-
As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR). As metrópoles regionais restringem suas áreas de influência a um nível regional não necessariamente muito bem definido.
As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.
Em minha anotações, alguns sites e SEGUNDO IBGE. Ambas, BH e Salvador, são metrópoles nacionais.. Gabarito C.
-
Gabarito C.
A banca se equivocou.
-
De acordo com o REGIC 2018, pelas metrópoles:
Grande Metrópole Nacional: São Paulo
Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília.
Metrópole ou Metrópole Regional: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre
Gabarito: Alternativa B
-
Grande metrópole nacional – No Brasil, apenas um centro urbano figura nessa categoria: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro. Possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e é responsável, sozinho, por expressiva fatia do PIB do país.
Metrópole nacional – Nessa classificação, estão Rio de Janeiro e Brasília, que, com São Paulo, estão no primeiro nível da organização territorial. Rio de Janeiro, com mais 11 milhões de habitantes, e Brasília, com mais de 3 milhões de habitantes, possuem áreas de influência que ultrapassam os limites de seu estado (Rio de Janeiro) e o Distrito Federal.
Metrópole – No terceiro nível hierárquico, estão os centros urbanos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Todos esses centros urbanos possuem população acima de 1,5 milhão de habitantes. A mais populosa das metrópoles é Belo Horizonte.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/metropoles-brasileiras.htm
-
CIDADE GLOBAL – Irradia cultura, extrapola seus territórios – Não é somente a cidade, o estado, o país e sim o mundo, o mundo sabe o que acontece nessa cidade, tem matriz de empresas, multinacionais, setores financeiros. Não só para o país, mas sim para o mundo. Ex: SP, Londres, NY, Tóquio
METRÓPOLE NACIONAL – SP, RJ, Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).
METRÓPOLE REGIONAL – Belém, Manaus, Goiânia, Campinas.
CENTRO REGIONAL – Campo grande, Londrina, Aracaju, Ribeirão Preto;
Pelo que eu entendi seria o correto gabarito C.
Algum professor para explicar?
-
Questão elaborada por estágiario
-
Salomão, pelo seu comentário não é só a B . e sim B e C
-
São os 15 principais centros urbanos, dos quais todas as Cidades existentes no País recebem influência direta, seja de uma ou mais Metrópoles simultaneamente. A região de influência dessas centralidades é ampla e cobre toda a extensão territorial do País, com áreas de sobreposição em determinados contatos. As Metrópoles se subdividem em três níveis:
Grande Metrópole Nacional: o Arranjo Populacional de São Paulo/SP ocupa, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do País, concentrando em seu Arranjo Populacional 21,5 milhões de habitantes em 2018 e 17,7% do Produto Interno Bruto - PIB nacional em 2016;
Metrópole Nacional: os Arranjos Populacionais de Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ ocupam a segunda colocação hierárquica, também com forte presença nacional. O Arranjo Populacional de Brasília/DF contava, em 2018, com 3,9 milhões de habitantes, enquanto o do Rio de Janeiro/RJ somava 12,7 milhões na mesma data; e
Metrópole: os Arranjos Populacionais de Belém/PA, Bee/MGlo Horizonte, Campinas/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/ CE, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA, Vitória/ ES e o Município de Manaus (AM) são as 12 Cidades identificadas como Metrópoles. São formadas por nove Capitais que receberam classificação 1 na centralidade de gestão do território mais Belém (PA), Campinas (SP) e Manaus (AM) que, embora estejam na classe 2, contam com contingente populacional relevante, superior a 2 milhões de habitantes. A média populacional das Metrópoles é de 3 milhões de habitantes, sendo, a mais populosa, Belo Horizonte (MG) com 5,2 milhões e, as menos populosas, Florianópolis (SC) e Vitória (ES), com respectivamente 1,0 milhão e 1,8 milhão de pessoas residentes em seus Arranjos Populacionais em 2018. Campinas (SP) é a única Cidade que não é Capital Estadual a ser classificada como Metrópole.