SóProvas



Prova IDECAN - 2016 - Câmara de Aracruz - ES - Agente Administrativo e Legislativo


ID
2291218
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

A alternativa que apresenta uma palavra do texto que é acentuada graficamente por razão DISTINTA das demais é:

Alternativas
Comentários
  • Água, Espécie e Equilíbrio são paroxítonas terminadas em ditongo.

    Caída é hiato.

  • CA - Í - DA - hiato.

  • É um hiato.

  • É acentuada pela regra do HIATO. As demais é acentuada pela regrá do ditongo.

  • Água Espécie Equilíbrio Caida
  • Letra B!

    Essa questão aparenta ser boba, mas ela exige do candidato 2 conhecimentos importantes.

    O primeiro é a regra do hiato, que por ser o "i" tônico, deve levar acento.

    As demais podem ser classificadas como oxítonas tônicas terminadas em ditongo ou proparoxítonas eventuais, por terminarem com ditongo crescente! 

    "Força, raça e gana sempre"

  • Caída segue a regra do Hiato.

     

  • Jeremias, só uma colocação sobre o que disse da acentuação das demais assertivas: o correto de acordo com a norma culta seria dizer que acentuam-se palavras PAROXÍTONAS terminadas em ditongo e não OXÍTONAS terminadas em ditongo. Esse último caso se aplica quando são terminadas em EM ou ENS; ou em A, E, ou O seguidas ou não de S.

    No caso do HIATO prossegue corretamente a explicação.

  • Letra B, regra do "I" tônico.

  • CAÍDA hiato.

  • As palavras “á-gua”, “es--cie” e “e-qui--brio” são
    paroxítonas terminadas em ditongos orais.
    A palavra “ca-da” apresenta o hiato “a-i”. Assim, esta palavra
    apresenta acentuação por regra diferente.
    A alternativa (B) é a correta.
    Gabarito: B

  • GABARITO B

     

    Única alternativa que se trata de hiato, as demas são paroxítonas terminadas em ditongo.

     

    REGRA DOS HIATOS (Í e Ú levam acento se estiverem sozinhos na sílaba ou com S. Ex: Ju-iz.// Ju-í-za. OBS:  Nas paroxitonas, I e U não serão acentuados se vierem depois de um ditongo. Ex: Feiura// Sauipe). Pa-í-ses.

     

    bons estudos.

  • Não sei se vocês leem os textos, mas esse é incrível !

  • GABARITO B.

    Caída é hiato.

  • Assertiva Correta: "B".

    Visto que "Água, Espécie e Equilíbrio" são paroxítonas terminadas em ditongo.

    Caída é hiato.

  • Gabarito B Água = paroxítona terminada em ditongo Caída = hiato Espécie = paroxítona terminada em ditongo Equilíbrio = paroxítona terminada em ditongo
  • Água, Espécie e Equilíbrio" recebem o acento porque são paroxítonas terminadas em ditongo.

    Caída recebe o acento em função do encontro vocálico separado em hiato, ficando o "í" sozinho na sílaba.

  • Água = paroxítona terminada em ditongo CRESCENTE

    Caída = hiato 

    Espécie = paroxítona terminada em ditongo CRESCENTE

    Equilíbrio = paroxítona terminada em ditongo CRESCENTE

    DITONGO CRESCENTE SEMIVOGAL + VOGAL

    DITONGO DECRESCENTE VOGAL + SEMIVOGAL

    SEMIVOGAL:i,u,e,o,m,n,w,y

    SÓ ACRESCENTANDO A FALA DO COLEGA Fábio Roberto

  • Uau! Que texto incrível! Se eu fosse vocês, não deixaria de ler!

    Obrigado, Willyam Thielly.

  • Caída é hiato, os demais são paroxitonas.

  • GABARITO: LETRA B

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.
     

  • Letra B

    Todas são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente, exceto "caída", que é acentuada por ser um hiato com "I" tônico seguido ou não de "S".

    RUMO À PMCE-2021

  • A questão é sobre acentuação gráfica e quer que marquemos a alternativa que apresenta uma palavra do texto que é acentuada graficamente por razão DISTINTA das demais. Vejamos: 

    A) Água.

    Certo.

    B) Caída.

    Errado. "Ca-í-da" é acentuada por apresentar um hiato (a-i).

    C) Espécie.

    D) Equilíbrio.

    Gabarito: Letra B 

  • A questão é sobre acentuação gráfica e quer que marquemos a alternativa que apresenta uma palavra do texto que é acentuada graficamente por razão DISTINTA das demais. Vejamos: 

     .

    A) Água.

    Certo. "Água" é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

    Paroxítona: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), en, om, ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

     .

    B) Caída.

    Errado. "Ca-í-da" é acentuada por apresentar um hiato (a-i).

    Hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes. Devemos acentuar as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas por "s". Ex.: sa·í·da, pa·ís, sa·ú·de, ba·ús.

     .

    C) Espécie.

    Certo. "Es-pé-cie" é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

     .

    D) Equilíbrio.

    Certo. "E-qui-lí-brio" é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

     .

    Gabarito: Letra B 

  • Paroxítonas com ditongo crescente (SV + V) será acentuada, com decrescente não.

  • É acentuada pela regra do HIATO. Letra B - Ca-í-da.


ID
2291221
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

“Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.” (7º§) A palavra que possui o significado oposto de “prosaico” é:

Alternativas
Comentários
  • (B)

    Significado de Prosaico:adj.[Literatura] Que se refere à prosa; expresso através da prosa: narrativa prosaica; discurso prosaico.[Literatura] Que se assemelha à prosa: escrito prosaico.[Por Extensão] Que não há poesia; ordinário, comum: comportamento prosaico.Desprovido de nobreza, de coragem; que persiste nas coisas práticas, vulgares, comuns: sujeito prosaico; aflição prosaica.

    https://www.dicio.com.br/prosaico/

  • Marquei a Letra C por considerar prosaico "comum". :/

  • Mohamed ele pede o que tenha sentido Oposto, e prosaico realmente tem sentido de comum.

  • Também optei pelo contexto!! rsrs

  • trivial

    adjetivo de dois gêneros

    1.

    que é do conhecimento de todos; corriqueiro, vulgar.

    que é muito usado, repetido, batido.

    2.

    que não revela maiores qualidades; ordinário.

  • Se parar pra analisar vai perceber que as questões dessa banca, quase todas, é bem mais fácil eliminar com base na "menos errada" do que ir cegamente atrás da certa. 

  • Mesmo que você não tenha lido o texto, é possível observar uma relação de semelhança no sentido em : "trivial", "comum" e "corriqueiro". Dessa forma, já que a questão nos pede o oposto e essas palavras tem semelhança de sentido, só nos resta "original", letra b, sendo a única que traz sentido diferente das demais.

    Espero que tenha ajudado.

  • Gabarito: Letra B

    (pro. sai.co)

    1. Liter. Ref., inerente ou próprio da prosa, que tem a natureza da prosa (estilo prosaico; texto prosaico)

    2. Banal, comum, trivial (cotidiano prosaico; hábitos prosaicos) [ Antôn.: incomum, invulgar. ]

    3. Desprovido de sublimidade, de nobreza; que apresenta caráter prático (vida prosaica)

    http://www.aulete.com.br/prosaico 

    Antônimos de prosaico: curioso, excepcional, extraordinário, invulgar, raro,inovador, criativo...

  • RESPONDI PELO CONTEXTO DA QUESTÃO

  •  sinônimos de prosaico:

    comum, banal, trivial, corriqueiro, usual, vulgar

  • Apenas analisando as alternativas dava pra acertar essa!

  • Errei :(


ID
2291224
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

“É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela,...” (3º§) A palavra “passarinhices” deve ser designada como

Alternativas
Comentários
  • Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente.

    Fonte: http://www.infoescola.com/linguistica/neologismo/

  • Neologismo

    1.

    emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não.

    2.

    atribuição de novos sentidos a palavras já existentes na língua.

  • a) dialeto: Variedade regional ou social de uma língua, considerada um sistema linguístico em si e caracterizada por certas peculiaridades semântico-lexicais, morfossintáticas e fonético-morfológicas.

     

    b) idiotismo:  Expressão ou construção própria de uma língua que não possui correspondente sintático em outra, como, por exemplo, o infinitivo pessoal flexionado em português; idiomatismo: Assustei-me quando ouvi gritarem meu nome; Locução característica de uma língua que, embora sintaticamente analisável, não pode ter seu significado deduzido da análise literal dos termos que a compõem; idiomatismo: Estar de ovo virado, perder a cabeça.

     

    c) neologismo: palavra de criação recente com recursos da própria língua ou adaptada de outra: Deletar é um neologismo cuja origem é o verbo inglês destaque; palavra antiga tomada com sentido novo.

     

    d) regionalismo: traço linguístico próprio de uma região; localismo; corrente literária caracterizada pela linguagem típica de determinada região.

    Fonte: Dicionário Michaelis On-Line

  • Gabarito: Letra C.

     

    c) neologismo: palavra de criação recente com recursos da própria língua ou adaptada de outra: Deletar é um neologismo cuja origem é o verbo inglês destaque; palavra antiga tomada com sentido novo.

     

     

  • Que bad depois desse texto :'(

    Tadinha da Perneta !

  • Pensei que o "idiotismo" era brinks, né que existe:

     

    "Uma expressão idiomática ou idiotismo é um conjunto de duas ou mais palavras que se caracteriza por não ser possível identificar o seu significado mediante o sentido literal dos termos que constituem a expressão."


ID
2291227
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

Assinale a alternativa em que o encontro vocálico está analisado corretamente

Alternativas
Comentários
  • a) Poeta - hiato CORRETO

    b) Cheio – tritongo. - ERRADO tritongo só ocorro quando as três vogais estão na mesma sílaba

     c) Bebedouro – ditongo oral crescente. ERRADO ditongo oral decrescente

     d) Espécie – ditongo nasal decrescente. ERRADO dtongo oral crescente.

  • a) Po-e-ta. Correto. Hiato: duas vogais numa mesma palavra que pertencem a sílabas diferentes, uma vez que nunca há mais de uma vogal numa sílaba. Logo, o Tritongo é formado por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal, (e não 3 vogais na mesma sílaba), sempre nessa ordem, numa só sílaba. 

  • PO-E-TA--HIATO CORRETO"

  • Po-e-ta

    Chei-o

     

  • a) Poeta - Po-e-ma = hiato -  CORRETO

    b) Cheio - Chei-o. ERRADO. Tritongo só ocorro quando as três vogais estão na mesma sílaba. Temos um hiato.

     c) Bebedouro - Be-be-dou-ro. ERRADO.  Temos ditongo oral decrescente.

     

    d) Espécie - ERRADO. (DÚVIDA... é hiato ou ditongo oral crescente?)

     

    Gabarito - a

  • Po-e-ta 
     Hiato
    Vogais em silabas distintas. 
    Letra A

  • a-

    Hiato é uma sílaba tônica com vogal apos outra vogal da sílaba anterior.

    Em 'Cheio", nao ha tritongo porque as vogais estao em silabas distintas

  • proparoxítona aparente é uma palavra acentuada que, por terminar em ditongo crescente (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -ua, -ue, -uo),

    tanto pode ser classificada de paroxítona (mais comum no Brasil) como de proparoxítona 

     

     sêmea, áureo, Islândia, espécie, exímio, mágoa, míngua, vácuo).

     são ditongos (crescentes), há quem defenda que constituem uma só sílaba, e que nestes casos as respectivas palavras devem considerar-se paroxítonas (graves), como,  por exemplo, em água  pode-se soletrar separadamente (ex.: á-gu-a), fica a dúvida se as palavras não serão proparoxítonas (esdrúxulas).

    O novo acordo inclui a acentuação destas palavras no grupo das proparoxítonas e designa-as por 

    proparoxítonas aparentes ou ditongos crescentes

  • Dexter ,  toda paroxítona terminada em ditongo crescente pode ser também chamada de proparoxítona aparente ou acidental:

    ESPÉCIE (Paroxítona terminada em ditongo crescente) ou ES-PÉ-CI-E (Proparoxítona aparente)

     

     

  • GABARITO A

     

     

    a) Poeta – hiato.   GABARITO 

       PO - E - TA --> encontro de duas vogais na PALAVRA que são separadas ao realizar a divisão silábica = HIATO.

     

     b) Cheiotritongo

        CHEI - O  --> Tritongo acontece quando as três vogais ficam juntas na separação silábica, o que não acontece aqui. 

     

     c) Bebedouro – ditongo oral crescente.

         BE - BE - DOU - RO --> Ditongo oral CRESCENTE acontece quando a última vogal do ditongo (OU) é pronunciada mais forte. Aqui acontece o contrário, a vogal o é a mais forte e a vogal u fraca, então chamamos de DECRESCENTE.

     

     d) Espécieditongo nasal decrescente.

       ES - PÉ - CIE  --> Conforme explicado anteriormente, decrescente é quando temos a primeira vogal pronunciada mais forte. Aqui temos a última vogal do ditongo (IE) pronunciada mais forte, então será CRESCENTE

     

     

    Bons estudos.

  • A) Poeta – hiato. CERTO.

    Hiato: é o encontro de duas vogais em sílabas distintas.

    Po.e.ta.

    B) Cheio – tritongo. ERRADO.

    Tritongo: é o encontro de semivogal + vogal + semivogal na mesma sílaba (Sempre nessa ordem).

    Che.io.

    C) Bebedouro – ditongo oral crescente. ERRADO.

    Ditongos orais: pronúncia pela boca.

    Ditongo crescente: semivogal + vogal.

    bebedOuro. Ou seja, é decrescente.

    D) Espécie – ditongo nasal decrescente. ERRADO.

    Ditongos nasais: pronúncia pelo nariz. São aqueles que possuem N/M/TIL.

    Ditongo decrescente: vogal + semivogal.

    EspéciE.

    Gabarito: A.

  • Poeta: oe- hiato: 2 vogais juntas 

    Cheio: eio- v+sv+v : não é tritongo 

    Bebedouro: ou-  v+ sv: ditongo decrescente 

    Espécie: ie- sv + v: ditongo crescente 

     

  • I,U,E,O,M,N,W,Y (semivogais)

    SEMIVOGAL + VOGAL= DITONGO CRESCENTE

    VOGAL + SEMIVOGAL = DITONGO DECRESCENTE

    Be-be-dou-ro – ditongo oral decrescente

    Es-pé-cie ditongo oral crescente.

  • Letra A - CERTA - A separação silábica é "po - e - ta". O encontro vocálico presente é um hiato.

    Letra B - ERRADA - A separação silábica é "chei - o". Os encontros vocálicos presentes são o ditongo EI e o falso hiato EI - O.

    Letra C - ERRADA - A separação silábica é "be - be - dou - ro". Temos o ditongo oral decrescente OU, formado pela vogal O e semivogal U.

    Letra D - ERRADA - A separação silábica é "es - pé - cie". Temos o ditongo oral crescente IE, formado pela semivogal I e vogal E.

  • A questão é sobre encontros vocálicos e quer que marquemos a alternativa em que o encontro vocálico está analisado corretamente. Vejamos:

     . 

    De acordo com a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa de Domingos Paschoal CEGALLA, 48ª edição, página 25 a 27, seguem os conceitos dos "encontros vocálicos":

     . 

    Ditongo: é a combinação de uma vogal + uma semivogal (V + SV), ou vice-versa (SV + V), na mesma sílaba. Ex.: pai, rei, sou, pão, fui, herói, sério, quando.

    Ditongo crescente: (semivogal + vogal): gênio, pátria, série, quatro, aguentar, quantia, tênue, vácuo etc.

    Ditongo decrescente: (vogal + semivogal): pauta, meu, riu, constitui, dói, ouro, jeito etc.

     . 

    Tritongo: é conjunto semivogal + vogal + semivogal, formando uma só sílaba. O tritongo pode ser: a) oral: iguais, averiguei, averiguou, delinquiu, sequoia, Uruguai. b) nasal: quão, saguão, saguões, mínguam (mínguão).

     . 

    Hiato: é o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos distintos, formando sílabas diferentes: Sa-a-ra, fa-ís-ca, po-di-a, sa-ú-de, ci-ú-me, pre-en-cher, cru-el, fre-ar, ju-í-zo, a-or-ta, do-er, vo-o, cre-em, pas-se-e-mos, po-ei-ra, me-ei-ro, fu-i-nha, la-go-a, fri-ís-si-mo.

     . 

    A) Poeta – hiato.

    Certo. Em "po-e-ta" temos o hiato "oe".

     . 

    B) Cheio – tritongo.

    Errado. Em "chei-o" temos o hiato "io".

     . 

    C) Bebedouro – ditongo oral crescente.

    Errado. Em "be-be-dou-ro" temos o ditongo decrescente "ou".

     . 

    D) Espécie – ditongo nasal decrescente.

    Errado. Em "es-pé-cie" temos o o ditongo crescente "ie".

     . 

    Gabarito: Letra A


ID
2291230
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

“Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. (4º§) A articulação das orações do período expressa uma ideia de

Alternativas
Comentários
  • Enquanto - conjunção temporal

  • (A)

    As conjunções subordinativas classificam-se em CAUSAIS, CONCESSIVAS, CONDICIONAIS, CONFORMATIVAS, COMPARATIVAS, CONSECUTIVAS, FINAIS, PROPORCIONAIS, TEMPORAIS, e INTEGRANTES.

    Conjunções subordinativas temporais:quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc.

  • a)  tempo.    (CORRETO)   OBS. Quando, enquanto, depois que, logo que, sempre que....

     

    b) condição.   (ERRADO)  OBS. Se, caso, somente se, a menos que, salvo se...

     

    c) conclusão.    (ERRADO)  OBS. Portanto, pois isso, assim, pois (depois de verbo)...

     

    d)  finalidade.     (ERRADO)  OBS.  A fim de, para que....

  • GABARITO A

     

    “Enquanto escrevo, ele acaba de chegar.”  - (Naquele momento, naquele tempo.)

     

     

    CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS:

     

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

    Proporcionais: quanto mais...tanto mais, ao passo que, à medida que, quanto menos...tanto menos, à proporção que.

    Causais: já que, porque, que, visto que, uma vez que, sendo que, como, pois que, visto como.

    Condicionais: se, salvo se, caso, sem que, a menos que, contanto que, exceto se, a não ser que, com tal que.
    Conformativa: consoante, segundo, conforme, da mesma maneira que, assim como, com que.

    Finais: Para que, a fim de que, que, porque.
    Comparativa: como, tal como, tão como, tanto quanto, mais...(do) que, menos...(do) que, assim como.

    Consecutiva: tanto que, de modo que, de sorte que, tão...que, sem que.
    Concessiva: embora, ainda que, conquanto, dado que, posto que, em que, quando mesmo, mesmo que, por menos que, por pouco que, apesar de que.

     

  • Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

  • A questão é sobre conjunções e quer saber o valor semântico da conjunção presente em “Enquanto escrevo, ele acaba de chegar”. Vejamos:

     .

    Conjunções coordenativas são as que ligam orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    Conjunções subordinativas são as que ligam duas orações que se completam uma à outra e faz que a segunda dependa da primeira. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     .

    A) tempo.

    Certo. "Enquanto" é conjunção subordinativa temporal e expressa uma ideia de tempo.

    Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...

    São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

     .

    B) condição.

    Errado.

    Conjunções subordinativas condicionais: têm valor semântico de condição, pré-requisito, algo supostamente esperado...

    São elas: se, caso, desde que, contanto que, exceto se, salvo se, a menos que, a não ser que, dado que...

    Ex.: Se você estudar muito, passará no concurso.

     .

    C) conclusão.

    Errado.

    Conjunções coordenativas conclusivas: têm valor semântico de conclusão, fechamento, finalização...

    São elas: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois (depois do verbo), então, assim, destarte, dessarte...

    Ex.: Estudamos muito, portanto passaremos no concurso.

     .

    D) finalidade.

    Errado.

    Conjunções subordinativas finais: têm valor semântico de finalidade, objetivo, intenção, intuito...

    São elas: a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

     .

    Gabarito: Letra A


ID
2291233
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

“Às vezes ela se afastava desses afagos,...” (7º§). Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase foi utilizado pela mesma razão dessa frase.

Alternativas
Comentários
  • (D)


    - Em locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas de que participam palavras femininas. Por exemplo:


    à tarde

    às ocultas

    às pressas

    à medida que

    à noite

    às claras

    às escondidas

    à força

    à vontade

    à beça

    à larga

    à escuta

    às avessas

    à revelia

    à exceção de

    à imitação de

    à esquerda

    às turras

    às vezes

    à chave

    à direita

    à procura

    à deriva

    à toa

    à luz

    à sombra de

    à frente de

    à proporção que

    à semelhança de

    às ordens

    à beira de

    Fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint78.php

  • A banca IBFC , prova EBSERH / HUGG / UNIRIO - SUPERIOR - 2017 - Analista de Tecnologia da Informação - Suporte e Redes, cobrou uma questão similar vejam:

     

    Às vezes, apararecem nos rostos sorrisos de confiança.

    O emprego do acento grave em "ÀS vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança." Justifica-se pela mesma razão do que ocorre no seguinte exemplo:

     

    a) Entregou o documento às meninas.

     

    b) Manteve-se sempre fiel às suas convicções.

     

    c) Saiu, às pressas, mas não reclamou.       Loc. Adverbial

     

    d) Às experiências, dedicou sua vida.

     

    e) Deu um retorno às fãs.

     

     

    Letra D

     

  • a) Ele se referia (verbo transitivo indireto) à [a (artigo) + a (preposição)] amiguinha voadora.

    b) Seu Lourival foi à feira comprar alpiste.  [Quem vai a, volta da = crase há]

    c) Entreguei (verbo bitransitivo) esse gerânio [a (pronome demostrativo) + a (preposição] àquela senhora.

    d) O beija-flor sempre voava à direita (Loc.Adverbial ) de minha janela.

  • Vamos lá, a frase da questão "Às vezes ela se afastava desses afagos,...” é uma locução Adverbial de Tempo.

    Das Alternativas, a unica que também é uma locução adverbial  é a letra D, só que de Lugar.

     

  • resposta do gabarito:

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint78.php

  • ÁS VEZES "LOCUÇÃO" ADVERBIAL.

  • Locuções Adverbiais

     

    Tempo: à noite; à tarde; às vezes; de dia; de manhã; de noite; de quando em quando; de vez em quando; de tempos a tempos; em breve; por vezes;

    Lugar: à direita; à esquerda; à distância; ao lado; ao largo; de cima; de dentro; de fora; de longe; de perto; em baixo; em cima; para dentro; para onde; por ali; por aqui; por dentro; por fora; por perto;

    Modo: a custo; à pressa; à toa; à vontade; às avessas; às claras; às direitas; às escuras; ao acaso; a torto e a direito; ao contrário; a sós; de bom grado; de cor; de má vontade; em geral; em silêncio; em vão;

    Afirmação: com certeza; com efeito; de fato; na verdade; sem dúvida;

    Negação: de forma alguma; de maneira nenhuma; de modo algum.

     

    locuções prepositivas

    Ao lado de

    Antes de

    Além de

    Adiante de

    A respeito de

    Acima de

    Abaixo de

    Depois de

    Em torno de

    A par de

    Apesar de

    Através de

    De acordo com

    Por causa de

    Quanto a

    Junto a

    Em atenção a

    Graças a

    Exemplos:

     

    O moço ia adiante de seu grupo, como um verdadeiro líder.

    Mande esta correspondência em atenção a Maria do Carmo.

    Junto a nós, estavam os familiares da noiva.

    Graças a Deus, tudo deu certo!

     

     

    - As preposições a e de se juntam ao artigo definido e a alguns pronomes, constituindo-se os seguintes tipos:

    a + o = ao

    a + os = aos

    a + a = à

    a + as = às

    a + aquele = àquele

    a + aquela = àquela

    a + aqueles = àqueles

    a + aquelas = àquelas

    a + aquilo = àquilo

    de + o = do

    de + este = deste

    de + esse = desse

    de + isto = disto

    de + aquele = daquele

    Exemplos:

    Ele pediu ao pai que se livrasse daquele carro, pois sabia dos problemas que ele poderia causar àquela família.

     

     

    - Também se adicionam ao artigo as preposições em e por:

    no – na – nos – nas – pelo – pela – pelos – pelas

    Exemplos:

    Não estava nos planos do casal passar pela casa de seus familiares...

     

     

    - Aos artigos indefinidos, podem associar-se as preposições de e em:

     

    de + um = dum

    de + uma = duma

    de + uns = duns

    de + umas = dumas

    em + um = num

    em + uma = numa

    em + uns = nuns

    em + umas = numas

     

    LOCUÇÃO Conjuntiva de Coordenação

    Gosto de viajar de navio, no entanto, prefiro o avião. (adversativa)

    Saí  de casa muito atrasado, por conseguinte não consegui chegar na hora marcada. (conclusiva)

     

     

    Locução Conjuntiva de Subordinação

    Uma vez que ele chegou até aqui, merece ir até o fim. (causal)

    Comprarei as passagens, ainda que precisemos viajar à noite. (concessiva)

    Posso fazer-lhe este favor, contanto que não me peça mais nada. (condicional)

    Ele sempre passa pela mesma rua, de modo que os moradores já o conhecem. (consecutiva)

    Ele fez isso a fim de que todos se lembrassem de sua pessoa. (final)

    À medida que as pessoas vão chegando, ela fica mais nervosa. (proporcional)

  • Não entendi a questão.

  • Locuções adjetivas, adverbiais, conjuntivas e prepositivas com núcleo feminino


    A crase ocorre porque a preposição a que inicia tais locuções se funde com o artigo a que vem antes do núcleo feminino. O acento grave é fixo!


    – Um policial à paisana trocou tiros com três homens que tentavam roubar um banco.
    – Cheguei às cinco horas da tarde.
    À medida que estudo, fico mais seguro.
    – Einstein estava à frente de seu tempo.
     

  • c)ás vezes/à direita.

  • Ás vezes = locução adv. feminina

  • D

    O beija-flor sempre voava à direita de minha janela.

    EU VOU CHEGAR LÁ !

    PMAL2020!

  • GABARITO: LETRA D

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • pmce pra cima


ID
2291236
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

O emprego do grau diminutivo, na língua portuguesa, pode atribuir vários sentidos aos substantivos além da ideia de diminuição. De acordo com o exposto, analise os trechos a seguir:
I. “Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha,...” (4º§)
II. “... meu amiguinho volta a bebericar...” (4º§)
III. “Com sua única perninha,...” (5º§)
Assinale o único sentido que NÃO se faz presente nos substantivos dos trechos anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Ironia. Quanto as demais são sinônimos em relação ao contexto da questão.

  • Esta questao daria para responder apenas observando as respostas, pois:

    Carinho, ternura e afetuosidade sao "quase" sinonimos, enquanto ironia tem sentido oposto.

  • IRONIA -  Sugere-se o contrário do que as palavras ou orações parecem exprimir, a intenção é depreciativa, sarcástica.

  • sátira

    1.lit na literatura latina, composição livre e irônica contra instituições, costumes e ideias da época.

    2.vrs composição poética que ridiculariza os vícios e as imperfeições.

    3.discurso ou escrito crítico, picante, maledicente.

    4.ironia, zombaria.

     

    Sarcasmo

    Zombaria que busca ofender; ironia insultuosa; ação de dizer o oposto do que se quer mordaz e amargamente: ninguém aguentava seu sarcasmo!Ironia insultuosa, penosa, mordaz ou cáustica: o sarcasmo estava presente em toda a sua obra literária.

     

    sinônimo de: escárnio, bisca, ironia, gozação, galhofa, brincadeira, sátira, troça,remoque, ludíbrio, mangação, malhação, jocosidade

  • Que texto mais fofo!!!!! <3 

    O gab é: 

    a) Ironia.

  • Alternativa A, "tão" estampada que morri de medo de errar.

  • o ano é 2021 e eu fiquei com pena da pernetinha...Gaba: A


ID
2291239
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

“Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma ‘morrer é de gato’.” (9º§) A expressão “morrer de gato”

Alternativas
Comentários
  • Morrer de gato: o gato comeu o passarinho --> "destino corriqueiro do passarinho e ao mesmo tempo cruel"

  • GABARITO D 
     

  • BOAA KKKKKK


ID
2291242
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

“Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta,...” (5º§) O vocábulo constituinte do campo semântico de “poeta” é

Alternativas
Comentários
  • soneto

    substantivo masculino

    vrs pequena composição poética , , encantar ou surpreender

  • Alguém pode explicar? Eu juro que não entendi o que a questão pede. 

  • Campo semântico é um conjunto de palavras unidas pelo sentido. O vocábulo constituinte do campo semântico de “poeta” é a alternativa "b", soneto, pois eles têm sentidos próximos. Poeta e Soneto. Não são sinônimos, apenas tem sentidos próximos.

  • É manos banca complicada,kkk

  • GABARITO LETRA D


    Campo semântico é um conjunto de palavras unidas pelo sentido. O vocábulo constituinte do campo semântico de “poeta” é o soneto, pois eles têm sentidos próximos. Poeta e Soneto. Não são sinônimos, apenas tem sentidos próximos.

  • Antes de responder fiz uma "tradução" da frase

    De: O vocábulo constituinte do campo semântico de “poeta” é

    Para : A palavra q constitui a mesma área de significados de "poeta" é...

    Basicamente oq ele pergunta é qual palavra tem a ver com a outra. Poeta tem a ver com soneto.

  • Essa banca está de parabéns, induzindo ao erro!


ID
2291245
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amor de passarinho

  Desde que mandei colocar na minha janela uns vasos de gerânio, eles começaram a aparecer. Dependurei ali um bebedouro, desses para beija-flor, mas são de outra espécie os que aparecem todas as manhãs e se fartam de água açucarada, na maior algazarra. Pude observar então que um deles só vem quando os demais já se foram.

  Vem todas as manhãs. Sei que é ele e não outro por um pormenor que o distingue dos demais: só tem uma perna. Não é todo dia que costuma aparecer mais de um passarinho com uma perna só. 

  [...] 

  Ao pousar, equilibra-se sem dificuldade na única perna, batendo as asas e deixando à mostra, em lugar da outra, apenas um cotozinho. É de se ver as suas passarinhices no peitoril da janela, ou a saltitar de galho em galho, entre os gerânios, como se estivesse fazendo bonito para mim. Às vezes se atreve a passar voando pelo meu nariz e vai-se embora pela outra janela.

  [...] 

  Enquanto escrevo, ele acaba de chegar. Paro um pouco e fico a olhá-lo. Acostumado a ser observado por mim, já está perdendo a cerimônia. Finge que não me vê, beberica um pouco a sua aguinha, dá um pulo para lá, outro para cá, esvoaça sobre um gerânio, volta ao bebedouro, apoiando-se num galho. Mas agora acaba de chegar outro que, prevalecendo-se da superioridade que lhe conferem as duas pernas, em vez de confraternizar, expulsa o pernetinha a bicadas, e passa a beber da sua água. A um canto da janela, meio jururu, ele fica aguardando os acontecimentos, enquanto eu enxoto o seu atrevido semelhante. Quer dizer que até entre eles predomina a lei do mais forte! De novo senhor absoluto da janela, meu amiguinho volta a bebericar e depois vai embora, não sem me fazer uma reverência de agradecimento.

  [...]

  Chamei-o de amiguinho, e entendo agora por que Jayme Ovalle, que chegou a ficar noivo de uma pomba, dizia que Deus era Poeta, sendo o passarinho o mais perfeito soneto de Sua Criação. Com sua única perninha, este é o meu pequenino e sofrido companheiro, a me ensinar que a vida é boa e vale a pena, é possível ser feliz. 

  Desde então muita coisa aconteceu. Para começar, a comprovação de que não era amiguinho e sim amiguinha – segundo me informou o jardineiro: responsável pelos gerânios e pelo bebedouro, seu Lourival entende de muitas coisas, e também do sexo dos passarinhos.

  A prova de que era fêmea estava no companheiro que arranjou e com quem logo começou a aparecer. Este, um pouco maior e mais empombadinho, tomava conta dela, afastando os concorrentes. E os dois ficavam de brincadeira um com o outro, de cá para lá, ou mesmo de namoro, esfregando as cabecinhas. Às vezes ela se afastava desses afagos, voava em minha direção e se detinha no ar a um metro de minha cabeça, agitando as asas, para em seguida partir feito uma seta janela afora. Não sei o que procurava exprimir com o ritual dessa proeza de colibri. Alguma mensagem de amor, em código de passarinho? Talvez não mais que um recado prosaico, vou ali e volto já.

  E assim a Pernetinha, como se tornou conhecida entre os meus amigos – alguns chegaram a conhecê-la pessoalmente –, não passou mais um só dia sem aparecer. Mesmo durante minhas viagens continuou vindo, segundo seu Lourival, que se encarrega de manter cheio o bebedouro na minha ausência.

  Só de uns dias para cá deixou de vir. Fiquei apreensivo, pois a última vez que veio foi num dia de chuva, estava toda molhada, as peninhas do peito arrepiadas. Talvez tivesse adoecido. Não sei se passarinho pega gripe ou morre de pneumonia. Segundo me esclareceu Rubem Braga, o sádico, costuma morrer é de gato. Ainda mais sendo perneta. Hoje pela manhã conversei com o jardineiro sobre a minha apreensão: vários dias sem aparecer! Ele tirou o boné, coçou a cabeça, e acabou contando o que vinha escondendo de mim, uma pequena tragédia.  Debaixo do bebedouro fica um prato fundo, de plástico, para aparar a água que os passarinhos deixam respingar – mesmo os bem-educados como a Pernetinha. Numa dessas manhãs, ele a encontrou caída no fundo do prato, as penas presas num resto pegajoso de água com açúcar. Provavelmente perdeu o equilíbrio, tombou ali dentro e não conseguiu mais se desprender com a única perninha.

  Compungido, seu Lourival preferiu não me contar nada, porque me viu triste com a morte do poeta, também meu amigo.

  Naquele mesmo dia.

(SABINO, Fernando. 1923-2004 – As melhores crônicas – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.) 

Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO pertence à classe gramatical dos demais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    "Água" é um substantivo,  já "unica, pequena e atrevido" são adjetivos,pois qualificam um substantivo

    bons estudos

  • Todas as alternativas trazem substantivos (palavras que designam "coisas") adjetivados (com características particulares), mas enquanto três delas destacam os adjetivos, a letra B (gabarito) traz em destaque o substantivo.

    Na letra "A": perna é um substantivo e única, adjetivo que caracteriza a perna (e o passarinho).

    Na letra "B": água é um substantivo e açucarada, adjetivo que caracteriza a água, que especifica o estado da água. -> alternativa correta porque é o substantivo que está em destaque, enquanto as demais têm destacados os adjetivos.

    Na letra "C": tragédia é um substantivo e pequena, a característica dessa tragédia, portanto, adjetivo.

    Na letra "D": semelhante é um substantivo e atrevido é uma característica (adjetivo) desse semelhante.

  • Unica=unico

    pequena=pequeno

    atrevido=atrevida 

    agua=agua (substantivo ,não sofre variação)

  • a,c,d  são adjetivos e b-substantivo

  • Só c as explicações da profa. Isabel p eu entender sobre oracoes coordenadas e subordinadas, valeu

  • Gabarito B

    DIFERENCIAR SUBSTANTIVO / ADJETIVO

    ·       O que se tem é: "Substantivo"> Tenho água.

    ·       O que se é, é: "Adjetivo"> Sou atrevido.

  • Que texto!


ID
2291248
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre componentes de hardware de computadores.

I. A fonte de alimentação tem a função de converter corrente contínua em alternada para alimentar a placa-mãe e o processador.

II. O cooler é um dispositivo que tem a função de controlar a temperatura padrão do processador.

III. O disco rígido é um dispositivo de grande capacidade que tem a função de armazenar os dados somente enquanto o computador estiver ligado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    DECISÃO DO RECURSO DA BANCA. 

     

    A questão apresenta três afirmativas sobre conhecimentos de componentes de hardware em um computador. Dentre essas possibilidades, apenas a afirmativa II está correta, sendo que as demais estão incorretas pelos motivos expostos abaixo:

     

    I - A fonte de alimentação tem a função de converter a corrente alternada oriunda da rede elétrica em corrente contínua que é utilizada pelos componentes internos do computador como a placa-mãe e o processador;

     

    III - O disco rígido é um item de armazenamento que tem como principal característica o armazenamento de dados mesmo com o dispositivo desligado de forma que os dados podem ser recuperados sempre que o equipamento for ligado novamente.

     

  • A fonte de alimentação do PC transforma a corrente alternada, oriunda da rede elétrica, em corrente contínua a ser utilizada pela placa-mãe e demais dispositivos de hardware.

  • Só lembrar que a corrente da tomada é AC (sigla em ingles para corrente alternada) e a que alimenta nossos celulares, pcs, e mtos outros eletronicos é a DC (Corrente Direta ou Continua). Lembrando que esses dispositivos precisam de um transformador que gera a DC, matamos a questao. 

  • Imagina se perdessemos todos os dados do HD toda vez que desligássemos o PC? Ia ser o apocalipse!

     

    Os dados salvos permanecerão guardados quando o computador for desligado.

  • I. A fonte de alimentação tem a função de converter corrente contínua em alternada para alimentar a placa-mãe e o processador. [Errado - O correto é converter corrente alternada em contínua]

     

    II. O cooler é um dispositivo que tem a função de controlar a temperatura padrão do processador. [CORRETO]

     

    III. O disco rígido é um dispositivo de grande capacidade que tem a função de armazenar os dados somente enquanto o computador estiver ligado. [Errado - O HD é um dispositivo de grande armazenamento, não volátil, isto é, com o computador ligado ou desligado.]

  • LETRA B.

    I. A fonte de alimentação tem a função de converter corrente contínua em alternada para alimentar a placa-mãe e o processador.

    Errada. Muito pelo contrário, a função da fonte é converter corrente alternada em contínua. É o dispositivo que fornece energia elétrica para todos os itens de hardware que estão dentro do gabinete.

    II. O cooler é um dispositivo que tem a função de controlar a temperatura padrão do processador.

    Certo. Cooler é uma espécie de um ventiladorzinho que fica assentado sobre o processador (CPU) com o intuito de evitar que ele atinja temperaturas muito altas e deixe de funcionar.

     

    III. O disco rígido é um dispositivo de grande capacidade que tem a função de armazenar os dados somente enquanto o computador estiver ligado.

    Errado. O disco rídigo, também chamado de HD, é um dispositivo classificado como memória secundária. Por ser memória secundária, não é volátil, ou seja, quando o computador é desligado ou reiniciado, seus dados nao sao perdidos. jà pensou que caótico que seria se voce desligasse o computador e quando ligasse novamente todos os seus dados tivessem sido perdidos???!!!!

     

    Prof. Pablo Leonardo - Informática Passo a Passo

    Assistam minhas aula no youtube. Tenho diversas provas corrigidas, vídeos de teorias, etc. Será um prazer ver você lá!

    https://www.youtube.com/channel/UCvCu4FPdJVrydFmZlyiHTTg

    www.estudotop.com.br - materias diversos para concurseiros de plantão

  • Gabarito b). I - errada, pois não é a fonte que tem a função de converter corrente contínua em alternada para o hardware. O equipamento que executa esta terefa é o estabilizador ou o nobreak. II - errada, de fato o disco rígido tem grande capacidade de armazenamento, porém se trata de uma memória não volátil. O que quer dizer? Significa que os dados armazenados no disco rígido não se perdem quando o computador estiver desligado. A memória que se perde com a interrupção de fornecimento de energia é a mémoria RAM. Quanto a afirmação II - correta, pois o cooler tem essa função de resfriar o processador, em função do aumento da temperatura advindo da sua atividade.

  • Tem como armazenar dados no HD com computador desligado? NÃO!!! Alternativa C da Questão da dupla intepretação só que muito mais voltada para essa que indaguei. Essa galera viaja demais nos comentarios. A alternativa não foi nada clara, se tivesse colocado que disco rigido não perder os dados ao se reiniciar o sistema, tudo bem, mas dessa forma não da. Essa banca é ridicula!

  • Como assim o cooler tem a função de controlar a temperatura padrão do processador?? Não necessariamente, e a placa de vídeo, esqueceram???

  • Isaque, acredito estar correto o gabarito, pois na alternativa que você  questionou não  foi colocado " exclusivamente" , portanto torna a assertiva correta.

  • Fonte de alimentação converte tensão comercial nas tensões a serem trabalhadas pelos componentes internos do PC (entre 3-12v)

  • Assim que li a primeira alternativa, já pensei: Não sei!

    Só sabia que a III estava errada. Fiu no chute. Péssima como sempre. Errei!

    Mas aprendi, agora.

    II. O cooler é um dispositivo que tem a função de controlar a temperatura padrão do processador. (CORRETO)

    ;)

  • Quem faz a conversão da corrente contínua para alternada é o estabilizador.

  • Aí! muita gente boa falando sem saber!  A energia que chega na tomada das casas é CORRENTE ALTERNADA. o computador precisa de CORRENTE CONTÍNUA. E o que transforma a corrente alternada em contínua não é o estabilizador ou o nobreak. e sim a fonte de alimentação. Vamos para a próxima?

  • A questão deveria questionar qual é o item menos Errado...  

    - Quem elaborou essa questão fez curso de informática a distância?  

    "Controla" é de mais pro meu coração... fala sério.

  • Concordo com vc João...para mim nãu tem nenhuma certa e sim uma menos errada!!!

  •  função da fonte é converter corrente alternada em contínua

     

  • Gabarito: B.

     

  • Todas Estão corretas, citados são componentes de hardware do computador.
  • Gabarito: B

     

    I. A fonte de alimentação tem a função de converter corrente contínua em alternada para alimentar a placa-mãe e o processador. 

    A fonte converte energia alternada em contínua. A energia entra 110v ou 220v e vai para os componentes em 5v e 12v.

     

    II. cooler é um dispositivo que tem a função de controlar a temperatura padrão do processador. CORRETO (apesar de "controlar" não ser o termo mais indicado)

     

    III. O disco rígido é um dispositivo de grande capacidade que tem a função de armazenar os dados somente enquanto o computador estiver ligado. 

    O disco rígido armazena os dados permanentemente, mesmo após o computador ser desligado.

  • Inglês ajuda demais aos leigos em informática. Tudo o que eu li, só sabia que cooler é refrigerador, geladeira...

  • Analise as afirmativas a seguir sobre componentes de hardware de computadores.

    I. A fonte de alimentação tem a função de converter corrente contínua em alternada para alimentar a placa-mãe e o processador.

    A fonte de alimentação tem a função de converter corrente alternada em contínua

    ----------------------------------------------------

    II. O cooler é um dispositivo que tem a função de controlar a temperatura padrão do processador.

    Cooler é uma espécie de um ventiladorzinho que fica assentado sobre o processador (CPU) com o intuito de evitar que ele atinja temperaturas muito altas e deixe de funcionar.

    By: Pablo Leonardo

    ----------------------------------------------------

    III. O disco rígido é um dispositivo de grande capacidade que tem a função de armazenar os dados somente enquanto o computador estiver ligado.

    O disco rídigo, também chamado de HD, é um dispositivo classificado como memória secundária. Por ser memória secundária, não é volátil, ou seja, quando o computador é desligado ou reiniciado, seus dados nao sao perdidos. jà pensou que caótico que seria se voce desligasse o computador e quando ligasse novamente todos os seus dados tivessem sido perdidos???!!!!

    By: Pablo Leonardo

    ----------------------------------------------------

    Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

    B) ll. [Gabarito]

  • A fonte de alimentação tem a função de converter corrente contínua em alternada para alimentar a placa-mãe e o processador.

    O certo seria A fonte de alimentação tem a função de converter corrente alternada em continua para alimentar a placa-mãe e o processador.

  • Bizu do pai :

    '' A fonte de alimentação tem a função de converter corrente contínua em alternada para alimentar a placa-mãe e o processador.''

    É ao contrário, pois a fonte de alimentação tem a função de converter corrente alternada em contínua

    Vai na ORDEM ALFABÉTICA >>>>>> De A para C (GRAVA ISSO QUE TU ACERTA )

  • A fonte de alimentação tem a função de converter corrente alternada em contínua.

  • alise as afirmativas a seguir sobre componentes de hardware de computadores.

    I. A fonte de alimentação tem a função de converter corrente contínua em alternada para alimentar a placa-mãe e o processador.

    A fonte de alimentação tem a função de converter corrente alternada em contínua

    ----------------------------------------------------

    II. O cooler é um dispositivo que tem a função de controlar a temperatura padrão do processador.

    Cooler é uma espécie de um ventiladorzinho que fica assentado sobre o processador (CPU) com o intuito de evitar que ele atinja temperaturas muito altas e deixe de funcionar.

    By: Pablo Leonardo

    ----------------------------------------------------

    III. O disco rígido é um dispositivo de grande capacidade que tem a função de armazenar os dados somente enquanto o computador estiver ligado.

    O disco rídigo, também chamado de HD, é um dispositivo classificado como memória secundária. Por ser memória secundária, não é volátil, ou seja, quando o computador é desligado ou reiniciado, seus dados nao sao perdidos. jà pensou que caótico que seria se voce desligasse o computador e quando ligasse novamente todos os seus dados tivessem sido perdidos???!!!!


ID
2291251
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No painel de controle do Sistema Operacional Microsoft Windows 8.1 (configuração padrão – Modo de exibição: ícones pequenos) os serviços, o gerenciamento do computador e o monitor de recursos podem ser acessados através da opção:

Alternativas
Comentários
  • Para quem não tem acesso ao gabarito... Resposta: D

  • Painel de Controle => Ferramentas Administrativas.

     

    É possível acessar funções como Firewall, Gerenciamento do Computador, Configuração do Sistema, Agendador de Tarefas, Diagnóstico de Memória do Windows, etc...

     

     

     

     

  • Banca maldita.

  • Neste questão a gente tem que se atentar primeiro no comando: " (configuração padrão – Modo de exibição: ícones pequenos) os serviços, o gerenciamento do computador e o monitor de recursos" se referem a parte lógica do computador. Daí vamos escolher a alternativa: a) sistema, sabendo que neste "campo" aparece a quantidade de memória RAM que o computador detém, qual a versão do Windows, se ele está regitrado, etc podemos concluir que ali não vai ter os componentes descriminados no comando. b) personalizaço, podemos lebrar que personalização tem haver com as configurações da tela do computador (plano de fundo, tema, protetor de tela), então não vai estar lá. c) gerenciador de dispositivo, falou de dispositivo você lembra de que? hardware. Pois então não tem haver com os componetes lógicos que estamos procurando. d) ferramente adminsitrativa. Aqui nem precisamos saber o que tem, já que é pouco acessada, mas o vocábulo "administrativas" indica "gerenciamento" que linka perfeitamente com o comendo da questão. Portanto, gabarito letra d).

  • By: Gabriel Fernandes

    Neste questão a gente tem que se atentar primeiro no comando: " (configuração padrão – Modo de exibição: ícones pequenos) os serviços, o gerenciamento do computador e o monitor de recursos" se referem a parte lógica do computador. Daí vamos escolher a alternativa:

     

    a) Sistema, sabendo que neste "campo" aparece a quantidade de memória RAM que o computador detém, qual a versão do Windows, se ele está regitrado, etc podemos concluir que ali não vai ter os componentes descriminados no comando.

     

    b) Personalizado, podemos lebrar que personalização tem haver com as configurações da tela do computador (plano de fundo, tema, protetor de tela), então não vai estar lá.

     

    c) Gerenciador de Dispositivo, falou de dispositivo você lembra de que? hardware. Pois então não tem haver com os componetes lógicos que estamos procurando.

     

    d) Ferramentas Adminsitrativas. Aqui nem precisamos saber o que tem, já que é pouco acessada, mas o vocábulo "administrativas" indica "gerenciamento" que linka perfeitamente com o comando da questão. Portanto, gabarito letra d).

  • INICIAR   --   PAINEL DE CONTROLE - SISTEMA E SEGURANÇA -   ferramentas administrativas

     

    Serviços de componentes

    Gerenciamento do computador

    Desfragmentar e Otimizar Unidades

    Limpeza de Disco

    Visualizador de Eventos

    Iniciador iSCSI

    Política de segurança local

    Fontes de Dados ODBC

    Monitor de Desempenho

    Gerenciamento de impressão

    Monitor de Recursos

    Serviços

    Configuração do sistema

    Informações do sistema

    Agendador de Tarefas

    Firewall do Windows com Segurança Avançada

    Diagnóstico de Memória do Windows

     

     

    INICIAR - TODOS OS PROGRAMAS -  ACESSÓRIOS - FERRAMENTAS DO SISTEMA

    Computador

    Este é apenas um atalho que abre uma janela, mostrando tudo o que há no seu computador

     

    Desfragmentador de disco

    Embora existam excelentes soluções pagas e gratuitas no mercado de desfragmentação de disco, o Windows possui um utilitário que quebra o galho na hora de deixar o HD mais organizado, contando inclusive com opções de agendamento e opções de organização na hora da inicialização do sistema

     

    Editor de Caracteres Particulares

     

     

    Informações do sistema

     

    Internet Explorer 

     

     

    Limpeza de disco

    Usuários do Microsoft Windows de longa data utilizavam a Limpeza de disco do sistema na época em que os programas que conhecemos atualmente, como o Ccleaner, não ofereciam tanta concorrência. 

     

    Mapa de caracteres

    Lembra aquela situação em que você queria digitar um caractere especial e não conhecia/lembrava do comando do teclado, como ¬¬ ou ¹²³? Nas ferramentas está incluso um mapa de caracteres para essas situações, bastando selecioná-los para inclui-los em qualquer lugar que desejar, seja no seu editor de textos favorito ou no navegador.

     

    Painel de Controle

     

     

    Agendador de Tarefas

    Recurso mais voltado para usuários avançados que desejam automatizar tarefas de backup, desfragmentação e outros recursos que o Windows necessita executar de tempos em tempos para não perder performance.

     

     

    MONITOR DE RECURSOS

     

    TRANFERÊNCIA FÁCIL E RELATÓRIO

     

    RESTAURAÇÃO DO SISTEMA

  • AH VSF!

  • IDECÃO.................... Xô capeta....................

  • Gabarito: D. Para quem não é assinante.

    A resposta do Rodrigo Xavier está maravilhosa!

  • No painel de controle são recursos da opção FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS / PAINEL DE CONTROLE:

    Agendador de Tarefas

    Gerenciamento do COMPUTADOR / IMPRESSÃO  (NÃO gerenciador de !)

    Configuração do Sistema

    Desfragmentar e Otimizar Unidades

    Diagnóstico de Memória

    Firewall

    Limpeza de Disco

    Fontes de Dados

    Informações do sistema

    Monitor de Desempenho / Recursos

    Política de Segurança Local

    Serviços de Componentes

    Serviços

    Visualizador de Eventos

    Windows PowerShell

    Iniciador iSCSI


ID
2291254
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão), são recursos existentes no grupo Edição da guia Início, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Copiar é um recurso que está no grupo Área de Transferência, também na guia Início, junto a Recortar, Colar, e Pincel de Formatação.

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Grupo Edição - Localizar, Substituir e Selecionar

    Área de transferência - Recortar, Copiar, Colar (normal, especial e como hiperlink) e Formatar Pincel (cópia a formatação).

     

  • Essa foi um pouco mais lógica. Dava pra acertar, pois até eu acertei kkk

  • A banca tentou confundir o candidato. Pois colocou copiar logo no início. Porém essa é a exceção. Visto que ela pertence a área de transferência, junto com colar, recortar e pincel de formatação. Já o grupo edição da guia início é que tem o localizar, selecionar e substituir. Gabarito a).

  • Cara essa banca é muito escrota...

  • Não existe esse grupo Edição no menu inserir. Tem os grupos: páginas; tabelas; ilustrações; links; cabeçalho e rodapé; texto e símbolos.

  • edição é do word 2010

  • Essa banca quer ser a nova ''CESPE'' pelo jeito.Sqn

    Cobrando decoreba pesada do aluno. 

  • Infelizmente esse é o padrão das provas de informática da IDECAN, cobrar memorização de botões. 

  • Wanderson Santos, ele se referiu à guia INÍCIO. 

  • Copiar é um recurso que está no grupo Área de Transferência, também na guia Início, junto a Recortar, Colar, e Pincel de Formatação.

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2291257
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um aluno precisa imprimir uma tabela periódica para utilizar na aula do próximo dia. Considerando o formato do documento, o aluno chegou à conclusão que a impressão ficará mais legível se for realizada com o papel na posição horizontal. Sabendo que o arquivo em questão encontra-se em documento produzido com a Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão), pode-se afirmar que para realizar esta tarefa o aluno deve configurar o documento selecionando a opção:

Alternativas
Comentários
  • Guia (Layout de página) -> grupo (configurar página) -> comando (orientação) -> opção (paisagem)

  • RESPOSTA: D

    E aí amigo(a), a principio parece ser uma questão complicada, não é mesmo? Mas nao é não.

    Lembre-se de que só existem duas orientações: retrato e paisagem. Simples assim. Não existe retrato vertical ou paisagem horizontal, é retrato ou paisagem e mais nada.

    Todo o layout de página pode ser modificado na guia Layout da Página, do Microsoft Word.

    Prof. Pablo Leonardo - Informática Passo a Passo

    Assistam minhas aula no youtube. Tenho diversas provas corrigidas, vídeos de teorias, etc. Será um prazer ver você lá!

    https://www.youtube.com/channel/UCvCu4FPdJVrydFmZlyiHTTg

    www.estudotop.com.br - materias diversos para concurseiros de plantão

  • Só podemos ter orientação retrato ou paisagem. Neste caso o indicado é paisagem. Não há o que se falar em horizontal. Sempre que pedir pra mudar uma atributo ou caracterísica visível que diz respeito ao documento como um todo (tema, confirgurar página - que envolve a orientação pedida na questão -, plano de fundo e marca d'água, parágrafo e oraganizar) é Guia Layout (que configura o arranjo do documento). Gabarito d).

  • Amigos, há dois menus bem importantes em questões de editores de texto. Ambos são bem parecidos em suas funções de configurar a página. Opções como margem, orientação da página, colunas, tamanho da folha, quebras, hifenização...

     

    No WORD é: Guia Layout, Grupo Configurar Página...

     

    No WRITER é: Menu Formatar, Página...

     

    Bons Estudos!

  • Vi que é informática da  IDECAN, nem perco meu tempo respondendo.

  • Essa é a primeira questão de informática da idecan ... q passou dos 60% de acertos. .. kkk

  • Orientação = Retrato (padrão, vertical) ou Paisagem (horizontal).

    Margens: distância do texto em relação à borda da página. Poderá ser Estreita, Larga, Normal, etc.

    Quebras: divisões. Quebra de página = divisão de página. Quebra de seção = divisão de formatação.

    Tamanho: medidas da página. A4, Carta, Ofício, A3, entre muitas.

    Colunas: organização do texto entre as margens esquerda e direita. O documento já possui uma coluna, e na guia Layout da Página, podemos mudar para duas, três, esquerda, direita, ou personalizar. 

     

    FONTE : PROFESSOR NISHIMURA DE ARAGÃO 


ID
2291260
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão), foi digitada a seguinte fórmula na célula A1: =TRUNCAR(4,656;2). Pode-se afirmar que o resultado será:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    ABS é o valor absoluto de um número, sem o sinal.

    INT é a parte inteira do número.

    ARRED é para arredondar um número com a quantidade de casas decimais informadas.

    TRUNCAR é para 'quebrar' o número naquela quantidade de casas decimais informadas.

  • A função =TRUNCAR vai fixar a quantidades de casas decimais do número.

    =TRUNCAR(4,656;2) significa que quero visualizar apenas duas casas decimais do número 4,656

    Resposta: c) 4,65

  • Complementando a resposta do Rafael, o número é arredondado para o seguinte quando for maior que 5.

    Ex: =TRUNCAR (4,666 ; 2)

    A resposta seria 4,67

     

    Mas nesse caso a letra correta é a C

  • Muito bom Rafael

  • RESPOSTA: C

    A função truncar permite que o usuário escolha o número de casas decimais que ele quer que seu numero tenha, mas existem alguns detalhes a serem discutidos.

    A função truncar pode ser usado de duas formas:

    =truncar(valor): Ignora a parte decimal de um numero e mostra apenas a parte inteira. NO exemplo =truncar(100,3254) o resultado seria 100.

    =truncar(valor;nº casas decimais): ignora as casas decimais que ultrapassarem o numero de casas que o usuário solicitou. No exemplo =truncar(100,3254;2) o resultado seria 100,32.

    Prof. Pablo Leonardo - Informática Passo a Passo

    Assistam minhas aula no youtube. Tenho diversas provas corrigidas, vídeos de teorias, etc. Será um prazer ver você lá!

    https://www.youtube.com/channel/UCvCu4FPdJVrydFmZlyiHTTg

    www.estudotop.com.br - materias diversos para concurseiros de plantão

    =truncar(valor;número de casas decimais)

  • Fiz o teste da resposta dada pela Camila.

    A função truncar não arredondou o número para o seguinte. Obtive os seguintes resultados:

                             =TRUNCAR(4,666;2) retornou  4,66

                             =TRUNCAR(4,666;1) retornou 4,6

                              =TRUNCAR(6,878;2) retornou 6,87

                             =TRUNCAR(6,878;1) retornou 6,8

    (testei outros números no excel 2007 e 2013, e nenhum deles foi arredondado)

    Logo a função TRUNCAR não arredonda os números.

  • Truncar na estatística é um arredondamento "forçado". Neste caso se tem um número inteiro e três casas decimais. O algorismo depois do ponto e vírgula (;) dois (2) indica quantas casas decimais dessa dízima não períodica vão permancer. Neste caso apenas duas casas decimais. Gabarito c).

  • Explicação do professo do QC

     

    ABS é o valor absoluto de um número, sem o sinal.

    INT é a parte inteira do número.

    ARRED é para arredondar um número com a quantidade de casas decimais informadas.

    TRUNCAR é para 'quebrar' o número naquela quantidade de casas decimais informadas ( Depois do ponto e virgula)

  • CUIDADO COM A RESPOSTA DA CAMILA OLIVEIRA, não arredonda números.

    Será que tem pessoas que fazem isso pensando em prejudicar os outros?

  • Truncar é retirar casas decimais determinadas pela segunda condição( no caso, dois) sem arredondar:

    4,656----> 4,_ _ ( O comando da questão diz duas casas decimais somente. Portanto retira o último número).

    Resposta: 4,65.

  • O número 2 é para somente ter que colocar os dois primeiros algarismos depois da vírgula.

  • Diferenciando funções ABS x ARRED x TRUNCAR x INT x QUOCIENTE x MOD

    ABS = retorna valor absoluto, sem o sinal.

    ARRED = arredonda de acordo com o numero de dígitos especificados (obrigatório). Para cima ou para baixo

    TRUNCAR = Não arredonda, só retira a parte fracionada. Especificar os dígitos é opcional.

    INT = arredonda o número para baixo até o número inteiro próximo.

    QUOCIENTE = retorna o resultado da divisão sem a parte decimal.

    MOD = retorna o resto a divisão. Tem o mesmo sinal do divisor.

  • O CRITÉRIO "2" É PRA PEGAR OS DOIS PRIMEIROS NÚMEROS DEPOIS DA VÍRGULA... OU SEJA 65!

  • essa fórmula truncará o número 4,656 com apenas duas casas decimais, logo 4,65 

  • galera, TRUNCAR dispensa a parte FRACIONÁRIA de um número..

    =TRUNCAR(número,part.fracionária;quantas casas quero que fique)

    o resto eu DISPENSO!

     =TRUNCAR(4,656;2)

    aqui, só quero que fique 2 casas, então o resto eu dispenso.. dispensando o 2, ficará:

    4,65

    PMCE 2021

  • o TRUNCAR não arredonda. só mantém as casas decimais atribuídas. ao contrário do ARRED

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Diego Carvalho

    FUNÇÃO TRUNCAR( ) 

    =TRUNCAR (Número; Quantidade de Dígitos) 

    • Trunca um número até um número inteiro, removendo a parte decimal ou fracionária de um número. Não arredonda nenhum dígito, só descarta. Diferentemente da função do arredondamento,  a  função  truncar  vai  eliminar  a  parte  decimal  ou  fracionária, independentemente da casa decimal.

ID
2291263
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João possui cinco esferas as quais, quando colocadas em certa ordem, seus volumes formam uma progressão aritmética. Sabendo que a diferença do volume da maior esfera para a menor é 32 cm³ e que o volume da segunda maior esfera é 86,5 cm³, então o diâmetro da menor esfera é:
(Considere: π = 3.)

Alternativas
Comentários
  • a1 + 4r = a1 + 32

    4r = 32 ....r = 8

    a4 = a1 + 3r

    86,5 = a1 + 3x8 ...... a1 = 62,5

    Volume da esfera = 4 x Pi x R^3/3

    Logo... 62,5 = 4 x 3 x R^3/3

    Raio = 2,5 cm

    Assim, o diâmetro é igual a 5 cm

    Resp. LETRA E

  • Depois que descobri que ele considera o Pi = 3, fiz assim: 

     

     

    Diferença do a1 ao a5 = 32. Intervalos entre as esferas são 4. Portando, divide-se 32/4 = 8

     

    A segunda maior esfera tem V = 86,5 - 24 = 62,5 (três intervalos da a1 até a4 (8*3=24))

     

     

    Como o V = 4*Pi*R³ / 3, Então, temos:

    V = 4*3*R³ / 3

    62,5 * 3 = 12*R³

    187,5 / 12 = R³

    15,6250 = R³

     

    Caso não consiga dar continuidade adaqui para frente, teste as alternativas. Vamos direto testar o 2,5*2,5*2,5 = 15,6250

     

    Deduz-se que o R =2,5. Como ele quer o Diâmetro, multiplique por D = 2*R = 5

     

     

     

     

    GABARITO E

     

     

     

    Bons Estudos!

     

  • Vamos lá..questão um pouco chata; representando as esferas:

    (menor esfera)A1   <   A2  <   A3    <  A4    <  A5(maior esfera)
                                                         v=86,5     

    Primeiro, ele diz que os volumes estão em PA, logo, sabemos que a diferença da maior para menor é 32(número final menos número inicial), vamos então encontrar a razão dessa PA:

    r=número final- número inicial      r= 32 =8
      posição final- posição inicial          5-1

    Encontrando agora os volumes das demais esferas, já que sabemos a razão dessa PA:

    (menor esfera)A1     <    A2    <     A3      <   A4     <      A5(maior esfera)
                     v=62,5      v=70,5    v=78,5     v=86,5        v=94,5

    (é só somar mais 8 para encontrar o valor de A5 e nos demais subtrair menos 8, a diferença é constante entre um termo e seu anterior).

    Sabemos que o volume da menor esfera é 62,5. E, adotando pi=3, como diz o enunciado. Então, usando a fórmula de volume das esferas:

    V=4piR³   62,5= 4x3xR³     12R³ = 187,5     R³= 187,5     R³ = 15,625
           3                    3                                         12

    Sabemos que 2x2x2= 8 e que 3x3x3=27; então a raiz cúbica de R está neste intervalo. Testando com 2,5; temos 2,5 x 2,5 x 2,5 = 15,625. Logo, R=2,5.

    A questão pede o diâmetro(duas vezes o valor do raio): d=2R, então: d= 2 x 2,5 = 5cm. Gabarito: Letra E.

  • de V1 até V5 = 4 intervalos

    32/4 = 8

    V2 = 86,6 (de V2 até V5 = 3 intervalos)

    8 * 3 = 24

    86,6 - 24 = 62,6 (volume de V1)

    62,6 = 4/3 * 3 * r³

    62,6 = 12/3 r³

    187,5 = 12 r³

    187,5/12 = r³

    15,625 = r³

    ³V15,625 = r

    2,5 = r

    d= 2*r = 2 * 2,5 = 5 de diâmetro tem a esfera 1.


ID
2291266
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Pedro foi à padaria e comprou 400 g de pão francês e 250 g de pão de milho pagando R$ 5,05. Sua irmã Antônia foi à mesma padaria no dia seguinte e comprou 550 g de pão francês e 150 g de pão de milho por R$ 5,20. O preço do quilo do pão francês nessa padaria é:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de equações:

    400p + 250pm = 5,05 (-3) =>  -1200p - 750pm = -15,15

    550p + 150pm = 5,20 (5)  =>  2750p + 750pm =    26   

                                                              1550p = 10,85

                                                                      p= R$ 0,007 o grama

    O exercício pediu o preço do kilo, que equivale a 1000 gramas, ou seja, R$ 0,007 x 1000 = R$ 7,00

  • uma observação importante é que quando se trata de um sistema formado por coeficientes representados por números altos, não conseguimos encontrar " de cabeça" o coeficiente que desejamos que seja numericamente igual ao que esta imediatamente acima e assim efetuar o cancelamento. entao devemos calcular o mmc para isso. 

    ex: como é possivel encontrar 750? ele é o mmc entre 250 e 150

    e como saberiamos por quanto deveriamos multiplicar cada equacao?

    dividindo 750 por 250= 3 

    e depois 750 por 150= 5 

    entao a primeira equacao deve ser multiplicada por 3 

    e a segunda equacao deve ser multiplicada por 5 

     

  • Por favor, podem esclarecer? Foi obtido o mmc de 150 e 250 por ser mais simples do que obter de 400 e 550? Ou foi seguida alguma regra específica?

  • Transformando as gramas para quilos temos o seguinte sistema:

    Sendo x=pão francês e y=pão de milho

     

    0,4x+0,25y=5,05  (I)  ---> *(-0,6)

    0,55x+0,15y=5,20 (II)

     

    Multiplicando (I) POR -0,6 temos:

    -0,24x-0,15y=-3,03

    0,55x+0,15y=5,20

     

    Somando as equações :

    0,31x=2,17

    x=7

    Ou seja, o quilo do pão francês custa 7 reais. Portanto letra A

  • 400F+250M=5,05
    550F+150M=5,20

    Simplifiquei por 5 as duas expressões:

    80F+50M=1,01 (-x3)
    110F+30M=1,04 (x5)

    -240F - 150M = -3,03
    550F + 150 M = 5,20
    310F = 2,17
    F = 2,17/310
    F = 0,007

    1kg = 1000g
    1000g*0,007 = 7

    GABARITO -> [A]
     

  • Também não enteni Luiz. 

    Alguém pode ajudar?

     

     

  • É OPÇÃO. O PROBLEMA PEDIU O KG DO PÃO FRANCÊS., FAZENDO O MMC DO PÃO DE MILHO VOCÊ JÁ O ELIMINARIA.

  • por que multiplicou o sistema de equações por 3 por 5????????

  • GAB A

    TRATA-SE DE SISTEMA DE EQUAÇÕES

    0,40X + 0,25Y = 5,05 (-3)

    0,55X + 0,15Y= 5,20 (5)

    FICA ASSIM:

    -1,20 X - 0,75Y= 15,15

    2,75 X + 0,75 Y=26

    1,55X= 10,85

    X= 7,00

    TIRANDO A PROVA 1,55 . 7 = 10,85

  • 400x 7=2,80 250x9=2,25 550x7=3,85 150x9=1,35


ID
2291272
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em certa escola a merenda é previamente anunciada para os alunos contendo duas opções. A fim de evitar desperdício, a escola pede aos alunos que informem qual opção de merenda desejam, para que as cozinheiras façam a quantidade certa de comida, sendo que cada aluno pode pedir as duas merendas, mas não mais que uma vez cada opção. Hoje as opções de merenda são arroz com carne seca e canjica. Após recolhidos os pedidos dos alunos verificou-se que:

  • 115 alunos pediram arroz com carne seca; e,
  • 180 alunos pediram canjica

Sabendo que 260 alunos fizeram pedido de merenda, então o número de alunos que pediram as duas opções de merenda é:

Alternativas
Comentários
  • 260 = TOTAL DE ALUNOS

    X = ALUNOS QUE PEDIRAM AS 2 (DUAS) OPÇÕES (É o que a questão pede!)

    115-X = ALUNOS QUE PEDIRAM APENAS ARROZ COM CARNE SECA

    180-X = ALUNOS QUE PEDIRAM APENAS CANJICA

    Obs.: Desenhando o Diagrama de Venn a questão "sai" mais fácil. 

    Equação que resoluciona a questão: ALUNOS QUE PEDIRAM APENAS ARROZ COM CARNE SECA + ALUNOS QUE PEDIRAM APENAS CANJICA + ALUNOS QUE PEDIRAM AS 2 (DUAS) OPÇÕES = TOTAL DE ALUNOS.

    (115-X) + (180-X) + X = 260 - > 295 -X = 260 - > -X = -35

    X=35 (RESPOSTA CORRETA)

    Até mais!

    ;) 

     

  • Aquela pra não zerar rsrs

    Explicando de modo despachado e simples. Sem X, Y e o escambau... 

    115 Arroz + 180 Canjica= 295 Pedidos

    260 Alunos pediram... Logo, a diferença entre os Pedidos (295) e a quantidade de alunos que pediram (260) é a quantidade de pedidos duplos!  

    35 Gulosos! kkkk

  • 115-x + 180-x + x = 260

    x=35

  • emocionei... :')

  • Precisa mesmo desse tanto de contas, fórmula ?

    Acho mais fácil somar os valores dos alunos que pediram arroz e os que pediram canjica e depois diminuir pelo total ou seja 115 + 180= 295- 260= 35

  • CONJUNTO A = CARNE SECA C/ ARROZ  - 115

    CONJUNTO B = CANJICA - 180

    QUANTIDADE DE ALUNOS - 260

    A U B = 295

    A ᴖ B = 295 - 260 = 35

  • Vc que faz esse tanto de conta para resolver um problema tão simples, na hora da prova perderá muito tempo e se cansará, é isso que o examinador quer, esqueca o modo convencional e faça da forma mais simples possível! 

  • 115 (arroz) + 180 (canj) = 295

    295 - 260 = 35


  • Ufa! Essa é fácil kkkkk

  • Pensei diferente, mas cheguei no resultado. 

    Arroz e carne: 115

    Canjica: 180

    Total de alunos que merendaram: 260

    260 - 115 = 145

    180 - 145 = 35

    Importante é chegar no resultado rsrsrsrs. 

  • SE O EXAMINADOR QUISER INTERSEÇÃO

    1º) Colhe os dados da questão para saber do q se trata a questão (caso n visualize claramente de primeira)

    2º) Separa o total.T = 260

    3º) Soma os demais valores e diminui do total. 180+115=295

    4º) Ver o que "passou do total" / a diferença. O que passou é a Interseção.295-260=35

    5º) Marque a alternativa e passa pra outra. Letra C) 35

    "Método Telles"

  • pensei q fosse pegadinha.

  • esse texto todo pra q jesus

  • queria q todas fossem assim


ID
2291278
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Sediar uma Olimpíada implica numa série de investimentos, incluindo obras públicas nas áreas de mobilidade, infraestrutura, estrutura esportiva e preservação do meio ambiente. Essas são consideradas as heranças da realização dos jogos, pois ficarão na cidade mesmo após seu término.”

(Disponível em: http://www.politize.com.br/5-polemicas-olimpiadas-rio-2016/.)

Dentre as alternativas a seguir, assinale a única que só contém obras construídas ou reformadas para as Olimpíadas 2016 e/ou relacionam-se à sua realização e ficaram na cidade mesmo após seu término.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • No ano de 2013 , em junho, houve manifestações em várias cidades do país. Entre as críticas que foram feitas contra ações de governo uma recorrente foi aquela contra os gastos para a organização dos megaeventos que o Brasil iria sediar : Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. A demanda era que tais verbas deveriam ser dirigidas para Educação e Saúde , além de serviços básicos necessários à população. 

    Após a realização de ambos há que discutir os ganhos e perdas que os megaeventos trouxeram. Segundo a página Politize, de novembro de 2015 . Houve ganhos e prejuízos, sendo que muitas construções , que deveriam ser utilizadas para outras finalidades depois dos eventos esportivos não o foram e estão em processo de deterioração como a arena e as piscinas do Parque Olímpico no Rio de Janeiro.

    Entre as alternativas uma aponta obras que foram feitas na cidade do Rio de Janeiro por conta das Olimpíadas e que permanecem em uso.

    A) CORRETA- O VLT, o BRT e o Porto Maravilha são construções e reformas que foram feitas àquela época e permanecem servindo à população. 

    B) INCORRETA- O Maracanã foi reformado para a Copa do Mundo e não para as Olimpíadas. Ao comemorar 80 anos em 2011, o monumento do Cristo Redentor ganhou uma nova iluminação com tecnologia LED. 

    C) INCORRETA- A revitalização da Vista Chinesa data de 2018, após as Olimpíadas. A primeira etapa da revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas aconteceu em 2020 e a reforma panorâmica da Quinta da Boa Vista. aconteceu em 2012. Todos sem ligação direta com as Olimpíadas 

    D) INCORRETA – A Marina da Glória tem sua construção anterior aos Jogos Panamericanos de 2007 realizados no Rio de Janeiro. O Programa de despoluição da Baía de Guanabara – PDBG foi concebido no início da década de 90 e ainda não está completo. E, a substituição dos bondinhos de Santa Tereza por veículos mais possantes foi prevista em 2012 para ser feita até 2014 

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2291281
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Suicídios de adolescentes reacendem debate sobre bullying na França

  A morte prematura e trágica das duas adolescentes desencadeou um debate sobre a melhor forma de proteger jovens e, ao mesmo tempo, ensiná-los a respeitar uns aos outros. O drama de ambas também foi exposto pela imprensa francesa. O sofrimento de Émilie tornou-se público quando um jornal francês reproduziu trechos do diário da adolescente divulgados pelos pais dela. Em seguida, uma rede de televisão exibiu o filme Marion, para sempre 13 – uma dramatização da vida de Marion Fraisse, que morreu há três anos.

(Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/bbc/2016/10/03/suicidios-de-adolescentes-reacendem-debate-sobre-bullying-nafranca.htm.)

No Brasil, sobre o bullying, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • "LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015.

    Art. 5º  É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).


ID
2291284
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Os limites para a maioridade penal são assuntos que abrangem a psicologia, a neurologia e a sociologia. Entretanto, não existe uma resposta concreta, afinal, esses limites dependem, geralmente, do quadro cultural de cada país. No Xingu, por exemplo, não existem dúvidas que um rapaz de 14 anos já é um adulto. Em alguns estados dos EUA não há uma lei específica sobre a idade mínima para responsabilização penal. Em países como Japão, Irlanda, Suécia e Argentina, adolescentes que cometem crimes graves são julgados e responsabilizados como adultos.”

(Disponível em: https://www.epdonline.com.br/noticias/os-pros-e-contras-da-reducao-da-maioridade-penal/1574?gclid=CK7N8JqG _s8CFVYGkQodbWMHVA.)

Em relação a esse tema, é necessário entender a diferença entre maioridade penal e responsabilidade penal. Sobre essa diferença, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
2291287
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Suécia deve rejeitar pedido de asilo de até 80 mil refugiados

A Suécia pretende expulsar entre 60 mil e 80 mil pessoas que em 2015 procuraram refúgio no país e que deverão ter o pedido de asilo rejeitado, anunciou o ministro do Interior, Anders Ygeman. “Estamos falando de 60 mil pessoas, mas poderão chegar às 80 mil”, calculou o ministro em declarações à imprensa sueca, explicando que o governo já sinalizou à polícia e ao gabinete de migrações para organizar a retirada das pessoas de forma gradual, com recurso a voos aéreos especiais.

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-01/suecia-deve-rejeitar-pedido-de-asilo-de-ate-80-mil-refugiados.)

O grande número de refugiados, que emergem em diversos países da Europa, tem causado uma série de polêmicas e antagonismos, entre as pessoas e entre os países. Assim como a Suécia, uma série de países europeus se negam a aceitar essa grande quantidade de refugiados, principalmente vindos da Síria. Dentre os países europeus que aceitam e têm criado políticas de recepção aos refugiados podemos apontar:

Alternativas
Comentários
  • Programa "Bem vindo à França"

    https://oglobo.globo.com/mundo/a-franca-que-abre-as-portas-aos-imigrantes-17131518


ID
2291290
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Mais de mil escolas e outros espaços estão ocupados em todo país por estudantes, de acordo com balanço divulgado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Ao todo, segundo a entidade, são 995 escolas e institutos federais, 73 campi universitários, três núcleos regionais de Educação, além da Câmara Municipal de Guarulhos, o que totaliza 1.072 locais.”

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-10/mais-de-mil-escolas-do-pais-estao-ocupadas-em-protesto-entendao-movimento.)

Podemos apontar como uma das causas para um grande número dessas ocupações:

Alternativas
Comentários
  • PEC 241/2016 - Trata sobre o congelamento de  20 anos dos gastos com a Educação.

  • https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/12/13/pec-que-congela-gastos-do-governo-por-20-anos-e-aprovada-em-votacao-final.htm



    E foi aprovada...


ID
2291293
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“A hidrelétrica de Belo Monte iniciou a operação comercial de sua primeira turbina, exatos seis anos após a licitação em que teve a concessão arrematada por uma sociedade liderada pela estatal Eletrobras. A primeira máquina a operar na usina tem 611 megawatts em potência, o que representa pouco mais de 5% da capacidade total da usina (11,2 mil megawatts), que será a terceira maior do mundo quando concluída, o que está previsto para 2019. A turbina estava operando em testes desde o início de abril de 2016.”
(Disponível em: http://veja.abril.com.br/tag/belo-monte.)

A Usina de Belo Monte está sendo construída:

Alternativas
Comentários
  • gab letra D

     

  • quem vai fazer prova da idecan, vale a pena investir um tempinho lendo sobre essa hidrelétrica, já vi em varias provas diferentes, desde 2012 que a banca vem acompanhando os tramites desde a licitação. 

  • A Usina de Belo Monte está sendo construída na bacia do Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no sudoeste do estado Pará.


    Sua potência instalada será de 11 233 megawatt mas, por operar com reservatório muito reduzido, deverá produzir efetivamente cerca de 4 500 MW (39,5 TWh por ano) em média ao longo do ano, o que representa aproximadamente 10% do consumo nacional (388 TWh em 2009).[2] Em potência instalada, a usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas (20 300 MW) e da brasileira/ paraguaia Itaipu (14 000 MW). Será a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.

  • Sobre a Usina de Belo Monte:

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/usina-belo-monte.htm

  • A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no curso do Rio Xingu vem gerando muita polêmica no que diz respeito à questão ambiental e à questão energética. De um lado, as populações tradicionais e as indígenas, bem como ativistas e grupos ambientalistas que questionam os impactos da construção dessa usina; de outro, o governo e outros ativistas que defendem a sua construção em prol do aumento da produção de energia no país e o fim dos temores de uma eventual crise energética. Uma vez concluída, Belo Monte se tornaria a segunda maior usina hidrelétrica do país, a maior 100% brasileira e a terceira maior do mundo, segundo dados do Governo Federal.

    A Usina de Belo Monte está sendo construída ao longo do leito do Rio Xingu, na região norte do país, próxima à cidade de Altamira (PA) e custará cerca de R$ 25 Bilhões. Sua construção envolve a elaboração de três sítios: Belo Monte, Bela Vista e Pimental. No sítio Pimental, serão implantados o vertedouro e o barramento, no sítio Belo Monte ficará a Casa de Força Principal e, no sítio Bela Vista, será instalado um vertedouro complementar.


    Fonte Mundo Educação

  • Pará no Norte.

  • A Usina de Belo Monte está localizada na bacia do rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.

    Resposta: D


ID
2291296
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais

“Há pouco mais de dois meses de um forte tremor sísmico, a região central da Itália foi atingida por mais um outro terremoto. Segundo as informações do Instituto Nacional de Geologia e Vulcanologia (INGV), houve um tremor de 5,4 graus de magnitude com nove quilômetros de profundidade em Val Nerina, na região entre Macerata e Perugia.”
(Disponível em: https://noticias.terra.com.br/mundo/europa/forte-terremoto-atinge-centro-da-italia,bd9c3cf6ebdbd1e9c9b9a742a5a7979 40nypj6r8.html.)

A escala mundialmente usada para medir a amplitude das ondas sísmicas denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • "A Escala Richter é utilizada para medir a magnitude dos terremotos, permitindo-nos ter uma noção exata sobre o potencial dos abalos sísmicos que ocorrem na litosfera."

     

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/escala-richter.htm

     

    Resposta correta: Alternativa "C".

  • Celsius e Só acrescentando, todas as outras (kelvin, Celsius e Fahrenheit) são escalas termométricas, ou seja, medem temperatura.

  • Complementando...

    Escala Celsius

    https://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/escala-celsius.asp

    Escala Kelvin

    https://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/escala-kelvin.asp

    Escala Fahreinheit

    https://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/escala-fahrenheit.asp


ID
2291299
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Bob Dylan, cantor que revolucionou a música popular americana com clássicos como ‘Blowin in the wind’, ‘The times they are a-changin’, ‘Subterranean homesick blues’ e ‘Like a rolling stone’, recebeu recentemente um dos prêmios mais afamados de que se tem notícia. A Academia deu a Dylan, de 75 anos, o prêmio por ‘ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição de música norte-americana’. Foi uma escolha controversa, não muito aprovada por todos. Nem pelo próprio Dylan.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2016/10/academia-sueca-diz-que-bob-dylan-e-quem-decide-se-quer-receber-o-premio.)
“O prêmio a que se refere o enunciado é uma das mais prestigiadas premiações do mundo. Seu fundador foi o inventor da dinamite e, após sentir o desgosto das mortes e da destruição causada pela sua invenção, criou uma premiação que prestigiasse aqueles que, no futuro, servissem ao bem da humanidade.” Trata-se do prêmio:

Alternativas
Comentários
  • Oscar é do cinema; Grammy da música; Pulitzer da área do jornalismo; e Nobel é um prêmio internacional que é concedido anualmente para reconhecer pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade no ano imediatamente anterior ou no curso de suas atividades.

  • Músico americano Bob Dylan ganha Prêmio Nobel de Literatura ‘Novas expressões poéticas dentro da tradição de canções americanas’. Obama felicita Dylan e diz o considera ‘um de seus poetas preferidos’.

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/10/musico-americano-bob-dylan-ganha-premio-nobel-de-literatura.html


ID
2291302
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em audiência na Câmara, Sérgio Moro defende fim do foro privilegiado

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, defendeu em audiência pública na Câmara dos Deputados, o fim do foro privilegiado. Na visão do magistrado, esse princípio “fere a ideia básica da democracia [...]”.

(Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/08/sergio-moro-participa-de-audiencia-na-camara-sobre-combate-corrupcao.html. Adaptado.)

O termo “foro privilegiado”, refere-se à(ao):

Alternativas
Comentários
  • OBS. A prerrogativa de função não é uma garantia pessoal, do agente. Diz respeito a uma prerrogativa funcional necessária ao desempenho de suas funções, proteção concedida ao cargo/função que desempenha o seu titular. Vale lembrar também que é compatível com a isonomia substancia. #CadernosSistematizados.

  • Moro safadooooooo,

  • Concordo com Moro. Se um motorista de ônibus cometer um crime, independente dos passageiros que tem que chegar no destino, ele é preso.

  • A letra D está um pouco confusa,pois quando o anunciado fala "ocupantes de cargos públicos" ele generaliza, já que não é todo ocupante de cargo publico que tem o direito de foro privilegiado.

  • Deus abençoe o Brasil!!! gab d


ID
2291305
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Os cientistas do instituto e instituições coligadas divulgaram uma visão preliminar do genoma completo na Conferência Internacional de Genômica das Leguminosas, em Puerto Vallarta, México. O sequenciamento levou três anos, em um projeto que teve custos da ordem de US$ 20 milhões, incluída toda a pesquisa inicial, informaram os cientistas responsáveis. O sequenciamento da soja foi precedido pelo do arroz, realizado e deve ser seguido pelo do trigo e do milho, que estão em desenvolvimento.”
(Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI3416136-EI1434,00-Cientistas+conseguem+sequenciar+genoma+da+soja.html.)

Existem vários tipos de soja transgênicas sendo desenvolvidas atualmente. Esse tipo de procedimento é feito por meio de técnicas da biotecnologia, uma ciência bastante desenvolvida no Brasil. Sobre a soja e outros produtos transgênicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA "B"


    Essa novidade chegou ao campo pela primeira vez nos Estados Unidos, na safra de 1996. No ano seguinte, os agricultores argentinos também já aderiram à novidade. Com a nova tecnologia, fico mais fácil para os agricultores controlarem a planta daninha sem afetar a soja. 

    (https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/soja-transgenica)

  • NUNCA ENTENDEREI PORQUE ESSE TIPO DE PERGUNTA CAI EM PROVAS DE CARGOS ADMINISTRATIVOS


ID
2291308
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A lei é redigida segundo normas próprias, diferentes das utilizadas na redação de outros documentos oficiais. O legislador, ou grupo especializado encarregado de traduzir em texto legal os pressupostos que receberam da autoridade competente, obedece a uma série de formalidades de apresentação, que se fundamentam na síntese, na clareza e na praxe. No que concerne à técnica legislativa da Redação Oficial, um texto legal pode conter um dos seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • Em um texto legal, em sua parte preliminar temos:

    Epígrafe, Ementa, Preâmbulo, e enunciado do objeto.

    (Anotações pessoais.)

  • De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, "O preâmbulo contém a declaração do nome da autoridade, do cargo em que se acha investida e da atribuição constitucional em que se funda para promulgar a lei e a ordem de execução ou mandado de cumprimento, a qual prescreve a força coativa do ato normativo."

     

    O requerimento, por exemplo, é um tipo de ofício com as seguintes partes componentes:

    1 - Vocativo

    2 - Preâmbulo: nome do requerente, seguido dos dados de identificação: nacionalidade, estado civil, filiação, idade, naturalidade, domicílio, residência, etc. Sendo funcionário do órgão, apresentar apenas os dados de identificação funcional.

    3 - Texto

    4 - Fecho 

    5 - Local e data, por extenso

    6 - Assinatura do requerente.

     

    Fontes: Manual de Redação da Presidência da República

                Material de aulas do professor Amauri Franco.

  • Gabarito LETRA E

    Atos Normativos: forma e estrutura

    Ordem legislativa:

    a) Parte preliminar

    -Epígrafe: situação no tempo (numeração e data)

    -Ementa: resume o conteúdo

    -Preâmbulo: declaração do nome da autoridade, do cargo, e,quando couber, a ordem de execução;

    b) Parte normativa

    -O texto ou corpo do ato normativo contém a matéria legislada, isto é, as disposições que alteram a ordem jurídica

    c) Parte final

    -Disposições sobre medidas necessárias à implementação das normas constantes da parte normativa

    -Disposições transitórias

    -Cláusula de revogação quando couber

    -Cláusula de vigência


ID
2291311
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo um estrategista bastante conhecido, Henry Mintzberg, o planejamento estratégico é um processo analítico voltado à execução de estratégias já identificadas. O planejamento estratégico resulta na criação de um plano. Por outro lado, o pensamento estratégico envolve intuição e criatividade. É uma forma de sintetizar os estímulos dos ambientes interno e externo para criar uma perspectiva integrada de empreendimento. NÃO se refere a uma característica do pensamento estratégico:

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao pensamento estratégico objetivo é único, seu porquanto se trata de criar valor para o poder distribuir: seja sob o ponto de vista de mercado, seja sob o ponto de vista de organização, seja ainda sob o ponto de vista dos acionistas.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gia

  • GABARITO C

  • Ótima explicação da Márcia Costa. 

  •  

     

    O que é polarização: Dividir opinião.

  • O pensamento estratégico objetivo é único, amplo, oportunista e focado em objetivos.

    Semi significa meio,isto é,nao está totalmente completo.

    Polarizar é estabelecer dois polos opostos. Referir ao fato de certas questões estarem sendo voltadas para apenas dois lugares ou dois polos opostos.

    Portanto, NÃO se refere a uma característica do pensamento estratégico a opção c) Semipolarizado. 

  • O enunciado pede a INCORRETA.

    A) Amplo. CERTO.

    B) Oportunista. CERTO.

    C) Semipolarizado. ERRADO.

    Quanto ao pensamento estratégico objetivo é único, e não polarizado.

    D) Focado em objetivos. CERTO.

    O pensamento estratégico características:

    objetivo é único;

    amplo;

    oportunista; e

    focado em objetivos.

    Gabarito: C.

  • O enunciado pede a INCORRETA.

    A) Amplo. CERTO.

    B) Oportunista. CERTO.

    C) Semipolarizado. ERRADO.

    Quanto ao pensamento estratégico objetivo é único, e não polarizado.

    D) Focado em objetivos. CERTO.

    O pensamento estratégico características:

    objetivo é único;

    amplo;

    oportunista; e

    focado em objetivos.

  • LETRA C CORRETA

    =>Planejamento Estratégico (nível institucional): Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade;

    =>Planejamento Tático (nível intermediário):Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental;

    =>Planejamento operacional (nível operacional): Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.

  • Segredo é responder rápido

  • objetivo é único;

    amplo;

    oportunista; e

    focado em objetivos.


ID
2291314
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Como é chamado o número de subordinados de um chefe com autoridade de linha, conceito também conhecido como alcance de controle, cuja expressão origina-se da tradução literal do inglês span of control?

Alternativas
Comentários
  • Amplitude de Controle (ou como citado aqui, Amplitude de Supervisão) relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização. Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle.

  • Span of control > Range of supervision (amplitude de supervisão)

     

    "Quem é fodão é fodão".
    - Velho Deitado.

  • English Class !!!!

  • GAB: D

     

    Amplitude de supervisão = amplitude de controle/comando = amplitude administrativa

     

    A amplitude de comando significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando um administrador tem muitos subordinados, ele tem uma amplitude de comando grande e ampla.

     

    CHIAVENATO. 2009.

     

     

  • ESSA PROFESSORA É PESSIMA 

     

  • O Chef tem amplitude de controle sob os subordinados.

  • Chef tem amplitude de controle sob os subordinados.

    GAB.C.

    Amplitude de controle ou amplitude de supervisão.

  • Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia.

  • GAB [D].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!

  • Chamado também de Amplitude de controle.

    Falou de chefe e total de subordinados. Amplitude!

    Gab. C


ID
2291317
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em forma de sumário geral, Coutinho (2000)¹ indica alguns aspectos relevantes para ajudar a orientar futuros processos de mudança para uma organização que deseja implantar um programa de administração pública voltado ao cidadão. Dentre os principais passos destes processos, o autor entende que o referido programa deve, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Dispor de lideranças formais no nível estratégico, visto que as informais são totalmente irrelevantes neste processo.
( ) Buscar apoio e sustentação política no Congresso, na Presidência, nos Ministérios ou nas Secretarias.
( ) Estabelecer padrões de qualidade no atendimento com base unicamente nas diretrizes de especialistas.
(  ) Consultar stakeholders, isto é, indivíduos ou grupos que tenham interesse no desempenho do sistema ou organização.
(COUTINHO, Marcelo James Vasconcelos. Administração pública voltada para o cidadão: quadro teórico-conceitual. Revista do Serviço Público, Brasília: ENAP, ano 51, nº 3, p. 1-36, jul/set 2000.)

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • A) 

     

    Consultando Chiavenato (2009) como outra referência: A mudança organizacional deve ser planejada. A mudança planejada é um processo
    contínuo e complexo. Para mudar uma empresa, é necessário mudar a empresa toda envolvendo todos os membros da organização em compromisso  conjunto. É necessário que aqueles que a dirigem liderem a mudança para que a atitude positiva à mudança seja comunicada de cima para baixo. A mudança deve ser responsabilidade pessoal de todos os que são responsáveis pelos resultados da empresa.

  • Questãozinha medíocre. Mas aí está a justificativa:

     

    Os 15 principais passos para uma organização que deseja implantar um programa de administração pública voltado ao cidadão são:
    1) Incentivar a formação de uma cultura administrativa centrada no cidadão.
    2) Promover mais liberdade de escolha aos cidadãos, aumentando as opções de serviços.
    3) Buscar apoio e sustentação política no Congresso, na Presidência, nos Ministérios ou nas Secretarias.
    4) Dispor de lideranças, formais ou informais, em todos os níveis, tanto nas altas gerências administrativas quanto dentro das organizações.
    5) Planejar cautelosamente o novo programa de serviço, no curto, médio e longo prazo, e realizar um projeto piloto para experiência e eventuais ajustes.
    6) Consultar stakeholders, isto é, indivíduos ou grupos que tenham interesse no desempenho do sistema ou organização.
    7) Investir no treinamento de pessoal e no capital tecnológico e logístico da organização.
    8) Criar parcerias baseadas na unificação de objetivos, igualdade de influência sobre as decisões, divisão equânime do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e nivelamento das políticas de recursos humanos.
    9) Compartilhar informações sobre requerimentos tecnológicos e equipamentos de comunicação entre parceiros.
    10) Divulgar e explicar as inovações planejadas, esclarecendo exaustivamente como os cidadãos podem utilizar o novo serviço e contribuir para o seu aperfeiçoamento.
    11) Segmentar a base de cidadãos-usuários em grupos para identificar suas expectativas quanto a tempo e modelos de atendimento. Em alguns casos, ao invés disso, o engajamento dos cidadãos deve ser concebido em termos da comunidade como um todo.
    12) Estabelecer padrões de qualidade no atendimento com base nas expectativas dos cidadãos, e compará-los com a eficiência e eficácia dos serviços já oferecidos.
    13) Medir a satisfação e percepções dos cidadãos, promovendo RSP feedbacks por meio de uma maior variedade de instrumentos de consulta, e tendo alguém formalmente responsável e treinado em metodologia de pesquisa.
    14) Monitorar constantemente a implementação do projeto, fazendo os ajustes necessários.
    15) Comunicar os resultados obtidos à sociedade, às organizações e a outros departamentos do governo.

     

    http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/Terceiros-Papers/00-Coutinho51(3).pdf

  • - Estabelecer padrões de qualidade no atendimento com base unicamente nas diretrizes de especialistas.

    -Consultar stakeholders, isto é, indivíduos ou grupos que tenham interesse no desempenho do sistema ou organização.

  • Se tá fácil o povo reclama... se tá difícil o povo reclama. Vai entender né.

  • GABARITO A

    MODELO GERENCIAL

    A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de EFICIÊNCIA, EFICACIA, COMPETITIVIDADE.

    CARACTERÍSTICA

    o  Gestão por resultado(Controle a posteriori);

    o  Foco no cidadão;

    o  Descentralização administrativa e política - transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais.

    Reforma do MARE. Bresser, PDRAE. Meta: Implantar gerencialismo. (Governo FHC)

    PDRAE ( Plano diretor da reforma do aparelho do estado - 1995)

    o  P - Voltada para o Público ( Cidadão)

    o  D - Descentralização. ( Transferência para organizações não estatais de atividades não exclusivas do Estado.)

    o  R- Foco nos Resultados com controle a posteori.

    o  A - Reforma Administrativa e não financeira, maior Autonomia.

    o  E - Eficiência ( Racionalização).

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre os principais passos para a implementação de um programa de administração pública voltado ao cidadão.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Revista do Serviço Público (RSP) é uma tentativa de restabelecer a relação original direta entre os cidadãos e o administrador das empresas de serviço público.

    O instrumento fornece aos cidadãos meios necessários para monitorar e controlar as atividades públicas e para as empresas públicas orientações de como fornecer serviços coerentes com as expectativas dos cidadãos.

    Nesta revista, Coutinho descreveu os 15 principais passos para uma organização que deseja implantar um programa de administração pública voltado ao cidadão são:

    1) Incentivar a formação de uma cultura administrativa centrada no cidadão.

    2) Promover mais liberdade de escolha aos cidadãos, aumentando as opções de serviços.

    3) Buscar apoio e sustentação política no Congresso, na Presidência, nos Ministérios ou nas Secretarias.

    4) Dispor de lideranças, formais ou informais, em todos os níveis, tanto nas altas gerências administrativas quanto dentro das organizações.

    5) Planejar cautelosamente o novo programa de serviço, no curto, médio e longo prazo, e realizar um projeto piloto para experiência e eventuais ajustes.

    6) Consultar stakeholders, isto é, indivíduos ou grupos que tenham interesse no desempenho do sistema ou organização.

    7) Investir no treinamento de pessoal e no capital tecnológico e logístico da organização.

    8) Criar parcerias baseadas na unificação de objetivos, igualdade de influência sobre as decisões, divisão equânime do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e nivelamento das políticas de recursos humanos.

    9) Compartilhar informações sobre requerimentos tecnológicos e equipamentos de comunicação entre parceiros.

    10) Divulgar e explicar as inovações planejadas, esclarecendo exaustivamente como os cidadãos podem utilizar o novo serviço e contribuir para o seu aperfeiçoamento.

    11) Segmentar a base de cidadãos-usuários em grupos para identificar suas expectativas quanto a tempo e modelos de atendimento. Em alguns casos, ao invés disso, o engajamento dos cidadãos deve ser concebido em termos da comunidade como um todo.

    12) Estabelecer padrões de qualidade no atendimento com base nas expectativas dos cidadãos, e compará-los com a eficiência e eficácia dos serviços já oferecidos.

    13) Medir a satisfação e percepções dos cidadãos, promovendo RSP feedbacks por meio de uma maior variedade de instrumentos de consulta, e tendo alguém formalmente responsável e treinado em metodologia de pesquisa.

    14) Monitorar constantemente a implementação do projeto, fazendo os ajustes necessários.

    15) Comunicar os resultados obtidos à sociedade, às organizações e a outros departamentos do governo.

    Posto isso, vamos à análise da alternativa correta.

    (F) Falsa. O passo 4 de Coutinho, versa em “Dispor de lideranças formais ou informais, em todos os níveis, tanto nas altas gerências administrativas quanto dentro das organizações, ao contrário da questão que afirma que lideranças informais são irrelevantes".

    (V) Verdadeira. O passo 3 de Coutinho, versa em “Buscar apoio e sustentação política no Congresso, na Presidência, nos Ministérios ou nas Secretarias". (literalidade da norma).

    (F) Falsa. O passo 12 de Coutinho, versa em “Estabelecer padrões de qualidade no atendimento com base nas expectativas dos cidadãos e compará-los com a eficiência e eficácia dos serviços já oferecidos" e não apenas na opinião de especialistas, como afirmou a questão.

    (V). Verdadeira. O passo 6 de Coutinho, versa em “Consultar stakeholders, isto é, indivíduos ou grupos que tenham interesse no desempenho do sistema ou organização".


    Fonte:

    COUTINHO, M. J. V. (2014). Administração pública voltada para o cidadão: quadro teórico-conceitual. Revista Do Serviço Público, 51(3), págs. 40-73.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2291320
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cite uma das principais razões que leva uma empresa a optar por centralizar a tomada de decisões em pontos mais altos da organização:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    Descentralização da tomada de decisão

    Decisão tomada mais rapidamente

    Gera menos conflitos

    Gera motivação

    É mais custoso

    Menos controlável (pulverizado)
     

    Centralização da tomada de decisão

    Decisão lenta (fica no topo, na alta administração).

    Gera mais conflitos

    Não gera motivação

    É menos custoso ( Otimizar recursos humanos e físicos)

    Mais controlável

    bons estudos

  • eu só não entendi pq as decisões no topo otimiza mais os recursos...alguém poderia dar um exemplo?

  • GAB:A

    a) Otimizar recursos humanos e físicos. 
    Centralizar decisões no topo reduz custo. Imaginem que um grande empresa tenha um setor central de compras, portanto tem um departamento central para realizar todas as compras de diversas divisões. Certamente será padronizado os itens de consumo, mas certamente comprará ou deixará de comprar coisas que alguma unidade precisa especificamente. A economia é da ideia que, ao contrário da centralização, uma empresa em que unidades operacionais tenham autonomia todas precisarão de uma estrutura completa. Todas precisarão de um setor de compras próprio(no exemplo), de vários funcionários que comporão estes setores, salas, papelórios. Certamente também tomarão decisões diferentes, mas que condizirá com a realidade específica.
    b) Liberar a direção superior de atividades cotidianas.
    Exatamente ao contrário. A tomada de decisão descentralizada que tem tal característica.
    A centralização sobrecarrega o pessoal do topo.

    c) Resolver problemas operacionais específicos com maior rapidez.
    Exatamente ao contrário. A tomada de decisão descentralizada que tem tal característica.
    Na centralização, a resolução de problemas operacionais específicos são mais lentos, e às vezes não resolvido, pois o topo, normalmente, não faz ideia de como as coisas acontecem em cada unidade.

    d) Motivar e estimular a identificação de todos os indivíduos com a organização. 
    Exatamente ao contrário. A tomada de decisão descentralizada que tem tal característica.
    A centralização desmotiva. Sem empoderamento a motivação e a alienação tendem a aumentar. Delegar, receber poder é fator motivacional.

  • Ana, 

    Entendi que otimiza mais recursos de pessoas e de trabalho sabe? Tipo, as pessoas não irão precisar parar de trabalhar pra ajudar na tomada de decisão sabe? Não será necessário que todo mundo faça hora extra, por exemplo, ficando em reuniões para discultir as soluções etc...

    Pelo menos eu pensei assim.

  • Se o presidente da empresa, centraliza as decisões, não é necessário ele ter na mesma uma alta quantidade de diretores, gerentes e supervisores. Com isso, a empresa deixa de ser horizontalizada (departamentalizada) e se torna mais verticalizada. As decisões são tomadas de cima para baixo. A estrutura linear ou militar, possui essas características. 

  • SOBRE A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS QUE A CENTRALIZAÇÃO PROVOCA.

    Mesmo a questão não seja das mais perfeitas, creio que a centralização reúne recursos humanos e operacionais em um mesmo local, em um mesmo setor. Portanto, têm-se a otimização quando determinados serviços e atividades estão centralizados num mesmo ponto da organização. Já a descentralização permite uma pulverização da autoridade por diversos setores da organização e essa forma de gestão da decisão permite, em tese, caso não haja uma boa distribuição das tarefas e das atribuições, podendo ocorrer dois setores com a mesma atribuição tomando decisões diferentes para um mesmo assunto, gastando recursos que poderiam ser decidimos por apenas um e ainda provocando conflitos dentro da própria organização. 

    Portanto é nesse sentido que a centralização promove uma maior "racionalidade" no uso dos recursos. Entretanto, a meu ver a questão foi mal formulada pois ela diz "centralização nos pontos mais altos da organização". Quando apresentou apenas benefícios genéricos da centralização. A centralização nos pontos mais altos pode promover também a ineficiência e o mau uso dos recursos.

  • Olá colegas,

     

    Ana Carolina, vou apenas completar a linha de raciocínio da colega Mari Lima. Pensei assim: quando falamos em otimizar, temos que pensar em melhora de processos, redução de custos financeiros, redução no quadro de pessoal, pois vms ter uma organização mais enxuta, que tem como resultado uma otimização das decisões.

    Espero ter contribuído. Abços

     

    #rumoaposse

  • GAB: A

     

    Centralização do comando: decisões concentradas na cúpula da organização.

     

    1. As decisões são tomadas por administradores que têm visão global da empresa.
    2. Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.
    3. As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
    4. A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais.
    5. Certas funções – como compras e tesouraria – permitem maior especialização e vantagens com a centralização.

     

    CHIAVENATO, 2014.

  • Gabarito Letra A.

    Otimizar recursos humanos e físicos.

  • A resposta correta é a letra A.

     

    A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. 

    Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

    As vantagens da centralização são:

     As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa.

     Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.

     As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.

     A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais.

     Certas funções, como compras e tesouraria permitem maior especialização e vantagens com a centralização.

     

    A letra B está errada. 

    Liberar a direção superior de atividades cotidianas não é uma vantagem da descentralização, muito menos da centralização. De acordo com Lacombe (2003), uma das vantagens da descentralização é poder liberar a direção superior de grande quantidade de pormenores.

     

     

    A letra C está errada.

    Resolver problemas com maior rapidez é uma vantagem da descentralização. Com a descentralização, os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causados pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.

     

     

    A letra D está errada. 

    descentralização, (e não a centralização) é que aumenta a eficiência e a motivação do indivíduo, aproveitando melhor o seu tempo e a sua aptidão. Além disso, a estrutura descentralizada produz gerentes gerais em vez de simples especialistas e, portanto, o envolvimento das pessoas com o trabalho e a identificação com a organização passam ser elementos desejáveis.

      

    LACOMBE, Francisco José Masset. Administração: princípios e tendências. SP: Saraiva, 2003.

  • Gabarito A

    CENTRALIZAÇÃO 

    A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos e escalada para baixo, de acordo com a sua posição relativa no organograma.

    As vantagens da centralização:

    ·       As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa;

    ·       Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos;

    ·       As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais;

    ·       A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais

    Certas funções – como compras e tesouraria – permitem maior especialização e vantagens com a centralização.

    As desvantagens da centralização:

    ·       As decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias;

    ·       Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas;

    ·       As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional;

    ·       As decisões passadas pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediarias e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.

    DESCENTRALIZAÇÃO

    O princípio que rege a descentralização e assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível.

    As vantagens da Descentralização:

    ·       As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação;

    ·       Tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação;

    ·       Maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevado entre os administradores médios;

    ·       Proporciona excelente treinamento para os administradores médios;

    As desvantagens da Descentralização:

    ·       Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos

    ·       Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios

    ·       Risco da subobjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresarias.

    ·       As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

  • CENTRALIZAR

    REDUZIR CUSTO

    OTIMIZAR RECURSOS


ID
2291323
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com Rosa (2013), um número variado de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis. NÃO representa uma dessas bases:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    De acordo com Rosa (2013), um número de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações financeiras e cita:

     

    ● Custo histórico.

    ● Custo corrente.

    ● Valor realizável.

    ● Valor presente.

     

    Fonte: Contabilidade do Setor Público. 2 ed. 2013. Maria Rosa


ID
2291326
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 1.136/08 do CFC, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Amortização: a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
( ) Depreciação: a redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
( ) Exaustão: a redução do valor, decorrente da exploração, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Amortização: a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.

    Depreciação: a redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

    Exaustão: a redução do valor, decorrente da exploração, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis.

    Resolução nº 1.136/08

  • Só uma correção à nossa colega Deise, o gabarito é LETRA D.


ID
2291329
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme Rosa (2013), “a vida útil econômica de um ativo deve ser definida com base em parâmetros e índices admitidos em norma ou laudo técnico específico, devendo, ainda, ser considerados os seguintes fatores”, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    De acordo com Rosa (2013), os seguintes fatores devem ser considerados ao se estimar a vida útil econômica de um ativo:

     

    ● A capacidade de geração de benefícios futuros;

    ● O desgaste físico decorrente de fatores operacionais ou não;

    ● A obsolescência tecnológica; e

    ● Os limites legais ou contratuais sobre o uso ou a exploração do ativo.

     

    Fonte: Contabilidade do Setor Público. 2 ed. 2013. Maria Rosa. 

  • Contabilidade do Setor Público. 2 ed. 2013. Maria Rosa? Nunca nem vi.


ID
2291332
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Art. 105 da Lei nº 4.320/64, o balanço patrimonial demonstrará o ativo, o passivo, o saldo patrimonial e as contas de compensação. Sobre este assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis e depende de autorização orçamentária.
(  ) O Ativo Permanente compreenderá os bens, os créditos e os valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.
( ) O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras cujo pagamento é dependente de autorização orçamentária.
( ) O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate. 

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    ( F ) O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis e independe de autorização orçamentária.

     

    ( V ) O Ativo Permanente compreenderá os bens, os créditos e os valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

     

    ( F ) O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras cujo pagamento é independente de autorização orçamentária.

     

    ( V ) O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate. 

     

  • Mnemônico - Financeiro = Independe, Permanente = Depende (PEDE)

  • fINanceiro - INdepende



  • § 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização ORÇAMENTÁRIA e os valores numerários.

    § 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização LEGISLATIVA.

    § 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização ORÇAMENTÁRIA.

    § 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização LEGISLATIVApara amortização ou resgate.

    Letra D


ID
2291335
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Aracruz - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o Art. 92 da Lei nº 4.320/64, a dívida flutuante compreende, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    B) Errada. Os DÉBITOS de tesouraria.

    _________________________________________________

     

    Lei 4.320/64. Art. 92. A dívida flutuante compreende:

     

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.

     

  • Dívida - Débito 

  • ART.92 

    IV- OS DÉBITOS DE TESOURARIA.

  • Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria

    Letra B

  • Nunca vi chamar Dívida de Credito!!!!!!!!

  • operação de credito é na divida consolidada ou fundada