SóProvas



Prova IBFC - 2013 - PC-RJ - Perito Criminal - Biologia


ID
1019833
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Entomologia Forense é a Ciência que aplica o estudo dos insetos a procedimentos legais. As pesquisas nessa área são feitas desde 1850 e vem obtendo progressos nas últimas décadas. Desta forma, essa ciência foi classificada em três categorias distintas de acordo com seu uso.

I. Ações cíveis envolvendo a presença de insetos em imóveis, danificando-os. Essa modalidade é muito utilizada em ações envolvendo compra e venda de imóveis.

II. Contaminação em grande extensão de produtos comerciais estocados, como o caruncho que infesta o feijão.

III. Categoria que envolve a área criminal, principalmente, com relação à morte violenta.

Assinale o item que nomeia as três categorias que classificam a Entomologia Forense.

Alternativas
Comentários
  • Entomologia Urbana concentra, principalmente, as controvérsias relacionadas a cupins, baratas e outros grupos de insetos que ocorrem em ambientes criados pelo ser humano. Ações públicas ou particulares por incômodos e prejuízos, envolvendo insetos como moscas provenientes de currais e outros locais de criação de animais domésticos, são alvos desta parte da Entomologia Forense. 

    Na área da Entomologia de Produtos Armazenados e Alimentos, as disputas ocorrem por infestação de artrópodes ou partes destes em alimentos e outros produtos armazenados. Restos de insetos em cereais matinais, lagartas em vegetais enlatados e larvas de mosca em sanduíches são exemplos de casos comuns na área de produtos armazenados. Ocasionalmente, consumidores tentam fraudar restaurantes e empresas “plantando” insetos ou partes de insetos em produtos adquiridos previamente. A resolução destes casos requer parecer do entomologista forense.
    A Entomologia Médico-Legal ou Médico-Forense é mais comumente conhecida como Entomologia Médico-Criminal devido à ênfase que é dada à utilidade dos artrópodes na solução de crimes que freqüentemente envolvem violência. Aborda elementos que envolvem morte de humanos, como os processos de decomposição dos cadáveres, busca de evidências a serem utilizadas durante julgamento de suspeitos e para dirimir dúvidas. Pode também ser empregada na resolução de casos de morte de não-humanos como gado e espécies protegidas.
  • Entomologia é a parte da ciência que estuda os insetos. A Entomologia Forense é a Ciência que uso dos conhecimentos sobre insetos para procedimentos legais relacionados a área criminal. Essa ciência é dividida em três categorias distintas: a Entomologia Forense Urbana é aquela relacionada à presença de insetos em imóveis ou outras construções em que haja risco de dano material; Entomologia Forense de Produtos Estocados diz respeito à presença de insetos em produtos alimentícios estocados e Entomologia Forense Médico-Legal que está relacionada a crimes com morte violenta, geralmente havendo insetos em cadáveres (moscas e ou larvas).

    Letra E correta.


  • E. Atualmente, são aceitas 4 classificações: urbana (ação de insetos em imóveis), de produtos
    estocados (ação de insetos em produtos armazenados), médico-legal (ação de insetos no cadáver na
    resolução de crimes) e ambiental (insetos como indicadores ambientais, ex: desmatamento,
    biopirataria)

  • I. “Ações cíveis envolvendo a presença de insetos em imóveis, danificando-os. Essa modalidade é muito utilizada em ações envolvendo compra e venda de imóveis”: Entomologia Forense URBANA.

    II. “Contaminação em grande extensão de produtos comerciais estocados, como o caruncho que infesta o feijão”: Entomologia Forense DE PRODUTOS ESTOCADOS.

    III. “Categoria que envolve a área criminal, principalmente, com relação à morte violenta”: Entomologia Forense MÉDICO-LEGAL.

    Gabarito: E


ID
1019836
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A cronotanatognose determina o intervalo pós-morte através da observação de vários fenômenos ocorrentes no cadáver. Dentre os fenômenos abaixo, todos auxiliam na determinação desse intervalo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Vamos aos comentários, disciplinas especifícas são pouco comentadas aqui no site.

    cronotanatognose é uma subárea da Tanatologia forense,


    Cronotanatognose: Estuda a data aproximada da morte. A cronotanatognose baseia-se num conjunto de fenômenos:

     fenômenos cadavéricos: resfriamento do corpo, rigidez cadavérica, livores e hipostase, mancha verde abdominal, gases da putrefação, decréscimo de peso.


     crioscopia do sangue: (-0,55 o C a -0,57 o C)

    As lesões produzidas no morto podem ter origem acidental ou intencional. As lesões acidentais são conseqüentes à queda do corpo ao sucumbir, ao arrastamento do cadáver, a ferimentos de arrasto, nos afogados, à depredação por animais necrófagos etc. Os ferimentos intencionais resultam de injeções, de incisões, de esquartejamento criminoso etc.




  • A Tanatologia é a área da medicina legal que estuda a morte. A palavra se origina de “tanathos”, Deus da morte. Dentro da Tanatologia, temos uma subárea, a Cronotanatognose, que diz respeito às formas pelas quais se determina o tempo da morte. Nesse caso, alguns fatores são usados na estimativa da hora da morte. Relativos ao cadáver, analisa-se a rigidez cadavérica, processo no qual os músculos se enrijecem no sentido crânio-caudal (entre 1,5 a 2 horas da morte) e desaparece após 24 horas, no sentido contrário; a crioscopia do sangue (ou “ponto de congelamento do sangue”), que pode indicar lesões presentes no cadáver aconteceram antes ou depois a morte; e também o livor cadavérico, que são manchas nas regiões em declive por ação da gravidade sobre o fluxo sanguíneo, surgindo em torno na segunda hora após a morte. Outro fator observado é relativo à fauna cadavérica, quando há, que diz respeito aos dados entomológicos, como, por exemplo, tipo de inseto presente. Outros dados, como gases de putrefação e decréscimo de peso também são analisados. O posicionamento de pupários é irrelevante na determinação da hora da morte. 


    RESPOSTA: (C)


  • Embora a fase de desenvolvimento dos pupários seja usada na entomologia forense, a posição em que são encontrados não é procedimento adequado para aferir intervalo post mortem.

  • ELEMENTOS PARA A ESTIMATIVA DO TEMPO DE MORTE (cronotanatognose) 

    Esfriamento do cadáver (algor mortis) 

    Livores violáceos de hipóstase (livor mortis) 

    Rigidez cadavérica (rigor mortis) 

    Mancha verde 

    Gases da putrefação – 1º, 2º, 4º,5º dias. 

    Perda de peso 08 g/kg/dia 

    Cristais no sangue putrefeito/Crioscopia do sangue 

    Crescimento dos pêlos da barba 

    Conteúdo gástrico 

    Fundo de olho até 90-100 horas 

    Líquido cefaloraquidiano 

    Restauração da pressão intra-ocular - 0,02 ml/h 

    Concentração pós mortal do potássio no humor vítreo 

    Fauna cadavérica


ID
1019839
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A composição da comunidade de artrópodes associada aos corpos modifica-se conforme progride o processo de decomposição. A sucessão das espécies constituintes dessa comunidade segue um padrão esperado que, habitualmente, é utilizado como comparativo com a lista de espécies encontradas em um corpo de intervalo pós- morte desconhecido, visando estimá-lo. O padrão de sucessão entomológica é o método mais acurado quando o processo de decomposição se encontra adiantado. Esse método possibilita analisar de acordo com:

Alternativas
Comentários


  • Ao longo das fases de decomposição do cadáver, a fauna entomológica varia sucessivamente. Essa sucessão segue um padrão conhecido pelos profissionais forenses. Sendo assim, o conhecimento do padrão configura-se um método para correlacionar os insetos encontrados com as fases de decomposição, o que possibilita estimar o tempo de morte. 


    RESPOSTA: (C)


  • Olá! Essa foi fácil para quem é formado em 15 temporadas de CSI Las Vegas, certo???

    Brincadeiras à parte, veja o comentário da professora Ellen Andrade - aqui do QC:

    "Ao longo das fases de decomposição do cadáver, a fauna entomológica varia sucessivamente. Essa sucessão segue um padrão conhecido pelos profissionais forenses. Sendo assim, o conhecimento do padrão configura-se um método para correlacionar os insetos encontrados com as fases de decomposição, o que possibilita estimar o tempo de morte. RESPOSTA: (C)"

    Bons estudos, Natália.

  • a) Cálculo de grau-dia acumulado e estado de putrefação. ErradoGrau-Dia Acumulado (GDA) é um conceito de tempo e temperatura. Como a idade dos espécimes coincide essencialmente com o calor acumulado durante o seu desenvolvimento, este conceito pode ser usado para estimativa de intervalo pós-morte (IPM).

     

     b) Rigidez cadavérica e tempo de desenvolvimento de imaturos. Errado. O rigor mortis se estabelece com 8h pós-morte e desaparece totalmente com 36h pós-morte, logo, não pode ser usado como indicador do tempo de morte em cadáveres em avançado estado de decomposição. 

     

     c) Correlação dos insetos encontrados com as fases de decomposição e análise de associação. Correto. 

     

    d) Desenvolvimento pós-embrionário e metamorfose. Errado: A questão se refere a sucessão entomológica que tem a ver com mudança no tipo de insetos encontrados em cima do cadáver (dípteros inicialmente e depois coleopteros), e nada tem a ver com a metamorfose. 

     

     e) Crioscopia do sangue e dados entomológicos. Errado: Crioscopia do sangue nada tem a ver com sucessão entomológica no cadáver. A crioscopia tem valor para afirmar a causa jurídica da morte na asfixia-submersão e indicar a natureza do meio líquido em que ela ocorreu. 

     


ID
1019842
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Tão logo a morte se dá, os insetos alcançam o cadáver: primeiros as moscas, e depois outros grupos que se sucedem de modo previsível. Levando em consideração o padrão de sucessão de insetos, assinale o item que cita as principais ordens de interesse forense:

Alternativas
Comentários
  • Necrófagos: São determinados insetos imaturos e/ou adultos na sua grande maioria moscas e besouros (Dípteros Muscóides e Colópteros) que se alimentam de tecido em decomposição;

     Ominívoros: Insetos com uma dieta alimentar ampla, tanto dos corpos quanto da fauna associada. Formigas e vespas (Himenópteros) e alguns besouros;

     Parasitas e Predadores: Os parasitas neste contexto utilizam a entomofauna cadavérica a qual retira os meios para o seu próprio desenvolvimento e os predadores são os indivíduos que se alimentam das formas adultas ou imaturas dos insetos cadavéricos. Nessas duas classificações podemos encontrar Himenópteros (parasitando ou predando), Coleópteros, Dípteros Muscóides e Dermápteros (vulgo tesourinha);

     Acidentais: São insetos que se encontram ao acaso no cadáver, explicado muitas vezes pela freqüência como ocorrem naturalmente em determinadas áreas ecológicas. Aranhas, centopéias, ácaros e outros artrópodes são exemplos de animais pertencentes a esta classificação.


  • Como visto na questão, os primeiros insetos que alcançam o cadáver são as moscas, que compreendem animais da ordem Diptera. As moscas têm preferência por cadáveres ainda úmidos para que suas larvas se alimentem dele. Os escaravelhos, que compreendem insetos da ordem Coleóptera, aparecem em cadáveres mais decompostos, em condições maias secas. Já as formigas (ordem Himenóptera) geralmente são visitantes acidentais, encontrando-se em cadáveres predando ovos, larvas e pupas das moscas. Letra B correta.

  • quando falou que primeiro vinham as mosca, já fui direto na opção que falava delas.

  • Primeiros a visitar o corpo: 

    - Calliphoridae e Sarcophagidae (Diptera);
    - Coleoptera e Hymenoptera: Geralmente associado aos dípteros;
    - Coleoptera: Os necrófagos podem realizar posturas no inÍcio do processo.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/36530/o-padrao-de-sucessao-cadaverica#ixzz479Wv9sjz


ID
1019845
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Grau-dia acumulado (GDA) é um método que relaciona os dados da evolução do desenvolvimento de espécies criadas em condições de laboratório com as condições ambientais que uma mesma espécie estaria exposta no cadáver. Desta forma, se exemplares de Cochliomyia macellaria, em estágio de pupa, têm seu tempo de desenvolvimento total de 124 h, sua temperatura de criação 25°C e o limiar mínimo de 10°C, assinale o GDA esperado:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe como faz?

  • 124 horas dividido por 24 horas (dia) = 5,16666

    25°C (temperatura de criação) - 10°C (limiar mínimo) = 15°C

    Multiplica-se os dois valores
    15 x 5,16666 = 77,49999
    ou seja
     77,5



  • O Grau dia acumulado ou GDA é um índice de tempo e temperatura, se valendo do calor acumulado durante o desenvolvimento para estimar a idade dos espécimes. Dessa forma, utiliza-se esse conceito para estimar o IPM (Intervalo pós morte). No caso da mosca Cochliomyia macellaria, a questão nos informa que seu tempo de desenvolvimento total é de 124 horas, ou seja, 5,16666 dias. E sabendo sua temperatura de criação de 25°C e a de limiar mínimo 10°C, faz-se essa diferença (ou seja, 25° - 10° = 15°C). Para encontrar o GDA, basta multiplicar esses dois valores encontrados: 5,16666 X 15 = 77,49999 que pode ser arredondado para 77,5.


    RESPOSTA: (A)


  • COMO CALCULAR O IPM ENTOMOLÓGICO

    O método mais utilizado é o GDA, este método relaciona os dados referentes ao desenvolvimento da espécie e as condições ambientais as quais ele foi submetido. É aconselhável utilizar a temperatura de acordo com o estágio de desenvolvimento coletado:

    · Temperatura ambiente - deve ser usada para determinar o desenvolvimento em imaturos nos primeiros estágios de desenvolvimento;

    · Temperatura da massa de larvas - para os últimos ínstares;

    · Temperatura do solo - para pupas.

     

    Assim, para se conseguir o IPM, deve-se obter a GDA esperada (GDAe), que é igual à temperatura de criação (TC) menos o limiar mínimo (LMin) vezes o tempo de desenvolvimento (TD). E o GDA obtido (GDAo) que é encontrado, baseando-se no método proposto por Arnold, denominado método do retângulo, no qual o GDAo é igual à soma das temperaturas máximas e mínimas do local da localização do cadáver dividida por dois, sendo o seu resultado subtraído do limiar mínimo (LMin) de cada espécie estudada (ou seja, a média da temperatura do local, menos o limiar mínimo).

     

    ATENÇÃO! É importante ressaltar que há a possibilidade de que o tempo de desenvolvimento de uma espécie possa diferir nas diferentes regiões do mundo e a constante térmica das espécies variar, sendo que cada espécie tem um limiar de temperatura máxima e mínima para seu desenvolvimento. A temperatura limiar representa a máxima ou mínima temperatura a qual uma determinada espécie cessa seu desenvolvimento ou sua sobrevivência se torna inviável.

     

    De posse dos valores, vai-se subtraindo dia após dia o GDAo de GDAe até chegar o momento em que o valor do GDAe for igual a zero ou negativo. Assim nesse momento, o dia correspondente será possivelmente o que o inseto adulto colocou os ovos no cadáver e, provavelmente, o dia da morte.

     

    GDAe = (TC - LMin) × TD

    GDAo = {(Temp.Máx + Temp.Mín)/2} - LMin

    IPMmin = GDAe - GDAo

    Quando queremos calcular o Grau-Hora Acumulado são necessárias as medidas de temperatura por hora, onde o cadáver foi encontrado.

     

    GHAe = (TC - LMin) × TD (hora)

    GDAe = GHAe / 24 (h)

  • 124 h (tempo de desenvolvimento total)

    25°C (temperatura de criação) 

    10°C (limiar mínimo)

    Quantidade de horas em um dia (24 horas)

    GDAe = (TC - LMin) × TD

    GDAe = (25 - 10) x 124

    GDAe = 15x124

    GDAe = 1860 (nessa hora tem que se lembrar de dividir o resultado pela quantidade de horas em um dia)

    GDAe = 1860/24

    GDAe = 77,5

  • Bora para a nossa última questão comentada antes de vocês treinarem sozinhos! Questão nível hard agora sobre cálculo de grau-dia acumulado (GDA). Estão lembrados?

              A fórmula é a seguinte => GDA= D.(T – T).

              O GDA significa graus-dias acumulado, D é a duração do desenvolvimento do inseto do período de incubação a emergência (ovo à fase adulto; lembrando que a mosca, da ordem Diptera, é um inseto holometábolo, apresentando as fases de ovo, larva, pupa e adulto); T é a temperatura média do meio ambiente onde a larva foi coletada e T é a temperatura base (limite térmico inferior de desenvolvimento). Como o período de desenvolvimento da espécie está em horas (GHA = graus-horas acumulado), precisamos dividir o valor final encontrado por 24 para transformar na unidade de dias.

              Quais os dados que o enunciado os forneceu?

              D = 124h; T = 25ºC; e T = 10ºC. Substituindo na fórmula, temos: GHA = 124.(25-10) = 1860 horas.

              Portanto, o GDA é: 1860/24 = 77,5 dias.

    Gabarito: A


ID
1019848
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pericoma marginalis é um díptero nematócero da família Psychodidae, cujo indivíduo imaturo apresenta hábito aquático. Oliveira-Costa (2005) relatou sua presença em cadáveres humanos em área alagadiça na região metropolitana do Rio de Janeiro. Considerando a biologia da espécie, assinale o item que descreve os seus estágios de desenvolvimento, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • por se tratar de dipteros, ovo, larva , pupa e adulto

  • Coleoptera - Besouros Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva pupa e adulto.

    Lepidoptera - Borboletas e Mariposas Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva (lagarta), pupa(crisálida) e adulto.

    Hymenoptera - vespa, formigas, abelhas, marimbondos Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva, pupa, adulto

    Diptera - moscas, mosquitos, pernilongos, borrachudos Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva, pupa e adulto.


    (Fonte: http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/cien/sistematica/resumo/comuns.html)

  • Dipteros são holometábolos, e por isso apresentam metamorfose completa passando pelos estágios: ovo, larva, pupa (crisálida) e adulto (imago). 

     

  • Conhecem essa espécie?? Trata-se de um mosquito (Nematocera) da família Psychodidae, ordem Diptera, da mesma família do mosquito-palha (ou birigui - gênero Lutzomyia), vetor responsável pela transmissão da leishmaniose. Dessa família, uma espécie bem conhecida que pode ser encontrada em nosso banheiro é a Clogmia albipunctata, chamada por muitos de “mariposa do banheiro”, mas que na verdade é então um “mosquito (chamado de mosca ou mosquinha) do banheiro”, estando associada a locais com material orgânico em decomposição e lugares úmidos no interior das habitações humanas, onde depositam seus ovos nas paredes dos ralos e canos, próximo à superfície da água, com imaturos apresentando hábito aquático.

    A espécie citada no enunciado da questão, Pericoma marginalis, já foi observada associada a cadáveres, podendo ser um indicador forense. Mesmo não conhecendo esta espécie, você saberia responder facilmente a esta questão. Falou em Diptera (mosca e mosquito) você já sabe que possui desenvolvimento completo, independente da espécie: OVO -> LARVA -> PUPA -> ADULTO.

    Gabarito: E


ID
1019851
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São besouros longos e delgados, distinguidos pelos élitros curtos, com seis ou sete ventritos visíveis. Asas posteriores bem desenvolvidas, dobrando-se sobre o élitro. São insetos ativos que correm e voam rapidamente, mantendo o ápice do abdome erguido. Cabeça prognata, às vezes defletida, têm mandíbulas longas, delgadas, geralmente cruzadas na frente da cabeça. Antenas filiformes ou moniliformes. Tanto larvas quanto adultos possuem hábitos predadores, sendo as larvas de dípteros o seu alimento preferido. Mas podem comer outros táxons que ocorrem no cadáver. Chegam ao cadáver, geralmente, no estágio de inchamento, quando são intensas as atividades das larvas de dípteros. O texto acima se refere à ordem Coleóptera. Assinale a família descrita:

Alternativas
Comentários


  • A família Scarabaeidae é mais conhecida como a família dos escaravelhos, coleópteros grandes, pesados e de formato arredondado. A Leiodidae também é uma família formada por insetos com corpo arredondado, logo, já eliminamos as alternativas A e E. A família Phengodidae, insetos conhecidos como pirilampos, é formada por fêmeas e larvas que apresentam órgãos luminescentes. São predadores de centopeias e outros artrópodes que ocorrem no solo. A família Carabidae é formada por insetos também com cabeça prognata, porém de élitro longo, cobrindo totalmente as asas posteriores. A família descrita é a Staphylinidae, besouros delgados, de élitro curto, antena filiforme ou moniliforme e predadores de larvas de dípteros.


    RESPOSTA: (B)


  • Os Dípteros --> A família Calliphoridae, é de especial importância em medicina legal, isto porque são os primeiros insetos a localizar o cadáver e a depositar os seus ovos.

    Os coleópteros (Staphylinidae e Silphidae) são hospedeiros do cadáver e, mais frequentemente, predadores das espécies necrófagas, alimentando-se apenas de tecidos em decomposição.

    Fonte: https://segurancaecienciasforenses.com/2013/01/15/entomologia-forense/ 

     

  • A questão abordou os besouros (coleópteros) então vamos lá: 

    Principais coleopteros de interesse médico-legal (forense): 

    Dermestidae

    Cleridae

    Histeridae

    Scarabaeidae

    Silphidae

    Staphylinidae

    Dentre os coleópteros citados acima, apenas os estafilínideos (staphylinidae) são besouros longos e delgados.

  • A família Scarabaeidae é mais conhecida como a família dos escaravelhos, coleópteros grandes, pesados e de formato arredondado. A Leiodidae também é uma família formada por insetos com corpo arredondado, logo, já eliminamos as alternativas A e E. A família Phengodidae, insetos conhecidos como pirilampos, é formada por fêmeas e larvas que apresentam órgãos luminescentes. São predadores de centopeias e outros artrópodes que ocorrem no solo. A família Carabidae é formada por insetos também com cabeça prognata, porém de élitro longo, cobrindo totalmente as asas posteriores. A família descrita é a Staphylinidae, besouros delgados, de élitro curto, antena filiforme ou moniliforme e predadores de larvas de dípteros.


ID
1019854
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pesca é todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios. A pesca predatória retira do ambiente mais do que ele consegue repor. São métodos de pesca:

I. Captura de pescado em quantidades superiores às legais.

II. Captura de pescados de espécies protegidas.

III. Captura de pescados com tamanhos inferiores aos permitidos.

IV. Captura de pescados em período de defeso ou piracema.

V. Rede de espera com malhas superiores a 90 mm em águas continentais.

VI. Captura através de lançamento de timbó em riachos rasos e pedregosos. Desses métodos

Desses métodos, assinale os que são considerados pesca proibida:

Alternativas
Comentários
  • Com relação aos petrechos não permitidos que eliminariam o item V da lista de proibidos.

    PETRECHOS NÃO PERMITIDOS são:

    - redes de arrasto e de lance, quaisquer;

    - redes de espera com malhas inferiores a 70 mm, entre ângulos opostos, medidas esticadas e cujo comprimento ultrapasse 1/3 (um terço) do ambiente aquático, colocadas a menos de 200 m das zonas de confluência de rios, lagos e corredeiras a uma distância inferior a 100 metros uma da outra;

    - Rede eletrônica ou quaisquer aparelhos que, através de impulsos elétricos, possam impedir a livre movimentação dos peixes, possibilitando sua captura;

    - Tarrafas de qualquer tipo com malhas inferiores a 50 mm, medidas esticadas entre ângulos opostos;

    - Covos com malhas inferiores a 50 mm colocados a distância inferior a 200 metros, das cachoeiras, corredeiras, confluência de rios e lagos; F Fisga e garatéia, pelo processo de lambada; e

    - Espinhel, cujo comprimento ultrapasse a 1/3 (um terço) da largura do ambiente aquático e que seja provido de anzóis que possibilitam a captura de espécies imaturas.

    - No período de piracema só é permitido o uso de linha de mão, caniço simples, bóia e espinhel.

     

    Fonte: Comando da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo

  • Se a rede de espera inferior a 70mm é proibida, supõe-se que a superior a 90mm é permitida.

  • Gabarito: letra B.

    I. Captura de pescado em quantidades superiores às legais. CERTO. Lei 9605/1998. Art. 34. Parágrafo único. II - pesca quantidades superiores às permitidas, ou mediante a utilização de aparelhos, petrechos, técnicas e métodos não permitidos;

    II. Captura de pescados de espécies protegidas. CERTO. Lei 9605/1998. Art. 34. Parágrafo único. I - pesca espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos;

    III. Captura de pescados com tamanhos inferiores aos permitidos. CERTO. Lei 9605/1998. Art. 34. Parágrafo único. I - pesca espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos;

    IV. Captura de pescados em período de defeso ou piracema. CERTO. Lei 9605/1998. Art. 34. Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente:

    V. Rede de espera com malhas superiores a 90 mm em águas continentais. ERRADO. Não há tamanho de malha indicado nem pela lei de crimes ambientais(lei 9605/1998) e nem pelo decreto de infrações administrativas ambientais(decreto 6514/2008).

    VI. Captura através de lançamento de timbó em riachos rasos e pedregosos. CERTO. Art. 35. II - substâncias tóxicas, ou outro meio proibido pela autoridade competente:

    OBS: timbó é uma planta tóxica.

    Reportagem sobre o timbó: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/07/planta-toxica-pode-ter-matado-10-toneladas-de-peixes-em-rio-no-ac.html


ID
1019857
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muitas vezes, torna-se necessária a coleta de exemplares vivos ou mortos e a contenção de animais vivos para a realização dos exames periciais. Essa coleta pode ser realizada através de redes de neblina (mist nets) e de arremesso, armadilhas com iscas e laços. Assinale o grupo de animais para o qual esses instrumentos descritos podem ser utilizados na coleta:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ser anulada. Mamíferos também são amostrados com mist-nets (morcegos), armadilhas com iscas (pequenos mamíferos), redes de arremesso (cervídeos) e laços!

  • Mamíferos também podem ser capturados com estes métodos. 

  • As redes de neblina ou “mist nets” são armadilhas usadas por pesquisadores para a captura de aves. A malha da rede é bastante fina de forma que os animais não conseguem vê-la e consequentemente passem voando, se enrolando na trama. Ocasionalmente, morcegos (que são mamíferos) também podem cair na armadilha.


    RESPOSTA: (C)


  • cada vez mais me desanimo a fazer para biologos...é vergonhoso a preparação das questoes não tem  um minimo de controle para elaboraçao...sempre apresentando gabaritos dubios...UMA VERGONHA

  • Mamíferos podem sim ser capturados com redes de neblina, assim como as aves. Armadilhas com iscas pode ser utilziadas tanto por mamíferos quanto por aves (rapinantes), o mesmo por laços que podem capturar grandes mamíferos ou laços como bal-chatri. Lastimável essa questão.

  • Quem fez a questão abriu um livro qualquer e copiou qualquer besteira!!! 

  • Questão mal formulada! 

  • Resposta poderia ser mamíferos uma vez que os métodos citados são utilizados para captura de diferentes espécies deste grupo. Pra mim esta questão deveria ser anulada.
  • Esta questão deveria ser anulada pois, todos os item se adequadam com Mamíferos também.

     

  • É uma questão de verdade? muito mal formulada!

  • Não adianta reclamar, temos que ver o contexto geral, por mais que não seja a melhor das questões, posso capturar um cavalo com uma rede de neblina? uma morsa? um urso?

     

    A rede de neblina foi feita para aves que voam (a rede também não foi feita para pinguim), por mais que seu uso possa ser reutilizável para mamíferos voadores (morcegos), seu uso a priori foi para aves. Com isso da pra fechar a questão, pois os demais instrumentos também podem ser utilizados para aves.

  • Na minha opinião as redes de neblina (mist nets) servem tanto para aves quanto para morcegos, já as  armadilhas com iscas e laços serve tanto para aves quanto para mamíferos. Logo, a alternativa C quanto a E estariam corretas. 


ID
1019860
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa nº 10/2011 para criação em cativeiro de passeriformes, os Criadores Amadores e Comerciais de Passeriformes, para assegurar o livre trânsito dos pássaros, deverá

I. portar a relação de passeriformes atualizada, constando o espécime transportado.

II. portar documento oficial de identificação com foto e CPF do Criador.

III. não realizar o trânsito de aves com idade inferior a 50 dias, salvo quando autorizado pelo IBAMA.

IV. manter as aves em locais com a devida proteção contra intempéries.

intempéries. Dos itens acima citados, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • IBAMA INSTRUÇÃO NORMATIVA DO No - 15, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2010
    Art. 32 Todo Criador Amador ou Comercial de Passeriformes,
    para assegurar o livre trânsito dos pássaros, deverá:
    I - portar a relação de passeriformes atualizada, constando o espécime transportado;
    II - portar documento oficial de identificação com foto e CPF do Criador;
    §1º Fica proibida a permanência das aves em locais sem a devida proteção contra intempéries, e logradouros públicos ou pra-
    ças.
    §2º Fica proibida a permanência de pássaros em estabelecimentos comerciais, excetuando-se os estabelecimentos instituídos para fim específico de comercialização dos espécimes.
    §3º Fica proibido o trânsito de aves com idade inferior a 35 (trinta e cinco) dias

  • Gabarito: letra B.

    Instrução Normativa nº 10/2011 

    § 4º Fica proibido o trânsito de aves com idade inferior a 35 (trinta e cinco) dias, salvo quando autorizado pelo IBAMA.


ID
1019863
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A biopirataria não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e fauna, mas principalmente, a apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais. Esta prática envolve diversos tipos de crime, incluindo contra a fauna. Assinale o item abaixo que descreve o comércio ilegal de fauna.

Alternativas
Comentários
  • A biopirataria é um conjunto de ações de exploração, manipulação, exportação ou comercialização ilegal de recursos biológicos. Dentro da biopirataria temos a prática do comércio ilegal de fauna. O que descreve esse crime são as ações de venda, exposição, aquisição, transporte ou exportação de espécimes vivos ou não, além de ovos, filhotes, larvas, produtos ou objetos originados da fauna silvestre. Letra B correta.


  • Lei 9605/98, Art. 29., III

  • Questão de lógica.

  • Lei 9605/98

    Art. 29., III

  • Comércio... vender. Não há outra alternativa com o verbo vender. 


ID
1019866
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para a coleta de material entomológico é necessário que o entomologista esteja acompanhado do perito no local do crime. Neste caso, é necessário que se observem algumas regras básicas:

I. Evitar caminhar inadvertidamente pelo local destruindo vestígios.

II. Não movimentar objetos ou tocar no cadáver antes que os exames periciais tenham terminado.

III. Não manusear objetos onde possam existir impressões papiloscópicas latentes.

IV. Não remover evidências do local sem a permissão da autoridade responsável pela investigação.

Dos itens acima citados, estão corretos
.

Alternativas
Comentários
  • "Insetos Peritos" um excelente livro para quem deseja ser perito criminal.... da autora e perita entomóloga Janyra de Oliveira Costa!

     

  • Paara a perícia ocorer bem é necessário que nada seja alterado no local e nas evidencias. Qualquer interferencia pode alterar ou dificultar os resultados. Todas as opções estão corretas.

    Realmente Samuele Cruz esse livro é ótimo, tenho ele.

  • A alternativa IV,em que pese seja considerada "correta",deveria mencionar vestígio e não evidência.


ID
1019869
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na coleta entomológica, na intenção de evitar a contaminação do local de crime e promover a autoproteção, o coletor deve utilizar equipamentos de proteção individual. Assinale o item que não é relacionado como EPI (Equipamento de proteção indivdual) para esse tipo de coleta:

Alternativas
Comentários
  • Os equipamentos de proteção individual (EPI) são os dispositivos de uso individual, e utilizados para evitar riscos suscetíveis de ameaça à segurança e saúde do trabalhador. No caso da coleta entomológica, o objetivo do uso dos EPI’s também é o de não contaminar ou interferir na cena do crime. Nesses casos, são exemplos de EPI: o macacão sobre a roupa, a sapatilha sobre o calçado, máscaras e luvas. A proteção da cabeça geralmente não é necessária em coletas entomológicas, caso contrário é feita com o uso de capacetes. Resposta letra D. 


  • Entomologia é o estudo dos insetos, animais, plantas sob todos os apectos.

  • R:(d)

  • Touca não é EPI, não protege o trabalhador/pesquisador de um possível acidente nem reduz seu impacto.

    Gabarito D

  • Gabarito: letra D.

    Pessoal, o comentário com mais curtidas está errado.

    O conceito correto de entomologia é: área da zoologia que estuda os insetos.

    Fonte: https://www.todabiologia.com/zoologia/entomologia.htm

  • A touca não precisa ser usada, pois o macacão já cobre a cabeça também. Tive aula com a Janyra e foi o que ela disse :)


ID
1019872
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Antes do início das coletas, o comportamento dos insetos deve ser observado e sua posição ecológica deve ser determinada. Insetos adultos mais ágeis, como as moscas, podem ser encontrados no corpo e ao seu redor, bem como sobrevoando a área circunvizinha. São métodos para coleta de insetos na fase adulta:

I. Rede com abertura nas extremidades, colocadas diretamente em saco plástico adaptado à mesma por meio de um pregador de roupas; a rede deve ser colocada sobre o cadáver cuidadosamente.

II. Armadilha confeccionada com papel adesivo, em forma de tenda, com ângulo de 60°, montada à distância de 1 metro do corpo.

III. Armadilha para coleta da população que chega e da população recém-emergida, expondo o cadáver por maior tempo.

IV. Coleta próxima a janelas, que podem indicar uma geração que tenha se criado no cadáver e emergido do pupário.

V. Coleta com auxílio de pinças.

Desses métodos, são utilizados no Brasil:

Alternativas
Comentários
  • São vários e diversos os métodos para coleta de insetos na fase adulta. Um desses métodos, bastante utilizado, é a rede entomológica (ou Puçá), que consiste numa rede com ou sem saco plástico acoplado para captura dos insetos em pleno voo (I). Também pode ser usada a armadilha de papel adesivo, mais conhecida como “delta” por ser em formato de tenda, como descrito no item II. Coletas próximas a janelas e com uso de pinças também são comuns (IV e V). No item III não faz sentido o fato de expor o cadáver por mais tempo. 


    RESPOSTA: (D)


  • São métodos para coleta de insetos na fase adulta: 

    D- Pinça.  Acho difícil coletar moscas com pinça na fase adulta. 

  • Quanto ao uso da pinça, não são só as moscas que ficam ao redor do cadáver, há outros insetos como os besouros, por exemplo.


ID
1019875
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Insetos imaturos não possuem capacidade de voo, porém algumas larvas em último instar possuem grande capacidade de dispersão. Assinale o item que determina corretamente onde procurar e coletar imaturos no local do crime:

Alternativas
Comentários
  • A. No cadáver, os imaturos se concentram nos orifícios naturais, nas lesões e nos lugares
    abrigados. Daí, tendem a se dispersar para outros locais afastados do cadáver.

  • A questão afirma: "possuem grande capacidade de dispersão", logo procurei a alternativa que apontasse o maior número de locais possíveis. 

     

    boa sorte. 

  • Imaturos não alcançam janelas, apenas adultos. Imaturos buscam lugar para entrar na fase de pulpa, um local abrigado ou se enterrando no solo. Por isso a letra B, C e E estão erradas. Entre a A e a D, a primeira está mais completa.


ID
1019878
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As plantas terrestres são divididas em quatro grandes grupos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, tradicionalmente considerados filos ou divisões. Alguns autores mais recentes tendem a dividir essas plantas em pelo menos 12 subfilos ou filos diferentes. De acordo com essa divisão mais recente, são subfilos pertencem ao filo das Gimnospermas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    O grupo das gimnospermas atuais é composto de quatro filos:

     

    -Cycadophyta

    -Ginkgophyta

    -Conipherophyta

    -Gnetophyta

  • Questões como essa estão para a biologia tal e qual decorar artirgos e incisos estão para o direito.

    Absurdo!


ID
1019881
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para identificação da madeira em toras ou tábuas é necessário prévio conhecimento das características organolépticas e sensoriais desse material. Assinale a característica que não se enquadra na descrição acima:



Alternativas
Comentários
  • organolépticos refere-se aos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão. Destas alternativas, a única que não faz referencia a nenhum dos sentidos é a letra "d".

  • se são toras de madeira não tem como fazer conhecimento por folhas!

  • As características organolépticas ou sensoriais englobam: cor, brilho, odor, gosto, grã, textura, densidade, dureza e desenhos. As características anatômicas, como camadas de crescimento, tipos de parênquima, poros (vasos) e raios; são observadas à vista desarmada ou com auxílio de uma lupa de 10 vezes de aumento. Em conjunto, as observações dessas características permitem identificar muitas das espécies comercializadas no País.


ID
1019884
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As comunidades que existem em nosso planeta não surgiram de uma só vez. Surgiram aos poucos, com organismos que foram colonizando os solos nus e criando condições para que outros organismos se instalassem. Assinale o conceito que se aplica à sucessão vegetal primária:

Alternativas
Comentários
  • Sucessão Primária:

    Exemplo de sucessão ecológica em areia. Ocorre em ambientes desprovidos de vida anteriormente, como dunas de areia, rochas varridas pela erosão, um fluxo de lava, um lago recém-formado.

    Sucessão secundária:

    Ocorre num ambiente que foi anteriormente ocupado por outras comunidades e que sofreu algum tipo de perturbação, como forças naturais (vendavais, inundações, deslizamentos, furacões, etc), ou perturbações provocadas pelo homem ou animais, como o fogo, áreas cultivadas, corte de florestas.

    Sucessão clímax:

    A sucessão ecológica para quando o ser consegue alcançar um equilíbrio com o ambiente físico e biótico, ou estado estacionário. A comunidade atinge o ápice de suas relações ecológicas,onde se chega ao ponto final da sucessão, ou clímax. Esta diversidade vai persistir indefinidamente, a não ser por ocorrência de grandes perturbações.

     

  • As sucessões ecológicas podem ser caracterizadas a partir do potencial de adaptação de comunidades pioneiras em ambientes anteriormente inabitados (sucessão primária), ou pela substituição destas por outras(sucessão secundária), com melhor tendência ao equilíbrio, estabelecendo comunidade clímax de acordo com os fatores abióticos: temperatura, umidade, insolação, pluviosidade e outros, perdurando por várias décadas, alguns séculos ou milhares de anos. 

    Entende-se por sucessão primária, aquela que ocorre em regiões estéreis (sem vida), por exemplo, terrenos cobertos pelo extravasamento e escoamento de lava, rochas expostas por recuo de geleiras, ilhas vulcânicas ou dunas de areias. 

    Sucessão secundária ocorre nos locais já habitados cujo equilíbrio foi rompido devido alterações ambientais drásticas, causadas ou não pelo ser humano. Essa condição configura o cenário observado em plantações abandonadas, matas destruídas por incêndios e lagos que secaram, sendo a vegetação parcialmente ou completamente destruída. 

     

    fonte: site mundo educação


ID
1019887
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para coleta de espécies vegetais arbóreas é importante a coleta de ramos férteis, porém nem sempre isso é possível. Dos métodos de coleta botânica abaixo citados, assinale aquele que não corresponde a uma técnica válida para identificação vegetal:

Alternativas
Comentários
  • o material tombado morreu, portanto não terá ramos férteis.

  • TECNICAS DE MATERIAL BOTÂNICO:

    ·         Tesoura de alta poda (Podão)

    ·         Escalada

    ·         Esporão

    ·         Escada de alumínio

    ·         Espingarda

    ftp://www.ufv.br/def/disciplinas/ENF448/aula_8_9_fitossociologia/Apostila-ManFlo.pdf

  • O material tombado poderá pertencer à outra espécie.

    "- Evitar coletar material botânico (flor, fruto, sementes) que estejam no chão ao pé da árvore, pois podem não pertencer a essa planta;"

    Fonte: Manual de Prática de Coleta e Herborização de Material Botânico - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa

    Letra C (incorreta)


ID
1019890
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A histologia vegetal é o estudo dos tecidos das plantas. No processo de crescimento da planta, as células dos meristemas apicais do caule e da raiz dividem-se ativamente. A partir delas, formam-se os meristemas primários. Esses meristemas dão origem aos tecidos primários das plantas. Assinale o item que não corresponde corretamente à origem do tecido:

Alternativas
Comentários
  • A partir dos meristemas apicais do caule e da raiz são formados os meristemas primários (protoderme, meristema fundamental e procâmbio) do vegetal. A partir deles todos os tecidos da planta são originados. A protoderme origina a epiderme, enquanto o meristema fundamental dá origem aos tecidos fundamentais (parênquimas, colênquima e esclerênquima). Já o procâmbio origina o sistema vascular primário, que é constituído pelo xilema e floema. Logo, a opção que não corresponde à origem correta do tecido é a letra B.


  • -Protoderme: Forma a epiderme.

    - Meristema fundamental: Forma os tecidos fundamentais como os parêncquimas.

    - Procâmbio: Forma os tecidos primários de condução.

  • ERRADA B: O parênquima pode ter origem diversa, a partir do meristema fundamental do ápice do caule e da raiz, dos meristemas marginais das folhas e, nos órgãos que apresentam crescimento secundário, podem originar-se do câmbio vascular e do felogênio. 
    Protoderme não origina parênquima. 

     

    A protoderme é um tecido mais externo e origina a epiderme que tem função de revestimento. 

     

    O procâmbio dá origem aos vasos condutores, xilema e floema. 

  • MERISTEMA PRIMÁRIO ------------------- ADULTOS

    PROTODERME ----------------------------- origina EPIDERME E ANEXOS

    MERISTEMA FUNDAMENTAL ------ origina COLÊNQUIMA, ESCLERÊNQUIMA E PARÊNQUIMA

    PROCÂMBIO -------------------------------- origina CÂMBIO FASCICULAR, FLOEMA 1º, XILEMA 1º


ID
1019893
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A família é formada essencialmente de plantas tropicais, algumas subtropiciais, compreendendo mais de 150 gêneros e de 1.000 espécies. Pelo seu hábito apresentam árvores, arbustos e lianas, raramente ervas. As plantas contêm látex e apresentam grau variado de toxicidade. Algumas são pioneiras, outras preferem ambientes mais úmidos, podendo ser higrófitas seletivas. Ocorrem desde a Região Amazônica até o sul do Brasil. Esse texto refere- se à família:

Alternativas
Comentários
  • Dentre as famílias de plantas encontradas no Brasil e que apresentam as características descritas, a Apocynaceae apresenta exemplares de espécies tóxicas e de importância médica, a exemplo:

    Nome científico: Nerium oleander L.
    Nome popular: oleandro, louro rosa.

    Nome científico: Thevetia peruviana Schum.
    Nome popular: jorro-jorro, bolsa-de-pastor.

    as outras familias descritas não tem importancia médica (pelo menos eu não achei). outras familias de importancia médica estão a Araceae, Euphorbiaceae, Meliaceae, Urticaceae, Anacardiaceae

  • Questão muito mal elaborada.

    O enunciado não está bom e de acordo com o enunciado da mesma, a letra do gabarito, não está de acordo com as características da família apresentada.

     PAra mim, de acordo com minhas pesquisas feitas para estudar essa questão, a resposta correta seria a letra B- Família Papaveraceae.

     


ID
1019896
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

roblemas com a qualidade e a segurança de alimentos existem há muitos séculos. Por exemplo, a adulteração do leite, da cerveja, do vinho, das folhas de chá e do azeite de oliva. Alimentos contaminados causam um dos maiores problemas de saúde no mundo e geram uma redução na produtividade econômica. Embora as doenças de origem alimentar, com frequência, sejam atribuídas à bactérias patogênicas, produtos químicos também podem causar enfermidades decorrentes da ingestão de alimentos. Assinale a alternativa que apresenta doença veiculada por alimento não atribuída a microorganismos:

Alternativas
Comentários
  • Não verifiquei se a questão foi anulada, mas no meu ponto de vista deveria ter sido. Teníase é causada por um platelminto, portanto um animal que creio não ser considerado um microrganismo.

  • Realmente a questão é dúbia por tratar uma Taenia solium como microorganismo, porém, a alergia é caracterizada por uma reação auto-imune, logo não há a presença de microorganismos para a sua evolução. Letra C.

     

    A alergia por fungo é causada por reações ao componente químico do fungo e não ao "microorganismo fungo".

  • Tênia, que pode medir até 10 metros, é um microorganismo?

  • A questão apresenta duas alternativas corretas:B e C


ID
1019899
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Microorganismos causadores de toxinfecções são em geral divididos em dois grupos:

I. Infecções; cepas de Salmonella, Campylobacter jejuni e Escherichia coli patogênicas.

II. Intoxicações; Bacillus cereus, Sataphylococcus aureus e Clostridium botulinum.

Desta forma, assinale a alternativa errada, quanto à informação do processo da doença causada ou seus sintomas

Alternativas
Comentários
  • infecções virais nao ! isto e bacteriana


ID
1019902
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A conservação de alimentos pode ser feita através da inibição da multiplicação microbiana. Esse processo pode ser combinado na forma de uma série de barreiras ao desenvolvimento de microorganismos causadores da deterioração de alimentos e toxinfecções alimentares. O conceito de barreiras combina parâmetros físicos e químicos na conservação de alimentos. Não faz parte dos métodos físico-químicos de conservação:

Alternativas
Comentários
  • Didaticamente os métodos de conservação dos alimentos são resumidos segundo seu modo de agir e assim se caracterizam:

    Características dos processos de conservação, segundo seu modo de agir

    Por ação direta sobre o microrganismo

    Por Calor

    Branqueamento / tindalização

    Pasteurização

    Esterelização

    Defumação

    Por Radiação

    Radurização

    Radicidação

    Radappertização

    Por ação indireta sobre o microrganismo, modificando o substrato

    Por Frio

    Refrigeração

    Congelamento

    Supergelação

    Liofolização

    Por Secagem

    Natural

    Artificial

    Instantaneização

    Concentração (evaporação)

    Por adição de elementos

    Salga e cura

    Aditivos

    Açúcar

    Gases

    Revestimentos graxos

    Por fermentação

    Acética

    Alcoólica

    Láctica

    Por osmose

    Por ação de embalagens

    Fonte:
    Fundamentos de Higiene e Inspeção de Carnes/ Luiz Francisco Prata, Rubens Toshio Fukuda- Jaboticabal: Funep, 2001.
    Princípios de Tecnologia de Alimentos/ Altanir Jaime Gava- São Paulo: Nobel, 1984.
    Tecnologia de Alimentos/ José Evangelista- São Paulo: Atheneu, 2005.


ID
1019905
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os métodos de conservação previnem o acesso de patógenos aos alimentos; inativam qualquer patógeno que tenha obtido acesso; previnem e reduzem a multiplicação de patógenos, no caso de os métodos anteriores terem falhado. Assinale os métodos de conservação que inativam os microorganismos:

Alternativas
Comentários
  • a questão dar a entender que se quer os métodos que apenas inativem, pode-se entender que é apenas a "inibição" do crescimento. o que leva muitos a marcar a alternativa A

  • Por ação direta sobre o microrganismo

    Por Calor

    Branqueamento / tindalização

    Pasteurização

    Esterelização

    Defumação

    Por Radiação

    Radurização

    Radicidação

    Radappertização


ID
1019908
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Micotoxinas são produtos tóxicos de certos fungos microscópicos, os quais, em algumas circunstâncias, se desenvolvem sobre ou em produtos alimentícios de origem animal e vegetal. Assinale o método utilizado para a detecção quantitativa de bolores em alimentos, cuja análise completa requer 5 a 10 horas:

Alternativas
Comentários
  • O teste de ensaio ELISA e aglutinação por látex são usados comercialmente para a detectar aflatoxinas. O teste ELISA é utilizado para medir quantitativamente os bolores em alimentos, ele requer 5 a 10 horas para uma análise completa enquanto que a aglutinação por látex leva em torno de 10 a 20 minutos. A cromatografia líquida de alto desempenho pode ser usada para detectar tricotecenos, fumonisinas e moliniformina


ID
1019911
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São micotoxinas encontradas sobretudo nos cereais, porém níveis significativos de contaminação podem ocorrer em suco de uva, vinho tinto, café, cacau, amêndoas, especiarias e frutas secas. A contaminação também pode ocorrer em carne suína ou produtos contendo sangue desses animais, e em cerveja. São potencialmente nefrotóxicas e carcinogênicas, sendo sua potência variável de acordo com as espécies e o sexo. Essas toxinas são teratogênicas e imunotóxicas.

Esse texto refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • não me lembro de ter estudado isso :\

  • Não lembrava (...)

  • "A ocratoxina A (OTA) é uma microtoxina produzida por algumas espécies de fungos filamentosos pertencentes ao género Aspergillus e Penicillium e é, entre todas as ocratoxina a mais tóxica e a mais relevante. A sua importância deve-se às suas propriedades carcinogénicas, nefrotóxicas, teratogénicas, imunotóxicas e neurotóxicas. A ocratoxina A está associada à nefropatia em humanos e tem sido sugerida uma relação entre a exposição a esta toxina e a Nefropatia Endémica dos Balcãs, uma doença progressiva caracterizada por redução da função renal e frequentemente fatal."

    Nunca ouvi falar a respeito. Tive que pesquisar. Acredito que seja toxicologia essa matéria e nao biologia.

  • Eu nunca estudei isso kkkk

  • Estudei na quinta série, mas esqueci.


ID
1019914
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As micotoxinas que têm sido estudadas com mais detalhes. São compostos estruturalmente relacionados, produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus sob condições favoráveis de temperatura e umidade. Esses fungos multiplicam-se em certos alimentos e rações, resultando na produção dessas micotoxinas. A mais pronunciada contaminação tem sido encontrada em nozes, amendoins e outras sementes oleosas, incluindo milho e semente de algodão. Esse texto refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • As aflatoxinas são produtos do metabolismo secundário do fungoAspergillus, tais como Aspergillus flavusArpergillus niger e Arpergillus parasiticus. Esses produtos resultantes desenvolvem-se naturalmente em produtos alimentícios, como amendoim, milhofeijão, arroz, trigo, entre outros.

  • OLÁ PESSOAL, cuidado pois o A. niger é responsável pela toxina OCRATOXINA.

  • Em ração é comum a Zearalenona

  •  

    Sobre a C:

     

    Nos termos da iterativa jurisprudência desta Corte, é permitida a produção de provas no recurso contra expedição de diploma desde que requeridas especificamente na inicial, não se exigindo, de forma peremptória, a juntada de prova pré-constituída. (RCED 15015-91/MG, rel. Min. Laurita Vaz, DJe de 14.2.2014)

    “[...] Ação de impugnação de mandato eletivo. Inexigibilidade de prova pré-constituída. [...] 2. A ação de impugnação de mandato eletivo não exige para o seu ajuizamento prova pré-constituída, mas tão-somente indícios idôneos do cometimento de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude. [...]”


ID
1019917
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) classificou em 3 categorias os organismos utilizados em bioterrorismo. A categoria A engloba os organismos de mais alta prioridade, facilmente disseminados ou transmitidos de pessoa para pessoa, causadores de alta mortalidade, com potencial para maior impacto na saúde, causam caos social e pânico público e demandam a ação/intervenção dos serviços de saúde pública. Assinale o item que esse texto identifica:

Alternativas
Comentários
  • Só acertei por causa do Antrax.   :P

  • Categorias de armas biológica e bioterrorismo do CDC:

    http://emergency.cdc.gov/bioterrorism/overview.asp

  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfL3UAD/bioterrorismo

  • Alternativa C

    Os agentes da categoria A são os únicos suspeitos de serem ameaças bioterroristas viáveis. Os agentes que são classificados como “Classe A” (Bacillus anthracis, Virus Varíola, Yersinia pestis, Clostridium botulinum, Francisella tularensis e Febres hemorrágicas) são definidos como classe A, por alguns critérios que incluem: Elevada morbidade e mortalidade; são transmitidos de pessoa para pessoa; possuir baixa dosagem infecciosa; serem altamente infectante ao ser disseminado em forma de aerosol; não exista vacina contra o agente ou que esta tenha disponibilidade limitada; potencial de produção em larga escala e permanecerem estáveis no meio ambiente.

  • O Antharax não é passado de pessoa p/pessoa não :/

  • Category A

    Definition

    The U.S. public health system and primary healthcare providers must be prepared to address various biological agents, including pathogens that are rarely seen in the United States. High-priority agents include organisms that pose a risk to national security because they

    can be easily disseminated or transmitted from person to person;

    result in high mortality rates and have the potential for major public health impact;

    might cause public panic and social disruption; and

    require special action for public health preparedness.

    .

    Agents/Diseases

    Anthrax (Bacillus anthracis)

    Botulism (Clostridium botulinum toxin)

    Plague (Yersinia pestis)

    Smallpox (variola major)

    Tularemia (Francisella tularensis)

    Viral hemorrhagic fevers, including

    Filoviruses (Ebola, Marburg)

    Arenaviruses (Lassa, Machupo)

    .

    .

    Category B

    Definition

    Second highest priority agents include those that

    are moderately easy to disseminate;

    result in moderate morbidity rates and low mortality rates; and

    require specific enhancements of CDC’s diagnostic capacity and enhanced disease surveillance.

    .

    Agents/Diseases

    Brucellosis (Brucella species)

    Epsilon toxin of Clostridium perfringens

    Food safety threats (Salmonella species, Escherichia coli O157:H7, Shigella)

    Glanders (Burkholderia mallei)

    Melioidosis (Burkholderia pseudomallei)

    Psittacosis (Chlamydia psittaci)

    Q fever (Coxiella burnetii)

    Ricin toxin from Ricinus communis (castor beans)

    Staphylococcal enterotoxin B

    Typhus fever (Rickettsia prowazekii)

    Viral encephalitis (alphaviruses, such as eastern equine encephalitis, Venezuelan equine encephalitis, and western equine encephalitis])

    Water safety threats (Vibrio choleraeCryptosporidium parvum)

    .

    .

    Category C

    Definition

    Third highest priority agents include emerging pathogens that could be engineered for mass dissemination in the future because of

    availability;

    ease of production and dissemination; and

    potential for high morbidity and mortality rates and major health impact.

    Agents

    Emerging infectious diseases such as Nipah virus and hantavirus

    .

    Fonte: https://emergency.cdc.gov/agent/agentlist-category.asp

     

  • Catapora - Variola major?????


    Catapora é o nome popular da doença causada pela Varicela Zoster, um Herpesvirus

    Variola major é uma das espécies de Poxyvirus que causam Varíola, doença muito mais servera.


    entendi foi é nada...


ID
1019920
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). Eles apresentam grande variedade de modos de vida. Obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos e retirando substâncias dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando- os; ou estabelecendo associações mutualísticas com outros organismos. Dentre as características abaixo citadas, assinale a que não se aplica aos fungos:

Alternativas
Comentários
  • Existe sim parede celular,o que se distingue na composição,que no caso,a maioria dos fungos apresenta quitina na parede celular.
  • Na minha opinião esta questão deveria ter sido anulada pois a alternativa D também está incorreta uma vez que os fungos podem se reproduzir através de fragmentação de micélio, o que não envolve a formação de esporos....


ID
1019923
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O antrax é uma toxinfecção aguda que, em geral, acomete a pele sob as formas de lesão bolhosa e pústula maligna. As formas viscerais são raras, embora graves, representadas pelo carbúnculo pulmonar, gastrintestinal e neuromeníngeo. Utilizado como arma biológica na prática do bioterrorismo, por vezes torna necessária a coleta do material. No caso do material suspeito apresentar indicativo de suspensão ou dispersão no ambiente, orienta-se, para quem o coletar e recolher, o uso dos seguintes equipamentos de proteção individual, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O antrax é uma doença bacteriana aguda, causada pelo bacilo Bacillus anthracis, que forma esporos. Logo, sua transmissão e dispersão no ambiente é fácil. Muitos animais se infectam pela ingestão de esporos, que também podem infectar seres humanos. O manuseio de materiais possivelmente contaminados por esporos (como lã, couro, osso pelo, etc) e a consequente inalação dos mesmos é uma forma de contágio. Para evitar essa contaminação, o manuseio de material suspeito deve ocorrer com equipamentos de segurança como macacão emborrachado, com capuz e elástico, luvas de borracha nitrílica sobre as luvas de latéx, além de botas. Para o rosto, é necessário o respirador fácil inteiro, e não apenas a máscara de proteção. Letra C correta.



ID
1019926
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A proteção das amostras biológicas para análise devem ser protegidas para evitar contaminação com material humano, contaminação microbiológica e contaminação química, o que, interferindo na análise, invalidaria seu resultado. Para evitar esses problemas, são adotadas precauções básicas como:

I. Isolar e proteger rapidamente a cena do delito. Os indícios biológicos devem ser os primeiros a serem recolhidos.

II. Usar instrumental descartável e limpá-lo antes de recolher cada amostra.

III. Usar conservante nas amostras.

IV. Deixar as amostras secarem na temperatura ambiente antes de empacotá-las para enviá-las ao laboratório. Empacotá-las em separado em bolsas de papel ou caixas de papelão, evitando o uso de plástico sempre que possível.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • A coleta de amostras biológicas em cenas de crime deve ser muito cuidadosa para que fatores externos não influenciem nas análises. São considerados amostras biológicas materiais como sangue, urina, líquidos e secreções corporais, tecidos e fezes. Para evitar interferências, a primeira providência é o isolamento do local do crime e registro fotográfico, sendo a coleta de materiais biológicos a primeira a ser feita, item I correto. Os instrumentos utilizados para coleta são descartáveis, e é recomendável que sejam limpos antes de recolher a amostra, item II correto. As evidências de material biológico secas, deverão ser acondicionadas em envelopes de papel escuro ou caixa de papelão própria, ficando armazenadas sob refrigeração. Já no caso de material úmido, caso for acondicionado em embalagem plástica (deve ser evitado), só deverá permanecer neste tipo de embalagem por no máximo 2 horas. Após esse período, deverá secar ao abrigo da luz solar direta e deverá ser devidamente acondicionado em embalagem de papel, não sendo usadas substâncias conservantes. O EDTA pode ser usado em caso de amostra sanguínea colhida em cadáveres como anticoagulante. Item III falso e IV correto. Letra C correta.

  • Letra C. Não usem conservantes.

  • Campeão tem como você colocar o gab nas questões que não tem?

  • A coleta de amostras biológicas em cenas de crime deve ser muito cuidadosa para que fatores externos não influenciem nas análises. São considerados amostras biológicas materiais como sangue, urina, líquidos e secreções corporais, tecidos e fezes. Para evitar interferências, a primeira providência é o isolamento do local do crime e registro fotográfico, sendo a coleta de materiais biológicos a primeira a ser feita, item I correto. Os instrumentos utilizados para coleta são descartáveis, e é recomendável que sejam limpos antes de recolher a amostra, item II correto. As evidências de material biológico secas, deverão ser acondicionadas em envelopes de papel escuro ou caixa de papelão própria, ficando armazenadas sob refrigeração. Já no caso de material úmido, caso for acondicionado em embalagem plástica (deve ser evitado), só deverá permanecer neste tipo de embalagem por no máximo 2 horas. Após esse período, deverá secar ao abrigo da luz solar direta e deverá ser devidamente acondicionado em embalagem de papel, não sendo usadas substâncias conservantes. O EDTA pode ser usado em caso de amostra sanguínea colhida em cadáveres como anticoagulante. Item III falso e IV correto. Letra C correta.



    resposta do professor 

    C

  • LETRA:C

  • Fiquei na dúvida pelo "indícios" biológicos.


ID
1019929
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O PSA (antígeno prostático específico), inicialmente identificado no líquido seminal e subsequentemente na próstata e no soro, está em uso clínico para diagnóstico e seguimento do câncer prostático desde 1986. Entretanto, ele não é um teste “câncer-especifico”. Sabe-se que as concentrações séricas de PSA podem elevar-se em diversas doenças prostáticas e em situações distintas. Assinale o item que não apresenta elevação de PSA:

Alternativas
Comentários
  • O PSA é utilizado como um biomarcador de câncer (geralmente associado ao aumento do nível sérico de PSA) e como marcador forense na detecção da presença de fluido seminal, independente da presença de espermatozoides (em evidências criminais deixadas por indivíduos vasectomisados, azoospérmicos ou oligozoospérmicos). O PSA é um marcador órgão-específico e não doença específica.

    O gene regulador do PSA é relacionado aos andrógenos. Portanto, medicamentos que afetam a produção ou o metabolismo dos andrógenos influenciam os níveis séricos do PSA (Letra A).

    Uma variedade de fatores pode afetar os níveis de PSA e deve ser considerada na interpretação dos resultados. As causas mais comuns de aumento do PSA são a prostatite (Letra E), a hiperplasia prostática benigna (Letra D) e o câncer de próstata. Outros fatores que conhecidamente podem elevar os níveis plasmáticos do PSA são traumas prostático (Letra B) e uretral e infecção. 

  • Uso de medicações (inibidores da 5a, antiandrogênicos)

    Esses medicamentos deveriam diminuir os níveis, e não aumentá-los. Logo, teriam duas respostas para a questão. Letras A e C.


ID
1019932
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

O sangue é um vestígio frequentemente encontrado em cenas de homicídio e outros crimes com envolvimento de violência física. Muitas vezes, não se consegue vincular o suspeito à mancha de sangue encontrada, mas o resultado negativo de tal confronto é útil para descartar o envolvimento de um cidadão. Assinale o teste para detecção de sangue, abaixo citado, que tem como base o uso de fenolftaleína, hidróxido de sódio, pó de zinco metálico e água destilada:

Alternativas
Comentários
  • a) O reagente de Kastle-Meyer é constituído por uma mistura de substâncias. Um exemplo de proporção seria 0,1 g de fenolftaleína, 2,0 g de hidróxido de sódio (sob a forma de pellet), 2,0 g de pó de zinco metálico e 10 mL de água destilada. nesta reação a presença de sangue torna a solução cor-de-rosa.

    b) Benzidina (Teste de Adler-Ascarelli). A benzidina (4,4’-diaminobifenil) é o reagente que apresenta maior sensibilidade, 

    característica fundamental para um teste de triagem. A reação de oxidação da benzidina em meio ácido resulta na formação de um intermediário de coloração azul e, após alguns minutos, de um produto final de coloração marrom. 

    c) Luminol. Este é clássico nos seriados de investigação científica e também na vida real. O 5-amino-2,3-di-hidro-1,4-ftalazinadiona, mais conhecido por luminol, é um composto que, sob determinadas condições, pode fazer parte de uma reação quimiluminescente. 

    d) Reação de Van Deen. não é reação de certeza porque reage frente a outros líquidos corporais. 

    e) Cristais de Teichmann. especifico para manchas de sangue. Os cristais de Teichmann são a forma química particular do grupo heme da hemoglobina cujo átomo de ferro está oxidado. São cristais rômbicos ou prismáticos, isolados ou agrupados de cor castanho-escuros. Podem formar-se no sangue quando adicionado um reagente de Bertrand, assim confirmam que a amostra é sangue. 

    para complementação:

    REAÇÕES DE ORIENTAÇÃO
    Se positiva, PODE SER SANGUE.
    1ª Adler
    2ª Amado Ferreira
    3ª Kastle-Meyer
    4ª Van-Deen

    REAÇÕES DE CERTEZA
    É para sangue, mas não sei a que tipo de bicho pertence esse sangue.
    São três reações:
    1ª reação - espetroscópica 
    2ª reação - cristais de hemocromogênio
    3ª reação – cristais de Teichmann

    Depois:
    PROVAS ESPECÍFICAS
    - Reação de soroprecipitação ou Uhlenhuth. É uma reação de especificidade. Para saber de quem é o sangue.
    - Prova de Coombs – é uma reação da medida geral. Dosamos as hemácias.


  • Como dito na questão, é difícil identificar o indivíduo ao qual pertence o sangue em casos de cenas de homicídio, porém é possível eliminar suspeitos através dessa análise. No teste de Adler Ascarelli é usado o reagente benzidina, e se der positivo, uma cor cinza azulada indica que a mancha trata-se de sangue. O luminol é um composto que pode participar de reações de quimiluminescência e quando borrifado no local do crime, pode indicar indícios de sangue através da luminescência. A reação de Van Deen não é específica, pois pode dar positivo caso em contato com outros líquidos corporais além do sangue. No teste de Cristais de Teichmann, a reação depende da formação de cristais de hemina após o uso do reagente de Teichmann. Já o teste de Kastle-Meyer é tido como uma alternativa ao teste de Adler Ascarelli, porém é feito com uma mistura de substâncias diferentes, como fenolftaleína, hidróxido de sódio, zinco metálico e água destilada. Se a amostra for sangue, a reação fica na coloração rosada. 


    RESPOSTA: (A)



  • Teste Kastle - Meyer é um exame utilizado para detectar a possível presença de hemoglobina através da atividade da peroxidase da hemoglobina presente no sangue que catalisa a oxidação da fenolftaleína (a forma reduzida da fenolftaleína que é incolor) em fenolftaleína, que é visível através de uma cor rosa brilhante

  • Testes para detecção de sangue na Hematologia Forense Identificadora.

              Falou em fenolftaleína falou em teste de Kastle-Meyer. Letra A já é a correta!

    (B) Reação colorimétrica similar com benzidina.

    (C) Reagente quimioluminescente usado para a revelação de vestígios de sangue latentes.

    (D) Reação colorimétrica similar com o reagente o-tolidina ou guaiaco.

    (E) Teste definitivo para a constatação de sangue, formando cristais.

    Gabarito: A


ID
1019935
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São cilíndricos, flexíveis e possuem colorido homogêneo. Histologicamente apresentam a cutícula muito fina, a córtex ou cortical preponderante, e a medula nem sempre visível. Essas características pertencem à:

Alternativas
Comentários
  • PERÍCIA EM PÊLOS

    HOMEM # ANIMAIS

    Cilíndricos, flexíveis, colorido homogêneo

    Histologicamente, cutícula muito fina, córtex preponderante, medula nem sempre visível.
    Fonte: Antropologia Forense


ID
1019938
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Evidências físicas que não são coletas, documentadas e preservadas de modo apropriado, não possuem valor científico em investigações criminais. Para a correta identificação de criminosos a partir da análise de DNA e a manutenção da cadeia de custódia, devem-se seguir parâmetros rígidos para todas as etapas do processo. Portanto é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C/ em complemento: A heparina é um anticoagulante natural extraído originalmente do fígado, produzida por basófilos e mastócitos, descoberta em 1916. É um anticoagulante que atua na trombina, impedindo a transformação do fibrinogênio em fibrina. Torna o sangue mais fluido e aumenta as concentrações de lipídios no sangue. É muito utilizada em casos de síndrome coronariana aguda, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, entre outros casos. A heparina é mal absorvida pelo intestino, por isso é administrada por via intravenosa ou subcutânea (sob a pele). A Varfarina também é um anticoagulante muito utilizado em forma de comprimido. Foi inicialmente comercializada como pesticida contra ratos e camundongos e é ainda popular para este fim. Descobriu-se alguns anos após a sua introdução que a varfarina era também eficaz para prevenir a trombose e embolia pulmonar. Em 1950 foi aprovada para uso como medicamento e manteve-se popular desde então. A varfarina é um derivado sintético da cumarina, substância encontrada naturalmente em muitas plantas, que diminui a coagulação do sangue, interferindo com o metabolismo da vitamina K.

    http://www.infoescola.com/farmacologia/anticoagulantes/

     

  • Toda evidência de material biológico seca, independentemente do método utilizado para sua coleta, deverá ser acondicionada
    isoladamente em envelope de papel escuro ou caixa de papelão própria, ficando armazenada sob refrigeração.

    Todo material deve ser esterilizado.

    Quando fluidas, as amostras sanguíneas devem ser coletadas com haste flexível.

    Normas e regras do IGP SC.

     

     

  • De acordo com a norma do IGP-SC, o sangue líquido deve ser coletado com uso de "swab". O uso de pipetas e seringa se refere a urina e outros líquidos. 

  • "Itens móveis absorventes como vestes, lençóis e toalhas devem ser encaminhados ao laboratório preferencialmente na íntegra. Devem ser acondicionados em embalagens de papel (envelopes e caixas). Se estiverem muito encharcados para serem transportados em embalagem de papel, podem ser acondicionados em embalagens plásticas, desde que sejam mantidos refrigerados até que seja possível secá-los em ambiente controlado."

     

    Fonte: Livro Locais de Crime - dos vestígios à dinâmica criminosa.


ID
1019941
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qualquer tipo de tecido ou fluido biológico pode ser utilizado como fonte de DNA, uma vez que são formados por células. Nas células, o DNA de interesse forense encontra-se tanto no núcleo como nas mitocôndrias. Os tipos de amostras mais comuns são:

I. sangue, sêmen e cabelo.

II. saliva, pele e unha.

III. urina, suor e fezes.

IV. ossos, fígado e músculo.

V. líquidos amnióticos e vilosidade coriônica.

São verdadeiros os seguintes itens:

Alternativas
Comentários
  • O suor em si é composto por água e sais minerais e compostos orgânicos diluidos,não tem DNA, porém, quando sai da glândula sudoripoda e escorre pela pele, carrega certa quantidade de partículas de pele morta que tem DNA. Essa quantidade é relativa a diversos fatores, mas, a partir delas é possível determinar o exame detalhado.

  • Qualquer tipo de tecido ou fluido biológico é qualquer tipo de tecido ou fluido biológico rsrs. Pra quem como eu ficou em dúvida quanto ao uso de urina e fezes como fonte de DNA, segue explicação:


    "Fezes e urina não têm DNA, no entanto, durante o seu trajeto pelo trato digestivo e urinário ocorrem escamações das células epiteliais da mucosa intestinal e urinária e assim, quando percorreram o caminho natural para serem expelidos, carregaram junto milhares de células que estavam sendo renovadas. Estas células, apesar de estarem sendo dispensadas pelo organismo, ainda possuem o DNA protegido dentro do núcleo."

  • Minha dúvida ficou no "amostras mais comuns"


ID
1019944
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O avanço tecnológico nas ferramentas e metodologias para o estudo do DNA fez com que a genotipagem de SNP fosse amplamente utilizada em diversas áreas, entre as quais a da identificação humana. Mais de 1 milhão de SNP estão dispersos no genoma humano. Apesar do grau de polimorfismo ser menor do que os STR, esses marcadores apresentam diversas características que os tornaram vantajosos na área da identificação humana.

Assinale a característica que não corresponde ao STR:

Alternativas
Comentários
  • O ENUNCIADO DA QUESTAO ESTA ERRADO,DEVERIA SER CARACTERISTICA QUE NAO CORRESPONDE AO SNP,

  • STR : micro satelietes

    VNTR: mini satelites

    SNP: polimorfismo de unico nucleotideo. Assim, não apresentam amplificação de grandes fragmentos de DNA.

  • A questão se refere ao SNP, acredito que a letra incorreta seja a letra E, haja vista que por eles não serem altamente polimórficos como os STRs, é preciso analisar um número muito maior de SNPs para se obter um poder de discriminação similar ao do perfil de STR.


ID
1019947
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

A metodologia de amplificação de diversos STR no mesmo tubo de ensaio depende de que a temperatura de anelamento dos primers seja idêntica e o tamanho dos alelos seja diferente para que possam ser analisados. Essa metodologia denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • O sequenciamento automático utiliza sequenciadores com eletroforese vertical em placa

    (ABI377 Applied Biosystem) ou eletroforese em capilar (ABI3100 Applied Biosystem), onde os

    próprios ddNTPs possuem marcação com fluorescência, ao contrário do método manual, em que

    estes apresentam marcação radioativa.

    (genfis40.esalq.usp.br/.../index.php?...sequenciamento...sequenciamento...?)



  • Mas a resposta certa é "Multiplex" (E)
    A Multiplex-PCR permite em uma única reação o anelamento de diversos primers ao mesmo tempo, sendo assim possível analisar diversas sequências de interesse em uma única reação de amplificação.

  • Pra mim o resultado da PCR da apenas um tamanho de sequencia, ou seja a mesma sequencia.

     

    Se passarmos pela eletroforese posteriormente e tiver mais de uma banda pode ter tido contaminação...

     

    Pra mim a resposta é sequenciamento.

     

    OBS: gabarito definitivo a banca manteve resposta E. Não entendi o porque.

     

     


ID
1019950
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A antropologia recebeu um grande impulso com o estudo do DNA mitocondrial, que tornou possível analisar a migração de populações humanas. Assinale o item que não corresponde às características do mtDNA para utilização forense:

Alternativas
Comentários
  • por ser EXCLUSIVAMENTE MATERNO, o mtDNA não poderá ser utilizado na investigação de paternidade.


  • http://www.cpgls.pucgoias.edu.br/8mostra/Artigos/SAUDE%20E%20BIOLOGICAS/Potenciais%20de%20uso%20forense%20do%20DNA%20mitocondrial.pdf

  • DNA mitocondrial ou mtDNA

    As mitocôndrias seguem o padrão de transmissão materno pois são transmitidas à prole através do óvulo. Diferentemente dos cromossomos autossômicos e do cromossomo Y, o mtDNA não possui marcadores do tipo STR. A análise do mtDNA, assim como a análise dos Y STRs, não permite individualização, pois os indivíduos de uma mesma linhagem materna possuem o mesmo mtDNA.

    ·  Os polimorfismos observados entre diferentes mtDNAs são os SNPs encontrados em regiões hipervariáveis.

    ·  Os laboratórios de Genética Forense geralmente analisam duas dessas regiões para o exame de mtDNA, as regiões 1 e 2 (HV1 e HV2).

    ·  As mitocôndrias apresentam uma vantagem: em cada célula existe muitas cópia do mtDNA, então é possível usar o mtDNA em casos onde o DNA nuclear está muito degradado. E a análise do mtDNA é útil quando se deseja estabelecer vínculos maternos distantes.

     

    Bons estudos. 


ID
1019953
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas características do cromossomo Y fazem com que seus microssatélites sejam importantes na análise forense do DNA. Assinale o item que não corresponde ao uso da análise dos STR do cromossomo Y:

Alternativas
Comentários
  • estudei o texto muito bom ,letra c

  • por ser um cromossomo de herança EXCLUSIVAMENTE PATERNA, não poderá ser aplicado na identificação de paternidade de filhas.

  • XX MULHER   XY HOMEM.

  • http://www.crbm1.gov.br/bio65/artigocien_65.asp

  • Y STRs não envolvem mulheres na análise.

    É herança patriarcal.

    Logo, a letra C está ERRADA. 

  • O cromossomo Y é exclusivo do homem, sendo determinante do sexo e de herança exclusivamente paterna. Desta forma, não tem como realizar a identificação da paternidade pela análise dos STR do cromossomo Y de filhas e da mãe (sexo feminino = cromossomos sexuais XX).

    Gabarito: C


ID
1019956
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise de microssatélites do DNA, conhecidos como STRs (short tandem repeats ou repetições curtas consecutivas) vem sendo amplamente utilizada. Os marcadores STRs do cromossomo X são capazes de complementar, eficientemente, a análise de STRs autossômicos. Assinale o caso em que a análise dos marcadores do cromossomo X não fornece nenhuma vantagem específica:

Alternativas
Comentários
  • X da mãe e X da filha são copias.

  • http://www.crbm1.gov.br/bio65/artigocien_65.asp

  • Layne Oliveira está equivocada.

    A região STR do cromossomo X materno frequentemente sofre recombinação, sendo não muito confiável para comparação com o perfil de cromossomo X dos filhos (X da mãe e da filha não são cópias).

    X-STR é importante para a determinação de PATERNIDADE com filhas mulheres, pois como não ocorre recombinação entre o X e Y paterno na região STR, o cromossomo X de origem paterna é herdado na forma de haplótipo, sendo idêntico no pai e na filha. Mutações podem ocorrer mas são raras. A determinação de paternidade entre pai e filha do sexo feminino é mais confiável usando X-STR do que STRs autossomais.


ID
1019959
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo que apresenta os dois alelos no mesmo loco é chamado de heterozigoto; o de um único alelo é homozigoto, e deve ter recebido o mesmo alelo em dose dupla do pai e da mãe. Nos testes com sondas unilocais, cada alelo é representado por uma banda de DNA. Assinale o teste de DNA que, de maneira geral, é aceito internacionalmente por ser mais informativo em investigação de identidade humana:

Alternativas
Comentários
  • Os VNTR’s foram usados com sucesso para a tipagem do DNA por mais de 10 anos. No entanto, como as análises de loci de VNTR requerem grandes quantidades de DNA, esta metodologia não é tão eficiente para a tipagem de DNA degradado e amostras com pouca quantidade de DNA como, por exemplo, os preparados de DNA a partir de amostras biológicas coletadas do meio ambiente. Por outro lado, a análise de STR é uma metodologia mais simples que funciona mesmo com DNA em pouca quantidade ou degradado (GÓES, 2002). Essa modalidade de determinação/exclusão de paternidade surgiu no final do século passado. Os STR’s, por serem sequências de DNA menores, permitem a análise de DNA já degradado, tais como, material biológico seco, em decomposição, decomposto ou carbonizado que contém pouco DNA analisável (FILHO, 2007).

  • Acho q o gabarito da questão tá errado. P mim seria letra A.

  • Tipos de Sondas utilizadas no RFLP

    Para análise de regiões hipervariáveis (VNTR) são utilizadas sondas moleculares complementares a estas sequências repetitivas, o que possibilita observar as características de cada indivíduo e suas relações com os pais. No método de RFLP, há sondas multilocais que hibridizam com vários locos ao mesmo tempo, sendo analisadas várias bandas de DNA, que correspondem aos alelos respectivos. Os testes com sondas unilocais utilizam a mesma metodologia, entretanto, identifica-se um loco polimórfico do DNA de cada vez, permitindo com simplicidade observar um alelo de origem materna e outro de origem paterna. O limite de detecção das sondas multilocais é de 500 ng de DNA, as sondas unilocais apresentam limites muito menores onde quantidades em torno de 30 ng podem ser visualizadas, que permitem espécimes de até 1 L de sangue ou sêmem para análise. Essa sensibilidade significa que embora as sondas multilocais fornecerem melhor distinção individual as sondas unilocais são as mais utilizadas no contexto forense. Outra vantagem é a possibilidade do uso das sondas unilocais em amostras misturadas.

    03/02/2018

  • Acredito que o errado da alternativa A, se dê pela avaliação do STR ocorrer através de um eletroferograma, e não com a simples amplificação em PCR.

     

    Resumidamente os passos são: Extração do DNA --> Amplificação por PCR --> Analise por Eletroforese.

  • Gabarito B.

    .

    Pensei que a A estivesse certa, afinal o STR so precisa de PCR, dispensando a eletroforese, uma vez que se pode utilizar o PCR em tempo real.

  • Sabemos que o marcador genético polimórfico que é utilizado em banco de dados, atualmente, é o STR. Todavia, a questão perguntou sobre aquele marcador que tem o maior poder informativo. O VNTR tem maior poder discriminativo devido a sua maior quantidade de repetição de nucleotideos nos locus, já para podermos ter o mesmo poder de discriminação ao utilizarmos o STR teremos de realizar a amplificação de mais loci. Esse que é o detalhe da questão, por isso que a alternativa B está correta. Adicionalemente, ele citou sondas unilocais, bandas esses termos estão associados a eletroforese em gel, utilizada na análise de VNTR. 

  • Realmente, o candidato ficaria em dúvida entre as letras A e B.

    Porém, a mais correta seria a letra B visto que como os microssatélites (STRs) possuem menor tamanho que os minissatélites (VNTRs), os STRs apresentam menor polimorfismo e, portanto, menos alelos para um marcador. Dessa forma, seria necessário maior quantidade de STRs analisados para que se atingisse o nível de confiabilidade de análise dos VNTRs. Estima-se que um loco de VNTR analisado com sondas unilocais corresponda a 3 locos de STRs.


    "Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje"


ID
1019962
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A técnica de PCR (reação em cadeia de polimerase) em tempo real revolucionou o processo de quantificação de fragmentos de DNA. Ela realiza a quantificação desses ácidos nucleicos de maneira precisa e com maior reprodutividade. Assinale o fator que permite essa quantificação:

Alternativas
Comentários
  • A PCR encontra sua principal aplicação em situações onde a quantidade de DNA disponível é reduzida. Em teoria, é possível amplificar qualquer DNA. Uma das principais aplicações da PCR é na medicina forense, onde pequenas amostras de DNA retiradas da cena de um crime (pedaços de cabelo que contenham bulbo, gotas de sangue ou saliva, pedaços de pêlo ou até mesmo a minúscula quantidade de DNA deixada em uma impressão digital) são amplificadas para serem analisadas pelo método de fingerprinting. O PCR também é rotineiramente utilizado em procedimentos científicos de Biologia Molecular como amplificação para gerar mutagênese, detecção de mutações ou preparação de fragmentos de DNA para clonagem (inserção em plasmídeo, por exemplo) como também pode ser utilizado para identificação de patógenos que estão presentes em amostras como por a exemplo identificação de agentes como Cândida sp, Chlamydia trachomatisHPVVírus do papiloma humano e seus genótipos, HIVVírus da Hepatite B. etc A PCR também é utilizada na paleontologia para o sequenciamento gênico de animais pré-históricos. Também é muito utilizada na identificação de microrganismos, tendo em vista que apenas 1% dos microrganismos são cultivaveis e podendo ser isolados. A PCR é o primeiro passo para o posterior sequenciamento. Após obter as sequencias geradas pelos equipamentos pode-se consultar bases de dados na internet para tentar localizar suas possiveis origens, sendo bactérias, archeas ou etc.

  • A diferença do PCR em tempo real (qPCR ou quantitative PCR) para o PCR tradicional é a presença, no primeiro, de algum elemento fluoróforo (SYBR Green ou sondas Taqman) que sinaliza o momento da formação das duplas fitas em cada ciclo, emitindo fluorescência. Dessa forma tem-se uma ideia da quantidade de DNA formado, sem a necessidade de eletroforese ao final dos ciclos.


    Resp.: Alternativa C


ID
1019965
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O DNA (ácido desoxirribonucléico) é constituído por uma longa fita dupla de nucleotídeos. O sequenciamento de DNA é um processo que determina a ordem desses nucleotídeos. A fita dupla é formada pelo pareamento das bases. Desta forma, referente ao pareamento desses nucleotídeos, não é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quem errar essa questão, favor rasgar o seu diploma de biólogo.

  • A + G = T + C

    A=T

    G=C

  • Aquela questão para NÃO zerar a prova. Bem fácil decorar: G - C ( Gal Costa) e A-T (Agnaldo Timoteo) .


ID
1019968
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A cadeia de custódia contribui para manter e documentar a história cronológica da evidência, para rastrear a posse e o manuseio da amostra a partir do preparo do recipiente coletor, da coleta, do transporte, do recebimento, da análise e do armazenamento. Inclui toda a sequência de posse. Na Lei, a cadeia de custódia inicia-se logo após o conhecimento do fato criminoso. De acordo com o Código de Processo Penal, logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá.

I. dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais.

II. apreender os objetos que tiverem relação com o fato após liberados pelos peritos criminais.

III. fotografar o local, os objetos e o que se fizer necessário quando na ausência do perito criminal.

IV. colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias.

V. apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos.


São verdadeiros os itens:

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, se recorrermos ao CPC, veremos que no:

    Art. 6º - Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial

    deverá:

    I - dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das

    coisas, até a chegada dos peritos criminais; (Redação dada pela Lei nº 8.862, de 28.3.1994)

    (Vide Lei nº 5.970, de 1973)

    II - apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos

    criminais; (Redação dada pela Lei nº 8.862, de 28.3.1994)

    III - colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias;

    IV - ouvir o ofendido;

    V - ouvir o indiciado, com observância, no que for aplicável, do disposto no Capítulo III do

    Título Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que

    lhe tenham ouvido a leitura;

    VI - proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareações;

    VII - determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer

    outras perícias;

    VIII - ordenar a identifi cação do indiciado pelo processo datiloscópico, se possível, e fazer

    juntar aos autos sua folha de antecedentes;

    IX - averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e

    social, sua condição econômica, sua atitude e estado de ânimo antes e depois do crime

    e durante ele, e quaisquer outros elementos que contribuírem para a apreciação do seu

    temperamento e caráter

    Com Base neste artigo a resposta correta é a letra "C"

  • E a alternativa V, é de competência de quem??

  • Oie, Ana...

     

    Isso também é competência da autoridade policial. Todavia, a apreensão de coisas achadas ou obtidas por meios criminosos está relacionada à busca domiciliar, e não aos procedimentos que a autoridade deverá realizar quando tiver conhecimento da infração penal.. Foi só uma pegadinha de troca de artigos.  


ID
1019971
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando da coleta de amostras biológicas para estudo de DNA, o perito deve estar permanentemente alerta para a necessidade de coletar amostras que permitam fazer a comparação dos perfis genéticos. Dessa forma, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Amostra questionada objetiva identificar o doador

    Amostra padrão éuma amostra de origem conhecida

    Amostra de exclusão tem o objetivo de eliminar possibilidade do DNA questionado ter sido doado por pessoa não implicada ao crime



    Amostrade referência  - amostra de matérias-primase de produto (ANVISA)


ID
1019974
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em face da interdisciplinaridade do Direito Ambiental, o conceito de meio ambiente não é originariamente jurídico. José Afonso da Silva conceitua-o como “a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas”(citação). Esse conceito demonstra a existência de três aspectos do meio ambiente:

I. meio ambiente artificial
II. meio ambiente cultural
III. meio ambiente natural (ou físico)

Assinale qual item abaixo apresenta o conceito errado de um desses aspectos.

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa D não existe FAUNA no meio ambiente natural?? Que planeta é esse que não tem animais? Como poderia estar correta...?

    (solo, água, ar atmosférico, flora)


ID
1019977
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Lei nº 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, em seu art. 3º, inciso I, definiu, para os fins nela previstos, que meio ambiente é:

Alternativas
Comentários
  • c) Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
    I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas

  • GABARITO LETRA C

    Art. 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

    I - MEIO AMBIENTE: o conjunto de condições,leis, influências e interações de ordem física,química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;

    II - DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL: degradação da qualidade ambiental, a alteração adversa das características do meio ambiente;

    III - POLUIÇÃO: a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta

    ou indiretamente:

    a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

    b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

    c) afetem desfavoravelmente a biota;

    d) afetem as condições estéticas ou sanitárias

    do meio ambiente;

    e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;

    IV - POLUIDOR, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta

    ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental;

    V - RECURSOS AMBIENTAIS: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os

    estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.


ID
1019980
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil ocorrem pelo menos sete Províncias Fitogeográficas, cada uma com diversas formações vegetais. Cada tipo de formação vegetal ou vegetação é um conjunto de ecossistemas próprio. Logo, um país que tiver o maior número de ecossistemas certamente terá a maior biodiversidade, pois as espécies vivem nesses ecossistemas, e muitas têm neles o seu único habitat. Assinale o ecossistema que pertence a Província Fitogeográfica Brasileira Amazônia:

Alternativas
Comentários
  • Várzea é um tipo de vegetação característico da Amazônia, que ocorre ao longo dos rios e planícies inundáveis. Esse ambiente é periodicamente inundado e está sob o regime hidrológico do Rio Amazonas e de seus tributários mais próximos, por isso é bastante dinâmico, sendo constantemente remodelado pelos rios.

  • Três tipos de vegetação da floresta amazônia:

    Vegetaçao do tipo Igapó: situa-se em terrenos planos e baixo, ao longo de rios de águas negras e que são perenemente inundados;

    Vegetação de Várzea:  planícies inundáveis invadidas por enchentes sazonais na bacia Amazônica.

    Vegetação de terra firme: Áreas mais altas e que nao sofre com a inundação.


ID
1019983
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provem de matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, que tem por objetivo a produção de energia. Assinale a fonte de energia, abaixo citada, que não pode ser considerada biomassa:

Alternativas
Comentários
  • Petróleo.É um combustível fóssil não-renovável.

  • Para quem não conhece o Briquete, segue definição:

    Briquete é um bloco denso e compacto de materiais energéticos, geralmente feito a partir de resíduos de madeira. As matérias-primas utilizadas para a produção de briquetes pode ser:serragem, maravalha, casca de arroz, palha de milho, sabugo, bagaço de cana-de-açúcar, casca de algodão, casca de café, feno de braquiaria entre outros. Conhecido também como lenha ecológica, o briquete é capaz de substituir com eficiência o gás, a energia elétrica, o carvão vegetal, o carvão mineral, a lenha e outros tipos de combustíveis.Este tipo de geração de energia vem sendo cada vez mais utilizado por ser ecologicamente limpo, já que a emissão de gás carbônico para o ambiente é expressivamente diminuída. Os briquetes podem ser utilizados na geração de energia elétrica(com baixo custo) oriunda da biomassa vegetal. Fonte: Wikipedia

  • Gab D

     

    Biomassa é um produto de um metabolismo orgânico, usado para obter energias diversas ( alcool/ gas por bacterias;  biocombustivel por plantas oleosas; biogás, por processos anaeróbicos de decomposição de material orgânico).

    Trata-se de um paradigma da sustentabilidade. Esse conceito, tudo que é consumido, faz parte de um sistema fechado, onde a quantidade de  produto desse consumo já era previsivel, sendo teoricamente mais "fácil ou menos poluente" para recosntituição do meio ambiente. Diferente o petróleo que está acumulado  e isolado no " centro da terra" e não está fazendo parte do sistema fechado do processo produção/consumo, conceituado pela biomassa. Por isso que queimar combustivel fóssil é "jogar CO2 excedente" ao que foi produzido pelos individuos que fazem parte do "grupo biomassa"


ID
1019986
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O geoprocessamento é considerado o ramo do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Suas ferramentas permitem realizar análises complexas. São tecnologias de geoprocessamento:

I. Sensoriamento remoto.

II. Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS).

III. Sistema de Navegação Global por Satélites (GNSS).

Assinale a alternativa que engloba, respectivamente, as seguintes ferramentas: Google Earth, arquivos vetoriais e GPS.

Alternativas
Comentários
  • I. Sensoriamento remoto: possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos.

    II. Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS): sistema de hardwaresoftware, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem 

    III. Sistema de Navegação Global por Satélites (GNSS): Sistema de navegação por satélite são sistemas que estabelecem o posicionamento geo-espacial autônomo através do uso de satélites artificiais.


ID
1019989
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas últimas décadas, observou-se uma notável evolução das tecnologias destinadas à observação e medição da Terra. O sensoriamento remoto é uma dessas tecnologias que, por receberem grandes investimentos, apresenta um intenso ritmo de desenvolvimento. As imagens são caracterizadas por quatro tipos de resolução: espacial, espectral, radiométrica e temporal. Assinale o item que descreve a resolução temporal:

Alternativas
Comentários
  • Resolução temporal é o tempo que o satélite demora para passar novamente em um mesmo local. resposta letra d. 

  • RESOLUÇÃO ESPACIAL: Determina o tamanho do menor objeto possível de ser identificado na imagem. Leva em consideração o tamanho do pixel da imagem;
    RESOLUÇÃO ESPECTRAL: Analogamente, quanto mais bandas um sensor possuir, maior será sua resolução espectral. Se o sensor possui a capacidade de imagear várias faixas (largura do comprimento de onda) do espectro eletromagnético, composto em bandas distintas, logo será possível identificar mais claramente diferentes tipos de materiais na superfície;
    RESOLUÇÃO RADIOMÉTRICA: É dada pelo número de níveis de cinza (ou DN "digital number") utilizados para se compor a imagem. Tais valores de DN são expressos em forma de números de dígitos binários (bits); e
    RESOLUÇÃO TEMPORAL: É o tempo de revisita do satélite para imagear uma determinada área no globo. Cada satélite possui uma resolução temporal distinta.

    Fonte: http://www.vasgeo.com.br/2013/03/resolucao-espacial-espectral-radiometrica-sensoriamento-remoto.html


ID
1019992
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O Decreto nº 6.686/2008 altera e acresce dispositivos ao Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente e estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações. De acordo com o Art. 16, no caso de áreas irregularmente desmatadas ou queimadas, o agente autuante embargará quaisquer obras ou atividades nelas localizadas ou desenvolvidas, excetuando as atividades de subsistência. Conforme parágrafo 1º, o agente autuante deverá:

Alternativas
Comentários
  • O cancelamento de registro, licença etc (da alternativa "a") é medida a ser tomada apenas após o descumprimento do embargo. Quanto ao embargo em si, o Decreto estabelece que deve se proceder conforme descrito na alternativa "c" (correspondente ao dispositivo que o enunciado menciona - art. 16), que está correta. Vejamos o Decreto:

    "Art. 18. O descumprimento total ou parcial de embargo, sem prejuízo do disposto no art. 79, ensejará a aplicação cumulativa das seguintes sanções: (...)

    II - cancelamento de cadastros, registros, licenças, permissões ou autorizações de funcionamento da atividade econômica junto aos órgãos ambientais e de fiscalização. "



  • Art. 16. No caso de áreas irregularmente desmatadas ou queimadas, o agente autuante embargará quaisquer obras ou atividades nelas localizadas ou desenvolvidas, excetuando as atividades de subsistência. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    § 1o O agente autuante deverá colher todas as provas possíveis de autoria e materialidade, bem como da extensão do dano, apoiando-se em documentos, fotos e dados de localização, incluindo as coordenadas geográficas da área embargada, que deverão constar do respectivo auto de infração para posterior georreferenciamento. (Incluído pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

  • Art. 16 e 18 da Lei 6.514:

    a) Cancelar registros, licenças ou autorizações de funcionamento da atividade econômica junto aos órgãos ambientais e de fiscalização.

    Art. 18. O descumprimento total ou parcial de embargo, sem prejuízo do disposto no art. 79, ensejará a aplicação cumulativa das seguintes sanções: (...)

    II - cancelamento de cadastros, registros, licenças, permissões ou autorizações de funcionamento da atividade econômica junto aos órgãos ambientais e de fiscalização. "

    b) Emitir certidão em que conste a atividade, a obra e a parte da área dos imóveis pretensos ao embargo, conforme o caso.

    § 2  A pedido do interessado, o órgão ambiental autuante emitirá certidão em que conste a atividade, a obra e a parte da área do imóvel que são objetos do embargo, conforme o caso.

    ·       

    c) Colher todas as provas possíveis de autoria e materialidade, bem como da extensão do dano, apoiando- se em documentos, fotos e dados de localização, incluindo as coordenadas geográficas da área embargada, que deverão constar do respectivo auto de infração para posterior georreferenciamento.

    Art. 16. No caso de áreas irregularmente desmatadas ou queimadas, o agente autuante embargará quaisquer obras ou atividades nelas localizadas ou desenvolvidas, excetuando as atividades de subsistência. (Redação dada pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    § 1 O agente autuante deverá colher todas as provas possíveis de autoria e materialidade, bem como da extensão do dano, apoiando-se em documentos, fotos e dados de localização, incluindo as coordenadas geográficas da área embargada, que deverão constar do respectivo auto de infração para posterior georreferenciamento. (Incluído pelo Decreto nº 6.686, de 2008).

    d) Aplicar a penalidade de embargo de obra ou atividade, ou de área, nos casos em que a infração de que trata o caput se der fora da área de preservação permanente ou reserva legal, salvo quando se tratar de desmatamento não autorizado de mata nativa.

    § 2 Não se aplicará a penalidade de embargo de obra ou atividade, ou de área, nos casos em que a infração de que trata o caput se der fora da área de preservação permanente ou reserva legal, salvo quando se tratar de desmatamento não autorizado de mata nativa.

    e) Emitir certidão em que conste a atividade, a obra e a parte da área dos imóveis, conjuntamente ao auto de infração, e notificação de penalidade.

    § 2 A pedido do interessado, o órgão ambiental autuante emitirá certidão em que conste a atividade, a obra e a parte da área do imóvel que são objetos do embargo, conforme o caso.

  • GABARITO C

    #Reta Final IAT-PR


ID
1019995
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Lei 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Em seu Art. 29, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, a pena prevista é de seis meses a um ano, e multa. De acordo com o parágrafo 4º, a pena é aumentada de metade, se o crime é praticado, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A Lei 9.605/98

    § 4º A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado:

    I - contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração;

    II - em período proibido à caça;

    III - durante a noite;

    IV - com abuso de licença;

    V - em unidade de conservação;

    VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa.

    § 5º A pena é aumentada até o triplo , se o crime decorre do exercício de caça profissional.

    Letra ( C)


  • no caso de caça profissional a pena é triplicada

     

  • ANOTE AÍ: APENAS A CAÇA PROFISSIONAL AUMENTA A PENA ATÉ O TRIPLO. AS DEMAIS HIPÓTESES AUMENTAM A PENA DE METADE.


ID
1019998
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Westman (1985), as fases de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) são as seguintes: identificação, previsão e avaliação. Assinale a alternativa que não faz parte das ferramentas para previsões dos impactos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    .

    O item A corresponde a etapa da IDENTIFICAÇÃO.


ID
1020001
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cada atividade apresenta uma configuração básica de poluentes gerados. Logo, podemos concluir que os impactos ambientais também se assemelham nessas atividades. O reconhecimento desses impactos pode ser de grande utilidade em perícias ambientais, pois pode poupar tempo e esforços na avaliação dos impactos ambientais em algumas atividades.

• Contaminação das águas superficiais ou subterrâneas pelos efluentes hídricos gerados;

• Contaminação do solo e/ou das águas (superficiais ou subterrâneas) pela disposição inadequada de resíduos sólidos;

• Emissão de poluentes atmosféricos resultantes de caldeira à lenha, carvão ou óleo combustível;

• Emissão de fortes odores.

São impactos ambientais gerados por:


Alternativas
Comentários
  • acho que seria a letra c

  • a e d geram resíduos que contaminam solo, agua e ar. Preciso de explicação

  • Lara: acho que só passando em frente a um curtume para saber...

  • Alguém consegue explicar pq a alternativa E?


ID
1020004
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Impactos ambientais causados pela movimentação de veículos em estradas abertas, danos à vegetação e à fauna (inclusive na construção das instalações auxiliares, na perfuração de poços e galerias), possibilidade de ruídos, vazamento de combustíveis, interferência nos recursos hídricos e contaminação da água e/ou solo decorrente da liberação de efluentes contaminados, são impactos gerados por:

Alternativas
Comentários
  • HONDA CIVIC

    Ação ou efeito de minerar; ação de explorar minas e retirar minério.

    Ação de depurar (limpar) o minério que foi retirado das minas.

    LETRA "A"


ID
1020007
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A valorização dos danos causados ao meio ambiente é motivada pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605) que dita em seu Art. 19: A perícia da constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e cálculo de multa. Ainda em seu parágrafo único: A pericia produzida em seu inquérito cível ou no juízo cível poderá ser aproveitada no processo penal, instaurando-se o contraditório. O Estado se utiliza de métodos simplificados no processo de avaliação, que devem seguir critérios. Assinale o item que não é critério dessa metodologia:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C.
    Fundamento: "

    Art. 20. A sentença penal condenatória, sempre que possível, fixará o valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido ou pelo meio ambiente.

      Parágrafo único. Transitada em julgado a sentença condenatória, a execução poderá efetuar-se pelo valor fixado nos termos do caput, sem prejuízo da liquidação para apuração do dano efetivamente sofrido."


ID
1020010
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Esta parcela é representada pelo custo mínimo de reparação objetivo e imediato, utilizando-se de técnicas práticas e factíveis, que retornem o mais próximo da condição anterior ao menor custo possível.” Esse texto refere-se:

Alternativas
Comentários
  • O princípio básico que se deve ter sempre em mente na valoração econômica do dano ambiental é o da proporcionalidade, ou seja, quanto maior for a degradação, maior deve ser o valor apurado. Desta forma, o modelo proposto por Almeida no livro Perícia Ambiental Criminal tem o objetivo de reforçar esse princípio.

    A avaliação do dano ambiental pode ser divida em duas parcelas: uma parcela objetiva de observação direta e outra subjetiva, decorrente dos impactos ocasionados pelo dano, de difícil mensuração.

     

    A parcela objetiva é representada pelo custo mínimo de reparação imediata do dano, utilizando-se técnicas práticas e factíveis.  Porém, o conceito aqui não é retornar ao status quo ante, mas sim o mais próximo pelo menor custo possível.

     

    Já a parcela subjetiva tem como finalidade atingir um alvo ainda pouco conhecido, que é o “estado do ecossistema e todas as suas propriedades e processo de ordem química, física e biológica, que garantem a sua complexidade e equilíbrio.  Esse alvo não é conhecido e talvez nunca seja”.

     

    Além disso, o custo de restauração pode ser adicionado ao lucro cessante, que é o período entre a data que ocorreu o dano e a data em que área for reparada ou a data dos exames, tempo esse que a área ficou sob efeito da degradação. O equacionamento do lucro cessante irá depender de como se deu a degradação – se instantânea ou se progressiva. E, ainda, se após a degradação ocorreu uma recuperação natural parcial ou total. Para a equação, considera-se que a recuperação ou degradação ocorreu de forma linear. Contudo se há informações de que a recuperação ou degradação ocorreu de forma não linear, ainda é necessário desenvolver novas equações.

     

    ALMEIDA, R. In: TOCCHETTO, D. (Org). Perícia Ambiental Criminal. Campinas: Millennium, 2010.

    CORDIOLI, MLA. APLICAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE VALORAÇÃO. ECONÔMICA DO DANO AMBIENTAL EM UM ESTUDO DE. CASO DA PERÍCIA CRIMINAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Dissertação de mestrado.


ID
1020013
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, por meio da Resolução 10/93, em seu Art. 3º, define os estágios de regeneração da vegetação secundária. Assinale a alternativa que compete ao Estágio Inicial, conforme Inciso I desse artigo:

Alternativas
Comentários
  • O termo "plena altitude" está incorreto (provavelmente erro de grafia), pois amplitude tem a ver com distribuição espacial, significa que a vegetação em estágio inicial é mais homogênea, com a maioria dos indivíduos estando em uma mesma faixa de DAP (Diâmetro a Altura do Peito, 1,3 m).

    Conama 10/93 
    I - Estágio Inicial:
    a) fisionomia herbáceo/arbustiva de porte baixo, com cobertura vegetal variando de
    fechada a aberta;
    b) espécies lenhosas com distribuição diamétrica de pequena amplitude;

ID
1020016
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Resolução CONAMA 12/94 em seu Art. 1º, aprova o Glossário de Termos Técnicos, elaborado pela Câmara Técnica Temporária para Assuntos de Mata Atlântica. Com base nesse glossário, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO - AMBIENTE HALÓFITO: ambiente caracterizado pela presença de vegetação tolerante ao sal.

    b) ERRADO - COMUNIDADE EDÁFICA: conjunto de populações vegetais dependentes de determinado tipo de solo.

    c) ERRADO - ENDEMISMO: espécie nativa, restrita a uma determinada área geográfica.

    d) CORRETA - REMANESCENTES: manchas de vegetação nativa Primária ou Secundária do domínio da Mata Atlântica.

    e) ERRADA - SUBOSQUE: estratos inferiores de uma floresta. Vegetação que cresce sob as árvores.

  • Letra D

    REMANESCENTES: manchas de vegetação nativa Primária ou Secundária do domínio da Mata Atlântica.


ID
1020019
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.” Conforme Art. 1º da Resolução CONAMA nº 237/97, essa definição refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    A licença ambiental é um ato administrativo enquanto o licenciamento é um procedimento administrativo (envolve vários atos, dentre eles a licença)

  • Gabarito: letra B.

    Literalidade da resolução Conama 237/1997

    Art. 1º Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

    II - Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.


ID
1020022
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Das espécies ameaçadas de extinção constantes no anexo da Instrução Normativa nº 3/2003, assinale a que está extinta:

Alternativas
Comentários
  • Rhinodrilus fafner (minhocuçu ou minhoca gigante) é uma minhoca gigante presumivelmente extinta da família Glossoscolecidae.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rhinodrilus_fafner


ID
1020025
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Conforme Instrução Normativa nº 15/2010 – IBAMA/MMA, Art. 19, em seu inciso I, o anexo I-A corresponde às espécies de passeriformes que poderão ser mantidas, reproduzidas e transacionadas pelas Categorias de Criador Amador e Comercial de Passeriformes, podendo inclusive ser comercializadas pelos Criadores Comerciais de Passeriformes, mediante emissão de Nota Fiscal. Assinale a espécie que não consta no referido anexo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: DESATUALIZADO

    A espécie Saltator similis é popularmente conhecida como trinca-ferro. É encontrado no Mato Grosso, Goiás e Bahia em direção sul até o Rio Grande do Sul, incluindo toda a Região Sudeste. Encontrado também na Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

    Está compreendido no Anexo I da IN 10/2011.

    Como a questão foi formulada em 2010, essa Instrução Normativa ainda não estava em vigor. Todavia, agora a questão está desatualizada.


ID
1020028
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com o Artigo 225 da Constituição Brasileira (1988), todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Desta forma, referente às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • CF Art. 225 § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os 
    infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, 
    independentemente da obrigação de reparar os danos causados
    .

     

    Gabarito: D

  • Para você ver, independente na afirmação da banca e independentemente na letra da LEI, uma grande diferença: Independente é um adjetivo e Independentemente que é advébio. Logo, no contexto muda totalmente o entendimento da frase!

    Independente:

    Que não depende de ninguém; livre: pessoa independente.

    Que age com autonomia; que não se deixa influenciar.

    Que não se deixa submeter aos desmandos de outrem; insubordinado.

    Independentemente:

    De maneira independente; de modo a não depender, não estar subordinado, de não apresentar uma relação de dependência, de subordinação; livremente.


ID
1020031
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Artigo 3º da Lei 6.766/79 discorre sobre a admissão do parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de extensão urbana ou de urbanização específica, definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal. Portanto, não é permitido o parcelamento do solo em áreas ou terrenos com características específicas. Assinale qual das áreas citadas abaixo, terá admitido o parcelamento do solo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    Art. 3o Somente será admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal.

    Parágrafo único - Não será permitido o parcelamento do solo:

    I - em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas;

    Il - em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados;

    III - em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes;

    IV - em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação;

    V - em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.


  • Complementando...

    Um mnemônico simples para facilitar a memorização da única proibição que não admite exceção é associar GGGeológicas com proibição mais GGGida/ riGGGorosa - essa proibição é ABSOLUTA!


ID
1020034
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Artigo 4º da Lei 6.938/81 discorre sobre os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente. Assinale qual dos itens abaixo não pertence a esses objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Art 4º - A Política Nacional do Meio Ambiente visará:

    b) I - à compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico;

    c) III - ao estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais;

    e) IV - ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais;

    d) VII - à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.

  • Alternativa A é uma competência do CONAMA e não um objetivo da PNMA.

    Gabarito A

     

    Art. 8º Compete ao CONAMA:

    IV ­- homologar acordos visando à transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de
    interesse para a proteção ambiental;

  • GABARITO LETRA A, GALERA. TMJ


ID
1020037
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 9.433/97 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Conforme o Artigo 2º, assinale a alternativa que constitui os objetivos da referida lei:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos:

      I - assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos;

      II - a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

      III - a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.


  • Letra A) Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:

    III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais

    Letra B) Art. 3º Constituem diretrizes gerais de ação para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos:

    I - a gestão sistemática dos recursos hídricos, sem dissociação dos aspectos de quantidade e qualidade;

    III - a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental;

    V - a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo

    Letra D) Art. 5º São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos:

    II - o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água;

    Letra E) Art. 9º O enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água, visa a:

    II - diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.

    Art. 7º Os Planos de Recursos Hídricos são planos de longo prazo, com horizonte de planejamento compatível com o período de implantação de seus programas e projetos e terão o seguinte conteúdo mínimo:

    I - diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos;

    X - propostas para a criação de áreas sujeitas a restrição de uso, com vistas à proteção dos recursos hídricos.

  • A) FUNDAMENTO (Art 1)

    B) DIRETRIZ (Art 3)

    C) OBJETIVO (Art 2) - GABARITO

    D) INSTRUMENTO (ART 4)

    E) Misturou o conteudo minimo do instrumento dos planos de RH (ART 7) com objetivo do instrumento de enquadramento dos corpos de agua em classes (art 9.)

  • Novidade legislativa

    Lei 9.433/97

    Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos:

    I - assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos;

    II - a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

    III - a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.

    IV - incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais. (incluído pela Lei 13.501/2017)                        

  • FUNDAMENTOS.

    I - a água é um bem de domínio público;

    II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

    III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;

    IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

    V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

    VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

    OBJETIVOS

    I - assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos;

    II - a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

    III - a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.

    IV - incentivar e promover a captação, a preservação e o aproveitamento de águas pluviais.

    DIRETRIZES DE AÇÃO

    I - a gestão sistemática dos recursos hídricos, sem dissociação dos aspectos de quantidade e qualidade;

    II - a adequação da gestão de recursos hídricos às diversidades físicas, bióticas, demográficas, econômicas, sociais e culturais das diversas regiões do País;

    III - a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental;

    IV - a articulação do planejamento de recursos hídricos com o dos setores usuários e com os planejamentos regional, estadual e nacional;

    V - a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo;

    VI - a integração da gestão das bacias hidrográficas com a dos sistemas estuarinos e zonas costeiras.

    Art. 4º A União articular-se-á com os Estados tendo em vista o gerenciamento dos recursos hídricos de interesse comum.

    INSTRUMENTOS

    I - os Planos de Recursos Hídricos;

    II - o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água;

    III - a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos;

    IV - a cobrança pelo uso de recursos hídricos;

    V - a compensação a municípios;

    VI - o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.

  • questãozinha lazarenta

  • Acertei mas não era eu em minha alma.

    Gp no wpp pra DELTA BR

    Msg in box.


ID
1020040
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Lei 9.985/90 regulamenta o Art. 225, § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, e institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC. De acordo com o Art. 4º, assinale qual dos itens abaixo não está elencado nos objetivos do SNUC.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o O SNUC tem os seguintes objetivos:
    I - contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais;
    II - proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional;
    III - contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais;
    IV - promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais;
    V - promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento;
    VI - proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica;
    VII - proteger as características relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural;
    VIII - proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos;
    IX - recuperar ou restaurar ecossistemas degradados;
    X - proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;
    XI - valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica;
    XII - favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico;
    XIII - proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.

  • Um macete interessante é observar os verbos que estão nos objetivos e os que estão nas diretrizes. 

    Nos objetivos temos:

     -proteger

    -recuperar

    -promover

    -favorecer

    -proporcionar

    -valorizar

    Já nas diretrizes, para começar não está em formato de verbos, apesar de nesta questão estar. Passando para a forma verbal temos:

    - assegurar

    -incentivar

    -garantir

    - assegurar

    -buscar

    - considerar

    -permitir


  • No título, a lei está errado, ela é do ano de 2000, e não de 1990, sendo assim, deveria ser Lei 9.985/00

  • Letra A é uma diretriz e não um objetivo.

    Art. 5º O SNUC será regido por diretrizes que:

    II - assegurem os mecanismos e procedimentos necessários ao envolvimento da sociedade no estabelecimento e na revisão da política nacional de unidades de conservação.