SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2015 - LIQUIGÁS - Profissional Júnior - Ciências Contábeis


ID
1666576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A expressão reforma política aparece no glossário da grande maioria dos políticos brasileiros quase sempre em duas circunstâncias: ou é desculpa para deixar tudo como está ou é uma daquelas promessas de campanha eleitoral a ser esquecida assim que se desmontarem os palanques. (...) Por mais que seja tentador avançar aos poucos, na chamada medida do possível, a reforma política realmente eficaz para produzir efeitos salutares num prazo relativamente curto deverá contemplar um conjunto de mudanças – reconheça-se, num processo difícil que exigirá cortes na carne do sistema atual.
Revista Leituras da História. São Paulo: Escala. n. 80. 24 mar. 2015, p. 56-57.

A associação entre a reforma política e os escândalos de corrupção na conjuntura política da atualidade impõe o entendimento de que o ponto mais urgente e mais delicado para essa necessária reforma está ligado aos posicionamentos da sociedade relacionados à(ao)

Alternativas

ID
1666579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Há 200 milhões de anos, ainda na era paleozoica, existia um único e imenso continente na Terra, a Pangeia, uma massa continental que se fragmentou durante o Cretáceo Inferior, há cerca de 130 milhões de anos, deixando imensos pedaços de terra à deriva, na movimentação lenta e constante das placas tectônicas, até que eles originassem os continentes atualmente existentes. No decorrer do século XX muitas descobertas vieram a corroborar essa teoria e uma nova prova científica da existência desse continente-mãe, a Pangeia, foi descoberta recentemente no interior árido do Ceará, na encosta da Chapada do Araripe. O achado dos pesquisadores do Cariri consiste em um fóssil inédito, datado de 120 milhões de anos, de uma planta angiosperma da família Smilacaceae – família de plantas que ainda mantém presença em todos os continentes .
Revista História Viva. São Paulo: Duetto Editorial. n. 137. mar. 2015, p. 76-79.

Sendo assim, um fóssil, encontrado no Ceará, de uma espécie que deu origem a muitas outras espalhadas pelo globo ajuda a comprovar a teoria do(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta E - deriva continental

  • GABARITO LETRA E

    A) Big Bang ou Grande Expansão (...) Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente.https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

    B) O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural.(...) Nessa época, aqueles que mantinham a opinião de que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas eram ocasionalmente chamados "criacionistas" em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo

    C) Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, (...) Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo. http://www.historiadetudo.com/criacionismo-evolucionismo

    D) Cataclismo (grafado ocasionalmente como cataclisma), do grego κατακλυσμός - kataklusmós, água, inundar, fazer (...) São inundações repentinas, praticamente imprevisíveis e de quase impossivel prevenção, sendo a única maneira de salvar vidas a evacuação do local. (...) O Dilúvio, citado na Bíblia, também pode ser considerado um cataclisma. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cataclismo

    E) A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres. https://escolakids.uol.com.br/deriva-continental.htm

     


ID
1666582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em tempos de seca, os apelos para não deixar a torneira pingando, evitar banhos demorados e se mobilizar para aproveitar a água da chuva são recados simples e diretos. Assim, toda a população é convocada a racionalizar o consumo e evitar que o drama se agrave. Que é oportuno bater nessa tecla, ninguém discute. No entanto, a questão extrapola – e muito – a vida doméstica.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/pais-precisa-de-po...>. Acesso em: 29 mar. 2015.

Considerando-se que no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, dois terços do consumo de água estão distribuídos entre a indústria, a agropecuária, a mineração e os outros setores, verifica-se que a economia de água no Brasil exige, em primeiro lugar, uma ação no campo da

Alternativas
Comentários
  • A- Política, com metas de uso do insumo nas atividades econômicas.

  • O próprio enunciado informa que "a questão extrapola – e muito – a vida doméstica", o que já elimina a letra C e D.

    As letras B e E não fazem sentido.

    A letra A (gabarito) pode ser fundamentada no fato de que o maior consumo de água no Brasil pertence à agricultura, a qual, associada a outras atividades econômicas como a pecuária, indústria e mineração, totaliza 87,5% de todo o consumo de água no Brasil. FONTE: ANA.


ID
1666585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A partir de junho de 2013, o Brasil passou a conviver com a emergência e o protagonismo de formas inovadoras de mobilização social e ação coletiva. (...) Esse movimento insere o Brasil em um processo global de contestação iniciado a partir dos impactos gerados pela crise econômica de 2008. (...) O sociólogo Ruy Braga, (...), destaca que em comum os militantes (...) vivem a precarização das condições de vida e do mundo do trabalho. “São jovens, escolarizados, que têm uma trajetória escolar superior à geração que os antecede e que se depara com condições de inserção do mercado de trabalho que geralmente estão bastante aquém daquelas mesmas condições que os pais encontraram no passado. E esse tipo de desajuste, de desencaixe, de tensão é que pode ser considerado a grande força motriz dos atuais movimentos de contestação".

Disponível em: <www.diplomatique.org.br/artigo/phy?id:1828>. Acesso em: 5 mar. 2015.

Os outros dois fatores que formam o conjunto mais adequado para explicar essas manifestações são a(o)

Alternativas
Comentários
  • C- Maior acesso à informação e às redes sociais e o desencadeamento com o sistema político institucional.


ID
1666588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O ajudante de caminhão desempregado Fábio da Silva Costa bem que tentou. Chegou às 23h de domingo à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, no Centro do Rio, para passar a noite na rua, garantir um bom lugar na fila e agendar a entrada no seguro-desemprego. Não conseguiu. Às 7h, quando o posto abriu, um funcionário avisou que ninguém seria atendido naquela segunda-feira, porque as senhas haviam esgotado pela internet. (...) no Estado do Rio o quadro é pior: foram 11 mil vagas com carteira fechadas em fevereiro, no pior desempenho do país, segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados anteontem.

CORRÊA, Marcelo. Sofrimento extra para quem perde. O Globo. Rio de Janeiro, 20 mar. 2015, p.27.

Considerando-se o contexto histórico e geográfico, constata-se que a situação apresentada no texto acima, de março de 2015, é reflexo, principalmente, de um panorama econômico marcado pela(o)

Alternativas
Comentários
  • Direto no item A....com essa situação descrita nãotinha como errar


ID
1666594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As 3 tecnologias essenciais a aplicações WWW (World Wide Web) são:

Alternativas
Comentários
  • URI?? Não seria URL?

  • Acho que houve um erro de digitação do QC

  • URI – Uniform Resource Identifier

    Também conhecido como Identificador de Recursos Universal, foi criado para identificar recursos disponíveis na internet, através de um endereço ou um nome.

    Um recurso de internet pode ser qualquer coisa, como uma página de internet, um site, um e-mail, uma imagem, arquivos, um programa de computador ou um vídeo. Cada coisa disponível na internet precisa de um identificador único para não ser confundido com outros recursos e sabermos exatamente em que lugar da internet eles estão.

    Exemplos de URI

    http://www.exemplo.org/localizacao/URI/com/o/nome-do-recurso.html

    ftp://outro-exemplo.org/de/URI/com/localizacao/e/nome-do-recurso.txt

    Pensando dessa forma, uma URI é composta pelo nome do recurso e pela localização do mesmo na grande rede de computadores.

    Fonte: http://www.phpmais.com/url-urn-e-uri-que-confusao/

  • A questão está correta. Existe URI (Identificador), existe URN (Nome) e existe URL (Localização). A Cesgranrio prefere URI. A VUNESP prefere URL.

  • Que que isso!!

  • URI pra mim é uma universidade que tem em Frederico Westphaleh/RS

     

  • URL – Uniform Resource Locator

    Em português: Localizador de Recursos Universal e como o próprio nome diz, se refere ao local, o Host que você quer acessar determinado recurso. O objetivo da URL é associar um endereço remoto com um nome de recurso na Internet.

     

    URI – Uniform Resource Identifier

    Em português: Identificador de Recursos Universal, como diz o próprio nome, é o identificador do recurso. Pode ser uma imagem, uma página, etc, pois tudo o que está disponível na internet precisa de um identificador único para que não seja confundido.

    Pra ficar mais fácil de entender, pois sei que deve ter dado um nó agora:

    A URI une o Protocolo (http://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

     

    fonte: https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão está correta. Existe URI (Identificador), existe URN (Nome) e existe URL (Localização). A Cesgranrio prefere URI. A VUNESP prefere URL.

  • A URI une o Protocolo (http://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

     

    https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca/

  •  

    Q607865       Q486156

     

     

    HTTP://          Protocolo de hipertexto



    www:                  (Word Wide Web) Rede      
    URI, HTTP e HTML


    .inp                  Domínio

    .gov                Tipo de domínio


    .br                   País 

     

     

  •  

    Nunca tinha ouvido falar nesse tal de URI. Achei que fosse URL escrito erroneamente, mas blz hahaha. 

     

    O importante é o que importa!

     

     

     

  • A banca que saber quais as 3 tecnologias indispensáveis para acessar uma página WEB.

    URI (identificador uniforme de recurso) uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. Um URI pode ser classificado como um localizador (URL) ou um nome (URN), ou ainda como ambos.

    HTTP (Protocolo de Transferência de HiperTexto)

    HTML (Linguagem de Marcação e HiperTexto) A Linguagem que é escrita a página WEB.

    Gabarito: E

  • Que diacho é URI?

  • Grande "Uri", me fez errar

  • URI (Identificador Uniforme de Recursos) é uma string (sequência de caracteres) que se refere a um recurso.

    A mais comum é a URL, que identifica o recurso localizando-o na Web.


ID
1666597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma instalação padrão do Windows 7, em português, qual programa permite ao usuário visualizar os processos em execução e o histórico de uso da CPU e da memória física?

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Atalho: Ctrl+Shift+Esc. O Desfragmentador de Discos é para organização dos dados gravados no disco rígido, melhorando a performance de leitura dos arquivos. A Central de Rede e Compartilhamento é para configurações das conexões de rede. O Windows Explorer (atalho: Win+E) é para gerenciar arquivos e pastas do computador. Windows Defender é o antispyware para detectar e remover pragas digitais, que no Windows 8 também é antivírus.

  • Pelo gerenciador de tarefas é possível verificar as situações mostradas no enunciado da questão e ainda:


    *******************************************************************************************


    * encerrar um programa que está "travando", impedindo o funcionamento do computador

    * encerrar programas em execução

    * executar uma tarefa através de comando

    * desligar e reiniciar o computador

    * verificar quais programas consomem recursos da CPU e da memória


  • Letra A- Gerenciador de Tarefas, ou Task Manager como é originalmente conhecido.


    ->O Desfragmentador de Discos otimiza o desempenho geral do dispositivo de armazenamento reorganizando fisicamente os arquivos nele contidos, melhorando consideravelmente sua eficiência. É recomendável que haja no mínimo 15% de espaço em disco livre para garantir uma desfragmentação eficaz.


    ->A Central de Rede e Compartilhamento é o local para toda a instalação e a configuração de rede.


    ->A interface conhecida como Windows Explorer não deve ser confundida com o navegador Internet Explorer! O Windows Explorer nada mais é do que o próprio gerenciador de pastas e arquivos do Windows.


    ->O Windows Defender é um software desenvolvido pela Microsoft Corporation que tem como meta a eliminação de malwares em geral. Foi inicialmente lançado como um simples anti-spyware para o Windows XP, depois começou a vir incluso no Windows Vista por padrão, e atualmente se tornou um antivírus completo e gratuito, tomando o lugar do conhecido Microsoft Security Essentials.



  • Gab. A

    ~ Apenas complementando os excelentes comentários dos colegas ~

    Além do atalho Ctrl+Shift+Esc também dá para acessar o Gerenciador de Tarefas utilizando Ctrl+Alt+Del.


    Never ever give up! Sua vez tá chegando, confie! 

  • O Gerenciador de Tarefas mostra a você os programas, os processos e os serviços que estão sendo executados no computador. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que não está respondendo.

    Se você estiver conectado a uma rede, também poderá usar o Gerenciador de Tarefas para exibir o status da rede e ver como ela está funcionando. Se houver mais de um usuário conectado ao seu computador, você poderá ver quem eles são e no que estão trabalhando, além de enviar uma mensagem para eles.

    Para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.


    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-task-manager


    gab A

  • ctrl+Shift+Esc também dá para acessar o Gerenciador de Tarefas utilizando Ctrl+Alt+Del

    Processos

    Aplicativos

    RE

    DEsempenho

    Serviços

    USuários

     

    * encerrar um programa que está "travando", impedindo o funcionamento do computador

    * encerrar programas em execução

    * executar uma tarefa através de comando

    * desligar e reiniciar o computador

    * verificar quais programas consomem recursos da CPU e da memória

     

  • O gerenciador de tarefas do windows  exibe o status real  do computador  como o uso de memória,processos em execução,sendo acessado através  da combinação das teclas CTRL+ALT+DEL

     

    *Sendo dividido em 5 abas:

     

    1-Aplicativos: Mostra todos os aplicativos em execução;        

                                                                                                                                          

    2-Processos: Mostra todos os processos em  execução;

     

    Na aba desempenho é  demonstrado o uso do processador ,taxa  de utilização do mesmo,memoria disponivel entre outras coisas;

     

    3-Desempenho Na aba rede  é detalhado  informações sobre nossas conexões  e seus status;

     

    4-Rede Na aba usuários  é  exibido informações sobre os usuários do computador;

     

    5-Usuários Restando ainda os menus ArquivosOpçõesExibirDesligar e Ajuda onde podemos executar diversas funções tais como:
     

    Desligar o Computador;
    Reiniciar o Computador;
    Logof  do Usuário;

     

     

  • Gab A

     

    Tecla de atalho = Crtl + Shift + Esc


ID
1666600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário de uma instalação padrão do Windows 7, em português, deseja que o MS Excel seja automaticamente executado logo após ser efetuado o login.

Para tal, esse usuário deve inserir um atalho para o Excel na pasta

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Adicionando atalhos ou programas em Inicializar, no menu Iniciar, este será aberto quando o Windows for carregado.

  • Acertei a QUESTÃO, mas não entendi! Alguém pode me explicar como isso funciona?

  • Também não entendi. É possível que programas iniciem automaticamente?

  • Não compreendi a questão... Pensei que fosse 'a'.

  • "Se você abre sempre os mesmos programas depois de iniciar o computador (um navegador da Web ou um programa de email, por exemplo), talvez seja conveniente fazer com que eles sejam iniciados automaticamente toda vez que você iniciar o Windows.Os programas ou atalhos colocados na pasta Inicialização de Programas serão executados sempre que o Windows iniciar.

    Clique no botão Iniciar e em Todos os Programas. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na pasta Inicialização de Programas e clique em Abrir.

    Abra o local que contém o item para o qual você deseja criar um atalho.

    Clique com o botão direito do mouse no item e clique em Criar Atalho.O novo atalho aparecerá no mesmo local do item original.

    Arraste o atalho para a pasta Inicialização de Programas.

    Na próxima vez que você iniciar o Windows, o programa será executado automaticamente."

    FONTE: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/run-program-automatically-windows-starts#1TC=windows-7

  • Vivendo, estudando e aprendendo. Eu nunca soube disso! Massa demais!

  • Programas  colocados na pasta Inicializar serão executados automaticamente qnd o Windows iniciar.

  • Gabarito B

  • você pode selecionar quais os aplicativos deseja abrir ao inciar o computador, quando liga-lo no caso, isso que a questão quer saber, aí você liga o PC e os aplicativos já abrem no automático

ID
1891909
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, conhecido na prática por CPC 00, estabelece que a informação sobre a natureza e os montantes de recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação podem auxiliar usuários a identificarem a fraqueza ou o vigor financeiro da entidade que reporta a informação.


Nesse enfoque, essa informação pode servir de auxílio para que os usuários da entidade

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    CPC 00 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação
    de Relatório Contábil-Financeiro

    Recursos econômicos e reivindicações
     

    OB13. Informação sobre a natureza e os montantes de recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação pode auxiliar usuários a identificarem a fraqueza e o vigor financeiro da entidade que reporta a  informação. Essa informação pode auxiliar os usuários a avaliar a liquidez e a solvência da entidade que reporta a informação, suas necessidades em termos de financiamento adicional e o quão provavelmente bem sucedido será seu intento em angariar esse financiamento. Informações sobre as prioridades e as exigências de pagamento de reivindicações vigentes ajudam os usuários a predizer de que forma fluxos de caixa futuros serão distribuídos entre aqueles com reivindicações contra a entidade que reporta a informação

    bons estudos

     


ID
1891912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia, Sociedade Anônima de capital fechado, apresentou os seguintes saldos das contas, em reais, listadas em ordem alfabética, apurados antes do levantamento do Balanço Patrimonial de 31/12/2014:


Ações em tesouraria                          50.000,00

Caixa e bancos conta movimento      28.000,00

Capital social                                    360.000,00

Clientes                                             162.000,00

Depreciação acumulada                     10.000,00

Empréstimos a diretores                     20.000,00

Encargos sociais a recolher                  2.800,00

Estoques                                           210.000,00

 Financiamento bancário L. prazo     200.000,00

 Fornecedores                                   160.000,00

Imposto de renda a recolher               14.200,00

Salários a pagar                                  13.000,00

Terrenos alugados                             250.000,00

 Veículos                                              40.000,00

Elaborado o Balanço Patrimonial da companhia, de acordo com as normas contábeis e a legislação societária em vigor, constata-se que o total do Ativo Não Circulante, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    ANC

    Depreciação acumulada                     (10.000,00)    Imob

    Empréstimos a diretores                     20.000,00    ARLP

    Terrenos alugados                             250.000,00   Invest

     Veículos                                              40.000,00  Imob

    TOTAL                                             300.000,00


    bons estudos

  • Renato, por que depreciação acumulada e emprestimos a diretores? Porque no enunciado nao fica claro que é longo prazo. (Desculpe se a pergunta é boba, mas eu nao sou de contábeis). 

  • Débora, o enunciado pede o ativo não circulante, a principal caracteristica do passivo e ativo não circulante é o longo prazo.

  • Débora, tentado exclarecer melhor a sua dúvida: A depreciação retifica o imobilizado e pela estrutura do ativo não circulante do balanço é subdividido em investimento, imobilizado e intangível. Já a conta empréstimos à diretores, as normas contábeis trazem que devem ser classificados no não circulante, pois é como se fosse um emprétimo a longo prazo aos diretores da empresa. Espero ter ajudado. Abraços!

  • Acrescento que faz parte do ativo ñ circulante, além do imobilizado, intangível e investimentos, também o Realizável a Longo Prazo.

  • como foi contabilizado no Investimento estes Terrenos alugados, (são de propriedade de terceiros, estão alugados), qual a contra partida deste débito?

  • Terrenos Alugados, são propriedades para investimento (bens de renda), são usadas como forma de gerar renda (lucro) para a empresa, sendo propriedades.

     

    Pelo Recebebimento dos Terrenos Alugados para Terceiros, contabiliza-se:

    D: Caixa (Debita, Conta de Ativo)

    C: Aluguéis Ativos (Receita, Conta de Resultado)

     

    Se fosse Pagamento de Terrenos Alugos para Terceiros, contabilizava-se:

    D: Aluguéis Passivos (Despesa, Conta de Resultado)

    C: Caixa (Credita, Conta do Ativo)

  • Trata-se da aplicação da Lei 6.404/76 quanto à estrutura do Balanço Patrimonial.

    ➤ Aspecto teórico:

    Segundo a Lei 6.404/76, No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    → ativo circulante; e

    → ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

    No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    → passivo circulante;

    → passivo não circulante;

    → PL, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

    A conta ações em tesouraria possui natureza devedora.

    NO ativo não circulante (realizável a longo prazo), temos:

    - Direitos realizáveis após o término do exercício social subsequente.

    - Direito derivado de: Obs.: (Não usual, independente do prazo de vencimento, é AÑC).

    ↳ Venda a Coligadas/Controladas;

    Adiantamento a Diretores, administradores, sócios;

    ↳ Empréstimo a Acionistas ou participantes do lucro.

    Obs.: Se for negócio usual da empresa, então pode ser ativo circulante ou ativo não circulante, a depender do prazo.

    ➤ Levantamento do Balanço Patrimonial:

    (+) Caixa e bancos conta movimento 28.000

    (+) Clientes 162.000

    (+) Estoques 210.000

    (=) Ativo circulante: 400.000

    (+) Empréstimos a diretores 20.000

    (+) Terrenos alugados 250.000

    (+) Veículos 40.000

    (-) Depreciação acumulada 10.000

    (=) Ativo não circulante: 300.000

    (=) Ativo total: 700.000

    (+) Fornecedores 160.000

    (+) Salários a pagar 13.000

    (+) Encargos sociais a recolher 2.800

    (+) Imposto de renda a recolher 14.200

    (=) Passivo circulante: 190.000

    (+) Financiamento bancário 200.000

    (=) Passivo não circulante: 200.000

    (+) Capital social 360.000

    (-) Ações em tesouraria 50.000

    (=) PL: 310.000

    (=) Passivo total 700.000

    ➤ Resolução: O total do Ativo Não Circulante é de R$ 300.000.

    Gabarito: Letra C.


ID
1891915
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia, Sociedade Anônima de capital fechado, apresentou os seguintes saldos das contas, em reais, listadas em ordem alfabética, apurados antes do levantamento do Balanço Patrimonial de 31/12/2014:


Ações em tesouraria                          50.000,00

Caixa e bancos conta movimento      28.000,00

Capital social                                    360.000,00

Clientes                                             162.000,00

Depreciação acumulada                     10.000,00

Empréstimos a diretores                     20.000,00

Encargos sociais a recolher                  2.800,00

Estoques                                           210.000,00

 Financiamento bancário L. prazo     200.000,00

 Fornecedores                                   160.000,00

Imposto de renda a recolher               14.200,00

Salários a pagar                                  13.000,00

Terrenos alugados                             250.000,00

 Veículos                                              40.000,00

Elaborado o Balanço Patrimonial da companhia, de acordo com as normas contábeis e a legislação societária em vigor, apurou-se que o total do Imobilizado, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Depreciação acumulada                     (10.000,00)
    Veículos                                              40.000,00
    TOTAL                                             30.000,00

    bons estudos

  • Apenas uma dúvida: A Lei 11.638/07 não estabelece que arrendamentos devem ser contabilizados como ativos imobilizados? Agradeço desde já quem puder dar esta força.

  • Terrenos alugados são propriedades para investimentos conforme CPC 28., portanto não estão inclusas em imobilizado.

    CPC 28
    "As propriedades para investimento são mantidas para obter rendas ou para valorização do capital ou para ambas, e por isso classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante"

    IMOBILIZADO
    Veículos                                               40.000,00 
    Depreciação acumulada                     (10.000,00)
    TOTAL                                                   30.000,00

  • Trata-se da aplicação da Lei 6.404/76 quanto à estrutura do Balanço Patrimonial.

    ➤ Aspecto teórico:

    Segundo a Lei 6.404/76, No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    → ativo circulante; e

    → ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

    Segundo o CPC 27 (Imobilizado), Ativos imobilizados são itens tangíveis utilizáveis por mais do que um ano e que sejam detidos para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel ou para fins administrativos. 

    Obs.: Terrenos alugados referem-se à Propriedade para Investimentos conforme o CPC 28, sendo classificados em Investimentos.

    Um imóvel destinado para aluguel pode ser classificado em Investimentos ou no Imobilizado. Em regra, um imóvel destinado para auferir aluguel é classificado em Investimentos. Porém, há 2 exceções. Os imóveis destinados para aluguel são classificados no Imobilizado nos seguintes casos:

    → Propriedade ocupada por empregados da empresa (paguem ou não aluguéis a taxas de mercado); e

    → Quando a Propriedade para Investimentos é insignificante em relação à Propriedade ocupada pelo Proprietário. 

    ➤ Levantamento do total de Imobilizado:

    (+) Veículos 40.000

    (-) Depreciação acumulada 10.000

    (=) Imobilizado 30.000

    ➤ Resolução: O total do Imobilizado é de R$ 30.000.

    Gabarito: Letra B.


ID
1891918
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia de capital fechado apresentou as seguintes informações, apuradas no encerramento do seu exercício social, em 31/12/2014:


Dividendos obrigatórios a pagar                                      50.000,00

Imposto de renda (devidamente calculado no LALUR)    68.000,00

Lucro antes do imposto de renda                                   200.000,00

Participações estatutárias sobre o lucro                           32.000,00


Outras informações da companhia:

• É tributada pelo lucro real.

• Não tem operações descontinuadas.Reserva legal constituída 5.000,00


Considerando-se as informações apresentadas pela companhia e as determinações da legislação societária e das normas contábeis em vigor, observou-se que o valor do lucro líquido do exercício ou, simplesmente, lucro líquido, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    DRE:

    Lucro antes do imposto de renda                                   200.000,00

    Imposto de renda (devidamente calculado no LALUR)    68.000,00

    Participações estatutárias sobre o lucro                           32.000,00
    Lucro Líquido                                                                100.000,00


    As deduções dos dividendos e da reserva legal serão feitas após a apuração do LL, quando ocorrerá a destinação do lucro líquido.

    bons estudos

  • GABARITO D

     

    Para complementar o comentário do Renato,

     

    Lei 6.404

    Art. 189. Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda.

    Art. 190. As participações estatutárias de empregados, administradores e partes beneficiárias serão determinadas, sucessivamente e nessa ordem, com base nos lucros que remanescerem depois de deduzida a participação anteriormente calculada.

    Art. 191. Lucro líquido do exercício é o resultado do exercício que remanescer depois de deduzidas as participações de que trata o artigo 190.

  • Eu fiz o raciocínio inverso; sabendo-se que a reserva legal deve ser constituída antes de qualquer coisa sobre o LL, pelo índice de 5%.

    Fiz uma regra de 3, onde:

    5000 -----5%

    X-----------100% (LL)

    Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.

  • O raciocínio da Denise estaria certo somente se a questão desse o valor do Capital Social, porque não necessariamente a constituição da reserva foi exatamente 5%, pois poderia ultrapassar os 20% do CS.  

  • ➤ Segundo a Lei 6.404/76, a demonstração do resultado do exercício discriminará:

    ➜ a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

    ➜ a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

    ➜ as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

    ➜ o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;                        

    ➜ o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

    ➜ as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;                   

    ➜ o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

    Levantamento da DRE:

    (=) Lucro antes do imposto de renda 200.000

    (-) Imposto de renda 68.000

    (-) Participações estatutárias sobre o lucro 32.000

    (=) Lucro líquido 100.000

    As demais contas apenas afetam o PL. Portanto, são evidenciadas na DLPA ou DMPL.

    Por fim, a alternativa correta é:

    Gabarito: Letra D.


ID
1891921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia de capital fechado, com patrimônio líquido de R$ 3 milhões, apresentou as seguintes informações, evidenciadas no Balanço Patrimonial, encerrado em 31 de dezembro de 2014:



         Caixa                                                       100.000,00

         Bancos conta movimento                        150.000,00

           Banco A                                                 200.000,00

           Banco B                                                  (50.000,00)

         Aplicação financeira em CDB prefixado     70.000,00


Notas explicativas:

(1) O saldo credor (a descoberto) do Banco B decorre do empréstimo obtido na modalidade de cheque especial.

(2) A aplicação financeira em CDB foi realizada em 22/12/2014 com vencimento para 02/03/2015.


Considerando-se as informações recebidas e sob o enfoque da Demonstração dos Fundos de Caixa (DFC), elaborada de acordo com a legislação societária e as normas contábeis vigentes, conclui-se que o valor de caixa e equivalentes de caixa dessa companhia, no balanço/2014, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:D;

    De acordo com o CPC 03:

    Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

    Assim, temos:

    Caixa ........................100.000,00 (+)

    Bancos .....................150.000,00 (+) --------------> (200-50)

    Aplicações................  70.000,00 (=) ---------------> (vencimento para 02/03/2015, portanto curto prazo)

    -------------------------------------------------------

    Total ........................320.000,00

     

    Bons estudos! ;)

     

     

     

  • Acredito que a questão faz referência ao item 8 do CPC 03 - Demonstração dos Fluxos de Caixa:

     

    Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento. Entretanto, saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal compõem parte integral da gestão de caixa da entidade. Nessas circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa. Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor.

     

    Observe que a questão foi cuidadosa o suficiente de adicionar uma nota explicativa com o tipo de empréstimo obtido (cheque especial) para que não haja dúvida de sua classificação como caixa e equivalentes de caixa.

     

    Sobre a aplicação com vencimento em 02/03/2015 o mesmo CPC afirma que:

     

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

     

    Não obstante, o IAS 7 - Statement of Cash Flows

    7. [...] an investment normally qualifies as a cash equivalent only when it has a short maturity of, say, three months or less from the date of acquisition. | Um investimento normalmente se qualifica como um equivalente de caixa somente quando tiver um vencimento de curto prazo, digamos, três meses ou menos da data da aquisição (Tradução livre).

     

    Assim, para completar os três meses, usados como parâmetro pelo IASB, a data seria 22/03/2015. Como vence em 02/03/2015, podemos considerá-lo como curto prazo.

  • ➤ Conforme a Lei 6.404/76, as contas serão classificadas do seguinte modo no ativo circulante:

    disponibilidades,

    → direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e

    → aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. 

    ➤ O CPC 03 (DFC) fornece a definição de Caixa e equivalentes de caixa como se segue:

    Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

    Os saldos de contas bancárias, ainda que negativos, também compõe o valor de caixa e equivalente de caixa.  

    ➤ As disponibilidades são elementos que representam dinheiro ou que nele possam ser convertidos de forma imediata. São compostas basicamente da conta caixa e equivalentes de caixa.

    ➥ Exemplos de Caixa:

    ↳ Caixa da empresa;

    ↳ Contas bancárias.

    ➥ Exemplos de Equivalentes de Caixa:

    ↳ Numerários em trânsito, como por exemplo, remessas para filiais, depósitos, ordem de pagamento;

    ↳ Aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor. Um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, 3 meses ou menos, a contar da data da aquisição. 

    ➤ Não constam como disponibilidades:

    → Contas bancárias da empresa quando o banco está em liquidação: devem ser reclassificadas para contas a receber. 

    → Depósitos vinculados a operações de curto prazo: não estão prontamente disponíveis para serem sacados pela empresa. 

    ➤ Dados: 

    → Caixa 100.000

    → Bancos conta movimento: 150.000

    - Banco A 200.000

    - Banco B (50.000) Obs.: conta bancária negativa (cheque especial) faz parte de disponibilidades.

    - Aplicação financeira em CDB prefixado 70.000 Obs.: é disponibilidades, pois é de curto prazo (até 3 meses) e, por ser prefixado, tende a ser de baixo risco.

    Notas explicativas:

    (1) O saldo credor (a descoberto) do Banco B decorre do empréstimo obtido na modalidade de cheque especial.

    (2) A aplicação financeira em CDB foi realizada em 22/12/14 com vencimento para 02/03/15.

    ➤ Resolução: o valor de caixa e equivalentes de caixa é de:

    (+) Caixa 100.000

    (+) Bancos conta movimento (200.000 -50.000) 150.000

    (+) Aplicação financeira em CDB prefixado 70.000

    (=) Caixa e equivalentes de caixa 320.000

    Gabarito: Letra D.


ID
1891924
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) tem por objetivo evidenciar a riqueza que foi criada pela entidade, num exercício social, e a forma como essa riqueza foi distribuída.

Nesse enfoque, uma Sociedade Anônima de capital aberto, para a elaboração da sua DVA, num determinado exercício social, fez as seguintes anotações, em reais:


Despesa de 13° salário                                                                                   100.000,00

Despesa de salários, incluindo as férias                                                       1.500.000,00

FGTS depositado nas contas dos empregados                                               128.000,00

ICMS incidente sobre as vendas de mercadorias                                          1.800.000,00

ICMS incidente sobre os insumos adquiridos de terceiros (mercadorias)     1.350.000,00

INSS, parte do empregador                                                                              432.000,00

Considerando-se as anotações feitas pela Sociedade Anônima e as normas contábeis vigentes para a elaboração da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), verifica-se que a distribuição da riqueza ao Pessoal, em reais, foi de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Destinação pessoal:
    1.728.000

    Despesa de 13° salário                                                                                   100.000,00

    Despesa de salários, incluindo as férias                                                       1.500.000,00

    FGTS depositado nas contas dos empregados                                               128.000,00



    Destinação impostos taxas e contribuições: 882.000

    ICMS incidente sobre as vendas de mercadorias                                          1.800.000,00

    ICMS incidente sobre os insumos adquiridos de terceiros (mercadorias)         (1.350.000,00)
    INSS, parte do empregador                                                                            432.000,00

    bons estudos

  • Segundo a DVA (CPC 09), a distribuição da riqueza criada deve ser detalhada, minimamente, da seguinte forma:

    pessoal e encargos;

    impostos, taxas e contribuições;

    juros e aluguéis;

    juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos;

    lucros retidos/prejuízos do exercício. 

    Distribuição da riqueza criada com PESSOAL:

    Pessoal: valores apropriados ao custo e ao resultado do exercício na forma de:

    Remuneração direta: representada pelos valores relativos a salários, 13º salário, honorários da administração (inclusive os pagamentos baseados em ações), férias, comissões, horas extras, participação de empregados nos resultados, etc.

    Benefícios: representados pelos valores relativos a assistência médica, alimentação, transporte, planos de aposentadoria etc.

    FGTS: representado pelos valores depositados em conta vinculada dos empregados. 

    Resolução: a distribuição da riqueza ao Pessoal foi de:

    Obs.: os demais itens são distribuídos como impostos, taxas e contribuições.

    (+) Despesa de 13° salário 100.000

    (+) Despesa de salários, incluindo as férias 1.500.000

    (+) FGTS depositado nas contas dos empregados 128.000

    (=) Total com pessoal e encargos 1.728.000

    Gabarito: Letra E.

  • Despesa de 13° salário                                         100.000,00

    (+) Despesa de salários, incluindo as férias                           1.500.000,00

    (+) FGTS depositado nas contas dos empregados                       128.000,00

    (=) Distribuição da riqueza ao Pessoal 1.728.000 (E)


ID
1891927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) tem por objetivo evidenciar a riqueza que foi criada pela entidade, num exercício social, e a forma como essa riqueza foi distribuída.

Nesse enfoque, uma Sociedade Anônima de capital aberto, para a elaboração da sua DVA, num determinado exercício social, fez as seguintes anotações, em reais:


Despesa de 13° salário                                                                                   100.000,00

Despesa de salários, incluindo as férias                                                       1.500.000,00

FGTS depositado nas contas dos empregados                                               128.000,00

ICMS incidente sobre as vendas de mercadorias                                          1.800.000,00

ICMS incidente sobre os insumos adquiridos de terceiros (mercadorias)     1.350.000,00

INSS, parte do empregador                                                                              432.000,00

Considerando-se as anotações feitas pela Sociedade Anônima e as normas contábeis vigentes para a elaboração da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), conclui-se que a distribuição da riqueza em impostos, taxas e contribuições, em reais, foi de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A


    Destinação impostos taxas e contribuições: 882.000

    ICMS incidente sobre as vendas de mercadorias                                          1.800.000,00

    ICMS incidente sobre os insumos adquiridos de terceiros (mercadorias)         (1.350.000,00)
    INSS, parte do empregador                                                                            432.000,00


    Destinação pessoal: 1.728.000

    Despesa de 13° salário                                                                                   100.000,00

    Despesa de salários, incluindo as férias                                                       1.500.000,00

    FGTS depositado nas contas dos empregados                                               128.000,00

    bons estudos

  • (=) 8 - DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO

     

    ...

    8.2 - IMPOSTOS, TAXAS, CONTRIBUIÇÕES

    8.2.1 - FEDERAIS : ICMS s/ vendas, ICMS s/ insumos adquirido de terceiros, INSS parte empregador:

     

    Nessa parte, pensemos o seguinte: ao colocar o valor dos impostos na DVA, SEMPRE colocamos o valor líquido, ou seja, aquele valor compensado. Quando vc compra uma mercadoria acontece o seguinte:

     

    D - MERCADORIAS

    C - CAIXA/BANCO

    D - IMPOSTO A COMPENSAR (1.350.000)

     

    Na venda, ocorre o seguinte:

    C - RECEITA DE VENDAS

    D - CAIXA/BANCO/CLIENTES

    C - MERCADORIAS

    D - CMV

    D - DESPESA COM IMPOSTO

    C - IMPOSTO A RECOLHER (1.800.000)

     

    Na DVA vc apresenta o valor do imposto líquido que será 1.800.000 - 1.350.000 = 450.000

    Somando com o INSS parte empregador: 450.000 + 432.000: 882.000

  • 8. DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO

    8.1 PESSOAL

    8.1.1 Remuneração direta

    8.1.2 Benefícios

    8.1.3 FGTS

    8.2 IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES 

    8.2.1 Federais

    8.2.2 Estaduais

    8.2.3 Municipais

    8.3 REMUNERAÇÃO DE CAPITAIS DE TERCEIROS

    8.3.1 Juros 

    8.3.2 Aluguéis

    8.3.3 Outras

    8.4 REMUNERAÇÃO DE CAPITAIS PRÓPRIOS

    8.4.1 Juros sobre capital próprio

    8.4.2 Dividendos

    8.4.3 Lucros retidos/prejuízo do exercício

    8.4.4 Participação dos não controladores nos lucros retidos

  • Segundo a DVA (CPC 09), a distribuição da riqueza criada deve ser detalhada, minimamente, da seguinte forma:

    pessoal e encargos;

    impostos, taxas e contribuições;

    juros e aluguéis;

    juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos;

    lucros retidos/prejuízos do exercício. 

    Distribuição da riqueza criada com IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕES:

    Impostos, taxas e contribuições: valores relativos ao IR, CSLL, contribuições aos INSS (incluídos os valores do Seguro de Acidentes do Trabalho) que sejam ônus do empregador, bem como os demais impostos e contribuições a que a empresa esteja sujeita. Para os impostos compensáveis, tais como ICMS, IPI, PIS e COFINS, devem ser considerados apenas os valores devidos ou já recolhidos, e representam a diferença entre os impostos e contribuições incidentes sobre as receitas e os respectivos valores incidentes sobre os itens considerados como “insumos adquiridos de terceiros”.

    Federais – inclui os tributos devidos à União, inclusive aqueles que são repassados no todo ou em parte aos Estados, Municípios, Autarquias etc., tais como: IRPJ, CSSL, IPI, CIDE, PIS, COFINS. Inclui também a contribuição sindical patronal.

    Estaduais – inclui os tributos devidos aos Estados, inclusive aqueles que são repassados no todo ou em parte aos Municípios, Autarquias etc., tais como o ICMS e o IPVA.

    Municipais – inclui os tributos devidos aos Municípios, inclusive aqueles que são repassados no todo ou em parte às Autarquias, ou quaisquer outras entidades, tais como o ISS e o IPTU. 

    Resolução: a distribuição da riqueza ao Impostos, taxas e contribuições foi de:

    Obs.: Os demais itens são distribuídos como pessoal e encargos.

    Obs.: Como o ICMS é um imposto que pode ser compensado, então a empresa só paga o excedente do ICMS incidente sobre a venda em relação ao ICMS pago nos insumos adquiridos.

    (+) ICMS incidente sobre as vendas de mercadorias 1.800.000

    (-) ICMS incidente sobre os insumos adquiridos de terceiros (mercadorias) 1.350.000

    (+) INSS, parte do empregador 432.000

    (=) Total com impostos, taxas e contribuições 882.000

    Gabarito: Letra A.

  • ICMS incidente sobre as vendas de mercadorias                     1.800.000,00

    (-) ICMS incidente sobre os insumos adquiridos de terceiros (mercadorias)  (1.350.000,00)

    (+) INSS, parte do empregador                                       432.000,00

    (=) Distribuição da riqueza em impostos, taxas e contribuições: 882.000 (A)


ID
1891933
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma entidade, analisando os ativos e os respectivos cálculos de seu valor recuperável, em função da redução esperada no nível de sua atividade, fez as seguintes anotações, em reais, referentes a um determinado equipamento:


• Valor contábil: 2.300.000,00

• Valor presente dos fluxos de caixa futuros previstos: 2.150.000,00

• Valor justo (preço em um mercado ativo): 2.500.000,00

• Estimativa de despesas indispensáveis para a venda do equipamento: 250.000,00


Tendo em vista que a entidade não tem intenção de vender o equipamento e considerando-se as informações recebidas e as normas contábeis em vigor, especificamente o CPC 01 (R1), aprovado pela Deliberação CVM n° 639/2010, conclui-se que a entidade deve reconhecer uma perda, em reais, de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    Para achar o valor recuperável:
    Valor em uso e valor justo líquido de despesas de venda, dos dois o MAIOR= 2.500 - 250 = 2.250 (Valor líquido de venda)

    Teste de recuperabilidade:

    Valor recuperável > Valor contábil = Não lança nada; Apenas reverte-se a perda, caso exista, até o limite do valor de custo.
    Valor recuperável < Valor contábil = Registra uma perda;

    Valor contábil = 2.300

    Como o valor contábil é MAIOR que o valor recuperável, lanço no resultado a diferença como perda por recuperabilidade, que foi de 50.000

    bons estudos

  • Trata-se da aplicação do CPC 01 (R1).

    De início, temos:

    (=) Valor contábil: 2.300.000

    Levantamento do Valor recuperável:

    O valor recuperável de um ativo [...] é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.

    (=) Valor presente dos fluxos de caixa futuros: 2.150.000

    (+) Valor justo (preço em um mercado ativo): 2.500.000

    (-) Estimativa de despesas indispensáveis para a venda: 250.000

    (=) valor justo líquido de despesa de venda: 2.250.000

    Portanto, o valor recuperável é 2.250.000.

    Comparação entre valor contábil e valor recuperável:

    Como o valor contábil (2.300.000) é maior que o valor recuperável (2.250.000), então há perda por imparment de 50.000 (2.300.000 - 2.250.000).

    Perda por desvalorização é o montante pelo qual o valor contábil de um ativo excede seu valor recuperável.

    Em síntese, conclui-se que a entidade deve reconhecer uma perda de 50.000.

    Gabarito: Letra A.


ID
1891936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia adquiriu um equipamento, reconhecido no ativo imobilizado de acordo com as normas contábeis vigentes, com as seguintes características:


• Custo do equipamento, apurado no dia do seu funcionamento: R$ 4.500.000,00

• Tempo previsto para a utilização do equipamento: 5 anos

• Valor residual do equipamento: R$ 1.500.000,00


Outras informações:


• Nenhum ajuste foi feito no custo do equipamento, a qualquer título.

• O equipamento só foi utilizado em turno único de 8 horas de trabalho.

• A companhia depreciou o equipamento, anualmente, pelo método das quotas constantes,


Considerando-se exclusivamente as informações recebidas da companhia e de acordo com as determinações das normas contábeis em vigor, o valor depreciável do equipamento, ao final do quarto ano de uso, em reais, será de

Alternativas
Comentários
  • Questão para pegar quem estiver desatento.

    A questão pede o valor depreciável ao final do quarto ano que, no caso da questão, não se alterou, permanecendo o valor de R$ 3.000.000,00.

    O que muitos podem ter feito (eu incluso) foi marcar o valor contábil de R$ 600.000,00.

  • 3000 é o valor sem o residual 3000/5 anos = 600 dep ao ano Pq então não é 2400?????
  • Cai nessa também, Marcos. Valor depreciável é imutável. Independente do período perguntado, o valor depreciável será sempre aquele do início do período até o final

     

  • PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27

    ....

    53. O valor depreciável de um ativo é determinado após a dedução de seu valor residual. Na prática, o valor residual de um ativo frequentemente não é significativo e por isso imaterial para o cálculo do valor depreciável.

    Está claro que a resposta correta é a letra A, pois o pronunciamento diz nitidamente que para se chegar ao valor depreciável  se deduz o valor residual. E como na questão ele solicita ao final do quarto ano, temos 600 k a depreciar. Depreciável é aquilo que irá depreciar, o valor residual não será depreciado, uma vez que o ativo imobilizado irá para de operar, segundo sua previsão de vida útil.

  • Acompanho a raciocínio do colega Sandro Silva.

  • A pegadinha da questão está na pergunta. Ao perguntar o "Valor depreciável", a questão quis saber o valor que corresponde à seguinte definição: 53. O valor depreciável de um ativo é determinado após a dedução de seu valor residual. Na prática, o valor residual de um ativo frequentemente não é significativo e por isso imaterial para o cálculo do valor depreciável. 

    Então, independente do tempo dado, era necessário apenas diminuir o valor do custo do equipamento - valor residual.

     

    Já na questão abaixo, em que a pergunta gira em torno do "saldo contábil da máquina", o tempo é uma condição importante.

     

     

    Exemplo:

    A Copal S.A. comprou a prazo, para seu próprio uso, uma máquina nas seguintes condições:

    • Valor faturado pelo vendedor, conforme nota fiscal: R$200.000,00;
    • Frete, pago pelo vendedor: R$20.000,00;
    • Gastos com instalação: R$80.000,00.

    Outras informações referentes à mesma máquina:

    • Vida útil estimada: 10 anos;
    • Valor residual: R$50.000,00;
    • Depreciação pelo método das quotas constantes;
    • Não houve recuperação do ICMS nem utilização de incentivo fiscal.

    Considerando-se exclusivamente as informações recebidas e a boa técnica contábil, ao final do primeiro ano de vida útil, o saldo contábil da máquina, em reais, é

     

    BC = 200.000 + 80.000  (o frete não entra pois, neste caso é uma despesa)
    valor residual = 50,000
     
    280.000 - 50.000 = 230.000
    como é de 10 anos a vida útil então 230.000 / 10 = 23.000
     
    280.000 - 23.000 = 257.000

  • Essa questão está incorreta pelo fato de que estão considerando 5 anos. E ao final da questão expressa(ao final do quarto ano), ou seja , R$4.500.000-R$1.500.000=R$3.000.000/5=R$600.000x4(anos)=R$2.400.000.E não x5 como informado no gabarito!

  • Puts, que pegadinha louca. A questão pediu o valor DEPRECIÁVEL, mas induz a enterder como valor DEPRECIADO. O depreciável sempre será o mesmo, assim como o residual.


ID
1891939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A classificação das operações de arrendamento mercantil, nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 06 (R1), aprovado pela Deliberação CVM n° 645/2010, revisado pela Deliberação CVM n° 718/2013, fundamenta-se no risco e nos benefícios inerentes à propriedade do ativo arrendado.


Nesse contexto, o arrendamento de um ativo é classificado como financeiro quando o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    CPC 06 Operações de Arrendamento Mercantil

     

    10. A classificação de um arrendamento mercantil como arrendamento mercantil financeiro ou arrendamento mercantil operacional depende da essência da transação e não da forma do contrato. Exemplos de situações que individualmente ou em conjunto levariam normalmente a que um arrendamento mercantil fosse classificado como arrendamento mercantil financeiro são:

       (a) o arrendamento mercantil transfere a propriedade do ativo para o arrendatário no fim do prazo do arrendamento mercantil;

       (b) o arrendatário tem a opção de comprar o ativo por um preço que se espera seja suficientemente mais baixo do que o valor justo à data em que a opção se torne exercível de forma que, no início do arrendamento mercantil, seja razoavelmente certo que a opção será exercida;

       (c) o prazo do arrendamento mercantil refere-se à maior parte da vida econômica do ativo   mesmo que a propriedade não seja transferida;

       (d) no início do arrendamento mercantil, o valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil totaliza pelo menos substancialmente todo o valor justo do ativo arrendado; e

       (e) os ativos arrendados são de natureza especializada de tal forma que apenas o arrendatário pode usá-los sem grandes modificações


    bons estudos

  • a) valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento totalizar uma pequena parte do valor justo do ativo arrendado. O correto é: no início do arrendamento mercantil, o valor presente dos pagamentos mínimos deste totaliza, pelo menos substancialmente, todo o valor justo do ativo arrendado;

    b) arrendatário tem a opção de compra do ativo por valor igual ao seu valor justo, na data em que a opção se torne exercível. O correto é um preço que se espera seja suficientemente mais baixo do que o valor justo

    c) prazo do arrendamento corresponder à maior parte da vida econômica do ativo, mas somente quando há transferência da propriedade.  O correto é mesmo que a propriedade não seja transferida; 

    d) propriedade do ativo é transferida para o arrendador, no fim do prazo do arrendamento. O correto é arrendatário

    e) natureza dos ativos arrendados for especializada, de tal forma que somente o arrendatário pode usá-los sem grandes alterações

  • Não tenha dúvidas disso. Errei com essa ideia em mente.

  • 3

  • art 91 da lei 9099/98: Nos casos em que esta Lei passa a exigir representação para a propositura da ação penal pública, o ofendido ou seu representante legal será intimado para oferecê-la no prazo de trinta dias, sob pena de decadência.

  • 4

  • 5

  • 5

  • 6

  • FOI O MEU CASO KKKK

  • TMJ ! rs

  • Eu tremi na base mas acertei kkkk hoje não!!!

  • 10

  • Então ...

  • 12

  • 13

  • 13

  • 14

  • 15

  • 16

  • 17 pqp

  • 18

  • 19

  • eu confundia muitas coisas dessa lei, e na força do ódio estou lendo a letra seca repetidas e parei de errar...lei chatinha do kr3lho*

  • 21


ID
1891942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma companhia comercial, com um tempo médio de estocagem de suas mercadorias de 12 dias, tem um ciclo de caixa de 5 dias (financiado pela companhia), recebendo de seus fornecedores o prazo de 25 dias em média para pagar suas compras de mercadorias.

Considerando-se tais informações e o entendimento técnico-conceitual da análise das demonstrações contábeis, referentes aos índices de prazos médios, quantos dias, em média, a companhia tem para receber suas vendas (prazo concedido aos clientes)?

Alternativas
Comentários
  • Prazo Médio de Estocagem (PME)= 12

    Prazo Médio de Pagto de Compras (PMPC) = 25

    Ciclo de Caixa / Ciclo Financeiro (CF) = 5

    Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV) = ?

    Para resolver essa questão, precisamos saber calcular o CICLO OPERACIONAL e o CICLO FINANCEIRO. Seguem as fórmulas:

    CICLO FINANCEIRO (CF) = CO - PMPC ==> 5 = CO - 25 ==> CO = 30

    CICLO OPERACIONAL (CO) = PME + PMRV ==> CO = 12+PMRV ==> 30 = 12+PMRV==> PMRV = 18

    GABARITO: D

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ciclos.htm

  • O que é ciclo financeiro ou ciclo de caixa

    Entender como se comporta a relação entre prazos de estocagem, vendas e recebimentos de vendas, é de fundamental importância para o planejamento do capital de giro da empresa.


    Ciclo Econômico


    É o período em que a mercadoria fica estocada até sua venda.

    Ciclo econômico = PME (Prazo médio de estocagem)


    Ciclo operacional


    É o período entre a data da compra da mercadoria e a data do pagamento efetivo depois de sua venda.

    Ciclo operacional = Ciclo econômico + prazo médio de recebimento de vendas


    Ciclo financeiro ou ciclo de caixa


    É o período entre o prazo médio de pagamento a fornecedores e o prazo médio de recebimento das vendas.

    Ciclo financeiro = PMDR prazo médio das duplicatas a receber – PMPF prazo médio de pagamento a fornecedores.


    Giro de caixa


    O giro de caixa é calculado dividindo 360 dias do ano pelo ciclo de caixa.

  •  Ciclo operacional = intervalo total

    ______________________________________

        Prazo de estocagem  = intervalo entre a compra e a venda

    ___________________________

      Compro           pago           vendo     recebo

                                             ________________ 

                                               PMR = prazo para receber

     

                            _________________________

                                   Ciclo de caixa =  intervalo de pagar e receber

     

    Agora só deduzir as formulas, nao precisa mais decorar.

     

     


ID
1891945
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma Sociedade Anônima de médio porte, por decisão unânime dos acionistas, aprovou a mudança da forma de sua constituição societária, passando de Sociedade Anônima para Sociedade de Responsabilidade Limitada, atendendo a todas as determinações legais que regem a matéria e regulam a constituição e o registro de sociedades nos órgãos competentes.

A mudança aprovada pelos acionistas indica que ocorreu uma operação de modificação societária denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A transformação é o ato por meio do qual a sociedade passa de um tipo para outro, independentemente de dissolução e liquidação, como preceitua o art. 1.113 do Código Civil e o art. 220 da LSA. Essa operação transforma as características societárias, mas não extingue sua individualidade, porque permanece íntegros a pessoa jurídica, o quadro dos sócios, o patrimônio, e inclusive, os créditos e débitos da sociedade, só que submetida ao novo regime adotado. Podem transforma-se todas as sociedades de natureza civil, com ou sem fins lucrativos, desde que o contrato assim o preveja ou pelo menos, não o impeça.

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12883

    bons estudos

  • transformação é a operação pela qual a sociedade passa, independentemente de dissolução e liquidação, de um tipo para outro.

    Com isso, correta a alternativa E.


ID
1891948
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia de capital fechado, quando do encerramento do seu exercício social, apresentou, em reais, as seguintes informações pertinentes a esse mesmo exercício:


              Dividendos a pagar                                                171.000,00

              Imposto de renda a pagar                                      160.000,00

              Lucro antes do imposto de renda                           500.000,00

              Participações (Empregados e Administradores)       40.000,00 

              Reserva legal                                                            15.000,00


Considerando-se as informações apresentadas pela companhia e as normas contábeis vigentes para elaboração das demonstrações contábeis, verifica-se que o valor, em reais, transferido para a conta de Lucros Acumulados (inclusa na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido ou na Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado), para a sua devida distribuição, nos termos da Lei, é de

Alternativas
Comentários
  • O valor solicitado na questão é o Lucro Líquido do Exercício. Segue os valores que devem figurar na DRE:

    Lucro antes do imposto de renda                           500.000,00             

    Participações (Empregados e Administradores)       (40.000,00)

    Imposto de renda a pagar                                      (160.000,00) => O correto seria PROVISÃO PARA IMPOSTO DE RENDA OU DESPESA                                                                                                    C/ IMPOSTO DE RENDA

    Lucro Líquido do Exercício..................................300.000,00

    Os valores referentes a Reserva Legal e Dividendos a Pagar são extraídos da Conta Lucros Acumulados.

    Gabarito: C

     

     

  • Ao meu ver, 'Imposto de Renda a Pagar' é uma conta de Passivo.

    A banca utilizou-se dessa nomeclatura onde deveria ter usado 'Provisão para IR' ou 'Despesa com IR'.

    Entretanto, se não utilizarmos o valor de 'Imposto de Renda a Pagar' dado pela banca, não teremos opção para ser marcada.

    Dessa forma, o gabarito fica sendo mesmo a letra C.

    Os cálculos já foram apresentados pelo colega Maiquito Nascimento.

     

  • Questão mal formulada, dando como gabarito algo totalmente contrario aquilo que ja vi.. No caso esse Imposto a pagar ficou muito estranho, porém fui nela já que não tinha outra alternativa.


ID
1891951
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma sociedade empresarial, autorizada pela CVM a prestar serviços de custódia de ações fungíveis, pode, nos termos da Lei, contratar custódia em que as ações de cada espécie e classe da companhia sejam recebidas em depósito como valores fungíveis.

Nesse caso, a instituição depositária, de acordo com a Lei federal n° 6.404/1976, adquire a

Alternativas
Comentários
  • A alienação fiduciária é a transferência da posse de um bem móvel ou imóvel do devedor ao credor para garantir o cumprimento de uma obrigação. Ocorre quando um comprador adquire um bem a crédito. O credor toma o próprio bem em garantia, de forma que o comprador, apesar de ficar impedido de negociar o bem com terceiros, pode dele usufruir.

  • Questão literal da Lei 6.404/76: Art. 41. A instituição autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários a prestar serviços de custódia de ações fungíveis pode contratar custódia em que as ações de cada espécie e classe da companhia sejam recebidas em depósito como valores fungíveis,
    adquirindo a instituição depositária a propriedade fiduciária das ações.

    Resposta: A


ID
1891954
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Um contador deseja estudar o sistema tributário nacional e recebe, como uma das primeiras lições, a classificação dos tributos que podem ser analisados de acordo com a competência tributária.

Nesse caso, um tributo instituído pela União Federal é o imposto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

    I - importação de produtos estrangeiros;

    II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;

    III - renda e proventos de qualquer natureza;

    IV - produtos industrializados;

    V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários;

    VI - propriedade territorial rural;

    VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

    bons estudos

  • CF artigo 153. Compete a união instituir impsoto sobre:

    I- Importação de produtos estrangeiros ( II).

  • Quem me dera que todas as questões fossem assim :)


ID
1891957
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Em épocas de crises, mesmo diante do menor ingresso de receita por problemas do desempenho da economia, o administrador tributário busca realizar um gerenciamento das receitas, de modo a compatibilizá-las com as despesas.

Caso se pretenda majorar a alíquota de determinado tributo, aplicando-se a regra geral inscrita na Constituição Federal, deverá haver obediência primordial ao princípio da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    O principio da legalidade tributária estabelece que o aumento de tributo só pode ocorrer por lei, neste inclusos, por exemplo, a ampliação da base de calculo como o aumento de alíquota, já que ambas as ações resultam em aumento da carga tributária, necessitando, portanto, de lei.
     

    CF Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça

    bons estudos


ID
1891960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

É conhecida a limitação ao poder de tributar que veda a distinção ou a preferência em relação a qualquer ente federativo.

Trata-se, nesse caso, da aplicação do denominado princípio da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    O princípio da uniformidade geográfica obriga a União a aplicar a mesma alíquota para os seus tributos em todo o território nacional, sem qualquer distinção entre Estados, Regiões ou Municípios. Assim, por exemplo, é inconstitucional um decreto que majore o IPI sobre os calçados fabricados no Rio Grande do Sul. Sendo o IPI um tributo federal, sua alíquota deve ser a mesma para os calçados fabricados em todo o Brasil.


    "CF Art. 151. É vedado à União:

    I - instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estado, ao Distrito Federal ou a Município, em detrimento de outro, admitida a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento sócio-econômico entre as diferentes regiões do País"

    bons estudos

  • uniformidade = uniformidade geográfica

    bons estudos!


ID
1891963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é tradicional no sistema brasileiro, realizando a função que, em outros países, cabe ao Imposto sobre Valor Agregado.

É uma das características desse tributo, no sistema nacional, a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Características principais do ICMS
    : Seletividade (opcional) e não cumulatividade (obrigatória)

    "CF Art. 155 § 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)

    I - será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal"

    bons estudos


ID
1891966
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Ao estabelecer que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios “instituir impostos sobre: a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros”, a Constituição Federal está assegurando a denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A imunidade tributária recíproca, no Direito Tributário, estabelece que os entes da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) são reciprocamente imunes a impostos sobre renda, patrimônio e serviços instituídos entre estes. Esta imunidade tem seu fundamento na Carta Magna, em seu art. 150, VI, “a”,

    bons estudos


ID
1891969
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com a modificação dos programas de integração social, que se fundiram com o de formação do patrimônio do servidor público, criando o PIS-PASEP, as verbas não utilizadas para financiar o programa do seguro-desemprego e o abono para os trabalhadores que percebem até 2 salários mínimos passaram a ser destinadas ao Fundo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D
     

    O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.
     

    A principal fonte de recursos do FAT é composta pelas contribuições para o Programa de Integração Social - PIS, criado por meio da Lei Complementar n° 07, de 07 de setembro de 1970, e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP, instituído pela Lei Complementar nº 08, de 03 de dezembro de 1970

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/BNDES_Transparente/Fundos/Fat/

    bons esstudos

  • Obrigada, Renato. Seus comentários são ótimos!! 


ID
1891972
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Nos termos da Lei própria, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), não cumulativa, incide sobre o total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.

E, como regra geral, será aplicada sobre a base de cálculo do Cofins a alíquota de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Incidência Cumulativa
    PIS/PASEP = 0,65%
    COFINS = 3%.

    Incidência Não Cumulativa
    PIS/PASEP = 1,65%
    COFINS = 7,6%.

    bons estudos

  • Lei n.º 10.833/03

    CAPÍTULO I - DA COBRANÇA NÃO-CUMULATIVA DA COFINS

     

    Art. 2º Para determinação do valor da COFINS aplicar-se-á, sobre a base de cálculo apurada conforme o disposto no art. 1o, a alíquota de 7,6% (sete inteiros e seis décimos por cento). 


ID
1891975
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A autonomia dos Municípios na instituição do imposto sobre serviços deve obediência à Lei nacional identificada pela Lei Complementar n°

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    LC 116 Dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências.

    Lc 87 Dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e dá outras providências. (LEI KANDIR)

    bons estudos

  • Que pergunta pra trás, hein?!

  • Será que uma pergunta deste tipo mede algum tipo de conhecimento ou compreensão sobre Direito Tributário ???? Lamentável caro examinador.

  • kkkkk, Eu trabalho na Liquigas... :)


ID
1891978
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O Decreto federal n° 6.022, de 22 de janeiro de 2007, instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e determinou que a atividade de coordenação cabe à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Decreto federal n° 6.022, de 22 de janeiro de 2007

    Art. 5o  O Sped será administrado pela Secretaria da Receita Federal com a participação de representantes indicados pelos usuários de que tratam os incisos II e III do art. 3o.

    Art. 3o  São usuários do Sped:

    I - a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda;

    II - as administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante convênio celebrado com a Secretaria da Receita Federal; e

    III - os órgãos e as entidades da administração pública federal direta e indireta que tenham atribuição legal de regulação, normatização, controle e fiscalização dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas.            (Redação dada pelo Decreto nº 7.979, de 2013)


ID
1891981
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Um atleta profissional pretende importar um bem do exterior como pessoa física, para uso pessoal.

Nos termos das normas constitucionais aplicáveis ao ICMS, nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    CF Art. 155 § 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte
    [...]

    IX - incidirá também:

    a)sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa física ou jurídica, ainda que não seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja a sua finalidade, assim como sobre o serviço prestado no exterior, cabendo o imposto ao Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário da mercadoria, bem ou serviço


    bons estudos

  • LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 13 DE SETEMBRO DE 1996

    Art.   4º   Contribuinte   é   qualquer   pessoa,   física   ou   jurídica,   que   realize,   com habitualidade  ou  em  volume  que  caracterize  intuito  comercial,  operações  de  circulação  de mercadoria   ou   prestações   de   serviços de   transporte   interestadual   e   intermunicipal   e   de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.
    Parágrafo  único.  É  também  contribuinte  a  pessoa  física  ou  jurídica  que,  mesmo  sem habitualidade ou intuito comercial:
    I -importe  mercadorias  ou  bens  do  exterior,  qualquer  que  seja  a  sua  finalidade;


ID
1891984
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Nos termos da Constituição Federal, no caso do ICMS sobre operações com lubrificantes e combustíveis derivados de petróleo, o imposto caberá ao Estado onde ocorrer a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E
     

    CF Art. 155 § 4º Na hipótese do inciso XII, h, observar-se-á o seguinte:

    I - nas operações com os lubrificantes e combustíveis derivados de petróleo, o imposto caberá ao Estado onde ocorrer o consumo

    bons estudos

  • lubrificantes e combustíveis derivados do petroleo - cabe ao Estado em que ocorrer o consumo

    Energia elétrica também cabe imposto ao Estado em que ocorrer o consumo


ID
1891987
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A denominada Lei Sarbanes-Oxley nasceu como fruto dos escândalos ocorridos no mercado de capitais.

É considerada uma Lei que regulamenta os controles corporativos para melhorar a governança e tem como um dos seus princípios basilares o da

Alternativas
Comentários
  • A Sarbanes tem por objetivo estabelecer sanções que coíbam procedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte americano. O objetivo final é restabelecer o nível de confiança nas informações geradas pelas empresas.

  • ENTENDENDO A LEI SARBANES OXLEY


    Em dezembro de 2001, o mundo, ainda abalado pelos atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro, foi surpreendido por outro evento com proporções globais: a descoberta de manipulações contábeis em uma das empresas mais conceituadas dos Estados Unidos: a ENRON. Essa descoberta deu inicio a um efeito dominó, com a constatação de práticas de manipulação em várias outras empresas, não só norte–americanas, mas no resto do mundo, resultando em uma crise de confiança em níveis inéditos desde a quebra da bolsa norte-americana em 1929. Resultou no enfraquecimento do grau de confiança dos investidores, abalando o equilíbrio não apenas do mercado daquele país, mas também dos demais mercados internacionais.

    A Lei Sarbanes Oxley de 2002 também conhecida como Public Company Accounting Reformand Investor Protection Actof 2002 e comumente chamada SOX ou SarBox, sancionada em 30 de julho de 2002, é uma lei federal dos USA em resposta aos inúmeros escândalos corporativos e contábeis de grandes proporções o corridos na época.

    Nomeada com base nos nomes de seus patrocinadores legislativos, Senador Sarbanes (democrata de Maryland) e Deputado Michel G. Oxley (republicano de Ohio), a lei foi aprovada pela Câmara por votação de 423 a 3 e pelo Senado por 99 a 0.

    A legislação é abrangente e estabelece novos padrões e melhorias para todas as companhias abertas norte americanas, conselhos de administração, diretorias e empresas de auditoria interna.

    A lei possui 11 títulos, indo de responsabilidades adicionais os conselhos de administração das empresas a penalidade criminais, e requer da Securities and Exchange Commission –SEC a implementação de regras definidas pela lei.

    A primeira parte da lei estabelece uma nova agência o Public Company Acconting Oversight Board (PCAOB), que tem o encargo de supervisionar, regulamentar, inspecionar e disciplinar as empresas de auditoria externa em seus papéis de auditores de companhias abertas.

    A Sarbanes tem por objetivo estabelecer sanções que coíbam procedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte americano. O objetivo final é restabelecer o nível de confiança nas informações geradas pelas empresas.

  • Fiquei em dúvida entre a "transparência" (da letra A) e a "legitimidade" (da letra C), porque no fim das contas a SOX busca a apresentação de informações legítimas pelas empresas, para que, em caso de fraudes e falências, a situação seja identificável. Entretanto, para ser identificável, ela precisa primeiro ser transparente, porque não importa ter legitimidade se ninguém vê. Resp.: A.

  • Pilares da Lei Sarbanes-Oxley (SOX):

     

    FAIRNESS (Senso de JUSTIÇA);

    DISCLOUSURE (TRANSPARÊNCIA);

    ACCOUNTABILITY (Responsabilidade pela PRESTAÇÃO DE CONTAS);

    COMPLIANCE (CONFORMIDADE ÀS LEIS do País)


ID
1891990
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A contribuição do empregado, no regime de contribuição previdenciária, tem um percentual máximo, de acordo com a Lei federal n° 8.212/1991, correspondente a

Alternativas
Comentários
  • - Segurado empregado, será arrecadado pela empresa de acordo com a tabela alíquota de 8%, 9% ou 11% sobre o salário de contribuição.

  • 8% 9% ou 11% de acordo como que o segurado recebe limitada ao limite máximo do salário de contribuição.

  • Tabela para Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso 2018

    publicado 10 de maio de 2017 14:02, última modificação 22 de janeiro de 2018 14:32

     

    Salário de Contribuição (R$) ------- Alíquota

    Até R$ 1.693,72 ------------------------- 8%

    De R$ 1.693,73 a R$ 2.822,90 ------ 9%

    De R$ 2.822,91 até R$ 5.645,80---- 11%

     

    fonte: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/tabela-de-contribuicao-mensal

  • Pra quem é amante de Futebol -> 3 "R"


    8% - Ricardo- Kaká usava 8

    9% - Ronaldo usava 9

    11% - Romário usava 11

  • GABA B de bumbum,

    SÓ LEMBREM DISTO: NÃO CUMULATIVAS DE 8%, 9% E 11%. Se souberem disso é certeza de acertarem 100% as questões referentes ao tema.

  • TABELA DE CONTRIBUIÇÃO DOS SEGURADOS EMPREGADOEMPREGADO DOMÉSTICO E

    TRABALHADOR AVULSO, PARA PAGAMENTO DE REMUNERAÇÃO A PARTIR DE 1º DE

    JANEIRO DE 2019

    SALÁRIO-DE-CONTRIBUIÇÃO (R$) ALÍQUOTA PARA FINS DE

    RECOLHIMENTO AO INSS

    . até 1.751,81 8%

    . de 1.751,82 até 2.919,72 9%

    . de 2.919,73 até 5.839,45 11 %

    Teto do RGPS pra 2019 5.839,45

    PORTARIA Nº 9, DE 15 DE JANEIRO DE 2019

  • REFORMA DA PREVIDÊNCIA - EC 103/2019

    A referida emenda constitucional estabeleceu novas alíquotas em seu art.28:

    Art. 28. Até que lei altere as alíquotas da contribuição de que trata a , devidas pelo segurado empregado, inclusive o doméstico, e pelo trabalhador avulso, estas serão de:              

    I - até 1 (um) salário-mínimo, 7,5% (sete inteiros e cinco décimos por cento);

    II - acima de 1 (um) salário-mínimo até R$ 2.000,00 (dois mil reais), 9% (nove por cento);

    III - de R$ 2.000,01 (dois mil reais e um centavo) até R$ 3.000,00 (três mil reais), 12% (doze por cento); e

    IV - de R$ 3.000,01 (três mil reais e um centavo) até o limite do salário de contribuição, 14% (quatorze por cento).

    Com isso, a alternativa correta, hoje, seria a "e".

  • 2020 -> empregado, emp.doméstico e avulso

    SC X ALÍQUOTA INSS -

    até 1.045,00 ............ 7,5%

    de 1.045,01 até 2.089,60 ........... 9%

    de 2.089,61 até 3134,40 ...........12%

    de 3134,41 até 6.101,06 ...........14%

  • Com a reforma, hoje o correto seria E.


ID
1891993
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o comando inserido na legislação do imposto de renda pessoa jurídica, o custo das mercadorias revendidas e das matérias-primas utilizadas será determinado com base em registro permanente de estoques ou no valor dos estoques existentes, de acordo com o livro de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    D 3000 RIR

    Art. 289.  O custo das mercadorias revendidas e das matérias-primas utilizadas será determinado com base em registro permanente de estoques ou no valor dos estoques existentes, de acordo com o Livro de Inventário, no fim do período de apuração

    bons estudos

  • nível easy


ID
1891996
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um iniciante nas práticas contábeis da pessoa jurídica estagiou no setor de Contabilidade de uma empresa administradora de imóveis. Ao questionar a necessidade dos livros para a realização das atividades da sociedade empresária, ele recebe a informação de que há um livro fiscal obrigatório, segundo a legislação do imposto de renda pessoa jurídica.

O livro em questão é o de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    D 3000 RIR
     

    Art. 260.  A pessoa jurídica, além dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, deverá possuir os seguintes livros

    I - para registro de inventário;

    II - para registro de entradas (compras);

    III - de Apuração do Lucro Real - LALUR;

    IV - para registro permanente de estoque, para as pessoas jurídicas que exercerem atividades de compra, venda, incorporação e construção de imóveis, loteamento ou desmembramento de terrenos para venda;

    V - de Movimentação de Combustíveis, a ser escriturado diariamente pelo posto revendedor

    OBS: Atualmente, está em vigor a IN RFB 1.422/2013, que torna obrigatória a apresentação da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), substituindo a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e agregando diversas informações fiscais, tais como as operações que influenciam a composição da base de cálculo e o valor devido do IRPJ e da CSLL, bem como o controle de valores que antes eram mantidos na Parte B do Lalur.

    bons estudos


ID
1891999
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma indústria de médio porte, que adota o método do inventário periódico para avaliar os seus estoques, apresentou as seguintes anotações, em reais, referentes a um determinado período produtivo de um de seus produtos:


                    Compra de matéria-prima          800,00

                    Mão de obra direta                     220,00

                    Custos indiretos de fabricação    200,00


             Estoques

                             Estoque de:                  Inicial          Final

             Matéria-prima                                 40,00           60,00

             Produtos em Elaboração                70,00           30,00

             Produtos acabados                         50,00           10,00


Considerando-se aspectos técnico-conceituais da Contabilidade de Custos e os dados informados apenas pela indústria, o custo da produção acabada do produto, nesse período produtivo, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • CMV = Ei + C - Ef

    Estoque de Matéria-prima (mat) = 40 + 800 - 60 = 780

    Estoque de produtos em elaboração (custo de produto acabado) = 70 + (780 + 220 + 200) - 30 = 1240 (gabaito)

     

    Se pedisse o CMV:

     

    CMV = 50 + 1240 - 10 = 1280

  • Rodrigo Paiva, porque os produtos acabados ( Ei 50,00 e Ef 10,00) não entra no cálculo, já que a questão pede os custos dos produtos acabados.

  • Maurício, basicamente, para resolver essas questões de Contabilidade de Custos, você tem que ter em mente que existem 3 tipos de estoques:


    estoque de matéria-prima (MAT);
    estoque de produtos em elaboração (EPE); e 
    estoque de produtos acabados (EPA).


    E um vem seguido do outro, ou seja, a matéria-prima vai para o estoque de produtos em elaboração (EPE) e fica sendo elaborada. Quando o produto estiver pronto, ele vai para o estoque de produtos acabados (EPA). Ou seja, o valor do produto acabado é encontrado no EPE. Por isso não utilizamos o valor dos estoques que já estão no EPA.
    Todos eles utilizam a fórmula Ei + Compras - Ef.


    No MAT essa fórmula é utilizada para achar quanto de matéria-prima foi requisitada pelo EPE (Ei + Compras - Ef = req. de matéria-prima).
    No EPE a fórmula é Ei + Compras - Ef = custo dos produtos acabados (CPA).
    No EPA a fórmula é Ei + Compras - Ef = custo do produto/mercadoria vendida (CPV ou CMV).
    Obs.: No EPE, para achar o valor das "compras" você deve somar todos os custos de fabricação, que são matéria-prima, mão de obra e custos indiretos de fabricação.

     

    Na questão ficou assim:


    * No estoque de MAT ----- > Req. de Matéria-prima (mat) = 40 + 800 - 60 = 780


    * No EPE -----> Custo do produto acabado (CPA) = 70 + (780 + 220 + 200) - 30 = 1240
    repare que o 780 do MAT está aqui nessa fómula.
    Como eu disse, o custo de produto acabado (CPA), que é o que a questão pede, é encontrado no EPE. Por isso a resposta é 1240. (A questão acaba aqui!)
    Mas vou continuar até o valor do CMV.


    * No EPA -----> Custo da mercadoria vendida (CMV) = 50 + 1240 - 10 = 1280
    Mais uma vez, repare que o 1240 do EPE está aqui nessa fórmula.
    Ou seja, o valor de uma fórmula é utilizado na seguinte.


    Espero ter ajudado.
     

  • Mauricio C, os  Ei 50,00 e Ef 10,00 nao entram no cálculo pq sao de períodos anteriores. Note que a questao pede o CPA "nesse período produtivo", isto é, o valor que sai do Custo do Produtos em Elaboraçao e entra no Custo dos Produtos Acabados.

     Os Ei 50,00 e Ef 10,00 sao valores que vieram de outro período, devendo ser desconsiderados para esta questao.

  • Resposta C

    EiMP       40                                EiPP 70                              EiPA    50
    +cl          +800                             +MPc     780                       +CPA  
    -MPc       -X                                +MOD    220                      -CPV

                                                        +Cif   200
                                                        -CPA   Y
    = EFMp =  60                              =EfPP =  30                         =Ef PP= 20

    MPc= 40+800-60 = 780
    CPA = 70+780+220+200-30 = 1240

  • Só para complementar o comentário do Maurício porque parece que ele está considerando como se EPE fosse = ao PA ao dizer que No EPE a fórmula é Ei + Compras - Ef = custo dos produtos acabados (CPA).

     

    Na verdade, diferente do CPA, o custo de transformação não considera a matéria prima. Considera apenas MOD + CIF!


ID
1892002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma indústria, ao final da produção de um dos produtos da sua linha, fez as seguintes anotações, relativas somente a tal produto, em reais:


                        Matéria-prima                                200.000,00

                        Mão de obra

                             Direta                                        100.000,00

                             Indireta                                        70.000,00

                         Energia consumida na produção     30.000,00

                         Depreciação das máquinas             20.000,00


Considerando-se as informações anotadas pela indústria e os conceitos técnicos da Contabilidade de Custos, verifica-se que o custo de transformação desse produto, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • Custo de transformação= MOD + CIF

    custo de transformação= 220

     Mão de obra    Direta                 100.000,00

     Indireta                                        70.000,00

     Energia consumida na produção     30.000,00

     Depreciação das máquinas             20.000,00

  • CT = MOD + CIF

    CT = MOD (100.000,00) + CIF (70.000,00 + 30.000,00 + 20.000,00)

    CT = 220.000,00 (B)


ID
1892005
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma determinada indústria, durante a produção de 100.000 unidades de um dos modelos de sua linha, fez as seguintes anotações, em reais:


Custos variáveis totais       4.000.000,00

Custos fixos totais              2.000.000,00

Despesas fixas totais         1.500.000,00

                   

Considerando que a aludida indústria está produzindo abaixo de sua capacidade instalada e que o modelo desse produto tem grande aceitação no mercado, a companhia planeja aumentar a sua produção em 25%.

Sabendo-se que a indústria adota o método de custeio por absorção, constata-se que o custo de cada unidade desse modelo do produto, no novo nível de produção, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • Produção de 100.000 unidades + aumentar a sua produção em 25% = 125.000 UNIDADES

    Já que a produçao vai aumentar os custos variáveis tmb vao aumentar, ou seja.

    Custos variáveis totais       4.000.000,00 + 25% = 5.000.000,00

    Custos fixos totais                                                  2.000.000,00

    TOTAL= 7.000.000,00/ 125.000 = 56

  • Aumento da produção em 25% de 100.000un para 125.000 un!

     

    Os custos variáveis unitários são fixos, ou seja 4.000.000,00/100.000 = 40,00. 

     Na nova produção temos então Custos Variáveis Totais = 40,00 x 125.000un = 5.000.000,00

    Os custos fixos unitários são variáveis de acordo com a produção, porém o custo fixo total permanece o mesmo!!! No caso 2.000.000,00.

     

    Por absorção temos:

     

    CVTotal = 5.000.000,00

    CFTotal = 2.000.000,00

    Custos totais = 7.000.000,00

    Custo de cada unidade = Custos totais/unidades produzidas

    = 7.000.000,00/125.000

    = 56,00 (B)

     

     

  • Custo variável por Unid:

     4.000.000/ 100 = R$ 40,00

    Custo fixo por Unid, considerando o aumento para 125.000 unid:

     2.000.000/125.000 = R$ 16,00

    Custo Unitário Total = 40 + 16 = R$ 56,00


ID
1892008
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma indústria, que apura o custo de produção pelo método do custeio variável, vendeu toda a produção anterior, no próprio período anterior, e produziu 6.000 novas unidades de um de seus produtos no período produtivo subsequente.

Na venda de 4.000 unidades desse produto, a indústria anotou os seguintes dados, em reais, referentes somente ao tal produto:


                Margem de Contribuição total apurada

                na venda do modelo (lucro bruto)                40.000,00


                Despesas variáveis totais, comissões

                pagas na venda do modelo do produto        10.000,00


                Preço de venda unitário do modelo

                do produto                                                           23,00


Considerando-se as informações apresentadas pela indústria e os aspectos técnico-conceituais da Contabilidade de Custos, quanto é o estoque do modelo, em reais, no fim do novo período produtivo?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Receita total de venda ................ 92.000   (23,00*4.000 unidades)

    (-) CMV .......................................     (x)

    (-) Despesas variáveis ............... (10.000)

    Lucro Bruto ................................ 40.000

     

    CMV = 92.000 - 10.000 - 40.0000

    CMV = 42.000

     

    CMV unitário = 42.000 / 4.000 unidades = 10,50

     

    Valor do estoque ao final do período  = 2.000 unidades * 10,50 = 21.000

  • Questiono o gabarito apresentado pela banca. O conceito de Lucro Bruto não considera em seu cálculo o valor das despesas. Lucro Bruto = Receita Líquida menos CMV (Custos Variáveis, sob o o sistema de Custeio Variável/Direto). A meu ver a resposta ficaria assim:

    Receita Total de Vendas: 92.000 (23 x 4000)

    (-) CMV: ?

    = Lucro Bruto : 40.000

    CMV = 52.000

    CMV Unitário = 52.000 / 4.000 = 13

    Valor do Estoque ao final do período = 2.000 x 13 = 26.000

     

     

  • Margem de contribuição = 40.000 / 40.000 = 10

    Desp. Variável = 10.000 / 4.000 = 2,5

         PV    23

    (-) CV    (X)

    (-) DV  (2,5)

    -----------------

    = MC    10                                                          X= 10,5

     

    10,5 x 2.000u = 21.000

    D)

     

     

     

  • Já não é a primeira questão que a banca trata no custeio variável a despesa variável como CMV.

    Alguém sabe por que? Não deveria aparecer depois do CMV para o lucro operacional?

  • O importante nesta questão é entender que somente R$ 42.000,00, do total de R$ 92.000,00 - apurados com a venda de 4.000 unidades ao preço de R$ 23,00 -, correspondem aos CUSTOS VARIÁVEIS, o restante corresponde a DESPESAS DE VENDAS ( R$ 10.000,00, impossível de compor o custo dos estoques no custeio variável por se referirem unicamente aos produtos já vendidos) e R$ 40.000,00, que correponde à MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

    Segregando esses valores, o único possível para o estoque das 2.000 unidades restantes é R$ 21.000,00 (R$ 10,50 * 2.000).


ID
1892014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma indústria que produz por processo iniciou, num determinado mês, a produção de 800 unidades de um produto, tendo concluído 600 unidades nesse mesmo mês. As demais unidades alcançaram o estágio de 60% para serem concluídas.

Nesse mesmo mês, os custos de produção da companhia foram os seguintes:


                 Matéria-prima                                                   160.000,00

                 Mão de obra direta                                             80.000,00

                 Aluguel, mão de obra indireta e depreciação     58.800,00


Considerando-se exclusivamente as informações apresentadas pela indústria e as características técnicas da produção equivalente e, ainda, admitindo-se que nenhuma unidade foi comercializada, verifica-se que o estoque de produtos acabados, ao final desse mês de produção, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • VAMOS LÁ, A QUESTAO QUER o estoque de produtos acabados, ao final desse mês de produção!

    Produçao =   800

    Concluidos = 600

    Em processos 200 que estavam no estágio de 60% para serem concluídas, ou seja, 200 x 60% = 120

    resoluçao:

    1  PASSO

    600+120 = 720

    2 PASSO

    gastos: MT+ MOD+ CIF = 298.800

    Matéria-prima                                                   160.000,00

     Mão de obra direta                                             80.000,00

     Aluguel, mão de obra indireta e depreciação     58.800,00

    3 PASSO

    298.800 / 720= 415

    PA= 600 und x 415 = 249.000

    LETRA D

     


ID
1892020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma indústria projeta para o próximo período produtivo um aumento de 10% na produção de um produto e um aumento de 6% nos custos e despesas fixas atribuídas a esse mesmo produto, mantendo-se inalteráveis o seu preço de venda e os demais elementos do seu custo.

Considerando-se as expectativas da indústria e os aspectos técnico-conceituais da Contabilidade de Custos, a margem de contribuição desse produto no novo período produtivo

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha!!

    MC = PV - Custos e despesas VARIÁVEIS

  • Era só prestar atenção no detalhe: quando o problema menciona: mantendo-se inalteráveis o seu preço de venda e os demais elementos do seu custo, isso implica que a MC (margem de contribuição) será mantida inalterada, já que ela tem relação com o preço de venda e os custos e despesas variáveis, nada a ver com os custos fixos.

    MC = PV - Custos e Despesas Variáveis.

  • A questão diz que aumenta a produção, não fala nada a respeito do aumento ou diminuição das vendas. As vendas, ao que parece, continuam iguais.

    A questão diz que aumentam os Custos e as Despesas Fixas, ou seja, as variáveis não mudam em nada.

    Como a Margem de Contribuição (MC) é Receita de vendas (–) Custos Variáveis (–) Despesas Variáveis, e nada disso é alterado, a MC continua exatamente a mesma.

    Letra E