SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2015 - HOB - Técnico Superior da Saúde - Assistente Social


ID
1528150
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A possibilidade de imprimir uma direção social ao exercício do Serviço Social, moldando o seu conteúdo e o modo de operá‐lo, decorre da relativa autonomia de que dispõe o assistente social resguardada pela legislação profissional e passível de reclamação judicial. Essa autonomia é dependente da correlação de forças econômicas, políticas e culturais em nível societário e se expressa, de forma particular, em distintos espaços ocupacionais construídos na relação com sujeitos sociais determinados. Em relação aos espaços ocupacionais supracitados, em que os assistentes sociais exercem suas competências e atribuições profissionais resguardadas pela legislação, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) No Estado (no Poder Executivo e Ministério Público, no Judiciário e no Legislativo).
(     ) Nas empresas capitalistas. 
(     ) Nas organizações político-sindicais.  
(     ) Nas organizações privadas não lucrativas.  
(     ) Nas  instâncias  públicas  de  controle  democrático  (Conselhos  de  Políticas  e  de  Direitos,  conferências,  fóruns  e  ouvidorias). 

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • O assistente social atua em diversos espaços ocupacionais, nos processos de elaboração, formulação, execução e avaliação de políticas sociais, principalmente em órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Planeja, organiza, e administra benefícios sociais, assessora órgãos, empresas e movimentos sociais. Sua intervenção inclui ainda a gestão e direção em organismos públicos e privados.

    Para mais informações acesse www.cfess.org.br

    Item D.


  • O assistente social pode atuar nos mais distintos espaços ocupacionais, sendo o Estado, historicamente, o seu principal empregador, isto é, é aquele que mais requisita os profissionais de Serviço Social para atuarem nos mais distintos campos. As empresas capitalistas também constituem um espaço de trabalho potencial para os assistentes sociais, os quais são chamados a atuar nas mais diversificadas áreas como recursos humanos; saúde do trabalhador; qualidade de vida no trabalho; responsabilidade social e ambiental, dentre outras frentes de trabalho. As organizações privadas não lucrativas também têm demandado o trabalho do assistente social. Após a década de 1990, quando o Estado brasileiro passa por uma contrarreforma, fruto da adoção ao ideário neoliberal, ocorre um crescimento exponencial de organizações privadas no país, visto que o Estado passa a se desonerar de responder às sequelas da questão social, repassando essa incumbência à sociedade civil. É neste contexto que as organizações privadas não lucrativas passam a atuar, em parceria com o próprio Estado, executando e coordenando projetos e programas, como aqueles relacionados a habitação, infância e juventude, direitos humanos, dentre outros. E assim, passam a necessitar dos mais distintos profissionais para executarem tais serviços, entre eles o assistente social. As organizações político-sindicais e as instâncias públicas de controle democrático também são espaços em que encontramos assistentes sociais atuando. Na Lei n. 8.662/93, que regulamenta a profissão, nos Arts. 4º e 5º, que tratam, respectivamente, das competências e atribuições privativas do assistente social, é possível encontrarmos além das competências desse profissional, alguns desses espaços em que ele pode atuar.


    RESPOSTA: D


  • Código de Ética art. 2o b- é  livre exercicio das atividades inerentes à profissão.

  • A Profissão de Serviço Social possui a sua regulamentação para os devidos exercicios. Legislação competente: Lei 8 662 de 1993 e Códico de Ética do Serviço Social de 1993.


ID
1528153
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na direção social do Serviço Social brasileiro contemporâneo, a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais, é hoje fundamental como parte do processo de acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais. Considerando o contexto anterior, indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das características da feição acadêmico‐profissional e social renovada para qual está voltada o Serviço Social brasileiro contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho e dos trabalhadores, do amplo acesso a terra para a produção de meios de vida, ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história. Nessa direção social, a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e interesses dos sujeitos sociais, é hoje fundamental como parte do processo de acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais. Esse processo de renovação crítica do Serviço Social é fruto e expressão de um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias, que impulsionaram a crise da ditadura militar: a ditadura do grande capital (IANNI, 1981). Foi no contexto de ascensão dos movimentos políticos das classes sociais, das lutas em torno da elaboração e aprovação da Carta Constitucional de 1988 e da defesa do Estado de Direito, que a categoria de assistentes sociais foi sendo socialmente questionada pela prática política de diferentes segmentos da sociedade civil. E não ficou a reboque desses acontecimentos, impulsionando um processo de ruptura com o tradicionalismo profissional e seu ideário conservador. Tal processo condiciona, fundamentalmente, o horizonte de preocupações emergentes no âmbito do Serviço Social, exigindo novas respostas profissionais, o que derivou em significativas alterações nos campos do ensino, da pesquisa, da regulamentação da profissão e da organização político-corporativa dos assistentes sociais.

  • O Serviço Social brasileiro, após passar pelo processo de renovação e amparar-se na tradição marxista, passa a estabelecer novos compromissos e deveres, modificando sua formação profissional e o exercício profissional. Assim, ao romper com o conservadorismo e agregar como suporte a teoria social crítica, o Serviço Social compreendendo a direção política que permeava a prática profissional, assume como compromisso e princípios da profissão o fortalecimento e apoio a classe trabalhadora, seus movimentos e suas lutas, defende intransigentemente os direitos humanos, sociais e políticos, a radicalização da democracia, a liberdade, a justiça social, a eliminação de todas as formas de preconceito, o acesso aos meios de subsistência e a emancipação política e humana. Essa categoria possui seu Projeto ético-político articulado a construção de uma nova sociabilidade, à transformação social, na qual os indivíduos possam ser livres, não exista exploração de classe e dominação e a riqueza social seja igualitariamente distribuída. A Lei de regulamentação da profissão (Lei  n. 8.662/1993), O Código de Ética, as Diretrizes Curriculares e o projeto profissional, como já mencionado, estão em consonância e voltados para defesa dos trabalhadores e de suas necessidades, contra o capital e a exploração humana. Sendo assim, o Serviço Social brasileiro contemporâneo não possui como dever a defesa do capital e da prioridade do lucro empresarial.


    RESPOSTA: B

  • Defesa do capital e da prioridade do lucro empresarial? 


    Essa é um tipo de questão para não zerar, a  feição acadêmico profissional e social renovada para qual está voltada o Serviço Social brasileiro contemporâneo teve suas origens em Marx, questões de cunho social com a Revolução Industrial, direitos trabalhistas e dos trabalhadores, o que menos se intenta é a defesa do capital e da prioridade do lucro empresarial. 



    Letra "b"




  • Essa questão foi dada de presente, porque as outras dessa prova estava de arrepiar os cabelos!

  • Fala sério, está de brincadeira que ainda o professor se deu ao luxo de explicar com tantas questões e respostas confusas...

  • Muita gente erra por falta de atenção ou até mesmo nervosismo na hora da prova, já errei questões mais bobas do que essa, não por não saber do conteúdo, mas por um lápso de memória na hora da prova, então não critico quem zerar uma questão assim. No entanto, como bem sabemos que é a prática que leva à perfeição, pois esta é a luta diária de nós concurseiros!

  • Alguém aqui faz parte do grupo concurseiros do SeSo no wpp pra me mandar o link?


ID
1528156
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma característica da presente fase do capitalismo é a brutal ofensiva sobre o mundo do trabalho e o empenho no  sentido de impor maior domínio e subordinação aos trabalhadores, subsumindo sua existência de classe. Na década  de 1980, inicia-se um ataque aberto e declarado aos Estados-nação do capitalismo periférico, efetivado por um amplo  processo de ajustes e reformas destinado a “reestruturar nações"  (MORAES, 2006) ou, como analisa Eric Toussaint em  seu caústico A Bolsa ou a Vida (2002, p. 33), a “domesticar os países do Terceiro Mundo". As ações foram direcionadas  prioritariamente para  a  remoção de  obstáculos  à  expansão mundializada  do  capitalismo  (CHESNAIS,  1996). No Brasil,  esse enquadramento ocorre na década de 1990.  Indique a alternativa que descreve de  forma  INCORRETA uma das  características de mediação desse enquadramento ocorrido no Brasil, conforme o contexto anterior.

Alternativas
Comentários
  • A expansão mundializada do capital defende a ABERTURA dos mercados nacionais ao capital especulativo. Incorreta, letra B.

  • caracteristicas no neoliberalismo - (anos 90)

    Supressão de direitos sociais historicamente consolidados.

    ABERTURA dos mercados nacionais ao capital especulativo.

    Geração de superávit primário para garantia de pagamento dos juros da dívida.

    Privatização do patrimônio público  e  de  atividades de  reconhecida  atribuição do  Estado,  como  as políticas  sociais  públicas.

  • Gabarito  B

     

    Na década de 1980, inicia‐se um ataque aberto e declarado aos Estados nação do capitalismo periférico, efetivado por um amplo processo de ajustes e reformas destinado a “reestruturar nações” (MORAES, 2006) ou, como analisa Eric Toussaint em seu caústico A Bolsa ou a Vida (2002, p. 33), a “domesticar os países do Terceiro Mundo” [...] Enquadramento que no Brasil ocorre na década de 1990, mediado pela supressão de direitos sociais historicamente consolidados; abertura dos mercados nacionais ao capital especulativo; geração de superávit primário para garantia de pagamento dos juros da dívida; privatização do patrimônio público e de atividades de reconhecida atribuição do Estado, como as políticas sociais públicas. Medidas que deterioram esses países, sobretudo as condições de vida das classes subalternizadas (KOIKE, 2009, p. 1-2, grifou-se)

     

     

    Referência: KOIKE, Maria Marieta. Formação profissional em Serviço Social: exigências atuais. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

  • Na década de 1980, inicia‐se um ataque aberto e declarado aos Estados nação do capitalismo periférico, efetivado por um amplo processo de ajustes e reformas destinado a “reestruturar nações” (MORAES, 2006) ou, como analisa Eric Toussaint em seu caústico A Bolsa ou a Vida (2002, p. 33), a “domesticar os países do Terceiro Mundo” [...] Enquadramento que no Brasil ocorre na década de 1990, mediado pela:

     a)Supressão de direitos sociais historicamente consolidados.

    b) incorreta

     c)Geração de superávit primário para garantia de pagamento dos juros da dívida.

     d)Privatização do patrimônio público  e  de  atividades de  reconhecida  atribuição do  Estado,  como  as políticas  sociais  públicas.


ID
1528159
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No capitalismo atual, redefine-se o ciclo das mercadorias, instala-se o predomínio do capital financeiro, o Estado é suplantado pelo mercado nas funções de regulação da vida social. O trabalho, reestruturado e tecnificado, torna-se mais homogêneo e indiferenciado. O novo padrão societário impõe outra maneira de trabalhar, viver e pensar. Trata-se de produzir o “novo homem” e o “novo trabalhador”, de acordo com as atuais necessidades da reprodução capitalista. É necessário conformar perfis socioprofissionais que imprimam novos atributos, ideias e valores à força de trabalho. De acordo com o contexto acima e considerando que prevalecem atributos comportamentais que se exprimem na conduta individual do “novo trabalhador”, indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos componentes que fazem parte da ênfase direcionada à respectiva conduta individual.

Alternativas
Comentários
  • É  necessário  conformar  perfis  socioprofissionais  que  imprimam  novos atributos,  idéias  e  valores  à  força  de  trabalho.  Prevalecem  atributos comportamentais que se exprimem na conduta individual, com ênfase  na criatividade, no empreendedorismo, adaptabilidade e capacidade de trabalhar sob tensão ou crise. (Koike)

  • Eu não entendi.. marcar a INCORRETA

  • Ana Correa o que você não entendeu? Quem sabe posso ajuda-la.

  • Justificativa da Consulplan:

     

    Conforme Koike, a alternativa “A” está INCORRETA porque no novo padrão societário, é necessário conformar perfis socioprofissionais que imprimam novos atributos, ideias e valores à força de trabalho. Prevalecem atributos comportamentais que se exprimem na conduta individual, com ênfase na criatividade, no empreendedorismo, adaptabilidade e capacidade de trabalhar sob tensão ou crise.

     

    http://consulplan.s3.amazonaws.com/concursos/417/86_06052015084415.pdf

  • O "novo trabalhador" tem que por excelência ser um colaborador ativo, e polivalente, para atender a todos os requezitos esperados pelo novo padrão que a sociedade contemporânea impõe.


ID
1528162
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

 No âmbito da organização e representação profissional, o quadro que se observa no Serviço Social brasileiro é de maturação que expressa, na passagem dos anos 80 para os anos 90, rupturas com o seu tradicional conservadorismo, embora não signifique que o conservadorismo (e com ele, o reacionarismo) foi superado no interior da categoria profissional, pois, a herança conservadora e antimoderna, constitutiva da gênese da profissão, atualiza‐se e permanece presente nos tempos de hoje. Em relação aos aspectos que conferiram visibilidade ao processo de maturação supracitado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (dezembro de 1993).  
(     ) Os  profissionais  de  Serviço  Social  iniciam  o  processo  de  ultrapassagem  da  condição  de  executores  de  políticas  sociais, para assumir posições de planejamento e gestão dessas políticas. 
(     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração e  implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal  (LC 101 de  maio de 2000).  
(     ) Intervenção dos assistentes sociais na  implementação da Lei Orgânica da Assistência Social   ?   LOAS (dezembro de  1993). 

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • A Política de Assistência Social é inscrita na CF/88 pelos artigos 203 e 204:

    Art.203 A Assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:

    I- a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

    II- o amparo às crianças e adolescentes carentes;

    III- a promoção da integração ao mercado de trabalho;

    IV- a habilitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

    V- a garantia de um salário mínimo de benefício  mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

    Art.204 As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social,previstos no art.195,além de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes:

    I–descentralização político-administrativa,cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social;

    II–participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis. (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 2003, p. 130)

    Afirma Sposati (2004, p.42), que a Assistência Social, garantida na CF/88 contesta o conceito de “(...) população beneficiária como marginal ou carente, o que seria vitimá-la, pois suas necessidades advêm da estrutura social e não do caráter pessoal” tendo, portanto, como público alvo os segmentos em situação de risco social e vulnerabilidade, não sendo destinada somente à população pobre.

    A CF/ 88 ofereceu a oportunidade de reflexão e mudança, inaugurando um padrão de proteção social afirmativo de direitos que superasse as práticas assistenciais e clientelistas.

  •   Maturação que expressa na passagem dos anos 80 para os anos 90 rupturas com o seu  tradicional  conservadorismo,  embora  como  bem  lembre  o  autor  “essa  ruptura  não  signifique  que  o  conservadorismo  (e  com  ele,  o  reacionarismo)  foi  superado  no  interior  da  categoria  profissional" .  Pois,  a  herança  conservadora  e  antimoderna,  constitutiva  da  gênese  da  profissão  atualiza‐se  e  permanece  presente  nos  tempos  de  hoje.  Essa  maturidade  profissional  que  avança  no  início  do  novo  milênio,  se  expressa  pela  democratização  da  convivência  de  diferentes  posicionamentos  teórico‐metodológicos  e  ideopolíticos  desde  o  final  da  década  de  1980.  Maturação  que  ganhou  visibilidade  na  sociedade  brasileira,  entre  outros  aspectos,  pela  intervenção  dos  assistentes  sociais,  através  de  seus  organismos  representativos,  nos  processos  de  elaboração  e  implementação  da  Lei  Orgânica  da  Assistência  Social  ‐  LOAS  (dezembro  de  1993).  É  também  no  âmbito  da  implementação  da  LOAS,e  de  outras  políticas  sociais  públicas,  com  os  processos descentralizadores que se instituem no país, no âmbito dessas políticas, que observa‐ se a diversificação das demandas ao profissional de serviço social.  

  • Os assistentes sociais assim como o conjunto CFESS/CRESS (Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social) tiveram importância singular tanto para a elaboração da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social - Lei n. 8.742/1993) quanto para sua implementação. Foram realizadas por esses atores várias tentativas, algumas bem sucedidas, de emendas ao projeto de lei que veio a ser aprovado, no sentido de ampliar suas garantias e direitos a população. Conforme o documento elaborado pelo CFESS (Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de assistência social, 2011), alguns  dos projetos de lei sugeridos na época apresentavam a Assistência Social como ações bastante limitadas e estes foram duramente questionados e impedidos de serem aprovados através de organização do conjunto e da categoria; o conjunto também propôs um projeto de lei de Assistência Social que, obviamente, não foi aprovado por ser amplo e não coincidir com os interesses de minimização do Estado perante as políticas sociais. E após a aprovação da LOAS em 1993 a luta da categoria e dos demais movimentos continuou para que, de fato, a Lei viesse a ser implementada. Assim, foram realizadas diversas manifestações e tentativas junto ao judiciário para efetivar a implementação da LOAS. Portanto, a atuação dos assistentes sociais e de seus órgãos representativos foram fundamentais para a existência da LOAS, assim como a atuação de outras categorias e movimentos sociais do país. Com relação a ultrapassagem da condição de mero executor de políticas sociais, é no contexto da década de 1980 que os assistentes sociais comprometidos com a implementação de diversas políticas sociais, passam a possuir como competência também a gestão e o planejamento dessas políticas. Esses profissionais deixam de somente executar ações institucionalizadas para participar também da elaboração de políticas sociais. Assim, abre-se para o Serviço Social um novo mercado de trabalho com diversificadas demandas para os profissionais durante esse período que possuiu significativos avanços para a consolidação da profissão no país.
    Assim sendo, somente o primeiro, o segundo e o último item são verdadeiros. O terceiro item é falso, pois não há relação do processo de maturação do Serviço Social que ocorreu nos anos 1980 e 1990 com a lei citada (Lei de Responsabilidade Fiscal).


    RESPOSTA: C
  • Para ajudar a quem não pode pagar... Gab: Letra C

    Os comentários abaixo ajudam a entender...
  • Caramba, senti-me em plena revolução bolchevique ao ler o enunciado dessa questão. 

  • c

    V, V, F, V.

  • Um grande exemplo dentro da categoria que mostra a intervenção do Serviço Social na política de assistência social é a Aldaiza Sposati, foi/é uma das mentoras que construiu a política (LOAS, SUAS, PNAS, NOB-SUAS...)

  • (...) No segundo caso, temos o conjunto de leis (a legislação social) advindas do capítulo da

    Ordem Social da Constituição Federal de 1988, que, embora não exclusivo da

    profissão, a ela diz respeito tanto pela sua implementação efetiva tocada pelos

    assistentes sociais em suas diversas áreas de atuação (pense na área da saúde e na

    LOS – Lei Orgânica da Saúde – ou na assistência social e na LOAS – Lei Orgânica da

    Assistência Social – ou, ainda, na área da infância e juventude e no ECA – Estatuto da

    Criança e do Adolescente), quanto pela participação decisiva que tiveram (e têm) as

    vanguardas profissionais na construção e aprovação das leis e no reconhecimento dos

    direitos na legislação social por parte do Estado em seus três níveis.

    Fonte: O projeto ético­político do Serviço Social

    Joaquina Barata Teixeira

    LIVRO COMPLETO CFESS 2009


ID
1528165
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os anos 80 e 90 foram anos adversos para as políticas sociais e se constituíram em terrenos particularmente férteis para o avanço da regressão neoliberal que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Nestes anos, as políticas sociais foram objetos de um processo de reordenamento, subordinado às políticas de estabilização da economia. Indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos aspectos pertencentes à opção neoliberal na área social, de acordo com o contexto supracitado.

Alternativas
Comentários
  • Fortalecimento da estruturação dos sistemas de proteção social e da política social em geral não se combina com as décadas citadas acima de liberalismo, pois seriam características de Welfare State, apesar de no Brasil acontecer com algumas particularidades, mas de qualquer forma é voltada à proteção social. 

  • Para os que não são assinantes:
    Gabarito C

  • Ql a correta?

    B???

  • alternativa C.

    O avanço neoliberal sobre conquistas constitucionais são encontrados em referências bibliográficas, más é nítido na cena contemporânia, no real, o enfraquecimento das estruturas do sistema social e das políticas sociais (enxugamento de gastos com a máquina pública), e uma transferência de responsabilidades para a família e para a sociedade civil. 


ID
1528168
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As diretrizes curriculares aprovadas para o curso de Serviço Social orientaram-se para o distanciamento dos aportes básicos de caráter conservador. Inúmeros desafios são postos. Mais do que nunca é vital, no debate teórico-metodo- lógico e ético-político no âmbito da profissão, assegurar a análise sob a perspectiva da totalidade, com apropriação dos fundamentos ontológicos-históricos, para apreender o processo histórico real. A participação, juntamente com outros sujeitos profissionais e sujeitos coletivos os mais diversos na construção dos instrumentos de luta, possibilitarão, em cada situação concreta, jogar força para ir além dos interesses do capital. Indique a alternativa que descreve corretamente a perspectiva do curso de Serviço Social, de acordo com as diretrizes curriculares supracitadas.

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes Curriculares:

    Estes princípios definem as diretrizes curriculares da formação profissional, que implicam capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para a:

    1. Apreensão crítica do processo histórico como totalidade;

    2. Investigação sobre a formação histórica e os processos sociais contemporâneos que conformam a sociedade brasileira, no sentido de apreender as particularidades da constituição e desenvolvimento do capitalismo e do Serviço Social no país;

    3. Apreensão do significado social da profissão desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;

    4. Apreensão das demandas - consolidadas e emergentes - postas ao Serviço Social via mercado de trabalho,visando formular  respostas profissionais que potenciem o enfrentamento da ques tão social, considerando as novas articulações entre público e privado;

    5. Exercício profissional cumprindo as competências e atribuições previstas na Legislação Profissional em vigor.

  • O Serviço Social tradicional teve suas origens vinculadas com a Igreja Católica, o rompimento se deu como uma necessidade de mudança frente a realidade em que os países latino-americanos passavam, em consonância, o Brasil, a luta por direitos fundamentais, a luta das classes trabalhadoras reforçaram o rompimento.

  • GAB LETRA A

     

  • Existe "serviço social experimental"?

  •  - Apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade.

    - Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no país e as particularidades regionais

    - compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;

    - identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado (ABEPSS, 1996).

    fonte: Parametros da Atuação dos assistentes sociais na Política de Assistência Social


ID
1528171
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Estado tem transferido esta tarefa de provedor dos direitos sociais para o mercado e para a solidariedade do “terceiro setor”. A questão social, enquanto expressão máxima da contradição capital/trabalho e da histórica desigualdade entre as classes, tem sido ampliada e potencializada pelo atual quadro de reestruturação do capitalismo contemporâneo. Analise as alternativas em relação aos elementos que se observa no contexto atual de enfrentamento da questão social.

I. Regressão de direitos.
II. Avanço nas políticas voltadas à justiça social.
III. Assistencialização das políticas sociais.
IV. Maior investimento do Estado em políticas de proteção social.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • OLA PESSOAL MIM AJUDEM! essa questão eu não entendi assinalei letra B. Pois da forma que entendi, achei que  a questão  estivesse pedindo as formas de enfrentamento da questão social. alguem pode mim explicar?

  • cara Rosa, a questão pedia que vc avaliasse quais as opções que dizem respeito a questão social... é sabido que a questão social é a contradição entre o capital/trabalho... dessa forma quais seriam as alternativas que mostrem no contexto atual de enfrentamento da questão social... seria a I e III, pois é isso que está acontecendo atualmente a regressão de direitos e assistencialização...

  • Também marquei a letra B, o enunciado da questão realmente indica que a resposta correta é a letra A, mas, sinceramente não vejo dessa forma, nosso Estado é atuante, embora haja falhas, os usuários estão cada vez mais conscientes que a assistência não se trata de favor, mas de direito universal.

  • É preciso observar o contexto em que estamos vivendo atualmente,ou seja, atual  quadro  de  reestruturação  do  capitalismo  contemporâneo como está presente no enunciado da questão.

  • Concordo plenamente com Aparecido. É preciso lembrar que estamos vivenciando um Estado mínimo para o social e máximo para o capital e isso trará implicações diretas na forma de enfrentamento da questão social, dentre elas a regressão de direitos e assistencialização das políticas sociais.

  • Olá Rosa, 
    A questão pede para analisar as alternativas em relação aos elementos que se observa no contexto atual de enfrentamento da questão social. Sendo assim estar correto o item I e III.

  • Iamamoto (2008) assinala -  em seu estudo acerca da " Mundialização  do capital, questão social e Serviço Social no Brasil "  -  a questão social tem sido enfrentada na contemporaneidade  por uma ampla  regressão dos direitos, o que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho  e assistencialização das políticas sociais em detrimento de um efetivo processo de redistribuição de renda e universalização dos direitos sociais para o conjunto dos trabalhadores.

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8j7F236BNGDj5r58l1Ax.pdf

  • Gabarito  A

     

    Yamamoto (2009, p. 16-21, grifo) ao falar sobre Trabalho, questão social e Serviço Social na era das finanças, nos mostra que [...] interferindo silenciosamente: nas políticas de gestão e de enxugamento da mão de obra; na intensificação do trabalho e no aumento da jornada; no estímulo à competição entre os trabalhadores num contexto recessivo, dificultando a organização sindical; na elevação da produtividade do trabalho com tecnologias poupadoras de mão de obra; nos chamamentos à participação e consentimento dos trabalhadores às metas empresariais, além de uma ampla regressão dos direitos, o que se encontra na raiz das metamorfoses do mercado de trabalho.

    [...] Elas hoje se atualizam na criminalização da “questão social” e das lutas dos trabalhadores (IANNI, 1992), na assistencialização das políticas sociais e no reforço do Estado Penal (WACQUANT, 2001).

     

     

    Referência: YAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na cena contemporânea. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

     

  • Justificativa da Consulplan :

    Conforme exposto no site CRESS, as assertivas II e IV estão INCORRETAS porque a questão social, enquanto expressão máxima da contradição capital/trabalho e da histórica desigualdade entre as classes tem sido ampliada e potencializada pelo atual quadro de reestruturação do capitalismo contemporâneo, ao passo que as formas de seu enfrentamento se inserem em um contexto de regressão de direitos e assistencialização das políticas sociais. Portanto, não há avanço em termos de justiça social, nem aumento de investimento do Estado em políticas de proteção social. Portanto, a alternativa A está correta.

     

    Texto base: http://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/A%20ASSISTENCIALIZA%C3%87%C3%83O%20MINIMALISTA%20DAS%20POL%C3%8DTICAS%20SOCIAS%20NO%20TRATO%20DA%20QUEST%C3%83O%20SOCIAL.pdf

  • Sim Rosa, segundo meu entendiemento, e isso mesmo que esta pedindo. A banca usou o portugues totalmente errado, pois sugeriram uma coisa querendo dizer outra. Mas, pelo visto não foi anulada,  então não há o que fazer. Ai se fosse a banca CESPE fazendo isso e dizendo que a letra B é a correta (e é mesmo a correta), iam cair matando, mas as vezes prefiro as loucuras da CESPE do que uma questão mal formulada.

    Veja:

    A letra A estaria correta se tivesse pelo menos assim:

    Analise as alternativas em relação aos elementos a serem enfrentados no âmbito da questão social / em relação a questão social/ no que tange a questão social/ etc.... OU

    Analise as alternativas em relação aos desafios a serem enfrentados dentro dessa temática/etc....

    Para visualizar melhor o erro basta suprimir a frase em parenteses:

    "Analise as alternativas em relação aos elementos (que se observa no contexto atual) de enfrentamento da questão social.  "

    Abraços!

  • Quanto ao comentário anterior não observei nenhum erro no português da banca, a questão é clara e pode ser respondida sem grandes conhecimentos, por certo todos concordam que não há, conforme item IV, "Maior investimento do Estado em políticas de proteção social" no contexto atual, e sim, diminuição destes.

    Bons estudos!

  • também fui de B, não entendir

  • Gabarito "A"

     

    a questão versa sobre:

    "pelo  atual  quadro  de  reestruturação  do  capitalismo  contemporâneo"  


ID
1528174
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O compromisso ético, político e profissional dos assistentes sociais brasileiros, do Conselho Federal de Serviço Social e  dos  Conselhos  Regionais  de  Serviço  Social,  na  luta  pela  assistência  social  não  está  pautado  na  defesa  de  interesses  específicos  de  uma  profissão  ou  de  um  segmento.  Assinale  a  alternativa  que  descreve  INCORRETAMENTE  um  dos princípios fundamentais que estruturam o Código de Ética dos Assistentes Sociais brasileiros, que orientam e imprimem  direção  à  intervenção  do  CFESS  (Conselho  Federal  de  Serviço  Social)  e  que  devem  fundamentar  a  intervenção  dos  assistentes sociais na política de assistência social.  

Alternativas
Comentários

  • Código de Ètica

    PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

     II - Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

     III - Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;

     IV - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

    V - Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

    VI - Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;

    VII - Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

    VIII - Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero;

    IX - Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores;

    X - Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;

    XI - Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.


  • FIQUEI COM DÚVIDA NESTA QUESTÃO PORQUE A "DEFESA  DO APROFUNDAMENTO DA  DEMOCRACIA E NÃO RADICALIZAÇÃO"...

  • Questão, relativamente , simples. Estou inconformada  com este gabarito. Alguém explica, pf.

  • Gente, expliquem achieve que era D

  • D - "PRIORIDADE ABSOLUTA EM REMUNEÇÃO, LUCROS...??? INCORRETO.

  • ERRATA - REMUNERAÇÃO.

  • Pois é, também penso que deveria ser a D... gabarito errado.

  • Não tem lógica se esse gabarito,indiquei para comentário da professora.

  • Gente o gabarito pós recurso desta questão é letra D. Mas, ela deveria ser anulada, já que a c e a d estão erradas. Se analisarmos com calma percebemos isso, vejam:

     

     a)Emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. (Príncipio  I)

     b)Defesa intransigente dos direitos humanos e na recusa do arbítrio e do autoritarismo. (Príncipio II)

     c) Na defesa da  radicalização da democracia, enquanto  socialização da participação política e da  riqueza  socialmente  produzida. (Príncipio IV com erro, uma vez que é aprofundamento da democracia e não radicalização)

     d) Na ampliação e consolidação da cidadania e justiça social, através da prioridade absoluta direcionada à produção, à  remuneração da propriedade concentrada dos meios de produção, do capital e do lucro.  (Sem comentários, erro evidente) 

     

    gab. D (pós-recurso)

    http://consulplan.s3.amazonaws.com/concursos/417/87_06052015084613.pdf

  • Questão mal elaborada , e gabarito equivocado ! Marquei a letra D e a questão informou que a certa é a letra A , pelo amor de Deus, excluam essa questão . 

  • Que absurdo! Concentrar nos meios de produção, do capital e do lucro? Isso aqui é Serviço Social e não Estado Conservador, Estado Liberal. Questão totalmente contra os princípios do Estado Social. 

  • O Código de Ética do Assistente Social está claramente vinculado aos interesses da classe trabalhadora, reconhecendo a liberdade como valor ético central, a emancipação politica e humana dos trabalhadores, a recusa ao arbítrio, ao autoritarismo, bem como a eliminação de todas as formas de preconceito, de opressão e exploração e a defesa dos direitos humanos e da democracia. Portanto, mesmo que não seja possível decorar quais os XI princípios fundamentais presentes neste Código de Ética, é possível ter uma noção do que ali está exposto devido ao compromisso ético-político que a profissão estabeleceu bem como a opção por um projeto ético-político vinculado a construção de uma nova sociabilidade em que não haja exploração e dominação de uma classe sobre a outra. 
    Sendo assim, das alternativas apresentadas a única que não está de acordo com o pautado pelo Código de Ética profissional é a letra "D", a qual afirma a prioridade ao processo de produção capitalista. 


    Gabarito da banca: Letra A.
    Gabarito do professor: Letra D, em discordância com o gabarito indicado pela banca examinadora.
  • não tenho dúvida está questão deve ser anulada. 

  • Erro GRITANTE, acho que a questão foi anulada ou gabarito alterado.

  • Não há dúvidas do erro da questão com relação ao gabarito. A equipe do qconcurso deveria ter mais atenção com isto. 

  • A equipe o QConcursos me enviou ontem mensagem  afirmando que a banca não anulou ou modificou o gabarito. Interessante é que outra colega já até postou aqui nos comentários o link da modificação do gabarito. Eu achava que eles eram rigorosos em relação as atualizações do gabarito, princialmente quando enviamos notificações. Ou seja, alem de enviar notificações, teremos que buscar a resposta, não dá para confiar unicamente na equipe que deveria fazer isso. 

    gab. D (pós-recurso)

    http://consulplan.s3.amazonaws.com/concursos/417/87_06052015084613.pdf

  • TEm que ser anulada

     

  • Comentário da professora do Qconcursos.

     

    "O Código de Ética do Assistente Social está claramente vinculado aos interesses da classe trabalhadora, reconhecendo a liberdade como valor ético central, a emancipação politica e humana dos trabalhadores, a recusa ao arbítrio, ao autoritarismo, bem como a eliminação de todas as formas de preconceito, de opressão e exploração e a defesa dos direitos humanos e da democracia. Portanto, mesmo que não seja possível decorar quais os XI princípios fundamentais presentes neste Código de Ética, é possível ter uma noção do que ali está exposto devido ao compromisso ético-político que a profissão estabeleceu bem como a opção por um projeto ético-político vinculado a construção de uma nova sociabilidade em que não haja exploração e dominação de uma classe sobre a outra. Sendo assim, das alternativas apresentadas a única que não está de acordo com o pautado pelo Código de Ética profissional é a letra "D", a qual afirma a prioridade ao processo de produção capitalista. "

    RESPOSTA DA BANCA: A
    RESPOSTA DO PROFESSOR: D

  • questão Bizonha . O pior que essa banca tem só 67 questões de serviço social. Dai vc pega para fazer e ainda encontra uma questão desse naipe. 

    Qual parametro vamos ter para estudar. O jeito é ter fé e ir fazendo altas questões diferentes e torcer para no dia cair os conteudos que estudamos. 

    Força e Fé Galera até a vitória sempre. 

  • Gabarito errado. Concordo com o professor é a letra D.

  • DISCORDO DO GABARITO

    REAFIRMO GABARITO LETRA D

    ALGUNS PRIINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO CÓDIGO DE ÉTICA ;

    I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

     II - Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

     III - Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;

     IV - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

  • Totalmente equivocado. Óbvio que é a letra D

  • o ideal era que fosse modificada aqui também.

    gabarito para (D)

  • profissão mais comunista q existe

  • Gabarito correto D

    Gabarito dado pela banca D.

     

    Intrigado com a questão, resolvi buscar diretamente no site da banca, de fato, o gabarito preliminar e oficial considerado pela banca foi a letra D.

     

    Abaixo segue o link da prova e do gabarito, a questão é a 29.

     

    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/22122121/5e7cbae449f9/t_cnico_superior_de_sa_de_assistente_social.pdf

    http://consulplan.s3.amazonaws.com/concursos/417/87_06052015084613.pdf

  • Erroooooooo feioo..e o site não levou em consideração que somos estudantes, procuramos apoio para os estudos, compramos pacotes (caro por sinal), ai me pergunto será que posso confiar em outras questões?/ Já vi contradições aqui onde tinha cereteza que eu estava certa.

     

  • Nossa fque susto que levei. Fico mais tranquilo que o gabarito seja a letra D.

  • Por um instante achei que eu naõ tinha lido corretamente a pergunta levei um susto,peço que o Qconcurso regularize seu gabarito ,isso pode prejudicar muitas pessoas ...

    Gabarito correto :DDDDDDDDD

  • Também fiquei assustada!! Isso é muito sérioooo QC!

    Já houve outras questões que também não entendi o motivo de estar incorreta ou correta. Será que já não acontece isso em outros casos?

    Estou preocupada e decepcionada...

  • ``Consulplan´´  !!!

     

  • Gabarito da banca: Letra A.
    Gabarito do professor: Letra D, em discordância com o gabarito indicado pela banca examinadora.

  • Gente do céu, que susto quando vi o gabarito "correto" da CONSULPLAN.

    Vou de letra D tb

  • Fiquei incrédula também


    Letra D

  • Comentário do Professor do QC, para quem não tem acesso.

    O Código de Ética do Assistente Social está claramente vinculado aos interesses da classe trabalhadora, reconhecendo a liberdade como valor ético central, a emancipação politica e humana dos trabalhadores, a recusa ao arbítrio, ao autoritarismo, bem como a eliminação de todas as formas de preconceito, de opressão e exploração e a defesa dos direitos humanos e da democracia. Portanto, mesmo que não seja possível decorar quais os XI princípios fundamentais presentes neste Código de Ética, é possível ter uma noção do que ali está exposto devido ao compromisso ético-político que a profissão estabeleceu bem como a opção por um projeto ético-político vinculado a construção de uma nova sociabilidade em que não haja exploração e dominação de uma classe sobre a outra. 

    Sendo assim, das alternativas apresentadas a única que não está de acordo com o pautado pelo Código de Ética profissional é a letra "D", a qual afirma a prioridade ao processo de produção capitalista. 

  • Que banca miserável! Questão muito passiva de recurso. Gabarito D sem sombra de dúvidas.

  • Ixe, gabarito está errado, o assistente social não defende prioritariamente o modo de produção capitalista, e sim uma nova forma de sociabilidade e democrática com socialização da riqueza produzida.


ID
1528177
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O estudo de David Harvey (1993) acerca das expressões das tendências constitutivas do modo de produção no capitalismo contemporâneo é repleto de indicações sobre a potencialização da constituição de uma superpopulação relativa sobrante, com o que ganha destaque o debate sobre o desemprego estrutural, da precarização e flexibilização das relações de trabalho, o que inclui o impacto sobre os direitos. A lei do valor não trata apenas da produção de mercadorias na sua dimensão econômica. Se o processo de produção articula a valorização do capital ao processo de trabalho, ou seja, se o trabalho é o elemento decisivo que transfere e cria valor, então tal processo reúne referências em que a política e a luta de classes são elementos internos à lei do valor e à compreensão da questão social e de suas expressões. Analise as alternativas em relação ao processo de produção e aos elementos aos quais este se refere, segundo contexto supracitado.

I. Produção e reprodução de indivíduos.
II. Produção e reprodução de classes sociais.
III. Produção e reprodução dos princípios socialistas de produção.
IV. Produção e reprodução de relações sociais.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • " Quando se fala em produção e reprodução da vida social, não se abrange apenas a dimensão econômica, mas a reprodução das relações sociais de indivíduos, grupos e classes sociais, abrange também "formas de pensar", isto é, formas de consciência, através das quais se apreende a vida social". 

  • Fui pela lógica, não faz sentido atribuir a produção e reprodução dos princípios socialistas de produção no sistema capitalista contemporâneo.

  •  O correto seria "Produção e reprodução dos princípios CAPITALISTA de produção" 

  • Letra: D resposta certa.


ID
1528180
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Somente com a Constituição de 1988, as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas e reestruturadas com novos princípios e diretrizes e passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro. Apesar de ter um caráter inovador e intencionar compor um sistema amplo de proteção social, a seguridade social acabou se caracterizando como um sistema híbrido. Indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos direitos conjugados pelo sistema híbrido supracitado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C


    Foi somente com a Constituição de 1988 que as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas e re-estruturadas com novos princípios e diretrizes e passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro. Apesar de ter um caráter inovador e intencionar compor um sistema amplo de proteção social, a seguridade social acabou se caracterizando como um sistema híbrido, que conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho (previdência) com direitos de caráter universal (saúde) e direitos seletivos (assistência). 


    Fonte: http://welbergontran.com.br/cliente/uploads/03f0f226339d4dbe3cd14e5188bf8e06304333ce.pdf

  • Com a Constituição Federal de 1988 e a implementação da Seguridade Social brasileira é fato que obteve-se um avanço no que se refere a proteção social no país, no entanto, a lógica do seguro social ainda permeia a seguridade. Deste modo, a seguridade social brasileira, apesar de possuir diretrizes como universalidade na cobertura, uniformidade e equivalência dos benefícios, irredutibilidade do valor dos benefícios, seletividade e distributividade nos benefícios, equidade no custeio, diversidade na base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração, não as efetiva integralmente e em todas as políticas que compõem a proteção social. Se tem, dessa forma, um sistema híbrido de seguridade que conjuga universalidade com seletividade e exclusão. Posto isto, observa-se que a Saúde possui caráter universal, já a Assistência Social é de quem dela necessitar e, portanto, apresenta caráter seletivo, enquanto na Previdência Social permanece a lógica do seguro, dependente de prévia contribuição e relacionada e dependente do trabalho.


    RESPOSTA: C
  • A) Princípio da seletividade. Seleção do necessitados.


    B) Princípio da universalidade, saúde direito de todos e dever do Estado.


    C) Errada


    D) Previdência, caráter contributivo e de filiação obrigatória.

  • eu lembrei do macete SAP(saúde, assistência e previdência) que compõem o tripé da seguridade social, e INSTITUCIONAL não faz parte do tripé

  • Essa questão esta meio estranha.... Direitos Derivados e DEPENDENTES DO TRABALHO, errado.  O Certo seria : Direitos Derivados e DEPENDENTES de CONTRIBUIÇÃO. Para a previdência é indiferente se você trabalha ou não desde que você contribua. Tem gente que trabalha e não contribui, e outros que não trabalha e é PREVIDENTE contribuindo para a previdência.

  • Os três pilares da Seguridade Social são a Saúde, Assistência Social e Previdência Social. Os dois primeiros são de caráter não contributivo, o terceiro é contributivo.

    C
  • Seguridade Social : Sistema Híbrido ( modelo   Beveridgiano mais Modelo  Bismarckiano ).

     

    Assistência:  Seletividade (Não Contributivo)- Modelo  Beveridgiano

     

    Saúde:  Universal ( Não Contributivo) - Modelo  Beveridgiano

     

    Previdência Social:  Comtributivo- Modelo  Bismarckiano

     

     

    http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/seguridade_social_no_brasil_conquistas_e_limites_a_sua_efetivacao_-_boschetti.pdf

  • c

     Direitos de caráter sócio-político (institucional).

  • Ainda bem que ele especificou dentro dos parenteses

  • Estranha questão.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

    Com a Constituição Federal de 1988 e a implementação da Seguridade Social brasileira é fato que obteve-se um avanço no que se refere a proteção social no país, no entanto, a lógica do seguro social ainda permeia a seguridade. Deste modo, a seguridade social brasileira, apesar de possuir diretrizes como universalidade na cobertura, uniformidade e equivalência dos benefícios, irredutibilidade do valor dos benefícios, seletividade e distributividade nos benefícios, equidade no custeio, diversidade na base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração, não as efetiva integralmente e em todas as políticas que compõem a proteção social. Se tem, dessa forma, um sistema híbrido de seguridade que conjuga universalidade com seletividade e exclusão. Posto isto, observa-se que a Saúde possui caráter universal, já a Assistência Social é de quem dela necessitar e, portanto, apresenta caráter seletivo, enquanto na Previdência Social permanece a lógica do seguro, dependente de prévia contribuição e relacionada e dependente do trabalho.


    RESPOSTA: C

  • O hibridismo corrresponde aqui a mescla das naturezas das formas de participação: "prévia contribuição (contrato), da universalidade e da Seletividade?

  • ASSISTENCIA PRA QUEM DELA NECESSITAR

    SAUDE UNIVERSAL

    PREVIDENCIA PRA QUEM CONTRIBUI


ID
1528183
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os direitos sociais são delineados a partir de conjunturas específicas que, por sua vez, advêm de uma lógica de produzir  e  reproduzir  a  vida  social.  A  partir  dessa  compreensão  e  considerando  os  direitos  sociais  no  atual  momento  do  capitalismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As demandas de grupos e classes sociais prefiguram direitos que só são satisfeitos quando assumidos nas e pelas instituições do Estado, que asseguram uma legalidade positiva, atribuindo-lhe uma dimensão de universalidade.Os direitos sociais foram negados durante muito tempo – o que se atualiza hoje pelos expoentes do neoliberalismo –, sob alegação de que estimulam a preguiça, violam o direito individual à propriedade e estimulam o paternalismo estatal.Como afirma P. Anderson (apud COUTINHO, 2000), a lógica capitalista se expressa essencialmente pela afirmação do mercado como forma suprema de regulação das relações sociais. Logo, tudo o que limita ou substitui o mercado em nome de um direito social – ou da justiça social –, é uma vitória da economia política do trabalho, isto é, uma outra lógica de regulação da vida social.

    Iamamoto,M.V.O Serviço Social na  Cena Contemporaneidade. CFESS/2009.

  • GAB: D

     


ID
1528186
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É preciso discutir a relação entre trabalho, Assistência Social e previdência, para entender, inclusive, se o padrão de seguridade social instituído em determinado país é (ou não) capaz de impor limites à desigualdade social no capitalismo. Reconhecer o direito à assistência social no âmbito da seguridade social não significa defender ou desejar que essa política seja a referência para assegurar o bem-estar ou satisfazer às necessidades sociais no capitalismo, pois adotar essa posição seria ter como horizonte uma sociedade de assistidos. Defender a seguridade social em sentido amplo requer reconhecer o espaço da assistência social em seu âmbito, sem superestimá-la, e tampouco, sem discriminá-la como um direito incompatível com o trabalho. Assinale a alternativa que descreve de forma correta a lógica da orientação da defesa da seguridade social em sentido amplo discorrida no contexto anterior.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o tipo de questão que nem o examinador sabe o que ele quer ?

  • "... Defender a seguridade social em sentido amplo, onde a lógica social se sobreponha à lógica securitária, requer reconhecer o espaço da assistência social em seu âmbito, sem superestimá-la e tampouco sem discriminá-la como um direito incompatível com o trabalho."
    Fonte: http://www.egem.org.br/arquivosbd/basico/0.505783001251746904_ivanete_boschetti_unidade_i.pdf

  • Também achei que essa questão não foi muito bem formulada.

  • questão muito bem formulada pois quando ele diz "Reconhecer  o  direito  à  assistência  social  no  âmbito  da  seguridade  social  não  significa  defender  ou  desejar  que  essa  política seja a  referência para assegurar o bem-estar ou satisfazer às necessidades sociais no capitalismo, pois adotar  essa  posição  seria  ter  como  horizonte  uma  sociedade  de  assistidos." quer dizer que a logica social seja superior a lógica da seguridade social pois para a sociedade capitalista a seguridade nao tem como sustentá-la.

  • Essa questão é puramente interpretação de texto. Ficou claro que a intenção do autor é dizer que o assistente social deve sempre botar em primeiro plano, ao pensar em assistencial social, a lógica social, a crítica social e não o serviço prestado em si, com suas limitações instrumentais. O autor quer salientar a importância do pensamento crítico frente a ação meramente tecnicista, para que o assistente social entenda  a assistência social como medida importante sim dentro do sistema capitalista , mas relativamente paliativa, ou de transição, no enfrentamento da Questão Social  e no processo de superação da sociedade atual. Ao assumir essa posição exclusivamente tecnicista o assistente social se afasta do comprometimento com o projeto de emancipação humana e superação da sociedade vigente, previsto em nosso código de ética.  

  • A questão cobrou exatamente o que está no texto da Prof. Ivanete Boschetti Intitulado "Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação"

    É preciso, assim, discutir a relação entre trabalho, assistência social e previdência,

    para entender, inclusive, se o padrão de seguridade social instituído em determinado país é

    (ou não) capaz de impor limites à desigualdade social no capitalismo. Reconhecer o direito

    à assistência social no âmbito da seguridade social não significa defender ou desejar que

    essa política seja a referência para assegurar o bem-estar ou satisfazer às necessidades

    sociais no capitalismo, pois adotar essa posição seria ter como horizonte uma sociedade de

    assistidos. Não é esse o projeto de sociedade e de direitos que orienta nossa análise5.

    Reconhecer o papel do trabalho e do emprego estável na estruturação da vida e na

    construção das identidades profissionais e sociais também não significa defender qualquer

    tipo de trabalho. Nesse sentido, a mera contraposição de trabalho e assistência pode ser

    simplificadora dos complexos processos sociais. Defender a seguridade social em sentido

    amplo, onde a lógica social se sobreponha à lógica securitária, requer reconhecer o espaço

    da assistência social em seu âmbito, sem superestimá-la e tampouco sem discriminá-la

    como um direito incompatível com o trabalho..



  • É preciso, assim, discutir a relação entre trabalho, assistência social e previdência, para entender, inclusive, se o padrão de seguridade social instituído em determinado país é (ou não) capaz de impor limites à desigualdade social no capitalismo. Reconhecer o direito à assistência social no âmbito da seguridade social não significa defender ou desejar que essa política seja a referência para assegurar o bem-estar ou satisfazer às necessidades sociais no capitalismo, pois adotar essa posição seria ter como horizonte uma sociedade de assistidos. Não é esse o projeto de sociedade e de direitos que orienta nossa análise. Reconhecer o papel do trabalho e do emprego estável na estruturação da vida e na construção das identidades profissionais e sociais também não significa defender qualquer tipo de trabalho. Nesse sentido, a mera contraposição de trabalho e assistência pode ser simplificadora dos complexos processos sociais. Defender a seguridade social em sentido amplo, onde a lógica social se sobreponha à lógica securitária, requer reconhecer o espaço da assistência social em seu âmbito, sem superestimá-la e tampouco sem discriminá-la como um direito incompatível com o trabalho.

    Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação

    Ivanete Boschetti


  • "Defender  a  seguridade  social  em  sentido  amplo  requer  reconhecer o espaço da assistência  social em  seu âmbito,  sem  superestimá-la, e  tampouco,  sem discriminá-la  como  um  direito  incompatível  com  o  trabalho."

    Esse trecho passa ideia de igualdade!!! Mas fazer o que se o examinador diz que não é. . .


  • Se é um texto de Ivanete Boschetti a autora e sua obra deveriam ser citadas na questão.

  • Boschetti (2009) sugere que a  seguridade social pode garantir mais, ou menos, acesso a direitos, quanto mais se desvencilhar da lógica do seguro e quanto mais assumir a lógica social.

     

  •  Nesse sentido, a mera contraposição de trabalho e assistência pode ser simplificadora dos complexos processos sociais. Defender a seguridade social em sentido amplo, onde a lógica social se sobreponha à lógica securitária, requer reconhecer o espaço da assistência social em seu âmbito, sem superestimá-la e tampouco sem discriminá-la como um direito incompatível com o trabalho. 

     

    Fonte:

    http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/seguridade_social_no_brasil_conquistas_e_limites_a_sua_efetivacao_-_boschetti.pdf
     

  • Conforme nos informa Ivanete Boschetti (Seguridade Social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Disponível on line), o modelo de seguridade social brasileiro perpassa tanto pela lógica do seguro, quando se tem que contribuir para possuir contrapartida, no caso da previdência, quanto pela lógica social, em que se tem duas políticas, a de saúde e a de assistência social que possuem, respectivamente, acesso universal e de quem dela necessitar. Nessa esteira, a seguridade social brasileira é considerada híbrida pois associa direitos provenientes do trabalho (previdência), direitos universais (saúde) e direitos de quem dela necessitar (assistência social). Assim, a autora destaca que no que concerne a previdência social e sua lógica securitária - pois somente a acessará quem contribuir e os valores dos benefícios serão proporcionais aos valores das contribuições -, esta excluir milhares de pessoas de terem o direito de acessá-la visto que não se vive num país de pleno emprego e mesmo nos países nórdicos não se teve a possibilidade de todos estarem inseridos no mercado de trabalho.

    Desse modo, a seguridade brasileira ficará entre a lógica securitária e quem estiver trabalhando irá acessá-la, e entre a lógica social, que quem a acessará serão aqueles excluídos da previdência, do mercado de trabalho e não em condições de contribuir, seja até porque seu vínculo de trabalho é precário e instável. Nesse último caso, as políticas que sobram para esse indivíduo são ou a assistência social ou a saúde. A assistência social, então, acaba possuindo centralidade para dar resolutividade as necessidades sociais daqueles que estão desempregados, ou inseridos em trabalhos precários e informais, aos incapacitados para o trabalho, tornando-se o escape para aqueles que necessitam de um benefício não contributivo. No entanto, sabe-se que esta política isoladamente não conseguirá responder a todas as sequelas da questão social originadas pelo trabalho.

    Portanto, a defesa da seguridade social deve ser de políticas associadas e de acesso universal, pois assim é possível expandir os direitos. Sendo assim, a lógica social, que representa um direito universal e não contributivo, independente de inserção no mercado de trabalho e de contrapartida monetária, deve se sobrepor a lógica securitária, a qual é excludente, seletiva e não condizente com a sociedade capitalista em que boa parte dos trabalhadores encontram-se inseridos em trabalhos precários, instáveis e informais, ou mesmo desempregados e que nunca poderão acessar a previdência social, por exemplo.


    Gabarito do professor: Letra A


  • Essa tipo de questão é péssima, pois ela requer que você vá além do texto citado. Se a pessoa lembrar a quem pertence o texto responderá a questão de forma correta, mas se se limitar apenas ao trecho da questão errará feio. :(

ID
1528189
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O modelo toyotista de produção caracterizou-se pelo fim da produção em massa e pela adoção da produção flexível,  em  que  a  aceleração  do  tempo  de  giro  na  produção  e  a  redução  do  tempo  de  giro  no  consumo  permitiram  uma  produção  diversificada,  ao  contrário  do  fordismo,  cuja  produção  era  homogênea.  As  mudanças  no  padrão  de  acumulação também permitiram um maior controle sobre a força de trabalho, com a adoção de regimes e contratos  de trabalho mais flexíveis. Paralelo às mudanças no mundo do trabalho, um novo regime de regulação social passou a  ganhar  terreno:  o  neoliberalismo.  Em  relação  ao  ideário  neoliberalista  supracitado, marque V  para  as  afirmativas  verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Defesa de uma política econômica sem qualquer limitação dos mecanismos do mercado.
(     ) Apoio a uma maior intervenção do Estado no combate às desigualdades sociais. 
(     )Para o neoliberalismo, a crise seria resultado do poder excessivo dos sindicatos, com sua pressão sobre os salários,  bem como dos gastos sociais do Estado. 
(     ) O neoliberalismo foi uma reação teórica e política ao Estado de bem-estar social. 
(     ) Para  os  neoliberais,  só  em  uma  sociedade  de  Estado  intervencionista,  os  indivíduos  podem  se  desenvolver  plenamente. 

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • No neoliberalismo, o Estado deixa a função intervencionista e passa a ser regulador. Neste sentido, vamos por eliminação. Portanto, alternativa D correta


  • O projeto neoliberal surge como uma reação ao estado de bem-estar social, contra a social democracia. Com a crise dos anos 1970, as ideias neoliberais surgem como "a grande saída", ela preconiza a desarticulação do poder dos sindicatos, como precondição de possibilitar o rebaixamento salarial, aumentar a competitividade dos trabalhadores,tornar possível a ampliação da taxa natural do desemprego , reduzir impostos sobre altas rendas, favorecer a elevação das taxas de juros preservando os rendimentos do capital


  • Essa ficou bem fácil devido a última afirmação "Para  os  neoliberais,  só  em  uma  sociedade  de  Estado  intervencionista,  os  indivíduos  podem  se  desenvolver  plenamente. " pois sabemos que a lógica neoliberal é de Estado mínimo, logo, sendo a letra D a única que colocou "F" para esta alternativa não precisa nem "perder" tempo pensando nas outras afirmativas. 


ID
1528192
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 33, de 12 de dezembro de 2012, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios  deverão  elaborar  os  respectivos  planos  de  assistência  social  a  cada  quatro  anos,  de  acordo  com  os  períodos  de  elaboração  do  Plano  Plurianual  (PPA).  A  realização  de  diagnóstico  socioterritorial,  a  cada  quadriênio,  compõe  a  elaboração dos planos de assistência social em cada esfera de governo. O diagnóstico tem por base o conhecimento  da  realidade a partir da  leitura dos  territórios, microterritórios ou outros  recortes socioterritoriais que possibilitem  identificar  as  dinâmicas  sociais,  econômicas,  políticas  e  culturais  que  os  caracterizam,  reconhecendo  as  suas  demandas e potencialidades. Em relação aos requisitos para realização do diagnóstico socioterritorial, marque V para  as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

(     ) Processo descontinuado e aleatório de  investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos  territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão  em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas. 
(     ) Identificação  da  rede  socioassistencial  disponível  no  território,  bem  como  de  outras  políticas  públicas,  com  a  finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e  equipamentos necessários. 
(     ) Reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para  a atuação da política de assistência social.
  (     ) Utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas informais de informações. 

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. A realização de diagnóstico socioterritorial requer:

     I - processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas;

     II - identificação da rede socioassistencial disponível no território, bem como de outras políticas públicas, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e equipamentos necessários;

     III – reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social. 

    IV – utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações

    Parágrafo único. Consideram-se sistemas oficiais de informações aqueles utilizados no âmbito do SUAS, ainda que oriundos de outros órgãos da administração pública. 

  • A primeira e a quarta são falsas, pois o processo é contínuo e os sistemas são oficiais, não informais.

    D

  • Art. 21. A realização de diagnóstico socioterritorial requer: I - processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas; II - identificação da rede socioassistencial disponível no território, bem como de outras políticas públicas, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e equipamentos necessários; III - reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social. IV - utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações. Parágrafo único. Consideram-se sistemas oficiais de informações aqueles utilizados no âmbito do SUAS, ainda que oriundos de outros órgãos da administração pública.
    http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/servlet/INPDFViewer?jornal=1&pagina=158&data=03/01/2013&captchafield=firistAccess

    Gabarito: D
  • NOB SUAS 2012

    Parágrafo único. Consideram-se sistemas oficiais de informações aqueles utilizados no âmbito do SUAS,
    ainda que oriundos de outros órgãos da administração pública.

  • FALSO - Processo descontinuado e aleatório de  investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos  territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão  em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas.

     

    Fundamentação artigo 21, inciso I - processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas;

     

     

    VERDADE- Identificação  da  rede  socioassistencial  disponível  no  território,  bem  como  de  outras  políticas  públicas,  com  a  finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e  equipamentos necessários.  

     


    VERDADE - Reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para  a atuação da política de assistência social.

     


      FALSO - Utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas informais de informações.

     

    Fundamentação artigo 21, inciso IV - utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações.

  • Sabendo que a primeira afirmativa era falsa , só precisei ler a última afirmativa para marcar a opção certa. Na hora de uma prova cansativa como esta foi  com textos grandes e muitas alternativas otimizar o tempo e poupar leitura são essenciais.

     

    Bons Estudos Povo #estudaqueavidamuda

  • Errei por desatenção, por isso da importância de ler com cuidado cada questões e suas alternativas, mesmo que estejamos mentalmente cansados.


ID
1528195
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os rumos assumidos pela seguridade social brasileira durante a ditadura militar, ao ter-se criado as condições para incluir alguns trabalhadores excluídos da previdência, também, promoveu-se a abertura do mercado privado de serviços sociais considerados complementares. Analise o conteúdo das alternativas em relação aos serviços sociais considerados complementares permitidos ao mercado privado de acordo com o contexto supracitado.

I. Planos de saúde.
II. Seguro-desemprego.
III. Planos de previdência complementar.
IV. Bolsa Escola.
V. Bolsa Família.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Na área da assistência social temos o Bolsa-escola, criado por FHC e o bolsa-família uma junção de alguns benefícios criados por FHC por meio do bolsa-escola e o acréscimo de outros na gestão de Lula, salienta-se que não são privados, mas faz parte da política pública, da política assistencial. Já o seguro desemprego é um programa da área da previdência que apesar de ser previsto na constituição de 1945, o benefício só foi implementado em 1986 com José Sarney.

  • essa questão vc mata pelas alternativas já que o BE e BF foram criados bem após a ditadura  e a  CF /88

  • A

    Bolsa Família, Bolsa Escola e Seguro-desemprego não possuem renda complementar do setor privado.

  • Mesmo que a pessoa não soubesse que o BA e que o BF foram criados à época de Lula, pode-se deduzir pelas afirmativas constantes NO ENUNCIADO (P.S. e P.P.C.)

  • Só corrigindo nosso amigo Sírilo oliveira 

    o BE foi criado por Cristovão Boarque em 1994 e não por Lula

  • Só fiquei intrigada com o seguro desemprego pois, também há mercado privado para tal, além do existente na CLT. Eu já adquiri um, no setor privado.
  • Servicos privados

    Assertivas I e III

    Gabarito A

  • Ao mesmo tempo que impulsionava as políticas públicas(mesmo restritas ao acesso), a ditadura abria espaços para a SAÚDE, a previdência e a EDUCAÇÃO PRIVADAS.

    O seguro-desemprego foi criado no Governo Sarney (1986).

    Bolsa Escola -> Governo FHC

    Bolsa Família -> Governo Lula


ID
1528198
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Pública de Assistência Social (PNAS 2004 – Norma Operacional Básica NOB/SUAS) realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. NÃO corresponde a um dos objetivos comportados pela perspectiva discorrida no contexto anterior:

Alternativas
Comentários
  • Quais são os objetivos da PNAS?


    A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, objetiva:


    •  Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem;


    •  Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural;


    •  Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.


  • Gaba---A

     

  • Simplesmente fez CTLR+V e Z dos Objetivos da Politica Nacional de Assistência social-2004

    A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, objetiva:

    ·         Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

    ·         Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.

    ·         Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.

  • PNAS

     

    2.3. Objetivos

     

    A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, objetiva:

     

    • Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

     

    • Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.

     

    • Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.

  • Objetivos= prever , contribuir e assegurar. 

  • Na questão não foi afirmado que a pensão alimentícia foi fixada judicialmente, por isto acredito que não se aplica tal entendimento.

  • Na questão não foi afirmado que a pensão alimentícia foi fixada judicialmente, por isto acredito que não se aplica tal entendimento.

  • Na questão não foi afirmado que a pensão alimentícia foi fixada judicialmente, por isto acredito que não se aplica tal entendimento.


ID
1528201
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os serviços socioassistenciais no SUAS (Sistema Único de Assitência Social) são organizados segundo as seguintes referências: vigilância social, proteção social e defesa social e institucional. Na defesa social e institucional, a proteção básica e a especial devem ser organizadas de forma a garantir a seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa. Analise as assertivas em relação aos direitos socioassistenciais a serem assegurados na operação do SUAS a seus usuários.

I. Direito à informação, enquanto direito primário do cidadão, sobretudo àqueles com vivência de barreiras culturais, de leitura e de limitações físicas.
II. Direito do usuário ao protagonismo e manifestação de seus interesses.
III. Direito do usuário à oferta qualificada de serviço apenas para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
IV. Direito de convivência político-profissional.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Defesa Social e Institucional: a proteção básica e a especial devem ser organizadas de forma a garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa.

     São direitos socioassistenciais a serem assegurados na operação do SUAS a seus usuários:

     • Direito ao atendimento digno, atencioso e respeitoso, ausente de procedimentos vexatórios e coercitivos.

     • Direito ao tempo, de modo a acessar a rede de serviço com reduzida espera e de acordo com a necessidade.

     • Direito à informação, enquanto direito primário do cidadão, sobretudo àqueles com vivência de barreiras culturais, de leitura, de limitações físicas.

     • Direito do usuário ao protagonismo e manifestação de seus interesses.

     • Direito do usuário à oferta qualificada de serviço.

     • Direito de convivência familiar e comunitária.

  • Defesa Social e Institucional: os serviços de proteção básica e especial devem ser organizados de forma a garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa. São direitos socioassistenciais a serem assegurados na operação do SUAS a seus usuários:

    • Direito ao atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os serviços socioassistenciais, ausente de procedimentos vexatórios e coercitivos;

    • Direito ao tempo, de modo a acessar a rede de serviço com reduzida espera e de acordo com a necessidade, sendo-lhes garantidos os seguintes procedimentos;

    • Direito à informação sobre o funcionamento dos serviços, enquanto direito primário do cidadão, sobretudo àqueles com vivência de barreiras culturais, de leitura, de limitações físicas;

    • Direito do usuário ao protagonismo e manifestação de seus interesses;

    • Direito do usuário à oferta qualificada de serviço;

     • Direito de convivência familiar e comunitária

  • Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências: vigilância social, proteção social e defesa social e institucional:

     

    Defesa Social e Institucional: a proteção básica e a especial devem ser organizadas de forma a garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa. São direitos socioassistenciais a serem assegurados na operação do SUAS a seus usuários:

     

    • Direito ao atendimento digno, atencioso e respeitoso, ausente de procedimentos vexatórios e coercitivos.

    • Direito ao tempo, de modo a acessar a rede de serviço com reduzida espera e de acordo com a necessidade.

    • Direito à informação, enquanto direito primário do cidadão, sobretudo àqueles com vivência de barreiras culturais, de leitura, de limitações físicas.

    • Direito do usuário ao protagonismo e manifestação de seus interesses.

    • Direito do usuário à oferta qualificada de serviço.

    • Direito de convivência familiar e comunitária.

  • Defesa Social e Institucional: a proteção básica e a especial devem ser organizadas

    de forma a garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos

    socioassistenciais e sua defesa. São direitos socioassistenciais a serem assegurados

    na operação do SUAS a seus usuários:


    Direito ao atendimento digno, atencioso e respeitoso, ausente de procedimentos

    vexatórios e coercitivos.


    Direito ao tempo, de modo a acessar a rede de serviço com reduzida espera e de

    acordo com a necessidade.


    Direito à informação, enquanto direito primário do cidadão, sobretudo àqueles com

    vivência de barreiras culturais, de leitura, de limitações físicas.


    Direito do usuário ao protagonismo e manifestação de seus interesses.


    Direito do usuário à oferta qualifcada de serviço.


    Direito de convivência familiar e comunitária.



    Gab. A

  • Como nenhum colega citou fonte, restrinjo-me aqui a citá-la: PNAS, 2004, pág. 34.


ID
1528204
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Pacto de Aprimoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), segundo a Resolução nº 33, de dezembro de 2012, firmado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é o instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Assinale a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos elementos compreendidos pelo Pacto de Aprimoramento do SUAS.

Alternativas
Comentários
  • A CIT definiu na sua 124ª Reunião Ordinária as Prioridades e Metas para a gestão municipal, no âmbito do Pacto de Aprimoramento do SUAS, para o quadriênio 2014/2017. A periodicidade de elaboração do Pacto é quadrienal, com acompanhamento e revisão anual das prioridades e metas estabelecidas. Conforme artigo 24 da NOB-SUAS 2012, “o Pacto de Aprimoramento do SUAS compreende:  I – definição de indicadores;  II – definição de níveis de gestão;  III – fixação de prioridades e metas de aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS;  IV – planejamento para o alcance de metas de aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS;  V – apoio entre a União, os Estados, o Distrito Federal e o Municípios, para o alcance das metas pactuadas; e  VI – adoção de mecanismos de acompanhamento e avaliação.”

  • Art. 24.

    O Pacto de Aprimoramento do SUAS compreende:

    I - definição de indicadores;

    II – definição de níveis de gestão;

    III - fixação de prioridades e metas de aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS;

    IV – planejamento para o alcance de metas de aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS;

    V - apoio entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, para o alcance das metas pactuadas; e VI – adoção de mecanismos de acompanhamento e avaliação.

    Portanto a incorreta é a - 

     c)

    Fixação  de  limites  e  estabilização  da  gestão,  dos  serviços,  programas,  projetos  e  benefícios  socioassistenciais  do  SUAS.

  • Art 24 O Pacto de Aprimoramento do SUAS compreende:

     

    III - Fixação de PRIORIDADES E METAS de aprimoramento da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS.

     

    Na verdade o item C) está na lei, porém a assertiva trocou  prioridades e metas de aprimoramento da gestão  por limites e estabilização da gestão, o que a tornou errada.

  • Art. 24. O Pacto de Aprimoramento do SUAS compreende:

     

    I - definição de indicadores;

    II – definição de níveis de gestão;

    III - fixação de prioridades e metas de aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS;

    IV – planejamento para o alcance de metas de aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do SUAS;

    V - apoio entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, para o alcance das metas pactuadas; e

    VI – adoção de mecanismos de acompanhamento e avaliação.

     

    Art. 25. A realização do Pacto de Aprimoramento do SUAS se dará a partir da definição das prioridades e metas nacionais para cada quadriênio e do preenchimento do instrumento que materializa o planejamento para o alcance das metas.

     

    Art. 26. As prioridades e metas nacionais referentes a públicos, vulnerabilidade e riscos específicos poderão ser objeto de pactuação própria.


ID
1528207
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética do Assistente Social  (Lei nº 8.662/1993 – de regulamentação da profissão) e a Resolução CFESS  nº  273/1993  tratam  da  observância,  infrações  disciplinares,  penalidades,  aplicação  e  cumprimento  deste  Código.   Assinale a alternativa que descreve de  forma  INCORRETA uma das  infrações disciplinares constituídas no Código de  Ética do Assistente Social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O correto seria: participar de instituição que, tendo por objeto o Serviço Social, não esteja inscrita no Conselho Regional ( Resolução 273/93, art. 22 -D.

    Obs.: achei o enunciado da questão bem confuso, onde o examinador confunde código de ética com lei de regulamentação.

  • Código de Ètica Profissional

    Art. 22 - Constituem infrações disciplinares:

    a) exercer a Profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou impedidos;

    b) não cumprir, no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria destes, depois de regularmente notificado;

    c) deixar de pagar, regularmente, as anuidades e contribuições devidas ao Conselho Regional de Serviço Social a que esteja obrigado;

    d) participar de instituição que, tendo por objeto o Serviço Social, não esteja inscrita no Conselho Regional;

    e) fazer ou apresentar declaração, documento falso ou adulterado, perante o Conselho Regional ou Federal.

  • Realmente, ficou confuso. Quando ocorre na prova uma assertiva dessa complica!!!

  • Galera, não tem erro, a questão quer a incorreta, sendo assim é a letra b. O que deixa a questão incorreta é o "não participar de instituição". No código de ética, configura-se como infração disciplinar: participar de instituição, que tendo por objeto o SS, não esteja inscrita no Conselho!

  • DEVEMOS FICAR BASTANTE ATENTOS POIS UM SIMPLES 'NÃO' FAZ PERDER UMA QUESTÃO!!! O que deixa a questão incorreta é o "não participar de instituição". No código de ética, configura-se como infração disciplinar: participar de instituição, que tendo por objeto o SS, não esteja inscrita no Conselho! 

  • Sim. bem observado. O não fez o erro da questão. Não tinha percebido.

  • CE /1993 - Das Infranções Disciplinares

     

    a- exercer a Profissão quando impedido/a de fazê- lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício ao/às não inscritos/as ou impedidos/as;

    b- não cumprir, no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria destes, depois de regularmente notificado/a;

    c- deixar de pagar, regularmente, as anuidades e contribuições devidas ao Conselho Regional de Serviço Social a que esteja obrigado/a;

    d- participar de instituição que, tendo por objeto o Serviço Social, não esteja inscrita no Conselho Regional;

    e- fazer ou apresentar declaração, documento falso ou adulterado, perante o Conselho Regional ou Federal.

    GAB. B.

  • O enunciado da questão ninguém merece. Confuso d+

     

  • A infração é : participar de instituição que, tendo por objeto o Serviço Social, não esteja inscrita no Conselho Regional;

     

    Uma palavra pode mudar todo o contexto da questão e invalidá-la 


ID
1528210
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social (Lei nº 8.662/1993 – de regulamentação da profissão) e a Resolução CFESS nº 273/1993, as infrações a este código acarretarão penalidades, na forma dos dispositivos legais e/ou regimentais. Analise as penalidades aplicáveis e previstas no Código de Ética do Assistente Social supracitado.

I. Multa.
II. Advertência reservada.
III. Advertência pública.
IV. Compensação compulsória.
V. Suspensão do exercício profissional.
VI. Cassação do registro profissional.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito D! (Resolução CFESS nº 273/1993)

     

    Art. 23 As infrações a este Código acarretarão penalidades, desde a multa à cassação do exercício profissional, na forma dos dispositivos legais e/ ou regimentais.

    Art. 24 As penalidades aplicáveis são as seguintes:

     

    a- multa;

    b- advertência reservada;

    c- advertência pública;

    d- suspensão do exercício profissional;

    e- cassação do registro profissional

     

    Obs: novamente o examinador mistura/confunde tudo, lei de regulamentação com código de ética!

     

  •  (Resolução CFESS nº 273/1993)

    Art. 23 As infrações a este Código acarretarão penalidades, desde a multa à cassação do exercício profissional, na forma dos dispositivos legais e/ ou regimentais.

    Art. 24 As penalidades aplicáveis são as seguintes:

    a- multa;

    b- advertência reservada;

    c- advertência pública;

    d- suspensão do exercício profissional;

    e- cassação do registro profissional


  • SÓ PARA EFEITOS DE COMPLEMENTAÇÃO DE DADOS: ART.25 - A PENA DE SUSPENSÃO ACARRETA AO ASSISTENTE SOCIAL A INTERDIÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL, PELO PRAZO DE 30 DIAS A 02 ANOS

    PARAGRAFO ÚNICO: A SUSPENSÃO POR FALTA DE PAGAMENTO DE ANUIDADES E TAXAS SÓ CESSARÁ COM A SATISFAÇÃO DO DÉBITO, PODENDO SER CASSADA A INSCRIÇÃO PROFISSIONAL APÓS DECORRIDOS 03 ANOS DA SUSPENSÃO

     

  • A resposta para essa questão encontra-se no Código de Ética da profissão, art.24: 

    Art. 24 As penalidades aplicáveis são as seguintes:

    a- multa;

    b- advertência reservada;

    c- advertência pública;

    d- suspensão do exercício profissional;

    e- cassação do registro profissional.

    Parágrafo único Serão eliminados/as dos quadros dos CRESS aqueles/as que fizerem falsa prova dos requisitos exigidos nos Conselhos.

  • lembrem - se PENALIDADES = MAASC

  • Lembrando que as penalidades do cód de etica são diferentes daquelass estabelecidas pela lei que regulamenta a profissão!!!

  • código de ética

    MINEMONICO : MAASCASSAÇÃO

    LEMBRE M+++++CASSAÇAO

    PENALIDADES LEI 8.662/93

    Cancelamento definitivo do registro

    Multa no valor de 1 a 5 x anuidade

    Suspensão de 1 a 2 anos do exercicio

    LEMBRE-SE LEI

    Conselho Municipal de Saúde


ID
1528213
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Partindo das postulações  liberais, pelas quais  a educação era o único direito  social  incontestável, definidora de uma  igualdade humana básica, Tomas Humprey Marshall sustentou que esta foi enriquecida ao longo dos últimos 250 anos,  com  um  conjunto  formidável  de  direitos.  E  concluiu:  há  compatibilidade  entre  desigualdade  de  classes  e  cidadania,  sendo  esta  última  “o  arcabouço  da  desigualdade  social  legitimada".  Em  relação  aos  elementos  comportados  pelo  conceito de cidadania de Tomas Humprey Marshall em sua fase madura, marque V para as alternativas verdadeiras e F  para as falsas.

(     ) Direito de ir e vir. 
(     ) Direito de imprensa. 
(     ) Direito de propriedade – institucionalizado pelos tribunais de justiça. 
(     ) Direitos  políticos  –  de  votar  e  ser  votado,  diga-se,  participar  do  poder  político  –  por meio  do  parlamento  e  do  governo. 
(     ) Direitos sociais, caracterizados como o acesso a um mínimo de bem-estar econômico e de segurança, com vistas a  levar a vida de um ser civilizado. 

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Thomas Humphrey Marshall analisou o desenvolvimento da cidadania como desenvolvimento dos direitos civis, seguidos dos direitos políticos e dos direitos sociais, nos séculos XVIII, XIX e XX, respectivamente. Introduziu o conceito de direitos sociais, sustentando que a cidadania só é plena se é dotada de todos os três tipos de direito e esta condição está ligada à classe social.

    Em sua fase madura, a cidadania passou a comportar: as liberdades individuais expressas, pelos direitos civis – direito de ir e vir, de imprensa, de fé, de propriedade; os direitos políticos – de votar e ser votado, de participar do poder político; e os direitos sociais, caracterizados como o acesso a um mínimo de bem-estar econômico e de segurança, com vistas a levar a vida de um ser civilizado.

  • GABARITO: letra D


    "Para T. H. Marshall, o conceito de cidadania, em sua fase madura, comporta: as liberdades individuais, expressas pelos direitos civis - direito de ir e vir, de imprensa, de fé, de propriedade -, institucionalizados pelos tribunais de justiça; os direitos políticos - de votar e ser votado, diga-se participar do poder político - por meio do parlamento e do governo; e os direitos sociais, caracterizados como o acesso a um mínimo de bem-estar econômico e de segurança, com vistas a levar a vida de um ser civilizado." (BEHRING, E. R. Fundamentos de Política Social. IN: MOTA, A. E. et al (orgs.) SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: formação e trabalho profissional. 4ª ed. São Paulo: Cortez. p. 22).

  • Marshall ao estabelecer o conceito de cidadania, divide-o em três partes: civil, política e social. Frise-se que Marshall utilizou, em seus estudos e reflexões, o desenvolvimento da cidadania na Inglaterra.

    O elemento civil é composto dos direitos necessários à liberdade individual – liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, pensamento e fé, direito à propriedade e de concluir contratos válidos e o direito à justiça. Identifica os tribunais de justiça como as instituições mais intimamente associadas com os direitos civis.

    Os direitos da primeira geração, os direitos civis, nascem no século XVIII, os direitos políticos no século XIX, eles implicam na existência de tribunais, parlamentos e partidos. São limites impostos aos poderes do Estado, segundo a concepção liberal clássica. Incluem o direitos de ir vir, opinião e expressão, associação, propriedade, devido processo legal e o direito de votar e ser votado, ou a busca do sufrágio universal, quando todos podem votar sem restrições, sejam pobres, mulheres e iletrados. Trata, em síntese, do respeito a direitos fundamentais de um indivíduo pertencente a uma nação e à jurisdição de um Estado nacional, o respeito à vida, às liberdades individuais e aos contratos.

     A segunda geração de direitos trata dos direitos sociais, da pauta de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e sindicais. Englobam direitos trabalhistas, e direitos à saúde pública, educação pública, aposentadoria, seguro desemprego, com base no conceito de bem estar econômico.

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Humphrey_Marshall


ID
1528216
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social

As ações das três esferas de governo na área de assistência social, segundo a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, realizam-se de forma articulada, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos programas, em suas respectivas esferas, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Analise as alternativas em relação à competência dos Municípios prescrita nos termos da legislação e contexto anterior.

I. Efetuar o pagamento dos auxílios natalidade e funeral.

II. Efetuar o pagamento do Bolsa Família.

III. Executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil.

IV. Atender as ações assistenciais de caráter alternativo.

V. Cofinanciar o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito local.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca

     

    Houve erro material no enunciado da questão, onde solicitou a alternativa correta quando deveria ser a incorreta, mediante a troca a questão ficou sem alternativa a ser assinalada.

     

    http://consulplan.s3.amazonaws.com/concursos/417/86_06052015084415.pdf

  •    Art. 15. Compete aos Municípios:

     

    I - destinar recursos financeiros para custeio do pagamento dos benefícios eventuais de que trata o art. 22, mediante critérios estabelecidos pelos Conselhos Municipais de Assistência Social;

    II - efetuar o pagamento dos auxílios natalidade e funeral;

    III - executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil;

    IV - atender às ações assistenciais de caráter de emergência;

    V - prestar os serviços assistenciais de que trata o art. 23 desta lei.

    VI - cofinanciar o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito local;

    VII - realizar o monitoramento e a avaliação da política de assistência social em seu âmbito.

     

    Fonte: Lei 8.742


ID
1528219
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conhecimento se organiza mediante conceitos. Estes são sínteses mentais dos nossos esforços em compreender o  real  e  de  nos  comportarmos  adequadamente  frente  a  ele.  Os  conceitos  nos  permitem  compreender  a  lógica  de  constituição dos processos sociais. Daí que o conhecimento não é apenas um dado imediato da sociedade, já que nela  imperam modos de pensar próprios à manutenção e  reprodução  ideológica dessa ordem  social. Hegel distingue as  formas pelas quais a consciência conhece a realidade. É na consciência, na possibilidade de os homens responderem  de maneira nova e de transformar o mundo, que se localiza a distinção ontológica entre a processualidade social e os  processos naturais. Analise  as  afirmativas  em  relação  às  formas pelas quais  a  consciência  conhece  a  realidade, de  acordo com a distinção de Hegel e o contexto anterior.  

I.   O saber imediato, derivado da intuição. 
II.   O entendimento, próprio da razão analítica (intelecto).
III.  A reflexão, própria do saber psicológico. 
IV.  A razão dialética.

  Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "C" -   Hegel distingue as formas pelas quais a consciência conhece a realidade: o saber imediato, derivado da intuição; o entendimento, próprio da razão analítica (intelecto), e a razão dialética. Diz ele: “o intelecto determina e mantém firmes as determinações. A razão é negativa e dialética, porque resolve no nada as determinações do intelecto; é positiva, porque cria o universal e nele compreende o particular” (Hegel, in Netto, 1994:29 ) É na consciência, na possibilidade de os homens responderem de maneira nova e de transformar o mundo, que se localiza a distinção ontológica entre a processualidade social e os processos naturais.

     

    Guerra,Yolanda. Investigação Social e Serviço Social : novos processos de produção do conhecimento


ID
1528222
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social

A reversão do ciclo econômico, em fins dos anos 60 e mais visivelmente a partir de 1973, dá um novo fôlego as teses neoliberais, que atribuem a crise ao poder excessivo dos sindicatos, com sua pressão sobre os salários e os gastos sociais do Estado, o que estimula a destruição dos níveis de lucro das empresas e a inflação, ou seja, a crise é um resultado do keynesianismo e do Welfare State. Assinale a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das proposições da fórmula neoliberal para sair da crise de acordo com o contexto anterior.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da Banca.

    A questão deverá ser anulada por inconsistência na alternativa D, em que o correto seria, uma forte disciplina orçamentária, diga-se, contenção dos gastos sociais e restauração de uma taxa natural de desemprego.

     

    Fonte: Fundamentos de Política Social. Elaine Rossetti Behring - Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional - Fundamentos de Política Social


ID
1528225
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A  pesquisa  social  no  serviço  social  encontra-se  condicionada  por  determinações  de  natureza  objetiva:  escassez  de  fontes  de  financiamento,  de  recursos materiais, de  tempo. Mais  ainda,  a  inserção da profissão na  divisão  social  e  técnica  do  trabalho  como  profissão  interventiva  que  engendra  respostas  no  contexto  social  imediatamente  dado,  limita as ações/atividades que não sejam instrumentais e que não respondam imediatamente ao contexto. Falta aos  profissionais,  também,  condições  subjetivas: preparo  teórico,  clareza  sobre os  vários  tipos de  investigação  social e  sobre  os  objetivos  a  atingir,  ausência  de  tradição  em  pesquisa,  subalternidade  e  status  profissional  inferior.  Em  ambos  os  casos,  a  racionalidade  formal-abstrata,  as  operações  do  intelecto,  os  procedimentos  manipulatórios  e  instrumentais predominam e condicionam o modo de considerar a investigação social para o serviço social, a escolha  e utilização do método e dos procedimentos operatórios. Assinale a alternativa que descreve de  forma  INCORRETA  uma das distorções que podem ocorrer dentro do contexto de predominância supracitado.

Alternativas
Comentários
  • GOSTARIA DE UM ESCLARECIMENTO DA QUESTÃO?

  • Questão confusa

  • A questão basicamente traz um enunciado que explica algumas dificuldades que impedem o profissional do Serviço Social a praticar a pesquisa. Como dificuldades, são colocados : escassez  de  fontes  de  financiamento,  de  recursos materiais, de  tempo. 

    O outro exemplo de dificuldade que provavelmente seja o que ficou mais confuso, diz respeito à imediatividade de respostas que é exigida dos assistentes sociais no cotidiano de suas profissões e que, dessa forma, qualquer atividade que não traga respostas rápidas (como é o caso da pesquisa, já que é um processo que exige tempo e muito estudo até se obter algum resultado), não serão valorizadas pelas instituições empregadoras. Em seguida, argumenta-se a falta de preparo de alguns profissionais que também interferem na valorização, assim como na qualidade das pesquisas.

    É com base nessas dificuldades que o autor da pergunta então indaga, quais das opções não se caracterizam como dificuldades da Pesquisa em Serviço Social. Com base nessa interpretação consegui identificar a resposta correta. Por eliminação identifiquei que as letras B, C  e D são dificuldades claras para a pesquisa, dessa forma, letra A.

  • Conforme o texto citado na questão, compreende-se que as dificuldades que se tornam entraves para a realização da pesquisa social no Serviço Social estão relacionadas às determinações de natureza objetiva e subjetiva. Assim, tais dificuldades e desafios perpassam desde a falta de financiamento, de recursos financeiros e materiais às ações profissionais que buscam responder somente às demandas emergenciais e pontuais, sem a devida reflexão; além da própria falta de tradição de exercitar a pesquisa na profissão e da compreensão que a atitude investigativa e de pesquisa estão intrinsecamente relacionadas à prática interventiva e que, desse modo, são atitudes externas aos muros da academia também. Ademais, outras dúvidas relacionadas à pesquisa, a utilização dos métodos e a investigação social em si, também dificultam a realização mais frequente de pesquisas e investigações por parte dos assistentes sociais. Nesse sentido, após a compreensão do texto em questão e de que ele se trata das dificuldades da realização da pesquisa por parte dos profissionais de Serviço Social é possível perceber que a única alternativa que não condiz com o exposto anteriormente é a letra "A", dado que não é uma das dificuldades apresentadas pelo enunciado da questão. As demais alternativas se relacionam ao texto, pois informam que as investigações têm sido superficiais, não buscando conhecer além da aparência e daquilo que se expressa como emergencial, segundo letra "B" e "D". Também foi exposto que faltam aos profissionais, em muitos casos, preparo teórico e a dificuldade de estabelecer mediações entre as teorias sociais, conforme a letra "C".


    RESPOSTA: A
  • Resposta letra " A" - Em ambos os casos a racionalidade formal-abstrata, as operações do intelecto, os procedimentos manipulatórios e instrumentais predominam e condicionam o modo de considerar a investigação social para o Serviço Social, a escolha e utilização do método e dos procedimentos operatórios, do que decorrem algumas distorções. Dentre elas: I - Separação, de cunho positivista, entre os “profissionais da prática” e os pesquisadores; entre docentes que pesquisam e aqueles que transmitem conhecimentos; II - Dificuldade em estabelecer as mediações entre as teorias sociais, as práticas particulares e a cultura profissional do assistente social;  III - Identificação entre método de pesquisa e metodologia de intervenção ; IV -  Identificação entre pesquisa ou investigação social e sistematização da prática (registro de experiências ou descrição da prática). Neste caso, o conhecimento tende a transformar-se em modelos (de diagnóstico, de intervenção, de pesquisa, etc.) e como tal, a condicionar as ações profissionais; V - Indistinção entre método de investigação e método de exposição; VI Investigações que não superam o nível do empiricismo, do cotidiano, do presentismo, que se limitam ao dado coletado, como se eles falassem por si mesmos; VII. Investigações que se restringem à forma, à aparência que não capta a essência, não atinge o conteúdo; VIII -  Desprezo pelas matrizes clássicas do pensamento social e a incessante busca por “novos” modos de pesquisar; donde a instauração de modismos; IX -  Recorrência à teorias e métodos de substratos diferenciados, que são inconciliáveis teórica, política e eticamente, reproduzindo o ecletismo; X -  Recorrência tanto ao epistemologismo quanto ao metodologismo. O primeiro entendido como autonomização do conhecimento em si mesmo, redução dos problemas do conhecimento ao ato de conhecer, e o segundo, como a priorização dos procedimentos metodológicos, do “como conhecer”, em detrimento dos fundamentos últimos. XI  A busca da prática imediata como fonte da teoria; do conhecimento que seja imediatamente instrumentalizável e a rejeição do conhecimento teórico sobre os fundamentos — econômico-sociais, políticos e ídeo-culturais — dos processos sociais.

     

    Guerra,Yolanda. Investigação social eServiço Social : novos processos de produção do conhecimento

  • Pra ser a letra A, não deve existir distinções entre método de investigação e método de exposição, mas sim indistinções. 

  • Entendo que as questôes b, c e d complementam, estendem ou estão ligadas ao enunciado do texto, estando, pois, corretas. A alternativa d por sua vez, não possui esta ligação direta com o enunciado, sendo a resposta incorreta.

  • Compreende-se que as dificuldades que se tornam entraves para a realização da pesquisa social no Serviço Social estão relacionadas às determinações de natureza objetiva e subjetiva. Assim, tais dificuldades e desafios perpassam desde a falta de financiamento, de recursos financeiros e materiais às ações profissionais que buscam responder somente às demandas emergenciais e pontuais, sem a devida reflexão; além da própria falta de tradição de exercitar a pesquisa na profissão e da compreensão que a atitude investigativa e de pesquisa estão intrinsecamente relacionadas à prática interventiva e que, desse modo, são atitudes externas aos muros da academia também. Ademais, outras dúvidas relacionadas à pesquisa, a utilização dos métodos e a investigação social em si, também dificultam a realização mais frequente de pesquisas e investigações por parte dos assistentes sociais.

     

    As alternativas que se relacionam ao texto, informam que as investigações têm sido superficiais, não buscando conhecer além da aparência e daquilo que se expressa como emergencial, segundo letra "B" e "D". Também foi exposto que faltam aos profissionais, em muitos casos, preparo teórico e a dificuldade de estabelecer mediações entre as teorias sociais, conforme a letra "C".
     

    A  pesquisa  social  condicionada  por  determinações  de  natureza  objetiva:  escassez  de  fontes  de  financiamento,  de  recursos materiais, de  tempo. Mais  ainda,  a  inserção da profissão na  divisão  social  e  técnica  do  trabalho  como  profissão  interventiva  que  engendra  respostas  no  contexto  social  imediatamente  dado, limita as ações/atividades que não sejam instrumentais e que não respondam imediatamente ao contexto.

    Falta aos  profissionais,  também,  condições  subjetivas: preparo  teórico,  clareza  sobre os  vários  tipos de  investigação  social e  sobre  os  objetivos  a  atingir,  ausência  de  tradição  em  pesquisa,  subalternidade  e  status  profissional  inferior.  Em  ambos  os  casos,  a  racionalidade  formal-abstrata,  as  operações  do  intelecto,  os  procedimentos  manipulatórios  e  instrumentais predominam e condicionam o modo de considerar a investigação social para o serviço social, a escolha  e utilização do método e dos procedimentos operatórios.

     

    Distorções que podem ocorrer dentro do contexto de predominância supracitado:

    - Investigações que se restringem à forma, à aparência que não capta a essência, não atinge o conteúdo.

    - Dificuldade em estabelecer as mediações entre as teorias sociais, as práticas particulares e a cultura profissional do  assistente social.

    - Investigações que não superam o nível do empiricismo, do cotidiano, do presentismo, que se limitam ao dado coletado,  como se eles falassem por si mesmos.

     

     

     

     


ID
1528228
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Resolução do CFESS (Conselho Federal do Serviço Social) nº 557, de 15 de setembro de 2009, a elaboração, emissão e/ou subscrição de opinião técnica sobre matéria de serviço social por meio de pareceres, laudos, perícias e manifestações é atribuição privativa do assistente social, devidamente inscrito no Conselho Regional de Serviço Social de sua área de atuação. Indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos elementos que pressupõem o exercício da atribuição privativa supracita.

Alternativas
Comentários
  • Conforme resolução nº 557/2009: 

    Art. 1°. A elaboração, emissão e/ ou subscrição de opinião técnica sobre matéria de SERVIÇO SOCIAL por meio de pareceres, laudos, perícias e manifestações é atribuição privativa do assistente social, devidamente inscrito no Conselho Regional de Serviço Social de sua área de atuação, nos termos do parágrafo único do artigo 1º da Lei 8662/93 e pressupõem a devida e necessária competência técnica, teórico-metodológica, autonomia e compromisso ético. 




    Avante! 
  • Letra C - não diz respeito a filiação partidária



ID
1528231
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, instituiu um programa de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social que, no âmbito do SUAS, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho. A legislação prevê que o desenvolvimento desse programa, de abrangência nacional, deve acontecer de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, e tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos em situação de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Assinale a alternativa que descreve de forma correta o programa integrante da Política Nacional de Assistência Social supracitado.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a LOAS ( LEI 8742)

    Art. 24-C.  Fica instituído o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho.

    GAB : D


    SUAR NO TREINO PARA NÃO SANGRAR NA LUTA!

  • boa Cassiano!

  • Segundo a LOAS:

    § 1o  O Peti tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, e tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos em situação de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

  • Gabarito D

    Art. 24-C. Fica instituído o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho.


    § 1o O Peti tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, e tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos em situação de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos.


  • D

    Essa é a função do Peti.

  • Exceção: menor aprendiz.

  • Nem precisava de muito esforço, apenas compreensão do conceito que é trago pelo enunciado da questão , pois a alternativa é sugestiva.

  • LOAS

     

    Art. 24-C.  Fica instituído o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

     

    § 1o  O Peti tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, e tem como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos em situação de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

     

    § 2o  As crianças e os adolescentes em situação de trabalho deverão ser identificados e ter os seus dados inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com a devida identificação das situações de trabalho infantil. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

  • L8742

    -Esquema-

    Art. 24-C. Fica instituído o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social(PNAS), que, no âmbito do Suas, compreende:

    I- transferências de renda;

    II- trabalho social com famílias; e

    III- oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho.

    § 1o O Peti tem abrangência nacional e será desenvolvido de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, e tem como objetivo:

    I- contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos em situação de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos.


ID
1528234
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), “está sendo produzido um novo sistema perverso de  regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não  rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média  para  dar  ao  sistema  financeiro". Desse modo,  o  grande  capital  aloja  no  campo  previdenciário  uma  questão  que  diz  respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os  em  trabalhadores  provedores  do  capitalismo  financeiro  e  proprietários  de  grandes  negócios.  Essa  conjunção  de  elementos  é  estruturadora  dos  atuais  movimentos  da  economia  e  da  política  e  funda  a  restauração  do  projeto  capitalista  em  todo  o mundo.  Indique,  entre  as  opções  a  seguir,  a  que  representa  de  forma  INCORRETA  uma  das  tendências presentes na conjuntura atual descrita no contexto anterior.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A está incorreta. Jamais com esta realidade tivemos o avanço nas políticas redestributivas. A lógica é: despolitização, regressão de direitos, privatização, refilantropia...

  • Alternativa B fica meio confusa no final, mas é uma questão de português, ela ficaria melhor interpretada se houvesse uma virgula após a palavra exceção. Bons Estudos!

  • Vanessa, desculpe-me mas descordo um pouco contigo, primeiro pq: jamais é uma palavra muito forte para ser usada; segundo pq há sim política redistribuiva, um bom exemplo é o Program Bolsa-Família, para ter acesso ao programa, se exigi dos beneficiados que mantenha os filhos na escola, dentre outras condicionalidades.  Teoricamente é um benefício que não prega a perpetualidade e, assim que a familia puder sair da pobreza, o benefício cessaria.... 

     

    Espero ter ajudado

  • Bo@ t@rde, coleguinhas!

     

    Essa discussão é feita por Mota, em seu artigo cuja análise remete às duras críticas aos ajustes e reformas a seguridade social no contexto sócio - histórico político brasileiro. Em outros termos, a tentativa capitalista em ajustar aos seus moldes: Estado, sociedade e mercado.

    Nas palavras da autora “essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e fundam a restauração do projeto capitalista em todo o mundo” que, se traduz nas seguintes tendências presentes na conjuntura atual:

     

     

    A - Regressão das políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos, em prol de políticas compensatórias de combate à pobreza e de caráter seletivo e temporário;

     

    B - Privatização e mercantilização dos serviços sociais, com a consolidação da figura do cidadão-consumidor, condição e premissa da existência de serviços de proteção social básica para o cidadão-pobre e ampliação de programas sociais de exceção voltados para o cidadão-miserável, com renda abaixo da linha da pobreza.

     

    C - Emergência de novos protagonistas tais como a empresa socialmente responsável, o voluntariado, com suas práticas congêneres de desenvolvimento sustentável, ações em rede, empoderamento e empreendedorismo social que amparam a redefinição da intervenção social do Estado, agora atrelada à capacidade de participação da sociedade civil;

     

    D - Despolitização das desigualdades sociais de classe em face da identificação dos chamados processos de exclusão, cuja conotação temporal e transitória informa a possibilidade de estratégias de inclusão e de acesso aos bens civilizatórios e materiais, permitindo que o real e o possível se transformem em “ideal”, sitiando, assim, a construção de projetos societais. Tentam consolidar uma conceituação da sociedade a partir de categorias despolitizadoras do real, donde a sua identificação com o território, a comunidade, a vizinhança e a família. A sociedade é como reunião de comunidades e famílias, marcadas por situações singulares e localizadas.

     

    E - O peso de algumas políticas de seguridade social sobre o mercado de trabalho. Este vetor esvazia as medidas de enfrentamento à precarização e desproteção do trabalho, em prol de ações pontuais e de duvidosa eficácia contra o desemprego, a geração de renda e a formação de mão de obra.... Apresentam-se, do ponto de vista prático-operativo, como uma modalidade de atendimento às necessidades imediatas dos trabalhadores, em substituição a outras como seria o caso do seguro desemprego e das garantias sociais e trabalhistas que marcam o chamado trabalho protegido.

  • Vanessa Costa e Concurseira social, a pergunta é qual a alternativa Incorreta, logo, não há na atual conjuntura o "Avanço nas políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos com a complementação de políticas de  combate à pobreza de caráter amplo e permanente."

    Gab. letra A


ID
1528237
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Consta entre as considerações que motivaram a Resolução do CFESS nº 557/2009, de 15 de setembro de 2009, o fato de que o profissional assistente social vem trabalhando em equipe multiprofissional, em que desenvolve sua atuação, conjuntamente com outros profissionais, buscando compreender o indivíduo na sua dimensão de totalidade e, assim, contribuindo para o enfrentamento das diferentes expressões da questão social, abrangendo os direitos humanos em sua integralidade, não só a partir da ótica meramente orgânica, mas a partir de todas as necessidades que estão relacionadas à sua qualidade de vida. Assinale a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos elementos que devem ser destacados, delimitados ou contemplados na opinião técnica do assistente social em situação de intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ou equipe multiprofissional, conforme contexto supracitado.

Alternativas
Comentários
  • Conforme resolução nº 557/2009: 


    Parágrafo único – Ao atuar em equipes multiprofissionais, o assistente social deverá respeitar as normas e limites legais, técnicos e normativos das outras profissões, em conformidade com o que estabelece o Código de Ética do Assistente Social, regulamentado pela Resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993. 


    Art. 4°. Ao atuar em equipes multiprofissionais, o assistente social deverá garantir a especificidade de sua área de atuação. 

    Parágrafo primeiro - O entendimento ou opinião técnica do assistente social sobre o objeto da intervenção conjunta com outra categoria profissional e/ ou equipe multiprofissional, deve destacar a sua área de conhecimento separadamente, delimitar o âmbito de sua atuação, seu objeto, instrumentos utilizados, análise social e outros componentes que devem estar contemplados na opinião técnica.

     Parágrafo segundo - O assistente social deverá emitir sua opinião técnica somente sobre o que é de sua área de atuação e de sua atribuição legal, para qual está habilitado e autorizado a exercer, assinando e identificando seu número de inscrição no Conselho Regional de Serviço Social. 

    Parágrafo terceiro - No atendimento multiprofissional a avaliação e discussão da situação poderá ser multiprofissional, respeitando a conclusão manifestada por escrito pelo assistente social, que tem seu âmbito de intervenção nas suas atribuições privativas. 


    Portanto a letra "d" está errada, não há em momento algum a palavra ou questão de hierarquia, mas sim, respeito e delimitação de limites.




    Avante!

  • gente essa nã dá pra errar... 

  • Concurseira social  achei o nível dessa prova muito fácil 

  • De fato muito fácil!

  • Consulplan já gosta de uma incorreta. Criatividade passa longe dos elaboradores de questões.

ID
1771243
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

São consideradas doenças metaxêmicas e de notificação compulsória elencadas nos serviços de vigilância epidemiológica em todo o Brasil:   

Alternativas

ID
1771246
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“É uma endemia tropical, em que uma das medidas profiláticas é a vacinação dada no 9º mês de vida em áreas endêmicas." Trata‐se de

Alternativas

ID
1771249
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O controle dessa endemia se dá com eliminação de hospedeiros intermediários (em específico o Biomphalaria glabrata), tratamento de esgotos e medidas educativas em saúde." Essas medidas são aplicadas à

Alternativas
Comentários
  • A esquistossomose possui  um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvária (cercária).


ID
1771252
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação à iniciativa privada poder participar do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma complementar, prioriza‐se:

I.    Entidades filantrópicas.
II.   Entidades sem fins lucrativos.
III.  Entidades estrangeiras.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas

ID
1771255
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para calcular a mortalidade infantil e a mortalidade materna, os óbitos de menores de um ano ou mulheres gestantes, divide‐se por

Alternativas

ID
1771258
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com os limites estabelecidos pelos serviços de vigilância, é correto afirmar que no mês de fevereiro a dengue

Alternativas

ID
1771261
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A quantificação dos casos em fevereiro pode ser mensurada pelo coeficiente de

Alternativas

ID
1771264
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os Conselhos de Saúde são de extrema importância e devem existir por lei. Trata‐se de órgãos deliberativos, de caráter permanente, compostos com a representatividade de toda a sociedade. Quanto aos Conselhos de Saúde, sua existência deve ser

Alternativas

ID
1771267
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerar a pessoa como um todo, atendendo a todas as suas necessidades, integrar ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação é a base de qual princípio do Sistema Único de Saúde?

Alternativas