- ID
- 1569490
- Banca
- Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
- Órgão
- Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Direito Administrativo
- Assuntos
A prorrogação dos contratos administrativos de prestação de serviços continuados fica limitada a:
A prorrogação dos contratos administrativos de prestação de serviços continuados fica limitada a:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
10891521#ixzz2oNk31UbC
Considerando-se apenas as reflexões do autor nesse texto, pode-se concluir que:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
10891521#ixzz2oNk31UbC
“Portanto, só há presente.” – 1º parágrafo. A relação lógica expressa pela palavra em destaque NÃO é preservada na seguinte reescrita dessa frase:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
10891521#ixzz2oNk31UbC
“As cozinheiras são ‘moradoras’ que preparam os pratos com suas próprias mãos...” – 4º parágrafo. Nesse contexto, a palavra em negrito assume o mesmo significado que possui em:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
10891521#ixzz2oNk31UbC
Considere a seguinte frase, do primeiro parágrafo, para responder à questão.
“E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.”
O verbo estar, nessa frase, encontra-se conjugado
no tempo pretérito imperfeito do modo indicativo.
O valor desse tempo verbal nesse contexto é o de:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
10891521#ixzz2oNk31UbC
Considere a seguinte frase, do primeiro parágrafo, para responder à questão.
“E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.”
A palavra agora, nesse contexto, mudou de classe gramatical sem sofrer alteração na forma. Isso se denomina conversão ou derivação imprópria e também ocorre com o vocábulo destacado em:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
10891521#ixzz2oNk31UbC
Considere a seguinte frase, do segundo parágrafo, para responder à questão.
“Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro.”
Nessa frase, como em outras do texto, o autor
explora o potencial expressivo da língua, empregando
figuras de linguagem. Isso, porém, NÃO
ocorre em:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
10891521#ixzz2oNk31UbC
“... ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi...” – 3º parágrafo. Há nesse fragmento duas orações; a segunda estabelece com a primeira a relação lógica de:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
10891521#ixzz2oNk31UbC
Caso seja _______ atual projeto de lei, a criação de creches nos presídios femininos _____ obrigatória. O poder familiar das detentas ______ durante o período de recolhimento, sendo, na hipótese de adoção, _______ seu consentimento.
As normas gramaticais relativas à concordância verbal e nominal são respeitadas se as lacunas da frase acima forem preenchidas com:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
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“Fui ao presídio feminino Nelson Hungria..." – 1º parágrafo. Destacou-se a combinação da preposição a com o artigo definido masculino o. Quando o artigo é feminino, ocorre contração ou crase das duas vogais a, marcada pelo acento grave – à. NÃO há crase em:
Texto: Fome de justiça
[...]
Fui ao presídio feminino Nelson Hungria, convidado para dar uma pequena palestra sobre o livro e a liberdade. Uma biblioteca breve e bem escolhida foi a primeira surpresa, além das cores com que as alunas pintaram a escola da unidade. Depois, todos aqueles olhos, atravessados por uma fome de mudança, rostos variados, tantos, boa parte dos quais cheios de comoção. Olhos em que brilha a obstinada luz do “ainda-não”, que as faz seguir em frente, com a geografia particular de seus afetos. Chamam-se Marisa, Teresa, Maria. Mas que importam os nomes? Não quiseram saber de meu passado e eu tampouco me interessei pelo passado daquelas senhoras. Como disse Agostinho, o passado deixou de ser e o futuro não veio. Portanto, só há presente. E estávamos ali convocados pela duríssima beleza do agora.
Lembrei a todas que sonhamos de olhos abertos, sobretudo de olhos abertos, como disse Ernst Bloch, e que o presente só faz sentido através da construção que se faça da matéria viscosa dos sonhos, do tempo que virá por antecipação. Disse-lhes que eram noivas de um belo e atraente senhor, a quem deveriam fazer a corte e conquistar com arrebatada decisão: o futuro. E tentamos avançar nessa direção.
As perguntas nos aproximaram, quebrando um mundo aparentemente dividido, nas malhas processuais ou nas franjas do Código Penal. Somos a mesma porção de humanidade, regidos pela poética do encontro e da boa vontade. Eu indagava silencioso se a Justiça terá olhos suficientes para alcançar essas moças e senhoras, que ainda me emocionam de tal modo que até o momento não sei definir o que vivi. Mas será mesmo preciso definir o que quer que fosse nessa esfera?
Fui almoçar depois com a diretora e as agentes penitenciárias. As cozinheiras são “moradoras” que preparam os pratos com suas próprias mãos. A fome silenciosa de justiça, no silêncio e no trabalho. Penso nas minhas mãos e nas suas, leitor. Penso nas mãos dos juízes e nas de nossas mães. Porque sem compaixão não há justiça.
Marco Lucchesi, publicado em O Globo, 27/11/13 – fragmento adaptado disponível em:
http://oglobo.globo.com/opiniao/fome-de-justica-
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É fundamental, no mundo do trabalho, que o profissional desenvolva a habilidade de utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los a cada situação comunicativa. É apropriada ao registro formal, a seguinte frase:
João utilizou apenas os algarismos 5 e 7 para definir uma senha de acesso ao seu computador. Sabe-se que essa senha tem seis algarismos e que cada um dos dois algarismos foram utilizados pelo menos uma vez. A quantidade máxima de senhas possíveis, na situação descrita, corresponde a:
Em dezembro de um certo ano a prestação de um carro representava 8% do meu salário. Em janeiro do ano seguinte tive um aumento de 20% e a prestação do carro foi reajustada em 5%. Após essas alterações, o valor da prestação do carro corresponde ao seguinte percentual do meu salário:
Ao fazer a editoração dos textos T1, T2 e T3, um
diagramador verificou que:
- O texto T3 tem 12 páginas a mais do que o texto T2;
- O texto T2 tem 9 páginas a mais do que o texto T1;
- As quantidades de páginas dos textos T1, T2 e
T3, nessa ordem, formam uma progressão
geométrica.
A quantidade de páginas do texto T1 é igual a:
Aplicam-se aos contratos administrativos:
Os contratos administrativos poderão ser alterados unilateralmente pela Administração:
Constitui modalidade de licitação:
É inexigível a licitação:
Cabe ao Congresso Nacional:
É vedado aos Estados:
Compete aos Municípios legislar sobre:
Constitui órgão do Poder Judiciário:
É vedado ao servidor público:
Entre os dispositivos de entrada de dados, inclui-se um aparelho de leitura ótica que permite converter imagens, fotos, ilustrações e textos em papel, num formato digital que pode ser manipulado em computador. Por exemplo, é possível digitalizar uma capa de revista ou uma fotografia para a tela do microcomputador. Esse dispositivo é conhecido por:
No browser Google Chrome, para exibir a página de um site em tela cheia, deve-se pressionar a seguinte tecla:
No software de e-mail Outlook do pacote MSOffice 2010 BR, um internauta selecionou um e-mail armazenado na caixa de entrada. Em seguida, executou um atalho de teclado que excluiu essa mensagem de correio, transferindo-o para a caixa de itens excluídos, permitindo sua recuperação posterior ou deleção em definitivo. Esse atalho é:
Com relação ao Corel Draw, uma aplicação para o uso do software e o formato vetorial default para os arquivos criados nele são, respectivamente:
Um diagramador utilizou o Photoshop para editar imagens e fotos. Ao final da tarefa, salvou o trabalho feito no formato default do software. Esse formato é:
O Flash gera os arquivos originais em formato FLA, semelhantes ao código-fonte de uma linguagem de programação. No entanto, o Flash gera filmes para a Web em um segundo formato, permitindo a inserção de conteúdo multimídia em sites com HTML. Esse formato é também utilizado para desenvolver animações e gráficos em outros meios, como filmes em DVD e anúncios de televisão. Esse segundo formato é conhecido por:
Joomla é um software de gestão de conteúdo, no qual componente é definido como um conjunto de tarefas, de caráter relativamente gerenciável. Entre os componentes disponíveis no Joomla, dois são descritos a seguir.
I - gerencia as notícias de seu interesse em sites externos, e assim são criadas categorias para organização e links direcionais aos sites, aglomerando informações de notícias externas no seu site.
II - está ligado ao módulo Enquete definindo entre outras configurações a disposição do módulo no site e em quais páginas irá aparecer a enquete.
Esses componentes I e II são denominados, respectivamente:
CSS é a sigla em inglês para Cascading Style Sheet, traduzido para folha de estilo em cascata, um mecanismo simples para adicionar estilos aos documentos Web. As folhas de estilo podem ser vinculadas a um documento HTML de três modos distintos, caracterizados a seguir.
I - as regras CSS são declaradas em um documento à parte do documento HTML, constituindo um arquivo separado do arquivo principal, gravado com a extensão .css
II - as regras CSS são declaradas no próprio documento HTML, sendo o modo ideal para
ser aplicado a uma única página. Nesse esquema, as regras de estilo válidas para o documento, são declaradas na seção head do documento com a tag <style>.
III - as regras CSS são declaradas dentro da tag do elemento HTML com uso do atributo style,
só se aplicando a um elemento HTML.
Os modos I, II e III são denominados, respectivamente:
No que diz respeito ao uso de tintas de impressão, o princípio de offset rotativa, sem estufa para secagem, requer a impressão de papéis sem revestimento, tais como papel jornal. Essencialmente, o sistema de secagem da tinta se aplica pela sua penetração no suporte poroso. Na impressão de jornais, não se tem uma verdadeira secagem da tinta. Utiliza-se um tipo de tinta de impressão offset em pasta, que seca fisicamente ao penetrar no papel a ser impresso, sendo que o processo não requer um aparelho auxiliar para secar e evita emissões. É considerado um tipo de tinta com secagem por esfriamento, apropriada para offset rotativa, bem diversa das tintas de secagem rápida para impressoras planas, alimentadas a folhas. Esse tipo de tinta é conhecido por:
O papel é o componente principal no sistema de impressão. Dois de seus tipos são caracterizados a seguir.
I - produzido com camada de cola e revestimento, tratado com agentes branqueadores, possui um alto grau de alvura. Fabricado nos formatos 66x96cm e 76x112 cm, é utilizado principalmente nos sistemas de impressão tipográfica, offset e rotográfica, para folhetos, miolos e capas de revistas e catálogos.
II - produzido com 100% de pasta química não branqueada, de fibra longa, é vendido na cor parda, e feito com pastas de madeira tratada pelo sulfato de sódio, sendo usado para embalagens, sacos e sacolas.
As definições I e II caracterizam, respectivamente,
o seguintes tipos de papel:
O papel utilizado em produção gráfica possui diversas características físicas. Uma dessas características é definida como o peso do papel expresso em gramas, referente a uma amostra com 1m2 de superfície, pesagem realizada no padrão de 50% de umidade relativa e temperatura ambiente de 23ºC. Por exemplo, é muito comum se encontrar a referência “resma de papel A4 com 75g/m2 ”. Essa referência indica a seguinte característica do papel:
Os sistemas de impressão são também classificados pelas formas de impressão. Nesse contexto, formas de impressão tipográfica, serigráfica e em rotogravura são chamadas, respectivamente, de:
No que diz respeito às cores, existem dois sistemas, o primeiro, RGB, baseado na sensibilidade do olho e o segundo, CMYK, destinado a produtos e dispositivos não emissores de luz como as impressoras. Nos sistemas RGB / CMYK as cores básicas são, respectivamente:
No que tange aos formatos de imagens manipulados pelos softwares da área de computação gráfica, existem os vetoriais e os matriciais, estes baseados em matriz de bits. Dois exemplos de cada um dos tipos de imagens vetoriais e matriciais são, respectivamente:
Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados. Há diferenças entre resolução de imagem em JPG, de tela para um monitor de 15 polegadas e de impressão, tanto em valores como nas unidades de referência. Nesse contexto, valores comuns com as respectivas unidades para essas resoluções são, respectivamente:
. No que diz respeito ao design de uma página para a internet, três princípios são destacados a seguir.
I - Nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página de um site. Cada item deve ter uma conexão visual com algo nessa página.
II - Se dois itens em uma página não forem os mesmos, diferencie-os completamente. Isso pode ser implementado por meio do uso de uma cor viva e outra mais suave, por exemplo.
III - Itens relacionados entre si devem ser agrupados. Isso oferece ao leitor uma pista visual da organização e do conteúdo da página.
Esses princípios são conhecidos, respectivamente, como:
No que concerne à construção de sites, uma preocupação do projetista é criar páginas que possam ser acessadas por pessoas diferentes. Acerca desse aspecto, seguem duas afirmativas.
I - Capacidade de um produto ser flexível o suficiente para atender às necessidades e preferências do maior número possível de pessoas, além de ser compatível com tecnologias assistivas usadas por pessoas com necessidades especiais.
II - Sistemas devem ser fáceis de usar e de aprender, flexíveis e precisam despertar nas pessoas uma boa atitude.
As afirmativas I e II estão associadas, respectivamente,
aos conceitos de:
A editoração eletrônica integra os processos da editoração tradicional, mas de maneira inteligente, permitindo que os processos sejam executados de maneira mais rápida. A editoração eletrônica de um jornal, por exemplo, envolve as fases descritas a seguir.
I - As mudanças no material publicitário e nas fotos são executadas diretamente no arquivo, utilizando-se um processador de texto, ganhando-se em tempo, pois não haverá a redigitação.
II - Por meio de um software de editoração é criada uma folha de estilo na qual são inseridos o texto e figuras relacionadas. Essa fase consiste em desenhar previamente a disposição de todos os elementos que integram cada página, ordenar conforme uma orientação pré-determinada, como ficariam, depois de montados e impressos, os títulos, os textos, as fotografias e os anúncios, indicando o número de colunas das matérias e outras especificações complementares.
III - Após a criação da folha de estilo, o software de editoração se encarrega de incluir e ajustar automaticamente o texto às especificações definidas. Nessa fase, o material é encaminhado para a oficina, onde tomam direções diversas. As fotos e as publicidades que tinham a sua arte final prontas vão para o fotolito, onde através de processos fotográficos sofrem redução ou ampliação de acordo com o tamanho indicado. O texto é finalizado, sendo trabalhado e transformado em filme.
Essas fases são denominadas, respectivamente:
No que diz respeito à arte final, existem algumas marcas que estão associadas à qualidade em produção gráfica. Um tipo dessas marcas é caracterizado por linhas pretas tracejadas, desenhadas fora da margem de corte. Dentro do formato, são desenhadas em azul-claro e servem de referência para o posicionamento de imagens e textos. Esse tipo é conhecido como marca de: