SóProvas



Prova IF-MT - 2013 - IF-MT - Administrador


ID
1622977
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta termos utilizados na Internet e a da direita, a definição de cada termo. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 


 1 - Domínio                                     

2 - Roteador                                 

3 - Protocolo

4 - Firewall                                                      

5 - Download                           

( ) Sistema de segurança de rede, cujo principal objetivo é  filtrar o acesso a uma rede. 

( ) Processo de transferência de uma cópia de um arquivo presente em um computador remoto para um computador local, através da rede.

( ) Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de   comunicação em uma rede ou entre redes.

( ) Parte da hierarquia de nomes da Internet – DNS, que permite  identificar as instituições ou conjunto de instituições na rede.

( ) Uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras a que dois computadores devem obedecer ao trocar mensagens. 

Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • 4 -  Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.

     

    5 - O uso mais comum do termo download está relacionado com a obtenção de conteúdo da Internet, onde um servidor remoto hospeda dados que são acessados pelos clientes através de aplicativos específicos que se comunicam com o servidor através de protocolos preestabelecidos, como é o caso do navegador web que acessam os dados de um servidor web normalmente utilizando o protocolo HTTP.

     

    2 - Roteador (router em inglês) é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes. Quando um pacote de dados chega, em uma das linhas, o roteador lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informação na sua política tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede de próxima em sua viagem. Os roteadores são os responsáveis pelo "tráfego" na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o nó destino. E portanto o roteador é tipicamente um dispositivo da camada 3 do Modelo OSI.

     

    1 - Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números

     

    3 - Protocolo de Internet (em inglês: Internet Protocol, ou o acrónimo IP) é um protocolo de comunicação usado entre todas as máquinas em rede para encaminhamento dos dados. Tanto no Modelo TCP/IP, quanto no Modelo OSI, o importante protocolo da internet IP está na camada intitulada camada de rede.

     

  • GABARITO D


    Firewall- É para filtrar as portas de conexão

                 - Não é antivírus

                - Não analisa o conteúdo de mensagens de email 

                - Não criptografa mensagem 

    Obs- O firewall realiza a filtragem de pacotes e então bloqueia as transmissões não permitidas, mas não impede o uso malicioso de serviços que ele esteja autorizado a liberar.

    Lembrando que Firewall pode ser hardware ou software.


    bons estudos


ID
1622980
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre conceitos de informática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O pen-drive é um tipo de memória de armazenamento de dados.


( ) A memória RAM mantém seu conteúdo mesmo na ausência de energia.


( ) Uma das funções da placa-mãe é conectar todos os dispositivos de um computador.


( ) A função do cooler do processador é ajudar a refrigerar a CPU.


Assinale a sequência correta

Alternativas
Comentários
  • Essa questão referente a memória ram está incorreta como o gabarito consta como certa me ajudem por favor

  • (V) Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash (EEPROM), com aspecto semelhante a um isqueiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB. As capacidades atuais de armazenamento são variadas, existindo flash drives com capacidade de até 1Terabyte (ou mais conhecido popularmente por sua sigla TB).

     

    (F) A Memória RAM eh o recurso que mantem os dados disponiveis para o processador. O processador os executa usando o famoso ciclo busca-decodifica-executa. As memórias podem ser divididas em:

    Não voláteis, q guardam seu conteúdo mesmo após a falta de energia, exemplo ROM, EPROM, EEPROM etc e

    Voláteis, q dependem da energia eletrica para manter seu conteudo, como a RAM estática e a RAM dinâmica. 

     

    (V) A placa mãe (do inglês: mainboard ou motherboard) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.[1] Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte de alimentação.

     

    (V)  Cooler (em inglês: refrigerador) é um sistema de arrefecimento usado em diversos tipos de hardwares eletrônicos com o objetivo de evitar a sobre-carga de calor que estes componentes geram. Microprocessadores de placas de computadores, por exemplo, realizam milhões de cálculos por segundo e o seu funcionamento só é possível com um sistema de cooler adaptado ao componente

     

  • Indecan 2016

    I. O cooler é um dispositivo que tem a função de controlar a temperatura padrão do processador.


ID
1622983
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Windows 7 (idioma português), analise as afirmativas.


I - No Painel de Controle, pode-se personalizar a aparência e a funcionalidade do computador, instalar ou desinstalar programas, configurar conexões de rede, gerenciar contas de usuário, entre outras.


II - Diferente do WordPad, os documentos criados no Bloco de Notas permitem formatações complexas, inclusão de elementos gráficos e vinculação ou incorporação de objetos, como imagens ou outros documentos.


III - Windows Update é um serviço que fornece atualizações de software para o Windows 7, como os drivers e firmwares fornecidos por fabricantes de dispositivos.


IV - É possível excluir permanentemente um arquivo do computador sem enviá-lo para a Lixeira, clicando no arquivo para selecioná-lo e, em seguida, pressionando somente as teclas Shift e Ctrl (Shift+Ctrl).


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Painel de controle O sistema operacional Windows 7 traz, como suas versões anteriores, um programa chamado Painel de Controle, que permite configurar com detalhes os diversos aspectos do programa. O painel de controle é, em poucas palavras, uma janela cheia de ícones, e cada um desses ícones representa um quesito específico para ser ajustado para o Windows. Ou seja, cada item “mete seu nariz” em um aspecto diferente, permitindo o controle e a configuração total do sistema. Veja, a seguir, a janela do painel de controle em seu modo Ícones Grandes (neste modo, cada ícone é responsável por um aspecto de ajuste do Windows)


    . Windows Update Recurso que permite ao Windows se conectar aos servidores da Microsoft para se “atualizar” com os novos componentes e programas que a Microsoft coloca à disposição dos usuários



    Fonte: João Antonio (5ª Edição)

  • II - ERRADO - 

    O Windows Notepad (ou Bloco de notas em português) é um editor de texto simples que foi incluído em todas as versões Microsoft Windows desde a versão 1.0 em 1985.

    O uso mais comum do Bloco de notas é exibir ou editar arquivos de texto (.txt), mas muitos usuários o consideram uma ferramenta simples para criar páginas da Web e lidar com determinadas linguagens de programação.

    Como o Bloco de notas oferece suporte apenas a uma formatação muito básica, não é possível salvar acidentalmente uma formatação especial em documentos que devem permanecer como texto puro. Isso é especialmente útil ao criar documentos HTML para uma página da Web, uma vez que os caracteres especiais ou outra formatação não podem aparecer na página da Web publicada, pois podem causar erros.

     

     

    IV - ERRADO -  Você pode excluir permanentemente um arquivo do computador sem enviá-lo para a Lixeira, clicando no arquivo e pressionado as teclas Shift+Delete.

     

    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/permanently-delete-files-recycle-bin#1TC=windows-7

  • Complicado... Já vi várias questões dizendo que o Painel de Controle não instala programas, e aí?

  • II - Diferente do WordPad, os documentos criados no Bloco de Notas permitem formatações complexas, inclusão de elementos gráficos e vinculação ou incorporação de objetos, como imagens ou outros documentos. 

    (Errado: pois  Bloco de Notas é uma ferramenta que não dispõe de todos esses recursos. Comparado ao WordPad, este é mais completo)

     

    IV - É possível excluir permanentemente um arquivo do computador sem enviá-lo para a Lixeira, clicando no arquivo para selecioná-lo e, em seguida, pressionando somente as teclas Shift e Ctrl (Shift+Ctrl).

    (Errado: pois são os comandos Shift + Delete – Apaga arquivo definitivamente, sem move-los para lixeira)

  • GABARITO C

    SHIFT + DELETE = exclui permanentemente sem enviar para a lixeira.

    shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii deletei

    bons estudos


ID
1622995
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta funções do LibreOffice Calc 4.0.4 (idioma português) e a da direita, a ação de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1 - VALOR( )                      ( ) Converte texto em número.


2 - TRUNCAR( )                 ( ) Retorna o valor absoluto de um número. 


3 - ABS( )                           ( ) Descarta as casas decimais de um número. 


4 - MOD( )                          ( ) Calcula o resto de uma divisão. 


Marque a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • 1 - Converte em um número uma cadeia de texto que representa um número.

    VALOR(texto)

    A sintaxe da função VALOR tem os seguintes argumentos:

    Texto    Obrigatório. O texto entre aspas ou uma referência a uma célula que contém o texto a ser convertido.

     

    3 - Retorna o valor absoluto de um número. Esse valor é o número sem o seu sinal.

    ABS(núm)

    A sintaxe da função ABS tem os seguintes argumentos:

    Número    Obrigatório. O número real cujo valor absoluto você deseja obter.

     

    2 - TRUNCARa um número para um inteiro removendo a parte fracionária do número.

    TRUNCAR(número,[núm_dígitos])

    A sintaxe da função TRUNCAR tem os seguintes argumentos:

    Núm    Obrigatório. O número que se deseja TRUNCARar.

    Núm_dígitos    Opcional. Um número que especifica a precisão da operação. O valor padrão para num_digits é 0 (zero).

     

    4 - Retorna o resto depois da divisão de número por divisor. O resultado possui o mesmo sinal que divisor.

    MOD(número,divisor)

    A sintaxe da função MOD tem os seguintes argumentos:

    Núm    Obrigatório. O número para o qual você deseja encontrar o resto.

    Divisor    Obrigatório. O número pelo qual você deseja dividir o número.


ID
1623001
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao se digitar um documento no LibreOffice Write 4.0.4 (idioma português), pode-se criar um índice para facilitar a localização de determinados conteúdos no texto. Assinale a alternativa que apresenta o nome do menu no qual está localizado esse recurso.

Alternativas
Comentários
  • inserir  -  índices.


ID
1623004
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O que acontece ao se enviar um e-mail com arquivos anexos para fulano@gmail.com com cópia oculta para ciclano@gmail.com?

Alternativas
Comentários
  • Existem algumas razões para se utilizar este recurso:

    Enviar uma cópia de sua correspondência a um terceiro (por exemplo, a um colega) quando você não quer que o destinatário original saiba que você está fazendo isso (ou quando você não quer que o destinatário conheça o endereço de e-mail do terceiro).

    Enviar uma mesma mensagem para várias pessoas sem que nenhum deles se conheça. Este efeito pode ser conseguido enviando-se uma mensagem para si mesmo e preenchendo os endereços dos demais destinatários no campo Bcc.

    Quando estiver enviando um e-mail para vários destinatários, você pode esconder os endereços de e-mail uns dos outros.


ID
1623007
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Liderança é uma arte e ciência do ser humano e, de acordo com Hemphill e Couns, significa o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum. Várias teorias sobre liderança vêm sendo desenvolvidas para explicar seu funcionamento, surgimento, características e comportamento dos líderes. Marque a alternativa que apresenta a correta caracterização da teoria de liderança dada.

Alternativas
Comentários
  • - TEORIA DOS TRAÇOS DE LIDERANÇA:

    A liderança não é ensinada, é um dom.Os aspectos pessoais distinguem aqueles que serão líderes natos. Líderes natos possuem características em comum.

    "O cara nasce líder ou não."


    - TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA / COMPORTAMENTAIS: LEWIN

    A liderança é ensinada, ou seja, a pessoa pode se preparada para ser líder.

    3 estilos:

    AUTOCRÁTICO - líder centraliza todas decisões, sem pedir a particip. dos seus subordinados. Ele determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará, etc. A particip. dos func. no processo de tomada de decisão é muito limitada.

    DEMOCRÁTICO – delegação de autoridade a subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. CONSULTIVO.

    Decisão tomada conjunto: líder & subordinados.

    LIBERAL -total liberdade aos subordinados para decidirem /agirem.

    Função: apenas responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho. ENFASE NO SUBORDINADO.


    - TEORIA DA LIDERANÇA CONTINGENCIAL/SITUACIONAL:

    O conceito que baseia as teorias contingenciais e situacionais é a de que o contexto deve ser levado em consideração antes de uma atuação do líder.

    Liderança contingencial (situacional) -> baseada na abordagem contingencial que se concentra no comportamento dos seguidores (liderados), independentemente que o líder realize, a eficácia depende das ações de seus liderados.

    São três os conjuntos de forças que o líder considera ao escolher o estilo de liderança:
    - Forças presentes no líder
    - Forças presentes nos colaboradores
    - Forças presentes na situação.

    A partir daí, ocorre à necessidade de flexibilização do papel da liderança, não sendo centrado no líder, e sim na maturidade dos colaboradores, do grupo ou da equipe.

    Um líder poderá assumir uma conduta autocrática (autoridade formal), ou conduta democrática, ou mesmo uma conduta liberal, conforme a maturidade de seus colaboradores.


  • Continuum de Liderança (Tannenbaum e Schmidt)

    De acordo com Rollinson et al. (1998 apud FREITAS, 2006), a ideia de um continuum de comportamento de liderança é baseada no pressuposto de que a escolha do estilo eficaz depende fundamentalmente de três fatores.

    Segundo Maximiano (2005) Tannenbaum e Schmidt propõem três fatores para avaliar a situação:

    O primeiro fator, o próprio gerente, trata-se das forças que atuam no administrador, ou seja, um líder deve ter conhecimento amplo de seus valores pessoais, inclinações, sentimentos de segurança e principalmente confiança nos seus subordinados. Uma pessoa que valorize a iniciativa e a liberdade, por exemplo, tende a dar prioridade aos comportamentos democráticos.

    O segundo fator, dos funcionários, refere-se ao conhecimento e à experiência do empregado, sua prontidão para assumir responsabilidades, seu interesse pela tarefa e seu entendimento das metas da organização, sendo estas chamadas de forças que atuam no subordinado. Para Tannenbaum e Schmidt (apud MAXIMIANO, 2005), o dirigente deveria proporcionar maior participação e liberdade de escolha para funcionários quando estes apresentassem as características citadas.

    O último fator, a situação, o clima da organização, inclui também o estilo de liderança valorizado pela empresa, o trabalho em grupo, o problema e o tipo de informação para resolvê-lo e o tempo que o administrador dispõe para tomar a decisão. Uma organização cuja alta direção tenha uma cultura marcial, por exemplo, tenderá a fazer seus gerentes favorecerem os estilos orientados para a tarefa.

    Diante das três forças, o líder deve avaliar a situação e decidir dentre os sete padrões de liderança, qual o mais adequado para cada situação, buscando ajustar suas forças pessoais com as forças dos subordinados e as forças da situação.

    Para Tannenbaum e Schmidt (1958 apud FREITAS, 2006) o líder de sucesso é o que está profundamente consciente das forças que são mais relevantes para sua conduta em qualquer tempo. Ele compreende a si próprio, os indivíduos e o grupo com os quais está lidando e o meio social em questão. Também é necessário que o líder seja capaz de comporta-se apropriadamente à luz das suas percepções, se for de direção, deverá ser capaz de dirigir; se de liberdade, ter aptidão de proporcioná-la.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Gabarito: B

    "...suas próprias forças e as características dos liderados."


ID
1623010
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à Evolução do Pensamento Administrativo, analise as afirmativas.


I - Disciplina, delegação de autoridade e reconhecimento das diferenças entre pessoal de linha e de staff no estudo da Administração foram inspirados na experiência militar de muito tempo atrás.


II - A seleção científica dos trabalhadores por meio de exames foi iniciada pelo governo chinês, por volta de 120 a. C.


III - A estrutura da igreja católica influenciou superficialmente o modelo estrutural das demais organizações.


IV - A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da antiguidade.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Respostas:

     I – CORRETA – A evolução do pensamento administrativo. Disciplina, delegação de autoridade (ou poder) e reconhecimento das diferenças entre pessoal de linha (pessoal de operação) e de staff (pessoal de assessoria administrativa ou técnica) foram inspirados, em muitos casos, na experiência militar de muito tempo atrás.

    II – CORRETA – (...) A seleção científica dos trabalhadores por meio de exames foi iniciada pelo governo chinês, por volta de 120 a.C. Havia muita dificuldade na leitura dos editais e das leis dos governo. Por isso, o primeiro-ministro Kung-Sun Hung instaurou um sistema de exames determinando para os cargos administrativos aqueles que obtivessem as classificações mais elevadas. No ano 219 da Era Cristã (d. C), tal sistema foi novamente ampliado, tendo nove graus de classificação, segundo as habilidades, o conhecimento, a experiência e o caráter do indivíduo, determinados por um juiz imparcial. No ano de 606, o sistema foi substituído por um exame de Estado, por problemas de parcialidade e desonestidade de julgamento. (...)

    III – ERRADA – (...) A igreja Católica contribuiu para o desenvolvimento da Administração com a sua estrutura, seu método de organização, por ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Conclui-se que esta estrutura eclesiástica serviu de modelo para várias outras instituições que por sua vez aplicaram diversas normas, princípios administrativos utilizados na igreja.

    ** A sua estrutura não influenciou ‘superficialmente’ as organizações.

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATLMAC/influencia-igreja-catolica-na-administracao

    IV – CORRETA – Influências da Organização Militar – A Organização Militar influenciou enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens nos militares da Antiguidade e da Idade Média. O princípio da unidade de comando, fundamental para a função de direção, é o núcleo central de todas as organizações militares. A escala hierárquica, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações.

    Fonte:http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/influencias-da-organizacao-militar-na-administracao/

    Gabarito: Letra C

  • Fatores influenciadores:

    Revolução industrial;

    Igreja católica;

    Organizações militares;

    Os filósofos;

    As ciências;

    Os economistas liberais; e

    Os empreendedores pioneiros.

  • A questão versa sobre as entidades ou eventos que influenciaram a formação das organizações modernas.

    De acordo com Chiavenato (2014), as influências tem origem nos seguintes pontos:

    • Influência dos filósofos.
    • Influência da organização da Igreja Católica.
    • Influência da organização militar.
    • Influência das ciências.
    • Influência da Revolução Industrial.
    • Influência dos economistas liberais.
    • Influência dos pioneiros e empreendedores.

    A questão pede para analisarmos os quatros itens a seguir em relação ao tema:

    I - CERTO. "Disciplina, delegação de autoridade e reconhecimento das diferenças entre pessoal de linha e de staff no estudo da Administração foram inspirados na experiência militar de muito tempo atrás."

    As organizações militares influenciaram a administração sobretudo em relação à organização linear, ao princípio da unidade de comando e à escala hierárquica.

    II - CERTO. "A seleção científica dos trabalhadores por meio de exames foi iniciada pelo governo chinês, por volta de 120 a. C."

    De acordo com alguns autores, a China já empregava um sistema de seleção de trabalhadores no qual aquele que obtivesse notas mais altas ficariam com o cargo.

    De acordo com Silva (2008): "A seleção científica dos trabalhadores por meio de exames foi iniciada pelo governo chinês, por volta de 120 a.C. Havia muita dificuldade na leitura dos editais e das leis do governo. Por isso, o primeiro-ministro Kung-Sun Hung instaurou um sistema de exames, determinando para os cargos administrativos aqueles que obtivessem as classificações mais elevadas".

    III - ERRADO. "A estrutura da igreja católica influenciou superficialmente o modelo estrutural das demais organizações."

    Essa influência não ocorreu de forma superficial e sim profunda e ao longo do tempo.

    "Ao longo dos séculos, a Igreja Católica estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade, um Estado-maior (assessoria) e uma coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da Igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa (...)." (CHIAVENATO, 2014)

    IV - CERTO. "A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da antiguidade."

    Vide comentário do item I.

    FONTES:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    SILVA, Reinaldo Oliveira Da. Teorias da Administração. Pearson: São Paulo, 2008.

    Estão corretos os itens: I, II e IV, apenas.

    GABARITO: LETRA C


ID
1623013
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta Teorias da Administração e a da direita, o principal enfoque de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1 - Teoria da Contingência ( ) Motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo.


2 - Teoria das Relações Humanas ( ) Funções do administrador


3 - Teoria Estruturalista ( ) Administração da tecnologia.


4 - Teoria Clássica ( ) Análise intra e intereorganizacional.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra D

     

  • (2) Teoria das Relações Humanas - Motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo; ( bizu: sabendo apenas esse item, já ganhava a questão)

     

    (4) Teoria Clássica - PO3C = Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar ( As funções administrativas);

     

    (1) Teoria da Contingência  - Tudo é relativo ( Administração da tecnologia);

     

    (3) Teoria Estruturalista - Análise intra e intereorganizacional.

     

    bons estudos


ID
1623016
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os princípios e fundamentos da Administração e das Organizações, analise as assertivas abaixo.


I - Nas organizações atuais, a Administração deve considerar os níveis administrativos de forma piramidal, com decisões centralizadas no nível estratégico, em função da estabilidade dos ambientes em que estão inseridas.


II - O Administrador precisa não apenas ser eficiente, utilizando adequadamente os recursos, mas também ser efetivo, alcançando uma relação equilibrada entre os objetivos propostos e os resultados alcançados.


III - O Administrador deve ter habilidades a fim de conduzir as organizações aos resultados, como a habilidade conceitual, que significa a capacidade de compreender outras pessoas e, dessa forma, interagir melhor com elas.


IV - A Administração, apesar de ser uma ciência nova, é possível encontrar aplicação de seus princípios e funções na antiguidade, como planejamento e controle em construções de monumentos, a exemplo das Pirâmides do Egito e da Muralha da China.


V - A Administração é uma arte e ciência que é aplicada em todos os tipos de organização, como o primeiro setor (estado, público), segundo setor (privado) e terceiro setor (organizações não governamentais).


Estão corretas as assertivas 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    I - Nas organizações atuais, a Administração deve considerar os níveis administrativos de forma piramidal, com decisões centralizadas no nível estratégico, em função da estabilidade dos ambientes em que estão inseridas. Comentário: As organizações estão inseridas cada vez mais em ambientes instáveis e dinâmicos.

     

    III - O Administrador deve ter habilidades a fim de conduzir as organizações aos resultados, como a habilidade conceitual, que significa a capacidade de compreender outras pessoas e, dessa forma, interagir melhor com elas. Comentário: Este conceito refere-se às habilidades humanas.

     

     

  • Sobre a III: Habilidades de Katz

    Conceituais: ideias e conceitos abstratos, visão da organização como um todo, tomada de decisão, predominante no nível estratégico.

    Humanas: relações interpessoais e grupal, importante em todos os níveis gerenciais

    Técnicas: relacionadas com o fazer, predominante no nível operacional.

    :


ID
1623019
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do Processo Decisório, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A heurística da disponibilidade pode ser uma estratégia gerencial de tomada de decisão muito útil, pois acontecimentos de maior frequência geralmente se revelam mais rapidamente em nossas mentes que os menos frequentes.


( ) Os Administradores podem usar a heurística da representatividade na tomada de decisão ao prever o desempenho de um elemento com base em uma categoria estabelecida de modelos que o elemento em foco representa para eles.


( ) O modelo comportamental de tomada de decisão apresenta informações perfeitas e acuradas, todas as alternativas são elencadas e analisadas, e o tomador de decisão tem em mente os melhores interesses da organização.


( ) As decisões não programadas são aquelas que figuram na rotina das organizações, são automáticas e não necessitam de planejamento para a escolha das alternativas, pela certeza dos resultados.


( ) A racionalidade limitada na tomada de decisão significa que as decisões são satisfatórias, e não maximizadas, em função da complexidade das variáveis, do tempo, da falta de domínio de todas as possibilidades.


Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gab D


    "O modelo comportamental de tomada de decisão apresenta informações perfeitas e acuradas, todas as alternativas são elencadas e analisadas, e o tomador de decisão tem em mente os melhores interesses da organização."

    Certo seria: Modelo Racional/Clássico


    "As decisões não programadas são aquelas que figuram na rotina das organizações, são automáticas e não necessitam de planejamento para a escolha das alternativas, pela certeza dos resultados."

    Certo seria: programadas

  • SOBRE A ÚLTIMA ALTERNATIVA:

    Para Simon, a racionalidade limitada espelha melhor as condições de tomada de decisão: as pessoas são racionais apenas até certo ponto, principalmente nos aspectos em que elas conseguem perceber ou interpretar.

    Ou seja, temos diversas limitações que nos impedem de utilizar o modelo racional. (RodrigoRenno)

    Isto é, a decisão não poderá ser algo mecânico, estático, como propõe o modelo racional, mas deve ter abertura para o tomador de decisão avaliar e valorar dependendo de cada circunstância.

  • Modelo Clássico >> Decisões lógicas >> informações completas, sem incertezas

    Modelo administrativo >> racionalidade limitada >> decisão satisfatória

    Modelo político >> conflitos de interesse/formação de coalizões >> informações ambíguas e incompletas.


ID
1623022
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É função da Cultura Organizacional:

Alternativas
Comentários
  • Reps A, esta se referindo aos simbolos

  • Resposta : C 

    É  a cultura dentro da organização e serve para moldar comportamentos, resolver conflitos, etc.

  • Símbolos Materiais: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento ( como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.

  • A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização, ou seja, são os princípios que exprimem a identidade da organização. Segundo Schein (1986), a cultura organizacional é "o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas." Assim, a cultura organizacional guia o comportamento e regula as relações dos membros da organização ao definir uma maneira padronizada de responder aos conflitos.

     

    -------------------

    Gabarito: C

  • Um dos objetivos da separação de corpos, e não o objetivo maior.


ID
1623025
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A direção de um hospital público, após um incidente ocorrido na estrutura da Unidade de Terapia Intensiva, decorrente dos alagamentos causados pelas chuvas, solicitou ao departamento de compra, em caráter de urgência, a contratação de serviços para recuperação do prédio. Considerando o que estabelece a Lei N.º 8.666/1993, a Licitação, nesse caso, é:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito C, pois não fala em valores, o convite é para preços de:

    "Art. 23. As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:


    I - para obras e serviços de engenharia: 


    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais)


     - para compras e serviços não referidos no inciso anterior:


    a) convite - até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais); "


    Então se os preços foram contextualizados acima não poderia ser serviço, mas como a questão induz Força Maior ou situação calamidade que é caso de dispensa de licitação do Art. 24:


     "IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;"

    No meu entender é letra B), além do que está escrito tem as seguintes condições: preço compatível com o mercado e somente para reforma das partes danificadas pela chuva.

  • Acredito que o gabarito se deu pelo fato ter ocorrido na estrutura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , onde são tratados casos não tão graves, mas, de certa forma, sensíveis.

  • Gostos destas questões que trazem situações hipotéticas que são claramente compatíveis com o conteúdo.

  • Lei 8.666

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    IV nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos.


ID
1623028
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações à sociedade, garantindo-se dessa forma maior nível de transparência e a exposição das políticas públicas, diz respeito a

Alternativas
Comentários
  • Questao de gabarito errado, porque de acordo com Matias-Pereira(2012), o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações, garantindo maior transparência e exposição das políticas pública chama-se accountability, ou seja, letra a)

  • Accountability - o gabarito está claramente errado

  • Já corrigiram o erro. Bons estudos!

  • Accoutability : É a obrigação que um orgão/entidade possui de prestar contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder. 

  • Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.

  • DICA: Falou em transparência associe logo à accountability

    GAB: A

  • Accountability 

  • Para que a questão seja respondida corretamente, devemos saber como é chamado o conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações à sociedade, garantindo-se dessa forma maior nível de transparência e a exposição das políticas públicas.

    A - correta. Accountability é o termo usado para se referir ao dever que o agente público tem de prestar contas aos cidadãos. É um instrumento que busca limitar o poder, por assim dizer, dos agentes do estado. Para controlar o pode concedido, ao corpo funcional e político, o processo de responsabilização depende da informação/transparência, explicação sobre determinadas atitudes e de sanção aos que usarem de modo impróprio o poder que lhe foi concedido, assim como os recursos colocados à sua disposição. É de três tipos:

    • Horinzontal: é aquela prestação de contas que acontece unicamente em nível de governo. Podendo ser entre os poderes, mediante o sistema de freios e contrapesos (check and balances), ou entre órgãos, por meio dos Tribunais de Contas, Ministério Público, Agências Reguladores e outros órgãos de controle.

    • Vertical: Refere-se ao processo de prestação de contas entre o Governo e os cidadãos. Neste caso, os meios que podem ser usados são: o voto eleitoral e a ação popular.

    • Societal: Trata-se do processo de controle e fiscalização por meio de grupos pertencentes à sociedade civil. Os mecanismos de controle são os movimentos sociais, associações, sindicatos, a imprensa etc.

    B - incorreta. Governança diz respeito às condições adjetivas ou instrumentais. A governança está intimamente ligada à maneira como o poder é exercido na administração dos recursos, sejam eles humanos, financeiros ou administrativos. Refere-se ao processo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa ao governo; ao modo como a autoridade é exercida; à repartição do poder entre os governados etc.

    C - incorreta. Governabilidade refere-se às condições sistêmicas, substantivas e materiais do exercício do poder, para que exerça sua missão. Envolve o sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário etc.

    D - incorreta. A Administração Burocrática surge na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista. Constitui-se por princípios orientadores do desenvolvimento à profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes: 

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para concursos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
1623031
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a afirmativa que NÃO se refere à Administração Pública Patrimonialista.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    A alternativa D refere-se à administração burocrática.
  • EXATO

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento dos modelos de administração pública. Para que respondermos corretamente a questão, precisamos indicar qual das alternativas não se referem à Administração Pública Patrimonialista.

    A - INCORRETA. No modelo de administração pública patrimonialista, os funcionários podem ascender a um cargo mediante a concessão do mandatário, pois falta uma distinção entre o que é público e o que é privado.

    B - INCORRTEA. O recrutamento de servidores, no patrimonialismo, dava-se por meio de relações de confiança e obediência estreita a um senhor.

    C - INCORRETA. No patrimonialismo os cargos de governo que constituem suas estruturas administrativas estão sob o domínio pessoal de um soberano.

    D - CORRETA. No modelo de Administração Pública Burocrática, a estrutura tem como princípio a definição de regras e estatutos formais que detalham funções, competências e divisão de tarefas para o alcance de objetivos pré-definidos.

    Após analisar as alternativas apresentadas, notamos que apenas a alternativa "D", podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D


ID
1623034
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As organizações necessitam de Sistemas e Tecnologias de Informações para que os Administradores possam tomar decisões. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. Incorreta, pois traz a definição de Sistemas Integrados e não de Sistemas de Informações Gerenciais.

     

    Sistema Integrado, é um software que permite a união de vários sistemas, sendo cada um desses responsável por um dos departamentos da sua empresa, aqui eles serão chamados de módulos (ex: módulo de compras, módulo financeiro, módulo de marketing, e assim por diante. Um sistema integrado constitui todos os departamentos e processos de trabalho de uma empresa permitindo unificar grande parte das tarefas em conjunto com o intuito final na redução de prejuízos e aumento da lucratividade de modo a alcançar seus devidos resultados de acordo com o  planejamento inicial do projeto. https://www.brascomm.net.br/o-que-e-sistema-integrado/

     

    Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. São o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas. Pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo. https://www.infoescola.com/administracao_/sistema-de-informacao-gerencial/

     

     

     

  • Item B; (...) em um relacionamento interno, substitui-se por: com relacionamentos ao cliente e fornecedores.

  • b) Os sistemas de informações gerenciais integram vários departamentos da organização, como marketing, finanças, produção, em um relacionamento interno.

    Os SIG são vários sistemas diferentes que não estão unificados num só lugar. Já o ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistemas Integrados, é uma base de dados única, que de fato integra vários departamentos, evitando o retrabalho de ter que alimentar vários sistemas. Portanto, o erro da alternativa "b" está em afirmar que os SIG integram vários departamentos. Quem integra vários departamentos é o ERP!

    Gabarito: B)


ID
1623037
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Para alcançar sucesso na elaboração e gestão de um Projeto Organizacional, é importante que sejam consideradas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Segundo o Guia PMBOK (2008), “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. 

     

    •          É planejado, executado e controlado;

    •          É restringido por recursos limitados;

    •          Possui um ciclo de vida;

    •          Têm objetivos a serem alcançados;

    •          Em geral, coexiste com outros projetos.

     

    De acordo com o Guia PMBOK, o Gerenciamento de Projetos abrange a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de um projeto, de forma a alcançar seus objetivos. Compreende 42 processos que abordam nove áreas de conhecimento (Escopo, Custo, Tempo, Qualidade, Integração, Riscos, Comunicação, Contratação e Aquisição, e Recursos Humanos), logicamente agrupados em 5 grupos de processos que são: “Iniciação”, “Planejamento”, “Execução”, “Monitoramento e Controle” e “Encerramento”.

    http://www.euax.com.br/2010/07/gestao-de-projetos-e-o-desenvolvimento-organizacional/


ID
1623040
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre o Ciclo de Vida do Projeto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra D justifica a incorreção da A . Acrescenta-se somente que são "fases" e não uma única fase que o projeto deve passar para a concretização do produto final.

  • "concretizar como produto que possa ser utilizado", posso encerrar um projeto por se tornar inviável, logo não se concretizou.

  • Gabarito (A) Todo projeto começa com uma ideia e passa por uma fase antes de se concretizar como produto que possa ser utilizado.

    Corrigindo: Todo projeto começa com uma ideia e passa por várias fases antes de se concretizar como produto que possa ser utilizado.

    De acordo com o PMBOK 6º Edição, as fases do ciclo de vida do projeto são: iniciação, organização e preparação, execução e encerramento.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre o ciclo de vida de um projeto. Para respondermos corretamente, devemos marcar a alternativa incorreta.

    Ciclo de vida do projeto / Project Life Cycle: A série de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. As fases, ou etapas, que formam o ciclo de vida de um projeto são: iniciação, planejamento, execução, controle/monitoramento e conclusão.

    Outro conceito importante de ser entendido, é o de ciclo de vida do produto. Às vezes as bancas tentam confundir um com o outro.

    • Ciclo de vida do produto / Product Life Cycle. A série de fases que representam a evolução de um produto, da sua concepção à entrega, crescimento, maturidade, e retirada.

    Sendo assim, podemos falar que a alternativa "A" é a que atende ao comando da questão, já que o ciclo de vida de projeto envolve várias fases, não uma.

    GABARITO: A

    Fontes:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5° edição. 2013

    FENILI, Renato. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ. Impetus, 2017.


ID
1623043
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Desenho do Cargo significa a especificação de conteúdo, métodos e técnicas de trabalho, o que permite aos Administradores projetarem os cargos individuais e combiná-los em unidades e departamentos. Há três modelos de desenho de cargos: o clássico, o humanístico e o contingencial. Marque a alternativa que apresenta somente características do modelo contingencial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Modelo contingencial = O modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa, pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização. O nome contingencial decorre da adequação do desenho do cargo e dessas três variáveis. Como estas assumem características diferentes, o resultado é relativo, contingente e não fixo, ou padronizável.

    No modelo contingencial, o desenho do cargo não se baseia na presunção de estabilidade e permanência dos objetivos e dos processos organizacionais, mas, ao contrário, é dinâmico e baseia-se na contínua mudança e revisão do cargo, como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho.



    Questão de Concurso = (Cespe/TRT 10ª Região/Analista Administrativo/2013) A divisão de um processo organizacional em partes e a designação de cargos para a realização de cada parte é um exemplo de como os cargos são abordados no modo clássico, enquanto que a vinculação de um cargo amplo a um processo e aos seus respectivos níveis de complexidade revela a tendência conemporânea na análise de cargos.

    Gabarito: certo. No modo clássico (tradicional), o trabalho era dividido e fragmentado de acordo com uma organização departamentalizada funcionalmente. Atualmente (tendência), a análise de cargos é feita a partir de cargos amplos vinculados a um processo e aos seus níveis de complexidade.

    (RIBAS, 2014)
  • Falou em contingencia, lembre-se de situação.

    O líder contingencial pode ser chamado de líder situacional.


ID
1623046
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que diz respeito ao processo de Recrutamento e Seleção nas organizações, analise as afirmativas abaixo.


I - O recrutamento interno tem como vantagens o melhor aproveitamento do potencial humano e o incentivo à permanência e fidelidade dos funcionários e, como desvantagens, o possível bloqueio de novas ideias e a manutenção da cultura organizacional.


II - A técnica de incidentes críticos, uma das formas dos profissionais de recursos humanos coletarem informações no processo de seleção, significa uma previsão aproximada entre o conteúdo dos cargos e as características e requisitos do ocupante.


III - As técnicas de recrutamento interno podem incluir contatos com escolas e universidades, agências de recrutamento e banco de dados, de modo a enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual da organização.


IV - Os testes psicológicos, no processo de seleção, são usados como medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas.


Estão corretas as afirmativas 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    ______________________________________________

     

    CORRETA I -  O recrutamento interno tem como vantagens o melhor aproveitamento do potencial humano e o incentivo à permanência e fidelidade dos funcionários e, como desvantagens, o possível bloqueio de novas ideias e a manutenção da cultura organizacional. 


    ERRADA II - A técnica de incidentes críticos, uma das formas dos profissionais de recursos humanos coletarem informações no processo de seleção, consiste na anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo no trabalho. Os aspectos desejáveis (que melhoram o desempenho) ou indesejáveis (que pioram o desempenho) servem de base para comparação na investigação de futuros candidatos.



    ERRADA III - As técnicas de recrutamento EXTERNO podem incluir contatos com escolas e universidades, agências de recrutamento e banco de dados, de modo a enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual da organização. 


    CORRETA IV - Os testes psicológicos, no processo de seleção, são usados como medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. 

     

    _____________________________________________

     

  • I) CORRETO

    II) A definição é de Hipótese de Trabalho, sendo utilizada quando não for possível utilizar as demais.

    III) A descrição se refere à técnica de Recrutamento Externo.

    IV) CORRETO

  • Pois taí que agora manter a cultura organizacional é uma desvantagem... E se a cultura for forte e adequada para a empresa?
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de recrutamentos e técnicas de seleção de pessoas. Dito isso, vejamos como as afirmativas em cada item podem ser julgadas.

    Vamos lá.

    I - correto. O recrutamento interno tem como vantagens o melhor aproveitamento do potencial humano e o incentivo à permanência e fidelidade dos funcionários e, como desvantagens, o possível bloqueio de novas ideias e a manutenção da cultura organizacional.

    Do ponto de vista de aplicação, segundo Chiavenato (2014), o recrutamento interno é aquele que busca preencher as vagas com aquelas pessoas que já trabalham na organização. Para essa visão, os colaboradores internos são preferíveis, eles já conhecem como as coisas funcionam.

    Tendo como vantagens:

    • Aproveita melhor o potencial humano da organização.
    • Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
    • incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização.
    • Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental.
    • Não requer socialização organizacional de novos membros.

    Já entre as suas desvantagens, temos:

    • Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas.
    • Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual.
    • Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização.
    • Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.
    • Ideal para empresas mais burocratizadas e mecanísticas.
    • Mantém e conserva a cultura organizacional existente.

    II - incorreto. A técnica da hipótese de trabalho, uma das formas dos profissionais de recursos humanos coletarem informações no processo de seleção, significa uma previsão aproximada entre o conteúdo dos cargos e as características e requisitos do ocupante.

    •  A técnica dos incidentes críticos consiste em uma anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo no trabalho. Ela constitui uma excelente técnica para coletar dados a respeito de cargos, cujo conteúdo depende basicamente de características pessoais que o ocupante do cargo deve possuir para um desempenho bem-sucedido.

    III - incorreto. As técnicas de recrutamento externo podem incluir contatos com escolas e universidades, agências de recrutamento e banco de dados, de modo a enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual da organização.

    • para informações sobre o recrutamento interno, veja o item I.

    IV - correto. Os testes psicológicos, no processo de seleção, são usados como medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas.

    • De acordo com Chiavenato (2014, p.135), "servem para determinar quanto elas estão presentes em cada pessoa, com a finalidade de prever o seu comportamento em determinadas formas de trabalho".

    Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.


ID
1623049
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Como gestor de recursos humanos, o que um Administrador ofereceria a seus funcionários para atender aos fatores higiênicos, definidos por Frederick Herzberg, na Teoria Motivacional dos Dois Fatores?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito esta correto. Segundo a teoria dos dois fatores o salário não é um fator motivacional de longo prazo. Sendo este um fator higiênico.

  • A teoria motivacional de Hezberg encaixa-se nas Teorias motivacionais de conteúdo (baseia-se nas razões que levam uma pessoa ficar motivada), junto a de Maslow, por exemplo.


    Hezberg, em sua teoria, inclusive, usa a pirâmide de Maslow. Ele a divide entre fatores higiênicos (necessidades fisiológicas, de segurança e sociais), e fatores motivacionais (estima e auto-realização).


    Os fatores higiênicos são aqueles que, caso sejam deficientes, trazem INSATISFAÇÃO e queda de produtividade. Ou seja, sua presença seria "o básico", o mínimo para que os trabalhadores possam trabalhar sem ficarem insatisfeitos.


    EX: Em um ambiente de trabalho fechado, o ar condicionado deve estar funcionando, e caso quebre, trará insatisfação, queda de produtividade, etc).


    Os fatores motivacionais são os que, caso existentes, trazem mais SATISFAÇÃO e maior produtividade, mas sua falta nao provoca insatisfação. Estão relacionados à busca de realização pessoal e auto-estima no trabalho. Variam de acordo com o indivíduo e com o grupo.

    EX's:

    RECONHECIMENTO PELA REALIZAÇÃO - O recebimento de um reconhecimento público, ou não, por um trabalho bem feito ou um resultado conseguido;

    O TRABALHO EM SI - Tarefas consideradas agradavéis e que provocam satisfação;

    DESENVOLVIMENTO PESSOAL - Possibilidade de aumento de status, perfil cognitivo ou mesmo de posição social;

    POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO - Uma alavancagem dentro da estrutura organizacional, em termos de cargo ou responsabilidade.




  •  c)

    Salário justo e condições seguras de trabalho. 

  • Falou em AMBIENTE (SEGURANÇA) do Trabalho => FATOR HIGIÊNICO 

  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • Gabarito: C

    Falou em salário, lembra de fatores higiênicos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém exemplos de fatores higiênicos.

    A teoria dos dois fatores explica como o ambiente de trabalho, assim como o próprio trabalho realizado interagem para produzir motivação. Para Herzberg, a motivação resulta de dos seguintes fatores:

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.

    • Fatores motivacionais/ satisfacientes – são aqueles ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, são capazes de levar os indivíduos à satisfação. Dentre os fatores motivacionais, temos: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Herzberg entende, ainda, que os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. O trabalho em si atende a necessidades e gera satisfações distintas das condições proporcionadas pelo ambiente.

    Agora vamos às alternativas.

    A - incorreta. Política de carreira e elogios pelo trabalho bem feito = fator motivacional.

    B - incorreta. Possibilidade de crescimento e clima organizacional agradável = fator motivacional.

    C - correta. Salário justo e condições seguras de trabalho = fator higiênico.

    D - incorreta. Estilo brando de liderança e possibilidade de realizar algo importante = fator motivacional.

    Após verificar cada alternativas, podemos marcar a opção "C".

    GABARITO: C

    Fontes

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.


ID
1623052
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta Tipos de Estoques e a da direita, a caracterização de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1 - Estoque de Segurança                        ( ) Refere-se à quantidade determinada previamente que

                                                                      permite a parada de novos pedidos.


2 - Estoque de Antecipação                      ( ) Aquele que compensa as incertezas inerentes ao

                                                                       fornecimento e à demanda.


3 - Estoque Máximo                                  ( ) Significa a quantidade determinada previamente para se

                                                                       antecipar a uma demanda maior com previsão de ocorrer

                                                                       no futuro.


4 - Estoque Sazonal                                  ( ) Aquele formado para nivelar as flutuações previsíveis

                                                                       na demanda, entrega ou produção.


Marque a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) DIAS (2010) -  Estoque mínimo: A determinação do estoque mínimo é também uma das mais importantes informações

    para a administração do estoque. Essa importância está diretamente ligada ao grau de imobilização financeira da empresa. O estoque mínimo, também chamado de estoque de segurança, por definição, é a quantidade mínima que deve existir em estoque, que se destina a cobrir eventuais atrasos no ressuprimento, objetivando a garantia do funcionamento ininterrupto e eficiente do processo produtivo, sem o risco de faltas. 

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns tipos de estoques. Neste caso, devemos numerar a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

    3 - Estoque Máximo: Refere-se à quantidade determinada previamente que permite a parada de novos pedidos.

    1 - Estoque de Segurança: Aquele que compensa as incertezas inerentes ao fornecimento e à demanda.

    estoque mínimo, ou de segurança, é um estoque adicional capaz de atender a situações imprevisíveis, tais como:

    • atrasos no tempo de reposição;
    • cancelamento do pedido de compras;
    • aumento imprevisto no consumo;
    • rejeição de itens comprados por orientação do controle de qualidade etc.

    2 - Estoque de antecipação: Significa a quantidade determinada previamente para se antecipar a uma demanda maior com previsão de ocorrer no futuro.

    • Eles têm o objetivo de atender a demanda sazonal, demanda relativamente previsível. É um modelo usado para o fornecimento variável de insumos, segundo Slack, Chambers e Johnston (2009). Os estoques são feitos com antecedência para serem consumidos no período em que a demanda é mais intensa, ensina a Bertaglia (2006).

    4 - Estoque sazonal: Aquele formado para nivelar as flutuações previsíveis na demanda, entrega ou produção.

    • Os estoques de sazonalidade, segundo Chopra e Meindl (2003, p. 54), “é o estoque criado para combater a variabilidade previsível da demanda”. Para Bertaglia (2003, p. 321), “o conceito de sazonalidade está ligado às ocorrências não constantes de um determinado período”.

    Assim, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2006.

    CHOPRA, Sunil ; MEINDL, Peter. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Estratégia, Planejamento e Operação. São Paulo: Prentice Hall, 2003

    FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 


ID
1623055
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Modelo de Estoque que consiste em emitir um pedido de compras, com quantidade igual ao lote econômico, sempre que o nível de estoques atingir o ponto de pedido, relaciona-se com reposição

Alternativas
Comentários
  • Conhecido como estoque máximo; EM= NR+TU+IC

  • Gabarito errado, viu? om quantidade igual ao lote econômico. Acho que é A.

  • Gabarito D

     

    "5. Modelos de gestão de estoque

     

    a) Reposição contínua (ponto de pedido) é aquela em que se providencia a reposição dos estoques quando atinge o estoque mínimo, não importando o intervalo de tempo entre as reposições;

     

    b) Reposição periódica é aquela na qual é verificada, a um período fixo, a situação do estoque e, quando necessária, é providenciada sua complementação. Este período varia em função da classificação ABC dos produtos, conforme retratamos na edição anterior."

     

     

    http://www.boletimcontabil.com.br/gestao/contabil/outros.php

  • Quase cópia da questão Q416384

     

    Ano: 2013

    Banca: FCC

    Órgão: TRT - 5ª Região (BA)

    Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    Consiste em emitir um pedido de compras, com qualidade igual ao Lote Econômico (ou outro, a critério do administrador de materiais), sempre que o nível de estoques atingir o ponto de pedido.

    Essa definição refere-se ao modelo denominado

    a) Sistema de duas gavetas.

    b) Reposição Periódica.

    c) Sistemas híbridos de estoque.

    d) Lote econômico com desconto.

    e) Reposição Contínua.

     

    Gab.: E

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os sistemas de reposição de estoques. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla o modelo que consiste em emitir um pedido de compras, com quantidade igual ao lote econômico, sempre que o nível de estoques atingir o ponto de pedido.

    Conforme a lição do professor Renato Fenili (2014), existem três sistemas de reposição de estoques, sendo eles:

    • Reposição Periódica;
    • Reposição Contínua (ponto de pedido);
    • Just In Time

    Em que:

    Sistema de reposição periódica/estoque máximo/intervalo padrão: os pedidos são feitos num intervalo de tempo pré-determinado. A quantidade comprada soma-se à existente, e deve ser suficiente até a chegada da encomenda seguinte. Esse modelo é recomendável para as situações em que seja possível definir o intervalo padrão entre um pedido e outro.

    Sistema de reposição contínua/ sistema do ponto de pedido/sistema de máximos e mínimos: sempre que o estoque atingir uma determinada quantidade, um novo pedido de compra é emitido. Esta quantidade é chamada de ponto de pedido ou Ponto de Ressuprimento/Revisão ou ressuprimento/revisão.

    Esse sistema é recomendado para aquelas situações em que não é possível prever o intervalo da demanda facilmente.

    A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    Tendo vistos os sistemas acima, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    FENILI, Renato Ribeiro. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.


ID
1623058
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta tipos de Estratégias e da direita, a situação em que cada uma é utilizada. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 


1 - Estratégia de sobrevivência                      ( ) Quando o ambiente proporciona situações favoráveis

                                                                            que podem transformar-se em oportunidades.


2 - Estratégia de manutenção                        ( ) Quando há predominância de pontos fortes internos e

                                                                            de oportunidades externas.


3 - Estratégia de crescimento                         ( ) Quando a empresa identifica um ambiente com

                                                                             predominâncias de ameaças.


4 - Estratégia de desenvolvimento                  ( ) Quando o dirigente deve parar os investimentos e

                                                                             reduzir ao máximo possível as despesas.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Ameaças + Fortalezas = Ambiente inóspito, ótimos recursos internos --> Vou manter o que já tenho de bom --> Plano de Manutenção

    Ameaças + Fraquezas = Ambiente inóspito, fraqueza nos recursos internos --> Vou ficar quietinho e lutar para sobreviver --> Plano de Sobrevivência

    Oportunidade + Fortalezas =  Ambiente promissor, ótimos recursos internos --> Vou aproveitar duas variáveis positivas e ser o melhor ---> Plano de Desenvolvimento

    Oportunidade + Fraquezas = Ambiente promissor, fraqueza nos recursos internos --> Vou aproveitar as oportunidades para crescer ---> Plano de Crescimento


ID
1623061
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à Gestão de Estoque, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 


( ) O inventário físico é geralmente efetuado de dois modos: periódico ou rotativo.


( ) Cobertura de estoques representa a vontade do consumidor em comprar ou requisitar.


( ) A análise ABC consiste na verificação, em certo espaço de tempo do consumo, em valor monetário dos itens de estoque para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância.


( ) Giro de estoque é o indicador de quão eficaz foi o estoque para atender as solicitações do usuário.


Assinale a sequência correta

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rennó: Basicamente,o giro de estoques mede quantas vezes,em um deternado período,o estoque da empresa foi movimentado ou renovado.Conhecido como indicador de ROTATIVIDADE.

  • Giro de Estoque, é considerado um medidor de desempenho, que através de uma fórmula, demonstrará a quantidade de vezes que cada um dos itens foi renovado dentro de um determinado período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição do item.

     

    Cobertura de Estoques, é um índice utilizado para medir o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento, ou seja, o tempo que o produto leva para sair do estoque.

     

    https://blog.bluesoft.com.br/2015/08/diferenca-entre-giro-de-estoque-x-cobertura-de-estoque/

  • Giro de estoque é o indicador de quão eficaz foi o estoque para atender as solicitações do usuário. 

    O correto seria antigiro ou taxa de cobertura é o indicador de quão eficaz foi o estoque para atender as solicitações do usuário. 


ID
1623064
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o Diagnóstico Estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 


( ) O diagnóstico que corresponde a uma análise estratégica tem como uma das premissas básicas considerar o ambiente e suas variáveis relevantes no qual está inserida a empresa.


( ) Um dos instrumentos administrativos que podem auxiliar o processo do diagnóstico estratégico é o benchmarking.


( ) A análise interna tem por finalidade estudar a relação existente entre a organização e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças.


( ) Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis, enquanto as oportunidades e ameaças representam as variáveis não controláveis pela organização.


Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • (V) O diagnóstico que corresponde a uma análise estratégica tem como uma das premissas básicas considerar o ambiente e suas variáveis relevantes no qual está inserida a empresa. - Diagnóstico estratégico – também denominada auditoria de posição, deve-se determinar “como se está”. As pessoas representativas devem analisar os aspectos inerente à realidade interna e externa da empresa. Essa fase pode ser dividida em cinco etapas básicas: (a) identificação da visão; (b) identificação dos valores; (c) análise externa; (d) análise interna; e (e) análise dos concorrentes. (Djalma Rebouças de Oliveira)

    (V) Um dos instrumentos administrativos que podem auxiliar o processo do diagnóstico estratégico é o benchmarking. - Diagnóstico estratégico – também denominada auditoria de posição, deve-se determinar “como se está”. As pessoas representativas devem analisar os aspectos inerente à realidade interna e externa da empresa. Essa fase pode ser dividida em cinco etapas básicas: (a) identificação da visão; (b) identificação dos valores; (c) análise externa; (d) análise interna; e (e) análise dos concorrentes (Benchmarking). (Djalma Rebouças de Oliveira)

    (F) A análise interna (externa) tem por finalidade estudar a relação existente entre a organização e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. 

    (V) Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis, enquanto as oportunidades e ameaças representam as variáveis não controláveis pela organização. -Ambiente interno (variáveis controláveis): Pontos fortes (strengths) e Pontos fracos (weaknesses) e Ambiente externo (variáveis não controláveis): Oportunidades (opportunities) e Ameaças (threats)