SóProvas



Prova VUNESP - 2012 - UFMT - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 01


ID
865165
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante uma aula prática, os alunos colocaram algumas hemácias humanas em água destilada e analisaram a variação do volume celular. Após o experimento, as variações no volume das células foram indicadas em um gráfico. Sabendo-se que as hemácias humanas ficam mergulhadas no plasma sanguíneo, cuja solução apresenta 0,9% de NaCl, o gráfico que ilustra corretamente a variação do volume das hemácias na água destilada, em função do tempo, está indicado em

Alternativas
Comentários
  • Podemos dizer que o interior das hemácias é muito concentrado em relação à água destilada, que é desprovida de muitos solutos dissolvidos. Assim, quando submersa em água destilada, a hemácia aumentará em muito seu volume com a grande quantidade de água entrando na célula por osmose.  O volume aumenta até romper a membrana plasmática da célula, rompendo-as.


    O gráfico que representa essa situação é o da letra A. 


  • A hemácia humana foi colocada em uma solução hipotonica, ou seja, irá aumentar de volume, porém este volume não será constante. O gráfico que melhor exemplifica a prática dos alunos é o gráfico A, pois aumento o volume e depois diminui pois provavelmente a hemácia plasmoptise. 


ID
865174
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cupins, baratas e formigas estão na lista dos animais que são considerados pragas na maioria das cidades. Além deles, mosquitos e escorpiões também povoam muitos centros urbanos. Uma característica comum a todos os animais citados e um fator ambiental que favorece o número elevado dessas pragas nas cidades são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Cupins, baratas, formigas, mosquitos e escorpiões são todos animais pertencentes ao filo Arthropoda. O escorpião é um aracnídeo, apresentando quatro pares de patas, enquanto o restante dos organismos citados são todos insetos e apresentam três pares de patas. A mandíbula está presente nos insetos e ausente nos aracnídeos. Já as quelíceras são observadas nos aracnídeos e não nos insetos. Todos apresentam metameria, porém os metâmeros podem se fundir formando tagmas de forma distinta em cada grupo. A característica comum a todos os aracnídeos é o exoesqueleto formado por quitina. A disponibilidade de alimentos nos grandes centros urbanos é o fator ambiental que favorece a presença dessas pragas.


    Letra E correta.


  • GABARITO - E

    Uma das características que os artrópodes adotaram e que revolucionou, foi a presença de um exoesqueleto quitinoso. É possível perceber que se você apertar uma cigarra, é bem diferente de você apertar um caramujo, que possui corpo mole.

    CAVEIRA!


ID
865192
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em certa variedade de plantas, a altura mínima das flores é de 20 cm a partir do solo e a altura máxima é de 32 cm. Sabendo que se trata de um caso de herança quantitativa e que cada alelo efetivo contribui com 2 cm, pode-se afirmar corretamente que uma planta cuja altura de suas flores seja 28 cm, pode apresentar o genótipo

Alternativas
Comentários
  • A herança quantitativa, também conhecida como herança poligênica é aquela em que há interação entre genes, somando ou acumulando o efeito dos mesmos para gerar um fenótipo final. No caso relatado na questão, a altura mínima (20cm) ocorre quando todos os alelos são recessivos (aabbcc), já a altura máxima ocorre quando todos são dominantes (AABBCC). As variações entre esses dois genótipos extremos gera fenótipos diversos, sendo que cada alelo contribui com 2cm na altura das flores. Assim, com apenas um alelo dominante, a flor teria 22cm; com dois alelos dominantes a flor teria 24cm, com três alelos dominantes o fenótipo seria de 26cm de altura; com quatro alelos dominantes as flores teriam 28cm de altura e com cinco alelos dominantes 30cm de altura. Se todos os seis alelos forem dominantes, a flor apresenta sua altura máxima, 32cm. Logo, um exemplo de genótipo para flores com 28cm deve conter quatro alelos dominantes (AABbCc).


    Letra E correta.



ID
865216
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ondas sonoras são ondas mecânicas produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico. A respeito desse tipo de perturbação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O timbre é: identificar ondas de mesma frequência, emitidos por diferentes fontes, de acordo com os padrões de vibrações. Logo, as ondas sonoras de mesma frequência podem ter timbres diferentes. Por isso, a resposta é a letra B.


ID
865231
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil tem recebido um elevado número de migrantes haitianos, que entram no Brasil pelo Acre e acabam chegando à cidade de São Paulo. Sobre esse fluxo migrante, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • E muitos acabam vindo de forma clandestina, conseguem subempregos e residência em regiões periféricas aqui no Brasil. Muito triste e sofrível essa situação. 
  • A ajuda internacional que o Haiti recebeu após o terremoto de 2010 não incluiu incentivo à imigração. A princípio, foi uma ajuda humanitária, com o envio de profissionais de saúde e produtos básicos, como água, alimentos e roupas. Nos dias atuais, há uma missão de paz da ONU no país, que tem o objetivo de estabilizá-lo militar e politicamente, havendo algumas ações no plano da construção civil, mas não no incentivo à imigração. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois não existe protocolo de troca de mão de obra entre Brasil e Haiti.

    A alternativa (C) está incorreta. A MINUSTAH não é um programa nem é do NAFTA, que é uma zona de livre comércio entre Canadá, Estados Unidos e México. MINUSTAH significa Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, a qual visa literalmente à estabilização do país e não incentiva a migração.


    A alternativa (D) está incorreta, pois as forças de ocupação da MINUSTAH são lideradas pelo Brasil, e não pelos Estados Unidos. Além disso, a missão de paz não tem objetivo de reprimir a população. O maior motivo da imigração se relaciona com a situação econômica precária do país, e não com a atuação da MINUSTAH.

    A alternativa (E) está correta. O crescimento econômico do Brasil na última década e a situação precária da economia haitiana são fatores essenciais que explicam a migração de haitianos para o Brasil.   


  • Resposta Correta : E 

    Bacana os comentários dos colegas ,porém se torna mais útil quando colocamos logo a resposta e depois as justificativas baseadas nela .


ID
865237
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica a Conferência da ONU que pretendeu aprofundar as discussões e propostas favoráveis ao novo mercado verde, com uso de energia limpa, e gerar soluções para a diminuição da poluição. Paralelo a essa Conferência ocorreu a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, evento da sociedade civil para debater temas relacionados às causas estruturais da crise ambiental e ecológica.

Alternativas
Comentários
  • A Conferência Rio 92 visava mais a lançar discussões sobre o desenvolvimento sustentável do que aprofundá-las. Em 1992, o tema ainda era relativamente novo no âmbito intergovernamental, embora cientistas e sociedade civil já discutissem a questão ambiental há mais tempo. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está correta. A Rio + 20 tinha o objetivo de aprofundar as discussões sobre desenvolvimento sustentável iniciadas 20 anos antes durante a Eco 92.

    A alternativa (C) está incorreta. Os objetivos do Milênio da ONU foram lançados em 2000 e não se limitam à questão ambiental, incluindo, também, os seguintes temas: miséria; educação; mortalidade infantil; igualdade de gênero; saúde da gestante; combate à AIDS, malária e outra doenças; e desenvolvimento. 

    A alternativa (D) está incorreta, pois o Protocolo de Quioto se refere a um tratado por meio do qual os Estados se comprometeram a tomar atitudes para amenizar as mudanças climáticas no planeta, prevendo compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

    A alternativa (E) está incorreta, pois a Conferência de Estocolmo, embora tenha sido o primeiro passo no sentido de se estabelecer um regime internacional do meio ambiente, não teve muitos resultados práticos nem aprofundou discussões sobre o tema. 



ID
865279
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os processos de independência política no Brasil e na América Hispânica

Alternativas

ID
865285
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolta da Vacina (1904) e a Revolta da Chibata (1910) podem ser consideradas

Alternativas

ID
865288
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nós nos encontramos todos aqui e o milagre desse encontro enche nossa alma. Cada um de vocês pode me ver e eu não posso ver a cada um de vocês, mas eu os sinto e vocês me sentem. É a fé em nosso povo que, de pequenos, nos tornou grandes, de pobres, nos fez ricos, de homens angustiados, desencorajados e hesitantes que éramos, fez de nós homens corajosos e valentes, aos homens errantes que éramos, nos deu a visão e nos reuniu a todos.
(Adolf Hitler, discurso de 1936. Apud Alcir Lenharo. Nazismo: “o triunfo da vontade”, 1986.)

Podemos dizer que Hitler se apresenta, no fragmento de discurso acima, como

Alternativas

ID
865333
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os versos do poema Psicologia de um vencido, de Augusto dos Anjos.


Já o verme – este operário das ruínas –
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê­los,
E há de deixar­me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!



Nesses versos, o eu lírico enfatiza

Alternativas

ID
865396
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os gases amônia, dióxido de carbono e trióxido de enxofre são insumos importantes na indústria química. Em relação à polaridade de suas moléculas, é correto afirmar que NH3 , CO2 e SO3 são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A molécula de NH3  é tem geometria espacial denominada piramidal, e como existe ainda um par de elétrons livres no átomo central, nesse caso, o nitrogênio, é considerada uma molécula polar. Já a molécula de CO2  é uma molécula linear simétrica, sem nenhum par de elétrons livres no átomo central, carbono, e portanto é apolar. A molécula de SO3  é uma molécula trigonal plana simétrica, com cada oxigênio realizando dupla ligação com o enxofre, sem ter elétrons livres e portanto apolar.

    Opção correta C.


  • Nh3 tem geometria piramidal com 1 átomo central e 2 ligantes com sobra de elétrons, ou seja é polar

    co2 tem geometria linear com 1 átomo e 2 átomos fazendo ligação dupla sem sobra de elétron, ou seja é apolar

    So3 tem geometria triagonal plana com 1 átomo central e 3 ligantes sem sobra de elétron, ou seja apolar

    LETRA C

    APMBB


ID
1048654
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O arroz e a batata, alimentos muito consumidos no mundo, são ricos em carboidratos. Além dessas substâncias, há também proteínas, lipídios e outros compostos que são produzidos pelos vegetais. Para garantir a produção de carboidratos e outros compostos orgânicos, as células clorofiladas do arroz e da batata devem

Alternativas
Comentários
  • O arroz e a batata são alimentos ricos em amido, a substância de reserva dos vegetais. A produção de carboidratos é realizada através da fotossíntese, cujo produto principal é a glicose. A partir disso, a planta sintetiza celulose, usada em sua estrutura e também o amido, com função de armazenamento de energia. A respiração celular é também fundamental, uma vez que é responsável por fornecer energia, que pode ser utilizada em outros processos metabólicos da planta.



    Letra D correta.



ID
1048660
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermáfitas, ou seja, que produzem sementes. Considerando o curso evolutivo dos vegetais, pode- se afirmar corretamente que a produção de sementes aconteceu

Alternativas
Comentários
  • Tendo por base a escala evolutiva, o primeiro grupo de vegetais a surgir foi o das briófitas, seguido pelas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentarem tecidos vasculares verdadeiros. Na gimnospermas surgiram as sementes e nas angiospermas as flores e frutos. Logo, o surgimento das sementes se deu após o surgimento dos tecidos vasculares na escala evolutiva.



    Letra C correta.



ID
1048666
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ainda no século 19, August Weismann foi um dos primeiros a atacar experimentalmente a veracidade dos caracteres adquiridos. Tendo cortado, por várias gerações, os rabos dos camundongos que usava como reprodutores, mostrou que nem por isso os descendetes nasciam sem rabo, e nem sequer passavam a ter rabos menores.


(Oswaldo Frota-Pessoa. Genética e Evolução, 2001. Adaptado.)

O experimento realizado por Weismann e suas observações

Alternativas
Comentários
  • Lamarck foi um naturalista francês, famoso por postular a Lei dos caracteres adquiridos. Segundo essa teoria, os caracteres adquiridos através do uso e desuso poderiam ser transmitidos aos descendentes. Assim, girafas que esticavam muito o pescoço ficariam com a região mais alongada e transmitiriam isso aos seus descendentes, por exemplo. O experimento de Weismann contraria a lei postulada por Lamarck pois nele, o pesquisador cortou a cauda de camundongos e estes continuaram a gerar filhotes com cauda.



    Letra D correta.


  • O Lamarckismo ou lamarquismo corresponde às ideias desenvolvidas pelo naturalista Jean-Baptiste Lamarck sobre a evolução dos seres vivos.

    Essas ideias foram fundamentais para o conhecimento da evolução. Porém, atualmente, não são mais aceitas.

    Lamarck baseou sua teoria em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.


ID
1048669
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A descoberta de planetas fora do sistema solar é tarefa muito difícil. Os planetas em torno de outras estrelas não podem em geral ser vistos porque são pouco brilhantes e estão muito próximos de suas estrelas, comparativamente às distâncias interestelares. Desde 1992, pelo menos 763 planetas extra­solares já foram descobertos, a grande maioria por métodos indiretos. Durante o tempo que leva para que o planeta complete uma órbita inteira ao redor de uma estrela, a posição do centro de massa da estrela s ofre uma oscilação, causada pela atração gravita­ cional do planeta. É esse “bamboleio” do centro de massa da estrela que indica aos astrônomos a presença de planetas orbi­ tando essas estrelas. Quanto maior a massa do planeta, maior o “bamboleio”.

(http://astro.if.ufrgs.br/esp.htm. Adaptado.)

Esse “bamboleio” sofrido pelo centro de massa da estrela pode ser explicado

Alternativas

ID
1048690
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crise econômica, na qual a Europa se encontra, suscita uma série de análises como a que segue:

A crise por que passa a Europa é quase sempre apresentada em termos dos países que ganham ou perdem: quais Estados endividados foram lançados para a periferia, com uma correspondente perda de soberania; e quais os “membros centrais” da UE que, liderados pela Alemanha, mostraram sua força. Mas uma cisão demográfica potencialmente mais perigosa começa a se abrir na União Europeia: é a linha que divide não as nações individualmente, mas sim gerações inteiras. O novo estopim é o espectro do desemprego juvenil, que tem o potencial desestabilizador de colocar os europeus jovens contra os velhos, ou os “ricos” de hoje contra os “pobres” de amanhã. Por toda a Europa, há a sensação inevitável de que as leis demográficas estão se voltando brutalmente contra os jovens.

(Política Externa, março/abril/maio 2012.)

Sobre a crise europeia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A crise europeia envolve países centrais, com alto grau de desenvolvimento econômico e social. Dentre eles, podem-se citar a Espanha e Portugal. O nível de endividamento público e desemprego nesses países, por exemplo, é bastante elevado. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois a Alemanha e a Inglaterra sofreram relativamente pouco com a crise que ainda abala a Europa. A Alemanha é o país mais forte economicamente do bloco, colaborando para ditar regras de austeridade que os países afetados pela crise devem seguir.

    A alternativa (C) está correta. Os jovens têm encontrado muita dificuldade para encontrar empregos em países onde a crise é mais grave. Na Espanha, por exemplo, cerca de 50% da população jovem (entre 20 e 30 anos) está desempregada. Ao mesmo tempo, os gastos previdenciários desses países são crescentes, uma vez que a média etária de sua população é cada vez maior. Dessa forma, os países podem enfrentar problemas com a previdência e o sistema de seguridade social, uma vez que menos pessoas colaboram e mais recebem benefícios. Os cortes de gastos na área social costumam ser exigidos por instituições financeiras credoras desses países, mas isso leva a uma piora significativa da condição de vida dos seus habitantes.

    A alternativa (D) está incorreta, pois a crise é um problema grave no presente, e não para o futuro. Além disso, não há política para diminuir a natalidade nos países europeus, pois a taxa de natalidade já é naturalmente baixa, o que pode gerar problemas no médio prazo para esses países, que não terão população economicamente ativa suficiente para garantir o bom funcionamento da economia.

    A alternativa (E) está incorreta. A princípio, pode-se considerar o desemprego juvenil na Europa conjuntural, uma vez que decorre principalmente da crise econômica que ainda está em vigor. A perspectiva é que esse problema diminua à medida que a economia retomar patamares anteriores ao começo da crise. Entretanto, é errado afirmar que há queda no nível de escolaridade na Noruega, Finlândia e Suécia, uma vez que esses países têm alto nível de escolaridade e índices de desenvolvimento humano em geral, e isso não foi reduzido durante ou por causa da crise.  



ID
1048693
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estimativas de pesquisadores apontam que em áreas planas, como no Cerrado mineiro ou no Sul da Bahia, mais de 50% das colheitas sejam mecanizadas. Acredita­- se que no Sul de Minas o percentual tenha alcançado 30%, tomando por base a área com a cultura e o potencial de uso de máquinas obtidos em um estudo de 2006. Cerca de 80% da área total cultivada na região – 500 mil hectares – está apta a receber tratores e 70% dela, em média, é adequada para as colheitadeiras.

Nas áreas montanhosas, a mecanização torna- ­se limitada ao uso de derriçadoras portáteis, que fazem o serviço de três a cinco apanha dores. E cada vez mais produtores estão utilizando o equipamento, em virtude da falta de mão de obra.


(Valor Econômico, 20.08.2012. Adaptado.)

As informações apresentadas no texto referem- se à produção de

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que o texto do enunciado se refere ao café. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café, “atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos”.  Os principais estados produtores são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná, mas também há produção expressiva na Bahia e em Rondônia. A mecanização na lavoura de café é crescente, como se observa no texto, e capaz de reduzir custos de produção.


    A alternativa correta é a letra (E).



ID
1048699
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relatório ambiental de 2010 da ONU calcula que 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidas anualmente. Oriundos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, esses produtos descartados são levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde rendem dinheiro, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 90 a sua vida média era de quatro anos, hoje, é de apenas um ano e meio.

(Veja
, dezembro de 2011. Adaptado.)

O texto refere- se a um dos problemas ambientais de mais rápido crescimento no mundo, o do lixo que contém

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que o texto trata do descarte de produtos eletrônicos e de seus impactos para o meio ambiente. Exemplos de lixo eletrônico são celulares, computadores, televisores, tablets, dentre outros produtos similares. O grande problema do descarte irregular desses produtos reside no fato de que eles possuem diversos elementos químicos em sua composição, como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, que são altamente prejudicais ao meio ambiente e à saúde humana. Eles podem contaminar gravemente o solo e o lençol freático dos locais em que são descartados, assim como o ar, por meio da liberação de toxinas caso sofram combustão. O texto usa o termo obsolescência programada e isso significa que os produtos, de maneira geral, são feitos cada vez mais com qualidade baixa, para que estraguem rapidamente, de modo a forçar os consumidores a comprarem novos produtos. No ramo dos eletrônicos, isso ocorre de maneira sistemática. A durabilidade de computadores e celulares é cada vez menor. Dessa forma, o descarte de lixo eletrônico tem aumentado muito, gerando problemas ambientais graves.


    A alternativa correta é a letra (D).



ID
1048702
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.

O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.

(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)

A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica

Alternativas
Comentários
  • Dos países apresentados, o Japão é o que possui o menor índice de dependência de água (IDA). Os recursos hídricos não estão espalhados pela superfície da Terra de maneira equitativa. Isso significa que alguns países têm abundância de água potável e outros têm escassez. Para medir o índice de dependência de água, um dos principais critérios é o local de origem dos rios que correm nos países, pois, quando um Estado nacional tem abundância de água potável, mas as nascentes de seus rios se encontram em outros países, esse Estado não tem total autonomia sobre as águas de seus rios. Assim, o Japão, por ser um país insular, tem a totalidade das nascentes e dos cursos de seus rios em seu próprio território, o que faz com que sua dependência hídrica seja zero, segundo o IDA. 


    A alternativa correta é a letra (C).


  • O Japão é uma ilha marítima, 

    então não há fontes fluviaisexternas de que o país dependa diretamente,

    somente da água dos oceanos.



ID
1048714
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Certa ocasião, quando os espartanos enfrentaram os persas, em Termópilas, Êuritos e Aristôdamos, dois guerreiros, foram dis­pensados do combate por estarem doentes e tiveram permissão para regressarem a Esparta, caso quisessem. Êuritos preferiu permanecer. Ficou, lutou e morreu. Já Aristôdamos regressou sem ter combatido. Foi recebido com opróbio e desonra. Nenhum espartano queria ajudá- ­lo a acender o fogo de sua casa, ninguém lhe dirigia a palavra e era chamado Aristôdamos, o Covarde.

(Heródoto. História. Apud Teresa Van Acker. Grécia:
a vida cotidiana na cidade­estado, 1985.)

O texto, cujo original é do século V a.C., exemplifica

Alternativas
Comentários
  • A partir dos 7 anos de idades, as crianças do sexo masculino da Grécia Antiga recebiam forte preparo e educação militar.
  • GABARITO: D

  • GABARITO - D

    Os espartanos possuíam um rígido militarismo, sendo muito radicais e humilhando os fracos, pois para eles era necessário que aqueles que fossem lutar, fossem até a morte.

    CAVEIRA!


ID
1048717
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As catedrais são imensas mas, acima de tudo, são altas, para impressionar aquele que as vê e as visita, e fazer com que sinta uma coisa muito importante: a altura do lugar reflete a altura de Deus no céu. As catedrais são dedicadas a Ele, são a Sua casa. E seu prestígio se estende àquele que O representa na Terra: o bispo. Um outro aspecto mais banal teve certamente sua impor­tância: as catedrais estão quase sempre situadas nas cidades, que concorrem entre si para ver qual delas terá a maior, a mais alta, a mais bela catedral.

(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.
Adaptado.)

Segundo o texto, as catedrais medievais

Alternativas

ID
1048720
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Identifique a afirmação correta sobre a Idade Média Ocidental.

Alternativas

ID
1048723
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podemos afirmar que um dos instrumentos da Contrarreforma, no século XVI, foi

Alternativas
Comentários
  • As principais características da Contra-reforma foram o combate à heresia, com a retomada do Tribunal do Santo Ofício; a proibição de livros, e uma campanha para catequização na América, decisões firmadas em 1545.

    Letra E


ID
1048726
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Portugal, a economia do ouro proporcionou apenas uma apa­ rência de riqueza [...]. Como agudamente observou o Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, o ouro era uma riqueza puramente fictícia para Portugal.

(Celso Furtado. Formação econômica do Brasil, 1971. Adaptado.)

A afirmação do texto, relativa à economia do ouro no Brasil colonial, pode ser explicada

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. Grande parte do ouro brasileiro encontra-se na Inglaterra.

  • O ouro deixou buracos no Brasil, Igrejas em Portugal e Fabricas na Inglaterra.

    -Uruguaio, Eduardo Galeano (1940)


ID
1048729
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Francesa não deve ser considerada apenas como uma revolução burguesa.

(Modesto Florenzano. As revoluções burguesas, 1982.)

Essa afirmação pode ser considerada

Alternativas

ID
1048732
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fato de ser a única monarquia na América levou os governan­tes do Império a apontarem o Brasil como um solitário no conti­nente, cercado de potenciais inimigos. Temia- ­se o surgimento de uma grande república liderada por Buenos Aires, que poderia vir a ser um centro de atração sobre o problemático Rio Grande do Sul e o isolado Mato Grosso. Para o Império, a melhor garantia de que a Argentina não se tornaria uma ameaça con­creta estava no fato de Paraguai e Uruguai serem países inde­pendentes, com governos livres da influência argentina.

(Francisco Doratioto. A Guerra do Paraguai, 1991.)

A partir das preocupações citadas no texto, o Império brasileiro agiu no Prata,

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O Brasil tinha um ENORME interesse na livre navegação nos rios

  • O texto ressalta a espinha dorsal da política externa do Segundo Reinado em relação ao Prata. Para preservar seu controle sobre o “problemático” Rio Grande do Sul (recém-pacificado após a tentativa separatista da Farroupilha) e o “isolado” Mato Grosso (acessível somente através da Bacia do Paraná-Paraguai), o Brasil procurou neutralizar a influência argentina na região. Para tanto, opôs-se aos esforços do governo de Buenos Aires no sentido de restabelecer a unidade do antigo Vice-Reino do Prata, mediante a possível anexação do Uruguai e do Paraguai à Argentina.

    Fonte: https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unesp/2016/1fase/UNESP2016_1fase.pdf


ID
1048735
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O regime liberal- democrático, inaugurado no Brasil em 1946, foi permanentemente ameaçado por tentativas de golpe de Estado. Uma dessas tentativas ocorreu quando

Alternativas

ID
1048741
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Oh retrato da morte, oh Noite amiga

Por cuja escuridão suspiro há tanto!

Calada testemunha do meu pranto,

De meus desgostos secretária antiga!

Pois manda Amor, que a ti somente os diga,

Dá- ­lhes pio agasalho no teu manto;

Ouve- ­os, como costumas, ouve, enquanto

Dorme a cruel, que a delirar me obriga:

E vós, oh cortesãos da escuridade,

Fantasmas vagos, mochos piadores,

Inimigos, como eu, da claridade!

Em bandos acudi aos meus clamores;

Quero a vossa medonha sociedade,

Quero fartar meu coração de horrores.

(Bocage. Sonetos, 1994.)


Nesse poema, predomina

Alternativas

ID
1048744
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O brasileiro sabe da importância da leitura para progredir na vida, ___________ continua considerando a atividade desinteressante. Este é o principal diagnóstico da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta semana pelo Instituto Pró- ­Livro. Foram _________ mais de cinco mil pessoas em 315 municípios e os resultados apontam que apenas metade delas ____________ . O critério é ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses. O estudo também demonstra que o hábito da leitura está conectado com a frequência à escola. Entre os que estudam estão apenas 16% do total da população de não leitores. Mesmo entre aqueles considerados leitores, a média de obras lidas é 1,4 para quem não está estudando ante 3,4 para quem estuda (considerando os últimos três meses).

(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por

Alternativas

ID
1048750
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Jantei fora. De noite fui ao teatro. Representava­se justa­mente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço, - um simples lenço! - e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um lenço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo. Os lenços perderam­se, hoje são precisos os pró­prios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas. Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e Iago destilava a sua calúnia. Nos intervalos não me levantava da cadeira; não queria expor­- me a encontrar algum conhecido. As senhoras ficavam quase todas nos camarotes, enquanto os homens iam fumar. Então eu perguntava a mim mesmo se alguma daque­las não teria amado alguém que jazesse agora no cemitério, e vinham outras incoerências, até que o pano subia e continuava a peça. O último ato mostrou­- me que não eu, mas Capitu devia morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amo­rosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público.

(Machado de Assis, Dom Casmurro.)

No texto, duas narrativas entrecruzam- se: a história vivida pelo narrador e a história encenada na peça Otelo. A semelhança entre elas reside no fato de que ambas


Alternativas

ID
1048753
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe- se que a diferença entre as medidas do comprimento a e da largura b de um tapete retangular é igual a x, e que o seu perímetro é igual a 12x. A área desse tapete pode ser corretamente expressa por

Alternativas
Comentários
  • a-b=x
    2a+2b=12x
    A=?

    2a+2b=12x
    2(a+b)=12(a-b)
    a+b=6(a-b)
    a+b=6a-6b
    5a=7b
    a/b=7/5
    logo  a=7 e b=5

    a.b =7.5 = 35 (é a área)

    buscando a resposta por tentativa:
    1,4 x b² = 35
    1,4 x 5² = 35
    a conta fecha.
     
    Resposta A.
  •   a -   b =    x
    2a + 2b =12x

    Simplificando:
      a -  b =   x          (I)
      a + b = 6x          (II)

    Subtraindo (I) de (II)
    0a-2b=-5x, temos que b = 5/2x   e    x=5/2b

    Adicionando (I) e (II)
    2a-0b=7x, temos que a = 7/2x     e    x=7/2a

    Cálculo da área: S=a.b
    S=7/2x.5/2x 
    S=35/4x2

    Cálculo da área para x=5/2b

    S = 35/4(5/2b)²
    S = 7/5b² ou S = 1,4 . b²

    Cáluclo da área para x=7/2a

    S=35/4(7/2a)²
    S=5/7a²

  • Vamos fazer o desenho do problema:

    De acordo com o enunciado, a – b = x e P = 12x

    Sabemos que a área do retângulo é A = a.b, logo:

    P = 2a + 2b = 12x  (1)

    a – b = x → a = x + b  (2)

    fazendo (2) → (1)

    2(x + b) +2b = 12x

    2x + 4b = 12x → 4b = 10x

    b = 2,5x → x = b / 2,5

    a = 3,5x

    Assim;



    Letra A.



ID
1048759
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O preço regular do ingresso de uma peça teatral é P, valendo o desconto de 50% para os que têm direito a meia- entrada. Para a sessão de sexta- feira, foram vendidos ingressos para 80% dos assentos disponíveis, e para a sessão do sábado, que teve um acréscimo de 18% no preço P, foram vendidos ingressos para todos os assentos disponíveis. Sabe- se que, tanto na sexta- feira como no sábado, 60% dos ingressos vendidos foram meia-entrada. Desse modo, a receita gerada na sessão de sábado teve um acréscimo, em relação à de sexta- feira, de

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado temos:

    Sexta-feira:



    Sábado:




    Letra: E

  • Letra E

    Sexta

    Assentos: 100 (exemplo)

    Valor de P: 1 real (exemplo)

    Assentos ocupados: 80 

    Assentos ocupados que pagaram meia-entrada ==> 80*60/100 = 48 

    48 são 60% dos assentos ocupados na sexta, ou seja: os assentos que pagaram meia-entrada (50 centavos, no caso)

    48 (assentos) * 0,50 (centavos) = 24 reais

    O restante dos assentos ocupados: 80 - 48 = 32 (32 são os 40% que pagaram P)

    32 (assentos) * 1 (real) = 32 reais

    Receita de sexta: 32 reais + 24 reais = 56 reais

    Sábado 

    100 assentos foram ocupados

    P teve um acréscimo de 18% Era 1 real, passou a ser 1,18 ==> 1*118/100 (regra de três)

    meia-entrada no sábado: 1,18/2 = 0,59 centavos 

    (60% pagaram meia entrada no sábado) 

    60 (assentos) * 0,59 (centavos) = 35, 4

    (40% pagaram o valor normal) 

    40 (assentos) * 1,18 (centavos) = 47,2

    Receita de sábado: 35,4 + 47,2 = 82,60

    Acréscimo: 

    ((Vf - Vi)/vi)*100

    vf - vi = 82,60 - 56 = 26,60

    26,60/56 = 0,475

    0,475* 100 = 47,5 %


  • Temos um total de receita possivel, se lotasse o teatro, que é 100%

    Sexta conseguiu 80% desse total

    Sabado conseguiu 100% desse total


    Na sexta, 60% dos 80% pagaram meia:

    0.6 * 80% = 48%

    Ou seja, podemos pensar como se esses 48% representassem somente 24% da sexta, ja que pagaram meia.


    Sendo assim, a sexta conseguiu somente 56% do total (80% - 24%)


    No sábado, 60% dos 100% pagaram meia:

    0.6 * 100% = 60%

    Ou seja, podemos pensar como se esses 60% representassem somente 30% do total, ja que pagaram meia


    Sendo assim, o sabado conseguiu 70% do total (100% - 30%)


    Podemos perceber que esses resultados finais (56% da sexta e 70% do sábado) equivalem ao publico dos dois dias se não houvesse o desconto de meia entrada. O enunciado nos diz que o sabado teve um acrescimo de 18% no preço, logo

    Sábado = 70% * 1,18 = 82,6


    A questão final pede para achar o acréscimo que sábado teve em relação a sexta, logo:

    82,6 / 56 = 1,475

    Multiplicando por 100: 147,5%


    Resposta E


ID
1048768
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma agência selecionou 56 consumidores para uma pesquisa qualitativa envolvendo dois molhos de tomate de marcas concorrentes, que detêm a maior fatia do mercado. Nessa pesquisa, constatou- se que todos utilizaram os molhos X ou Y, sendo que algumas pessoas utilizaram X e Y. O molho X foi usado por 33 dessas pessoas, enquanto que o Y foi usado por 37 delas. No final, um participante foi escolhido aleatoriamente para receber um brinde. A probabilidade de que a pessoa escolhida tenha utilizado ambos é de

Alternativas
Comentários
  •                                               

    Assim: 33 – x + x + 37 – x = 56

    X = 14


    Logo a probabilidade será:

    P = x / 56 = 1 / 4

    Letra D.


  • 33-n +n + 37 -n = 56

    N = 70-56

    N = 14

    14/56

    1/4


ID
1048780
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido fluorídrico, por reagir com o vidro, pode ser utilizado na gravação do número de chassi em vidros de automóveis. É produzido a partir da reação do minério fluorita com ácido sulfúrico, a 250 ° C, representada pela equação

                                             CaF2 (s) + H2SO4 (l) → CaSO4 (s) + 2 HF (g)

Considere que a massa molar do HF seja igual a 20 g· mol-1  e que a massa molar do CaF2 seja igual a 78 g· mol-1. Se 100 kg de ácido fluorídrico são obtidos a partir de 260 kg de fluorita impura, é correto afirmar que o teor percentual, em massa, de CaF2 nesse minério é

Alternativas
Comentários
  • A partir da reação dada pela questão, é possível perceber que 1 mol de CaF2 produz 2 mols de HF, assim faz-se a estequiometria representada a seguir, correlacionando as massas molares do fluoreto de cálcio e do ácido fluorídrico.

    CaF2 + H2SO4 -> CaSO4 + 2 HF

    78g ------------------------------------- 40 g

    260000 g ---------------------------------- X

    X = 133333 g ou 133,33 kg de ácido fluorídrico. Porém, só obteria essa quantidade se a fluorita, ou seja, o fluoreto de cálcio fosse 100 % puro. Como a questão diz que a fluorita é impura, calcula-se o teor percentual de fluorita na produção de 100 kg de ácido fluorídrico, pode ser calculado por:

    133,33 kg ----- 100%

    100 kg ------ Y

    Y = 75 %

    O teor de CaF2 na fluorita é 75 %.

    Opção correta D.


  • CaF2 + H2SO4 -> CaSO4 + 2 HF

    78g -------------------------------------- 40 g

    260 kg ---------------------------------- X

    X = 133,33 kg se a fluorita fosse 100 % pura

    133,33 ----- 100%

    100 kg ------ Y

    Y = 75 %

    O teor de CaF2 na fluorita é 75 %

    Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130330072428AAug4ag&guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAMOAk4f2w-lvVHO-kJ72F8EeJ0mIQHEPrsrUsFcXWNPSXVzIabLGkzqxkuYUffrUiob2bVk0VSZTl--qS5GCRrrvJ_kqDn0oeK-J5am6bg_tgA65A6xrlMZ0RrNoqeKx1U6a_6ePvvJ5_ThzNTJQCSi8cx0bc__MSVj2mFVy3hJJ

  • 78g CaF2 -----» 2.20g HF

    260kg CaF2 -----» Xkg HF

    X = 260. 2.20/78

    X= 10400/78

    X= 133,3 Kg HF

    A questão diz que são 100Kg de HF

    133,3kg HF ---- 100%

    100kg HF------ Y

    Y= 100000/133,3

    Y~= 75%

    BIZU: SEMPRE COLOQUE A UNIDADE DE MEDIDA QUE A QUESTÃO DÁ, PARA REALIZAR O CÁLCULO SEGUIDO DE QUAL SUBSTÂNCIA ELA ESTÁ FALANDO, ASSIM VOCÊ NÃO VAI ERRAR.

    EX: 78 g CaF2 -----» 2.20 g HF

    260 kg CaF2 -----» X Kg HF

    PARA REGRA DE TRÊS:

    1ª LINHA -- DADOS DA EQUAÇÃO

    2ª LINHA -- DADOS DA PERGUNTA.


ID
1048783
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma solução aquosa de carbonato de sódio, concentração 1,27 mol·L-1 e densidade 1,124 kg· L-1 pode ser empregada como alcalinizante em estações de tratamento de água (ETAs). Dada a massa molar do   Na2CO3 = 106 g mol-1 o valor aproximado do teor percentual em massa de Na2CO3 dessa solução é

Alternativas
Comentários
  • Para facilitar, assuma um valor de volume que seja fácil de trabalhar, por exemplo, 1L. Dessa forma, tem-se que a massa da solução é 1,124 kg = 1124 g e o número de mol da solução é 1,27 mol.

    É necessário calcular a massa existente em 1,27 mol de carbonato de sódio.

    1 mol ---- 106 g

    1,27 mol  ---- x

    X = 134,62 g de carbonato de sódio.

    Assim, para calcular o percentual do sal na  mistura, basta calcular a razão entre a massa encontrada em 1,27 mol e a massa da mistura, fornecida pela densidade.

    p = 134,62 g / 1124 g

    p = 12 %

    opção correta E.