-
Gabarito: Certo
Conforme o CPC 38 - Instrumentos Financeiros - Reconhecimento e Mensuração:
55. O ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de ativo financeiro ou passivo
financeiro que não faça parte de relacionamento de hedge (ver itens 89 a 102) deve ser
reconhecido como segue:
(b) o ganho ou a perda resultante de ativo financeiro disponível para venda deve ser
reconhecido como outros resultados abrangentes (ver o Pronunciamento Técnico CPC 26
– Apresentação das Demonstrações Contábeis), exceto no caso de perdas no valor
recuperável (ver itens 67 a 70) e de ganhos e perdas cambiais (ver o Apêndice A, item
AG83), até que o ativo financeiro seja desreconhecido, momento em que o ganho ou a
perda cumulativo anteriormente reconhecido com outros resultados abrangentes deve ser
reconhecido no resultado. Contudo, os juros calculados usando o método dos juros
efetivos (ver item 9) é reconhecido no resultado (ver o Pronunciamento Técnico CPC 30
– Receitas). Os dividendos resultantes de instrumento patrimonial disponível para venda
são reconhecidos no resultado quando o direito da entidade de recebê-los é estabelecido
(Pronunciamento Técnico CPC 30 – Receitas).
-
CERTO
Questão complexa
Vi por outro lado:
Lei 6404 -
Art.182 - § 3o Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei.
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo:
a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda;
§ 1o Para efeitos do disposto neste artigo, considera-se valor justo:
1) o valor que se pode obter em um mercado ativo com a negociação de outro instrumento financeiro de natureza, prazo e risco similares;
-
E bota complexo nisso ....
-
Só acerta essa questão depois de ler umas 3x
-
(CESPE 2012) O valor de mercado deve ser o fator determinante dos ajustes de itens do ativo e do passivo cuja contrapartida é lançada à conta de patrimônio líquido, denominada ajustes de avaliação patrimonial - ERRADO
alguém explica por favor? '-'
-
Situação hipotética: Digamos que a empresa adquiriu um imóvel há três anos. Na ocasião, ele valia R$ 500 mil, valor pago no ato da compra. É bastante comum que três anos depois, o valor do imóvel não seja mais o mesmo. Se a região onde ele está instalado valorizou, seu valor pode ter aumentado, por exemplo. No caso, avaliou-se que o imóvel agora possui um valor de mercado de mais R$ 100 mil.
CESPE: A conta de ajustes de avaliação patrimonial destina-se ao registro da diferença entre o valor contábil atualizado e o valor de mercado de um instrumento financeiro classificado como disponível para venda.
CERTO.
Comentários:
A situação hipotética está clara. Primeiro devemos saber qual a finalidade da conta de AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL. A definição legal encontra-se aqui:
"Art. 182. § 3o Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei."
Veja que a lei trouxe o critério de valor justo, sendo aquele pelo qual o ativo pode ser negociado no mercado ativo, em transações livres de influências, ou seja, quanto um total estranho pagaria por aquele bem, sem ter nenhum outro interesse na aquisição que não usufruí-lo ou engrossar seu patrimônio. E estes valores nem sempre serão iguais ao custo de aquisição.
E é preciso saber isso tanto para o caso de uma eventual venda deste bem, quanto para que a contabilidade patrimonial da empresa seja precisa. Antes, esta compensação era feita por meio da reavaliação de ativos ou mesmo pela conta de depreciação. Porém, atualmente, é necessário fazer o ajuste a valor justo, e que a diferença ficará na PL na conta de ajuste a valor presente.
-
Para fixar o conteúdo:
Q259454 O valor de mercado deve ser o fator determinante dos ajustes de itens do ativo e do passivo cuja contrapartida é lançada à conta de patrimônio líquido, denominada ajustes de avaliação patrimonial.(ERRADO)
O fator determinante PODE decorrer do valor de mercado ou outra forma de valor justo. O erro está em afirmar que o valor de mercado "deve" ser o fator determinante, visto que existem outras técnicas para se chegar ao valor justo.
Fonte: QConcursos, TEC e comentários de colegas