SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2014 - UFPI - Nutricionista


ID
2209468
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90 regula os adicionais a que os servidores público federais fazem jus. Com relação a estes adicionais, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    A = CERTO. Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    B = ERRADO. Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    C = CERTO. Art. 76.  Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    D = CERTO. Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    E = CERTO. Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

  • questao com duas respostas. Letra E ta tbm eh incorreto pois Jus pode ser feito com base no valor do salario mínimo

  • GABARITO B

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 75, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 73, da citada lei, "o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 76, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    Parágrafo único. No caso de o servidor exercer função de direção, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comissão, a respectiva vantagem será considerada no cálculo do adicional de que trata este artigo."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 74, da citada lei, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 68, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    § 1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    § 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209471
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direito de petição do servidor público federal está resguardado pela lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, sendo cabível pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. Do indeferimento do pedido de reconsideração pode ser interposto Recurso. Diante desta afirmação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A) CORRETO. Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

    B) INCORRETO. Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    C) CORRETO. Art. 110.  O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    D) CORRETO. Art. 111.  O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

    E) CORRETO. Art. 114.  A administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

  • GABARITO B

    Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 108, da citada lei, "o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 109, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 109. O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    Parágrafo único. Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso, os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 110, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 110. O direito de requerer prescreve:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.

    Parágrafo único. O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 111, da citada lei, "o pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 114, da citada lei, "a administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209474
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao processo administrativo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, de acordo com a lei 8112/90, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 170.  Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    Lembrando que o STF declarou inconstitucional o art. 170 da Lei n.° 8.112/1990.

    STF coloca que esse dispositivo viola os princípios da presunção de inocência e da razoabilidade, além de atentar contra a imagem funcional do servidor.

    (STF. Plenário. MS 23262, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 23/04/2014).

  • Questão desatualizada! 

  • Questão desatualizada!

    No julgamento do MS 23.262/DF, o STF concluiu que o art. 170 da Lei 8.112/1990 é inconstitucional, uma vez que “reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, há impedimento absoluto de ato decisório condenatório ou de formação de culpa definitiva por atos imputados ao investigado no período abrangido pelo PAD”. Assim, nenhuma consequência desabonadora da conduta do servidor poderá ser realizada pela Administração, nem mesmo o registro dos fatos nos assentamentos individuais.(Créditos para o professor Erick Alves, do Estratégia Concursos)

    Entretanto, a questão cobrou expressamente o texto da Lei 8.112.

  • A) CORRETO. Art. 146;

    B) CORRETO. Art. 147;

    C) INCORRETO. Art. 170. Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    D) CORRETO. Art. 153;

    E) CORRETO. Art. 172


ID
2209477
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pela lei 8.112/90, é contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas. A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Felismino Custódio Praça, servidor público, afastou-se do serviço público federal e exerceu por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal. sobre o tempo de afastamento de Felismino, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

     

    Art. 100  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

     

    ...

     

     Art. 102  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

            I - férias;

     

            II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

     

            III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    ...

  • Acredito que o examinador quis confundir:

                                   "cargo em comissão em Município brasileiro"

     

    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

            I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

  • GAB D

     

    Caí no que o Rodrigo M. falou =/. Muita atenção p/ não escorregar feio rs ..sabia a resp. + me estrepei nessa sacada do examinador.

     

    AFASTAMENTOS E AUSÊNCIAS CONSIDERADOS COMO EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO

     

    ⤵  Férias

    ⤵ Exercício de cargo em comissão

    ⤵ Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado p/ PR

    ⤵ Participação em programa de treinamento ou pós - graduação stricto sensu no País

    ⤵ Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento

    ⤵ Júri e outros serviços obrigatórios 

    ⤵ Missão ou estudo no exterior

    ⤵ Participação em competição desportiva

    ⤵ Afastamento para servir em organismo internacional

    ⤵ Deslocamento p/ nova sede

    Licenças:

    ↗ À gestante, à adotante e licença paternidade

    Para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses

    ↗ Para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção

    ↗ Por acidente em serviço ou doença profissional

    ↗ Para capacitação

    ↗ Para o serviço militar

    ausências do art. 97:

    → Um dia para doação de sangue

    → Período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias

    → Oito dias consecutivos em razão de : casamento; falecimento de familiar.

     

    SITUAÇÕES QUE CONTAM APENAS PARA APOSENTADORIA E DISPONIBILIDADE

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF

    √ Licenças p/:

        tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses

        Atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses)

        Tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses

    √ Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal

    √ Atividade privada, vinculada a previdência 

    √ Serviço em tiro de guerra

     

    LICENÇAS NÃO COMPUTADAS PARA NENHUM EFEITO

     

    ¬ Por motivo de doença em pessoa da família [não remunerada]

    ¬ Por motivo de afastamento do cônjuge

    ¬ Para atividade política [período não remunerado]

    ¬ Para tratar de interesses paticulares

     

     

    Fonte: material estratégia 

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo VII

    Do Tempo de Serviço

    Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    Art. 101.  A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso II, do artigo 102, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;"

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o que foi explanado, conclui-se que Felismino Custódio Praça, servidor público, por ter se afastado do serviço público federal e ter exercido por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal, terá contado integralmente como efetivo exercício no serviço público federal o exercício do cargo em comissão no Município brasileiro, na medida em que o exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal será considerado como de efetivo exercício no âmbito federal.

    Gabarito: letra "d".


ID
2209480
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão. No exercício de suas atividades possui várias informações sigilosas e relevantes para a Administração Pública Federal. Pretendendo agradar amigos, Cremilda revela importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo. Dentro do regime disciplinar ao qual está submetido o servidor público federal, Cremilda é processada administrativamente e considerada, ao final do trânsito em julgado, responsável e culpada. Diante das punições administrativas previstas na lei 8.112/90, independente de outras providências que poderão ser tomadas do ponto de vista civil e criminal, Cremilda deverá ser punida com

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

            Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            I - crime contra a administração pública;

            II - abandono de cargo;

            III - inassiduidade habitual;

            IV - improbidade administrativa;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

            VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

            IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • "servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda"

    Caso não fosse efetiva em um cargo, seria destituída do cargo em comissão:

    Art. 135.  A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão.

  • ------------------------------------------

  • Gosto sempre de fazer um link entre os atos do servidor público que são passíveis de demissão na esfera administrativa com as respectivas hipóteses de responsabilidade penal (crimes contra a Administração Pública praticados pelo servidor público) e cível (improbidade administrativa).

    Cremilda praticou em tese o crime de violação de sigilo funcional, art. 325 do CP (Revelar fato de que têm ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo). Poderia até confundir com prevaricação, pois houve sim o dolo específico de satisfazer interesse pessoal (quando fala que a servidora o fez "pretendendo agradar amigos"), mas sem dúvidas, aquele é o tipo penal que mais se adequa ao caso em questão (e também é o de pena mais grave) -> um dos efeitos específicos da sentença penal condenatória (mas não automático) é a PERDA do cargo ou função pública, caso o crime praticado com violação de dever para com a administração pública resulte numa pena privativa de liberdade superior a 1 ano (art. 92, I, "a", CP).

    Cremilda também praticou um ato de improbidade administrativa que viola os princípios da administração pública (art 11, III da lei 8.429/92) -> acarreta PERDA da função pública e SUSPENSÃO dos direitos políticos.

    Eu sei que estou fugindo um pouco do tema da questão, mas às vezes não é nem preciso memorizar as hipóteses da lei 8.112, pois, se você tem certeza aquela conduta é crime funcional e/ou ato de improbidade, via de regra, vai ser causa de demissão no âmbito administrativo. Aliás, é isso que consta expressamente na referida lei nos incisos I e IV do art. 132, respectivamente (o estatuto é um pouco redundante nesse ponto kkkk).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso IX, do artigo 132, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 135, da citada lei, "a destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, sendo que esta também ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão, revelou importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo, o que ocasiona a penalidade disciplinar de demissão do cargo público. Ressalta-se que não se aplica o artigo 135, destacado acima, a Cremilda, por esta já ser ocupante de cargo efetivo na administração pública federal.

    Gabarito: letra "e".


ID
2209483
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o sistema operacional Windows XP (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo.
I. O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar;
II. O Internet Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
III. O sistema de arquivos padrão é o EXT3.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa A

    O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar, que é o mesmo que clicar no botão Iniciar. Não confunda botão com menu.

     

    II. O Windows Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
    Dica do dia: Um atalho que tem caído nos concursos para acessar o W. Explorer é apertar janela+R e digitar explorer ou explorer.exe

    Nota2: O botão Janela se encontra entre os botões Ctrl e Alt, no lado esquerdo inferior do seu teclado.

     

    III. O sistema de arquivos padrãodo Windows é o NTFS. Atualmente, o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão do Windows, enquanto o ext4 é o do Linux (Ubuntu e outros), e isso basicamente quer dizer que o Windows se utiliza desse sistema para manejar seus arquivos.

     

    "Que a Força esteja conosco"

     


ID
2209486
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os aplicativos do pacote BrOffice.org (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA.
I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt;
II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha;
III. Através do Impress é possível criar e editar arquivos pdf.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NÃO É POSSÍVEL EDITAR ARQUIVOS EM PDF

  • GAB> B

    No Word é possível editar arquiivos PDF.

    clicar com o botão direito sobre oo arquivo PDF e escolher a opçao Word na guia Abrir Com

  • gab- b

    I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt; II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha


ID
2209489
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A sigla usada para representar os conjuntos de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados nos sites de busca é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

     Na prática do mercado de marketing, definimos SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, angariando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

     

    Essencialmente o aumento de visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

     

    http://www.agenciamestre.com/seo/o-que-e-seo/

     

    * Vivendo e aprendendo! Ou melhor: estudando e aprendendo! Ainda melhor: resolvendo questões e aprendendo! rs

  • resolvendo questões e aprendendo! rs somos duas

  • questão dificil ! pra seria a D,

    MAS?

  • AOS NAO ASSINANTES

    GAB: B

    SEO (Search Engine Optimization) 

  • nunca tinha visto isso e, se vi, não me recordo.


ID
2209492
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o conceito, uso e configuração de um firewall, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ''D''

    Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede.

  • Faca Na Caveira, sim o FireWall pode ser usado como Hardware também.

  • Por qual motivo a D está incorreta?

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque

    Fonte: Prof. Diego Carvalho, estratégia concursos.

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque. 

  • Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede


ID
2209495
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma autenticação é caracterizada como forte quando estão presentes dois ou mais itens dos seguintes fatores:

Alternativas

ID
4079395
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No cenário epidemiológico do grupo de doenças não transmissíveis, destaca-se a obesidade por ser simultaneamente uma doença e um fator de risco para outras doenças deste grupo, como a hipertensão e o diabetes, igualmente com taxas de prevalência em elevação no país. Em relação à comorbidade na obesidade, julgue as assertivas abaixo e marque a opção CORRETA.


I. O diabetes mellitus e a hipertensão ocorrem 2,9 vezes mais frequentemente em indivíduos obesos do que naqueles com peso adequado;

II. Evidências científicas indicam que um indivíduo obeso tem 1,5 vezes mais propensão a apresentar níveis sanguíneos elevados de triglicerídeos e colesterol;

III. O aumento da massa corporal está associado à pressão arterial elevada e a perda de peso em indivíduos hipertensos é geralmente acompanhada por uma redução na pressão arterial.

Alternativas
Comentários
  • D) V – V – V


ID
4079398
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A etiologia da obesidade é complexa e multifatorial, resultando da interação de genes, ambiente, estilos de vida e fatores emocionais. Com base nessa afirmação, marque, nos parênteses, V para VERDADEIRA ou F para a FALSA. Em seguida, assinale a opção CORRETA.


( ) A maior taxa de obesidade ocorre em populações com maior grau de pobreza e menor nível educacional. Pode-se explicar essa associação pela maior palatabilidade e pelo baixo custo de alimentos de grande densidade energética, como açúcar e gorduras.

( ) Acredita-se que fatores genéticos possam estar relacionados à eficiência no aproveitamento, no armazenamento e na mobilização dos nutrientes ingeridos; ao gasto energético, em especial à taxa metabólica basal; ao controle do apetite e ao comportamento alimentar.

( ) O determinante mais imediato do acúmulo excessivo de gordura e, por consequência, da obesidade é o balanço energético positivo que ocorre quando a quantidade de energia consumida é menor do que a quantidade gasta.

( ) A ocorrência de obesidade dos pais leva a um risco aumentado de ocorrência de obesidade, chegando a um risco quase duas vezes maior (80%) para os indivíduos com pai e mãe obesos.

Alternativas
Comentários
  • Taxa Metabólica Basal (TMB) é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.

    FONTE: http://drafernandagomesdemelo.com.br/blog/o-que-e-metabolismo-basal-e-como-ele-interfere-no-peso/#:~:text=A%20Taxa%20Metab%C3%B3lica%20Basal%20(TMB,a%20manuten%C3%A7%C3%A3o%20da%20temperatura%20corporal.

    :^]

  • "O determinante mais imediato do acúmulo excessivo de gordura e, por consequência, da obesidade é o balanço energético positivo que ocorre quando a quantidade de energia consumida é maior do que a quantidade gasta"


ID
4079401
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O tratamento da obesidade é complexo, e sua escolha deve basear-se na gravidade do problema e na presença de complicações associadas. Em relação às diretrizes do tratamento da obesidade (ABESO, 2009), julgue as assertivas abaixo e marque a opção CORRETA.


I. Considera-se sucesso no tratamento da obesidade a habilidade de alcançar e manter uma perda de peso clinicamente útil, que resulte em efeitos benéficos sobre doenças associadas, como diabetes tipo II, hipertensão e dislipidemia;

II. Os critérios aceitos para a intervenção medicamentosa na obesidade são: IMC de 30 kg/m2 ou 25 kg/m2 na presença de comorbidades e falha em perder peso com o tratamento não farmacológico;

III. Quanto à efetividade da dietoterapia (relação da dieta com a perda de peso), estudos sugerem dentre outros parâmetros: uma dieta planejada individualmente para criar um déficit de 500 a 1.000 kcal deve ser parte integrante de programa de perda de peso que objetive diminuição de 0,5 a 1 kg/semana; dietas de baixas calorias, com 1.000 a 1.700 kcal/dia, reduzem em média 15% do peso corporal, em três a seis meses, com diminuição de gordura abdominal; dietas de baixíssimas calorias, com 400 a 800 kcal por dia, produzem perda de peso menor em curto prazo, em comparação às dietas de baixas calorias.

Alternativas

ID
4079404
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, assinale abaixo a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • E) A linha demarcatória que define HAS considera valores de PA diastólica ≥ 140 mmHg e∕ou de PA sistólica ≥ 90 mmHg em medidas de consultório. O diagnóstico deverá ser sempre validado por medidas repetidas, em condições ideais em, pelo menos, três ocasiões.

  • PA sistólica > 140 mmHg e/ou PA diastólica > 90 mmHg em medidas de consultório....

  • A HAS trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg.


ID
4079407
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com base nos “dez passos para uma alimentação saudável - pessoas com HAS” (BRASIL, 2013) marque abaixo a opção FALSA.

Alternativas
Comentários
  • Usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos: 5 g de sal por dia (uma colher de sopa), considerando todas as refeições.


ID
4079410
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A avaliação da ingestão de alimento tem-se tornado ferramenta cada dia mais importante na prática clínica e em estudos populacionais, na medida em que identifica aspectos da alimentação dos indivíduos associados ao fenômeno da transição nutricional. Todavia, quando do uso do inquérito alimentar, há que se considerar a confiabilidade das informações obtidas diante dos erros que podem ocorrer sobre a ingestão de alimentos durante o período de tempo investigado pelo inquérito. Considerando o texto acima, leia as afirmativas abaixo e marque a opção CORRETA.


I. Nos inquéritos retrospectivos, o observado tende a mudar a ingestão de alimentos para demonstrar ingestão alimentar saudável e agradar ao observador;

II. Nos inquéritos retrospectivos, podem ocorrer erros aleatórios de relato que incluem falha de memória do observado que leva à omissão e/ou adição de alimentos e preparações;

III. Nos inquéritos, podem ocorrer erros de estimativa do tamanho da porção ingerida, bem como erros de codificação dos alimentos descrição completa e detalhada dos alimentos ingeridos.

Alternativas
Comentários
  • B)Somente as afirmativas II e III estão corretas.


ID
4079413
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre os métodos de inquérito alimentar, marque a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B) O inquérito alimentar prospectivo apresenta a vantagem de não depender da memória do individuo, porém pode ocorre erro na estimativa da porção ingerida.


ID
4079416
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um homem com 45 anos de idade, cor parda, 1,59m de estatura, peso corporal 89 kg, diabético e hipertenso, foi atendido por nutricionista numa unidade de saúde de média complexidade do SUS. Após a aferição do peso, o paciente relatou que, na consulta médica, há um mês, pesava 93 kg.

Com relação ao uso do percentual de perda involuntária de peso num determinado intervalo de tempo com o objetivo de avaliar a gravidade da doença, analise as afirmativas abaixo e marque a opção CORRETA.

I. O percentual de mudança recente no peso corpóreo é o melhor indicador de morbidade e mortalidade de pacientes dada a significância da redução do peso em relação ao tempo;

II. O valor do percentual da perda involuntária de peso deste paciente nos últimos 30 dias indica perda significativa de peso;

III. Do ponto de vista do rastreamento nutricional, este paciente apresenta risco nutricional associado à perda involuntária de peso.

Alternativas
Comentários
  • Deu 4 no % de peso que é significativo

    PH(habitual)- PA (atual) x 100/ PA

    93-89x100/93= 4 % significativo

    1 semana: 1-2 kg signifcativo/ > 2 kg grave

    1 mês: 5 kg significativo/ > 5 grave

    3 meses: 5 - 7 significativo/ > 7 grave

    6 meses: 10 significativo/ > 10 grave

  • Segundo Blackburn et. al 1977 (da onde veio a formula PH(habitual)- PA (atual) x 100/ PA) a perda de peso significativa é a partir de 5% em 1 mês. Portanto a alternativa II está incorreta e a questão também.


ID
4079419
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Tomando-se o mesmo caso da questão 28: Um homem com 45 anos de idade, cor parda, 1,59m de estatura, peso corporal 89 kg, diabético e hipertenso foi atendido por nutricionista, numa unidade de saúde de média complexidade do SUS. Após a aferição do peso, o paciente relatou que, na consulta médica, há um mês, pesava 93 kg. O diagnóstico antropométrico realizado pelo Índice de Massa Corporal indica:

Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença de risco aumentado para risco severo?

  • De onde foi tirada a diferença na classificação de risco?

  • IMC e RISCO DE COMORBIDADES

    18,50 a 24,99 Médio

    > 25 Aumentado

    25 a 29,99 Aumentado

    > 30 Moderado

    30 a 34,99 Moderado

    25 a 39,99 Grave

    > 40 Muito Grave

    Referência: Cuppari, 2018

  • 30 a 34,9 -> Obesidade; 35,0 a 39,9 -> Obesidade Severa; ≥ 40 -> Obesidade Mórbida

ID
4079422
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A deficiência de ferro pode apresentar-se em graus variáveis, iniciando-se com a depleção do mineral, sem comprometimentos orgânicos, evoluindo até a anemia por Deficiência de Ferro que afeta vários sistemas orgânicos. Esta deficiência, por sua vez, é um dos problemas mundiais mais graves em termos de prevalência e pode ser diagnosticada por meio de sinais e sintomas da carência de ferro e exames laboratoriais que utilizam indicadores para avaliar o estado nutricional do ferro estágios de depleção e deficiência do ferro até a anemia por Deficiência de Ferro. Relacione a coluna 1 com a coluna 2; em seguida, marque a opção CORRETA.


Coluna 1

1. Indicador utilizado para detectar depleção de ferro.

2. Indicador utilizado para detectar deficiência de ferro.

3. Indicador utilizado para detectar anemia.


Coluna 2

I. ( ) Ferro sérico

II. ( ) Hematócrito

III. ( ) Receptor de transferrina

IV. ( ) Ferritina sérica

V. ( ) Saturação da transferrina

VI. ( ) Hemoglobina

VII. ( ) Protoporfirina / Eritrocitária Livre

Alternativas
Comentários
  •  Ferro sérico - deficiência de ferro.

    Hematócrito -  detectar anemia.

    Receptor de transferrina - deficiência de ferro.

    Ferritina sérica - depleção de ferro.

    Saturação da transferrina - deficiência de ferro.

    Hemoglobina -  detectar anemia.

    Protoporfirina / Eritrocitária Livre -  deficiência de ferro.


ID
4079425
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A estratégia global para alimentação, atividade física e saúde da Organização Mundial da Saúde apresenta um leque de recomendações no âmbito das referidas áreas, com vista à prevenção de doenças. As estratégias de prevenção devem considerar dois enfoques: o populacional e o voltado para indivíduos de alto risco. Nesse contexto, as opções abaixo destacam estratégias para prevenção primária do Diabetes Mellitus (DM) sugeridas pela Organização Pan-Americana de Saúde, com enfoque populacional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Conforme enunciado á ideia da questão é "estratégias para prevenção primária do Diabetes Mellitus (DM)". Lembrem-se que prevenção primária é promoção, ocorre antes do inicio da doença. A letra D) se torna incorreta pois identificar pessoas em risco, seria tentar fazer um diagnóstico precoce, ou seja, seria uma prevenção secundária, a que ocorre precocemente logo após o início da doença.


ID
4079428
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A utilização do termo Tomada Alimentar representa toda ingestão de produtos sólidos e líquidos que tem um valor energético. No decorrer de um dia, as diferentes tomadas alimentares, em refeições formais ou informais, constituem a tomada alimentar diária. Assim, é possível distinguir sete dimensões que poderão ser consideradas no diagnóstico das práticas e comportamento alimentar. Abaixo estão descritas 05 (cinco), dentre as 07 (sete) dimensões da “tomada alimentar diária”. Marque apenas a que está CORRETA.

Alternativas

ID
4079431
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Nos últimos anos, acumulam-se evidências sobre o papel da dieta na redução da Pressão Arterial (PA), com destaque para o efeito da Dietary Approaches to Stop Hypertension/Abordagens Dietéticas para reduzir a Hipertensão (DASH). O seu efeito hipotensor foi claramente observado em ensaios clínicos. Em relação aos resultados observados com a administração da DASH, é correto afirmar, EXCETO que:

Alternativas

ID
4079434
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As escolhas alimentares modernas são determinadas pela estrutura socioeconômica. Segundo pesquisadores, os modos de vida produzidos pela modernidade nos desvencilharam de todos os tipos tradicionais de ordem social, sobretudo relacionado à alimentação. Neste contexto, a estrutura socioeconômica caracteriza-se conforme descrições apresentadas nas opções abaixo, EXCETO pela:

Alternativas

ID
4079437
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O planejamento é um instrumento cujo objetivo é produzir mudanças, faz parte da ação de diversos setores, com objetivos e metas específicos. No contexto da educação alimentar e nutricional, o educador deve ser um comunicador dialogal e não apenas um transmissor de informações. Para tanto, um elemento essencial bem-sucedido tem sido o uso de combinação multimeios. As opções abaixo apresentam critérios que se deve levar em consideração para a sua escolha, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • alguem pode explicar

    por favor

  • Que questão sem pé nem cabeça...

  • https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3092518/mod_resource/content/1/Elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20programas%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nutricional.pdf


ID
4079440
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Guia Alimentar é um instrumento oficial que define as diretrizes alimentares para serem utilizadas na orientação de escolhas mais saudáveis de alimentos pela população brasileira. Com base nesse guia, analise as assertivas acerca das recomendações alimentares:


I. Os cereais, de preferência integrais, as leguminosas e as frutas, legumes e verduras, no seu conjunto, devem fornecer mais da metade (55% a 75%) do total de energia diária da alimentação;

II. O consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos, como cereais, de preferência integrais, tubérculos e raízes deve ser de 6 (seis) porções diárias para garantir 45% a 65% do valor energético total;

III. São recomendados o consumo diário de, no mínimo, 2 (duas) porções de frutas e 2 (duas) porções de legumes e verduras, totalizando 400gramas, para garantir o aporte de 10 a 15% da energia diária consumida;

IV. Para garantir, no mínimo, 5% do total de energia alimentar, é recomendado o consumo diário de uma porção de leguminosas, como feijões, lentilhas, ervilha seca, grão-de-bico e soja;

V. Em relação aos alimentos de origem animal, são recomendados o consumo diário de 2 (duas) porções de leite e derivados e 2 (duas) porções de carnes, peixes ou ovos.


É CORRETO apenas o que se afirmam na opção:

Alternativas
Comentários
  • O Guia Alimentar para a população brasileira não orienta em relação ao consumo de alimentos por porção. No capitulo 5, o Guia Alimentar menciona que evita dizer "coma tantas porções", em virtude da grande variedade de combinações e quantidades de alimentos que podem resultar em uma alimentação saudável.

  • Afinal qual das alternativas são corretas, visto que todas estão relacionadas a porções?

  • Acredito que essa questão se trata do guia de 2006, que estabelece as porções a serem consumidas.


ID
4079443
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A quantidade de fibras na alimentação é um parâmetro de uma alimentação saudável, pois indica que a alimentação é rica em alimentos vegetais integrais e relativamente poucos refinados e, por isso, rica em nutrientes. Considerando-se a recomendação de fibras preconizada pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2008), assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • C) A quantidade de fibras deve ser, no mínimo, de 25g por dia.

  • Não existe recomendação distinta de fibras solúveis e insolúveis já que ambas são saudáveis

  • 5 a 10g deve ser de fibras solúveis


ID
4079446
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O planejamento físico e funcional de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) abrange a construção de uma edificação e suas instalações, voltadas às atividades a serem desenvolvidas e aos fluxos dos processos administrativos e operacionais. Em relação a esse planejamento físico e funcional, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pelos acordos de reciprocidade..

  • O que são Funcionogramas?

    1. Conceito: é um gráfico de organização que tem por objetivo demonstrar detalhadamente as principais atividades desempenhadas em cada órgão do organograma.


ID
4079449
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O cardápio faz parte da imagem de Unidade de Alimentação e Nutrição. Por meio dele, atende-se às expectativas do cliente. Visando à obtenção do atendimento dessas expectativas e da satisfação do cliente, faz-se necessário conhecer os fatores críticos de sucesso no seu planejamento. Nesse sentido, assinale a opção CORRETA que contém somente esses fatores críticos.

Alternativas
Comentários
  • E) Criatividade e custo.


ID
4079452
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os alimentos são substâncias isoladas ou combinadas destinadas ao fornecimento de nutrientes necessários ao organismo humano. De modo geral, os alimentos pertencentes ao mesmo grupo possuem as mesmas propriedades nutricionais. Com base no exposto, indique a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • C

    Os cereais têm, na sua composição, carboidratos complexos, proteínas incompletas nutricionalmente, vitaminas e minerais


ID
4079455
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A técnica dietética é a sistematização e o estudo dos procedimentos para tornar possível a utilização dos alimentos, objetivando preservar seu valor nutritivo, facilitar sua digestão e assegurar suas características sensoriais. O preparo do alimento é uma etapa na qual ocorrem grandes perdas de nutrientes, caso não sejam aplicados métodos adequados de cocção que envolva o controle de tempo e temperatura. Em relação aos métodos de cocção, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ENSOPADO: Prato que consiste em alimentos, geralmente carne, peixe ou legumes, refogados, cozinhados  em  bastante líquido e em lume brando (ex.: o ensopado de borrego - CORDEIRO DE MENOS DE 1 ANO - é servido sobre pedaços de pão torrado).

    FONTE: in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020,  [consultado em 11-11-2020].

    :^]


ID
4079458
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) refere-se à ergonomia. A referida norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Considere as assertivas dentro do contexto da NR 17 e assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA.

    B) Os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos devem ser vistoriados e limpos, sempre que apresentarem riscos provenientes de substâncias que os tornem escorregadios.

    (este assunto não é tratado na NR 17)


ID
4079461
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A verificação da aceitação das refeições oferecidas aos clientes propicia dados para a avaliação da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Essa avaliação é dimensionada pelas sobras e resto-ingesta das refeições. Nesse contexto, indique a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Uma quantidade elevada de sobras poderá indicar erro do número de refeições previstas, falhas de treinamento em relação ao porcionamento e preparações incompatíveis com o padrão do cliente ou com seus hábitos alimentares.


ID
4079464
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A mensuração das temperaturas nas preparações alimentícias é uma operação que visa garantir o controle de qualidade higienicossanitária nestes serviços. Sobre as medidas de temperatura, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A água do balcão térmico deve ser trocada diariamente e mantida a temperatura de 80ºC a 90ºC (oitenta a noventa graus Celsius). Esta temperatura deve ser aferida durante o tempo de distribuição.

    Alimentos quentes: podem ficar na distribuição ou espera a 65ºc ou mais por no máximo 12 h ou a 60ºC por no máximo 6 h ou abaixo de 60ºC por 3 h. Alimentos frios: Alimentos frios potencialmente perigosos que favorecem uma rápida multiplicação microbiana: · devem ser distribuídos no máximo a 10ºC por até 4 horas.

    O tratamento térmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam no mínimo 74 ºC no seu centro geométrico ou combinações de tempo e temperatura como 65 ºC por 15 minutos ou 70 ºC por dois minutos.

    O alimento com temperatura de 60°C para ser resfriado a 10°C deve, no máximo, ocorrer em 2 horas.


ID
4079467
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), no ato do recebimento das matérias-primas, ingredientes, alimentos industrializados ou prontos para consumo, os procedimentos adequados devem ser seguidos para a manutenção da qualidade higienicossanitária. Sobre estes procedimentos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • C) Os alimentos congelados devem ser recebidos na temperatura de –10°C (dez graus Celsius negativos), ou em temperatura menor, ou conforme recomendação do fabricante.

  • CONGELADOS: 12 E 18 GRAUS CELSIUS


ID
4079470
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Legislação RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, do Ministério da Saúde, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para serviços de alimentação. Sobre as atividades relacionadas com a preparação do alimento, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os funcionários que manipulam alimentos crus devem realizar a lavagem e a anti-sepsia das mãos antes de manusear alimentos preparados

  • GABARITO: B

    RDC 216/2004

    4.8 PREPARAÇÃO DO ALIMENTO

    4.8.4 Os funcionários que manipulam alimentos crus devem realizar a lavagem e a anti-sepsia das mãos antes de manusear alimentos preparados.


ID
4079473
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os Procedimentos Operacionais Padronizados – POPs são procedimentos escritos de forma objetiva que estabeleça instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, no armazenamento e no transporte de alimentos (RDC n° 275, de 21 de outubro de 2002). Sobre estes, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c) A frequência das operações e nome, cargo e ou função dos responsáveis por sua execução devem estar especificados em cada POP.

  • GABARITO: C

    RDC 275/2002

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos.

    4. REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS 

    4.1. Requisitos Gerais

    4.1.3. A freqüência das operações e nome, cargo e ou função dos responsáveis por sua execução devem estar especificados em cada P O P. 

  • RDC 275/2002

    4. REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS

    4.1. Requisitos Gerais

    A) 4.1.2. Os POPs devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável técnico, responsável pela operação, responsável legal e ou proprietário do estabelecimento, firmando o compromisso de implementação, monitoramento, avaliação, registro e manutenção dos mesmos.

    B) 4.1.7. Os POPs podem ser apresentados como anexo do Manual de Boas Práticas de Fabricação do estabelecimento.

    D) 4.1.4. Os funcionários devem estar devidamente capacitados para execução dos POPs.

    E) 4.1.6. Os POPs devem estar acessíveis aos responsáveis pela execução das operações e às autoridades sanitárias.


ID
4079476
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O microrganismo mesófilo produz enterotoxina bastante resistente ao calor, ocasionando gastrenterite cujos sintomas geralmente aparecem dentro de quatro horas após a ingestão dos alimentos contaminados. Os referidos sintomas são náuseas, câimbras abdominais, diarreia, dor de cabeça e sudorese. Os alimentos envolvidos geralmente são produtos manipulados e inadequadamente refrigerados após o preparo. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • resposta: Staphylococcus aureus

  • Staphylococcus aureus - Facultativamente anaeróbico, com maior crescimento em condições aeróbicas. Produz enterotoxinas termorresistentes no alimento. Possui características de halofilia e osmofilia. Alimentos envolvidos: Carne e frango cozidos, atum, presunto, batatas e saladas de batatas, leite, queijos, cremes, chantily, confeitos frescos com recheio e tortas.

  • Staphylococcus aureus - Facultativamente anaeróbico, com maior crescimento em condições aeróbicas. Produz enterotoxinas termorresistentes no alimento. Possui características de halofilia e osmofilia. Alimentos envolvidos: Carne e frango cozidos, atum, presunto, batatas e saladas de batatas, leite, queijos, cremes, chantily, confeitos frescos com recheio e tortas.


ID
4079479
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A contaminação dos alimentos constitui um sério problema de saúde pública. A patologia causada pelo microrganismo com sintomatologia de doenças semelhantes a gripes, diarreia profusa e aquosa, frequentemente com sangue e que também pode conduzir à síndrome de Guillain-Barré, causando paralisia flácida se chama:

Alternativas
Comentários
  • Campilobacteriose


ID
4079482
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O cocobacilo gram-negativo, estritamente aeróbio, que causa a patogenicidade relacionada à produção de lipossacarídeos contendo poli N-formil perosamina de cadeia O; produz sintomas como febre, tremores e sudorese. A patologia, além de ser considerado um problema de saúde pública, também é um problema de saúde ocupacional. O gado e as indústrias de laticínios são as principais fontes de contaminações. Este coccobacilo chama-se:

Alternativas
Comentários
  • A brucelose foi identificada em 1887 e posteriormente novas espécies foram descobertas. Cada uma delas apresenta diferentes tipos de interação com o ser humano. É uma doença causada por cocobacilos ou bacilos do gênero Brucella. São bactérias que afetam tanto animais como o homem. As brucelas são parasitas que vivem dentro das células e têm grande capacidade de invasão e resistência à destruição. São encontrados em bovinos, suínos, caprinos, ovinos e cães e, por estar presente no rebanho, causa prejuízos ao sistema de produção em razão da infertilidade causada pela doença.

    Essa doença possui distribuição mundial, ou seja, é amplamente disseminada. Pode ser transmitida ao homem por meio do contato das mucosas com fetos abortados, fluidos, urina, placenta ou de maneira ocupacional, quando os profissionais efetuam necropsias, entrando em contato com vísceras infectadas. Além disso, a maioria dos casos no ser humano ocorre em fazendeiros, médicos veterinários, peões e açougueiros. A inalação de aerossóis e a ingestão de carne ou produtos contaminados como, por exemplo, o leite, são outras vias de acesso ao organismo.

    FONTE:https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/brucelose.htm

    :^]