SóProvas



Prova CCV-UFC - 2011 - Unilab - Administrador


ID
2002267
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional possui elementos que a constituem, ou seja, são elementos que viabilizam uma análise mais concreta e facilitam sua compreensão. Assinale a alternativa correta em relação ao significado ou à definição destes elementos.

Alternativas
Comentários
  • Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

  • Gab E

  • Gabarito E

     

    a) Os rituais procuram demonstrar para a sociedade em geral os comportamentos entendidos como adequados para alcançar o sucesso organizacional. 

     

    b) As normas possuem o sentido de orientar os comportamentos individuais com a finalidade de deixá- los o mais silenciado possível no grupo. 

     

    c) As sagas retratam condições que o grupo compreende como inadequadas e, por isto mesmo, precisam preservar seu anonimato dentro do grupo.

     

    d) As crenças são solenidades organizacionais que ajudam a reforçar aquilo que é considerado um modelo ideal de comportamento para o grupo. (Rituais)

     

    e)Os valores representam aquilo que os integrantes de uma organização consideram importante para alcançar uma condição ideal e, neste sentido, servem como um guia de comportamento para o grupo. ok

  • Parecer da Banca

    A Comissão responsável efetuou a análise do recurso Administrativo e emitiu seu parecer nos termos a seguir:

    A literatura sobre cultura organizacional é clara em definir seus conceitos principais, bem como suas aplicações. Como está escrito no item E, são realmente os valores que guiam o comportamento dos grupos, sendo tidos como adequados para se alcançar uma condição considerada ideal por um grupo de pessoas. A partir dos valores e das crenças ou dos pressupostos é que as normas são elaboradas, sendo consideradas regras para a maior parte das situações ou dos eventos organizacionais. As normas são um comportamento sancionado pelo grupo, impessoal e aplicado a todos, mas não se confunde com os valores.

    Em face da argumentação apresentada a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial

  • E

  • Pra mim os valores eram criados exclusivamente pelos fundadores da organização...


ID
2002270
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a disciplina acadêmica de Administração, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Não é exata, é uma ciência social.

    B) Bases históricas ok, porém início do século XX na pós-industrialização (Fayol, Taylor,... Weber...)

    C) Todas as organizações independente de porte.

    D) Profissinais de ensino superior em adm= formados em Adm.

    E) Gabarito!!!! Um líder não precisa ser formado em Adm. 

     

     


ID
2002273
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos interculturais ganharam importância na primeira década do século XXI em decorrência, dentre outros aspectos, da intensificação das relações comerciais e da mobilidade dos colaboradores em geral. Sobre a interculturalidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: 2.2 Administração da diversidade da força de trabalho
    A globalização também traz à tona outro desafio: a diversidade da força de trabalho, discriminação. As organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. O termo aplica-se a qualquer pessoa que fuja da norma convencional: pessoas com necessidades especiais, representantes da terceira idade e homoafetivos. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as práticas administrativas e para compreensão do comportamento organizacional. Os executivos precisam modificar sua filosofia de tratar todo mundo do mesmo modo, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira a assegurar a retenção dos funcionários e uma maior produtividade, sem que se cometa nenhuma discriminação.
    Questão de Concurso
    (Cespe/Anac/Técnico Administrativo/2012) A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional.
    Gabarito: certo. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para os estudos acerca do comportamento organizacional.

  • O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. Se levarmos em conta como referência as grandes cidades, vamos encontrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas diferentes e tradições culturais bem diversificadas. Para que a convivência entre as pessoas seja harmoniosa é necessário promover valores como a integração, a tolerância e o respeito mútuo. Assim, a interculturalidade é justamente uma aposta da aceitação e da normalização das diferenças sociais.

    Via conceitos.com: https://conceitos.com/interculturalidade/


    O conceito de interculturalidade tem uma forte relação com o de educação, ambos uma necessidade e exigência da sociedade atual. A complexidade e multicultural idade são fenômenos intrinsecamente ligados ao mundo dos dias de hoje, onde globalização, migração, minorias e tentativas de hegemonia são realidades efetivas. A interculturalidade passa pois pelo desafio lançado pela globalização e suas implicações étnicas e culturais. Identidade, homogeneidade e diversidade são os eixos definidores da interculturalidade, que tem na educação e suas instituições e agentes os meios de desenvolvimento. Os valores são os da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da igualdade, tolerância, educação multicultural. A interculturalidade visa assim não apenas a formação mas também a integração dos grupos no todo social, perante o individualismo e a cultura consumista e imediatista da globalização. A interculturalidade pressupõe a educação democrática, a transnacionalidade da mesma e a superação dos hermetismos sociais do Estado-Nação, bem como a oposição à supremacia de culturas sobre outras.

    https://www.infopedia.pt/$interculturalidade

  • E


ID
2002276
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O pensador Peter Drucker argumentava que a tarefa fundamental da Administração é promover eficiência, o que se potencializou por meio do que chamou de “Revolução da gerência” no Século XX. Sobre a Administração, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C: 7.2. Conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade
    Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são temas dos mais “batidos” em provas de concursos.
    Eficiência se relaciona com o uso dos recursos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi eficiente, é porque essa pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada.7
    Seria então a maneira como fazemos algo buscando atingir um objetivo! Lembre--se de que esses recursos podem ser vários, como o tempo, as pessoas, o dinheiro, as matérias-primas etc.
    Eficácia é fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se realmente atingimos o objetivo que traçamos.
    Por exemplo, se Maria planejou fazer uma viagem de carro de Belo Horizonte a Brasília e levou três dias para chegar, dizemos que ela foi eficaz (atingiu o objetivo de chegar a Brasília), mas não foi eficiente (levou muito mais tempo – recurso – que seria normalmente necessário).
    Se Maria tivesse levado sete horas, mas em vez de Brasília tivesse chegado ao Rio de Janeiro, teria sido eficiente (sua viagem durou o tempo planejado), mas ineficaz (não atingiu o objetivo).
    Atenção: Existem autores que consideram que a efetividade é a soma da eficiência com a eficácia.
    A efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade.8
    Imagine que a prefeitura de sua cidade deseja diminuir a mortalidade infantil. Buscando atingir esse objetivo, a prefeitura comprou dez mil vacinas para poder imunizar o mesmo número de crianças do município no ano de 2010, tendo em vista o objetivo de reduzir a mortalidade.
    Se no final do programa todas as dez mil crianças do município foram vacinadas, o programa foi eficiente (utilizou de forma adequada os recursos, como vacinas, médicos etc.) e eficaz (as crianças foram vacinadas como planejado).
    Para sabermos se o programa foi efetivo, teremos de pesquisar se realmente a mortalidade infantil foi reduzida, pois pode ser que a vacina não seja a adequada, ou que na verdade a causa das mortes seja outro problema etc.
    Cabe aqui lembrar que esse conceito de efetividade é muito importante, pois muitas das ações do Estado devem ser planejadas e executadas tendo em mente mudar alguma realidade, como a pobreza extrema, as desigualdades regionais ou a evasão escolar.

  • Sobre a alternativa E: o universo acadêmico e de formação ainda se debate sobre o próprio status científico da administração, o entendimento predominante informa que a administração se alinha com o conceito de Ciências sociais aplicadas; no entanto, as suas teorias são na verdade fundamentadas em teorizações desenvolvidas em outras ciências sociais mais tradicionais, tais como a Sociologia (com os estudos sobre conflito, por exemplo), Antropologia (com os estudos sobre Cultura organizacional, por exemplo), ou como a própria Economia, que fundamenta boa parte dos estudos de Estratégia, Finanças e de Marketing. O enunciado inverte este entendimento, pois, pelo contrário, atualmente os teóricos e profissionais de Administração requerem seu entendimento como ciência social aplicada, porém seu desenvolvimento teórico está baseado em contribuições de outras ciências sociais.

    Banca CCV.


ID
2002279
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é algo que se transformou em um referencial para os administradores desde os anos de 1970. É correto afirmar que esta modalidade de planejamento está preocupada em:

Alternativas
Comentários
  • NNÓ (2013) = Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT
    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
    Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
    Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.
    Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.
    Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalha

    GABARITO B

  • Gabarito B

     

    Em uma das fases do planejamento estratégico (aquele genérico e de longo prazo), deve-se realizar a análise interna e externa na qual busca-se avaliar as oportunidades e ameaças (externas e não controláveis) e a fraquezas e forças (internamente e controláveis)


ID
2002282
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O trabalho do profissional de Administração sofre condicionamentos de diversos tipos e naturezas. Nestes termos, assinale a alternativa que descreve corretamente estes condicionamentos.

Alternativas
Comentários
  • A partir de 1990 (Era da informação)
    • Mudanças ainda mais rápidas, imprevistas e inesperadas.
    • Intensificação da competitividade.
    • Conhecimento tornou-se o recurso mais importante.
    • Migração do emprego do setor industrial para o setor de serviços.
    • Trabalho manual substituí­do pelo trabalho mental.
    • Terceirização das tarefas operacionais.
    • Atuação estratégica.
    • Pessoas vistas como fornecedoras de conhecimento.
    • As equipes de gestão de pessoas operam como consultorias internas orientadas para atividades estratégicas.
    Fonte: Chiavenato (2006) – adaptado.

     

    GABARITO E


ID
2002285
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No início do século XX, o francês Henry Fayol apresentou a primeira visão de quais seriam as atividades da Administração, no que ficou conhecido como processo administrativo. A propósito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Liderança?

  • Questão mal-elaborada, visto que o Processo Administrativo não é composto por liderança, e sim Coordenação e Comando.

  • Segundo Koontz e O’Donnel, da Universidade da Califórnia, os gerentes aplicam e usavam as cinco funções simultaneamente, ao contrario do que muitas pessoas falavam pensando que eram aplicadas em uma seqüência.

    Contudo, os dois escreveram um livro que fora usados como referencia onde adotavam quatro funções, eliminando comando e coordenação e incluindo liderança, que basicamente é uma mistura de coordenação com direção, motivação e participação para formar uma liderança capaz de fazer funcionar todos os outros processos.

    Livro: Chiavenato.

  • Direção também é chamada de Liderança.

  • Dirigir é muito diferente de liderar. Questão bem fraca mesmo.

  • Gab A - O povo fala fala fala e esquece o principal, ser direto e objetivo.....

  • Gabarito A

     

    Vejo direção como alguma mais amplo que a liderança. Mas a ccv já cobrou outra questão estranha assim.

  • A) Um modelo que parte dos pensadores e professores adota consiste em visualizar o processo administrativo como sendo: planejamento, organização, liderança e controle.

     

    A questão começa falando de Fayol pra induzir ao erro. Ele que criou o POCCC. A letra "A" foi a mais genérica, teoria Neoclássica. Reparem que o item não vinculou essas funções ao Fayol porque, se tivesse feito isso, estaria errada.

     

  • Gab A 

    Considerações da banca:

    A argumentação apresentada no recurso defende como errada a opção (A), que afirma que “Um modelo

    que parte dos pensadores e professores adota consiste em visualizar o processo administrativo como

    sendo: planejamento, organização, liderança e controle”. Por um entendimento diferente, e com base em

    referências a autores de viés mais tradicional como Idalberto Chiavenato, por exemplo, o recurso defende

    que a Liderança não seja parte do processo administrativo. No entanto, já é abundante a literatura que

    atualiza os elementos do processo administrativo no sentido enunciado na opção correta, sendo evidente a

    presença na literatura recente, mais atualizada e com dimensão e presença em níveis nacional e

    internacional, da incorporação do conceito de liderança como independente e componente específico do

    processo administrativo. Entende-se ser necessário aos profissionais com formação e Administração tomar

    conhecimento das variações de composição dos elementos do processo administrativo, que vem evoluindo

    desde o POCCC de Fayol até o entendimento mais atual. No cuidado de não generalizar esta composição

    enunciada (embora haja uma tendência em se fixar como referencial para os estudos introdutórios de

    Administração), foi inclusive ressaltado que este posicionamento é de parte dos pensadores e professores,

    o que torna a resposta como necessariamente correta. Para fixar um referencial específico, ficam indicadas

    as referências de duas obras de larga utilização no Brasil, que visualizam o processo administrativo como

    sendo planejamento, organização, liderança e controle:

    • SCHERMERHORN Jr., John R. Administração. 8. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007 (p. 16 e parte 5)

    • ROBBINS, Stephen O. e DECENZO, David A. Fundamentos da Administração: conceitos essenciais e

    aplicações. Rio de Janeiro: Prentice-Hall. 2004 (Parte 4)

    Fonte: CCV


ID
2002288
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Modelo das Cinco Forças de Michael Porter pressupõe que uma estratégia empresarial é decorrente do grau de competitividade da indústria (setor da economia) em que esta empresa opera. Sobre estas cinco forças, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.


    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.


    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.


    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.


    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.

  • Por que a C está incorreta?

    Já que o elevado investimento inicial é responsável por dificultar a entrada de novos concorrentes.

  • a) O poder de barganha dos fornecedores advém da possibilidade da oferta de novos produtos pelos concorrentes.(O poder de barganha dos Fornecedores advém da organização quando tem poucos fornecedores)

     b) Altas barreiras de entrada levam a uma desconcentração em uma indústria e a uma redução do seu grau de rivalidade.( Não! Altas barreiras leva a uma organização a um AUMENTO do seu grau de rivalidade no mercado. Que dependerá do seu investimento incial)

     c) A ameaça de entrada de novos concorrentes é ampliada em uma indústria com altos custos de investimento inicial.(Se o investimento inicial é alto, sua barreira será alta e a ameaça de novos concorrentes será baixa, e não ampliada)

     d) A ameaça de produtos substitutos é mais intensa quando há uma elevada oferta de fornecedores com produtos a preços competitivos.( Produtos Substitutos é equiparada a um produto já existente no mercardo e são iguais ao seus, o produto substituto irá superá-lo na mesma qualidade)

     e) O poder de barganha de compradores leva os fornecedores a uma redução do nível de preços ou a um aumento do serviço agregado oferecido.( Perfeito!!! Se a concorrência entre os fornecedores aumenta, seu poder de barganha diminui, ocasionando uma redução no preço e oferecendo um serviço mais diferenciado)

  • não vi erro algum n D.

  • erro C: quanto maior o custo de investimento, menor a entrada novos concorrentes
    erro D: a rivalidade entre os players é mais intensa quando há uma elevada oferta de fornecedores com produtos a preços competitivos.


ID
2002291
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao longo do tempo, muitas foram as teorias que foram desenvolvidas para compreender o fenômeno da motivação e recompensa dos funcionários. Sobre ideias relacionadas à motivação e recompensa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAbarito A: 3.6 Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom
    Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.
    Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.
    Valência
    É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.
    Instrumentalidade
    Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
    Expectativa
    Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
    Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
    • atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;
    • acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;
    • acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.
    Questão de Concurso
    (Cespe/Abin/Oficial de Inteligência/2010) O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado – por exemplo, uma promoção – é fator determinante do nível de motivação em relação à determinada atividade.
    Gabarito: certo. Segundo a Teoria de Vroom, a valência é um dos fatores de motivação.
    Em termos de uma equação, essa definição poderia ser escrita da seguinte forma:
    Motivação = [expectativa] X [instrumentalidade] X [valência]
    Dentro dessa visão teórica, os indivíduos fazem escolhas baseados em ideais de recompensa não obtidos ainda; as recompensas devem estar inseridas em um período de tempo médio para que haja relação desempenho-recompensa e esta deve ser justa; e, por fim, o indivíduo sabe o que se espera dele e passa a se comportar de maneira esperada.
    Força motivacional: V x I x E
    Motivação = Expectativa (Esforço – Desempenho – Resultado) x Valor atribuí­do ao resultado.

  • BOA QUESTAO PRA ESTUDAR AS TEORIAS. 

  • Analisando as alternativas..

    a) A teoria da expectação estabelece que o indivíduo tende a agir com base em expectativas de que seu ato será seguido por um dado resultado. CORRETA

    b) De acordo com a premissa da Teoria X, a visão gerencial sobre um funcionário é que este indivíduo possui uma capacidade de auto-orientação e autocontrole. ERRADA- A afirmação está de acordo com a premissa da Teoria Y, e nao X. A teoria X estabelece que os funcionários sao irresponsáveis e necessitam de controle rígido.

    c) Segundo a teoria das necessidades de Maslow, as necessidades sociais e de estima são as mais importantes e são alcançadas quando as necessidades de autorrealização e de segurança são alcançadas. ERRADA- Existe uma hierarquia e a ordem é fisiologicas-segurança-sociais-estima-realização

    d) Os fatores motivadores do teórico Herzberg estão relacionados à política da empresa, condições de trabalho e salário, enquanto os fatores de higiene estão relacionados à realização e reconhecimento. ERRADA- inverteu os conceitos

    e) A teoria do reforço, de Skinner, concentra-se no sentimento do indivíduo de quão justo é o tratamento que ele recebe comparativamente ao que outros têm recebido. ERRADA- A afirmativa se trata da Teoria da Equidade, de Adams

     

    Fonte: Rennó, 2013

  • Questão que você marca porque é a menos errada. 

     

    Expectação -> Teoria de Lawler III

     

    Expectativa ou Expectância -> Victor Vroom

  • Tudo errado. Você marca a A por que o nome expectação lembra expectância, mas as duas teorias são completamente distintas.

     

     

    Teoria de expectação – Lawler III


    Para Lawler III, existem duas bases sólidas para sua teoria de que o dinheiro pode motivar o desempenho e outros tipos de comportamentos. As pessoas, portanto, desejam dinheiro, porque este lhes permite não somente a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também, lhes dá condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de autorrealização, presentes na pirâmide de Maslow. Se as pessoas percebem e creem que certo desempenho é possível e necessário para obter mais dinheiro, elas, certamente, desempenharão as tarefas da melhor maneira possível.

     

    FONTE: Ribas.

  • A) Gabarito. Expectação. Lawler e Porter (teoria de processo)

     

    B) Errado. A teoria X de Mcgregor trata o homem com um ser preguiçoso que precisa ser controlado. (teoria de conteúdo)

     

    C) Errado. A pirâmide de Maslow inicia com as necessidades fisiológicas, daí vai para as de segurança, sociais, estima e autorrealização. (Teoria de Conteúdo)

     

    D) Errado. A teoria Bifatorial de Herzberg divide os fatores higiênicos (não geram satisfação: dinheiro, segurança...)  e motivacionais (status, crescimento) (Teoria de conteúdo)

     

    E) Errado. Teoria do reforço tenta modificar um comportamente através de um reforço positivo ou negativo. manipuladora (Teoria de processo)

     

     

    * Não confundir expectação com expectativa de Vroon

  • Logo eu pensei que A estava errada, porque só associei com a teoria da expectância, mas qdo li as demais, estavam completamente erradas, então acabei ficando com a A.

    Essa teoria de lawler que foi mencionada por um colega acima é uma ampliação da teoria de Vroom, a teoria de Vroom tbm ja se vê por aí se do chamada de expectação. Mas,ambas tem o mesmo fundamento.

    teoria da expectativa ou também chamada de teoria da expectância é uma ampla teoria da motivação desenvolvido primeiramente por Victor Vroom, sobretudo foi ampliada por Porter e Lawler em 1968 e complementada por várias outras teorias.

    Teoria da Expectativa de Porter e Lawler reconhece que, através do trabalho, as pessoas procuram satisfação de diferentes necessidades e só serão motivadas para um esforço maior se forem correspondidas pelas recompensas que procuram. ... as recompensas dadas sejam as mais desejadas em troca do bom desempenho.

  • A) Gabarito

    Considerações da banca:

    A teoria dos Dois Fatores de Herzberg afirma que os fatores de motivação estão associados, dentre outros, à realização e ao reconhecimento, enquanto os fatores de higiene estão associados, dentre outros, à política da empresa, as condições de trabalho e ao salário. Portanto, o item D apresenta uma clara inversão destas associações, tornando o referido item nitidamente errado e que um administrador deve reconhecer tais características e diferenciações para aplicá-las corretamente no cotidiano organizacional.

    Fonte: CCV


ID
2002294
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança é um tema que ocupa lugar de destaque em administração por sua relação com o desempenho organizacional. Sobre liderança, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C) Liderança
    O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas.1 O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.
    Dessa forma, um dos aspectos mais importantes para um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados.
    Liderar é, basicamente, mostrar o caminho a ser seguido. É incentivar a equipe em direção às metas que devem ser atingidas. Mas liderar pessoas não é fácil. Cada indivíduo tem uma maneira de pensar diferente, experiências diversas, traumas etc.
    Dessa maneira, a capacidade de liderança demanda diversas habilidades diferentes, como saber se comunicar, ter paciência, manter o equilíbrio emocional etc.
    Portanto, a liderança é dinâmica. É um aspecto que envolve o relacionamento humano e aborda o uso do poder para que as metas sejam atingidas. Para Daft,2 a liderança pode ser definida como:
    “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.”
    Já Chiavenato3 define liderança como:
    um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

  • Entendi que fosse a A... 

  • Mas é a letra C!

  • Liderança autocrática: aquela em que o líder toma as decisões e estabelece as diretrizes sozinho, sem a participação do grupo. Caracteriza-se por seu comportamento dominador na maneira como elogia e/ou critica os membros da equipe.

    Liderança liberal: aquela em que o líder participa de forma mínima. Há uma total liberdade para que os grupos ou indivíduos tomem suas decisões. O líder não avalia ou controla as atividades.

    Liderança democrática: aquela em que as decisões são tomadas em grupo depois de discutidas e avaliadas pelo mesmo. Essas discussões são estimuladas e dirigidas pelo líder, que costuma ser objetivo em seus elogios e críticas.

    fonte:http://www.infoescola.com/administracao_/tipos-de-lideranca/  ---acesso em 05/11/2016

  •  

     a) Um líder laissez-faire (liberal) conduz sua equipe de trabalho encorajando a participação na decisão, delega autoridade e usa o feedback (retroalimentação) para treinamento dos funcionários. (Errado)

     

     b) A liderança situacional é caracterizada por uma condição de liderança fiel ao modelo participativo, em que os indivíduos possuem oportunidade de participação nas decisões. (Errada - Essa é a Liderança Democrática)

     

     c) O processo da liderança sofre a influência das características dos líderes, das características pessoais dos seguidores e da natureza/cultura da organização. (Correto)

     

     d) Os funcionários possuem alto grau de liberdade com líderes que possuem um estilo de liderança autocrático. (Errado - O lider autocrático centraliza o poder de decisões)

     

     e) A liderança é uma condição decorrente apenas da hierarquia organizacional. (Errado)

  • a) Errada ->>> o líder laissez-faire entrega tudo pra Deus, que tá massa.

  • a) ERRADO. Na liderança (liberal ) há uma participação mínima do líder nas decisões; a divisão das tarefas, bem como a escolha dos companheiros fica
    totalmente a cargo do grupo;o líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos.

     

    b) ERRADO. Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. 

     

    c) CORRETA

     

    d) ERRADO.Liderança autocrática: Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Estilo  de liderança dominador.

     

    e) ERRADO. A liderança nas empresas pode ser de duas maneiras:

    I -  Liderança decorrente de uma função (cargo com autoridade de decisão);

    II - Liderança como uma qualidade pessoal (conjunto de atributos e atitudes que tornam uma pessoa um líder)

     

    Bons Estudos!

  • Gabarito C

    Considerações da banca:

    É obrigatório a um administrador reconhecer as diferenças dos diversos conceitos relacionados ao líder. A

    literatura é altamente abundante em afirmar que a Liderança Laissez-faire (liberal) é aquela permissiva, que

    deixa o empregado/colaborador à vontade, deixando os empregados fazerem o que querem. Ao contrário

    do que o recurso argumenta, este tipo de liderança não encorajam a participação na decisão e muito menos

    usam o feedback como meio de treinamento, como assinala indevidamente o referido item. A liderança que encoraja a participação é a democrática/participativa, condições que tornam o item A notadamente Errado.

    Fonte: CCV


ID
2002297
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Concernente ao processo administrativo e à visão integrativa da ação gerencial, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A - ERRADO - A ESTRUTURA NÃO FORNECE O FEEDBACK. A ESTRUTURA FAZ PARTE DA FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO E É A MANEIRA PELA QUAL AS ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO SÃO DIVIDIDAS, ORGANIZADAS E COORDENADAS. COSTUMA APRESENTAR UMA NATUREZA PREDOMINANTEMENTE ESTÁTICA. QUANTO AO FEEDBACK DO CONTROLE, DEPENDERÁ DO EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES (resultados), E NÃO DA FORMA COMO SÃO DIVIDIDAS.

     

    B - ERRADO - CONTROLE: COMPARAR O OBJETIVO COM O RESULTADO OBTIDO, PARA PODER CORRIGIR DESVIOS (REPLANEJAR).

     

    C - CORRETO - OU SEJA, O PLANEJAMENTO DEFINE AONDE SE PRETENDE CHEGAR, O QUE DEVE SER FEITO PARA TANTO, QUANDO, COMO E EM QUAL SEQUÊNCIA. A FUNÇÃO PLANEJAMENTO TEM PRECEDÊNCIA SOBRE TODAS AS DEMAIS FUNÇÕES.

     

    D - ERRADO - O ADMINSTRADOR É AMBICIOSO, CALCULISTA E FAMINTO.

     

    E - ERRADO - O ADMINISTRADOR DEVE SER AMBICIOSO, NUNCA ESTARÁ BOM PARA ELE. SEMPRE VAI QUERER MAIS E MAIS. HENRY FORD NÃO PENSOU DESSE JEITO E SE DEU MAL. PARA ELE, NÃO HAVIA NECESSIDADE DE FABRICAR CARROS DE OUTRAS CORES AO NÃO SER O PRETO, POR TER CUSTOS BAIXOS DE FABRICAÇÃO. O QUE ACONTECEU? A CONCORRÊNCIA VEIO COM A AMBIÇÃO E INVESTIU. RESULTADO: PARA FORD QUERER SE REERGER NO MERCADO, TERIA QUE INVESTIR NESSAS OPÇÕES PARA O COMPRADOR E CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO. ELE, LITERALMENTE, DORMIU NO PONTO... 

     

     

     

    GABARITO ''C''

     

    Plus e avante, bons estudos.

  • C

  • É no planejamento que será definido a determinação dos objetivos

    C


ID
2002300
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A tomada de decisão é uma das atividades centrais do profissional de Administração. Sobre esta atividade, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "na realidade organizacional, a limitação de racionalidade implica na dificuldade de tomar decisões perfeitas". Num processo decisório, existem decisões perfeitas? De alguma maneira, sempre haverá uma influência interna ou externa, de modo que o que é feito é a tentativa de minimizar o erro. Além disso, "(...) embora os avanços da tecnologia da informação venham contribuindo para o aperfeiçoamento das decisões, em especial daquelas de nível operacional." A dificuldade maior na tomada de decisão não seria acerca daquelas envolvendo a estratégia da empresa, ou seja, decisões de longo prazo? O nível operacional é o nível mais imediado onde as decisões são mais previsíveis, ao contrário de uma decisão de longo prazo feita no plano estratégico que tem que lidar com a incerteza e riscos não muito nítidos. Em outras palavras: O avanço da TI não estaria ajudando o plano estratégico com estatísticas com o objetivo de tornar o futuro menos duvidoso? Alguém poderia me explicar melhor? 

  • Gabarito D

     

     a) a decisão gerencial consiste fundamentalmente proceder a uma escolha que maximize os lucros, em especial em organizações do tipo social.   Resolver problemas

     

     b) a tomada de decisão é visualizada como um processo cujas etapas se estabilizaram na teoria, com destaque para as seguintes: formação de grupos, liderança, motivação e comunicação organizacional. (Etapas da Tomada de decisão: id do problema, análise/diagnóstico, desenvolver alternativas, avaliar alternativas, seleção e implementação da melhor alternativa, monitoramento e feedback)

     

     c) nas organizações, as decisões são convencionalmente classificadas por nível, de modo que as decisões relacionadas ao futuro de longo prazo da organização é uma decisão dita operacional corporativa, e as decisões do nível das unidades funcionais são ditas operacionais puras. (longo prazo= estratégicas)

     

     d) na realidade organizacional, a limitação de racionalidade implica na dificuldade de tomar decisões perfeitas, embora os avanços da tecnologia da informação venham contribuindo para o aperfeiçoamento das decisões, em especial daquelas de nível operacional.( Ex: o gerente de um banco pode não possui informações completas (100%) sobre um cliente mas os softwares podem ajudar na decisão de liberar um empréstimos.)

     

     e) em geral, o problema da decisão vem sendo minimizado pelos administradores, principalmente nas grandes burocracias, em que, na verdade, a preocupação estratégica está restrita a implementar as decisões dos órgãos colegiados ou as orientações emitidas pelos softwares especializados. 

     

    https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing


ID
2002303
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre caracterização e conceituação da liderança e da motivação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Dutra, (2009, p. 85) ''A motivação pode ser definida como o processo psicológico que leva uma pessoa a fazer esforços para obter certo resultado. A motivação é gerada por fatores intrínsecos e por fatores extrínsecos''. Os fatores intrínsecos são internos à pessoa, ou seja, depende de cada pessoa para se manifestar. Os fatores extrínsecos estão ligados a compensações externas, depende do ambiente em que a pessoa convive.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/motivacao-como-ferramente-alinhada-ao-desempenho/59877/

  • Nao seria apenas intrinseco?

    Fatores Motivacionais ou Satisfacientes: São aqueles que se referem ao trabalhador como as tarefas e deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. São fatores motivacionais que produzem algum efeito de satisfação profundo e instável. Assim os colaboradores aumentam a produtividade em níveis de excelência, sendo um ótimo recurso das empresas para deixa-las neutras.

  • O ítem E é o conceito de motivação .

  • Não marcaria o item "d" em razão de sempre associar motivação apenas a fatores intrínsecos. Alguém explica porque o item estaria correto, por favor!

  • GAB: D.

    A motivação é o processo que dá origem a um comportamento específico e pode ser gerado por estímulos internos e externos.

    Desse modo, a motivação pode ser intrínseca ou extrínseca.

    Intrínseca quando se referir à motivação gerada por necessidades e motivos da própria pessoa. Está relacionada com recompensas psicológicas: reconhecimento, respeito, status.

    Já a extrínseca, por sua vez, quando se referir à motivação gerada por processos de reforço e punição; quando as causas estão baseadas em recompensas tangíveis: salários, benefícios, promoções.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Na teoria dos dois fatores é que se considera apenas os intrinsecos como fatores motivacionais..


    Nas teorias EM GERAL, a motivação é definida dessa forma e leva em conta ambos os fatores.

  • Gabarito D

     

    a) o grau de motivação dos funcionários é controlado pelas políticas organizacionais.

    b) a liderança é um processo cultural e, neste sentido, é definido pelos rituais organizacionais.

    c) a expectativa não atendida de um funcionário sempre leva ao comportamento da regressão. 

    d) a motivação, que está associada ao desempenho individual, é influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos. ok

    e) a liderança é uma força interna que direciona os indivíduos para o alcance de objetivos, a fim de satisfazer uma necessidade. 

  • A alternativa E refere-se à motivação.

  • Considerações da banca:

    Em relação a um questionamento, o enunciado da questão em análise refere-se à caracterização e

    conceituação da liderança e da motivação, mas não afirma ser de forma conjunta. Em todos os itens, o

    conhecimento em relação a estes conceitos é explorado separadamente, portanto, não cabe o

    questionamento que um item específico não trata de ambos os conceitos, pois nenhum deles o faz.

    Em relação a outro questionamento, a teoria dos Dois Fatores de Herzberg trata: i) dos fatores de

    motivação, que estão associados a sentimentos positivos dos empregados sobre o trabalho, podendo

    provocar satisfação quando são disponibilizados; ii) dos fatores de higiene, que são ambientais e, embora

    não garantam a satisfação, podem gerar insatisfação a partir do momento que não são oferecidos ou são

    proporcionados com níveis considerados insuficientes pelos empregados / colaboradores, o que lhe coloca

    como influenciador da motivação.

    O item E, que pretensamente seria o item correto, apresenta de forma investida o conceito de motivação

    como sendo o de liderança. A literatura é clara ao afirmar que a força interna que direciona os indivíduos é a

    motivação e não a liderança, o que necessariamente deixa errado o item E

    Fonte: CCV


ID
2002306
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é uma temática que ganhou força desde os anos 1980 como um meio de compreender o comportamento organizacional e, por isto, tem merecido a atenção dos administradores. Nestes termos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Estas funções são valiosas tanto para a organização quanto para o empregado. A cultura intensifica o compromisso organizacional e aumenta a coerência do comportamento do empregado. Do ponto de vista do empregado, a cultura é valiosa porque reduz a ambigüidade, dizendo aos empregados como as coisas são feitas e o que é importante. Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

     

     

    http://www.fontedosaber.com/administracao/a-cultura-organizacional.html

  • o item E fala de Clima .

  • Gabarito B

     

    Falou em "percepção" e "atmosfera"-> Clima organizacional.

  • Passivo ---> uma obrigação

  • B


ID
2002309
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Diante da ampliação das relações comerciais e institucionais internacionais, os estudos interculturais emergiram como uma importante lente de observação do trabalho gerencial. Sobre a interculturalidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: Administração da diversidade da força de trabalho
    A globalização também traz à tona outro desafio: a diversidade da força de trabalho, discriminação. As organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. O termo aplica-se a qualquer pessoa que fuja da norma convencional: pessoas com necessidades especiais, representantes da terceira idade e homoafetivos. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as práticas administrativas e para compreensão do comportamento organizacional. Os executivos precisam modificar sua filosofia de tratar todo mundo do mesmo modo, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira a assegurar a retenção dos funcionários e uma maior produtividade, sem que se cometa nenhuma discriminação.
    Questão de Concurso
    (Cespe/Anac/Técnico Administrativo/2012) A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional.
    Gabarito: certo. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para os estudos acerca do comportamento organizacional.

     

    Ribas (2014)

  • "A interculturalidade é a interação entre mais de uma cultura. Dessa forma a interculturalidade tem um lugar quando duas ou mais culturas entram em integração de uma forma horizontal e sinérgica".

     "Este tipo de relações interculturais implica ter respeito pela diversidade; embora, por razões óbvias, o aparecimento de conflitos seja inevitável e imprevisível, podem ser resolvidos através do respeito, do diálogo e da concertação/assertividade."

     

    A,B,C,E) ERRADAS. Creio que diante do conceito de interculturalidade, o qual prega o respeito à diversidade entre as diversas culturas, não há cabimento nos trechos: "...não deve se preocupar com diferenças culturais" (letra a);  "...uma política universal de estratégias mercadológicas" (letra b); "uniformizando a política organizacional" (letra c); "...uma homogeneidade das decisões administrativas" (letra e).

     

    Gabarito: letra D

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-interculturalidade-nos-negocios/103647/

     

     

    Pessol, me corrijam se eu estiver errada.

     

                 Bons estudos!

     

  • A) Um administrador de uma empresa que exporta para diversos países de diferentes continentes não deve se preocupar com diferenças culturais.

    B) As empresas multinacionais devem possuir uma política universal (regionalizada, segmentada, diversificada) de estratégias mercadológicas em relação às culturas dos vários países em que atuam.

    C) Um administrador, quando toma uma decisão que leva em conta a interculturalidade, está, estrategicamente, uniformizando (diversificando) a política organizacional.

    D) As decisões administrativas que envolvem a interculturalidade têm como exemplos de suas preocupações: o reconhecimento das diferenças culturais, o respeito e a convivência entre valores distintos.

    E) A ampliação do comércio mundial, o maior grau de expatriação profissional e a diversificação dos mercados de atuação são motivos para uma homogeneidade (heterogeneidade) das decisões administrativas que envolvam aspectos interculturais.

  • D


ID
2002312
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A lógica da abordagem contingencial considera diversos impactos existentes na prática e no entendimento das decisões e do trabalho gerencial. Sobre esta abordagem, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A menos errada é a letra B. De fato os modelos de previsão em Finanças e os modelos de distribuição em Marketing contribuem para a tomada de decisão, mas ainda há outros aspectos que devem ser analisados como Culturais, Sociais e Políticos, principalmente, pois são podem ser fontes de mudanças tributárias que refletiriam fortemente nos planejamentos estratégicos das organizações públicas e privadas.

  • Gabarito : B

  • Resposta da banca CCV quanto ao recurso:

    A argumentação apresentada em um dos recursos defende como verdadeira a opção (D), que afirma que “A

    questão do impacto das contingências ambientais encontrou solução em Administração com os estudos

    sobre os estilos de decisão, e o reconhecimento de que os modelos de decisão criativos eliminaram as

    potenciais incertezas, especialmente no nível estratégico”.

    Convém ressaltar, por outro lado, que as teorias sobre a contingência, em especial nos contextos de análise que a aplicam aos estudos do planejamento e processo decisorial, ressaltam a necessidade insistente do uso de técnicas de planejamento que procurem minimizar incertezas associadas ao processo decisorial e ao planejamento administrativo.

    Evidentemente, alguns esforços realizados envolvem técnicas mais sofisticadas do ponto de vista instrumental, como as técnicas informatizadas ou baseadas em modelos quantitativos que aperfeiçoam a previsão (o que faz estar correto o item C), mas valorizam também técnicas mais qualitativas ou que trazem elementos de intuição e

    criatividade, e isto inclusive realça o valor de determinados estudos de estilos de decisão.

    No entanto, não se fixou ainda qualquer técnica ou modelo de previsão ou de decisão que tenha eliminado potenciais

    incertezas, o que já tornaria a opção D incorreta. Adicionalmente, a questão informa que a eliminação das

    potenciais incertezas ocorreu especialmente no nível estratégico, o que é evidentemente falso, pois este é o nível no qual o grau de incerteza é mais pronunciado, não tendo havido até o presente momento modelo de planejamento ou de decisão que tenha eliminado as incertezas típicas deste nível de ação e de decisão.

    Ainda sobre a mesma questão, um segundo recurso parece defender ser inapropriado associar o debate

    sobre o processo de controle a evolução cultural e tecnológica da sociedade. Naturalmente, o argumento é

    frágil, dado o entendimento universal de que a administração e as organizações evoluem com a própria

    evolução social, de modo que o argumento indicado não é verdadeiro nem torna a resposta errada.


ID
2002315
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estruturação organizacional constitui uma preocupação central do administrador. Sobre os conceitos de base e as decisões associadas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D: 

    Amplitude de Controle
    A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.4 Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.

    Figura 4.6 – Estrutura achatada
    Essa divisão de autoridade e responsabilidade vai definir quantos níveis hierárquicos e quantos administradores deveremos ter em uma dada organização. Se decidirmos ter poucos subordinados por chefe, teremos uma estrutura aguda.
    Entretanto, hoje em dia, as empresas estão buscando estruturas achatadas, com muitos subordinados por cada chefe e uma amplitude de controle maior.
    As estruturas achatadas são vistas como facilitadoras de um processo de delegação (delegar é confiar responsabilidade e autoridade a um subordinado para que execute alguma tarefa e possa atingir um objetivo), aumentando a agilidade no processo decisório e a adaptabilidade às mudanças no meio externo.5
    Além disso, essas estruturas acarretam um custo administrativo menor. Entretanto, o chefe não consegue dar o mesmo suporte aos seus subordinados, pois tem muitos funcionários para supervisionar.

    5 Daft, 2005.

  • A - ERRADO - SE FOSSE ELIMINAR A ESPECIALIZAÇÃO, O EMPREGADOR NÃO PEDIRIA CURRÍCULO. A NECESSIDADE DE ESPECIALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA TEM SIDO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O ADMINISTRADOR. POIS, ISSO ATENUA AS AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO (CONCORRÊNCIA).

     

     

    B - ERRADO - HODIERNAMENTE AS ORGANIZAÇÕES VEM ADOTANDO O CONCEITO DE AUTORIDADE RACIONAL E TRADICIONAL.

    TIPOS DE AUTORIDADES:

     

      - CARISMÁTICA: surge a partir de um AFETO que o povo nutre por uma pessoa. Este afeto se baseia numa admiração que o povo tem por alguém por acreditar que esta pessoa possui poder heroico, santidade, ou seja ela alguém exemplar a se seguir. Ouvimos sempre a expressão "líderes carismáticos". Estes são facilmente obedecidos por seus fiéis, pois representam ou propõem ideologias que o povo acha conveniente seguir. Como exemplo, Jesus, e até mesmo Hitler ganhou o poder através deste tipo de dominação, fazendo com que o povo alemão nutrisse por ele um afeto, uma ADMIRAÇÃO. 

     

      - RACIONAL: Este é o ápice dos tipos de dominação. Surge pelos INTERESSES. Baseia-se na LEGITIMIDADE e LEGALIDADE das ordens e do direito de mando que os nomeados possuem. Exemplo: O poder de domínio do Estado.

     

      - TRADICIONAL(burocrática): surge através dos COSTUMES. Como exemplo, temos a dominação, o poder de um pai sobre o resto da família. É costume institucionalizado obedecer ao pai. 

     

     

    C - ERRADO - AS "PIRÂMIDES" SÃO COISAS DO PASSADO!... HOJE AS ARGANIZAÇÕES SÃO MAIS ADHOGRÁTICAS E ORGÂNICAS; POSSUEM UMA ESTRUTURA MAIS DESCENTRALIZADA E COM UMA AMPLITUDE DE COMANDO MAIOR. OU SEJA: DE PIRÂMIDES PASSAMOS A TER ESTRUTURAS MAIS BAIXAS E ACHATADAS. DEIXANDO DE LADO, PORTANTO, O MODELO DE ESTRUTURA ALTO E ALONGADO. AH! A ESTRUTURA MATRICIAL NÃO SAIU DE MODA NÃO! MÓH TENDÊNCIA.

     

     

    D - CORRETO. (vide Vanessa)

     

     

    E - ERRADO - O CONCEITO DE CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ESTÁ RELACIONADO AO PODER DE DECISÃO (HIERARQUIA). JÁ  A TECNOLOGIA INFLUENCIA MUITO NA ESCOLHA DA MELHOR DECISÃO. PORÉM, ALGUÉM PRECISA TOMAR A DECISÃO. OU ESSA DECISÃO SERÁ TOMADA NO TOPO DA ESTRUTURA, DE FORMA CENTRALIZADA, OU SERÁ DISTRIBUÍDA PELOS DEMAIS NÍVEIS INFERIORES DA ESTRUTURA, DE FORMA DESCENTRALIZADA. LOGO, NÃO TERIA COMO ABANDONAR ESSES CONCEITOS, POIS ALGUM DELES A ORGANIZAÇÃO, COMPULSORIAMENTE, DEVERÁ ADOTAR. 

     

     

     

     

    GABARITO ''D''


ID
2002318
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações podem ser definidas como um conjunto de processos executados por colaboradores em busca de alcançar objetivos pré-determinados. Sobre as ferramentas de apoio aos processos organizacionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: Os planos táticos geralmente envolvem:10
    1. Planos de produção. Envolvendo métodos e tecnologias necessárias para as pessoas
    em seu trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes
    para as atividades e tarefas.

     

     

  • Qual o erro da letra D?

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • Na verdade, Tâmara, a produtividade é definida como a relação entre os recursos utilizados e os resultados (eficácia) obtidos. O item D errou ao mencionar eficiência.

     

    Espero ter ajudado!

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • a) O organograma é uma importante ferramenta de apoio gerencial por representar a sequência normal das etapas de um processo industrial/administrativo e detectar erros ou ineficiências.

    (Errado, descrição mais aproxima de fluxograma. Organograma: representação gráfica da estrutura organizacional, permite visualizar as relações hirarquicas)

     

    b) Os indicadores de desempenho são responsáveis por garantir a execução dos processos organizacionais de acordo com o planejado.

    (Errado, indicador não garate nada, indicadores podem permitir que sejam verificados a execução dos processos organizacionais de acordo com aquilo que foi planejado)

     

     c) O estudo de layout (arranjo físico) permite ao gerente, por exemplo, melhor organizar e equacionar o ambiente de produção, tendo em vista a produtividade.

     

    d) A produtividade, que é medida pela relação entre recursos/eficiência, permite ao gerente comparar os processos mais eficazes e tomar decisões sobre situações indesejadas.

    (Errada, produtividade é medida da relação entre os recursos aplicados e os resultados obtidos)

     

    e) O fluxograma serve para que gerentes possam especificar as relações funcionais nos diferentes níveis administrativos. 

    (Errado, o papel do fluxograma de maneira geral é a representação dos processos, de seus fluxos)

  • Lembrando

    Eficiência = Meios, recursos

    Eficácia = Metas, resultados


ID
2002321
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os processos organizacionais são realizados com o apoio de ferramentas gerenciais que auxiliam o trabalho dos gestores e permitem ampliar a eficiência administrativa. Sobre estas ferramentas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • confesso, não entendi então errei feio. Alguem explica?

     


  • a)  um organograma permite ao administrador representar as relações hierárquicas informais presentes em uma organização e, desta forma, contribui para identificar incoerências administrativas. ERRADO. Organogramas consistem em estruturar formalmente os departamentos e cargos da organização.


    b) os manuais administrativos procuram reunir informações de maneira sistematizada e segmentada, para facilitar os processos organizacionais. CORRETO. A depender da cultura organizacional, esses manuais estão em sincronia com a forma de organicidade, modo de trabalhar, valores, crenças e um comportamento voltado para a ordem.


    c) através dos indicadores de desempenho, é possível a um administrador uniformizar as relações hierárquicas, de acordo com os manuais de conduta pessoal. ERRADO. Indicadores de desempenho fazer correlaçao e comparação com produtividade e qualidade do que se espera dentro de uma empresa ou setor. São parâmetros que ajudam a empresa a aperfeiçoar o ciclo de um trabalho.


    d) os fluxogramas permitem aos administradores estruturar as relações hierárquicas, definindo relações funcionais e identificar órgãos de linha e de apoio (staff). ERRADO. Fluxogramas sistematizam processos e fluxos de trabalhos ordenadamente e de forma cronologica.

    e) os formulários organizacionais minimizam a movimentação de pessoa, materiais e documentos dentro de um ambiente organizacional. ERRADO. Se levarmos ao pé da letra esses formulários podem até aumentar o controle e consequentemente as burocratização dentro da empresa. Não minimizam nada, podem é constranger e restringir o trabalho.

     

  • Questão mistura uma série de conceitos distintos: organograma; manuais administrativos; indicadores de desempenho; fluxogramas e formulários.

    Organograma: representa as relações formais da empresa.

    Manuais administrativos: é o conjunto ou coleção de instruções, procedimentos, orientações e normas que devem ser entendidos e, principalmente, cumpridos pelos funcionários e executivos que se relacionam direta ou indiretamente com o processo administrativo. Sobre manuais lembre-se do clássico manual de instruções, mas existem diferentes tipos para diferentes procedimentos e níveis organizacionais.

    Indicadores de desempenho: são ferramentas básicas utilizadas para o gerenciamento organizacional. Há inúmeros nos diversos níveis organizações. Exemplo: eficiência, eficácia, efetividade.

    Fluxogramas: Existem vários tipos de gráficos, mas o gráfico de processamento, por excelência, para trabalhos de análise administrativa, é o fluxograma, um gráfico universal, que representa o fluxo ou a sequência normal de qualquer trabalho, produto ou documento. 

    Formulários: veículo que transporta informações de uma pessoa para outra, de uma unidade para outra ou de uma organização para. É a materialização do dado, da informação, armazenada ou disseminada, veiculada por pouco período de tempo ou não. (Araújo)

    Principais referência são:

    ARAÚJO, Luís César Gonçalves de. Organização, Sistemas e Métodos: E as Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2002. 

    CURY, Antonio. Organização e Métodos: Uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2006


ID
2002324
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os processos organizacionais estão presentes no cotidiano organizacional e sua utilização passa pela observação de princípios de criação e racionalização. Sobre os princípios da criação e racionalização de processos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Parcimônia é um conceito de frugalidade, economia ou precaução ao chegar a uma hipótese ou curso de ação. Seu significado pode ser traduzido por "menos é melhor". Trata-se de um princípio geral que tem aplicações desde a ciência até a filosofia e em todos os campos relacionados a elas.

  • Putz, por onde eu tava estudando que não vi esses princípios ainda... To ferrado! 

     

  • Necessário, somente o necessário... 

    Gab:  A 

  • A) O Princípio da Parcimônia afirma que um processo de trabalho não deve ter mais dados que os necessários para realizar as operações para as quais foi planejado.

    B) Princípio da Persistência afirma que um processo deve estar sempre pronto para entrar em operação, buscando dados nas entidades fonte, ou nos depósitos de dados necessários para sua operação.

    C) Princípio da Criação afirma que um processo somente deve ser criado se houver uma finalidade específica.

    D) Princípio da Ordenação deve garantir que o processo deva ser estruturado na sequência lógica de entrada dos dados.

    E) Para o Princípio da Permanência, os dados devem permanecer em depósito de dados e não em processos.

    Fonte: Organização, Sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa (Dorival Carreira)

  • Parcimônia  = "menos é melhor".

  • Gab: A 

    Considerações da banca:

    O recurso argumenta pela má elaboração do enunciado, porém está muito claro que o candidato deve

    marcar o item correto quanto aos princípios da criação e da racionalização de processos, fato que deve ser

    de conhecimento de um administrador para a correta aplicação de tais princípios. O recurso afirma que a

    alternativa correta seria o item D, mas é muito claro na literatura que o princípio da permanência diz respeito à necessidade de que os dados devem permanecer em depósitos de dados e não em processos. Se entre um procedimento e outro, houver alguma defasagem de tempo, os dados deverão ser armazenados em um depósito de dados, até que sejam fornecidos para o procedimento seguinte. Ao contrário do que o recurso afirma em relação ao item D, o princípio que garante que o processo deva ser estruturado na sequência lógica de entrada dos dados é o princípio da ordenação, portanto o item é claramente errado.

    Fonte: CCV


ID
2002327
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que se desenvolvam as estratégias organizacionais, um administrador precisa garantir a execução de um processo que possui várias etapas. Sobre o Processo de Administração Estratégica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Plan (Planejamento): estabelecer missão, visão, objetivos e metas, é o primeiro passo, aonde se inicia o ciclo, levantar dados ou informações, estabelecer os métodos e priorizar aonde se quer chegar.

     

    De acordo com Ferrell, et al (2000):

    ''o processo de planejamento estratégico de mercado inclui a identificação ou estabelecimento da missão e das metas organizacionais, a estratégia corporativa, as metas e os objetivos de marketing, a estratégia de marketing e finalmente um plano de marketing. O processo começa com uma análise em profundidade dos ambientes interno e externo da organização. Essa análise ajuda o planejador a determinar as forças e fraquezas internas da organização e identificar as oportunidades e ameaças externas. Baseada em um exame exaustivo desses assuntos ambientais relevantes, a empresa, a seguir, estabelece sua missão, metas e objetivos organizacionais, as estratégias funcionais, a implementação e a avaliação e controle, bem como "a seleção de mercados-alvos e criação e manutenção de apropriado composto mercadológico." (FERRELL, et al, 2000, p.19-20)

     

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/planejamento-estrategico-e-processo-decisorio/64798/

  • Gab A - Queremos apenas acertar questões, e não ser um Administrador....


ID
2002330
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento evita ao administrador trabalhar com a improvisação e, com isso, aumentar as chances de ineficiência e fraco desempenho. Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão bem confusa.  Gabarito apontado pela banca como A. De acordo com Matos e Chiavenato,11 o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:
    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.
    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.
    3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.
    4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.
    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.

  • Alguém pode me dizer por que a C está errada? A construção de cenários está intimamente ligada com a ideia de eficiência. Por exemplo, numa construção de cenários prospectiva,  várias possibilidades para o futuro são expostas tendo como base o presente. Desse modo, é possível que a empresa analise "o melhor caminho a ser percorrido", pois não se limita a mostrar uma visão única de futuro.

    Parafraseando Rodrigo Rennó (2013): "Cenários podem ser descritos como possíveis situações no futuro. Essas “estórias” construídas podem nos ajudar, pois nos possibilitam reconhecer e nos adaptar às mudanças quando estas ocorrerem. Dessa forma, o planejamento por cenários se relaciona com a construção das “estórias” possíveis, que mostram alguns caminhos que a organização (e até nós mesmos, em nossas próprias vidas!)
    pode percorrer. Assim podemos imaginar qual deve ser nosso comportamento se algumas dessas “estórias” se tornarem realidade."

  • A)

    Quanto a C) a construção de cenários é uma técnica desenvolvida no plano estratégio e não no operacional,

    Valeu?

  • A - CORRETO - OS PLANOS ESTRATÉGICOS LEVAM AOS PLANOS FUNCIONAIS (TÁTICOS), QUE - POR SUA VEZ - LEVAM AOS PLANOS OPERACIONAIS. MELHOR DIZENDO: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DESDOBRADO EM VÁRIOS PLANEJAMENTOS TÁTICOS, ENQUANTO ESTES SE DESDOBRAM EM PLANOS OPERACIONAIS PARA A SUA REALIZAÇÃO.

     

    B - ERRADO - ÁREAS FUNCIONAIS, OU SEJA, O PLANEJAMENTO QUE ENFATIZA AS ATIVIDADES CORRENTES DAS VÁRIAS UNIDADES OU DEPARTAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO É TÁTICO, E NÃO ESTRATÉGICO.

     

    C - ERRADO - A CRIAÇÃO DE CENÁRIOS SE BASEIA NA SUPOSIÇÃO DE QUE, SE NÃO SE PODE PREVER O FUTURO ESPECULANDO SOBRE UMA VARIEDADE DE FUTUROS, PODE-SE, NO ENTANTO, APROXIMAR-SE DO FUTURO CORRETO. O PLANEJADOR PRECISA DE CENÁRIOS SUFICIENTES PARA COBRIR AS CONTINGÊNCIAS IMPORTANTES POSSÍVEIS. OU SEJA, SÃO SUPOSIÇÕES QUE TEM COMO PRINCIPAL ELEMENTO O AMBIENTE EXTERNO PARA ANÁLISE, POIS ELE É INCESSANTEMENTE E PRERIODICAMENTE MUTÁVEL. LOGO, PODEMOS CONCLUIR QUE ESSA CRIAÇÃO DE CENÁRIOS É FEITA DENTRO DO NÍVEL ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO, E NÃO DO NÍVEL OPERACIONAL, POIS ESTE TEM COMO FOCO DE ATUAÇÃO O AMBIENTE INTERNO DA ORGANIZAÇÃO.

     

    D - ERRADO - EM PRIMEIRO LUGAR, A MISSÃO É DEFINIDA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. E, EM SEGUNDO LUGAR, O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É DEFINIDO PARA UM CURTO PRAZO DE TEMPO.

     

    E - ERRADO - OS PLANOS FUNCIONAIS SÃO DEFINIDOS NO NÍVEL TÁTICO. LOGO, TRATA-SE DA MÉDIA ADMINISTRAÇÃO. OS PLANOS TÁTICOS GERALMENTE SÃO DESENVOLVIDOS PARA AS ÁREAS DE PRODUÇÃO, DE MARKETING, PESSOAL, DE FINANÇAS E DE CONTABILIDADE. 

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • Chamou o planejamento tatico de planos funcionais....

  • "em que são definidos os meios para a realização dos objetivos, tais como: as atividades e os recursos necessários."

     

    Essa parte ficou parecendo que estava se referindo ao planejamento operacional. 

  • 01.  Resposta – A

    O Planejamento é hierarquizado em Estratégico, Tático e Operacional. O Estratégico orienta os demais: Tático (funcional) e Operacional e enfoca a organização como um todo.

    O item B está errado porque não é no plano estratégico que se definem as ações das áreas funcionais. Isso acontece no plano tático.

    O item C está errado porque a construção de cenários é técnica utilizada para a busca da eficiência dos planos estratégicos, que de acordo com Moreira (2018), analisam o futuro e os possíveis eventos, tendências econômicas, políticas, sociais, tecnológicas e etc que venham a interferir na organização, ensejando assim, a tomada de medidas que reduzam os efeitos negativos de tais interferências.

    O item D está errado porque a missão é definida no plano estratégico e não no operacional e a visão de longo prazo também está no estratégico.

    O item E está errado porque os planos funcionais são desenvolvidos no plano tático e não pela alta cúpula que é quem desenvolve o plano estratégico. A razão de ser da organização é a Missão.


ID
2002333
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São várias as estratégias à disposição de um administrador ou de uma organização, a depender, por exemplo, das condições de mercado ou dos objetivos organizacionais. Sobre os tipos de estratégias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B =. Estratégia de Desenvolvimento = Quando existem muitas oportunidades e forças internas dentro da organização, a estratégia a ser buscada é a de desenvolvimento. Podem ser buscados tanto novos mercados, produtos e tecnologias, bem como uma diversificação dos atuais produtos e mercados. Oliveira subdivide essa estratégia em:35
    Ø Desenvolvimento – a empresa pode conquistar novos mercados para seus produtos, desenvolver produtos melhores e mais avançados, buscar a associação visando melhorias nos panoramas financeiros, de capacidades e de mercado (desenvolvimento de manutenção).
    Ø Diversificação – na estratégia consiste na busca de novas oportunidades e mercados quando os produtos e os mercados atuais já estão saturados, não apresentam boa lucratividade ou estão em declínio.

    6. (Esaf/CGU/AFC/2012) Como ensina a análise SWOT, nos casos em que, da combinação entre ambientes e variáveis resultar a predominância simultânea de pontos fortes e de ameaças, espera-se que a organização se decida pela(o):
    a) sobrevivência;
    b) desenvolvimento;
    c) manutenção;
    d) crescimento;
    e) confrontação.
    Essa questão da Esaf demandou um conhecimento sobre os tipos de estratégias e seu relacionamento com a análise SWOT. A questão é bem “decoreba”, mas acredito que muitos poderiam ter acertado pela “lógica”.
    Se temos muitos pontos fortes, por exemplo, poderíamos logo “eliminar” a letra A, pois não seria adequada uma estratégia de sobrevivência. A letra E não apresenta um tipo de estratégia. Assim, também seria descartada.
    A estratégia de crescimento depende de termos oportunidades. Assim, como a questão nos apresenta um cenário de ameaças, poderíamos descartar também a letra D. A estratégia de desenvolvimento necessita de forças e oportunidades. Com isso, a opção correta é a estratégia de manutenção. O gabarito é mesmo a letra C.

    Rennó (2013)

  • AMBIENTE                                             ESTRATÉGIA

    Ameaça                  Força                        Manutenção

                                  Fraqueza                  Sobrevivência

     

    Oportunidades        Força                       Desenvolvimento

                                  Fraqueza                 Crescimento

  • _____________Oportunidades ____________Ameaças

    Forças .............DESENVOLVIMENTO ...............MANUTENÇÃO

    Fraquezas....... CRESCIMENTO .........................SOBREVIVÊNCIA

  • GAB: B

    Oportunidades:

    -> + ponto forte = desenvolvimento

    -> + ponto fraco = crescimento

    Ameaças:

    -> + ponto forte = manutenção

    -> + ponto fraco = sobrevivência


ID
2002336
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os profissionais de administração são considerados responsáveis pela aplicação de suas competências profissionais na condução das atividades de uma organização. Sobre estes profissionais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Robbins e Coutler (1998) = 16.3. Habilidades Administrativas de Katz
    Os administradores utilizam diversas habilidades para poder gerir uma organização. Durante a década de 1970, o pesquisador Robert L. Katz revelou que os administradores precisam de três habilidades essenciais para desempenhar bem seu papel: habilidades técnicas, humanas e conceituais.16
    As habilidades técnicas são as necessárias para executarmos uma tarefa. São relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento, por exemplo.
    Quando um supervisor monta uma planilha de controle de estoque, por exemplo, ele está utilizando uma habilidade técnica. Usamos uma habilidade técnica também quando construímos um organograma, um fluxograma ou um fluxo de caixa.
    Essas habilidades são normalmente adquiridas através do treinamento formal e depois são desenvolvidas durante a experiência e a vivência do profissional. De certa forma, são as mais importantes no começo da carreira de um administrador.
    Já as habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e de cooperar com outras pessoas.17 Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas, essas habilidades são fundamentais!
    Sempre que precisarmos atingir objetivos em uma organização através do trabalho de outros indivíduos, habilidades serão cruciais.
    Se você tem facilidade de interagir com seus companheiros de trabalho, de se fazer entender e “vender” suas ideias, com certeza já possui habilidades humanas em seu repertório! Um gerente que tenha receio de falar em público, de interagir com seus comandados, terá muita dificuldade em seu trabalho!
    Finalmente, as habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico, por exemplo, ele está utilizando a habilidade conceitual.

  •  a) o desempenho do trabalho do administrador depende, acima de tudo, de sua dedicação às suas tarefas, e, por esta razão, os administradores são profissionais que sempre precisam renunciar à sua vida pessoal para exercer a condição de líder de seu grupo na organização. Errado.

     b) o trabalho gerencial teve seu mapeamento realizado há vários anos, por diferentes pensadores, e o mais destacado foi o entendimento do pensador Henry Mintzberg, que visualizou o que chamou de papéis administrativos em três níveis: técnicos, conceituais e humanos. Errado. Quem definiu esse Papéis foi o o pesquisador Robert L. Katz revelou que os administradores precisam de três habilidades essenciais para desempenhar bem seu papel: habilidades técnicas, humanas e conceituais

     c) as atividades fundamentais do trabalho gerencial perderam universalidade com o processo de globalização, e, pelos últimos avanços teóricos, o administrador vem progressivamente se concentrando em apenas duas preocupações: articulação humana e domínio das novas tecnologias. Errado.

     d) os administradores precisam possuir habilidades variadas para os diferentes níveis de sua atuação, de modo que, nos níveis mais estratégicos, o profissional precisa normalmente dominar habilidades de negociação e visão de futuro, ao passo que, no nível dito operacional, os profissionais precisam ter conhecimento especializado de aspectos mais técnicos das tarefas de sua responsabilidade. CORRETA. LETRA d.

     e) no impulso que a profissionalização administrativa ganhou especialmente a partir do século XX, um destaque especial tem sido dado ao conceito de habilidades gerenciais básicas, que, segundo Robert L. Katz, são cinco: habilidade visionária, habilidade revolucionária, habilidade estratégica, habilidade tática e habilidade operacional. Errado. Katz não propôs essas habilidades.


ID
2002339
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A forma como uma organização divide e agrega as responsabilidades define seu modelo de departamentalização. Nas decisões concernentes a este aspecto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A: 

    4.9.1. Departamentalização por Produto
    Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc.
    Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.
    Um caso prático é o da empresa GE (General Electric), que fabrica desde turbinas de avião até lâmpadas e equipamentos médicos. Como cada produto é muito diferente, e suas cadeias de suprimento e de distribuição são diversas, faz mais sentido dividir os departamentos por tipo de produto.10
    Assim, cada administrador está mais capacitado a focar nos aspectos importantes de cada setor, facilitando, portanto, o processo de gestão e de inovação nas linhas de produtos e serviços. Dessa maneira, fica mais fácil atender os clientes de uma maneira mais adequada. 
    Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo.11
    Entretanto, nem tudo “são flores”. Nesse tipo de departamentalização, os “especialistas” ficam espalhados pela organização, deixando, muitas vezes, o treinamento e o desenvolvimento técnico para segundo plano.

    10 Sobral e Peci, 2008.
    11 Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.


ID
2002342
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os condicionantes da estrutura organizacional são temas recorrentemente discutidos na teoria das organizações. Sobre este aspecto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • C) 3.9. Estratégia como Posicionamento
    Essa corrente, da qual Porter é o principal autor, tem como base a noção de adequação estratégica. Nesse enfoque, a estratégia se relaciona aos conceitos de adaptação e posicionamento. Ou seja, a corrente sugere que as organizações devem se adaptar ao ambiente para poderem conquistar vantagens competitivas e uma posição dominante em seus mercados.
    Essa corrente defende a análise do ambiente, tendo como ferramenta principal a análise SWOT. Após conhecer sua situação estratégica, a organização utilizaria seus recursos na busca de vantagens competitivas, de acordo com os conceitos de Porter que veremos adiante.
    3.10. Modelo de Cinco Forças de Porter
    Michael Porter nos trouxe também o conceito das cinco forças competitivas que afetam a estratégia de uma empresa.25 Esses fatores são os seguintes:
    Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.
    Poder de Negociação dos Clientes – Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.
    Poder de Negociação dos Fornecedores – Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos! Os fornecedores são fortes quando: são poucos e/ou dominam o mercado, quando o custo de trocar de fornecedor é alto, quando os clientes são pouco importantes e quando podem se tornar competidores, ou seja, passar a concorrer no mercado do cliente.
    Ameaça de Produtos Substitutos – Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). Se existem muitos produtos que podem substituir o produto que sua empresa fornece, a posição estratégica é difícil e o setor será menos atraente e lucrativo.
    Rivalidade entre os Concorrentes – Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuar investindo e operando em mercados com lucratividades baixas.

  • A - ERRADO - SE A ORGANIZAÇÃO FOR PÚBLICA (submetida ao direito público), NÃO PRECISARÁ, ENTÃO, DE UM DEPARTAMENTO FINANCEIRO, POR EXEMPLO. ISSO IMPLICA, SIM, NA ESTRUTURA.

     

    B - ERRADO - MODELOS RÍGIDOS E TRADICIONAIS SÃO PARA ORGANIZAÇÕES QUE LIDAM COM AMBIENTES ESTÁVEIS. PARA UM AMBIENTE TURBULENDO A ORGANIZAÇÃO SERÁ ADPTATIVA, OU SEJA, ADOTARÁ UM MODELO MAIS ORGÂNICO, ADHOGRÁTICO E DESCENTRALIZADO.

     

    C - CORRETO - SE A ORGANIZAÇÃO FOCAR EM VENDAS SOMENTE PELA INTERNET, TENDE A TER UMA ESTRUTURA RADIAL. PASSANDO, ASSIM, A TER PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES AO INVÉS DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO.

     

    D - ERRADO - ORGANIZAÇÕES PEQUENAS TENDEM A POSSUIR MENOS DEPARTAMENTOS. CONSEQUENTEMENTE, MENOS ESPECIALIZAÇÃO E MENOS RESPONSABILIDADE. 

     

    E - ERRADO - A TECNOLOGIA SEMPRE TEVE GRANDE INFLUÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES, PASSANDO ATÉ A SUBSTITUIR O HOMEM POR MÁQUINAS. A INFLUÊNCIA É TÃO GRANDE QUE NOSSA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO CRIOU UM MECANISMO PARA PROTEGER O TRABALHADOR CONTRA A TECNOLOGIA. CF/88, art.5º, XXVII: DOS DIREITOS SOCIAIS, SÃO DIREITOS DOS TRABALHADORES URBANOS E RUAIS A PROTEÇÃO EM FACE DA AUTOMAÇÃO. OU SEJA, A AUTOMAÇÃO REDUZ POSTOS DE TRABALHO. É POR ISSO QUE NÃO SE PODE FAZER TODAS AS OPERAÇÕES DE UM BANCO EM CAIXAS ELETRÔNICOS. 

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • Elementos que influenciam a estrutura:

    Tecnologia; Ambiente; Recursos Humanos; Estratégia

  • A estrutura segue a estratégia.


ID
2002345
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O controle organizacional é uma função gerencial componente do processo administrativo. Nestes termos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B:Para Chiavenato,18 o empowerment aumenta o controle dentro da organização, incrementando a autoestima das pessoas e aumentando a qualidade dentro da organização.
    Assim, o empowerment busca captar a energia, o esforço e a criatividade de todos os membros da empresa e canalizá-las para os objetivos organizacionais.

    Controle e Avaliação
    Para que possamos saber se estamos ou não atingindo nossos objetivos, precisamos de um sistema de controle eficaz. Sem controle, estamos trabalhando “às cegas”, ou seja, sem saber como está o nosso desempenho.
    De acordo com Robbins e Coulter,1 o controle pode ser definido como:
    “O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos.”
    Já Maximiniano2 acredita que o processo de controle consiste em fazer a comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização.
    Portanto, um sistema de controle busca garantir que os objetivos estão sendo alcançados. Ele é importante porque até os melhores planos podem dar errado, não é mesmo?
    Dessa forma, precisamos saber os motivos dos acertos e dos erros decorrentes dos nossos planos. Assim, aprendemos com nossos erros e acertos, corrigimos os problemas e aumentamos a chance de sucesso no futuro.
    Imagine que você é um gerente de vendas em uma loja de eletrodomésticos. Sua meta de vendas para o mês de janeiro era de R$200 mil. Mas, analisando as vendas da primeira quinzena, você constatou que as vendas somaram apenas R$70 mil.
    Além desse dado, o sistema gerencial da loja lhe forneceu os dados detalhados de venda por vendedor e por tipo de produto. Com esses dados, você poderá analisar em que área da loja as vendas não acompanharam o previsto, se algum vendedor em particular não atingiu suas metas, se algum dia da semana foi particularmente ruim etc.
    O sistema de controle lhe fornece, assim, um modo de monitorar os efeitos das decisões e ações tomadas e comparar com o que foi planejado anteriormente.
    Dessa maneira, sua conclusão pode até ser de que o planejamento foi malfeito e de que a meta era ambiciosa demais!
    Um bom sistema de controle lhe proporcionará entender como sua empresa está funcionando para que você possa tomar as decisões necessárias de modo a atingir seus objetivos.

     

    Rennó/2013

  • Gabarito: B

    Retroalimentação=Feedback=Controle por feedback

    As negativas das outras alternativas tornam as mesmas erradas. Desconfiem sempre.

  • Retroalimentação = Feedback = Retroação = Retroinformação

  • Queria comentario da letra E

  • Controle

    - O controle é a forma de garantir com que o processo administrativo conduza a empresa à competitividade

    - 4º Elemento do processo administrativo

    - Procura identificar desvios ocorridos em relação às metas estabelecidas

    - Tem início no ponto em que o planejamento termina

    - Definir os padrões de desempenho

    - Padrões são extraídos diretamente dos objetivos e resultados esperados

    - Monitorar o desempenho

    - Comparar o desempenho com os padrões

    - Objetivos e metas expressos com clareza e precisão facilitam o processo de controle

    - Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados

    - Contribui para a gestão organizacional com a adequação dos planos/programas aos indicativos de mercado e às realidades produtivas da organização

    - Recomeço do processo de planejamento (novo ciclo)

    -  Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes

    - Toda informação produzida e obtida pelo controle permite tomar atitudes sobre novos objetivos e novos padrões de controle

    - A avaliação de desempenho do pessoal é um tipo de controle organizacional

     

    Características

    - Flexibilidade

    - Objetividade

    - Orientação estratégica para resultados

    - Autocontrole

    - Correção deve ser imediata

    - Natureza positiva

    - Quando a atividade de controle for maior que o risco da perda, não se efetua controle

    - Exige cadeias causais de criação de valor

    - NÃO é atividade isolada e autossuficiente

     

    Exemplos na Adm. Pública

    - Sistemas de controle interno dos Poderes

    - Controle externo

    - Contrato de gestão

    - Regulação

     

    Palavras-Chave

    Avaliar

    Comparar

    Medir

    Identificar erros

    Mensurar

    Corrigir

    Conferir

    Verificar

    Regular

    Cercear (controlar)

    Exercer autoridade sobre alguém

    Frear

     

  • Gabarito: B.

    Retroalimentação = Feedback = Visão sistêmica.

  • GABARITO: LETRA B

    A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.

    A essência do controle reside na verificação, se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Assim, o controle consiste basicamente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:

    1. Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho.

    2. Avaliação ou mensuração do desempenho atual.

    3. Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos.

    4. Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • Controle fornece um feedback, ele vai medir, avaliar,mensurar , comparar

    retroalimentação

    opção correta B


ID
2002348
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de controle envolve um conjunto de atividades programadas e sistemáticas que visam assegurar o alcance dos objetivos de uma organização. Nesses termos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:  3.17. Controle Estratégico  =  pós a definição da estratégia organizacional e do início da execução, será necessária a utilização de ferramentas de controle estratégico. Atualmente, a principal ferramenta para o controle estratégico é o Balanced Scorecard. De acordo com Lobato et al.,42 Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta Balanced Scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.
    Dessa maneira, os gestores poderão acompanhar os resultados da organização de acordo com a estratégia traçada, de modo a corrigir os desvios e aprender, gerando conhecimento com todo o processo.

    Para Chiavenato,18 o empowerment aumenta o controle dentro da organização, incrementando a autoestima das pessoas e aumentando a qualidade dentro da organização.
    Assim, o empowerment busca captar a energia, o esforço e a criatividade de todos os membros da empresa e canalizá-las para os objetivos organizacionais.

  • Gabarito E

     

    Os três momentos do controle são aconselháveis (preventivo, concomitante e posterior). 

    Existe uma máxima que diz "quem não controla não administra", isso joga água na letra D.

     

  • Gabarito E

     

    Os três momentos do controle são aconselháveis (preventivo, concomitante e posterior). 

  • Gabarito E

    Considerações da banca:

    A argumentação apresentada no recurso defende como verdadeira a opção (A), que afirma que “O processo

    convencional de controle consiste em mensurar o desempenho real das atividades e comparar este

    desempenho com aquele previsto, como forma de punir os culpados por desvios de desempenho”. O

    argumento do recurso é mais incisivo ao afirmar que a questão induz ao erro. Naturalmente, o conteúdo do

    enunciado é verdadeiro até o momento em que afirma que o “controle consiste em mensurar o desempenho

    real das atividades e comparar este desempenho com aquele previsto”, porém não é verdade que o

    processo de controle seja direcionado a punir culpados por desvios de desempenho. Em verdade, desde a

    emergência das teorizações da escola de relações humanas, ainda na primeira metade do século XX, o processo administrativo deixou de ter orientação para punição. A meta da função de ajustar o processo organizacional não implica em punir, o que é um entendimento fortemente consolidado no universo da formação e da prática de administradores profissionais. O processo de controle, conforme relatam os mais

    diversos autores de administração geral, tem por finalidade potencializar o desempenho organizacional e

    não gerar punição. Em verdade, casos extremos de visões mais tradicionais ainda chegam a reverberar

    este discurso, porém no universo da formação gerencial, e na produção de conhecimento e nos materiais de formação, o controle tem a finalidade gerencial de, sistematicamente, acompanhar dados e informações sobre os processos organizacionais como forma de dar maior consistência no alcance dos objetivos organizacionais constantes nos planos, buscando corrigir, se necessário, desvios que comprometam a eficiência da ação gerencial.

    Fonte: CCV


ID
2002351
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O discurso da Responsabilidade Social tornou-se recorrente no universo organizacional nas últimas décadas. No contexto dos negócios, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B = • Manter políticas éticas e comportamento social­mente responsável: toda atividade de gestão de pessoas deve ser aberta, confiável e ética. As pessoas não podem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser garantidos. Os princípios éticos devem ser aplicados a todas as atividades da gestão de pessoas. Tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. A responsabilidade social não é uma exigência feita somente às organizações, mas também, e principalmente, às pessoas que nelas trabalham.


ID
2002354
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma crença que se difundiu entre os profissionais e escolas de Administração foi a de que o estudo e a reflexão sobre a ética seriam formas de tornar o trabalho gerencial melhor do ponto de vista moral. Sobre este entendimento, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Repare que as demais alternativas afirmam de forma categórica o conceito e as aplicações de ética. Entenda que essa acepção tem sido formula há séculos e por vários autores.

    É precisa a observação de Diogo de Figueiredo Moreira Neto: “Enquanto a moral comum é orientada para uma distinção puramente ética, entre o bem e o mal, distintamente, a moral administrativa é orientada para uma distinção prática entre a boa e a má administração”.[17]

    É nesse sentido que o art. 2º, parágrafo único, IV, da Lei n. 9.784/99 define a mo­ralidade nos processos administrativos como um dever de “atuação segundo pa­drões éticos de probidade, decoro e boa­-fé”. E também o art. 166 da Lei n. 8.112/90 elen­ca como deveres dos servidores públicos “ser leal às instituições que servir” (in­ciso II) e “manter conduta compatível com a moralidade administrativa”. Na mes­ma esteira de disciplina do comportamento ético dos agentes públicos, foram edi­tados o Decreto n. 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Fe­deral) e o Decreto n. 6.029/2007 (Sistema de Gestão Ética do Poder Executivo Federal).
    As exigências impostas pelo princípio da moralidade atingem os dois polos da relação jurídico­-administrativa. Além de vincular a Administração Pública, constitui dever imposto também aos administrados “proceder com lealdade, urbanidade e boa­-fé” (art. 4º, II, da Lei n. 9.784/99).

    MAZZA/2014

  • Dizer que práticas como: Assédio moral, publicidade apelativa, invação de privacidade...foram praticamente abolidas é forçar a barra. Hoje em dia é só o que acontece, principalmente, na era em que vivemos.