-
B) CHIAVENATO (2009) — função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização. O planejamento serve para definir os objetivos, traçar as estratégias para alcançá- los e estabelecer os planos de ação. A organização serve para estruturar as pessoas e os recursos de maneira a trabalhar de forma organizada e racional. A direção mostra os rumos e dinamiza as pessoas para que utilizem os recursos da melhor maneira possível. Por fim, o controle serve para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo. O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado: quanto mais completos, definidos e coordenados forem os planos, mais fácil será o ontrole.
-
O gabarito parece trazer o conceito de avaliar, e não de controlar.
-
O controle está ligado à avaliação do atendimento dos objetivos traçados.
-
Não se controla o que não se mede. Avaliar, parece ser mais uma atividade dentro da função controle
-
a) Controlar é orientar, dirigir, guiar os funcionários - Tarefa da Direção, que envolve liderança e define como as atividades serão desenvolvidas.
b) Controlar é medir o desempenho com relação aos padrões pré-estabelecidos para corrigir os desvios. - CORRETA. Controlar envolve criação de padrões de desempenho, medição do desempenho atual, a comparação entre o desempenho padrão e o atual e as possíveis ações corretivas para redirecionar os esforços no caminho dos objetivos inicialmente traçados.
c) Controlar é traçar os programas e mecanismos de ação para se atingir os objetivo - Tarefa da organização, o "como fazer?" Determinar os pontos de quem faz e quando faz.
d) Controlar é unir, juntar todos os esforços coletivos - Tarefa da organização. Depois de planejar o que será feito é necessário definir de que maneira será feito e distribuí-los entre os departamentos e profissionais correspondentes.
e) Controlar é estabelecer os padrões, as normas que orientarão as atividades da empresa - Estabelecer padrões, de forma crua (levando em conta que o trabalho está sendo executado), é tarefa do controle, porém a segunda sentença é uma atividade da organização. A organização compreende a estrutura organizacional, a filosofia, as diretrizes, as normas e regulamentos da organização, as rotinas e procedimentos.
Fontes: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/planejar-organizar-dirigir-e-controlar/95241/
https://blog.contaazul.com/planejar-organizar-dirigir-e-controlar-na-administracao-de-uma-pequena-empresa
http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/funcao-administrativa-organizacao/
Adm Geral e Publica, Giovanna Carranza
-
LETRA B
-
GAB: B
a) DIRIGIR é orientar, dirigir, guiar os funcionários.
b) Controlar é medir o desempenho com relação aos padrões pré-estabelecidos para corrigir os desvios.
c) PLANEJAR é traçar os programas e mecanismos de ação para se atingir os objetivos.
d) ORGANIZAR é unir, juntar todos os esforços coletivos.
e) PLANEJAR é estabelecer os padrões, as normas que orientarão as atividades da empresa.
PRINCIPAIS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
• Planejar (definir objetivos e metas, analisar, estabelecer estratégias, antecipar o futuro, prever, prevenir, programar, reduzir a incerteza);
• Organizar (distribuir, atribuir, empregar, alocar recursos financeiros, materiais, ambientais, humanos e tecnológicos);
• Dirigir (coordenar, liderar, comunicar e motivar as pessoas);
• Controlar (mensurar e avaliar).
Fonte: Anotações das aulas da profª Giovanna Carranza
-
LETRA B.
-
Função Controle
Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.
Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.
O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.
O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:
1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;
2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;
3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e
4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
Controlar
“Assegurar a realização de objetivos”
Definir padrões de desempenho.
Monitorar o desempenho.
Comparar resultados com previsões – avaliar.
Corrigir falhas e melhorar.
Fontes:
Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
LETRA B CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
-
Das alternativas a seguir, qual melhor define a função administrativa 'controlar'?
B) Controlar é medir o desempenho com relação aos padrões pré-estabelecidos para corrigir os desvios.
E) Controlar(PLANEJAR) é estabelecer os padrões, as normas que orientarão as atividades da empresa.
-
A alternativa B traz corretamente o conceito d a função de controle.
Outros dois conceitos de controle de Chiavenato: O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem-sucedidos.
Controle é a função administrativa que faz parte do processo administrativo e que mede e avalia o desempenho em função dos padrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessário.
Gabarito: B
-
GABARITO: LETRA B
Controle: Para Fayol, o controle consiste em verificar se os programas das diferentes operações estão sendo realizados. O objetivo é assinalar desvios, a ponto de corrigi-los e evitar
que se repitam. Controlar é a responsabilidade dos próprios chefes e seus colaboradores que trabalham nas operações.
GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.