SóProvas



Prova VUNESP - 2019 - Prefeitura de Olímpia - SP - Analista de Tecnologia da Informação


ID
3411298
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a concordância e o emprego do pronome estão em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     a) Séculos se passaram e, enfim, o vulcão entrou em atividade, o que o deu um formato quase simétrico ? o correto é usar o pronome oblíquo átono "lhe" (=função de objeto indireto).
     b) Faziam séculos que o vulcão permanecera inativo, até o momento em que as lavas irromperam, alterando-o a aparência ? temos o verbo "fazer" indicando tempo decorrido, é um verbo impessoal e que não deve ser flexionado, o correto é "faz".
     c) Depois que houve a erupção, as formas do vulcão alteraram-nas um pouco e ficou quase simetricamente perfeitas ? as formas FICARAM.
     d) Depois de séculos de inatividade, tendo havido a erupção que o tornou ativo, o vulcão teve suas formas alteradas.
     e) O vulcão foi esculpido por uma nova erupção, que deixaram surpresos todos os que lhe julgavam extintos ? o correto é "deixou" concordando com uma "nova erupção", a qual é retomada pelo pronome relativo "que".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    Depois de séculos de inatividade, tendo havido a erupção que o tornou ativo, o vulcão teve suas formas alteradas.

  • Séculos se passaram e, enfim, o vulcão entrou em atividade, o que o deu um formato quase simétrico.

    Quem dá algo, dá algo a alguém ou dá o que? Portanto, não entendi o porquê da Letra A estar errada, sendo que na minha visão é OD (Objeto Direto), não OI (Objeto Indireto).

  • Meus caros(as), comecem sempre observando a transitividade do VERBO. Não se esqueçam do VERBOOO

  • A questão requer conhecimento sobre concordância verbal e nominal e o emprego dos pronomes átonos como complementos verbais: objeto direto e objeto indireto.

    Alternativa (A) incorreta – O verbo dar é bitransitivo (quem dá, dá algo a alguém), o objeto indireto é o substantivo “vulcão" (Deu ao vulcão um formato quase simétrico), portanto o pronome pessoal oblíquo átono que exerce a função de objeto indireto é “lhe", e não os pronomes “o", “a", “os", “as" porque o pronome átono está substituindo o substantivo “vulcão", o qual exerce a função sintática de objeto indireto. O correto seria: “Séculos se passaram e, enfim, o vulcão entrou em atividade, o que lhe deu (ou: “o que deu a ele) um formato quase simétrico".

    Alternativa (B) incorreta – O verbo fazer indicando tempo decorrido é impessoal, devendo ser flexionado apenas na 3ª pessoa do singular. O correto seria: “Fazia séculos que o vulcão permanecera inativo, até o momento em que as lavas irromperam, alterando-o a aparência".


    Alternativa (C) incorreta – O erro está na concordância da forma pronominal “nas" e do verbo ficar. O pronome substitui o substantivo “vulcão", portanto deve ficar no masculino singular, e o verbo ficar deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito “formas". O correto seria: “ Depois que houve a erupção, as formas do vulcão alteraram-no um pouco e ficaram quase simetricamente perfeitas".
     


    Alternativa (D) correta – A concordância e o emprego do pronome átono estão de acordo com a norma-padrão.
     


    Alternativa (E) incorreta – O erro está na concordância do verbo deixar e do adjetivo extintos, além do emprego do pronome átono “lhe", tendo em vista a regência do verbo julgar.



    O verbo deixar deve concordar em número e pessoa com o sujeito “uma nova erupção", na oração anterior (Uma nova erupção deixou todos surpresos).

    O verbo julgar é transitivo direto, seu objeto direto é o substantivo “vulcão" (Todos aqueles julgavam extinto o vulcão), portanto o pronome pessoal oblíquo átono que exerce a função de objeto direto é “o", e não o pronome “lhe" porque o pronome átono está substituindo o substantivo “vulcão", o qual exerce a função sintática de objeto direto.


    O adjetivo extinto deve concordar com o substantivo vulcão. (O que estava extinto? O vulcão.)
    O correto seria: “
    O vulcão foi esculpido por uma nova erupção, que deixou surpresos todos os que o julgavam extinto.


     Gabarito da professora: Letra D.

  • A) "dar" algo a alguem.

    b) "faz" seculos

    c) alteraram-na? ficou? nops '*alteraram-no e ficaram*

    d) correto

    e) deixou, o julgavam, extinto

  • aquela questão que faz diferença na provas da VUVU


ID
3411301
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

Na opinião de Viviane Mosé, a atual crise civilizatória

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo o texto: Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional ?pensamento em linha?, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo ?pensamento em simultaneidade?, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva b

    relaciona-se com a substituição da objetividade da vida pela virtualidade do discurso midiático.

  • Esta é uma questão de interpretação textual. O tema do texto é a crise da sociedade em função da mudança da forma de percepção da realidade. Se antes a sociedade focava na materialidade da vida, ou seja, no seu dia a dia, hoje o foco é na narrativa midiática, ampliada pelas redes.

    Sendo assim, a partir dessa leitura, a alternativa que corresponde à atual crise civilizatória é a letra B -  relaciona-se com a substituição da objetividade da vida pela virtualidade do discurso midiático.  

    A) atenua-se com a exposição constante das experiências individuais em plataformas virtuais coletivas.
    Incorreto, a exposição constante não atenua a crise civilizatória, mas a amplia, de acordo com o texto.

    B) relaciona-se com a substituição da objetividade da vida pela virtualidade do discurso midiático.
    Correto, como apontado acima.

    C) deriva do aumento da solidão, decorrente de uma supervalorização do tradicional pensamento em linha.
    Incorreto, o que deriva da crise é o aumento da solidão, já que é uma consequência dessa busca pela narrativa midiática.

    D) resulta do consumo excessivo de medicamentos que, em vez de tratar, agravam os quadros de depressão.
    Incorreto, o consumo de medicamentos é uma das consequências da crise mencionada no texto. 

    E) equivale a uma necessidade de autoafirmação por meio da posse de bens materiais duráveis.
    Incorreto, a comparação com os bens materiais duráveis é feita para exemplificar um período passado.
    Gabarito da Professora: Letra B.
  • Letra B

    “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”


ID
3411304
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

Duas passagens do texto que correspondem a raciocínios análogos estão em:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Raciocínio Analógico: Processo de raciocínio do particular para o particular, que deriva uma conclusão a partir de sua própria experiência em uma ou mais situações semelhantes.

  • Analogia: Ideia de semelhança entre dois termos diferentes

    é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências... (1° parágrafo) / ... Se não posso comigo, posto... (2° parágrafo)

    É exatamente isso o que a primeira frase diz e a segunda diz a mesma coisa, porém, com outras palavras. O que essa frase quer dizer é que é necessário guardar as nossas vivências em algum lugar, fotos, redes sociais, postagens etc.

  • Em todos esses anos nessa indústria vital. essa é a primeira vez que isso me acontece

  • Gabarito (a).

    Questão difícil. Texto truncado e rebuscado demais.


ID
3411307
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

São vocábulos antônimos empregados no texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A 

    velozmente (1° parágrafo) ... paulatinamente (2° parágrafo) (=temos termos contrários, termos antônimos, respectivamente, algo veloz e algo que é feito aos poucos, pausamente, pouco a pouco).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    velozmente (1° parágrafo) ... paulatinamente (2° parágrafo)

  • Vunesp ama a palavra: paulatinamente.


ID
3411310
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

Após a alteração da pontuação, a frase do texto que permanece correta, conforme a norma-padrão da língua, está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar, cada vez mais, contra isso, passamos a odiar, também, a solidão, completou Viviane. (4° parágrafo) ? uso de vírgula para separar os termos em destaque é facultativo, a inserção delas mantém a frase plenamente correta.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva e

    Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar, cada vez mais, contra isso, passamos a odiar, também, a solidão, completou Viviane. (4° parágrafo)

  • O excesso de vírgulas foi para confundir o candidato; porém a frase está perfeita, sem erros de pontuação.

  • Quem conseguiu achar os erros nas demais até assusta ao ver uma certa com esses excessos de virgula, mas não titubiei e fui na correta. ufaaa


ID
3411313
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Considere o texto para responder à questão .



    Na apresentação intitulada “A exaustão da razão”, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé descreveu o quadro atual da sociedade: em crise. “Estamos vivendo mais do que uma crise normal porque, a meu ver, tudo está em crise”, sintetizou. Segundo ela, a atual crise civilizatória tem a ver com uma mudança na forma de percepção da realidade: o tradicional “pensamento em linha”, de acordo com Viviane, está sendo substituído velozmente pelo “pensamento em simultaneidade”, que troca a materialidade da vida, ou sua objetividade, pela narrativa midiática, nas redes. É como se o ato de viver estivesse sendo substituído pela exposição desse ato. “É mais ou menos o papel que o carro ou a casa tinham na vida das pessoas: hoje é essencial ter espaços de narrativa, registrar materialmente as vivências”, disse.

      Nesse sentido, alertou para três aspectos decorrentes dessa transformação: estamos nos transformando apenas em metáforas do que somos efetivamente; acabamos ampliando nosso espaço de significação perante o coletivo; e criamos, com isso, uma exigência de desempenho que está nos incapacitando paulatinamente. Não é à toa, destacou a filósofa, que os índices de depressão batem recordes na contemporaneidade, assim como os suicídios em populações jovens, especialmente. “Estamos matando nossa intangibilidade. Se não posso comigo, posto”, destacou.

      Por trás dessa pressão, lembrou a filósofa, estão as constantes promessas por felicidade. Mas a palavra felicidade só promete, não cumpre. “Essas promessas de felicidade acabaram nos retirando dos nossos corpos, pois passamos a odiar o sofrimento – tanto físico quanto psíquico – quando ele é um dos fundamentos da existência”, afirmou.

      Da mesma forma que passamos a odiar o sofrimento físico e psíquico, e a nos medicar cada vez mais contra isso, passamos a odiar também a solidão, completou Viviane. Mas solidão é, ou deveria ser, diferente de abandono. “Solidão é condição de vida. Quando estou sozinha estou comigo, estou exercendo a minha humanidade de conversar comigo mesma. Estamos nos embotando rapidamente, como um retrato da nossa impotência em existir”, constatou.

            (CRPRS – Conselho Regional de Psicologia-RS. www.crprs.org.br. Adaptado)

A concordância está em conformidade com a norma- -padrão da língua na frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     a) De acordo com Viviane Mosé, mais do que uma crise normal tem sido vivido na atualidade ? o correto é "vivida" (=concorda com o núcleo do sujeito "crise").
     b) Substituíram-se o tradicional ?pensamento em linha? pelo ?pensamento em simultaneidade? ? o correto é "substituiu-se", trata-se de uma voz passiva sintética e concorda com o sujeito paciente "o tradicional";.
     c) Em meio às constantes exigências da vida atual, surge as constantes promessas por felicidade ? o correto é "surgem" (=concorda com o sujeito posposto no plural "promessas").
     d) Infelizmente, os índices de depressão na contemporaneidade aumenta de modo exponencial ? o quê aumenta? Os índices AUMENTAM.
     e) Ainda que seja um dos fundamentos da existência, a dor passa a ser algo a ser evitado

     

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Letra E , está concordando com algo,não com dor

  • e) Ainda que seja um dos fundamentos da existência, a dor passa a ser algo a ser evitado

    Pensei que deveria ser ; passa a ser algo evitado.

  • De acordo com Viviane Mosé, mais do que uma crise normal tem sido vivido ( vivida ) na atualidade.

    Substituíram-se ( substituiu-se ) o tradicional “pensamento em linha” pelo “pensamento em simultaneidade”.

    Em meio às constantes exigências da vida atual, surge ( surgem) as constantes promessas por felicidade.

    Infelizmente, os índices de depressão na contemporaneidade aumenta ( aumentam ) de modo exponencial.

    Ainda que seja um dos fundamentos da existência, a dor passa a ser algo a ser evitado. Certo. Evitado está concordando com algo. E não com dor.


ID
3411316
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cuja frase está redigida em conformidade com a norma-padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    a) Desde que estejamos sozinhos, estaríamos com nós, estaríamos exercendo a nossa humanidade de conversar com nós mesmos ? o correto é "conosco".
     b)) Sempre que estamos sozinhos, estávamos conosco, estando exercendo a nossa humanidade de conversar conosco próprios ? o correto é "estamos".
     c) Talvez ao estarmos sozinhos, estaremos conosco, se estarmos exercendo a nossa humanidade de conversar conosco mesmo ? o correto é "estaríamos".
     d) Caso estejamos sozinhos, estaremos conosco, estaremos exercendo a nossa humanidade de conversar conosco mesmos.
     e) Quando estivermos sozinhos, estaríamos conosco, estando exercendo a nossa humanidade de conversar conosco próprio ? o correto é "estaríamos".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    Caso estejamos sozinhos, estaremos conosco, estaremos exercendo a nossa humanidade de conversar conosco mesmos.

    S.V.C.A

  • Com nós deverá ser utilizado apenas quando houver uma referência às pessoas pelo pronome nós: 

    Conosco deverá ser utilizado quando não houver essa referência: 

    É preciso ter disciplina pois nem sempre estaremos motivados.

  • Que questão maluca é essa? Não entendi foi nada :P

  • Eu marquei a D porque todas as outras estão gritantemente erradas em razão da utilização desconexa dos tempos e modos verbais, mas "conosco mesmos" simplesmente não existe. Conosco sempre vem sozinho. Questão estranha...

  • As duas opções estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes.

    Com nós deverá ser utilizado apenas quando houver uma referência às pessoas abrangidas pelo pronome nós: 

    • Você vem à praia com nós duas?
    • Fique aqui com nós todos!

    Conosco deverá ser utilizado quando não houver essa referência: 

    • Você vem à praia conosco?
    • Fique aqui conosco!

    Com nós

    Com nós é utilizado sempre que seguido das seguintes palavras: mesmos, mesmas, próprios, próprias, todos, todas, outros, outras, ambos, ambas ou um numeral.

    Exemplos de com nós

    • A reunião é com nós mesmos.
    • O professor quer falar com nós todas.
    • Apenas temos que estar felizes com nós próprios.
    • Ele está saindo com nós duas!

    Conosco

    Conosco, forma contraída de com nós, é utilizado quando não houver nenhuma palavra que faça referência e reforce o sentido do nós.

    Exemplos de conosco

    • Venham conosco ao cinema.
    • Nossos filhos estão sempre conosco.
    • Esse assunto é apenas conosco, não se intrometa!

    Apesar das regras acima referidas, alguns gramáticos não condenam o uso das expressões conosco mesmos ou conosco próprios, sendo apenas preteridas por uma questão de eufonia. 

     

     

      

  • Fundamento. Explico.

    A questão comporta anulação. Erro Craso!

    Malgrado o gabarito apontar para a letra (d) e os brilhantes comentários dos colegas, penso que a questão não tem gabarito dado que a expressa "conosco mesmos" não é adequada.

    Também analisei as demais assertivas e realmente não há resposta correta. Por isso, entendo que a questão merece ser anulada.


ID
3411319
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando as regras de emprego do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa que completa a frase a seguir conforme a norma-padrão da língua.


Quando estou sozinha, posso dedicar tempo à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Quando estou sozinha, posso dedicar tempo à reflexão sobre minha existência.

    ? Dedicar tempo a algo (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "reflexão" (=crase).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    Quando estou sozinha, posso dedicar tempo à reflexão sobre minha existência.

  • Essa questão requer conhecimentos acerca do emprego do acento indicativo de crase.

    Alternativa (A) incorreta – Em virtude de não haver artigo diante de pronomes pessoais, não ocorre a crase. O “a" é apenas preposição, logo não se emprega o acento indicativo de crase.

    Observação!!! Ocorre crase antes dos pronomes pessoais de tratamento “senhora", “senhorita", e as formas de tratamento “dona", “dama", “madame" e “doutora". Somente essas exceções.

    Alternativa (B) incorreta – Em virtude de não haver artigo diante de pronomes indefinidos, não ocorre a crase. O “a" é apenas preposição, logo não se emprega o acento indicativo de crase.

    Observação!!! Pode haver crase antes do pronome indefinido “outra", se tal pronome se referir a um ser definido pelo contexto. Exemplo:

    “Se não encontrar o remédio nessa farmácia, vá à outra da esquina". Perceba que o pronome indefinido “outra" está se referindo à farmácia; nesse caso, esse termo está definido pelo pronome.

    Alternativa (C) correta – Ocorre o acento indicativo de crase devido à regência do verbo dedicar, o qual é bitransitivo (quem dedica, dedica algo a alguém ou a alguma coisa) e devido ao substantivo “reflexão" estar determinado pelo artigo definido “a". Como ocorre a fusão de duas vogais idênticas (preposição a + artigo a), emprega-se o acento de crase.

    Alternativa (D) incorreta – Estando o “a" no singular seguido de palavra no plural, não se emprega o acento indicativo de crase. No caso, o “a" é apenas preposição. Ademais, “alguma" é pronome indefinido.

    Alternativa (E) incorreta – Não ocorre acento indicativo de crase diante de artigos indefinidos, o “a" é apenas preposição.

    Gabarito da professora: Alternativa C.


ID
3411322
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere um total de 75 bolinhas, sendo 45 na cor preta e 30 na cor marrom. Pretende-se distribuir todas essas bolinhas em um menor número de caixinhas possível, inicialmente vazias; todas elas deverão conter o mesmo número de bolinhas, de modo que, em cada caixinha, todas as bolinhas tenham a mesma cor. Nessas condições, a diferença entre o número de caixinhas contendo bolinhas na cor preta e o número de caixinhas contendo bolinhas na cor marrom deverá ser igual a

Alternativas
Comentários
  • MDC

    45, 30 | 3

    15, 10 | 3

    5, 10 | 2

    5, 5 | 5

    1, 1 | mdc (45, 30)= 15

    45÷15= 3

    30÷15= 2

    3-2= 1

    Gabarito: Alternativa A

  • Pretende-se distribuir todas essas bolinhas em um menor número de caixinhas possível (...) = MDC

  • MDC

    Primeiro faça o MDC de 45 , 30

    45,30| 2

    45,15| 3

    15,5 | 5

    5 , 1 |

    Agora vamos multiplicar 3.5 =15

    bolinhas pretas 45 divide por 15 = 3

    bolinhas marrons 30 divide por 15 = 2

    a Diferença e de 1 caixinha

    Gabarito : A

  • MDC

    Legenda:

    P = Bolinhas pretas

    M = Bolinhas marrons

    P M

    45, 30 | 3

    15, 10 | 5

    3, 2 | (3.5= 15) ← Aqui no total de bolinhas por caixa

    Aqui a quantidade de caixas para cada cor de bolinha

    Diferença entre o número de caixas: 3 - 2 = 1

    Gabarito: Alternativa A


ID
3411325
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um cofre, há apenas moedas de R$ 1,00 e de R$ 0,50, e a razão entre o número de moedas de R$ 1,00 e o número de moedas de R$ 0,50 é 4/5 . Se, nesse cofre, o número de moedas de R$ 0,50 supera em 42 o número de moedas de R$ 1,00, então o valor total em moedas é igual a

Alternativas
Comentários
  • moedas 1 real= A

    moedas 0,50 centavos= B

    A razão de A/B = 4/5

    usando o K para proporção

    4k = A

    5k A+42

    4k = 4

    5k 4+42

    multiplica cruzado

    20k= 16k +168

    k= 42

    substituindo

    moedas 1 real= 42*4= 168

    moedas 0,50 cent. = 168+42= 210 *0,5= 105

    R$168,00+ R$105,00= R$273,00

  • Como há 42 moedas a mais de 0,5 e 5-4= 1

    Então:

    1K=42

    K=42

    42.4=168

    42.5=210 (210.0,5=105)

    105+168= 273

  • X=moedas de 1 real

    Y=moedas de 0,50 centavos

    1)Informações dadas:

    X=4/5Y

    Y=X+42

    2)Substituindo:

    X=4/5*(X+42)

    X=168

    3)Resultado:

    X=168 de 1 real=168 reais

    Y=168+42 = 210

    210*0,50=105 reais

    Portanto:

    168 + 105 = 273 reais


ID
3411328
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma loja de equipamentos de informática, preocupada com o futuro do planeta, compra equipamentos e componentes eletrônicos para reciclagem, pagando R$ 2,00 o quilograma de placas de circuito. Uma empresa, também preocupada com o destino dos materiais eletrônicos sem utilização, após renovar o seu sistema, desmontou os equipamentos que tinha e identificou que, se tivesse mais 10 placas, teria um total de 20 dúzias desse material, para reciclar. Sabendo-se que cada placa tem massa de 57 gramas, se essa empresa vender todas as placas que tem para reciclar, receberá, em troca, por esse material, a quantia de

Alternativas
Comentários
  • Se faltam 10 unidades para completar 20 dúzias (20x12=240) 240-10 = logo se tem 230 unidades

    230*0,057 gramas= 13,11 * 2,00 (preço que é pago) = 26,22

    OBS: 57gramas /1000 quilogramas pra dar em KG = 0,057

  • Gabarito B

    valor unitário da placa:

    1kg -- 2,00 reais

    1000g --2,00 reais

    57g --- x reais

    x= 0,114 reais (1 placa = 0,114 reais)

    "se tivesse mais 10 placas, teria um total de 20 dúzias desse material, para reciclar"

    y + 10 = 20 x 12

    y = 240 -10 = 230 placas.

    regra de três para descobrir quanto receberá pelas placas:

    1 p -- 0,114

    230 p --- valor recebido

    valor recebido = 230 x 0,114 = 26,22 reais


ID
3411331
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Antes de entrar em promoção, Ana comprou um produto. Dias depois, sua amiga comprou o mesmo produto, na promoção, por R$ 459,20, com 18% de desconto sobre o preço pago por Ana. Nesse caso, comparado ao valor que sua amiga pagou no produto, o valor pago a maior por Ana, no mesmo produto, foi de

Alternativas
Comentários
  • Como a amiga de Ana teve um desconto de 18%( 100-18= 82%) sobre o mesmo produto pago por ana então:

    Ana

    x-------- 100%

    459,20---82% x= 560. Logo : 560- 459,20= 100,8

    Amiga


ID
3411334
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa d’água tem capacidade total de 10000 litros. Quando estava com 67% da sua capacidade total, ela passou a fornecer água para outra caixa, a uma vazão constante de 35 litros por minuto e, ao mesmo tempo, a receber água, a uma vazão constante de 75 litros por minuto, até ficar totalmente cheia de novo, momento em que, automaticamente, parou de fornecer e receber água. O tempo total decorrido nesse processo foi de exatamente

Alternativas
Comentários
  • 10000-100%

    X      - 67%

    X=6700 faltando para ficar cheia 10000-6700= 3300

    75-35=40 pois ela recebe 75 litros mas doa para segunda caixa 35 litros.

    3300/40=82,5 – 1 hora e 22 minutos e 30 segundos 

    para chegar nas horas eu primeiro divido o 82,5/60= 1 hora, depois encontro os minutos e segundos subtraindo por 60, pois 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos .

    82,5-60=22,5 minutos-60=37,5segundos

    Resposta: 2 horas, 22 minutos e 30 segundos


ID
3411337
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A média das idades de 12 pessoas, dentre elas Joel, é igual a 25 anos. Se Joel tivesse 6 anos a mais, a média das idades dessas mesmas 12 pessoas seria igual a

Alternativas
Comentários
  • A média das 12 pessoas é 25 anos, logo o total das idades é 25*12=300 anos

    Se Joel tiver 6 anos a mais: 300+6= 306 anos no total

    A média seria 306/12= 25,50 anos


ID
3411340
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um concurso, o número total de vagas disputadas para os cargos A, B e C é 150. Sabendo-se que, para o cargo A, o número de vagas é 3 unidades maior que o dobro do número de vagas para o cargo B, e que o número de vagas para o cargo C é 21 unidades menor que a metade do número de vagas para o cargo B, então, o número de vagas para o cargo C corresponde, do número de vagas para o cargo B, a

Alternativas
Comentários
  • A+B+C = 150

    A = 2B+3

    C = B/2 - 21

    A+B+C = 150

    2B+3+B+B/2-21 = 150 (FAZ UM MMC)

    4B + 6 + 2B + B - 42 = 300

    7B + 6 - 42 = 300

    7B -36 = 300

    7B = 336

    B = 336/7 ---> 280/7 + 56/7 --> 40+8 = 48

    Substitua o B em C

    C = B/2 - 21

    C = 48/2 - 21

    C = 24-21

    C = 3 vagas.

    C/B = 3/48

    = 0,0625

    = 6,25%

  • A + B + C = 150

    A= 2B+3

    B= 48

    C=0,5B-21

    2B+3+B+0,5B-21=150

    3,5B-18=150+18

    3,5B = 168

    B = 168/3,5

    B=48

    C=48.0,5-21

    C= 3

    3 ---------------- X

    48 --------------100

    300/48 = 6,25%


ID
3411343
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Carlos é um vendedor de um único produto e tem uma meta mensal de vendas a realizar. Se ele vender 500 unidades desse produto, faltarão R$ 5.000,00 para que ele atinja essa meta. Se ele vender 550 unidades desse produto, ele ultrapassa a meta de vendas em R$ 7.500,00. A quantidade de produtos que Carlos precisa vender para atingir a meta de vendas, mensalmente, é

Alternativas
Comentários
  • Senhores,

    Resolvi desta forma:

    Some R$ 5.000 (Faltou) e R$ 7.500 (Excedeu) e divida pela falta mais o excedente demonstrado em unidades (550 -500 = 50 unidades).

    R$ 12.500 / Und.50 = R$ 250 por unidade.

    Agora iremos dividir o preço total do que falta (R$ 5.000) pelo preço unitário descoberto (R$ 250), para descobrir quantas unidades faltam.

    R$ 5.000 / R$ 250 = R$ 20 unidades.

    Assim :

    500 Und. + 20 Und. = 520 Und.

    Gabarito : B

  • Sistema de equações:

    500x = y - 5000

    550x = y + 7500

    Onde x é o valor unitário, e y a meta.

    Encontra-se um valor unitário de 250 reais, e a meta que ele quer é 130000 reais

    Para saber quantos produtos ele vendeu para atingir a meta:

    250p = 130000

    p = 520

    Gab: B

  • Eu resolvi assim:

    m= meta

    x= unidades

    m=550x+5000

    m=500x-7500

    Igualei as duas equações e descobri que o x é 250. Depois coloquei o valor do x em alguma das duas equações para ver o valor mensal da meta, que foi 130.000.

    Por fim, peguei o 130.000/250=520 unidades.

  • Busquei encontrar o valor da unidade e dividir por 5.000 que faltavam para o alcance da meta

    Entre 500 Unidades e 550 Unidades existe uma diferença de 12.500

    Se 50 Unidades valem 12.500, logo, 1Unide vale 250,00

    Se faltava 5.000 para chegar a meta divide pelo valor de cada unidade (250,00) = 20 unidades

    500 unidades + 20 unidades = 520 unidades

  • 500x+5.000=550x-7.500

    50x= -12.500

    x=12500/50

    x= 250

    substitui o x na primeira equação:

    500.250+5.000= 130.000

    130.000/250= 520 produtos

  • Se com 500 unidades faltam 5.000 reais e com 550 ele ultrapassa em 7.500.

    50 unidades é igual aos 5.000 que faltavam + 7.500

    50=12500

    Logo, uma unidade equivale a 250 reais.

    Sabendo que uma unidade equivale a 250 reais e que, vendidas 500 unidades, restam 5000 pra atingir a meta, faço uma regra de 3 simples.

    1 250

    x 5000

    x=20

    Portanto, 520 unidades representam a meta que é de 5.500 reais.

    GABARITO B

    #TJSP2021

  • 500 u + 5000 = 550 u - 7500

    u = 250

    500 * 250 + 5000 = 130000

    130000 / 250 = 520


ID
3411349
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um pequeno outdoor retangular, as propagandas têm 4,84 m2 de área, sendo o comprimento correspondente ao quádruplo da altura. Pretende-se construir mais outdoors, aumentando-se a área de superfície em 23/121 , mas mantendo-se a proporcionalidade entre o comprimento e a altura. Dessa forma, o comprimento, em metros, de cada outdoor maior deverá ser igual a

Alternativas
Comentários
  • Chamando o comprimento de x e a altura de y, temos que:

    x .y = 4,84

    sendo que x=4y

    então...

    4y.y=4,84

    y=1,1 e portanto, x=4,4

    Após, sabemos que o valor da área deve aumentar em 23/121, ou seja, em aproximadamente 19% (regra de 3 simples).

    Logo, a nova área deve ser: 5,75

    Refazendo o sistema anterior, temos:

    4y.y=5,75

    Assim, descobrimos que y=1,2 e x=4,8.

  • Regra de três para saber o quanto será aumentado de área.

    4,84m é o 100% ou 100/100,

    23/121 é o que foi aumentado, isso em metros, corresponde?

    4,84------100/100*

    X-------------23/121

    *100÷100=1, para facilitar

    X1= 4,84(23/121)

    X=111,32/121

    X=0,92

    A nova área aumentará 0,92 metros:

    0,92+4,84= 5,76m²

    Mantendo a proporção do primeiro outdoor cuja altura é X e comprimento 4X:

    4X.X=5,76

    4X²=5,76

    X²=5,76/4

    X²=1,44

    X=√1,44

    X=1,2

    O novo comprimento:

    1,2.4=4,8m


ID
3411352
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta quinta-feira (20.12.18) a decisão surpreendente de retirar a totalidade das tropas dos EUA do país do Oriente Médio, em meio a críticas até mesmo de aliados republicanos e preocupações de parceiros e de comandantes militares norte-americanos.

(Notícias.r7 – https://bit.ly/2Cykf1X. Acesso em 20.03.2019. Adaptado)


Trump justificou a retirada das tropas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

  • A principal justificativa que os Estados Unidos deram para a retirada das tropas da região foi a derrota do Estado Islâmico, conforme podemos observar em trecho de um comunicado divulgado pela Casa Branca:

    "As forças dos Estados Unidos, depois de derrotar o 'califado' territorial dos Estado Islâmico, não estarão mais na área imediata"

    No Twitter, o presidente Donald Trump se manifestou no mesmo sentido:

    “É hora de sairmos dessas ridículas guerras sem fim, muitas delas tribais, e levar nossos soldados para casa. LUTAREMOS ONDE FOR PARA NOSSO BENEFÍCIO, E SOMENTE Lutaremos para vencer”.

    Resposta: E

  • A política externa do governo Trump tem revisado a ordem liberal que se estabeleceu no panorama internacional desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945). Apesar de, em uns quantos momentos os EUA terem privilegiado interesses  domésticos -nacionalistas-  de maneira geral veio sendo duramente construído um multilateralismo e uma importante rede de acordos internacionais. Trump coloca em prática um pragmatismo strictu -sensu e uma política de confronto, na qual o bilateralismo supera, em muito, o multilateralismo.
    Por isso vem revendo a participação dos EUA em acordos , tratados e instituições anteriormente negociados, em nome de uma nacionalismo que se expressa em protecionismo, por exemplo. A visão da politica internacional como um jogo de soma zero ou seja, para que um “ganhe" o outro tem, necessariamente que “perder" tem tido críticas dos aliados na arena internacional e entre os próprios pares do Partido Republicano. 
    Uma das alternativas indica a razão dada por Trump para retirada de tropas de uma zona de conflito, parte de seu projeto de “ retirar os EUA de guerras longas e inúteis" 
    A) INCORRETA- Tropas forma retiradas da Síria sim, mas, a razão apresentada não foi essa. Até porque a pacificação não é a intensão da Rússia mas a de auxiliar o governo de Bashar-El Assad a esmagar a oposição. 
    B) INCORRETA-Além de não haver tropas norte-americanas combatentes na Turquia, os talibãs são afegãos e não turcos. 
    C) INCORRETA-Havia tropas na fronteira entre Turquia e Síria, na região dos curdos. A retirada dos norte-americanos abriu caminho para o avanço do governo turco sobre os curdos, que foram aliados importantes dos EUA na luta contra o Estado Islâmico. 
    D) INCORRETA-Tropas norte americanas ainda estão no Iraque, até mesmo porque a pacificação e organização do Estado ainda parecem objetivos inalcançados. O Iraque, no entanto, não é mais considerado parte do “Eixo do Mal"
    E) CORRETA – Embora não tenha havido uma retirada total de tropas da Síria, Trump anunciou que mandaria todos os soldados voltarem ao país. É uma promessa de campanha. Segundo ele o inimigo na região- o auto proclamado Estado Islâmico- já está abatido. Tal atitude foi criticada até por membros de seu partido porque significa deixar os aliados curdos, que foram importantíssimos na luta ao lado dos EUA, à mercê dos turcos, que os considera terroristas. 
    Gabarito do professor: Letra E.

ID
3411355
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Parlamento do Reino Unido aprovou nesta terça-feira (29.01.19) uma emenda que autoriza a premiê Theresa May a renegociar os termos da saída do país da União Europeia, o chamado Brexit.

O acordo atualmente fechado com a UE não recebeu o apoio suficiente no Parlamento. Agora, May pode tentar renegociar esse ponto, mas não está claro se a UE está disposta a voltar sobre o tema.

(Correio Braziliense – https://bit.ly/2WfDqoJ – Acesso em 19.03.19. Adaptado)


Os termos da saída do Reino Unido da União Europeia não atendem ao parlamento inglês devido

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Brexit: Reino Unido sai da União Europeia

    Saída formal aconteceu às 20h (hora de Brasília), com festa nas ruas; 'não é um fim, mas um começo', disse primeiro-ministro Boris Johnson em pronunciamento. Começa agora período de transição, em que as partes negociam como será relação no futuro.

    Por G1

    31/01/2020 20h00  Atualizado há 2 meses

    Países do Reino Unido é o termo usado para descrever Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, que, juntos, formam o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, que é um Estado soberano.

  • Em 1973 a Grã-Bretanha passou a fazer parte da Comunidade Econômica Europeia, precursora da União Europeia. Desde essa época há aqueles, no Reino Unido, que defendiam a não participação na CEE. Portanto, não é fato inédito a oposição à participação da União Europeia, mesmo não sendo a Grã- Bretanha parte da zona do euro.

    Enquanto o Partido Trabalhista sempre defendeu a manutenção da GB na EU, partidos e grupos ditos de “direita", com fundamentação nacionalista, buscaram apoio no parlamento e na sociedade civil para a retirada dos britânicos da coalizão.

    Em 23 de junho de 2016, finalmente, os britânicos aprovaram por referendum o que é conhecido como brexit – de BR e EXIT. Saída da Grã-Bretanha da União Europeia. A partir daí começaram as negociações acerca de como efetuar a saída, o que significa mudança de regras e leis acerca do funcionamento do país, desde politica externa até o dia a dia dos cidadãos, britânicos ou não, residentes na Grã- Bretanha.

    A negociação não foi fácil e várias vezes o parlamento recusou a aprovação àquilo que havia sido discutido entre autoridades britânicas e o parlamento europeu. Houve pontos difíceis e preocupantes, o que levou à efetivação do Brexit somente em janeiro de 2020. Em 1973 a Grã-Bretanha passou a fazer parte da Comunidade Econômica Europeia, precursora da União Europeia. Desde essa época há aqueles, no Reino Unido, que defendiam a não participação na CEE . Portanto, não é fato inédito a oposição à participação da União Europeia, mesmo não sendo a Grã- Bretanha parte da zona do euro.

    Enquanto o Partido Trabalhista sempre defendeu a manutenção da GB na EU, partidos e grupos ditos de “direita", com fundamentação nacionalista, buscaram apoio no parlamento e na sociedade.

    Este é o tema da questão. A proposta é assinalar, entre as alternativas fornecidas, aquela que indica um ponto problemático nas negociações acerca da efetivação do Brexit. Ou seja, um dos motivos pelos quais o parlamento não se sente contemplado nos termos de saída do Reino Unido da União Europeia.

    A) INCORRETO- O argumento não procede pois se são “multinacionais" não há porquê sair do Reino Unido

    B) INCORRETO- Haverá, sim, a volta de cidadãos britânicos mas não necessariamente serão demitidos

    C) CORRETO. Um ponto delicado na negociação é a futura questão de fronteira entre as Irlandas. A Irlanda no Norte é parte da Grã-Bretanha e a Irlanda (Eire) é independente. Esta questão não esteve em pauta durante os anos de EU. Há possibilidade de novos conflitos, como aqueles que existiram em uma passado recente.

    D) INCORRETO- O parlamento não pode controlar o movimento da Bolsa de Valores!

    E) INCORRETO- Quanto a essa questão o parlamento está dividido. Há aqueles que defendem a ideia de que os gastos do Estado irão diminuir na medida em que o Reino Unido não mais terá que fazer contribuições para a EU.

    RESPOSTA: C


ID
3411358
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cerca de um mês após anunciar que o Brasil sairia do Pacto Global para a Migração, o governo Jair Bolsonaro confirmou a medida às Nações Unidas, nesta terça-feira (08.01.19.), em telegrama enviado às missões brasileiras da ONU em Nova York e em Genebra.

(Globo – https://glo.bo/2Ctv9Gc – Acesso em 19.03.19. Adaptado)


Para o presidente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • O Pacto Global para Migração Segura tem por objetivo principal, segundo Aloysio Nunes, que
    foi Ministro das Relações Exteriores do governo Temer, “facilitar a coordenação de fluxos migratórios".
    O Brasil foi signatário do Pacto, com mais 163 países, em Marrakech, em dezembro de 2018. Não é um tratado nos moldes daqueles acordados de acordo com o Direito Internacional Público. Mas, à semelhança de outros assinados sob a égide da ONU, considera-se que cria um “compromisso politicamente vinculativo"

    O que levou à elaboração do Pacto é a de proteger migrantes, rastrear migrantes perdidos, garantir que tenham acesso à mínimas condições de vida e viabilizar sua integração social o mais rápido possível.

    O trecho apresentado na entrada da questão destaca a retirada do Brasil do referido pacto, tendo sido uma ação do governo Bolsonaro pouco depois da posse do presidente, apesar do país participar, desde o ano 2000 das negociações e estudos do projeto inicialmente apresentado por Kofi Anan. Foi criado, inclusive, em 2003, o Comitê Brasileiro do Pacto Global. Sua atuação pode ser qualificada como “inconstante" ou “irregular".
    No entanto, apesar dos altos e baixos, o Brasil sempre participou dos debates e estudos sobre a proposta da qual se retira pouco tempo depois de sua efetivação como um “Pacto".

    Entre as alternativas apresentadas, uma indica corretamente a justificativa do presidente para a não participação brasileira .

    A) CORRETA – Esta justificativa coaduna com a proposta nacionalista de grupos de extrema direita que entendem serem as migrações uma questão que pode afetar a soberania do país. Por isso não devem ser feitos acordos internacionais e “genéricos" que podem configurar violação à soberania nacional.

    B) INCORRETA – Ao contrário do que defende a alternativa proposta, o Pacto poderia ser um meio de proteger migrantes brasileiros em outros países, segundo Aloysio Nunes. E, o argumento não se adéqua à preocupação nacionalista da presidência.

    C) INCORRETA – Embora tal argumento faça sentido, se analisarmos o que acontece em países como Inglaterra e EUA, não pode ser considerada verdadeira em relação ao Brasil, até mesmo porque não há, no momento, uma taxa de imigração alta que gere tal xenofobia generalizada. Há problemas em relação aos venezuelanos mas, pode ser considerado pontual. Além disso, não foi argumento da presidência para a saída do Pacto.

    D) INCORRETA – Naquele momento específico, pouco tempo após a efetivação do Pacto e, no início do atual governo federal, não havia projeto de elaboração de legislação acerca de imigrantes no Brasil

    E) INCORRETA - O Brasil não recebe apenas imigrantes da América do Sul. E, se assim fõsse, não seria argumento para negar acordos, tratados e pactos internacionais acerca do tema. E, não foi argumento da presidência.

    RESPOSTA: A
  • Pra mim o gabarito seria D

  • Concordo com Bolso nisso aí


ID
3411361
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Medida Provisória n° 870, editada pelo presidente Jair Bolsonaro horas após a posse (01.01.19), trata da reforma administrativa do governo que reduziu os ministérios de 29 para 22.

Para colocar em prática essa redução, uma das estratégias do novo governo foi a fusão de pastas: alguns ministérios de temas semelhantes, que antes eram separados, agora passam a ser um só. Na prática, ocorre que, com a extinção de alguns ministérios, as tarefas de responsabilidade da pasta extinta foram transferidas integralmente para outro ministério ou foram distribuídas para várias outras pastas.

(Veja – https://bit.ly/2U4Mkb5 – Acesso em 20.03.2019. Adaptado)


Tarefas como a demarcação e regularização de terras indígenas passaram para o Ministério

Alternativas
Comentários
  • Só lembrar que o excelentíssimo colocou a raposa para cuidar do galinheiro

  • Imediatamente após assumir a chefia do poder executivo federal, Jair Bolsonaro emitiu uma medida provisória que eliminava ministérios, passando a existir 22 ao invés de 29. Esse é o teor do trecho transcrito.
    Para tal foi necessária a fusão de pastas ou a distribuição de funções de um ministério extinto para outras pastas, teoricamente afins. A fusão levou mais de ano e divide opiniões. Segundo técnicos, a economia por eliminação de gastos é bem pequena. Principalmente pela menor eficiência no trato das questões específicas das pastas extintas e a lentidão do ajuste da máquina burocrática .
    Por conta da fusão passaram a existir o que a imprensa chamou de “ super ministérios". Justiça, Economia, Cidadania e Desenvolvimento regional.
    O da Justiça passou a englobar o Ministério da Segurança Pública (responsável pela polícia e, que já era parte do Ministério da Justiça antes de se tornar um Ministério separado, no governo Temer); partes do extinto Ministério do Trabalho (que dizem respeito a fiscalização das condições de trabalho); o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF, que investiga movimentações financeiras suspeitas); a Controladoria Geral da União (CGU, atua com prevenção e combate à corrupção). 
    Os Ministérios da Fazenda (responsável pela política econômica nacional e pela estrutura fiscal); Planejamento (responsável pelo planejamento de custos e controle do orçamento do governo); Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e parte do Ministério do Trabalho passaram a fazer parte do Super ministério da Economia.
    E, os ministérios da Cultura; do Esporte; do Desenvolvimento Social (do qual Osmar Terra já era Ministro no governo Temer); e mais uma parte do Ministério do Trabalho passaram a integrar o Ministério da Cidadania 
    Por sua vez, o Superministério do Desenvolvimento Regional reúne as políticas públicas para infraestrutura e para promoção do desenvolvimento regional. A pasta é uma fusão dos antigos: Ministério das Cidades e da Integração Nacional 
    A questão pede que seja apontado o ministério ao qual foi integrado o cuidado com a demarcação das terras dos nativos do país 
    A) INCORRETA- Não é função do Ministério dos Direitos Humanos, embora seja uma questão afim. 
    B) CORRETA- A demarcação das terras dos indígenas ficou a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no qual atuam também  forças contrárias à demarcação. 
    C) INCORRETA- Não é função do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 
    D) INCORRETA- Não é função da Casa Civil 
    E) INCORRETA Não é função do Ministério da Economia 
    Gabarito do professor: Letra B.

ID
3411364
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Foi confirmado pelo ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), neste domingo (17.03.19) a assinatura do acordo com os Estados Unidos – que permitirá o uso comercial da base de Alcântara –, e ressaltou que a soberania brasileira não será afetada. Segundo o ministro, o acordo será assinado nesta segunda (18.03.19), durante visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington.

(FSP – https://bit.ly/2Jxxfuz. – Acesso em 20.03.2019. Adaptado)


A base de Alcântara

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Acordo assinado em março, quando Bolsonaro viajou a Washington, permitirá aos norte-americanos lançarem foguetes e satélites da base de Alcântara, no Maranhão.

  • “O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12/ 11/2019), o acordo que permite a participação dos Estados Unidos em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. O acordo é considerado pelo governo brasileiro uma etapa fundamental para destravar as atividades de lançamento de cargas para a órbita da Terra a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O texto não necessita da sanção presidencial e será promulgado." Disponível em:  www. agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11
    O acordo de utilização da base de Alcântara pelos norte-americanos, em pauta já há algum tempo, foi aprovado pelo congresso depois da finalização das negociações e a modificação de cláusulas que haviam levado à rejeição do congresso no passado. 
    Uma das alternativas abaixo contém uma afirmativa correta acerca da base de Alcântara. 
    A) INCORRETA- A base foi construída no Maranhão e o interesse norte-americano em Alcântara data de longo tempo antes do governo Trump. Na verdade, desde 2002.
    B) INCORRETA- A ideia não é a produção de satélites e sim utilizar a base para seu lançamento. No caso do Brasil, não poderá ter acesso a equipamentos com tecnologia americana, vai apenas "alugar" a base. 
    C) INCORRETA- A localização da base de Alcântara é o grande interesse dos EUA mas, a base não se localiza no interior de Pernambuco e sim próxima a São Luís, capital do Maranhão.
    D) CORRETA- O acordo entre Brasil e EUA no que se refere à base de Alcântara destina-se essencialmente ao lançamento de satélites. Por sua localização permitirá a economia de combustível e, por conseguinte, menores custos para lançamento de satélites. E o Brasil terá uma renda substancial, sem que seja afetada a soberania do país, segundo as autoridades competentes. 
    E) INCORRETA - A tentativa de uma parceria do governo brasileiros com os americanos para uso da base de Alcântara não é nova. As negociações ocorrem desde 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso e, foram rejeitadas anteriormente pelo Congresso Nacional. À época os congressistas avaliaram que, pelas cláusulas apresentadas, haveria uma forte interferência do governo norte-americano em território nacional. 
    Gabarito do professor: Letra D.

ID
3411367
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sequência que foi criada com um padrão:


40320, 20160, 6720, 1680, ...


A soma do 6º e do 7º termos é igual a


Alternativas
Comentários
  • A sequência segue um padrão onde:

    40320 inicia a sequência sendo dividido por 2 resultando em 20160;

    20160 sendo dividido por 3 resultando em 6720;

    6720 sendo dividido por 4 resultando 1680;

    1680 sendo dividido por 5 resultando 336;

    336 sendo dividido por 6 resultando 56;

    56 sendo divido por 7 resultando 8.

    Logo, a soma do 6° termo com o 7° é:

    56 + 8 = 64.

    gab. C

  • A sequência segue um padrão onde:

    40320 inicia a sequência sendo dividido por 2 resultando em 20160;

    20160 sendo dividido por 3 resultando em 6720;

    6720 sendo dividido por 4 resultando 1680;

    1680 sendo dividido por 5 resultando 336;

    336 sendo dividido por 6 resultando 56;

    56 sendo divido por 7 resultando 8.

    Logo, a soma do 6° termo com o 7° é:

    56 + 8 = 64.

    gab. C

  • Repetição, repetição,... esse é o segredo

  • Gratidão aos colegas que nos ajudam com os comentários nas resoluções das questões. Realmente, repetição é o segredo!

  • Massssssssssssssss

    E se fosse para pedir a soma de dois termos mais distantes, você iria ficar fazendo continha manual para encontrar, sei lá, o 100º e 101º termos? Claro que não, para isso precisamos encontrar a lógica interna.

    Vejamos,

    Temos a sequência S: 40320, 20160, 6720, 1680, ...

    Dividindo com o primeiro termo:40320/40320 = 1

    Dividindo com o segundo termo: 40320/20160 = (1x2) = 2

    Dividindo com o terceiro termo: 40320/6720 = (2x3) = 6

    Dividindo com o quarto termo:40320/1680 = (6x4) = 24

    Entenderam a lógica?

    Bem, é tentativa e erro, não tem fórmula mágica para chegar a essas lógicas, trabalho.

    Então, estamos falando da divisão do primeiro termo com o resultado dos subsequentes advindos da multiplicação do número de referência com o resultado anterior... se lembram disso? Estamos falando de número fatorial (n!). Vamos ao exemplo supracitado: o Terceiro termo: 3! = 3x2x1 = 6. Olha só.

    Então,

    Queremos achar o 6º e o 7º termos. Para tanto precisamos saber quem é 6! e 7!

    6! = 6x5x4x3x2x1 = 720

    7! = 7x6x5x4x3x2x1 = 5.040

    Portanto, esses serão os números da divisão:

    40320/720 = 56

    40320/5040 = 8

    Agora é só somar e sair para o abraço:

    56+8 = 64, nosso gabarito.

  • Agradeço a todos os colegas que comentam e expõe os conhecimentos!

  • 40320/2, 20169/3, 6720/4, 1680/5, 336/6, 56/7, 8 Soma 56+8 = 64 Só isso pessoal! Resultado 6 e 7 termo somar!
  • RESOLUÇÃO:

    Sendo A1 o 1º termo da sequência (ou seja, A1 = 1), A2 o 2º termo, e assim por diante, repare que temos que:

    A2 = 40320/2 = A1/2

    A3 = 20160/3 = A2/3

    A4 = 6720/4 = A3/4

    Assim, sendo An o n-ésimo termo da sequência, repare que temos que:

    An = A(n – 1)/n

    Assim, vamos calcular os próximos termos da sequência:

    A5 = A4/5 = 1680/5 = 336

    A6 = A5/6 = 336/6 = 56

    A7 = A6/7 = 56/7 = 8

    Portanto, a soma do 6º e 7º termos é igual a 56 + 8 = 64. Logo, a alternativa C é o nosso gabarito.

    Resposta: C

  • Eu já estava quase desistindo, mas depois de muito pensar, entendi que estava dividindo por 2, depois por 3 e assim por diante.

  • Gratidão a todos que comentam as questões!

  • Um ano depois eu comentei e eu mesmo vou explicar.

    A questão pede pra ir dividindo por 2, 3, 4, 5,6,7,8

    Achando os valores, ficou 56 + 8=64


ID
3411370
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação lógica da afirmação “Os cachorros estão dóceis, e os gatos não estão agitados” é: 

Alternativas
Comentários
  • 1) Negação do E = Troca-se o E pelo OU e negam-se as proposições.

    (mnemônico: negou → nega e troca o "e" pelo "ou"). 

     

     Exemplo: "Serei fiel e te darei uma BMW."

     Negação: "Quando não for fiel ou não der a BMW".

     

    2) Negação do OU = Troca-se o OU pelo e negam-se as proposições.

    (mnemônico: trouxe a cola do OU? Não trouxe ! → então, nega e troca "ou" pelo "e").

     

    Exemplo: "Serei fiel ou te darei uma BMW".

    Negação: quando não for fiel e não der a BMW.

     

    A negação do conectivo "ou" ocorre por meio do "e". Veja a tabela a seguir:

     

    PROPOSIÇÃO                                     NEGAÇÃO

        A e B                                                ~A ou ~B

       A ou B                                                ~A e ~B

     

  • Assertiva A

    Os cachorros não estão dóceis ou os gatos estão agitados.

  • GABARITO ALTERNATIVA A

    De acordo com as Leis de De Morgan:

    ~(P ^ Q) é equivalente à ~P v ~Q

    Boa aprovação!

  • Negação dos conectivos "e" - "ou" é NEGA-NEGA-NEGA: Nega a primeira afirmação, nega o conectivo e nega a segunda afirmação.

  • REGRA DO MENINO NEY !

  • GABARITO: A.

     

    negação do OU 

     

    ☛ troca ou por e

    ☛ nega o resto

  • Galera esta aparecendo pra mim questao de informatica que louco

  • Consertem isso! Filtro questão de lógica, mas aparece de informática.

  • Temos a conjunção “p e q” na afirmação do enunciado, onde:

    p = Os cachorros estão dóceis

    q = os gatos não estão agitados

    A negação da conjunção “p e q” é dada pela disjunção “~p ou ~q”, em que:

    ~p = Os cachorros não estão dóceis

    ~q = os gatos estão agitados

    Portanto, a negação da afirmação é dada por “Os cachorros não estão dóceis ou os gatos estão agitados”, logo a alternativa A é o gabarito da questão.

    Resposta: A

  • Principais Dicas de Negação de RLM:

    Gabarito:A

    • E - Troca pelo OU + Nega a Frase
    • OU - Troca pelo E + Mantém a Frase
    • Se...Então - Mantém a 1º sentença + E + Nega a 2º sentença
    • Todo - Algum/Existe/Pelo Menos Um + Nega a Frase
    • Nenhum - Algum + Mantém a frase
    • Algum - Nenhum + Mantém a frase

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
3411376
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma afirmação equivalente à afirmação “As calçadas estão sujas ou os varredores fizeram o serviço” é:



Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal!

    Gab. C

    usa NEMA (nega a primeira) então (mantém a segunda)

  • Assertiva c

    equivalente temos 2 casos

    1 é com "Se"

    2 é usando o "Ou"

    Caso use o 1 caso Com "Se" volta negando tudo

    Caso use o 2 caso Com "Ou" Nega a 1 frase e Mantém a 2 frase

    Assertiva Foi usado o 2 caso " Com o "Ou "

    Se as calçadas não estão sujas, então os varredores fizeram o serviço.

  • GABARITO ALTERNATIVA C

    Silogismo disjuntivo:

    P → Q ≡ ~P v Q

    No presente caso:

    C sujas → V fizeram ≡ ~C sujas v V fizeram

    Invertendo a ordem:

    ~C sujas v V fizeram ≡ C sujas → V fizeram

    Boa aprovação!

  • NEMA NAO TEM ERRO

  • regra do menino NEY !

  • Gab C

    Regra do Neymar para trocar o conectivo OU pelo E >> ~p > q

  • GABARITO: C.

     

    equivalência do OU 

     

    ➜ vira se, então

    ➜ nega a primeira

    ➜ mantém a segunda

     

    Os varredores não fizeram o serviço, e as calçadas estão sujas. 

  • Quando ele pede equivalência do "ou", ei, aqui não é o Se então não, viu... aqui é o "ou" mesmo, o que você vai ter que fazer é se lembrar de uma coisinha. Qual é a equivalência do Se Então envolvendo o "ou"? NeyMar Nega a primeira, "ou" mantém a segunda. Faça isso, mas use o Se Então, Nega a primeira ou mantém a segunda e use o Se Então.

    “As calçadas estão sujas ou os varredores fizeram o serviço” é:

    "Se as calçadas não estão sujas, então os varredores fizeram o serviço" (Gab C)

  • O VALOR LÓGICO DA ASSERTIVA ERA ¬P v Q

    LOGO, A EQUIVALÊNCIA DELA SERIA A CONDICIONAL

    ISTO É, P ---> Q

  • A afirmação do enunciado é uma disjunção, podemos chama-la de “~p ou q”, sendo:

    ~p = As calçadas estão sujas

    q = os varredores fizeram o serviço

    Sabemos que a disjunção “~p ou q” é equivalente à condicional “p -> q”, sendo p =  as calçadas não estão sujas. Portanto, temos que a afirmação do enunciado é equivalente à afirmação “Se as calçadas não estão sujas, então os varredores fizeram o serviço” (afirmação da alternativa C, nosso gabarito).

    Resposta: C

  • QUER APRENDER ESSA MATÉRIA QUE MUITOS ODEIAM ? VAI NO YOUTUBE E ASSISTI AS AULAS DO "MATEMÁTICA PRA PASSAR", EM 20 MINUTOS TU APRENDE ISSO

  • mds eu acho que eu sei, mas eu não sei.

  • Regra do NEymar Sentou, sempre quando for equivalência do se…então ou do ou, vc pode usar essa regrinha, são duas regras: A Primeira Nega a primeira parte Muda a proposição se for se então muda para ou e vice versa. Mantém a segunda parte. Com essa primeira regra já conseguimos resolver essa questão, lembrando que são duas regras de equivalência para os casos das proposições do se então e do OU.
  • NA EQUIVALÊNCIA DO "OU" EU GOSTO DO BIZU NEYMAR SENTOU...

    NEGA A PRIMEIRA, MANTEM A SEGUNDA E TROCA POR SE... ENTÃO

    EU SEI, QUE TEM O TAL DO Silogismo disjuntivo. MAS A GENTE NÃO QUER SER MATEMÁTICO, A GENTE SÓ QUER PASSAR!!!

  • as alternativas B e C não são a mesma coisa???

ID
3411379
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as afirmações:


I. Paula não é pontual.


II. Se Carlos é caprichoso, então Mateus é metódico.


III. Se Glória é gentil, então Cristina é criativa.


IV. Se Mateus não é metódico ou Cristina é criativa, então Paula é pontual.


A partir dessas afirmações, é correto concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva e

    Glória não é gentil, e Mateus é metódico.

  • ~PPO= V

    C.C( F) -> MM(V)= V

    GG(F)- >CC(F)= V

    ~MM(F) ou cc(F) -> PPO( F)= V

    Glória não é gentil, e Mateus é metódico.

  • Começamos pela proposição simples "Paula não é pontual" (~P = V)

    Depois procuramos o que podemos conseguir com essa informação. (Procurar alguma proposição que fale sobre Paula)

    IV. Se Mateus não é metódico ou Cristina é criativa, então Paula é Pontual.  (P = F)

    No conectivo "Se, então" se a última proposição é falsa a primeira proposição também precisa ser falsa para termos uma conclusão verdadeira. (Se a primeira proposição fosse verdadeira teríamos o famoso caso "Vera Fischer é Falsa")

    Como temos uma proposição composta na primeira parte, temos que encontrar a condição para que ela seja falsa. Como temos o conectivo lógico "OU" e precisamos que ele seja falso, lembramos que na tabela verdade do OU as duas proposições precisam ser falsas para termos uma conclusão falsa.

    LOGO

    Mateus não é metódico = Falso (~M = F ou M = V)

    e

    Cristina é criativa = Falso (C = F)

    Em seguida adotamos essas conclusões nas outras proposições.

    III. Se Glória é gentil, então Cristina é criativa.

    Como C = F (Cristina não é criativa) temos uma situação igual a primeira, onde, para ser verdade, precisamos que a primeira proposição também seja falsa, logo G = F ou Glória não é gentil

    DEPOIS

    II. Se Carlos é caprichoso, então Mateus é metódico.

    Já vimos que M = V (Mateus é metódico). Como temos o conectivo "Se, então" e a última proposição é verdadeira, não podemos concluir nada sobre Carlos pois, independentemente de ele ser ou não caprichoso, a conclusão continua sendo verdadeira já que na tabela verdade do "Se,então" temos:

    V V = V

    V F = F

    F V = V

    F F = V

    Para concluir:

    Paula não é pontual

    Mateus é metódico

    Cristina não é criativa

    Glória não é gentil

    Carlos pode ou não ser caprichoso

    Alternativa D: Glória não é gentil, e Mateus é metódico

  • Alternativa E

    É difícil explicar por texto, mas espero que ajude alguém.

    Segue explicação breve e correta:

    1° passo: Você precisa considerar que todas as afirmações são verdadeiras.

    2° passo: Precisa ter uma noção básica de estruturas lógicas, quando a sentença é V ou F.

    I. Paula não é pontual. (V)

    II. Se Carlos é caprichoso (Pode ser F ou V) , então Mateus é metódico (V).

    III. Se Glória é gentil (F), então Cristina é criativa (F).

    IV. Se Mateus não é metódico (F) ou Cristina é criativa (F), então Paula é pontual (F).

    Logo: Glória não é gentil, e Mateus é metódico.

    I- Consideramos a afirmação VERDADEIRA (1° passo)

    II - A segunda afirmação é VERDADEIRA, a segunda pode ser V ou F que não muda nada.

    III - Ana não é criativa (conforme o item IV), para não tornar a sentença falsa (V --->F), a primeira precisa ser FALSA

    IV - Queremos uma condicional VERDADEIRA (Não pode ser V ---> F), já temos a segunda parte negativa, então precisamos negativar a segunda. Como negativar disjunção? Nega tudo (F v F)

  • Eu sou a única que não to lendo a mesma questão?? RL?? oi?? essa questão é de informática!

  • Questão de RLM no meio de informática é complicado. Mas manda que a gente tá fazendo tudo hahaahha

  • Método Luis Telles.

    Se negar B, nega A, no Se.então...


ID
3411382
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Dois tipos de arquitetura destacam-se no contexto dos computadores modernos, como a Arquitetura de von Neumann e a Arquitetura Harvard. Uma característica presente na Arquitetura Harvard mas que não é característica da Arquitetura de von Neumann é:

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura de Neumann utiliza apenas um barramento de instruções e dados. Já a de Harvard, utiliza um barramento individual para instruções e um para dados. ESTA É A PRINCIPAL DIFERENÇA. TENHA ISTO EM MENTE!

  • Arquitetura de Harvard se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independência em termos de barramento e ligação ao processador. Barramentos de dados e endereços são separados, aumento de custo, desempenho mais otimizado.

  • Arquitetura HARVARD 

    -2 barramentos independentes (dados e instruções)

    -melhora o desempenho

    -custo mais alto

    Arquitetura VON NEUMANN

    -barramento compartilhado (dados e instruções)

    -baixo custo

    -desempenho ruim

    -Componentes: UC, ULA, memoria, E/S e registradores.


ID
3411385
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A memória cache é uma memória que desempenha um importante papel nas arquiteturas de computadores, e tem por finalidade principal

Alternativas
Comentários
  • Memória cache: consiste em um memória pequena e rápida que age como um buffer para a memória DRAM.

    Fonte: Organização e projeto de computadores - Hennessy

    GABARITO ALTERNATIVA A

    Obs.: Se no enunciado da questão menciona-se somente 'cache' a alternativa B também estaria correta, pois podemos fazer cache em operações I/O

  • As memórias caches foram criadas para auxiliar o processador e tornar seu trabalho muito mais ágil. Nesse sentido, assim que o computador é iniciado, o processador vai à memória RAM para buscar a primeira informação, com isso ele inicia seu trabalho, porém o processador é muito mais rápido que a RAM e para não ficar ocioso entra em cena a memória cache, assim, o processador não precisa ficar indo e voltando à memória RAM o tempo todo para buscar informações.

     

    A memória cache irá armazenar as instruções mais utilizadas pelo processador, dessa forma o processador se mantém, sempre, em alta performance ajudando-o a ficar ocioso pelo mínimo de tempo possível, assim a memória cache irá ajudar o processador a aumentar o seu desempenho na busca de informações na memória RAM, pois, após a primeira instrução, quem irá a memória RAM é a memória cache, que é considera como memória volátilpois ao se interromper o fornecimento de energia, que a mantém funcionando, os dados nela são apagados.

     


ID
3411388
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Periféricos podem ser conectados aos microcomputadores do tipo IBM-PC por meio de cabos USB. Considerando um cabo com um conector USB do tipo A em uma extremidade e do tipo B na outra extremidade, pode-se dizer que o conector do tipo A é

Alternativas
Comentários
  • retangular e deve ser conectado ao computador, enquanto que o conector do tipo B é aproximadamente quadrado e deve ser ligado ao periférico.

  • USB tipo B são aqueles com formato mais para quadrado que se tem em algumas impressoras por exemplo.
  • retangular e deve ser conectado ao computador, enquanto que o conector do tipo B é aproximadamente quadrado e deve ser ligado ao periférico.


ID
3411391
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um usuário instalou um mouse sem fio com receptor USB em um computador desktop, com o sistema operacional Windows 10. O dispositivo, que já havia funcionado corretamente em outro computador similar, passou a apresentar problemas, como movimento incorreto do ponteiro ou parada de funcionamento por alguns instantes. Supondo que as pilhas do mouse estejam em bom estado, uma provável causa para os problemas é

Alternativas
Comentários
  • a interferência de ventiladores de mesa móveis metálico pode causar interferência por causa da vibração, mas a luz florescente foi forçado, porque o mouse não fica de cabeça para baixo.
  • questao fuleira e preguiçosa por parte do examinador! Poderia ter caprichado mais!!!


ID
3411394
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As condições de aterramento para equipamentos de informática devem obedecer a alguns padrões, como:

Alternativas
Comentários
  • em nenhuma hipótese os fios terra deverão fazer contato com as estruturas do prédio, devendo ser utilizados fios encapados no interior dos conduítes.

  • Voltagem para aterramento 0.3 a 3.0


ID
3411397
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em um microcomputador do tipo IBM-PC, com teclado padrão brasileiro e com o sistema operacional Windows 10 instalado em sua configuração padrão, o usuário deseja ativar o terceiro caractere estampado em uma determinada tecla (por exemplo o “ª” e o “º”). Para isso, deve-se pressionar essa tecla estando previamente pressionada a tecla

Alternativas
Comentários
  • Opção b) Alt Gr
  • Windows 10 para ativar o terceiro caractere -->Alt Gr


ID
3411400
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um analista de sistemas deseja efetuar a desinstalação de um programa de um computador que utiliza o sistema operacional Windows 10. Para executar essa tarefa, esse analista

Alternativas
Comentários
  • KKKKKKK

  • O mais engraçado, que a questão é para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação. kkkk que isso VUNESP ? essa foi de graça heim.


ID
3411403
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No sistema operacional Windows 10, é possível realizar a restauração do sistema por meio de uma ferramenta denominada “Abrir Restauração de Sistema”. Considerando-se o Painel de Controle (exibido na configuração Exibir por Categoria), essa ferramenta pode ser acionada por meio de uma opção presente na categoria “Sistema e Segurança”. Essa opção corresponde a

Alternativas

ID
3411406
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No serviço de backup do Windows Server 2016, o item de backup que realiza uma cópia completa do sistema e de todos os dados necessários para restaurá-lo caso o Sistema Operacional não esteja iniciando é:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    Recuperação bare-metal

  • GABARITO C

    Backup bare-metal: Faz backup de arquivos do sistema operacional e de todos os dados, exceto os dados de usuário em volumes críticos. Por definição, um backup BRM inclui um backup de estado do sistema. Fornece proteção quando um computador não é iniciado e você precisa recuperar tudo.

    Fonte:https://docs.microsoft.com/pt-br/system-center/dpm/back-up-system-state-and-bare-metal?view=sc-dpm-2019

  • Gab alternativa. C

    Bare Metal Cloud é um cloud público para servidores físicos, onde máquinas podem ser provisionadas e gerenciadas com facilidade e velocidade semelhantes a de máquinas virtuais. É como uma mistura entre os benefícios de performance encontrados em servidores físicos, com a flexibilidade e escalabilidade de servidores virtualizados.

    Quem opta pelo Bare Metal Cloud usufrui de todo o poder de processamento de servidores físicos e da flexibilidade de servidores virtualizados, como capacidade elástica de armazenamento, configurações de rede sob demanda e outros serviços de que necessitam. É uma opção que disponibiliza alta flexibilidade sem abrir mão de performance. Servidores Dedicados em uma plataforma de Bare Metal Cloud tem características semelhantes a das máquinas virtuais, podendo ser criados e excluídos em poucos minutos, de forma completamente automatizada. Além disso, permitem acesso a diversas ferramentas comuns ao cloud, como reinstalação de Sistema Operacional, acesso a gráficos e estatísticas, storage elástico, ferramentas de segurança, e mais.


ID
3411409
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

De acordo com o FHS (Filesystem Hierarchy Standard), no Linux, o diretório /media deve alocar

Alternativas
Comentários
  • A. INCORRETA. /lib

    B. INCORRETA. /var

    C. INCORRETA. /bin

    D. INCORRETA. /mnt

    E. GABARITO

  • PARABENS: LUCAS CAVALINI PELO COMENTÁRIO ÓBVIO GABARITO E. KKKKK

  • É interessante pensar na diferença entre os comandos /mnt e o /media, pois ambos são usados para montagem.

    O /media pontos de montagem de dispositivos removíveis;

    /mnt pontos de montagem para sistemas de arquivos montados temporariamente.

    Obs.: Fiz esse pequeno esquema com as cores para ajudar outros que, assim como eu (kk), tem dificuldade em lembrar dos comandos linux.

  • /media possui instalação de dispositivos como drive de CD, pen drives e outros...

  • Pontos de montagens para mídia:

    Removíveis = /media (CD-ROM, DVD)

    Não Removíveis = HD

    gabarito E


ID
3411412
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, a configuração correta do Cron para executar a rotina de backup aos domingos às 20h00min é:

Alternativas
Comentários
  • O arquivo /etc/crontab tem a seguinte sintaxe: minuto hora dia mês dia_da_semana [usuário*] comando

    *O usuário pode ser omitido se fizer a edição com o contab -e

    Assim, temos:

    minuto=0 hora=20 dia=* mês=* dia_da_semana=sun (também poderia ser 0 ou 7) comando

    O símbolo * significa qualquer um

    GABARITO: B

    Vi que muitos responderam A, mas ela está errada porque "*/7" significa "a cada sete dias", o que não é o mesmo que domingo.

  • Gabarito B

    0 20 * * Sun /root/backup

    as datas inglesas são geralmente invertidas 0 20 * * Sun

    0 = minuto.........20 = hora....... * = dia............ * =mês............. Sun =dia da semana

  • Quero ver quem vai me obrigar a saber isso de cabeça quando estiver nomeado..

  • O que precisa é ordem do Cron( usado para automatizar tarefas periódicas)

    * MINUTO

    * HORA (0 ou 23)

    * Dia do Mês (1 - 31)

    * Mes (1-12)

    * Dia da semana {0 ou 6) ou {sunday = 0 ou 7)

    Gabarito B

  • Eu usei um macete para decorar => minha hora diz muito sobre usuario

    m => minuto

    h => hora

    d => dia

    m => mes

    s => semana

    usuario => usuario

  • Boa dica da Priscila

    = minuto.........20 = hora....... = dia............ =mês............. Sun =dia da semana

    minha hora diz muito sobre usuario

    m => minuto

    h => hora

    d => dia

    m => mes

    s => semana

    usuario => usuario


ID
3411415
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No VisualBasic.Net, o modificador Shadows faz com que o método

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a documentação do VisualBasic no site da Microsoft[1], dentro do contexto de herança, o modificador Shadows possibilita que um método de uma classe pai seja redeclarado em uma classe filha, preservando a declaração desse método na classe paimas ocultando-o nas referências ao objeto de uma classe filha.
    Adicionalmente, entende-se necessário explicar a diferença entre o modificador "Overrides" e "Shadows" no âmbito de Herança e Polimorfismo na linguagem VisualBasic.

    Embora os supracitados modificadores sejam utilizados para redeclarar um método da classe pai em um classe filha, funcionam de maneira distinta.

    Um exemplo clássico de polimorfismo é quando temos uma classe pai A, que possui um método X, e que possui classes filhas B e C, as quais redeclaram esse método X e implementam diferentes comportamentos.

    Nesse sentido, poderíamos chamar esse método X, através de uma referência a um objeto da classe pai A. Por conseguinte, a depender da instância do objeto da classe filha passada como referência de um objeto da classe pai, executaríamos o método X da classe filha B ou o método X da classe filha C.

    Tal comportamento acima é o que ocorre com a sobrecarga de métodos usando "Overrides". Todavia, se usássemos o modificador "Shadows" nos métodos redeclarados na classe filha, a invocação do método X iria depender de qual referência estamos utilizando.

    Ou seja, se usarmos um objeto da classe filha, mas passando esse objeto como referência de um objeto da classe pai, executaríamos o método X da classe pai. Caso a referência fosse de um objeto da classe filha, executaríamos o método X da classe filha. 
    Gabarito do professor: Letra A.

    REFERÊNCIAS:[1] Microsoft. Dotnet: Shadows (Visual Basic). Disponível em: Site de Documentação do Visual Basic da Microsoft. Acesso em: 08/07/2020.
  • Overrides is the more normal qualifier. If the child class redefines a base class function in this way, then regardless of how a child object is referenced (using either a base class or a child class reference) it is the child function that is called.

    On the other hand, if the child class function Shadows the base class function, then a child object accessed via a base class reference will use that base class function, despite being a child object.

    The child function definition is only used if the child object is accessed using a matching child reference.

    Fonte: https://stackoverflow.com/questions/463209/shadows-vs-overrides-in-vb-net#:~:text=Overrides%20indicates%20that%20you%20are,etc%20does%20not%20even%20exis

  • Gabarito A

    Sombreamento no Visual Basic:

    Quando dois elementos de programação compartilham o mesmo nome, um deles pode ocultar ou sombrear o outro. Nessa situação, o elemento sombreado não está disponível para referência; em vez disso, quando seu código usa o nome do elemento, o compilador Visual Basic o resolve para o elemento de sombreamento.

    A principal finalidade do sombreamento é proteger a definição de seus membros de classe. A classe base pode passar por uma alteração que cria um elemento com o mesmo nome de um que você já definiu. Se isso acontecer, o Shandows modificador força referências por meio de sua classe a ser resolvida para o membro que você definiu, em vez de para o novo elemento de classe base.

    Fontes:https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/visual-basic/programming-guide/language-features/declared-elements/shadowing

    Outra Referência...

    Shadows

    O modificador Shadows significa que quando um membro de uma classe derivada possuir o mesmo nome que um membro do mesmo tipo em uma classe Pai , o membro na classe derivada substitui inteiramente todas as variações do método da classe Pai deixando a classe derivada com somente uma versão do método : aquele que foi definida na classe derivada.

    Shadows também indica que o nome de um membro da classe Pai ou classe Base pode ser reutilizado na classe herdada mesmo que por outro tipo de membro. Assim você pode usar o nome de uma propriedade definida na classe Pai como um método na classe Filha. O método definido com o modificador Shadows vai "encobrir"  o método da classe Pai.

    Fontes:http://www.macoratti.net/09/10/vbn_cb1.htm


ID
3411418
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No PHP, a declaração correta da classe Filha que estende a declaração da classe Pai é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Trata-se do conceito de HERANÇA:

    Primeiro cria a classe Pai:

    Depois estende pra filha:

    lembrando que o PHP NÃO POSSUI HERANÇA MÚLTIPLA

  • Em PHP:

    = Uma classe só pode estender uma classe por vez (por exemplo, class A extends B, C é inválido);

    = Uma interface pode estender mais de uma interface por vez (por exemplo: interface A extends B, C é válido);

    = Uma classe pode implementar mais de uma interface por vez (por exemplo, class A implements B, C é válido);

  • PHP e JAVA: class FIlha extends Pai

    C++ e C#: class Filha : Pai

    Python: class Filha (Pai)


ID
3411424
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No Java, o bloco de loop que executa exatamente 20 vezes as instruções contidas no bloco é:

Alternativas
Comentários
  • a) Executa 0 vezes, pois não satisfaz a condição: 0 > 20, portanto não entra no bloco

    b) Executa 19 vezes, executando o intervalo de valores : 20 até 2

    c) Executa 21 vezes, executando o range de valores: 41 até 1

    d) GABARITO DA QUESTÃO, executando exatas 20 vezes.

    e) Executa 21 vezes, executando os valores entre os números: 0 até 20


ID
3411427
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No Java, a instrução que insere corretamente o objeto “x” na primeira posição do ArrayList “lista”, reposicionando os elementos já existentes, é:

Alternativas
Comentários
  • Como estamos trabalhando com ArrayList e não existe o método .insert() , eliminamos a alternativa A

    Por sua vez, a sintaxe da alternativa D está incorreta, em ArrayList utilizamos métodos para manipular o array e não atribuição simples conforme a alternativa.

    Sabemos que a primeira posição do array é a de nº 0, portanto a alternativa C está incorreta!

    Por fim, qual a diferença entre os métodos .set() e add() ?

    .set() substitui um elemento do array, por sua vez o método .add() agrega um novo elemento ao array.

    Apesar da redação da questão não estar das melhores, o método correto é o .add().

    a) lista.insert(x, 0);

    b) lista.add(0, x); GABARITO DA QUESTÃO

    c)lista.add(1, x);

    d) lista[0] = x;

    e) lista.set(0, x);

  • public void add(int index, E element) {

    ...

    }, onde "index" é a posição na lista e "E" o novo elemento.

    Documentação do próprio java


ID
3411430
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabo de Categoria 6a apresenta diferenças em relação ao de Categoria 6. Uma dessas diferenças é que o cabo de Categoria

Alternativas
Comentários
  • A. ERRADA. Os cabos do tipo par trançado devem ser usados em ambientes internos, por não terem a proteção necessária. Para ambientes externos, utilizam-se, geralmente, cabos coaxiais e fibra óptica.

    B. ERRADA. Esses são os cabos STP, que têm uma proteção para cada par. Tanto o Cat6 quanto o Cat6a dão podem ser produzidos com esse tipo de blindagem.

    C. ERRADA. Os cabos autossustentados suportam o próprio peso. Não é uma característica básica de nenhum dos padrões.

    D. ERRADA. Na verdade, os cabos Cat6a são mais espessos do que os Cat6, porque aqueles têm um separador interno.

    E. GABARITO. Os cabos Cat6A usam um separador interno para reduzir as interferências (efeito crosstalk).


ID
3411433
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dispõe-se de duas redes com arquiteturas diferentes que se pretende interligar: a Rede 1, do tipo SNA (Systems Network Architecture), e uma Rede 2, do tipo TCP/IP. O equipamento mais apropriado para interligar a Rede 1 com a Rede 2 é:

Alternativas
Comentários
  • a)Bridges

    As Bridges (ou pontes) são equipamentos que possuem a capacidade de segmentar uma rede local em várias sub-redes, e com isto conseguem diminuir o fluxo de dados (o tráfego). Quando uma estação envia um sinal, apenas as estações que estão em seu segmento a recebem, e somente quando o destino esta fora do segmento é permitido a passagem do sinal. Assim, a principal função das bridges é filtrar pacotes entre segmentos de LAN’s.

    b)Gateway

    a atribuição dos gateways é “traduzir” as informações entre redes heterogêneas. Isto é, permitir a comunicação entre diferentes ambientes e arquiteturas. Assim, a ferramenta é capaz de converter os dados entre sistemas diferentes, de modo que cada lado seja capaz de “entender” o outro.

    c)Multiplexador

    é um dispositivo que seleciona as informações de duas ou mais fontes de dados num único canal. São utilizados em situações onde o custo de implementação de canais separados para cada fonte de dados é maior que o custo e a inconveniência de utilizar as funções de multiplexação/demultiplexação.

    d)Repetidor

    é um equipamento eletrônico utilizado para a interligação de edes idênticas, pois eles absorvem eletricamente os sinais e os retransmite pelo mesmo segmento no meio físico.

    Um repetidor atua na camada física do Modelo OSI. Não reconhece as informações recebidas e não realiza qualquer tipo de verificação, apenas recebe todos os sinais de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes, sem realizar qualquer tipo de tratamento. 

    e)Switch

    é um importante equipamento que possibilita a conexão de redes de computadores. Ou seja, o switch realiza a conexão entre várias máquinas.

  • SNA e TCP/IP são modelos de arquiteturas diferentes.

    o equipamento adequado é o Gateway com certeza.

    Gabarito: Letra B

    Lembrando que o gateway também é dado como equipamento adequado em algumas questões para interligar LAN com a WAN

  • Bridge -> Interligam tecnologias de enlaces diferentes(ex. ethernet com token bus).

    gateway -> Dispositivo utilizado para comunicação entre duas internetworks que usam modelos diferentes.


ID
3411436
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede compatível com o padrão Fast Ethernet pode ser implementada por cabeamento de par trançado ou por fibra óptica. Um dos padrões usados na rede Fast Ethernet é:

Alternativas
Comentários
  • A. INCORRETA. São duas fibras multimodo/monomodo.

    B. INCORRETA. São duas fibras multimodo (versão de baixo curso de 100BASEFX).

    C. INCORRETA. É apenas uma fibra monomodo.

    D. GABARITO.

    E. INCORRETA. É fibra óptica, como dito na alternativa C.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Ethernet

  • Fast Ethernet

    • Padrão IEEE 802.3u – 1995

    • Switches com função: – Full duplex / Controle de Fluxo (802.3x) – Virtual LAN (VLAN) (802.3ac)

    • Codificação: – NRZ, pois Manchester gera muita interferência a alta velocidade.

    • Protocolo de Controle de Acesso ao Meio: – CSMA/CD

    • Cabeamento: – 100BaseTx (Par trançado categoria 5) ou – 100BaseFx (Fibra ótica – até 2Km)

  • Gostaria de corrigir o Lucas. Da forma como ele põe dá a entender q 100BASE-FX possui dois cabos: um pra monomodo e um pra multimodo e isso tá errado. O padrão 100BASE-FX possui dois cabos: um pra trnasmissão e outro pra recepção. Se não bastasse, ainda cita wikipedia como fonte!

    Bora acordar, colega?


ID
3411439
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No protocolo TCP (Transmission Control Protocol), os dados transmitidos são sequenciados, sendo um número associado a cada pacote transmitido. Dessa forma,

Alternativas
Comentários
  • É importante lembrar que o TCP é um protocolo confiável, ou seja, que garante a integridade da mensagem. Como as redes TCP/IP são baseadas em comutação de pacotes (rede não confiável), é possível que estes cheguem fora de ordem no destino. É o sequenciamento de pacotes feito pelo protocolo TCP que permite a sua reordenação no destino.

    GABARITO: D

  • Quando uma informação é transmitida por meio de uma rede, os dados são divididos em mensagens de dados embalados em um pacote e e enviados do emissor para o receptor. No envio, pode ocorrer de os pacotes chegarem ao receptor fora de ordem. Assim, quando recece os pacotes, o receptor vai remontando os seguimentos na ordem correta, baseando-se na numeração de cada pacote adicionada pela cama de transporte. O responsável por isso é o controle de sequencia, que está na camada de transporte, onde o TCP se encontra.

    Gab. D


ID
3411442
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Deseja-se montar conectores RJ-45 em um cabo de par trançado não blindado do tipo “crossover”. Esse cabo terá

Alternativas
Comentários
  • O cabo crossover é exatamente o que diz a alternativa C, ou seja, um cabo com um padrão em cada ponta. A diferença entre o padrão T568A e T568B é simplesmente a troca de ordem do par verde (par 3) com o laranja (par 2):

    == T568A: verde, verde, laranja, azul, azul, laranja, marrom, marrom

    == T568B: laranja, laranja, verde, azul, azul, verde, marrom, marrom

    Para que servem os cabos crossover? Para ligar equipamentos que atuam na mesma camada. Atualmente, o uso se limita à conexão de dois ou mais computadores, já que aparelhos como roteadores modernos conseguem se conectar normalmente com cabos diretos.

    GABARITO: C

  • Lucas, diz aí pra gnt por onde vc anda estudando? Que fonte é essa ai? Isso aí ta impreciso (pra não dizer errado).

    O termo técnico correto não é verde verde, e sim, branco-verde, verde; São cores diferentes.

    A diferença entre o padrão EIA/TIA 568A para o EIA/TIA568B é a inversão entre as cores branco-verde e verde de cada par, com o branco laranja, laranja correspondente. Por exemplo, se em uma ponta há o branco laranja, na outra ponta o branco laranja troca de posicao com o branco-verde.

    O mesmo ocorre com o verde, que, na outra ponta, troca de lugar com o Laranja. É só isso. Não precisa complicar.

    Portanto, muito cuidado!

  • Galera...SE LIGA!

    Straight-throught (direta) -> Ligação entre dispositivos diferentes, mas com mesmos conectores(T-568A).

    Crossover(invertida) -> Ligação entre dispositivos iguais, mas com conectores diferentes(T568A em uma ponta e T-568B na outra).

    GABARITO C


ID
3411445
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na configuração de uma rede no Sistema Operacional Microsoft Windows 10, é possível configurar que o endereço IP seja definido automaticamente. Quando essa opção é selecionada, o endereço IP é

Alternativas
Comentários
  • A atribuição dinâmica/automática de IPs é feita pelo servidor DHCP. O endereço reservado de classe B 169.254.X.X é conhecido como APIPA, que é atribuído pelo sistema operacional Windows a uma máquina no caso de indisponibilidade do servidor DHCP. Ele é útil porque permite que a máquina se conecte aos demais hosts da rede.

    GABARITO: C

  • Assertiva C.

    Lembrando que Link Local(APIPA do IPv4) no IPv6 vai ficar nessa faixa

    fe80::/64

    Uma faixa fora da internet, apenas para comunicação local!


ID
3411448
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para que um usuário possa receber e-mail por meio do seu cliente de e-mail via POP3S, é necessário que o Firewall da rede local

Alternativas
Comentários
  • Vamos entender a situação do enunciado. O cliente faz uma requisição POP3S (TCP 995) ao servidor de e-mail, ou seja, a requisição é um pacote de saída do cliente com destino à entrada do servidor de e-mail. Dessa maneira, o firewall do cliente precisa liberar a saída da porta TCP 995 e o firewall do servidor de e-mail deve permitir a entrada da porta TCP 995.

    Para não errar:

    == Entrada: a origem é externa

    == Saída: o destino é externo

    GABARITO: A

  • Ótimo comentário o do colega Lucas, só acrescentando:

    Portas Post Office Protocol (POP)

    • TCP 110 (porta padrão)
    • TCP 995 (conexão criptografada via SSL)

ID
3411451
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2016, a herança de diretivas de grupo pode ser bloqueada em uma Unidade Organizacional,

Alternativas
Comentários
  • Por padrão, os objetos filho de uma Unidade Organizacional herdam as GPOs (diretivas de grupo) desta. Existe a possibilidade de bloquear a herança, ou seja, não aplicar as diretivas da UO sobre os objetos. Porém, se a GPO estiver marcada como "Imposto" (Enforced), então não será possível bloquear a herança e ela será necessariamente aplicada.

    GABARITO: E


ID
3411454
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas redes sem fio IEEE 802.11, o protocolo de segurança WEP permite que o usuário defina senhas

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C descreve corretamente as senhas do protocolo WEP, que é composta de um vetor de inicialização de 24 bits e senha de 40 ou 104 bits. Apenas para revisar o assunto: WEP é um protocolo obsoleto e inseguro. Ele transmite o vetor de inicialização em claro (não é criptografado), aplica o algoritmo RC4 na encriptação da senha e usa o CRC para verificar a integridade.

    GABARITO: C

  • WEP

    Wired Equivalent Privacy  (Privacidade equivalente aos fios) foi o primeiro protocolo de criptografia lançado para redes sem fio. O WEP é um sistema de criptografia adotado pelo padrão IEEE 802.11. Ele utiliza uma senha compartilhada para criptografar os dados e funciona de forma estática. Além de fornecer apenas um controle de acesso e de privacidade de dados na rede sem fio. As chaves de acesso utilizam 64 ou 128 bits e o algoritmo RC4 para criptografar os pacotes, que são transmitidos pelas ondas de rádio. Além disso, faz uso de uma função detectora de erros para verificar a autenticidade e dados.

    fonte:https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/entenda-wep-e-wpa-protocolos-de-seguranca-de-rede-wi-fi.html


ID
3411457
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Xen, uma máquina virtual pode ser iniciada por meio de um arquivo de configuração por intermédio do comando:

Alternativas
Comentários
  • Para criar e iniciar a VM, execute o comando a seguir: xl create vHMC.cfg.

    https://www.ibm.com/docs/pt-br/power8?topic=ihvax-installing-hmc-virtual-appliance-by-using-xen-hypervisor


ID
3411460
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL (versão 9.5) possui os seguintes modos de desligamento (shutdown):

Alternativas
Comentários
  • Modos de desligamento do PostgreSQL:

    == Smart (SIGTERM): bloqueia novas conexões, mas permite que as conexões ativas terminem as tarefas.

    == Fast (SIGINT): bloqueia novas conexões e aborta as ativas. Se houver um processo de backup em atividade, ele será interrompido e inutilizado.

    == Immediate (SIGQUIT): fecha todos os processos filhos imediatamente e não finaliza de forma adequada. Deve ser usado apenas em caso de emergência.

    (https://www.postgresql.org/docs/9.0/server-shutdown.html)

    GABARITO: E


ID
3411463
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Comparando-se os tipos de backup lógico e físico do sistema gerenciador de bancos de dados MySQL 8.0, é correto afirmar que o backup do tipo

Alternativas
Comentários
  • Backup físico: cópia dos arquivos físicos do banco de dados, como os arquivos de dados e logs.

    Backup lógico: "dump" do banco de dados, com as definições de estruturas, configurações, dados etc.

    O backup físico é, ceteris paribus, mais rápido de ser executado do que o lógico. Por outro lado, tende a apresentar um número maior de problemas de compatibilidade.

    GABARITO: A

  • Mysql 8.0

    https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/backup-types.html

    Características do backup físico:

    O backup consiste em cópias exatas dos diretórios e arquivos do banco de dados. Normalmente, esta é uma cópia de todo ou parte do diretório de dados do MySQL.

    Os métodos de backup físico são mais rápidos que lógicos porque envolvem apenas cópia de arquivo sem conversão.

    A saída é mais compacta do que para o backup lógico.

    Os backups são portáteis apenas para outras máquinas que possuem características de hardware idênticas ou semelhantes.

    Os backups podem ser executados enquanto o servidor MySQL não estiver em execução. Se o servidor estiver em execução, é necessário executar o bloqueio apropriado para que o servidor não altere o conteúdo do banco de dados durante o backup.

    Características do backup lógico:

    O backup é feito consultando o servidor MySQL para obter a estrutura do banco de dados e informações de conteúdo.

    O backup é mais lento que os métodos físicos, porque o servidor deve acessar as informações do banco de dados e convertê-las para o formato lógico. Se a saída for gravada no lado do cliente, o servidor também deverá enviá-la para o programa de backup.

    A saída é maior que a do backup físico, principalmente quando salva em formato de texto.

    O backup não inclui arquivos de log ou de configuração ou outros arquivos relacionados ao banco de dados que não fazem parte dos bancos de dados.

    Os backups armazenados no formato lógico são independentes da máquina e altamente portáteis.

    Backups lógicos são executados com o servidor MySQL em execução. O servidor não está offline.


ID
3411466
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O sistema gerenciador de bancos de dados MySQL 8.0 suporta diversos dispositivos de armazenamento (storage engines), dentre os quais estão

Alternativas
Comentários
  • InnoDB é atualmente a engine de armazenamento padrão do MySQL. Ela dá suporte a transações, o que aumenta a confiabilidade, mas reduz, em geral, o desempenho. MyISAM não opera com transações e era a engine padrão do MySQL até a versão 5.5. CSV é uma opção menos comum. Como o próprio nome indica, armazena os dados em arquivos de texto separando os valores por vírgula.

    GABARITO: C

  • MySQL innoDB, mylsam, csv. tem que decorar

ID
3411469
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A publicação Transição de Serviço do ITIL v3 tem como um de seus processos

Alternativas
Comentários
  • Capacidade e Disponibilidade -> Desenho de Serviço

    Evento -> Operação de serviço

    Portfólio de serviços -> Estratégia de serviços

    obs: ñ confunda esse serviço com Catálogo de serviços do Desenho de serviços

    Gabarito: E

  • Processos da Transição de Serviço:

    .: Planejamento e suporte da transição;

    .: Gerenciamento de Mudanças;

    .: Gerenciamento de configuração e de ativo de serviço;

    .: Gerenciamento de liberação e implantação;

    .: Validação e teste de serviço;

    .: Avaliação de mudanças;

    .: Gerenciamento de conhecimento.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

  • A = Desenho

    B = Desenho

    C = Operação

    D = Estratégia

    GABARITO E