SóProvas



Prova Exército - 2018 - EsFCEx - Oficial - Estatística


ID
2806381
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos primeiros teóricos a estudar as relações entre a população e as leis do crescimento econômico foi Thomas Robert Malthus, em 1798. Dentre as formulações teóricas deixadas por Malthus, a mais famosa é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • As políticas públicas podem ser caracterizadas por setorializadas, territorializadas, verticais e horizontais .

    a) Políticas Públicas Setoriais

    A setorialidade, ou delimitação temática, tem como premissa a adoção de estratégias de regulação situacional ativa e autônoma para produção de regras do jogo político em dado espaço definido pela própria conceituação do problema da política. São exemplos de políticas públicas setorializadas o combate às drogas, problemas ambientais, direitos do cidadão etc.

    b) Políticas Públicas Territoriais

    A territorialidade, ou delimitação geográfica, tem como fundamento a ação estratégica de arcabouços institucionais mais permanentes e claramente delimitados. Há, assim, maiores possibilidades de coordenação e de controle por atores detentores de autoridade legítima sobre dada circunscrição territorial. Como exemplo temos as políticas de desenvolvimento do semiárido, as políticas de combate ao contrabando e descaminhos em fronteiras etc.

    c) Políticas Públicas Verticais

    As políticas verticais, em termos de coordenação, são as mais tradicionais e comuns de serem encontradas. São políticas desenvolvidas com base em estruturas relativamente simples e, normalmente conduzidas a partir de diretrizes mais amplas. Em políticas coordenadas verticalmente tem se sobressaído como grande desafio para muitos governos a manutenção de um mínimo de capacidade política de direção para assegurar coerência, uniformidade e equidade e, ao mesmo tempo, permitir suficiente nível de autonomia. 

    São exemplos de políticas verticalizadas a definição de responsabilidade sobre educação básica, política tributária, política de desenvolvimento urbano etc.

    d) Políticas Públicas Horizontais

    As políticas públicas horizontais, também chamada de mutuamente integradas, são desenvolvidas entre partes de uma mesma organização ou por organizações situadas hierarquicamente em um mesmo âmbito. Na atualidade, as tentativas de articular horizontalmente suscitam muitas discussões sobre como devem ser constituídos sistemas de coordenação que garantam um mínimo de alinhamento para assegurar a geração de resultados operacionais eficientes. Temos como exemplos as políticas de coletas de resíduos urbanos por municípios situados em áreas metropolitanas, políticas de combate ao tráfico de drogas no Mercosul etc

    Fonte: PROCOPIUCK, Mário. Políticas Públicas e Fundamentos da Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2013.

  • Qual a diferença entre progressão aritmética e progressão geométrica?

    Progressão aritmética é uma sequência de números reais cuja diferença entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante. Progressão geométrica é uma sequência de números reais não nulos cujo quociente entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante.

    Fonte:

    O que é progressão aritmética exemplos?

    Progressão aritmética é um tipo de seqüência numérica que a partir do segundo elemento cada termo (elemento) é a soma do seu antecessor por uma constante. (5,7,9,11,13,15,17) essa seqüência é uma Progressão aritmética, pois os seus elementos são formados pela soma do seu antecessor com a constante 2.

    Fonte:

    O que significa progressão geométrica?

    Progressão geométrica é uma seqüencia numérica que cresce ou decresce pelo produto por uma taxa constante. Nessa progressão, os seus termos a partir do segundo é igual ao produto do termo anterior por uma constante denominada razão q. Por exemplo: (1,2,4,8,16,32,64, ... ) essa seqüência é uma PG de razão igual a q = 2.

    Fonte:

  • GABARITO - D

    Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo essa teoria, a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. 

    "A partir da segunda metade do século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu início novamente às ideias de Malthus, mas com uma adaptação concernente às condições históricas, ficou denominada de Teoria Neomalthusiana, essa teoria atenta-se para o crescimento populacional decorrente dos países subdesenvolvidos, tal crescimento provocaria a escassez dos recursos naturais, além do agravamento da pobreza e do desemprego.

    Para evitar esses contratempos, os neomalthusianos propuseram políticas efetivas de controle de natalidade que foram denominadas de “planejamento familiar”. Até mesmo as instituições financeiras como BANCO MUNDIAL e FMI tem exigido o cumprimento de políticas de controle de natalidade."

    Espero ter ajudado. ;)

  • ''Malthus concluiu que, se o crescimento populacional não fosse contido, a população cresceria segundo uma progresão geométrica (2,4,8,16,32), e a produção de alimentos cresceria segundo uma progressão aritmética (2,4,6,8,10,12). Malthus considerava que a população dobraria a cada 25 anos.''

  • MALTHUS:

    POPULAÇÃO: CRESCIMENTO GEOMÉTRICO

    ALIMENTO: ARITMÉTICO

    > TEORIA VERDE : quebrou Malthus.\

    GABARITO= D

  • Sua chance de acertar uma questão de Geografia kkkkkkk

  • GABARITO LETRA D- Existe uma tendência universal de a população crescer em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética.

    MALTHUSIANA (XVIII) NA INGLATERRA, TEORIA ANTINATALISTA.  

    -Projeção alarmista: população crescia em PG e os alimentos em PA. (A população duplicaria a cada 25 anos).  

    • O estudo prevê que esse desequilíbrio e a quantidade de terras agricultáveis levariam à fome e a uma crise mundial no abastecimento de alimentos 
    • os recursos naturais da terra se esgotariam em pouco tempo, porque faltaria terras e aos poucos elas diminuiriam sua capacidade de produção. 

    -Malthus tinha um viés religioso da igreja anglicana (era pastor) e com isso sugeriu para diminuir a população a: 

    • SUJEIÇÃO MORAL (abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA). OBS:NÃO ERA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS AINDA, pois ele era contra. 
    • Considera uma teoria elitista, pois só poderia ter filho quem tinha dinheiro. 

    -Formas de controle: ele dizia que catástrofes, como: guerras, doenças e desastres ambientas, não eram necessariamente boas, no entanto inevitáveis e com isso diminuía a população. 

    -Por que não deu certo?  

    • Processo de urbanização: filhos são gastos e mulher no mercado de trabalho. 
    • A revolução verde, a qual teve como característica a mecanização e uso de fertilizantes no campo (tecnologia). 

    -A diferença para a neo 

    1. a neo quer que o Estado introduza métodos anticoncepcionais  
    2. Malthus é as pessoas que vão praticar a abstinência, ou seja, sem a intervenção estatal. 

ID
2806384
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Complete a lacuna do texto abaixo.


O emprego de tecnologias avançadas direcionadas para a automação da produção visa aumentar a produtividade e intensificar a exploração da força de trabalho (apenas um operário, com o mesmo salário, faz o trabalho de dezenas), proporcionando maior acumulação de capital. Nessa etapa da dinâmica de produção industrial foi implantada uma nova forma de organização do trabalho no interior das fabricas, chamada de ______________ . Segundo esse tipo de organização do trabalho, o crescimento da atividade fabril esta baseado na integração efetiva entre a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de produção e sua aplicação imediata no processo produtivo.

Alternativas
Comentários
  • Produção Flexível (Toyotismo).

  • No toyotismo as linhas de montagem não são estáticas, pelo contrário, são bastante flexíveis, podendo ser modificadas constantemente segundo os interesses do momento.

    A produção flexível tem como objetivo alcançar os anseios de seus consumidores, o desenvolvimento desse tipo de produção conduziu a uma diminuição nos estoques de matéria-prima e de outros suprimentos usados nas indústrias.

    A produção flexível substituiu a produção fordista, pois o modelo de produção e distribuição em massa não atendia os requisitos das perspectivas industriais modernas. 

    Fonte - https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/producao-flexivel.htm

  • Excelente!

  • O cara sabe a resposta e marca a errada.

  • Alta produtividade é resultado de uma forma de produção, não é uma forma de produção propriamente dita.


ID
2806387
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.


A(s)_____________________ , ocorrida(s) logo após os anos de 1950 e mais fortemente no período do(a) _________________ , deu-se (deram-se) em função da entrada de muito capital e de tecnologia provenientes das ________________ .

Alternativas
Comentários
  • A partir de 1968, o País experimentou uma nova fase de sua economia e de seu processo de industrialização brasileira. A recuperação financeira, fruto da reforma tributária, criação de fundos de poupança compulsória (PIS, PASEP, FGTS) e ampliação do crédito lançaram bases para o momento considerado o “milagre brasileiro”. Entretanto, fatores externos também explicam esse crescimento, como o crescimento da economia mundial nestes anos, que permitiu o acesso a um abundante crédito externo, possibilitando o endividamento e criando espaço para a diversificação e o crescimento das exportações brasileiras.

    Fonte:

    Milagre econômico brasileiro é a denominação dada à época de crescimento econômico elevado durante o Regime Militar no Brasil, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo".

    Fonte:

    Fé na Missão!!!

  • industrialização brasileira - “milagre econômico” — grandes empresas multinacionais.

    Responder

  • GABARITO: E

    A industrialização brasileira ocorrida após a década de 1950, principalmente no governo de Juscelino Kubitschek se baseou em grande parte na entrada de capital e tecnologia proveniente de grandes empresas multinacionais. Esse modelo foi intensificado nos governos militares, quando ocorre o chamado milagre econômico, um grande crescimento do PIB e da indústria brasileira, mas as custas de um pesado endividamento. É importante ressaltar que o estado não deixou de fazer investimentos na indústria desde então, mas o capital multinacional privado passou a atuar fortemente no território nacional e foi responsável pelo aumento dos índices de industrialização no país.

  • Milagre econômico brasileiro foi a época de crescimento econômico elevado durante a ditadura militar brasileira, entre 1969 e 1973, também conhecido como "anos de chumbo"

    se fosse colocado ao invés de 1950, 1960 eu acertaria, pois o milagre econômico ficaria mais evidente, uma vez que facilmente eu identifico um período de industrialização com investimentos de empresas multinacionais.

  • Não existe cruzada econômica.

  • Milagre econômico é da década de 60 e 70 durante o governo militar


ID
2806390
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as províncias geológicas e as formas do relevo brasileiro, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará.

( ) Por se localizar na borda oriental da placa Sul-Americana, o Brasil não possui dobramentos modernos, nem tão pouco vulcões ativos, mas os abalos sísmicos são frequentes no território nacional em razão da aproximação contínua dessa placa com a Africana.

( ) No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    O Brasil está NO MEIO da placa Sul-Americana.

  • É uma placa continental que possui 32 milhões de quilômetros quadrados. O território brasileiro está localizado no CENTRO dela, onde a espessura é de 200 quilômetros, por esse motivo o país é pouco afetado por terremotos e vulcões.

  • >O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará. (correto)

    >O Brasil, por se localizar no meio da placa tectônica Sul-Americana, não possui dobradamentos modernos nem vulcões ativos, e os abalos sísmicos de maior intensidade são pouco frequentes no país (corrigido)

    >No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.(correto)

  • Escudos cristalinos

    -São formações mais antigas formados pelo derramamento do magma na Era Pré-Cambriana;

    -São mais desgatados;

    -Compõe 36% do território brasileiro;

    -Planaltos e depressões são formações cristalinas.

    Bacias Sedimentares 

    -Formação mais recente (a maior parte), na Era Cenozóica;

    -Onde é encontrado combustíveis fósseis;

    -Compõe 64% do território brasileiro;

    -Áreas de planícies.

  • n soh pq ele esta no meio, mas tambem pq a placa sul-americana é divergente da africana

  • Bom link para estudo de Geologia.

    http://professormarcianodantas.blogspot.com/2011/09/as-estruturas-e-as-formas-do-relevo.html

  • ( V ) O Brasil possui 36% da superfície do seu território em estruturas de escudos cristalinos, que compõem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos, como granito e ardósia, e minerais metálicos, como ferro e manganês, esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará.

     

    ( F ) Por se localizar na borda oriental da placa Sul-Americana, o Brasil não possui dobramentos modernos, nem tão pouco vulcões ativos, mas os abalos sísmicos são frequentes no território nacional em razão da aproximação contínua dessa placa com a Africana.

    ( FALSO ), Situado no centro da placa sul- americana, o território brasileiro apresenta relativa estabilidade geológica, pois as atividades vulcânicas e sismicas ocorrem principalmente nas bordas das placas tectônicas. 

     

    ( V ) No território brasileiro, nos planaltos localizados em cinturões orogenéticos, como o Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico, encontram-se inúmeras serras que são associadas a resíduos de estruturas dobradas intensamente e atacadas por processos erosivos, a exemplo das serras da Mantiqueira e do Mar.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: GEO, PROJ.VOAZ, VOL.ÚNICO

  • "esses últimos fartamente encontrados nos estados de Minas Gerais e Pará."

    MG - Quadrilátero Ferrífero

    PA - Serra dos Carajás


ID
2806393
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que expressa corretamente características contemporâneas da migração interna no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a alternativa D: o número de habitantes que não é natural dos municípios que moram é grande. Contudo, até o momento, não é maioria.

  • dúvidas com a D

    A maioria dos habitantes do país não é natural dos municípios onde moram, em razão da forte migração inter-regional.

    como disse a colega Saiane, não é a MAIORIA DE HABITANTES.

    complicadim em

  • MAPITOBA - a mais nova fronteira agrícola brasileira, quer dizer, os estados que mais crescem na agricultura. (DO NORTE NORDESTE)

    MAranhão

    PIauí

    TOcantins

    BAhia

  • Caí exatamente nessa pegadinha da letra D

  • Errei essa questão na prova e errei denovo aqui. Agora não erro mais vou imprimir e colocar em um quadro rs.

  • A questão D pode ser explicada pelos movimentos intraREGIONAIS

  • A) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Atualmente, São Paulo e Rio de Janeiro são as capitais cuja população menos cresce no Brasil."

    B) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Em primeira posição, figuram algumas capitais da região Norte, com destaque para Palmas(TO), Macapá(AP) e Rio Branco(AC), localizadas em áreas de expansão das atuais fronteiras agrícolas do país."

    C) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Outro ponto revelado pelos dados sobre os movimentos migratórios atuais é o dos fluxos de retorno, principalmente para o Nordeste"

    D) Eustáquio de Sene vol3, pág. 141 | "Segundo dados o IBGE, em 2008, 40% dos habitantes do país não eram naturais do município de residência..."

    E) Eustáquio de Sene vol3, pág. 142 | "Qualquer região do país que receba investimentos produtivos, públicos ou privados, que aumentem a oferta de emprego, receberá também pessoas dispostas a preencher os novos postos de trabalho. É o que acontece atualmente no estado de São Paulo...apresentam índices de crescimento econômico...Essa situação ocorreu graças ao desenvolvimento dos sistemas de transporte, energia e comunicações."

  • GAB B

    Aregião do Matopiba, que compreende terras nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deve expandir sua área plantada em 15% nos próximos dez anos, chegando a alcançar 8,9 milhões de hectares. A produção deve crescer o dobro (32%), atingindo 33 milhões de toneladas em 2030. A previsão é do estudo “Projeções do Agronegócio 2019/20 a 2029/30”,a área que mais cresse no Brasil feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    COM DEUS!


ID
2806396
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O potencial energético brasileiro, se comparado com outros países, é bastante privilegiado em razão da disponibilidade e do uso de fontes renováveis, chegando a representar 46% do consumo total de energia no país. Nesse sentido, sobre as diferentes matrizes energéticas brasileiras é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa "E"?

  • Leonardo Morais, acredito que seja pq a energia solar não tem baixo custo de produção

  • As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear

  • Leonardo, pela pesquisa que fiz, creio que o erro na alternativa E seja, também, pela afirmação "A geração de energia solar no Brasil já se destaca, entre as matrizes renováveis", porque apesar de existir no Brasil, a energia solar ainda não possui tanto destaque.

    No site tem um texto bem legal sobre o tema e em momento algum é citada a energia solar.

    Enfim, espero ter ajudado. ;)

  • Qual é a primeira mais consumida já que a A fala que é a biomassa?

  • Os três principais tipos de combustíveis fósseis são: o , o  e o , embora existam outros, como o xisto betuminoso.

    Os combustíveis fósseis são matéria-prima para produção de energia. São recursos naturais não-renováveis, originados de restos orgânicos acumulados na crosta terrestre ao longo de milhões de anos.

  • energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico. Além do mais, o Brasil ainda importa parte da energia hidroelétrica, uma porção dessas importações é referente à propriedade paraguaia da Usina Binacional de Itaipu, outra parte se refere à compra de eletricidade produzida pelas usinas de Garabi e Yaciretá, na Argentina.

  • O erro estar em afirmar que a produção da energia Sola é de baixo custo.

  • A lenha é muito utilizada para produção de energia por biomassa - no Brasil, já representou 40% da produção energética primária. A grande desvantagem é o desmatamento das florestas.

  • Erros da alternativa E:

    - falar que a energia solar "já se destaca", o que não é verdade;

    - falar em baixos custos de produção, o que também não é verdade, pois há a necessidade de importação de muitos componentes;

    - falar na extra-tropicalidade (estar fora dos trópicos), o que não é o caso do Brasil, mas da Ásia, por exemplo.

  • ERRO DA C)

    A energia hidráulica é a principal fonte de energia utilizada no Brasil. De acordo com o , cerca de 65% da energia produzida aqui é desse tipo.

    A energia hidráulica é gerada pela força das quedas d’água ou correntezas dos rios que movem turbinas para produzir eletricidade. Essa solução é relativamente barata devido a grande quantidade produzida e disponibilidade hídrica.

    Apesar de ser considerada um tipo de energia limpa, ela gera impactos ambientais no local de instalação: é necessário inundar uma ampla área, deslocando moradores e prejudicando a fauna e flora local.

    Em épocas de seca, a produção também diminui, gerando aumento na conta de luz e racionamentos.

  • Matriz elétrica é diferente de Matriz Energética

    Matriz elétrica do BRASIL : 1)Hidrelétrica

    Matriz energética do BRASIL : 1)Petróleo 2)Biomassa

  • Galera, lembrem das aulas de física, energia pode ser tanto elétrica como térmica, então quando ele fala "gerar energia" na alternativa "A", a questão está generalizando, e se prestarem atenção o petróleo ainda tem imensa importância no consumo energético geral (carros, caminhões, navios etc).


ID
2806399
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a evolução das diferentes divisões regionais aplicadas ao território brasileiro, ao longo do tempo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "A" está correta, pois expressa corretamente os objetivos estabelecidos para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, formalmente criado em 1938 pelo Decreto-Lei n. 218/1938, promulgado pelo então presidente Getúlio Vargas, e que assim permanece até o presente. Esse órgão resulta da redefinição do INE – Instituto Nacional de Estatística e do Conselho Nacional de Geografia. Vale destacar que, até aquela data, o que existia era o Instituto Nacional de Estatística, criado em 1934 e modificado em 1937. Todavia, como há divergência sobre a compreensão da data de criação do referido órgão, entre os autores adotados na bibliografia oficial desse certame, esta alternativa torna-se ambígua e, portanto, a questão deve anulada.

    - A alternativa "B" está incorreta, pois desde os anos de 1960 o IBGE passou a adotar o critério de região homogênea, na regionalização do país. Que é um critério mais complexo do que a divisão segundo os aspectos naturais.

    - A alternativa "C" está incorreta, porque o critério de região homogênea ainda é adotado na regionalização oficial do país.

    - A alternativa "D" está incorreta, pois a criação da Região Sudeste se deu na regionalização elaborada em 1969.

    - A alternativa "E" está incorreta, porque o critério de divisão em macrorregiões ainda é adotado no Brasil.

    Fonte: http://www.esfcex.eb.mil.br/images/concurso/2018/ca_cfo_2018/RESPOSTA_E_JUSTIFICATIVAS_DOS_PEDIDO_DE_REVISO_CA_2018.pdf


ID
2806402
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

““No século XVI o açúcar tomou-se o principal produto de exportação brasileiro e não perdeu essa posição predominante até meados do século XVIII, quando o Brasil abarrotou os cofres da Europa ...(com a venda desse produto agrícola)... e, ajudou a impulsionar a Revolução Industrial.”

Schwartz, Stuart B. Segredos Internos: Engenhos e escravos na

sociedade colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p l44.


Analise as afirmações a seguir, e assinale a alternativa correta sobre a economia colonial brasileira no período denominado como “ciclo do açúcar.”


I. A dinâmica do funcionamento da economia açucareira esteve sempre relacionada ao comércio internacional desse produto e as mudanças políticas e econômicas vigentes no mundo atlântico.

II. A dimensão comercial da indústria açucareira garantiu que o açúcar brasileiro chegasse aos mercados europeus desde o início do século XVI e contribuiu consideravelmente para a formação de uma importante comunidade mercantil no Brasil.

III. Apesar da magnitude desse comércio ele não exigia grandes investimentos em mão de obra e, portanto, pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I é verdadeira assim excluímos as alternativas A, B e E. O que torna a afirmativa III falsa é afirmar que "...pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia.", já que o Brasil foi o país que mais recebeu escravos negros a ponto de ser considerado uma "África na América". Assim, alternativa correta letra C.

  • é só saber que a alternativa lll está errada.que por eliminação o gabarito sai

  • I. A dinâmica do funcionamento da economia açucareira esteve sempre relacionada ao comércio internacional desse produto e as mudanças políticas e econômicas vigentes no mundo atlântico. (V)

     

    II. A dimensão comercial da indústria açucareira garantiu que o açúcar brasileiro chegasse aos mercados europeus desde o início do século XVI e contribuiu consideravelmente para a formação de uma importante comunidade mercantil no Brasil. (V)

     

    III. Apesar da magnitude desse comércio ele não exigia grandes investimentos em mão de obra e, portanto, pouco alterou a estrutura demográfica e social da colônia. (F)

     

    FALSO, Pois, A instalação e a atividade de um engenho eram operações custosas que dependiam da ontenção de créditos. No sé. XVI, pelo menos parte desse créditos provinha de investidores estrangeiros, flamengos e italianos, ou da própria Metrópole.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO

  • Olá!

    A resposta correta é a letra "C". Mas por quê?

    Abaixo, uma pequena explicação sobre a Produção Açucareira.

    A ausência de metais precisos e a necessidade de colonizar o Brasil a qualquer custo, levaram os portuguesa a implantar em nosso país, o sistema de produção açucareira. Além disso, o açúcar era considerado uma especiaria na Europa. Com isso, os portugueses teriam um mercado consumidor garantido para a comercialização do produto.

    Os portugueses também implantaram no Brasil, o sistema de Plantation. Esse sistema, visava lucrar ao máximo com a produção açucareira. Ou seja, o açúcar era produzido em latifúndios (monocultores) que utilizava a mão de obra escrava e toda a produção era destinada ao mercado externo.

    Att, Douglas Claudio.

  • Marquei por eliminação, mas este " desde o início do século XVI" me deixou em dúvida... O século XVI começa em 1501...Brasil em processo de "descobrimento" ...

  • Gabarito: C

    Discordo do gabarito, consegui acertar por eliminação, pois de acordo com minhas anotações de aulas e de resumos da internet diz que a produção açucareira brasileira entrou no mercado a partir da segunda metade do século XVI.

  • ||| - (Resposta está errada por conta) - Para se investir em cana-de-acucar- deveria-se colocar muito dinheiro, ora, a manutencao da mao de obra era muito cara, juntamente com o trasporte.


ID
2806405
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa correta sobre as revoltas ocorridas no período regencial.


“ O período regencial foi um dos mais agitados da história política do país e também um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias e da organização das Forças Armadas.”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Pauto. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000, p, 161.

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da letra D?

  • Erros da alternativa D em vermelho, pessoal.

     

    d) Esse período é marcado também por uma forte tensão entre os projetos políticos federalistas, que objetivavam maior poder e atribuições aos Estados (Obs 1) e os projetos de construção do Estado unitário, os quais se esforçavam em garantir maior centralização das rendas e poder político no governo das Províncias (Obs 2).

     

    Obs 1: Não eram Estados, eram Províncias;

     

    Obs 2: Os projetos de construção do Estado unitário reivindicava uma centralização maior do poder para a capital do Império, para o Imperador, e não para o governo das Províncias, como terminou dizendo a alternativa.

     

  • Revoltas do Período Regencial

    A consequência dessa disputa de poder é a instabilidade política. Somada à essa questão, as condições precárias de grande parte da população dão origem a uma série conflitos:

    Cabanagem, na Província do Grão-Pará (1835 – 1840); Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845); Revolta dos Malês, Província da Bahia (1835); Sabinada, na Província da Bahia (1837 – 1838); Balaiada, na Província do Maranhão (1838 – 1841).


  • continuo sem saber o erro da D

    Embora tenha lido os comentários atenciosos dos colegas

    quanto a ''a'', nao entendi nada

  • Gabarito - A

    Confere o comentário do colega Leonardo. ;)

  • revolta do malês- Bahia, sabinada-Bhia.

    revoltas dos cabanos-Grão-Pará

    revolução farroupilha-Rio Grande do Sul e Santa Catarina

    balaiada- Maranhão

    Gabarito A

  • Como a letra A está certa se Revolta do males e sabinada foram na mesma provincia(BAHIA)??

    não encontrei nenhuma alternativa correta!

  • B) está errada pq as rebeliões n tinham como objetivo a separação, eles desejavam melhores condições, seja ela política ou econômica, assim eles acabavam separando até D. Pedro assumir ou desejavam ter suas revindicações atendidas.

    C ) N houve diálogo algum com separatistas, o diálogo foi feito com os políticos exaltados q desejavam maior autonomia das províncias, ou seja, políticos q desejavam um império federalista essa ideia foi colocada na assembleis em 1832, sendo vetada.

    D) Está errada pq o ato adiconal de 1834 descentraliza o poder físcal para as províncias, ou seja, as rendas estavam descentralizadas.

    E) Só na cabanagem morreram 30 mil pessoas, quase 20% da população da província. Se isso é pouco conflito n sei o q é muito. obviamente a E está errada

    A) está correta pq podemos dividir as revoltas em grupos, esses grupos teriam como carater a articulação política e a intensidade do movimento, o q importa é como ocorreram, assim vc consegue colocar em grupos pelas semelhanças. Fora que ocorreram de norte a sul do país.

    Exmplo: revolta de escravos: Rebeliões dos Carrancas, Malês e Manuel Congo.

    Revoltas que ocorreram separação: Farropilha, Sabinada.


ID
2806408
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as conquista dos sertões, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII.

( ) As bandeiras eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos.

( ) As bandeiras marcaram, sem contestação da historiografia, a independência dos paulistas em relação à Coroa, assim como, se configurou como um movimento democrático.

Alternativas
Comentários
  • As conquista dos sertões

     As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII, e eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos.

  • ( ) As bandeiras se constituíram na grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII. (V)

     

    ( ) As bandeiras eram expedições que tinham como objetivos, entre outros, os de buscar indígenas para serem escravizados e encontrar metais preciosos. (V)

     

    ( ) As bandeiras marcaram, sem contestação da historiografia, a independência dos paulistas em relação à Coroa, assim como, se configurou como um movimento democrático. (F)

     

    FALSO, pois  os paulistas construíram uma sociedade rústica, com menor distinção entre brancos e mestiços, influenciada pela cultura indígena. Não devemos porém confundir essa sociedade rústica com uma sociedade democrática, pois uma hierarquia das melhores famílias e a dominação sobre os índios prevaleciam.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: HIST. DO BRASIL. BORIS FAUSTO

  • Os bandeirantes tinham como atividade principal o apresamento de índios, a busca de drogas do sertão e a procura de escravos. Com isso era uma atividade muito lucrativa,visto que os escravos eram vendidos com preços inferiores aos de Portugal.

    PMBA.

  • Os bandeirantes paulistas não foram vencedores em cima da coroa portuguesa, pelo contrario em uma emboscada de 100 homens foram massacrados sem piedade. Ato este conhecido como Capão da Traição ( assim que os paulistas entregaram as armas - pedindo que fossem poupados, a coroa portuguesa os matou).


ID
2806411
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto do movimento republicano e o advento da República no Brasil, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Para proteger a monarquia foi criada, no governo do liberal Ouro Preto, a Guarda Negra, força paralela ao Exército.

II. O Partido Republicano Paulista foi precursor de uma revolução republicana que abalou as estruturas sociais.

III. Ás vésperas do fim, a monarquia ainda era apoiada pela Igreja, mesmo após a prisão dos bispos D. Vital e D. Macedo Costa.

IV. As idéias de república que mais contribuíram para o avanço do movimento republicano no Brasil, durante a década de 1880, foram as de progresso e modernização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO PRELIMINAR - D

    I – “Para proteger a monarquia foi criada, no governo do liberal Ouro Preto, a Guarda Negra, força paralela ao Exército”. Sobre essa assertiva a Banca Elaboradora desse certame, após avaliar as referências bibliográficas constante no edital, que abordam sobre a Guarda Negra, verificou que não existe consenso sobre o momento em que a referida Guarda foi criada. Para Schwarcz (p. 312, 2015) a criação ocorreu no governo liberal do Visconde de Ouro Preto, a partir de uma ideia de José do Patrocínio, para BASILE in LINHARES (p. 291, 2000) teria sido José do Patrocínio o organizador da Guarda, não ficando claro se a criação ou a organização ocorreu no gabinete de Ouro Preto ou no de João Alfredo. Tal aspecto deixou a assertiva dúbia.

    III – “Ás vésperas do fim, a monarquia ainda era apoiada pela Igreja, mesmo após a prisão dos bispos D.Vital e D.Macedo Costa”. Nessa assertiva o trecho ainda era apoiada pela Igreja, foi usado de forma equivocada, pois não se trata de apoio e sim rompimento ou não rompimento de uma parte do clero, não da Igreja enquanto instituição subordinada ao Estado, naquele período, conforme a Constituição de 1824. Diante do exposto, duas assertivas, com proposições ambíguas, essa Banca entende que a questão 11 deve ser ANULADA.

    Fonte: http://www.esfcex.eb.mil.br

  • Partido Republicano era minoria no congresso, trata-se de Golpe de Estado (...)


ID
2806414
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considerando o texto abaixo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:


Nas primeiras décadas do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das "‘Brigadas Mata-Mosquitos”, a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e, as reformas urbanas da região portuária e do centro da cidade, provocaram grande descontentamento entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola:

"...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência a, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte.'”


I. A febre amarela é transmitida pelo ar e as ruas alargadas, na época, pela remodelação da área portuária e central da cidade permitiríam a convivência mais salubre e higiênica entre os pedestres.

II. O princípio de ação da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a Revolta da Vacina no Congresso Nacional.

III. A imposição da vacina somou-se a insatisfações das camadas mais pobres geradas pela remodelação das áreas portuária e central da cidade, contribuindo para a eclosão de inúmeros acontecimentos denominados de Revolta da Vacina.

Alternativas
Comentários
  • "Houve erro na elaboração que deve ser anulada para não prejudicar os candidatos. Também deve ser anulada por não mencionar a fonte de referência do fragmento do discurso de Ruy Barbosa utilizado"

    Fonte: site EsFCEx


ID
2806417
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando o contexto da Primeira República no Brasil (1889-1930), no qual surge o movimento operário, assinale a alternativa correta:


“O crescimento das cidades e a diversificação das suas atividades foram requisites míninos de constituição de um movimento da classe trabalhadora.”

FAUSTO, Boris História do Brasil São Paulo: Editora da Universidade de São Pauto, fundação para o Desenvolvimento da Educação. 2000, p. 254. 

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre A e B.Qual seria o erro da letra B?

  • Falar em "sucessivos êxitos" elimina a alternativa B.

  • d) alguém ajudaria com o erro dela?

    se a greve geral foi feita pelo anarcosindicalismo, temos essa parte correta. A parte incorreta está em citar os estados, DF e SP ?

  • A - Com o crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades, concentraram-se fábricas e serviços, constituindo-se num ambiente, com requisitos propícios, para o movimento da classe trabalhadora, esta que tinha uma condição de vida em comum.

    B - O movimento da classe trabalhadora, de maneira geral, nesse período, foi bastante expressivo e alcançou sucessivos êxitos.

    O movimento da classe trabalhadora urbana no curso da Primeira República foi limitado e só excepcionalmente alcançou êxitos.

    C - Era significativo o número de indústrias nesse período, assim como o número de operários, destacando-se assim, respectivamente, o aspecto econômico e político como razões para o sucesso do movimento.

    Reduzido significado da indústria, sob aspecto econômico, e da classe operária, sob o aspecto político.

    D - Os movimentos operários do Distrito Federal e de São Paulo eram iguais em método e em idéias, pois em ambos predominava o anarcosindicalismo.

    Os movimentos operários do DF(RJ) e de SP apresentavam várias diferenças.

    No Rio de Janeiro predominava um vago socialismo e um sindicalismo que hoje chamaríamos " de resultados". Ou seja, o movimento operário carioca tender a buscar o alcance de reivindicações imediatas, como aumento de salario, limitação da jornada de trabalho, salubridade ou de médio alcance, como o reconhecimento dos sindicatos pelos patroes e pelo Estado.

    Em SP predominou o anarcosincicalismo. Eles acreditavam que o seu objetivo seria atingido com a derrubada da burguesia do poder, sem um longo período de transição posterior.

    E -As greves não tinham forte repercussão, ainda que fossem gerais e comprometessem setores chaves do sistema agroexportador como ferrovias e portos.

    As greves só tinham forte repercussão quando eram gerais ou quando atingiam setores-chaves do sistema agroexportador, como as ferrovias e portos.

    Fonte: Boris Fausto, História do Brasil - pág 297

  • o enunciado dar a resposta.

  • Ótimo comentário do colega Uilliam.


ID
2806420
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o exclusivismo comercial português que envolveu a Coroa e o controle da Minas no período colonial brasileiro, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos.

II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias.

III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região.

IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos.(correta)

    II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias.(correta)

    III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região.(errada)

    (foi uma revolta ocorrida em minas gerais entre paulistas e emboabas(forasteiros) não teve como um dos motivos a arrecadação de impostos mas sim a luta pela posse das minas)

    IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa.(essa eu não sei rsrs).

  • I. Com a extração de ouro e diamantes no Brasil, a Coroa portuguesa intensificou a intervenção regulamentadora para arrecadar mais impostos. (V)

     

    II. O quinto e a capitação foram os dois sistemas básicos de impostos cobrados pela Coroa na atividade mineradora da Colônia, sendo a capitação cobrada também sobre estabelecimentos, exemplo de oficinas, lojas e hospedarias. (V)

     

    III. A Guerra do Emboabas (1708-1709), ocorrida na região das Minas foi uma reação de paulistas e estrangeiros aos impostos cobrados pela Coroa para adentrar na região. (F)

     

    FALSO, pois foi uma guerra civil, opondo paulistas de um lado, estrangeiros e baianos de outro.

     

    IV. Os religiosos, a exemplo dos frades, foram os únicos que ficaram isentos da proibição de entrar na região da Minas sem autorização da Coroa portuguesa. (F)

     

    FALSO, Pois, a entrada de frades foi proibida e uma ordem régia ao governador da capitania determinou a prisão de todos os religiosos que nela estivessem "sem emprego ou licença" (1738).

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: HIST. DO BRASIL, BORIS FAUSTO

  • Bom, eu acertei a questão, porem quando se fala que a cobrança e o quinto pago eram os impostos mais importantes da quela época, pode ser um pouco equivocado. Entendo que a Derrama e a Finta poderiam ser entendido da mesma maneira como mencionado na questão.

    Finta - 30 arrobas anuais.

    Derrama - Imposto cobrado sobre os não pagos(Finta) / 30 + 100 arrobas anuais.

  •  

    • Paulistas x Portugueses (Emboabas) : Disputa pelo controle da extração aurífera;

    • Os paulistas não se identificavam com a administração colonial portuguesa;

    Capão da Traição: Cerca de 300 paulistas que haviam se rendido, foram massacrados amando do comandante Bento do Amaral Coutinho.

    • Vitória portuguesa.  


ID
2806423
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas propostas e, em seguida, escolha a alternativa correta:


I. As palavras mãe, ontem, chão e bem apresentam ditongos nasais.

II. As palavras baixo, jeito, chapéu e tesouro apresentam ditongos orais crescentes.

III. Os vocábulos área, dieta, mágoa e série possuem ditongos orais decrescentes.

Alternativas
Comentários
  • O TERMO : DIETA  NÃO É DITONGO DECRESCENTE 

    GABARITO : A

  • A alternativa II está errada, porque todas as palavras são ditongos orais decrescentes.

    A alternativa III está errada, porque todas as palavras são ditongos orais crescentes. Obs: De acordo com Bechara "dieta" é ditongo crescente /yé/: dieta

  • Gab.: A - I. As palavras mãe, ontem (=ONTEI), chão e bem apresentam ditongos nasais.

  • Vai ai um bizu para saber oque é ditongo crescente e decrescente

    A E I O U

    5 4 3 4 3

    ex da questão II. As palavras baixo, jeito, chapéu e tesouro

    5,3 4,3 4,3 4,3

    dec dec dec dec

    Fonte// uma aula no youtube que assisti quando fui fazer uma prova da ESA.

    tmj

  • E Só Fecha o NARIZ

  • Olá!

    A reposta correta é a letra: "A". Mas por quê?

    Vamos analisar:

    I- mãe, ontem, chão e bem apresentam ditongos nasais - Correto. 

    As pronúncias dessas palavras têm um som fechado. Faça um teste, com a sua mão esquerda ou direita, aperte a saída de ar do seu nariz e em seguida, pronuncie a palavra: "mãe" ou "ontem" ou "chão" ou "bem". Perceba que haverá uma vibração no seu nariz, durante a pronúncia.

    II- baixo, jeito, chapéu e tesouro apresentam ditongos orais, porém são decrescentes.

    III- área, dieta, mágoa e série apresentam ditongos nasais, mas são crescentes.

    Dica: Ordene as vogais da seguinte forma: A-E-I-O-U.

    Ex1: baixo-> De acordo com a ordenação acima as vogais: "a-i" estão decrescentes.

    Ex2: dieta-> De acordo com a ordenação acima as vogais: "i-a" estão crescentes.

    Att, Douglas Claudio.

  • Alguém sabe me dizer porque ontem e bem são ditongos?

  • Quando m ou n tiverem som de i (som anasalado) serão considerados vogais na fonologia, então Tambem (tambei) é ditongo nasal

  • Renan Matos , porque o sol deles (fonema ) tem sim de “”I””.
  • GAB A

  • você aqui novamente !
  • Obrigado, Bechara. Amo-te.
  • Meu Deus! Cada "professsor" nos comentários. Ditongo nasal também são en /em . Pois quando pronunciados nós colocamos o fonema i. Falamos assim "onteim, beim"

  • Gabarito A


ID
2806426
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Para responder a questão abaixo, considere as palavras a seguir, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.


                    progredir - promoção - projeção

Alternativas
Comentários
  • Pro- movimento para frente progresso, prosseguir.

  • PROGREDIR

    PROMOÇÃO

    PROJEÇÃO

    Esse PRO é latino indica movimento para frente, a favor de.

    A

  • Respondi por eliminação!

    b) Todas apresentam, em sua formação, sufixo que expressa ideia de “instrumento”.

    • progredir - promoção - projeção // não têm os mesmos sufixos.

    c) Todas apresentam, em sua formação, prefixo grego que expressa noção de “anterioridade”.

    • A Palavra "progredir" tem noção de posterioridade.

    d) Todas apresentam, em sua formação, prefixo e sufixo latinos que expressam noção de “início”.

    • progredir - promoção - projeção // nenhuma palavra traz ideia de ínicio.

    e) Todas apresentam o mesmo radical.

    • progredir é o própio radical.
    • promoção vem do ato de "promover".
    • projeção vem do ato de "projetar".

    Espero ter ajudado. Ótimo estudo a todos, Brasil!


ID
2806429
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

Considerando o texto e seu conteúdo, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B) O Bitcoin é uma moeda virtual que apresenta aspectos positivos e negativos, sendo que todos eles estão mais associados aos limites e potencialidades do mundo virtual e suas ferramentas, e menos associados à interferência direta do ser humano.


     "Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha".



  • Letra b

    b)O Bitcoin é uma moeda virtual que apresenta aspectos positivos e negativos, sendo que todos eles estão mais associados aos limites e potencialidades do mundo virtual e suas ferramentas, e menos associados à interferência direta do ser humano.

    Achei a resposta aqui:

    Linha 4: "Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a não existência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações."


ID
2806432
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

No trecho “O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo.”, há:


I. Somente uma preposição essencial.

II. Somente uma locução prepositiva.

III. Duas preposições acidentais.

Alternativas
Comentários
  • I. Somente uma preposição essencial.

    ERRADA. Há duas preposições essenciais = "(...) o conjunto de todas as operações (...)" / "(...) constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos (...)"


    II. Somente uma locução prepositiva.

    CERTA. "(...) constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo."


    III. Duas preposições acidentais.

    ERRADA. Não há palavras de outras classes gramaticais usadas acidentalmente como preposições.


    Creio que seja isso.

  • OK. Apenas em complemento a Lucas Faraco:

    Acho que sobre a I são três as preposições essenciais: esqueceu-se do por, brother.

    [...] o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores [...]

  • Confesso que não pensei nesse "por". Aprendi a reconhecer a preposição com a pergunta da palavra...

    Identifiquei assim o item I: "O que valida a existência (de que?) da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto (de que?) de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares (de que?) de servidores anônimos ao redor do mundo".

    Então, pra mim, seriam essas as preposições essenciais.

    Por favor, me corrijam se eu estiver errada.

  • “O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo.”

     

    I. Preposições essenciais em vermelho.

    II. Locução prepositiva sublinhada.

    III. Não há preposição acidental.

     

    Gabarito: B

  • A preposição é uma palavra invariável que liga duas palavras, estabelecendo entre elas uma relação de dependência.

    preposições essenciais:

    (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre)


ID
2806435
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               MAS O QUE SÃO, AFINAL, “CRIPTOMOEDAS”?

                                                                                     Renato Bazan


O Bitcoin é uma “criptomoeda” inventada por um intemauta (ou grupo) cujo pseudônimo era Satoshi Nakamoto. A figura misteriosa lançou o conceito em 2008, ajudou a implementá-lo, e desapareceu da Internet em 2011. Sua proposta originou a primeira entre 1.358 unidades monetárias digitais, todas unidas pelo mesmo objetivo: o de usar a Internet para desviar de qualquer tipo de controle monetário governamental. Há duas características fundamentais que garantem esse objetivo: primeiro, a nãoexistência de manifestação física dessas moedas; segundo, a natureza criptográfica de todas as transações.

O que valida a existência da moeda é uma gigantesca planilha que detém o conjunto de todas as operações já feitas, constantemente atualizada por milhares de servidores anônimos ao redor do mundo. Cada transação só se toma válida depois que cada um desses servidores a autoriza em seu próprio bloco de operações, e o “bloco” é ligado à “corrente” com as informações anteriores. Esse desenho estrutural distribuído confere ao blockchain um poderosíssimo freio contra fraudes, que vem sendo adotado de forma positiva para outros propósitos, como controlar estoques em grandes supermercados, analisar o tráfego e pelo próprio sistema bancário norte-americano.

Do lado do usuário, a segurança contra fraudes se dá pela atribuição de uma chave digital exclusiva, tão complexa que exigiría de supercomputadores semanas de processamento para desvendar. Nesse ponto mora, simultaneamente, a maior virtude e o maior vício das criptomoedas: se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha. É um terreno fértil para o banditismo.

A automação implacável abrange inclusive a própria geração de novas moedas. Para que novos Bitcoins sejam emitidos, é necessário que um servidor feche um bloco e acrescente-o à corrente. Isso acontece a cada 10 minutos, 24 horas por dia, e garante 12,5 novas moedas à máquina que fechar a operação mais rapidamente. Esse ritmo diminui pela metade a cada 4 anos “para que a moeda possa valorizar”. Aos derrotados, o sistema confere pequenas taxas de verificação por validar os blocos.

Textoadaptado. Disponivelem: httvs: /Avww. diariodocentrodomundo.com. br/e m-i-ano-bitcoin-foi-de-brincadeira-de-cassino-Dara-maior-ameacaeconomica-atual-Dor-renato-bazan (28/04/2018)

No trecho “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha.", há uma:

Alternativas
Comentários
  • No trecho “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro(lado) remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha.", há uma:

    A - Elipse.

    Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto.

  • A) Elipse=> consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados pelo contexto do texto.

    B) Gradação=> é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax).

    C) Hiperonímia=> como o próprio prefixo já nos indica, esta palavra confere-nos uma ideia de um todo, sendo que desse todo se originam outras ramificações, como é o caso de frutas. Grupo frutas: maçã, banana, uva...

    D) Hiponímia=> demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, laranja, melão e melancia. Essas são palavras hipônimas.

    E) Sinonímia=> são palavras que possuem o significado igual ou semelhante.

  • Segue meu entendimento

    “[...] se por um lado esse sistema evita que o dinheiro virtual seja duplicado, por outro "ELE" remove qualquer tipo de controle humano sobre o que está acontecendo na planilha."

    ELE: "O sistema"! É um sujeito oculto ou elíptico!

    RESPOSTA: Letra (A)!

  • Por acaso, não seria "zeugma" o termo mais adequado ?


ID
2806438
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas a seguir, em ordem.


Não__________ dúvidas de que as pessoas precisam dormir. A qualidade do descanso está __________ a várias disfunções físicas e psíquicas, desde problemas no sistema imunológico, déficits cognitivos, até o descontrole do peso. “Quase todas as desordens psiquiátricas mostram alguns problemas com o sono”, avalia o psicólogo Matthew Walker, da Universidade da Califórnia. Antigamente os pesquisadores acreditavam que problemas psiquiátricos é que __________ problemas do sono. Novas pesquisas, no entanto,___________que o que ocorre, na verdade, é o inverso. Ou seja, problemas com o sono é que __________ causar distúrbios mentais.

http.w.w.w.uol.com.br/vivermente/noticias.noites em claro podem causar disturbios psiquiatricos.html

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Não há(verbo impessoal) dúvidas de que as pessoas precisam dormir. A qualidade do descanso está associada a várias disfunções físicas e psíquicas, desde problemas no sistema imunológico, déficits cognitivos, até o descontrole do peso. “Quase todas as desordens psiquiátricas mostram alguns problemas com o sono”, avalia o psicólogo Matthew Walker, da Universidade da Califórnia. Antigamente os pesquisadores acreditavam que problemas psiquiátricos é que desencadeavam problemas do sono. Novas pesquisas, no entanto,sugerem que o que ocorre, na verdade, é o inverso. Ou seja, problemas com o sono é que podem causar distúrbios mentais.

  • No caso de Associada, Podemos exemplificar na seguinte frase usando a palavra NECESSÁRIO:

    A. É necessário Cautela.

    B. A cautela é necessáriA

    Pelo meu entendimento quando algumas palavras tem preposição a palavra em questão será feminina. outro exemplo:

    A. É proibido entrada.

    B. É proibida a entrada.

  • Meu pensamento para responder a questão foi:

    "É QUE" é partícula expletiva, não funcionando como verbo e pode ser tirada, sem problemas, da frase sem alterar sentido.


ID
2806441
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras possuem radicas gregos:

Alternativas
Comentários
  • Fico no aguardo de uma dica de como distinguir radicais e afixos gregos/latinos e demais... o.O

  • kkkkkk orar para não cair, e se cair, só chutando...

  • Lista de Radicais Gregos, encontrei nesse site, impossível gravar todos,rs. Espero que ajude!

  • para quem não é assinante.. gabarito letra D

  • Dica para resolver esta questão é ir quebrando cada palavra ao meio, por exemplo, poliedro: poli + edro; hidrogênio: hidro +gênio

    mas mesmo assim é ler palavras gregas.

  • esta questão é covardia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Fiquei entre a A e D, marquei a errada

  • Sacanagem

    edit***

    Meses depois retorno e percebo quão simples foi resolver essa questão. Tentiva e erro cara, persiste que da certo.

  • Eu só quero ser "puliça" seu examinador :-)

ID
2806444
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a quantidade adequada de acento grave para que o texto abaixo atenda às exigências normativas.


Dercy Gonçalves, Jô Soares e Ana Maria Braga vão se somar, daqui a pouco, a Caetano, Gil e Paulo Coelho (na falta de Raul Seixas) como ícones de uma geração de velhinhos “prafrentex”. Como a psicanalista Angela Mucida mostrou em O sujeito não envelhece: psicanálise e velhice (Autêntica, 2004), para essa geração, não envelhecemos, desde que possamos reconhecer o desejo e conferir dignidade a ele como centro e razão de uma vida bem realizada. Nossa condição de sujeito se impõe a de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, a condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e a condição de corpo que se degrada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


    [...] Nossa condição de sujeito se impõe a de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, a condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e a condição de corpo que se degrada.

  • Não entendi pq a alternativa A está incorreta. Alguém, explica????

  • Errei na prova e errei aqui! :'(

  • alguém sabe explicar por que " a de pessoa" possui acento grave?

  • B

    Haverá crase se o "a" subtender palavra feminina (condição). Posteriormente, é o caso de crase e paralelismo sintático.

    [...] Nossa condição de sujeito se impõe à de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, à condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e à condição de corpo que se degrada.

  • Dercy Gonçalves, Jô Soares e Ana Maria Braga vão se somar, daqui a pouco, a Caetano, Gil e Paulo Coelho (na falta de Raul Seixas) como ícones de uma geração de velhinhos “prafrentex”. Como a psicanalista Angela Mucida mostrou em O sujeito não envelhece: psicanálise e velhice (Autêntica, 2004), para essa geração, não envelhecemos, desde que possamos reconhecer o desejo e conferir dignidade a ele como centro e razão de uma vida bem realizada. Nossa condição de sujeito se impõe à (condição)de pessoa, que gradualmente perde suas prerrogativas, à condição de indivíduo, que gradualmente se perde na massa, e à condição de corpo que se degrada.

  • Sem crase

    daqui a pouco.

    a caetano (É nome masculino)

    a psicanalista - > o

    1, leia a frase

    2.Troque o feminino para o masculino

    a (artigo ) - > o sem crase

    à - > ao. ex1. A mae pediu à filha. / o pai pediu ao filho

    a ele ( a + masc)

    Com Crase

    impõe à (condição de ) de pessoa

    a condição de individuo. (reparar se o regente vem com a preposição a

    à parece interessante = a condição de individuo parece interessante ) .

    a condição de corpo parece interessante

    3 crases = b

  • Dica: Troque por

    NA

    DA

    PELA

    Nossa condição de sujeito se impõe NA de pessoa = CRASE

    que gradualmente perde suas prerrogativas, DA condição de indivíduo = CRASE

    que gradualmente se perde na massa, e PELA condição de corpo que se degrada = CRASE

    Créditos: Gramática Escolar da Língua Portuquesa, p.303

    Evanildo Bechara

  • "A crase e o PARALELISMO."


ID
2806447
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Em “As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera.”, há um verbo abundante.

( ) Em “As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina.”, há um verbo defectivo.

( ) Em “Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano.”, há um verbo irregular.

Alternativas
Comentários
  • Verbos abundantes são verbos que apresentam particípio duplo, ou seja, duas formas equivalentes no particípio, uma regular e uma irregular

    ex:Verbo aceitar: aceitado (regular) e aceito (irregular).


    Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos.

    ex: Verbo demolir


    Verbos irregulares apresentam alteração no radical ou as terminações fogem ao modelo da conjugação a que pertencem.

    ex: Verbo dizer

  • A

    F - V - V.

  • Colorir => é um verbo defectivo

  • Comentário:

    F - As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera - verbo abundante (colorir é um verbo defectivo e verbos defectivos não apresentam algumas formas. Colorir não têm a 1º pessoa do singular do presente do indicativo);

    V - As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina - há um verbo defectivo (banir é um verbo defectivo, não é conjugado em todos os tempos e pessoas. A maioria dos verbos defectivos é de 3º conjugação - ir);

    V - Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano - há um verbo irregular (fazer é um verbo irregular. Verbos irregulares são conjugados no presente e pretérito perfeito do indicativo, alterando os radicais ou desinências);

  • Sobre a alternativa C:

    O verbo fazer é irregular, na conjugação o radical se altera.

    Exemplo:

    Eu fiz.

    Tu faz.

  • AS CEREJEIRAS COLORIRAM (v. defectivo) OS JARDINS ...

    Verbo abundante é o que tem as duas formas, por exemplo: impresso e imprimido. Eleito e elegido.

    AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO FORAM (v. irregular) MUITO EFICIENTES E BANIRAM (v. defectivo) A ...

    Verbos defectivos são os que não possuem conjugação em todos os tempos, modos e pessoas.

    TODOS OS CANDIDADOS INSCRITOS FIZERAM (v. irregular) BOA PROVA...

    Verbos irregulares são os que sofrem mudança no radical quando conjugados, mas vale lembrar que nos verbos irregulares restam partes do radical no infinitivo. Diferente do que acontece com os verbos anômalos que são completamente modificados, ou seja, o radical muda quando são conjugados. É o caso no verbo SER e do IR.

  • Não reparei no "baniram". Não erro nunca mais!

  • Esse tipo de questão é muito difícil e decoreba não tem jeito é decorar e contar com a sorte de cair a palavra que você decorou. Esse tipo de questão já caiu na EEAR/AFA E ESFCEX

    (F) Em “As cerejeiras coloriram os jardins orientais na última primavera.”, há um verbo abundante. COLORIR É UM VERBO DEFECTIVO

    VERBOS DEFECTIVOS PESSOAIS:

    Abolir,Colorir,Demolir,Mugir,Acontecer,Doer,Nevar,Adequar,Embair,Ocorrer,Aguerrir,Empedernir,Piar,Anoitecer,Exaurir,Prazer,Aturdir,Explodir,

    Precaver,Banir,Extorquir,Reaver,Cacarejar,Falir,Remir,Carpir,Fornir,Ressarcir,Cocoricar,Foragir...

    VERBOS DEFECTIVOS IMPESSOAIS: verbos que manifestam fenômenos naturais, o verbo haver (no sentido de existir) e o verbo fazer (no sentido de tempo decorrido)

    (V) Em “As campanhas de vacinação foram muito eficientes e baniram a poliomielite da América Latina.”, há um verbo defectivo. LEMBRE-SE VERBO DEFECTIVO É AQUELE QUE NÃO POSSUI TODAS AS CONJUGAÇÕES VERBAIS, no caso banir é um verbo defectivo que não possui a conjugação do EU no presente do indicativo.

    (V) Em “Todos os candidatos inscritos fizeram boa prova para admissão no vestibular deste ano.”, há um verbo irregular. Verbo fazer é um verbo irregular.

    • VERBOS IRREGULARES:
    • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
    • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
    • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

    Os verbos irregulares podem ser chamados anômalos quando as alterações sofridas ao seu radical são profundas. É o caso dos verbos ser e ir.

    Querendo ou não português é decoreba seja em que concurso for, decoreba + prática.


ID
2806450
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ordene os fragmentos de modo que constituam um parágrafo coerente e coeso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


( ) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

( ) A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.

( ) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.

( ) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

( ) No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

( ) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

Alternativas
Comentários
  • P/não assinantes: Gab a

  • (5) Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.

    (1) A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos.

    (3) Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.

    (6) O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

    (4) No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    (2) Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis.

    A forma como respiramos influi em nossas emoções e até na maneira como pensamos. Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica . Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando - e se ela respira pelo nariz ou pela boca.No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam.O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

  • A dica de resolver essa questão é ficar ligado nas referências vagas. por exemplo

    Os participantes[ REFERENCIA VAGA], tiveram... Nota que deveria especificar os participantes antes.. Não podendo ser primeiro período.

    A forma como respiramos..[1]

    Esses feitos...[Deveria mencionar os efeitos antes no texto. ??]

    O efeito...[que efeito?] se eles...[quem são eles??]

    No estudo...[que estudo?] -> impressões vagas mencionadas antes.

    Cientistas comprovara....[2]

    Na alternativa,na posição do primeiro elemento de ordenação .eliminando outras alternativas que não estão em ordem

    e indo pela referencias vagas,quando n especifica antes. será possível a resolução da questão.

    Gabarito a 5 - 1 - 3 - 6 - 4 - 2 .

  • para acertar essa questão eu fui montando o texto alternativa por alternativa... =)

  • Questão mal formulada, deveria ter os números.


ID
2806453
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa na qual as vírgulas foram empregadas adequadamente.


I. Vinte e dois mil, quatrocentos e setenta e um.

II. Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento.

III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida.

Alternativas
Comentários
  • P/ não assinantes: gabarito C

  • I. Vinte e dois mil, quatrocentos e setenta e um. ( NÃO SE USA VIRGULA)

    II. Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento. (SUJEITO COMPOSTO NÃO SE USA VÍRGULA)

    III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida ( COORDENADA ALTERNATIVA, USA VÍRGULA)


    GABARITO C


  • Acredito que na II “casado, ou divorciado” não seja o sujeito, mas sim - “eu” - “eu não irei assinar”

  • II . Ocorre o Hipérbato ( inversão da ordem direta).

    Casado, ou divorciado não irei assinar qualquer documento.

    (eu - sujeito oculto) não irei assinar qualquer documento , casado ou divorciado

    ocorre virgula antes do casado e divorciado ,pois são predicativo do sujeito( qualifica o sujeito fora dele)

    A virgula foi colocada incorretamente,

    III. Eu vou submeter o projeto hoje, ou não serei promovida

    Se coloca a virgula nas conjunções e, ou e nem

  • Na segunda frase, o sujeito está oculto (EU), não é casado ou divorciado como o amigo citou.

  • minha duvida nessa questão quanto a primeira opção foi a seguinte,

    I. Vinte e dois mil = 22.000

    quatrocentos e setenta e um = 461

    agora

    I. Vinte e dois mil quatrocentos e setenta e um = 22.461

    minha duvida foi, ele queria falar do número como um todo ou não, me confundiu ai... ;s


ID
2806456
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.


“A ______________ é um dos fatores linguísticos, de ordem semântica, que se revela potencialmente causadora da ambiguidade nos discursos e interações sociocomunicativas.”

Alternativas
Comentários
  • A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante. Pode trazer ambiguidade

  • Para não assinantes: gab D

  • A polissemia é um dos fatores linguísticos, de ordem semântica, que se revela potencialmente causadora da ambiguidade nos discursos e interações sociocomunicativas.

    Ex.: Henrique e eu fomos ao banco solicitar um empréstimo

    Ex.: O banco onde nos sentamos era desconfortável.

  • Figuras de linguagens

    repetição /redundância/ambiguidade: Anáfora,Pleonasmo e polissíndeto (polissemia)

    Polissemia : Palavra que tem mais de um significado.

    Ex1: Ele é o cabeça do projeto (chefe)

    Ex2 Estou com uma terrível dor na cabeça ( parte do corpo)

    questão d

  • Gab.: D

    a) ANTONÍMIA: Relação de sentidos opostos.

    b) HIPERONÍMIA: relação de sentido mais genérico a outro mais específico.

    c) METÁFORA: figura de linguagem com relação de semelhança entre termos.

    d) POLISSEMIA: múltiplos sentidos de um termo.

    e) SINONÍMIA: relação entre termos com sentidos próximos.

  • vem ppmgg. errei mais venha mesmo assim

ID
2806459
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao se dizer algo visando produzir algum efeito, como o convencimento, a surpresa ou a persuasão, por exemplo, sobre o interlocutor de determinado contexto discursivo, pode-se identificar aí um ato:

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes: Gab E

  • Discurso ou ato linguístico que produz efeito sobre o ouvinte, que é persuasivo, perlocutório, que surpreende.

  • Atos de fala

    Chamamos de ato de fala, portanto, a toda ação que é realizada através do dizer. As ações que se realizam através dos atos de fala podem ser muito diferentes. Daí a necessidade de distinguir as diversas dimensões que um ato de fala possui. Falamos em dimensões porque em uma única locução podemos realizar diferentes atos de fala. Por exemplo, na frase: "o senhor está pisando no meu pé", realizo ao mesmo tempo três atos de fala. O primeiro deles é o ato locucionário, ou seja, o ato de dizer a frase. O segundo ato é o que Austin chama de ilocucionário, o ato executado na fala, ou seja, ao proferir um ato locucionário. Nesse caso, ao dizer "o senhor está pisando no meu pé" não tive a simples intenção de constatar uma situação, mas a de protestar ou advertir para que a outra pessoa parasse de pisar no meu pé. Por fim, há ainda um terceiro ato, chamado de perlocucionário, que é o de provocar um efeito em outra pessoa através da minha locução, influenciando em seus sentimentos ou pensamentos. Na situação descrita, para que o outro tire o pé de cima do meu. Temos assim o ato locucionário de dizer algo, o ato ilocucionário que realiza uma ação ao ser dito e o perlocucionário quando há a intenção de provocar nos ouvintes certos efeitos (convencer, levar a uma decisão etc.).

    Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-da-linguagem-6-austin-e-searle-e-os-atos-de-fala.htm

  • Ilocucionário= é um ato de fala completo, feito em um enunciado típico, que consiste na entrega do conteúdo proposicional do enunciado e uma força ilocucionária particular, por meio do qual o orador afirma, sugere, exige ou promete.

    Implicitação= (ou dedução) é uma das maneiras mais comuns na qual compreendemos inconscientemente o significado dos eventos na vida diária. A sentença de um orador implica em alguma coisa que o ouvinte conclui.

    Pressuposição= ato ou efeito de pressupor; conjectura, suposição.

    Perlocucionário= Discurso ou ato linguístico que produz efeito sobre o ouvinte, que é persuasivo, perlocutório, que surpreende. O discurso dos comerciantes é perlocucionário, por isso acaba convencendo os clientes. (GABARITO)


ID
2806462
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o fenômeno gramatical mais empregado como exercício do preconceito lingüístico. (BAGNO, 2015)

Alternativas
Comentários
  • * GABARITO: "d";

    ---

    * OBSERVAÇÃO: o exercício exige conhecimento específico de determinado autor. Para se saber mais a respeito do preconceito linguístico, ler o conteúdo deste link: "https://www.todamateria.com.br/preconceito-linguistico/".

    ---

    Bons estudos.

     

  • Essa prova tá bugando meu cérebro.

  • Quee?

  • Acertei, mas nunca nem vi...

  • Essa é uma questão específica de uma das obras do edital do certame. Diante de uma reflexão da tal obra é possível apontar que os "erros" mais comuns na linguagem coloquial/informal/popular são de concordância verbal.

  • ESSE PROFESSOR MARCOS BAGNO FALA MUITO SOBRE O PRECONCEITO LINGUISTICO!

    ACERTEI, POIS JÁ FIZ UMA REDAÇÃO SOBRE PRECONCEITO LINGUISTICO E PELO COTIDIANO NOTAMOS QUE A MAIORIA DOS ERROS DE LINGUA PORTUGUESA SÃO DE CONCORDÂNCIA VERBAL !

  • Pensei em relação a "nós vai" , "a gente vamos" e acertei! kkkk

  • Tive o mesmo pensamento que você Julyane, kkkk ...

  • Pensem no erro comum: " Nós vai..."

  • Eu sai dessa prova atropelada no dia! kkkkkk


ID
2806465
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação aos aspectos relativos à coesão textual, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Dêixis Pessoal

2. Dêixis Textual

3. Dêixis Espacial

4. Dêixis Social


( ) Relação existente entre pessoas que participam do discurso e marcada por pronomes de tratamento - como “magnífico” por exemplo.

( ) Uso de expressões em dado enunciado para fazer referência a algum trecho do discurso em que este enunciado se encontra.

( ) Relação estabelecida a partir do uso de estruturas gramaticais, como os pronomes “eu” e “nós”, em determinados discursos.

( ) Uso de determinadas expressões gramaticais que, no discurso, auxiliam a demonstrar distanciamento entre os interlocutores.

Alternativas
Comentários
  • Permita-me replicar aqui o EXCELENTE comentário do colega Ewerton Santos, na questão Q616588.

     

    1. Deixis pessoal

    Indica as pessoas do discurso, que participam no ato de enunciação.

    Integram este grupo:

    os pronomes pessoais de 1.ª e 2.ª pessoa: eu, tu, nós, vós, me, te, nos, vos...;

    os determinantes e pronomes possessivos de 1.ª e 2.ª pessoa: meu, teu, nosso, vosso...;

    os sufixos flexionais de pessoa-númerocantas, cantamos...;

    os vocativos.

     

    2. Deixis espacial

    Assinala a localização espacial de indivíduos ou objetos, tendo como ponto de referência o lugar em que decorre a enunciação.

    Integram os deíticos espaciais:

    os advérbios com valor locativo (= de lugar): aqui, ali, além, cá, lá...;

    as locuções adverbiais com valor locativoaqui perto, lá de cima...;

    os pronomes e determinantes demonstrativoseste, esse, aquele, aquilo, o outro, o mesmo...;

    alguns verbos que indicam movimentoir, vir, trazer,levar, partir, chegar, aproximar-se, afastar-se, subir, entrar, sair, descer...;

    algumas preposições e locuções prepositivasperante, ao lado de...

    Ex.Dê-me aquele bolo.

    O determinante demonstrativo aquele aponta para um bolo presente no contexto situacional e localiza-o num espaço distante do(s) interlocutor(es).


    3. Deixis temporal

    Localiza, no tempo, factos relacionados com a enunciação (o momento da enunciação e o que, em simultâneo, ocorre com ela; o que ocorre antes do momento da enunciação; o que o locutor pensa que virá a acontecer depois).

    Integram os deíticos temporais:

    os advérbios de tempoontem, hoje, amanhã...;

    locuções adverbiais ou expressões de tempona semana passada, no dia seguinte, no próximo mês...;

    os sufixos flexionais de tempo-momento-aspetofalávamos, cantas...;

    alguns adjetivosfuturo, atual, contemporâneo...;

    alguns nomesvéspera...;

    algumas preposições e locuções prepositivasapós, depois de, antes de...

    Ex.Quando tu entraste, ontem, em casa, a mãe já tinha saído.

    O advérbio ontem é um deítico cujo valor referencial depende do conhecimento acerca do momento de enunciação: será impossível interpretar ontem sem se saber quando foi produzido o enunciado.

    O pretérito perfeito entraste constitui um ponto de referência fundamental, remetendo para um tempo anterior ao da enunciação e, simultaneamente, fixando um ponto de referência discursivamente construído para uma nova relação de anterioridade expressa pelo pretérito mais-que-perfeito composto tinha saído.

     

    4. Deixis social

    Assinala a relação hierárquica existente entre os participantes na interação discursiva e os papéis que desempenham.

    Desempenham a função as formas de tratamentoo senhor, o senhor diretor, o senhor presidente, vossa excelência...


    5. Deixis textual

    Demarca e organiza, anafórica e cataforicamente, o tempo e o espaço do próprio texto (escrito ou oral).

    Constroem a deixis textual expressões como como referir antes, a ideia antes expressa, como se referiu no parágrafo anterior, como se demonstrou acima, veremos seguidamente...

     

     

    GABARITO LETRA C

  • Pessoal, fazendo de trás para frente fica mais fácil de responder.


ID
2806468
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.


__________________ são as manifestações mais imediatas da identidade linguística dos falantes. Caracterizam-se por traços segmentais e por traços suprassegmentais.

Alternativas
Comentários
  • Gab - E


    Os sotaques são as manifestações mais imediatas da identidade linguística dos falantes.


    Os sotaques se caracterizam por traços segmentais e por traços suprassegmentais. Os traços segmentais se referem a pronúncias características dos sons da língua: por exemplo, o “S chiado” dos cariocas, o “R caipira”, as vogais pretônicas abertas dos falares nordestinos são traços segmentais. Os traços suprassegmentais têm a ver com a prosódia, isto é, com fatores como entoação, duração, linha melódica etc


    Marcos Bagno - PRECONCEITO LINGUÍSTICO


  • Metalinguagem - é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação, ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou linguagem.

    O dicionário e a gramática são alguns exemplos. O uso do termo, no entanto, ampliou-se e passou a ser usada em outras linguagens, como a música e o cinema, por exemplo. Para exemplificar, quando uma música fala de si mesma está usando a metalinguagem.

    Tem-se como exemplo a música “Samba de uma Nota Só” que diz “Eis aqui este sambinha feito numa nota só”, referindo-se à própria música. Nas artes plásticas, Van Gogh usou a metalinguagem para fazer a tela “Autorretrato”, em que pintou sua própria imagem.

  • Essa prova tava nivel magistério português


ID
3009412
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Para a fabricação de lápis, uma indústria deve escolher um entre quatro tipos de grafite (A, B, C e D) e um entre três tipos de madeira (M1, M2 e M3). Para essas opções, quantos são os possíveis tipos de lápis a serem produzidos? 

Alternativas

ID
3009415
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Suponha que a v.a. Y tenha distribuição binomial com parâmetros n = 10 e p = 0,5. A probabilidade de P(Y ≤ 5) é de:

Alternativas
Comentários
  • 5 será o número de sucessos da experiencia(Y = k).

    soma-se então os valores para cada experiencia. com

    k = 0

    k = 1

    k = 2

    k = 3

    k = 4

    k = 5

    onde

    P(k) = (n k).(p^k).(1-p)^(n-k)

    P(0) = (10 0).(0,5^0).(1-0,5)^(10-0)

    .

    .

    .

    P(5) = (10 5).(0,5^5).(1-0,5)^(10-5)

    então,

    colocando 0,5^10 em evidencia e multiplicando pelo somatorios dos binomios encontra-se 0,623


ID
3009418
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

O peso de um componente é produzido sobre um valor nominal de 80kg e uma variação em desvio padrão de 2kg. Supondo X a variável aleatória que indica o peso e assumindo normalidade para esta variável, considere as probabilidades p1 = P(X > 80), p2 = P(X > 84) e ), p3 = P(X < 74). Deste modo, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • só verificar as áreas sob a curva normalde acordo com os valores de P(Z = (X-média)/dp)

    P1 = P(Z>0) = 0,5

    P2 = P(Z>2) = menor que 0,5 e maior que P(Z< -3)

    P3 = P(Z<-3) = menor que 0,5 e menor que P(Z>2)


ID
3009421
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Indique qual dos exemplos abaixo NÃO É um exemplo de uma variável aleatória contínua.

Alternativas
Comentários
  • Variáveis contínuas > características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.

  • Variáveis contínuas - Números quebrados

    Variáveis discretas - Números inteiros

  • Variável quantitativa contínua: pode assumir qualquer valor. Por exemplo, altura, peso, consumo de energia elétrica.

    Analisando as alternativas:

    A) O peso ou altura de pessoas de uma cidade. (contínua, 71,3kg, 65,7 kg... 1,71 de altura, 1,60...)

    B) O tempo de vida de uma lâmpada. (contínua, imagine que ela se esgote ao meio dia.. durou, por exemplo, 21 dias e meio...)

    C) Erros de medidas em geral, resultante de experimentos laboratoriais. (contínua, por exemplo, erro ambiental fator temperatura.. pode variar, de 0ºC a 100 ºC aceitando qualquer valor nesse meio)

    D) Diâmetro de rolamento de esferas (contínuo, exemplo: 3,5mm, 39,7 mm....)

    E) Número de acidentes em uma rodovia. (variável quantitativa discreta, pois, não existe 17,9 acidentes, e sim, um número inteiro. Ou há 17, ou 18 acidentes na via.)

    Portanto, gabarito E.

    CFSD PMMG!

    PMMINAS


ID
3009424
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a representação gráfica de variáveis, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O gráfico boxplot exibe graficamente apenas os quartis; respectivamente o primeiro quartil, mediana e terceiro quartil.

( ) O histograma é um gráfico de barras contíguas utilizado para representar variáveis contínuas.

( ) O gráfico de barras, ou colunas, é utilizado para expressar variáveis qualitativas nominais ou ordinais. Uma alternativa ao seu uso é o gráfico de setores circulares.

Alternativas

ID
3009427
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analise as afirmativas considerando as propriedades dos estimadores, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 


( ) Um estimador preciso tem um erro quadrático médio pequeno, portanto uma variância também pequena.

( ) O estimador T1 é dito ser mais eficiente que T2 se a variância de T1 for menor que a variância de T2, quaisquer que sejam as suas esperanças.

( ) Um estimador para ser consistente tem que ser assintoticamente não-viesado e sua variância tender para zero quando o tamanho da amostra tender para o infinito.

Alternativas

ID
3009430
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o intervalo de 95% de confiança para a média populacional levando em consideração uma amostra de 100 observações, com desvio padrão populacional 20 e média amostral 8.

Alternativas

ID
3009433
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Suponha uma amostra, Xi, ..., Xn„, independente e identicamente distribuída, oriunda de uma distribuição de Poisson com parâmetro λ. É de interesse testar a hipótese nula de que λ = 10 contra a hipótese alternativa de λ = 8, com um nível de significância α e tamanho amostral grande. O poder deste teste é a probabilidade de qual dos eventos abaixo ocorrer, dado que a hipótese nula é falsa e sendo Z uma variável aleatória que tem distribuição normal padrão?

Alternativas

ID
3009436
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o que se obtém em testes de hipótese, dada as definições de erro tipo I e erro tipo II.

Alternativas
Comentários
  • ERRO TIPO I É: REJEITAR H_0 DADO QUE H_0 É VERDADEIRA, ESSA PROBABILIDADE É IGUAL AO NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA ALPHA.

    ERRO TIPO II: NÃO REJEITAR H_0 DADO QUE H_0 É FALSA, ESSE RESULTADO É DADO PELA PROBABILIDADE BETA.


ID
3009439
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sobre os pressupostos da ANOVA, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. As observações são independentes entre os grupos mas não necessariamente dentro dos grupos.

II. A distribuição dos resíduos é normal.

III. Os grupos comparados apresentam a mesma variabilidade residual.

IV. A variabilidade das observações dentro dos grupos é menor que a variabilidade entre os grupos.

Alternativas

ID
3009442
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística

Analise as afirmativas sobre o efeito do desenho (DEFF), colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 


( ) O DEFF é definido como a razão das variâncias do estimador obtido com um determinado desenho amostral e com uma amostra aleatória simples, de mesmo tamanho amostral.

( ) Um dos objetivos do DEFF é avaliar a eficiência de planos amostrais complexos.

( ) O DEFF é usado na estimação do tamanho amostral em planos amostrais complexos.

Alternativas

ID
3009445
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um pesquisador deseja estimar a porcentagem de pessoas com sangue do tipo O entre 1200 moradores de certo bairro. Ele quer garantir que o erro máximo de estimação seja igual a 5%, com aproximadamente 95% de confiança (Zα/2 -2) e supõe variabilidade populacional de 25%.


Assinale a alternativa que indica o tamanho da amostra que deve ser utilizado para um plano aleatório simples com reposição.

Alternativas

ID
3009451
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em uma empresa com 15 funcionários, foi selecionada uma amostra de tamanho 9 usando um plano de amostragem para proporções e cerca de 30% dos entrevistados afirmaram estarem satisfeitos com o salário.

Assinale a alternativa correta sobre qual a estimativa da variância não viesada para a proporção amostral dos funcionários que estão satisfeitos com o salário. 

Alternativas

ID
3009454
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.

O desenho amostral_________________ divide a população heterogênea em subpopulações, cada uma internamente homogênea.

Um uso comum da amostragem__________________ é em amostragem por conglomerado em dois estágios, pois estimadores não viciados do erro amostral são obtidos em muitas situações práticas.

Em amostragem _________________ , o estimador total populacional baseado no estimador razão é mais preciso que o estimador Ny , em que N é o tamanho populacional e y é a média dos totais amostrais dos subgrupos. 

Alternativas
Comentários
  • Amostra – é qualquer subconjunto finito e não vazio de uma população, excetuando-se a própria população. O processo de retirada da amostra requer cuidados especiais na tentativa de resguardar a fidelidade e a representatividade da população.

    ..

    Amostragem – é o ato de obter amostra de uma população. O levantamento por amostragem objetiva a redução do custo e tempo do processo estatístico. O tamanho da amostra deve ser no mínimo 10% da população, para que haja uma maior fidedignidade dos fatos.

    ..

    Amostragem Sistemática Trata-se de uma variação da Amostragem Aleatória Ocasional, conveniente quando a população está naturalmente ordenada, como fichas em um fichário, lista telefônica, etc. Sorteia-se usando a Tabela de Números Aleatórios um número entre 1 e 10, (x=3), o número sorteado refere-se ao 1o elemento da amostra, logo os elementos da amostra serão: 3 13 23 33 43 ......

    ..

    Amostragem Estratificada É um processo de amostragem usado quando nos depararmos com populações heterogêneas, na qual pode-se distinguir subpopulações mais ou menos homogêneas, denominados estratos. Após a determinação dos estratos, seleciona-se uma amostra aleatória de cada uma subpopulação (estrato).

    ..

    GAB / C 


ID
3009457
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o coeficiente de correlação de Pearson, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O coeficiente de correlação de Pearson nulo significa que não existe associação linear ou não-linear entre as variáveis.

( ) O coeficiente de correlação de Pearson pode ser calculado como a média dos produtos dos valores padronizados de duas variáveis.

( ) O coeficiente de correlação de Pearson avalia o quanto a nuvem de pontos no gráfico de dispersão se aproxima de uma reta.

Alternativas

ID
3009463
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Seja X uma variável aleatória com distribuição de Bernoulli de parâmetro 0 < θ < 1, a priori de Jeffreys para este modelo é dada por:

Alternativas

ID
3009466
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna abaixo.


“No modelo yi = α  + βxi + ei , i = 1,2,.... n .______________ representa o ponto onde a reta corta o eixo das ordenadas e ,____________ , representa o quanto varia a média de Y para um aumento de uma unidade na variável X." 

Alternativas

ID
3009469
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sejam Xi,...,Xn uma amostra aleatória,de tamanho amostral 9, da distribuição normal com média θ e variância σ2 conhecida. Considere como distribuição a posteriori para θ a distribuição normal com média 8 e variância 4. Analise as afirmativas sobre teste de hipótese, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Rejeita-se a hipótese H0, definida como H0: θ = 5, contra a hipótese Hi: θ ≠ 5 com nível de significância de 5%.

( ) Não se rejeita a hipótese H0, definida como H0: θ = 7, contra a hipótese Hiθ ≠ 7 com nível de significância de 5%.

( ) Rejeita-se a hipótese H0, definida como H0: θ = 10, contra a hipótese Hi: θ ≠ 10 com nível de significância de 5%.

Alternativas

ID
3009472
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em Estimação Bayesiana, prioris conjugadas são utilizadas no sentido que as distribuições a priori e a posteriori pertençam a mesma classe de distribuições. Assinale a alternativa que NÃO É um exemplo de família conjugada natural as distribuições:

Alternativas

ID
3009475
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analise as afirmativas considerando o Estimador de Máxima Verossimilhança (EMV) e o Estimador de Momentos (EM), colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Ambos os estimadores são funções de estatística suficiente.

( ) Ambos os estimadores não têm a propriedade da invariância.

( ) Existe um EM para o parâmetro da distribuição de Poisson que não coincide com o EMV.

Alternativas

ID
3009478
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Seja X1 ...,Xn uma amostra aleatória da distribuição N(10, σ2). Assinale a alternativa correta sobre o processo de estimação via o método de máxima verossimilhança retoma.

Alternativas

ID
3009481
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística

Supondo um modelo de regressão linear simples, assinale a alternativa correta sobre como são os estimadores dos parâmetros α e β via o método dos mínimos quadrados.

Alternativas

ID
3009484
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov com o objetivo de verificar se os dados formam uma amostra de uma variável X com distribuição gama. O resultado do teste foi encontrado usando o software R e é apresentado a seguir. Com base neste resultado e considerando um nível de significância de 5%, marque a afirmativa correta.


One-sample Kolmogorov-Smirnov test

data: x

D = 0.15954, p-value = 0.8154

alternative hypothesis: two-sided

Alternativas

ID
3009487
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o teste qui-quadrado para k amostras independentes, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O teste qui-quadrado pode ser usado tanto com frequências quanto com porcentagens.

( ) Quando a hipótese nula do teste qui-quadrado é rejeitada, então pode-se concluir que os k grupos diferem, mas para saber exatamente onde estão as discrepâncias, deve-se usar outro procedimento, como o de partições delineado.

( ) O teste qui-quadrado é apropriado para testar k amostras independentes quando os dados estão em categorias discretas.

Alternativas

ID
3009490
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Suponha que exista a desconfiança de que uma moeda específica seja viciada. A suposição é que a moeda seja viciada com face para cima. Para testar tal suposição, a moeda é lançada 12 vezes e verifica-se a frequência de ocorrência de face para cima. Assinale a alternativa correta sobre qual destes testes estatísticos é o mais apropriado para testar a suposição acima.

Alternativas

ID
3009493
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um pesquisador mediu o impulso elétrico de 100 neurônios e testou a hipótese de que esses impulsos elétricos formam uma amostra de uma população normalmente distribuída, usando o teste qui-quadrado. Sabendo que a média amostral encontrada foi de 55, o desvio-padrão amostral encontrado foi de 2,5 e que o pesquisador usou 10 categorias, assinale a alternativa correta sobre o grau de liberdade desta distribuição qui-quadrada. 

Alternativas

ID
3009496
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO é uma condição necessária para a realização do teste t.

Alternativas

ID
3009499
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Suponha que um pesquisador educacional deseja comprovar a hipótese de que os administradores escolares são tipicamente mais autoritários do que professores. Para isso, o pesquisador dividiu 14 indivíduos em três grupos e mensurou o grau de autoridade em uma escala ordinal (0 a 10) a cada um dos 14 indivíduos. Assinale a alternativa que indica qual é o teste mais adequado para a comparação de grupos.

Alternativas

ID
3009502
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um pesquisador deseja verificar se os cursos escolhidos por jovens universitários dependem de sua classe social. Para isso, considerou uma amostra aleatória de 800 vestibulandos e através de uma tabela cruzada referente as classes sociais e os tipos de curso, obteve uma estatística X2 = 100. Desta forma, o coeficiente de contingência para esta análise é aproximadamente de:

Alternativas

ID
3009508
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o conceito de deflator e de poder aquisitivo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Qualquer índice de quantidade utilizado para tomar comparável valores monetários de diversas épocas é chamado de deflator.

( ) Um valor de uma série é deflacionado quando dividido pelo índice correspondente à época em que ele ocorreu.

( ) O poder aquisitivo de uma unidade monetária em uma determinada época é o inverso do índice de preço definido para esta época.

Alternativas

ID
3009511
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sobre os limites de controle (LC), limites de especificação (LE) e limites naturais de tolerância (LNT), analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Não deve haver relação matemática ou estatística entre os LC e LE.

II. LE são guiados pela variabilidade natural do processo.

III. LC são definidos a partir dos LNT.

IV. É útil usar os LE nos gráficos de controle tanto para medidas individuais quanto para a média.

Alternativas

ID
3009514
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considere um plano de amostragem de aceitação lote a lote por atributos, em que o tamanho do lote seja 10 peças, o nível de qualidade aceitável seja de 10%, o número de aceitação seja zero e o tamanho da amostra seja de 2 peças. Assinale a alternativa correta sobre qual a probabilidade do lote ser aceito.

Alternativas

ID
3009517
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Dentre os comandos abaixo, assinale a alternativa correta sobre quais deles são relativos a produção de gráficos no Software R.

Alternativas
Comentários
  • Achei que era estatística kkk

    Gab B, para os não assinantes!


ID
3009520
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando o Software R, assinale a alternativa correta que indica para onde o console retoma ao realizar o comando seq( 10).

Alternativas

ID
3009523
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Analisando o seguinte script em R, assinale a alternativa correta sobre o gráfico gerado.


x=seq(-4,4,length= 100)

plot(x,dnorm(x,mean=-1), xlim=range(-4,4),type ='1',

xlab=’valores x',ylab='densidade')

lines(x,dnorm(x,mean=0),1ty=2)

lines(x,dnorm(x,mean= 1),1ty=3)

Alternativas