SóProvas



Prova COMPERVE - 2018 - Prefeitura de Natal - RN - Farmacêutico


ID
2710456
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em meio a uma profunda crise econômica e política do Estado brasileiro surge, no final da década de 1970 e início dos anos 1980, o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, que defendia um sistema de saúde universal, em contraposição ao modelo médico assistencial privatista, então vigente, que se apresentava cada vez mais ineficiente, caro e excludente. O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira

Alternativas
Comentários
  •  

    D) gerou mudanças no sistema de saúde, alcançando mudanças institucionais importantes e apontando alternativas centradas na Atenção Primária em Saúde.

  •  O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira ...gerou mudanças no sistema de saúde, alcançando mudanças institucionais importantes e apontando alternativas centradas na Atenção Primária em Saúde.

  • O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Grupos de médicos e outros profissionais preocupados com a saúde pública desenvolveram teses e integraram discussões políticas. Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Houve a colaboração dos parlamentares !!


ID
2710459
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 incluiu, no capítulo da seguridade social, a saúde como direito de todos e dever do Estado, fundamentando a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS passa a ser o principal norteador na condução das políticas de saúde do Brasil, incorporando o conceito ampliado de saúde e entendendo a saúde como cidadania. A partir de então, as políticas públicas de saúde no Brasil

Alternativas
Comentários
  • a) priorizam a assistência nas unidades de atenção primária em saúde que, na rede de atenção à saúde, estão concentradas em locais específicos do território (as UBS estão presente em todo território)

     b)preconizam a realização de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, fundamentando-se na integralidade e priorizando as ações curativas. ( as ações PREVENTIVAS têm prioridade sobre as curativas)

    c) garantem o acesso universal aos serviços de saúde realizados nas Unidades Básicas e o atendimento para serviços de alta complexidade através da saúde suplementar. (saúde secundária e terciária) 

    d) correto


ID
2710462
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O SUS é o conjunto de ações e serviços públicos de saúde, compondo uma rede regionalizada e hierarquizada, organizada a partir dos princípios da universalidade, equidade, integralidade, descentralização e participação da comunidade. Analise as afirmativas abaixo que discorrem sobre os princípios do SUS.


I Em situações que ocorrem grandes desigualdades, como no acesso à saúde, é necessário estabelecer o princípio da equidade tratando igualmente os desiguais para minimizar o efeito da determinação social.

II A rede regionalizada representa a articulação entre os gestores estaduais e municipais com objetivo de organizar os serviços de saúde para que todos tenham acesso a todos os níveis de atendimento.

III A descentralização permite que as realidades de saúde de cada município sejam respeitadas, uma vez que a tomada de decisão é feita pelos seus gestores, com a transferência direta de recursos da União.

IV A participação da comunidade expressa o exercício da democracia no que se refere às decisões na saúde e assegura o controle social, cabendo aos gestores a função de fiscalizar e avaliar as ações.


Em relação aos princípios do SUS, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • c) II e III.

  • não trata iguais os desiguais, trata diferente por causa da sua limitação

    Equidade: Equidade; o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

    integralidade; Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

    regionalização; serviços organizados de acordo com a area geografica, planejamento epidemiologico, é o conhecimento da população a ser atendida.

    hierarquização; divide os niveis de atenção para garantir acesso a toda complexidade

    Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos. No SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função.

  • Gabarito Letra C

    A) promover a eqüidade na atenção à saúde, considerando as diferenças individuais e de grupos populacionais, por meio da adequação da oferta às necessidades como princípio de justiça social, e ampliação do acesso de populações em situação de desigualdade, respeitadas as diversidades locais;

    D) Participação - democratização do conhecimento do processo saúde/doença e dos serviços, estimulando a organização da comunidade para o efetivo exercício do controle social, na gestão do sistema.


ID
2710465
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei nº 8.142/90 foi sancionada na tentativa de superar os vetos presidenciais aplicados à Lei nº 8.080/90 que atingiram, especialmente, os aspectos referentes aos recursos financeiros e à participação social. A Lei nº 8.142/90, então, passou a regular as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde entre a União, estados e municípios, bem como a participação da comunidade na gestão do SUS. Nessa lei, fica definido que

Alternativas
Comentários
  • Artigo 1º Em cada esfera de governo o SUS contará com as seguintes instâncias colegiadas: Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde - SEM PREJUÍZO DAS FUNÇÕES DO PODER LEGISLATIVO;

  • nenhuma alternativa correta 

     

  • Pensei a mesma coisa. O fato de estar entre vírgulas "em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno", torna essa uma oração explicativa. A ausência da primeira vírgula tornaria a oração restritiva e a assertiva verdadeira. Vá tomar banho, CESPE! ²


ID
2710468
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Básica considera esse nível de atenção como porta de entrada preferencial do sistema, responsável por ordenar fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde. Segundo o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/1990, os serviços especiais de acesso aberto também são considerados como porta de entrada. Um desses serviços de acesso aberto é

Alternativas
Comentários
  • Art. 9o São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:

    I - de atenção primária;

    II - de atenção de urgência e emergência;

    III - de atenção psicossocial; e

    IV - especiais de acesso aberto.  Art. 2 o VII - Serviços Especiais de Acesso Aberto - serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial;

    Parágrafo único.  Mediante justificativa técnica e de acordo com o pactuado nas Comissões Intergestores, os entes federativos poderão criar novas Portas de Entrada às ações e serviços de saúde, considerando as características da Região de Saúde.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm

  • Questão cabe recurso

  • Quais são os serviços de acesso aberto?

  • Serviços Especiais de Acesso Aberto são serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial, a exemplo dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Doença Sexualmente Transmissíveis e AIDS.


ID
2710471
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (BRASIL, 2017), compete às Secretarias Municipais Saúde a coordenação do componente municipal da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidade dos municípios e do Distrito Federal, entre outras:

Alternativas
Comentários
  •  a)organizar, executar e gerenciar os serviços e ações de Atenção Básica, de forma universal, dentro do seu território, incluindo as unidades próprias e excluindo as cedidas pelo estado e pela União.  = compete ao MUNICIPIO , MAS INCLUI

     b)definir estratégias de articulação com as gestões municipais, com vistas à institucionalização do monitoramento e avaliação da Atenção Básica. = compete ao ESTADO 

     c)definir e rever periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite, as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. = compete a UNIÃO 

     d)manter o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente atualizado mensalmente, conforme regulamentação específica.= compete ao MUNICIPIO 


ID
2710474
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Diante do cenário de dificuldades para concretização dos princípios do SUS e do questionamento sobre a qualidade da assistência à saúde oferecida a seus usuários, formulou-se, em 2003, a Política Nacional de Humanização do SUS. A PNH tem como um dos seus objetivos

Alternativas
Comentários
  • Política Nacional de Humanização busca

    - Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;

    - Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;

    - Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;

    - Garantia dos direitos dos usuários;

    - Valorização do trabalho na saúde;

    - Gestão participativa nos serviços.

  • principiosssssssssss

    Transversalidade

    A Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.

    Indissociabilidade entre atenção e gestão

    As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. Ao mesmo tempo, o cuidado e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de saúde. O usuário e sua rede sócio-familiar devem também se corresponsabilizar pelo cuidado de si nos tratamentos, assumindo posição protagonista com relação a sua saúde e a daqueles que lhes são caros.

    Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos

    Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. Os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens: as mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.

  • objetivosssss

     

    Propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS

    - Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização;

    - Fortalecer iniciativas de humanização existentes;

    - Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção;

    - Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;

    - Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.

     

  • Política Nacional de Humanização busca

    - Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;

    - Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;

    - Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;

    - Garantia dos direitos dos usuários;

    - Valorização do trabalho na saúde;

    - Gestão participativa nos serviços.


ID
2710477
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Do ponto de vista da sua concepção, a humanização no SUS vai além do atendimento humanizado que valoriza a escuta do paciente e sua subjetividade. Entendida como uma política, ultrapassa as competências de um programa, pois institui ações transversais em diferentes instâncias gestoras do SUS. A fim de concretizar suas ações, a Política Nacional de Humanização se estrutura a partir de princípios, métodos, diretrizes e dispositivos para efetivação dos princípios do SUS. Analise as afirmativas abaixo sobre a PNH.


I Dentre as diretrizes da PNH, podemos citar a ‘clínica ampliada’ que procura enfrentar a fragmentação das ações de saúde, estimulando o trabalho interdisciplinar e multiprofissional.

II A PNH preconiza o ‘método da tríplice inclusão’ com a participação de diferentes agentes, através de técnicas como rodas e fomento das redes.

III O Apoio matricial é um dispositivo para o processo de trabalho em saúde que oferece suporte técnico-pedagógico de um generalista às equipes de saúde.

IV Os seus princípios estimulam as mudanças na atenção que deve ser orientada para a autonomia dos sujeitos, sendo o trabalhador de saúde o principal responsável pela saúde dos usuários.


Em relação à PNH, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB: a) I e II.

  • A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.

    As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das orientações da PNH que já apresentam resultados positivos.

    Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde. Incluir usuários e suas redes sócio-familiares nos processos de cuidado é um poderoso recurso para a ampliação da corresponsabilização no cuidado de si.


ID
2710480
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Rede de Atenção à Saúde (RAS) é definida pelo Ministério da Saúde como “arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). A RAS é constituída por três elementos fundamentais: a população/região de saúde definidas, a estrutura operacional e um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de atenção à saúde. Em relação aos componentes da estrutura operacional da RAS, analise as afirmativas seguintes.


I Atenção Primária à Saúde é considerada o centro de comunicação da RAS e tem um papel chave na sua estruturação como ordenadora da RAS e coordenadora do cuidado.

II As centrais de regulação, os sistemas de identificação e acompanhamento de usuários e os sistemas de transporte sanitários são considerados como sistemas de apoio da RAS.

III Os sistemas de assistência farmacêutica, de teleassistência e de informação em saúde são considerados como sistemas logísticos da RAS.

IV Os sistemas de transporte sanitário, de acesso regulado à atenção e o cartão de identificação dos usuários são considerados como sistemas logísticos da RAS.


Em relação ao tema exposto, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


    As centrais de regulação, os sistemas de identificação e sistemas de transporte sanitários são considerados como sistemas logísticos da RAS.


    Os sistemas de assistência farmacêutica, é considerados como sistema de apoio da RAS.


  • A estrutura operacional, é formada pelos pontos de atenção das redes e pelas ligações materiais e imateriais que integram esses diferentes serviços e possui cinco componentes que fazem parte da estrutura operacional: centro de comunicação; pontos de atenção à saúde secundários e terciários; sistemas de apoio; sistemas logísticos e sistemas de governança (MENDES, 2008; 2011).

    O centro de comunicação é o nó intercambial no qual se coordenam os fluxos e contrafluxos do sistema de atenção à saúde e é constituído pela APS - Atenção Primária à Saúde (Atenção Básica e Equipe do Programa Saúde da Família).

    Os sistemas logísticos são: identificação do usuário por meio do Cartão Nacional do SUS; prontuário clínico; sistema de acesso regulado à atenção e sistemas de transporte. 

  • Qual o erro do quesito 1 ?

  •  A partir da definição das RASs, ancorada nas concepções de redes sociais e de sistemas integrados de atenção à saúde, estabelece os elementos constitutivos desses sistemas:

    -a população,

    -a estrutura operacional

    -os modelos de atenção à saúde.

    O primeiro elemento, a população, é visto como elemento essencial e a razão de ser das RASs e, por essa razão, discute-se a atenção à saúde baseada na população.

    O segundo elemento é a estrutura operacional que se compõe de cinco componentes:

    1.a atenção primária à saúde: o centro de comunicação das redes,

    2.os pontos de atenção secundária e terciária à saúde, com destaque para os novos papéis a serem desempenhados pelos ambulatórios secundários e pelos hospitais, na perspectiva das redes;

    3.os sistemas de apoio: o sistema de apoio diagnóstico e terapêutico, o sistema de assistência farmacêutica e os sistemas de informação em saúde;

    4.os sistemas logísticos: o cartão de identificação das pessoas usuárias, o prontuário clínico, os sistemas de acesso regulado à atenção à saúde; o sistema de transporte em saúde;

    5. o sistema de governança das redes, discutido em termos de sua institucionalidade, de seus sistemas gerenciais e de seu sistema de financiamento.

  • Importante saber o que é logística e suas ferramentas.


ID
2710483
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Ao completar a etapa de contratualização do Programa de Melhoria e Avaliação da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), os municípios e as equipes assumem compromissos voltados para a melhoria do acesso e da qualidade no âmbito desse nível de atenção. Nessa perspectiva, um dos compromissos das equipes de saúde é

Alternativas
Comentários
  • I – Compromissos das Equipes de Atenção Básica:


    i. Organizar o processo de trabalho da equipe em conformidade com os princípios da atenção básica previstos no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e na PNAB;

    ii. Implementar processos de acolhimento à demanda espontânea para a ampliação, facilitação e qualificação do acesso;

    iii. Alimentar o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) de forma regular e consistente, independentemente do modelo de organização da equipe;

    iv. Programar e implementar atividades, com a priorização dos indivíduos, famílias e grupos com maior risco e vulnerabilidade;

    v. Instituir espaços regulares para a discussão do processo de trabalho da equipe e para a construção e acompanhamento de projetos terapêuticos singulares;

    vi. Instituir processos autoavaliativos como mecanismos disparadores da reflexão sobre a organização do trabalho da equipe, com participação de todos os profissionais que constituem a equipe;

    vii. Desenvolver ações intersetoriais voltadas para o cuidado e a promoção da saúde;

    viii. Pactuar metas e compromissos para a qualificação da Atenção Básica com a gestão municipal. 


    Fonte: file:///C:/Users/Jos%C3%A9/Downloads/pmaq-manual-instrutivo-[165-040412-SES-MT].pdf - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica


ID
2710486
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Um município aderiu ao 3º Ciclo do Programa de Melhoria e Avaliação da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB). Todas as equipes de saúde passam a desenvolver um conjunto de ações para qualificação da Atenção Básica, com o apoio da gestão, previstas no Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento do programa. São consideradas ações de qualificação contidas nesse Eixo:

Alternativas
Comentários
  • A segunda fase do PMAQ consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.


    Esta fase está organizada em quatro dimensões:


    1 – Autoavaliação;

    2 – Monitoramento;

    3 – Educação Permanente; e

    4 – Apoio Institucional 


    Fonte: file:///C:/Users/Jos%C3%A9/Downloads/pmaq-manual-instrutivo-[165-040412-SES-MT].pdf - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica


ID
2710489
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) tem como objetivo geral avaliar a totalidade dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares, contemplados com recursos financeiros provenientes de programas, políticas e incentivos do Ministério da Saúde. Especificamente, o PNASS tem entre seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Consolidar o processo de avaliações sistemáticas dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares. 2. Conhecer o perfil da gestão dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados. 3. Aferir a satisfação dos usuários do SUS nos estabelecimentos avaliados. 4. Incorporar indicadores que meçam o resultado da atenção/assistência prestada pelos estabelecimentos avaliados. 5. Conhecer a inserção dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde. 6. Incentivar, pedagogicamente, a cultura avaliativa no processo de trabalho dos gestores de saúde. 7. Incentivar a cultura avaliativa em estabelecimentos de saúde do SUS. 8. Consolidar o Pnass como um instrumento de gestão do SUS. 9. Transformar o Pnass em uma ferramenta estratégica de regulação do SUS.


ID
2710492
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Governo Federal, por meio da Lei n.º 12.871/2013, regulamentou o Programa Mais Médicos (PMM). Esse programa reúne uma série de iniciativas de curto, médio e longo prazos que visa enfrentar o histórico problema da escassez e má distribuição de médicos nas diversas regiões do Brasil e é constituído por três grandes eixos:

Alternativas
Comentários
  • c) provimento emergencial, investimento na infraestrutura da rede de serviços da atenção básica e formação médica.


ID
2710495
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Decreto Presidencial nº 7.508/2011 coloca o planejamento em saúde na centralidade da agenda da gestão, a ser desenvolvido nas três esferas de governo, considerando, entre outras questões, as especificidades do território, os problemas e as necessidades de saúde da população (BRASIL, 2012). Nessa perspectiva, o planejamento da saúde no SUS utiliza instrumentos que devem ser integrados, revistos e adotados em consonância com os seus referenciais legais. É responsabilidade dos três entes federativos a elaboração, a aplicação e a adaptação desses instrumentos com a colaboração de usuários, profissionais e gestores.

No que se refere ao planejamento em saúde no SUS, analise as afirmativas seguintes.


I O planejamento da saúde deve compatibilizar, no âmbito dos planos de saúde, as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade orçamentária dos recursos.

II A elaboração dos planos de saúde estadual e municipal deve seguir um modelo normativo de planejamento, contemplando momentos de diálogo entre os atores envolvidos no processo: gestores e profissionais de saúde.

III O planejamento da saúde desconsidera os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, os quais não compõem o Mapa da Saúde municipal, regional, estadual e nacional.

IV No processo de planejamento, a participação social deve ser observada, inclusive em âmbito regional, por meio de estímulo à realização de plenárias de conselhos de saúde e de fóruns de conselheiros de saúde.


Em relação ao planejamento em saúde no SUS, estão corretas as afirmativas .

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    I O planejamento da saúde deve compatibilizar, no âmbito dos planos de saúde, as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade orçamentária dos recursos. (Art. 15 do Decreto 7508\11)

    II A elaboração dos planos de saúde estadual e municipal deve seguir um modelo normativo de planejamento, contemplando momentos de diálogo entre os atores envolvidos no processo: gestores e profissionais de saúde. (Art. 15, § 2 - .. planejamento integrado dos entes federativos..)

    III O planejamento da saúde desconsidera os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, os quais não compõem o Mapa da Saúde municipal, regional, estadual e nacional. (Art. 16 do referido Decreto)

    IV No processo de planejamento, a participação social deve ser observada, inclusive em âmbito regional, por meio de estímulo à realização de plenárias de conselhos de saúde e de fóruns de conselheiros de saúde.


ID
2710498
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Decreto Presidencial nº 7.508/2011 coloca o planejamento em saúde na centralidade da agenda da gestão, a ser desenvolvido nas três esferas de governo, considerando, entre outras questões, as especificidades do território, os problemas e as necessidades de saúde da população (BRASIL, 2012). Nessa perspectiva, o planejamento da saúde no SUS utiliza instrumentos que devem ser integrados, revistos e adotados em consonância com os seus referenciais legais. É responsabilidade dos três entes federativos a elaboração, a aplicação e a adaptação desses instrumentos com a colaboração de usuários, profissionais e gestores.

O instrumento de planejamento da saúde que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem por objetivo anualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados é

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Não encontrei na Lei a resposta, tanto que errei a questão ao colocar letra B, contudo ao pesquisar o Drecreto 7508\11 e a Lei 8142\90 notei que o Rélatório de Gestão (o qual contém seção específica relativa aos compromissos assumidos no Âmbito do Contrato Organizativo, art 40,§1, Dec.)  trata de um dos requisitos para que ocorra o repasse dos recursos ao Município, Estado e Distrito Federal, bem como a própria questão dá a resposta ao mencionar "...anualizar as metas do Plano de Saúde...". Ou seja, se houver o conhecimento prévio do significado do Relatório de gestão é possível matar a questão, tendo em vista, é claro, que plano plurianual e Lei orçamentária Anual não tÊm nada a ver!

  • Portaria nº 2.135/2013 - Sistema de Planejamento do SUS

    Art. 4º A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem por objetivo anualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.

  • o programa é que operacionaliza... da pra eliminar por interpretação de palavras..

  • 1a PARTE :

    QUESTÃO :

    METAS = objetivos DO PROGRAMA ANUAL DE SAÚDE :

    Planejar = programar a saúde operacional ( multi/funcional ) .

    Prever = alocar os recursos orçamentários

    É o mesmo que :

    GABARITO : A ) : PROGRAMAR A SAÚDE ( ANUAL)

    OBSERVAÇÃO : POGRAMAR SAÚDE no SUS : ANUAL :

    Conselho de Saúde

     órgão colegiado, DELIBERATIVO e PERMANENTE do Sistema Único de Saúde - SUS :

    Propor , discutir , acompanhar , deliberar , avaliar e

    Fiscalizar a implementação das

    Políticas de Saúde ,inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros Então.. PROGRAMAR SAÚDE (ANUAL) conforme CONSELHO DE SAÚDE, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA e realizar o

    RELATÓRIO ANUAL.

    O CONSELHO DE SAÚDE será composto por representantes de :

    A ) Usuários

    +

    B ) Demais representantes :

    Trabalhadores de saúde ;

    Prestadores de serviço de saúde ;

    Representantes do Governo :

    Como será essa composição ? A Composição será paritária ( igual ) : Usuários ( 50 % ) em relação aos demais representantes ( 50 % ) :

    Distribuição :

    Usuários ( 50 % ) e

    Demais representantes :

    Trabalhadores de saúde : 25 % + Representantes do governo : 25 % = 50 % .

    OBSERVAÇÃO : PLANO ( PLANEJAMENTO) A MÉDIO PRAZO : RE/AVALIAR e RE/PLANEJAR a SAÚDE : médio prazo : PLANO DE SAÚDE PLURI/ANUAL ( 4 anos ) :PLANO PLURI/ANUAL DO GOVERNO :

    Conferência de Saúde :CONSULTIVO:

    Reunir-se a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais ,para AVALIAR a situação de saúde e PROPOR/PLANEJAR ( metas , ações , diretrizes ) ELABORAR PROPOSTAS para reavaliar e reformular políticas de saúde nos níveis correspondentes,convocada pelo PODER EXECUTIVO ou pelo CONSELHO DE SAÚDE .

    Resumindo..

    A ) PROGRAMAR a SAÚDE :CONSELHO DE SAÚDE: ANUAL.

    B) PLANO :PLANEJAMENTO RE/AVALIAR e RE/PLANEJAR a SAÚDE A MÉDIO PRAZO : 4 ANOS : PLANO PLURI/ANUAL : CONFERÊNCIA DE SAÚDE.

    A ) PROGRAMA ANUAL :

    conforme CONSELHO DE SAÚDE e

    conforme LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA :

    REALIZAR O RELATÓRIO .

    Continua 2a parte

  • Continuação : 2a PARTE :

    PROGRAMA ANUAL conforme :

    CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE ...

    LEI de DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA : Terá prazo para ser entregue até dia 15 de abril : (OBS : cobra isso em prova ) .

    REALIZAR O RELATÓRIO ANUAL : será enviado ao CONSELHO ATÉ DIA 30 DE MARÇO DO ANO SEGUINTE AO DA EXECUÇÃO FINANCEIRA : (OBS : cobra isso em prova ) .

    O RELATÓRIO DETALHADO do QUADRIMESTRE /QUATRIMESTRE ( espaço de tempo de 4 meses) : monitorar , acompanhar a execução do PLANO DE ATENÇÃO À SAÚDE: APRESENTADO PELO GESTOR DO SUS até o final dos meses : 2 , 5 e 9 ( ou seja : até o final dos meses de : fevereiro , maio e setembro .

    B ) PLANO : PLANEJAMENTO: MÉDIO PRAZO 4 ANOS : REAVALIAR e REPLANEJAR : PLANO PLURI/ANUAL ( 4/4Anos ) : CONFERÊNCIA DE SAÚDE ( Prazo até o dia 31 de agosto para elaborar aprovação ) .

    COMENTÁRIO PARA AS ALTERNATIVAS :

    A ) PROGRAMAR A SAÚDE (ANUAL) CONFORME : políticas públicas sociais e econômicas do Estado avaliadas , discutidas e aprovadas no CONSELHO DE SAÚDE .

    D ) LEI de DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA (ANUAL)

    B ) RELATÓRIO DE GESTÃO (ANUAL)

    C ) PLANO ( PLANEJAMENTO) DE SAÚDE : PLURI/ANUAL : 4 ANOS .

    VEJAMOS : AS OUTRAS ALTERNATIVAS DA QUESTÃO :

    A ) Programa de Saúde ( Anual ) .

    D ) LEI de DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA ( Anual ) :

    Terá prazo para ser entregue até dia 15 de abril : (OBS : cobra isso em prova ) .

    B ) Relatório de Gestão ( Anual ) :

    PRAZO para enviar AO CONSELHO ATÉ o DIA 30 de MARÇO do ano seguinte ao da execução financeira .

    C ) Plano Pluri/anual ( PLANEJAMENTO DO GOVERNO de MÉDIO PRAZO : 4 Anos )

    PLANO de MÉDIO PRAZO 4 / 4 = 4 ANOS : CONFERÊNCIA DE SAÚDE .

    PRAZO ATÉ o dia 31 de AGOSTO para elaborar aprovação .

    OBSERVAÇÃO :

    *PLANEJAR A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO :ATENÇÃO 1A :

    PLANO PLURI/ANUAL .

    PROGRAMA DE SAÚDE ANUAL .

    RELATÓRIO DE GESTÃO MUNICIPAL .

    *PLANEJAR A ASSISTÊNCIA À SAÚDE (orçamento do GOVERNO = LEI ) :

    PLANO PLURI/ANUAL .

    LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL .

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.


ID
2710501
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Nas últimas décadas, seguindo uma tendência global, o Brasil vem passando por um processo de transição demográfica, epidemiológica e nutricional, determinado pela queda da fecundidade, declínio da mortalidade por doenças infecciosas, aumento da expectativa de vida e maior exposição a modos de vida pouco saudáveis. Assim, o perfil de morbimortalidade da população apresenta um aumento da ocorrência de casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), com destaque para as doenças cardiovasculares e as neoplasias. Tomando como referência a vigilância das DCNT, analise as afirmativas seguintes.


I Uma das características da vigilância das DCNT é o monitoramento da adesão a fatores de proteção e de risco dessas doenças que permitem medir as exposições atuais e tendências futuras de adoecimento e mortalidade.

II A vigilância das DCNT emprega estratégias semelhantes às utilizadas pela vigilância das doenças infectocontagiosas, como por exemplo, a notificação compulsória e a investigação de casos novos.

III A vigilância das DCNT estimula a prática de ações de promoção da saúde, pautadas em intervenções intersetoriais, a fim de prevenir casos novos, deter o crescimento e melhorar o prognóstico dos casos já existentes.

IV A vigilância das DCNT utiliza o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) como principal fonte de dados e informações estratégicas de ocorrência das doenças e agravos não transmissíveis.


Em relação a vigilância das DCNT, estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • a) I e III.


ID
2710504
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Ministério da Saúde define periodicamente a lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços públicos e privados em todo o território nacional. A inclusão de doenças e agravos nessa lista está condicionada a alguns critérios, tais como a transcendência, que se expressa por meio de características subsidiárias, que conferem relevância especial à doença ou agravo. Entre essas características, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • · Transcendência - que se tem definido como um conjunto de características apresentadas por doenças e agravos, de acordo com sua apresentação clínica e epidemiológica, das quais as mais importantes são: a severidade medida pelas taxas de letalidade, hospitalizações e seqüelas; a relevância social que subjetivamente significa o valor que a sociedade imputa à ocorrência do evento através da estigmatização dos doentes, medo, indignação quando incide em determinadas classes sociais; e as que podem afetar o desenvolvimento o que as caracteriza como de relevância econômica devido a restrições comerciais, perdas de vidas, absenteísmo ao trabalho, custo de diagnóstico e tratamento, etc.

    fente:


ID
2710507
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O relatório Errar é Humano do Institute of Medicine (IOM) trouxe à tona a ocorrência de 44.000 a 98.000 mortes evitáveis decorrentes de falhas no processo assistencial nos Estados Unidos. A divulgação do relatório provocou, em vários países e organizações internacionais, uma mobilização no sentido de apoiar estratégias destinadas a prevenir e evitar falhas nos sistemas de assistência à saúde. No Brasil, esse movimento teve como um dos desdobramentos a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pela portaria GM/MS nº 529/2013. Um dos pressupostos que possibilitam a cultura de segurança, prevista nessa portaria é

Alternativas
Comentários
  •  Portaria  529/13 art. 4° c) cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança;

  • a) cultura na qual todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares;

    b) cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais;

    c) cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança;

    d) cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional; e

    e) cultura que proporciona recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança; e

     


ID
2710510
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, as famílias, os gestores e os profissionais de saúde, com a finalidade de ofertar uma assistência segura. Os protocolos de segurança propostos pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente incluem :

Alternativas
Comentários
  •  

     

    RESOLUÇÃO NÚMERO 36, DE 25 DE JULHO DE 2013

    Art. 8º O Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (PSP), elaborado pelo NSP, deve estabelecer
    estratégias e ações de gestão de risco, conforme as atividades desenvolvidas pelo serviço de saúde para:
    I - identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos no serviço de saúde, de forma
    sistemática;
    II - integrar os diferentes processos de gestão de risco desenvolvidos nos serviços de saúde;
    III - implementação de protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saude;
    IV - identificação do paciente;
    V - higiene das mãos;
    VI - segurança cirúrgica;
    VII - segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
    VIII - segurança na prescrição, uso e administração de sangue e hemocomponentes;
    IX - segurança no uso de equipamentos e materiais;
    X - manter registro adequado do uso de órteses e próteses quando este procedimento for realizado;
    XI - prevenção de quedas dos pacientes;
    XII - prevenção de úlceras por pressão;
    XIII - prevenção e controle de eventos adversos em serviços de saúde, incluindo as infecções relacionadas à
    assistência à saúde;
    XIV- segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral

    XV - comunicação efetiva entre profissionais do serviço de saúde e entre serviços de saúde;
    XVI - estimular a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada.
    XVII - promoção do ambiente seguro

  • Não deveria ter uma palavra negativa antes da " úlcera por pressão "? Fiquei na duvida :(

  • Encontrei um material mais reduzido:

    A Portaria MS/GM nº 529/2013 estabelece que um conjunto de protocolos básicos, definidos pela OMS, deva ser elaborados e implantados:

    1 Prática de higiene das mãos em estabelecimentos de Saúde;

    2 Cirurgia segura;

    3 Segurança na prescrição,

    4 Uso e administração de medicamentos;

    5 Identificação de pacientes;

    6 Comunicação no ambiente dos estabelecimentos de Saúde;

    7 Prevenção de quedas;

    8 Úlceras por pressão;

    9 Transferência de pacientes entre pontos de cuidado;

    10 Uso seguro de equipamentos e materiais.

    Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de Referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 40p. Disponível em: <bvsms.saude.gov.br>.

  • Úlcera por pressão : Lesão na pele e no tecido subjacente resultante da pressão prolongada sobre a pele.

    As pessoas com maior risco são aquelas com uma condição que limita sua capacidade de mudar de posição... Ex: aquelas pessoas q ficam dias e dias num leito de hospital.


ID
2710513
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº 36, de 2013, estabelece que o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve implantar um plano de segurança do paciente em serviços de saúde com atividades de identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos, integrando os diferentes processos de gestão dos riscos desenvolvidos nos serviços de saúde. Uma das técnicas de identificação de riscos mais conhecida e aplicada nos serviços de saúde é

Alternativas
Comentários
  • DA VIGILÂNCIA, DO MONITORAMENTO E DA NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS

    Art. 9º O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente - NSP.

    Art. 10 A notificação dos eventos adversos, para fins desta Resolução, deve ser realizada mensalmente pelo NSP, até o 15º (décimo quinto) dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância, por meio das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela Anvisa.

    Parágrafo único - Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 72 (setenta e duas) horas a partir do ocorrido.

    Art. 11 Compete à ANVISA, em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:

    I - monitorar os dados sobre eventos adversos notificados pelos serviços de saúde;

    II - divulgar relatório anual sobre eventos adversos com a análise das notificações realizadas pelos serviços de saúde;

    III - acompanhar, junto às vigilâncias sanitárias distrital, estadual e municipal as investigações sobre os eventos adversos que evoluíram para óbito.

  • Art. 9º O monitoramento dos incidentes e eventos adversos será realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente

    - NSP.

    A banca tenta induzir o candidato ao erro, uma vez que não escreve a palavra eventos!

  • GABARITO A


ID
2770285
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O armazenamento é a etapa do ciclo da assistência farmacêutica que visa garantir a qualidade e a guarda segura dos medicamentos nas organizações da área da saúde. Uma das principais finalidades do armazenamento é garantir a estabilidade dos medicamentos estocados. Para medicamentos e insumos que não exigem condições especiais de conservação, uma das práticas adequadas de armazenamento é

Alternativas
Comentários
  • Temperatura, 15 a 30 graus.

  • Umidade relativa menor que 70%


ID
2770288
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A regulamentação sanitária é uma das diretrizes constantes na Política Nacional de Medicamentos, que tem por objetivo garantir o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, ao menor custo possível, por intermédio dos gestores do SUS, nas três esferas de Governo. Entre as ações que visam ao cumprimento desse objetivo, pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • a adoção de exigências específicas para o aviamento de receita médica, relativas à sua forma e à identificação do paciente e do profissional que a prescreve.

    GABARITO : C

  • Por exclusão, só resta a alternativa C mas a questão foi extremamente mal formulada pois a adoção de exigências específicas para o aviamento de receita médica, relativas à sua forma e à identificação do paciente e do profissional que a prescreve não garante o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, ao menor custo possível...isso seria possível com a obrigatoriedade da adoção da denominação genérica nas compras por meio de licitações públicas de medicamentos realizadas pela administração pública, que exijam dos fabricantes e fornecedores testes de qualidade que assegurem sua eficiência terapêutica.

  • a) a obrigatoriedade da adoção da denominação genérica nas compras e licitações públicas de medicamentos realizadas pela administração privada. (pública)

    b) a proibição (obrigatoriedade) de uso de denominação genérica nos editais e contratos públicos bem como de exigências sobre requisitos de qualidade dos produtos.

    c) a adoção de exigências específicas para o aviamento de receita médica, relativas à sua forma e à identificação do paciente e do profissional que a prescreve. (correto)

    d) a incorporação da denominação comum internacional (a apresentaçao da denominaçao genérica) nas embalagens, rótulos, bulas, prospectos, textos e demais materiais de divulgação e informação médica.


ID
2770291
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O componente básico da assistência farmacêutica (CBAF) destina-se ao fornecimento dos medicamentos e insumos para o tratamento precoce e adequado dos problemas mais comuns na atenção básica. Os itens da assistência farmacêutica na Atenção Básica são financiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios. Em relação ao financiamento dos medicamentos e insumos do CBAF, leia as assertivas abaixo.

I A partida federal é de R$ 5,10/habitante/ano, e as contrapartidas estadual e municipal devem ser de, no máximo, R$ 2,36/habitante/ano.
II Os recursos devem ser aplicados no custeio dos medicamentos presentes na relação nacional de medicamentos vigente.
III O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição das insulinas humanas NPH e regular, exceto em municípios com mais de 400.000 habitantes.
IV Os recursos podem ser utilizados para aquisição de matrizes homeopáticas e tinturas - mãe conforme Farmacopeia Homeopática Brasileira.

Das assertivas apresentadas, as que estão de acordo com as regras de financiamento de medicamentos da CBAF são

Alternativas
Comentários
  • Assertiva I - FALSA

    Art. 2º O financiamento dos medicamentos descritos nos Anexos I, II e III é de responsabilidade das três esferas de gestão, devendo ser aplicados os seguintes valores mínimos:

    I - União: R$ 5,10 por habitante/ano;

    II - Estados e Distrito Federal: R$ 1,86 por habitante/ano; e

    III - Municípios: R$ 1,86 por habitante/ano.


    Assertiva III - FALSA

    Art. 6º O Ministério da Saúde financiará, com recursos distintos aos valores indicados no art. 2º, a aquisição e a distribuição às Secretarias de Saúde dos Estados dos medicamentos Insulina Humana NPH 100 UI/mL e Insulina Humana Regular 100 UI/mL, constantes do Anexo IV a esta Portaria.


    A determinação mínima de população só é tratada no Art. 7°

    Art. 7º O Ministério da Saúde financiará ainda, com recursos distintos aos valores indicados no art. 2º, a aquisição e a distribuição dos contraceptivos e insumos do Programa Saúde da Mulher, constantes do Anexo IV a esta Portaria, conforme segue:

    I - distribuição direta aos Municípios das capitais estaduais, ao Distrito Federal e aos Municípios com população superior a 500.000 habitantes; ou

    II - entrega às Secretarias Estaduais de Saúde para posterior distribuição pelos governos estaduais aos demais Municípios.


  • O repasse financeiro regulamentado não é regulamentado pela Portaria GM/MS n° 1.555, de 30 de julho de 2013? De acordo com tal normativa, o governo federal deve repassar, no mínimo, R$ 5,10/ habitante/ano, e as contrapartidas estadual e municipal devem ser de, no mínimo, R$ 2,36/habitante/ano cada. 

    Por que existem dois valores diferentes 2,36 (Portaria 1.555) e 1,86 (Portaria 2.982)?

  • Assertiva I :

    A partida federal é de R$ 5,10/habitante/ano, e as contrapartidas estadual e municipal devem ser de, no máximo, R$ 2,36/habitante/ano. FALSA

    Art. 3º O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica é de responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme normas estabelecidas nesta Portaria, com aplicação, no mínimo, dos seguintes valores de seus orçamentos próprios:

    II - Estados: R$ 2,36 (dois reais e trinta e seis centavos) por habitante/ano, [....]

    III - Municípios: R$ 2,36 (dois reais e trinta e seis centavos) por habitante/ano,[....]

    Fonte: Portaria N. 1.555 de 30 de Julho de 2013.

    Assertiva II : Os recursos devem ser aplicados no custeio dos medicamentos presentes na relação nacional de medicamentos vigente. CORRETA

    Assertiva III : O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição das insulinas humanas NPH e regular, exceto em municípios com mais de 400.000 habitantes.

    Cabe ao Ministério da Saúde o financiamento e a aquisição da insulina humana NPH 100 UI/ml e da insulina humana regular 100 UI/ml, dos medicamentos contraceptivos e insumos do Programa Saúde da Mulher.

    Assertiva IV : Os recursos podem ser utilizados para aquisição de matrizes homeopáticas e tinturas - mãe conforme Farmacopeia Homeopática Brasileira. CORRETA

    Art. 9º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela seleção, programação, aquisição, armazenamento, controle de estoque e prazos de validade, distribuição e dispensação dos medicamentos e insumos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, constantes dos Anexos I e IV da RENAME vigente, conforme pactuação nas respectivas CIB, incluindo-se:

    I - plantas medicinais, drogas vegetais e derivados vegetais para manipulação das preparações dos fitoterápicos da RENAME em Farmácias Vivas e farmácias de manipulação do SUS;

    II - matrizes homeopáticas e tinturas-mães conforme Farmacopeia Homeopática Brasileira, 3ª edição, para as preparações homeopáticas em farmácias de manipulação do SUS; e

    III - a aquisição dos medicamentos sulfato ferroso e ácido fólico do Programa Nacional de Suplementação de Ferro a partir de agosto de 2013.

  • Assertiva I :

    A partida federal é de R$ 5,10/habitante/ano, e as contrapartidas estadual e municipal devem ser de, no máximo, R$ 2,36/habitante/ano. FALSA

    Art. 3º O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica é de responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme normas estabelecidas nesta Portaria, com aplicação, no mínimo, dos seguintes valores de seus orçamentos próprios:

    II - Estados: R$ 2,36 (dois reais e trinta e seis centavos) por habitante/ano, [....]

    III - Municípios: R$ 2,36 (dois reais e trinta e seis centavos) por habitante/ano,[....]

    Fonte: Portaria N. 1.555 de 30 de Julho de 2013.

    Assertiva II : Os recursos devem ser aplicados no custeio dos medicamentos presentes na relação nacional de medicamentos vigente. CORRETA

    Assertiva III : O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição das insulinas humanas NPH e regular, exceto em municípios com mais de 400.000 habitantes.

    Cabe ao Ministério da Saúde o financiamento e a aquisição da insulina humana NPH 100 UI/ml e da insulina humana regular 100 UI/ml, dos medicamentos contraceptivos e insumos do Programa Saúde da Mulher.

    Assertiva IV : Os recursos podem ser utilizados para aquisição de matrizes homeopáticas e tinturas - mãe conforme Farmacopeia Homeopática Brasileira. CORRETA

    Art. 9º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são responsáveis pela seleção, programação, aquisição, armazenamento, controle de estoque e prazos de validade, distribuição e dispensação dos medicamentos e insumos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, constantes dos Anexos I e IV da RENAME vigente, conforme pactuação nas respectivas CIB, incluindo-se:

    I - plantas medicinais, drogas vegetais e derivados vegetais para manipulação das preparações dos fitoterápicos da RENAME em Farmácias Vivas e farmácias de manipulação do SUS;

    II - matrizes homeopáticas e tinturas-mães conforme Farmacopeia Homeopática Brasileira, 3ª edição, para as preparações homeopáticas em farmácias de manipulação do SUS; e

    III - a aquisição dos medicamentos sulfato ferroso e ácido fólico do Programa Nacional de Suplementação de Ferro a partir de agosto de 2013.

  • Vale ressaltar que a partida federal é de R$ 5,58/habitante/ano, atualmente e as contrapartidas estadual e municipal devem ser de, no máximo, R$ 2,36/habitante/ano. FALSA


ID
2770294
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso a medicamentos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico. A partir desse componente, é realizada a aquisição de insumos para o tratamento de doenças infecciosas, como a febre maculosa, que é uma doença febril aguda, de gravidade variável e com elevada taxa de letalidade. Para o tratamento desse agravo, é distribuído o medicamento

Alternativas
Comentários
  • Febre maculosa, é tratada com antibiótico, DOXICICLINA

  • A doença é causada pela Rickettsia rickettsii e transmitida por carrapatos.

    A introdução precoce do tratamento antibiótico (com doxiciclina, preferencialmente, ou cloranfenicol) tem impacto importante na redução da letalidade da doença.

    A doxiciclina deve ser administrada na dose de 100 mg, via oral, a cada 12 horas para adultos e crianças acima de 45 kg.

    A dose do cloranfenicol é de 1 g a cada 6 horas para adultos, e para crianças, a dose total diária varia de 50 a 75 mg/kg/dia, dividida em 4 tomadas.

    O tratamento específico deve ser mantido por um período mínimo de 7 dias, ou até 2 a 3 dias após o término da febre.

  • Letra A. As tetracicliinas (dentre elas, doxiciclina) possuem espectro amplo e cobrem riquétsia, causadora da febre maculosa.

  • Quando eu crescer eu juro que aprendo mais sobre antimicrobianos, ô praga difícil

  • Gente do céu.... Apanhando nos Antibióticos. Ja tô ficando desesperada


ID
2770297
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica (HÓRUS) foi desenvolvido para qualificar a gestão nas três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para ampliar o acesso ao medicamento. O HÓRUS é organizado em módulos, sendo um destes, o módulo especializado. O HÓRUS-Especializado

Alternativas
Comentários
  • D) CORRETO - Notem que o comando da questão mencionou MÓDULO ESPECIALIZADO, logo...

    O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em publicados Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), publicadas pelo Ministério da Saúde.


ID
2770300
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O seguimento farmacoterapêutico é um serviço farmacêutico que possibilita identificar problemas relacionados à farmacoterapia. A escolha do método a ser utilizado depende da formação e da prática profissional. Um dos métodos mais difundidos não emprega uma classificação específica para problemas relacionados a medicamentos (PRMs), tendo as informações organizadas com base em parâmetros objetivos e subjetivos, definidos previamente, ou seja, antes da identificação dos problemas e da elaboração das intervenções. Essa descrição refere-se ao método

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Método Dáder - de seguimento farmacoterapêutico foi desenvolvido pelo Grupo de Investigación en Atención Farmacéutica da Universidad de Granada, na Espanha. Também se deriva do PWDT, contudo, procura tornar mais factível a coleta de dados dos pacientes. Além disso, prevê uma etapa para a análise dos dados coletados e uma fase de estudo dos medicamentos utilizados pelo paciente. A desvantagem desse método em relação aos demais é o tempo de aplicação mais longo.

    SOAP (subjetivo, objetivo, avaliação e plano) é método amplamente utilizado por profissionais da saúde de diversas especialidades. Por isso, facilita a análise da evolução das consultas realizadas por todos os profissionais envolvidos no cuidado do paciente. Contudo, esse método tem um desenho voltado para uma descrição de diagnóstico e intervenção médica, o que pode dificultar o seu uso por farmacêuticos para a descrição de um diagnóstico farmacoterapêutico, principalmente para os estudantes e os farmacêuticos pouco familiarizados com a prática da Atenção Farmacêutica(18).

    Therapeutic Outcomes Monitoringou ou TOM é um método desenvolvido por Hepler na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos da América. Também foi desenvolvido para ser aplicado em farmácias comunitárias, como o método PWDT, sendo, na realidade, derivado desse método. As principais diferenças para o método anterior é que o TOM é voltado para doenças específicas, sendo necessário o desenvolvimento de um novo formulário para cada tipo de enfermidade que se deseja tratar. A principal deficiência desse método é o risco do profissional não abordar o paciente de forma holística, mas enfocar a doença.

    Pharmacotherapy Workup ou PWDT é um método desenvolvido por Strand e colaboradores na Universidade de Minessota, nos Estados Unidos da América. Foi desenvolvido para ser aplicado em farmácias comunitárias, podendo ser utilizado com pacientes que apresentem qualquer enfermidade. Com a aplicação desse método, o farmacêutico visa à detecção das necessidades do paciente em relação a seus medicamentos e a aplicação de ações que supram essas necessidades, sendo fundamental o seguimento do paciente para que se possa determinar os resultados terapêuticos obtidos.

  • Método Dáder - de seguimento farmacoterapêutico foi desenvolvido pelo Grupo de Investigación en Atención Farmacéutica da Universidad de Granada, na Espanha. Também se deriva do PWDT, contudo, procura tornar mais factível a coleta de dados dos pacientes. Além disso, prevê uma etapa para a análise dos dados coletados e uma fase de estudo dos medicamentos utilizados pelo paciente. A desvantagem desse método em relação aos demais é o tempo de aplicação mais longo.

    SOAP (subjetivo, objetivo, avaliação e plano) é método amplamente utilizado por profissionais da saúde de diversas especialidades. Por isso, facilita a análise da evolução das consultas realizadas por todos os profissionais envolvidos no cuidado do paciente. Contudo, esse método tem um desenho voltado para uma descrição de diagnóstico e intervenção médica, o que pode dificultar o seu uso por farmacêuticos para a descrição de um diagnóstico farmacoterapêutico, principalmente para os estudantes e os farmacêuticos pouco familiarizados com a prática da Atenção Farmacêutica(18).

    Therapeutic Outcomes Monitoringou ou TOM é um método desenvolvido por Hepler na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos da América. Também foi desenvolvido para ser aplicado em farmácias comunitárias, como o método PWDT, sendo, na realidade, derivado desse método. As principais diferenças para o método anterior é que o TOM é voltado para doenças específicas, sendo necessário o desenvolvimento de um novo formulário para cada tipo de enfermidade que se deseja tratar. A principal deficiência desse método é o risco do profissional não abordar o paciente de forma holística, mas enfocar a doença.

    Pharmacotherapy Workup ou PWDT é um método desenvolvido por Strand e colaboradores na Universidade de Minessota, nos Estados Unidos da América. Foi desenvolvido para ser aplicado em farmácias comunitárias, podendo ser utilizado com pacientes que apresentem qualquer enfermidade. Com a aplicação desse método, o farmacêutico visa à detecção das necessidades do paciente em relação a seus medicamentos e a aplicação de ações que supram essas necessidades, sendo fundamental o seguimento do paciente para que se possa determinar os resultados terapêuticos obtidos.

  • Lembrando que o SOAP é o método utilizado pelo eSUS para consulta de qq profissional de ensino superior


ID
2770303
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Resultado negativo associado ao uso de medicamento (RNM) é um termo utilizado no Método Dader de acompanhamento farmacoterapêutico. RNMs são definidos como problemas de saúde e alterações não desejadas no estado de saúde atribuíveis ao uso (ou desuso) d e medicamentos. Nesse contexto, considere um paciente hipertenso e dislipidêmico que iniciou tratamento com hidroclorotiazida 25 mg (dois comprimidos ao dia) e sinvastatina 40 mg (1 comprimido diário). Após oito semanas, o paciente continuou apresentando valores pressóricos elevados e risco de hipocalemia (3,6 mmol/L; valores de referência: 3,5 – 5,0 mmol/L), mesmo tendo aderido ao tratamento e seguido as demais condutas não farmacológicas (atividade física e dietoterapia) e apresentado perfil lipídico adequado. Nesse caso, o RNM apresentado e o medicamento envolvido são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Inefetividade não quantitativa pela sinvastatina e hipocalemia pela Hidroclortiazida

  • a Hidroclorotiazida causa hipocalemia


ID
2770306
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU) prevê que a farmácia dispense os medicamentos na forma em que se encontram prontos para uso, de acordo com a dose prescrita pelo médico, sem necessidade de nova manipulação posterior. Em relação ao SDMDU, considere as afirmações abaixo.

I Com a implantação do SDMDU, a enfermagem dedica maior parte do seu tempo à preparação e à realização da dupla checagem das doses.
II Com a implantação do SDMDU, há um controle mais eficaz dos medicamentos, diminuindo a porcentagem de perdas e de furtos.
III O custo com a implantação do SDMDU é mais que compensado pela redução do consumo de medicamentos e do tempo que a enfermagem dedica às tarefas relacionadas aos medicamentos.
IV O SDMDU promove redução de erros de medicação, tornando a farmacoterapia mais segura, além de contribuir para reduzir recursos humanos na farmácia.

Em relação à implantação do SDMDU, estão corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    I Com a implantação do SDMDU, a enfermagem dedica maior parte do seu tempo à preparação e à realização da dupla checagem das doses.

    ERRADO- essa seria uma atribuição do farmacêutico e além disso diminui o tempo da enfermagem

    IV O SDMDU promove redução de erros de medicação, tornando a farmacoterapia mais segura, além de contribuir para reduzir recursos humanos na farmácia

    ERRADO- AUMENTAR RECURSOS HUMANOS NA FARMÁCIA


ID
2770312
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é uma comissão do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, além de desenvolver, com colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atividades relacionadas à vigilância, ao monitoramento e à notificação de eventos adversos. É competência exclusiva 

Alternativas
Comentários
  • Correções de acordo com a RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013

    A) INCORRETA. Do NSP notificar os eventos adversos que evoluírem para óbito em até 72 horas a partir do ocorrido.

    B) INCORRETA. do NSP a notificação dos eventos adversos, até o 15º dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância, por meio das ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela Anvisa.

    D) INCORRETA. da ANVISA, em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, monitorar os dados sobre eventos adversos notificados pelos serviços de saúde, por meio do sistema Notivisa.

    C) CORRETA.

  • c) acompanhar, junto às vigilâncias sanitárias distrital, estadual e municipal as investigações sobre os eventos adversos que evoluíram para óbito.


ID
2770315
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas atualizações regulamentam licitações e contratos da administração pública. Em relação ao processo licitatório para aquisição de medicamentos, considere as afirmativas abaixo.

I São modalidades de licitação a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso e o leilão.
II Nos casos em que couber a modalidade convite, pode-se utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.
III Para compra de medicamentos, a modalidade tomada de preços permite aquisições no valor máximo de R$ 180.000,00.
IV Em casos de calamidade pública, é dispensável a licitação para aquisição de medicamentos no valor correspondente a até 80% das despesas previstas na modalidade licitatória.

As afirmativas que se coadunam com as regras do processo licitatório são

Alternativas
Comentários
  • "A afirmativa I dessa questão descreve como modalidades de licitação presentes na Lei n. º 8.666/93 a concorrência, a tomada de preço, o convite, o concurso e o leilão. Contudo, a modalidade concurso não se aplica à aquisição de medicamentos, o que torna a assertiva I errada e, portanto, não há opção de resposta correta."


ID
2770318
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os conselhos de classe profissional atuam diretamente no controle ético e técnico - profissional, o que lhes confere a dimensão de seu compromisso social com a sociedade. A atuação eficaz dos conselhos protege a sociedade de maus profissionais, de modo a assegurar à população atendimento responsável e de qualidade. Desse modo, a ação fiscalizatória do Conselho de Farmácia, conforme a Lei nº 13.021/2014, visa garantir

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º Poderão as farmácias de qualquer natureza dispor, para atendimento imediato à

    população, de medicamentos, vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua

    região demográfica. (B)

  • Gabarito B

    Art. 11. O proprietário da farmácia não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico.

    Art. 7º Poderão as farmácias de qualquer natureza dispor, para atendimento imediato à população, de medicamentos, vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica.

    Art. 10. O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos.

    Art. 6º Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exigem-se a autorização e o licenciamento da autoridade competente, além das seguintes condições:

    I - ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento;

    II - ter localização conveniente, sob o aspecto sanitário;

    III - dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos;

    IV - contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária.


ID
2770321
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente vai a farmácia comunitária privada com a seguinte prescrição: Voltarina 50 mg (produto fictício), tomar 3 comprimidos diários durante cinco dias. Trata-se de um produto similar não equivalente ao medicamento de referência (Voltaren ©: diclofenaco sódico, comprimidos de 50 mg). O farmacêutico, não dispondo da Voltarina, dispensa o medicamento genérico diclofenaco sódico, comprimidos de 50 mg. A conduta do farmacêutico foi

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha, pela lei de intercambialidade o similar pode ser intercambiavel pelo referência e vice versa, não se pode trocar é genérico por similar, portanto a conduta foi inadequada mas não apenas a voltarina poderia ser dispensada.

  • Para exemplificar: caso seja prescrito um medicamento de referência poderá ser dispensado o próprio referência, ou o genérico, ou o similar intercambiável. Caso o medicamento seja prescrito pelo nome genérico, poderá ser dispensado o genérico ou o referência. Caso seja prescrito um similar intercambiável, poderá ser dispensado o próprio similar intercambiável ou referência. Entretanto, se for prescrito um medicamento similar, que não seja similar equivalente, somente o medicamento similar prescrito pode ser dispensado.

    É considerado intercambiável o medicamento similar cujos estudos de equivalência farmacêutica, biodisponibilidade relativa/bioequivalência ou bioisenção tenham sido apresentados, analisados e aprovados pela ANVISA. Estes medicamentos deverão conter na bula e na caixa os dizeres: MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA.

    É importante lembrar que medicamentos similares não são intercambiáveis com outros similares e tampouco por genéricos. Quando o medicamento é prescrito pelo nome genérico (DCB), somente poderá ser dispensado o próprio genérico ou o medicamento de referência, mas não o similar.

  • Não existe intercambialidade entre medicamentos similares e genéricos

  • questão errada. É possível substituir um similar por um refrência

  • questão desatualizada


ID
2770324
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia

De acordo com a RDC nº 44/2019, as boas práticas farmacêuticas são o conjunto de técnicas e medidas que visam garantir a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, com o fim de contribuir para o uso racional desses produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Nesse contexto, é considerada uma boa prática

Alternativas
Comentários
  • qual alternativa seria correta se fosse 2009

  • seria gab b

    a resposta é com base na parte do conceito q diz: garantir a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados 

    achei a resposta aqui: https://xdaquestao.com/questoes/1581843


ID
2770327
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, aprovou o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Desde então, esse medicamentos são organizados em listas específicas. As quais são constantemente atualizadas com acréscimos e exclusões de itens. De acordo com que estabelece essa portaria, nas listas A1, B1 e B2 devem conter, respectivamente, os seguintes medicamentos:

Alternativas
Comentários
  • SIBUTRAMINA - B2; CISAPRNDA-C1 ; ISOTRETINOINA C2

    ZOLPIDEM- B1; PRAZEPAM B1; ANFEPRAMONA B2

    CLONAZEPAM-B1; OXANDROLONA- C5 ; CANABIDIOL- C1

    MORFINA -A1; OXAZOLAN - B1; MAZINDOL B2

  • A1- MORFINA

    B1-OXAZOLAM

    B2-MAZINDOL (ANOREXÍGENO) ACOMPANHADO COM TERMO DE RESPONSABILIDADE DO MEDICO.

  • SIBUTRAMINA - LISTA C1.

    Parágrafo único. Fica proibida a manipulação da substância ISOTRETINOINA (lista "C2" ? retinóides) na preparação de medicamentos de uso tópico.

    ZOLPIDEN - LISTA B1

    PRAZEPAN - LISTA B1

    ANFEPRAMONA - LISTA B2 Art. 82. Nos casos dos medicamentos contendo a substância Anfepramona (lista "B2", psicotrópicos-anorexígenos) deverá constar, em destaque, no rótulo e bula, a frase: "Atenção: Este Medicamento pode causar Hipertensão Pulmonar".

    CLONAZEPAN - LISTA B1

    RESPOSTA CORRETA - morfina, oxazolam e mazindol.

  • E morfina oxazolan mazindol


ID
2770330
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com a finalidade de atender de forma mais efetiva as necessidades de grupos específicos de pacientes, em especial aqueles portadores de agravos relacionados à saúde mental, foi implantado o Programa para a Aquisição dos Medicamentos Essenciais para a área de Saúde Mental na rede pública, por meio da Portaria GM/MS nº 1.077/99, que é uma atualização da Política Nacional de Medicamentos. Essa portaria estabelece que o repasse de incentivos para o programa seja feito mediante o cumprimento de alguns requisitos. Um desses requisitos é

Alternativas

ID
2770333
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmacovigilância objetiva identificar, avaliar, compreender e prevenir eventos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Com base nessas informações, considere um paciente com a prescrição médica de metformina 850 mg duas vezes ao dia (um comprimido a cada 12 horas). No primeiro dia de utilização, o paciente decide administrar os dois comprimidos simultaneamente e apresenta um intenso desconforto gastrointestinal em seguida. Essa situação descrita pode ser caracterizada como um problema de

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar o porquê desta assertiva?

  • resposta estranha e pergunta estranha

  • Erros de adesão ao tratamento, pois a prescrição estava 12\12 horas, e o paciente DECIDE , usar dois comprimidos simultaneamente isso nada mais é que erro de adesão, o paciente, ou não entendeu a prescrição, ou a dispensação, e por si só USOU DE FORMA ERRADA.

  • A adesão medicamentosa é definida como grau de concordância do paciente com as recomendações do profissional da saúde no que se refere ao seu tratamento. A prescrição era de 1 comp a cada 12 h, e o paciente decidiu tomar 2 comp de uma vez.


ID
2770336
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmacoeconomia é a aplicação da economia ao estudo dos medicamentos otimizando os gastos financeiros sem prejuízo ao tratamento do paciente. Em relação à aplicação da farmacoeconomia, quando é realizada a avaliação econômica na qual se examinam tantos os custos monetários quanto os desfechos (resultados clínicos) de tratamentos de saúde, estamos diante de um estudo

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA

    b) Custo utilidade - avalia a satisfação do paciente com relação ao tratamento empregado em termos de qualidade de vida.

    c) Minimização de custo ou análise de redução - esse avalia quando duas alternativas de tratamento têm o mesmo resultado e é possível escolher o mais barato.

    d)Custo benefício - Utilizado nos casos em que é possível/necessário escolher entre duas tecnoogias com muitas diferenças entre si.


ID
2770339
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O envelhecimento modifica significativamente os parâmetros farmacocinéticos de vários medicamentos. Dentre muitas mudanças, idosos apresentam uma diminuição gradativa da proporção de água corporal, aumento das reservas lipídicas e alterações no volume plasmático. Destaque-se que a capacidade de eliminação de fármacos também decresce com o avanço da idade. Em adultos jovens, os antidepressivos tricíclicos apresentam elevado metabolismo de primeira passagem. Um idoso utilizando amitriptilina, comparado ao adulto jovem, apresentaria

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar ser a letra A?

  • O idoso tem um clearance menor em relação os adulto jovem. Além disso, o efeito de primeira passagem faz com que a taxa de amitriptilina no adulto jovem seja reduzida. Assim, quando comparamos os dois indivíduos, vemos que para o idoso a biodisponibilidade (quantidade da droga que atinge a circulação sistêmica) é maior.

     

     Força e honra!!!

  • Metabolismo de primeira passagem: quando a concentração da droga é significativamente diminuída ANTES de atingir a circulação sistêmica ( ou seja, ser biodisponível).

    Elevado metabolismo de primeira passagem -> baixa biodisponibilidade ( pois menor é a concentração da droga que chega a circulação sanguínea).

    Logo no caso de idosos ( na questão) baixo metabolismo de primeira passagem ->alta biodisponibilidade


ID
2770342
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Preparações extemporâneas caracterizam-se como pós liofilizados ou grânulos que necessitam de dissolução antes da administração. As preparações extemporâneas

Alternativas
Comentários
  • Letra B)

    Preparação extemporânea: Toda preparação para uso em até 48 h após sua manipulação, sob prescrição médica, com formulação individualizada.

  • b) podem originar soluções ou suspensões.


ID
2770348
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sinergismo ocorre quando o efeito obtido de dois ou mais medicamentos combinados é igual ou maior do que a soma dos produzidos por cada um deles em separado. No caso dos antimicrobianos, a combinação dos fármacos tem como objetivo reduzir a concentração inibitória mínima necessária para produzir efeitos inibitórios ou letais sobre os microrganismos, atuando por meio de diferentes mecanismos. A seguir, são apresentadas combinações de antimicrobianos associados a determinados medicamentos de ação sinérgica. A correlação correta é

Alternativas
Comentários

  • C

    ceftazidima + tobramicina: aumento da captação do agente antimicrobiano

  • C

    GABARITO: C

    ceftazidima + tobramicina: aumento da captação do agente antimicrobiano

    A CEFTAZIDIMA é uma cefalosporina, que atua na síntese da parede celular, é um antibiótico bactericida.

    a TOBRAMICINA é um antibiótico da classe dos aminoglicosídeos , age na porção 30 s do cromossomo, ele é bactericida e bacteriostático , atua no inicio da síntese proteica ..

    então o uso simultâneo dos dois faz com que tenha o aumento do agente antimicrobiano, pois existe a soma dos dois .

  • C

    GABARITO: C

    ceftazidima + tobramicina: aumento da captação do agente antimicrobiano

    A CEFTAZIDIMA é uma cefalosporina, que atua na síntese da parede celular, é um antibiótico bactericida.

    a TOBRAMICINA é um antibiótico da classe dos aminoglicosídeos , age na porção 30 s do cromossomo, ele é bactericida e bacteriostático , atua no inicio da síntese proteica ..

    então o uso simultâneo dos dois faz com que tenha o aumento do agente antimicrobiano, pois existe a soma dos dois .

  • só para acrescentar> a ceftazidima é cefalosporina de 3º geração.

  • Existe um sinergismo entre os inibidores de parede celular e os aminoglicosídeos. A farmacoterapia se aproveita disso:

    A ceftazidima (cefalosporina de 3ª geração), por ser inibidor da formação de parede celular e alterar a permeabilidade da parede, facilita a entrada da tobramicina (aminoglicosídeo). Isso é ótimo para a ação da tobramicina, já que ela precisa agir dentro da bactéria, a nível ribossomal.


ID
2770351
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os bloqueadores dos canais de cálcio (BCC) são empregados no tratamento de hipertensão arterial sistêmica. Atuam bloqueando os canais responsáveis pelo influxo transmembrana de cálcio, seu efeito farmacológico se dá principalmente sobre os miócitos da musculatura lisa e cardíaca. Os BBCs são divididos por grupos químicos de acordo com a afinidade por receptores teciduais específicos. O grupo químico de BBC que apresenta efeito vasodilatador predominante, relacionado a reações adversas como edema maleolar e rubor facial, são as:

Alternativas
Comentários
  • Dihidropiridinas: anlodipino, nifedipino. 

    Outras característica relacionadas com essa classe é o fato de produzir taquicardia devido a estimulação adrenérgica do nado atrial. Uma ressalva para o anlodipino, esse pode amenizar as manifestações do fenômeno de Raynaud, condição em que as mãos ficam dormentes e friasem certas circunstâncias.

  • Classificação de BBC:

    Diidropiridinas: Ação vasodilatadora; farmacos: nifedipina (ação curta) e amlodipina (ação longa)

    Efeitos adversos:Edema e rubor facial; nifepidina - taquicardia reflexa grave.

    Não-diidropiridinas: Ação no coração (ICC e angina); fármacos:  verapamil (ação curta) e diltiazem 

    Efeitos adversos: Verapamil-constipação

  • São Bloqueadores dos canais de Ca2+

    > Verapamil (fenilalquilamina)

    > Diltiazem (benzotiazepina)

    Atuam nas grandes artérias cardíacas (reduzindo a pós carga) - efeitos inotrópico e cronotrópico negativos, por isso não aconselha-se associação com beta-bloque (pode bradicardia excessiva), nem o uso em pacientes com anormalidades no nodo AV ou SA ou ICC. Não fazem vasodilatação periférica acentuada nem taquicardia reflexa.

    > Nifedipina (Dihidropiridina)

    > Nicardipina(Dihidropiridina)

    > Anlodipina (Dihidropiridina)

    Produzem vasodilatação periférica acentuada (aumenta o retorno venoso o que aumenta o débito cardíaco e dá taquicardia reflexa), por isso muitas vezes associado a beta-bloque (p/ compensar o efeito reflexo). Além dos efeitos adversos já mencionados pelos colegas, as diidropiridinas, devido ao seu efeito vasodilatador muito potente pode exercer o roubo coronário (vasodilatação em regiões não isquêmicas) e agravar a isquemia miocárdica (1 toxicidade possível).


ID
2770354
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As doenças neurológicas afetam uma parcela significativa da população mundial e a proporção de doentes está crescendo com o envelhecimento da população. Nesse contexto, o farmacêutico tem um importante papel no seguimento dos pacientes acometidos por essas patologias, devido à sua participação nas equipes multidisciplinares, na elaboração de protocolos de dispensação de medicamentos e na monitoração de pacientes. Acerca do tratamento de doenças neurológicas, considere as afirmativas abaixo.

I A amitriptilina, nas doses entre 25 e 75 mg ao dia, é útil nos quadros de dor crônica, destacando-se a neuropatia diabética.
II Nos casos de síndromes espáticas centrais, o biperideno, um agonista GABA, é uma alternativa eficiente.
III A meperidina pode ser empregada em caso de overdose provocada por opióides, principalmente, quando há depressão respiratória.
IV A gabapentina está indicada no tratamento da dor neuropática diabética e seu principal efeito colateral é a sonolência.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D

     

    I A amitriptilina, nas doses entre 25 e 75 mg ao dia, é útil nos quadros de dor crônica, destacando-se a neuropatia diabética.(CORRETO- Apesar da amitriptilina ser um antidepressivo tricíclico, ela é bem estabelecida para tratamento da dor crônica)

    II Nos casos de síndromes espáticas centrais, o biperideno, um agonista GABA, é uma alternativa eficiente.(ERRADO - O biperideno não tem nada a ver com GABA, atua bloqueando principalmente a transmissão dos impulsos colinérgicos centrais pela reversão da ligação aos receptores de acetilcolina, modificando o estado parkinsoniano do paciente)

    III A meperidina pode ser empregada em caso de overdose provocada por opióides, principalmente, quando há depressão respiratória.(ERRADO - Em caso de overdose por opióides, os antagonistas são naltrexona e naloxona)

    IV A gabapentina está indicada no tratamento da dor neuropática diabética e seu principal efeito colateral é a sonolência.(CORRETO -Assim como a pregabalina, a gabapentina é indicada para dor neuropática, o efeito adverso principal advém da exarcebação do efeito em GABA, sonolência)


ID
2770357
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação ao tratamento farmacológico de distúrbios gastrointestinais, considere as informações abaixo.

I A domperidona promove aumento da propulsão gastrointestinal e pode ser utilizada no tratamento de refluxo gastroesofágico.
II Os inibidores da bomba de prótons devem ser empregados em jejum para facilitar sua absorção pela mucosa estomacal.
III A ranitidina estimula a absorção de vitamina B12, sendo indicada após longos períodos de exposição aos inibidores da bomba de prótons.
IV Sais de bismuto podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento da infecção por Helicobacter pylori.

Sobre o tratamento de distúrbios gastrointestinais, estão corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • O quelato de bismuto é utilizado em esquemas de combinação no tratamento da infecção por H. pylori na úlcera péptica. Possui efeitos tóxicos sobre o bacilo e também pode impedir sua aderência à mucosa ou inibir suas enzimas proteolíticas. Acredita-se também que exerça outras ações protetoras da mucosa
    Rang e Dale. 

  • * A domperidona promove aumento da propulsão gastrointestinal e pode ser utilizada no tratamento de refluxo gastroesofágico

    *  Sais de bismuto podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento da infecção por Helicobacter pylori

  •  II Os inibidores da bomba de prótons devem ser empregados em jejum para facilitar sua absorção pela mucosa estomacal. A absorção de omeprazol ocorre no intestino delgado.

    III A ranitidina estimula a absorção de vitamina B12, sendo indicada após longos períodos de exposição aos inibidores da bomba de prótons. Os inibidores da bomba de prótons e os antagonistas do receptor H2, diminuem a produção de ácido no estômago, o que acaba levando à má absorção da vitamina B12 dos alimentos.


ID
2770360
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os benzodiazepínicos (BDZ) são largamente utilizados em todo o mundo como ansiolíticos e hipnóticos. O uso prolongado destes medicamentos está relacionado à dependência física ou psíquica, sendo esse risco aumentando com o uso de doses maiores de medicamento e nos pacientes predispostos, com história de abuso de drogas ou álcool. Estudos sobre a relação entre propriedades do BDZ e seus efeitos têm demonstrado que

Alternativas
Comentários
  • A alternativa 'A' é justificada pelo fato de que quando maior a lipossolubilidade, mais a droga irá penetrar na BHE, e quando menor o t¹/2 o indivíduo terá que fazer uso várias doses ao dia da droga para ter o efeito desejado. 

  • Letra A

    PARA OS BENZODIAZEPÍNICOS: MENOR MEIA-VIDA, MAIOR A PROBABILIDADE DE DEPENDÊNCIA

    Quanto a meia-vida podem ser classificados em curta, média e longa

    LIPOSSOLUBILIDADE-> MAIOR A LIPOSSOLUBILIDADE, MAIOR A PENETRAÇÃO DOS TECIDOS E SNC

     

  • Quanto maior a lipossolubilidade (mais fármaco atravessa a BHE) e quanto menor a meia-vida (maior a necessidade de repetir a dose), maior será o potencial de dependência farmacológica dos BDZ (VERDADE).

    Gabarito: A

  • A sensação que o paciente irá experienciar será mais rápida no uso do fármaco com maior lipossolubilidade, porém, sua concentração no organismo irá cair rapidamente devido ao fato de o fármaco permanecer no corpo, decorrente baixo tempo de meia vida. Sendo, portanto, necessária administração de nova dose.

    • Ótima questão

ID
2770363
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As interações medicamentosas (IM) são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. As IM podem afetar a eficácia (benefício terapêutico) e a segurança (eventos adversos) de um tratamento farmacológico. Tratamentos com alendronato sódico e associações de cálcio com colecalciferol requer em precauções: uma dessas é que esses medicamentos não sejam administrados no mesmo horário, pois seu uso concomitante acarretaria diminuição da

Alternativas
Comentários
  • Após engolir o comprimido de alendronato de sódio, espere pelo menos 30 minutos antes de se alimentar, beber ou tomar qualquer outra medicação, incluindo antiácidos, suplementos de cálcio e vitaminas. O alendronato de sódio só é eficaz se ingerido quando seu estômago estiver vazio. 


    Fonte: bula do medicamento (Sandoz)

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6268572015&pIdAnexo=2742252

  • É provável que suplementos de cálcio e/ou outros minerais (incluindo  ferro e magnésio), antiácidos e outros medicamentos orais interfiram na absorção do alendronato de sódio. Desta forma, os pacientes devem esperar pelo menos trinta minutos após ter ingerido o alendronato de sódio para tomar qualquer outra medicação por via oral, inclusive o carbonato de cálcio + vitamina D

  • a questão nos dá uma dica "não podem ser tomados no mesmo horário" = afeta a absorção e, sendo, portanto, interação farmacocinética (afeta uma de suas etapas - absorção, metabolismo, distribuição e excreção)


ID
2770366
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo, sendo a via oral uma das formas mais antigas e mais comumente utilizadas. Todavia, a escolha da via de administração pode variar conforme o estado geral do paciente. Desse modo, nos casos de tratamentos por agentes antimicrobianos, a via oral é preterida

Alternativas
Comentários
  • Avaliou só o português.

  • Questão estranha! Certamente passível de recurso

  • preterida = desprezada.


  • Acertei por anulação de alternativas. Se alguém puder explicar melhor o motivo dela ser preterida em caso de endocardite, agradeço

  • Um paciente com endocardite bacteriana necessita de um tratamento rápido e eficiente, que seria a administração de fármaco via parenteral (intravenosa, por exemplo). A via oral, nesse caso, seria descartada (preterida). Nas outras alternativas, a via oral poderia ser tranquilamente utilizada.

  • Errei por não saber o que é preterida

  • endocardite infecciosa é uma infecção do revestimento interno do coração (endocárdio) que geralmente também afeta as válvulas cardíacas. Logo, a via oral que, geralmente, tem alta perda da biodisponibilidade seria rejeitada como via de administração

  • Também errei por não saber o que é preterida!

  • Reparem que as outras alternativas referem-se a casos leves, sem gravidade.

    A única que era realmente grave é a endocardite que precisa de tratamento rápido.

  • Olha o pega ratão! É muito fácil ler na pressa e confundir preterida com preferida, particularmente não gosto de questões que valorizam mais o enunciado do que o conhecimento...

  • Creio que a maioria erra por essa palavrinha.

  • Preterida = rejeitado/desprezado

    Gabarito: C


ID
2770369
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Medicamentos com propriedades parassimpaticomiméticas agem sobre o sistema nervoso autônomo e apresentam várias utilidades clínicas. Podem atuar de forma direta como agonista ou inibindo o processo que previne a hiperestimulação do receptor colinérgico. Um exemplo de fármaco parassimpaticomimético de ação direta é

Alternativas
Comentários
  • Outros exemplo de parassimpaticomimético de ação direta são:

    Carbacol - também tem atividade nicotínica

    Betanecol - diminui a pressão ocular, aumenta a motilidade do TGI e, também, aumenta a velocidade de esvaziamento da bexiga.

  • Ação Indireta - Anticolinesterásicos

    Fisostigmina - Glaucoma de ângulo aberto / Intoxicação por antidepressivo tricíclico

    Neostigmina - Reverter bloqueio neuromuscular

    Rivastigmina - Doença de Alzheimer

    Galantamina - Doença de Alzheimer

  • B

    pilocarpina.

    B

  • São anticolinesterásicos reversíveis:

    Fisostigmina (usada no glaucoma)

    Neostigmina (Miastenia grave)

    Piridostigmina (Miastenia grave)

    Rivastigmina (uso Alzheimer)

    Galantamina (uso Alzheimer)

    Edrofônio (Diagnóstico Miastenia Grave)

    Ambenônio (Miastenia grave)

    São anticolinesterásicos irreversíveis - organofosforados

    Dyflos ou isoflurofato (uso no glaucoma)

    Ecotiofato (uso no glaucoma)

    Paration (inseticidas)

    Malation (inseticidas)

    Tabun

    Sarin

    Soman

    Parassimpáticomiméticos

    Carbacol (miótico p/ cirurgia e glaucoma)

    Betanecol (Liberan - p/ atonia bexiga pós operatório)

    Pilocarpina (p/ glaucoma e como sialagogo)

    Parassimpatolíticos

    Atropina (p/ envenenamento por organofosforados)

    Escopolamina

    Pirenzepina

  • A

    neostigmina.

    inibidor da AChe

    B

    pilocarpina.

    Agonista de Muscarínico

    C

    escopolamina.

    Antagonista muscarínico

    D

    galantamina.

    inibidor de AChE

  • Os fármacos que atuam no SNA são os de ação direta e indireta.

    AÇÃO DIRETA: fármacos colinérgicos/agonistas muscarínicos)

    Exemplo: metacolina e pilocarpina.

    AÇÃO INDIRETA - se subdividem em reversíveis e irreversíveis.

    Reversíveis - ex. neostigmina, fisostigmina.

    Irreversíveis - organofosforados.


ID
2770372
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As comissões hospitalares têm o objetivo de melhorar as atividades de assistência aos pacientes e os processos de trabalho interno. De acordo com a Portaria Interministerial nº 285, de 24 de março de 2015, algumas comissões são obrigatórias para a solicitação de certificação da instituição como hospital de ensino. Entre as comissões obrigatórias para a certificação, destacam-se

Alternativas
Comentários
  • A

    a Comissão de Proteção Radiológica e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

    A