SóProvas



Prova Prefeitura de Coqueiral - MG - 2016 - Prefeitura de Coqueiral - MG - Auxiliar Administrativo


ID
2325085
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas:

( ) O Município de Coqueiral possuem regime de previdência próprio.

( ) Posse é o ato de aceitação formal do cargo público com deveres e responsabilidades a ele inerentes.

( ) Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo.

( ) Estágio probatório é o período inicial de dois anos de efetivo exercício do servidor, nomeado em virtude de concurso.

( ) Reintegração é o ato pelo qual o servidor demitido é reinvestido em cargo público, em virtude de decisão administrativa ou sentença judicial transitada em julgado.

( ) Adicional por progressão horizontal é concedido aos servidores efetivos ou não, a cada 5 (cinco anos) e é representado na Tabela de Vencimentos por letras de A à H.

Marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2325088
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas:

( ) Remuneração é a retribuição correspondente à soma do vencimento, vantagens e acréscimos pecuniários previstos em lei.

( ) O servidor público municipal ingressar nos quadros da Prefeitura no nível inicial de cada cargo e será imediatamente reposicionado no Grau de A à H, de acordo com sua experiência profissional.

( ) O adicional por tempo de serviço será concedido aos servidores efetivos, à razão de 5% (cinco por cento) do cargo correspondente, para cada cinco anos de efetivo exercício.

( ) O direito aos adicionais de insalubridade e periculosidade cessam com a eliminação dos riscos que deram causa a sua concessão.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    (V) Remuneração é a retribuição correspondente à soma do vencimento, vantagens e acréscimos pecuniários previstos em lei. 

    O item acima é verdadeiro, observem o artigo abaixo:

    Art. 41 da Lei 8112|90  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
    § 1o  A remuneração do servidor investido em função ou cargo em comissão será paga na forma prevista no art. 62.
    § 2o  O servidor investido em cargo em comissão de órgão ou entidade diversa da de sua lotação receberá a remuneração de acordo com o estabelecido no § 1o do art. 93.
    § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.
    § 4o  É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.
    § 5o  Nenhum servidor receberá remuneração inferior ao salário mínimo. 

    (F) O servidor público municipal ingressar nos quadros da Prefeitura no nível inicial de cada cargo e será imediatamente reposicionado no Grau de A à H, de acordo com sua experiência profissional. 

    O item acima é falso porque o servidor público municipal ingressar nos quadros da Prefeitura no nível inicial de cada cargo e não será imediatamente reposicionado no Grau de A à H, de acordo com sua experiência profissional. 

    (F) O adicional por tempo de serviço será concedido aos servidores efetivos, à razão de 5% (cinco por cento) do cargo correspondente, para cada cinco anos de efetivo exercício.  

    O item acima é falso porque tendo em vista a revogação dos artigos que estabeleciam o adicional por tempo de serviço ele não será concedido aos servidores efetivos, à razão de 5% (cinco por cento) do cargo correspondente, para cada cinco anos de efetivo exercício.  

    (V) O direito aos adicionais de insalubridade e periculosidade cessam com a eliminação dos riscos que deram causa a sua concessão. 

    O item acima é verdadeiro, observem o artigo abaixo:

    Art. 68 da Lei 8112|90  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.§ 1o  O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.§ 2o  O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.

    O gabarito é a letra "D".
  • GABARITO : D

    Questão erroneamente classificada: cobra-se conhecimento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos Municipais de Coqueiral (Lei Complementar nº 27/2015), e não de Direito do Trabalho, que sequer compunha o conteúdo programático do exame (vide p. 41 do edital).

    As assertivas correspondem, respectivamente, aos artigos 58; 64, § 2º; 75 e 82, § 2º da Lei Complementar nº 27/2015 do Município de Coqueiral (https://www.coqueiral.mg.gov.br/legislacao/documento/298):

    Art. 58. A remuneração é a retribuição correspondente à soma do vencimento, vantagens e acréscimos pecuniários previstos nesta Lei.

    Art. 64. § 2.º O servidor público municipal ingressará nos quadros da Prefeitura no nível inicial de cada cargo, representado por algarismos romanos na Tabela de Vencimentos.

    Art. 75. O adicional por tempo de serviço será concedido aos servidores efetivos, à razão de 10% (dez por cento) do cargo correspondente, para cada cinco anos de efetivo exercício.

    Art. 82. § 2.º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação dos riscos que deram causa à sua concessão.


ID
2325091
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O pronome de tratamento Excelência que pode ser utilizado quando vai se remeter uma correspondência para:

Alternativas
Comentários
  • Pode ser usado para altas autoridades e oficiais-generais.

    gab. D

  • GABARITO: LETRA D

    Vossa Excelência (V. Ex.ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome_de_tratamento


ID
2325094
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Prefeito de Coqueiral encaminhará ofício ao Gerente do Banco do Brasil – Agência Coqueiral. Ao redigir o ofício deve-se usar o seguinte pronome de tratamento:

Alternativas
Comentários
  • IMO(na minha opinião) C


    MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


    -Pronomes de tratamento:

    Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares.

    (demais = poder legislativo, judiciário, executivo)


ID
2325097
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei Federal Nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993 – Licitações e Contratos na Administração Pública .

Marque V para as alternativas Verdadeira e F para as alternativas Falsas: 

( ) Alienação – toda transferência de domínio de bens a terceiros.

( ) Contratante – a pessoa física ou jurídica de contrato com a Administração pública.

( ) Contratado – é o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual.

( ) Projeto Executivo – o conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com a ABNT.

( ) Projeto Básico – conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base em indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento de impacto ambiental do empreendimento e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e prazo de execução.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

     

    Lei 8.666, art. 6º

     

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

     

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

     

    X - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;

     

    XIV - Contratante - é o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual;

     

    XV - Contratado - a pessoa física ou jurídica signatária de contrato com a Administração Pública;

     

     

     

     

  • Inverteram o contratante e o contratado.

  • Questão trata de conceitos determinados no art. 6º da Lei 8.666/93. Consoante o enunciado, o candidato deverá marcar V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas.

    Vejamos:

    (V) Alienação – toda transferência de domínio de bens a terceiros.

    Verdadeira. Consoante o inciso IV, do art. 6º, alienação é “toda transferência de domínio de bens a terceiros”.

    (F) Contratante – a pessoa física ou jurídica de contrato com a Administração pública.

    Falsa. Nos termos do inciso XIV, “Contratante - é o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual”.

    (F) Contratado – é o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual.

    Falsa. A pretexto de conceituar contratado, o item carrega o conceito de contratante (citado no item anterior). Contratado, consoante o inciso XV é “a pessoa física ou jurídica signatária de contrato com a Administração Pública”.

    (V) Projeto Executivo – o conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com a ABNT.

    Verdadeira. Reproduz os exatos termos do inciso X, art. 6, que ora transcrevo “Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT”.

    (V) Projeto Básico – conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base em indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento de impacto ambiental do empreendimento e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e prazo de execução.

    Verdadeira. Com apoio no conceito do art. 6º, inciso IX, que assim averba “Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos (...)”.

    Do exposto, a alternativa correta é a “D” (V,F,F,V,V).

    GABARITO: D.


ID
2325100
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei Federal Nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993 – Licitações e Contratos na Administração Pública .

Marque a alternativa CORRETA, considerando a sequência prevista no art. 7º da mencionada Lei.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

     

    Art. 7o  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

  • Art. 7o  As licitações para a EXECUÇÃO DE OBRAS e para a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequencia:

     

    I – (Apresentação do) projeto básico (conclusão e aprovação preliminar da autoridade competente);

     

    II – (Apresentação do) projeto executivo (como 2ª etapa, aguardando conclusão e aprovação da autoridade competente);

     

    III – (Apresentação da) execução das obras e serviços (para conclusão e aprovação da etapa final da autoridade competente) .

  • Gabarito Letra B.

    Projeto básico, projeto executivo e execução de obras e serviços.

  • LETRA B CORRETA

    LEI 8.666

    Art. 7  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitações) e pede ao candidato que assinale o item correto no tocante à sequência prevista no art. 7º da referida Lei.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 7º da Lei n. 8.666/93 que preceitua:

    Art. 7  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência: I - projeto básico; II - projeto executivo; III - execução das obras e serviços.

    Portanto, a sequência correta é: (1) projeto básico; (2) projeto executivo; (3) execução de obras e serviços, de modo que somente o item "b" está correto.

    Gabarito: B


ID
2325103
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar Nº 101/2000, de 05 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – Responda a questão a seguir:

De acordo com a LRF, a administração pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    rt. 1o Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.

            § 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.

  • ART 50 LRF

    A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

  • Gabarito: D

    Art. 50 - § 3º A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

  • Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, A ESCRITURAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS observará as seguintes:

    § 3o A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

    GABARITO -> [D]

  • Quetão merece anulação porque todas as alternativas estão corretas. não existe a palavra somente em nenhuma alternativa


ID
2325106
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar Nº 101/2000, de 05 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – Responda a questão a seguir:

Sobre a LRF, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A com base no Art. 14 da LRF:

    Da Renúncia de Receita

            Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:       (Vide Medida Provisória nº 2.159, de 2001)       (Vide Lei nº 10.276, de 2001)

            I - demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária, na forma do art. 12, e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias;

            II - estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.

            § 1o A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

            § 2o Se o ato de concessão ou ampliação do incentivo ou benefício de que trata o caput deste artigo decorrer da condição contida no inciso II, o benefício só entrará em vigor quando implementadas as medidas referidas no mencionado inciso.

            § 3o O disposto neste artigo não se aplica:

            I - às alterações das alíquotas dos impostos previstos nos incisos I, II, IV e V do art. 153 da Constituição, na forma do seu § 1o;

            II - ao cancelamento de débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança.

  • GAB.: A

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    a) Conforme dispõe o art. 14 da LC nº. 101/2000, algumas condições deverão ser preenchidas para que haja renúncia fiscal;

     

    b) O art. 1º  § 2o  estabelece que ''As disposições desta Lei Complementar obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios." sem distinção entre Municípios com mais ou menos de duzentos mil habitantes.

     

    c) As autarquias também estão obrigadas ao cumprimento das disposições da LRF, conforme preceitua o art. 1º § 3o

    I - à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, estão compreendidos: 

       b) as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes;

     

    d) As indenizações por demissão de servidor ou incentivos relativos à demissão voluntária não serão computados para fins de cumprimento dos limites de gastos com pessoal. (art. 19, § 1o, I e II).

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • A banca quis confundir o candidato e trouxe na letra B parte da letra da LRF contida no art 57 - Os Tribunais de Contas emitirão parecer prévio conclusivo sobre as contas no prazo de sessenta dias do recebimento, se outro não estiver estabelecido nas constituições estaduais ou nas leis orgânicas municipais.

    § 1o No caso de Municípios que não sejam capitais e que tenham menos de duzentos mil habitantes o prazo será de cento e oitenta dias.

  • A) Art. 14. A CONCESSÃO ou AMPLIAÇÃO de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra RENÚNCIA DE RECEITA deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos 2 SEGUINTES, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a PELO MENOS UMA das seguintes condições: (...)


    B)  Art. 1o Esta LEI COMPLEMENTAR estabelece normas de FINANÇAS PÚBLICAS voltadas para a responsabilidade na GESTÃO FISCAL, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.
    § 2o As disposições desta Lei Complementar obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


    C)  Art. 1o Esta LEI COMPLEMENTAR estabelece normas de FINANÇAS PÚBLICAS voltadas para a responsabilidade na GESTÃO FISCAL, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.
    § 3o Nas referências:
    I - à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, estão compreendidos:
    b) as respectivas
    1 - administrações diretas,
    2 - fundos,
    3 - autarquias,
    4 - fundações e
    5 - empresas estatais DEPENDENTES;


    D)  Art. 19. § 1o Na verificação do atendimento dos limites definidos neste artigo, NÃO SERÃO computadas as despesas:
    I - de indenização por demissão de servidores ou empregados;
    II - relativas a incentivos à demissão voluntária;

     

    GABARITO -> [A]

  • Despesa com Pessoal:

    • apurada no mês de referência + os 11 anteriores, logo não há que se falar em eventualidades. Ela é uma DOCC.
    • Pessoal ativo, inativo e pensionistas (civil, militar e membros de poder)
    • hora extra, gratificações, vantagens pessoais.
    • Encargos sociais e contribuições previdenciárias e patronal

    São deduções das DP:

    • despesas com demissão
    • despesas de decisão judicial (de precatório)
    • de exercícios anteriores
    • Convocação extraordinária do congresso


ID
2325109
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

De acordo com a Lei Federal Nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Responda a questão a seguir:

São atribuições do Conselho Tutelar:

Alternativas
Comentários
  • São atribuições, dentre outras, do conselho tutelar:

    A) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;​


    B) representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural;

    C) está correta;

    D) 
    expedir notificações.

  • Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

    I - atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;

    II - atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

    III - promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:

    a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

    b) representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.

    IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;

    V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;

    VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;

    VII - expedir notificações;

    VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;

    IX - assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

    X - representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal;

    XI - representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.  

            XI - representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.            (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009)          Vigência

             XII - promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.          (Incluído pela Lei nº 13.046, de 2014)

            Parágrafo único.  Se, no exercício de suas atribuições, o Conselho Tutelar entender necessário o afastamento do convívio familiar, comunicará incontinenti o fato ao Ministério Público, prestando-lhe informações sobre os motivos de tal entendimento e as providências tomadas para a orientação, o apoio e a promoção social da família.            (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)            Vigência

    Art. 137. As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

  • Eliane Machado

    Quando for colar o texto da lei aqui, faça no modo COMPILADO, pois o inciso XI retirado veio junto com o atual inciso e é quase certo que os desavisados possam não entender que eles não vigoram mais.

    " XI - representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder. "

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante a uma das atribuições do Conselho Tutelar. Vejamos:

    a) Promover serviços públicos nas áreas de educação e assistência social.

    Errado. O Conselho Tutelar promove a execução de suas decisões, podendo requisitar serviços públicos nas áreas de educação e serviço social, nos termos do art. 136, III, "a", ECA: Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:III - promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

    b) Propor ações que visem à suspensão ou perda do pátrio poder.

    Errado. Primeiramente, não exite mais o termo "pátrio poder". Este termo foi substituído pelo "poder familiar". Em segundo lugar, a competência para propor ação de suspensão ou perda do poder familiar é do Ministério Público ou de quem tenha legitimo interesse. Inteligência do art. 155, ECA: Art. 155. O procedimento para a perda ou a suspensão do poder familiar terá início por provocação do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse.

    c) Atender e aconselhar os pais ou responsáveis, aplicando a medida de encaminhamento a cursos ou programas de orientações.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 136, II, ECA: Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar: III - promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: II - atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII; ( Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:I - encaminhamento a serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família; )

    d) Expedir declarações e outros documentos relativos a adolescentes.

    Errado. O que o Conselho Tutelar expede são notificações, conforme art. 136, VII, ECA: Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar: VII - expedir notificações; Quando se tratar de documentos, o Conselho Tutelar requisita, nos termos do art. 136, VIII, ECA: Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar: VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;

    Gabarito: C


ID
2325112
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com a Lei Federal Nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Responda a questão a seguir:

O art. 121 do ECA, dispõe sobre a internação, que constitui medida privativa de liberdade, sujeita aos princípios da brevidade, excepcionalidade e respeito à condição de pessoa em desenvolvimento. De acordo com esse artigo, em nenhuma hipótese, o período máximo de internação poderá exceder a:

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Art. 121. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.


    § 1º Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.


    § 2º A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.


    § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.


    § 4º Atingido o limite estabelecido no parágrafo anterior, o adolescente deverá ser liberado, colocado em regime de semi-liberdade ou de liberdade assistida.


    § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.


    § 6º Em qualquer hipótese a desinternação será precedida de autorização judicial, ouvido o Ministério Público.


    § 7o  A determinação judicial mencionada no § 1o poderá ser revista a qualquer tempo pela autoridade judiciária.

  • GAB. A

     

    Modalidades de Internação

    Internação provisória = 45 dias

    Internação com prazo DETERMINADO = MÁX. 3 MESES

    Internação com prazo INDETERMINADO = MÁX. 3 ANOS

     

    (FONTE: minhas anotações da facul... se houver erros comuniquem-me)

  • Lembrando que...aos 21 anos sua LIBERAÇÃO será COMPULSÓRIA. Ficha limpa, tudo certo ;)

  • Gab A

    Desde pequeno o vagabundo já vai ficando mal acostumado.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante ao período máximo que a internação não poderá exceder.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 121, § 3º, ECA que preceitua:

    § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

    Portanto, o período máximo de internação não pode se exceder a três anos, o que torna a alternativa "a" correta.

    Gabarito: A


ID
2325115
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

De acordo com a Lei Federal Nº 10.741/03, de 01 de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso – Responda a questão a seguir:

O Estatuto do Idoso assegura a gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos as pessoas:

Alternativas
Comentários
  • (C)
     

    Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

           
    § 1o Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.

           
    § 2o Nos veículos de transporte coletivo de que trata este artigo, serão reservados 10% (dez por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.

           
    § 3o No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo.

  • GB/ CERTOOOO

    PMGO

  •  Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

            § 1o Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.

            § 2o Nos veículos de transporte coletivo de que trata este artigo, serão reservados 10% (dez por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.

            § 3o No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo

  • GB C

    PMGOOOOOOOO VOU PERTENCERRRRRR.

  • GB C

    PMGOOOOOOOO VOU PERTENCERRRRRR.

  • Falou em transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos = MAIORES DE 65 ANOS

    Falou em condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte = entre 60 e 65 anos

  • A questão exige conhecimento da Lei 10.741/2003 - Estatuto do Idoso, e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante à gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos aos idosos. Vejamos:

    a) Acima de 60 anos.

    Errado. 60 anos é a idade pela qual a pessoa é considerada idosa, nos termos do art. 1º do Estatuto do Idoso: Art. 1 É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

    b) Acima de 61 anos.

    Errado. Sequer há previsão no Estatuto do Idoso da idade de 61 anos.

    c) Acima de 65 anos.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 39, do Estatuto do Idoso: Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

    d) Somente acima 70 anos.

    Errado. Sequer há previsão no Estatuto do Idoso da idade de 70 anos.

        

    #SE LIGA NA DICA:

    60 anos - idoso e prioridade na tramitação de processos e procedimentos

    65 anos - gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos e LOAS

    80 anos - preferência de atendimento de saúde especial sobre os demais idosos, bem como sobre os processos e procedimentos

    Gabarito: C

  • A questão trata da gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

    A gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos é assegurada às pessoas maiores de 65 (sessenta e cinco) anos.     

    A alternativa que traz a idade correta, conforme estabelecida no Estatuto do Idoso, 65 anos, é alternativa C. Assim, correta letra C, gabarito da questão.

    As alternativas “A”, “B”, e “D” estão incorretas, ao disporem, respectivamente: acima de 60 anos; acima de 61 anos e somente acima de 70 anos.

    Gabarito do Professor letra C.

     


ID
2325118
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

De acordo com a Lei Federal Nº 10.741/03, de 01 de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso – Responda a questão a seguir:

Responda V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas:

( ) Na previsão da percepção de alimentos, a obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

( ) As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou o Juiz de Direito, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial.

( ) Os idosos possuem prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

( ) É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

( ) O direito à saúde compreende a prática de esportes e de diversões.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: A

     

    LEI No 10.741/2003

     

    I)  Art. 12A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

     

    II)   Art. 13.  As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.

     

    III) Art. 3o, parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

     

    IV) Art. 15, § 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

     

    V) Art. 10, § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:  IV – prática de esportes e de diversões;

  • TRANSAÇÕES RELATIVAS A ALIMENTOS

     

    -pode ser celebradas perante o:

     

    >PROMOTOR DE JUSTIÇA

    >DEFENSOR PÚBLICO

  • ATENÇÃO QUANTO AO ITEM IV.

     

    Em março/2017 o STJ julgou pela legalidade da cobrança de valores diferenciados em razão da idade, desde que previsto em contrato e em percentual razoável.

     

    Fonte: Site do STJ (julgamento do REsp 1568244)

  • (V) Na previsão da percepção de alimentos, a obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    (F) As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou (DEFENSOR PÚBLICO) o Juiz de Direito, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial.

    (V) Os idosos possuem prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

    (V) É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    (F) O direito à (LIBERDADE) saúde compreende a prática de esportes e de diversões

  •   Art. 11Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil.

     Art. 12A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

     Art. 13.  As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.  

     Art. 14. Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.

  • A questão exige conhecimento da Lei 10.741/2003 - Estatuto do Idoso, e pede ao candidato que julgue os itens abaixo. Vejamos:

    (V) Na previsão da percepção de alimentos, a obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    Verdadeiro, nos termos do art. 12, do Estatuto do Idoso:  Art. 12. A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    (F) As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou o Juiz de Direito, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial.

    Falso. As transações relativa a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, nos termos do art. 13, do Estatuto do Idoso: Art. 13. As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.

    (V) Os idosos possuem prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

    Verdadeiro, nos termos do art. 3º, § 1º, IX, do Estatuto do Idoso: § 1º A garantia de prioridade compreende:  IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

    (V) É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    Verdadeiro, nos termos do art. 15, §3, do Estatuto do Idoso:  § 3 É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    (F) O direito à saúde compreende a prática de esportes e de diversões.

    Falso. As Não se trata de direito à saúde, mas, sim, direito à liberdade, nos termos do art. 10, § 1º, IV, do Estatuto do Idoso:   § 1 O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: IV – prática de esportes e de diversões;

        

    Portanto, a ordem correta é V - F - V - V - F.

    Gabarito: A

  • A questão trata do Estatuto do Idoso.

    ( ) Na previsão da percepção de alimentos, a obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 12. A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    Na previsão da percepção de alimentos, a obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.

    Verdadeira.

    ( ) As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou o Juiz de Direito, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 13.  As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.         (Redação dada pela Lei nº 11.737, de 2008)

    As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial.

    Falsa.

    ( ) Os idosos possuem prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 3º. § 1º A garantia de prioridade compreende:                (Redação dada pela Lei nº 13.466, de 2017)

    IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.                  (Incluído pela Lei nº 11.765, de 2008).

    Os idosos possuem prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

    Verdadeira.

    ( ) É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 15. § 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    Verdadeira.

    ( ) O direito à saúde compreende a prática de esportes e de diversões. 

    Art. 10. § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

    IV – prática de esportes e de diversões;

    O direito À liberdade compreende a prática de esportes e de diversões.      

    Falsa.

     

    Marque a alternativa correta.


    A) V F V V F. Correta letra A. Gabarito da questão.

    B) F V V F V  Incorreta letra B.

    C) F F V V F. Incorreta letra C.

    D) V V F F V. Incorreta letra D.

    Gabarito do Professor letra A.


ID
2325121
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Lei Federal Nº 10.741/03, de 01 de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso – Responda a questão a seguir:

Os métodos básicos para arquivo e organizações de documentos são: alfabético, geográfico, numérico simples e ideográfico.

Marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas:

( ) O método numérico simples deve ser utilizado quando o elemento principal de busca for o número de páginas do documento;

( ) O método geográfico deve ser utilizado excepcionalmente para recuperação de documento de diferentes regiões do país;

( ) O método alfabético tem seu uso em situações onde a busca da informação for o nome;

( ) Tratando-se do assunto como o principal elemento para a recuperação, deverá ser utilizado método ideográfico.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O que tem a ver arquivologia com o estatudo do idoso? kkkkkkk

  • De acordo com a Lei Federal Nº 10.741/03, de 01 de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso.kkkkkk

  • Prefeitura de coqueiral MG

    Banca Própria prefeitura kkkk

    Aprovados: todos cabos eleitorais do prefeito.

    Por isso numa questão que diz de acordo com estatuto do idoso cobra noção de arquivologia.

  • Acertei a questão e entendi a pergunta, mas esse erro grotesco no enunciado foi tenso

  • NUMÉRICO SIMPLES

    ORDEM DE ENTRADA, OS ASSUNTOS SÃO REPRESENTADOS POR NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE, CONTÍNUOS OU INTERCALADOS.

    10 PATRIMÔNIO

    20 FINANÇAS

    30 RECURSOS HUMANOS

    40 CONTRATOS

    O método geográfico deve ser utilizado excepcionalmente para recuperação de documento de diferentes regiões do país; - ERRADO, EXCLUSIVAMENTE.

    MÉTODO BÁSICO / GEOGRÁFICO / TOPONÍMICO / DIRETO.


ID
2325124
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Lei Federal Nº 10.741/03, de 01 de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso – Responda a questão a seguir:

Quanto à abrangência de sua atuação, os arquivos podem ser setoriais e gerais ou centrais. Com relação aos arquivos setoriais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Extensão de sua atuação

    Quanto à abrangência de sua atuação, os arquivos podem ser Setoriais, Gerais ou Centrais.

    Arquivos Setoriais são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo corrente.

    Arquivos Gerais ou Centrais são os que se destinam a receber os documentos correntes provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma instituição, centralizando, portanto, as atividades do arquivo corrente.

  • Estatuto do Idoso?


ID
2325127
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a barra de tarefas do Windows não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Se você clicar e arrastar ela é possível colocar em diversos locais, não somente na borda inferior

  • Esse "Somente", entregou-me a questão.

  • entregue o computador na mão da sua mãe e ela colocará a barra de tarefas fora do campo de visão do monitor.

  • A barra de tarefas e o menu Iniciar do Windows ficam na parte inferior da tela. Pode ser usado também em  telas touch screen, que é ações com os dedos. O papel da barra de tarefas é dar acesso aos programas instalados no computador, permitindo alternar entre janelas abertas e abrir outras ou acessar rapidamente certas configurações do Windows. Ela se divide em três seções: O botão e o menu Iniciar, a Super Barra, e a área de notificação.

    site: http://br.ccm.net/faq/11025-windows-7-a-barra-de-tarefas-e-o-menu-iniciar

  • É possível posicionar a barra de tarefas em qualquer um dos quatros cantos do desktop.
  • Botão direito do mouse > propriedades > guia: barra de tarefas > local da barra de tarefas na tela: inferior, direito, esquerdo superior.

     

    Deus é Deus!!! 

  • Só complementando, já caiu uma questão (Q952859) perguntando se é possível mover a barra de tarefas para qualquer lugar da área de trabalho, resposta -> Errado, é possível mover a barra de tarefas para o lado direito, esquerdo, inferior e superior,mas não é possível mover para o meio.


ID
2325130
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre atalhos é errado afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ao excluir o atalho de um arquivo, o atalho é deletado (e não o arquivo). Façam o teste ai no PC de vocês.

     

    Treinando a gente estuda também

     

    Grande abraço

  • Gabarito: D

     

    a) Correto. Não há limites para a quantidade de criação de atalhos. Eles podem ser criados até que o espaço do seu HD seja todo consumido. (O que é difícil, porque um atalho ocupa poucos Kilobytes)

    b) Correto. Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia na área de trabalho (ou Desktop), aponte o cursor do mouse para a opção "Novo", em seguida escolha a opção "Atalho".

    c) Correto. Caso não existisse esse recurso, teríamos que ir até a pasta raiz do programa, documento ou pasta que desejássemos. (Tornaria a utilização do computador muito mais complexa e vagaroza)

    d) Errado. Ao excluir o atalho do arquivo, somente esse atalho será deletado do sistema (o arquivo original não será afetado). Porém, ao se deletar o arquivo original, o atalho se tornará inacessível.

  • d) Ao excluir o atalho o arquivo é deletado do sistema.

    -> ERRADA, o atalho é apenas um atalho para o arquivo. Digamos que para que você chegue a sua casa existem duas ruas, uma delas é um atalho que faz com que você chegue mais rápido, caso esse rua (atalho) seja destruída ou interditada sua casa será destruída?? claro que não, você só precisará procurar outro caminho para chegar a sua casa.  Mesma coisa com os arquivos, se você tinha um atalho na área de trabalho para as suas fotos favoritas (que estão salvas dentro da pasta "Documentos" e acabou exluindo, suas fotos não foram excluídas, você só precisar encontrar o caminho para chegar a suas fotos novamente, ou seja você irá em "Computador" e depois na pasta "Documentos", pronto. 

  • Não será deletado do sistema, o original permanece!

  • Letra: D

     

    Ao excluir o atalho o arquivo é deletado do sistema. 

     


ID
2325133
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para marcar pastas não sequenciais de um arquivo, você aciona o botão esquerdo do mouse e a tecla:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    CTRl -> não sequenciais

     

    SHIFT -> Sequenciais

  • Gabarito: C

     

    - Processo de seleção de arquivos:

     

    • Ctrl x Shift:

     

    Ctrl: Ao se clicar com o botão esquerdo do mouse e segurar a tecla "Ctrl", começa-se uma seleção não sequencial, ou seja, pode selecionar vários itens independentemente de eles estarem na ordem ou não.

    Shift: Ao se clicar com o botão esquerdo do mouse e segurar a tecla "Shift", começa-se uma seleção sequencial, ou seja, pode selecionar vários itens, mas esses itens devem estar em ordem (sequência).

  • Eu nunca vi um arquivo ter pastas. Eu já vi uma pasta ter arquivos. 

  • Acho que a questão veio com erro em marcar pastas não sequenciais de um arquivo; deveria ser marcar arquivos não sequenciais de uma pasta.

     

  • Arquivos compactados podem conter pastas ¯\_(ツ)_/¯

  • Que lindo saber interpretar bem o dispositivo da questão. ;)

  • Ctrl Cata

  • Sequência -> Shift

    Ex: Pastas 1 2 3 4

    Se eu selecionar a pasta 1, segurar SHIFT e clicar na pasta 4 = seleciona as pastas que estão entre elas, no caso -> 1 2 3 e 4

    Sem sequência -> CTRL

    Ex: Pastas 1 2 3 4

    Se eu selecionar a pasta 1, segurar CTRL e clicar na pasta 4 = seleciona as pastas 1 e 4

    GAB -> C

  • ALT----- PEGA UM POR 1

    SHIFT------> PEGA EM LINHA( SEQUENCIA)


ID
2325136
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Bloco de Notas é um programa básico de edição de texto, mais comumente usado para exibir ou editar arquivos de textos. Qual é a extensão usada pelo Bloco de Notas?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Bloco de notas -> txt

     

    Microsoft word -> doc (docx)

     

    Excell -> xls (xlsx)

  • GAB: D

    TXT: Arquivos de texto sem formatação.

    ... No entanto, no blocos de notas pode formata apenas...

    -> Alterar o tamanho da fonte

    -> Estilo da fonte

    -> Negrito | itálico (não pode ser apenas um palavra. ou todo texto fica negrito, ou fica regular mesmo )

    x cor da fonte não é possível!!! x


ID
2325148
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para nomear um arquivo no Windows devemos seguir a seguinte regra:

Alternativas
Comentários
  • No Windows você não pode nomear um arquivo com os seguintes caracteres: 
    \|/ :* " <> ? 

    Também não é possível nomear uma pasta com esses nomes CLANP
    COM (0-9) exemplo: COM1
    LPT (0-9) exemplo: LPT1 
    AUX
    NUL
    PRN 

    - Façam o teste, criem uma pasta na área de trabalho e tente colocar esses nomes. 
    Se há algum erro por favor mandem mensagem. 
    Humildade e ajudar o próximo são base para o suceso.
    A alternativa considerada como correta é a 

  • Letras e números são permitidos no nome do arquivo.

  • Lucas PRF, fiz o teste.. pq o Windows não permite esses nomes?

  • Pelo que eu sei o motivo dessas proibições é que tais caracteres e expressões são usados para comandos internos do sistema. https://www.google.com.br/amp/m.tecmundo.com.br/amp/internet/8321-por-que-nao-e-possivel-criar-pastas-com-o-nome-con-no-windows-.htm
  • O PONTO DIVISOR DEFINE A EXTENSÃO DO ARQUIVO

  • Lembrando que o número máximo de caracteres em um arquivo no Windows 10  é 255


ID
2325151
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Efetuando 43 + 34 – 92 encontramos:

Alternativas
Comentários
  • 4^3+3^4-9^2= <--ATENÇÃO, SE FOSSE (-9)^2 sería = 81 ,mas -9^2= -81

    Prosseguindo, 64+81-81= 64+0=64

    GABARITO B


ID
2325154
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Efetuando-se os cálculos da expressão ( ( 5 + 3 ) × 12 ) ÷ ( ( 5 – 3 ) × 4) temos o seguinte resultado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C)


    12


    5+ 3 = 12 x 8 = 96

    5 - 3 = 2 x 4 = 8


    96 ÷ 8 = 12


ID
2325157
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Luíza tinha 50 reais. Gastou 20 reais com lanche, e metade do que sobrou gastou no cinema. Qual expressão abaixo indica a quantia que ela gastou no cinema?

Alternativas

ID
2325160
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual é o valor de x na seguinte expressão numérica:

4x – 10 = 50 + x

Alternativas
Comentários
  • Letra de um lado = Número do outro

    4x - 10 = 50 - x

    4x - x = 50 + 10

    3x = 60

    x = 60

           3

    x = 20

       

  • 4 (20) - 10 = 70

    50 + 20 = 70 logo:

    4 (20) - 10 = 50 + 20


ID
2325163
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No depósito Irmãos Metralhas, há três caminhões que transportam 200m³ de areia. Para transportar 1600m³ de areia, quantos caminhões iguais a esses seriam necessários?

Alternativas
Comentários
  • caminhões.............................areia

    3............................................200m³

    x............................................1600m³

     

    200x = 1600 . 3

    x = (1600 . 3)/200

    x = 1600/200 . 3

    x = 8 . 3

    x = 24 --> 24 caminhões


ID
2325166
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual o valor do juro correspondente a um empréstimo de R$ 600,00 pelo prazo de 15 meses, com uma taxa de 3% ao mês?

Alternativas
Comentários
  • C= 600

    i = 3% meses ----> 0,03

    t = 15 meses 

     

    J = C . i . t 

    j = 600 . 0,03 . 15

    j = 18,00 . 15

    j = 260,00 

  • J = ?   C = 600  i = 3% am    t = 15 meses

    J = 600 x 0,03 x 15

    J = 18 x 15

    J = 270

    Na minha calculadora deu 270, letra C


ID
2325169
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na fábrica de brinquedos Funny, 8 homens montam 20 carrinhos em 5 dias. Quantos carrinhos serão montados por 4 homens em 16 dias?

Alternativas
Comentários
  • Numa fábrica de brinquedos, 8 homens montaram 20 carrinhos em 5 dias. Quantos carrinhos serão montados por 4 homens em 16 dias?

    REGRA DE TRÊS COMPOSTA

    homens carrinhos  dias

      8       20      5

      4       x      16

     

     VERIFICAR se (DP) e (IP)

    DP Diretamente Proporcional

    AUMENTA um AUMENTA outro

    DIMINUI um DIMINUI outro

    IP = Indiretamente Proporcional

    DIMINUI um AUMENTA outro

    AUMENTA um DIMINUI outro

    entre

    homens e carrinhos

      8        20

      4        x (DIMINUI homem DIMINUI carrinho) fique assim(DP)

    entre 

    carrinhos e dias

       20       5

       x       16 AUMENTOU dias AUMENTA carrinho (fique assim) DP

    NADA MUDA

    homens carrinhos  dias

      8       20      5

      4       x      16

    8   5   20

    --x---- = ------

    4  16   x

    8x5    20

    ------- = ------

    4x16   x

    40    20

    ---- = ------ ( SÓ curzar)

    64    x

    40(x) = 20(64)

    40x =1.280

    x = 1.280/40

    x = 32 ( carrinhos)


ID
2325172
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

PRIMEIRA COLUNA

1 alvas

2 chofer

3 torpe

4 veemente


SEGUNDA COLUNA

( ) motorista

( ) caloroso

( ) brancas

( ) repugnante

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está com o gabarito errado. O qconcurso afirma que o gabarito é a letra A, porém-vê-se claramente que é a letra B.
  • GABARITO LETRA B

    O QCONCURSO JÁ ACERTOU O GABARITO

  • GABARITO LETRA B

    O QCONCURSO JÁ ACERTOU O GABARITO


ID
2325175
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

O texto que você acabou de ler é:

Alternativas
Comentários
  • A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm

  • crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

    c.

  • os cara copia o bagulho na maior cara de pauhahahhahaha

    isso é crime


ID
2325178
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

Relacione as palavras grifadas na primeira coluna com seu sinônimo na segunda coluna.

PRIMEIRA COLUNA

1 Lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo.

2 Uma paisagem irreal.

3 Depois continuou guiando.

4 E, quando saltei paguei a corrida.


SEGUNDA COLUNA

( ) imaginária

( ) descer

( ) acima de

( ) dirigir

Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Questão defeituosa. Gabarito qconcurso: D Gabarito correto: A

ID
2325181
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

A que noite se refere o autor com o título: “A Outra Noite?” Refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    "Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda."


ID
2325184
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

O texto “A Outra Noite” nos mostra: EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     "Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa."

     

  • de todas, a mais errada é a D


ID
2325187
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

Os fatos descritos no texto “A Outra Noite” se desenvolveram em vários ambientes. EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Em nenhum momento é mencionado ônibus no texto.

     

    "Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal."

  • Se todas as questões fosse nesse nível, passar em um concurso seria mais difícil.


ID
2325190
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

“Outro dia eu fui a São Paulo...”

A expressão assinalada indica:

Alternativas

ID
2325193
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

São personagens do texto “ A Outra Noite”. EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    O piloto de avião não é citado no texto.

     

    "Outro dia fui  (O autor do texto,Rubem Braga) a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo (O amigo do autor) e o trouxe até Copacabana;"

    "Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer (O motorista)  aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:"

     


ID
2325196
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

Por que o motorista de táxi disse um “muito obrigado” sincero, veemente, ao passageiro?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    "Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa."


ID
2325199
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

As nuvens, de acordo com o texto, eram feias ou bonitas, conforme a posição do personagem observador. Isto nos sugere que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     "O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda."

     

    Ou seja, tanto as nuvens vistas sobre o céu quanto aquelas vistas sob o céu terão formas diferentes.


ID
2325202
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

Qual a classe gramatical das palavras grifadas nos períodos abaixo:

“Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.”

Alternativas
Comentários
  • ao meu ver essas palavras sublinhadas são adjetivos, porém a anca considerou-as como substantivos.. OI?

  • São adjetivos, não?

  • Tabém não entendi, gostaria que alguém explicasse.

     

  • Não consegui visualizar substantivos nesta questão!

  • Gabarito está errado?

     

    "nossa noite preta e enlamaçada e torpe"

    nossa = pronome, acompanha substantivo

    noite = substantivo

    preta, enlamaçada e torpe = adjetivo que caracteriza um substantivo

     

  • Boa tarde pessoal,

    Faço parte de um grupo no Facebook do Pestana.

    Lançei a dúvida e ele confirmou ser todas adjetivos.

    Gabarito correto é Letra D. 

     

     

  • As palavras estao caracterizando o substantivo NOITE, fiquem atentos no texto e façam as classificaçoes em cima do texto,

  • E a nota de corte, ó.... 

  • Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e/ou grau. Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios.


ID
2325205
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             A Outra Noite

                                                                                                        RUBEM BRAGA

      Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

      Depois que meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

      - O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?

      Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.

      - Mas, que coisa!

      Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

      - Ora, sim senhor...

      E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

Nas séries de palavras a seguir, há uma em que todos os substantivos, apesar de terminados em a, são masculinos:

Alternativas
Comentários
  • O cura????

  • O QUE É NAUTA? GABARITO LETRA A

  • Gabarito: A

     

     a) o profeta – o nauta – o agiota – o pirata 

     b) a banana – a cura – o poeta – o profeta

     c) o profeta – a omoplata – a corneta – o nauta 

     d) o pampa – a praça – a cura – a corneta 

  • Nauta é o que conduz o navio!
    Carol Barros

  • a palavra '' cura '' também pode ser usado o artigo O, quando se refere a paroco ou vigario. 

  • O  Cura  - (catolicismo) - sacerdote católico ou pároco. 

  • O feminino de profeta é profetisa.


ID
2325208
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Era JK completa 60 anos em 2016. O governo de Juscelino Kubitschek foi marcado por, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    A construção de Brasília em seu governo, por exemplo, fez aumentar a oferta de emprego.

    Havia crescimento econômico na época.

  • Aumento do desemprego.

  • O Governo Juscelino Kubitschek é o período de governo vivido entre 1956 e 1961. Sua eleição foi marcada pelo plano de ação "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal era trazer ao Brasil o desenvolvimento econômico e social.

  • Houve aumento do emprego, mas, em contrapartida, houve, também, aumento da dívida externa.

  • Jk abriu o Brasil para grandes fábricas, assim gerando muitos empregos.
  • Aumento do desemprego - Jânio Quadros


ID
2325211
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Era JK completa 60 anos em 2016. O governo de Juscelino Kubitschek foi marcado por, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    A CLT surgiu no governo Vargas em 1943, Estado Novo. Foram criadas neste período inúmeras leis trabalhistas que asseguravam aos operários seus direitos básicos

  • A criação da Sudene. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, criada pela Lei no 3.692, de 15 de dezembro de 1959, foi uma forma de intervenção do Estado no Nordeste, com o objetivo de promover e coordenar o desenvolvimento da região

  • A CLT surgiu no governo Vargas em 1943

  • A CLT saiu na epoca de getulio vargas.


ID
2325214
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Custo-Brasil é uma expressão adotada para resumir os principais entraves para o investimento no país, que, além da carga tributária, englobam, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Deus abençoe o Brasil!!! gab b


ID
2325217
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No primeiro semestre de 2016 uma série de terremotos atingiu o Equador e o Japão. Assinale a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, atualmente, tremores foram registrados na cidade de Montes Claros-MG. 

  • Letra D

    Os terremotos ocorrem ao longo da junção entre as placas tectônicas. O Brasil, por se localizar no centro de uma dessas placas - a sul-americana - não sofre os efeitos do atrito entre elas, ficando portanto livre dos abalos de origem tectônica. No entanto, todas as placas têm falhas em seu interior e a posição do Brasil não é exceção. 

    Conhecidas como falhas geológicas, essas ranhuras são similares a cicatrizes na crosta terrestre e são as principais causas dos tremores de terra registrados no Brasil.

    Quando uma movimentação anômala ocorre próxima a essas fendas, existe uma tendência natural de estabilização do solo abaixo delas que muitas vezes produzem as chamadas "acomodações", quando blocos inteiros sob a superfície desmoronam sobre espaços vazios.


ID
2325220
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre os produtos transgênicos, marque a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • Deus abençoe o Brasil!!! gab b

  • Como essa Beth é chata com essa porr4.

ID
2325223
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

– São membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, EXCETO:

Alternativas

ID
2325226
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Barack Obama foi o primeiro presidente negro da história dos EUA, e deixará a Casa Branca em 20 de janeiro de 2017. São legados de seu governo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Deus abençoe o Brasil!!! gab d