SóProvas



Prova IESES - 2021 - Prefeitura de Palhoça - SC - Farmacêutico


ID
5172937
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal 8.069/1990:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento físico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    Errado. A formação é para o desenvolvimento psíquico, e não físico, nos termos do art. 11, § 3º, ECA: § 3 Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    b) A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive os pais.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Trata-se de cópia literal do art. 33, caput, ECA: Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

    c) Os filhos, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e deveres, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    Errado. Os filhos da relação do casamento, ou aqueles havidos fora da relação do casamento (por exemplo, fruto de uma relação extraconjugal) terão os mesmos direitos e qualificações, nos termos do art. 20, ECA: Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    d) Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e privados são obrigados a manter o registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezesseis anos.

    Errado. O prazo é de 18 anos e não 16, nos termos do art. 10, I, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

    Gabarito: B

  • GABARITO - B

    a) Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento físico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    Art. 11, § 3  Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    ___________________________________________

    c) Os filhos, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e deveres, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

    ____________________________________________

    d) art. 10, I, Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

  • A questão em comento encontra resposta na literalidade do ECA.

    Diz o art. 33 do ECA:

    “ Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. (Vide Lei nº 12.010, de 2009)"

    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. Cabe acompanhamento para colaborar no desenvolvimento psíquico, e não físico. É preciso ver a literalidade do ECA:

    Art. 11

    (...)§ 3  Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário."

    LETRA B- CORRETO. Reproduz o art. 33 do ECA.

    LETRA C- INCORRETO. “Filhos havidos ou não da relação de casamento"...

    Diz o art. 20 do ECA:

    “ Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação."

    LETRA D- INCORRETO. Os prontuários devem estar disponíveis por 18, e não por 16 anos.

    Diz o ECA:

    “Art. 10-  Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    (...) I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;"

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B


ID
5179183
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 

Com relação às classes gramaticais, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • QC, ajude.

    Gabarito errado.

    Letra B

  • Gab B

    respostas:

    • está com acento sempre é verbo (de ligação)
    • fantasmas é substantivo, pois é qualificado pelo adjetivo tristes, mas marmóreo qualifica leito (substantivo), logo é um adjetivo
    • ndo = gerúndio; ar, er, ir = infinitivo; ado, ido = particípio
    • são adjetivos
  • A questão requer conhecimento acerca das classes gramaticais.

    O enunciado pede que assinale a alternativa incorreta em relação às classes gramaticais, de acordo com o contexto.

    Alternativa (A) - Assertiva correta. O vocábulo “está", no penúltimo verso, é um verbo de ligação, unindo o sujeito “Minh'alma" ao predicativo do sujeito “deserta".

    Alternativa (B) - Assertiva incorreta. Apenas o vocábulo “fantasmas" (1º verso) é substantivo, nomeando um ser. O vocábulo “marmóreo" (4º verso) é adjetivo, qualificando o substantivo “leito".

    Alternativa (C) - Assertiva correta. O verbo “empenhando" está flexionado na forma nominal gerúndio, cuja desinência modo-temporal é “ndo".

    Alternativa (D) - Assertiva correta. Os vocábulos “gentis" (2º verso) e “trêmula" (10º verso) são adjetivos, qualificando seus substantivos correspondentes.

    Diante disso, o gabarito que corresponde ao enunciado é a letra (B).

    Gabarito da Professora: Letra B.


ID
5179258
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas:

Quintanilha engendrou Gonçalves. Tal era a impressão que davam os dois juntos, não que se parecessem. Ao contrário, Quintanilha tinha o rosto redondo, Gonçalves comprido, o primeiro era baixo e moreno, o segundo alto e claro, e a expressão total divergia inteiramente. Acresce que eram quase da mesma idade. A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo; um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.

(Machado de Assis. “Pílades e Orestes”. In: Os cem melhores contos brasileiros do século, p.63.)

I. Em “A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo”, considerando a totalidade do texto, tem-se um caso de coesão referencial.
II. Os adjetivos empregados ao longo do texto evidenciam uma comparação entre os personagens.
III. O texto é narrado em terceira pessoa e predomina a linguagem coloquial.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • D

    I. O enunciado trata de palavras sendo utilizadas como elementos de coesão referencial. São elementos importantes para se evitar a repetição de palavras, o que confere maior progressão textual. Quando um termo retoma um elemento anteriormente citado, tem-se o que a gramática denomina de anáfora (ver KOCH, 1999). Por ser um elemento coesivo, o contexto é fundamental para se identificar a informação retomada no texto. Repare que os numerais "primeiro" e "segundo" foram usados para se referirem às personagens citadas no texto. [AFIRMATIVA CORRETA].

    II. Os pares de adjetivos "redondo/comprido; baixo/alto; moreno/claro" evidenciam a comparação feita pelo autor. [AFIRMATIVA CORRETA].

    III. De fato, o narrador utiliza um discurso indireto com verbos na 3ª pessoa. Entretanto, a linguagem utilizada é totalmente formal; inclusive os textos machadianos são referências em termos de uso da linguagem padrão. [AFIRMATIVA INCORRETA].


ID
5179261
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quintanilha engendrou Gonçalves. Tal era a impressão que davam os dois juntos, não que se parecessem. Ao contrário, Quintanilha tinha o rosto redondo, Gonçalves comprido, o primeiro era baixo e moreno, o segundo alto e claro, e a expressão total divergia inteiramente. Acresce que eram quase da mesma idade. A ideia da paternidade nascia das maneiras com que o primeiro tratava o segundo; um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.

 Considerando, ainda, o texto da questão anterior, analise a seguinte oração:  

Um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos.

O verbo empregado está conjugado em qual tempo e modo verbais? 


(

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu essa questão?

  • Me parece que de alguma forma a essa questão foi inserida errada na plataforma. Tem enunciado de uma e as respostas de outra. Se puder, peço que corrijam...

  • Tá cada vez mais difícil acertar as questões kkkkkkkkkkkkkkkkk #ironia

  • A questão requer conhecimento sobre tempo verbal. Na frase “Um pai não se desfaria mais em carinhos, cautelas e pensamentos", o verbo empregado é desfazer. A desinência modo-temporal -ria é empregada no Futuro do Pretérito do Indicativo (Eu desfaria, tu desfarias, ele desfaria, nós desfaríamos, vós desfaríeis, eles desfariam).

    Nos outros tempos verbais, teríamos as seguintes flexões:
    - no pretérito perfeito do indicativo: “(ele) desfez";
    - no futuro do presente do indicativo: “(ele) desfará";
    - no pretérito imperfeito do subjuntivo: “(que ele) desfizesse".

    A alternativa correta, portanto, é a
    Letra B (Futuro do Pretérito do Indicativo).

    Gabarito da Professora: Letra B .

ID
5179264
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que há ERRO no emprego da vírgula.

Alternativas
Comentários
  • Joice, queria mais tempo para estudar para a prova.

    Não se usa vírgula para separar o sujeito do predicado.


ID
5179267
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as assertivas e assinale a alternativa correta quanto às vozes verbais:

I. Na voz ativa o sujeito é agente.
II. A voz passiva pode ser analítica, sintética ou reflexiva.
III. Em “Aspirou-se a casa toda”, tem-se voz ativa.
IV. Em “Nos encontraremos amanhã, no lugar de sempre”, tem-se voz reflexiva recíproca.

Alternativas
Comentários
  • gab. A

    I. Na voz ativa o sujeito é agente. CORRETA

    II. A voz passiva pode ser analítica, sintética ou reflexiva. INCORRETA

    Há 3 tipos de vozes:

    1- Ativa

    2- Passiva (analítica e sintética)

    3- Reflexiva (reflexiva recíproca)

    Ora a reflexiva é um tipo, e não subespécie da passiva.

    III. Em “Aspirou-se a casa toda”, tem-se voz ativa. INCORRETA

    Veja o pron. Apassivador 'SE', trata portanto de voz Passiva Sintética.

    IV. Em “Nos encontraremos amanhã, no lugar de sempre”, tem-se voz reflexiva recíproca. CORRETA

    voz reflexiva recíproca → 2 OU + Suj. praticam e recebem a ação.

    (reciprocidade)

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB


ID
5179276
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

VISÕES DA NOITE
Passai, tristes fantasmas! O que é feito
Das mulheres que amei, gentis e puras,
Umas devoram negras amarguras,
Repousam outras em marmóreo leito!
Outras no encalço de fatal proveito
Buscam à noite as saturnais escuras,
Onde empenhando as murchas formosuras
Ao demônio do ouro rendem preito!
Todas sem mais amor! Sem mais paixões!
Mais uma fibra trêmula e sentida!
Mais um leve calor nos corações!
Pálidas sombras de ilusão perdida,
Minh’alma está deserta de emoções,
Passai, passai, não me poupeis a vida!
(Autor: Fagundes Varella) 

Considerando aspectos ortográficos, semânticos e de acentuação, leia as assertivas:
I. O sinal de pontuação empregado em “Minh’alma” é denominado apóstrofo.
II. Os vocábulos “trêmula” e “pálida” são proparoxítonos.
III. O vocábulo “deserta” poderia ser substituído, sem alterar o sentido expresso no texto, por “vazia”.
Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Apóstrofo -- sinal diacrítico freq. em forma de vírgula voltada para a esquerda, mas tb. reto, que, alceado a um nível superior ao das letras minúsculas, serve para indicar a supressão de letra(s) e som(ns) (como, p.ex., mãe-d'águaVozes d'África etc.).

  • Gabarito: A

  • A questão mobiliza conhecimentos da gramática normativa sobre acentuação e ortografia. Julgando os itens separadamente, podemos tecer os seguintes comentários:

    I. Correto. Apóstrofo é o nome dado ao sinal que indica a supressão de um fonema, como é o caso de Minh'alma em que a vogal “a" foi suprimida. No entanto, esse elemento não é considerado um sinal de pontuação, mas de acentuação. São chamados também de sinais diacríticos ou notações léxicas. Considerando que o sinal está corretamente identificado, esse item está correto.

    II. Correto. Palavras proparoxítonas são aquelas em que a sílaba tônica está na antepenúltima sílaba, como é o caso de trê-mu-la e -li-da.

    III. Correto. O termo “deserta" foi empregado para indicar a ausência/a falta de emoções. Nesse sentido, o adjetivo “vazia" seria um sinônimo possível: Pálidas sombras de ilusão perdida,/ Minh'alma está vazia de emoções. 

    A alternativa correta, portanto, é a Letra A (assertivas I, II e III estão corretas).

    Gabarito da Professora: Letra A .

ID
5179279
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase “Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa”, os pronomes são classificados, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • B

    Aquela (demonstrativo) senhora, a partir de hoje, trabalha em outra (indefinido) empresa.

  • Esta questão requer conhecimento sobre os pronomes e as suas classificações. Em primeiro lugar, é preciso identificar quais são os pronomes na frase.

    Aquela senhora, a partir de hoje, trabalha em outra empresa"

    Aquela: pronome demonstrativo

    outra: pronome indefinido

    O pronome aquela situa para os interlocutores o substantivo “senhora" no momento da enunciação. Como o próprio nome indica, por meio do pronome, ocorre uma indicação/ demonstração de quem seja a pessoa mencionada. 

    O pronome outra é empregado para fazer uma referência, contudo, essa referência é imprecisa. Não sabemos qual empresa é, mas é uma outra. Sendo assim, ele traz uma ideia de indefinição.

    A alternativa que contempla, respectivamente, a identificação correta é a letra B (demonstrativo e indefinido)

    Vejamos rapidamente os demais tipos pronomes citados na questão:

    -
    pronomes pessoais: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas (pronomes pessoais do caso reto); me, te, lhe, o, a, se, vos, nos, lhes, as, os (oblíquos átonos) e mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas, si, consigo (oblíquos tônicos.)

    - pronomes relativos: o qual (e suas variações), cujo (e suas variações), quanto (e suas variações), que, quem e onde.

    - pronomes possessivos: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa

    Gabarito da Professora: Letra B.
  • MUITA QUESTÃO REPETIDA


ID
5179285
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na frase “Deve-se ter discrição na descrição dos fatos”, os termos destacados estabelecem, entre si, uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Paronímia - quase igual pronúncia e escrita.

    ex:

    emigrar

    imigrar

  • Gostaram dessa questão kkkkk
  • PAronímias são palavras PArecidas


ID
5179288
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à Saúde segundo a Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • § 4º Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

  • B Ao Sistema Único de Saúde compete fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano e animal --> apenas humano

    C Os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando o progressivo acréscimo das disparidades regionais. --> objetiva a progressiva redução

    D Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de concurso público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação. --> processo seletivo público


ID
5179291
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo a Lei Federal nº 8080 de 19/09/90, as ações e serviços públicos de saúde e serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS, são desenvolvidos de acordo com diretrizes e obedecendo a princípios. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito aos princípios:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo a alternativa incorreta:

    C) Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

    Referência: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%208.080%2C%20DE%2019%20DE%20SETEMBRO%20DE%201990.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20condi%C3%A7%C3%B5es%20para,correspondentes%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.


ID
5179294
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à competência e as atribuições que exercerão a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em seu âmbito administrativo, leia o apresentado a seguir e identifique a sequência correta:
I. Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde.
II. Elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública.
III. Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde.
IV. Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B) B Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990: Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

     Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

    I - definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde; II - administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde; III - acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais; IV - organização e coordenação do sistema de informação de saúde; V - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde; VI - elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador; VII - participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente; VIII - elaboração e atualização periódica do plano de saúde; IX - participação na formulação e na execução da política de formação e desenvolvimento de recursos humanos para a saúde; X - elaboração da proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS), de conformidade com o plano de saúde; XI - elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública; XII - realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal; XIII - para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização; XIV - implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados; XV - propor a celebração de convênios, acordos e protocolos internacionais relativos à saúde, saneamento e meio ambiente; XVI - elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde; XVII - promover articulação com os órgãos de fiscalização do exercício profissional e outras entidades representativas da sociedade civil para a definição e controle dos padrões éticos para pesquisa, ações e serviços de saúde; XVIII - promover a articulação da política e dos planos de saúde; XIX - realizar pesquisas e estudos na área de saúde; XX - definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária; XXI - fomentar, coordenar e executar programas e projetos estratégicos e de atendimento emergencial.

  • gab. B

    Fonte: L. 8.080

    A questão quer:  A competência e as atribuições que exercerão a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em seu âmbito administrativo.

     I. Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde. CORRETA

    Art. 15, inc. V

    II. Elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública. CORRETA

    Art. 15, inc. XI

    III. Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde. INCORRETA

    Art. 14-A. ...

    Parágrafo único. A atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite terá por objetivo:      

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde;  

    IV. Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população. INCORRETA

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS, são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no ART. 198 CF, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    ...

    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

    CONSTÂNCIA

  • Nunca vi essa lei na minha vida. Pensei que era assunto de Organização do Estado.

  • A questão exige do candidato o conhecimento da Lei nº 8.080/90, a qual dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
    Passemos a analisar os itens. 

    O item I está correto, uma vez que é de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em seu âmbito administrativo a elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde, consoante o artigo 15, V ,da Lei nº 8.080/90.
     
    O item II está correto, uma vez que é de competência da União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em seu âmbito administrativo a elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública, consoante o artigo 15, XI, da Lei nº 8.080/90.  

    O item III está incorreto, uma vez que é de competência das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite a decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde, consoante o artigo 14-A, I, da Lei nº8.080/90. 

    O item IV está incorreto, uma vez que a conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população é um princípio das ações e serviços públicos de saúde, consoante o artigo 7, XI, da Lei nº 8.080/90.

    Depreende-se que os itens I e II estão corretos.

    Gabarito da questão: letra "b".
  • LEI ESPECÍFICA DO CONCURSO


ID
5179300
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Segundo o Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741/2003, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Errado. A perda da condição de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, nos termos do art. 30 do Estatuto do Idoso: Art. 30. A perda da condição de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data de requerimento do benefício.

    b) Errado. A comunicação pode ser por qualquer dos seguintes órgãos: autoridade policial, MP, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do Idoso e não em específico para a autoridade policial e aos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, nos termos do art. 19, do Estatuto do Idoso.

    c) Correto. A banca trouxe a literalidade do art. 15, caput, do Estatuto do Idoso: Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    d) O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade.

    Errado para a Banca. Correto para a monitora. A banca trouxe cópia quase que literal do art. 2º, do Estatuto deixando apenas de colocar os termos "e mental" "e dignidade" no fim da frase. E o fato de a sentença estar incompleta não a torna errada: Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

    Gabarito da Banca: C

    Gabarito da Monitora: Anulação, porque o item "D" embora incompleto não está errado. Portanto, dois itens estão corretos: "C" e "D".

    #SE LIGA NA DICA: Estude a banca que realizará seu concurso público. Neste caso, a IESES considerou os itens incompletos como errados. Porém, em contrapartida, a CESPE, por exemplo, considera item incompleto como correto.

  • Estatuto do idoso

     Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:  

    I – autoridade policial

    II – Ministério Público

    III – Conselho Municipal do Idoso

    IV – Conselho Estadual do Idoso

    V – Conselho Nacional do Idoso

    Art. 30. A perda da condição de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data de requerimento do benefício.

  • Letra D, faltou "e dignidade" no final do texto.

    Ou decora, ou decora.

  • Kkkkkkk... banca pequena é uma piada.

    Letra D errada porque faltou UMA PALAVRA ao final.

  • Alternativa C

    É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.


ID
5179303
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

No que diz respeito às entidades de atendimento ao idoso, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante às entidades de atendimento ao idoso. Vejamos:

    a) Manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior.

    Correto. Trata-se de um princípio das entidades que desenvolvam programas de institucionalização. Aplicação do art. 49, III, do Estatuto do Idoso: Art. 49. As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência adotarão os seguintes princípios:  III – manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior;

    b) As entidades governamentais e não governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 48, parágrafo único, do Estatuto do Idoso: Parágrafo único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos: 

    c) O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civilmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, com prejuízo das sanções administrativas.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. As sanções administrativas não sofrem prejuízo das sanções cíveis e criminais. Aplicação do art. 49, parágrafo único do Estatuto do Idoso: Parágrafo único. O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civil e criminalmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, sem prejuízo das sanções administrativas.

    d) Apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios do Estatuto do Idoso.

    Correto. Trata-se de um requisito das entidades, nos termos do art. 48, parágrafo único, II, do Estatuto do Idoso: Parágrafo único. As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos:  II – apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta Lei;

    Gabarito: C

  • Gab. C

    Art. 49.

     Parágrafo único. O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civil e criminalmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, sem prejuízo das sanções administrativas.


ID
5179306
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências da Justiça da Infância e da Juventude segundo a Lei Federal 8.069/1990:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante às competências da Justiça da Infância e da Juventude.

    a) Conhecer de ações penais fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente.

    Errado. A competência da Justiça da Infância e da Juventude é a de conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente e não ações penais, nos termos do art. 148, IV, ECA: Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para: IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209;

    b) Conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 148, III, ECA: Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para: III - conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes;

    c) Conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os avós.

    Errado. A competência da Justiça da Infância e da Juventude é a de conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais, nos termos do art. 148, parágrafo único, "e", ECA: Parágrafo único. Quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do art. 98, é também competente a Justiça da Infância e da Juventude para o fim de: e) conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais;

    d) Aplicar penalidades judiciais nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente.

    Errado. A competência da Justiça da Infância e da Juventude é a de aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente e não penalidades judiciais, nos termos do art. 148, VI, ECA: Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para: VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente;

    Gabarito: B

  • GABARITO: B

    Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    • III - conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes;
    • IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209;
    • VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente;
    • VII - conhecer de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabíveis.
    • Parágrafo único. Quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do art. 98, é também competente a Justiça da Infância e da Juventude para o fim de: e) conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais;

    FONTE: ECA (Lei 8.069/90).

  • A) IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209;

    C) e) conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais;

    D) VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente;

    GABARITO LETRA-B.

    BONS ESTUDOS POVO DE RONDÔNIA.

  • Cabe comentar as alternativas da questão.

    A competência do Juízo da Infância  e da Juventude é regida pelo art. 148 do ECA:

    “ Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    I - conhecer de representações promovidas pelo Ministério Público, para apuração de ato infracional atribuído a adolescente, aplicando as medidas cabíveis;

    II - conceder a remissão, como forma de suspensão ou extinção do processo;

    III - conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes;

    IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209;

    V - conhecer de ações decorrentes de irregularidades em entidades de atendimento, aplicando as medidas cabíveis;

    VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente;

    VII - conhecer de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabíveis.

    Parágrafo único. Quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do art. 98, é também competente a Justiça da Infância e da Juventude para o fim de:

    a) conhecer de pedidos de guarda e tutela;

    b) conhecer de ações de destituição do pátrio poder poder familiar , perda ou modificação da tutela ou guarda; (Expressão substituída pela Lei nº 12.010, de 2009)

    c) suprir a capacidade ou o consentimento para o casamento;

    d) conhecer de pedidos baseados em discordância paterna ou materna, em relação ao exercício do pátrio poder poder familiar ; (Expressão substituída pela Lei nº 12.010, de 2009)

    e) conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais;

    f) designar curador especial em casos de apresentação de queixa ou representação, ou de outros procedimentos judiciais ou extrajudiciais em que haja interesses de criança ou adolescente;

    g) conhecer de ações de alimentos;

    h) determinar o cancelamento, a retificação e o suprimento dos registros de nascimento e óbito."

    Cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. O art. 148 do ECA, IV, fala em ações cíveis difusas e coletivas, e não em ações penais.

    LETRA B- CORRETO. Reproduz o art. 148, III, do ECA.

    LETRA C- INCORRETA. A competência para emancipação, nos termos do art. 148, parágrafo único, “e", só se dá quando faltarem os pais, e não os avós.

    LETRA D- INCORRETA. O art. 148, VI, do ECA, fala na aplicação de penalidades administrativas, diferente da nomenclatura expressa na alternativa.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B


ID
5179309
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente:
I. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semiliberdade e a internação.
II. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.
III. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
IV. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semiliberdade e a internação.

    Correto. Inteligência do art. 130, ECA: Art. 130. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação.

    II. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    Correto. Aplicação do art. 130, ECA: Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    III. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 131, ECA: Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    IV. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado. 

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 140, caput, ECA: Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: B

  • GABARITO: B

    ITEM I: Art. 127. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação.

    ITEM II: Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    ITEM III: Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    ITEM IV: Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

    FONTE: ECA (Lei 8.069/90).

  • A questão em comento demanda conhecimento da literalidade do ECA.

    Cabe analisar as assertivas da questão.

    A assertiva I está CORRETA.

    Diz o art. 127 do ECA:

    “Art. 127. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação."

    A assertiva II está CORRETA.

    Diz o art. 130 do ECA:

    “ Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum."

    A assertiva III está CORRETA.

    Diz o art. 131 do ECA:

    “ Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei."

    A assertiva IV está CORRETA.

    Diz o art. 140 do ECA:

    “ Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado."

    Logo, todas as assertivas estão corretas.

    Cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETA. Todas as alternativas estão corretas.

    LETRA B- CORRETA. Todas as alternativas estão corretas.

    LETRA C- INCORRETA. Todas as alternativas estão corretas.

    LETRA D- INCORRETA. Todas as alternativas estão corretas.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B


ID
5179312
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que diz respeito à Norma Operacional da Assistência à Saúde, responda com a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • não seria macrorregiões??


ID
5179315
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), existente desde o início dos anos 90, foi efetivamente instituído e regulamentado em 1997, quando se iniciou o processo de consolidação da descentralização de recur- sos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Resposta: Letra C

    Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste e (outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

    Referência: http://aps.saude.gov.br/ape/esf/esf/composicao

    Corrigindo a Letra C: O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim de década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do NORDESTE do país em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

  • PSF não existe mais, atualmente se fala em ESF


ID
5179318
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O termo “automedicação” é definido como a iniciativa do indivíduo ou de seu responsável de obter ou usar um produto que trará benefícios no tratamento de doenças ou alívio de sintomas sem a indicação de um prescritor, que pode ser o médico ou odontólogo. Tendo em vista que nenhum medicamento é 100% eficaz e totalmente seguro, a automedicação pode ser considerada uma prática potencialmente nociva à saúde e um problema associado aos medicamentos, sobretudo nos idosos.

Disponível em: SECOLI, Silvia Regina et al. Tendência da prática de automedicação entre idosos brasileiros entre 2006 e 2010: Estudo SABE. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 21, p. e180007, 2019.

Tendo em vista que um idoso, hipertenso, utilizando de Captopril 50mg, passou por um processo cirúrgico e utiliza Varfarina 2,5mg como anticoagulante, encontrase passando por um processo gripal com inflamação de garanta, solicita ao farmacêutico o medicamento de venda livre Ibuprofeno, o profissional deverá orientar o idoso a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A

    • ibuprofeno, captopril. antagonismo farmacodinâmico. Evite ou use drogas alternativas. A co-administração pode resultar em uma diminuição significativa da função renal. Os AINEs podem diminuir o efeito anti-hipertensivo dos inibidores da ECA. O mecanismo dessas interações está provavelmente relacionado à capacidade dos AINEs de reduzir a síntese de prostaglandinas renais vasodilatadoras.
    • varfarina e ibuprofeno aumentam a anticoagulação. Modifique a terapia / monitore de perto.

    Referência: https://reference.medscape.com/drug-interactionchecker

  • AINES induzem bradicinina e o Captopril, por ser da classe dos IECA, inibe esse peptídeo, ocorrendo, assim, uma diminuição do efeito antihipertensivo.

    AINES também deslocam a Varfarina de seu local de ligação, aumentando a sua forma livre na corrente sanguínea, o que pode prolongar seu tempo de ação, aumentando o risco de hemorragia.


ID
5179321
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A gota é uma doença reumatologia caracterizada por uma inflamação intensa das articulações e acomete principalmente a primeira articulação metatarso falangeana. De início súbito, o quadro provocado é de dores intensas, calor, rubor e tumefação, e incide, predominantemente, na população masculina, acima de 40 anos. Em virtude do aumento da expectativa de vida, associada às alterações dos hábitos alimentares, a incidência da gota tem se elevado.

Disponível em: SANTOS, Sibelli Fabrícia Oliveira et al. UM ENLACE DA NEFROLITÍASE COM A ARTRITE GOTOSA. Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, v. 15, n. 1, p. 59-65, 2017.

A respeito do tratamento da gota, assinale a alternativa com proposições corretas:

Alternativas
Comentários
  • O tratamento hipouricemiante de primeira linha é o alopurinol, um inibidor da xantina oxidase. A dose inicial é de 100mg/dia com aumentos progressivos de 100mg a cada 2-5 semanas.1,2 A dose deve ser ajustada ao mínimo necessário para manter o objetivo terapêutico, sem suspender o fármaco por completo de modo a evitar recidivas.1 A dose mais comumente usada, de 300mg/dia, é ineficaz em 30-50% dos pacientes.2 Em casos refratários o alopurinol pode ser usado com segurança na dose de 600-800mg/dia.1,2,4 Na insuficiência renal é necessário o ajuste da dose do alopurinol.2,4 Se a TFG for menor que 30ml/min deve ser usada uma dose máxima de 100 a 200mg/dia e se a TFG for menor que 10ml/min não devem ser ultrapassados os 100mg/dia.4 Com o uso de alopurinol ocorrem efeitos adversos frequentes (>1%) como exantema, náuseas, diarreia, aumento das transaminases e fosfatase alcalina séricas.4 Menos frequentemente (<1%) foram também descritos cefaleias, vômitos, hepatite tóxica, eosinofilia, insuficiência renal aguda, agranulocitose e neuropatia periférica.4 As reações ou síndrome de hipersensibilidade ao alopurinol englobam um espectro que inclui as reações cutâneas como a síndrome de Stevens-Johnson ou a síndrome de Lyell, bem como manifestações sistémicas com eosinofilia, vasculite, rash e falência de múltiplos órgãos.1,4 Estima-se que a síndrome de hipersensibilidade ao alopurinol tenha uma incidência de 0,1% e mortalidade de cerca de 20-30%.1,2 O uso de diuréticos tiazídicos e a insuficiência renal são fatores de risco para esta síndrome.1 O oxipurinol, um metabolito ativo do alopurinol, é uma opção terapêutica de segunda linha e apresenta os mesmos efeitos adversos do alopurinol em 30% dos pacientes.4

  • De modo a controlar a progressão da gota e evitar crises agudas, é recomendado reduzir a uricemia para um valor menor que 6mg/dL (360µmol/L). Este alvo deve ser mantido ao longo da vida,2 no entanto, uma uricemia <5mg/dL (300µmol/L) pode ser necessária para controlar sintomas e sinais da gota,1,2 estando recomendado na presença de tofos gotosos, artropatia gotosa e crises frequentes.

    fonte: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/02/877105/1445-9224-1-pb.pdf


ID
5179324
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A história da antibioticoterapia inicia-se durante a Primeira Guerra mundial por parte do médico Alexandre Fleming, que servindo como cirurgião nos campos de guerra, não conseguia aceitar que o crescente número de perdas de vidas se originava mais de processos infecciosos do que das armas dos inimigos. Estabelecer uma terapêutica antimicrobiana requer conhecer o agente infecioso bem como seu perfil se sensibilidade aos fármacos para a escolha do antibiótico mais adequado.

Disponível em: SANTOS, Paulo Caleb Junior de Lima. Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica: contexto atual, exames laboratoriais e acompanhamento farmacoterapêutico. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.

Acerca das principais classes de antibióticos, analise as proposições a seguir:
I. Dentre os fármacos inibidores da síntese da parede celular temos os beta-lactâmicos e os macrolídeos.
II. As tetraciclinas, lincosaminas e aminoglicosídeos são exemplos de fármacos inibidores da síntese proteica bacteriana.
III. As sulfas, associadas ou não ao trimetoprim, são fármacos com função ne inibidor da síntese do folato bacteriano.
IV. Dentre os fármacos que atuam no DNA bacteriano encontramos os metronidazois e os glicopeptídeos.
É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo as alternativas:

    I. Dentre os fármacos inibidores da síntese da parede celular temos os beta-lactâmicos. (Macrolídeos inibem síntese de DNA).

    II. As tetraciclinas, lincosaminas e aminoglicosídeos são exemplos de fármacos inibidores da síntese proteica bacteriana.

    III. As sulfas, associadas ou não ao trimetoprim, são fármacos com função de inibidor da síntese do folato bacteriano.

    IV. Dentre os fármacos que atuam no DNA bacteriano encontramos as quinolonas. (Metronidazol, classe dos Nitroimidazol, agem em bactérias estritas e parasitas. E a classe dos glicopeptídeos agem na síntese da parede cel.)

    Resposta letra A --> II e III estão corretas.

  • E - errada - metronidazol age no DNA e glicopeptideos, como a vanco, agem na parede bacteriana.

    A - errada - Os antibióticos macrolídeos são agentes bacteriostáticos, que inibem a síntese de proteínas através de sua ligação às subunidades ribossômicas 50S de microrganismos sensíveis, no local de ligação do cloranfenicol e da clindamicina ou muito próximo dele.


ID
5179327
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As intoxicações são definidas como um conjunto de sinais e sintomas tóxicos ou apenas bioquímicos provocados pela interação de um agente químico com o sistema biológico, ou seja, um desequilíbrio orgânico ou estado patológico resultante da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente – plantas, animais peçonhentos ou venenosos, agrotóxicos, medicamentos, produtos de uso industrial, produtos de uso domiciliar – sendo considerados como acidentes comuns na infância.

Disponível em: TAVARES, Érika Okuda et al. Fatores associados à intoxicação infantil. Escola Anna Nery, v. 17, n. 1, p. 31-37, 2013.

Uma criança, ao ingerir raticida, sofrerá um processo de intoxicação composto por 4 fases que se encontram determinadas na sessão I, as definições de cada fase estão descritas na sessão II, logo, analise as sessões a seguir:

Sessão I
. Fase de Exposição
II. Fase de Toxicocinética
III. Fase de Toxicodinâmica I
V. Fase Clínica

Sessão II
A. Nesta fase ocorrem as etapas de absorção, distribuição, armazenamento, biotransformação e excreção das substâncias químicas. As propriedades físico-químicas do agente tóxico determinam o grau de acesso aos órgãos alvos, assim como a velocidade de eliminação.
B. Fase em que se tem sinais e sintomas ou alterações patológicas detectáveis por exames diagnósticos, caracterizando os efeitos nocivos provocados pela interação do agente tóxico com o organismo.
C. Fase em que as superfícies do organismo entram em contato com o agente tóxico, sendo que a via de introdução, a frequência e a duração da exposição, além de outros fatores físico-químicos, devam ser consideradas.
D. Fase em que ocorre interação entre as moléculas do agente tóxico e os sítios alvo, específicos ou não, dos órgãos e, como consequência o aparecimento de desequilíbrio homeostático.

Das opções abaixo aquela que contêm a associação correta entre as assertivas das sessões I e II é:

Alternativas

ID
5179330
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Paracetamol é largamente disponível, e sua toxicidade frequentemente é subestimada entre os leigos. Está presente em diversas apresentações e combinações medicamentosas. A falha em reconhecer a sua presença em diferentes medicações ou o não entendimento de orientações de dosagem podem propiciar casos de intoxicação.

Disponível em: ZANARDO, Carla Helfenstein et al. Intoxicação por Paracetamol. Acta méd. (Porto Alegre), p. 6-6, 2013.

Sobre a metabolização do acetaminofeno, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente seu mecanismo de necrose:

Alternativas
Comentários
  • Fisiopatologia

    O principal metabólito tóxico do paracetamol, imina de N-acetil-p-benzoquinona (NAPQI), é produzido no sistema enzimático do citocromo hepático P450; a glutationa depositada no fígado desintoxica este metabólito. Uma superdosagem esgota o depósito hepático de glutationa. Como resultado, NAPQI se acumula, causando necrose hepatocelular e, possivelmente, dano a outros órgãos (p. ex., rins e pâncreas). Teoricamente, doenças hepáticas decorrentes de álcool ou desnutrição aumentam o risco de toxicidade, pois as enzimas hepáticas prerrequisitadas aumentam a formação de NAPQI e a desnutrição (também comum em alcoólatras) reduz o depósito de glutationa hepática. No entanto, as doses terapêuticas de paracetamol para os pacientes alcoólatras não estão associadas a lesões hepáticas.

    fonte: Manual MSD

    Alternativa B

  • GSH (Glutationa)


ID
5179333
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A pressão arterial é a força de tensão que o sangue exerce sobre a parede dos vasos. A hipertensão arterial sistêmica tem se mostrado altamente prevalente entre os idosos, tornando-se um preocupante problema de saúde pública, em decorrência dos efeitos que podem influenciar nas condições de saúde e na autonomia das pessoas afetadas.

Disponível em: DOS SANTOS, Lucas et al. Contribuições do treinamento concorrente à autonomia de idosos com hipertensão arterial sistêmica. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 272, p. 121-134, 2021.

Acerca do tratamento farmacológico da hipertensão, analise as proposições a seguir:

Diuréticos tiazídicos, ao exemplo da hidroclorotiazida e da indapamida, de alça como a furosemida e poupadores de potássio, ao exemplo da clortalidona e espirinolactona, são utilizados no tratamento da hipertensão

PORQUE

Promovem uma redução do volume plasmática pela diurese e assim diminuem o débito cardíaco, sendo que o seu uso contínuo acarretará num efeito duradouro devido a diminuição da resistência vascular periférica.

Acerca do exposto e sobre o mecanismo de ação dos diuréticos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

    Diuréticos tiazídicos, ao exemplo da hidroclorotiazida e da indapamida, de alça como a furosemida e poupadores de potássio, ao exemplo da (clortalidona é tiazídico também) espirinolactona , são utilizados no tratamento da hipertensão

    PORQUE

    Promovem uma redução do volume plasmática pela diurese e assim diminuem o débito cardíaco, sendo que o seu uso contínuo acarretará num efeito duradouro devido a diminuição da resistência vascular periférica.

  • como uma alternativa verdadeira justifica uma falsa só essa banca poderá nos ensinar...


ID
5179336
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade da Enfermagem. Para sua execução, exige-se competência, conhecimentos, habilidades e aplicação de princípios científicos no que diz respeito ao preparo, às vias de administração e aos eventos adversos.

Disponível em: FREITAS, Ronilson Ferreira et al. Administração de medicamentos por via parenteral: uma revisão. Conexão Ciência (Online), v. 11, n. 1, p. 153-158, 2016.

Analise o gráfico abaixo que reflete a biodisponibilidade de um fármaco após a administração de uma dose única:
Alternativas
Comentários
  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    Está correta a letra A, pois a administração intravenosa permite a disponibilização imediata da droga no sistema circulatório e sua distribuição. A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação. A biodisponibilidade no caso intravenosa é de 100%, porém na medicação oral essa biodisponibilidade é variada, já que a medicação entra na corrente sanguínea lentamente. Alternativa A está correta.

    A medicação intravenosa tem efeito biológico no organismo antes de ser eliminada, caso contrário não teria efeito. Alternativa B está errada.

    Quando administrado por via intravenosa, o medicamento é disponibilizado imediatamente na circulação. Em seguida, alcança o local alvo após um complexo percurso no fluxo sanguíneo. Uma parte dessa substância pode ser metabolizada pelo fígado. Alternativa C está errada.

    A administração por via oral não garante a disponibilidade imediata, é necessária a absorção primeiro. Alternativa D está errada.


    Gabarito do Professor: Letra A



    Bibliografia

    FREITAS, Ronilson Ferreira et al. Administração de medicamentos por via parenteral: uma revisão. Conexão Ciência (Online), v. 11, n. 1, p. 153-158, 2016.

ID
5179339
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A resposta terapêutica dos fármacos é dividida em fase farmacêutica que estuda desde a liberação da droga a parti da sua forma de síntese até a absorção pelo organismo, a segunda fase é a farmacocinética da droga, ou seja, o caminho que este medicamento percorre desde sua administração até a sua excreção e, por último, a farmacodinâmica que avalia o efeito que determinado medicamento causa em determinado sítio de ação, levando em conta seu potencial terapêutico e tóxico.

Analise o gráfico a seguir: 
Alternativas
Comentários
  • Itens A e D iguais! Affs


ID
5179342
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A exposição humana a agrotóxicos constitui um importante problema de saúde pública nacional. No Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), foram registrados 7.511 casos de intoxicação por agrotóxicos em 2014, dos quais 0,97% evoluiu para óbito. Acreditase que esses números podem estar subestimados, já que há elevada subnotificação desses eventos, estimando-se para cada caso registrado, outros 50 não são notificados.

Disponível em: QUEIROZ, Paulo Roberto et al. Sistema de Informação de Agravos de Notificação e as intoxicações humanas por agrotóxicos no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, p. e190033, 2019.

Considere as proposições abaixo no que diz respeito as classes dos agrotóxicos e seus respectivos mecanismos de ação:
I. Organofosforados e carbamatos são considerados inibidores da acetilcolinesterase fazendo com que a acetilcolina se acumule nas sinapses colinérgicas dos sistemas nervosos central, periférico, somático e autônomo, levando ao aumento da resposta póssináptica, nicotínica ou muscarínica.
II. Os Inseticidas Piretróides não possuem seu mecanismo de ação totalmente elucidado, todavia dependendo da concentração, tornam-se corrosivos no trato gastrointestinal.
III. O Glifosato atua diretamente nos axônios dos neurônios postergando o fechamento do canal de sódio, levando a uma hiperxcitação do sistema nervoso.
IV. Em relação ao Paraquat, acredita-se que este aumente a formação de radicais livres dentro do tecido alvo, sobrecarregando ou esgotando os mecanismos fisiológicos de inativação, sendo o pulmão o principal órgão alvo.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • INCORRETAS:

    II. Os Inseticidas Piretróides são neurotóxicos e prolongam a corrente de sódio durante o potencial de ação.

    III. O Glifosato tem efeito irritante sobre pele em mucosas. In vitro, atua desacoplando a fosforilação oxidativa. 

  • I. CORRETA. Carbamatos e organofosforados são inibidores de Acetilcolinesterase e causam acúmulo de acetilcolina nas fendas sinápticas (manifestações muscarínicas e nicotínicas, nessa ordem).

    II. ERRADA. Piretroides são seletivos a canais de sódio, prolongando o tempo de abertura do canal e prolongando a corrente do potencial de ação.

    III. ERRADA. Glifosato é um organofosfonato, irritante cutâneo e interfere na fosforilação oxidativa.

    IV. CORRETA. Promove oxidação da CYP450, gerando aumento significativo de radicais livres de oxigênio. Tem ação cáustica e causa lesões locais.

    Fonte: Seizi Oga


ID
5179345
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A depressão, transtorno psiquiátrico, é caracterizada por desânimo e perda de interesse. Este transtorno de origem multifatorial impossibilita o sujeito de desempenhar as atividades habituais com impacto direto nas relações intersubjetivas. É possível encontrar crianças e adultos de todas as classes sociais e econômicas vivendo com a patologia, ou seja, não há restrição de público. Estima-se que 20% da população geral tem risco de desenvolver o transtorno depressivo em algum período da vida, atualmente há mais de 350 milhões de pessoas convivendo com o transtorno.

Disponível em: AQUINO, Daniele Ramos de; CARDOSO, Rodrigo Alves; PINHO, Lucinéia de. Sintomas de depressão em universitários de medicina. Boletim-Academia Paulista de Psicologia, v. 39, n. 96, p. 81-95, 2019.

Em relação aos medicamentos utilizados para transtornos psiquiátricos, analise as proposições a seguir:
I. O Carbonato de Lítio é utilizado no tratamento de distúrbios de humor, estando seu efeito relacionado com a redução da neurotransmissão de noradrenalina e o paciente que o toma deve ingerir bastante líquidos para favorecer sua eliminação do organismo.
II. O Ácido valproico é considerado o fármaco de primeira escolha no tratamento do transtorno bipolar, podendo estar associado ou não com o uso concomitante de lítio ou carbamazepina.
III. Dentre os efeitos colaterais dos antidepressivos triciclos estão a polidipsia e a hipertensão ortostática postural, em relação a esta última, o farmacêutico deve orientar o paciente a não executar movimentos bruscos ao se levantar ou abaixa.
IV. Recomenda-se a ingestão de fluoxetina, um inibidor seletivo da receptação de serotonina, juntamente com alimentos para diminuir a possibilidade de náuseas. Este medicamento tem um tempo de meia-vida longo e sua retirada abrupta não causa problemas para o paciente. V. O citalopram é uma mistura racêmica, ou seja, a molécula quimicamente é capaz de polarizar a luz polarizada para a direita. Uma vantagem do uso deste medicamento é que ele não causa sonolência tampouco inibe a enzima do citocromo P450 2D6.

Acerca das proposições é correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião o gabarito da questão está incorreto. A alternativa IV está claramente incorreta, como a retirada abrupta de Fluoxetina não causa problemas ao paciente? Vou dar um exemplo:

    Pode ocorrer em função da interrupção repentina, do esquecimento de doses ou da descontinuação de qualquer Inibidor seletivo da recaptação da serotonina. Os sintomas mais comuns são: ansiedade, agitação motora, insônia, tonturas, vertigens, fadiga, náuseas, dores musculares, coriza, mal-estar, perturbações sensoriais e agravamento da depressão.

  • IO Carbonato de Lítio é utilizado no tratamento de distúrbios de humor, estando seu efeito relacionado com a redução da neurotransmissão de noradrenalina e o paciente que o toma deve ingerir bastante líquidos para favorecer sua eliminação do organismo.

    Segundo Goodman: O mecanismo de ação não é bem elucidado, mas há a hipótese que o Lítio diminua a liberação de monoaminas (noradrenalina e dopamina) dependentes de cálcio.

    Ingerir o comprimido com bastante líquido e administrar junto às refeições. Fonte:Fuchs

    II. O Ácido valproico é considerado o fármaco de primeira escolha no tratamento do transtorno bipolar, podendo estar associado ou não com o uso concomitante de lítio ou carbamazepina.

    III. Dentre os efeitos colaterais dos antidepressivos triciclos estão a polidipsia e a hipertensão ortostática postural, em relação a esta última, o farmacêutico deve orientar o paciente a não executar movimentos bruscos ao se levantar ou abaixa.

    Os efeitos colaterais do antidepressivos tricíclicos são: boca seca, visão turva, constipação, retenção urinária, tontura e hipotensão. Fonte: Goodman

    IV. Recomenda-se a ingestão de fluoxetina, um inibidor seletivo da receptação de serotonina, juntamente com alimentos para diminuir a possibilidade de náuseas. Este medicamento tem um tempo de meia-vida longo e sua retirada abrupta não causa problemas para o paciente.

    Por apresentar meia-vida longa reduz reações de retirada da suspensão súbita. Fonte: Goodman

    V. O citalopram é uma mistura racêmica, ou seja, a molécula quimicamente é capaz de polarizar a luz polarizada para a direita. Uma vantagem do uso deste medicamento é que ele não causa sonolência tampouco inibe a enzima do citocromo P450 2D6.

    O item III está incorreto.

  • A II está definitivamente incorreta pois a 1ª escolha pra bipolaridade é o lítio.


ID
5179747
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise o emprego das conjunções nas assertivas abaixo e assinale, correta e respectivamente, a ideia expressa por cada uma delas.
I. Ela não irá ao parque, porque haverá prova no mesmo dia.
II. Ele ficará feliz, se você for visitá-lo.
III. Ela estudou, a fim de passar no concurso.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva adequada: D

    As conjunção podem ser subordinativas ou coordenativas.

    * Conjunções coordenativas ligam orações de sentido completo.

    Aditivas: expressam ideia de acrescentamento ou adição. Ex: e, nem (= e não), além das expressões correlativas, que vêm em pares e também somam: não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

    Adversativas: expressam ideia de contraste ou compensação. Ex: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante. Em relação às conjunções adversativas, é interessante frisar que elas nem sempre opõem, mas podem também compensam, ressalvam.

    Alternativas: expressam ideia de alternância ou escolha, [fatos que se realizam separadamente]. Ex: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja. Obs. Podem expressar alternância ou exclusão.

    Conclusivas: expressam ideia de conclusão ou consequência. Ex: logo, pois [quando deslocado na oração, depois do verbo], portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    Explicativas: justificam a ideia da oração a que se referem. Ex: que, porque, pois [quando iniciar a oração, antes do verbo], porquanto.

    * Conjunções subordinativas [mais caem em prova] ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente recebe o nome de oração subordinada.

    Causais: indicam um fato que faz com que o outro ocorra. Logo, para cada causa haverá um efeito. Se não achar o efeito, então não há causa. Ex: porque, que, como (= porque), pois que, uma vez que, visto que, porquanto, já que.

    Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem impedir sua realização. Ex: ainda que, apesar de que, embora, mesmo que, conquanto, se bem que, por mais que, posto que.

    Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para a ocorrência da principal. Ex: se, contanto que, salvo se, desde que, a menos que, a não ser que, caso.

    Conformativas: indicam um fato que se realiza de acordo com outro. Ex: conforme, como (= conforme), segundo, consoante.

    Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. Apresentam, em geral, verbo no subjuntivo. Ex: para que, a fim de que, porque (= para que), que.

    Proporcionais: introduzem uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente à ocorrência principal. Ex: à medida que, à proporção que, ao passo que e as combinações quanto mais (mais), quanto mais (menos), quanto menos (mais), quanto menos (menos).

    Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. Ex: quando, enquanto, assim que, logo que, todas as vezes que, desde que, depois que, sempre que, mal (= assim que).

    Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. Ex: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, tal, qual, tal qual, que (combinado com menos ou mais).

    Fonte: Adriana Figueiredo.

  • Gente, esse foi o curso que fiz de redação. Me ajudou muito, bem didático. Estou estudando para as provas de tribunais, em específico TCE/AM que tem redação como peso na prova, recomendo pra quem está iniciando. É PAAAAAU!

    #boraestudar

    https://go.hotmart.com/B53073715G


ID
5184610
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do texto apresentado a seguir, leia as assertivas:

Cidade Invisível
2021 | 16 | 1 temporada
Programas e séries brasileiras
Após uma tragédia familiar, um homem descobre criaturas folclóricas vivendo entre os humanos e logo se dá conta de que elas são a resposta para seu passado misterioso.

Estrelando: Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Fábio Lago.
(Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80217517.)

I. Considerando seus elementos e suas características, pode-se afirmar que o texto se trata de uma sinopse, uma vez que apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um produto cultural.
II. Há, no texto, elementos subjetivos que expressam comentários e avaliações pessoais.
III. O texto em questão pode ser classificado como dissertativo-argumentativo.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • C

    I. Correto. O texto indica a sinopse de uma história, que vem a ser o resumo dos acontecimentos.

    II. Incorreto. Não há avaliações pessoais sobre a obra.

    III. Incorreto. O texto pode ser considerado como expositivo.