SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2015 - TRE-MT - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas


ID
1763782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. Um dos campos visíveis dessas transformações é o casamento entre representação e democracia. É possível afirmar que, até então, em nenhum momento, a representação democrática — fundada em um sistema de checks and balances e de delegação universal da soberania dos indivíduos — havia sido constituinte das relações entre Estado e sociedade no país ou havia tido primazia sobre as demais formas de se pensar e estruturar a representação. Tampouco haviam surgido alternativas capazes de contestar o exercício da representação restrito à esfera estatal e de repensar a dualidade Estado e sociedade.
O cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular. Como se pode perceber, as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral e estatal da representação, mas atingiram a esfera de atuação da sociedade civil. A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político. 

Debora Rezende de Almeida. Pluralização da representação política e legitimidade democrática: lições das instituições participativas no Brasil. In: Opinião Pública, vol. 20, n.º, Campinas, jan.-abr./2014. Internet : < www . scielo .br > ( com adaptações ) .

Assinale a opção correta, de acordo com as ideias do texto.

Alternativas
Comentários
  • "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade."

    discordo que o gabarito seja letra D, pois de acordo com o texto, a transição democrática não foi promovida apenas na década de 80 do século passado.

  • Detesto discordar do gabarito, mas a `D` não poderia ser, pois o texto não especifica em que década se deu o regime militar(a partir de 64) ou a transição democrática (a partir de 74). apesar de ter citado as datas, só para reforçar a minha opinião, não era necessário, pois basta saber que o texto não especificou o intervalo temporal da transição democrática ou do regime militar.

  • Letra (d)


    a) Assim como as eleições, várias formas descentradas de manifestação da pluralidade foram consideradas importantes. As eleições foi apenas uma destas.


    b)


    c) Houve uma transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988.


    d) Certo. A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade.


    e) Interferiu, pois o cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação.

  • Não entendi o porquê de não ser a "A".

  • Indiquem para o professor comentar. 

    Gostaria de saber o porquê da "a" estar errada. O comentário do colega Tiago, ao meu ver, só reforçou a alternativa estar certa.
  • Minha cabeça está para explodir.
    d) não pode ser considerada correta porque" A relação entre o Estado e a sociedade foi muito alterada com a transição democrática promovida na década de 80 do século passado.", década de 80 se refere ao período de 1980 a 1989, e como no texto diz que ela foi iniciada no Regimi Militar nós sabemos que ele foi de 1964 a 1985, porém em nenhum momento o texto deixa claro em qual momento a transação foi iniciada, se foi na década de 60, 70 ou 80 só que ela se consolido em 1988.
    Marquei a A e errei. Aos que estão respondendo esta questão, peçam comentário do professor aí!

  • Peter tambem marquei a letra A como resposta. Não entendi ser a letra d o gabarito.

    Pessoal vamos indicar para comentário!!!!!

  • Vou explicar meu ponto de vista: Na década de 80, ou seja precisamente O cenário político pós-1988 foram implantados muitos direitos: consolidação do sufrágio universal, reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado dentre tantos outros. sendo profundamente modificado.

    A- não marquei pois infere-se, deduz...não podem ser consideradas mais importantes do que os demais.

     

  • Letra D.

    A questão não menciona que a transição democrática ocorreu apenas no final dos anos 80. A assertiva simplesmente diz que houve mudanças nas relações entre Estado e sociedade durante a transição do regime militar para a CF/88. 

  • Não poderia ser a alternativa "A" pq os outros momentos de julgamento político são tão importantes quanto as eleições.

  • Não consigo enxergar o erro do item A, nos ultimos periodos do texto fala exatamente o que tá dito na assertiva ué.
    (...) as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral (...). A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político.

    Alguém poderia explicar melhor?!

  • Baixaria

  • Adriana Rolim, eu também fiquei muito na dúvida entre a alternativa A e a D, no entanto, no texto ele não diz que as eleições não podem ser consideradas mais importantes, já o que é afirmado na alternativa D, está claro no texto nesta passagem: "O cenário político pós-1988 é completamente diverso", e também mais adiante: " Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular".

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos.

  • Gente, o texto deixa claro sim o momento de mudança;

    "O cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular".

     

    É interpretação que tá faltando!

    PELAMORDEDEUS!!!!

     

  • Acertei a questão, a D pareceu a mais certa. Mas o processo começou em 79, com a anistia. (Lei 6.683/79). 

  • O comentário do Alexandre foi ridículo nessa questão

  • B) A criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular foi determinante para a consolidação do sufrágio universal. ERRADO

    " A consolidação do sufrágio universal, COMO MEIO de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade,..."

    NÃO FOI A CRIAÇÃO DE CANAIS VARIADOS DE INTERAÇÃO ENTRE O ESTADO E A SOCIEDADE QUE CONSOLIDARAM O SUFRÁGIO UNIVERSAL.

    O SUFRÁGIO UNIVERSAL SERVIU COMO MEIO DE INFLUÊNCIA DO CIDADÃO NA ESFERA PÚBLICA.

  • Se levarmos em consideração que o regime militar acabou em 85 e em 88 foi feita uma nova CF, temos certeza que a década de 80 foi crucial para a transição...
  • DE ACORDO COM O TEXTO:

    O item A não está certo porque o texto não elenca o tamanho da importância das eleições, cita apenas que é um dos momentos.

    O item D é considerado correto pois, de acordo com o texto, as relações foram alteradas em decorrência da passagem do regime militar para a ascensão da constituição de 88, e essa transição se deu na década de 80, de acordo com o texto.

    Os nossos conhecimentos pré-concebidos não devem ser levados em conta quando a questão pede somente o que está no texto, independente de o texto ir de encontro ao que sabemos.

  • A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. Não vejo essa transição na década de 80 no texto.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  

ID
1763785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

      a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

      b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

      c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

      d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.

      É pela correta observação dessas características que se redige com clareza. Contribuirá, ainda, a indispensável releitura de todo texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção.

  • Não existe padrão oficial de linguagem, mas sim padrão CULTO de linguagem.

  • Letra (b)


    A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem são características próprias dos expedientes oficiais, arroladas no Manual de Redação da Presidência da República. Tais características favorecem, é lógico, a clareza textual, no entanto jamais poderíamos garantir que, por seu emprego, o texto estaria livre de ambiguidade.


    Fonte: http://www.folhape.com.br/blogdosconcursos/?p=40535

  • Achei que invés de ''impessoalidade'' fosse ''conscisão'', mas ainda certei :P

  • Clareza= impessoalidade / concisão / padronicação + formalização = uniformidade / padrão culto. 

  • Essa até que foi fácil...

    A alternativa B está imcompleta mas não está errada

  • Letra (b)

    Não existe padrão oficial de linguagem, e sim padrão culto.

    Clareza= impessoalidade / concisão / padronização + formalização = uniformidade / padrão culto. 

  • Entre as características da redação oficial incluem-se a objetividade, a impessoalidade, e a informalidade.

  • essa questão está repetida no Qconcurso

ID
1763788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta a respeito das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B


    MRPR

    3.4.2. Forma e Estrutura



    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário
    deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.



    Atenção ao termo "deve" a banca costuma utilizá-lo para confundir os candidatos.

  • a) A impessoalidade necessária aos textos oficiais é garantida pelo emprego adequado de pronomes de tratamento. ERRADA. O uso de pronomes de tratamento auxilia na impessoalidade, mas não garante por si só.

    b)No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. CORRETA.

    c) Nos expedientes do padrão ofício, não se emprega vocativo. ERRADA. É no "Memorando" que o destinatário é identificado pelo cargo  (não há vocativo!). Memorando não tem vocativo, não tem endereço, não tem o nome do ocupante de cargo.

    d) Nas comunicações oficiais emitidas por órgão do Poder Judiciário, é suficiente, para a identificação do signatário, constar o cargo que ele ocupa, logo abaixo de sua assinatura. ERRADA

    e) Entre os vários tipos de fechos de comunicações, o mais recomendado e adequado é Respeitosamente. ERRADA.

     O fecho é usado em comunicações oficiais que respeitam o padrão ofício e tem por finalidade arrematar o texto (finalizar) e saudar o destinatário. Só há 2 tipos (para autoridades brasileiras): 

    Respeitosamente: de autoridade inferior para autoridade superior (pois precisa “mostrar respeito” pelo superior)

    Atenciosamente: de autoridade superior para autoridade inferior (pois não precisa “mostrar respeito”) e entre autoridades de mesma hierarquia


  • 3.4.2. Forma e Estrutura
    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

    Exemplos:
    Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos.
    Portanto...
    ALTERNATIVA: B

  • Impessoalidade = 1) Sem impressões individuais na comunicação 2) Impessoadlidade de quem recebe (homogênea e impessoal) 3) impessoalidade quanto ao assunto. + CAFOCO! = GARANTIA DE IMPESSOALIDADE. 

    ClAreza

    Formalidade

    Objetividade

    COncisão

  • Q587828. Considerando as características formais e linguísticas dos expedientes oficiais, assinale a opção correta.

    a) Em um memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, e não pelo seu nome.  -- > Correta.

  • Exemplo de identificação do signatário:

    Assinatura - Imagine uma assinatura garranchosa ✔️

    Nome - Caio Nogueira

    Cargo - Técnico do Seguro Social

    Perceba o erro do item d) Nas comunicações oficiais emitidas por órgão do Poder Judiciário, é suficiente, para a identificação do signatário, constar o cargo que ele ocupa, logo abaixo de sua assinatura (o cargo vem logo abaixo do nome e não da assinatura).

  • a) O uso dos pronomes de tratamento auxilia na impessoalidade, mas não a garante.

     

    c) Nos expedientes do padrão ofício, apenas no memorando não se emprega vocativo.

     

    d) Nas comunicações oficiais emitidas por órgão do Judiciário, para a identificação do signatário, devem constar a assinatura, o nome e o cargo, nessa ordem.

     

    e) Há apenas dois tipos de fecho: atenciosamente e respeitosamente.

  • Nos expedientes do padrão ofício se emprega vocativo sim!


ID
1763791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta no que concerne às comunicações oficiais tratadas no Manual de Redação da Presidência da República.

Alternativas
Comentários
  • Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

      a) informá-lo de determinado assunto;

      b) propor alguma medida; ou

      c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

  • Não concordo com o gabarito!

    a) Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

      1.informá-lo de determinado assunto;

      2.propor alguma medida;ou

       3.submeter a sua consideração projeto de ato normativo. ( repetindo a informação do nosso amigo Duda rp)

    b) e c) mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fatos da Administração Publica.

    d) O AVISO é expedido exclusivamente por Ministro de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o OFÍCIO é expedido para e pelas demais autoridades.

    e) memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

    Língua Portuguesa para concursos - Duda Nogueira - Pg 687
  • notifiquei o QC sobre esse erro grosseiro

  • Emitido exclusivamente por ministro de Estado = AVISO. Gabarito absurdamente errado.

  • Que isso ,gabarito A ,TÁ LOUCO QC e mesmo assim a finalidade não é só essa:


    Exposição de motivos é  dirigido ao Pres ou ao Vice para:

      1 informá-lo de determinado assunto

      2 propor    alguma medida

      3 submeter a sua consideração projeto de ato normativo.




  • A é a melhor escolha

    Ofício expedido para e pelas demais autoridades
  • Letra D esta errada.

    3.3.1. Definição e Finalidade

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

    Letra A é melhor escolha na questão.



  • 4. Exposição de Motivos

    4.1. Definição e Finalidade

      Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

      a) informá-lo de determinado assunto;

      b) propor alguma medida; ou

      c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

    OU ALGUÉM FAZ ALGO PRA ACABAR COM ESSE CESPE, OU OREMOS, POIS SÓ UM MILAGRE PRA PASSAR EM PROVAS COM ESSE TIPO DE BANCA.


  • Ava! Errei msm?! Mentalizar pensamento positivo senao infarto---#amocespe .

    A letra B é absurdamente falsa!

    A comunicação oficial de exclusividade de ministros é o aviso!

    A questão deveria ser anulada.

    Vejamos:

    Letra A - ERRADO - Trata-se de comunicação entre chefes de poder, sendo geralmente do Chefe do Poder Executivo ao Chefe do Poder Legislativo.

    Letra C - ERRADO - O memorando é uma comunicação eminentemente interna, entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Letra D - ERRADO - Na trave! Para tornar verdadeira a letra D, deveria ser escrito: "Uma das finalidades da exposição de motivos...".

    Letra E - ERRADO - Pode sim, desde que a linguagem esteja de acordo com o padrão da Redação Oficial.

    http://www.itnerante.com.br/group/portugues-para-concursos/forum/topics/recurso-tre-mt-2015-cespe-assunto-reda-o-oficial?commentId=1867568%3AComment%3A372310&groupId=1867568%3AGroup%3A200509


  • GABARITO CORRETO SERIA LETRA "A"

    a) CORRETA

    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

    EXPEDIENTE DIRIGIDO AO PRESIDENTE OU VICE

    MINISTRO------->>>PRESIDENTE/VICE

    *DOCUMENTO INFORMATIVO; DAR CIÊNCIA DE DETERMINADO ACONTECIMENTO.

    - INFORMAR

    - MEDIDA

    - ATO NORMATIVO


  • Com toda certeza essa questão será ANULADA! 

  • Letra A.


    Depois de um "quase infarto" eu explano algumas palavras:
    O gabarito esta errado? Com certeza.

    A letra "A" esta correta tendo em vista a forma como a banca Cespe cobra as questões.
    Vale dizer que ela  restringiu a informação com o uso da palavra "finalidade", o que também deixa a resposta incorreta.

    Sabemos que  a exposição de motivos é  direcionado ao Presidente da República e ao Vice-Presidente da República, nos casos:

      a) informá-lo de determinado assunto;

      b) propor  alguma medida;

      c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.


    #tomachádecamomila
  • Tomei um susto com o gabarito.. "quem AVISA, MINISTRO é" - o examinador tava tomando uma.. só pode!


  • Concordo com a Juliana, gabarito letra "A".



  • Algum drogado está elaborando as questões de redação oficial do Cespe. Só ministro emite ofício, e cordialmente como fecho na prova do TJ-DFT. Oremos... 

  • Para min essa questão deveria ser anulada,visto que de todas as alternativas a que poderia ser considerada correta seria a letra "A",embora esteja incompleta.

    A exposição de motivos tem a finalidade de:
    a)informar o Presidente da República de determinado assunto;
    b)propor alguma medida ;
    c)submeter a consideração projeto de ato normativo. 
  • Alguém passa o link do Manual de Redação Oficial da Presidência pro estagiário da Cespe. A coisa tá feia!

  • Este é o gabarito provisório. O definitivo sairá, salvo engano, no final de Janeiro.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Dorgas mano...

  • Quando é o cespe que erra a resposta, também anula uma certa ???? kkkk
  • Questão anulada pelo CESPE.

  • Fiquei PASSADAAAAAAAAAAAA com o gabarito preliminar!! Olhei umas 10 vezes antes de postar!! 

     

    Gabarito PRELIMINAR: D

    Gabarito DEFINITIVO: ANULADO

     

    Justificativa do CESPE: Não há opção correta, uma vez que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia e o ofício é expedido para e por demais autoridades.

  • O Cespe foi é bonzinho... Se quisesse era só alterar o gabarito pra letra A e nós ficaríamos a ver navios... A questão torna-se-ia incompleta, mas não errada.

  • Já que esta pergunta foi anulada, poderiam tirar daqui.


ID
1763794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The system programmer installs, customizes, and maintains the operating system, and also installs or upgrades products that run on the system.
The system programmer might be presented with the latest version of the operating system to upgrade the existing systems. Alternatively, the installation might be as simple as upgrading a single program.
The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. These problems are often capturedin a copy of the computer’s memory contents called a dump, which the system produces in response to a failing software product, user job, or transaction. Armed with a dump and specialized debugging tools, the system programmer can determine where the components have failed. When the error has occurred in a software product, the system programmer works directly with the software vendor’s support representatives to discover whether the problem’s cause is known and whether a patch is available.

Internet: <www-304.ibm.com> (adapted).

According to the text, system programmers.

Alternativas
Comentários
  • Skilled = hábil 

  • Text: "The system programmer must be skilled at debugging problems with system software."

    According to the text, system programmers:

    d) must be able to deal with bug problems presented by a system software.

  • d-

    The professional described inthe text gathers resources to find out the reason a component has failed by means of debugging tools and dump files, which should give him enough resources to work out the real reason behind the problem and find out whether a patch is available

  • According to the text, system programmers De acordo com o texto, programadores de sistema

    A. have to work to create a patch when the cause for a software problem is unknown. têm que trabalhar para criar um patch quando a causa de um problema de software for desconhecida.

    B. are supposed to fix system components which present bugs. supostamente irão corrigir componentes do sistema que apresentem erros.

    C. should contact the software salesperson, who will correct eventual errors. deverão contactar o vendedor de software, que irá corrigir eventuais erros.

    D. must be able to deal with bug problems presented by a system software. devem ser capazes de lidar com erros apresentados por um sistema de software.

    E. should register software problems in a dump. devem registrar problemas de software em uma lixeira.

    Observação: O termo “patch” (que literalmente corresponde a “remendo”) refere-se a programas que realizam correções em softwares, além de para melhorar o seu desempenho.

    Letra A – Errada. O texto não afirma que os programadores de sistema têm que trabalhar para criar um patch quando a causa de um problema de software for desconhecida. When the error has occurred in a software product, the system programmer works directly with the software vendor’s support representatives to discover whether the problem’s cause is known and whether a patch is available. Quando o erro ocorreu em um produto de software, o programador do sistema trabalha diretamente com o suporte dos representantes do fornecedor do software para descobrir se a causa do problema é conhecida e se há um patch disponível.

    Letra B – Errada. Os programadores de sistema não irão obrigatoriamente corrigir componentes do sistema que apresentem erros. Eles trabalharão diretamente com o suporte dos representantes do fornecedor do software.

    Letra C – Errada. O texto não fala nada relacionado aos programadores de sistema entrarem em contato com o vendedor de software, que irá corrigir eventuais erros. Menciona apenas o suporte dos representantes do fornecedor do software.

    Letra D – Certa. O trecho abaixo confirma que esta é a alternativa correta. The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. O programador do sistema deve ser hábil em depurar problemas com o software do sistema.

    Letra E – Errada. Pela leitura do trecho, observa-se que os problemas de software não devem ser registrados em uma lixeira. Esses problemas são capturados pela lixeira, como uma resposta do próprio sistema.

    The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. These problems are often captured in a copy of the computer’s memory contents called a dump, which the system produces in response to a failing software product, user job, or transaction. O programador do sistema deve ser hábil em depurar problemas com o software do sistema. Esses problemas são muitas vezes capturados em uma cópia do conteúdo da memória do computador denominado lixeira, que o sistema produz em resposta a um produto de software com defeito, trabalho do usuário, ou transação.

    Gabarito: D 


ID
1763797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

 Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.
   Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.
   The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation.
  Internet: (adapted).

According to the text, the tasks of a systems developer include.

Alternativas
Comentários
  • ... for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments.

  • Questão mal elaborada, pois qualquer uma das atividades citadas podem se referir as tarefas deles. 

     Systems developers maintain, audit and improve
    Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code
    E o pior é que, quando são "requisitados"  é que eles oferecem alternativas para futuras melhorias.
    Uma task é uma function to be performedre regularly
  • A questão não está mal elaborada observem:

    a) deciding on the strategic policy of the organization. : o desenvolvedor não irá decidir sobre a política estratégica da organização, o texto não trata disso
    b) advising their superiors on systematic management flaws. : em nenhum momento do texto, tratou que uma das funções do desenvolvedor seria o de aconselhamento dos superiores sobre falhas de gerenciamento sistêmicas.
    c) improving the internal operations of computers. : no início do texto a palavra improve se refere à 'organisational support systems' e não à 'internal operations of computers'
    d) creating new technologies to meet particular needs. : o texto não utiliza a palavra 'creating' mas 'incorporating new technologies to meet particular needs'
    e) indicating future developments for software and systems. CORRETA

     

  • De acordo com o texto, as tarefas de um desenvolvedor de sistemas incluem.
    A) decidir sobre a política estratégica da organização.
    B) aconselhar seus superiores sobre falhas sistemáticas de gestão.
    C) melhorar as operações internas dos computadores.
    D) criar novas tecnologias para atender à necessidades específicas.
    E) indicar futuros desenvolvimentos para software e sistemas.
    (...) code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments.
    Tradução: (...) código para sistemas operacionais e software para garantir a eficiênciaQuando necessário, eles fazem recomendações para desenvolvimentos futuros. 
    Entre as tarefas de um desenvolvedor de sistemas está a de recomendar desenvolvimentos futuros para software e sistemas.
    Gabarito do professor: E


  • e-

     When required, they make recommendations for future developments.

  • According to the text, the tasks of a systems developer include De acordo com o texto, as tarefas de um desenvolvedor de sistemas incluem

    A. deciding on the strategic policy of the organization. decidir sobre a política estratégica da organização.

    B. advising their superiors on systematic management flaws. informar os seus superiores hierárquicos sobre as falhas de gestão sistemáticas.

    C. improving the internal operations of computers. melhoria das operações internas de computadores.

    D. creating new technologies to meet particular needs. criação de novas tecnologias para atender necessidades específicas.

    E indicating future developments for software and systems. recomendar desenvolvimentos futuros para software e sistemas.

    Letra A - Errada. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, um desenvolvedor de sistemas não decide sobre a política estratégica da organização, ele apenas mantém, audita e aperfeiçoa os sistemas de apoio organizacionais. Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers... Os desenvolvedores de sistemas mantêm, auditam e aperfeiçoam os sistemas de apoio organizacionais, trabalhando em operações internas de computadores...

    Letra B – Errada. Pela leitura do texto, também verifica-se que não é tarefa de um desenvolvedor de sistemas informar os seus superiores hierárquicos sobre as falhas de gestão sistemáticas.

    Letra C – Errada. De acordo com o primeiro parágrafo, o desenvolvedor de sistemas aperfeiçoa/melhora os sistemas de apoio organizacionais, trabalhando em operações internas de computadores. No entanto, o texto não menciona sobre a melhoria das operações internas de computadores.

    Letra D – Errada. O texto dispõe que o desenvolvedor de sistemas incorpora novas tecnologias para atender necessidades específicas, mas não fala nada sobre a criação dessas novas tecnologias. Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. Os desenvolvedores de sistemas mantêm, auditam e aperfeiçoam os sistemas de apoio organizacionais, trabalhando em operações internas de computadores, utilizando os sistemas de computadores existentes ou incorporando novas tecnologias para atender necessidades específicas, muitas vezes como aconselhado por um analista ou arquiteto de sistemas.

    Letra E – Certa. Observe que o trecho abaixo cita expressamente o que a Letra E afirma. Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Seu papel também abrange programas de diagnóstico escritos, concepção e código escrito para sistemas operacionais e software para garantir a eficiência. Quando necessário, eles fazem recomendações para desenvolvimentos futuros.

    Gabarito: E

  • Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments.

    LETRA E

    indicating future developments for software and systems.


ID
1763800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

 Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.
   Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.
   The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation.
  Internet: (adapted).

According to text, systems developers.

Alternativas
Comentários
  • ... and involves the application of computer science and mathematics ...

  • c-

    The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation.

  • According to text, systems developers De acordo com o texto, desenvolvedores de sistemas

    A. have views which conflict with those of the systems analysts. possuem visões que divergem dos analistas de sistemas.

    B. are puzzled by constant technological advances. estão intrigados com os constantes avanços

    tecnológicos.

    C. should have some skills in math. devem ter algumas habilidades em matemática.

    D. guarantee the organization efficacy. garantem a eficácia da organização.

    E. are never involved in highly difficult technical jobs. nunca estão envolvidos em trabalhos técnicos de elevado grau de dificuldade.

    Letra A - Errada. Ao observar o trecho em destaque, verifica-se que a alternativa está incorreta, já que os desenvolvedores de sistemas não divergem dos analistas de sistemas, ao contrário, são muitas vezes aconselhados por eles. Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. Os desenvolvedores de sistemas mantêm, auditam e aperfeiçoam os sistemas de apoio organizacionais, trabalhando em operações internas de computadores, utilizando os sistemas de computadores existentes ou incorporando novas tecnologias para atender necessidades específicas, muitas vezes como aconselhado por um analista ou arquiteto de sistemas.

    Letra B - Errada. Os desenvolvedores de sistemas não estão intrigados com os avanços tecnológicos. Bem ao contrário, eles trabalham para que haja avanços tecnológicos, em um ambiente que está em constante evolução.

    Letra C – Certa. O último parágrafo do texto deixa claro que os desenvolvedores de sistemas deverão ter algumas habilidades em matemática. The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics... O trabalho realizado por desenvolvedores de sistemas é geralmente de uma natureza altamente complexa e técnica, e envolve a aplicação da ciência da computação e da matemática...

    Letra D - Errada. O texto não menciona nada sobre os desenvolvedores de sistemas garantirem a eficácia da organização.

    Letra E – Errada. A alternativa está incorreta, pois o texto afirma exatamente o contrário: os desenvolvedores de sistemas geralmente estão envolvidos em trabalhos técnicos de elevado grau de dificuldade. The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation. O trabalho realizado por desenvolvedores de sistemas é geralmente de uma natureza altamente complexa e técnica, e envolve a aplicação da ciência da computação e da matemática em um ambiente que está em constante evolução devido aos avanços tecnológicos e à direção estratégica da sua organização.

    Gabarito: C


ID
1763803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    a) Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.


    b) Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.


    c) Certo. Art. 168, Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


    d) Art. 60-A. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.


    e) Título de exemplo:

    L8112 Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

    L8112 Art. 9º Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • Gab. C

    O erro da assertiva "A" está em afirmar que a vacância poderá decorrer de DEMISSÃO efetivada A PEDIDO do servidor, e isto não está correto, pois a DEMISSÃO tem caráter PUNITIVO  e só ocorre ex ofício. Portanto, o servidor nunca pede demissão. 

    A assertiva estaria correta se estivesse falando em EXONERAÇÃO A PEDIDO, pois a mesma, diferentemente da demissão, não tem caráter punitivo e tanto pode ocorrer ex ofício quanto a pedido do servidor.

  • Alternativa b) Art. 126-A - Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência a autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

  • Arthur Neves, eu creio que demissão por ser uma punição não pode ser feita a pedido do servidor.

  • a) DEMISSÃO É FORMA DE PUNIÇÃO, DIGAM-ME COMO AS PESSOAS PODEM SE AUTO PUNIR? RSRS RESPOSTA SERIA EXONERAÇÃO QUE NÃO É FORMA DE PUNIÇÃO A PEDIDO, DEMISSAO JAMAIS!

    b) responsabilizado civilmente por dar ciência à autoridade superior?? JAMAIS É DEVER DO SERVIDOR DAR CIENCIA, ELE SERÁ RESPONSABILIZADO CASO NAO DE A CIENCIA!!

    c) Art. 168, Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade. gabarito.

    d) a comprovação é feita mensalmente e nao anualmente  atr 60 A

    e) a lei 8212/90 é aplicada aos servidores em cargo de comissao.


    cuidado alguns itens da resposta do Thaigo Costa apresentam falhas!


    bons estudos!!


    gab. C

  • Arthur Neves, o erro da A está em dizer que "demissão a pedido do servidor". A demissão é um ato punitivo e será realizada de ofício. O correto seria exoneração a pedido do servidor.

  • Se tiver já foi corrigido Leonardo, obrigado pela atenção. E é L8112, não da Seguridade Social.

  • Gabarito C

    A) Errada, não existe demissão a pedido do servidor, e sim, exoneração.

    B) Errada, ele só responderia civilmente se ocultasse o fato, como não o ocultou, não vai responder.

    D) Errada, é no final de cada mês, segundo o Art. 60-A

    E) Errada, a Lei 8112 se aplica também aos cargos em comissão.

  • A) Errada. A demissão substancia-se por ser de caráter punitivo e por isso não é objeto de escolha do servidor.

    B) Errada. Pois não há possibilidade do servidor ser penalizado por ser probo.
    C) Certa. Por força do  Art. 168, Parágrafo único: "Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade" fica claro que a autoridade competente tem certa discricionariedade no que diz respeito à punição.
    D) Errada. Pois o prazo, por força de um maior controle, é mensal.
    E) Errada. Por força de observância, até servidores comissionados podem ser penalizados, à exemplo da destituição do cargo comissionado.
  • Lembrando que:

    ART 168: A Autoridade julgadora, motivadamente, poderá agravar, abrandar ou isentar o servidor da responsabilidade;

    MAS

    ART 182: Da revisão do processo NÃO poderá resultar agravamento da penalidade


  • Letra - C

    -------------

    Lei Nº 8112/1990


     Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.


    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


  • Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

      Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • A reformatio in pejus não é vedada no processo administrativo.

    Letra C.
  • Demissão é penalidade. Dessa forma, ao servidor público não cabe solicitar demissão mas sim exoneração ou vacância.

  • (C)
    Outra que ajuda:
    Q59864

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: AGU Prova: Agente Administrativo

    No que se refere ao julgamento do processo administrativo disciplinar, na hipótese de o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta.(C)

  • Bizu: Não existe demissão a pedido!!! Apenas exoneração que se dá e ofício ou a pedido do servidor!

  • Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, SALVO quando contrário às provas dos autos.

            Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

            

  • QUAL O MODO DE VACÂNCIA ? EXOREU ,FALECEU,"""DEMITIL """" PROVEU,APOSENTOU , P.O.C ÉÉÉÉÉÉÉÉ´VACÂNCIAAAAAAA.AFFFFFF   LETRA ""A""" FALA SBRE O QUÊ?

  • Para fugir um pouco do texto cru da 8.112 é interessante associar o papel dos relatórios, pareceres. Não sei se aplica-se a tudo, mas até onde resolvi questões eles são opinativos, não vinculam a tomada de decisão. Se não é em tudo, ao menos em regra. A partir disso já dá pra ter um norte na resolução da questão e tendenciar para a letra C, caso houvesse dúvida sobre ela.

  • Complementando...


    ALTERNATIVA A) INCORRETA. A vacância ocorre quando o cargo público é desocupado, ou seja, deixado vago. Nos termos do art. 33 da lei 8112/1990, a vacância do cargo público decorrerá de: promoção; exoneração; demissão; readaptação; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulável e falecimento. Lembrando que a demissão é sanção disciplinar, assim, não há que se falar em efetivação a pedido do servidor, rs.

     

    ALTERNATIVA B) INCORRETA. Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

     

    ALTERNATIVA C) CORRETA. Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

     

    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

     

    Do mesmo entendimento partilha o STJ, conforme excerto do MS 17.811/DF, de 28/6/2013:

    O art. 168 da Lei n. 8.112/90 permite que a autoridade julgadora contrarie as conclusões da comissão processante, desde que o faça com a devida motivação, para retificação do julgamento em atenção aos fatos e provas.

     

    ALTERNATIVA D) ERRADA. O auxílio-moradia (arts. 60-A a 60-E) consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.

     

    ALTERNATIVA E) ERRADA. A nomeação é o ato administrativo unilateral de designação inicial de um indivíduo para ocupar um cargo público. Pode dar-se em caráter efetivo ou em comissão. Ou seja, a lei 8112 aplica-se aos cargos em comissão. 

     


    ERICK ALVES

  • (A) Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:
    I - exoneração; (Art. 35.  A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança dar-se-á: II - a pedido do próprio servidor.)
    II - demissão; (Tem caráter punitivo previsto no Art. 132 e é afetivada através de uma instauração de processo disciplinar)
    .
    (B) Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.
    .
    (C) Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.
    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.
    .
    (D) Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.
    .
    (E) Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

  • Dica rápida:

    Reformatio in pejus: É possível no PAD

    Reformatio in pejus: É vedado na Revisão

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

    Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

            Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

  • GABARITO LETRA C.

    VAMOS AJUDAR COLOCANDO O GABARITO PARA AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR.

     

    #JESUS NOME SOBRE TODO NOME

  • pessoal, não existe "demissão" a pedido...

     

    Existe a exoneração...

     

    Demissão é uma punição!

  • Demissão é forma de vacância, no entanto, o servidor não se demite, ele se exonera. A demissão é de ofício (é penalidade) e a exoneração a pedido ou de ofício.

     

    A letra A estaria correta se no lugar de "demissão" fosse "exoneração" (exoneração a pedido do servidor)

  • Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

     

     

    GABARITO ''C''

  • a) A vacância do cargo público poderá decorrer de demisão a pedido do servidor. 

    -- A vacância do cargo público poderá decorrer de exoneração a pedido do servidor. 

     

    b) O servidor público pode ser responsabilizado civilmente por dar ciência à autoridade superior sobre ato de improbidade administrativa praticado por outro servidor público da qual tenha conhecimento em decorrência de seu cargo.

     -- É dever do servidor público dar ciência à autoridade superior sobre ato de improbidade administrativa praticado por outro servidor público da qual tenha conhecimento em decorrência de seu cargo.

     

    c) A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar poderá, motivadamente, aumentar a penalidade proposta no relatório da comissão processante na hipótese de esse relatório contrariar as provas dos autos. Correto

     

    d) O auxílio-moradia, que poderá ser concedido quando não houver imóvel funcional disponível para uso pelo servidor, consiste no ressarcimento das despesas realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, devendo a comprovação das despesas ser feita no final de cada ano.

    -- O auxílio-moradia, que poderá ser concedido quando não houver imóvel funcional disponível para uso pelo servidor, consiste no ressarcimento das despesas realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês apóz a comprovação da despesa pelo servidor.

     

    e) A nomeação dos servidores públicos federais para cargos de provimento em comissão dispensa a observância da Lei n.º 8.112/1990, cuja aplicação restringe-se aos servidores públicos nomeados em caráter efetivo.

    -- A nomeação dos servidores públicos federais para cargos de provimento em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

  • Sobre a alternativa "D"

    ATENÇÃO!

    Houve uma alteração na redação da lei n° 8112/90, e o periodo de comprovação da despesa pelo servidor passou a ser de ATÉ 2 MESES, e não mais prazo de um mês

    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento de despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de até dois meses após a comprovação da despesa pelo servidor.  (Redação daa pela Medida Provisória nº 805, de 2017)

     De qualquer forma, a alterntiva "D" está errada , pois prevê comprovação das despesas no final de cada ano

  • Jessika Santos. Essa medida provisória 805 está sem eficácia. Portanto o prazo para comprovante das despesas se mantém em 1 Mês
  • Caramba! São 1 ou 2 meses?

  • Minha contribuição.

    8112

    Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    Abraço!!!

  • GABARITO C!

    Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    CESPE - 2014 - ANATEL

    A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar instaurado contra o servidor deve acatar, em regra, o relatório final da comissão processante. CERTO!

  • No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, é correto afirmar que: A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar poderá, motivadamente, aumentar a penalidade proposta no relatório da comissão processante na hipótese de esse relatório contrariar as provas dos autos.

  • Repetida. Q589439

ID
1763806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Constitui regra deontológica do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

    D1171

    a) Errado. (Das Regras Deontológicas) -  II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


    b) XV - E vedado ao servidor público; d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;


    c) XV - E vedado ao servidor público; p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.


    d) XIV - São deveres fundamentais do servidor público: f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;


    e) XIV - São deveres fundamentais do servidor público: c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

  • Não entendi


  • A letra a) é o único que está dentro das regras deontológicas.

  • Regras deontológicas - decreto 1171/94

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Dimas, na alternativa "a" existe sim o verbo no infinitivo: DESPREZAR. Entendi o seu ponto de vista, mas para essa questão não é válido.

  • Deontologia é o  ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever".

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Deontologia

    Para responder a letra A, levei em consideração que somente esta alternativa seria fundamento para estabelecimento de deveres.

    As regras deontológicas são as bases e os deveres são imposições estabelecidas para que as regras se cumpram.


  • Dimas Pereira, ótima a sua dica, já anotei aqui. Mas ela tem 2 EXCEÇÕES.

    1) Dentro das Regras Deontológicas tem um inciso com o verbo no infinitivo:

    X - DEIXAR o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    2) Nas Vedações ao Servidor Público, há um inciso que não tem verbo no infinitivo:

    XV - E vedado ao servidor público;


    a) O USO do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;


    Espero ter contribuído.


  • As regras Deontológicas, são normas gerais, direcionadoras. todas as outras opções eram DEVERES e VEDAÇÕES ao servidor. A questão pede com base no Decreto, ou seja, literalidade. As Regras são um Capítulo do Anexo e as Obrigações e Vedações são outro, respectivamente.

  • Valeu, Dimas, mas para esta questão não há fundamento para tal macete. 

  • Neste caso não devemos confundir Seção I, Das Regras Deontológicas com a Seção II, Dos principais deveres do Servidor Público.

  • Muito boa a dica do colega Dimas Pereira.

  • fica a dica para uma possível questão:

    é deontologia:

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    é dever:

    d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

    os termos jamais que aparecem duas vezes na lei são cobrados porque confundimos.

    foco, força e fééé... vamos lá galera inss chegando...

  • Esse tipo de questão é muito fácil. Não se pode confundir regras deontológicas com direitos e obrigações, nota-se perfeitamente pelo uso dos verbos e as vedações.

  • Peguei esse comentário abaixo de colega Fabio Klein, usuário daqui do QConcurso, vejam abaixo:


    Na Seção 1 (Das Regras Deontológicas) as recomendações dizem respeito a qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; "respeito"; "colaboração";


    Na Seção 2 (Dos Principais Deveres do Servidor Público) você vai notar a grande presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o trato no atendimento, eficiência, performance profissional: "desempenhar", "tratar cuidadosamente", "ser cortês", "cumprir com as tarefas";


    Na Seção 3 (Das Vedações ao Servidor Público), você vai perceber que trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações mais graves.


  • RESPOSTA :A 


    DECRETO 1171/94 SEÇÃO I REGRAS DEONTOLÓGICAS



    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.



  • A) CERTA. Das Regras Deontológicas, II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
    - As regras deontológicas sempre possuem caráter mais altruísta; pois, mesmo com a lei,  cabe ao servidor e seu bom senso considerar e aplicar a regras;
    B) Errada. Das Vedações ao Servidor Público, d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;
    - As vedações são como penalidades, punições a quais, se o servidor não as cumprir, causam prejuízos para ele ou o administrado;
    C) Errada. Das Vedações ao Servidor Público, p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
    D) Errada. Dos Principais Deveres do Servidor Público, f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;
    - Finalmente, os deveres têm, como já foi dito em outros comentários, caráter mais objetivo; estão ligados à eficiência do servidor; sua produtividade em serviço;
    E) Errada. Dos Principais Deveres do Servidor Público,  c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

  • Gabarito = A

    Código de Ética Profissional - Decreto Nº 1171/94

    Das Regras Deontológicas (São as Regras Gerais que nortearão a conduta do Servidor)

    II - O servidor Público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta...

  • O DEVER TEM QUE:

    PÕE O   " TEM QUE "  NA FRENTE DO VERBO, SE FICAR BONITO, É DEVER...


    PRA FRENTE PESSOAL! 

  • estranho é que a banca chama isso de dever, onde deveria ser regra, conforme diz no decreto 1.171/94 - seção I / artigo II, inicia (O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta).

  • Nenhuma das dicas deu muito certo para mim. O jeito vai ser decorar as regras deontológicas... :(

  • Wagner, essa será a tendência desta banca nos próximos concursos, pois o examinador já percebeu a dificuldade do candidato em diferenciar um dever de uma regra deontológica e também esta é uma forma de derrubar esses macetes  de que essas regras não começam com verbo e outras tantas que existem. O negócio é tentar entendê-las que assim fica mais fácil decorá-las. É Fo**!

  • Ué Dimas, 

    na letra  A ,temos um verbo no infinitivo: DESPREZAR.... não é? 

     

  • verdade Eduardo, o certo e estudar mais e mais até não confundir mesmo....

  • deontológico 
    de.on.to.ló.gi.co 
    adj (deontologia+ico2) 1 Relativo ou pertencente à deontologia ou nela baseado. 2 Que considera as obrigações morais reconhecíveis por intuição e sem referência a concepções do bem.

  • Essa matéria era "marolinha"... o cespe percebeu... e resolveu complicar. Que ótimo.... sqn

  • Letra A. Regra Deontológica, Inciso II.

  • Decreto 1.171/94

    ANEXO

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    Alguns de nós era Faca na Caveira!!!

  • REGRA DEUTOLOGILA- CAPITULO I - INCISO II

     

  • hum..induzindo ao erro né?? só que não  ¬¬

    Das Regras Deontológicas)II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    ¨#vemcespeparaAFT!!

  • Pra poupar o tempo de vocês. Nenhum dos macetes abaixo elencados, infelizmente, tem aplicabilidade 100% confiável. Eu li inciso por inciso e nenhum bizu se aplica.

  • SABE QUAL É O BIZU.....DECORAR TUDO.

  • o negócio é decorar mesmo...já fiz umas cinco questões com essa pegadinha e todas eu errei :(

  • Pessoal, se liguem no macete:

    Regras Deontológicas NÃO iniciam por verbo (com exceção do IX)

    Deveres e Vedações iniciam por verbos (com exceção do XIV, d; e do XV, a)

  • O bizú é realmente esse: DECORAR TUDO. Pra facilitar eu gravei só as regras deontológicas utilizando palavras-chave importantes, todo o resto que não tiver essas palavras, ou é DEVER ou é VEDAÇÃO. Lista de palavras chave:

    Das regras deontológicas:

    I- Dignidade, decoro, zelo...primados maiores;                                                                                                                                             

    II- Desprezar o elemento ético: justo X injusto, moral X imoral, legal X ilegal, honesto X desonesto...;

    III- Moralidade: fim é o bem comum, bem X mal;

    IV- Remuneração: custeada pelos tributos; Direito: elemento indissociável;

    V- Trabalho: acréscimo ao bem-estar, maior patrimônio;

    VI- Função Pública: exercício profissional; Vida privada: bom conceito na vida funcional;

    VII- Publicidade de ato administrativo: eficácia e moralidade(salvo sigilosos); Omissão: Comprometimento ético;

    VIII- Toda a pessoa tem direito à verdade;

    IX- Cortesia, boa vontade; Tratar mal: dano moral

    X- Atraso  e longas filas: antiético, desumano;

    XI- Prestar atenção às ordens; evitar conduta negligente;

    XII- Ausência injustificada: fator de desmoralização do serviço;

    XIII- Trabalhar com harmonia, colaborar: engrandecimento da nação.

  • Essa matéria, devido a simplicidade, era alguns pontos garantidos. Agora, a Cespe decidiu confundir regras deontológicas com deveres e vedações. Ajuda noixxx Jesus!

  • Questão mal formulada, pois se o enunciado diz REGRA, a alternativa A não poderia ter o verbo DEVER, afinal não é um dever é uma norma/regra.

  • O comentário do Dimas Pereira é ótimo, mas a questão é de 2015. Ao fazer questões noto que as bancas mudaram bastante a forma de elaboabar as alternativas. Infelizmente é preciso ler muitas vezes o código. O áudio dela no you tube também é uma boa saída.

     

    Link https://www.youtube.com/watch?v=wO4uSQ0kHas&t=29s

    Menos de 15 minutinhos..

     

    A questão não tá mal formulada (minha opnião). Como o código é relativamente pequeno as bancas fazem uma salada, né? Regras Deontológicas, Principais Deveres do Servidor Público e Vedações ao Servidor Público.

  • Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional...... (segue)

  • uma coisa é regra deontologica , outra é dever do servidor - seção I e II respect// do anexo da 1171. DECOREBA-BÁ!

  • Não tem macete pra responder esse tipo de questão, já é a quarta que respondo tendo que saber qual é regra deontológica e nenhum dos macetes que vi nos comentários das outras questões serviu pra responder certo. O jeito é decorar mesmo.

     

    Nos comentários dessa questão mesmo, o Gabriel C. alertou que na seção de regras deontólogicas os termos são mais amplos e abstratos e na seção dos deveres são mais objetivos.

     

    Leiam a alternativa D ("o dever do servidor de ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos") e me digam qual a objetividade nessa frase... Ela usa termos amplos e abstratos como "ter consciência" e "princípios éticos", no entanto, está na seção de deveres.

     

    Enfim, tem que decorar, infelizmente.

  • Resposta- A

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

     

    Porém não deveria ter o termo DEVER... mas Cespe é cespe!

  • Das regras deontológicas: 

    II- O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    Eu aprendi o macete da mão cheia, são cinco regras deontológicas, pra mim sempre funciona. 

  • FIXANDO CONTEUDO 

    Peguei esse comentário abaixo de colega Fabio Klein, usuário daqui do QConcurso, vejam abaixo:

     

     

    Na Seção 1 (Das Regras Deontológicas) as recomendações dizem respeito a qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; "respeito"; "colaboração";

     

     

    Na Seção 2 (Dos Principais Deveres do Servidor Público) você vai notar a grande presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o trato no atendimento, eficiência, performance profissional: "desempenhar", "tratar cuidadosamente", "ser cortês", "cumprir com as tarefas";

     

    Na Seção 3 (Das Vedações ao Servidor Público), você vai perceber que trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações mais graves.

  • Albert Cespe, perfeito. Valeu pelo esquema e pelo amigo que criou. Show!

     

    Mortais, fé na missão.

    Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!

  • Dimas, esse macete seu aí funciona não kk

  • A) O dever do servidor público de jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

    Das regras deontológicas:

    GABARITO II- O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.


    B) A vedação, ao servidor público, de usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

    Das Vedações:

    d) Usar de artifícios para procrastinar ou dificultas o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material


    C) A vedação, ao servidor público, de exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    Das vedações:

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.


    D) O dever do servidor de ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    Dos deveres:

    f) ter ciência que seu trabalho é regido por princípios ético que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    E) O dever do servidor de ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

    Dos deveres:

    c) ser probo, leal, reto e justo...

  • GABARITO: A

     

    A) REGRA DEONTOLÓGICA. O único " DEver " é o de PRESTAR TOda a sua atenção às ordens legais de seus superiores e JAMAIS  DESPREZAR o elemento ético de sua conduta

    B) Vedação

    C) Vedação

    D) DeveR. São deveres: de desempenhar, de exercer, de ser, de tratar, de ter, de resistir, de zelar, de comuninar, de manter, de participar, de apresentar, de cumprir, de divulgar , de informar e JAMAIS RETARDAR qualquer prestação de conta

    E) Dever

  • Velho, nao da pra fazer mecete.  A nao ser que você tenha decorado esta porra toda ( se uma coisa está inserido em "regras deontológicas, "deveres" ou "vedaçoes" ), deixe sem resposta

  • Pensei "regra deontológica deve ser o grau máximo, uma regra geral não especificada" a que mais se aproxima com certeza é a A. As outras especificam elementos da conduta ética

  • não confundir regras. deveres e vedações


ID
1763809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso (RI-TRE/MT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETO. Art. 49 O Tribunal deliberará por maioria de votos com a presença da maioria de seus membros. Parágrafo único. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros, o Tribunal poderá declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público.

    b) INCORRETO. Art. 124 São penas disciplinares aplicadas aos magistrados da Justiça Eleitoral: I – advertência; II – censura; III – destituição das funções eleitorais, por interesse público, quando o magistrado: (...)

    c) INCORRETO. Art. 144 (...) § 3º Os recursos eleitorais não terão efeito suspensivo (Código Eleitoral, art. 257).

    d) CORRETO. Art. 17 Compete ao Plenário do Tribunal: I – processar e julgar originariamente: (...) k) os incidentes relativos aos pedidos de anotação de órgãos partidários;

    e) INCORRETO. Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, com sede na Capital e jurisdição em todo o território do Estado, tem sua competência prevista pela Constituição da República Federativa do Brasil e pela legislação eleitoral, e compor-se-á: (...) § 1º Os suplentes dos Juízes Titulares do Tribunal, denominados Juízes Substitutos, serão escolhidos pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.


ID
1763812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    RI -TRE/BA

     

    D) Art. 40. A distribuição será feita, mediante sistema informatizado, por classe, observando-se o rodízio, segundo a ordem decrescente de antiguidade dos juízes, assegurando-se a equitatividade da distribuição de processos. (não é por sorteio informatizado)

     

    E) Art. 41. Os feitos serão distribuídos por prevenção quando se relacionarem por conexão ou continência, salvo se um deles já tiver sido julgado, estando prevento o relator sorteado em primeiro lugar.

  • TRE/RJ

    Art. 33. Os processos serão distribuídos diretamente pela Secretaria Judiciária, por classes, cada qual com numeração distinta, mediante sorteio, pelo sistema informatizado que assegura o caráter aleatório e a equivalência na divisão de trabalho entre os membros do Tribunal.

    Parágrafo único. Na eventualidade de falha no funcionamento do sistema eletrônico, os feitos serão distribuídos manualmente, através de sorteio, obedecido ao disposto no caput deste artigo.

    Art. 55. O Tribunal reunir-se-á ordinariamente 2 (duas) vezes por semana, às segundas-feiras e quartas-feiras, a partir das 18 horas, e, extraordinariamente, quando necessário, mediante convocação do Presidente ou da maioria absoluta dos seus membros.

    § 1º Nos anos em que houver eleição, no período após as convenções partidárias para a escolha dos candidatos aos cargos eletivos e até o término do julgamento das contas dos candidatos eleitos, poderá o Tribunal, pela maioria de seus membros, deliberar outro horário para o início das sessões. § 2º As sessões serão públicas, exceto se, por motivo relevante, o Tribunal decidir funcionar secretamente. Poderá, também, qualquer dos seus membros solicitar que, reservadamente, sejam prestados esclarecimentos pertinentes à matéria em julgamento.


ID
1763815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere à utilização da ferramenta SWOT para a análise de cenário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra D estaria errada no meu entender, porque não necessariamente as ameaças e oportunidades vão se apresentar de forma semelhante para empresas do mesmo segmento. Depende do posicionamento e da força das empresas no mercado, por exemplo, um novo MERCADO A entrante de pequeno porte pode ser uma ameaça para a o MERCADO B, que também é de pequeno porte e que fica na mesma rua, mas não representar uma ameaça para um SUPERMERCADO C de médio porte que abocanha maior parcela dos consumidores. Mais alguém concorda com esse raciocínio?

  • Fiz essa prova, uhull...rsrs
  • Erros grifados:

    a) A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.

    b) As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização.

    c) Oportunidades são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa.

    d) As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.

    e) As fraquezas são variáveis externas que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores.


ID
1763818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao planejamento organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) De acordo com Matos e Chiavenato,11 o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.

    3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.

    4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.

    No gráfico a seguir podemos ver as principais fases do planejamento estratégico:

  • Letra (c)


    São quatro os princípios gerais para os quais que o executivo deve estar atento:


    ·  O princípio da contribuição aos objetivos e, nesse aspecto, o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos  máximos da empresa;


    ·  O princípio da precedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle);


    ·  O princípio de maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações em: pessoas, tecnologia e/ou sistemas;


    ·  O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.


    Djalma de Oliveira


  • Alguém poderia dizer o erro da letra D, por favor ?

  • Pamela.

    Acredito que o erro da letra "d" é afirmar que o planejamento estratégico pode prever as ações imediatas para a operacionalização dos objetivos. No máximo poderia afirmar que o planejamento operacional pode prever ALGUMAS ações para atingir os abjetivos. Porém, situações acontecem, e nenhum planejamento terá como prever todas.

    Quando respondo as questões, tento sempre separá-las por partes: 

    O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, ("certo", o planejamento estratégico visa a objetivos de longo prazo) tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos. ("errado", não tem como o planejamento prever as ações imediatas durante a operacionalização dos objetivos) 

    Espero ter ajudado!

  • Tenho um grande problema com essa parte de adm.geral nos concursos. Galera, vcs podem me indicar uma boa teoria?


  • acertiva c)  O Planejamento possui os seguintes princípios gerais:
    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento
    deve sempre visar ao objetivo máximo da organização,
    hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua
    totalidade;

    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem
    antes das outras funções administrativas;

    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e
    abrangência
    : o planejamento é a mais abrangente das funções
    organizacionais
    , e por isso ele pode provocar uma série de
    modificações na organização;
    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o
    planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as
    dificuldades, ou deficiências
    . Relembrando: eficácia significa
    entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação
    entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização gera
    valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus
    produtos e serviços.

    Prof. Carlos Xavier estrategiaconcursos     

  • alguém poder explicar o erro da alternativa B?? 

  • Letra A: O planejamento pode ser realizado em diferentes níveis, conforme os objetivos propostos; o nível tático, por exemplo, envolve decisões a respeito de atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo.

    Errada: pelo contrário. No nível operacional não tem muito o que pensar. É execução! Com isso, observa-se menos flexibilidade.


    Letra B: As seguintes denominações são também empregadas para se referir ao planejamento: previsão, projeção e predição.

    Errada. Esses termos são geralmente usados em previsão da demanda. Logo, não se aplica.



    Letra C: São considerados princípios do planejamento relacionados ao alcance dos resultados de uma organização: contribuição aos objetivos, precedência, maior penetração e abrangência, maior eficiência, eficácia e efetividade.

    Certa. Excelente comentário do colega Tiago Costa.



    Letra D. O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos.

    Errada. Ações imediatas e operacionalização de objetivos dizem respeito ao planejamento operacional. Na letra A foi dito sobre o pequeno grau de flexibilização isso porque a ação deve ser executada de imediato. O planejamento e as diretrizes já foram estabelecidas no planejamento estratégico. O tático direciona o que deve ser executado (prazo, pessoas...) e o operacional executa.



    Letra E. O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico.

    Errada. Conceito de precípua: originária. Planejamento estratégico preocupa-se em estabelecer os objetivos organizacionais, bem como definir a missão, valores e metas a longo prazo. No planejamento tático, será planejado o RH considerando o que foi estabelecido no planejamento estratégico. Logo, incorreto afirmar que o planejamento de RH nasce no estratégico. 

  • O planejamento possui os seguintes princípios gerais:
    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve sempre visar ao objetivo máximo da organização, hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua totalidade;

    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas;

    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e abrangência: o planejamento é a mais abrangente das funções organizacionais, e por isso ele pode provocar uma série de modificações na organização;

    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades, ou deficiências. Relembrando: eficácia significa  entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização ger valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus produtos e serviços.
     

  • O planejamento possui os seguintes princípios gerais:


    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve sempre visar ao objetivo máximo da organização, hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua totalidade;


    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas;


    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e abrangência: o planejamento é a mais abrangente das funções organizacionais, e por isso ele pode provocar uma série de modificações na organização;

    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades, ou deficiências. Relembrando: eficácia significa entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização gera valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus produtos e serviços.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • O planejamento de RH não é uma atividade principal do planejamento estratégico. O Planejamento de RH, por ser de uma área, é tático, e não estratégico.

  • De acordo com meu professor não pode confundir planejamento com: previsão, projeção, predição...
    (Foi assim que descartei a D logo de cara.)
    Já sobre o item E: O recursos humanos não é precípua do planejamento estratégico (e sim do planejamento Tático.)
    GAB> C
    Qualquer erros. Avisem...

  • a) O planejamento pode ser realizado em diferentes níveis, conforme os objetivos propostos; o nível tático, por exemplo, envolve decisões a respeito de atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo.

     

    Tático - Médio prazo, portanto, não é para atividades diárias nem baixo risco e alto grau de flexibilizaçã.

     

    b) As seguintes denominações são também empregadas para se referir ao planejamento: previsão, projeção e predição.

     

    São conceitos distintos.

     

    d) O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos.

     

    Planejamento estratégico = longo prazo / tático = médio prazo / operacional = curto prazo (ações imediatas)

     

    e) O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico.

     

    Rh = departamento = planejamento tático.

     

     

     

     

     

  • Não confundir Planejamento com PREVISÃO, PROJEÇÃO, PREDIÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E PLANO.

    Previsão: verificar quais eventos poderá ocorrer, com base no registro de uma serie de probalidades;

    Projeção: que correspondem à situação em que o futuro tende a ser igual ao passado em sua estrutura básica;

    Predição: é a situação futura que tende a ser diferente do passado, mas sobre a qual não se pode exercer controle algum;

    Resolução de problemas: corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes;

    Plano: é o documento formal que consolida as informações desenvolvidas do processo de planejamento, sendo o limite da formalização do planejamento, uma visão estática, uma decisão sobre os caminhos a tomar observando-se a relação custos/benefícios.

     

    MAterial do Professor Carlos Xavier.

     

  • De acordo com a prof. Carranza, o planejamento prevê. Aí complica.....

  • contribuindo, a resposta traz os princípios gerais do planejamento e estes são os específicos:

    Planejamento Participativo: O planejamento deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo.

    Planejamento Coordenado: Todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente.

    Planejamento Integrado: Os vários escalões de uma empresa devem ter seus planejamentos integrados.

    Planejamento Permanente: Nenhum plano mantem seu valor e utilidade com o tempo.

  • B) previsão é coisa da mãe dinah... hahah

     

    eu já assisti aulas dessa prof Carranza e ODIEI.... as aulas eram uma verdadeira bagunça, um monte de conceitos espalhados.. 

     


ID
1763821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabendo que o Conselho Nacional de Justiça definiu em seu plano estratégico específico atributos de valor para a sociedade, os quais diferem daqueles definidos para o Poder Judiciário, assinale a opção que representa um atributo de valor exclusivo do planejamento estratégico por ele definido.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Definiu-se a missão, a visão, as políticas e as estratégias do Poder Judiciário:


    Estratégias:


    Transparência e participação na Administração do Poder Judiciário;

    • Melhoria contínua da imagem do Poder Judiciário;

    • Humanização da Justiça;

    • Preservação e aprimoramento do bom conceito da Justiça;

    • Otimização dos serviços do Judiciário;

    • Aproximação da Justiça ao cidadão.


  • JUSTIFICATIVA DO CESPE: O comando da questão é ambíguo. Deferido c/ anulação

    Acredito que tenha sido anulada devido ao fato de que o plano estratégico do CNJ é aplicado justamente ao Poder Judiciário, portanto, quando a questão pede atributos de valor para a sociedade, os quais diferem daqueles definidos para o Poder Judiciário, não há como responder, pois os atributos, definidos pela Resolução CNJ 198/ 2014, estão dentro do plano estratégico do Judiciário, são eles:

    - Credibilidade

    - Responsabilidade socioambiental

    - Imparcialidade

    - Probidade

    - Transparência e controle social

    - Acessibilidade

    - Celeridade

    - Ética

    - Modernidade

     

     

  •  

    Valores do Conselho Nacional de Justiça

     

    Responsabilidade socioambiental: observância aos princípios gerais de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental na atuação do CNJ.

    Integração: busca de sinergias e integração permanente entre unidades e colaboradores internos, bem como do CNJ com as instituições e com a sociedade.

    Transparência: observância ao princípio constitucional da publicidade em relação à atuação do CNJ.

    Comprometimento: compromisso de todos os colaboradores com a missão e os objetivos institucionais, observável pelo engajamento, esforço e empenho exercido em favor da organização.

    Valorização das pessoas: reconhecimento de que as pessoas consubstanciam a principal riqueza do CNJ e que o seu trabalho deve ser valorizado.

    Coerência: atuar com observância às próprias diretrizes, normas e orientações técnicas.

     

    FONTE:http://www.cnj.jus.br/gestao-e-planejamento/2015-2020


ID
1763824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um campeonato de futebol amador de pontos corridos, do qual participam 10 times, cada um desses times joga duas vezes com cada adversário, o que totaliza exatas 18 partidas para cada. Considerando-se que o time vencedor do campeonato venceu 13 partidas e empatou 5, é correto afirmar que a quantidade de maneiras possíveis para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é.

Alternativas
Comentários
  • Bem simples essa galera,

    Basta aplicarmos a permutação com repetição:

    Total de partidas: 18

    Vitórias: 13

    Empates: 5

    Solução: 18! / 13! 5!  

    18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13! / 13! 5!--- "Corta" o 13! com 13!

    18 x 17 x 16 x 15 x 14 / 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 8.568 possibilidades.

    Gabarito: Letra C --- superior a 8.000


    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino




  • Prof. Julio, suas dicas são preciosas!!!

  • As duas primeiras dicas para o concurso do INSS já estão prontas, galera:

    Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=sfaUCfRvXlk&index=1&list=PLXtRQkFOjLFCr7EXxpXlElarX6yoUxt1w

    Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=SWY4e-4dArU&index=2&list=PLXtRQkFOjLFCr7EXxpXlElarX6yoUxt1w

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • Basta resolver a questão pensando nos ANAGRAMAS.

    De quantas formas podemos combinar as letras da palavra ROMA?

    4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24

    E com a palavra ARARA!?

    Há repetição de letras, logo pegar o total e dividir pelo número de repetições.

    5!/3! x 2! = 

    5 x 4 x 3! / 3! x 2 x 1 = 10 anagramas.

    Assim sendo, temos a "palavra" VVVVVVVVVVVVVEEEEE (13 Vitórias e 5 Empates)

    18!/13! x 5!

    Bons estudos!

  • Muito boa a dica do Prof.Julio.

    SDMS macete legal!

  • Muito bom professor.

    Muito obrigada mesmo!!!

  • Nessa questão, a quantidade de possibilidades para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é dado pela permutação das 18 partidas com a repetição de 13 vitórias e de 5 empates. Assim:


    Total de possibilidades = 18!/(13!.5!)

    Total de possibilidades = (18*17*16*15*14*13!)/(13!*5*4*3*2*1)

    Total de possibilidades = 18 * 17 * 2 * 14 = 8.568


    Resposta: Alternativa C.


  • Permutação com repetição:

    Total = 18 partidas

    Vitórias = VVVVVVVVVVVVV (13)

    Empates = EEEEE (5)

    P = 18 ! / 13 ! 5 ! -> P = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 ! / 13 ! 5 ! -> P = 1.028.060 / 120 -> P = 8.568

    Gabarito: C


  • BAZINGA !

    Total = 18 partidas

    Vitórias = VVVVVVVVVVVVV (13)

    Empates = EEEEE (5)

    P = 18 ! / 13 ! 5 ! -> P = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 ! / 13 ! 5 ! -> P = 1.028.060 / 120 -> P = 8.568

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/aP3RTVRj_Cc
    Professor Ivan Chagas

  • LETRA C 

    quando o número de elementos for igual ao número de posições = permutação 

    ou seja, 

    18! / 13! x 5! = 8568

  •  

    Permutação com repetição

     

    V    V     V     V     V    V    V     V    V    V     V    V     V     E       E     E       E     E

    _     _     _     _     _     _     _     _    _     _     _     _     _     _     _     _     _    _

     

     

         18!      = 8568

       13! 5!

     

     

    Gabarito C

  • Resolvi assim: C18,13 (universo de 18 jogos, houve 13 vitórias) X C5,5 (5 empates em 5 jogos). Resolvi dessa forma, uma vez que, pelo que me lembro, a ordem na Permutação importa, e nesse caso,  ordem é indiferente... 

  • Se achar uma combinação já inclui a outra. 18!/5!=8968
  • Só o Cespe mesmo pra fazer o candidato dividir 1.028.160 por 120 no meio de uma prova de concurso... com calma é tranquilo mas imagina o aperto na hora do vamo ver

  • Galera, imaginem que é um anagrama,

    temos uma palavra com 18 letras em que uma se repete 13 vezes e outra se repete 5 vezes

    Portanto, teremos uma permutação de 18! sobre 13! e 5!

    18!/13! x 5!

    8568

     

    GABARITO: CERTO

  • o maior problema e interpretar

  • Fui pela lógica em relação à multiplicação , 18! daria um numero gigante! 

  • LETRA C

  • 18! / 13! x 5! = 8568

  • Oi, vou tentar ver se te ajudo.

    1° essa dica vale ouro: quase sempre que tiver um número total (nesse caso 18) e duas ou mais diferenças que juntas se somam e dão o resultado do número total (13+5=18), será permutação com repetição;

    São 18 partidas que foram distribuídas em 13 vitórias e 5 derrotas (18 total), então é como se eu tivesse 18 letras, mas 13 e 5 delas se repetissem. Agora, é só colocar na fórmula: 18!/13! 5!= 8568

    comentário da colega Gabriela, bem elucidativo.

  • Realizei o cálculo por meio de uma C18,13 (COMBINAÇÃO número de partidas = 18, número de vitórias =13)

    FÓRMULA DA COMBINAÇÃO:

    C n,p = n! / (n - p)! x p!

    n = número de elementos

    p = possibilidades

    NO CASO:

    n = 18

    p = 13

    CÁLCULO, PASSO A PASSO:

    C 18,13 = 18!

    _______________

    (18! - 13!) x 13!

    C 18,13 = 18!

    _______________

    5! x 13!

    Para simplificar, leve o fatorial de cima até o maior fatorial de baixo, e exclua eles: 13!

    C 18,13 = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13!

    _______________________

    5! x 13!

    Resolva o fatorial do denominador e simplifique com os números possíveis no numerador: (observe as cores)

    C 18,13 = 18 x 17 x 16 x 15 x 14

    _______________________

    5 x 4 x 3 x 2 x 1

    Agora, basta realizar a multiplicação dos valores restantes:

    C 18,13 = 6 x 17 x 4 x 3 x = 8.568

    GABARITO: Letra "C"

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/aP3RTVRj_Cc

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

    • 18 partidas
    • venceu 13
    • empatou 5

    Se vai usar todos os elementos, já sabemos que se trata de permutação.

    Como vão ter repetições (13 vitórias e 5 empates)

    PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO

    = 8.568


ID
1763827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação da proposição: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" pode ser expressa corretamente por:

Alternativas
Comentários
  • Negação da condicional: (p então q)= confirma a primeira e nega a segunda.

    lembrando que tb estaria correto: 

  • Se fosse para dar o chute na questão, a probabilidade maior seria chutar nas letras "b", "c" ou "d".. mas, o ser mal pediu a NEGAÇÃO, sendo assim temos:

     A negação de p ---> q  é p ^ ¬q (MANE: mantém a primeira E inverte a segunda)
  • GABARITO E 


    Negação da condicional --> Mantém a 1° parte E nega a segunda parte! 

     “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar"

    P --> Q 


    "O número inteiro m > 2 é primo E o número m não é ímpar 
    P ^ ~Q 
  • Achei essa questão tão facil que fiquei com medo de marcar a questão. A Cespe tem dessas coisas.

  • dica: manega - mantém a primeira e nega a segunda

  • me bja cespe vem inss

  • É a famosa regra do MANE. 

    MA: mantem a primeira 

    NE: nega a segunda. 

    GAB:E

  • Alternativa:  E (p ^ ~q)  de cara você pode eliminar a B, C e D pois a negação não recai sobre o mesmo conectivo. Exceto quando vem com "não é verdade que..." seguido da mesma proposição. 

  • Pra quem não sabe a regra do MANÉ..

    Com o simples fato de saber que a negação do "Se .. então" 

    jamais manterá o " Se .. então" 

    já daria pra eliminar 3 alternativas!

    eliminei-as de cara , sem nem precisar ler ..


    vale a pena decorar macetes em RLM ;)

  • Mantém a primeira E nega a segunda.

  • Mane mane cuidado pra não errar !!!! 

    pra quem marcou a (C) entenda ele não pediu a "equivalente" ele pediu a NEGAÇÃO da condicional . CESPE/UNB vem na prova do TJRJ 2016 veeeem

  • NEGAÇÃO DE PROPOSIÇÕES COMPOSTAS

    P^Q = ¬P v ¬Q

    PvQ = ¬P^¬Q

    P->Q = P^¬Q

    P<->Q = (P^¬Q) v (Q^¬P)

    P <-> = P v Q 

  • Todas às vezes que for negação de uma condicional, a primeira fica positiva, mudando o conectivo de condicional para conjunção (^e)  e nega a 2(segunda). Sempre  olha logo o conectivo se mudou. Nessa questão só teria duas alternativas que teria o conectivo ^(e). Que seriam as letras A e E.
    Reposta letra E
    ~(M>2 --> m) = M>2 ^ ~m

  • Gab. Letra E

    Pra negar uma condicional bastar lembrar do seu amigo MANÉ

    Mantém a 1ª e Nega a 2ª

  • Alguém saberia responder porque " m > 2" é proposição, não seria uma sentença aberta.

  • EQUIVALÊNCIA DO CONDICIONAL


    1. P--> Q = ~P v Q  ( regra do NE y MA)
    2. P--> Q = ~Q --> ~P ( regra da contra-positiva " volta negando " )



    NEGAÇÃO DO CONDICIONAL 
    P --> Q = P ^ ~Q ( regra do MA NE ) 






    GABARITO "E"
  • Um clássico exemplo de negação de condicional:


    MANTÉM a primeira, NEGA a segunda. (V) + (F)

    Gabarito: E.
  • Tabela da negação


    p ^ q ........... ~p v ~q


    p v q ............ ~p ^ ~q


    p -> q ..........  p ^ ~q


    p < - > q .......... p v q

                  ......... ~p v ~q


    p v q .......... p < - > q

             ..........~p < - > ~q

  • A negação da proposição condicional: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" se dá pela regra do "Mané", ou seja, mantemos o antecedente E negamos o consequente, assim:

                                      O número inteiro m > 2 é primo o número m não é ímpar.


     
    Resposta: Alternativa E.
  • Negação do Se, então

    Repete a 1º  e Nega a 2º
  • A negação da condicional é só lembrar do bizu do homem safado. Matém a 1º e nega a 2º. kkk


  • A negação da condicional vira conjunção ( ^ ), bastando negar a segunda parte.

  • Paulinho Ueda, obrigada pelo bizu, pois não é que eu aprendi a negação da condicional.

  • A negação de S ---> Q:  (Pink) = P^¬Q

  • P = m > 2 é primo

    Q = m é ímpar

    Negação P -> Q = P E ~Q -> m > 2 é primo e m não é ímpar !

    Gabarito: E

  • Muito simples... Negação do cond = P ^ não Q.

  • A negação do "Se... então": tira o 'se' e o 'então', coloca o "e", REPETE A DA FRENTE e NEGA A DE TRÁS.

    Macete: RENEGA.

  • “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar"

    Se, então ( a -> b) 

    NEGAÇÃO de CONDICIONAL ( a -> b) : a ^ ~q (mantém a primeira E nega a segunda)

    Por isso, a resposta certa neste exercício é: “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

    Gabarito: e.

  • Devemos observar a regrinha do RENEGA (Repete a primeira proposição e nega a segunda), sem se esquecer, é claro, de trocar o conectivo "se...então" por "e" para responder a assertiva. Observe:
    - Original:
    “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar"
    - Negação:
    “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar"
             Repete                               /                Nega
    Portanto...
    ALTERNATIVA: E

  • O Se, então se nega com o "^" (e); sendo a 1º verdadeira e a segunda falsa.

  • P = o número inteiro m > 2 é primo 

    Q = o número m é ímpar

    P - > Q

    Negação de P - > Q = P ^ ~ Q

    O número inteiro m > 2 é primo E o número m NÃO é ímpar. 

  • Gabarito: E

    Para responder esta questão é necessário saber as regras de negação de uma CONDICIONAL, e a regra de negação de uma condicional é negando apenas a segunda parte de uma proposição e transformando a condicional em uma conjunção, ou seja, trocar no português o "se... então pelo"  "e" .Então, (que representa negação) será  ( P ^ ~ Q)  e na Questão a única alternativa que nega a segunda parte e coloca o "e" na frase é a alternativa ( E )

  • CORRETA (E)

    negação de uma condicional:

    mantém a primeira, nega a segunda e troca  oSE ENTÃO  pelo E


  • Pra memorizar:

    Se bebo, então fico furioso.

    Negação: Bebo e não fico furioso.


    MANÉ = mantém a primeira e nega a segunda (V F).

  • Negação da Condicional: ~(p → q) = (p ˄ ~ q)
    Ou seja, mantém a primeira E nega a segunda.

    Temos: se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar

    p: se o número inteiro m > 2 é primo
    q: o número m é ímpar

    Logo, "mantém a primeira e nega a segunda", fica:
    o número inteiro m > 2 é primo E o número m não é ímpar.

    Letra E


  • BAZINGA !

    eu ja fui menos inteligente kkkkkkkkkkkk

     e)“O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

  • Não entendi, não deveria ter duas respostas. E a regra da Condicional INVERTE E NEGA. A C estaria também correta, não estaria? 

    Pela tabela também não deu certo, por quê?

  • Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar

    A: o número inteiro m > 2 é primo;

    B: o número m é ímpar

    (PROP.)      (NEGAÇÃO)

     A → B          A ^ ~B

    Gabarito: E 

    O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar

     

  • Questão para ser feita com calma. Fui fazer com pressa e errei.

    AMO A CESSDPEEPE ESSA FEDAPUTA

    Belíssima alternativa E

  • Respondi só olhando...gabarito E(evolui muito em RLM graças a Deus)

  • Negação do condicional é a história do marido safado cuja esposa está desconfiando que ele tem uma amante... O marido faz o quê em relação às mulheres?

    MANTÉM a primeira E NEGA a segunda! ;) 

  • RLM tá sendo um presente. Deu de responder só de cabeça. ~(P -> Q)= P ^ ~Q.

  • Kkkkkkkkk marido safado boa
  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/9tTfW0r8boY
    Professor Ivan Chagas

  • Acertei essa, na hora lembrei da regrinha do marido safado: mantém a de casa e nega a nêga da rua- não me lembro 

    o nome da colega que escreu esse macetinho...rsrsrrsrs

  • Eu tenho um esqueminha para a resolução desta questão, vamos lá tchurma?

    ~(P ^Q) aplicando a distributiva teremos ~P V~Q

    ~(PVQ) aplicando a distributiva teremos ~P ^ ~Q

    ~(P --> Q) é só pegar a negação do V (ou) aqui de cima e copiar tirando só a primeira negação. Então será esta formulinha que iremos utilizar para resolver:

    Fica: P ^ ~Q

    “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" Então com base nesta fórmula teremos: O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar.

    Viu que tranquilo?

    Vamu pra cima!

    Abby.

  • E aprendi que há 3 maneiras de NEGAR uma condicional:

    NEGA, NEGA e vira "OU"

    NEGA, NEGA,  e vira "E"

    REPETE, NEGA e vira "E"

    A última opção foi o que deu certo procurando nas respostas. Letra E

     

  • Negação da Condicional

    P -> Q => P ^ -Q  (REGRA DO MENINO TEIMOSO: CHOVE E NÃO LEVA O GUARDA-CHUVA)

     

     

  • Antes errava muitas questões de logica, hj, aprendi a  sublinhar e tive que decorar as formulas.Único jeito. 

    A negação da proposição: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" pode ser expressa corretamente por:

    P → Q =  P ^ ~Q    (Negação)         ≠        P → Q =  ~Q → ~P ( equivalência) 

     

    P=  o número inteiro m > 2 é primo

    Q = o número m é ímpar

    o número inteiro m > 2 é primo o número m  não é ímpar

     

    Bons estudos!

     

  • A ^ ~B , nega o condicional A---> B.

  • A proposição ~Q -> ~P também é negação válida da proposição P -> Q. Por que não poderia ser a alternatica C?

  • A letra C é uma equivalência da proposição, gabarito letra E.

  • Algumas negações pra galera anotar e não mais esquecer:

     

    ~ (P<--> Q) = P v Q  

     

    ~ (P ^ Q) = ~ P v ~ Q

     

    ~ ( P --> Q) = P ^ ~Q 

  • Negação da Condicional:

    Repete a primeira e(^) nega a segunda.

  • Pode parecer estranho, mas utilizo um macete que me ajuda. É o do marido safado. Repete a primeira mulher E Nega a Segunda.

    Para simplificar: R E NEGA

    Pronto, não esquece mais. :)

  • Fiquei assustado com a questão,  mas usando o macete do prof. Renato deu certinho.

  • Condicional -> Estilo namorado safado, Mantém a primeira E nega a segunda. 

  • Negação da condicional 

    Conforme ensina o professor Sérgio Carvalho:

    a) mantém-se p;

    b)nega-se q;

    c)troca-se o conectivo se pelo e.

    Se o número inteiro m  2 > é primo, então o número m é impar.

    Logo;

    O número m 2 > é primo e o número m não é impar

     

     

  • Questão muito boa.

     

  • Negação do Se...Então = MANÉ!! (Mantém e Nega)

    Equivalência do Se...Então = NEyMAr SEntOU (Nega ou Mantém)

    Existem coisas que precisam ser entendidas, outras decoradas!

  • Galera o macete de manter a primeira e negar a segunda é ótimo, mas fiquei co uma dúvida na letra A:

    “O número inteiro m > 2 é não primo e o número m é ímpar".

    Ou seja se vc aplicar V ou F nas questoes verá q a negacao aparecerá na letra E (GAB) e na letra A ---> ( F e V= F) porque nao poderia ser ela também?

  • Mateus Cabral 

    NEgar o Se então . Vc corta o SE da frase e matem todo o restante sem nenhuma alteração. exemplo : “Se (corta)   o número inteiro m > 2 é primo (mantem).   NA alternativa A ,  não manteve , eles acrescentaram o NÃO. e também não negou a 2ª .

     

     

  • A Negação de uma condicional é uma CONJUNÇÃO, negando o 2º TERMO! Logo:

     “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

  • Letra E

    A negação da proposição condicional: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" se dá pela regra do "Mané", ou seja, mantemos o antecedente E negamos o consequente, assim:

     

                                      O número inteiro m > 2 é primo o número m não é ímpar.

  • Gab E

    Negação do Condicional( implicação) é o Mané

     

  • Regra do "MANÉ"

    MAntém a primeira

    NEga a segunda.

  • Cuidado para não ligar o piloto automático e marcar a alternativa que apresenta a equivalência.

    Não faça como eu fiz agora! hahaha

    Segue o jogo!

  • Malandro é malandro e MANÉ é MANÉ

  • Negação de Se... então = RENEGA, repete o primeiro , coloca e , e nega atrás.

  • Regra da amante: mantém a primeira e nega a segunda

  • Passa no concurso quem ganha mais like no QC só pode. 100 comentários iguais.

  • Letra E.

    Negação da Condicional>> regra do MANÉ = Retirar o SE, MAntém a 1ª frase E  NEga a 2ª frase.(obrigatório ter o E)

  • Gabarito: E

     

    A Negação da Condicional se dá pela regra do Ma.

    P: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" 

     

    P: (m > 2 p) -> mi

    Negação de P: (m > 2 p) ^ ~mi

     

    Negação de P: "O número inteiro m > 2 é primo E o número m NÃO é ímpar."

  • Ma pra acertar a questao.

    Gabarito E.

  • LETRA E

    Quando for negação da condicional representada pelo sinal (se .. então) --> usaremos a regra do MANÉ (mantenho a primeira, coloco o conectivo E, nego a segunda).

  • Para negar a CONDICIONAL, lembrem-se:

    CÔNJUGE DO MANÉ.

    Mantem a primeira, nega a segunda e troque por CONJUNÇÃO.

    D) “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

  • LETRA E

  • NEGAÇÃO DA CONDICIONAL ~ ( p ---> q )

    = p ^ ¬ q ( mantem p "e" nega q ) MA N E

    p: o numero inteiro m > 2 é primo.

    q: o numero m é impar.

    o numero inteiro m > 2 é primo e o numero m nao é impar.

    E)

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/9tTfW0r8boY

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • O número inteiro m > 2 é primo, MAS NÃO é ímpar.

    MA E NE

  • GAB. E)

    O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar

    MANTÉM A PRIMEIRA E NEGA A SEGUNDA

    OBS: NÃO NEGAR COM MESMO CONECTIVO!!!

  • LETRA E

    Negação do SE...ENTÃO: Regra do Mané (Mantém a 1ª (A) E nega a 2ª (B)= ~(A→B) = A ∧ (~B).

  • Principais Dicas de Negação de RLM:

    Gabarito:E

    • E - Troca pelo OU + Nega a Frase
    • OU - Troca pelo E + Mantém a Frase
    • Se...Então - Mantém a 1º sentença + E + Nega a 2º sentença
    • Todo - Algum/Existe/Pelo Menos Um + Nega a Frase
    • Nenhum - Algum + Mantém a frase
    • Algum - Nenhum + Mantém a frase

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
1769860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando três variáveis (A, B e C), tais que A = 12, B = 15 e C = 3, bem como a notação para operadores lógicos, assinale a opção que apresenta uma expressão cujo valor lógico é verdadeiro.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E 


    A = 12 
    B = 15 
    C = 3 


    a) (12 + 15) > 30 ou (12 + 15 - 5) = (12 + 3) --> ( 27> 30 ) v ( 22 ) = 15 FALSO

    b) (12 ≥ 3) e (12 + 15) = 3 --> (12 ≥ 3 ) ^ ( 27 ) = 3 FALSO 

    c) (12 > 15) e (3 + 12) < 12 --> ( 12 > 15 ) ^ ( 15 < 12 ) = FALSO 

    d) (12 + 3) > 15 --> ( 15 ) > 15 = FALSO 

    e) 15 ≥ 12 + 2 --> 15 ≥ 14 = VERDADEIRO 
  • Muito tranquilo! FAZ-SE A SUBSTITUIÇÃO POR CADA VALOR ATÉ ENCONTRAR A OPÇÃO VERDADEIRA. 


    GABARITO: Letra "E".

  • Essa questão é pra não ZERAR !!!


    BONS ESTUDOS!

  • questão pra eliminar esse 'povo de humanas' kkkkkkkkkk

  • ESTRANHO ...
    a) (12 + 15) > 30 ou (12 + 15 - 5) = (12 + 3) --> ( 27> 30 ) v ( 22 ) = F ou F = FALSO

    b) (12 ≥ 3) e (12 + 15) = 3 --> (12 ≥ 3 ) ^ ( 27 ) = V ^ F = FALSO

    c) (12 > 15) e (3 + 15) < 12 --> ( 12 > 15 ) ^ ( 18 < 12 ) =  F^ F = VERDADEIRO?? (falso com falso não é verdadeiro?)

    d) (12 + 3) > 15 --> ( 15 ) > 15 = FALSO

     e) 15 ≥ 12 + 2 --> 15 ≥ 14 = VERDADEIRO

    Há duas corretas??

  • Isabella, F com F na conjunção é F.

    Tabela verdade da conjunção (e, ^)

    V ^ V----> V

    V ^ F ----> F

    F ^ V ----> F

    F ^ F ---> F



  • A questão deveria ter sido anulada. 

    15 não é  _> 14, É > 14. Então o gabarito também é falso

  • Alguém poderia explicar melhor esta questão?

  • Entendi assim: B >( A+2) OU (B = A+2)

                                         V  OU  F = VERDADEIRO


    Se estiver errado me ajudem.

  • Questão fácil e só substituir os valores e resolver o Mateus mostrou perfeitamente.


  • Desde quando 15 é ≥ a 14? O certo não seria  B > A + 2?

  • 15 é maior e igual a 14?  


  • Denis Duarte explicou direitinho a questão.

    Eh isso mesmo denis. Quando a proprosição utiliza maior ou igual, na verdade ela está dizendo isso: (P v Q), sendo P: "B > A + 2" e Q: B = A + 2.
  • Alternativa E como verdadeira, devido a simbologia significar  > ou  =  ,  B ≥ A + 2 (substituindo as letra pelos valores temos =   15 ≥ 12 + 2 --> 15 ≥ 14) , então.. declaramos ser falsa no sentido de ser igual, porem verdadeira no sentido de ser maior

  • Alguém poderia explicar essa questão melhor?

  • BOA LÓGICA!

  • A maior dificuldade era a leitura correta do símbolo: "maior ou igual" e não "maior e igual"

  • Na alternativa A temos o conectivo OU, então para ela ser verdadeira, basta que uma das 2 comparações sejam verdadeiras. (A+B)>30 é falso pois 27 é menor que 30 e (A+B-5) = (A+C) também é falso, pois 22 é diferente de 15. Portanto a letra A está errada.

    Na alternativa B temos o conectivo E, então para ela ser verdadeira as 2 comparações tem que ser verdadeiras. A>=C é verdadeiro pois 12 é maior que 3, e (A+B) = C é falso, pois 27 é diferente de 3. Portanto a letra B está errada.

    Na alternativa C temos o conectivo E, então para ela ser verdadeira as 2 comparações tem que ser verdadeiras. A>B é falso pois 12 não é maior que 15, então a letra C já está errada.

    Na alternativa D temos (A+C)>B, é falso pois 15 é igual a 15 e não maior.

    Na alternativa E temos B>=A+2, é verdadeiro, pois 15 é maior ou igual a 14. Portanto a alternativa E é a CORRETA.

  • CESPE/UnB entregando a paçoca!!!


  • to vendo um pessoal questionando, desde quando 15 é maior e igual a 14.


     ≥ significa maior ou igual, e não maior e igual.


    "ou" admite-se que seja maior ou igual, ou seja, tanto uma como a outra resposta estaria correta.

     "e"  admite-se apenas  uma resposta, sendo os dois requisitos para estar correta, maior e igual, o que não é possivel pois não tem como ser maior e igual ao mesmo tempo rs.


    Bons estudos.


  • só pra ajudar!


    OU = basta que uma seja verdadeira (para ser V)
    E = as duas verdadeiras (para ser V)
    < MENOR que
    > MAIOR que
    ≥ MAIOR OU IGUAL

  • A) F v F = F. "ou"     -> V + F= V;        F + V= V;        F + F = F 


    B) F ^ F = F. "e"        -> V + F= F;         F + F= F;       V + F = F        V + V = V 


    C) F ^ F = F. "e"        -> igual à letra "B"


    D) 15 não é maior que 15, logo, a afirmativa proposta é Falsa (F).


    E) 15 "ou" é maior "ou" é igual à 15, logo, é igual = V resposta correta

  • Mamão com açucar ... 

  • Questão sem dificuldade precisa ter atenção nos simbolos.



    Estudando e aprendendo com questões!




    GAB. LETRA E

  • pior que eu errei

  • De acordo com o enunciado, o candidato (após relembrar os operadores lógicos) deve substituir os valores de A, B e C em cada uma das opções dadas e verificar aquela que é verdadeira. Questão muito simples.

    Assim,
    B ≥ A + 2
    15 ≥ 12 + 2
    15 ≥ 14 , ou seja, 15 é maior ou igual a 14.

    Resposta E)



  • QUESTÃO MUITO SIMPLES BASTA TER ATENÇÃO NOS SÍMBOLOS.

  • B ≥ A + 2

    15 ≥  14 = C

  • SÓ LEMBRANDO :



    NA DISJUNÇÃO ( ou ; v ) : para ser falso os dois tem que ser falsos
    NA CONJUNÇÃO ( e ; ^ )  : para ser verdadeira os dois tem que ser verdadeiras



    GABARITO "E"
  • Olha só..... Pra quem não lembrava que maior igual pode ser só maior RSRS, mas acabou de estudar lógica: 


    15 é MAIOR ou IGUAL a 14.
    Sentença conectada por OU só é F se as duas proposições forem F.
    15 Maior (V)  ou 15 Igual (F) a 14 -------->   V + F =  V

  • João Lima - Tem essa parte do "V" (ou)? Tem certeza? Acho que não. Alguém sabe?

  • clayton, está certo sim... nosso amigo gastou no raciocínio, bastasse conhecer o operador matemático para resolver esta, mas de fato no em uma sentença composta com o conectivo ou só será F se as duas afirmativas forem F ou seja a verdade de uma das sentenças que a compõe  é suficiente para garantir a verdade da sentença composta... logo afirmar que

    15 é maior ou 15 é igual a 14 = V, pois VvF=V 

  • Letra e) B ≥ A + 2

    15 12+2
    15 14

  • QUESTÃO BEM ELABORADA, E QUE DEUS ILUMINE O ELABORADOR PARA QUE TODAS SEJAM ASSIM!

    15    >   ou   =    14     --->          V   v   F     =   V         conectivo "ou" basta que um seja Verdadeiro para que a proposição seja Verdadeira


  • Eles colocam a alternativa certa na E só pra gente ter de calcular todas as anteriores.... :(  Mas tá bom! Acertei e estou aprendendo muito de Raciocínio Lógico com o professor PH!

  • A=12 / B=15 / C=3

    A) (A + B) > 30 ou (A + B - 5) = (A + C)
    (12+15)>30 (F) OU (12+15-5)=(12+3) (F)
    CONECTIVO OU = TUDO F DÁ F, OU SEJA, QUESTÃO F

    B) (A ≥ C) e (A + B) = C

    (12 MAIOR OU IGUAL 3) (V) E (12+15)=3 (F)

    CONECTIVO E = TUDO V DÁ V, OU SEJA, QUESTÃO F

    C) (A > B) e (C + B) < A

    (12>15) (F) E (3+15)<12 (F)

    CONECTIVO E = TUDO V DÁ V, OU SEJA, QUESTÃO F

    D) (A + C) > B

    (12+3)>15 (F) 

    E) B ≥ A + 2

    15 MAIOR OU IGUAL 12 + 2 (V)
    12 + 2= 14, OU SEJA, 15 É MAIOR. QUESTÃO VERDADEIRA
  • acertei....só ver se as equaçoes dao certas (se sao verdade) e pela tabela verdade de cada conectivo ver se o resultado é verdadeiro


  • Feliz de acertar pelo menos uma de rl.

  • Questão fácil! É possível responder só resolvendo as questões! 

    Gab-E

  • Questão boazinha..rsrrs..porém é necessário tempo, coisa que no dia da prova é escasso. Por isso mais e mais questões, boora treinar meu povo!

  • Eu prefiro que não tenha questões fáceis assim, disprevilegia quem estuda. 

  • quais sao os operadores logicos?  Gabriel Rampini responde

  • De acordo com o enunciado, o candidato (após relembrar os operadores lógicos) deve substituir os valores de A, B e C em cada uma das opções dadas e verificar aquela que é verdadeira. Questão muito simples.

    Assim,
    B ≥ A + 2
    15 ≥ 12 + 2
    15 ≥ 14, ou seja, 15 é maior ou igual a 14.Resposta E)

  • Quando tiver questão em que você tenha que substituir valores, sempre comece de baixo pra cima. Geralmente a resposta é E ou D (pra fazer o candidato perder tempo mesmo).

  • Obrigada pela dica ,Tamara carvalho,gostei desta questão.

  • Muito boa, lógica deveria ser assim...

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/3BY534mBOuc
    Professor Ivan Chagas

  • Bom, vamos lá para a elaboração desta daqui: a gente sabe que A = 12, B = 15 e C = 3 e temos que descobrir a resposta que tem o valor lógico verdadeiro, então vamos lá:

    a)      (A + B) > 30 ou (A + B - 5) = (A + C)

          27 > 30 ou (22) = (15) = falsa, pois lembrem-se que no OU eu preciso de pelo menos uma proposição verdadeira para que toda a resposta dê verdade.

    b) (A ≥ C) e (A + B) = C

        12 >= 3 e (27)=3 dá falsa, porque sabemos que 27 não é igual a 3. Na exigência do conectivo “e” ^ só dá verdade quando tudo for verdade.

    c) (A > B) e (C + B) < A

         12 > 15 já furou aqui. Se 12 não é maior do que 15 eu nem continuo, pois mais uma vez, na exigência do conectivo “e” ^ só dá verdade quando tudo for verdade.

    d) (A + C) > B

        27 > 15 só que não

    e) 15 > ou igual a 14. Bom a resposta é esta, igual não é, mas eu sei que 15 é de fato maior do que 14. Certoooo?

    Então é a E que está correta. Lógico que mais fácil seria começar de baixo para cima, mas neste caso como eu estou em casa e tenho tempo para estudar aproveito para fazer tudo e relembrar com vocês um pouquinho dos conectivos "e" e "ou" já que o que fazemos aqui é uma troca saudável de aprendizado.

    Vamu pra cima!

    Abby.

  • Como todos alunos do QC eu também solicitei os comentários de RL em vídeo. O Professor Vinicus tem uma didática super difícil e além de tudo o comentário por escrito torna a matéria mais complicada ainda.
    RL é o tipo de matéria que certas explicações tem que ser através de desenhos e outros artifícios para que possa ser compreendida.

    Pessoal façam o que eu fiz: no comentário do professor clique em "não gostei"; vai abrir um campo para o comentário; coloquem suas crítticas e solicitem as aulas em vídeo.

    Obs; Não gosto de expor níguém, mas já perdi as contas de quantos vídeos já procurei no youtube para entender certas questões. E quando não encontro vídeo são os comentários dos colegas que fazem toda diferença. Não adianta somente solicitar os vídeos aqui nos comentários, pois acredito que não tem uma pessoa responsável no QC para ficar lendo os nossos comentários!

    A partir de hoje vou colocar essa mensagem em todas as questões de RL....kkkk

     

    Persistência!

  • Que Deus abençõe o Prof. Chagas, que disponibiliza o seu tempo para ajudar o próximo.

  • SE EU TIVESSE COMEÇADO PELA ÚLTIMA ALTERNATIVA, TERIA PERDIDO MENOS TEMPO. =(

    EIS A IMPORTÂNCIA DE RESOLVER INÚMERAS QUESTÕES, PARA SE ADAPTAR COM AS ''MALANDRAGENS'' DA EXAMINADORA.

     

    15 ≥ 14 = VERDADEIRO

     

    GABARITO: E

     

    Bons estudos!!!

  • Dica preciosa, em questões assim, é melhor começar pelas alternativas menores.

  • Comecei de cima para baixo. Sacanagem. 

  • Letra = E

    Assim,
    B ≥ A + 2
    15 ≥ 12 + 2
    15 ≥ 14 , ou seja, 15 é maior ou igual a 14.

    Resposta E)
    Dica preciosa, em questões assim, é melhor começar pelas alternativas menores.

  • Que questão idiota. Nenhuma das alternativas senão a E faz sentido. Simplesmente são ilógicas. Nenhuma fecha como proposições lógicas ou faltam conectivos ou por outro lado inserem um conectivo que pelo raciocio lógico matemático não existe.

    Ex.

    (A ≥ C) e (A + B) = C   como isso tem alguma resposta, seja verdadeira ou não? Impossível! Não se mistura conectivos lógicos com lógica matemática!

    Caso fosse: (A>=C)+(A+B)=C  aí sim teríamos um resultado de lógica matemática. 

    Tem gente ai nos comentários resolvendo as alternativas A, B, e C como se fosse possível.  Por favor, né!

  • Silvio Domingos, resolvi as outras alternativas por conectivos lógicos sim, é possível. rs

    Claro que a Letra D não, porque não possui conectivo. 

    Ex: Letra A)

    ( 27 > 30 ) v ( 22 = 15 ) , os dois são falsos/errados, logo na tabela do OU (v) , F com F dá Falso!

    Pronto, já sabemos que a alternativa A, não possui valor lógico verdadeiro. rs

    Obs: A letra E não possui conectivo, porém é a única que é Verdadeira/Correta.

    Bastava saber a regra dos conectivos para achar as Erradas. 

  • De acordo com o enunciado, o candidato (após relembrar os operadores lógicos) deve substituir os valores de A, B e C em cada uma das opções dadas e verificar aquela que é verdadeira. Questão muito simples.

    Assim,

    B ≥ A + 2

    15 ≥ 12 + 2

    15 ≥ 14 , ou seja, 15 é maior ou igual a 14.

    Resposta E)

    Professor Gabriel rampini Qc

  • Fiz assim:

    a) (A + B) > 30 ou (A + B - 5) = (A + C)

    (12 + 15) > 30 ou (12 + 15 - 5) = (12 + 3)

    27 > 30 v 22 = 15

    F v F

    = F

    b) (A ≥ C) e (A + B) = C

    (12 ≥ 3) e (12 + 15) = 3

    V ʌ 27 = 3

    V ʌ F

    = F

    c) (A > B) e (C + B) < A

    (12 > 15) e (3 + 15) < 12

    F ʌ 18 < 12

    F ʌ F

    = F

    d) (A + C) > B

    (12 + 3) > 15

    15 > 15

    = F

    e) B ≥ A + 2

    15 ≥ 12 + 2

    15 ≥ 14

    = V

  • LETRA E

    MAPA MENTAL DE PROPOSIÇÃO: http://gestyy.com/e0RfDH

  • Minha contribuição.

    A = 12 / B = 15 / C = 3 / (significa maior ou igual)

    B ≥ A + 2 = 15 maior ou igual a 14

    Abraço!!!

  • Dica:

    questões como essa onde precisa testar cada alternativa VÁ direto pra ÚLTIMA geralmente é a resposta e a banca faz o candidato perder tempo indo no sentido habitual.

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/3BY534mBOuc

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • PATRICIA DE FREITAS CABRAL sou de humanas e acertei kkkkkk

    cuidado que a gente de humanas sabe fazer cálculo simples

  • Acho que fica melhor reescrever: 15 > 14 v 15 = 14

    V v F = V

  • Maior OU igual galera

  • Essa questão é uma pegadinha. Foi feita para a gente perder tempo.


ID
1769863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a arquivos de dados.

Alternativas
Comentários
  • Conceito de Campos = Conjunto de caracteres que representam uma informação. Em um registro, são os atributos da. entidade tratada no registro. Ex.: nome do cliente, código do cliente;

    Conceito de Registro = Conjunto de campos relacionados entre si, tratados como um unidade. Todos os registros de um mesmo arquivo têm os mesmos campos têm os mesmos campos. Ex.: Registro de dados cadastrais de um cliente;

    Conceito de Arquivo = Conjunto de registros, podendo ou não ser sequencial. Ex.: Arquivo de dados cadastrais de um cliente;

    Com base nesses conceitos básicos, pode-se concluir que um arquivo de dados, por ser um conjunto de registro, que é um conjunto de campos, contém registros com seus campos.

  • "Os arquivos de dados contêm dados e objetos como tabelas, índices, procedimentos armazenados e exibições"

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms189563(v=sql.120).aspx
    #atéPassar
  • Conceito de Campos = Conjunto de caracteres que representam uma informação. Em um registro, são os atributos da. entidade tratada no registro. Ex.: nome do cliente, código do cliente;

    Conceito de Registro = Conjunto de campos relacionados entre si, tratados como um unidade. Todos os registros de um mesmo arquivo têm os mesmos campos. Ex.: Registro de dados cadastrais de um cliente;

    Conceito de Arquivo = Conjunto de registros, podendo ou não ser sequencial. Ex.: Arquivo de dados cadastrais de um cliente;

    Com base nesses conceitos básicos, pode-se concluir que um arquivo de dados, por ser um conjunto de registro, que é um conjunto de campos, contém registros com seus campos.

  • Gab E Um arquivo (ex. fichas de todos os clientes) Contem registros (ex. dados de um cliente) com todos os seus campos (ex. Nome do do cliente)
  • Tabela (arquivo)

    Registro (tupla) . . . . . . . .

    Campo (atributo) .

  • Alternativa E) Um arquivo de dados contém registros com seus campos.

    Uma tabela (relação, entidade, esquema, objeto, arquivo) de dados contém linhas (tuplas, registros, instâncias) com suas colunas (atributos, campos).


ID
1769866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Após a abertura de um arquivo de dados, realizada a leitura do arquivo para a manipulação das informações nele contidas,

Alternativas
Comentários
  • O sistema localizará o ponteiro de navegação de registros no primeiro registro.

    Gaba:C

  • Open: Prepara o arquivo para leitura ou gravação. Aloca buffers apropriados (em geral, pelo menos dois) para manter blocos de arquivo do disco, e recupera o cabeçalho do arquivo. Define o ponteiro de arquivo para o início do arquivo.

    Read (ou Get): Copia o registro atual do buffer para uma variável de programa no programa do usuário. Esse comando também pode avançar o ponteiro do registro atual para o próximo registro no arquivo, que pode precisar ler o próximo bloco de arquivo no disco.

    Navathe 6ª edição, página 401.

  • É a C


ID
1769869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O acesso ao banco de dados em um servidor, por meio de uma ferramenta instalada em um computador, é um exemplo de arquitetura cliente-servidor. Uma das tecnologias aplicadas no modelo multicamadas dessa arquitetura é a camada de apresentação, na qual

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma questão simples da definição da camada de apresentação em que as informações de fontes externa servem como entrada para o sistema.

  • Lazaro, poderia dizer algum material que fala mais sobre esse assunto?


ID
1769872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma aplicação em multicamadas é aquela que foi dividida em múltiplos componentes de aplicação, o que dá ao sistema vantagens significativas, em comparação às arquiteturas cliente-servidor tradicionais. Utilizando-se esse tipo de aplicação, é possível melhorar, em um sistema de pagamentos de um banco acessado por vários clientes simultaneamente, a propriedade denominada

Alternativas
Comentários
  • Resposta (e)

    Em telecomunicações, infraestrutura de tecnologia da informação e na engenharia de software, escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.[1] Por exemplo, isto pode se referir à capacidade de um sistema em suportar um aumento de carga total quando os recursos (normalmente do hardware) são requeridos.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade

  • Seria bem melhor ignorar a historinha e simplificar a questão e perguntar o que o servidor em múltiplas camadas traz de bom! Aí seria bem mais fácil. Mas esse trabalho, infelizmente, fica para nós concurseiros!

  • e-

    Um sistema é escalavel se seu desempenho e componentes continuarem os mesmos com aumento de usuarios e/ou recursos. Se houver susbtituicao, o sistema nao é mais escalavel. Processamento deve ser independente do tamanho da rede. Escalabilidade é geralmente confundida com crescimento incremental, o qual écrescimento do poder de processamento do sistema distribuido sem duplicacao ou interrupcao dos servicos. Pode ser fieto em nivel de hardware  ao adicionar mais perifericos ou software por mais aplicacoes. A disponibilidade aos usuarios é por interfaces d esoftware. Para o usuario, o sistema distribuido tem que parecer em constante evolução e melhoria em vez da esperada queda de desempenho típica de sistemas centralizados. 


ID
1769875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Após o recebimento do projeto de um cliente, é necessário, na primeira fase do desenvolvimento do sistema, entender o que deve ser feito e o que se espera obter como resultado desse sistema. Essa fase denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Os requisitos de um sistema são as descrições do que o sistema deve fazer, os serviços que oferece e as restrições a seu funcionamento. Esses requisitos refletem as necessidades dos clientes para um sistema que serve a uma finalidade determinada, como controlar um dispositivo, colocar um pedido ou encontrar informações. O processo de descobrir, analisar, documentar e verificar esses serviços e restrições é chamado de engenharia de requisitos.

    Para a maioria dos sistemas de grande porte, ainda é o caso existir uma fase de engenharia de requisitos claramente identificável antes de se iniciar a implementação do sistema. O resultado é um documento de requisitos, que pode ser parte do contrato de desenvolvimento do sistema. Certamente, haverá mudanças nos requisitos e os requisitos de usuário poderão ser ampliados em requisitos de sistema mais detalhados. No entanto, a abordagem ágil de simultaneamente elicitar requisitos enquanto o sistema é desenvolvido é raramente utilizada para desenvolvimento de grande porte.

    Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 4, Páginas 57 e 58.


    a) A elaboração do orçamento depende dos requisitos levantados (quanto mais complexo for o sistema, mais caro o mesmo será).
    b) O desenvolvimento dos casos de uso é uma etapa que ocorre após o levantamento dos principais requisitos. É um detalhamento dos requisitos em um fluxo de execução.
    c) Gabarito. Conforme descrito por Sommerville quando a implementação deve ser posterior ao levantamento de requisitos.
    d) A alocação de recursos é feita após entendimento do quão complexo será o trabalho, ou seja, após análise do escopo do sistema.
    e) O cronograma é elaborado após entendimento das atividades que serão necessárias realizadas.

    Espero ter ajudado! Bons estudos!

  • c-

    levantamento de requisitos permite determinar o que o sistema tem que fazer. Isso da subsidio para escopo e cronograma. O modelo de casos de uso define as funcionalidades do sistema e as interações entre usuario e modulos do sistema.


ID
1769878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente um requisito não funcional de projetos de desenvolvimento de sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Os requisitos não funcionais são requisitos que não estão diretamente relacionados  com os serviços específicos oferecidos pelo sistema a seus usuários.

    Eles podem estar relacionados às propriedades emergentes do sistema, como confiabilidade, tempo de resposta e ocupação de área. Surgem por meio das necessidades dos usuários, devido a restrições de orçamento, políticas organizacionais, necessidades de interoperabilidade com outros sistemas de software ou hardware, ou a partir de fatores externos, como regulamentos de segurança ou legislações de privacidade.

    Os requisitos não funcionais podem ser de:

    1) produto: especificam ou restringem o comportamento do software. Exemplos incluem os requisitos de desempenho quanto à rapidez com que o sistema deve executar e quanta memória ele requer, os requisitos de confiabilidade que estabelecem a taxa aceitável de falhas, os requisitos de proteção e os requisitos de usabilidade.

    2) organizacionais: requisitos gerais de sistemas derivados das políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor. São exemplos: requisitos do processo operacional, que definem como o sistema será usado, os requisitos do processo de desenvolvimento que especificam a linguagem de programação, o ambiente de desenvolvimento ou normas de processos a serem usadas, bem como os requisitos ambientais que especificam o ambiente operacional do sistema.

    3) externos: abrange todos os requisitos que derivam de fatores externos ao sistema e seu processo de desenvolvimento. Podem incluir requisitos reguladores.


    Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 4, Páginas 60 e 61.



  • Tela de login e um requisito funcional?
  • a-

    tecnologia é requisito nao-funcional. o usuario nao precisa especificar em q linguagem ele quer a aplicação.

    sim, tela de login é requisito funcional porque o usuario tem q especificar como ele a quer


ID
1769881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É possível acessar os atributos privados de um objeto por meio apenas de seus métodos de acesso públicos. Essa característica dos objetos, relevante para o desenvolvimento orientado a objeto, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. Por conta dessa técnica, o conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe.


    Tendo em mente que os métodos e as variáveis de uma classe podem ser definidos como públicos ou privados, temos a seguinte situação:


    - Tudo o que o usuário externo precisa conhecer a respeito de uma classe encontra-se em propriedades ou métodos declarados como públicos (public).


    - Somente os códigos membros da classe são capazes de acessar seus métodos e variáveis privados. Isso garante que não ocorrerão ações inadequadas, mas exige que a interface pública seja planejada com cautela para que o funcionamento interno da classe não seja muito exposto.


    Dito tudo isto, podemos concluir que a única forma de conhecer ou alterar os atributos de um objeto é por meio de seus métodos.


    Vantagens do encapsulamento:


    - O objeto é disponibilizado ao usuário com toda a sua funcionalidade, sem a necessidade de conhecermos seu funcionamento ou armazenamento interno;


    - É possível modificar um objeto internamente, acrescentando métodos, sem que isto afete os outros componentes do sistema que utilizam o objeto modificado;


    - O processo de desenvolvimento de sistemas é acelerado e simplificado, já que os usuários dos objetos não precisam necessariamente saber como eles são constituídos internamente;


    - A implementação de um comportamento pode ser modificada radicalmente sem que haja impacto no resto do programa. Isto é possível porque o código que utiliza o objeto não depende da maneira que ele é implementado.



    Fonte: http://www.devmedia.com.br/conceitos-encapsulamento-programacao-orientada-a-objetos/18702




  • Encapsulemnto é o procedimento de ocultar variaveis internas e permitr seu acesso por metodos publicos de escrita e leitura. Uma das vantagens dessa tecnica é diminuição de acoplmento e aumento de coesão, o que implica em alterações em uma classe nao ensejar alterações em outras, deixando as classes independentes. 


ID
1769884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere a classes do tipo interface, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É sério isso?


    "As operações especificadas pela interface devem ser oferecidas pelos objetos que a implementaram."


    Desde quando objetos implementam interfaces? Até onde eu sei quem implementa interface são classes. Se trocassem objetos por classes, o item estaria correto. Cabe anulação?

  • Gab. A

    Realmente ficou meio estranho eles colocarem objetos no lugar de classes, mas vai saber o que passa na mente desses lunáticos...Eles tentam dificultar a questão com um desespero tão grande que elas acabam ficando sem gabarito.

  • Cara cabe anulação. classe difere de objeto.

  • Essa questão utiliza o conceito de "marque a menos errada". Não quer dizer que o ITEM A está correto, mas no conjunto ele é o menos errado. Também concordo que objeto não implementa interface.

  • Qual o erro da b?

    Se ele falou no enunciado que interface é um tipo de classe, e falou que ela herda de outras classes (que podem ser interfaces), não vi erro. Isso manteria a coerência, ruim por sinal, estabelecida no enunciado. Mas, dizer que objetos implementam interfaces é de doer.
     

  • Rafael Freitas, acho que a letra "b) Esse tipo de classe herda as características e o reaproveita o código de outra classe" está se referindo às subclasses. Além disso o termo herdar eu acho que é utilizado no ambito classes abstratas, já que classes implementam interfaces.

  • O cespe so quer confundir o candidato e não avalia-ló. Lamentável.

  • a-

    implementar uma interface obriga a classe que o faz a herdar TODOS os metodos da interface. porem, é só a assinatura. o modo de como ela vai os usar é independente

  • Muitos estudo e uma bola de cristal... ai tu acerta as questões da CESPE.


ID
1769887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em Java, os métodos relacionados apenas ao funcionamento interno do objeto, não acessíveis a outras classes, são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • e-

    private methods sao so para a classe atual. protected os torna acessivel em escopo do package enquanto que public é geral


ID
1769890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em se tratando de orientação a objetos, a característica relacionada à possibilidade de que métodos da classe pai sejam implementados de formas distintas em cada classe filha é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Polimorfismo é o mecanismo que permite diferentes comportamentos para as classes e metodos. O tipo de polimirfismo que obriga as classes derivadas a terem sua propria implementação é overloading

  • A sobrecarga de métodos (overload) é um conceito do polimorfismo que consiste basicamente em criar variações de um mesmo método, ou seja, a criação de dois ou mais métodos com nomes totalmente iguais em uma classe. A Sobrecarga permite que utilizemos o mesmo nome em mais de um método contanto que suas listas de argumentos sejam diferentes para que seja feita a separação dos mesmos.

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/sobrecarga-e-sobreposicao-de-metodos-em-orientacao-a-objetos/33066

    Bons estudos.


ID
1769893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere que determinada organização possua tabelas do tipo “funcionários" e “dependentes dos funcionários". Nesse caso, considerando-se a teoria de banco de dados relacionais, a entidade associada à segunda tabela é

Alternativas
Comentários
  • FCC 2010

    Entidade Fraca é definida com uma chave primária, escolhida entre os atributos da própria entidade, e uma chave estrangeira, cujo conteúdo é a chave primária da entidade forte

    errada

     

     

    não possuem atributos chave próprios

    Possuem chaves parciais

    O relacionamento entre Entidade Forte e Fraca é chamado de relacionamento de identificação

    E sua participação é TOTAL

  • Questão mal escrita.

    A tabela "dependente dos funcionários" é uma entidade fraca. Porém, a entidade associada à ela é uma entidade forte (funcionários).

  • a-

    é uma entidade fraca porque só existe enquanto a tabela principal existir. quando o funciocnario for demitido, nao ha motivo para manter a tabela dependentes

  • Entidade forte -> não depende de nada para existir

    Entidade fraca -> depende de algo para existe (entidade forte)

    Não desiste!

  • A existência de uma entidade fraca depende logicamente da existência de uma entidade forte. É o que está sendo descrito na questão. Nesse caso, a existência de “dependentes dos funcionários” só faz sentido se houver funcionários associados. Assim, nossa resposta é a letra A. Um detalhe é que esse relacionamento entre uma entidade fraca e uma entidade forte é chamado relacionamento identificador, pois só através dele é possível identificar de forma unívoca um registro da entidade fraca.

  • Gabarito: A.

    É uma entidade fraca, pois não possui chave primária. Como não possui chave primária, ela se relaciona com a chave primária da tabela "Funcionários".

    Bons estudos!

  • Errei pelo termo "associada", mas entendi agora a redação, porém achei confusa rsrsrs.

  • Os caras sabem de TI, mas de português... Que redação...

  • Tabela “funcionários":

    ---> É a PRIMEIRA tabela, pois é independente. Então é a Tabela FORTE.

    Tabela “dependentes dos funcionários".

    ---> É a SEGUNDA tabela, pois é dependente da primeira. Então é a Tabela FRACA.

    Logo, a entidade associada à segunda tabela é:

    --->Tabela “funcionários", FORTE.

    A resposta deveria ser a letra D!

  • ... a entidade associada à segunda... (leia-se: associada para a segunda tabela).

    Dessa forma, estaria correta a letra A.

  • A existência de uma entidade fraca depende logicamente da existência de uma entidade forte. É o que está sendo descrito na questão. Nesse caso, a existência de “dependentes dos funcionários” só faz sentido se houver funcionários associados. Assim, nossa resposta é a letra A. Um detalhe é que esse relacionamento entre uma entidade fraca e uma entidade forte é chamado relacionamento identificador, pois só através dele é possível identificar de forma unívoca um registro da entidade fraca.

    Arthur Mendonça | Direção Concursos

  • A vida do concurseiro anda cada vez mais cruel... Não basta ter que estudar inúmeros conteúdos, também tem que adivinhar a interpretação correta de questão ambígua. TRÁGICO.

  • Concordo plenamente com os comentarios do Leo Freitas e do Arian; Questao mal formulada. E o pior que o professor nao fez nenhum comentario a respeito desse erro; só deixou passar.

  • QUE LOUCURA É ESSA? A ENTIDADE ASSOSSIADA A SEGUNDA TABELA É A DE FUNCIONÁRIOS, E FUNCIONÁRIOS É UMA ENTIDADE FORTE. EU EM, É CADA QUESTÃO.

  • ambiguidade...

  • Uma entidade é considerada fraca quando não possui existência própria, ou seja, a existência da tabela “dependentes dos funcionários", neste contexto, é dependente da existência da tabela "funcionários".

    GABARITO: LETRA 'A'

  • GAB: A

    A segunda tabela é uma entidade fraca porque sua existencia depende exclusivamente da tabela 1, se não existem funcionarios, não tem como haver dependentes.

  • Já respondi esta questão pela 4° vez, e tds as quatro vezes errei. Ao meu ver é uma entidade FORTE!

  • Qual a entidade (plano conceitual) que está associada a segunda tabela (plano lógico)...Reparem ele usou o particípio "associada" e não relacionada....Respondendo a tabela dependente se associa a uma entidade do plano conceitual fraca.

    Acho que é isso galera!!

  • e o Português vai bem, neh fiote?

  • Em síntese a questão quer saber que tipo de entidade é "dependentes dos funcionários".

    Como ela depende da primeira, então tem-se uma entidade fraca.

    Portanto, gabarito letra A.

  • Podemos reescrever/interpretar a questão desta maneira:

    O que se pode dizer da entidade (plano conceitual) associada à segunda tabela (plano lógico)?

    Por ser uma entidade dependente da entidade que está associada à primeira tabela ("funcionários"), trata-se de uma entidade fraca.

    Gabarito: Resposta A

    Grato pela explicação.


ID
1769896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a sintaxe correta para se obter, empregando-se a cláusula select em um banco de dados, uma lista com nomes não repetidos dos cargos de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • A expressão SELECT DISTINCT serve para retornar apenas os valores sem duplicidade de determinados conjuntos de campos. Desse modo, o SELECT DISTINCT pode ser utilizado para o conjunto de um ou mais campos. No exemplo ele utiliza apenas o campo nome.

  • c-

    se esta pedindo nome, consideram-se somente as opcoes que constam select nome, onde o distinct retorna somente registros sem repetição

  • O termo "distinct",serve para selecionar termos,e evitar repetições.


ID
1769899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente o modelo de dados em que uma linha é chamada de tupla, um cabeçalho de coluna é chamado de atributo e uma tabela é chamada de relação.

Alternativas
Comentários
  • B - Modelo Relacional - Tupla ( Registro ), Cabeçalho da Coluna ( Atributo ), Tabela ( Relação )

  • LETRA B.

    Segundo Navathe(2011,p.39),"Na terminologia formal do modelo RELACIONAL, uma linha é chamada de tupla, um cabeçalho da coluna é chamado de atributo e a tabela é chamada de relação."

    *SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011.

  • (Q261473) Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Analista de Processos

    No modelo relacional, os dados são representados, independentemente de seus tipos, em forma de tabelas (relações), ou seja, por meio de linhas (tuplas) e colunas (domínios). (C)

  • b-

    Banco de dads relacionais tratam registros como tuplas, organizados em colunas, que representam seus atributos.

  • GABARITO C!

    O modelo relacional é um modelo de dados representativo, adequado a ser o modelo subjacente de um SGBD, que se baseia no princípio de que todos os dados estão armazenados em tabelas. 


ID
1769902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

create table departamento (

   coddepto integer primary key, nomedepto varchar(100)

);

create table professor (    

   codprof integer primary key,

   nomeprof varchar(100),

   coddepto integer,

constraint fkprofessor foreign key (coddepto) references departamento);

Assinale a opção correta acerca do diagrama de entidade e relacionamento que representa a declaração relativa ao código SQL apresentado acima.

Alternativas
Comentários
  • uma chave estrangeira (FK) faz referência à tabela pai/mãe e normalmente também indica uma multiplicidade do tipo 1:n. onde 1 refere-se à tabela pai/mãe e n à tabela filho. Sendo assim, é fácil localizar a alternativa correta com base no diagrama de pé de galinha, onde o pé de galinha indica onde está a tabela filha. No código SQL a constraint indica a localização da chave estrangeira. 

  • Sabendo-se que chave primária é PK, e não PFK, já se eliminam as alternativas A, C e E. Se no código é informada uma chave estrangeira (FK) na tabela professor, então essa tabela deve referenciar outra, sobrando apenas a opção B, já que a D não relaciona as tabelas.

  • Letra B -  De acordo com o código SQL a tabela departamento é a entidade PAI e a tabela professor é a entidade filha. Bem como, o relacionamento implementado pela chave estrangeira na tabela professor, utilizando o atributo (coddepto), define que haverá uma cardinalidade máxima de 1 e uma carddinalidade mínima de zero. Sendo assim, um professor pode estar associado a 0 ou 1 departamento. No entanto, um departamento pode ter vários (N) professores. Desta forma a representação pelo diagrama de entidade e relacionamento está correta, o que pode ser verificado pelo símbolo de cardinalidade um na entidade departamento e pelo símbolo pé-de-galinha na entidade professor.

    GABARITO: LETRA 'B'

    OBS.: Chave primária é PK (primary key), e não PFK.


ID
1769905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em desenvolvimento de sistemas, a linguagem padrão usada para especificar, visualizar, documentar e construir artefatos de um sistema e que apresenta, como vantagem, a visualização gráfica, que torna o entendimento do sistema mais fácil para o ser humano, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • A) correta.

    Na área de Engenharia de Software, a Linguagem de Modelagem Unificada (do inglês, UML - Unified Modeling Language) é umalinguagem de modelagem que permite representar um sistema de forma padronizada.

    A UML não é uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre os objetos.

    Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP(Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.


  • Essa foi pra não zerar rsrs

  • a) UML. (universal modelling language) é uma linguagem de modelagem padronizada por OMG (objeto management group) e permite a visualização de qualquer parte do sistema por qualquer usuario qyue conheça a notação usada em UML


ID
1769908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do padrão XML que define uma gramática para identificar nós ou conjuntos de nós em documentos XML, bem como que descreve o local de elementos e atributos XML como um caminho similar para URLs ou diretórios em seu sistema de arquivos local.

Alternativas
Comentários
  • XPath, a XML Path Language, é uma linguagem de consulta (Query Language) para selecionar nós de um documento XML. Ademais,XPath pode ser usada para computar valores (por exemplo, strings, números ou valores booleanos) do conteúdo de um documento XML.XPath foi definido pelo World Wide Web Consortium (W3C).


ID
1769911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

public class EstruturaDeDados {

       public static void main(String[] args) {

         // TODO code application logic here

         Integer A [] = {20,39,10,14};

           EstruturaDeDados a = new EstruturaDeDados();

         a.escreva(A);

         a.gnomeSort(A);

         a.escreva(A);

      }

      public void gnomeSort (Integer A [] ) {

         int i;

         int n;

         i = 0;

         n = A. length;

         while (i < n) {

                if (i==0 A [i-1]<=A [i])

                    i = i+1;

                else {

                    int aux;

                    aux = A [i];

                    A [i] = A [i-1];

                    A [i -1] = aux;

                     this.escreva(A);

                     if (i >0)

                         i = i -1;

                }

          }

       }

       public void escreva (Integer A[]){

          int i;

          int n;

          n = A.length;

          for ( i=0; i<n; i++) {

               System.out.print (A[i]+" , ");

           }

          System.out.println (" ");

       }

}

Assinale a opção que apresenta corretamente o resultado obtido após a execução do código Java apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Na parte do código:  if (i==0 A [i-1]<=A [i]) é gerado um erro porque não existe essa expressão. Na verdade ela nem compila. Aí fica a dúvida poderia ser de vários tipos. Vou dar dois exemplos que levam a caminhos diferentes:

    exemplo 1:  if (i==0  && A [i-1]<=A [i])
    exemplo 2:  if (i==0 || A [i-1]<=A [i])

    Pode-se perceber que leva a resultados totalmente diferentes.

  • Acho que deverá ser anulada. O Código está incompleto nessa parte: if (i==0 A [i-1]<=A [i])

    Afinal de contas temos um && ou um ||?
  • Questão mal formulada. Primeiramente, a questão contém um erro no código. Falta um operador lógico na linha 16.

    Por outro lado, pode-se deduzir por teste que o operador correto suprimido é OR (II). Poís AND levarai a um ponteiro i = -1, gerando um erro. Entretanto, mesmo considerando OR a alternativa mais próxima porém incorreta do resultado seria a letra "A", pois a impressão da linha 8 aponta para o array A privado do médoto main. Este array não foi alterado, pois o método gnomeSort recebe uma cópia do array apenas, ficando o array original intacto mesmo após a execução do "a.gnomeSort(A);".

    O resultado correto "seria":

     

    20 , 39 , 10 , 14 ,  (array original)
    20 , 10 , 39 , 14 , 
    10 , 20 , 39 , 14 , 
    10 , 20 , 14 , 39 , 
    10 , 14 , 20 , 39 , 
    20 , 39 , 10 , 14 ,  (array original intacto)

    Ainda há outro problema, todo vez que um objeto EstruturaDeDados é instanciado, ele executa o método construtor (main) da classe EstruturaDeDados que por sua vez instancia outro objeto EstruturaDeDados. Criando um processo recursivo infinito.


ID
1769914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sabendo que o código de resposta HTTP (HTTP Response) informa se determinada requisição foi completada com sucesso ou se houve algum problema, sendo a classe da resposta especificada pelo primeiro dígito do código, assinale a opção que apresenta corretamente o nome e a descrição da classe de erro que se inicia com o dígito 5xx.

Alternativas
Comentários
  • The first digit of the Status-Code defines the class of response. The last two digits do not have any categorization role. There are 5 values for the first digit:

     

    - 1xx: Informational - Request received, continuing process

    - 2xx: Success - The action was successfully received, understood, and accepted

    - 3xx: Redirection - Further action must be taken in order to complete the request

    - 4xx: Client Error - The request contains bad syntax or cannot be fulfilled

    - 5xx: Server Error - The server failed to fulfill an apparently valid request

     

    SOURCE: https://www.w3.org/Protocols/rfc2616/rfc2616-sec6.html

  • 1xx - Informação – servidor envia informações para o cliente de que sua requisição foi recebida e está sendo processada;

    2xx - Sucesso – indica que a requisição do cliente foi bem sucedida;

    – Exemplo: foi solicitada uma página e ela veio certa. O código 200 é o comum para mostrar o sucesso do recebimento.

    3xx - Redirecionamento – informa a ação adicional que deve ser tomada para completar a requisição;

    – Exemplo: página da web que deixa um link para redirecionamento da hospedagem atual da página. (o cara mudou o domínio, a url que você colocou não chega mais no servidor que você colocou, mas ele deixa o código 3xx de redirecionamento da página para onde ela está agora hospedada).

    4xx - Erro no cliente – avisa que o cliente fez uma requisição que não pode ser atendida;

    – Exemplo: o endereço da página está errado. (ex. error 404).

    5xx - Erro no servidor – ocorreu um erro no servidor ao cumprir uma requisição válida.

    – Exemplo: o cliente escreveu o endereço correto, mas o servidor da página não está respondendo. Pode ser que o servidor esteja inoperante

    Jósis Alves - prof. Gran Cursos

  • bizu pra lembrar na hora da prova. já me safa bastante

    1xx: 1NFORMAÇÃO 

    - 2xx: twoCESSO 

    - 3xxR3DIRECIONAMENTO 

    - 4xx: Erro no cliente - esse vai ter q ser na tora

    - 5xx: 5ERVIDOR COM ERRO 

     

  • gab c

    1xx informativo (mensagem recebida,

    sendo processada)

    2xx sucesso

    3xx redireção

    4xx erro no cliente

    5xx erro no servidor


ID
1769917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente um conteúdo com a notação JSON (JavaScript Object Notation).

Alternativas
Comentários
  • No JSON um objeto é um conjunto de pares tipo nome/valor, por exemplo, "nome":"Bob Moore". Um objeto vai começar com { e terminar com }, seguindo mesmo exemplo teriamos:  {"nome":Bob Moore"}.  Cada nome é seguido por  dois pontos ' : ' e se for preciso ter pares este será seguido por vírgula ' , ' por exemplo, "nome":"Bob Moore","pais":"USA". Dessa forma, temos a conclusão de que o JSON é constituído de duas estruturas:  uma coleção de pares/valor e uma lista ordenada de valores. Com isso já eliminamos a letra A, B, C, e ficamos com a letra E que tenta confundir usando caracteres  tais como ( ) [ ] => totalmente diferente das formas do JSON que acabamos de ver e isso vai dificultar a leitura para os seres humanos e com o JSON não queremos isso, pelo contrário, tem que ser de fácil leitura e interpretação. Com isso temos que a LETRA D é a correta.   Bons estudos =P

  • Lembrar da linguagem padrão java já basta.

  • A) texto livre

    B) csv

    C) xml

    D) json

    E) data array em PHP

  • no link a seguir há uma ótima explicação do formato JSON: https://www.json.org/


ID
1769920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

<! DOCTYPE html>

<html>

<body>

<h1>HTML</h1>

    <svg width="200" height="200"

         style="fill : rgb (255,255,255); stroke:rgb (0,0,0)">

       <rect width="200" height="200" />

       <circle cx="100" cy="100" r="40" />

       <line x1="0" y1="100" x2="100" y2="200" />

       <line x1="100" y1="200" x2="200" y2="100"/>

       <line x1="200" y1="100" x2="100" y2="0" />

       <line x1="100" y1="0" x2="0" y2="100" />

    </svg>

 </body>

</html>

Assinale a opção que apresenta o resultado do código HTML acima em um navegador compatível.

Alternativas
Comentários
  • E a tag h1? Não foi escrita na resposta pq? Alguém explica?
  • André Amorim. Isso também me confundiu um pouco. Na verdade ela saiu. Só que da forma que tá no site ficou parecendo parte da letra c.

ID
1769923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção correta acerca do código HTML que faz referência a um arquivo de folha de estilo (CSS).

Alternativas
Comentários
  • A tag define uma ligação entre um documento e um recurso externo.

    A tag é usado para conectar-se a folhas de estilo externas.

  • b-

    este é o tipo de css externo. Ha tambem css inline, o qual é no tag do elemento que vai receber estilo. css tambem pode ser declarado no head, atraves da espcificação style.


ID
1769926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a sintaxe correta para se declarar e iniciar uma variável do tipo array utilizando-se a linguagem JavaScript.

Alternativas
Comentários
  • Tudo o que você precisa saber de arrays em javascript: http://www.w3schools.com/js/js_arrays.asp

  • e-

    Em javcascript, ha varios meios de declarar array. em todos eles, o detalhe q se repete é uso da palavra-chave var


ID
1769929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sítios responsivos

Alternativas
Comentários
  • Basicamente são sites compatíveis com todos os tamanhos de tela utilizados, não apenas para celular, tablets, mas também para navegadores que não estejam com a tela maximizada (No caso do Mac em que a janela não abre maximizada automaticamente), computadores com telas pequenas, como de 10” em que possuem uma resolução menor. Em resumo, são sites que se encaixam em sua área de visualização.

  • GAB: LETRA C

    Sites responsivos são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exacutadas.


ID
1769932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A tecnologia JavaServer Faces (JSF) divide-se nas camadas

Alternativas
Comentários
  • O JSF segue o padrão arquitetural MVC ( Model-View-Controller) e faz o papel do Controller da aplicação. Resposta: C

  • c-

    O Java Server Faces (JSF) é o framework padrão Java para aplicações web com JEE. Implementa componentes visuais para WEB usando MVC (model-view-controller), dividindo responsabilidades de uma aplicação em três camadas distintas:


    1. View: renderização da interface gráfica
    2. Controller: receber e tratar os eventos da View.
    3. Model: lógica de negócios


ID
1769935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O conjunto de um ou mais campos cujos valores, considerando-se a combinação de todos os campos da tupla, nunca se repetem e que podem ser usados como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Chaves primárias (em inglês, Primary keys ou "PK"), sob o ponto de vista de um banco de dados relacional, referem-se aos conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinação de valores em caso de mais de uma chave primária, nunca se repetem na mesma tabela e, desta forma, podem ser usadas como um índice de referência para criar relacionamentos com as demais tabela do banco de dados (daí vem o nome banco de dados relacional). Portanto, uma chave primária nunca pode ter valor nulo, nem repetição.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chave_prim%C3%A1ria

  • Gabarito: Letra E

     

    A chave primária, ou primary key, é o conceito mais básico relacionado à organização em um banco de dados. Toda tabela irá possuir uma, e somente uma, chave primária. Essa chave é utilizada como o identificador único da tabela, sendo, então, representada, por aquele campo (ou campos) que não receberá valores repetidos.

     

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/sql-aprenda-a-utilizar-a-chave-primaria-e-a-chave-estrangeira/37636

  • GAB. letra E

     

    "conjunto de um ou mais campos"..."nunca se repetem.."

     

    (2018/ABIN) Chave primária é o conjunto de um ou mais atributos para identificar uma tupla de uma entidade. CERTO

    (2012/TRE-RJ) Chave primária é um conjunto de um ou mais atributos que define uma única tupla em uma relação. CERTO

    (2015/TCU/Auditor) Chave primária é um campo, ou um conjunto de campos, que abriga valores que individualizam cada registro. Esse campo não pode repetir-se em uma mesma tabela. CERTO

     

  • A chave primária identifica um registro na tabela e por isso não pode ser repetido.

  • Cada linha em uma tabela deve ser identificada por uma Chave Primária, de modo a não haver duplicação de registros.

  • CERTO

    Em uma tabela de um banco de dados relacional, se uma restrição de chave primária for definida como composta de mais de uma coluna, os seus valores poderão ser duplicados em uma coluna; no entanto, cada combinação de valores de todas as colunas na definição da restrição de chave primária deve ser exclusiva.

  • O conjunto de um ou mais campos cujos valores, considerando-se a combinação de todos os campos da tupla, nunca se repetem e que podem ser usados como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados é o conceito clássico de chave primária.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Uma questão dessa em certo ou errado a resposta seria errado para chave primária, pois a candidata tbm poderia se enquadrar


ID
1769938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No Scrum, uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, um Sprint

Alternativas
Comentários
  • Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.


    No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.


    As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.


    A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.


    Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.


    Fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

  • ótimo resumo do silas

  • a) Product Backlog

    b) impedimento

    c) sprint backlog

    d) user Story

    e) Sprint


ID
1769941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A classe do pacote Java.SQL que contém os dados resultantes de uma consulta SQL é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C) ResultSet

    Segue um exemplo:

    Statement stmt = con.createStatement( ResultSet.TYPE_SCROLL_INSENSITIVE, ResultSet.CONCUR_UPDATABLE);

    ResultSet rs = stmt.executeQuery("SELECT a, b FROM TABLE2"); // rs will be scrollable, will not show changes made by others, // and will be updatable

     

    https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/sql/ResultSet.html


ID
1769944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do serviço de proxy em redes de computadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Aqui nesse site explica como configurar o Squid. No código podemos observar que a primeira linha é justamente a diretiva http_port. https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Servidor-proxy-com-Squid-Instalacao-e-configuracao
  • O Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros.[1] Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições frequentes de páginas web numa rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso.

    O Squid foi escrito originalmente para rodar em sistema operacional tipo Unix, mas ele também funciona em sistemas Windows desde sua versão 2.6.STABLE4.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Squid

  • Qual é o erro da alternativa A?

  • Qual é o erro da alternativa A?

     

  • Letra A - Acredito que o correto seria protocolo HTTP, pois o proxy, em redes corporativas em geral, tem como uma das finalidades impedir o acesso dos funcionários a determinados sites, como Facebook e outras redes sociais.

     

    Q616301 - Uma das características mais importantes do proxy é a restrição de acesso a sítios não autorizados, executada por meio de listas de controle de acesso (access control lists).

    Gab: Correto

     

    Na Letra D - Eles podem utilizar criptografia, mas a questão generalizou dando a entender que todos usam.

     

    Letra E - Ele não substitui completamente o firewall, mas pode ser utilizado como complemento. 

  • Q607703

    O servidor proxy é um tipo de gateway, também usado em substituição a um firewall, pois se comunica com o navegador usando HTTP e, com os servidores, usando qualquer outro protocolo definido, incluindo-se o próprio HTTP.

    Gabarito CERTO

  • Proxy Squid realiza filtros na camada de aplicação ( Roteadores, Pacotes)

    Força e Honra


ID
1769947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do servidor DNS/BIND (Domain Name System/Berklay Internet Domain), cuja funcionalidade é resolver nomes da rede, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Xxxxxx

    O servidor de nomes padrão na maioria das distribuições de Linux é o software named que está incluso no pacote BIND - Berkeley Internet Name Domain. O pacote BIND, além do servidor DNS, oferece também: biblioteca em linguagem C para ser utilizada em clientes DNS chamada de biblioteca resolver; o utilitário para administração rndc - remote name daemon control program; e os utilitário host para consulta em servidores DNS.

    Porta do DNS é 53

  • BIND (Berkeley Internet Name Domain ou, como chamado previamente, Berkeley Internet Name Daemon[1] ) é o servidor para o protocolo DNS mais utilizado na Internet,[2] especialmente em sistemas do tipo Unix, onde ele pode ser considerado um padrão de facto. Foi criado por quatro estudantes de graduação, membros de um grupo de pesquisas em ciência da computação da Universidade de Berkeley, e foi distribuído pela primeira vez com o sistema operacional 4.3BSD. O programador Paul Vixie, enquanto trabalhava para a empresa DEC, foi o primeiro mantenedor do BIND. Atualmente o BIND é suportado e mantido pelo Internet Systems Consortium.

    Para a versão 9, o BIND foi praticamente reescrito. Ele passou a suportar, dentre outras funcionalidades, a extensão DNSSEC e os protocolos TSIG e IPv6.

    O BIND possui diretórios e arquivos de configuração que possui os arquivos do banco de dados do domínio. os arquivos desse banco de dados desse domínio são chamado de arquivos de zona.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/BIND

  • Para quem não está acostumado com essa parte de servidores, memorize o seguinte: servidor DNS é quase sinônimo de BIND! Se você ainda não o conhece e não leu sobre ele, recomendo uma passada rápida na URL https://www.isc.org/downloads/bind/.

    Gabarito: C

  • Se eu entendi bem, o erro da letra A está nos parâmetros contidos dentro do etc/resolv.conf

    O NS (name server) sozinho não é utilizado para definir propriedades básicas do domínio e sua zona. Ele é usado para definir o nome do ip em que estão listados. Para que se configure as propriedades básica do domínio, é necessário que os três parâmetros estejam corretos do resolv.conf além do NS, a saber: domain (especifica o nome do domínio) e o search (procura o nome do servidor).

    Quaisquer equívocos, podem me chamar no pv.

    Em frente e enfrente.


ID
1769950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É correto afirmar que o termo metáforas de interface está associado a um modelo conceitual

Alternativas
Comentários
  • É todo elemento gráfico, correspondente ao mundo real, que possui ações ou hiperlinks para outras telas ou páginas. Simples como sua definição, a metáfora em interfaces gráficas vem se tornando um ponto importante para a usabilidade e o design elegante de telas.

    Fonte: http://imasters.com.br/artigo/6038/usabilidade/o-uso-de-metaforas-em-interfaces-graficas-um-facilitador-para-o-entendimento-e-navegacao/

  • Metáforas de interface são modelos conceptuais desenvolvidos para serem semelhantes de alguma forma, aos aspectos de uma entidade física, como por exemplo:

    MOTOR DE BUSCA- Faz uma metáfora com um motor

    PORTAL WEB- Portal vem de porta. Metáfora que remete à "entrada"

    LIXEIRA- lixeira é o exemplo mais clássico de metáfora. Alguns sistemas operacionais inserem sons reais para a acção de colocar algo numa lixeira.

    FOLHA VIRANDO-alguns sistemas interactivos, simulam o movimento do virar de uma folha, quando o usuário passa para uma nova página.

    http://multimediaturma.blogspot.com.br/2010/02/metaforas-de-interface.html

  • Metáforas são usadas na fase de elicitação de requisitos.


ID
1769953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O meio usado para realizar a comunicação entre computadores em uma rede pode ser um cabo ou o ar. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Cabos de fibra óptica são indicados em situações onde seja necessário enviar dados por longas distâncias. Esse meio físico usa a luz para gerar os sinais e, consequentemente, atinge enormes taxas de transmissão. Por outro lado o custo com manutenção e implementação é muito mais elevado, de forma que são utilizados apenas em aplicações especiais.
  • bom ta certo e errado pelos meus estudos uma monomodo pode passar de 100 km

  • Fibra óptica monomodo : distância longa é de 80 km (10gbps) e 40km (100 gbps)... não entendi a questão.

  • Curiosidade...

     

    Engenheiros quebram barreiras de potência e distância para comunicações em fibra ótica

     

    12 MIL KM SEM REPETIDOR

    Em experimentos de laboratório, os pesquisadores da UC San Diego decifraram com êxito as informações depois que elas viajaram 12.000 km em cabos de fibra ótica com amplificadores padrão e sem repetidores, que são regeneradores eletrônicos.

    As novas descobertas efetivamente eliminam a necessidade de regeneradores eletrônicos colocados periodicamente ao longo do link de fibra. Estes regeneradores são na verdade supercomputadores e deve ser aplicados a cada canal na transmissão. A regeneração eletrônica nas modernas transmissões de ondas luminosas que propaguem entre 80 e 200 canais também determina o custo total do equipamento e das operações e, mais importante ainda, evita a construção de uma rede ótica transparente. Como resultado, eliminar a regeneração periódica eletrônica altera drasticamente a economia da infra-estrutura de rede, permitindo uma transmissão de informações mais barata e mais eficiente.

     

    Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/engenheiros-quebram-barreiras-de-potencia-distancia-para-comunicacoes-em-fibra-otica-16553213

  • Direto ao ponto! (Conteúdo você já tem de ter estudado)

    erro = vermelho

    azul = correto

    O meio usado para realizar a comunicação entre computadores em uma rede pode ser um cabo ou o ar. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

    A) Cabos de fibra óptica, que são divididos em monomodo e multimodo, proporcionam altas taxas de transmissão e podem percorrer distâncias de até 100 km.

    B) Os cabos Gbps full-duplex, que são do tipo UTP categoria 5, possuem uma película de metal enrolada sobre o conjunto de pares trançados. (CREIO QUE NÃO HÁ PELÍCULA, POIS NÃO É BLINDADO)

    C) Atualmente há nove tipos (SÃO 8) de cabo UTP (Unshielded Twisted Pair), sendo o mais popular o cabo de categoria 1 (CATEGORIA 5 e 6 = 10GB), que alcança velocidades de até 10 Gbps.

    D) O cabo STP (Shielded Twisted Pair), que não possui trançamento de fios, combina as técnicas de blindagem e foi utilizado na formatação da base do padrão Ethernet (NÃO BLINDADO e STP é blindado).

    E) Cabos coaxiais possuem fios com blindagem, apresentam alta resistência à interferência eletromagnética (BAIXA RESISTÊNCIA)e utilizam conectores RJ45.

    Prof. Rany - Projeto 70 pts.

    GABARITO: A)

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Fibra optica é usada em Backbone ligando continentes. Como que alcança distância de até 100km?

  • Quem usa rj45 é o cabo de par trançado.. para computadores e rj11 para telefone

    Coaxial utiliza BNC

  • Gabarito: letra A

    A- Cabos de fibra óptica, que são divididos em monomodo e multimodo, proporcionam altas taxas de transmissão e podem percorrer distâncias de até 100 km. CERTO

    B- Os cabos Gbps full-duplex, que são do tipo UTP categoria 5, possuem uma película de metal enrolada sobre o conjunto de pares trançados. ERRADO, UTP não é blindado.

    C- Atualmente há nove tipos de cabo UTP (Unshielded Twisted Pair), sendo o mais popular o cabo de categoria 1, que alcança velocidades de até 10 Gbps. ERRADO, categoria 1 é cabo de telefone. Cabos até 10 Gb, são cat 6, 6a e 7.

    D- O cabo STP (Shielded Twisted Pair), que não possui trançamento de fios, combina as técnicas de blindagem e foi utilizado na formatação da base do padrão Ethernet. ERRADO, STP é o cabo (blindado) de par trançado.

    E- Cabos coaxiais possuem fios com blindagem, apresentam alta resistência à interferência eletromagnética e utilizam conectores RJ45. ERRADO, não possui blindagem, e usa conector BNC ou RG6

  • O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um par de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos. O objetivo desse entrelaçamento é reduzir a indução de ruídos e manter as propriedades elétricas constantes do meio, em todo o seu comprimento. Este tipo de cabo pode ser usado em distâncias máximas de 100 metros.

    Cabo coaxial é uma espécie de cabo condutor usado para a transmissão de sinais. Ele recebe tal nome por ser constituído de várias camadas concêntricas de condutores e isolantes. O cabo coaxial é basicamente formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante, e ainda rodeado por uma blindagem. o cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores usados em linhas de transmissão, como proteção contra fenômenos da indução, que é causado por interferências elétricas ou mesmo magnéticas externas. Cabos coaxiais podem transmitir dados a distâncias consideradas grandes, sem que haja degradação do sinal: os do tipo 10Base2 podem ser utilizados em distâncias de até 185 metros.

    O cabo de fibra ótica é o que há de mais avançado em termos de transmissão de dados e energia via cabo. Esta ocorre com o envio de um sinal de luz codificado dentro do domínio de frequência do infravermelho (de 10 a 15 MHz). A transmissão pode ser feita por meio de diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. Estes últimos são mais eficientes em potência, já que possuem espessura reduzida. Entretanto, os de LED possuem menor custo e têm ciclo de vida maior do que os de laser. Como não sofrem interferência eletromagnética e de rádio frequência, os cabos de fibra ótica garantem total isolamento entre transmissor e receptor. Além disso, suas transmissões alcançam longas distâncias (acima de 1000 metros) embora sejam mais caros e de difícil instalação e manutenção quando comparados aos cabos coaxial e de par trançado.


ID
1769956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No tocante às tecnologias que conectam redes de longa distância, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Switched Multimegabit Data Service (SMDS) é um serviço de comutação de pacotes orientado a datagrama projetado para redes de alta velocidade de longa distância (WAN).


    Fonte: http://penta2.ufrgs.br/Liane/anuni/smds.html

  • Frame Relay é comutação por pacotes com conexão, também chamado de circuito virtual. É diferente da comutação por circuitos "pura" da PSTN, apesar de análoga (daí o nome circuito virtual). Acho que é isso!

  • Essa é uma prova pra técnico mesmo é? Que merda heim!

  • SMDS - Switched Multimegabit Data Services Serviço de dados público de alta velocidade baseado em comutação de pacotes que permite performance do tipo das LANs em MANs ou WANs sem limite de distância. Embora utilizando standards DQDB, o SMDS também pode ser utilizado sobre ATM.

    resposta: letra E


ID
1769959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos IPv4 e IPv6, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Ao contrário do que ocorre no IPv6, no IPv4 a fragmentação é processada pelos hosts emissores, e não pelo roteador.


    No IPV4 os roteadores podem relizar a fragmentação do datagrama caso seja necessário, já no IPV6 ela só pode ocorrer no host de origem, evitando overhead nos roteadores da rede. Quanto a remontagem de datagramas, tanto no IPV4 quanto no IPV6 o pacote só é reconstruído no destino.



    B) O protocolo IPv4 introduz capacidades de QoS e utiliza, para esse fim, o campo Flow Label.



    O campo Flow Label é usado no datagrama IPV6 para Qualidade de Serviço. O campo que tem essa mesma finalidade no IPV4 é o ToS (4 Bits), ou type of service.



    C) No IPv6, o ARP (Adress Resolution Protocol) utiliza requisitos do tipo broadcast e IGMP (Internet Resolution Management Protocol) para gerir relações locais de sub-redes.



    O ARP foi extinto do IPV6. No lugar dele se usa o NDP (Neighboor Discover Protocol). Não existe Broadcast em IPV6, apenas: Unicast, Multicast e Anycast.

    D) O protocolo IPv6 possui capacidades embutidas de autenticação e criptografia, bem como de proteção contra certos tipos de ataques de segurança, como, por exemplo, ataques de repetição.


    CORRETA


    E) O cabeçalho do IPv6 possui maior quantidade de informações, visto que possui maior controle sobre os dados. Um dos campos desse cabeçalho é o Checksum, que detecta erros no cabeçalho.



    Para reduzir o atraso de processamento nos roteadores, o cabeçalho do IPV6 foi modificado, ficando mais enxuto, passando de 13 no IPV4 para 8 campos no IPV6.

  • Segundo Forouzan: O IPv6 contém suporte para mais segurança - as opções de criptografia e autenticação no IPv6 propocionam confidencialidade e integridade ao pacote.

  • Letra D.

    Ressaltando que o IPSec passa a ser obrigatório no IPv6, o que corrobora sua capacidade embutida de autenticação e criptografia, bem como de proteção contra certos tipos de ataques de segurança, como, por exemplo, ataques de repetição.

  • resposta
    d) O protocolo IPv6 possui capacidades embutidas de autenticação e criptografia, bem como de proteção contra certos tipos de ataques de segurança, como, por exemplo, ataques de repetição.

    comentários
    a) é no IPv6 (e não no IPv4) que a fragmentação é processada pelos hosts emissores, e não pelo roteador.
    b) é no IPv6 (e não no IPv4) que o protocolo introduz capacidades de QoS e utiliza, para esse fim, o campo Flow Label (e o campo Traffic Class - DiffServ)
    c) IPv6 não usa broadcast, logo não usa ARP, usa o NDP
    d) correto, a segurança no IPv6 é nativa
    e) O cabeçalho do IPv6 possui 8 campos, já o IPv4 são 13 campos

    #ninja

  • O protocolo IPv6 possui capacidades embutidas de autenticação e criptografia, bem como de proteção contra certos tipos de ataques de segurança, como, por exemplo, ataques de repetição.

    PS. IPV6 dispensa servidor DHCP


ID
1769962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando-se o modelo OSI de redes de computadores, a definição do formato de quadro e dos procedimentos para acesso e controle ao nível físico da rede cabe à camada

Alternativas
Comentários
  • No modelo OSI, alguns nomes para as PDUs:

    Camada 4 -Segmento

    Camada 3-Pacote / Datagrama

    Camada 2-Quadro

    Camada 1-Bit

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocol_data_unit

  • cara, na camada 4 o PDU tem um peguinha aí

     

    se for TCP, PDU é segmento

    se for UDP, PDU é datagrama

     

    acima da camada 4  o PDU é conhecido como dados

  • Falou em quadro falou em camada de enlace.

  • a) de rede.ERRADO. A camada de rede oferece funcionalidades de identificação unívoca num segmento de rede, além de possibilidade de fragmentação das unidades de informação para seu tráfego adequado.

    b) de apresentação.ERRADO.A camada de apresentação trata de características de criptografia, compressão e codificação de dados.

    c) de transporte.ERRADO.No modelo OSI, a camada de transporte vai tratar de multiplexação (uso de diferentes portas para diferentes finalidades), controle de fluxo e sequenciamento, integridade e erros.

    d) de enlace.CORRETO.A principal tarefa da camada de enlace é transformar um serviço de transmissão bruto em uma linha que aparece livre de erros de transmissão. Isso é feito pela criação de quadros a partir de dados brutos e sua transmissão organizada. Se o serviço é confiável, o receptor confirma a recepção correta de cada quadro, enviando de volta um quadro de confirmação. Nessa camada, prevê-se também controle de acesso ao meio (como CSMA/CD e CSMA/CA) e mecanismos de controle contra drowning ("afogamento": que ocorre quando o transmissor envia mais do que o receptor consegue processar - é o controle de fluxo). 

    e) física.ERRADO. A camada física trata dos sinais elétricos e eletromagnéticos trafegando pelo meios físicos de maneira que possam ser eficientemente codificados e recuperados.

    Referências:

    ZIMMERMANN, Hubert, “OSI Reference Model-The IS0 Model of Architecture for Open Systems Interconnection”, IEEE, 1980, disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.136.9497&rep=rep1&type=pdf

    TANENBAUM, Andrew, “Redes de Computadores”, 4ª ed, Editora Campus, 2003, pgs. 37 e 439

    TANENBAUM, Andrew, “Redes de Computadores”, 5ª ed, Editora Prentice Hall, EUA,  2011, pgs. 193 a 251

  • CAMADA ENLACE:

     

    -Utiliza o quadro (frame) como unidade de medida

     

    -Responsável por prover um meio confiável entre os dispositivos

     

    -Interliga pontos de uma mesma rede

     

    -Detecta e corrige erros que por ventura venham a ocorrer

     

    -O Switch atua nessa camada

     

    GAB: D

  • LETRA D

    resumo:

    Aplicação: prover serviços de rede às aplicações;

    Apresentação: criptografia, codificação, compressão e formato de dados;

    Sessão: iniciar, manter e finalizar sessões de comunicações;

    Transporte: transmissão confiável de dados, segmentação;

    Rede: endereçamento lógico e roteamento, controle de tráfego;

    Enlace: endereçamento físico, transmissão confiável de dados, controle de erro e controle de fluxo;

    Física: interface com meios de transmissão e sinalização;

  • GABARITO D!

    .

    .

    Basta lembrar que a camada de enlace faz controle de erros.

  • Camada de Enlace

    Transmiste em formato de quadros / fraimes

    É responsável pelo controle de acesso ao meio, controle de erros , detecta erros etc...

  • Quadro/frame - Enlace

  • Resuminho

    1.     Física = bits

    2.     Enlace = quadros/frames

    3.     Rede= pacotes/datagramas

    4.     Transporte= segmentos

    5.     Aplicação = dados


ID
1769965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente tipos de topologias que podem ser utilizados na implantação de uma rede local.

Alternativas
Comentários
  • A topologia ponto-a-ponto é a conhecida como barramento pelo CESPE. Internet, intranet, extranet são arquiteturas e lado-a-lado nem é topologia!

  • Anel: Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série,formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino.

    Ponto-a-ponto: União de dois computadores, através de um mei de transmissão qualquer. Quando feita com o famoso cabo azul (redes Ethernet), tal cabo é denominado de cross-over.

    OBS: Cuidado p/ não confundir topologia com arquitetura.

  • 8 topologias básicas:

     

    *Ponto a ponto

    *Barramento

    *Anel

    *Estrela

    *Malha

    *Árvore

    *Híbrida

    *Daisy Chain

  • Ponto-a-ponto e multiponto são tipos de conexão e não topologias, né? Digo, a topologia em barramento é multiponto. As topologias em anel, estrela e mesh são ponto a ponto. Apesar da opção B parecer claramente errada por eu nunca ter ouvido falar em "topologia lado a lado" a alternativa C não me parece completamente correta.


    Gabarito: C

  • Jéssica, o termo ''ponto-a-ponto'' confunde pois pode ser utilizado em dois contextos distintos.

    Primeiro, como arquitetura de rede, quando estabelece uma relação entre máquinas; tem como sinônimo a nomenclatura ''par-a-par'' pois os dispositivos atuam sem hierarquia, ora funcionando como clientes, ora como servidores. Aqui, todas as máquinas oferecem e consomem recursos umas das outras. A arquitetura oposta seria a denominada ''cliente-servidor''.

    Segundo, pode ser utilizado quando se referir ao enlace de comunicação entre dispositivos - um cabo ou outro meio de transmissão ligando dois dispositivos.

    Esta confusão está explicada em um pdf que tenho. Não sou da área e procurei apenas sintetizar o conteúdo pra você. O Cespe cobra assim: Q579882.

  • lado-a-lado eu ri alto, pq na hora da prova o cespe põe coisas absurdas e agente fica com um medão de marcar!

    mas esse ponto-a-ponto confunde, pois pode ser usado em dois contextos.

    ponto-a-ponto: usado para conexão de máquinas SEM um servidor central

    ponto-a-ponto: como topologia de rede trata-se de uma topologia onde um ponto da rede é conectado diretamente a outro ponto da rede


ID
1769968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As camadas do modelo de arquitetura OSI que representam a camada de aplicação do modelo de arquitetura TCP/IP são as camadas

Alternativas
Comentários
  • Camadas 5,6 e 7 Osi representam camada 4 Tcp/ip

  • Gabarito: C

     

    Segue abaixo uma questão da CESPE que aborda o assunto:

     

    Provas: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Suporte de Sistemas 

    A respeito da arquitetura TCP/IP e OSI, julgue os itens seguintes.

    A camada de aplicação na arquitetura TCP/IP equivale às camadas de aplicação, apresentação e sessão da arquitetura OSI.

    CERTO

  • BY CESPE

    https://www.diegomacedo.com.br/wp-content/uploads/2012/02/modelo_osi_tcpip.jpg

  •  

    as camadas de aplicação,apresentação e sessão do modelo OSI, equivalem a camada de de aplicação do modelo TCP/IP

  • Gabarito C

    Associa as cores.

    Modelo OSI:

    Aplicação

    Apresentação

    Sessão

    Transporte

    Rede

    Enlace

    Física

    Modelo TCP/IP:

    Aplicação

    Transporte

    Internet

    Interface de Rede

  • LETRA C

    O modelo OSI foi utilizado como modelo universal.. o TCP/IP é é uma arquitetura apontada como a "evolução" do modelo OSI sendo aquele muito usado nos dias de hoje.

    OSI possui 7 camadas, TCP/IP possui 4 camadas aonde (aplicação, apresentação e sessão) da camada OSI foram implementadas dentro da camada de aplicação da TCP/IP.


ID
1769971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere que, em uma rede TCP/IP, uma sub-rede tenha sido criada usando-se a máscara 255.255.255.0. Com base nessas informações, assinale a opção que contém o número de máquinas da rede.

Alternativas
Comentários
  • um modo fácil de determinar a máscara e não criar mais hosts q o necessário é assim:

    o valor 255 em binário seria 8 uns: 11111111

    uma mascara 255.255.255.0 em binário fica:

    11111111.11111111.11111111.00000000

    aqui, nessa máscara, temos 8 zeros: 2^8 = 256 micros na mesma rede
    e os IPs ficam assim:
    192.168.0.0 rede
    192.168.0.1 à 192.168.0.254 hosts
    192.168.0.255 broadcast

    assim na verdade vc só tem 254 hosts disponíveis  pois 2 não são utilizáveis.

  • Obrigado professor de redes Walter do curso de sistemas, vc ensinou direitinho

    na verdade são 256, pois conta com à 0, porém a primeira e a ultima máscaras já são reservadas.

  • De início, se tivesse a opção 253 eu teria marcado.

  • Ah sei lá...Eu hein! kkkkk

  • GABARITO C

    Class A: 255.0.0.0= /8-> uma casa preenchida

    Class B: 255.255.0.0=/16-> duas casas preenchidas

    Class C: 255.255.255.0= /24-> três casas preenchidas

    IPV4 = 32 bits.

    Ficando assim:

    32bits - CDIR da máscara= n

    2^n= número de endereços

    (n) - endereço de rede - broadcast= número de hosts

    32-24=8

    2⁸=256

    256 - 1-1= 254 ( descontasse o endereço de rede e o endereço de broadcast) esses são os disponíveis

    -------------------


ID
1769974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em uma conexão do tipo cliente/servidor a requisição é inicializada

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Em HTTP o cliente sempre inicializa uma transação ao estabelecer a conexão e enviar uma requisição HTTP. O servidor não tem o controle para fazer uma conexão de retorno para o cliente. O cliente ou o servidor pode encerrar prematuramente uma conexão, como por exemplo, ao usar o browser, você pode clicar no botão parar e consequentemente parar o processo de atualização de uma pagina, assim finalizando a conexão HTTP com o web server.


    Fonte: http://protocoloti.blogspot.com.br/2012/11/http-requisicao-e-resposta.html

  • c-

    Servidor - passivo. Dá recursos.

    Cliente - ativo. Solicita recursos.

     

    Os servidores podem ser clientes de outros servidores. Um exemplo é um servidor internet, que é um cliente de um servidor de arquivos local que gerencia as páginas web armazenadas. Os servidores internet são clientes do serviço DNS, que mapea nomes de domínio internet e endereços IP. 


ID
1769977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Durante a utilização de um navegador de Internet, o serviço DNS é responsável por

Alternativas
Comentários
  • Um servidor DNS oferece resolução de nome para redes baseadas em TCP/IP. Ou seja, possibilita que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP numéricos, para identificar hosts remotos. Um computador cliente envia o nome de um host remoto a um servidor DNS, que responde com o endereço IP correspondente.


    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753635(v=ws.10).aspx