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF/MF).

III. Título de Eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • - "Os documentos que podem ser solicitados são: carteira de trabalho e previdência social, atestado de saúde ocupacional, carteira de identidade, comprovante de inscrição no cadastro de pessoa física, certidão de nascimento ou de casamento, título de eleitor, certificado de reservista, comprovante de inscrição no programa de integração social/programa de formação do patrimônio do servidor público, cópia da certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos. Os documentos que não podem ser solicitados são: certidão negativa trabalhista, certidões negativas de débitos ou de protestos, atestado de antecedentes criminais, exames de saúde. (ALCANTARA, 2014, p. 113-116)"

    A legislação trata do ASO
    CLT - Art. 168 
    - Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho:
    - a admissão;

    Norma Regulamentadora n° 7 do MTE.
    7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
    7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
    a) admissional;
    7.4.4. Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias.

  • Titulo de eleitor, pra mim, é novidade..

  • de acordo com o maluco do ALcantara, antecedentes criminais não pode, mas titulo de eleitor deve

    se eu fosse empregador 1000 vezes os antecedenes do que um titulo de eleitor

  • Nossa, qual foi o conteúdo programático dessa banca nessa prova pra pedir isso? eu hein

  • para quem o plano limitando como eu.
    gabarito E de E sei la

  • Eles não podem pedir antecedentes criminais pois fere a lei. Diz-se ser discriminação.

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    A questão abordou os documentos necessários par a a admissão do empregado. Podemos destacar:

    1. foto 3×4;

    2. original e cópia da carteira de trabalho;

    3. original e cópia da carteira de habilitação (caso o cargo utilize veículo, atentar para a categoria exigida);

    4.cópia da carteira de identidade;

    5.cópia do CPF;

    6.cópia do comprovante de endereço;

    7.cópia do título de eleitor;

    8.inscrição no PIS;

    9.cópia do comprovante de escolaridade;

    10.original e cópia do registro profissional emitido pelo órgão da classe;

    11.cópia da certidão de nascimento (caso solteiro) ou certidão de casamento (caso casado);

    12.cópia do certificado de reservista (para homens entre 18 e 45 anos);

    13.original do atestado de saúde ocupacional.

    14.cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos;

    15.cópia do cartão de vacina e comprovante de frequência escolar para filhos de até 7 anos;

    16. original e cópia da carta de referência.


    I. Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) fornecido por profissional médico, relativo ao exame médico admissional ou de capacitação profissional.

    O item I está correto porque o atestado de saúde ocupacional é um documento exigido na admissão do empregado.

    II. Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF/MF).

    O item II está correto porque o cadastro no CPF é um documento exigido do empregado no ato de sua admissão.

    III. Título de Eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos. 

    O item III está correto porque é exigido do empregado o título de eleitor no ato de sua admissão.

    O gabarito da questão é a letra "E"

ID
2580604
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

O artigo 13 do Estatuto da Fundação de Saúde Sapucaia do Sul estabelece que a Diretoria Executiva, órgão de administração superior da Fundação, subordinado ao Conselho de Curador, além do Diretor-Geral, é constituída dos seguintes membros:


I. Diretor Administrativo e Financeiro.

II. Diretor de Atenção à Saúde.

III. Diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

IV. Diretor de Tecnologia da Informação.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

     

    Art. 15   A Diretoria Executiva da Fundação de Saúde Sapucaia do Sul, órgão de direção superior subordinada e de administração colegiada, responsável pela gestão técnica, patrimonial, orçamentária, financeira, administrativa e operacional da Fundação, será constituída da seguinte forma:

    I - Diretoria Geral;

    II - Diretoria Administrativa e Financeira;

    III - Diretoria de Atenção à saúde;

    IV - Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

     

     

    Contem comigo e bons estudos!

     


ID
2580607
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base em Kaspary (2007), assinale a alternativa correta, que indica, respectivamente, as expressões latinas de uso frequente nas comunicações administrativas oficiais e que:


I. Diz-se especialmente em relação à pessoa que, de modo eventual, exerce função transitória.

II. Diz-se do ato oficial realizado sem a provocação das partes. Medida tomada no serviço público segundo a rotina.

Alternativas
Comentários
  • na alternativa I fiquei em duvida, mas quando vi "Medida tomada no serviço público segundo a rotina" ai matei a questão rsrs! não precisa saber todas apenas uma já ajuda e muito rsrs! bons estudos a todos!

    alguém por favor esclaressa o termo AD NUNTUM que não me recordo!

    att

  • Gab. E

     

    a) ERRADO - I: ad nuntum – II: in loco.

    ad nuntum -> Segundo a vontade de; ao arbítrio de

    in loco -> no próprio lugar, no local, in situ

     

    b) ERRADO - I: ex nunc – II: ex lege.

    ex nunc -> a partir de agora, sem efeito retroativo

    ex lege -> por lei, segundo a lei.

     

    c) ERRADO - I: de facto – II: de plano.

    de facto -> na prática.

    de plano -> calculadamente; premeditadamente.

     

    d) ERRADO - I: a priori – II: ex vi.

    a priori -> em princípio, a princípio, à primeira vista

    ex vi -> por força de, por efeito de, por determinação de, por via de

     

    e) CORRETO - I: ad hoc – II: ex officio. 

    Conceitos mais "comuns" para ad hoc e ex officio são:

     

    ad hoc ->  para isso, para determinado ato

    ex officio -> de ofício, em decorrência da própria função ou cargo

     

    Fontes: https://www.dicionariodelatim.com.br/

                 https://www.significados.com.br/

              http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI20922,11049-Palavras+e+expressoes+latinas

     

  • Muito bom...,mas havia colocado no filtro "Administração Pública", reencontrei uma questão que eu já havia resolvido...QC! Melhore o filtro desse site!


ID
2580610
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base em Prado (2014), analise as seguintes assertivas:


I. É o tipo de licitação em que é viável a competição, mas a lei determina que não seja realizada.

II. Não cabe escolha ao administrador, em que pese possível, não pode ser feita a licitação.

III. Entre os casos numerados no art. 17 da Lei nº 8.666/1993, está a dação em pagamento.


As assertivas acima tratam sobre os casos de licitação:

Alternativas
Comentários
  • https://concurseirabr.wordpress.com/2010/07/12/licitacao-dispensada-dispensavel-e-inexigivel/

  • Gab. A.

     

    Porém, tecnicamente falando, o examinador "forçou a barra" na assertiva "I" ao se referir à Licitação Dispensada como "tipo" de licitação.

     

    Porquanto é sabido por todos, ou pelo menos a maioria, que Tipos de Licitação (Art.45, §1º, I a IV - menor preço, melhor técnica, técnica e preço, maior lance ou oferta) não se confundem com Modalidades de Licitação (Art.22 - concorrência; tomada de preços; convite; concurso;leilão...), nem muitos menos com Dispensa de LicitaçãoInexigibilidade de Licitação ou Licitação Dispensada.

     

     

                                            LICITAÇÃO DISPENSADA     VS       LICITAÇÃO DISPENSÁVEL

     

    A licitação dispensada refere-se às hipóteses de alienação de bens imóveis ou móveis da Administração Pública (art. 17, I e II, da Lei 8.666/1993).97


    Em regra, a alienação de bens, integrantes do patrimônio das entidades administrativas, pressupõe, entre outras exigências, a realização de licitação: a) bens imóveis: concorrência, ressalvadas as hipóteses do art. 19 da Lei 8.666/1993; e b) bens móveis: leilão.


    As hipóteses de licitação dispensada estão taxativamente previstas na legislação e relacionam-se com os casos de alienação de bens em que o destinatário é certo.

    Segundo a doutrina tradicional, a licitação dispensada apresenta três características básicas: a) rol taxativo; b) o objeto do contrato é restrito: alienação de bens; e c) ausência de discricionariedade do administrador, pois o próprio legislador dispensou previamente a licitação.

     

    As hipóteses de dispensa de licitação (Licitação Dispensável), estão consagradas no art. 24 da Lei 8.666/1993.


    Nesses casos, a licitação é viável, tendo em vista a possibilidade de competição entre dois ou mais interessados. Todavia, o legislador elencou determinadas situações em que a licitação pode ser afastada, a critério do administrador, para se atender o interesse público de
    forma mais célere e eficiente.

    A dispensa de licitação possui duas características principais: a) rol taxativo, pois as hipóteses de dispensa são exceções à regra da licitação; e b) discricionariedade do administrador, uma vez que a dispensa depende da avaliação da conveniência e da oportunidade no caso concreto, sendo admitida a realização da licitação.

     

    Rafael Carvalho Rezende Oliveira - Licitações e Contratos Adminitrativos - Teoria e Prática - 4ºedição.

  • INEXIGÍVEL: inviabilidade de competição (art. 25) Rol Exemplificativo

    DISPENSADA: alienação de bens (art. 17) Rol Taxativo

    DISPENSÁVEL: demais casos (art. 24) Rol Taxativo

  • Bom o comentário da Grazi!
  • Dava pra matar a questão lendo somente a assertiva I.

     

    1. Licitação dispensada: a lei estabelece de forma taxativa os casos em que não se deve realizar licitação, não havendo margem de discricionariedade por parte do agente público. Em outras palavras, nos casos de licitação dispensada, a Administração é obrigada a não realizar a procedimento licitatório, ainda que haja possibilidade de competição.

    2. Licitação dispensável: o administrador pode ou não fazer o certame de licitação, ou seja, trata-se de uma decisão discricionária.

    3. Licitação inexigível: são os casos de competição inviável, quer pela natureza específica do negócio, quer pelos objetivos visados pela Administração.

     

  • Gab. A

     

    Dispensada: Alienação de bens - ATO VINCULADO

     

    Dispensável: Boa sorte com o Art. 24  - ATO DISCRICIONÁRIO 

     

    Ambas com rol taxativo

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Gabarito: A

    Art. 24 - Licitação DISPENSÁVEL

    - Rol taxativo

    - Ato discricionário

    - Demais casos

    Art. 17 - Licitação DISPENSADA

    - Rol taxativo

    - Vinculada

    - Alienação de bens da Adm. Pública.

    Art. 25 - Licitação INEXIGÍVEL

    - Rol exemplificativo

    - Ato discricionário

    Usa-se em três casos:

    - Fornecedor exclusivo

    - Notória especialização

    - Artista consagrado  

  • Dica:

    Dispensável (aquisição) - lei autoriza que não haja licitação.

    Dispensado (alienação) - lei determina que não haja licitação.

    Inexibilidade - inviabilidade jurídica de competição

  • salvo pela indicação do artigo na questão!!

  • Dispensada.

    Vale lembrar que há um diferença de dação de pagamento do art.17 e dação de pagamento do art.19.

    Art.17 dação de pagamento é o administração quem deve e paga comum imóvel.

    Atr.19 dação de pagamento é a administração quem recebe o imóvel do devedor.

  • Para VENDER (ALIENAÇÃO) sempre é possível, mais fácil, pois é para  Vantagem da administração por isso é: DISPENSADA

     

    Ademais, Excelente comentário Grazi Castro.

     

  • Dispensavel: Rol taxativo / viável, porém facultada

    Dispensada: Rol taxativo / viável, porém proíbida

    Inexigível: Rol exemplificativo/ Impossibilidade jurídica de competição

  • Na licitação dispensada (art. 17, incisos I e II), a lei estabelece de forma taxativa os casos em que não se deve realizar licitação, não havendo margem de discricionariedade por parte do agente público. Em outras palavras, nos casos de licitação dispensada, a Administração é obrigada a não realizar a procedimento licitatório, ainda que haja possibilidade de competição.

  • Caramba, eu nao sabia dessa diferenca entre dispensada e dispensavel, rsrs. Valeu os comentários, galera.

ID
2580613
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Medeiros e Hernandes (2010), o método alfabético moderno de arquivamento, de uso direto, que pode ser facilmente aumentado, de acordo com a necessidade, e que consiste em dar cores aos diversos grupos de letras, o que auxilia a localização e o manuseio, denomina-se método:

Alternativas
Comentários
  • Variadex! Watfuck!

  • GABARITO: B

     

    Variadex: Método de ordenação que tem por eixo as letras do alfabeto representadas por cores diferentes. 

  • Gabarito Letra B

    Métodos de Arquivamento

    Classe: Básicos

    - Alfabético (principal elemento a ser considerado num documento: nome);

    - Geográfico (principal elemento: local ou procedência);

    - Numérico (principal elemento: número);

    - Ideográfico (principal elemento: assunto).

     ------------------

    Classe: Padronizados

    - Variadex: É o método alfabético que acrescenta cores às letras.

    - Automático - Usa-se para arquivar nomes, evitando acumular pastas de sobrenomes iguais. Combina letras, números e cores.

    - Soundex - Usa-se para arquivar nomes, reunindo-os pela semelhança da pronúncia, apesar de a grafia ser diferente.

    - Mnemônico - Usa-se para codificar os assuntos através da combinação de letras em lugar de números.

    - Método Duplex - método de ordenação que tem por eixo a distribuição dos documentos em grandes classes.

  • LETRA B

  • Falou em COR => variadex

  • Essa banca gosta do Manual da Secretária: Pág. 249.

    Métodos de arquivamento:

    Método alfabético: – específico ou por assunto; – geográfico; – mnemônico; – variadex.

    Método numérico: – simples; – dúplex.

    Método alfanumérico: – decimal; – automático; – automático moderno

    VARIADEX Pág. 260.

    É um método alfabético moderno, de uso direto, que pode ser facilmente aumentado, de acordo com a necessidade. Consiste em dar cores aos diversos grupos de letras, o que auxilia a localização e o manuseio.

  • Gabarito: B

    Variadex- utiliza letras do alfabeto representadas por cores diferentes.

    Automático- combina letras, cores e números.

    Mnemônico - arquiva-se por associação.


ID
2580616
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo Prado (2014), a fase de habilitação nas licitações corresponde à verificação da regularidade quanto à documentação apresentada (artigo 27 da Lei nº 8.666/1993). Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a documentação à respectiva habilitação.


Coluna 1

1. Prova de regularidade relativa à Seguridade Social.

2. Registro na entidade profissional competente.

3. Contrato Social.

4. Certidão negativa de falência ou concordata.


Coluna 2

( ) Regularidade fiscal e trabalhista.

( ) Qualificação econômico-financeira.

( ) Qualificação técnica.

( ) Habilitação Jurídica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D.

    Conforme a Lei Federal 8.666/93, tem-se:

     

    (1 - Prova de regularidade relativa à Seguridade Social) Regularidade fiscal e trabalhista. Art. 29. IV

    (4 -Certidão negativa de falência ou concordata) Qualificação econômico-financeira. Art.31. II

    (2 - Registro na entidade profissional competente) Qualificação técnica. Art. 30. I

    (3 - Contrato Social) Habilitação Jurídica. Art. 28. III

     

    Com relação à documentação de habilitação, é muito comum as bancas induzirem o cadidato ao erro citando que dentre os documentos  relativos à habilitação jurídica está o CPF, mas na verdade, este é um dos documentos relativos à regularidade fiscal e trabalhista. Portanto, ATENÇÃO!

     

  • Gabarito Letra D

    Art. 28. A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

    I - Cédula de identidade;

    II - Registro comercial, no caso de empresa individual;

    III - Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    IV - Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V - Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

     --------

    Art. 29. A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá em:

    I - Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

    II - Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

    III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

    IV - Prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

    V – Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa.

  • Gabarito Letra D

    Art. 30. A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    I - Registro ou inscrição na entidade profissional competente;

    II - Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

    III - Comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação;

    IV - Prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

    ---------

    Art. 31. A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

    I - Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

    II - Certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

    III - Garantia, nas mesmas modalidades e critérios previstos no "caput" e § 1o do art. 56 desta Lei, limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratação. = Garantia de Proposta


ID
2580619
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), em relação à organização de documentos, o protocolo é o serviço encarregado:


I. Do recebimento e do registro.

II. Da classificação e da distribuição.

III. Do controle da tramitação.

IV. Da expedição.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Protocolo:

    Denominação atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.

    Pode ainda ser definido como:

    Próprio número de registro dado ao documento.

    Livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos.

     

    Fonte: Livro - Arquivologia para concursos - Autor: Renato Valentim.

     

  • ALTERNATIVA (E)

  • Gabarito: E

    Atividades do protocolo:

    Recebimento;

    Registro;

    Classificação;

    Autuação;

    Distribuição/ Expedição;

    Controle da tramitação.

  • Errei por ir na visão da Marilene, que se fosse de acordo com ela, gabarito C....

    Várias bancas consideraram que a expedição faz parte das atividades de protocolo, porém o livro de Marilene cita:

    As atividades de protocolo, expedição e arquivo são distintas, porém o ideal é que estejam funcionando de forma integrada. 


ID
2580622
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Turismo

Com base em Mazulo e Liendo (2010), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos técnicos utilizados na área de turismo às respectivas definições.


Coluna 1

1. Charter.

2. Boarding-pass.

3. Localizador.

4. Translado.

5. Uma perna.


Coluna 2

( ) Apenas um trecho de uma viagem, e não uma ida e volta.

( ) Termo extremamente comum na aviação comercial, é o código que identifica uma reserva, normalmente constituído por letras e números.

( ) Cartão de embarque contendo os principais dados da passagem (destino, nome do passageiro, número da poltrona e números dos voos).

( ) Voo fretado, geralmente mais barato que o regular, com saída única (mesmo que dentro de uma série) e datas predeterminadas.

( ) Transporte, geralmente do aeroporto para o hotel.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2580625
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base em Berti e Berti (2011), analise as seguintes assertivas:


I. Contas bilaterais são aquelas que sofrem variações nos dois sentidos, ou seja, o seu saldo pode aumentar ou diminuir.

II. Contas de resultados são fenômenos que modificam a situação líquida da empresa (receita e despesa).

III. Contas patrimoniais são aquelas que sofrem variações apenas num sentido. Por isso, os saldos dessas contas aumentam sempre.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Nunca tinha ouvido falar em conta bilateral....

  • Gabarito B

     

    Classificação das Contas quanto ao Funcionamento do Mecanismo Débito e Crédito

     

    Quanto a sua funcionalidade, as contas se dividem em:

     

    Contas Unilaterais - são aquelas que sofrem variações somente em um sentido (registro a débito ou registro a crédito). Ex: as contas de receitas serão via de regra creditadas e as de despesas debitadas.

    Contas Bilaterais - São aquelas que sofrem variações nos dois sentidos, aceitando tanto registro de débito quanto de crédito. Ex: Caixa, Banco Conta Movimento, Duplicatas a receber, etc. Elas podem apresentar tanto saldo devedor quanto saldo credor. Quando apresenta saldo devedor, é chamada de Conta bilateral ativa e quando apresenta saldo credor, é chamada de Conta bilateral passiva.

     

     Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

     

    Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens e dos direitos (Ativo), das obrigações (Passivo) e do Patrimônio Líquido (PL) da entidade. Podendo tanto aumentar ou diminuir de saldo.

     

     

  • Conheço por outro nome.


    Conta unilaterais = contas estável

    Conta bilaterais = contas instável

  • III. Contas patrimoniais são aquelas que sofrem variações apenas num sentido. Por isso, os saldos dessas contas aumentam sempre.

    Está errado, porque o balanço patrimonial é permanente/estático, acumula de um período para o outro.


ID
2580628
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Ferraz e Moraes, na obra Postura de Atendimento, definem que: “A boa utilização do telefone aumenta a produtividade, encurta tempo e ajuda a melhorar as relações com os clientes (internos e externos)”. Nesse sentido, com base nos referidos autores, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as seguintes assertivas relativas às regras para atendimento telefônico.


( ) Atender prontamente, no máximo em cinco toques.

( ) Perguntar o nome, caso o cliente não tenha dito: “Quem deseja falar, por favor?”.

( ) Dar sinais que está escutando, tais como: “sim”, “certo”, “compreendo”.

( ) Encerrar a chamada com as expressões tais como “Um abraço”, “Um beijo”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    (F) Atender prontamente, no máximo em cinco toques. - No máximo em 3 toques.

    (V) Perguntar o nome, caso o cliente não tenha dito: “Quem deseja falar, por favor?”.

    (V) Dar sinais que está escutando, tais como: “sim”, “certo”, “compreendo”.

    (F) Encerrar a chamada com as expressões tais como “Um abraço”, “Um beijo”. - Não usar expressões de intimidade.

  • Adorei que a questão já deu uma bibliografia para a pessoa estudar. =D


ID
2580631
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Berti e Berti, na obra Contabilidade Básica (2011), definem que o Plano de Contas é um conjunto de contas ordenadas e organizadas de todas as contas necessárias a serem utilizadas no decorrer das atividades de uma empresa. Nesse sentido e com base nesses autores, são contas integrantes do Ativo Circulante:


I. Imóveis.

II. Bancos Conta Movimento.

III. Duplicatas a Receber.

IV. Estoques.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • ATIVO CIRCULANTE: CAIXA, ESTOQUE, MATERIA  PRIMA, TÍTULOS, CONTAS A RECEBER, CONTA MOVIMENTO, DESPESA ANTECIPADA,  NÚMEROS DE CAIXA. O

    ATIVO NÃO CIRCULANTE ( IMOBILIZADO) : IMOVÉIS PARA USO.

  • Gabarito: D

    ATIVO CIRCULANTE - Bens e direitos que irão se realiz ar até o exercício social seguinte.

    Ex: Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicações Financeiras, Contas a Receber, Estoques, Despesas Antecipadas.


ID
2580634
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base em Kaspary (2007), assinale a alternativa correta quanto à forma de indicação do código de endereçamento postal, para o endereçamento de uma correspondência comum ao senhor João Carlos da Silva.

Alternativas
Comentários
  • Pesssoal, No manual da redaçãoo consta da seguinte forma:

     

    A Sua Excelência o Senhor
    Fulano de Tal
    Ministro de Estado da Justiça
    70.064-900 – Brasília. DF

     

    Ou seja, com ponto no CEP, alguém pode explicar?

     

  • gab C

     

    Ao Senhor

    João Carlos da Silva

    Rua Carazinho, 546

    Petrópolis

    90460-190 – PORTO ALEGRE – RS

  • Endereçado à uma pessoa comum.

  • Eduardo, talvez seja pque na questão pede de acordo com Kaspari. 

  • ISSO SERIA UM OFICIO NE?

  • Trecho conforme li em um artigo de redação oficial com vários autores e este trecho comentava sobre como Kaspary cita:


    " Kaspary

    (2007), por sua vez, acrescenta que os algarismos do CEP deverão ser separados apenas por

    hífen. Assim, por exemplo: 36570-000 (e não 36.570-000 ou 36 570-000)"

  • Qual a diferença entre a B e a C?


  • A diferença entre B e C eh o uso da palavra CEP.

  • KASPARY

    c) Destaque no endereçamento:

    No endereçamento externo ou interno, não se destaca o

    nome do destinatário, podendo-se destacar a localidade do destino

    da correspondência:

    Ao Senhor João da Silva A Sua Excelência o Senhor João da

    Silva

    Avenida João Pessoa, 180. Prefeito Municipal

    99999-999 – GRAMADO/RS Rua José Bonifácio, nº 150.

    NESTA CAPITAL

    d) Indicação de CEP:

    No endereçamento externo, devem-se observar estas normas:

    Não se deve escrever a sigla CEP antes do número respectivo

    Os algarismos indicativos devem ser escritos de forma corrida

    (sem ponto ou espaço entre o milhar e a centena).

    Apenas se separarão por hífen os cinco primeiros dos três últimos algarismos.

    Assim, por exemplo: 90130-060 (e não 90.130-060 ou 90 130-060).

    Não se sublinha o número indicativo de CEP.


ID
2580637
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), em relação à forma de diagramação, entre outras normas, os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:


1. O início de cada parágrafo do texto deve ter ____ cm de distância da margem esquerda.

2. O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, _____ cm de largura.

3. O campo destinado à margem lateral direita terá _____ cm.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.

Alternativas
Comentários
  • B é uma pegadinha. O gabarito correto está na letra A.

    3.2. Forma de diagramação

            Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação:

     

            e) o início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda;

            f) o campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 3,0 cm de largura;

            g) o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm;

  • Gab. A

     

    P/ distinguir o lado esquero do direito eu uso a lógica que alguém vai ter que grampear o ofício, no canto esquerdo, como todo mundo faz, junto a alguma coisa, consequentemente se exige mais espaço da folha (3,0cm). Já o canto direito só vai precisar da metade desse espaço (1,5cm)

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Esquerda -> 3,0 cm
    Direita -> 1,5 cm
    Parágrafo -> 2,5 cm

    GABARITO -> [A]
     

  • Qe questão hein! 

  • Não acredito que acertei essa questão!
  • Têm coisas que você aprende e têm coisas que decora

    ESSA TEM QUE DECORAR!

  • Gabarito: A

    -o início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda;

     -o campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 3,0 cm de largura;

     -o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm;

  • Façam o desenho no material de estudo que vem fácil na cabeça. Essa de mnemônico é loucura. Grava-se frases sem sentido mas compreender que é mais fácil não conseguem.


ID
2580640
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise as seguintes abreviaturas e assinale C, se corretas, ou I, se incorretas:


( ) circular – circ.

( ) documento – doc.

( ) idem – i.

( ) médico – méd.

( ) informação – inform.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Idem - id.

    Informação - inf.

  • Alguém sabe informar se existe alguma regra oficial para abreviaturas?

    No livro Português Esquematizado do Agnaldo Martino consta que a abreviatura de 'informação' pode ser 'inf.' ou 'inform.', exatamente como está no último item, o que faria com que não houvesse alternativa correta a ser assinalada.

  • Li que haveria uma regra: primeira silaba + primeira letra da proxima silaba.

  • REGRA GERAL

    Primeira sílaba da palavra + a primeira letra da sílaba seguinte + ponto abreviativo.

    Exemplos:

    Adj. (adjetivo)

    Ed. (edição)

  • Gabarito: B pela banca, mas a palavra informação pode ser abreviada dessa forma:

    inf., inform. - informação


ID
2580643
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Francischini e Gurgel (2013) definem que existem diversas opções para a entrada de dados nos sistemas informatizados para administração de estoques, entre elas estão:


I. Digitação.

II. Tarjas magnéticas.

III. Sensores de marca.

IV. Código de barras.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. Digitação.

    II. Tarjas magnéticas.

    III. Sensores de marca.

    IV. Código de barras.

     

    Todos correspondem à entrada de materiias. 

    Resposta: E


ID
2580646
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo Meirelles (2009), os atos administrativos ordinários são os que visam disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. Nesse sentido, com base no referido autor, são atos administrativos ordinários, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Atos Normativos: aqueles que contêm um comando geral do Executivo, visando a correta aplicação da lei; estabelecem regras gerais e abstratas, pois visam a explicitar a norma legal. Exs.: Decretos, Regulamentos, Regimentos, Resoluções, Deliberações, etc. 



    Atos Ordinatórios: visam disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. Emanam do poder hierárquico da Administração. Exs.: Instruções, Circulares, Avisos, Portarias, Ordens de Serviço, Ofícios, Despachos. 

     

    Gabarito letra "c" (exceção).

     

    Justificativa da anulação pela banca Fundatec:

     

    QUESTÃO 38 – ANULADA. A questão foi elaborada com base única e exclusivamente no programa e referências bibliográficas, que foram divulgados através do Anexo V - Programas e Referências do Edital do presente certame, em data de 14 de março de 2017. Inicialmente ponderamos que no direito administrativo outros autores tratam os atos administrativos ordinatórios como atos administrativos ordinários, por exemplo, na obra de Zimmer Junior, Aloisio, Direito Administrativo – teoria resumida – São Paulo, Forense, Método, 2009, às páginas 64 e 65.

     

    Entretanto, a forma como foi redigido o enunciado da questão 38, quando menciona os atos administrativos ordinários, ao invés de atos administrativos ordinatórios, e uma vez que foi considerada na elaboração da referida questão a obra de Meirelles (2009), referência bibliográfica do presente certame, pode ter ocasionado algum prejuízo na interpretação por parte dos candidatos.

     

    Assim a banca com vistas a manter a idoneidade da prova e do processo, acolhe os recursos, anulando a questão 38.


ID
2580649
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Kaspary (2007), no capítulo 2, apresenta diversas normas e recomendações para digitação qualitativa. Em relação à digitação qualitativa, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras ou F, se falsas.


( ) No endereçamento interno, não se destaca o nome do destinatário, podendo-se destacar a localidade de destino da correspondência, como, por exemplo: RIO DE JANEIRO – RJ, CANELA (RS).

( ) A palavra ‘senhor’ só pode ser abreviada quando seguida de substantivo próprio ou pessoalizado, como, por exemplo: Sr. Carlos e Srs. Superintendentes.

( ) Quando se escrevem as palavras em caracteres maiúsculos, elas não ficam subordinadas às regras de acentuação gráfica, como, por exemplo: SAO PAULO, PARANA, JOSE.

( ) Os números de caixa postal e de telefone podem ser precedidos por vírgula quando se omite a abreviatura nº (número), como, por exemplo: telefone nº 3322-1404 ou telefone, 3322-1404; caixa postal nº 574 ou caixa postal, 574.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( ) No endereçamento interno, não se destaca o nome do destinatário, podendo-se destacar a localidade de destino da correspondência, como, por exemplo: RIO DE JANEIRO – RJ, CANELA (RS).

    já q é interno, n se faz necessário o nome...

    ( ) A palavra ‘senhor’ só pode ser abreviada quando seguida de substantivo próprio ou pessoalizado, como, por exemplo: Sr. Carlos e Srs. Superintendentes.

    Sr. e Srs em documentos é comum se ver.

    ( ) Quando se escrevem as palavras em caracteres maiúsculos, elas não ficam subordinadas às regras de acentuação gráfica, como, por exemplo: SAO PAULO, PARANA, JOSE.

    tem q obedecer acentuação

    ( ) Os números de caixa postal e de telefone podem ser precedidos por vírgula quando se omite a abreviatura nº (número), como, por exemplo: telefone nº 3322-1404 ou telefone, 3322-1404; caixa postal nº 574 ou caixa postal, 574.

    acredito q não possa fazer ,999 por ex.

    gab C

  • caixa postal e telefone não se usam vírgulas, sendo opcional apenas o  "N°"

  • No endereçamento externo ou interno, não se destaca o nome do destinatário, podendo-se destacar a localidade do destino da correspondência:

    Sr., abreviatura de Senhor, só pode ser empregada quando vier seguida de substantivo próprio ou pessoalizado: Sr. João – Sr. Diretor. 

    As palavras ou expressões escritas em caracteres maiúsculos e os nomes próprios estão subordinados às regras da acentuação gráfica: BRASÍLIA, gíria, JURÍDICA, Antônio. 

    Os números da caixa postal e do telefone não devem ser precedidos de vírgula: Caixa postal 22 ou Caixa postal nº 22; Telefone 3289-1033 ou Telefone nº 3289-1033. 

    FONTE: MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PORTO ALEGRE

  • Onde vcs conseguem essas informações???

  • Gab. C

    Caracteres maiúsculos - subordinadas às regras de acentuação gráfica

    Os números de caixa postal e de telefone sem vírgula 


ID
2580652
Banca
FUNDATEC
Órgão
FHGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2002), analise as seguintes assertivas:


I. No envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas ao Ministro da Fazenda terá a seguinte forma de tratamento:


A Sua Excelência o Senhor

Henrique de Campos Meirelles

Esplanada dos Ministérios, Bloco P, 5º andar

Ministro de Estado da Fazenda

70048-900 Brasília – DF


II. Na correspondência, o endereçamento das comunicações dirigidas ao Secretário Municipal da Fazenda de Sapucaia do Sul terá a seguinte forma de tratamento:


A Sua Excelência o Senhor

Roger Keller

Rua Leônidas de Souza, 1289

Secretário Municipal da Fazenda

Sapucaia do Sul (RS)


III. O fecho das comunicações oficiais utilizado para autoridades superiores, inclusive Presidente da República, é “Atenciosamente”.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Vossa Excelência p/:

    Secretários - Executivos de Ministérios e demais ocupantes de natureza de cargo especial; 

    Secretários de Estado dos Governos Estaduais.

    FONTE: Manual de Redação da Presidência

    >>> Creio que para o Secretário Municipal seja Vossa SENHORIA/Senhor.

  • gab A

    para  o pres rep é respeitosamente.

  • Gabarito letra A 

    Vossa Excelência: Presidente, Ministro , Governador, Embaixador, Secretário de Estado, Deputado, Prefeito, Juiz, Senador, General, Almirante, Brigadeiro.

    Obs: Na questão o item II refere-se ao Secretário Municipal. Item incorreto, pois Vossa Excelência é usado para Secretário de Estado e não Secretário Municipal. 

    Uma simples casquinha de banana para confundir o candidato. Cuidado! 

    Bons estudos e Deus no comando sempre!!!

  • II ->
    A Sua Senhoria o Senhor
    Roger Keller
    Rua Leônidas de Souza, 1289
    Secretário Municipal da Fazenda
    Sapucaia do Sul (RS)

     

    III -> Respeitosamente.

    PRONOME DE TRATAMENTO: Vossa excelência.
    VOCATIVO : Senhor + cargo.
    Secretários executivos de ministérios;
    Secretários de Estado dos Governos Estaduais;



    GABARITO -> [A]

  • o erro no item II não está também por faltar endereço completo.. cep?

  • AUTORIDADES SUPERIORES,INCLUSIVE PRESIDENTE DA REPUBLICA = RESPEITOSAMENTE

    AUTORIDADES DE MESMA HIERARQUIA OU INFERIOR=ATENCIOSAMENTE

  • Pegadinha do Malandro. Ler a questão rápido e ter certeza que sabe, ir direto marcar. Confundi secretário de Muncnicipio com Secretário de Estado, esse é o erro da questão.

    Acertiva correta A 

  • Pra mim todas estão erradas.

    A sequência no endereçamento é:

    Vocativo

    Nome

    Cargo

    Endereço

    E na I está invertido cargo e endereço.

  • Na alternativa II, dá para descartar mesmo sem saber se o correto seria Excelência ou Senhoria. Somente o fato de ser tratado como "Sua" já estaria errado, pois a correspondência é lida diretamente pelo destinatário - e, portanto, deve ser tratado por "Vossa".

  • VOSSA EXCELÊNCIA --> Galera toda dos três poderes. Referente ao executivo, legislativo e judiciário.

    Presidente, o vice, todos os ministros, governadores e seus secretários, os políticos em geral. juízes, embaixadores, galera do altíssimo escalão militar...

    EXCEÇÃO : VICE PREFEITO, VEREADOR E SECRETÁRIO MUNICIPAL.

  • A "DICA" que eu uso para estes tipos de questões é ver a forma que está escrito o CEP. Ajuda muito... CEP é sempre um detalhe e sempre fica 4 números TRAÇO 3 números. No exemplo correto: 70048-900.

    Não sei se ajuda, mas eu sempre presto atenção nisso.

  •  VICE PREFEITO, ( ninguém) VEREADOR ( segunda pessoa depois de ninguém) E SECRETÁRIO MUNICIPAL ( terceira pessoas depois de ninguém) nessa ordem rsrsrs.

  • Gabarito: A

    Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente.

    Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente.