SóProvas



Prova UFMG - 2016 - UFMG - Assistente em Administração


ID
3289831
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo o Art. 151 da Lei 8.112/90, o processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Do Processo Disciplinar

    Art. 151.  O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão;

    II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório;

    III - julgamento.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • EXCETO! EXCETO! EXCETO! EXCETO! EXCETO! EXCETO! EXCETO! EXCETO! AHHHHHHHHHHHH

  • A questão exige o conhecimento do art. 151 da lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta. Veja:

    Art. 151 lei nº 8.112/90: o processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão; (alternativa A)

    II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório; (alternativa B)

    III - julgamento. (alternativa C)

    Conforme se observa dos incisos do art. 151 do RJU dos servidores federais, o treinamento da comissão constituída não configura uma das fases do processo disciplinar. No processo disciplinar a comissão já deve estar “pronta”/apta para o processo e julgamento dos casos que receber.

    Gabarito: D

  • As únicas etapas são:

    I) instauração com a publicação do ato que constituir a comissão;

    II) inquérito administrativo, que compreende a instrução, defesa e relatório;

    III) julgamento

    Gabarito d)

    #vousernomeado


ID
3289834
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o Art. 184 da Lei 8.112/90 o Plano de Seguridade Social visa dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às seguintes finalidades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Disposições Gerais

    Art. 184. O Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às seguintes finalidades:

    I - garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão;

    II - proteção à maternidade, à adoção e à paternidade;

    III - assistência à saúde.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão exige o conhecimento do Plano de Seguridade Social do servidor público, com previsão na lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta. Veja:

    Art. 184 lei nº 8.112/90: o Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às seguintes finalidades:

    I - garantir meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão; (alternativa B)

    II - proteção à maternidade, à adoção e à paternidade; (alternativa C)

    III - assistência à saúde. (alternativa D)

    Conforme se observa dos incisos do art. 184, a única alternativa que não traz corretamente uma finalidade coberta pelo Plano de Seguridade Social é o financiamento da casa própria. Portanto, a alternativa A está incorreta e é o gabarito da questão.

    Gabarito: A


ID
3289837
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 8.112/90, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

  • fundamentação legal de cada alternativa:

    A - art. 144

    B - art. 226

    C - art. 153

    D - art. 143

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos previstos na lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta. Veja:

    A - incorreta. As denúncias sobre irregularidade somente serão objeto de apuração se contiver a identificação e o endereço do denunciante, além de precisar ser formulada por escrito.

    Art. 144 lei nº 8.112/90: as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    B - correta. Art. 226 lei nº 8.112/90: o auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês de remuneração ou provento.

    C - correta. Art. 153 lei nº 8.112/90: o inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.

    D - correta. Art. 143 lei nº 8.112/90: a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

    Gabarito: A

  • Gab A . Artigo 144 lei.

    Complementando:

    Súmula 611-STJ: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração. STJ. 1ª Seção. Aprovada em 09/05/2018, DJe 14/05/2018.

    É possível instaurar processo administrativo disciplinar com base em “denúncia anônima”? SIM, mas a jurisprudência afirma que, antes, a autoridade deverá realizar uma investigação preliminar ou sindicância para averiguar o conteúdo e confirmar se a “denúncia anônima” possui um mínimo de plausibilidade.

    Denúncia anônima exige prévia sindicância ou investigação prévia O STJ afirmou que, no caso de denúncia anônima, não se deve instaurar imediatamente (diretamente) o processo administrativo disciplinar. Antes disso, por precaução e prudência, o administrador deverá realizar uma sindicância, ou seja, uma investigação prévia para examinar se essa denúncia anônima não é completamente infundada.

    (...) 3. Conquanto a Lei n. 8.112/1990, no art. 144, preveja a formulação por escrito, com identificação e endereço do denunciante, não há expressa determinação legal para que denúncias anônimas sejam ignoradas e simplesmente arquivadas, uma vez que a Administração dispõe do poder-dever de autotutela. (...) STJ. 6ª Turma. AgRg no REsp 1126789/RS, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 06/08/2013.

    Em suma, mesmo com o art. 144 da Lei nº 8.112/90, admite-se a denúncia anônima.

    Fonte: Dizer o direito.

  • Creio que exista um erro porque a denuncia anónima pode ser conaiderada em que deve ser investigada.
  • Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Gab a).

    #vousernomeado


ID
3289840
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei Federal 8.666/93, são princípios que deverão ser observados no julgamento das licitações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.                  

  • Gabarito D.

    O correto seria vinculação ao instrumento convocatório.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 3º da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) e deseja obter a alternativa incorreta:

    Art. 3 da Lei 8.666/93: “A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.” 

    Portanto, a única opção que não consta no dispositivo legal é a correspondente à letra “D”, qual seja, “vinculação às normas internas do órgão ou entidade licitante”. Ressalta-se que a vinculação deve ocorrer em relação ao instrumento convocatório.

    GABARITO DA MONITORA: “D”


ID
3289843
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para a contratação de bens e serviços de informática e automação pelos órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, pelas fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União, deverão ser adotados os tipos de licitação:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A)

    Decreto Federal nº 7.174/2010

    Art. 9   Para a contratação de bens e serviços de informática e automação, deverão ser adotados os tipos de licitação “menor preço” ou “técnica e preço”, conforme disciplinado neste Decreto, ressalvadas as hipóteses de dispensa ou inexigibilidade previstas na legislação.


ID
3289846
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Conforme previsto no Art.7º da Instrução Normativa 02/2008, que dispõe sobre regras e diretrizes para a contratação de serviços, continuados ou não, as seguintes atividades serão, de preferência, objeto de execução indireta, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B.

    .

    Serão feitas preferencialmente por execução INDIRETA:

    > conservação

    > limpeza

    > segurança e vigilância

    > transportes

    > informática

    > copeiragem

    > recepção

    > reprografia

    > telecomunicações

    > manutenção de prédios, equipamentos e instalações


ID
3289849
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao Pregão é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
3289852
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O registro de preços se aplica nos seguintes casos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a exceção em relação à aplicação do Sistema de Registro de Preços, conforme o decreto nº 7.892/2013.

    São quatro as hipóteses trazidas pelo referido decreto:

    Art. 3º O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses:

    I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;

    II - quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa;

    III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou

    IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) CORRETA. "Quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes; ou, quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa."

    A assertiva está de acordo com o art. 3º, I e II do decreto.

    B) INCORRETA. "Sempre que não houver disponibilidade orçamentária para a contratação da totalidade dos bens ou serviços estimados, admitindo-se contratações parceladas, à medida que os recursos orçamentários forem implantados ao longo da vigência da Ata de Registro de Preços."

    Não há tal hipótese, de acordo com o decreto. Como a banca pediu a exceção, esse é o nosso gabarito.

    C) CORRETA. "Quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo.

    A assertiva está de acordo com o art. 3º, III do decreto do Sistema de Registro de Preços.

    D) CORRETA. "Quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração."

    A assertiva está de acordo com o art. 3º, IV do referido decreto.

    A questão pede a exceção, logo o gabarito é a letra "b".

    GABARITO: LETRA "B".

  • Gabarito: B

    As hipóteses de cabimento do SRP estão previstas no art. 3 do Decreto 7892/2013:

    Art. 3º O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses:

    I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes; (Letra A)

    II - quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa; (Letra A)

    III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou (Letra C)

    IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração. (Letra D)

    Assim, apenas a Letra B nao se encontra prevista no referido Decreto.

    Obs.: Lembrar que o SRP se trata apenas de um mecanismo de registro formal de preços para contratações futuras. Portanto, não é necessária a dotação orçamentária para formar o registro.

  • Art. 16. A existência de preços registrados não obriga a administração a contratarfacultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, assegurada preferência ao fornecedor registrado em igualdade de condições.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    O decreto 7.7892/13 regulamenta o SRP que estabelece o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras.

    Art. 7º A licitação para registro de preços será realizada:

    >>> Na modalidade de CONCORRÊNCIA, sendo do tipo menor preço, ou

    >>> Na modalidade PREGÃOsendo precedida de ampla pesquisa de mercado.

    §1º O julgamento por técnica e preço, na modalidade concorrência, poderá ser excepcionalmente adotado, a critério do órgão gerenciador e mediante despacho fundamentado da autoridade máxima do órgão ou entidade.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 12 O prazo de validade da ata de registro de preços não será superior a doze mesesjá incluídas eventuais prorrogações;

    §1º É vedado efetuar acréscimos quantitativos fixados pela ata de registro de preços

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 3º O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses:

    I - Quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;

    II - Quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa;

    III - Quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou

    IV - Quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.


ID
3289855
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, instituído pela Lei 12.462/2011 (Alterada pela Lei nº 13.190/2015 e pela Lei nº 13.243/2016) e regulamentado pelo Decreto 7.581/2011, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A banca solicitou a assertiva incorreta em relação ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas.

    A) CORRETA. Art. 1º, § 3º Além das hipóteses previstas no caput, o RDC também é aplicável às licitações e aos contratos necessários à realização de obras e serviços de engenharia no âmbito dos sistemas públicos de ensino e de pesquisa, ciência e tecnologia. 

    B) CORRETA. A remuneração variável é prevista no artigo 71 do decreto nº 7.581/11 e no artigo 10 da lei nº 12.462/11

    C) INCORRETA. Aplica-se a esse tipo de serviço , de acordo com o disposto no artigo 1º, VII da lei 12.462/11 "das obras e serviços de engenharia, relacionadas a melhorias na mobilidade urbana ou ampliação de infraestrutura logística".

    D) CORRETA. O regime de contratação integrada está disposto no art. 9º da lei nº 12.462/11:

    Art. 9º Nas licitações de obras e serviços de engenharia, no âmbito do RDC, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada e cujo objeto envolva, pelo menos, uma das seguintes condições: ◾ I - inovação tecnológica ou técnica; ◾ II - possibilidade de execução com diferentes metodologias; ou  ◾ III - possibilidade de execução com tecnologias de domínio restrito no mercado.         

    § 1º A contratação integrada compreende a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto.

    GABARITO: LETRA C

  • GABARITO: LETRA C

    lei nº 12.462/11

    Art. 9º Nas licitações de obras e serviços de engenharia, no âmbito do RDC, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada e cujo objeto envolva, pelo menos, uma das seguintes condições:      

    I - inovação tecnológica ou técnica;        

    II - possibilidade de execução com diferentes metodologias;

    III - possibilidade de execução com tecnologias de domínio restrito no mercado


ID
3289858
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com Matias-Pereira (2012), o termo accountability pode ser aceito como o conjunto de mecanismos e procedimentos que induzem os dirigentes governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações à sociedade, garantindo-se, dessa forma, maior nível de transparência e a exposição pública das políticas públicas.

De acordo com este autor, sobre accountability é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB.: E.

    Há atividades estatais que impõe sigilo.

  • GAB D A Regra é a transferência e a exceção é o sigilo. Acredito que a coleta se confundiu ao informar o GAB como "e".
  • A natureza de uma entidade pode ser pública ou privada. A transparência é indispensável para permitir que os responsáveis pela gestão pública sejam controlados pela sociedade. Ou seja, as entidades públicas estão obrigadas a serem transparentes mas o mesmo não ocorre com entidades de natureza privada.

  • LETRA D

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do conceito de Accountability.

    Primeiramente, é importante frisar que a prestação de contas (accountability) é um pilar da governança, dado que a prestação de contas é um dos princípios da governança, bem como a responsabilização, sendo que esses dois conceitos são partes integrantes do accountability.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Ana Mota (2006) entende que accountability “consiste na relação obrigacional que determina que quem recebeu um múnus de alguém deve prestar esclarecimentos de seus atos, motivando-os, e, se apurada alguma irregularidade, estará sujeito a sanção". Ou seja, é a obrigação que um órgão/ entidade possui de prestar contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder. (Paludo, apud Ana Mota, 2006.)

    Deste modo, no accountability ocorre a prestação de contas de determinada autoridade que utiliza recursos, dado que esses recursos são de terceiros, sendo o agente apenas um administrador.

    Entretanto, não basta divulgar como utilizou o dinheiro, mas é necessário que o gasto tenha ocorrido de forma responsável para que não haja responsabilização, bem como a divulgação deve ser feita de forma transparente.

    Nesta esteira, é importante frisar que o accountability pode ser horizontal, vertical ou societal. No accountability horizontal há relação de freios e contrapesos entre os poderes do Estado ou entre os órgãos, por meio dos Tribunais de Contas ou Controladorias Gerais e agências fiscalizadoras, ou seja, neste caso pressupõe-se uma relação de igualdade.

    Lado outro, no accountability vertical acontece quando os cidadãos controlam os políticos através de plebiscito, referendo e voto, ou seja, neste caso pressupõe-se uma relação entre desiguais.

    Por fim, no accountability societal ou social o controle não está associado ao voto, mas às diversas entidades sociais como, por exemplo, sindicatos, ONGs, mídia e outros mecanismos que investigam e denunciam abusos cometidos pelos entes ou agentes públicos e cobram a sua responsabilização.

    Ante o exposto, a alternativa incorreta é a letra D, uma vez que a exigência ou obrigatoriedade de prestação de contas depende da natureza da entidade.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 6ª Ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3289861
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Matias-Pereira (2012), o Estado tem função explícita de planejamento. O planejamento governamental, portanto, além de um instrumento da ação pública, deve ser visto como uma imposição constitucional.

Para esse autor, sobre planejamento governamental, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • planejamento tbm se faz no nivel tatico e organizacional. a C é a certa pq diz q somente. mas ñ é somente.

  • obs: prestar mais atenção no termo INCORRETO

    A) o planejamento, com base nas novas atribuições constitucionais, deixou de ser um instrumento de caráter puramente técnico.

    sim, mas também de caráter temporal

    B) na condição de função gerencial, o planejamento é desenvolvido somente na dimensão estratégica da organização.

    o planejamento gerencial é definido nos níveis estratégico e operacional

    C) o planejamento constitui uma atividade integrativa, viabilizando um sistema de tomada de decisões

    sim, planejamento é um passo a passo de como vou seguir com determinada ação

    D) o planejamento varia de acordo com as características de cada país – estrutura institucional, estágio de desenvolvimento, situação histórica.

    sim, cada demanda e problema é relativo, o processo de planejamento (passo a passo) é que não é


ID
3289864
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A implantação da administração pública gerencial envolve uma alteração na estratégia de gerência, que deve ser posta em prática em uma estrutura administrativa reformada. Nesse sentido, busca descentralizar, delegar autoridade e, em especial, definir de forma clara os setores de atuação do Estado, competências e modalidades de administração adequadas a cada setor.

Matias-Pereira (2012), lista algumas diferenças entre administração pública burocrática e a gerencial.

Considerando estas diferenças relacione a característica ao tipo de administração à qual ela se refere.

1. Administração pública burocrática
2. Administração pública gerencial

( ) Apoia-se na noção geral de interesse público.
( ) Concentra-se no processo.
( ) Orienta-se para resultado.
( ) Controla procedimentos.
( ) Evita adotar procedimentos rígidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, das características expressas com o tipo de administração à qual elas se referem.

Alternativas
Comentários
  •  Administração pública burocrática

    Apoia-se na noção geral de interesse público.

    Concentra-se no processo.

    Controla procedimentos.

    Administração pública gerencial

    Orienta-se para resultado

    Evita adotar procedimentos rígidos.

  • LETRA D

  • Administração pública gerencial não apoia-se na noção geral de interesse público ???

  • fiquei na dúvida com a primeira alternativa.

  • Boa noite !

    Resposta ao brother Felipe Borges que está na mesma caminhada que eu!!!

    Brother é que na gerencial a ideia nos livros ensinam que não há somente um interesse público mas, também em atender ao cidadão! Percebemos que essa ideia fica somente nos livros

  • GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADE SIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

  • Apoia-se na noção geral de interesse público. BUROCRÁTICA

    Concentra-se no processo. BUROCRÁTICA

    Orienta-se para resultado. GERENCIAL

    Controla procedimentos. BUROCRÁTICA

    Evita adotar procedimentos rígidos. GERENCIAL


ID
3289867
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os indivíduos, no mundo contemporâneo, vivem sob a égide da denominada sociedade tecnológica ou do conhecimento. As transformações que estão em curso também estão refletindo na ética, que começa a apresentar algumas características específicas, não mais apoiadas apenas na obediência obrigatória à moral que orientou a era moderna.

Sobre a influência da tecnologia na ética e nas relações entre indivíduos, de acordo com Matias-Pereira (2012) assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Erro da A?

  • @Carlos Felipe:

    Erro da A: "Criaram um desejo"...

    Esse Desejo sempre existiu, antes mesmo das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)

  • Que redação sofrível.


ID
3289870
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Embora seja uma arte ou prática antiga, a administração tem uma história recente como corpo organizado de conhecimentos. Desde a mais remota Antiguidade, chegam ao presente, os registros das tentativas de formular princípios de administração.

De acordo com Maximiano (2011) sobre administração, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) A palavra administração vem do latim, assim como manejo (que corresponde ao inglês management) e gestão (que corresponde ao espanhol gestión e ao francês gestion). Todas têm o mesmo significado: um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, para possibilitar a realização de objetivos.

    B) Até mesmo tarefas simples, como preparar uma monografia para este curso, exigem planejamento de objetivos, organização de meios, levantamento de informações e controle do resultado final.

    C) Observar um gerente em ação leva invariavelmente a conclusão de que o trabalho gerencial é variado, não é padronizado e não segue uma ordem racional, como a que esta implícita na sequencia planejar -> organizar -> liderar -> executar -> controlar.

    D) Os processos administrativos são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais. Entender a administração como processo que se compõe de outros processos ou funções é a essência do chamado enfoque funcional, ou abordagem funcional da administração, criado pelo engenheiro frances Henri Fayol.

    Introdução à administração - Antonio Cesar Amaru Maximiano - 6ª ed.

    Gabarito: D

  • A questão cobrou conhecimento sobre os conceitos de administração de acordo com a obra de Maximiano.

    A) INCORRETO. "o fato de um profissional estar manejando recursos ou tomando decisões, não significa que ele esteja administrando."

    ➡ Maximiano diz que basta o fato de está manejando recursos ou tomando decisões para se estar administrando.

    "Quem quer que esteja manejando recursos ou tomando decisões está administrando. O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização de recursos: pessoal, familiar, organizacional e social." (MAXIMIANO, 2013)

    B) INCORRETO. "tarefas simples não exigem planejamento de objetivos, organização de meios, levantamentos de informações e controle do resultado final."

    ➡ Qualquer tarefa, por mais simples que possa parecer, exige um certo planejamento. Maximiano cita o exemplo de planejar um TCC e decisões do dia a dia.

    C) INCORRETO. "o trabalho do gerente é padronizado seguindo a lógica: planejar, organizar, liderar, executar e controlar."

    ➡ O trabalho do gestor, na verdade, não segue essa lógica racional. De acordo com Maximiano, não é um trabalho padronizado do jeito que está implícito nessa sequência de funções apresentadas acima.

    D) CORRETO. "os processos administrativos são, também, chamados de funções administrativas ou funções gerenciais.

    ➡ Segundo o já referido autor, "os processos administrativos (funções administrativas ou funções gerenciais). Planejamento, organização, direção, execução, coordenação, comunicação e participação". Atente-se que o autor está citando diversos processos administrativos que ocorrem dentro da organização e não apenas "O processo administrativo" sequência das funções: planejamento, organização, direção e controle.

    FONTE: MAXIMIANO, A. C A. “Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO: LETRA D.

  • os processos administrativos são, também, chamados de funções administrativas ou funções gerenciais.


ID
3289873
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma decisão é uma escolha entre alternativas e possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões (ou processo decisório) é a sequência de etapas que vai da identificação de uma situação, que oferece um problema ou uma oportunidade, até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução (Maximiano, 2011).

De acordo com Maximiano (2011), sobre os processos básicos de decisão, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O modelo de tomada de decisão racional é o mais sistematizado e estruturado entre todos, pois pressupõe regras e procedimentos pré-definidos, que devem ser seguidos para que se possa atingir um bom resultado.

    O modelo processual elucida as fases e os ciclos que subsidiam as atividades decisórias, aparentemente complexas e dinâmicas.

    No modelo anárquico, tanto os objetivos quanto os procedimentos são ambíguos. Não há clareza em relação aos problemas e às decisões.

    O modelo político, conforme o nome já diz, tem na política o mecanismo de apoio à decisão, ou seja, os atores ocupam diferentes posições e exercem diferentes graus de influência, de modo que as decisões não resultam em uma escolha racional, mas, ao contrário, resultam da influência dos atores.

  • Gabarito Letra A - as decisões não programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e se comportam sempre da mesma maneira.

    Decisões Programadas - aplicam-se a problemas repetitivos.

    Decisões Não Programadas - aplicam-se a problemas não familiarizados.

  • As decisões não programadas (não estruturadas) destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. A chave para entender essas decisões é lembrar que acontecem raramente, ou seja, existem poucos precedentes para a tomada de decisões. As decisões são causadas por variáveis diversas.

  • A questão versou sobre "Processo Decisório" e pediu a alternativa INCORRETA em relação ao tema de acordo com a obra de Maximiano.

    A) INCORRETA.

    "As decisões programadas é que fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e se comportam sempre da mesma maneira".

    ➡ Indo além: considerando os dois tipos de decisões (Atenção: são extremos não mutuamente exclusivos de uma gama de decisões que podem ser consideradas de maneira intermediária entre esses, segundo Chiavenato):

     PROGRAMADAS: rotineiras, ambiente de certezas, há muitos dados e informações a respeito do problema/oportunidade, faz parte do acervo da organização, geralmente se relaciona às decisões tomadas nos níveis mais baixos.

    ◾ NÃO- PROGRAMADAS: relaciona-se a problemas novos ou que ocorrem com pouca frequência em ambientes com mais incertezas. Há informações novas, incompletas ou insuficientes. Geralmente, está associada às decisões estratégicas.

    B) CORRETA.

    "o processo de tomar decisões começa com uma situação de frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação. Há um objetivo a ser atingido e apresenta-se um obstáculo, uma situação que se deve corrigir, ou uma oportunidade."

    ➡ Para Maximiano o processo é o seguinte. Identificação do problema ou oportunidade. . Diagnóstico.  Geração de alternativas. 4ª. Escolha de uma alternativa.  Avaliação da decisão.

    C) CORRETA.

    "O processo de tomar decisões será sempre uma atividade humana, passível de erro. O papel das técnicas é estruturar o processo decisório, ajudando a eliminar a improvisação e aumentando o grau de certeza na decisão tomada."

    ➡ De acordo com o autor, o processo estruturado procura assegurar que haja a escolha de uma solução lógica que guarde coerência com o problema/oportunidade e que reduza a probabilidade se cometer um erro.

    D) CORRETA.

    "quando uma decisão é colocada em prática, o ciclo se fecha. Uma decisão que se coloca em prática cria uma situação nova, que pode gerar outras decisões ou processos de resolver problemas."

    ➡ De acordo com o autor, ocorre de fato o citado no item na seguinte sequência:

    ....___....______....________PROBLEMA ➡ DECISÃO ➡ EXECUÇÃO ➡ NOVA SITUAÇÃO.

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    MAXIMIANO, A. C A. “Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    Portanto, o único item incorreto é o apresentado na letra "a".

    GABARITO: LETRA A.


ID
3289876
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Documento é toda unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, por comprovar fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.

Fonte: ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 10.


Considerando o texto acima, assinale a alternativa que APRESENTA o conceito de suporte.

Alternativas
Comentários
  • A natureza do suporte é todo e qualquer local onde a informação foi registrada, podendo ser em papel, fotografia, microfilme, bits, etc.

    Gabarito letra C

  • Formato: o conjunto das características físicas de apresentação de um documento.Ex: livros, cadernos....

  • Gabarito: C

    Características dos documentos

    Formato: Configuração física de um suporte.

    Exemplos: caderno, livro, folheto, cartaz.

    Tipo: É configuração relacionada à espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou.

    Exemplos: ata de reunião, edital de concurso público, boletim de ocorrência.

    Espécie: Como é configurado um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Exemplos: ata, edital, boletim, contrato.

    Forma: Estágio de preparação e transmissão desses documentos.

    Exemplos: original, cópia, minuta, rascunho.

    Suporte: é todo e qualquer local onde a informação foi registrada.

    Exemplos: papel, fotografia, microfilme, bits

  • Letra C.

    Documento -----------------> É toda informação registrada, independentemente do suporte utilizado.

    Suporte ----------------------> É o material em que a informação foi registrada.

    Bons estudos!!! ❤️✍


ID
3289879
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

De acordo com seus diversos elementos, formas e conteúdos, e sua representação nos diferentes suportes ou formatos, os documentos de arquivo podem ser caracterizados por gênero, espécie, tipo e natureza do assunto.

Fonte: ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 12.

Considerando o texto acima, analise as afirmativas abaixo.

I. Regimento e contrato são exemplos de gênero.
II. Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos.
III. Documento digital, documento eletrônico e documento textual são espécies documentais.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. Regimento e contrato são exemplos de gênero.(ESPÉCIE)

    III. Documento digital, documento eletrônico e documento textual são espécies documentais.(GÊNERO)

    Estão INCORRETAS as afirmativas:

    C) I e III

    obs: Se tiver algo errado por favor me avisem.

  • Raiva de não ler o INCORRETO!

  • Atenção ao comando da questão! Mania de errar por não ler direito!


ID
3289882
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

O _______________ ou _________________ é um princípio básico da arquivologia e determina que o arquivo produzido por um órgão ou entidade, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

Fonte: ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 16

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • gab A

  • Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora;

    O Princípio da Proveniência ou respeito aso fundos - diz que os arquivos originários de uma instituição devem manter sua individualidade, sem se misturarem a arquivos de outras origens

  • Princípio da Proveniência ou Respeito aos Fundos. Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento - princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

    gab. A

  • O princípio da proveniência ou princípio do respeito aos fundos. é um princípio básico da arquivologia e determina que o arquivo produzido por um órgão ou entidade, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.


ID
3289885
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Schellemberg afirma que os documentos públicos oferecem dois gêneros de valor e assim os define: ________________ são os que interessam à própria repartição originária e _______________, os que interessam às outras entidades do governo e ao público em geral.

Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 26.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Primários: Correntes e Intermediários

    Secundário: Permanente.


ID
3289888
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O artigo 10 da Lei de Arquivos, lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, dispõe que os documentos de valor permanente são

Alternativas
Comentários
  • Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

  • GABARITO: LETRA D

    DOS ARQUIVOS PÚBLICOS

    Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    LEI N° 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.


ID
3289891
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Eliminação é a destruição de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor para a guarda permanente.[...] No âmbito dos órgãos ou entidades integrantes do Poder Executivo Federal, os procedimentos para eliminação de documentos encontram-se estabelecidos em resolução aprovada pelo Conarq.

Fonte: ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 33-34.


Considerando a Resolução nº 40 do Conselho Nacional de Arquivos, que dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as afirmativas falsas.

( ) Os órgãos ou entidades devem elaborar a listagem, o edital de ciência de eliminação de documentos e o termo de eliminação de documentos.
( ) Os órgãos e entidades só poderão eliminar documentos, caso possuam Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos.
( ) A eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de incineração.
( ) Para efetuar a eliminação, o órgão ou entidade deve obter a autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
( ) A eliminação dos documentos deverá, obrigatoriamente, ocorrer com a supervisão de responsável designado para acompanhar o procedimento.
( ) A publicidade em periódico oficial do Termo de Eliminação de Documentos é obrigatória.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A eliminação de documentos públicos será efetuada de forma que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida.

  • Letra A

    ERRADA . A eliminação deverá ser efetivada por meio de fragmentação manual ou mecânica, com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida, sob a supervisão de membros da CADS, registrando-a em relatório específico, contendo registros fotográficos do ato de eliminação

    ERRADA. Após efetivar a eliminação, os órgãos e entidades deverão elaborar o Termo de Eliminação de Documentos, que tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação, não sendo obrigatório dar publicidade em periódico oficial, mas deve ser publicado em boletim interno ou sítio eletrônico da instituição.


ID
3289894
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o Decreto 1.171/1994, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A - CORRETA

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    B - CORRETA

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

    C - INCORRETA

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    D - CORRETA

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    h) ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.


ID
3289897
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Recondução é

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90.

    Art. 8o São formas de provimento de cargo público:

         I - nomeação;

         II - promoção;

         III - ascensão;

         IV - transferência;

         V - readaptação;

         VI - reversão;

         VII - aproveitamento;

         VIII - reintegração;

         IX - recondução.

    Seção X

    Da Recondução

         Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

         I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

         II - reintegração do anterior ocupante.

          Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  • Letra C) Retorno ao cargo anteriormente ocupado.

    2 casos: (vou usar vc como exemplo pra facilitar)

    a) Vc já concursado (amém), daí passa em outro concurso e é reprovado no estágio probatório, aí vc retorna.

    b) O antigo servidor foi demitido e você assumiu, depois o cara voltou por invalidação da demissão, você vaza e é aproveitado em outro cargo.

  • A questão exige o conhecimento do conceito da recondução, que é uma das formas de provimento previstas na lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais.

    A recondução é forma de provimento derivado que resulta do retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    • Inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo
    • Reintegração do anterior ocupante

    Ou seja, somente a letra C está correta e conforme o conceito de remoção. As demais alternativas trazem termos aleatórios que não guardam relação com as formas de provimento previstas na lei nº 8.112/90.

    Gabarito: C

  • Os cargos públicos serão providos por:

    I - nomeação;

    II - recondução;

    III - readaptação;

    IV - reversão;

    V - reintegração;

    VI - aproveitamento;

    VII - promoção.

  • A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo de origem em duas hipóteses (art. 29, lei

    8.112/90:

    a) em razão da inabilitação em estágio probatório relativamente a outro cargo; ou

    b) quando ocorrer a reintegração de servidor ao cargo que ocupava.

    Se o cargo de origem estiver ocupado, o servidor será aproveitado em outro cargo de atribuições e vencimentos compatíveis.

    Quanto a primeira hipótese, embora o texto legal mencione a inabilitação em estágio probatório, a doutrina admite que possa haver recondução quando o servidor desistir do estágio probatório para retornar ao seu cargo de origem. De toda forma, a recondução “à pedido” do servidor em estágio probatório depende de lei do Ente Federado autorizando.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
3289900
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados, dentre outros, os seguintes preceitos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,    observados os seguintes preceitos:             

    I - interesse da administração;               

    II - equivalência de vencimentos;             

    III - manutenção da essência das atribuições do cargo;                

    IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades;            

    V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional;               

    VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.

  • A redistribução é sempre de ofício, não há em que se falar a pedido, com isso, se tem o entedimento de quer na redistribuição, para a administração, pouco importa a vontade do coitado do servidor.

  • A questão exige o conhecimento da redistribuição, instituto previsto no art. 37 da lei nº 8.112/91, que versa sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis Federais.

    Veja o que dispõe o Estatuto:

    Art. 37 lei nº 8.112/91: a redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    I - interesse da administração;

    II - equivalência de vencimentos; (alternativa A)

    III - manutenção da essência das atribuições do cargo; (alternativa D)

    IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; (alternativa C)

    V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional;

    VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.

    Conforme se observa do dispositivo acima, a única alternativa incorreta é a letra B, uma vez que, conforme inciso I do art. 37, a redistribuição ocorre no interesse da administração, e não do servidor.

    A redistribuição é uma forma de a Administração Pública reorganizar sua estrutura, colocando uma força de trabalho onde mais precisa e retirando de onde não há tanta demanda, sempre buscando a eficiência no serviço público. Dessa forma, se um cargo ocupado for redistribuído, por consequência o servidor também será redistribuído junto com o cargo. Além disso, é importante destacar que a redistribuição só pode ocorrer de ofício.

    Fonte: BALTAR NETO; LOPES DE TORRES,  Fernando Ferreira; Ronny Charles. Direito Administrativo. 9ª edição. São Paulo: Juspodivm, 2019.

    Gabarito: B


ID
3289903
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 8.112/90 todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A - CORRETA

    Dos Deveres

    Art. 116. São deveres do servidor:

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    B - INCORRETA

    Do Tempo de Serviço

    Art. 100. É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    C - CORRETA

    Das Proibições

    Art. 117. Ao servidor é proibido:      

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    D - CORRETA

    Das Proibições

    Art. 117. Ao servidor é proibido:      

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Art. 100. É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    conta-se também o prestado as forças armadas.

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos previstos na lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta. Veja:

    A - correta. Art. 116, IX, lei nº 8.112/90: são deveres do servidor: manter conduta compatível com a moralidade administrativa.

    B - incorreta. O tempo de serviço prestado às Forças Armadas é incluído para todos os efeitos no tempo de serviço público.

    Art. 100 lei nº 8.112/90: é contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    C - correta. Art. 117, VIII, lei nº 8.112/90: ao servidor é proibido: manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o 2º grau civil.

    D - correta. Art. 117, XI, lei nº 8.112/90: ao servidor é proibido: atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o 2º grau, e de cônjuge ou companheiro.

    Gabarito: B

  • Não confundir :

    § 2   Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.


ID
3289906
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 8.112/90, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Do Adicional por Serviço Extraordinário

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • GABARITO: LETRA A

    A - INCORRETA

    Do Adicional por Serviço Extraordinário

    Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    B - CORRETA

    Da Remoção

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    C - CORRETA

    Disposições Gerais

    Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    IV - para atividade política;

    D - CORRETA

    Das Proibições

    Art. 117. Ao servidor é proibido:     

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • será acrescido de 50%

  • hora extra no minimo 50% compreendido no periodo se 22 horas a 05 horas do dia seguinte
  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos previstos na lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta. Veja:

    A - incorreta. O adicional de hora extra será de 50% em relação à hora normal, e não de 100%.

    Art. 73 lei nº 8.112/90: o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% em relação à hora normal de trabalho.

    B - correta. Art. 36 lei nº 8.112/90: remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    C - correta. Art. 81, IV, lei nº 8.112/90: conceder-se-á ao servidor licença: para atividade política.

    D - correta. Art. 117, IX, lei nº 8.112/90: ao servidor é proibido: valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.

    Gabarito: A


ID
3289909
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 8.112/90, o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida, é de

Alternativas
Comentários
  • Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

    R3c0nsideração

    R3curs0

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm

  • ***** DIREITO A PETIÇÃO****

    "O PRAZO PARA INTERPOSIÇÃO DE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO OU DE RECURSO É DE 30 DIAS A CONTAR DA PUBLICAÇÃO OU DA CIÊNCIA , PELO INTERESSADO, DA DECISÃO RECORRIDA"

  • Lembrando q esse prazo é segundo a lei 8112/90. Porque segundo a lei 9784 "Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito. § 1º O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de 05 dias, o encaminhará à autoridade superior."

    A Lei n. 9784/99 afirma em seu art. 59 que, salvo disposição legal específica, é de 10 (dez) dias prazo para a interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida

    gabarito D

  • A questão refere-se ao prazo do direito de petição. Está previsto no art. 108 da lei 8.112:

    Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida. 

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo VIII

    Do Direito de Petição

    Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida. 

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • A questão exige o conhecimento do direito de petição, especialmente sobre o prazo de interposição do pedido de reconsideração ou do recurso, com previsão na lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato assinale a alternativa correta. Veja:

    Art. 108 lei nº 8.112/90: o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

    Sobre o tema, aproveito para deixar um breve resumo:

    • Reconsideração: pede a mesma coisa para a pessoa que proferiu a decisão. Pedido em até 30 dias e decisão em até 30 dias
    • Recurso: pede a uma autoridade superior. Devem ser interpostos em até 30 dias, e podem ser recebidos com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente. Hipóteses de cabimento do recurso: quando o pedido de reconsideração for indeferido; e dos recursos interpostos sucessivamente. Pode agravar a situação do administrado (macete: recurSIM)
    • Revisão: pode ser pedida a qualquer tempo, quando houver fatos novos. Não pode agravar a situação do administrado (macete: reviNÃO)

    Gabarito: D


ID
3289912
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um cidadão montou uma pequena empresa e precisa fazer o controle do seu fluxo de caixa e gerar gráficos de vendas e recebimentos. Ele deve consolidar as suas entradas e saídas financeiras diariamente e ao longo dos meses.

Indique qual é o tipo de software aplicativo que você recomendaria a esse cidadão.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    Planilha eletrônica.

  • Planilha eletrônica.


ID
3289915
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A arquitetura básica de um computador pode ser descrita por suas partes.
Assinale a alternativa em que NÃO é indicada uma unidade de uma arquitetura básica de um computador.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    Sistema operacional.


ID
3289918
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação à manipulação de arquivos no MS-Windows, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva c

    todos os arquivos deletados são salvos na Lixeira.

  • Alternativa C), há a possibilidade de, por exemplo, excluir algo de uma unidade removível, exclui direto sem passar pela lixeira.

  • Se o arquivo for maior que a capacidade da lixeira é excluído definitivamente. A mesma coisa ocorre se apertamos Shift+Del

  • Se o tamanho do arquivo deletado for superior À capacidade de armazenamento da lixeira, o arquivo será permanentemente excluído sem que passe pela lixeira.

    Bons'estudos ;)

  • Como funciona o esvaziamento da lixeira: espécie de fila, sendo mais técnico é por FIFO (first in first out);

    Armazenamento da lixeira: a) no windows Xp, 10% do disco; no windows, 7 10% dos 40GB e 5% do restante.

    Gabarito C, pois a banca quer a alternativa incorreta

  • A Lixeira pode ser operada com opções obtidas com a clicagem de botão direito do mouse.

    O esvaziamento é uma das operações da Lixeira.

    A Lixeira pode ter um tamanho máximo.


ID
3289921
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao uso de programas de gerência de apresentações, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
3289924
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação à segurança, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal é a incorreta. O fato de ser alguém conhecido não impede que um vírus tenha invadido o computador dele, se replicado como os Worms e passado para teu computador.

  • Pelo lógica dá pra matar a questão! Gabarito letra A

  • Gabarito: A

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

  • GAB A, mas é absurda considerar o item B correto. termos poderá e nunca, para INFORMÁTICA.

  • @H.O ISSO QUE EU TAMBÉM PENSEI VÉI.

  • worms NÃO precisa

  • Assertiva A

    Os vírus normalmente são enviados por desconhecidos. Assim arquivos, anexados, enviados por pessoas que você conhece podem ser executados, pois não contém vírus.

  • Complementando..

    Os vírus de macro adicionam seu código às macros associadas a documentos, planilhas e outros arquivos de dados.

  • Arquivos executáveis tais como .exe, .com, e .bat, podem conter vírus e nunca devem ser abertos quando enviados por e-mail.

    Os vírus podem estar presentes nas figuras e vídeos.

    Processadores de texto e planilhas eletrônicas podem conter Vírus.


ID
3289927
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas e assinale com (V) as Verdadeiras; e com (F) as Falsas.

( ) Os cálculos das funções lógicas e aritméticas são feitas pelo sistema operacional.
( ) Podemos definir o Sistema operacional como um conjunto de programas que oferece recursos para os softwares aplicativos.
( ) O armazenamento de dados é feito pelos sistemas operacionais que são responsáveis pela sua volatilidade.
( ) Os sistemas operacionais provêm o gerenciamento de recursos periféricos de entrada e saída tais como: impressoras, memórias e outros dispositivos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de letras.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa questão?

  • Essa questão foi ANULADA pela banca após recursos interpostos.

    Para mais informações, basta acessar o link:

    https://www2.ufmg.br/concursos/Concursos/Tecnico-Administrativo/Concurso-2016-Cargos-Tecnico-Administrativos-em-Educacao

  • (F) Os cálculos das funções lógicas e aritméticas são feitas pelo sistema operacional.

    São feitas pelo Processador. Unidade lógica e aritmética (ULA) é a unidade central o processador (Central Processing Unit, ou simplesmente CPU), que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes.

     (V) Podemos definir o Sistema operacional como um conjunto de programas que oferece recursos para os softwares aplicativos.

     (V) O armazenamento de dados é feito pelos sistemas operacionais que são responsáveis pela sua volatilidade.

    Deveria ser FALSO, já que o armazenamento de dados é feito pelo Disco Rígido (HD) e é um componente não volátil.

    (F) Os sistemas operacionais provêm o gerenciamento de recursos periféricos de entrada e saída tais como: impressoras, memórias e outros dispositivos.

    Deveria ser VERDADEIRO.

    Uma das principais funções do Sistema Operacional é gerenciar os dispositivos de Entrada e Saída (E/S) ligados ao computador. É tarefa do sistema operacional enviar sinais, informando as ações que o usuário espera que o dispositivo realize; tratar as interrupções e erros gerados pelos dispositivos. (fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_dispositivos_de_entrada_e_sa%C3%ADda)

  • (F) Os cálculos das funções lógicas e aritméticas são feitas pelo sistema operacional.

    (V) Podemos definir o Sistema operacional como um conjunto de programas que oferece recursos para os softwares aplicativos.

    (V) O armazenamento de dados é feito pelos sistemas operacionais que são responsáveis pela sua volatilidade.

    (F) Os sistemas operacionais provêm o gerenciamento de recursos periféricos de entrada e saída tais como: impressoras, memórias e outros dispositivos. 

  • Questão anulada pela banca