SóProvas



Prova FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - Analista de Sistemas


ID
296353
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


No Microsoft Word e no BrOffice Writer, alinhar, centralizar e justificar são opções de

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     
    São eses botões da barra de formatação do Word. Da mesma forma eles são apresentados no Writer.
  • Letra C. As opções de alinhar, centralizar e justificar são formatações de parágrafo, que podem ser aplicadas a tabelas também, e estão no menu Formatar (barra de opções Início no Word 2007/2010).
    São funções semelhantes e padronizadas, que diferem apenas nas teclas de atalho.
    • alinhar à esquerda - Word Ctrl+Q, Writer Ctrl+L
    • alinhar centralizado - Word Ctrl+E, Writer idem
    • alinhar à direita - Word Ctrl+G, Writer Ctrl+R
    • alinhar justificado - Word Ctrl+J, Writer idem
  • De boa... essa eh a questão mais fácil q eu já vi na FCC

    O resto é totalmente no random...
  • A questão realmente é fácil, mas versa sobre informação útil no desempenho das atividades de um servidor. Que a FCC continue perguntando por coisas úteis e não por informações que nunca serão usadas na prática.
    Bom estudo e sorte para todos.
  • CTRL + L

    Alinhar a ESQUERDA

    CTRL + R

    Alinhar á DIREITA

    CTRL + E

    Alinhamento CENTRALIZADO

    CTRL + J

    Alinhamento JUSTIFICADO


ID
296356
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


Considere a lista abaixo, referente a alguns componentes especificados numa placa-mãe:

I.   3 Conectores USB

II.  2 Conectores SATA

III. 1 Conector CPU Fan

IV. 1 Conector IDE

V.  1 Conector 24-pin ATX Power

Os conectores nos quais é possível a ligação de discos rígidos, também conhecidos como HD, encontram-se, APENAS, nos itens 

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Os conectores de discos rígidos podem ser via USB (disco externo), SATA (Serial ATA) e IDE.
    Existem outras, como SCSI, mas que não apareceu como alternativa.
    O conector CPU Fan permite a ligação elétrica entre a placa-mãe e o ventilador (fan) sobre o processador (CPU). O conector ATX 24 pin permite a alimentação de energia a partir de uma fonte chaveada compatível (modelo ATX).
  • Olá
    Gabarito B

    Questão bem específica que exige um conhecimento a mais do candidato.
    Eu, particularmente, prefiro mostrar imagens, já quem nem todo mundo viu um conector desses.

    I.  Conectores USB 
    Vocês já viram HD externo certo? E como você o liga ao computador? Através do USB.

    II. Conectores SATA 
    São conectores que servem para ligar a placa-mãe ao HD, Esses cabos são menores e mais novos em relação aos IDE.


    III. Conector CPU Fan 
    É o conector que liga a Placa-mãe ao Cooler para o fornecimento de energia.


    IV. Conector IDE 
    São os antigos conectores HD/Placa-mãe. Hoje, foram substituídos pelo SATA.

    V. Conector 24-pin ATX Power 
    Ligam a Fonte à Placa-mãe para o fornecimento de energia.


     
  • Não é um conhecimento profundo pessoal, é básico, porém é da parte de hardware, o que pode dificultar para quem nunca se interessou pelo assunto.
    Eu prefiro questões assim do que questões que cobram nome, e localização de menu e opções...

    Quanto a questão, deixo meus parabéns para o rapaz que postou as fotos! Muito bacana!
  • As provas de informática da FCC são completamente sem noção! O cargo é advogado. Será que nas suas atribuições ele terá que abrir um computador pra descobrir quais cabos ou conectores servem para ligar um HD.
    Acho que as provas deveriam ser mais focadas no ambiente do usuário e não do técnico. Desse jeito, estaremos todos nós consertando nossos computadores sem ajuda de ninguém e até mesmo lecionando sobre a matéria.
  • Comentários

    I. Certo. É possível conectar disco rígido (HD) em conectores USB, o exemplo bem comum seria o HD externo que é conectado ao computador por meio da interface UBS.

    II. Certo. Os dispositivos SATA são utilizados para conectar discos como, por exemplo, CD, DVD e HD. O SATA substituem um antigo dispositivo IDE, citado no item 4 desta questão.

    III. Errado. O conector CPU FAN é utilizado para alimentar a ventoinha (cooler) do processador.

    IV. Certo. Como comentado a pouco os dispositivos IDE conectam discos (HD, DVD, CD). Esses dispositivos foram substituídos pelo padrão SATA.

    V. Errado. O Conector 24-pin ATX Power é utilizado para conectar a fonte do gabinete. Sabemos que a fonte alimenta as peças que estão dentro do gabinete, como a placa-mãe, os drivers etc.

    VALIDEM MINHAS ESTRELINHAS.
  • Os conectores SATA e IDE já são conhecidos, a pegadinha está no conecto usb, pois por alguns instantes podemos esquecer que os atuais HDS esternos podem ser conectado via USB.

    Resposta Certa I, II, IV.

  • Cacete!! Para advogado? Não precisa não FCC.

  • Gabarito: Letra b.

    Os discos rígidos podem atualmente ser conectados por meio das seguintes interfaces de conexão: IDE (os mais antigos), SATA (os mais recentes), USB (os discos externos).

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • Conector IDE

    IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface que foi criada para conectar dispositivos ao computador. ... Um controlador ou adaptador de disco rígido IDE basicamente conecta diretamente o barramento ISA ao cabo de 40 pinos padrão IDE.

  • b-

    tudo hd. exceto:

    Conector CPU Fan - cooler

    Conector 24-pin ATX Power - fonte


ID
296359
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


O filtro SmartScreen é um recurso disponível no Internet Explorer 8 para prevenir softwares mal-intencionados e malwares. Pode ser acessado no menu Segurança, no canto direito superior do navegador, ou na barra de menus, em

Alternativas
Comentários
  • Letra "E"


    O Filtro SmartScreen é um recurso no Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing. O Filtro SmartScreen também pode ajudar a proteger você da instalação de softwares mal-intencionados ou malwares, que são programas que manifestam comportamento ilegal, viral, fraudulento ou mal-intencionado.

    Fica localizado na barra de menus "FERRAMENTAS"
  • Complementando:

    Para que a opção Filtro do SmartScreen seja acessada no menu Segurança, no canto direito superior do navegador, a Barra de Comandos tem que ser habilitada no menu Exibir/Barra de Ferramentas
  • O Filtro do SmartScreen da Microsoft é um recurso do Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing e sites que distribuem software mal-intencionado (também conhecido como malware). Sites de phishing são sites fraudulentos que imitam sites confiáveis ou conhecidos para induzir usuários de computadores a revelarem informações pessoais ou financeiras. Sites de malware distribuem software que pode atacar seu computador ou roubar suas informações pessoais.

    Enquanto você navega na Web, o Filtro do SmartScreen executa no segundo plano e (com a sua permissão) envia os endereços dos sites que você está visitando para o serviço SmartScreen da Microsoft para serem comparados com as listas de sites de phishing e malware conhecidos. Se o Filtro do SmartScreen descobrir que um site visitado está na lista de sites de malware ou phishing conhecidos, o Internet Explorer exibirá uma página de bloqueio e a Barra de endereço aparecerá em vermelho. Na página de bloqueio, você pode escolher ignorar o site bloqueado e ir para a sua página inicial ou pode continuar no site bloqueado, embora isso não seja recomendado. Se decidir continuar no site bloqueado, a Barra de endereços continuará em vermelho.

    Para proteger sua privacidade, as informações enviadas para o serviço da web do SmartScreen são transmitidas em formato criptografado sobre HTTPS. Essa informação não é armazenada com o seu endereço IP ou outra informação de identificação pessoal, e não será usada para identificar, entrar em contato ou enviar propagandas a você.
     
    Portanto...

    Letra E

    Bons estudos!

  •  O Filtro SmartScreen  pode ajudar a proteger você da instalação de softwares mal-intencionados ou malwares, que são programas que manifestam comportamento ilegal, viral, fraudulento ou mal-intencionado.

    O Filtro SmartScreen ajuda a protegê-lo de três maneiras:

    Ele é executado em segundo plano enquanto você navega pela Web, analisando sites e determinando se eles têm alguma característica que possa ser considerada suspeita. Se encontrar sites suspeitos, o SmartScreen exibirá uma mensagem dando a você a oportunidade de enviar um comentário e sugerindo que você proceda com cautela.

    O Filtro SmartScreen verifica os sites visitados e compara com uma lista dinâmica e atualizada de sites de phishing e sites de softwares mal-intencionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen exibirá uma notificação em vermelho do site que foi bloqueado para sua segurança.

    O Filtro SmartScreen também verifica arquivos baixados da Web e compara com a mesma lista dinâmica de sites de softwares mal-intencionados relatados. Se encontrar uma correspondência, o Filtro SmartScreen exibirá um aviso em vermelho notificando que o download foi bloqueado para sua segurança.

    O uso do Filtro SmartScreen é regido pelo Contrato de Serviço da Microsoft. Para mais informações, leia o Contrato de Serviço da Microsoft online.

  • no internet explorer 11 ele se encontra no menu segurança


ID
296362
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao Webmail é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador.

    Com o surgimento do correio eletrônico em 1972, considerado um aplicativo da internet. Começa a necessidade de um mecanismo fácil para comunicação. Em Março de 1972, Ray Tomlinson escreveu o software básico de e-mail para a ARPANET. Em Julho, Roberts expandiu as utilidades do software, colocando utilitários para listar, ler seletivamente, arquivar, encaminhar e responder a mensagens.

    Killer application é uma expressão que designa uma aplicação fundamental, sendo o correio electrónico uma dessas aplicações.

    A partir deste momento, o correio eletrônico se tornou a maior aplicação de rede até hoje. Este foi o prenúncio do enorme crescimento de todos os tipos de aplicações e utilitários da internet nos dias de hoje.

    A maior vantagem do webmail é o facto de não ser necessário possuir um programa específico para a leitura ou envio de mensagens de correio electrónico, qualquer computador ligado à internet com um navegador é suficiente. Isto também significa que ao contrário de outros protocolos de comunicação na web, como o POP3 não é necessário utilizar sempre o mesmo computador.

    No entanto existe o inconveniente de ter as mensagens de correio electrónico armazenadas no servidor do ISP, o que pode limitar o número de mensagens que podemos armazenar.

    [editar] Serviços

    Com o crescimento do webmail surgiram várias empresas que fornecem este serviço, gratuitamente ou não.

    Internacionalmente destacou-se a Hotmail, no Brasil a BOL, Yahoo! Mail e Zipmail e em Portugal a SAPO e Portugalmail.

    Nos dias de hoje, o serviço do Google, Gmail, tem vindo também a ganhar grande destaque; algumas das suas novas funcionalidades têm marcado uma evolução no estilo de webmail.

  • Letra A. O acesso a Internet pode ser realizado por diversos aplicativos, mas o webmail é acessado pelo navegador. O acesso ao webmail poderá ser realizado a partir de qualquer computador com acesso à Internet e um navegador instalado. No webmail, que opera com IMAP4, as mensagens permanecem no servidor, e não são transferidos para o computador local. A transferência de mensagens para o computador local é realizado pelo software de correio eletrônico com protocolo POP3 em uso. E todos os serviços de e-mail oferecem a possibilidade de anexar arquivos, exceto extensões como EXE, COM, PIF, SCR e REG, por serem executáveis, vetores de transmissão de pragas digitais.
  • Webmail é uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador.

    Com o surgimento do correio eletrônico em 1972, considerado um aplicativo da internet. Começa a necessidade de um mecanismo fácil para comunicação. Em Março de 1972, Ray Tomlinson escreveu o software básico de e-mail para a ARPANET. Em Julho, Roberts expandiu as utilidades do software, colocando utilitários para listar, ler seletivamente, arquivar, encaminhar e responder a mensagens.

    Killer application é uma expressão que designa uma aplicação fundamental, sendo o correio electrónico uma dessas aplicações.

    A partir deste momento, o correio eletrônico se tornou a maior aplicação de rede até hoje. Este foi o prenúncio do enorme crescimento de todos os tipos de aplicações e utilitários da internet nos dias de hoje.

    A maior vantagem do webmail é o facto de não ser necessário possuir um programa específico para a leitura ou envio de mensagens de correio electrónico, qualquer computador ligado à internet com um navegador é suficiente. Isto também significa que ao contrário de outros protocolos de comunicação na web, como o POP3 não é necessário utilizar sempre o mesmo computador.

    No entanto existe o inconveniente de ter as mensagens de correio electrónico armazenadas no servidor do ISP, o que pode limitar o número de mensagens que podemos armazenar.

  • O que é Webmail?

     

    É um sistema de e-mail online totalmente interativo, onde, através do navegador  (Internet Explorer, Netscape, etc.) você pode acessar sua conta de e-mail em qualquer computador com acesso à Internet e ler as mensagens no servidor, enviar e-mails, organizar as mensagens em pastas e criar cadastros de e-mails.

    Ideal para uso em viagens ou mesmo para aquelas pessoas que acessam seu e-mail de vários locais diferentes,e não querem perder tempo com configurações e instalação de programas específicos para correio eletrônico.

    O webmail também não atrapalha a leitura de mensagens pelos leitores de e-mail (tipo Outlook Express), visto que as mensagem continuam gravadas no servidor até serem descarregadas pelo seu programa de e-mail favorito.

     

    LETRA A

     

    http://www.cybernetfx.com/clientes/knowledgebase.php?action=displayarticle&id=33

     

     

     

     

     

     

  • a) É uma interface da web utilizada para ler e escrever e-mail, através de um navegador.

    Webmail - É um serviço da web que nos permite ler e escrever mensagens usando um navegador (browser).

    • Caixa de saída - Onde inicia o processo de envio. A mensagem foi enviada, só que o computador não despachou.

    • Itens excluídos - Onde fica a mensagem que foi retirada das outras pastas. Pode responder e mover a mensagem que se encontra lá. Se eu excluir da pasta a mensagem some.

    Exemplo: O Gmail é um exemplo de Webmail.

    >>>> Web mail: navegador. Http://


ID
296365
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos


No Windows Explorer, do Windows XP, ao se clicar com o botão direito do mouse numa mesma pasta, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito da área de trabalho, serão exibidas as mesmas opções de menu, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • A opção criar atalho só aparece se clicarmos num item do lado direito da área de trabalho do Windows Explorer...

    : )
  • Caros colegas,

    Há apenas uma resposta para a questão em tela que é a letra D.
    A opção excluir aparece tanto do lado esquerdo como do lado direito, portanto a única resposta seria a letra D como mencionado pelo primeiro colega que comentou a questão.


  • Só a FCC para fazer uma questão desta. 

    Se no endereço aparece (Meu computador),  Excluir NÃO APARECE DO LADO DIREITO.  

    Se na Barra de Endereço, aparecer (Desktop), Enviar para não aparece em ambos os lados.

    Se já aparecer as Unidades C:, ou D:, etc. Criar Atalho, não aparecerá do lado direito.

    Provas de informática da FCC são uma "inhaca", porque a gente vai na adivinhação, pois a FCC não mostra nenhuma figura. Já o CESPE mostra figuras. Não sei qual é a da FCC, se é preguiça de imprimir ou sei lá.

    Agora vai uma pergunta. Quando aparece (Meu Computador) na Barra de Endereço, tem uma Pasta chamada DOCUMENTOS COMPARTILHADOS. Do lado esquerdo e apareceu (Abrir, Explorar, Enviar Para e Atalhos). E cliquei do lado direito  no Documentos Compartilhados e apareceu (Abrir, Explorar, Enviar para). Interessante que não apareceu Excluir. Isto clicando na mesma pasta. 

    Infelizmente provas de informática da FCC, para mim é tentativas de descobrir o que eles querem. Sinceramente não sei o que a Banca FCC tem quando faz prova de INFORMÁTICA. Basta que eles coloquem figuras a exemplo do CESPE, FGV, etc.
  • ATENÇÃO:

    Além da questão tratar do Windows XP, é pedido no enunciado:

    "... ao se clicar com o botão direito do mouse numa PASTA ..."


    Dentre as alternativas listadas apenas "criar atalho" NÃO aparece dos dois lados.

    A título de informação ao se clicar com o botão direito em uma pasta a opção EXPANDIR/RECOLHER também só aparece de um lado: o esquerdo.

    Bons Estudos!
  • OMG, ainda tem gente dizendo que essa questão tem 2 respostas corretas.

    é o seguinte, explicando o que o colega postou acima:

    essa questão fala de windows XP (não de 7 nem do vista), e pede que se clique em uma PASTA (não uma unidade de disco -C:, D:, ou atalho, ou qualquer outra coisa. é em uma pasta).

    para fazer um teste melhor: crie uma pasta qualquer em Meus documentos, e faça o teste.

    não adianta fazer o teste em situaões diferetes da requerida pelo examinador. logo se vc está usando um SO diferente, vai dar errado, e o mesmo se não estiver clicando com o botão direito do mouse em uma PASTA
  • Só há uma resposta correta que é a letra D.
    Fiz o teste inclusive no Windowns 7, e ao clicar no botão direito na Pasta, a única opção que não aparece é
    Criar Atalho.
    Apesar disso, acho essas questões da FCC completamente SEM NOÇÃO, parece que o examinador passou o dia mexendo no computador dele
    só pra descobrir uma coisa que ninguém nunca notou e fazer uma questão de prova.
  • Concordo Com Vc Eduardo!

                 Área de Trablho > è toda a tela ativa
                
                podendo ser do desktop ou não
  • Questão ferradíssima. Essa questão mostra que tudo que o concurseiro estuda nunca é o suficiente. Alternativa D está terrivelmente correta.
  • Letra D
    Questão chata, mas que premia quem rala estudando e, principalmente, resolvendo provas anteriores.
    É melhor vir questões difíceis assim do que perder a vaga por critério de idade, cota,etc.

    Bons estudos a todos nós! Sempre!


  • Atenção!

    Para o W7 também não aparecerá do lado esquerdo a opção Criar Atalho, somente do lado direito.Além disso, a opção Novo também só aparece do lado esquerdo. 

  • DJANILSON, DESDE QUANDO ESSA QUESTAO É DIFICIL??? VAI ESTUDAR FILHOTE DE LEAO

  • pq a questão fala de área de trabalho? área de trabalho não é onde ficam os atalhos?


ID
296371
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos


No que concerne ao tema ética profissional e empresarial, está correto afirmar:


Alternativas
Comentários
  • Correta- A

    A ética, valores e princípios morais (convicções primárias) são a base para a toda o processo de relações humanas e perpetuidade de uma empresa inserida na sociedade. Tais traços iniciam pelas motivações dos fundadores, extendo-se aos demais clientes internos por formas tradicionais e de comunicação organizacional. 

  • Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, assiduidade e frequência ao serviço, embora louváveis, SÃO exemplos de condutas éticas no exercício
    profissional.
  • A questao na suas altenativas apresenta duas que mais se aproximam da resposta correta, sendo  letras a e b. Contudo a leta b é tido como incorreta por citar o conceito de ETICA PROFISSIONAL e em seu lugar afimar que é o conceito de ETICA EMPRESARIAL.
    "A ética empresarial é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão" , POREM ESTE É O CONCEITO DE ETICA  PROFISSIONAL.
  • é foi nisso que me confundi e respondi a alternativa b. Ética Empresarial com a Ética Profissional.

  • Alerta de ambiguidade na A

    "parte da sua cultura". Cultura de quem? da organização ou de seus integrantes!?

    Se quis dizer cultura do integrante, está errada, pois o funcionário não tem obrigação de levar a cultura da empresa pra sua vida diária familiar, por exemplo. 

  • Sobre a "b"

     

    A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores dela são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social.

    o item está incorreto, pois  ética empresarial é  inirente  à conduta da empresa e não conduta  à funcional de uma determinada profissão 

  • Essa A tá bizarra,. socorro

  •  

    No que concerne ao tema ética profissional e empresarial, está correto afirmar:

     

    GABARITO: A

     

    a) A empresa necessita que a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primárias da organização se tornem parte de sua cultura. 

     

    Correta- A

    A ética, valores e princípios morais (convicções primárias) são a base para a toda o processo de relações humanas e perpetuidade de uma empresa inserida na sociedade. Tais traços iniciam pelas motivações dos fundadores, estendendo-se aos demais clientes internos por formas tradicionais e de comunicação organizacional. 

     

    b) A ética empresarial é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão 
     

    ERRADA

    A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores dela são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social.

    o item está incorreto, pois  ética empresarial é  inerente  à conduta da empresa e não conduta  à funcional de uma determinada profissão 

     

    c) O indivíduo deve agir com respeito ao procedimento ético de sua profissão, não sendo necessária a observância dos princípios éticos comuns a todos os homens. 

     

    ERRADO

     

    d) Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, assiduidade e frequência ao serviço, embora louváveis, não são exemplos de condutas éticas no exercício profissional.

     

    ERRADO

     

    e) A boa empresa atua apenas com foco no lucro, não importando se oferece um ambiente moralmente gratificante. 

     

    ERRADO


ID
315445
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Ao comentar a tragédia de 11 de setembro, o autor observa que ela

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D"

    Este trecho diz tudo:
    "Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
    nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
    chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
    novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
    fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
    Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto."

ID
315448
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Estão plenamente observadas as normas de concordância verbal na frase:

Alternativas
Comentários
  • b) Agregaram-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurança, sentimentos de medo e desconfiança generalizados.
    c) Uma certa soberba, característica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 não se aplacou.
    d) Muitas vezes decorrem de uma grande tragédia coletiva, como a de 11/9, sentimentos confusos, como os da humilhação, da revolta e da impotência.
    e) Sobrevivem até mesmo depois de grandes tragédias as tendências dos homens ao prosaísmo e ao mau gosto, como no uso da expressão dez de setembro.
  • Explicando um pouco mais...

    Achando o núcleo do sujeito e colocando-o na forma direta:

    a) CORRETA. "Consequências profundas sobrevieram..."

    b) "Sentimentos agregaram-se ao cotidiano..."

    c) "Uma certa soberba não se aplacou..."

    d) "Sentimentos confusos decorrem..."

    e) "A tendência sobrevive..."
  • Observe que em questões como essa a banca geralmente:

    • inverte a ordem da frase - predicado + sujeito
    • acrescenta outras informações que tentam confundir o candidato. Geralmente vêm entre vírgula.

    Para resolver:
    1) elimine as intercalações. Assim você aproxima o sujeito do seu predicado e ajuda a visualizar se há algum erro
    2) coloque a frase na ordem direta - sujeito + predicado

    Veja:
    a) Sobrevieram à tragédia de 11/9 consequências profundas, como a psicose coletiva a que se renderam muitos cidadãos novaiorquinos.
    Ordem direta --> "Consequências profundas sobrevieram à tragédia"

    b) Agregou-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurança, sentimentos de medo e desconfiança generalizados
    Ordem direta --> Sentimentos de medo e desconfiança generalizados agregou-se (Sujeito no plural e verbo no singular - ERRADO)

    c) Uma certa soberba, característica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 não se aplacaram.
    Já está na ordem direta, porém o sujeito está no singular e o verbo no plural - ERRADO


    d) Muitas vezes decorre de uma grande tragédia coletiva, como a de 11/9, sentimentos confusos, como os da humilhação, da revolta e da impotência.
    Ordem direta --> Sentimentos confusos muitas vezes decorre de uma grande tragédia. (Sujeito no plural e verbo no singular - ERRADO)


    e) Sobrevivem até mesmo depois de grandes tragédias a tendência dos homens ao prosaísmo e ao mau gosto, como no uso da expressão dez de setembro
    Ordem direta --> A tendência dos homens ao prosaísmo e ao mau gosto sobrevivem até mesmo depois de grandes tragédias (Sujeito no singular e verbo no plural - ERRADO)

    Bons estudos!


ID
315454
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
    • a) De fato, humor ferino e crítica lúcida podem convergir em um mesmo texto, como é o caso dessa crônica exemplar de Luis Fernando Verissimo. CORRETA!
    • b) Há casos exemplares de crônicas como esta, aonde onde a ironia, a mordacidade e a análise sabem conviver de modo a que pareçam naturais.
    • c) Este autor tem conseguido viver apenas do que escreve, além de eventuais entrevistas em que ele concede, mesmo se considerando tímido.
    • d) O autor equipara o 11/9 ao Dilúvio bíblico, com base na proporção desses fatos e do sentido de autocrítica que contribui atribui para ambos.
    • e) Poucos autores se pronunciaram sobre o 11/9, seja por que em respeito aos sacrificados, ou por que é comum que as grandes tragédias impliquem em silêncio.
  • PRONOME "ONDE" : USADO APENAS PARA REFERIR-SE A LUGARES!!!

    CUIDADO HEIN GENTE!!!
  • COMENTÁRIO OBJETIVO:

    a) De fato, humor ferino e crítica lúcida podem convergir em um mesmo texto, como é o caso dessa crônica exemplar de Luis Fernando Verissimo. CERTA
     
    b) Há casos exemplares de crônicas como esta, (a)onde a ironia, a mordacidade e a análise sabem conviver de modo a que pareçam naturais. ERRADA

    c) Este autor tem conseguido viver apenas do que escreve, além de eventuais entrevistas em que ele concede (VTD), mesmo se considerando tímido. ERRADA

    d) O autor equipara o 11/9 ao Dilúvio bíblico, com base na proporção desses fatos e do no sentido de autocrítica que contribui para ambos. (houve violação ao princípio do paralelismo sintático - é "na proporção" e "no sentido" e não "do sentido"ERRADA

    e) Poucos autores se pronunciaram sobre o 11/9, seja porque em respeito aos sacrificados, ou porque é comum que as grandes tragédias impliquem (VTDem silêncio. ERRADA
  • Gente, me respondam uma questão: Quando a FCC faz esse tipo de questão sobre "Clara e correta redação", eu devo observar os aspectos gramaticais, estruturais ou relativos às informações contidas no texto?


    Muito obrigado!
  • Não me atentei aos erros gramaticais pois estava preocupada em achar o comentário mais condizente com o texto , a FCC ainda me mata, mas treinando uma hora eu me acostumo com ela, se Deus quiser!
    Sorte pra nós e força pq é puxado!

ID
315457
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Na frase No caso dos donos do mundo, não se devem esperar exames de consciência mais profundos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para se achar o sujeito da frase, deve-se transformar a partícula "se" em voz passiva analitica (ser+VTD), como segue:

    " EXAMES DE CONSCIÊNCIA... NÃO DEVEM SER ESPERADOS"... com essa construção chega-se à conclusão de que a forma plural "devem" concorda com exames... letra C
  • Acertei a questão, mas fiquei em dúvida na letra A.
    Alguém poderia comentar, por favor.
    Obrigada!
  • Na voz ativa ñ há locução verbal, como aparece na questão (não se devem esperar). Eu lembro sempre q na voz passiva há sempre mais de 1 verbo. Espero ter ajudado de alguma forma. Bons estudos!
  • lembrando....



    VOZ PASSIVA SINTÉTICA ------- VTD+ SE (PA) + SUJ

    SUJEITO INDETERMINADO -------- VTI ou VTDI + SE (IIS) + OI




    Não se devem esperar exames

    esperar = VTD/        SE= particula apassivadora/            exames = SUJ      

    "exames não devem ser esperados" (verbo concorda com o sujeito)





    Precisa-se de funcionários experientes

    precisar = VTI                  / SE = índice de ind. do suj.           /de funcionários = OI

  • Reposta : C
    Colocando a frase na ordem direta: EXAMES de consciência mais profundos não se devem esperar .
    Lembrando que o verbo auxiliar concorda com o nucleo de Sujeito : EXAMES, e a palavra " NÃO "fator atração é caso de próclise e por isso o pronome " SE " está antes do Verbo. 
  • Bom... só não entendi como pode haver a construção de uma frase com "VTDI+Se" e o sujeito ficar indetermidado, como foi dito pelo colega Mabel Cardoso.

    Obs: As formas de se indeterminar o sujeito são:
    VTI+SE
    VL+SE
    VI+SE (SEM SUJ. EXPRESSO)
    VTD+SE+OD PREP.
    VERBO NA 3° PESSOA DO PLURAL (SEM SUJ. CLARO)
  • Leonara,

    Seu comentário não está correto. 
    No caso de partícula apassivadora o verbo tem que concordar com o seu sujeito.
    Somente quando o pronome SE possuir a função de pronome reflexivo é que caberá as duas possíbilidades de concordância. Nesse caso o sujeito será considerado sujeito acusativo.
  • Na frase No caso dos donos do mundo, não se devem esperar exames de consciência mais profundos, é correto afirmar que 

    não se devem esperar o quê?

    exames de consciência mais profundos ----> Objeto Direto.

    se ----> partícula apassivadora / pronome apassivador.

    Sabe-se que na voz passiva, o objeto direto se transforma em sujeito, de modo que o verbo deve concordar com sujeito.


    a) a construção verbal é um exemplo de voz ativa.
    errado.
    b) a partícula se tem a mesma função que em "se ela não vier?"
    errado; nesta alternativa, a partícula é uma conjução subordinada adverbial condicionail.
    c) a forma plural devem concorda com exames.
    correto.
    d) ocorre um exemplo de indeterminação do sujeito.

    errado; ocorre um exemple de partícula apassivadora.
    e) a expressão donos do mundo leva o verbo ao plural.
    errado; porque não existe sujeito preposicionado.

  • Se estiver com dúvida a dica é colocar a frase, que está na forma passiva, na voz ativa. Ajuda bastante.

    A presença da particula apassivadora SE auxilia na identificação da frase na voz passiva.


    :-*

  • No caso o pronome SE é partícula integrante do verbo, pois o sujeito é DONOS DO MUNDO (Sujeito determinado). Letra C

  • É simples: "não se devem esperar exames de consciência mais profundos no caso dos donos do mundo". A banca só inverteu a frase. O sujeito é "exames de consciência mais profundos". Pra ser uma Partícula apassivadora o sujeito tem que ser agente passivo. Quem espera, espera algo (Verbo transitivo direto). Você deve deslocar a frase para a passiva sindética: "Exames de consciência mais profundos não devem ser esperados..." Agora você consegue perceber que ele é o sujeito e consegue perceber que é um agente passivo, pois ele sofre a ação de ser esperado. Se você conseguiu mudar a frase para a passiva e o verbo é transitivo direto ou direto e indireto, pode marcar como partícula apassivadora. Lembrando que não existe o Objeto direto nesses casos. Há VTD e o que seria o Objeto Direto na verdade é o Sujeito paciente. 

  • E lembrando que DONOS DO MUNDO não é o sujeito da frase. Não se separa o sujeito do verbo por vírgula. E lembrando também que o SE nesse caso não é conjunção integrante, é partícula apassivadora. Conjunção integrante não é um pronome, é aquela que liga duas orações sem estabelecer condição entre elas. Exemplo: "Ele não sabia se ela viria ou não". Vemos que são duas orações no exemplo e não há condição estabelecida entre as duas. A condição consiste na dependência de algo para acontecer outra coisa. No caso do exemplo, ele apenas não sabia se alguém viria. Não há uma condição para ele saber e também não há uma condição para ela vir. Diferentemente da conjunção codicional, onde uma das orações deve ter uma condição, exemplo a seguir: "Vocês não vão para casa quando terminar a aula SE não terminarem a tarefa". A gente pode perceber no último exemplo que há uma condição para que algo aconteça. Na 2º oração não tem uma condição. Não há condição para se terminar a tarefa, entretanto há a condição para os alunos irem embora (1º oração). Ou seja, se tem condição estabelecida em uma das orações, é condicional.

  • -      PRONOME APASSIVADOR  (PA)      NÃO TEM PREPOSIÇÃO   -         VOZ PASSIVA SINTÉTICA. SOFRE, RECEBE A AÇÃO VERBAL.

     

    -          VTD      =                   QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

     

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

           *****    SEMPRE É POSSÍVEL REESCREVER A FRASE PASSANDO PARA A VOZ PASSIVA ANALÍTICA

     

                                                                                   VTD   +   SE         +     SUJ PACIENTE

                                                                                  PROCURA   -  SE (PA)   CHUVA /  CHUVA É PROCURADA

                                                                                                                                                               

                                                                                  QUEM PROCURA, PROCURA ALGO...

                    VOZ PASSIVA SINTÉTICA.      CONSTATARAM-SE  (PA)   AS OCORRÊNCIAS.

                    VOZ PASSIVA ANALÍTICA            As ocorrências são contatadas...

     

                                                                                  QUEM CONSTATA, CONSTATA ALGO...

                                                                                  SABE-SE     (PA)    que tudo passa.  

                                                                                  QUEM SABE, SABE ALGO

    BEBEU-SE DO VINHO

    NÃO SE DÁ VALOR

    A vitória não se (PA) limita à conquista

  • O caso dos donos do mundo, não se devem esperar exames de consciência mais profundos.

    Ordem canônica:

  •  a) a construção verbal é um exemplo de voz ativa.

    Errado, o SE na questão é partícula apassivadora. Como saber disso? Primeiro, olhe se o verbo é VTD ou VTDI (pois essa é a condição primeira para uma voz passiva). Depois pergunte ao verbo quem é seu sujeito: "Que é que não se devem esperar? Exames de consciência mais profundos".  Logo, exames mais profundos não devem ser esperados.

     b) a partícula se tem a mesma função que em se ela não vier?

    Errado, a partícula SE, neste caso, trata-se de uma condição. Basta substituir por "caso": E caso ela não vier?

     c) a forma plural devem concorda com exames.

    Correto, na forma verbal passiva, o verbo deve concordar com o sujeito apassivador, que no caso é exames.

     d) ocorre um exemplo de indeterminação do sujeito.

    O SE, na questão, é partícula apassivadora (VTD e VTDI) e não indice de indeterminação do sujeito (VTI)

     e) a expressão donos do mundo leva o verbo ao plural.

    Veja a letra A e C. O que leva o verbo ao plural é seu sujeito: Exames de consciência mais profundos.


ID
315460
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Em 11 de setembro ocorreu a tragédia que marcou o início deste século, e o mundo acompanhou essa tragédia pela TV. A princípio, ninguém atribuiu a essa tragédia a dimensão que ela acabou ganhando, muitos chegaram a tomar essa tragédia como um grave acidente aéreo.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por

Alternativas
Comentários
  • A questão está incompleta.... não é possivel respondê-la
    .
  • acompanhou essa tragédia: acompanhou-a
    pois: essa tragédia é obj. direto e não há caso para próclise

    atribuiu a essa tragédia: lhe atribuiu
    pois: a essa tragédia é obj. indireto e o pron. indef. ninguém antes do verbo pede proclíse

    tomar essa tragédia: tomá-la
    pois: mesmo caso da primeira
  • Acrescentando...

    ... e o mundo acompanhou a tragédia (acompanhou-a)  VTD
    ... atribuiu à ela (lhe atibuiu) VTI
    ... tomar a tragédia (tomá-la) VTD
  • e o mundo acompanhou essa tragédia pela TV ( objeto direito - a)
    acompanhou-a

    A princípio, ninguém atribuiu a essa tragédia 
    ninguém - palavra atrativa = proclise obrigatória 
    essa tragédia (objeto indireto -lhe) dimensão = objeto direto
    lhe atribuiu

    tomar essa tragédia 
    ( objeto direito - a)
    tomar + a
    (verbos terminados em r, s e z  + o, a, os, as,  r, s, z  acrescenta lo,la, los,las)
    tomá-la

    bons estudos!

  • Em 11 de setembro ocorreu a tragédia que marcou o início deste século, e o mundo acompanhou essa tragédia pela TV. A princípio, ninguém atribuiu a essa tragédia a dimensão que ela acabou ganhando, muitos chegaram a tomar essa tragédia como um grave acidente aéreo. 

    Resolução da questão:

    1º Trecho:
    e o mundo acompanhou essa tragédia pela TV:
    acompanhou= VTD
    essa tragédia = OD

    2º Trecho:
    A princípio, ninguém atribuiu a essa tragédia a dimensão que ela acabou ganhando
    atribuiu= VTDI
    a essa tragédia = OI
    a dimensão que ela acabou ganhando = OD

    3º Trecho:
    muitos chegaram a tomar essa tragédia como um grave acidente aéreo. 
    essa tragédia = OD

    alternativa correta:
    letra b) acompanhou-a - lhe atribuiu - tomá-la

ID
315463
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:

Alternativas
Comentários
  • A vírgula é utilizada para separar orações coordenadas sindéticas. As orações da questão são coordenadas sindéticas alternativas, pois expressam relação de alternancia entre os dois termos ou entre as duas orações.
    As conjunções utilizadas em tal espécie de orações são: Ou...ou, ora...ora, já..já, quer....quer, SEJA....SEJA.

    Assim, a única alternativa que separa com o sinal de pontuação adequado - a vírgula - é a alternativa D.

ID
315466
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.


(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

A má construção exige que se dê nova redação à seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • A primeira oração traz um sentido contextual diferente da segunda.
    • Em todas as frases você consegue compreender o sentido da frase, exceto na última alternativa, por isso ela deve ser reescrita de forma a dar sentido a frase. A alternativa "D" poderia causar alguma dúvida pela locução "haviam tomado", porém, o verbo haver só é conjugado de forma impessoal no singular quando estiver no sentido de acontecer, existir, ocorrer. Na frase da letra "D" ele denota o sentido de "TER", por isso pode ser conjuado no plural.

      a) Por se sentirem donos do mundo, os países mais poderosos não estão habituados a fazer, com humildade, uma análise crítica de si mesmos. (CERTA
      b) Uma das consequências do trágico episódio de 11/9 foi o bombardeio a que os Estados Unidos submeteram o Iraque, país tomado como bode expiatório. (CERTA)
      c) O significado que a expressão dez de setembro passou a ter depois do trágico atentado denota a preocupação dos americanos com o que está ou não na moda.(CERTA)
      d) Jamais os Estados Unidos haviam tomado consciência de sua vulnerabilidade, que ficou evidenciada com o bem-sucedido ataque terrorista às torres gêmeas.(CERTA)
      e) Ainda que se considere um episódio obviamente trágico, as torres gêmeas constituíam um símbolo da opulência capitalista e da alta tecnologia americana.(ERRADA) Frase incompreensível
  • No meu entendimento, a letra E esta errada pq o episodio tragico nao foram as torres gemeas como a frase afirma, mas sim o atentado de 11/9, o que tornou a frase incompreensivel. Foi a unica explicacao que encontrei para alegar que a Letra E esta mal construida.
  • As torres gêmeas não foram um episódio, mas sim o ataque.

    Ainda que se considere um episódio obviamente trágico, o ataque às torres gêmeas constituiu ...
  • CONCESSIVAS:
    Principais conjunções concessivas: ainda que, embora, mesmo que, apesar de, se bem que, conquanto.
    Indicam uma concessão, admitem uma contradição, um fato inesperado.Traz em si uma ideia de “apesar de”.
    - Embora estivesse cansado, fui ao shopping (= apesar de estar cansado).
    - Apesar de ter chovido fui ao cinema.


ID
315469
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A palavra "ética" é derivada do grego ?θικ?ς, e significa aquilo que pertence ao ?θος, ao caráter.[1]

    Moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.
    Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.
  • letra--C
    Virtude (latim: virtus; em grego: ?ρετ?) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.

    Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.

    A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito.

  • b) moral é o modo de proceder e não o modo de ser

    c) Disposição constante de praticar o bem e evitar o mal: cultivar a virtude.
    Ato virtuoso: não se esquecerá quem tantas virtudes legou.
    Castidade, pudicícia.
    Qualidade própria para produzir certos efeitos; propriedade: só o homem tem a virtude de pensar.


  • ale´m de ética agora a gente tem que saber grego?
  • a)Nada a ver !!
    b) A palabra moral significa comportamento. A palavra ética signifca modo de ser e caráter.
    c)CERTA
    d)Há diferença entre os conceitos de moral.. depende da região.
    e)Compete à etica explicar realidades sociais, a partir da moral.
  • A) A ética realiza-se tanto individualmente quanto interpessoalmente. A questão em si não tem nexo algum.
    B) A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento".  Veja que essas características são da ética e não da moral. Moral deriva do latim mores, relativo aos costumes. 
    C) Correto! Virtude (latim: virtus; em grego: ?ρετ?) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
    D) A moral muda de sociedade para sociedade. Portanto, há sim diferença de um grupo para outro.
    E) A ética é quem investiga as normas morais. Veja que ao campo da ética, diferente do da moral, não cabe formular juízo valorativo, mas, sim, explicar as razões da existência de determinada realidade e proporcionar a reflexão acerca dela.
    Resposta: letra C.


    C) 
  •  Ética é a sabedoria aplicada á conduta moral, é o normativo de ação que deve orientar o relacionamento do homem com a sociedade ou consigo mesmo.
     Moral são regras assumidas pelas pessoas comouma forma de garantir o seu bem viver. Amoral independe de fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
  • COMENTÁRIOS: 


    A palavra "ética" é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter. 


    Moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.


    Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.


    Virtude (latim: virtus) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.


    Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.


    A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito.

  • Gabarito: Letra C

    Prof. Paulo Guimarães (Estratégia Concursos)


    - A alterativa A fala que a conduta ética apenas pode ser vivida quando as pessoas não mantêm relações sociais. Um dos principais fundamentos tanto da ética quanto da moral é o convívio social.

    - Na alterativa B podemos ver o erro claramente, pois mos é um termo latino, resultante da tradução do grego ethos, que significa caráter.

    - A alternativa D diz que não há diferenças morais entre um grupo e outro. É importante que você entenda que o conteúdo na moral não é o mesmo em todas as épocas e em todas as sociedades.

    - A alternativa E tenta confundir você trocando a moral pela ética. Apenas ética tem caráter científico e busca investigar o comportamento moral do homem.

    - A alternativa C está correta, pois a virtude congrega todos os aspectos do “homem de bem”.

  • Ética: bem / mal. Na representação de ética se busca uniformizar sensações morais; "constantes morais".
    Moral: conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos universalmente. Não tem um conceito unívoco, varia de local para local, de época para época etc.

     

     

  •  

    ÉTICA e MORAL:

     

    ·         ÉTICA e MORAL são conceitos diferentes, apesar de frequentemente confundirmos os dois.

     

    ·         A palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, modo de ser.

     

    ·         O vocábulo moral se originou da tradução do ethos para o latim mos (ou mores, no plural), que significa costume.

     

    ·         O termo moral não traduz, no entanto, a palavra grega originária por completo.

     

    ·         O ethos grego possua dois sentidos diferentes, mas relacionados:

               Primeiro: ação interior humana;

               Segundo: hábitos, regras, o que a sociedade considera certo;

     

    ·         A tradução latina do termo ethos para mos não contemplou a dimensão pessoal do ato humano, incorporando apenas o sentido comunitário da atitude valorativa.

     

    Por esse motivo confundimos frequentemente os termos ética e moral.

     


    Prof. Paulo Guimarães (Estratégia Concursos). Minhas anotações.

     

  • Gabarito: Letra C

    Prof. Paulo Guimarães (Estratégia Concursos)


    - A alterativa A fala que a conduta ética apenas pode ser vivida quando as pessoas não mantêm relações sociais. Um dos principais fundamentos tanto da ética quanto da moral é o convívio social.

    - Na alterativa B podemos ver o erro claramente, pois mos é um termo latino, resultante da tradução do grego ethos, que significa caráter.

    - A alternativa D diz que não há diferenças morais entre um grupo e outro. É importante que você entenda que o conteúdo na moral não é o mesmo em todas as épocas e em todas as sociedades.

    - A alternativa E tenta confundir você trocando a moral pela ética. Apenas ética tem caráter científico e busca investigar o comportamento moral do homem.

    - A alternativa C está correta, pois a virtude congrega todos os aspectos do “homem de bem”.
     

     

    ÉTICA e MORAL:

     

    ·         ÉTICA e MORAL são conceitos diferentes, apesar de frequentemente confundirmos os dois.

     

    ·         A palavra ética vem do grego ethos, que significa caráter, modo de ser.

     

    ·         O vocábulo moral se originou da tradução do ethos para o latim mos (ou mores, no plural), que significa costume.

     

    ·         O termo moral não traduz, no entanto, a palavra grega originária por completo.

     

    ·         O ethos grego possui dois sentidos diferentes, mas relacionados:

               Primeiro: ação interior humana;

               Segundo: hábitos, regras, o que a sociedade considera certo;

     

    ·         A tradução latina do termo ethos para mos não contemplou a dimensão pessoal do ato humano, incorporando apenas o sentido comunitário da atitude valorativa.

     

     

  • GABARITO: LETRA C

    BIZU1:

    éTica = Teoria

    moRal = pRática

     

    BIZU2:

    éTica --------> Teoria

    étIca ---------> Imutável

    Ética --------> univErsalidade

    -----        --------------

    moRal ------> Regras

    Moral -------> Mutável

    mOral ------> cOstumes

     

    FONTE: QC

  • a) Tanto a Ética quanto a Moral relacionam-se com a vida em comunidade, ou seja, das relações sociais/interpessoais. O contrário do que é afirmado no item. ITEM INCORRETO.

    b) Mos é um termo latino e significa “costume”. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Há diferentes códigos morais coexistindo ao redor do globo, tendo em vista que estes variam de acordo com questões históricas, culturais, sociológicas, dentre outras. ITEM INCORRETO

    e) A investigação científica está relacionada com a noção de ética – e não da moral, como afirmado na questão. ITEM INCORRETO

    Resposta: C

  • "qualidade própria da natureza humana" Fiquei boiando, tendo em vista que, segundo aristóteles, aperfeiçoa-se com o tempo.

  • A) A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indíviduos que não mantêm relações interpessoais. ITEM ERRADO! ✘

    O CORRETO:

    Ética e moral relacionam-se com a vida em comunidade.

    B) Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter. ITEM ERRADO! ✘

    O CORRETO:

    A palavra moral deriva do LATIM!!

    Significa = COSTUME!

    C) Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente. ITEM CORRETO!

    D) A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro. ITEM ERRADO! ✘

    O CORRETO:

    Há diferenças,por exemplo, vai depender da cultura, da história.

    E) Compete à moral chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá a suas ações para ser verdadeiramente feliz. ITEM ERRADO! ✘

    O CORRETO:

    Conceito de ÉTICA!


ID
315472
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Federal

As questões de números 18 a 20 referem-se ao Código de Conduta da Alta Administração Federal.

Caio, que ocupa o cargo de Presidente de uma Empresa Pública, opinou publicamente a respeito da honorabilidade e do desempenho funcional de uma autoridade pública federal. Vale salientar que Caio continua no cargo público mencionado. O fato narrado acarretará

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA DA QUESTÃO:
    d) sanção de advertência.



     XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
  • Também concordo...letra C
  • tambem errei esta questao, pesquisei e achei este fundamento. nao sei se vcs concordao

    CÓDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL


    Art.17 A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:

    I – advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;

    II – censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.

    acho que a letra d esta correta , pois caio continua no cargo.

     

  • Olá caros colegas!

    De fato, a letra D está correta, pois, censura só é aplicável de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (1.171/94). Já o Código de Condulta da Alta adinistração Federal, que segundo o Art 2º deste Código aplicam-se às seguintes autoridades públicas:

    I - Ministros e Secretários de Estado;
    II - titulares de cargos de natureza especial, secretários executivos, secretários ou autoridades equivalentes ocupantes de cargo do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, nível seis;
    III- presidentes e diretores de agências nacionais, autarquias, inclusive as especiais, fundações mantidas pelo Poder Público, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    Que em seu Art. 12 diz: É vedado à autoridade pública opinar publicamente a respeito:
    I - da honorabilidade e do desempenho funcional de outra autoridade pública federal; e
    II - do mérito de questão que lhe será submetida, para decisão individual ou em orgão colegiado.

    Assim, confirmando a questão correta o Art. 17. A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:
    I- advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;
    II- censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.
    Parágrafo único. As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela CEP, que, conforme o caso, poderá encaminhar sugestões de demissão à autoridade hierarquicamente superior.


  • Lei : 8112/90
    Art 117: V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição; PENA ADVERTENCIA
  • Atualmente estudo para o cargo do INSS que para falar de ética, vai precisar estar de acordo com o edital, e ele fala no Decreto 1171/94 e 6.029/07 somente em pena de CENSURA, se em caso de outras possibiliudades, encaminhar para orgão correspondente. Fico com a Resposta C.
  • Oi Renata, a meu ver, se fossemos responder essa questão embasados no decreto 1.171 (Código Ética dos Servidores Públicos Federais), a resposta seria letra “b”, pois o referido código não trás em seu texto nenhuma vedação sobre a possibilidade de servidor público opinar publicamente a respeito da honorabilidade e do desempenho funcional de uma autoridade pública federal. Mas a questão deixa claro que devemos nos embasar no Código de Conduta da Alta Administração Federal para obter a resposta.
  • Leila não pode ser a letra 'b' pois nela está falando que "não caracteriza violação de norma do Código de conduta da Alta Adm. Fedreal" só que caracteriza sim, isso contém no Código de Conduta.

    Pelo Código de  Conduta é sanção de advertência pelos decretos 6.029/07 e 1.171/94 séria sanção de censura ética.
  • CÓDIGO DE CONSUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO
    Art. 12.  É vedado à autoridade pública opinar publicamente a respeito:
      I - da honorabilidade e do desempenho funcional de outra autoridade pública federal; e
    II - do mérito de questão que lhe será submetida, para decisão individual ou em órgão colegiado.
    ......
    Art. 17.  A violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências:

       I - advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo;
    II - censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo.
      Parágrafo único.  As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela CEP, que, conforme o caso, poderá encaminhar sugestão de demissão à autoridade hierarquicamente superior.
    R=D

  • RESPOSTA DA QUESTÃO:
    d) sanção de advertência

    quando se comete algum erro exercendo o cargo publico aplica-se advertência, se nao estiver mais ocupando cargo publico aplica -se censura;

  • Mesmo ele fazendo parte de uma Empresa Pública? O Código num é só para a administração direta, autarquias e fundações publicas? Ele se estende para as empresas publicas e sociedades de economia mista? 
  • Todo mundo procurando o que aplicar, mas desde quando é proibido expor a opinião???

  • Fui de cara na censura e me ferrei.

    De fato, a questão não diz que o servidor prejudicou a reputação de ninguém com a sua opinião. Então não está cometendo falta.


ID
315475
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

As questões de números 18 a 20 referem-se ao Código de Conduta da Alta Administração Federal.

No que concerne à conduta ética das autoridades públicas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • letra a ) Art. 4o  Além da declaração de bens e rendas de que trata a Lei no 8.730, de 10 de novembro de 1993, a autoridade pública, no prazo de dez dias contados de sua posse, enviará à Comissão de Ética Pública -
    letra b) Art. 15.  Na ausência de lei dispondo sobre prazo diverso, será de quatro meses, contados da exoneração, o período de interdição para atividade incompatível com o cargo anteriormente exercido, obrigando-se a autoridade pública a observar, neste prazo, as seguintes regras:
    letra c) Art. 6o  A autoridade pública que mantiver participação superior a cinco por cento do capital de sociedade de economia mista, de instituição financeira, ou de empresa que negocie com o Poder Público, tornará público este fato.  .......


    letra d)Art. 8
    o  É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos de comércio ou quaisquer outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função, nos termos da lei.

    Art. 9o  É vedada à autoridade pública a aceitação de presentes, salvo de autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade. 


            Parágrafo único.  Não se consideram presentes para os fins deste artigo os brindes que:

            I - não tenham valor comercial; ou

            II - distribuídos por entidades de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas, não ultrapassem o valor de R$ 100,00 (cem reais).

  • VAMOS CORRIGIR AS ALTERNATIVAS..


     a) Além da declaração de bens e rendas, a autoridade pública, no prazo de 10 DIAS dias contados de sua posse, enviará à Comissão de Ética Pública informações sobre sua situação patrimonial que, real ou potencialmente, possa suscitar conflito com o interesse público.(ERRADO)

    b) Na ausência de lei dispondo sobre prazo diverso, será de quatro meses, contados da exoneração, o período de interdição para atividade incompatível com o cargo anteriormente exercido.(CERTO)

    c) A autoridade pública que tiver participação de 5% do capital de sociedade de economia mista deverá tornar público este fato..(ERRADO)

    d) É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado do encargo de mandatário, QUE NÃO IMPLIQUE a prática de atos de comércio..(ERRADO)

    e) É PERMITIDO à autoridade pública a aceitação de presentes de autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade.(ERRADO)


    bons estudos a todos e validem minhas estrelinhas...


ID
315478
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação Federal

As questões de números 18 a 20 referem-se ao Código de Conduta da Alta Administração Federal.

O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado no Código de Conduta será instaurado pela Comissão de Ética Pública (CEP), desde que haja indícios suficientes. No processo administrativo em questão,

Alternativas
Comentários
  • Vamos prestar atenção, minha gente! A alternativa A faz uso da palavra apenas. Isso muda tudo!
  •  Art. 18.  O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado neste Código será instaurado pela CEP, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, desde que haja indícios suficientes.

            § 1o  A autoridade pública será oficiada para manifestar-se no prazo de cinco dias.

            § 2o  O eventual denunciante, a própria autoridade pública, bem assim a CEP, de ofício, poderão produzir prova documental.

            § 3o  A CEP poderá promover as diligências que considerar necessárias, bem assim solicitar parecer de especialista quando julgar imprescindível.

            § 4o  Concluídas as diligências mencionadas no parágrafo anterior, a CEP oficiará a autoridade pública para nova manifestação, no prazo de três dias.

            § 5o  Se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das penalidades previstas no artigo anterior, com comunicação ao denunciado e ao seu superior hierárquico.

  • A) APENAS, NÃO EXISTE;
    B) PODE;
    C) PODE;
    D) 10 DIAS;
    E) 10 DIAS;

    eu não vejo resposta de acordo com o Decreto 6.029/2007
  • Não se trata do código 6029/2007 e sim do CÓDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
  • A pergunta se baseia no Código de Ética da Alta Administração Federal

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/codigos/codi_conduta/cod_conduta.htm

    Bons estudos
  • RESPOSTA - ALTERNATIVA E

    O QUE DIZ O CÓDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL:


       Art. 18.  O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado neste Código será instaurado pela CEP, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, desde que haja indícios suficientes.

            § 1o  A autoridade pública será oficiada para manifestar-se no prazo de cinco dias.

            § 2o  O eventual denunciante, a própria autoridade pública, bem assim a CEP, de ofício, poderão produzir prova documental.

            § 3o  A CEP poderá promover as diligências que considerar necessárias, bem assim solicitar parecer de especialista quando julgar imprescindível.

            § 4o  Concluídas as diligências mencionadas no parágrafo anterior, a CEP oficiará a autoridade pública para nova manifestação, no prazo de três dias.

            § 5o  Se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das penalidades previstas no artigo anterior, com comunicação ao denunciado e ao seu superior hierárquico.



    O QUE DIZ A QUESTÃO:

    O processo de apuração de prática de ato em desrespeito ao preceituado no Código de Conduta será instaurado pela Comissão de Ética Pública (CEP), desde que haja indícios suficientes. No processo administrativo em questão,

    a) se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das penalidades previstas no Código, com comunicação apenas ao superior hierárquico do denunciado.

    b)a CEP não poderá, de ofício, produzir prova documental.

    c) não é possível a solicitação pela CEP, de parecer de especialista, ainda que julgue imprescindível, tendo em vista a celeridade do procedimento.

    d) concluídas as diligências necessárias, a CEP oficiará a autoridade pública para nova manifestação, no prazo de cinco dias. 

    e) a autoridade pública será oficiada para manifestar-se no prazo de cinco dias.  CORRETA
     

  • Na realidade, tais dispositivos provêm da Resolução n° 04, da CEP, de 07 de junho de 2001, que aprova o Regimento Interno da Comissão de Ética Pública:

    CAPÍTULO VI

    DAS NORMAS DE PROCEDIMENTO

    Art. 12. O procedimento de apuração de infração ao Código de Conduta será instaurado pela CEP, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, desde que haja indícios suficientes, observado o seguinte:

    I - a autoridade será oficiada para manifestar-se por escrito no prazo de cinco dias;

    II - o eventual denunciante, a própria autoridade pública, bem assim a CEP, de ofício, poderão produzir prova documental;

    III - a CEP poderá promover as diligências que considerar necessárias, assim como solicitar parecer de especialista quando julgar imprescindível;

    IV - concluídas as diligências mencionadas no inciso anterior, a CEP oficiará à autoridade para nova manifestação, no prazo de três dias;

    V - se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das providências previstas no inciso V do art. 11, com comunicação ao denunciado e ao seu superior hierárquico.



ID
319012
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pós-11/9

Li que em Nova York estão usando “dez de setembro”
como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em:
“Que penteado mais dez de setembro!”. O 11/9 teria mudado o
mundo tão radicalmente que tudo o que veio antes – culmi-
nando com o day before [dia anterior], o último dia das torres
em pé, a última segunda-feira normal e a véspera mais véspera
da História – virou preâmbulo. Obviamente, nenhuma normali-
dade foi tão afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive
a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos
descobriram um sentimento inédito de vulnerabilidade e reor-
ganizam suas prioridades para acomodá-las, inclusive sacrifi-
cando alguns direitos de seus cidadãos, sem falar no direito de
cidadãos estrangeiros não serem bombardeados por eles.
Protestos contra a radicalíssima reação americana são vistos
como irrealistas e anacrônicos, decididamente “dez de se-
tembro”.

Mas fatos inaugurais como o 11/9 também permitem às
nações se repensarem no bom sentido, não como submissão à
chantagem terrorista, mas para não perder a oportunidade do
novo começo, um pouco como Deus – o primeiro autocrítico –
fez depois do Dilúvio. Sinais de revisão da política dos Estados
Unidos com relação a Israel e os palestinos são exemplos disto.
E é certo que nenhuma reunião dos países ricos será como era
até 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do
mundo, não se devem esperar exames de consciência mais
profundos ou atos de contrição mais espetaculares, mas o
instinto de sobrevivência também é um caminho para a virtude.
O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrário de me
fazer acreditar mais na humanidade.
A questão é: o que acabou em 11/9 foi prólogo, exata-
mente, de quê? Seja o que for, será diferente. Inclusive por uma
questão de moda, já que ninguém vai querer ser chamado de
“dez de setembro” na rua.

(Luis Fernando Verissimo, O mundo é bárbaro)

Está adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    COM QUE

    deparar - VTI - pede a preposição COM
    que - pronome relativo


    DE CUJO 

    esquecer - nesta acepção VTDI - pede a preposição DE
    cujo - Pronome relativo
     

  • a) A obsolescência e o anacronismo, atributos pelos quais os americanos manifestam todo seu desprezo, passaram a se enfeixar com a expressão dez de setembro.

    b) O estado de psicose, com os quais imergiram tantos americanos, levou à adoção de medidas de segurança  cuja radicalidade muitos recriminam.

    c) A sensação de que o 11/9 foi um prólogo de algo a que ninguém se arrisca a pronunciar é um indício do pasmo pelo qual foram tomados tantos americanos.

    d) Não é à descrença, sentimento pelo qual nos sentimos invadidos depois de uma tragédia, é na esperança que queremos nos apegar.

  • Pessoal, eu entendi a questão da forma que vou apresentar abaixo, caso alguém entenda de modo diverso vamos enriquecer a correção com suas observações.

    letra a - falsa
    o correto seria "aos quais", ao invés de "nos quais"

    letra b - falsa
    o correto seria "no qual", ao invés de "ao qual". E o "em cuja", tb está errado, o correto seria somente "cuja"

    letra c - falsa
    o correto seria "que", ao invés de "ao qual"

    letra d - falsa
    o correto seria "a que/ ao qual", ao invés de "com que"

    letra e - verdadeira
  • Apenas uma opinião a respeito da colega Daniela Reis. Acredito ser possível também:

    a) A obsolescência e o anacronismo, atributos nos quais os americanos manifestam todo seu desprezo, passaram a se enfeixar com a expressão dez de setembro.

    Os americanos manifestam todo seu desprezo por (pela obsolência...);


    d) Não é à descrença, sentimento com que nos sentimos invadidos depois de uma tragédia, é na esperança que queremos nos apegar.

    Nos sentimos invadidos por (pelo sentimento) [...] / queremos nos apegar à esperança. 

ID
319015
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na arquitetura de computadores, a ALU (Unidade Lógica e Aritmética) é um circuito que se conecta aos registradores para formar um caminho de dados. Em termos de linguagem de máquina multiníveis, a ALU situa-se no nível

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tanenbaum, os computadores atuais são máquinas multinível. Ele definiu 6 níveis, quais são:
    • Nível de lógica digital (nível 0): Neste nível encontra-se a descrição da máquina como uma malha de portas lógicas interconectadas.
    • Nível de Microprogramação (nível 1): Neste nível encontram-se dispositivos e recursos, tais como, ULAs, registradores, decodificadores, multiplexadores, vias de dados, etc. Pode-se dizer também que o nível de microprogramação oferece uma visão detalhada do processador/microprocessador (microarquitetura ou caminho de dados).
    • Nível de máquina convencional (nível 2): Neste nível existe o que normalmente conhecemos como linguagem de máquina. O nível de máquina convencional oferece uma visão da macroarquitetura da máquina (interação do processador/microprocessador com barramentos externos, unidades de memória, dispositivos de I/O, etc).
    • Nível de sistema operacional (nível 3): Este nível é a fronteira entre o hardware e o software. O sistema operacional, normalmente, assume as funções de gerenciar os recursos de hardware e oferecer uma interface simplificada.
    • Nível de linguagem de montagem (nível 4)
    • Nível de linguagem de programação (nível 5): Não há um nome de aceitação geral para este nível, pode ser chamado, como o faz Tanenbaum, de "nível de linguagem orientada para problemas", ou qualquer outro nome que indique que este é um nível de linguagem voltada para o usuário final.
    Uma diferença básica entre os níveis 1, 2 e 3, de um lado, e os níveis 4 e 5, de outro, é que, estes últimos, são normalmente suportados por tradução, enquanto que os demais são normalmente suportados por interpretação.

    fonte: http://www.dimap.ufrn.br/~ivan/aulaI.htm
  • Se a lógica digital trabalha com portas logicas, e a funçao da ALU e justamente essa, a de realizar operaçoes aritmeticas usando o AND, o NOT, o XOR etc, entao ela atua no nivel LOGICO DIGITAL???
    Além disso, esse nivel mencionado(microarquitetura) existe no modelo multinivel?? Nãõ seria microprogramaçao, ou sao a mesma coisa??
    Nao e???
    Nãõ deveria ser anulada??
  • Roger, a resposta do colega acima está correta. É a teoria apresentada pelo Tanenbaum no 1º cap do livro sobre esse assunto.
    A ALU é composta por portas lógicas e cada microarquitetura pode ter uma ALU diferente. Uma pode ter uma ALU com duas entradas e outra pode ter apenas uma entrada acessível. Quem define isso é a microarquitetura da máquina.
    A microprogramação existe, mas não é a mesma coisa que microarquitetura. Microprogramação é a programação do microcódigo, presente nos processadores CISC.

    Procure ler mais matéria sobre o assunto. É algo tranquilo e sempre cai nas provas. Existem muitos livros sobre, e o do Tanenbaum é uma ótima referência.

    Espero ter ajudado. Abraço
  • NÍVEL 5 [Nível das linguagens orientadas para solução de problemas] <-- tradução (compilador) --> NÍVEL 4 [Nível da linguagem do montador] <-- tradução (montador) --> NÍVEL 3 [Nível do sistema operacional] <-- Interpretação parcial (sistema operacional) --> NÍVEL 2 [Nível da arquitetura do conjunto de instruções] <-- Interpretação (microprograma) ou execução direta--> NÍVEL 1 [Nível da microarquitetura] <-- Hardware --> NÍVEL 0 [Nível da lógica digital]


    NÍVEIS PROJETADOS PARA OS PROGRAMADORES DE APLICAÇÃO (com um problema para resolver)

    NÍVEL 5 - linguagens de alto nível (BASIC, C, C++, C#, JAVA etc.). Em geral são traduzidos (compilados) para os níveis 4 e 3.

    NÍVEL 4 - linguagem de motagem: forma simbólica de representação das linguagens dos níveis mais baixos.

    -------------------------------------------------------------------------------------

    NÍVEIS PROJETADOS PARA RODAR OS INTERPRETADORES E TRADUTORES NECESSÁRIOS PARA SUPORTAR OS DEMAIS NÍVEIS

    NÍVEL 3 - além das instruções do NÍVEL 2, este nível também suporta um conjunto de novas instruções, uma organização diferente da memória, a capacidade de rodar dois ou mais programas de forma simultânea, além de diversas outras características.

    NÍVEL 2 - define como as instruções de máquina são executadas interpretativamente pelo microprograma ou diretamente pelo hardware.

    NÍVEL 1 - caminho de dados (registradores, UAL) (este nível já foi chamado de nível do microprograma em edições anteriores de TANENBAUM, mas, a partir do momento que o caminho de dados também pode ser executado diretamente pelo hardware, o nome mudou para microarquitetura)

    NÍVEL 0 - portas lógicas

    -----------------------------------------

    Níveis 1, 2 e 3 = linguagens de máquina numéricas

    Níveis 2 e 3 = sempre interpretados

    Níveis 4 e 5 = em geral, mas nem sempre, suportados por tradução

    Fonte: TANENBAUM, 2001, 4ª ed., p. 3 e 4


ID
319018
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere:

Na incessante busca por aperfeiçoamento tecnológico, a indústria de computadores sempre surgia com inovações. Foi assim com (I) a multiprogramação, (II) o barramento único, (III) o hardware de ponto flutuante e (IV) a tecnologia RISC (Reduced Instruction Set Computer).

No âmbito da arquitetura de computadores, a correta sequência cronológica em que os itens (I), (II), (III) e (IV) se sucederam foi

Alternativas
Comentários
  • Ponto flutuante com certeza foi criado antes de todos. pois é um problema inerente a função computacional. "The UNIVAC 1100/2200 series, introduced in 1962, supported two floating-point formats.". Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Floating_point
    Só aqui já dá para matar a questão e correr para o abraço.
    "Entre as pesquisas realizadas nessa época, podemos citar a de David Patterson. Juntamente com Carlos Séquin, ele publicou em 1982 um estudo mostrando o desempenho, os parâmetros e elementos de linguagens de alto nível quando compiladas e executadas. Esse artigo descrevia uma nova arquitetura para um processador, propondo solucionar os problemas de desempenho e custo existentes nas arquiteturas complexas vigentes (CISC). Esta arquitetura foi chamada de RISC, porque criava um processador com pequeno conjunto de instruções". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RISC
    Que Deus nos abençoe
  • Unidade de ponto flutuante ou Unidade de Vírgula Flutuante (também abreviado por FPU, do inglês Float Point Unit) é o hardware dedicado a executar operações matemáticas de dados representados em ponto flutuante em umcomputador. Esta unidade pode estar integrada na unidade central de processamento, como acontece na generalidade dos processadores modernos, ou pode ser implementada através de um co-processador matemático externo.
  • III - Hardware de ponto flutuante - 1942 ou antes
    II - Barramento único: 19?? (system bus)
    I - O primeiro computador com multiprogramação foi o Leo III (1961).
    IV - O nome RISC foi criado em 1980-1984 (projeto Berkeley RISC).

    "The first commercial computer with floating-point hardware was Zuse's Z4 computer designed in 1942–1945."
    http://en.wikipedia.org/wiki/Floating_point#History

    "The first computer using a multiprogramming system was the British Leo III owned by J. Lyons and Co.."
    http://en.wikipedia.org/wiki/Multiprogramming#Multiprogramming
    "The first LEO III was completed in 1961."

    "RISC was led by David Patterson (who coined the term RISC) at the University of California, Berkeley between 1980 and 1984."
    http://en.wikipedia.org/wiki/Berkeley_RISC
  • Questão cascuda!! Ter que lembrar datas de criações de tecnologias como barramento único e ponto flutuante é osso. Vamos ter que começar a estudar historia dos computadores para fazer concursos rsss...
  • tá zuando cobrar história dos computadores...quase todo mundo pula essa parte por razões óbvias né kkkk


ID
319021
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O processador XEON nada mais é do que um produto da família Intel/Pentium, voltado para o mercado de servidores, cujos diferenciais residem num cache maior, barramento mais rápido, reconhecimento de mais memória RAM e utilização de multiprocessamento. O primeiro XEON derivou do processador Pentium

Alternativas
Comentários
  • Desde o Pentium II, para cada processador que a Intel lança, ela lança também uma versão voltada para o mercado de servidores.

    Essa versão é chamada Xeon (pronuncia-se "zíon"), como foi o caso do Pentium II Xeon e do Pentium III Xeon.

    No caso do Pentium, em vez do nome escolhido ter sido Pentium 4 Xeon, optou-se pelo nome Xeon MP. Ou seja, o Xeon MP é um processador voltado para o mercado de servidores baseado no Pentium 4.Estes tipos de processadores são voltados para o mercado de servidores. Este tipo de processador reconhece mais memória RAM, permite trabalhar em ambiente multiprocessado (isto é, com placas-mães com vários processadores instalados sobre ela) e possui um desempenho muito maior que os processadores convencionais.
  •  b)II.

    Questao do wikipedia:

    O primeiro processador Xeon foi o Pentium II Xeon foi feito em 1998 para substituir Pentium Pro da familia intel.


ID
319024
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas, que costuma ser denominada ciclo

Alternativas
Comentários
  • Tanenbaum, Organização Estruturada de Computadores: 

    Pag. 30:

    A CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas. Em termos simples, as etapas são as seguintes:

      1. Trazer a próxima instrução da memória até o registrador;
      2. Alterar o controlador de programa para indicar a próxima instrução;
      3. Determinar o tipo de instrução trazida;
      4. Se a instrução usar uma palavra na memória, determinar onde essa palavra está;
      5. Trazer a palavra para dentro de um registrador da CPU, se necessário;
      6. Executar a instrução;
      7. Voltar à etapa 1 para iniciar a execução da instrução seguinte;

    Pag. 31:

    [...] Essa sequência de etapas costuma ser denominada ciclo buscar-decodificar-executar.


    ;D
  • Pode aparecer também, em inglês, como Fetch-Decode-Execute (para conhecimento)

ID
319027
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Numa configuração típica, envolvendo o barramento (que funciona em até 66 MHz e pode manipular transferências de 64 bits para uma largura de banda total de 528 MB/s), a CPU se comunica diretamente com um controlador de memórias através de uma conexão dedicada de alta velocidade; o controlador, por sua vez, se comunica diretamente com a memória e com o barramento, sem, contudo, interceptar o tráfego CPU-memória. De seu lado, o barramento conecta-se a periféricos de alta largura de banda, além de oferecer uma ponte para o barramento mais antigo. Trata-se do barramento

Alternativas
Comentários
  • O barramento PCI 2.2 funciona até 66 MHz e pode manipular transferências de 64 bits para uma largura de banda total de 528 MB/s. Com essa capacidade o vídeo gráfico é viável.
  • Barramento

    Clock

    Número de bits

    Dados por pulso de clock

    Taxa de Transferência

    PCI

    33 MHz

    32

    1

    133 MB/s

    PCI

    66 MHz

    32

    1

    266 MB/s

    PCI

    33 MHz

    64

    1

    266 MB/s

    PCI

    66 MHz

    64

    1

    533 MB/s

    PCI-X 64

    66 MHz

    64

    1

    533 MB/s

    PCI-X 133

    133 MHz

    64

    1

    1.066 MB/s

    PCI-X 266

    133 MHz

    64

    2

    2.132 MB/s

    PCI-X 533

    133 MHz

    64

    4

    4.266 MB/s

    AGP x1

    66 MHz

    32

    1

    266 MB/s

    AGP x2

    66 MHz

    32

    2

    533 MB/s

    AGP x4

    66 MHz

    32

    4

    1.066 MB/s

    AGP x8

    66 MHz

    32

    8

    2.133 MB/s




  • Ref: Organização Estruturada de Computadores - Tanenbaum (adaptada)
  • Esse é o famoso "internal BUS".

    A ponte sul se comunica com a norte através desse barramento. Ele também é um dispositivo PCI, mas interno à placa da CPU e portanto controlado pela ponte norte.


ID
319030
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação a monitores em cores e impressoras em cores, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Uma impressora jato de tinta necessita de um número muito maior de pontos por polegada para imprimir, com qualidade semelhante a uma imagem mostrada no monitor de vídeo que tenha um determinado número de pixels por polegada.
    Isso acontece porque a impressora trabalha com pontos formados por até quatro canais de cores (normalmente o padrão CMKY), cada um deles com apenas uma opção de intensidade (quantidade fixa de tinta por canal), enquanto um monitor de vídeo forma um pixel utilizando três canais de cores (RGB), mas cada um deles com 256 níveis de luminosidade diferentes. Sendo assim, o número de cores que podem ser gerados pela impressora em um ponto é 16 (24), enquanto um monitor de vídeo pode gerar 16.777.216 (256³) cores diferentes em um pixel.
    Fonte: a mais utilizada pela FCC (http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora_de_jato_de_tinta)

  • Quais impressoras em cores? Laser, a jato de tinta, a jato de cera? Que alternativa B é essa?


ID
319033
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação à segmentação no gerenciamento de memória, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Memória Virtual

    Já esse método permite que programas sejam executados mesmo que estejam apenas parcialmente carregados na memória principal.

    Partições fixas e Partições variáveis: As principais diferenças são o tamanho e a localização das partições que variam conforme os processos entram e saem da memória nas partições variáveis, enquanto que nas partições fixas os parâmetros são fixos. Nas trocas de processos quando deixam muitos espaços vazios na memória, há a possibilidade aglutiná-los em único espaço contíguo de memória, movendo-os o máximo possível para os endereços mais baixos. Técnica denominada compactação de memória. No entanto não é muito utilizada pelo tempo de processamento necessário considerado alto. Algo que deve ser dado uma devida importância é a quantidade de memória que deve ser alocada a um processo, quando for criado ou trazido do disco para memória. Se o processo possuir tamanho fixo, inalterável, então o processo de alocação torna-se simples: o sistema operacional alocará o espaço necessário. No entanto, na área de dados que o processo puder crescer, é alocado uma área temporária denominada (heap). Se houver espaço disponível ao processo, ele poderá ser alocado a esse determinado processo. Quando os processos puderem ter duas área de expansão, a área de dados sendo usada como área temporária (heap) para variáveis dinamicamente alocadas e liberadas, e uma área de pilha para variáveis locais e para endereços de retorno.

  • GAB: E

    (...) a segmentação normalmente é visível ao programador e é fornecida como uma conveniência para organizar programas e dados e como um meio de associar atributos de privilégio e proteção com instruções e dados. A segmentação permite que o programador veja a memória como consistindo em múltiplos espaços ou segmentos de endereço. Os segmentos têm tamanho variável, realmente dinâmico. Normalmente, o programador ou o SO atribuirá programas e dados a diferentes segmentos.

    Fonte: Willian Stallings 8a. ED. pág: 233

  • "c) O programador não precisa estar ciente de que há segmentação. "

    Já programei muito na minha vida, mas sequer fui informado de que havia segmentação ou não implementada no gerenciador de memória do computador que usei!

    Mais uma para guardar!

  • Não sei para vocês, mas essa é a questão que você deve marcar a "MAIS CERTA", seguindo o que está sempre explicito nas literaturas sobre o assunto...

    Portanto, qualquer lugar que você pesquisar sobre segmentação irá dizer que os tamanhos não são fixos
  • Bom, concordo com os amigos.

    Lendo a questão, chegando ao item "C" pensei, ok, é isso mesmo, porém chegando ao item "E" conclui. Bom, agora fiquei em duvida no C pq o E eu tenho certeza que esta certo. Ora! pela duvida e pela certeza optei pelo Item "E", que é descrito sempre em qq conceito de segmentação.

    Obs: em relação ao Item C, talvez o prgramador precise sim estar citente que há segmentação, PORÉM, isso já é feito pela linguagem utilizada. Ou seja, o programador deve ter a ciencia da segmentação porém as linguagens atuais fazem este meio de campo para ele. Enfim, não sei se o raciocinio é correto, mas é um mistério a desvendar este item. :)
  • Reparem que as alternativas D) e E) são ambíguas, portanto só pode ser uma destas possíveis, só há uma alternativa correta.

    Segmentação é um tipo de memória virtual onde os blocos de memória alocados não tem tamanho fixo. Já no tipo "paginação" de memória virtual, os blocos de memória alocados tem tamanho fixo.

    Alternativa correta é a E)  .

    Não existe isso de meio certa. Existe alternativa incompleta, que está ERRADA.

     

    sobre a alternativa C) isso não é uma verdade universal, a depender da aplicação que esteja desenvolvendo ou manipuando é importante saber desta informação sim, em nehum lugar dos livros de Sistemas Operacionais isso é mencionado. Que "o programador não precisa estar ciente de que há segmentação". Errado né gente.

    Alternativa correta E)

  • Memória virtual por Segmentação

    - O espaço de endereçamento virtual é dividido em blocos de tamanhos diferentes chamados segmentos;

    - Facilidade em lidar com estruturas de dados dinâmicas;

    - Apenas os segmentos referenciados são transferidos da memória secundária para a memória principal.

    - Existe o problema de fragmentação eterna;

    - A proteção da memória é mais simples de ser implementada do que sistema com paginação;

    - É mais simples o compartilhamento de memória do que na paginação;

    Alternativa: E


ID
319036
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Modo de Endereçamento é o termo usado para designar o modo como os bits de um campo de endereço são interpretados para se encontrar o operando. O modo no qual a parte da instrução, realmente, contém o operando para utilização imediata, dispensando qualquer outra informação de sua localização, é denominado endereçamento

Alternativas
Comentários
  • Endereçamento Direto: O campo do endereço contém  o endereço do operando.

    Endereçamento indexado: O operando  encontra na memória em uma posição deslocada com relação ao endereço fornecido no campo de endereço

    Endereçamento imediato: O operando vem como parte da instrução.

    Endereçamento por registrador: Operando se encontra em um registrador indicado no campo de endereço da instrução.

    Endereçamento por pilha: O operando é (implicitamente) o topo da pilha.
  • http://www-asc.di.fct.unl.pt/~jcc/asc1/Teoricas/a8/node5.html#CHILD_LINKS
  • Será que eu li direito?

    O modo no qual a parte da instrução, realmente, contém o operando para utilização imediata, dispensando qualquer outra informação de sua localização, é denominado endereçamento 

  • Direto: o valor contido no campo operando da instrução indica o endereço de memória onde se localiza o dado.

    Indireto: o valor do campo operando representa o endereço de uma célula, mas o conteúdo da célula não é o valor de um dado, é outro endereço de memória, cujo o conteúdo é o valor do dado.

    Endereçamento por registrador: a célula de memória referenciada na instrução é substituída por um dos registradores do processador. O endereço mencionado na instrução passa a ser de um dos registradores e não mais de uma célula da memória principal.

    Indexado: o endereço do dado é a soma do valor do campo operando e de um valor armazenado em um dos registradores do processador.

    Endereçamento de pila: o endereço do operando é obtido diretamente do topo da pilha do sistema.

    Alternativa: C


ID
319039
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

É um tipo de dispositivo de armazenamento não volátil, no qual os dados são gravados de forma binária, segundo a presença (bit 1) ou ausência (bit 0) de carga de elétrons numa camada de óxido. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Dispositivos de armazenamento por meio eletrônico (SSDs)

    Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.

    Os dispositivos de armazenamento por meio eletrônico podem ser encontrados com as mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória para câmeras digitais, e, mesmo os discos rígidos possuem uma certa quantidade desse tipo de memória funcionando como buffer.

    A gravação das informações em um dispositivo de armazenamento por meio eletrônico se dá através dos materiais utilizados na fabricação dos chips que armazenam as informações. Para cada dígito binário (bit) a ser armazenado nesse tipo de dispositivo existem duas portas feitas de material semicondutor, a porta flutuante e a porta de controle. Entre estas duas portas existe uma pequena camada de óxido, que quando carregada com elétrons representa um bit 1 e quando descarregada representa um bit 0. Esta tecnologia é semelhante à tecnologia utilizada nas memórias RAM do tipo dinâmica, mas pode reter informação por longos períodos de tempo, por isso não é considerada uma memória RAM propriamente dita.

    Os dispositivos de armazenamento por meio eletrônico tem a vantagem de possuir um tempo de acesso muito menor que os dispositivos por meio magnético, por não conterem partes móveis. O principal ponto negativo desta tecnologia é o seu custo ainda muito alto, portanto dispositivos de armazenamento por meio eletrônico ainda são encontrados com pequenas capacidades de armazenamento e custo muito elevado se comparados aos dispositivos magnéticos.

  • Questão para físico, não para Analista de Sitemas :-)


ID
319042
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O RAID (Redundant Array of Independent Drives) é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho. Das seis técnicas mais conhecidas para distribuição dos dados pelos drives para permitir operação paralela, duas delas necessitam que as rotações de todos os drives sejam sincronizadas. São elas

Alternativas
Comentários



  • rotação sincronizada:

    rotação sincronizada:



    fonte: http://www.dimap.ufrn.br/~aguiar/Manuais/Servidor/raid-niveis.html
  • No RAID 2 e 3 a divisão dos dados é feita em bits e não blocos. A fim de evitar o atraso em razão da latência rotacional, o RAID 2 e o RAID 3 exigem que todos os eixos das unidades de disco estejam sincronizados
  • ERREI!, mas agora aprendi. 

    Segundo Stallings(2010,p.162),"RAID níveis 2 e 3 utilizam uma técnica de acesso paralelo. No array com acesso paralelo,todos os discos membros participam na execução de cada solicitação de E/S. Normalmente,os eixos das unidades individuais são sincronizados de modo que cada cabeça de disco esteja na mesma posição em cada disco a qualquer instante."

    Bibliografia:

    ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES-WILLIAM STALLINGS-2010

  • Tanto no RAID 2 quanto no RAID 3, os drives devem ficar em sincronismo de velocidade para obterá máxima performance possível. Normalmente, os eixos das unidades individuais são sincronizados de modo que cada cabeça de disco esteja na mesma posição em cada disco a qualquer instante. Dessa forma, os drives estarão sincronizados e poderão obter o máximo de velocidade. 

    GABARITO: LETRA ''A''

    Prof. REnato Costa

  • Lembrando que a homologação agora se dá pelo STJ.


ID
319045
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Windows XP, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Onde é que a FCC tirou a versão SERVER pra XP?

    O XP possui 2 versões. HOME e PROFESSIONAL. A primeira, é pra uso em ambientes domésticos, enquanto que a segunda é pra uso em redes, ou seja, ambiente corporativo.

    Não tem nexo algum dizer que o XP, uma versão somente CLIENT, tenha uma versão SERVER. Versão SERVER diz respeito ao servidor. E o conjunto, que foi lançando junto com as versões do XP, para servidores é a linha 2003 SERVER.

    Será que a FCC considerou o produto HOME como básico e PROFESSIONAL como clientes de servidores?

    Sei que a questão não tem nexo algum. Se eu tivesse feito essa prova, entraria com recursos.

  • Tudo bem que na versão PROFESSIONAL, há a possibilidade de vc adicionar o IIS, e com ele, vc está apto a hospedar páginas, criar servidor de FTP e etc. Mas isso em si não o categoriza como SERVER. Um s.o CLIENT, Linux, vc faz isso também, e nem por isso ele é considerado/classificado como SERVER.
  • e a topeira ainda recebe para fazer uma questão dessa. É LAMENTAVEL....
  • Já observei em uma outra questão que não me recordo agora aqui no QC, que o Windows 2003 server foi considerado como se fosse uma versão do XP para servidor. Acredito que a banca considerou o Windows 2003 server como uma "versão XP server". É a única coisa que justificaria a letra "A" está sendo considerada correta.

  • Consultei alguns colegas meus administradores de rede e nenhum deles achou nexo nessa questão. A única fonte que realmente relaciona o XP como Sistema Operacional do tipo Server é o Windows Server 2003, mas, ao meu ver, é um SO distinto do XP.

    Realmente questão muito passível de recurso.

  • QUESTÃO ERRADA.

     

    Windows Server 2003 não é o Windows XP. As versões cliente e servidor são distintas

  •  

    Questão sem pé nem cabeça, para piorar, além do gabarito estar correto(quando se pedia incorreto) temos pelo menos outros dois itens incorretos (a e c)

    a) Está disponível tanto na versão cliente quanto na versão servidor.

    Na verdade o sistema para servidores é o Windows 2000 Server e depois o 2003. Não sei donde a Carlos Chagas tirou essa idéia.

    b) Tem código fonte específico para cada versão.

    Frase meio genérica, não entendi o que a banca quis dizer, mas é claro que a versão de 64 bits por exemplo possui código específico. 

    c) É sistema operacional de 32 bits com multiprogramação.

    É um sistema 32 ou 64 bits!

    d) Tem configuração com múltiplos sistemas de arquivo.

    Suporta NTFS e FAT32

    e) Tem interface gráfica de dispositivos residente no núcleo.

    Isso precisava pesquisar mais, mas o XP assim e o NT possuem uma arquitetura híbrida, apesar da Microsoft falar em microkernel. Se fosse pela regra ficaria em modo usuário, mas pelo nível das respostas, dúvido que o examinador tenha noção daquilo que afirmou.


     

  • A questão que o Pedro Moreira se refere é essa: 

    Q258071 - Ano: 2010, Banca: IADES, Órgão: CFA, Prova: Técnico - Redes de Computadores

    O Microsoft Windows Server 2003 é o sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para atender a plataforma cliente/servidor que pode desempenhar a função de servidor de arquivos, de impressão, de aplicativos, de e-mail, de terminal, de acesso remoto, DNS, DHCP, WINS, controlador de domínio e em conjunto com outras aplicações poderá fornecer aos usuários acesso a banco de dados. Assinale a alternativa correta em relação ao tema. 
     

     a) Atualmente existem 3 versões que são: a Standard Edition, a Enterprise Edition e a Web Edition.

     b) É também conhecido como Windows NT 5.0.

     c) Apresenta o LDAP como a principal ferramenta para administração de domínios.

     d) Foi desenvolvido como o sucessor do Windows Server 2000 e tem em seu núcleo uma versão do Windows XP.

     

     


ID
319048
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

É INCORRETO afirmar que, no GNU/Linux,

Alternativas
Comentários
  • Questão tirada daqui:
    http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Iniciante%2BIntermedi%C3%A1rio/Introdu%C3%A7%C3%A3o/O_Linux
  • O VMWare ESX Server é capaz de abstrair processador, memória, armazenamento e recursos de rede em várias máquinas virtuais. Usado para a consolidação de servidores, proporciona altos níveis de desempenho, escalabilidade e robustez.
     
    Sua instalação é feita diretamente no hardware de servidor, provendo virtualização abaixo do sistema operacional. O servidor físico é particionado em várias máquinas virtuais, que são cópias do sistema completo. Nelas é possível executar sistemas operacionais e aplicações Windows, Linux, Solaris e NetWare sem qualquer modificação.

    O Xen apresenta uma solução para virtualização um pouco diferente das apresentadas até agora. Ele consiste em criar um hypervisor, responsável por controlar os recursos das máquinas virtuais, mas que não possui drivers de dispositivos. Por isso, não é possível rodar um sistema operacional diretamente no hypervisor.
  • Pra mim nessa questão foi difícil é achar um item certo.

    Por item:

    A) é esquisitão mas passa

    B) isso só se tiverem sido compilados como módulos né...

    C) "o suporte é nativo às redes TCP/IP e não depende de camadas intermediárias para funcionar." Como assim não depende de camadas intermediárias pra funcionar??? Se estiver falando das camadas OSI, claro que depende da camada de enlace e da física....

    D) tá errado mesmo

    E) tá certa
  • Como o colega Denisson falou, questao tirada daqui:

    • Rede TCP/IP mais rápida que no Windows e tem sua pilha constantemente melhorada. O GNU/Linux tem suporte nativo a redes TCP/IP e não depende de uma camada intermediária como o WinSock. Em acessos via modem à Internet, a velocidade de transmissão é 10% maior.
    Ou seja, a frase ficou incompleta, induzindo o candidato a pensar que camada intermediaria se referiria às camadas intermediárias da pilha TCP/IP, mas na verdade compara com o Windows que se utiliza do WinSock, que define como softwares que utilizam o TCP/IP devem acessar os serviços de rede, criando assim uma camada intermediária.
    Questão mal escrita da Fundação Copiou (parte da frase) e Colou.

    In computing, the Windows Sockets API (WSA), which was later shortened to Winsock, is a technical specification that defines how Windowsnetworksoftware should accessnetwork services, especially TCP/IPirada daqui


    fontes:
    http://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Iniciante%2BIntermediário/Introdução/O_Linux

    http://en.wikipedia.org/wiki/Winsock

  • Na época em que a questão foi escrita isto era verdade. Agora com tecnologias como kpatch, ksplice e kgraph o Linux é "rebootless". Fora as implementações que permitem a adição de CPU e Memória "a quente" no sistema operacional.

  • Meu deus, que péssima questão:

    A) Poderia dar margem a interpretação de que é liberado 100% da memória, o que não é verdade.

    B) Com root, pode tudo. Mas aí vai parar de funcionar o periférico.

    C) Depende também da camada de enlace, e física.


ID
319051
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à comunicação de dados, considere:

Todas as formas de informação podem ser representadas por sinais eletromagnéticos, constituídos por diferentes frequências e respectivos tamanhos de faixa para constituir o sinal. Dessa forma, um sistema de comunicações precisa considerar que a ocupação do espectro eletromagnético é limitada pelo meio de transmissão e pela necessidade de evitar interferência com outros sinais. Assim, essa ocupação requer taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas, quer seja no modo de transmissão em que o usuário, em qualquer instante de tempo, pode apenas transmitir ou receber informação, quer seja no modo em que é possível a comunicação em apenas um sentido.

É correto afirmar que no texto acima os fragmentos em negrito, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    A ocupação do espectro eletromagnético está relacionado à largura de banda (que poderá ser diferente no termo se aplicado a fibra ótica), as taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas está relacionada à maximização da taxa de transmissão (configurável no switch através de portas auto-negociáveis), em qualquer instante de tempo pode apenas transmitir ou receber informação são os modeos de transmissão half-duplex (existem o simplex - unidirecional, half-duplex - direcional em cada instante, e full-duplex - bi-direcional simultâneo), é possível a comunicação em apenas um sentido é o modo simplex, como comentado.
  • O ultimo termo mata a questao. "(..) no modo em que é possível a comunicação em apenas um sentido."
    A comunicacao em apenas um sentido pode ser apenas half duplex(em ambos os sentidos, mas de cada vez) ou simplex(em apenas um sentido.
  • ocupação do espectro eletromagnético = Característica de largura de banda

    taxas de transmissão de dados adequadamente dimensionadas = Maximizar a taxa de transmissão
    em qualquer instante de tempo, pode apenas transmitir ou receber informação = Half-Duplex, enquanto um fala o outro escuta
    é possível a comunicação em apenas um sentido = Simplex, como na TV a cabo.
  • ".... half-duplex ou simplex" .. só esse fim já mata a questão. Se tivessem colocado dois ou três itens com esse final seria uma questão bem desafiadora.

     


ID
319054
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Potência de transmissão e mínima distorção na propagação do sinal são condições que devem ser mantidas dentro de parâmetros suficientes para garantir a integridade dos dados no meio de transmissão em que o sinal já é digital na saída do transmissor. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, não entendi a questão...

    Potência na transmissão e distorção mínima, são caracteristicas que se deseja para todo e qualquer tipo de transmissão.
    Em alguns meios isso é mais facilmente obtido (e.g. Fibra óptica), já em outros mais difícil (e.g. rádio enlace).

    Em qualquer meio de tranmissão se não houver potencia suficiente ou distoção alem do aceital a comunicação não se realizará.

    Tem alguma pegadinha na questão que ainda não entendi?
  • Foi copia e cola daqui:

    http://penta2.ufrgs.br/Eunice/r_enlac.html

    Adicionalmente acredito que o rádio enlace  é o único acima em que o sinal já é digital na saída do transmissor conforme abaixo:

    As principais aplicações de enlaces rádio digital ponto a ponto são:

    • Rede de transporte das operadoras de telefonia fixa e celular. São muito utilizados pelas operadoras de celular na interligação de ERBs com as CCCs.
    • Redes de dados para atendimento de clientes corporativos, principalmente na implantação do acesso.
    • Redes de distribuição de sinais de TV.
    • Provedores de internet.

    Em um enlace rádio digital a informação (voz, dados ou imagens) está em formato digital e é transportada em canais padronizados (PDH ou SDH).

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrdig/pagina_1.asp


ID
319057
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à topologia de redes, considere:

I. Numa sala de espera anuncia-se a senha de número 45. Todas as pessoas escutam, mas somente o portador desta senha dirige-se ao balcão de atendimento.

II. Numa sala de reunião, a lista de presença é passada de mão em mão. Cada um dos presentes preenche seus dados e a repassa ao vizinho, até que a lista seja preenchida por todos.

Analogamente, os casos I e II estão associados, respectivamente, às características de funcionamento das topologias

Alternativas
Comentários
  • BARRAMENTO -> Todos escutam, mas apenas uma estação escreve no canal. Se duas estações tentarem escrever ao mesmo tempo ocorre uma colisão e a comunicação deverá ser reiniciada.
    Geralmente utiliza cabos coaxiais e conectores em T.

    ANEL -> Cada estação funciona como um repetidor, recebendo os bits da estação anterior e replicando da a próxima.
  • Questão muito interessante. Ainda não tinha visto uma desse tipo relacionada à topologia de rede.

    Apesar de parecer simples, exige certo conhecimento das topologias Barramento e Anel para marcar a correta.

     

    Vamos na fé.

  • Excelente questão, não havia visto uma questão referente à topologias tão criativa.. Concordo com o Sávio, apesar da originalidade exige certo grau de conhecimento do assunto.

  • Seguindo também com os elogios... questão muito bem elaborada.

    Parabéns ao examinador.


ID
319060
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto da qualidade de serviço (QoS), o princípio básico: “a qualidade de serviço é garantida através de mecanismos de priorização de pacotes na rede” é uma propriedade da alternativa técnica

Alternativas
Comentários
  • DiffServ ou serviços diferenciados é um método utilizado na tentativa de conseguir qualidade de serviço em grandes redes, como a Internet. O método DiffServ opera sobre grandes volumes de dados em oposição a fluxos ou reservas individuais. Isto implica uma negociação para todos os pacotes de, por exemplo, um ISP, ou universidade. Os acordos resultantes destas negociações são designados de "acordos de nível de serviço" (Service Level Agreements), e envolvem inevitavelmente um preço monetário. Estes acordos especificam que classes de tráfego serão servidas, que garantias são necessárias para cada classe, e qual o volume de dados para cada classe.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/DiffServ
  • Differentiated services or DiffServ é uma arquitetura de computer networking (ip networks) que consiste em um mecanismo para classificar e gerenciar network traffic e fornecer quality of service (QoS). DiffServ pode fornecer baixa latência para tráfico crítico como VoIP e streaming media assim como best-effort para serviços não-críticos como   web traffic & file transfers.

    DiffServ usa 6-bit Differentiated Services Code Point (DSCP) ou Ponto de código para serviços diferenciados no cabeçalho do IP packet (Ip header).
  • a) SBM (Subnet Bandwidth Management).  Protocolo(rfc2814). é uma técnica de sinalização utilizada para gerenciar os recursos da rede (largura de banda). Gerencia os recursos de rede e usa os serviços de controle de admissão (ACS) para tomar decisões de fluxo do tráfego. 

    b) CORRETO

    c) MPLS é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado pelo IETF - Internet Engineering Task Force através da RFC-3031 e opera numa camada OSI intermediária às definições tradicionais do Layer 2 (Enlace) e Layer 3 (Rede), pelo que se tornou recorrente ser referido como um protocolo de "Layer 2,5"

    d)
    O IntServ ou Serviços Integrados é um modelo de implementação do QoS desenvolvido para garantir a qualidade do serviço para fluxos individuais de trafego utilizando para tanto a sinalização fim-a-fim e a reserva de recursos por toda a rede, dos roteadores intermediários até o roteador de destino.

    e)RSVP Protocolo de QoS 
    empregado para fazer reservas utilizado pelo IntServ por exemplo.

ID
319066
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Embora Internet, Intranet e Extranet tenham alguns serviços em comum, a Intranet conta com um recurso exclusivo, aplicável somente ao seu ambiente. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • questão retirada daqui:
    http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas
  • Mais uma questão pessimamente elaborada pela FCC - Fundação Copia e Cola. Esssa informação de que o serviço de compartilhamento de impressora restringe-se a redes locais não é verdadeiro. Veja o google cloud print (http://www.google.com/chrome/intl/pt-BR/p/cloudprint.html)
  • Este é o tipo de questão em que todas estão erradas e você tem que procurar qual é a "menos errada".
  • Comparativo entre as tecnologias:
      INTERNET INTRANET EXTRANET Acesso restrito   sim sim Comunicação instantânea Comunicação externa   Compartilhamento de impressoras     Compartilhamento de dados Rede local (LAN)  
    Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_intranet_e_extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas
  • OK FCC! Anotado!! Impressoras não são compartilhadas pela internet. Tá errado isso, mas fodas. Da próxima vez eu acerto e passo na frente de um montão de gente que estuda e domina o assunto. Afinal de contas, o que importa é passar né?
    Lamentável.
  • Lembrei agora de algumas empresas americanas, principalmente, que já gostam de usar IP's válidos em suas redes locais e PASMEM ! Compartilham impressoras nessas redes, ou seja as impressoras ficam compartilhadas na Internet. Qualquer um pode ir lá e imprimir. Isso não seria compartilhar uma impressora da Intranet na Internet não ? Desde quando impressora não aceita IP válido ? Essa foi foda, parece até que a elaboradora prefere excluir pessoas com experiência na área.

    Essa é a grande diferença do Setor Público para o Privado !
  • Na minha opnião, o item mais correto seria a letra b) "do acesso restrito". Restrito = "apenas pessoal autorizado" ou "com alguma restrição". Como uma intranet é "restrita" a uma "Rede Especifica / LAN" somente usuarios pertences aquela rede poderiam fazer parte da Intranet, caracterizando assim um acesso restrito (restrição fisica).

    A opção a)  "do compartilhamento de impressoras" é totalmente equivocada, conforme expostos por comentários acima.

    As demais opções são caracteristicas triviais das 3 redes citadas no enunciado.

    Bons estudos!
  • Essa FCC é uma fanfarrona... olha o tipo da questão... quem estuda NUNCA acerta uma coisa dessa!
  • Quem elaborou a questão desconhece o Cloud Print e outros recursos disponíveis.


    Questão com ABSOLUTA certeza de estar errada e DEVE ser anulada.


    Querem tirar Leite de pedra...

  • A resposta correta para esta questão é a letra:

    b) do acesso restrito


    As tabelas apresentadas acima estão desatualizadas com o contexto atual. Sendo assim a questão teria mais de uma resposta correta.


  • Esse é tipo de questão em que deve-se olhar para o conceito:

    Acertei olhando para o conceito de Extranet e Internet. Não é possivel acessar uma Impressora que se encontra dentro de uma orgnização.

  • Charles Araújo, como mencionado pelos demais colegas, compartilhar uma impressora não é uma opção exclusiva das Intranetes, eu mesmo já compartilhei impressoras através da Internet.

     

    Questão cataculbal

     

     

     


ID
319069
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Normalmente os métodos de criptografia são divididos em:

Alternativas
Comentários
    • a) chave simétrica e chave assimétrica.
    •  
    • b) chave única e chave múltipla.
      • Tipos de chaves usadas nos algoritmos (cifras) de Cesar e monoalfabetica, respectivamente.
    • c) chave pública e chave privada.
      • Esses são os tipos de chaves utilizadas na criptografia assimétrica.
    • d) cifras de substituição e cifras de transposição.
      • OPÇÃO CORRETA
    • e) DES (Data Encryption Standard) e AES (Advanced Encryption Standard).
      • Esses são algoritmos de criptografia simétrica.
  • a) chave simétrica e chave assimétrica.
    Isso seria tipo de criptografia?
  • Segundo o livro  "Criptografia de Segurança de Redes - William Stallings", criptografias simétrica e assimétrica são formas de criptografia.
  • Acredito que o erro da (A) está no uso da palavra "chave". "Criptografia simétrica e criptografia assimétrica" são diferentes de "chave simétrica e chave assimétrica".
  • Questão padrão FCC de cretina.

    O item "a" é o correto. Os algoritmos de criptografia são divididos em dois grandes grupos: de chave simétrica e de chave assimétrica.

    Dentre os algoritmos de chave simétrica existem aqueles que são cifras de substituição, cifras de transposição e todos os usados atualmente realizam substituições, transposições e outras operações ainda para codificação da mensagem.
  • O gabarito está correto.
    A criptografia clássica é dividida em cifras de substituição e cifras de transposição, e a criptografia moderna é uma combinação de substituições, transposições e funções.
    Para resumir: A Criptologia está dividida em Criptografia e Criptoanálise. A Criptografia está dividida em Códigos, Cifras e Estenografia. As Cifras estão divididas em de Substituição e de Transposição. As Cifras de Substituição estão divididas em Monoalfabéticas e Polialfabéticas.

    Fonte: Slides do meu curso de SegInfo cuja base é o livro do S
    tallings
  • Resposta: Letra D

    Métodos de Operação:

               1- Substituição: As técnicas de substituição mapeiam elementos de texto claro (caracteres, bits, grupo de bits ou letras) em elementos de texto cifrado.

                2- Transposição: Transpõem sistematicamente as posições dos elementos do texto claro.

    Fonte: Curso Criptografia - Professor Gustavo Vilar

  • LETRA D CORRETA.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.483),"Historicamente, os MÉTODOS de criptografia têm sido divididos em duas categorias: as cifras de substituição e as cifras de transposição."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • Classificação dos algoritmos

    •Número de chaves

    –Simétricos, Assimétricos

    •Métodos de operação

    –Substituição e Transposição

    •Modo de processamento

    –Cifradores de Bloco, Cifradores de Fluxo

  • nem vou colocar essa questão no resumo, o pior é a galera tentando justificar...em que momento a questão colocou "quanto aos tipos de operações"? questão sem noção mesmo como o colega falou, que não avalia o candidato e torna o concurso uma loteria


ID
319072
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao sistema de arquivos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Cada partição deve ser formatada com apenas um tipo de sistema de arquivos, seja NTFS, EXT3, FAT etc.
  •  
    Partições Podemos dividir um disco rígido em várias partes ou partições, onde cada partição é independente das outras, ou seja, cada partição pode ter o seu próprio sistema de arquivo. Isto significa que uma partição do disco não interfere nas outras partições. Podemos, por exemplo, instalar o Linux em uma partição e o Windows em outra partição.
    Um disco pode ser dividido em até 4 partições. Uma partição pode ser primária ou estendida. Sendo que, no máximo, apenas uma partição pode ser do tipo estendida. 
  • Esse gabarito está certo? Uma partição não pode ser formatada com vários sistemas de arquivos. É um ou outro. Então não existe isso de coexistência de sistemas de arquivos. Resposta menos absurda nessa questão é apenas a letra C. Aceito qualquer lição sobre o tema aqui.
  • Ao colega acima, vale lembrar que a questão pede a alternativa "INCORRETA"
  • Um disco pode ser dividido em até 4 partições primárias e uma estendida.

    Fonte: Slides Sistemas de Arquivos - Prof. Gustavo Vilar.

    Provas de TI.


ID
319075
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

É um sistema de arquivos distribuídos que compartilha arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede e tem por finalidade tornar o acesso remoto transparente para o usuário do computador, pois quando o usuário chama um arquivo ou diretório no servidor, lhe parece estar acessando localmente. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • NFS é um protocolo de compartilhamento de arquivos e impressoras
  • GAB: C

     

    a) NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, 7, Server -- 2003 e 2008)

     

    b) Ext2 (Second Extended file system) é um sistema de arquivos para dispositivos de blocos (disco rígido, disquete, pen drive)

     

    c) NFS (acrônimo para Network File System) é um sistema de arquivos distribuídos desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems, Inc., a fim de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede, formando assim um diretório virtual

     

    d) Ext3 (Third Extended file system) é um sistema de arquivos desenvolvido por Stephen C. Tweedie para o Linux, que acrescenta alguns recursos ao Ext2, dos quais o mais visível é o journaling.

     

    e) SWAP. No Linux, a partição swap é uma extensão da sua memória RAM. Se você tem 16 Mb de RAM e 16 MB de Swap, você possui 32 Mb de memória virtual. Uma partição swap única pode ter no máximo 128Mb.


ID
319078
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação à programação estruturada, considere:

I. É uma técnica de desenvolvimento que enfatiza a abstração, que é a habilidade de se concentrar nos principais aspectos de um algoritmo, em vez de se preocupar com as suas especificações.

II. Qualquer algoritmo, independentemente da área de aplicação, de sua complexidade e da linguagem de programação na qual será codificado, pode ser descrito através do número restrito de mecanismos de controle da execução de programas.

III. Sequência, seleção e iteração constituem os blocos elementares de código que se interligam para formar um programa.

IV. É uma técnica que aumenta consideravelmente a velocidade de desenvolvimento dos programas graças à utilização dos conceitos de herança e polimorfismo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. É uma técnica de desenvolvimento que enfatiza a abstração, que é a habilidade de se concentrar nos principais aspectos de um algoritmo, em vez de se preocupar com as suas especificações. 
    Errado. É POO.

    IV. É uma técnica que aumenta consideravelmente a velocidade de desenvolvimento dos programas graças à utilização dos conceitos de herança e polimorfismo. 
    Errado . é POO.
  • Parece que a questão foi elaborada com a mesma bibliografia que utilizaram aqui: http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/EA876/apostila/HTML/node7.html
  • Julguei o item III errado, visto que eu tenho a seguinte definição sobre programação estruturada:

    Sequência, Decisão e iteração constituem os blocos elementares de código que se interligam para formar um programa.

    Não "seleção" como foi informado.

    Alguém descorda?

  • Adriano Rabbit, para a Programação Estruturada, "seleção" e "decisão" são a mesma coisa, são sinônimos. assim como "repetição" e "iteração".


ID
319081
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na programação orientada a objetos, subprogramas (ou subrotinas) são encapsuladas nos próprios objetos e passam a designar-se

Alternativas
Comentários
  • Entenda subprograma como procedimento, método ou função.
  • O que achei estranho foi a escrita "...e passam a designar-se"...  Na verdade uma função, uma operação ou coisa similar não é chamado de MÉTODO, indepentemente de estar encapsulada ou nao???

     

    Alguém me tira essa dúvida por favor

  • Subprogramas ou sub-rotinas encapsuladas em objetos são os famosos métodos. 


ID
319084
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na orientação a objetos, é um recurso que serve para inicializar os atributos e é executado automaticamente sempre que um novo objeto é criado:

Alternativas
Comentários
  • Só quero relembrar que Construtor não é um método, segundo o livro de OCJP.

    Características de um Construtor:
    1. não tem tipo de retorno
    2. não pode ser chamado a qualquer momento, somente quando o objeto é criado (usando a palavra reservada new).
    3. precisa necessariamente ter o nome da classe.

ID
319087
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a projetos orientados a objetos, considere:

I. É uma estratégia de projeto em que o projetista pensa em termos de coisas em vez de funções.

II. A funcionalidade do sistema é expressa em termos de serviços oferecidos pelos objetos.

III. Objetos se comunicam por passagem de mensagem, eliminando áreas de dados compartilhados.

IV. O objetivo é implementar os requisitos, a partir do desenvolvimento de um modelo orientado a objeto de um sistema de software.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Sommerville(2003) diz no Capítulo 12 - Projeto Orientado a Objetos ( páginas 220-240) que :
    • O projeto orientado a objetos é um estratégia de projeto em que os projetistas de sistemas pensam em termos de 'coisas', em vez de operações ou funções;
    • O estado do objeto possui um conjunto definido de operações uqe fornecem serviços (métodos de chamada) para outros objetos ( clientes), que os requisitam quando alguma computação é necessária;
    • As comunicações com objetos são implementadas diretamente como mensagens;
    • O Projeto Orientado a Objetos se dedica a desenvolver um modelo orientado a objetos de um sistema de software para implementar os requisitos identificados. Os objetos em um POO estão relacionados à solução do problema que está sendo resolvido.

    Questão com todas afirmativas corretas.

    Gabarito : LETRA E
  • Se alguém ficar em dúvida na primeira é só pensar que a orientação a objetos pensa em termos de coisa enquanto a análise estruturada pensa em funções
  • O Projeto Orientado a Objetos se dedica a desenvolver um modelo orientado a objetos de um sistema de software para implementar os requisitos identificados. Os objetos em um POO estão relacionados à solução do problema que está sendo resolvido.

    IV O objetivo é implementar os requisitos, a partir do desenvolvimento de um modelo orientado a objeto de um sistema de software. Errada

    Projeto não implementa nada, Na fase de projeto apenas é realizado o modelo de projeto. Projeta-se como será implementado, mas não tem como objetivo implementar, pois nesta fase não implementa.

    Em Rup, temos a disciplina implementação em todas fases: Concepção, Elaboração, Construção, Transição. Porém a disciplina Análise e Projeto não é responsável por implementação.

ID
319090
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Multiplicando-se os hexadecimais A3 e C5, obtém-se

Alternativas
Comentários
  • Em hexadecimal A = 10, B = 11, C = 12, D = 13, E = 14, F = 15

    Transformar A3 e C5 em decimal:

    A3 (16) = 10x161+ 3x160 = 163 (10)
    C5 (16) = 12x161+5x160 = 197 (10)

    A3 (16) x C5 (16) = 163 (10) x 197 (10) = 32111 (10) = 
     

    Transformar 32111 (decimal) em hexadecimal:

    32111 / 16 = 2006 com resto (15)
    2006 / 16 = 125 com resto (6)
    125 / 16 = 7 com resto (13)
    32111 (10) = 7D6E (16)

  • Somente corrigindo a resposta do colega Pollyanderson, que aliás explicou a questão de uma forma muito boa ao meu ver,  ao invés de 7D6E o resultado é 7D6F pois o número 15 em hexadecimal é correspondente a letra F.
  • 0-0000  
    1-0001
    2-0010
    3-0011                                               
    4-0100                                                
    5-0101
    6-0110
    7-0111
    8-1000
    9-1001
    A-1010
    B-1011
    C-1100
    D-1101
    E-1110
    F-1111

                A        3
    A3 = 1010 0011
                 C       5 
    C5 = 1100 0101


                                     128 64    32   16    8      4      2      1    
    A3 = 10100011 =  1      0      1      0      0      0      1      1   = 128+32+2+1 = 163
                                                                                                                                                                163 x 197 = 32111
                                     128 64    32   16     8      4      2      1  
    C5 = 11000101=  1      1       0      0      0      1      0      1   = 128+64+4+1= 197


    Transformando 32111 para binário:

                                            Resto
    32111/2 = 16055         1 
    16055/2 = 8027           1                                   =    F                  A resposta já fica evidente sabendo-se que o final é F6!!!
    8027/2   = 4013           1                                                              Em concursos não se pode perder tempo!
    4013/2   = 2006           1
    -----------------------------------------------------------                                                                                                     
    2006/2   = 1003           0
    1003/2   = 501             1                                    = 6
    501/2     = 250             1                        
    250/2     = 125             0
    -----------------------------------------------------------
    125/2     = 62               1
    62/2       = 31               0  
    31/2       = 15               1
    15/2       = 7                 1
    7/2         = 3                 1
    3/2         = 1                 1
  • Primeiro, devemos converter todos os elementos envolvidos para uma mesma base fácil de fazer a conta. No caso, para a base decimal. 

    A conversão de hexadecimal para decimal eh feita atribuindo-se pesos, começando em 1, elevando-se ao expoente 16, da direita para a esquerdas dos respectivos elementos hexadecimais. Ao final, somam-se os resultados. No caso de A3 foi 163. Veja:

    A              3

             x

    16             1

    160    +     3     =    163

    Em C5 fazemos o mesmo processo, obtendo-se 197, como a seguir:

    C              5

            x

    16             1

    192    +     5     =    197

    Agora, eu multiplico os resultados 163   *  197 = 32111, que eh o mesmo que A3*C5.

    Agora, farei o processo inverso, ou seja, converter o decimal 32111 para hexadecimal. Basta eu fazer divisões sucessivas por 16 até o resto ser menor que 16. 

    32111 | 16       

                2006

      15 

               2006 | 16

                         125

      6

                         125 | 16

                                   7

    13

    Pois bem. Feito isto, vou pegando os números ao contrário, começando do valor final, 7, até os restos(no caso, 13, 6 e 15), convertendo-os para as letras do alfabeto quando necessário(considerando que A=10, B=11, C=12, D=13, E=14 e F=15).

    Fica:

    7 = 7; 13 = D; 6 = 6; 15 = F

    Resultado: 7D6F.

  • Multiplicação direta em Hexa:

        a3     *
        c5

        32F    +
      7A4
    -------
      7D6F     

    1:  3*5 =F

    2:  A*5 = 50(decimal) = x32 
    3:  C*3 = 36 (decimal) = x24   (baixa o 4 e vai 2)

    4: C*A+2=122(decimal) =  x7A

     

    Tabela:    
           
        16x2 = 32
        16x3 = 48
        16x4 = 64
        16x5 = 80 
        16x6 = 96
        17x7 = 112     
        
        a = 10
        b = 11
        c = 12
        d = 13
        e = 14
        f = 15


ID
319093
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O resultado de 15AF subtraído de 17FA, em hexa, é

Alternativas
Comentários
  • Em hexadecimal A = 10, B = 11, C = 12, D = 13, E = 14, F = 15

    Transformar 17FA e 15AF em decimal:

    17FA (16) = 1x163+7x162+15x161+10x16= 4096+1792+240+10 = 6138 (10)
    15AF (16) = 1x163+5x162+10x161+15x160 = 4096+1280+160+15 = 5551 (10)

    17FA (16) - 15AF (16) = 6138 (10) - 5551 (10) = 587 (10)
     

    Transformar 587 (decimal) em hexadecimal:

    587 / 16 = 36 com resto (11)
    36 / 16 = 2 com resto (4)

    587 (10) = 24B (16)



     

  • Quando são duas parcelas, eu faço o seguinte:

    17FA
    15AF
    -------
    024B


    Dígito a dígito (em hexadecimal):

    A - F não pode. Pede emprestado. Vem a base (16). A=10 e F=15. Como veio a base, somo 16 ao A (=10) totalizando 26. Subtraio 26 de 15 = 11 (=B).

    Como F emprestou para o A, agora ele vale um a menos = E. Daí, E - A ,ou 14 - 10 = 4.

    7 - 5 = 2

    1 - 1= 0
  • 1            5           A         F

                   x

    4096    256       16         1

    4096 + 1280 +160  +    15  = 5551

    1            7           F           A

                         x

    4096    256        16           1

    4096 +1792  +  240   +   10 = 6138

    6138 - 5551 = 587

    587 | 16

     11   36 | 16

                    2

    4

    24B



ID
319096
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Responsável por obter os dados enviados pela camada de Sessão e transformá-los em segmentos de dados que serão repassados para a camada de Rede. Trata-se da camada

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode ser facilmente resolvida com o conheciomento dos PDUs (Protocol Data Unit) de cada camada, conforme relacionado abaixo:

    Camada física-> Bit
    Camada de enlace-> Quadro ou Frames
    Camada de rede-> Pacote
    Camada de transporte-> Segmento
  • enviados pela camada de Sessão e transformá-los em segmentos de dados (transporte) que serão repassados para a camada de Rede

ID
319099
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No padrão IEEE 802.11, o tempo mínimo de transmissão entre quadros varia de acordo com o tipo. O tempo mínimo a ser usado por quadros de dados e gerenciamento implementando QoS e por quadros de controle do tipo RTS é categorizado como

Alternativas
Comentários
  • De que fonte a banca tirou essa resposta? de acordo com o Tanenbaum, página 319, quarta edição, Short InterFrame Space - SIFS é o menor intervalo entre frames, e é usado para envio de quadros de controle, como CTS, ACK e RTS. O livro sequer cita AIFS.
  • A questão cita o padrão IEEE  802.11  e  QoS ( Qualidade de Serviço) . Então, ela está  se referindo especificamente ao  padrão IEEE 802.11e, que inclui o AIFS, com todas as características  citadas no enunciado.  
  • Pegadinha do Cespe.
    Quem nunca tinha ouvido falar do 802.11e, errou a questão (inclusive eu).
    Acontece que quando se relaciona o 802.11 com o QoS, aparece ai o AIFS (Arbitration InterFrame Space), que é o menor tempo entre o meio livre e o começo da transmissão de um quadro ou do backoff. (equivalente ao DIFS do DCF).
    Portanto, alternativa D é a correta.
    Fonte: http://www.lee.eng.uerj.br/~rubi/cursos/rcsf/Parte2c.pdf
  • A questão deveria ser anulada porque está equivocada. Referência: Tanembaum, Computer Networks, 5th ed

    The short interval, AIFS1 , is smaller than DIFS butlonger than SIFS. It can be used by the AP to move voice or other high-priority

     The shortest interval is <b>SIFS (Short InterFrameSpacing)</b>. It is used to allow the parties in a single dialog the chance to go first.Examples include letting the receiver send an ACK, other control frame sequenceslike RTS and CTS, or letting a sender transmit a burst of fragments
  • A resposta correta seria a b) Short InterFrame Space (SIFS) se o enuncionado tivesse omitido "gerenciamento implementando QoS", pois se trataria do padrão IEEE 802.11 puro, e não de um específico. Mas, em se tratando do gerenciamento implementado QoS, estamos falando do padrão 802.11e, pois nele o intervalo entre quadros AIFS (Arbitration InterFrame Space) substitui o intervalo entre quadros DIFS (Distributed coordinated function InterFrame Space) da função DCF (Distributed coordinated function) do padrão 802.11, e nem ao menos cita o SIFS.

    fonte: http://www.sbrc2007.ufpa.br/anais/2007/WGRS01%20-%2001.pdf (página 16).
  • é, mas pra quê a banca inventa de cobrar um padrão que não está no Tanenbaum?

    Tinha só Redes no edital?

    Ou a banca quis loterizar a questão, fazendo o povo chutar?

    Queimou a questão, sendo que poderia ter sido uma questão excelente se tivesse sido alinhada ao livro, a primeira cobrando estes intervalos, garanto que nenhuma apostila de cursinho nessa época tinha estes intervalos... Mas foi misturar com esse 802.11e e extrapolou o conteúdo...


ID
319102
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No endereçamento IP (IPv4), a faixa compreendida entre 127.0.0.0 a 127.255.255.255, inclusive os extremos, tem seu uso classificado como

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    E o número mais comum é o 127.0.0.1 que está disponível inclusive no arquivo HOSTS dentro da pasta Windows, que pode direcionar acessos a sites bloqueados para a própria máquina, ou seja, o usuário não consegue acessar. A seguir, um trecho do arquivo HOSTS.

    # For example:
    #
    #      102.54.94.97     rhino.acme.com          # source server
    #       38.25.63.10     x.acme.com              # x client host
     
    # localhost name resolution is handled within DNS itself.
    # 127.0.0.1       localhost
    # ::1             localhost
    # Start of entries inserted by Spybot - Search & Destroy
    127.0.0.1 www.007guard.com
    127.0.0.1 007guard.com
    127.0.0.1 008i.com
    127.0.0.1 www.008k.com
  • Não há dúvida que B é a única resposta possível, mas há afirmação "inclusive os extremos" é incorreta pois os extremos não fazem loopback:

     C:\>ping 127.0.0.0Disparando 127.0.0.0 com 32 bytes de dados:Falha geral.Falha geral.Falha geral.Falha geral.Estatísticas do Ping para 127.0.0.0:    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 0, Perdidos = 4 (100% de perda),C:\>ping 127.255.255.255Disparando 127.255.255.255 com 32 bytes de dados:Esgotado o tempo limite do pedido.Esgotado o tempo limite do pedido.Esgotado o tempo limite do pedido.Esgotado o tempo limite do pedido.Estatísticas do Ping para 127.255.255.255:    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 0, Perdidos = 4 (100% de perda), 

  • a questão não foi cancelada?
  • Dáum desconto pessoal... É questão da Carlos Chagas neh?!?!?! ;-)

    Banquinha sem vergonha..
  • o 127 é reservado para loopback.

    questão correta.
  • Boa fonte


    []'s
  • A questão não tem por que ser cancelada. Não possui nenhum erro. Vamos estudar mais ao inves de só reclamar.


ID
319105
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos


Cada analista trabalhando em um projeto tem um e
somente um gerente, mas cada gerente de um projeto pode
gerenciar muitos analistas e cada gerente de um analista pode
gerenciar esse analista em mais de um projeto.

A respectiva cardinalidade nos lados das entidades Gerente, Analista e Projeto é representada no MER como

Alternativas
Comentários
  • Nesses relacionamentos ternários uma forma fácil de descobrir a cardinalidade é associar as entidades 2 a 2. Sendo assim, podemos pensar que dado Gerente+Analista, eles poderão estar associados a N Projetos, pois um Gerente pode gerenciar mais de um projeto e um Analista pode trabalhar em mais de um projeto também.

    Agora com Analista+Projeto, esse par só poderá estar relacionado a um Gerente, pois não existem Projetos onde 2 Gerentes atuam.

    Por fim, dado Gerente+Projeto, o par poderá estar relacionado a N Analistas, pois vários Analistas podem trabalhar em um Projeto.

    Então fica 1:N:N
  • Eu interpretei que um analista está em UM projeto, conforme o seguinte:

    "CADA analista trabalhando em UM projeto"

    Então as relações são as seguintes:

    Projeto-Analista é 1:N
    Gerente-Analista é 1:N
    Gerente-Projeto é 1:N


    Então, 1 gerente tem "N" projetos e "N" analistas
  • A leitura da cardinalidade do relacionamento ternário entre (Projeto, Analista e Gerente) deve ser feita da seguinte forma:

    - Para cada par (Projeto, Analista), quantas instâncias de Gerente podem existir? Apenas uma (1), pois "Cada analista trabalhando em um projeto tem um e somente um gerente";

    - Para cada par (Projeto, Gerente), quantas instâncias de Analista podem existir? N, pois "cada gerente de um projeto pode 
    gerenciar muitos analistas";

    - Para cada par (Analista, Gerente), quantas instâncias de Projeto podem existir? N, pois "cada gerente de um analista pode 
    gerenciar esse analista em mais de um projeto".

    Portanto, a resposta correta, é 1:N:N.

  • d-

    Gerente, Analista e Projeto - 1:N:N.

    1 Gerente para N Analistas para N Projetos


ID
319108
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos


Cada analista trabalhando em um projeto tem um e
somente um gerente, mas cada gerente de um projeto pode
gerenciar muitos analistas e cada gerente de um analista pode
gerenciar esse analista em mais de um projeto.

A passagem do modelo de dados conceitual para o modelo lógico relacional normalizado derivará em

Alternativas
Comentários
  • A resposta são 4 tabelas e ele só cita 3: Gerente, Gerencia Analista e Projeto.
    Como assim?
  • Na verdade na provra orginal está correta: quatro tabelas representando: Gerente, Gerencia, Analista e Projeto.
  • alguem explica melhor ai essa questao, eu nao entendi!

    acertei a cardinalidade, mas nao consegui resolver
  • Creio que a solução seria esta rabiscada abaixo.
    A tabela Gerencia teria três chave estrangeiras uma para cada tabela. Adicionei as cardinalidades da questão Q106366

    |Gerente| --1---------|Gerencia|---------N-- |Projeto|
           |Analista| --N--------^
  • Meu raciocínio foi o seguinte:

    A questão diz que cada analista que trabalha em UM projeto tem somente UM gerente. Logo podemos admitir que um analista pode trabalhar em N projetos, assim como projetos podem ter N analistas.

    Partindo desse raciocínio temos então duas tabelas: ANALISTA e PROJETO com relacionamento N:N, gerando uma TABELA ASSOCIATIVA (ANALISTA_PROJETO). Neste caso a tabela GERENTE terá uma relacionamento com esta tabela associativa, que pelas respostas fornecidas a FCC chamou de GERENCIA

    Logo, são quatro tabelas no modelo: ANALISTA, PROJETO, ANALISTA_PROJETO(GERENCIA) e GERENTE.

    Resposta letra E




  • Discordo do colega Mayko.

    Se na questão de cardinalidade a resposta correta indica que só tem um gerente por projeto, a tabela projeto deve ter uma FK apontando para gerente, e não na tabela analista_projeto. 

    Se deixarmos a FK para gerente na tabela analista_projeto, o modelo não estará na segunda forma normal, e a questão pede um modelo normalizado.

    Para mim, a resposta correta seria: gerente, analista, projeto, e analista_projeto.
  • A principio eu acreditava que o esquema envolveria somente 3 tabelas, como segue abaixo:
    Funcionario(
    FNum int Primary Key,
    FNum varchar(100),
    GNum,
    Foreign Key (GNun) References Funcionario(FNum)
    );
    Projeto(
    PNum int Primary Key
    PNome varchar(100) Unique
    );
    Funcionario_Projeto(
    PNum int, 
    FNum int,
    GNum int,
    Primary Key (PNum, FNum, GNum)
    Foreign Key (PNum) References Projeto (PNum),
    Foreign Key (FNum) References Funcionario (FNum),
    Foreign Key (GNum) References Funcionario (FNum)
    );
    Porém, cheguei a conclusão que este esquema não é válido, pois no enunciado da questão, os requisitos não especificam que um Gerente do projeto é uma entidade Funcionário. Como essa afirmação não é considerada na questão, necessitamos de uma tabela adicional que representará a nossa entidade gerente.

    Abraços a todos, e bom estudo.
  • Mayko Gob está correto, relacionamento N:M entre ANALISTA e PROJETO, a regra é clara, resulta em nova relação. Fonte: Sistemas de Banco de Dados, 6ed, Navathe.


ID
319111
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quando da movimentação de materiais surge uma exceção que é a emissão de ordem de compra quando o estoque ficar abaixo do mínimo recomendado. Assim, a representação dessa situação no Diagrama de Caso de Uso é um relacionamento de

Alternativas
Comentários
  • Isso seria uma extensão, representada pelo esteriótipo <<EXTEND>>

    Note o exemplo:

    http://img814.imageshack.us/img814/5643/uml1.png

    Nesse caso, ao encerrar a conta temos dois casos excepcionais. Caso o usuário tenha dinheiro na conta ele deve fazer um saque. Caso o usuário tenha algum débito ele deve fazer um depósito.

    Já uma relação de inclusão é como a chamada de uma função|método|subprograma. Sempre irá acontecer.

  • Caso de Usos (Extensão) - Utilizado para expressar diferente sequências entre casos de uso (caminhos alternativos ou exceções). Representa um comportamento opcional, que só ocorre sobre certas condições.

    Caso de Usos (Inclusão) - Possibilita a subdivisão de casos de uso, bem como evita a descrição de uma mesma sequência de interações. Permite agrupar funcionalidades comuns em um ponto único de utilização.

    Caso de Usos (Generalização) - Pode existir entre dois casos de uso ou dois atores. Permite que se herde características de outro mais genérico.


ID
319114
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um detalhe importante que deve ser especificado para os atributos e operações das classes é a visibilidade. Desta forma, os símbolos: + (sinal de mais), # (sinal de número), - (sinal de menos) e ~ (til) correspondem respectivamente a:

Alternativas
Comentários
  • + publico
    # protegido (  dentro das grades )
    - privado
    ~ pacote ( a corda de amarrar o saco )
    / derivado
    estático
    abstrato
  • +  púbico
    # protegido
    - provado
    ~ pacote
  •  Privado (-): significa que os objetos da classe detentora do atributo ou método poderão enxergá-lo ou utilizá-lo.

    Protegido (#):  determina que além dos objetos da classe detentora do atributo ou método também os objetos de suas subclasses poderão ter acesso ao mesmo.

    Pública (+): determina que o atributo ou método pode ser utilizado por qualquer objeto.

    Pacote (~):  determina que o atributo ou método é visível por qualquer objeto dentro do pacote. 

ID
319117
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na máquina de estados, transição é

Alternativas
Comentários
  • Transição: O relacionamento entre dois estados, indicando que o objeto que está no primeiro estado irá passar para o segundo estado mediante a ocorrência de um determinado evento e em certos casos uma condição.
  • Simple composite protocol state Runnable.
    Na máquina de estados cada estado e uma caixa e as setas são as transições e são elas que relacionam um estado com outro.

    http://www.uml-diagrams.org/state-machine-diagrams.html#behavioral-transition
  • A palavra "relacionamento" foi usada sem precisão técnica, ajudando a confundir a questão. No UML existe 4 tipos de relacionamento:

    Associação;
    Dependência;
    Generalização e;
    Realização

    Todas estão incorretas, mas acho que a alternativa "B" é a "mais correta" nesta questão.
  • Transição: Um relacionamento entre dois estados indicando que um objeto no primeiro estado realizará determinadas ações e passará para o segundo estado quando um evento específico ocorrer e as condições forem satisfeitas.

    Estado: Uma condição ou situação ao longo da vida de um objeto, durante a qual ele satisfaz alguma condição, realiza uma atividade ou aguarda algum evento.

    Evento: A especificação de uma ocorrência significativa, que tem uma localização no tempo e no espaço; no contexto de uma máquina de estados, a ocorrência de um evento é capaz de ativar a transição de um estado.

    (Fonte: UML - Guia do Usuário, 2ª edição, Glossário)

    a) Transição.

    b) Estado.

    c) Evento.

    Gabarito letra "A".


  • Os estados estão associados a outros pelas transições.

    Uma transição é mostrada como uma linha conectando estados, com uma seta apontando para um dos estados.

    Bons estudos!
  • "Um relacionamento entre dois estados indicando que um objeto no primeiro estado realizará determinadas ações e passará ao segundo estado quando um evento especificado ocorrer e as condições forem satisfeitas"


    UML, Guia do Usuário (Booch, Rumbaugh, Jacobson) Pág. 506.

ID
319120
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No PMBOK (4ª edição), os métodos de séries temporais são

Alternativas
Comentários
  • Métodos de séries temporais -  São métodos de previsão que usam os dados históricos como base para estimar os resultados futuros. Exemplos de métodos nesta categoria podem incluir valor agregado, média móvel, extrapolação, previsão linear, estimativa de tendências e curva de crescimento.
    Ainda temos os seguintes métodos de previsão:
    - Métodos causais/econométricos - Alguns métodos de previsão usam a premissa de que é possível identificar os fatores subjacentes que podem influenciar a variável que está sendo prevista. Por exemplo, as vendas de guarda-chuvas podem estar associadas às condições climáticas. Se as causas forem entendidas, é possível fazer projeções das variáveis que as influenciam e usá-las na previsão. Exemplos de métodos nesta categoria incluem: análise de regressão linear ou não-linear, média móvel autorregressiva (ARMA) e econometria.
    - Métodos subjetivos. Os métodos de previsão subjetiva incorporam intuições, opiniões e provavelmente, estimativas. Exemplos de métodos nessa categoria são previsões compostas, pesquisas de opinião, método Delphi, criação de cenários, previsão tecnológica e previsão por analogia.
    - Outros métodos. Outros métodos podem incluir simulação, previsão probabilística e previsões por conjunto.

ID
319123
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No gráfico do modelo iterativo RUP, a modelagem do negócio e a implementação têm sua maior porção representada, respectivamente, nas fases

Alternativas
Comentários
  • Consultar o gráfico das baleias.

  • Gráfico das Baleias
  • Fases do RUP:

    •Indicam a ênfase que é dada ao projeto em um momento específico.

    •Um projeto é dividido em quatro fases:

    1.Concepção (ou Iniciação) : ênfase no escopo do sistema;

    2.Elaboração: ênfase na arquitetura;

    3.Construção: ênfase no desenvolvimento;

    4.Transição: ênfase na implantação.

  • Como que a pessoa batendo o olho no gráfico de baleias(do modelo iterativo) vai determinar que a análise de negócios têm sua maior porção representada na concepção ou na elaboração? Se por um lado a altura é maior na concepção a largura é maior na elaboração. 

     

    Por curiosidade analisei o bitmap e aproximando os dois trechos a trapézios a conclusão que cheguei foi diferente da tirada pela FCC.

     

    Na prática isso vai variar de projeto pra projeto. Têm projetos que se alongam mais ou menos nas fases de concepção e de elaboração e e também projetos em que o envolvimento do analista de negócios na fase de elaboração é maior ou menor.

     

    Enfim questão muito mal elaborada.

     

  • inception & contruction

    Concepção é a parte em que os stakeholders combinam o escopo do projeto e se é viavel. Construção é a fase tecnica, na qual implementação (codigo, testes etc) acontece

  • questão errada. Pelo gráfico não é a letrar B

  • Letra B sim!!

    Ele falou respectivamente! então primeiro Modelagem de Negócio depois Implementação!


ID
319126
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Related Process Areas, Introductory Notes e Purpose Statements são componentes informativos do CMMI (versão 1.2) associados às

Alternativas
Comentários
  • Os componentes das áreas do processos são agrupados em três categorias:
    1. Componentes requeridos: o que umaorganização DEVE realizar para implementar uma área de processo. Os componentes requeridos são as mateas específicas e as metas genéricas

    2. Componentes esperados:  O que uma organização PODE implementar  para satisfazer um componente requerido. São constituidos por práticas específicas e práticas genéricas

    3.  Componentes informativos:  Fornecem detalhes às organizações para auxiliá-las na implementação dos componentes requeridos e esperados.
  • Áreas do Processo Relacionadas (Related Process Areas): é um componente informativo que apresenta referencias as áreas dos processos relacionadas e refletem o relacionamento de alto nível entre as áreas do processo. 

    Notas Introdutórias (Introductory Notes): é um componente informativo que descreve os principais conceitos abordados na área do processo.

    Declaração de propósito (Purpose Statements): é um componente informativo da área de processo. 

ID
319129
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Se, no conceito Cobit (versão 4.1) DS4 - Entregar e Suportar - Assegurar a continuidade dos serviços, a responsabilidade solidária pelo gerenciamento da continuidade dos serviços está clara, então isso indica que o nível de maturidade alcançado é considerado

Alternativas
Comentários
  • Assegurar a continuidade de serviço
    Assegurar um impacto minimo nos negócios no caso de uma interrupção nos serviços de Ti

    0 Inexistente:
    Não há entendimento dos riscos, vulnerabilidades e ameaças as operações de TI ou o impacto de perda dos serviços de TI nos negócios.

    1 Inicial/Ad Hoc
    As responsabilidades para a continuidade dos serviços são informais e a autoridade para exercer essas responsabilidades  é limitada. O foco da direção está relacionados aos recursos de infraestrutura e não aos serviços de TI

    2 Repetível, porém intuitivo
    A responsabilidade de assegurar a continuidade do serviço é estabelecido. Relatórios de disponibildiade são esporáticos, podem ser incompletos e não levar em consideração o impacto nos negócios. Não existe um plano de continuidade de de TI documentado.

    3 Processo Definido
    A responsabildiade solidária pelo gerenciamento de continuidade de serviço está clara. A responsabilidade pelo palenjamento e pelos testes de continuidade de serviço é claramente definido e atribuido. O plano de continuidade é documentado e baseia-se na importancia do sistema e no impacto dos negócios.

    4 Gerenciado e Mensurável
    As responsabilidade e os padrões  para a continuidade de serviços são impostas. A responsabilidade por manter o plano de continuidade de serviço é atribuida. Dados estruturados sobre a continuidade de serviço estão sendo coletados, analisados, relatados e gernado açoes. É dado treimamento obrigatório e formal.

    5 Otimizado
    Processos integrados com a continuidade de serviço, consideram a comparação com o mercado e as melhores práticas existentes. O plano de continuidade de TI  é integrado ao plano de continuidade de negócio e é rotineiramente mantido
  • Apenas ressaltando o comentário do colega:

    A responsabildiade solidária pelo gerenciamento de continuidade de serviço está clara. A responsabilidade pelo palenjamento e pelos testes de continuidade de serviço é claramente definido e atribuido. O plano de continuidade é documentado e baseia-se na importancia do sistema e no impacto dos negócios.

    Logo, letra e (processo definido)

ID
319132
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Dentro do gerenciamento de mudanças do ITIL, considere:

I. RFC - Request for Change.

II. FSC - Foward Schedule of Changes.

III. PSA - Project Service Availability.

IV. SLA - Service Level Agreement.

É correto que

Alternativas
Comentários
    • RDM - Requisição de Mudança (RFC - Request for Change)

      Requisição usada para registrar detalhes de um pedido de mudança de qualquer IC (Item de Configuração) e/ou ativo de serviço.

    • PFM - Programação das Futuras Mudanças (FSC - Forward Schedule of Changes)

    Plano que contém detalhes de todas as Mudanças aprovadas para implementação e as datas propostas para sua realização

    • DPS - Disponibilidade projetada de serviço (PSA - Projected Service Availability)

    Contém detalhes das mudanças no aspecto da disponibilidade do serviço por causa da PFM - Programação das Futuras Mudanças (FSC- Forward Schedule of Changes).

    DPS deve ser acordado (combinado) com os clientes relevantes dentro do negócio, com a gerência do nível de serviço, com o service desk e com a gerência da disponibilidade. Uma vez que acordada, o service desk (central de serviço) deve comunicar todo o downtime (parada no serviço) adicional do planejamento à comunidade de usuário.

    Fonte: http://teamproject.com.br/trial2/wiki/14/Gest%C3%A3o_de_Mudan%C3%A7a

  • do timaster....
    "
    questao retirada do link abaixo

    http://www.mainframebrasil.com.br/upload/upload//Resumo_ITIL_FOUNDATION.doc

    "FSC (Foward Schedule of Changes) é a agenda programada para mudanças.
    PSA (Project Service Availability) possui detalhes das mudanças para
    atender as SLA’s devido a FSC."

    Examinador ainda passou por cima do erro do "Foward" :)
    "
  • Outra questão fajuta da FCC, faltou complementar que o PSA possui detalhes das mudanças no aspecto da disponibilidade como já comentou o colega. Pois RFC também possui os detalhes das mudanças! Esse "Foward" então!
  • Letra C

    Típica questão que te bota na frente(ou atrás) de muita gente.