SóProvas



Prova UFPR - 2019 - UFPR - Médico - Clínica Geral


ID
3776017
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

   O sucesso de atletas de elite depende de muitos fatores. Estamos acostumados a acompanhar relatos diversos que descrevem protocolos rígidos, geralmente, envolvendo treinamento árduo, alimentação controlada, descanso e, em alguns casos, a dopagem – prática proibida que consiste na injeção de compostos, como a testosterona (hormônio anabolizante), para aumentar a massa muscular dos atletas. Jamais imaginaríamos que um dos segredos do sucesso poderia ter origem no intestino dos atletas, mais especificamente, num gênero de bactérias com o curioso nome de Veillonela atypica.
  Pesquisadores norte-americanos descobriram que, durante – e logo após – o exercício vigoroso, ocorre o crescimento agudo de populações de bactérias V. atypica nos intestinos de alguns maratonistas. A pergunta seguinte foi: qual é a relação desses microrganismos com o desempenho dos atletas de elite? Essa pergunta foi respondida recentemente e se encontra no artigo do biólogo molecular Jonathan Scheiman e colaboradores publicado na revista Nature Medicine em junho último.
  Para explicar esse fenômeno, é preciso antes descrever rapidamente um pouco o que acontece no metabolismo. Um exercício como a maratona implica a contração muscular repetitiva durante um período relativamente longo. Para que a contração ocorra, o músculo usa a glicose como combustível. O metabolismo rápido da glicose se faz por intermédio de um processo chamado de glicólise anaeróbica, que compreende uma série de reações químicas que acontecem na ausência de oxigênio. Essas reações geram adenosina trifosfato (ATP), composto importante para a contração muscular.
    Acontece que, juntamente com o ATP, a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico. Quem já fez exercícios repetitivos sabe que, ao final de certo tempo, o músculo sofre fadiga, o que produz uma sensação bem conhecida de queimação ou dor, e, nesse momento, a pessoa deve parar o exercício. Quando isso acontece, o desconforto cessa e, após algum tempo, os músculos estão prontos para continuar a contrair.
   Quem provoca essa sensação é o lactato, que nada mais é do que um ácido. Ao se acumular, esse ácido acaba produzindo uma acidez local, responsável por essa sensação de fadiga. Durante o descanso, o lactato sai do músculo e entra na corrente sanguínea e, também, nos intestinos, de onde acaba sendo excretado ou, então, utilizado em outras vias metabólicas.
    Para que haja recuperação da contração muscular, é importante que o lactato acumulado no músculo tenha sua concentração diminuída. Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular. Isso é, decididamente, uma vantagem para os atletas que têm a V. atypica em seu intestino.
  Os pesquisadores realizaram experimentos com camundongos para demonstrar esse efeito. Transplantaram as bactérias para os roedores e os testaram em uma esteira adaptada para eles. Os animais que receberam as bactérias corriam durante bem mais tempo que aqueles controles, que não as receberam.
    Descobriu-se também que a V. Atypica, além de consumir o lactato, produz propionato – composto que é produto do metabolismo do lactato. Já se mostrou em camundongos que o propionato aumenta os batimentos cardíacos e, também, o consumo máximo de oxigênio (que é importante para gerar energia na fase aeróbica do exercício). Assim, estar contaminado com V. atypica é tudo de bom – se você for um atleta, é claro. 
 (Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/de-onde-menos-se-espera/)

De acordo com o texto, a bactéria Veillonela atypica:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    ✓ Segundo o texto: Para que haja recuperação da contração muscular, é importante que o lactato acumulado no músculo tenha sua concentração diminuída. Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular. Isso é, decididamente, uma vantagem para os atletas que têm a V. atypica em seu intestino.

    ➥ Ou seja, a bactéria Veillonela atypica alimenta-se do ácido lático produzido pela glicólise.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. 

  • Gabarito C.

     

    A) provoca a sensação de fadiga muscular. – Errado. Não é a bactéria que provoca essa sensação, ao contrário, ela ajuda na recuperação muscular.

     

    B) metaboliza o lactato produzido no intestino. – Errado. Segundo o texto, o lactato sai do músculo e entra no intestino. Logo, não é produzido no intestino.

     

    C) alimenta-se do ácido lático produzido pela glicólise. - Gabarito.

     

    D) é responsável pelo metabolismo das contrações musculares. – Errado, ela consome o lactato, reduzindo esse nos músculos.

     

    E) combate os efeitos da adenosina trifosfato sobre a musculatura. – Errado. O ATP é um composto importante para a contração muscular. A bactéria ajuda no combate de fadiga.

  • trechos do texto

     Acontece que, juntamente com o ATP, a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico.

    Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente.

    letra C

    a bactéria Veillonela atypica:

    alimenta-se do ácido lático produzido pela glicólise.

  • Correta, C

    (...)Acontece que, juntamente com o ATP, a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico(...)Mas, qual a relação do lactato com aV. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente(...)

    De acordo com o texto -> ÁCIDO LÁTICO = LACTATO, logo, assertiva correta letra C, visto que a bactéria alimenta-se do ácido lático produzido pela glicólise.

  • GAB: C

    --> Acontece que, juntamente com o ATP, a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico.

    --> os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular. Isso é, decididamente, uma vantagem para os atletas que têm a V. atypica em seu intestino.

  • Gab C

  • C) alimenta-se do ácido lático produzido pela glicólise. correta

    A questão quer saber sobre a bactéria Veillonela atypica.

    Procure no texto onde fala dela.

    Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato. (linha 18)

    Quem provoca essa sensação é o lactato, que nada mais é do que um ácido. (linha 15)

    Acontece que, juntamente com o ATP, a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico. (linha 12)

  •  A questão é integralmente sobre compreensão textual. Essa é uma daquelas que é preciso ler várias partes do texto para montar a resposta. Deixei em negrito as partes que se correlacionam para chegar até a relação da bactéria Veillonela atypica de acordo com o texto. Vejamos:

    a) provoca a sensação de fadiga muscular.

    Incorreta. Na verdade ela ajuda a dar energia e não a fadigar. Vejam o trecho do texto:

    Descobriu-se também que a V. Atypica, além de consumir o lactato, produz propionato – composto que é produto do metabolismo do lactato. Já se mostrou em camundongos que o propionato aumenta os batimentos cardíacos e, também, o consumo máximo de oxigênio (que é importante para gerar energia na fase aeróbica do exercício).

    b) metaboliza o lactato produzido no intestino.

    Incorreta. O texto informa que o lacto sai do músculo e não do intestino. Vejam a passagem do texto: Durante o descanso, o lactato sai do músculo e entra na corrente sanguínea e, também, nos intestinos, de onde acaba sendo excretado ou, então, utilizado em outras vias metabólicas

    c) alimenta-se do ácido lático produzido pela glicólise.

    Correta. O metabolismo rápido da glicose se faz por intermédio de um processo chamado de glicólise anaeróbica, que compreende uma série de reações químicas que acontecem na ausência de oxigênio. Essas reações geram adenosina trifosfato (ATP), composto importante para a contração muscular.

       Acontece que, juntamente com o ATP, a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico.

     Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente.

    d) é responsável pelo metabolismo das contrações musculares.

    Incorreta. Na verdade é o contrário. Vejam o trecho do texto: Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular. Isso é, decididamente, uma vantagem para os atletas que têm a V. atypica em seu intestino.

    e) combate os efeitos da adenosina trifosfato sobre a musculatura

    Incorreta. Não combate, na verdade ajuda. Vejam: Essas reações geram adenosina trifosfato (ATP), composto importante para a contração muscular.

    GABARITO: C

  • Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica?

    R = Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular.


ID
3776020
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

   O sucesso de atletas de elite depende de muitos fatores. Estamos acostumados a acompanhar relatos diversos que descrevem protocolos rígidos, geralmente, envolvendo treinamento árduo, alimentação controlada, descanso e, em alguns casos, a dopagem – prática proibida que consiste na injeção de compostos, como a testosterona (hormônio anabolizante), para aumentar a massa muscular dos atletas. Jamais imaginaríamos que um dos segredos do sucesso poderia ter origem no intestino dos atletas, mais especificamente, num gênero de bactérias com o curioso nome de Veillonela atypica.
  Pesquisadores norte-americanos descobriram que, durante – e logo após – o exercício vigoroso, ocorre o crescimento agudo de populações de bactérias V. atypica nos intestinos de alguns maratonistas. A pergunta seguinte foi: qual é a relação desses microrganismos com o desempenho dos atletas de elite? Essa pergunta foi respondida recentemente e se encontra no artigo do biólogo molecular Jonathan Scheiman e colaboradores publicado na revista Nature Medicine em junho último.
  Para explicar esse fenômeno, é preciso antes descrever rapidamente um pouco o que acontece no metabolismo. Um exercício como a maratona implica a contração muscular repetitiva durante um período relativamente longo. Para que a contração ocorra, o músculo usa a glicose como combustível. O metabolismo rápido da glicose se faz por intermédio de um processo chamado de glicólise anaeróbica, que compreende uma série de reações químicas que acontecem na ausência de oxigênio. Essas reações geram adenosina trifosfato (ATP), composto importante para a contração muscular.
    Acontece que, juntamente com o ATP, a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico. Quem já fez exercícios repetitivos sabe que, ao final de certo tempo, o músculo sofre fadiga, o que produz uma sensação bem conhecida de queimação ou dor, e, nesse momento, a pessoa deve parar o exercício. Quando isso acontece, o desconforto cessa e, após algum tempo, os músculos estão prontos para continuar a contrair.
   Quem provoca essa sensação é o lactato, que nada mais é do que um ácido. Ao se acumular, esse ácido acaba produzindo uma acidez local, responsável por essa sensação de fadiga. Durante o descanso, o lactato sai do músculo e entra na corrente sanguínea e, também, nos intestinos, de onde acaba sendo excretado ou, então, utilizado em outras vias metabólicas.
    Para que haja recuperação da contração muscular, é importante que o lactato acumulado no músculo tenha sua concentração diminuída. Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular. Isso é, decididamente, uma vantagem para os atletas que têm a V. atypica em seu intestino.
  Os pesquisadores realizaram experimentos com camundongos para demonstrar esse efeito. Transplantaram as bactérias para os roedores e os testaram em uma esteira adaptada para eles. Os animais que receberam as bactérias corriam durante bem mais tempo que aqueles controles, que não as receberam.
    Descobriu-se também que a V. Atypica, além de consumir o lactato, produz propionato – composto que é produto do metabolismo do lactato. Já se mostrou em camundongos que o propionato aumenta os batimentos cardíacos e, também, o consumo máximo de oxigênio (que é importante para gerar energia na fase aeróbica do exercício). Assim, estar contaminado com V. atypica é tudo de bom – se você for um atleta, é claro. 
 (Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/de-onde-menos-se-espera/)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto estende os benefícios da presença da bactéria Veillonela atypicaI no intestino às pessoas de modo geral.
2. O uso da bactéria Veillonela atypica por atletas é classificada como prática proibida para melhorar o rendimento.
3. O texto aponta duas descobertas sobre a atuação da bactéria Veillonela atypica.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    1. O texto estende os benefícios da presença da bactéria Veillonela atypicaI no intestino às pessoas de modo geral → INCORRETO. O texto faz um estudo baseado na presença da bactéria em atletas e não em pessoas em geral.

    2. O uso da bactéria Veillonela atypica por atletas é classificada como prática proibida para melhorar o rendimento → INCORRETO. O texto não apresenta essa ideia de proibição.

    3. O texto aponta duas descobertas sobre a atuação da bactéria Veillonela atypica → CORRETO.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito: C

    --> O texto aponta duas descobertas sobre a atuação da bactéria Veillonela atypica. ( correto )

    -- Descobriu-se também que a V. Atypica, além de consumir o lactato, produz propionato – composto que é produto do metabolismo do lactato

  • gabarito letra C

    descoberta 1: Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular.

    descoberta 2: além de consumir o lactato, produz propionato – composto que é produto do metabolismo do lactato. Já se mostrou em camundongos que o propionato aumenta os batimentos cardíacos e, também, o consumo máximo de oxigênio

    bons estudos

  • 1. O texto estende os benefícios da presença da bactéria Veillonela atypicaI no intestino às pessoas de modo geral.

    R: Já descartamos essa alternativa só lendo o final do texto.  Assim, estar contaminado com V. atypica é tudo de bom – se você for um atleta, é claro. 

    2. O uso da bactéria Veillonela atypica por atletas é classificada como prática proibida para melhorar o rendimento. 

    R: Em nenhum momento o texto falou que era proibido

    Restando só a alternativa 3 verdadeira.

  • Rapaz, onde será que consigo uma dessas?

  • A questão é integralmente sobre compreensão textual, isso quer dizer que para responder as assertivas abaixo é preciso tirar do texto as respostas. Vejamos:

    1. O texto estende os benefícios da presença da bactéria Veillonela atypicaI no intestino às pessoas de modo geral. 

    Incorreta. O texto aborda os benefícios para atletas. Vejam o texto: Assim, estar contaminado com V. atypica é tudo de bom – se você for um atleta, é claro. 

    2. O uso da bactéria Veillonela atypica por atletas é classificada como prática proibida para melhorar o rendimento.

    Incorreta. O texto não apresenta nenhuma proibição e sim benefícios como apresentada no trecho exposto acima.

     3. O texto aponta duas descobertas sobre a atuação da bactéria Veillonela atypica.

    Correta. Consoante o último parágrafo do texto está alternativa está correta. Vejam: Descobriu-se também que a V. Atypica, além de consumir o lactato, produz propionato – composto que é produto do metabolismo do lactato. 

    Somente o item 3 está correto.

    GABARITO: C

  • Percebi que nas questões de interpretação de texto a banca é bem direta, pois ela coloca perguntas que fazem sentido com o texto mas por não falar explicitamente eles não há cosideram. Por isso a importância de fazer as questões para se familharizar com a banca.


ID
3776023
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

   O sucesso de atletas de elite depende de muitos fatores. Estamos acostumados a acompanhar relatos diversos que descrevem protocolos rígidos, geralmente, envolvendo treinamento árduo, alimentação controlada, descanso e, em alguns casos, a dopagem – prática proibida que consiste na injeção de compostos, como a testosterona (hormônio anabolizante), para aumentar a massa muscular dos atletas. Jamais imaginaríamos que um dos segredos do sucesso poderia ter origem no intestino dos atletas, mais especificamente, num gênero de bactérias com o curioso nome de Veillonela atypica.
  Pesquisadores norte-americanos descobriram que, durante – e logo após – o exercício vigoroso, ocorre o crescimento agudo de populações de bactérias V. atypica nos intestinos de alguns maratonistas. A pergunta seguinte foi: qual é a relação desses microrganismos com o desempenho dos atletas de elite? Essa pergunta foi respondida recentemente e se encontra no artigo do biólogo molecular Jonathan Scheiman e colaboradores publicado na revista Nature Medicine em junho último.
  Para explicar esse fenômeno, é preciso antes descrever rapidamente um pouco o que acontece no metabolismo. Um exercício como a maratona implica a contração muscular repetitiva durante um período relativamente longo. Para que a contração ocorra, o músculo usa a glicose como combustível. O metabolismo rápido da glicose se faz por intermédio de um processo chamado de glicólise anaeróbica, que compreende uma série de reações químicas que acontecem na ausência de oxigênio. Essas reações geram adenosina trifosfato (ATP), composto importante para a contração muscular.
    Acontece que, juntamente com o ATP, a glicólise também produz o lactato ou ácido láctico. Quem já fez exercícios repetitivos sabe que, ao final de certo tempo, o músculo sofre fadiga, o que produz uma sensação bem conhecida de queimação ou dor, e, nesse momento, a pessoa deve parar o exercício. Quando isso acontece, o desconforto cessa e, após algum tempo, os músculos estão prontos para continuar a contrair.
   Quem provoca essa sensação é o lactato, que nada mais é do que um ácido. Ao se acumular, esse ácido acaba produzindo uma acidez local, responsável por essa sensação de fadiga. Durante o descanso, o lactato sai do músculo e entra na corrente sanguínea e, também, nos intestinos, de onde acaba sendo excretado ou, então, utilizado em outras vias metabólicas.
    Para que haja recuperação da contração muscular, é importante que o lactato acumulado no músculo tenha sua concentração diminuída. Mas, qual a relação do lactato com a V. atypica? Bem, os cientistas descobriram que essas bactérias consomem o lactato, isto é, usam o lactato como nutriente. Assim, as bactérias contribuem para reduzir mais rapidamente a concentração do lactato nos músculos e, dessa forma, apressar a recuperação muscular. Isso é, decididamente, uma vantagem para os atletas que têm a V. atypica em seu intestino.
  Os pesquisadores realizaram experimentos com camundongos para demonstrar esse efeito. Transplantaram as bactérias para os roedores e os testaram em uma esteira adaptada para eles. Os animais que receberam as bactérias corriam durante bem mais tempo que aqueles controles, que não as receberam.
    Descobriu-se também que a V. Atypica, além de consumir o lactato, produz propionato – composto que é produto do metabolismo do lactato. Já se mostrou em camundongos que o propionato aumenta os batimentos cardíacos e, também, o consumo máximo de oxigênio (que é importante para gerar energia na fase aeróbica do exercício). Assim, estar contaminado com V. atypica é tudo de bom – se você for um atleta, é claro. 
 (Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/de-onde-menos-se-espera/)

Na frase “Para que haja recuperação da contração muscular, é importante que o lactato acumulado no músculo tenha sua concentração diminuída”, estabelece-se uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    Para que haja recuperação da contração muscular, é importante que o lactato acumulado no músculo tenha sua concentração diminuída.

    ➥ Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa final. Ela dá início a uma oração subordinada adverbial final. O valor semântico expresso é de fim, finalidade, objetivo.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Conjunção Para = a fim de que ...

    Exprime a ideia de finalidade

  • Conjunções que indicam ideia de finalidade: Para que, a fim de que, porque, de modo, maneira, forma, sorte que.

  • finalidade

    Para que haja, (finalidade que haja) ....

  • FINALIDADE PARA, PARA QUE, A FIM DE QUE, DE MODO QUE, DE FORMA QUE, DE SORTE QUE, PORQUE

  • Conjunções Subordinadas Adverbiais Finais:

    para que; a fim de que, de modo que...

  • Quem estuda o elemento subjetivo do tipo diverso do dolo, essa questão é mole.

  • A questão exige o conhecimento em conjunções. Analisemos qual a semântica que a oração abaixo expressa. Vejamos:

    “Para que haja recuperação da contração muscular, é importante que o lactato acumulado no músculo tenha sua concentração diminuída”,

    A oração é iniciada por uma conjunção que indica finalidade, pois dá para ser trocada por uma locução conjuntiva de finalidade "a finalidade de que". Diante desse exposto, iremos analisar cada alternativa. Analisemos:

    a) comparação.

    Incorreta. Comparativas: iniciam oração que estabelece uma comparação em relação a um elemento da oração principal: como, que, do que (depois de mais. menos, maior, menor, melhor, pior). qual (depois de tal), quanto (depois de tanto ou tão}, assim como, bem como. Ex: Maria é tão inteligente quanto Ana.

    b) finalidade.

    Correta. Finais: iniciam oração que apresenta uma finalidade em relação ao fato expresso na oração principal: para, a fim de que, porque( para que), que, etc. Ex: Chegue mais cedo a fim de que possamos preparar a pauta da reunião.

    c) concessão.

    Incorreta. Concessivas: iniciam oração que indica uma concessão relativamente ao fato expresso na oração principal. ou seja. indica um fato contrário ao expresso na oração principal, mas insuficiente para impedir sua realização: embora. conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que. etc. Ex: Ele não concordará com isso, por mais que você insista.

    d) proporcionalidade.

    Incorreta. Proporcionais: iniciam oração que indica concomitância, simultaneidade ou proporção em relação a outro fato: à proporção que. à medida que. enquanto. etc. Ex: O medo das pessoas crescia, à medida que o temporal aumentava.

    e) conclusão.

    Incorreta. Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, então, por isso, assim, etc. Meu irmão estudou muito o ano inteiro; logo, deve ir bem nos exames.

    Referência bibliográfica.

    CEREJA, William Roberto. Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO: B

  •  Finais: iniciam oração que apresenta uma finalidade em relação ao fato expresso na oração principal: para, a fim de que, porque( para que), que, etc.

    Ex: Chegue mais cedo a fim de que possamos preparar a pauta da reunião.

  • Letra B.

    Para que” exerce função de conjunção subordinativa de FINALIDADE, assim como: PARA, A FIM DE QUE, DE MODO QUE, DE FORMA QUE, DE SORTE QUE, PORQUE...

  • Oração subordinada final

  • "PARA QUE" = finalidade
  • NÃO IMPORTA A INTERPRETAÇÃO, DECOREM AS CONJUNÇÕES.


ID
3776026
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte excerto:

Nossa confiança na tecnologia para preencher os silêncios, combater o tédio e nos expressar sem o medo de nos sentirmos julgados é tanta que a indústria se esforça para desenvolver a inteligência artificial para que possamos falar com objetos em vez de pessoas. Os robôs de conversação já são uma realidade. Hoje é possível coletar todas as mensagens e comentários de um usuário na rede para que, uma vez morto, __________ ser recriados seus padrões de conversação, de modo a __________ continuar trocando mensagens com ele. Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não __________ de ser um jogo de imitação. A tecnologia é um meio extraordinário, mas nada é capaz, adverte Turkle, de substituir uma comunicação em pessoa e os benefícios que traz. O sociólogo Georg Simmel, já no início do século passado, qualificou a conversa de antídoto contra a pressão e o estresse causados pela vida moderna. Recentemente, um estudo da Universidade de Chicago provou que a conversa casual entre dois estranhos em um trem ou sala de espera faz desse momento uma experiência mais agradável. Talvez, apontam seus autores, __________ superestimando o desejo de privacidade em um planeta cada vez mais povoado. Não entender os benefícios da interação social resulta inevitavelmente em solidão, empobrecimento e falta de empatia.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • C

    errei de novo, marquei D

  • GABARITO C: possampodermosdeixeestejamos.

    Hoje é possível coletar todas as mensagens e comentários de um usuário na rede para que, uma vez morto, __possam___ ser recriados seus padrões de conversação, de modo a __podermos__ continuar trocando mensagens com ele.

    Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não _deixe__ de ser um jogo de imitação.

    Talvez, apontam seus autores, __estejamos___ superestimando o desejo de privacidade em um planeta cada vez mais povoado.

    Visto isso, vamos perquerir o porquê:

    1.Possam: Conjugação no presente do subjuntivo. Trata-se de um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Segue a seguinte conjugação: que eu possa // que tu possas // que ele possa // que nós possamos // que vós possais // que elespossam.

    2.Podermos: Trata-se do modo infinitivo pessoal, usado sempre que houver um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca. 

    3.Deixe: Forma conjugada no imperativo negativo. Essa modalidade expressa uma ordem, pedido, conselho, convite ou súplica.

    4.Estejamos: Presente do subjuntivo. pode indicar uma ação presente ou futura. É usado para indicar desejos, hipóteses e suposições.

    Qualquer erro, mande uma msg no pv. Abraço.

  • 1) para que ... possam (a locução leva o verbo para o Subjuntivo)

    3) Embora isso não ... deixe (O embora leva o verbo para o Subjuntivo)

    =)

  • esse "deixe" acabou com minha análise kkkkkkkk

  • Os marcadores que modelam algumas formas verbais ...

    Hoje é possível coletar todas as mensagens e comentários de um usuário na rede para que, uma vez morto, possam ser recriados seus padrões de conversação, de modo a podermos continuar trocando mensagens com ele. Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não deixe de ser um jogo de imitação [...] Talvez, apontam seus autores, estejamos superestimando o desejo de privacidade em um planeta cada vez mais povoado.

    Para que possam

    Embora deixe

    O que e o Embora levam os verbos para o Subjuntivo ... um sentido de hipótese.

  • Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não deixe de ser um jogo de imitação [...]

    Embora isso, não deixe de ser um jogo de imitação [...]

    ficou melhor agora?

  • Embora isso, como Alan Turing vaticinou, não deixe de ser um jogo de imitação [...]

    para ser DEIXA teria que ser assim

    Já que isso, como Alan Turing vaticinou, não deixa de ser um jogo de imitação [...]

    ou uma vez que

  • Questão que requer muita atenção!

  • Marquei D por nao ler texto inteiro, na primeira linha ja deixa claro a ideia de "eu" no texto.

  • PC-PR 2021


ID
3776029
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho de uma matéria publicada na revista Galileu:

Durante uma expedição no desfiladeiro subaquático de San Diego Trough, localizado nos Estados Unidos, o cientista Marc Meyers analisava os animais que vivem a cerca de 500 metros abaixo da superfície quando se deparou com exemplares de peixes-dragão.

Os segmentos abaixo dão continuidade a esse trecho inicial, mas estão fora de ordem. Numere os parênteses, identificando a sequência que dá lógica discursiva ao texto.
( ) Usando um microscópio eletrônico, foi possível identificar que os dentes eram compostos por colágeno e hidroxiapatita (o mesmo mineral de cálcio presente nos ossos e dentes humanos).
( ) Ao realizar uma observação mais cuidadosa, ele se surpreendeu: esses animais, que habitam águas oceânicas profundas, exibem dentes transparentes que são muito poderosos.
( ) “Esses animais ainda não foram investigados, mas suspeito que eles tenham uma estrutura similar”, contou ao jornal britânico The Guardian.
( ) Após coletar alguns animais da espécie e levá-los para um laboratório, o pesquisador constatou que os dentes dos peixe-dragão são quase duas vezes mais afiados que os de um tubarão.
( ) Meyers acredita que existe apenas um pequeno número de peixes que possuem dentes transparentes, como os grupos conhecidos como os Lophiiformes e os Sternoptychidae.
(Adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/06/cientista-encontra-especie-de-peixe-com-dentes-transpa rentes-e-afiados.html)

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Eu ODEIO esse tipo de questão!!!

  • Quetão gostosa de fazer

  • Como eu faço esse tipo de questão:

    - jogo no word e separo os tópicos em parágrafos, pq a p... do qc não se dá o trabalho de editar a questão direito (na prova da UFPR vai estar bem organizado)

    - tento encontrar o 1º ou o último item e vou montando com base nas alternativas.

    - se não conseguir, tento encontrar 2 que sejam sucessivos, e monto com base nas alternativas.

    - se nada disso ajudar (pq tem umas questões...) ai vai no chute do bom senso.

    Nessa questão:

    Encontrei o 1º: Ao realizar uma observação mais cuidadosa, ele se surpreendeu: esses animais, que habitam águas oceânicas profundas, exibem dentes transparentes que são muito poderosos. associei esses animais com os peixes-dragão que habitam as profundezas do oceano. Deixei marcado e vamos ver o resto.

    Encontrei uma ligação entre os tópicos:

    - Meyers acredita que existe apenas um pequeno número de peixes que possuem dentes transparentes, como os grupos conhecidos como os Lophiiformes e os Sternoptychidae.

    - “Esses animais ainda não foram investigados, mas suspeito que eles tenham uma estrutura similar”, contou ao jornal britânico The Guardian. - ele falou daqueles grupos que possuem dentes transparentes, e, em seguida, diz que ESSES animais poderiam ter estrutura SIMILAR. (Ora, não poderia estar se referindo ao peixe-dragão porque ele faz uma comparação com alguma coisa que ele já disse, ou seja, sobre o peixe-dragão).

    Portanto, esse item NECESSARIAMENTE tem que vir logo após do de cima.

    Gabarito D.

  • quero saber por que a maioria das questões de português não são comentadas por professores! Eles devem comentar também!!!!

  • Ajudaria muito se o QC editasse as questões.

  • Questão padrão da UFPR

  • Boa Tarde, Pessoal.

    Até agora não entendi o porquê que começa com o número 3 a resposta?

  • tipo de questao que te faz perde tempo .... gosto de resolver

  • Alternativa D

    Precisamos ganhar tempo, então analisando que o item 5 só poderia terminar assim: "...contou ao jornal britânico The Guardian." ai já elimina 3 alternativas, ficando mais fácil resolver a questão!

    Nunca desista de seu Sonho!!

  • Ao realizar uma observação mais cuidadosa, ele se surpreendeu: esses animais, que habitam águas oceânicas profundas, exibem dentes transparentes que são muito poderosos. 

    Após coletar alguns animais da espécie e levá-los para um laboratório, o pesquisador constatou que os dentes dos peixe-dragão são quase duas vezes mais afiados que os de um tubarão.

    Usando um microscópio eletrônico, foi possível identificar que os dentes eram compostos por colágeno e hidroxiapatita (o mesmo mineral de cálcio presente nos ossos e dentes humanos).

    Meyers acredita que existe apenas um pequeno número de peixes que possuem dentes transparentes, como os grupos conhecidos como os Lophiiformes e os Sternoptychidae.

     “Esses animais ainda não foram investigados, mas suspeito que eles tenham uma estrutura similar”, contou ao jornal britânico The Guardian.

  • hahaha.. jogo no word... essa foi boa...

  • ( 3) Usando um microscópio eletrônico, foi possível identificar que os dentes eram compostos por colágeno e hidroxiapatita (o mesmo mineral de cálcio presente nos ossos e dentes humanos).

    (1 ) Ao realizar uma observação mais cuidadosa, ele se surpreendeu: esses animais, que habitam águas oceânicas profundas, exibem dentes transparentes que são muito poderosos.

    ( 5) “Esses animais ainda não foram investigados, mas suspeito que eles tenham uma estrutura similar”, contou ao jornal britânico The Guardian.

    (2 ) Após coletar alguns animais da espécie e levá-los para um laboratório, o pesquisador constatou que os dentes dos peixe-dragão são quase duas vezes mais afiados que os de um tubarão.

    (4 ) Meyers acredita que existe apenas um pequeno número de peixes que possuem dentes transparentes, como os grupos conhecidos como os Lophiiformes e os Sternoptychidae.

  • Galera, eu também errava muito esse tipo de questão. Então, resolvi juntar todas que encontrava e fazer um caderno apenas com elas. Depois eu imprimi e comecei a resolver normal, pois, o que atrapalha muito é essa formatação horrível do qc. Mas a nível de conhecimento, vale a pena estudar os conectivos de um texto,

  • Separe as palavras chave, em seguida de atenção aos conectivos... eles são indicadores num texto. Essa questão é boa para testar seu conhecimento em redação.

    Durante uma expedição no desfiladeiro subaquático de San Diego Trough, localizado nos Estados Unidos, o cientista Marc Meyers analisava os animais que vivem a cerca de 500 metros abaixo da superfície quando se deparou com exemplares de peixes-dragão.

    (3 ) Usando um microscópio eletrônico, foi possível identificar que os dentes eram compostos por colágeno e hidroxiapatita (o mesmo mineral de cálcio presente nos ossos e dentes humanos).

    ( 1) Ao realizar uma observação mais cuidadosa, ele se surpreendeu: esses animais, que habitam águas oceânicas profundas, exibem dentes transparentes que são muito poderosos.

    (5 ) “Esses animais ainda não foram investigados, mas suspeito que eles tenham uma estrutura similar”, contou ao jornal britânico The Guardian.

    (2 ) Após coletar alguns animais da espécie e levá-los para um laboratório, o pesquisador constatou que os dentes dos peixe-dragão são quase duas vezes mais afiados que os de um tubarão.

    (4 ) Meyers acredita que existe apenas um pequeno número de peixes que possuem dentes transparentes, como os grupos conhecidos como os Lophiiformes e os Sternoptychidae.

  • mano passei meia hora para resolver e ainda respondi errado kkkkkkk

  • Eu nao consegui nem entender a sequencia para marca a resposta.

  • O que mata a questão é a colocação em sequência dos dois tópicos a seguir:

    ( ) Meyers acredita que existe apenas um pequeno número de peixes que possuem dentes transparentes, como os grupos conhecidos como os Lophiiformes e os Sternoptychidae.

    ( ) “Esses animais ainda não foram investigados, mas suspeito que eles tenham uma estrutura similar”, contou ao jornal britânico The Guardian.

    A única alternativa que coloca as frases na sequência, conforme eu coloquei acima, é a D.

    Por que elas precisam estar em sequência?

    1 - a primeira frase diz sobre os peixes Lophiiformes e os Sternoptychidae;

    2 - a segunda frase começa com "esses animas", fazendo referência aos peixes Lophiiformes e os Sternoptychidae.

  • Ainda bem que peguei a manha desse tipo de questão, muito fácil depois que pega o jeito.

  • Qual a melhor técina para responder isso que até hoje não sei? Chutes alá mega-sena?

  • Letrinha D de doce

  • Horrível a disposição do texto na tela... Dá uma juda aí QC!

  • Galera, eu não acertava uma questão dessas até alguns dias atrás.

    A dica que eu dou é: atenção nos conectivos e nas palavras que fazem referência a termo anterior.. Isso me ajuda muito e, na maioria das vezes, eu respondo até rápido.


ID
3776032
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Se nem adulto reconhece fake news, como ensinar as crianças a fazer isso?
Propor o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexão sobre redes sociais é o caminho

   Com tanto adulto por aí que não sabe identificar fake news, como esperar que crianças tenham essa capacidade? Se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia?
   A resposta é “media literacy”. A tradução no Brasil varia, mas é algo entre alfabetização digital, alfabetização midiática ou alfabetização para a mídia.
   Nas escolas, finalmente começa a ficar claro que isso não significa ensinar os alunos a usar o computador, fazer lição de casa com celular, desenvolver programas, operar impressora 3D ou qualquer atividade em que a parafernália tecnológica esteja no centro da proposta pedagógica.
    Aliás, a ferramenta é o que menos importa, até porque é chavão dizer que a criançada já nasce sabendo usar tudo quanto é aparelho.
    Alfabetizar para a mídia não tem a ver com a técnica do uso, do manejo de botões, dos cliques, do vaivém dos dedos pela tela.
    O que se deve desenvolver é a leitura crítica de tudo isso, mostrar como separar o joio do trigo, buscar boas fontes, reconhecer e combater fake news, proteger-se de criminosos, refletir sobre as redes sociais, entender a indústria, quais são as empresas que as dominam, que poder detém.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/laura-mattos/2019/08/se-nem-adulto-reconhece-fake-news-como-ensinar-as-criancas-a-fazerisso.shtml)

No trecho “Se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia?”, a oração grifada indica:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    Se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia?”

    ➥ Temos a conjunção subordinativa condicional "se" dando início a uma oração subordinada adverbial condicional. O valor semântico expresso é de condição para que algo possa vir a ocorrer.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Não consegui ver a relação de condição. Parece-me concessão, pois o que se espera de pessoas experientes é que não caiam em golpes...e mesmo assim caem. Como não tinha concessão fui na condicional.
  • Não tem condição nesse texto.

  • Ao meu ver a oração tem valor semântico de acréscimo, podendo fazer a substituição pela palavra ATÉ.

    "ATÉ mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet"

  • ave maria

  • Não vi nenhuma relação de condição na referida questão. Só consegui acertar porque lembrei que a única hipótese de o "Se" iniciar uma frase é no caso de oração subordinada condicional. Portanto, recomendo que todos que ficaram na dúvida façam como eu, peçam comentário do professor.

  • Não há relação de condição nessa questão.

    Tentar justificar como sendo condição é querer forçar a barra para concordar com o gabarito da banca!

  • Não vejo condição. Alguém pode explicar?
  • "Se pessoas experientes caem, então as menos experientes também cairão".

  • Sem "condições" com o gabarito da banca.

  • Preparem-se: a homologação da PC-PR vai demorar se a banca insistir com gabaritos duvidosos. Iremos judicializar tudo!

  • fui no chute porque saber a resposta mesmo eu não sabia kkkkkkk

  • Isso é tudo menos uma condição.

    Se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia?

    De que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia, se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet?

    De que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia, já que mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet?

    De que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia, visto que mesmo pessoas experientes caem em golpes de internet?

    De que forma passar num concurso com uma banca ruim? Só Deus sabe.

  • ✅ Gabarito: E

  • Alternativa E

    Vi o SE, já lembrei logo do rlm, Se, Então, condicional, condição! deu certo!!

    Nunca desista de seu Sonho!!

  • Só eu que vi CAUSA E EFEITO aqui??

    JÁ QUE, VISTO QUE, HAJA VISTA.....

  • Letra E

    "No trecho “Se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, [então] de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia?”

    Fica esquisito, mas esquisito não é sinônimo de errado!!

    Eu já vi muita gente que procura pelo em ovo, mas igual a raça concurseiro não tem.

  • Para mim o sentido e de consequência, pois poderia substituir o se da frase por (tal que) (de modo que) tranquilamente.

    de modo que mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia.

    de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia, tal que mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet,

    pegar o gabarito da banca e substituir por outra condicional fica bem esquisito.

    EX: Contanto que mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia.

    EX: desde de que mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia.

    EX: salvo se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia.

  • Nao concordo com o gabarito da banca, vejo como consequencia.

  • acho que não tem gabarito. Por mais que "Se" seja utilizado em condicionais pelo contexto não faz sentido.

  • Gabarito: E.

    Trata-se de uma condicional.

    Ler o trecho dessa forma pode ajudar a visualizar melhor o gabarito: Se até mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, então de que forma proteger os meninos e meninas dos perigos online, inclusive a pedofilia?

    Não há relação de causa e efeito. O fato de um experiente cair ou não em golpe não é causa pra que meninos e meninas caiam também.

    Bons estudos!

  • Engraçado é as pessoas ainda concordarem com esse gabarito...é uma piada msm

  • Não há relação de condição nesse trecho. No meu entendimento está mais para uma oração subordinada causal.

    De que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia, já que mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet?

  • O cara estudar um ano pra dizer que isso é condicional... só pode estar de sacanagem.

  • Mas onde que isso ai é condicional? Pessoas experientes caindo em golpes não é condição para nada!!!!

    UFPR lasca qualquer um com uma questão dessas!!!

  • Condição é meu ovo ufpr

  • " De que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia? JÁ QUE mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet"

    eu vejo como causal.

  • Sinceramente, não achei resposta para essa questão. Entretanto, acertei, somente por causa do SE, fechei o olho e marquei condicional. Todavia, não concordo com essas extrapolações da UFPR. É FOD.A !!!

  • Se tiver o ''SE'' é condicional para a UFPR KKKKKKK

  • Desse jeito é só decorar os conectivos e nem ler o texto.

    D***-se a interpretação!

  • Se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, (então) de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia?

    Conectivo condicional do RLM P -> Q.

  • MDLSDOCEU QUE BANCA LOUCA! DEU MEDO AGORA!

  • O negócio é decorar o conectivo e já era. Rsrsrs no texto não identifiquei condição, embora tenha o conectivo "se".

  • Não adianta tentarmos adivinhar o motivo da resposta, essa questão foi para psicólogo.

  • Talvez fosse o caso de anulação.

  • Condição nem na casa do chapéu, pqp....embora desse para acertar porque as outras são completamente descartáveis.

  • Se isso, então aquilo. Mas as proposições podem ser falsa ou verdadeira, ambas falsas ou ambas verdadeiras. A UFPR tem utilizado da lógica em questões de português. Adequem-se ao estilo da banca, é necessário.


ID
3776035
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Se nem adulto reconhece fake news, como ensinar as crianças a fazer isso?
Propor o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexão sobre redes sociais é o caminho

   Com tanto adulto por aí que não sabe identificar fake news, como esperar que crianças tenham essa capacidade? Se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia?
   A resposta é “media literacy”. A tradução no Brasil varia, mas é algo entre alfabetização digital, alfabetização midiática ou alfabetização para a mídia.
   Nas escolas, finalmente começa a ficar claro que isso não significa ensinar os alunos a usar o computador, fazer lição de casa com celular, desenvolver programas, operar impressora 3D ou qualquer atividade em que a parafernália tecnológica esteja no centro da proposta pedagógica.
    Aliás, a ferramenta é o que menos importa, até porque é chavão dizer que a criançada já nasce sabendo usar tudo quanto é aparelho.
    Alfabetizar para a mídia não tem a ver com a técnica do uso, do manejo de botões, dos cliques, do vaivém dos dedos pela tela.
    O que se deve desenvolver é a leitura crítica de tudo isso, mostrar como separar o joio do trigo, buscar boas fontes, reconhecer e combater fake news, proteger-se de criminosos, refletir sobre as redes sociais, entender a indústria, quais são as empresas que as dominam, que poder detém.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/laura-mattos/2019/08/se-nem-adulto-reconhece-fake-news-como-ensinar-as-criancas-a-fazerisso.shtml)

No trecho “[...] até porque é chavão dizer que a criançada já nasce sabendo usar tudo quanto é aparelho”, a palavra destacada pode ser substituída por:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

     “[...] até porque é chavão dizer que a criançada já nasce sabendo usar tudo quanto é aparelho”

    ➥ O termo em destaque possui o seguinte significado: modelo adotado pelo senso comum; norma, padrão, algo que é clichê.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • substantivo masculino

    Frase repetitiva e sem originalidade; clichê.

    Expressão conhecida por muitas pessoas cujo conteúdo é banal; lugar-comum.

    [Figurado] Ideia imitada; modelo copiado e estereotipado: só se expressa por chavões.

    Impressão deixada por cunho ou brasa; molde.

    Forma utilizada para moldar ou enfeitar bolos e massas.

    Modelo que se caracteriza pelo senso comum; padrão.

    Algo ou alguém que se tem como modelo.

    De teor comum; ordinário.

    [Gramática] Chave muito grande.

  •  A questão é sobre sinonímia e quer encontremos o sinônimo da palavra abaixo nas alternativas. Vejamos:

    a) clichê.

    Correta. Ideia, expressão muito repetida; LUGAR-COMUM; CHAVÃO

    b) retrocesso.

    Incorreta. Ação ou resultado de retroceder, de mover-se para trás; RECUO

    c) incomum.

    Incorreta. Que não é comum, usual: Usava uma roupa incomum.

    d) excepcional.

    Incorreta. 1. Que constitui exceção, que é raro ou incomum (acontecimento excepcional)

    2. Que é muito melhor do que os outros, ou do que a média (desempenho excepcional)

    3. Diz-se de quem, por deficiência física, mental etc., precisa de cuidados especiais

    s2g.

    4. Indivíduo excepcional (3)

    e) original.

    Incorreta. 1. Ref. a origem, ou próprio do momento de origem (em que algo passa a existir, a ocorrer ou acontecer, ou a ter vida, ou em que algo foi idealizado, dito ou feito); PRIMITIVO; PRIMEIRO; ORIGINÁRIO: A versão original de um pronunciamento: A forma original da escultura.

    Referências bibliográficas.

    AULETE,Caldas. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa – Rio de Janeiro: Lexikon, 2011

    GABARITO: A


ID
3776038
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Se nem adulto reconhece fake news, como ensinar as crianças a fazer isso?
Propor o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexão sobre redes sociais é o caminho

   Com tanto adulto por aí que não sabe identificar fake news, como esperar que crianças tenham essa capacidade? Se mesmo pessoas experientes caem em golpes na internet, de que forma proteger meninos e meninas dos perigos on-line, inclusive a pedofilia?
   A resposta é “media literacy”. A tradução no Brasil varia, mas é algo entre alfabetização digital, alfabetização midiática ou alfabetização para a mídia.
   Nas escolas, finalmente começa a ficar claro que isso não significa ensinar os alunos a usar o computador, fazer lição de casa com celular, desenvolver programas, operar impressora 3D ou qualquer atividade em que a parafernália tecnológica esteja no centro da proposta pedagógica.
    Aliás, a ferramenta é o que menos importa, até porque é chavão dizer que a criançada já nasce sabendo usar tudo quanto é aparelho.
    Alfabetizar para a mídia não tem a ver com a técnica do uso, do manejo de botões, dos cliques, do vaivém dos dedos pela tela.
    O que se deve desenvolver é a leitura crítica de tudo isso, mostrar como separar o joio do trigo, buscar boas fontes, reconhecer e combater fake news, proteger-se de criminosos, refletir sobre as redes sociais, entender a indústria, quais são as empresas que as dominam, que poder detém.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/laura-mattos/2019/08/se-nem-adulto-reconhece-fake-news-como-ensinar-as-criancas-a-fazerisso.shtml)

A tese do texto é:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    Tese é a parte mais importante de um texto argumentativo.

    ➥ A TESE está presente nesta parte do texto: O que se deve desenvolver é a leitura crítica de tudo isso, mostrar como separar o joio do trigo, buscar boas fontes, reconhecer e combater fake news, proteger-se de criminosos, refletir sobre as redes sociais, entender a indústria, quais são as empresas que as dominam, que poder detém.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Se nem adulto reconhece fake news, como ensinar as crianças a fazer isso?

    Propor o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexão sobre redes sociais é o caminho

    O título do texto fala sobre a criticidade e reflexão nas redes sociais.

  • A tese do texto é a parte argumentativa de um texto,basta atenção na leitura

    GAB: (D) Deve-se fomentar a criticidade e a reflexão sobre as redes sociais.

  • fui de testa no título, nem troquei ideia

  • ai uma professora de portugues fala que a tese de um texto esta no seu primeiro paragrafo ........

  • medo dessa banca... uma fonte como a folha falando sobre fake news ..

  • O Título do texto responde a pergunta

  • Propor o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexão sobre redes sociais é o caminho

  • ✅ Gabarito: D

  • Esse texto é interessante para usar de argumentação em redações!


ID
3776041
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Seguem alguns trechos da entrevista concedida pela modelo Caroline Trentine à Revista Isto É (ano 42, nº 2576). Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.

1. Como foi fotografar a campanha?
2. É diferente fazer campanha para perfume e para roupa?
3. Como é trabalhar com Tom Ford?
4. Que momento você vive hoje?

( ) Foi diferente do habitual porque não era foto, mas imagens tiradas de frames de vídeo. Quando é foto, me concentro em uma pose. Ali tive de interpretar. Encarnei aquela mulher que estava em uma festa e teve a sua privacidade invadida.
( ) Gosto de trabalhar com gente de personalidade forte. Sou modelo há 16 anos e ainda sinto frio na barriga quando vou conversar com ele. Ele é muito autoconfiante, sério, fala baixo. Sempre tem o que dizer e gosta de ouvir.
( ) Muito feliz. Estou com um contrato com a Restoque, é legal conhecer melhor as marcas brasileiras. Além disso, fico mais aqui e assim consigo conciliar o trabalho com ser mãe. Sinto até febre quando passo muito tempo longe das crianças.
( ) É curioso. Em campanha de perfume, só uma imagem é usada para atingir o público, que quer sentir aquele cheiro. Em editorial e campanha de roupa, contamos uma história.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    1. Como foi fotografar a campanha?

    (1) Foi diferente do habitual porque não era foto, mas imagens tiradas de frames de vídeo. Quando é foto, me concentro em uma pose. Ali tive de interpretar. Encarnei aquela mulher que estava em uma festa e teve a sua privacidade invadida.

     3. Como é trabalhar com Tom Ford?

    (3) Gosto de trabalhar com gente de personalidade forte. Sou modelo há 16 anos e ainda sinto frio na barriga quando vou conversar com ele. Ele é muito autoconfiante, sério, fala baixo. Sempre tem o que dizer e gosta de ouvir.

    4. Que momento você vive hoje?

    (4) Muito feliz. Estou com um contrato com a Restoque, é legal conhecer melhor as marcas brasileiras. Além disso, fico mais aqui e assim consigo conciliar o trabalho com ser mãe. Sinto até febre quando passo muito tempo longe das crianças.

    2. É diferente fazer campanha para perfume e para roupa?

    (2) É curioso. Em campanha de perfume, só uma imagem é usada para atingir o público, que quer sentir aquele cheiro. Em editorial e campanha de roupa, contamos uma história.

  • Gabarito E

    1 -  Como foi fotografar a campanha? Foi diferente do habitual porque não era foto, mas imagens tiradas de frames de vídeo. Quando é foto, me concentro em uma pose. Ali tive de interpretar. Encarnei aquela mulher que estava em uma festa e teve a sua privacidade invadida

    3 - Como é trabalhar com Tom Ford? Gosto de trabalhar com gente de personalidade forte. Sou modelo há 16 anos e ainda sinto frio na barriga quando vou conversar com ele. Ele é muito autoconfiante, sério, fala baixo. Sempre tem o que dizer e gosta de ouvir.

    4 - Que momento você vive hoje? Muito feliz. (momento de felicidade!) Estou com um contrato com a Restoque, é legal conhecer melhor as marcas brasileiras. Além disso, fico mais aqui e assim consigo conciliar o trabalho com ser mãe. Sinto até febre quando passo muito tempo longe das crianças.

    2 - É diferente fazer campanha para perfume e para roupa? É curioso. Em campanha de perfume, só uma imagem é usada para atingir o público, que quer sentir aquele cheiro. Em editorial e campanha de roupa, contamos uma história.

    Nunca desista de seu Sonho!!

  • Diagramação nada legal ! Dica: copiem e colem no word, facilita muito.

  • Esta foi para não zerar. Entretanto, esta banca elabora algumas deste tipo que dar nó no cérebro.

  • Rumo PC PR

  • como é que é? não gosta desse tipo de questão ?

  • Primeira vez que o entrevistado parece estar realmente respondendo as perguntas feitas

  • essa foi lógica e coerente... Exceção.


ID
3776044
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa corretamente pontuada.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    A) Em algumas situações, quando cessamos nossas obrigações, como trabalho ou escola, por exemplo, isso nos traz uma grande euforia, ao imaginarmos o tempo livre que teremos → CORRETO.

    B) Em algumas situações quando cessamos nossas obrigações como trabalho ou escola, por exemplo, isso nos traz uma grande euforia, ao imaginarmos o tempo livre que teremos → INCORRETO. Temos, em destaque, uma oração subordinada adverbial temporal intercalada (deve vir separada obrigatoriamente por pontuação).

    C) Em algumas situações, quando cessamos nossas obrigações, como: trabalho ou escola por exemplo, isso nos traz uma grande euforia, ao imaginarmos o tempo livre que teremos → INCORRETO. Temos, em destaque, uma expressão explicativa. Ela deve vir obrigatoriamente entre vírgulas, outras expressões com esse mesmo teor: ou seja, isto é.

    D) Em algumas situações, quando cessamos nossas obrigações, como trabalho ou escola, por exemplo; isso, nos traz uma grande euforia ao imaginarmos o tempo livre que teremos → INCORRETO. O quê traz? ISSO. Sujeito vindo separado incorretamente de seu verbo por pontuação, isso não pode ocorrer.

    E) Em algumas situações quando cessamos nossas obrigações, como trabalho ou escola, por exemplo isso nos traz uma grande euforia ao imaginarmos o tempo livre que teremos → INCORRETO. Temos, em destaque, uma expressão explicativa. Ela deve vir obrigatoriamente entre vírgulas, outras expressões com esse mesmo teor: ou seja, isto é.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • que questão linda !!

  • A questão discorre sobre o assunto pontuação, é mister salientar que é preciso ter conhecimento em análise sintática para facilitar o entendimento nesse assunto. Vejamos:

    Para facilitar o entendimento, onde se vê uma vírgula ou outra pontuação em vermelho, é porque está incorreta  e onde se ver uma vírgula entre parenteses em azul, é porque faltou a vírgula.

    a) Em algumas situações, quando cessamos nossas obrigações, como trabalho ou escola, por exemplo, isso nos traz uma grande euforia, ao imaginarmos o tempo livre que teremos.

    Correta.

    O termo "em...situações" é um adjunto adverbial de tempo deslocado para o início da frase com mais de 2 palavras e por isso leva vírgula.

    O termo "como trabalho ou escola" está com dupla vírgula, porque é um aposto explicativo.

    O termo "por exemplo" é um locução explicativa e por isso tem vírgula.

    O termo "ao imaginarmos...livre" é uma oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo e por isso leva a vírgula.

    b) Em algumas situações (,) quando cessamos nossas obrigações (,)como trabalho ou escola, por exemplo, isso nos traz uma grande euforia, ao imaginarmos o tempo livre que teremos.

    Incorreta. Faltou a vírgula para isolar o adjunto adverbial deslocado de grande extensão e para fechar o isolamento do aposto.

    c) Em algumas situações, quando cessamos nossas obrigações, como: trabalho ou escola(,) por exemplo, isso nos traz uma grande euforia, ao imaginarmos o tempo livre que teremos.

    Incorreta. Desnecessário ter os dois-pontos fragmentando o aposto.

    Faltou a vírgula para fazer o desfecho do aposto.

    d) Em algumas situações, quando cessamos nossas obrigações, como trabalho ou escola, por exemplo; isso, nos traz uma grande euforia ao imaginarmos o tempo livre que teremos.

    Incorreta. Separou o sujeito do verbo. O que nos traz uma grande euforia? ISSO (sujeito).

    e) Em algumas situações (,) quando cessamos nossas obrigações, como trabalho ou escola, por exemplo isso nos traz uma grande euforia ao imaginarmos o tempo livre que teremos.

    Incorreta. Faltou a vírgula para separar o adjunto adverbial deslocado de grande extensão (mais de 2 palavras).

    GABARITO: A

  • O Termo "por exemplo" no meio da oração tem que usar dupla virgula por ser explicativa. Sabendo isso dava pra eliminar a letra C, D e E.

    Sobrou A e B, na letra A temos um adjunto adverbial de Tempo de grande extensão, ou seja, a vírgula é obrigatória.

    Alternativa correta é letra A!

  • Em 11/01/21 às 10:24, você respondeu a opção A. Você acertou!

    Em 23/12/20 às 12:36, você respondeu a opção D.Você errou!

    Em 30/07/20 às 12:36, você respondeu a opção C.Você errou!

    #pcpr

  • Como acertar a maioria das questões de pontuação da UFPR?

    exclua as alternativas com : ou ; e siga apenas as vírgulas, isolando sempre o adjunto adverbial de tempo

  • AVANTE PM PR!!!

  • Em 20/05/21 às 23:45, você respondeu a opção A. Você acertou!

    Em 21/04/21 às 21:20, você respondeu a opção B. Você errou!

    Em 10/02/21 às 01:16, você respondeu a opção B. Você errou!

    PERTENCEREMOS !

  • O que me causou dúvidas nessa questão foi a última vírgula.

    [...] isso nos traz uma grade euforia, ao imaginarmos o tempo livre que teremos.

    Cheguei a conclusão de que (e posso estar muito errada, ajude aqui quem puder) "ao imaginarmos o tempo livre que teremos" é uma Oração Subordinada Adverbial Causal, que por se apresentar na ordem direta e vírgula é facultativa.

    Se fosse na ordem inversa seria vírgula obrigatória.


ID
3776047
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao vigente padrão ortográfico da língua portuguesa, considere as seguintes sentenças:
1. Atores já desistiram de grandes papéis no cinema e se arrependeram.
2. Na pré-estreia, meus amigos serão os anfitriões da noite.
3. Eu apoio as escolas ocupadas em SP.
4. A feiura dos lençóis impressionou os hóspedes do hotel.

Está/Estão corretamente acentuada(s) a(s) sentença(s):

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ✓ Todos os itens estão corretos:

    1. Atores já desistiram de grandes papéis no cinema e se arrependeram → CORRETO. Temos uma oxítona terminada em ditongo aberto seguido de -s. Acentuada corretamente.

    2. Na pré-estreia, meus amigos serão os anfitriões da noite → CORRETO. As paroxítonas com ditongo aberto "ei" e "oi" não são mais acentuadas: estreia, geleia, ideia, androide, colmeia, etc.

    3. Eu apoio as escolas ocupadas em SP → CORRETO. A palavra em destaque segue sem acentuação conforme a regra explicitada anteriormente.

    4. A feiura dos lençóis impressionou os hóspedes do hotel → CORRETO. Segundo a nova ortografia, nas palavras paroxítonas, o I e o U não recebem acento depois de ditongo decrescente: feiura, bocaiuva, baiuca, Sauipe... Todavia, se o ditongo for crescente, o acento é usado: Guaíra, Guaíba, etc.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Galera na frase Eu apoio as escolas ocupadas em SP, as escolas o uso do acento da crase é facultativo?

  • Respondendo a dúvida de Marcos Samuel: Não há acento indicativo de crase nessa oração. Motivo: o verbo APOIAR pode ser tanto Transitivo Direto (VTD) quanto Transitivo Direto e Indireto (VTDI). Vou explicar cada caso. Por exemplo: "Eu apoio as escolas ocupadas em SP." - Eu apoio algo, VTD. Não pede preposição, não há possibilidade de crase nesse caso. Apoiar no sentido de "corroborar", "aprovar", é VTD, não pede preposição. Mas se você diz: "Eu apoiei meu cotovelo na mesa.", eu tenho um VTDI. Apoiei algo (objeto direto) em alguma coisa (objeto indireto). "Na" nada mais é que "em + a". O verbo APOIAR, quando VTDI, vem regido com a preposição EM. Apoiar algo em alguma coisa/lugar, "apoiar" no sentido de "encostar". No caso da nossa questão em si, APOIAR foi no sentido de dar suporte a algo/alguém, então não pede preposição, sem possibilidade de crase, desse modo. Espero ter ajudado, Marcos Samuel. :) Pessoal, se eu tiver escrito algo errado, por favor, enviar mensagem para mim in box, no privado, para correção. Obg. :)
  • 6 anos depois eu venho respondê-la kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... o erro está justamente na parte em que ''não pode acionar regressivamente''! No risco integral responde sem chance de alegar excludentes ou atenuante, mas nada impede que acione o causador de todo o prejuízo!

  • PC-PR 2021

  • Errei e fui estudar. Pelo que entendi:

    1- PAPÉIS: ditongo aberto EI(s) em posição oxítona = Acentua!

    2- ESTREIA: ditongo aberto EI em posição paroxítona = Não acentua!

    3- APOIO: não encontrei regra que justifique acentuação

    4- FEIURA: regrinha bastante específica: vogal U como segunda vogal de um hiato, que normalmente acentuaria, mas aqui por estar precedida de um ditongo EI em posição paroxítona= Não acentua! --(acordo ortográfico)

    Por isso tudo correto!


ID
3776050
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere as seguintes sentenças:
1. Nós já o analisamos em outras situações.
2. Eu te telefonarei assim que for possível.
3. O rapaz não foi visitar ela porque estava doente.
4. Não encontrei o jornal de cujo artigo você me falou.

Estão em conformidade com a norma padrão escrita:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

     3. O rapaz não foi visitar ela porque estava doente.

    ➥ INCORRETO. Pronome pessoal do caso reto não pode ser usado como objeto direto. O correto seria o uso do pronome oblíquo átono -la: não foi visitá-la (Em verbos terminados em R, S ou Z, retira-se a última letra do verbo e emprega-se os pronomes oblíquos LO, LA, LOS ou LAS).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Não tem que usar mesóclise quando for futuro? Me refiro a número 2.

  • Arthur, a mesóclise não é obrigatória, se a oração fosse iniciada diretamente com o verbo, aí o mesóclise teria que ser usada de qualquer forma.

  • ACHEI QUE 2 ESTAVA ERRADA POR USAR '' TE'' , NÃO SERIA ''LHE '' ??

  • Telefonar-te-ei assim que possivel! Sei nao em Banca! Acho que cabe recurso.

  • 1. Nós já o analisamos em outras situações - Advérbio "já" atrai o pronome = Próclise

    2. Eu te telefonarei assim que for possível - Sujeito explícito, sem palavra atrativa = facultativo

    3. O rapaz não foi visitar ela porque estava doente. - Palavras terminas em R, S, Z = emprego de "lo, las, los, la"

    4. Não encontrei o jornal de cujo artigo você me falou. - Correto

  • Pensei que na 04 a preposição correta seria "sobre cujo" e não "de cujo".

  • Carlos Henrique Farias:

    "Telefonar-te-ei assim que possivel! Sei nao em Banca! Acho que cabe recurso."

    inicialmente também achei estranha, mas a proibição está em colocar pronome após futuro ("telefonarei te" estaria errado), como o o pronome está antes, não há problema algum.

    bons estudos

  • ✅ Gabarito: D

  • Alguém para explicar a 4 ?

  • Professores só querem saber de comentar questões CESPE.

  • Sobre a dúvida quanto ao item 2. Também achei que seria um caso de mesóclise. No entanto, assistindo explicações mais aprofundadas, o uso da próclise ,naquele caso, é permitida pois o sujeito está expresso na oração .

    Sobre o item 4, assisti uma aula de uma das melhores professoras disponíveis, profa. Adriana

    Assista > https://www.youtube.com/watch?v=Ftu0LaFV7mI

  • 1. Nós já o analisamos em outras situações - Advérbio "já" atrai o pronome = Próclise

    2. Eu te telefonarei assim que for possível - Sujeito explícito, sem palavra atrativa = facultativo

    3. O rapaz não foi visitar ela porque estava doente. - Palavras terminas em R, S, Z = emprego de "lo, las, los, la"

    4. Não encontrei o jornal de cujo artigo você me falou. - Correto

  • Você me falou do Artigo

    De cujo artigo você me falou ...

  • A questão quer que indiquemos quais assertivas estão corretas. Vejamos:

    1. Nós já o analisamos em outras situações. 

    Correta. A situação que poderia deixar maior dúvida nesta assertiva é o pronome "o" antes do verbo, encontra-se nessa posição para obedecer a atração que tem com o advérbio de tempo "já".

    Os advérbios atraem o pronome para trás do verbo.

    2. Eu te telefonarei assim que for possível. 

    Correta. O que poderia causar confusão ao candidato é que o pronome está atrás do verbo e não intercalado com ele em forma de mesóclise, visto que o verbo se encontra no futuro do indicativo. É facultativo o uso do pronome entre o verbo ou antes com sujeito expresso.

    Eu telefonar-te-ei..

    Eu te telefonarei...

    Ambas as formas estão corretas porque o sujeito expresso "eu" possibilita isso.

    3. O rapaz não foi visitar ela porque estava doente. 

    Incorreta. Quem visita, visita algo ou alguém. Visitou quem? Ela.

    Vimos que ela tem função de objeto direto, não se usa ela como objeto direto. O correto é o uso dessa forma: foi visitá-la. Em verbos terminados em R que exige um objeto direto na terceira pessoa, o uso é dos pronomes (la,las, lo, los).

    4. Não encontrei o jornal de cujo artigo você me falou.

    Correta. A assertiva encontra maior dificuldade no uso do pronome relativo cujo e a preposição antes dela.

    Quando o termo a que o verbo se refere estiver anteposto, naturalmente virá com pronome relativo.

    O verbo falar exige a preposição DE, pois quem fala, fala DE alguma coisa.

    O cujo é usado porque está entre dois substantivos que um é possuidor do outro.

    Artigo do jornal.

    Estão corretas as assertivas: 1,2 e 4.

    GABARITO: D

  • não teria que ser lhe telefonarei?

  • Em 03/02/21 às 11:36, você respondeu a opção D.Você acertou

    Em 13/01/21 às 09:00, você respondeu a opção B.Você errou!

    Em 07/08/20 às 11:17, você respondeu a opção B.Você errou!

    PCPR

  • Um dia eu chego lá, Tenho fé.

  • PC-PR 2021

  • Em 02/06/21 às 11:09, você respondeu a opção D. Você acertou!

    Em 20/05/21 às 23:40, você respondeu a opção D. Você acertou!

    Em 21/04/21 às 21:18, você respondeu a opção A. Você errou!

    Em 10/02/21 às 01:08, você respondeu a opção B. Você errou!

    Fé e resiliência!

  • Sobre a dúvida da B, no que tange o uso da mesóclise:

    Não havendo palavra atrativa, não iniciando frase, tendo sujeito explícito, a mesóclise será opcional:

    1) "O ACUSADO SE APRESENTARÁ À JUSTIÇA.";

    2) "O ACUSADO APRESENTAR-SE-Á À JUSTIÇA.";

    3) "SE O ACUSADO SE APRESENTARÁ À JUSTIÇA, NÃO SEI.";

    4) "SEUS AMIGOS LHE DARIAM NOVA OPORTUNIDADE.";

    5) "SEUS AMIGOS DAR-LHE-IAM NOVA OPORTUNIDADE.";

    6) "SE SEUS AMIGOS LHE DARIAM NOVA OPORTUNIDADE, NÃO SEI.". 

    BONS ESTUDOS!!!

  • kct, essa 4 ficou muito esquisita, por isso fui na A, mas blz, segue o jogo!


ID
3776053
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Dieta salvadora, por Ruy Castro
A ciência descobre um micróbio adepto de um alimento abundante: o lixo plástico no mar

  O ser humano revelou-se capaz de dividir o átomo, derrotar o câncer e produzir um “Dom Quixote”. Só não consegue dar um destino razoável ao lixo que produz. E não se contenta em brindar os mares, rios e lagoas com seus próprios dejetos. Intoxica-_____ também com garrafas plásticas, pneus, computadores, sofás e até carcaças de automóveis. Tudo que perde o uso é atirado num curso d’água, subterrâneo ou a céu aberto, que se encaminha inevitavelmente para o mar. O resultado está nas ilhas de lixo que se formam, da Guanabara ao Pacífico.
  De repente, uma boa notícia. Cientistas da Grécia, Suíça, Itália, China e dos Emirados Árabes descobriram em duas ilhas gregas um micróbio marinho que se alimenta do carbono contido no plástico jogado ao mar. Parece que, depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal, o plástico, seja mole, como o das sacolas, ou duro, como o das embalagens, fica quebradiço – no ponto para que os micróbios, de guardanapo ao pescoço, o decomponham e façam a festa. Os cientistas estão agora criando réplicas desses micróbios, para que eles ajudem os micróbios nativos a devorar o lixo. Haja estômago.
   Em “A Guerra das Salamandras”, romance de 1936 do tcheco Karel Čapek (pronuncia-se tchá-pek), um explorador descobre na costa de Sumatra uma raça de lagartos gigantes, hábeis em colher pérolas e construir diques submarinos. Em troca das pérolas que as salamandras _____ entregam, ele _____ fornece facas para se defenderem dos tubarões. O resto, você adivinhou: as salamandras se reproduzem, tornam-se milhões, ocupam os litorais, aprendem a falar e inundam os continentes. São agora bilhões e tomam o mundo.
    Não quero dizer que os micróbios comedores de lixo podem se tornar as salamandras de Čapek. É que, no livro, as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós.
Com os micróbios no comando, nossos mares, pelo menos, estarão a salvo.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/05/dieta-salvadora.shtml)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    ➥ PRIMEIRA LACUNA: Intoxica-os também com garrafas plásticas, pneus, computadores (intoxica alguma coisa; não se pode usar o pronome oblíquo átono "lhe" como objeto direto, dessa forma, usamos o pronome oblíquo átono "os" com função de objeto direto).

    ➥ SEGUNDA LACUNA: Em troca das pérolas que as salamandras lhe entregam, ele lhes fornece facas para se defenderem dos tubarões (entregam pérolas a alguém; pronome oblíquo átono "lhe" sendo usado corretamente como um objeto indireto).

    ➥ TERCEIRA LACUNA: Em troca das pérolas que as salamandras lhe entregam, ele lhes fornece facas para se defenderem dos tubarões (fornece facas a alguém; pronome oblíquo átono "lhes" sendo usado corretamente como um objeto indireto).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • gabarito letra A

    conceitos importantes:

    ➡ Não podemos usar LHE como complemento de um verbo VTD, não serve como objeto direto, somente como objeto indireto.

    ➡ normalmente utilizamos os pronomes o, a, os, as como objeto direto de verbos VTD

     Intoxica-os

    ➡ verbo VTD

    ➡ pronome oblíquo átono os com função de objeto direto retomando (os mares, rios e lagoas)

    entregam-lhe

    ➡ verbo transitivo direto e indireto (entrega algo [objeto direto: as pérolas] a alguém [objeto indireto: lhe]

    ➡ sendo assim, utilizamos o lhe como objeto indireto, retomando o explorador de nome complicado kkkk

    fornecer

    ➡ verbo transitivo direto e indireto (fornece algo (objeto direto: facas) a alguém ( objeto indireto: as salamandras)

    ➡ de mesmo modo utilizamos o lhe como objeto indireto

    bons estudos

  • Lhe(s) = Diante de verbos transitivos indiretos - substituem objetos indiretos

    O (s) A (s) = Objetos diretos

    I. E não se contenta em brindar os mares, rios e lagoas com seus próprios dejetos. Intoxica-_____ também com garrafas plásticas, pneus, computadores

    Intoxica algo - OS

    II.  Em troca das pérolas que as salamandras _____ entregam

    Entregam a alguém - VTI - LHE

    III. ele _____ fornece facas

    Fornece algo - VTD - OD- FACAS

    A alguém- OI- LHE

  • Verbo entregar no sentido de "DAR" é bitransitivo.

  • nao erro maisss

  • Os pronomes oblíquos átonos da 3ª pessoa apresentam duas formas diferentes, dependendo do tipo de objeto que eles substituem. Caso substitua um  (ou seja, aquele que tem preposição), utiliza-se o pronome “lhe” ou “lhes”, dependendo do número da pessoa.

    Caso substitua um  (ou seja, aquele que não tem preposição), pode-se utilizar o pronome “o”, “a”, “os” ou “as” dependendo do gênero e do número da pessoa.

    Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.html#:~:text=Os%20pronomes%20obl%C3%ADquos%20%C3%A1tonos%20da,deu%20o%20brinquedo%20a%20ele.

  • ✅ Gabarito: A

  • O "TE" pode ser usado tanto em objeto direito quanto em objeto indireto, portanto na questão 2 está correto. LHE e LHES só podem ser usados em objeto indireito e O,A,OS,AS podem ser usado em objeto direto. logo ME,TE,SE,NOS e VOS podem ser usados em ambos.

  • Intoxica (VTD) os mares --> OD, logo só pode ser usado o/a.

    colocando as frases na ordem

    Salamandras entregam (VTI) para o explorador ---> O.I, assim usa-se Lhe

    Ele fornece (VTDI) faca às salamandras ---> O.I, utiliza-se lhes.

  • Para preencher a lacuna exigida pela questão, é necessário que o candidato tenha conhecimento no uso dos pronomes oblíquos. Vejamos:

     Intoxica-os também com garrafas plásticas, pneus, computadores, sofás e até carcaças de automóveis.

    O verbo "intoxicar" é transitivo direto e exige um complemento verbal direto. Nesse caso excluímos a possibilidade do uso do LHE, pois somente pode ser usado nos casos de complemento verbal quando o verbo for transitivo indireto, ou seja, quando precisar de preposição. Outro informação valiosa é que em verbos terminados em vogal e se referindo a terceira pessoa, usa-se os pronomes (a,as, o,as).

    Em troca das pérolas que as salamandras lhe entregam...

    O uso do lhe é porque o verbo "entregar" é bitransitivo e exige em um de seus complementos o objeto indireto.

    Entregar as pérolas a ele.

    O lhe é sempre usado para se referir a terceira pessoa em forma de objeto indireto.

    ...ele lhes fornece facas para se defenderem dos tubarões.

    O lhes é usado porque o verbo fornecer é bitransitivo e exige um complemento indireto.

    Fornecer facas a eles.

    Já sabemos que o lhe substitui o objeto indireto se referindo a terceira pessoa.

    A sequência ficou assim: os – lhe – lhes.

    GABARITO: A

  • LHE-FORMA INDIRETA

    O,A-FORMA DIRETA

    PEGA A VISÃO

  • Intoxica quem ? OS mares. Objeto direto

    Em troca das pérolas que as salamandras _____ entregam, ele _____ fornece facas para se defenderem dos tubarões. O resto, você adivinhou: as salamandras se reproduzem, tornam-se milhões, ocupam os litorais, aprendem a falar e inundam os continentes. São agora bilhões e tomam o mundo.

    Entregam A QUEM? Ao explorador. Objeto indireto

    Ele fornece A QUEM? Às salamandras. Objeto indireto

    Resposta: A ( os - lhe - lhes )

  • Atente-se aos verbos.

    Quem fornece fornece algo a alguém.

    Quem entrega entrega algo a alguém.

    Em 09/08/21 às 10:55, você respondeu a opção A.Você acertou!

    Em 15/01/21 às 09:45, você respondeu a opção A.Você acertou!

    Em 13/01/21 às 08:36, você respondeu a opção C.Você errou!

    Em 24/09/20 às 09:02, você respondeu a opção E.Você errou!

    Em 26/08/20 às 09:49, você respondeu a opção E.Você errou!

    Em 07/08/20 às 09:33, você respondeu a opção E.Você errou!

    Não é fazer até acertar, é fazer até nunca mais errar.

    PC-PR 2021


ID
3776056
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Dieta salvadora, por Ruy Castro
A ciência descobre um micróbio adepto de um alimento abundante: o lixo plástico no mar

  O ser humano revelou-se capaz de dividir o átomo, derrotar o câncer e produzir um “Dom Quixote”. Só não consegue dar um destino razoável ao lixo que produz. E não se contenta em brindar os mares, rios e lagoas com seus próprios dejetos. Intoxica-_____ também com garrafas plásticas, pneus, computadores, sofás e até carcaças de automóveis. Tudo que perde o uso é atirado num curso d’água, subterrâneo ou a céu aberto, que se encaminha inevitavelmente para o mar. O resultado está nas ilhas de lixo que se formam, da Guanabara ao Pacífico.
  De repente, uma boa notícia. Cientistas da Grécia, Suíça, Itália, China e dos Emirados Árabes descobriram em duas ilhas gregas um micróbio marinho que se alimenta do carbono contido no plástico jogado ao mar. Parece que, depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal, o plástico, seja mole, como o das sacolas, ou duro, como o das embalagens, fica quebradiço – no ponto para que os micróbios, de guardanapo ao pescoço, o decomponham e façam a festa. Os cientistas estão agora criando réplicas desses micróbios, para que eles ajudem os micróbios nativos a devorar o lixo. Haja estômago.
   Em “A Guerra das Salamandras”, romance de 1936 do tcheco Karel Čapek (pronuncia-se tchá-pek), um explorador descobre na costa de Sumatra uma raça de lagartos gigantes, hábeis em colher pérolas e construir diques submarinos. Em troca das pérolas que as salamandras _____ entregam, ele _____ fornece facas para se defenderem dos tubarões. O resto, você adivinhou: as salamandras se reproduzem, tornam-se milhões, ocupam os litorais, aprendem a falar e inundam os continentes. São agora bilhões e tomam o mundo.
    Não quero dizer que os micróbios comedores de lixo podem se tornar as salamandras de Čapek. É que, no livro, as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós.
Com os micróbios no comando, nossos mares, pelo menos, estarão a salvo.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/05/dieta-salvadora.shtml)

A partir da leitura do texto, considere as seguintes afirmativas:
1. O poder dos lagartos de Čapek advém da capacidade de administrar o mundo de forma diferente dos humanos.
2. O plástico lançado ao mar é imediatamente consumido pelos micróbios descobertos nas ilhas gregas.
3. Os cientistas estão desenvolvendo maneiras de auxiliar na reprodução natural dos micróbios.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    1. O poder dos lagartos de Čapek advém da capacidade de administrar o mundo de forma diferente dos humanos → CORRETO. Conforme o texto: Não quero dizer que os micróbios comedores de lixo podem se tornar as salamandras de Čapek. É que, no livro, as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós.

    2. O plástico lançado ao mar é imediatamente consumido pelos micróbios descobertos nas ilhas gregas → INCORRETO. Segundo o texto: Parece que, depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal, o plástico, seja mole, como o das sacolas, ou duro, como o das embalagens, fica quebradiço – no ponto para que os micróbios, de guardanapo ao pescoço, o decomponham e façam a festa.

    3. Os cientistas estão desenvolvendo maneiras de auxiliar na reprodução natural dos micróbios → INCORRETO. Segundo o texto: Os cientistas estão agora criando réplicas desses micróbios, para que eles ajudem os micróbios nativos a devorar o lixo. Haja estômago. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Continuei sem entender, lagartos e Salamandras são coisas diferentes, na alternativa ele fala dos lagartos e a afirmação final do texto se refere as salamandras.

  • "[...] derrotar o câncer [...]" certeza?

  • Esse é o problema de certas interpretações de texto, algumas são muito subjetivas, vc tem q, praticamente, adivinhar a resposta certa que a banca escolheu.

  • Eliminando a 2 voce consegue matar a questão, restando apenas o gabarito C.

    "Parece que, depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal...". Não é imediatamente, como mostra a afirmativa 2.

  • Entendi que o poder delas era o de encontrar pérolas e construir diques marinhos. Administrar o mundo melhor do que nós foi apenas uma consequência "natural", já que ou elas eram melhor preparadas ou nós é que não sabemos administrar muito bem o planeta mesmo (ou os dois).

  • 1. O poder dos lagartos de Čapek advém da capacidade de administrar o mundo de forma diferente dos humanos.

     as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós.

     2. O plástico lançado ao mar é imediatamente consumido pelos micróbios descobertos nas ilhas gregas.

     depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal, o plástico, seja mole, como o das sacolas, ou duro, como o das embalagens, fica quebradiço – no ponto para que os micróbios, de guardanapo ao pescoço, o decomponham e façam a festa

    3. Os cientistas estão desenvolvendo maneiras de auxiliar na reprodução natural dos micróbios.

     Os cientistas estão agora criando réplicas desses micróbios, para que eles ajudem os micróbios nativos a devorar o lixo. Haja estômago.

  • Questão muito subjetiva como já é de prática da interpretação da UFPR!!

  • lagarto não é diferente de salamandra?????

  • ....depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal, o plástico ... fica quebradiçono ponto para que os micróbios o decomponham e façam a festa.

    as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós.

  • Há uma certa ambiguidade na questão 3, o texto não permite concluir se esta afirmativa estava certa ou errada. (pra mim estaria errada)

    Mas é possível achar o gabarito a partir da questão 2 que está errada, e está presente em 4 das 5 alternativas.

  • Há uma certa ambiguidade na questão 3, o texto não permite concluir se esta afirmativa estava certa ou errada. (pra mim estaria errada)

    Mas é possível achar o gabarito a partir da questão 2 que está errada, e está presente em 4 das 5 alternativas.

  • ✅ Gabarito: C

  • O texto diz que elas aprendem "...as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós." Não que possuem esse poder.

    Por eliminação óbvia, essa era a única alternativa.

  • Português UFPR é simples galera: estudem, estudem, estudem. E, no dia da prova, deem uma rezadinha para que o examinador, nas questões de interpretação de texto, não tenha enchido o c# de mac0nha!

  • Eliminado a alternativa 2 que era a mais errada ja chegaria a resposta sem ao menos saber qual estava certa pois tinha apenas uma questão que não contia alternantiva 2.

  • aliminar as erradas na maioria das vezes é mais facil que achar a certa. E ainda que depois de elimiinar as erradas sobrem duas questões a chance de chutar e acertar será maior pois chutar entre duas é muito mais facil ue entre 4 ou 5.

  • Acertei por eliminação. Mas a 1 e a 3 ficaram bem subjetivas.

  • A questão quer que indiquemos qual assertiva possui veracidade de acordo com o texto. Vejamos:

    1. O poder dos lagartos de Čapek advém da capacidade de administrar o mundo de forma diferente dos humanos.

    Correta. No penúltimo parágrafo nos é passado essa informação. Vejam: "Não quero dizer que os micróbios comedores de lixo podem se tornar as salamandras de Čapek. É que, no livro, as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós."

    Se gerem o mundo melhor que nós, logo, significa que administram diferente.

     2. O plástico lançado ao mar é imediatamente consumido pelos micróbios descobertos nas ilhas gregas.

    Incorreta. No segundo parágrafo é informado que depois de algum tempo e não de imediato o plástico é consumido pelos micróbios...

    Vejam a passagem do segundo parágrafo: "...um micróbio marinho que se alimenta do carbono contido no plástico jogado ao mar. Parece que, depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal, o plástico, seja mole, como o das sacolas, ou duro, como o das embalagens..."

     3. Os cientistas estão desenvolvendo maneiras de auxiliar na reprodução natural dos micróbios.

    Incorreta. Trecho do último período do segundo parágrafo: "Os cientistas estão agora criando réplicas desses micróbios, para que eles ajudem os micróbios nativos a devorar o lixo. Haja estômago."

    Oras, réplicas não são uma criação natural e sim uma invenção.

    Somente a assertiva 1 está correta.

    GABARITO: C

  • A questão que estiver escrito "Imediatamente" desconfiem....

    Bons estudos!

  • Se tivesse alternativa 1 e 3 nas opções, iria bater uma dúvida enorme.

  • Se tivesse alternativa 1 e 3 nas opções de questão, iria bater uma dúvida enorme.

  • O "problema" das questões de interpretação da UFPR na verdade é só um: não há um padrão! Ora você deve extrapolar, ora você deve ser fiel ao texto. Isso deixa o candidato bem preparado confuso e beneficia quem acaba chutando.

    Seria muita petulância achar que questões com acertos da ordem de 40% a 30% são bem elaboradas.

    Era isso. Já me estressei tentando entender as questões. Sei o quanto estudei (quase 20 mil questões) mas isso foge do meu controle, então bola pra frente.

  • Só acertei por eliminação, mas não acho que deveria ser considerada certa apenas o argumento 1.


ID
3776059
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte excerto:

Nossas vidas são baseadas em interações e a comunicação verbal é a ferramenta mais à mão para produzi-las. Ninguém discute a máxima aristotélica de que o homem é um animal social inclinado a exteriorizar opiniões e sentimentos. Portanto, o silêncio imposto implica pesar, e quando um ente querido deixa de nos dirigir a palavra, experimentamos dor. O escritor Henry Fielding, em seu ensaio de 1743 dedicado à conversa, a definiu como a troca de ideias mediante a qual se examina a verdade e na qual cada questão é analisada a partir de diferentes pontos de vista, de modo que o conhecimento seja compartilhado. A história conheceu grandes momentos dessa arte desde que Platão observou que é a mais elevada forma de conhecimento. Muitos séculos depois, começou-se a perceber a relação direta entre a estabilidade política e o mundo da conversa, que David Hume descreveu como a conversa respeitosa na qual se dá e se recebe no interesse de um gozo mútuo. Para manter um intercâmbio linguístico autêntico deve-se deixar de lado a vaidade, a intransigência e o orgulho; assim, a antítese da conversa é a polarização exacerbada.

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Na primeira linha, “las” faz referência a “nossas vidas”.

2. Na sexta linha, “dessa arte” refere-se a “conversa”.

3. Na oitava linha, “na qual” refere-se a “estabilidade política”.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    1. Na primeira linha, “las” faz referência a “nossas vidas” → INCORRETO. Nossas vidas são baseadas em interações e a comunicação verbal é a ferramenta mais à mão para produzi-las (=O pronome oblíquo átono -las faz referência ao substantivo "interações". Produzir interações).

    2. Na sexta linha, “dessa arte” refere-se a “conversa” → CORRETO. O escritor Henry Fielding, em seu ensaio de 1743 dedicado à conversa, a definiu como a troca de ideias mediante a qual se examina a verdade e na qual cada questão é analisada a partir de diferentes pontos de vista, de modo que o conhecimento seja compartilhado. A história conheceu grandes momentos dessa arte desde que Platão observou que é a mais elevada forma de conhecimento (=dessa arte → da arte da conversa).

    3. Na oitava linha, “na qual” refere-se a “estabilidade política” → INCORRETO. Muitos séculos depois, começou-se a perceber a relação direta entre a estabilidade política e o mundo da conversa, que David Hume descreveu como a conversa respeitosa na qual se dá e se recebe no interesse de um gozo mútuo (=O pronome relativo retoma o termo "conversa respeitosa").

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Não colocaram autor e fonte, mas é um ótimo texto.


ID
3776062
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição da República de 1988 veicula Direitos e Garantias Fundamentais em seu Título II, dispondo sobre direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais e direitos de nacionalidade, entre outros. A respeito do tema nacionalidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra C

     

    Constituição Federal

     

    Art. 12. São brasileiros:

     

    II - naturalizados:

     

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

     

     

  • A) Incorreta. CF/88 - Art. 12. São brasileiros:

    I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    B) Incorreta. CF/88 - Art. 12. São brasileiros:

    I - natos: b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    C) Correta.

    D) Incorreta. CF/88 Art. 12 - § 2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

    § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa.

    E) Incorreta. CF/88 Art.12 - § 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:

    I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;

  • A) Incorreta - quem são os brasileiros natos?

     Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;         

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) Incorreta - b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C) Correto - b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.         

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) Incorreta - A CF/88 elenca cargos privativos de Brasileiros natos, quais sejam:

    § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa. 

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E) Incorreta - É necessário decisão judicial, senão vejamos:

    § 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:

    I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;

    Bons estudos!

  • Assertiva C

    É possível que estrangeiros de qualquer nacionalidade se naturalizem brasileiros, desde que sejam residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos, não possuam condenação penal e requeiram a nacionalidade brasileira.

  • E o português? não precisa obedecer a esses requisitos.

  • Gabarito: C.

    Complementando:

    Naturalização: (art. 12, II, CF)

    Se o estrangeiro for originário de países de língua portuguesa: Residência no Brasil por 1 ano ininterrupto + idoneidade moral.

    Se o estrangeiro for de qualquer outra nacionalidade: Residência no Brasil por mais de 15 anos ininterruptos + sem condenação penal + requerimento.

    Quase-nacionalidade: (art. 12, §1º, CF)

    Hipótese em que o português passa a ter os direitos inerentes ao brasileiro, sendo equiparado ao brasileiro naturalizado. Exige-se que o português tenha residência definitiva no Brasil e que haja reciprocidade de tratamento em favor dos brasileiros por parte de Portugal.

  • 1.NATOS (art. 12, I, CF):

    1.1. Nascidos no BR, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país

    1.2. Nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe BR, desde que qualquer deles esteja a serviço do BR

    1.3. Nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe BR, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente

    1.4. Nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe BR, desde que venham a residir no BR e optem, EM QUALQUER TEMPO [pega de prova recorrente], depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira

    2.NATURALIZADOS (art. 12, II, CF):

    2.1. Originários de países de língua portuguesa: residência por 1 ano ininterrupto + idoneidade moral

    2.2. Estrangeiros de qlqr nacionalidade: residência há mais de 15 anos ininterruptos + sem condenação penal + requeiram a nacionalidade br

    2.3. Aos Portugueses: residência permanente + reciprocidade em favor dos brasileiros [="QUASE-NACIONALIDADE"] [o português terá os mesmos direitos do brasileiro naturalizado, mesmo sem ter obtido a naturalização; ele permanece como português]

    --> Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: a) tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; ou b) adquirir outra nacionalidade (salvo nos casos (i) de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira; (ii) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para exercício de direitos civis)

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre nacionalidade.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. O filho de pais estrangeiros nascido no Brasil será brasileiro nato, desde que os pais não estejam aqui a serviço de seu país. Art. 12, I, "a", da CRFB/88: "São brasileiros: I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; (...)".

    Alternativa B - Incorreta. Basta que um esteja a serviço do Brasil no exterior para que o filho seja brasileiro nato. Art. 12, I, "b", da CRFB/88: "São brasileiros: I - natos: (...) b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; (...)".

    Alternativa C - Correta! Art. 12, II, "b", da CRFB/88: "São brasileiros: (...) II - naturalizados: (...) b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira".

    Alternativa D - Incorreta. Há cargos privativos de brasileiro nato, ou seja, que não podem ser preenchidos nem por brasileiros naturalizados e nem por estrangeiros. Art. 12, §3º, da CRFB/88: "São privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa".

    Alternativa E - Incorreta. A decisão que cancela a naturalização é judicial. Art. 12, §4º, da CRFB/88: "Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • gab c

    -> o erro da alternativa E é que somente ocorre essa perda em caso se sentença transitada em julgado.

  •   Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;         

    II - naturalizados:

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.         

    § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.         

  • A título de complementação, quem seriam os originários de países de língua portuguesa? São os originários dos seguintes países:

    PORTUGAL

    ANGOLA

    MOÇAMBIQUE

    GUINÉ-BISSAU

    AÇORES

    CABO VERDE

    SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

    GOA

    DAMÃO

    DIU

    MACAU

    TIMOR-LESTE

  • GABARITO C

    Art. 12. São brasileiros:(...)

    II - naturalizados:(...)

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

    Naturalização extraordinária, que depende do cumprimento de 3 (três) requisitos:

    1- Residência ininterrupta no Brasil por mais de quinze anos;

    2- Ausência de condenação penal;

    3- Requerimento do interessado.

    CF/88

  • QUESTÃO ESQUESITA. NÃO ENTENDI!!!

    NA PROPRIA QUESTÃO FALA: "É POSSIVEL A ESTRANGEIROS DE QUALQUER NACIONALIDADE..."

    MAS OS PORTUGUESES NÃO SE ENQUADRAM NESSES REQUISITO, OU ESTOU ERRADO??

  • ALEXANDRE CEZAR

    Existe a nacionalidade ordinária e a extraordinária.

    ORDINÁRIA: Países que adotam a língua portuguesa + 1 ano ininterrupto no Brasil + idoneidade moral. (fica a critério do presidente conceder ou não)

    EXTRAORDINÁRIA: 15 anos ininterruptos + não condenação penal + requerimento do interessado.( direito subjetivo do estrangeiro, não fica a critério do presidente)

    Por esse motivo, todos se enquadram na naturalização extraordinária, sejam de países de língua portuguesa ou não.

    Ex: Imagine de fulano de Portugal ou qualquer outro país com língua portuguesa adotada, resida 1 ano ininterrupto no Brasil e tenha idoneidade moral. Requer sua naturalização e após os tramites legais o presidente da república a seu critério, indefere. Então tem a opção de esperar 15 anos, sem condenação penal para que adquira a naturalização extraordinária (direito subjetivo) desde que não tenha condenação penal.

    Questão B não esta errada. Apesar de não ser uma cópia integral da CF.

    B- Serão considerados brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que ambos estejam a serviço da República Federativa do Brasil.

    Basta que apenas um dos pais estejam a serviço do Brasil. Mas os dois tbm da o direito a ser brasileiro nato.

  • putz, pegadinha maldita
  • gab C

    Art. 12. São brasileiros:

    II - naturalizados:

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

  • artigo 12, II, alínea B da CF==="Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na república federativa do Brasil há mais de 15 anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira".

  • PEGADINHA, CUIDADO:

    -->Para o nascido no estrangeiro ser considerado B.R. NATO, não é necessário que os 2 pais estejam a serviço do pais, basta apenas que 1 esteja.

    ¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨

    Instagram : @thiagoborges0101

  • B - ambos não, apenas um deles;

    E - por decisão judicial transitada em julgado. O procedimento é judicial nesse caso, logo, não é perante o Ministro da Justiça. Somente nas hipóteses de perda-mudança é que o procedimento é administrativo perante o Ministério da Justiça.

  •  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm acessado em 24/08/2021

    São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    ...

    II - naturalizados:

    ...

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. 

    ...

    § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa    

    § 4º - Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:

    I - tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;

    Gabarito Letra C - É possível que estrangeiros de qualquer nacionalidade se naturalizem brasileiros, desde que sejam residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos, não possuam condenação penal e requeiram a nacionalidade brasileira.

  • PC-PR 2021

  •   Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;         

    II - naturalizados:

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.         

    § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.  

  • Errei por causa de uma palavra, "ambos". Mas tudo bem, já me dei 10 chicotadas. Pra cima!


ID
3776065
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição da República de 1988 e a Lei Federal nº 8.112/1990 estabelecem regras sobre a estabilidade do servidor público no cargo. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício.
2. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
3. O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.
4. O servidor não aprovado no estágio probatório será demitido, a bem do serviço público.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão está mal elaborada. No comando da questão é utilizado como parâmetro tanto a Constituição Federal de 1988 quanto a Lei 8112/90. Considerando-se isso, não fica claro onde se deve buscar as respostas para os seguintes quesitos, ainda mais considerando a existência de pontos divergentes, senão, vejamos:

    1. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício.

    De acordo com a Constituição Federal de 1988, nos termos do art. 41, caput e §4º, para que o servidor público em efetivo exercício, por 03 (três) anos, torne-se estável, é obrigatória avaliação especial de desempenho por comissão constituída para essa finalidade.

    Logo, tomando por base a CF/88, esse quesito estaria incompleto, pois o simples efetivo exercício do cargo, por 03 anos, não seria suficiente para adquirir a estabilidade.

    2. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Tomando por base a CF/88, o quesito estaria incorreto, visto que a perda do cargo de servidor público estável não ocorre "só" nessas hipóteses. A Carta Magna menciona quatro hipóteses, quais sejam:

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    A quarta hipótese de perda de cargo por servidor público estável está prevista no art. 169, §4º, da CF/88:

    Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar. 

    4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal.

    Caso eu esteja equivocado, por gentileza, me corrijam. Grande abraço!

  • Item 2 está flagrantemente errado. Acertei por exclusão. Há outros casos de perda de cargo.
  • COMPLEMENTANDO A RESPOSTA DO COLEGA THIAGO CONCURSEIRO:

    3. O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    ERRADO. De acordo com o artigo 20, parágrafo 3º - " O servidor em estágio probatório PODERÁ exercer QUAISQUER cargos de provimento em comissão ou funções de DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO no órgão ou entidade de lotação.

    4. O servidor não aprovado no estágio probatório será demitido, a bem do serviço público.

    ERRADO. Conforme o artigo 20, parágrafo 2º - " O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO.

  • Já não bastava ter que estudar trocentas leis e outros conteúdos o jeito é começar a estudar psicologia reversa pra saber o que a banca quer ter como certo nessas alternativas tendenciosas, como a numero 2.

  • q maluquice essa 2ª...

  • Gente, sobre a 2, já vi várias bancas cobrando da mesma forma; o incompleto não é considerado errado, pelo menos não para esse artigo aí...
  • O texto da questão trata também da Constituição, e la há mais uma hipótese, a do inciso III do artigo 41.

    Também há outras leis que mencionam que o servidor estável poderá perder o cargo na questão de corte de gastos, porém nesse caso primeiro se exonera os comissionados, persistindo, os em estágio probatório e por último os estáveis.

  • Estabilidade

    Art. 41. São estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    Hipóteses de perda do cargo

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

  • Sobre o item 4: Demissão é uma penalidade, não se confunde com exoneração, que é o mero desligamento do servidor.

    Assim, a exoneração pode ocorrer a pedido do servidor público que não pretende mais trabalhar naquele cargo da Administração, ou por iniciativa da Administração.

  • 2. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Item correto. Contudo, flagrantemente incompleto, tendo em vista outras hipóteses de perda do cargo por servidor estável, tais como a não aprovação em avaliação especial de desempenho.

    4. O servidor não aprovado no estágio probatório será demitido, a bem do serviço público.

    Item errado. O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO, e não demitido.

  • Gabarito letra B

    Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.

  • Gabarito letra B

    Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.

  • Questão complicada porquê é anunciado somente nessas hipóteses porém existe mais duas hipóteses que não foram mencionadas. Avaliação periódica de desempenho e corte de excesso de despesas.

  • 2 O servidor estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Só? Assim fica difícil, UFPR!

  • Questão sem gabarito!

    Quesito 2 se encontra incompleto faltam mais 2 possibilidades.

  • V- 3 anos

    V- Sentença judicial transitada, processo administrativo com ampla defesa e contraditório, avaliação periódica (pendente de lei complementar regulando), e despesa com o pessoal.

    F - Pode sim cc e função de confiança.

    F - Será exonerado

  • O item 2 é ipsis litteris do artigo 22, (8.112/90).

    Lei 8.112/95: há duas hipóteses p/ a perda do cargo.

    CF/88: há 4 hipóteses p/ a perda do cargo;

  •  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício

    sério isso? só completar os 3 anos ele ele já é estavel? ele não tem q ser aprovado em estágio probatório que dura 3 anos?

  • RESPOSTA: B.

    1. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício. CORRETA.

    A banca "mesclou" o entendimento constitucional quanto ao prazo de 03 anos (art. 41) com a redação do artigo 21 da Lei 8.112/90.

    Lei 8.112/90, art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

    CF, art. 41, art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    2. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. CORRETA. Lei 8.112/20, art. 22.

    3. O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. ERRADA. Lei 8.112/90, art. 20, §3°.

    4. O servidor não aprovado no estágio probatório será demitido, a bem do serviço público. ERRADA. Lei 8.112/90, art. 20, §2°.

  • Eis os comentários sobre cada proposição:

    1. Certo:

    Esta afirmativa está devidamente apoiada na norma do art. 41, caput, da CRFB:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    2. Certo:

    A presente assertiva corresponde, com fidelidade, ao teor do art. 22 da Lei 8.112/90:

    "Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa."

    Registre-se, todavia, que, a bem da verdade, existem outras causas de perda do cargo público pelo servidor estável, contempladas na CRFB.

    3. Errado:

    Cuida-se de proposição divergente da norma do art. 20, §3º, da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 20 (...)
    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes."

    Basta raciocinar que tais cargos podem ser ocupados por quem sequer prestou concurso público, de maneira que seria incoerente vedar que o fossem por servidores que foram aprovados em concurso, porém ainda estejam em período de estágio probatório.

    4. Errado:

    Na verdade, a reprovação em estágio probatório rende ensejo à exoneração do servidor, que não tem natureza de sanção, diversamente da demissão. Neste sentido, o art. 20, §2º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 20 (...)
    § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29."

    Logo, estão corretas apenas as proposições 1 e 2.


    Gabarito do professor: B

  • bora, bara, bora

  • LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 :

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (vide EMC nº 19) 

  • o gabarito certo não existe kkkk

  • GAB B

    1. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício. 

    CF/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.  

    2. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.  Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    3. O servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. 

    Art. 20 § 3   O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. 

    4. O servidor não aprovado no estágio probatório será demitido, a bem do serviço público.

    Art. 20 § 2   O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

  • Na dúvida, marcamos a menos errada...

  • A UFPR é hilária meu hahahahaha Não tem alternativa certa. Primeiro que para ter estabilidade não é apenas com cumprimento do estágio probatório. Esqueceram da aprovação em avaliação especial. E quem disse que não temos outras opções para exoneração de servidor? E a perda de cargo por corte de gastos? Na moral, para fazer questão da UFPR tu tem que entender de menos do que de mais, a banca é muito rasa e atrapalha quem se aprofunda.

  • Cuidado: Se a questão pedisse apenas a literalidade da Lei n. 8.112/90, o gabarito estaria correto. Ao indicar que o gabarito deveria também levar em consideração a CF, a questão se torna anulável, pois a CF traz outras hipóteses de perda do cargo (artigo 41 CF).

  • PC-PR 2021

  • Mano, e a avaliação periódica de desempenho ???????

    Como que dá uma dessas UFPR?!

  • Questão passível de anulação, embora por exclusão pudesse se chegar ao gabarito. Contudo, entendo que o enunciado da questão faz referência ao que descreve a CRFB/88, bem como a Lei 8.112/90 "A Constituição da República de 1988 e a Lei Federal nº 8.112/1990 estabelecem", razão pela qual torna-se inviável afirmar no item "2" que somente naquelas duas hipóteses previstas no art. 22 da supramencionada lei será possível a perda do cargo, assim ignorando o prelecionado no art. 41, parágrafo 1º da CRFB/88.

  •  servidor em estágio probatório tem direito a M-E-S-A-D-A

        AFASTAMENTOS:

            Mandato eletivo

            Estudo ou missão no exterior

            Servir órgão internacional

        LICENÇAS:

            Atividade política

            Doença família

            Afastamento cônjuge


ID
3776068
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos e garantias fundamentais veiculados no Título II da Constituição da República de 1988, considere as seguintes afirmativas:
1. No Brasil, não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada.
2. Qualquer pessoa terá a si concedido mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, desde que este não seja amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
3. É a todos assegurado, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder.
4. Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5, CF, LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    RESPOSTA: D

  • A questão trata dos direitos e deveres individuais e coletivos previstos no Art. 5º, da CRFB/88:

    "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:"

    CORRETO. 1. No Brasil, não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada.

    XLVII - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    CORRETO. 2. Qualquer pessoa terá a si concedido mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, desde que este não seja amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    CORRETO. 3. É a todos assegurado, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder.

    XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

    a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

    ERRADA. 4. Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe.

    LXXIII - qualquer CIDADÃO é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    Fica a dica: Leia a Constituição, notadamente o art. 5º (várias vezes), grifando e se atentando aos detalhes.

    Gabarito: (D) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • Gabarito letra D.

    Pessoa jurídica não pode propor ação popular, tão somente CIDADÃO (estrangeiros não entram) com capacidade eleitoral ATIVA poderá.

    Bons estudos.

  • 4- Qualquer CIDADÃO!
  • PRINCÍPIO DA HUMANIDADE DAS PENAS

    XLVII - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    b) de caráter perpétuo;

    c) de trabalhos forçados;

    d) de banimento;

    e) cruéis;

    MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data , quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO

    LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

    a) partido político com representação no Congresso Nacional;

    b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

    REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS ADMINISTRATIVOS

    XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

    a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

    b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    REMÉDIO CONSTITUCIONAL JUDICIAL

    AÇÃO POPULAR

    LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

  • Certa 1. No Brasil, não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada.  Artigo 5º, XLVII.

    Certa – 2. Qualquer pessoa terá a si concedido mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, desde que este não seja amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. Artigo 5º, LXIX.

    Certa – 3. É a todos assegurado, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. Artigo 5º, XXXIV.

    Errada – 4. Artigo 5º, LXXIII / STJ, 365. Pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular.

  • 4.Qualquer cidadão.

  • PESSOA JURÍDICA - só não pode propor AÇÃO POPULAR ( os demais remédios pode)

    "Súmula 365 - STF. Pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular."

  • Questão boa pra revisar!

  • Pessoa Jurídica não pode propor ação popular.

    Excelente para revisar essa questão.

  • 1,2,3----corretas

    4 errada porque só quem pode propor ACÃO POPULAR é a PESSOA FÍSICA.

  • Ação Popular: cidadão.

  • Inicialmente, é importante mencionar que a Constituição Federal de 1988 trouxe em seu Título II os direitos e garantias fundamentais, subdividindo-os em cinco capítulos, quais sejam, direitos individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, direitos políticos e partidos políticos.

    Em regra, as normas que consubstanciam os direitos fundamentais democráticos e individuais são de eficácia e aplicabilidade imediata.

    A questão versa especialmente sobre preceitos estabelecidos no artigo 5º, CF/88, o qual traz os direitos e deveres individuais e coletivos.

    Vejamos:

    1. CORRETO – A assertiva está em consonância com o que estabelece o artigo 5º, XLVII, a, CF/88, o qual afirma que não haverá penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX.

    2. CORRETO – Segundo o artigo 5º, LXIX, CF/88, conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

    3. CORRETO – O artigo 5º, XXXIV, a, CF/88 estipula que são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder.

    4. ERRADO – Conforme se extrai do artigo 5º, LXXIII, CF/88, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

                Ademais, a Súmula 365 do STF afirma que pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular.

                Logo, apenas as assertivas 1, 2, 3 estão corretas.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • Alguns pontos relevantes sobre Ação Popular para relembrar

    • lei 4.717/65
    • ato lesivo
    • gratuito, salvo má-fé (arca com as custas e ônus sucumbenciais)
    • impetrante é o CIDADÃO (aquele em gozo de direitos políticos, podendo também cidadão entre 16 e 18 anos)
    • impetrado sempre contra a administração pública e seus agentes
    • ação preventiva ou repressiva
    • em razão de ato lesivo - "Papa Meio Moral" - patrimônio histórico cultural, patrimônio público ou de entidade do qual o estado participe, meio ambiente, moralidade administrativa

    Bons estudos!

  • Pessoa jurídica NÃO tem legitimidade para propor ação popupar.


ID
3776071
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Será considerada entidade a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
2. Será considerado órgão público a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica que seja integrante da estrutura da Administração direta ou da estrutura da Administração indireta.
3. Nos processos administrativos, deve garantir-se que a interpretação da norma administrativa se dê da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, sendo vedada aplicação retroativa de nova interpretação.
4. Os preceitos da Lei nº 9.784/1999 se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Lei nº 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas: 

    1. Será considerada entidade a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica. 

    VERDADEIRO: Art. 1º, §2º, II da Lei nº 9.784/99 - "II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;"

    2. Será considerado órgão público a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica que seja integrante da estrutura da Administração direta ou da estrutura da Administração indireta. 

    FALSO: Art. 1º, §2º, I da Lei nº 9.784/99- "I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;"

    3. Nos processos administrativos, deve garantir-se que a interpretação da norma administrativa se dê da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, sendo vedada aplicação retroativa de nova interpretação. 

    VERDADEIRO: Art. 2º, P.U, XIII da Lei nº 9.784/99 - "XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação;"

    4. Os preceitos da Lei nº 9.784/1999 se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

    Assinale a alternativa correta.

    VERDADEIRO: Art. 1º, §1º da Lei nº 9.784/99 - " § 1 o  Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa;"

    Bons Estudos!

  • Melhor explicação possível que a do qColega general é impossível!

    somente para complementar....

    como bem salientado pelo General, órgão não tem personalidade jurídica, diante disso um dos motivos de na responsabilidade objetiva do estado eu tenho que ingressar com ação contra a entidade.

    Ex.: Servidor da secretária de saúde de determinado município bate com o carro da secretária contra o meu, eu não busco reparação contra a secretária, mas sim contra o município.

    PERTENCELEMOS!

  • Questão trata de conceitos da Lei 9.784/99, que versa sobre o processo administrativo. Passemos ao exame das alternativas:

    1. Verdadeira. A definição de “entidade” é estabelecida no art. 1º, §2º, inciso II, da Lei 9.784/99, in verbis: “a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica”.

    2. Falsa. Os órgãos públicos são desprovidos de personalidade jurídica própria. Nesse sentido, José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 15) leciona que “Como círculo interno de poder, o órgão em si é despersonalizado; apenas integra a pessoa jurídica”. Na verdade, eis o conceito legal de “órgão”, sob o ângulo da Lei nº 9.784/1999: “a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta” (art. 1º, §2º, I).

    3. Verdadeira. Com apoio na regra do art. 2º, Parágrafo único, inciso XIII, da Lei 9.784/99, que assim estatui: “Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: (...) XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação”.

    4. Verdadeira. O art. 1º, §1º da Lei nº 9.784/1999 determina que: “Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa”.

    DICA: fixe bem esse trecho final: “função administrativa”. Bancas adoram mencionar “função típica”.

    Do exposto, somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 15.  

  • Art. 1 Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1 Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa. (ATÍPICA)

    § 2 Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta; (NÃO POSSUI PERSONALIDADE JURÍDICA)

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • GAB D

    1. Será considerada entidade a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica. 

    Art.1

    § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    2. Será considerado órgão público a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica que seja integrante da estrutura da Administração direta ou da estrutura da Administração indireta. 

    Art.1

    § 2 Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    3. Nos processos administrativos, deve garantir-se que a interpretação da norma administrativa se dê da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, sendo vedada aplicação retroativa de nova interpretação. 

    Art. 2

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    4. Os preceitos da Lei nº 9.784/1999 se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

    Art. 1

    § 1  Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


ID
3776074
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal nº 8.666/1993 estabelece normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, fixando, inclusive, regras sobre dispensa e inexigibilidade de licitação. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
2. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição.
3. É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
4. Não poderá ser dispensada a licitação no caso da contratação de obras e serviços de engenharia.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Motivos de Dispensa de Licitação:

    O art. 24 da Lei 8.666 determinou, taxativamente, quais são as situações em que a licitação pode ser dispensada:

    a) Para obras e serviços de engenharia de valor até 10% do valor da carta convite, ou seja, R$ 33.000,00;

    A banca poderia especificar melhor. Como vou saber o valor da obra?

  •  Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

         I - para aquisição de materiais, equipamentos; ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou ainda, pelas entidades equivalentes;

         II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

         III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • A Lei Federal nº 8.666/1993 estabelece normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, fixando, inclusive, regras sobre dispensa e inexigibilidade de licitação. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas: 

    1. É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. 

    Incorreta. Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    (...)

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    2. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição. 

    Correta. Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    3. É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem. 

    Incorreta. Art. 24.  É dispensável a licitação

    (...) 

    III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;

    4. Não poderá ser dispensada a licitação no caso da contratação de obras e serviços de engenharia.

    Incorreta. Art. 24.  É dispensável a licitação:        

    I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea "a", do inciso I do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente;  

    Correta:E (somente as alternativas 1 e 3 são verdadeiras)

    Só um humilde comentário acerca do questionamento do colega José Guilherme Correia.: Na assertiva 4 a banca foi categórica ao dizer que "não poderá ser dispensada a licitação no caso de obras e serviços de engenharia". Ou seja: segundo a banca, em NENHUMA hipótese, o que não é verdadeiro conforme aduzido pelo art. 24, inciso I da Lei 8.666/93.

    PS: Eu errei a questão.. mas são esses erros aqui e os comentários que irão nos fazer chegar ao caminho da aprovação!

    Vamo que vamo!

  • Nesta questão espera-se que o aluno analise quatro itens como verdadeiro ou falso, para, então, assinalar a alternativa correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    1. ERRADO. Conforme art. 25, III, da Lei 8.666/93, que define ser inexigível a licitação no presente caso.

    2. CORRETO. Conforme art. 25, caput, da Lei 8.666/93, que assim afirma: É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    3. ERRADO. Conforme art. 24, III, da Lei 8.666/93, que define ser dispensável a licitação nos presentes casos.

    4. ERRADO.  Conforme art. 24, I, da Lei 8.666/93, que assim afirma:

    Art. 24. É dispensável a licitação:  

    I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea "a", do inciso I do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.  

    Portanto, ao contrário do que afirma a presente assertiva, há casos em que a licitação poderá ser dispensada no caso da contratação de obras e serviços de engenharia.

    Dito isso:

    E. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

    Gabarito: ALTERNATIVA E.

  • Tem algum macete para saber quais são dispensáveis e quais inexigíveis? Pq pelo amor de Deus, sempre erro!!

  • GAB E

    1. É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    2. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição. 

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    3. É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem. 

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;

    4. Não poderá ser dispensada a licitação no caso da contratação de obras e serviços de engenharia.

    Art. 24.  É dispensável a licitação:

      I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea "a", do inciso I do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente;   

     II - para outros serviços e compras de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea "a", do inciso II do artigo anterior e para alienações, nos casos previstos nesta Lei, desde que não se refiram a parcelas de um mesmo serviço, compra ou alienação de maior vulto que possa ser realizada de uma só vez; 

    § 1 Os percentuais referidos nos incisos I e II do  caput  deste artigo serão 20% (vinte por cento) para compras, obras e serviços contratados por consórcios públicos, sociedade de economia mista, empresa pública e por autarquia ou fundação qualificadas, na forma da lei, como Agências Executivas.


ID
4904809
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao tratamento de depressão pós-parto em mulher sem história prévia de episódio depressivo, constitui terapia de primeira linha:

Alternativas

ID
4904812
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São opções adequadas para o manejo terapêutico de trombocitopenia induzida por heparina (HIT), EXCETO:

Alternativas

ID
4904815
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considere o caso de um paciente masculino de 56 anos com doença cardiovascular preexistente, assintomático, hospitalizado para realização de artroplastia total de tornozelo. Qual é o limiar de hemoglobina recomendado para a transfusão de concentrado de hemácias, segundo a AABB (2016)?

Alternativas

ID
4904818
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considere a seguinte descrição:


Paciente deitado em posição supina. O médico flexiona o joelho até que o paciente refira dor. Para que o teste seja válido, deve haver flexão além de 90 graus sem dor. O médico realiza rotação externa do pé e então estende o joelho enquanto palpa sua porção medial, pesquisando por um clique ou estalido. Depois, repete-se palpando a porção lateral do joelho enquanto se realiza rotação interna do pé.


Essa descrição corresponde ao teste/manobra de exame físico de:

Alternativas

ID
4904821
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

É uma situação clínica em que a gestação é contraindicada:

Alternativas

ID
4904824
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Na meralgia parestésica, há acometimento do nervo:

Alternativas

ID
4904827
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa em que todos os exemplos apresentados constituem atividades instrumentais de vida diária.

Alternativas

ID
4904830
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qual é o agente etiológico classicamente associado à síndrome de Waterhouse-Friderichsen?

Alternativas

ID
4904833
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São condições clínicas que cursam com GASA (gradiente de albumina soro-ascite) < 1,1 g/dL, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GASA > 1,1 mg/dL:

    HEPATITE ALCOOLICA, SINDROME DE BUDD-CHIARI ASCITE CARDIACA, TROMBOSE DE VEIA PORTA SINDROME DE OBSTRUÇÃO SINUSOIDAL FIGADO GORDUROSO DA GRAVIDEZ INSUFICIENCIA HEPATICA AGUDA METASTASE HEPATICA MACIÇA ASCITE MISTA, MIXEDEMA CIRROSE

    GASA < 1,1 mg/dL

    ASCITE BILIAR, SINDROME NEFRÓTICA INFARTO OU OBSTRUÇÃO INTESTINAL ASCITE PANCREATICA CARCINOMATOSE PERITONEAL RUPTURA LINFATICA POS-OPERATORIA SEROSITE-DOENÇAS DO TECIDO CONJUNTIVO PERITONITE TUBERCULOSA


ID
4904836
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à abordagem diagnóstica de derrame pleural, considere os seguintes itens:


1. Proteína do soro/proteína do líquido pleural > 0,5.

2. LDH do soro/LDH do líquido pleural > 0,6.

3. LDH do líquido pleural > ⅔ (dois terços) do limite superior da normalidade para o LDH do soro.

(Obs.: LDH = desidrogenase lática.)


É/São critério(s) para o correto diagnóstico de exsudato, conforme os critérios de Light:

Alternativas
Comentários
  • 3 apenas


ID
4904839
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

São achados de esfregaço do sangue periférico de pacientes com hepatopatia crônica avançada:

Alternativas

ID
4904842
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em qual das condições clínicas abaixo ocorrem mais notavelmente pólipos de intestino delgado?

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Peutz-Jeghers.


ID
4904845
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Paciente masculino, 52 anos de idade, com história prévia de etilismo crônico, diabetes mellitus e doença coronariana, busca atendimento médico e questiona sobre tratamento farmacológico para dependência do álcool. Nesse caso, a opção terapêutica indicada é:

Alternativas

ID
4904848
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com base na escala RASS (Richmond Agitation and Sedation Scale), qual é a pontuação de paciente que desperta brevemente mediante estímulo verbal com contato visual inferior a 10 segundos?

Alternativas

ID
4904851
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao tratamento de neurotoxoplasmose em pacientes com HIV, assinale a alternativa que apresenta esquema alternativo tão efetivo quanto o esquema preferencial.

Alternativas

ID
4904854
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação ao aneurisma de aorta abdominal (AAA), conforme a USPSTF (US Preventive Services Task Force), em homens tabagistas, deve-se realizar screening:

Alternativas

ID
4904857
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à conversão da potência anti-inflamatória de corticosteroides, considerando a hidrocortisona como potência = 1, a potência equivalente da prednisona é:

Alternativas

ID
4904860
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considere uma análise de líquido sinovial com as seguintes características:

Aspecto = opaco.
Número de células/mm3 = 50.000 (57% de polimorfonucleares).
Glicose sinovial/sangue = 90/95 mg/dL.
Microscopia = cristais com birrefringência positiva.


A partir dos dados, o achado clínico correspondente é:

Alternativas

ID
4904863
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

É efeito adverso temido na utilização da antraciclina doxorrubicina:

Alternativas

ID
4904866
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa cujo elemento se apresenta DIMINUÍDO na avaliação laboratorial do soro de pacientes com síndrome de lise tumoral.

Alternativas