SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2010 - TRE-MT - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas


ID
78064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É inegável que, com o advento da informática, o conceito de administração pública ganhou adjetivos nunca imaginados antes, como transparência e prestação de contas. Isso vem acontecendo em muitas cidades brasileiras, onde as prefeituras disponibilizam aos cidadãos serviços que só eram conseguidos após horas de fila. Outro benefício da informática aliada à Internet é a possibilidade de ter acesso aos atos e às contas da administração pública. Com um simples clique no mouse, todos os interessados no desenvolvimento municipal têm as informações atualizadas. E, mais do que isso, podem pedir certidões, boletos para pagamento de taxas e segunda via de documentos perdidos, como, por exemplo, o imposto predial e territorial urbano (IPTU).
Essas são apenas algumas das facilidades da informática. O principal, nesse processo, é saber com exatidão e transparência os projetos em andamento e as decisões tomadas pelos Poderes Executivo e Legislativo da cidade.

Idem, ibidem.

Assinale a opção que apresenta a ideia principal do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estariam corretas mas a questão pede a ideia principal, a essência, do texto citado. Sendo assim só nos restariam a alternativa B) pois é a mais ampla e esta ligada diretamente ao primeiro período do texto.
  • O Miolo do texto

  • que maconha boa .... O principal, nesse processo, é saber com exatidão e transparência os projetos em andamento e as decisões tomadas pelos Poderes Executivo e Legislativo da cidade.

  • Como sempre A CESPE colocando chifres em cabeça de cavalo.

  • GAB: B

    Quando se escreve um texto, o primeiro parágrafo costuma dizer do que o texto irá tratar, certo? Logo o 1° parágrafo traz a idéia principal.

  • Correta, B

    A resposta encontra-se nos parágrafos iniciais do texto. Na introdução encontra-se o que será abordado ao longo do texto.

    "É inegável que, com o advento da informática, o conceito de administração pública ganhou adjetivos nunca imaginados antes, como transparência e prestação de contas. Isso vem acontecendo em muitas cidades brasileiras, onde as prefeituras disponibilizam aos cidadãos serviços que só eram conseguidos após horas de fila".


ID
78076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos apresentados nas opções abaixo são adaptações de partes de um texto disponível na Internet (www.dnt.adv.br). Assinale a opção em que o trecho apresentado está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • a) Não pode ter a vírgula depois de "aperfeiçoamento", devido está separando o nome de seu complemento (aperfeiçoamento do processo);b) Não pode ter a vírgula depois de Judiciário, em virtude de o sujeito (o objetivo) ser separado de seu complemento (predicado) - o objetivo é definir...e criar.c) "... cada um tem" e não cada um têm, pois o sujeito - cada um - está no singular.d) "O plano de trabalho foi..." e não o plano de trabalho, foi. Não posso separar o sujeito do verbo.e) certo.
  • Complementando o comentário acima, posso dizer que a questão fica fácil quando usamos o método de exclusão para resolvê-la pois fica fácil perceber que a única alternativa com possibilidades de estar correta é a última pois todas as outras, de maneiras diferentes, separam SUJEITO DE PREDICADO OU O COMPLEMENTO DE SEU PREDICATIVO.
  • Como regra geral, para garantir a correta interpretação do enunciado, a vírgula não deve interromper o sintagma, exceto nas enumerações
  • Não podemos separar:Sujeito - VerboVerbo - ComplementoTermo Regente - Complemento NominalVemos então que a resposta certa é a (E)
  • Complementando o comentario do Iran...a) Não pode ter a vírgula depois de "aperfeiçoamento", devido estár separando o nome de seu complemento (aperfeiçoamento do processo);b) Não pode ter a vírgula depois de Judiciário, em virtude de o sujeito (o objetivo) ser separado de seu complemento (predicado) - o objetivo é definir...e criar. POLÍTICA TEM ACENTO.c) "... cada um tem" e não cada um têm, pois o sujeito - cada um - está no singular. A regência do verbo fazer pede a preposição COM – FAZER COM QUE TODOS.d) "O plano de trabalho foi..." e não o plano de trabalho, foi. Não posso separar o sujeito do verbo.e) certo.
  • a) O Comitê de Gestão dos Sistemas Informatizados do Poder Judiciário apresentou um plano de trabalho para o aperfeiçoamento " , " do processo eletrônico digital.
    NAO SEPARA-SE O COMPLEMENTO DO SEU VERBO POR MEIO DE VIRGULA
    ERRADA
    b) Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia de Informação do Conselho Nacional de Justiça, o objetivo é definir uma politica de segurança da informação do Poder Judiciário, e criação de um sistema mais moderno.
    NAO E' PERMITIDO SEPARAR POR MEIO DE VIRGULA O ULTIMO TERMO DE UMA ENUMERACAO QUE ESTEJA ANTECEDIDO PELA PREPOSICAO "e"
    SE A VIRGULA ESTIVESSE DEPOSI DO "e" estaria correta
    assim:

    Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia de Informação do Conselho Nacional de Justiça, o objetivo é definir uma politica de segurança da informação do Poder Judiciário e , criação de um sistema mais moderno.
    ERRADA
    c)Não deveremos padronizar o sistema de informação dos tribunais, porque cada um têm um modelo diferente, o que o Conselho Nacional de Justiça pretende, é fazer que todos os sistemas possam comunicar-se entre si.
    CADA UM TEM sem acento pois cada um e' um termo que expressa sentido no singular
    ERRADA
    d) O plano de trabalho, foi apresentado e definindo metas de curto, médio e longo prazo que deverão ser cumpridas entre dezoito meses a cinco anos, até a total informatização dos processos judiciais.
    O TERMO DEFINIDO E' REGIDO POR METAS
    O CORRETO SERIA:
    O plano de trabalho, foi apresentado e definindas metas de curto, médio e longo prazo que deverão ser cumpridas entre dezoito meses a cinco anos, até a total informatização dos processos judiciais.
    ERRADA
    e)
    O objetivo é reduzir os custos do Poder Judiciário, agilizar a tramitação dos processos pelos meandros da justiça e, consequentemente, melhorar a prestação jurisdicional.
    Resposta  LERTA E DE "E"U VOU PASSAR!!! SE DEUS QUISER!!!

  • Alternativa B: Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia de Informação do Conselho Nacional de Justiça, o objetivo é definir uma politica de segurança da informação do Poder Judiciário, e criação de um sistema mais moderno.

    >>> O correto seria: (...) política de segurança da informação (...)

  • O objetivo é reduzir os custos do Poder Judiciário, agilizar a tramitação dos processos pelos meandros da justiça e, consequentemente, melhorar a prestação jurisdicional. O trecho está gramaticalmente correto.


ID
78079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir são adaptações de partes do editorial do jornal Folha de S.Paulo de 29/11/2009. Assinale a opção em que o trecho apresentado está correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • meu palpite:a) retirar a vírgula depois "de que"b) retirar a vírgula depois de “ambicioso”.c) gabarito.d) retirar a vírgula depois de “desenvolvidos”.b) retirar a vírgula depois de “desenvolvimento”.
  • A) Separaram o sujeito Copenhague do seu verbo sair.

    B) Separaram o Objeto oracional da sua oração principal. O que que já se sabe?

    C) Idem B. O que que Isso exige?


    E) Idem B. Qual é a ideia?



    Lembremo-nos. Não podemos separar o sujeito do verbo e este de seus complementos.
    • A alternativa correta é a letra "c". Vejamos as correções das demais.
    • Obs.: amarelo são as pontuações inseridas; vermelho, as pontuações erradas.
    • a) Copenhague, afinal, pode sair menos ruim que a encomenda. Quando já se contava com um fiasco da conferência sobre mudança do clima, na capital dinamarquesa, surgem sinais animadores de que, um acordo razoável pode ser obtido. Limitado, mas melhor que acordo nenhum.
    • b) Já se sabe que, não será aprovado um tratado forte, com compromissos legais dos países para redução de gases do efeito estufa. Essa era a expectativa anterior: algo mais ambicioso, que o Protocolo de Kyoto (1997), fracassado, que determinava corte médio de 5,2% nas emissões só das nações desenvolvidas.
    •  c) O compromisso obtido em Copenhague será apenas politicamente vinculante. O novo acordo precisa ir muito além de Kyoto, se a meta for impedir que o aumento da temperatura média da atmosfera ultrapasse 2 ºC de aquecimento neste século, como recomenda a maioria dos climatologistas. (CORRETA)
    •  d) Isso exige dos países desenvolvidos, chegar a 2020 emitindo 25% a 40% menos poluentes que em 1990, ano-base de Kyoto. Os países menos desenvolvidos, por seu turno, precisam desacelerar a trajetória crescente de suas emissões.
    •  e) Estima-se que seja necessário um corte de 15% a 30%, aplicados no caso sobre os níveis que estariam emitindo em 2020, mantido o ritmo atual. A ideia é que, a redução não prejudique seu esforço de desenvolvimento, e redução da pobreza.
  • vírgula depois do QUE é sal...

  • Deus nunca dará algo a você antes do tempo! Entre o "plantar e colher" existe o "regar e esperar".

    em um investimento próprio com retorno garantido, mas sem tempo determinado.

    prazer, sou concurseiro!!!


ID
78082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir são adaptações de partes do editorial do jornal Valor Econômico de 26/11/2009. Assinale a opção em que o trecho apresentado está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • A questão envolve o emprego da vírgula. A letra D está correta pois o emprego da vírgula foi usado corretamente separando termos com o mesmo valor sintático: "...em 8% no Brasil, nos Estados Unidos da América é de 9,5% e, na zona do euro, de 9,7%, segundo dados de setembro".A alternativa A está errada: o termo "da retomada da economia brasileira" é um aposto, logo deveria vir entre vírgulas.A alternativa B também está incorreta: O "e" é uma conjunção aditiva, antes dela do "ou" e do "nem", não se usa vírgula.As alternativas C e E estão erradas pois: Não se usa vírgula separando termos que, do ponto de vista sintático, ligam-se diretamente entre si:entre sujeito e predicado,entre o verbo e seus objetos.
  • Erro da letra A: "beniguinos" se escreve corretamente "benignos".Erro da letra B: "previlegiado" se escreve corretamente "privilegiado".Erro da letra C: Não há crase no "a" de "...à consciência", vez que não existe preposição, somente o "a" artigo.Erro da letra E: "...a crise ceifou 800 mil VAGAS".Resposta: Letra D.
  • Acho que a letra a ta errada tambem por causa do verbo sustentar que deveria vir no singular concordando com a criação!
  • Na letra C, além do já citado problema referente à crase, a também um problema de concordância, pois "que minam" deveria vir no singular para concordar com "desemprego elevado"
  • a) Um dos aspectos mais benignos da retomada da economia brasileira é a recuperação do emprego. A criação de novas vagas sustentam o consumo doméstico, animando os negócios, apesar da crise internacional.

    b) O cenário brasileiro é privilegiado em comparação com o de outros países, mesmo levando em conta que a produtividade suprimiu vagas, e que o salário médio real está em baixa.

    c) Nos Estados Unidos da América, a forte dose de estímulos do governo e o início da retomada não reduziram o desemprego elevado, que mina a confiança do consumidor e das empresas e põem em risco a consistência da própria recuperação.

    d) Enquanto a taxa de desemprego está em 8% no Brasil, nos Estados Unidos da América é de 9,5% e, na zona do euro, de 9,7%, segundo dados de setembro. Os EUA perderam 7,2 milhões de vagas desde janeiro de 2008. Correta.

    e) No Brasil, a crise ceifou 800 mil vagas em três meses, entre novembro de 2008 e janeiro de 2009. Mas isso já foi compensado porque mais de um milhão de novas vagas foram criadas, depois disso.


  • a) Um dos aspectos mais beniguinos da retomada da economia brasileira é a recuperação do emprego. A criação de novas vagas sustentam o consumo doméstico, animando os negócios, apesar da crise internacional.


    b) O cenário brasileiro é previlegiado em comparação com o de outros países, mesmo levando em conta que a produtividade suprimiu vagas, e que o salário médio real está em baixa.


    c) Nos Estados Unidos da América, a forte dose de estímulos do governo e o início da retomada não reduziram o desemprego elevado, que minam a confiança do consumidor e das empresas e põem em risco à consistência da própria recuperação.


    d) Enquanto a taxa de desemprego está em 8% no Brasil, nos Estados Unidos da América é de 9,5% e, na zona do euro, de 9,7%, segundo dados de setembro. Os EUA perderam 7,2 milhões de vagas desde janeiro de 2008.(Correta)


    e) No Brasil, a crise ceifou 800 mil vaga em três meses, entre novembro de 2008 e janeiro de 2009. Mas isso já foi compensado porque mais de um milhão de novas vagas foram criadas, depois disso.

  • Prof° Alexandre Soares, uma figuraça!! rsrs

  • Acertei marcando a alternativa que considerei errada; que loco

  • Enquanto a taxa de desemprego está em 8% no Brasil, nos Estados Unidos da América é de 9,5% e, na zona do euro, de 9,7%, segundo dados de setembro. Os EUA perderam 7,2 milhões de vagas desde janeiro de 2008. O trecho está gramaticalmente correto.

  • procurei o texto e não achei kkk


ID
78226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990 e alterações, assinale a opção correta no que respeita a provimento, vacância e remoção do cargo público.

Alternativas
Comentários
  • Provimento é o ato administrativo por meio do qual é preenchido cargo público, com a designação de seu titular. Os cargos públicos podem ser de provimento efetivo ou de provimento em comissão (cargos de confiança). Interessam-nos, por ora, os cargos de provimento efetivo.A Lei n.º 8.112/90, o chamado Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais Civis, apresenta em seu art. 8º as formas de provimento de cargo público, a saber:(1) nomeação;(2) promoção;(3) readaptação;(4) reversão;(5) aproveitamento;(6) reintegração; e(7) recondução.As formas de provimento em cargo público são tradicionalmente classificadas (classificação esta adotada, inclusive, pelo STF) em:a) formas de provimento originárias; eb) formas de provimento derivadas.Provimento originário é o preenchimento de classe inicial de cargo não decorrente de qualquer vínculo anterior entre o servidor e a Administração. A única forma de provimento originário atualmente compatível com a Constituição é a nomeação e, para os cargos efetivos, depende sempre de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos (CF, art. 37, II).
  • Provimento derivado é o preenchimento de cargo decorrente de vínculo anterior entre o servidor e a Administração. As formas de provimento derivado compatíveis com a CF/88 e enumeradas no art. 8º da Lei nº 8.112/90 são a promoção, a readaptação, a reversão, o aproveitamento, a reintegração e a recondução.Para explicarmos o conceito de provimento derivado, tomemos o exemplo do aproveitamento, que é, inclusive, instituto expressamente mencionado no texto constitucional (CF art. 41, § 3º):Aproveitamento é o preenchimento de cargo por servidor que fora posto em disponibilidade (devido à extinção do cargo que ocupava ou declaração de sua desnecessidade). Este cargo, preenchido por aproveitamento, não é o mesmo no qual o servidor havia sido originariamente investido, o qual pode, inclusive, não mais existir.É evidente que o provimento do cargo por esta forma, o aproveitamento, decorre do vínculo anteriormente existente entre o servidor aproveitado e a Administração. Significa que a causa necessária e suficiente para o provimento deste novo cargo é justamente a existência de uma relação anterior entre o servidor e a Administração.Não há, neste caso, concurso público, nomeação ou posse. A única exigência evidente é que o cargo provido por aproveitamento guarde razoável equivalência de natureza, complexidade das atribuições, grau de responsabilidade e nível de remuneração com o anteriormente ocupado. Isso para que o instituto não seja utilizado como forma disfarçada de ascensão do servidor no serviço público sem realização de concurso público compatível com o nível de complexidade do cargo que ocupa.Aliás, por esse exato motivo, duas outras formas de provimento derivado anteriormente previstas no mesmo art. 8º da Lei nº 8.112/90, a ascensão e a transferência, foram fulminadas pelo STF (ADIn 231; ADIn 837 e outras). Todas as referências que a Lei fazia a tais formas e mais ao acesso (entendido pelo STF como sinônimo de ascensão), foram declaradas incons
  • a)os cidadão estrangeiro podem entrar em concurso público tb. art.5 da lei 8112/90 § 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.b) tem 30 dias posse e 15 dias para entrar em exercícioc)As formas de provimento são:nomeação,promoção,aproveitamento,reversão,recondução,reintegração e readaptação.d)pode sim.e) O concurso público tem validade de 2 anos,podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
  • Fluxo- publicação dos nomes que passagam- publicação do ato de provimento - ato discricionário - gera direito adquirido - pode ser anulado- até 30 dias -> posse - assinatura do termo - depende de inspeção médica - ocorre a investidura- até 15 dias -> exercícioVacância e Provimento:(Macete: Readaptar a Vaca para vender com preço de Promoção)- promoção e readaptação(Macete: A Vaca dever ser readaptada para ser vendida por preço de promoção.)Vacância:- exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, cargo inacumulável e falecimento- para cargo efetivo e para cargo em comissão(Macete: os casos de Provimento vem por exclusão)Provimento (Macete: 4 R)- nomeação;promoção; ascensão; transferência; readaptação; reversão; aproveitamento; reintegração; recondução.
  • A) ERRADA"Art. 5º - § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei." B) ERRADA"Art. 13 - § 1º A posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimento. "C) CORRETA"Art. 8º São FORMAS DE PROVIMENTO de cargo público:I – nomeação;II - promoção; V - readaptação; VI - reversão; VII - aproveitamento; VIII - reintegração; IX - recondução."D) ERRADA"Art. 20 - § 4º Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV , 94 , 95 e 96 , bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal."As licenças são:"Art. 81 - Conceder-se-á ao servidor licença: I - por motivo de doença em pessoa da família; II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; III - para o serviço militar; IV - para atividade política;"Os afastamentos são:art. 94 - Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo art. 95 e art. 96 - Afastamento para Estudo ou Missão no ExteriorE) ERRADA"Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."Essa é um clássico "concursístico". :) :-)
  • O provimento poderá ser originário ou derivado.Originário: NomeaçãoBizu: a nomeação é o único originário e é o que todos concurseiros buscam, não tem como esquecer...Derivado: Bizu: P A R4P - Promoção - Lembre-se da Polícia, entra como Tenente e vai se promovendo até coronel, mas sempre dentro da mesma carreira.A - Aproveitamento - Retorno do servidor que estava em disponibilidade, que estava Aproveitando recebendo e não trabalhando.R4 - Todos os 4 começados com RERECONDUÇÃO - Retorno ao Cargo anterior.READAPTAÇÃO - Servidor sofre limitação, lembre-se de Amputado.REINTEGRAÇÃO - Demissão foi considerada Ilegal ou foi Invalidada.REVERSÃO - Retorno à atividade de servidor aposentado, lembre-se de Velho.
  • Só corrigindo o comentário do colega Daniel:

    e) O concurso público tem validade de até 2 anos,podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Isso faz toda a diferença.

    Bons estudos.
  • Segue análise de cada alternativa.

    Alternativa A
    A Lei 8.112/1990 esclarece que as universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros (art. 5º, § 3º, da Lei 8.112/1990). Além disso, o candidato não pode perder de vista que a Constituição estabelece que cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei (art. 37, inciso I, da CF/88).
    Portanto, a alternativa está incorreta.
    Alternativa B
    Segundo a Lei 8.112/1990, a posse ocorrerá trinta dias após publicação do ato de provimento.
    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
    § 1° A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.
    Portanto, a alternativa está incorreta.

    Alternativa C

    Reversão e readaptação são formas de provimento de cargo público (art. 8º da Lei 8.112/1990).

    Art. 8º  São formas de provimento de cargo público:
    I - nomeação;
    II - promoção;
    (...)
    V - readaptação;
    VI - reversão;
    VII - aproveitamento;
    VIII - reintegração;
    IX - recondução.
    A reversão é retorno à atividade do servidor aposentado (art. 25 da Lei 8.112/1990); a readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica (art. 24 da Lei 8.112/1990).
    Portanto, a alternativa está correta.

    Alternativa D
    Não está correto afirmar que o servido em estágio probatório não pode usufruir de quaisquer das licenças previstas no estatuto federal. O legislador permitiu concessão de licenças também ao servidor em estágio probatório, conforme previsão do art. 20, § 4º, da Lei 8.112/1990.
    Art. 20 (...)
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.
    Portanto, a alternativa está incorreta.

    Alternativa E
    O prazo de validade do concurso público pode ser de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período (art. 37, inciso IV, da CF/88). Portanto, a alternativa está incorreta.

    RESPOSTA: C
  • GABARITO LETRA C

    a) Art 5 parágrafo 3 As universidades e instituições pesquisa científicas e tecnológicas federais poderão prover seus cargos com professores ,técnicos e cientistas ESTRANGEIROS,de acordo com as normas e os procedimentos desta lei.

    b)Art 13 parágrafo 1 A posse ocorrerá no prazo de 30 DIAS contados da publicação do ato de provimento.

    c)CORRETA

    d)Licenças que o servidor em estágio probatório NÃO PODE usufruir: Licença para Capacitação,Para Desempenho de Mandato Classista,Para tratar de Interesses Particulares

      Licenças que o Servidor em estágio probatório PODE usufruir: Licença por Motivo de Doença em pessoa da família,por Motivo de afastamento do cônjuge,para Serviço Militar,para Atividade Política

    e)Art 12 O concurso público terá validade de ATÉ 2 ANOS ,podendo ser prorrogado uma única vez,por igual período.

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

        Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:

            I - nomeação;

            II - promoção;

          

            V - readaptação;

            VI - reversão;

            VII - aproveitamento;

            VIII - reintegração;

            IX - recondução.

  • VACÂNCIA                                       

    Promoção 

    Aposentadoria

    Demissão

    Readaptação

    Exoneração

    Posse em outro cargo inacumulável

    Falecimento

     

     

    PROVIMENTO

     

    4R + PAN

     

  • A) Estrangeiros podem ser investidos em cargo público na forma da lei.

    B) 30 dias

    C) Gabarito

    D) Tipos de licença para o estágio probatório:

    1.  Mandato eletivo

    2.  Estudo exterior

    3.  Serviço militar

    4.  Atividade política

    5.  Doença em pessoa da família

    6.  Afastamento do cônjuge

    7.  Servir organismo internacional

    E) De 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

  • Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990 e alterações, no que respeita a provimento, vacância e remoção do cargo público, é correto afirmar que: Reversão e readaptação são formas de provimento de cargo público.


ID
78229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do que dispõe a Lei n.º 8.112/1990 e alterações em relação a vencimento, remuneração e vantagens, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo posicionamento majoritário, a penhora de parte da remuneração seria possível apenas quando destinada ao pagamento de alimentos devidos pelo executado , devendo ser arbitrado, pelo juiz, percentual capaz de atender aos critérios de proporcionalidade e de razoabilidade, já que não há limite mínimo nem máximo fixado em lei.
  • a)(resposta errada)Esta é a definição de Remuneração. Art 40 Vencimento:É a retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público,com valor fixado em lei. Art 41 Remuneração é o vencimento do cargo efetivo,acrescido das vantagens pecuniárias permermanentes estabelecidas em lei. b)(resposta errada) Art 49 As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento nos casos e condições indicados em lei. c)(resposta errada) Art 45 Salvo por imposição legal ou mandado judicial,nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento. d)( resposta errada) ART 73 O serviço extrordinário será remunerado com acréscimo de 50% em relação a hora normal de trabalho. e)(resposta certa) Art 48 O vencimento a remuneração e o provento não serão objeto de arresto,sequestro ou penhora,exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
  • Colegas, favor avaliar meus comentários. Obrigado.a) Cargo Efetivoremuneração = vencimento + vantagens pecuniáriasb) Incorpora-seincorpora-se ao vencimento -> gratificações e adicionais indicados na leinao incorpora-se ao vencimento -> indenizaçõesc) Desconto em folhao desconto em folha da contribuição de categoria profissional(associação profissional ou sindical) independe de lei.d) Faz juz:vantagens pecuniárias - Férias, Extras, Noite, Natal(Macete: Vou pegar Férias Extras na Noite de Natale) arrestro, sequestro ou penhorasó por prestação de alimentos resultante de decisão judicial
  • A) ERRADA"Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei."VEJA O ERRO: Vencimento corresponde à retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público efetivo, acrescida das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.B) ERRADAArt. 49, §1º e 2º:"§ 1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. § 2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei. "VEJA O ERRO: Podem ser concedidas ao servidor público, além do vencimento, gratificações e indenizações, as quais não se incorporam ao vencimento para qualquer feito.C) ERRADA"Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento."VEJA O ERRO: Somente lei pode impor a incidência de desconto sobre remuneração ou provento do servidor.D) ERRADA"Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:""V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;" VEJA O ERRO: O servidor público não faz jus ao adicional pela prestação de serviço extraordinário.E) CORRETA"Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial."PERFEITO!!!: O vencimento pode ser objeto de penhora apenas nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.:)
  • Eu sempre confundia o que era Vencimento e o que era Remuneração, sabia que estes eram os nomes mas não sabia qual era qual, então eu montei um esqueminha pra memorização. Cada um tem uma forma de memorizar, mas por este meu esqueminha ser bem simplório acho que poderá ajudar:reMuneração = você deverá marcar o M de MAIS. Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das (MAIS AS)vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.veNcimento = você deverá marcar o N de NADA, de NÃO.Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. Ou seja, é aquilo e NADA mais, NÃO acrescenta mais nada, já está definido em lei.
  • Vamos lá....VENCIMENTO - é a parcela de retribuição que o servidor recebe para exercer o cargo, sem qualquer penduricalho, como por exemplo gratificações, auxílios ou adicionais... no judiciario federal o vencimento em geral representa apenas a metade do valor da REMUNERAÇÃO....pois todas as gratificações ou adicionais têm como base de cálculo o VENCIMENTO BÁSICO DO SERVIDOR....REMUNERAÇÃO - hummm....esta sim é boa!!!! é a soma do VENCIMENTO com todos os outros penduricalhos....
  • COLEGAS PRESTEM A ATENÇÃO NA LETRA B,  ELA  PODE PEGAR MUITA GENTE.  O ARTIGO 49 FALA:

    Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

    II - gratificações;

    III - adicionais.

    § 1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

     § 2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    A GRATIFICAÇÃO INCORPORA MAS A INDENIZAÇÃO NÃO.
  • Vencimento: É considerado como vencimento básico, não compotam as gratificações nem os adcionais.
    Remuneração: É a junção dos vencimentos básicos + gratificações + adcionais, que vão trazer o todo.
    Proventos: É a prestação pecuniária recebida pelo servidor inativo. Ex Aposentado.
  • Indenização jamais incorpora o vencimento para quaisquer efeitos.
    Já gratificações e adicionais podem sim.

  • Segue análise de cada alternativa.

    Alternativa A

    O legislador distingue conceitualmente vencimento e remuneração. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei (art. 40 da Lei 8.112/1990). Emprega-se, nesse mesmo sentido, termos como vencimento-base ou vencimento-padrão. Remuneração, por sua vez, é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei (art. 41 da Lei 8.112/1990). Portanto, a definição constante da alternativa está incorreta.
    Alternativa B
    Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor indenizações, gratificações e adicionais. As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei (art. 49 da Lei 8.112/1990). Portanto, a alternativa está incorreta.
    Alternativa C
    O legislador prevê a possibilidade de desconto na remuneração do servidor por imposição legal ou por ordem judicial. Existe também a possibilidade de o servidor autorizar descontos em favor de terceiros. Nota-se que o legislador protege o servidor contra eventuais descontos discricionários realizados diretamente pela Administração, sem previsão legal ou ordem judicial.
    Art. 45.  Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.
    § 1º Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento. 
    § 2º O total de consignações facultativas de que trata o § 1º não excederá trinta e cinco por cento da remuneração mensal, sendo cinco por cento reservados exclusivamente para a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.
    Esse dispositivo sofreu recente alteração pela MP 681/2015. Isso, porém, não prejudica o gabarito da questão. A alternativa está incorreta.
    Alternativa D
    O adicional de serviço extraordinário tem previsão no art. 61 da Lei 8.112/1990. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho (art. 73 da Lei 8.112/1990). Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada (art. 74 da Lei 8.112/1990). Portanto, a alternativa está incorreta.
    Alternativa E
    A alternativa corresponde à previsão do art. 48 da Lei 8.112/1990.
    Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
    Portanto, a alternativa está correta.

    RESPOSTA: E

  • Analisando a letra E, que é a resposta, eu pensei inicial no empréstimo consignado.

    Porém vi depois que a assertiva refere-se claramente à possibilidade de "penhora", que é a única hipótese advinda de resultado de tutela jurisidicional. O desconto pelo empréstimo consignado ocorre por anuência do servidor, e o restante por força de lei, como incidência de impostos, contribuição sindical e Previdência. Sem esquecer, obviamente, os casos e retorno ao erário, quando da ocorrência de erros pu desvios.

     

  • Lei. nº 8.112/90. Art. 45.  Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.                  (Vide Decreto nº 1.502, de 1995)                   (Vide Decreto nº 1.903, de 1996)                   (Vide Decreto nº 2.065, de 1996)                  (Regulamento)                     (Regulamento)

     

    Lei nº 8.112/90. Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, EXCETO nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

     

    Uma das grandes preocupações do legislador em relação aos trabalhadores em geral é a proteção dos salários. O valor social do trabalho é fundamento do Estado brasileiro e a proteção do trabalhador é base para a própria dignidade da pessoa humana.

     

    A defesa da integralidade do vencimento, da remuneração e do provento é imposta pelo princípio da ordem natural à sobrevivência, que transcende a pessoa do servidor. E por essas razoes a norma salvaguarda a hipótese de inadimplemento de prestação de alimentos que resultem de decisão judicial.

     

    É por essa razão que cuidou a lei 8.112/90 de “blindar” a remuneração dos servidores contra certos riscos, impedindo que sejam estabelecidos, em regra, descontos.

     

    Destarte, se um servidor público estiver sofrendo execução judicial em razão de inadimplemento de dívida não-alimentícia, deverá ser efetuada a penhora, ou outros procedimentos assecuratórios da execução, sobre seus bens penhoráveis e, não possuindo este bens penhoráveis, a execução será frustrada, uma vez que sua remuneração está protegida por lei.

     

    A regra é que não ocorram descontos, tendo em vista o caráter de sobrevivência, isto é, para se alimentar e viver.

     

    Contudo, existem algumas exceções, quais sejam:

     

    a) Imposição Legal. Exemplo: Imposto de Renda.

     

    b) Decisão Judicial: Exemplo: Pensão Alimentícia.

     

    c) Consignação em Folha de Pagamento (Empréstimo em folha de pagamentos).

     

    c.1 - AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO;

    c.2 - AUTORIZAÇÃO DO SERVIDOR.

     

    d) Ressarcimento ao Erário:

     

    Regra: Paga tudo em até 30 dias;

    Exceção (Falta de condições): desconta-se no mínimo 10% da remuneração por mês.

     

    CUIDADO - Servidor demitido/exonerado durante o pagamento: paga-se tudo em até 60 dias.

     

    Art.5º , LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;

     

    Vale lembrar que o depositário infiel não pode ser preso conforme a súmula nº 25 do STF.

     

     “É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito”

  • a) é a definição da REMUNERAÇÃO
    b) indenizações não incorporam ao vencimento de jeito nenhum...adicionais e gratificações incorporam nos casos indicados em lei
    c) além da lei, o próprio servidor pode autorizar o desconto do credito consignado, limitado a 35% da remuneração
    d) faz sim...
    e) CORRETO

  • Segue análise de cada alternativa.

    Alternativa A

    O legislador distingue conceitualmente vencimento e remuneração. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei (art. 40 da Lei 8.112/1990). Emprega-se, nesse mesmo sentido, termos como vencimento-base ou vencimento-padrão. Remuneração, por sua vez, é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei (art. 41 da Lei 8.112/1990). Portanto, a definição constante da alternativa está incorreta.

    Alternativa B

    Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor indenizações, gratificações e adicionais. As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei (art. 49 da Lei 8.112/1990). Portanto, a alternativa está incorreta.

    Alternativa C

    O legislador prevê a possibilidade de desconto na remuneração do servidor por imposição legal ou por ordem judicial. Existe também a possibilidade de o servidor autorizar descontos em favor de terceiros. Nota-se que o legislador protege o servidor contra eventuais descontos discricionários realizados diretamente pela Administração, sem previsão legal ou ordem judicial.

    Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.

    § 1º Mediante autorização do servidor, poderá haver consignação em folha de pagamento em favor de terceiros, a critério da administração e com reposição de custos, na forma definida em regulamento. 

    § 2º O total de consignações facultativas de que trata o § 1º não excederá trinta e cinco por cento da remuneração mensal, sendo cinco por cento reservados exclusivamente para a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.

    Esse dispositivo sofreu recente alteração pela MP 681/2015. Isso, porém, não prejudica o gabarito da questão. A alternativa está incorreta.

    Alternativa D

    O adicional de serviço extraordinário tem previsão no art. 61 da Lei 8.112/1990. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho (art. 73 da Lei 8.112/1990). Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada (art. 74 da Lei 8.112/1990). Portanto, a alternativa está incorreta.

    Alternativa E

    A alternativa corresponde à previsão do art. 48 da Lei 8.112/1990.

    Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    Portanto, a alternativa está correta.

    RESPOSTA: E

  • Gabarito: Letra E

    Lei 8.112/90

    Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • Sobre a letra A, a banca já fez uma questão igual de certo e errado

    (CESPE) O vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público, acrescida das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    A) Vencimento corresponde à retribuição pecuniária pelo exercício do cargo público efetivo, acrescida das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    Lei 8.112/90:

    Art. 40. VENCIMENTO é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Art. 41. REMUNERAÇÃO é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.


ID
78232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990 e alterações, assinale a opção correta a respeito do processo administrativo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

Alternativas
Comentários
  • A)Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)B)Art. 159,§ 2º O procurador do acusado poderá assistir ao interrogatório, bem como à inquirição das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porém, reinquiri-las, por intermédio do presidente da comissão. C)Art. 156. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial. D)Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.§ 1º Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.§ 2º No caso de incapacidade mental do servidor, a revisão será requerida pelo respectivo curador. E)Art. 169,§ 1º O julgamento fora do prazo legal não implica nulidade do processo.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htm
  • Complementando, vejamos rapidamente e resumidamente.a) composição:3 servidores estáveisb) interferir no interrogatóriovedado interferir nas perguntas e respostasc) via procuradorpermitido durante o inquéritod) revistode ofício, a pedido, pelos familiares, pelo curadore) julgamento20 dias - fora do prazo -> não anula
  • A) ERRADA"Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de 3 servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado."B) CORRETA"Art. 159,§ 2º O procurador do acusado poderá assistir ao interrogatório, bem como à inquirição das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porém, reinquiri-las, por intermédio do presidente da comissão."C) ERRADA"Art. 156. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial."D) ERRADA"Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.§ 1º Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.§ 2º No caso de incapacidade mental do servidor, a revisão será requerida pelo respectivo curador."E) ERRADA"Art. 169,§ 1º O julgamento fora do prazo legal não implica nulidade do processo."
  • pra mim quando o art 159 fala no parágrafo 2 que é facultado requeri-las, por intermédio da comissão eub tinha entendido que era requerir as perguntas e não as testemunhas...
  • Virou moda reclamar das questões da FCC, interessante(ridículas) são essas questões CESPE. 
     
    Tenho visto de montão várias questões mais banais que  às que vejo na FCC.

    Agora veja esta, afirmando que ao procurador do acusado lhe é facultado apenas reinquirir as testemunhas, quando na própria lei diz que é facultado também, por intermédio do presidente da comissão, que se faça perguntas às testemunhas.
    Art.159.
  • caro colega
    se observares bem o que a questão diz é justamente isso
    o procurador só pode reinquirir as testemunhas através do presidente da comissão e não ele mesmo ou por outro meio

    o texto da lei diz "... sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porém, reinquiri-las, por intermédio do presidente da comissão."
    eu interpreto da seguinte maneira, ele não pode interferir nas perguntas e respostas, mas caso queira, a única maneira (apenas) é através do presidente da comissão.
    a propósito, reinquirir e perguntar são sinônimos
    abraço
  • ORGANIZANDO  O COMENTÁRIO

    A) "Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de 3 servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.
    ERRADA


    B) "Art. 159,§ 2º O procurador do acusado poderá assistir ao interrogatório, bem como à inquirição das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porém, reinquiri-las, por intermédio do presidente da comissão."
    CORRETA



    C) "Art. 156. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial."
    ERRADA


    D) "Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo,a pedido ou oficio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.
    § 1º Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.§ 2º No caso de incapacidade mental do servidor, a revisão será requerida pelo respectivo curador."
    ERRADA


    E) "Art. 169,§ 1º O julgamento fora do prazo legal não implica nulidade do processo."
    ERRADA
  • Segue análise de cada alternativa.

    Alternativa A
    Na verdade, a Lei 8.112/1990 determina que o processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente (art. 149 da Lei 8.112/1990). Portanto, a alternativa está incorreta.
    Alternativa B
    O texto da alternativa corresponde à previsão do art. 159, § 2º, da Lei 8.112/1990.
    Art. 159.  Concluída a inquirição das testemunhas, a comissão promoverá o interrogatório do acusado, observados os procedimentos previstos nos arts. 157 e 158.
    (...)
    § 2º  O procurador do acusado poderá assistir ao interrogatório, bem como à inquirição das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porém, reinquiri-las, por intermédio do presidente da comissão.
    Portanto, a alternativa está correta.

    Alternativa C
    Leitura do art. 156 da Lei 8.112/1990 indica o erro da alternativa.
    Art. 156.  É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial.
    Alternativa D
    O erro da alternativa encontra-se na palavra "somente". A revisão do processo administrativo poderá ser realizada de ofício ou a pedido. Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo e, no caso de incapacidade mental do servidor, a revisão será requerida pelo respectivo curador (art. 174 da Lei 8.112/1990).
    Art. 174.  O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.
    § 1o  Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.
    § 2o  No caso de incapacidade mental do servidor, a revisão será requerida pelo respectivo curador.
    Alternativa E
    No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão (art. 167 da Lei 8.112/1990), mas o  julgamento fora do prazo legal não implica nulidade do processo (art. 169, § 1º, da Lei 8.112/1990). Portanto, a alternativa está incorreta. 

    RESPOSTA: B
  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 159.  Concluída a inquirição das testemunhas, a comissão promoverá o interrogatório do acusado, observados os procedimentos previstos nos arts. 157 e 158.

            § 1o  No caso de mais de um acusado, cada um deles será ouvido separadamente, e sempre que divergirem em suas declarações sobre fatos ou circunstâncias, será promovida a acareação entre eles.

            § 2o  O procurador do acusado poderá assistir ao interrogatório, bem como à inquirição das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porém, reinquiri-las, por intermédio do presidente da comissão.

  • Gabarito: Letra B

    Lei 8.112/90

    Art. 159. § 2º O procurador do acusado poderá assistir ao interrogatório, bem como à inquirição das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porém, reinquiri-las, por intermédio do presidente da comissão.

  • Com base na Lei n.º 8.112/1990 e alterações, a respeito do processo administrativo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, é correto afirmar que: Ao procurador do acusado é vedado interferir nas perguntas e respostas durante o interrogatório, sendo-lhe facultado apenas reinquirir as testemunhas, por intermédio do presidente da comissão.


ID
78238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

No que se refere à ordem do serviço e aos processos no tribunal, assinale a opção correta consoante ao que dispõe o Regimento Interno do TRE/MT.

Alternativas
Comentários
  • Correta é a letra DArt. 77. As audiências necessárias à instrução do feito cujo processo for de competência originária do Tribunal, presididas pelo Relator, serão realizadas em qualquer dia útil, cientes as partes e o Procurador Regional Eleitoral.Parágrafo único. Servirá de escrivão, o técnico judiciário que for designado pelo Relator.
  • Art. 68 As audiências necessárias à instrução do feito, cujo processo for de competência originária do Tribunal, presididas pelo Relator, serão realizadas em qualquer dia útil, cientes as partes e o Procurador Regional Eleitoral.

    Parágrafo único. Servirá de escrivão o respectivo assessor ou servidor designado pelo Relator.


ID
141979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir são adaptações de partes do editorial do jornal Valor Econômico de 26/11/2009. Assinale a opção em que o trecho apresentado está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • b) Nos últimos meses até o setor industrial, que sofreu mais com a crise, vêm mostrando recuperação. Outubro mostrou o melhor resultado para o mês na série histórica, iniciada em 1992, com um total de 230,9 mil empregos formais criados, além das dispensas realizadas. (vírgulas erradas)

    c) Calcula-se que o estoque de vagas formais no país cresceu de 39,4 milhões em dezembro de 2008 para 40 milhões em outubro de 2009. Não é difícil ver, nesses números, a influência do plano governamental de estímulo para os setores de construção e a iniciativa de barateamento de bens de consumo com a redução de impostos.

    d) Os dados de população ocupada apurados pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, que abrange as seis maiores regiões metropolitanas do país, também são positivos, uma vez que se recuperaram as perdas.

    e) A pesquisa mostra que o estoque de população ocupada voltou aos níveis de outubro de 2008, quando a crise atingiu o país. Naquele mês a população ocupada girava em torno de 21,4 milhões. O número caiu para 21,1 milhões, em abril de 2009. Os dados mais recentes estão acerca de 21,3 milhões.(vírgulas erradas)

    : )

     

  • + um erro na alternativa "b":

    b) Nos últimos meses, até o setor industrial, que sofreu mais com a crise, vêm (vem) mostrando recuperação. Outubro mostrou o melhor resultado para o mês na série histórica, iniciada em 1992, com um total de 230,9 mil empregos formais criados, além das dispensas realizadas.

  • e-A pesquisa mostra que, o estoque de população ocupada voltou aos níveis de outubro de 2008, quando a crise atingiu o país. Naquele mês, a população ocupada girava em torno de 21,4 milhões. O número caiu para 21,1 milhões em abril de 2009. Os dados mais recentes estão A CERCA de 21,3 milhões.

    na questão significa aproximadamente!!!!!

    cerca de: a respeito de , sobre determinado assunto.

    a cerca de: aproximadamente

    há cerca de : tempo decorrido

  • A cerca de ou cerca de têm o mesmo significado!!!

    1. A cerca de ou cerca de significam “aproximadamente”, “mais ou menos”.

    Estávamos a cerca de dois quarteirões do local do crime.

     

    2. Acerca de é sinônimo de “a respeito de”.

    Falei acerca da situação econômica do Brasil.

     

    3. Há cerca de exprime tempo decorrido, significando “faz aproximadamente”.

    Ele viajou há cerca de duas horas.

    fonte: Minigramática
     

  • O comentário do paulo roberto está correto. Perfeito. (Na letra B, também tem o problema de Vem). acerca esta errado tb.

    1. A cerca de ou cerca de significam “aproximadamente”, “mais ou menos”.Estávamos a cerca de dois quarteirões do local do crime. 
     

    2. Acerca de é sinônimo de “a respeito de”
    Falei acerca da situação econômica do Brasil. 

  • Eu ignorei a letra A por conta da concordância nesta frase "Foi seguido pelo de construção civil". Considerei que deveria ser "Foi seguida pela da contrução Civil, pois "contrução" é palavra feminina. Estou errado?

     

    Respondendo a mim mesmo:

    Em "Foi seguido pelo de construção civil", o verbo "seguido"' e as preposições "pelo" e "de" concordam apenas com "setor" omitida pela oração. Ou seja, é caso de Sujeito Indeterminado ou Oculto, causando dúvidas em relação à concordância.  (resposta 01/02/2017)

  • Lucas, O setor(...)Foi seguido pelo de construção civil.

    Sim...isso mesmo que vc respondeu a você mesmo.

  • Não marquei a opção A porque pensei que não houvesse paraleleismo entre as orações que estão separadas entre vírgulas.

  • Galera, essa questão aqui é bem difícil de marca de cara a letra A pelo grande número de vírgulas e ponto e vírgula. É muito recomendado ir por eliminação, até porque as outras estão estão com erros bem grosseiros. Vamos lá.

     

    a) O setor de serviços foi o que mais ofereceu novas vagas em 2009: 481 mil. Foi seguido pelo de construção civil, animado pelos projetos do governo, com 210,3 mil vagas; comércio, com 169 mil; indústria, com 137,7 mil; e agropecuária, com 118,4 mil.

     

     b) Nos últimos meses, até o setor industrial, que sofreu mais com a crise, vêm mostrando recuperação. Outubro mostrou o melhor resultado, para o mês na série histórica iniciada em 1992, com um total de 230,9 mil empregos formais criados, além das dispensas realizadas.

     

     c) Calculam-se que o estoque de vagas formais no país cresceu de 39,4 milhões em dezembro de 2008 para 40 milhões em outubro de 2009. Não é difícil ver nesses números, a influência do plano governamental de estímulo para os setores de construção e a iniciativa de barateamento de bens de consumo com a redução de impostos.

     

     d)Os dados de população ocupada apurados pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, que abrange as seis maiores regiões metropolitanas do país, também são positivos, uma vez que, recuperou-se as perdas. [Essa última vírgula está errada]

     

     e) A pesquisa mostra que, o estoque de população ocupada voltou aos níveis de outubro de 2008, quando a crise atingiu o país. Naquele mês, a população ocupada girava em torno de 21,4 milhões. O número caiu para 21,1 milhões em abril de 2009. Os dados mais recentes estão acerca de 21,3 milhões.

     

              Nessa letra E, existem dois erros.

                               1° - A primeira vírgula está errada

                               2° - Não é "acerca", é "CERCA"

     

    Acerca = Sobre

    Cerca = aproximadamente

     

    Exemplo 1 = Estamos falando acerca dos esportes que estão em alta.

    Exemplo 2 = Esse muro tem cerca de 8 metros.

  • A)-animado pelos projetos do governo, com 210,3 mil vagas; comércio, com 169 mil; indústria, com 137,7 mil; e agropecuária, com 118,4 mil.

     

     b) Nos últimos meses, até o setor industrial, que sofreu mais com a crise, vêm (vem) mostrando recuperação. Outubro mostrou o melhor resultado, para o mês na série histórica iniciada em 1992, com um total de 230,9 mil empregos formais criados, além das dispensas realizadas.

     

     c) Calculam-se(calcula-se) que o estoque de vagas formais no país cresceu de 39,4 milhões em dezembro de 2008 para 40 milhões em outubro de 2009. Não é difícil ver nesses números, a influência do plano governamental de estímulo para os setores de construção e a iniciativa de barateamento de bens de consumo com a redução de impostos.

     

     d)Os dados de população ocupada apurados pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, que abrange as seis maiores regiões metropolitanas do país, também são positivos, uma vez que, recuperou-se as perdas. [Essa última vírgula está errada]

     

     e) A pesquisa mostra que, o estoque de população ocupada voltou aos níveis de outubro de 2008, quando a crise atingiu o país. Naquele mês, a população ocupada girava em torno de 21,4 milhões. O número caiu para 21,1 milhões em abril de 2009. Os dados mais recentes estão acerca (a cerca) de 21,3 milhões.

  • O setor de serviços foi o que mais ofereceu novas vagas em 2009: 481 mil. Foi seguido pelo de construção civil, animado pelos projetos do governo, com 210,3 mil vagas; comércio, com 169 mil; indústria, com 137,7 mil; e agropecuária, com 118,4 mil. Correta.

  • questão pauleira!!!rsrsrrs.


ID
141985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um debate político, os candidatos A, B e C trocaram acusações entre si.

O candidato A afirmou que B mente. O candidato B disse que A ou C mentem.
O candidato C afirmou que A mente.

Considerando essas informações, os símbolos lógicos anteriormente mencionados e ➜ que significa "se ..., então" e ↔  que significa "se, e somente se" -, e as proposições: P: "Apenas A mente";
Q: "Apenas B mente" e R: "A e C mentem", assinale a opção correspondente à proposição que é valorada como verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • A diz: "B mente"B diz: "A ou C mentem"C diz: "A mente"A única possibilidade das afirmações não se contradizerem é:A menteB diz a verdadeC diz a verdadeEntão.V(P) = VV(Q) = FV(R) = Fa) V e F = Fb) F ou F = Fc) ~P v Q --> F ou F = Fd) V ou F --> V e F ... V --> F = Fe) V e F <--> F ou F ... F <--> F = V:)
  • I - A afirmou que B mente

    1º situação: A fala a Verdade: concluimos que B fala a Mentira

    2ª situação: A fala a Mentira: concluimos que B fala a Verdade

    II - B disse que A ou C mentem

    1º situação: B fala a Mentira. Para ser Falso o que B fala, então os dois tem que ser falso (ver tabela da disjunção), ou seja: A mentir ou C mentir tem que ser falso, portanto A fala a Verdade ou C fala a verdade

    2ª situação:B fala a verdade. Para ser Verdade o que B fala, basta um dos dois temos ser Verdadeiro (ver tabela da disjunção), ou seja:

    * A fala a Verdade ou C falar a Verdade

    * A fala a Verdade ou  C falar a Mentira

    * A fala a Mentira e C fala a Verdade

    Como vimos que A fala a Mentira então o C só pode falar a Verdade

    III - C afirmou que A mente

    1º situação: C fala a Verdade. Se C fala a Verdade ele diz que A fala a Mentira, mas vimos no início da questão que A fala a Verdade. Então há uma contradição e essa não será nossa resposta. Passemos para 2ª situação

    2ª situação: C fala a Verdade e A fala a Mentira

    Conclusão geral: A fala Mentira, B fala Verdade e C fala Verdade;

    ---------------------------------------------------------------------

    Contnuando...

    P: Apenas A mente --> Verdadeiro

    Q: Apenas B mente --> Falso

    R: A e C mentem --> Falso

     

    Agora é só resolver nas altern

     

     

     

     

  • Supondo que o candidato A diz a verdade, concluímos que:

    Candidato C mente, pois ele afirma que o candidato A mente.

    Candidato B mente, então A e C falam a verdade. (Temos aqui uma inconsistência, pois vimos que C mente!)

    Assim chega-se a conclusão que o candidato A mente. Logo A mente e B, C falam a verdade, com isso as proposições Q e R são falsas e P é verdadeira. Testando cada alternativa:

    a) V ^ F = F

    b) F v F = F

    c) ~[V ^ (~F)] = ~[V ^ V] = ~ V = F

    d) V v F ➜ V ^ Q = V ➜ F = F

    e) V ^ F ↔ (~V) v F = F ↔ F v F = F ↔ F = V


    Reposta: Alternativa E.
  • Nao entendi nada, mesmo lendo os comentarios dos colegas.

    Gab> E

  • FERNANDA, AS PROPOSIÇÕES FICARAM ASSIM:


    P:  Am APENAS

    Q: Bm APENAS

    R:  Am ^ Cm


    DUAS PROPOSIÇÕES SIMPLES E UMA COMPOSTA... DEVEMOS ESCOLHER UMA DAS SIMPLES A ATRIBUIR O VALOR LÓGICO:


    P:  Am APENAS = VERDADEDEIRA

    Q: Bm APENAS = ......

    R:  Am ^ Cm


    ''P'' SENDO VERDADEIRA OBRIGATORIAMENTE ''Q'' SERÁ FALSA POR CONTA DO ''APENAS''... INDO PARA A ''R'' FICARÁ V ^ F QUE É IGUAL A FALSO.


    P: Apenas A mente --> Verdadeiro

    Q: Apenas B mente --> Falso

    R: A e C mentem --> Falso



    INDO PARA AS ALTERNATIVAS, SUBSTITUÍMOS OS VALORES:


    A - P^Q = V^F = FALSA  (ERRADO)

    B - QvR = FvF = FALSA  (ERRADO)

    C - ~[P^(~Q)] = ~(V^V) = (F^F)= FALSA (ERRADO)

    D - PvR --> (P^Q) = VvF --> (V^F) = V-->F = FALSA (ERRADO)

    E - P^Q (~P)vQ = V^F  FvF = F  F = VERDADEIRO (GABARITO)

  • não entendi
    eu posso definir, então, quantos falam a verdade? Pois se houve uma inconsistência, essas afirmações não servem.

  • MUITO DIFÍCIL, GALERA!!!

    Só consegui matar essa questão com a dica do colega Vinicius Menti: em 5 minutos você resolve a parada. 

     

     

    Primeiro, monte uma tabela com os candidatos na vertical e horizontal.

    Depois, fixe o mentiroso na linha vertical e, horizontalmente, examine as falas de cada candidato.

    No final, o mentiroso será aquele da linha horizontal que contiver APENAS 1 F.

     

    A: B mente;                                                     A      B    C

    B: A ou C mentem;                                  A      F      V     V

    C: A mente.                                             B      V       F     F    

                                                                    C      F      V      F

     

    * Explicando a tabela:

       Na 2ª linha, o candidato A foi fixado como mentiroso.

      → A (1ª lin / 2ª col) disse que "B mente". Se ele é o mentiroso, então o que ele disse é mentira (F da 2ª lin / 2ª col);

      → B (1ª lin / 3ª col) disse que "A ou C mentem". Então diz a verdade, porque quem mente é A (V da 2ª lin / 3ª col);

      → C (1ª lin / 4ª col) disse que "A mente". Então diz a verdade, porque quem mente é A (V da 2ª lin / 4ª col).

     

    Segue-se o mesmo raciocínio nas demais linhas, fixando, um por um, os demais candidatos como mentirosos e analisando as falas de cada candidato na horizontal.

     

    Como se vê na tabela, a linha que contem apenas 1 F é o do candidato A. Logo, apenas A mente.

    Se apenas A mente, então somente a proposição P é verdadeira, pois P sendo excludente, Q e R tornam-se proposições falsas.

     

    A) P ^ Q                    B) Q v R                    C) ~[P ^ ( ~Q )]               D) (P v R) → (P ^ Q)               E) (P ^ Q) ↔ [(~P) v Q)]                     

        V ^ F = F                   F v F = F                      ~(V ^ V)                        (V v F) → (V ^ F)                      V ^ F           F v F

                                                                              F v F = F                            V     →     F = F                        F       ↔      F = V

     

     

    * GABARITO: LETRA "E".

     

    Abçs.

  • O candidato A afirmou que B mente.  
    Opções 1: A mente e B fala a verdade ou B mente e A fala a verdade
    O candidato C afirmou que A mente.
    Opções 2: A mente e C fala a verdade ou C mente e A fala a verdade.
    O candidato B disse que A ou C mentem.   
    Opções 3: Se B mente, A fala a verdade e C fala a verdade (não bate com as opções 2, bate com as opções 1)
    ou se B fala a verdade, A mente e C fala a verdade. (bate com as opções 2 e 1)


    Logo por exclusão, conclui-se que B fala a verdade, A mente e C fala a verdade

    Assim fica:
    P = Apenas A mente (V)
    Q= Apenas B mente  (F)
    R = A e C mentem (F)

    P ^ Q = F  ;  Q V R = F;  ~[P ^(~Q)] = F;  P V R ->(P ^ Q)=F;  P ^ Q<-> ~P V Q = V

  • Isso é obra do tinhoso...

  • O raciocínio do professor está correto. Mas, pra quem prefere usar uma tabela da verdade, olhem esta parte deste vídeo:

    https://youtu.be/jBbUACsjOPc?list=PLNKZPo-igK8DvqyoWQ94cOu9OomL_NbXa&t=50

    Pra quem não puder assistir, ele sugere que se use hipóteses e, no caso em que a maior parte de afirmativas for afirmativa, devemos assumir que esta é a verdade.

    Agora, convenhamos, esta questão é pra perder tempo, muito ridícula hehe.

  • NAo entendi a conclusão do professor. Se A mente, então B fala a verdade. Se B fala a verdade que A mente tudo certo, mas fala que C também mente, então como o professor conclui que C fala a verdade se B dizendo a verdade diz que ele mente. Aff Professor pula etapas de raciocínio, não dá pra acompanhar se não se tem a carga de raciocínio que ele pressupõe que se tem,..
  • estranho o comentario do professor, pois:

    se A fala a verdade, entao a proposiçao "apenas A mente" deveria ser F, e na resoluçao da letra "e" ele coloca P = V. nao entendi

    resolvi assim:

    O candidato A afirmou que B mente. 

    O candidato B disse que A ou C mentem. 

    O candidato C afirmou que A mente. 

    suponhamos que A fale mentira.

    B entao fala a verdade dizendo que A ou C mentem. 

    por sua vez, C afirma que A mente.

    P: apenas A mente. V (correto)

    Q: apenas B mente. F (errado, pois sabemos que B fala a verdade)

    R: A e C mentem. F (errado, pois é A ou C que mente, no caso sabemos que é A que mente.

     = V^F <-> FvF = F<->F = V

  • Resolução de RLM deveria ser em vídeo!!!! Só acho. Vai a dica Qconcursos. 

  • Não dá certo estudar RL as 21:10 =((((((((((((((((((((((

  • Não entendi nada do comentário do professor, aff que raiva desses comentário de RLM escritos, viu, apesar de que muitas vezes pelo comentários dos colegas é possível entender. 

  • Eu posso dizer que esta eu resolvi de forma superficial, mas fui testando aquelas que eu verifiquei que estavam erradas:

    Primeiro, deve ser realizado o problema e descobrir que A mente ou fala a verdadde.

    Depois, verificando as alternativas a partir desse presuposto podemos inferir que A e C não podem estar mentindo simultaneamente.

    Se verificarmos a C) ela está incongruente e dá um resultado do tipo "A não mente, e B diz a verdade (não podemos precisar porque é Ou, quem diz a verdade é C ou A)

    e) A mente e A e B mente SE E SOMENTE SE A diz a verdade ou B mente. Logo C, diz a verdade. Não me diga...

  • Dica para as pessoas que também não gostam de algumas questões com as respostas digitadas pelos professores : Clica em "não gostei" na questão e fala o motivo, ou seja, as questoes de RLM devem ser respondidas em vídeo.

  • A explicaçao do professor e merda é a mesma coisa.

  • Amigos, esta é uma questão dificil. Vou tentar explicar:

    A proposição P: Apenas A mente, nos leva a concluir que B e C falam a verdade.

    C diz que A mente. a proposição P diz isso.

    B diz que ou A ou C mentem. Como a proposição P diz, A mente, então B está dizendo a verdade.

    assim val(P) = V; val(Q) = F; val(R) = F

    fazendo as valorações das alternativas, ficarei com a alternativa E.) P e Q se e somente se, não P ou Q

    Reparem que val(P e Q) = F e val(não P ou Q) = F. Desse modo, o se e somente se terá valor Verdadeiro. Resposta: Alternativa E

  • Primeiro a gente considera falar a verdade e mentir como V ou F para A, B e C. Então observamos que A e C são contraditórias. Logo B é sempre verdadeira pois ou A ou ~ A (que equivale a C), B é  uma tautologia. Portanto A que é a negação de B é uma contradição, sempre falsa. Se A é falsa C é verdadeira.

    P é V, pois sabemos que A é F e  B e C são V.

    Q é F, pois B é sempre V.

    R é F, pois A e C são contraditórias e não podem ser ambas F.

    Então é só calcular o valor de verdade das opções.

    Alternativa e.

    Pois a equivalência é verdadeira se ambos os termos são verdadeiros ou ambos falsos. Nesse caso são ambos falsos pois P e Q se somente se ~ P ou Q admite no primeiro termo que Q é verdadeira, o que é falso, e no segundo que ~ P ou Q são verdadeiras, mas são ambas falsas.

  • Essa é uma questão para resolver em 30 segundos:
    1) A = ~B
    2) C = ~A
    3) B = ~A ou ~C
    ------------------
    4) Substituindo (2) em (3), B = C ou ~C = V => B = V
    5) Substituindo (4) em (1), A = ~B = ~V = F => A = F
    6) Substituindo (5) em (2), C = ~A = ~F = V => C = V
    Portanto, P = V, Q = F, R = F
    Agora basta calcular o valor verdade de cada alternativa. A única alternativa com valor V é a letra "e".

  • os comentarios dos amigos deu para entender um pouco

  • texto

    O candidato

    A afirmou que B mente.

    O candidato B disse que A ou C mentem.

    O candidato C afirmou que A mente.

    Considerando essas informações, os símbolos lógicos anteriormente mencionados e ➜ que significa "se ..., então" e ↔ que significa "se, e somente se" -, e as proposições:

    Resposta:

    P: "Apenas A mente"; = V

    Q: "Apenas B mente" e = F

    R: "A e C mentem", = F

    P e Q <-> ~P V Q

    V e F <-> F V F

    F <-> F

    VERDADE

  • texto

    Se apenas A mente (P), não tem como apenas B mentir (Q) , muito menos A e C (R), logo a bi condicional se encaixa no perfil testado.

    (não sei como é com cada um, mas é questão de prática mesmo; testo só no raciocínio, sem nada de escrita a priori, depois que confirmo, valido na escrita, pois é mais rápido)

    Resposta:

    P: "Apenas A mente"; = V

    Q: "Apenas B mente" e = F

    R: "A e C mentem", = F

    P e Q <-> ~P V Q

    V e F <-> F V F

    F <-> F

    VERDADE

    AVANTE..

  • Quem tiver um link de algum vídeo dessa resolução pf me mande


ID
142000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um eleitor, ao assistir à propaganda eleitoral na TV, anotou em um pedaço de papel os nomes, os números e os partidos de três candidatos a deputado federal que, em sua opinião, poderiam merecer o seu voto. Na pressa, não fez a anotação corretamente, de modo que, ao ler, não conseguia associar o nome, número e partido de cada um dos candidatos. O que ele conseguiu lembrar foi que os nomes eram José, Pedro e Maria; os partidos eram PXA, PXB e PXC; e os números terminavam em 01, 02 e 03. Ele lembrava ainda que o candidato mais jovem era do sexo masculino e do PXA; o número do candidato do PXB terminava em 02; o número de Pedro, que era mais velho que Maria, terminava em 03. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • DADOS
    Nomes          jose, pedro, maria
    Numero        1 2 3
    Partidos Px   A B C

    Jovem        = Masculino (pedro ou jose) e PxA
    Numero PxB    = 2
    Pedro        = 3
    Pedro        = Mais velho que maria

    Evolução =====

    Jovem        = Jose (pois pedro é mais velho que maria, logo não pode ser o mais jovem)
    Consequentemente o partido de José é o PxA

    A partir daí eliminamos qualquer opção que Pedro ou Maria sejam do partido PxA, eliminando: (B, A, D, E)

    Resposta A
  • José - A - 01

    Maria - B - 02

    Pedro - C - 03

  • INFORMAÇÕES

    PXA= É MASC E MAIS JOVEM
    PXB= 2

    PEDRO= 3 E MAIS VELHO QUE MARIA, LOGO

     

    Pedro não é PXA porque não é o mais Jovem

    Pedro não é PXB porque seu número não é 2

    Logo, Pedro é PXC, numero 3

    José é PXA, então número 1, pois PXC=3 e PXB=2

    CONCLUSÃO :  Jose PXA, 1 ; Pedro PXC, 3 e Maria PXB 2

    GABARITO : A

     


ID
142003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Nas eleições majoritárias, em certo estado, as pesquisas de opinião mostram que a probabilidade de os eleitores votarem no candidato X à presidência da República ou no candidato Y a governador do estado é igual a 0,7; a probabilidade de votarem no candidato X é igual a 0,51 e a probabilidade de votarem no candidato Y é igual a 0,39. Nessa situação, a probabilidade de os eleitores desse estado votarem nos candidatos X e Y é igual a

Alternativas
Comentários
  • Pelos dados do enunciado, temos:

    p(X ou Y) = 0,7
    p(X) = 0,51
    p(Y) = 0,39

    Deseja-se saber quanto vale p(X e Y).

    Da teoria das probabilidades sabemos que p(X ou Y) = p(X) + p(Y) - p(X e Y). Susbstituindo os valores, temos:

    0,7 = 0,51 + 0,39 - p(X e Y)
    p(X e Y) = 0,2.

    Letra B.

    Opus Pi.
  • Alguém pode me responder?

     

    por que não posso multiplicar 0,39  por  0,51 ?

  • B)0,2

    A E B -> 

    70%=(51%+39%)-T

    70%=90%-T

    T=20%

  • Pq não se pode multiplicar 0,39 x 0,51 ????

  • Essa "teoria das probabilidades" seria, especificamente, a probabilidade da união de dois eventos?

  • Creio que não é só multiplicar as duas probabilidades. Observo que se fosse pra ser dessa forma dita anteriormente, teriamos que ter 0,51 + 0,39 sendo = 0,7 e não é isso que acontece na questão. Fiquei nessa questão por um bom tempo e tive como conclusão que, como a soma dos dois eventos não deram 0,7 imagino que exista o evento da intersecção, ou seja, exitem pessoas que votam no candidato X e no candidato Y ao mesmo tempo, então temos que utilizar a PROBABILIDADE DA UNIÃO DOS DOIS EVENTOS. P (X U Y) = P (X) + P (B) - P( A)INTERSECÇÃO B) 

  • Olá galera!


    Acredito que o "pulo do gato" estava na regra do arredondamento:


    > O termo "e" significa multiplicação, que se encontra no final da questão entre o X e Y, logo, se a questão já nos dá o percentual de 0,70 somando ambos os eleitores, falta somente multiplicar os seguintes valores: 0,51 e 0,39 = 0,1989, sendo arredondado para 0,20.

  • x+y-(x*y)=(x+Y)

    0,51+0,39-(x*y)=0,70

    0,90-0,70=(x*Y)

    0,20=(x*Y)

    B=0,2

  • por que não multiplica um pelo outro simplesmente ? alguem pode me explicar ?

  • LETRA B

  • Questão sobre "adição de probabilidades" (ou/União) -> P(XouY) = P(X) + P(Y) - P(XeY)

    "obs: P(XeY) -> E/interseção"

    0,7 = 0,39 + 0,51 - P(X e Y)

    P(X e Y) = 0,90 - 0,70

    P(X e Y) = 0,20

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/iHy6ln2s30s

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • por que não multiplica um pelo outro simplesmente ?

    é o que a banca queria que você fizesse

    ASSERTIVA: Nessa situação, a probabilidade de os eleitores desse estado votarem nos candidatos X e Y é igual a

    .repare o E sinal de interseção o certo é:

    A e B na terioa dos conjuntos é (A interseção B)

    ou seja P(x)= P(A) + P(B) - (A interseção B)

    . 0,7 = 051 + 0,39 - (A interseção B)

    . 0,7= 0,9 - (A interseção B)

    . (A interseção B) = 0,9 - 0,7

    . (A interseção B) = 0,2

    .

  • Decorando a fórmula da teoria de conjuntos da para matar a questão.

    Fórmula => P(A U B)= P(A)+P(B) - P(A ^ B)

    Substituindo => 0.70 = 0.51 + 0.39 - P(A ^ B)

    0.70= 0.90 - P(A ^ B)

    0.70 - 0.90 = P(A ^ B)

    P(A ^ B) = 0.20

  • Total = 100%

    Votar em x = 51%

    Votar em y = 39%

    Votar em nenhum = 30%

    51+39+30 = 120

    120 - 100 = 20%


ID
142012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Em sistema computacional, a forma de armazenar os dados tem papel essencial no tempo e na quantidade de memória necessários à execução de um programa. Em relação a diferentes tipos de estruturas dinâmicas de dados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe qual é o problema da letra A?
  • Acredito que seja esta parte da frase " especificadas pelo programador". A forma de inserção/remoção é inerrente a estrutura de dados não é o programador que define, caso ele alterasse esta definição não seria mais uma pilha ou fila.
  • a) Pilhas e filas são estruturas de dados em que a inserção e remoção de dados são realizadas em posições previamente especificadas pelo programador.

    b) Listas ligadas, também chamadas listas encadeadas, podem ser organizadas de várias maneiras diferentes: simplesmente encadeadas ou duplamente encadeadas; circulares ou não circulares; ordenadas ou não ordenadas; lineares ou não lineares.

    c) Árvores binárias são estruturas de dados adequadas à representação de hierarquias, e cada nó da árvore tem zero, um ou dois  mais filhos. A relação hierárquica entre seus filhos é definida por sua localização nas subárvores.
  • Comentários para cada item:
    a) Pilhas e filas são estruturas de dados em que a inserção e remoção de dados são realizadas em posições previamente especificadas pelo programador.
    FALSO: a posição para inserir ou remover um elemento em uma lista ou pilha é de acordo com a definição da estrutura: fila se inseri no início e remove no fim; e pilha se inseri e remove no topo.
    b) Listas ligadas, também chamadas listas encadeadas, podem ser organizadas de várias maneiras diferentes: simplesmente encadeadas ou duplamente encadeadas; circulares ou não circulares; ordenadas ou não ordenadas; lineares ou não lineares.
    FALSO: toda lista encadeada é linear.
    c) Árvores binárias são estruturas de dados adequadas à representação de hierarquias, e cada nó da árvore tem zero, um ou mais filhos. A relação hierárquica entre seus filhos é definida por sua localização nas subárvores.
    FALSO: Pegadinha. Os nós em uma árvore binária podem ter 0, 1 ou 2 filhos.
    e) Listas de adjacências e matriz de adjacência possuem a desvantagem comum de não ser possível determinar se uma aresta pertence ou não ao grafo.
    FALSO: através de matriz de adjacência é possível facilmente saber se uma aresta existe (em tempo O(1)). A partir de listas de adjacências é também possível saber, porém é menos eficiente.


ID
142015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à programação orientada a objetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • QUestão complicada...

    vamos lá!

     
    •  a) Um código orientado a objetos é obrigatoriamente de execução paralela (na verdade a execução é concorrente, podendo ser paralela): cada objeto é uma instância em execução simultânea no tempo a todos os outros objetos.
    •  b) A estrutura interna de um objeto possui dois componentes básicos: atributos, que descrevem o estado do objeto; e métodos, que são responsáveis pela comunicação entre objetos (são responsáveis pela alteração no comportamente do objeto).
    •  c) Na herança múltipla, uma classe pode ter mais de um ascendente imediato, em contraste com a herança simples, em que uma classe somente pode ter um ascendente. No caso da herança múltipla, pode haver diferentes tipos de conflitos entre as propriedades das classes ascendentes. CORRETO!
    •  d) Polimorfismo e sobrecarga são características importantes e exclusivas da programação orientada a objetos. (existem formas de implementar polimorfismo em C e outras linguagens)
    •  e) Classes abstratas não possuem atributos e se caracterizam por possuir métodos que podem ser criados dinamicamente quando essas classes são instanciadas.
    • (classes abstratas não são instanciadas)
  • Apesar que a letra B não está errada não, apenas esqueceu de comentar o comportamento

    e sobre a letra E ainda tem o erro de dizer que classe abstrada não possui atributo, claro que ela pode possuir sim, apenas não pode ser instanciada
  • Acredito que o erro na alternativa b) está em omitir a existência de um identificador do objeto, além dos métodos e atributos. Em alguns contextos é aceitável definir um objeto em função somente de seus métodos e atributos. Mas, como a questão fala em ESTRUTURA INTERNA de um objeto, ou seja, como ele é representado do ponto de vista da máquina, não podemos omitir a parte do identificador único de cada objeto.

  • Sobre a letra b:

    A estrutura interna de um objeto possui dois componentes básicos: atributos, que descrevem o estado do objeto; e métodos, que são responsáveis pela comunicação entre objetos.,

    Creio que alternativa está errada porque que são as mensagens responsáveis pela comunicação entre os objetos

     

    https://pt.wikibooks.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_Orientada_a_Objetos/Introdu%C3%A7%C3%A3o

  • Sobre a letra b:

    Acredito que está errado pois os métodos representam o "comportamento" do objeto, e não a comunicação entre objetos.

  • Tomar cuidado com o "exclusivas" do cespe.

  • Acredito que o Rodrigo matou a charada da alternativa B

     

    Resumindo...

    ERRADO → Métodos são responsáveis pela comunicação entre objetos

    CERTO → Mensagens são responsáveis pela comunicação entre objetos

  • LETRA E: ERRADO

    Classes abstratas NÃO PODEM SER INSTANCIADAS!!!!!!!!


ID
142018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à escolha da estrutura e das ferramentas mais adequadas para implementação de uma sistema computacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • os atributos de uma class é de extrema importancia sua analise pois sem sabermos quais são os atributos como vamos herdar a class com os mesmos?


ID
142021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Tradutores de linguagem são programas que traduzem os programas-fonte escritos em linguagem de alto nível para código de máquina. Com relação a tradutores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "X", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  não há resposta correta, dado que a opção indicada como gabarito é ambígua, fato que prejudica seu julgamento  objetivo da questão.

    Bons estudos!
  • A) Os compiladores são independentes do hardware. Os montadores sim, é que são fortemente dependentes da arquitetura da máquina. B) A interpretação e a compilação são coisas diferentes, pois a primeira não executa o processo de síntese, apenas o de análise. C) A maioria das linguagens orientadas a objeto são híbridas. D) A linguagem Java não é fudamentalmente interpretada, mas, sim, híbrida. Segundo Sebesta, em seu livro Conceitos de Linguagens de Programação, 5ªed. pag.43, "As implementações iniciais em Java eram todas híbridas. (...). Agora, há sistemas que traduzem código de bytes Java para código de máquina para permitir uma execução mais rápida."  E) Delphi não é linguagem, mas uma IDE para desenvolvimento de software. A linguagem utilizada pelo Delphi é o Object Pascal.

ID
142024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta quanto à linguagem de programação Java.

Alternativas
Comentários
  • e) O Java permite que você tenha métodos com o mesmo nome, mas com assinaturas diferentes, isto chama-se sobrecarga. O interpretador determinará qual método deve ser invocado pelo tipo de parâmetro passado. Os trecho abaixo é válido para uma compilação Java.
    Diferente da sobrecarga, a sobrescrita acontece quando um método existe em uma classe ? pai ? e é reescrito na classe ? filha ? para alterar o comportamento. A assinatura do método deve ser igual na classe ? pai ? e na classe ? filha ?.

    http://javafree.uol.com.br/artigo/871497/
  • Não entendi pq a letra B é a certa, alguém pode me dizer?
  • Acredito que houve um engano... Um método sobrescrito tem a mesma assinatura:

    "A sobrescrita de métodos consiste basicamente em criar um novo método na classe filha contendo a mesma assinatura e mesmo tipo de retorno do método sobrescrito."

    Leia mais em: Sobrescrita e Sobrecarga - Revista Easy Java Magazine 11 http://www.devmedia.com.br/sobrescrita-e-sobrecarga-revista-easy-java-magazine-11/22603#ixzz3O5r4qbQJ

  • Também não entendi por que ser a letra B, pois, acredito que listas sejam especificações de coleções e não generalizações, como foi mencionada na letra B. 

  • Motivo de ser a B:

    List extends Collection (Lista é uma interface que estende a interface Collection).

    Ela trabalha com Objetos e não tipos de dados específicos, daí ser dita como tipo genérico de coleções.

    Isso vale para toda Collection.

    ………………..,-~*’`¯lllllll`*~,
    …………..,-~*`lllllllllllllllllllllllllll…
    ………,-~*lllllllllllllllllllllllllllllll…
    ……,-*lllllllllllllllllllllllllllllllll…
    ….;*`lllllllllllllllllllllllllll,-~*~-…
    …..\lllllllllllllllllllllllllll/………\;;…
    …...\lllllllllllllllllllll,-*………..`~-~…
    …….\llllllllllll,-~*…………………)_-\..*`*;.…
    ……..\,-*`¯,*`)…………,-~*`~.………….../
    ……...|/.../…/~,…...-~*,-~*`;……………./.\
    ……../.../…/…/..,-,..*~,.`*~*…………….*...…
    …….|.../…/…/.*`...\...……………………)….)¯`~,
    …….|./…/…./…….)……,.)`*~-,……….../….|..)…
    ……/./.../…,*`-,…..`-,…*`….,---…...\…./…
    …...(……….)`*~-,….`*`.,-~*.,-*……|…/.…/……
    …….*-,…….`*-,...`~,..``.,,,-*……….|.,*.…
    ……….*,………`-,…)-,…………..,-*`...,-*….(`-,…
    ..............f`-,………`-,/…*-,___,,-~*……

  • Muito simples,

    Assinatura diz respeito ao nome do método + os tipos de parâmetros utilizados. 

    Sobrescrita: mesma assinatura e (certamente) comportamentos diferentes.

    Sobrecarga: diferentes assinaturas e (certamente) comportamentos diferentes.

  • a) ERRADO. Máquina virtual Java - MVJ (do inglês Java Virtual Machine - JVM) é um programa que carrega e executa os aplicativos Java, convertendo os bytecodes em código executável de máquina. A JVM é responsável pelo gerenciamento dos aplicativos, à medida que são executados.

     

    c) ERRADO. Servlet (servidorzinho em tradução livre) é uma classe Java usada para estender as funcionalidades de um servidor. Apesar dos servlets poderem responder a quaisquer tipos de requisições, eles normalmente são usados para estender as aplicações hospedadas por servidores web, desta forma eles podem ser imaginados como Applets Java que rodam em servidores em vez de rodarem nos navegadores web.

     

    d) ERRADO. A linguagem Java prevê soluções para o problema de vazamento de memória - memory leak -, razão por que é necessário liberar objetos que não estejam mais em uso. Tecnicamente Java não pode ter vazamentos se considerar que o vazamento só ocorre quando algo é alocado e nunca ocorre a possibilidade de liberação quando não há mais referências para este objeto.

    Se considerar que vazamento é toda memória ocupada sem que tenha uma referência para aquele objeto, então Java vaza memória o tempo todo. Só não terá memória vazada quando o GC rodar e limpar tudo o que não há mais referências. Logo em seguida ele começa vazar de novo. Se não considera isto um vazamento, ficamos ainda com a definição que Java nunca vaza memória.

    Se considerar que vazamento é quando você tem um objeto referenciado ainda em algum lugar, mas este objeto não será mais usado na aplicação, aí ocorre o vazamento e pode ser por diversas razões. Mas muita gente não considera isto vazamento já que o objeto está referenciado.

     

    e) ERRADO. Assinatura diz respeito ao nome do método + os tipos de parâmetros utilizados.

    Sobrescrita: mesma assinatura e (certamente) comportamentos diferentes.

    Sobrecarga: diferentes assinaturas e (certamente) comportamentos diferentes.

  • Polimorfismo

    Existem dois tipos de polimorfismo que são conhecidos como sobrecarga (overload) e sobreposição (override).

    A sobrecarga (overload) consiste em permitir, dentro da mesma classe, mais de um método com o mesmo nome. Entretanto, eles necessariamente devem possuir argumentos diferentes para funcionar. RICARTE (2001) afirma que a escolha de qual método irá ser chamado pelo programa principal dependerá de acordo com o seu tipo de objeto, que será tomada apenas no tempo de execução por meio de ligação

    . Na sobreposição é necessário que os métodos tenham a mesma assinatura (tipo de retorno, nome do método, tipos e quantidades de parâmetros), mas com implementações diferentes.

    Acho que escreveram errado lá em cima Paulo H. e Claudston.


ID
142027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação a CSS (folhas de estilo em cascata ou cascading style sheets), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Efeito cascata é o método pelo qual é aplicada uma regra CSS em função do pêso ( importância, prioridade) da regra CSS. Quando a um elemento HTML aplica-se mais de uma regra CSS, diz-se que há um conflito de regras e será aplicada aquela que tiver maior pêso (importância, prioridade) determinada pela ordem do efeito cascata.

    A ordem para o efeito cascata é a ordenação das regras CSS de acordo com critérios pré-estabelecidos, com a finalidade de resolver eventuais conflitos entre regras.
    1. Localizadas todas as regras CSS aplicáveis ao seletor/propriedade, determina-se a especificidade de cada uma delas. A regra mais especifica entre as conflitantes será aplicada.

      Se não for encontra uma (ou mais) regra aplicável ao elemento HTML, este herdará as propriedades de estilo de seu elemento pai. Não havendo elemento pai será aplicado o valor inicial default de estilo para aquele elemento

    2. Regras com declaração importante  tem prioridade sobre aquelas sem a declaração. Se o autor e o usuário declaram regras conflitantes, as do usuário têm prioridade sobre as do autor.

    3. Regras com mesmo peso e conflitantes, declaradas pelo autor têm prioridade sobre aquelas declaradas pelo usuário. Regras do usuário com maior especificidade que aquelas do autor têm a prioridade. Regras com igual especificidade declaradas pelo autor têm prioridade sobre as do usuário. Regras do autor e do usuário têm prioridade sobre as regras default das aplicações do usuário (p.ex.: o browser)

    4. Regras mais específicas têm a prioridade sobre as menos específicas.

    5. Entre regras de mesmo pêso, têm prioridade aquelas declaradas por último na sequência das regras na folha de estilos.
    Pela explicação, a opção (e) está incorreta.
  • essa questao ficou meio bagunçada!
  • a) Não existe uma marcação HTML <css> (incorreta)
    b) O local para colocar uma referência para uma folha de estilo externa é na seção <head> de um documento HTML. (incorreta)
    c) correta
    d) não permite uso de valores negativos (incorreta)
    e) as prioridades estão invertidas. No item as prioridades estão em ordem crescente (incorreta)
  • E a barra normal fechando nao teria que existir???
     <link rel="stylesheet" type="text/css" href="meuEstilo.css"/>

  • Anderson, o HTML não obriga que tenhamos tag de fechamento e um código <link rel="stylesheet" type="text/css" href="mystyle.css"> sem a tag de fechamento e o <link rel="stylesheet" type="text/css" href="mystyle.css" /> produzirá o mesmo resultado. Veja nesse exemplo: http://www.w3schools.com/tags/tryit.asp?filename=tryhtml_link_tag

    []s
  • Anderson Silva, a barra de fechamento pode ou não existe.

  • a) é a marcação HTML para definir uma folha de estilo interna.errado- o correto é < style >

     b)O local para colocar uma referência para uma folha de estilo externa é na seção de um documento HTML.errado. é dentro do< head >

     c)A forma correta de se referir a uma folha de estilo externa é: . correto

     d)A propriedade padding, usada para definir o espaço entre a borda e o conteúdo de um elemento, permite o uso de valores negativos. errado- o mínimo é zero. 

    A 'e' está exatamente ao contrário. a prioridade é

    externo < interno < inline


ID
142030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de XML (eXtensible Markup Language) e DTD (Document Type Definition), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Uma DTD deve ser declarada dentro de um documento XML, pois não é possível utilizar uma referência externa para um documento separado.

    Errado: é possível utilizar um referência externa para um DTD.


    b) PCDATA é um tipo de texto que não é processado pelo analisador (parser).

    Errado: o símbolo especial #PCDATA é reservado para indicar dados de caracter analisável.


    c) CDATA é um tipo de texto que é processado pelo analisador (parser).

    Errado: atributos CDATA são cadeias de caracteres, qualquer texto é permitido, pois não é analisado pelo parser.


    d) Um documento XML pode ser considerado válido quando é um documento bem formado e obedece as regras definidas em uma DTD.

    Correta: Existem duas categorias de documentos XML, bem formatados e válidos. Bem formatados obedecem a sintaxe da XML e válidos são bem formatados e obedecem as restrições declaradas no DTD.


    e) Em XML e DTDs, elementos fornecem informação adicional a respeito de atributos.

    Errado: as declarações de tipos de elementos é quem fornecem informações a respeito de atributos.


ID
142033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de XML e XML Schema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  XML Schema é uma linguagem baseada no formato XML para definição de regras de validação ("esquemas") em documentos no formato XML. Essa linguagem é um alternativa ao DTD, cuja sintaxe não é baseada no formato XML. Um arquivo contendo as definições na linguagem XML Schema é chamado de XSD (XML Schema Definition.

  •  a) No formato xmlns:xs, o XML Schema pode utilizar declaração de escopo de nomes (namespace). (certo)

    The following fragment:

    xmlns:xs="http://www.w3.org/2001/XMLSchema"

    indicates that the elements and data types used in the schema come from the "http://www.w3.org/2001/XMLSchema" namespace. It also specifies that the elements and data types that come from the "http://www.w3.org/2001/XMLSchema" namespace should be prefixed with xs:

     b) O elemento < xml schema > é o elemento raiz de todos os esquemas definidos em XML Schema. (errado)

    The <schema> element is the root element of every XML Schema.

    c) Elementos complexos em XML Schema não podem ser vazios, nem conter só texto. Devem conter sempre ao menos um outro elemento.
    What is a Complex Element?

    A complex element is an XML element that contains other elements and/or attributes.

    There are four kinds of complex elements:

    empty elements elements that contain only other elements elements that contain only text elements that contain both other elements and text

    Note: Each of these elements may contain attributes as well!

       d) Em XML Schema, restrições são utilizadas para definir valores aceitáveis para atributos e não para elementos.
    Restrictions are used to define acceptable values for XML elements or attributes. Restrictions on XML elements are called facets.
       e) XML Schema oferece suporte a tipos de dados predefinidos, não permitindo a criação de novos tipos de dados.


    http://www.w3schools.com/schema/schema_schema.asp
  • a) correto. O XML Schema utiliza namespaces para dar nome aos seus elementos internos, tais como: xs:element, xs:attribute, xs:sequence, etc.


    b) O elemento raiz é o


    c) Elementos complexos podem ser vazios, desde que você atribua um atributo nele. Ex:  tel tipo="cel" /


    d) Restrições são utilizadas para definir valores aceitáveis tanto para atributos como para elementos.


    e) Os Elementos Simples podem assumir vários tipos, também chamados built in, que já fazem parte da especificação XML Schema. Os mais usados são: xs:string, xs:decimal, xs:boolean, xs:date, xs:time e xs:integer. Através dos Elementos Complexos, é permitido criar novos tipos a partir dos tipos built in. Como exemplo existe o conceito de Herança, onde é possível criar um Tipo herdando todos os elementos de um Tipo, além de adicionar novos elementos. Para isso usamos os elementos xs:complexContent (para indicar a herança) e o xs:extension (para informar qual o tipo que será usado como base).

  • b) O elemento é o elemento raiz de todo XML Schema!

    c) Um elemento complexo é um elemento XML que contém outros elementos e/ou atributos. Há quatro tipos de elementos complexos:

    Elementos vazios

    Elementos que contém apenas outros elementos

    Elementos que contém apenas texto

    Elementos que contém tanto outros elementos quanto texto

    Nota: Cada um desses elementos podem conter atributos também!

    d) Restrições são usadas para controlar os valores aceitos para elementos e atributos XML. Restrições em elementos XML são chamados facets.

    e) Uma das grandes vantagens de XML Schemas é o suporte a tipos de dados:

    É mais fácil descrever conteúdo de documentos permissíveis

    É mais fácil validar os dados

    É mais fácil trabalhar com dados de um banco de dados

    É mais fácil definir restrições aos dados

    É mais fácil definir padrões/formatos de dados

    É mais fácil converter dados entre diferentes tipos


ID
142036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de modelos de processo de software.

Alternativas
Comentários
  • a) Alternativa errada pois o modelo em cascata necessita da fase de análise de requisitos.
    O modelo em cascata move-se para a próxima fase somente quando a fase anterior esta completa e perfeita. Desenvolvimento de fases no modelo em cascata são discretas, e não há pulo para frente, para trás ou sobreposição entre elas.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata

     Alternativa B Correta: Os processos de desenvolvimento ágil de software valorizam mais:
    1) interações > processos e ferramentas;
    2) software funcionando >documentação compreensível;
    3) colaboração do cliente > negociação contratual; e
    4 ) respostas a mudanças > planejamento seguido
    http://www.slideshare.net/rafael.ufs/metodologias-ageis-presentation

    Alternatica C errado. São definições semelhantes, porém não iguais.

    Desenvolvimento Incremental é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas.

    Desenvolvimento iterativo é uma estratégia de planejamento de retrabalho em que o tempo de revisão e melhorias de partes do sistema é pré-definido. Isto não pressupõe desenvolvimento incremental, mas funciona muito bem com ele.

    d) Alternativa incorreta. Não há ausencia do cliente  nas áreas iniciais.  Está sempre um representante do cliente no local e faz parte da equipe

    Fonte: www.estig.ipbeja.pt/~eides/XP%20-%20Presentation.ppt 

    e) Alternativa E: InCorreta. Pois não se dá em todas as fases dos processos.
    Programação em par ou programação em duplas é uma das práticas mais conhecidas e mais polêmicas utilizadas pelos que adotam o Extreme Programming (XP).sugere que todo e qualquer código produzido no projeto seja sempre implementado por duas pessoas juntas
    Fonte: http://improveit.com.br/xp/praticas/programacao_par

  • Só uma coisinha a respeito da letra "C". Se alguém teve dúvidas (assim como eu) da diferença entre iterativo e incremental, é só dar uma olhada nessa figura:
  • Pelo que eu li, valorizam mais software funcionando do que "documentação abrangente" e não "documentação compreensível'. Isso me deixou com dúvidas na hora de marcar a questão.

  • Concordo com a Renata, 

    (Pelo que eu li, valorizam mais software funcionando do que "documentação abrangente" e não "documentação compreensível'. Isso me deixou com dúvidas na hora de marcar a questão.)

    "abrangente" é diferente de "compreensível". Isso muda o sentido da frase. e para mim esta errada. No desenvolvimento ágil toda documentação que é elaborada ela tem que ser "compreensível".

  • Fonte: Manifesto Ágil

    Individuos e interações do que processos e ferramentas

    Software em funcionamento do que documentação abrangente

    Colaboração do cliente do que negociação de contrato

    Respostas a mudanças do que seguir um plano


    Feito em 2048.

  • A B tá certíssima!

    Entretanto, a C tb!

    Pois os processos de desenvolvimento iterativos são os incrementais e os evolucionários (prototipagem, espiral), só ver no livro do pressman ou do sommerville, easy-easy!


ID
142039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a modelagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) Modelos de fluxo de dados são usados para mostrar como os dados fluem por uma sequência de etapas de processamento. Devido à sua complexidade, não são apropriados para comunicação com o usuário.

    c) Uma das principais motivações para a realização da modelagem é a capacidade de reproduzir fielmente a complexidade do problema sob investigação, sem suprimir detalhes, mesmo que não sejam relevantes.

    d) Uma forma comum de modelagem de programas procedurais é por meio de fluxogramas de objeto.

    e) Modelos podem ser utilizados para especificar a estrutura de um sistema, mas não e seu comportamento.
  •  b)- Modelos de fluxo de dados são usados para mostrar como os dados fluem por uma sequência de etapas de processamento. Devido à sua complexidade, não são apropriados para comunicação com o usuário.

    Pelo contrário.... precisa ser claro ao cliente/usuario ! 

    c) Uma das principais motivações para a realização da modelagem é a capacidade de reproduzir fielmente a complexidade do problema sob investigação, sem suprimir detalhes, mesmo que não sejam relevantes.

    d) Uma forma comum de modelagem de programas procedurais é por meio de fluxogramas de objeto.

    e) Modelos podem ser utilizados para especificar a estrutura de um sistema, mas não seu comportamento.
  • a) CORRETO

    b) Modelos de fluxo de dados são usados para mostrar como os dados fluem por uma sequência de etapas de processamento. (CORRETO) Devido à sua complexidade (INCORRETOnão são tão complexos), não são apropriados para comunicação com o usuário. (INCORRETO: podem ser utilizados pelos usuários).

     c) Uma das principais motivações para a realização da modelagem é a capacidade de reproduzir fielmente (INCORRETO: isso não é possível) a complexidade do problema sob investigação, sem suprimir detalhes, mesmo que não sejam relevantes. (INCORRETO: todo modelo acaba suprimindo detalhes)

     d) Uma forma comum de modelagem de programas procedurais é por meio de fluxogramas de objeto. (INCORRETO: Fluxogramas de objeto não são adequados à essa finalidade)

     e) Modelos podem ser utilizados para especificar a estrutura de um sistema, mas não seu comportamento.(INCORRETO: Modelos podem ser utilizados para especificar comportamento de um sistemas, por exemplo UML - Case Uses)


ID
142042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de se obter um produto de software. Cada processo tem suas particularidades, entretanto, podem-se destacar atividades que são comuns à maioria dos processos. Com relação a processos de desenvolvimento de software, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não poderia ser a letra A ou B?
  • Igor...

    A letra A diz "ou não funcionais, que não estão relacionados às funcionalidades". Na verdade elas estão.
    A letra B é exatamente o inverso.

    []'s
  • a) O levantamento de requisitos tem como objetivo compreender o problema a ser resolvido e identificar necessidades. Os requisitos podem ser funcionais, que definem as funcionalidades do sistema, ou  E não funcionais, que não estão relacionados às funcionalidades.
    Requisitos Funcionais: São aqueles que descrevem o comportamento do sistema, ou seja, descreve o que precisa ser feito pelo sistema.
    Requisitos não funcionais: São aqueles que descrevem como deve ser feito. Em geral se relacionam com padrão de qualidade como confiabilidade, performance e robustez

    b) A análise tem como foco construir uma estratégia de solução. Os modelos construídos nessa fase devem ser verificados e validados. A verificação validação tem como objetivo assegurar que as necessidades do cliente estão sendo atendidas pelo sistema, enquanto a validação verificação tem o objetivo de analisar se os modelos estão em conformidade com os requisitos definidos.

    c) O projeto produz uma descrição computacional do software sem com restrições de tecnologia, ou seja, aspectos físicos e dependentes de implementação não são considerados.

    e) Na fase de implantação, o sistema é testado, empacotado, distribuído e instalado no ambiente do cliente.
    O sistema é testado em todas as fases do projeto.
  • Requisitos não-funcionais são restrições sobre as funções ou serviços oferecidos pelo sistema. Eles estão relacionados aos funcionais.

    Uma questão interessante que vale uma conferida é a Q35197.

  • Igor.
    Muito bom seu comentario. A principio tinha marcado letra A, mas quando cheguei na D fui obrigado a mudar de opiniao pelo fato de que sou programador e seria impossivel nao marcar a letra D. porem marquei a D pensando... a letra A tbm esta certa... dai quando entrei nos comentarios e vi o seu, me chamou atencao para um detalhe que me passou batido e voce esclareceu.  Muito agradecido ok? Coloquei 5 estrelas para vc
    Valew
  • Eu discordo do gabarito, pois considero que a alternativa (e) também está correta.
    Não está presente elementos claros (apenas, somente, etc) que apontam que é incorreta.
  • Bom comentário da Fernanda Rigamont, mas discordo de alguns motivos dos erros das alternativas A, B, C e E. Vamos lá!

    •  a) O levantamento de requisitos tem como objetivo compreender o problema a ser resolvido e identificar necessidades. Os requisitos podem ser funcionais, que definem as funcionalidades do sistema, ou não funcionais, que não estão relacionados às funcionalidades. ERRADA: Na verdade, o erro ocorre no momento que é afirmado que os requisitos não funcionais não estão relacionados com as funcionalidades. É claro que estão, já que requisitos não funcionais dizem respeito a segurança, desempenho, usabilidade, etc... todas restrições estão diretamente relacionadas às funcionalidades!
    •  b) A análise tem como foco construir uma estratégia de solução. Os modelos construídos nessa fase devem ser verificados e validados. A verificação tem como objetivo assegurar que as necessidades do cliente estão sendo atendidas pelo sistema, enquanto a validação tem o objetivo de analisar se os modelos estão em conformidade com os requisitos definidos.  ERRADA: os conceitos estão trocados, onde está verificação deve ser trocado por validação, e vice-versa.
    •  c) O projeto produz uma descrição computacional do software sem restrições de tecnologia, ou seja, aspectos físicos e dependentes de implementação não são considerados. ERRADA: Não são todos os modelos de projeto que utilizam restrição de tecnologia e aspectos físicos, mas o que dizer do nosso glorioso diagrama de IMPLANTAÇÃO, que enfoca na questão da organização física da arquitetura sobre o qual o software irá ser implantado e executado? Nesse diagrama temos elementos como protocolos (TCP/IP, HTTP, máquinas físicas, etc). Ou seja, o erro está ao generalizar que o projeto de software não apresenta restrições de tecnologia.
    •  d) Na fase de implementação, o sistema é codificado, ou seja, a descrição computacional obtida na fase de projeto é traduzida para código executável, por meio do uso de uma ou mais linguagens de programação. CORRETA!
    •  e) Na fase de implantação, o sistema é testado, empacotado, distribuído e instalado no ambiente do cliente. ERRADA: Essa alternativa é mais controversa, pois mesmo que a aplicação já tenha sido testada na fase de construção, certamente, haverão alguns testes no ambiente do cliente. Mas, no geral, os testes devem ser realizados na fase de Construção e não na fase de implantação. Daí o erro da alternativa!
    • Espero ter ajudado na compreensão!

  • Requisitos não funcionais

    São aqueles que não dizem respeito DIRETAMENTE às funções específicas fornecidas pelo sistema

     

  • Numa prova de C/E eu marcaria a E) como certa também, mas a alternativa D) é mais "certa".


ID
142045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O RUP (Rational Unified Process) é um processo de engenharia de software que oferece uma abordagem com base em disciplinas para atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento. Sua meta é garantir a produção de software de alta qualidade e que atenda às necessidades dos usuários dentro de um cronograma e de um orçamento previsíveis. A respeito de RUP, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O RUP divide o projeto em 4 fases difentes: Concepção (ou Iniciação), Elaboração, Construção e Transição.
    b) Certo.
    c) As disciplinas de suporte do RUP são: gerenciamento de configuração e mudança, gerenciamento de projeto e ambiente.
    d) Os papéis definidos pelo RUP são: gerente de projeto, arquiteto, analista, desenvolvedor e testador.
    e) As disciplinas de engenharia ou processo do RUP são: modelagem de negócio, requisito, análise e design, implementação, teste, implantação
  • a) O RUP é dividido em 4 fases: Iniciação (ou concepção), elaboração, construção e transição.

    c) As disciplinas de suporte (Core Supporting Workflows) sao: Gerência de Configuração e Mudanças (Configuration and Change Management); Gerência de Projetos (Project Management); e Ambiente(Enviroment).

    d) Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos artefatos. Os papéis do Analista organizam os papéis envolvidos principalmente na identificação e na investigação de requisitos (Analista de Sistemas, Designer de Negócios, etc). Os papéis do Desenvolvedor organizam os papéis envolvidos principalmente no design e desenvolvimento de software (Designer de Cápsula, Revisor de Código, etc). Os Papéis do Testador organizam os papéis que lidam com habilidades específicas exclusivas para teste (Testador). Os papéis do Gerente organizam os papéis envolvidos principalmente no gerenciamento e na configuração do processo de engenharia de software (Engenheiro de Processo, Gerente de Projeto, etc). Os papéis adicionais organizam os papéis que envolvem funções diversas ou de suporte no projeto (Desenvolvedor do Curso, Artista Gráfico, Especialista em Ferramentas, etc).

    e) As disciplinas (workflows) do RUP são separadas em dois grupos: Core Engineering Workflows(contendo 6 disciplinas) e Core Supporting Workflows (contendo 3 disciplinas). Os dois grupos (engineering e supporting) formam um grupo mais generico chamado: Core Process Workflows (contendo as 9 disciplinas do RUP)
    OBS.: As vezes o grupo Core Engineering Workflow é chamado simplesmente de Core Process WorkFlow.
    • Core Process Workflows:
      • Core Engineering Workflows:
        • Business Modeling (modelo de negócios)
        • Requirements (requisitos)
        • Analysis and Design (análise e desenho)
        • Implementation (implementação)
        • Test (teste)
        • Deployment (implantação)
      • Core Supporting Workflows:
        • Configuration and Change Management (Gerência de Configuração e Mudanças)
        • Project Management (Gerência de Projetos)
        • Environment (ambiente)

ID
142048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção correta quanto a requisitos de software.

Alternativas
Comentários
  • Os comentários aqui realizados são baseados no Livro Engenharia de Software, de Ian Sommerville, 8ª Edição (página 106).
    Consta nesta página que uma série de técnicas de validação de requisitos pode ser usada em conjunto ou individualmente:
    1. Revisões de requisitos: Os requisitos são analisados sistematicamente por uma equipe de revisores.
    2. Prototipação: Nesta abordagem de validação, um modelo executável do sistema é apresentado para usuários finais e clientes.
    3. Geração de casos de teste: Os requisitos devem ser testáveis.
    Logo, questão correta: letra E
    Espero ter colaborado.

  • a) propriedades citadas sao requisitos nao funcionais;
    b) sempre q possivel vc deve descrever os requisitos nao funcionais quantitativamente(Somerville);
    c) requistos externos (podem ser provenientes de outros sisdtemas;
    d) oferece, sim
  • a) trata-se de requisitos não funcionais
    b) Os requisitos não funcionais podem ser descritos de forma quantitativa. Por exemplo: O sistema não deve ultrapassar 5 segundos para efetuar uma determinada busca no banco de dados.
    c) Requisitos podem ser provenientes de diversas fontes, como pessoas, documentos, outros sistemas...
    d) A matriz de rastreabilidade, produzidade na etapa de gestão de requisitos (segundo Pressman, 6ed) e fornece um suporte extremo para requisitos funcionais, sendo possível obter uma visão das depêndencias dos requisitos e seus possíveis impactos, em caso de mudanças.
    e) CORRETA. Geração de casos, protóripos, revisão técnica formal, análise de consistência automática (feita por ferramenta CASE) e checklist são exemplos de técnicas para validação de requisitos.

ID
142051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de mudança de software, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Ocorre depois que o sistema é entregue.
    b) "...somente de codificação..." de projeto e de lógica também (uma análise de requisitos errada também gera manutenção corretiva).
    c) "... mudança de SO / software..." estão inclusas.
    d) "...software perfeito..." não faz parte.
    e) Correto
  • Achei interessante o conceito de falhas latentes, que devem ser identificadas e corridas pelas manutenções preventivas (reengenharia): "falhas latentes", aquelas que permanecem dormentes e ocultas por um bom tempo até que, somadas à outras "falhas latentes", se transformam em uma "falha ativa".

    Interessante perceber que as falhas latentes são falhas, porém estão dormentes e ocultas. 

    Agora uma boa explicação sobre a diferença entre Defeito e Falha: 

    "Defeito é uma não conformidade, isto é, não está de acordo com algo formal tal qual um requisito.  Uma falha é qualquer problema que possa ocorrer no sistema, tal qual um "carro" que tentamos ligar e o mesmo não "pega". Não ligar não quer dizer que o carro tenha um defeito (que é algo permanente e caractiezado) , mas que falhou, falhou ao ser ligado."


ID
142054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a conceitos gerais de UML (Unified Modeling Language), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Diagramas estáticos(estruturais) UML 2.0 - Classe, objeto, pacote, componentes, estrura composta e implantação
    Diagramas dinâmicos (comportamentais) UML 2.0 - Caso de Uso, Atividade, sequência, comunicação, interação geral, tempo e Maquina de Estado.
    Alternativas A e B erradas. Pois Diagrama de Atividades expressa partes dinâmicas e diagrama de implantação expressa partes estáticas.
    A UML não é linguagem de programação e sim de modelagem -> Letra E errada
    O diagrama que enfatiza a ordem temporal das mensagens é de sequência e não o de comunicação (UML 2 - Guia Prático, página 21)-> Letra D errada.


  • Embora portas tenham sido introduzidas com o Diagrama de Estrutura Composta, elas também aparecem em Diagramas de Componente e até de Implantação.

    (Via de regra, portas se aplicam a "classifiers", então são bem genéricas...)

ID
142057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de diagramas de casos de uso da UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Os estereótipos estão incompletos. Enquanto não ajeitam...

    O estereótipo da alternativa B é "includes", e o da alternativa C é "extends".

  • a) Os diagramas de casos de uso são diagramas UML para modelagem de aspectos estáticos dinâmico de sistemas.

    b) O relacionamento de dependência que usa o estereótipo <include> <extends>especifica que um caso de uso incorpora recursos opcionais, ou seja, o sistema pode ser utilizado com ou sem os recursos adicionais.

     c) O relacionamento de dependência que usa o estereótipo <extends> <include > especifica que o caso de uso de origem incorpora explicitamente outro caso de uso, que representa uma atividade significativa.

    d) Em diagramas de casos de uso, não é possível utilizar relacionamento de generalização entre atores nem e entre casos de uso.
  • a) é um diagrama dinâmico

    b) include é obrigatório

    c) extends é opcional e não incorpora outro caso, mas o estende, aumenta seu escopo. Ex. "ver histórico detalhado" ESTENDE ver "informações da conta"

    d) é difícil dizer que algo não é permitido na UML, é uma linguagem muito flexível

    e) correto.


ID
142060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a diagramas de classe da UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Similar a BD quando existe um relacionamento N para N. 
  • As classes associativas são produzidas a partir de ocorrências de associações que tenham multiplicidade muitos(*) em suas extremidades. As classes associativas são necessárias nos casos que existem atributos relacionadas à associação que não podem ser armazenados em nenhuma das classes envolvidas. [1]




    [1] UML 2 : Uma Abordagem Prática 2ed
  • e) A agregação (composição) é uma forma especial de composição (agregação) com tempo de vida coincidente das partes pelo todo, ou seja, o objeto composto é responsável pela criação e destruição de suas partes.
  • Alguem poderia me ajudar em esclarecer por que a letra B esta errada?

  • Gustavo, as associações também são herdadas pelas subclasses.

  • a) errada. Um associação pode ser bidirecional ou unidirecional, se nenhuma seta é explicitada a associação é bidirecional.
    b) errada. Todas as associações das superclasses são herdadas pelas subclasses.
    c) certa.
    d) errada. A agregação é um tipo particular de associação que representa uma relação do tipo todo-parte.
    e) errada. A composição é uma forma especial (mais forte) de agregação.

  • Existem quatro tipos de relacionamentos entre classes: associação, generalização, dependência e realização.

    Associação pode ser simples, agregação e composição.

    Agregação é um tipo especial de relacionamento onde existe uma relação todo-parte, também chamada de agregação por associação.

    Composição é um tipo especial de agregação onde existe uma relação muito forte todo-parte, também chamada de agregação por composição.

     

    Fonte: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lalucas/disciplinas/uml/transparencia/pdf/04%20Relacionamentos%20entre%20classes.pdf

     


ID
142063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a diagramas de estados da UML, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Magno, vc vê os checkbox acima? Vc deve marcá-lo p/ responder sua questão. É muito difícil p/ vc compreender? Quer q eu desenhe, quer uma animação em flash?

    a) É justamente o contrário, a condição de guarda precisa ser verdadeira

    b) Podem sim. Existem 3 tipos de diagramas de estado: simples, compostos (aninhados) e de submáquina. Inclusive os diagramas de estado que são compostos podem especificar regiões concorrentes internas conhecidas como regiões ortogonais. Isso da origem tb aos estados ortogonais

    c) sim, existe. Através de barra de bifurcação\união ou de estados ortogonais

    d)ok

    e) Claro que podem

  • 1.Uma condição de guarda é uma expressão booleana que precisa ser falsa verdadeira para que uma transição ocorra.As condições de guarda são representadas sempre entre colchetes, nas transições.http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/40153ff9-c154-447b-bf85-40d42db03e3c/661va06gktogpm46lnatlv7cll.pngNão deve-se confundir transições de guarda ( entre colchetes ) com eventos de transição ativados por condição ativados por tempo ou mudança, representados pelas funções:after ( tempo ) e when ( condição )2.Diagramas de estados não podem ser aninhados e, portanto, não são capazes de expressar situações complexas.Os estados que possuem estados aninhados são chamados de estados compostos.http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/78aba921-12c0-4720-9103-a401ffcaf7db/5kqaqmue97tbtq65kfitqtemmh.gifNote que o diagrama acima tem um estado composto, ATIVO, com subestados.3.Não há como expressar a concorrência entre objetos por meio de diagramas de estados.Podemos ter uma concorrência utilizando um fork:http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/82d5586e-20c0-4a8c-b6d4-4c2dc60be133/estado_concorrente_2.PNGOu intra-estado, vários subestrados em um estado compostohttp://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/UML/media/17e257d5-2373-4c3c-86c3-ce3aa2c2a7b9/estado_concorrente.PNGNesse caso uma geladeira pode estar com a porta aberta ou fechada, independente de o motor estar ligado ou desligado4.Um estado é uma condição ou situação na vida de um objeto durante a qual o objeto satisfaz alguma condição, realiza alguma atividade ou aguarda um evento.5 .As combinações de eventos, estados e transições de estado para determinada classe não podem ser representadas em um único diagrama de estados.Na verdade, esse é o principal propósito de um diagrama de transição de estados, mostrar os estados de um único objeto.

ID
142066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com referência a testes de software, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Completamente errada. O teste de regressão podem ser realizadas em outras fases. Questão sem opção correta.

  • Concordo com o Bruno, também não achei nenhuma das alternativas corretas.

  • Também errei a questão, não tinha ouvido falar que o teste de regressão era aplicado somente a manutenção do sistema, mas parece que faz algum sentido sim.

    O teste de regressão é uma técnica do teste de software que consiste na aplicação de testes à versão mais recente do software, para garantir que não surgiram novos defeitos em componentes já testados. Se, ao juntar o novo componente ou as suas alterações com os componentes restantes do sistema surgirem novos defeitos em componentes inalterados, então considera-se que o sistema regrediu.

    Nesse caso, a meu ver, o teste de regressão poderia ser aplicado a manutenção realizada com qualquer finalidade: fazer acréscimo de funcionalidade, melhorar desempenho, adaptar o software a um ambiente operacional diferente, ou mesmo corrigir erros encontrados na fase de operação do sistema.

     

  • b) O teste de integração deve ser realizado logo após os testes individuais de unidades, obrigatoriamente por equipes diferentes da equipe de desenvolvimento.

    c) O teste de unidade tem foco na menor unidade de um sistema, um programa um módulo. Testes em funções, procedimentos ou métodos não são considerados testes de unidade.

    d) O teste alfa é conduzido pelo cliente em seu ambiente de uso final.
    - Projetista e cliente participam
    - É simulado o ambiente de produção do cliente
    - É conduzido nas instalações do desenvolvedor com os usuários finais. O desenvolvedor 'olhando' sobre os ombros dos usuários e registrando erros e problemas encontrados.

    e) Testes de sistema não podem explorar requisitos não funcionais.
    O objetivo é executar o sistema sob o ponto de vista do usuário final, varrendo as funcionalidades em busca de falhas em relação aos objetivos.
    Os testes sao executados em condições similares àquelas que o usuári utilizará no seu dia a dia.
    São testados requisitos funcionais e não funcionais.
  • Não consegui identificar uma questão correta.
  • Correta letra (a) :  Segundo Pressman, Cada vez que um novo módulo é adicionado como parte do teste de integração, o software se modifica. Novos caminhos de fluxo de dados são estabelecidos, nova E/S pode ocorrer e nova lógica de controle é acionada. Essas modificações podem causar problemas com funções que previamente funcionavam impecavelmente.... o teste de regressão é a reexecução de algum subconjunto de testes que já foi conduzido para garantir que as modificações não propagassem efeitos coletareis indesejáveis.
  • Por ELIMINAÇÃO, letra A
  • Não entendi a dificuldade que a maioria encontrou.
    O teste de regressão é realizado para garantir que novas funcionalidades não impactarão em defeitos no sistema.
    Ora, novas funcionalidades implica que o sistema não está mais na primeira versão, logo está necessariamente em uma manutenção.
  • Ao meu ver não tem gabarito essa questão, vejo que o pessoal está confundindo manutenção com melhoria...
    Caso sejam feitos reparos no software seria manutenção do software, bug, migração de xp para win 7, atualização de segurança, nada disso acarreta novas funcionalidades.
    Caso sejam realizadas inserções de novas funcionalidades seriam melhorias no software, o software agora além de trazer o resultado também calcula a média.
    Sendo assim, os testes de regressão precisam tanto ser aplicados tanto em softwares que estão sendo ''manutenidos(nunca mais esquecerei dessa palavra graças ao Vitorino) quanto os que estão ''sofrendo'' melhorias. Ou seja NÃO SOMENTE durante a manutenção...
    Nem iria adiantar entrar com recurso pois a banca iria dizer que tudo é manutenção...
    Revisão do carro é manutenção ou melhoria?? E Chipar ele, melhoria ou manutenção ??
  • Leandro, então me responde qual nova funcionalidade é adicionada em uma manutenção corretiva!!!

  • Não tem resposta certa esta questão.

    Segundo Pressmann, o teste de regressão é aplicado no método de integração bottom-up, em desenvolvimento de software novo. A cada integração de um novo módulo, testa-se os já integrados para verificar se nada foi quebrado. Ou seja, não se pode afirmar que o teste de regressão é aplicado somente em manuntenção.

  • O estagiário do CESPE ataca novamente! 

  • Nem por eliminação consegui responder ... Opções absurdas!!! 


ID
142069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de JUnit.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que a "c" está errada?

  • Paulo, a letra c) está incorreta porque assertEquals é um método da Classe Assert e não uma classe.

  • Assert.assertEquals


    errei essa questão tbm. Enfim, se a banca quisesse ela dava certo tbm nessa ai

  • Complementando.

    C) AssertEquals(a,b) é um método.

    D)Uma fixture de teste é um estado fixo no código que é testado usado como entrada para um teste.

    C)JUnit 4.x utiliza a anotação @JavaTest (@Text) para identificar os métodos que são métodos de teste.

  • @BeforeEach

    Indica que o método anotado deve ser executado antes de cada @Test método , @RepeatedTest, @ParameterizedTestou @TestFactoryna classe atual;

    @AfterEach

    Indica que o método anotado deve ser executado após cada @Test método , @RepeatedTest, @ParameterizedTestou @TestFactoryna classe atual; 

    @BeforeAll

    Indica que o método anotado deve ser executado antes de todos os @Test métodos , @RepeatedTest, @ParameterizedTeste @TestFactoryna classe atual; 

    @AfterAll

    Indica que o método anotado deve ser executado após todos os @Test métodos , @RepeatedTest, @ParameterizedTeste @TestFactoryna classe atual; 


ID
142081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos conceitos de modelagem dimensional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Galera vou tentar encontrar os erros alguém poderia confirmar se é isso mesmo.


    • b) A abordagem de Inmon consolida todas as informações de uma empresa em um repositório central chamado data warehouse corporativo. Essa abordagem é caracterizada por um projeto na terceira forma normal, no qual os dados são consultados diretamente por aplicativos de data warehouse.
         DW não é normalizado. 

    • c) Na abordagem de Kimball, os data marts são adaptados às necessidades e pontos de vista de um grupo de negócios específico, suportando a modelagem dimensional, e são consultados por aplicativos de data warehouse.
    • DM devem ser padronizados de uma forma genérica para facilitar a integração dos mesmos no futuro. 
    • d) A abordagem de data marts autônomos tem foco empresarial e atende às necessidades dentro de uma área de assunto. Seu desenvolvimento necessita explorar o uso de elementos de dados comuns em toda a empresa.
    • DM autônomo tem foco individual e não empresarial, ou seja lida apenas com os dados comuns a uma área de assunto. 
    • e) Se, em um sistema transacional usando-se um esquema estrela, um cliente, identificado por Codigo_do_cliente 1010, modificar o seu endereço da empresa sede, então, para fins analíticos, não será possível acompanhar a história de endereços desse cliente, pois, nessa abordagem, depende-se de Codigo_do_cliente para identificar uma linha exclusiva na dimensão cliente, de tal forma que não é possível armazenar várias versões do cliente.

    • Primeiro é muito estranho falar em sistema transacional usando-se um esquema estrela, deveria ser sistema analítico. 
    • Em um sistema analítico é possível acompanhar a história de um cliente. 
  • Muito estranha essa questão. A letra A é o gabarito mas fiquei na dúvida. Kimball trata de bottom-up, começando com a implementação dos DM locais para uma posterior integração ao DW central. Quando ele fala em "todos os dados de uma empresa são reunidos em um repositório central" parece que não há DM, o que é um erro. Muitas vezes o processo de implementação para nos DM locais, não havendo a integração ao DW central por diversos motivos. Ou seja, ter DM é um certeza, DW não.

     

    Quanto à letra b, creio que o erro não é a terceira forma normal (3NF) porque de fato é o que acontece. Seguem fontes. No entanto parece-me que o Cespe considera DW desnormalizado e pronto.

     

     

    http://blog.westmonroepartners.com/data-warehouse-architecture-inmon-cif-kimball-dimensional-or-linstedt-data-vault/

    https://bennyaustin.wordpress.com/2010/05/02/kimball-and-inmon-dw-models/

    https://social.technet.microsoft.com/Forums/en-US/7bf4ca30-a1bc-415d-97e6-ce0ac3137b53/normalized-3nf-vs-denormalizedstar-schema-data-warehouse-?forum=sqldatawarehousing

    http://www.jamesserra.com/archive/2012/03/data-warehouse-architecture-kimball-and-inmon-methodologies/

     

  • Forçou muito a barra na letra A. Se for assim Inmon caberia também nessa descrição. 

  • Thiago sua justificativa de erro para a C está indo de encontro ao q vc diz n D, concordo com os amigos q a questão é estranha em sua essência... Muito mal feita...

     

  • Comentários: (a) Correto. Kimball trata de um repositório central dimensional direcionado e acessível aos usuários finais; (b) Errado. Nessa abordagem, os aplicativos consultam diretamente Data Marts e, não, o Data Warehouse; (c) Errado. Nessa abordagem, os aplicativos consultam diretamente o Data Warehouse e, não, os Data Marts; (d) Errado. Tem foco departamental e, não, empresarial. Ademais, Data Marts exploram o uso de elementos de dados individuais e, não, comuns

    (Letra A).

  • "Na abordagem utilizada por Kimball, todos os dados de uma empresa são reunidos em um repositório central..."

    Até onde sei, não são todos os dados de uma empresa que são extraídos dos sistemas transacionais e carregados no DW.

  • GABARITO A!

    .

    .

    NO MODELO PROPOSTO POR KIMBALL, ADOTA-SE A TÉCNICA BOTTOM-UP, OU SEJA, CONSTROI-SE OS DATA MARTS, E DEPOIS ESTES CARACTERIZAM O DATA WAREHOUSE INTEIRO; JÁ NO MODELO PROPOSTO POR INMON, ADOTA-SE A TÉCNICA TOP-DOWN, ISTO É, PRIMEIRO CONSTROI-SE O DATA WAREHOUSE, E DEPOIS O SUBDIVIDE EM DIVERSOS DATA MARTS.

  • ERRO DA LETRA C (redação um pouco confusa, mas vamos ao erro):

    Na abordagem de Kimball, os data marts são adaptados às necessidades e pontos de vista de um grupo de negócios específico, suportando a modelagem dimensional, e são consultados por aplicativos de data warehouse.

    ERRADO, na abordagem de Kimball os Data Marts não são consultados, os Data Warehouses é que são (a consulta é realizada no Data Warehouse, e não no Data Mart).


ID
142084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de projeto e modelagem de banco de dados relacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Benjamin,d) Se um cliente pode ter mais de uma conta, a cardinalidade do lado da conta eh (1,n). Por isso está errado, ele disse (1,1).
  • Na letra D há erro pelo fato da cardinalidade estar trocada. Não consegui identificar o erro do item A.

    Alguém saberia dizer?

  • Segundo Navathe, atributo base é também chamado de  "atributo armazenado" ou "atributo derivado".

    3a Ed. pág. 38

  • Entidade Associativa

    É a entidade definida a partir da simplificação de um relacionamento de N:M (muitos-para-muitos) entre

    duas ou mais entidades.

    A sua chave primária deve ser composta, pelo menos, pelas chaves primárias das entidades que participam

    do relacionamento que a gerou.

    Por exemplo, no caso do relacionamento entre a entidade PEDIDO e a entidade PRODUTO, onde:

    PEDIDO vende (1,N) PRODUTO

    PRODUTO é_vendido_em (0,N) PEDIDO

    A entidade associativa ITEM DE PEDIDO é criada em decorrência desse relacionamento, pois alguns

    atributos não se referem nem ao PEDIDO e nem ao PRODUTO, mas a cada produto vendido (caso da

    Quantidade e do Desconto, por exemplo).

    Esses atributos pertencem à entidade ITEM DE PEDIDO, que terá uma chave primária concatenada e

    composta pelo Número do Pedido e pelo Código do Produto, que são as chaves primárias das entidades

    acima.

  • A:
    Uma entidade fraca não possui atributos identificadores

  • a) Entidade associativa: Uma entidade que se relacione com outra entidade.
    b) Atributo derivado: É um atributo que é gerado a partir de outros.
    c)
    d) A cardinalidade esta ao contrário (1,n) e (1,1) deveriam ser (1,1) e (1,n)
    e) É o agrupamento dos valores de uma entidade.
  • a) Uma entidade associativa é considerada uma entidade fraca, pois os seus atributos identificadores são dependentes das entidades que esta relaciona
    Errado. Entidade fraca é como uma especialização. Ex: Entidade Pessoa, as entidades pessoa física, pessoa jurídica podem ser consideradas entidades fracas. No caso de uma entidade associativa, pode haver uma chave primária composta das chaves estrangeiras + um identificador único.
  • O item "d" está errado porque não há informações suficientes para deduzir que uma conta só pode ter um cliente.
    Entidade associativa -> representa uma forma de promover um Relacionamento a uma Entidade. Dessa forma esse Relacionamento pode passar a se relacionar com outras Entidades, ou até mesmo com outros Relacionamentos.
  • A afirmativa A está errada pois uma entidade ou é normal, ou é fraca ou é associativa.
  • a) Uma entidade associativa é considerada uma entidade fraca, pois os seus atributos identificadores são dependentes das entidades que esta relaciona.
    Sim, seus atributos identificadores(chaves), são dependentes das entidades na qual se relacionam(veja: http://imgur.com/wObyVlc). Porem, tem conceitos distintos. Entidade fraca eh uma entidade cuja existencia depende de outra entidade(a forte). Ponto! Ja a entidade associativa eh uma entidade cujo relacionamento entre duas entidades acaba gerando uma terceira entidade.
    b) Um atributo derivado pode ser calculado a partir de outros atributos da entidade. O atributo a partir do qual o cálculo é realizado é denominado atributo base. 

    Certa! Resumo dos tipos de atributos:

    simples:assume um unico valor atomico para cada entidade. Ex: idade.

    composto:formado por um ou mais subatributos. Ex.:endereco.

    multivalorado:atributo q pode possuir diversos valores. Ex.:telefone.

    derivado:atributo q pode ser obtido a partir de outro, chamado atributo base. Ex.:idade, q pode ser obtido pela data_nasc

    O Atributo composto pode ser dividido em partes menores (ex.: Endereço pode ser dividido em bairro, rua, numero...), enquanto atributo multivalorado não pode(ex: idioma: inglês, frances).

    c) O conjunto de relacionamentos não binários ilustrado na figura a seguir não pode ser recomposto em um conjunto de relacionamentos binários distintos.

    Relacionamento binário é a associação entre duas entidades. Ex.: Marido casado com Mulher;Relacionamento ternario associa 3 entidades. o relacionamentonao binario citado eh um relacioamento ternario. Em geral, qualquer relacionamento não binario pode ser representado usando relacionamentos binarios.

    d) Na modelagem de banco de dados para uma instituição financeira, se um cliente pode ter mais de uma conta na mesma agência bancária, o mapeamento da cardinalidade para o relacionamento entre as entidades cliente e conta será modelado na forma 1:n no lado cliente e 1:1 no lado conta, conforme ilustra a figura a seguir.Errada. Coloca-se a cardinalidade na entidade oposta ao relacionamento, porem, a leitura eh feita como se ela pertencesse 'a outra entidade(um cliente possui uma ou mais contas(1:n deveria ser colocado junto 'a entidade conta); e uma conta so possui um cliente(1:1 deve ser colocado no lado cliente). 

    e) Agregação é um refinamento do conjunto de entidades em níveis sucessivos de subgrupos, indicando explicitamente diferenciações entre as entidades. Essa eh a definiçao de especializaçao. Na agregação, as classes fazem um relacionamento todo-parte e pode ser lida como “possui”, “tem”. Ex: um carro tem/possui rodas. Já a especialização é 1 forma de criar novas entidades com base em entidades já definidas, usando herança. Nesse caso, eu poderia ter a entidade carro e a especialização carro de passeio ou carro de corrida. 

  • Tipos de Entidades
    • Entidade Primária (Entidade Forte): é uma entidade que possui chave primária, por definição é 
    uma entidade dominante. 
    • Entidade Dependente (Entidade Fraca): é uma entidade que não possui chave primária, por 
    definição é uma entidade subordinada. Para formarmos a chave primária de uma entidade fraca, 
    utilizamos a chave primária da entidade forte da qual ela é existencialmente dependente mais um 
    conjunto mínimo de atributos que possa identificar uma entidade em um conjunto de entidades 
    fracas. 
    • Entidade Associativa: É aquela cuja chave primária é obtida através da concatenação das 
    chaves primárias das entidades que ela associa.
  • Nenhum comentário aqui explicou o erro da letra "a", só mostraram o conceito de entidade associativa e fraca, mas no meu ver, uma não excluir a outra, ao contrário, uma entidade associativa se parece com uma entidade fraca pra mim.


ID
142087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com o COBIT 4.1, os pilares que sustentam o núcleo da governança de tecnologia da informação (TI) podem ser representados por cinco áreas. Essas áreas incluem

Alternativas
Comentários
  • As cinco áreas de foco na governança de TI são:Entrega de valorGestão de riscoGestão de recursosMensuração de desempenhoAlinhamento estratégico
  • Fonte: CobiT 4.1
      • Áreas foco da Governança de TI:

        • Alinhamento estratégico

        • Entrega de valor

        • Gestão de recursos

        • Gestão de riscos

        • Mensuração de desempenho

  • Gabarito B

    Alinhamento estratégico

    Segundo o COBIT “foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.” Os processos do estágio “Planejar e Organizar” tem grande foco no alinhamento estratégico. Isto não é por acaso, visto que o alinhamento só irá ocorrer com um bom planejamento das ações de TI, tendo como base o planejamento estratégico da organização.

    Entrega de Valor

    Segundo o COBIT “é a execução da proposta de valor de TI através do ciclo de entrega, garantindo que TI entrega os prometidos benefícios previstos na estratégia da organização, se concentrado em otimizar custos e provendo o valor intrínseco de TI.” Os estágios “Adquirir e Implementar” e “Entregar e Suportar” tem foco maior na entrega de valor. Os usuários/clientes percebem valor da TI através dos processos que tem contato direto com eles, como “Gerenciar Incidentes” e “Gerenciar Mudanças”.

    Gestão de Risco

    Segundo o COBIT “requer a preocupação com riscos pelos funcionários mais experientes da corporação, um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a organização e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia.” Os estágios “Adquirir e Implementar” e “Entregar e Suportar” tem foco também na gestão de riscos, principalmente processos como Gestão de continuidade de serviços de TI, segurança de sistemas e gestão de serviços terceirizados. É importante o mapeamento dos riscos e ter planos para a mitigação destes riscos. Os processos do estágio “Planegar e Organizar” também representam um risco, visto que a falta de alinhamento das ações de TI com o negócio pode gerar por exemplo ações que não agreguem valor a organização.

    Gestão de Recursos

    Segundo o COBIT “refere-se à melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento dos recursos críticos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas.” Processos como Gestão de Capacidade, Gestão de pessoas e fornecedores procuram atender esta área de foco.

    Mensuração de Desempenho

    Segundo o COBIT esta área de foco “acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos recursos, processo de performance e entrega dos serviços, usando, por exemplo, “balanced scorecards” que traduzem as estratégia em ações para atingir os objetivos, medidos através de processos contábeis convencionais.” O COBIT traz junto com a descrição dos processos sugestões de indicadores baseados nas perspectivas do balanced scorecard nos níveis operacionais, táticos e estratégicos. Como diz Peter Druker, “o que não é medido não pode ser gerenciado.”

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
142090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O COBIT 4.1 é formado por vários componentes interrelacionados. Nessa inter-relação, os processos de TI são decompostos em atividades chave executadas por

Alternativas
Comentários
  •       Matrizes de Responsabilidades pelo que pesquisei, também chamada de Matriz de Arranjos de Governança de TI,  não é exclusivo do Cobit e sim da Governança de TI de um modo geral.

          Nela deve apresentar, segundo Peter Weill e Ross:  Quais as decisões devem ser tomadas a nível de:

          - Princípios de TI (importância da TI nos negócios da Organização),

          -Arquitetura de TI,

          - Infra-Estrutura de TI, 

          - Aplicações de negócios e,

          - Investimentos em TI 

    fontes: www.exatec.unisinos.br/~celsopm/.../Governanca_de_TI_4ppg.pdf  e www.economia.aedb.br/seget/artigos06/747_ARTIGO%20SEGET.pdf

  • Cada processo possui o seguinte:

    • Entradas do Processo: São o que o dono do processo precisa dos outros processos.
    • Saída do Processo: São o que o dono do processo deve entregar.
    • Atividades Chave para o processo e matriz de RACI: Aponta quem é Responsible (Responsável), Accountable (Cobrado), Consulted (Consultado), e Informed (Informado) para cada atividade.

    Ref: Guia de Estudos COBIT

  • Tá estranha a questão.... quem executa não é a matriz de responsabilidades, a TABELA RACI, ou podemos chamar de matriz também, serve para indicar as FUNCOES de cada pessoa na organização tem para ser : Responsável pela execução com sucesso da atividade, Accountable para autorizar a aprovação da execução do processo, Consultado para fornecer conselhos ou informações da execução do processo e Informados que são as pessoas informadas da execução do processo.

  • Concordo com o Fabrício.

    A questão está sem sentido.

  • Pessoal, essa questão é bem simples de responder! Basta consultar a tabela dos componentes inter-relacionados do CobiT [1] (página 10 do documento).

    Vendo a tabela, podemos notar que os processos dividem-sem em atividades-chave que são executadas por uma matriz de responsabilidade (também chamada de tabela de responsabilidade ou matriz RACI).

    Apena isso que a questão perguntou.

    Referência:

    [1] http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Documents/cobit41-portuguese.pdf

  • Na minha opnião a questão está mal fomulada! Tudo bem que as tarefas chaves existentes em cada processo do COBIT 4.1 são executas por determinados responsáveis (funções) que são definidos pelas matrizes de responsabilidade. Agora dizer que as atividades são executadas por matrizes de responsabilidades é demais. Matriz não executa nada, ela apenas informa qual função (CEO, CFO, Responsável por operações, etc...)deve executar cada atividade chave! Ficaria certa se a alternativa a fosse a) funções definidas nas matrizes de responsabilidade.

    Espero ter ajudado!
  • Concordo com vocês ai.

    A questão está mal formulada demais.

    A pergunta fica meio ambígua: "por quem ou pelo que as atividades são executadas"; "pelo que essas atividades são decompostas".


ID
142093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O ITIL 3 é formado por cinco publicações. Assinale a opção correspondente à publicação na qual consta o processo gerenciamento de portfólio de serviços.

Alternativas
Comentários
  •          A publicação Estratégia de Serviço contém os seguintes processos:

    - Gerenciamento Financeiro de TI

    - Gerenciamento do Portifólio de Serviços

    - Gerenciamento da Demanda

  • Segue um quadro resumo... 

  • Segue o quadro aqui mesmo, no comentário abaixo está mais legível...

  •  O portfólio de serviço, presente na Estratégia de Serviços, é o conjunto completo do serviços gerenciados pelo provedor de serviços. Contempla inclusive o catálogo de serviço - Desenho de Serviços, os serviços realmente disponíveis.

    Veja detalhes na figura.

  • Gabarito E

    Dá para confundir com o processo Catálogo de serviço que está em Desenho de serviço.

    Por tanto não confundam Portifólio com Catálogo. Esse tipo de questão é recorrente nas bancas.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
142096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do ITIL 3, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •   Publicações > Processos > Funções:

    1. Estratégia do Serviço: 1.1. Gerenciamento Financeiro de TI, 1.2 Gerenc. do Portifólio de Serviços, 1.3 Gerenc. da Demanda

    2. Desenho do Serviço: 2.1. Gerenc. do Catálogo de Serviços, 2.2. Gerenc do Nível de Serviço, 2.3 Gerenc da Capacidade,  2.4 Gerc. da Disponíbilidade, 2.5 Gerenc da Continuidade do Serviço, 2.6 Gerenc da Segurança da Informação e 2.7 Gerec de Fornecedores.

    3. Transição do Serviço: 3.1. Gerenciam de Mudanças, 3.2.Gerenciam de Ativos de Serv e da Configuração, 3.3. Gerenciam da Liberação e Distribuição, 3.4 Validação e Teste do serviço 3.5 Avaliação e 3.6. Gerenciamento do Conhecimento

    4. Operação do Serviço: 4.1 Gerenc de Eventos, 4.2. Gerenc de Incidentes, 4.3. Execução de Requisições, 4.4.Gerenc de Problemas e 4.5 Gerec do Acesso.  Funções da Operação do Serviço:  Central de Serviços, Ger Técnica, Ger Operações de TI e Ger de Aplicações.

    5. Melhoria Contínua do Serviço: 5.1. Relatório do Serviço e, 5.2 Medição do Serviço 

     

  • Funções
    • Central de Serviços - é uma unidade funcional que está envolvida em vários eventos de serviço. Deve funcionar como um ponto único de contato para os usuários no dia a dia. Há 4 tipos de Central de Serviços: Local (é criada para atender necessidades locais de cada unidade de negócio), Centralizada (centraliza todas as solicitações de suporte em um único local), Virtual (suporte espalhado por diversos países – sempre que o usuário fizer uma chamada, dependendo do horário, ele será atendido por alguém em uma posição geográfica diferente) e Siga o Sol (é a combinação de centrais que estão dispersas geograficamente, fornecendo suporte 24h/dia a um custo relativamente baixo).
    A equipe de suporte deverá ter as seguintes qualificações, no mínimo: Habilidades interpessoais, Entendimento dos serviços, Conhecimento técnico.
    Os seguintes papéis figuram nesta função: Gerente de Central de Serviços, Supervisor de Central de Serviços e Analista de Suporte.
    • Gerenciamento Técnico - é a função responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e para o Gerenciamento da Infraestrutura de TI. Em pequenas organizações, pode estar em 1 departamento e em grandes organizações, pode estar distribuído por vários departamentos.
    • Gerenciamento de Aplicação - é responsável por gerenciar aplicativos durante seu ciclo de vida. Sua função é realizada por qualquer departamento, grupo ou equipe envolvida na gestão e suporte de aplicativos operacionais. Uma das decisões-chave à qual ele contribui é a de comprar um aplicativo ou criá-lo (que é discutido no Desenho de Serviço). Esta função também pode ser distribuída em grupos. O Gerenciamento de Aplicação não é responsável pelo desenvolvimento do software – é responsável pela manutenção de aplicações.
    • Gerenciamento de Operações de TI - é a função responsável pela gestão contínua e manutenção de uma infraestrutura de TI de uma organização, para assegurar a entrega do ANS ao negócio. Consiste de 2 sub-funções: Controle de Operações de TI e Gerenciamento das Instalações.
     

  • Segue o quadro resumo. Nesse link esta mais legível.


  • a) O gerenciamento do nível de serviço, não é um processo da estratégia de serviço e sim de DEGIN DE SERVIÇO (DESENHO DE SERVIÇO)

    C) O desenho de serviço abrange os processos de gerenciamento da demanda e da disponibilidade.
    o gerenciamento da demanda É UM PROCESSO DE ESTRATÉGIA E NÃO DE DESENHO (DESIGNER)

    D)TENHA SAÍDO DO ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO.

  • Função Central de Serviços.

    Função Gerenciamento Técnico.

    Função Gerenciamento da Operação de TI.

    Função Gerenciamento de Aplicações.

  • e) O gerenciamento de serviços de TI tem como objetivo prover serviços e processos de tecnologia da informação com qualidade, sempre alinhados às necessidades específicas de cada negócio. A ideia é manter a redução de custos a longo prazo.

  • E) INCORRETO. O gerenciamento de serviços eficiente tem como características fornecer valor aos clientes na forma de serviços e permitir que os clientes se aproximem da complexidade estrutural e dos detalhes técnicos desses serviços.

    Os clientes são usuários do serviço, logo, não se aproximam da complexidade ou detalhes técnicos dos serviços.

  • C) INCORRETO. O desenho de serviço abrange os processos de gerenciamento da demanda e da disponibilidade.

    Gerenciamento da demanda à ESTRATÉGIA de serviço

    Gerenciamento  da disponibilidade à DESENHO de serviço


    D) INCORRETO. O principal objetivo da operação de serviço é colocar em plena operação um serviço que tenha saído do estágio de desenho de serviço, garantindo o cumprimento dos requisitos preestabelecidos de custo, qualidade e prazo.

    Os processo seguem a seguinte “ordem”

    1- ESTRATÉGIA; 2- DESENHO; 3- TRANSIÇÃO; 4- OPERAÇÃO; 5- MELHORIA CONTÍNUA.

    Primeiro erro: Na sequencia acima verifica-se que a OPERAÇÃO é uma fase posterior a TRANSIÇÃO (e não ao DESENHO, como afirmado na assertiva)

    Segundo erro: Colocar o serviço em operação é função da TRANSIÇÃO de serviço. TRANSIÇÃO significa implementar de maneira “suave”, minimizar os impactos adversos das mudanças.

    OPERAÇÃO é verificar a funcionalidade do serviço no “dia a dia” garantir uma entrega e suporte eficientes e eficazes

  • B)CORRETO. Central de serviço, gerenciamento de aplicativo e gerenciamento das operações são funções da operação de serviço.

    Operação de Serviços é o único estágio que, além de possuir processos, possui funções (times):). Elas são quatro:

    ·        CENTRAL DE SERVIÇO,

    ·        GERENCIAMENTO TÉCNICO,

    ·         GERENCIAMENTO DE APLICAÇÕES

    ·         GERENCIAMENTO DAS OPERAÇÕES DE TI.

     

    A Central de Serviços (service desk):  é  a equipe/pessoal que será o contato dos usuários quando ocorrer uma interrupção do serviço, para receber requisições ou mudanças. O contato do usuário com a TI: “Olha meu mouse não está funcionando”, “a minha impressora parou”, “preciso de novo login”.

    Gerenciamento Técnico:  envolve as equipes que fornecem conhecimento técnico e gerenciamento da infraestrutura de TI.

    Gerenciamento de Aplicativo:  administra/desenvolve ou dão suporte aos aplicativos ao longo de seu ciclo de vida.

    Gerenciamento de Operações de TI: são os operadores de TI que executarão as atividades além do monitoramento. Exemplo: executar backup e restauração, impressão, manutenção

  • a) INCORRETO. O gerenciamento do nível de serviço, um processo da estratégia de serviço, visa manter e melhorar a qualidade dos serviços de TI.

    Primeiro erro: Gerenciamento do Nível de serviço é um processo do DESENHO DE SERVIÇO (e não da estratégia de serviço)

    Melhorar a qualidade do serviço é a melhoria contínua.

    Obs: O processo DESENHO DE SERVIÇO gerenciamento de NÍVEL DE SERVIÇO é definir as regras, limites e metas dos serviços prestados.

  • 2° PARTE DO COMENTÁRIO.


    D) INCORRETO. O principal objetivo da operação de serviço é colocar em plena operação um serviço que tenha saído do estágio de desenho de serviço, garantindo o cumprimento dos requisitos preestabelecidos de custo, qualidade e prazo.

    OPERAÇÃO de serviços é uma etapa no ciclo de vida do serviço que visa garantir a entrega e suporte nos níveis acordado, ou seja, o objetivo é manter o serviço funcionando e dar suportes do dia a dia.

    OPERAÇÃO : MANTER/ SUPORTE o/do serviço em funcionamento;

    TRASIÇÃO: COLOCAR em OPERAÇÃO o serviço.

    Além do erro de definição, sabe-se que saída do estágio de desenho de serviço teremos a transição (e não operação de serviço, conforme a assertiva)


    E) INCORRETO. O gerenciamento de serviços eficiente tem como características fornecer valor aos clientes na forma de serviços e permitir que os clientes se aproximem da complexidade estrutural e dos detalhes técnicos desses serviços.

    O FINAL da assertiva está INCORRETO, já que os cliente/usuário NÃO se aproximam da estrutura dos serviços

  • 1 PARTE DO COMENTÁRIO


    A) INCORRETO. O gerenciamento do nível de serviço, um processo da estratégia de serviço, visa manter e melhorar a qualidade dos serviços de TI.

    Nível de serviço é um processo do DESENHO de serviço (e não da estratégia)

    O gerenciamento do nível de serviço é o acordo formal das regras, limites e metas de serviço. Exemplo: o contrato assinado de internet prevê um serviço de 2 Mega (esse é o “acordo” a regra ou nível de serviço).

    Manter e melhorar a qualidade dos serviços de TI está ligado ao processo de MELHORIA CONTÍNUA


    B) CORRETO.Central de serviço, gerenciamento de aplicativo e gerenciamento das operações são funções da operação de serviço”.

    OPERAÇÃO de serviços é uma etapa no ciclo de vida do serviço que visa garantir a entrega e suporte nos níveis acordado, ou seja, o objetivo é manter o serviço funcionando e dar suportes do dia a dia.

    A operação é composta por: PROCESSOS e FUNÇÕES.

    As funções da operação de serviço: central de serviço, gerenciamento técnico, gerenciamento de operações de TI e gerenciamento de aplicativo


    C) INCORRETO. O desenho de serviço abrange os processos de gerenciamento da demanda e da disponibilidade.

    Gerenciamento da demanda – ESTRATÉGIA  de serviço.

    Gerenciamento da disponibilidade – DESENHO de serviço


ID
142099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O PMBOK 3 está estruturado em nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Esses processos são agregados em cinco grupos, os denominados grupos de processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, monitoramento e controle, execução e encerramento. A respeito do PMBOK 3, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A seguir está o mapeamento de cada processo, com erros apontados em MAIÚSCULAS:

    a) definição de atividades: fase de planejamento, gerenciamento de TEMPO;

    b) planejamento de qualidade: fase de PLANEJAMENTO, gerenciamento de qualidade;

    c) desenvolver a equipe do projeto: fase de execução, gerenciamento de recursos humanos, sendo, assim, o gabarito;

    d) administração de contrato: fase de MONITORAMENTO E CONTROLE, gerenciamento de AQUISIÇÕES;

    e) controle integrado de mudanças: fase de monitoramento e controle, gerenciamento de ESCOPO.
  • Na letra "E", a área de conhecimento referente ao processo controle integrado de mudanças faz parte do grupo de conhecimento integração e da área monitoramento e controle.

  •      Usando a mesma linguagem da questão:

          Cada uma das 9 áreas, tem alguns processos integrantes (num total de 44 para as 9 áreas no PMBOK 3).

          Dependendo do processo ele fará parte do  grupo de Iniciação ou do grupo de Planejamento, ou do Monitoramento, ou do Controle, ou da Execução, ou do grupo de Encerramento.  Assim, as alternativas:

    a) O processo Definição de atividades, está na área de Gerenciamento de Tempo e não na área do Escopo do Projeto.

    b) O processo Planejamento da Qualidade está na área de Gerênciamento da Qualidade mas não no grupo de iniciação e sim no grupo de Planejamento

    c) A  alternativa está correta porque o processo Desenvolver a Equipe está na área do Gerenciamento de Recurosos Humanos, no grupo de Execução.

    d) O processo Administração de Contratos está na área de Gerenciamento de Aquisições  e não na área do Gerenciamento da Integração.

    e) O processo Controle Integrado de Mudanças está na área do Gerenciamento da Integração e não na área do Gerenciamento de Riscos.


ID
142102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerenciamento de projetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • C)  ATIVIDADE: Um componente de trabalho realizado durante o andamento de um projeto.

    D) O gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e
    gerenciam a equipe do projeto. A equipe do projeto consiste nas pessoas com papéis e
    responsabilidades designadas para a conclusão do projeto. O tipo e o número de membros da
    equipe do projeto podem mudar com frequência ao longo do projeto. Os membros da equipe do
    projeto também podem ser referidos como pessoal do projeto. Embora os papéis e
    responsabilidades específicas para os membros da equipe do projeto sejam designadas, o
    envolvimento de todos os membros da equipe  no planejamento do projeto e na tomada de
    decisões pode ser benéfico. O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o
    início agrega seus conhecimentos durante  o processo de planejamento e fortalece o
    compromisso com o projeto.

    (...)

    A equipe de gerenciamento de projetos  é um subconjunto da equipe do projeto e é
    responsável pelas atividades de gerenciamento do projeto e liderança, como iniciação,
    planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento das várias fases do projeto.
    Este grupo também pode ser chamado de equipe principal, equipe executiva, ou equipe de
    liderança. Para projetos menores, as responsabilidades de gerenciamento do projeto podem
    ser compartilhadas por toda a equipe ou administradas exclusivamente pelo gerente de
    projetos. O patrocinador do projeto trabalha com a equipe de gerenciamento de projetos, em
    geral com apoio em questões como financiamento do projeto, esclarecimento do escopo e
    monitoramento do progresso, e influenciando outras pessoas para beneficiar o projeto.

    -- PMBoK 4ed

     

    E)

  • Faltou comentar a letra A.

    PMBOK, 4º ed., pag. 14.

    "O gerente de projetos também deve examinar a cultura

    organizacional e determinar se o gerenciamento de projetos é reconhecido como uma

    função válida com responsabilidade e autoridade para gerenciar o projeto. "

    PMBOK, 4º ed., pag. 365

    "Gerente de projetos (GP) / Project Manager (PM). A pessoa designada pela organização executora para atingir s objetivos do projeto*."

    Onde está o erro da letra A???
     

  • O erro da letra A. está em "independentemente da cultura da organização" isto deve ser levado em consideração, e existe uma parte do pmbok que fala sobre estruturas organizacionais.

    agora... ao meu ver a letra D está confusa...

    pois EQUIPE do projeto faz parte do grupo de stakeholders porém a recíproca não necessariamente é verdadeira.

    e o PATROCINADOR, é um STAKEHOLDER... e não necessariamente faz parte diretamente da equipe do projeto.
  • Pessoal, não entendi o erro da "C", podem me ajudar?
    • Letra D
    • a) O gerente de projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto, independentemente da cultura da organização. Ele deve determinar se o gerenciamento é reconhecido como função válida e se possui responsabilidade e autoridade para gerenciar o projeto.
    • O gerente de projeto é o CARA, ele é sempre o responsável e somente ele, isso é fica assinado no termo de abertura do projeto.
    •  
      •  b) O gerente de projetos controla os recursos atribuídos ao projeto, mas não é responsável por gerenciar o escopo, o cronograma, o custo e a qualidade dos produtos dos pacotes de trabalho.
      • É responsável por tudo.
      •  c) Tarefa é um componente de trabalho realizado durante o andamento de um projeto.
      • Definição de Atividade, tarefa é uma parte da atividade.
      •  d) Equipe do projeto inclui a equipe de gerenciamento de projetos, o gerente de projetos e, para alguns projetos, também o patrocinador do projeto.
    • O patrociador da suporte ao gerente, mas no geral não faz parte da equipe, porém ele pode fazer parte da equipe por exemplo em um projeto agil.
      •  e) A estrutura analítica do projeto é um cronograma sumarizado que identifica os principais marcos do projeto.
      • Não é sumarizado, é detalhadíssimo.
  • Complementando...

    E) ERRADA!!!  A estrutura analítica de projetos - EAP - é uma decomposição hierárquica, uma "quebra" do projeto em várias partes para que o seu gerenciamento seja facilitado.

  • Para marcar a C errada tem que assumir que a parte de um componente não é um componente.

     


ID
142105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Ainda com relação a gerenciamento de processos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A -> Errada.Os processos organizacionais e gerenciais são processos de informação e decisão. Eles podem ser verticais e horizontais. Os processos VERTICAIS usualmente se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e se relacionam com a alocação de recursos escassos (fundos e talentos).Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo do trabalho.O trabalho nos processos horizontais pode ser realizado de diversas maneiras, gerando três tipos de processos horizontais (laterais) (Galbraith): voluntários (ocorrem por meio do contato voluntário entre os membros do grupo por iniciativa dos envolvidos), formais (definidos previamente por meio de documentos formais) e coordenados (que exigem times de organização mais complexa e formal).----------------------------Letra B -> ErradaO conceito aplicado na afirmação seria o de "Gerenciamento de Processos DE NEGÓCIO". Chamar somente de "Gerenciamento de Processos" me parece muito abrangente e portanto um conceito mais amplo.Já o "Gerenciamento de Processos de Negócio" é a tradução do BPM (Business Process Management), que é a busca da melhoria contínua dos processsos para se atingir resultados esperados.Também NÃO podemos dizer que é "EXCLUSIVAMENTE por meio de métodos, técnicas e ferramentas".----------------------------Letra D -> ErradaO COBIT está extremamente VOLTADO PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO, na verdade, ele é um modelo de referência para gestão da TI.----------------------------Letra E -> Errada"Controle de processos" NÃO é uma atividade da área de conhecimento do PMBOK "Gerenciamento do Escopo". As atividades são todas relacionadas ao escopo, portanto:1- Planejamento do Escopo2- Definição do Escopo3- Criar EAP (WBS)4- Verificação do Escopo5- Controle do Escopo
  • O processo de monitoramento e Controle está mais relacionado ao 4 processo que atinge todas as áreas e não ao escopo.

    1 Iniciação
    2 Planejamento
    3 Execução
    4 Controle
    5 Encerramento
  • Apenas formatando o comentário do colega Thiago

     

    Letra A -> Errada. Os processos organizacionais e gerenciais são processos de informação e decisão. Eles podem ser verticais e horizontais. Os processos VERTICAIS usualmente se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e se relacionam com a alocação de recursos escassos (fundos e talentos).Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo do trabalho.O trabalho nos processos horizontais pode ser realizado de diversas maneiras, gerando três tipos de processos horizontais (laterais) (Galbraith): voluntários (ocorrem por meio do contato voluntário entre os membros do grupo por iniciativa dos envolvidos), formais (definidos previamente por meio de documentos formais) e coordenados (que exigem times de organização mais complexa e formal).

     

    Letra B -> Errada. O conceito aplicado na afirmação seria o de "Gerenciamento de Processos DE NEGÓCIO". Chamar somente de "Gerenciamento de Processos" me parece muito abrangente e portanto um conceito mais amplo. Já o "Gerenciamento de Processos de Negócio" é a tradução do BPM (Business Process Management), que é a busca da melhoria contínua dos processsos para se atingir resultados esperados.Também NÃO podemos dizer que é "EXCLUSIVAMENTE por meio de métodos, técnicas e ferramentas".

     

    Letra D -> Errada. O COBIT está extremamente VOLTADO PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO, na verdade, ele é um modelo de referência para gestão da TI.

     

    Letra E -> Errada. "Controle de processos" NÃO é uma atividade da área de conhecimento do PMBOK "Gerenciamento do Escopo". As atividades são todas relacionadas ao escopo, portanto:

    1- Planejamento do Escopo

    2- Definição do Escopo

    3- Criar EAP (WBS)

    4- Verificação do Escopo

    5- Controle do Escopo


ID
142108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito dos conceitos de segurança da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Está incompleto, definição da NBR ISO/IEC 27001: propriedade de estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada. A definição descrita no item B seria aceita.
    b) Invertido com item A, definição da NBR ISO/IEC 27001: 27001: propriedade  de  que  a  informação  não  esteja  disponível  ou    revelada  a  indivíduos,  entidades  ou  processos  não autorizados.
    c) Errado. Item 6.1.4.B "Hardware e software sejam verificados para garantir que são compatíveis com outros componentes do sistema".
    d) Correto.
    e) Errado. São duas chaves (e não dois PARES de chaves) uma privada e outra pública. 27002 12.3.2 Informações Adicionais item B "técnicas  de  chaves  públicas,  onde  cada  usuário  possui  um  par  de  chaves;  uma  chave  pública
    (que  pode  ser  revelada  para  qualquer  um)  e  uma  chave  privada  (que  deve  ser  mantida  secreta);
    técnicas  de  chaves  públicas  podem  ser  utilizadas  para  cifrar  e  para  produzir  assinaturas  digitais"

ID
142111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca dos conceitos relacionados a segurança da informação e COBIT, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Correto, é o gabarito;
    b) Está diretamente relacionada ao processo AI5 Adquirir Recursos de TI do domínio aquisição e implementação.
    c) O processo DS5 Garantir a Segurança dos Sistemas pertence ao domínio entrega e suporte.
    d) DS4 Assegurar a Continuidade dos Serviços pertence ao domínio entrega e suporte.
    e) O domínio monitoração e avaliação trata geralmente das seguintes questões de gerenciamento:
    · A performance de TI é mensurada para detectar problemas antes que seja muito tarde?
    · O gerenciamento assegura que os controles internos sejam efetivos e eficientes?
    · O desempenho da TI pode ser associado aos objetivos de negócio?
    · Existem controles adequados para garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações?
  •  Questão cabe recurso, pois em momento algum nem no cobit nem nas normas da família 27000 é aceito o termo "eliminação de risco", dessa forma não cabe a afirmação sobre o gerenciamento de risco.

  • Para cada um dos riscos identificados, seguindo a análise/avaliação de riscos, uma decisão sobre o tratamento do risco precisa ser tomada. Possíveis opções para o tratamento do risco, incluem:

    a) aplicar controles apropriados para reduzir os riscos;

    b) conhecer e objetivamente aceitar os riscos, sabendo que eles atendem claramente à política da organização e aos critérios para a aceitação de risco;

    c) evitar riscos, não permitindo ações que poderiam causar a ocorrência de riscos; (ou seja, eliminando o risco)

    d) transferir os riscos associados para outras partes, por exemplo, seguradoras ou fornecedores.

    Fonte: ABNT NBR ISO/IEC 27002.

  • No COBIT 5 existe o Garantir otimização dos riscos --> área de governança --> domínio: avaliar, dirigir, monitorar

     

    e o Gerenciar Riscos --> área de gestão --> domínio: ALINHAR, PLANEJAR, ORGANIZAR

     

     


ID
142114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca de noções de projetos e ITIL 3, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O gerenciamento financeiro de TI descrito no ITIL não tem correspondente no PMBOK, já que neste não há controle sobre orçamento ou custos. - FALSO - o PMBoK trata de orçamentação também

    b) Assim como descrita no gerenciamento de recursos humanos do PMBOK, a contratação ou mobilização da equipe do projeto é também um processo descrito no ITIL, na operação de serviços. - FALSO - Não existe esse processo na Operação de Serviços

    c) O ITIL descreve o processo gerenciamento de problemas na transição de serviços. Com o mesmo objetivo, o PMBOK descreve um processo com mesmo nome em seu gerenciamento de qualidade do projeto. - FALSO - Gerenciamento de Problemas é descrito na Operação de Serviços

     * d) O catálogo de serviços está descrito na estratégia de serviços do ITIL e tem como objetivo descrever todos os serviços de TI que são oferecidos aos clientes. Para o PMBOK, essa relação seria de forma análoga ao escopo, que é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. - FALSO - O catálogo de serviços é descrito no Desenho do Serviço.

        * e) O controle de dados sobre fornecedores está presente no processo selecionar fornecedores, no gerenciamento de aquisições do projeto do PMBOK e nas práticas de controle do processo gerenciamento de fornecedor, na publicação desenho de serviço do ITIL. - CORRETO
     


ID
142117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Conforme o disposto no Regimento Interno do TRE/MT, assinale a opção correta em relação à organização do tribunal e às atribuições de seus membros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "a".

    Conforme Regimento Interno do MT convém memorizar:

    "Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, com sede na Capital e jurisdição em todo o território do Estado, tem sua competência prevista pela Constituição da República Federativa do Brasil e pela legislação eleitoral, e compor-se-á:

    I – mediante eleição, pelo voto secreto:

    a) de dois Juízes, escolhidos dentre os Desembargadores do Tribunal de Justiça;

    b) de dois Juízes, escolhidos pelo Tribunal de Justiça, dentre seus Juízes de Direito;

    c) de um Juiz, escolhido pelo Tribunal Regional Federal competente, dentre seus Juízes Federais;

    II – por nomeação, pelo Presidente da República, de dois Juízes, escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça em listas tríplices.

    1o Os suplentes dos Juízes Titulares do Tribunal, denominados Juízes Substitutos, serão escolhidos pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.

    § 2º Nas ausências, impedimentos ou incompatibilidades de algum dos Juízes Titulares, bem como no caso de vacância do cargo, será convocado o respectivo Juiz Substituto, segundo a ordem de antiguidade no Tribunal.

    § 3o As incompatibilidades e impedimentos dos Juízes Titulares, e de seus substitutos, são aquelas previstas na Constituição da República Federativa do Brasil, na legislação eleitoral vigente e neste Regimento. "


  • Letra A

    Erro da E. Art. 22 Compete ao corregedor:

    XVI - Relatar os processos criminais eleitorais instaurados contra juízes Eleitorais e presidir a respectiva instrução.