-
Desde quando grupos geram decisões de alta qualidade? Acompanho comentários, se alguém souber explicar a questão.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Observado os fatos teóricos que colocarei abaixo, não se induz, nem um pouco, que decisões de grupo, em regra, são de alta qualidade.
"Em grupos há uma tendência à conformidade, num experimento pessoas erravam muito pouco, mas, quando feita em grupo, elas erravam, às vezes, de propósito para concordar com a ideia do grupo, ou seja, conforme o grupo pensava.
Grupos trabalham juntos geograficamente, mas separados psicologicamente.
Grupos os objetivos não precisam ser necessariamente comuns, mas em equipes são. "
-
Atenção que as bancas em geral só diferenciam equipes e grupos de forma expressa, isto é, quando as questões se referem a diferenciação entre os dois.
GABARITO LETRA A
-
GABARITO - LETRA A
Algumas das vantagens na decisão de grupo podem manifestar-se dos seguintes modos:
Uma maior probabilidade de se chegar a uma solução de maior qualidade e precisão;
Maior partilha de informação entre seus membros;
Maior diversidade de experiências e perspetivas sobre os diversos assuntos;
Mais alternativas para solucionar o problema;
As pessoas sentem-se mais motivadas, pois sentem que a sua opinião contribuiu para uma solução final e que foi importante.
Como desvantagens podemos identificar as seguintes situações:
Processo mais demorado;
O grupo necessita de conciliar horário e tempo para chegar a uma solução;
Poderá existir um impasse mais prolongado precisamente por não se chegar a um consenso que seja apoiado pela maioria;
Poderão ocorrer discussões entre os membros;
Diluição de responsabilidades quanto aos resultados da decisão.
FONTE: https://www.blog-lideranca.pt/2017/07/31/tomar-decisoes-individualmente-grupo/
Considero uma questão bastante polêmica! Marquei a letra B, justamente por achar que, quando tomamos decisões em grupos, poderiam haver muitas discordâncias no decorrer do processo decisório. A fonte onde retirei essa informação confirma esse meu pensamento (marquei de azul). Tem algumas bancas que dão vergonha, essa é um bom exemplo.
-
De acordo com Robbins....
Vantagens
Grupos geram informações mais completas e mais conhecimento - Como agregam os recursos de várias pessoas, grupos trazem mais dados e informações para o processo decisório.
Oferecem maior diversidade de pontos de vista - Os grupos trazem mais diversidade de experiências e pontos de vista, abrindo a possibilidade que novas maneiras de encarar o problema e novos métodos sejam levados em consideração na solução.
Geram decisões de alta qualidade - Evidências apontam que os grupos quase sempre superarão mesmo os melhores indivíduos.
Levam a uma maior aceitação das decisões - Muitas decisões geram problemas porque os membros não aceitam a solução encontrada. Pessoas do grupo que participaram da escolha da decisão tenderão a aceitar a mesma e encorajar seus colegas a aceitar a decisão.
Desvantagens
Consomem mais tempo - Grupos consumam tomar mais tempo para decidir do que as pessoas, naturalmente. Reuniões, debates e a busca de uma decisão de consenso levam tempo.
Pressão da conformidade em grupos - O desejo que as pessoas têm de serem aceitas no grupo pode levar a uma busca por evitar qualquer discussão mais aberta e reduzir possibilidade de novas ideias.
Grupos podem ser dominados por poucos membros - Se um grupo é dominado por pessoas com baixa habilidade e/ou capacidade, a efetividade do grupo irá cair.
Diluição da responsabilidade pelos resultados - Nas decisões individuais, fica claro quem é o responsável pela decisão. Já nas decisões em grupo a responsabilidade de cada membro é diluída.
Fonte: Rodrigo Reno
-
Você é que está equivocada.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as decisões tomadas em grupo. Neste caso, marquemos a alternativa que não corresponde a uma desvantagem da decisão em grupo.
Consoante a lição de Robbins (2010), os grupos para a tomada de decisões vêm sendo amplamente utilizados nas organizações, todavia, para dizer se as decisões em grupo são melhores do que as individuais é preciso analisar uma série de fatores. Vejamos a seguir, consoante a lição de Robbins (p.280, 281):
Pontos fortes da tomada de decisões em grupo
- Os grupos geram informações e conhecimentos mais abrangentes.
- Por agregar os recursos de diversos indivíduos, os grupos conseguem mais input, além de heterogeneidade, para o processo decisório.
- Eles oferecem uma maior diversidade de pontos de vista. Isso cria oportunidade para um número maior de abordagens e alternativas a serem consideradas.
- Finalmente, os grupos aumentam a aceitação de uma solução. Muitas decisões fracassam porque não são aceitas pelas pessoas.
- Os membros de um grupo que participam da tomada de uma decisão tendem a apoiar a solução escolhida e a estimular os demais a aceitá-la
Pontos fracos da tomada de decisões em grupo
- Elas consomem muito tempo, pois os grupos em geral demoram muito mais para chegar a uma solução. Existem pressões para a conformidade.
- O desejo dos membros de serem aceitos e valorizados pelo grupo pode sufocar qualquer desacordo explícito.
- As discussões podem ser dominadas por um indivíduo ou um pequeno subgrupo.
- Se essa coalizão dominante for composta de membros de capacitação baixa ou média, a eficácia geral do grupo será prejudicada.
- Finalmente, as decisões em grupo sofrem de certa ambiguidade da responsabilidade.
- No processo decisório individual, é óbvia a responsabilidade pelo resultado. No processo em grupo, a responsabilidade de um membro fica diluída.
Tendo o assunto apresentado acima, podemos dizer que a alternativa "A" é a que apresenta um ponto fraco, ou desvantagem, das decisões em grupo.
GABARITO: A
Fonte:
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.