SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2017 - EBSERH - Técnico em Saúde Bucal (HUJB – UFCG)


ID
2336470
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. [Errado]

    ► Na primeira oração, o sujeito não é elíptico (determinado). O correto é sujeito indeterminado.

    Sujeito Indeterminado: é aquele que, embora existindo, não se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo. Uma das três maneiras diferentes de indeterminar o sujeito de uma oração é:

    Com verbo na 3ª pessoa do plural:

    O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração).

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]”→ o verbo “dizem” está na terceira pessoa do plural e não se refere a termo anterior ou posterior na oração.

     

    b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. [Errado]

    ► “(...) que NÓS somos crescidinhos”. Nessa oração, o sujeito é implícito e determinado, pois está indicado pela desinência verbal -mos. Além disso, o verbo ser é um verbo de ligação, e não, transitivo direto.

    A palavra “crescidinhos” é predicativo do sujeito. No predicado nominal, o núcleo é sempre um nome, que desempenha a função de predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito é um termo que caracteriza o sujeito, tendo como intermediário um verbo de ligação. SUJEITO = Nós; VERBO DE LIGAÇÃO = somos; PREDICATIVO DO SUJEITO = crescidinhos.

     

    c) No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. [Errado]

    ► Os dois verbos possuem a mesma função sintática: VERBO TRANSITIVO DIRETO

     

    d) Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. [GABARITO]

     

    e) No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo. [Errado]

    ► As orações não possuem o mesmo sujeito.

    “E você deve cuidar das amizades” → sujeito = VOCÊ

    “porque são como uma planta” → sujeito = AMIZADES

     

  •  

    a) Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. Errada, 2ª oração sjujeito é você, na 1ª há indice de indeterminação do sujeito {macete: quando quiser saber se o sujeito é indeterminado coloque um substantivo próprio antes do verbo, se a frase não fizer sentido há IIS}

     

    b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. Errada, predicativo do sujeito (caracteristica do sujeito)

     

    c) No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. Errada, há uma conjunção aditiva (e), mesma função sintatica objeto direto (quem toma, toma algo)

     

    d) Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. Correta, quem chama chama alguém, que você chame!)

     

    e) No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo. Errada, há relação de subordinação, porém os sujeitos são diferentes (1ª você, 2ª amizades)

  • Não vejo subordinação na letra E e sim uma explicação. Lembrando que o conectivo PORQUE tanto pode ser  subordinado como coordenado.

  • ótima

  • Correta a letra C

    Mas a é o certo não seria período composto e uma oração coordenação explicativa. 

  • Regência  -  O verbo chamar admite duas regências:
    1. Chamar = xingar, apelidar  -  Admite qualquer construção. Pode ser transitivo direto ou indireto, indiferentemente. Vem sempre acompanhado de predicativo do objeto, formando o predicado verbo-nominal.
    2. Chamar = convocar, fazer vir  -  É verbo transitivo direto (pede complemento sem preposição).
     

  • LETRA D.

     a)

    Em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]” há duas orações, sendo que, na primeira, o sujeito está elíptico e, na segunda, é o termo “você”. - ERRADO, dizem(verbo na 3° plural sem referência) não é possivel saber quem disse, logo é SUJEITO INDETERMINADO.

     b)

    Em “Ainda bem que somos crescidinhos”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “ser”. - ERRADO, o verbo "ser" é VL

     c)

    No excerto “[...] assim você toma água e escova os dentes.”, há duas orações sindéticas ligadas pela conjunção “e”, todavia os dois verbos possuem funções sintáticas distintas. - ERRADO, há um ASSINDÉTICA e outra SINDÉTICA.

     d)

    Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. - CERTO, "chamar" é VTD, o sujeito é ELIPTICO/OCULTO expresso pela desinência verbal.

     e)

    No excerto “E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta [...]”, há um período composto por subordinação e o sujeito das orações é o mesmo.- ERRADO, sujeitos diferentes, na 1° oração o sujeito é "VOCÊ", na 2° oração o sujeito é "AMIZADES".

  • d)

    Em “Chame os amigos junto com os seus pais.”, a expressão em destaque funciona como objeto direto e o sujeito, que está elíptico, é “você”. 

    O verbo "chamar", está na terceira pessoa do singular, do imperativo Afirmativo, que nesse caso é conjugado como "CHAME (VOCÊ)".

    "Você" é sujeito elíptico da oração.

  • Estou tão nervosa com esta banca, gente! Esta questão foi umas das poucas que acertei e que fizerem sentido. Só Jesus!!! 

    Dia 10 será punk!!!

  • Sobre o IMPERATIVO, galera:


    O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1.ª pessoa do singular (eu).


    No imperativo afirmativo, a 2.ª pessoa do singular (tu) e a 2.ª pessoa do plural (vós) derivam do presente do indicativo, sendo retirado o -s final das formas conjugadas no presente.

    Presente do indicativo:

    Tu estudas

    Vós estudais

    Imperativo afirmativo:

    Estuda tu

    Estudai vós

    A 3.ª pessoa do singular (ele), a 1.ª pessoa do plural (nós) e a 3.ª pessoa do plural (eles) derivam do presente do subjuntivo, sendo conjugadas da mesma forma.

    Presente do subjuntivo:

    Que ele estude

    Que nós estudemos

    Que eles estudem

    Imperativo afirmativo:

    Estude ele

    Estudemos nós

    Estudem eles


    O imperativo negativo é conjugado conforme o presente do subjuntivo.

    Presente do subjuntivo:

    Que tu estudes

    Que ele estude

    Que nós estudemos

    Que vós estudeis

    Que eles estudem

    Imperativo negativo:

    Não estudes tu

    Não estude ele

    Não estudemos nós

    Não estudeis vós

    Não estudem eles

    =======================


  • Rumo a PC ES!

  • RUMO À PMES!


ID
2336497
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno da EBSERH, aprovar o orçamento e o programa de investimentos propostos pela Presidência e acompanhar a sua execução compete

Alternativas
Comentários
  • Artigo 8º. Compete ao Conselho de Administração:

    IV – aprovar o orçamento e o programa de investimentos propostos pela Presidência e acompanhar a sua execução;

     

    Fonte: http://www.ebserh.gov.br/documents/15796/112576/Regimento+Interno+Aprovado+CA+12052016.pdf/fda5583a-4f34-44ed-b75b-ea96c1332b4b

  • You tá de brincaichon uite me, cara?

  • O quê o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO aprova:

    -regimento interno

    - criação de escritórios/filiais

    - contratos com instituições federais de ensino

    - PAINT(Plano Anual de Auditoria Interna) 

  • O que lasca é que a competência desses órgãos são tudo parecida

  • GABARITO: LETRA A

    Artigo 8º. Compete ao Conselho de Administração:

    IV – aprovar o orçamento e o programa de investimentos propostos pela Presidência e acompanhar a sua execução;

    FONTE: REGIMENTO INTERNO DA EBSERH - 3ª REVISÃO (2016).


ID
2359906
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Em relação ao texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Fica explicito que o autor enfatiza de forma iranica as rorinas para se ter uma vida saudável.....

    "Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo. Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto.....[....]"  

    "Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.....[....]"

    "Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. hame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama....[...]"

     

     

     

     

  • discordo  item D. 
    Ele se referiu a uma parte do texto que não há ironia. "comer determinadas frutas todos os dias; ingerir uma xícara de chá verde sem açúcar; beber ao menos dois litros de água, etc". há sim um momento em que ele ironiza, mas esse item enfatiza apenas esses termos aí citados

  • Teste

  • HAHAHAH gostei do texto ( e da parte da cerveja e vinho)

  • "com as quais as pessoas têm que lidar diariamente"

  • Que texto ótimo!!

  • Treino é treino. Jogo é Jogo.

     

    Texto cansativo, entranto, Questão tranquila! 


ID
2359909
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta uma figura de estilo presente em “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”.

Alternativas
Comentários
  • A seguir as figuras de linguagem mais usadas:

    ·         METÁFORA: A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real. Toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo –como- não aparece.

    ·         COMPARAÇÃO: É a comparação entre dois elementos usando obrigatoriamente uma palavra comparativa (como).

    ·         METONÍMIA: Consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Exemplo: Sócrates bebeu a morte. (= Sócrates tomou veneno.)

    Obs. atualmente não se distingue a metonímia e a sinédoque.

    ·         CATACRESE: Trata-se de uma metáfora que, dado seu uso contínuo, cristalizou-se. A catacrese costuma ocorrer quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, toma-se outro "emprestado". Assim, passamos a empregar algumas palavras fora de seu sentido original. Exemplos: pé da mesa; asa da xícara, maçã do rosto.

    ·         PERÍFRASE: Trata-se de uma expressão que designa um ser através de alguma de suas características ou atributos, ou de um fato que o celebrizou. Exemplos: cidade maravilhosa > Rio de Janeiro; rei do futebol > Pelé; rainha dos baixinhos > Xuxa.

    ·         SINESTESIA: Consiste em mesclar, numa mesma expressão, as sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. Exemplo: você tem um olhar quente e azedo (visão + tato+ paladar).

    ·         ANTÍTESE: É uma figura de pensamento. Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. Exemplo: nasce o sol, e não dura mais que um dia; depois da luz, se segue a noite escura...

    ·         PARADOXO: Também é uma figura de pensamento. Consiste numa proposição aparentemente absurda, que reúnem lado a lado ideias inconciliáveis. Exemplo: O amor é ferida que dói e não se sente.

    ·         EUFEMISMO: Consiste no emprego de uma palavra ou expressão que vise atenuar o tom desagradável ou agressivo de certas ideias. Exemplo: Depois de muito sofrimento, entregou a alma ao Senhor

  • Gabarito B.

    Para conseguir responder essa questão, é necessária a leitura do texto.O autor faz critica as diversas coisas que dizem ser saudaveis para a saúde. Porém se fizermos tudo o que é dito, ultrapassa o tempo de 1dia (24 horas). Ao citar “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”. ele é ironico, pois o sentido real é que a grande maioria das pessoas não fazem caminhadas todos os dias, devido a "falta de tempo".

     

    IRONIA: Consiste em usar uma expressão que contextualmente adquire sentido contrário.

  • nao li o texto errei 

  • Sacanagem não colocar o local de onde foi tirado. É necessário voltar ao texto pra ter certeza, mas de cara podemos percber que não se trata das letras C) D) e E).

  • Gab B   IRONIA

  • aocp é chata não coloca o numero da linha onde foi tirado o contexto, mas é uma banca boa ... chega AGEPEN CE.

  • Ironia: 

    afirmação contrária daquilo que se pensa.

    Ex.: “É um santo!”(para alguém com mau comportamento).

  • Leia o texto!

  • AOCP gosta muito de figuras de linguagem.

  • Alternativa "B", Ironia. De início não encontrei a resposta, mas depois de ler o texto a encontrei.

  • Tem questões que não tem jeito,tem que ler o texto.

  • DICA SOBRE IRONIA: Sempre é bom ler o texto em realção a ironia, a confirmção da frase aparece logo depois, dando seguimento da frase expressa na questão.

  • Autor: Arenildo Santos

     

    Algumas das figuras de linguagem mais presentes em provas de concursos públicos.

    1) Símile ou comparação- Consiste numa comparação explícita, com a presença do elemento comparativo: como, tal qual, igual a, feito, que nem (coloquial), etc., entre duas palavras ou expressões.

    Ela é bela como uma flor.

    Você é forte como um touro. 

     

     

    2) Metáfora- Consiste numa comparação implícita, numa relação de similaridade, entre duas palavras ou expressões. Ela é uma flor.  Você é um touro.

     

     

     

    3) Antítese- Quando uma ideia se opõe a outra, sem impedi-la nem torná-la absurda. As ideias em si podem ser diametralmente opostas e até excludentes.

     

    Você me foi infiel; mas eu não, fui sempre fiel.

     

     

    4) Paradoxo- É a antítese extremada, em que duas ideias que se excluem são apresentadas como ocorrendo ao mesmo tempo e no mesmo contexto, o que gera uma contradição (não  necessariamente real).

     

    Amor é ferida que dói e não se sente. 

     

     

    5) Eufemismo- Volteio semântico que visa a suavizar uma expressão indelicada, forte ou inadequada em determinada situação. 

     

    Ele não está mais entre nós. (= morreu)

    Obs.: Não confunda o eufemismo com o disfemismo, expressão grosseira ou desagradavelmente direta, em vez de outra, indireta ou neutra.

    Ele bateu as botas. (= morreu)

     

     

    6) Hipérbole-  Consiste no exagero ao se afirmar alguma coisa, com intuito emocional(ou mera ênfase).

     

    Subi mais de mil e oitocentas colinas.

     

     

    7) Ironia- Figura de linguagem na qual aquilo que se diz não corresponde exatamente ao que se quer dizer, com intuito jocoso, cômico ou crítico.

     

    Chegou cedo, hem! (para alguém atrasado)

     

     

    8) Gradação- As ideias se apresentam segundo uma ordem crescente ou decrescente.

     

    Estava pobre, quebrado, miserável.

     

     

    9) Prosopopeia- Quando um ser inanimado é representado como um animal ou quando um ser inanimado ou um animal é representado como um ser humano (prosopopeia). Também pode ser chamada de animismo ou antropomorfização.

     

    O vento rugia.

     

     

     

    10) Sinestesia- Consiste na associação de palavras referentes a dois sentidos distintos: audição e visão, visão e tato, tato e paladar, paladar e olfato, etc. 

     

    Sentiu um toque doce.

     

     

    11) Metonímia- Consiste no emprego de uma palavra no lugar de outra, havendo entre ambas uma relação de contiguidade.  Há vários tipos de metonímia; eis os principais:

     

    . parte no lugar do todo (Ele tem duzentas cabeças de gado na fazenda.);

    . o conteúdo no lugar do continente e vice-versa (Passe-me a farofa. Aceito um copo.);

    . o autor no lugar da obra (Devolva o Neruda que você me tomou.);

    . causa no lugar do efeito e vice-versa (O Sol faz mal.);

    . o sinal no lugar da coisa significada (balança no lugar de Justiça);

    . o concreto no lugar do abstrato (Jorge é um bom garfo.); etc.

    . o lugar de origem no lugar do produto (Quero degustar um porto.); etc.

     

     

    12) Catacrese - Metáfora desgastada pelo uso frequente. 

     

    O céu da boca.

  • por eliminacao, Ironia.

    Eufemismo- indica linguagem para nao ofender.

    Sinestesia. - é uma figura de lingaugem que remete à mistura de sensacoes. cheiro verde, cor fria etc.

    Prosopopeia. - personificacao das coisas. a cadeira gritou. a porta gemeu etc

    Silepse. - uma omissao que aproveita a mesma palavra para completar o resto do enunciado.

    corrigiu o problema, mas nao a pessoa.

  • 16. Ironia:

    Consiste em usar termo atribuindo a ele em sentido contrário.

    Pode haver aspas, não é obrigatório.

    Ela era ótima pessoa, tanto que vivia sendo presa.

    O rapaz tinha um hábito agradável de atrapalhar as conversas alheias.

  • Gabarito B.

    Para conseguir responder essa questão, é necessária a leitura do texto.O autor faz critica as diversas coisas que dizem ser saudaveis para a saúde. Porém se fizermos tudo o que é dito, ultrapassa o tempo de 1dia (24 horas). Ao citar “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”. ele é ironico, pois o sentido real é que a grande maioria das pessoas não fazem caminhadas todos os dias, devido a "falta de tempo".

     IRONIA: Consiste em usar uma expressão que contextualmente adquire sentido contrário.


ID
2359912
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

A respeito da pontuação empregada nos excertos do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em “Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que [...]”, as reticências foram empregadas para realçar o que foi exposto anteriormente. ERRADA

    b) Em “Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar uma oração subordinada adverbial final. ERRADA (SEPARA EXPRESSÃO EXPLICATIVA)

    c) Em “[...] você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições [...]”, a vírgula foi empregada para separar elementos de mesma função sintática. CORRETA

    d) Em “[...] porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente [...]”, os dois-pontos foram utilizados para anunciar uma enumeração. ERRADA (APOSTO ORACIONAL)

    e) Em “Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar o adjunto adverbial. ERRADA (SEPARA EXPRESSÕES EXPLICATIVAS)

  • c - aposto enumerativo 

  • LETRA C ,orações coordernadas, mesma função sintatica

     

  • "...depois" Depois de quê? da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições.


    da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições = funcionam como complemento nominal do nome "depois".


    Logo, as vírgulas foram usadas para separar elementos que exercem a função sintática de complemento nominal.

  • Um copo de cerveja... humm.. kk

  • No caso, também podemos dizer que separam substantivos?

  • LETRA CCCC

    ORAÇÕES COORDENADAS

     MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA

  • Gabarito: C (Elementos de mesma função sintática)

    Geralmente há uma confusão entre enumeração de itens de uma série e orações coordenadas assindéticas. Vejam:

    Plantei tomate, alface, couve, cenoura. (Objeto Direto)

    Plantei tomate, lavei o alface, dedetizei couve, comi cenoura (Orações Coordenadas Assindéticas(

    #Te puxa que vale o emprego (ou cargo)!

  • GABARITO: LETRA C

    USO DA VÍRGULA

     Vírgula – indica uma pequena pausa na sentença.

    Não se emprega vírgula entre:

    • Sujeito e verbo.

    • Verbo e objeto (na ordem direta da sentença).

    Para facilitar a memorização dos casos de emprego da vírgula, lembre-se de que:

    A vírgula é:

    Desloca

    Enumera

    Explica

    Enfatiza

    Isola

    Separa

    Emprego da vírgula

    a) separar termos que possuem mesma função sintática no período:

    - João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

    - Li Goethe, Nietzsche, Montesquieu, Rousseau e Merleau-Ponty.

    b) isolar o vocativo:

    - Força, guerreiro!

    c) isolar o aposto explicativo:

    - José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

    d) mobilidade sintática:

    - Temeroso, Amadeu não ficou no salão.

    - Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

    - Por amar, ele cometeu crimes.

    e) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos:

    - Isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.

    f) separar os nomes dos locais de datas:

    - Cascavel, 10 de março de 2012.

    g) isolar orações adjetivas explicativas:

    - O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) separar termos enumerativos:

    - O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) omitir um termo:

    - Pedro estudava pela manhã; Mariana, à tarde.

    j) separar algumas orações coordenadas

    - Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    Vírgula + E

    1)Para separar orações coordenadas com sujeitos distintos:

    Minha professora entrou na sala, e os colegas começaram a rir.

    2) Polissíndeto:

    Luta, e luta, e luta, e luta, e luta: é um filho da pátria.

    3) Conectivo “e” com o valor semântico de “mas”:

    Os alunos não estudaram, e passaram na prova.

    4) Para enfatizar o elemento posterior:

    A menina lhe deu um fora, e ainda o ofendeu.

    RESUMO TIRADO AULAS DO PROFº PABLO JAMILK.

  • "Separar elementos da mesma função sintática" é semelhante a dizer "separar elementos de uma enumeração"


ID
2359915
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Referente ao excerto “Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • duas alternativas corretas.ao meu ver. A e E.

  • Na letra E muitíssima é adjetivo pois é palavra variável ligada ao substintivo "fibra" não entendi por que anulou alguém pode explicar?

  • Acredito que a questão possui duas alternativas corretas: letras A e B.

    Nesta oração a palavra MUITÍSSIMA flexiona de acordo com a palavra FIBRA (SUBSTANTIVO), por isso entendo que nessa situação palavra MUITÍSSIMA é um adjetivo superlativo de muito o que torna a alternativa A correta.

    Pois sabemos que o advérbio modifica verbo, adjetivo e advérbio, o que não acontece nessa situação.

    E na alternativa B, sabemos que expressão “todos os dias” é adjunto adverbial de tempo deslocado para o início da oração, e que ao meu entender funciona como oração subordinada adverbial temporal.

    Pessoal, por favor se entendi errado me ajudem a compreender essa questão, pois também tive dúvidas.

  • no meu ponto de vista a "mais correta é alternativa A, pois MUITÍSSIMA concorda com o substantivo FIBRA. B não é por que a expressão TODOS OS DIAS NÃO É UMA ORAÇÃO (não tem verbo). a E também não, pois advérbio não incide sobre substantivo (no caso palavra FIBRA).


ID
2359918
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa correta em relação à classificação das orações.

Alternativas
Comentários
  • CONJ.TEMPORAL

  • Senão nesse contexto equivale a "do contrário".

  • Letra E.

     

     a) Em “Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.”, há uma oração subordinada substantiva objetiva indireta. - É uma oração coordenada assindética.

     b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.”, há uma oração subordinada adverbial final. - É oração coordenada adversativa.

     c) Em “Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada adverbial causal. - É oração subordinada adverbial final.

     d) Em “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.”, o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva subjetiva. - É oração subordinada substantiva objetiva direta.

     e) Em “[...] enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.”, o excerto em destaque evidencia uma oração subordinada adverbial temporal. - Certo.

  • Complementando os estudos.

     

    Quando falar em oração subordinada adverbial causal, sempre troquem a palavra pelo "já que", se puder ser trocado será causal. Conformativa será trocado pelo "conforme", "de acordo".

    O resto segue comentário abaixo.

  • Quse marquei a D...Esqueci da oração subrdinada substântiva objeitiva direta.

    Bons estudos a todos.

  • tupixiiii.

  • Orações Subordinadas Adverbiais Temporais

    Exprimindo ideia de tempo, são iniciadas pelas conjunções subordinativas temporais.
    – Já se sentiu sozinho enquanto havia 300.000 pessoas ao seu redor?
    Desde que essas explicações chegaram à minha vida, nunca mais fui o mesmo estudante.
    Depois que ela adormecer, iremos fugir deste lugar.

  • D) Quem "comprovam"? As estastísticas comprovam! Não pode ser subjetiva!!

  •  a)

    Em “Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.”, há uma oração subordinada substantiva objetiva indireta. oração coordenada assindetica 

     b)

    Em “Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.”, há uma oração subordinada adverbial final. CONDICIONAL 

     c)

    Em “Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada adverbial causal. (PARA= finalidade / Oração subordinada adverbial final )

     d)

    Em “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.”, o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva subjetiva. ( O.S. S. objetiva direta ) As estatisticas comprovam isso / Verbo comprovar V.T.D /Isso = obj direto

     e)

    Em “[...] enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.”, o excerto em destaque evidencia uma oração subordinada adverbial temporal. (gabarito )

     

    BY PEDRO LIMA ! MELHOR ISOLADA DO MUNDO ! TRIBO CASCAVEL (KAMILADEOLIVIA) 

  • quando aparece uma questão de oração, fico até tonta kkk

  • Rodrigo Lima tb enxerguei a D sendo subjetiva.

  • facil

     

  • a) Em “Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.”, há uma oração coordenada assindética.

    b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.”, há uma oração coordenada sindética adversativa.

    c) Em “Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada adverbial final.

    d) Em “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.”, o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva subjetiva objetiva direta.

  • A letra a não é uma coordenada assindética, é uma oração simples.

    Só tem 1 verbo e não pode ser composta, para ser assindética.

  • Or. Subord. Substantivas subjetivas - o verbo da oração principal deverá estar na 3°pessoa do singular, uma vez que todas as orações subordinadas subjetivas não passam de sujeitos oracionais.


    EX. : É comprovado que assistimos a 3 horas de TV por dia.


    Fomte: Rodrigo Bezerra, Nova gramatica da L. Portuguesa para concursos

  • Diferenças que demarcam as orações subordinadas substantivas subjetivas e as objetivas diretas.

    Observe algumas colocações:

    * Em se tratando dos casos em que o sujeito do verbo da oração principal não estiver nela contido, tal fato sinaliza que a oração subordinada irá ocupar sempre essa função (a de sujeito), o que justifica dizer que se trata de uma oração subordinada substantiva subjetiva. Vejamos, pois, os enunciados que ilustram a ocorrência em questão:

    # Justificou-se que não haveria aula no dia seguinte.

    Justificou-se – Oração principal

    Que não haveria aula no dia seguinte - Oração subordinada substantiva subjetiva, cujo verbo se encontra na voz passiva sintética.

    # Foi justificado que não haveria aula no dia seguinte.

    Foi justificado – oração principal

    Que não haveria aula no dia seguinte - oração subordinada substantiva subjetiva, cujo verbo se encontra na voz passiva analítica.

    ============

    Nos casos em que o sujeito do verbo referente à oração principal se encontrar nela contido, a oração subordinada será o objeto direto, ocorrência essa que nos indica se tratar de uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Constatemos os exemplos:

    # Todos querem que você entregue as encomendas.

    Todos querem – oração principal, cujo verbo é representado por “querer”.

    - que você entregue as encomendas - oração subordinada substantiva objetiva direta.

    # Não quero que ela se sinta culpada pelo ocorrido.

    Não quero oração principal

    - que ela se sinta culpada pelo ocorrido - oração subordinada substantiva objetiva direta.

  • Letra E


    ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL

    Oração que acrescenta uma CIRCUNSTÂNCIA DE TEMPO (pode iniciar um tempo SIMULTÂNEO, CONCOMITANTE) ao fato expresso:


    • ASSIM QUE

    • LOGO QUE

    • TODAS AS VEZES QUE

    • DESDE QUE

    • DEPOIS QUE

    • SEMPRE QUE

    • MAL (=ASSIM QUE)

    • QUANDO

    ENQUANTO

  • O.S.S. SUBJETIVA - Oração principal sem sujeito. O sujeito virá na oração seguinte.


    Ex: Era verdade(sem sujeito) que havia alguns carcereiros(SUJEITO).



  • A Em “Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.”, há uma oração subordinada substantiva objetiva DIRETA

    Em “Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia PARA comparar as informações.”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada adverbial causal. FINALIDADE

  • Oração subordinada adverbial temporal – introduzem uma oração que acrescenta uma circunstancia de tempo ao fato expresso na oração principal .

    São elas : QUANDO , ENQUANTO , ASSIM QUE , LOGO QUE , TODA AS VEZES QUE , DESDE QUE , DEPOIS QUE , SEMPRE QUE , MAL (=ASSIM QUE ) , ETC ..

    .

    Ex : A briga começou assim que saímos da festa

    Ex : A cidade ficou mas triste depois que ele partiu 

  • Oração subordinada adverbial temporal – introduzem uma oração que acrescenta uma circunstancia de tempo ao fato expresso na oração principal .

    São elas : QUANDO , ENQUANTO , ASSIM QUE , LOGO QUE , TODA AS VEZES QUE , DESDE QUE , DEPOIS QUE , SEMPRE QUE , MAL (=ASSIM QUE ) , ETC ..

    .

    Ex : A briga começou assim que saímos da festa

    Ex : A cidade ficou mas triste depois que ele partiu 

  • Acredito eu que o comentário mais curtido está errado a correção da letra A, (NAO É ASSINDÉTICA) lendo os demais comentários foi confirmado isso.

  • "As estatísticas" que é o sujeito, não tem como ser subordinada substantiva subjetiva mesmo. Demorei mas entendi.

  • gabarito E

    a) Em “Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.”, há um período simples (só tem 1 verbo).

     

    b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.”, há uma oração coordenada sindética adversativa.

     

    c) Em “Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada adverbial final (para + verbo no infinitivo = finalidade).

     

    d) Em “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.”, o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva objetiva direta (comprovam = ISSO = O.S. Substantiva/ as estatísticas = sujeito/ quem comprova, comprova alguma coisa = VTD)

  • Letra E.

     

     a) Em “Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.”, há uma oração subordinada substantiva objetiva indireta. - É uma oração coordenada assindética.

     b) Em “Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.”, há uma oração subordinada adverbial final. - É oração coordenada adversativa.

     c) Em “Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.”, o termo em destaque introduz uma oração subordinada adverbial causal. - É oração subordinada adverbial final.

     d) Em “As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.”, o termo em destaque foi utilizado para introduzir uma oração subordinada substantiva subjetiva. - É oração subordinada substantiva objetiva direta.

     e) Em “[...] enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.”, o excerto em destaque evidencia uma oração subordinada adverbial temporal. ENQUANTO- Certo.

  • Eu to com uma duvida na letra D. Quem puder esclarecer, agradeço!

    A oração não é subordinada substantiva subjetiva e sim objetiva direta, ok. Mas o objeto direto não vira sujeito?


ID
2359921
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa em que o termo em destaque NÃO pertence à mesma classe gramatical que o termo destacado em “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã [...]”.

Alternativas
Comentários
  •  Alguem ajuda ae

  • A resposta é o único que não é pronome
  • GABARITO B

     

    Exatamente, Marcos Oliveira. A questão pede a que NÃO pertence à mesma classe gramatical.

     

    TODOS -> PRONOME INDEFINIDO.

     

    A) LOS -> PRONOME OBLÍQUO ÁTONO.

    B) SE -> CONJUNÇÃO CONDICIONAL.

    C) VOCÊ -> PRONOME DE TRATAMENTO.

    D) SE -> PRONOME OBLÍQUO ÁTONO.

    E) ISSO -> PRONOME DEMONSTRATIVO.

     

     

     

  • em regra o ADVERBIO não varia certo? eu disse em regra, ou seja, toda regra tem exceção, existe um caso de adverbio que vária sim.

    TODO, ele pode ser adverbio, pois existe variação de genero e plural

    ELE  É TODO ESTRANHO

    TODO ADVERBIO

    ESTRANHO ADJETIVO

  • Todos: PRONOME indefinido

    A única alternativa cuja palavra sublinhada não é um pronome é a letra B

  • Quando você não vê a palavra NÃO no enunciado...

  • "todos" = pronome indefinido

     

    a) pronome oblíquo átono

     

    b) conjunção subordinativa condicional GABARITO

     

    c) pronome de tratamento

     

    d) pronome reflexivo

     

    e) pronome demonstrativo

  • Quando você não vê a palavra NÃO no enunciado...

  • TEsse sait esta meio complicado sempre que tem algumas questões complexa, cadê o professor para ajudar.

  • Quando não se presta atenção no enunciado, passa-se muito tempo tentando entender algo e ainda marca a questão errada. Não prestei atenção no NÃO.

  • Só falta de atenção...


ID
2359927
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Em relação à classificação dos verbos destacados no excerto “Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Errei por não saber a diferença entre verbos Defectivos e Anômalos.

     

    ▪ Os verbos Anômalos não seguem as regras dos verbos regulares que pertencem a sua conjugação. Sinônimo de Irregulares ao meu ver.

     

    ▪ Os verbos Defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. Ex: Verbo Doer, não existe Eu doou, nós doemos, eu doeriá. a Conjugação existe apenas nas pessoas ele ou eles, ver a tabelinha de conjugação no link: https://www.conjugacao.com.br/verbo-doer/

     

    Fontes:

    http://www.infoescola.com/portugues/verbos-anomalos/

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/verbos-defectivos.htm

  • Luis, eu fiquei com este mesmo problema, fiquei entre a alternativa "A" e "D" por não lembrar a diferença entre defectivos e anômalos. Fiz a conjugação do ver SER nos tempos existentes e forcei a memória a lembrar dessa diferença. Pois eu lembrava apenas que defectivos são verbos que não têm determinadas conjugações em algumas pessoas, modo ou tempo. Deu certo! rsrsrs (ainda bem!)

  • eu sou---tú és -- ele é  (NÓS SOMOS)  SER E IR SAO VERBOS ANÔMALOS.

    FUTURO DO PRESENTE DO MODO SUBJUNTIVO;QUANDO EU SOBRAR----QUANDO TU SOBRARES---QUANDO ELE SOBRAR (RESPOSTA;QUANDO ELES SOBRAREM    .

    1 CONJUGAÇAO SOBRAR( RESPOSTA)

    2 CONJUGAÇAO VENDER

    3 CONJUGAÇAO PARTIR

  • Para quem ficou na duvida entre os verbos defectivos e anômalos:

    Verbos Defectivos são aqueles que não têm conjugação completa, ou seja, em determinadas pessoas, tempos ou modos não são conjugados

    Ex.

    Verbo FALIR no presente do indicativo:
    Eu -
    Tu -
    Ele -
    Nós falimos
    Vós falis
    Eles -

    Verbos Anômalos  são verbos que sofrem alterações profundas em seu radical.

    Ex.

    Verbo SER no modo indicativo:

    Eu sou    ;    Eu fui   ;   Eu era

     

    @anyneri_

  • Pra quem deseja anotar um resumão da CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS:

     

    REGULARES: Não apresentam alteração no radical nem no paradigma. Ex: Amar, vender, partir.

    IRREGULARES: Apresentam pequenas alterações no radical ou no paradigma. Ex: Ver, vir, dormir.

    ANÔMALOS: Apresentam profundas alterações no radical e no paradigma. Ex: Ser, ir, estar, haver.

    DEFECTIVOS: Apresentam conjugação incompleta. Ex: Colorir, falir, abolir, reaver.

    ABUNDANTES: Apresentam mais de uma forma de participio (ter/haver; ser/estar). Ex: Aceitar, expressar, matar.

    REFLEXIVOS: Apresentam pronome com função sintática(OD ou OI) e valor de a si mesmo. Ex: Ver-se, pentear-se, maquiar-se.

    PRONOMINAIS: Apresentam pronome integrante, ou seja, sem função sintática. Ex: Suicidar, queixar, tornar.

    IMPESSOAIS: Formam oração sem sujeito. Ex: Haver (=existir), faz (=indicando tempo).

     

    Fonte: Minhas anotações das aulas da professora Flávia Ritta.

  • São classificados como verbos anômalos os verbos irregulares que apresentam radicais primários diferentes quando conjugados.

     

    Verbo ser: 
    Eu sou feliz contigo.
    Eu fui feliz contigo.
    Eu era feliz contigo. 

    Verbo ir: 

    Eu vou embora agora.
    Eu fui embora ontem.
    Eu irei embora amanhã.

     

     

    Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos.
     

     

    Verbo defectivo da 1.ª conjugação
    Verbo grassar.

    Verbos defectivos da 2.ª conjugação
    Verbo reaver;
    Verbo precaver;
    Verbo doer;
    Verbo feder;
    Verbo condoer.

    Verbos defectivos da 3.ª conjugação
    Verbo colorir;
    Verbo falir;
    Verbo demolir;
    Verbo esculpir;
    Verbo delinquir.

     

     

     

    GABARITO: A

     

     

  • Questão prefeita de pra agregar novas informações e revisar as regras

  • Modos verbais, propriamente ditos:

    MODO INDICATIVO: O verbo expressa uma ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.

     

    MODO SUBJUNTIVO: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal.

     

    MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a alguém, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faça(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonação e do contexto em que é aplicado.

     

    Já o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda irá acontecer. São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO.

    Os tempos verbais são:

     

    PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.

    PRETÉRITO PERFEITO (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.

    PRETÉRITO IMPERFEITO (amava) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior à fala.

    PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO (amara) – contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato também anterior ao momento da fala.

    FUTURO DO PRESENTE (amarei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.

    FUTURO DO PRETÉRITO (amaria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu

  • VERBO

    ANÔMALOS: Apresentam profundas alterações no radical e no paradigma. Ex: Ser, ir, estar, haver.

    VERBO

    DEFECTIVOS: Apresentam conjugação incompleta. Ex: Colorir, falir, abolir, reaver.

  • Conjugações:

     

    Decore assim: as 3 primeiras vogais na ordem + r

     

    Primeira conjugação: terminados em AR: falar, estudar, gostar, andar.

     

    Segunda conjugação: terminados em ER: comer, viver, vender, aprender.

     

    Terceira  conjugação: terminados em IR: partir, dividir, desistir, cumprir.

  • Deus me defenda dessa banca amanhã!

  • Johnny, verbos terminados em or também são da 2 conjugação !! (vale lembrar)

  • Alguém pode me explicar, poruque na questão, o verbo sobrarem esta na primeira pessoa da conjugação.

    SENDO QUE OS VERBOS DA SEGUNDA CONJUGAÇÃO SÃO: TERMINADOS EM ER, E OS DA PRIMEIRA TERMINADOS EM: AR.

  • Aquela questão que de fato mede conhecimento.

  • Letra A


    Com base no excelente comentário da Raísa Bacelar.


    Verbos Defectivos X Verbos Anômalos 


    Verbos Defectivos 

    Possuem conjugação INCOMPLETA, não são conjugados em determinadas:


    ·       Pessoas,

    ·       Tempos ou

    ·       Modos.


    Ex. Verbo FALIR no presente do indicativo:


    Eu -

    Tu -

    Ele -

    Nós falimos

    Vós falis

    Eles –


    Verbos Anômalos 


    Sofrem ALTERAÇÕES profundas em seu RADICAL.

    Ex.: Verbo SER no modo indicativo:

    Eu sou; Eu fui; Eu era

  • Em qual gramática eles pegaram esse Futuro do Presente do subjuntivo??????????

  • Felipe Menezes, o verbo está na primeira conjugação porque é um verbo regular terminado em 'ar' (sobrar) , (em) indica que o verbo está no modo subjuntivo.

  • Concordo com o João Ionaldo

    No próprio "conjuga-me.com" consta "futuro", nada de "futuro do presente"

    sendo esse um termo atrelado ao modo indicativo

  • De forma simples pra matar a questão, letra D e E elimina de cara, pois o verbo SER não é defectivo, afinal de contas defectivos são aqueles que não tem todas conjugações, vejamos:

    Eu sou

    tu és

    ele é

    nós somos

    vós sois

    eles são.

    É ANÔMALO! NÃO DEFECTIVO.

    Letra C mata apenas vendo que não é de segunda conjugação (ER) e sim de primeira (AR).

  • O verbo “somos” está na primeira pessoa do plural, no presente do modo indicativo (Certo. Nós somos) e é um verbo anômalo (Certo. Pois o radical se altera radicalmente: Eu sou, tu és… eu fui… eu era… (que) eu seja… (se) eu fosse… (quando) eu for… ).

    O verbo “sobrarem” está na terceira pessoa do plural, no futuro do presente do modo subjuntivo (Certo. Se eles/5 minutos sobrarem) e pertence à primeira conjugação (Certo. Vogal temática A, terminação em Ar, marca da primeira conjugação). Tudo certo!

    GABARITO A

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LETRA "A" E A LETRA "C"?????

    NÃO É A MESMA COISA?

    EU SOU LOUCO?

    EU S O U LOUCOO??

  • Sim, Guilherme Mello. Você é louco.

  • Somos” - primeira pessoa do plural, no presente do modo indicativo (Certo. Nós somos) e é um verbo anômalo (Certo. O radical se altera radicalmente: Eu sou, tu és… eu fui… eu era… (que) eu seja… (se) eu fosse… (quando) eu for… ).

    O verbo “sobrarem” está na terceira pessoa do plural, no futuro do presente do modo subjuntivo (Certo. Se eles/5 minutos sobrarem) e pertence à primeira conjugação (Certo - terminação em Ar, marca da primeira conjugação). 

    Obs. Existem três paradigmas fixos de conjugação de verbos regulares:

    Gabarito A

  • português desgraçado maldito!


ID
2359930
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em “E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.”, o excerto poderia ser reescrito, sem comprometer as regras gramaticais, da seguinte forma: “E nunca esqueça-se de mastigar [...]”. INCORRETA: O ADVÉRBIO NUNCA ATRAI O PRONOME OBL ATONO PARA DEPOIS DELE.

    b) Em “E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.”, o pronome “los” retoma “ao menos dois litros de água”, mas seu uso está inadequado no excerto, pois a colocação correta seria “E os urinar, o que consome o dobro do tempo”. INCORRETA: VERBOS TERMINADOS EM "R, S, Z" ESSAS LETRAS CAEM E ACRESCENTA-SE O SUFIXO "LO (AS)"

    c) Em “E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.”, a colocação do pronome está inadequada, pois, da forma como o excerto está, a pronúncia soa estranha. INCORRETA: ADVERBIOS DE NEGAÇÃO ATRAEM O PRONOME PARA PROXIMO DELES

    d) Em “[...] o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando”, o excerto poderia ser reescrito, sem comprometer as regras gramaticais, da seguinte forma: “[...] o que faz-me pensar em quem [...]”. INCORRETA: CONJUNÇÃO "QUE" E PRONOME RELATIVO SÃO PALAVRAS ATRATIVAS DE PRONOMES OBL ÁTONOS

    e) Em “Aúnica solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!”, justifica-se a próclise, pois o pronome relativo “que” é atrativo. CORRETA.

  • Qto a letra D, as duas possibilidades para ela seriam:

    "o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando"

    "o que faz pensar-me em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando”

    Fernando Pestana (p.293,2 ed.) explica, a esse propósito, que quando houver palavra atrativa em uma locução verbal, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal (com hífen). Desse modo, a presença do pronome relativo "que" inviabiliza a reescritura proposta pela alternativa d.

  • DICA BÁSICA SOBRE PRÓCLISE:

    Ocorre nos casos em que tiver palavras atrativas que são :

                                                    - Pronomes

                                                    - Conjunções

                                                    - Adverbios

     

    Fonte: Professor Alisson Vilaça.

  • LETRA D

    O pronome relativo " QUE " sempre atrai o pronome oblíquo.

  • Resposta e)

    a)[ PRÓCLISE (pronome antes do verbo): eu lhe dei um susto.

    FATOR DE OCORRÊNCIA                           /          EXEMPLO

    1-ADVÉRBIO ANTES DO VERBO                           nunca me levam a sério.]

    b)[Não há nenhum fator, seja de próclise ou ênclise. Desta feita, qualquer forma estará correta, haja vista não haver regra definida.]

    c)[ PRÓCLISE (pronome antes do verbo): eu lhe dei um susto.

    FATOR DE OCORRÊNCIA                           /          EXEMPLO

    1-ADVÉRBIO ANTES DO VERBO                           nunca me levam a sério.]

    d)[ PRÓCLISE (pronome antes do verbo): eu lhe dei um susto.

    FATOR DE OCORRÊNCIA                           /          EXEMPLO

    1-PRONOME RELATIVO ANTES DO VERBO        sei onde nos encontrarão.]

    e)Em “Aúnica solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!”, justifica-se a próclise, pois o pronome relativo “que” é atrativo.

    [ PRÓCLISE (pronome antes do verbo): eu lhe dei um susto.

    FATOR DE OCORRÊNCIA                           /          EXEMPLO

    1-PRONOME RELATIVO ANTES DO VERBO        sei onde nos encontrarão.]

  • Correta D

    Próclise= Antes do verbo

     

    ATRATIVOS DE PRÓCLISE

    -Negação atrai

    -Advérbio atrai

    -Pronome relativo atrai = “A única solução que me ocorre  é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!"

    -Pronome demostrativo atrai

    -Preposição seguida de gerundio

    -Pronome indefinidos.

  • O pronome QUE sempre atrai o pronome obliquo

  • GABARITO: LETRA E.

  • E

     

    Advérbios, conjunções subordinativas e pronomes (exceto os pessoais) atraem os pronomes oblíquos átonos necessariamente.

    Continue a estudar!

  • Quem vai fazer esse fds Pm To e Agepen Pará pode se segurar que essa banca vai vim com quetões da NASA.

  • Na próclise, o pronome surge antes do verbo. Costuma ser empregada:

    a) Nas orações que contenham uma palavra ou expressão de valor negativo. Exemplos:

    Ninguém o apoia.
    Nunca se esqueça de mim.
    Não me fale sobre este assunto.

    b) Nas orações em que haja advérbios e pronomes indefinidos, sem que exista pausa.

    Exemplos:

    Aqui se vive. (advérbio)
    Tudo me incomoda nesse lugar. (pronome indefinido)

    Obs.: caso haja pausa depois do advérbio, emprega-se ênclise. Por Exemplo:

    Aqui, vive-se.

    c) Nas orações iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos. Exemplos: 

    Quem te convidou para sair? (pronome interrogativo)
    Por que a maltrataram? (advérbio interrogativo)

    d) Nas orações iniciadas por palavras exclamativas e nas optativas (que exprimem desejo). Exemplos: 

    Como te admiro! (oração exclamativa)
    Deus o ilumine! (oração optativa)

    e) Nas conjunções subordinativas. Exemplos: 

    Ela não quis a blusa, embora lhe servisse.
    É necessário que o traga de volta.
    Comprarei o relógio se me for útil.

    f) Com gerúndio precedido de preposição "em". Exemplos: 

    Em se tratando de negócios, você precisa falar com o gerente.
    Em se pensando em descanso, pensa-se em férias.

    g) Com a palavra "só" (no sentido de "apenas", "somente") e com as conjunções coordenativas alternativas. Exemplos:

    Só se lembram de estudar na véspera das provas.
    Ou se diverte, ou fica em casa.

    h) Nas orações introduzidas por pronomes relativos. Exemplos:

    Foi aquele colega quem me ensinou a matéria.
    Há pessoas que nos tratam com carinho.
    Aqui é o lugar onde te conheci.

  • GABARITO E

     

     

    CASOS DE PRÓCLISE  (Pronome Oblíquo Átono antes do verbo)

      1) Palavras com sentido negativo: Não, Nem, Nunca,Jamais,Ninguém, Nenhum, ...;

      2) Advérbio curto (sem vírgula): Já, Agora, Assim, Também, Sempre, Mais, Menos, Pouco, ...;

      3) Conjunções Subordinativas: Se, Caso, Embora, Quando, Enquanto, Como, Que, ...;

      4) Gerúndio precedido de EM;

      5) Pronome Relativo: Que, O qual, Onde, Cujo, ...;

      6) Pronomes Indefinidos; Tudo, Nada, Ninguém, Qualquer, ...;

      7) Pronome Demonstrativo: Isso, Aquilo, Isto, Aquele, Este, Esse, ...;

      8) Frase Optativa (Exprime desejo);

      9) Frase Interrogativa (?);

    10) Frase Exclamativa (!).

  • "justifica-se a próclise, pois o pronome relativo “que” é atrativo." - GABARITO LETRA E.

    Como também por ser uma frase EXCLAMATIVA, seria uma outra forma de identificar a PRÓCLISE.

  • No que toca a letra B

    tenho que "los" refere-se, na verdade, a "dois litros de água"

    e não "ao menos dois litros de água"

    Não é?

    No mais, não é obrigatório que seja "os urinar"

    pois não é caso de próclise.

    Certo?

  • Questão boa de fazer!

  • Alguém me ajude,

    “E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.”, o excerto poderia ser reescrito, sem comprometer as regras gramaticais, da seguinte forma: “E nunca esqueça-se de mastigar. Temos um fator de Próclise devido o adverbio mais também temos o verbo mastigar no infinitivo, obedeço ao fator de próclise pelo adverbio ou vou pelo infinitivo do verbo, proclise ou enclase?

  • A questão exige conhecimento de colocação pronominal. O enunciado pede para que se encontre a alternativa correta quanto ao uso.

    COLOCAÇÃO PRONOMINAL- os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te. se, lhe(s), o(s). a(s), nos e vos podem estar em três posições em relação ao verbo ao qual se ligam.

    O pronome colocado depois do verbo. Nesse caso, dizemos que há ênclise. Se estiver colocado antes do verbo, será um caso de próclise. O pronome oblíquo átono pode estar também no meio do verbo, colocação que é denominada mesóclise.

    ➡ Ênclise é a colocação normal do pronome na norma culta e geralmente é usada quando não cabe próclise e nem a mesóclise.

    ➡ Próclise é a colocação do pronome quando antes do verbo há palavras que exercem atração sobre ele.

    ➡ Mesóclise é a colocação do pronome quando o verbo se encontra no futuro do presente ou no futuro do pretérito do modo indicativo, desde que não haja condição de próclise.

    Após essas explanações podemos inspecionar as assertivas abaixo. Vejamos:

     a) Incorreta.

    “E nunca se esqueça..." o pronome diante de palavra negativa atrai a próclise e não poderia ir para frente do verbo "esqueça". Portanto, a assertiva erra ao dizer que deveria estar na frente do verbo o pronome.

     b) Incorreta.

    "E uriná-los..." o pronome diante de verbo no infinito pode ficar tanto na frente quanto atrás do verbo, portanto, a forma "“E os urinar" também estaria correta. A assertiva erra em dizer que o pronome oblíquo só poderia ficar antes do verbo.

     c) Incorreta.

    Em "“E não se esqueça..." está correta, pois a regra exige que diante de palavras negativas o pronome fica antes do verbo (próclise). Portanto, a assertiva erra em dizer que o  pronome oblíquo deveria estar após o verbo.

     d) Incorreta.

    Em “[...] o que me faz..." o pronome só poderia ficar antes do verbo, pois a partícula "que" exige que o pronome fique antes do verbo (próclise).  Portanto, a assertiva erra em dizer que o pronome oblíquo poderia ficar após o verbo “[...] o que faz-me pensar em quem [...]”.

    e) Correta.

    Em "“A única solução que me ocorre..." está correta afirmação, porque o pronome relativo "que" exige o pronome oblíquo antes do verbo (próclise). Portanto, assertiva perfeita.

     GABARITO: E

  • GABARITO: LETRA E

    ► O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições em relação ao verbo com o qual se relaciona: a ênclise (depois do verbo); a próclise (antes do verbo); e a mesóclise (dentro do verbo). Por ser uma partícula átona, não inicia oração e, entre os verbos de uma locução, liga-se a um deles por hífen.

    PRONOMES ATÓNOS: - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s);

    PRÓCLISE

    Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:

    1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:

    Não o quero aqui. / Nunca o vi assim.

    2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):

    Foi ela que o fez. / Alguns lhes deram maus conselhos. / Isso me lembra algo.

    3. Advérbios ou locuções adverbiais:

    Ontem me disseram que havia greve hoje. / Às vezes nos deixa falando sozinhos.

    4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:

    Oxalá me dês a boa notícia. / Deus nos dê forças.

    5. Conjunções subordinativas:

    Embora se sentisse melhor, saiu. / Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

    6. Palavras interrogativas no início das orações:

    Quando te deram a notícia? / Quem te presenteou?

    MESÓCLISE

    Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:

    Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei);

    Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia).

    ÊNCLISE

    Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:

    1. Verbos no imperativo afirmativo:

    Depois de terminar, chamem-nos. / Para começar, joguem-lhes a bola!

    2. Verbos no infinitivo impessoal:

    Gostaria de pentear-te a minha maneira. / O seu maior sonho é casar-se.

    3. Verbos no início das orações:

    Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo. / Surpreendi-me com o café da manhã.

    TODA MATÉRIA.


ID
2359933
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

    Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

    Todos os dias, deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

    Todos os dias, deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

    Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

    Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

    Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

    O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

    Todos os dias, deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

    Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

    E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.

    Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

    Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

    Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

    As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

    E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

    Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

    [...]

    Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

    Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

    Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

    Chame os amigos junto com os seus pais.

    Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

    Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

    [...].

Adaptado de: <http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luisfernando-verissimo>. Acesso em: 17 out. 2016.

Considerando as regras de regência, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Verbo "assistir" com sentido de "ver" será intranstivo direto, logo, exigirá preposição "a". Gab: D

  • A) errada. O verbo previnir é VTD, não há crase.

    B) errada. O verbo ajudar no contexto é VTI, rege a preposição em.

    C) errada. O verbo passar é VTD, não necessita de preposição.

    D) certa. O verbo assistir, no sentido de ver, é VTI necessitando de preposição a.

    E) errada. Não tem crase, pois esse a é apenas um artigo.

     

  • Isabelle, o verbo assistir com sentido ver é TRANSITIVO indireto pois pede a preposição. Não existem verbos intransitivos diretos.

  • Regência do verbo ASSISTIR:

    Sentido VER: VTI (a) - Ex: Os governantes assistem inertes à pobreza.

    Sentido SOCORRER: VTD - Ex: Os governantes não assistem os pobres.

    Sentido CABER: VTI (a) - Ex: Assiste aos governantes essa função.

    Sentido MORAR: VI (em) : Ex: Muitas pessoas assistem em zonas de risco.

     

    GABARITO LETRA D 

     

    Fonte: Minhas anotações das aulas da professora Flávia Rita.

  • ASSISTIR
    O verbo assistir no sentido de ver ou presenciar, exige a preposição a. É VTI
    Quem assiste, assiste a algo.
    Ex: Nós assistimos ao filme que estava em cartaz.
     
    O verbo assistir no sentido de ajudar não exige a preposição. É VTD
    Ex: É dever do profissional de saúde assistir os pacientes. 
     
     O verbo assistir no sentido de residir é intransitivo. É VI
    Ex: João assiste no litoral.

     
     
    Outros verbos cobradoscom frequência:

    ASPIRAR

    O verbo aspirar no sentido de cheirar, sorver, inspirar (o ar), inalar é verbo transitivo direito(VTD).
    Ex: Aspiramos o ar puro da montanha.

    O verbo aspirar no sentido de desejar, ter como ambição verbo trasitivo indireto(VTI).
    Ex: Aspirava ao cargo de presidente.
    Ex: Eu aspirava a uma posição mais brilhante.

     
    AGRADAR
    Agradar é transitivo direto(VTD) no sentido de fazer carinhos, acariciar.
    Ex: Cláudia não perde oportunidade de agradar o gato.
    Ex: Sempre o agrada quando o revê.
     
    Agradar é transitivo indireto (VTI) no sentido de causar agrado a, satisfazer, ser agradável a.  Rege complemento introduzido pela preposição "a".
    Ex: O cantor não agradou aos presentes.

  • LETRA D. 

    VERBO ASSISTIR(VER ,PRESENCIAR) = VTI

  • Raiani  acho que AJUDAR é INTRANSITIVO sem preposição não???

  • Porque a B está errada?

  • Willyan para B estar certa digestão deveria estar no plural: ajudaM às digestÕES (prep. + artig.)

    Bons estudos!

  • Obrigado Concurseira!

  • No excerto “[...] mas que aos bilhões, ajudam a digestão [...]”, há uma inadequação, pois faltou o acento indicativo de crase em “à digestão”.


    Ajudar é VTD.

    A questão pede a alternativa correta, e a alternativa B afirma que há uma inadequação, mas não há inadequação no excerto, logo a alternativa está incorreta.

  • Se O verbo ajudar no contexto fosse VTI, e regesse a preposição em

    No excerto ficaria da seguinte forma “ mas que aos bilhões, ajudam NA digestão 

    me corrijam se eu estiver errado.

  • Regências do verbo assistir

    O médico assite os idosos

    Assiti ao filme

    É um direito que assiste aos indivíduos

    Ele assiste em curitiba

  • Na letra B, o verbo "ajudar" é VTI. Basta fazer a pergunta: a digestão foi ajudada? não! Ajuda no processo de digestão, ajuda a fazer a digestão, ou seja, ajuda na digestão.

  • Gabarito: D

    Assistir no sentido de ver é VTI...Logo

    "...assistimos A três horas de TV por dia."

    #TamoJunto

  • ASSISTIR COM SENTIDO DE VER = E VTI .

    ASSISTIR COM SENTIDO AJUDAR= E VTD .

  • relembrar do verbo assistir

ID
2359936
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Certa música foi escrita mantendo o seguinte padrão:

- O primeiro verso pode ser escolhido convenientemente, desde que satisfaça às demais restrições.
- O segundo verso deve ter dois terços do número de sílabas do primeiro verso.
- O terceiro verso deve ter três quartos do número de sílabas do primeiro verso.
- O quarto verso deve ter metade do número de sílabas do primeiro verso.

Para que a música seja feita seguindo as restrições citadas, o número de sílabas do primeiro verso pode ser

Alternativas
Comentários
  • Primeiro verso: X = 24

    Segundo verso: 2/3 . X => 2 . 24 / 3 = 16

    Terceiro verso: 3/4 . X =>3 . 24 / 4 = 18

    Quarto verso: X/2 => 24/ 2 = 12

    Gabarito E

  • Basta encontrar um número que seja divisível por 3, 4 e 2 ao mesmo tempo. O único que atende 24. Gabarito letra E

  • Considerando que o primeiro verso tem X sílabas. O segundo terá (2/3)*X, o terceiro terá (3/4)*X e o quarto, (1/2)*X.
    Número de sílabas da música inteira: X + (2/3)*X + (3/4)*X + (1/2)*X = (35/12)*X
    Sabemos que o número de sílabas é um número inteiro, e como X também o é, X é multiplo de 12.

    ALTERNATIVA E

  • Juliana Campos, isso só dá certo se e somente se a fração final for irredutível.

    Contra-exemplo:


    Certa música foi escrita mantendo o seguinte padrão:

    - O primeiro verso pode ser escolhido convenientemente, desde que satisfaça às demais restrições.

    - O segundo verso deve ter dois terços do número de sílabas do primeiro verso.

    - O terceiro verso deve ter três meios do número de sílabas do primeiro verso.

    - O quarto verso deve ter metade do número de sílabas do primeiro verso.

    Para que a música seja feita seguindo as restrições citadas, o número de sílabas do primeiro verso pode ser:

    a)3.

    b)7.

    c)14.

    d)19.

    e)26.

    Não há nenhum número nos resultados, divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.

    Resolvendo esse exercício acima, temos o seguinte:

    X + (1/2)*X + (2/3)*X + (3/2)*X = (22/6)*X = (11/3)*X , logo X tem que ser múltiplo de 3

     

  • Basta encontrar o MMC dos números 2, 3 e 4 (conforme os denominadores apresentados no enunciado), pois o valor de sílabas do primeiro verso deve ser necessariamente divisível por estes números.

    O valor do MMC é 12, como não temos essa opção como resposta basta ser um múltiplo de 12, no caso 24.

    Resposta: letra E.

  • Basta encontrar um número que seja divisível por 3, 4 e 2 ao mesmo tempo. O único que atende 24. Gabarito letra E


ID
2359939
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que, em 2014, o pão custava R$5,00. Em 2015, por conta do aumento no preço na matéria-prima, o preço teve um acréscimo de 20% sobre o preço de 2014. Em 2016, por um motivo semelhante, o preço do pão teve um acréscimo de 25% sobre o preço de 2015. Para 2017, há uma previsão de aumento de 10% em relação ao preço de 2016. Caso tal previsão se confirme, qual será o preço do pão em 2017?

Alternativas
Comentários
  • 2014 - 5,00 reais 

    2015 - 20% aumento = 20% 5,00 = 1 real 

    2015 6,00

    2016 - 25% aumento - 25% 6,00 = 1,50 

    2016 - 7,5

    2017- 10% - 10% 7,5 = 0,75

    valor provavel = 7,5 + 0,75 = 8,25

     

  • LETRA A 

    Basta multiplicar :

    5 x 1,2 x 1,25 x 1,1 = 8,25

    - porque 1, 2 ou 1, 25 ou 1,1 ? porque 1 corresponde 100% e o 0,2; 0,25; 0,1 o aumento.

    *

    Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; Provérbios 3:5

     

  • 20% = 1,20                          25% = 1,25                                10% = 1,10

     

    2014 ---- R$ 5,00

    2015 ---- R$ 5,00 * 1,20 = R$ 6,00

    2016 ---- R$ 6,00 * 1,25 = R$ 7,50

    2017 ---- R$ 7,25 * 1,10 = R$ 8,25

    Preço final = R$ 8,25

  • P = 5. (1+10%).(1+25%).(1+10%)

    P = 5. (1,1).(1.25).(1.1)

    P = 6. (1,25).(1,1)

    p = 7,5 .1.1

    p = 8,25

  • Fiz assim:

    120/100 (100%+ 20% de aumento) x 5 = 6

    125/100 x 6 = 7,5

    110/100 x 7,5 = 8,25

  • ✅Letra A.

    Em 2015, ficou por r$ 6,00.

    Em 2016, ficou por r$ 7,50.

    Em 2017, ficou por r$ 8,25.

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://youtu.be/4HzPpkwlh7w


ID
2359942
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na sequência a seguir, simplificamos a forma de nos referirmos aos dias da semana. Podemos dizer que o oitavo termo da referida sequência é

(Terça, Quinta, Sábado, Segunda, Quarta, ____)

Alternativas
Comentários
  • 1- terça

    2- quinta

    3- sabado

    4- segunda

    5- quarta

    6- sexta

    7- domingo

    8- terça

  • 1 terça (2 quarta)3 quinta (4 sexta) 5 sabádo (6 domingo) 7 segunda (8 TERMO terça-feira) 

     

  • Não é preciso descobrir a lógica da sequência, basta saber que temos 7 dias na semana e que nessa sequência nenhum dia se repete. Logo, o 8° dia será a repetição do 1° dia fornecido.

  • Pão,Pão,queijo,queijo.. rsr

  • TERCA  QUINTA  SAB SEG QUA   SEXT DOM TER

       1            2           3       4       5        6       7        8

  • Se tivesse "sexta" ali, eu cairia q nem um pato

  • Observe que a sequência pula de 2 em 2.

    Se terminou na Quarta, logo conta-se: Sexta, Domingo, Terça.

    GABARITO C

  • Vá direto ao comentário da Amanda Madeira.

  • Se isso é "facilitar os dias da semana", não quero nem imaginar quando dificultam...

  • Observem que já pode deduzir os padrões

    3,5,7,2,4 ,6,8,3

    Terça (3) para quinta (5) somou +2. Quinta (5) para Sabádo (7) somou +2 Sabado(7) para Segunda(2) diminuiu -5.

  • Ele pula de 2 em 2 dias... pra quem esnoba este tipo de questão, quero ver se quando começou a aprender era bonzão mesmo kkkkkkkkk


ID
2359945
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se o método é inovador, eu compro. Se eu compro, cobro por resultados. Se cobro por resultados, sinto-me melhor. Ora, não me sinto melhor, então

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Pelo fato do resultado final não ser verdade (sinto-me melhor), não atender a condição para que o método seja inovador.

  • Não entendi essa questão, alguém poderia explicar?

    Grato desde já.

  • Se a sequencia lógica não foi atendida, as proposições não satisfazem a condição para tal. Assim, concluimos que a primeira condição é negada, tornando todas as outras negadas também, conforme enunciado. Resposta: A

  • Basta utilizar a equivalência lógica de SE ... ENTÃO para resolver a questão. É o que sugere o examinador quando informa a ultima parte do enunciado da questão:

    SE P ENTÃO Q

    SE ~ Q ENTÃO ~P

    Ora, não me sinto melhor, então não cobro por resultados.

    Se não cobro por resultados então não compro.

    Se não compro então o método não é inovador.

     

    Verificando as alternativas da questão, podemos concluir que a alternativa correta é a letra A.
     

  • Se o método é inovador, eu compro = V

    (f)                                            (f)

    Se eu compro, cobro por resultados = V

             (f)                                (f)

    Se cobro por resultados, sinto-me melhor = V

               (f)                                      (f)

    Ora, não me sinto melhor = V

  • Gabarito letra A.

    Respondendo ao Marcos.

    Marcos, a primeira coisa que vc deve fazer em uma questão dessas é ordená-las (vou abreviar para facilitar). Seu ponto de partida SEMPRE SERÁ A PROPOSIÇÃO SIMPLES. Você vai dizer que ela é verdadeira e após isso, você vai resolvendo as demais proposições à medida que for achando os valores lógicos. O Objetivo é você deixar TODAS as proposições VERDADEIRAS, se vc conseguir é porque tá certo e essa é uma proposição válida. Segue abaixo, vê se fica mais claro.

    I - Se é inovador--> compro = V

    Tem q ser F ----> F

    II- Se compro--> cobro.= V

    Tem q ser F ----> F

    III - Se cobro --> sinto-me melhor. = V

    tem q ser F --> F

    CONCLUSÃO: Ora, não me sinto melhor = V (VERDADEIRA - ponto de partida) substitua nas outras agora

  •            MI      F  -->  F     EC    =   V

    Se o método é inovador, eu compro.

              EC    F  -->  F   CR          =   

    Se eu compro, cobro por resultados.

               CR   F  -->  F   SM    =  V

    Se cobro por resultados, sinto-me melhor.

    Ora, não me sinto melhor   =  V

    Resposta: Letra "A"

  • Resolvi com " V DEITADO" e só encontro como gabarito a alternativa C.

  • GABARITO: LETRA A

    http://sketchtoy.com/69266371 = RESOLUÇÃO

    SE NEGAR "A"/PRIMEIRA PARTE, NÃO SEI CONCLUIR SOBRE "B"/SEGUNDA PARTE

    SE AFIRMAR "A"/PRIMEIRA PARTE, AFIRMO "B"/SEGUNDA PARTE

    SE NEGAR "B"/SEGUNDA PARTE, NEGO "A"/PRIMEIRA PARTE

    SE AFIRMAR "B"/SEGUNDA PARTE, NÃO SEI CONCLUIR SOBRE "A"/PRIMEIRA PARTE

  • efeito dominó.

    não me sinto melhor, então... não cobro

    se não cobro, então não compro,

    se não compro, então o método não é inovador.

  • Resposta: "A"

    Resolução: http://sketchtoy.com/69387086

  • Letra A

    É bom começar pela proposição simples valorando como VERDADEIRA.

    Método inovador (F) ------> compro (F) = V

    Compro (F) ------------------> cobro resultados (F) = V

    Cobro resultados (F) ------> sinto-me melhor (F) = V

    Não me sinto melhor = V. Essa é a proposição simples.

    Conclusões = Método não inovador, não compro, não cobro resultados e não me sinto melhor.

    Erros? Só avisar!!!! GARRAA A NÓS!!

  • • SILOGISMO HIPOTÉTICO

    A → B

    B → C

    C → D

    LOGO , A D <═> ~D~A

  • todas as premissas são falsas.

    resposta letra A)


ID
2359948
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se a proposição simples “P” é verdadeira e a proposição simples “Q” é falsa, podemos dizer que as proposições compostas “P e Q”, “P ou Q” e “se P, então Q” são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    P   |  Q    P ^ Q    “P e Q”   conectivo "e" é exigente, tudo tem q ser V para ele considerar verdade.

    V   |   F  |   F

                 |   P v Q    “P ou Q”  conectivo "ou" é o conectivo mais bacana, de bOUa, tudo considera V, exeto se tudo for falso.

    V   |   F  |   V

                 |   P-> Q    “se P, então Q” O famoso "Vera Fisher Falsa." único F no "se...então"

    V   |   F  |    F

  • gostei dessa banca

  • Sério Tatiane? A redação das questões está péssima. Eles tentaram mascarar a facilidade da questão com uma redação tensa.

  • Se somente, se será falso quando "Vera Ficher é = Falsa"

  • F V F

  • Gabarito letra B

    Quando as proposições são falsas?

    --> Conjunção (^) = se algumas das proposições for F. Logo V ^ F = F

    --> disjunção (v) = se todas forem F - logo V v F = V

    --> condicional (-->) = será F no caso V--> F

  • RESOLUÇÃO: P^Q, P√Q^P →Q =

    V^F, V√F^P→F=

    F, V F

    LETRA B)

  • nunca vou aprender isso tnc

  • P ^ Q--> F

    P ou Q--> V

    P-->Q---> F

    Resultado (falso,verdadeiro,falso).

  • Caramba, dei bobeira na 2°, perdi uma questão top dessa.

    MUITA ATENÇÂO RAPAZIADA!

  • Caramba, dei bobeira na 2°, perdi uma questão top dessa.

    MUITA ATENÇÂO RAPAZIADA!

  • Na disjunção e as proposições só serão verdadeiros se ambas suas proposições simples forem verdadeiras, logo PeQ é FALSO Porque a proposição Q é falsa.

    Na conjunção OU as proposições só serão falsas se ambas as proposições simples forem TODAS FALSAS, logo, PouQ é verdadeiro, porque P é verdadeira

    E na proposição condicional se então, se a primeira proposição simples for verdadeira e a segunda for falsa (necessariamente nessa ordem) sua proposição composta será falsa,logo, P se então Q é FALSO. Porque a primeira proposição simples é verdadeira e a segunda é falsa.

    Então Ficaria na seguinte ordem as proposições compostas FALSO, VERDADEIRO E FALSO.

    GABARITO LETRA B.

  • GAB B

    Resolução

    http://sketchtoy.com/69483491

    Força ,Guerreiros !

  • Feliz em ver que meu estudo dessa matéria maldita , focando na FCC, está sendo aproveitado em outra banca!

  • Vera Fischer = Falsa é o macete para usar na Condicional (Se..então), e não para bicondicional.

  • Não vem de garfo que hoje é dia de sopa :D

    Toda glória seja para ti Senhor.


ID
2359954
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo o disposto no Regimento Interno da EBSERH, é competência do Conselho Fiscal, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Definir estratégias para a execução de ações de controle nas entidades públicas e privadas contratadas pela Sede e filiais é competência da AUDITORIA INTERNA da Ebserh.

    As demais proposições destacam a parte do orçamento, objeto principal de competências do Conselho fiscal.

  • Artigo 17. Compete ao Conselho Fiscal:  

    I – fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores da Ebserh e verificar o cumprimento de seus deveres legais, estatutários e regimentais;

    II – denunciar, por qualquer de seus membros, erros, fraudes ou crimes que identificarem no âmbito da Ebserh, e propor providências corretivas e saneadoras para o que for identificado;

    III – analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras, elaboradas periodicamente pela Ebserh;

    IV – acompanhar a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações para essa finalidade;

    V – opinar sobre o Relatório Anual de Gestão e as demonstrações financeiras de cada exercício social;

    VI – opinar sobre a modificação do capital social, orçamento, planos de investimento, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

    VII - apreciar o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT), de acordo com Instrução Normativa da CGU vigente; e

    VIII - apreciar as informações sobre os relatórios de auditoria emitidos pela Auditoria Interna da Ebserh, de acordo com Instrução Normativa da CGU vigente. 

  • REGIMENTO INTERNO       EBSERH

    ..................................................................................................................................................................

     

    Artigo 17. Compete ao Conselho Fiscal:

     

     

    I – FISCALIZAR, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores da Ebserh e verificar o cumprimento de seus deveres legais, estatutários e regimentais;

     

     

    II – DENUNCIAR, por qualquer de seus membros, erros, fraudes ou crimes que identificarem no âmbito da Ebserh, e propor providências corretivas e saneadoras para o que for identificado;

     

     

    III – ANALISAR, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras, elaboradas periodicamente pela Ebserh;

     

     

    IV – ACOMPANHAR a execução patrimonial, financeira e orçamentária, podendo examinar livros e quaisquer outros documentos e requisitar informações para essa finalidade;

     

     

    V – OPINAR sobre o Relatório Anual de Gestão e as demonstrações financeiras de cada exercício social;

     

     

    VI – OPINAR sobre a modificação do capital social, orçamento, planos de investimento, transformação, incorporação, fusão ou cisão;

     

     

    VII - APRECIAR o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT), de acordo com Instrução Normativa da CGU vigente; e

     

     

    VIII - APRECIAR as informações sobre os relatórios de auditoria emitidos pela Auditoria Interna da Ebserh, de acordo com Instrução Normativa da CGU vigente.

     

    .........................................................................................................................................................................

     

    FONTE : http://www.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/leis

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  • Competência da Auditoria Interna. Dica: quando finalizam com SEDES E FILIAIS, na maior parte das vezes é compet~encia da Auditoria.

    Bons estudos e confie no senhor.

  • D) Competência da AUDITORIA INTERNA

  • REGIMENTO INTERNO - EBSERH

    Artigo 19. Compete à Auditoria Interna: I – estabelecer estratégias com o objetivo de avaliar a legalidade e acompanhar os resultados da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e de recursos humanos da Sede e filiais; II – estabelecer metas, procedimentos e normas para auditoria e fiscalização da Sede e das filiais; III – definir estratégias para a execução de ações de controle nas entidades públicas e privadas contratadas pela Sede e filiais; (...)

  • GABARITO: LETRA D

    Artigo 19. Compete à Auditoria Interna:

    I – estabelecer estratégias com o objetivo de avaliar a legalidade e acompanhar os resultados da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e de recursos humanos da Sede e filiais;

    II – estabelecer metas, procedimentos e normas para auditoria e fiscalização da Sede e das filiais;

    III – definir estratégias para a execução de ações de controle nas entidades públicas e privadas contratadas pela Sede e filiais;

    IV – elaborar e submeter à aprovação do Conselho de Administração o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT), de acordo com o disposto na legislação;

    V – elaborar o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), e apresentá-lo ao Conselho de Administração, de acordo com o disposto na legislação;

    VI – examinar e emitir parecer quanto à prestação de contas anual, e tomada de contas especial, nos termos da legislação em vigor;

    VII – elaborar e encaminhar, ao Conselho de Administração e ao Presidente da Ebserh, relatórios gerenciais e operacionais das auditorias realizadas;

    VIII – instituir, em conjunto com os demais setores da Ebserh, instrumentos internos de controle administrativo de desempenho, de aplicação dos recursos públicos e da guarda dos bens públicos, conforme sua área de atuação, nos termos do art. 17, do Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000; e

    IX – prestar apoio aos Conselhos de Administração e Fiscal, dentro do limite de suas competências.

    FONTE: REGIMENTO INTERNO DA EBSERH - 3ª REVISÃO (2016).


ID
2359957
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o estabelecido na Lei 12.550/2011, compete à EBSERH

Alternativas
Comentários
  • a) e b) FALSAS

     

    IV - prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas nos hospitais universitários federais e a outras instituições congêneres.

     

    c) e d) FALSAS

     

    V - prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas.

     

    e) VERDADEIRA

     

    I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS; 

  • Lei 12550/2011

    Art. 4o  Compete à EBSERH:

    I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS;

    II - prestar às instituições federais de ensino superior e a outras instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, mediante as condições que forem fixadas em seu estatuto social;

    III - apoiar a execução de planos de ensino e pesquisa de instituições federais de ensino superior e de outras instituições congêneres, cuja vinculação com o campo da saúde pública ou com outros aspectos da sua atividade torne necessária essa cooperação, em especial na implementação das residências médica, multiprofissional e em área profissional da saúde, nas especialidades e regiões estratégicas para o SUS;

    IV - prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas nos hospitais universitários federais e a outras instituições congêneres; 
    V - prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas; e

    VI - exercer outras atividades inerentes às suas finalidades, nos termos do seu estatuto social

  • De acordo com o estabelecido na Lei 12.550/2011, compete à EBSERH

     

     a) prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas avançadas, clínicas e aplicadas, somente nos hospitais universitários federais. ERRADO. Conforme artigo artigo 8º, inciso IV decreto 7.661/2011 - prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas,  nos hospitais universitários federais e outras instituições públicas congêneres.

     

     b) prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas, somente nos hospitais universitários estaduais. ERRADO. Conforme artigo artigo 8º, inciso IV decreto 7.661/2011, prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas,  nos hospitais universitários federais e outras instituições públicas congêneres

     

     c) prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e estaduais, com implementação de sistema de gestão múltiplo com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas. ERRADO Conforme artigo artigo 8º, inciso V decreto 7.661/2011, prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições públicas congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas

     

     d) prestar serviços de apoio ao processo de gestão orçamentária dos hospitais universitários federais e particulares conveniados, com implementação de sistema de gestão único para o cumprimento de metas pré-estabelecidas. ERRADO Conforme artigo artigo 8º, inciso V decreto 7.661/2011, prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições públicas congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas

     

     e) administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS. CORRETO fundamentação legal artigo 4º decreto Lei 200 e 900, inciso I

  •  a) prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas avançadas, clínicas e aplicadas, somente nos hospitais universitários federais.

    >E CONGÊNERES (ART 4º, IV - prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas nos hospitais universitários federais e a outras instituições congêneres;)

     


      b) prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas, somente nos hospitais universitários estaduais.

     ->FEDERAIS (ART 4º, IV - prestar serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas nos hospitais universitários federais e a outras instituições congêneres;)

     

      c) prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e estaduais, com implementação de sistema de gestão múltiplo com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas.

    -> FEDERAIS / SITEMA DE GESTÃO ÚNICO (ART 4º, V - prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas;

     

      d) prestar serviços de apoio ao processo de gestão orçamentária dos hospitais universitários federais e particulares conveniados, com implementação de sistema de gestão único para o cumprimento de metas pré-estabelecidas.

    -> E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES (art 4ºV - prestar serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários e federais e a outras instituições congêneres, com implementação de sistema de gestão único com geração de indicadores quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de metas)

     

      e) administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS.

    -> CORRETO (art 4º, I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS;)

     

    OBS: INSTITUIÇÕES CONGÊNERES >  § 3o  Consideram-se instituições congêneres, para efeitos desta Lei, as instituições públicas que desenvolvam atividades de ensino e de pesquisa na área da saúde e que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

  • GABARITO: LETRA E Art. 4º Compete à EBSERH: I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS; LEI 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.
  • GABARITO: LETRA E

    Art. 4º Compete à EBSERH:

    I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS;

    FONTE: LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

  • I - administrar unidades hospitalares, bem como prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, no âmbito do SUS;


ID
2359960
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à EBSERH, assinale a alternativa correta de acordo com o que estabelece a Lei 12.550/2011.

Alternativas
Comentários
  •  a) FALSA

    Art. 3º § 3º  É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde

     b) FALSA

    Art. 3º  A EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade ...

     c) VERDADEIRA

    Art. 3º § 3º  É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. 

     dFALSA

    Art. 3º  A EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, observada, nos termos do art. 207 da Constituição Federal, a autonomia universitária. 

     eFALSA

    Art. 1º § 2º  Fica a EBSERH autorizada a criar subsidiárias para o desenvolvimento de atividades inerentes ao seu objeto social,

  •  a) É vedado à EBSERH pleitear o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde.

    > PERMITIDO (ART 3º, § 3o  É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.)

     

      b) A EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços onerosos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade.

    > GRATUITOS (Art. 3o  A EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, observada, nos termos do art. 207 da Constituição Federal, a autonomia universitária.)

     

      c) É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida em lei, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.


    >CORRETO (ART 3º, § 3o  É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.)

     

      d) A EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços apenas às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, vedado o apoio à pesquisa e à extensão.

    (Art. 3o  A EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, observada, nos termos do art. 207 da Constituição Federal, a autonomia universitária.)

     

      e) Fica à EBSERH vedada a criação de subsidiárias para o desenvolvimento de atividades inerentes ao seu objeto social. 


    > AUTORIZADA (ART 1º, § 2o  Fica a EBSERH autorizada a criar subsidiárias para o desenvolvimento de atividades inerentes ao seu objeto social)

  • É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos
    dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei no 9.656, de 3 de
    junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.
     

  • GABARITO: LETRA C § 3º É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. LEI 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.
  • GABARITO: LETRA C

    Art. 3º § 3º É assegurado à EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistência à saúde, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referência estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

    FONTE: LEI 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.


ID
2359963
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o que estabelece o Decreto 7.661/2011, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 7.661/2011

    Art. 2º. A EBSERH tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e atuação em todo o território nacional, podenco criar subsidiárias, sucursais, filiais ou escritórios e representações no país.

  • a) Gabarito

    b) Art. 5o A EBSERH sujeitar-se-á ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.

    c) ver alternativa A.

    d) ver alternativa B.

    e) Parágrafo único. A EBSERH fica sujeita à supervisão do Ministro de Estado da Educação.

  • Letra : A

    .........................................................................................................................................................................

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

     

    CAPÍTULO I

    DA NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E DURAÇÃO

     

    [.....]

     

    Art. 2º A EBSERH tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e atuação em todo o TERRITÓRIO NACIONAL, podendo criar subsidiárias, sucursais, filiais ou escritórios e representações no país.

     

    [.....]

    .........................................................................................................................................................................

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

     

    Fonte :   http://www.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/leis

  • a) (c) Art. 2o  A EBSERH tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e atuação em todo o território nacional, podendo criar subsidiárias, sucursais, filiais ou escritórios e representações no país. 

    b) (e) Art. 5o  A EBSERH sujeitar-se-á ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. 

    c) (e) vide letra A

    d) (e)inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários. 

    e) (e) art 1º Parágrafo único.  A EBSERH fica sujeita à supervisão do Ministro de Estado da Educação. 

  • GABARITO: LETRA A ANEXO ESTATUTO SOCIAL DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES S.A. - EBSERH CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E DURAÇÃO Art. 2º A EBSERH tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e atuação em todo o território nacional, podendo criar subsidiárias, sucursais, filiais ou escritórios e representações no país. DECRETO 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.
  • GABARITO: LETRA A

    DA NATUREZA, FINALIDADE, SEDE E DURAÇÃO

    Art. 2º A EBSERH tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e atuação em todo o território nacional, podendo criar subsidiárias, sucursais, filiais ou escritórios e representações no país.

    FONTE: DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.


ID
2359966
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando os Sistemas de Informação em Saúde, o Hemovida trata-se de um

Alternativas
Comentários
  • HEMOVIDA - Sistema de Gerenciamento em Serviços de Hemoterapia

    Desenvolvido especificamente para bancos de sangue, o Hemovida tem como objetivo informatizar todo o ciclo de doação de sangue, desde a captação até a distribuição do material, controlando cada etapa do processo.
     

  • A - sistema que avalia o risco de ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunobiológicos aplicados e do quantitativo populacional vacinado (SI-PNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações)

    B - sistema cujo objetivo é informatizar todo o ciclo de doação de sangue, desde a captação até a distribuição do material (HEMOVIDA - Sistema de Gerenciamento em Serviços de Hemoterapia - Resposta Correta!)

    C- sistema para acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) (SIS/PRÉ NATAL).

    D- sistema que visa reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional (SINASC - SIstema de Notificação de Nascidos Vivos)

    C - sistema para notificação e investigação de casos de doenças e agravos à vida humana (SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação)


ID
2359969
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Tratando-se da participação da iniciativa privada no Sistema Único de Saúde, de acordo com a Lei nº 8.080 de 1990, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

  • [Complementando] Corrigindo as demais:

    a)  Art.25-  Terão preferência para participar do SUS as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos

    b) Art. 26- .... Os serviços contratados ficarão submetidos às normas técnicas e administrativas e aos princípios  e diretrizes do SUS, mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.

    d)  Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é VEDADO exercer cargo de chefia  ou função de confiança  no SUS.

     

    FONTE: Lei 8.080/90

     

  • a)  Art.25-  Terão preferência para participar do SUS as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos

     

    b) Art. 26- .... Os serviços contratados ficarão submetidos às normas técnicas e administrativas e aos princípios  e diretrizes do SUS, mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.

     

    c) O SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada excepcionalmente por Contrato ou Convênio em casos de calamidade pública.

     

    d)  Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é VEDADO exercer cargo de chefia  ou função de confiança  no SUS.

  • GABARITO: LETRA E

    CAPÍTULO II

    Da Participação Complementar

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA E

    CAPÍTULO II

    Da Participação Complementar

    Art. 24. Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
2359972
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com relação à organização dos Conselhos de Saúde, conforme a Resolução nº 453 de 2012, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta é a letra A.

    a)50% de entidades e movimentos representativos de usuários;

    b)25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde;

    c)25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

  • A ORGANIZAÇÃO DOS CONSELHOS DE SAÚDE

     

    Terceira Diretriz: a participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. A legislação estabelece, ainda, a composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. O Conselho de Saúde será composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária. Nos Municípios onde não existem entidades, instituições e movimentos organizados em número suficiente para compor o Conselho, a eleição da representação será realizada em plenária no Município, promovida pelo Conselho Municipal de maneira ampla e democrática.

     

    II - Mantendo o que propôs as Resoluções nos 33/92 e 333/03 do CNS e consoante com as Recomendações da 10a e 11a Conferências Nacionais de Saúde, as vagas deverão ser distribuídas da seguinte forma:

    a)50% de entidades e movimentos representativos de usuários;

    b)25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde;

    c)25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

     

    Fonte: RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

  • A)A composição dos representantes nos Conselhos de Saúde consistirá em 50% para entidades e movimentos representativos de usuários, 25% para entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% para representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos. correta!!

    B)A cada eleição é recomendável a renovação de, no mínimo, 60% das entidades representativas dos Conselhos.Errada!!

    resposta:V - Recomenda-se que, a cada eleição, os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, ao seu critério, promovam a renovação de, no mínimo, 30% de suas entidades representativas

    C)Profissionais com cargo de direção na gestão do SUS ou como prestadores de serviços de saúde podem ser representantes dos(as) Usuários(as) ou de Trabalhadores(as) nos Conselhos. Errada!!

    resposta:VI - A representação nos segmentos deve ser distinta e autônoma em relação aos demais segmentos que compõem o Conselho, por isso, um profissional com cargo de direção ou de confiança na gestão do SUS, ou como prestador de serviços de saúde não pode ser representante dos(as) Usuários(as) ou de Trabalhadores(as). 

    D)A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, é permitida nos Conselhos de Saúde.Errada!!

    resposta:VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde.

    E)As funções como membro do Conselho de Saúde são remuneradas, visto que não garantem a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro. Errada!!

    resposta:X - As funções, como membro do Conselho de Saúde, não serão remuneradas, considerando-se o seu exercício de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro. Para fins de justificativa junto aos órgãos, entidades competentes e instituições, o Conselho de Saúde emitirá declaração de participação de seus membros durante o período das reuniões, representações, capacitações e outras atividades específicas. 

  • Resposta: A

    RESOLUÇÃO Nº 453, DE 10 DE MAIO DE 2012

    A- Terceira Diretriz: II - Mantendo o que propôs as Resoluções nos 33/92 e 333/03 do CNS e consoante com as Recomendações da 10a e 11a Conferências Nacionais de Saúde, as vagas deverão ser distribuídas da seguinte forma:

    a)50% de entidades e movimentos representativos de usuários;

    b)25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde;

    c)25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

    B- Terceira Diretriz: V - Recomenda-se que, a cada eleição, os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, ao seu critério, promovam a renovação de, no mínimo, 30% de suas entidades representativas.

    C- Terceira Diretriz: VI - A representação nos segmentos deve ser distinta e autônoma em relação aos demais segmentos que compõem o Conselho, por isso, um profissional com cargo de direção ou de confiança na gestão do SUS, ou como prestador de serviços de saúde não pode ser representante dos(as) Usuários(as) ou de Trabalhadores(as).

    D- Terceira Diretriz: VIII - A participação dos membros eleitos do Poder Legislativo, representação do Poder Judiciário e do Ministério Público, como conselheiros, não é permitida nos Conselhos de Saúde.

    E- Terceira Diretriz: X - As funções, como membro do Conselho de Saúde, não serão remuneradas, considerando-se o seu exercício de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro. Para fins de justificativa junto aos órgãos, entidades competentes e instituições, o Conselho de Saúde emitirá declaração de participação de seus membros durante o período das reuniões, representações, capacitações e outras atividades específicas.


ID
2359975
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Conforme o Decreto nº 7.508 de 2011, para se estabelecer uma Região de Saúde, esta deve conter, no mínimo, ações e serviços de

Alternativas
Comentários
  • Dec 7.508/11

    Art. 5o  Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde. 

     

    RESPOSTA: D

  • I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde. 

     

    Diferente de  PORTAS DE ENTRADA:

    Atenção Primária ;

    Atenção de urgência e emergência;

    Atenção Psicossocial ;

    Especiais de Acesso aberto.

     

    D)

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 5º Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar;

    V - vigilância em saúde. 

    DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 5º Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde.

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
2359978
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os temas Saúde e Seguridade social, de acordo com a Constituição Federal, assinale a alterativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) "Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade."

    b) O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

    c) Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    d) Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    e) SUS -Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

     

  • Descentralização, com dever e responsabilidade de cada ente federado.

    Gab: A

  • a) As diretrizes que norteiam a organização do Sistema Único de Saúde são: centralização e atendimento integral.  

     

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

     

    b) O sistema único de saúde será financiado com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.  Certo! Art. 198, §1º

     

    c) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos. Certo! Art 196.

     

    d) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Certo! Art 199.

     

    e) A execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica é competência do Sistema Único de Saúde. Certo! Art 200, II.

  • Só uma observação. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada, mas é proibido o apoio de capital estrangeiro no sistema de saúde, salvo nos casos previstos em lei.

  • Diretrizes do Sistema Único: PAD

    Participação da Comunidade;

    Atendimento integral;

    Descentralização.

  • Q venha a prova da P.c Es
  • PAD

    PAD

    PAD

    PAD

    PAD

    PAD

  • GABARITO A INCORRETA, É DESCENTRALIZAÇÃO.

  • GABARITO: A

    a) ERRADO: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    b) CERTO: Art. 198, § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.

    c) CERTO: Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    d) CERTO: Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    e) CERTO: Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre saúde. ATENÇÃO: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta!

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta! Uma das diretrizes que norteia o SUS é da descentralização, não da centralização. Art. 198, CRFB/88: "As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; (...)".

    Alternativa B - Correta. É o que dispõe o art. 198, § 1º, CRFB/88: "O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes".

    Alternativa C - Correta. É o que dispõe o art. 196 da CRFB/88: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".

    Alternativa D - Correta. É o que dispõe o art. 199 da CRFB/88: "A assistência à saúde é livre à iniciativa privada".

    Alternativa E - Correta. É o que dispõe o art. 200 da CRFB/88: " Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (já que a questão pede a incorreta).


ID
2364034
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Dentre as patologias que acometem a cavidade bucal, quais são as mais frequentes?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Cadernos de Atenção Básica nº17, tem-se

    Cárie

    Doença Periodontal

    Câncer

    Traumas

    Fluorose

    Edentulismo

    Má-oclusão


ID
2364037
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os métodos para controle da placa bacteriana, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Na técnica de Bass a escova é colocada num ângulo de 45 graus.

  • TÉCNICA DE FONES

         Objetivo: remoção do biofilme

         Indicação: crianças em idade pré-escolar

         Método:

             1. Movimentos circulares nas faces vestibular e lingual;

             2. No seguimento anterior lingual, a escova deve ser posicionada verticalmente;

             3. Oclusais, movimento no sentido ântero-posterior.

     

    TÉCNICA DE BASS

         OBJETIVO: Limpar o sulco gengival, sem provocar danos;

         INDICAÇÃO: Pacientes com doença periodontal;

         MÉTODO:

             1. Escova de cerdas macias, posicionadas em ângulo de 45º em relação ao dente; cerdas forçadas em direção e para dentro do sulco gengival e áreas interproximais;

             2. Movimentos curtos, vibratórios e ritmados.  Duração de 10 – 15 segundos por área. Em dentes anteriores, posicionar escova  verticalmente.

             3. Face oclusal, escovada com movimentos curtos, anteroposteriores;

             4. Recomendado cerca de 20 golpes por cada face dentária.

     

    TÉCNICA DE STILLMAN MODIFICADA

        OBJETIVO: Remoção do biofilme e massageamneto gengival;

        INDICAÇÕES: Crianças maiores de 7 anos;

        MÉTODO:

             1. Cerdas da escova posicionadas em ângulo de 45º em relação ao eixo dental e em direção a gengiva marginal. As cerdas devem recobrir parcialmente o tecido gengival (e não o sulco gengival como a técinca de Bass)

              2. Leve pressão e movimento vibratório no sentido mésio-distal aplicada sobre o cabo;

              3. movimento gradual de deslize em direção ao plano oclusal;

              4. na oclusal, as cerdas são posicionadas de modo perpendicular e então a escova segue movimentos curtos anteroposteriores, devendo esfregar com firmeza a oclusal.

     

    TÉCNICA DE CHARTERS

        OBJETIVO: Penetração das cerdas da escova nos casos de retração das papilas interdentais; remção do biofilme supra-gengival.

         INDICAÇÕES: Em caso de retração papilar.

          MÉTODO:

               1. Aplicar a cabeça da escova sobre o dente em ângulo de 45º com o plano oclusal;

               2. Pressionar levemente as cerdas;

               3. Imprimir movimentos vibratórios curtos;

               4. Escovar dois dentes de cada vez, ao final de um ciclo de dez movimentos por grupo de dois dentes, deslocar a escova no sentido oclusal.


ID
2364040
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O flúor responsável pelo efeito cariostático e de interesse da odontologia é

Alternativas

ID
2364043
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Após o cirurgião dentista concluir uma restauração de amálgama, o TSB (Técnico em Saúde Bucal) observou que sobraram restos de amálgama para serem descartados. Como deve ser feito o descarte desse material?

Alternativas

ID
2364046
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O equipamento de radiografia intraoral deve ser instalado em ambiente (consultório ou sala) com dimensões suficientes para permitir à equipe manter-se à distância de, pelo menos,

Alternativas

ID
2364049
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O efeito do flúor tópico no controle da doença cárie se dá pela interferência no processo de

Alternativas
Comentários
  • A presença de F no meio provoca uma redução da desmineralização do esmalte-dentina. Adicionalmente, quando o pH do biofilme retorna à neutralidade, o F presente no meio ativa a capacidade remineralizante da saliva e o esmalte dentina

    tem uma maior reparação dos minerais perdidos que teriam na ausência de F, ou seja, há uma potencialização do efeito remineralizador da saliva.

  • Quando o pH diminui, devido a ingestão de açúcar, para um pH < ou = a 5,5, a saliva fica subsaturada em relação a solubilidade da hidroxiapatita. Entretanto a saliva continuará saturada em relação ao produto fluorapatita ou apatita fluoretada.

    - Isso quer dizer que apesar de o dente perder íons cálcio e fosfato devido a dissolução de hidroxiapatita, o esmalte continuará ganhando os mesmo íons na forma de fluorapatita. 

    - O flúor diminui a solubilidade do esmalte, pois funciona como catalisador desses íons perdidos na forma de hidroxiapatita, devolvendo-os ao dente na forma de fluorapatita ou apatita fluoretada.

    - O flúor apresenta essa capacidade catalisadora até um pH > ou = a 4,5. Abaixo desse pH  nem o flúor consegue agir.

    - Nessa situação a saliva se encontrará subsaturada em relação a solubibilidade da hidroxiapatita e fluorapatita.

    - O esmalte do dente estará perdendo minerais, o que irá resultar numa lesão de cárie incipiente, tipo lesão branca (opaca e sem brilho).


ID
2364052
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A fluorose dental é um defeito no esmalte, resultante da ingestão de flúor durante o período de desenvolvimento do dente. Para que isso ocorra, o flúor inibe a reabsorção de

Alternativas
Comentários
  • A fluorose dental ocorre em decorrência da ingestão excessiva de fluoreto durante a formação dos dentes. Presente na matriz do esmalte, o fluoreto inibe a reabsorção de proteínas, originando um esmalte com mais porosidade. 

  •  A MMP-20 é a principal proteinase responsável pela hidrólise inicial da amelogenina durante a fase secretora da formação do esmalte dentário (RIKSEN et al., 2011). Estudos mostram que a presença de flúor pode inibir a hidrólise da amelogenina pela MMP-20.

    Fluorose dentária e seus mecanismos etiopatogenéticos: uma atualização


ID
2364055
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Cirurgião dentista solicita ao TSB um instrumental que permite a detecção e mensuração de bolsa periodontal. Esse instrumento é

Alternativas

ID
2364058
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Para realizar o isolamento do campo operatório de forma relativa, qual material NÃO deve faltar na bandeja clínica?

Alternativas

ID
2364061
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 9 anos tem indicação para restaurar o dente 55, classe I, com amálgama. Qual é o dispositivo empregado para levar o amálgama até a cavidade para que seja condensado e que a auxiliar deve deixar na bandeja clínica para o cirurgião dentista?

Alternativas

ID
2364064
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A função do condicionamento ácido na superfície de esmalte e dentina é a de

Alternativas

ID
2364067
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na dentição decídua, os espaços localizados, na arcada inferior, entre os caninos e os molares, bem como no superior, entre os caninos e os incisivos laterais, são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • DENTIÇÃO DECÍDUA: ESPAÇOS PRIMATAS (A.I - entre caninos e Pms / A.S - entre Caninos e incisivos laterais)


ID
2364070
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em uma dentição mista, qual é o dente que vem substituir o segundo molar decíduo?

Alternativas

ID
2364073
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A dentição decídua apresenta, na sua totalidade, quantos molares?

Alternativas

ID
2364076
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

São consideradas técnicas de escovação, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Técnica de Pádua Lima: controle mecânico da doenca periodontal. Escovar a distal do último molar.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/23241044/controle-mecanico-da-doenca-periodontal

  • TÉCNICA DE FONES

         Objetivo: remoção do biofilme

         Indicação: crianças em idade pré-escolar

         Método:

             1. Movimentos circulares nas faces vestibular e lingual;

             2. No seguimento anterior lingual, a escova deve ser posicionada verticalmente;

             3. Oclusais, movimento no sentido ântero-posterior.

     

    TÉCNICA DE BASS

         OBJETIVO: Limpar o sulco gengival, sem provocar danos;

         INDICAÇÃO: Pacientes com doença periodontal;

         MÉTODO:

             1. Escova de cerdas macias, posicionadas em ângulo de 45º em relação ao dente; cerdas forçadas em direção e para dentro do sulco gengival e áreas interproximais;

             2. Movimentos curtos, vibratórios e ritmados.  Duração de 10 – 15 segundos por área. Em dentes anteriores, posicionar escova  verticalmente.

             3. Face oclusal, escovada com movimentos curtos, anteroposteriores;

             4. Recomendado cerca de 20 golpes por cada face dentária.

     

    TÉCNICA DE STILLMAN MODIFICADA

        OBJETIVO: Remoção do biofilme e massageamneto gengival;

        INDICAÇÕES: Crianças maiores de 7 anos;

        MÉTODO:

             1. Cerdas da escova posicionadas em ângulo de 45º em relação ao eixo dental e em direção a gengiva marginal. As cerdas devem recobrir parcialmente o tecido gengival (e não o sulco gengival como a técinca de Bass)

              2. Leve pressão e movimento vibratório no sentido mésio-distal aplicada sobre o cabo;

              3. movimento gradual de deslize em direção ao plano oclusal;

              4. na oclusal, as cerdas são posicionadas de modo perpendicular e então a escova segue movimentos curtos anteroposteriores, devendo esfregar com firmeza a oclusal.

     

    TÉCNICA DE CHARTERS

        OBJETIVO: Penetração das cerdas da escova nos casos de retração das papilas interdentais; remção do biofilme supra-gengival.

         INDICAÇÕES: Em caso de retração papilar.

          MÉTODO:

               1. Aplicar a cabeça da escova sobre o dente em ângulo de 45º com o plano oclusal;

               2. Pressionar levemente as cerdas;

               3. Imprimir movimentos vibratórios curtos;

               4. Escovar dois dentes de cada vez, ao final de um ciclo de dez movimentos por grupo de dois dentes, deslocar a escova no sentido oclusal.


ID
2364079
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atualmente, o método de esterilização do instrumental altamente eficiente e rápido, consumindo pouca energia, é o realizado através

Alternativas
Comentários
  • do uso da autoclave


ID
2364082
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

Uma das funções do ______________ é endurecer a gelatina para que o filme apresente resistência à abrasão e seque rapidamente.

Alternativas
Comentários
  • Um agente endurecedor, geralmente sulfato de alumínio, age na gelatina durante a fixação e previne o dano à gelatina durante o manuseio subsequente. Os endurecedores também reduzem o aumento do volume da emulsão durante a lavagem final. Essa redução de aumento do volume diminui o dano mecânico para a emulsão e o tempo de secagem.


ID
2364085
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Compete ao TSB, como membro da saúde bucal, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Compete ao técnico em saúde bucal, sempre sob supervisão com a presença física do cirurgião-dentista, na proporção máxima de 1 (um) CD para 5 (cinco) TSBs, além das de auxiliar em saúde bucal, as seguintes atividades:
    a)
    participar do treinamento e capacitação de auxiliar em saúde bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde;
    b)
    participar das ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais;
    c)
    participar na realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador;
    d)
    ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista;
    e)
    fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista;
    f)
    supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho dos auxiliares de saúde bucal;
    g)
    realizar fotografias e tomadas de uso odontológicos exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas;
    h)
    inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista;
    i)
    proceder à limpeza e à antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares;
    j)
    remover suturas;
    k)
    aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
    l)
    realizar isolamento do campo operatório; e,
    m)
    exercer todas as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgião-dentista em ambientes


ID
2364088
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na montagem da mesa para a realização da endodontia do dente 24, um dos instrumentais que se espera para compor a mesa clínica deverá ser

Alternativas

ID
2364091
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um instrumental foi utilizado pelo cirurgião dentista em um procedimento de exodontia e, após o término deste, foi descontaminado. Ao ser utilizado novamente em outro paciente, esse instrumental poderá promover uma infecção cruzada. Com base nisso, pode-se dizer que qualquer objeto inanimado ou utensílio, exceto alimento, que possa absorver, reter e servir como veículo de micorganismo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Um fômite é qualquer objeto inanimado ou substância capaz de absorver, reter e transportar organismos contagiantes ou infecciosos (de germes a parasitas), de um indivíduo a outro.

  • Vetor é todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva.


ID
2364094
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com a utilização de calor saturado para realizar o processo de esterilização, sob temperaturas que variam de 121°C a 132°C, o vapor saturado sob pressão tem o potencial de destruir todas as formas microbianas por meio de

Alternativas
Comentários
  • termocoagulação de proteína.


ID
2364097
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O manilúvio é um procedimento simples, efetivo e barato, que deve ser feito criteriosamente pelo profissional de saúde e sua equipe e tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Manilúvio: retirar anéis, pulseiras, relógio ou qualquer outro adorno das mãos e braços. As unhas devem estar curtas e limpas. Lavar as mãos, com água, sabonete líquido e escova. Secar as mãos com papel toalha descartável.

  • Correta higienização das mãos utilizando água, sabão e escova, para remoção parcial ou redução dos micro-organismos. O manilúvio é um método realizado principalmente em hospitais, como por exemplo, em um centro cirúrgico, mas é essencial para todos os seres humanos.


ID
2364100
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Ao preparar o arsenal cirúrgico, o TSB deixa na bandeja clínica a tesoura Castroviejo, que tem indicação

Alternativas

ID
2364103
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O tártaro supragengival localizado na região de molares superiores se forma devido à saída de fluxo salivar da glândula

Alternativas

ID
2364106
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Antes de realizar um procedimento de profilaxia dental em um paciente pediátrico, o TSB fez uso de uma substância corante que tinge a placa bacteriana. Qual é esse produto?

Alternativas