SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INMETRO - Analista - Assistência Social


ID
319285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ter aprovada a lei de regulamentação profissional. A Lei n. º 3.252, regulamentada pelo Decreto n.º 994, em 15/5/1962, instituiu essa data como o dia do(a) assistente social. A respeito da regulamentação da profissão de assistente social, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C - O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ter aprovada sua lei de regulamentação profissional, a Lei 3252 de 27 de agosto de 1957, posteriormente regulamentada pelo Decreto 994 de 15 de maio de 19621.Foi esse decreto que determinou, em seu artigo 6º, que a disciplina e fiscalização do exercício profissional caberiam ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS).

    Esse instrumento legal marca, assim, a criação do então CFAS e dos CRAS, hoje denominados CFESS e CRESS2. Para efeito da constituição e da jurisdição dos CRESS, o território nacional foi dividido inicialmente em 10 Regiões, agregando em cada uma delas mais de um estado e/ ou território (exceto São Paulo), que progressivamente se desmembraram e chegam em 2008 a 25 CRESS e 2 Seccionais de base estadual.
     

    http://www.cfess.org.br/cfess_historico.php

  • No dia 26 de agosto de 2010 era sancionada a Lei 12.317, que estabeleceu a jornada de trabalho para assistentes sociais em 30 horas semanais sem redução salarial.


ID
319288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o debate do projeto ético político do Serviço Social e sua relação com projetos societários, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não há dúvidas de que o projeto ético‐político do Serviço Social brasileiro está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Essa vinculação se dá pela própria exigência que a dimensão política da intervenção profissional põe. Ao atuarmos no movimento contraditório das classes, acabamos por imprimir uma direção social às nossas ações profissionais que favorecem a um ou a outro projeto societário. Nas diversas e variadas ações que efetuamos, como plantões de atendimento, salas de espera, processos de supervisão e/ou planejamento de serviços sociais, das ações mais simples às intervenções mais complexas do cotidiano profissional, nelas mesmas, embutimos determinada direção social entrelaçada por uma valoração ética específica.

     

    Joaquina Barata Teixeira &  Marcelo Braz - O Projeto Ético Político do Serviço Social . 

  • Importante fazer uma diferenciação dos projetos societários e dos projetos profissionais (Baseando-se em Netto):

    Os projetos societários são sempre projetos coletivos, se constituem como propostas para um conjunto de sociedade, há necessariamente uma dimensão política e envolve relações de poder.

    Os projetos profissionais se constituem a autoimagem de uma profissão que se legitimam socialmente (legalmente), através de seus arcabouços de legislação que as regulamentam e direciona sua dimensão política quando se posiciona a favor da equidade e justiça social. (Ver os princípios do código de ética profissional atualizado em 2011)

     

    https://www.servicosocialparaconcursos.com/testes

  • Gabarito letra B

    O projeto profissional é também um projeto político tendo em vista que a prática profissional do assistente social efetiva-se no conjunto das relações sociais, onde imprime uma determinada direção social.


ID
319291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta, no que se refere ao debate ético contemporâneo do Serviço Social.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    erro da B: "tem suas determinações remetidas às condições específicas e objetivas de cada profissão.".

    A ética profissional é uma DIMENSÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO SOCIAL.


    erro da C: limitadas pelos valores morais.


    erro da D: "Na vida cotidiana, a moral tem caráter crítico em resposta às necessidades da singularidade individual."

    Na vida cotidiana, a moral TENDE A SE OBJETIVAR DE MODO ALIENADO.


    erro da E: vinculada organicamente à dimensão normativa, além da definição dessa dimensão estar equivocada na questão

    Definições corretas:
    1 - Dimensão normativa -> como normatização de deveres e valores, através do código de ética profissional.

    2 - Teorização ética -> através de filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão.

    3 - Ação ética

     

     

    Referência:

    Fundamentos éticos do Serviço Social - BARROCO

  • Errei!

    Coloquei letra  E, na letra A fala que o objeitivo consiste em  sistematizar a critica da vida cotidiana...

    Algué consegue comentar...

    :)

  • Para Barroco, a reflexão ética supõe a suspensão da cotidianidade; não tem por objetivo responder às suas necessidades imediatas, mas sistematizar a crítica da vida cotidiana. (BARROCO, p. 55, 2008).


ID
319294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às condições de trabalho, às respostas profissionais e aos desafios da atualidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Vejamos as considerações de Iamamoto (2009): 

    "A categoria dos assistentes sociais, articulada às forças sociais progressistas, vem envidando esforços coletivos no reforço da esfera pública, de modo a inscrever os interesses das maiorias nas esferas de decisão política. [...]  O trabalho nos rumos aludidos requisita um perfil de profissional culto, crítico e capaz de formular, recriar e avaliar propostas que apontem para a progressiva democratização das relações sociais. Exige-se, para tanto, compromisso ético-político com os valores democráticos e competência teórico-metodológica na teoria crítica, em sua lógica de explicação da vida social. Esses elementos, aliados à pesquisa da realidade, possibilitam decifrar as situações particulares com que se defronta o assistente social no seu trabalho, de modo a conectá-las aos processos sociais macroscópicos que as geram e as modificam".

     

    https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_introdutorio_Marilda_Iamamoto.pdf

  • Questão similar cespe 2020

    A competência crítica solicita ao assistente social responder às exigências administrativas das instituições contratantes, devendo essas competências serem desempenhadas somente de forma eficaz. Gabarito errado.


ID
319297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A questão social é entendida como o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista, cuja raiz localiza-se na apropriação

Alternativas
Comentários
  • Para Iamamoto (2000), a Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

     

     

    Ver Marilda V. Iamamoto  - O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional


ID
319300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência à política social e seu processo histórico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Silveira et al ( s/data) afirmam que o surgimento do Welfare State foi produto da luta da classe trabalhadora. A primeira grande crise do capital, com a depressão de 1929-1932, seguida dos efeitos da Segunda Guerra Mundial, abalou fortemente a visão liberal acerca do papel do Estado. A partir desse momento consolidou-se uma visão da necessidade de regulação estatal na economia para enfrentar os problemas sociais. Segundo Pierson (1991) isto só foi possível por conta da conjugação de alguns fatores, tais como: a) estabelecimento de políticas keynesianas com vistas a gerar pleno emprego e crescimento econômico num mercado capitalista liberal; b) instituição de serviços e políticas sociais objetivando criar demanda e ampliar o mercado de consumo; e c) um amplo acordo entre esquerda e direita, entre capital e trabalho, na garantia de direitos trabalhistas. Após a segunda guerra mundial houve o estabelecimento de uma aliança entre classes, o que só se viabilizou devido ao abandono, por parte dos partidos socialistas, do projeto de socialização, trocaram a interpretação de Marx pela de Keynes (Przeworsky, 1989). As alianças entre partidos de esquerda e direita permitiram acordos e compromissos, viabilizando a aprovação de diversas legislações sociais e a expansão do chamado Walfare State (Pierson, 1991). A hegemonia dos partidos social-democratas, que ascenderam ao poder, institucionalizou a possibilidade de estabelecimento de políticas abrangentes e universais, ampliando a cidadania . Isso ocorreu em virtude do dispêndio, por parte dos Estados Nacionais, de mais recursos públicos para a expansão dos direitos sociais.

     

    http://www.cchla.ufrn.br/cnpp/pgs/anais/Artigos%20REVISADOS/A%20Descentraliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas%20no%20Brasil%20e%20o%20Sistema%20%C3%9Anico%20de%20Assist%C3%AAncia%20Social.pdf

  • "O chamado "consenso do pós-guerra" permitiu o estabelecimento de uma aliança entre classes (...). Esse "consenso", materializado pela assunção ao poder de partidos social-democratas, institucionalizou a possibilidade de estabelecimentos de políticas abrangentes e mais universalizadas, baseadas na cidadania, de compromisso governamental com aumento de recursos para expansão de benefícios sociais, de consenso político em favor da economia mista e de um amplo sistema de bem-estar e de comprometimento estatal com crescimento econômico e pleno emprego". (p.92). 

     

    BEHRING, E. R.; BOSCHETTI, I. B. Política Social: fundamentos e História. São Paulo: Cortez, 2011

     

    Bons estudos! 

  • Alguém me explica o erro da alternativa "A" ?


ID
319303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca do significado de política social.

Alternativas

ID
319306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne à concepção de assistência social no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  A assistência social stricto sensu, segue os princípios do modelo meritocrático – particularista por estar focalizada ao problema individual do pobre; ter um fim em si mesma; ter de tudo um pouco  junto aos excluídos da atenção especializada das demais políticas que são tidas como “universais ; ser contingencial, distributiva e funcional ao fortalecimento do capitalismo , à medida que não se constitui em arena de conflito entre  interesses contrários , e nem impõe limites ao princípio da rentabilidade econômica” , o que a impede  de transformar-se em direito. (Pereira, 1996:40)

     

    http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/8520/8520_3.PDF

  • # concepção de assistência social ===> A modalidade de assistência social stricto sensu é esvaziada de sua identificação com a justiça, ou seja, age por fora e nos limites das políticas de bem-estar.

  • Qual o gabarito então???

  • Qual o gabarito então???

  • Gabarito C

    A modalidade de assistência social stricto sensu é esvaziada de sua identificação com a justiça, ou seja, age por fora e nos limites das políticas de bem-estar.


ID
319309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca da Política Nacional e Norma Operacional Básica de Assistência Social (PNAS/NOB).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    B) não é de sobrevivência 

    C) Não é gestão plena dos municipios, lembrar de ação integrada

    D) não só pela o fundo mas por outras fontes também

    E) (Comissões Intergestoras Tripartite e Bipartites – CIT e CIBs), as quais se constituem em espaços de discussão, negociação e pactuação dos instrumentos de gestão e formas de operacionalização da Política de Assistência Social.

  • Alternativa A corretíssima, nem precisa ler as outras.

  • a) A proteção social básica afiançada pela PNAS tem o objetivo de prevenir situações de risco e destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social. Correta!

    Proteção Basica = Prevenir (palavra chave)

    Quando ainda não foi violado seus direitos!

    Proteção Especial =

    Quando seus direitos já foram violados. EX: Mulher que foi agredida pelo seu marido tem que buscar uma proteção especializada.

    b)A proteção social básica opera por meio de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) cujos serviços devem abranger desde o provimento de acesso das famílias aos serviços de apoio e sobrevivência (convivência), até sua inclusão em redes sociais de atendimento e solidariedade.

    Continua...

  • c) Os municípios em gestão plena (INTEGRADA), com até 50.000 habitantes, devem contar com pelo menos quatro CRAS para gerenciar e executar ações, sendo cada um deles para até 5.000 famílias referenciadas.

    A gestão das áreas nas ações de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo. 

    Qual a quantidade de CRAS por município?

    Os critérios de partilha de recursos propostos na NOBSUAS permitem atender, gradualmente, nos próximos anos, a todos os municípios na perspectiva da universalização da Proteção Social Básica. 

    A NOBSUAS 2012 não prevê quantidade mínima de CRAS por município. Todos os 5570 municípios já receberam a oferta para o cofinanciamento federal do Piso Básico Fixo (PBF). Os municípios que ainda não têm o cofinanciamento federal do PBF recusaram a oferta do serviço em expansões passadas e/ou ainda não atingiram os requisitos mínimos para receberem recurso federal. (Ver NOBSUAS 2012).

    Obs: O município pode manter com recursos próprios a quantidade de CRAS que considerar necessário.

    FONTE: http://www.assistenciasocial.al.gov.br/programas-projetos/protecao-social-basica-1/cras-paif

    d)O financiamento dos benefícios da assistência social se dá a partir do repasse de recursos por meio do Fundo Nacional ao Fundo Municipal de assistência social.

    As políticas sociais são financiadas também mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, do Distrito Federal, dos estados e municípios. Orçamento da Seguridade Social

    e) Entre as instâncias de pactuação da gestão compartilhada, destaca-se a Comissão Intergestora Tripartite, e entre suas finalidades destaca-se a aprovação dos planos estaduais de assistência social.ERRADA

    A criação de espaços de negociação e pactuação, de caráter permanente, para a discussão quanto aos aspectos operacionais da gestão do sistema descentralizado e participativo da assistência social. Estes espaços de pactuação foram denominados de Comissão Intergestores Tripartite – CIT e Comissão Intergestores Bipartite – CIB, que passaram a ter caráter deliberativo no âmbito operacional na gestão da política. A CIT foi constituída pelas três instâncias gestoras do sistema: a União, representada pela então Secretaria de Assistência Social – SAS, os estados, representados pelo FONSEAS e os municípios, representados pelo CONGEMAS.

    FONTE:http://www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/NOB-SUAS.pdf

  • D) FUNDO A FUNDO e outras fontes

    E) Os CONSELHOS APROVAM o PLANO. Não é a CIT.


ID
319312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  E

     

    Segundo a PNAS (2004, p. 93, grifo), O paradigma da universalização do direito à proteção social supõe a ruptura com idéias tutelares e de subalternidade, que identificam os cidadãos como carentes, necessitados, pobres, mendigos, discriminando-os e apartando-os do reconhecimento como sujeitos de direito.

    Assim, A nova concepção de assistência social como direito à proteção social, direito à seguridade social tem duplo efeito: o de suprir sob dado padrão pré-definido um recebimento e o de desenvolver capacidades para maior autonomia. Neste sentido ela é aliada ao desenvolvimento humano e social e não tuteladora ou assistencialista, ou ainda, tão só provedora de necessidades ou vulnerabilidades sociais (idem, p.15-16)

     

  • (PNAS), recusa visões tutelares, principalmente com relação às famílias pobres, vistas como incapazes de proteger seus membros e educá-los.


ID
319315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta, com referência a previdência social no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

    (a) Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. 

     

    (b) A previdência social pública é obrigatória  para os trabalhadores brasileiros E ESTRANGEIROS, na forma da lei, cujo vínculo seja com o setor público OU PRIVADO, porém, regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas.

     

    (c) Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: 

    I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;

    II - proteção à maternidade, especialmente à gestante; 

    III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; 

    IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; 

    V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º.

     

    (d) A Lei Eloy Chaves, apesar de não ter sido o primeiro diploma legal a tratar da Previdência Social no Brasil, a doutrina a considera como marco inicial da Previdência Social brasileira. Esta Lei instituiu as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPS) para os ferroviários. 

     

    (e) Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios 


ID
319318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à política de previdência social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

    (a) CF/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    § 8º O produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatário rurais e o pescador artesanal, bem como os respectivos cônjuges, que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, contribuirão para a seguridade social mediante a aplicação de uma alíquota sobre o resultado da comercialização da produção e farão jus aos benefícios nos termos da lei.

     

    (b) Lei 8.742, Art. 20.  O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

     

    (c) Lei 8.213, Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:

     I - pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente;         

     II - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e da Previdência Social, atualizada a cada 3 (três) anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado;       

    III - os benefícios concedidos na forma do inciso I do art. 39, aos segurados especiais referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei;

    IV - serviço social;

    V - reabilitação profissional.

    VI – salário-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada doméstica.     

     

    (d) CF/88, Art. 201 § 2º Nenhum benefício que substitua o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado terá valor mensal inferior ao salário mínimo. 

     

    (e) O auxílio-doença será devido, exceto ao segurado empregado, a partir do início da incapacidade ou da data de entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de 30 dias. 


ID
319321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta, no que se refere aos direitos à educação, conforme a CF.

Alternativas
Comentários
  • a)    Errado: Art. 208 C/F -  A educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

     

    b)   Correto: Art. 208,§ 2º /CF - O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

     

    c)     Errado: Art.211, § 2º /CF - Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

     

    d)   Errado: Art. 208 C/F § 1º/CF - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

     

    e)    Errado: Art.212/CF - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.


ID
319324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das habilidades necessárias à realização de visita domiciliar.

Alternativas

ID
319327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das características e dos fundamentos do trabalho coletivo com grupo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Características e fundamentos do trabalho coletivo com grupo:

    A atitude profissional ensejada pela intervenção em um grupo, requer do coordenador, um esforço de singularização, e ao mesmo tempo, de generalização no que se refere à compreensão diagnóstica e à flexibilidade de ação.

     


ID
319330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) que ratificou a institucionalização da promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •    A organização mundial da saúde (OMS) conceitua saúde como um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas pela ausência de doenças ou enfermidades. 

       

       O processo de viver com ou sem saúde não se reduz, portanto, a uma evidência orgânica, natural e objetiva e nem como um estado de equilíbrio, mas está intimamente relacionada as características de cada contexto sociocultutal e aos significados que o  indivíduo atribui ao seu processo de viver. 

     

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023

  • e)

    Fundamenta-se na perspectiva ampliada de saúde, conforme definida no âmbito do movimento da Reforma Sanitária, do SUS e das cartas de promoção da saúde, que refere os modos de viver não apenas ao exercício da vontade e(ou) liberdade individual e comunitária.

  • Temas transversais:

    III. Produção de saúde e cuidado: Representa incorporar o tema na lógica de redes que favoreçam práticas de cuidado humanizadas, pautadas nas necessidades locais, de modo que reforcem a ação comunitária, a participação e o controle social, e que promovam o reconhecimento e o diálogo entre as diversas formas do saber (popular, tradicional e científico), construindo práticas pautadas na integralidade do cuidado e da saúde. Significa, também, vincular o tema a uma concepção de saúde ampliada, considerando o papel e a organização dos diferentes setores e atores que, de forma integrada e articulada, por meio de objetivos comuns, atuem na promoção da saúde. 


ID
319333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta, com referência à história das políticas de saúde no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A-

    As primeiras ações de saúde pública desenvolvidas no país eram movidas pelo interesse em manter uma mão de obra saudável e apta a preservar os negócios da família real.

  • a) As primeiras ações de saúde pública desenvolvidas no país eram movidas pelo interesse em manter uma mão de obra saudável e apta a preservar os negócios da família real.

    b) O movimento sanitarista ocorrido durante a primeira república reforça o papel descentralizado dos governantes com ênfase na saúde integral.

    c) Nos anos do desenvolvimentismo ocorreram mudanças significativas quanto à lógica da organização do modelo para a saúde com a unificação das ações e serviços de saúde pública e do sistema previdenciário.

    d) O contexto de realização da VII Conferencia Nacional de Saúde representa um importante marco na história da política de saúde, pois nela foi assegurada a discussão de uma política setorial pelos representantes dos usuários.

    e) As regras para regulação do setor privado foram definidas em momento anterior à aprovação e legalização do SUS devido à resistência por parte do referido setor e da medicina autônoma. (não se refere as políticas de saúde)


ID
319336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da Política de Saúde Mental e dos temas a ela relacionado assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a)O pressuposto da reforma psiquiátrica nas últimas décadas centrou o foco de sua crítica nos asilos com o objetivo de buscar sua humanização bem como o aperfeiçoamento de suas ações. (Na busca por redução de leitos no país e a expansão de serviços substitutivos aos hospital psiquiátrico)

     b)A responsabilização compartilhada dos casos de saúde mental reforça a lógica do encaminhamento, preconizado pelo apoio matricial com o objetivo de ampliar o fluxo de atendimento na atenção básica. (apoio matricial não tem por objetivo encaminhamento, mas sim um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica, onde socializa conhecimentos e técnicas com a equipe envolvida.)

     c)De acordo com a legislação atual, na internação involuntária de uma pessoa com transtorno mental, é dispensável a presença médica, podendo ser realizada por profissionais de outras categorias. 

     d) A Lei que redireciona a assistência em saúde mental prioriza o tratamento em serviços ambulatoriais localizados em hospitais gerais e define mecanismos claros para a extinção imediata dos manicômios.(prioriza tratamento que permite convivencia famíliar comunitária...)

     e)Na atenção básica, as ações de saúde mental devem corresponder ao modelo de redes de cuidado que visem o acolhimento, de base territorial e atuação transversal com outras políticas específicas. (gab.)

     

     

     

    "Bendizei ao Senhor tds as suas obras..."


ID
319339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta, a respeito dos direitos do usuário ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Alternativas
Comentários
  • SAIBA O QUE É TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO – TFD. O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes. Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

     

    O QUE ESTE PROGRAMA OFERECE? • Consulta, tratamento ambulatorial, hospitalar / cirúrgico previamente agendado; • Passagens de ida e volta - aos pacientes e se necessário a acompanhantes, para que possam deslocar-se até o local onde será realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem; • Ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento.

     

    DE QUEM É A RESPONSABILIDADE PELO CUSTEIO DO TFD? A responsabilidade pelo pagamento de despesas com deslocamentos intraestadual será, via de regra, atribuído às Secretarias Municipais de Saúde, que utilizarão a Tabela de Procedimentos do Sistema de Informações Ambulatoriais – SIA/SUS, devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade orçamentária dos municípios. Entretanto, quando o deslocamento for realizado a partir de um município não habilitado em Gestão Plena do Sistema Municipal (GPSM), isto é, esteja habilitado apenas na Gestão Plena da Atenção Básica (GPAB), a competência para a concessão do benefício é da Regional de Proteção Social/SESPA a qual o município está vinculado.

  • O TFD direciona-se aos usuários que precisem de assistência médico-hospitalar quando o procedimento é considerado de alta e média complexidade eletiva.


ID
319342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos direitos à saúde da pessoa idosa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •   Lei 10 .741 / 2003 - Art.15 , § 4º - Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei.

  • De acordo com a Política Nacional do Idoso e com o Estatuto do Idoso:

     

     

    A) Estatuo do Idoso Art. 15 § 1o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:


    IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

     

     

    B)Gabarito, conforme especificado pela colega abaixo;

     

     

    C) Política Nacional do Idoso. Art.4º.Parágrafo único. É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica ou de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social;

     

     

    D)Estatuto do Idoso Art.15º § 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

     

     

    E)Estatuto do Idoso Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.


ID
319345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Garantia de Direito (SGD) é composto, no campo do Controle Social e, subsidiariamente, na Promoção dos Direitos, pelos seguintes órgãos e instituições: os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente; e, no Campo da Defesa dos direitos pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Centros de Defesa (CEDECAS), Segurança Pública e Conselhos Tutelares.

  • A alternativa C está errada por que de acordo com o artigo 108 do ECA, a internação antes da sentança, pode ser determinada pelo prazo máximo de 45 dias. 

  • Alternativa E está incorreta pela seguinte razão:

    Art. 101, ECA

    § 12.  Terão acesso ao cadastro o Ministério Público, o Conselho Tutelar, o órgão gestor da Assistência Social e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Assistência Social, aos quais incumbe deliberar sobre a implementação de políticas públicas que permitam reduzir o número de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e abreviar o período de permanência em programa de acolhimento.        (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) 


ID
319348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao Conselho Tutelar compete

Alternativas
Comentários
  •  Lei 8.069 / 90, Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

     

            I - atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;

            II - atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

            III - promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:

            a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

            b) representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.

            IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;

            V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;

            VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;

            VII - expedir notificações;

            VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;

            IX - assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

            X - representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal;

            XI - representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.             

            XII - promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.     

            Parágrafo único.  Se, no exercício de suas atribuições, o Conselho Tutelar entender necessário o afastamento do convívio familiar, comunicará incontinenti o fato ao Ministério Público, prestando-lhe informações sobre os motivos de tal entendimento e as providências tomadas para a orientação, o apoio e a promoção social da família. 


ID
319351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em todo o mundo, são evidentes os agravos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas. Também é de conhecimento público a crescente elevação dos custos decorrentes direta ou indiretamente de tal uso. O estigma, a exclusão, o preconceito, a discriminação e a desabilitação são ao mesmo tempo agravantes e conseqüências do uso indevido de álcool e drogas, colaborando morbidamente para a situação de comprometimento global que acomete tais pessoas.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. SVS/CN- DST/AIDS. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas/Ministério da Saúde. 2.ed. rev. ampl.– Brasília:Ministério da Saúde, 2004. (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca das recomendações básicas para ações na área de álcool e outras droga.

Alternativas
Comentários
  • Realizar propostas de educação continuada que estimulem a definição de regras claras e consistentes sobre a conduta considerada adequada nos ambientes de ensino.


ID
319354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação aos direitos das pessoas com deficiência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 21 , Paragrafo único do Decreto nº 3298/99 - "O tratamento e os apoios pscológicos serão simultâneos aos tratamentos funcionais e, em todos os casos, serão concedidos desde a comprovação da deficiência ou do início de um processo patológico que possa originá-la"


ID
319357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que no Brasil, as pesquisas demográficas desde o ano de 1872 incluem informações sobre deficiência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) O Censo 2000 manteve a forma de registrar as informações sobre a deficiência e passou a adotar o modelo centrado nas categorias mentais. ERRADA.  Para o ano 2000, o IBGE considera importante recuperar os critérios de homogeneidade das séries censitárias temporais, tendo em vista os compromissos internacionais no sentido de garantir periodicidade e consistente padronização, que permitam a divulgação e comparabilidade conceitual e metodológica dos dados a nível internacional. O IBGE vem estreitando sua integração com os respectivos Institutos de Estatística dos países do MERCOSUL a fim de padronizar as ações censitárias. Estes países estão empenhados em realizar o censo no ano 2000. http://www.ibge.gov.br/censo/text_censodemog.shtm.

     b) As primeiras informações fundamentavam-se na visão que deficiência se define por um conjunto de dificuldades no desempenho de tarefas pelo indivíduo. ERRADA. Primeiro modelo considera a deficiência como um caso médico; uma doença.

     c) Para ampliar a cobertura de atendimento da população que apresenta alguma deficiência, criou-se o Programa de Inclusão das Pessoas com Deficiência, dirigido, prioritariamente, aqueles que possuem deficiência grave acima de 21 anos de idade. ERRADA. Não estabelece esse critério de idade. O programa é composto por 59 ações que envolvem desde adaptações nas edificações (especialmente o Palácio do Planalto e seus anexos), aquisição de ajudas técnicas e tecnologias assistivas (como cadeiras de rodas, sinalização tátil e veículos adaptados), além de ações de comunicação, sensibilização e capacitação das equipes para o atendimento adequado a pessoas com deficiência. As medidas decorrem de diagnóstico realizado pela Secretaria de Administração (SA), quanto às limitações dos edifícios, instalações e serviços oferecidos pelos órgãos e unidades que funcionam nas dependências da Presidência e que são atendidos pela Secretaria-Geral, por meio da SA.http://www.secretariadegoverno.gov.br/iniciativas/pessoas-com-deficiencia

     d) Compete à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizar estudos e pesquisas sobre temas referentes à pessoa com deficiência com o objetivo de formular e implementar políticas. GABARITO.

     e) A Convenção sobre os Direitos da Pessoas com Deficiência da ONU recomenda que os dados estatísticos relativos ao tema, devem receber tratamento ético diferenciado dos demais estudos. ERRADA. Não faz essa afirmação de tratamento diferenciado dos demais estudos, entretanto, assegura que deve ser ético. Artigo 31 Estatísticas e coleta de dados  b) Observar as normas internacionalmente aceitas para proteger os direitos humanos, as liberdades fundamentais e os princípios éticos na coleta de dados e utilização de estatísticas.


ID
319360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na conclusão de pesquisas sobre práticas, ou pesquisas teóricas e metodológicas deve-se

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra E, apresentar os principais resultados obtidos e fazer as recomendações de ordem prática se for o caso.

    1. Pesquisa teórica - Trata-se da pesquisa que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (Demo, 2000, p. 20). Esse tipo de pesquisa é orientada no sentido de re-construir teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes. A pesquisa teórica não implica imediata intervenção na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel é decisivo na criação de condições para a intervenção. "O conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa" (1994, p. 36).

    2. Pesquisa metodológica - Refere-se ao tipo de pesquisa voltada para a inquirição de métodos e procedimentos adotados como científicos. "Faz parte da pesquisa metodológica o estudo dos paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica" (Demo, 1994, p. 37).

    3. Pesquisa empírica - É a pesquisa dedicada ao tratamento da "face empírica e fatual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e fatual" (Demo, 2000, p. 21). A valorização desse tipo de pesquisa é pela "possibilidade que oferece de maior concretude às argumentações, por mais tênue que possa ser a base fatual. O significado dos dados empíricos depende do referencial teórico, mas estes dados agregam impacto pertinente, sobretudo no sentido de facilitarem a aproximação prática" (Demo, 1994, p. 37).

    4. Pesquisa prática - Trata-se da pesquisa "ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção; não esconde a ideologia, mas sem perder ó rigor metodológico". Alguns métodos qualitativos seguem esta direção, como por exemplo, pesquisa participante, pesquisa-ação, onde via de regra, o pesquisador faz a devolução dos dados à comunidade estudada para as possíveis intervenções (Demo, 2000, p. 22).  


ID
319363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considera-se fundamental na investigação avaliativa mensurar as mudanças promovidas por uma intervenção social. Para tanto, constroem-se indicadores que sejam capazes de dimensionar e compreender os diferentes aspectos do processo. Assinale a opção correta, com relação ao uso de indicadores.

Alternativas
Comentários
  • A)   Errado: devem ser produzidos com regularidade, visando à formação de séries temporais e permitindo visualizar as tendências dos dados no tempo.

     

    B)   Errado: nenhum indicador pode aportar certeza absoluta quanto aos resultados de uma ação ou de um processo, pois sua função é apenas ser um sinalizador: indicadores são instrumentos, não operam por si mesmos, indicam o que devem indicar.

     

    C)   Correto: concepções, interesses e enfoques das organizações e atores envolvidos – Um bom sistema de indicadores para avaliação deve sempre surgir do processo de diálogo e de negociação entre todos os atores. Por exemplo, numa escola de Medicina, os gestores responsáveis pela instituição poderiam estar interessados numa avaliação que enfatizasse a participação de determinados atores envolvidos no ensino e aprendizagem; os professores gostariam de saber sobre a qualidade da formação oferecida; e o MEC (por hipótese), como financiador, gostaria de ter conhecimento sobre a eficácia e a efetividade de uma proposta de mudança que estivesse sendo implementada e que ele estivesse financiando.

     

    D)   Errado: quando observados do ponto de vista quantitativo e qualitativo, os indicadores se referem aos aspectos tangíveis e intangíveis da realidade. Tangíveis são os elementos facilmente observáveis, como renda, escolaridade, forma de organização e gestão, legislação, mecanismos de divulgação. Intangíveis são os atributos que só podem ser captados indiretamente por meio de suas formas de manifestação, como é o caso do incremento da consciência social, da autoestima, de valores, de atitudes, de liderança, de protagonismo e de cidadania.

     

    E)   Errado: cada investigação avaliativa deverá construir seu sistema de indicadores específicos. Pois, mesmo quando um conjunto de variáveis pode ser usado para vários projetos, os indicadores devem sinalizar condições específicas da realidade em avaliação. Por exemplo, a quantidade e a qualidade de informações preexistentes influenciam a necessidade de produzir novas informações, assim como o nível de aprofundamento de possíveis análises. Por isso, a maioria dos projetos avaliativos deve se iniciar com uma análise situacional, como ponto de partida para a construção de indicadores.

     

     

    http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33s1/a09v33s1.pdf

  • Do ponto de vista metológico, segundo Cardoso (1998), "a construção de indicadores tem como premissa básica uma teoria previamente desenvolvida, que qualifica o problema e as hipóteses relevantes e, ainda, uma adequação rigorosa entre o quadro conceitual e as informações disponíveis".

    Fonte: Família: rede, laços e políticas públicas. pp. 268


ID
319366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Análises históricas acerca dos direitos das mulheres mostram que

Alternativas
Comentários
  • A família tem um papel preponderante na 
    provisão social e garantia de bem-estar dos seus 
    membros, principalmente por meio do cuidado e 
    trabalho doméstico exercido pelas mulheres 
    (TEIXEIRA, 2013).

    Resposta B


ID
319369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne a entrevista, compreendida como instrumento de intervenção profissional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Nas entrevistas de seguimento, o contrato pode reformular-se. (Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 2 p. 233-251. jul./dez. 2007)


ID
319372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Consideramos que os instrumentos estão intimamente relacionados com a profissão, com as condições objetivas e subjetivas de trabalho e com o tipo de demanda que chega aos profissionais [...].

C. M. Santos, e K. Noronha. O Estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional: uma perspectiva crítica. In: V. Forti e Y. Guerra (orgs). Serviço Social: temas, textos e contextos: coletânea nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: lúmen Juris, 2010, p.47 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta relativa à utilização dos instrumentos.

Alternativas
Comentários
  • A realização de estudos sociais sob a perspectiva da totalidade permite a inclusão da observação e análise de diferentes aspectos da vida social que incidem sobre as situações singulares.


ID
319375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do movimento de reconceituação no contexto dos fundamentos histórico, teórico e metodológico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    O movimento de reconceituação provocou alguns equívocos e entre eles a condução da categoria profissional de assistentes sociais ao “ativismo político que obscureceu as fronteiras entre a profissão e o militantismo – de onde, por vezes, a hipostasia das dimensões políticas do exercício profissional, posto então como oficio heróico e/ou messiânico”; a “recusa as teorias importadas”; e o “Confusionismo ideológico” este resultante das leituras das diversas interpretações equivocadas dos escritos de Marx.

     

     

    "Bendizei ao Senhor, todas as suas obras..."

  • O movimento de reconceituação provocou alguns equívocos e entre eles a condução da categoria profissional de assistentes sociais à recusa de teorias importadas, derivando assim, na relativização da universalidade teórica.

  • UFMA 2016

    A descoberta do marxismo pelo Serviço Social contribuiu decisivamente para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional, mas também foi responsável por inúmeros equívocos e impasses teóricos, políticos e profissionais.

    COPEVE 2019

    De acordo com Netto (2005), “o movimento de reconceituação tomado, como um movimento ou processo que emergiu em 1965, constitui um marco inarredável e incontornável da história do Serviço Social latino-americano. Foi um movimento que teve início, meio e fim. Segundo o autor, o movimento comportou conquistas, equívocos e descaminhos.

  • Hipostasia vem do verbo hipostasiar. O mesmo que: reifica.

    [Filosofia] Considerar como substância ou coisa real o que é apenas uma ficção ou abstração; reificar: alguns autores tendem a hipostasiar o conceito.

    Tomar como absoluto algo que é relativo.


ID
319378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, desde os anos de 1980, vem ocorrendo uma série de mudanças nas empresas capitalistas. Tais mudanças são determinadas pela nova dinâmica da acumulação capitalista e respondem à necessidade de integração a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

A. S. Amaral. e M. César, M. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. In. Serviço Social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 412 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca do trabalho do assistente social em empresas.

Alternativas
Comentários
  • Na empresa,

    O trabalho contribui para intensificar o controle e o disciplinamento dos trabalhadores, devido a sua subordinação aos requisitos do processo de valorização.

     

  • não entendi pq a letra C, está certa

    O papel do assistente social como mediador nas relações empregado-empresa, contribui para intensificar o controle e o disciplinamento dos trabalhadores, em razão da sua subordinação aos requisitos do processo de valorização.

  • Errei. Marquei a B. Mas relendo agora parece que está errada porque fala em "manutenção" de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador. O certo seria a mudança de hábitos, um ajuste dos mesmos para que o indivíduo aja de acordo com os interesses da empresa.

  • manutenção de hábitos... uma leitura rápida nos pega


ID
319381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que gestão de recursos humanos, programas participativos, desenvolvimento de equipes, ambiência organizacional, qualidade de vida no trabalho, certificação social, ação comunitária e voluntariado e educação ambiental são alguns dos trabalhos para o assistente social nas empresas que surgiram na contemporaneidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "As terceirizações, a precarização, a flexibilização do trabalho e consequente desregulamentação das leis trabalhistas são características de um movimento mais geral da economia mundial que redirecionam as estratégias empresariais no sentido de criar uma cultura do trabalho adequada aos requerimentos de produtividade, competitividade e maior lucratividade.

     

    De modo análogo, as corporações empresariais passam a difundir a retórica da “responsabilidade social corporativa”, articulada à ideia de um “compromisso ético” com o “desenvolvimento sustentável”, ao tempo em que discursam sobre a “ineficiência” do Estado na solução dos “problemas sociais” do país e defendem a substituição dos sistemas de proteção social pelas ações focalizadas na pobreza.

     

    Nesse contexto, parece surgir um conjunto diverso de frentes de trabalho para o assistente social nas empresas, entre as quais destacamos: gestão de recursos humanos; programas participativos; desenvolvimento de equipes; ambiência organizacional; qualidade de vida no trabalho, voluntariado; ação comunitária; certificação social; educação ambiental etc. Podemos afirmar que essas frentes de trabalho estão relacionadas com os processos macrossociais contemporâneos que incidem na vida social e inflexionam as práticas sociais, nas quais se inclui a experiência profissional do assistente social." (p.01-02)

     

     

     

    Fonte:  AMARAL, Angela Santana do; CÉSAR, Monica de Jesus. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. in: “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais” (CFESS, 2009)


ID
319384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho desenvolvido pelo assistente social nas empresas mantém o foco educativo direcionado para mudanças de hábitos, de atitudes e de comportamentos do trabalhador. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É o trabalho de modelar/ajustar o trabalhador aos ditames da produção.

    Gab.C


ID
319387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social ingressa nas instituições empregadoras como parte de um coletivo de trabalhadores que implementa as ações institucionais/empresariais, cujo resultado final é fruto de um trabalho combinado ou cooperativo, que assume perfis diferenciados nos vários espaços ocupacionais. Também a relação que o profissional estabelece com o objeto do seu trabalho — as múltiplas expressões da questão social, tal como se expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha — depende do prévio recorte das políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e prioridades a serem atendidas.

M. Iamamoto. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 352 (com adaptações).

Com base no texto acima apresentado, assinale a opção correta acerca do processo de trabalho do profissional de serviço social.

Alternativas
Comentários
  • Como se pode observar, existe uma ingerência direta, de parte dos empregadores, na definição do trabalho profissional, na contramão de sua integral autonomia. Entretanto, os componentes universais envolvidos na realização de todo trabalho, qualquer que seja a sua natureza – meios, objeto e o próprio trabalho –, também se repõem no trabalho do assistente social, ainda que sob condições determinadas.
    Na compra e venda da força de trabalho, o trabalhador recebe o valor de troca dessa mercadoria – traduzido no equivalente monetário de seu tempo de trabalho socialmente necessário (tempo de trabalho que é efetivamente remunerado) – e entrega ao empregador o seu valor de uso: o direito de consumo dessa força de trabalho durante um período determinado de tempo, equivalente a uma dada jornada de trabalho, segundo parâmetros estabelecidos pelos contratantes, consoante normas institucionais e acordos formalizados no contrato de trabalho.

     

    M. Iamamoto. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 352

  • Acerca do processo de trabalho do profissional de serviço social nas instituições empregadoras ------------> Existe uma ingerência direta, de parte dos empregadores, na definição do trabalho profissional, na contramão de sua integral autonomia.

  • Tentei marcar a opção correta, alternativa A e não consegui. Seria bom o site verificar por qual motivo não consegue escolher ela. Já respondi várias questões com esse mesmo problema.

ID
319390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Atualmente, o próprio trabalho do assistente social é exercido sob condições que não fogem ao quadro geral da economia, ou seja, a maioria é terceirizada, compõe cooperativas de trabalho, é contratada por projetos e não tem os direitos trabalhistas assegurados. Essas condições de trabalho

Alternativas
Comentários
  • Não acredito que essa informação seja verdadeira: " A maioria dos assistentes sociais é terceirizada, compõe cooperativas de trabalho." Acredito que a maioria trabalha no serviço público" e que a terceirização é uma tendência crescente.

  • "Do ponto de vista das condições de trabalho, há que se considerar que o próprio trabalho do assistente social, hoje, é exercido sob condições que não fogem ao quadro mais geral da economia:muitos desses profissionais são terceirizados, fazem parte de 

    cooperativas de trabalho, são contratados “por projetos” e não têm assegurada a proteção social pública. Portanto, são variadas as modalidades de contratação dos seus serviços, fato que reduz a sua capacidade de se contrapor, de questionar os objetivos empresariais e de trabalhar o campo de contradições que é inerente às práticas capitalistas".

    Gab.E

    Fonte: O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas.


ID
319393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os determinantes do serviço social nas empresas no Brasil se devem

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mota (2010) apesar do Serviço Social estar presente em algumas empresas na década de 1940, é notório que a inclusão da profissão nesse espaço se deve a conjunturas específicas, a partir da década de 1960. Ainda segundo a autora os avanços do processo de industrialização e a articulação da classe trabalhadora por meio dos operários, instituem condições objetivas para o surgimento do Serviço Social na área empresarial. Nas décadas seguintes, 1970 e 1980, é significativa a atuação do assistente social nas empresas privadas. É um cenário ainda marcado pela ditadura e pela organização política da classe trabalhadora, período de surgimento das organizações sindicais, partidos políticos comissões de fábrica entre outros, que atribuídos de forte consciência política, imprimiam suas formas de combate à relação com o capital (AMARAL e CESAR, 2009). A organização da classe trabalhadora e a luta por seus direitos se constituíam uma ameaça para a hegemonia e domínio burguês. O receio de sofrer efeitos da articulação do proletariado na produção da força de trabalho e assim na obtenção dos lucros fez com que a empresa tomasse medidas de controle para manter sua ordem. Conforme Mota (2010) pode-se concluir que a requisição do Assistente Social na empresa privada emerge, tendo em vista os serviços prestados por esse trabalhador atender historicamente as necessidades da empresa.

  • Os determinantes do serviço social nas empresas se devem -------> ao processo de industrialização e à expressão política da classe trabalhadora, que, por meio de suas lutas e movimentos, criaram condições para o surgimento do serviço social nas corporações capitalistas.


ID
319396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No atual cenário, a legitimação social do profissional de serviço social nas empresas

Alternativas
Comentários
  • Na  realidade,  o  que  fôra identificado naquela década como uma particularidade  da  intervenção  do  assistente  social  na  empresa  era  uma  ação  voltada  tanto  à  preservação  da  força  de  trabalho  dos  empregados  como  à  necessidade  de  mediar  conflitos/comportamentos que surgiam na relação entre capital e trabalho. A requisição profissional, portanto, atenderia,

     contraditoriamente, tanto às necessidades do capital –  contratante  dos  serviços  profissionais  –  como  às  do  trabalho,  pela  via  de  uma intervenção  voltada  a  considerar  as  necessidades  básicas  dos  trabalhadores  e  de  suas  famílias. 

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/G2cm832r29W2oX2IHY6P.pdf

  • e)

    ainda está na sua capacidade de intervir na administração das necessidades humanas.

  • A legitimação social do profissional de serviço social nas empresas -----------> ainda está na sua capacidade de intervir na administração das necessidades humanas.


ID
319399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme a legislação do serviço social, as atribuições privativas do assistente social incluem

Alternativas
Comentários
  • Letra D? Essa resposta é uma ABERRAÇÃO! Macula a credibilidade do site,

  • Codigo de ètica profissional

  • Lei 8662/1993

    Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

           I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

           II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;

           III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;

           IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;

           V - assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular;

           VI - treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;

           VII - dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação;

           VIII - dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social;

           IX - elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;

           X - coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social;

           XI - fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais;

           XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas;

           XIII - ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.


ID
319402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sob uma racionalidade reducionista e positivista, o objeto do trabalho profissional do assistente social é entendido como um fato social, moral e individual. Com base nessa perspectiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Nega-se a perspectiva da totalidade que entende a questão social como resultante da contradição capital/trabalho

  • Como tem gente que não gosta da CESPE?