-
Item certo. Discordo.
Ao meu ver isso é função do gerente de projeto, volto a enfatizar o dito no PMBOK.
De acordo com PMBOK (2004), estão entre as atividades atribuídas ao PMO:
• Controlar recursos compartilhados e coordenados em todos os projetos administrados pelo PMO.
• Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e normas de gerenciamento de projetos.
• Centralização e gerenciamento das informações para políticas, procedimentos, modelos e outras documentações compartilhadas do projeto, assim como repositório de informações referentes a riscos, custos e lições aprendidas de projetos.
• Coordenação central de gerenciamento das comunicações entre projetos.
• Monitoramento central de todos os prazos e orçamentos dos projetos, assim como coordenação dos padrões de qualidade globais do projeto entre o gerente de projeto e qualquer pessoal externo ou interno de qualidade ou organização de normalização.
-
Discordei do gabarito da questão num primeiro momento também. Mas depois eu fui ler direito o PMBOK e ele diz que "As responsabilidades de um PMO podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos até ser responsável pelo gerenciamento direto de um projeto", ou seja, o PMO executa funções do gerente de projetos também.
-
O gerente de projeto deve cuidar do "seu projeto"!!! Os outros projetos do negócio não fazem parte de seu trabalho!
Cada gerente cuida do seu próprio nariz.
O PMO pode fazer de tudo um pouco. Como dito pelo colega acima, desde um simples acompanhamento chegando até mesmo a gerenciar o projeto, sendo responsável pelo seu sucesso!
-
Existe uma diferença semântica importante entre "deve" e "pode". Dever é sinônimo de obrigação, e na questão acima dá a entender que o PMO precisa sempre focalizar o planejamento, o controle e a execução de projetos e subprojetos vinculados aos objetivos gerais de determinado negócio.
Esta função, porém, é apenas um possibilidade do PMO e não necessariamente seu foco.
Também discordo do gabarito.
Entendo a origem da resposta mas discordo do verbo empregado.
-
Num primeiro momento também achei errado... porém aceitei a resposta. Mas não pelos motivos expostos acima.
A questão diz que o PMO deve "focalizar" o planejamento, o controle e a execução... E é isso que nós fazemos mesmo.
O PMO pode ter várias funções, inclusive a de gerenciar projetos... mas mesmo que não gerencie, o foco dele é em observar (focar) o planejamento, o controle e a execução que está sendo realizada pelo GP... e isso vinculado aos objetivos gerais do negócio.
Cai direitinho nessa questão...
-
Eu errei porque acho que um escritório de projetos pode exercer todas essas funções, mas pode ser de diferentes negócios. Não há empresas especializadas em gerir projetoscomo,por exemplo, as agencias publictarias e os escritorios de arquietura? Os clientes sao diferentes.
Algém pode me explicar? Obrigada!
-
Galera, eu não vi absurdo na questão.
O PMBOK afirma que o PMO é uma estrutura organizacional que tem a responsabilidade de fazer um gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos.
O PMO tem objetivos mais amplos que o gerente.
Quando a questão afirma que o PMO deve focar o planejamento, controle e execução dos projetos vinculados aos objetivos gerais, penso que isso quer dizer exatamente a função do PMO. Isso é, o PMO deve gerenciar ("focar no planejamento, controle e execução") os projetos observando os "objetivos gerais" (os objetivos amplos do negócio, e não os objetivos específicos, pois os objetivos específicos são mesmo de responsabilidade do gerente).
-
Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - Suporte e Infraestrutura
Disciplina: Governança de TI
Um escritório de projetos (project management office – PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. A esse respeito, julgue os próximos itens.
As atribuições de um PMO incluem o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos e a responsabilidade pelo gerenciamento direto de um projeto.
Certo Errado
certo
-
Também concordo com os colegas, "deve" focalizar é diferente de "pode" focalizar. Aparentemente, a assertiva faz menção ao dever de um gerente de projetos. Na minha opinião, assertiva errada.
-
Deve está errado. É pode.
-
Pessoal,
Os escritórios de projeto podem ser classificados quanto ao seu nível de interação direta com o projeto da seguinte forma:
• De suporte. Os PMOs de suporte desempenham um papel consultivo nos
projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a
informações e lições aprendidas com outros projetos. Este tipo de PMO atua
como um repositório de projetos. O nível de controle exercido pelo PMO é baixo.
• De controle. Os PMOs de controle fornecem suporte e exigem a
conformidade através de vários meios. A conformidade pode envolver a adoção
de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos usando modelos,
formulários e ferramentas específicas, ou conformidade com a governança. O
nível de controle exercido pelo PMO é médio.
• Diretivo. Os PMOs diretivos assumem o controle dos projetos através do
seu gerenciamento direto. O nível de controle exercido pelo PMO é alto. O PMO
reúne os dados e informações de projetos estratégicos corporativos e avalia
como os objetivos estratégicos de nível mais alto estão sendo alcançados. O
PMO é a ligação natural entre os portfólios, programas e projetos da organização
e os sistemas de medição corporativos (p.ex., Balanced Scorecard).
Dessa forma, dizer que o PMO "deve" focalizar a execução dos projetos está totalmente equivocado. Com certeza caberia anulação a meu ver, visto que apenas os PMOs diretivos irão de fato colocar a mão na massa.
-
Escritório de gerenciamento de projetos/ Project Management Office - PMOSendo a ligação natural entre os portfólios, programas e projetos da organização e os sistemas de medição corporativos. Com várias responsabilidades e várias estruturas nas organizações variando em função do seu grau de controle e influência nos projetos da organização, tais como:
· De suporte: desempenham um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros projetos. Atua como um repositório de projetos. O nível de controle exercido pelo PMO é baixo.
· De controle: fornecem suporte e exigem a conformidade através de vários meios. A conformidade pode envolver a adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos usando modelos, formulários e ferramentas específicas, ou conformidade com a governança. O nível de controle exercido pelo PMO é médio.
· Diretivo: assumem o controle dos projetos através do seu gerenciamento direto. O nível de controle exercido pelo PMO é alto
PMBOK
-
Correto.
O escritório de projetos em uma empresa funciona como um "quartel general" dos projetos dessa organização, orientando e fiscalizando sua prática sempre que necessário.