-
Maria Montessori - Tendência Liberal Renovadora ProgressivaIndividualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". Nas escolas montessorianas, o espaço interno era (e é) cuidadosamente preparado para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal. Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor.O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta.
-
Tendência liberal tradicional - "Papel da escola- A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizantePapel da escola- A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizante".(Luckesi)
Tendência liberal renovada progressivista
Papel da escola- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma conseqüente integração dessas formas de adaptação no comportamento. Tal integração se dá por meio de experiências que devem satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses do aluno e as exigências sociais. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.(Luckesi)
Método de ensino- A ideia de "aprender fazendo" está sempre presente. Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas. Embora os métodos variem, as escolas ativas ou novas (Dewey, Montessori, Decroly, Cousinet e outros) partem sempre de atividades adequadas à natureza do aluno e às etapas do seu desenvolvimento. Na maioria delas, acentua-se a importância do trabalho em grupo não apenas como técnica, mas como condição básica do desenvolvimento mental.
Método Montessoriano - Cada aluno assume sua obrigação, responde pelos próprios atos no processo pedagógico.
-
Maria Monterossri é da tendência Liberal Renovada Progressivista!!! assim como Piaget.
FOCO#
-
As escolas que utilizam o método montessoriano são consideradas uma manifestação da concepção Liberal Renovada Progressivista.
Tendência Liberal
Renovada Progressivista:Percebe-se na Tendência
Liberal Renovada Progressivista o enfoque no aluno, a possibilidade natural no
seu aprendizado, mas também no seu momento de ensinar, de testar, de tentar, de
experimentar, de aprender fazendo inferências, modificando o meio,
transformando-o. Essas ofertas ao aluno surgem como necessidade que ele
apresentava quando ainda sem voz. Com toda certeza não se impõe o aprendizado,
constrói-se ele. E essa construção deverá ser feita por todos, professores,
alunos e comunidade escolar, através da prática alicerçada na teoria.
Os principais
autores/pensadores desta concepção pedagógica são: Dewey, Declory,
Anísio Teixeira, Claparède, Piaget, Montessori,
Lourenço Filho e Fernando de Azevedo.
Fonte: http://www.infoescola.com/pedagogia/tendencia-liberal-renovada-progressivista/
Gabarito: Errado.
Bons estudos!!!^^
-
ESCOLA NOVA
-
Eu entraria com recurso nessa questão devido ao seguinte:
As escolas que utilizam o método montessoriano são consideradas uma manifestação da concepção liberal tradicional.
Considerei correta pelo fato de ser sim uma manifestação da escola liberal TRADICIONAL que foi se modificando ao longo dos anos. Ao meu ver, a escola tradicional foi sofrendo mudanças, modificações que considero serem um tipo de manifestação sim, pois a questão não fala se essa modificação foi positiva ou negativa.
-
O Método Montessoriano é considerado da tendência Escola Novista ou tendência Liberal Renovada Progressivista ( ou Progressiva) .
Piaget, Anisio Teixeira, Kill Patrick, Jhon Dewey também são escola Novistas.