SóProvas



Prova UNIFAL-MG - 2018 - UNIFAL-MG - Engenheiro Civil


ID
2836984
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Joana Maria é responsável pela escrita de memorandos, ofícios, despachos administrativos e atas na Pró-Reitoria de Graduação. Suponha que as sentenças constantes no quadro a seguir foram extraídas de textos elaborados por ela. 

01 Sua Excelência, o Senhor Ministro, não compareceu à reunião.
02 Senhor Deputado, peço a Vossa Excelência que conclua a sua oração.
03 Procurei o chefe da repartição, mas Sua Senhoria se recusou à me ouvir

Analisando as sentenças quanto ao uso do acento indicador de crase, Joana Maria deveria ter escrito:

Alternativas
Comentários
  • Eu fiz o seguinte: Se recusou a ouvir-me.  Logo inferir que não há como colocar crase diante de verbo

  • GABARITO D


    A alternativa A, está incorreta pois não se usa crase antes de pronomes de tratamento. Nunca terá crase antes "Vossa excelência". Isso é muito cobrado em prova.

    Na alternativa B o verbo "comparecer" pede preposição sim, vejamos: Quem comparece, comparece A/EM algum lugar. E a palavra "reunião" é feminina e admite o uso de crase. Logo, deve haver crase.

    No caso da alternativa C, a crase é facultativa pois está diante de pronome possessivo feminino no singular. Então pode ou não ter a crase.

    E na alternativa D, que é o nosso gabarito, não haverá crase pois não usamos crase diante de pronomes em geral.


    bons estudos

  • A alternativa a) está incorreta, pois não se usa crase antes de pronomes de tratamento.

  • NÃO SE USA CRADE ANTES DO PRONOME SUA

  • Atenção, galera!!! A crase antes de pronome possessivo feminino no singular é facultativa, ou seja, antes dos pronomes sua, minha, tua, nossa e vossa.


ID
2836987
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “A linguagem dos textos oficiais deve sempre pautar-se pelo padrão culto formal da língua [...]. Não é aceitável [...] que constem coloquialismos ou expressões de uso restrito a determinados grupos, que comprometeriam sua própria compreensão pelo público. [...] indesejável é também a repetição excessiva de uma mesma palavra quando há outra que pode substituí-la sem prejuízo ou alteração de sentido.” O Manual apresenta uma “lista de expressões cujo uso ou repetição deve ser evitado, indicando com que sentido devem ser empregadas e sugerindo alternativas vocabulares a palavras que costumam constar com excesso dos expedientes oficiais”.

Qual orientação está em discordância com o Manual de Redação?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma locução prepositiva formada pela preposição “a”, pelo verbo “partir e pela preposição “de”. E a regra é clara: não se usa crase diante de verbos! “A partir de” pode significar também algo que tem como base uma informação.

  • O que esta errado no item B? Não entendi...

  • Adalberto, a B está correta. A questão pede qual está errada.

  • Cuidado gente!!! Provavelmente quem errou a questão não se atentou para o comando. Foi pedida a INCORRETA.

    Itens A,B e C estão perfeitos. Deem uma olhadinha de novo!!

    Já o item D, o erro é a crase. "à partir de" não se usa essa crase, pq partir é verbo.

    Bons estudos!!! :)


ID
2836996
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A educação virtual é uma arma importante para detectar informações falsas no noticiário, segundo especialistas. Essa “alfabetização” deve contar com esforços de vários setores da sociedade, para evitar que as chamadas fake news tumultuem o debate público, como ocorreu na corrida eleitoral americana e na votação pela saída do Reino Unido da União Europeia. Evitar ser alvo de informações falsas é ainda mais fundamental em períodos de tomadas de decisão, como em disputas eleitorais.

Disponível em < https://goo.gl/GSpdGe >, Acesso em: 10 set. 2018 (com adaptações). 

As aspas sobre a palavra ‘alfabetização’ têm como principal função:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A



    O uso das aspas se deve, de fato, para realçar um novo sentido que é dado a palavra "alfabetização".


    Quando usar aspas?

    Abrir e fechar citações Exprimir ironia Destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos Marcar estrangeirismo Delimitar o título de uma obra



    referências:

    https://exame.abril.com.br/carreira/quando-e-como-usar-aspas-em-um-texto/

    https://portugues.uol.com.br/gramatica/dicas-sobre-uso-das-aspas.html


    instagram: concursos_em_mapas_mentais

  • Aspas= realçar palavra de sentido conotativo, expressões e conceitos em evidência.

  • Por isso que é bom fazer várias questões. Fiz uma questão de outra banca que o assunto cobrado era semelhante a essa.


ID
2837002
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não leia só o título

Uma estratégia muito utilizada pelos criadores de conteúdo falso na internet é apelar para títulos bombásticos. Ler o texto completo é um passo básico para evitar compartilhar fake news. Às vezes, um título é provocativo, mas ele não necessariamente está sendo honesto com a própria reportagem. Os títulos são feitos para chamar a atenção. Então, você precisa ler o que está escrito para ver se o título se confirma no texto.

Tome cuidado com o sensacionalismo

As fake news tendem a conter palavras ou frases que despertam emoções ou mexem com as crenças das pessoas, atingindo um maior potencial de divulgação e compartilhamento nas redes sociais. Se tiver uma manchete, uma foto, um meme ou um vídeo que comova você, ou que fale diretamente com aquilo que acredita, duvide, porque pode ter sido feito para isso.

Olhe a data de publicação

Identifique quando a notícia foi publicada. Muitas vezes, o texto está simplesmente fora de contexto. É muito comum ver notícia falsa que na verdade não é falsa, só é velha.


Disponível em < https://goo.gl/ZKQeKt >, Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).


Da análise do texto, é inadequado afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A função estratégica do título se resume na síntese perfeita do tema explorado, promovendo a articulação textual de uma maneira impessoal e neutra sobre o que está sendo dito. 

     

    >> ERRADO porque segundo a análise, o título presente em um texto/notícia com fake news é feito estrategicamente para chamar atenção. Para evitar conteúdos que contenham essas falsas notícias, o leitor precisa ler o tema presente nesses conteúdos por completo, para ao final certificar sua veracidade.


ID
2837005
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não deixe de olhar a página onde está a notícia. Navegar mais no site ajuda a analisar sua credibilidade. Investigar que página é essa, ir lá no ‘Quem somos’ e saber se dá para ligar para essa redação e falar com um responsável é fundamental. É preciso saber quem é o responsável legal pelas publicações. Também vale checar o endereço do site. Algumas páginas tentam simular o endereço de um veículo importante, alterando apenas uma letra, um número ou um símbolo gráfico.


Disponível em < https://goo.gl/ZKQeKt >, Acesso em: 10 set. 2018 (com adaptações)


Qual título expressa melhor a forma escolhida pelo produtor do texto em análise na apresentação e exploração do tema?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

     

    Entre as alternativas, o candidato ficará em dúvida nas seguintes opções:

     

    1° "Senso crítico" significa aprender a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto, diz respeito a capacidade das pessoas de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Portanto esse título não condiz com o texto, que traz maneiras de como identificar um site seguro que não propaga fake news.

     

    2° O texto aborda métodos de pesquisa para conhecer um site seguro e saber se suas informações possuem credibilidade, por isso o título que expressa melhor o segmento é o seguinte: "Conhecer o site é uma boa estratégia para identificar notícias falsas".


ID
2837011
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Fúlvio, servidor público civil da União, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente. Fúlvio não ocupará qualquer tipo de cargo em comissão ou função de confiança. De acordo com a Lei nº 8.112/1990, a fim de ser compensado pelas despesas de instalação, o referido servidor terá direito a:

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Ajuda de Custo

    Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.               

                § 1o  Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.

              § 2o  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.     

    Art. 54.  A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses.

            Art. 55.  Não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.

            Art. 56.  Será concedida ajuda de custo àquele que, não sendo servidor da União, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicílio.

            Parágrafo único.  No afastamento previsto no inciso I do art. 93, a ajuda de custo será paga pelo órgão cessionário, quando cabível.

            Art. 57.  O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias.

    Auxílio-Moradia

    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.  

    Art. 60-B.  Conceder-se-á auxílio-moradia ao servidor se atendidos os seguintes requisitos:                      

    I - não exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor;                     

    II - o cônjuge ou companheiro do servidor não ocupe imóvel funcional;      

    III - o servidor ou seu cônjuge ou companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de

    imóvel no Município aonde for exercer o cargo, incluída a hipótese de lote edificado sem averbação de construção, nos doze meses que antecederem a sua nomeação;

    V - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxílio-moradia;  

    V - o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes;        

    VI - o Município no qual assuma o cargo em comissão ou função de confiança não se enquadre nas hipóteses do art. 58, § 3o, em relação ao local de residência ou domicílio do servidor;     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htm

  • AJUDA DE CUSTO -> Mudança em caráter permanente

    DIÁRIAS -> Afastamento transitório

  • Gabarito: letra c)


    Fúlvio mudou-se no interesse da Administração e em caráter permanente, logo fará jus à ajuda de custo que será calculada com base na remuneração do servidor e não excederá a 3 meses de remuneração.

  • Ajuda de custo.


    Gab C

  • Art. 53 A Ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.          

     

    Art. 60-A  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor. 

     

    Art. 58. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento. 

     

     

    Ajuda de custo____________________________________________>Restituir 30 (trinta) dias. 

     

    Diárias___________________________________________________>Restituí-las no prazo de 5 (cinco) dias.

     

     

    Letra:C

    Bons Estudos ;)

     

      

  • GABARITO LETRA C

    A questão quer que você saiba a diferença entre diárias, ajuda de custo e auxílio moradia.

    1 - DIÁRIA x AJUDA DE CUSTO:

    1.1)diária: caráter provisório/transitório;

    1.2)ajuda de custo: mudança em caráter permanente;

    2 - DIÁRIA x AUXÍLIO MORADIA

    2.1)diária: caráter transitório/ é pra todas as despesas hotel, alimentação, locomoção;

    2.2)auxílio moradia: tem caráter de continuidade/é para moradia/hotel;

    3 - AJUDA DE CUSTO x AUXÍLIO MORADIA

    3.1)ajuda de custo: é para qualquer servidor que mudou pra outra sede no interesse da administração;

    3.2)auxílio moradia: apenas aos q se mudaram para ocupar cargo em comissão ou função de confiança de natureza especial, Ministro de Estado ou equivalentes;   

    INFORMAÇÃO 1 - Diz que Fúlvio se mudou com caráter permanente -> exclui diárias;

    INFORMAÇÃO 2 - DIz que Fúlvio não ocupará qualquer tipo de cargo em comissão ou função de confiança -> exclui auxílio moradia

    RESPOSTA: ajuda de custo!!

  • GABARITO LETRA C.

  • Ajuda de custo: 

    - mudança de domicílio em caráter permanente;

    - compensar as despesas de instalação do servidor;

     

    Auxílio-moradia:

    - ressarcimento de despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia/meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.

  • Resumindo, a ajuda de custo:

    • Deslocamento permanente do servidor.

    • Deslocamento feito no interesse da Administração.

    • Podem receber essa ajuda os detentores de cargo efetivo e em comissão.

    • Vedado o duplo pagamento.

    • Valor da ajuda de custo: até três meses da remuneração do servidor.

    • Em caso de falecimento do servidor, a família tem direito a receber a ajuda de custo para retornar ao local de origem, desde que solicite dentro de período de um ano a contar do falecimento.

    • Caso o servidor não se apresente na nova sede no prazo de 30 dias, deverá devolver o valor recebido como forma de ajuda de custo.

    FONTE: CAMPOS, Ana Cláudia. Direito Administrativo Descomplicado.

  • Gabarito C

    INDENIZAÇÕES É DATA

    Constituem indenizações ao servidor:

    ·       Diárias

    ·       Ajuda de Custo(ofício, interesse da administração)

    ·       Transporte

    ·       Auxílio Moradia-Macete : O servidor que recebe auxílio moradia só precisa de UM QUARTINHO. ( 1/4 = 25%). Além de Comprovação das despesas -> Deve ser feita no período de UM MÊS;

    Ajuda de Custo= Deslocamento Caráter Permanente

    Diárias = Afastamento Eventual ou TransitórioDITONGO CRESCENTE

    ·       Recebe a diária e não se afasta da sede > obrigado a restituí-las > prazo 5 dias

    ·       Afasta-se da Sede(NÃO PERNOITE 50%) e retorna em prazo menor que o previsto > restituirá os valores recebidos em excesso> prazo 5 dias

    ·       Não fara jus a diária deslocamento dentro da mesma região

    ·       Fara jus deslocamento para outro território nacional ou exterior.

    ATENÇÃO:

    ·        Indenização e auxílio não incorpora ao VENCIMENTO;

    ·        Gratificações e Adicionais  incorporam ao VENCIMENTO.

  • MACETES

    A DIÁRIA é TRANSITÓRIA

    A AJUDA DE CUSTO é PERMANENTE

    A MORADA É CONTINUADA

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    É exigido do candidato conhecimento sobre as indenizações devidas ao servidor.

    No caso hipotético, Fúlvio:

    1. Passou a ter exercício em nova sede, no interesse da Administração;

    2. Mudou de domicílio, em caráter permanente;

    3. Não ocupará qualquer tipo de cargo em comissão ou função de confiança.

    Logo, Fúlvio terá direito a ajuda de custo (alternativa “c”) com respaldo no seguinte dispositivo:

    “Art. 53. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede”.   

    Atente que o enunciado deixou claro que o servidor passou a ter exercício em nova sede no interesse do serviço.

    Assim, a ajuda de custo, por expressa determinação do §3º do art. 53, não é devida nas seguintes hipóteses de remoção:

    1. A pedido, a critério da Administração (art. 36, II);   

    2. A pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração (art. 36, III):               

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;                    

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;                 

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.                                  

    A alternativa “a” está equivocada. As diárias são concedidas quando o afastamento possui natureza eventual ou transitória (art. 58). Não é o caso.

    A alternativa “b” está incorreta. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor (Art. 60-A). Também não se amolda ao contexto.              

    A alternativa “d” está incorreta, não se amolda ao caso. O adicional por serviço extraordinário (art. 73) é cabível para atender a situações excepcionais e temporárias (art. 74).

    GABARITO: C.

  • Na primeira questão ele fala que é garantido por estar armazenado em diretórios fisicos, já na segunda fala apenas do becape como garantia .

    ( O becape é apenas uma cópia de segurança de algum dado; ele não garante a disponibilidade desses dados. Ninguém pode ter certeza de que o becape não possa sofrer algum dano também.)

    macete que um colega aqui comentou:

    1) Falou em Backup e citou outro local distinto para salvar: Backup Garante

    2) Falou em Backup e deixou em aberto: Nenhuma garantia

    Joguinho Cesperiano de sempre. ¬¬'


ID
2837014
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tício, pessoa física, capaz, titular de direito individual, deu início a um processo administrativo no âmbito da Universidade Federal de Alfenas. Com a finalidade de averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão no processo iniciado por Tício, o órgão competente deu início às atividades de instrução.


No que diz respeito à instrução, a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A)

     

    Art. 26, §2º. A intimação observará a antecedência mínima de três dias úteis quanto à data de comparecimento.

     

    B) Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

    C) Art. 40. Quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação implicará arquivamento do processo.

    D) Art. 44. Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.

  • No que diz respeito à instrução, a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, estabelece que:

    Art. 41. Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

  • Prazos previstos na Lei 9784/99:

    - Intimação de atos - 3 dias úteis (art. 26)

  • A Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização. Correto

    B A Administração Pública não poderá adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado, ainda que, motivadamente, em caso de risco iminente. (pode ser cautelosa)

    C Quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação não implicará arquivamento do processo. (se o interessado não entregar a documentação o processo é arquivado)

    D Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de 15 dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.  (prazo de 10 dias)


  • Lei 9.784/1999

    Art. 41 - Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

    Gab. A

  • Alguns colegas estão fazendo confusão no prazo estipulado na Alternativa D, dizendo ser 3 dias, porém, o correto é 10 dias. A questão diz que refere-se à instrução, logo não faz referência ao § 2º do art. 26 (Da Comunicação dos Atos).

    Artigo 44: "Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de 10 dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado."

    Logo, o candidato deve atentar-se a não se deixar levar por quaisquer comentários errôneos de alguns colegas, o correto é que além da análise do comentário faz-se também a análise na letra da lei.

  • PRAZOS NA LEI 9.784/99:

     

    ART 24: Prazo para a prática dos atos, quando inexistir disposição específica, salvo motivo de força maior (para os administrados/Adm. Púb.) --> 5 DIAS, ou prorrogado pelo DOBRO (10 dias), mediante comprovada justificação.

     

    ART 26: Intimação para comparecimento -->  C/ antecedência de no mín. 3 DIAS ÚTEIS da data do comparecimento.

    ART 41: Intimação da produção de prova ou de diligência --> Antecedência mín. de 03 DIAS ÚTEIS;

    ART 42: Parecer Obrigatório --> Máx. 15 DIAS, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

    ART 44: Alegações Finais / Manifestação do interessado após instrução --> Máx. 10 DIAS. 

    ART 49: Prazo de decisão --> 30 DIAS + prorrogação 30 DIAS (sendo esta expressamente motivada)

     

    ART 56: Prazo de reconsideração de decisão --> 05 DIAS

     

    ART 59: Interposição de Recurso --> Salvo disposição legal específica, 10 DIAS, contados da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

     

    ART. 59, § 1°: Decisão do recurso administrativo --> 30+30 (sendo este prorrogável ante justificativa explícita)

     

    ART 62: Contrarrazões --> 05 DIAS ÚTEIS.

    Créditos ao colaborador: Cassiano (qciano)

  • O examinador solicitou a assertiva CORRETA no que concerne à Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    A) CORRETA. É A RESPOSTA. É exatamente nesse sentido a previsão legal do art. 41 da lei 9.784/99: “Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.”

    B) INCORRETA. Após o encerramento da fase de instrução no Processo Administrativo Federal, a REGRA é que seja oportunizada a manifestação do interessado no prazo de 10 dias; contudo, se houver RISCO IMINENTE, dispensa-se essa manifestação prévia. É o que podemos deduzir da dicção dos arts. 44 e 45 da lei 9.784/99. Vejamos:

    Art. 44. “Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.”

    Art. 45. “Em caso de RISCO IMINENTE, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras SEM A PRÉVIA MANIFESTAÇÃO DO INTERESSADO.”

    Ressalta-se, contudo, que isso não significa que o interessado não possa se manifestar APÓS as providências acauteladoras; o que não haverá no caso de risco iminente é a manifestação PRÉVIA.

    Portanto, a assertiva está ERRADA, já que nem sempre as providências acautelatórias exigem prévia oitiva do interessado.

    C) INCORRETA. Nesse caso, haverá sim arquivamento do processo, conforme o art. 40 da lei 9.784/99: “Quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação implicará arquivamento do processo.”

    D) INCORRETA. O referido prazo máximo é de 10 dias, e não de 15 dias, nos termos do art. 44 da lei 9.784/99: “Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.”

    GABARITO: LETRA “A”

  • A questão aborda diversos temas relativos ao processo administrativo e às disposições da Lei nº 9.784/1999. Vejamos as alternativas da questão:

    A) Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

    Correta. A intimação dos interessados para ciência de decisão ou efetivação de diligências em processos administrativos será determinada pelo órgão competente em que tramita o processo (artigo 26 da Lei nº 9.784/1999).

    A intimação deverá conter a identificação do intimado, o nome do órgão ou entidade administrativa, a finalidade da intimação, data, hora e local em que o interessado deve comparecer, se o interessado deve comparecer pessoalmente ou se fazer representar, informação da continuidade do processo, independentemente do comparecimento do interessado, indicação dos fatos e fundamentos legais pertinentes (artigo 26, §1º, da Lei nº 9.784/1999).

    A intimação deverá ser realizada observando a antecedência mínima de três dias úteis quanto à data de comparecimento (artigo 26, §2º, da Lei nº 9.784/1999).

    A intimação pode ser efetuada por meio de ciência no processo, por via postal com aviso de recebimento ou por outro meio, desde que fique assegurado a ciência do interessado. No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domicílio indefinido a intimação será efetuada por publicação oficial.

    Com relação à intimação de provas e diligências, o artigo 41 da Lei nº 9784/1999 determina que “os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de três dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização".

    Verificamos, então, que a alternativa reproduz o disposto no artigo 41 da Lei nº 9.784/1999

    B) A Administração Pública não poderá adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado, ainda que, motivadamente, em caso de risco iminente.

    Incorreta. De acordo com o artigo 45 da Lei nº 9.784/1999," em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado".

    C) Quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação não implicará arquivamento do processo.

    Incorreta. De acordo com o artigo 40 da Lei nº 9784/1999, “quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação implicará arquivamento do processo".

    D) Encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de 15 dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. 

    Incorreta. Encerrada a instrução o prazo para manifestação do interessado é de dez dias, e não de 15 dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado, na forma do artigo 44 da Lei nº 9784/1999.

    Gabarito do professor: A. 


ID
2837017
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Caio, servidor técnico-administrativo em educação, exerce suas atribuições em determinada Unidade Acadêmica da Sede da Universidade Federal de Alfenas.

A Unidade Acadêmica é o órgão básico da Universidade Federal de Alfenas, devendo possuir organização, estrutura e meios necessários para desempenhar, em seu nível, as atividades que lhe sejam pertinentes e exercer as funções essenciais ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

De acordo com o Regimento Geral da Universidade Federal de Alfenas, as Unidades Acadêmicas são consideradas:

Alternativas

ID
2837020
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considere a seguinte afirmação: “Para fins de apuração do comprometimento ético, aquele que, por força de contrato, presta serviço, de natureza temporária e sem retribuição financeira à determinada autarquia federal, pode ser entendido como servidor público”.

Essa afirmação, com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto nº 1.171/1994, é considerada:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994


    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA


    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • GAB:A.

    Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • Deve-se atentar ao enunciado da pergunta, pois no código de ética fala isso, contudo na lei 8429/92 (lei de improbidade) no art. 2º fala " Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior".


    Agente público é o macro e o servidor público é o micro.

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XXIV – Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994


ID
2837023
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Em um momento de infortúnio, determinado funcionário público exigiu, para outrem, diretamente, fora da função, mas em razão dela, vantagem indevida.

Segundo o Decreto-Lei nº 2.848/1.940, Código Penal, a conduta descrita configura o crime de:

Alternativas
Comentários
  • Letra A: ERRADA

    Corrupção passiva

            Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

            Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

     

    Letra B: ERRADA

    Prevaricação

            Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

            Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

     

    Letra C: CORRETA

    Concussão

    Art. 316 - EXIGIR, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

    Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

     

    Letra D: ERRADA

     Peculato

            Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

            Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

     

  • GAB- C.

            Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: (TJPI-2007) (TJMG-2006/2007) (MPRS-2012/2016)

            Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

     

    OBS: Não há caracterização do flagrante preparado no crime de concussão quando a intervenção policial ocorre apenas na fase de pagamento da vantagem indevida, quando já consumado o delito pela simples exigência daquela." (RT 691/314) (TJDFT-2007)

     

    (TJRR-2008-FCC): No crime de concussão, a circunstância de ser um dos agentes funcionário público é elementar, comunicando-se ao concorrente particular, se este conhecia a condição daquele. BL: art. 316 c/c art. 29, CP.

     

     

    OBS: A condição de funcionário público no crime de concussão é circunstância de caráter pessoal que, por ser elementar, comunica-se a todos os agentes (art. 30, CP). A circunstância elementar se comunica, desde que todos os que concorrem para o crime saibam da condição de funcionário público de um dos agentes, evitando-se responsabilidade penal objetiva.

     

    FONTE/CPP/QC/EDUARDO T/CF/ EU...

  • Algumas pessoas podem se confundir em duas modalidades: Concussão ou Corrupção Passiva.


    Para essas questões, vale muito a pena prestar atenção no verbo:

    Exigir - Concussão;


    Solicitar ou receber - Corrupção Passiva.

  • GABARITO C

     

    O verbo "exigir" está ligado ao delito de concussão. Contudo, caso o funcionário público exija vantagem indevida no exercício da função ou em razão dela, mas utilizando de violência ou ameaça, será configurado o crime de extorsão e não mais concussão

     

     

  • Ajuda via áudio, por gentileza, procure outros meios de divulgação dos seus serviços.

  • Gabarito C

    Concussão, de acordo com o descrito no art. 316 do Código Penal Brasileiro, é o ato de exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.

    A pena é de reclusão e vai de 2 (dois) a 8 (oito) anos. Há ainda a pena de multa, que é cumulativa com a de reclusão.

    Quando cometido em prejuízo do Sistema Único de Saúde - SUS, a competência para o processamento da ação penal que vise apurar responsabilidades é da justiça estadual. Isto, pois, em que pese o SUS ser mantido pela União, e de regra entes dessa natureza possuem o foro federal como o competente para julgamento de ações em que sejam parte, no caso, ocorre a exceção, visto ser o particular, bem como a administração pública, o protegido pelo tipo, tão logo, sendo ele quem sofre a exigência (elementar do tipo: exigir).

    No que tange à consumação, por tratar-se de crime formal (crime que não exige resultado naturalístico), ocorre quando o agente exige a quantia, sendo irrelevante o aceite ou o recebimento do valor.

    É também crime próprio. Pode somente ser praticado por funcionário público. Para tanto, deve-se observar o art. 327 do Código Penal.

    Ressalta-se o EXCESSO DE EXAÇÃO que pode ocorrer na prática deste crime. Dispõe o parágrafo primeiro do citado artigo que "se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza", a pena de reclusão aumenta para o patamar de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa. De acordo com o segundo parágrafo, se o funcionário desvia, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres públicos, a pena é ainda mais grave: reclusão, de dois a doze anos, e multa.

    Em 26 de junho de 2013, o Senado Brasileiro aprovou o Projeto de Lei que torna a Concussão, assim como outras formas de Corrupção, crime hediondo. O Projeto agora tramitará para aprovação na Câmara dos Deputados e então para a sanção presidencial. Se aprovado, o projeto fará com que a pena para este crime passe a ser de 4 (quatro) a 8 (oito) anos de reclusão (atualmente é de dois a oito anos).



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Na CONCUSSÃO, tem-se uma conduta em que se EXIGE (diferenciar da corrupção passiva por esse verbo) vantagem indevida. O agente possui poder de fazer cumprir o mal da ameaça caso não receba tal vantagem.

    Doutrina - a grave ameaça deve ser aquilo na qual o agente pode fazer amparado em seu cargo. Ameaça de morte caso não pague uma quantia caracteriza-se como extorsão mesmo. Concussão ocorre, por exemplo, quando um policial rodoviário exige dinheiro, caso contrário irá lavrar multa contra a vítima.

  • É so ficar ligados nos verbos, decorou, da pra matar qualquer questão.

  • Letra C - CORRETA

    Exigir para si vantagem indevida - Concussão.

  • art 316 cp exigir concussao

  •        Concussão

           Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

           Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

  • Gabarito C

    Concussão = Pena de Reclusão de 2 a 8 anos e multa.

  • A questão requer conhecimento sobre os crimes contra a administração pública. O delito descrito no enunciado é aquele previsto no Artigo 316, do Código Penal, que fala "exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida". Neste sentido, a única alternativa correta é aquela da letra "c". 

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.


  • Concussão

    Art. 316 - EXIGIRpara si ou para outrem, direta ou indiretamenteainda que fora da função ou antes de assumi-lamas em razão delavantagem indevida:

    Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

  • EXIGIR=CONCUSSÃO SOLICITAR=CORRUPÇÃO PASSIVA
  • Servidor exigiu vantagem = Concussão.

  • GAB-C

    Concussão

           Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

            Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa


ID
2837026
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São nomes de fontes padrão encontradas no Microsoft Office Word, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C 

     

    Open Office é uma suíte de escritório de código aberto descontinuada e não uma fonte. 

  • Gab.: C

    OpenOffice.org é um conjunto de aplicativos para escritório livres multiplataforma, distribuída para os sistemas operacionais Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X, e mantida pela Apache Software Foundation.

  • Questão que não mede conhecimento

  • issso que é nnoçãoa de inforrmática

  • Questão que iguala o candidato que não estudou com o que estudou, enquanto que cada questão deve ser uma oportunidade para fazer justamente o contrário.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro


ID
2837029
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma planilha elaborada no Microsoft Excel, considere a seguinte fórmula, presente na célula B6. =SE(A1=5;SOMA(B1:B5);””). Qual será o resultado?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  B


    Ajuda muito, nesse tipo de questão, "traduzir" a fórmula, vamos lá: 


     
    =SE(A1=5;SOMA(B1:B5);""


    SE isso acontecer, então VERDADEIRO ou FALSO 



    No caso em tela: SE A1 for IGUAL A 5, então SOMA DE B1 até B5 ou se for FALSO VAZIO (representado por "") 



    Em outras palavras, como a fórmula foi inserida na célula B6, Se A1 for igual a 5, então B6 receberá a soma dos valores de B1 a B5. Se não for igual, vazio. 


     

  • diabéisso

  • COMPLETANDO


    =SE(A1=5;SOMA(B1:B5);""


    >> SE ACONTECER TAL CONDIÇÃO >> SOMA


    >> CASO CONTRÁRIO VAI PARA A SEGUNDA OPÇÃO >> (representado por "") 


    _______________________________________________________________________________________


    SE isso acontecer, então VERDADEIRO ou FALSO 





    No caso em tela: SE A1 for IGUAL A 5, então SOMA DE B1 até B5 ou se for FALSO VAZIO (representado por "") 



ID
2837032
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual opção apresenta uma funcionalidade que possibilita ao Microsoft Windows restaurar arquivos do sistema do computador para uma data anterior, sem afetar os demais arquivos pessoais?

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

    Restauração do Sistema ou System Restore (do seu nome em inglês), é uma ferramenta presente no Microsoft Windowsque permite o usuário a reverter o estado do computador (incluindo arquivos de sistema, aplicativos instalados, Registro do Windows, e configurações do sistema) para um específico período, podendo ser usado para recuperar o sistema de mal-funcionamento ou outros problemas. 

  • Gab.: A

    Restaurar a partir de um ponto de restauração do sistema

    Esta opção reverte o computador para um ponto anterior no tempo, chamado de ponto de restauração do sistema. Os pontos de restauração são gerados quando você instala um novo aplicativo ou driver, e ao criar um ponto de restauração manualmente. A restauração não afeta seus arquivos pessoais, mas remove os aplicativos, os drivers e as atualizações instalados após a criação do ponto de restauração.

     

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/12415/windows-10-recovery-options

  • Complementando o excelente comentário dos colegas: ​
    Não sei se a banca seria FDP o suficiente para cobrar esse tipo de pegadinha

    O ponto de restauração, no Windows 10, NÃO fica neste caminho

    Painel de Controle > Sistema e Segurnaça > Backup e Restauração
     

    1-Painel de Controle > Sistema e Segurança > Segurança e manutenção > Recuperação

    2-Campo "pesquisa", digitando "recuperação";

    3- No modo de visualização do Painel de Controle para Ícones (grandes ou pequenos, tanto faz)
    Opção "recuperação".

  • Restauração do Sistema é um recurso presente no Windows que permite restaurar o estado de arquivos de sistema e configurações para momentos anteriores pré-determinados, chamados de Pontos de Restauração.

     

    Backup

    Há várias maneiras de fazer backup de seu computador.

     

    Selecione o botão Iniciar , escolha Painel de Controle Sistema e Manutenção > Backup e Restauração.

    Siga um destes procedimentos:

    Se você nunca usou o Backup do Windows antes ou se atualizou sua versão do Windows recentemente, escolha Configurar backupe siga as etapas no assistente.

     

    Se você já criou um backup, pode esperar a execução do backup regular agendado ou pode criar um novo backup manualmente, selecionando Fazer backup agora.

     

    Se você já criou um backup, mas quer fazer um novo backup completo em vez de atualizar o antigo, escolha Criar novoBackup completo e siga as etapas do assistente.

     

    Bons Estudos ;)

     

  • GAB:A.

    Restauração do sistema.

    Restaurar a partir de um ponto de restauração do sistema

    Esta opção reverte o computador para um ponto anterior no tempo, chamado de ponto de restauração do sistema. Os pontos de restauração são gerados quando você instala um novo aplicativo ou driver, e ao criar um ponto de restauração manualmente. A restauração não afeta seus arquivos pessoais, mas remove os aplicativos, os drivers e as atualizações instalados após a criação do ponto de restauração.


  • Ximanga é o Fake do NISHIMURA RSRSRS

     


ID
2837035
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quase que diariamente a caixa de entrada da conta de e-mail da servidora Cecília recebe uma “enxurrada” de mensagens indesejadas. São os chamados Spams. Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. A única atitude que Cecília toma em relação a essas mensagens é apagá-las da caixa de entrada. No entanto, existem outras ações que ela pode adotar para minimizar a incidência de mensagens indesejadas em seu e-mail. Aponte, dentre as alternativas seguintes, aquela que possui um conjunto de ações eficazes contra a disseminação de spams.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    Medidas que você pode tomar para evitar spams:

    1. Nunca responda a spams que pedem para você responder para cancelar o recebimento de mensagens. Eles fazem isso apenas para confirmar seu endereço e continuar metralhando sua caixa postal.

    2. Procure ter uma conta de e-mail apenas para cadastro em serviços online.

    3. Se possível, tente cadastrar seu nome e seu sobrenome como usuário da conta de e-mail, de preferência com um ponto no meio (nome.sobrenome).

    4. Use os filtros do seu programa de e-mail. Outlook Express, Outlook e Eudora oferecem uns bastante eficientes.

    5. Há programas antispam disponíveis na internet que apagam as mensagens antes de elas atingirem a sua caixa postal. Costumam funcionar, mas é preciso que você atualize os parâmetros sempre que receber spams novos. 

  • Gabarito D

    Se você estiver recebendo e-mails indesejados na sua Caixa de entrada do Gmail, bloqueie ou cancele a inscrição do remetente ou denuncie a mensagem ao Gmail por exemplo.

    Bloquear um endereço de e-mail

    Quando você bloqueia um remetente, as mensagens enviadas por ele vão para a pasta "Spam".

    No computador, acesse o Gmail. Abra a mensagem. No canto superior direito, clique em Mais . Clique em Bloquear [remetente]. Se você bloqueou uma pessoa por engano, siga as mesmas etapas para desbloqueá-la.

    bons estudos


  • As opções A, B e C são tão bizarras que tornam a questão fácil. Nesse caso nem precisa conhecer a matéria.

  • Um texto desse tamanho para uma questão patética


ID
2837038
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dagoberto é um homem de uma senha só: utiliza uma única senha para qualquer acesso ou cadastro que faz na internet. A senha da sua conta bancária é a mesma do seu e-mail e das redes sociais que utiliza, que por sua vez é igual à que ele utiliza em seu smartphone e em alguns sites onde gosta de fazer compras. Parece que Dagoberto gosta de viver perigosamente, porque caso essa senha seja descoberta algum dia, tudo que ele acessa com ela poderá ser roubado dele. Quando questionado, Dagoberto se diz seguro, já que garante que só ele sabe a sua senha e que jamais a mostraria para qualquer um nessa vida.


Agora, você que estudou sobre noções de segurança para prestar este concurso sabe que Dagoberto definitivamente não está seguro. Existem muitas maneiras de Dagoberto ter a sua senha roubada e, com isso, ter a sua tranquilidade perdida. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE recomendações que Dagoberto deve seguir para MINIMIZAR o risco de ter a sua senha capturada. 

Alternativas
Comentários
  • Que questão maluca kkkkkkkkkkkkkk "As terríveis aventuras de Dagoberto: o homem que vive PERIGOSAMENTE" 


    Pô Dagoberto, não pode usar a mesma senha pra tudo não. 


    Vamos ver quais as atitudes para Dagoberto minimizar as chances de ter sua super senha capturada: 
     

     a) certificar-se de não estar sendo observado enquanto digita a sua senha, fechar a sessão em sites e serviços que requeiram o uso de senhas, alterar a senha periodicamente, digitar a senha apenas em acessos que sejam criptografados, usar uma senha longa e que combine tipos de caracteres diferentes, ter uma senha diferente para cada serviço que for usar.   CERTO 

     

     b)   certificar-se de não estar sendo observado enquanto digita a sua senha, fechar a sessão em sites e serviços que requeiram o uso de senhas, manter sempre a mesma senha, digitar a senha apenas em acessos que sejam criptografados, usar uma senha longa e que combine tipos de caracteres diferentes, ter uma senha diferente para cada serviço que for usar.  ERRADO - usar a mesma senha é arriscado.

     

     

     c) certificar-se de não estar sendo observado enquanto digita a sua senha, informar a senha para uma única pessoa de confiança, alterar a senha periodicamente, digitar a senha apenas em acessos que sejam criptografados, usar uma senha longa e que combine tipos de caracteres diferentes, ter uma senha diferente para cada serviço que for usar.   ERRADO - Não confiar em ninguém

     

     

     d) certificar-se de não estar sendo observado enquanto digita a sua senha, fechar a sessão em sites e serviços que requeiram o uso de senhas, alterar a senha periodicamente, digitar a senha apenas em acessos que sejam criptografados, usar como senha o primeiro nome da sua mãe, ter uma senha diferente para cada serviço que for usar. ERRADO - dispensa comentários kk

     

     

    Abraços

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Dagoberto é concurseiro e não gosta de informática!

    Obrigada, Lucas PRF!

     

  • O nome da mãe, Dagoberto? Obrigado pela dica!

  • Para os não assinantes: Gab letra A: certificar-se de não estar sendo observado enquanto digita a sua senha, fechar a sessão em sites e serviços que requeiram o uso de senhas, alterar a senha periodicamente, digitar a senha apenas em acessos que sejam criptografados, usar uma senha longa e que combine tipos de caracteres diferentes, ter uma senha diferente para cada serviço que for usar.

  • GABARITO A.


    Questão serve como resumo:

    1.certificar-se de não estar sendo observado enquanto digita a sua senha;

    2.fechar a sessão em sites e serviços que requeiram o uso de senhas;

    3. alterar a senha periodicamente;

    4 digitar a senha apenas em acessos que sejam criptografados;

    5. usar uma senha longa e que combine tipos de caracteres diferentes e;

    6. ter uma senha diferente para cada serviço que for usar. 


    bons estudos

  • Do mesmo autor de: "As terríveis aventuras de Dagoberto: o homem que vive PERIGOSAMENTE"

    Vem aí "As terríveis aventuras de Dagoberto: o vida loka de uma senha só Hahaha

  • O Elaborador da questão é bem informalzão, né? kkkkkk

  • Questão quebrou a 4º parede kkkk

  • Usar como senha o primeiro nome da sua mãe hahahahahaha

  • Gabarito: Letra A.

    Deve-se certificar-se de não estar sendo observado enquanto digita a sua senha, fechar a sessão em sites e serviços que requeiram o uso de senhas, alterar a senha periodicamente, digitar a senha apenas em acessos que sejam criptografados, usar uma senha longa e que combine tipos de caracteres diferentes, ter uma senha diferente para cada serviço que for usar.

  • Juro que eu ri dessa parte: "parece que Dagoberto gosta de viver perigosamente" kkkkkkkkkk

  • Melhor examinador ushauhsuahusa

  • "Agora, você que estudou sobre noções de segurança para prestar este concurso sabe..."

    A questão tem que ser anulada pq quebrou a 4ª parede rs. É tipo dividir por zero, não dá pra saber as consequências cósmicas e quânticas por ele ter feito isso XD.

  • Gostei muito da interação do examinador com o candidado kkkkkk bem bacana ele KKK Gabarito letra (A)
  • Pessoal, pensem comigo:

    Então se o Dagoberto for fazer uma compra no Americanas e for fechar o carrinho, quando pedir para ele entrar com a conta de usuário ele vai fechar a página?! Lógico que não!

    Pra mim não ficou legal essa parte de:

    "fechar a sessão em sites e serviços que requeiram o uso de senhas".

    Quer dizer que quando do DagoMonstro for fazer login no Insta dele, ele vai fechar a sessão porque pede senha?!

    Alguém explica?


ID
2837041
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as assertivas a seguir.

I - Em condições dinâmicas a pressão da água não deve ser inferior a 10 KPa;

II - Em qualquer trecho da tubulação, a velocidade da água não deve atingir valores superiores de 3,0m/s²;

III - Registro de fechamento é destinado a controlar a vazão de água utilizada;

IV - As colunas de distribuição, em um sistema indireto de alimentação predial derivam do barrilete;

V - O equipamento instalado na extremidade a montante do alimentador predial pode ser denominado por torneira de boia.


Analisadas as assertivas seguintes, referentes aos sistemas prediais de água fria, devemos concluir que somente estão corretas:

Alternativas
Comentários
  •  Alimentador Predial

    Canalização compreendida entre o hidrômetro ou o limitador de consumo ou o aparelho regulador de vazão e a primeira derivação ou válvula de flutuador de reservatório.


    Leia mais em: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-alimentador-predial.html

    Copyright © E-Civil

  • Questao toda fudid***


    Proxima

  • m/s² ? é velocidade ou aceleração?

  • Pressão mínimas e máximas

    Em condições dinâmicas a pressão da água em qualquer caso , não deve ser inferior a 10 KPa, com exceção do ponto da caixa de descarga onde a pressão, pode ser menor que esse valor, até um mínimo de 5 KPa, e do ponto da válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão não deve ser inferior a 15 KPa.

    Em qualquer ponto da rede predial de distribuição a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior à 5 KPa.

    Em condições estáticas (sem escoamento) a pressão da água em qualquer ponto da rede predial de distribuição não deve ser superior à 400 KPa.

    A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de 200 KPa.

  • I - Em condições dinâmicas a pressão da água não deve ser inferior a 10 KPa; (com exceção do ponto da

    caixa de descarga onde a pressão pode ser menor do que este valor, até um mínimo de 5 kPa)

    II - Em qualquer trecho da tubulação, a velocidade da água não deve atingir valores superiores de 3,0m/s²;

    III - Registro de fechamento é destinado a controlar a vazão de água utilizada; (registro de utilização/pressão)

    IV - As colunas de distribuição, em um sistema indireto de alimentação predial derivam do barrilete;

    V - O equipamento instalado na extremidade a montante do alimentador predial pode ser denominado por torneira de boia (extremidade a jusante)

  • s²????? Certeza???

  • Velocidade em m/s²  ?????

    Que merda é essa?

  • Gente, isso é uma falta de respeito com quem estuda. Como uma questão dessa não foi anulada??

    velocidade em m/s²?????????????

    NBR 5626:1998

    5.3.4 Velocidade máxima da água

    As tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a 3 m/s.

  • Resumo das pressões minimas e máxima da água:

    - no ponto de descarga - até no mínimo a 5 kpa;

    - no ponto da válvula de descarga para bacia sanitária - não deve ser inferior a 15 kpa.

  • Pressões mínimas :

    Distribuição : 5 Kpa

    Utilização : 10 Kpa , 5 Kpa caixa de descarga ,10 Kpa válvula de descarga .

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O segredo do sucesso é nunca desistir !!!

  • Questão diz respeito à NBR 5626/98 de água fria:

    I - Em condições dinâmicas a pressão da água não deve ser inferior a 10 KPa;

    DEPENDE! Se estivermos falando de pontos de utilização, verdadeiramente, a pressão não deve ser inferior a 10 kPa.

    Com a exceção de 5 kPa para a caixa de descarga e de 15 kPa para válvula de descarga.

    Se estivermos falando de distribuição, está errado. Pois para a distribuição e, mesmo com condições de escoamento, admite-se uma pressão de 5 kPa.

    Isoladamente, não dá pra dizer se está correto ou incorreto, está INCOMPLETA e portanto não dá pra emitir parecer.

    II - Em qualquer trecho da tubulação, a velocidade da água não deve atingir valores superiores de 3,0m/s²;

    Não existe velocidade em m/s². m/s² é unidade de aceleração, mas isso provavelmente foi um erro de digitação, assim como "KPa". O prefixo "k" deve ser grafado em letra minúscula!

    Mas, tirando o erro de digitação, a aleternativa está CORRETO!

    III - Registro de fechamento é destinado a controlar a vazão de água utilizada;

    ERRADO. Registro de fechamento não controla vazão. Ou fica completamente aberto ou completamente fechado.

    IV - As colunas de distribuição, em um sistema indireto de alimentação predial derivam do barrilete;

    CORRETO. Dirivam do barrilete e alimentam os ramais.

    V - O equipamento instalado na extremidade a montante do alimentador predial pode ser denominado por torneira de boia.

    ERRADO. Torneira-de-boia está à jusante.

    Quem está à montante do alimentador predial é o CAVALETE ou MANÔMETRO.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro


ID
2837044
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma construtora possui três terrenos, todos em cidades diferentes. O primeiro mede 20m por 30m, o segundo 30m por 60m e o terceiro 25m por 40m. No primeiro terreno, pretende executar um prédio com área construída de 4800m², sendo sua área de projeção de 800m². No segundo terreno, pretende executar um prédio com área construída de 1400m², sendo sua área de projeção de 350m². No terceiro terreno, pretende executar um prédio com área construída de 6000m², sendo sua área de projeção de 2.000m². 


De acordo com a prescrição normativa vigente, determine o número mínimo de furos de sondagem, que deverão ser executados para os três terrenos.

Alternativas
Comentários
  • número de furos, segundo a NBR 8036 em seu ítem 4.1.1.2, deve ser no mínimo de um para 200m² de área da projeção em planta do edifício até 1200 m² de área. Entre 1200m² e 2400m² deve-se fazer uma sondagem para cada 400m² que excederem de 1200m².

    De toda forma o número mínimo de furos nunca deverá ser menor que:

    2 (dois) furos para A < 200m². 3 (três) furos para 200 < A < 400m²




  • Vamos aos dados

    1ª Edificação: 800 M2 (ÁREA DE PROJEÇÃO): 4 FUROS de acordo com a NBR 8036 item 4.1.1.2 No mínimo, um furo para cada 200 M2 de área de projeção da edificação, para áreas de até 1200M2.

    2ª Edificação: 350 M2 (AREA DE PROJEÇÃO): 3 FUROS de acordo com a NBR 8036 letra b do item 4.1.1.2 Três para área entre 200 M2 e 400 M2.

    3ª Edificação: 2000 M2 (ÁREA DE PROJEÇÃO): 8 FUROS de acordo com a NBR 8036 item 4.1.1.2 entre 1200M2 e 2400M2, far-se-à mais um furo para cada 400M2 que exceder 1200M2.

    Totalizando 15 FUROS, portanto LETRA A.

     

  • Parece fácil

    Mas é difícil

    numero minimo

    um retangulo (lote)

    Um furo em cada canto = 4 furos

    um furo central=1 furo

    4 furos +1 furo = 5 furos

    se temos 3 lotes

    5 x 3= 15 furos

     

  • Em 28/08/19 às 09:59, você respondeu a opção C.

    Em 12/02/19 às 11:01, você respondeu a opção C.

    =D

  • A determinação do número de sondagens é sempre em relação a área de projeção, nunca com relação a área construída.

  • No terceiro terreno, como vc vai construir a projeção de 2000 no terreno de 1000 (25x40)?
  • nbr 6122/10

    Nº DE SONDAGENS:

    CASO NÃO EXISTA DISPOSIÇÃO DE EDIFICAÇÕES: DIASTÂNCIA MÁXIMA DE 100 m POR SONDAGEM E PELO MENOS 3;

    ÁREA COM PROJEÇÃO EM PLANTA ATÉ 1200 m2: 01 SONDAGEM P/CADA 200 m2;

    ENTRE 1200 m2 e 2400m2 : 01 SONDAGEM P/CADA 400 m2 que excederem de 1200 m2;

    ACIMA DE 2400 m2 o mínimo de sondagens deve ser fixado de acordo com o planto particular da construção;

    EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA O Nº DE SONDAGENS DEVE SER:

    DOIS P/PROJEÇÃO EM PLANTA DO EDIFICIO ATÉ 200 m2 ;

    TRÊS P/ ÁREA DE PROJEÇÃO ENTRE 200 m2 e 400 m2 ;


ID
2837047
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma sapata rígida, isolada e em concreto armado C30, com base quadrada será construída para sustentar uma coluna de seção transversal quadrada. O pilar deverá ter as dimensões de seus lados dentre os seguintes valores: 12cm, 14cm, 20cm ou 25cm. Dentre essas dimensões, deverá ser utilizada a que resultar na menor seção transversal permitida pela NBR 6118. Estima-se em 80Tf a carga vertical centrada (inclusive peso próprio) a ser transferida para o solo, cuja pressão admissível é de 2,0Kgf/cm².

Considerando os aspectos técnicos, econômicos e normativos, os lados (L) da base e a altura (h) da sapata devem ser de:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6118 - 13.2.3 Pilares e pilares-parede

    A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.


    Usa-se então o valor de 20cm para lado da seção do pilar.


    Dados:

    P= 80Tf = 800kN

    Gs= 2,0kg/cm2 = 200kN/m2

    ap=0,20m


    A= (P+pp)/Gs

    A=800/200=4m2 => a=2m


    Para sapata rígida: h>= (a-ap)/3

    h>= (2-0,2)/3

    h>=0,6m


    obs: se fosse pedida sapata flexível, usaria: h< (a-ap)/3


    Não desista, o melhor ainda está por vir!


  • Lorena, poderia apresentar lado menor que 19 cm sim, podendo ir até 14cm, porém com majoração da carga = 1,95 - 0,05*Lpilar. Porém, como o pilar é quadrado, não seria possível ter pilar de lado 12 ou 14cm pois a área total seria menor que 360cm²

  • Olá Gabriela!

    NBR 6118:2014 cópia fiel de 13.2.3 Pilares e pilares-parede

    A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.

    Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coeficiente adicional γn, de acordo com o indicado na Tabela 13.1 e na Seção 11. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm2

    Não tem caso especial expresso na questão.

    Não desista, o melhor ainda está por vir!

  • Complementando:

    NBR 6118

    22.4 Sapatas 

    h ≥ (a – ap)/3

    h é a altura da sapata; 

    a é a dimensão da sapata em uma determinada direção; 

    ap é a dimensão do pilar na mesma direção. 

  • Passar em engenharia realmente é trabalho Hercúleo.

ID
2837059
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Analisando as assertivas seguintes, referentes à taxa do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) dos orçamentos para licitações de obras públicas, devemos concluir, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), que, somente estão corretas:

I - PIS, COFINS, ISS e Administração Central são itens que podem ser incluídos na taxa de BDI.
II - ISS, PIS, IRPJ e Administração Central são itens que podem ser incluídos na taxa de BDI.
III - Lucro e Administração local são itens que podem ser incluídos na taxa de BDI.
IV - Mobilização e Desmobilização não podem ser incluídas na taxa de BDI.
V - Lucro e CSLL são itens que podem ser incluídos na taxa de BDI.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

  • GABARITO B

  • nunca nem vi

  • O cálculo, geralmente, leva em consideração 5 principais itens:

    AC | Administração Central – Percentual incluído no contrato para suprir gastos gerais que a empresa efetua com a sua administração, tais como: aluguel da sede, salários dos funcionários da sede, material de expediente, entre outros.

    DF | Despesas Financeiras – Despesas financeiras são gastos relacionados à perda monetária decorrente da defasagem entre a data do efetivo desembolso e a data da receita correspondente.

    R | Garantias, Riscos, Seguros e Imprevistos – Percentual incluído no contrato para suprir gastos com imprevistos, riscos etc.

    L | Lucro – Percentual incluído no contrato referente ao lucro pretendido.

    T | Tributos – Somatório do COFINS, PIS e ISS

    A fórmula padrão é:

    ( ( ( (1 + AC) x (1 + DF) x (1 + R) x (1 + L) ) / ( 1 – T ) ) – 1 )


ID
2837062
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analisando as assertivas seguintes, referentes às armaduras de solidarização e aos princípios gerais de arranjo das armaduras passivas, conforme “Fusco, Péricles Brasiliense, Técnica de armar as estruturas de concreto – São Paulo, Pini, 1995”, devemos concluir que somente estão corretas:


I - Armaduras de costura são empregadas quando a solidarização depende da absorção de esforços ortogonais que agem ao longo de um dado plano ou de uma superfície qualquer interna da peça.

II - Armaduras de suspensão são necessárias nos cruzamentos de vigas, quando uma delas se apoia sobre a outra, fazendo com que haja a necessidade de um “verdadeiro” tirante interno de suspensão.

III - Armaduras de pele tem a função de impedir uma fissuração superficial exagerada da peça, nas condições de utilização normal.

IV - Armaduras contra o fendilhamento são necessárias quando a solidarização depende de absorção de esforços de compressão decorrentes de esforço generalizado.

V - Armaduras de equilíbrio dos desvios de esforços longitudinais garantem a integridade da peça, seja na presença de desvios do banzo comprimido das mesmas, seja na de barras tracionadas curvilíneas que tendam a se destacar do concreto.

Alternativas
Comentários
  • As armaduras de costura são empregadas quando a solidarização depende de esforços tangenciais que agem ao longo de um plano ou de uma outra superfície qualquer interna de uma peça. A solidarização se dá pela mobilização de uma compressão diagonal na interface a ser solidarizada, exigindo-se para o equilíbrio a presença de uma armadura tracionada que atravesse essa superfície.

    As armaduras contra o fendilhamento são necessárias quando a solidarização depende de absorção de esforços de tração decorrentes de uma compressão localizada.

  • armaduras contra o fendilhamento, por exemplo, são usadas em vigas protendidas

  • > Armaduras de pele - têm a função de impedir uma fissuração superficial exagerada da peça, nas condições de utilização normal. Essas armaduras são usualmente empregadas em vigas altas e naquelas peças em que o cobrimento da armadura principal é excessivo.

     Armaduras de solidarização

    As armaduras de solidarização são armaduras de equilíbrio local e podem ser subdivididas em armaduras de costura, armaduras contra o fendilhamento, armaduras contra a flambagem de barras comprimidas, armaduras de equilíbrio dos desvios de esforços longitudinais e armaduras de suspensão.

    > Armaduras de costura são empregadas quando a solidarização depende de esforços tangenciais que agem ao longo de um plano ou de uma outra superfície qualquer interna de uma peça. A solidarização se dá pela mobilização de uma compressão diagonal na interface a ser solidarizada, exigindo-se para o equilíbrio a presença de uma armadura tracionada que atravesse essa superfície.

    > Armaduras contra o fendilhamento são necessárias quando a solidarização depende de absorção de esforços de tração decorrentes de uma compressão localizada.

    > Armaduras contra flambagem de barras comprimidas permitem levar tais barras até o escoamento.Essas armaduras garantem a solidarização das armaduras comprimidas ao concreto que as envolve.Observe-se que nos estribos dos pilares são essencialmente armaduras de solidarização contra a flambagem das barras longitudinais.

    > Armaduras de equilíbrio dos desvios de esforços longitudinais garantem a integridade da peça, seja na presença dos desvios do banzo comprimido das mesmas, seja nas de barras tracionadas curvilíneas que tendam a se destacar do concreto.

    > Armaduras de suspensão são necessárias nos cruzamentos de vigas, quando uma delas se apóia sobre a outra, fazendo com que haja necessidade de um verdadeiro tirante interno de suspensão.


ID
2837065
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analisando as assertivas seguintes, referentes a orçamento para obras públicas, é correto afirmar que somente está correta:

Alternativas
Comentários
  • Quando se contrata um funcionário mensalista (contrato mais comum da CLT), ele terá direito a férias, 13º, licenças paternidade/maternidade, etc. Estas licenças todas geram um custo que é pago diretamente pela empresa ao empregado, que usufrui destes benefícios.

     

    Já o horista não tem estes direitos! E porque? Porque são contratados por um período definido, normalmente relacionados a um trabalho ou etapa de curto prazo. Então.... para que eles não sejam lesados contratualmente, a legislação brasileira determina que seus encargos compensem esta diferença.

     

    Portanto os os encargos sociais dos mensalistas são menores do que de funcionários horistas!

  • Dica que nao precisava ser dita:

    MULTIPLA ESCOLHA ONDE UMA QUESTÃO É CONTRARIA A OUTRA... UMA DAS DUAS ESTA CORRETA!!!

    DE RESTO É SO SEGUIR A DICA DO DAMIÃO WELLINGTON DO DIA 13/02!

  • Direitos sociais: Horistas = Mensalistas

    ENCARGOS sociais: Horistas > Mensalistas


ID
2837068
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analisando as assertivas seguintes, referentes a projetos de blocos sobre estacas e a NBR 6118, somente está correta:

Alternativas
Comentários
  • Em seu item 24.6.2 a NBR 6118:2014 especifica que "Não pode ser usado concreto simples para blocos sobre estacas. A espessura média do bloco não pode ser menor do que 20 cm.

    Em seu item 22.7.4.1.1 a NBR 6118:2014 especifica que no caso de estacas tracionadas, a armadura da estaca deve ser ancorada no topo do bloco, podem ser utilizados estribos que garantam a transferência da força de tração até o topo do bloco.

    Em seu item 22.7.4.2 a NBR 6118:2014 permite a utilização de blocos flexíveis, desde que atendam os requisitos relativos às lajes e punção.

    Em seu item 22.7.4.1.5 a NBR 6118:2014 especifica que “Em blocos com duas ou mais estacas em uma única linha, é obrigatória a colocação de armaduras laterais e superior. Em blocos de fundação de grandes volumes, é conveniente a análise da necessidade de armaduras complementares.”

  • item 22.7.4.1.5

    Em blocos com duas ou mais estacas em uma única linha, é obrigatória a colocação de armaduras laterais e superior. Em blocos de fundação de grandes volumes, é conveniente a análise da necessidade de armaduras complementares.

    NBR 6118


ID
2837071
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analisando as assertivas referentes ao projeto de lajes maciças e a NBR 6118, somente está correta:

Alternativas
Comentários
  • Espessura mínima de lajes maciças:


    Conforme a ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto — Procedimento), no item 13.2.4.1, nas lajes maciças de concreto armado devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura: 

    7 cm para lajes de cobertura não em balanço;  8 cm para lajes de piso não em balanço;  10 cm para lajes em balanço;  10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN;  12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.  15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, com o mínimo de l/42 para lajes de piso biapoiadas e l/50 para lajes de piso contínuas;  16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo, fora do capitel.

    Resposta correta: letra B

  • Analisando as assertivas referentes ao projeto de lajes maciças e a NBR 6118, somente está correta:

    As lajes lisas devem ter espessura mínima de 16cm.

    A espessura mínima para lajes-cogumelo é de 14 cm.

    A espessura mínima para lajes em balanço é de 10 cm.

    O limite mínimo de espessura para laje de cobertura não em balanço é de 7 cm.

  • NBR 6118:

    13.2.4.1 Lajes maciças

    Nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura:

    a) 7 cm para cobertura não em balanço;

    b) 8 cm para lajes de piso não em balanço;

    c) 10 cm para lajes em balanço;

    d) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN;

    e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN;

    f) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, com o mínimo de L/42 para lajes de piso

    biapoiadas e L/50 para lajes de piso contínuas;

    g) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo, fora do capitel.

  • a) As lajes lisas devem ter espessura mínima de 15 cm.

    → emin: 16 cm

    b) GABARITO. A espessura mínima para lajes-cogumelo é de 14 cm.

    c) A espessura mínima para lajes em balanço é de 12 cm.

    → emin:10 cm

    d) O limite mínimo de espessura para laje de cobertura não em balanço é de 8 cm.

    → emin: 7 cm

    → Laje de piso não em balanço: 8 cm


ID
2837074
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analisando as assertivas referentes aos critérios de projeto que visam à durabilidade e à NBR 6118, somente está correta:

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra "D" está errada?

  • Acredito que seja em função da tolerância de execução. Nesse caso poderia utilizar C25.
  • Letra A - CORRETO

    Conforme NBR 6118:2014

    7.4.7.4 Quando houver um controle adequado de qualidade e limites rígidos de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução, pode ser adotado o valor ∆c = 5 mm, mas a exigência de controle rigoroso deve ser explicitada nos desenhos de projeto. Permite-se, então, a redução dos cobrimentos nominais, prescritos na Tabela 7.2, em 5 mm.

    A letra B - errada: tem que ser menor que 0,55

    A letra C - errada: O cobrimento deve ser superior a 25mm, mas esse valor pode ser reduzido

    https://s3.amazonaws.com/mapa-da-obra-producao/wp-content/uploads/2018/08/tabela3.jpg

    A letra D está certa conforme a tabela 2 da NBR 6118:2014

    https://s3.amazonaws.com/mapa-da-obra-producao/wp-content/uploads/2018/08/tabela2j.jpg

  • Duas alternativas corretas.

    Letra A e D.

    Essa tolerância de execução somente para cobrimento. (Cobrimento nominal = C mín + Tolerância de ex)

     

  • Apenas organizando (alternativa + comentário):

    A) Quando houver um controle adequado de qualidade e controles rígidos de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução, pode ser adotado o valor de 5 mm para a tolerância de execução.

    Letra A - CORRETO

    Conforme NBR 6118:2014

    7.4.7.4 Quando houver um controle adequado de qualidade e limites rígidos de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução, pode ser adotado o valor ∆c = 5 mm, mas a exigência de controle rigoroso deve ser explicitada nos desenhos de projeto. Permite-se, então, a redução dos cobrimentos nominais, prescritos na Tabela 7.2, em 5 mm.

    B) Para a classe de agressividade III (Forte), os componentes de concreto armado devem ter a relação água/cimento em massa menor ou igual a 0,60.

    letra B - errada: tem que ser menor que 0,55

    C) Vigas e pilares, independente da classe de agressividade e do valor para a tolerância de execução, devem ter cobrimento nominal superior a 25 mm.

    letra C - errada: O cobrimento deve ser superior a 25mm, mas esse valor pode ser reduzido

    https://s3.amazonaws.com/mapa-da-obra-producao/wp-content/uploads/2018/08/tabela3.jpg

    D) Elementos estruturais em concreto protendido, expostos à classe de agressividade II (Moderada) são obrigatoriamente executados em concreto maior ou igual a C30.

    letra D está certa conforme a tabela 2 da NBR 6118:2014

    https://s3.amazonaws.com/mapa-da-obra-producao/wp-content/uploads/2018/08/tabela2j.jpg

  • Tabela 7.2 - item b: Lá diz que em certos parâmetros a face superior de lajes e vigas o cobrimento pode ser reduzido

  • b- 0,55

    c- pode ser reduzido: adote classe de resistência superior ao mínimo exigido (redução de 5 mm).

    d- ?

  • Questão passível de anulação.


ID
2837077
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No caso de revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas, segundo a NBR 13.753, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) 4.4.4 0 piso térreo externo aplicado sobre base de concrete simples ou armado deve ser executado com caimento minimo de 1,0%.

    NOTA. 0 piso externo aplicado sobre Iaje deve ser executado com caimento minimo de 1.5%. 

    b) As indicações para o espaçamento das juntas de movimentação são:

    Em interiores, as juntas de movimentação são necessárias para áreas maiores que 32 m2 ou sempre que uma das dimensões for maior que 8 m; Para paredes exteriores, as juntas de movimentação devem ser executadas quando a área for igual ou maior que 24 m2 ou sempre que uma das dimensões for maior que 6 m; Em áreas externas- pisos ou paredes - diretamente expostas à insolação e/ou umidade, as juntas são necessárias sempre que a área for igual ou maior que 20 m2 ou sempre que uma das dimensões for maior que 4 m; Para revestimentos externos de fachadas, são recomendadas juntas horizontais de movimentação espaçadas no máximo a cada 3 metros ou a cada pé-direito, na região de encunhamento da alvenaria, e, ainda, juntas verticais espaçadas no máximo a cada 6 metros.


    d) 0 contrapiso deve ser executado com antecedência minima de sete dias...





  • Ao meu ver letra D tbm esta correta

    Vide 4.1.3 e 5.5.1 e 5.5.4

    4.1.3 0 assentamento das placas cerAmicas só deve ocorrer após um periodo minimo de cura da base ou do contrapiso. No caso de nao se empregar nenhum processo de cura, o assentamento deve ocorrer no minimo 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias apos a execução do contrapiso  

    Obs: já vi cobrarem igual esta acima 14d.

  • NBR 13.753/1996 - Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante

    5.5 Contrapiso (ou piso morto)

    5.5.4 0 contrapiso deve ser executado com antecedência minima de sete dias em relação ao assentamento do revestimento cerâmico, visando diminuir o efeito da retração da argamassa sobre o piso cerâmica a ser executado.  

  • na nbr 13753

    no item 4.1.3. o assentamento das placas cerâmicas só pode ocorrer após um período mínimo de cura da base ou contrapiso. No caso de não se empregar nenhum processo de cura, o assentamento deve ocorrer após 28 dias a concretagem da base ou 14 dias após a execução do contrapiso.

    No item 5.5.4 o contrapiso deve ser executado com antecedência mínima de 7 dias em relação ao assentamento do revestimento

  • O reboco (contrapiso) deverá ser feito até 21 dias após emboço de argamassa de cal e até 07 dias após emboço de argamassa hidráulica.

  • 7 dias????? como assim

  • a norma é confusa nessa parte.

    Dá a entender que são aceitos 2 prazos.

    14 dias - se não for empregado nenhum processo de cura

    7 dias - seria se fosse empregada a cura?

    nao sei... a norma não é clara.

    Cuidado pois já caiu questão de 14 dias (CESPE).


ID
2837080
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere a execução de alvenarias sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos. Segundo a NBR 8545, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários


  • Verga é em cima e contraverga é embaixo (no caso de janelas)

  • A) As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas no mínimo 24h após a impermeabilização destes.

    B) Para obras com estrutura de concreto armado, a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Este espaço deve ser preenchido somente após 7 dias, de modo a garantir o perfeito travamento entre a alvenaria e a estrutura.

    C) Sobre o vão de portas e janelas devem ser moldadas ou colocadas vergas.

    Gabarito: D

  • Tem tudo isso no livro do Walid Yazigi: A Técnica de Edificar

  • NBR 8545 -

    PLANEZA DA PARDE - DEVE SER VERIFICADA PERIODICAMENTE DURANTE O LEVANTAMENTO DA ALVENARIA E COMPROVADA APÓS A ALVENARIA ERGUIDA, NÃO DEVENDO APRESENTAR DISTORÇÃO MAIOR QUE 5MM.

  • Amigos concurseiros, vamos analisar alternativa por alternativa:

    (A)  As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas no mínimo 48 h após a impermeabilização destes. INCORRETO

    De acordo com o item 4.1.8 da norma citada no enunciado, as alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas no mínimo 24 h após a impermeabilização destes.

    (A)  Para obras com estrutura de concreto armado, a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Este espaço deve ser preenchido somente após 14 dias, de modo a garantir o perfeito travamento entre a alvenaria e a estrutura. INCORRETO

    Conforme o item 4.1.16, para obras com estrutura de concreto armado, a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Este espaço deve ser preenchido somente após 7 dias, de modo a garantir o perfeito travamento entre a alvenaria e a estrutura.

    (B)  Sobre o vão de portas e janelas devem ser moldadas ou colocadas contravergas. INCORRETO

    Conforme previsto no item 4.3.1, sobre o vão de portas e janelas devem ser moldadas ou colocadas vergas. Igualmente sob o vão de janelas ou caixilhos diversos, devem ser moldadas ou colocadas contravergas.

    (C)   Na verificação da planeza das paredes, a distorção não poderá ser maior que 5 mm. CORRETO

    De acordo com o item 6.4.1, a planeza da parede deve ser verificada periodicamente durante o levantamento da alvenaria e comprovada após a alvenaria erguida, não devendo apresentar distorção maior que 5 mm.

    Resposta: D


ID
2837083
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando a execução de estruturas de concreto armado, conforme a NBR 14.931, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • NBR 14931


    Letra A - correto


    Letra B - errado

    No caso de vigas ou lajes apoiadas em pilares, ou paredes, o lançamento do concreto deve ser interrompido no plano horizontal. 



    Letra C - errado

    9.5.3 Lançamento submerso Quando o lançamento for submerso, o estudo de dosagem deve prever um concreto auto-adensável, coeso e plástico


    Letra D:

    9.6 Adensamento

    "No adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 20 cm. O adensamento por meio de vibradores de imersão está estabelecido em 9.6.2. Em todos os casos, a altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm, de modo a facilitar a saída de bolhas de ar. "




  • Se a Armadura foi exposta a um ambiante e nao sofreu nenhuma perda de seção, pode ser usada sim !

  • ABNT NBR 14931:2004 Execução de estruturas de concreto - Procedimento 

    -Armaduras levemente oxidadas por exposição ao tempo em ambientes de agressividade fraca a moderada, por períodos de até três meses, sem produtos destacáveis e sem redução de seção, podem ser empregadas em estruturas de concreto. 

    -9.5.3 Lançamento submerso

    Quando o lançamento for submerso, o estudo de dosagem deve prever um concreto auto-adensável, coeso e plástico. 

    -No adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 20 cm.

    -No caso de vigas ou lajes apoiadas em pilares, ou paredes, o lançamento do concreto deve ser interrompido no plano horizontal. 

    MA OE!

  • ÍNTEGRA DA 14931/2004:

    ALTERNATIVA A:

    Armaduras levemente oxidadas por exposição ao tempo em ambientes de agressividade fraca a moderada, por períodos de até três meses, sem produtos destacáveis e sem redução de seção, podem ser empregadas em estruturas de concreto.

    ALTERNATIVA B:

    As juntas de concretagem, sempre que possível, devem ser previstas no projeto estrutural e estar localizadas onde forem menores os esforços de cisalhamento, preferencialmente em posição normal aos esforços de compressão, salvo se demonstrado que a junta não provocará a diminuição da resistência do elemento estrutural. No caso de vigas ou lajes apoiadas em pilares, ou paredes, o lançamento do concreto deve ser interrompido no plano horizontal.

    ALTERNATIVA C:

    Quando o lançamento for submerso, o estudo de dosagem deve prever um concreto auto-adensável, coeso e plástico. Na falta de um estudo de dosagem que garanta essas características, deve-se preparar o concreto com consumo mínimo de cimento Portland maior ou igual a 400 kg/m3 e consistência plástica, de forma que possa ser levado ao local de lançamento por meio de uma tubulação submersa. A ponta do tubo de lançamento deve ser mantida dentro do concreto já lançado, a fim de evitar agitação prejudicial. Após o lançamento o concreto não deve ser manuseado para adquirir uma forma definitiva específica, devendo-se manter continuidade na concretagem.

    O lançamento de concreto submerso não deve ser realizado quando a temperatura da água for menor que 5°C, mesmo estando o concreto fresco com temperatura normal, nem quando a velocidade da água for maior que 2 m/s.

    ALTERNATIVA D:

    No adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 20 cm. O adensamento por meio de vibradores de imersão está estabelecido em 9.6.2. Em todos os casos, a altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm, de modo a facilitar a saída de bolhas de ar.

    9.6.2 - Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha. Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior.

    @ocivilengenheiro

  • A) GABARITO. Armaduras levemente oxidadas por exposição ao tempo em ambientes de agressividade fraca à moderada, por períodos de até três meses, sem produtos destacáveis e sem redução de seção, podem ser empregadas em estruturas de concreto.

    B) Caso seja necessário paralisar a concretagem de vigas ou lajes apoiadas em pilares, ou paredes, o lançamento do concreto deve ser interrompido no plano (HORIZONTAL) inclinado a 45º.

    C) Não poderá ser utilizado concreto auto-adensável quando o lançamento for submerso.

    Item 9.5.3 - Lançamento submerso:

    Quando o lançamento for submerso, o estudo de dosagem deve prever um concreto auto- adensável, coeso e plástico.

    D) No adensamento manual, a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 30 cm.

    • Item 9.6.1 - a altura das camadas de concreto não deve ultrapassar 20 cm
    • 9.6.2 - Em todos os casos, a altura da camada de concreto a ser adensada deve ser menor que 50 cm.

ID
2837086
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere a seguinte descrição dada pela NBR 6122: “são executadas enchendo-se de concreto perfurações previamente executadas no terreno, através da cravação de tubo de ponta fechada, recuperado e possuindo base alargada”.
A descrição apresentada acima se refere a qual tipo de estaca?

Alternativas
Comentários
  • Estacas tipo Franki

  • FALOU DE BASE ALARGADA, É FRANKI, BEBE!

  • Ponta fechada: Franki

    Ponta aberta: Strauss

    Strauss também não tem base alargada

  • são executadas enchendo-se de concreto perfurações previamente executadas no terreno, através da cravação de tubo de ponta fechada, recuperado e possuindo base alargada

    Uma das caracteriscas da estaca tipo Franki é possuir a base alargada

  • Estaca Franki (gera muita vibração)

    -Moldada in loco fechada na ponta usando bucha,areia e pedra;

    -Cravada por pilão e material granular;

    -Possui base alargada;


ID
2837089
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que diz respeito às obras de construção civil, marque a alternativa que corresponde à Norma Regulamentadora pertinente a este ambiente.

Alternativas
Comentários
  • NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

    NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

    NR 07 -  PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

    NR 31 -  SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECUÁRIA SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA


ID
2837092
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em se tratando de instalações da área de vivência em um canteiro de obras (sanitários, vestiários, alojamentos, local de refeições, cozinha, lavanderia, área de lazer e ambulatório), quais assertivas estão corretas?

I - As instalações sanitárias devem ter pé-direito mínimo de 2,50 m (dois metros e cinquenta centímetros) ou se adota o que prescreve o código de obras do município da obra.
II - O local destinado ao vaso sanitário deve ter área de 1,00 m² (um metro quadrado) e ter divisória com altura mínima de 1,80 m (um metro e oitenta centímetros).
III - Os vestiários devem ter pé-direito mínimo de 2,30 m (dois metros e trinta centímetros), independente do que determina o código de obras do município da obra.
IV - Os alojamentos dos canteiros de obra devem ter área mínima de 4,00 m² (quatro metros quadrados), por módulo cama/armário/área de circulação.
V - A área mínima necessária para utilização de cada chuveiro é de 0,80 m² (oitenta decímetros quadrados), com altura de 2,10 m (Dois metros e dez centímetros) do piso.

Alternativas
Comentários
  • NR - 18

    I - As instalações sanitárias devem ter pé-direito mínimo de 2,50 m (dois metros e cinquenta centímetros) ou se adota o que prescreve o código de obras do município da obra. ( CERTO)

    II - O local destinado ao vaso sanitário deve ter área de 1,00 m² (um metro quadrado) e ter divisória com altura mínima de 1,80 m (um metro e oitenta centímetros). ( CERTO)

    III - Os vestiários devem ter pé-direito mínimo de 2,30 m (dois metros e trinta centímetros), independente do que determina o código de obras do município da obra. ( ERRADO) (Deve ter pé - direito mínimo 2,50 ou respeitar o o que determina o Código de Obras do Município, da obra)

    IV - Os alojamentos dos canteiros de obra devem ter área mínima de 4,00 m² (quatro metros quadrados), por módulo cama/armário/área de circulação. ( ERRADO) (Ter área mínima de 3,00 m²)

    V - A área mínima necessária para utilização de cada chuveiro é de 0,80 m² (oitenta decímetros quadrados), com altura de 2,10 m (Dois metros e dez centímetros) do piso. ( CERTO)

  • 24.9.7.1 Na ausência de código de obra local, deve ser garantido pé direito mínimo de 2,50 m (dois

    metros e cinquenta centímetros), exceto nos quartos de dormitórios com beliche, cuja medida

    mínima será de 3,00 m (três metros)

    Bacias sanitárias

    24.3.1 Os compartimentos destinados as bacias sanitárias devem:

    a) ser individuais;

    b) ter divisórias com altura que mantenham seu interior indevassável com vão inferior que facilite a

    limpeza e a ventilação;

    c) ser dotados de portas independentes, providas de fecho que impeçam o devassamento;

    d) possuir papel higiênico com suporte e recipiente para descarte de papéis higiênicos usados, quando não for permitido descarte na própria bacia sanitária, devendo o recipiente possuir tampa quando for destinado às mulheres; e

    e) possuir dimensões de acordo com o código de obras local ou, na ausência desse, deve haver área livre de pelo menos 0,60m (sessenta centímetros) de diâmetro entre a borda frontal da bacia sanitária e a porta fechada.

    24.7.3 Os quartos dos dormitórios devem:

    a) possuir camas correspondente ao número de trabalhadores alojados no quarto, vedado o uso de 3

    (três) ou mais camas na mesma vertical, e ter espaçamentos vertical e horizontal que permitam ao

    trabalhador movimentação com segurança;

    b) possuir colchões certificados pelo INMETRO;

    c) possuir colchões, lençóis, fronhas, cobertores e travesseiros limpos e higienizados, adequados às

    condições climáticas;

    d) possuir ventilação natural, devendo esta ser utilizada conjuntamente com a ventilação artificial,

    levando em consideração as condições climáticas locais;

    e) possuir capacidade máxima para 8 (oito) trabalhadores;

    f) possuir armários;

    g) ter, no mínimo, a relação de 3,00 m² (três metros quadrados) por cama simples ou 4,50 m² (quatro

    metros e cinquenta centímetros quadrados) por beliche, em ambos os casos incluídas a área de

    circulação e armário; e

    h) possuir conforto acústico conforme NR17.

    24.3.6 Os compartimentos destinados aos chuveiros devem:

    a) ser individuais e mantidos em condição de conservação, limpeza e higiene;

    b) ter portas de acesso que impeçam o devassamento;

    c) dispor de chuveiro de água quente e fria;

    d) ter piso e paredes revestidos de material impermeável e lavável;

    e) dispor de suporte para sabonete e para toalha; e

    f) possuir dimensões de acordo com o código de obras local ou, na ausência desse, no mínimo 0,80m

    (oitenta centímetros) por 0,80m (oitenta centímetros).


ID
2837095
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O dispositivo utilizado para a proteção de corrente de fuga, segundo a ABNT NBR 5410 (2004), é o "DR". A corrente nominal residual desse dispositivo para a proteção do ser humano é de:

Alternativas
Comentários
  • O Dispositivo DR é um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga à terra. O circuito protegido por este dispositivo necessita ainda de uma proteção contra sobrecarga e curto circuito que pode ser realizada por disjuntor ou fusível, devidamente coordenado com o Dispositivo DR.

    Dispositivos DR com corrente residual nominal de 30 mA são usados para proteção pessoal, de materiais, contra incêndio e contato direto com componentes ativos.

    Dispositivos DR com corrente residual nominal de 300 mA são usados para proteção contra incêndio. 

    Fonte: https://w3.siemens.com.br/topics/br/pt/em/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica/dr/pages/dispositivos-dr.aspx

  • 50 mA já é o suficiente para matar se percorrer a parte certa do corpo.


ID
2837098
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 23 - Proteção Contra Incêndios, as saídas devem ser dispostas de tal forma que entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer:

Alternativas
Comentários
  • 15m -> Grande risco

    30m -> Risco médio e pequeno


    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Meus bebês, não inventem de encarar qualquer prova sem a leitura da NR-23. Assunto que está em evidência :(

    No item 23.2.6 desta:

    As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco médio ou pequeno.

    Peço que minhas crianças não confundam com a distância a ser percorrida até o extintor, que deve ser de 10 metros para medio e pequeno risco, e de 20 metros para grande risco.

    #SemChoro

  • Ver também: Q871697

  • NR 23

    23.2.6 As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco médio ou pequeno. (123.007-7 / I2)

  • Fiz por lógica e acertei.... Porém, sempre bom dar um olhada na NR 23... nem sempre as questões virão fáceis desse jeito

  • @B. Lee em 13 de Fevereiro de 2019 às 03:48 ta errado!!!!

    Para extintores de incêndio, a distância máxima a ser percorrida é:

    20m para risco pequeno;

    10m para risco médio ou grande.


ID
2837101
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre extintores portáteis, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • nr 23 colegas

  • Os extintores específicos são destinados aos seguintes usos:


    O extintor tipo “Espuma”será usado nos fogos de Classe A e B.

    O extintor tipo “Dióxido de Carbono”será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.

    O extintor tipo “Químico Seco”aplica-se nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. 

    Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo “Químico Seco”, porém o pó químico deve ser especial para cada material.

    O extintor tipo “Água Pressurizada”, ou “Água-Gás”, deve ser usado em fogos da Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros.

  • b) semestralmente;

    c) A e B;

    d) preferencialmente para classe B e para a classe A em seu início. 

     

  • FONTE: NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS

    ITEM >> 23.15.1.1 Independentemente da área ocupada, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento. (123.053-0 / I2)

  • ABNT NBR 12693:2013 

    Cada pavimento deve possuir no mínimo duas unidades extintoras, sendo uma para incêndio classe A e outra para incêndio classe B e classe C.

     


ID
2837104
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em obras e serviços de engenharia, qual é o valor estimado da contratação no qual pode ser dispensável a licitação?

Alternativas
Comentários
  • Resposta 'D' (10% de 330.000,00= 33.000,00)

    Lei n° 8.666/93 c/c Decreto n° 9.412/2018 (que alterou os valores do art. 23 da Lei 8.666)

    Art. 24.  É dispensável a licitação:                      

    I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea "a", do inciso I do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente;   

    Art. 1º  Os valores  estabelecidos nos incisos I e II do caput do art. 23 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, ficam atualizados nos seguintes termos:

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) na modalidade convite - até R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais);

  • Gabarito: D


    Art. 24.  É dispensável a licitação:            

    I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% do limite previsto na alínea "a", do inciso I do artigo anterior (convite - 330.000,00), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço ou ainda para obras e serviços da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente;  


    --> 10% de 330.000,00 = 33.000,00


     


    VALORES ATUALIZADOS


      Obras e serviços de engenharia:

     

    ✿  Convite: até R$ 330    ✿  Tomada de preços: R$ até R$ 3,3    ✿  Concorrência: acima de R$ 3,3

     

      Compras e serviços:

     

    ✿  Convite: até R$ 176   ✿  Tomada de preços: até R$ 1,43      ✿  Concorrência: acima de R$ 1,43  

  • Macete para saber os valores do Decreto 9.412/2018 sem precisar decorar os valores:

    É só pegar os valores da 8.666 e multiplicar por 2,2.



    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) na modalidade convite -R$ 150.000,00 (*2,2) -> R$ 330.000,00

    b) na modalidade tomada de preços - R$ 1.500.000,00 (*2,2) -> até R$ 3.300.000,00

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 1.500.000,00 (*2,2) -> acima de R$ 3.300.000,00 


    II - para compras e serviços não incluídos no inciso I:

    a) na modalidade convite -R$80.000,00 (*2,2) -> R$ 176.000,00

    b) na modalidade tomada de preços - R$650.000,00 (*2,2) -> R$ 1.430.000,00

    c) na modalidade concorrência - acima de R$650.000,00 (*2,2) -> acima de R$ 1.430.000,00


    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Cristiano Ronaldo, valeu!

  • CR7 é o cara até nos concursos kkkk, valeu man!!!!!

  • Para obras e serviços de engenharia 10% do convite R$ 33.000


    Para outros serviços e compras R$ 17.600


ID
2837107
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Marque a alternativa correspondente à camada mais importante de um pavimento flexível que tem a função de resistir e distribuir os esforços da ação do tráfego, além de atenuar a transmissão desses esforços às camadas subjacentes e que geralmente é constituída de materiais estabilizados granulometricamente.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha hein.

    Atente aos termos :

    Camada "mais importante"

    e granulometricamente.

    Letra A.

  • Como fica difícil decorar tudo, vamos as palavras chaves:

    Principais características das camadas do pavimento flexível

    REVESTIMENTO: impermeável, garante conforto e segurança; resiste ao desgaste

    BASE: resiste e distribui ação do tráfego, transfere a camadas adjacentes.

    SUB-BASE: resiste cargas da base, controla ascenção capilar

    REFORÇO DO SUBLEITO: técnicamente e economicamente viável, material superior (melhor) ao subleito.

    SUBLEITO: infraestrutura e fundação do pavimento


ID
2837110
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Estaca é um Elemento de fundação profunda executada inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de operário. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in situ ou mistos (ABNT NBR 6122).

Marque a alternativa que corresponde à definição da estaca Franki

Alternativas
Comentários
  • Estaca Franki:

    Tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no terreno com revestimento perdido ou não. 


    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • A) ESTACA HÉLICE CONTINUA


    B) ESTACA STRAUSS


    C) ESTACA FRANKI


    D) ESTACA ESCAVADA, COM INJEÇÃO (definição da nbr 6122:1996)



  • A) ESTACA HÉLICE CONTINUA


    B) ESTACA STRAUSS


    C) ESTACA FRANKI


    D) ESTACA ESCAVADA, COM INJEÇÃO (definição da nbr 6122:1996)



  • 3.19 Estaca tipo Franki
    Tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma
    base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma
    certa quantidade de material granular ou concreto, por
    meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no
    terreno com revestimento perdido ou não ou ser constituído
    por um elemento pré-moldado.

  • Estaca Franki (gera muita vibração)

    -Moldada in loco fechada na ponta usando bucha,areia e pedra;

    -Cravada por pilão e material granular;

    -Possui base alargada;


ID
2837113
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas que tratam sobre Andaimes simplesmente apoiados.

I – As torres de andaimes não podem exceder, em altura, quatro vezes a menor dimensão da base de apoio, quando não estão estaiadas.

II - Os andaimes de madeira não podem ser utilizados em obras acima de 3 (três) pavimentos ou altura equivalente, podendo ter o lado interno apoiado na própria edificação.

III – Os andaimes cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de 2,00 m (dois metros) de altura devem ser providos de escadas ou rampas.

IV – É proibido trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 1,50 m (um metro e cinquenta centímetros) e largura inferior a 1,00 m (um metro).

As afirmativas corretas são:

Alternativas
Comentários
  • 18.15.1. O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado. (118.337-0 / I4) 18.15.2. Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos. (118.338-9 / I4) 18.15.3. O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. (118.339-7 / I4) 18.15.4. Devem ser tomadas precauções especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. (118.340-0 / I4) 18.15.5. A madeira para confecção de andaimes deve ser de boa qualidade, seca, sem apresentar nós e rachaduras que comprometam a sua resistência, sendo proibido o uso de pintura que encubra imperfeições. (118.341-9 / I4) 18.15.5.1. É proibida a utilização de aparas de madeira na confecção de andaimes. 18.15.6. Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, conforme subitem 18.13.5, com exceção do lado da face de trabalho. (118.342-7 / I4) 18.15.7. É proibido retirar qualquer dispositivo de segurança dos andaimes ou anular sua ação. (118.343-5 /I4) 18.15.8. É proibida, sobre o piso de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos. (118.344-3 / I4) 18.15.9. O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura. (118.345-1 / I4) Andaimes Simplesmente Apoiados 18.15.10. Os montantes dos andaimes devem ser apoiados em sapatas sobre base sólida capaz de resistir aos esforços solicitantes e às cargas transmitidas. (118.346-0 / I4) 18.15.11. É proibido trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 2,00m (dois metros) e largura inferior a 0,90m (noventa centímetros). (118.347-8 / I4) 18.15.12. É proibido o trabalho em andaimes na periferia da edificação sem que haja proteção adequada fixada à estrutura da mesma. (118.348-6 / I4) 18.15.13. É proibido o deslocamento das estruturas dos andaimes com trabalhadores sobre os mesmos.(118.349-4 / I4) 18.15.14. Os andaimes cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de 1,50m (um metro e cinqüenta centímetros) de altura devem ser providos de escadas ou rampas. (118.350-8 / I2) 18.15.15. O ponto de instalação de qualquer aparelho de içar materiais deve ser escolhido, de modo a não comprometer a estabilidade e segurança do andaime. (118.351-6 / I2) 18.15.16. Os andaimes de madeira não podem ser utilizados em obras acima de 3 (três) pavimentos ou altura equivalente, podendo ter o lado interno apoiado na própria edificação. (118.352-4 / I2) 18.15.17. A estrutura dos andaimes deve ser fixada à construção por meio de amarração e entroncamento, de modo a resistir aos esforços a que estará sujeita. (118.353-2 / I4) 18.15.18. As torres de andaimes não podem exceder, em altura, 4 (quatro) vezes a menor dimensão da base de apoio, quando não estaiadas.


  • Andaime NR-18 - Andaimes Simplesmente Apoiados

    18.15.18. As torres de andaimes não podem exceder, em altura, 4 (quatro) vezes a menor dimensão da base de apoio, quando não estaiadas.

    18.15.16. Os andaimes de madeira não podem ser utilizados em obras acima de 3 (três) pavimentos ou altura equivalente, podendo ter o lado interno apoiado na própria edificação.

    18.15.14. Os andaimes cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de 1,50m (um metro e cinqüenta centímetros) de altura devem ser providos de escadas ou rampas.

    18.15.11. É proibido trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes que possuam altura superior a 2,00m (dois metros) e largura inferior a 0,90m (noventa centímetros).

  • Sobre a afirmativa II, creio que esteja defasada da versão atual da NR 18. Os trechos em vermelho são redações revogadas.

    18.15.16. Os andaimes de madeira não podem ser utilizados em obras acima de 3 (três) pavimentos ou altura equivalente, podendo ter o lado interno apoiado na própria edificação. (118.352-4 / I2)

    18.15.16 Os andaimes de madeira somente podem ser utilizados em obras acima de três pavimentos ou altura equivalente se projetados por profissional legalmente habilitado. (Alterado pela , de 21/01/2011 - DOU 24/01/2011)

    18.15.16 Os andaimes de madeira somente podem ser utilizados em obras de até três pavimentos ou altura equivalente e devem ser projetados por profissional legalmente habilitado. (Item alterado pela , de 06/05/2011 - DOU 10/05/2011) 

    Assim essa permissão de apoio do lato interno não está mais explícita na NR-18 desde a alteração em janeiro de 2011. Vindo a ser alterado novamente em maio de 2011.


ID
2837116
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Podemos definir a retração plástica do concreto como:

Alternativas
Comentários
  • A retração é o processo de redução de volume que ocorre na massa de concreto, ocasionada principalmente pela saída de água por exsudação (retração plástica e por secagem ou hidráulica). Entretanto, existem outros fenômenos no concreto que também provocam outros tipos de retração: retração química, retração autógena e térmica.

    Retração plástica

    Ocorre pela perda de água do concreto por exsudação, em seu estado fresco. Este processo é acelerado pela exposição de sua superfície às intempéries como vento, baixa umidade relativa do ar e aumento da temperatura ambiente.

  • principais tipos de retração do concreto

    De acordo com os manuais de engenharia civil, essa retração pode ser dividida em:

    1. Retração plástica

    É o tipo mais comum de retração. Caracteriza-se pela eliminação de água pelo fenômeno da exsudação (“suor do concreto”), que ocorre pouco antes do início da “pega” ou seu endurecimento.

    Fatores como exposição do material ao calor excessivo, ventos fortes, baixa umidade relativa do ar, entre outras situações podem ocasionar o fenômeno.

    Para esses casos, a correta adição da sílica ativa é capaz de diminuir o transtorno, pois reduz a evaporação de água no concreto e, consequentemente, diminui as chances de retração.

    2. Retração química

    Já esse tipo ocorre na fase de hidratação do concreto (endurecimento) graças à diferença de volume entre o cimento, a água e as substâncias resultantes dessa hidratação.

    Nessa fase, são formadas substâncias como o hidróxido de cálcio, a etringita e o silicato de cálcio hidratado, que, graças ao seu reduzido volume em relação ao cimento à a água, acabam diminuindo também o volume do concreto.

    3. Retração hidráulica

    Outro tipo de retração do concreto é a “retração hidráulica ou por secagem”. Também se caracteriza por uma diminuição do seu volume, resultante da perda de água do material quando ele já se apresenta em estado sólido.

    Essa perda acontece em razão de, mesmo na fase de hidratação, a água ainda não estar completamente ligada ao concreto através dos fenômenos físico-químicos conhecidos. Além disso, devido a reações causadas por erros na dosagem do concreto, essa água é liberada em grande quantidade.

    4. Retração térmica

    A retração térmica se dá pela liberação de calor durante o processo de endurecimento do concreto, que, inicialmente, aumenta de volume para depois diminuir durante o resfriamento.

    É também conhecida como “retração exotérmica”, pois o que ocorre é uma reação química que resulta na transmissão de calor do interior de um objeto para o meio ambiente.


ID
2837119
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando o teor de umidade de um solo argiloso fica abaixo do qual esse solo passa do estado plástico para o estado semissólido, ou seja, ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço, definimos como:

Alternativas
Comentários
  • ESTADO LÍQUIDO LL, ESTADO PLÁSTICO LP, ESTADO SEMI-SÓLIDO LC, SÓLIDO

    A UMIDADE CRESCE DA DIREITA PARA ESQUERDA.

    RESPOSTA - D

  • Sólido (LC) Semi-solido (LP) Plástico (LL) Líquido

    a umidade cresce da esquerda pra direita.

  • Um conceito importantíssimo na engenharia civil.

    Seja na mecânica dos solos, na resistências dos materiais, concretos e argamassas, etc é o conceito da PLASTICIDADE!

    PLÁSTICO - tem a ver com deformação permanente.

    ELÁSTICO - tem a ver com deformação reversível.


ID
2837122
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A mistura asfáltica empregada na pavimentação, executada a quente, composta de agregados graúdos, miúdos e material de enchimento (filler), e se necessário, mais o cimento asfáltico (CAP) é definida como:

Alternativas
Comentários
  • CBUQ significa Concreto Betuminoso Usinado A Quente, e é resultado de uma mistura executada em usina apropriada. Composto de agregado mineral graduado, material de enchimento e ligante betuminoso, espalhado e comprimido a quente.

  • Concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ):Formado por substância ligante e por areia e brita. FEITO EM USINA DE ASFALTO (composição: Melhorador de adesividade, CAP -30/45, BRITA, CAL) .


ID
2837125
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total máxima de trabalho de 3 kN ( 300 kgf), respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes. Trata-se do andaime:

Alternativas
Comentários
  • Andaime:

    a) Geral - plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura pro visória ou dispositivo de sustentação;

    b) Simplesmente Apoiado - é aquele cujo estrado está simplesmente poiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal;

    c) Em Balanço - andaime fixo, suportado por vigamento em balanço;

    d) Suspenso Mecânico - é aquele cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos;

    e) Suspenso Mecânico Leve - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total de trabalho de 300 kgf, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;

    f) Suspenso Mecânico Pesado - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400 kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;

    g) Multidirecional - equipamento constituído de sistema tubular pré-fabricado com montagem sem utilização de parafusos e porcas, permitindo o encaixe rápido dos elementos horizontais e diagonais através de uma pinça com chaveta rápida, que se encaixa em um estribo de engate fixado nos montantes ou postes, proporcionando sua utilização em diversos ângulos em planta, onde suas conexões podem ser realizadas a cada cinquenta centímetros de altura; (Inclusão dada Portaria SIT 201/2011)

    h) Tubo e Abraçadeira - sistema constituído por montantes, travessas, diagonais e/ou longarinas tubulares, através de fixação das partes ou nós por meio de abraçadeira fixa, abraçadeira giratória e/ou luva de acoplamento.

     "h) Fachadeiro - andaime metálico simplesmente apoiado, fixado à estrutura na extensão da fachada." (Alteração dada Portaria SIT 201/2011)


  • Gabarito: C

    NR 18

    Andaime:

    a) Geral - plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura pro visória ou dispositivo de sustentação;

    b) Simplesmente Apoiado - é aquele cujo estrado está simplesmente poiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal;

    c) Em Balanço - andaime fixo, suportado por vigamento em balanço;

    d) Suspenso Mecânico - é aquele cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos;

    e) Suspenso Mecânico Leve - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total de trabalho de 300 kgf, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;

    f) Suspenso Mecânico Pesado - andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400 kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;

    g) Multidirecional - equipamento constituído de sistema tubular pré-fabricado com montagem sem utilização de parafusos e porcas, permitindo o encaixe rápido dos elementos horizontais e diagonais através de uma pinça com chaveta rápida, que se encaixa em um estribo de engate fixado nos montantes ou postes, proporcionando sua utilização em diversos ângulos em planta, onde suas conexões podem ser realizadas a cada cinquenta centímetros de altura; (Inclusão dada Portaria SIT 201/2011)

    h) Tubo e Abraçadeira - sistema constituído por montantes, travessas, diagonais e/ou longarinas tubulares, através de fixação das partes ou nós por meio de abraçadeira fixa, abraçadeira giratória e/ou luva de acoplamento.

     "h) Fachadeiro - andaime metálico simplesmente apoiado, fixado à estrutura na extensão da fachada." (Alteração dada Portaria SIT 201/2011)

    Fonte: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/trabalhista/nr/nr18.htm


ID
2837128
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à classificação granulométrica, a ABNT/NBR 6502 classifica o silte em termos de dimensões das partículas correspondente a partículas com dimensões:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6502

    2.2.191 Silte

    Solo que apresenta baixa ou nenhuma plasticidade, e que exibe baixa resistência quando seco o ar. Suas propriedades dominantes são devidas à parte constituída pela fração silte. É formado por partículas com diâmetros compreendidos entre 0,002 mm e 0,06 mm.