SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Auxiliar Judiciário - Conhecimentos Básicos


ID
781753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os fragmentos apresentados nas opções abaixo foram adaptados de textos extraídos de www.tjal.jus.br. Assinale a opção que apresenta o trecho cuja linguagem está de acordo com o padrão escrito formal culto da língua portuguesa e cuja classificação, entre parênteses e em negrito, identifica o correspondente gênero de comunicação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Correto letra A.
    Conceito de Memorando: Memorando  é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
    Identifiquei pela frase: "em razão da necessidade da realização de rotineira correição interna nessa unidade judiciária."
  • B)  E D ERRADAS: ATA: É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembléia.
    EXEMPLO

    ATA DA REUNIÃO n. ..... /.....

    Aos ..... dias do mês de ....................... de............., [ou: às (horas) do dia (data)] no (local)

    ........................., às ........ horas, reuniram-se os membros da ............................................... estando presentes:

    (indicar os presentes à reunião com os respectivos cargos ou funções): ....................................... O (indicar o

    Presidente da Reunião) ................................... apresentou ...........................................................................

    Em seguida, o (indicar o responsável).........................................................................................................................

    Nada mais havendo a tratar, o (indicar o Presidente da reunião) ................................................... declarou

    encerrada a reunião e ......................................................
    Presidente

    Relator

  • C e E, ERRADAS: Relatório É o relato expositivo, detalhado ou não, do funcionamento de uma instituição, do exercício de atividades ou acerca do desenvolvimento de serviços específicos num determinado período.
    Estrutura
    1. Título – RELATÓRIO ou RELATÓRIO DE...
    2. Texto – registro em tópicos das principais atividadesdesenvolvidas, podendo ser indicados os resultados parciais e
    totais, com destaque, se for o caso, para os aspectos positivos e negativos do período abrangido. O cronograma de trabalho a ser
    desenvolvido, os quadros, os dados estatísticos e as tabelas poderão ser apresentados como anexos.
    3. Local e data.
    4. Assinatura e função ou cargo do(s) funcionário(s) relator(es).
  • O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
    Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
     
    Relatorio: se faz a narracao ou descricao , ordenada e mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu ou observou.

    Ata: 'e resumo escrito dos fats e decisoes de uma assembleia,sessao ou reuniao para um determinado fim.

  • MEMORANDO- COMUNIC INTERNA
    ATA - RESUMO DE REUNIÃO.
  • A meu ver, todos os itens possuem erros gramaticais.
    a)  "suspendeu os prazos processuais e demais atividades (...) entre os dias 10 e 14 de setembro vindouro". Trata-se de uma data futura. O verbo deveria estar no futuro. Como ele já suspendeu as atividades de uma data futura? suspenderá (...) entre os dias 10 e 14 de setembro vindouro
    b) "O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (1º sujeito)e o Programa Justiça Itinerante (2º sujeito)(...) promovepromovem
    c) " (...)tem como objetivo, solucionar cerca de (...)" não é possível separar o objeto do predicado com vírgula.
    d) "(...) promove, treinamento de mediação (...)" mesma coisa
    e) "(...) esclareceu aos presentes que, a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas e o Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário, confirmaram a contratação de empresa de(...)" as duas vírgulas isolam o sujeito da oração subordinada, o que não é possível.
  • RESPONDENDO A INDAGAÇÃO DO NOSSO AMIGO YURI, PARA QUE A PRESIDÊNCIA DO TJ FAÇA ISSO, É NECESSÁRIO UM ATO ADMINISTRATIVO. NESTE CASO, ESTAMOS DIANTE DE UM ATO ADMINISTRATIVO PERFEITO, VÁLIDO; PORÉM INEFICAZ, OU SEJA: UM ATO PENDENTE (só aguardando a produção de seus efeitos).


    QUANTO AOS DEMAIS ITENS, JUGUEI-OS DA MESMA FORMA QUE ELE.


    GABARITO ''A''
  • Complementado a resposta para o Yuri não existe nemhum problema entre suspendeu e vindouro(futuro). Ele suspendeu as atividades que iriam ocorrer entre os dia 10 e 14 setembro Outro exemplo, o CESPE suspendou as provas que iriam ocorrer enre os dia 15 e 16 de setembro ou suspendeu as provas entres os dias 15 e 16 de setembro vindouro tem o mesmo significado. Se ele colocar suspenderá, quer dizer que ainda não está suspensa e poderá ser em uma data posterior com um significado diferente do enunciado. 

  • A]

    B] promovem

    C] tem como objetivo solucionar (pontuação errada)

    D] promove treinamento de medição (pontuação errada)

    E] esclareceu aos presentes que a presidência do TJ AL (pontuação errada)

  • E esse ponto na letra A depois de 24 : " 24. ° vara cível " ?????


ID
781756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os fragmentos apresentados nas opções abaixo constituem texto adaptado de www.tjal.jus.br. Assinale a opção que apresenta fragmento gramaticalmente correto e adequado para fazer parte de um ofício.

Alternativas
Comentários
  • "Abalo financeiro nas finanças" - não ficou redundante?
  • Gabarito: C

    a)...por considerá-la...
    b)...em vigor a menos...(sem crase)
    d)...juiz plantonista seja...
    e)...de Alagos deferiu...

    Não sei se são todos os erros. Comentem se souberem de outros.
  •  Marília Almeida 

    é.. aparentemente sim, parece redundância.

    Mas... Cespe, FCC e ESAF é aquilo né - marque a menos errada !

    O colega acima mostrou os outros erros, que realmente são "GRAVES".

    e veja... da forma que foi tratado na frase, o "abalo financeiro" poderia ser nos cofres da Câmara Municipal. Sendo assim poderia ser tbm no "orçamento da Cãmara Municipal"...

    Com esse raciocinio conclui-se que ele quis enfatizar que o "abalo financeiro" foi nas finanças e não em outro lugar (como os exemplos citados).
  • b) No recurso encaminhado à Presidência da Corte de Justiça, o procurador geral de Justiça assevera que a decisão ora combatida viola indiretamente à Constituição ( a Constituição)  Federal por alterar o processo eleitoral em vigor à menos de um ano da eleição a ser realizada.


    e) Vimos informar que o ( falta de impessoalidade)...  número de 21 vereadores ( vinte e um vereadores).
  • Gostaria de discordar do colega acima, no que diz respeito à correção da letra "e". 

    "Vimos" (verbo vir conujado na terceira pessoa do plural) está perfeitamente correto e expressa impessoalidade, requisito ESSENCIAL para que se possa redigir qualquer documento oficial. Então, muito pelo contrário, verbos que denotem impessoalidade devem ser utilizados, evitando-se o emprego de expressões e construções que deem ao texto característica subjetivistas ou de opiniões pessoais.

    Quanto ao emprego do numeral 21, nada no Manual de Redação Oficial afirma que os números devem ser escritos por extenso. 

    Assim, o ERRO da alternativa consiste no emprego da palavra "diferiu", uma vez que tal palavra significa "discordar, divergir", dentre outros significados. Aqui o examinador trocou as palavras (exatamente por serem parecidas), uma vez que a palavra certa para a coesão e correta compreensão do texto seria DEFERIU (sentido de "antender, anuir, conceder, concordar").

    Por isso, fiquem atentos.

    =) 

    Abraços.
  • c) O procurador argumentou ainda que, da forma como foi decidida, a iniciativa causaria sério abalo financeiro nas finanças da Câmara Municipal, o que levaria ao desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, em razão de não ter sido feito estudo prévio de impacto financeiro/orçamentário.

    Pessoal, será que esse trecho não estaria errado??? Analisei essa frase como sendo o verbo "levar" transitivo direito e indireto
    No caso quem leva, leva algo a alguém... No caso da frase acima: "levaria (o quê?) (a quem). Assim sendo, não há de se colocar duas preposições ficando corretas a seguinte forma:

    Levaria o desrespeito à LRF.

    Alguém pode comentar a respeito??

    Abraçosss.
  • SÓ PARA COLABORAR:

    iniciativa causaria sério abalo financeiro nas finanças da Câmara Municipal, o que levaria ao desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal

    QUEM levaria ao desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal ! a INICIATIVA.

    SE VOSSE ASSIM: 
    levaria o desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, O DESRESPEITO ESTARIA SENDO LEVADO pela iniciativa. 

    ao desrespeito;
    OBJ INDIRETO

  • A - ERRADO - CONSIDERÁ-LA.

    B - ERRADO - VIOLA A CONSTITUIÇÃO (sem crase)... A MENOS DE UM ANO (sem crase).
    C - GABARITO.
    D - ERRADO - ...SEJA...
    E - ERRADO - DEFERIU...
  • diferir: adiar 

    deferir: conceder 

  • A] considerá-la

    B] crase errada

    C]

    D] SEJE não existe

    E] deferiu


ID
781759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os trechos apresentados nas opções abaixo foram adaptados de www.tjal.jus.br. Assinale a opção em que o fragmento de ofício apresenta linguagem adequada e gramaticalmente correta.

Alternativas
Comentários
  •  Alguns erros encontrados: 
     
    • a) Vimos informar que a Escola Superior da Magistratura de Alagoas divulgou no Diário de Justiça Eletrônico que, estão abertas as inscrições para o curso de atualização destinado à servidores do Judiciário alagoano lotados nas Comarcas de União dos Palmares, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, São José da Laje, Murici e Colônia Leopoldina. 
    • b) Para esclarecimento de V. Sa., informamos que as conciliações acontecem no Setor Processual de Solução de Conflitos e Cidadania, situado no Fórum da Capital. Seguindo as metas da Resolução n.º 125 do Conselho Nacional de Justiça, o mutirão beneficia as partes envolvidas, uma vez que o banco se propõem a apresentar exemplos de acordos que, se aceitas, darão fim às demandas. 
    • c) Vimos informar à V. Sa. que a coordenação da Justiça Itinerante, projeto do Tribunal de Justiça de Alagoas, divulgou no Diário de Justiça Eletrônico que está aberta inscrições para preenchimento de seis vagas para magistrados atuarem no Mutirão de Conciliação do Grupo Xavier.
    • d) Esclarecemos, na oportunidade, que o treinamento que tem como tema “Aplicabilidade das disposições da Lei n.º 9.099/95 na Justiça Criminal: os Juizados Especiais” será promovido no auditório do Tribunal do Júri da Comarca de União dos Palmares. Foram disponibilizadas 40 vagas, e as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Comarca. ( Apesar de dada como correta, na minha opinião, a palavra site deveria ter sido grafada em itálico ou, então, substituída pelo equivalente sítio, como indica os manuais de Língua Portuguesa) 
    • e) Como é do conhecimento de V. Sa., foi instalado, no hall de entrada do Fórum, o Posto Avançado de Atendimento para Peticionamento Eletrônico, cujo conta com seis computadores, acesso à Internet e scanners. A parceria entre o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, dará suporte aos advogados que necessitam peticionar eletronicamente na Justiça.
  • correto:

    d)Esclarecemos, na oportunidade, (vírgulas isolam adjunto adverbial deslocado) que o treinamento que tem como tema “Aplicabilidade das disposições da Lei n.º 9.099/95 na Justiça Criminal: os Juizados Especiais” (aspas destacam citação direta) será promovido no auditório do Tribunal do Júri (paroxítona term em i leva acento,e.g. táxi) da Comarca de União dos Palmares. Foram disponibilizadas 40 vagas (verbo concorda com sujeito: 40 vagas ), e as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Comarca.
  • VOU TENTAR INDICAR OS ERROS.
    a) Vimos informar que a Escola Superior da Magistratura de Alagoas divulgou no Diário de Justiça Eletrônico que, estão abertas as inscrições para o curso de atualização destinado à servidores do Judiciário alagoano lotados nas Comarcas de União dos Palmares, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, São José da Laje, Murici e Colônia Leopoldina.
    * Depois da conjunção subordinativa integrante - CSI (que) não pode existir essa vírgula, pois a CSI é justamente para integrar/ligar essas orações.
    * Não há crase, nesse caso, porque "servidores" além de ser palavra masculina está no plural.

    b) Para esclarecimento de V. Sa., informamos que as conciliações acontecem no Setor Processual de Solução de Conflitos e Cidadania, situado no Fórum da Capital. Seguindo as metas da Resolução n.º 125 do Conselho Nacional de Justiça, o mutirão beneficia as partes envolvidas, uma vez que o banco se propõem a apresentar exemplos de acordos que, se aceitas, darão fim às demandas.
    * bom, nesse caso, o sujeito está no singular e o verbo no plural. Isso não deve ocorrer, pois o verbo deve concordar com o sujeito, exceto no caso do ver "ser", que em alguns casos pode concordar com o sujeito ou com o predicativo do sujeito.  

    c) Vimos informar à V. Sa. que a coordenação da Justiça Itinerante, projeto do Tribunal de Justiça de Alagoas, divulgou no Diário de Justiça Eletrônico que está(ão) aberta(s) inscrições para preenchimento de seis vagas para magistrados atuarem no Mutirão de Conciliação do Grupo Xavier.
     * em regra, a crase não ocorre antes de pronome de tratamento.
    * o verbo "estar" deverá concordar com o sujeito "inscrições". "Aberta" é predicativo do sujeito, por isso deve concordar com inscrições.

    d) Esclarecemos, na oportunidade, que o treinamento que tem como tema “Aplicabilidade das disposições da Lei n.º 9.099/95 na Justiça Criminal: os Juizados Especiais” será promovido no auditório do Tribunal do Júri da Comarca de União dos Palmares. Foram disponibilizadas 40 vagas, e as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Comarca. TUDO CERTO
     

    e) Como é do conhecimento de V. Sa., foi instalado, no hall de entrada do Fórum, o Posto Avançado de Atendimento para Peticionamento Eletrônico, cujo(a) conta com seis computadores, acesso à Internet e scanners. A parceria entre o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, dará suporte aos advogados que necessitam peticionar eletronicamente na Justiça.
    * o pronome relativo "cujo" deve sempre/sempre corcordar com o termo que vem depois.O certo seria "cuja conta"

  • a) Para esclarecimento de V. Sa., informamos que as conciliações acontecem no Setor Processual de Solução de Conflitos e Cidadania, situado { situadas } no Fórum da Capital. Seguindo as metas da Resolução n.º 125 do Conselho Nacional de Justiça, o mutirão beneficia as partes envolvidas, uma vez que o banco se propõem a apresentar exemplos de acordos que, se aceitas, { aceitos } darão fim às demandas.

    b) Vimos informar à V. Sa. que a coordenação da Justiça Itinerante, projeto do Tribunal de Justiça de Alagoas, divulgou no Diário de Justiça Eletrônico que está aberta { estão abertas } inscrições para preenchimento de seis vagas para magistrados atuarem no Mutirão de Conciliação do Grupo Xavier.

    c) Esclarecemos, na oportunidade, que o treinamento que tem como tema �Aplicabilidade das disposições da Lei n.º 9.099/95 na Justiça Criminal: os Juizados Especiais� será promovido no auditório do Tribunal do Júri da Comarca de União dos Palmares. Foram disponibilizadas 40 vagas, e as inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Comarca.

    d) Como é do conhecimento de V. Sa., foi instalado, { não se separa verbo do complemento } no hall de entrada do Fórum, o Posto Avançado de Atendimento para Peticionamento Eletrônico, cujo { que } conta com seis computadores, acesso à Internet e scanners. A parceria entre o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, dará suporte aos advogados que necessitam { necessitem } peticionar eletronicamente na Justiça.

    e) Vimos informar que a Escola Superior da Magistratura de Alagoas divulgou no Diário de Justiça Eletrônico que, estão abertas as inscrições para o curso de atualização destinado à { aos }  - substantivo masculino não aceita crase - servidores do Judiciário alagoano lotados nas Comarcas de União dos Palmares, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, São José da Laje, Murici e Colônia Leopoldina.

  • Essa me surpreendeu. Queria vídeo explicativo dessa questão.

  • B Para esclarecimento de V. Sa., informamos que as conciliações acontecem no Setor Processual de Solução de Conflitos e Cidadania, situado no Fórum da Capital. Seguindo as metas da Resolução n.º 125, do Conselho Nacional de Justiça, o mutirão beneficia as partes envolvidas, uma vez que o banco se propõem a apresentar exemplos de acordos que, se aceitos, darão fim às demandas

    * Faltou a virgula depois de n.º 125

    * Não vejo erro na palavra situado ja que essa palavra se refere ao local (único) : Setor Processual de Solução de Conflitos e Cidadania.

    A Vimos informar que a Escola Superior da Magistratura de Alagoas divulgou no Diário de Justiça Eletrônico que, estão abertas as inscrições para o curso de atualização destinado à servidores do Judiciário alagoano lotados nas Comarcas de União dos Palmares, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, São José da Laje, Murici e Colônia Leopoldina.

    dois erros : a virgula depois do que e à (aos)


ID
781762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a funcionalidades comparadas entre os sistemas operacionais Microsoft Windows 7 e Linux Ubuntu 12, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    A letra E está errada por vários motivos, entre eles, a mania da Cespe de menosprezar o Linux, o Skydrive não tem R como Skydriver, e o Azure é Microsoft Azure, o sistema operacional on-line para virtualização de servidores em datacenter remotos. A letra A está errada porque o motivo que permite a gravação não é o sistema operacional em si, mas o sistema de arquivos. No Linux o EXT3 reconhece o NTFS do Windows, mas o contrário, não. A letra C está errada porque a negação no final sugere algo que ele não é capaz de fazer, mas é possível sim. Configurar permissão, compartilhamento, segurança, etc. E a letra B, de novo menosprezando o Linux, a pesquisa pode ser no nome do arquivo ou em seu conteúdo [aliás, o sistema Windows Search e Bing devem muito ao antigo VI (pronuncia-se vi-ai) dos sistemas FreeBSD, Apache, Unix, Linux, etc]
  • a) ERRADO. Os dois sistemas operacionais estão nativamente configurados para proibir a modificação de arquivos por meio de acesso remoto. Todavia, nada obsta que essa ressalva seja posteriormente modificada por administradores (Windows) ou superusuários (Linux). 
    b) ERRADO. Os dois sistemas operacionais podem permitir ou restringir acesso a determinados arquivos e/ou diretórios em relação a certo grupo de usuários. Todavia, nada obsta que essa ressalva seja posteriormente modificada por administradores ou superusuários. 
    c) ERRADO. Os dois sistemas operacionais permitem localizar arquivos por nome ou por conteúdo. Apenas, porém, haverá limitação de acesso quando o superusuário ou o administrador restringir essa opção.
    d) CORRETO. Os dois principais ambientes de interface gráfica (GUI) no tocante ao gerenciamento de janelas, arquivos e pastas do Linux são o KDE e o GNOME. No Windows XP, trata-se de um gerenciador nativo conhecido como LUNA, ao passo que no Windows 7, como AERO.
    e) ERRADO. O acesso às nuvens, em tese, pode ser feito por meio de qualquer sistema operacional, sobretudo quando se trata do Skydrive, recurso de cloud storage criado pela Google. Por sua vez, o Windows Azure, assim como o Chromium OS, é considerado um recurso com base em cloud computing, do tipo PaaS (Plataform as a Service) e não do Iaas (Infrastructure as a Service).
  • O KDE e o Gnome são gerenciadores de janelas?? Gerenciador de janela é o mesmo que ambiente gráfico??
  • Anna, acho que nessa questão seriam a mesma coisa, pois o ambiente gráfico permite uma utilização mais amigável do computador. Então, se não tiver o ambiente gráfico no pc, todas as modificações no computador seriam por meio de códigos.
  • Alguns princípios dos concursos públicos (fica a dica Igor):
    - as bancas não repetem questões
    - as alternativas da questão de hoje, serão as respostas da questão de amanhã
    - decorar o que já caiu não é garantia de sucesso.

    Sendo assim, eu procuro sinalizar a resposta correta e comentar todas as outras alternativas. Cespe, Cesgranrio, VUNESP, FCC e ESAF nunca aparecem com 'novidades em Informática'. Em algum momento, nas provas anteriores, ela já colocou a resposta de hoje na alternativa da questão de ontem.

    E bons estudos.
  • Muito do que eu sei de Noções de Informática aprendi com nosso amigo Fernando.

    Além de muito técnico, é extremamente solícito (se vc enviar um email com dúvidas, ele te responde em poucas horas). 

    "Mestre" Fernando, obrigado mais uma vez pela sua ajuda! 

  • não sabia a questão certa, então usei a tecnica do Fernando Aragão e escolhi a resposta que não menosprezava nenhum dos sistemas e acertei!

  • Como assim? O gerenciador não deveria ser o nautilus(GUI Gnome) e o Konqueror(GUI KDE)?

  • Parabéns Fernando Aragão seus comentários são excelentes.

  • Gerenciador de Arquivos ≠ Gerenciador de Janelas

     

    Gerenciador de Janelas = Ambiente Grafico -> Gnome, KDE, Unity, LXDE e etc

     

    Gerenciador de Arquivos -> Nautilus, Konqueror, Caja

     

  • Grande Nishimura!

  • Via Nishimura com certeza! rsrsrsarasr

  • O erro da A é que o problema do Windows não poder gravar nas partições do Linux e Este poder gravar na partições daquele não tem nada haver com restrições de acesso, mas sim por causa dos seus SISTEMAS DE ARQUIVO . Windows reconhece NtFS e Fat mas não reconhece EXT que é o sistema de arquivo padrão do Linux no entanto o Linux reconhece todos os sistemas de arquivo ....

  • Grande Nishimura, o pai da informática contemporânea. kkkkkk

  • Como assim "customizado"?


ID
781765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de edição de textos, planilhas e apresentações em ambientes Microsoft Office e BrOffice 3, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Tanto o Excel como o Calc ignoram textos que existam nas referências de MÉDIA e SOMA, sem estresse. 2+4=6, 6/2=3

    A letra A está errada porque o formato MOV é da Apple e FLV é da Adobe (que comprou a Macromedia). Não são formatos nativos nos programas citados.
    A letra B está errada (olha a dica da letra E) por induzir ao erro comparando e subestimando o Writer.
    A letra D está errada (olha a dica da letra E de novo) por induzir ao erro, já que o Word 2010 (e demais aplicativos do Office 2010) trabalham com PDF sim. Agora até o Mozilla Firefox tem seu próprio leitor de PDF embutido (a partir da versão 15).
    A letra E está errada porque podemos controlar todas as alterações do documento, inclusive de formatação e comentários [dica para resolver questões de Informática da Cespe: alternativas que sugerem restrição, negação ou limitação, está em 95% dos casos, errada]



  • c) Considere que, em uma planilha no BrOffice Calc, três células, A1, B1 e C1, possuam, respectivamente, o valor “2”, os caracteres “xyz” e o valor “4”. Considere, ainda, que todas as células estejam formatadas em categoria Número, em formato Geral e em casa decimal igual a 0. Nesse contexto, ao se digitar a fórmula =MÉDIA(A1:C1) na célula D1, o valor obtido será igual a 3.correto: "xyz" não alteram o resultado porque a fórmula opera com números,somente.Operadores de string ou especificação de formato para outros tipos de dados (float,string,hora,boolean etc) teriam um diferente resultado.
  • Essa do Calc me pegou!
    Mas valeu a pena o erro!
  • DICAS DE INFORMÁTICA (Fernando Nishimura)

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.

  • Gabarito: Letra C

     

  • Letra C. Tanto o Excel como o Calc ignoram textos que existam nas referências de MÉDIA e SOMA, sem estresse. 2+4=6, 6/2=3

    A letra A está errada porque o formato MOV é da Apple e FLV é da Adobe (que comprou a Macromedia). Não são formatos nativos nos programas citados.

    A letra B está errada (olha a dica da letra E) por induzir ao erro comparando e subestimando o Writer.

    A letra D está errada (olha a dica da letra E de novo) por induzir ao erro, já que o Word 2010 (e demais aplicativos do Office 2010) trabalham com PDF sim. Agora até o Mozilla Firefox tem seu próprio leitor de PDF embutido (a partir da versão 15).

    A letra E está errada porque podemos controlar todas as alterações do documento, inclusive de formatação e comentários [dica para resolver questões de Informática da Cespe: alternativas que sugerem restrição, negação ou limitação, está em 95% dos casos, errada]


ID
781768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De acordo com conceitos ligados a redes de computadores, assinale a opção correta.



Alternativas
Comentários
  • e) Browsers como Mozilla Firefox, Google Chrome ou Microsoft Internet Explorer podem ser customizados, adicionando-se novas funcionalidades, por meio de extensões, também denominadas add-ons.-correto: add-ons são extensões que podem ser agregadas ao browser,fazendo a navegação mais personalizada consoante o que o usuário quer. E.g.:Quem não gosta de banners nos websites,pode usar add-on Adblock (firefox)
  • Não conhecia esse termo "add-on", sempre escutei plug-in. É a mesma coisa? 


    Abs e bons estudos a todos!
  • Na informática, um plugin ou módulo de extensão (também conhecido por plug-in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.

  • Não entendi os outros, alguém pode explicar pq  a resposta n é a letra D?
  • Cara colega Assistente Social,

    Extranet significa quando um funcionário, por exemplo, acessa a intranet institucional fora de sua empresa, ou seja, um acesso externo.

    Portanto, a alternativa D está errada.
  • Considerações sobre as letras C e D:

    c) Na cloud computing, as nuvens são, por natureza, públicas, visto que são criadas, acessadas e mantidas pelos usuários de Internet; desse modo, não é factível e viável o conceito de nuvens privadas. Errada.
    Em cloud computing há o uso de nuvens privadas. Por exemplo, a Empresa X pode utilizar serviços de cloud computing (armazenamento de dados e informações na internet) e o acesso aos dados armazenados ser restrito a usuários autorizados. Desse modo, é factível e viável o conceito de nuvens privadas.

    d) Tendo em vista a segurança de informações, é impossível ter acesso externo a intranet institucional, pois o acesso é restrito ao público interno de uma organização onde a intranet está instalada. Errada.
    A questão usou o advérbio de lugar “onde” em “o acesso é restrito ao público interno de uma organização onde a intranet está instalada”. Porém, é possível o acesso externo (remoto) à intranet institucional. Pense, por exemplo, em um agente da Polícia Federal que está no interior do Brasil com um notbook conectado à internet. Este agente pode acessar a intranet da PF, se assim estiver autorizado.


    Força e fé. Sucesso, pessoal!

  • A letra D esta errada pq os clientes tb tem acesso a uma parte da intranet por meio de login e senha
  • Letra E. Add-ons, complementos, extensões, são sinônimos no caso de navegadores de Internet.
    A letra A está errada porque (mania da Cespe de menosprezar software livre) o Thunderbird faz tudo e até mais do que o Outlook Express, permitindo até o acesso simultâneo a várias contas de e-mail, enquanto que no Outlook Express o acesso é individual, conta por conta.
    A letra B está errada, e quem usa FB ou LinkedIn já viu esta função disponível, além do popular MSN Messenger e do Skype.
    A letra C está errada, porque atualmente a grande maioria das nuvens são privadas (ou privativas).
    A letra D está errada (o termo impossível é uma sugestão de erro na Cespe), porque podemos através de acesso remoto, portal corporativo, extranet, e tantos outros meios, acessarmos a rede interna a partir de um ponto externo, via Internet.

  • Letra E


    Add-ons, complementos, extensões, são sinônimos no caso de navegadores de Internet.


    A letra A está errada porque o Thunderbird faz tudo e até mais do que o Outlook Express, permitindo até o acesso simultâneo a várias contas de e-mail, enquanto que no Outlook Express o acesso é individual, conta por conta.


    A letra B está errada, e quem usa FB ou LinkedIn já viu esta função disponível, além do popular MSN Messenger e do Skype.


    A letra C está errada, porque atualmente a grande maioria das nuvens são privadas (ou privativas).


    A letra D está errada (o termo impossível é uma sugestão de erro na Cespe), porque podemos através de acesso remoto, portal corporativo, extranet, e tantos outros meios, acessarmos a rede interna a partir de um ponto externo, via Internet.


ID
781771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção correta, referente a organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    A letra A está errada porque a pasta pode conter outras pastas (sub-pastas). A letra B está errada porque os caracteres restritos são : (unidade), \ (pasta raíz), / (opção), | (concatenador), < (direcionador de entrada), > (direcionador de saída), * (curinga que substitui de zero a N caracteres), ? (curinga para um caractere), logo, os acentos são permitidos. A letra D está errada porque é possível alterar a extensão de um arquivo, não é recomendado, mas é possível. A letra E informa sobre a extensão ser limitada em 3, mas quem usa o Office 2007/2010 sabe que aceita 4, 5 ou mais.
  • c) No Windows 7, é possível organizar arquivos em bibliotecas, que reúnem elementos de diferentes locais e os exibem em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados.-correto. O Windows 7 contém bibliotecas para documentos, músicas, fotos e vídeos.

    As Bibliotecas facilitam localizar, trabalhar e organizar arquivos no PC ou LAN. Uma biblioteca reúne suas coisas em um lugar – sem importar onde realmente elas estão armazenadas.


    A 'a' tb pode estar correta: é possível uma pasta conter somente arquivos. A menos que "repositório" não seja um termo adequado para se referir às pastas no sentido de diretório.
  • Eu marquei a letra a) porque a questão diz: Uma pasta é um repositório que PODE ser usado para armazenar apenas arquivo.
  • Pessoal, a letra "A" está errada devido a palavra "apenas". Como foi dito pelo nosso amigo concurseiro, as pastas podem conter outras pastas (sub-pastas).
    Até mais!
    ;)
  • As Bibliotecas – novo recurso do Windows 7 – tornam mais fácil localizar, trabalhar e organizar arquivos espalhados por seu PC ou pela rede. Uma biblioteca reúne suas coisas em um lugar – sem importar onde realmente elas estão armazenadas. O resultado? Você se torna mais produtivo.

    Digamos que você esteja montando um álbum de família a partir de instantâneos armazenados em um disco rígido externo, no PC do seu cônjuge e no seu laptop do trabalho. Antes, procurar fotos específicas teria sido uma chatice. NoWindows 7, você simplesmente cria uma biblioteca, fornece um nome a ela (como "Fotos da Família") e informa aoWindows que pastas distantes sua nova biblioteca deve incluir. Suas fotos ainda estão fisicamente localizadas em três locais diferentes – mas agora elas são exibidas em uma única janela.

    Windows 7 vem com bibliotecas para documentos, músicas, fotos e vídeos. Mas você pode personalizá-las ou criar suas próprias bibliotecas, com apenas alguns cliques. E isso não é tudo. Também é possível classificar rapidamente e mudar suas bibliotecas de lugar – por exemplo, documentos por tipo, fotos por data em que foram tiradas ou música por gênero. E compartilhe facilmente as bibliotecas com pessoas em uma rede local.

    Fonte: 
    http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/features/libraries
  • CORRETA - LETRA C

    Nas versões anteriores do Windows, o gerenciamento de 
    arquivos significava organizá-los em pastas e subpastas diferentes. Nesta versão do Windows (Windows 7), você pode usar também bibliotecas para organizar e acessar arquivos, independentemente de onde eles estejam armazenados.

    Imagem do painel de navegação mostrando a biblioteca de Imagens com três pastas incluídas

    O painel de navegação mostrando a Biblioteca de imagens com três pastas incluídas

    Uma biblioteca reúne arquivos de diferentes locais e os exibe em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados.

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS

    Seguem algumas ações que podem ser executadas com bibliotecas:
    1. Criar uma nova biblioteca. Existem quatro bibliotecas padrão (Documentos, Músicas, Imagens e Vídeos), mas você pode criar novas bibliotecas para outras coleções. Para mais informações, consulte Criar uma nova biblioteca.
    2. Organizar itens por pasta, data e outras propriedades. Os itens em uma biblioteca podem ser organizados de diferentes maneiras, usando o menu Organizar por, localizado no painel de bibliotecas (acima da lista de arquivos) de qualquer biblioteca aberta. Por exemplo, você pode organizar sua biblioteca de músicas por artista para encontrar rapidamente uma música de um determinado artista.
    3. Incluir ou remover uma pasta. As bibliotecas reúnem conteúdo a partir das pastas incluídas ou dos locais de bibliotecas. Para mais informações, consulte Incluir pastas em uma biblioteca
    4. Alterar o local de salvamento padrão. O local de salvamento padrão determina onde um item é armazenado quando é copiado, movido ou salvo na biblioteca. Para mais informações, consulte Personalizar uma biblioteca.

    FONTE: Ajuda e Suporte do Windows

  • Comentário das erradas
    a) Não se armazena somente arquivos nas pastas, é possível armazenar também subpastas.
    b) Você não pode usar os seguintes caracteres em um nome de arquivo: \ / ? : * " > < |
    c) Já explicado acima.
    d) É possível sim mudar a extensão do arquivo, por exemplo, alterar um arquivo de texto (.txt) para um arquivo HTML (.htm) para que possa exibi-lo em um navegador da Web.
    e) Os caracteres de nome de um arquivo dependem do tamanho do caminho completo (como C:\Arquivos de Programa\filename.txt). O Windows limita um único caminho a 260 caracteres.
  • Mnemônico para fixar os caracteres proibidos:
    :*  <> /|\ “ ?
    Que se traduz em: " Beijinho - losango - vulcão - chuva? "
    Bons estudos!
  • Adorei o comentário do colega acima......Ajuda bastante!
  • pessoal, eu também marquei a letra A por achar que uma pasta pode armazenar apenas arquivos. Eu sei que uma pasta pode armazenar sub-pastas, mas se eu quiser POSSO armazenar apenas arquivos certo?  a questão estaria errada se o enunciado fosse assim: uma pasta armazena APENAS arquivos.

  • a) Uma pasta é um repositório que pode ser utilizado para armazenar apenas arquivos. ERRADO. Em uma pasta podemos armazenar também subpastas.

     b) No Windows 7, os nomes de arquivos podem conter qualquer caractere do idioma português, exceto o til e os acentos grave, agudo e circunflexo.  ERRADO. Os caracteres que não podemos usar para nomear arquivos no Windows são <>:* /|\ “ ?

     c) No Windows 7, é possível organizar arquivos em bibliotecas, que reúnem elementos de diferentes locais e os exibem em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados. CORRETO.

     d) Extensão do nome de arquivo é um conjunto de caracteres utilizado pelo Windows 7 para decifrar o tipo de informação contida em arquivo e qual o melhor programa para sua execução. Assim, tendo em vista a segurança de informações, não é possível alterar a extensão do nome de arquivo. ERRADO. Podemos alterar a extensão de um arquivo sim, por exemplo um arquivo que não abre em um programa devido a sua extensão, precisamos converte-lo.

     e) O nome de um arquivo no Windows 7 pode possuir até 256 caracteres, incluída sua extensão que, por sua vez, pode possuir, no máximo, 3 caracteres após o ponto. ERRADA. o que é limitado a 260 caracteres é um caminho.

  • Q280170 

    Aplicada em: 2012   Banca: CESPE    Órgão: IBAMA   Prova: Técnico Administrativo 

    O Windows 7, por meio de bibliotecas, permite ao usuário reunir arquivos de diferentes pastas em um mesmo local, sem movê-las das pastas de origem.

  • Outro Mnemônico para lembrar, uma mulher indecisa mandando beijo! =)

      ?

     :*  

    <>  os braços

    /|\   saia

     “    sapato

    hauhauauha tem que usar a imaginação.!

  •    " * "

    < /|\ >   ?

       :   :

  • Não entendi a letra C, pois podemos sim mover os arquivos ou pastas onde eles estão armazenados.

    No Windows 7, é possível (...) em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados 

     

    À propósito, muito boa a dica Augusto Boehs

  • Bejou abraçado frente ao vulção na chuva?

    :*            <>                          /|\             " ? 

  • Ninguem esclareceu qual o erro da letra E 

  • O erro dá E é que a extensão pode ter mais de 3 caracteres, como o ".DOCX".
  •  a) Uma pasta é um repositório que pode ser utilizado para armazenar apenas arquivos

     

    ERRADA 

    Uma pasta pode armazenar sub-pastas. 
     

     b) No Windows 7, os nomes de arquivos podem conter qualquer caractere do idioma português, exceto o til e os acentos grave, agudo e circunflexo.

     

    ERRADA. 

    Os caracteres que não podem ser usados para nome dos arquivos são: * ( asterisco), " ( aspas), > ( sinal de maior),  < ( sinal de menor), : (dois pontos), / \ ( barras), | ( barra vertival) e ? ( interrogação). 
     

     c) No Windows 7, é possível organizar arquivos em bibliotecas, que reúnem elementos de diferentes locais e os exibem em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados.

    CORRETA.
     

     d) Extensão do nome de arquivo é um conjunto de caracteres utilizado pelo Windows 7 para decifrar o tipo de informação contida em arquivo e qual o melhor programa para sua execução. Assim, tendo em vista a segurança de informações, não é possível alterar a extensão do nome de arquivo.


    ERRADA. 

    Mesmo não sendo recomendado, é possível alterar a extensão do nome de um arquivo.

     

     e) O nome de um arquivo no Windows 7 pode possuir até 256 caracteres, incluída sua extensão que, por sua vez, pode possuir, no máximo, 3 caracteres após o ponto.

    ERRADA.

    Uma extensão de arquivo pode possuir mais de 3 caracteres. Como exemplo podemos citar as extensões:  DOCX ( Documento do Microsoft Word 2007), XLSX ( Pasta de Trabalho do Microsoft Excel 2007), PPTX ( Apresentação de Slide do Microsoft Power Point 2007).

  • O item "a" é ambíguo: Uma pasta só pode ser utilizada com arquivos (falso) Uma pasta pode ser utilizada apenas com arquivos - é possível que alguém não crie subpastas em uma pasta.(Verdadeiro)
  • Os caracteres que não podem ser usados para nome dos arquivos são:
    S.A.B.A.DO.?
    <,>(setas)  * ( asterisco), / , \ , | ( barras)" ( aspas) , : (dois pontos) , ? ( interrogação). 

  • E) O tamanho máximo de caracteres que o nome de arquivo pode conter são 256 caracteres. Vale lembrar que isto soma-se também ao nome do arquivo, o nome de pastas e subpastas.

  • Os caracteres que não podem ser usados para nome dos arquivos são:
    S.A.B.A.DO.?
    <,>(setas)  * ( asterisco), / , \ , | ( barras), " ( aspas) , : (dois pontos) , ? ( interrogação). 


ID
781774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação à segurança da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

  • Veja: http://cartilha.cert.br/malware/
  • a) Certa
    b) Worm (vírus) é um programa ou parte de um programa de computador, usualmente malicioso, que se propaga ao criar cópias de si mesmo e, assim, se torna parte de outros programas e arquivos. Comentário: worms são standalone, não infectam um programa ou arquivo.
    c) Bot é um programa capaz de se propagar, automaticamente, por rede, pois envia cópias de si mesmo de computador para computador, por meio de execução direta ou por exploração automática das vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Comentário: de fato, bots se propagam sozinhos. Porém, isso não caracteriza o bot, é apenas parte dele. O bot deve permitir o controle remoto. Do jeito que tá, apenas caracteriza um worm.
    d) Spyware é um programa que permite o controle remoto do agente invasor e é capaz de se propagar automaticamente, pois explora vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Comentário: aqui sim temos um bot.
    e) Vírus é um programa que monitora as atividades de um sistema e envia informações relativas a essas atividades para terceiros. Um exemplo é o vírus keylogger que é capaz de armazenar os caracteres digitados pelo usuário de um computador.Comentário:
    descrição do spyware
  • Desde quando backdoor é um programa? Deveria ser anulada.
  • Backdoors são programas que permitem o RETORNO de um invasor a um computador comprometido.
    A forma usual de inclusão de um backdoor consiste na disponibilização de um novo serviço ou substituição de um determinado serviço por uma versão alterada, normalmente possuindo recursos que permitam acesso remoto (através da Internet).
    Bons estudos.
  • O termo bot é uma abreviação de robot e significa uma aplicação capaz de simular ações humanas, que são repetidas várias vezes de uma maneira padrão. Existem bons e maus bots. Os bons bots são utilizados para indexar conteúdo, por exemplo, enquanto os maus bots são usados para roubo de dados ou fraudes em comentários de blogs e fóruns.



    fonte:http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/seguranca-voce-sabe-o-que-e-um-bot-nao-nao-e-um-barquinho/


    O que são os Worms?

    São programas que geram cópias de si próprios em diversos locais num computador infectado. O objetivo deste tipo de malware é por norma saturar os computadores e redes, impedindo o seu correto funcionamento. Ao contrário dos vírus, os worms não infectam arquivos. Exploram vulnerabilidades das aplicações e das redes de comunicações para se propagarem, e não necessitam de intervenção das vítimas para se executarem. 

    fonte: 

    http://www.pandasecurity.com/brazil/homeusers/security-info/classic-malware/worm/



    O que é Spyware?

    Em termos gerais, Spyware é algo que foge ao seu computador, geralmente com a intenção de extrair dinheiro de você. Na pior das hipóteses, Spyware pode assumir o controle do seu computador, direcionando-o para as páginas da web que você não queria ir, baixando outra coisa desagradável no fundo, e até mesmo a colheita endereço de email, senhas e detalhes do seu cartão de crédito.

     fonte:


    http://www.aprenderdigital.com.br/?cat=11


    O que são os vírus?

    São programas informáticos desenvolvidos para infectar arquivos, podendo ter como efeitos simplesmente causar incómodos, como ser destrutivos ao ponto de provocar danos irreparáveis nos sistemas.

    Ao entrarem num sistema sem o conhecimento ou consentimento do utilizador, alojam-se geralmente no código de outros programas, e não atuam até que o programa afetado seja executado. Alguns são programados para se ativarem quando determinadas condições são reunidas, como uma data específica ou determinada ação do usuário.

    O termo “vírus” é utilizado devido à semelhança com os vírus biológicos. Tal como os vírus biológicos entram no corpo humano e infectam uma célula, propagando-se a outras, os vírus informáticos entram nos computadores e infectam os arquivos inserindo o seu código. Quando o programa infectado é executado, o código é ativado e o vírus inicia a sua propagação.

    fonte:

    http://www.pandasecurity.com/brazil/homeusers/security-info/classic-malware/virus/


  • Backdoor

    Esse malware...veja só

    Acochambra invasão

    É o chamado backdoor

    Sonso é ele! É ninguém não!

     

    Ele basta abrir uma vez

    A porta pra o mal entrar

    O invasor vira freguês

    E de longe pode controlar

     

    Na surdina noite e dia

    Deixa entrar coisa perversa

    Mas acha-se com auditoria

    Ou com engenharia reversa

  • A fonte do examinador foi esse tal semvirus.pt?

  • GABARITO A!

    .

    .

    Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.

    Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

    CARTILHA BR

  • É textão, mas vale a pena!

    Lista de Programas e Ataques Maliciosos

    • Adware  Exibe Propagandas.
    • Backdoor → Permite retorno Futuro, pelas Portas.
    • Bot  Comunicador Remoto, Explorador.
    • Botnet → Rede de comunicação Remota.
    • Boot → Atinge a área de Inicialização do SO.
    • DoS  Ataque que visa Travar um Sistema.
    • DdoS → Ataque Coordenado de negação de serviço.
    • Exploit  Pedaço de Software, Comandos executáveis.
    • Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador.
    • Hoax  Boato qualquer.
    • Keylogger  Captura Teclas digitadas.
    • Kinsing → Minerador de Criptomoedas.
    • Pharming → Redireciona o DNS, Página Falsa.
    • Phishing  Pescador, Engana a vítima.
    • Ransomware  Encripta Dados, Exige Resgate.
    • Rogue → Mentiroso, Instala programas Maliciosos.
    • Rootkit  Se Esconde, Mantém acesso ao PC.
    • Screenlogger  Espiona o Cursora Tela do PC.
    • Spoofing → Ataque que Falsifica endereços IP.
    • Spyware → Monitor, Coletor de Informações.
    • Sniffing → Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.
    • Time Bomb → Fragmento de Código, Carga ativa.
    • Trackware → Cookie do Mal, Monitor de Atividades.
    • Trojan  Executa diversas funções Escondido.
    • Vírus → Infecta Arquivos, precisa ser Executado.
    • Vírus de Macro  Desordena Funções (Excel, Word).
    • Vírus de script  Auto Executável.
    • Vírus Flooder  Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.
    • Vírus Stealth  Camuflador, Torna o malware Invisível.
    • Worm → Explorador Automático, Execução Direta.
    • Zumbi  PC Infectado, Controlado por 3°os.

    GAB.: A

    FONTE: vivendo e aprendendo com os colegas do QC..


ID
781777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Primavera Árabe caracterizou-se por uma série de manifestações e revoltas populares contra os regimes políticos ditatoriais de países do norte da África e do Oriente Médio. Acerca desse processo político e de suas consequências, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA LETRA E.
    As eleições presidenciais no Egito acirraram o confronto entre dois tradicionais grupos no país: os militares, que deram um golpe branco, e a Irmandade Muçulmana, que diz ter vencido a eleição.
    Os partidários da Irmandade Muçulmana fizeram festa. A maior organização política do Egito, que viveu décadas na clandestinidade, assegura que Mohamed Mursi venceu por uma pequena margem, mas o resultado oficial só deve sair na quinta-feira (21).
    Os militares tentaram explicar hoje que não houve golpe. Disseram que a decisão de limitar os poderes do presidente, dissolver o parlamento e transferir suas funções para os militares seria apenas uma forma de equilibrar a relação com o futuro governo.
    Os opositores ao regime condenaram a manobra, que daria aos militares poder para "indicar" a comissão que vai redigir a nova constituição. O outro candidato do segundo turno, Ahmed Shafiq, o último primeiro-ministro do regime de Hosni Mubarak, também afirma que ganhou a eleição.
    O desafio do futuro presidente não é só assegurar mais democracia ao país, é melhorar as condições de vida de mais de 80 milhões de pessoas, a maioria vivendo na extrema pobreza.
    Desde o início da revolução, há 15 meses, mais de três milhões de trabalhadores aguardam a chegada de turistas para visitar as pirâmides, e outras maravilhas de um dos berços da humanidade.
    FONTE: O GLOBO EM  18/06/2012.
  • A) ERRADA. Na Túnisia, já ocorreu eleições e não há mais guerra civil. Foi o país que marcou o inicio da PRIMAVERA ARABE, em dezembro de 2010. O atual governo é de HAMADI JEBALI: Depois que os protestos começaram, Ben Ali havia anunciado estado de emergência no país, demitido grande parte dos funcionários do seu governo e declarado que não iria concorrer ao sexto mandato consecutivo, como tentativas ineficazes de aplacar a revolta popular. Após sua saída, o primeiro-ministro, Mohammed Ghannouchi, assumiu temporariamente o cargo, formou um novo governo de unidade nacional e convocou eleições.
    B) ERRADA: Israel é uma democracia representativa com um sistema parlamentar, representação proporcional e sufrágio universal. O primeiro-ministro serve como chefe de governo e o Knesset como o corpo legislativo unicameral do país. Israel tem uma das mais altas expectativas de vida do mundo e é considerado um país desenvolvido, sendo membro da OCDE e da ONU. Seu produto interno bruto (PIB) nominal foi o 40º maior do mundo em 2011, enquanto o país tem o mais alto padrão de vida do Oriente Médio. No entanto, organizações como a Anistia Internacional e o Human Rights Watch têm sido críticos das políticas de Israel em relação aos palestinos, enquanto o governo dos Estados Unidos e alguns países da Europa, como o Reino Unido e a Alemanha, geralmente apoiam Israel bélica e financeiramente.
    C) ERRADA:O governo provisório então declarou, em janeiro, que eleições livres teriam sido marcadas para junho. A nova lei eleitoral, segundo o CNT, que formará sua primeira assembleia constituinte em junho, exclui a proposta que previa a reserva de 10% dos assentos do congresso nacional de 200 membros para as mulheres, em uma decisão criticada por grupos de defesa dos direitos das mulheres. A nova lei também garante que um-terço das cadeiras do parlamento sejam ocupados por candidatos independentes e o restante por membros de partidos políticos registrados e que cada um destes partidos tem que ter metade de seu quadro de candidatos formado por mulheres.
    De acordo com uma pesquisa feita pelas universidades de Oxford, em Benghazi, junto a 2 mil pessoas, o resultado concluiu que elas estão otimistas quanto ao futuro da Líbia. No dia 11 de fevereiro foi divulgado um vídeo com os rebeldes de Benghazi destruindo um monumento a Gamal Abdel Nasser, ex-líder egípcio e pioneiro no movimento pan-árabe

  • A Comissão Eleitoral do Egito declarou o candidato Mohamed Mursi, do Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Muçulmana, vencedor das eleições presidenciais no país, informou a rede CNN. O resultado foi muito comemorado na Praça Tahir.

    O presidente da comissão, Farouk Sultan, anunciou que Mursi obteve 13.230.131 votos válidos (51,73%), no segundo turno do pleito, realizado nos dias 16 e 17 deste mês, contra 12.347.380 (48,27%) votos recebidos por seu concorrente, o general reformado Ahmed Shafiq, último primeiro-ministro do regime de Hosni Mubarak. A vitória de Mursi o torna o primeiro presidente do Egito após a queda de Hosni Mubarak, ocorrida em fevereiro de 2011, e leva a Irmandade Muçulmana à Presidência pela primeira vez em seus 84 anos de história.

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/mohamed-mursi-vence-eleicoes-no-egito

    Bons estudos!

  • Alguém pode explicar o erro da letra "C"?
  • Ele não foi destituído. Foi morto por rebeldes quando se deslocava em comboio pelo país. Fontes não oficiais informaram que os rebeldes obtiveram ajuda internacional para localizar o comboio e proceder com o ataque.
  • "se encerrou com a destituição do general Muammar Kaddafi do poder"

    A letra C se encontra equivocada não só pelo motivo da morte e não destituição de Muammar Kaddafi, mas, também, devido a continuidade dos confrontos entre os diversos grupos rebeldes, ou seja, não houve encerramento da guerra.  


ID
781780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à atual crise econômica mundial e aos seus efeitos na economia brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.
    Com informações d'O Globo:
    Alguns resultados positivos da produção industrial estão diretamente ligados às medidas de incentivo ao consumo, como a redução de IPI mas, apesar dessa medida intervencionista do Governo Federal, "produção industrial acumula queda de 3,7% até julho".
     

  • Gabarito C

     

    A produção industrial brasileira subiu 0,3% em julho na comparação com junho, registrando a segunda alta seguida na comparação mensal, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (4). Porém, em relação a julho de 2011, a produção recuou 2,9%, a 11ª queda consecutiva nesse tipo de comparação.

    Com isso, o índice acumulado para os primeiros sete meses do ano registrou redução de 3,7%, abaixo do observado no fechamento do primeiro semestre do ano (-3,8%).


ID
781783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

De acordo com os dados do Censo Demográfico 2010, divulgados no último mês de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • Gabarito: A

    "Entre 2000 e 2010 o número de autodeclarados pardos cresceu 0,27% e de negros 0,36%, o equivalente a quase 25,1 milhões de pessoas. Política de cotas e maior a aparição em comercias e programas de TV de pessoas com a mesma característica étnica podem ter influenciado o aumento da autodeclaração como afrodescendente no último Censo".

    Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/06/201cnegros-e-pardos-tem-se-assumido-mais201d-afirma-sociologa
  • Letra A é a correta:

    a) o número dos que se autodeclararam pretos ou pardos superou o de brancos.

    Pela primeira vez na História do Censo, a população do Brasil deixa de ser predominantemente branca. Pelos dados de 2010, as pessoas que se declararam brancas são 47,73% da população, enquanto em 2000 eram 53,74%. Nos outros Censos, até agora, os brancos sempre tinham sido mais que 50%.


    b) os idosos, pessoas com mais de 60 anos de idade, representam mais de 30% da população brasileira.

    Simultaneamente, o alargamento do topo da pirâmide etária pode ser observado pelo crescimento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

    http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1866&id_pagina=1

    c) a expectativa de vida dos brasileiros superou a dos norte- americanos.

    A expectativa de vida do brasileiro aumentou 25,4 anos entre 1960 e 2010, segundo dado do Censo de 2010 do IBGE. A idade passou de 48,0 anos para 73,4 anos. (...) Se por um lado o envelhecimento da população lembra os países desenvolvidos, por outro, a expectativa de vida ainda está um pouco afastada da observada naqueles países. Na Alemanha, por exemplo, ela era de 80,19 anos em 2011. Nos Estados Unidos, de 78,49 anos, segundo dados do CIO World Factbook.
    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/expectativa-de-vida-aumenta-25-4-anos-em-meio-seculo

     

  • CONTINUANDO...

    d) a taxa de nascidos vivos no Brasil equipara-se à registrada nos países escandinavos.

    A taxa de mortalidade infantil teve redução recorde na última década e chegou a 15,6 mortes de bebês de até um ano de idade por mil nascidos vivos, segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (...) Apesar dos avanços, o Brasil ainda está longe dos padrões dos países mais desenvolvidos, de cinco mortes por mil nascidos vivos. A menor taxa das Américas é de Cuba (5,1 mortes por mil nascidos vivos). Itália, Portugal e Nova Zelândia têm índice de 5 mortes por mil. O Brasil continua atrás da Argentina (13,4 por mil), Uruguai (13,1 por mil ) e Chile (7,2 por mil). A taxa brasileira se equipara às da Moldávia (15,8 por mil) e da Síria (16 por mil). Os piores índices são do Afeganistão (157 por mil) e Serra Leoa (160 por mil).
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mortalidade-infantil-tem-queda-recorde-na-decada

    e) pela primeira vez, o percentual de católicos na composição da população brasileira diminuiu.

    Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. A proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária.
    http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2170&id_pagina=1
  • Alguém poderia confirmar se o erro da  letra "E" seria porque não é a primeira vez que o percentual de católicos diminuiu? isto é, o censo anterior também apontou uma tendência de diminuição.
  • A letra A ) está correta porque o numero das pessoas que estão se auto declarando pardos e negros e constante e contemporâneo muito alto ,

    pois no brasil a cada dia que passa vai fazendo uma grande distinção e favorecendo algumas classes dado como ex : são a criação e a expansão das cotas .

  • Muito bom.

    Só colocando a fundamentação legal:

    FCC. 2010.

    A) o juiz extinguir o processo sem julgamento do mérito, mesmo se reconhecer a inadequação da ação de improbidade. ERRADO. Art. 17, §11 da LIA.

     

    B) o Ministério Público ̶s̶ó̶ ̶p̶o̶d̶e̶ ̶ atuar como fiscal da lei. ERRADO. Art. 17, §4º da LIA.

     

    C) o rito a ser observado será ̶o̶ ̶s̶u̶m̶á̶r̶i̶o̶, em razão do interesse público. ERRADO. Art. 17, caput, CPC.

     

    D) a manifestação por escrito do requerido deverá ser ̶f̶e̶i̶t̶a̶ ̶e̶m̶ ̶1̶0̶ ̶(̶d̶e̶z̶)̶ ̶d̶i̶a̶s̶ ̶c̶o̶n̶t̶a̶d̶o̶s̶ ̶d̶a̶ ̶n̶o̶t̶i̶f̶i̶c̶a̶ç̶ã̶o̶. ERRADO. 15 dias. Art. 17, §7º, da LIA.  

     

    E) da decisão que receber a petição inicial, caberá agravo de instrumento. CORRETO. Art. 17, §10 da LIA. 

    LINK PARA O GERADOR DE TACHADO: https://pt.piliapp.com/cool-text/strikethrough-text/

    Infelizmente hoje em dia precisa usar esse artifício para fazer isso. Antigamente o qconcursos aceitava direto do word... bem que os desenvolvedores e equipe técnica do qconcursos poderia arrumar isso pra gente... e colocar mais fontes coloridas também... e sistema de hospedagem de imagem...


ID
781786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito da crise política ocorrida no Paraguai no último mês de maio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A grande crise política que atingiu o Paraguai no mês de junho, resultando no impeachment do presidente Fernando Lugo promovido pela Câmara dos Deputados, tem sua origem em um confronto armado em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção, que causou a morte de trabalhadores sem-terra e de policiais durante a desocupação de uma fazenda.
    O que aconteceu
    Após o confronto armado na fazenda em Curuguaty no dia 15 de junho, os oposicionistas responsabilizaram Lugo pela morte das 17 pessoas. Em seguida, o Partido Liberal Radical Autêntico, que apoiava o presidente, abandonou o governo e agravou a crise política no país.
    O processo de impeachment aconteceu de forma extremamente rápida. Sua votação, na Câmara, aconteceu no dia 21 de junho, resultando na aprovação por 76 votos a 1 – até mesmo parlamentares que integravam partidos da coalizão do governo votaram contra Lugo. Três se abstiveram. No mesmo dia, à tarde, o Senado definiu as regras do processo
     

     

     
  • Crise Política no Paraguai

    A grande crise política que atingiu o Paraguai no mês de junho, 
    resultando no impeachment do presidente Fernando Lugo promovido pela Câmara dos Deputados, tem sua origem em um confronto armado em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção, que causou a morte de trabalhadores sem-terra e de policiais durante a desocupação de uma fazenda

    Lugo foi afastado da presidência do Paraguai pelo placar de 39 senadores contra 4, com 2 abstenções. Eram necessários dois terços dos votos dos senadores para confirmar o afastamento. Em discurso, Lugo afirmou que aceitava a decisão do Senado. Ele pediu que seus partidários fizessem manifestações pacíficas e que "o sangue dos justos" não fosse mais uma vez derramado no país.

    A notícia do impeachment foi recebida sob protesto por manifestantes que ocupavam a praça em frente ao Congresso e que consideraram que houve, na verdade, um golpe contra o presidente. Houve confusão e tentativa de invadir o prédio, reprimida pela polícia.

    No lugar de Lugo, Federico Franco assumiu a presidência do Paraguai. Nascido em 23 de julho de 1962 em Assunção, a capital do Paraguai, Franco é médico cirurgião. Casado, possui quatro filhos.

    O novo presidente do Paraguai diz admirar o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e a chilena Michelle Bachelet, e é um duro crítico do líder venezuelano Hugo Chávez

     

    Processo contra o presidente e isolamento político
    As denúncias de paternidade contra o Fernando Lugo causaram tentativas de setores da oposição de iniciar um processo político contra o presidente. A iniciativa não deu certo por conta de discordâncias internas na época em questão.

    Em junho de 2012, entretanto, com a aliança rompida entre Lugo e seu vice, Federico Franco, que é do Partido Liberal Radical Autêntico, o processo de impeachment foi iniciado com maior facilidade, ficando politicamente isolado.

     

  • Correta a letra D:

    Mercosul suspende Paraguai até novas eleições e incorpora Venezuela 
    A presidente argentina, Cristina Kirchner, anunciou nesta sexta-feira que o Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai do bloco até a realização de novas eleições no país. Kirchner também antecipou que a Venezuela será incorporada ao bloco como membro em 31 de julho.
    O Paraguai já havia sido excluído desse encontro, como foi anunciado logo após os questionamentos do bloco sobre oimpeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo.
    O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, já informou que o país procurará outros parceiros econômicos fora do Mercosul em caso de sanções. 
    A presidente argentina anunciou as decisões durante seu discurso de encerramento da Cúpula do Mercosul, que ocorreu nesta sexta-feira na cidade de Mendoza. Cristina Kirchner destacou que o Paraguai não sofrerá sanções econômicas. "Quando isso acontece, quem paga é o povo, e não o governo", justificou.
    Ao final do encontro, Kirchner passou o comando do Mercosul para a presidente Dilma Rousseff, que dirigirá o grupo pelos próximos seis meses. Em seu discurso de encerramento, Dilma destacou a importância do grupo - também formado pelo Uruguai. "Estamos num momento muito importante. Ainda somos uma das regiões menos afetadas pela crise econômica."


ID
781789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com base no Código de Organização Judiciária do Estado de Alagoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Respsota D

    -------------------------------------------

    a) Ao corregedor-geral de justiça do estado incumbe presidir os concursos públicos para ingresso na magistratura.

    Art. 40. Compete ao Vice-Presidente:  III – presidir os concursos públicos para ingresso na Magistratura; 

    -------------------------------------------

    b) A Secretaria Geral é órgão de direção do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

    Art. 08. III – Órgãos de Apoio Operacional do Tribunal de Justiça: 

    a) Direção Geral; b) Secretaria Geral do Tribunal de Justiça;  c) Secretaria Especial da Presidência do Tribunal de Justiça. 

    -------------------------------------------

    c) A direção do Tribunal de Justiça incumbe a seu presidente, eleito por seus pares para mandato de dois anos, permitida uma reeleição.

    Art. 27. A direção do Tribunal de Justiça incumbe ao Presidente, ao Vice-Presidente e ao Corregedor-Geral da Justiça. 

     § 1º O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral serão eleitos por seus pares, pela maioria dos membros efetivos do Tribunal de Justiça, mediante votação secreta, dentre os desembargadores mais antigos e desimpedidos, com mandato por dois anos, proibida a reeleição.

    -------------------------------------------

    d) A Turma de Uniformização do Sistema dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas é órgão integrante da estrutura do Poder Judiciário estadual.

    Art. 6º São órgãos do Poder Judiciário no Estado de Alagoas: 

    VIII – Turma de Uniformização do Sistema dos Juizados Especiais.

    -------------------------------------------
    e) Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas gozam de vitaliciedade desde a nomeação para o cargo.

    Art. 10. Os Desembargadores, uma vez empossados, gozarão da garantia da  vitaliciedade, pelo que não poderão perder os respectivos cargos, salvo nas hipóteses e nas condições especificamente estabelecidas na Constituição e na lei. 

     

    LEI Nº 6.564, DE 5 DE JANEIRO DE 2005. 

  • a) A incumbência para presidir concursos para ingresso na magistratura é do Vice-Presidente do TJ. 

    b) A Secretaria Geral é orgão de Apoio Operacional. 

    c) Os Órgãos de Direção é composto pela: Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria Geral de Justiça.
        Os membros serão eleitos, em votação secreta, pela maioria dos membros efetivos
        Mandato: 2 anos, sem recondução. 
        A eleição ocorrerá na última sessão ordinária do derradeiro ano de cada mandato. 
        Posse: 1º dia útil de Fevereiro do ano subsequente. 
        Em caso de vacância na Presidência e Vice-Presidência, ocorrerá eleição em 10 dias, salvo se for nos últimos 6 meses do mandato.

    d) Orgão integrantes da Estrutura do Poder Judiciário Estadual:
         Tribunal de Justiça
         Juízes de Direito, Auxiliares e Substitutos
         Tribunal do Júri
         Conselhos da Justiça Militar Estadual
         Turmas Recursais
         Juizados Especiais Civeis e Criminais
         Juízes de Paz
         Turma de Uniformização do Sistema dos Juizados Especiais
         Conselho Estadual da Magistratura
         Escola Superior da Magistratura de Alagoas
       
    e) vitaliciedade decorre da posse. 

  • A letra "D" é a mais correta.

    Levando ao pé da letra, a Turma de Uniformização do Sistema dos Juizados Especiais é órgão do Poder Judiciário.

    Os órgãos INTEGRANTES DA ESTRUTURA são dois:

    - Conselho Estadual da Magistratura;

    - ESMAL (Escola Superior da Magistratura do Estado Alagoas).

  • a Ao corregedor-geral de justiça do estado incumbe presidir os concursos públicos para ingresso na magistratura. ( Vice-Presidente do TJ)

     

    b A Secretaria Geral é órgão de direção do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. (Apoio Operacional)

    c A direção do Tribunal de Justiça incumbe a seu presidente, eleito por seus pares para mandato de dois anos, permitida uma reeleição. (Os membros serão eleitos, em votação secreta, pela maioria dos membros efetivos)
        Mandato: 2 anos, sem recondução)

    d  A Turma de Uniformização do Sistema dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas é órgão integrante da estrutura do Poder Judiciário estadual. (Conselho Estadual da Magistratura e ESMAL Escola Superior da Magistratura do Estado Alagoas)

     

    e Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas gozam de vitaliciedade desde a nomeação para o cargo.(vitaliciedade decorre da posse)

  • Uma hora dá certo!

    Em 20/03/2018, às 20:21:35, você respondeu a opção D.Certa!

    Em 18/03/2018, às 20:53:36, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 09/03/2018, às 00:05:02, você respondeu a opção C.


ID
781792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considere a situação hipotética em que uma junta médica oficial tenha declarado insubsistentes os motivos da aposentadoria por invalidez de um servidor público do Poder Judiciário do Estado de Alagoas. Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "b".
    Art. 25, Lei n° 8.112/90 - Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:
    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;
    Bons estudos!
  • Sobre a alternativa D.
    d) a aposentadoria do servidor deverá ser mantida caso ele tenha sessenta anos de idade. Errado!

    Art. 27. Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade.

  • Conforme lei 8112/90:


     Letra B. Correta. Art. 25, I. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.


     Letra A. Errada. Art. 25, II, § 3o Encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.


     Letra C e E. Erradas, pois reintegração e recondução não se relacionam com a situação hipotética afirmada.
     Art. 28: A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
     Art. 29: Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:
    I - Inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - Reintegração do anterior ocupante.

    Letra D. Errada. Não poderá reverter o aposentado que tiver 70 anos de idade.

  • Art. 25,  - Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;

    RESPOSTA: B


  •  
  • Alternativa B
  • SÓ TEM UM DETALHE:

    SE É SERVIDOR ESTADUAL DO JUDICIÁRIO, NÃO HÁ DE SE FALAR EM 8.112, CERTO?
  • Exatamente o que eu pensei!  Por que um concurso do TJ de alagoas está cobrando Lei 8112/90 ??
  • Pois é: também me chamou atenção o fato da assertiva fazer referência a "servidor público do Poder Judiciário do Estado de Alagoas". Pesquisando rapidamente, o Estatuto do Servidor Público do Estado de Alagoas é dado pela Lei 5.247 / 1991 (lei estadual), que institui o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas. De qualquer forma, quanto ao procedimento de reversão previsto na lei supracitada (artigos 19 a 21), este segue a mesma sistemática que se observa na Lei Federal 8.112 / 1990.
    Para quem quiser consultar a lei alagoana e comparar com a 8.112, segue o link: http://www.gabinetecivil.al.gov.br/legislacao/leis/leis-ordinarias/1991/lei%20ordinaria-5247
  • Correta, letra "B"
     

    1. Reversão de ofício ( a que se refere a questão)


    É o retorno do servidor por ausência dos motivos que ensejaram a aposentadoria por invalidez. Uma junta médica oficial declara que a razão da aposentadoria por invalidez não mais existe e determina a volta do servidor a suas atividades.
     


    A reversão de servidor aposentado por invalidez, quando cessarem os motivos que ensejaram a aposentadoria, é uma das hipóteses que permite que o servidor exerça suas atividades como excedente.



    Há outra hipótese tb:


     


    2. Reversão no interesse da administração :É o retorno do servidor aposentado por sua própria vontade, desde que a administração, do alto da sua discricionariedade, aceite esse retorno.:





    Art.25, § 4º O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal 


    Art.25, § 2º O tempo em que o servidor estiver em exercício será consideradopara concessão da aposentadoria. 


    Art.25,  § 5º O servidor que for revertido no interesse da administração somente terá os proventos calculados com base nas regras atuais se permanecer pelo menos 5 anos no cargo.


     


    Além do interesse da administração, devem ser cumpridos 5 requisitos  para que esse tipo de reversão se efetive:


    1. o servidor tenha solicitado a reversão;


    2. a aposentadoria tenha sido voluntária; (se for compulsória não tem como né?! Art. 27. Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 anos de idade.)


    3. estável quando na atividade;


    4. a aposentadoria tenha ocorrido nos 5 anos anteriores à solicitação;


    5. haja cargo vago. (Art. 25, §1º A reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação).
  • Gabarito. B.

    Art.25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:


  • Gabarito : B

    EuAproveito o disponível

    EuReintegro o demitido 

    EuReadapto o incapacitado

    EuReverto o aposentado 

    EuReconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo reintegrado.  


  • RESPOSTA B

    ----------------------------------------------

    Estatuto do Servidor Público do Estado de Alagoas 5.247/1991 

    a) a aposentadoria deverá ser mantida caso o cargo anteriormente ocupado pelo servidor já esteja provido.

    Art. 20.. Parágrafo Único. Encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    b) tal declaração ensejará a reversão, ou seja, o retorno do servidor ao cargo que ele ocupava ou ao que resultou de sua transformação.

    Art. 19. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    c) o servidor deverá ser reintegrado ao cargo por ele anteriormente ocupado.

    Art. 22. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial com ressarcimento de todas as vantagens.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) a aposentadoria do servidor deverá ser mantida caso ele tenha sessenta anos de idade.

    Art. 21. Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) o servidor deverá ser reconduzido ao cargo por ele anteriormente ocupado.

    Art. 23. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

  • ReVersão = Velhinho= Volta do servidor aposentado


ID
781795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Com relação ao disposto na Lei n.º 7.210/2010, que reestrutura o plano de cargos, carreiras e subsídios do Poder Judiciário do Estado de Alagoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Conforme a Lei de nº 7210/13,

    Art. 32. São complementos remuneratórios concessíveis aos servidores do Poder Judiciário: 
              I - Remuneração por serviços extraordinários; 

    b) Art. 47. A prestação de serviços, mediante terceirização, apenas poderá abranger atividades de conservação, limpeza e segurança. 

    c) Art. 7°. Vedada a mobilização de servidor para prestação de serviços em instância judiciária diversa daquela em que tenha lotação específica, salvo disposição em contrário que consta na referida Lei. 

    d) Art. 28. Obsevará a linha natural de avanço remuneratório. 

    e) Art. 25, VI - não poderá caso esteja cumprindo penalidade de suspensão disciplinar. 

  • Legislação Alterada - Lei nº 7889/17

    a) Art. 44 - A jornada de trabalho poderá ser extraordinariamente prorrogada por no máximo 02 (duas) horas e o correspondente pagamento, em qualquer circunstância, somente se dará após a sétima hora diária, respeitando-se 01 (uma) hora de descanso após a sexta hora trabalhada.

    b) Art. 7º - Para ingresso nos Cargos de Provimento Efetivo do Poder Judiciário do Estado de Alagoas exigir-se-á concurso público, obedecendo ao disposto no art. 37, II, da Constituição Federal.

    c) Art. 14, § 2º - Antes do término do estágio probatório, é defeso ao servidor ser cedido.

    d) Os requisitos estão no Art. 25, entretanto, não se exige o critério da antiguidade e do merecimento.

    e) Art. 20 - É vedado o desenvolvimento funcional ao servidor:

    V – que esteja cumprindo penalidade de suspensão disciplinar, ou que a tenha cumprido nos 12 (doze) meses imediatamente anteriores;

  • LEI Nº 7.889, DE 16 DE JUNHO DE 2017

     

    DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE ALAGOAS, REVOGA A LEI ESTADUAL Nº 7.210, 22 DE DEZEMBRO DE 2010, E ADOTA PROVIDÊNCIAS CORRELATAS.


ID
781798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Constituição do Estado de Alagoas, assinale a opção correta acerca do processo legislativo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    a) É vedada ao defensor público geral do estado a iniciativa de leis complementares. Art. 86. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou comissão da Assembléia Legislativa, ao Governador do Estado, ao Tribunal de Justiça, ao Tribunal de Contas, ao Procurador Geral de Justiça, ao Defensor Público-Geral do Estado e aos cidadãos, na forma prevista nesta Constituição.

    b) Os deputados não podem rejeitar um veto feito pelo governador do estado a um projeto de lei aprovado. Art. 89. O projeto aprovado será enviado ao Governador do Estado que, aquiescendo, sanciona-lo-á. § 1º Se o Governador do Estado considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, veta-lo-á, total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente da Assembléia Legislativa, os motivos do veto, fazendo-os publicar, no mesmo prazo, no Diário Oficial do Estado. ...§ 4º O veto será apreciado, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, SÓ PODENDO SER REJEITADO PELO VOTO DA MAIORIA DOS DEPUTADOS, em escrutínio secreto. § 5º Rejeitado o veto, será o projeto enviado, para promulgação, ao Governador do Estado. § 6º Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Governador do Estado, nos casos dos §§ 3º e 5º, o Presidente da Assembléia Legislativa a promulgará e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente fazê-lo. (Adnan Andrade)

    c) A constituição estadual pode ser emendada na vigência de intervenção federal, mas não na de estado de sítio e de defesa. Art. 85. § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. 

    d) A constituição estadual pode ser emendada por proposta de iniciativa popular. Art. 85. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: IV – de iniciativa popular, observado o disposto no artigo 86, § 2º. 

    e) As leis que dispõem sobre a organização da Advocacia-Geral estadual podem ser propostas tanto pelo governador quanto pelo procurador-geral de justiça. Art. 86. (...) § 1º São de iniciativa privada do Governador do Estado as leis que:  II – disponham sobre: d) organização da Advocacia-Geral do Estado(elydabahia referênciabibliográfica)

    #SEFAZ-AL

  • CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS

    Alternativa B- Os deputados NÃO podem rejeitar um veto feito pelo governador do estado a um projeto de lei aprovado. SIM, os deputados podem rejeitar um veto do governador. 

    Art. 89. O projeto aprovado será enviado ao Governador do Estado que, aquiescendo, sanciona-lo-á.

    § 1º Se o Governador do Estado considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, veta-lo-á, total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente da Assembléia Legislativa, os motivos do veto, fazendo-os publicar, no mesmo prazo, no Diário Oficial do Estado.

    ...§ 4º O veto será apreciado, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, SÓ PODENDO SER REJEITADO PELO VOTO DA MAIORIA DOS DEPUTADOS, em escrutínio secreto.

    § 5º Rejeitado o veto, será o projeto enviado, para promulgação, ao Governador do Estado.

    § 6º Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Governador do Estado, nos casos dos §§ 3º e 5º, o Presidente da Assembléia Legislativa a promulgará e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente fazê-lo.

  • Parabens a DECESSARS SILVA - pela sensatez em citar - colega Adrnan Andrade em sua resposta, .... é disto que o direito precissa no mundo.     Sucesso a todos nós - é disso que o mundo necessita em todas as áreas de conhecimento e da vida.

                             SS-Super. Só a alternativa "E" mereçe observação, as demais ok

     

    a) Art. 86. A iniciativa das LC e LO cabe a qualquer membro ou comissão da Assembleia Legislativa, ao Gov. do Estado, ao TJ, ao Tribunal de Contas, ao Procurador-Geral de Justiça, ao Defensor Público-Geral do Estado e aos cidadãos, na forma prevista nesta Constituição.

     

    b) Art. 89. O projeto aprovado será enviado ao Gov. do Estado que, aquiescendo, sancioná-lo-á.

             § 4º O veto será apreciado, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados, em escrutínio secreto.

     

    c) Art. 85. § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

     

    d) Art. 85. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I -, de um terço, no mínimo, dos membros da Assembleia Legislativa;                   II -, do Governador do Estado;

    III -, de mais da metade das Câmaras Municipais do Estado, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros;

              IV -, de iniciativa popular, observado o disposto no artigo 86, § 2º.

     

    Tais leis não podem ser propostas tanto pelo governador quanto pelo procurador-geral de justiça. São privativas do Gov. 

    e) Art. 86. (...) § 1º São de iniciativa privada do Governador do Estado as leis que:

                                                 II – disponham sobre:            d) organização da Advocacia-Geral do Estado;

  • #PCAL2021


ID
781801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição do Estado de Alagoas sobre a ordem econômica e a segurança pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

     a) A supervisão das atividades operacionais das guardas municipais incumbe ao Corpo de Bombeiros Militar.

    Art. 247. Os municípios, respeitado o que estabelecer lei complementar estadual específica, poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações.  § 1º As guardas municipais, quanto às atividades operacionais, serão supervisionadas pela Polícia Militar

     b) É vedado expressamente ao estado e aos municípios dispensar tratamento diferenciado a microempresas e empresas de pequeno porte. 

    Art. 239. O Estado e o Município dispensarão tratamento diferenciado à microempresa e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas e tributárias, ou pela eliminação ou redução destas, na forma da lei. 

     c) Os municípios podem constituir guardas municipais, que prescindem de autorização específica para portar arma de fogo.

    Art. 247. § 2º Ao guarda municipal é vedado o porte de arma, ressalvada a hipótese de específica (prescindem=desobriga) autorização do Secretário de Segurança, para condução exclusivamente em objeto de serviço. 

     d) Os serviços públicos podem ser prestados indiretamente sob regime de concessão ou permissão, devendo as concessões e permissões sempre ser precedidas de licitação.

    Art. 238. A prestação indireta de serviços públicos dar-se-á sob o regime de concessão ou permissão, sempre através de prévio procedimento licitatório. 

    e) Uma empresa pública que apresente resultado deficitário por dois anos consecutivos deverá obrigatoriamente ser transformada em autarquia.

    Art. 237. A sociedade de economia mista ou empresa pública que, no período de cinco anos consecutivos, apresentar resultado deficitário, será autarquizada ou extinta, na última hipótese desde que se não destine à execução de serviço público essencial. 

    Parágrafo único. Dando-se que a empresa pública apresente resultados deficitários por dois anos consecutivos, serão destituídos os seus dirigentes, apurando-se-lhes a responsabilidade. 

    [2017] #TJAL #MPE

    [2019] #sefaz-al #tre-al

  • Questão desatualizada. As As Guardas Municipais não precisam de autorização específica para portarem Arma de Fogo

  • Questão DESATUALIZADA, a C e a D estão corretas agora

  • 6º da Lei Federal nº 10.826/2003. ... Agora, em 2021, o STF manteve essa decisão em sessão virtual no dia 26 de fevereiro, autorizando o direito ao porte de armas a todos os integrantes das Guardas Municipais no país, independentemente do tamanho da população do município.

  • A QUESTÃO NÃO ESTÁ DESATUALIZADA, POIS, DEIXA CLARO QUE É DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DE ALAGOAS!


ID
781804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no que a lei que instituiu o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas dispõe sobre licenças concedidas a servidor, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    ---------------------------------------

    a) A licença para tratar de assuntos particulares somente pode ser interrompida a pedido do servidor.  Art. 94. A critério da Administração, poderá ser concedida ao servidor estável licença para o trato de assuntos particulares, pelo prazo de 02 (dois) anos consecutivos, sem remuneração. § 1º A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. 

    ---------------------------------------

     b) Aos servidores nomeados ou redistribuídos que não tenham completado cinco anos de exercício no cargo é vedada a concessão de licença para tratar de assuntos particulares. Art. 94. § 3º Não se concederá a licença a servidores nomeados, removidos, redistribuídos ou transferidos, antes de completarem 02 (dois) anos de exercício.

    ---------------------------------------

     c) O servidor que esteja de licença por motivo de doença em pessoa da família não poderá exercer atividade remunerada.  Art. 85. Conceder-se-á ao servidor licença:  I – por motivo de doença em pessoa da família;  § 3º É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período de licença prevista no inciso I deste artigo. 

    ---------------------------------------

     d) O prazo máximo da licença concedida a servidor por motivo de afastamento de cônjuge ou companheiro é de 24 meses. Art. 88. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Legislativo Estadual e Municipal, e para o Congresso Nacional.  § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração. 

    ---------------------------------------

     e) É vedada a concessão de licença por motivo de doença de madrasta ou padrasto de servidor.  Art. 87. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por junta médica oficial. 

     

    #TJAL #MPEAL

  • GABARITO: C

    a) Art. 84, § 1º A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço

    b) Art. 84, § 3º Não se concederá a licença a servidores nomeados, removidos, redistribuídos ou transferidos, antes de completarem 02 (dois) anos de exercício.

    c) Art. 85. Conceder-se-á ao servidor licença:
                     I – por motivo de doença em pessoa da família;
       § 3º É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período de licença prevista no inciso I deste artigo

    d) Art. 88, § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    e) Art. 87. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por junta médica oficial.

  • Gab. C

     

    a) ERRADO - Poderá ser interrompida de OFÍCIO ou a PEDIDO do servidor - Art. 94 §1º

     

    b) ERRADO - Não se concederá a licença antes de completarem 2 anos de exercício - Art. 94 §3º 

     

    c) CORRETO - Art. 85 §3º

     

    d) ERRADO - Licença por motivo de afastamento de cônjuge é por tempo INDETERMINADO e SEM REMUNERAÇÃO - Art. 88 §1º

     

    e) ERRADO - É permitido a concessão da licença por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padastro ou madastra, ascendentes, descendente, enteado e colateral consaguíneo ou até o 2º grau civil - Art. 87

  • a A licença para tratar de assuntos particulares somente pode ser interrompida a pedido do servidor. (pode ser interrompida a pedido do servidor).
     

    b Aos servidores nomeados ou redistribuídos que não tenham completado cinco anos de exercício no cargo é vedada a concessão de licença para tratar de assuntos particulares. (2 anos).
     

    c O servidor que esteja de licença por motivo de doença em pessoa da família não poderá exercer atividade remunerada. ( É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período de licenç)

    d O prazo máximo da licença concedida a servidor por motivo de afastamento de cônjuge ou companheiro é de 24 meses. (  prazo indeterminado) 

    e É vedada a concessão de licença por motivo de doença de madrasta ou padrasto de servidor ( ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo, mediante a comprovaçao de junta médica)

  • Adílio se esse tempo indeterminado que vc fala na letra A , for para tratar de assuntos particulares, então esta enganado.

    Art. 94. À critério da Administração, poderá ser concedida ao servidor estável licença para o trato de assuntos particulares, pelo prazo de 02 (dois) anos consecutivos, sem remuneração.

  • RESPONDI RÁPIDO ESSA QUESTÃO MARIA, OBRIGADO PELA COLOCAÇÃO! ESSA ERA A RESPOSTA DA ALTERNATIVA D. NÃO PRESTEI ATENÇÃO!

  • #PCAL2021


ID
781807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com referência às atribuições do Congresso Nacional e do presidente da República, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "b".
    Percebam que o Presidente poderá declarar o estado de defesa, comunicando ao Congresso; mas para decretar o estado de sítio precisará da autorização prévia do Congresso - competência, aliás, exclusiva deste; logo, indelegável! Atenção à conjunção de dispositivos constitucionais; quais sejam:
    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
    IX - decretar o estado de defesa e o estado de sítio;
    _______
    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    V - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas;
    _______
    Bons estudos!
  •  Complementando:
    Do Estado de Sítio - Constituição Federal 
    Art. 137, CF - O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:
    I - comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;
    II - declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
    Parágrafo único. O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.
    Bons estudos.

  • A) CF 88, art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: VI - incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de Territórios ou Estados, ouvidas as respectivas Assembléias Legislativas;
    B) CERTO, conforme explicou o colega acima.
    C) Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente; Art. 66 § 2º - O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea.
    D) Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele.
    E) O quorum é de maioria simples para que o tratado passe a ter valor de lei ordinária.
  •  

    ESTADO DE DEFESA

    ESTADO DE SÍTIO

    Hipótese(s):

    Instabilidade institucional ou calamidade da natureza que ameace a ordem pública ou a paz social.

    *Mais rígido

    • Comoção grave de repercussão nacional;

    • Ineficácia do Estado de Defesa;
    • Guerra ou agressão armada estrangeira.

    Duração:

    30 dias prorrogáveis por mais 30

    Não pode ser decretado por mais de 30 dias, nem prorrogado de cada vez por prazo superior.

    Obs: Guerra ou agressão armada estrangeira > enquanto durar.

    Procedimento:

    Presidente decreta ,submetendo dentro de 24h, o ato ao Congresso Nacional (decidido por Maioria Absoluta)

    Presidente solicita e o Congresso Nacional decide, por maioria absoluta, se decreta ou não.

    Medidas Adotadas:

    A prisão por crime contra o Estado,

    A comunicação será acompanhada de declaração, pela autoridade, do estado físico e mental do detido no momento de sua autuação;

     

    A prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário;

    É vedada a incomunicabilidade do preso.

     

    Busca e apreensão em domicílio sem mandado judicial;

    • Restrição aos direitos:

    I) locomoção (ir e vir);
    II) sigilo das comunicações;
    III) liberdade de imprensa;
    IV) reunião;

    • Intervenção em empresas de serviços públicos;

    • Requisição de bens;

    • Prisão em edifício não destinado a tal finalidade.

  • Duvida na d:

    "A declaração de guerra a Estado estrangeiro, assim como a celebração da paz, são medidas que, independentemente das circunstâncias, o presidente da República somente pode adotar com prévia e expressa autorização do Congresso Nacional."

    Como o colega citou, também pode ser REFERENDADO pelo Congresso. O que vem a ser esse processo de "referendamento"? O Presidente declara, e depois (quanto tempo?) o Congresso assina embaixo (ou também pode reprovar) a ação de declaracao de guerra?

    Alguém pode explicar, pls?
  • letra a) ERRADA. De acordo com a CF88 art. 48, IV os limites do território nacional, espaço aéreo e marítimo, além de bens do domínio da União serão de competência do Congresso com a sanção do Presidente da República. Senso assim, é necessária a presença do poder executivo, no caso o presidente.

    letra b) CORRETA.

    letra c) ERRADA. A competência do Pres. da República de vetar projetos de lei, total ou parciamente é privativo, como consta no art. 84. Porém observando o art. 66, § 2º --> O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, inciso ou de alínea.

    letra d) ERRADA. Art. 84, XIX e XX, os atos de declaração de guerra e celebração de paz precisarão apenas da autorização do CN e não de uma prévia e expressa autorização.

    letra e) ERRADA. A maioria para aprovação de tratado internacional pelo CN é simples. Após aprovado, o tratado passa a ter status de lei ordinária.





  • Respondendo ao Lester sobre "referendado":

    referendar

    verbo transitivo direto

    1  assinar (um documento) como responsável. Ex.: r. o plano

    verbo transitivo direto

    2  assinar (um ministro) sob a assinatura do chefe do poder executivo (um documento legal, para que este se publique e se execute)

    Ex.: o ministro da Agricultura referendou um decreto sobre reforma agrária

    Verbo transitivo direto

    3  aceitar a responsabilidade de (algo) já aprovado por outrem; aprovar (algo) a que outrem já deu sua aprovação

    Ex.: r. um acordo ortográfico


    Fonte: Dicionário eletrônico Houaiss

  • Cuidado moçada, há diferença entre referendar e autorizar. Conjugando as competências privativas do Presidente da República (art.84, CF) com as competências privativas do Congresso Nacional (art. 49, CF), temos o seguinte:
    1- O verbo autorizar denota que o Presidente só pode fazer algo depois da APROVAÇÃO pelo Congresso Nacional, exemplos: decretar estado de sítio e declarar guerra em tempo de sessão legislativa.
    2- O verbo referendar denota que o Presidente pode exercer o ato sem precisar de prévia aprovação do Congresso Nacional, no entanto o órgão legislativo pode sustá-lo porque vai debatê-lo posteriormente, exemplos: estado de defesa, declaração de paz e declaração de guerra, neste último caso quando o Congresso estiver em intervalo legislativo.

    Valeu.
    •  a) Cabe unilateralmente ao CN, sem a necessidade de oitiva do Executivo ou de qlqr outro Poder, dispor sobre a incorporação, a subdivisão ou o desmembramento de áreas de territórios ou de estados.
    • Art. 48. Cabe ao CN, com a sanção do Presidente da República, [...], dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:
    • VI - incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de Territórios ou Estados, ouvidas as respectivas Assembléias Legislativas;
    •  b) O PR somente poderá decretar estado de sítio após autorização do CN. (CORRETA)
      Art. 49. É da competência exclusiva do CN:
      IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qlqr uma dessas medidas;
    •  c) O veto presidencial a projeto de lei oriundo de iniciativa parlamentar somente deve alcançar o texto integral do projeto, e Ñ dispositivos isolados.
    • Art. 66. § 1º - Se o PR considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de 48 horas, ao Presidente do SF os motivos do veto.
    • § 2º - O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigode parágrafode inciso ou de alínea.
    •  d) A declaração de guerra a Estado estrangeiro, assim como a celebração da paz, são medidas q, independentemente das circunstâncias, o PR somente pode adotar c/ prévia e expressa autorização do CN.
    • Art. 84. Compete privativamente ao PR:
    • XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo CN ou referendado p/ ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional;
    •  e) A aprovação de tratado internacional pelo CN requer decreto legislativo e exige apenas um turno de discussão e votação em cada uma das casas do CN, aprovando-se tal tratado desde q se obtenha o voto da maioria absoluta dos membros dessa Casa. 
    • Art. 84. VIII e Art. 49.
    • Após a celebração pelo PR, a competência p/ a aprovação desses atos internacionais é exclusiva do CN, q o fará por meio de decreto legislativo - DL, ato q exige maioria simples dos votos dos membros de cada casa do CN, e não está sujeto a sanção ou veto. Embora a CF tenha enumerado como objeto do processo legislativo a elaboração de DL, nada disse sobre o procedimento de sua formação. Em face dessa ausência de regramento, coube aos regimentos internos das Casas Legislativas o estabelecimento do processo de formação de tal espécie normativa.
  • No caso de o congresso se encontrar em recesso legislativo ele irá referendar e não autorizar previamente como nos remete a letra B. Pra mim nenhuma das alternativas estão corretas!!!

  • a) ERRADA. Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: VI - incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de Territórios ou Estados, ouvidas as respectivas Assembléias Legislativas;


    b) CERTA. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas;


    c) ERRADA. Art. 66 - § 2º - O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea.


    d) ERRADA. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;



  • LETRA E - ERRADA - Sobre o tema, o professor Marcelo Novelino ( in Manual de Direito Constitucional. Volume Único. 9ª Edição. 2014.Página 2536):


    “O decreto legislativo é um ato normativo primário elaborado para a veiculação de matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional (CF, art. 49). Apesar de ter como fundamento de validade imediato a Constituição (CF, art. 59, VI), o procedimento de elaboração do decreto legislativo é disciplinado pelo Congresso Nacional. A iniciativa depende, em certos casos, do Presidente da República e, em outros, de membro ou comissão do próprio Congresso Nacional. O quorum de aprovação é de maioria relativa, regra geral para as deliberações do Legislativo (CF, art. 47).” (grifamos).



  • ESTADO DE SÍTIO - primeiro SOLICITA - depois DECRETA

     

    ESTADO DE DEFESA - primeiro DECRETA - depois SOLICITA

  • Sobre a D)

     

    A declaração de guerra a Estado estrangeiro, assim como a celebração da paz, são medidas que, independentemente das circunstâncias, o presidente da República somente pode adotar com prévia e expressa autorização do Congresso Nacional.

     

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional;

    XX - celebrar a paz, autorizado ou com o referendo do Congresso Nacional;

  • As competências exclusivas que constam dos artigos 49, 51 e 52 da CF começam com o verbo no infinitivo. As competências que necessitam da sanção do presidente da república começam com substantivos.

    É MUITA COISA PRA GUARDAR QQ INFORMAÇÃO VÁLIDA QUE NOS AJUDE A ACERTAR AS QUESTÕES SÃO BEM VINDAS.

  • a) ERRADO - Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    VI - incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de Territórios ou Estados, ouvidas as respectivas Assembléias Legislativas;

    -

    b) CERTA - Art. 49 É da competência exclusiva do Congresso Nacional: IV - aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas;

    -

    c) ERRADO - Art. 66. § 1º Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto.

    -

    d) ERRADO - O erro está ao dizer "somente por autorização", quando pode ser autorizado ou referendado.

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele.

    -

    e) ERRADO - A aprovação de tratado internacional pelo Congresso Nacional requer maioria simples.

  • "Se não funciona com palavra, diplomacia, vai ser na base da "pólvora". Basta lembrar de nosso risível e exdrúuxulo presidente.Motivo de piada até mesmo pelos militares. Ele sozinho não pode declarar guerra ou celebrar a paz sem a anuência do Congresso Nacional.

    Gabarito: B


ID
781810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista as disposições constitucionais referentes ao Poder Judiciário, ao Ministério Público (MP) e às defensorias públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E. Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura...
  • So para acrescentar, o Procurador Geral da República é chefe do Ministério Público da União, do Ministério Público Federal (um dos 4 ramos do MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público!

    Os chefes dos Ministérios Públicos Estaduais são os Procuradores Gerais de Justiça dos respectivos estados.

    Ex: Ministério Público do Estado do Ceará = Procurador(a) Geral de Justiça do Estado do Ceará
  • Só pra complementar, cuidado com essa história de Ministério Público ser um Poder: "Os doutrinários divergem quanto ao posicionamento do Ministério Público na tripartição dos poderes. A tese dominante não é configurar a instituição como um quarto poder e sim como um órgão do Estado, independente e autônomo, com orçamento, carreira e administração próprios. Na Constituição de 1988, o MP aparece no capítulo Das funções essenciais à Justiça, ou seja, há uma ausência de vinculação funcional a qualquer dos Poderes do Estado."
    http://www.mpu.gov.br/navegacao/institucional/duvidas
  • A colega Silvia pecou gravemente ao dizer que o MP não tem chefe. Em que pese tal consideração já ter sido feita acima, venho reforçar que o Procurador-Geral da República é CHEFE SIM do Ministério Público da UNIÃO. A título de argumentação, colo informações obtidas no próprio site do MPU:
    "PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

    O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União e do Ministério Público Federal. Ele é, também, o procurador-geral Eleitoral. Nomeado pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal, cabe a ele, dentre outras atribuições nomear o procurador-geral do Trabalho (chefe do MPT), o procurador-geral da Justiça Militar (chefe do MPM) e dar posse ao procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios (chefe do MPDFT)."
    http://www.mpu.gov.br/navegacao/institucional

  • Qt à alternativa A:

    CF/88, art. 96:

    Compete privativamente:

    II - ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça, propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169:

    b) a criação e a extinção de cargos e a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como a fixação do subsídio de seus membros e dos juízes, inclusive dos Tribunais Inferiores, onde houver.
  • Apenas complementando a correção da alternativa B exposta pela colega Silvia:

    " O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República entre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após aprovação do seu nome pela maioria absoluta do senado Federal" (CF, art. 128, parágrafo 1º).
  • A LEI COMPLETAR N° 75 DE 20 DE MAIO DE 1993 QUE DISPÕE SOBRE ORGANIZAÇÃO DO MPU TRAZ QUE:

    Do Procurador-Geral da República

            Art. 25. O Procurador-Geral da República é o chefe do Ministério Público da União, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, permitida a recondução precedida de nova decisão do Senado Federal.

            Art. 49. São atribuições do Procurador-Geral da República, como Chefe do Ministério Público Federal:

    VII - designar:
            a) o Chefe da Procuradoria Regional da República, dentre os Procuradores Regionais da República lotados na respectiva Procuradoria Regional;
            b) o Chefe da Procuradoria da República nos Estados e no Distrito Federal, dentre os Procuradores da República lotados na respectiva unidade;

  • Atenção!
    tem gente dando informações erradas... Cynthia Fernanda, não existe PGU(Procurador Geral da União), isso sim é um absurdo!
    Existe PGR, Procurador Geral da República...se for para ensinar algo para as pessoas que utilizam este recurso, então que o faça de maneira correta, por favor!
  • Antes de adicionar um comentário é preciso se fundamentar e colocar a fonte de onde a colocação foi retirada.PIOR QUE NÃO SABER É APRENDER ERRADO!!!! Esse site é usado por muita gente como fonte de estudo e eu tenho visto muitas colocações equivocadas sendo postadas.
  • Como uma pessoa é tão BABACA  a ponto de COMENTAR que o MP NAO TEM CHEFE E AFIRMAR que ele é um QUARTO PODER?????


    É SABIDO QUE ALGUNS DOUTRINADORES PENSAM ASSIM(MINORIA), MAS EM HIPÓTESE ALGUMA É ADMITIDO EM CONCURSO DE PROVA OBJETIVA.


    PENSE BEM ANTES DE ESCREVER BOBAGEM.
  • CALMA GENTE! O RESPEITO VEM EM PRIMEIRO LUGAR!
  • Conforme a nova EC n° 74/13, a alternativa 'C' também estaria correta.
  • Houve uma alteração na CF em virtude da EC nº 74 06/08/2013. Segundo essa emenda, a Defensoria Pública da União e do DF, além da Defensoria dos Estados, tb têm autonomia funcional e administrativa e iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.  A QUESTÃO ESTÁ DESATUALIZADA!!!
  • Art. 134. A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV.)

    § 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º   (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    § 3º Aplica-se o disposto no § 2º às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal.   (Incluído pela Emenda Constitucional nº 74, de 2013)

  • Questão desatualizada. Alternativa "c" também está correta segundo a EC n° 74 de 2013.

    § 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    § 3º Aplica-se o disposto no § 2º às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal.   (Incluído pela Emenda Constitucional nº 74, de 2013).

    • a) O Supremo Tribunal Federal, os tribunais superiores e os tribunais de justiça podem, mediante ato administrativo devidamente motivado, criar e extinguir cargos e estabelecer a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como fixar o subsídio dos juízes. ERRADO!
    • CF/88, art. 96, II, b - Compete privativamente: ao STF, aos Tribunais Superiores e aos TJ's, propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169 - a criação e a extinção de cargos e a remuneração dos seus serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados, bem como a fixação do subsídio de seus membros e dos juízes, inclusive dos Tribunais Inferiores, onde houver.
    • b) O MP é instituição que tem como princípios institucionais a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, razão pela qual o procurador-geral da República é considerado chefe tanto do Ministério Público da União quanto dos ministérios públicos estaduais. ERRADO!
    • O chefe do Ministério Público da União - MPU é o Procurador-Geral da República - PGR.
    • O chefe do Ministério Público Estadual - MPE é o Procurador-Geral de Justiça - PGJ
    • c) A CF assegura à Defensoria Pública da União e às defensorias públicas estaduais autonomia funcional e administrativa e a iniciativa da respectiva proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias da competente unidade federativa. DESATUALIZADA!
      • Conforme os colegas sinalizaram, ANTES preconizava o seguinte: 
      • CF/88, art. 134
      • § 1º - 1º Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais. 
      • § 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, § 2º.
      • Depois da EC nº 74 de 6/08/2013, é:
      • CF/88, art. 134, §3º - Aplica-se o disposto no §2º às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal. 
      • d) A promoção do magistrado se faz alternadamente, por antiguidade e merecimento, sendo obrigatória a promoção do juiz que figure por duas vezes consecutivas, ou três alternadas, em lista de merecimento. ERRADO!
      • CF/88, art. 93, II, a:
      • "A promoção de entrância para entrância, alternadamente, por antigüidade e merecimento, atendidas as seguintes normas: obrigatória a promoção do juiz que figure por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento;
      • e) Além do disposto na CF, as garantias e prerrogativas da magistratura são disciplinadas por lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal. CORRETA!
      • CF/88, art. 93 - "Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura..."
  • Olá pessoal, a equipe pedagógica do Qconcursos.com desatualizou essa questão.

    A emenda constitucional nº.74/2013 concedeu às defensorias públicas da União em cada estado e no Distrito Federal autonomia funcional e administrativa, a exemplo do que já ocorre com as defensorias estaduais desde a reforma do Judiciário.



ID
781813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e dos direitos de nacionalidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "b". Lei seca:
    Art. 12, CF - São brasileiros:
    II - Naturalizados:
    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.
    Bons estudos!
  • Vamos aos erros das outras alternativas?
    a) ERRADO – O Brasil adota o critério jus soli e também o jus sanguinis. O erro está em dizer que "os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator". Os estrangeiros não podem estar a serviço de seu país de origem.
    b) CERTO – Conforme explicou o colega acima.
    c) ERRADO – O erro está em dizer que é preciso "prévia autorização da autoridade competente". Não é necessário autorização mas "prévio aviso à autoridade competente".
    d) ERRADO – As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas e ter sua atividades suspensas por decisão judicial, sendo que, no primeiro caso, requer o trânsito em julgado.
    e) ERRADO – Mandado de segurança não é gratuíto.
  • Complementação do comentário acima: Habeas Corpus é gratuito. Habeas Data também é gratuito.
  • Questão que requer atualização sempre, pois nas últimas Emendas Constitucionais texto foi alterado.
  • a) O Brasil adota, na atribuição de nacionalidade, o critério do jus soli e jus sanguini, e, assim, são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator, os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros (errada)
    Regra no Brasil: jus soli; Exceção: jus sanguini
    Art. 12, CF - I - natos:
    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; (jus soli)
    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

     (jus sanguini)
    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;  (jus sanguini)
    b) Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal podem adquirir a nacionalidade brasileira, desde que formalmente a requeiram, e, assim, assumir a condição de brasileiros naturalizados. (correta). Art. 12, II, b - CF. 
    c) A CF assegura o direito de reunião em locais abertos ao público, desde que a reunião tenha caráter pacífico e não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo exigida, para tanto, apenas prévia autorização (aviso) da autoridade competente. (errada) Art. 5o. XVI, CF 
    d) As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas por decisão judicial, mas a suspensão de suas atividades é medida que se insere no âmbito do poder de polícia da administração, em caso de relevante interesse social ou de ofensa ao bem-estar coletivo.  Art. 5o. XIX, CF (errada)
    As associações  só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou  ter  suas  atividades  suspensas por  decisão judicial,  exigindo-se,  no   primeiro   caso,  o  trânsito   em julgado;  Paralisação  compulsória  (independente  da  vontade  dos  sócios) das atividades. Para que tenham suas atividades SUSPENSAS só por decisão judicial ("simples"). 
    e) São gratuitas as ações que visam assegurar as liberdades públicas e a proteção de direito líquido e certo, como o habeas corpus e o mandado de segurança.(errada)
    Gratuitas = Habeas corpus/Habeas data/Ação popular – (de boa fé), e qualquer ação judicial (todas), quando necessárias ao exercício da cidadania(M. segurança - eleitoral - votar, ser votado). - ARt. 5o. CF, LXVIII/LXXII/LXXIII.
  • Nascer e Morrer HC e HD, portanto são gratuitos a Certidão de Nascimentos, a Certidão de Óbito, Habbeas Corpus e Habbeas Data 
  • Os estrangeiros de qualquer nacionalidade?

    E os oriundos de língua portuguesa, questão anulável!!! 

  • Questão safadinha...

  • esse Kelwin Agostinho chora p carai.


    gabarito: b)

  • kkkkkk olha a cara dele na foto Davi Arantes!! ele erra e a culpa é da banca.

  • a) O Brasil adota, na atribuição de nacionalidade, o critério do jus soli, e, assim, são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator, os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros.


    b) art.12,II,"b", CF.


    c) A CF assegura o direito de reunião em locais abertos ao público, desde que a reunião tenha caráter pacífico e não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo exigida, para tanto, apenas prévia autorização da autoridade competente.



    d) As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas por decisão judicial, mas a suspensão de suas atividades é medida que se insere no âmbito do poder de polícia da administração, em caso de relevante interesse social ou de ofensa ao bem-estar coletivo. 



    e) São gratuitas as ações que visam assegurar as liberdades públicas e a proteção de direito líquido e certo, como o habeas corpus e o mandado de segurança.

  •    Explicando a assertiva correta (B).

     

       Temos que: "Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal podem adquirir a nacionalidade brasileira, desde que formalmente a requeiram, e, assim, assumir a condição de brasileiros naturalizados."

     

       O português será considerado "quase nacional" e considerado como um naturalizado, mesmo permanecendo com a nacionalidade portuguesa (estrangeiro), após 01 ano ininterrupto de residência no país e idoneidade moral.

       Porém, caso pretenda naturalizar-se brasileiro, seguirá o supracitado procedimento.

     

    ----------

    At.te, CW.

     - NATHALIA MASSON. Manual de Direito Constitucional. 4ª edição. Editora JusPodivm, 2016.

     - PEDRO LENZA. Direito Constitucional Esquematizado. 18ª edição. Editora Saraiva, 2014.

  • Gab LETRA B

     

    Vamos aos erros das outras alternativas?
    a) ERRADO – O Brasil adota critério jus soli e também o jus sanguinis. O erro está em dizer que "os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator". Os estrangeiros não podem estar a serviço de seu país de origem.
    b) CERTO - Texto literal!
    c) ERRADO – O erro está em dizer que é preciso "prévia autorização da autoridade competente". Não é necessário autorização mas "prévio aviso à autoridade competente".
    d) ERRADO – As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas e ter sua atividades suspensas por decisão judicial, sendo que, no primeiro caso, requer o trânsito em julgado.
    e) ERRADO – Mandado de segurança não é gratuíto.

     

    (Julio J)

  • LETRA A - Quando fala INDEPENDEMENTE. Filhos, nascidos no Brasil, de estrangeiros que estejam à serviço de seu país de origem não será BRASILIEIROS NATOS;

    LETRA B - Literalmente o que dispõe a norma constitucional

    LETRA C - Erra quando fala que É NECESSARIA AUTORIZAÇÃO DE AUTORIDADE, não existe essa condicionante

    LETRA D -  Erra quando diz que SUA SUSPENSÃO SE INSERE NO AMBITO DO PODER DE POLICIA. A medida e judicial, sendo que não precisa ser TRANSITADA EM JULGADO para tal

    LETRA E -- MS não é gratuito. São gratuitos HC e HD.

  • Art. 12, CF - São brasileiros:
    II - Naturalizados:
    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

  • Art. 12, CF - São brasileiros:
    II - Naturalizados:
    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

    Reportar abuso

  • a) errada!! É adotada, via de regra, o critério jus soli (p. ex: estrangeiro que nasce no brasil, desde que seus pais nao estejam a serviço do seu estado de origem), porém admite-se como exceção o critério jus sanguinis (p. ex. filhos de pais brasileiros que estejam a serviço da republica federativa do brasil no estrangeiro);

    b) certa!!! Trata-se do critério de obtenção de nacionalidade derivada, mais especificamente quando for para estrangeiros de QUALQUER NACIONALIDADE exigindo-se residência por 15 anos ininterruptamente, sem qualquer condenação penal desde que seja feito a requerimento do estrangeiro;

    c) Prévio aviso à autoridade competente, desde que não fruste outra reunião;

    d) associações compulsoriamente dissolvidas por decisão transitada em julgado; enquanto a suspensão das atividades exige-se somente decisão, sem efeito definitivo;

    e) regrinha: TUDO COM H É GRATUITO (salvo comprovada má-fé do impetrante); TUDO COM M É PAGO!!!

  • a) O Brasil adota como regra jus soli. Jus sanguinis é a exceção.

    Erro "O Brasil adota, na atribuição de nacionalidade, o critério do jus soli, e, assim, são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator, os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros."

    Existe outros fatores ex.: A serviço do Brasil.

  • CF:

     

    Letras A e B) 

     

    Art. 12. São brasileiros:

     

    I - natos:

     

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

     

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

     

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

     

    Logo, o Brasil adota tanto o critério do jus solis quanto o do jus sanguinis.

     

    II - naturalizados:

     

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

     

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

     

    Letras C, D e E) 

     

    Art. 5º:

     

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

     

    XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso (dissolução compulsória), o trânsito em julgado

     

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público

     

    LXXVII - são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania (mandado de segurança).

  • naturalização extraordinária é isso?

  • Se o estrangeiro for português? dai nao seria necessário os 15 anos né verdade?
  • Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e dos direitos de nacionalidade,é correto afirmar que: Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal podem adquirir a nacionalidade brasileira, desde que formalmente a requeiram, e, assim, assumir a condição de brasileiros naturalizados.

  • e o português?

  • Está desatualizada essa questão , não ?!

    no Google diz que é mais de 5 anos interruptos e sem condenação penal...


ID
781816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que concerne ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após a Reforma do Judiciário (Emenda Constitucional n.º 45, de 2004), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa menos errada é a B.
    De fato o CNJ "apreciará a legalidade dos atos administrativos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que as irregularidades sejam sanadas."
    No entando, não me parece muito correto dizer que "o poder de correição do CNJ foi significativamente ampliado após a referida emenda" vez que o CNJ foi criado com a emenda 45/2004.
    Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário:
    I - o Supremo Tribunal Federal;
    I-A o Conselho Nacional de Justiça; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    Cabe lembrar que o membro do STF que faz parte do CNJ é o próprio presidente que preside o orgão correicional como membro natural. E ainda, o CNJ, não sendo dotado de jurisdição, não pode rever o mérito da atividade jurisdicional.
  • nossa, questão maluca. Vamos lá, item por item (tentar, pelo menos):

    a)ERRADA. Os membros do CNJ serão julgados por crime de responsabilidade pelo Senado, e não pelo Congresso Nacional;

    b) CORRETA. Tá meio incompleto, mas tá de acordo com o art. 2º, II da EC nº 45.

    c) ERRADA. O CNJ não tem membros permanentes. Eles serão eleitos para um mandato de 2 anos, permitida a recondução;

    d) ERRADA. O Conselho só controla a parte administrativa e financeira do judiciário, além de fazer o controle ético-disciplinar dos membros desse poder. Lembrando também o CNJ não possui competência jurisdicional.

    e) ERRADO. Não tem isso na emenda nº 45.




  • A princípio, tinha enxergado um problema de lógica na alternativa "b", o colega Júlio parece que teve a mesma dúvida:

    Se o CNJ foi criado pela própria EC 45, a princípio, não estaria logicamente correto dizer que o poder de correição do CNJ foi "significativamente ampliado após a referida emenda".  Segundo essa lógica, como seria possível ampliar algo que acabou de ser criado, ou seja nem existia?

    Ocorre que a redação original da EC 45, que criou o CNJ, é de 2004 mas, em 2009, houve mudança na redação do art. 103-B. Logo, não há nenhuma pegadinha na afirmação de que o poder de correição foi significativamente ampliado após a referida emenda.

    Em suma, houve ampliação dos poderes de correição do CNJ em 2009 e a alternativa "b" é correta.
  • A) ERRADA
    Nos crimes de responsabilidade os membros do CNJ serão julgados opelo Senado Federal
    B) CORRETA
    Art. 103-b, §4º, II:
    C) ERRADA
    O CNJ não tem membros permanentes, seus membros tem mandato de 2 anos
    D) ERRADA
    O CNJ não tem poder de analisar mérito da atividade jurisdicional, sua competência é restrita ao âmbito administrativo
    E) ERRADA
    É importante lembrar da sumula do STF :
    Sumula 649/STF: É inconstitucional a criação, por constituição estadual, de órgão de controle admnistrativo do poder judiciário do qual participem representantes de outros poderes ou entidades
  • Pessoal,

    acredito que o erro da letra C não está ao falar que "O CNJ tem, como um de seus membros permanentes, um dos ministros do STF", pois o presidente do CNJ é membro fixo por ser o presidente do STF. Art. 103-B § 1°.

    "§ 1º O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal."

    Outra coisa, coloquem o artigo em seus comentários a ideia é facilitar, certo?
  • manoela,
    o erro da letra C é justamente dizer que o CNJ tem  membros permanentes, um dos ministros do STF, a ser indicado por este tribunal.", visto que,
    no  
    Art. 103-B.  O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo:



  • Não entendi? Tá meio confuso o negócio.
    Até entendo que existem 15 membros temporários, mas o fato de apenas o Presidente do STF presidir o Conselho juntamente com o Vice nas ausências já demonstra o caráter permanente de pelo menos 2 membros simplesmente pelo fato de que que não há rotatitividade do presidente e Vice do STF  nos cargos de direção do CNJ. Então, essa temporariedade do presidente do STF não seria pelo cargo propriamente dito mas sim pela "pessoa" que está exercendo no momento? Nesse caso, precisaria verificar a duração do cargo do presidente do STF, se é compatível com a duração exigida por lei para o CNJ. 
  • Em relação ao item "C":

    "O CNJ tem, como um de seus membros permanentes, um dos ministros do STF, a ser indicado por este tribunal".

    "O CNJ tem, como um de seus membros permanentes, um dos ministros do STF..." --> Até aqui o item está correto, uma vez que um Ministro do STF sempre fará parte parte do quadro de membros do CNJNote que, apesar de haver mandato (2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução), sempre haverá um Ministro do STF como membro do CNJ (o presidente do STF, que é do CNJ tb). O item não fala sobre "o mesmo membro sempre", e, sim, sobre "sempre um membro do STF". 

    Entretanto, o que torna o item incorreto, é sua segunda parte: "[...]a ser indicado por este tribunal".
    Sabe-se que o membro do STF que integra o CNJ, é, sempre, o Presidente do STF e, nas suas ausências, o Vice-Presidente do respectivo tribunal.

    Cuidado com o peguinha do item!
  • a) No que tange aos crimes de responsabilidade, os membros do CNJ serão julgados pelas duas casas do Congresso Nacional, em sessão conjunta. Julgados pelo Senado.
    b) O poder de correição do CNJ foi significativamente ampliado após a referida emenda, de modo que esse conselho apreciará a legalidade dos atos administrativos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que as irregularidades sejam sanadas.  CORRETA.
    c) O CNJ tem, como um de seus membros permanentes, um dos ministros do STF, a ser indicado por este tribunal. Presidente do STF é membro nato, não indicado.
    d) As atribuições conferidas ao CNJ têm como função precípua controlar as atividades do Poder Judiciário e intervir, nos casos expressamente previstos em lei, no mérito da atividade jurisdicional de qualquer das esferas do Judiciário federal ou estadual.  Não Intervém no Mérito, apenas na ilegalidade dos atos administrativos. Os Juizes tem prerrogativa de sua jurisdição.
    e) O CNJ é órgão do Poder Judiciário revestido de competência para instituir, nos estados da federação, conselhos destinados ao controle da atividade administrativa, financeira e disciplinar da respectiva justiça. Sumula 649 STF- Inconstitucional órgão estadual de controle da justiça.
  • Pessoal vamos com calma. "O CNJ tem, como um de seus membros permanentes, um dos ministros do STF." até aqui certo, pq 1 dos ministros será o Presidente do STF e tbm  Do CNJa ser indicado por este tribunal.  Está parte está errada pq nao cabe aos ministros escolherem quem deles vai para o CNJ, pois automaticamente o Presidente do STF, tbm será o Presidente do CNJ, Quando o minstro Joaquim Barbosa assumiu a presidencia do STF automaticamente assumiu tbm a Presidencia do CNJ, nao teve que ser indicado pelos outros Ministros do SUPREMO. Por isso a letra c está ERRADA
  • Pessoal,
    Essa questão foi ANULADA pelo CESPE sob a seguinte justificativa:
    "O CNJ não teve seus poderes de correição ampliados por meio da Emenda Constitucional n. 45, mas sim, foi criado por meio da referida emenda. Por esse motivo, opta-se pela anulação da questão".
    Fonte: http://www.questoesdeconcursos.com.br/concurso/justificativa/2187/tj-al-2012-auxiliar-tecnico-e-analista-justificativa.pdf
  • Pessoal, na parte superior da página do QC existe uma opção chamadaConfigurações.  Ao clicar nesse item, aparecerá uma página contendo uma aba chamada Comentários. Lá você poderá configurar sua página para Não exibir comentários com conceito abaixo de: Regular ou Bom. Marcando, por exemplo,Bomapenas os comentários com 3 ou mais estrelas ficarão visíveis. Isso permitirá que você filtre as informações, visualizando apenas as que possuem as melhores notas.
    Como para o concurseiro tempo é imprescindível
    ...

    FICA A DICA! 

  • MEMBROS DO CJN

     

    [̲̅$̲̅(̲̅ ͡° ͜ʖ ͡°̲̅)̲̅$̲̅] [̲̅$̲̅(̲̅ ͡° ͜ʖ ͡°̲̅)̲̅$̲̅]

    2 ADVOGA. do diabo foram ao COAB reclamar sobre a ''corrupção' na CD e SF a pedido dos 2 CIDADÃOS (• ◡•)|   (• ◡•)| 

    Enquanto isso o PGR q precisava de 2 pessoas, me Indicou para o MPU e Escolheu meu boy para o MPE.

     

     

    Na mesma tarde tocava a 1h da tarde no rádio: (1h = 1 membro)

     

    Lewandowski (STF) indicou o DESEMBARGADOR que gritou Tamo Junto(゚∀゚)

    Lewandowski   (STF) Julgou o BOLSOMITO, e o JUIZ ESTADUAL gritou: Porra Lewandowski, vc pode ser presidente, mas CORNO NUNCA JULGA!’ (       

     

     

    Foi assim que conclui que Sabedoria Trás Justiça ao seu MINISTRO e indica TODOS  os japas e JUIZES da FEDERAL. (▀̿̿Ĺ̯̿̿▀̿ ̿)        

     

    E para concluir às 15h, meu amg me ligou e me falou:

     

    ͜ʖ͠) - Transei Sexta a Tarde na MINI van da JU.JU depois q sai de TODOS os TRABALHO.

     

    2 Membros:

     

    COAB ----> 2 ADVOGADOS (Q107397)

    SF e CD ----->2 CIDADÃOS DE NÓTAVEL SABER JURÍDICO E REPUTAÇÃO ILIBADA

    PGR----> MEMBRO MPU MPE


                                               MPU --> INDICADO

                                               MPE ---> ESCOLHIDO 

     

    STF -----> PRESIDENTE STF ( PRESIDENTE DO CNJ )

    STF ----->DESEMBARGADOR DO TJ (Q107397/Q381818)

    STF ----->JUIZ DE DIREITO/ESTADUAL (Q381818)




    STJ------> MINISTRO DO STJ

    STJ------>JUIZ DO TRF

    STJ------>JUIZ FEDERAL




    TST------>MINISTRO DO TST

    TST------>JUIZ DO TRT

    TST------>JUIZ DO TRABALHO


    TOTAL : 15 MEMBROS


     

     

    Corno Nunca Julga -> 15 letras - 15 membros

     

    Art. 103-B. O C(CORNO)onselho N(NUNCA)acional de J(JULGA)ustiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução [...]

     

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Sobre a questão E:

     

    CNJ. Órgão de natureza exclusivamente administrativa. Atribuições de controle da atividade administrativa, financeira E disciplinar da magistratura. Competência relativa apenas aos órgãos e juízes situados, hierarquicamente, abaixo do STF. Preeminência deste, como órgão máximo do Poder Judiciário, sobre o Conselho, cujos atos e decisões estão sujeitos a seu controle jurisdicional

     

    [ADI 3.367, rel. min. Cezar Peluso, j. 13-4-2005, P, DJ de 22-9-2006.]


ID
781819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os municípios no quadro da Federação brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A
    Simples porém abrangente os conceitos dessa questão.
    Na lição de Hely Lopes Meirelles "o município brasileiro é entidade político-administrativa de terceiro grau, na ordem decrescente de nossa Federação: União – Estados – Municípios".
    A CF 88 reconheceu os municípios como ente federativo conforme expresso nos arts. 1º e 18.
    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal...
    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
    A organização dos municípios está descrita no Capítulo IV (arts. 29 a 31) da CF 88 que veda a criação de judiciário municipal:
    Art. 31, § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.
  • Analisando os itens incorretos:
    b) ERRADA: O artigo 29, II, da Constituição, afirma o seguinte: eleição do Prefeito e do Vice-Prefeito realizada no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder, aplicadas as regras do art. 77, no caso de Municípios com mais de duzentos mil eleitores. 
    O art. 77, no que interessa para a questão, afirma o seguinte:
    § 2º - Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
    § 3º - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.
    Diante disso, é possível afirmar que nem sempre haverá segundo turno, mas, tão somente, quando o município tiver mais de duzentos mil habitante e nenhum dos candidatos alcançar a maioria absoluta na primeira votação.
     
    c) ERRADA: Os crimes de responsabilidade do prefeito são elencados no art. 29, da Constituição:
    § 1o A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
    § 2o Constitui crime de responsabilidade do Prefeito Municipal: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
    I - efetuar repasse que supere os limites definidos neste artigo; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
    II - não enviar o repasse até o dia vinte de cada mês; ou (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
    III - enviá-lo a menor em relação à proporção fixada na Lei Orçamentária. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
    § 3o Constitui crime de responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal o desrespeito ao § 1o deste artigo.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
     
    Seguindo, tem-se que A definição dos crimes de responsabilidade é competência legislativa privativa da União, assim como o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento destes.
    Este item está correto, pois a competência para legislar sobre direito penal e processual penal é privativa da União, nos termos do artigo 22, inciso I da Constituição da República:
    "Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
    I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;"
    http://www.lfg.com.br/artigo/20090129173608733_agu-2006-advogado-da-uniao_competencia-para-legislar-sobre-crimes-de-responsabilidade.html
  • d) ERRADA
    A fiscalização do município é analisada pelo art. 31, da CF:
    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
    § 1º - O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.
    § 2º - O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.
    § 3º - As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.
    § 4º - É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.
    O erro da questão está na afirmação da “competência exclusiva da câmara municipal”, tendo em vista que ele será exercido com o auxílio do tribunal de contas, onde houver, consoante o art. 31, §2º, da CF.
     
    e) ERRADA: Até onde eu sei, os vereadores possuem apenas a imunidade material, consoante o art. 29: VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município.
    Assim: IMUNIDADE FORMAL:
    O vereador não tem imunidade formal.
    A imunidade formal ela tem dois tipos/ ela tem duas espécies:
    Nos temos aquela imunidade formal relacionada a prisão/imunidade formal quanto a prisão.
    http://diarioacademico.blogspot.com.br/2011/04/imunidade-parlamentar.html
  • Complementando com a Súmula 722 do STF:
    São de competência legislativa da União a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento.
  • Sobre a assertiva B, creio que o problema é outro.

    b) As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios com mais de duzentos mil eleitores ocorrerão, necessariamente, em dois turnos, caso nenhum dos candidatos alcance a maioria absoluta dos votos validamente emitidos no primeiro turno, aí computados os votos em branco, mas não os nulos.

    A alternativa fala que os dois turnos ocorrerão caso nenhum dos candidatos alcance a maioria dos votos validamente emitidos no primeiro turno. Em nenhum momento fala que sempre será assim. Desta forma, está correta essa parte, nos termos do art. 29, II, da CF: "... aplicadas as regras do artigo 77, no caso de Municípios com mais de duzentos mil eleitores".
    De  acordo com o art. 77, §3º, se "nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado" - Segundo turno.
    O §2º, por sua vez, coloca: "não computados os em branco e os nulos". 
    É neste ponto que encontra-se o erro da alternativa, que fala "aí computados os votos em branco, mas não os nulos".
  • Ma,má,mais auto governo não é a capacidade de eleger representantes?

  • Vi as explicações , mas não entendi....

  • a) Os municípios gozam de certa autonomia que permite, em função das regras e princípios de autogoverno, contar com poderes Executivo e Legislativo eleitos pela população, mas não com Poder Judiciário próprio.

    CERTO. Nos Municípios, ao contrário do que acontece nos demais entes da federação, não há Poder Judiciário.


    c) A lei orgânica municipal poderá definir os crimes de responsabilidade do prefeito municipal, assim como seu processamento, sempre levando em consideração as normas da CF.

    ERRADO. Súmula vinculante 46-STF: A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União.


    d) A CF determina que a fiscalização financeira e orçamentária dos municípios seja feita por meio de dois sistemas de controle: um externo, de competência exclusiva da câmara municipal; e outro interno, a ser realizado pelos poderes Legislativo e Executivo municipais sobre os próprios atos.

    ERRADO. Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.


    e) As leis orgânicas municipais e as constituições estaduais poderão contemplar imunidades formais para os vereadores, quer em relação ao processo penal, quer em relação à prisão.

    ERRADO. Os Vereadores gozam de inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município (art. 29, VIII). Imunidade formal: NÃO gozam; Imunidade material: possuem.


    As imunidade formais podem ser de duas espécies:

    a) Em relação à prisão (art. 53, § 2º): desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

    b) Em relação ao processo (art. 53, § 3º): se for proposta e recebida denúncia criminal contra Senador ou Deputado Federal, por crime ocorrido após a diplomação, o STF dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.

    Fonte: Dizer o direito.


  • a) CERTA - Art. 31. § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    -

    b) ERRADA - Art. 29. II - eleição do Prefeito e do Vice-Prefeito realizada no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder, aplicadas as regras do art. 77 no caso de Municípios com mais de duzentos mil eleitores;

    Art. 77. § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

    -

    c) ERRADA - STF Sumula 46 - A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União.

    -

    d) ERRADA - Art. 31, Caput, CF/88 - A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    -

    e) ERRADA - Os vereadores possuem apenas a imunidade material.

    Art. 29. VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;

    Imunidade Material - São invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

    Imunidade Formal - São julgados pelo STF e não podem ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável.

  • LETRA A

  • Considerando os municípios no quadro da Federação brasileira, é correto afirmar que: Os municípios gozam de certa autonomia que permite, em função das regras e princípios de autogoverno, contar com poderes Executivo e Legislativo eleitos pela população, mas não com Poder Judiciário próprio.

    _____________________________________________________________

    CF/88:

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.