- ID
 - 227110
 - Banca
 - FCC
 - Órgão
 - METRÔ-SP
 - Ano
 - 2010
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Tributário
 - Assuntos
 
Em matéria de processo judicial tributário, é correto afirmar:
Em matéria de processo judicial tributário, é correto afirmar:
Sobre o processo judicial tributário é correto afirmar que
A responsabilidade por infrações, em nosso sistema tributário, é excluída 
 Considerando a situação hipotética que segue, assinale a alternativa correta.  
Empresa atacadista do ramo de cosméticos costuma conceder a seus clientes descontos incondicionais nas vendas  que realiza a clientes varejistas. Em tais operações mercantis, sempre inclui base de cálculo do ICMS  o valor dos  aludidos descontos. Segundo o advogado da empresa, tais descontos incondicionais não integram a base de cálculo  do ICMS. Diante disso, a empresa pretende propor ação judicial que lhe assegure para o futuro a não inclusão na  base de cálculo do ICMS do valor dos descontos incondicionais. Nessa situação, assinale a assertiva correta. 
 
No que diz respeito ao processo judicial tributário, assinale a opção correta.
 
Determinado contribuinte, proprietário de um imóvel edificado residencial, recebeu cobrança simultânea, por meio  de uma mesma guia de documento fiscal, de dois tributos:    Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Conservação das Vias e Logradouros Públicos (TCVLP). Com  base em informações obtidas em jornais locais, o contribuinte entende estar adstrito apenas à cobrança do IPTU,  considerando indevida a cobrança da TCVLP. O Banco,  porém, não aceita o pagamento parcial de apenas um tributo, visto que a guia de pagamento é única e contém o  valor global das exações aqui cuidadas. 
Considerando-se que o contribuinte não conseguiu efetuar o  pagamento apenas do IPTU nem na rede bancária, nem  na esfera administrativa, a via judicial adequada para a  defesa dos seus interesses em relação ao pagamento  apenas do IPTU, sem prejuízo de discutir em via judicial  própria a indevida cobrança da TCVLP, constitui-se em
 
Dentre as ações de iniciativa do contribuinte,  não se inclui:
 
O Poder Legislativo de certo município fez publicar lei instituindo taxa de manutenção de serviços públicos a ser exigida a partir de 1.º de janeiro do exercício seguinte. Referida  lei, ademais, não esclarece que parâmetro será adotado para  o cálculo do tributo. Caso qualquer dos munícipes pretenda,  ainda dentro do ano da publicação, questionar judicialmente  a exação e produzir provas no sentido de demonstrar que    o serviço é desprovido de especificidade e divisibilidade,  poderá valer-se de ação
 
Determinado contribuinte presta serviços de execução de obras de construção civil relativo à construção de rodovia que se  estende pelo território de dois diferentes Municípios, cada qual com alíquotas de ISSQN variadas, manifesta dúvida quanto ao  local em que deva recolher o ISSQN sobre seus serviços, tendo em vista que embora o ISSQN sobre a execução de obra de  construção civil deva ser recolhido no local da obra, há no caso incerteza quanto aos exatos marcos dos limites de cada  Municipalidade, e disputas entre elas a respeito das divisas municipais. 
Em vista disso, é medida administrativa ou judicial que permite ao contribuinte certificar-se da regularidade das práticas  adotadas perante essas Municipalidades, e afastar a cobrança de juros ou multas por qualquer dos Municípios envolvidos:  
Dentre as medidas judiciais previstas nas alternativas a seguir, aquela que se mostra mais adequada ao contribuinte que se insurge contra a publicação, em jornal de grande circulação, de ato governamental que aumenta a alíquota do IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores) é a ação
Assinale a alternativa correta
O proprietário de imóvel limítrofe entre a zona urbana e a zona rural de um determinado município recebeu notificação para pagar IPTU e foi autuado pela Receita Federal por não ter feito o pagamento antecipado do ITR, sendo intimado a pagar o valor do tributo, acrescido de multa e acréscimos legais. Diante deste fato deverá o proprietário do imóvel propor ação de
Sobre a tutela antecipada em matéria tributária, é correto afirmar que
Sobre a Ação Anulatória Fiscal, marque a proposição CORRETA:
Sobre o processo civil tributário, considere:
I. O Estado é parte legítima para figurar no polo passivo das ações propostas por servidores públicos estaduais que visam ao reconhecimento do direito à isenção ou à repetição do indébito relativo ao imposto de renda retido na fonte.
II. O contribuinte pode optar por receber, por meio de precatório ou por compensação, o indébito tributário certificado por sentença declaratória transitada em julgado.
III. O consumidor tem legitimidade para propor ação declaratória cumulada com repetição de indébito que busca afastar, no tocante ao fornecimento de energia elétrica, a incidência do ICMS sobre a demanda contratada e não utilizada.
IV. O depósito prévio previsto no art. 38, da LEF − Lei de Execução Fiscal, constitui condição de procedibilidade da ação anulatória de débito fiscal.
Está correto o que se afirma APENAS em
É INCORRETA a afirmação de que na ação declaratória em matéria tributária,