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Prova IBFC - 2021 - Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN - Arquiteto


ID
5475382
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

Alternativas
Comentários
  • A No primeiro período do texto, o autor cria, por meio do paralelismo, uma associação entre a época em que sentávamos ao redor das fogueiras e a época em que sentamos em frente à televisão, para viver o imaginário/real

    B A simplicidade das narrativas contrapõe-se àquilo que há de fundamental nas histórias, uma vez que nem sempre o narrador é fácil de ser identificado no texto. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.

    C A influência da linguagem e das narrativas é preponderante para a libertação ou perpetuação da opressão. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.   

    D A neutralidade da narrativa só é possível quando o cuidado com os valores adotados pelo grupo do qual faz parte revelam sua própria visão de mundo.Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.

  •  (Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.)

    C = A influência da linguagem e das narrativas é preponderante para a libertação ou perpetuação da opressão.


ID
5475385
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

De acordo com o sentido do texto, leia as afirmativas abaixo.
I. O narrador do senso comum é a voz que personifica o narrador invisível, cujo interesse narrativo é desmotivado de intenções políticas e econômicas, já que assim como o narrador mítico ele não se mostra visível.
II. A ideia de que a América foi descoberta pelos europeus faz parte de uma narrativa eurocêntrica que desconsidera os nativos do continente americano como sujeitos que já haviam descoberto esse espaço geográfico.
III. A disputa pela narrativa pode ser considerada uma guerra ideológica, que movimenta interesses políticos há milhares de anos.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I – Errada. "toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum."

    No trecho diz que nem é sempre é visível o narrador para apontar o que entendemos como senso comum

    II – Correta.  "Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia."

    Ou seja, faz parte de uma visão que os europeus que descobriram aqui e desconsidera o povo que aqui habitava.

    III – Correta.  "A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. [...] Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo."

    Ou seja, a fala do narrador é influenciada por modelos políticos, disputas, tudo para ter o poder de fala.

  • Questão de Compreensão de Texto

    Gab:C

  • "desconsidera os nativos do continente americano como sujeitos que já haviam descoberto esse espaço geográfico" Achei forçado considerar que esses nativos é que descobriram o espaço geográfico. O texto não fala disso, e sim que eles já habitavam por serem nativos. Não houve uma descoberta, de fato, para nenhum dos grupos.


ID
5475388
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os sinônimos das expressões destacadas nos trechos “Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.” e “para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar”. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.

    “Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.”ETERNIZARMOS

    e “para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar”.  DEDUZIR

  • A questão é de semântica e quer que marquemos a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os sinônimos das expressões destacadas nos trechos “Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.” e “para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar”. Vejamos:

     .

    Perpetuar: tornar(-se) duradouro, permanente.

    Inferir: concluir ou deduzir (algo) a partir de exame dos fatos e de raciocínio.

     .

    A) imortalizamos / machucar.

    Errado.

    Imortalizar: tornar imortal ou lembrado por muito tempo.

    Machucar: causar (em alguém ou a si mesmo) ou sofrer ferimento, contusão ou lesão; ferir; contundir.

     .

    B) criamos / aprendemos. 

    Errado.

    Criar: dar existência a, a partir do nada.

    Aprender: alcançar, obter conhecimento, compreensão ou domínio de (informação, assunto, matéria etc.), por meio de estudo ou prática.

     .

    C) eternizamos / deduzir.

    Certo. "Perpetuar" é sinônimo de "eternizar". "Inferir" é sinônimo de "deduzir".

    Eternizar: tornar(-se) eterno ou imortal.

    Deduzir: chegar a conclusão (por fatos, suposições, raciocínio); inferir.

     .

    D) calculamos / depreender.

    Errado.

    Calcular: realizar cálculos matemáticos.

    Depreender: concluir por inferência; deduzir; inferir

     .

    Referência: AULETE, Caldas. Dicionário Aulete Digital, acessado em 9 de outubro de 2021.

    Gabarito: Letra C  


ID
5475391
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

De acordo com a morfologia, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a classe de palavras dos termos destacados no trecho a seguir “A habilidade narrativa determina quem tem voz”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

     Fique atento a sintaxe sempre:

    A palavra "narrativa" está adjetivando "habilidade". No caso "habilidade" é núcleo do sujeito.

    Depois vamos para "quem".

    Os pronomes relativos são: o qual, a qual/ cujo, cuja/ quanto/quanta - variáveis. Que, quem, quando, onde e como invariáveis.

    Por fim "voz"

    Trata-se de objeto direto da oração e portanto deve ser, em via de regra, um substantivo.

  • Nesta questão o candidato deve demonstrar que sabe reconhecer as classes gramaticais, bem como as funções sintáticas que as palavras podem exercer, ainda que pertençam a uma classe gramatical específica.

     

    As classes gramaticais são:

     

    ·         Substantivos: palavras que dão nome às coisas;

    ·         Verbos: palavras que expressam ação;

    ·         Adjetivos: palavras que expressam qualidade;

    ·         Pronomes: palavras que substituem ou acompanham o substantivo;

    ·         Artigos: palavras que antecedem o substantivo;

    ·         Numerais: palavras que indicam a posição ou o número de elementos;

    ·         Preposições: palavras invariáveis que ligam dois elementos da oração;

    ·         Conjunções: palavras que ligam, na oração, dois elementos de mesma classe gramatical;

    ·         Interjeições: palavras que exprimem emoções e sentimentos;

    ·         Advérbios: palavras que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, expressando circunstâncias de tempo, modo, intensidade, entre outros.

     

    Porém, uma palavra pode, em determinada circunstância, aparecer na função sintática de substantivo e em outra aparece como adjetivo. Vejamos:

     

    ·         No espectro de cores, a que se situa entre o verde e o violeta é o azul. Aqui, a palavra “azul" exerce a função sintática de substantivo, apenas nomeando a cor.

     

    ·         O azul dos teus olhos. Aqui, “azul"  exerce função sintática de adjetivo, qualificando os olhos.

     

    Dito isso, vamos à resolução.

     

    De acordo com a morfologia, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a classe de palavras dos termos destacados no trecho a seguir:

     “A habilidade narrativa determina quem tem voz".

     

    Começando por “narrativa". Uma leitura desatenta poderia levar o candidato a cometer um erro aqui, pois, “narrativa" é substantivo. Contudo, aqui, “narrativa" está qualificando a palavra “habilidade", exercendo a função sintática de adjetivo. Trata-se de uma “habilidade narrativa", ou seja, de uma qualidade.  Se é qualidade, é adjetivo.

     

    Agora, o caso de “quem" é mais simples: temos um pronome relativo.

     

    Por fim, “voz" é um substantivo.

     

    Qual alternativa corresponde à sequência adjetivo/pronome relativo/substantivo?

     

    Alternativa B.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • “A habilidade narrativa determina quem tem voz”.

    "Quem" é pronome relativo indefinido, pois aparece sem um antecedente.

  • O pronome QUEM dado como pronome relativo pela banca está incorreto, pois ele atua como um pronome interrogativo introduzindo uma oração subordinada objetiva direta justaposta. Há um caso em que o QUEM pode atuar como pronome relativo condensado, tbm entendido como pronome indefinido, porém não é o caso. (Ifb)

  • GAB-B

    adjetivo / pronome relativo / substantivo.

    Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto. Cada um desses vocábulos possui um valor e um uso específico na construção do enunciado. Veja! a) pode ser um pronome substantivo quando carregar o significado de “que coisa”.

    narrativa

    substantivo feminino

    1. 1.
    2. ação, processo ou efeito de narrar; narração.
    3. 2.
    4. exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens.

    Queria tropeçar na rua hoje e cair na sua boca.

    EITAAAAA

  • A questão tem gabarito errado ou deveria ser anulada. Para quem estuda grámatica não consegue resolver a questão.

    A questão diz: "De acordo com a morfologia, ..."

    Morfologia trata do estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras da Língua Portuguesa. A Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras.

    O correto seria: "De acordo com a sintaxe, ..."

    Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.

  • ''A habilidade narrativa determina quem tem voz”.

    adjetivo - qualifica a habilidade

    pronome relativo - podendo ser trocada pelo o(a),os(as) quais.

    substantivo - substantivo feminino.


ID
5475394
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

Em relação à sintaxe da Língua Portuguesa avalie as afirmativas abaixo atribuindo-lhes valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No trecho “Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Temporal.
( ) No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Concessiva.
( ) No trecho “A habilidade narrativa determina quem tem voz.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adjetiva Restritiva.
( ) No trecho “Não existe narrador isento”, o verbo é impessoal, por isso nessa oração não há sujeito.
( ) No trecho “Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Condicional.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

     (V ) No trecho “Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial Temporal.

    (F ) No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial CONDICIONAL

    (F ) No trecho “A habilidade narrativa determina quem tem voz.”, a oração destacada é classificada como Subordinada SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

    (F ) No trecho “Não existe narrador isento”, o verbo é PESSOAL, por isso nessa oração HÁ sujeito. (O verbo haver é impessoal e não o existir)

    (F ) No trecho “Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial CONCESSIVA . 

  • Por favor, denunciem essas pessoas que comentam só pra vender alguma coisa.
  • III - Oração subordinada obj. dir. justaposta é rara, mas aparece.

  • No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial temporal. Quando o uso da linguagem... Alguém mais interpretou assim?

  • LETRA A.

     (V ) No trecho “Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial TEMPORAL.

    (F ) No trecho “Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial CONDICIONAL;

    (F ) No trecho “A habilidade narrativa determina quem tem voz.”, a oração destacada é classificada como Subordinada SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

    (F ) No trecho “Não existe narrador isento”, o verbo é PESSOAL, por isso nessa oração HÁ sujeito. (O verbo haver é impessoal e não o existir) . O sujeito é "narrador isento).

    (F ) No trecho “Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.”, a oração destacada é classificada como Subordinada Adverbial CONCESSIVA . 


ID
5475397
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
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Em relação às regras de acentuação gráfica da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • Ué,então qual o certo?Executivo ou Legislativo?

  • LETRA D.

    No trecho “Religiões e impérios sempre espalharam”, a palavra “impérios” é acentuada pois é uma paroxítona terminada em DITONGO.

  • Acentua-se toda OXÍTONA terminada em a, e, o, EM ENS.

  • Impérios é uma proparoxítona.

  • A palavra impérios pode ser acentuada por duas regras

    A primeira é pela regra das paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

    A segunda regra é por ser uma proparoxítona eventual.

  • então a IBFC em suas provas considera por proparoxítona eventual.

  • Impérios é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo oral (visão majoritária), ou por ser proparoxítona eventual (visão minoritária, mas que ainda pode ser cobrada); de qualquer jeito, não será acentuada por ser uma paroxítona terminada em -os.

  • Gab. D

    -terminada em ditongo crescente (im - pé - rios)

    -proparoxítona eventual. (im - pé - ri - os)

  • Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira.

  • Gabarito D. A alternativa não é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "OS" e sim por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente. "IMPERIOS"

    #vousernomeado

  • Nesta questão o candidato deve demonstrar que conhece separação silábica e sílaba tônica. De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em:

     

    • Oxítonas - palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: “me-trô", “su-flê", “su-por".

     

    • Paroxítonas - palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: “ca--ter", “ca-va-lei-ro", “pa-pa-gai-o".

     

    • Proparoxítonas - palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: “es--di-o", “-la-ba", “sub--di-o".

     

    Importante: todas as proparoxítonas são acentuadas.

     

    Dito isso, vamos à resolução.

     

    Temos de apontar qual alternativa está incorreta.

     

    A) O verbo “ter" é acentuado, no trecho “Todas têm começo", para concordar com o sujeito que está na terceira pessoa do plural.

     

    Correta. Quando os verbos “vir" e “ter" estiverem flexionados na 3ª pessoa do plural devem receber acento circunflexo, para diferenciá-los das formas do singular.

     

    B) No trecho “alguém que escolhe que causo contar", a palavra acentuada em destaque recebe acento, pois é uma palavra oxítona terminada em “em".

     

    Correta. Segundo as regras de acentuação e de tonicidade, palavras paroxítonas terminadas em “em" ou “ens" devem ser acentuadas.

     

    C) A palavra “já" é acentuada no trecho “aqui já viviam", pois é um monossílabo tônico terminado em “a".

     

    Correta. Palavras formadas por apenas uma sílaba (monossílabos) terminadas em “a" são acentuadas.

     

    D) No trecho “Religiões e impérios sempre espalharam", a palavra “impérios" é acentuada pois é uma paroxítona terminada em “os".

     

    Incorreta. De fato, “impérios" é uma palavra paroxítona. Todavia, ela é acentuada porque termina em ditongo (encontro de duas vogais na mesma sílaba – “ios").

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Impérios = paroxítona terminada em ditongo seguido ou ñ de S acentuação obrigatória

  • LETRA D.

    PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO

  • (D)

  • (D)

  • GAB-D

    No trecho “Religiões e impérios sempre espalharam”, a palavra “impérios” é acentuada pois é uma paroxítona terminada em “os”.

    A palavra “império” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em “o”. Os acentos nas palavras “mercê” e “você” devem-se ao fato de serem, ambas, palavras paroxítonas terminadas em “e”.

    Ame-se o suficiente para perceber que o meu sucesso não é a sua derrota.

  • IMPÉRIOS = recebe acento por ser paroxitona terminada em ditongo

    IM-PÉ-RIOS - ditongo crescente (semi vogal + vogal)


ID
5475400
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Guerra de narrativas (adaptado)
   Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social. Esse ritual repete-se há pelo menos 50 mil anos. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
   Repetimos a balela do descobrimento da América sem pensar que aqui já viviam pessoas antes da invasão europeia. Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, histórias determinam e influenciam o comportamento social. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
   A habilidade narrativa determina quem tem voz. A tensão entre grupos em disputa pela narrativa é tão velha quanto a linguagem. Religiões e impérios sempre espalharam suas falas e disputaram a atenção. Identificar essas narrativas e a quem servem é o caminho para delimitar quem nos fala e inferir o que nos isola ou ajuda a colaborar.
   Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
 https://vidasimples.co/conviver/guerra-de-narrativas/

De acordo com as regras de Concordância Verbal e Nominal, assinale a alternativa que reescreve corretamente o trecho extraído do texto.
   “Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo.” 

Alternativas
Comentários
  • A) Não há narradores isentos. Por mais cuidadosos que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelos julgamentos e assunções que vêm com as culturas do grupo.

    B) Não existe narradores isentos. Por mais cuidadosos que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelos julgamentos e assunções que vêm com as culturas do grupo.

    C) GABARITO

    D) Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelo julgamento que vêm com a cultura do grupo.

  • Pedro Henrique, você vai fazer o gol do título da copa do Brasil! dá-lhe meu furacão
  • por que a letra ( C ) ? tenho a resposta, não explicação!
  • BIZU-

    VEM- terceira pessoa do singular

    VÊM -terceira pessoa do plural

  • Não há narradores isentos. Por mais cuidadosos que seja (m), cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelos julgamentos e assunções que vêm com as culturas do grupo. (Quem são ? cuidadosos = Cuidadosos que sejam)

    Não existe narradores isentos. Por mais cuidadosos que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelos julgamentos e assunções que vêm com as culturas do grupo. (o verbo haver pode ser empregado no sentido de Existir / ocorrer / acontecer e sempre ficara no singular, todavia quando substituídas as palavras, essas devem variar. Então o correto é não existem narradores ...)

    Não existem narradores isentos. Por mais cuidadosos que sejam, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelo julgamento que vem com as culturas do grupo. (correta. Existir empregado corretamente bem como o vem sem acento já que esta se referindo a uma única palavra. Vêm acentuado é a forma no plural; ex- eles vêm)

    Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelo julgamento que vêm com a cultura do grupo. (mesma situação acima)

  • Na alternativa c) não tem a palavra "assunção" e na questão diz: assinale a alternativa que reescreve corretamente o trecho extraído do texto.

    Dessa forma, a letra c) não reescreve o trecho de maneira correta, pois falta uma palavra.

  • Não existem narradores isentos. Por mais cuidadosos que sejam, cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelo julgamento que vem com as culturas do grupo.

    esse cada um seguido de e são perpassados

    não soou bom aos ouvidos

    parece que mistura tempos verbais

    mas.... deve ser eu que tenho que estudar mais

  • Errei essa maldita questão, mas aprendi bastante com ela.

    Veja a ordem direta, SVC:

    Narrador isento não existe. Cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo por mais cuidadoso que seja.

    O Trecho fica bem mais limpo para analisar dessa maneira.

    Agora, fazendo o mesmo com a alternativa C que é o gabarito.

    Narradores isentos não existem. Cada um carrega seu conjunto de valores e são perpassados pelo julgamento que vem com as culturas do grupo por mais cuidadosos que sejam.

    Perceba a relação do verbo com o sujeito.

    Obs: a segunda parte é seguir a regra do (vêm) no plural e (vem) no singular.


ID
5475403
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do acento grave, indicador de crase.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    d) Falei à senhora a mais pura verdade.

    Quem fala, fala algo a alguém.

  • LETRA D.

    Por que a letra B está errada ?

    Na maioria das vezes, há crase no "a" que precede horas: As lojas abrem às 10h. ...

    Mas a crase no "a" não é uma regra, ou seja, em alguns casos ao empregá-la o redator erra.

    Por exemplo, quando usamos as preposições "até", "após", "desde", "entre" e "para".

    Nestes casos esqueça a crase no "a":

    A interrupção da via será feita até as 15h;

    As lojas serão fechadas após as 19h;

    A venda de ingressos está aberta desde as 10h de terça-feira;

    O banho de mar está proibido entre as 5h e as 10h;

    A aula estava marcada para as 8h.

    Regra prática – Substitua a hora por "meio-dia": se der "ao meio-dia", há crase; se não der, esqueça a crase. 

    Observe: A aula começa às 9h30, com crase, porque A aula começa ao meio-dia.

    Mas: O cãozinho foi encontrado pelo dono após as 15h, sem crase, porque O cãozinho foi encontrado após o meio-dia de ontem.

    FONTE:

  • Devemos a essa professora o nosso sucesso. Devemos à minha professora o nosso sucesso.

    P. possessivo crase há, demonstrativo não

  • Nos pronomes madame, senhora e senhorita acento grave é permitido.

  • Para mim, a B tb está correta.

  • sobre a B tem a preposição APOS e tbm não indica total hora exata

    sobre a D usando o ao já acerta.

  • Após uma preposição não pode haver crase, salvo se for a preposição até, de forma facultativa!

  • Gabarito errado

  • Errei marcando a letra B, porém, agora posso observar o erro, e realmente não se usa crase precedida de uma outra preposição, ou seja, na alternativa B tem uma preposição antes, então bate com a regra de casos proibidos, porque não se acentua a preposição precedida de outra preposição.

  • Qual o erro da c)?

  • Falei AO senhor a mais pura verdade.

    Trocou e deu certo? Então existe crase.

  • o erro da B

    Eu posso te visitar após às 15h. 

    sabemos que crase é a fusão de preposição + artigo a+a= à

    sabendo disso, sabemos que APÓS é uma preposição. logo (as) na frase da B , deve ser sem crase, visto que só esta pedindo o artigo, e não uma preposição. porque logo antes do AS existe o APÓS ao qual já é uma preposição

    me retifique qualquer erro. pois minha intenção é te ajudar.

    NÃO PARE A VITÓRIA VAI CHEGAR, DEUS ESTÁ CONTIGO

  • Pronome demonstrativo não ocorre crase. Ex : A essa

    a singular + palavra plural sem crase.

    Hora não exata, realmente não esta definida sem crase

  • Cuidado!!!

    Não haverá crase antes de hora se vier antecedida de outra preposição que não seja a (para, após, desde e entre):

    “Desde as 16h30, venho tentando falar com você.” / “Será estendido para as 20 horas o prazo de entrega.” / “Após as 22h, não mais atendemos pessoalmente.”

    Fonte: A Gramática para Concursos Públicos-Fernando Pestana.

  • ANTES DE HORAS EXATAS HA CRASE

    EX: TE ENCONTRAREI ÀS 20:00 HRS

    IMPORTANTE : NÃO EXISTE CRASE DEPOIS DE PREPOSICÕES COMO: PARA , DESDE , ENTRE ,APÓS.


ID
5475406
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação às regras de regência verbal e nominal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Em relação às regras de regência verbal e nominal, assinale a alternativa incorreta.

    C) Aspiravam à poluição todos os dias na cidade.

    Aspirar no sentido de inalar, cheirar, respirar atua como um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de preposição, pois, por não reger preposição, o uso do acento grave está incorreto.

    GABARITO. C

  • Aspirar

    ➽ A regência verbal - transitividade:

    - Objeto Indireto: sentido de almejar/desejar.

    EX.: Muitos especialistas aspiram ao cargo de consultor legislativo.

    - Objeto Direto: sentido de inalar ou cheirar.

    EX.: Aspiramos o perfume das flores.

     

    Assistir

    ➽ A regência verbal - transitividade:

    - Objeto Indireto: sentido de ver.

    - Objeto Direto: sentido de ajudar/socorrer.

    - Intransitivo: Em sentido de morar.

    Exemplos:

    EX.: Elas assistiram ao filme.

    - ‘Assisti’ no sentido de ver, logo, é um verbo transitivo indireto.

    EX.: Assisti meus amigos quando precisaram de mim.

    - “Assisti’ no sentido de ajudar, verbo transitivo direto.

    EX.: Assisto em Brasília desde 1979.

    - ‘Assisto’ no sentido de morar, verbo intransitivo.

    - ‘Em Brasília’ adjunto adverbial de lugar.

     

  • O verbo aspirar empregado no item C) foi utilizado no sentido de inspirar algo, fica como verbo transitivo direto. Portanto a crase empregada está incorreta pois não há preposição a depois do verbo.

    #vousernomeado

  • O VERBO ASPIRAR COM SENTIDO DE CHEIRAR, INSPIRAR, TRAGAR, NAO REGE PREPOSIÇÃO.

    DECOREI ASSIM!

  • Quem aspira , aspira algo ou alguma coisa. Veja que em nenhum momento é possível encaixar a preposição à. Portanto, VTD.

  • Com a crase ficou entendido que eles almejavam a poluição todos os dias..

    Aspirar no sentido de inalar não ocorre crase.

  • Na alternativa D, o verbo " aspirar" é VTD,ou seja, não se usa crase.

  • Aspirar - Recolher por meio da sucção;

    Aspirar a - Desejar algo.

  • Quem aspira (respira), aspira alguma coisa. Não tem preposição! VTD ( que não é regência)

  • O verbo ``ASPIRAR`` no sentido de respirar NÃO exige preposição, pois quem respira (respira algo ou alguma coisa )


ID
5475409
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação às regras de colocação pronominal, segundo a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)Elas tinham avisado-me sobre as faltas excessivas.

    → Incorreto, com verbo no particípio não se usa ênclise.

    B)Se apresentaram muito bem no recital as suas filhas.

    → Incorreto, o pronome oblíquo átono não deve iniciar período.

    C)Hoje nos preocupamos muito mais com as expressões que usamos.

    → Correto, a palavra hoje é um advérbio de tempo e atua como fator atrativo do pronome oblíquo átono.

    D)Os alunos que mantiveram-se em silêncio durante a aula aprenderam.

    → Incorreto, o que é pronome relativo que atrai o pronome oblíquo.

    GABARITO. D

  • Gab c

    ADVÉRBIO DE TEMPO PUXANDO O PRONOME EM PRÓCLISE.

    adv de tempo :ontem, hoje, amanhã, cedo, agora, depois..

  • A) proibido ênclise depois de particípio. bizu: depois de ADO e IDO nada será metido

    B)proibido próclise em início de frase

    c) um dos fatores atrativos de próclise (adjuntos adverbiais). Pronome antes do verbo/próclise

    d) o "que" é termo atrativo, atraindo a próclise. "que se mantiveram"

    gaba: C


ID
5475421
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O trecho abaixo é do soneto XLIV, de Pablo Neruda, retirado de uma tradução para o Português popular na rede de computadores.
 (...)
Amo-te para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo ainda.
(...)
Neste trecho vemos um conflito que inspira o poeta, que pode ser trocado pela proposição composta: “Se começa, então termina”. A partir dela considere as afirmações derivadas abaixo.
I. Se não termina, então não começa.
II. Não começa ou termina.
III. Começa e não termina.
Com respeito à lógica proposicional assinale a alternativa que caracteriza cada afirmativa com respeito à proposição original 

Alternativas
Comentários
  • A frase dada é: “Se começa, então termina”.

    As duas primeiras frases são equivalências, mas cada uma feita com uma regra diferente.

    Regra da frase I: inverte tudo e nega. "Se começa, então termina" fica "Se não termina, então não começa".

    Regra da frase II: a regra do NEMA (ou NEYMAR, como eu decorei kkkkk): NEga a primeira, MAntém a segunda e troca o "se...então" por "ou". "Se começa, então termina" fica "não começa ou termina".

    A última frase é uma negação.

    Regra da frase III: foi feita com a regrinha do "MANÉ": MAntém a primeira, NEga a segunda e troca o "se...então" por "e". "Se começa, então termina" fica "começa e não termina".

    Demorei semanas pra decorar isso tudo e errei MUITO no processo, mas hoje consegui fazer esse comentário aqui sem nem consultar minhas anotações, então minha dica é: não desistam e treinem bastante!

  • Kkkkkk, a redação dificulta na interpretação, mas ao ler o que se pede, se a pessoa conseguir identificar que pede a equivalência e negação da condicional; na 1 opção já acha o gabarito.

    Ex.: Se estudo, então passo

    Equivalência - Ex.: Se não passo, então não estudo (inverte e nega); Não estudo ou passo ( Nega a 1, mantém a 2; troca pela disjunção.

    Negação - Ex.: Estudo e não passo. (Mantém a 1, nega a 2, troca pela conjunção.)

    Alternativa B

  • Que questão confusa!!!

  • Contra positiva Neyoumar Mané

  • De cara ja da pra marcar, tem nem graça kkkkkk desavisado marca logo negação na 1º kk

  • I - EQUIVALÊNCIA: P-->Q = ~Q --> ~P (NEM NEM)

    II - EQUIVALÊNCIA: P-->Q = ~P v Q (NEuMA)

    III - NEGAÇÃO: ~(P-->Q) = P ^ ~Q (MANÉ)

    erros? corrijam-me!

  • GABA B

    I - INVERTE E NEGA TUDO (equivalência) - Se NÃO termina, então NÃO começa.

    II - Nega a primeira OU mantém (equivalência) - NÃO começa ou termina.

    II - Mantém a primeira E nega segunda (negação) - Começa e NÃO termina.

    senado federal - pertencelemos!

  • EQUIVALÊNCIA > NEUMA , INVERTE NEGA NEGA

    NEGAÇÃO > NE NE O E VIRA OU , O OU VIRA E / MANE

  • EQUIVALÊNCIA > NEUMA , INVERTE NEGA NEGA

    NEGAÇÃO > NE NE O E VIRA OU , O OU VIRA E / MANE

  • Questão safadinha kkk

  • De fato o enunciado da questão confunde muito! Mas o que você precisa resolver é apenas isso: proposição composta: “Se começa, então termina”.

  • Questão excelente para fazer uma revisão!

  • questão enganosa

    letra b

  • Não entendi! Por que a regra do NEYMAR é equivalência e a regra do MANÉ é negação? Pra mim era tudo negação! Alguém pode me explicar?

  • NEGACAO DE CONDICIONAL - EXISTE DUAS FORMAS

    I - INVERTE E NEGA TUDO (equivalência)

    Se começa, então termina- Se NÃO termina, então NÃO começa.

    II - Nega a primeira OU mantém (equivalência) -

    -NÃO começa ou termina.

    II - Mantém a primeira E nega segunda (negação)

    - Começa e NÃO termina.

  • Questão boa pra tirar a glr do chute. Kkkkk


ID
5475424
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O estudo formal de proposições em termos da lógica proposicional é realizado em termos de tabelas-verdade.
   “As tabelas-verdade derivam do trabalho de Gottlob Frege, Charles Peirce e outros nomes da década de 1880, e tomaram a forma atual em 1922 através dos trabalhos de Emil Post e Ludwig Wittgenstein. A publicação do Tractatus LogicoPhilosophicus, de Wittgenstein, utilizava as mesmas para classificar funções veritativas em uma série. A vasta influência de seu trabalho levou, então, à difusão do uso de tabelas-verdade.” Fonte: wikipedia, “Tabela-verdade”.
Em uma tabela-verdade cada proposição simples individual é organizada em uma coluna e recebe valor verdadeiro (V) ou falso (F) a cada linha. Em uma última coluna se elenca o resultado lógico vindo da regra lógica definida pelos conectivos, para cada uma das linhas. Considere uma proposição composta por proposições simples:
   “Se João mora aqui, então ele é rico, e, se ele é rico, então tem mais de um carro, e, se ele tem mais de um carro, então ele tem carros com placas diferentes, e não depende da regra de rodízios de carro do município.”
Assinale a alternativa que indica o número de linhas de uma tabela-verdade que contenha a avaliação desta proposição composta.

Alternativas
Comentários
  • 2^5 = 32

  • São 5 proposições:

    1. João mora aqui
    2. João é rico
    3. João tem mais de um carro
    4. João tem carros com placas diferentes
    5. João não depende da regra de rodízio de carros

    Para descobrir o número de linhas, eleve 2 ao número de proposições.

    2^5 =

    2 x 2 x 2 x 2 x 2 =

    32

    Gabarito: C

    @vidadeconcursanda

  • Só contei 4 proposições simples. Alguém pode me ajudar? Obrigada.

  • A banca simplesmente meteu uma fonte do Wikipédia

  • Não entendi a lógica usada na questão. Só encontrei 4 proposições:

    1. Se João mora aqui, então ele é rico (condicional)
    2. Se ele é rico, então tem mais de um carro (condicional)
    3. Se ele tem mais de um carro, então ele tem carros com placas diferentes (condicional) 4. e não depende da regra de rodízios de carro do município (conjunção)
  • Pelos comentários dos colegas deveríamos achar 5 preposições e elevar a 2° que representa a quantidade de frases em uma condicional. 5^2= 32

    Lembrando que você deve excluir as frases repetidas!

  • FONTE : WIKIPEDIA ???

    Ahhh mano que isso. Não tem como ter respeito com uma banca dessa

  • (p->q)^(q->r)^(r->s^t)

    p + q+ r + s + t = 5

    n²=2.2.2.2.2=32


ID
5475427
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

No mundo contemporâneo com as mídias sociais notícias falsas e falácias surgidas em debates se tornaram muito presentes. Particularmente, a falácia nomeada por “Argumentum ad hominem” que é estruturada “quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo”.
Considere as proposições abaixo adaptadas de discursos encontrados na rede de computadores.
I. “Nosso País tem um déficit educacional reconhecido. Pessoas com aprendizado formal deficitário acreditam muito naquilo que recebem pelo aplicativo. Então há preocupante deficiência na checagem de notícias.”
II. “O filósofo liberal X disse discordar desta opinião. Este filósofo já deu entrevista à revista comunista, então sua opinião não é confiável.”
III. “Quem nunca fumou não pode tentar interferir nas discussões e políticas públicas sobre tabagismo”.
Assinale a alternativa em que são identificadas falácias de Argumentum ad hominem.

Alternativas
Comentários
  • l Preocupação.

    ll Crítica ao filósofo.

    lll Crítica a quem nunca fumou.

  • gaba D

    AD HOMINEM ou Argumentum AD HOMINEM é um tipo de falácia que se caracteriza quando determinada pessoa responde a um ARGUMENTO com críticas negativas ao seu autor e não ao conteúdo apresentado.

    I - a CRÍTICA É SOBRE A EDUCAÇÃO, o fato em si, NÃO AO ARGUMENTADOR.

    II - CRÍTICA AO ARGUMENTADOR

    III - CRÍTICA AO ARGUMENTADOR

    senado federal - pertencelemos!

  • Resgatei lá das minhas aulas de filosofia do Ensino médio kkkkkk


ID
5475430
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O número 1/3 (um terço) em representação decimal assume a forma: 0,33333… com uma infinidade de casas decimais seguintes (repetitivas) com o algarismo 3. Considere o seguinte procedimento para descobrir o par de números que forma uma dízima periódica baseado em uma sequência de operações aritméticas rudimentares e no encadeamento lógico sequencial:
    N                 =   0,33333...   ⇒
  10             =   3,333333    ⇒
10N - N           =         3           ⇒
   9N                =         3           ⇒
                   =        3/9         ⇒
     N                =        1/3
Baseado neste procedimento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) 0,999999… = 1
( ) 0,1 + 0,01 + 0,001 + … = 1/9
( ) Um número que não exibe repetição como: 0,123456789101112131415… (onde se encadeiam os inteiros crescentes ao longo de suas casas decimais) pode ter a fração determinada da mesma maneira.
Assinale a alternativa que avalia corretamente as afirmações acima em termos da mesma lógica apresentada no procedimento.

Alternativas
Comentários
  • 0,99 agora é 1

  • Boa 01!

  • questão pede transformação de dizimas em fração e sua respectiva simplificação quando possível:

    0,001+0,01+0,1 = 0,11111 ... (transformando em fração dá 1/9; pq? o numerador 1 equivale ao numero 1 que se repete e o número 9 equivale a quantidade de algarismo que se repete, se somente tem 1 numero se repetindo logo uma vez o 9, se tivesse 0,1212 seria 12/99)

    0,999 ... = mesma coisa de cima; 9/9 , simplificando/resolvendo tem-se resultado 1

    Um número que não exibe repetição como: 0,123456789101112131415… (onde se encadeiam os inteiros crescentes ao longo de suas casas decimais) pode ter a fração determinada da mesma maneira. (Números compostos por dizimas NÃO PERIODICAS ou raízes ñ exatas NÃO PODE SER REPRESENTADO POR FRAÇÃO; EX- 1,414213562 ... São os chamados números IRRACIONAIS)

    • 0,111 = 1/9
    • 0,1212 = 12/99
    • 0,152152 = 152/999
    • 0,9999 = 1
    • visto que,
    • N = 0,999...
    • 10N = 9,99...
    • 10N - N = 9
    • números irracionais não podem ser representados em fração
  • Resolvendo a primeira afirmativa já dá pra matar a questão.

    0,999999...= 1 é um conceito matemático básico.

    Fazendo a transformação do jeito que o enunciado da questão mostra, comprova-se essa tese.

    "A fé na vitória tem que ser inabalável."


ID
5475433
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma pessoa procura por um argumento dedutivo a partir de duas premissas listadas abaixo.
Premissa 1: Toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo.
Premissa 2: Não se consegue medir o amor com um dispositivo.
A pessoa estabelece, então, duas proposições na forma de conclusões possíveis.
Conclusão 1: O amor não é uma quantidade física.
Conclusão 2: Nem toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo.
Partindo do princípio da lógica dedutiva, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gab b

    • se afirma q tudo é medido e existe algo que não pode ser, logo não é uma quantidade física (dedutiva 1 correta)
    • se TODA quantidade física é medida, logo NÃO PODE HAVER ALGO DE QUANTIDADE FÍSICA NÃO MEDIDA. (dedutiva 2 errada)
  • 1: Toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo.

    2: Nem toda quantidade física pode ser medida por algum dispositivo.

    >Contradição

  • Resolvi com conjunto.

  • so jogar no diagrama

  • http://sketchtoy.com/70514532


ID
5475436
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma rede social dois amigos, Fernando e Roberto, analisam sua rede de amigos. Fernando tem 2120 amigos, enquanto Roberto tem 580 amigos. A rede completa de amigos de um, de outro ou ambos tem 2550 pessoas. Considere dois cenários:
C1: dado que a pessoa é amiga de Roberto, qual a chance dela ser amiga também de Fernando?
C2: dado que a pessoa é amiga de Fernando, qual a chance dela ser amiga também de Roberto?
Assinale a alternativa que melhor aproxima o valor da resposta de cada pergunta elencada nos cenários acima.

Alternativas
Comentários
  • Fernando = 2120

    Roberto = 580

    Juntos tem 2700

    Exercício fala que eles têm 150 amigos em comum (2700-2550)

    Logo para achar a porcentagem pedida é só fazer a regra de 3 de cada um:

    Roberto:580--100%

    150 -- x

    x=~26%

    Fernando: 2120--100%

    150-- x

    x=~7%

    Letra A

  • Dada as alternativas, acaba nem sendo necessário conta: como a quantidade de amigos em comum é a mesma, mas Roberto tem bem menos amigos, o cenário C1 necessariamente precisaria de uma probabilidade maior, excluindo as outras altermativas.

  • Fernando 2120

    roberto 580

    intersecção 150

    580--------100%

    150-------?%

    = 25,86 roberto

    2120 ----------- 100%

    150 ------------?%

    = 7% fernando


ID
5543803
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto de arquitetura é desenvolvido em etapas e estas devem seguir uma sequência que é descrita na Norma Brasileira NBR13.532/1995 – Elaboração de Projetos de Edificações – Arquitetura. A partir do exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    NBR 13532 ELABORAÇÃO DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES - ARQUITETURA

    3.3 ETAPAS DE PROJETO DE ARQUITETURA: As etapas da atividade técnica do projeto de arquitetura são as seguintes, na sequencia indicada (incluindo siglas):

    a) levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ);

    b) programa de necessidade de arquitetura (PN-ARQ);

    c) estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ);

    d) estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ);

    e) anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ) ou pré-execução (PR-ARQ);

    f) projeto legal de arquitetura (PL-ARQ);

    g) projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional);

    h) projeto para execução de arquitetura (PE-ARQ).

  • essa norma foi cancelada. como ela ainda é cobrada em concurso?


ID
5543806
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira NBR9050/2015 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos os corrimãos devem ser instalados em ambos os lados de escadas e rampas, instalados em duas alturas: a 0,70m (metro) e 0,92 m (metro) do piso. Assinale a alternativa que apresenta qual o prolongamento mínimo do corrimão nas extremidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    "Os corrimãos devem prolongar-se por, no mínimo, 0,30 m nas extremidades."

    NBR 9050/2020


ID
5543809
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para garantir a acessibilidade de pessoa em cadeira de rodas a Norma Brasileira NBR9050/2015 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos recomenda, que as portas, quando abertas, tenham um vão livre mínimo de _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050/2020

    6.11.2.1....O vão de livre da porta deve ser maior ou igual a 0,80


ID
5543812
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Toda edificação necessita de um sistema de fundação para transferir a sua carga para o solo e, estas podem ser divididas em dois tipos: as fundações rasas ou diretas e as fundações profundas. Assinale a alternativa incorreta a respeito dos tipos de fundação profunda.

Alternativas
Comentários
  • Fundações profundas: TEC

    T ubuluões

    E stacas

    C aixões

    Fonte: Curso modular Arquitetura concursos

    Gabarito: C

    @arquitetamanuprado


ID
5543815
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira NBR6122/1996 - Projeto e execução de fundações a base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos d’água. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha. Assinale a alternativa correta sobre a profundidade mínima prescrita pela norma.

Alternativas
Comentários
  • item 7.7.2 Profindidade mínima Gabarito: D @arquitetamanuprado
  • Item 6.4.2 - NBR 6122/96

    Profundidade mínima:

    A base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos d’água. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, tal profundidade não deve ser inferior a 1,5 m.


ID
5543818
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NORMA BRASILEIRA NBR16280/2015: Reforma em edificações — Sistema de gestão de reformas os serviços de reforma devem atender a um plano formal de diretrizes, que contemple, os seguintes requisitos. Analise as afirmativas abaixo:

I. Preservação dos sistemas de segurança existentes na edificação.
II. Apresentação de toda e qualquer modificação que altere ou comprometa a segurança da edificação ou do seu entorno e sistemas comuns da edificação à análise da incorporadora/ construtora e do projetista, acompanhada dos devidos documentos de responsabilidades técnicas dentro do prazo decadencial (legal). Após esse prazo, um responsável técnico designado pelo proprietário, ou possuidor ou responsável legal deve efetuar a análise, acompanhada das devidas Anotações ou Registros de Responsabilidade Técnica, observadas as competências profissionais regulamentares.
III. Meios que protejam os usuários das edificações de eventuais danos ou prejuízos decorrentes da execução dos serviços de reforma e sua vizinhança.
IV. Descrição dos processos de forma clara e objetiva, atendendo aos regulamentos exigíveis para a realização/execução das obras e quando aplicável, o registro e a aprovação nos órgãos competentes exigidos para o projeto e sua execução.
V. Previsão de recursos para o planejamento da reforma pelo interessado em realizar a reforma: materiais, técnicos, financeiros e humanos, capazes de atender às interferências nos diferentes sistemas da edificação e prover informações e condições para prevenir ou mitigar os riscos.
VI. Garantia de que a reforma não prejudica a continuidade dos diferentes tipos de manutenção das edificações, após a obra.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os serviços de reforma devem atender a um plano formal de diretrizes que contemple

    • preservação dos sistemas de segurança
    • apresentação de toda e qualquer modificação que altere ou comprometa a segurança da edificação ou do seu entorno e sistemas comuns da edificação à análise da incorporadora/construtora e do projetista, acompanhada dos devidos documentos de responsabilidades técnicas dentro do prazo decadencial (legal). Após esse prazo, um responsável técnico designado pelo proprietário, ou possuidor ou responsável legal deve efetuar a análise, acompanhada das devidas Anotações ou Registros de Responsabilidade Técnica, observadas as competências profissionais regulamentares 
    • meios que protejam os usuários das edificações de eventuais danos ou prejuízos decorrentes da execução dos serviços de reforma e sua vizinhança
    • descrição dos processos de forma clara e objetiva
    • quando aplicável, o registro e a aprovação nos órgãos competentes
    • definição dos responsáveis e suas atribuições
    • previsão de recursos para o planejamento da reforma: materiais, técnicos, financeiros e humanos
    • garantia de que a reforma não prejudica a continuidade dos diferentes tipos de manutenção das edificações após a obra

    GABARITO: D


ID
5543821
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“O processo de restauro é uma operação altamente especializada. O seu objetivo é preservar e revelar o valor estético e o valor histórico do monumento, e baseia-se no respeito pelo material original e por documentos autênticos. O restauro deve deterse no ponto onde começarem as conjecturas, e ainda mais no caso de qualquer obra extra que seja indispensável executar, esta deve ser distinguível da composição arquitetônica e deve arvorar uma marca da sua contemporaneidade. Em qualquer caso, o restauro deve ser precedido e acompanhado por um estudo arqueológico e histórico do monumento.” O texto foi extraído da Carta de Veneza de 1964 define o que é restauro. De acordo com a mesma carta, analise as afirmativas levando em consideração quais diretrizes são postuladas.

I. Quando as técnicas tradicionais demonstrarem serem inadequadas, a consolidação de um monumento pode ser conseguida pelo emprego de qualquer técnica moderna para a conservação e construção, cuja eficácia tenha sido demonstrada por dados científicos e comprovada pela experiência.
II. Devem ser respeitadas as contribuições válidas de todos os períodos feitas ao edifício ou monumento, uma vez que o objetivo do restauro não é a unidade de estilo. Quando um edifício inclui obras sobrepostas de diferentes períodos, a revelação do estado subjacente só pode ser justificada em circunstâncias excepcionais e quando o que for removido tiver pouco interesse e o material que for posto a descoberto for de grande valor histórico, arqueológico ou estético, e o seu estado de preservação suficientemente bom para justificar esta ação. A avaliação da importância dos elementos envolvidos e a decisão sobre o que pode ser destruído não pode ser apenas da competência do indivíduo responsável pela obra.
III. As substituições de partes em falta devem-se integrar harmoniosamente no conjunto, mas, ao mesmo tempo, devem ser distinguíveis do original, para que o restauro não falsifique a evidência artística ou histórica.
IV. Não podem ser autorizadas adições, exceto até ao ponto em que não desfigurem as partes interessantes do edifício, a sua envolvente tradicional, o equilíbrio da sua composição e a sua relação com as suas proximidades.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5543824
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na arquitetura clássica são encontradas cinco ordens, três delas têm origem Grega e duas delas são romanas. Sobre as ordens romanas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 5 ordens:

    Dórica: mais antiga e simples. Com linhas rudimentares e estética ligada à proporção do corpo masculino e seu arquétipo robusto, foi empregada em edifícios gregos em homenagem a divindades masculinas. O capitel é composto por duas partes, o équino e ábaco.

    Jônica: Com linhas orgânicas, leves e fluídas, alude às linhas do corpo feminino, caracterizando a “esbelteza feminina” [6], como pontua Vitrúvio. Capitel: influências orientais são vistas, como entalhes de folhas de palmeira, papiros e folhas vegetais, possivelmente inspirados pela arquitetura egípcia. As colunas têm cerca de nove módulos de altura – um módulo maior que a Ordem dórica.

    Coríntia: estilo mais rebuscado dos três modelos baseados no desenho grego, uma série de detalhes e desenhos altamente pensados e elaborados de modo a imitar a “figura delgada de uma menina”, como pontua Vitrúvio. Brotos e folhas de acanto caracterizam o grafismo tridmensionalizado pelo esculpir na pedra. Possui dez módulos em altura, sendo a coluna mais esguia das três.

    Toscana: Concebida pelos romanos, denota uma reinterpretação da ordem dórica. Com sete módulos em altura – um módulo a menos que a coluna dórica apresenta simplificação formal e consequentemente estrutural. Para Vitrúvio, é “adequada para fortificações e prisões”. O fuste nesta ordem é liso.

    Compósita: Desenvolvida a partir da união das ordens clássicas jônica e coríntia, detém a mais rebuscada das cinco ordens arquitetônicas. Com volutas jônica e brotos e folhas de acanto coríntios, desdobra uma sobreposição de ornamentos. Apresenta dez módulo em altura.

    FONTE: https://www.archdaily.com.br/br/891364/capiteis-da-antiguidade-classica-entenda-a-diferenca-entre-as-cinco-ordens


ID
5543827
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A expressão máxima do desenvolvimento de cúpula durante o Império Romano é encontrada do Pantheon de Roma, construído entre 118 e 128 d.C. Sua cúpula de 43m (metros) de diâmetro está apoiada sobre um cilindro composto de quais materiais e componentes. Sobre o mencionado, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5543830
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os romanos eram exímios construtores e em suas emblemáticas edificações, como exemplo, a Via Ápia, os banhos públicos, o Coliseu, o Pantheon, os aquedutos entre outros, era utilizado o cimento romano, que era composto de _____ , _____ e como aditivos eram utilizados leite, gordura animal e sangue incorporado a mistura.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Também conhecido como cimento pozolona, o cimento romano é formado por 2 a 4 partes pozolona e 1 parte de cal hidratada.


ID
5543833
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Normalmente o levantamento topográfico é divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). Assinale a alternativa correta sobre como é chamado o levantamento que considera as coordenadas X, Y e Z.

Alternativas
Comentários
  • X e Y - Planimetrico

    Z - Altimetrico

    X, Y, Z - Planialtimetrico

    Gabarito: C

  • LETRA C

    Levantamento Perimétrico/Planimétrico: levanta limites e confrontações da propriedade;

    Levantamento topográfico: materializa pontos no terreno, determina coordenadas;


ID
5543836
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No sistema construtivo em alvenaria estrutural as paredes são portantes, ou seja, suportam o peso da estrutura ao mesmo tempo que fazem a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, específicos para este fim. O projeto deve ser detalhado e compatibilizado com as instalações elétricas e hidráulicas. Sobre as principais vantagens deste Sistema construtivo em alvenaria estrutural, assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas

ID
5543839
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No “software” AutoCad, assinale a alternativa que apresenta qual a função do comando “array”.

Alternativas

ID
5543842
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No “software” AutoCad, assinale a alternativa que apresenta qual a função do comando “join”.

Alternativas
Comentários
  • Comando: Join ( atalho J) - Une os pontos finais dos objetos lineares e curvos para criar um único objeto.

    Seleciona um objeto de origem ou vários objetos para unir de uma vez:

    Aceita linhas, polilinhas, polilinhas 3D, arcos, arcos elípticos, hélices ou splines.

    Gabarito: C

    @arquitetamanuprado


ID
5543845
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No software AutoCad, assinale a alternativa que apresenta qual a função do comando “divide”.

Alternativas
Comentários
  • DIVIDE - Coloca pontos ou blocos igualmente espaçados ao longo do comprimento ou perímetro de um objeto

    Atalho: DIV

    passo 1; Seleciona o objeto

    passo 2: insere o número de segmentos - enter

    Gabarito: B

    @arquitetamanuprado


ID
5543848
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo Gordon Cullen paisagem urbana é a arte de organizar visual e sensorialmente um conjunto de edifícios, ruas e espaços constituem o ambiente urbano. Assinale a alternativa que apresenta os três aspectos estruturantes no conceito de paisagem de Cullen.

Alternativas
Comentários
  • De forma a investigar a maneira como que os impactos emocionais se processam nos indivíduos, Cullen recorre a três categorias fundamentais:

    (i) ótica: obtida pela visão serial, é formada por percepções sequenciais da visão em movimento nos espaços urbanos. A paisagem urbana pode ser captada a partir de descobertas e experimentação do ambiente urbano;

    (ii) local: diz respeito às forças emotivas do espaço e possíveis apropriações das pessoas em determinados locais. Esta categoria está relacionada às reações do indivíduo de acordo com seu senso de localização;

    (iii) conteúdo: qualidades da paisagem relacionadas com a constituição da cidade: cores, texturas escalas, estilos, tempos, natureza, personalidade e elementos que a individualiza e caracterizam estilos e setores da malha urbana.

    Fonte:

    https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=https://revistes.upc.edu/index.php/SIIU/article/view/9726/1478&ved=2ahUKEwiF28aH3_P0AhXiqZUCHSDALUQFnoECBAQAQ&usg=AOvVaw2KEVMLmv5UEto3cqEAWB9S


ID
5543851
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A calçada pode ser dividida em três faixas de uso: as faixas de serviço, onde são instalados canteiros, árvores, postes, iluminação, sinalização e mobiliários; as faixas livres destinadas exclusivamente à circulação de pedestres e a faixa de acesso destinadas a passagem da área pública para o lote, viável apenas em calçadas com largura superior a 2,00m (metros). Assinale a alternativa que apresenta a largura mínima recomendada pela Norma Brasileira NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos para as duas primeiras faixas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 9050 - 2021

    faixa de serviço: serve para acomodar o mobiliário, os canteiros, as árvores e os postes de iluminação ou sinalização. Nas calçadas a serem construídas, recomenda-se reservar uma faixa de serviço com largura mínima de 0,70 m;

     faixa livre ou passeio: destina-se exclusivamente à circulação de pedestres, deve ser livre de qualquer obstáculo, ter inclinação transversal até 3 %, ser contínua entre lotes e ter no mínimo 1,20 m de largura e 2,10 m de altura livre;

    faixa de acesso: consiste no espaço de passagem da área pública para o lote. Esta faixa é possível apenas em calçadas com largura superior a 2,00 m. Serve para acomodar a rampa de acesso aos lotes lindeiros sob autorização do município para edificações já construídas.


ID
5543854
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Kevin Lynch, “[...] as imagens do meio ambiente são o resultado de um processo bilateral entre o observador e o meio. O meio ambiente sugere distinções e relações, e o observador - com grande adaptação e à luz dos seus objetivos próprios – seleciona, organiza e dota de sentido aquilo que vê.” Em sua metodologia de leitura ambiental – perspectiva e cognitiva, Lynch se baseia em cinco categorias. Sobre elas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Kevin Lynch elege cinco elementos: vias e caminho, limite, bairro, ponto nodal e marcos como aspectos orientadores que tornam a cidade mais legível e a fazem funcionar como lugar.

    Gabarito: A

  • Kevin Lynch: 5 elementos

    -Via: canais de circulação ao longo dos quais o observador se locomove de modo habitual, ocasional ou potencial. Ex: ruas, alamedas, avenidas, via aquática, ferrovias.

    -Limites: quebra da continuidade de determinada área, fronteiras (penetráveis ou não), que determinam uma diferença entre localidades, mas também a relação entre elas. Ex: muro, parede, corpos d'água, ferrovia.

    -Bairros: determinado por suas extensões bidimensionais, se configuram como uma divisão formal muito recorrente das áreas da cidade.

    -Pontos Nodais: junção, cruzamento e convergências de vias e momentos de passagem de uma estrutura para a outra. Podem ter natureza tanto de conexões como de concentrações. Ex: pontos de encontro em esquinas e praças.

    -Marcos: pontos de referência externos; se distinguem dos pontos nodais por não serem penetráveis, entretanto um edifício pode ser um marco quando utilizado pelo observador apenas como referência visual externa. Podem ter menores ou maiores escalas. Ex: pequenas placas de sinalização, montanhas, sol, Estátua da Liberdade.


ID
5543857
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta qual sistema construtivo ainda é pouco utilizado pela indústria da construção civil brasileira. 

Alternativas
Comentários
  • Wood frame

    • Método que faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável)
    • pode ser usado em diversas construções (até 5 pavimentos)

    Composição:

    Componentes estruturais

    • Montantes (pilares)
    •  Travessas: (peças horizontais - vigas)
    • Barroteamentos: (funcionam como suporte para pavimentos que estão acima do térreo)

    Componentes de vedação:

    • Chapas de revestimento ( mais finas - geralmente chapas de OSB com camada hidrófuga)
    • Chapas de barroteamentos (mais grossas - também de OSB ajudam na contenção lateral)

    Vantagens:

    • Rapidez na execução
    • durabilidade
    • preço acessível
    • Desempenho térmico e acústico

    Desvantagens:

    • Escassez de mão de obra especializada
    • Limitação de pavimentos (geralmente até 5 pavimentos)
    • Exige manutenção rápida ( a demora pode prejudicar consideravelmente outras peças)

    No Brasil, começou a ser usada em 2009, mas ainda não se tornou popular

    Motivos: Tradição em obras de alvenaria e falta de norma técnica específica para o método (usa-se como referência a NBR 7190/1997 Projeto de estruturas de madeira)

    Essa técnica provavelmente tende a ganhar popularidade no Brasil em breve, porque ela é uma forma sustentável de construção. Além de usar madeiras de reflorestamento, ela gera menos resíduos que uma obra de alvenaria.

    Gabarito: D

    @arquitetamanuprado


ID
5543860
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Steel Frame é um sistema construtivo industrializado e racionalizado. Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou drywall. Assinale a alternativa que apresenta as principais desvantagens deste sistema construtivo.

Alternativas
Comentários
  • Steel Frame:

    • Estrutura em aço galvanizado.
    • Geralmente usa-se fundação em radier
    • Fechamento feito por placas que podem ser cimentícias, de madeira, drywall
    • Construção seca

    Vantagens:

    • Rapidez na execução
    • durabilidade
    • precisão na execução
    • ganho de espaço interno
    • Desempenho térmico e acústico (quando associados a elementos isolantes)
    • Adequação às instalações prediais que podem ficar embutidas (exceto tubulação de gás)

    Desvantagens:

    • Escassez de mão de obra especializada
    • Limitação de pavimentos (geralmente até 4 pavimentos)
    • Desconhecimento da população (que ainda acaba optando por métodos construtivos tradicionais)

    Gabarito: A

    @arquitetamanuprado