SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO - Arquivista


ID
213271
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa que está de acordo com os padrões de redação de correspondências oficiais.

Alternativas
Comentários
  •  A) ERRADA: o correto é "informo-LHE", pois a informação é feita à coordenadora e não à Vossa Senhoria. Ainda que a informação fosse feita à Vossa Senhoria o correto seria informo-lhe, haja vista que, quanto a forma de tratamento, a concordância é feita na terceira pessoa.

    B) ERRADA: o correto é "expor SUA sugestão", pois quanto à forma de tratamento a concordância é feita na terceira pessoa.

    C) CORRETA: a forma de tratamento designada ao Presidente da República é Vossa Excelência, cujo vocativo consiste em Excelentíssimo Senhor Presidente.

    D) ERRADA: o correto é "SUA Santidade", pois a informação é feita a todos de que o Papa se encontra na sala de audiências... assim o é, pois utiliza-se o pronome SUA quando fizer referência a pessoa em questão, ou seja, quando falar dela a outra pessoa.

    E) ERRADA: a forma de tratamento utilizada para Reitor é Vossa Magnificência, cujo  vocativo consiste em Magnífico Reitor.

  • Em relação à letra "D"> O pronome de tratamento Vossa Santidade está errado, pois no texto da alternativa estão falando DELE , por isso deveria ser SUA SANTIDADE, se estivessem falando com dele aí sim a alternativa estaria correta.


  • Na alternativa a, o vocativo adequado é Senhora Coordenadora, e não Prezada Coordenadora.

  • E quanto a ilustres jornalistas?!  Já estamos ficando loucos. os jornalistas podem ou não serem Ilustres?!...

  • A) Erros de formalidade , clareza e concisão

    B) Errado. ''vossa sugestão'' a concordância deve ser feita na 3ª Pessoa do singular

    C) Correto

    D) Errado. Fere a impessoalidade ''ilustres''

    E) Errado. O tratamento correto é Magnifíco reitor


ID
213280
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma medida recentemente adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra C

    O artigo 13 da Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, passa a vigorar com a seguinte redação:

    Art. 13. O candidato à obtenção da ACC, da CNH, adição ou mudança de categoria, somente poderá prestar exame de Prática de Direção Veicular depois de cumprida a seguinte carga horária de aulas práticas:

    I – obtenção da ACC: mínimo de 20 (vinte) horas/aula;

    II – obtenção da CNH: mínimo de 20 (vinte) horas/aula por categoria pretendida;

    III – adição de categoria: mínimo de 15 (quinze) horas/aula em veículo da categoria na qual esteja sendo adicionada;

    IV – mudança de categoria: mínimo de 15 (quinze) horas/aula em veículo da categoria para a qual esteja mudando.

    Parágrafo único. Deverão ser observados, em todos os casos, 20% (vinte por cento) da carga horária cursada para a prática de direção veicular no período noturno.


ID
213283
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista o disposto no art. 128 da Constituição Federal (CF), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Letra E -CORRETA

    a)ERRADA- O STF firmou entendimento de que o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União é instituição que não integra O Ministério Público da União,cujos ramos forma taxativamente enumerados no art,128, inciso I da Carat Política. Portanto prevaleceu a tese de que o MP é vinculado administrativamente ao próprio Tribunal de cOntas da União. Art. 128 - O Ministério Público abrange:

    I - o Ministério Público da União, que compreende:

    a) o Ministério Público Federal;

    b) o Ministério Público do Trabalho;

    c) o Ministério Público Militar;

    d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;

    II - os Ministérios Públicos dos Estados.

    b) ERRADA-Art 128§1º- O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador Geral da República, nomeado pelo Presidente da República...

    c) ERRADA- LEI COMPLEMENTAR Nº 25, DE 06 DE JULHO DE 1998.
    Vide Lei n° 14.909, de 9-8-2004.

    Art. 9º - Ocorrendo a vacância do cargo de Procurador-Geral de Justiça, será
    realizada, no máximo, em 90 (noventa) dias, nova eleição para o preenchimento do cargo, na forma
    do artigo 6.º desta lei.
    Parágrafo único- Na vacância, o cargo de Procurador-Geral de Justiça será
    exercido, interinamente, pelo Procurador-Geral de Justiça Substituto e, na falta deste, pelo
    Procurador de Justiça mais antigo no exercício cargo.


    d) ERRADA-Segundo a jurisprudência do STF, é inconstitucional regra da Constituição estadual que condicione a nomeação de Procurador´Geral de Justiça à prévia aprovação do Poder Legislativo local(Assembléia Legislativa), por consagrar critério discrepante do estabelecido no art.28§3º,da Carta Federal e do princípio da independência e harmonia dos Poderes.

     

  • Ok, vocês disseram que é correta a letra E, como a própria questão já fez... Mas onde é que diz isso no artigo 128, pelo amor de deus?!

  • Certa feita errei uma questão similar a esta, onde se fazia a mesma afirmação da letra E.

    O fundamento legal é o art. 63 da CF:

    "Art. 63. Não será admitido aumento da despesa prevista: II - nos projetos sobre organização dos serviços administrativos da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Tribunais Federais e do Ministério Público. ""

     

    Pedro Lenza ensina, no tocante a possibilidade de emenda em projetos de iniciativa reservada, no mesmo sentido,a contrario senso do art. 63 (Direito Constitucional Esquematizado):"Nesses termos, de modo geral, entende o STF que cabe emenda parlamentar desde que respeitado os seguintes requisitos: - os dispositivos introduzidos por emenda parlamentar não podem ser destituídos de pertinência temática com o projeto original; - os dispositivos introduzidos por emenda parlamentar não podem acarretar aumento de despesa no projeto original." (ADI 766 MC/RS; ADI 822/RS; ADI 805/RS) face="Arial">Que o sucesso seja alcançado por todo aquele que o procura!!!

  • Concordo com o amigo, apesar da letra E estar certa, ela não consta no art. 128 da CF, como pediu o enunciado da questão, era para ser anulada.

    Não sei pq os caras gostam de fazer essas palhaçadas (questões como essa), nem devem ter lido a questão de novo, ridículo!

  • Em relação a letra "e" encontrei uma decisão do STF, e acredite... estava localizada como assunto pertinente ao artigo 128, parágrafo 5:

    •“Projeto. Ministério Público. Emenda. Mostra-se relevante pedido de suspensão de eficácia  de diploma legal quando notada modificação substancial do projeto inicialmente encaminhado pelo procurador-geral de Justiça, a implicar, até mesmo, aumento de despesa.” (ADI 3.946‑MC, Rel. Min. Marco Aurélio, julgamento em 12-9-2007, Plenário, DJ de 19-12-2007.)


  • Letra A: errada. O Ministério Público junto ao tribunal de contas da União não faz parte do MPU. Trata-se de um Ministério Público "especial", que integra a estrutura do próprio TCU.


    Letra B: errada. O Procurador-Geral da República é o Chefe do Ministério Público da União(MPU)

    Letra C: errada. não há essa previsão na Constituição Federal. Uma vez destituído o Procurador-Geral de justiça, o Procurador-Geral que assumir deverá cumprir um novo mandato de 2 anos.

    Letra D: errada. Na nomeação dos Procuradores-Gerais de Justiça, não há qualquer participação do Poder Legislativo.

    Letra E: correta. A destituição dos Procuradores-Gerais de justiça poderá ocorrer por deliberação da maioria absoluta da assembleia legislativa. 

ID
213286
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Constituição do Estado de Goiás, é função institucional do Ministério Público

Alternativas
Comentários
  • Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição;
  • Analise das questões com base na constituição do Estado de Goiás
    Letra a  errada- resposta  correta na Constitução do est de go artigo 116 item VI:
    elaborar lista tríplice entre integrantes da carreira, para escolha do procurador-geral de justiça pelo governador do estado, para mandato de dois anos, permitida uma recondução. então não é função institucional e não tem exigencia de prazo de dez anos de exercício de função para ser indicado na lista.
    Letra b: correta  - De acordo com a constituição do Est GO: art 117  item  IV : São funções institucionais do ministério público: promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção do estado, nos casos previstos nesta Constituição.
    Letra c: errada -  o mpe não realizada mais essa atribuição, consta o mpu no artigo 129 da CF/88 item V como orgão que realiza a defesa dos interesses das populações indígenas;
    Letra d: errada - De acordo com a constituição do Est GO: art 117 item VII - requisitar diligências investigatórias e instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais. ( erro na palavra solicitar para requisitar);
    Letra e: errada -  resposta no art 117 da constituição do estado de goias, Item IX  inciso 3º - Na proteção de Patrimônio Público Estadual e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, o Ministério Público investigará representação ou ocorrência formuladas por associações profissionais, sindicatos, entidade da sociedade civil e cidadão e promoverá a ação civel ou criminal  cabível.
  • Cuidado para não usarem em conformidade com a CF/88 para responder. Funções institucionais do MP na CE - ART. 117.

    a) errada - Não é função institucional. Art. 116, VI, CE/89 - elaboração de lista tríplice dentre integrantes da carreira para escolha do Procurador-Geral de Justiça, pelo Governador do Estado, para mandato de dois anos, permitida uma recondução;

    b) correta - Art. 117, IV, CE/89 - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção do Estado, nos casos previstos nesta Constituição;

    c) errada - Art. 129, V, CF/88 (não está na Constituição Estadual) - defender judicialmente os direito e interesses das populações indígenas;

    d) errada - Art. 117, VII, CE/89 - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;

    e) errada - Art. 117, III, CE/89 - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; (não fala em privativamente como na questão).



  • Art. 117 - São funções institucionais do Ministério Público:

    I - promover privativamente a ação penal pública na forma da lei;

    II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta e na Constituição da República, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;

    III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

    IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção do Estado, nos casos previstos nesta Constituição;

    V - expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva;

    VI - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;

    VII - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais

    ; VIII - exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas;

    IX - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas.


ID
213289
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Compete ao Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Goiás

Alternativas
Comentários
  • Consta na Lei Orgânica do MP:

    Art. 15. Competências do CSMP:

    VII - decidir sobre vitaliciamentode membros do Ministério Público.
  • Correta Letra E - Justificativas para as devidas correções, LC 25/98.


    • A) Procurador-Geral de Justiça: art. 15, IV; 
    • B) Procurador-Geral de Justiça: art. 15, V;
    • C) Procurador-Geral de Justiça: art. 15, XI, a;
    • D) Procurador-Geral de Justiça: art. 15, XI, l;
    • E) Conselho Superior: art. 23, VII.
    •  
  • § 1º - São órgãos da Administração Superior do Ministério Público:

    I - a Procuradoria Geral de Justiça;

    II - o Colégio de Procuradores de Justiça;

    III - o Conselho Superior do Ministério Público;

    IV - a Corregedoria Geral do Ministério Público.

    § 3º - São órgãos de execução do Ministério Público:

    I - o Procurador-Geral de Justiça;

    II - O Colégio de Procuradores de Justiça;

    III - o Conselho Superior do Ministério Público;

    IV - os Procuradores de Justiça;

    V - os Promotores de Justiça.

    Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

     

  • Art. 23 - Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:

    I - elaborar as listas sêxtuplas a que se referem os arts. 94, "caput" e 104, parágrafo único, II, da Constituição Federal e Art. 43 da Constituição Estadual, na forma disciplinada em seu regimento interno;

    II - indicar ao Procurador-Geral de Justiça, em lista tríplice, os candidatos a remoção ou promoção por merecimento;

    III - indicar o nome do mais antigo membro do Ministério Público para remoção ou promoção por antigüidade;

    IV - aprovar o quadro geral de antigüidade do Ministério Público e decidir sobre reclamações apresentadas, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da publicação;

    V - indicar ao Procurador-Geral de Justiça, através de formação de lista, Promotores de Justiça para substituição por convocação;

    VI - deliberar sobre remoção, permuta, reingresso e aproveitamento de membros do Ministério Público em disponibilidade;

    VII - decidir sobre a vitaliciedade de membros do Ministério Público;

    VIII - determinar por voto de 2/3 (dois terços) de seus integrantes a disponibilidade ou remoção de membro do Ministério Público, por interesse público, assegurada ampla defesa;

    IX - decidir, em caso de omissão injustificada do Procurador-Geral de Justiça, sobre abertura de concurso para os cargos iniciais da carreira, quando o número de vagas exceder a 1/5 (um quinto) do quadro respectivo, e determinar sua imediata realização quando o número de vagas for superior;

    X - eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira;

    XI - aprovar as normas e o programa do concurso para ingresso na carreira do Ministério Público e homologar o resultado;

    XII - aprovar o regulamento de estágio probatório elaborado pela Corregedoria Geral do Ministério Público;

    XIII - sugerir ao Procurador-Geral de Justiça a edição de recomendações, sem caráter vinculativo, aos órgãos do Ministério Público para o desempenho de suas funções e a adoção de medidas convenientes ao aprimoramento dos serviços;

    XIV - autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, freqüentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no País ou no exterior, de duração máxima de 2 (dois) anos;

    XV - tomar conhecimento dos relatórios do Procurador-Geral de Justiça e do Corregedor-Geral do Ministério Público;

    XVI - representar ao Corregedor-Geral do Ministério Público acerca da instauração de procedimento administrativo disciplinar contra membro do Ministério Público;

    XVII - opinar sobre recomendações aos órgãos do Ministério Público, sem caráter normativo, para desempenho de suas funções, nos casos em que se mostrar conveniente a atuação uniforme;

     

  • XVIII - elaborar seu regimento interno;

    XIX - conhecer dos relatórios reservados elaborados pela Corregedoria Geral do Ministério Público, em inspeções e correições realizadas nas Promotorias de Justiça, recomendando as providências cabíveis;

    XX - dar posse aos Promotores de Justiça Substitutos.

  • Colégio de Procuradores de Justiça: Julgar recurso, nos termos do regimento interno, contra decições: A) que reconhecer ou negar vitaliciedade de membro do MP, inclusive permanência na cerreira durante o estágio probatório.

    Conselho Superior do Ministério Público: Decidir sobre a vitaliciedade de membros do MP.

     

    a) Competência do PGJ (Procurador Geral de Justiça)

    b) Competência do PGJ

    c) Competência do PGJ

    d) Competencia do PGJ


ID
213292
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

A respeito da Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público, especificamente na seção IV artigo 17, a alternativa correta é a LETRA A.
  • Resposta Letra A.

    Correção.

    b) Art. 23. Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:
         ...
        II - indicar ao Procurador-Geral de Justiça, em listra tríplice, os candidatos a remoção ou promoção por merecimento;

    c) Art. 23. Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:
         ...
         V - indicar ao Procurador-Geral de Justiça, através de formação de lista, Promotores de Justiça para substituição por convocação;

    d) Art. 23. Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:
         ...
        III - indicar o nome do mais antigo membro do Ministério Público para remoção ou promoção por antiguidade;

    e) Art. 23. Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:
         ...
         IX - eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira;

    Atenção: Todas as atribuições citadas nas letras b, c, d, e são dadas ao Conselho Superior do Ministério Público.
  • Corrigindo o Gustavo.

    Letra A correta não justificada pelo art. 17 (fala do Colégio de Procuradores) e, sim, pelo ART. 24.

ID
213295
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca das transgressões disciplinares, responsabilidades e penalidades na Lei n.º 10.460/1988, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 320 - A aplicação de penalidade pelas trangressões disciplinares constantes deste Estatuto não exime o funcionário da obrgação de indenizar o Estado pelos prejuízos causados.
  • Resposta: Letra B

    Correção:

    a) Art. 305. Pelo exercício irregular de suas atribuições, o funcionário responde civil, penal e administrativamente. (Lei nº 10.460/1988)

    c) Art. 319. A aplicação de penalidade por transgressão disciplinar accarreta a inabilitação do servidor apenado para a sua promoção ou nova investidura em cargo, função, mandato ou emprego público estadual pelos seguintes prazos, contados da data de publicação do ato punitivo:
          I - no caso de repreensão ou multa, 120 (cento e vinte) dias;
    (Lei nº 10.460/1988)

    d) Art. 322. Prescreve a ação disciplinar, no prazo de:
          ...
         § 3º Interrompe a contagem do prazo prescricional o ato de instauração do processo administrativo disciplinar, recomeçando, a partir de então, o seu curso pela metade, de forma a não diminuir o prazo original.
    (Lei nº 10.460/1988)

    Obs. A partir do § 4º começa a falar de suspensão do prazo prescricional.

    e) Art. 313. Na aplicação das penas disciplinares serão consideradas:
        ...
        
    § 1º São circunstâncias que agravam a pena:
        ...
        VI - a prática de transgressão disciplinar com o concurso de duas ou mais pessoas;
  • Lei Nº20.756/20

    a) Art. 206. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições

    b) Art. 200. A aplicação de penalidade por transgressão disciplinar constante deste Estatuto não afasta:

    I - o ressarcimento ao erário dos valores correspondentes aos danos e prejuízos causados à administração pública;

    II - a devolução ao erário do valor desviado ou do bem, nas mesmas condições em que se encontravam quando da ocorrência do fato, facultada sua substituição por outro igual ou superior;

    III - eventual ação penal ou civil.

    c) Art. 199. A aplicação de penalidade por transgressão disciplinar acarreta a inabilitação do servidor apenado para sua promoção ou nova investidura em cargo efetivo ou em comissão, mandato ou emprego público estadual pelos seguintes prazos, contados da data de publicação do ato punitivo:

    I - no caso de advertência, 120 (cento e vinte) dias;

    II - tratando-se de suspensão, ainda que convertida em multa, 15 (quinze) dias por cada dia de suspensão, não podendo ser inferior a 180 (cento e oitenta) dias;

    III - no caso da multa prevista no § 3º do art. 193 desta Lei, 180 (cento e oitenta) dias;

    IV - no caso de demissão, destituição de cargo em comissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, 10 (dez) anos, salvo nos casos fundamentados nos incisos LVIII, LXIX, LXX, LXXIII e LXXIV do art. 202 e XXXVII do art. 204, para os quais a inabilitação será de 20 (vinte) anos.

    § 1º Na hipótese de o punido ressarcir integralmente o dano, os prazos de que trata este artigo serão reduzidos em 1/3 (um terço).

    § 2º A superveniência de qualquer transgressão cometida no curso do período fixado neste artigo implicará majoração do prazo de inabilitação correspondente a 50% (cinquenta por cento) do período previsto para a nova penalidade aplicada.

    § 3º Em sede de processo administrativo disciplinar instaurado em face de ex-servidor efetivo, caso reconhecida a prática de transgressão disciplinar durante o vínculo com a administração, aplicar-se-á inabilitação prevista neste artigo.

    d) § 6º Interrompe a contagem do prazo prescricional a publicação do ato de instauração do processo administrativo disciplinar

    § 7º Suspendem a contagem do prazo prescricional:

    I - o sobrestamento do processo administrativo disciplinar ou da sindicância pela autoridade instauradora para aguardar decisão administrativa ou judicial da qual necessariamente dependa o processo;

    II - a manifestação expressa da Junta Médica Oficial pela impossibilidade de o servidor acompanhar o processo administrativo disciplinar, quando da concessão de licença para tratamento de saúde;

    III - a celebração do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC.

    e) Art. 196.

    § 3º Na sequência, serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes, se existentes, da seguinte forma:

    I - são circunstâncias que agravam a penalidade:

    f) a prática de transgressão disciplinar com o concurso de duas ou mais pessoas

  • Lei 20.756/2020 de Goiás

    Art. 199. A aplicação de penalidade por transgressão disciplinar acarreta a inabilitação do servidor apenado para sua promoção ou nova investidura em cargo efetivo ou em comissão, mandato ou emprego público estadual pelos seguintes prazos, contados da data de publicação do ato punitivo:

    I - no caso de advertência, 120 (cento e vinte) dias;

    II - tratando-se de suspensão, ainda que convertida em multa, 15 (quinze) dias por cada dia de suspensão, não podendo ser inferior a 180 (cento e oitenta) dias;

    III - no caso da multa prevista no § 3º do art. 193 desta Lei, 180 (cento e oitenta) dias;

    IV - no caso de demissão, destituição de cargo em comissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, 10 (dez) anos, salvo nos casos fundamentados nos incisos LVIII, LXIX, LXX, LXXIII e LXXIV do art. 202 e XXXVII do art. 204, para os quais a inabilitação será de 20 (vinte) anos.

    § 1º Na hipótese de o punido ressarcir integralmente o dano, os prazos de que trata este artigo serão reduzidos em 1/3 (um terço).

    § 2º A superveniência de qualquer transgressão cometida no curso do período fixado neste artigo implicará majoração do prazo de inabilitação correspondente a 50% (cinquenta por cento) do período previsto para a nova penalidade aplicada.

    § 3º Em sede de processo administrativo disciplinar instaurado em face de ex-servidor efetivo, caso reconhecida a prática de transgressão disciplinar durante o vínculo com a administração, aplicar-se-á inabilitação prevista neste artigo.


ID
213298
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É dever do funcionário público civil do estado de Goiás

Alternativas
Comentários
  • Art. 294 - São deveres dos servidores:

    IX - exposição, aos chefes, das dúvidas e dificuldades que encontrar no exame de documentos e papéis sujeitos ao seu estudo;
    • Lei 10.460, de 22/02/1988 - ART. 294.
    • ERRADA A - inciso VII: obediência às ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
    • ERRADA B - inciso X: levar ao conhecimento de seu chefe imediato as irregularidades de que tiver ciência em razão de seu cargo, representando à autoridade superior, se aquele não levar na devida conta a informação prestada;
    • CORRETA C - inciso IX: exposição, aos chefes, das dúvidas e dificuldades que encontrar no exame dos documentos e papéis sujeitos ao seu estudo;
    • ERRADA D - inciso XII, alínea a: atender, com preterição de qualquer outro serviço as requisições para defesa da Fazenda;
    • ERRADA E - inciso V: lealdade às instituições constitucionais e administrativas a que servir.

ID
213301
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à suíte de programas de escritório BrOffice.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d) O BrOffice Writer pode, a partir de um documento, gerar arquivos no formato PDF.

    O BrOffice Writer é um processador de texto com capacidade e visual similares ao Microsoft Word e WordPerfect. Este editor é capaz de escrever documentos no formato Portable Document Format (PDF) e editar documentos HTML. Por padrão, sua extensão é a .odt que geralmente fica em um tamanho menor em relação aos .doc. Mas até mesmo os documentos salvos em .doc ficam com um tamanho menor, se comparados aos salvos no Microsoft Word. Os formatos legados suportados incluem o Lotus WordPro e WordPerfect.

     

  • Comentários:

    a) Impress - Serve para criar e editar apresentações.

    b) O presentation - Dentre outras funções é usado para reduzir o tamanho do arquivo da sua apresentação e não vem na suíte do BrOffice.

    c) O BrOffice Writer tem compatibilidade com Microsoft Word

    d) ITEM CORRETO - Tem opção de exportar diretamente para PDF tanto no menu arquivo com na barra de ferramenta.

    e) Pode sim executar MACRO no BrOffice Writer

     

  • lembrando que as opções do documento PDF, como senhas de acesso ao conteúdo ou proibição de copiar parte do arquivo, só podem ser incluídas através do menu arquivo - exportar em PDF. O botão gerar PDF apenas transforma um doucumento em PDF simplesmente, sem nenhum tipo de restrição de acesso.


    Bons estudos!


ID
213304
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base no sistema operacional Windows XP, versão Português, na sua configuração padrão de instalação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O WordPad é um aplicativo do Microsoft Windows que vem junto na instalação deste. Utiliza-se o aplicativo para edição de textos. WordPad é um editor de textos com formatação complexa.

    Com o WordPad, você pode criar e editar documentos de texto simples ou documentos com formatação e elementos gráficos complexos. É possível vincular ou incorporar informações de outros documentos a um documento do WordPad.

    Você pode salvar seus arquivos do WordPad como um arquivo de texto, arquivo Rich Text Format, arquivo de texto para MS-DOS ou Unicode. Esses formatos proporcionam maior flexibilidade para trabalhar com outros programas. Os documentos que usam vários idiomas devem ser salvos como arquivos Rich Text.

     

  • Resposta: c) o WordPad é um editor de texto que já vem instalado por padrão.

    O WordPad é um aplicativo do Microsoft Windows que vem junto na instalação deste. Utiliza-se o aplicativo para edição de textos. Com o WordPad, você pode criar e editar documentos de texto simples ou documentos com formatação e elementos gráficos complexos. É possível vincular ou incorporar informações de outros documentos a um documento do WordPad. Você pode salvar seus arquivos do WordPad como um arquivo de texto, arquivo Rich Text Format, arquivo de texto para MS-DOS ou Unicode. Esses formatos proporcionam maior flexibilidade para trabalhar com outros programas. Os documentos que usam vários idiomas devem ser salvos como arquivos Rich Text.

  • a) Errado: a lixeira armazena automaticamente os documentos excluidos do computador, dentro de parâmetros ajustáveis.

    b) Errado: no início do carregamento do sistema, o usuário deve apertar a tecla F8 e então selecionar o modo de segurança.

    c) Correto: o WordPad é um editor de texto padrão, presente no windows XP, VISTA e 7.

    d) Errado: o que existe é um Painel de Controle, que permite modificar configurações do windows. É no menu iniciar, na esquerda, que geralmente encontra-se atalhos de programas recentemente usados pelo usuário.

    e) Errado: a resolução da tela é modificável através do Painel de Controle ou através da área de trabalho. Não há necessidade de CD de instalação.

     

  • Olha dúvida!

    Bloco de Notas
    Pequeno programa classificado como Editor de Textos que acompanha o Windows. O Bloco de Notas é classificado como Editor de Textos porque permite uma forma bem simples de edição, apenas escreve e apaga caracteres puros (em código ASCII). Neste aplicativo não há formatação (negrito, itálico, sublinhado, fontes, cores...) nem recursos extra (tabelas, figuras, marcadores, numeração, etc.) como são comuns no Word. O bloco de notas, assim como qualquer programa Editor de Texto, é ideal para programação. Sim! Para criar programas de computador, os desenvolvedores (programadores) utilizam editores de texto.


    Wordpad Classificado como Processador de Textos, por possuir recursos de formatação e alguns efeitos a mais, o Wordpad é, na verdade, uma versão simplificada do Microsoft Word.
    Os arquivos criados no Wordpad são salvos com a mesma extensão dos arquivos do Word (DOC), mas seu formato interno é idêntico aos arquivos de uma versão anterior do Word (Word 6). No Windows XP, os arquivos do Wordpad são salvos, por padrão, no formato RTF.

    Fonte Informática - João Antonio

ID
213307
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao correio eletrônico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O que é spam?

    Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

    O que são spam zombies?
    Spam zombies são computadores de usuários finais que foram comprometidos por códigos maliciosos em geral, como worms, bots, vírus e cavalos de tróia. Estes códigos maliciosos, uma vez instalados, permitem que spammers utilizem a máquina para o envio de spam, sem o conhecimento do usuário. Enquanto utilizam máquinas comprometidas para executar suas atividades, dificultam a identificação da origem do spam e dos autores também. Os spam zombies são muito explorados pelos spammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege
     

    Desde o aparecimento do primeiro spam, em 1994, a prática de enviar e-mails não solicitados tem sido aplicada com vários objetivos distintos e também utilizando diferentes aplicativos e meios de propagação na rede. Os tipos de spam identificados até o momento são correntes, boatos, lendas urbanas, propagandas, ameaças, pornografia, códigos maliciosos, fraudes e golpes, spIM (spam via Instant Messenger), spam via redes sociais e spit (spam over internet telephony).

  • Resposta: a) spams são mensagens eletrônicas não solicitadas, enviadas em massa.

    O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

     

  • HTTP é a sigla em língua inglesa de HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto)

    é usado para a comunicação de sites, este comunica na linguagem HTML (Hipertext Markup Language, ou Linguagem de Marcação de Hipertexto),

    O protocolo HTTP faz a comunicação entre o cliente e o servidor através de mensagens. O cliente envia uma mensagem de requisição de um recurso e o servidor envia uma mensagem de resposta ao cliente com a solicitação. Os dois tipos de mensagens existentes no protocolo, utilizam um formato genérico, definido na RFC 822, para a transferência de entidades. (yahoo respostas)
  • c) Um cookie é um pequeno texto que os sites podem enviar aos navegadores, anexado a qualquer conexão. Nas visitas posteriores o navegador reenvia os dados para o servidor dono do cookie.

    A transmissão de cookies, por padrão, é invisível ao usuário. Mas você pode configurar o Firefox para lhe alertar sobre eles ou ver os cookies armazenados. Um cookie é transmitido até que perca a validade, que é definida pelo site.

    Os sites geralmente usam os cookies para distinguir usuários e memorizar preferências.

    Por exemplo, quando você entra com seu nome de usuário e senha em um site (como um webmail ou o orkut), o seu Firefox recebe e salva um ou mais cookies. Esses cookies servem como uma identificação que o Firefox envia em todos os acessos. Dessa forma o site pode reconhecer você como a pessoa que entrou anteriormente com o seu nome de usuário e senha.

    Fonte: http://br.mozdev.org/firefox/cookies

    d) O nome de usuário deve ser sempre colocado à esquerda do símbolo @, em um endereço de e-mail.

  • a) Correta! Spams são uma praga dificílima de ser combatida. Se enviar email fosse serviço pago, isso acabava rapidinho, rsrsrs.

    b) Errado. É possível visualizar e-mails dos principais serviços de correio eletrônico por meio do navegador de Internet.

    c) Errado. Cookies são pequenos arquivos criados no computador do usuário, que guardam informações do site que ele está navegando, como preferências, itens de um carrinho de compras, etc.

    d) Errado. O nome do usuário vem antes, e o nome do provedor vem depois da arroba. Ex: usuário@provedor.com.br.

    e) Errado. O HTTP é o protocolo padrão para navegação na Internet. Para descarregar mensagens de um servidor de email o mais comum é o POP3.

     

    Fonte: Prof. Victor Dalton (Estratégia Concursos)


ID
213310
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca de arquivos, de acordo com a legislação arquivística brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8159

     Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos

  • a) pessoas física e jurídicas produzem arquivos

    b) Arquivos não são coleções, nem artificiais.

    c) Seja acumulado na atividade-meio ou na atividade-fim, é arquivo.

    e) São arquivos do gênero informático.

  • Não concordo que a alternativa D esteja totalmente correta, uma vez que em sua formulação exclui a pessoa física.
  • Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


ID
213313
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as idades arquivísticas nas quais a gestão de documentos atua.

Alternativas
Comentários
  • As três idades dos arquivos são: corrente, intermediária e permanente.

    Arquivo Corrente: São os Arquivos que guardam os documentos mais novos e mais utilizados pela instituição. No Arquivo Corrente os documentos possuem grande freqüência de uso, possuem fim administrativo.


    Arquivo Intermediário: São os Arquivos que guardam os documentos menos utilizados pela instituição. No Arquivo Intermediário os documentos
    possuem baixa freqüência de uso, mas ainda possuem fim administrativo.


    Arquivo Permanente: São os Arquivos que guardam os documentos que, já tendo cumprido seu fim administrativo, sua função administrativa, agora são preservados, conservados, pelo seu valor histórico para Instituição.

  • Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
     

  • Art. 3º Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


    GABARITO -> [C]


ID
213316
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos arquivos públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO

    Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
     

  • B) § 2º A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora

    C)[ Necessita,] Art. 9º A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
     

    D) Art. 10º Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    E) São aplicados

  • Apenas para complementar e resposta do nosso caro colega, acerca do enunciado da letra E; verifica-se na lei 8.159/91, em seu Art. 8:

    " Os documentos públicos são indentificados como correntes, intermediários e permanentes." Deus nos abençoe!!!

  • resposta  'a'

     

    Definição de Arquivo de forma genérica:

    Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

     

     

    Definição de Arquivo público:

    Art. 7º Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. Regulamento

            § 1º São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

     

     

    Definição de Arquivo privado:

    Art. 11. Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.Âncora

  • Sobre documentos públicos

    - são aquele produzidos por órgão ou instituição pública + instituição privada gestora de serviços públicos

    - são identificados como corrente, intermediário e permanente

    - documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis

    - sua eliminação depende de autorização da instituição arquivística pública competente(U/E/DF/M/T)

    - ao cessar as atividades, os documentos das instituições serão transferidos para as sucessoras ou recolhidos para a instituição arquivística pública


ID
213319
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da organização e da administração de instituições arquivísticas públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Lei 8.159 art. 7 § 2 diz:

    "são arquivos estaduais o arquivo do Poder Executivo, o do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário."
     

  • Apenas corrigindo o nosso nobre colega, a citação referida nao se encontra no artigo 7, mas sim no 17.

    Deus nos abençoe!!!

  • resposta 'b'

     

    Estados -> poderes executivo, legislativo e judiciário.

    Municípios -> poderes executivo e legislativo.

     

    Art. 18. Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

            Parágrafo único. Para o pleno exercício de suas funções, o Arquivo Nacional poderá criar unidades regionais.

  • a) Art. 17 - A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

    b) gabarito

    c)Art. 18 - Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

    d) Art. 9º A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

    e)Art. 10º Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis

  •  

    § 1º - São Arquivos Federais  Arquivo Nacional; 

                                                     arquivos do Poder Executivo;

                                                     arquivos do Poder Legislativo;

                                                     Poder Judiciário.

     

    OBS: São considerados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e do Ministério da Aeronáutica.

     

    -

     

    § 2º - São Arquivos Estaduais:   arquivos do Poder Executivo;

                                                           o arquivo do Poder Legislativo;

                                                           o arquivo do Poder Judiciário.

     

    -

     

    § 3º - São Arquivos do Distrito Federal : o arquivo do Poder Executivo;

                                                                         o Arquivo do Poder Legislativo;

                                                                         o arquivo do Poder Judiciário.

     

    -

     

    § 4º - São Arquivos Municipais : o arquivo do Poder Executivo;

                                                           o arquivo do Poder Legislativo.

     

    -

     

    § 5º - Os arquivos públicos dos Territórios são organizados de acordo com sua estrutura político-jurídica.


ID
213322
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma das finalidades do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) é

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Arquivos ou Conarq é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

  • e) estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.


  • Letra A: Art. 13.  Compete aos integrantes do SINAR: 

     IV - garantir a guarda e o acesso aos documentos de valor permanente; ERRADO

    Letra B: Art 13. Compete aos integrantes do SINAR:

     III - implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental; ERRADO

    Letra C: Art 13. Compete aos integrantes do SINAR:

     II - disseminar, em sua área de atuação, as diretrizes e normas estabelecidas pelo órgão central, zelando pelo seu cumprimento;

    (o órgão central de que fala o inciso é justamente o CONARQ). ERRADO

    Letra D:  Art. 13.  Compete aos integrantes do SINAR:

    XIII - proporcionar aperfeiçoamento e reciclagem aos técnicos da área de arquivo, garantindo constante atualização. ERRADO

    Letra E: Art. 2° Compete ao CONARQ: 
     I - estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos; CERTO.


ID
213325
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comissão permanente de avaliação de documentos


    É necessário que cada organização faça a constituição legal de sua Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Dependendo do porte da mesma, poderá haver mais de uma Comissão. A comissão permanente de avaliação de documentos tem por finalidade assessorar à Divisão de Arquivo Geral nas ações e procedimentos referentes a avaliação documental, também orientar e realizar a análise, avaliação e seleção da produção documental produzida e acumulada, deve ser formada por representantes dos mais importantes setores da instituição
     

  • resposta 'a'

     

    Art.  18.  Em  cada  órgão  e  entidade  da  Administração  Pública  Federal  será
    constituída  comissão  permanente  de  avaliação  de  documentos,  que  terá  a
    responsabilidade
    da  documentação  produzida  e  acumulada  no  seu  âmbito  de  atuação,  tendo  em
    vista
    destituídos

  • Gabarito: letra A.

     

    DECRETO Nº 4.073, DE 3 DE JANEIRO DE 2002.
    Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.


    Capítulo IV

    DA GESTÃO DE DOCUMENTOS

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

    Seção I

    Das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos


            Art. 18.  Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor.


            § 1º  Os documentos relativos às atividades-meio serão analisados, avaliados e selecionados pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradores dos arquivos, obedecendo aos prazos estabelecidos em tabela de temporalidade e destinação expedida pelo CONARQ.


            § 2°  Os documentos relativos às atividades-meio não constantes da tabela referida no § 1o serão submetidos às Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradores dos arquivos, que estabelecerão os prazos de guarda e destinação daí decorrentes, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional.


            § 3°  Os documentos relativos às atividades-fim serão avaliados e selecionados pelos órgãos ou entidades geradores dos arquivos, em conformidade com as tabelas de temporalidade e destinação, elaboradas pelas Comissões mencionadas no caput, aprovadas pelo Arquivo Nacional.

  • resumo

    eliminação de documento: atuação no arquivo corrente e intermediário

    comissão permanente de cada órgão/instituição – avalia a possível eliminação do documento púbico/privado

    instituição arquivística do ente político(U/E/DF/M/T) – autoriza a eliminação do documento público

    autoridade competente – autoriza eliminar documento após os mesmos serem microfilmados

  • E Contrato de Gestão é totalmente diferente de Termo de Parceria. Contrato de Gestão é para Organizações Sociais e Termo de Parceria é para OSCIP's


ID
213328
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a legislação em vigor, as atribuições do técnico em arquivo incluem

Alternativas
Comentários
  • DECRETO No 82.590, DE 6 DE NOVEMBRO DE 1978.


    Art. 3º - São atribuições dos Técnicos de Arquivo:

    I - recebimento, registro e distribuição dos documentos, bem como controle de sua movimentação;

    II - classificação, arranjo, descrição e execução de demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos, assim como prestação de informações relativas aos mesmos;

    III - preparação de documentos de arquivo para microfilmagem e conservação e utilização de microfilme;

    IV - preparação de documentos de arquivo para processamento eletrônico de dados;

     

  • III - aos Técnicos de Arquivo portadores de certificados de conclusão de ensino de 2º grau;

     

  • resposta 'b'

    O técnico executa atividades.

    O técnico não planeja(a), não orienta(c), não desenvolve estudos(d), não promove medidas(e)

     

    Bons estudos.

  • Não confundir técnico de arquivo com arquivista.

  • Erro da E?


ID
213331
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação de um documento no grau de ultrassecreto é de competência do

Alternativas
Comentários
  • Art. 27. A classificação do sigilo de informações no âmbito da administração pública federal é de competência:
    I - no grau de ultrassecreto, das seguintes autoridades:


    a) Presidente da República;
    b) Vice-Presidente da República
    c) Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas;
    d) Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáu-tica; e
    e) Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares perma-nentes no exterior;
     

  • II - no grau de secreto, das autoridades referidas no inciso I, dos titulares de autarquias, fundações ou empresas públicas e sociedades de economia mista;

    III - no grau de reservado, das autoridades referidas nos incisos I e II e das que exerçam funções de direção, co-mando ou chefia, de hierarquia equivalente ou superior ao ní-vel DAS 101.5, do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, de acordo com regulamentação específica de cada órgão ou enti-dade, observado o disposto nesta Lei.


    § 1º A competência prevista nos incisos I e II, no que se refere à classificação como ultrassecreta e secreta, poderá ser delegada pela autoridade responsável a agente pú-blico, inclusive em missão no exterior, vedada a subdelegação.
    § 2º A classificação de informação no grau de sigilo ultrassecreto pelas autoridades previstas nas alíneas d e e do inciso I deverá ser ratificada pelos respectivos Ministros de Estado, no prazo previsto em regulamento.


    § 3º A autoridade ou outro agente público que classi-ficar informação como ultrassecreta deverá encaminhar a deci-são de que trata o art. 28 à Comissão Mista de Reavaliação de Informações, a que se refere o art. 35, no prazo previsto em regulamento.
     

  • Letra: D

     Art. 6º A classificação no grau ultra-secreto é de competência das seguintes autoridades:
              I - Presidente da República; (Redação dada pelo Decreto nº 5.301, de 2004)
              II - Vice-Presidente da República; (Redação dada pelo Decreto nº 5.301, de 2004)
              III - Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas; (Redação dada pelo Decreto nº 5.301, de 2004)
              IV - Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e (Redação dada pelo Decreto nº 5.301, de 2004)
               V - Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares permanentes no exterior. (Incluído pelo Decreto nº 5.301, de 2004)

  • direto ao assunto:

    presidente e vice

    ministros

    comandantes

    embaixador e cônsul

  • Atualmente, esta matéria é prevista no Decreto 7.724/2012


    Art. 30. A classificação de informação é de competência: 


    I - no grau ultrassecreto, das seguintes autoridades: 


    a) Presidente da República; 


    b) Vice-Presidente da República; 


    c) Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas; 


    d) Comandantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica; e


    e) Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares permanentes no exterior; 

    [...]

  • Art. 27.  A classificação do sigilo de informações no âmbito da administração pública federal é de competência:

    I - no grau de ultrassecreto, das seguintes autoridades: 

    a) Presidente da República; 

    b) Vice-Presidente da República

    c) Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas; 

    d) Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e 

    e) Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares permanentes no exterior; 

    GABARITO -> [D]

  • secreto e ultrassecreto - guardar em cofre

    ultrassecreto - dano MUITO grave

    secreto - dado grave

    ultrassecreto - dentre aqueles que o STF julga(cf88)

    secreto - dentre aqueles de livre nomeação e exoneração - cargo em comissão(cf88)

  • mnemônico que vi aqui no qc para decorar quem classifica ultrassecretos:

    • presidente vi ministros comando chefes

    a) Presidente da República;

    b) Vice-Presidente da República

    c) Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas;

    d) Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáu-tica; e

    e) Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares perma-nentes no exterior;


ID
213334
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o instrumento de gestão arquivística em que a atividade de classificação é executada.

Alternativas
Comentários
  • a) define prazos e destinação dos documentos

    b) Instrumento que auxilia na classificação dos documentos visando a sua guarda e localização.

    c, d, e) não conheço, então não sei a finalidade. Mas sabendo para que serve a Tabela e o plano de classificação, assuntos mais cobrados em prova, da pra responder a questão.

  •   O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento, o qual reflete a atividade que o gerou e determina o uso da informação nele contida. A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação.

    Fonte:http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf

  • NÃO ESQUECER!

    Plano de classificação: resulta da atividade de classificação

    Tabela de temporalidade: resulta da atividade de avaliação

    o plano de classificação PRECEDE a elaboração da tabela de temporalidade


ID
213337
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o grau de sigilo em que os dados ou informações referentes à soberania e à integridade territorial nacionais são passíveis de classificação.

Alternativas
Comentários
  •  Art5º § 1º São passíveis de classificação como ultra-secretos, dentre outros, dados ou informações referentes à soberania e à integridade territorial nacionais, a planos e operações militares, às relações internacionais do País, a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico de interesse da defesa nacional e a programas econômicos, cujo conhecimento não-autorizado possa acarretar dano excepcionalmente grave à segurança da sociedade e do Estado.

    Art. 6º A classificação no grau ultra-secreto é de competência das seguintes autoridades:
    I - Presidente da República;
    II - Vice-Presidente da República;
    III - Ministros de Estado e autoridades com as mesmas;
    IV - Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; e
    V - Chefes de Missões Diplomáticas e Consulares permanentes no exterior.
     

     

  • "A classificação de ultra-secreto é dada aos assuntos que requeiram excepcional grau de segurança e cujo teor ou características só devam ser do conhecimento de pessoas intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio.

    São assuntos normalmente classificados como ultra-secretos aqueles da política governamental de alto nível e segredos de Estado, tais como: negociações para alianças políticas e militares, planos de guerra; descobertas e experiências científicas de valor excepcional. informações sobre política estrangeira de alto nível." (PAES, MARILENA LEITE, 2004, p.30)

  • desatualizada


ID
213340
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de sistema a que pertence o método de arquivamento alfabético.

Alternativas
Comentários
  • Sistemas : Direto e indireto

    Direto é aquele que não necessita de índices ou de códigos para a recuperação da informação. Se os documentos estão ordenados por ordem alfabética, para encontrar, por exemplo, o documento do JOÃO, não será preciso um índice. Basta valer-se, nas pastas, da simples ordem alfabética.

    Indireto, por sua vez, é o sistema que necessita que um´índice ou código seja consultado para se localizar o documento.

     

    MÉTODO BASICO ( alfabético, geográfico,numérico,ideográfico)

    MÉTODO PADRONIZADO ( variadex,automatico,soundex,mnemônio,rôneo)

     

    Bons estudos

  • Sistema Direto: SEM números ( ex: método alfabético)
    Sistema Indireto: COM números ( ex: método numerico )

  • Gabarito: E

    Direto - o método alfabético utiliza o nome como elemento principal de busca, não necessita de índice.


ID
213343
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos correntes são constituídos de documentos de valor

Alternativas
Comentários
  • CORRENTE- primário

     

    INTERMEDIÁRIO- primário

     

    PERMANENTE- secundário

  • Os arquivos correntes sao formados por documentos com valor primario, OU SEJA, com funcao administrativa, legal e fiscal
  • Arquivos corrente e intermediário:  VALOR PRIMÁRIO,IMEDIATO, jurídico, administrativo, legal ou fiscal.

    Arquivo permanente: VALOR SECUNDÁRIO, MEDIATO, histórico probatório, histórico informativo.
  • Em um arquivo corrente e intermediário, o valor é primário porque ele guarda documentos que reflete a finalidade, a atividade, do órgão que o criou. Por isso apresenta como sinônimos as expressões administrativo, legal, fiscal, jurídico. O uso é funcional/administrativo.

    Já nos arquivos permanentes, que possuem valor secundário, a guarda é devida por conta do valor histórico (documental). Os fins, portanto, são diversos daqueles para os quais foram criados. Por isso as expressões secundário, permanente, mediato. 
  • Gabarito: D

     

    O documento tem valor primário quando ainda possui valor administrativo.

    Quando cessa totalmente o seu valor administrativo, e acaba o seu prazo prescricional, ele é eliminado.

    Se o documento tiver valor secundário (histórico), ele é imprescritível, e será recolhido ao arquivo permanente, e lá será preservado para sempre.

    Portanto, os arquivos correntes e intermediários são constituídos de documentos de valor primário (administrativo).
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos.


ID
213346
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivo intermediário é um local de

Alternativas
Comentários
  • Arquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final”. Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.

  • Gabarito: E

    O arquivo intermediário é o local de guarda temporária dos documentos que serão recolhidos ao arquivo permanente ou eliminados após determinado tempo.
  • O arquivo intermediário é também conhecido como limbo ou purgatório, por estar aguardando temporariamente por uma destinação: eliminação ou recolhimento.

ID
213349
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto aos arquivos correntes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Arquivo de primeira idade, corrente, ativo ou de momento: constituído de documentos em curso ou consultados freqüentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso . Por documentos em curso entenda-se que, nesta fase, os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados.

  •  

    Quanto aos arquivos correntes, assinale a alternativa correta.
     

     

    • a) São formados pelos documentos arquivísticos em tramitação.
    • b) Não têm restrição à consulta. ( são consultados pelos seus produtores na fase corrente)
    • c) A destinação final deles é sempre a eliminação. (Claro que não, podem ser eliminados ou recolhidos ao arquivo permanente)
    • d) São constituídos sempre de documentos em suporte papel.  (Não, mas na maioria das vezes sim)
    • e) São sempre do gênero textual. ( também não)
    • Cuidado com a palavrinha SEMPRE, afinal nada é para smepre..risos..bons estudos.

     

  •                      a) São formados pelos documentos arquivísticos em tramitação.
                            
                               Obs: Segundo o Art. 8º, §1º  da Lei nº 8.159 São considerados correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam
    objetos de consulta frequente.
                               Dessarte, estaria certa também do seguinte modo: "São formados pelos documentos arquivísticos em tramitação ou não.?

ID
213352
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A finalidade do arquivo é

Alternativas
Comentários
  •  Servir à administração: Fornecem informações e documentos necessários ao desenvolvimento das atividades, facilitam o acesso aos documentos, preservam a documentação da empresa, possibilitam o controle da produção de documentos e colocam à disposição dos usuários documentos que fornecem informações de caráter probatório ou simplesmente informativo.

    Com o decorrer do tempo servem de base do conhecimento da história.

  • FINALIDADES DO ARQUIVO
    Ao organizar os documentos, o arquivo atende,
    fundamentalmente, a duas finalidades distintas: a administração e à
    história.
    Finalidade administrativa: Num primeiro momento, as
    informações contidas nos arquivos servem de base ao dia-a-dia da
    empresa, onde os usuários seriam, basicamente, os funcionários, os
    clientes, os administradores e quaisquer outros indivíduos que busquem
    informações relativas às atividades da instituição.
    Finalidade histórica: Num segundo momento, o arquivo pode
    também preservar, através de sua documentação, aspectos históricos
    relativos à instituição a que está inserido e mesmo à sociedade em geral.
    Neste momento, o usuário passa ser o pesquisador, o historiador ou
    qualquer pessoa interessada em conhecer o passado refletido nos
    documentos ali depositados.
  • Conforme Elvis Correia Miranda, podemos destacar como finalidade do arquivo:

    • a guarda de documentos que circulam na instituição, utilizando para isso, técnicas que permitam o arquivamento ordenado e eficiente;
    • a garantia de preservação de documentos, por meio de formas adequadas de acondicionamento, considerando temperatura, umidade e demais aspectos que possam danificá-los;
    • o atendimento aos pedidos de consulta e desarquivamento de documentos pelos diversos setores da instituição, de forma  a atender rapidamente a demanda pelas informações ali depositadas.

    Além dessas funções principais, podemos destacar outras, de relativa importância, como a expedição de correspondência, criação dos modelos para documentos e criação de normas de gestão documental da instituição.

  • Finalidade do Arquivo

    - Servir à Administração;

    - Servir de base para o conhecimento da história;

     

    Função do Arquivo

    - Disponibilizar o acesso à informação;


ID
213355
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Constituem os órgãos setoriais do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA)

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 4.915 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2003

    Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal, e dá outras providências.

    Art. 3º Integram o SIGA:

    I - como órgão central, o Arquivo Nacional;

    II - como órgãos setoriais, as unidades responsáveis pela coordenação das atividades de gestão de documentos de arquivo nos Ministérios e órgãos equivalentes;

    III - como órgãos seccionais, as unidades vinculadas aos Ministérios e órgãos equivalentes.

    Resposta: 'A'

     

  • Decreto 4.915( atualizado pelo decreto 10.148 de 2019

     

     Art. 3  Integram o SIGA:

            I - como órgão central, o Arquivo Nacional;

      II - como órgãos setoriais, as unidades responsáveis pela coordenação das atividades de gestão de documentos e arquivos nos órgãos e nas entidades da administração pública federal; e   

    III - como órgãos seccionais, as unidades responsáveis pela coordenação das atividades de gestão de documentos e arquivos nas entidades vinculadas aos órgãos da administração pública federal


ID
213358
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o fator de determinação do caráter orgânico de um arquivo.

Alternativas
Comentários
  •  

    É uma característica do documento arquivístico, que expressa as relações que este mantém
    com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os
    documentos arquivísticos não são coletados artificialmente, mas estão ligados uns aos outros
    por um elo que se materializa no plano de classificação, o qual os contextualiza no conjunto a
    que pertencem. Os documentos arquivísticos apresentam um conjunto de relações que devem
    ser mantidas.
  • Segundo Marilena Leite PAES (Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002, pg. 20), uma das características básicas que distinguem arquivo é o ser caráter orgânico. A autora ensina que um documento, destacado de seu conjunto, do todo a que pertence, significa muito menos do que quando em conjunto. Em outras palavras, um arquivo é formado por documentos que possuem um valor de conjunto, de acordo com as atividades da instituição, em função do contexto em que são produzidos.
  • Segundo a mesma autora citada acima, o carater organico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto. Um documento, destacado do seu conjunto, do todo que pertence, significa muito menos do que quando em conjunto.

ID
213361
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do método geográfico de arquivamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Neste método, os documentos serão de acordo com o local ou setor em que foram produzidos(procedência). É um método classificado como direto, pois a busca do documento é feita diretamente no local onde se acha guardado.Segue algumas regras, entre elas: em uma pasta com as cidades de um Estado a capital deve vir primeiro e as outras cidades em seguida em ordem alfabética.

  •  questão mal formulada, a resposta "D" também é passível de acerto.

    Essa funiversa é um LIXO

  • Prezado colega Heroneudo

    Discordo da sua explicação, pois o método geográfico nem sempre precisa dar destaque às capitais. A assertiva D fala em "DEVE", o correto seria "PODE", pois quando o arquivamento é feito por cidades, sem haver a separação por Estado, NÃO há a necessidade de se colocar as capitais no início. A ordenação será simplesmente alfabética, com o detalhe de que, ao final de cada cidade, deve ser identificado o estado correspondente, para o caso de cidades com o mesmo nome.

    Ex:

    Anápolis (Góias)

    Crato (Ceará)

    Passo Fundo (Rio Grande do Sul)

    Vitória (Espírito Santo)

  • resposta 'b'

    sistema direto: alfabético e geográfico.

     

    geográfico - segue também a ordem alfabética. Vejamos as possíveis formações:

    1) pais - capital - cidade - nome

    Brasil-Brasilia-Curitiba-Walter

     

    2) estado - cidade - nome -> dentro do mesmo estado, a capital vem primeiro.

    Paraná-Curitiba-Walter

    Paraná-Apucarana-Eduardo

     

    3) cidade - estado - nome

    Apucarana-PR-Eduardo.

    Curitiba-PR-Walter.

    Bons estudos.

  • Letra B

    Aos que ficaram em dúvida na letra D, atentem que a alternativa não fala "estado-cidade", e sim "cidade", no primeiro assim como em "país-cidade" deve-se dar destaque a capital, no segundo não.
  • Acerca do método geográfico de arquivamento, assinale a alternativa correta.

    • a) O principal elemento a ser considerado é o nome. (FALSO. Pois o elemento principal de busca é o setor ou local ou procedência do documento).
    • b) É um método do sistema direto. (VERDADEIRO. Gabarito da questão)
    • c) Quando se organiza o arquivo por estados, as capitais devem ser alfabetadas por último. ( FALSO. Quando se organiza o arquivo por estados, coloca-se, primeiramente, a capital e, em seguida, os nomes das cidades deste Estado, em ordem alfabética).
      Exemplo:
    •      Goiás
                  Goiânia
                  Abadiânia
                  Caldas Novas
                  PIrenópolis
    • d) Quando se organiza o arquivo pelo nome das cidades, deve haver um destaque especial para as capitais. (FALSO. No caso de organização do arquivo pelo nome das cidades, estes são colocados em ordem alfabética, sem destaque para as capitais, devendo colocar ao final, entre parênteses, o Estado ao qual pertence, para não haver confusão nos casos em que haja mais de uma cidade com mesmo nome. )
    • e) Quando se organiza o arquivo pelo nome do país, não há a necessidade de dispô-los em ordem alfabética. (FALSO.Pois quando a organização do arquivo se dá pelo nome do país, coloca-se,primeiramente, o nome da capital e, em seguida, o nome das cidades em ordem alfabética).



ID
213364
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A atribuição de um número a cada cliente (pessoa física ou jurídica), por exemplo, obedecendo à ordem de entrada ou de registro, sem preocupação alguma com a ordem alfabética é característica do método

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    NUMÉRICO SIMPLES - indireto - cada correspondente recebe um número, obedecendo-se à ordem de entrada ou de registro, sem preocupação com a ordenação alfabética
    - a projeção da guia recebe o número ou o número e o nome
    - a fim de evitar duplicação de número, é indispensável um índice alfabético, remissivo
    - tem ampla aplicação nos arquivos especiais (discos, fotografias, filmes, fitas sonoras) e especializados

     

  • Gabarito: C

    Falou em "ordem de entrada ou de registro" é método numérico simples.


ID
213367
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Define-se o tipo documental como

Alternativas
Comentários
  • resposta 'd'

    Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro, tais como cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.

  • Se alguém puder me explicar, por favor...

    Se ESPÉCIE+FUNCÃO=TIPOLOGIA
    como poderia o Tipo ser uma DIVISÃO da espécie...
    Por definição ele é "MAIOR"  que espécie...
    Tipo é ESPÉCIE + ALGO (funcção)

    NÃO ENTENDI
  • "a espécie pode ser tomada isoladamente como expressão Diplomática. Se tomada coletivamente, em sua expressão funcional, ela será um tipo. Enquanto expressão diplomática, a espécie caracteriza um documento-indivíduo; tem denominação imutável, vale individualmente pela razão de criação do documento; define-se pela procedência, enquanto criação; é de interesse imediato do produtor e do interessado e vigora obrigatoriamente para a produção, tramitação e uso primário. Enquanto tipo documental, ela caracteriza coletividades; pode receber denominações abrangentes; vale coletivamente pela atividade que representa; define-se pela procedência e, enquanto acumulação, interessa principalmente ao produtor e ao pesquisador; vigora para os arquivos corrente, intermediário, permanente e uso secundário" (Belloto, Heloísa: 2002, 96).

  • Nao acho que seja uma divisão  concordo com o colega! 

  • Ofícios, relatório, contrato, plano, boletim, certidão, Memorandos – espécie documental – espécie é gênero

    fícios de prestação de contas – é tipo documental – tipifica/especifica a atividade/finalidade

    Relatório de viagem – é tipo documental – tipifica/especifica a atividade/finalidade - tipologia/diplomática

    Contrato de aluguel – é tipo documental – tipifica/especifica a atividade/finalidade - tipologia/diplomática

    Plano de ação anual – é tipo documental – tipifica/especifica a atividade/finalidade - tipologia/diplomática

    Plano de ação – é tipo documental – tipifica/especifica a atividade/finalidade - tipologia/diplomática

    Boletim de ocorrência – é tipo documental – tipifica/especifica a atividade/finalidade - tipologia/diplomática

    Certidão de nascimento – é tipo documental – tipifica/especifica a atividade/finalidade - tipologia/diplomática

  • resumindo

    espécie é genero

    tipo = tipifica/especifica - tipologia=diplomática

    tipologia ou diplomática – estuda as estruturas formais de documentos solenes


ID
213370
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as regras de alfabetação utilizadas no método alfabético, assinale a alternativa em que os nomes a seguir estão arquivados de maneira correta.

João Antônio Silva
Alberto Monte Azul
William d'Almeida
Roberto Carlos Sousa Júnior

Alternativas
Comentários
  • Algumas regras:

    . Artigos e preposições não são considerados. Por exemplo, a, o, de, da, d’, etc.

    . Nomes de parentesco não são considerados para fins de ordenação, mas acompanham o sobrenome que os antecedem. Exemplos: Neto, Filho, Junior, etc.

    . Sobrenomes compostos de um substantivo e um adjetivo ou ligados por hífen não se separam, quando transpostos para o início.

    Bons estudos!
  • A Resposta correta é a alternativa  "A"....

    a) Almeida, William d' 
    Monte Azul, Alberto 
    Silva, João Antônio 
    Sousa Júnior, Roberto Carlos


    Obrigado

    Edgard Junior

ID
213373
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de desinfestação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    Desinfestação faz-se quando se procura exterminar animais macroscópicos que possam se transformar em transmissores para o homem ou ambientes. Ex. roedores (ex. ratos), insetos (ex, moscas, mosquitos, baratas), aracnídeos (ex, aranhas e escorpiões), ect.

     

  • A) É o processo chamado TECIDO.

    B) É o processo chamado BANHO DE GELATINA.

    C) GABARITO.

    D) É o processo chamado SILKING.

    E) É o processo chamado ALISAMENTO.

    A, B, D, e E são processos para RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS. A questão trata de DESINFESTAÇÃO.

    Abç.,

    Renato Almeida.

ID
213376
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o método de arquivamento em que a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e desta para a minúcia.

Alternativas
Comentários
  •  
    Gabarito - E

     Método duplex- a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo do gênero para a espécie e desta para a minúcia (detalhes do gênero). Este método não possui a dificuldade apresentada pelo método decimal, onde se tem que prever antecipadamente todas as classes.
    Se, por um lado, o método permite a abertura ilimitada de classes, por outro lado exige que o arquivista tenha cuidado para não abrir pastas para temas (pastas primárias) ou assuntos, já incluídos em subclasses.
    No método a relação entre as partes é indicada por um traço de união


ID
213379
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A função da guia-fora é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A utilização da “guia fora” facilita o rearquivamento e possibilita a cobrança das pastas não devolvidas no prazo estipulado.

    Se o Empréstimo for da Pasta inteira sugerimos que se crie uma Guia Fora, que poderá ser uma Pasta (suspensa por exemplo) e que ocupará o lugar da que saiu, colocando a requisição dentro dela. A Projeção da Pasta pode ser de cor diferente: vermelha que chama a atenção, por exemplo.

  • Guia-fora: indicador colocado no lugar de uma unidade de

    arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção

    temporária. Também chamado fantasma ou ficha-fantasma.

  •  a função da guia-fora é marcar o local em que o documento retirado se encontrava, para que esse local possa ser identificado rapidamente posteriormente bem como para identificar se o documento não foi devolvido no prazo estipulado.

    Resposta: C

  • GABARITO: LETRA C

    GUIA-FORA é um documento que auxilia o arquivo na hipótese de remoção temporária de um documento (empréstimo). Ao ser retirado um documento de uma pasta, em seu lugar será colocada uma GUIA-FORA, que conterá as informações necessárias ao rastreamento do documento, como a data de retirada, a identificação da pessoa que o retirou etc.

    FONTE: Gerson Barbosa Curtolo Q233074


ID
213382
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O código Ba-Bl = 5 é um exemplo de aplicação do método de arquivamento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    Alfanumérico é a é maleta de alfabético e numérico e é usado descrever a coleção de Letras Latin e Dígitos árabes usado por muita da sociedade ocidental. Há 36 (único caso) ou 62 (caixa-sensível) caráteres alfanuméricos. O caráter alfanumérico - o jogo consiste nos números 0 9 e letters A a Z.

     

  • Ba-Bl = 5 , como chegou a esse resultado? Ba - BI = 5 ??

  • Pessoal, não é uma questão matemática......este método de arquivamento fica a critério do profissional. 

    Ele escolhe que a primeira notação de uma divisão será de Ba (ex: Baal) até Bl (ex: Blenda) e esta pasta será a de número 1. Quando ele for procurar a pasta procurara pelo número que será a pasta numero 5, dai a questa acima> Ba-Bl=5 > dai dentro desta divisão, é que nos atemos à sequencia alfabética, restringindo assim as possibilidades de erro. Lembrando este é o único semi-indireto e não pertence à classe básico ou padronizado.

    para leitura:

    fonte: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&id=dtVdfKve3WgC&q=alfanumerico#v=snippet&q=alfanumerico&f=false

    pagina 94 


ID
213385
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do método variadex, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  O método de arquivamento variadex é aquele em que os documentos são ordenados por nome (portanto, é um método alfabético), com o detalhe de que cada letra inicial será identificada por uma cor, o que facilitará a localização e o posterior arquivamento do documento.

    Assertiva - B

  • A fim de tornar mais rápida a localização e guarda dos documentos, o método alfabético pode ser combinado com cores, para identificar a letra procurada. Este método é chamado de variadex. Portanto, o variadez utiliza cores (verde, rosa, ouro, azul e palha) para facilitar a localização e a recuperação de documentos, e é uma variação do método alfabético.

  • Falou em utilização de cores, pode marcar sem medo:

    V A R I A D E X
  • Fernando nem sempre essa lógica prevalece, os métodos Automático e rôneo também utilizam cores.

ID
213388
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A inspeção é uma das etapas do arquivamento, e a sua função é

Alternativas
Comentários
  •  Etapas de arquivamento

     
    São as seguintes as fases de arquivamento: inspeção, estudo, classificação, codificação, ordenação e guarda dos documentos.
     
    1. Inspeção
    Consiste no exame, por intermédio da leitura, do documento para verificar se o mesmo se destina ao arquivamento.
     
    2. Estudo
    Consiste na leitura cuidadosa de cada documento para verificar a entrada que lhe deverá ser atribuída, a existência de antecedentes, bem como a necessidade de serem feitas referências cruzadas.
     
    3. Classificação
    Consiste na determinação da entrada e das referências cruzadas que lhe serão atribuídas através de um processo interpretativo.
     
    4. Codificação
    Consiste na aposição dos símbolos correspondentes ao método de arquivamento adotado.
     
    5. Ordenação
    É o agrupamento dos documentos de acordo com a classificação e codificação adotadas. Sua finalidade é agilizar o arquivamento e racionalizar o trabalho.
     
    6. Guarda dos documentos
    É o arquivamento propriamente dito.
     
    Assertiva - C
  • A banca cobrou o conteúdo de uma obra do Arquivo Nacional de 2001. 


    2.1.2 – ARQUIVAMENTO
    Uma vez classificado e tramitado, o documento deverá ser arquivado, obedecendo às seguintes operações:

    a) INSPEÇÃO: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se o(s) mesmo(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada.

    b) ORDENAÇÃO: consiste na reunião dos documentos classificados sob um mesmo assunto. A ordenação tem por objetivo agilizar o arquivamento, minimizando a possibilidade de erros. Além disso, estando ordenados adequadamente, será possível manter reunidos todos os documentos referentes a um mesmo assunto, organizando-os previamente para o arquivamento.

     

    Fonte:

    Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública / Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001

  • Gabarito: C

     

    Arquivamento (na fase corrente)
    Etapas:

    • inspeção examinar o documento, verificando o último despacho, para se ter certeza de que o mesmo destina-se ao arquivamento ou se obedecerá a uma outra rotina (ser anexado a outro, por exemplo).
    • análise (estudo, classificação e codificação) – ler com atenção o documento, interpretando-o, a fim de classificá-lo de forma adequada, colocando também a codificação mais apropriada, as referências cruzadas necessárias (assuntos correlatos) e verificando a existência de documentos antecedentes (mesmo assunto e mesma pessoa).
    • ordenação – é a maneira como os documentos estão dispostos, levando-se em conta a classificação e a codificação adotadas. Torna o arquivamento mais rápido e racionaliza as tarefas.
     arquivamento – é a guarda do documento no local designado. 

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
213391
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A atividade que se baseia na interpretação dos documentos para determinar o seu local é conhecida como

Alternativas
Comentários
  •  Etapas de arquivamento

     
    São as seguintes as fases de arquivamento: inspeção, estudo, classificação, codificação, ordenação e guarda dos documentos.
    1. Inspeção
    Consiste no exame, por intermédio da leitura, do documento para verificar se o mesmo se destina ao arquivamento.
     
    2. Estudo
    Consiste na leitura cuidadosa de cada documento para verificar a entrada que lhe deverá ser atribuída, a existência de antecedentes, bem como a necessidade de serem feitas referências cruzadas.
     
    3. Classificação
    Consiste na determinação da entrada e das referências cruzadas que lhe serão atribuídas através de um processo interpretativo.
     
    4. Codificação
    Consiste na aposição dos símbolos correspondentes ao método de arquivamento adotado.
     
    5. Ordenação
    É o agrupamento dos documentos de acordo com a classificação e codificação adotadas. Sua finalidade é agilizar o arquivamento e racionalizar o trabalho.
     
    6. Guarda dos documentos
    É o arquivamento propriamente dito.
     
    Assertiva - B
  • Protocolo NÃO FAZ:

    • Descrição
    • Emprestimo
    • Avaliação/seleção
    • Eliminação

    Preciso decorar isso, pois errei a questão.


ID
213394
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da conservação de documentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Alisamento:

    Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço, expondo-os á ação do ar com forte porcentagem de umidade, durante uma hora, em uma câmara de umidificação.Em seguida, sao passados a ferro, folha por folha, em maquinas elétricas

  • Gabarito E

    São as seguintes as principais operações de conservação: a) desinfestação; b) limpeza; c) alisamento; d) restauração ou reparo.

    Desinfestação
    O método mais eficiente de combater os insetos é a fumigação. A substância química a ser empregada nesse processo deve passar por testes de garantia da integridade do papel e da tinta sob sua ação. Com a fumigação os insetos, em qualquer fase de desenvolvimento, são completamente destruídos.

    Contudo, de acordo com uma publicação oficial do Arquivo Nacional cujo texto original é de Indgrid Beck, a fumigação de documentos não é mais recomendada em virtude dos gases tóxicos e compostos oxidantes danosos.

    Limpeza
    É a fase posterior à fumigação. Na falta de instalações especiais para essa operação, utiliza-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.

    Alisamento
    Consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade, 90 a 95%, durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas. Caso existam documentos em estado de fragilidade, recomenda-se o emprego de prensa manual sob pressão moderada. Na falta de equipamento adequado, aconselha-se usar ferro de engomar caseiro.

  • A) A luz do dia é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação, deve ser evitada.

    B) O excesso de umidade, bem como o clima muito seco, também contribuem para a aceleração do processo de envelhecimento do documento.

    C) A temperatura ideal encontra-se na casa dos 22º.

    D) A poluição atmosférica e uma das principais causas de degradação química, representada normalmente pela poeira e pela fumaça.

    E) GABARITO, apesar de ser o menos usado.

    Abç.,

    Renato Almeida.

ID
213397
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do método numérico cronológico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Método númerico cronológico
    Organiza-se os documentos tomando por base uma data, podendo ser a data de produção do documento ou o período a que se refere. Método ideal para arquivar documentos contábeis (balanços, balancetes), contas a pagar/ a receber depois que estas já foram agrupadas por credor/devedor.
     

  • resposta 'd'

     

    Algumas dicas:

    - sistema direto: alfabético e o geográfico.

    - númerico cronológico - enumera a pasta e o documento. não aproveita o número.

    - númerico simples - enumera só a pasta. aproveita o número.

     

    Bons estudos.

  • Gabarito: D 

    Método numérico cronológico utiliza número e a data como forma de localização da informação.

  • Comentando as alternativas, com embasamento em Marilena Leite Paes:

     

    a)ERRADO, pertence ao sistema indireto

    b)ERRADO, numera-se o documento

    c)ERRADO, quando se anula um registro,só se aproveita o número se for na mesma data

    d)CORRETA

    e)ERRADO, uma das vantagens desse metodo é proporcionar maior grau de sigilo.

     

     

    Fonte: Arquivo - teoria, processo e prática - Marilena Leite Paes.

  • Método numérico cronológico

    - muito utilizado pelos órgãos públicos

    - combina-se o número do documento com a data

    - ex.: processo 127/2015

    =======

    Algumas dicas:

    - sistema direto: alfabético e o geográfico.

    - numérico simples - enumera a pasta e atualiza a tabela de índice. Aproveita-se pasta vaga.

    - numérico cronológico - enumera a pasta conforme contido no documento e atualiza a tabela de índice. Dificilmente aproveita pasta vaga, pois o número é único(data cronológico)