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Prova VUNESP - 2018 - Prefeitura de Barretos - SP - Professor de Educação Infantil


ID
3156634
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Em seu texto o autor comenta o efeito da nostalgia instantânea

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos ? ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

    ? Ou seja, esvaziamento do eu (erupção da alma) representado pela satisfação (amor) com o novo e imediatamente o descarte do novo e outro novo sendo amado, não se tem tempo de sentir a nostalgia.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3156637
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

De acordo com o texto, “a inversão do processo de descarte” ocorre devido

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.


ID
3156640
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

De acordo com o texto, o fenômeno “imperativo da obsolescência” é perceptível

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    na mudança de hábitos e comportamentos sociais e na inovação tecnológica.

    na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. 


ID
3156643
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Ao substituir a expressão destacada em “Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo...”, por um pronome, a frase apresenta reescrita correta quanto ao uso e à colocação do pronome em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Será que um dia o homem lhe sentirá? ? sentirá alguma coisa (o "lhe" não pode ser usado como um objeto direto, o correto é "a sentirá" ? pronome oblíquo átono retomando o substantivo feminino "nostalgia" e com função de objeto direto).

    B) Será que um dia o homem a sentirá? ? correto, conforme explicação anterior.

    C) Será que um dia o homem o sentirá? ? incorreto, visto que se refere a um substantivo feminino (=nostalgia ? "a").

    D) Será que um dia o homem sentirá ela? ? pronome pessoal do caso reto não pode ser usado como um objeto direto.

    E) Será que um dia o homem sentirá ele? ? nem ela e nem ele.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • ALTERNATIVA B

    Ao substituir a expressão destacada em “Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo...”, por um pronome, a frase apresenta reescrita correta quanto ao uso e à colocação do pronome em:

    1- ao uso do pronome >

    2- à colocação do pronome

    “Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo...”, > sentirá alguma coisa ou sentirá algo > verbo transitivo direto

    A) Será que um dia o homem lhe sentirá? [ errado ] o pronome "lhe" é complemento verbal indireto e o verbo sentirá tem transitividade direta, desta forma o correto é o emprego dos pronomes oblíquos átonos de gênero feminino e singular (o, a, os, as) "a sentirá "o pronome retomando o termo "nostalgia" .

    B) Será que um dia o homem a sentirá? [ certo ]

    C) Será que um dia o homem o sentirá? [ errado ] o pronome oblíquo correto é conforme o gênero com concordância do termo que retoma o complemento direto.

    D) Será que um dia o homem sentirá ela? [ errado ] não se usa pronome do caso reto como complemento verbal direto e sim como sujeito da oração.

    E) Será que um dia o homem sentirá ele? [ errado ] não pode usar pronome reto como complemento [ errado ] não se usa pronome do caso reto como complemento verbal direto e sim como sujeito da oração.

  • GAB B

    Será que um dia o homem a sentirá?

    a nostalgia


ID
3156646
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Considere as frases reescritas para responder à questão.

“É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo.”

“O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria...”.

“... dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer”.

As preposições destacadas estabelecem entre as palavras, correta e respectivamente, as relações de:

Alternativas
Comentários
  • tempo, finalidade, companhia.

  • GABARITO: LETRA D

    ?É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo.? ? preposição expressando teor semântico de tempo (um milésimo de segundo).

    ?O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria...?. ? preposição "para" indicando a finalidade (os lançamentos se atropelam com qual finalidade? "Para" dá início à finalidade).

    ?... dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer?. ? expressa a companhia "com ela".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3156649
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Assinale a alternativa cujos termos em destaque expressam, respectivamente, circunstância de tempo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Queremos os dois termos com circunstância de tempo, vou eliminar uma de cada.

    A) Certamente sim. / ...na troca cada vez mais rápida das gerações... ? advérbio de intensidade.

    B) ...e assim para trás e para diante. / Eis  um sentimento novo ? advérbio de lugar.

    C) ...imediatamente distante e irrecuperável ... / ...uma arte que agora mostra o poder... ? ambos advérbios de tempo, temos aqui a nossa resposta.

    D) Talvez nunca mais. / ...novas formas extremamente sensíveis... ? advérbio de intensidade ligado ao adjetivo "sensíveis", intensificando-o.

    E) ...não dando tempo aos usuários... / A moda foi o primeiro sistema... ? advérbio de negação "não".

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  • ASSERTATIVA: C

    BIZU: USE O QUANDO? PARA IDENTIFCAR UM ADVÉRBIO TEMPORAL

    EX: QUANDO? IMEDIATAMENTE

    QUANDO? AGORA

  • GAB. C)

    ..imediatamente distante e irrecuperável ... / ...uma arte que agora mostra o poder..


ID
3156652
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

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            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a palavra ou expressão em destaque apresenta ideia de condição, nos trechos do texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Tudo se converte em ?vintage? ? ou, mais precisamente, em proto-retrô. ? conjunção coordenativa alternativa, valor de alternância e não de condição.

    B) Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena. ? conjunção subordinativa condicional, expressa teor semântico de condição, hipótese.

    C) Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis... ? conjunção coordenativa aditiva, valor de adição e não de condição.

    D) ... à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos... ? conjunção subordinativa proporcional, valor de proporcionalidade não de condição.

    E) Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens... ? conjunção coordenativa conclusiva, valor de conclusão e não de condição.

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ID
3156655
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Assinale a alternativa cuja forma verbal em destaque expressa possibilidade de que um evento ou fato venha a se realizar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo.

    ? Observa-se que temos a conjunção subordinativa condicional "se" que já deixa meio caminho para a nossa resposta; o verbo "pudesse" (=pretérito imperfeito do subjuntivo, expressa desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros).

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Se tem SSE traz a ideia de hipótese, o próprio SE é uma condição.

    Correta Alternativa A) É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo.

    Agora que começamos não podemos parar!


ID
3156658
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Considere a frase reescrita a partir do texto:

“A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor”.

Assinale a alternativa em que, ao se substituir o termo em destaque, a frase permanece correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, e com seu sentido original preservado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor?.

    ? Temos um pronome relativo que retoma retoma o termo "sistema de comunicação" e pode ser substituído perfeitamente por "o qual" referindo-se ao núcleo "sistema".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O pronome relativo "que", de forma direta, pode ser substituido por "a qual" ou "o qual, tanto no singular quanto no plural, enquanto o "que" é invariável, ou seja, não existe o plural, não flexiona-se. Agora, se tiver artigo ou preposição antes do pronome "que" ou seja, de forma indireta, como nas expressões "em que", "a que", "de que", etc., então podemos substituir pelos termos "pelo qual", nos quais, nas quais, vejam; por que = pelo qual, de que= da qual, a que= ao qual... Aprender é viver!!!
  • O pronome não está retomando o termo "A moda"??

    Quem ou o que "adotou a novidade como princípio motor"? A moda.

    Ao substituirmos o pronome pelo termo "o primeiro sistema de comunicação" ou apenas "sistema de comunicação" a frase fica sem sentido, vejam:

    "O primeiro sistema de comunicação adotou a novidade como princípio motor"

    Por favor, corrijam-me caso esteja equivocado.

  • “A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor”.

    Observe que o verbo “adotar” é transitivo direto, dessa forma, não exige preposição. Assim, já podemos eliminar as opções A, B e E.

    Já o pronome relativo “que” retoma a expressão "sistema de comunicação". Como essa expressão retomada é masculina, por questões de concordância, deve-se utilizar “o” e não “a” antes de “qual”. Portanto, a opção correta é D.

  • Discordo do gabarito, a meu ver, o pronome retoma "a moda", logo, a alternativa correta seria a letra C!

  • O "qual" é usado justamento para frases assim, a saber, dúbias. Então só quem fez o texto sabe a quem o "que" está referindo-se.

  • A verdade é que as duas respostas estariam corretas, depende da perspectiva de quem escreveu. Só que não adianta recurso com VUNESP.

  • Errei. Pensei da seguinte forma:

    “A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor”.

    Quem adotou a novidade como princípio motor? A MODA....foi A MODA QUE adotou e não "o primeiro sistema de comunicação".

    A forma como está o gabarito conduz a uma interpretação nesse sentido:

    “A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor”.

    Quem adotou a novidade como princípio motor? O PRIMEIRO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO QUE adotou. (no mínimo, estranho).

    Se eu estiver errado, por favor me corrijam.

    E como sempre digo: subjetividade, interpretação dúbia e margem para questionamento não combinam com concurso público.

  • Absurdo uma questão dessa. Tanto "o qual" como "a qual" estão corretos. Além de estudar português, precisa advinhar a cabeça do examinador
  • Na dúvida optem pela expressão mais próxima.

  • examinador Zé roela
  • Gente, não seria ''a qual'' por estar se referindo a moda e não a comunicação?

  • Muito esquisito esse gabarito, eu hein. Além de ter que aprender milhões de regras, ainda sou obrigada a entender a regra da banca, que contraria a gramática? Vixi!!!


ID
3156661
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Considere a frase a seguir para responder à questão.

... ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura...

O termo destacado na frase pode ser corretamente substituído, sem alteração do sentido do texto, por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ... ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura...

    ? O verbo em destaque marca uma ação de desprezo, rejeito, abandono, dessa forma, a letra "a" está perfeitamente correta como uma palavra sinônima.

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ID
3156664
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

Uma frase do texto em que há emprego de palavra ou expressão em sentido figurado é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ... essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura.

    ? O termo em destaque está sendo usado em seu sentido irreal, figurativo, conotativo e marca uma limitação para se chegar a um processo de enlouquecimento.

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  • Assertiva E

    .. essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura.


ID
3156667
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 12.

Nostalgia instantânea

            Vivemos a era da nostalgia instantânea. Ela resulta da corrida tecnológica e do modo como esta moldou novas formas extremamente sensíveis de viver e sentir o mundo e a passagem do tempo. São sistemas operacionais e designs de telefones celulares e computadores, entre outras engenhocas, signos e programas, que se atualizam o tempo todo, não dando tempo aos usuários de se acostumarem com a novidade imediatamente anterior, e assim para trás e para diante.

             A moda foi o primeiro sistema de comunicação que adotou a novidade como princípio motor – e a descartabilidade como seu contrapeso. O lançamento periódico das coleções de roupas e acessórios se atropelam para impulsionar a indústria e provocar o efeito de ultrapassagem sobre os consumidores.

             Hoje, a moda e as artes se sincronizaram e se tornaram servas do design, em especial o design de produtos tecnológicos de ponta. Serão os objetos da tecnologia de ponta o resultado de uma arte que agora mostra o poder e importância? Certamente sim. E mais: essas modalidades de avanço, que conjuram as estratégias mais eficazes da moda e das outras artes, levam a sensibilidade do consumidor às raias da loucura. Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa, refugam itens que adquirem um certo miasma de aura, de aparição única de algo imediatamente distante e irrecuperável. Numa inversão do processo de descarte, à medida que refugamos objetos e atualizamos os processos de software, passamos a sentir falta e a cultuar aplicativos, sistemas e modelos do recém-passado. Se o usuário se fascina pelos novos comandos e funções, ele sente saudade dos que acabaram de sair de cena.

             O imperativo da obsolescência em alta velocidade dá origem ao sentimento da nostalgia instantânea e, com ela, o amor e o luto por aquilo que acabou de acontecer. Eis aí um sentimento novo. É como se o envelhecimento pudesse ser abreviado e experimentado em um milésimo de segundo. O fenômeno nos ensina a examinar com maior precisão a obsolescência em todos os níveis: na troca cada vez mais rápida das gerações e das pessoas, dispositivos, aplicativos, linguagens, falas e modas. Tudo se converte em “vintage” – ou, mais precisamente, em proto-retrô. A urgência pela novidade e pela morte da novidade se dá como uma erupção da alma destes tempos – ou o espírito desta falta de tempo de nossos tempos. Será que um dia o homem sentirá a nostalgia de um tempo em que a eternidade parecia existir? Talvez nunca mais.

(GIRON, Luís Antônio. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e -blogs/luis-antonio-giron/noticia/2013/12/bnosta lgiab-instantanea.html. Acesso em 18.10.2017. Adaptado)

. Na frase – Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa... – as palavras destacadas apresentam sentido contrário de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Importante salientar que a questão pede termos contrários (antônimos):

    ? Transformam o descartável em antiguidade, pois, ao tornar obsoleto e inoperante o que mal havia sido uma novidade assombrosa... ? (=obsoleto ? aquilo que é arcaico, sem utilidade, antigo; o contrário é algo atual, moderno); (=inoperante ? que não opera, que não produz, já é improdutivo; o contrário é algo que produz, operante, produtivo).

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ID
3156670
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a frase escrita está correta quanto à concordância, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Nem eu nem você sabe dirigir. ? conjunção coordenativa aditiva "nem...nem" ligando os termos com um teor semântico de adição, logo o correto é o plural "sabemos".

    B) A mulher, com seus filhos, corriam para alcançar o ônibus. ? "com seus filhos" é aposto explicativo, o sujeito é simples e o núcleo é mulher (=corria).

    C) Sempre tem um ou outro que chegam atrasados. ? Em caso de sujeito formado pela expressão um ou outro, o verbo fica no singular (=chega atrasados).

    D) Existem casos mal explicados. ? correto, verbo "existir" é pessoal e o sujeito está posposto e no plural, na ordem direta (=casos mal explicados existem).

    E) Ele tinha deixado a cidade haviam vários anos. ? verbo "haver" indicando tempo decorrido é impessoal e não deve ser flexionado (=havia anos).

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  • Existem casos mal explicados.


ID
3156679
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O muro frontal de uma escola foi totalmente pintado comas três cores representadas no seu logotipo. Sabe-seque ⅜ da área total do muro foi pintada de azul, que ⅗ da área restante foi pintada de verde, e que a área da região pintada em vermelho é igual a 15 m². Se o muro frontal é retangular e tem altura uniforme de 2,5 m, então o seu comprimento é, em metros, igual a

Alternativas
Comentários
  • Tente imaginar um retângulo dividido em 8 partes iguais com linhas verticais.

    Depois destine 3 desse 8 espaços para a região azul. Após isso você perceberá que sobrarão 5 regiões, porém o enunciado diz que 3 desses 5 espaços restante foram pintados de verde.

    Ao final você perceberá que restarão 2 lacunas que dizem respeito a região vermelha.

    Portanto conclui- se que a área da região vermelha = comprimento X . altura

    15m2 = X . 2,5  ∴ Comprimento da região vermelha = 6m

    Agora basta fazer uma regra de três simples :

    Se 2 lacunas equivalem a 6 metros, quantos metros terão 3 lacunas

    Ao fazer este cálculo você obterá 9m. Lembrando que as cores azul e verde possuem trÊs lacunas.

    O comprimento total se dá pela soma dos comprimentos de cada cor = 9m + 9m + 6m = 24m

     Alternativa C 24m


ID
3156685
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A professora Berenice aproveitou a promoção “Leve 3 e Pague 2”, feita por uma livraria, e comprou 16 unidades (uma para cada aluno) de certo caderno para colorir, cujo preço unitário era R$ 16,00. Por conta da promoção, cada caderno que Berenice comprou saiu por

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Eu fiz da seguinte forma:

    O programa é leve 3, pague 2 e ela levou 16 cadernos. Logo, o número mais próximo múltiplo de 3 de 16 é 15 que é 3x5. Assim, consigo inferir que 5 cadernos ela não pagou, portanto, ela pagou 11 cadernos.

    11x16=176

    16 cadernos____ R$ 176

    1 caderno______x

    x=11

  • Eu fiz assim:

    • Peguei 16 e dividi por 3 ( pra saber quantos blocos de 3 cadernos da pra fazer com 16) e deu 5 blocos de 3 cadernos e sobrou 1 caderno.

    • De cada bloco de 3 cadernos, ela pagou somente 2 cadernos, então para cada bloco de 3 cadernos ela gastou 32 reais.

    • Como foram 5 blocos de 3 cadernos então 32 reais x 5= 107 + 16 reais da unidade de caderno que sobrou = 176 reais no total.

    Depois peguei 176 e dividi por 16 pra saber quanto saiu cada caderno e o resultado é 11,00.


ID
3156694
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma escola recebeu 35 caixas contendo 24 lápis cada, que foram distribuídos, em etapas, aos alunos de 5 classes de educação infantil. Na primeira etapa, a diretora distribuiu 3 lápis para cada aluno. Na segunda etapa, ela distribuiu a cada aluno um lápis a mais do que havia distribuído na primeira, e na terceira etapa, um lápis a mais do que havia distribuído na segunda, sendo que em todas as etapas a distribuição foi feita para o mesmo número de alunos. Se após a terceira etapa ainda restavam 60 lápis, é correto afirmar que cada uma das cinco classes de educação infantil tem, em média, um número de alunos igual a

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    24*35 = 840 lápiz

    3+4+5=12 lápiz para cada um.

    5 turmas * 12 = 60 lapiz

    840-60 lapiz que restaram = 780 / 60 = 13 alunos.


ID
3156697
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois pintores executaram uma obra em conjunto e receberam um total de R$ 14.400,00. Sabe-se que um deles trabalhou 70 horas nessa obra, enquanto o outro trabalhou 50 horas. Do valor total recebido, retiraram a quarta parte para pagar os materiais utilizados e decidiram dividir o restante entre eles, na razão direta das respectivas horas trabalhadas. Nessa divisão, a quantia recebida por um deles superou a quantia recebida pelo outro em

Alternativas
Comentários
  • A + B = 14.400

    70H + 50H = 120 H

    Quarta Parte = 14.400 X 1/4 = 3.600

    14.400 - 3.600 = 10.800

    10.800/120 = 90 =>

    70 x 90 = 6.300

    50 x 90 = 4.500

    => 6.300 - 4.500 = 1.800


ID
3156700
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um comerciante fez uma promoção para a venda de televisões dos modelos A e B e vendeu, em um único dia, um total de 40 unidades. Sabe-se que os preços unitários de venda de A e de B foram, respectivamente, R$ 1.900,00 e R$ 2.700,00, e que a receita total obtida com a venda das 40 unidades foi igual a R$ 88.000,00. A quantidade de televisões do modelo A vendidas nesse dia foi igual a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

    FIZ ASSIM:

    1900 A + 2700B = 88.000

    A+B=40 ( MULTIPLICA A 2° EQUAÇÃO POR - 19000)

    FICA: -1900A-1900B= 76.000

    CORTO O 1900 A COM O -1900A :

    2700B-1900= 88.000 - 76000

    800B=12 000

    B= 15 UNIDADES.

    SE A + B =40

    A= 40 - 15

    A=25 UNIDADES

    OBS: QUALQUER ERRO INFORMAR POR MENSAGEM.

    "VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA É O SENHOR DO SEU DESTINO."

  • A+B=40

    1900A+2700B=88000

    A=40-B

    Substitui na equação

    1900.(40-B)+2700B=88000

    76000-1900B+2700B=88000

    800B=88000-76000

    800B=1200

    B=15

    A=40-15 A=25


ID
3156703
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Observe a lei de formação das sequências numéricas I e II, em que alguns números são indicados por letras:

I. –14, –11,m, –5, –2, 1, n,

II. –5, p, 3, q, 11,15, 19

Desse modo, é correto afirmar que (m + n – p – q) é igual a

Alternativas
Comentários
  • A primeira sequência computa um intervalo de 3 números

    -14 -11 -8(m) -5 -2 1 4(n)

    A segunda sequência computa um intervalo de 4 números

    -5 -1(p) 3 7(q) 11 15 19

    Depois substituimos na fórmula (cuidado com os sinais)

    -8+4+1-7=-10

    RESPOSTA C

  • Será que mais alguém pode comentar essa questão pq eu não entendi a resposta do colega. Obrigada
  • Como que resolve essa? Miisericórdia
  • Na sequência I soma-se 3 unidades.

    I. –14, –11,m, –5, –2, 1, n,

    -14(+3),-11(+3), -8, -2, 1 (+3), 4

    m = -8

    n = 4

    Na sequência II soma-se 4 unidades.

    II. –5, p, 3, q, 11,15, 19

    –5 (+4), -1(+4), 3 (+4), 7, 11,15, 19

    p = -1

    q = 7

    Resposta: -8 + 4 - (-1) - 7 = -10

    Gab: C

  • Decifrei a lógica mas errei na conta simples de matemática kkk


ID
3156706
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A soma de três números naturais consecutivos, sendo x o primeiro deles, tem como resultado 3,25 x. Nessas condições, é correto afirmar que o produto x(x + 2) é igual a

Alternativas
Comentários
  • Exercício um tanto quanto confuso, mas consegui resolver de tal maneira:

    X+X+1+X+2 = 3,25X

    3X+3 = 3,25X

    3X-3,25X = -3

    -0,25X = -3

    X = 3/0,25

    X = 12

    Retornando em:

    X(X+2) = N

    12(12+2) = N

    N = 168


ID
3156712
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma escola comprou folhas de cartolina, sendo 6 dúzias na cor branca, 42 unidades na cor azul e 18 unidades na cor verde. Para facilitar o trabalho das professoras, foram feitos pacotes contendo quantidades iguais de folhas, sendo essa quantidade a maior possível, de modo que cada pacote tivesse folhas de uma só cor, e que não restasse nenhuma folha. Nessas condições, o número de pacotes formados foi igual a

Alternativas
Comentários
  • Eu chutei e acertei, mas alguém poderia explicar o por quê?

  • Estou em dúvida com esta questão fiz o mdc de (42,18,6) que tem como resultado 6 e que sobra como resto 7,3,1 respectivamente aí iria fazer a soma do resto que dá 11. alguém tbm fez assim?
  • Foram compradas :

    6 dúzias de folhas brancas (72 unidades);

    42 unidades na cor azul e

    18 unidades na cor verde

    MDC:

    72, 42, 18 | 2

    36, 21, 09 | 3

    12, 07, 03

    2x3= 6

    O resultado do MDC é 6

    A soma dos restos do MDC corresponde ao número total de pacotes:

    12 (pacotes de folhas brancas) + 7 (pacotes de folhas azuis) + 3 (pacotes de folhas verdes);

    O número total de pacotes é 22;

  • PDM, agora fez sentido!

    muito obrigada e desculpa a vergonha que passei kkkkkkkkkkkkkkk.

    Deus abençoe!

  • Renata, as cartolinas na cor branca estão em DÚZIAS e as outras em UNIDADES, sendo assim, o MDC deve ser feito entre os números 72, 42 e 18.. Ou seja, 72 unidades da cartolina branca (6 dúzias), 42 da cart. azul e 18 da cart. verde.

    Espero ter ajudado!

  • VUNESP FDP chorando até agora kkkk... pq fazer simples se dá para dificultar né?


ID
3156715
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma hora e meia de funcionamento ininterrupto, três torneiras, abertas com vazões iguais e constantes, despejam 1350 litros de água em um reservatório. Fechando-se uma das torneiras, o tempo necessário para que as outras duas, funcionando nas mesmas condições iniciais, despejem mais 1050 litros de água nesse reservatório será igual a

Alternativas

ID
3156718
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os ciclistas Cosme e Douglas iniciaram o treinamento diário partindo juntos de um mesmo ponto de uma pista circular. Seguindo orientações técnicas, Cosme dá uma volta completa na pista em 2 minutos e meio, enquanto Douglas demora 3 minutos e 20 segundos para completar uma volta. Nessas condições, e se ambos mantiverem ritmos constantes, quando Douglas tiver completado 22 voltas e estiver na metade da volta seguinte, Cosme estará completando a volta de número

Alternativas
Comentários
  • Vamos transformar tudo em segundos para ficar mais fácil...

    Douglas:

    3 minutos e 20 segundos

    3.60=180 segundos

    180+20=200 segundos ele demora em cada volta

    Aí podemos montar uma regra de 3:

    1 volta____200s

    22,5voltas__x

    Multiplicando em cruz:

    x=22,5.200

    x=4500 segundos

    Cosme:

    2 minutos e 30 segundos cada volta

    2.60=120 + 30 = 150 segundos por volta

    1 volta___150 segundos

    y_______4500 segundos

    Multiplicando em cruz:

    4500/150=30

    Alternativa A.


ID
3156724
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei Federal no 12.796/2013 altera alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em especial aqueles que se referem à educação infantil. Ela ressalta o papel mediador do professor e as características da educação infantil, que exige instrumentos mais apropriados para a avaliação nessa fase do desenvolvimento da criança, e a forma mais indicada para entender e intervir na sua aprendizagem. O artigo 31 estabelece que a avaliação nesse nível ocorre mediante

Alternativas

ID
3156727
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma mãe, no início de 2017, procura uma escola para matricular seu filho de 4 anos de idade que nunca tinha ido à escola. É informada que a criança não pode ser matriculada, visto que a escola está com alunos excedentes. A mãe, conformada, comenta que vai aguardar pela vaga porque ela tem quem cuide do menino provisoriamente. O procedimento correto da escola, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, é:

Alternativas
Comentários
  • (A) instruir a mãe a procurar a Diretoria Regional de Educação, porque desde 2016, os pais devem obrigatoriamente matricular seus filhos a partir de 4 anos de idade e as redes municipais e estaduais de ensino têm de estar preparadas para acolher alunos de 4 a 17 anos.


ID
3156730
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Maria Carmem Barbosa (2008), a professora Anete, ao relatar sobre seu projeto pedagógico “A música na vida dos bebês”, lembra que, com soluções simples, pode-se melhorar a qualidade da prática educativa:

“Reuni o grupo. Os bebês haviam trazido de casa, potes e caixas, plásticos, isopor, papelão, conchinhas, pedras e tampinhas. A proposta foi explorar o material. Os bebês divertiram-se ... empilhando, jogando, enfileirando, fazendo sons diferentes. (...). Nesse momento... ficaram encantados... (em) construir os chocalhos. (...). Por isso conto com esse outro educador que é o espaço.”

Essa experiência tem diversos aspectos importantes, mas a conclusão da professora indica que

Alternativas
Comentários
  • A organização e o planejamento do espaço devem estar garantidos nos projetos didáticos como provoc


ID
3156733
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Educador cuja influência na educação italiana se tornou mundial pela qualidade e divulgação de uma rede pública de ensino iniciada no século XX. O sistema criado permite enxergar possibilidades para nossos problemas, pois perdura até hoje, no município de Reggio Emilia. É correto afirmar que essas referências positivas, como pedagogia exemplar, são de:

Alternativas

ID
3156736
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As conquistas de práticas inovadoras são reveladas nos inúmeros relatos de experiências em escolas excelentes e de professores bem sucedidos. Essas experiências atuais revelam uma prática com projetos que realmente fazem a diferença educacional.

Qual das alternativas a seguir apresenta características da proposta inovadora de uma pedagogia de projetos?

Alternativas

ID
3156739
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Bassedas (1999) a atual visão da psicologia construtivista e socioconstrutivista, ao considerar o desenvolvimento e a aprendizagem relacionados com a maturação, na etapa de zero a seis anos leva à seguinte conclusão: “é preciso entender que as situações de aprendizagem que planejamos servem para que a criança possa amadurecer.”

sso muda o que se acreditava, no meio educacional, e tem, segundo essa autora, “implicações educativas”, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: C

    introduzir a criança em algumas aprendizagens elevadas como língua escrita, nomes, uso de materiais sem esperar que ela amadureça.


ID
3156742
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A história da educação infantil no Brasil, de acordo com Oliveira (2002), teve uma função assistencialista para as creches. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, uma conquista histórica, coloca a educação infantil como parte da educação básica, destitui a ideia de que as crianças devem ser cuidadas ou assistidas, e considera-se que elas têm o digno direito à cidadania ao serem educadas.

De acordo com as propostas atuais, o papel das creches, inseridas na educação infantil, está fundamentado

Alternativas
Comentários
  • a - em novas concepções do desenvolvimento cognitivo e da linguagem infantil, metas almejadas como padrão de qualidade, ao brincar e educar.

  • Alguém pode comentar o porquê da alternativa B estar errada?


ID
3156745
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os especialistas e escritores de educação infantil, assim como os documentos oficiais, apontam para a necessidade da parceria da escola com as famílias por ser essencial para a educação da criança. Porém, educadores sentem que a relação muito próxima com os pais pode ter um aspecto conflituoso, mas concordam que devem superá-lo.

De acordo com Oliveira (2002), para harmonizar as formas de autoridade exercidas pelos pais e pelos professores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D- os pais conheçam a proposta pedagógica e o cotidiano escolar, e o professor tenha um papel de conhecedor, consultor e apoiador dos pais.


ID
3156748
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Tizuko Kishimoto (2009), é correto afirmar que a brincadeira na teoria piagetiana é

Alternativas
Comentários
  • FUI DIRETO ATRÁS DA TRÍADE.

  • Gabarito: utilizada para revelar mecanismos cognitivos da criança.

  • A brincadeira é utilizada para revelar mecanismos cognitivos da criança


ID
3156751
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A maioria das redes públicas incorporou à escrita infantil o nome das crianças, como atividade inicial de leitura e escrita e suporte para o entendimento da base alfabética. Há dúvidas ainda em relação às explorações e às possibilidades de atividades. Sobre isso, Teberosky e Cardoso (2000) indicam que

Alternativas

ID
3156754
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Emília Ferreiro (2010), a criança não é só constituída de mão para treinar, de olhos para ver, ou pelo fato de ela falar. Essas habilidades, mais a possibilidade humana da linguagem não são isoladas, somam com o pensamento humano. Em suas palavras:

“É preciso mudar os pontos por onde nós fazemos passar o eixo central das nossas discussões. (…) temos uma imagem empobrecida da criança que aprende: (…) Atrás disso há um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real para fazê-lo seu.

” Conforme Ferreiro (2010), qual é a unidade mais simples e que pode apresentar a linguagem de forma mais facilitadora da aprendizagem para a criança pensar sobre a escrita?

Alternativas
Comentários
  • C

    O texto ou a palavra significativa.


ID
3156757
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os autores Edwards, Gandini e Forman, no último capítulo “Para onde vamos agora?”, de As cem linguagens da criança (2015), apresentam nas considerações finais do livro uma lista de procedimentos com o título ‘Preparação do projeto’. O livro relata um currículo baseado em projetos didáticos, bastante ousados para a tradição pedagógica.

Conforme o livro citado, considerando a abordagem tratada e os projetos apresentados, o procedimento correto é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta - desafiar as crianças a fazerem algo grande ou complicado, com a sua intervenção.


ID
3156760
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Oliveira (2002), para gerar qualidade na educação infantil, as instituições precisam construir um currículo, com propostas de um trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, que vão além dos eixos norteadores centrados em interações e brincadeiras (referindo-se a publicações de Emília Ferreiro). As instituições devem garantir, dentre outras, experiências em que

Alternativas
Comentários
  • A

    a criança se aproprie de elementos significativos do ambiente sociocultural para compreender ações de leitura e escrita.


ID
3156763
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se reflete sobre gerar qualidade na educação, o foco escolhido em geral é um elemento estável. Segundo Zabalza (1998), deve-se pensar nas condições culturais para além dos seus elementos estruturais a fim de entender que “A qualidade, pelo menos no que se refere às escolas, não é tanto um repertório de traços que se possuem...”

A partir disso, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3156766
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Barbosa (2008), o livro da vida ou da memória do grupo, um dos registros importantes a ser instituído para a educação infantil, é:

Alternativas

ID
3156769
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ana Mae Barbosa (2010), ao criar a Abordagem Triangular para o Ensino da Arte, pressupõe um pensamento articulado, no qual o contexto do educando é tomado com relevância frente ao conteúdo ensinado. Considerando que essa proposta interfere diretamente no currículo das linguagens da arte, é correto deduzir que

Alternativas
Comentários
  • A- saber ler imagens e contextualizá-las no mundo vivido, dá a possibilidade de posteriormente criar e realizar o fazer artístico


ID
3156772
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Smole (2000): “Na escola infantil, o trabalho com a matemática permanece subjacente, escondido sob uma concepção de treinar as crianças a darem respostas corretas, ao invés de fazê-las compreender a natureza das ações matemáticas”.

De acordo com essa autora, assinale a alternativa que apresenta uma prática contrária ao treino matemático.

Alternativas
Comentários
  • C) A manutenção do desejo e do interesse por matemática na escola é vinda da exploração de ideias infantis relativas à leitura de números, e de experiências em medidas e tentativas de contagem.


ID
3156775
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Matemática não é por si só conhecimento difícil a ponto de traumatizar as crianças. O que pode traumatizá-las é a forma inadequada de apresentá-la na escola. Segundo Smole (2000), o trabalho do professor não consiste em resolver problemas e tomar decisões sozinho. Ele anima e mantém as redes de conversas e coordena ações. Sobretudo, ele tenta discernir, durante as atividades, as novas possibilidades que poderiam abrir-se à comunidade da classe, orientando e selecionando aquelas que não ponham em risco algumas de suas finalidades mais essenciais na busca por novos conhecimentos.

Considere as situações a seguir e assinale em qual delas o trabalho do professor favorece a construção da educação matemática.

Alternativas
Comentários
  • D - Perguntar às crianças por aquilo que tenham visto, pensado, imaginado, experimentado ou descoberto, para ajudá-las a atribuir sentido matemático às experiências vividas.


ID
3156778
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Especialistas intensificam a importância da motricidade para o desenvolvimento infantil e determinadas aprendizagens condicionadas a ela. Bassedas (1998) explicita as relações entre motricidade, aprendizagem e desenvolvimento infantil, e afirma que: “No decorrer dos primeiros seis anos de vida, há algumas mudanças muito grandes em relação a tudo que se refere à capacidade de movimento dos seres humanos”. Essa informação ressalta a importância de duas situações de responsabilidades dos educadores infantis em sua prática:

Alternativas
Comentários
  • A passagem de uma situação de total dependência de adultos a uma autonomia completa e do movimento desordenado e incontrolado ao controle e à coordenação quase total.


ID
3156781
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro Aprender e ensinar na educação infantil, Bassedas (1999), são elaboradas etapas organizadas para direcionar o trabalho na educação infantil, de acordo com a idade das crianças.

Ao reunir capacidades motoras, cognitivas e afetivas e ainda discutir as condições sociais, as autoras conferem um título que esclarece o que foi nomeado de

Alternativas
Comentários
  • Características evolutivas.

  • Bassedas Características Evolutivas