SóProvas



Prova Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2020 - Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ - Assistente Administrativo


ID
4081978
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um escritório trabalham exatamente 12 pessoas, entre elas Julia. Certo dia, Julia pede demissão e é substituída por uma pessoa que possui 53 anos. Com isso, a média das idades das 12 pessoas aumenta dois anos. A idade, em anos, de Julia é:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    Aumentou 2 anos a média de idade com a substituição. Ou seja, com 12 pessoas atuais.. 12x2= 24 anos aumentaram.

    A idade da pessoa que entrou na empresa é 53 anos, tiram os 24 anos que aumentaram a média resulta na idade de Júlia.

    53-24= 29

     

     

  • Método mais algébrico

    Inicialmente existiam 11 pessoas + Júlia e a idade média era X ---------------> ( 11x + Júlia ) / 12 = x

    A nova pessoa, com 53 anos, entra e a idade média passa a ser X + 2 -----> ( 11x + 53 ) / 12 = x + 2

    Resolvendo, temos:

    ( 11x + 53 ) = 12 * (x + 2)

    ( 11x + 53 ) = 12x + 24

    x = 53 - 24 = 29

  • ✔ Número de pessoas que trabalhavam no escritório: 12 pessoas

    ✔ Sendo Ma (Média aritmética) e Si = Soma das idades. A soma das idades das pessoas que trabalham no escritório, incluindo Júlia é igual a: Ma = Si /12 (1)

    ✔ Quando a Júlia é demitida e substituída por uma pessoa de 53 anos, a Média Aritmética das pessoas que trabalham no escritório aumenta dois anos. Sendo J a idade de Júlia: Ma + 2 = (Si - J + 53) / 12 (2)

    Substituindo a primeira equação na segunda, teremos:

    Si / 12 + 2 = Si / 12 - J / 12 + 53 /12;

    J / 12 = 53/12 - 2; J = 53 - 24; J= 29

    RESP: JÚLIA POSSUI 29 ANOS

    GABARITO: B

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • 12 x 2 = 24

    24 - 53 = 29


ID
4081990
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A citação “Notebook Dell Inspiron I15-3567-A50P Intel Core i7 8GB 2TB Tela LED 15,6” Windows 10 – Preto” representa a especificação de um notebook. As referências 2TB e i7 dizem respeito aos seguintes componentes de hardware:

Alternativas
Comentários
  • Intel core i7 -> microprocessador

    8GB - é a memória RAM, chamada também de memória primária

    2TB - é o disco rígido(HD), chamado também de memória secundária

  • Já pensou um notebook com 2TB de memória RAM?! Esse sim iria voar.

  • Notebook Dell I15-3567-A50P ~> marca da fabricante e seu respectivo modelo.

    Intel Core i7 ~> processador (fabricante + respectivo modelo).

    8GB ~> memória RAM (é a memória principal do computador; é volátil).

    2TB ~> memória de armazenamento (é a memória secundária; é não volátil).

    Tela LED 15,6” ~> dimensão da tela em polegadas (aspas ao lado do número [nem todo mundo sabe disso]).

    Windows 10 ~> sistema operacional.

    Preto ~> cor (essa eu duvido que vc sabia!!!! kkkkkkkkkkkkk).

  • Assertiva C

    seguintes componentes de hardware: disco rígido SATA e microprocessador


ID
4828783
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É possível definir o conceito de missão de uma organização de diversas formas. Porém, é INCORRETO afirmar que a missão:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    retrata os anseios e aspirações da organização para o seu futuro; está mais voltada para o que a organização pretende ser do que para aquilo que realmente ela é

  • Resposta: letra D

    Missão: razão de existência da organização

    Visão: trata-se do futuro desejado para a organização

    Valores: são referenciais morais ou princípios que orientam a organização no cumprimento da missão e visão

  • GABARITO: LETRA D

    Missão

    Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva. E por que é tão importante esta definição? Segundo Philip Kotler, “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”. Ou seja, a definição da missão é um grande exercício de aprendizado e auto avaliação.

    A missão deve responder à pergunta mais básica que uma empresa pode se propor: para que existimos? Embora se trate de uma questão distante do dia a dia, é ela que dá sentido às ações diárias. A cada definição estratégica para o negócio e a cada tomada de decisão, os gestores devem avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa. Afinal, uma virtude muito comum em bons gestores é saber dizer não para falsas oportunidades. E muitas vezes são consideradas falsas por não estarem alinhadas com a missão da organização.

    Visão

    Ter uma visão de futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar. Todo gestor de alguma forma tem uma visão de futuro para sua organização, mas nem sempre a formalizam, ou definem uma estratégia para alcançar seus objetivos.

    A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles. Esse sonho deverá ser inspirador, realizável, objetivo, ter uma dimensão perceptível e com um prazo para acontecer.

    E por que é tão importante a definição da visão? Simples, porque ela será responsável por toda a elaboração do planejamento estratégico. A definição das ações, objetivos secundários e estratégias de negócios estarão sempre alinhadas com a visão, procurando maneiras de atingir este grande objetivo.

    Valores

    Os valores são os princípios que regem as ações e comportamentos de todos os indivíduos que fazem parte de uma empresa, como sócios, acionistas e colaboradores. Para entendermos melhor o que são os valores, precisamos distinguir valores e crenças. Uma crença é algo em que eu acredito como sendo certo, justo ou bom. Um valor, por sua vez, é uma crença segundo a qual eu ajo, ou seja, ela está muito mais ligada ao comportamento do que somente à crença.

    ⇉ SENIOR.COM.BR

  • Gab D,definição de VISÃO!

  • A alternativa D NÃO diz respeito à missão.

  • Own....eu achei essa questão tão bonitinha!!!

    Letra D é o gabarito da questão e corresponde ao conceito de visão.

  • Para responder corretamente a questão em análise, precisamos conhecer e diferenciar os conceitos de missão e visão organizacional. Vejamos os referidos conceitos e quais alternativas podem ser relacionadas a eles.

    MISSÃO ORGANIZACIONAL

    A missão é a responsável por definir a razão de ser da organização. É a cauda pela qual a organização luta, associada, obviamente, ao seu negócio. Ela exercerá a função orientadora e delimitadora da ação organizacional. Em relação à missão, as alternativas de "A" a "C" retrataram muito bem o seu conceito:

    A - CORRETA. A missão refere-se a finalidade ou motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deve servir

    B - CORRETA. A missão organizacional, na prática, deve responder a três perguntas básicas: quem somos nós? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos?

    C - CORRETA. A missão significa a razão da existência de uma organização; se os membros não a conhecem, desconhecem porque a organização existe e para onde ela pretende ir

    VISÃO ORGANIZACIONAL

    A visão organizacional, por outro lado, faz a definição dos objetivos organizacionais a serem alcançados no longo prazo. É o guia, a inspiração, o sonho que permite vislumbrar o que a organização deseja ser no futuro e aonde quer chegar.

    Como apontou a alternativa "D": retrata os anseios e aspirações da organização para o seu futuro; está mais voltada para o que a organização pretende ser do que para aquilo que realmente ela é.

    Após analisar o que nos foi apresentado, concluímos que a alternativa que atende ao comando da questão é a letra "D".

    GABARITO: D

  • Letra D. Conceito de visão

  • retrata os anseios e aspirações da organização para o seu futuro; está mais voltada para o que a organização pretende ser do que para aquilo que realmente ela é

  • LETRA D

    aí é visão e não missão


ID
4828786
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

É correto afirmar que o orçamento público é um processo de planejamento:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    contínuo e dinâmico (evidenciados nas etapas do ciclo orçamentário) que o Estado utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho para um determinado período; trata-se de um documento de previsão de receita e de autorização de despesa (descritas na Lei Orçamentária Anual)

  • Gabarito : B

    Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros). Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes.

    Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro. Assim, as receitas são estimadas porque os tributos arrecadados (e outras fontes) podem sofrer variações ano a ano, enquanto as despesas são fixadas para garantir que o governo não gaste mais do que arrecada.

    Uma vez que o orçamento detalha as despesas, pode-se acompanhar as prioridades do governo para cada ano, como, por exemplo: o investimento na construção de escolas, a verba para transporte e o gasto com a saúde. Esse acompanhamento contribui para fiscalizar o uso do dinheiro público e a melhoria da gestão pública e está disponível aqui, no Portal da Transparência do Governo Federal.

    Para Paludo (2012) o processo de elaboração do orçamento envolve um conjunto articulado de tarefas complexas e a elaboração de cronograma gerencial e operacional com etapas claramente especificadas e produtos definidos e configurados, além da divulgação de informações/orientações – e compreende a participação dos órgãos central, setoriais e das Unidades Orçamentárias do sistema, o que pressupõe a constante necessidade de tomada de decisões em seus vários níveis. Seguindo o raciocínio de Paludo (2012) dá a entender que o processo de elaboração do orçamento público gera constantes atualizações, com o objetivo de fazer com que o orçamento, cada vez mais, seja utilizado como um instrumento confiável e realístico.

  • prestem atenção rapazeada!

    tem uma pegadinha na questão.

    se pararem para ver

    na letra B ele fala o Seguinte: ''Estado utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho para um determinado período''

    Letra C: ''para expor informações organizacionais gerais e programas de trabalho para um determinado período''

    jamais o estado irá expor informações!

    Correto: B

  • Vamos analisar a questão.


    A questão trata do PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Está previsto na legislação e na Constituição Federal de 1988 (CF/88).


    De acordo com a doutrina, Ciclo Orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, sendo possível agrupar as atividades relacionadas a esse ciclo da seguinte forma, em 4 fases, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA):


    1) elaboração do projeto de lei orçamentária;

    2) apreciação, estudo, aprovação (discussão), sanção e publicação da lei orçamentária;

    3) execução da lei orçamentária; e

    4) avaliação e controle da execução orçamentária (acompanhamento).


    Podemos concluir, portanto, que o ciclo orçamentário não se confunde com o exercício financeiro, pois este corresponde a uma das fases do ciclo, ou seja, à execução do orçamento. Isso porque a fase de preparação da proposta orçamentária e sua elaboração legislativa precedem o exercício financeiro, e a fase de avaliação e prestação de contas (controle interno e externo) ultrapassam-no.


    EXERCÍCIO FINANCEIRO = 1 ANO [COINCIDE COM O ANO CIVIL (01/01 A 31/12)] – é o período no qual o orçamento é executado. Está disposto no art. 34, da lei 4.320/64.


    CICLO ORÇAMENTÁRIOMAIS DE 1 ANO (COMEÇA DESDE A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA E TERMINA SOMENTE QUANDO DA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO ORDENADOR DE DESPESA). O exercício financeiro ou execução orçamentária está dentro do ciclo orçamentário.


    Observando os aspectos do processo orçamentário, podemos afirmar que o ciclo orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, tendo na sua primeira fase a elaboração da LOA, que é o instrumento de planejamento que dispõe sobre a estimativa (previsão) da receita e fixação (autorização) da despesa, cumprindo com o princípio do equilíbrio.


    Portanto, a alternativa correta é a letra B. Já a alternativa C está incorreta, pois a LOA não se destina somente a autorização de despesas. As alternativas A e D NÃO estão de acordo com o comando da questão.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Cuidado: Não tem este "papo" de orçamento intermitente. O Planejamento, o orçamento e demais instrumentos gerenciais precisam ser: "C-D-F" = (C)ontínuo, (D)inâmico e (F)lexível.

    Bons estudos.

  • Ao mesmo tempo em que o PPA é executado, uma LDO está vigente e uma LOA está sendo executada; e outro projeto de LDO e de LOA estão sendo elaborados (continuidade).

    Os planos de médio/longo prazo (plurianual, regionais, setoriais) e de curto prazo (orçamento anual) têm que ser dinâmicos e flexíveis para se ajustarem às conjunturas econômicas, sociais e políticas.


ID
4828789
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentre os instrumentos de transparência da gestão fiscal, NÃO se incluem:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    títulos da dívida pública estadual e municipal. Nada a ver

  • Resposta: letra A

    Art. 48 da LRF. São instrumentos de transparência da gestão fiscal:

    1. Os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias;
    2. As prestações de contas e o respectivo parecer prévio;
    3. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF);
    4. As versões simplificadas desses documentos.
  • Instrumentos de transparência

    1.Planos, diretrizes orçamentárias e orçamentos (arts. 3º a 7º)

    2.Prestações de contas anuais e respectivo parecer prévio (arts. 56 a 58)

    3.RREO e RGF (arts. 52 a 54)

    4.Versões simplificadas do RREO e RGF

    Gabarito: Letra A

  • Vamos analisar a questão.


    A questão trata da TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO FISCAL, conforme Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000 – LRF).


    De acordo com o art. 48, caput, LRF: “São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos". Cabe observação sobre as “versões simplificadas desses documentos", que se referem ao Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).


    Portanto, os títulos da dívida pública estadual e municipal NÃO são instrumentos de transparência da gestão fiscal.



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Gabarito: Letra A


ID
4828792
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme suas características, forma e conteúdo, os documentos podem ser classificados para arquivo segundo o gênero e a natureza do assunto. Quanto a esse tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    quanto ao gênero, os documentos podem ser escritos ou textuais, cartográficos, iconográficos, filmográficos, sonoros, micrográficos ou informáticos

  • Resposta: letra B

    Os documentos de um arquivo podem ser classificados quanto ao gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma e formato.

    Gênero documental: reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso. Exemplos: textual (ou escrito), cartográfico, micrográfico, iconográfico, filmográfico, sonoro, informáticos (ou digitais).

    Natureza do assunto: ostensivo (não prejudica ninguém ou instituição, não tem restrição de acesso); sigiloso (pode prejudicar alguém ou uma instituição, tem restrição de acesso temporário).

  • Letra B.

    nero: cartográficos; iconográficos; filmográficos; micrográficos ou inforticos; sonoros; escritos ou textuais. (basta decorar o final).

    Talvez ajude! Bons estudos! :)

  • Gabarito B

    ELEMENTOS dos documentos, os quais se referem a suporte, forma, formato, gênero, espécie e tipo:

    Suporte: material sobre a qual as informações são registradas: papel, fita magnética...

    Forma: estágio de preparação e tramitação do documento: original, rascunho, cópia...

    Formato: configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e com o modo como foi confeccionado: Folha, mapa, livro...

    Gênero: Como é configurado um documento de acordo com o sistema de signos (sinais) utilizado na comunicação de seu conteúdo: documentação textual, documentação audiovisual...

    Espécie: Como é configurado um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas: boletim, certidão, relatório....

    Tipo: É a configuração relacionada à espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou: boletim de ocorrência, certidão de óbito...

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • A classificação por gênero diz respeito à configuração do documento em relação a como ele comunica sua informação em termos de signos, suporte e formato.

    Fonte pdf do estratégia.

  • Classificação por gênero: Escritos/textuais, cartográficos, iconográficos, filmográficos, sonoros, micrograficos, informáticos.

    Natureza do assunto: Ostensivo, sigiloso.

    Tipologia: Espécie+ ativ./função.

  • LETRA B

  • que salada de fruta

  • MARQUEI A LETRA "D"..PORÉM, EU NÃO ENTENDI A QUESTÃO.

  • Letra B

    A - quanto ao gênero , os documentos podem ser escritos ou textuais, cartográficos, iconográficos, filmográficos, sonoros, micrográficos ou informáticos

    C - quanto à natureza, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos, sendo classificados como ostensivos aqueles que não prejudicam a administração

    D - quanto à natureza, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos, sendo classificados como ostensivos aqueles que não prejudicam a administração


ID
4828795
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A receita classifica-se nas categorias econômicas: Receita Corrente e Receita de Capital. Acerca das Receitas Correntes, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra C

    A questão misturou duas espécies de receitas correntes

    Receita patrimonial: ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicações de disponibilidades em operações de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Ex.: aluguéis, taxas de ocupação de imóveis, juros de títulos de renda, remuneração de depósitos bancários.

    Receita industrial: são provenientes de atividades industriais exercidas pelo ente público, tais como a extração e o beneficiamento de matérias-primas, a produção e a comercialização de bens relacionados às industrias mecânica, química e de transformação em geral.

  • Gabarito: C

    A receita classifica-se nas categorias econômicas: Receita Corrente e Receita de Capital. Acerca das Receitas Correntes, é INCORRETO afirmar que:

    Origens que compõem as Receitas Correntes:

    A. A receita tributária é composta por impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    (Correta) A Receita Tributária é composta por: Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

    B. A receita agropecuária é composta pela receita de produção vegetal, animal e derivados e outras receitas agropecuárias.

    (Correta) Receita Agropecuária: receitas de atividades de exploração ordenada dos recursos naturais vegetais em ambiente natural e protegido. Compreende as atividades de cultivo agrícola, de cultivo de espécies florestais para produção de madeira, celulose e para proteção ambiental, de extração de madeira em florestas nativas, de coleta de produtos vegetais, além do cultivo de produtos agrícolas.

    C. A receita patrimonial configura-se pela receita da indústria extrativa mineral, de transformação, de construção e outras receitas industriais.

    O correto seria...

    Receita Industrial: são provenientes de atividades industriais exercidas pelo ente público, tais como a extração e o beneficiamento de matérias-primas, a produção e a comercialização de bens relacionados às indústrias mecânica, química e de transformação em geral.

    D. a receita de serviços se origina da prestação de serviços comerciais, financeiros, de transporte, de comunicação e de outros serviços diversos.

    (Correta) Receita de Serviços: decorrem da prestação de serviços por parte do ente público, tais como comércio, transporte, comunicação, serviços hospitalares, armazenagem, serviços recreativos, culturais, etc. Tais serviços são remunerados mediante preço público, também chamado de tarifa.

    Fonte: MTO2020

  • Vamos analisar a questão.


    A questão trata de RECEITA PÚBLICA, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).


    Seguem comentários de cada alternativa:


    A) a receita tributária é composta por impostos, taxas e contribuições de melhoria.


    CORRETA. De acordo com o item 3.2.2.1. Origens e Espécies de Receita Orçamentária Corrente, Código 1.1.0.0.00.0.0 – Receita Corrente (RC) – Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria, da pág. 38 do MCASP: “Tributo é uma das origens da Receita Corrente na classificação orçamentária por Categoria Econômica. Quanto à procedência, trata-se de receita derivada cuja finalidade é obter recursos financeiros para o Estado custear as atividades que lhe são correlatas. Sujeitam-se aos princípios da reserva legal e da anterioridade da lei, salvo exceções.


    O art. 5º do Código Tributário Nacional (CTN) e os incisos I, II e III do art. 145 da Constituição Federal (CF/1988) tratam das espécies TRIBUTÁRIAS impostos, taxas e contribuições de melhoria".


    Portanto, a alternativa está de acordo com a norma, NÃO sendo o gabarito.



    B) a receita agropecuária é composta pela receita de produção vegetal, animal e derivados e outras receitas agropecuárias.


    CORRETA. Segue o item 3.2.2.1. Origens e Espécies de Receita Orçamentária Corrente, Código 1.4.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Agropecuária, da pág. 42 do MCASP: “São receitas correntes, constituindo, também, uma origem de receita específica na classificação orçamentária. Quanto à procedência, trata-se de uma receita originária, com o Estado atuando como empresário, em pé de igualdade como o particular.


    Decorrem da exploração econômica, por parte do ente público, de atividades agropecuárias, tais como a venda de produtos: agrícolas (grãos, tecnologias, insumos etc.); pecuários (sêmens, técnicas em inseminação, matrizes etc.); para reflorestamento e etc.".


    Portanto, a alternativa está de acordo com a norma, NÃO sendo o gabarito.



    C) a receita patrimonial configura-se pela receita da indústria extrativa mineral, de transformação, de construção e outras receitas industriais.


    INCORRETA. Conforme o item 3.2.2.1. Origens e Espécies de Receita Orçamentária Corrente, Código 1.3.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Patrimonial, da pág. 42 do MCASP: “São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial".


    Observe o item 3.2.2.1. Origens e Espécies de Receita Orçamentária Corrente, Código 1.5.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Industrial, da pág. 42 do MCASP: “Registra as receitas provenientes das atividades industriais. Envolvem a extração e o beneficiamento de matérias-primas, bem como a produção e comercialização bens relacionados às indústrias extrativa mineral, mecânica, química e de transformação em geral. Compreende a produção e comercialização de petróleo e demais hidrocarbonetos, produtos farmacêuticos e a fabricação de substâncias químicas e radioativas, de produtos da agricultura, pecuária e pesca em produtos alimentares, de bebidas e destilados, de componentes e produtos eletrônicos, as atividades de edição, impressão ou comercialização de publicações em meio físico, digital ou audiovisual, além de outras atividades industriais semelhantes".


    A alternativa trata das Receitas Industriais, e NÃO Patrimonial. Portanto, está desacordo com a norma, sendo o gabarito.



    D) a receita de serviços se origina da prestação de serviços comerciais, financeiros, de transporte, de comunicação e de outros serviços diversos.


    CORRETA. De acordo com o item 3.2.2.1. Origens e Espécies de Receita Orçamentária Corrente, Código 1.6.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Serviços, da pág. 42 do MCASP: “São receitas correntes, cuja classificação orçamentária constitui origem específica, abrangendo as receitas decorrentes das atividades econômicas na prestação de serviços por parte do ente público, tais como: comércio, transporte, comunicação, serviços hospitalares, armazenagem, serviços recreativos, culturais, etc. Tais serviços são remunerados mediante preço público, também chamado de tarifa. Exemplos de naturezas orçamentárias de receita dessa origem são os seguintes: Serviços Comerciais; Serviços de Transporte; Serviços Portuários, etc.".


    Portanto, a alternativa está de acordo com a norma, NÃO sendo o gabarito.



    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Trata-se da classificação quanto à natureza de categoria econômica.

    São receitas correntes líquidas: aumentam o patrimônio: tributárias, contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industriais, serviços, transferências, outras correntes.

    Receitas de capital: são receitas públicas constituídas através de dívidas, recursos recebidos de outras pessoas.


ID
4828798
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Todas as organizações são sistemas de recursos que perseguem objetivos. A eficiência e a eficácia são os principais critérios para medir e avaliar o desempenho das organizações e de seus administradores. Sobre esse tema, considera-se que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Levei em conta a explicação do Prof: Rafael Barbosa

    Indicadores de Resultado:

    Eficiência = Relaciona-se aos meios, inputs, uso racional dos recursos, o modo de fazer o trabalho.

    Eficácia = Relaciona-se aos fins, objetivos metas e resultados, outputs.

    Efetividade = Relaciona-se aos impactos positivos, mudança promovida no ambiente, outcomes.

  • GABARITO: LETRA A

    EFICIÊNCIA

    Uso racional dos recursos;

    Relação entre insumos empregados e produtos/servidos gerados;

    Fazer certo a coisa / fazer da maneira correta;

    Maneira ou método de execução;

    Fazer mais com menos;

    Superar os padrões vigentes.

    EFICÁCIA

    Atingimento de metas e objetivos;

    Fazer a coisa certa / fazer certo na primeira vez;

    Indicador de quantidade e qualidade.

    EFETIVIDADE

    Conceito mais amplo dos três;

    Impactos/transformação/efeitos do programa na população alvo;

    Resultados do programa;

    Fazer a coisa que tem que ser feita;

    Alguns autores consideram que ele é a soma da eficiência com a eficácia;

    Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer.

    ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • COMPLEMENTANDO:

    EFICIÊNCIA

    Como as coisas são feitas

    ↪ De que maneira são executadas.

    ↪ Quais os passos para executá-las.

    ↪ Ênfase nos meios.

    ↪ Fazer as coisas de maneira correta.

    EFICÁCIA

    Para que as coisas são feitas

    ↪ Quais resultados elas trazem.

    ↪ Quais objetivos alcançam.

    ↪ Ênfase nos resultados.

    ↪ Fazer as coisas corretas.

     LOJA DO CONCURSEIRO.

  • 1 - Eficiência:

    -> é utilizar os recursos disponíveis da forma adequada;

    -> é a maneira como se faz algo para atingir um objetivo.

  • Para responder corretamente a questão em análise, é preciso que tenhamos conhecimento dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. Vejamos dentre as alternativas apresentadas qual delas traz a definição correta de um desses critérios utilizados para medir e avaliar o desempenho institucional.

    EFICÁCIA: indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é. 

    EFICIÊNCIA: é uma palavra utilizada para indicar que os recursos são usados de maneira econômica. Quanto mais alto o grau de produtividade/economia no uso dos recursos (humanos, financeiros, materiais etc), mais eficiente é a organização. Seus objetivos são:

    • Ênfase nos meios;
    • Fazer corretamente as coisas;
    • Resolver problemas;
    • Salvaguardar os recursos;
    • Cumprir tarefas e obrigações;
    • Treinar os subordinados.

    EFETIVIDADE: é uma medida de desempenho utilizada como sinônimo de impacto. O impacto é avaliado pelos efeitos finais dos objetivos realizados pela organização. Seus objetivos são:

    • ênfase nos resultados;
    • fazer as coisas certas;
    • atingir objetivos;
    • otimizar o uso dos recursos;
    • obter os resultados;
    • dar eficácia aos subordinados.

    Com base nisso, passemos à correção (no que for necessário):

    A - correta. O desempenho eficiente do processo está associado também a outras unidades de recursos, como o tempo; eficiência significa produzir resultados corretos no menor tempo possível. Eficiência = fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis.

    B - incorreta. Eficácia é o conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados; eficiência significa a capacidade de um processo ou sistema para resolver um problema.

    C - incorreta. o desempenho eficiente do processo está associado também a outras unidades de recursos, como o tempo; eficiência significa produzir resultados corretos no menor tempo possível

    D - incorreta. é necessário saber quais são os objetivos e quais os resultados de fato alcançados para avaliar o grau de eficácia de um sistema.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento e aplicação prática dos conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação.

    Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral.

    Eficácia é a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário. 

    Eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Certo, pois eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados com os insumos utilizados, sendo nesta alternativa comparado com o insumo tempo. Com efeito, uma ação administrativa é considerada eficiente quando contempla o uso racional e econômico de insumos para sua consecução.

    B) Errado, pois o conceito que se relaciona com os objetivos, resultados ou solução de problemas é a eficácia e não a eficiência como afirmou a alternativa, uma vez que eficácia visa o maior nível de atingimento de metas.

    C) Errado, pois o conceito de eficácia não guarda relação entre produtos gerados e recursos utilizados, sendo este conceito referente à eficiência, que significa produzir resultados corretos no menor tempo possível.

    D) Errado, pois sem saber os objetivos ou resultados não há como mensurar eficácia, dado que este indicador de desempenho visa medir exatamente o alcance dos objetivos, metas ou resultados.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • o desempenho eficiente do processo está associado também a outras unidades de recursos, como o tempo; eficiência significa produzir resultados corretos no menor tempo possível


ID
4828801
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de qualidade pode ser desdobrado em alguns elementos básicos, tais como: desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento, estética e qualidade percebida. Sobre conformidade, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Segundo Garvin, o conceito de qualidade pode ser desdobrado em alguns elementos básicos, como vemos a seguir:

    • Desempenho: Refere-se às características operacionais básicas de um produto.

    • Características: São as funções secundárias do produto, que suplementam seu funcionamento básico.

    • Confiabilidade: Reflete a probabilidade de mau funcionamento de um produto.

    • Conformidade: Refere-se ao grau em que o projeto e as características operacionais de um produto estão de acordo com os padrões preestabelecidos.

    • Durabilidade: Refere-se à vida útil de um produto, considerando suas dimensões econômicas e técnicas.

    • Atendimento: Refere-se à rapidez, a cortesia, a facilidade de reparo ou substituição.

    • Estética: refere-se ao julgamento pessoal e ao reflexo das preferências individuais.

    • Qualidade Percebida: Refere-se à opinião subjetiva do usuário acerca do produto.

    ADMINSTRADORES.COM.BR

  • LETRA C

  • Nunca ouvi falar disso, mas associei o termo conformidade com o trecho: estão de acordo com padrões preestabelecidos da letra C e deu certo.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Gestão da Qualidade, sendo mais especificamente cobrado o conceito de qualidade.

    Diante disso, vamos a um breve conceito.

    A qualidade tinha como conceito um produto “sem defeitos", ou seja, se o produto estivesse em conformidade com as especificações era tido como um produto de qualidade.

    Philip Crosby, um dos maiores gurus da qualidade, possuía o entendimento de que a qualidade deve ser representada pela conformidade às especificações.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra C, que afirma que conformidade se refere ao grau em que o projeto e as características operacionais de um produto estão de acordo com padrões preestabelecidos, dado que a medição da qualidade de um produto com qualidade era feita com base na conformidade, ou seja, se o produto estava conforme as especificações.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • refere-se ao grau em que o projeto e as características operacionais de um produto estão de acordo com padrões preestabelecidos


ID
4828804
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito ao inventário, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Dias (2015, p. 214) aponta que os inventários devem ser feitos para que se verifiquem:

    a) discrepâncias em valor, entre o estoque físico e o registro de estoque contábil.

    b) discrepâncias em quantidade, entre o estoque físico e o registro de estoque contábil.

    c) apuração do valor total de estoque (contábil) para efeito de balanços ou balancetes. Neste caso, o

    inventário é realizado próximo ao encerramento do ano fiscal.

    Fonte: Prof. Carlos Xavier

  • GABARITO: LETRA B

    O inventário físico é uma contagem periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa, a fim de comprovar sua existência e exatidão. Desse modo os inventários visam confrontar a realidade física dos estoques, em determinado momento, com os registros contábeis correspondentes nesse mesmo momento. Com sua realização, fica viável efetuar as conciliações necessárias e identificar as possíveis falhas de rotina ou de sistema, corrigindo-as.                                                                                                                                                                         

    Periodicamente a empresa deve efetuar contagens de seus itens de estoque e produtos em processo para verificar:

    Discrepâncias em valor, entre o estoque físico e o estoque contábil;

    Discrepâncias entre registros (sistema) e o físico (quantidade real na prateleira);

    Apuração do valor total do estoque (contábil) para efeito de balanços ou balancetes. Neste caso o inventário é realizado próximo ao encerramento do ano fiscal.

  • B- o inventário consiste de recursos ociosos, sem valor econômico, que representam um investimento destinado a incrementar especificamente atividades de produção

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre o que está envolvido no conceito de inventário. A alternativa a ser marcada deve apresentar uma afirmação incorreta sobre o assunto. Vejamos qual é a incorreta.

    A - correta. Com a realização do inventário, fica viável efetuar as conciliações necessárias e identificar as possíveis falhas de rotina ou de sistema, corrigindo-as

    B - incorreta. O inventário consiste de recursos ociosos, sem valor econômico, que representam um investimento destinado a incrementar especificamente atividades de produção.

    • Pelo contrário, os recursos contidos no inventário possuem valor econômico e são demandados, seja para o uso no processo produtivo, atendimento das demandas internas ou externas.

    C - correta. O inventário físico é uma contagem periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa

    D - correta. A atividade de inventariar fisicamente visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques, objetivando garantir a plena confiabilidade de registros contábeis e físicos.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a "B" é a incorreta.

    GABARITO: B

  • Essa letra B ta mais pra depósito de materiais obsoletos, sei lá...
  • Gabarito B

    B. O inventário consiste de recursos ociosos, sem valor econômico, que representam um investimento destinado a incrementar especificamente atividades de produção."

    Correção: “Os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes” (VIANA, 2000, p.144)


ID
4828807
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com o estabelecido por Chiavenatto (2003), sobre a administração e suas perspectivas, é correto afirmar que a administração é o processo de:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    (Q1041850)"De acordo com Chiavenato (2014), “a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

    Q1069940

    ***Chiavenato reúne uma série de conceitos de administração, na visão de diversos renomados autores. 

    Vejamos: 

    -Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos 

    membros organizacionais e de utilizar todos os seus recursos disponíveis  para alcança

    objetivos organizacionais estabelecidos . 

    -Administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de 

    pessoas e outros recursos organizacionais . 

    -Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para 

    alcançar objetivos de desempenho . 

    -Administração é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças 

    ao planejamento, à organização, à liderança e ao controle dos recursos organizacionais

    -Administração é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os 

    objetivos da organização, bem como de seus membros . 

    -Administração envolve atividades compreendidas por uma ou mais pessoas no sentido de 

    coordenar as atividades das outras para perseguir fins que não podem ser alcançados por 

    uma só

    Fonte:Estratégia

  • GABARITO: LETRA C

    Chiavenato (2003, p. 22), por sua vez, ensina-nos que “Administração é a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento de como a administração pode der definida. Vejamos como o autor citado encara o assunto e em seguida podemos passar ao gabarito.

    Segundo Chiavenato (2003), "a Administração é a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz".

    Dada a definição acima, concluímos que a alternativa correta é a letra "C". As demais alternativas dispensam explicações por abordarem genericamente assuntos que não podem ser atribuídos a um ramo de específico de estudo.

    GABARITO: C

    Fonte: Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

  • A questão em análise nos pergunta especificamente sobre o conceito de Administração para Chiavenato.

    Segundo esse autor, em termos genéricos, a Administração “consiste no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências, a fim de alcançar os objetivos organizacionais desejados" (Chiavenato, 2020).

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa mais alinhada a esse conceito é a letra “C". 


    Fonte:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020, página 10.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
4828810
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca das características do serviço privativo do Estado e do serviço de utilidade pública, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questao esta errada.

    Serviços públicos privativos são aqueles já enumerados pela Constituição como sendo competentes para sua prestação, diretamente ou mediante delegação aos particulares (concessão, permissão ou autorização), a União, o Estado-membro ou o Município.

  • Gabarito: D

    SERVIÇO PÚBLICO

    Serviço público é o conjunto de atividades e bens prestados pelo estado visando a satisfação das necessidades gerais da coletividade ou ao bem estar geral (kohama, 2012). Estes serviços podem ser:

    Privativos do estado

    Serviços públicos que compete unicamente ao estado prestá-los – só podem ser executados diretamente pelo poder público - privativamente, aqueles que proporcionam á sociedade bens que não podem ser alcançados pela atividade de particulares como, por exemplo:

    De Utilidade Pública

    Serviços prestados pelo poder Público que envolve atividade que é de interesse da comunidade e subordinado as sua exigências, ajustados às conveniências do todo social e de conformidade para satisfazer as necessidades do individuo na coletividade. Como exemplo, temos os serviços prestados a consumidores domiciliares:

    Disponível em: https://www.contabeis.com.br/artigos/3542/servico-publico-administracao-publica-e-contabilidade-publica/


ID
4828813
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre o conceito de despesa pública, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Incorreta a letra A. Despesa é valor gasto e não obtido.

  • Gabarito: Letra A

    Enunciado Incorreto: Despesa pública inclui todos os recursos obtidos pelo Estado para conseguir cumprir com as suas funções

    De acordo com o portal da transparência, Despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado por meio de impostos ou outras fontes para custear os serviços públicos prestados à sociedade ou para a realização de investimentos. 

  • GAB:A

    despesa pública inclui todos os recursos obtidos pelo Estado para conseguir cumprir com as suas funções. ERRADO

    Receita pública inclui todos os recursos obtidos pelo Estado para conseguir cumprir com as suas funções.

    ''Em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado denominam-se receitas públicas, registradas como receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, ou ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias.Em sentido estrito, chamam-se públicas apenas as receitas orçamentárias.''

    MCASP

  • Vamos analisar a questão.


    A questão trata da DESPESA PÚBLICA, de acordo com a Lei nº 4.320/64, que dispõe sobre normas gerais de Direito Financeiro; com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP); e com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000 – LRF).



    Seguem comentários de cada alternativa:


    A) despesa pública inclui todos os recursos obtidos pelo Estado para conseguir cumprir com as suas funções.


    INCORRETA. Conforme o item 3.1, pág. 31 do MCASP:


    Receitas Orçamentárias

    São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício e que aumentam o saldo financeiro da instituição. Instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, as receitas orçamentárias são fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade. Essas receitas pertencem ao Estado, transitam pelo patrimônio do Poder Público e, via de regra, por força do princípio orçamentário da universalidade, estão previstas na Lei Orçamentária Anual – LOA".


    A alternativa trata a despesa como “todos recursos obtidos pelo Estado". Recursos obtidos são entradas de disponibilidades para serem utilizadas como fontes recursos para programas e ações, sendo assim Receitas Públicas. Portanto, a despesa orçamentária pública NÃO são recursos obtidos, e sim dispêndios.


    B) despesa pública é o conjunto de dispêndios, realizado por qualquer pessoa de direito público, para o funcionamento dos serviços públicos.


    CORRETA. De acordo com o item 4.1 – Conceito, da pág. 67 do MCASP:


    “O orçamento é o instrumento de planejamento de qualquer entidade, pública ou privada, e representa o fluxo de ingressos e aplicação de recursos em determinado período.


    Para o setor público, é de vital importância, pois é a lei orçamentária que fixa a despesa pública autorizada para um exercício financeiro. A despesa orçamentária pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade".


    Portanto, a alternativa está de acordo com a norma, NÃO sendo o gabarito.


    C) a LRF divide a despesa pública em duas categorias, as despesas obrigatórias de caráter continuado e as despesas derivadas de contratos e demais atos administrativos ou cuja repercussão não se estenda a três exercícios consecutivos.


    CORRETA. Segue o art. 16, LRF:


    “A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:

    I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes;

    II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias".


    Então, para criar uma despesa, é necessário estar acompanhada da estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes. Além disso, a declaração do ordenador de despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira é somente com a lei orçamentária anual, sendo exigida a compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.


    As Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado (DOCC) estão previstas no art. 17, LRF: “Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios".


    Em relação às despesas derivadas de contratos e demais atos administrativos ou cuja repercussão não se estenda a três exercícios consecutivos, a banca utilizou a literalidade da norma, pois compreende que “estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes" é suficiente para afirmar que a alternativa está correta.


    D) despesa pública pode ser definida como um desembolso efetuado pelo Estado com o objetivo de atender às necessidades de interesse coletivo.


    CORRETA. Observe a norma mencionada na alternativa B (sublinhado e em negrito). É exatamente similar ao que está escrito nessa alternativa.



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • A letra A é receita.

  • Qual fundamentação da letra c ?
  • Gabarito A

    "despesa pública inclui todos os recursos obtidos pelo Estado para conseguir cumprir com as suas funções" NA VERDADE AQUI TEMOS A DEFINIÇÃO DE RECEITA.

  • GAB. A

    A) despesa pública inclui todos os recursos obtidos pelo Estado para conseguir cumprir com as suas funções.

    A alternativa trata a despesa como “todos recursos obtidos pelo Estado". Recursos obtidos são entradas de disponibilidades para serem utilizadas como fontes recursos para programas e ações, sendo assim Receitas Públicas. Portanto, a despesa orçamentária pública NÃO são recursos obtidos, e sim dispêndios.

    B) despesa pública é o conjunto de dispêndios, realizado por qualquer pessoa de direito público, para o funcionamento dos serviços públicos.

    De acordo com o item 4.1 – Conceito, da pág. 67 do MCASP:

    despesa orçamentária pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade".

    C) a LRF divide a despesa pública em duas categorias, as despesas obrigatórias de caráter continuado e as despesas derivadas de contratos e demais atos administrativos ou cuja repercussão não se estenda a três exercícios consecutivos.

    Segue o art. 16, LRF:

    “A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:

    I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes;

    II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias".

    Então, para criar uma despesa, é necessário estar acompanhada da estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes. Além disso, a declaração do ordenador de despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira é somente com a lei orçamentária anual, sendo exigida a compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

    As Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado (DOCC) estão previstas no art. 17, LRF: “Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios".

    Em relação às despesas derivadas de contratos e demais atos administrativos ou cuja repercussão não se estenda a três exercícios consecutivos, a banca utilizou a literalidade da norma, pois compreende que “estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes" é suficiente para afirmar que a alternativa está correta.

    D) despesa pública pode ser definida como um desembolso efetuado pelo Estado com o objetivo de atender às necessidades de interesse coletivo. Correto


ID
4828816
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com ênfase no que se refere a determinados pontos, dentre os quais, NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • LRF - Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que se refere a:   

    I - atingimento das metas estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias;

    II - limites e condições para realização de operações de crédito e inscrição em Restos a Pagar;

    III - medidas adotadas para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, nos termos dos arts. 22 e 23;

    IV - providências tomadas, conforme o disposto no art. 31, para recondução dos montantes das dívidas consolidada e mobiliária aos respectivos limites;

    V - destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, tendo em vista as restrições constitucionais e as desta Lei Complementar;

    VI - cumprimento do limite de gastos totais dos legislativos municipais, quando houver.

  • Gabarito: B

    só pra complementar o comentário da colega, considero importante saber esse §1 que fala do limite de alerta

    § 1o Os Tribunais de Contas alertarão os Poderes ou órgãos referidos no art. 20 quando constatarem:

    I - a possibilidade de ocorrência das situações previstas no inciso II do art. 4o e no art. 9o;

    II - que o montante da despesa total com pessoal ultrapassou 90% (noventa por cento) do limite;

  • A questão trata da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000 — LRF).


    De acordo com o art. 59, caput, LRF: “O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que se refere a:


    I - atingimento das metas estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias;

    II - limites e condições para realização de operações de crédito e inscrição em Restos a Pagar;

    III - medidas adotadas para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, nos termos dos arts. 22 e 23;

    IV - providências tomadas, conforme o disposto no art. 31, para recondução dos montantes das dívidas consolidada e mobiliária aos respectivos limites;

    V - destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, tendo em vista as restrições constitucionais e as desta Lei Complementar;

    VI - cumprimento do limite de gastos totais dos legislativos municipais, quando houver".


    Portanto, a situação prevista na alternativa B NÃO se inclui na mencionada na norma.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Gabarito: B


ID
4828819
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base no conteúdo apresentado por Maximiano (2000), são definições corretas das classificações de decisões:

Alternativas
Comentários
  • (Q1096622) Uma decisão é uma escolha entre alternativas e possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões (ou processo decisório) é a sequência de etapas que vai da identificação de uma situação, que oferece um problema ou uma oportunidade, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução (Maximiano, 2011).

    *A banca inverteu os conceitos presentes em uma figura do livro do Maximiano - "Figura 5.3 Principais tipos de decisões"[5ªEd, Pág 138]

    A) decisões individuais são aquelas tomadas unilateralmente , ao passo que decisões coletivas são aquelas tomadas em grupo

    B) decisões programadas aplicam-se a problemas repetitivos, ao passo que decisões não programadas aplicam-se a problemas que não são familiares

    C) decisões maximizadas procuram o melhor resultado possível, enquanto decisões otimizadas equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas

    D) decisões estratégicas são aquelas que escolhem objetivos para a organização, enquanto decisões administrativas colocam decisões estratégicas em prática

    Fonte: Introdução à administração, Antonio Cesar Amaru Maximiano, 5ªEd, Pág 138

  • GABARITO: LETRA D

    PROGRAMADAS --> Aplicam-se a problemas repetitivos.

    NÃO PROGRAMADAS --> Aplicam-se a problemas que não são familiares.

    ESTRATÉGICAS --> Escolhem objetivos para organização.

    ADMINISTRATIVAS --> Colocam decisões estratégicas em prática.

    OPERACIONAIS --> Definem meios e recursos.

    INDIVIDUAIS --> São tomadas unilateralmente.

    COLETIVAS --> São tomadas em grupo.

    SATISFATÓRIAS --> Qualquer alternativa serve.

    MAXIMIZADAS --> Procuram o melhor resultado.

    OTIMIZADAS-->Equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de decisão, segundo Maximiano. Vejamos o que as alternativas apresentam e qual delas traz a definição correta.

    A - INCORRETA. As decisões coletivas são aquelas tomadas em grupo, ao passo que decisões coletivas são aquelas tomadas unilateralmente

    B - INCORRETA. As decisões programadas aplicam-se a problemas que são familiares, ao passo que decisões não programadas aplicam-se a problemas inéditos, para os quais as organizações não tem soluções prévias.

    C - INCORRETA. As decisões otimizadas equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas, enquanto decisões otimizadas procuram o melhor resultado possível

    D - CORRETA. decisões estratégicas são aquelas que compreendem grandes escolhas de objetivos organizacionais e meios para realizá-los. Geralmente, essas decisões são tomadas na parte mais alta da hierarquia. Já as decisões administrativas se referem aos meios de colocar as decisões estratégicas em prática.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte: Maximiano, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Processo Decisório.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    O processo de tomada de decisão nas organizações pode ser resumida em quatro fases: definição do problema, procura de soluções mais adequadas, análise e comparação das alternativas, escolha da melhor alternativa como plano de ação.


    Neste sentido, temos como importantes dimensões do processo de escolha de alternativas a serem assumidas na tomada de decisão: risco, incerteza e probabilidade.


    Com efeito, para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema/oportunidade, as decisões foram classificadas segundo diferentes critérios em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas/ táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.


    Nesta esteira, Decisões programadas são tomadas de acordo com métodos e técnicas já estabelecidos, ao contrário das decisões não programadas, que aplicam-se a problemas que não são familiares à organização.


    Já as decisões estratégicas, administrativas/ táticas e operacionais são decisões categorizadas quanto à determinado nível organizacional.


    Por outro lado, as decisões podem ser categorizadas como individuais, quando são tomadas unilateralmente, ou coletivas, quando são tomadas em grupo.


    Por fim, as decisões podem ser satisfatórias, quando qualquer alternativa serve; ou maximizadas, quando procuram o melhor resultado; ou otimizadas, quando equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas.




    Fonte: Tabela retirada de Maximiano, 2000, p. 139.


    Diante disso, vamos analisar os itens.


    A) Errado, pois decisões individuais são tomadas unilateralmente, ao passo que decisões coletivas são tomadas em grupo.


    B) Errado, pois decisões programadas aplicam-se a problemas familiares, ou seja, repetidos; ao passo que decisões não programadas aplicam-se a problemas que não são familiares.


    C) Errado, pois são as decisões otimizadas que equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas, enquanto as decisões maximizadas são as que procuram o melhor resultado possível.


    D) Certo, pois as decisões estratégicas são tomadas no nível estratégico da organização, sendo que é neste nível que são escolhidos os objetivos para organização na formulação do planejamento estratégico. Enquanto as decisões administrativas são relacionadas ao nível mais executor em que os planos começam a ser desdobrados.



    Fonte:

    MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração, 5ª ed.



    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
4828822
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão por processos difere da gestão tradicional por funções em diversos pontos. NÃO é uma característica da gestão por processos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos do que está envolvido no modelo de gestão por processos. Como a questão pede para assinalar a questão incorreta, vejamos quais são as corretas antes e em seguida qual a incorreta e o motivo dela estar incorreta.

    As alternativas "A", "B" e "D" são as corretas, pois as afirmações feitas apresentam características desse modelo.

    São características da gestão por processos:

    • Estarem os recursos humanos e materiais preparados e agrupados para produzir um trabalho completo;
    • Fluírem as informações dentro dos próprios processos, de forma transversal à estrutura funcional hierárquica tradicional;
    • Ser uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio.

    Sendo assim, nos resta analisar a alternativa "C", vejamos o motivo dela ser o gabarito.

    Essa opção apresenta características do modelo funcional de gestão, esse modelo a gestão é caracterizado pela presença da especialização de trabalho; predominância das relações de subordinação hierárquica e pelos métodos de trabalho fragmentado.

    Com base no ABPMP BPM CBOK V3.0:

    • “Estrutura funcional é a estrutura organizacional determinada por especialização do trabalho. Permite economias de escala e simplifica a coordenação, no entanto, atrasa a tomada de decisão e o tempo de resposta a mudanças. Está orientada a metas internas e não possui foco do cliente.”

    Tem em vista o que foi dito acima, concluímos que a alternativa correta é a letra "C".

    GABARITO: C

    Fonte:

    Association of Business Process Managemente Professionals. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios - Corpo Comum de Conhecimento.

  • GABARITO - LETRA C

    Ao compreender o que contempla um processo, ou seja, um conjunto de

    atividades sequenciadas que têm o objetivo de encantar o cliente, se torna

    evidente uma de suas características: a interfuncionalidade.

    Um processo, na maioria das vezes, não cessa numa determinada unidade,

    mas sim atravessa as fronteiras das unidades organizacionais, sendo, por

    isso, chamado de horizontal ou interdepartamental.

    Prof. Karen Dutra

  • falou em foco em hierarquia esquece gestao por processos


ID
4828825
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com o objetivo de embasar o desenvolvimento da qualidade utilizam-se ferramentas, que são metodologias que servem para a identificação e eliminação de falhas no processo. Dentre estas, a ferramenta dos cinco sensos, ou 5 S, é uma das mais poderosas. Os princípios definidos nos 5S são:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    Q433616

    1º S - SEIRI → organização, utilização, descarte

    2º S - SEITON → ordem, arrumação

    3º S - SEISO → limpeza

    4º S - SEIKETSU → padronização, asseio, saúde

    5º S - SHITSUKE → disciplina, autodisciplina

    1º Seiri - organização ou utilização → priorizar o que é mais importante, de só manter em estoque o que realmente ser· necessário. 

    2º Seiton - arrumação → devemos manter as coisas nos seus devidos lugares, para que sempre saibamos onde podemos encontrar cada papel ou ferramenta

    3º Seiso - limpeza →  Os japoneses acreditam que um local limpo e asseado gera um melhor relacionamento das pessoas com seu ambiente de trabalho e impacta positivamente na qualidade e na produtividade. 

    4º Seiketsu - higiene ou saúde →  eliminação de tudo que possa significar risco para a saúde

    5º Shitsuke - disciplina ou autodisciplina →  manter a execução dos passos anteriores e manter o ambiente saudável

    Fonte:Estratégia

  • Seiri: É um conceito relacionado à organização.

    Seiton: É um conceito relacionado à arrumação, à “ordenação/ordem”.

    Seiso: É um conceito relacionado à limpeza.

    Seiketsu: É um conceito relacionado à padronização, à higiene e à saúde.

    Shitsuke: É um conceito relacionado à disciplina / autodisciplina.

    Fonte:Estratégia/ pdf gestão da qualidade

  • LETRA A CORRETA

    A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”:

    SEIRI: se refere a evitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.

    SEITON: significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.

    SEISO: significa manter limpo, ou o “senso de limpeza”. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.

    SEIKETSU: zelar pela saúde e higiene, ou “senso de saúde e higiene”. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.

    SHITSUKE: disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre o método 5S. Vejamos os principais pontos sobre o assunto e vejamos qual a alternativa apresenta os cinco sensos.

    MÉTODO 5S (sensos) DE MELHORIA CONTINUA

    Essa metodologia voltada para a mudança no local de trabalho através do fortalecimento de valores, crenças e práticas capazes de melhorar saúde, segurança e produtividade por meio do cuidado com o seu ambiente de trabalho, aí entram os 5S, que significam:

    Seiri: senso de utilização/organização; envolve organização para evitar perda de tempo. Para a execução do Seiri  áreas de descarte devem ser definidas e instaladas.

    ✔ Seiton: senso de ordenação; significa ter um local adequado para cada documento;

    Seiso: senso de limpeza; envolve a manter o ambiente devidamente limpo;

    Seiketsu: senso de saúde; trata-se de um senso individual de higiene;

    Shitsuke: senso de disciplina; envolve realizar tudo o que for necessário, como habitua.

    Após analisar o assunto, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • LETRA A).

    Fiquem atentos às nomenclaturas que podem ser utilizadas:

    -SEIRI: utilização, descarte, seleção.

    -SEITON: ordenação, organização.

    -SEISOH: limpeza.

    -SEIKETSU: asseio, padronização, saúde, higiene.

    -SHITSUKE: autodisciplina, harmonia, educação.

  • Essa não erro nunca, tem uma empresa que eu trabalhava que todo dia era isso, 5S pra cá, 5S pra lá, finalmente serviu pra alguma coisa kkkk


ID
4828843
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Antônio obteve um reajuste salarial de 6%, passando a receber salário mensal no valor de R$ 2.480,40. O salário mensal de Antônio, antes desse reajuste, correspondia a:

Alternativas
Comentários
  • Valor Inicial = Y

    Aumento de 6% = 0.06

    Y * 6% = 2480,40

    Tendo em vista que ocorreu um aumento e queremos saber o valor anterior, dividiremos o valor final, 2480,40 pelo aumento que teve, de 6%.

    2480,40 / 1,06 = 2340

    Se tinhamos 2340 e multiplicarmos por 6%, 2340 * 1,06, dará 2.480,40.

    Ou seja,

    Se multiplicamos para chegar, dividiremos para saber o valor anterior.

    Espero ter ajudado

  • X 100%

    24840,40 106%

    X=2340

  • Ir pelas alternativas é melhor.

    Valor da alternativa x % depois soma com valor inicial

    2340 x 6 = 140, 40 + 2340 = 2480,4

  • 2480,4----------106%

    X---------------100%

    248.040/106= 2340

    Gab. C

  • ✔️ Gabarito C

    x — 100%

    2.480,40 — 106% (pois, houve reajuste e as alternativas são valores baixos, ou seja, houve aumento)

    106x = 2.480,40 . 100 → 106x = 248040 → x= 2.340,00.

  • Se a questão desse o salário inicial e pedisse o valor que ficaria com aumento de 6%, então -> multiplica

    Salário inicial x 1,06 = 2.480,4

    Mas se a questão der o salário final e pedi quanto era antes, então - > divide

    Salário final / 1,06 = 2.340

    Funciona para toda questão com o mesmo mecanismo.


ID
4828849
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A família de Pedro possui n pessoas com as seguintes preferências alimentares:


- 4 delas gostam de salada;

- 4 gostam de carne;

- 3 gostam de massa;

- 3 gostam de salada e de massa;

- 3 gostam de salada e de carne;

- 2 gostam de massa e de carne;

- 2 gostam de salada, carne e massa.


Se todas as pessoas dessa família têm preferência por pelo menos um desses três alimentos, o valor de n é igual a:

Alternativas
Comentários
  • http://sketchtoy.com/69367093

    gab. B

    Erros, podem me corrigir!

  • https://www.youtube.com/watch?v=Qagq8LzOHoA

    gab . B

  • (S u C u M) = S + C + M - (S ∩ C) - (S ∩ M) - (C ∩ M) + (S ∩ C ∩ M)

    4 + 4 + 3 - 3 -3 -2 + 2 = 13 - 8 = 5

  • Obrigada, lady!!!

  • Só fazer os conjuntos, começar pela intersecção dos 3 alimentos e sair subtraindo.

  • Fazer os conjuntos é fácil, difícil é entender a pergunta. Tem preferência por Pelo menos um dos 3.

    Então somei tudo. Deu 5. Blz.

  • Se alguém não entendeu, tentei fazer o desenho!

    http://sketchtoy.com/69568533

    OBS: No final somei tudo (não coloquei a soma dos zeros, porque não cabia no quadro, senão colocaria pra mostrar que somei tudo)

    Resposta: Letra B: 5

  • GABARITO: B

    5 pessoas


ID
4828852
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Existem exatamente k maneiras distintas de colocar 6 livros diferentes, lado a lado, em uma prateleira. O valor de k é:

Alternativas
Comentários
  • 6! = 6.5.4.3.2.1 = 720

    simples e eficaz.

  • de tanto fazer questões ja decorei o valor de 6!

  • Primeiramente precisamos ver sobre qual assunto se trata a questão.

    Se é para troca de lugar, de ordem, de posição sobre pessoas, coisas, objetos ou anagramas é PERMUTAÇÃO!

    6! = 6.5.4.3.2.1 = 720 possibilidades

  • Substitua "colocar" por "organizar" e lembre-se que quando a questão pedir ORGANIZAÇÃO é PERMUTAÇÃO.

    P = 6! = 720.

    SEGUIMOS!!!


ID
4828855
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa contém somente bolas brancas e vermelhas, num total de n bolas. Sabe-se que n é um número compreendido entre 130 e 140 e que a quantidade de bolas brancas é igual a dez vezes a quantidade de bolas vermelhas. A soma dos algarismos do número n corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Se um número é 10 vezes maior que o outro então ele é múltiplo de 11.

    Ex: x + 10x=11x

    Entre o 130 e 140, o 132 é múltiplo de 11.

    1+3+2=6

    Letra C

  • Há um total de 132 bolas nesta caixa e a soma dos algarismos será 1+3+2=6.

    Sabemos que na caixa há bolas brancas e bolas vermelhas.

    O total de bolas na caixa pode ser expresso pela equação n=(b+v)

    onde b são bolas brancas e v são bolas vermelhas.

    Sabemos que a caixa tem 10 bolas brancas para cada bola vermelha, por isso, a equação se reduz a

    n=(10v+v)

    n=11v.

  • vermelhas= 11

    brancas= 110

    total= 121 NÃO PODE SER.

    vermelhas= 12

    brancas= 120

    total= 132 PODE SER

    vermelhas= 13

    brancas= 130

    total= 143 NÃO PODER SER

    ou seja, o numero de bolas Brancas é 12 e vermelhas 120. Total= 132 -> 1+2+3= 6. GAB.C

  • MIGUEL,parabéns pelo comentário

  • Vermelhas= x

    Brancas= 10x

    Brancas + Vermelhas= N

    10x+x=n --> 11x=n --> x=n dividido por 11.

    Pulo do gato--> N precisa ser múltiplo de 11. De 130 a 140, o único número que divide 11 exatamente é o 132.

    OBS: É desnecessário calcular o número de bolas, pois, assim, perderá tempo.

    1+3+2=6


ID
4828864
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No editor de textos Word 2019 BR versão 64 bits, o alinhamento centralizado pode ser aplicado a um parágrafo por meio do atalho de teclado Ctrl+E ou, como alternativa, pelo acionamento de um ícone, via cursor do mouse. Esse ícone é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -C

    A) Alinhamento à direita ( CTRL + G )

    B) Justificado ( CTRL + J )

    C) Centralizado ( C TRL + E )

    D) Alinhamento à esquerda ( Ctrl + Q)

  • Assertiva C

    Ctrl+E = Centralizar

  • LETRA C

    Associo assim para fixar mais...

    A) Alinha à Direita = Ctrl + G

    B) Justificar = Ctrl + J

    C) Gabarito. CEntralizar = Ctrl + E

    D) Alinhar à esQuerda = Ctrl + Q

    Erros? Só avisar...

  • JUSTIFICADO -  , o texto é alinhado com as margens;

    CENTRALIZADO - centra o texto a meio da página.

  • CENTRALIZADO no CENTRO DA PAGINA

    GAB- C

  • Contra Justiça > control + j

    Queijo E Goiabada > Control +Q , Control +E , Control + G

    Letra C

  • Ctrl E= cEntralizar

  • A questão aborda conhecimentos acerca da identificação dos ícones de comandos no Word 2019, mais especificamente quanto à identificação do ícone do comando "Centralizar".

    A) Incorreta - O ícone se refere ao comando "Alinhar à Direita", tendo como atalho a combinação CTRL + G.

    B) Incorreta - O ícone se refere ao comando "Justificar", tendo como atalho a combinação CTRL + J.

    C) Correta - O ícone se refere ao comando "Centralizar", tendo como atalho a combinação CTRL + E.

    D) Incorreta - O ícone se refere ao comando "Alinhar à Esquerda", tendo como atalho a combinação CTRL + Q.

    Gabarito - Alternativa C.


ID
4828867
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma planilha, elaborada por meio do Excel 2019 BR, foram digitados os números 7 em A4, 9 em B4, 3 em C4 e 13 em D4. Em seguida, foram inseridas duas expressões: =SOMA(A4;D4) em D6 e =MÉDIA(A4:D4) em D8. Se a célula D4 tiver seu conteúdo alterado para 25, os valores mostrados nas células D6 e D8 serão, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    Resolução da questão:

    Tem uma "sacanagem" na questão... perceba que ele diz : "Se a célula D4 tiver seu conteúdo alterado para 25".

    A4 = 7

    B4 = 9

    C4 = 3

    D4 = 25

    i) =SOMA(A4;D4)

    "; " = E

    ": " = ATÉ

    7 + 25 = 32

    II) em D6 e =MÉDIA(A4:D4) em D8.

    7+ 9 + 3 + 25 = 44

    44 / 4 = 11

    Bons estudos!

  • Eu fiz essa prova e errei esta questão, por não atentar a pegadinha, vamos ficar ligados para nao perder pontos a toa!

  • Quem ai ja foi eliminando as alternativas kkkkk e depois voltou desmarcando kkkk

  • Quem só leu parte da questão e já saiu marcando, pode curtir...

  • LETRA D

  • Gabarito D

    Lembrando que:

    • " : " = "até".
    • " ; " = "e".
    • "Se a célula D4 tiver seu conteúdo alterado para 25 [...]".

    1º D8 =SOMA(A4;D4) → = 7 + 25 = 32.

    2º D6 =MÉDIA(A4:D4) → = 7 + 9 + 3 + 25 / 4 = 11.

  • Cai na pegadinha porque nem li a questão até o final e já fui resolvendo :(

    Depois dessa quero ver errar por pressa :(

    Banca sabe dos "apressadinhos" e colocou o "dito" gabarito da pegadinha na letra A.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da função “Soma” e “Média” e da diferença entre dois pontos e ponto vírgula na inserção do intervalo de células.

    Antes de analisarmos as funções apresentadas, vale destacar a funcionalidade de cada função e a diferenciação entre dois pontos e ponto vírgula:

    A função “SOMA” somará um intervalo de células, enquanto a função “MÉDIA” realizará a média aritmética do intervalo de células.

    Os dois pontos (:) são usados para selecionar células contínuas no intervalo, enquanto o ponto e vírgula (;) é usado para selecionar células intercaladas.

    Agora, basta analisar as funções apresentadas:

    A função “=Soma(A4;D4)” somará a célula A4 e D4, que possuem, respectivamente, os valores 7 e 25, resultando em 32.

    Já a função “=Média(A4:D4)” somará as células de A4 até D4, resultando em 44, e, em seguida, dividirá o resultado da soma pelo número de termos selecionados, como foram 4 células selecionadas o resultado da soma (44) será divido por 4, resultando em 11.

    Logo, o resultado das funções “Soma” e “Média”, respectivamente, será 32 e 11.

    Gabarito – Alternativa D.


ID
4828870
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No uso dos recursos da internet, um funcionário de nível médio da instituição RIO SAÚDE realizou dois procedimentos, descritos a seguir:

(I) Navegando em sites da internet por meio do browser Google Chrome, executou um atalho de teclado que corresponde a pressionar uma tecla de função, com a finalidade de exibir a homepage visualizada no monitor de vídeo, na modalidade tela cheia.
(II) Verificou em seu e-mail c.goes@riosaude.rj.gov.br as mensagens recém-chegadas da internet, na caixa postal padrão da infraestrutura WebMail

A tecla de função e a caixa postal padrão são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    I) A Tecla de atalho para colocar em tela cheia = F11

    F5= Atualizar

    II) Os e-mails recebidos ficam armazenados em uma pasta, normalmente chamada de Caixa de Entrada, em alusão às caixas de correio tradicionais.

    Bons estudos!

  • Questão envolvendo E-mail e browser. F5 vai recarregar a página, nisso já posso cortar A e C, as mensagens ficam armazenadas (Em todos os clientes) na caixa de entrada.

    GAB: B

    #rumoaaprovação

  • LETRA B

  • f11= tela cheia.... infraestrutura do webmail é "entrada" onde todos os seus novos email ficam localizados