SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2015 - Prefeitura de Angra dos Reis - RJ - Agente Patrimonial


ID
1709707
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me explicar por que a C está errada? Achei a E errada por dizer: durante uma confraternização, como se fosse uma confraternização genérica, já que sabemos que foi a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016. Obrigada 

  • Letra C) 

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

  • Não entendo o porquê da alternativa D está errada!

  • Acredito que o gabarito verdadeiro seja a letra: D.

  • A letra D está errada pois não é apenas nas paralimpíadas que o ministro do esporte pretende despertar a cultura do desporto no território nacional, mas sim neste um ano que antecede o evento. veja: Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

  • gilberto junior, observe no trecho retirado do texto:

     "Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

    O presidente do comitê deixa claro sua proposta, já na alternativa, diz o contrário. 

     c)as vendas dos ingressos para as Paralimpíadas se iniciaram no dia 7 de setembro. A meta é vender 3,3 milhões de entradas e fazer uma grande arrecadação. 

    Espero ter ajudado abraço e bons estudos.

  • D? O.O

  • O Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

    d)com as Paralimpíadas de 2016, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro. 

    Que não é só com as Paralimpiadas , que mesmo antes, em qualquer evento esportivo sirva de incentivo para despertar a cultura em território nacional, e que continue depois também, resumindo, até acontecer as paralimpiadas deva ter outras coisas esportivas e a D deixou restrito. é pra errar mesmo e confundir

     

  • Gabarito: E

    "Entre atletas, dirigentes e outros participantes do evento, durante uma confraternização e faltando um ano para o início dos Jogos Paralímpicos, inicia-se a contagem do tempo até o início dos jogos em 2016."

  • GABARITO:   E

     

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09).

    O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes

     

    Respondendo a dúvida quanto a letra C:

    as vendas dos ingressos para as Paralimpíadas se iniciaram no dia 7 de setembro. A meta é vender 3,3 milhões de entradas e fazer uma grande arrecadação. (erro)

    Na última frase do texto:

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

     

    Quanto a D:

    Objetivo das Paralimpiadas:

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível” 

    Objetivo para este um ano para os Jogos: (3°paragrafo)

    os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

     

    Exemplo fora do texto para tentar entender melhor

    Para fazer uma festa tem que fazer toda uma preparação...comprar bolo...salgadinho , convidar as pessoas(esse é objetivo 1)

                    objetivo 2 é fazer que todos, durante o evento, se divirtam, comam bastante,  não falte bebida....

    O texto fez isso botando 2 objetivos diferentes ...

     

     Bons estudos

  • GAB: E

     

    TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE: JESUS!

  • Letra D- ERRADA como mostra a citação do texto abaixo , não é apenas no jogo, mas durante o ano de prepração somada com os jogos.

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."

  • Esse professor Alexandre Soares é foda.

    Sem mais!

     

    GABARITO E

  •   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

     

    entre atletas, dirigentes e outros participantes do evento, durante uma confraternização e faltando um ano para o início dos Jogos Paralímpicos, inicia-se a contagem do tempo até o início dos jogos em 2016.

  • Não tentem justificar gabarito correto, a D e E estão corretas e acabou.

  • De fato, gabarito é a letra E. Mas, deve-se prestar bastante atenção para acertar a questão, pois a letra D é bem próxima do gabarito.

  • Erro da alternativa D

    D) com as Paralimpíadas de 2016, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro.

    Resposta: Neste um ano para os Jogos, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro.

  • É a letra (E)

    A data da publicação é referente ao ano do evento "Degustação", que ocorre em 07/09/2015, ano em que ocorre o fato, sendo a data aniversário do futuro evento "Paraolimpiada", que ocorretá em 07/09/2016.

    A questão (D) não está correta, pois a fala do ministro se refere aos acontecimentos do evento "atual" de 2015.

     “Quero dizer que neste um ano (2015) para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."


ID
1709710
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Assinale a alternativa cujo “que” NÃO tem a função de retomar o termo antecedente.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi!!

  • Eu entendi que retoma o Sujeito

  • Esse "que" é conjunção integrante. Quando conseguimos trocar o "que" e o que vem após ele por ISSO, ser trata de conjunção integrante.

    Andrew Parsons lembrou----- Isso.  (que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos)

  • Gab: D.


    O "que" desta alternativa é uma conjunção integrante. A função da conjunção integrante é introduzir uma oração subordinada substantiva. No caso desta frase, ele (o que) introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.


    Fonte: eu e meus estudos! Rs...

  • Bem vinda ao time Clarissa! kkk

  • PRA RETORNAR O ATENCECEDENTE O ''QUE'' TEM QUE SER PRONOME RELATIVO , SÓ SUBSTITUIR PELO ''O QUAL'' ''DA QUAL'' SE CONSEGUIR É PRONOME RELATIVO! O UNICO ITEM Q NAO DAR PRA SUBSTITUIR É A LETRA D , QUE É CONJUNÇÃO INTEGRANTE!

  • GABARITO D

     

    “Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

    “Andrew Parsons lembrou isso..."

  • A letra E não dá pra substituir por o qual / a qual. Então não se pode dizer que é pronome relativo.

    Alguém me explica??

  • antes de Pronome relativo > vem nome 

    antes de conjunção integrante > verbo 

     

    a) “O cronômetro que marca o tempo...”.

    QUE retoma "cronômetro" 

     b)  “...roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros”.

    QUE retoma "roda de confraternização" 

     c) “...e nós daremos todo o apoio que for preciso”. 

    QUE  retoma "apoio"

     d) “Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

    QUE é conjunção integrante: inicia uma oração que pode ser substituída por "isso". 

    Andrew Parsons lembrou isso. 

     e)   “...os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem”.

    QUE retoma "ano"

  • TERMO COM VALOR ANAFORICO=PRONOME RELATIVO

  • É somente trocar pelo o qual ou por isso

    “Andrew Parsons lembrou (ISSO) que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

     

    Bora lá ADAF

  • alexandre soares é uma onda vey kkkkkkkkkkkkkkkk

    ele fica com essas brincadeiras,por isso o pessoal da alfacon tira onda dele kkkkkkkkkk

     

  • O ano que vem = Quem vem ? O ANO...

  • É só ir testando a maioria é pronome relativo podendo substituir por "o qual", quando não couber, e vir após verbo no infinitivo pode crer que será conjunção integrante que pode ser substituída por "isso". GAB D

  • Andrew Parsons lembrou que( ISSO)  o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

  • CONJUNÇÃO INTEGRANTE,SÓ TROCAR O "QUE" POR "ISSO".

  • Percebam, a única alternativa que antecede o que e vem com verbo lembrou, substituindo o que por isso.. lembrou isso.

  • Essa eu entreguei de bandeja :(


ID
1709713
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “Ingressos estão à venda”,

Alternativas
Comentários
  • Assim como pagar à vista, sentar à praia, ou colocar à venda, a crase se justifica por ser uma locução adverbial feminina. É fácil perceber que o  verbo de ligação ESTAR na oração dada não requer preposição alguma.

    Gab.: C

  • CRASE PARA EVITAR AMBIGUIDADE

     Assim se escreve: a) "Matar à fome" (deixar sem comer) para diferenciar de "Matar a fome" (dar de comer); b) "Receber à bala" (receber atirando) para diferenciar de "Receber bala" (ganhar uma guloseima); c) "Pintar àmão" (pintar com a mão) para diferenciar de "Pintar a mão" (passar tinta ou esmalte na mão); d) "Cheirar à gasolina" (exalar o cheiro de gasolina) para diferenciar de "Cheirar a gasolina" (aspirar o cheiro da gasolina).

    É também desse rol o exemplo "Venda à vista" (venda em parcelas), em que também se dá a inexistência de motivos técnicos para crase, e basta a substituição por um substantivo masculino para verificar essa realidade: "Venda a prazo" (e não "Venda ao prazo"). Mas, analisando melhor o exemplo "Venda a vista", vê-se como possível a ocorrência de ambiguidade, por se poder entender vista como substantivo e alvo da própria venda (imagine-se a hipótese de alguém vendendo a própria córnea por esta ou aquela razão)


    http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI127653,31047-Crase+para+evitar+ambiguidade

  • Nesse caso, emprega-se a crase porque se estive-se sem acento seria como se fosse no sentido de ver.

  • Entre as adverbiais estão, por exemplo, "à vontade", "às claras", "à míngua", "à direita", "à esquerda", "à tarde", "à noite", "à mão", "à mão armada", "à beça", "à vista" etc. Entre as prepositivas estão, por exemplo, "à custa de", "à espera de", "à altura de", "à beira de", "à espreita de", "à frente de", "à base de", "à moda de" etc. As locuções conjuntivas são expressões como "à medida que" ou "à proporção que".

    http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/crase-e-regra-nas-locucoes-prepositivas-com-palavra-feminina.jhtm

  • Ingressos à venda!

  • a) o acento empregado em “à” é denominado “agudo”. ( O ACENTO INDICATIVO DE CRASE É UM ACENTO GRAVE).

     

    b) a crase se justifica pela junção de duas vogais com a mesma função. (NÃO POSSUEM A MESMA FUNÇÃO, UM A TEM FUNÇÃO DE ARTIGO E O OUTRO A TEM FUNÇÃO DE PREPOSIÇÃO). 

     

    c) o acento se justifica por se apresentar em uma locução adverbial de base feminina.   À VENDA É UMA LOCAÇÃO ADVERBIAL FEMININA).

     

    d) a crase se justifica tendo em vista a fusão da preposição “a” exigida pelo verbo e do artigo feminino “a” antes de “venda”.  ( VENDA NÃO EXIGE O ARTIGO A É UMA LOCUÇAO ADVERBIAL FEMININA).

     

    e) a crase foi empregada inadequadamente. ( A CRASE ESTÁ EMPREGADA ADEQUADAMENTE). 

  • muito boa a questao

  • “Ingressos estão à venda”,               

    Fiquei na dúvida entre a C e a D.

     

     c) o acento se justifica por se apresentar em uma locução adverbial de base feminina. ==> Independentemente se alguém está ou não regendo crase. CORRETO

     d) a crase se justifica tendo em vista a fusão da preposição “a” exigida pelo verbo e do artigo feminino “a” antes de “venda”. ==> A locução feminina já vem com a crase. ERRADO

     

    Atenção! A locução adverbial de base feminina se sobrepõe a regência verbal.

  • DANIEL AZEVEDO,TU ME CONVENCEU!!!! show

  • As locuções adverbiais femininas  remete à noção da existência de duas palavras exercendo a função de uma só classe de palavras. 

    MACETE: Tire a palavra de ligação na qual é a locução. Nesse sentido se perder a concordancia, ficar sem sentido a frase, pode perceber que é locução.

    EXEMPLO:

    Ingressos estão venda: "ESTÃO VENDA" não concorda em nada, logo tem que ter a locução.

    Ingressos estão à venda: " ESTÃO À VENDA" organização na frase,locução adverbial.

    GABARITO C

  • Letra C

  • À venda, os ingressos estão.

  • perdi a questão por não perceber a locução adverbial feminina. Mas é locução adverbial de... ? Não é tempo, não é lugar. Seria de modo? Ninguém disse, nem o professor.
  • GABARITO: LETRA C

    ⇉ Há crase:

    ☛ Diante de palavra feminina que venha acompanhada de artigo, desde que o termo regente exija a preposição a:

    ☑ Ex: O juiz pronunciou-se favoravelmente à ré.

    ☛ Na indicação de horas:

    ☑ Ex: Combinamos de nos encontrar às seis horas.

    ☛ Diante de nomes masculinos, apenas nos casos em que é possível subentender-se palavra como moda ou maneira:

    ☑ Ex: Desenvolveu um modo de pintar à Van Gogh. (À maneira de Van Gogh).

                Apresenta programas à Chacrinha. (À moda do Chacrinha).

    ☛ Diante de nomes de lugares que geralmente não admitem artigo, quando apresentarem um elemento que os caracterize ou qualifique:

    ☑ Ex: Vou à famosa Roma.

                Finalmente chegamos à encantadora Ouro Preto.

    ☛ Diante da palavra “casa”, quando determinada:

    ☑ Ex: Você vai comigo à casa deles / dos meus amigos?

    Há crase nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas formadas a partir de palavras femininas, pois, nesses casos, estaremos diante da sequência constituída de preposição + artigo feminino.

     

    Locuções adverbiais: Às vezes, à noite, à tarde, às claras, à meia-noite, às três horas.

    Locuções prepositivas: À frente de, à beira de, à exceção de.

    Locuções conjuntivas: À proporção que, à medida que.

    ⇛Meus resumos dos Livros: Gramática - Ernani & Floriana / Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido.

  • Ingressos estão à venda”, olhem pro verbo está, é intransitivo nesse caso, logo, não a preposição exigida quem vem do verbo, À venda é uma circusntância, logo é uma locução circunstancial ou adverbial. a crase não tem ligação nehuma com o verbo , mas sim com a estrutura em si.

  • CRASE diante de Locuções adverbiais femininas:

    • à noite; à tarde; à farta; às pressas; à toa; às cegas; às escuras; às vezes; à mão; à vontade; às claras; à vista, etc.

    CRASE diante de Locuções prepositivas de base feminina: (À + PALAVRA FEMININA + PREP.)

    • à beira do; à semelhança de; à procura de; à espera de...

    CRASE diante de Locuções conjuntivas de base feminina(À + PALAVRA FEMININA + CONJ.)

    • à medida que; à proporção que.

  • Palmas pra mim que dei uma preposição ao VERBO DE LIGAÇÃO estar" na letra D!!!!!
  • Tipo de verbo: irregular, de ligação, auxiliar

    Transitividade: transitivo indireto

    Separação silábica: es-tar

    Era pra ser a alternativa D segundo uma questão da própria AOCP, mas fazer o que, né??? A gente tem que fazer prova dessas bancas de fundo de quintal


ID
1709716
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”, o verbo em destaque

Alternativas
Comentários
  • Quem é que marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016? Resposta: A integração etre atletas paralímpicos e o público. ( Sujeito ). Núcleo do sujeito: INTEGRAÇÃO. Logo, o verbo fica no singular para concordar com INTEGRAÇÃO.
    Gabarito: A.

  • FOÇA FOCO E

  • protuguês é um matéria difícil e esses professores não explica nada que preste

    chama a professora Flávia Rita.

  • sujeito = a integração entre atletas paralímpicos e o público

    nucleo = integração

    a integração marcou

  • Essa mizera é sujeito composto e verbo deveria está no PLURAL )a integração entre atletas paralímpicos "e" o público na Lagoa Rodrigo de Freitas) "quem é que" marcou a celebração da data ? 

  • ME DESCULPE , MAS A INTEGRAÇÃO SOZINHA NÃO MARCOU NADA!!!

     

    O QUE MARCOU FOI :  a integração entre atletas paralímpicos  E o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

     

    Me poupe !!!!  Quem me provar com argumentos que o "MARCOU" se refere apenas a INTEGRAÇÂO eu bato palmas de pé!

  • GABARITO A

     

    “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”,

    Sujeito:  a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

    Núcleo do Sujeito: a integração

    Predicado: marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016

     

    obs: o " E " está ligando atletas e público (...atletas paralímpicos e o público...)

    =======================================

    Trazendo um exemplo :

    O namoro entre joão e maria DUROU 2 anos.

    O que durou 2 anos? O namoro

     

    exemplo 2:

    O caderno de português , matemática , filosofia, história e também de inglês está em cima da mesa

     

  • Com certeza essa questão é passivel de recurso, tendo em vista o sujeito ser composto . Quando o sujeito composto "atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas", estiver posicionado ANTES  do verbo "Marcou", este deverá  ficar no PLURAL, ou seja MARCARAM. Logo a questão correta seria a letra  C.

  • Não entendi. O verbo pode está no singular concordando com o mais próximo não é isso?
  • DA UMA VONTADE DE MARCAR SUBSTANTIVO COMPOSTO

    Em 02/08/2018, às 14:00:37, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 21/06/2018, às 13:35:02, você respondeu a opção C.Errada!

  • a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”, o verbo em destaque

    O QUÊ MARCOU?a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

    QUAL O NÚCLEO?a integração

    OBS=NÚCLEO DO SUJEITO NÃO VEM PRECEDIDO DEPREPOSIÇÃO.

     

  • Não entendi nada agora ....

    “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016

    Penso que trata-se de sujeito composto posposto (pois antecede o verbo), logo o verbo deve concordar com o núcleo mais próximo: O público.

    vai entender ....

  • Questão simples de concordância verbal, obdece a regra básica.

  • o que marcou a celebração não foi os atletas paralimpicos e o publico na lagoa..

    o que marcou a celebração foi A Integração.

  • Gente,

    A questão é que "a integração marcou".

    É só perceber, o que que marcou? A íntegração".

    De quê com o que e onde não importa.

    Ficou um pouco confuso pq parece que é sujeito composto, mas não é...


ID
1709719
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

“Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."

Para efeitos de organização textual, o trecho ou parte dele poderia ser reescrito.
Assinale a alternativa em que a alteração em destaque ocasionaria prejuízo ao sentido inicial pretendido pelo autor do texto. 


Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    A alteração em destaque na letra (b) ocasionaria prejuízo sim, porque no texto não tem dizendo se o ano é propício ou não.

  • Propício:

    -> que tem as características adequadas e necessárias para; bom, favorável.

  • A questão pergunta exatamente isso, "Assinale a alternativa em que a alteração em destaque ocasionaria prejuízo ao sentido inicial pretendido pelo autor do texto"

  • GABARITO B

     

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos "      =    “Quero dizer que neste um ano que falta para os Jogos..."

     

    propício é algo favorável. 

    ex:  Durante a  semana vai ter sol ... o tempo está propício para pegar uma praia....

     

  • O ano não está PROPÍCIO pois ainda falta UM ANO.

     

    GAB:B

     

    DEUS TEM UM PLANO PARA TODOS NÔS!

  • Amém !! 

  • “Quero dizer que neste um ano propício para os Jogos...".

    ERRADO: A alterativa passa a ideia de um ano ADEQUADO para se fazer algo... Enquanto que o texto coloca a questão dos esforços no ano que antecede o grande evento. 

  • Em vários pontos do texto fica subentendido vários verbos no indicativo, fazendo com que haja certezas do evento que se encontra em prazo decadencial, já o "propício" que dá a ideia de subjuntivo ou "possibilidade" o que descaracteriza a assertiva e por isso é o nosso gabarito. GAB B


ID
1709722
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “‘Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada...”, a oração em destaque

Alternativas
Comentários
  • O "SE" quando puder ser substituído por "CASO" será sempre conjunção adverbial condicional.

    Exemplo de Conjunções adverbiais condicionais:                                                                                                                                                               SE, CASO, SEM QUE, SALVO SE, NO ENTANTO, DESDE QUE, A MENOS QUE, A NÃO SER QUE


  • Boa dia Marcos!


  • ''NO ENTANTO'' é ADVERSATIVA. 

  • o no entanto é tanto conjunção adversativa quanto conjunção concessiva

  • O se tem valor de condição na questão

  • Alternativa C (expressa condição)

    Toda vez que eu conseguir substituir o "se" pelo "caso"(caso consigamos)...esse "se", é condicional.

  • Oraçoes Condicionais: caso, contanto que, desde que, salvo se, exceto se, a não ser que, a menos que, sem que, uma vez que (seguida de verbo no subjuntivo).

    Principal conjunção subordinativa condicional: SE

  • GABARITO B.

    EXPRESSA CONDIÇÃO.


     

  • GABARITO ---- C

  • É fato que denota condição, sendo assim, resposta correta letra C.

  • GAB: C

     

    DEUS É BOM EM TODO TEMPO!

  • GABARITO LETRA C.


    Existe algumas formas diferentes sobre o FUNÇÕES DA PALAVRA "SE", dentre elas podem ser empregadas no sentido de

    1- Como CONJUNÇÃO, poderá ser:
    a) Integrante;
    b) Condicional
    d) Temporal


    2- Como PRONOME, poderá ser:
    a) Reflexivo;
    b) Apassivador;
    c) Índice de indeterminação do sujeito;
    d) Expletiva

     

    3- Como condicionais, poderá ser: São elas: 

    SE [GABARITO], CASO, CONTANTO QUE, SALVO SE, A NÃO SER QUE, DESDE QUE, A MENOS QUE, SEM QUE, ETC.

  • Exerce a função de  "Conjunção Subordinativa Condicional" quando Indica uma condição para a oração principal.

    Gabarito Letra C

     

    Rumo ao Oficialato PM/ES

  • SE= CASO = CONUNÇÃO CONDICIONAL

  • CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASO!

    INTEGRANTE=ISSO/ISTO

    CONDIÇÃO=CASO

    TEMPORAL=QUANDO

    RELATIVO=O QUAL/A AQUAL ...

    CONCESSIVA=EMBORA

    FINAL=PARA QUE/A FIM DE QUE

    CONSECUTIVA=QUÃO/QUANTO

    ADVERSATIVA=MAS

    EXPLICATIVA=POIS

    CAUSAL=PORQUE

     

  • expressa condição.


ID
1709725
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “Espectadores têm chance de ‘degustação’ das Paralimpíadas”, a palavra que mais se aproxima do sentido da palavra em destaque utilizada nesse contexto é

Alternativas
Comentários
  • Degustar é o mesmo que: experimentar, provar. =]

  • Gabarito : (a) Experimentar.


  • Essa palavra "paralimpiada" é aportuguesada do inglês "paralympic". Antes era "paraolímpiada". Acho um absurdo mudar o modo como se escreve uma palavra na nossa língua por puro capricho de um comitê internacional. 

  • DEGUSTAÇÃO TEM TUDO HAVER COM: EXPERIMENTAR

    GABARITO(A)...ROMÃO

  • Mas dentro do contexto, como pede a própria questão, a palavra jogar , é a que mais se aproxima, pois está se falando de um evento de jogos.


ID
1709728
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

Assinale a alternativa em que o autor do texto expressa claramente seu ponto de vista.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada na minha opinião, pois teria que especificar melhor qual o ponto de vista que ele quer saber, dentre os vários que ele aborda no texto. É certo que proposta principal do texto é explicar relação entre a utilização dos celulares na vida dos animais (no caso as formigas), não que: d) Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial.


    Se alguém puder explicar, ficarei grato!

  • É simples:basta analisar a frase em que exprime uma opinião.Expressões como:"considero que,"é de fundamental importância que","acho  que".

  • Oi Rafael! A questão não é sobre um ponto de vista especifico do autor, mas sobre o momento em que ele expressa uma opinião  própria, não embasada em qualquer estudo, como quando fala do cérebro, ou constatação dos fatos por observacao, quando fala das formigas.

  • letra c  ele afirma com toda certeza que o celulaular é exencial na vidada das pessoas como a agua é para as plantas

  • Gabarito: D

    “Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial.”

  • GAB: D

     

    DEUS REINA!


ID
1709731
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: D. A alternativa altera um pouco a forma como é apresentada a informação no texto, mas faz a mesma afirmação. Na realidade a alternativa c deveria ser a correta, afinal se o interlocutor for a sogra, a mulher ou algum parente chato, os danos podem ser irreversíveiskkkkkk

  • Tive que rir gente.......

    E) sim, até as formigas gostam de iPhone.

    Que bizaro!

  • Gabarito. D

    Deacordo com Texto....

    "Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos".

        "Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa."

  • GAB: D

    Ri com a alternativa B, afetado a saúde das formigas ou minha? rsrsrsrs

     

    Que Deus, o Todo Poderoso nos ajude nessa caminhada! 

  • Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

        Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.    GAB : D

  • GAB:D

    Segue o link do tal vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Ht9VAKpojXk


ID
1709734
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

“Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.”Considere as regras gramaticais da língua padrão culta e assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito da colocação pronominal e do verbo que se encontra em destaque.

Alternativas
Comentários
  • Próclise depois de vírgula não é um caso proibido, mas não é recomendado.

  • A virgula da uma bicuda no pronome,mandado-o para depois do verbo

  • Alguém mais achou essa questão ambígua?



  • alquém explica por que o uso não é facultativo?? Pelo que eu saiba, a Ênclise seria bem aceita nesse caso. Já que não tem palavra atraviva.

  • Não é facultativo justamente porque, neste caso, a única regra que deveria esta sendo usada é a ênclise.

  • Não se inicia oração com pronome.

  • Hueliton Cruz, tudo bem? 

    Até onde eu sei, a única regra da próclise é não poder iniciar oração(Pois não se inicia oração com pronome). No texto, o autor iniciou a oração exatamente com a próclise, quando deveria ter feito com a ênclise. Então por estar em começo de oração, o correto e única forma possível, seria: "tornando-se um pouco mais ativa."


    Obs: Tem um monte de comentários acima falando só bosta, cuidado com os comentários dos colegas.

    Fonte para pesquisa: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint72.php


    Bons estudos!

  • Em situação que não couber próclise e nem mesóclise (que é o caso), faz-se necessário o uso da ênclise. A vírgula "mata" qualquer palavra atrativa.

  • Questão polêmica.

    Em se tratando de prefeitura, a resposta mais sensata é o gabarito mesmo. Contudo, se fosse uma banca mais renomada a reposta seria a letra "e", visto que é possível ocorrer a próclise após a vírgula, embora não seja recomendável.

  • A banca pega um texto escrito incorreto.  isso foi maldade. Eu sei que nesses casos, após a virgula o pronome tem que está após o verbo.  Mas pensei que fosse facultativo no contexto. Já que a banca usou esse texto, nunca imagina-se que uma banca vá usar um texto escrito de forma incorreta gramaticalmente só pra confundir o candidato!  é bom ficar esperto com isso.

  • "Vírgula perto de pronome vira lobisomem"

  • Não concordo com o gabarito! RECOMENDA-SE nao usar próclise após a vírgula. Contudo, no caso em questão, é inevitável, uma vez que não cabe ênclise, pois o verbo está no particípio.

  • Nunca se começa frase com pronome oblíquio.

  • Como nosso amigo  ''Carlos Carvalho'' falou nunca podemos comerça uma frase com Pronome Oblíquio.

  • Depois do verbo é enclise.. mas o ''se'' n é do começo.. o ''se'' que ele pede comeca a frase , então n pode comecar frase com pronome obliquio

  • Exige Próclise: EM + GERÚNDIO

    Exemplo: "Em se tratando de vestibulares, conhecia tudo"

     

    Exige Énclise: Gerúndio NÃO antecedido de EM

    Exemplo: Fugiu do vestibular, esgueirando-se..."

    Fonte: Luiz Fernando Mazzarotto. Manual de Gramática.

  • MACETE: VIRGULA JUNTO DE PRONOME DÁ LUBISOMEM

  • VIRGULA JUNTO DE PRONOME DÁ LUBISOMEM

  • lembranso que

     

    Ênclise de verbo no futuroparticípio está sempre errada.

    Tornarei-me....... (errada) futuro

    Tornardo-me...... (errada) particípio

     

    Gerundio (ndo) pode, como está colocado na questão. 

  • Tornando-se inicia outra oração (sentido de conclusão)

  • RESPOSTA

     

     

    c) Por estar após a vírgula e iniciando a oração, o pronome deveria estar após o verbo.

  • CASOS PROIBIDOS:

    1 - INICIO DE FRASE;

    2- APÓS VIRGULA;

    3- APÓS PARTICÍPIO;

    4- APOS FUTURO DO INDICATIVO

  • “Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.”

    c) Por estar após a vírgula e iniciando a oração, o pronome deveria estar após o verbo. (tornando-se) ==> CORRETA

     

    Atenção! Não pode iniciar oração com o pronome oblíquo átono.

  • pra quem gosta de mnemônicos:

    haverá PRÓclise no NARIS D...

     

    ou seja, palavras de 

    Negação

    Advérbio

    Relativos (pronomes)

    Indefinidos (pronomes)

    Subordinadas (conjunções)

    Demonstrativos (pronomes)

    atraem os pronomes oblíquos.

     

    Espero q ajude alguém.

  • Vírgula com pronome dá lobisomem

  • A virgula da uma bicuda no pronome,mandado-o para depois do verbo

  • GABARITO: LETRA C

    ► O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições em relação ao verbo com o qual se relaciona: a ênclise (depois do verbo); a próclise (antes do verbo); e a mesóclise (dentro do verbo). Por ser uma partícula átona, não inicia oração e, entre os verbos de uma locução, liga-se a um deles por hífen.

    PRONOMES ATÓNOS: - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s);

    PRÓCLISE

    Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:

    1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:

    Não o quero aqui. / Nunca o vi assim.

    2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):

    Foi ela que o fez. / Alguns lhes deram maus conselhos. / Isso me lembra algo.

    3. Advérbios ou locuções adverbiais:

    Ontem me disseram que havia greve hoje. / Às vezes nos deixa falando sozinhos.

    4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:

    Oxalá me dês a boa notícia. / Deus nos dê forças.

    5. Conjunções subordinativas:

    Embora se sentisse melhor, saiu. / Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

    6. Palavras interrogativas no início das orações:

    Quando te deram a notícia? / Quem te presenteou?

    MESÓCLISE

    Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:

    Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei);

    Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia).

    ÊNCLISE

    Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:

    1. Verbos no imperativo afirmativo:

    Depois de terminar, chamem-nos. / Para começar, joguem-lhes a bola!

    2. Verbos no infinitivo impessoal:

    Gostaria de pentear-te a minha maneira. / O seu maior sonho é casar-se.

    3. Verbos no início das orações:

    Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo. / Surpreendi-me com o café da manhã.

    TODA MATÉRIA.

  • "MANDADO-O" - ESTÁ ERRADO O COMENTÁRIO DO COLEGA!

    DEPOIS DE "ADO" E "IDO" NADA SERÁ METIDO.


ID
1709737
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

Assinale a alternativa gramaticalmente adequada quanto ao conteúdo apresentado entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa certa letra E


    O pronome se não pode vim antes do verbo iniciando a oração.
    Outros casos em que a Próclise também não pode ocorrer é depois de pontuação e quando não se tem partículas atrativas.

  • erro da alternativa A> regência do verbo ASSISTIR no sentido de ver exige preposição, pois é VTI.

  • a) "[...] Assistir a vídeos..."

    b) "[...] Depois desse, um segundo escaneamento..."

    c)"[...] Estava relacionada..."

    d)"[...] Eles agissem..."

    e) Correto! Colocação verbal enclítica no início da frase.

  • A questão esta sem comando,não diz para identificar se esta correto ou incorreto. 

  • Questão mal elaborada, acertei por mera intuição!

  • gente, que questão é essa? Tô até agora tentando entender o que tinha que responder.  =/

  • Clari Oliveira, a questão pede para que o candidato analise as orações de acordo ao que está entre parênteses e assinale a alternativa que está correta.

  • Dinna, obrigada pela atenção, mas mesmo assim....esta questão...

  • Allan mendes, explicação rápida e funcional.

  • Que questão mal elaborada. Acertei por mera intuição!


    Gab: E.

  • Atenção aos erros de português nos próprios comentários!!!

  • Fiquei com bastante dúvida acerca  da alternativa de letra "b" (Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos), pois já ouvi orientação que o adjunto adverbial formado por até três palavras(aqui, no caso, foram apenas duas - "Depois desse"), quando deslocado para o início da frase, teria o uso da vírgula facultativo. 

    Bom, se eu estiver certo, teríamos então duas questões corretas. Muito embora a forma com ficaria construída a frase soaria muito mal.

  • Francisco, de fato há essa regra de que não precisamos separar por vírgulas ADJ ADV deslocados se forem de pequena extensão. Contudo, nesse caso por uma questão de clareza textual seu uso se faz necessário.

  • Sobre a alternativa B:
    "Depois desse um segundo, escaneamento foi feito" ou seria "Depois desse, um segundo escaneamento foi feito"?

    Para separar adjunto adverbial deslocado de corpo curto (até três palavras), as vírgulas são opcionais; porém, tornam-se obrigatórias para evitar ambiguidade.

  • pulem para o comentário da raiani stati!!

  • Galera, assim como o Daniel colocou aí embaixo, na letra B o professor fala da pontuação de forma errada, eu acredito rs!

    "Depois desse, um segundo escaneamento foi feito"

    #foco

  • Além do errado comentado anteriormente na letra A, a alternativa também apresenta erro de paralelismo que está ligado com a regência:

    Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir (a) vídeos, acessar A internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar (Regência verbal).

    Quem acessa, acessa algo.

    Bons estudos!


  • Pois é, o professor deu uma viajada brutal ao comentar a alternativa B, enviei uma mensagem pra ele e para o site predindo que seja feita uma revisão nesse vídeo.

  • "Depois desse um segundo, escaneamento foi feito"???????

     

    Também concordo que o professor deu uma viajada legal nessa vírgula aí!!! Não faz sentido!!

  • o alexandre surfou na letra B hein

  • Kkkkk essa AOCP é toda maluca, já tô até acostumando.

     

    A metodologia da questão é até legal, apesar de estar tudo doido rsrsrs

  • HODOR, VALEU. ÓTIMO COMENTÁRIO.

  • Vish!

  • Explicação do "Hodor" é a melhor. Concordo com muitos, questão mal elaborada(maluca).

  • Oxe.... só Jesus na causa viu!

     

  • Daniel Nóbrega matou a charada da quesão B.

  • Assinale a alternativa gramaticalmente adequada. "Não tem mistério meu aluno"

  • Ênclise no início da frase. Letra E. (pronome)
  • O comentário do professor Alexandre Soares (vídeo) sobre a letra B está equivocado. A vírgula deve vir após "Depois desse" e não após "Depois desse um segundo".

  • Percebo que o "assistir" da letra A pegou muita gente...

    O correto seria "ASSISTIR A"

  • GABARITO E

     

     Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior (Colocação pronominal).

     

    Essa alternativa cobra a colocação pronominal, no caso a ênclise.

     

     

    Ênclise - ocorre  :

     

    No inicio da frase ( quando não houver verbo no futuro do indicativo )

    Após verbo no gerundio não antecedido de ''EM ''

    Verbo no imperativo

    Infinitivo , não flexionado , precedido de preposição ''a'', com oblíquos, o, a, os, as.

     

     

    bons estudos.

     

     

     

  • NÃO SE USA PRONOME EM INICIO DE FRASE

     

  • Só marquei a letra "E" porque estava evidente, mas confesso que não reparei na transitividade do verbo assistir no sentido de "ver".

  • Depois de ler 1500 vezes o enunciado da questão e não intender nada fui para as alternativas e consegui a alternativa certa por eliminação.

  • Andréa Cunha


    Assinale a alternativa gramaticalmente adequada quanto ao conteúdo apresentado entre parênteses. 

  • assistir videos precisa de preposição ( assistir a videos)


    letra E

  • Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior (Colocação pronominal).

    Colocação pronominal de acordo com as normas de colocação pronominal.

    NÃO se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes

  • Constata-se = foi constatado, logo temos uma partícula apassivadora, o que põe o pronome corretamente aplicado como demanda a questão. GAB E

  • Questão interessante, precisa de uma análise bem concisa, porém quando se ler a letra E fica evidente que ela é a correta!

  • Correta, letra E

  • Meu Deus do céu, eu não conseguir nem entender o que a questão pedia.

  • A- Assistir a videos

    B- Depois desse,...

    C- RelacionadA

    D- Agissem

  • Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior (Colocação pronominal).

    Colocação pronominal de acordo com as normas de colocação pronominal.

    NÃO se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes

  • Questão de psicografia, depende da ajuda de um espírito para responder!

  • Assinale a alternativa gramaticalmente adequada quanto ao conteúdo apresentado entre parênteses. -> todas as alternativas incorretas apresentaram entre parênteses a inadequação presente no texto; apenas a letra E apresenta o período sem nenhum erro. Ademais, não é necessário verificar o conteúdo entre parênteses, esse pode ser usado apenas para auxiliar.

    a)ERRADA, Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir a vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar (Regência verbal). Inadequação quanto a Regência

    b)ERRADA, Depois desse um segundo, o escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos (Pontuação). Inadequação de pontuação e de concordância nominal.

    c)ERRADA, Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha (Concordância nominal). Inadequação quanto a concordância nominal.

    d)ERRADA, O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agissem da maneira vista no vídeo (Concordância verbal). Inadequação quanto a concordância verbal.

  • O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória!.

    Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar (Regência verbal). errada

    O correto seria : assistir ao vídeos - Verbo Transitivo Indireto - Verbo assistir significado de ver

  • Acertei, mas acho discutível o gabarito, pois, para mim, o item B também está correto. "Depois desse um segundo escaneamento foi feito" - "Depois desse, um segundo escaneamento foi feito". Tanto com vírgula ou sem vírgula está correto, pois "Depois desse" é uma locução adverbial de curta extensão. A explicação do professor traz como se fosse "Depois desse um segundo, escaneamento foi feito", porém essa vírgula depois da palavra segundo, ao meu ver, não está colocada corretamente. alguém que possa acrescentar algo?

  • Questão desgraçada! Sem comando algum! acertei por suposição!

  • O enunciado pede qual das alternativas está correta em relação ao que está dentro do parênteses

    A) Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar (Regência verbal).

    A regência verbal do verbo assistir:

    Assitir algo ou alguém significa ajudar:

    O médico assistiu o paciente.

    Assistir a algo significa ver

    Ele assistiu aos vídeos.

    Assistir a alguém significa favorecer

    é um direito que lhe (O.I) assiste.

    Assistir em significa morar

    Eu assisto em são paulo

    Questão ERRADA

    B) Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos (Pontuação).

    Depois desse,(VÍRGULA) um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Questão ERRADA

    C) Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha (Concordância nominal).

    Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava RELACIONADA com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Questão ERRADA

    D)O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo (Concordância verbal).

    O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles AGISSEM da maneira vista no vídeo.

    Questão ERRADA

    E)Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior (Colocação pronominal).

    Contatou-se , Verbo no começo da oração pede que o pronome fique em posição ênclica, após o verbo.

    Questão CORRETA

  • As alternativas estavam difíceis de encontrar os erros, mas a última estava fácil de ver que estava Correta


ID
1709740
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

“O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas”.

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito dos itens em destaque no excerto apresentado

Alternativas
Comentários
  • do meu ponto de vista essa questão tem duas reposta B porque está incorreta e E também está.


  • “O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas”.
    Gente, o gabarito acusa letra "E". Hein?
    Alguém prá trocar ideias?

    a) Das palavras em destaque, “normal” e “confusas” concordam, respectivamente, com “comportamento” e “insetinhos”. ERRADA, PORQUE NORMAL CONCORDA COM COMPORTAMENTO e CONFUSAS RETOMA FORMIGAS

    b) Das palavras em destaque, somente “desordenadas” está concordando em número com “insetinhos”. 
    Considerei,à princípio, remotamente, esta como opção correta, mas torcendo o nariz. Depois descartei porque tá esquisito demais. Estão ambas no plural, mas a concordância completa tá errada. Estranho, estranho, estranho.

    c) Todas as palavras em destaque variam em gênero e número e concordam com os nomes a elas relacionados.
    ERRADA, PORQUE NORMAL É ADVÉRBIO E ESTE É INVARIÁVEL.

    d) “Confusas” e “desordenadas” estão no plural por concordar com “insetinhos”, que também está no plural.
    ERRADA, PORQUE ESTAS DUAS PALAVRAS NÃO CONCORDAM COM INSETINHOS. SE ASSIM FOSSE TERIA QUE SER "Confusos e desordenados".

    e) Apesar de as palavras “confusas” e “desordenadas” poderem estabelecer concordância com outros nomes, nesse contexto, as palavras remetem à forma de correr dos insetinhos. 
    Se referisse a FORMA DE CORRER DOS INSETINHOS, NÃO SERIA: confusA e DesordenadA? 

    Se alguém puder dar help...!

  • a concordância sempre será baseada no núcleo do sujeito, então "dos insetinhos" nunca poderá ser objeto de concordância pois o mesmo possui preposição.

  • Clari OLiveira. 

    Insetinhos = formigas. (já que existe só um tipo de inseto no texto, eles são sinônimos.)

    "formigas correndo confusas e desordenadas."

  •  a) Das palavras em destaque, “normal” e “confusas” concordam, respectivamente, com “comportamento” e “insetinhos”. Errada. Como já dito, normal ---> comportamento/ confusas --> formigas

    b)Das palavras em destaque, somente “desordenadas” está concordando em número com “insetinhos” . Errada. Desordenadas e confusas --- > formigas

     c)Todas as palavras em destaque variam em gênero e número e concordam com os nomes a elas relacionados.

    Errada. Nomal não varia em gênero.

     d)“Confusas” e “desordenadas” estão no plural por concordar com “insetinhos”, que também está no plural. Errada. formigas.

     e)Apesar de as palavras “confusas” e “desordenadas” poderem estabelecer concordância com outros nomes, nesse contexto, as palavras remetem à forma de correr dos insetinhos.  Certo.

  • Caso de concordância ideológica. 

  • nao li o texto, mas na frase está inversa e errado! pegadinha!!

  • Como diz o professor: "a menos errada é a E." e deve estar em conectividade com o Senhor! kkkkk

  • Em questões como esta, quando aparentemente todas as alternativas estão erradas, acho importante procurar a frase no texto, a fim de verificar o contexto em que foi escrita. Nesse caso, parece que "confusas" e "desordenadas" se referem à palavra "formigas", por isso a letra diz: " Apesar de as palavras 'confusas' e 'desordenadas' poderem estabelecer concordância com outros nomes...". 

    Gabarito: letra E

     

  • A palavra normal não é invariável, conforme um dos comentários, pois se flexiona em número

    Ex. Ele está normal...

    Eles estão normais.

  • Questão muito boa. Resposta correta é a letra E)

    Para entender a concordância da frase do comando da questão é necessário ir ao contexto:

    "O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas"

    Lendo o contexto vemos claramente que "confusas e desordenadas" está retomando a palavra "formigas".

    "confusas e desordenadas" NÃO PODE nesse contexto se referir a "insetinhos", pois não concorda em gênero.

  • Ocorreu uma silepse de gênero.  Pelo contexto as palavras deveriam concordar com "insetinhos" , mas utilizando-se a silepse de gênero as palavras concordam com "formigas"

  • Essa questão relamente foi...Ufa! complicada. Acertei no chute. Veja como fiz

    Na eliminação: Exclusão

    A - errada - confusas não comcorda com comportamento

    B - errada - a outra concordando em número e ainda (o gênero tá errado).

    C - errada - na verdade tudo errado

    Bem aqui que muita gente ficou na dúvida e marcou essa.

    D - errada - por quê? não há concordância em gênero...

    Como a banca não é "CESPE"  vc pode chutar só me restou essa...rs rs

    chutei E e acertei...rs

    Obs. O que me deixou confuso.

    ( as palavras rementem à forma de correr dos insetinhos) aqui pegou pesado.

     

     

     

  • “O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas”.

     

    Questão mal elaborada, a mais correta em termos ideológicos é a letra E.

     

    e) Apesar de as palavras “confusas” e “desordenadas” poderem estabelecer concordância com outros nomes (quer dizer as formiguinhas), nesse contexto, as palavras remetem à forma de correr dos insetinhos. 

     

    Ou seja, os insetos são as formiguinhas.

  • questãosinha malandra,típica da AOCP

  • DICA: Você só vai acertar essa se ler o texto.

  • aff tem que ler o texto!


ID
1709743
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

Qual é a tipologia textual predominante no texto “Como o celular influencia no comportamento das formigas?”

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B (Exposição ou Texto Dissertativo Expositivo)


    Trata-se de uma dissertação, que nada mais é do que uma discussão/defesa de uma opinião/tese. Há 2 tipos de texto dissertativo:


    1 - Dissertativo Objetivo ou Expositivo ou Informativo (argumentação mais teórica, normalmente terceira pessoa, com finalidade de instruir e convencer de maneira objetiva, mas cuidado, há sempre alguma subjetividade).


    2 - Dissertativo Subjetivo ou Argumentativo ou Opinativo (argumentação mais pessoal, normalmente primeira pessoa, ficando clara a subjetividade, a visão pessoal do autor, sua vivência e opinião). 


  • Resposta letra B
    Otimo site para concurseiro sobre toda tipologia e genero textual

    http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html

  • Exposição - Note-se que o objetivo do texto é passar conhecimento para o leitor, por isso também usamos às vezes as nomenclaturas informativo ou dissertação expositiva. Nesse tipo textual, não se faz a defesa de uma ideia. Nessa perspectiva, limita-se, o texto, apenas a transmitir ao leitor, de forma imparcial e objetiva, uma informação.

  • Vale a pena ver o vídeo do professor Alexandre.

  • Fiquei com o pé atrás pra responder essa questão. 

    Mas eu gosto de responder questões desse tipo da seguinte maneira :

    1° paragrafo --> Dissertação argumentativa .

    2° paragrafo  --> injunção + Dissertação expositiva.

    3° paragrafo  --> Dissertação expositiva.

    4° paragrafo --> Dissertação expositiva.

    5° paragrafo --> argumentação 

    6° paragrafo --> Dissertação expositiva.

    7° paragrafo --> argumentação + Dissertação expositiva.

    A questão pede a PREDOMINÂNCIA no texto, portanto texto com predominância em exposição!

     

  • Resposta: LETRA B

     

    - Dissertação-Exposição 

    Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia ideias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer.

     

    - Dissertação-Argumentação

    Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. 

     

    - Injunção / Instrucional

    Indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos; textos com regras de comportamento; textos de orientação (ex: recomendações de trânsito); receitas etc.

     

    Fonte: material do Prof. Rodrigo Firmo

  • Dissertativo pode ser:

    a) Argumentação ==> argumentativo - é + subjetivo com caráter opinativo.

     b) Exposição ==> Expositivo - comprovado com dados estatístico, sendo + objetivo.

     

    Correta letra B

  • Para conseguir diferenciar um texto argumentativo de um expositivo é:

    Argumentativo - Ele expõe a ideia, defende-a e por fim propõe uma forma de mitigar, evitar...;

    Expositivo - Expõe a ideia + fatos, mas, não faz uma proposta de intervir, mitigar, evitar...

    Lembre do Enem: Você tem que se posicionar diante do tema imposto e dar uma proposta no final (Dissertação argumentativa).

  • A banca sempre coloca textos interessantes. Haa e a curiosidade foi maior, fui ver o vídeo.

  • O texto é predominantemente expositivo, pois se respalda de dados e estudos técnicos para embasar a indagação presente no segundo parágrafo, para dar plenitude a ideia defendida.

  • No meu ponto de vista essa questão esta errado... Vejo muito o ponto de vista do autor, sendo assim uma Dissertação Argumentativa.


ID
1709752
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um copo em formato cilíndrico tem 15 cm de altura e 3 cm de raio de base. Sendo assim, qual é a capacidade total desse copo?(Considere π ≅ 3 )

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    V = π. r². h       Logo:
    V= 3.9.15 = 405 cm3
    Sua vitória está próxima. Deus é contigo!

  • Volume de um cilindro= área da base x altura

                                     área da base= n.r^2
                                                          3. 9.15= 405
  • A questão quer saber o volume, ou seja a capacidade total.

     

    Formula:       V= π.r².h

     

    h=15

    r=3

    π=3

     

    V=3.3².15

    V=3.9.15

    V=405 cm³

     

    Gabarito: D

     

     

     

     

  • Basta lembrar que ao desmontarmos um cilindro; este nada mais é que 1 círculo + 1 retângulo; logo:

    Área do círculo: pi r ² = 3.3² = 3.9 = 27 (que representa a base do retângulo)

    Como já temos a altura do cilindro (15cm); também já temos a altura do retângulo; logo:

    Área total = b x h = 27 x 15 = 405cm³ Letra D

     

     

  • como alguém erra isso, meu Deus?

     


ID
1709755
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O preço de uma televisão sofre um acréscimo de 15% quando ela é parcelada em 5 vezes. Qual é o valor de cada prestação, sabendo que seu preço à vista era de R$ 1800,00?

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Com o acréscimo o valor da TV vai para R$ 2.070, pois:

      1800.(1.015) = R$ 2.070

    Em prestações: 5 x 414 = 2070       Sua vitória está próxima. Deus é contigo

  • Galera, bem simples:

    1) encontrar o valor da TV com o acréscimo de 15%

    Como 1800 é 100 % e houve um aumento de 15 %, basta calcular 115 % de 1800. Fica assim:

    115/ 100 x 1800 -- ["cortando" zero com zero] --- 115 x 18 = 2.070

    2) Dividir o valor acrescido pela quantidade de parcelas

    2070 : 5 = 414 --- Gabarito: Letra B

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • aumentar em 15% significa multiplicar o valor de 1800,00 ( preço da tv à vista ), por 1,15. E por que? Porque o valor total é 100%. Mas o problema disse que a tv sofre um acréscimo de 15%, quando é parcelada em 5x. Ora, 100% + 15% = 115% = 115/100 = 1,15.
    Multiplicando, então, 1800 ( valor da tv ) por 1,15 ( valor do acréscimo ), chegamos no valor total da tv com o acréscimo = R$ 2070,00. 
    Daí, para chegar na resposta do valor de cada prestação, basta dividir 2070/5 = 414,00. Resposta: R$ 414,00. GABARITO: B =]

  • 1800/5 = 360 ====> 15% de 360 = 54 ===> 360+54=414

  • 1800+15% = 2070 /5 = 414

  • 1800---------100%

    x---------------115%

    100x=1800x115=207000

    x=207000/100=2070

    2070/5 (Parcelas) = 414

     

  • Questão de Regra de Três.

     

    C=1800

    M= 115%

    N= 5 vezes

     

    1800------------100%

    x-----------------115%

     

    x= 2070

     

    O valor total com os juros é 2070, porém a questão pede o valor de cada prestação, portanto só é dividir por o número das prestações que são 5.

     

    2070/5= 414

    Prestações= R$ 414,00

     

    Gabarito: B

  • Eu fiz assim : peguei o total = 1800 ..
    ela diz que foram em 5x.  e teve um acrescimo de 15%
    1= 1800/5 = 360, encontrei o valor de cada parcela ..
    mas na questão ele diz que sofre um acrescimo de 15% 
    2 = peguei 360 tirei 15% ai ficou 54,00 reais .

    3= somei 360+54 = ( 414 )

  • Método do pofessor Renato ::

     

    1800 para achar 10% volta uma casa 180,0 agora para achar 5% divide 180/2 = 90

     

    1800 + 180 + 90 = 2070

    2070/5 = 414,00

  • 1.                 1800 x 15/100 =270

    2.                 270 + 1.800=  2.070

    3.                 2.070 : 5 = 414

  • Mais simples:

    .1800/5 = R$360,00 ( para achar o valor de cada parcela)

    Com o acréscimo de 5% em cada parcela :

    .360 de 5%/100= 54

    assim, soma-se o valor da parcela com o aumento:

    .360+54= R$414,00

    Letra) B

    --

    Bruna Tails

  • Com o acréscimo de 15% = 2070

    2070/5 = 414

  • 1800/5 = 360

    360 + 15% = 414

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://youtu.be/K9QnxlUtx0E


ID
1709758
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Lucas possui 12 anos de idade, e seu pai 51. Daqui a quantos anos a idade do pai será o quádruplo da idade de seu filho?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A12+1= 13 ;

     51+1= 52

    52= 13x4              Sua vitória está próxima. Deus é contigo

  • Galera, obviamente é possível resolver pelas opções de resposta, mas imagine que não houvesse essa possibilidade, como por exemplo, numa questão de CERTOU ou ERRADO. Como fazer essa questão de maneira "matemática"?

    idade do pai: 51

    idade do filho: 12

    tempo que passou: x  --- Logo,

    51 + x = 4 (12 + x) --- [Aplicar a propriedade distributiva] ------  Observe que o "tempo passa para os dois." 

    51 + x = 48 + 4x

    51 - 48 = 4 x - x

    3 = 3x --- x = 3: 3 = 1. Gabarito: Letra A.

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • GABARITO LETRA A 

     

    Julio Cesar, parabén pelos seus comentários. Estão ajudando muito.

     

     

  • QUESTÃO FÁCIL: BASTA ANALISAR TODAS AS ATERNATIVAS, DE TODAS A QUE DIVIDE 12 E 51. É 1

  • Júlio César obrigada, muito boa sua explicação

  • em um ano o pai envelhece 4, que doideira
  • X + 51 = 4 (12 + x)

    x+ 51 = 48 + 4x

    51 - 48 = 4x - x

    3 = 3x

    x = 1


ID
1709761
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação e 2/5 irão votar no candidato B. Sabendo disso, qual é a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos?

Alternativas
Comentários
  • Galera, essa questão pode ser resolvida sem nenhum esforço, veja:

    OBS: Se você multiplicar o numerador de qualquer fração por 100, obtém-se o seu valor percentual.

    candidato A: 1/2 ---- 1/2 x 100 = 100/2 = 50 %

    candidato B: 2/5 ---- 2/5 x 100 = 200 / 5 = 40 %

    Como 90 % votaram em A ou B, 10 % não votaram em nenhum desses candidatos, pois o total é 100%. A opção correta é a letra E.

    Prova real: 1/ 10 x 100 = 100 : 10 = 10 %

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • 1/2 + 2/5 + X = 1 

    (5+4+10x)/10 = 10/10

    x= 1/10

  • 1/2 + 2/5 = (5+4)/10 = 9/10 - Logo 1/10 não irá votar.

  • Questão de frações.

     

    A=1/2 irá votar

    B=2/5 irá votar

     

    Soma dos que irão votar= 1/2 + 2/5        "MMC"

    9/10  então chegamos ao resultado que 9/10 votarão e 1/10 não votarão.

     

    Gabarito: E

  • 1/2*2/5=1/10 logo não irá votar

     

  • 1/2 + 2/5 (fração com denominadores diferentes MULTIPLICA OS DENOMINADORES e MULTIPLICA CRUZADO OS NUMERADORES) --> 5+4/10 = 9/10 (total que irá votar) .:. 1/10 são os que não irão votar!

  • Quando for uma questão que não diz o N de elementos, pegamos um numero simples que seja divisível por ambas frações.

    ex

    100 funcionarios

    1/2 = 50 votaram no candidato A

    2/5 = 40 votaram no candidato B

    Sobrou 10 de 100 = 10/100 =1/10.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à equação.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação.

    2) Dessa mesma quantidade de funcionários, 2/5 irão votar no candidato B.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber qual é a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos.

    Resolvendo a questão

    Para fins didáticos, irei chamar de "x" a quantidade total de funcionários desse determinado setor da empresa e de "y" a quantidade de funcionários desse determinado setor da empresa que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos.

    Neste tipo de questão, é interessante resolvê-la por partes.

    Na primeira parte, é descrita a informação de que "Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação". Logo, é possível afirmar que a quantidade de funcionários que irão votar no candidato A é igual a x/2, devido à seguinte multiplicação: (1/2) * x = x/2.

    Na segunda parte, é descrita a informação de que "Dessa mesma quantidade de funcionários, 2/5 irão votar no candidato B". Logo, é possível afirmar que a quantidade de funcionários que irão votar no candidato B é igual a 2x/5, devido à seguinte multiplicação: (2/5) * x = 2x/5.

    Considerando as informações encontradas e juntando os valores em uma única equação, tem-se o seguinte:

    x/2 + 2x/5 + y = x (tirando o MMC de "2" e "5", que é igual a "10", para serem eliminadas as frações)

    ((x * 10)/2) + ((2x * 10)/5 + (y * 10) = (10 * x)

    (10x/2) + (20x/5) + 10y = 10x

    5x + 4x + 10y = 10x

    9x + 10y = 10x

    10y = 10x - 9x

    10y = x

    y = x/10

    y = (1/10) * x.

    Logo, a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos corresponde a 1/10.

    Gabarito: letra "e".

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://studio.youtube.com/video/OnEWdDOt5ps/edit


ID
1709767
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca da segurança na Internet e os vírus de computadores, os malwares são “programas” conhecidos por

Alternativas
Comentários
  • LETRA B


    O termo "malware" é proveniente do inglês "malicious software" ("software malicioso mal-intencionado"); é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Ele pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares."Malware" é um termo geral utilizado para se referir a uma variedade de formas de software hostil ou intruso. O termo badwares é por vezes utilizado, e aplicado em ambas verdadeiras malwares (malicioso) e software de forma não intencional prejudicial.

  • (B)

    . Códigos maliciosos (Malware)

    Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    • pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
    • pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
    • pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
    • pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;
    • pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

    Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários, de acordo com as permissões de cada usuário.

    Os principais motivos que levam um atacante a desenvolver e a propagar códigos maliciosos são a obtenção de vantagens financeiras, a coleta de informações confidenciais, o desejo de autopromoção e o vandalismo. Além disto, os códigos maliciosos são muitas vezes usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, a realização de ataques e a disseminação de spam (mais detalhes nos Capítulos Golpes na Internet, Ataques na Internet e Spam, respectivamente).

    Os principais tipos de códigos maliciosos existentes são apresentados nas próximas seções.

    Fonte: http://cartilha.cert.br/malware/

  • Malwares

    Mal= malisioso

    Wares= Programas

     

    Gabarito:B

  • Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;

    pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;

    pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;

    pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;

    pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

    Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários, de acordo com as permissões de cada usuário.

     

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • MALWARES: tudo de "MAL"  no pc

     vírus, worms, cavalo-de-tróia, entre vários. 

  • Malwares são programações maliciosas que prejudicam o desempenho do computador. Resposta item B

  •  a) verificarem a existência de pragas virtuais. => Função do antivírus;

     b) executarem ações danosas e ilícitas em um sistema. Gabarito da questão! (Malware => Programa malicioso ou código malicioso) 

     c) impedirem a infecção de trojans e spywares. => Função do antivírus;

     d) removerem possíveis worms instalados no computador. => Função do antivírus;

     e) serem vírus de Macro.=> Nunca na galáxia! 
    Perseverança!!!

  • Malware: mal para o PC. Programas com intenção de causar danos a sistemas ou pc.

  • Percebam que os "vírus de macro" também são malwares, e se caracterizam por geralmente infectarem arquivos dos programas de escritório, como os editores de texto, de planilha e de apresentações.

  • LETRA B

    O termo "malware" é proveniente do inglês "malicious software" ("software malicioso mal-intencionado"); é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Ele pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares."Malware" é um termo geral utilizado para se referir a uma variedade de formas de software hostil ou intruso. O termo badwares é por vezes utilizado, e aplicado em ambas verdadeiras malwares (malicioso) e software de forma não intencional prejudicial.

  • Malware é um software malicioso, que realiza operações que podem comprometer a privacidade e segurança do usuário. Tipos de códigos maliciosos ( malware)- vírus, worm, spyware

  • Gabarito: Letra B.

    Obs. VÍRUS DE MACRO: "Na terminologia da computação, um vírus de macro ou macro-vírus é um vírus de computador que é escrito em uma linguagem de macro, isto é, uma linguagem construída em um software aplicativo como um processador de textos".

    Exemplo: micro$oft Word.


ID
1709773
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o MS-EXCEL 2007 em sua configuração padrão, cada vez que se cria uma nova pasta de trabalho em branco, esse “ambiente” já se inicia com

Alternativas
Comentários
  • Não adianta brigar com a banca!

    Plan1 / Plan2 / Plan3


    Avante!

  • Letra B

    Tanto no Excel 2007 quanto no 2010, ambas criam 3 planilha com os nomes;  Plan1 / Plan2 / Plan3

    Obs: Isso munda no Libre Office, ele cria apenas uma com o nome Planilha1

  • A versão 2013 cria apenas uma planilha. Plan1.


  • 2010= 3 planilhas. Por padrão.

    2013= 1 planilha. Por padrão

  • Excel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    Excel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

  • Errei por isso, nunca o sei a versão 2007.

  • Excel ---> 2016 - 1 Planilha

    Excel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    Excel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

    Atualizando!

  • Excel 2007 até Excel 2010 = 3 planilhas;

    Excel 2013 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

    Excel 2016 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

  • Ótimos comentários e Eudes e Alex!

  • Obrigado meninos!

  • GAB: C

     

    JESUS É O CAMINHO!

  • Gente vamos ser bem francos, o que isso nos ajuda??? eu nem sei a versão que uso, e jamais vou lembrar quantas páginas tem no excel de 2007...fiz o teste no meu e deu 1 página, nem me atentei que a questão pedia de 2007.

    Todo ano tem versão nova, complicado isso.

  • Ajuda em nada, assim como não ajuda em nada reclamar.

    É o que eles cobram, então tem que estudar se quiser passar!

    Menos mimimi e mais horas de estudos, por favor.

    Bons estudos!

    GABARITO C

  • No Excel 2007, inicia com 3 planilhas: PLAN1, PLAN2 e PLAN3

  • -Até o 2010: 3 planilhas automaticamente.

    -2016: 1 planilha apenas.

    -Não existe limitação no número de planilhas!

  • Eu não lembrava real. Move On!

  • MSExcel ---> 2016 - 1 Planilha

    MSExcel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    MSExcel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

  • GABARITO B

    Excel 2007 até Excel 2010 = 3 planilhas;

    Excel 2013 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

    Excel 2016 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

  • MSExcel ---> 2016 - 1 Planilha

    MSExcel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    MSExcel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 


ID
1709779
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o editor de texto LibreOffice Writer versão 4.1, em português, a tecla de atalho CTRL+F10

Obs. O caractere “+” foi utilizado apenas para a interpretação da questão.

Alternativas
Comentários
  • Letra E 

    Podemos utilizar de duas formas, atraves da forma de atalhas utilizando CTRL+F10 ou utilizarmos Menu Exibir + caracteres não imprimiveis.

  • Para responder questões assim decore todos esses atalhos> depois de um tempo sabe tudo de có: 

    CTRL+F10 > CARCATERES NÃO IMPRIMÍVEIS 

    CTRL+ F12> INSERIR TABELA

    F11>ESTILO E FORMATAÇÃO

    F5> NAVEGADOR

    F1>AJUDA

    F2>FUNÇÃO

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA

    CTRL+U=SUBLINHAR

    CTRL+ I= ITÁLICO

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO

    CTRL+B=NEGRITO

    CTRL+ E = JUSTIFICAR

    CTRL+Q= SAIR

    CTRL+W= FECHAR

    CTRL+K= HIPER LINK

    CTRL+P= IMPRIMIR

    CTRL+SHIF+O = VISUALIZAR IMPRESSÃO 

    CTRL + SHIFT+ V = COLAR ESPECIAL

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR

    CTRL+F=  PESQUISAR 

    SHIFT+ F7 = VERIFICAR CORREÇÃO AUTOMÁTICA

    F7= ORTOGRAFIA 

    ODP > IMPRESS

    ODS> CALC

    ODT>WRITER

  • Pensar em ingles ajuda bastante na memorização.

    CTRL+ O= ABRE ARQUIVO (Open)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ N= NOVO ARQUIVO (New)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA (Right)

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA (Left)

    CTRL+U=SUBLINHAR (Underline)

    CTRL+ I= ITÁLICO (Italic)

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO (select All)

    CTRL+B=NEGRITO (Bold)

    CTRL+E = JUSTIFICAR (Explain)

    CTRL+Q= SAIR (Quit)

    CTRL+K= HIPER LINK (Link pórem atalhos, L, I, N ja foram usados, sobrou o K)

    CTRL+P= IMPRIMIR (Print)

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR (Change, pórem atalho C já foi utilizado, sobrou o H

    CTRL+F=  PESQUISAR  (Find)

    CTRL+W= FECHAR (atalho comum ao uso diario, ctrl+w fecha a aba)

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA (não encontrei a origem, se alguém puder me esclarecer seria bem interessante)

  • Writer: GUIA EXIBIR - > caracteres não imprimiveis ( crtl + F10).

     

    GABARITO ''E''

  • Por isso que eu adoro o qconcursos, tava louco para encontrar nos comentários funções com legendas para poder decorar, vlw jeferson vc é 10!

  • Letra E.

     

     a) executa o editor de texto no modo tela cheia. - CTRL + SHIFT + J

     b) executa o navegador - F5

     c)  realiza a correção ortográfica. - SHIFT + F7 (se for a verificação de item a item, então é apenas F7 em que abrirá uma caixa de diálogo).

     d) exibe o dicionário de sinônimos. - CTRL + F7

     e) exibe os caracteres não imprimíveis. - Certo, CTRL + F10

  • CTRL+M = Remove a formatação direta do texto selecionado ou dos objetos (como em Formatar - Limpar formatação direta)

  • Ctrl+F10 - Ativar/Desativar caracteres não imprimíveis

    Gabarito letra E!

  • Exibir e ocultar caracteres não imprimíveis, uma vez, que o usuário utilizar o atalho de teclado (CTRL+F10 =>irá exibir), pressionando o atalho novamente ele irá ocultar.

  • No Word seria CTRL + *

  • Os caracteres ocultaram-se, porém, Foram 10 cobertos... 

     

    Macete tosco e música ruim dão no mesmo, pois não saem da sua cabeça!!!

  • CTRL + F10 = exibir caracteres ocultos (ou não imprimíveis)

     

    GABARITO: (E)

  • No Word:

    Ctrl + *

    Página Inicial > Parágrafo > Mostrar Tudo

     

    No Writer:

    Ctrl + F10

    Na barra: alternar marcas de formatação

  • CTRL+F10 no word 2010 maximiza e minimiza a tela.

  • CTRL+ O= ABRE ARQUIVO (Open)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ N= NOVO ARQUIVO (New)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA (Right)

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA (Left)

    CTRL+U=SUBLINHAR (Underline)

    CTRL+ I= ITÁLICO (Italic)

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO (select All)

    CTRL+B=NEGRITO (Bold)

    CTRL+E = JUSTIFICAR (Explain)

    CTRL+Q= SAIR (Quit)

    CTRL+K= HIPER LINK (Link pórem atalhos, L, I, N ja foram usados, sobrou o K)

    CTRL+P= IMPRIMIR (Print)

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR (Change, pórem atalho C já foi utilizado, sobrou o H

    CTRL+F= PESQUISAR (Find)

    CTRL+W= FECHAR (atalho comum ao uso diario, ctrl+w fecha a aba)

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA (não encontrei a origem, se alguém puder me esclarecer seria bem interessante)

    fonte: amigo jeff mais curtido

    só para salvar aqui rs

    curte o coment. dele

  • Exibir e ocultar caracteres não imprimíveis:

    Word - CTRL + *

    Writer - CTRL + F10

  • Famosa questão inutil.

  • Famosa pena jurídica


ID
3536083
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Estoques dizem respeito às quantidades armazenadas ou em processo de produção, tendo por função principal criar uma independência entre os vários estágios da cadeia produtiva. Desta forma, a respeito dos conceitos, técnicas de armazenamento, processos e políticas de administração de estoques, assinale a alternativa que corresponde ao estoque.

Alternativas
Comentários
  • B

    São tipos de Estoque: Estoques de Materiais; Estoques de Produtos em Processos; Estoques de Produtos Acabados; Estoques em Trânsito; Estoques em Consignação.

  • Qual o erro da da última ( letra E) ?

  • Erro da letra E) São alguns dos itens que compõem os Estoques: matéria-prima, material auxiliar, material de manutenção, imobilizadomaterial de escritório, reservas legais, material e peças em processos e produtos acabados. Esses que estão sublinhados não constam na classificação dos mais conhecidos autores e além do mais, essa alternativa traz a classificação quanto à APLICAÇÃO. E esses itens não são listados lá.

    Gabarito B

  • OBS..

    E- São alguns dos itens que compõem os Estoques: matéria-prima, material auxiliar, material de manutenção, imobilizado, material de escritório, reservas legais, material e peças em processos e produtos acabados. (F)

    .

    Conta - Reservas Legais = Patrimônio Liquido

  • O estoque em consignação

    • é aquele onde uma empresa coloca seus produtos para venda ou distribuição em outro estabelecimento.
    • as mercadorias ficam no local que irá vendê-las, no entanto, os produtos são, de fato, do consignante, aquele que cede os estoques para um terceiro.
  • São tipos de Estoque: 

    Estoques de Materiais

    Estoques de Produtos em Processos

    Estoques de Produtos Acabados

    Estoques em Trânsito

    Estoques em Consignação

    O estoque em consignação é aquele onde uma empresa coloca seus produtos para venda ou distribuição em outro estabelecimento. As mercadorias ficam no local que irá vendê-las, no entanto, os produtos são, de fato, do consignante, aquele que cede os estoques para um terceiro.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de estoques. No caso em tela, deverá ser marcada a alternativa que apresenta tipos válidos de estoques. Vejamos alguns pontos sobre o assunto, em seguida poderemos marcar uma das alternativas.

    Para responder esta questão, recorrei à lição de Petrônio Martins e Renato Campos (2009, P. 170). De acordo com esses autores, "os estoques constituem parcela considerável dos ativos da empresa, eles recebem um tratamento contábil minucioso. São classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes categorias."

    Os grandes grupos mencionados por Martins e Alt, são:

    • Estoques materiais
    • Estoques de produtos em processos
    • Estoque de produtos acabados
    • Estoque em trânsito
    • Estoque em consignação

    Agora vejamos mais detalhes sobre cada tipo de estoque

    • Estoque de materiais: compõe-se por todos os itens usados no processo produtivo, isto é, no processo de transformação em produtos acabados.
    • Estoque de produtos em processo: corresponde ao estoque em que todos os itens já fazem parte do sistema produtivo, mas ainda não dão produtos acabados. São aqueles que começaram a sofrer alterações.
    • Estoque de produtos acabados: é composto por itens que já estão no ponto de entrega aos consumidores finais.
    • Estoque em trânsito: corresponde aos itens que já despachados de uma unidade fabril para outra, no geral da mesma empresa, e que ainda não chegaram no seu destino final.
    • Estoque em consignação: são os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Caso contrário, são devolvidos sem ônus.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

  • qual o erro da letra A?


ID
3536086
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O controle das operações dos estoques nas entidades comerciais e industriais pode ser realizado de duas formas distintas: avaliação de controle permanente e avaliação de controle periódico. Sobre essas duas formas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Dispensa mais explicações.

  • Alternativas A, B e E houve inversão nas definições.

    Alt4ernativa C não esta errada, porém a alternativa D é a mais completa entre as duas.

    GABARITO D

  • Nunca nem vi

  • Quando estiver em dúvida entre "duas alternativa corretas", escolha a alternativa mais completa.

  • " [...] inventário permanente representa uma forma de controle que é sempre imediata, ou seja, é dada baixa nos itens em estoque após cada operação de venda. Esse sistema é bastante comum no comércio varejista que depende de informações atualizadas sobre o volume de vendas para planejar a reposição de mercadorias."

    disponível em Inventário permanente: entenda este conceito e saiba como aplicá-loCT-e – Software para Transportadoras, ERP, TMS, WMS, EDI – Bsoft

    acrescentem mais um tipo de inventário na apostila

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as formas que podem ser usadas para controlar os estoques. Marquemos a alternativa correta.

    INVENTÁRIOS

    Para Viana (2018, p. 43), "a atividade de inventário físico visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida".

    Ou ainda: inventário representa a contagem periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa. Segundo Dias (1993), os objetivos de se realizar inventários são:

    • verificar discrepâncias entre registros de controle e a quantidade e as quantidades reais na prateleira;
    •  
    • verificar discrepâncias, em valor, entre o estoque físico e o estoque contábil;
    • apurar o valor total dos estoques (contábil) para efeitos de balanços.

    De acordo com a lição de Dias (2018), os inventários podem ser:

    • Gerais: são aqueles efetuados no fim do exercício fiscal, abrangendo todos os itens de estoque de uma vez. Neste inventário são comuns as operações de duração prolongada, que, por incluir uma quantidade elevada de itens, impossibilitam as reconciliações, análise das causas de divergências e, consequentemente, ajustes na profundidade (DIAS, 2018).

    • Rotativos: visam distribuir as contagens ao longo do ano, com maior frequência, mas em uma quantidade menor de itens a cada mês, reduzindo a duração da operação e dando melhores condições de análise das causas e ajustes, visando ao melhor controle. Através de contagens programadas, abrangerão todos os itens de várias categorias de estoque e matéria-prima, embalagens, suprimentos, produtos em processo e produtos acabados (DIAS, 2018).

    Podemos citar alguns tipos de inventários, consoante a Instrução Normativa 205 da SEDAP.

    Os tipos de Inventários Físicos são:

    • Anual/periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.

    • Inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;

    • De transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;

    • De extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;

    • Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.

    Na atividade de inventário pode ocorrer o que se chama de quebra de inventário, que é quando o levantamento físico do estoque (que ocorre no fim do exercício) se mostra abaixo daqueles registrados nos sistemas de controle de estoques da empresa.

    Outro conceito muito importante é o de indicadores de acuracidade, que são utilizados para trazer informações exatas sobre os produtos estocados, ou seja, ter uma equivalência entre o que está registrado no sistema e o que realmente consta no armazém físico.

    Tendo o assunto acima como base, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 205/1988 DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

    DIAS, Marco Aurélio P. Administração de matérias. 4 ed. São Paulo: Atlas 1993.  

    DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2017.


ID
3536089
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito às atividades básicas da administração de material e patrimônio, do controle dos materiais e do patrimônio, da movimentação do patrimônio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na C fiquei na dúvida ,pois uma aquisição de um imóvel seria visto como uma receita de capital (INVESTIMENTO)

    E não há de se falar em VPA( variação patrimonial aumentativa) ,pois é um fato permutativo...

    Se estiver equivocado, AVISE.

  • Gabriel essa colocação da aquisição de um imóvel ser visto como um investimento vem de administração financeira ( No meu modo de ver ).


ID
3536092
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO corresponde às atribuições do cargo do Agente Patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    corresponde às atribuições do cargo do Agente Patrimonial:

    Trabalhar em parceria com a Coordenação de Patrimônio Mobiliário, a fim de manter o efetivo controle dos Bens Patrimoniais.

    Certificar o recebimento de materiais ao setor de Patrimônio.

    Providenciar a transferência dos Bens Patrimoniais localizados em seu setor, que estiverem sendo enviados para outro setor, utilizando para tanto o formulário de transferência Interna, conforme modelo padronizado pela Coordenação de Patrimônio Mobiliário.

    Conscientizar os funcionários para a importância, cuidado, zelo e organização dos Bens Patrimoniais.

  • Cuidado com o ''somente''...

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as atividades típicas do cargo de Agente Patrimonial. Neste caso, marquemos a alternativa que não corresponde a uma atividade dele.

    Logo de cara, podemos dizer que um Agente Patrimonial não é responsável por "Acompanhar e orientar somente as atividades relacionadas a doações, deixando as atividades administrativas referentes à digitação, arquivo e trabalhos com sistema de Patrimônio a cargo da Coordenação de Patrimônio Mobiliário."

    Além de realizar as atividades descritas ali, ele deve (como a banca apresentou):

    • Trabalhar em parceria com a Coordenação de Patrimônio Mobiliário, a fim de manter o efetivo controle dos Bens Patrimoniais.
    • Providenciar a transferência dos Bens Patrimoniais localizados em seu setor, que estiverem sendo enviados para outro setor, utilizando para tanto o formulário de transferência Interna, conforme modelo padronizado pela Coordenação de Patrimônio Mobiliário.
    • Conscientizar os funcionários para a importância, cuidado, zelo e organização dos Bens Patrimoniais.

    Certificar o recebimento de materiais ao setor de Patrimônio.

    Podemos dizer, portanto, que a alternativa "B" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: B


ID
3536095
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sob um enfoque técnico, administração trata-se do processo racional de manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou organização de forma que garanta os melhores resultados. No caso da administração de materiais e patrimônio público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

    A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de aprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.

    “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.

    LOJA DO CONCURSEIRO.

  • Acredito que na letra E sejam bens imobilizados.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a gestão de materiais, suas características e objetivos.

    A administração de materiais tem como principais objetivos suprir a organização nas quantidades corretas, na qualidade requerida, no momento certo, armazenando-os da maneira e no local adequado, praticando preços econômicos e minimizando os estoques.

    Ou ainda, segundo a Fenili (2014):

    • O objetivo principal é maximizar o uso dos recursos materiais na organização pública, ou seja, evitar desperdícios.

    • Os objetivos secundários evolvem suprir a organização dos materiais necessários ao seu desempenho, no momento certo, com a qualidade requerida, praticando preços econômicos, recebendo e armazenando os bens de modo apropriado, distribuindo-os aos setores demandantes, evitando estoques desnecessários e mantendo rotinas de controle efetivas.

    Consoante Gonçalves (2007), as atividades de gestão de gestão de materiais podem ser agrupadas em três grupos, sendo eles:

    • Gestão dos centros de distribuição
    • Gestão de Estoques
    • Gestão de Compras

    Cada um desse grandes grupos envolvem outras atividades, conforme verificaremos a seguir.

    Gestão dos centros de distribuição:

    • Recebimento
    • Armazenagem
    • Distribuição
    • Movimentação de materiais

    Gestão de estoques:

    • Análise dos custos de estoque, previsão de consumo, operacionalização dos sistemas de reposição de estoque, inventários dos estoques, apuração de indicadores (giro e cobertura de estoques, entre outros) etc.

    Gestão de compras:

    • Identificação de fornecedores, pesquisa de preços, negociação com o mercado, licitações, compras diretas (dispensa e inexigibilidade de licitação) acompanhamento de pedidos, liquidação etc.

    Podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    FENILI, R. Administração e Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    GONÇALVES, P. S. Administração de Materiais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 


ID
3536098
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à administração de material e patrimônio, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva C se encontra errada, pois afirma que o Just in Time é utilizado para administrar patrimônio.

    "Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes." (grifo nosso).

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Just_in_time

  • Just in time é técnica de administração de estoque.

    Gab: C

  • JUST IN TIME

    É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

    O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

    O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Nas fábricas onde está implantado o just in time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

  • Banca do meu ÓDIO

  • Just In Time é uma filosofia!

  • Just in time não é uma técnica, é uma filosofia.
  • O que torna a questão errada é dizer que o Justin in Time atende as necessidades de demanda com o mínimo em estoque.

    Na verdade Justin in Time = Estoque zero, no tempo certo, produção enxuta.

    Prof. José Wesley - Gran Curso

  • Sabe quando você erra por não ter prestado atenção na palavra "INCORRETA"?

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre assuntos relacionados à administração patrimonial e de materiais. Dentre as alternativas, marquemos a que possui uma afirmativa incorreta.

    Sendo objetivo, vamos direto à alternativa que está de acordo com o comando do enunciado. O equívoco da alternativa "C" está em afirmar que a filosofia Just In Time se volta para a administração patrimonial. Na verdade, o JIT busca gerenciar o sistema de suprimento de materiais da cadeia produtiva da organização, não o sistema patrimonial.

    A filosofia Just In Timeou JITconsiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.

    Para Martins e Alt (2017), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínua da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."

    Portanto, marquemos a alternativa "C" como a incorreta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.


ID
3536101
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A conservação, recuperação de material, armazenamento, bem como a boa utilização de espaço e segurança fazem parte das atividades às quais o agente patrimonial deve estar atento em relação aos estoques. Nesse sentido,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: D.

    Extraído de:

    "Portanto, planejar o arranjo físico do depósito significa tomar decisões sobre a forma como serão dispostos os equipamentos ou materiais que serão guardados e estocados."

  • B) "A função do Controle de Estoque é maximizar o efeito lubrificante no feedback de vendas não realizadas, ajudando no ajuste do planejamento de produção."

    E) "a administração do controle de estoque deve minimizar o capital total investido em estoques, pois ele é caro e aumenta continuamente, uma vez que, o custo financeiro também se eleva."

    Fonte: portal administradores.com

  • A conservação, recuperação de material, armazenamento, bem como a boa utilização de espaço e segurança fazem parte das atividades às quais o agente patrimonial deve estar atento em relação aos estoques.

    Planejar o espaço físico do depósito significa tomar decisões sobre a forma de armazenamento, como serão dispostos os equipamentos ou materiais que serão guardados e estocados.


ID
3536104
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Inventário é a descrição detalhada, o levantamento minucioso de todos os bens, inclusive os que não estão mais em uso. Trata-se de um controle geral que se faz visando à manutenção e ao controle do patrimônio público. Sobre o inventário, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • no inventário consta a descrição do bem relacionado, o número de tombamento, a situação em que se encontra e onde se encontra.

  • Alternativa correta C:

    A alternativa especifica o inventário analítico, de acordo com a Instrução Normativa n° 205/1988:

    8.2. No inventário analítico, para a perfeita caracterização do material, figurarão:

    a) descrição padronizada;

    b) número de registro;

    c) valor (preço de aquisição, custo de produção, valor arbitrado ou preço de avaliação);

    d) estado (bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável);

    e) outros elementos julgados necessários.

  • Inventário é a descrição detalhada, o levantamento minucioso de todos os bens, inclusive os que não estão mais em uso. Trata-se de um controle geral que se faz visando à manutenção e ao controle do patrimônio público.

    No inventário consta a descrição do bem relacionado, o número de tombamento, a situação em que se encontra e onde se encontra.

    No inventário analítico, para a perfeita caracterização do material, figurarão:

    a) descrição padronizada;

    b) número de registro;

    c) valor (preço de aquisição, custo de produção, valor arbitrado ou preço de avaliação);

    d) estado (bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável);

    e) outros elementos julgados necessários.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os inventários. Neste caso, marquemos a alternativa que se mostra correta no que afirma.

    A - incorreta. o inventário é uma relação incompleta de todos os bens da instituição pública.

    B - incorreta. o inventário deve ser realizado, preferencialmente, a cada cinco anos.

    C - correta. no inventário consta a descrição do bem relacionado, o número de tombamento, a situação em que se encontra e onde se encontra.

    Consoante a a Instrução Normativa 205/88, no inventário analítico, para a perfeita caracterização do material, figurarão:

    • a) descrição padronizada;
    • b) número de registro;
    • c) valor (preço de aquisição, custo de produção, valor arbitrado ou preço de avaliação);
    • d) estado (bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável);
    • e) outros elementos julgados necessários.

    D - incorreta. inventário se refere ao levantamento geral dos bens imóveis tendo por base o inventário sintético de cada unidade administrativa e os elementos de escrituração sintética na contabilidade.

    E - incorreta. no serviço público já existem formulários próprios para o registro do inventário, e eles são preenchidos em sua íntegra pelo setor de capacitação do Agente Patrimonial.

    Concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    BRASIL. INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 205/1988 DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.


ID
3536107
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os estoques de uma entidade são constituídos por ativos originados por aplicações de recursos que a entidade mantém, visando, desta forma, à obtenção de lucros a partir de sua comercialização. Portanto os estoques podem ser compostos pelos seguintes ativos:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta - letra E.

    De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC 16, estoques são ativos:

    1. Mantidos para venda no curso normal dos negócios;

    2. Em processo de produção para venda;

    3. Em processo de produção ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção.

  • um monte de gente dando definição disto ou daquilo, a banca deveria fixar logo suas referencias, não sou obrigado a fica adivinhando!

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: MCASP / NBC TSP 04 / Gilmar Possati - Estratégia

    Segundo o MCASP e a NBC TSP 04, os estoques são ativos:

    • Na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção; (GAB. DA QUESTÃO)

    • Na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou empregados na prestação de serviços;

    • Mantidos para venda, incluindo, por exemplo, mercadorias compradas por varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda; ou

    • Mantidos para distribuição no curso normal das operações ou no processo de produção, incluindo, por exemplo, livros didáticos para doação a escolas.

    =-=-=-=-=-=

    INDO MAIS FUNDO!!

    Os estoques são mensurados ou avaliados pelo valor de custo histórico (valor de aquisição/produção/construção) ou valor realizável líquido, dos dois o menor, exceto:

    • a. Os estoques adquiridos por meio de transação sem contraprestação, que devem ser mensurados pelo seu valor justo na data da aquisição;
    • b. Os bens de almoxarifado, que devem ser mensurados pelo preço médio ponderado das compras, em conformidade com o inciso III do art. 106 da Lei n. 4.320/64.

    Observação:

    • A NBC TSP 04 prevê, ainda, o critério PEPS.

    • Valor realizável líquido é o preço estimado de venda no curso normal das operações, menos os custos estimados para a conclusão e os custos estimados de venda, troca ou distribuição.

    • Custo histórico é a quantia fornecida para se adquirir ou desenvolver um ativo, o qual corresponde ao caixa ou equivalentes de caixa ou o valor de outra quantia fornecida à época de sua aquisição ou desenvolvimento.

    • O termo “custo histórico” também pode ser apresentado como “modelo de custo” ou, genericamente, como “mensuração baseada em custos”.

  • Obrigado a adivinhar, ninguem é...mas, pelo que ando observando em toda matéria de ADM do Instituto AOCP, temos que ter o modo ''Chico Xavier'' kkkkkkkkkk

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de estoques. Marquemos a alternativa que mostra a composição dos estoques.

    Em que consiste um estoque? Vejamos alguns conceitos:

    • É a acumulação armazenada de materiais em um sistema de transformação.

    • É o somatório de materiais armazenados em uma organização que permanecem reservados para uso oportuno.

    • Consoante Viana (2017, p.144), os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes. 

    Ou ainda:

    • É toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessárias às atividades organizacionais.

    "Tá, Reinaldo, mas além disso, para quê mesmo servem os estoques de materiais?".

    Vamos lá!

    Podemos organizar os motivos que justificam os estoques assim:

    • Os estoques podem proteger as organizações de oscilações de demanda, pois uma vez adquirido, a mercadoria passa a ser independente das flutuações de demanda.
    • Estoques podem proteger as organizações de eventuais oscilações de mercado, porque após adquiridas, a mercadoria torna-se independente das flutuações de mercado.
    • Estoques configuram uma oportunidade de investimento. Isso pode acontecer quando a taxa de aumento do valor financeiro do estoque for superior à taxa de aplicação em outros ativos que podem ser obtidos no mercado.
    • Estoques podem proteger de atrasos.
    • Grandes estoques podem implicar em economia de escala. A aquisição de itens de material em maiores quantidades geralmente implica em preços mais baixos.

    "Isso é bem legal. Mas nem tudo são flores, não é?".

    Não mesmo, manter estoques tem seu lado negativo, tais como:

    • Custos
    • Aumento do risco de obsolescência

    Tendo dito isso, concluímos que a alternativa que a alternativa "E" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: E

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.


ID
3536110
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sabemos que o responsável pelo setor Patrimonial deve relacionar todos os bens móveis, imóveis e semoventes, bem como realizar inventário periodicamente com descrição, identificação, avaliação unitária, quantitativa e qualitativa dos bens que constituem o patrimônio. Também faz parte dessas atribuições:

Alternativas
Comentários
  • emitir termos de responsabilidade, isto é, zelar pelo patrimônio, identificar e sugerir providências para substituição, venda, eliminação de produtos inservíveis, obsoletos, danificados.

    Venda??

  • GABARITO: A

    Atividades do Setor Patrimonial:

    • Relacionar todos os bens móveis, imóveis e semoventes (criação de animais);
    • Emitir termos de responsabilidade, isto é, zelar pelo patrimônio;
    • Realizar inventário periodicamente com descrição, identificação, avaliação unitária, quantitativa e qualitativa dos bens que constituem o patrimônio;
    • Identificar e sugerir providências para substituição, venda, eliminação de produtos inservíveis, obsoletos, danificados;
    • Zelar pela conservação, recuperação e uso dos materiais, incluindo cuidados com as sobras, sucatas, bens obsoletos, em desuso e outros.
  • Quando se elenca as atribuições de uma pessoa os verbos ficam no infinitivo. A letra B, apesar de estar no infinitivo, não faz sentido. Gabarito letra A. Vale qualquer análise pra resolver a questão, só vale desanimar. :)

  • Achei confuso! a letra A parece definir "Termo de responsabilidade" como zelar pelo patrimônio, identificar e sugerir providências para substituição, venda, eliminação de produtos inservíveis, obsoletos, danificados.

    Mas a definição do documento é essa:

  • Também fiquei na dúvida com venda, seria mais certo alienação.

  • Odeio essa matéria aff

  • A letra A é a única que complementa a pergunta kkkk...o resto está estranho, quando lê tudo junto!

  • O Instituto aocp tem dessas coisas. As demais alternativas não estão erradas, mas não é sobre esse assunto que a questão está falando

ID
3536113
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do Sistema Patrimonial, em relação à previsão, controle de estoque, compras, aquisição dos materiais e do patrimônio, arquivamento, recebimento, proteção, conservação, distribuição, classificação, padronização, codificação e inventário, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D

    D é dever do setor de patrimônio manter arquivadas as vias originais dos documentos de Termos de Responsabilidade; Termo de Movimentação de Bens (Transferência, conserto e baixa); Laudo e relatórios específicos para baixa e/ou avaliação e reavaliação.


ID
3536116
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em se tratando do controle dos Bens Patrimoniais colocados sob a responsabilidade do agente patrimonial, este deve

Alternativas
Comentários
  • Gab; A

    Informar à coordenação de Patrimônio Mobiliário qualquer ocorrência que julgue ser relevante, a respeito dos Bens Patrimoniais sob sua guarda, tais como: queda de plaquetas de identificação; furto ou extravio de Bens; bens em estado precário, que devem ser inutilizados; danos causados aos Bens.


ID
3536119
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à classificação e controle dos bens móveis, estes são agrupados em dois grandes grupos: material permanente ou material de consumo, sendo o material de consumo aquele que, em razão de seu uso corrente e da definição da Lei nº 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos; material permanente é aquele que, em razão do seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos. Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A - é necessário organizar o setor de controle patrimonial, possibilitando a execução de atividades que permitam a centralização de compras, atribuindo a todos os setores a competência para proceder as aquisições dos materiais, salvo aqueles de uso esporádico, adquiridos com recursos destinados às despesas de pronto pagamento. (Se as compras são centralizadas, então não cabem aos setores realizarem as compras, apenas um departamento será o responsável pelas compras de forma centralizada).

    Letra B - para que a administração de materiais seja eficiente e eficaz, deve ser organizada de forma que possibilite atingir determinados objetivos como a aquisição pelo maior preço, primando pelo princípio da economicidade e abastecimento de todos os setores nos desempenhos das suas atividades, mediante ordem de venda, primando pela continuidade nos serviços prestados. (Regra é Pelo menor preço).

    Letra C - GABARITO

    Letra D - o controle patrimonial ou administração de materiais ocorre de forma jurídica e contábil, logo, ainda que não haja um controle efetivo, o Patrimônio já existe de fato e de direito, cabendo tão somente ao judiciário a administração e adoção de um Sistema de Administração de Materiais ou de Controle Patrimonial. (Cabe a todos os Poderes a adoção de um Sistema de Administração de Materiais).

    Letra E - o controle patrimonial é uma atividade administrativa que visa à preservação e defesa dos bens patrimoniais de uma organização pública, em caráter periódico, a fim de acompanhar a posição estritamente financeira do ativo imobilizado de cada unidade administrativa. (O Acompanhamento não é do financeiro no Imobilizado, mas sim em seu valor de Depreciação que pode ocorrer por uso, obsolescência ou causas naturais).

  • Gabarito C)

    Achei que a C falava de Adm de Materiais.. rs

    Outra questão que ajuda a entender

    Q421382 A principal finalidade de um setor de controle patrimonial deve estar em fornecer materiais para os serviços em execução nas quantidades estritamente necessárias, sem descuidar da eficiência e eficácia. Para que a administração de materiais seja eficiente e eficaz, deve ser organizada de forma que possibilite atingir certos objetivos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa que apresenta a definição de controle patrimonial.

    Gabarito A) Atividade administrativa que visa à preservação e defesa dos bens patrimoniais de uma organização, em caráter permanente, a fim de acompanhar a posição físico-financeira do ativo imobilizado de cada unidade administrativa, voltando-se especialmente à verificação da localização, do estado de conservação, da utilização e dos prazos de garantia e manutenção.

    @danizinhaconcurseira

  • Quanto à classificação e controle dos bens móveis, estes são agrupados em dois grandes grupos: material permanente ou material de consumo, sendo o material de consumo aquele que, em razão de seu uso corrente e da definição da Lei nº 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos; material permanente é aquele que, em razão do seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos. Nesse sentido, é correto afirmar que

    X é necessário organizar o setor de controle patrimonial, possibilitando a execução de atividades que permitam a centralização de compras, atribuindo a todos os setores a competência para proceder as aquisições dos materiais, salvo aqueles de uso esporádico, adquiridos com recursos destinados às despesas de pronto pagamento.

    Não há como permitir a centralização de compras e atribuir a todos os setores a competência para procederem à aquisições dos materiais.

    X para que a administração de materiais seja eficiente e eficaz, deve ser organizada de forma que possibilite atingir determinados objetivos como a aquisição pelo maior preço, primando pelo princípio da economicidade e abastecimento de todos os setores nos desempenhos das suas atividades, mediante ordem de venda, primando pela continuidade nos serviços prestados.

    Não haveria lógica ter a aquisição do maior preço e poder representar o princípio da economicidade.

    a principal finalidade de um setor de controle patrimonial deve estar em fornecer materiais para os serviços em execução nas quantidades estritamente necessárias, sem descuidar da eficiência e eficácia.

    Não se pode sacrificar a eficiência e a eficácia. A diferenciação entre material de consumo e material permanente tem de existir.

    X o controle patrimonial ou administração de materiais ocorre de forma jurídica e contábil, logo, ainda que não haja um controle efetivo, o Patrimônio já existe de fato e de direito, cabendo tão somente ao judiciário a administração e adoção de um Sistema de Administração de Materiais ou de Controle Patrimonial.

    O controle do patrimônio cabe aos 3 poderes e não somente ao judiciário.

    X o controle patrimonial é uma atividade administrativa que visa à preservação e defesa dos bens patrimoniais de uma organização pública, em caráter periódico, a fim de acompanhar a posição estritamente financeira do ativo imobilizado ( Como também acompanhar a posição Física {quantitativa}) de cada unidade administrativa."

    Caberá também acompanhar a posição Física (quantitativa)


ID
3536122
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Sistema Patrimonial de previsão e controle de estoque visa garantir a segurança no que se refere ao armazenamento dos bens e materiais. Para tanto, faz-se necessário um local adequado, com condições ideais para o correto armazenamento, capaz de conservar e manter as características originais dos bens e materiais. Desta forma, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da letra A é poque não se deve estocar materias inflamáveis perto de combustíveis.

  • Se alguém achar a fonte dessa questão, favor compartilhe.

  • Gabarito B

  • 1.6 DO REGISTRO PATRIMONIAL E A CARGA PATRIMONIAL DOS BENS PERMANENTES

    1.6.1 Registro Patrimonial

    a) Bens Permanentes: Conforme dispõe a Lei Federal 4.320/64, os registros deverão ser analíticos de todos os bens de caráter permanente, com elementos e características de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda.

    Em outras palavras, os registros dos bens patrimoniais se caracterizam pelas inscrições ou transcrições dos bens, consistindo em atribuir um número de registro a cada bem patrimonial, ou seja, é o registro efetivo no Sistema de Gestão Patrimonial de bens móveis em sequência numérica, crescente e sucessiva para todos os bens, devendo conter todas as informações necessárias à sua caracterização, referentes à classificação contábil e de sua localização e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração, tais como: 

    ·        características do bem móvel;

    ·        número de tombamento (carga) patrimonial;

    ·        localização;

    ·        valor de aquisição ou custo de industrialização;

    ·        nome do agente responsável pela guarda do bem;

    ·        outros dados responsáveis pela identificação do bem;

    ·        histórico do bem (movimentação, baixa, etc.).

    É importante ressaltar que o registro patrimonial tem sua correspondência direta no balanço financeiro da entidade, representando recursos imobilizados e suas respectivas atualizações. A exteriorização do registro e controle patrimonial de uma entidade se dá por meio do tombamento, que é a formalização da inclusão física de um bem no acervo patrimonial, é o processo de identificação do bem. Após s esse processo deverá ocorrer a afixação da plaqueta.

    Fonte: Martins, Patrícia Vieira. ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE PATRIMONIAL. Curso: EGEM – Escola de Gestão Municipal, novembro/2012. Acessado agosto/2020 no site Passei Direto.

  • Qual seria o erro da letra E?

  • Creio a a letra E não seria oq não deve enviar ao secretário essa ordem de recebimento
  • Não é necessário, pra complementar o comentário anterior
  • Sabendo mais ou menos o que envolve a gestão patrimonial, dava pra ir na B. Mas a maioria das questões de Administração, ainda que saiba, tem que tentar usar a lógica, porque são bem malucas! Na A, por exemplo, não é de bom senso estocar algo inflamável perto de combustíveis neh!

  • Na dúvida, marque a maior. Tá funcionando pra mim Kkkk...

ID
3536125
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 16.2) determina que o patrimônio público é “o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações”. Nesse sentido, é importante afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A a gestão patrimonial ocorre a partir das ações que se relacionam com o patrimônio público e envolve fases distintas, como recebimento e aceite, tombamento, incorporação (escrituração), movimentação e desfazimento (baixa).

  • Gabarito A para não.assinantes.