SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2013 - FUB - Contador


ID
1183837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando as transformações sofridas pela contabilidade brasileira a partir do processo de sua harmonização com as normas internacionais de contabilidade, julgue os itens a seguir.

Um mercado com muitos vendedores e poucos compradores pode ser considerado ativo, para fins de aplicação dos procedimentos de avaliação do valor recuperável de ativos, ainda que, em alguns momentos, devido às características desse mercado, os vendedores possam não encontrar compradores para suas mercadorias

Alternativas
Comentários
  • Na época dessa prova, encontrávamos o seguinte conceito no CPC 01 (Redução ao Valor Recuperável):

    Mercado ativo é um mercado no qual todas as seguintes condições existem:

    (a) os itens transacionados no mercado são homogêneos;

    (b) vendedores e compradores com disposição para negociar podem ser encontrados a qualquer momento para efetuar a transação; e

    (c) os preços estão disponíveis para o público. 

    Assim, a questão foi considerada errada por afirmar "os vendedores possam não encontrar compradores" contrariando o CPC 01 que determinava que vendedores (e compradores) poderiam ser ENCONTRADOS A QUALQUER MOMENTO.

    Ocorre que esse conceito foi eliminado no atual CPC 01 (Revisão 01). Assim, questão desatualizada.

    OBS.: O atual conceito de Mercado Ativo é encontrado no CPC 46 da seguinte forma: Mercado no qual transações para o ativo ou passivo ocorrem com frequência e volume suficientes para fornecer informações de precificação de forma contínua.

    (Comentário retirado do TEC pelo professor)


ID
1183840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando as transformações sofridas pela contabilidade brasileira a partir do processo de sua harmonização com as normas internacionais de contabilidade, julgue os itens a seguir.

A avaliação de itens patrimoniais a valor de mercado é compatível com o princípio do registro pelo valor original.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo o professor Moraes Junior do ponto, "A avaliação e o registro de itens patrimoniais a valor de mercado é compatível com o princípio do registro pelo valor original, pois, de acordo com esse princípio os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações (valor de mercado), expressos em moeda nacional. "

  • CERTO "Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os  componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional."

    Os estoques são contabilizados pelo valor de compra (valor original). Depois, devem ser avaliados pela regra custo ou mercado, dos dois o menor. Atualmente, o “valor de mercado” é chamado de “valor justo”. Então agora temos custo ou valor justo, dos dois o menor 

  • GABARITO CORRETO.

     

    Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    § 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

    I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.

     

    Atentem-se! O custo histórico (inicial) pode ser tanto o valor pago ou a ser pago, como também o valor justo (valor de mercado) dos recursos que são entregues. Depende de como será registrado o item.

  • Pensei que tratava-se da proibição da reavaliação.

  • Princípio do Registro pelo valor original : Determina que os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior(...)

    Sendo assim Valor de mercado é imposto pelo "mundo exterior " ou seja aqueles que na sociedade atualizam e inferem um preço correto à tal produto. ( Contadores, Bancários, Políticos, etc.)

    (Treino sangrento, Batalha suave...) Forças!!


ID
1183843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando as transformações sofridas pela contabilidade brasileira a partir do processo de sua harmonização com as normas internacionais de contabilidade, julgue os itens a seguir.

A venda de um bem transfere para o comprador os riscos e benefícios próprios dos bens alienados.

Alternativas
Comentários
  • ARRENDAMENTO MERCANTIL (ou leasing) financeiro já é feita a compra, o valor residual é embutido nas parcelas, de modo que há transferência substancial dos riscos e benefícios desse ativo, a Primazia da essência sobre a forma determina que esse leasing financeiro já seja contabilizado como ativo imobilizado e não somente após o final do contrato. O leasing que se caracteriza pela opção de compra no final do contrato, pagando o seu valor residual, é o arrendamento mercantil operacional.

  • FICA A DICA:

    VISÃO DO ARRENTÁRIO: O CPC 06 (R2) não mais faz a distinção entre arrendamento operacional e financeiro.

    VISÃO DO ARRENDADOR: Nesse caso, continua-se com a sistemática de separação entre arrendamento financeiro e operacional (Com algumas exceções)


ID
1183846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos básicos da contabilidade.

A conta de ajustes de avaliação patrimonial destina-se ao registro da diferença entre o valor contábil atualizado e o valor de mercado de um instrumento financeiro classificado como disponível para venda.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Conforme o CPC 38 - Instrumentos Financeiros - Reconhecimento e Mensuração:

    55. O ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de ativo financeiro ou passivo financeiro que não faça parte de relacionamento de hedge (ver itens 89 a 102) deve ser reconhecido como segue: 

       (b) o ganho ou a perda resultante de ativo financeiro disponível para venda deve ser reconhecido como outros resultados abrangentes (ver o Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis), exceto no caso de perdas no valor recuperável (ver itens 67 a 70) e de ganhos e perdas cambiais (ver o Apêndice A, item AG83), até que o ativo financeiro seja desreconhecido, momento em que o ganho ou a perda cumulativo anteriormente reconhecido com outros resultados abrangentes deve ser reconhecido no resultado. Contudo, os juros calculados usando o método dos juros efetivos (ver item 9) é reconhecido no resultado (ver o Pronunciamento Técnico CPC 30 – Receitas). Os dividendos resultantes de instrumento patrimonial disponível para venda são reconhecidos no resultado quando o direito da entidade de recebê-los é estabelecido (Pronunciamento Técnico CPC 30 – Receitas).  

  • CERTO

    Questão complexa

     

    Vi por outro lado:

    Lei 6404 -

    Art.182 - § 3o  Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei.  

     

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo: 

    a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda;

     

    § 1o  Para efeitos do disposto neste artigo, considera-se valor justo:

    1) o valor que se pode obter em um mercado ativo com a negociação de outro instrumento financeiro de natureza, prazo e risco similares;  

     

     

  • E bota complexo nisso ....

  • Só acerta essa questão depois de ler umas 3x

  • (CESPE 2012) O valor de mercado deve ser o fator determinante dos ajustes de itens do ativo e do passivo cuja contrapartida é lançada à conta de patrimônio líquido, denominada ajustes de avaliação patrimonial - ERRADO

    alguém explica por favor? '-'

  • Situação hipotética: Digamos que a empresa adquiriu um imóvel há três anos. Na ocasião, ele valia R$ 500 mil, valor pago no ato da compra. É bastante comum que três anos depois, o valor do imóvel não seja mais o mesmo. Se a região onde ele está instalado valorizou, seu valor pode ter aumentado, por exemplo. No caso, avaliou-se que o imóvel agora possui um valor de mercado de mais R$ 100 mil.

    CESPE: A conta de ajustes de avaliação patrimonial destina-se ao registro da diferença entre o valor contábil atualizado e o valor de mercado de um instrumento financeiro classificado como disponível para venda.

    CERTO.

    Comentários:

    A situação hipotética está clara. Primeiro devemos saber qual a finalidade da conta de AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL. A definição legal encontra-se aqui:

    "Art. 182. § 3o Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei."

    Veja que a lei trouxe o critério de valor justo, sendo aquele pelo qual o ativo pode ser negociado no mercado ativo, em transações livres de influências, ou seja, quanto um total estranho pagaria por aquele bem, sem ter nenhum outro interesse na aquisição que não usufruí-lo ou engrossar seu patrimônio. E estes valores nem sempre serão iguais ao custo de aquisição.

    E é preciso saber isso tanto para o caso de uma eventual venda deste bem, quanto para que a contabilidade patrimonial da empresa seja precisa. Antes, esta compensação era feita por meio da reavaliação de ativos ou mesmo pela conta de depreciação. Porém, atualmente, é necessário fazer o ajuste a valor justo, e que a diferença ficará na PL na conta de ajuste a valor presente.

  • Para fixar o conteúdo:

    Q259454 O valor de mercado deve ser o fator determinante dos ajustes de itens do ativo e do passivo cuja contrapartida é lançada à conta de patrimônio líquido, denominada ajustes de avaliação patrimonial.(ERRADO)

    O fator determinante PODE decorrer do valor de mercado ou outra forma de valor justo. O erro está em afirmar que o valor de mercado "deve" ser o fator determinante, visto que existem outras técnicas para se chegar ao valor justo.

    Fonte: QConcursos, TEC e comentários de colegas


ID
1183849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos básicos da contabilidade.

A retenção ou não de riscos significativos é que determina o tratamento contábil distinto dado a um desconto de duplicata em um banco e em uma empresa de factoring.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    No factoring, há transferência dos riscos significativos, por isso a duplicata deve ser baixada no ato do negócio. Já no desconto, a empresa mantém os riscos significativos, logo só deve baixar o título após receber o aviso bancário confirmando seu recebimento.

  • Gabarito: Correto

    A contabilidade é o estudo das contas! 

    A grosso modo tudo que há na contabilidade rege-se pela lei da "ação e reação" - Cada lançamento requer uma origem, ou ainda, como se vale a premissa das Partículas Dobras - "Para cada débito um credito". 

  • Certo.

    OPERAÇÕES DE FACTORING

     

    As operações de factoring (ou faturização) são aquelas relacionadas às atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção de riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços.

     

    Para fins comerciais, estabelece-se um contrato de faturização entre a empresa e a Factoring, estipulando a venda dos direitos creditórios, bem como demais serviços a serem prestados. Destaque-se que, para fins de faturização, o risco do crédito é transferido da empresa vendedora para a Factoring, para se caracterizar como faturização e não como desconto de duplicatas.

     

    São etapas básicas do processo de faturização:

    - A empresa vende seu bem, crédito ou serviço à prazo, gerando um crédito (exemplo: Duplicata Mercantil), no valor correspondente.
    - A empresa negocia este crédito (representado pelo título respectivo) com a Factoring, transferindo os riscos inerentes, podendo, ainda, receber assistência creditícia e outros serviços.
    - De posse desse crédito, a Factoring informa o sacado sobre o fato e a forma de cobrança (carteira ou banco).
    - Findo o prazo negociado inicialmente, a empresa sacada pagará o valor deste crédito à Factoring, encerrando a operação.

     

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/factoring.htm

  • No desconto de duplicatas bancário, a instituição financeira não compra a duplicata do emitente, ela apenas antecipa o crédito para o cliente com a garantia que ele irá receber o crédito da duplicata e liquidar a operação. Dessa forma, não se transmite os riscos significativos para o banco, pois se o cliente da empresa não pagar a duplicata, o banco irá cobrar a empresa da mesma forma.

     

    Já na factoring, eles compram o risco do negócio do cliente. Ou seja, a empresa ''entrega'' a duplicata para eles que antecipam o crédito com o desconto dos juros. Nesse caso, há transferência dos riscos significativos, pois se o cliente da empresa não pagar a duplicata, a factoring que fará a cobrança do crédito.

     

    A principal distinção nas operações de desconto é essa. Vale para duplicatas e também para cheques.

  • Quando uma empresa realiza um desconto de duplicatas é registrado um passivo no mesmo valor do título, pois caso o cliente não pague esse título, a companhia ainda terá uma obrigação com o banco.

    No factoring não há essa contrapartida no passivo pois os riscos de inadimplência são transferidos para companhia que fez a aquisição.

    Operacionalmente a diferença que é o factoring cobra juros bem mais altos para compensar o risco de calote.

    Flw

  • Factoring/Fatorização

    • Risco é da instituição financeira
    • Taxas de juros maiores por conta do risco

    C


ID
1183852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos básicos da contabilidade.

A reserva destinada ao registro do resultado da correção monetária do capital realizado, mas não capitalizado, e as reservas para contingência são exemplos de reservas de capital.

Alternativas
Comentários
  • Pela Lei das S/A, classificam-se como reservas de lucros:

    a) Reserva Legal;
    b) Reserva Estatutária;
    c) Reserva para Contingências;
    d) Reserva de Lucros a Realizar;
    e) Reserva de Lucros para Expansão;
    f) Reserva de Incentivos Fiscais.

    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/reservalucros.htm

  • De acordo com o parágrafo 1º do artigo 182 da Lei nº 6.404/76, serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

    a) Reserva de Correção Monetária do Capital Realizado; 
    b) Reserva de Ágio na Emissão de Ações; 
    c) Reserva de Alienação de Partes Beneficiárias; 
    d) Reserva de Alienação de Bônus de Subscrição; 
    e) Reserva de Prêmio na Emissão de Debêntures; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007) 
    f) Reserva de Doações e Subvenções para Investimento; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007) 
    g) Reserva de Incentivo Fiscal.



    Pela Lei das S/A, classificam-se como reservas de lucros:

    a) Reserva Legal;
    b) Reserva Estatutária;
    c) Reserva para Contingências;
    d) Reserva de Lucros a Realizar;
    e) Reserva de Lucros para Expansão;
    f) Reserva de Incentivos Fiscais.


  • São reservas de capital: Reserva para ágio na emissão de acoes; Produto da Alienação de partes beneficiárias; Produto da Alienação de bônus de subscrição. Errado.
  • Tafarel, há uma diferença entre reserva de capital e de lucro

    "As reservas de capital são recursos recebidos pela empresa que não afetaram, ou não passaram por seu resultado como receita, ou seja, sem a venda de bens ou prestação de serviços.

    Assim, estes recursos, geralmente, são oriundos dos sócios da empresa.

    Já as reversas de lucro são recursos originados da geração de lucro do resultado do exercício.

    Esse lucro retido na empresa pode ser utilizado tanto para futuras distribuições de dividendos ou até mesmo para compensar possíveis prejuízos."

    conteúdo do:

  • ERRADO

    Reservas de Capital é (na ordem alfabética):

    Ágio na emissão de ações

    Bônus na subscrição

    Partes beneficiárias

    Fonte: Meus resumos.

  • São reservas de capital:

    Ágio na emissão de ações

    Produto da alienação de partes beneficiárias

    Produto da alienação de bônus de subscrição

    Correção monetária do capital realizado, enquanto não capitalizado

    Fonte: Estratégia.

    Não há a questão das reservas para contingências.


ID
1183855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

ativo operacional médio ____________________ R$ 3.000.000
giro do ativo ________________________________ 4
retorno sobre investimentos (ROI) _______ 20%
imobilização do patrimônio líquido ______ 0,9


Considerando as informações acima, relativas à empresa hipotética X, julgue os próximos itens.

A margem operacional de lucro da empresa X é igual à metade do retorno sobre investimentos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me ajudar na solução desta questão!?

  • Se eu não me engano,

    ROI = margem x giro ou ROI = lucro operacional/ativo operacional médio

    Margem = lucro operacional/vendas

    Giro = vendas/ativo operacional médio

    Utilizando a primeira fórmula do ROI, temos que:

    0,2 = margem x 4 ---> margem = 0,05

    Metade do ROI = 0,1

    Questão ERRADA.


  • Primeiro  vamos encontrar o lucro operacional através da formula do ROI :

    Retorno sobre investimento = Lucro operacional / ativo operacional

    0,2 = Lo/ 3.000.000 >>> = 600.000

    Segundo vamos encontrar as vendas liquidas através da formula giro do ativo:

    Giro do Ativo = Vendas líquidas / ativo operacional

    4 = VL / 3.000.000 >>> = 12.000.000

    Por último  vamos encontrar a Margem operacional pela fórmula:

    Mo = Lo / VL

    Mo = 600.000/ 12.000.000 >>>> = 0,05 

    Como visto a metade do ROI é 0,1 e a Margem operacional resulta em 0,05

    Gabarito errado

     


ID
1183858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

ativo operacional médio ____________________ R$ 3.000.000
giro do ativo ________________________________ 4
retorno sobre investimentos (ROI) _______ 20%
imobilização do patrimônio líquido ______ 0,9


Considerando as informações acima, relativas à empresa hipotética X, julgue os próximos itens.

A liquidez geral da empresa X é maior que 1,00.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me ajudar na solução desta questão!?

  • A questão exige raciocínio e não cálculo. Sabendo as fórmulas a análise é simples, se o indicador de imobilização do PL, que é encontrado pela equação  IPL= (ANC - RLP)/PL,  é 0,9 (menor que 1), podemos inferir que o PL é maior que o ativo não realizável financeiramente (investimento/imobilizado/intangível); e como o BP é uma equação, o AC + RLP deve ser maior que o PC + PNC, desta forma o  índice de liquidez geral será maior que 1. Se tiver dúvidas coloque valores nos sub grupos, lembrando que o ativo é no 3.000. Gabarito: certo.

     

  • A liquidez geral da empresa X é maior que 1,00. [VERDADEIRO]


ID
1183879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao tratamento dos itens patrimoniais e resultados das empresas na contabilidade brasileira.

Bens intangíveis adquiridos em uma combinação de negócios e que possam ser tecnicamente identificados de modo confiável devem ser registrados pelo seu valor justo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    De acordo com o CPC 04, se um ativo intangível for adquirido em uma combinação de negócios, o seu custo deve ser o valor justo na data de aquisição.

    fonte CPC 04: http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/187_CPC_04_R1_rev%2003.pdf


  • Segundo o CPC 04 – Ativo Intangível, se um ativo intangível for adquirido em uma combinação de negócios, o seu custo deve ser o valor justo na data de aquisição, o qual reflete as expectativas dos participantes do mercado na data de aquisição sobre a probabilidade de que os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo serão gerados em favor da entidade.

    Se um ativo intangível adquirido em uma combinação de negócios for separável ou resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, considera-se que o seu valor justo pode ser mensurado com confiabilidade. Quando, para as estimativas utilizadas na avaliação do valor justo de ativo intangível, existir uma gama de resultados possíveis, com diferentes probabilidades, a incerteza passa a fazer parte da determinação do valor justo. Se um ativo intangível adquirido em uma combinação de negócios tiver vida útil definida, haverá a presunção de que o valor justo possa ser estimado com segurança.

    Um ativo intangível adquirido em combinação de negócios pode ser separável, mas apenas em conjunto com um contrato a ele relacionado, ativo ou passivo identificável. Nesses casos, a adquirente deve reconhecer o ativo intangível separadamente do ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill), mas em conjunto com o item relacionado.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    CPC 04

    33. De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 15 – Combinação de Negócios, se um ativo intangível for adquirido em uma combinação de negócios, o seu custo deve ser o valor justo na data de aquisição, o qual reflete as expectativas dos participantes do mercado na data de aquisição sobre a probabilidade de que os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo serão gerados em favor da entidade.

  • Intangível adquirido separadamente: custo de aquisição

    Intangível adquirido em combinação de negócios: valor justo

    Gabarito: CERTO

  • Se um ativo intangível for adquirido em uma combinação de negócios, o seu custo deve ser o valor justo na data de aquisição.

    Resumo: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resumo-cpc-04-ativo-intangivel-veja-os-principais-pontos-deste-pronunciamento/


ID
1183882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao tratamento dos itens patrimoniais e resultados das empresas na contabilidade brasileira.

A reserva legal tem por finalidade exclusiva assegurar a integridade do capital social e pode, ainda, ser utilizada para compensar prejuízos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO 

    Segundo o art. 193, §2º da lei 6.404/76: "A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital

    Pode ser utilizada para compensar prejuízos, e pode também ser utilizada para aumentar o capital.


    Q436221 Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ - Analista Administrativo - Ciências Contábeis

    A finalidade da reserva legal é garantir a integridade do capital social, não podendo ser distribuída como dividendos. (certo)

  • Art. 193, §2º da lei 6.404/76: A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital

     

    Pro CESPE o incompleto não é errado!

    Portanto,

    GAB: CERTO

     

     

  • Reserva Legal (P.L):

    1º assegurar integridade do Cap. Social;

    2º Compensar prejuízos;

    3º Aumentar Cap. Social.

    Gab: CERTO

    Art. 193, §2º da lei 6.404/76: A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital

  • GABARITO CERTO

    A RESERVA LEGAL só poderá ser utilizada para compensar PREJUÍZOS OU AUMENTAR CAPITAL SOCIAL.

  • Esse ´exclusiva´ ferrou com os maceteiros

  • Finalidade da Reserva de Lucros a Realizar:  

    ➝ Pagamento de Dividendos;

    ➝ Absorção de Prejuízos.

    Reserva Legal pode ser utilizada SOMENTE para:  

    ➝ Compensar Prejuízos

    ➝ Aumentar o Capital.

    * finalidade exclusiva de garantir a integridade do capital social

    Atenção: O resultado do exercício inviabiliza a constituição da reserva legal no período. Se não houve lucros, não pode constituir tal reserva. 

    Gabarito: Certo.

  • CERTO

    base legal: LEI 6404/76

    ART 193

     § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

  • RESERVA LEGAL

    FINALIDADE (MAC)

    a. MANTER o CAPITAL SOCIAL

    b. AUMENTAR o CAPITAL

    c. COMPENSAR PREJUÍZOS

    *Bizú de alguém daqui do QC

  • (CESPE,2015) A reserva legal objetiva assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou para aumentar o capital.

     

    Gab. Certo. Visa assegurar a integridade do capital social.

     

    AVANTE


ID
1183885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao tratamento dos itens patrimoniais e resultados das empresas na contabilidade brasileira.

A adoção do procedimento de redução ao valor realizável e de ajuste a valor de mercado de ativos atende à necessidade de ajuste das demonstrações contábeis pelos efeitos inflacionários.

Alternativas
Comentários
  • atende ao príncipio da prudência.

  • Acertei a questão mas gostaria se alguém pudesse discorrer mais sobre o tema...

  • Gabarto ERRADO

    Os ajustes feitos nas DC por causa dos efeitos inflacionários tem a ver com a correção monetária, e não é isso que está sendo feito ao se realizar um teste de recuperabilidade ou um ajuste ao valor de mercado dos estoques, por exemplo.
     

    Os procedimento de redução ao valor realizável e de ajuste a valor de mercado de ativos fundamentam-se no valor justo, ou seja, deixá-los compatíveis com o valor de mercado. Segundo o CPC 46 - Mensuração a valor justo, Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração

    bons estudos


ID
1183888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Auxiliar no controle de estoques e fornecer subsídios para a tomada de decisões gerenciais são as duas funções primordiais da contabilidade de custos. Com relação a essas funções, julgue os seguintes itens.

Se uma empresa, fabricante de um único produto, apresentar uma diferença constante de R$ 0,50 entre o custo unitário apurado pelo método do custeio por absorção e o apurado pelo método do custeio variável, e, no período hipotético Y, nessa empresa, houver incremento de 5.000 unidades no estoque de produtos acabados e não houver produtos em elaboração, então, no período Y, o lucro operacional líquido apurado para fins societários será maior do que o apurado pelo método do custeio variável.

Alternativas
Comentários
  • Meu raciocínio foi:

    Custeio ABS: item A R$:1,50 x 5.0000 = 7.500,00

    Custeio variável: item B R$: 1,00 x 5.000 = 5.000,00

    Marquei correta. Mas outras formas podem ajudar a entender melhor a solução...

  • GABARITO: CERTO

     

    Custo de produção:

    custeio por absorção= CV + CF

    custeio variável= CV

     

    A diferença entre um método e outro é o CF (custo fixo), pois o CV (custo variável) nos 2 métodos é o mesmo. Logo, entendo que a diferença de 0,50 entre os métodos só pode derivar de CF.

    Ao apurar o resultado do período (DRE), o custeio variável será MAIOR o CUSTO, pois leva todo o CF para a DRE, enquanto o CF pelo absorção permanece em estoque, proporcional as unidades não vendidas.

    Assim, o LUCRO pelo absorção (para fins societários) será MAIOR que pelo custeio variável.

     

    BONS ESTUDOS

  • Lembrem-se que o fisco não perde.

    Para ele, apurar o maior lucro agora é sempre melhor que depois.

    Com isso já dá para gravar que o custeio por absorção normalmente aceito sempre irá apurar um lucro maior.

  • Custos variáveis:

    Estoques subavaliados;

    Lucros menores.

  • Lembre-se de que no Custeio por Absorção os custos fixos compõe os custos dos estoques. Por isso, o lucro será maior.

    Gabarito: certo.

    Qualquer erro, por favor, avisar.

    Bons estudos.

  • Mas ai que tá, como saber o quanto foi vendido deste estoque? ( a questão não menciona)

    Lembrando que se não houver estoque final, ou seja todas as quantidades produzidas forem vendidas o lucro será o mesmo tanto para o custeio por absorção quanto para o custeio variável.

    Interpretando que a empresa vendeu 0 unidades:

    No caso do custo varíavel , o custo fixo impactaria no resultado(dimminuindo).

    E no custo por absorção não impactaria na DRE no primeiro momento.

    Com isso a Assertiva estaria correta.


ID
1183891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Auxiliar no controle de estoques e fornecer subsídios para a tomada de decisões gerenciais são as duas funções primordiais da contabilidade de custos. Com relação a essas funções, julgue os seguintes itens.

O gasto na ampliação de uma planta industrial é informação relevante para fins de decisão gerencial, mesmo que já tenha sido efetuado.

Alternativas
Comentários
  • CESPE/2013/SEGESP-AL

    O valor investido na aquisição de um equipamento industrial deixa de ser uma informação útil para fins de decisão gerencial tão logo seja concretizada a sua aquisição.

    Gabarito: certo

  • Após a ocorrência do fato, PARA FINS GERENCIAIS, deixa de ser relevante.


ID
1183894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Auxiliar no controle de estoques e fornecer subsídios para a tomada de decisões gerenciais são as duas funções primordiais da contabilidade de custos. Com relação a essas funções, julgue os seguintes itens.

A metodologia de administração por exceção está associada à ideia de custo padrão.

Alternativas
Comentários
  • "O objetivo de um sistema de custo-padrão é comparar o custo real da empresa com o padrão fixado, visando detectar variações ou desvios. E é justamente nestes desvios que a empresa deve concentrar seus esforços.
    Aí se encontra o conceito de Administração por exceção, que consiste em ter a atenção voltada para o que não está indo de acordo com os planos, ou seja, “fugindo” do padrão. Daí, o custo padrão e a análise de variações é um instrumento que possibilita a administração por exceção(APE)."

  • Padrões de quantidade especificam quanto de um insumo deveria ser usado para fabricar um produto ou prestar um serviço. Padrões de preço especificam quanto deveria ser pago por cada unidade de insumo. As quantidades reais e os custos reais dos insumos são comparados a esses padrões. Se a quantidade ou o custo dos insumos se afastar muito dos padrões, os gerentes investigam a discrepância para encontrar a causa do problema e eliminá-lo, ou pelo menos mitigá-lo. Esse processo é chamado gerenciamento por exceção.

    No nosso dia a dia, em geral operamos em modo de gerenciamento por exceção. Considere o que acontece quando você se senta no banco do motorista de seu carro. Você coloca a chave na ignição, vira a chave e liga o carro. Sua expectativa (o padrão) de que o carro seja ligado é atendida; você não precisa abrir o capô do carro e verificar a bateria, os cabos de conexão, as mangueiras de combustível, e assim por diante. Se você virar a chave e o carro não ligar, aí você terá uma discrepância (variação). Suas expectativas não são atendidas, e você precisará investigar os motivos. Observe que mesmo que o carro ligue depois de uma segunda tentativa, ainda assim seria sensato investigar. O fato de as expectativas não serem atendidas deveria ser visto como uma oportunidade para descobrir a causa do problema em vez de ser apenas motivo para irritação. Se a causa subjacente não for descoberta e corrigida, o problema pode acontecer de novo e piorar muito.


ID
1183897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Auxiliar no controle de estoques e fornecer subsídios para a tomada de decisões gerenciais são as duas funções primordiais da contabilidade de custos. Com relação a essas funções, julgue os seguintes itens.

Se a diferença entre os estoques iniciais e finais de produtos acabados for diferente de zero, o montante do custo do produto vendido coincidirá com o total de custos de produtos acabados no período.

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento está errado pq dependerá do metodo de avaliação do estoque! Pois se for o PEPS por exemplo e tiver estoque do ano anterior o cmv não irá coincidir com o de produtos acabados do exercício.

  • CMV do estoque inicial somado ao CMV dos produtos acabados.

  • Na verdade o erro é em dizer que é "diferente de zero", porque o estoque de produtos acabados é o mesmo estoque que é usado para dar baixa na contrapartida do CPV, portanto se toda produção for vendida e o estoque de produtos acabados for igual a zero, o valor que estava antes no estoque será o mesmo do CPV.

  • Pela equação CPV = EIPA + CPA - EFPA, a alternativa seria verdadeira somente se EIPA = EFPA (ou diferença =0).

    Alternativa errada.

  • A afirmação estaria certa justamente se colocasse que "Se a diferença entre os estoques iniciais e finais de produtos acabados for igual a zero..."

     

    Ou seja, o custo dos produtos vendidos (CPV) coincidirá com o custo dos produtos acabados (CPA) se os estoques iniciais (EIpa) e finais (EFpa) de produtos acabados forem iguais.

     

    Isso porque:

     

    CPV=CPA+EIpa−EFpa

     

    Se EIpa = EFpa = 0, então:

     

    CPV=CPA

     

    Gabarito: Item Errado


ID
1183900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Auxiliar no controle de estoques e fornecer subsídios para a tomada de decisões gerenciais são as duas funções primordiais da contabilidade de custos. Com relação a essas funções, julgue os seguintes itens.

Denomina-se custo diferencial ao benefício em potencial, que é sacrificado quando uma alternativa é escolhida em detrimento de outra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Este é o conceito de Custo de Oportunidade.

ID
1183903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Auxiliar no controle de estoques e fornecer subsídios para a tomada de decisões gerenciais são as duas funções primordiais da contabilidade de custos. Com relação a essas funções, julgue os seguintes itens.

A segunda geração do sistema de custeio ABC foi desenvolvida para permitir a utilização desse método na elaboração e publicação de demonstrações contábeis para fins societários e fiscais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo os doutrinadores, o método de custeio ABC pode ser utilizado para fins de publicação de DCs, desde que sejam efetuadas algumas adaptações.

     

    G= errado

  • http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/738.pdf

     

    Muito interessante esse artigo. Item 3.1 a partir da página 3.

    Há uma segunda, terceira e até a discussão acerca de uma quarta geração do custeio ABC.

     

    "A Segunda Geração estava voltada principalmente para a identificação dos processos com as atividades. A Figura 2 ilustra a participação dos processos no sistema ABC (input). Nesta fase há preocupação de tratar as atividades não mais como células isoladas, mas no que constituem os processos, e estes permitem uma melhor visão da organização, das rotinas e subsidia a construção/definição dos direcionadores. Como evolução do modelo os custos associados aos produtos (output) são obtidos como na geração anterior, além disso são características desta geração a identificação das atividades estratégicas e não-estratégicas produzindo conseqüentemente uma oportunidade para melhoria continua."

     


ID
1183918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis, julgue os itens que seguem de acordo com a normatização pertinente.

No balanço patrimonial, todos os saldos credores e devedores que as empresas tiverem direito de compensar deverão ser apresentados pelos valores líquidos dessa compensação.

Alternativas
Comentários
  • 6.404: "Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente".

  • No meu entendimento, um exemplo claro que não deve ser pelos valores líquidos é a conta de depreciação acumulada, que retifica os ativos!

  • GABARITO: ERRRADO

     

    CPC:

     

      A entidade deve informar separadamente os ativos e os passivos, as receitas e as despesas.

      A compensação desses elementos no BP ou na DRE, exceto quando refletir a essência da transação ou outro evento, deteriora a capacidade dos usuários de compreender as transações, outros eventos e condições que tenham ocorrido e de avaliar os futuros fluxos de caixa da entidade. CONTUDO, a mensuração de ativos, líquidos de provisões relacionadas, por ex, a de obsolescência nos estoques ou a de créditos de liquidação duvidosa nas contas a receber não é considerada compensação (e, portanto, não deteriora a capacidade de compreensão do usuário).

  • Trata-se do próprio princípio do registro pelo valor original. Nunca serão adotados valores líquidos. 

  • GABA ERRADO

    a entidade deve apresentar (contas credoras e devedoras) ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de CONTAS SEPARADAS NO BALANÇO PATRIMONIAL, EXCETO quando uma apresentação baseada na LIQUIDEZ PROPORCIONAR INFORMAÇÃO CONFIAVEL e MAIS RELEVANTE. QUANDO ESSA EXCESSÃO for APLICÁVEL, TODOS os ATIVOS E PASSIVOS devem ser apresentados por ORDEM DE LIQUIDEZ (a questão tenta confundir usando o termo "valores liquidos" que não se aplica na apresentação de contas pelo Balanço).

     

    Bons estudos!!

  • Segundo o CPC 26 a entidade não deve compensar ativos e passivos ou receitas e despesas, a menos que a compensação seja exigida ou permitida por um Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação do CPC.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • Errado

    Apresentação das Demonstrações Contábeis, a entidade deve informar separadamente os ativos e os passivos, as receitas e as despesas. A compensação desses elementos no balanço patrimonial ou na demonstração do resultado, exceto quando refletir a essência da transação ou outro evento, prejudica a capacidade dos usuários de compreender as transações, outros eventos e condições que tenham ocorrido e de avaliar os futuros fluxos de caixa da entidade.

  • Princípio do Registro pelo Valor Original

               Os componentes do patrimônio devem ser registrados, inicialmente, pelos Valores Originais das Transações.

  • Errado.

    De acordo com o Princípio do Registro do Valor original, não são consideras compensações. Pois estas podem alterar a capacidade dos usuários em compreender as transações.

    Seguimos !

  • Segundo o CPC 26 a entidade não deve compensar ativos e passivos ou receitas e despesas, a menos que a compensação seja exigida ou permitida por um Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação do CPC.

    gabarito:errado


ID
1183921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis, julgue os itens que seguem de acordo com a normatização pertinente.

A demonstração dos fluxos de caixa, que expressa as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, deve ser segregada em até três fluxos: o das operações, o dos financiamentos e o dos investimentos, sempre que existirem.

Alternativas
Comentários
  • Está errada no que diz respeito  "a ser segregada em até três fluxos". O correto é NO  MÍNIMO três fluxos, conforme artigo 188 da Lei 6404/76.

  • Lei 6.404/76

    ...

    Art. 188

     I – demonstração dos fluxos de caixa – as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos:

            a) das operações

            b) dos financiamentos; e

            c) dos investimentos

     

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADA

     

    Segregada em no MÍNIMO 3 fluxos.

  • Os examinadores da cespe/cebraspe são doentes.


ID
1183924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis, julgue os itens que seguem de acordo com a normatização pertinente.

As sociedades por ações de capital aberto deverão iniciar sua demonstração do resultado do exercício pela receita bruta.

Alternativas
Comentários
  • Cpc 30, receita líquida. ..

  • Questão mal formulada. Ela não especifica se está cobrando de acordo com a lei 6.404 ou se conforme o CPC.

  • CPC 30 - Receitas (revogado a partir de 1º/01/2018) (Revogado)

     

     

  • As companhias abertas têm seguido mais fielmente as normas do CPC em matéria de demonstração do resultado do exercício, ao passo que as demais sociedades continuam a privilegiar os mandamentos da Lei 6404/76.

     

    FONTE: Ricardo Ferreira. Contabilidade Básica. 2017. Pg. 313.

  • Tipo de questão que privilegia o cara que não sabe e vai chutar! Fode quem sabe! 

  • Quero ver lembrar na hora da prova que:

    CPC = DRE se inicia pela receita líquida.

    Lei 6.404/76 = DRE se inicia pela receita bruta.

    Duvido... 

  • Questão maldosa. Porque geralmente as S/As seguem a lei 6404. Onde a DRE começa pela Receita Bruta.
  • O "x" da questão esta na palavra NORMATIZAÇÃO. Esta se refere aos CPC's, enquanto LEGISLAÇÃO, pela Lei 6.404/76. Ou seja, pelo fato da questão ter dito para se basear na normatização, devemos nos basear no CPC. 

    CPC = DRE se inicia pela receita líquida.

    Lei 6.404/76 = DRE se inicia pela receita bruta.

    GABARITO: ERRADA

  • RECEITA LIQUIDA

  • Apesar de não mencionar se é CPC ou 6.404 eu imaginei as Indústrias de capital aberto e deduzi que elas começam pelo Faturamento Bruto. Sei lá, vai ver é isso, se alguém puder confirmar a tese , comenta aí

  • A questão deveria ter especificado a pergunta. Isso porque, conforme o CPC 26, a DRE começa a partir da receita líquida; consoante a Lei 6.404/76, a partir da receita bruta.

  • essa questão foi anulada?

  • O texto da questão fala "julgue os itens que seguem de acordo com a normatização pertinente." a normatização se refere ao CPC 26, o qual estabelece que a DRE deve ter início pela Receita Líquida.

    Estrutura da DRE pelo CPC:

    Receitas (Líquida)

    (-) CMV

    (=) Resultado Operacional Bruto

    (-) Despesas com vendas

    (-) Despesas gerais e administrativas

    (-) Outras despesas

    (+) Outras receitas

    (+/-) Resultado de equivalência patrimonial

    (=) Resultado antes das receitas e despesas financeiras

    (-) Despesas financeiras

    (+) Receitas financeiras

    (=) Resultado antes dos tributos sobre o lucro

    (-) Despesa com tributos sobre o lucro

    (=) Resultado Líquido das Operações Continuadas

    (+/-) Resultado líquido das operações descontinuadas

    (=) Resultado Líquido do Período

    Bons estudos!

  • Depende Cespe

  • Normatiação : CPC

    Legislação : 6404

  • Agora tem que adivinhar o que o examinador está pensado. Está cada vez mais difícil se tornar servidor público. Deus tenha misericórdia.

  • Normatização contábil em vigor : CPC

  • Essa deixei em branco aqui e deixaria na prova.

    Pela lei começa na receita bruta, já pelo CPC começa na receita líquida. Aí complica a vida do gaudério.

  • (CESPE 2013) A respeito da demonstração do resultado do exercício (DRE), conforme normatização contábil em vigor, julgue os seguintes itens.

    As sociedades anônimas de capital aberto devem iniciar a apresentação da DRE pela receita líquida. (CERTO)

    (CESPE 2013) Acerca das demonstrações contábeis, julgue os itens que seguem de acordo com a normatização pertinente.

    As sociedades por ações de capital aberto deverão iniciar sua demonstração do resultado do exercício pela receita bruta (ERRADO)

    Lei 6.404 ➜ Inicia pela Receita Bruta  LEGISLAÇÃO

    CPC 26 ➜ Inicia pelas Receitas Líquidas  NORMATIZAÇÃO

  • A LEI E BRUTA,PRONTO! JA SABE QUE NO CPC E LIQUIDA


ID
1183927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos procedimentos contábeis adotados em processos de combinação de negócios — fusão, cisão e incorporação — e de consolidação de demonstrações contábeis.

Na demonstração de resultado do exercício consolidada, a participação dos acionistas controladores no lucro do exercício deve ser evidenciada.

Alternativas
Comentários
  • 6:404: "A participação dos acionistas não controladores no patrimônio líquido e no lucro do exercício será destacada, respectivamente, no balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício."

    CVM: " A participação dos acionistas não controladores no lucro líquido ou prejuízo do exercício das controladas deverá ser destacado e apresentada, respectivamente, como dedução ou adição ao lucro líquido ou prejuízo consolidado "

  • artigo 250 da lei 6404/76.

  • L6404

    Errado

    Art. 250. Das demonstrações financeiras consolidadas serão excluídas:

    § 1º A participação dos acionistas não controladores no patrimônio líquido e no lucro do exercício será destacada, respectivamente, no balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício.

  • Evidenciar a participação dos MINORITÁRIOS.

    Bons estudos.


ID
1183930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos procedimentos contábeis adotados em processos de combinação de negócios — fusão, cisão e incorporação — e de consolidação de demonstrações contábeis.

Uma sociedade de capital aberto poderá ser incorporada por uma sociedade de capital fechado.

Alternativas
Comentários
  • 6.404: " Se a incorporação, fusão ou cisão envolverem companhia aberta, as sociedades que a sucederem serão também abertas (...)"

  • Reescritura correta.


    Uma sociedade de capital aberto NÃO poderá ser incorporada por uma sociedade de capital fechado.

  • Se a incorporação, fusão ou cisão envolverem companhia aberta, as sociedades que a sucederem serão também abertas, devendo obter o respectivo registro e, se for o caso, promover a admissão de negociação das novas ações no mercado secundário, no prazo máximo de cento e vinte dias, contados da data da assembléia-geral que aprovou a operação, observando as normas pertinentes baixadas pela Comissão de Valores Mobiliários.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • Sinceramente, eu não entendo o erro dessa questão. O que impede uma S.A fechada incorporar uma S.A aberta?

    O único pré-requisito é que posteriormente ela também modique sua forma jurídica para um S.A aberta.

  • inoperante

    adjetivo de dois gêneros

    1. 1.
    2. que não opera, que não tem efeito; ineficaz.

  • Escrita péssima da CESPE. Nada impede que uma sociedade de capital fechado incorpore uma sociedade de capital aberto. O que teremos é a posterior transformação da sociedade de capital fechado em sociedade de capital aberto por força do §3º, do art. 223, da lei 6404/1976. São dois momentos diferentes!

  • Tipo de questão que é escrita de forma errada e te obrigam a acreditar em uma interpretação que não existe na pergunta que foi feita. Afinal, quem disse que uma não pode incorporar a outra? Claro que pode! Porém com ressalvas APÓS a incorporação.

    Art. 223 . "A incorporação, fusão ou cisão podem ser operadas entre sociedades de tipos iguais ou diferentes..."

  • Péssima questão. 90% dos tempo o CESPE diz que incompleto não é errado, mas as vezes dão uma dessas.


ID
1183933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito do custo e controle dos estoques de mercadorias e dos impostos a eles relacionados, julgue os próximos itens.

Em empresas que adotam o sistema de inventário periódico, o controle de estoques realizado pelo método da média ponderada móvel é mais simples que o realizado pelo método do PEPS.

Alternativas
Comentários
  • Não existe nenhuma complexidade de um método para outro. Questão sem sentido. 

  • Creio que a questão quis colocar complexidade com relação ao fato de que na média ponderada é necessário fazer o calculo da média e no PEPS basta separar as mercadorias por custos de aquisição.

  • Outro erro é que o Inventário Periódico só é feito de tempos e tempos, geralmente no final do período, não se utilizando os métodos PEPS, UEPS e MÉDIA...

    Ja no caso de inventário permanente é diferente vc tem que fazer a contagem permanente dos estoques para isso vc pode utilizar ferramentas como PEPS, UEPS, Média Ponderada.

  • No caso de inventário periódico é recomendável o controle através da média ponderada fixa.

  • Inventário permanente: PEPS, UEPS, MPM

    Inventário periódico: CMV = Ei + Cl - Ef



  • Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

    Comentário do Danilo resume bem o erro da questão.

  • No Inventário periódico só há um CMV calculado no final do período, não tendo sentido falar em UEPS, PEPS ou MPond, mas se pode usar a média pondera fixa. No inventário permanente o CVM altera a cada dia, mês, semestre.

  • Inventários periódicos não trabalham com fichas de estoques (MPM; PEPS; UEPS)

    Usam a fórmula --> CMV= EI(estoque inicial) + COMPRA(compra líquida, sem imposto) - EF(estoque final)


ID
1183936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito do custo e controle dos estoques de mercadorias e dos impostos a eles relacionados, julgue os próximos itens.

O valor do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços sobre compras, em empresas comerciais, deve ser contabilizado a débito de conta específica de ICMS a recuperar e, na venda, a crédito de ICMS a recolher, admitida a compensação.

Alternativas
Comentários
  • suponha que você comprou mercadorias no valor de R$ 100,00 com Icms de 18%. (Outras operações foram omitidas).

    D- icms a recuperar 18


    Agora você vendeu por R$ 150 com icms 18%

    C - icms a recuperar 18

    C - icms a recolher 27 - 18 = 9


    Isso está estabelecido na lei kandir, art 19 e 20.




  • Certíssima, ta ai uma questão resumo sobre ICMS.

  • Para guardar nos resumos

    Imposto a recolher → surge na venda da mercadoria.

    Imposto a recuperar → surge na compra da mercadoria.

  • Empresa Comercial

    1) Na compra incide ICMS a recuperar

    D - Estoque (Ativo)

    D - ICMS a recuperar (Ativo)

    C - Caixa / Fornecedor (Ativo / Passivo)

    2) Na venda incide ICMS a recolher

    D - ICMS sobre vendas (Despesa)

    C - ICMS a recolher (Passivo)

    3) Compensação

    D - ICMS a recolher

    C - ICMS a recuperar

    Gabarito: CERTO

  • ICMS a recuperar = COMPRA

    ICMS a recolher = VENDA

  • Por mais questões claras como esta!

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ALFACON fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

     Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • @walisson allan, tirando o fato que eles são do Estratégia e não mais do Alfa...tá td bem.

  • ICMS

    RECUPERA quando compra

    RECOLHE quando vende


ID
1183939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito do custo e controle dos estoques de mercadorias e dos impostos a eles relacionados, julgue os próximos itens.

Em qualquer modalidade de empreendimento comercial, o imposto sobre produtos industrializados compõe o custo do estoque de mercadorias, ao passo que o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, por ser recuperável, não pode ser estocado.

Alternativas
Comentários
  • Nas empresas de atividades industrial, o IPI é recuperável.

  • Creio que o erro está na expressão "Em qualquer modalidade de empreendimento comercial", deixando a assertiva muito genérica em se tratando do ICMS, visto que, a depender do ramo comercial ou mesmo da espécie do produto adquirido, há casos em que o ICMS não é recuperável (e, portanto, é estocado).

     

    GABARITO: ERRADO

  • Existem estabelecimentos comerciais que são equiparados às Indústrias, logo não é para qualquer estabelecimento comercial. Além disso, nem sempre o ICMS para as empresas comerciais é recuperável (Ex: Consumo próprio). Gab: Errado.

  • 25 ( assuntos)

    Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Com relação a custo e controle dos estoques de mercadorias e impostos relacionados, julgue o item seguinte.

    Podem ser recuperáveis em determinados tipos de estabelecimentos comerciais tanto o imposto sobre produtos industrializados (IPI) quanto o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

    CERTO

    Isso ocorre normalmente nas empresa importadoras, que se equiparam a industria.

  • ERRADO

    Em qualquer modalidade de empreendimento comercial ( Erro)

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Empresas comerciais equiparadas de industrias ou industrias ----> também recuperam o IPI e ICMS

    Tanto industrias quanto comerciais ---> recuperaram o ICMS

    Empresas apenas comerciais ----> recuperam apenas o ICMS

  • Chega uma hora que você está tão acostumado a fazer questões dessa banca que até percebe quando é pegadinha.

  • ICMS vai ser incluso no preço da mercadoria se for destinado ao consumidor final


ID
1183957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da aplicação dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público, julgue os itens a seguir.

Entre alternativas igualmente válidas para a estimativa de valores que afetem o patrimônio público, devem-se preferir montantes menores para ativos e valores maiores para passivos.

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se ao  conceito do princípio da prudência.


    Questão correta!

  • GABARITO: CERTO

     

    Princípio da prudência

     

    Resolução CFC 750/93,

    Art. 10. O Princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

     

    Resolução CFC 1.111/2007,

    Art. 10 [...]

    Perspectivas do Setor Público
    As estimativas de valores que afetam o patrimônio devem refletir a aplicação de procedimentos de mensuração que prefiram montantes, menores para ativos, entre alternativas igualmente válidas, e valores maiores para passivos.

    [...]

  • As referidas Resoluções foram revogadas. Pelo conceito da Resolução CFC nº 750/93 e 1.111/2007 está correto o conceito na questão.

    Entre alternativas igualmente válidas para a estimativa de valores que afetem o patrimônio público, devem-se preferir montantes menores para ativos e valores maiores para passivosResposta: Certo.

     

    Comentário: considerando o princípio da prudência deve-se ter cautela na estimativa dos ativos e da receita e nos passivos e das despesas (Princípio da Prudência - Resolução CFC nº 1.282/2010).

  • CERTO

     

    Princípio da Prudência

     

    ★ determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio liquído


ID
1183960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da aplicação dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público, julgue os itens a seguir.

Independentemente do recebimento ou pagamento, os efeitos das transações no setor público devem ser reconhecidos nos períodos a que se refiram.

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se ao conceito do princípio da competência.

    Item correto!

  • Dica sobre regime de competência e de CAIXA no setor público.

    Quando a questão estiver se referindo a GERALZÃO é regime de competência, agora quando a questão estiver falando
    de alguma demonstração da contabilidade pública pelo enfoque orçamentário o regime é de CAIXA para as receitas.

  • RESOLUÇÃO CFC Nº 1367/11 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2011 ALTERA O APÊNDICE II DA RESOLUÇÃO CFC N.º 750/93, APROVADO PELA RESOLUÇÃO CFC N.º 1.111/07

    Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento
    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.


    Perspectivas no Setor Público

    O Princípio da Competência aplica-se integralmente ao Setor Público.


    gab: C


  • A contabilidade pública pode ser dividida em dois regimes, o orçamentário e o patrimonial

    O regime orçamentário é um regime MISTO (receita ---> regime de caixa/ despesa ----> regime de competência)
    O regime patrimonial é um regime DE COMPETÊNCIA.

  • Resolução CFC 1.367/11

    Artigo 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas."

     

    Perspectivas no Setor Público

    "O Princípio da Competência aplica-se integralmente ao Setor Público."

  • Competência somente pelo Princípio de contabilidade, se fosse orçamentário seria regime misto.

  • CERTO

     

    Princípio da Competência 

     

    ★ aplica-se integralmente ao setor público

     

    ★ valores devem ser registrados quando ocorre o fato gerador

     

    ★ determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento, ou execução orçamentária


ID
1183963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da composição do patrimônio e dos sistemas contábeis do setor público, julgue os próximos itens.

O registro dos custos dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade deve ser efetuado no subsistema de informação patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • no subsistema de custos. 

  • Questão errada.

    Reescritura correta.


    O registro dos custos dos bens e serviços produzidos e ofertados à sociedade deve ser efetuado no subsistema de CUSTOS.

  • Subsistema de Custos - NBC T 16.11 (VÁLIDA)

    Bons estudos

  • ERRADA,

    9. Os seguintes termos têm os significados abaixo especificados:

    "Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial."

    NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    NÃO HÁ REGISTRO O QUE HÁ É UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES.


ID
1183966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da composição do patrimônio e dos sistemas contábeis do setor público, julgue os próximos itens.

Para comporem a estrutura do patrimônio público como passivos, as obrigações da entidade devem ser derivadas de eventos passados.

Alternativas
Comentários
  • Passivo: São obrigações presentes derivadas de eventos passados.

    Item certo!

  • conceito de PASSIVO

    O Passivo é um recurso controlado por uma entidade e um acontecimento passado e do qual se esperam que fluam benefícios económicos no futuro, cuja liquidação se espera um ex-fluxo de recursos.


ID
1183969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à natureza e às tipicidades das transações no setor público.

Quando envolverem valores de terceiros, as transações no setor público devem ser demonstradas de forma segregada.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFC n.1.131/08 - NBC T 16.4

    "11.  As transações que envolvem valores de terceiros devem ser demonstradas de forma segregada."

    Questão C


  • Olá Pessoal

    Gabarito à época Certo

    QUESTÃO DESATUALIZADA.

    A NBCT SP - ESTRUTURA CONCEITUAL DE 2016 NÃO REPETIU O DISPOSITIVO ACIMA MENCIONADO.

    Portanto, hoje o Gabarito estaria ERRADO.

    Bons Estudos.


ID
1183972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à natureza e às tipicidades das transações no setor público.

As transações de natureza administrativa originam-se de fatos que afetam o patrimônio público, decorrentes ou não da execução orçamentária, e podem provocar alterações qualitativas ou quantitativas no patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • Transações adm podem originar ATOS  e fatos.

  • Questão E

    A questão trata do conceito de transações de natureza econômico-financeira, as transações de natureza administrativa não afetam o patrimônio. 

    Resolução CFC n.1.131/08 - NBC T 16.4

    PATRIMÔNIO PÚBLICO

    3.  De acordo com suas características e osseus reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem serclassificadas nas seguintes naturezas:

    (a)  econômico-financeira– corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimôniopúblico, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocaralterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;

    (b)  administrativa– corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas deatos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas emanter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.


  •  

    A Resolução do CFC que tratava especificamente sobre esse assunto (Res. CFC nº 1131/08 - NBC T 16.4 - Transações no Setor Público), citada pela colega Rose Bitt, não está mais em vigor, tendo sido revogada pela 2016/NBCTSPEC - Aprova a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL de 04/10/2016.

     

    Vide: http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2016/NBCTSPEC


ID
1183975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que os registros contábeis na administração pública devem ser efetuados segundo a natureza das informações que evidenciem, julgue os itens subsequentes.

No momento da liquidação da obrigação a pagar, o passivo modifica sua característica de permanente para financeiro

Alternativas
Comentários
  • Questão E

    MANUAL DE CONTABILIDADE  APLICADA AO SETOR PÚBLICO 

    PARTE IV – PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO

    " Quando a obrigação a pagar for empenhada, deve-se proceder à baixa do passivo permanente em contrapartida ao passivo financeiro, conforme o art. 105 da Lei no 4.320/1964"

  • Complementando o comentário da colega Rose Bitt, a informação consta da pg. 17 do MCASP.

  • Errado.

    Segundo o MCASP, 8 ed.

    3.4.1. Introdução

    No Balanço Patrimonial (BP), o passivo financeiro corresponde:

    a. Às obrigações correlatas a despesas orçamentárias empenhadas, liquidadas ou não, que ainda não foram pagas;


ID
1183978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando que os registros contábeis na administração pública devem ser efetuados segundo a natureza das informações que evidenciem, julgue os itens subsequentes.

No momento em que for feito o empenho da despesa orçamentária, deve ser efetuado o controle pelo comprometimento da disponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo , deve-se existi credito disponível para o empenho da despesa. 

  • CORRETO!


    Ocorre movimentação no sistema orçamentário e no de compensação.


    A questão trata da movimentação no sistema de compensação:

    D- 8.2.1.1.1- disponibilidade por destinação de recursos

    C- 8.2.1.1.2 - disponib. por dest. recursos compromet. por empenho


ID
1183990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos às etapas da receita pública e da despesa pública e à execução orçamentária e financeira.

A conclusão do processo de fixação da despesa orçamentária ocorre mediante o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64 

    " Art. 64. A ordem de pagamento é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga."

  • O Pagamento é a conclusão do processo de EXECUÇÃO da despesa orçamentária.

  • FIXAÇÃO DA DESPESA FAZ PARTE DO PROCESSO  DE PLANEJAMENTO - PRIMEIRA ETAPA DA RECEITA E DESPESA.

    LOGO APÓS VEM: EXECUÇÃO DA RECEITA E DESPESA.


    NO CASO DA DESPESA, APÓS O PLANEJAMENTO/FIXAÇÃO/DESCENTRALIZAÇÃO/PROGRAMAÇÃO/LICITAÇÃO VEM O PROCESSO DE EXECUÇÃO: EMPENHO/LIQUIDAÇÃO/PAGAMENTO.

    E POR FIM AVALIAÇÃO E CONTROLE.

    ABRAÇO.

  • RESPOSTA E

    >>O processo de fixação da despesa orçamentária é concluído com B) a autorização do Poder Legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento.

    #sefazal #ufal2019 #questão.respondendo.questões 

  • A conclusão do processo de fixação da despesa orçamentária ocorre mediante o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga. Resposta: Errado.

    Fixação ---> empenho ---> liquidação ---> pagamento.

  • FONTE MCASP 8a EDIÇÃO

    "O processo da fixação da despesa orçamentária é concluído com a autorização dada pelo poder legislativo por meio da lei orçamentária anual, ressalvadas as eventuais aberturas de créditos adicionais no decorrer da vigência do orçamento. "

    Bons estudos.


ID
1183993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos às etapas da receita pública e da despesa pública e à execução orçamentária e financeira.

Considerando que os restos a pagar constituem item específico da programação financeira, seu pagamento pode efetuar-se fora do limite de saques fixado.

Alternativas
Comentários

  • Decreto n.93.872/86

    Art . 15. Os restos a pagar constituirão item específico da programação financeira, devendo o seu pagamento efetuar-se dentro do limite de saques fixado.   

  • Considerando que os restos a pagar constituem item específico da programação financeira, seu pagamento pode efetuar-se fora do limite de saques fixado. ERRADO

    _______________________________________________________________________________

    DECRETO N° 93.872, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1986

    Art . 15. Os restos a pagar constituirão item específico da programação financeira, devendo o seu pagamento efetuar-se dentro do limite de saques fixado.


ID
1183996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às características do sistema de custos no setor público.

Com a implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), os dados necessários à apuração de custos devem incluir os registros patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.11 - Subsistema de Informação de Custos do Setor Público


    Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.


    gab: c


ID
1183999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às características do sistema de custos no setor público.

A geração da informação de custos apurada com base no regime de competência pode ser mensurada por meio de ajustes nas informações orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Conforme a NBC T 16.11:

    14. Na geração de informação de custo, é obrigatória a adoção dos princípios de contabilidade em especial o da competência, devendo ser realizados os ajustes necessários quando algum registro for efetuado de forma diferente.


ID
1184002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às características do sistema de custos no setor público.

O método de custeio está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto de custeio.

Alternativas
Comentários
  • Questão C

    NBC T 16.11- Sist.de Informação de Custos do Setor Público

    Método de custeio serefere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo deidentificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado.

  • Questão C

    NBC T 16.11- Sist.de Informação de Custos do Setor Público

    Método de custeio refere-se ao método de apropriação de custos e está associado ao processo deidentificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado.


  • NBC T 16.11 - Subsistema de Informação de Custos do Setor Público



    Sistema de custeio está associado ao modelo de mensuração e desse modo podem ser custeados os diversos agentes de acumulação de acordo com diferentes unidades de medida, dependendo das necessidades dos tomadores de decisões. No âmbito do sistema de custeio, podem ser utilizadas as seguintes unidades de medida: custo histórico; custo-corrente; custo estimado; e custo padrão.


    Método de custeio se refere ao método de apropriação de custos e está associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno. 




ID
1184005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a natureza e estrutura do novo PCASP, composto por oito classes de contas, julgue os seguintes itens.

Para a classificação dos elementos patrimoniais em circulante e não circulante, devem-se observar os atributos de conversibilidade e de exigibilidade dispostos nas normas contábeis nacionais e internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Questão C

    NBC T16.6 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    14.  A classificação dos elementos patrimoniais considera a segregação em “circulante”e “não circulante”, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade.


  • Para a classificação dos elementos patrimoniais em circulante e não circulante, devem-se observar os atributos de conversibilidade e de exigibilidade dispostos nas normas contábeis nacionais e internacionais. CERTO

    ___________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício 2019

    2. ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    Conforme a NBC TSP – Estrutura Conceitual, os elementos correspondem às estruturas básicas a partir das quais as demonstrações contábeis são elaboradas. Essas estruturas fornecem um ponto inicial para reconhecer, classificar e agregar dados e atividades econômicas de maneira a fornecer aos usuários informação que satisfaça aos objetivos e atinja as características qualitativas da informação contábil, levando em consideração as restrições sobre esta.

    Os conceitos de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais, mas não especificam os critérios para seu reconhecimento. Ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido, deve-se atentar para a sua essência e realidade econômica e não apenas sua forma legal.

    A classificação do ativo e do passivo considera a segregação em “circulante” e “não circulante”, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade, conforme disposto na NBC T 16.6 – Demonstrações Contábeis.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 144


ID
1184008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a natureza e estrutura do novo PCASP, composto por oito classes de contas, julgue os seguintes itens.

Na evidenciação do patrimônio líquido, o resultado do período deve ser segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Questão C

    NBC T 16.6 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    13.  No PatrimônioLíquido, deve ser evidenciado o resultado do período segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores.


  • Na evidenciação do patrimônio líquido, o resultado do período deve ser segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores. CERTO

    _________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício 2019

    2.3. PATRIMÔNIO LÍQUIDO (OU SITUAÇÃO PATRIMONIAL LÍQUIDA)

    A situação patrimonial líquida é a diferença entre os ativos e os passivos após a inclusão de outros recursos e a dedução de outras obrigações, reconhecida no Balanço Patrimonial como patrimônio líquido. A situação patrimonial líquida pode ser um montante positivo ou negativo. (...)

    No patrimônio líquido, deve ser evidenciado o resultado do período segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores. O resultado patrimonial do período é a diferença entre as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas, apurada na Demonstração das Variações Patrimoniais, que evidencia o desempenho das entidades do setor público. (...)

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 151


ID
1184011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a natureza e estrutura do novo PCASP, composto por oito classes de contas, julgue os seguintes itens.

Os fatos financeiros e não financeiros da administração deverão ser registrados em contas de natureza de controle.

Alternativas
Comentários
  • Questão E

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    PARTE IV – PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO 

    "Contas com Informações de Natureza Patrimonial: são as contas que registram, processam e evidenciam os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público,representadas pelas contas que integram o Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido,Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD) e Variações PatrimoniaisAumentativas (VPA)"

  • De acordo com a natureza e estrutura do novo PCASP, composto por oito classes de contas, julgue os seguintes itens.

    Os fatos financeiros e não financeiros da administração deverão ser registrados em contas de natureza de controle. ERRADO

    _____________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição - exercício 2019

    3.1. NATUREZA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

    O PCASP está estruturado de acordo com as seguintes naturezas das informações contábeis:

    a. Natureza de Informação Orçamentária: registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

    b. Natureza de Informação Patrimonial: registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com a composição do patrimônio público e suas variações qualitativas e quantitativas.

    c. Natureza de Informação de Controle: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 383

  • Patrimonial e não controle

ID
1184014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No primeiro exercício financeiro encerrado da entidade governamental hipotética Zx, foram registrados os seguintes eventos:

< impostos lançados, no valor de R$ 90.000,00, dos quais foram arrecadados 80%;

< compra de equipamentos, com recebimento imediato do bem, no valor de R$ 60.000,00, tendo sido metade do valor paga à vista e o restante, inscrito em restos a pagar;

< despesas com água, luz e telefone no período, no valor de R$ 28.000,00, pagas no referido exercício.

Considerando que, na situação acima descrita, deverá haver o relacionamento do regime orçamentário com o regime contábil, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com os dados em apreço, e considerando que a compra de equipamentos é uma mutação patrimonial, é correto afirmar que a entidade Zx realizou apenas uma despesa orçamentária, no valor de R$ 28.000,00, correspondente a despesas com água, luz e telefone.

Alternativas
Comentários
  • Além das despesas de água, luz e telefone, a compra do equipamento também é despesa orçamentária.

  • A compra de equipamentos não seria investimento no lugar de despesa?

    Com o lançamento:

    D - Equipamentos - ANC

    C- Bancos/caixa - AC 50%

    C- RAP - PC 50%

  • De acordo com os dados em apreço, e considerando que a compra de equipamentos é uma mutação patrimonial, é correto afirmar que a entidade Zx realizou apenas uma despesa orçamentária CORRENTE, no valor de R$ 28.000,00, correspondente a despesas com água, luz e telefone.

    é aí que o examinador pega os desatentos!

  • Despesa orçamentária = EMPENHO

    Comprou equipamentos com pagamento de metade à vista  = EMPENHOU, liquidou e pagou;

    e a outra metade inscreveu em RAP = no mínimo, EMPENHOU.

     

  • Despesa orçamentária corrente ou capital. Portanto, item incorreto.

  • ERRADO

    A compra de Equipamentos é uma Despesa Orçamentária NÃO efetiva.

    Não deixa de ser Orçamentária só porque não é efetiva.


ID
1184017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No primeiro exercício financeiro encerrado da entidade governamental hipotética Zx, foram registrados os seguintes eventos:

< impostos lançados, no valor de R$ 90.000,00, dos quais foram arrecadados 80%;

< compra de equipamentos, com recebimento imediato do bem, no valor de R$ 60.000,00, tendo sido metade do valor paga à vista e o restante, inscrito em restos a pagar;

< despesas com água, luz e telefone no período, no valor de R$ 28.000,00, pagas no referido exercício.

Considerando que, na situação acima descrita, deverá haver o relacionamento do regime orçamentário com o regime contábil, julgue os itens subsecutivos.

Mesmo inscrita em restos a pagar, a compra de equipamentos afetou positivamente a apuração do resultado patrimonial do exercício em R$ 60.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de despesa não efetiva, não altera o resultado patrimonial.

  • RESPOSTA E

    Mesmo inscrita em restos a pagar, a compra de equipamentos afetou negativamente a apuração do resultado patrimonial do exercício em R$ 60.000,00.

  • Nem precisa ler, basta pensar que a compra equiptos é fato permutativo, e, nesse sentido, NÃO afeta a DVP.

    Bons estudos.


ID
1184020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No primeiro exercício financeiro encerrado da entidade governamental hipotética Zx, foram registrados os seguintes eventos:

< impostos lançados, no valor de R$ 90.000,00, dos quais foram arrecadados 80%;

< compra de equipamentos, com recebimento imediato do bem, no valor de R$ 60.000,00, tendo sido metade do valor paga à vista e o restante, inscrito em restos a pagar;

< despesas com água, luz e telefone no período, no valor de R$ 28.000,00, pagas no referido exercício.

Considerando que, na situação acima descrita, deverá haver o relacionamento do regime orçamentário com o regime contábil, julgue os itens subsecutivos.

Deverá haver o registro da realização da receita orçamentária da entidade Zx no valor de R $ 90.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Receita realizada: 80% de R$90 mil = R$72.000,00.

  • Olá Pessoal

    Gabarito E

    O motivo do erro, é que no SISTEMA ORÇAMENTÁRIO DE ARRECADAÇÃO, adota-se o REGIME DE CAIXA para a contabilizar o ingresso de recursos, senão vejamos o que dispõe o MCASP 8º Ed. pg. 53:

    3.5.3. Arrecadação Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente. Vale destacar que, segundo o art. 35 da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas, o que representa a adoção do regime de caixa para o ingresso das receitas públicas.

    Assim, só poderá ser contabilizado o efetivo INGRESSO de R$ 72.000, correspondentes a 80% de arrecadação.

    Destaca-se, portanto, a preferência pelo modelo misto, para CAIXA em RECEITAS; e COMPETÊNCIA em DESPESAS.

    Bons Estudos.


ID
1184023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito do funcionamento da Conta Única do Tesouro Nacional (CUTN).

A unidade gestora pode providenciar por iniciativa própria o encerramento das contas-correntes que estiverem sem movimentação por mais de noventa dias.

Alternativas
Comentários
  • Por iniciativa própria, ou do Órgão Setorial de Programação Financeira, ou da COFIN/STN, a UG providenciará o encerramento das contas correntes que estiverem sem movimentação por mais de 90 dias.

  • Já as contas do tipo B que não apresentarem movimentação por mais de 60 dias deverão ser encerradas e o saldo devolvido para o tesouro nacional.

  • Podem encerrar as contas-correntes caso tenham mais de 90 dias sem movimentação ou por iniciativa própria:

    + Unidade gestora

    + Unidade Setorial

    + Secretaria do Tesouro Nacional


ID
1184026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito do funcionamento da Conta Única do Tesouro Nacional (CUTN).

Os pagamentos para unidades gestoras integrantes da CUTN que possuam termo de cooperação técnica devem ser efetuados por meio de ordem bancária externa ao SIAFI.

Alternativas
Comentários
  • 3.3.3 - A OB pode ser:
    .
    3.3.3.1 - INTRA-SIAFI para pagamentos a Unidades Gestoras integrantes da Conta
    Única que possuam Termo de Cooperação Técnica; e
    .
    3.3.3.2 - Externa ao SIAFI, destinada aos pagamentos de credores não integrantes
    da Conta Única.

  • (INT)egram o SIAFI ==> OB (INT)ra-SIAFI.

    Bons estudos.


ID
1184029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito do funcionamento da Conta Única do Tesouro Nacional (CUTN).

Os recursos depositados em cheque estarão disponíveis na conta única da unidade gestora no dia útil seguinte ao dia do depósito, independentemente de sua compensação.

Alternativas
Comentários
  • Os recursos depositados em espécie estarão disponíveis na Conta Única da UG no dia útil seguinte ao do depósito. Quando se tratar de depósito em cheque, somente estarão disponíveis após a respectiva compensação.

  • Não sei exatamente sobre os recursos recebidos em cheque, mas trago aqui um trecho do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Ceccato e Carvalho, página 572):

    "(...) Os recursos financeiros recebidos serão repassados à Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, até o segundo dia útil após o ingresso dos valores na conta de reserva bancária do agente financeiro centralizador"

    Se levarmos em conta que o depósito em cheque, até o desconto, é registrado no caixa, faz sentido.

    Gabarito: Errado


ID
1184032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os seguintes itens, a respeito dos objetivos e características do SIAFI.

O SIAFI possibilita que, a qualquer momento, a unidade gestora emita suas demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • O SIAFI é on-line, mas tbm tem pode ser utilizado off-line dessa forma, caso o usuário tenha acesso e permissão poderá sim a qualquer momento realizar as operações.


ID
1184035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue os seguintes itens, a respeito dos objetivos e características do SIAFI.

A diretriz normativa de criação e implantação do SIAFI impôs a unificação dos recursos de caixa dos governos federal, estadual, distrital e municipal com os objetivos de agilizar a programação financeira e aperfeiçoar a utilização dos recursos no âmbito da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • A unificação dos recursos de caixa envolve ocorre apenas no ente da federação, não há que se falar em unificação de caixa de todos os entes da federação.

  • O SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criação, o SIAFI tem alcançado satisfatoriamente seus principais objetivos :

    (...) b) fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal; (...)

    Fonte: http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020200/020201


  • Noções de SIAFI
    O SIAFI é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, que, de forma computadorizada, uniformiza os registros contábeis e acompanha as atividades relacionadas com a administração financeira, processamento da execução orçamentária e conhecimento de bens patrimoniais.
    Em 1986 foi criada a STN – Secretaria do Tesouro Nacional, pelo Decreto no 95.452. O art. 12 do referido decreto autorizou a STN a contratar a execução, o desenvolvimento e a manutenção de serviços de computação eletrônica, visando à modernização e à integração dos sistemas de programação financeira, de execução orçamentária e de controle interno do Poder Executivo, nos órgãos centrais, setoriais e seccionais. Foi então que a STN contratou o Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados, para o desenvolvimento do sistema. Esse sistema foi implantado em 1987, e o SIAFI passou a ser o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal.
    ATENÇÃO  O Serpro é um mero executor – quem detém todo o poder de decisão sobre o SIAFI é a STN – Secretaria do Tesouro Nacional.
    Para viabilizar a implantação do sistema foi implementada uma Rede de Teleprocessamento de Dados com o computador principal localizado em Brasília e terminais de digitação em todos os estados da Federação e até no exterior. No início, havia apenas alguns terminais disponibilizados pelo Ministério da Fazenda, para os quais os servidores dos órgãos se dirigiam para a digitação dos diversos documentos. Essa primeira fase foi superada e atualmente onde existe uma Unidade Gestora do Governo Federal existe um ou vários terminais de acesso ao SIAFI.
    O SIAFI é um dos sistemas governamentais mais abrangentes do mundo para o acompanhamento e o controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial. Ele interliga, através de terminais de computador, milhares de unidades da Administração Federal em todo o País e é o principal instrumento utilizado para a movimentação do caixa único do Tesouro Nacional.
    O SIAFI proporciona os mais variados tipos de consultas e geração de relatórios. Ele elabora automaticamente os balanços e demonstrativos necessários ao cumprimento das determinações legais e demais necessidades de informações dos órgãos e unidades.
    Resumindo: o SIAFI registra, processa, controla e fornece informações sobre os atos e fatos financeiros, orçamentários, patrimonial e contábil dos órgãos, entidades e fundos integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social da União.

  • ERRADO

     

    SIAFI é somente a nível federal.

  • Complementando:

     

    O Siafi é utilizado no ambito federal.

    O Siafem é utlizado nos estados e municípios.

     

    R: Errado. 

    Bons estudos! ;)

  • Somente os balancetes dos Est/DF/Munic. serão enviados e registrados no SIAFI para fins de consolidação e emissão do BSPN - Balanço do Setor Público Nacional.

    Bons estudos.


ID
1184038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca dos aspectos contábeis e orçamentários relativos ao suprimento de fundos e dos requisitos para utilização do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), julgue os próximos itens.

Somente com a previsão de recursos financeiros que assegurem o pagamento da fatura no seu vencimento é que a unidade gestora poderá realizar despesas com o CPGF.

Alternativas
Comentários
  • ERREI, mas pegando um "gancho" na lógica do Dir. FInanceiro, o caminho normal e regular da receita e despesa é: 1o.) 1) Receita pública (obter recursos) ==> 2) Crédito público (gerar recursos) ==> 3) Orçamento púb. (planejar e gerir recursos) ==> 4) despesa pública (dispêndios de recursos)

    Bons estudos.


ID
1184041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca dos aspectos contábeis e orçamentários relativos ao suprimento de fundos e dos requisitos para utilização do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), julgue os próximos itens.

Na sistemática de saques, a liquidação da despesa deve ser efetuada após o lançamento do referido limite para utilização no CPGF.

Alternativas
Comentários
  • 9.10.3 – A liquidação da despesa deverá ser anterior ao lançamento de limite de gasto no cartão, tanto para a sistemática de saques como para a de fatura. 

    Fonte: http://www3.tesouro.gov.br/programacao_financeira/downloads/manual_cartao_pagamento.pdf

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Enunciado: Na sistemática de saques, a liquidação da despesa deve ser efetuada após o lançamento do referido limite para utilização no CPGF. ERRADO -> É ANTES DO LANÇAMENTO!!

    Outra questão do CESPE semelhante a essa mas com gabarito correto

    Q349547 -> Para as sistemáticas de saques e de fatura, a liquidação da despesa deverá ser anterior ao lançamento de limite de utilização no cartão de pagamento do governo federal. CORRETO


ID
1184044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca dos aspectos contábeis e orçamentários relativos ao suprimento de fundos e dos requisitos para utilização do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), julgue os próximos itens.

O suprido terá até o final do exercício seguinte para comprovar a importância aplicada até trinta e um de dezembro.

Alternativas
Comentários
  • Errado -> prestação de contas nesse caso até 15 jan.

  • Decreto 93.872/86


    Art . 46. Cabe aos detentores de suprimentos de fundos fornecer indicação precisa dos saldos em seu poder em 31 de dezembro, para efeito de contabilização e reinscrição da respectiva responsabilidade pela sua aplicação em data posterior, observados os prazos assinalados pelo ordenador da despesa (Decreto-lei nº 200/67, art. 83).


    Parágrafo único. A importância aplicada até 31 de dezembro será comprovada até 15 de janeiro seguinte.


    gab: E