SóProvas



Prova COMPERVE - 2016 - UFRN - Bibliotecário - Documentalista


ID
2083798
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora estável lotada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte adotou uma criança com idade de dois anos. De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o prazo de duração de uma licença à adotante quando a criança adotada tem essa idade é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    Art. 210.  À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada.     

     

    Parágrafo único.  No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo será de 30 (trinta) dias.

     

    O Decreto 6.690/2008 instituiu o Programa de Prorrogação da Licença à Gestante e à Adotante para as servidoras públicas federais.
    No caso da gestante, o Decreto 6.690/2008 autoriza a prorrogação do afastamento por mais 60 dias. Assim, o prazo da licença à gestante passa a ser de 180 dias.


    Já para as servidoras adotantes, a prorrogação será de 45 dias no caso de criança de até um ano de idade, e de 15 dias no caso de criança
    com mais de um ano de idade. O total do prazo da licença à adotante passa a ser, então, de 135 dias e de 45 dias, respectivamente.

     

    Fonte: Direito Administrativo, Estratégia Concursos, Aula 05.

     

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  •                             Adoção                                                                 Gestante

    até 1 ano                          mais de 1 ano                       120 dias prorroga por mais 60

    90 dias                             30 dias

    prorroga por mais 45          mais 15

  • O STF mudou o entendimento em março de 2016. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão majoritária, decidiu que a legislação não pode prever prazos diferenciados para concessão de licença-maternidade para servidoras públicas gestantes e adotantes. Na sessão desta quinta-feira (10), os ministros deram provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 778889, com repercussão geral reconhecida.
  • A questão quer de acordo com De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90. 

    Mas para o STF como o colega falou não existe diferença entre licença-maternidade: adontante e gestantes.

    #FÉ

  • Os prazos da licença-adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença-adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada. STF. Plenário. RE 778889/PE, Rel. Min. Roberto Barroso, j. em 10/03/2016 (repercussão geral). 

  • -
    comentários à parte: acho um absurdo a pessoa adotar uma criança com apenas 2 anos e ter só 30 dias
    de licença para ficar com ela!

    Enfim, marcar o que na hora da prova? o que ta na Lei ou a Decisão do STF ¬¬

  • Segundo STF, hoje, o prazo máximo em qualquer situação é de 180 dias. Isso é a Jusrisprudência, mas a questão é taxativa ao pedir o que está escrito em lei.

     

    Gabarito A

  • Fernandinha, tem que ver o comando da questão se falar em recentes julgados vai pelo STF.

  • Art. 207. Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.
    Art. 210. À servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, serão concedidos 90 (noventa) dias de licença remunerada. (Vide Decreto nº 6.691, de 2008)
    Parágrafo único. No caso de adoção ou guarda judicial de criança com mais de 1 (um) ano de idade, o prazo de que trata este artigo será de 30 (trinta) dias.

    O Decreto 6.690/2008 prevê a prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias, totalizando o prazo de 180 dias.

    O STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

    Com isso, pode-se concluir que tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

    Gabarito: A

    Fonte: Lei 8.112 Esquematizada - Estratégia Concursos.

  • Adoção: Criança < 1 ano = 90 dias Criança > 1 ano = 30 dias Obs: Apenas mulheres
  • CRIANÇA ATÉ 1 ANO DE IDADE = 90 DIAS

    CRIANÇA + DE 1 ANO DE IDADE = 30 DIAS

  • Adotar ou obtiver guarda judicial de criança:

    - até 1 ano: 90 dias de licença remunerada.

    - com mais de 1 ano: 30 dias de licença remunerada.

  • De acordo com a 8112/90:

     

    Adotante---> ATÉ 1 ano = 90 dias / + de 1 ano = 30 dias /// STF = 120 dias (+60) de prorrogação sem prejuízo da remuneração.

    Maternidade --> 120 dias /// STF = 120 (+60) prorrogação

    Paternidade --> 5 dias /// STF= (+15) de prorrogação e ATÉ 20 (para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã)

    Natimorto e aborto (atestado) --> 30 dias

     

  • Sobre o art. 210 da lei 8.112/1990, o STF considerou, no julgamento do RE 778.889, com repercussão geral, que “os prazos da licença adotante não podem ser inferiores ao prazo da licença gestante, o mesmo valendo para as respectivas prorrogações. Em relação à licença adotante, não é possível fixar prazos diversos em função da idade da criança adotada”.

    Com isso, pode-se concluir que tanto a licença à gestante como a licença à adotante, independentemente da idade da criança, possuem o prazo de 120 dias, assegurado o direito à prorrogação por mais 60 dias.

    Lei nº 8.112/1990 atualizada e esquematizada (Estratégia Concursos)


ID
2083801
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo prescricional para a ação disciplinar considerando o tipo de penalidade prevista para a infração cometida. Para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a referida lei prevê o prazo prescricional de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

     

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • c)

    cinco anos.

  • Mnemônico: 1825

    180 dias - Advertência

    2 anos - Suspensão

    5 anos - Demais penalidades

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 142, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

    § 1º O prazo de prescrição começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

    § 2º Os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crime.

    § 3º A abertura de sindicância ou a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição, até a decisão final proferida por autoridade competente.

    § 4º Interrompido o curso da prescrição, o prazo começará a correr a partir do dia em que cessar a interrupção."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, conclui-se que, para os casos de condutas puníveis com a destituição de cargo em comissão, a lei 8.112 de 1990 prevê o prazo prescricional de 5 (cinco) anos.

    Gabarito: letra "c".


ID
2083807
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O adicional por serviço extraordinário está no rol das vantagens previstas na Lei nº 8.112/90. Segundo estabelece essa lei, o referido adicional deve respeitar o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.112/90

     

     Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

        Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • a)

    duas horas por jornada. 

  • Mais de 2 horas poderia inibir a realização de novos concursos (só pensar assim)

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os artigos elencados acima, conclui-se que adicional por serviço extraordinário deve respeitar o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    Gabarito: letra "a".

  • O serviço extraordinário será acrescido 50% em relação à hora normal, respeitando o limite máximo de 2 horas por jornada.


ID
2083810
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas expressas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), a gratificação natalina de servidor deve ser paga no mês de dezembro de cada ano, até o dia

Alternativas
Comentários
  • GRATIFICAÇÃO NATALINA - Popularmente conhecida como décimo terceiro salário!! =D

     

    LEI 8.112/90

     Art. 64.  A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano.

  • Gratificação natalina:

     

    - 1/12 avos da remuneração que o servidor fizer jus ao mês de dezembro 

    - Maior ou igual a 15 dias = 1 mês

    - Paga até o dia 20 do mês de dezembro

    - Não será considerada para o calculo de qualquer outra vantagem

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 64.  A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano.

  • d)

    20.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõem os artigos 63 e 64, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 63. A gratificação natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano.

    Parágrafo único. A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada como mês integral.

    Art. 64. A gratificação será paga até o dia 20 (vinte) do mês de dezembro de cada ano."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que a gratificação natalina de servidor deve ser paga no mês de dezembro de cada ano, até o dia 20 (vinte).

    Gabarito: letra "d".


ID
2083813
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do que expressamente dispõe o regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), analise as afirmativas a seguir.

I - I A licença concedida dentro do período de sessenta dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.
II - Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
III - O servidor da Administração Pública Federal não pode ser cedido à sociedade de economia mista.
IV - O servidor investido em mandato de Vereador será afastado do cargo, sendo -lhe facultado optar pela sua remuneração.

Das afirmativas, estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETA

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    II - CORRETA

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    III - ERRADA

    Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:
    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;
    II - em casos previstos em leis específicas.

    § 2º Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade cessionária efetuará o reembolso das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem.

    IV - ERRADA

    Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    III - investido no mandato de vereador:
    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;
    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

     

     

  • I - CORRETA

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    II - CORRETA

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissinal.

  • Lembrando que com a alteração do art. 93, caput da lei 8.112 o servidor poderá ser cedido para ocupar cargo de direção ou gerência em entidade de serviço social autônomo instituído pela União.

  • Os comentários já citados explicam perfeitamente todos os enunciados da questão.

    Apenas ratificando. GABARITO: A

  • GABARITO: LETRA A

    ITENS I e II CORRETOS

    Das Licenças

    Art. 82.  A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o artigo 82, da citada lei, "a licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação."

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 87, da citada lei, "após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional."

    Item III) Este item está incorreto, pois dispõem o caput e o § 2º, do artigo 93, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:

    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;

    II - em casos previstos em leis específicas.

    (...)

    § 2º Na hipótese de o servidor cedido a empresa pública ou sociedade de economia mista, nos termos das respectivas normas, optar pela remuneração do cargo efetivo ou pela remuneração do cargo efetivo acrescida de percentual da retribuição do cargo em comissão, a entidade cessionária efetuará o reembolso das despesas realizadas pelo órgão ou entidade de origem."

    Logo, considerando os dispositivos acima e por não haver óbice legal previsto em lei, o servidor da Administração Pública Federal pode ser cedido, sim, à sociedade de economia mista.

    Item IV) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 94, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração."

    - No caso do inciso I elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e receberá o subsídio do mandato eletivo (não há a opção de optar pela remuneração).

    - No caso do inciso II elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e poderá optar pela remuneração.

    - No caso do inciso III elencado acima, se houver compatibilidade de horários com o cargo de Vereador, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. Todavia, caso não haja compatibilidade de horários, aplica-se o mesmo caso do Prefeito (afasta-se do seu cargo e poderá optar pela remuneração).

    Gabarito: letra "a".


ID
2083816
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede. Com base nos preceitos da Lei nº 8.112/90, esse servidor foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito " A "

     

            Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • LETRA A

     

    Lei 8.112/90

     

    a) Remoção. Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     

    b) Reintegração. Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    c) Recondução. Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:        I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;        II - reintegração do anterior ocupante.

     

    d) Readaptação. Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Gab A.

    Art. 36: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede

    Remoção: Desloca servidor.

     

  • a)

    removido.

  • REMOÇÂO: É o deslocamento do servidor, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede;

    REDISTRIBUIÇÃO: É o deslocamento do cargo para outro órgão ou entidade;

  • Se desloca o servidor é REMOÇÃO.

    Se desloca o cargo é REDISTRIBUIÇÃO. 

    Reintegração, recondução e readaptação são formas de provimento (no caso da recondução é vacância também).

     

  • GABARITO: LETRA A

    Da Remoção

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 36, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração o que foi explanado, pode-se afirmar que, no caso de um servidor lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte o qual foi deslocado de ofício, no âmbito do mesmo quadro, sem ter havido mudança de sede, tal servidor foi removido. Ressalta-se que a reintegração, a recondução e a readaptação são conceitos os quais não se aplicam ao caso descrito em tela, sendo a remoção o único conceito cabível a partir do enunciado da questão.

    Gabarito: letra "a".


ID
2083819
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei nº 8.112/90, “reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado”. Com base nessa lei, um dos requisitos para a reversão no interesse da Administração é que

Alternativas
Comentários
  •   Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão; 

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária; 

            c) estável quando na atividade;

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

            e) haja cargo vago. 

  • LETRA A

     

  •  a)

    o servidor aposentado a tenha solicitado. 

  • GABARITO: A

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão

  • >>>>>>>>>>>>>>> Voluntário Está(vel) Solicitando Vaga(vago) há 5 anos.<<<<<<<<<<<<<<<<<

     Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

            II - no interesse da administração, desde que: 

            a) tenha solicitado a reversão; 

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária

            c) estável quando na atividade;

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; 

            e) haja cargo vago

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, sendo ela a alternativa que não apresente uma forma de provimento de cargo público. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Assim:

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou     

    II - no interesse da administração, desde que: 

    a) tenha solicitado a reversão

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária

    c) estável quando na atividade; 

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;     

    e) haja cargo vago.  

    Dito isso:

    A. CERTO. O servidor aposentado a tenha solicitado.

    Conforme art. 25, II, a, Lei 8.112/90.

    B. ERRADO. A aposentadoria tenha sido por invalidez.

    Conforme art. 25, II, b, Lei 8.112/90.

    C. ERRADO. O servidor esteja aposentado, também, em outro cargo público.

    Não há previsão legal.

    D. ERRADO. A aposentadoria tenha ocorrido nos últimos três anos, anteriores ao pedido.

    Conforme art. 25, II, d, Lei 8.112/90.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

  • UAI, MAS E O CASO DE REVERSÃO DE OFÍCIO PELA ADM. PÚB.???


ID
2083822
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A um servidor público federal em estágio probatório foi concedida a licença para o serviço militar. À luz do que estabelece a Lei nº 8.112/90, ao término do serviço militar, esse servidor deverá reassumir o exercício do cargo no prazo máximo de

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Gabarito letra C.

     

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

     

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

            Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

  •  c)

    trinta dias, sem remuneração.

  • Só para ajudar a fixar, são 30 dias SEM remuneração, para que ele queira voltar o mais rápido possível.

  • GABARITO: C

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo. 

    Obs.: Só lembrando que se o servidor não reassumir o cargo em no máximo 30 dias, ele será EXONERADO.

    Em caso de dúvidas sobre se o servidor, neste caso, tem ou não direito a remuneração, BASTA PENSARMOS QUE SE ELE TIVESSE DIREITO A ATÉ 30 DIAS REMUNERADOS, PARA QUE ELE VOLTARIA ANTES DO 30º DIA???  A administração, não remunera, portanto, para que instigue o servidor a reassumir o cargo o mais breve possível (antes dos 30 dias permitidos pela lei 8.112/90 no caso). 

    Tamos juntos nessa batalha!!!

    Que Deus nos ilimine!!!

     

  • GABARITO: LETRA C

    Da Licença para o Serviço Militar

    Art. 85.  Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único.  Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 85, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 85. Ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença, na forma e condições previstas na legislação específica.

    Parágrafo único. Concluído o serviço militar, o servidor terá até 30 (trinta) dias sem remuneração para reassumir o exercício do cargo."

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração as explicações elencadas acima, conclui-se que, no caso de a um servidor público federal em estágio probatório ter sido concedida a licença para o serviço militar, à luz do que estabelece a Lei nº 8.112/90, ao término do serviço militar, tal servidor deverá reassumir o exercício do cargo no prazo máximo de 30 (trinta dias), sem remuneração.

    Gabarito: letra "c".


ID
2083825
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece prazos para a nomeação, posse e entrada em exercício de pretenso servidor. Nos termos dessa lei, se o servidor nomeado não tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicação da nomeação, será

Alternativas
Comentários
  •   Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    [...]

            § 6o  Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

    [...]

            § 1o  A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Não respeitou o prazo da:

    Posse> tornará sem efeito o ato de provimento.

    Entrada em exercício> exoneração de ofício 

    ---

    #AFT

  • d)

    tornado sem efeito o ato de provimento.

  • Se não cumprido os prazos:

    Nomeaça a posse: em 30 dias, torna-se sem efeito.

    Posse ao exercicio: 15 dias, exonerado.

  • D) tornado sem efeito o ato de provimento

  • GABARITO: D

    Art. 13. § 6o Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 13, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    § 2º Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.

    § 3º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    § 4º Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    § 5º No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

    § 6º Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, pode-se afirmar que, nos termos da lei 8.112 de 1990, se o servidor nomeado não tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicação da nomeação, será tornado sem efeito o ato de provimento de tal servidor.

    Gabarito: letra "d".

  • ART. 13. A POSSE DAR-SE-Á PELA ASSINATURA DO RESPECTIVO TERMO, NO QUAL DEVERÃO CONSTAR AS ATRIBUIÇÕES, OS DEVERES, AS RESPONSABILIDADES E OS DIREITOS INERENTES AO CARGO OCUPADO, QUE NÃO PODERÃO SER ALTERADOS UNILATERALMENTE, POR QUALQUER DAS PARTES, RESSALVADOS OS ATOS DE OFICIO PREVISTOS EM LEI.

    PARAGRAFO 1º A POSSE OCORRERÁ NO PRAZO DE TRINTA DIAS CONTADOS DA PUBLICAÇÃODO ATO DE PROVIMENTO.

    PARAGRAFO 3º A POSSE PODERÁ DAR-SE MEDIANTE PROCURAÇÃO ESPECIFICA

    PARAGRAFO 4º SÓ HAVERÁ POSSE NOS CASO DE PROVIMENTO DE CARGO POR NOMEAÇÃO.

    PARAGRAFO 6º SERÁ TORNADO SEM EFEITO O ATO DE PROVIMENTO SE A POSSE NÃO OCORRER NO PRAZO PREVISTO NO PARAGRAFO 1º 


ID
4139554
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

O propósito comunicativo dominante no texto é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Resposta na parte destacada:

     ''Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada. 

     Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? ''

  • Discordo total do gabarito. Totalmente forçado.

  • Texto Chatinho!


ID
4139560
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

Considere as seguintes afirmativas acerca da paragrafação e da progressão temática do texto:


I O 1º parágrafo introduz o tema sem sinalizar a ideia central a ser desenvolvida no texto.

II A ideia central do terceiro parágrafo é apresentada já em seu primeiro período.

III A presença de subtítulos entre os parágrafos prejudica a progressão temática do texto.

IV O 4º parágrafo é determinante para a progressão das ideias discutidas no texto.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas

ID
4139578
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

As questão refere-se ao trecho a seguir.

Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.


A primeira palavra destacada no trecho funciona como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto: conjunções adversativas (sinônimos = de oposição, contraste).

    Portanto ''Mas'' é uma conjunção adversativa, cuja função é opor ideias presentes em períodos distintos.

  • A palavra ''mas'' representa uma conjunção coordenada adversativa, fazendo a oposição de ideias presentes em períodos distintos.

    Gabarito: D

  • A questão é sobre conjunções e quer saber sobre a conjunção MAS em "Mas há a teoria divertida...". Vejamos:

     .

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

    Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     .

    A) conjunção subordinativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

    Errado. Não é conjunção subordinativa, mas, sim, conjunção coordenativa adversativa.

     .

    B) conjunção subordinativa, relacionando ideias de um mesmo período.

    Errado. Não é conjunção subordinativa, mas, sim, conjunção coordenativa adversativa.

     .

    C) conjunção coordenativa, relacionando ideias de um mesmo período.

    Errado. É conjunção coordenativa adversativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

     .

    D) conjunção coordenativa, opondo ideias presentes em períodos distintos.

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

     .

    Gabarito: Letra D

  • Interessante para resolver a questão é retornar ao texto e entender que a conjunção sob análise conecta dois parágrafos, opondo as ideias do trecho trazido à baila às do anterior, funcionando como um mecanismo de coesão textual.


ID
4139581
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para a questão desta prova.


Astrônomos desconfiam que topamos com civilização alienígena superavançada

Por Fábio Marton

    Há algo estranho no céu da Via Láctea. Astrônomos em colaboração com o Instituto SETI da Universidade de Berkley (EUA) anunciaram que pretendem apontar radiotelescópios para uma estrela na qual, suspeitam, pode existir uma civilização superavançada.
    A estrela atende pelo indigesto nome de KIC 8462852 e vem sendo observada pelo telescópio espacial Kepler desde 2009, em busca de planetas. Um grupo de colaboradores pela internet – o Kepler traz tanta informação que os cientistas precisam de uma mãozinha de amadores – descobriu algo muito esquisito ali.
  Caçar planetas não é exatamente como as pessoas imaginam. Como a tecnologia ainda não permite observá-los diretamente, isso é feito por pequenas oscilações na luz das estrelas, que acontecem quando um planeta passa em frente a elas. Os colaboradores observaram duas pequenas oscilações em 2009, seguidas por uma grande em 2011, que durou quase uma semana, e uma série de várias que diminuíram a luz da estrela de forma significativa em 2013.
   Planetas não funcionam assim. Eles geralmente alteram a luz por um período de poucas horas. E essas oscilações se repetem, com as mesmas características – porque, afinal, eles estão em órbita, indo e voltando o tempo todo. O que pode ser então? 
Explicações mundanas

   Vamos deixar um grande negrito no "desconfiam" do título. A astrônoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, publicou um estudo anteontem, oferecendo várias explicações mundanas para o que aconteceu. A mais provável, segundo ela, é que um grupo de cometas passou pela estrela e foi desintegrado por sua gravidade, levando aos diversos pontos de 2013.

   Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.

    E essa é a pulga atrás da orelha dos astrônomos. "Aliens deviam ser sempre a última hipótese que você considera, mas isso pareceu algo que você esperaria que uma civilização alienígena construísse", afirmou Jason Wright, da Penn State University, que está capitaneando o projeto para observar mais de perto a estrela. Assim como Boyajian – ela não arriscou sua carreira mencionando essa possibilidade em seu estudo, mas está dentro nessa de procurar alienígenas. A proposta deles é apontar o Green Bank Telescope – o maior radiotelescópio do mundo – para a estrela. Se os resultados parecerem promissores, então seria a vez de usar o Very Large Array, um complexo com 27 radiotelescópios. Se o projeto for adiante, as observações devem começar em janeiro. 

A relatividade é uma estraga-prazeres

   Tá certo, a proposta parece, com o perdão do trocadilho, de outro mundo (e já prevejo o inevitável "por que não gastam esse dinheiro com câncer?" nos comentários). Mas vamos  viajar um pouco com ela. KIC 8462852 fica a 1480 anos-luz de distância. O que quer dizer, pela Teoria da Relatividade, que a luz levou 1480 anos para chegar aqui. Assim, estamos vendo como eram as coisas lá há (o que mais?) 1480 anos. Se realmente são alienígenas, o que observamos é seu passado distante. Nada garante que não tenham se aniquilado numa incrível guerra galáctica ou invasão zumbi desde então.

   Do lado deles, se olhassem para nós, nos veriam na baixa Idade Média, logo após o fim do Império Romano. Não pegaria rádio nenhum. Se, mesmo assim, conseguissem nos detectar, não quer dizer que seria viável voar até aqui – porque a viagem levaria, novamente pela relatividade, mais de 1480 anos, tirando por wormholes e outras possibilidades altamente especulativas.

  Então não, não é hora de sair pesquisando por "Conspiração em Roswell" no Google.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-desconfiam-que-topamos-com-civilizacao-alienigenasuperavancada>. Acessado em 7 de jan. de 2016. [Adaptado]

GLOSSÁRIO

Wormholes: atalhos [em tradução livre].

A questão refere-se ao trecho a seguir.

Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson.


Sobre o trecho em questão, considere as afirmativas a seguir.


I O primeiro período é composto por duas orações absolutas.

II O segundo termo destacado introduz oração com valor substantivo.

III O terceiro termo destacado retoma a palavra energia.

IV O quarto termo destacado retoma informação presente no período anterior.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Em síntese, a questão apresenta duas temáticas:

    → Estrutura de período. Este pode ser simples (constituído de uma única oração à qual se dá o nome de oração absoluta, ou pode ser composto (constituído de duas ou mais orações).

    → Coesão textual, que diz respeito a mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto, ou seja, a forma que o texto é costurado.

    Inspecionemos o fragmento a fim de cotejá-lo com as asseverações feitas:

    "Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares. Essa megaconstrução hipotética passou a ser chamada de Esfera de Dyson."

    I O primeiro período é composto por duas orações absolutas.

    Incorreto. Não há período simples, logo não se deve falar em oração absoluta. Existe um encadeamento de orações subordinadas, que constituem o período composto. Leia-o: "Mas há a teoria divertida: nos anos 60, o matemático Freeman Dyson escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada precisaria de tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares."

    II O segundo termo destacado introduz oração com valor substantivo.

    Correto. Trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta, ou seja, exerce função sintática de objeto direto do verbo da oração anterior. Veja: "(...) escreveu que uma civilização alienígena suficientemente avançada (...)"

    III O terceiro termo destacado retoma a palavra energia.

    Incorreto. A partícula "que" referida constituem uma locução adverbial consecutiva. Leia: "(...) tanta energia que desenvolveria a tecnologia para cercar uma estrela inteira com coletores solares."

    IV O quarto termo destacado retoma informação presente no período anterior.

    Correto. O pronome demonstrativo "essa" serve para resgatar todo o raciocínio da estrutura precedente.

    Letra B

  •  "O primeiro período é composto por duas orações absolutas." quem é bom em teoria gramatical sabe que isso está errado por si só, uma vez que não pode haver período composto por 2 orações absolutas, se houvesse 2 orações absolutas, teríamos 2 períodos simples, ou seja, não é possível construir 1 período composto com 2 períodos simples.


ID
4139590
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas previstas no regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), considere as afirmativas a seguir.

I A ausência por oito dias consecutivos em razão de casamento do próprio servidor não é considerada como efetivo exercício.
II O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.
III O afastamento em virtude de júri e outros serviços obrigatórios por lei é considerado como de efetivo exercício.
IV O período de férias do servidor conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento sobre as "ausências e afastamentos" de acordo com a lei nº 8.112/90.

    I. ERRADA. "A ausência por oito dias consecutivos em razão de casamento do próprio servidor não é considerada como efetivo exercício."

    ➡ Essa ausência do servidor de dará sem qualquer prejuízo (de acordo com o caput do art. 97), ou seja, é considerado efetivo serviço, assim como é reafirmado no caput do art. 102.

    II. CERTA. "O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade".

    ➡ De acordo com o art. 103, conta-se-á apenas para efeitos e aposentadoria e disponibilidade. "VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra."

    III. CERTA. "O afastamento em virtude de júri e outros serviços obrigatórios por lei é considerado como de efetivo exercício."

    ➡ Perfeito. De acordo com o art. 102, "são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei."

    IV. ERRADA. "O período de férias do servidor conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade."

    ➡ As férias também estão no rol de ausências que são consideradas como efetivo exercício e não apenas para efeitos de aposentadoria e disponibilidade como afirma a assertiva. (Art. 102, I)

    Portanto, estão corretas apenas os itens II e III.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Todas as concessões contam para todos os efeitos.

    Além disso, não confunda Tiro de Guerra com tempo prestado em operações de guerra.

  • essa eu não podia errar...

    "O tempo de serviço relativo a tiro de guerra conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade".

    Art. 103, contar-se-á apenas para efeitos e aposentadoria e disponibilidade:

    "VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra."

    abraços a todos os companheiros do 02-023 o/

    PARAMENTE-SE!

  • Para ajudar mais com a Sheyla Rabelo:

    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra

  • Analisemos cada afirmativa da Banca, separadamente:

    I- Errado:

    Nos termos do art. 97, III, "a", da Lei 8.112/90, a ausência por força de casamento do próprio servidor se dá sem qualquer prejuízo. Confira-se:

    "Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    (...)

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;"

    Ademais, o art. 102, caput, ratifica se tratar de efetivo exercício, ao assim estabelecer:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:"

    Do exposto, incorreto este item ao sustentar que tal ausência não seria computada como de efetivo exercício.

    II- Certo:

    Trata-se de proposição devidamente apoiada no teor do art. 103, VI, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

    (...)

    VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

    III- Certo:

    Cuida-se de proposição alinhada à norma do art. 102, VI, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei;"

    IV- Errado:

    Por fim, esta afirmativa afronta a norma do art. 102, I, em vista do qual as férias devem ser contadas como de tempo de efetivo exercício. É ler:

    "Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    I - férias;"

    Do exposto, estão corretas apenas as proposições II e III.


    Gabarito do professor: B


ID
4139614
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na sociedade da informação, o conhecimento é renovado aceleradamente, ocasionando, assim, uma maior dificuldade para bibliotecas manterem suas publicações sempre atualizadas. A literatura aponta atitudes que devem ser adotadas pelas bibliotecas para melhor gerir as coleções, sendo imprescindível:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Miranda (2007, p. 87):

    Na sociedade da informação, o conhecimento é renovado aceleradamente, ocasionando, assim, uma maior dificuldade para bibliotecas manterem suas publicações sempre atualizadas, tornando imprescindível a elaboração de políticas de atualização e expansão dos acervos voltados para o perfil dos usuários.

    Gab. B

    MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.87-94, jan./abr., 2007. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_49ba2f35c9_0012783.pdf


ID
4139617
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A avaliação da coleção deve ser uma atividade sistemática, que mede a importância do acervo considerando a finalidade da biblioteca. Para que tal atividade seja realizada, é preciso o emprego de métodos

Alternativas
Comentários
  • Conforme Lancaster (2004, p. 25):

    Com base em métodos utilizados no passado, classificam-se os principais métodos de avaliação de acervos da seguinte maneira:

    1) Quantitativos

    • Tamanho
    • Crescimento

    2) Quantitativos

    • Julgamento por especialistas
    • Uso de bibliografias como padrão
    • Bibliografias publicadas
    • Bibliografias elaboradas especialmente
    • Análise de uso real

    Gab. B

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004.


ID
4139620
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estudos de usuários são investigações feitas para se saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação. Nesse sentido, são abordagens nos estudos de usuários:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Costa, Silva e Ramalho (2009, p. 7):

    Na realidade, trata-se de duas abordagens aplicadas aos estudos de usuário:

    a) abordagem tradicional – estudos dirigidos ao sistema de informação; e

    b) abordagem alternativa – estudos dirigidos ao próprio usuário da informação. 

    Gab. A

    COSTA, Luciana Ferreira da; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. (Re)visitando os estudos de usuário: entre a “tradição” e o “alternativo”. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.10 n.4 ago/09. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/11278


ID
4139623
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O marketing em unidades de informação pode ser entendido como uma filosofia de gestão administrativa na qual todos os esforços convergem para promover, com a máxima eficiência possível, a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação. É, portanto, o ato de intercâmbio de bens e satisfação de necessidades, cujo principal conceito é

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ottoni (1995, p. 1):

    O marketing em unidades de informação pode ser entendido como uma filosofia de gestão administrativa na qual todos os esforços convergem em promover, com a máxima eficiência possível, a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação. É o ato de intercâmbio de bens e satisfação de necessidades.

    Gab. A

    OTTONI, Heloisa Maria. Bases do marketing para unidades de informação. Ciência da Informação, v. 25, n. 2, 1995. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/03/pdf_84470c0a8b_0008795.pdf

  • O papel do marketing nos sistemas de informação é o de combinar a capacidade do serviço com as necessidades dos usuários, de forma a gerar uma ação proveitosa e retorno quanto a ganho e troca de valores, com o sistema em si e com a sociedade de modo geral.

  • A orientação de mkt é que determinará a atuação no processo de troca com o seu ambiente, necessariamente levando em conta a satisfação do consumidor. (AMARAL, 2007, p. 21)


ID
4139626
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao longo do século XX, as bibliotecas mereceram grande destaque no que se refere ao desenvolvimento e uso de tecnologias, principalmente as TIC, que potencializam seus serviços. Nesse sentido, o formato de metadados que fornece o protocolo pelo qual os computadores realizam o intercâmbio, o uso e a interpretação da informação bibliográfica, ligando elementos de dados para formar a base da maioria dos catálogos de bibliotecas hoje, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • O MARC 21


ID
4139629
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas bibliotecas, tradicionalmente se preservam os registros do conhecimento, e esses registros demandam uma organização que assegure sua identificação e localização. O Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) divide em 8 áreas as informações relativas a um item informacional, sendo elas respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o AACR2:

    1.0B. Organização da descrição

    1.0B1. A descrição se divide nas seguintes áreas;

    Título e indicação de responsabilidade

    Edição

    Detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação)

    Publicação, distribuição etc.

    Descrição física

    Série

    Notas

    Número normalizado e modalidades de aquisição.

    Gab. B


ID
4139632
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Todos os profissionais vinculados às informações bibliográficas necessitam conhecer os instrumentos catalográficos universais, a exemplo do AACR2, além de compreender e interpretar suas instruções normativas (regras) e utilizá-los adequadamente. Em se tratando da catalogação de fotografias, as orientações estão descritas no AACR2, no capítulo sobre

Alternativas
Comentários
  • Conforme o AACR2:

    Capítulo 3 - Materiais Cartográficos

    3.0A. Campo abrangido

    3.0A1. As regras neste capítulo dizem respeito à descrição de materiais cartográficos de todos os tipos. Os materiais cartográficos incluem todos os materiais que representam, no todo, ou em parte, a Terra e qualquer corpo celeste. Incluem mapas em duas ou três dimensões e plantas (inclusive mapas de lugares imaginários; cartas aeronáuticas, náuticas e celestes; atlas; globos; diagramas de bloco; seções; fotografias aéreas para fins cartográficos; vistas panorâmicas etc.).

    Capítulo 4 - Manuscritos (Incluindo Coleções Manuscritas)

    4.0A. Campo abrangido

    4.0A1. As regras deste capítulo dizem respeito à descrição de materiais manuscritos (incluindo os datilografados) ou impressos de todos os tipos compreendendo livros manuscritos, dissertações e teses, cartas, discursos etc., documentos jurídicos (incluindo formulários completados a mão) e coleções desses manuscritos.

    Capítulo 8 - Materiais Gráficos

    8.0A. Campo abrangido

    8.0A1. As regras deste capítulo dizem respeito à descrição dos materiais gráficos de todos os tipos, quer opacos (p.ex., originais e reproduções de arte bidimensionais, quadros, fotografias, desenhos técnicos), quer destinados a serem projetados ou vistos (p.ex., diafilmes, radiografias, diapositivos), bem como coleções desses materiais gráficos.

    Capítulo 10 - ARTEFATOS TRIDIMENSIONAIS E REALIA

    10.0A. Campo abrangido

    10.0A1. As regras deste capítulo dizem respeito à descrição de objetos tridimensionais de todos os tipos (menos os abrangidos em capítulos anteriores) como modelos, dioramas, jogos (incluindo quebra-cabeças e simulações), cassetes de braile, esculturas e outras obras de arte tridimensionais, objetos de exposições, máquinas e vestuário.

    Gab. C


ID
4139635
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As linguagens documentárias (LD) operam no quadro das representações de documentos. Desse modo, uma de suas funções é

Alternativas
Comentários
  • Segundo Dodebei (2002, p. 57):

    As linguagens documentárias apresentam as seguintes funções: a função de organizar o campo conceitual da representação documentária, instrumento útil de distribuição de documentos (classificações) e o controle das dispersões léxicas, sintáticas e simbólicas no processo de análise documentária.

    Gab. C

    DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.


ID
4139638
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As LD são consideradas como modelos de sistemas de classificação. Nesse sentido, uma das linguagens documentárias tradicionais é

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cintra et al. (2002, P. 40):

    As LDs mais conhecidas são o tesauro e os sistemas de classificação documentária (GOMES, 1990). 

    CINTRA, Ana Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002.

    Segundo Lancaster (2004, p. 19):

    São três os tipos principais de vocabulários controlados: esquemas de classificação bibliográfica (como a CDD, CDU), listas de cabeçalhos de assuntos e tesauros. Todos procuram apresentar os termos tanto alfabéticos quanto 'sistematicamente'.

    Gab. D


ID
4139641
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de organização da informação técnico-científica, o tesauro tem um papel relevante na representação de conteúdos informativos de textos. Com isso, torna -se essencial para o bibliotecário

Alternativas

ID
4139644
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nos últimos tempos, o tesauro tem contribuído para representar o assunto de documentos. Em vista disso, tem se destacado, principalmente, como uma

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cintra et al. (2002, p. 40):

    As Linguagens documentárias mais conhecidas são os tesauros e os sistemas de classificação bibliografíca.

    Gab. A

    CINTRA, Ana Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002.


ID
4139647
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na atualidade, tornou-se evidente a importância de vocabulários estruturados como linguagens para a indexação. No Brasil, um exemplo de vocabulário trilíngue com descritores disponível na Biblioteca Virtual em Saúde é o

Alternativas
Comentários
  • Descritores em Ciências da Saúde - (DeCS)

    Vocabulário controlado da terminologia em ciências da saúde em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. DeCS é tradução e ampliação do MeSH.

    Gab. C

    Fonte: https://bvsalud.org/


ID
4139650
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas bibliotecas universitárias, o trabalho com fontes de informação diversificadas faz parte do cotidiano dos bibliotecários. Nesse sentido, uma linguagem documentária moderna utilizada no tratamento documental na área de educação é o tesauro

Alternativas
Comentários
  • BRASED- Tesauro Brasileiro da Educação

    DeCs- Descritores em Ciências da Saúde

    ERIC- Education Resources Information Center - O ERIC é patrocinado pelo Instituto de Ciências da Educação do Departamento de Educação dos Estados Unidos.

    O IBICT desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

    Gab. D


ID
4139653
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Classificação Decimal Universal (CDU), como linguagem documentária, organiza o conhecimento em 10 grandes classes. A classificação atribuída a um livro sobre Economia Brasileira: uma introdução crítica corresponde à notação

Alternativas
Comentários
  • 330 Economia + (81) auxiliar comum que significa Brasil

    Alternativa B.


ID
4139656
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a CDU, a classe 3 representa as ciências sociais. Nesse sentido, um bibliotecário, ao classificar o documento As ciências sociais e os espaços da política no Brasil, deve representá-lo pela notação

Alternativas
Comentários
  • 320 Ciência política + (81) auxiliar que significa Brasil

    Alternativa C.


ID
4139659
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base na análise documentária, operações básicas são fundamentais para a representação do conteúdo informacional de documentos. No processo de indexação e de elaboração de resumos, essas operações são:

Alternativas

ID
4139662
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No processo de organização e representação da informação, por exemplo, em bibliotecas universitárias, a indexação por assunto envolve a análise conceitual. Para tanto, o indexador faz uso, principalmente, de

Alternativas

ID
4139665
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito da documentação, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem assumido um papel relevante. Nesse sentido, a Norma Brasileira – NBR que norteia a produção de trabalhos acadêmicos é a de número

Alternativas
Comentários
  • A) 6023/2018: Informação e documentação — Referências — Elaboração

    B) 10520/2002: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação

    C) 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação 

    D) 6028/2003: Informação e documentação - Resumo - Apresentação


ID
4139668
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. A NBR 6023-2002 define documento como sendo

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NBR 6023 (2018, p. 2-3):

    3.7 documento - qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova, incluindo impressos, manuscritos e registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos, entre outros.

    3.10 edição - todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz.

    NOTA Pertencem à mesma edição de uma obra todas as suas impressões, reimpressões, tiragens, entre outros, produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modifcações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação

    3.15 monografa - item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.

    3.21 publicação periódica - publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas, destinada a ser continuada indefnidamente.

    Gab. A


ID
4139671
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Norma Brasileira - NBR 6028 estabelece requisitos para redação e apresentação de resumos. De acordo com as regras gerais dessa norma, deve-se evitar

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NBR 6028(2003, p. 2):

    3.3.4 Devem-se evitar:

    a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;

    b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem. 

    Gab. A


ID
4139674
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto acadêmico, sistemas e redes de informações têm contribuído, de forma relevante, para a recuperação de informações técnico-científicas. Desse modo, tanto os sistemas de recuperação da informação (SRI) quanto as bases de dados podem ser categorizados como

Alternativas

ID
4139677
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Rede Bibliodata é uma rede cooperativa de bibliotecas brasileiras que têm seus acervos representados no Catálogo Coletivo Bibliodata. Essa rede realiza a catalogação cooperativa e o compartilhamento de

Alternativas
Comentários
  • A Rede Bibliodata, é uma rede cooperativa de Bibliotecas brasileiras que tem seus acervos representados no Catálogo Coletivo Bibliodata. Realizam a catalogação cooperativa e compartilham produtos e serviços, visando a redução dos custos, além de promover a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições.

    Resposta: D

  • estamos falando de catálogo ( REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA)

    a B nos fala de indexação ( TEMÁTICA).


ID
4139680
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As fontes de informação disponíveis na internet devem ser utilizadas com cautela, tendo em vista que as páginas da Web exibem dois tipos de comportamento relacionados à longevidade da informação: permanência e constância. Nessa perspectiva, a constância relaciona-se à

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tomaél et al. (2004, p. 4):

    As autoras citam Koehler (1999) ao ressaltar que as páginas na internet exibem dois tipos de comportamento relacionados à longevidade da informação: permanência e constância. A primeira se refere à capacidade de um documento se manter acessível mesmo ao longo do tempo, e a segunda diz respeito à estabilidade dos documentos com o passar do tempo. 

    Gab. C

    TOMAÉL, Maria Inês et al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na internet. In: TOMAÉL, Maria Inês; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Avaliação de fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2004.

  • b) McLachlan (1999) também demonstra esta preocupação, analisando Websites quanto a: velocidade com que as páginas são carregadas; primeira impressão do usuário sobre a aparência geral (atratividade, se prende a atenção e o tempo do usuário); facilidade de navegação (links para movimentação entre as páginas e que remetam a sites que complementem as informações disponíveis); utilização de imagem, som e vídeo que contribuam com as informações apresentadas.

    d) Kirk (2000) especifica alguns parâmetros para se analisar a atualização da fonte: data em que a informação foi coletada; data em que foi disponibilizada e atualizada; indicação da periodicidade de atualização da fonte (quando necessário) e data de copyright

    Fonte: http://200.18.252.196:8080/pergamumweb/vinculos/000001/000001b3.pdf


ID
4139683
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conjunto de serviços oferecidos por uma universidade aos membros de sua comunidade, para o gerenciamento e a disseminação de conteúdos digitais criados por ela e por seus membros, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Conforme Volpato, Rodrigues e Silveira (2014, p. 165):

    Repositório institucional para esse autor é um conjunto de serviços que a universidade oferece para os membros de sua comunidade para o gerenciamento e a disseminação de conteúdos digitais, criados pela instituição e membros da sua comunidade. É essencialmente um compromisso organizacional com a gestão, desses conteúdos digitais, inclusive preservação de longo prazo, quando apropriado, bem como organização e acesso ou distribuição (LYNCH, 2003, p. 2).

    Gab. D

    VOLPATO, Sílvia Maria Berté; RODRIGUES, Leonel Cezar; SILVEIRA, Amélia. Inovação no acervo e no acesso de informações: o sistema de repositório institucional nos Tribunais de Contas do Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.4, p.160-181, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso


ID
4139686
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Centro Latino Americano e do Caribe para Informação em Ciências da Saúde (BIREME) ocupa uma posição privilegiada no controle bibliográfico e na formação de redes cooperativas nacionais e internacionais. A BIREME produz a base de dados

Alternativas
Comentários
  • Utilizando a Metodologia LILACS os países que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde criam bases de dados locais e nacionais e cooperam com a alimentação da LILACS, contribuindo com o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científico-técnica da Região, no modelo de cooperação técnica estabelecido pela Biblioteca Virtual em Saúde.

    Gab. C

    Fonte: http://metodologia.lilacs.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=19&item=5


ID
4139689
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em nível internacional, têm sido recorrentes discussões e estudos sobre questões ambientais. Na perspectiva de se buscar material bibliográfico corrente e retrospectivo sobre essas questões, uma base de dados que dissemina e disponibiliza informações é a

Alternativas
Comentários
  • REPIDISCA - Rede pan-americana de informação e documentação em engenharia sanitária e ciências do ambiente;

    BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia;

    CLASE - base de dados referencial com resumos que contempla as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes;

    BDPA - Base de dados da Pesquisa Agropecuária.

    Resposta: B


ID
4139692
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A construção de bibliotecas digitais implica a integração de sistemas complexos que incluem coleções de documentos com estruturas diferentes, distintas mídias e conteúdos heterogêneos. Uma questão de grande importância nesse contexto é a infraestrutura para viabilizar o intercâmbio e o reuso da informação, possibilitado através de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Castro e Santos (2012, p. 3-5):

    A construção de bibliotecas digitais implica a integração de sistemas complexos que incluem coleções de documentos com estruturas diferentes, distintas mídias e conteúdos heterogêneos. 

    A interoperabilidade pode ser considerada como o processo contínuo de assegurar que sistemas, procedimentos e a cultura de uma organização sejam gerenciados de tal forma que possibilitem a maximização das oportunidades para intercâmbio e reuso de informação. 

    Gab. B

    CASTRO, F. F. de ; SANTOS, P. L.V. A. C. Ambientes Informacionais Digitais à Luz da Catalogação Descritiva: a Interoperabilidade em Foco. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Ancib, 2012. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xiiienancib/paper/view/3872/2995


ID
4139695
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No Brasil, a atuação do profissional bibliotecário é antiga. Em relação à legislação da área de Biblioteconomia, o exercício da profissão do bibliotecário é regulada pela Lei nº

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    A lei 4.084/1962 dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício.

  • A) 10.753/2003.

    Institui a Política Nacional do Livro.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) 8.112/1990.

    de 11 de dezembro de 1990 - Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C) 7.504/1986.

    de 02 de julho de 1986 - Dá nova redação ao art. 3º da Lei 4.084, de de 30 de junho de 1962, que dispõe sobre a profissão do bibliotecário e dá outras providências.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) 4.084/1962.

    de 30 de junho de 1962 - Dispõe sobre a profissão do bibliotecário e regula seu exercício.

    ------------------------------------

    Gabarito: D


ID
4139698
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A ética é inerente ao homem e, portanto, fundamental no âmbito profissional. O fazer do bibliotecário está muito ligado a atitudes e comportamentos éticos, tanto em relação ao usuário, quanto ao próprio fazer informacional. Dessa forma, constitui atitude antiética:

Alternativas

ID
4139701
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O bibliotecário deve ter, além de conhecimentos de processamento técnico e de mediação da informação, um perfil dinâmico, com domínio das tecnologias e habilidades de gestão da informação, o que remete à competência informacional. Essa competência tem como característica principal

Alternativas
Comentários
  • Conforme Farias e Vitorino (2009, p. 11):

    Dudziak (2003) definiu competência informacional como:

    [...] processo contínuo de internalização de fundamentos conceituais, atitudinais, de habilidades, necessários à compreensão e interação permanente com o universo informacional e a sua dinâmica, de modo a proporcionar um aprendizado ao longo da vida (DUDZIAK, 2003, p. 28).

    Gab. A

    Em suma, é um processo contínuo, que intenta formar indivíduos que aprendam ao longo da vida.

    FARIAS, Christianne Martins; VITORINO, Elizete Vieira. Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar. Perspectivas em ciência da informação, v. 14, n. 2, p. 2-16, Belo Horizonte, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000200002

  • "Enquanto na primeira concepção – com ênfase na tecnologia da informação – a information literacy assume um papel estático, tendo em vista que se limita ao acesso à informação, mediante suportes tecnológicos, na segunda concepção – com ênfase nos processos cognitivos – o foco está no indivíduo, em seus processos de compreensão da informação e seu uso em situações particulares. Já a terceira concepção – com ênfase no aprendizado ao longo da vida – incorpora as concepções anteriormente descritas, considerando que sociedade, instituições, docentes, profissionais da informação e estudantes compõem um sistema relacionado em que todos devem ser aprendizes. Essa última concepção preconiza mais que a apropriação tecnológica ou a mudança nos processos cognitivos: presume a incorporação de um estado permanente de mudança, a própria essência do aprendizado como fenômeno social." (VITORINO; PIANTOLA, 2020, p. 75)

    "A partir da análise da evolução do conceito e seguindo a concepção de information literacy voltada ao aprendizado ao longo da vida, pode-se defini-la como o processo contínuo de internalização." (DUDZIAK, 2003, p. 28 apud VITORINO; PIANTOLA, 2020, p. 70)

    OBS: Indo por outras questões que já apareceram aqui no Qconcursos, information literacy é o equivalente a competência informacional/ competência em informação.

    Fonte:

    VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: EdUFSC, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212553. Acesso em: 08 out. 2021.

    Gabarito: A