SóProvas



Questões de Educação Sexual: na família, na escola


ID
262648
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual o conceito que melhor define Orientação Sexual?

Alternativas
Comentários
  • O que é orientação sexual?
    Orientação sexual é a atração emocional, sexual ou afetiva contínua por outra pessoa. Pode ser distinguida dos outros aspectos da sexualidade, incluindo o sexo biológico, identidade de gênero (o sentido psicológico do ser masculino ou feminino) e o papel social de gênero (a adoção de normas culturais para os comportamentos masculino e feminino).

    Orientação sexual é algo que se dá ao largo de um continuum que abrange desde a homossexualidade até a heterossexualidade exclusivas e inclui várias formas de bissexualidade. Uma pessoa bissexual pode sentir atração sexual, emocional e afetiva tanto por pessoas do mesmo sexo quanto por pessoas do sexo oposto. Pessoas com orientação homossexual são comumente referidas como gays (tanto homens quanto mulheres) ou como lésbicas (somente mulheres).

  • GAB B


ID
1002814
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a adolescência e sexualidade NÃO podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • os estudos mostram que a iniciação sexual dos/das jovens tem sido cronologicamente adiada, principalmente na última década. GAB:D

    Na última década não, mas sim nos dias atuais, isto vem ocorrendo com maior frequência, gravidez precoce, muitos casos de DSTS, etc.

  • Segundo essa questão, eu posso afirmar que quanto maior o grau de escolaridade, mais tarde os jovens iniciam sua vida sexual? A fonte disso tá aonde? Que questão tenebrosa.


ID
1002823
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A violência institucional se manifesta de diferentes formas (física, psicológica e/ou sexual) e se caracteriza por estar associada às condições específicas dos locais onde ocorre, como instituições de saúde, escolas e abrigos.

( ) A negligência é um tipo de relação entre adultos e crianças ou adolescentes baseada na omissão, na rejeição, no descaso, na indiferença, no descompromisso, no desinteresse e na negação da existência.

( ) A carência de pessoal e de equipamentos, as filas de espera, a falta de material, os horários inadequados de atendimento, a ausência de profissionais no trabalho e outras questões que conduzem ao não atendimento, ao atendimento precário e ao desrespeito dos direitos dos usuários não podem ser consideradas como manifestações da violência institucional, uma vez que o Estado tem se ocupado dessas questões.

( ) Em nível institucional, há um tipo de violência que é a negligência profissional. Sua manifestação caracteriza- se pelo desprezo (por desinteresse, despreparo ou incompetência) pelas outras formas de violência e de violação de direitos de crianças e adolescentes, ignorando os sinais de risco e a existência de processos violentos em curso que poderão levar a violências mais graves (como a sexual, por exemplo) ou até mesmo à morte.

( ) É importante destacar que a negligência é o “primeiro estágio” e também “o fio da meada” das diferentes formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes. Quando são protegidos, cuidados, amados e respeitados eles dificilmente serão expostos a alguma forma de violência. Assim, a negligência é considerada de exclusiva responsabilidade das mães.

Alternativas

ID
1002844
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas. Do ponto de vista do mundo adulto, o adolescente é um ser em desenvolvimento e em conflito. Faz parte do processo da adolescência

I. as mudanças corporais, fatores pessoais e conflitos familiares.

II. serem dóceis, amáveis e muito flexíveis quando conseguem um diálogo onde são compreendidos.

III. uma série de questionamentos afetivo- sexual.

IV. a passagem de uma atitude ativa para mero espectador, questionadora, geradora de revisão e consequente transformação.

Alternativas

ID
1002847
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a saúde reprodutiva de adolescentes, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O comportamento sexual e os padrões reprodutivos de pessoas jovens são altamente suscetíveis à influências sociais e estão relacionadas à sua própria sensação de bem- estar psicológico.

( ) A probabilidade do desenvolvimento de anemia durante a gravidez e de retardo no crescimento fetal, parto prematuro e complicações obstétricas são todas significativamente menores para a mãe adolescente, bem como o risco de óbito durante a gestação ou o parto.

( ) Embora em geral uma adolescente tenha filhos e os eduque no contexto de uma família extensa, os riscos de doença, lesão e morte para ela e seus filhos são muito maiores do que os de uma mulher madura, entre 20 e 30 anos.

( ) Como o assunto da sexualidade adolescente foi tabu em muitas sociedades, existe, entre os jovens, uma procura por informações acerca dos riscos associados à atividade sexual desprotegida.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: e

    (v ) O comportamento sexual e os padrões reprodutivos de pessoas jovens são altamente suscetíveis à influências sociais e estão relacionadas à sua própria sensação de bem- estar psicológico.

    (f ) A probabilidade do desenvolvimento de anemia durante a gravidez e de retardo no crescimento fetal, parto prematuro e complicações obstétricas são todas significativamente maiores para a mãe adolescente, bem como o risco de óbito durante a gestação ou o parto.

    (v) Embora em geral uma adolescente tenha filhos e os eduque no contexto de uma família extensa, os riscos de doença, lesão e morte para ela e seus filhos são muito maiores do que os de uma mulher madura, entre 20 e 30 anos.

    (f ) Como o assunto da sexualidade adolescente é tabu em muitas sociedades e não existe, entre os jovens, uma procura por informações acerca dos riscos associados à atividade sexual desprotegida.


ID
1002850
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o trabalho de orientação sexual nas escolas, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Aponta que praticamente todas as escolas trabalham o aparelho reprodutivo em Ciências Naturais. Geralmente o fazem por meio da discussão sobre a reprodução humana, com informações ou noções relativas à anatomia e fisiologia do corpo humano. Essa abordagem normalmente não abarca as ansiedades e curiosidades das crianças, nem o interesse dos adolescentes, pois enfoca apenas o corpo biológico e não inclui a dimensão da sexualidade.

II. Articula- se, também, com a promoção da saúde das crianças, dos adolescentes e dos jovens. A existência desse trabalho possibilita a realização de ações preventivas das doenças sexualmente transmissíveis de forma mais eficaz.

III. Devido ao tempo de permanência dos jovens na escola e às oportunidades de trocas, convívio social e relacionamentos amorosos, a escola constitui- se em local privilegiado para a abordagem da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, não podendo se omitir diante da relevância dessas questões.

IV. A discussão de questões polêmicas e delicadas como masturbação, iniciação sexual, o “ficar” e o namoro, homossexualidade, aborto, disfunções sexuais, prostituição e pornografia devem ser feitas exclusivamente pela família.

Alternativas

ID
1002856
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a postura do educador a partir das curiosidades manifestas acerca da sexualidade, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Deve reconhecer como legítimas e lícitas, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento.

( ) Considerando que é um trabalho escolar, não é necessário que se estabeleça nenhuma relação de confiança entre alunos e professores.

( ) Os professores precisam se mostrar disponíveis para conversar a respeito dos temas propostos e abordar as questões de forma direta e esclarecedora, mesmo às informações que se refiram à intimidade do educador.

( ) Os professores (e as demais pessoas), mesmo sem perceber, transmitem valores com relação à sexualidade no seu trabalho cotidiano, inclusive na forma de responder ou não às questões mais simples trazidas pelos alunos.

( ) A escola deve informar, problematizar e debater os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    (V) Deve reconhecer como legítimas e lícitas, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento.

    (F) Considerando que é um trabalho escolar, não é necessário que se estabeleça nenhuma relação de confiança entre alunos e professores. (É necessário que se estabeleça uma relação de confiança entre alunos e professores)

    (F) Os professores precisam se mostrar disponíveis para conversar a respeito dos temas propostos e abordar as questões de forma direta e esclarecedora, mesmo às informações que se refiram à intimidade do educador.

    (V) Os professores (e as demais pessoas), mesmo sem perceber, transmitem valores com relação à sexualidade no seu trabalho cotidiano, inclusive na forma de responder ou não às questões mais simples trazidas pelos alunos.

    (V) A escola deve informar, problematizar e debater os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade.


ID
1794904
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão de gênero está ligada à forma como a sociedade cria os diferentes papéis sociais e comportamentos relacionados aos homens e às mulheres. Busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano. Em relação à essa questão, os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1997)

Alternativas
Comentários
  •  d)

    sugerem que as aulas mistas podem oportunizar que meninos e meninas convivam, observem-se, descubram-se e possam aprender a ser tolerantes, a não discriminar e a compreender as diferenças.

  • O TRABALHO COM ORIENTAÇÃO SEXUAL EM ESPAÇO ESPECÍFICO

    Conforme já apresentado neste documento, no item Orientação Sexual como Tema Transversal, o trabalho com os terceiro e quarto ciclos, além da transversalização pode ser realizado em um espaço específico. Isso porque a sexualidade se impõe, na sociedade contemporânea, como um dos maiores interesses dos adolescentes, exigindo posicionamentos e atitudes cotidianas. 

    (...)

     O número ideal para uma turma deve estar em torno de 25 alunos. Não se recomenda a montagem de grupos apenas com meninos ou exclusivamente de meninas; é importante a formação de turmas mistas para possibilitar a troca, apesar das dificuldades iniciais previsíveis.

    fonte: https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume-10-6-temas-transversais-orientacao-sexual.pdf


ID
1800265
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a sexualidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • questão bastante problemática b,c e d pra mim estão corretas.

  • Muito problemática mesmo.

  • Gabarito errado!

    a) Absurda!

    b) Correta; nem toda família faz, mas muitas fazem. A educação religiosa que a maioria das famílias dá a seus filhos inclui o que é certo e erado em relação à sexualidade, o que pode e não pode, de uma maneira às vezes fundamentalista, mas fazem, passam esses falores baseadas em sua religião.

    c) Errada! O professor é apenas uma das referências, colegas, amigos e sobretudo familiares também tem influência. O texto coloca como se fosse uma referência única ou superior às outras.

    d) Não são todas as famílias que têm essa resistência; o texto dá a ideia de que todas as famílias são assim.

    e) Não começa na adolescência, está presente desde o começo da vida e se intecifica nesse período.

    Gabarito certo: B

  • a) Errada. "Não é apenas em portas de banheiros, muros e paredes que se inscreve a sexualidade no espaço escolar; ela “invade” a escola por meio das atitudes dos alunos em sala de aula e da convivência social entre eles"

    b) Errada: " toda família realiza a educação sexual de suas crianças e jovens, mesmo aquelas que nunca falam abertamente sobre isso. O comportamento dos pais entre si, na relação com os filhos, no tipo de “cuidados” recomendados, nas expressões, gestos e proibições que estabelecem são carregados de determinados valores associados à sexualidade que a criança apreende"

    c) Correto.  "os adolescentes testam, questionam e tomam como referência a percepção que têm da sexualidade, por vezes desenvolvendo fantasias em busca de seus próprios parâmetros." Acho que erraram ao colocar só "professor", até porque as referências são muitas: midia, família, escola

    d) Errado: "A princípio, acreditava-se que as famílias apresentavam resistência à abordagem dessas questões no âmbito escolar, mas atualmente sabe-se que os pais reivindicam a orientação sexual nas escolas, pois reconhecem não só a sua importância para crianças e jovens, como também a dificuldade de falar abertamente sobre esse assunto em casa."

    e) Errada: "As manifestações de sexualidade afloram em todas as faixas etárias.".

    http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf

     


ID
1815628
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). O trabalho de Orientação Sexual na escola tem como objetivo(s):

I. Problematizar. 

II. Assumir um caráter de aconselhamento individual do tipo psicoterapêutico.

III. Ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho. 

IV. Levantar questionamentos.

Alternativas
Comentários
  • Apenas I, III e IV.


ID
1834930
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto da relação escola-família, a orientação sexual faz parte de um processo pedagógico sistemático e coordenado por metas e ações integrativas. Nesse aspecto, analise as proposições que se seguem:

I – A abordagem sobre a sexualidade deve fundar-se na visão tradicional, a partir da qual se demarca o “certo” e o “errado” em relação às concepções, valores, crenças e comportamentos.
II – Compete à escola intervir nas orientações que cada família oferece como base para a educação sexual dos filhos.
III – O respeito às diferenças é um fundamento pedagógico que deve ser considerado pela escola em relação às famílias.
IV – A escola somente poderá intervir nas famílias quando deflagradas situações sobre a sexualidade em que ocorra violação de direitos da criança e do adolescente, principalmente comunicando ao Conselho Tutelar.
V – A transversalidade da orientação sexual deve considerar, prioritariamente, os aspectos biológicos e religiosos, seguidos das condições psíquicas relacionadas aos desvios comportamentais.

Em relação às proposições apresentadas, está INCORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA - I, II e V

    GAB. C


ID
1897459
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a seguinte sentença: “Temas como gênero, sexualidade e diversidade sexual estão pautados dentro das políticas sociais e devem ser discutidos em diferentes instâncias da sociedade”. A expressão “gênero”, na sentença transcrita, refere-se

Alternativas
Comentários
  • Diferença entre sexo e gênero


    Quando falamos em sexo nos referimos às características físicas e biológicas de cada um, às diferenças entre um corpo de homem e de mulher, de menino e de menina.

     

    Mas, quando falamos em gênero, nos referimos às diferenças que foram construídas ao longo da história da humanidade por meio dos costumes, idéias, atitudes, crenças e regras criadas pela sociedade.

     

    Relações de Gênero: “...Saber a respeito das diferenças sexuais - histórica, social e culturalmente construída. Portanto relativa, contextual, contestável e mutável. É um saber que atravessa todas as relações que se constituem na sociedade, organizando as relações de poder a partir do significados que cada sociedade atribui à diferença sexual” (Scott 1996).É mais do que a maneira que as pessoas se relacionam é o jeito de olhar e compreender a realidade (Unbehaum 2005).

     

    Como podemos identificar as diferenças de gênero atualmente no Brasil? Exemplo: divisão sexual do trabalhoAs relações de gênero não se apresentam da mesma forma em todas as épocas e lugares e são diferentes a partir de outras marcas, tais como faixa etária, raça, situação sócio econômica.

     

    Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/360302/ (Forum Saúde da Mulher)

  • Tomem cuidado com termos restritivos (exclusivamente, somente, unicamente, jamais..)

     

    Gabarito D


ID
1902604
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da história da educação sexual no Brasil, relacione os períodos listados a seguir com suas respectivas características.


1. Início da década de 1920

2. 1928 até 1950

3. Anos 1960

4. Anos 1970

5. Anos 1980

6. 1995


( ) Intensificam-se os debates e ressurgem projetos legislativos voltados para a educação sexual; a visibilidade do movimento feminista tem lugar em tal dinâmica.

( ) A orientação sexual é assumida nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental (PCNs), como um dos “temas transversais” da programação pedagógica, de forma articulada com diversas disciplinas e outros temas.  

( ) Com a expansão da AIDS e dos casos de gravidez entre adolescentes, a orientação sexual passou a ser preocupação das escolas, principalmente as da rede privada.

) Surgem ideias inovadoras, defendidas por feministas como Berta Lutz; reivindica-se a adoção da educação sexual com o objetivo de proteção à infância e à maternidade.

( ) As experiências de educação sexual aplicadas em algumas escolas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo resultaram em perseguição a seus diretores.

( ) Nesse período, apesar da educação sexual ter sido aprovada pelo Congresso Nacional houve retrocessos, principalmente por influência da Igreja.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, na ordem de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é difícil mas da para responder por eliminação, principalmente, de trás para frente: a última ou é 2 ou é 3; a penultima 3 ou 1, aí considerando que 1960 é a década da ditadura militar logo de perseguição a conteúdos tranversais, só pode ser 3 então elimina C e D, depois vai correlacioando as demais.

    Gabarito B


ID
1902634
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pesquisa Juventudes e Sexualidade de Abramovay et al. (2004) mostra que professores têm dificuldade em trabalhar as temáticas sexualidade e afetividade em sala de aula. Muitas vezes, abordam o estudo do corpo sob uma visão higienista, delegando essa tarefa ao campo da biologia (“saber competente”).

Assinale a alternativa que exemplifica uma proposta alternativa à visão higienista sobre sexualidade nas escolas.

Alternativas

ID
1902643
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

Além das novas demandas e dos entraves do cenário escolar e suas próprias condições de vida e de trabalho, o professor ainda se depara com outras dificuldades que complicam a realização das intenções dos PCNs de ênfase em parâmetros curriculares não tradicionais, como sexualidade e gênero”.

(Abramovay et al., 2004)

Assinale a alternativa que apresenta a proposta que tem como objetivo mitigar o apresentado no fragmento.

Alternativas
Comentários
  • A) Suspender? NÃO pode, desde 1995 é assumida com um tema transversal nos PCNs.

    B) Área de biologia apenas? NÃO é um saber competente de uma exclusiva disciplina é transversal

    C) CORRETO, caso o professor encontre dificuldades deve se capacitar, pois suspender nao é permitido.

    D) Os movimentos sociais podem trabalhar esse tema, mas nao é de responsabilidade unica dos mesmo.

    C) Não so a família mas também na escola.


ID
2024011
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Mesmo não sendo estabelecida distinção formal entre meninos e meninas, as pesquisas apontam que, na escola, há reprodução e fortalecimento de modelos simbólicos e traços de gênero.”

(Pereira e Souza, 2011.)

É fundamental se pensar em práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de educação física, em especial no que diz respeito às questões de sexualidade e gênero, ou seja, aulas para meninos e aulas para meninas. NÃO se caracteriza como um procedimento didático‐pedagógico correto para se trabalhar as questões de gênero nas aulas de educação física:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Não pode separar, na verdade, tem que haver a inclusão!


ID
2142565
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Trabalhar com adolescentes exige preparo e amadurecimento. A adolescência é marcada por uma fase importante no desenvolvimento da pessoa, o corpo muda muito rápido e as angústias e inseguranças decorrentes tanto dessas mudanças afetam o adolescente e, assim, as pessoas que convivem com ele. É necessário respeito e conhecimento sobre esta fase para que o clima de convivência seja o melhor possível. Pode-se afirmar, sobre esta fase, que:

I. Na adolescência, a intensidade dos hormônios masculinos e femininos provoca maior sensibilidade quanto aos desejos sexuais que se intensificam.

II. Do ponto de vista da sociabilidade, o grupo social (amigos e amigas) passa a ter, para a/o adolescente, um valor muito importante, pois é necessário, enquanto um sujeito que está amadurecendo, partilhar marcas de identidade (roupas, comportamento social, etc.) e conquistar o respeito dos pares em idade.

III. O rápido desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo alavanca o desenvolvimento intelectual permitindo generalizações rápidas, por sua vez, as capacidades de reflexão e generalização provocam uma percepção do mundo mais independente e questionadora.

Alternativas

ID
2560267
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao matricular-se no ensino médio de uma escola pública estadual, um aluno solicitou ao diretor da escola, através de requerimento, a utilização de seu nome social não só pelos colegas, funcionários e professores, como também nos atos e procedimentos escolares (lista de chamada, histórico escolar, entre outros). O diretor da escola, ao tomar conhecimento da solicitação e no uso de suas atribuições, deve se posicionar da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010

    Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas

    Artigo 1º - Fica assegurado às pessoas transexuais e travestis, nos termos deste decreto, o direito à escolha de tratamento nominal nos atos e procedimentos promovidos no âmbito da Administração direta e indireta do Estado de São Paulo.
    Artigo 2º - A pessoa interessada indicará, no momento do preenchimento do cadastro ou ao se apresentar para o atendimento, o prenome que corresponda à forma pela qual se reconheça, é identificada, reconhecida e denominada por sua comunidade e em sua inserção social.
    § 1º - Os servidores públicos deverão tratar a pessoa pelo prenome indicado, que constará dos atos escritos.
    § 2º - O prenome anotado no registro civil deve ser utilizado para os atos que ensejarão a emissão de documentos oficiais, acompanhado do prenome escolhido.
    § 3º - Os documentos obrigatórios de identificação e de registro civil serão emitidos nos termos da legislação própria.
    Artigo 3º - Os órgãos da Administração direta e as entidades da Administração indireta capacitarão seus servidores para o cumprimento deste decreto.
    Artigo 4º - O descumprimento do disposto nos artigos 1º e 2º deste decreto ensejará processo administrativo para apurar violação à Lei nº 10.948, de 5 de novembro de 2001, sem prejuízo de infração funcional a ser apurada nos termos da Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado.


ID
2580940
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola tem sido apontada como espaço de intervenção sobre a sexualidade do adolescente. Mais que um problema moral, trata-se de um problema de saúde pública. (ALTMAN, 2003, p.283). Por suas características, a educação sexual deve envolver a família e a escola. Temas como a prevenção da gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis são importantes, mas precisam estar associados a práticas que promovam:

Alternativas
Comentários
  • a) o entendimento sobre o que é dar ou receber um consentimento sexual e perceber quando algo ou alguém passou dos limites. 


ID
2580949
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.


A mídia como meio de informações pode oferecer benefícios e prejuízos e em se tratando de crianças e adolescentes a atenção deve ser maior. Muitas vezes o que se aprende com a mídia é inapropriado para uma determinada faixa etária. Estudos nos Estados Unidos demonstram que 10 a 30% das ocorrências de atos de violência, sexo e uso de drogas são atribuíveis à influência da mídia. O tempo utilizado pelos jovens assistindo à televisão tem aumentado significativamente, e esta já é a principal fonte de educação sexual naquele país. Atualmente muitos autores consideram como principais agentes de influência sobre os adolescentes, em ordem crescente, a mídia, os pais e o grupo de iguais. Entretanto, deve-se analisar a influência da mídia em seu conjunto mais amplo, seja através de informações não apenas originadas da televisão e da internet, mas também do cinema, videogames, videocassete e música.

FEIJÓ; OLIVEIRA. Jornal de Pediatria, 2001. (Texto adaptado).


Os dados apresentados sugerem que nos EUA, em decorrência de significativa exposição diária à mídia, apresentam comportamentos sexuais preocupantes, tais como:

Alternativas
Comentários
  • A mídia como meio de informações pode oferecer benefícios e prejuízos e em se tratando de crianças e adolescentes a atenção deve ser maior. Muitas vezes o que se aprende com a mídia é inapropriado para uma determinada faixa etária. Estudos nos Estados Unidos demonstram que 10 a 30% das ocorrências de atos de violência, sexo e uso de drogas são atribuíveis à influência da mídia. O tempo utilizado pelos jovens assistindo à televisão tem aumentado significativamente, e esta já é a principal fonte de educação sexual naquele país. Atualmente muitos autores consideram como principais agentes de influência sobre os adolescentes, em ordem crescente, a mídia, os pais e o grupo de iguais. Entretanto, deve-se analisar a influência da mídia em seu conjunto mais amplo, seja através de informações não apenas originadas da televisão e da internet, mas também do cinema, videogames, videocassete e música.

                                                         FEIJÓ; OLIVEIRA. Jornal de Pediatria, 2001. (Texto adaptado).


ID
2597548
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No artigo “Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas”, Guacira Lopes Louro (2008) retoma a frase de Simone de Beauvoir “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” para introduzir as discussões sobre gênero e sexualidade. Ademais, menciona que, atualmente, essa frase poderia ser compreendida também no masculino. Ao fazer isso, ela evidencia seu entendimento em relação ao assunto.


Qual das alternativas a seguir expressa a compreensão da autora?

Alternativas
Comentários
  • a) Tornar-se mulher ou tornar-se homem não resulta de um ato único, inaugural, como o nascimento. Ao invés disso, diz respeito a uma construção que acontece em meio a cultura.


ID
2678098
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Garça - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É correto afirmar que Auad (2016) defende, em sua obra Educar meninas e meninos - relações de gênero na escola, que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Sexo (biológico, genitais) ≠ Gênero (papel que a pessoa assume socialmente)

  • Profª Auad apresenta o modelo do conceito de gênero apropriado pela área de ciências humanas foi importantíssima para o questionamento das supostas desigualdades naturais entre os sexos.


    Gabarito E


ID
2776312
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pesquisadora Guaciara Lopes Louro pode ser considerada uma das principais articuladoras em pensar as contribuições da Teoria Queer na área da educação no Brasil. Sobre esta teoria, analise as assertivas abaixo:


I. A teoria queer permite pensar a ambiguidade, a multiplicidade e a fluidez das identidades sexuais e de gênero mas, além disso, também sugere novas formas de pensar a cultura, o conhecimento, o poder e a educação;

II. Um currículo queer se aproximaria de programas multiculturais bem-intencionados, onde as diferenças de gênero, sexuais ou étnicas são toleradas ou são apreciadas como curiosidades exóticas;

III. Uma pedagogia e um currículo queer dirige-se apenas aos sujeitos marginalizados que se reconhecem na posição queer.

IV. A mudança epistemológica trazida pela teoria queer limita-se ao terreno da sexualidade.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A teoria queer permite pensar a ambiguidade, a multiplicidade e a fluidez das identidades sexuais e de gênero mas, além disso, também sugere novas formas de pensar a cultura, o conhecimento, o poder e a educação;

  • Só em perceber o absurdo de rotular a teoria querer como "curiosidade exótica" para já saber a resposta.

ID
2821486
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas especificamente no caderno intitulado "orientação sexual", a atuação do psicólogo escolar e educacional deve

Alternativas
Comentários
  • partir da premissa de que o tema da sexualidade é mais amplo que as discussões sobre sexo, uma vez que a sexualidade consiste em uma expressão cultural pautada em parâmetros estabelecidos por cada sociedade para os comportamentos sexuais.


ID
2838397
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Uma abordagem mais sensível às questões femininas é essencial ao desenvolvimento de uma geografia não sexista, se não feminista. Além disso, acreditamos que a eliminação de vieses sexistas geraria uma geografia politicamente mais relevante. Na medida em que os papéis de gênero definam de maneira significativa as vidas das mulheres e homens, será frutífero incluir o gênero como variável potencialmente importante em muitos contextos de pesquisa.”

MONK, J.; HANSON, S. “Não excluam metade da humanidade da geografia humana”. In: SILVA, Joseli Maria; ORNAT, Marcio Jose; CHIMIN JR, Alcides Baptista (Org.). Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças. Ponta Grossa: Todapalavra, 2016, p. 48.

Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem com cegueira de gênero na geografia escolar.

Alternativas
Comentários
  • Apreciação da política econômica da divisão internacional do trabalho considerando seus impactos na classe trabalhadora.


ID
2870827
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. De acordo com o Ministério da Saúde (1993), o término da adolescência, em linhas gerais, é caracterizado pelo atendimento das seguintes condições:


( ) estabelecimento de uma identidade sexual e possibilidade de estabelecer relações afetivas estáveis.

( ) capacidade de assumir compromissos profissionais e de manter-se.

( ) aquisição de um sistema de valores pessoais.

( ) relações de reciprocidade com a geração precedente, principalmente com os pais e demais membros da família e com a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • B) V – V – V – V.


ID
2874775
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freud, em “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (1996 [ 190S]), reconheceu, no ato de “chuchar” (sugar), as três características essenciais das manifestações sexuais infantis. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Freud, em “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (1996 [ 190S]), reconheceu, no ato de “chuchar” (sugar), as três características essenciais das manifestações sexuais infantis. São elas: Apoio em funções somáticas, autoerotismo e domínio de zonas erogêneas.

    GAB:D

  • Para responder essa questão, o candidato deve ter como base a obra de Freud “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" e indicar a alternativa que apresenta as três características essenciais das manifestações sexuais infantis. 

    A) oralidade, masturbação e apoio em institntos biológicos 
    ERRADO - As três características essenciais das manifestações sexuais infantis são o apoio em funções somáticas, o autoerotismo e o domínio de zonas erógenas. 

    B) passividade, hermafroditismo e castração 
    ERRADO - Faz parte da opinião popular sobre a pulsão sexual que ela está ausente na infância e só desperta no período da vida designado da puberdade. Contudo, um estudo aprofundado das manifestações sexuais da infância provavelmente nos revelaria os traços essenciais da pulsão sexual, desvendaria sua evolução e nos permitiria ver como se compõe a partir de diversas fontes. Nesse sentido, de acordo com Freud, a manifestação sexual infantil, possui três características essenciais, que são o apoio em funções somáticas, o autoerotismo e o domínio de zonas erógenas. 

    C) atividade, complexo de Édipo e excitações mecânicas 
    ERRADO - As três características essenciais das manifestações sexuais infantis são o apoio em funções somáticas, o autoerotismo e o domínio de zonas erógenas. 

    D) apoio em funções somáticas, autoerotismo e domínio de zonas erógenas 
    CORRETO - Com a sucção voluptuosa ou sugar com deleite podemos observar as três características essenciais de uma manifestação sexual infantil. No chuchar ou sugar com deleite já podemos observar as três características essenciais de uma manifestação sexual infantil. Esta nasce apoiando-se numa das funções somáticas vitais, ainda não conhece nenhum objeto sexual, é auto-erótica, e seu alvo sexual acha-se sob o domínio de uma zona erógena. Sobre o autoerotismo , como traço mais destacado dessa prática sexual, salientemos que a pulsão não está dirigida para outra pessoa; satisfaz-se no próprio corpo, é auto-erótica. Está claro, além disso, que o ato da criança que chucha é determinado pela busca de um prazer já vivenciado e agora relembrado. No caso mais simples, portanto, a satisfação é encontrada mediante a sucção rítmica de alguma parte da pele ou da mucosa. A primeira e mais vital das atividades da criança — mamar no seio materno (ou em seus substitutos) — há de tê-la familiarizado com esse prazer. Do exemplo do chuchar podemos ainda deduzir várias coisas para a caracterização do que é uma zona erógena. Trata-se de uma parte da pele ou da mucosa em que certos tipos de estimulação provocam uma sensação prazerosa de determinada qualidade. Já o alvo sexual da pulsão infantil consiste em provocar a satisfação mediante a estimulação apropriada da zona erógena que de algum modo foi escolhida. Essa satisfação deve ter sido vivenciada antes para que reste daí uma necessidade de repeti-la, e é lícito esperarmos que a natureza tenha tomado medidas seguras para que essa vivência não fique entregue ao acaso. 

    Portanto, a letra D apresenta as três características essenciais das manifestações sexuais infantis, sendo a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3001333
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diferentes sentidos, ao longo da história, foram dados ao termo sexualidade. Sexualidade é um conceito abrangente e está relacionado a diversos fatores. Sobre o tema, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3001369
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Do ponto de vista biológico, na adolescência, o corpo passa por uma série de transformações. Esse conjunto de alterações físicas é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Semenarca, também chamado de espermarca. É a primeira ejaculação dos meninos, ocorre na puberdade entre os 11 e 14 anos.

  • A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se física e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.


ID
3001372
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para orientação sexual, a escola deve tratar do tema sexualidade como

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito tá errado. Pois "A Orientação Sexual não-diretiva aqui proposta será circunscrita ao âmbito pedagógico e coletivo, não tendo portanto caráter de aconselhamento individual de tipo psicoterapêutico." (pág . 12 do documento)

  • O trabalho de Orientação Sexual na escola é entendido como problematizar, levantar questionamentos e ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio,escolha seu caminho. PCN; pág:12


ID
3048700
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao abordar questões de gênero na escola, Auad (2016) afirma que práticas no sistema educativo podem ser observadas e reconstruídas para que não carreguem um caráter desigual entre o masculino e o feminino. Uma dessas práticas é

Alternativas
Comentários
  • E

    encorajar meninos e meninas a expressarem afeto pelos colegas do mesmo sexo e do sexo oposto.


ID
3048709
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Auad (2016), adotando o conceito de Christine Delphy, gênero é “um produto social que constrói o sexo”. Assim, afirma-se corretamente que

Alternativas

ID
3054652
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Bortolini (2008) considera que a universalização do acesso ao ensino fundamental no Brasil contrasta com os processos de exclusão dentro da própria escola, que produzem - no contexto escolar – trajetórias desiguais. Para o autor, a escola é um espaço permeado pelas relações de poder que envolvem igualdade, desigualdade e diferença. A questão da diversidade está presente nas escolas, assim como nos demais espaços sociais, que recebem sujeitos diferentes, detentores de diferentes construções culturais. Contudo, atitudes sexistas e homofóbicas têm se intensificado também no ambiente escolar. O enfrentamento dessas relações de poder desiguais deve ser feito de forma profunda e clara para que essas atitudes não sejam (re)produzidas. Assinale a alternativa que apresenta uma proposta capaz de organizar uma outra prática nas escolas que envolva a discussão sobre sexualidade e gênero.

Alternativas

ID
3078256
Banca
FCC
Órgão
IAPEN-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Estado deverá garantir a capacitação continuada aos profissionais dos estabelecimentos penais em relação à orientação sexual e identidade de gênero. A identidade de gênero diz respeito

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Nome social se refere à designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifi ca e é socialmente reconhecida . Já a Identidade de Gênero é a dimensão da identidade de uma pessoa que diz respeito à forma como se relaciona com as representações de masculinidade e feminilidade e como isso se traduz em sua prática social, sem guardar relação necessária com o sexo atribuído no nascimento.

    ? FONTE: http://www.assistenciasocial.al.gov.br/acervo/protecao-social-especial-media-complexidade/creas-paefi/Cartilha%20Nome%20Social%20LGBT.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3129592
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O sistema de ensino, como o conhecemos, teve seu início na Europa, em meados do século XVIII. Naquele momento a educação de homens e mulheres era muito diferenciada. Meninos e meninas desempenhariam destinos sociais distintos e, portanto, o modo de ensinar a ambos deveria ser diferente [...] o debate sobre a escola mista e educação separada esteve ligado aos primeiros movimentos de emancipação feminina” (Auad, 2016).
Sobre a educação de meninos e meninas e as relações de gênero na escola, a autora defende que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

  • O desenrolar desse debate sobre as práticas escolares e a construção de um projeto de coeducação só será possível mediante a existência de um claro desejo de atribuir igual valor ao feminino e ao masculino, vistos como elementos não necessariamente opostos ou essenciais. Se professoras, feministas e pesquisadoras não assumirem essa igual valorização como prática, bandeira de luta e tema de estudo, talvez os aligeirados textos jornalísticos e os best-sellers sobre “como devemos educar, diferentemente, meninas e meninos” cuidem disso por nós. 


ID
3130252
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Joana, ao conversar com uma especialista em Currículo, indagou desta qual sua posição em relação à valorização das diferenças individuais, particularmente as de gênero. A especialista respondeu-lhe, citando o texto de Daniela Auad, Educar meninas e meninos – relações de gênero na escola (2016). Disse que, tal qual essa autora, diferencia escola mista de coeducação, pois julga que a ‘mistura’ de meninas e meninos no ambiente escolar não é suficiente para o fim das desigualdades. Para que isso ocorra, conforme a posição de Auad, é necessário que, além de garantir a coexistência entre os sexos masculino e feminino, também sejam combatidas a separação de gêneros e

Alternativas
Comentários
  • A

    a oposição dos gêneros masculino e feminino.

  • LETRA A

    O que for sobre oposição e separação, é totalmente errado!


ID
3157024
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto que segue para responder à questão.

    Ensinar na escola, ser professor, é trabalhar com desenvolvimento humano e com a construção do conhecimento numa realidade multicultural. Esse trabalho corresponde ao desenvolvimento do currículo na escola de Educação Básica. Esta, conforme se afirma na Resolução CNE/CEB nº 04/2010, “é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País” (art. 11).

Henrique pensava que soubesse o que é currículo: “o rol oficial de disciplinas com seus programas, ensinado nas escolas”! Mas, surpreendeu-se enormemente, ao ler o cap. III, da 4ª parte do livro de Libâneo; Oliveira; Toschi (2003). Ali, apercebeu-se da importância do trabalho educativo escolar e da participação de cada um, com seus saberes e valores, para se garantir o conjunto, a formação integral dos estudantes, sua identidade, sua cidadania, sob a “regência” da equipe de direção coordenação. Com essa leitura, compreendeu que “o provimento de cultura escolar aos alunos e a constituição de um espaço democrático na organização escolar devem incluir a interculturalidade: o respeito e a valorização da diversidade cultural e das diferentes origens sociais dos alunos, o combate ao racismo e a outras formas de discriminação e preconceito”. Nessa perspectiva, Henrique pôde interpretar corretamente a obra de Auad (2016), Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola, na qual essa estudiosa apresenta dados de suas pesquisas analisando que a escola

Alternativas

ID
3177100
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. É tarefa de todo professor e da equipe da escola estarem atentos, operando críticas sobre materiais didáticos, dando atenção ao modo como é tratada a noção da diversidade, que deve trazer sempre uma base de respeito às qualidades de cada ser humano. Tal crítica deve incluir decididamente o repúdio a materiais que tragam erros, preconceitos, difusão de atitudes discriminatórias, assim como a discussão de materiais que sejam, eventualmente, trazidos pela criança para a situação de sala de aula, e contenham incorreções.
II. As atividades desenvolvidas no âmbito escolar, durante o Ensino Fundamental, devem permitir ao educando desenvolver a capacidade de aderir a toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais; assim como de exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3177118
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao definir o trabalho com orientação sexual como uma de suas competências, a escola estará incluindo-o no seu projeto educativo. Isso implica uma definição clara dos princípios que deverão nortear o trabalho de orientação sexual e sua explicitação para toda a comunidade escolar envolvida no processo educativo dos alunos. Esses princípios determinarão desde a postura que se deve ter em relação às questões relacionadas à sexualidade e suas manifestações na escola, até a escolha de conteúdos a serem trabalhados junto com os alunos. A coerência entre os princípios adotados e a prática cotidiana da escola não deverá pautar o desenvolvimento desse trabalho.
II. As atividades desenvolvidas no âmbito escolar, durante o Ensino Fundamental, devem permitir ao educando desenvolver a capacidade de reconhecer as qualidades da própria cultura, valorando-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania. Deve, também, permitir ao aluno desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação.
III. A temática da pluralidade cultural, no Ensino Fundamental, deve levar o aluno a repudiar informações que lhe permitam compreender que a diversidade, reconhecida e valorizada, fundamenta a pluralidade, abrindo as possibilidades de escolha para o cidadão, em diferentes esferas de sua vida, e as diversas formas de organização social e política construídas por diferentes grupos humanos, as histórias de resistência e conquista do direito ao processo de democratização, fundamentam a democracia, o Estado de Direito e a luta contra o autoritarismo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Apenas a opção II está correta!

  • Repudiar invalida o item.


ID
3199690
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A sexualidade é um tema que não pode ser afastado do cotidiano das escolas, pois ele tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica dos educandos.

II. Toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3200038
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. As questões referentes à sexualidade não se restringem ao âmbito individual. Pelo contrário, muitas vezes, para compreender comportamentos e valores pessoais é necessário contextualizá-los social e culturalmente. Diante disso, ao definir o trabalho com orientação sexual como uma de suas competências, a escola estará incluindo-o no seu projeto educativo. Assim, como indicam inúmeras experiências pedagógicas, a abordagem da sexualidade no âmbito da educação precisa ser explícita, para que seja tratada de forma simples e direta; ampla, para não reduzir sua complexidade; flexível, para permitir o atendimento a conteúdos e situações diversas; e sistemática, para possibilitar uma aprendizagem e um desenvolvimento crescentes.

II. O sucesso do trabalho no ambiente escolar depende dos esforços integrados de diversos profissionais, não apenas dos professores. Atualmente, o trabalho escolar é regulado por um amplo conjunto de leis e normas. Nesse contexto, a escola possui responsabilidades bastante claras, como o dever de assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas, além das demais ações planejadas, com o objetivo de prover o desenvolvimento do estudante no meio educacional.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As duas afirmativas são verdadeiras.


ID
3201895
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A escola municipal deve velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

II. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996 e sobre a sexualidade. O candidato deve indicar a veracidade de cada assertiva. Vejamos:

    I. Verdadeira. 

    De acordo com o artigo 12, IV, da LDB: "Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: (...) IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;(...)"

    II. Verdadeira. 

    Segundo texto Orientação Sexual na Escola, "A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois além da sua potencialidade reprodutiva, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental das pessoas. A infância é um período do crescimento que vai do nascimento à puberdade."

    Portanto, ambas estão corretas.

    Referência bibliográfica: MATOS, Alaíde Arjona de. OLIVEIRA, Sônia Fernandes de. Orientação Sexu*al na Escola – Contribuição da sexologia sobre o trabalho de orientação sexual na escola: uma revisão bibliográfica. 2011.

    Gabarito: A


ID
3201919
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, é vedado ao estabelecimento de ensino elaborar sua proposta pedagógica.

II. As questões referentes à sexualidade não estão relacionadas ao contexto social ou cultural do aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - as 2 falsas.


ID
3207856
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às práticas escolares, especificamente na educação de meninas e meninos, isto é, nas relações de gêneros, Auad (2016) defende o ponto de vista de que

Alternativas

ID
3214558
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Daniela Auad, em seu livro Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola, discorre sobre a distinção entre os termos “escola mista” e “coeducação”. A autora defende que

Alternativas
Comentários
  • feminino e masculino devem ser percebidos como elementos não necessariamente opostos ou essenciai

  • Eu li este livro 2 vezes e a alternativa E também está correta. A autora defende a ideia de que não basta a escola ser mista para ter uma educação de gênero igualitária. É preciso de um debate permanente e intencional nas escolas para erradicar as desigualdades de gênero e assim, ocorrer a coeducação, que é uma educação além dos padrões tradicionais (coisas de menino/menina).

ID
3225175
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência, instituída pela Lei n° n° 8.069/90 deverá ser realizada nas seguintes condições: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Olha aí, cobrança relativa à alteração da Lei, vamos ficar atentos!

    ? Art. 8º-A. Fica instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 1º de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. (Incluído pela Lei nº 13.798, de 2019).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3236047
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre Diversidade e Sexualidade, leia as afirmativas a seguir.

1. A sexualidade não é uma “essência” encapsulada no interior do indivíduo, um campo neutro em termos políticos.

2. A sexualidade tornou-se um foco de atenção nas sociedades disciplinares na elaboração de uma biopolítica que garantisse a produção de corpos saudáveis, em nível individual, e produção de uma população também saudável, em nível coletivo.

3. Os limites simbólicos que definem o que é considerado feminino ou masculino é perpassado por relações de poder que tendem a fixar o espaço social “adequado” para homens e mulheres.

4. O termo “gênero” é uma forma de se referir às origens sociais e biológicas das identidades subjetivas de homens e mulheres, ou seja, é uma categoria, baseada na opção individual imposta sobre um corpo sexuado.


Está correto apenas o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • E - 1, 2 e 3.


ID
3236227
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre Diversidade e Sexualidade, leia as afirmativas a seguir.

1. A sexualidade não é uma “essência” encapsulada no interior do indivíduo, um campo neutro em termos políticos.
2. A sexualidade tornou-se um foco de atenção nas sociedades disciplinares na elaboração de uma biopolítica que garantisse a produção de corpos saudáveis, em nível individual, e produção de uma população também saudável, em nível coletivo.
3. Os limites simbólicos que definem o que é considerado feminino ou masculino é perpassado por relações de poder que tendem a fixar o espaço social “adequado" para homens e mulheres.
4. O termo “gênero” é uma forma de se referir às origens sociais e biológicas das identidades subjetivas de homeks e mulheres, ou seja, é uma categoria, baseada na opção individual imposta sobre um corpo sexuado.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A- 1, 2 e 3.

  • Gênero é constituído por características que são historicamente, socialmente e culturalmente construidas e assumidas individualmente através de papeis.gosto, costumes e comportamentos relacionados a "ser homem" "ser mulher"


ID
3236515
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas.

I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça.

II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de com bate à discriminação contra a mulher.

III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT.

IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I , II e III .


ID
3237115
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas.

I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça.

II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de com bate à discriminação contra a mulher.

III . Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT.

IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
3237265
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas.

I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça.

II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de com bate à discriminação contra a mulher.

III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT.

IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
3241231
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Orientação Sexual na escola deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados. Sobre a intervenção pedagógica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B

    A intervenção deve ser diferenciada em relação a família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de determinados valores sobre outros


ID
3316507
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual, discute-se que, desde muito cedo, são transmitidos padrões de comportamento diferenciados para homens e mulheres. O conceito de gênero diz respeito ao conjunto das representações sociais e culturais construídas a partir da diferença biológica dos sexos. Ou seja, a formulação de tal conceito toma o desenvolvimento das noções de masculino e feminino como construção social.

Assinale a alternativa coerente com a discussão apresentada no referido documento sobre a noção de gênero

Alternativas

ID
3478414
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a área das Ciências Naturais permite ao aluno um conhecimento maior sobre a vida e sua condição singular na natureza, contribuindo para a percepção da integridade pessoal e para a formação da autoestima, da postura de respeito ao próprio corpo e ao dos outros, para o entendimento da saúde como um valor pessoal e social e para a compreensão da sexualidade humana sem preconceitos. Ao trabalhar sobre reprodução e sexualidade, é essencial que o professor

Alternativas

ID
3523978
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Serra Talhada - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Criar consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade são objetivos da orientação sexual dos alunos no espaço escolar.

II. A educação sexual no espaço escolar deve permitir que se aja de modo solidário em relação aos portadores do HIV.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As duas afirmativas são verdadeiras.


ID
3524002
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Serra Talhada - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A orientação sexual, no espaço escolar, deve estimular os alunos a se envolverem em relacionamentos sexuais coercitivos.

II. A educação escolar não deve vincular-se ao mundo do trabalho ou à prática social.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3700390
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2013
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Tudo o que se relaciona ao prazer com o corpo está ligado à sexualidade.

II. É possível falar em três “frentes de descobrimento” que ocorrem paralelamente: a da dinâmica das relações afetivas, a do prazer com o corpo e a da identificação com o gênero.

III. Para compreender as relações entre casais, os pequenos criam representações com faz de conta e imitação.

IV. Construída no início da vida, a identificação com o gênero se vincula à cultura em que cada criança se insere.

Alternativas

ID
3713353
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2017
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para  as  séries  iniciais  do  ensino  fundamental,  um  psicólogo  especialista  em  psicopedagogia  que  pretenda  realizar  orientação sexual na escola deverá  

Alternativas

ID
3740701
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A administração dos recursos materiais e financeiros da escola é de responsabilidade dos profissionais que atuam na sua gestão.
II. A grafia do verbo seguinte está correta: barbiar.
III. A orientação sexual, no espaço escolar, deve estimular os alunos a se envolverem em relacionamentos coercitivos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    I. A administração dos recursos materiais e financeiros da escola é de responsabilidade dos profissionais que atuam na sua gestão → CORRETO. O objetivo principal da gestão administrativa da escola é gerenciar os recursos materiais, físicos e financeiros da instituição. A gestão é responsável por cuidar do patrimônio e assegurar a coerência de sua utilização

    II. A grafia do verbo seguinte está corretabarbiar → INCORRETO. O correto é "barbear" com -e.

    III. A orientação sexual, no espaço escolar, deve estimular os alunos a se envolverem em relacionamentos coercitivos → INCORRETO. O "coercitivo" é aquilo voltado à punição, à repressão. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3740764
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A orientação sexual, no espaço escolar, deve estimular os alunos a se envolverem em relacionamentos coercitivos.
II. A escola municipal deve velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
III. O município deve baixar normas complementares para o seu sistema de ensino, quando necessário.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • D_ Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.


ID
3891358
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para as séries iniciais do ensino fundamental, um psicólogo especialista em psicopedagogia que pretenda realizar orientação sexual na escola deverá

Alternativas
Comentários
  • Trabalhar os conteúdos já transversalizados nas diferentes áreas do currículo e, também, extraprogramação, sempre que surgirem questões relacionadas ao tema.


ID
3951670
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro Educar meninas e meninos – relações de gênero na escola, Daniela Auad utiliza a categoria de gênero para embasar sua pesquisa, buscando compreender as relações entre meninos e meninas dentro do espaço escolar. De acordo com a perspectiva apresentada pela autora, as relações de gênero, do modo como estão organizadas em nossa sociedade,

Alternativas
Comentários
  • E- Esão uma máquina de produzir desigualdades.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a obra Educar meninas e meninos – relações de gênero na escola, de Daniela Auad. Devemos identificar quais as ideias defendidas pela autora em sua obra.


    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Daniela Auad discute a questão da escola mista relacionando-a com a ideia de coeducação, com base na análise das práticas escolares. Seu argumento central é o de que a escola mista pressupõe a coeducação, mas não o suficiente para a efetivação da mesma. 

    A autora defende a ideia uma educação conjunta (entre meninos e meninas) que não faça a distinção de gênero, ajudando assim a promover a igualdade no ambiente escolar, refletindo diretamente na vida em sociedade.

    Ao longo da obra, a autora defende a igualdade com respeito às diferenças e mostra como isso pode ocorrer na prática escolar. Destaca ainda a categoria "gênero" para revelar que muitas diferenças entre homens e mulheres são socialmente construídas e podem nascer de relações de desigualdade dentro da escola.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante do exposto, concluímos que a única alternativa que corresponde corretamente ao solicitado na questão é a letra “E": “são uma máquina de produzir desigualdade".


    Analisemos cada uma das demais alternativas.


    A) afetam os valores tradicionais da família, não cabendo à escola cumprir esse papel.

    Errada! As desigualdades nas relações de gênero, por terem origem na estrutura social, sem manifestam em forma de valores tradicionais (inclusive da família); assim, são os valores tradicionais que afetam as relações de gênero e não o contrário. Além disso, a autora defende que a escola deve proporcionar uma educação conjunta (entre meninos e meninas) que não faça a distinção de gênero, ajudando assim a promover a igualdade no ambiente escolar, refletindo diretamente na vida em sociedade 



    B) criam desentendimentos que outrora não existiam.

    Errada! As relações de gênero há muito tempo causam desentendimentos, isso porque o ponto central da desigualdade é o fato de priorizar um em detrimento de outro, ou seja, um lado ficará em desvantagem. Então é errado dizer que a desigualdade de gênero é algo atual que outrora não existia.



    C) são uma questão de cunho pessoal.

    Errada! Não se trata de uma questão pessoal, mas sim de cunho social.



    D) correspondem às diferenças naturais existentes entre meninos e meninas.

    Errada! Não se trata de diferenças naturais, mas sim de uma construção de desigualdade social cuja temática central são as relações de gênero.



    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
4077268
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Questões de gênero, religião, raça/etnia ou orientação sexual e sua combinação direcionam práticas preconceituosas e discriminatórias da sociedade contemporânea. O estereótipo e o preconceito estão no campo das idéias, a omissão e a invisibilidade consideradas atitudes, se constituem em:

Alternativas

ID
4077271
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É preciso promover o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero, garantir o respeito aos direitos e promover a cidadania de todos os indivíduos e grupos sociais. Com vistas a consolidar os direitos humanos como direito de todas as pessoas às políticas de equidade, é necessária a compreensão de que a democracia NÃO pode prescindir do(a):

Alternativas

ID
4116145
Banca
Prefeitura de Campinas - SP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pedro é aluno da turma do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública e brinca diariamente em sua escola. Estava com vários meninos e meninas e com a professora brincando no pátio externo. Nessa mesma área, Pedro propõe a seus colegas que brincassem de “casinha” e que todos buscassem brinquedos para compor a casa e tarefas de cada um do grupo. Rapidamente as crianças escolhem os brinquedos. Bonecas, carros, vassouras e demais materiais são escolhidos e transformam-se em ricos jogos entre as crianças. Pedro, contudo, ao contrário de outros meninos, opta por brincar com bonecas e coloca um avental de cozinha de forma a tomar o lugar de cozinheiro. Ao sair do pátio em que brincavam, Pedro ouve o chamado de uma das educadoras da escola que lhe interpela sugerindo que não deveria brincar com as bonecas já que se tratava de atividade feminina. Afirma que não ficaria bem para ele e o comprometeria perante os demais colegas. A professora da turma, prontamente, iniciou uma conversa com essa educadora explicando-lhe sobre as diferenças de gênero, sobre os direitos de meninos e meninas escolherem suas brincadeiras e brinquedos, e que os mesmos não tinham essa diferença. Afirmava que intervenções como essa correm o risco de transformar a diferença, em desigualdade de gênero. Ao refletir sobre essa cena do cotidiano, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D

    problematizar relações de gênero e educação constitui temática fundamental a compor práticas pedagógicas dentro da escola, independentemente da etapa de ensinou


ID
4853926
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O educador deve reconhecer como ilegítimo e ilícito, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer.

II. A avaliação deve ser realizada utilizando alguns instrumentos, como o registro em tabelas, listas de controle, diário de classe e outros.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4853929
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A cultura afro-brasileira remonta ao período colonial, quando o tráfico transatlântico de escravos forçou milhões de africanos a virem para o Brasil.

II. Ao tratar do tema orientação sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo estranho à vida e à saúde.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4853956
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.

II. A Confederação do Equador ocorreu na região nordeste do país em 1824, durante o período do Primeiro Reinado, quando Dom Pedro I outorgou a Carta Magna de 1824, que culminou na elaboração da Constituição Brasileira em março de 1824.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4853959
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A sexualidade não possui relação com a interação do indivíduo com o meio e a cultura.

II. A influência afro-brasileira está patente em expressões como Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4853962
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A avaliação não deve ser realizada de forma sistemática.

II. O trabalho de orientação sexual na escola é entendido como forma de problematizar, levantar questionamentos e ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4853971
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A psicologia da educação não ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos.

II. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4853974
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno compreender a busca de prazer como uma dimensão saudável da sexualidade humana.

II. Uma das principais características da cultura afro-brasileira é que não há homogeneidade cultural em todo território nacional.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4853977
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de conhecer seu corpo.

II. Compreender os estágios de desenvolvimento da vida humana não ajuda o educador a elaborar o currículo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    I. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de conhecer seu corpo.

    II. Compreender os estágios de desenvolvimento da vida humana não ajuda o educador a elaborar o currículo.


ID
4854025
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A sexualidade não possui relação com a interação do indivíduo com o meio e a cultura.

II. A avaliação deve possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4854028
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve determinar formas e regras inquestionáveis sobre sexualidade.

II. A sexualidade não tem importância no desenvolvimento das pessoas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4854061
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir de prazer sexual.

II. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno compreender a busca de prazer como uma dimensão saudável da sexualidade humana.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4856038
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Refletindo sobre mudanças sociais e geracionais recentes, Marina Subirats (In: Imbernón, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato) toma como um fato a destruição das identidades tradicionais e de suas formas geracionais de transmissão. Em tal cenário, aspectos da vida de jovens e adolescentes (como a sexualidade), segundo a autora, demandariam novos critérios morais e novos instrumentos de socialização. Diante dessas demandas, de acordo com Subirats, o sistema educativo deveria

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA C: assumir responsabilidades quanto à formação moral de jovens e adolescentes, repensando suas funções e as tarefas que socialmente lhe são encomendadas.


ID
4857679
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.

II. A avaliação não deve ser realizada com o auxílio de tabelas ou do diário de classe.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4857682
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve determinar formas e regras inquestionáveis sobre sexualidade.

II. Os verbos transitivos diretos e indiretos são acompanhados de um objeto direto e um indireto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4857685
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de conhecer seu corpo.

II. A psicologia educacional não ajuda o professor a conhecer os interesses e atitudes da criança.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4857688
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A avaliação deve considerar a diversidade de instrumentos e situações.

II. O aluno deve compreender a busca de prazer como algo prejudicial à própria saúde.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento sobre o Processo de Avaliação e sobre Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial sobre a orientação sexual . Vejamos:

    I- Verdadeira.

    " A avaliação não seria tão-somente um instrumento para a aprovação ou reprovação dos alunos, mas sim um instrumento de diagnóstico de sua situação, tendo em vista a definição de encaminhamentos adequados para a sua aprendizagem (LUCKESI, 1995).  

    II- Falsa.

    Os PCNs versam sobre esse assunto de forma diversa do que apresenta a assertiva. Vejam:

    "Assim como a inteligência, a sexualidade será construída a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura. Os adultos reagem, de uma forma ou de outra, aos primeiros movimentos exploratórios que a criança faz na região genital e aos jogos sexuais com outras crianças. As crianças recebem então, desde muito cedo, uma qualificação ou “julgamento” do mundo adulto em que estão imersas, permeado de valores e crenças atribuídos à sua busca de prazer, os quais estarão presentes na sua vida psíquica.'

    Referências:

    LUCKESI. C.C.  Avaliação e Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

    BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual. Brasília: MECSEF, 1998.

    GABARITO: B


ID
4857691
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A psicologia dificulta a compreensão sobre os estágios de desenvolvimento da vida humana.

II. A sexualidade, assim como a inteligência, será construída a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4857694
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Ao tratar do tema orientação sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano.

II. A prosopopeia é a personificação, animação ou humanização de um objeto inanimado ou imaginário.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4857697
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de expressar seus sentimentos e desejos.

II. A avaliação não deve utilizar métodos que permitam considerar as diferentes aptidões dos alunos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4858798
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro.

II. O resultado da expressão 32+(12/2) é 38.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4858801
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno compreender a busca de prazer como uma dimensão saudável da sexualidade humana.

II. As atividades específicas para a avaliação não devem ser semelhantes às situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4858813
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Compreender os estágios de desenvolvimento da vida humana pode ajudar o educador a elaborar o currículo.

II. O trabalho de orientação sexual na escola deve permitir ao aluno conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir de prazer sexual.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4858822
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O resultado da expressão (20:10)+10 é 1.

II. A sexualidade não tem importância no desenvolvimento das pessoas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4858828
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O resultado da expressão 134 + 67 + 70 é 248.

II. O educador deve reconhecer como legítimo e lícito, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4858831
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A sexualidade não possui relação com a interação do indivíduo com o meio e a cultura.

II. A avaliação deve desconsiderar a variedade de produções realizadas pelos alunos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4858843
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O trabalho de orientação sexual na escola é entendido como forma de problematizar, levantar questionamentos e ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho.

II. A avaliação deve permitir a utilização de diferentes códigos, como o verbal, o oral, o escrito, o gráfico, o numérico e o pictórico.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4858852
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Ao tratar do tema orientação sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo estranho à vida e à saúde.

II. A raiz quadrada de 9 corresponde a 3.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4859758
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A sexualidade não possui relação com a interação do indivíduo com o meio e a cultura.
II. O aluno deve compreender a busca de prazer como algo prejudicial à própria saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4859776
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O trabalho de orientação sexual na escola deve determinar formas e regras inquestionáveis sobre sexualidade.
II. A extensão .pdf refere-se a arquivos de vídeo, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4859779
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A psicologia ajuda a compreensão de que a vida humana passa por diferentes estágios de desenvolvimento até atingir a idade adulta.
II. A sexualidade não tem importância no desenvolvimento das pessoas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4859791
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares.
II. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de expressar seus sentimentos e desejos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre O Processo de Avaliação e Assuntos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Tema Transversal Orientação Sexual. Julguemos as assertivas abaixo como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    I. Verdadeira.

    Consoante Paulo Freire, a avaliação é a mediação entre o ensino do professor e as aprendizagens do professor e as aprendizagens do aluno, é o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender. É preciso considerar que os alunos aprendem diferentemente porque têm histórias de vida diferentes, são sujeitos históricos, e isso condiciona sua relação com o mundo e influencia sua forma de aprender. Avaliar, então é também buscar informações sobre o aluno (sua vida, sua comunidade, sua família, seus sonhos...) é conhecer o sujeito e seu jeito de aprender. O trecho de Paulo freire nos remete que a avaliação deve ser de forma a relativizada com a capacidade e historia de vida de cada um.

    II. Falsa

    Um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Tema Transversal Orientação Sexual é: a escola deve se organizar para que os alunos, ao fim do ensino fundamental, sejam capazes de identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro;

    Portanto, a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

    Referências:

    FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed . São Paulo: Cortez, 2001.

    BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Tema Transversal Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, novembro.

    GABARITO: B


ID
4859803
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Em aplicativos editores de texto, o parágrafo determina a cor do texto.
II. Ao tratar do tema orientação sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo estranho à vida e à saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA D: AMBAS SÃO FALSAS.


ID
4859806
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O trabalho de orientação sexual na escola deve impedir o aluno de conhecer seu corpo.
II. O educador deve reconhecer como ilegítimo e ilícito, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ela*

  • É o Firewall do Cespe!


ID
4860148
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Está correta a grafia do trecho seguinte: to give someone a call (chamar, telefonar a alguém).

II. O educador deve reconhecer como legítimo e lícito, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4860154
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Olivença - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A psicologia educacional não ajuda na compreensão sobre o estágio em que o aluno se encontra com relação ao seu desenvolvimento social.

II. A sexualidade, assim como a inteligência, será construída a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas