SóProvas



Prova SELECON - 2021 - EMGEPRON - Analista Técnico (Segurança da Informação)


ID
5295607
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • No segundo parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

    b) introduzir uma enumeração de elementos

    GAB. LETRA "B".

    ----

     O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    ----

    4. Enumerações

    Essa é outra função que é bastante relacionada aos dois pontos. Trata-se da ação de listar e enumerar determinadas coisas, características ou eventos.

    André, durante a aula de geografia, precisou citar os estados da região Nordeste: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

    José foi ao mercado e realizou sua compra de frutas da semana: banana, maçã, melão, laranja, umbu e ciriguela.

    O Poder de Polícia pode ser subdividido nas seguintes etapas: ordem, consentimento, fiscalização e sanção.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/dois-pontos-aprenda-de-vez-como-e-quando-utiliza-lo/

  • gaba B

     introduzir uma enumeração de elementos

    ".....em quatro esferas principais: (1)participação e oportunidade econômica, (2)realização educacional, (3)saúde e sobrevivência e (4)representação política."

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • GAB B.

    Enumeração.

    São apostos que fazem parte do termo ''quatro esferas''

    quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    Reparar que como todo aposto, (não há verbos), mas sim substantivos ABSTRATOS derivados de verbos (participação, realização, sobrevivência, representação)

    ex:

    a realização = substantivo abstrato

    realizar = verbo infinitivo

    realizo, realizas, realizamos, realizei, realizávamos = verbo conjugado em tempo, modo e pessoa.

  • A ( ) apresentar uma sequência em gradação

    B (X) introduzir uma enumeração de elementos

    C ( ) sintetizar um conjunto de aspectos indicados

    D ( ) estabelecer comparação entre grupos de fatores

    R: Os dois-pontos marcam uma supressão de voz em frase ainda não concluída.

    Em termos práticos, este sinal é usado para:

    --> COMEÇAR UMA ENUMERAÇÃO.

    Preciso que você passe no mercado e compre: três pacotes de arroz, um quilo de feijão e meio quilo de carne moída.

  • o termo "quatro esferas principais" já deixa claro que é uma enumeração

  • A questão é exige conhecimento sobre pontuação e quer saber qual o motivo do emprego dos dois pontos. Vejamos:

    "O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica (1), realização educacional (2), saúde e sobrevivência (3) e representação política (4)."

    a) Incorreta.

    Para apresentar uma sequência em gradação deveria ter uma sequencia de forma continua que seja crescente.

    Ex: um, dois, três...

    b) Correta.

    Os termos destacados por mim no trecho acima é uma enumeração, pois são as quatro esferas principais sendo mostradas em detalhes, elas aparecem em sequência.

    c) Incorreta.

    Sintetizar é o mesmo que resumir e o que vem após os dois pontos está estendendo o que estava resumido antes dos dois pontos, pois está mostrando o que são as quatro esferas principais com detalhes.

    d) Incorreta

    Não há nada sendo comparado, mas sim explicado.

    Gabarito do monitor: B

  • Esta questão requer conhecimento sobre o uso dos sinais de pontuação, especialmente os dois-pontos.

    Empregam-se os dois-pontos nos seguintes casos:

    1) antes de uma enumeração:

    Gosto de ler vários tipos de romance: policial, social, histórico e regional.

    2) antes de uma citação:

    Segundo o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária".

    3) antes de uma exposição ou explicação:

    Fez tudo conforme o combinado: saiu às sete horas.

    4) no discurso direto é usado antes de uma pergunta ou resposta:

    Perguntei-lhe: Sabes andar?

    O moço respondeu: Nunca pude fazê-lo.


    No 2º parágrafo “O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política", os dois-pontos foram empregados para introduzir uma enumeração de elementos.

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • GABARITO: letra B

    O sinal de dois pontos (:) serve para introduzir uma "enumeração, explicação, citação ou fala de um personagem."

    Observa- se que no 2º parágrafo ocorre uma enumeração das quatros esferas principais.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais:  participação e oportunidade econômica, 2º realização educacional, 3º saúde e 4º sobrevivência e representação política.


ID
5295610
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No sétimo parágrafo, a segunda frase é introduzida e ligada à primeira por expressão que tem o valor de:

Alternativas
Comentários
  • No sétimo parágrafo, a segunda frase é introduzida e ligada à primeira por expressão que tem o valor de:

    a) simultaneidade

    GAB. LETRA "A".

    ----

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    (em + quanto)

    conjunção

    1. Indica duração em simultaneidade; durante o tempo em que (ex.: enquanto estive em casa, o telefone não tocou).

    "enquanto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/enquanto [consultado em 08-07-2021].

  • gaba A

    "[...]Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente[...]

    A palavra enquanto passa a ideia de tempo, conformidade ou proporção. Consiste em uma conjunção temporal, proporcional ou conformativa, que pode indicar: durante o tempo que, à medida que, ao mesmo tempo que, na qualidade de, entre outros.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Enquanto isso= tempo simultâneo.

  • RUMO À PP-MG

  • A questão quer saber qual o valor semântico da expressão em destaque abaixo. Vejamos:

    "Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores."

    A expressão "enquanto isso" tem a carga semântica temporal. Sabendo isso, podemos ir nas assertivas e procurar qual possui algo do tipo. Analisemos:

    a) Correta.

    Sabendo que a expressão é temporal, já acertava a questão, entretanto, é importante saber que a expressão em que se faz todo o contexto do período é de tempo simultâneo e contínuo, basta olhar o contexto que fala que "as mulheres continuam". Portanto, esse é o nosso gabarito.

    b) Incorreta.

    Para ser conformidade, era necessário ter uma destas conjunções ou equivalentes: como, conforme, segundo, consoante, etc.

    c) Incorreta.

    Não há uma definição de conjunção de probabilidade, mas o que se aproxima disso são as conjunções condicionais, quais sejam, se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que...

    d) Incorreta.

    Fosse de finalidade começaria com uma das conjunções de finalidade, quais sejam, para que, a fim de que...

    Gabarito do monitor: A

  • Enquanto é uma conjunção temporal e pode ser substituída por ( Depois que , antes que , sempre que , todas as vezes que etc )

  • GABA: A

    Se passa a ideia de simultaneidade,então está relacionada com o TEMPO.

    Conjunções temporais: quando,enquanto,assim que,logo que,desde que,até que,mal,depois que,eis que,ainda.

  • Esse enunciado falando de FRASE me fez errar. Pra mim frase é

    frase

    substantivo feminino

    1. 1.
    2. GRAMÁTICA
    3. construção que encerra um sentido completo, podendo ser formada por uma ou mais palavras, com ou sem verbo, ou por uma ou mais orações; pode ser afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa.

    Na minha humilde opinião ele deveria ter dito segundo período, somente.

    Se estiver errado me corrijam.

  • ppmg 2022 Brasil

  • "Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores."

    ENQUANTO ISSO, SIMULTANEAMENTE...

  • não compre ingresso para o filme errado
  • Enquanto isso = ao mesmo tempo que


ID
5295613
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No oitavo parágrafo, o conectivo que pode ser usado para unir a segunda frase à primeira, explicitando a relação de sentido estabelecida, é:

Alternativas
Comentários
  • No oitavo parágrafo, o conectivo que pode ser usado para unir a segunda frase à primeira, explicitando a relação de sentido estabelecida, é:

    c) logo

    GAB. LETRA "C".

    ----

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    ----

    Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.

    O período composto é formado de duas ou mais orações. Quando essas orações são independentes umas das outras, chamamos de período composto por coordenação. Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligadas por conjunções (= conectivos).

    CONCLUSIVAS (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo).Também as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que...

    Ela estudou com dedicação, logo deverá ser aprovada.

  • gaba C

    com os devidos ajustes.

    [...] devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.[...]

    conjunções conclusivas.

    Indicam relação de conclusão.

    São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • ✅Letra C.

    A ideia é de CONCLUSÃO.

    Demais conjunções conclusivas = Logo, portanto, pois(deslocado), por conseguinte, assim, então, por fim...

    Fonte: Tive como base as aulas do Prof:Elias Santana, Gran Cursos.

  • Frase? Não seria período?

  • Gab C

      No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

  • Quem fez essa questão nada a ver.

  • Vixi, fiquei sem saber qual era a frase que ele estava querendo. Mas já entendi que frase pra ela é o mesmo que período.

  • JORGEAN VILLA, FUTURO PP-MG!

    PERTENCEREMOS!!! ALFARTANO, OSSS....

  • A questão exige conhecimento sobre conectores e quer saber qual conjunção seria empregada corretamente entre os períodos abaixo. Vejamos:

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    O primeiro período apresenta uma justificativa pela qual as mulheres ficam mais irritadas durante a pandemia e no segundo período apresenta a conclusão em que esse estresse pode chegar, ou seja, vira um obstáculo para as mulheres alcançarem posições de lideranças.

    Dessa forma, devemos procurar nas assertivas uma conjunção de conclusão. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Entretanto⇾ conjunção de adversidade.

    b) Incorreta.

    Embora⇾ conjunção de concessão.

    c) Correta.

    Logo⇾ conjunção de conclusão.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Logo, este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    d) Incorreta.

    Se⇾ conjunção de regra é condicional.

    Gabarito do monitor: C

  • Gabarito : C

    Coordenativas – ligam duas orações independentes. Estão divididas em cinco tipos:

    • Aditivas – exprimem soma: e, nem, bem com, não só... como também, não só... mas também.
    • Adversativas – exprime oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante..
    • Alternativas – exprimem escolha de pensamentos: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
    • Conclusivas – exprimem conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim.
    • Explicativas – exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim.

     

    Subordinativas – ligam duas orações dependentes. Estão divididas em dez tipos:

    • Integrantes – introduzem uma oração que vai completar o sentido da outra: que, se.
    • Causais – introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.
    • Comparativas – introduzem orações que dão ideia de comparação: como, qual, que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior
    • Concessivas – iniciam orações que indicam contradição: embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, apesar de que.
    • Condicionais – iniciam orações que exprimem hipótese ou condição: se, caso, a menos que, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que.
    • Conformativas – iniciam orações que exprimem acordo: como, conforme, segundo, consoante.
    • Consecutivas – iniciam orações que indicam consequência: que (precedido de tal, tanto, tão ou tamanho), de modo que, de forma que, de sorte que.
    • Temporais – iniciam orações que dão ideia de tempo: quando, mal, assim que, logo que, antes que, depois que, sempre que, desde que.
    • Finais – iniciam orações que exprimem finalidade: porque, a fim de que, para que.
    • Proporcionais – iniciam orações que exprimem concomitância: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • Entretanto é adversativa ideia de oposição

    embora é concessiva ideia de contraste

    Se é Conjunção integrante pode trocar por isso

    Logo é conclusivo pode trocar Portanto

  • PPMG nota de corte será 20

  • Demorei entender, mas enfim compreendi. Quando a banca diz frase, ela quer dizer período. Daí a importância de fazer questões da banca... prepara vc para o que está por vir na prova!

  • Bom, concordo com o gabarito, mas se ler a questão com o conector "ENTRETANTO"...acho que faria sentido também. Por favor. Só acho.

  • 4) Conclusivas ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    Por exemplo: Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.

  • Frase ou período?

    errei a questão pelo fato dela pedir frase, procurei, procurei e não achei nada kkkk

  • Concordo que temos 2 alternativas corretas. A(ADVERSATIVA) por razões contrárias de que as mulheres passaram por dificuldades, no primeiro enunciado, PORÉM obtiveram conquista de lideranças, no segundo enunciado.

    e..

    C (CONCLUSIVA): concordo com a ideia do "LOGO, as mulheres conquistaram lideranças...."

  • Com essa questão, entende-se que a jurisprudência seleconiana classificou frase como sinônimo de período, fim de papo.

  • POIS ANTES DO VERBO CONCLUSIVA = LOGO, PORTANTO, POR CONSEGUINTE, POR ISSO, ASSIM

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. POIS Este seria (VERBO) outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.


ID
5295616
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

“Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres” (3º parágrafo).
Reescrevendo o trecho inicial, a formulação que mantém o sentido original é:

Alternativas
Comentários
  • gaba D

    A) ainda que continue nesse ritmo

    • Ainda que → locução que expressa CONCESSÃO

    B) a fim de continuar nesse ritmo

    • A fim de → locução que expressa FINALIDADE

    C) antes de continuar nesse ritmo

    • Locução Prepositiva

    D) caso continue nesse ritmo

    • Caso continue → conjunção que expressa condição

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    PERTENCELEMOS!

  • A questão quer saber qual assertiva possui uma reescrita possível para a frase abaixo. Vejamos:

    Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres”

    O trecho acima, possui uma oração subordinada adverbial de condição reduzida de verbo no gerúndio visto que continuar no mesmo ritmo é condição para demorar 133, 4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

    Após a explicação acima, iremos procurar nas assertivas uma reescrita com valor condicional. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Ainda que → locução concessiva.

    b) Incorreta.

    A fim de → locução final.

    c) Incorreta.

    Antes de→ locução temporal.

    d) Correta.

    Caso→ conjunção condicional.

    Caso continue nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

    A oração foi desenvolvida com a colocação da conjunção e, desse modo, permanece com valor condicional.

    Gabarito do monitor: D

  • NDO , caminhando e cantando e seguindo a canção ...

  • Por qual motivo o "ainda que" não poderia ser usado? No contexto do texto, penso que caberia uma ideia de concessão.

  • Dica: sempre retorne ao texto e entenda o contexto. Não fique com preguiça.


ID
5295619
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Trecho para a questão.


“Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores” (8º parágrafo)

“O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido” (13º parágrafo)


Nas frases acima, os verbos “seria” e “levará” encontram-se, respectivamente, nos seguintes tempo e modo:

Alternativas
Comentários
  • Nas frases acima, os verbos “seria” e “levará” encontram-se, respectivamente, nos seguintes tempo e modo:

    a) pretérito imperfeito do subjuntivo/futuro do subjuntivo [quando ele levar]

    b) futuro do pretérito do indicativo [ele seria]/futuro do presente do indicativo [ele levará]

    c) futuro do presente do indicativo [ele será]/pretérito imperfeito do subjuntivo

    d) pretérito mais-que-perfeito do indicativo [ele fora]/futuro do pretérito do indicativo [ele levaria]

    GAB. LETRA "B".

  • GABARITO: B

    “Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores" → O futuro do pretérito é o tempo da Maria (eu venderia, eu amaria, eu seria...)

    “O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido” → Aqui temos o futuro do presente. A gente conhece como futuro no dia a dia (o tempo que levará amanhã).

    .

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • gab b.

    Indicativo x subjuntivo:

    verbo: SER

    Indicativo:

    Pretérito imperfeito: era

    pretérito perfeito: fui

    Futuro do presente: serei

    Futuro do pretérito: seria (incerteza)

    No subjuntivo, conjugamos verbos sempre com (que / se / quando)

    presente: que eu seja

    pretérito: se eu fosse

    Futuro: Quando eu for

  • so de saber que é futuro/futuro da para você matar a questão.

  • EU AMO ESSA MATÉRIA MDS

    seria - futuro do pretérito do indicativo

    levará - futuro do presente do indicativo // perceba como o futuro do pretérito no indicativo é o único que demonstra incerteza!

    letra b

  • A questão exige conhecimento sobre morfologia verbal e quer saber qual a conjugação correta dos verbos “seria” e “levará”. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Não existe na língua portuguesa o tempo pretérito imperfeito do subjuntivo e para o verbo "levar" está conjugado no futuro do subjuntivo deveria ser assim: "quando ele levar".

    b) Correta.

    O primeiro verbo está no futuro do pretérito do indicativo, pois demonstra um futuro incerto e o segundo está no futuro do presente do indicativo, pois indica um futuro que irá acontecer.

    c) Incorreta.

    Para estar no futuro do presente do indicativo o verbo "ser" deveria ficar assim: será. Não existe na língua portuguesa o pretérito imperfeito do subjuntivo.

    d) Incorreta.

    Para estar no pretérito mais-que-perfeito do indicativo o verbo "ser" deveria ficar assim: "fora" .

    Gabarito do monitor: B

  • Futuro do pretérito do indicativo ; Terminação RIA = Assim como no futuro do presente pode expressar incerteza ou dúvida

    Indica fato futuro em relação a outro fato no passado.

    futuro do presente do indicativo : Indica fato futuro em relação ao momento da fala.

    Indica também um futuro considerado certo por quem fala.

    Pode indicar incerteza ou dúvida.

  • A questão requer conhecimento acerca da flexão verbal de tempo e modo.


    A forma verbal seria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria, e a forma verbal levará, no futuro do presente do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -rá (tônico).


    Gabarito da Professora: Letra B.

  • POLICIAL PENAL DE MINAS \0/

  • A forma verbal seria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -ria, e a forma verbal levará, no futuro do presente do indicativo, cuja desinência modo-temporal é -rá (tônico).

    Letra B.

  • Futuro do pretérito do indicativo – TERMINAÇÃO - RIA

    Futuro do presente do indicativo – TERMINAÇÃO - REI, RÁ


ID
5295622
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Uma expressão verbal na voz passiva encontra-se em:

    d) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    GAB. LETRA "D".

    ----

    O que é voz passiva?

    A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la.

    A voz passiva analítica segue a seguinte estrutura: verbo auxiliar ser + verbo principal no particípio passado

    Verbo Impulsionar

    Particípio passado: impulsionado

  • Assertiva D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

  • gaba D

    na voz paSSiva ele reSSebe a ação, ele não a faz. (eu sei como escrever "receber", mas é licença poética"

    perceba que nas demais os verbos fazem a ação.

    as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram..

    As mulheres, segundo o relatório, representam....

    e assim por diante.

    agora na voz passiva, percebe-se que ele sofre a ação.

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado

    viu? ele não impulsiona, ele É impulsionado.

    _________________________________________

    canal no telegram com questões diárias, minemônicos & Dicas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Gab. "D"

    Lembrando: encontra-se na voz passiva analítica.

  • Gab D

    o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    o declínio mundial na paridade de gênero = sujeito paciente

    foi impulsionado = verbo auxiliar + verbo particípio passado

    principalmente = adjunto adverbial

    pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes” = Agente da passiva

  • VOZ VERBAL (leia e nunca mais esqueça)

    Segundo a Adriana Figueiredo (2017), "[...] é aquela que indica a forma em que o verbo se encontra para mostrar a relação entre ele e o sujeito."

    ***

    Voz ativa: quando o sujeito pratica a ação verbal, age;

    Voz passiva analítica: quando o sujeito "reSSebe" a ação verbal;

    Voz reflexiva:quando o sujeito pratica e "reSSebe" a ação verbal.

    ***

    Analogia para fins didáticos: a cena do crime é o verbo. Dependendo de como está a cena do crime, percebe-se quem praticou (sujeito agente: voz ativa - O fulano matou sicrano) ou sofreu (sujeito paciente: voz passiva - O fulano foi morto pelo sicrano) o crime, ou até mesmo se praticou e sofreu (voz reflexiva: Fulano suicidou-se).

    Cuidado!!! Existe a voz passiva sintética (tudo que é sintético é mais resumido). Nesse caso, tem-se uma cena do crime mais enxuta, em que o objetivo é esconder (forma de impessoalizar, indeterminar o agente) o autor da ação na voz passiva (sem o agente da passiva), logo, será retirado o verbo auxiliar e surgirá uma partícula apassivadora (se). Tudo após o verbo com a partícula apassivadora, nesse tipo de voz, será sujeito paciente. Ex.: "Matou-se Getúlio".

    Obs.: não confundir esse SE com o índice de indeterminação do sujeito usado com verbos que não são do tipo VTD (transitivo direto) ou VTDI (transitivo direto e indireto).

    ***

    Estrutura da voz ativa: sujeito + verbo + complemento (objeto direto ou objeto direto e indireto). Lembrar: O SUV é um carro Completo.

    Estrutura da voz passiva analítica: sujeito (paciente) + verbo auxiliar (ser/ter/estar) + verbo principal (particípio: final ADO, IDO ou irregular, geralmente, final TO) + preposição (geralmente, forma contraída: por + o = pelo) + agente da passiva. Lembrar: O sujeito mexendo no APP do celular é o agente PASSos.

    Estrutura da voz passiva sintética: verbo (VTD ou VTDI) + se (partícula apassivadora) + sujeito paciente.

    Obs.: apesar do verbo ter transitividade direta, em voz passiva não há objeto direto (transforma-se em sujeito paciente).

    Estrutura básica da voz reflexiva: verbo (VTD ou VTDI) + pronome oblíquo chamado de pronome reflexivo (me-te-se-nos-vos-se).

    ***

    Ficou uma porcaria, né?! Mas o importante é consolidar esse fragmento na memória.

    ***

  • Item D correto.

    Primeiro procure o "se" nas alternativas, não encontrou? Então é voz passiva analítica.

    Procure os verbos ser ou estar + um verbo no particípio + a preposição por.

    Item D: "gênero foi impulsionado principalmente pelo"

  • GABARITO: letra D

    Voz Passiva Analítica: verbo ser/estar + verbo no particípio (ado/ido).

  • Certas informações têm que esta na bem fixada como a dessa matéria:

    P. Analítica: SER + PARTICÍPIO

    P. Sintética: VTD + SE

    #PPMG21

  • A questão pede que se encontre a voz passiva nas orações apresentadas. A voz ativa caracteriza-se pela ação direta exercida pelo sujeito de uma oração. A voz passiva, por outro lado, aparece quando a ação é exercida no sujeito.

    Alternativa A – Incorreta: Nessa opção, a voz é ativa. O sujeito “as consequências econômicas e sociais da pandemia” está exercendo a ação de “afetar” (o verbo da oração) o objeto “A ala feminina”. Portanto, não há voz passiva na oração.

    Alternativa B – Incorreta: Aqui, a voz também é ativa. O sujeito “As mulheres” exerce a ação de “representar” (verbo) o “um terço ou menos da força de trabalho” (objeto). Logo, não há voz passiva;

    Alternativa C – Incorreta: A voz passiva não se encontra nessa oração. A locução verbal “serão necessários” é requisitada pelo sujeito “257 anos”, que exerce a ação de necessitar, e é complementada pelo objeto indireto “para que a participação”;

    Alternativa D – Correta: Pode ser observada a voz passiva analítica quando temos “o declínio mundial na paridade de gênero” (sujeito) “foi impulsionado” (verbo auxiliar ser + verbo no particípio passado) “principalmente” (advérbio de modo) “pelo fraco desempenho[...]” (agente da passiva, o causador da ação).

    Gabarito: D

  • “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ DIRETA:

    O fraco desempenho nas grandes economias avançadas e emergentes impulsionou o declínio mundial na paridade de gênero .

    O fraco desempenho : sujeito

    Impulsionou o que? O declínio mundial (objeto direto) na paridade de gênero (não tenho certeza, mas creio que seja adjunto adnominal)

  • Há dois tipos de voz passiva - a analítica, formada pelos auxiliares SER, ESTAR e FICAR acompanhados de verbo principal no particípio; e a sintética ou pronominal, formada de verbo VTD ou VTDI acompanhado do SE partícula apassivadora.

    Na letra E, temos o auxiliar SER (foi) acompanhando o verbo principal IMPULSIONAR no particípio (impulsionado), o que configura a voz passiva do tipo analítica.

  • GABA- D

    A VOZ PASSIVA ANALÍTICA é a forma com o auxílio dos verbos "ser", "estar", "ficar" etc, seguidos do particípio do verbo principal (verbos terminados em DA,DO,DAS,DOS).

    Exemplos: O animal foi capturado pelo caçador armado.

    Seus carros haviam sido vendidos por ele

  • GAB. D.

    D) “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA --> foi (verbo SER) + impulsionado (PARTICÍPIO)

    __________________________________________________________________________________________________________

    VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • Eu procurei o verbo Ser + Particípio.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • Para não errar VOZ PASSIVA sem ter de dominar o português.

    Vendem-SE vendADO e vendIDO

    Se tiver -SE, ADO(A) ou IDO(A) é voz passiva!

    Para passar você não precisa saber tudo; você precisa saber resolver o que cai.

  • O fraco desenvolvimento da economia mundial impulsiona o declínio...

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Quando pedir VOZ PASSIVA, procure o verbo ser|estar + particípio.

    No caso da questão em analise: FOI + IMPULSIONADO

  • Resumo da bagaceira KKKKKK

    Se a questão é de voz passiva procure por locução verbal ou partícula SE (apassivadora).

    Detalhe : para ser uma PA o verbo só pode ser VTD ou VTDI !

    EX: Vendem-se casas (vender VTD)

    casas são vendidas (são vendidas > locução verbal )

    lembre-se: na voz passiva sempre faça a concordância (plural plural singular singular )

  • VOZ PASSIVA: Somente me verbo transitivo direto (VTD) ou verbo Transitivo direto indireto (VTDI)

    PASSIVA ANALÍTICA : Verbo auxiliar (ser/estar/ir/ficar) + PARTICÍPIO

    PASSIVA SINTÉTICA: Verbo na 3º PESSOA + Partícula apassivadora "SE"

  • GABARITO D

    “o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes”

    Formado pela estrutura VOZ PASSIVA ANALÍTICA

    SER/ESTAR + VERBO NO PARTICÍPIO


ID
5295625
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Um verbo transitivo indireto é apresentado em:

Alternativas
Comentários
  • Quem apela, apela para alguém. GAB: D

    • tem a preposição (para) na frente tbm.

  • apela para alguém!

  • Verbos em uma oração podem ser transitivos diretos, transitivos, indiretos, transitivos diretos e indiretos ou intransitivos. Os verbos transitivos diretos precisam de um complemento verbal que por acaso não precisa de preposição (objeto direto); já os verbos transitivos indiretos necessitam ter um complemento verbal que por causa da regência verbal, levam uma preposição em sua construção (objeto indireto). A questão quer identificar a oração que possui um verbo transitivo indireto.

    Alternativa A – Incorreta: O verbo da oração (“reverteu”) tem um complemento direto que não precisa de preposição. Quem reverte, reverte algo;

    Alternativa B – Incorreta: na oração, o verbo “sugerem” não necessita de preposição no seu complemento verbal;

    Alternativa C – Incorreta: “apresentaram” não requer preposição em seu objeto. Segundo a regência verbal, quem representa, representa algo;

    Alternativa D – Correta: A oração utiliza o verbo transitivo indireto “apela”. Ao analisar o verbo, nota-se que é necessário apelar para alguém, sendo necessário o uso da preposição “para” na construção do complemento, como pode ser visto em “o relatório apela para políticas”.

    Gabarito: D

  • a letra d tem a prep PARA FIQUE DE OLHO: verbo intransitivo direto é aqueles que exigem complemento preposicionado e chama-se OBJETO INDIRETO

  • Gabarito: D

    A oração utiliza o verbo transitivo INDIRETO “apela”. Ao analisar o verbo, nota-se que é necessário apelar para alguém, sendo necessário o uso da preposição “para”

     

    Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    OBS : Quem fizer menos de 60% (sessenta por cento) na Prova de Redação no concurso de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal MG Será ELIMIDADO .

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E

  • tá de sacanagem essa banca

  • verbo apelar pode ser intransitivo, isto é, admite uma construção sem complemento nominal obrigatório (ex.: O advogado apelou), ou transitivo indirecto, isto é, admite uma construção com um complemento nominal regido de preposição, que pode ser a, de ou para, consoante os contextos ou as acepções.

  • Quem apela, apela para algo.

    Letra E

  • QUEM REVERTE, REVERTE ALGO.

    QUEM APELA, APELA PARA ALGUÉM.

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Se está pedindo a oração que tenha verbo transitivo indireto, procure o verbo e analisa desde já se ele pede preposição. Caso pedir está ai a resposta da questão analisada.

    #PPMG

  • Só esqueceram de apontar quais verbos o enunciado estava se referindo.

  • TRANSITIVO INDIRETO: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Por Exemplo: Eu gosto DE sorvete. PREPOSIÇÕES ESSENCIAIS A – COM – DE – PARA – POR – EM.


ID
5295628
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

A palavra formada a partir de um verbo é:

Alternativas
Comentários
  • A palavra formada a partir de um verbo é:

    b) inovação

    GAB. LETRA "B".

    ----

    Verbo Inovar

  • Acho que essa questão foi mal formulada. A palavra "transição" vem do verbo "transitar" no sentido de mudar de um lugar para o outro.
  • transição tbm esta certo! recurso na questao!
  • gab b

    Inovação. Substantivo abstrato, deverbal. Oriundo do verbo inovar.

    Também estou em dúvida referente às alternativas c e d. Oriundas de transitar e condicionar.

    (help profs Alexandre / Isabel)

  • Não sei a opinião de vocês, mas acho que esse e alguns examinadores não têm condições técnicas de formular questões.É muito frequente erros primários na formulação de questões, principalmente de língua portuguesa.

    Gaba Letra B. Mas acho pertinente também transição (do verbo transitar).

  • Acertei a questão, contudo a assertiva é meio duvidosa quanto ao verbo Transitar/Transição.

  • Colegas, pesquisei na etmologia e achei isso:

    Transitar - Origem

    ⊙ ETIM trânsito + -ar

    Transição - Origem

    ⊙ ETIM lat. transit(i)o,ōnis 'ação de passar, passagem etc.'

    A etmologia diferente pode ter sido o argumento, mas não sei se foi, enfim: Cespe.

  • Tive que chutar, mas achei a questão estranha :)

  • A questão exigiu conhecimento no assunto formação de palavras e quer saber qual a palavra abaixo é derivada de um verbo. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Região⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra.

    b) Correta.

    Inovação⇢ derivou do verbo "inovar" (inovar + ção).

    c) Incorreta.

    Transição⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra. Não confunda com "transitar que deriva de trânsito (transito + ar).

    d) Incorreta.

    Condição⇢ a palavra é primitiva o que significa que não é derivada de nenhuma outra.

    Gabarito do monitor: B

  • eu chutei ... acertei mas acho um absurdo uma questão dessa passar sem ser anulada

  • TRANSIÇÃO = MUDANÇA

    TRANSITAR = DESLOCAR

  • CONDIÇÃO VEM DE CONDICINONAR....

    verbo transitivo direto

    Ser a condição de um fato: sua aceitação condiciona a minha.

    Opinem ai...

  • Marquei "Inovação" porém concordo que a palavra "transição" esteja certa também.

    Será que teremos MUITAS questões anuladas?!....nossa :/

  • Formação De Palavras:

    Derivação

    • Prefixal - Des + leal

    • Sufixal - Leal + dade

    • Prefixal e Sufixal - Des + leal + dade

    • Parassintética - + manh + ecer (bloco inseparável)

    • Regressiva - Resgatar - resgate (diminui a quantidade de letras)

    • Imprópria - Jantar (verbo) - o jantar (substantivo)

    Composição (dois ou mais radicais)

    • Por justaposição - Guarda-roupa / couve-flor / girassol à Não ocorre perda de letras.

    • Por aglutinação - Aguardente = água + ardente / Vinagre = vinho + acre à Ocorre perda de letras.

    Onomatopeia - Bem-te-vi (baseada no som)

    Redobro - Mamãe / vovô

    Abreviação - ONG / ONU

    Hibridismo - Automóvel (auto, grego; móvel, latino)

  • Algumas questões de PT não compensa voltar ao texto.

  • Achei que transição seria a opção

  • gente, alguém explica:

    Inovação ---- Inovar

    transição ---- transitar

    condição --- condicionar

  • DIRETO NO PONTO:

    BIZU: Analisa qual das alternativas há uma palavra que tem sua função original de verbo. No caso da questão, ´´inovação´´( substantivo) surge a partir da palavra primitiva INOVAR (verbo).

    #PPMG

  • PESSOAL, NOTIFIQUEM ESSAS QUESTÕES DUPLICADAS!


ID
5295631
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero


    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.

    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.

    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.

   Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.

    Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos.

    A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.

    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representadas.

    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores.

    As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro.

    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.

   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres.

    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.

    Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.

    Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.

    A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.

    Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.

    Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.


(Adaptado de: dw.com/pt-br)

Uma paroxítona se encontra acentuada em:

Alternativas
Comentários
  • Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    c) prováveis

    GAB. LETRA "C".

    ----

    Regras de acentuação das palavras paroxítonas

    Apenas são acentuadas graficamente as palavras paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, um, uns, om, ons, us, i, is, ei, eis.

    Palavras paroxítonas terminadas em l

    provável;

  • REGRA GERAL

    1- OXÍTONAS: terminadas em -a, -e, -o, em (s) ---> acentuam-se

    2- PAROXÍTONAS: terminadas em -a, -e, -o, -em (s), ens ---> não se acentuam (exceção: en)

    3- PROPAROXÍTONAS: acentuam-se TODAS

    4- MONOSSÍLABAS TÔNICAS: terminadas em -a, -e, -o (s) ---> acentuam-se

    1- DITONGOS ABERTOS: oxítonos ou monossílabos, terminados em -ei, -oi, -eu --> acentuam-se

    2- HIATOS: terminados em -i, -u ---> acentuam -se (ex: saída); (exceção: baiuca, feiura) --> não se acentuam

    3- VERBOS: TER, VIR, CRER, DAR, LER E VER (e as demais palavras derivadas desses verbos, como deter, convir, prover) ---> acentuam-se

    4- ACENTO DIFERENCIAL: pôr, pôde, côa, fôrma

  • gaba C

    Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    A)gê-ne-ro → proparoxítona

    B)ín-di-ces → proparoxítona

    C)pro-vá-veis → paroxítona terminada em ditongo

    D)e-co-nô-mi-cas → proparoxítona

    pertencelemos!

  • pro-vá-veis

  • gab c. Pro-vá-veis

    Motivo do acento: terminada em vogal fraca. (i). Seguida ou não de ''s''

    Táxi - táxis - tênis - lápis - júri

  • Paroxítonas são palavras tem sua tônica nas penúltimas sílabas.

    Alternativa A – Incorreta. “Gênero” é uma palavra proparoxítona, já que a tônica está na antepenúltima sílaba (Gê-ne-ro), inclusive estando marcada pelo acento circunflexo;

    Alternativa B – Incorreta. “Índices”, similar a opção A, é uma palavra proparoxítona, tendo sua tônica na antepenúltima sílaba (Ín-di-ces), com a marcação do acento agudo;

    Alternativa C – Correta. “Prováveis”, é uma paroxítona. A marcação do acento agudo na penúltima sílaba (Pro-vá-veis) indica a tônica da palavra;

    Alternativa D – Incorreta. “Econômicas”, como as duas primeiras, é uma proparoxítona, já que a tônica se encontra na sílaba antepenúltima (E-co-nô-mi-cas), marcada pelo acento circunflexo.

    Gabarito: C

  • Rumo PPMG ! SE DEUS NOS PERMITIR !

  • LETRA C paroxítona terminada em ditongo
  • Monossílabo Tônico: São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O e em ditongos abertos (segunda regra): éu, éi, ói (seguidos ou não de S, pois o plural não afeta a regra).

    EX: há, pá, pás, má, más, pé, pés, dê, dês, mês, nó, nós, pôs

    Ex: véu, véus, réis, dói, sóis.

    Oxítona: Da mesma forma, acentuam-se as oxítonas terminadas A, E, O, em, ens e também em ditongos abertos: éu, éi, ói

    Ex: Sofá, xarás, gambá, será, serás, pajé, pajés, Tietê, você, freguês, vovô, avós, vovó, ninguém, armazém, armazéns

           Perceba que a diferença dos dois é só o EM e o ENS

    Paroxítonas: Por oposição, teremos que todas as paroxítonas são acentuadas, exceto aquelas terminadas em A, E, O, EM, ENS

    » nesse caso é melhor focar nas que não são acentuadas do que as que são.

    Além da regra geral residual apresentada acima, há uma OUTRA REGRA específica que despenca em prova: Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongo!

     EX: Indivíduos, precárias, série, história, homogênea, médio, bromélia, imóveis, água, distância,

    primário, indústria, rádio, Brasília, cenário, próprio, amáveis.

    ·        Excluiu o acento agudo nos ditongos abertos Ei e OI nas paroxítonas, como Panaceia

     

    Proparoxítonas: A regra é simples: todas são acentuadas.

    Ex: Pe-núl-ti-mo,  -gi-na, an--ni-mo,  á-to-mo,  re-lâm-pa-go,  ca-ó-ti-co

    Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh"

    REGRA PARTICULAR

    1- DITONGOS ABERTOS: terminados em -ei, -ai ---> (no caso de paroxítonas, não se acentuam); terminandas em -eu --> acentuam-se

    2- HIATOS: terminados em -i,-u, -ee, -oo ---> acentuam -se (ex: saída); (exceção: baiuca, feiura) --> não se acentuam

    3- VERBOS: TER, VIR, CRER, DAR LER E VER (e as demais palavras derivadas desses verbos, como deter, convir, prover) ---> acentuam-se

    4- ACENTO DIFERENCIAL: pôr, pôde, côa, fôrma

    Lembrando que til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação.

    Monossílabos tônicos = Os monossílabos tônicos possuem autonomia fonética e semântica, ou seja, são proferidos com força e mantêm o seu significado próprio. É apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

    Abdômen- abdome

    se tiver algum erro me corrija pfv.

  • Acentuam-se as paroxítonas terminadas em :

    PS - bíceps, tríceps, fórceps, Quéops

    l(s) - júri, táxis, biquíni, tênis, lápis

    R - fêmur, dólar, caráter, Víctor

    N- Nélson, hímen, cânon, abdômen

    Ã(s) - ímã, órfãs, dólmã

    ÃO(s) - órfão, bênção, acórdãos

    US - Vênus, bônus, vírus, lótus

    El(s) - pônei, louváveis, úteis, jóquei

    UM(uns) - fórum, álbuns, médiuns

    L - útil, notável, automóvel, fácil

    X - tórax, fênix, Félix, ônix

    Ditongo

    crescente - família, Vitória, cárie, vácuo, níveo

    Ditongo

    Decrescente - amáveis, favoráveis, notáveis                                  ATENÇÃO : Vocábulos paroxítonos terminados em: A(S) E(S), 0(S) e EM(ENS) não são acentuados.

      hÍfen - hifens           hímen - himens

  • Gabarito letra C

    Uma paroxítona se encontra acentuada em:

    A)gê-ne-ro → proparoxítona

    B)ín-di-ces → proparoxítona

    C)pro-vá-veis → paroxítona terminada em ditongo

    D)e-co-nô-mi-cas → proparoxítona

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • c) Correta.

    Proveis⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "EIS", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em "EIS". Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente.


ID
5295640
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cerca de 38 funcionários de uma empresa responderam um questionário com três perguntas de múltipla escolha. O resultado obtido foi:

18 funcionários acertaram a questão número1;
25 acertaram a questão número 2; 
30 acertaram a questão número 3; 
10 acertaram as três questões; 
13 acertaram somente uma das questões; 
nenhum errou as três questões. 

Se n é o número de funcionários que acertaram somente duas questões desse teste, a soma dos algarismos de n é igual a:

Alternativas
Comentários
  • (Interseção)ABC = 10

    A=18-10=8

    B=25-10=15

    C=30-10=20

    38=18+25+30-N+10

    38=53-N

    N=15

    1+5=6

  • Gabarito: A

    https://sketchtoy.com/69984460

    13 funcionários acertaram somente uma das questões: soma das 3 regiões dos conjuntos que representam aqueles que acertaram apenas uma única questão, seja a questão de número 1, 2 ou 3. Esquematizando:

    • X = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 1;
    • Y = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 2;
    • Z = pessoas que acertaram SOMENTE a questão 3;
    • X + Y + Z = 13

    Tirando as 3 regiões listadas anteriormente, restam as 3 áreas que representam os funcionários que acertaram somente duas questões, ou seja, o n solicitado pela questão (que é justamente a soma das áreas de interseções dois a dois) e a área de interseção entre os três conjuntos, ou seja, os 10 funcionários que acertaram as três questões.

    Como nenhum funcionário errou as três questões, não há qualquer pessoa fora dos conjuntos. Logo, podemos somar as regiões e igualarmos a 38 (total de funcionários) para encontrarmos n:

    13 + 10 + n = 38

    n = 15

    Portanto, a soma dos algarismos de n é igual a: 1 + 5 = 6

  • Gabarito A

    38 TOTAL

    -13 APENAS UMA

    -10 AS TRÊS

    15 APENAS DUAS

    1 + 5 = 6

    Se ele me dá o total, quantos acertaram apenas uma, quantos acertaram as três e diz que nenhum errou as três então o que resta é o que acertou duas, soma o resultado e fim!

  • Ele começa falando "cerca de 38 funcionários..." aff

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário no canal “Professor Tiago Gomes” no YouTube: 3:39s

    https://youtu.be/57R7jSMq0_M

  • Impressionante como ninguém conseguiu explicar e resolver certo a questão, nem o suposto video..

  • Simples:

    Soma os que acertaram 1, 2 e 3 = 83

    Subtrai dos 83 os que acertaram as três e os que acertaram apenas uma e sobrará 60.

    6 + 0 = 6

    GABARITO: Letra A

  • TOTAL X = 38

    ACERTOU AS 3 Y = 10

    ACERTOU APENAS 1 Z = 13

    ACERTARAM 2 N = ?

    X - (Y + Z ) = N

    38 - ( 10 + 13 ) = N

    38 - 23 = 15

    SOMA ALGARISMOS = 5+1 = 6

    FOCO FORÇA E FÉ PPMG

    NA AJUDA DE DEUS

  • da pra fazer pelo diagramas de VENN

  • Acompanhe a explicação em vídeo da resolução dessa questão: https://youtu.be/WFbS84DK9L4

  • EU ME BALIZEI NESTA LOGICA "JUCA FEZ A PONTE TEIXEIRA desmanchou"

  • A questão encheu de informação para nos atrapalhar, não precisamos saber o valor de cada conjunto o que ele quer é o valor das intersecções de 2 em 2 conjuntos.

    Se n é o número de funcionários que acertaram somente duas questões desse teste, a soma dos algarismos de n é igual a?

    O que nos importa é:

    Total = 38

    Intersecção das 3 = 10

    Para descobrir a união temos que somar os conjuntos e subtrair da intersecção, certo?

    Mas temos outra informação relevante

    13 funcionários somente acertou uma questão

    Se eles acertaram só 1 temos que subtrai-los porque eles não estão inseridos nos números de funcionários que acertaram SOMENTE duas questões.

    38-10-13= 15, a soma dos algarismo 1+5=6

    Resposta - Letra A

  • olha acho que consegui, ele pede a soma dos algarismos das interseções, ou seja quando realizamos a distribuição o grupo 3 fica com 30 no entanto neste mesmo grupo ele fica com 13 que acertaram somente ele, restando 25 a distribuir, desses 25 10 acertaram todas as questões, 7 acertaram a 3 e a 2 e 8 acertaram a 2 e a 1. Coloque em círculos quando somamos o numero da da questão 1 união com a questão 2 ele e igual a 15, pois e somente nessa união que acertaram 2 questões. 1+5 e igual a 6 sendo essa a resposta. pode somar tambem 13 que e o total que respondeu somente 1 questão +10 que responderam as 2 que da 23 menos o total de 38 fica igual a 15 ele pede a soma desses algarismos 1+5=6

  • GABARITO LETRA "A"

    De forma bem simplificada:

    De um total de 38 funcionários: 13 acertaram somente uma das questões10 acertaram as três questões e nenhum errou as três questões.

    Logo, o que sobrou acertaram somente duas questões: 38 - 13 - 10 = 15.

    Soma dos dois algarismos: 1 + 5 = 6.

    "A cada dia produtivo, um degrau subido".


ID
5298094
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto  ( para a questão)

Pandemia reverte progressos na
igualdade de gênero
    A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM) em seu relatório Global Gender Gap de 2021, divulgado nesta quarta-feira (31/03). As consequências, segundo o órgão, podem ser duradouras.
    O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política.
    A lacuna global de paridade de gênero está atualmente 68% fechada, de acordo com o relatório deste ano, que abrangeu 156 países. Isso representa uma redução de meio ponto percentual em relação ao ano anterior. Continuando nesse ritmo, levará 133,4 anos para alcançar a paridade global entre homens e mulheres.
    Segundo o documento, o declínio mundial na paridade de gênero foi impulsionado principalmente pelo fraco desempenho em grandes economias avançadas e emergentes.
   Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos. 
   A crise sanitária provocada pela covid-19 também acelerou a digitalização e a automação, levando a rápidas inovações no mercado de trabalho. Mas os dados indicam que as disparidades de gênero são mais prováveis justamente no setor de inovação tecnológica. As mulheres, segundo o relatório, representam um terço ou menos da força de trabalho nos setores de computação em nuvem, engenharia e dados e inteligência artificial. A baixa chegada de novos talentos em tais setores é um sinal de que a proporção de mulheres que ingressam aumentou apenas marginalmente, ou mesmo caiu, nos últimos anos.
    Dos oito setores de empregos analisados, apenas dois ("Pessoas e Cultura" e "Produção de Conteúdo") alcançaram a paridade de gênero. Enquanto isso, as mulheres continuam severamente sub - representadas em muitos setores. Um novo indicador introduzido este ano aponta inclusive que é ainda mais difícil para as mulheres fazerem a transição para campos onde elas já estão sub-representação.
    No contexto da pandemia, as mulheres também estão mais propensas ao estresse devido a uma longa "dupla jornada" de trabalho remunerado e não remunerado, devido ao fechamento de escolas e à oferta limitada de serviços de assistência. Este seria outro obstáculo para as mulheres conquistarem posições de liderança ou ingressarem em novos setores. 
   As condições agravadas pela pandemia, adverte o relatório, podem deixar "cicatrizes" nas oportunidades econômicas para as mulheres no futuro. 
    Com apenas 22,3% de sua lacuna fechada, a representação política é a menos desenvolvida das quatro lacunas de gênero analisadas pelo FEM. A diferença aumentou 2,4 pontos percentuais desde o relatório do ano passado. Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento e 22,8% dos mais de 3,4 mil ministros em todo o mundo. No ritmo atual, levará 145,5 anos para alcançar a paridade de gênero na esfera política.
   Participação e oportunidade econômica, por sua vez, compõem a segunda lacuna de menor evolução. Após um ano de ligeira melhora, o índice mais recente mediu a lacuna como 58% fechada. Por enquanto, serão necessários 257,2 anos para que a participação e as oportunidades econômicas sejam iguais para homens e mulheres. 
    Quando se trata de realização educacional, saúde e sobrevivência, entretanto, as lacunas estão quase fechadas. A lacuna global de realização educacional entre homens e mulheres, por exemplo, encontra-se 96,3% fechada. No ritmo atual, a paridade total deve ser alcançada em 13 anos, sendo que 30 países já a conquistaram.
   Já a lacuna de saúde e sobrevivência está 95,6% fechada atualmente, após um pequeno declínio no ano passado (não relacionado à covid-19). O tempo que levará para o fechamento dessa lacuna não foi definido.
  Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Islândia foi classificada como o país com maior igualdade de gênero no mundo.
   A Europa Ocidental continuou sendo a região que mais progrediu em direção à paridade de gênero, com 77,5% da lacuna fechada, seguida pela América do Norte, com 76,4%. Por outro lado, com apenas 61,5% de lacunas fechadas, o Oriente Médio e o Norte da África foram novamente as regiões que têm um caminho mais longo pela frente.
   Os maiores avanços deste ano foram observados na Lituânia, Sérvia, Timor-Leste, Togo e Emirados Árabes Unidos. Timor-Leste e Togo ficaram entre os únicos quatro países (incluindo a Costa do Marfim e a Jordânia) que conseguiram melhorar suas lacunas de participação e oportunidade econômica em pelo menos um ponto percentual desde o último relatório.
   Para alcançar um futuro com maior igualdade entre homens e mulheres, o FEM recomenda um maior investimento no setor de cuidados, bem como políticas de licenças iguais para homens e mulheres. Políticas e práticas direcionadas também são necessárias para superar a segregação ocupacional por gênero. Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções.
(Adaptado de: dw.com/pt-br)

No quinto parágrafo, um dos critérios utilizados para comparação do aumento da desigualdade de gênero, no contexto da pandemia, é:

Alternativas
Comentários
  • Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos. 

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Alternativa B para não assinantes.

  • Alternativa está pedindo do candidato comparação do aumento da desigualdade de gênero, no contexto da pandemia dentre as informações encontradas no texto são:

    Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens.

    Gabarito B

  • GABARITO - B

    "Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos."

    Por que 5% das mulheres perderam emprego, enquanto em relação aos homens essa taxa é de 3,9%? Veja aí um aumento da desigualdade de gênero.

  • "Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momento, em comparação com 3,9% dos homens."

    GAB B

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre compreensão textual e quer saber qual argumento o texto aponta parar comparar a desigualdade de gênero no contexto da pandemia. Vejamos:

    "Neste contexto, o coronavírus foi apontado como parcialmente responsável por reabrir essas lacunas. Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres que tinham alguma ocupação tendo perdido seus empregos até o momentoem comparação com 3,9% dos homens. Outros dados também mostraram um declínio significativo no número de mulheres contratadas para cargos de liderança, revertendo o progresso recente em um a dois anos."

    Destaquei a parte importante que nos leva a resposta correta. Percebam que 5% das mulheres perderam o emprego enquanto 3,9 homens perderam, ou seja, há uma desigualdade, pois as mulheres estão sendo mais prejudicadas que os homens. Dessa forma, o texto faz comparação em relação ao percentual de perda de empregos.

    Gabarito do monitor: B

  • Impulsione sua preparação para a PPMG

    20 simulados comentados dos dois melhores cursinhos preparatórios para carreiras policiais do brasil.

    Quem quiser,vou disponibilizar por 20,00 reais!!

    Mandem email para

    matheuspetro2009@gmail.com


ID
5303974
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um gerente de produção fez a seguinte declaração:
Se o funcionário é bem remunerado, então a produção é alta.”
Uma proposição logicamente equivalente à do gerente está indicada na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra A.

    Equivalência da CONDICIONAL (Se...Então):

    -Nega tudo, inverte e mantém o SE...ENTÃO.

    -Nega a 1° proposição, mantém a 2° e troca pelo "OU".

    Fonte: Prof: Josimar Padilha, Gran Cursos. BONS ESTUDOS!!!

  • É preciso fazer a inversão da condicional.

    P->Q é equivalente a não Q -> não P

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • Gab. A

    Conectivo se ...então

    Nega tudo e inverte.


ID
5303977
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam A, B e C três conjuntos distintos e não vazios tal que B ∩ C = A. Pode-se afirmar corretamente que C ∪ (B – A) é igual ao seguinte conjunto:

Alternativas
Comentários
  • Alguém mais leu "Cuba" em "C ∪ (B – A)"?

  • Se B ∩ C = A, logo

    C ∪ (B – A) = C U ( B - B ∩ C ) = B U C

    Gabarito B.

  • Notemos que B - A é equivalente a tudo de B exceto a intersecção de B com C, e unindo com C, que contém exatamente a parte de A, temos C U (B - A) = B U C. Vejamos as alternativas:

    a) FALSO, seria vazio apenas se B e C fossem vazios, mas não temos informações sobre esses conjuntos.

    b) VERDADEIRO, C união com B - A.

    c) FALSO, o conjunto A faz parte do conjunto C e do conjunto B, não faz sentido ser A U C.

    d) FALSO, o C mas também temos o conjunto B que sobrou de B - A.

    Fonte: Prof Isabelly Camila


ID
5303980
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as proposições:

p : O número de permutações simples de 5 elementos distintos é igual a 120.

q : O conjunto A={1;2;3;4;5} possui 20 subconjuntos distintos com 3 elementos.

Os valores lógicos verdade (V) e falsidade (F) das proposições p e q são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • p : O número de permutações simples de 5 elementos distintos é igual a 120. (VERDADEIRO)

    Permutação = n!

    P = 5!

    P = 5*4*3*2*1

    P = 120 (VERDADEIRO)

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    q : O conjunto A={1;2;3;4;5} possui 20 subconjuntos distintos com 3 elementos.

    No caso é uma combinação de 5 para 3, pois a ordem não importa.

    C5,3 = 5! / (2!) (3!) = 5*4*3*2 / (2) (6) = 20/2 = 10 (FALSO)

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Gabarito C - V e F.

  • n° de subconjuntos de um conjunto é igual a 2 elevado ao n° de elementos do conjunto.

    2^5=32.

    O número de permutações simples de 5 elementos distintos é igual a cinco fatorial.

    5!= 5x4x3x2x1= 120

  • p : 5! = 120 CORRETO

    q: 5!/(2!3!) = 10 FALSO

    Opção C.

  • Eu não consigo de forma alguma entender essa :/

    q : O conjunto A={1;2;3;4;5} possui 20 subconjuntos distintos com 3 elementos.

  • elementos é a quantidades de números que estão entre os colchete { 1,2,3,4,5 } = 5 ( cinco números/ cinco elementos ).

    para saber quantos subconjuntos são, tem que jogar na formula N= 2*

    N=2*( esse asterisco depois do número 2 é um 'x' e esse x você tem que trocar pela quantidade de elementos

    (lembrando que elementos é a quantidade de números que estão dentro do colchete)

    N=2*

    N=2X

    N= 2x5 elementos

    VOCÊ TEM QUE MÚLTIPLICAR POR 2 O TANTO DE VEZES DE NÚMEROS QUE TEM DENTRO DOS COLCHETES

    2x1:2 ( multiplicou uma )

    2x2:4 ( multiplicou duas )

    4x2:8 ( multiplicou três )

    8x2:16 ( multiplicou quatro)

    16x2: 32 ( multiplicou cinco)

    32 é o seu número de subconjuntos

  • tenho um xará aqui em

ID
5303983
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Retira-se de uma caixa 2/3 do total de n bolas e em seguida 1/5 do restante. Se nessa caixa restaram exatamente 12 bolas, na primeira retirada saiu a seguinte quantidade de bolas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra d).

  • Em expressão algébrica, o número de bolas na caixa chamarei de C;

    C - 2C/3(primeira retirada)- c/15(pois retira-se 1/5 de 1/3 de C que sobrou da primeira retirada) = 12;

    MMC entre 1,3 e 15 temos: c/1- 2c/3 - c/15 = 12;

    15c-10c-c= 12 x 15

    4c=180; na caixa havia 45 bolas. a questão pede quantas bolas SAÍRAM APÓS A PRIMEIRA RETIRADA (2/3 de 45 = 30)

  • Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva são ELIMIDADOS na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E


ID
5303986
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grupo de 20 analistas de projetos, todos falam inglês ou francês. Se 18 falam inglês e 16 falam francês, escolhendo-se ao acaso um desses analistas, a probabilidade de ele falar apenas um dos idiomas é igual a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    ING (4 (14) 2) FR

    Somente ING = 4;

    Somente FR = 2;

    Somente ING + somente FR = 6;

    6 num universo de 20 é o mesmo que 6/20 = 3/10;

    Bons estudos!

  • Fiz da seguinte forma:

    18 (inglês) + 16 (francês) = 34

    34 - 20 (total) = 14 então é a interseção são os que falam as duas .

    Restando 6 que é os que falam OU inglês OU francês, no caso apenas um dos idiomas.

    Ai só fazer uma regrinha de 3 simples.

    20 --- > 100

    6 -----> X ?

    Resultado 30%.

    Qualquer erro me notifiquem por mensagem. Bons estudos


ID
5303989
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um gerente de projetos da EMGEPRON está desenvolvendo um determinado projeto que produz um tipo específico de software. No momento, está prestes a definir funções, responsabilidades e relações de subordinação de projetos, o que significa concluir que esse gerente está trabalhando no seguinte processo do planejamento:

Alternativas
Comentários
  • Desenvolver o Plano de Recursos Humanos

  • GAB D

    Ciclo de vida dos projetos:

    1. Início do projeto;
    2. Planejamento (Organização OU preparação do projeto);
    3. Execução do projeto;
    4. Encerramento do projeto.

    Planejamento: Após o término da fase de iniciação, o próximo ciclo de vida de um projeto se refere ao planejamento. Ele se volta à organização e à preparação de cada ciclo. Aqui há definição de metodologias, ferramentas, recursos e datas de entregas.

    Veja algumas das questões que se envolvem nessa fase:

    1. Concebe todas as fases e os responsáveis de cada uma;
    2. Organiza as fases de acordo com a sucessão de cada uma delas;
    3. Determina o tempo total do projeto e o disponível para cada ciclo;
    4. Organiza o orçamento e o distribui pelas fases.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5303995
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que diz respeito ao desenvolvimento de um projeto e em conformidade com o PMI/PMBoK, a seguir são listados três processos.

I. Orientar e gerenciar a execução do projeto
II. Monitorar e controlar o trabalho do projeto
III. Desenvolver o plano de gerenciamento de projeto

Esses processos fazem parte da área de conhecimento denominada Gerenciamento de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    I. Orientar e gerenciar a execução do projeto -> Grupo de processo de execução

    II. Monitorar e controlar o trabalho do projeto -> Grupo de processos de monitoramento e controle

    III. Desenvolver o plano de gerenciamento de projeto -> Grupo de processos de planejamento

  • ✅Gabarito(B)  

    4. GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO

    4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

    4.2.1 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: entradas

    4.2.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: ferramentas e técnicas

    4.2.3 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: saídas

    4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

    4.3.1 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: entradas

    4.3.2 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: ferramentas e técnicas

    4.3.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: saídas

    4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

    4.4.1 Monitorar e controlar o trabalho do projeto: entradas

    4.4.2 Monitorar e controlar o trabalho do projeto: ferramentas e técnicas

    4.4.3 Monitorar e controlar o trabalho do projeto: saídas

    Fonte: UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS - GUIA PMBOK® — Quinta Edição

  • GABARITO B

    Gerenciamento da Integração do projeto: Inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,   definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projetos nos   Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos.

    4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto;

    4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto;

    4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto;

    4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto;

    4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto;

    4.6 Realizar o Controle Integrado de Mudanças;

    4.7 Encerrar o Projeto ou Fase;

    FONTE: PMBOK 6

  • GAB B

    Gerenciamento da integração do projeto. O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento dentro dos Grupos de Processos de Gerenciamento do Projeto.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o desenvolvimento de um projeto e em conformidade com o PMI/PMBoK. Em relação ao que a banca apresentou, julguemos a alternativa que mostra a área do conhecimento que inclui esses processos.

    Conforme o PMBOK 5, o gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dentro dos grupos de processos de gerenciamento do projeto.

    Os processos de gerenciamento da integração são:

    • Desenvolver o termo de abertura do projeto: processo de desenvolver um documento que formalmente autoriza a existência de um projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto.

    • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: processo de definir, preparar e coordenar todos os planos subsidiários e integrá-los a um plano de gerenciamento de projeto abrangente. As linhas de base e os planos subsidiários integrados do projeto podem ser incluídos no plano de gerenciamento do projeto.

    • Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: o processo de liderar e realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto e a implementação das mudanças aprovadas para atingir os objetivos do projeto.

    • Monitorar e controlar o trabalho do projeto: processo de acompanhar, revisar e registrar o progresso do projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto.

    • Realizar o controle integrado de mudanças: processo de revisar todas as solicitações de mudança, aprovar as mudanças e gerenciar as mudanças nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos do projeto e no plano de gerenciamento do projeto, e comunicar a decisão sobre os mesmos.

    • Encerrar o projeto ou fase: processo de finalização de todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto para encerrar formalmente o projeto ou a fase.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição.


ID
5303998
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A sigla COBIT tem por significado “Control Objectives for Information and related Technology” e constitui uma estrutura criada pela ISACA (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação) para governança e gerenciamento de TI. O COBIT é um conjunto de práticas fundamental para garantir a governança de TI e, como consequência, melhorar a gestão. Numa abordagem ampla, o framework do COBIT 5 identifica um conjunto de habilitadores da governança e do gerenciamento que inclui cerca de 37 processos. A camada de gerenciamento é definida por quatro domínios, dos quais dois são descritos a seguir.

I. Diz respeito à identificação de como a TI pode contribuir melhor com os objetivos de negócio. Processos específicos desse estão relacionados com a estratégia e táticas de TI, arquitetura empresarial, inovação e gerenciamento de portfólio.
II. Diz respeito à entrega dos serviços de TI necessários para atender aos planos táticos e estratégicos. Este domínio inclui processos para gerenciar operações, requisições de serviços e incidentes, assim como o gerenciamento de problemas, continuidade, segurança e controle de processos de negócio.

Os domínios descritos em I e II são denominados:

Alternativas
Comentários
  •  Alinhar, Planejar e Organizar (APO)

    - Gerenciar o framework de gestão de TI

    - Gerenciar a estratégia

    - Gerenciar a arquitetura corporativa

    - Gerenciar a inovação

    - Gerenciar o portfólio

    - Gerenciar orçamento e custos

    - Gerenciar recursos humanos

    - Gerenciar relacionamentos

    - Gerenciar acordos de serviço

    - Gerenciar fornecedores

    - Gerenciar a qualidade

    - Gerenciar riscos

    - Gerenciar a segurança

    Entregar, Reparar e Suportar (DSS):

    - Gerenciar operações

    - Gerenciar requisições de serviços e incidentes

    - Gerenciar problemas

    - Gerenciar a continuidade

    - Gerenciar os serviços de segurança

    - Gerenciar controles de processos de negócios

  • Das minhas anotações, todos os Processos de Governança Corporativa:

    • Alinhar Planejar e Organizar: Gerenciar a estrutura de gestão de TI;Gerenciar a estratégia;Gerenciar a arquitetura da organização;Gerenciar inovações;Gerenciar portfólio;Gerenciar orçamento e custos;Gerenciar recursos humanos;Gerenciar relacionamentos;Gerenciar contratos de prestação de serviços;Gerenciar fornecedores;Gerenciar qualidade;Gerenciar riscos;Gerenciar segurança
    • Construir, Adquirir e Implementar: Gerenciar programas e projetos;Gerenciar definição de requisitos;Gerenciar identificação e desenvolvimento de soluções;Gerenciar disponibilidade e capacidade;Gerenciar mudanças;Gerenciar aceitação de transição de mudança;Gerenciar conhecimento;Gerenciar ativos;Gerenciar configuração
    • Entregar, serviço e Suporte: Gerenciar operações;Gerenciar solicitações e incidentes de serviço;Gerenciar problemas;Gerenciar continuidade;Gerenciar serviços de segurança;Gerenciar Controles do processo de negócio
    • Monitorar, Avaliar e Analisar: Desempenho e Conformidade;O sistema de controle Interno;Conformidade com requisitos externos

ID
5304001
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A sigla ITIL tem por significado “Information Technology Infrastructure Library”, um conjunto de melhores práticas, sendo atualmente a principal referência para gerenciamento de serviços de TI. Recentemente, foi lançada a ITIL 4, trazendo o sistema de valor de serviço (SVS), um componente chave que descreve como todos os componentes e atividades de uma organização trabalham juntos para permitir a criação de valor. No centro da SVS está a cadeia de valor de serviços, um modelo operacional flexível para a criação, entrega e melhoria contínua dos serviços. O ITIL 4 inclui 34 práticas de gerenciamento, agrupadas em três categorias:
I. Práticas gerais de gerenciamento
II. Práticas de gerenciamento de serviço
III. Práticas de gerenciamento técnico

Três exemplos de práticas de gerenciamento de cada uma das categorias I / II / III são, respectivamente, gerenciamento:

Alternativas
Comentários
  • Letra (D)

    As 34 práticas são agrupadas em três categorias:

    • Práticas gerais de gerenciamento  
    • Práticas de gerenciamento de serviço
    • Práticas de gerenciamento técnico
    • Gerenciamento da estratégia
    • Gerenciamento do portfólio
    • Gestão da arquitetura
    • Gerenciamento financeiro dos serviços
    • Gerenciamento de talento e força de trabalho
    • Melhoria contínua
    • Medição e reporte
    • Gerenciamento de riscos
    • Gerenciamento da segurança da informação
    • Gerenciamento do conhecimento
    • Gerenciamento de mudança organizacional
    • Gerenciamento de projetos
    • Gerenciamento de relacionamento
    • Gerenciamento de fornecedor
    • Análise de negócio
    • Gerenciamento do catálogo de serviços
    • Desenho de serviço
    • Gerenciamento de nível de serviço
    • Gerenciamento de disponibilidade
    • Gerenciamento de capacidade e desempenho
    • Gerenciamento de continuidade de serviço
    • Monitoramento e gerenciamento de evento
    • Central de serviço
    • Gerenciamento de incidente
    • Gerenciamento de requisição de serviço
    • Gerenciamento de problema
    • Gerenciamento de liberação
    • Habilitação de mudança
    • Validação e teste de serviço
    • Gerenciamento de configuração de serviço
    • Gerenciamento de ativos de TI
    • Gerenciamento de implantação
    • Gerenciamento de infraestrutura e plataforma
    • Desenvolvimento e gerenciamento de software
  • Sabendo as 3 práticas do Ger. Técnico já dá pra matar muita questão.

  • d-

    gerenciamento tecnico sao 3 processos:

    -deployment (implantação)

    -infrasrutura e plataforma

    -desenvolvimento e gerenciamento de software.

    Memorizando esses isola o gerenciamento tecnico.

    A maioria das praticas de Gerenciamento de serviço tem a ver com servico, conforme nome.

    service level management, service request management etc.

    A exceçao é gerenciamento de servico financeiro, pratica do gerenciamento geral


ID
5304004
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O termo Balanced Scorecard pode ser definido como uma metodologia de gestão, considerando que auxilia na mensuração do progresso dos colaboradores e da empresa, em relação às metas organizacionais de longo prazo. É vista como uma poderosa ferramenta para Gestão Empresarial, alinhando quatro perspectivas, das quais duas são caracterizadas a seguir.
I. Os gestores conseguem demonstrar se a execução das estratégias está contribuindo para a melhoria dos principais resultados da empresa como lucro líquido, retorno sobre o investimento, criação de valor econômico e geração de caixa.
II. Os gestores conseguem identificar os pontos críticos de operação, devendo a empresa atuar com mais vigor para alcançar o nível de excelência nos métodos de produção, ações e decisões no âmbito da organização, tendo como objetivos estratégicos obter vantagem competitiva direcionada a redução e gestão de custos ou à diferenciação de produtos.
As abordagens em I e II são conhecidas como perspectivas:

Alternativas
Comentários
  • I - refere-se a Financeira.

    II - refere-se aos processos internos.

  • GABARITO: A

    O Balanced Scorecard (BSC) estabelece uma forma de gestão baseada em indicadores financeiros e não financeiros.

    Para o alcance desse objetivo, o BSC adota 4 perspectivas interligadas em uma relação de causa e efeito com a Missão, a Visão e a Estratégia da organização.

    • Perspectiva financeira: Monitora se a estratégia da instituição está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. As metas financeiras se relacionam com a rentabilidade e o crescimento. Aqui, a produtividade e o crescimento da receita são essenciais. Pergunta-se: "Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devem ser atingidos?"
    • Perspectiva dos processos internos: Nesta perspectiva as organizações identificam os processos críticos para a realização dos objetivos das duas perspectivas anteriores. Os processos devem criar as condições para que a organização ofereça propostas de valor ao cliente, capazes de atrair e reter clientes nos seus segmentos de atuação. Ou seja, tanto o cliente, quanto o acionista estão interessados nesta perspectiva. Pergunta-se: "Em quais processos internos devemos ser excelentes para satisfazer nossos clientes e acionistas. Como agregar valor à empresa?"
    • Perspectiva do cliente: A instituição deverá traduzir em medidas específicas os fatores importantes para os clientes, obtendo assim a satisfação e fidelização. Aqui os indicadores de resultado e satisfação são importantes. Pergunta-se: "Para atingir nossos objetivos financeiros, quais necessidades dos clientes devemos atender?
    • Perspectiva do aprendizado e do crescimento: A capacitação da organização se dará por meio dos investimentos em novos equipamentos, em pesquisa, em sistemas e nos recursos humanos da empresa. Por fim, a ótica aqui já é da organização como um todo. A preocupação é em investir em novos equipamentos, produtos, ativos intangíveis. Pergunta-se: "Como nossa organização deve aprender e inovar para atingir nossas metas?"
  • LETRA A

    relembrando: 4 perspectivas do BSC

    financeira

    processos internos

    clientes

    aprendizagem e crescimento

  • Gab: A

    Perspectiva BSC:

    1. Perspectiva Financeira: Faz parte da área financeira
    2. Perspectiva dos Clientes: Faz parte da área de marketing
    3. Perspectiva dos Processos Internos: Faz parte da área de produção/operações
    4. Perspectivas da Aprendizagem e Crescimento Organizacional: Faz parte da área de GP.

    Questão:

    I. Os gestores conseguem demonstrar se a execução das estratégias está contribuindo para a melhoria dos principais resultados da empresa como lucro líquido, retorno sobre o investimento, criação de valor econômico e geração de caixa.

    (PERSPECTIVA FINANCEIRA)

    II. Os gestores conseguem identificar os pontos críticos de operação, devendo a empresa atuar com mais vigor para alcançar o nível de excelência nos métodos de produção, ações e decisões no âmbito da organização, tendo como objetivos estratégicos obter vantagem competitiva direcionada a redução e gestão de custos ou à diferenciação de produtos (PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS)

    Fonte: Chiavenato, Gestão de Pessoas: o novo papel da gestão do talento humano, 5. ed., pág. 76


ID
5304007
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O mapa estratégico auxilia o Balanced Scorecard na rotina de execução dos processos de curto prazo, mas mantendo o foco na visão de longo prazo. Assim, para garantir que toda a estratégia do Planejamento Estratégico seja seguida, é necessário conhecer quatro conceitos.
I. Define o que a empresa deseja alcançar em cada perspectiva estratégica.
II. Indica o desempenho de qualidade da empresa, referente a cada item a ser alcançado.
III. Indica o nível de performance esperado que se deve atingir, em função dos padrões de desempenho e qualidade.
IV. Estabelece as ações e intervenções que devem ser tomadas para se chegar aos níveis de desempenho previstos e esperados.
Os conceitos em I, II, III e IV são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Objetivos - Indicadores - Metas - Iniciativas

  • LETRA D

    Só lembrando: O BSC possui 5 elementos

    o mapa estratégico

    objetivos

    indicadores

    metas

    plano de ação/iniciativa


ID
5304010
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Entre as Normas da ISO/IEC 27000, a ISO 27001 é uma norma relacionada ao Sistema de Gerenciamento da Segurança da Informação (ISMS) no que diz respeito ao seguinte aspecto:

Alternativas
Comentários
  • A ISO 27001 é uma norma certificável que atesta que sua empresa cumpre os requisitos do International Organization for Standardization (ISO) para gestão da segurança da informação. Seu conteúdo descreve o que é necessário para a implementação de um robusto Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

    Fiz essa prova para esse cargo e fiquei em 4 lugar e 1 na cota racial

    Veja meu depoimento em vídeo do que eu fiz para passar : https://www.youtube.com/watch?v=_v8pnR-t0ZI

  • GABARITO C

    ISO 27001

    Essa norma visa a provisão de requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

    FONTE: ISO 27001


ID
5304013
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Entre as Normas da ISO/IEC 27000, a ISO 27002 trata da adoção das práticas, imprescindíveis para blindar a empresa contra ataques cibernéticos e demais ameaças. Duas dessas práticas são descritas a seguir.
I. É indispensável realizar a definição dos procedimentos e das responsabilidades da gestão e a operação de todos os recursos ligados ao processamento das informações. Para isso, é preciso gerenciar os serviços terceirizados, o planejamento dos recursos dos sistemas para reduzir riscos de falhas, a criação de processos para gerar cópias de segurança, a recuperação e a administração segura das redes de comunicação.
II. Antes de contratar funcionários ou fornecedores, é preciso fazer uma análise cuidadosa, principalmente se forem ter acesso a informações sigilosas. O objetivo dessa atitude é eliminar o risco de roubo, mau uso ou fraude dos recursos. Uma vez atuando na organização, o funcionário deve ser conscientizado sobre as ameaças que expõem a segurança da informação, bem como sobre as suas obrigações e responsabilidades.
As práticas descritas em I / II são denominadas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Seção 10 – Gestão das Operações e Comunicações

    É importante que estejam definidos os procedimentos e responsabilidades pela gestão e operação de todos os recursos de processamento das informações. Além disso, deve-se utilizar sempre que necessária a segregação de funções (recomenda-se que uma pessoa realize uma ou algumas partes de um processo, mas não todas), visando reduzir o risco de mau uso ou uso indevido dos sistemas.

    Procedimentos para a geração de cópias de segurança e sua recuperação também devem ser estabelecidos.

    Seção 8 – Segurança em Recursos Humanos

    Antes de realizar a contratação de um funcionário ou mesmo de fornecedores e terceiros, é importante que cada um deles entenda suas responsabilidades e esteja de acordo com o papel que desempenhará. Portanto, as descrições de cargo e os termos e condições de contratação devem ser explícitos, especialmente no que tange às responsabilidades de segurança da informação. É importante também que quaisquer candidatos sejam devidamente analisados, principalmente se forem lidar com informações de caráter sigiloso. A intenção aqui é mitigar o risco de roubo, fraude ou mau uso dos recursos.

    http://micreiros.com/norma-nbr-isoiec-27002/

  • ✅Gabarito(B)  

    Nota: O termo "Gerenciamento de operações e comunicações" não está definido na norma mencionada na questão de forma explícita como acontece com o termo "Segurança em Recursos Humanos".

    12 Segurança nas operações

    12.1 Responsabilidades e procedimentos operacionais

    Objetivo: Garantir a operação segura e correta dos recursos de processamento da informação.

    Diretrizes para implementação

    Convém que os procedimentos documentados sejam preparados para as atividades operacionais associadas a recursos de processamento de comunicação e informações, como procedimentos de inicialização e desligamento de computadores, geração de cópias de segurança (backup), manutenção de equipamentos, tratamento de mídias, segurança e gestão do tratamento das correspondências e das salas de computadores.

    12.3.1 Cópias de segurança das informações

    Controle

    Convém que cópias de segurança das informações, dos software e das imagens do sistema sejam efetuadas e testadas regularmente conforme a política de geração de cópias de segurança definida.

    13 Segurança nas comunicações

    13.1 Gerenciamento da segurança em redes

    13.1.1 Controles de redes

    Diretrizes para implementação

    convém que responsabilidades e procedimentos sobre o gerenciamento de equipamentos de rede sejam estabelecidos;

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    7 Segurança em recursos humanos

    7.1 Antes da contratação

    7.1.1 Seleção

    Controle

    Convém que verificações do histórico sejam realizadas para todos os candidatos a emprego, de acordo com a ética, regulamentações e leis relevantes, e seja proporcional aos requisitos do negócio, aos riscos percebidos e à classificação das informações a serem acessadas.

    Diretrizes

    Convém que um processo de seleção também seja feito para fornecedores e partes externas. 

    7.1.2 Termos e condições de contratação

    Diretrizes

    Todos os funcionários, fornecedores e partes externas que tenham acesso a informações sensíveis assinem um termo de confidencialidade ou de não divulgação, antes de lhes ser dado o acesso aos recursos de processamento da informação.

    Fonte: ABNT NBR ISO/IEC NORMA BRASILEIRA © ISO/IEC 27002 2013


ID
5304019
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

De acordo com o Modelo OSI/ISO, a camada de rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes de rede, também conhecidos por datagramas, associando endereços lógicos (IP ou Internet Protocol) aos físicos (MAC), de forma que os pacotes cheguem corretamente ao destino. Entre os principais protocolos desta camada, são funções do ARP /ICMP, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    ARP -

    O ARP é um protocolo de pergunta e resposta utilizado para mapear dinamicamente endereços da camada 3 (rede) com a camada 2 (enlace). Tipicamente, ele é utilizado para mapear endereços IPs (Internet Protocol) em endereços MAC.

    ICMP -

    Protocolo integrante do Protocolo IP, definido pelo RFC 792, é utilizado para comunicar informações da camada de rede, sendo o uso mais comum para fornecer relatórios de erros à fonte original.

    Wiki.com

  • O gabarito correto é a alternativa A.

    A alternativa C diz respeito ao RARP( reverse ARP).

  • Lembrando:

    endereço físico é MAC

    endereço logico é IP

    ARP - mapeamento

    ICMP - erros

    LETRA C


ID
5304022
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A arquitetura OLAP representa um método que garante que os dados corporativos sejam analisados de forma mais ágil, consistente e interativa pelos gerentes, analistas, executivos e outros interessados nas informações. Constitui uma interface com o usuário e não uma forma de armazenamento de dados, porém se utiliza do armazenamento para poder apresentar as informações. Entre os métodos de armazenamento, quatro são descritos a seguir.
I. Os dados são armazenados de forma relacional.
II. Os dados são armazenados de forma multidimensional.
III. Uma combinação dos métodos caracterizados em I e em II.
IV. O conjunto de dados multidimensionais deve ser criado no servidor e transferido para o desktop, além de permitir portabilidade aos usuários OLAP que não possuem acesso direto ao servidor.
O métodos descritos em I, II, III e IV são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Oi, banco de dados, voltei <3

    OLAP (On-line Analytical Processing) é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas. As aplicações OLAP são usadas pelos usuários para lhes permitir análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diárias.

    A arquitetura OLAP possui ferramentas que são classificadas em cinco tipos que são: 

    ROLAP -> utiliza tecnologia de banco de dados relacional para armazenar seus dados e suas consultas também são processadas pelo gerenciador de banco de dados relacional; 

    MOLAP -> são ferramentas que disparam suas requisições diretamente para banco de dados mutidimensionais; 

    HOLAP -> esse "H" refere-se a "híbrido" -> é a combinação entre ROLAP e MOLAP; 

    DOLAP -> o "D" refere-se a "desktop" -> a ferramenta envia as requisições para o servidor e este devolve ao desktop um cubo OLAP para ser pesquisado pelo usuário; 

    WOLAP -> "W" refere-se a "Web" -> são ferramentas que disparam uma consulta via navegador Web para o servidor, que retorna um cubo olap para ser analisado pelo usuário;


ID
5304025
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é regida pela Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. No seu Art. 5º, ficou estabelecida a existência de duas pessoas naturais ou jurídicas, de direito público ou privado, com competências bem definidas. À primeira cabem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais e, à segunda, a realização em si do tratamento de dados pessoais.
Essas pessoas naturais ou jurídicas são denominadas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Art. 37 da LGPD.

  • O artigo 5º trata sobre os principais conceitos trazidos pela LGPD, prevendo em seus incisos VI e VII as definições de controlador e operador, conforme descrito no enunciado da questão.

    VI - controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

    VII - operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;

    Gabarito: D

  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - LEI Nº 13.709-18

    Art. 5º Para os fins desta Lei, considera-se:

    VI - controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

    VII - operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;

    Gabarito: LETRA D


ID
5304031
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O IDS (Intrusion Detection System) é um sistema de detecção de intrusão, um componente essencial em um ambiente corporativo, que possibilita a coleta e o uso de informações dos diversos tipos de ataques em prol da defesa de toda uma infraestrutura de rede. Dessa forma, é possível identificar pontos ou tentativas de invasão, dando permissão para registro e possibilitando a melhoria contínua do ambiente de segurança. Entre os tipos existentes, dois são caracterizados a seguir.
I. Este IDS monitora o tráfego do segmento de rede, geralmente com a interface de rede atuando em modo promíscuo. A detecção é realizada com a captura e análise dos cabeçalhos e conteúdos dos pacotes, que são comparados com padrões ou assinaturas conhecidas. É um tipo eficiente contra ataques como port scanning, IP spoofing ou SYN flooding.
II. Este IDS se baseia em algum tipo de conhecimento, na qual as detecções são realizadas a partir de uma base de dados com informações sobre ataques conhecidos. Seu funcionamento é semelhante a um antivírus, no qual o IDS procura por um padrão ou uma assinatura de ataque que esteja na base de dados. Um conjunto de assinaturas representa tipos de conexões e tráfegos, que podem indicar um ataque em progresso. A taxa de erros desse método é considerada aceitável e boa, porém depende da atualização constante da base de conhecimentos que, por sua vez, depende do sistema operacional, da versão, da plataforma e da aplicação.

Os tipos de IDS caracterizados em I e II são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • para não assinantes letra C

  • Para aqueles que não sabe oque diz a questão, descubra ai e posta porque também não sei

  • Só precisava manjar um pouco de inglês... as palavras chaves de cada sigla em cada informação sobre I e II.

    I - Baseado no monitoramento do trafego na rede -> Network-based

    II - Baseado em informações de ataques conhecidos -> Knowledge-based

    Resposta C

    Quase tudo em informática vem do ingles. Algumas usuais traduzidas, outras não.


ID
5304034
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que se refere softwares maliciosos na internet, um é definido como um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido, para uso com os seguintes objetivos:
• remover evidências em arquivos de log, remover evidências em arquivos de log,
• instalar outros códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado,
• esconder atividades e informações, como arquivos, diretórios, processos, chaves de registro e conexões de rede,
• mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede e
• capturar informações da rede onde o computador comprometido está localizado, pela interceptação de tráfego.

Esse software malicioso é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • Gaba: Rootkit

    ROOTKIT conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um equipamento comprometido

  • Boat (Hoax): Conteúdo Alarmante ou Falso

    Interceptação de Tráfego (Sniffing) → Inspecionar os dados trafegados na rede

    ROOTKIT: Assegura a presença do invasor

    Phishing: Roubo de Informações

  • esconder? rootkit

ID
5304037
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que diz respeito à segurança física de equipamentos de informática, três dispositivos devem ser instalados na entrada da alimentação elétrica de equipamentos de informática, particularmente os servidores de rede. As características de dois desses dispositivos são:
I. É o equipamento mais simples, que exerce sua função impedindo que flutuações na corrente elétrica passem diretamente ao sistema causando danos. Nesse dispositivo, o fusível é a única proteção existente. Em caso de uma brusca oscilação de energia ou mesmo queda, o fusível queima e esse dispositivo se sacrifica no lugar do equipamento sob proteção.
II. É o equipamento que busca manter a voltagem fornecida pela concessionária de energia elétrica em níveis próximos ao valor nominal. A função é manter a alimentação da carga o mais próximo possível da nominal (110/127V ou 220V).
Os dispositivos de proteção descritos em I e II são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • resposta letra D

    pra quem marcou a letra B, o nobreak possui bateria interna, em caso de queda de energia ele vai funcionar como fonte de energia, então não é um equipamento simples.

  • O "x" da questão é a descrição:

    I. É o equipamento mais simples...

    O nobreak é o equipamento mais completo em relação ao filtro de linha e estabilizador.


ID
5304040
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quando se pensa em segurança, inclui-se a da informação, que tem como objetivo proteger as dados de uma determinada pessoa ou empresa, não somente no aspecto corporativo, pois na medida em que as informações são geradas, as empresas armazenam e as distribuem para gerir seus negócios, com isso aumentando os riscos a que os dados ficam expostos. Atualmente, entre os princípios básicos da segurança da informação que atualmente norteiam a análise, o planejamento e a implementação da segurança dos dados, quatro são detalhados a seguir.
I. Consiste em garantir que apenas as pessoas que estão autorizadas a ter acesso à informação são capazes de fazê-lo.
II. Consiste na garantia de que as informações serão protegidas contra alterações não autorizadas e mantidas sua exatidão, tal qual como foi armazenada e disponibilizada.
III. Consiste em assegurar que os sistemas de informação e a informação estarão disponíveis e operacionais quando necessários, apoiando, assim, os processos de negócios.
IV. Consiste em garantir que a informação seja verdadeira, de fonte segura e que não sofreu alterações em seu percurso.

Os princípios detalhados em I, II, III e IV são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Lembrando que os 4 princípios da segurança são DICA

    Disponilidade - informação disponível sempre

    Integridade - controle das alterações somente por autorizados

    Confidencialidade - acesso somente por autorizado

    Autenticidade - veracidade da autoria

  • (B)

    Autenticidade: a propriedade de ser genuíno e capaz de ser verificado e confiável; confiança na validação de uma transmissão, em uma mensagem ou na origem de uma mensagem. Isso significa verificar que os usuários são quem dizem ser e, além disso, que cada entrada no sistema vem de uma fonte confiável.

    Integridade: prevenir-se contra a modificação ou destruição imprópria de informação, incluindo a irretratabilidade

    e autenticidade dela. Uma perda de integridade seria a modificação ou destruição não autorizada de informação.

    Confidencialidade: preservar restrições autorizadas sobre acesso e divulgação de informação, incluindo meios para proteger a privacidade de indivíduos e informações privadas. Uma perda de confidencialidade seria a divulgação não autorizada de informação.

    Disponibilidade: assegurar acesso e uso rápido e confiável da informação. Uma perda de disponibilidade é a perda de acesso ou de uso da informação ou sistema de informação.

    Fonte: Criptografia e segurança de rede - princípios e práticas - 6ª ed - William Stallings


ID
5304043
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Uma Política de Segurança da Informação bem definida é a base para garantir o correto uso da informação, o que inclui a instalação de um firewall como um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança. Na configuração de firewalls, são implementados três tipos.
I. É o mais antigo e comum, inserido entre uma rede confiável e outra não confiável, operando nas camadas de rede e de transporte, tomando suas decisões baseadas no endereço IP e nos campos dos pacotes. Nessa configuração, permite ou proíbe o forward usando informações contidas nos cabeçalhos dos pacotes.
II. É implantado entre a aplicação de um cliente e a internet, segundo a arquitetura cliente/servidor, como um navegador web, servindo como ponte de acesso para a internet ou da internet. Nessa configuração, é feita uma conexão entre o cliente e o proxy, e outra entre o proxy e o servidor desejado. É empregado para registrar o uso da internet e para bloquear o acesso a um site da web.
III. É o tipo que provê o nível mais alto de segurança; atua na camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, resultando em maior segurança em aplicações específicas, como por exemplo, serviços de FTP, Telnet, SNMP e garante que não existam conexões entre hosts externos e internos. Nessa configuração, é um tipo de firewall que fornece um maior grau de proteção, mas que apesar de eficiente, pode degradar a performance da rede.

Os três tipos descritos em I, II e lII são denominados, respectivamente, firewalls:

Alternativas
Comentários
  • Evidenciando as principais palavras:

     I. É o mais antigo e comum, inserido entre uma rede confiável e outra não confiável, operando nas camadas de rede e de transporte, tomando suas decisões baseadas no endereço IP e nos campos dos pacotes. Nessa configuração, permite ou proíbe o forward usando informações contidas nos cabeçalhos dos pacotes.

    .

    II. É implantado entre a aplicação de um cliente e a internet, segundo a arquitetura cliente/servidor, como um navegador web, servindo como ponte de acesso para a internet ou da internet. Nessa configuração, é feita uma conexão entre o cliente e o proxy, e outra entre o proxy e o servidor desejado. É empregado para registrar o uso da internet e para bloquear o acesso a um site da web.

    .

    III. É o tipo que provê o nível mais alto de segurança; atua na camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, resultando em maior segurança em aplicações específicas, como por exemplo, serviços de FTP, Telnet, SNMP e garante que não existam conexões entre hosts externos e internos. Nessa configuração, é um tipo de firewall que fornece um maior grau de proteção, mas que apesar de eficiente, pode degradar a performance da rede.

    GABARITO ALTERNATIVA C


ID
5304046
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nos tempos atuais de home office, as VPN cresceram de importância, mas nem todas as VPN são iguais nem arquitetadas da mesma forma e, dependendo do protocolo VPN, aspectos como velocidade, capacidade ou até mesmo segurança e vulnerabilidades de privacidade podem diferir. Uma VPN transmite seu tráfego online por meio de túneis criptografados conduzindo-os até servidores VPN que designam um novo endereço IP ao seu dispositivo. Nesse contexto, dois protocolos são os mais utilizados nos dias atuais, tendo por características:
I. É um protocolo bastante popular e muito seguro, usado por muitos provedores VPN, funcionando tanto com protocolos de internet TCP quanto com UDP. Como vantagens é um protocolo de código aberto, é versátil no que diz respeito a uso, maior segurança, além de ignorar a maioria dos firewalls, fazendo com que não haja problemas em sua utilização. Como desvantagem, é um protocolo bastante complexo, o que pode ser um problema para usuários menos experientes. Constitui a melhor escolha em termos de segurança, principalmente para conexão às redes públicas de wifi.
II. É o protocolo responsável por lançar as bases para uma conexão VPN segura, tendo estabelecido conexões criptografadas e autenticadas. Foi desenvolvido pela Microsoft e pela Cisco especialmente para agir de modo estável e seguro. Como vantagens: é estável; opera com os melhores algoritmos de criptografia, fazendo com que ele seja um dos protocolos VPN's mais seguros; é rápido e veloz com baixo consumo de banda de conexão, além de ignorar firewalls. Como desvantagens, não é compatível com muitos sistemas e usa o método Diffie Hellman para processar chaves públicas na criptografia do fluxo de dados, que pode comprometer a segurança e a privacidade dos usuários.

Os protocolos caracterizados em I e II são conhecidos, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • I. É um protocolo bastante popular e muito seguro = VAZA C e D

    II. É o protocolo responsável por lançar as bases para uma conexão VPN segura, tendo estabelecido conexões criptografadas e autenticadas. Foi desenvolvido pela Microsoft e pela Cisco especialmente para agir de modo estável e seguro. Como vantagens: é estável; opera com os melhores algoritmos de criptografia, fazendo com que ele seja um dos protocolos VPN's mais seguros. = VAZA A

    I = Autoexplicativa

    Vc vai entre A e B

    II = IPSEC é usado pela VPN e muito seguro e o IKEv2 é para troca de chaves.

    L2TP = Não é seguro

    PPTP = Não seguro tbm

    - PPTP = Enlace, 128 bits, não seguro

    - L2TP = Enlace, transparente ao usuário, utiliza o IPSEC pelo fato de não usar mecanismos de segurança

    GAB B.


ID
5304049
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os sistemas de autenticação geralmente são categorizados pelo número de fatores que eles incorporam. Os três fatores frequentemente considerados como a base da autenticação são:
• Algo que a pessoa conhece, por exemplo, uma senha.
• Algo que a pessoa tem, por exemplo, um crachá de identificação ou uma chave criptográfica.
• Algo que que a pessoa é, por exemplo, impressão de voz, impressão de polegar ou outro biométrico.

A seguir são listados dois métodos entre os mais utilizados nos sistemas de autenticação.
I. Usa senhas categorizadas como fatores de conhecimento, representadas por uma combinação de números, símbolos. É uma ótima maneira de proteção na Autenticação Digital.
II. Usa características fisiológicas ou comportamentais dos indivíduos que incluem, mas que não se limitam à impressão digital, geometria da mão, varredura de retina, varredura de íris, dinâmica de assinatura, dinâmica de teclado, impressão de voz e varredura facial.

Os métodos descritos em I e II são denominados, respectivamente, autenticação:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA : LETRA B

  • Pra mim Autenticação SMS deve ser por meio de uma mensagem que chega via celular, essa eu nunca marcaria

    Resposta: B

  • (B)

    AUTENTICAÇÃO

    1º ponto de autenticação - O que você sabe------> Senha ou PIN.

    2º ponto de autenticação - O que você tem-------> Token ou smart crachá.

    3º ponto de autenticação - O que você é-----------> Íris, retina ou biometria.

    --------------------------------------------------------------

    (CESPE)Na autenticação em dois fatores, necessariamente, o primeiro fator de autenticação será: uma senha ou PIN e o segundo, um token ,gerador de senhas.(C)

    -----------------------------------------------------------------

    PIN-->Número de Identificação Pessoal é o número que antecedeu as senhas nos bancos modernos, para acessar os caixas automáticos. PIN também é o nome usual para as senhas de pelo menos quatro caracteres usadas em chips de telefonia celular, cartões de tecnologia smart card e outras aplicações.

    BIOMETRIA--> É a análise de características físicas ou comportamentais das pessoas com a finalidade de identificá-las de forma única.


ID
5304055
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito à instalação, suporte e configuração do DHCP, existe uma funcionalidade com as seguintes características:
• Permite a switch L3 e roteadores encaminharem mensagens DHCP via broadcast para servidores fora do domínio do host, o que vai viabilizar a utilização de um único DHCP em toda a rede LAN.
• O fato de as solicitações ao servidor DHCP de endereços IP ocorrerem via broadcast permite aos roteadores com essa funcionalidade configurada encaminharem mensagens em Unicast.
• Trata-se de uma otimização do tráfego de dados de configuração na rede, na qual o servidor DHCP envia ao computador do cliente o escopo com base na interface IP de origem da mensagem DHCP.
• Para o administrador da rede, basta apenas configurar os escopos no servidor.

Essa funcionalidade é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B - DHCP Relay

    Excelente explicação no link: https://www.comutadores.com.br/tag/dhcp-relay/

    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M08Mf9dxrsM

  • Letra B

    A funcionalidade DHCP Relay permite ao Switch L3/Roteador encaminhar as mensagens DHCP em broadcast para determinado servidor além do domínio de broadcast do host, possibilitando assim utilização de um único servidor DHCP para toda a LAN.

    Devido ao fato das solicitações de endereço IP ao servidor DHCP ocorrem em broadcast, o roteador configurado com a feature DHCP Relay encaminhará as mensagens ao Servidor DHCP em Unicast.

    https://www.comutadores.com.br/tag/dhcp-relay/


ID
5304058
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito ao Modelo de Referência OSI/ISO, prover os processos e métodos que permitem a organização dos bits em frames, a detecção de erros, o controle do fluxo de dados e a identificação dos computadores num segmento de rede, é função da camada denominada:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    Camada de enlace

    A camada de rede roteia um datagrama por meio de uma série de roteadores entre a origem e o destino. Para levar um pacote de um nó (hospedeiro ou roteador) ao nó seguinte na rota, a camada de rede depende dos serviços da camada de enlace. Em especial, em cada nó, a camada de rede passa o datagrama para a de enlace, que o entrega, ao longo da rota, ao nó seguinte, no qual o datagrama é passado da camada de enlace para a de rede. Os serviços prestados pela camada de enlace dependem do protocolo específico empregado no enlace. Por exemplo, alguns desses protocolos proveem entrega garantida entre enlaces, isto é, desde o nó transmissor, passando por um único enlace, até o nó receptor. Note que esse serviço confiável de entrega é diferente do de entrega garantida do TCP, que provê serviço de entrega garantida de um sistema final a outro. Exemplos de protocolos de camadas de enlace são Ethernet, Wi-Fi e o protocolo DOCSIS da rede de acesso por cabo. Como datagramas normalmente precisam transitar por diversos enlaces para irem da origem ao destino, serão manuseados por diferentes protocolos de camada de enlace em diversos enlaces ao longo de sua rota, podendo ser manuseados por Ethernet em um e por PPP no seguinte. A camada de rede receberá um serviço diferente de cada um dos variados protocolos de camada de enlace.

    Fonte: Redes de Computadores e a Internet - Uma abordagem Top Down - 6ª Edição - Kurose / Ross

  • GABARITO C

    Enlace de dados: transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados para a camada de rede.

    O transmissor divide os dados de entrada em quadros (frames) de dados, e os transmite os quadros sequencialmente.

    • Switches; Bridges; etc.

    FONTE: Tanenbaum


ID
5304061
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os servidores DNS são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites digitados nos browsers. Se um internauta quiser ter um site próprio, ele precisa registrar o domínio e, se este tiver que terminar com .br, o procedimento pode ser feito no site Registro.br.
Quando se registra um domínio e se contrata um serviço de hospedagem, este pode oferecer subdomínios baseados em seu endereço para que o contratante possa acessar serviços de e-mail, servidor de FTP, entre outros. Em relação aos registros de DNS, três tipos são caracterizados como: 
I. São os parâmetros que devem ser configurados para contas de e-mail nodo mínio (@seusite.com.br), por exemplo.
II. Indicam o início de uma zona, isto é, de um conjunto de registros localizado dentro de um espaço de nomes de DNS.
III. Servem para criar redirecionamentos para domínios ou subdomínios. É este parâmetro que dever ser utilizado, por exemplo, para criar um endereço do tipo blog.seusite.com.br. 

Os tipos de domínios caracterizados em I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A (MX, SOA e CNAME)

    Tipos de registros

    SOA (Start of Authority): fornece o nome da principal fonte de informações sobre a zona do servidor de nomes. Ex.: o endereço de correio eletrônico do administrador, um número de série exclusivo e diversos flags e timeouts.

    A: contém um endereço Ipv4 de 32 bits de algum host. O registro AAAA, ou A quádruplo, mantém um endereço IPv6 de 128 bits.

    MX: especifica o nome do host preparada para aceitar mensagens de correio eletrônico para o domínio especificado. 

    NS: especifica um servidor de nomes para o domínio ou subdomínio.

    CNAME (canonical name): permite a criação de nomes alternativos (apelidos). Ex. cs.mit.edu 86400 IN CNAME csail.mit.edu.

    PTR: usado para associar um nome a um endereço IP, a fim de permitir pesquisas de endereços IP e retornar o nome da máquina correspondente. Essas pesquisas são chamadas pesquisas inversas.

    SPF: um registro novo, que permite que um domínio codifique informações sobre correio eletrônico ao restante da internet, o que ajuda as máquinas receptoras a verificar se o correio é válido.

    SRV: permite que um host seja identificado para determinado serviço em um domínio. Generaliza o registro MX, que realiza a mesma tarefa, mas este é apenas para servidores de correio eletrônico.

  • Gabarito: Letra A

    TIPOS DE REGISTROS - DNS

    Registros A: basicamente, associam um ou mais endereços IP a um ou mais domínios. Pode-se utilizar AAAA para endereços IPv6;

     Registros CNAME: (Caninical Name): servem para criar redirecionamento para domínios ou subdomínios. É esse parâmetro que deve ser utilizado, por exemplo, para criar um endereço do tipo blog.seusite.com.br.

    Registros MX (Mail Exchanger): são os parâmetros que devem ser configurados para contas de e-mail no domínio (@seusite.com.br);

    Registros NS (Name Server): indicam quais servidores atuam como serviço de DNS do site. São os endereços mencionados no tópico sobre registros de domínios;

    Registros PTR (Pointer): informam quais domínios estão associados a determinados IPs, quase se fosse o reverso dos registros A;

    Registros SRV (abreviação de Service): indicam a localização de determinados serviços dentro do domínio;

    Registros SOA (Start of Authority): indicam o início de uma zona, isto é, de um conjunto de registros localizado dentro de um espaço de nomes de DNS. Cada zona deve ter um registro SOA;

    Registros TXT (abreviação de Text): servem para a inserção de comentários ou orientações.

     


ID
5304064
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A sigla SNMP é um acrônimo para “Simple Network Management Protocol” e representa o protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes, sendo na prática, o mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços. Usa uma base de informações de gerenciamento para monitorar, gerenciar e analisar redes de computadores; opera em uma das camadas do modelo OSI e utiliza usualmente uma porta padrão conhecida na interação com o UDP da camada de transporte.
A sigla para referenciar a base de informações de gerenciamento, a camada e a porta são, respectivamente:

Alternativas

ID
5306083
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na proposição “André é analista de sistema e Raul é engenheiro”, o conectivo lógico utilizado denomina-se:

Alternativas
Comentários
    • Conjunção. "E" Representada pelo símbolo : /\
    • Disjunção "OU": V
    • Disjunção Exclusiva "OU...OU"
    • Condicional " Se, então" →
    • Bicondicional <->

    Se inscreve no meu canal do telegram https://t.me/yodinhafederal

    que a força de yodinha os acompanhe.

  • Quando se usa E, é conjunção.

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • Já respondi essa pergunta umas 30 vezes só hoje, isso pq está selecionado a opção "não respondi" para vim questões inéditas, mas estão repetindo quase todas.


ID
5317708
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Admite-se que a probabilidade de um candidato passar em um concurso seja 2%. Se dois irmãos fazem esse concurso, a probabilidade de apenas um passar é igual a:

Alternativas

ID
5317825
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um funcionário resolveu criar senhas com uma sequência de 3 das 8 letras da sigla EMGEPRON. Por exemplo, MEE, GMN e EME são três diferentes senhas. O número máximo de senhas distintas que esse funcionário poderá criar é igual a:

Alternativas
Comentários
  • EMGEPRON (8 letras)

    Senha = 3 letras

    Cálculo: 8 *7*6 = 336

    Porém, a letra "E" se repete, e quando fizessem as senhas com a segunda letra "E", serial o mesmo resultado daquele primeiro "E". Então a banca deve ter subtraído as possibilidades dessa segunda letra.

    6 E E

    E 6 E = 6 x 3 = 18

    E E 6

    Ficando: 336 - 18 = 318 (Letra A)

  • por que multiplica por 6??
  • C8,3= 8.7.6

    336

    3.2.1

    6

    6×3 (sequência)= 18

    336-18=316

  • entendi foi nada.
  • Esta questão foi anulada pela banca. O resultado deveria ser 228.

  • Questão anulada!

    Motivo:

    Palavra "EMGEPRON" possui 8 letras.

    Total de possibilidades (Utiliza-se arranjo já que a ordem das letras importa, caso contrário, seria combinação):

    Arranjo (8,3) = 8 x 7 x 6 = 336

    A chave da questão é a letra "E", já que você precisa desconsiderar as senhas duplicadas.

    Nas seguintes senhas:

    1) EEM (Iniciando com 2 "E") - Cálculo: 6 Possibilidades ( Uma vez que sobram 6 letras distintas. Ex: EEG, EEP,...)

    2) EME ( Letras "E" iniciando e finalizando) - Cálculo: 6 Possibilidades (Sobram 6 letras distintas. Ex: ENE, EOE,...)

    3) MEE (Finalizando com 2 "E") - Cálculo: 6 Possibilidades (Sobram 6 letras distintas. Ex: REE, PEE,...)

    Cálculo : 6+6+6 = 18

    Repare que a ordem das letras "E" não altera a senha. Logo, você descarta as senhas duplicadas.

    Assim: 336-18 = 318

    Nas seguintes senhas:

    1)EPG ("E" no início) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: EGP, EPN,...)

    2)PEG ("E" no centro) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: GEP, PEN,...)

    3)PGE ("E" no fim) - Cálculo (Utilize arranjo) : 6x 5 = 30 possibilidades (Ex: GPE, PNE,...)

    Cálculo : 30+30+30 = 90

    Repare que utilizando qualquer das letras "E" ( O ou o "E" da palavra) não altera a senha. Logo, você descarta as senhas duplicadas.

    Assim: 318 - 90 = 228

    Resposta : 228 possibilidades (Não existe gabarito para questão, por isso foi anulada)

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU


ID
5318497
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação de “Camila é advogada ou Bruno é analista técnico” está corretamente indicada na seguinte opção:

Alternativas
Comentários
  • “Camila é advogada ou Bruno é analista técnico”

    Temos as leis "De Morgan":

    • ~ (p ^ q) = ~p v ~q
    • ~ (p v q) = ~p ^~q

    Aplicando a lei, temos:

    "Camila não é advogada e Bruno não é analista técnico."

    Gab. B

  • Negação de OU = Conjunção E

    Gab B

  • Negação do OU:

    Nega as proposições e troca o conectivo OU pelo conectivo E.

    PPMG lá vamos nós.

  • Utilizando a segunda lei de morgan:

    ¬ (p v q) é equivalente a ¬ p ^ ¬ q

    O gabarito é a opção B.

  • Não seja um café com leite nos concursos. Estude redação! cerca de 10% dos aprovados na prova objetiva são ELIMIDADOS na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

     

    https://go.hotmart.com/S54949702E