- ID
- 5085379
- Banca
- FUNDATEC
- Órgão
- Câmara de Santiago do Sul - SC
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Legislação Municipal
- Assuntos
Conforme as previsões do Estatuto dos Servidores do Município de Santiago, o servidor enquanto não atingir a estabilidade no serviço público poderá ser exonerado nos casos de:
I. Inassiduidade.
II. Indisciplina.
III. Ineficiência.
Quais estão corretas?
Leia a seguinte matéria: “Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina se reunirá na próxima semana com Sindicatos Rurais para definir ações para controle da praga. Plantações de propriedades rurais do Meio-Oeste e do Planalto Serrano de Santa Catarina estão sendo destruídas pelo ataque desses animais. Além dos danos ocasionados, eles são agressivos e apresentam risco às pessoas. Conforme a Federação, não existem estimativas oficiais, mas avalia-se que vivam mais de 8 mil animais espalhados por essa região.” (Texto adaptado. Fonte: https://www.comprerural.com de 27/09/2020).
O animal referenciado no texto acima é um mamífero, de corpo robusto, semelhante a um porco. É coberto por pelos e tem grandes dentes superiores que se parecem com arpões. Sua espécie é originária da Europa e da Ásia, mas foi introduzida em vários lugares do mundo e, atualmente, existe em todos os continentes, habitando diversos tipos de ambiente. Além disso, pode ser perigoso caso seja desafiado sem o devido cuidado, uma vez que suas garras são extremamente cortantes.
A que animal essa descrição e a notícia se referem?
Referente aos nomes já dados à região de Santiago do Sul, analise as assertivas abaixo:
I. Em 1951, o lugar se chamava Barra Grande, por se encontrar localizado nas proximidades dos rios Barra Grande e Saudades.
II. A partir de 1953, o fluxo de emigrantes cresceu. Como todos eram descendentes de italianos e muito ligados ao Cristianismo, uma capela foi construída, quando, então, o procurador da Fazenda Saudades propôs aos moradores a troca do nome do lugar para São Tiago.
III. Em 1957, os líderes da região conseguiram, junto ao prefeito de Chapecó, autorização para procurar alguém que pudesse atender às necessidades educacionais de seus filhos, ensinando-os a ler e escrever, época em que a região era chamava de Coronel de Freitas.
Quais estão INCORRETAS?
Em relação aos aspectos culturais do município de Santiago do Sul, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A base econômica local é a agricultura, a avicultura e a pecuária.
( ) Na região, é realizada a Festa do Peixe, promovida para valorizar a produção de peixes, que é expressiva no município.
( ) O município honrosamente é conhecido nacionalmente como "Terra do Rodeio".
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Leia a notícia publicada no site nsctotal.com.br, em 01/09/2020: “Apesar da fase crítica da pandemia durante o mês de agosto em Santa Catarina, que levou 1.158 vidas, a economia local manteve ritmo de crescimento. A arrecadação total do Estado no período chegou a R$ 2,4 bilhões e cresceu 8,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A variação foi semelhante à do mês anterior, quando teve alta de 8%. O ICMS, que é o principal tributo do Estado, registrou crescimento de 8,2% frente ao mesmo mês de 2019, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda.”
Nesse contexto, quem é o atual Secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina?
Leia as seguintes matérias:
“Maioria das cidades de SC que podem deixar de existir ficam no Oeste e têm IDH alto. 39 municípios catarinenses correm risco de serem fundidos com outras cidades, conforme proposta apresentada pelo governo federal.” (Fonte: www.nsctotal.com.br, de 06/11/2019 – Atualizada em: 07/11/2019).
“Plano de extinção de municípios menores pode ser descartado. Com enxugamento da proposta do novo pacto federativo, prefeituras devem aumentar pressão contra extinção.”
Em relação aos textos abordados acima, de acordo com as medidas apresentadas pelo governo federal em novembro de 2019, no pacote de mudanças econômicas e administrativas do Ministro da Economia, a PEC prevê: