- ID
- 262648
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Órgão
- UFAL
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Pedagogia
- Assuntos
Qual o conceito que melhor define Orientação Sexual?
Qual o conceito que melhor define Orientação Sexual?
Sobre a adolescência e sexualidade NÃO podemos afirmar que
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A violência institucional se manifesta de diferentes formas (física, psicológica e/ou sexual) e se caracteriza por estar associada às condições específicas dos locais onde ocorre, como instituições de saúde, escolas e abrigos.
( ) A negligência é um tipo de relação entre adultos e crianças ou adolescentes baseada na omissão, na rejeição, no descaso, na indiferença, no descompromisso, no desinteresse e na negação da existência.
( ) A carência de pessoal e de equipamentos, as filas de espera, a falta de material, os horários inadequados de atendimento, a ausência de profissionais no trabalho e outras questões que conduzem ao não atendimento, ao atendimento precário e ao desrespeito dos direitos dos usuários não podem ser consideradas como manifestações da violência institucional, uma vez que o Estado tem se ocupado dessas questões.
( ) Em nível institucional, há um tipo de violência que é a negligência profissional. Sua manifestação caracteriza- se pelo desprezo (por desinteresse, despreparo ou incompetência) pelas outras formas de violência e de violação de direitos de crianças e adolescentes, ignorando os sinais de risco e a existência de processos violentos em curso que poderão levar a violências mais graves (como a sexual, por exemplo) ou até mesmo à morte.
( ) É importante destacar que a negligência é o “primeiro estágio” e também “o fio da meada” das diferentes formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes. Quando são protegidos, cuidados, amados e respeitados eles dificilmente serão expostos a alguma forma de violência. Assim, a negligência é considerada de exclusiva responsabilidade das mães.
Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas. Do ponto de vista do mundo adulto, o adolescente é um ser em desenvolvimento e em conflito. Faz parte do processo da adolescência
I. as mudanças corporais, fatores pessoais e conflitos familiares.
II. serem dóceis, amáveis e muito flexíveis quando conseguem um diálogo onde são compreendidos.
III. uma série de questionamentos afetivo- sexual.
IV. a passagem de uma atitude ativa para mero espectador, questionadora, geradora de revisão e consequente transformação.
Sobre a saúde reprodutiva de adolescentes, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O comportamento sexual e os padrões reprodutivos de pessoas jovens são altamente suscetíveis à influências sociais e estão relacionadas à sua própria sensação de bem- estar psicológico.
( ) A probabilidade do desenvolvimento de anemia durante a gravidez e de retardo no crescimento fetal, parto prematuro e complicações obstétricas são todas significativamente menores para a mãe adolescente, bem como o risco de óbito durante a gestação ou o parto.
( ) Embora em geral uma adolescente tenha filhos e os eduque no contexto de uma família extensa, os riscos de doença, lesão e morte para ela e seus filhos são muito maiores do que os de uma mulher madura, entre 20 e 30 anos.
( ) Como o assunto da sexualidade adolescente foi tabu em muitas sociedades, existe, entre os jovens, uma procura por informações acerca dos riscos associados à atividade sexual desprotegida.
Sobre o trabalho de orientação sexual nas escolas, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Aponta que praticamente todas as escolas trabalham o aparelho reprodutivo em Ciências Naturais. Geralmente o fazem por meio da discussão sobre a reprodução humana, com informações ou noções relativas à anatomia e fisiologia do corpo humano. Essa abordagem normalmente não abarca as ansiedades e curiosidades das crianças, nem o interesse dos adolescentes, pois enfoca apenas o corpo biológico e não inclui a dimensão da sexualidade.
II. Articula- se, também, com a promoção da saúde das crianças, dos adolescentes e dos jovens. A existência desse trabalho possibilita a realização de ações preventivas das doenças sexualmente transmissíveis de forma mais eficaz.
III. Devido ao tempo de permanência dos jovens na escola e às oportunidades de trocas, convívio social e relacionamentos amorosos, a escola constitui- se em local privilegiado para a abordagem da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, não podendo se omitir diante da relevância dessas questões.
IV. A discussão de questões polêmicas e delicadas como masturbação, iniciação sexual, o “ficar” e o namoro, homossexualidade, aborto, disfunções sexuais, prostituição e pornografia devem ser feitas exclusivamente pela família.
Sobre a postura do educador a partir das curiosidades manifestas acerca da sexualidade, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Deve reconhecer como legítimas e lícitas, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento.
( ) Considerando que é um trabalho escolar, não é necessário que se estabeleça nenhuma relação de confiança entre alunos e professores.
( ) Os professores precisam se mostrar disponíveis para conversar a respeito dos temas propostos e abordar as questões de forma direta e esclarecedora, mesmo às informações que se refiram à intimidade do educador.
( ) Os professores (e as demais pessoas), mesmo sem perceber, transmitem valores com relação à sexualidade no seu trabalho cotidiano, inclusive na forma de responder ou não às questões mais simples trazidas pelos alunos.
( ) A escola deve informar, problematizar e debater os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade.
A questão de gênero está ligada à forma como a sociedade cria os diferentes papéis sociais e comportamentos relacionados aos homens e às mulheres. Busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano. Em relação à essa questão, os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1997)
Sobre a sexualidade, assinale a alternativa correta.
Leia a seguinte sentença: “Temas como gênero, sexualidade e diversidade sexual estão pautados dentro das políticas sociais e devem ser discutidos em diferentes instâncias da sociedade”. A expressão “gênero”, na sentença transcrita, refere-se
A respeito da história da educação sexual no Brasil, relacione os períodos listados a seguir com suas respectivas características.
1. Início da década de 1920
2. 1928 até 1950
3. Anos 1960
4. Anos 1970
5. Anos 1980
6. 1995
( ) Intensificam-se os debates e ressurgem projetos legislativos voltados para a educação sexual; a visibilidade do movimento feminista tem lugar em tal dinâmica.
( ) A orientação sexual é assumida nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental (PCNs), como um dos “temas transversais” da programação pedagógica, de forma articulada com diversas disciplinas e outros temas.
( ) Com a expansão da AIDS e dos casos de gravidez entre adolescentes, a orientação sexual passou a ser preocupação das escolas, principalmente as da rede privada.
( ) Surgem ideias inovadoras, defendidas por feministas como Berta Lutz; reivindica-se a adoção da educação sexual com o objetivo de proteção à infância e à maternidade.
( ) As experiências de educação sexual aplicadas em algumas escolas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo resultaram em perseguição a seus diretores.
( ) Nesse período, apesar da educação sexual ter sido aprovada pelo Congresso Nacional houve retrocessos, principalmente por influência da Igreja.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, na ordem
de cima para baixo.
A pesquisa Juventudes e Sexualidade de Abramovay et al. (2004) mostra que professores têm dificuldade em trabalhar as temáticas sexualidade e afetividade em sala de aula. Muitas vezes, abordam o estudo do corpo sob uma visão higienista, delegando essa tarefa ao campo da biologia (“saber competente”).
Assinale a alternativa que exemplifica uma proposta alternativa à visão higienista sobre sexualidade nas escolas.
Leia o fragmento a seguir.
“Além das novas demandas e dos entraves do cenário escolar e suas próprias condições de vida e de trabalho, o professor ainda se depara com outras dificuldades que complicam a realização das intenções dos PCNs de ênfase em parâmetros curriculares não tradicionais, como sexualidade e gênero”.
(Abramovay et al., 2004)
Assinale a alternativa que apresenta a proposta que tem como
objetivo mitigar o apresentado no fragmento.
“Mesmo não sendo estabelecida distinção formal entre meninos e meninas, as pesquisas apontam que, na escola, há reprodução e fortalecimento de modelos simbólicos e traços de gênero.”
(Pereira e Souza, 2011.)
É fundamental se pensar em práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de educação física, em especial no que diz respeito às questões de sexualidade e gênero, ou seja, aulas para meninos e aulas para meninas. NÃO se caracteriza como um procedimento didático‐pedagógico correto para se trabalhar as questões de gênero nas aulas de educação física:
Trabalhar com adolescentes exige preparo e amadurecimento. A adolescência é marcada por uma fase importante no desenvolvimento da pessoa, o corpo muda muito rápido e as angústias e inseguranças decorrentes tanto dessas mudanças afetam o adolescente e, assim, as pessoas que convivem com ele. É necessário respeito e conhecimento sobre esta fase para que o clima de convivência seja o melhor possível. Pode-se afirmar, sobre esta fase, que:
I. Na adolescência, a intensidade dos hormônios masculinos e femininos provoca maior sensibilidade quanto aos desejos sexuais que se intensificam.
II. Do ponto de vista da sociabilidade, o grupo social (amigos e amigas) passa a ter, para a/o adolescente, um valor muito importante, pois é necessário, enquanto um sujeito que está amadurecendo, partilhar marcas de identidade (roupas, comportamento social, etc.) e conquistar o respeito dos pares em idade.
III. O rápido desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo alavanca o desenvolvimento intelectual permitindo
generalizações rápidas, por sua vez, as capacidades de reflexão e generalização provocam uma percepção do mundo
mais independente e questionadora.
Leia o texto.
A mídia como meio de informações pode oferecer benefícios e prejuízos e em se tratando de crianças e adolescentes a atenção deve ser maior. Muitas vezes o que se aprende com a mídia é inapropriado para uma determinada faixa etária. Estudos nos Estados Unidos demonstram que 10 a 30% das ocorrências de atos de violência, sexo e uso de drogas são atribuíveis à influência da mídia. O tempo utilizado pelos jovens assistindo à televisão tem aumentado significativamente, e esta já é a principal fonte de educação sexual naquele país. Atualmente muitos autores consideram como principais agentes de influência sobre os adolescentes, em ordem crescente, a mídia, os pais e o grupo de iguais. Entretanto, deve-se analisar a influência da mídia em seu conjunto mais amplo, seja através de informações não apenas originadas da televisão e da internet, mas também do cinema, videogames, videocassete e música.
FEIJÓ; OLIVEIRA. Jornal de Pediatria, 2001. (Texto adaptado).
Os dados apresentados sugerem que nos EUA, em decorrência de significativa exposição diária à mídia, apresentam comportamentos sexuais preocupantes, tais como:
No artigo “Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas”, Guacira Lopes Louro (2008) retoma a frase de Simone de Beauvoir “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” para introduzir as discussões sobre gênero e sexualidade. Ademais, menciona que, atualmente, essa frase poderia ser compreendida também no masculino. Ao fazer isso, ela evidencia seu entendimento em relação ao assunto.
Qual das alternativas a seguir expressa a compreensão da autora?
A pesquisadora Guaciara Lopes Louro pode ser considerada uma das principais articuladoras em pensar as contribuições da Teoria Queer na área da educação no Brasil. Sobre esta teoria, analise as assertivas abaixo:
I. A teoria queer permite pensar a ambiguidade, a multiplicidade e a fluidez das identidades sexuais e de gênero mas, além disso, também sugere novas formas de pensar a cultura, o conhecimento, o poder e a educação;
II. Um currículo queer se aproximaria de programas multiculturais bem-intencionados, onde as diferenças de gênero, sexuais ou étnicas são toleradas ou são apreciadas como curiosidades exóticas;
III. Uma pedagogia e um currículo queer dirige-se apenas aos sujeitos marginalizados que se reconhecem na posição queer.
IV. A mudança epistemológica trazida pela teoria queer limita-se ao terreno da sexualidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas especificamente no caderno intitulado "orientação sexual", a atuação do psicólogo escolar e educacional deve
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. De acordo com o Ministério da Saúde (1993), o término da adolescência, em linhas gerais, é caracterizado pelo atendimento das seguintes condições:
( ) estabelecimento de uma identidade sexual e possibilidade de estabelecer relações afetivas estáveis.
( ) capacidade de assumir compromissos profissionais e de manter-se.
( ) aquisição de um sistema de valores pessoais.
( ) relações de reciprocidade com a geração precedente, principalmente com os pais e demais membros da família e com a sociedade.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A sexualidade é um tema que não pode ser afastado do cotidiano das escolas, pois ele tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica dos educandos.
II. Toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As questões referentes à sexualidade não se restringem ao âmbito individual. Pelo contrário, muitas vezes, para compreender comportamentos e valores pessoais é necessário contextualizá-los social e culturalmente. Diante disso, ao definir o trabalho com orientação sexual como uma de suas competências, a escola estará incluindo-o no seu projeto educativo. Assim, como indicam inúmeras experiências pedagógicas, a abordagem da sexualidade no âmbito da educação precisa ser explícita, para que seja tratada de forma simples e direta; ampla, para não reduzir sua complexidade; flexível, para permitir o atendimento a conteúdos e situações diversas; e sistemática, para possibilitar uma aprendizagem e um desenvolvimento crescentes.
II. O sucesso do trabalho no ambiente escolar depende dos esforços integrados de diversos profissionais, não apenas dos professores. Atualmente, o trabalho escolar é regulado por um amplo conjunto de leis e normas. Nesse contexto, a escola possui responsabilidades bastante claras, como o dever de assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas, além das demais ações planejadas, com o objetivo de prover o desenvolvimento do estudante no meio educacional.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A escola municipal deve velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
II. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, é vedado ao estabelecimento de ensino elaborar sua proposta pedagógica.
II. As questões referentes à sexualidade não estão relacionadas ao contexto social ou cultural do aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
Com relação às práticas escolares, especificamente na educação de meninas e meninos, isto é, nas relações de gêneros, Auad (2016) defende o ponto de vista de que
Sobre Diversidade e Sexualidade, leia as afirmativas a seguir.
1. A sexualidade não é uma “essência” encapsulada no interior do indivíduo, um campo neutro em termos políticos.
2. A sexualidade tornou-se um foco de atenção nas sociedades disciplinares na elaboração de uma biopolítica que garantisse a produção de corpos saudáveis, em nível individual, e produção de uma população também saudável, em nível coletivo.
3. Os limites simbólicos que definem o que é considerado feminino ou masculino é perpassado por relações de poder que tendem a fixar o espaço social “adequado” para homens e mulheres.
4. O termo “gênero” é uma forma de se referir às origens sociais e biológicas das identidades subjetivas de homens e mulheres, ou seja, é uma categoria, baseada na opção individual imposta sobre um corpo sexuado.
Está correto apenas o que se afirma em:
Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas.
I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça.
II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de com bate à discriminação contra a mulher.
III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT.
IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias.
Está correto apenas o que se afirma em:
Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas.
I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça.
II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de com bate à discriminação contra a mulher.
III . Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT.
IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias.
Está correto apenas o que se afirma em:
Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas.
I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça.
II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de com bate à discriminação contra a mulher.
III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT.
IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual, discute-se que, desde muito cedo, são transmitidos padrões de comportamento diferenciados para homens e mulheres. O conceito de gênero diz respeito ao conjunto das representações sociais e culturais construídas a partir da diferença biológica dos sexos. Ou seja, a formulação de tal conceito toma o desenvolvimento das noções de masculino e feminino como construção social.
Assinale a alternativa coerente com a discussão apresentada no referido documento sobre a noção de gênero
Leia as afirmativas a seguir:
I. Criar consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade são objetivos da orientação sexual dos alunos no espaço escolar.
II. A educação sexual no espaço escolar deve permitir que se aja de modo solidário em relação aos portadores do HIV.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A orientação sexual, no espaço escolar, deve estimular os alunos a se envolverem em relacionamentos sexuais coercitivos.
II. A educação escolar não deve vincular-se ao mundo do trabalho ou à prática social.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para as séries iniciais do ensino fundamental, um psicólogo especialista em psicopedagogia que pretenda realizar orientação sexual na escola deverá
Leia as afirmativas a seguir:
I. O educador deve reconhecer como ilegítimo e ilícito, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer.
II. A avaliação deve ser realizada utilizando alguns instrumentos, como o registro em tabelas, listas de controle, diário de classe e outros.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A cultura afro-brasileira remonta ao período colonial, quando o tráfico transatlântico de escravos forçou milhões de africanos a virem para o Brasil.
II. Ao tratar do tema orientação sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo estranho à vida e à saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.
II. A Confederação do Equador ocorreu na região nordeste do país em 1824, durante o período do Primeiro Reinado, quando Dom Pedro I outorgou a Carta Magna de 1824, que culminou na elaboração da Constituição Brasileira em março de 1824.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A sexualidade não possui relação com a interação do indivíduo com o meio e a cultura.
II. A influência afro-brasileira está patente em expressões como Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação não deve ser realizada de forma sistemática.
II. O trabalho de orientação sexual na escola é entendido como forma de problematizar, levantar questionamentos e ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A psicologia da educação não ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos.
II. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno compreender a busca de prazer como uma dimensão saudável da sexualidade humana.
II. Uma das principais características da cultura afro-brasileira é que não há homogeneidade cultural em todo território nacional.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de conhecer seu corpo.
II. Compreender os estágios de desenvolvimento da vida humana não ajuda o educador a elaborar o currículo.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A sexualidade não possui relação com a interação do indivíduo com o meio e a cultura.
II. A avaliação deve possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve determinar formas e regras inquestionáveis sobre sexualidade.
II. A sexualidade não tem importância no desenvolvimento das pessoas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir de prazer sexual.
II. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno compreender a busca de prazer como uma dimensão saudável da sexualidade humana.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.
II. A avaliação não deve ser realizada com o auxílio de tabelas ou do diário de classe.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve determinar formas e regras inquestionáveis sobre sexualidade.
II. Os verbos transitivos diretos e indiretos são acompanhados de um objeto direto e um indireto.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de conhecer seu corpo.
II. A psicologia educacional não ajuda o professor a conhecer os interesses e atitudes da criança.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação deve considerar a diversidade de instrumentos e situações.
II. O aluno deve compreender a busca de prazer como algo prejudicial à própria saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A psicologia dificulta a compreensão sobre os estágios de desenvolvimento da vida humana.
II. A sexualidade, assim como a inteligência, será construída a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao tratar do tema orientação sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano.
II. A prosopopeia é a personificação, animação ou humanização de um objeto inanimado ou imaginário.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de expressar seus sentimentos e desejos.
II. A avaliação não deve utilizar métodos que permitam considerar as diferentes aptidões dos alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro.
II. O resultado da expressão 32+(12/2) é 38.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno compreender a busca de prazer como uma dimensão saudável da sexualidade humana.
II. As atividades específicas para a avaliação não devem ser semelhantes às situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Compreender os estágios de desenvolvimento da vida humana pode ajudar o educador a elaborar o currículo.
II. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir de prazer sexual.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da expressão (20:10)+10 é 1.
II. A sexualidade não tem importância no desenvolvimento das pessoas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da expressão 134 + 67 + 70 é 248.
II. O educador deve reconhecer como legítimo e lícito, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A sexualidade não possui relação com a interação do indivíduo com o meio e a cultura.
II. A avaliação deve desconsiderar a variedade de produções realizadas pelos alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de orientação sexual na escola é entendido como forma de problematizar, levantar questionamentos e ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho.
II. A avaliação deve permitir a utilização de diferentes códigos, como o verbal, o oral, o escrito, o gráfico, o numérico e o pictórico.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao tratar do tema orientação sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo estranho à vida e à saúde.
II. A raiz quadrada de 9 corresponde a 3.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A psicologia ajuda a compreensão de que a vida humana passa
por diferentes estágios de desenvolvimento até atingir a idade
adulta.
II. A sexualidade não tem importância no desenvolvimento das
pessoas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Está correta a grafia do trecho seguinte: to give someone a call (chamar, telefonar a alguém).
II. O educador deve reconhecer como legítimo e lícito, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A psicologia educacional não ajuda na compreensão sobre o estágio em que o aluno se encontra com relação ao seu desenvolvimento social.
II. A sexualidade, assim como a inteligência, será construída a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura.
Marque a alternativa CORRETA: