SóProvas



Prova IADES - 2018 - CFM - Jornalista


ID
2637919
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Resolução CFM n° 1.998/2012 trata do Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina. No que tange ao Conselho Pleno Nacional, órgão de assessoria política do CFM, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM n° 1.998/2012

    Art. 7º Integram o Conselho Pleno Nacional os conselheiros efetivos do CFM e os presidentes dos CRMs ou seus substitutos legais.


ID
2637922
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina

Com relação ao sigilo profissional médico, previsto no Capítulo IX do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM n° 1.931/2009

    Art. 74. Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

  •  a) O médico pode deixar de guardar o sigilo profissional na cobrança de honorários por meio judicial. 

     b)Ao médico é vedado revelar o sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente (GABARITO - Artigo 74). 

     c)O médico pode revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício da própria profissão, se o fato for de conhecimento público

     d)O médico deve prestar todas as informações a respeito das circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados para as empresas seguradoras e, inclusive, auxiliar prestando informações além das contidas na declaração de óbito. 

     e)O médico pode fazer referência a casos clínicos identificáveis, em meios de comunicação em geral, se houver autorização do paciente. 

    Capítulo IX Sigilo profissional
    É vedado ao médico:

    Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.

    Parágrafo único. Permanece essa proibição:

    a) mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido;

    b) quando de seu depoimento como testemunha. Nessa hipótese, o médico comparecerá perante a autoridade e declarará seu impedimento;

    c) na investigação de suspeita de crime o médico estará impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal.

    Art. 74. Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de
    idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

    Art. 75. Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.

    Art. 76. Revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, inclusive por exigência dos dirigentes de empresas ou de instituições, salvo se o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.

    Art. 77. Prestar informações a empresas seguradoras sobre as circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados, além das contidas na declaração de óbito, salvo por expresso consentimento do seu representante legal.

    Art. 78. Deixar de orientar seus auxiliares e alunos a respeitar o sigilo profissional e zelar para que seja por eles mantido.

    Art. 79. Deixar de guardar o sigilo profissional na cobrança de honorários por meio judicial ou extrajudicial.

  • Isso não tem nada a ver com administração e sim com Ética médica...


ID
2637925
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Tribunal Superior de Ética está previsto na Resolução CFM n° 1.998/2012. No que se refere ao referido órgão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CFM n° 1.998/2012

    Art. 39. O pleno, composto pelos membros das câmaras, será presidido pelo presidente do CFM, ou seu substituto, que também proferirá o voto de desempate.

    Parágrafo único. As reuniões plenárias para julgamento de processos disciplinares serão realizadas com a presença da maioria de seus membros.


ID
2637928
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Com base na Lei n° 3.268/1957, é correto afirmar que, entre as atribuições do Conselho Federal, está a de

Alternativas
Comentários
  • Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    a) organizar o seu regimento interno;

    b) aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais;

    c) eleger o presideite e o secretária geral do Conselho;

    d) votar e alterar o Código de Deontologia Médica, ouvidos os Conselhos Regionais;

    e) promover quaisquer diligências ou verificações, relativas ao funcionamento dos Conselhos de Medicina, nos Estados ou Territórios e Distrito Federel, e adotar, quando necessárias, providências convenientes a bem da sua eficiência e regularidade, inclusive a designação de diretoria provisória;

    f) propor ao Govêrno Federal a emenda ou alteração do Regulamento desta lei;

    g) expedir as instruções necessárias ao bom funcionamento dos Conselhos Regionais;

    h) tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e dirimí-las;

    i) em grau de recurso por provocação dos Conselhos Regionais, ou de qualquer interessado, deliberar sôbre admissão de membros aos Conselhos Regionais e sôbre penalidades impostas aos mesmos pelos referidos Conselhos.

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina; e         (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004)

    l) normatizar a concessão de diárias, jetons e auxílio de representação, fixando o valor máximo para todos os Conselhos Regionais.          (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004)

  • GABARITO LETRA E

    A - ATRIBUIÇÃO DO PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL

    B - ATRIBUIÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS

    C - ATRIBUIÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS

    D - ATRIBUIÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS

  •  

    ALTERNATIVA A

    Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    g) velar pela conservação da honra e da independência do Conselho, livre exercício legal dos direitos dos médicos;

     

    ALTERNATIVA B

    Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    i) publicar relatórios anuais de seus trabalhos e a relação dos profissionais registrados.

     

    ALTERNATIVA C

    Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    c) fiscalizar o exercício da profissão de médico;

     

    ALTERNATIVA D

    Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    a) deliberar sôbre a inscriçao e cancelamento no quadro do Conselho;

     

    ALTERNATIVA E

    Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    d) votar e alterar o Código de Deontologia Médica, ouvidos os Conselhos Regionais;


ID
2637934
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca do Código de Processo Ético-Profissional previsto na Resolução CFM n° 2.145/2016, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Do Processo em Geral

    Seção I

    Das Disposições Gerais

    Art. 1º A sindicância e o processo ético-profissional (PEP) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e no Conselho Federal de Medicina (CFM) serão regidos por este Código de Processo Ético-Profissional (CPEP) e tramitarão em sigilo processual. (Alterado pela Resolução CFM nº 2.158/2017) 

    Parágrafo único. As sanções confidenciais, previstas no art. 22, letras “a” e “b” da Lei nº 3.268/1957, não poderão ser tornadas públicas, mesmo após a conclusão definitiva do PEP.

    Art. 2º A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do CRM em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível.

    Parágrafo único. A competência para instaurar sindicância, analisar seu relatório e, se for o caso, instaurar o PEP e sua instrução é do CRM onde o fato punível ocorreu, ainda que o médico não possua inscrição na respectiva circunscrição; ou, tendo sido inscrito, já tenha sido transferido para a circunscrição de outro CRM.

  • A)     Em regra, o julgamento das infrações ético-profissionais está vinculado ao julgamento da questão criminal referente aos mesmos fatos. 


    Art. 5º O processo e julgamento das infrações às disposições previstas no Código de Ética Médica (CEM) são independentes, não estando em regra, vinculado ao processo e julgamento da questão criminal ou cível sobre os mesmos fatos.

     

    B)      A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do Conselho Regional de Medicina em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível.

     

    Art. 2º A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do CRM em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível.

     

    C)      O Termo de Ajustamento de Conduta poderá ser admitido nos casos que envolvam lesão corporal e assédio sexual. 

     

    Art. 19, §2º O TAC será admitido nos casos em que não envolvam lesão corporal de natureza grave (art. 129, §§ 1º a 3º do Código Penal), assédio sexual ou óbito do paciente.

     

    D)     O processo ético-profissional pode ser extinto por desistência da parte denunciante. 


    Art. 12, § 5º A sindicância poderá ser arquivada por desistência da parte denunciante a critério de decisão da Câmara do CRM e, somente será admitida nos casos em que não envolvam lesão corporal de natureza grave (art. 129, §§ 1º a 3º do Código Penal), assédio sexual ou óbito do paciente.

     

    E)      A citação por edital não é admitida nos processos ético-profissionais. 

     

    Art. 37. A citação inicial, na forma do art. 35, poderá ser feita em qualquer lugar em que se encontre o denunciado e será realizada:

    IV − por edital, quando frustradas as hipóteses anteriores.

  • CRM onde o médico está inscrito: apreciar e julgar infrações médicas

    CRM onde o fato punível aconteceu: compete instaurar SINDICÂNCIA e PEP, se for o caso, mesmo que o médico não tenha inscrição neste CRM;

    Art. 2º

  • Em regra, o julgamento das infrações ético-profissionais está vinculado ao julgamento da questão criminal referente aos mesmos fatos. = ERRADO. São independentes, não estando em regra, 

    B - A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do Conselho Regional de Medicina em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível. CORRETO

    C - O Termo de Ajustamento de Conduta poderá ser admitido nos casos que envolvam lesão corporal e assédio sexual. ERRADO = LESÃO CORPORAL, ASSÉDIO SEXUAL E ÓBITO

    D - O processo ético-profissional pode ser extinto por desistência da parte denunciante. = ERRADO. O PEP não poderá ser extinto por desistência da parte denunciante. Nesta hipótese, ele seguirá de ofício

    E - A citação por edital não é admitida nos processos ético-profissionais. = ERRADO

    Art. 37. A citação inicial, na forma do art. 35, poderá serfeita em qualquer lugar em que se encontre o denunciado e será realizada:

    IV por edital, quando frustradas as hipóteses anteriores.


ID
2637961
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Embora muitas vezes seja lido como ficção, o novo jornalismo não é ficção. Ele é, ou deveria ser, tão fidedigno quanto a mais fidedigna reportagem, embora busque uma verdade mais ampla que a obtida pela mera compilação de fatos passíveis de verificação, pelo uso de aspas e observância dos rígidos princípios organizacionais à moda antiga.


Talese, GAY. Fama & Anonimato. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.  

Quanto ao “novo jornalismo”, citado no trecho apresentado, é correto afirmar que se trata de um gênero de texto  

Alternativas
Comentários
  • O novo jornalismo foi o nome dado pelos jornalistas norte americanos para o jornalismo literário, pois buscava ir contra a concepção antiga de um jornalista positivista.

  • RESPOSTA: A) - que permite a apresentação dos fatos com riqueza de detalhes, descrição minuciosa dos personagens e percepções do autor. 

    - Ele é, ou deveria ser, tão fidedigno quanto a mais fidedigna reportagem...;

    - busque uma verdade mais ampla que a obtida pela mera compilação de fatos passíveis de verificação...;

    - uso de aspas... (acredito que o uso das aspas aqui se refere às percepções do autor);

     

     

  • " Embora muitas vezes seja lido como ficção...."

    Se é um ficção trata-se uma história, portanto a narração é o que mais se enquadra. 

  • Atenção caro The Fisherman, na compreensão do texto, nota-se que o autor faz referência ao uso de "aspas", mas mais relacionado ao jornalismo antigo. Percepção do autor está mais ligado ao "clima" que ele imprime ao texto ao escrever uma reportagem.

  • Não entendi a parte de "percepção do autor"...

  • ele faz uma comparação ao jornal antigo e o novo... Essa comparação quando fala que o jornal é antigo é um jornal mais amplo mais rígido... ao falar isso ele deixa a demonstrar que o jornal novo é o oposto do jornal antigo, por isso a comparação

    então seria em vez de jornal amplo ou seja assuntos poucos detalhados citados de forma geral sem muita busca as vezes devido a quantidade limitada de informações que se tinha antigamente...


ID
2639221
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Decreto n°44.045/1958 aprovou o Regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina. Considerando o citado regulamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - FALSO - Art. 12. § 2º A ambas as partes é facultada a representação por advogados militantes.

    B - FALSO -  

    Art. 4o O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de 28 (vinte e oito) conselheiros titulares, sendo:      

    I – 1 (um) representante de cada Estado da Federação;      

    II – 1 (um) representante do Distrito Federal; e        

    III – 1 (um) representante e respectivo suplente indicado pela Associação Médica Brasileira.  

    C - FALSO - Art. 27. O voto será pessoal e obrigatório em tôdas as eleições, salvo doença ou ausência comprovada do votante da região, devidamente justificadas

    D - CORRETA - Art. 1º Os médicos legalmente habilitados ao exercício da profissão em virtude dos diplomas que lhes foram conferidos pelas Faculdades de Medicina oficiais ou reconhecidas do país só poderão desempenhá-lo efetivamente depois de inscreverem-se nos Conselhos Regionais de Medicina que jurisdicionarem a área de sua atividade profissional - 

       Art. 2º O pedido de inscrição do médico deverá ser dirigido ao Presidente do competente Conselho Regional de Medicina.

    E - FALSO - Art. 26 § 3º Nenhum signatário da chapa eleitoral poderá ser nela incluído.

  • Em adendo ao comentário da colega referente à letra E:

    Art. 26, §2º - Nenhum candidato poderá figurar em mais de uma chapa.


ID
2639227
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma pesquisa com candidatos de um concurso no Distrito Federal, foram feitas as seguintes perguntas para que eles respondessem “sim” ou “não”: Gosta de estudar matemática? Gosta de estudar português? Entre os candidatos entrevistados, 220 candidatos responderam “sim” à primeira pergunta; 200 responderam “sim” à segunda; 75 responderam “sim” a ambas; e 90 responderam que não gostam de estudar nenhuma das duas matérias. Quantos candidatos foram entrevistados?

Alternativas
Comentários
  • Matemática = 220
    Português = 200
    Português e Matemática = 75 (INTERSEÇÃO)
    Nenhum = 90

    220-75 = 145 (Só matemática)
    200-75 = 125 (Só português)

    145+125+75+90 = 435

  • Soma tudo:

    220 + 200 + 90 = 510

    Depois subtrai 75 (os que responderam SIM para ambas as perguntas)

    510 - 75 = 435

  • Pra responder esse tipo de questão é sempre necessário considerar o seguinte:

     

    Caso se some todos os valores ter-se-ia: 220+ 200 +75 + 90 =585

     

    Ocorre que dentro das 220 pessoas que estudam A, 75 estudam B também. Da mesma maneira, das 200 que estudam B, 75 estudam A também.

    Assim, ao se somar tudo o que ocorre é que se consideraria AB 2x, tanto ao contar o número de candidatos dos grupos A e B isoladamente, quanto de forma conjunta.


    Dessa forma, o segredo é isolar A, B, AB, e N (nenhuma das duas)

    Para tanto, basta subtrair A - AB e B - AB

    No caso, teríamos (220 - 75) + (200 - 75) + 75 + 90 = 145 + 125 + 75 + 90 = 435


    Resposta A, portanto.
     

  • Eu fiz do jeitinho de Futuro policial. Bons estudos. 

  • 220----SIM    

    200----NÃO 

    75-----AMBAS 

    90----NENHUMA 

    SOMA, O SIM  E O NÃO SUBITRAIA PELOS 75, QUE GOSTAM DE AMBAS QUE VAI DAR 345 TOTAL .ENTÃO SOMA COM OS 90 QUE NÃO GOSTAM DE NENHUMA CHEGANDO A 435

  • Boa tarde

     

    A comece pela interseção = 75

    Apenas português: 200 - 75 = 125

    Apenas matemática: 220 - 75 = 145

    Não gosta de nenhum = 90

     

    Logo, o total de entrevistados será: 75 + 125 + 145 + 90 = 435

     

    Bons estudos

  • matemática : 220   

    português : 125 (200-75)

    nehuma das duas: 90

    TOTAL : 435    (220+125+90)

  • so podia sim ou não, ai o cara respondeu "nenhuma" :D

  • Matemática: 220
    Português  : 200
    Port. e Mat : 75
    Nenhuma   : 90

    200 + 220 - 75 + 90
    420-75+90
    345+90 = 435 

    Letra = A

     

  • 220 + 200= 420 - 75 (interseção)= 345 + 90= 435

    Letra: A

  • Resolva assim: o conjuto de que respondeu MAT(220), mais o conjuto que respondeu o PORT(200), menos a interserção do conjuto MAT e PORT (75) mais os 90 restante dá o valor exigido. Essa é uma formula usada. Não consigo prescreve a formula aqui.

  •  

    Wallace Frota assim como foi possível as pessoas responderem sim à ambas, também era possível responder não. Por isso a questão está bem feita. 

  • M = 220

    P = 200

    M e P = 75

    Nenhuma = 90

     

    220 + 200 + 90 = 510

    510 - 75 - 435


ID
2639233
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao comprar uma calça e um par de tênis, que juntos custavam R$ 620,00, Miguel conseguiu o desconto de 25% no preço do par de tênis e de 20% no preço da calça. Ele percebeu que, após os descontos, os valores pagos pelos dois produtos ficaram iguais.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Calça = C

    Tênis = T

    C+T = 620

    simplificando fica: C= (620 - T)

    vejam que a questão disse que o tênis com desconto de 25% tem o mesmo valor da calça com desconto de 20%, sendo assim fica:

    75%T = 80%C

    é a mesma coisa que:

    (75T)/100= (80C)/100

    resolvendo e substituindo C pela simplificação lá do começo:

    (75T)/100 = (80*(620-T))/100

    como a parte de baixo de ambas as frações são iguais, podemos corta-las, ficando assim:

    75T = 80*(620-T)

    75T = 49600-80T

    75T+80T = 49600

    155T = 49600

    T = 49600/155

    T = 320

    Pronto! Descobrimos o valor do tênis que custa 320, se Tênis mais a Calça custam juntos 620 , logo podemos concluir que a Calça vale 300 reais

    C = 300

    tendo os valores dos produtos  basta aplicar os respectivos descontos  que vocês verão que a letra D é a correta.

  • The Reaad, não entendi como você simplificou a equação C + T = 620. Gostaria que explicasse. Obrigado! 

  • Donato, ele não simplificou, apenas isolou um dos termos indeterminados, no caso o C, passando o outro termo T pro outro lado da igualdade.

  • Item D Correto,

    Existem inúmeras maneiras de resolver. A mais arriscada é pegar as alternativas e testar uma a uma, por isso vou por equação do 1° grau.

    Desconto de 25% no Tenis (0,75)

    Desconto de 20% no Calça (0,8)

    Depois dos descontos, ambos ficaram pelo mesmo preço, ok.

    Valor Tenis = X

    Valor Calça = 620 - X.

    Vamos aplicar os descontos na hora de montar a equação:

    0,75X = (620 - X) . 0,8 Vou fazer o chuveirinho aqui no lado vermelho. kkk (Vai ficar tudo molhado)

    0,75X = (0,8 . 620) - (0,8X)

    0,75X = (496) - (0,8X) Vou passar esse parêntese vermelho negativo para lá somando

    0,75X + 0,8X = 496

    1,55X = 496

    X = 496/1,55

    X = 320 Este é o valor do Tênis, logo, a Calça vale 300 (Tudo sem desconto ainda)

    Desconto de 25% de 320 = 0,75 . 320 = 240

    Desconto de 20% de 300 = 0,8 . 300 = 240

  • da onde sai 495


ID
2639236
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa d’água, na forma de um paralelepípedo retângulo cujas medidas são 0,120 dam de comprimento, 90 cm de largura e 1,35 m de altura, está com um terço da respectiva capacidade com água. O volume d’água, em metros cúbicos, que falta para deixar o reservatório completamente cheio é de

Alternativas
Comentários
  • Passa-se as medidas para metros

    comprimento = 0,120*10 = 1,2 

    largura = 90 / 10 = 0,9

    altura = 1,35

    Para calcular o volume do paralelepípedo 

    comprimento*altura*largura

    1,2*0,9*1,35 = 1,458

    1,458 é o volume total e como está com 1/3 da capacidade divide-se o volume total por 3

    1,458/3 = 0,486

    então faltam 2/3 para encher todo o reservatório

    0,486*2 = 0,972

     

     

  • GAB B

  • Múltiplos do metro:

    .   quilômetro (km) → metro x 1000

    .   hectômetro (hm) → metro x 100

    .   decâmetro (dam) → metro x 10

     

    Submúltiplos:

    .   decímetro (dm) → metro / 10

    .   centímetro (cm) → metro / 100

    .   milímetro (mm) → metro / 1000

  • Passa tudo para metro cúbico e multiplica. (km/ hm/dam/m/dm/cm/mm) de km para m vc precisa andar para  direita com a vírgula. de mm para m vc anda para esquerda.

    1,20x0,9x1,35= 1,458 =3/3

    logo 2/3 é 0,972.

    repare que a questão deu o 3/3 e o 1/3 kkkkk

    bons estudos!

     

  • Primeiro temos que achar o Volume.

    Fórmula : V=C.L.H( centímetro *Largura*altura) tem de converter para metro antes.


ID
2640760
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

   Embora muitas vezes seja lido como ficção, o novo jornalismo não é ficção. Ele é, ou deveria ser, tão fidedigno quanto a mais fidedigna reportagem, embora busque uma verdade mais ampla que a obtida pela mera compilação de fatos passíveis de verificação, pelo uso de aspas e observância dos rígidos princípios organizacionais à moda antiga.


Talese, GAY. Fama & Anonimato. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.  

Para ser classificado como “fidedigno”, conforme mencionado no texto, o material jornalístico deve

Alternativas
Comentários
  • fidedigno

    adjetivo

    digno de crédito, de confiança, de fé.

    DICIONÁRIO


ID
2640763
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que indica as características essenciais do texto jornalístico usado na mídia impressa, na televisão, no rádio e na web.

Alternativas
Comentários
  • O texto jornalístico, seja em veiculo impresso ou eletrônico, deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo. São normas universais, de absoluto consenso na TV, no rádio, na internet, em jornal ou revista, em qualquer plataforma.

    Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas Mídias, Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima, pág. 149

  • Esse tipo de questão é um insulto à inteligência de qualquer um...


ID
2640766
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao gênero jornalístico mais adequado para a apresentação de um personagem pouco conhecido, mas relevante para a sociedade, como um cientista que acabou de fazer uma grande descoberta.

Alternativas
Comentários
  • Apresentar alguém = sempre PERFIL

  • letra e

    Perfil é um tipo de texto biográfico sobre uma – uma única – pessoa viva, famosa ou não.

    Perfil ou reportagem-perfil faz parte do gênero jornalístico informativo. E, dentro dessa classificação, podemos inseri-lo na categoria dos textos noticiosos chamados de feature, ou seja, uma notícia apresentada em dimensões que vão além do seu caráter factual e imediato, em estilo mais criativo e menos formal. Nessa categoria estão incluídos os perfis e as histórias de interesse humano. (http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/o-personagem-em-destaque/)

     

    Editorial é um artigo publicado na imprensa, ou seja, jornais, revistas ou sites e que possui conteúdo opinativo. O ponto de vista pode ser da empresa (veículo de comunicação) ou da redação (editor, colunistas) sem ter que cumprir com a obrigação jornalística de imparcialidade.

     

    Resenha é a descrição de um objeto (seja um obra literária, um filme ou uma apresentação artística) e seu papel é justamente apresentar o tema analisado. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

  • Perfil - Tipo de entrevista qeu utiliza aspectos biográficos e pessoais ara mostrar ao público características, ideia, opiniões, projetos, comportametnos, gostos e traços do entrevistado.

    Rabaça & Barbosa, Dicionário Essencial de Comunicação, p. 205


ID
2640769
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para facilitar a compreensão dos leitores, a edição de fatos jornalísticos de grande complexidade precisa incluir

Alternativas
Comentários
  • Retranca

    1. Matéria subordinada a outra matéria ou à manchete da página. (Agência/Jornal)

     

    2. É o nome que se dá à reportagem para identificá-la internamente. Geralmente é criado usando de duas a três palavras do VT com uma barra separando as palavras-chave. Uma retranca nunca deve ser alterada desde a pauta até o arquivamento da matéria, sob o risco de nunca mais ser localizada. Exemplos: VT CCJ/Guerra Fiscal, VT CDH/Equidade, VT Plenário/Código Florestal. (TV).


    https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/retranca



ID
2640772
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Grandes coberturas jornalísticas exigem capacidade de planejamento dos editores. No caso específico de uma catástrofe com impacto direto na população (um surto de doença grave, por exemplo), a edição requer tratamento especial. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta a orientação mais apropriada para esse tipo de cobertura.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Felipe Penna (2006), o Jornalista deve sempre trabalhar temas alarmantes com sensibilidade,

    rigor de apuração e responsabilidade.


ID
2640775
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao processo de produção de notícias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O jornalismo profissional pressupõe uma série de consultas a fontes diversificadas e processo de checagem de informações.

    GAB B


ID
2640778
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Se uma fonte passa determinada informação de interesse público, mas também do próprio interesse, a boa técnica jornalística recomenda ao repórter que

Alternativas
Comentários
  • Um bom princípio - comprovam os estudos de probabilidade - é só confiar inteiramente em histórias contadas por três fontes que não se conhecem nem trocaram informações entre si. Toma-se como verdade, aí, o que é o mínimo comum aos três relatos, separando o que é fato doq ue é versão ou interpretação. O testemunho singular (o que um viu e outro não) deve ter a fonte citada.

    Nilson Lage em A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística

     


ID
2640781
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que indica um fenômeno da comunicação decorrente do surgimento da internet.

Alternativas
Comentários
  • Com MAIS interação porque esta já existia em menor proporção em outros meios (ex: rádio)


ID
2640784
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma das consequências do incremento do jornalismo colaborativo proporcionado pela evolução tecnológica na última década é a (o)

Alternativas
Comentários
  • letra c

    fac símile - Do latim fac simile, isto é, fazer igual. Designa reprodução idêntica de um documento. A Folha procura publicar fac símile do todo ou de parte de documento sempre que presume existir curiosidade do leitor sobre seu aspecto ou autenticidade. Veja fax.



    "faits-divers" - Em francês, fatos diversos. Expressão usada para designar notas e notícias com alto potencial de atração para o leitor. Exemplos: crime envolvendo família de classe média ou alta; casamento de personalidade; morte de pessoa famosa. Veja empatia (no cap. Produção).

     

    fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_f.htm


ID
2640787
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os meios de comunicação institucional distribuem informações e recebem notícias de diferentes plataformas.

Nesse contexto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a resposta e b sabiam gente veja esse comentario e bom ver esse comentario 

  • b) o acompanhamento das redes sociais ajuda a monitorar a repercussão dos assuntos da área de interesse do veículo, o que permite tirar dúvidas dos usuários, corrigir erros e combater as fake news

     

    Acertei, mas quase erro...  porque é justamente nas redes sociais que nascem as fake news.


ID
2640790
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne ao uso de fotografia nos diferentes meios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • amei a D e a E

  • Interação com outras mídias? Como?


ID
2640793
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da relação entre diagramação e fotografia nas publicações impressas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar os itens B, C e D?

  • B) Imagine uma revista cujo projeto gráfico já dispõe dos espaços predeterminados para as fotos, seguindo um padrão. De repente, você descobre que o texto está muito grande para o espaço disponível na página. A opção de corte, portanto, será no texto, que permite enxugamento. A redução da imagem, além de possivelmente alterar o padrão da publicação, poderá dificultar a visualização da imagem, sua mensagem e a harmonia do conjunto.

    C) O estímulo visual das fotos é sempre maior que o texto, o que encoraja o leitor. Fotos muito abertas, portanto, facilitam a visualização, ainda que diminuam a importância do texto. No Brasil revistas se tornaram muito populares tendo pouquíssimo texto e muitas fotos, tais como a extinta revista Manchete e a famosa Caras. Atualmente, no mundo digital é possível ver claramente a valorização das mídias sociais baseadas em imagens, como o Instagram.

    D) É o gabarito. Se relaciona com a explicação da alternativa B. Se você alterar demais o tamanho da foto você sai do projeto gráfico. No exemplo da revista, imagine um padrão de 1/4 de página para foto, sendo o restante texto. Em determinada página, sem sair do assunto em questão, é impressa uma folha sendo que metade do espaço é destinado à foto e metade ao texto. O leitor provavelmente se sentirá confuso com a quebra do padrão. A imagem maior até melhora a visualização da página, mas a quebra do padrão poderá gerar desconforto no leitor.

    Obs. Essas respostas estão baseadas apenas na minha livre interpretação.


ID
2640796
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O profissional cuja atribuição consiste em fazer a checagem final da ortografia e da impressão na edição de um livro-reportagem é o 

Alternativas
Comentários
  • Preparador de Originais = 1ª leitura, função mais ampla, vai analisar coesão, coerência, estruturas lógicas, erros de porotuguês....

    Revisor = se preocupa mais com a ABNT, faz uma checagem final dos erros.


ID
2640799
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na produção de uma publicação, cabe ao profissional responsável pela editoração

Alternativas
Comentários
  • letra e

    Art. 6º - As funções desempenhadas pelos jornalistas profissionais de
    texto e imagem como empregados, serão classificadas em:

    I - editor geral: o profissional responsável e incumbido de
    coordenar e executar a edição de matéria ou programa jornalístico
    , titulando-a
    tecnicamente para a publicação ou divulgação, bem como o que desempenha a
    função de editor de texto e imagem das matérias jornalísticas, por meio de
    qualquer processo, é o responsável por setores ou seções específicas de edição
    de texto, arte, foto, taipe filmes ou programas jornalísticos;

    fonte: PROJETO DE LEI Nº , DE 2005
    (Do Sr. Severiano Alves)
     

  • Alguém já disse que a mais longa é geralmente a correta

    :)

     

  • O que importa se valem dois pontos as questões específicas numa prova dessas? Todo mundo com certeza gabaritou.

    Coma com farinha a parte básica do edital. Coma com farinha.


ID
2640802
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos critérios de noticiabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Aquilo que, geralmente, é transmitido ao público é a localização dos acontecimentos, os indivíduos que neles estão envolvidos e pormenores como as designações geográficas, os nomes das personagens públicas, de indústrias, etc. Com frequência, estes elementos ocupam, automaticamente, o primeiro lugar na memória dos destinatários, enquanto as causas e as consequências dos acontecimentos permanecem em fundo. O que daí resulta é uma memória fragmentada, cheia de pormenores isolados e a que falta o contexto (Findhal – Höijer, 1981, 116).

    Os limites rígidos da duração dos noticiários e das suas dimensões fazem com que os dois ou três minutos das notícias maiores “não sejam suficientes para se fornecer o contexto histórico ou geográfico da maior parte dos acontecimentos […]. A atenção centra-se no que acontece e não nos seus objetivos ou nas suas causas profundas. Esta limitação do tempo disponível provoca, inevitavelmente, a imagem de uma sociedade instável” (Epstein, 1981, 127).

  • O quê?

    Quando?

    Onde?

    Como?

    O porque a gente explica se sobrar tempo.

    :)

  • letra c

    Na rede de rádio a programação jornalística local fica reduzida a dois ou três programas diários e à cobertura dos breaks nos programas nacionais. Há emissoras que optam pela compra de apenas alguns programas. É uma forma de não afastar o veículo dos assuntos locais e da prestação de serviços. (BARBEIRO, 2003, p. 48–49).

     

    Significado de Idiossincrático

    adjetivo Próprio e particular de uma pessoa, grupo; característico.Característico do comportamento, do modo de agir ou da sensibilidade de alguém: o projeto do escritor é completamente idiossincrático.Em que há ou expressa idiossincrasia, traço comportamental característico de um indivíduo ou de um grupo de pessoas.


ID
2640805
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação a agenda setting, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: Apesa de achar exagerada a resposta, acabei lendo que a hipótese do agendamento leva o público a incluir os assuntos abordados pela mídia em seus próprios assuntos. Então, a agenda da mídia se torna a agenda individual/social.

  • letra a

    A hipótese do agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.

  • A hipótese do agendamento não prevê que a mass mídia estabeleça ou consiga estabelecer/impor o que se pensa... mas, sim, SOBRE O QUE SE PENSA! Tendência de assuntos ou conteúdos abordados(agendados) pela mídia que, a médio ou longo prazo, são incluídos (ou excluídos)  na agenda sociail do indivíduo (em suas preocupações, discussoes, debates,etc..)

     

     

  • A hipótese do agenda setting não defende que a imprensa pretende persuadir. A influência da mídia nas conversas dos cidadãos advém da dinâmica organizacional das empresas de comunicação, com sua cultura própria e critérios de noticiabilidade. Nas palavras de Shaw, citado por Wolf, "as pessoas têm tendência para incluir ou excluir de seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo". É disso que se trata o agendamento.

     

    Fonte: http://teoriadojornalismouniube.blogspot.com/2010/11/teoria-do-agendamento-agenda-setting.html


ID
2640808
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando as teorias e os conceitos da comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a. (E) Signo = conceito (significado) + imagem (significante). "Designação comum a qualquer objeto, forma ou fenômeno que remete para algo
    diferente de si mesmo e que é usado no lugar deste numa série de situações."

    b. (E) "Comunicação é um processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor."

    c. (E) A mídia é uma espécie de porta-voz dos fatos no mundo, entretanto, se distancia dos fins os quais deveria cumprir: o compromisso com a verdade. Isso se deve ao fato de que a mídia tem suas práticas controladas por quem a emprega.

    d. (E) Em um processo de comunicação pode haver ruído, que são distorções não planejadas da mensagem. Não é difícil de acontecer que a mensagem decodificada pelo receptor seja diferente da pretendida pelo emissor no início do processo.

    e. (E) A questão fala dos signos do horóscopo, e não do objeto de estudo da comunicação/semiótica.


ID
2640811
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de newsmaking, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • letra d

    ... O segundo fator que, operativamente, determina a importância de um acontecimento é a sua capacidade de influir ou de incidir no interesse do país. Assimilável a este fator é o valor/notícia que Galtung e Ruge denominam “significatividade”. Para ser noticiável, o acontecimento deve ser significativo, isto é, “susceptível de ser interpretado no contexto cultural do ouvinte ou do leitor” (Galtung – Ruge, 1965, 117): a sua relevância quanto ao sistema de valores ideológicos e aos interesses do país em questão, determina a importância de um acontecimento.

    fonte: https://estudanteocioso.wordpress.com/tag/newsmaking/

     

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. A Teoria do Newsmaking se opõe a Teoria do Espelho, ao rejeitar que as notícias não são reflexos da realidade, e defende que o jornalismo é uma construção da realidade.

  • A Teoria do Newsmaking está ligada diretamente à noticiabilidade, aos valores-notícia, aos constrangimentos organizacionais, à construção da audiência e às rotinas de produção da notícia em si mesma. A perspectiva da teoria do newsmaking é construtivista e rejeita a teoria do espelho, pois segundo ela, a realidade não é refletida, mas construída pelas técnicas redacionais e o ambiente com todos os elementos adequados à elaboração e à produção das notícias.
    As notícias correspondem à realidade, mas são construídas e, por isso, carregam a marca do newsmaking que enfatiza o caráter convencional das notícias admitindo que elas informam e têm referência na realidade. Mas, a lógica interna das redações influencia no processo de construção da realidade.

    A Teoria do Newsmaking é aquela cujo âmbito jornalístico encontra-se na produção própria da notícia. Nesse sentido, diz Pena, a imprensa não reflete a realidade, mas a ajuda construir.

     

  • Os valores/notícia derivam de pressupostos implícitos ou de considerações relativas:

    a. às características substantivas das notícias; ao seu conteúdo; ( articulam-se, essencialmente, em dois fatores: a importância e o interesse da notícia )

    b. à disponibilidade do material e aos critérios relativos ao produto informativo; ( diz respeito à disponibilidade de materiais e às características específicas do produto informativo. )

    c. ao público;

    d. à concorrência.

     

    WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editora Presença, 2006

    fonte: https://estudanteocioso.wordpress.com/tag/newsmaking/


ID
2640814
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Instituído na Constituição de 1988, o Conselho de Comunicação Social (CSS) tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do tema da comunicação social no Brasil. Em relação ao CSS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra e

    CF Art. 224. Para os efeitos do disposto neste capítulo, o Congresso Nacional instituirá, como seu órgão auxiliar, o Conselho de Comunicação Social, na forma da lei.

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    § 2º A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

     

    LEI Nº 8.389, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1991

    Art. 2° O Conselho de Comunicação Social terá como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do Título VIII, Capítulo V, da Constituição Federal, em especial sobre:

    Art. 4° O Conselho de Comunicação Social compõe-se de:

            I - um representante das empresas de rádio;

            II - um representante das empresas de televisão;

            III - um representante de empresas da imprensa escrita;

            IV - um engenheiro com notórios conhecimentos na área de comunicação social;

            V - um representante da categoria profissional dos jornalistas;

            VI - um representante da categoria profissional dos radialistas;

            VII - um representante da categoria profissional dos artistas;

            VIII - um representante das categorias profissionais de cinema e vídeo;

            IX - cinco membros representantes da sociedade civil.


ID
2640817
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da Comunicação Social, objeto do Capítulo V da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    CF Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País.

    Conselho de Comunicação Social é orgão auxiliar do Congresso Nacional. Os meios de comunicação não podem ser objeto de monopólio. A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de , no minímo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

  • CF/88

    Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)
     

    § 1º Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)

     

    § 4º Lei disciplinará a participação de capital estrangeiro nas empresas de que trata o § 1º. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)

     

     

    LEI 10.610, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2002.

    Art. 1o Esta Lei disciplina a participação de capital estrangeiro nas empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens de que trata o § 4o do art. 222 da Constituição.

    Art. 2o A participação de estrangeiros ou de brasileiros naturalizados há menos de dez anos no capital social de empresas jornalísticas e de radiodifusão não poderá exceder a trinta por cento do capital total e do capital votante dessas empresas e somente se dará de forma indireta, por intermédio de pessoa jurídica constituída sob as leis brasileiras e que tenha sede no País.

  • Daquelas questões que, fazendo inequivocamente todo o sentido a alternativa A, você a marca e não quer ler o resto.

  • a) Pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País podem ser proprietárias de empresa jornalística e de radiodifusão.

    Art. 222. A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País

     

    b) A publicação de veículo impresso de comunicação segue o mesmo rito de licenciamento que o das emissoras de rádio e TV. 

    Art. 220 § 6º A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade.

    Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

    § 5º O prazo da concessão ou permissão será de dez anos para as emissoras de rádio e de quinze para as de televisão.

     

    c) A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de maioria simples dos deputados federais, em votação secreta. 

    Art. 223 § 2º A não renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

     

    d) Ao Conselho de Comunicação Social, órgão consultivo do Senado, compete outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens. 

    Art. 224. Para os efeitos do disposto neste capítulo, o Congresso Nacional instituirá, como seu órgão auxiliar, o Conselho de Comunicação Social, na forma da lei.

     

    e)Os meios de comunicação social podem, indiretamente, ser objeto de monopólio, especialmente se o respectivo sócio majoritário for detentor de cargo eletivo. 

    Art. 220 § 5º Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.


ID
2640820
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Art. 15. As transgressões ao presente Código de Ética serão apuradas, apreciadas e
    julgadas pelas comissões de ética dos sindicatos e, em segunda instância, pela Comissão
    Nacional de Ética.
     

    Art. 16. Compete à Comissão Nacional de Ética:
    I - julgar, em segunda e última instância, os recursos contra decisões de competência das
    comissões de ética dos sindicatos;
     

    Art. 18. O exercício da representação de modo abusivo, temerário, de má-fé, com notória
    intenção de prejudicar o representado, sujeita o autor à advertência pública e às punições
    previstas neste Código, sem prejuízo da remessa do caso ao Ministério Público.
     

    Art. 5º A Comissão de Ética não é um órgão de assessoramento da Diretoria do Sindicato, e
    sim um órgão judicante, independente, com poderes para apreciar, apurar e julgar as
    denúncias de transgressão ao Código de Ética dos Jornalistas, cometidas por jornalista na
    jurisdição da entidade sindical.

     

    Art. 17. Os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética estão sujeitos às
    penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do
    sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.
     

  • A) errada

    "Art. 18. O exercício da representação de modo abusivo, temerário, de má-fé, com notória intenção de prejudicar o representado, sujeita o autor à advertência pública e às punições previstas neste Código, sem prejuízo da remessa do caso ao Ministério Público."


    B) errada

    O Código de ética não é um conjunto de "leis" e sim de normas de conduta.


    C) errada

    Art. 12. O jornalista deve: VII - defender a soberania nacional em seus aspectos político, econômico, social e cultural;


    D) correta

    Art. 15. As transgressões ao presente Código de Ética serão apuradas, apreciadas e julgadas pelas comissões de ética dos sindicatos e, em segunda instância, pela Comissão Nacional de Ética.


    E) errada

    Art. 16. Compete à Comissão Nacional de Ética: I - julgar, em segunda e última instância, os recursos contra decisões de competência das comissões de ética dos sindicatos;


    Fonte: https://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf


ID
2640823
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    Art. 12. O jornalista deve:

    V - rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações;


ID
2640826
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à responsabilidade social da mídia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • MARS (Meios para Assegurar a Responsabilidade Social dos Media), os quais incluem colunas de correcção de erros, secções de cartas dos leitores, colunas do provedor dos leitores, revistas de jornalismo, observatórios de imprensa

     

    Accountability

    Governo aberto

    A abertura de dados governamentais, ao aumentar a disponibilidade de informações completas e atuais, é uma forma de promover a transparência e, ao mesmo tempo, apoiar a participação popular.

    Transparência

    Transparência das ações de governo e participação social ativa são importantes instrumentos para a promoção da eficiência da gestão pública e do combate à corrupção.

    Há organizações pública que disponibilizam na internet informações sobre despesas, receitas, convêncios, servidores e sanções. 

    fonte: portal do tcu

  • Dentre alguns exemplos de MARS, pode-se citar:

    - COLUNAS DE CORREÇÃO DE ERROS

    - SEÇÕES DE CARTAS DOS LEITORES

    - COLUNAS DE OMBUDSMAN

    - OBSERVATÓRIOS DE IMPRENSA

    - CÓDIGOS DE ÉTICA

  • A questão embaralha os conceitos de MARS e accountability. Vamos lá:


    A- Abreviação de marketing e ativismo nas redes sociais, o termo Mars constitui um conjunto de princípios concebidos para auxiliar o combate a fake news. 

    Errado. MARS não é marketing e ativismo nas redes sociais, muito menos está ligado ao combate a fake news.O significado de MARS é “meios para assegurar a responsabilidade social da mídia”. 

    B - Quando uma empresa apoia um projeto via Lei Rouanet, está praticando uma das modalidades de responsabilidade social. 

    Errado. O termo responsabilidade social de empresas e instituições (accountability) refere-se à prestação de contas da mesma para a sociedade, contas essas financeiras e de ações (ex: porque vai abrir uma fábrica na área X? quais são os próximos passos?). Ainda que seja uma ação que denote uma consciência social e uma responsabilização nesse processo, essa prática não se enquadra nas modalidades tradicionais de MARS.

    C - Accountability é um processo de transparência no qual veículos de comunicação expõem relatórios das respectivas faturas publicitárias. 

    Errado. Essa definição engessa o termo, limitando apenas aos veículos de comunicação e à prestação de contas financeiras (lembre-se que a prestação de contas vai além da financeira).

    D - A chegada das redes sociais praticamente forçou as grandes empresas de comunicação a aderirem ao accountability. 

    Errado. Ainda que essa tenha servido de estímulo para a adoção dessa política de responsabilização (accontability), não podemos dizer que tenha "forçado as grandes empresas" a fazerem isso. Aqui também há a limitação do cenário de empresas as da Comunicação, o que é um erro, pois o accontability abarca todas as instituições, privadas e públicas e empresas. MARS refere-se a responsabilização das mídias. Seria o accountability delas.

    E - Cunhado por Bertrand, o termo Mars é a sigla que corresponde a “meios para assegurar a responsabilidade social da mídia”. 

    Correto.


    Gabarito: E

  • Meios de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia (MARS)

    Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia se diferenciam da censura e da autocensura jornalística. Há três formas de promover ética e qualidade na atuação da mídia:

    a "livre" atuação da imprensa,

    a interferência estatal e,

    a busca de construção de espaços compartilhados.

    Dentre os MARS ou System of Media Accountability, pode-se citar: colunas de correção de erros, seções de cartas dos leitores, colunas de Ombudsman/provedor dos leitores nos jornais, revistas de jornalismo, observatórios de imprensa e códigos de ética dos veículos. Bertrand tipifica e classifica as experiências de MARS de três maneiras:

    meios externos,

    meios internos e

    formas cooperativas.

    A partir do relatório da Comissão McBride, da Teoria Libertária e da Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa, a hipótese é que os Conselhos de Comunicação, Conselhos de Imprensa, Ombudsmans e Conselho de Leitores constituem como alternativas de prestação de contas (accountability), de mediação e de arbitragem, buscando adquirir visibilidade, confiança e o apoio do público em favor de uma mídia mais equânime.


    Fonte: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/meios-de-assegurar-a-responsabilidade-social-da-midia-mars


ID
2640829
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à evolução dos meios e das tecnologias da comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra c

    A construção da notícia é lugar de contradições, em que um dos principais
    agentes do processo sempre foi e continua sendo o jornalista, envolvido em sua rotina
    de produção noticiosa. Produção essa que se alterou profundamente com a chegada da
    internet e seus desdobramentos, provocando ainda o redirecionamento das mídias
    existentes, a convergência entre elas, o surgimento de mídias nativas digitais, como
    também o aparecimento das mídias sociais, entre outras.
    Nessa nova conjuntura, um
    novo ator entra em cena: o gatewatching, o cidadão comum, o internauta, aquele que
    passou a ter uma posição ativa nas redes, alterando as rotinas de produção do jornalista,
    discutidas neste artigo
     

  • A: Uma das características da evolução das tecnologias da comunicação é a divergência dos meios, criando uma profusão de canais, ferramentas e formas de organização em rede. A evolução das tecnologias trouxe a convergência dos meios, não a divergência.
    B: Sociedade da informação é o termo atribuído ao surgimento das empresas chamadas gigantes da tecnologia, como Google e Facebook. A sociedade de informação está atrelada à busca contínua pela informação, a geração de conhecimento.
    C: As novas tecnologias da comunicação alteraram profundamente os processos de apuração, produção e distribuição de notícias. As novas tecnologias facilitaram o trabalho da produção de informações.
    D: A chamada pirâmide invertida foi um dos primeiros pilares do jornalismo a serem aniquilados pela evolução dos meios de comunicação. A pirâmide invertida não foi aniquilada. Os meios de comunicação tradicionais ainda utilizam da pirâmide invertida. As novas tecnologias proporcionaram uma adaptação para a pirâmide deitada, baseada no novo tipo de leitura consumida - livre e pessoal.
    E: A revolução informacional alterou profundamente a forma de se estruturar uma notícia, abolindo o uso do tradicional leadO lead não foi abolido da estrutura da notícia; ele, inclusive, continua sendo o primeiro bloco de informações da pirâmide deitada (unidade base ou lead), forma utilizada atualmente para a produção de notícias.



ID
2640832
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da cibercultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra e

    Willian Gibson, o termo designa todo conjunto de rede de computadores nas quais circulam todo tipo de informação. É o espaço não físico constituído pelas redes digitais.

     

    Como afirma Lévy (1999, p. 17), o ciberespaço é "o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores".

     

    fonte; http://www.pedagogia.com.br/artigos/ciberespaco_cibercultura/index.php?pagina=1

  • O termo Cibercultura tem vários sentidos, mas se pode entender como a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo, seja por meio da construção colaborativa, das multimodalidades e/ou da hipertextualidade. Em decorrência disso, em 2000, o pesquisador Pierre Lévy detalha a ideia da conexão planetária

  • ITEM E (O enunciado pedi CIBERCULTURA, quem trata essa abordagem no ciberespaço é Pierre Lévy)

     

    Para Gibson, ciberespaço é um espaço não físico no qual uma alucinação consensual pode ser experimentada diariamente pelos usuários. Já para Lévy, o ciberespaço é definido como o espaço de comunicação formado pela interconexão mundial dos computadores e das suas memórias. Constituindo-se num espaço virtual de trocas simbólicas entre pessoas poderão ser entendido como o espaço de troca de informação na cultura contemporânea.

     

    http://www.pedagogia.com.br/artigos/ciberespaco_cibercultura/index.php?pagina=1

     

     

    O escritor americano William Gibson inventou o termo ciberespaço em 1982, para se referir ao ambiente virtual criado pelas redes de computadores. Dois anos depois, publicou seu romance de estréia, Neuromancer, que influenciou a trilogia Matrix e se tornou o trabalho mais conhecido do subgênero da ficção científica chamado cyberpunk.


    (https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:sdH0dNeOp6oJ:https://link.estadao.com.br/blogs/renato-cruz/william-gibson-o-ciberespaco-e-aqui/+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-ab)

     


ID
2640835
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que tange às teorias e aos conceitos de comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Teoria Hipodérmica Mauro Wolf A posição sustentada por esse modelo pode ser sintetizada com a afirmação de que "todo membro do público de massa é pessoal e diretamente 'atacado' pela mensagem" (Wright, 1975, p. 79). Historicamente, a teoria hipodérmica coincide com o período das duas guerras mundiais e com a difusão em larga escala das comunicações de massa, e representou a primeira reação queeste último fenômeno provocou entre estudiosos de várias proveniências. Os elementos que mais caracterizam o contexto da teoria hipodérmica são, de um lado, justamente a novidade do próprio fenômeno das comunicações de massa e, do outro, a conexão desse fenômeno com as trágicas experiências totalitárias desse período histórico.

     

    O modelo de Lasswell propõe estudar o processo de comunicação afirmando que todo o acto de comunicar é explicado com base na resposta às questões “quem”, “diz o que”, “através de que canal”, “com que efeito?”.

    fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Hipod%C3%A9rmica/645876.html

  • Qual o erro da letra "e"? Dei uma lida no conteúdo e fiz algumas pesquisas, mas não vi erro algum na alternativa!

  • O erro da E está em um detalhe da Língua Portuguesa:

     

    Ir de encontro a (como está na alternativa): significa ir contra alguém ou alguma coisa, entrar em choque;

    Ir ao encontro de: significa estar de acordo com algo ou alguém, ir na mesma direção.

  • a) A constatação da existência de uma sociedade de massa invalidou os fundamentos da teoria hipodérmica. 

    A teoria hipodérmica baseava-se justamente na comunicação em massa.

     

    b)O conceito de sociedade de massa remonta aos anos de escravidão, quando pessoas das diversas tribos africanas eram vistas como um grupo homogêneo. 

    A sociedade de massa surgiu em um momento tardio no processo de modernização. O desenvolvimento econômico resultante do rápido processo de industrialização com foco na produção de bens de consumo em massa, bem como o rápido crescimento do setor de serviços, foi uma das forças motivadoras para esse tipo de organização. 

     

     c)O fenômeno das comunicações de massa é um dos principais elementos que contextualizam a teoria hipodérmica. 

     

     d)Pierre Lévy elaborou o modelo que tem base nas perguntas “quem / diz o que / através de que canal / com que efeito?” 

       Foi Lasswel em 1948.

     

     e)A unidade estímulo / resposta vai de encontro à teoria hipodérmica. 
    Pelo contrário,  a teória causa estimulos.


ID
2640838
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a responsabilidade social da mídia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra e

    No modelo de mercado livre, o Estado cria ambiente em que as empresas dos meios de comunicação gozam de plena liberdade para
    operar comercialmente o acesso ao mercado e, em alguns setores como a radiodifusão, segue controlado fundamentalmente mediante concessão de freqüências de transmissão, enquanto a área da imprensa escrita fica aberta a qualquer pessoa que disponha dos recursos para ter e operar um meio de comunicaç

    fonte:

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
    FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E
    SECRETARIADO EXECUTIVO - FEAAC
    MESTRADO PROFISSIONAL EM CONTROLADORIA
     

  • Queestão polêmica. Ao meu ver a alternativa A está corretíssima, mas acertei utilizando o método de "pensar com a cabeça da banca". Faça muitas questões da banca pretendida para tentar enxergar o posicionamento dos examinadores.

  • Sobre a ''D''

    A concentração da propriedade da mídia ocorre quando poucos indivíduos ou organizações controlam grandes fatias dos meios de comunicação social.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Concentra%C3%A7%C3%A3o_de_propriedade_da_m%C3%ADdia

  • Carece de fundamentação. Há uma vasta corrente que defende a obrigatoriedade do diploma como instrumento de valorização profissional e de garantia de qualidade da produção jornalística. Em sentido oposto, o modelo vigente, de mercado totalmente livre, é aquele que apresenta forte concentração midiática, concessões de radiodifusão para políticos com mandato (ilegal) e propriedade cruzada dos meios, igualmente irregular. Afirmar que isso traduz responsabilidade social da mídia é uma piada de mau gosto e nega a própria realidade brasileira.