SóProvas



Prova UFU-MG - 2012 - UFU-MG - Assistente em Administração


ID
1468330
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mas esse modesto personagem revolucionou o seu roteiro: sobreviveu a glaciações, espalhou-se da África para outros continentes, tomou conta do mundo e interferiu em praticamente todos os ecossistemas. (linhas 4-7)

No período acima, os dois pontos podem ser substituídos, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • por quê ? 

  • Dois pontos podem ser substituídos por vírgula, "dado que", "uma vez que"...

    Gabarito B

  • bola

  • uma vez que


ID
1468333
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo foram adaptados de um texto de Istoé, de 8 de dezembro de 2011. Numere os parênteses de modo a construir uma sequência expositiva/argumentativa possível para os trechos abaixo.

( ) Pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, descobriram que a equação não é assim tão simples. Eles concluíram que melhorias em funções cognitivas como a memória, a atenção e o raciocínio trariam uma piora do desempenho de outras. Para os cientistas, a ideia de um super-cérebro só seria possível na ficção científica.
( ) Eles descobriram que, em geral, indivíduos com habilidades cognitivas muito elevadas – como pessoas que têm uma memória fotográfica, muito acima do normal – geralmente têm também algum tipo de transtorno, como autismo e problemas neurológicos associados ao crescimento cerebral. E mesmo os remédios que melhoram a atenção podem ter um efeito negativo: para quem não tem problema de foco e se medica na esperança de melhorar o desempenho nas tarefas cotidianas, o resultado pode ser exatamente o oposto.
( ) A inteligência sempre foi uma característica essencial para a sobrevivência e a evolução dos seres humanos. Nossa capacidade de resolver problemas complexos, trabalhar de forma cooperativa e entender a passagem do tempo estão por trás do sucesso de nossa espécie.
( ) Para chegar a essa conclusão, o psicólogo Thomas Hills, de Warwick, e Ralph Hertwig, da Universidade de Basel, analisaram estudos de vários tipos, entre eles pesquisas sobre a mente dos autistas e sobre os efeitos de remédios como a Ritalina, que aumentam a atenção.
( ) Segundo Hills, o estudo sugere que há um limite para melhorar as funções cognitivas. Um exemplo simples é o uso de cafeína para aumentar a atenção. A pessoa pode até ficar mais alerta, mas seu nível de ansiedade pode aumentar e sua coordenação motora fina pode piorar.
( ) Mas se a inteligência é assim tão fundamental para a sobrevivência da espécie, por que não somos ainda mais inteligentes – ou seja, mais adaptados aos desafios representados pelo mundo – do que somos?

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • É possível "matar" a questão pelo enunciado : "Numere os parênteses de modo a construir uma sequência expositiva/argumentativa possível para os trechos abaixo. "

    Uma das características do texto expositivo-argumentativo é a de que começa-se com uma afirmação que depois será desenvolvida. O único parágrafo que contêm uma afirmação que pode ser desenvolvida é o parágrafo 3.

    Portanto, letra D.


ID
1468336
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eles descobriram que, em geral, indivíduos com habilidades cognitivas muito elevadas – como pessoas que têm uma memória fotográfica, muito acima do normal – geralmente têm também algum tipo de transtorno, como autismo e problemas neurológicos associados ao crescimento cerebral. E mesmo os remédios que melhoram a atenção podem ter um efeito negativo: para quem não tem problema de foco e se medica na esperança de melhorar o desempenho nas tarefas cotidianas, o resultado pode ser exatamente o oposto.

                                                                                    ( Trecho adaptado de Istoé, de 8 de dezembro de 2011)

As formas verbais negritadas acima expressam, respectivamente,

Alternativas

ID
1468339
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmações abaixo relacionadas com o Sistema Operacional Windows XP e com seus componentes.

I. O Painel de Controle é uma ferramenta de sistema do Microsoft Windows, que consiste em personalizar as configurações do computador e que permite acessar cada um dos dispositivos componentes do computador, harmonizando o software ao hardware.
II. Por padrão, todo arquivo deletado (apagado) do disco rígido local será enviado para a Lixeira, porém, se este arquivo estiver em um disco removível, será excluído permanentemente e não enviado para a Lixeira.
III. O recurso de Limpeza de Disco fornece uma forma centralizada de apagamento de arquivos desnecessários de diversos programas do sistema.
IV. Para alterar a resolução da tela, o usuário deve acessar o Painel de Controle do Windows XP, clicar em Aparência e Temas e, em seguida, clicar em Alterar a resolução de tela. Ao entrar em Resolução da tela, arrastar o controle deslizante para alterar a resolução da tela. A resolução mais alta de tela aumenta os tamanhos dos itens e da área de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Só não concordo com o item IV que diz que quanto maior a resolução maior os itens da tela quando na verdade acontece o inverso. quanto MAIOR a resolução MENOR os itens da tela com por exemplo ícones.


ID
1468342
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação às tabelas no MS Word 2007, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B, pois quando pressionada a tecla TAB o curso muda de coluna e não insere nada.

  • Complementando:

    b) Para inserir um caractere de tabulação, deve-se pressionar CTRL + TAB.

     

  • a) Correto: A tecla BACKSPACE (tecla apagar localizada acima do Enter) exclui uma tabela selecionada e seu conteúdo;

    b) Incorreto (Gabarito): Para inserir o caractere de tabulação (espaço equivalente ao parágrafo) é necessário pressionar CTRL + TAB. Pressionando somente a tecla TAB, o cursor apenas avança para célula seguinte;

    c) Correto: A tecla DELETE exclui a tabela selecionada e todo o seu conteúdo;

    d) Correto: Para numerar as linhas de uma tabela, basta  selecionar a coluna que receberá a numeração e pressionar o botão numeração (que no word 10 aparece na Guia inicio- Parágrafo- Não tenho word 2007)


ID
1468345
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao uso da aplicação do MS Word 2007, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A quebra de seção no Word faz que seja possível dividir o documento em partes, como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através dessa função que podemos colocar as numerações nas páginas desejadas. E não fica restrito só a numeração, mas sim em colocar cabeçalhos e rodapés diferentes em um mesmo documento.

    Na guia Layout de Página, no grupo Configurar Página, clique em Quebras


ID
1468348
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmações a seguir relacionadas com o uso da internet e seus protocolos.

I. O navegador web e o servidor web precisam entender um ao outro, por isso, os dois se utilizam do protocolo HTTP para interpretar as informações que recebem e formular as mensagens que irão trocar.
II. O Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado para acesso remoto a um servidor de correio eletrônico (e-mail). O POP3 permite que todas as mensagens contidas em uma determinada caixa de correio eletrônico do servidor de mensagens possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Com isso, o usuário pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, respondê-las, armazená-las, etc.
III. FTP é o protocolo padrão da Internet, usado para transferência de e-mail entre computadores.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

Alternativas
Comentários
  • FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos)  possibilita o compartilhamento e a transferência de arquivos de uma forma simples, rápida, eficiente e confiável  entre diferentes servidores , além disso ele possibilita o armazenamento remoto de arquivos e a recuperação deles .

    A finalidade do FTP é a troca de arquivos, sendo eles arquivos ou dados, proteger os internautas de variações em sistemas de armazenamento de arquivos entre servidores.


    https://kanalweb.wordpress.com/2011/04/19/protocolos-http-https-smtp-ftp-e-sockets/

    :p

  • O protocolo padrão da internet é o TCP/IP.

     


ID
1468351
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Relatório de Tabela Dinâmica é uma ferramenta muito poderosa e de fácil utilização para análise de dados e tomada de decisão. Com o uso de Tabelas Dinâmicas, podem-se, facilmente, obter múltiplas visões do mesmo conjunto de dados.

Leia as afirmações abaixo relacionadas com o Relatório de Tabelas Dinâmicas do MS Excel 2007.

I. Depois de criar um Relatório de Tabela Dinâmica, não é possível alterar o layout.
II. Colunas dos dados de origem são consideradas campos em uma Tabela Dinâmica.
III. Na Lista de Campos de Tabela Dinâmica, o usuário informa-se sobre os campos já exibidos no relatório. Os campos usados no relatório possuem uma marca de seleção ao lado, e seus nomes estão em negrito.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

Alternativas

ID
1468354
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS PowerPoint 2007 é um aplicativo do pacote Microsoft Office que permite criar apresentações de maneira rápida e prática com diversos recursos como: animações e transições de slides personalizadas.

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1468360
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a estrutura abaixo.

I. Todo homem é mortal.
II. Afonso é um homem.
II. Logo, Afonso é mortal.

É correto afirmar que a estrutura acima representa um

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje, portanto a grama está molhada."

  • questão para não zerar

  • método dedutivo na filosofia é quando o indivíduo opina sobre as coisas. ex: se uma pessoa é feia ou bonita. Varia de ser.

  • a resposta está na própria pergunta!!!

  •  V+V+V= Argumento Válido!

  • A dedução consiste em se chegar a uma verdade particular e/ou específica a partir de outra mais geral ou abrangente. 

    - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/matematica/deducao-e-inducao-nocoes-elementares-de-logica.htm?cmpid=copiaecola

     

    Na indução, percorremos o caminho contrário: observando casos particulares, isolados, procuramos neles um padrão, ou uma lei geral que os explica e se aplica a todos os casos isolados análogos aos observados....

    - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/matematica/deducao-e-inducao-nocoes-elementares-de-logica.htm?cmpid=copiaecola

     

  • GABARITO A 

    Inferência indutiva: partindo de informações particulares, chega-se a uma conclusão geral.

     

    Ex.: Arroz doce engorda.

    Batata doce engorda.

    Logo, todo alimento doce engorda.

     

    Inferência dedutiva: partindo do caso geral, chega-se a uma conclusão particular.

     

    Ex.: Todo homem é fiel.

    Eu sou homem.

    Logo, eu sou FIEL.

  • Essa estrutura é chamada de Silogismo.Quando há 3 tópicos pode ignorar os dois tópicos finais e responder a partir da primeira oração. Por exemplo:

    I. Todo homem é mortal. ---> (Premissa Geral = Dedução)
    II. Afonso é um homem. ---> (Premissa particular) 
    II. Logo, Afonso é mortal. ---> (Conclusão)
     

    Ou seja, para responder essa questão você só precisa se prender a primeira oração. Um exemplo agora de Indução:

    I. Meu vizinho tem 3 cães: ---> (Premissa particular, específico = Indução)

    II. O teco, o tico, o toco 

    III. Logo, todos os cães deverias ser chamados assim. ---> (Conclusão)

     

    Logo, nesse método de argumentação ou de raciocínio essas estruturas silogísticas você só precisa se prender a primeira oração.

     


ID
1468363
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as sequências:

I. (3, 6, 12, 24...)
II. (3, 12, 48, 192...)

“I” e “II” podem ser representadas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Ambas são P.G.'s, ou seja, o próximo termo da sequência será sempre o anterior vezes a razão.

    I. (3, 6, 12, 24...)          >>>>>>>>>>>>> razão=2.
    II. (3, 12, 48, 192...)     >>>>>>>>>>>>> razão =4.


    Sendo:

    [A_(n+1)]:próximo termo.

    [A_(n)]:termo anterior.

    Temos que:

    [A_(n+1)]=[A_(n)]*(q)


    # Para (I): q=2

    logo

    [A_(n+1)]=[A_(n)]*2


    # Para (II): q=2

    logo

    [A_(n+1)]=[A_(n)]*4.



    Portanto alternativa correta é a letra B

ID
1468366
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Imagine que você esteja parado em um entroncamento rodoviário onde haja duas estradas: uma irá conduzi-lo ao “paraíso”, e a outra, ao “infortúnio”. Não há placas indicativas e, no entroncamento, há somente dois informantes, sendo que um deles sempre mente, e o outro, sempre fala a verdade. Ambos sabem a que lugar cada uma das estradas levará e também sabem qual deles está mentindo o tempo todo e qual sempre está falando a verdade.

Para descobrir qual estrada leva ao “paraíso”, você resolve fazer a seguinte e única pergunta a um dos informantes: “Se eu perguntar ao seu colega se esta (apontar para uma delas) é a estrada para o paraíso, qual seria a resposta dele”?

De acordo com as informações acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra D

    Se a resposta que obtive do informante for sim e ele for mentiroso, então o informante que fala a verdade falou que aquela NÃO era a estrada para o paraíso.

    Se a resposta que obtive do informante for sim e ele diz a verdade, então o outro informante disse que sim e aquela não era a estrada para o paraíso.

    Ou seja, se a resposta que obtive do informante que perguntei for sim, na verdade aquela NÃO é a estrada correta.

    Se a resposta que obtive do informante for não e ele for mentiroso, então o informante que fala a verdade falou que aquela SIM e aquela era a estrada para o paraíso.

    Se a resposta que obtive do informante for não e ele diz a verdade, então o outro informante disse que não e aquela SIM é a estrada para o paraíso.

    Ou seja, se a resposta que obtive do informante que perguntei for não, na verdade aquela SIM é a estrada correta.

    Portanto, apenas essa pergunta já seria suficiente para sabermos a estrada ao paraíso.

    Bons estudos!!!!!


ID
1468369
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um rio deve ser atravessado por 4 (quatro) pessoas desde a margem “A” até a margem “B”. Três das quatro pessoas possuem uma massa corporal de 40 kg cada uma e a quarta pessoa uma massa de 80 kg. Elas dispõem de uma canoa que suporta, no máximo, 80 kg por viagem. Esta canoa deve ser conduzida, ou seja, ela não se movimenta sozinha.

Quantas viagens, no mínimo, são necessárias para que as 4 (quatro) pessoas atravessem de “A” para “B”? (Obs.: para cada travessia, independentemente do sentido, conta-se uma viagem)

Alternativas

ID
1468372
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Perguntaram a um enxadrista quantos anos ele tem atualmente. A resposta foi complexa: “Toma quatro vezes a idade que terei dentro de quatro anos, subtraia quatro vezes a idade que eu tinha quatro anos atrás, e resultará exatamente a idade que tenho agora”.

É correto afirmar que a idade que o enxadrista tem agora é

Alternativas

ID
1468375
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dois pais presentearam seus filhos com dinheiro. Um deles deu ao seu filho R$ 250,00 e o outro entregou ao seu filho R$ 200,00.

É correto afirmar que o aumento do capital de ambos os filhos juntos

Alternativas

ID
1468378
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

As proposições podem ser escritas por meio de linguagem simbólica. A seguir são dados os símbolos (conectivos) e seus respectivos significados:

                        símbolo         significado
                              ~                   não
                              ∨                   ou
                              ∧                    e
                              →              implicação
                              ↔             dupla implicação

Considere as duas proposições a seguir:
            p: Luiz Antônio é comerciante
            q: Leda é esteticista

A proposição composta ~(~p ∨ q), em linguagem corrente, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

     

    Errei a questão por não entender de cara que ela pede a negação (~p ∨ q) simbolizada pelo (~) antes do parenteses. 

    1° passo: a proposição composta  (~p ∨ q) é uma disjunção, simbolizado pela (V)

    2° passo: A negação da disjunção é o seguinte:

     

    1) Negaremos a primeira preposição, nesse caso P. Mas percebam que ela já está negativa ~P, então a sua negação é a afirmação dela. 

    Ex de ~P: Luiz Antônio não é comerciante. A sua negação será a afirmação que Luiz Antônio é comerciante 

     

    2) Negaremos a segunda proposição. nesse caso Q

    Ex: Leda é esteticista. Sua negação será Leda não é esteticista. 

     

    3) Sempre que uma questão nos der uma proposição disjuntiva, a sua negação será uma preposição conjuntiva (trocar OU pelo E). 

     

    Nesse caso a negação de (~p ∨ q) será (P  ∧ ~Q)

     

    Que é justamente a letra A

    Luiz Antônio é comerciante e Leda não é esteticista.

     

     


ID
1468381
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor que NÃO for aprovado no estágio probatório

Alternativas
Comentários
  • não existe estagio probatório para servidor depois de estável , se estável passara por avaliação periódica de desempenho. 

  • Art. § 2o O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 (Lei 8.1112-90)

  • Elson, existe no caso do indivíduo já ser um funcionário público - estável - e passar em outro concurso. Nesse caso, ele tomará posse e entrará em exercício no novo cargo, mas caso não passe no estágio probatório, poderá ser reconduzido ao cargo anterior.

  •         § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

  • Lei 8.112/90. Art. 20. § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO ou, se estávelreconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

     

    Servidor não aprovado em estágio probatório:

     

    --- > Se estável, será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

     

    --- > CF/88. Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998);

     

    --- > Se o servidor não for estável em outra órgão da Administração Pública, o mesmo será exonerado.


ID
1468384
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É correto afirmar que a vacância prevista na Lei 8.112, dar-se-á, EXCETO, por

Alternativas
Comentários

  • Macete(formas de vacância): PADRE PF

    Promoção

    Aposentadoria

    Demissão

    Readaptação

    Exoneração

    Posse em outro cargo inacumulável

    Falecimento


  • Redistribuição é forma de DESLOCAMENTO. (Art.36, Lei 8.112)

  •   Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

     

            I - exoneração;

            II - demissão;

            III - promoção;

            VI - readaptação;

            VII - aposentadoria;

            VIII - posse em outro cargo inacumulável;

            IX - falecimento.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 33, Lei 8.112/90. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.

    Dito isso:

    A. ERRADO. Redistribuição.

    Art. 37, Lei 8.112/60. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:  

    B. CERTO. Demissão.

    Art. 127, Lei 8.112/90. São penalidades disciplinares:

    III – demissão.

    C. CERTO. Falecimento.

    D. CERTO. Promoção.

    Representa a progressão vertical na carreira, ocorrendo a passagem de uma classe para outra.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
1468387
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conceder-se-á licença ao servidor, EXCETO para

Alternativas
Comentários
  • Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

      I - por motivo de doença em pessoa da família;

      II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

     III - para o serviço militar;

      IV - para atividade política;

     V - para capacitação;

     VI - para tratar de interesses particulares;

      VII - para desempenho de mandato classista


  • Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

            I - por motivo de doença em pessoa da família;

            II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

            III - para o serviço militar;

            IV - para atividade política;

            V - prêmio por assiduidade;

            V - para capacitação;                           

            VI - para tratar de interesses particulares;

            VII - para desempenho de mandato classista.

  • Lígia Camilla , licença (V - prêmio por assiduidade) não existe.

  • Questão deve ser respondida a luz da Lei nº 8.112/1990 (Regime jurídico dos servidores públicos federais).

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 81 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, in verbis:

    Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.

    Do exposto, equivocada a alternativa “B”.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.


ID
1468390
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada. O serviço será remunerado com um acréscimo em relação à hora normal de trabalho em

Alternativas
Comentários
  • Subseção V

    Do Adicional por Serviço Extraordinário

     Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

     Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • Confundi com o adicional noturno! kkk

    Art. 75.

  • Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

     

     

    GABARITO  ''D''

  • GAB.: D.

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

     

    Bosn estudos!

  • Do Adicional por Serviço Extraordinário

     

            Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • MACETES QUE CRIEI : 

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% em relação à hora normal de trabalho.

            5erviç0% EXTRAORDINÁRIO REMUNERADO EM RELAÇÃO À HORA NORMAL DE TRABALHO .

     

    ----------------------------------------------------

    Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações EXCEPCIONAIS E TEMPORÁRIASrespeitado o limite máximo de 2 horas por jornada.

     

    *serviço ExTraorDinário > situações Excepcionais e Temporárias

                                          

                                         > respeitando Duas horas por jornada

     

    -----------------------------------------------------------

     

    - A MAIOR REVOLTA DE UM POBRE É ESTUDAR.

  • hora extra = 50% salario

  • Gabarito D

    > Serviço extraordinário: + 50% = Máximo 2h

    > Adicional Noturno: + 25% = 22h às 5h

  • Extraordinário= 2 HORAS(limite) 50% da hora normal

    Notruno= 25%

  • Questão deve ser respondida a luz da Lei nº 8.112/1990 (Regime jurídico dos servidores públicos federais).

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 73, a seguir reproduzido, in verbis:

    Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    ESQUEMATIZANDO:

    Serviço noturno >>> acrescido de 25% (vinte e cinco por cento).

    Serviço extraordinário >>> acréscimo de 50% (cinquenta por cento).

    Do exposto, acertada a alternativa “D”.

    GABARITO DA QUESTÃO: D.


ID
1468393
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto ao Processo Administrativo Disciplinar, das disposições gerais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A; 

    Lei 8.112...

    Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Bons estudos! ;)

  • Denúncia

    - identificação e endereço do denunciante

    - formulada por escrito

    - confirmada autenticidade

  • Pessoal, não é permitido denúncia anônima?

  • Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

     

            Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

     

            Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

     

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • Em material comentado que consulto, há listada a possibilidade de denúncia anônima...mas autorizada via jurisprudência, não está previsto explicitamente na letra da 8.112....

  •  Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

  • Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.


    Esse art. 144 era muito utilizado como tese de defesa para tentar invalidar os processos administrativos iniciados com base em denúncia anônima. O STJ, contudo, afasta esse argumento e afirma que:

    (...) 3. Conquanto a Lei n. 8.112/1990, no art. 144, preveja a formulação por escrito, com identificação e endereço do denunciante, não há expressa determinação legal para que denúncias anônimas sejam ignoradas e simplesmente arquivadas, uma vez que a Administração dispõe do poder-dever de autotutela. (...) STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 1126789/RS, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 06/08/2013. Em suma, mesmo com o art. 144 da Lei nº 8.112/90, admite-se a denúncia anônima.


    Nesse sentido, foi editada a S. 611, STJ: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.

    Em suma, mesmo com o art. 144 da Lei nº 8.112/90, admite-se a denúncia anônima.


    Fonte: Dizer o Direito


ID
1468396
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É correto afirmar que o servidor aposentado, ao retornar à atividade por interesse da administração,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A; 

    Lei 8.112...

     § 4o O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente à aposentadoria.

    Bons estudos! ;)


  • § 4o O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente à aposentadoria.


ID
1468399
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma organização deseja avaliar sua eficiência global por meio de um indicador agregado.

Para tanto, ela deve comparar

Alternativas
Comentários
  • Eficiência é ligado aos recursos, os meios utlizados para realizar uma atividade.

  • Gabarito letra A 

    Indicadores de eficiência x indicadores de eficácia

    Eficácia é a relação entre os resultados obtidos e os resultados pretendidos: fazer da melhor maneira, isto é: atingir os resultados esperados.

    Eficiência é relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados: fazer da melhor maneira utilizando a menor quantidade possível de recursos.

    Podemos dizer que eficiência é ser eficaz usando o mínimo possível de recursos, tem foco no processo e nos recursos aplicados, visando, por exemplo, reduzir custos. Já a eficácia tem foco no produto, no resultado obtido, podendo trazer como benefício um lucro maior.

    Fonte:http://www.venki.com.br/blog/indicadores-de-desempenho-de-processos/ 


ID
1468402
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na safra de 2011/2012, o centro-sul do Brasil produziu 69 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, menos 18% em relação à média histórica, de 84 toneladas por hectare, disse a Única (União da Indústria da Cana-de-Açúcar). No ano passado, a produção foi de 82 toneladas/hectare e, em anos de boa safra, como 1998, produziram- se perto de 95 toneladas de cana por hectare. Condições climáticas desfavoráveis e baixo investimento nas lavouras são os maiores responsáveis pelo baixo rendimento.

                                                                                    (Texto adaptado da Folha de São Paulo, de 14/12/2011).

O texto trata fundamentalmente

Alternativas
Comentários
  • gab c. 

    Obs.: Não vi a diferente entre as letras A e C. :~ Alguém pode explicar, please?!

    Indiquem para comentário pfvr ^-^

  • PRODUÇÃO é apenas uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa por um período de tempo.

    “Produção é qualquer processo ou procedimento que tem por objetivo transformar um conjunto de entradas em um conjunto específico de saídas”

    Já a PRODUTIVIDADE é a capacidade de se produzir mais utilizando cada vez menos em menos tempo.

     

    A Produtividade está intimamente ligada à melhor ou pior utilização dos recursos produtivos disponíveis em uma empresa, dentre eles: espaço físico, ferramentas, mão-de-obra, insumos, técnicas de gerenciamento, meio de transporte interno e externo, informatização, horário de trabalho, etc.

    O aumento da Produtividade é conseqüência da utilização otimizada e integrada dos diversos fatores que contribuem na formação, movimentação e comercialização de um produto.

    Podemos concluir, então, que o aumento de produtividade consiste em um aumento da produção utilizando os mesmos recursos produtivos.

  • Esta questão foi mais interpretação do que conhecimento em si.. o texto disse quais foram as causas da baixa na produtividade “Condições climáticas desfavoráveis e baixo investimento nas lavouras são os maiores responsáveis pelo baixo rendimento. ”

  • creio que a letra A está errada pois, quando se fala do volume total, ultrapassa o período de tempo que foi mencionado, fica mais abrangente.

    "....da redução do volume total da produção de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil, apresentando algumas de suas causas"

    Já a alternativa C, o gabarito, fica menos abrangente, delimitando mais ao período mencionado no texto.

    "da redução da produtividade nas lavouras de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil, apresentando algumas de suas causas."

    Pelo que vi, as questões da UFU é isso, analisar entre duas alternativas parecidas e aparentemente certas, a que parece mais correta. :(


ID
1468405
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma organização típica do setor calçadista deseja planejar as quantidades de produtos acabados que ofertará no mercado nos próximos períodos.

Para tanto, é conveniente que ela se baseie, prioritariamente,

Alternativas
Comentários
  • ??? alguma alma iluminada para explicar?

  • Gab. d) nos dados de demanda dos últimos períodos.

    Obs.: Tinha colocado A. Alguém para explicar? ^^

  • Quando pensamos em administrar um processo, muitas vezes acreditamos que ele está sob nosso controle, mas não é sempre assim. Alguns fatores são externos e influenciam diretamente no nosso trabalho, como no caso da demanda. Para produzirmos precisamos ter pessoas que comprem nosso produto ou utilizem nosso serviço e também precisamos saber qual é a quantidade desses consumidores que pretendemos atender. Essa demanda que provém do ambiente externo à empresa está fora do seu total controle, logo, o volume de pedidos pode aumentar ou diminuir devido as forças do mercado.

     

    Habilidade para prever a demanda: a empresa precisa utilizar todas as ferramentas disponíveis para conseguir antecipar a demanda futura, como ter uma base de dados históricos para poder se basear em informações que expliquem a variação do comportamento do consumidor e também através de métodos de previsão de demanda que são realizados através de dados históricos.

     

    O processo de gestão da demanda deve ser muito bem planejado para que todos os clientes possam ser atendidos, o que transmitirá confiança ao mercado por saber que será atendido sempre quando necessitar.

  • A organização quer saber qual seria a quantidade de produtos que será ofertado no próximo período, ou seja, a demanda(procura do produto) no próximo período.

    Por que não "A"? Pois seria mais relacionado ao lucro obtido, do que realmente a quantidade de produtos ofertados.

    Portanto gabarito: "D"

    ~Dil.


ID
1468408
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

As organizações transformam insumos em bens e(ou) serviços ofertados aos seus clientes. Para cumprir este objetivo, os fabricantes de automóveis processam predominantemente “materiais”; uma empresa de telecomunicações processa predominantemente as “informações”; e uma empresa de transporte rápido de massa processa predominantemente os consumidores/clientes.

Dessa perspectiva, a área de ensino de uma organização educacional processa, predominantemente,

Alternativas
Comentários
  • Gab. b) Estudantes

    Obs.: BANCA CHEIA DE QUESTÕES CONFUSAS E AMBÍGUAS. ;@

  • kkkkkk muito estranha essas questoes 

  • hihihihihihihihihi

     

  • hehehhhe....Já vi coisa tosca por aqui meu irmão...Mas essa? Loucura........

  • Se a resposta fosse informação eu até entenderia....

  • Até faz sentido. As instituições de ensino "transformam" estudantes em profissionais.

  • Oxe!!! O.o


ID
1468411
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho

Fatores diversos influenciam o desempenho dos profissionais em seus locais de trabalho. A ergonomia preocupa-se em estudar e propor melhores condições laborais para as pessoas, considerando os espaços e os elementos do seu local de trabalho, incluindo mesas, cadeiras, computadores e assim por diante. A ergonomia preocupa-se, ainda, com as condições ambientais de iluminação, os níveis de ruído e a temperatura ambiente.

Sobre a ergonomia, é correto afirmar que ela cuida, prioritariamente,

Alternativas
Comentários
  • Mas a questão pede exatamente o entendimento do TJDFT... E de acordo com ele, está correta (ao menos à época da prova rs):

    PENAL. PROCESSO PENAL. FURTO QUALIFICADO. ABSOLVIÇÃO. ACUSADO FLAGRADO COM BENS FURTADOS, LOGO APÓS O CRIME. INVIABILIDADE. EXCLUSÃO DA QUALIFICADORA. ESCALADA. DEPOIMENTO DA VÍTIMA. LAUDO DE EXAME DE LOCAL. IMPOSSIBILIDADE. DOSIMETRIA. ANTECEDENTES PENAIS. REDUÇÃO DA PENA-BASE. PROPORCIONALIDADE. PENA PECUNIÁRIA. SISTEMA TRIFÁSICO. PROPORCIONALIDADE. (...) 3. A fixação da pena-base deve observar o princípio da proporcionalidade, levando em conta a quantidade de circunstâncias judiciais desfavoráveis ao agente. 4. A pena pecuniária deve seguir o sistema trifásico e, portanto, atender ao princípio da proporcionalidade, em relação à pena privativa de liberdade definitivamente fixada. 5. Apelo parcialmente provido. (TJ-DF 20060710010225 DF 0001022-96.2006.8.07.0007, Relator: ARNOLDO CAMANHO DE ASSIS, Data de Julgamento: 26/08/2010, 2ª Turma Criminal, Data de Publicação: Publicado no DJE : 08/09/2010 . Pág.: 205)


ID
1468417
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere uma organização prestadora de serviços. Qual dos seguintes agentes deste tipo de organização não é comumente reconhecido como contribuinte no processo de agregação de valor ao cliente?

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode ajudar nesta, nao entendi..... 

  • Também não.  Olha, se o inspetor de qualidade não agrega valor, o que dirá o operador de equipamento.

  • No meu entendimento questão muito discutível, tendo em vista que o supervisor de manutenção não agrega valor ao produto. 

    Operador de Equipamento: Se for equipamento produtivo. Mão de obra direta agrega valor.

    Almoxarife: Agrega valor, pois ao verificar a qualidade dos produtos, estamos fazendo o controle prévio.

    Inspetor da Qualidade: Controle posterior e pode fazer também controle simultâneo, ou seja ficou muito aberta a discussão.

  • que diabo é isso?

  • Eu também não concordei com a resposta. Porém, achei essa explicação aqui que é aceitável:

     GESTÃO DA QUALIDADE DO PROCESSO

    Para este tipo de gestão, são necessários inspetores exercendo um rigoroso controle sobre o processo, ou seja, acompanhamento intenso sobre as máquinas e sobre aquilo que se produz. Este tipo de gestão da qualidade está ligada à forma como o processo e as pessoas são controladas. Porém, ações de inspeção exercidas pelos inspetores não agregam valor ao produto ou ao processo, ou seja, o Cliente não pagará a mais por aquilo que está comprando; o Cliente paga por aquilo que ele vê, e não por aquilo que ele não vê (no caso, a mão-de-0bra dos inspetores no processo). Aqui, a função dos inspetores é fazer o processo funcionar para cumprir prazos e faturamento da empresa.

  • Pessoal, a questão se baseia no fato de estar diretamente ligado ao produto ou serviço.

    A empresa é uma PRESTADORA DE SERVIÇOS. 

    A única opção que não agrega valor diretamente a atividade-fim é INSPETOR DE QUALIDADE.

    As outras opções agregam diretamente valor ao cliente, pois impactam no SERVIÇO.

    Gabarito: letra A

  • Gabarito letra A

    Agregar valor, então, é um atributo que buscamos na percepção do cliente e o Capital Intelectual é o responsável por este atributo intangível sobre o “preço de prateleira”. O valor percebido ocorre no ato da aquisição do bem através da disponibilização segundo interesses do cliente, na forma de atendimento, nas facilidades ofertadas, no nível de relacionamento, nos serviços pós-venda (garantia, assistência...), enfim, um conjunto de atitudes e ações que somente o Capital Intelectual promove.

    O valor agregado é a percepção que o cliente (consumidor) tem de um bem (produto ou serviço) que atenda seu conjunto de necessidades considerando o benefício X preço em comparação com um bem disponível na concorrência, É atributo de qualidade (não tangível) somado, adicionado, enfim agregado a um bem (produto ou serviço), um diferencial que na percepção do cliente justifica sua escolha entre demais bens substitutos ofertados no mercado).

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Valor_Agregado.htm

     


ID
1468420
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

João Marcos prefere o ambiente mecanicista de gestão, enquanto Isabella sempre se adapta melhor aos sistemas orgânicos, em detrimento do sistema mecanicista. Sabe-se que os sistemas orgânicos são mais abertos e flexíveis. Para trabalhar em uma organização João Marcos deve escolher um sistema, em que prevaleçam pelo menos duas dentre as características apresentadas abaixo.

I. Ênfase individual e nos cargos da organização.
II. Compartilhamento de responsabilidade e de controle.
III. Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida.
IV. Solução de conflitos através de negociação ou solução de problema.
V. Tomada de decisões centralizada.

De acordo com o perfil de João Marcos, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Vou destacar algumas das características que distinguem estas duas linhas:

    Mecânica

    Especialização do trabalho

    Papéis determinados com tarefas específicas

    Hierarquia reforçada

    Centralização

    Padronização de tarefas

    Símbolos de status e poder

    Controles burocráticos

     

    Orgânica

    Coordenação e equipes multifuncionais

    Mecanismos de integração complexos

    Papéis complexos e fluidos

    Descentralização e autonomia

    Organização baseada em competência entre pares

    Controles “frouxos”

     

    I. Ênfase individual e nos cargos da organização. (MECÂNICA)
    II. Compartilhamento de responsabilidade e de controle. (ORGÂNICA)
    III. Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida. (MECÂNICA) 
    IV. Solução de conflitos através de negociação ou solução de problema. (ORGÂNICA)
    V. Tomada de decisões centralizada. (MECÂNICA)

     

    GABARITO SERIA (I, III e V).......... NÃO CONSTA NAS OPÇÕES.


ID
1468423
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz Gustavo é o gerente de um grupo de 6 integrantes que vêm exteriorizando desacordos extremos sobre as metas e critérios de desempenho dos membros da equipe. O grupo está em risco de entrar em colapso e encontra-se dividido entre as lideranças de dois membros do grupo, de Antônio, de um lado, e de Tereza, de outro. Há diferenças irreconciliáveis, resultando em interferências e oposições. Ao procurar tratar o conflito, Luiz Gustavo deverá considerar as afirmações apresentadas abaixo.

I. Conflitos são sempre nefastos ao ambiente interno da organização.
II. Um grupo sem conflitos se mantém viável, autocrítico e criativo.
III. Os níveis dos conflitos podem ser reduzidos por meio de ferramentas como é o caso da “conciliação”.
IV. Gerentes e todos os membros das equipes devem ter mentalidade preventiva para evitar conflitos de quaisquer naturezas e intensidades.

Sobre as afirmações acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

Alternativas
Comentários
  • I - Esta era uma visão corroborada pelos autores antigos. A doutrina de Administração e de Desenvolvimento Pessoal não recepciona tal fundamento pois o conflito — quando bem administrado —  pode proporcionar vantagens para uma organização. 

    II - Durante um tempo essa paz acaba.  Se uma equipe ou um grupo presenciar essas característica pode ser acometida pelo estado de letargia.

    IV - O problema desse item está numa visão generalista que não leva em consideração, de fato, do conflito.

  • Gabarito letra D.

    Quando bem administrado, o conflito pode ser positivo para a organização!

    Esse tipo de conflito é chamado de conflito funcional (construtivo ou positivo). Quando o confliito é moderado, ele promove um maior esforço no trabalho, maior criatividade e cooperação. De acordo com pesquisas, um nível razoável de conflito no nível estratégico de uma organização pode levar à tomada de decisões mais acertadas.

     Quando o confliito é muito baixo ou muito intenso, ele é chamado de confliito disfuncional (destrutivo ou negativo). Se o conflito for muito baixo, pode ocorrer uma complacência, uma acomodação. Já se for muito intenso, poderá levar as pessoas a perder um tempo valioso, pois estarão envolvidas em conflitos e não no trabalho.

     

    Fonte: Prof:Rodrigo Rennó


ID
1468429
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito de correspondência oficial, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra B:

    b - Manual de Redação da Republica federativa do Brasil - Capitulo I

     A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37.

    d- eu marquei a letra d, pensando nos médico e advogados formados somente em bacharéis, e encontrei na lei de 11 de agosto de 1827:

    A Lei de 11 de agosto de 1827, responsável pela criação dos cursos jurídicos no Brasil, em seu nono artigo diz com todas as letras: "Os que frequentarem os cinco anos de qualquer dos Cursos, com aprovação, conseguirão o grau de Bachareis formados. Haverá também o grau de Doutor, que será conferido àqueles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem em Doutorado que devem formar-se, e só os que o obtiverem poderão ser escolhidos para Lentes".

    Portanto é questão de cultura mesmo! somente aquele que se forma em Doutorado pode ser chamado como tal.

  • nao tem necessidade de tanto bla bla bla, gab. B

  • padrão oficial ≠ padrão culto

  • N\ao tenho dúvidas quanto a b ser incorreta, mas n\ao entendi pq a letra A é correta, já que pronome de tratamento é Vossa Senhoria, tb pode ser Senhor?

  • questão desatualizada mds


ID
1468432
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Mem. 15/ILEEL/UFU

                                                                                          Em 22 de janeiro de 2012.

Ao Sr. Diretor da Biblioteca da UFU

Assunto: Aquisição de material bibliográfico


1.      De acordo com solicitação deste setor, referente à compra de material bibliográfico, informo a Vossa Senhoria que a lista de livros necessários para suprir as demandas da graduação e da pós-graduação do Instituto de Letras será encaminhada na próxima semana.
2.       Esclareço que, dada a exiguidade do tempo, não será possível incluir a lista de livros importados, mas ela será encaminhada em, no máximo, duas semanas.


                                     Atenciosamente,


                                                José da Silva
                                                Gerente administrativo do Instituto de Letras e
                                                Linguística.

Em relação ao formato e estrutura deste Memorando e com base no Manual da Presidência da República, é correto afirmar que o documento

Alternativas

ID
1468435
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

___________________ é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos.

Assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna do período acima.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C ''MENSAGEM é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos.''

  •  a) Exposição de motivos: Ministro de Estado para o Presidente da República.

     b) Ofício: Autoridade pública para outra autoridade pública ou particular.

     c) Mensagem: conversinha entre os Chefes dos Poderes Públicos.

     d) Aviso: conversinha entre os Ministros de Estado.

  • Mensagem

     

    Comunicação entre os Chefes de Poder Público.

     

    Do Chefe do Executivo para o Chefe do Legislativo.

     

    A mensagem é um documento que é assinado pelo Presidente da República.

     

    Observações:

     

    --- > Nome do Documento (Mensagem) e Número (100). Não necessita de sigla do órgão, pois trata –s e de documento que sai do Poder Executivo para outro Chefe de Poder.

     

    --- > Vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente (do Congresso Nacional, do Senado, ...);

     

    --- > Identificação do Signatário: É o único que não apresenta identificação do signatário;

     

    --- > Assinatura: do Presidente.

     

    --- > Posição da Data: A data aparece, porém, na parte inferior ao lado da assinatura.

     

    --- > Fecho: não apresenta.

     

    Editora Atualizar (Prof. Wilson Rochenbach)

    Redação Oficial - Aula 06 (Exposição de Motivos e Mensagem)
    https://www.youtube.com/watch?v=w5h9_H3nHBQ

  •  a) Exposição de motivos: ME -> PR

     b) Ofício: Autoridade pública -> outra autoridade/particular

     c) Mensagem: Chefes -> PP

     d) Aviso: Entre ME


ID
1468438
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia o texto abaixo.

      Nos últimos meses, as conversas sobre mercado de trabalho orbitam em volta dos mesmos assuntos: pleno emprego, recorde de vagas, guerra por talentos. ❶ , há 92 milhões de brasileiros empregados e a taxa de desemprego vai se manter na casa dos 6% durante este ano, índices que são excelentes para o trabalhador.
      ❷ a desaceleração da economia ter feito o Ministério do Trabalho e Emprego reduzir a previsão de geração de 3 milhões de vagas este ano no país, os números, ainda assim, devem ser semelhantes aos de 2010, quando 2,52 milhões de vagas foram preenchidas.
      Todo esse cenário positivo, ❸ esconde uma dura realidade: há pessoas qualificadas que não conseguem mudar de emprego e,❹ existem desempregados que mesmo ostentando um bom currículo são incapazes de obter uma recolocação. Esse desequilíbrio é considerado natural por economistas, até mesmo ❺ os ventos sopram a favor do profissional, como agora. ❻, vivemos uma situação em que há milhares de postos de trabalho de um lado e, de outro, profissionais incapazes de conquistar uma colocação melhor.

                                                GIARDINO, Andrea. Você SA, 10 de outubro de 2011.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Yes! LETRA A. Consegui acertar.

  • Chutei e acertei, mas eu odeio essas questões.A ufu sempre UFUDEndo com a gente =/

  • Questões assim vc tem que estar com a cabeça fria. Se não estiver, deixa pra depois, vá ao banheiro e volte. Pra ter certeza, reescreva o texto no rascunho utilizando as palavras das opções que vc tem duvida. É assim que acerta, preguiçoso passa em concurso não.


ID
1468441
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao Correio Eletrônico, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
1468444
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre a forma e a estrutura da Mensagem, é INCORRETO afirmar que esse tipo de documento apresenta

Alternativas
Comentários
  • A letra B está incorreta pois a mensagem , como os demais atos assinados pelo Presidente da Republica, não traz identificação de seu signatário.,

  •  A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

     

    Deus é fiel

  • local e data vertical ?

  • A) indicação do tipo de expediente e de seu número, horizontalmente, no início da margem esquerda.

    MRPR, 6.3 Mensagem, P. 43/44 6.3.2 Forma e estrutura As mensagens contêm:

    • b) identificação do expediente: MENSAGEM No , alinhada à margem esquerda, no início do texto;

    B) identificação do signatário, como os demais atos assinados pelo Presidente da República.

    MRPR, 6.3 Mensagem, P. 43/44 6.3.2 Forma e estrutura As mensagens contêm:

    • A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário

    C) vocativo, de acordo com o pronome de tratamento e o cargo do destinatário, horizontalmente, no início da margem esquerda.

    MRPR, 6.3 Mensagem, P. 43/44 6.3.2 Forma e estrutura As mensagens contêm:

    • c) vocativo: alinhado à margem esquerda, de acordo com o pronome de tratamento e o cargo do destinatário, com o recuo de parágrafo dado ao texto;

    D) local e a data, verticalmente a 2 cm do final do texto, e, horizontalmente, fazendo coincidir seu final com a margem direita.

    MRPR, 6.3 Mensagem, P. 43/44 6.3.2 Forma e estrutura As mensagens contêm:

    • e) local e data: posicionados a 2 cm do final do texto, alinhados à margem direita.

ID
1468447
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual da Presidência da República, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Excelentíssimo senhor, é para Presidente da República

    Excelentíssimo senhor Presidente do Congresso Nacional

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    questão errada, o vocativo para as demais autoridades São Senhor.


  • O reitor é "Magnífico".

  • Segundo o próprio Manual...

      Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:

             •  Presidente da República;

             •  Vice-Presidente da República;

             •  Ministros de Estado;

             •  (...)

      Excelentíssimo Senhor: somente para chefes dos três poderes


  • Letra D. Seria o vocativo Senhor Ministro.

    1) Pronome de tratamento Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:
    a) do Poder Executivo;
    Presidente da República;
    Vice-Presidente da República;
    Ministros de Estado....

    2) O vocativo aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido
    do cargo respectivo.

    3) As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
    Senhor Senador,
    Senhor Juiz,
    Senhor Ministro,
    Senhor Governador,

     

  • A "expressão Excelentíssimo Senhor (...)" somente é utilizada para Chefes do Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, isto é, para o Presidente da República, para o Presidente do Congresso Nacional e para o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STJ), respectivamente.


ID
1468450
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com Medeiros (2010), para escrever com eficácia e evitar ambiguidade, é necessário obedecer às seguintes normas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • para escrever com eficácia e evitar ambiguidade, é necessário obedecer às seguintes normas, EXCETO:

    A) frases longas e complexas.

    não, deve-se evitar

    B) eliminar palavras desnecessárias.

    sim.

    C) evitar frases subjetivas.

    sim.

    D) variar a colocação dos termos na frase.

    sim.


ID
1468453
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Associe a coluna da direita com a coluna da esquerda.

I. Conotação             ( ) Vendi um apartamento, de três quartos, sala,
                                       cozinha, dois banheiros e uma garagem.
II. Denotação             ( ) Comprei uma casa grande, com muitos cômodos, cozinha
                                       com equipamentos modernos, lá pelos lados do Shopping.
III. Código aberto       ( ) O local de estudos estava bastante limpo.
IV. Código fechado     ( ) José conseguiu ficar com o nome limpo na praça.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
1468456
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia o Aviso a seguir.


Aviso no 63/SCT-PR

                                                                              Brasília, 9 de janeiro de 2011.


A ___________ o Senhor
[Nome e cargo]



Assunto: Seminário sobre avaliação no setor público.


                              Senhor Ministro,


                              Convido _________ a participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Regional sobre Avaliação no Setor Público, a ser realizado em 8 de fevereiro de 2012, às 9 horas, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP.
                              Como _____________ poderá verificar, serão prestadas homenagens ao __________ prefeito José da Silva por _________ realizações na área da educação.



                                          Atenciosamente,



                                                      [nome do signatário]
                                                      [cargo do signatário]

No Aviso, as lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Excelentíssimo é para Presidente da República ou chefes dos poderes e não para PREFEITO. 

  • Prefeito é Chefe do Poder Executivo Municipal

  • Realmente Letra B.  Tem que se atentar aos  detalhes, lembrar que :

    1) Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (v. 2.1 Pronomes de Tratamento), seguido de vírgula. ( no local do destinatário) Ex: A Sua Excelência o Senhor [Nome e cargo] 

    2) Prefeito é chefe do poder executivo municipal, assim, usa-se como vocativo Excelentíssimo Senhor Prefeito

  • Não sei como essa questão não foi anulada. Só exitesm tres chefes do poder o qual se usa o VOCATIVO Exelentíssimo: Presidente da República, Presidente do congresso Nacional e Presidente do STF. Prefeito usa-se o vocativo Senhor e só no envelope que se usa Excelentíssimo. 

     Acho que ninguém recorreu por não saber as regras!

  • Questão furada

  • O termo Excelentíssimo foi utilizado para prefeito não na forma de vocativo, mas sim ao falar dele, que no caso é chefe de poder executivo Municipal, então é correto o uso do termo.

  • Questão mais que ERRADA. Deveria ser anulada!

    Só os chefes de poder!

    Presidente da República

    Presidente do STF

    Presidente do Congresso Nacional