SóProvas



Prova FCC - 2019 - SANASA Campinas - Analista de Tecnologia da Informação - Análise e Desenvolvimento


ID
3106069
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.       Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.       O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

       (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Está correta a redação do livre comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Ao esmiuçar sua insegurança, Kafka afirmou que nenhuma das coisas e pessoas que conhecia lhes inspiravam confiança, a não ser a terra em que pisava. ? o correto seria usar o "lhe", equivalendo "nele", retomando o termo "Kafka".

    B) A opção de escrever em todos os momentos disponíveis, como fizera Kafka, são poucos os escritores que adota. ? o pronome relativo "que" retoma um termo no plural "escritores", logo o correto seria o verbo estar flexionado no plural "adotam".

    C) Deve ter havido expectativas otimistas de Kafka em relação a sua obra, uma vez que não foi capaz de queimar seus escritos inéditos. ? correto.

    D) Na cidade de Praga, encontra-se, em diversos lugares, turistas que tiram fotos e compram livros e recordações de Kafka. ? temos uma voz passiva sintética (se) com o sujeito paciente no plural, logo o correto seria: encontram-se turistas...; turistas são encontrados.

    E) A indagação de que mais horas do dia deveriam ser dedicados à escrita costumam acompanhar os escritores. ? mais horas... dedicadas.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • A crase antes de pronomes possessivos femininos é facultativa????

  • ARLENA, SIM, É FACULTATIVA.

    CASOS FACULTATIVOS DA CRASE:

    -DEPOIS DA PREPOSIÇÃO ATÉ.

    -ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS NO SINGULAR.

    -ANTES DE NOMES PRÓPRIOS FEMININOS.

    OBS: ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS NO PLURAL, O USO DA CRASE É OBRIGATÓRIA.

    ESPERO TER AJUDADO!!

  • O verbo "Haver", quando indica existência ou acontecimento ou ocorrência, é impessoal, devendo permanecer sempre na terceira pessoa do singular:

     graves problemas financeiros no país.

    Havia graves problemas financeiros no país.

    Sempre houve graves problemas financeiros no país.

    Parece haver graves problemas financeiros no país.

    Deve ter havido graves problemas financeiros no país.

    Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural. Ele pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos). Nesse caso, o verbo é conjugado no plural.

    Eles haviam chegado cedo.

    Eles tinham chegado cedo.

    Além disso, como verbo pessoal (com sujeito), pode assumir o sentido de “obter”, “considerar”, “lidar”, ainda que esses usos sejam menos recorrentes:

    Houveram (= “obter”)  do juiz a comutação da pena (sujeito: “comutação da pena”).

    Nós o havemos (= “considerar”) por honesto. (sujeito: “nós”)

    Os alunos houveram-se (= “lidar”) muito bem nos exames. (sujeito: “os alunos”)

  • Para responder a esta questão, é preciso atentar-se à concordância e regência para manter a coesão e a estrutura gramatical de acordo com as regras gramaticais.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA - Esta assertiva não corresponde à norma-padrão por haver desvio de concordância e regência. Vejamos:

    ·         O pronome pessoal oblíquo átono “lhes" está flexionado erradamente no plural, deveria estar no singular por se referir ao termo “Kafka". Coisas e pessoas que Kafka conhecia inspiravam confiança a ele, ou seja, ao Kafka. Se o referente está no singular, a referência (lhe) também deve estar.

    ·         Há desvio de regência com o verbo “pisar", segundo a norma-padrão, o verbo pisar é transitivo direto, dispensando a preposição “em". Não é “a terra em que pisava", mas “a terra que pisava".

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA - O fato de o período estar em ordem inversa não compromete a redação, o que ocorreu neste período foi o desvio de concordância verbal. O verbo “adotar" não está concordando com o seu sujeito (os escritores), o qual está na oração principal. Passando para a ordem direta, teríamos: “Poucos são os escritores que adotam a opção de escrever em todos os momentos disponíveis, como fizera Kafka." Perceba que o sujeito da oração subordinada adjetiva (que adotam a opção de escrever em todos os momentos disponíveis) se encontra na oração anterior, e o pronome relativo “que" se refere ao substantivo anterior (os escritores) a fim de evitar sua repetição.

    ALTERNATIVA (C) CORRETA - A redação está gramaticalmente correta. O verbo “haver" no sentido de existir, acontecer, ocorrer é impessoal e não deve ser flexionado no plural, apenas na 3ª pessoa do singular, o mesmo ocorre quando ele é verbo principal de uma locução verbal tal como na assertiva.

    A expressão “em relação a sua obra" poderia vir ou não com o acento de crase, pois diante de pronomes possessivos devemos observar o seguinte: se o substantivo feminino estiver explícito na frase -  como ocorre nesta assertiva -, o acento de crase será facultativo, uma vez que o artigo definido também o será. No entanto, se o substantivo estiver oculto, o acento de crase será obrigatório.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA - Há desvio de concordância verbal em encontra-se, em diversos lugares, turistas..."


    Sempre que houver um verbo na 3ª pessoa + a partícula SE, verificar a predicação deste verbo. Se for transitivo direto, haverá um sujeito e o verbo deve concordar com ele, sendo a partícula SE apassivadora. Se o verbo for transitivo indireto ou intransitivo ou transitivo direto com objeto direto preposicionado ou for verbo de ligação, o sujeito será INDETERMINADO e o verbo fica na 3ª pessoa do singular, sendo a partícula SE índice de indeterminação do sujeito.


    Exemplos:

    Na cidade de Praga, encontram-se, em diversos lugares, turistas que tiram fotos e compram livros e recordações de Kafka. 


    Necessita-se de funcionários especialistas em Tecnologia da Informação.


    No primeiro caso, o verbo “encontrar" é transitivo direto concordando com o sujeito passivo “turistas que tiram fotos e compram livros e recordações de Kafka".


    No segundo caso, o verbo “necessitar" é transitivo indireto; e o sujeito, indeterminado. O verbo deve ficar na 3ª pessoa do singular, mesmo que o núcleo do objeto indireto esteja no plural.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA - Há desvio de concordância com o verbo auxiliar “costumam". Fazendo-se a seguinte pergunta para achar o sujeito: “O que costuma acompanhar os escritores?", teremos a resposta: “A indagação de que mais horas do dia deveriam ser dedicados à escrita". Percebe-se que o núcleo do sujeito “indagação" está no singular, portanto o verbo auxiliar “costumar" deveria estar na 3ª pessoa do singular.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C)


ID
3108826
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.       Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

            (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro (2° parágrafo)


O segmento sublinhado acima está corretamente reescrito do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro (2° parágrafo)

    A) ter-lhe tornado. ? ter tornado alguma coisa (verbo transitivo direto, logo o uso do pronome "lhe" está incorreto, visto que equivale a um complemento indireto).

    B) tê-lo tornado. ? correto, verbos terminados em -r, -s e -z (essas letras saem) e os pronomes usados são -lo(s), -la(s).

    C) lhe tornar.

    D) ter-no tornado. ? os pronomes -no(s) e -na(s) são usados em verbos terminados com sons nasais, o que não é o caso.

    E) ter-se tornado ? incorreto, visto que não temos um valor de reflexividade no contexto original.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • tê-lo tornado. 

  • POR QUE COLOCAR 7 VEZES A MESMA QUESTÃO? QC ESTÁ OSSO.

  • Tornado quem? Ele.

    Para VTD, usamos o, a, os, as.

    GAB B


ID
3108835
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.       Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

            (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Mantendo-se a correção, o verbo que pode ser flexionado no plural, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A FCC adora questão com termo partitivo;

    ? o que a maioria deles não faz ? temos o termo partitivo "a maioria", dupla possibilidade de concordância, ou com esse termo (a maioria...faz); ou com o termo especificado (deles...fazem).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • se notasse que foi um dos grandes ( notasse isso..., OSS Objetiva Direta )

    não estaria certo: se notassem ... ?

  • Gabarito: B

  • Alguém sabe me dizer o erro da alternativa D?

  • A) alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício

    Aqui não há possibilidade de flexionar o verbo no plural por o sujeito ser ''alguém''.

    B) o que a maioria deles não faz

    É possível a flexão para o plural , pois temos um sujeito partitivo ''a maioria'' o verbo pode tanto ir para o singular quanto para o plural.

    C) do contrário, ele mesmo os teria queimado

    O sujeito é Ele não sendo possível a flexão.

    D) se notasse que foi um dos grandes

    Quem notou ??? não há sujeito sendo o ''se notasse'' um verbo reflexivo.

    E) naqueles anos, já havia publicado alguns livros

    O verbo haver nessa oração não flexiona por não ter um sujeito o determinando.

  • Alternativa D)

    d) se notasse que foi um dos grandes

    se notasse/ isso.

    o caso amolda-se a concordância com sujeito oracional.

    Neste caso o verbo fica "escravizado" na 3ª do singular.

    um outro exemplo:

    ainda falta//// comprar vários livros.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A MAIORIA dessas questões (pedindo para colocar no plural ou singular) sem mudanças na frase, trata-se de EXPRESSÕES PARTITIVAS. A FCC adora isso.

  • "um dos que; uma das que" só se for sujeito, moçada. E nesse caso, a preferência é pelo plural.

  • Estou há 1 ano respondendo essas questões da SANASA. Coloco no filtro e quando penso que me livrei, lá vem mais uma repetida!! =(


ID
3111082
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

        (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

O autor afirma ter se identificado com um texto de Kafka porque, como este,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Encontramos a resposta neste trecho:

    ? Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

    ? Ou seja, o autor, comovido com um fato pessoal de sua vida, seu relacionamento com seu pai, comoveu-se com a carta escrita ao pai por Franz Kafka.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3111085
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

        (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

embora tenha publicado pouco em vida (3°parágrafo)

O termo sublinhado acima introduz, no contexto, noção de 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    embora tenha publicado pouco em vida (3° parágrafo)

    ? temos uma conjunção subordinativa concessiva, exprimindo um valor de concessão em relação ao período anterior, outras com esse valor: conquanto, malgrado, nem que, mesmo que, ainda que, apesar de que....

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Gabarito LETRA A

    A conjunção "embora",independentemente do contexto, será sempre concessiva, e o verbo deverá estar no modo subjuntivo.

  • "Embora" sempre terá valor concessivo.

  • Letra A

    As principais conjunções concessivas são: mesmo que, ainda que, embora, apesar de que, conquanto, por mais que, posto que, se bem que, não obstante.

  • Concessivos:

    Embora,

    conquanto,

    não obstante,

    ainda que,

    mesmo que,

    se bem que,

    posto que,

    por mais que,

    por pior que,

    apesar de que,

    a despeito de,

    malgrado,

    em que pese.

  • "Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc."

  • A conjunção "embora" é classificada como uma conjunção concessiva, tipo de conjunção que expressa uma ação que poderia ser interrompida pelo fato descrito na oração principal mas que não chega a fazê-lo. As outras conjunções classificadas como concessivas são:

    conquanto;

    ainda que;

    apesar de que;

    mesmo que;

    por mais que;

    em que pese;

    malgrado;

    por pouco que.

  • #PMMINAS

  •  concessivas são:

    conquanto;

    ainda que;

    apesar de que;

    mesmo que;

    por mais que;

    em que pese;

    malgrado;

    por pouco que.


ID
3111088
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

        (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Depreende-se que o autor considera uma grande injustiça

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Encontramos a resposta neste trecho:

    ? A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

    ? Ou seja, a injustiça gera em torno do julgamento das pessoas referente à atitude de Max Brod, que salvou os livros de Kafka e não acatou ao pedido do amigo.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3111094
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

        (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo (7° parágrafo)


Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que é artigo o Primeiro e o Terceiro é preposição? :(

  • Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo (7° parágrafo)

    "O" PRONOME OBLÍQUO ÁTONO exercendo a função de objeto direto do verbo ESTIMULAR, a acreditar em si mesmo exercendo a função de objeto indireto do verbo estimular.

    estimular

    es·ti·mu·lar

    vtd e vtdi

    1 Dar estímulo a; incentivar, incitar o ânimo, a coragem ou o interesse de; animar, encorajar, entusiasmar: “Muita gente tem trabalhado para estimular a prática e o acesso ao livro e à leitura” (Ín). “No centro da cidade, a noite era alegre e jovial. Havia muito dinheiro, o governo pagava soldos dobrados […] e tudo isso estimulava o divertir-se” (LB2).

  • O terceiro é preposição, pois está ligando verbo ou nome ao seu complemento.

    E também porque é invariável. Não existe ''as acreditar''

  • artigo – pronome – preposição

  • Quem estimula, estimula algo A alguém

  • 1) "O GÊNIO" - Artigo: Define ou indefine um termo - (E vem antes do substantivo).

    Definidos: o, a, os, as. Ex: Ontem, eu vi o aluno da Sandra. (Dá a ideia de ser um aluno em específico).

    Indefinidos: um, uma, uns, umas. Ex: Ontem, eu vi um aluno da Sandra. (Determina o aluno de maneira vaga, indefinida).

    2) "O ESTIMULOU" - Pronome: Palavra que usamos no lugar do nome, para se referir a alguém ou algo. (ele, cujo, o, a, lhe...) - Neste caso é um pronome oblíquo átono, tendo a função de objeto direto.

    Ex: Fechou-a e saiu. (Fechou algo).

    Ex: Não o vejo há muito tempo. (Não vê alguém).

  • Meu chefe, caso não tenha entendido o 2º termo analise desta maneira...

    o estimulou sem trégua 

    1º os pronomes pessoais do caso reto: eu, tu ele não podem exercer a função de objeto direto, mas somente de sujeito, por isso construções como estas estão erradas:

    Chuta ele!

    chama ele.

    troque-as por: chuta-o , chama-o. Certo, mas o que isso tem haver com a questão?

    tudo! faça uma troca: sem trégua estimulou ele.

    Não tá legal : sem trégua o estimulou.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GABARITO C: O é um artigo poque vem acompanhando um substantivo

    O é um pronome porque foi utilizado a, próclise, pronome antes do verbo ( conjunção subordinada atrai o pronome para o lado dele)

    A é uma preposição porque vem ao lado de um verbo (para ser um artigo tinha que ser um substantivo esta concordado em numero e gênero e ter o acento indicativo de crase)

  • Foi um dos primeiros a perceber O gênio do escritor e O estimulou sem trégua A acreditar em si mesmo (7° parágrafo) :

    Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente :

    GABARITO C ) :

    ARTIGO – PRONOME – PREPOSIÇÃO

    VEJAMOS :

    Irei reescrever a fala e fazer a associação lógica dentro das 10 classes gramaticais :

    1o : ( ELE )Foi um dos primeiros a perceber que ELE era O bom escritor :ARTIGO definido ( ELE era O gênio do escritor ) .

    2o : E ele O estimulou sem trégua :

    PRONOME : ( Ele estimulou quem ?: ELE ( O ) BOM ESCRITOR ( TRABALHA PRO / NOME ( PRO / SUBSTANTIVO : O ESCRITOR) ) .

    3o :ESTIMULOU A QUE ? A Acreditar em si mesmo : PRE / PO/SIÇÃO : Prepor : antes ou depois :

    Palavra gramatical, invariável, que liga dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles .

  • FORÇA GUERREIROS, BORA ESPANCAR ESSAS BANCAS, TENHO 16 ANOS, FOCO PRF!!!!!!
  • artigo – pronome – preposição 

  • GABARITO C

    o artigo vem antes do substantivo.

    PRONOME Do ponto de vista morfológico e discursivo, o pronome é uma classe de palavras normalmente variável em gênero e número e que se refere a elementos dentro e fora do discurso.

    PREPOSIÇÃO Do ponto de vista sintático, a preposição nunca exerce função sintática, mas participa no sistema de transitividade, introduzindo complementos (verbais ou nominais), ou na construção de adjuntos (adnominais ou adverbiais). Do ponto de vista morfológico, a preposição é uma palavra invariável que tem o papel de conector (ou conectivo), isto é, cumpre a função de ligar palavras entre si, palavras a orações ou orações entre si.

  • letrinha C..boa questão

  • "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

    #PMMG

    C

    Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo

    Artigo = é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. 

    Pronome = é uma classe gramatical variável, ou seja, flexiona-se em gênero e número. Ele tem a função de relacionar o substantivo a uma das três pessoas do discurso (quem fala, com quem se fala e de quem se fala), podendo ainda indicar a posse de um objeto ou sua localização. Quando substituem o substantivo, denominam-se pronome substantivo; quando o acompanham, pronome adjetivo.

    Preposição = Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação.

    FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/


ID
3111097
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

        (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas (1° parágrafo)


No contexto, o segmento sublinhado acima pode ser corretamente reescrito do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas (1° parágrafo)

    ? Dedicadas a alguém (temos um verbo transitivo indireto que rege um complemento iniciado pela preposição "a"/a ele);

    ? Logo se usa o pronome "lhe" como um substituto da terceira pessoa do singular, marcando um complemento iniciado por preposição "a ele/lhe"; ademais a oração em destaque é uma adjetiva restritiva reduzida do particípio, desenvolvendo-a: que lhe foram dedicadas.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • GAB: A

    Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas (1° parágrafo).

    Nesse caso a Funções do Pronome LHE serve como:

    Complemento de verbo transitivo indireto, substitui pessoa. Equivalerá a A ELE/A ELA.

    Então ficaria assim:

    Toma todo um dia visitar as esculturas que lhe foram dedicadas.

  • Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas (1° parágrafo)

    Toma todo um dia vistar as esculturas que foram dedicadas a ele.

    tomada todo um dia visitar as esculturas que lhe foram dedicadas.

    que - é atrativo, logo o lhe deve ser próclise do verbo.

    lhe - pq está se referindo a ele, se fosse a eles seria lhes.

    que lhe foram dedicadas, nesse caso esta desenvolvida e não restritiva.

  • A) que lhe foram dedicadas.

    Foram dedicadas a ele(VTI=OI=LHE)

    B) Os pronomes pessoais do caso reto não podem ser utilizados como objeto direto.

    C) que foram-no dedicadas.

    Somente se usa as formas no(s), na(s) quanto o termo terminar com o som nasal.

    exemplo: Compraram a casa. Compraram-na.

    No caso: Foram dedicadas a alguém.

    D) Não há solicitação para o uso de crase.

    E) que lhes foram dedicadas.

    Foram dedicadas a ele= Lhe.

    Equívocos? dúvidas? mande msg.

  • Ao passar para a voz passiva analítica: as esculturas foram dedicadas a ele

    ele é passa a ser sujeito passivo ? e a regência é feito com A ELE?

    Por isso não fica no plural ?

    ajuda ai alguémmmmm ?


ID
3111109
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

No contexto, o segmento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) palavras ?escritas? podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio (2° parágrafo) é uma comprovação de que os dispositivos eletrônicos asseguram a permanência da literatura. ? incorreto, é um fato que limita a literatura, fazendo com que muitas obras se percam no tempo.

    B) à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades (1° parágrafo) é uma alusão a dificuldades impostas pelas novas tecnologias de escrita. ? incorreto, faz uma menção a uma ideia de proporcionalidade, marcando as adequações dos autores aos novos meios tecnológicos.

    C) para persistir ao longo do tempo (3° parágrafo) assinala noção de conformidade. ? incorreto, a preposição "para" assinala a noção de finalidade.

    D) mais uma vez nos sentamos curvados sobre ?tabuletas? (2° parágrafo) expressa uma ironia a respeito do caráter pouco inovador das tecnologias de leitura. ? incorreto, expressa um fato de repetimos fatos do passado, não há uso de ironia.

    E) A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo (3° parágrafo) exprime uma convicção do autor. ? correto, observa-se que não há qualquer embasamento para expor esse fato, logo temos apenas uma convicção do autor do texto, uma ideia subjetiva.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • A questão é uma questão de interpretação e exige, portanto, leitura atenta do texto. O fragmento aborda as novas formas de transmissão da literatura, associando as novas tecnologias ao início da leitura.

    A) palavras “escritas" podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio (2° parágrafo) é uma comprovação de que os dispositivos eletrônicos asseguram a permanência da literatura.
    Incorreto. De acordo com o último parágrafo, o que irá garantir a sobrevivência da literatura é o seu uso contínuo.

    B) à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades (1° parágrafo) é uma alusão a dificuldades impostas pelas novas tecnologias de escrita. 
    Incorreto. No trecho, o autor está correlacionando os ajustes a essas novas realidades às novas formas de leitura.
     
    C) para persistir ao longo do tempo (3° parágrafo) assinala noção de conformidade. 
    Incorreto. "Para persistir ao longo do tempo" assinala uma noção de perspectiva/finalidade. 

    D) mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas" (2° parágrafo) expressa uma ironia a respeito do caráter pouco inovador das tecnologias de leitura. 
    Incorreto. A menção à postura ao ler em uma tabuleta remete a uma conexão entre o passado e o momento atual. A tabuleta de antigamente seria o tablet de hoje em dia. Essa conexão é evocada a partir da proximidade dos nomes (tabuleta/tablet).

    E) A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo (3° parágrafo) exprime uma convicção do autor. 
    Correto. A conclusão exprime a visão do autor sobre o futuro da literatura. 

    Gabarito da Professora: Letra E .

ID
3111115
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

Considere as afirmativas abaixo.


I. No contexto, os dois-pontos (3º parágrafo) podem ser substituídos por “pois”, precedido de vírgula, sem prejuízo do sentido.

II. As vírgulas isolam o aposto explicativo em E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos... (2° parágrafo).

III. O verbo “rolar" no segmento rolar um texto (2° parágrafo) é um exemplo dos termos a que o autor se refere no 1° parágrafo.


Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. No contexto, os dois-pontos (3° parágrafo) podem ser substituídos por ?pois?, precedido de vírgula, sem prejuízo do sentido. ? correto; os dois pontos equivalem a um início de uma explicação, perfeitamente substituídos pela conjunção coordenativa explicativa "pois" procedida de vírgula.

    II. As vírgulas isolam o aposto explicativo em E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos... (2° parágrafo). ? as vírgulas isolam uma expressão comparativa e não explicativa.

    III. O verbo ?rolar" no segmento rolar um texto (2° parágrafo) é um exemplo dos termos a que o autor se refere no 1° parágrafo. ? correto, refere-se ao fator de usarmos o dedo em telas para passar as páginas, fazendo alusão ao ato de passar páginas em um livro físico.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Sobre o segmento II) ERRADO

    E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos... (2° parágrafo).

    Reescrevendo: E, igual aos antigos escribas, mais uma vez...

    O "como", nesse contexto, tem valor comparativo.

    Essa questão está repetida no sistema.

  • O termo entre vírgulas apenas compara e não explica.

  • precedida ou procedida?

  • Olha, com todo o respeito, mas essa porcaria é sutil demais, pqp! Você sabe o conteúdo, você sabe da existência dos apostos explicativos e comparativos e mesmo assim ERRA uma droga de questão que pode custar o teu cargo...

  • Achei que no II o como fosse conformidade...

    "Conforme os antigos escribas..."

  • I) Correto.

    II) Incorreto. "Como" é conjunção comparativa e o termo isolado por vírgulas é uma oração adverbial comparativa intercalada.

    III) Correto.


ID
3111118
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

Está correta a redação do livre comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) A partir das novas tecnologias de escrita, qualquer pessoa pode se dedicar à escrever e publicar histórias, encontrando leitores pelas mídias sociais. ? crase antes de verbo, incorreto.

    B) Acredita-se que, apesar de facilitarem a criação de conteúdo original, os computadores prestam-se com mais frequência à alteração de textos que já existem. ? correto.

    C) Não se imaginavam, antes dos processadores de texto, que seria possível, com poucos toques, apagar e acrescentar palavras, e mudar seções inteiras de lugar. ? temos uma voz passiva sintética com um núcleo composto com três orações; verbo se mantém no singular: ISSO, ISSO, ISSO não se imaginava/ não era imaginado.

    D) Hoje, graças à computadores e à internet, aplicativos permitem que autores sem experiência produzam livros digitais, e os comercializem diretamente. ? graças a alguma coisa (preposição), porém temos um substantivo no masculino e no plural, o correto seria: aos computadores ou somente a computadores (sem especificar).

    E) Alguns editores consideram que, a época da impressão em papel foi uma era de ouro, em que eles detinham quase que o monopólio da literatura. ? vírgula separando a conjunção integrante do restante da oração subordinada substantiva objetiva direta, marcando incorreção.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

      


ID
3111121
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em entrevista, na sede de sua empresa em Campinas (SP), o empresário César Gon fala sobre os desafios que as empresas do século XX enfrentam no século XXI.

      As empresas do século XX precisam se adaptar ao ambiente digital?

      Não dá para competir no mundo moderno sem que o software e a informação sejam o coração do seu negócio. Mas é preciso ir além da tecnologia e fomentar uma mudança de cultura e no modo de pensar. A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade com que, a partir da análise de dados, entendemos e surpreendemos o cliente. Mas as grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. Elas olham para o lado e encontram empresas que já nasceram no ambiente digital e são muito mais rápidas.

      Além da adaptação a novas tecnologias, seria também preciso firmar uma nova relação com os consumidores?

      Sem dúvida. A forma como nos relacionamos com as marcas é radicalmente diferente de 10 anos atrás. Nosso desejo é mais volátil, temos menos apego à tradição. Queremos saber se aquela marca resolve nossos problemas, se nos trata de maneira única.

(Adaptado de: entrevista de VASCONCELLOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa. fapesp.br

Mantém-se o sentido original substituindo-se o segmento sublinhado pelo que se encontra entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? sem que o software e a informação sejam o coração (cerne) do seu negócio (3°parágrafo)

    ? ambos termos referem-se à parte central de algo, àquilo que é mais importante, que possui mais valor, logo a substituição está correta.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Essa questão trabalha significado das palavras dentro do contexto, mantendo a coerência textual.

    Alternativa (A) incorreta – “Fomentar" significa estimular, promover, desenvolver. “Resgatar" não manteria o sentido original, visto que significa recuperar algo. A ideia que o texto passa é estimular algo novo, e resgatar passa a ideia de recuperar, de conseguir de volta algo que já se tinha.            

    Alternativa (B) incorreta – “Volátil" significa mudar de opinião ou ponto de vista com muita facilidade, significa algo que não é permanente. “Efetivo" não manteria o sentido original, visto que significa algo que realmente se exerce, que produz um efeito real.


    Alternativa (C) incorreta – “Adverso" significa algo oposto. Tal palavra não está relacionada com a expressão “que já nasceram".

    Alternativa (D) correta – “Cerne" significa o âmago, o centro. Contextualmente, equivale a “coração", já que significa a parte essencial, central do negócio.

    Alternativa (E) incorreta - “Pôr em vigor" significa pôr algo em aplicação, em uso efetivo. Não equivale a “enfrentar", dentro do contexto, visto que este está relacionado a algo que já está em vigor.


    Gabarito da professora: Alternativa D.


ID
3111124
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em entrevista, na sede de sua empresa em Campinas (SP), o empresário César Gon fala sobre os desafios que as empresas do século XX enfrentam no século XXI.

      As empresas do século XX precisam se adaptar ao ambiente digital?

      Não dá para competir no mundo moderno sem que o software e a informação sejam o coração do seu negócio. Mas é preciso ir além da tecnologia e fomentar uma mudança de cultura e no modo de pensar. A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade com que, a partir da análise de dados, entendemos e surpreendemos o cliente. Mas as grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. Elas olham para o lado e encontram empresas que já nasceram no ambiente digital e são muito mais rápidas.

      Além da adaptação a novas tecnologias, seria também preciso firmar uma nova relação com os consumidores?

      Sem dúvida. A forma como nos relacionamos com as marcas é radicalmente diferente de 10 anos atrás. Nosso desejo é mais volátil, temos menos apego à tradição. Queremos saber se aquela marca resolve nossos problemas, se nos trata de maneira única.

(Adaptado de: entrevista de VASCONCELLOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa. fapesp.br

A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade... (3° parágrafo)


Transpondo-se o segmento acima para o discurso indireto, o termo sublinhado assume a seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade... (3° parágrafo) ? verbo no presente do indicativo;

    ? Na transposição para o discurso indireto, observa-se, como marca principal: Verbo no presente do indicativo passa a pretérito imperfeito do indicativo, ou seja, o verbo "está" passará a ser "estava".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Em entrevista, César Gon falou que a competição entre as empresas no século XXI estava obsessivamente focada na velocidade.

  • Gabarito: C

    Está = Presente do indicativo;

    Estava = Pretérito Imperfeito do Indicativo.

  • Relação do

    DISCURSO DIRETO x DISCURSO INDIRETO

    Presente do indicativo X Pretérito imperfeito do indicativo

    Pretérito perfeito do ind. X Pretérito mais que perfeito do ind.

    Futuro do presente do ind. X futuro pretérito do ind.

    Presente do subjuntivo X Pretérito imperfeito do subjuntivo

    Imperativo X infinitivo

    Dica: quando vai para o discurso indireto o verbo vai para o passado, sempre um passado a mais para o passado.

     

    Fonte: colaboradora do QC

  • DICA = discurso indireto - VOLTA UM TEMPO VERBAL

    ESTÁ (HOJE ELE..) - presente do indicativo

    volta para o ESTAVA (ANTIGAMENTE ELE ...) - pretérito imperfeito

  • Flagrante impróprio / irreal ---> quando o agente, logo após o delito, for PERSERGUIDO por autoridade policial ou por qualquer pessoa que o façam presumir ser o autor do delito.

    Flagrante presumido / ficto ---> quando o agente, logo depois do delito, for ENCONTRADO com os objetos e armas que o façam presumir ser o autor do delito.


ID
3111127
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em entrevista, na sede de sua empresa em Campinas (SP), o empresário César Gon fala sobre os desafios que as empresas do século XX enfrentam no século XXI.

      As empresas do século XX precisam se adaptar ao ambiente digital?

      Não dá para competir no mundo moderno sem que o software e a informação sejam o coração do seu negócio. Mas é preciso ir além da tecnologia e fomentar uma mudança de cultura e no modo de pensar. A competição entre as empresas no século XXI está obsessivamente focada na velocidade com que, a partir da análise de dados, entendemos e surpreendemos o cliente. Mas as grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. Elas olham para o lado e encontram empresas que já nasceram no ambiente digital e são muito mais rápidas.

      Além da adaptação a novas tecnologias, seria também preciso firmar uma nova relação com os consumidores?

      Sem dúvida. A forma como nos relacionamos com as marcas é radicalmente diferente de 10 anos atrás. Nosso desejo é mais volátil, temos menos apego à tradição. Queremos saber se aquela marca resolve nossos problemas, se nos trata de maneira única.

(Adaptado de: entrevista de VASCONCELLOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa. fapesp.br

[A]s grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. (3° parágrafo)


No contexto, uma nova redação para o trecho acima, em que se mantêm a correção e a lógica, está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? [A]s grandes corporações são lentas por natureza e não estão preparadas para enfrentar essa realidade. (3° parágrafo) ? temos uma relação de causa/consequência: O FATO DE (CAUSA) as grandes corporações serem lentas por natureza FAZ QUE (CONSEQUÊNCIA) não estejam preparadas para enfrentar essa realidade.

    Como são lentas por natureza, as grandes corporações não estão preparadas para enfrentar essa realidade. ? aqui temos perfeitamente essa ideia, a qual é iniciada pela conjunção subordinativa causal "como", equivale a: já que, visto que...

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • que raiva errei isso velho.

  • Sinônimos de a despeito de:

    Apesar de, não obstante; que expressa uma ideia contrária ao que ocorre anteriormente sem impedir sua realização;

    A taxa de desemprego se mantém baixa, a despeito de estarmos em recessão.

  • Gabarito Letra (B)

    Relação de Causa e Consequência. Como são lentas por natureza, (CAUSA) - as grandes corporações não estão preparadas para enfrentar essa realidade - (CONSEQUÊNCIA).

  • Já é a terceira vez que estou respondendo essa questão. Várias questões se repetem, mesmo tendo acertado elas...

  • Sim , muitas questões repetidas e não tem Filtro pra tira lãs

ID
3111130
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, revela que as carências seguem praticamente inalteradas ao longo dos últimos anos. De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 90% das casas brasileiras têm um banheiro de uso exclusivo, mas um terço delas (33,7%) não têm escoamento do esgoto por rede geral ou mesmo fossa – um porcentual que permanece estável desde 2016.

                (Disponível em: https://bit.ly/2QDC711. Acesso em 28.05.2019. Adaptado)


O número, no entanto, é muito mais alto nas seguintes regiões: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A falta de saneamento e de uma destinação adequada do lixo segue sendo o maior problema das moradias brasileiras, com impacto considerável na saúde da população. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada na manhã desta quarta-feira, 22, revela que as carências seguem praticamente inalteradas ao longo dos últimos anos. A situação é pior no Norte e no Nordeste do País.

    ? Fonte: https://www.dci.com.br/economia/acesso-a-rede-de-esgoto-no-brasil-n-o-cresce-desde-2016-aponta-pnad-1.803669

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3111133
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia prevê que 92% das exportações do bloco sul-americano (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) para os 28 países-membros do bloco europeu sejam isentadas de impostos em um período de dez anos. Mas o acordo não se restringiu à economia entre os dois blocos.


Prevê também

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Os signatários se comprometem com assuntos como proteção ambiental, que abarca conservação de florestas, respeito por direitos trabalhistas e promoção de condutas empresariais responsáveis.

    ? Fonte: https://veja.abril.com.br/economia/entenda-ponto-a-ponto-o-acordo-entre-o-mercosul-e-a-uniao-europeia/

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • Os dois blocos se comprometem com a proteção ambiental e o respeito aos direitos trabalhistas, além da promoção de condutas empresariais responsáveis.

    Gabarito: C

  • MERCOSUL e União Européia se comprometeram também com a proteção ambiental e o respeito aos direitos trabalhistas, além da promoção de condutas empresariais responsáveis.


ID
3111136
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo o Relatório Mundial da ONU sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019, lançado hoje em Genebra (19.03.2019), que trata do acesso da população à água potável e saneamento básico,

(Disponível em: https://bit.ly/2WaPp6q.Acesso em 02/06/2019)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo o Relatório Mundial da ONU sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2019, lançado hoje em Genebra, falta água limpa e segura para 2,1 bilhões de pessoas, enquanto 4,5 bilhões carecem de serviços sanitários. Com o alerta de que a expectativa é de que a situação se agrave, devido às mudanças climáticas, o documento, intitulado Não deixar ninguém para trás, destaca a necessidade de políticas públicas comprometidas a mudar essa situação.

    ? Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2019/03/19/interna_ciencia_saude,743808/mais-da-metade-da-populacao-mundial-nao-tem-acesso-a-agua-potavel.shtml

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

      

  • Segundo a Unesco, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável também visa a garantir a gestão sustentável e o acesso à água e ao saneamento para todos até 2030.

    Porém, apesar dos progressos significativos obtidos nos últimos 15 anos, esse objetivo é inalcançável para grande parte da população mundial. Em 2015, três entre dez pessoas (2,1 bilhões) não tinham acesso à água potável segura, e 4,5 bilhões de pessoas, ou seis entre dez, não tinham instalações sanitárias geridas de forma segura. O mundo ainda está fora do caminho para alcançar esse importante objetivo.

    Gabarito E


ID
3111139
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No final do último mês de maio, os jornais divulgaram que a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto detectou a presença de uma doença transmitida por um mosquito silvestre. São Paulo é o segundo estado do Sudeste a registrar o vírus causador da doença que pode se transformar em urbana se for transmitida ao homem por mosquito infectado.

(Disponível em: https://bit.ly/2XnqGgD. Acesso em 31.06.2019)


A transmissão se dá pela picada do Haemagogus janthinomys, que transmite o vírus da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    O vírus mayaro, doença com sintomas semelhantes aos da chikungunya e também transmitida por mosquitos, já circula no interior do Estado de São Paulo. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto detectaram anticorpos do vírus ao analisarem 5,6 mil amostras de doadores do banco de sangue de São Carlos. Em 36 amostras, foram encontrados dois tipos de anticorpos para a doença. O vírus é transmitido por um mosquito silvestre e, como a maioria dos doadores não notificou viagens para regiões endêmicas, a conclusão é de que há circulação local do mayaro.

    https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/pesquisa-da-usp-detecta-circulacao-de-virus-do-mayaro-no-interior-paulista,8ebc8e997e36e51b816a18f7e9f6f5caq6brl60v.html

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.


ID
3111142
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dados da exportação brasileira de carne suína para a China, em abril de 2019, registram aumento de 44,3% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

                                         (Disponível em: https://bit.ly/2W84C8b. Acesso em 01.06.2019)


Para os especialistas, esse aumento se deve 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A peste suína africana, que já dizimou 1 milhão de porcos na China, já está causando efeitos diretos na pauta de exportações brasileira de carnes. Em abril, houve um aumento de 44,3% no volume de vendas de suínos em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Foram embarcadas 58,1 mil toneladas. A maior parte (27,7%) seguiu para a China e Hong Kong (24,1%). ?O estoque de suínos da China está no final, já que os abates continuam?, diz Francisco Turra, presidente da ABPA. ?A tendência é de aumento contínuo das exportações brasileiras de suínos para os chineses?, afirma.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a China é o maior produtor de carne suína do mundo, com participação de 51% no mercado.


ID
3111145
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em abril de 2019 os jornais brasileiros anunciaram que uma matriz energética acabava de se equiparar à geração de Itaipu, passando a ocupar o segundo lugar em relevância, na produção de energia elétrica do Brasil. Segundo a imprensa, a capacidade instalada é suficiente para suprir de energia 26 milhões de residências.


A notícia corresponde à produção de energia

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A produção de energia eólica no Brasil atingiu a marca de 14 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Os dados referentes à medição de setembro foram divulgados nesta segunda-feira, 5, pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e mostram que o total da produção dessa matriz energética é equivalente a mesma capacidade instalada de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil.

    ? No total, são 14,34 GW de capacidade instalada em 568 parques eólicos e mais de 7.000 aerogeradores em 12 estados. Os estados da Região Nordeste agregam a maior parte da produção. O Rio Grande do Norte aparece em primeiro lugar com 146 parques e 3.949,3 megawatts (MW) de potência. Em seguida vem a Bahia, com 133 parques e potência de 3.525 MW; o Ceará vem em terceiro lugar, com 2.049,9 MW de potência e 80 parques instalados.

    ? ?A fonte eólica tem mostrado um crescimento consistente, passando de menos de 1 GW em 2011 para os 14 GW de agora, completamente conectados à rede de transmissão. Em média, a energia gerada por estas eólicas equivale atualmente ao consumo residencial médio de cerca de 26 milhões de habitações [80 milhões de pessoas]?, informou a associação.

    ? Fonte: https://www.fiern.org.br/producao-de-energia-eolica-no-brasil-se-equipara-de-itaipu/

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Me pegou de jeito essa questão. Achava que era a solar

  • O Brasil é conhecido pelo seu grande arsenal de energia Eólica.

    Lembrando que energia solar é muito mais caro e poucos países usam.

    Gabarito D


ID
3111148
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma cientista brasileira de 33 anos, formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu um equipamento que poderá revolucionar o tratamento de uma moléstia que, não raro, necessita de intervenção cirúrgica. Apesar da pouca idade, a cientista é chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas, em Austin (EUA).

(Disponível em: https://bit.ly/2WaaiPh. Acesso em 31.05.2019)


O equipamento criado pela brasileira assemelha-se a uma caneta capaz de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Uma cientista brasileira de 33 anos desenvolveu uma espécie de caneta capaz de detectar células tumorais em poucos segundos. Livia Schiavinato Eberlin é formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, apesar da pouca idade, já é chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos.

    ? Fonte: https://exame.abril.com.br/ciencia/cientista-brasileira-cria-caneta-que-detecta-cancer-durante-cirurgia/

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Arthur...obrigado por sua contribuições.

  • obrigada ARTHUR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


ID
3111151
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois reservatórios de mesmo volume estão vazios e começam a ser abastecidos de água no mesmo instante com fluxos de entrada de água constantes, sendo o fluxo de entrada de água do segundo reservatório 8,5 L/min maior do que o fluxo de entrada de água do primeiro. O segundo reservatório tem uma saída de água que, quando aberta, faz com que o fluxo de entrada de água resultante nele seja 5,1 L/min menor do que o fluxo de entrada de água do primeiro. Se em 24 h ambos os reservatórios estão cheios, o tempo durante o qual a saída de água do segundo reservatório ficou aberta foi de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Converter 8,5 L/min e 5,1 L/min em horas, pois resposta está em hora *60= 8,5*60= 510; 5,1*60= 306 ? 510 L/hora e 306 L/hora

    ? Reservatório 1 "R¹" ? X L/hora ? 24 horas * X litros

    ? (X+510) L/hora

    ? (X-306) L/hora

    ? 24 HORAS do reservatório R¹ dividido em duas partes (Y) e (24-Y)

    ? Quero saber o tempo que ficou recebendo menos água:

    Y*(x-306) + (24-Y)*(x+510)= 24x

    XY - 306Y +24x+12240-xy-510y=24x

    -306Y+12240-510Y=0

    -816Y+12240=0

    12240=816y

    Y= 12240:816

    Y= 15 horas

    ? Reservatório 2 "R²"

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Resolução da questão, pesquise a seguinte frase no Y.O.U.T.U.B.E.:

  • Resolução da questão, pesquise a seguinte frase no Y.O.U.T.U.B.E.:

    Raciocínio Lógico Matemático FCC - Sistema de Equações - SANASA

  • Resolução da questão, pesquise a seguinte frase no Y.O.U.T.U.B.E.:

    Raciocínio Lógico Matemático FCC - Sistema de Equações - SANASA

  • Gabarito LETRA A

    A explicação você vai achar no Canal do professor Luiz Guilherme no youtube, o nome do canal é Matemática Professor LG, infelizmente o QC não permite mais por o Link aqui.

    Entra no youtube, na barra de endereço apaga o que estiver depois de .com/XXXX (apaga o XXX) e cola isso:

    watch?v=0xw5P_Ko2ic&t=321s

    que te leva pro canal.

    Teve uma parte que sinceramente não entendi, deixei um comentário no próprio vídeo, caso alguem assista e saiba responder ficarei agradecido.

    "Pessoal, sempre se lembrem de dar crédito a quem merece!!"

  • Deixa pra contagem de gabarito.

  • https://www.youtube.com/watch?v=0xw5P_Ko2ic


ID
3111157
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma lavanderia tem 12 máquinas de lavar roupa que trabalham ininterruptamente durante 8 horas por dia. Supondo que todas as máquinas consomem a mesma quantidade de água por hora, se o número de máquinas for aumentado para 18 e elas trabalharem ininterruptamente durante 6 horas por dia, o consumo de água por dia irá

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Regra de três composta:

    máquinas ---------------- horas/dia -------------------- consumo

    --------12----------------------------- 8 ---------------------------------100%

    --------18----------------------------- 6 --------------------------------- x%

    12/18 * 8/6= 100/x

    96/108= 100/x

    96x= 10800

    x= 10800:96

    x= 112,5%, ou seja, um aumento de 12,5%.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • não sei vcs, mas eu olho pra essas questoes de matematica e ja perco o animo do dia bom com as outras questoes

    GABARITO: ALTERNATIVA E

    Temos 12 máquinas de lavar funcionando 8 horas por dia:

    12 x 8 = 96 

    Passaremos a ter 18 máquinas de lavar funcionando 6 horas por dia:

    18 x 6 = 108

    Vamos calcular o acréscimo:

    108 - 96 = 12

    12 : 96 = 0,125 --> 12,5%

     

    O consumo de água por dia irá aumentar em 12,5%.

    fonte: Estrategia


ID
3111160
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Adriana, Bruna e Cristina trabalharam em uma tarefa, sujeitas a condições de remuneração diferentes. Adriana vai receber R$ 15,00 por hora inteira trabalhada, recebendo uma hora inteira por qualquer fração de hora que não exceda uma hora, e necessitou de 5 horas e 20 minutos para terminar a tarefa. O contrato de Bruna foi fechado ao valor de R$ 0,27 o minuto trabalhado, e ela cumpriu a tarefa em 5 horas e meia. Finalmente, Cristina acertou que vai receber R$ 15,00 por hora inteira trabalhada e, a partir de 4 horas de trabalho, R$ 0,35 por minuto trabalhado. Cristina realizou a tarefa em 5 horas e 25 minutos.


Nessas condições,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Adriana: R$15,00 por hora inteira, um hora inteira por qualquer fração que não chegue a uma hora: 5 horas e 20 minutos (ou seja, 6 horas que ela irá receber: 6*15= R$90,00).

    ? Bruna: R$0,27 por minuto; 5 horas e 30 minutos (330 minutos ? 330*0,27= R$89,10).

    ? Cristina: R$ 15,00 por hora inteira, a partir de 4 horas de trabalho, R$ 0,35 por minuto: 5 horas e 25 minutos (4*15= 60 + 1h25min "85min*0,35=29,75 ? 60+29,75= R$89,75).

    ? Ou seja, em ordem decrescente de recebimento: Adriana, Cristina, Bruna; letra "c": Adriana recebeu mais do que Cristina, que, por sua vez, recebeu mais do que Bruna).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Os ganhos de Adriana ficaram bem confusos ao meu ver. tanto que errei.

    O problema diz:

    "R$ 15,00 por hora inteira trabalhada, recebendo uma hora inteira por qualquer fração de hora que não exceda uma hora, e necessitou de 5 horas e 20 minutos para terminar a tarefa."

    Assim, pensei: ela só vai ganhar na integra uma hora partida, desde que não exceda 1 hora.

    como ela trabalhou 5 horas, não aplicaria a regra da fração aplicavel só quando trabalhasse 1hora.

    Ex. se fizer em 20 minutos eu te pago a hora integral do mesmo jeito.

    ex. 2: se fizer em 1 hora e 20 ( excedeu 1 hora) então não te pago a fração.

    ninguém mais se equivocou como eu ? tem uns enunciados da FCC muitos confusos

  • O da Adriana foi o mais fácil, não teve que calcular fração, qualquer minuto valia uma hora. No caso 5 horas e 20 minutos arredonda para 6 horas.

  • Gabarito LETRA C:

    Comentários a respeito da questão:

    A princípio é só uma questão de cálculo, no qual os ganhos são por hora, minuto com/sem escalonamento, em resumo: braçal. A pegadinha esta na afirmação: recebendo uma hora inteira por qualquer fração de hora que não exceda uma hora

    Tenho quase certeza que a maioria (assim como eu) ficou num dilema divino se a p... dos 20 minutos a mais seriam ou não contabilizados, afinal quando é que a fração de UMA hora excede UMA hora????

    Acertei a questão pq pensei que a FCC adora por esses dilemas mas quase sempre é só pra dar o nó na cabeça, assim fui no simples, mas tenho ctz que caberia um bom recurso, o qual é quase certo que a FCC não iria deferir.

    Não vou colocar uma solução minha aqui, apenas replicarei a solução do Arthur Carvalho que está perfeita:

    "→ Adriana: R$15,00 por hora inteira, um hora inteira por qualquer fração que não chegue a uma hora: 5 horas e 20 minutos (ou seja, 6 horas que ela irá receber: 6*15= R$90,00).

    → Bruna: R$0,27 por minuto; 5 horas e 30 minutos (330 minutos → 330*0,27= R$89,10).

    → Cristina: R$ 15,00 por hora inteira, a partir de 4 horas de trabalho, R$ 0,35 por minuto: 5 horas e 25 minutos (4*15= 60 + 1h25min "85min*0,35=29,75 → 60+29,75= R$89,75).

    → Ou seja, em ordem decrescente de recebimento: Adriana, Cristina, Bruna; letra "c": Adriana recebeu mais do que Cristina, que, por sua vez, recebeu mais do que Bruna)."

    Crédito da solução ao Arthur Carvalho"

  • diá dutra, faça as contas em minutos, facilita muito

  • https://www.youtube.com/watch?v=YBKLtFd6eCk

  • A PARTE DA ADRIANA QUE FIQUEI EM DÚVIDA...


ID
3111166
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A central de segurança de um condomínio comercial recebe Selo Verde se o zelador tiver, para toda porta no condomínio, pelo menos uma chave que a tranque; caso contrário, a central de segurança recebe Selo Vermelho. Se a central de segurança de um condomínio comercial recebeu Selo Vermelho, então, necessariamente, nesse condomínio,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

  • Assertiva correta: D

    Selo verde = TODA porta no condomínio tem pelo menos 1 chave para trancar.

    Selo vermelho = PELO MENOS UMA porta que não tem chave.

  • No caso, essa é a negação do ALGUM A É B: NENHUM

  • Tem que negar as duas:

    TODA porta no condomínio, PELO MENOS UMA chave que a tranque:

    Nega o Toda e nega o pelo menos uma

    Toda > Alguma não = pelo menos uma

    Pelo menos uma > Nenhuma.

    Lembrem das negações: vai TANAN e volta ao contrário

    Todo - Algum não

    Algum - Nenhum

    Nenhum - Algum

    Algum não - Todo

  • P Selo Verde se o zelador tiver, para toda porta no condomínio, pelo menos uma chave que a tranque

    Q A central de segurança de um condomínio comercial recebe Selo Verde 

    P --->Q

    A questão informa "CASO CONTRÁRIO" ou seja, a NEGAÇÃO por meio da proposição ~Q-->~P

    O que seria um caso de Equivalência.

     Se a central de segurança de um condomínio comercial recebeu Selo Vermelho,

    Ora, na condicional P é CONDIÇÃO SUFICIENTE para Q que CONDIÇÃO NECESSÁRIA

    Aplicando a negação sugerida temos:

    ~Q (Condição Suficiente) ----> ~P (Condição necessária)

    Existe pelo menos uma porta que não pode ser trancada por nenhuma chave do zelador

    pelo menos( NEGAÇÃO toda porta ) -> nenhuma (NEGAÇÃO pelo menos uma )

    GAB D

  • Resolução neste link

    https://www.youtube.com/watch?v=51z90NOtnrg


ID
3111169
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os irmãos Aldo, Bento e Caio saíram para passear. Os três usavam bonés, porém de cores diferentes: um usou um boné azul, outro, vermelho, e outro, branco. Ainda, cada um dos irmãos saiu em um período diferente do dia: um de manhã, outro ao meio-dia e outro à tarde. Finalmente, um deles saiu de patinete, outro, de bicicleta, e outro, de skate. Sabe-se que


− o boné de Aldo não era vermelho;

− Caio saiu de bicicleta de manhã;

− o que usou boné azul saiu mais cedo do que o que usou boné branco;

− Bento saiu à tarde;

− o que saiu de patinete usou boné vermelho.


Logo,

Alternativas
Comentários
  • Bom, com todas as informações, ficou assim:

    Aldo - Branco - Meio-dia - Skate

    Bento - Vermelho - Tarde - Patinete

    Caio - Azul - Manhã - Bicicleta

  • Não tem jeito, tem que fazer a tabela!

  • esse tipo de questão quando não tem treino é difícil, mas consegui.

    bento--->boné vermelho--->tarde--->patinete

    caio--->boné azul --->manhã--->bicicleta

    aldo--->boné branco---> meio dia--->skate

  • Dá um gelo quando a questão vem na primeira alternativa KKKKK

  • Letra A

    Aldo - > Skate - > Meio dia - > Boné Branco

    Bento - > Patinete - > Tarde - > Boné Vermelho

    Caio - > Bike - > Manhã - > boné Azul

    Resolução no vídeo

    https://www.youtube.com/watch?v=TM_i5rQRCe0

  • ADORO ESTAS QUESTÕESSSSSSSSSSSS

    GAB: AAAAA

    OBS: SEMPRE FAÇAM OS QUADRADINHOS DE CADA PESSOA COM A INFORMAÇÃO QUE VEM SENDO DADA, FICA BEM MAIS FÁCIL. PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE PEGA O JEITO ;)

  • O vídeo é libertador. Diria que sem a tabelinha, a resolução se torna impossível.

  • personagens .............bonê ...................transporte...................... turno

    caio.................................. azul............................ bicicleta................................ manha

    bento............................... vermelho.................... patinete.................................. tarde

    aldo.................................. branco...................... skate........................................ meio-dia

    GAB - A

  • kkkkkk essa eu fiz sem usar a tabela gente. Achei essa tranquila.

  • Assistindo a explicação do Professor eu não consegui entender como ele pode afirmar que quem utilizou o boné branco foi Aldo? Poderia ter sido o Bento, porque Caio saiu mais cedo que os dois.

    Se alguém souber explicar só esse final, agradeço.

  • Esse tipo de questão acho bem legalzinha de fazer...vá preenchendo uma tabela, ou o que vc quiser fazer que já vai ficando suave

  • Demorei cinco minutos tentando fazer sem a tabela, mas acertei kkkkkk

  • Fiz sem a tabela, mas demorei alguns minutos. Não recomendo que façam sem a tabela.

    Gabarito: A.

    Bons estudos.

  • Acertei fazendo o teorema de chutagoras. Brincadeira, usem a tabela que fica mais fácil.

  • Em questões enigmáticas de RLM faça o seguinte;

    Sempre faça os quadros  de cada pessoa com as informações dadas pelo enunciado.

    Vai facilitar muito a escolha da alternativa certa!

    Resolução no vídeo compartilhado pela nossa colega Rose Matos.

    https://www.youtube.com/watch?v=TM_i5rQRCe0

    Alternativa correta é a letra A " Aldo saiu de Skate e Caio usou boné Azul.

  • QUASE não TERMINO, MAS CONSEGUI, GRAÇAS A DEUS

  • ALDO- sket ,meio dia ,branco

    BENTO- patinete ,tarde ,vermelho

    CAIO- bicicleta , manhã ,azul


ID
3111178
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um Analista de TI tem como tarefas ordenar os itens do Backlog do Produto visando o alcance das metas e missões do projeto, buscando garantir que o Backlog do Produto esteja claro de forma a mostrar no que o Time Scrum vai trabalhar a seguir e ainda visando garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível necessário. Considerando que o projeto é baseado no Scrum, o Analista está no papel de

Alternativas
Comentários
  • Bem simples: SCRUM

    -Product Owner:Garantir que o Backlog ficou claro e garantir que o time de desenvolvimento entendeu o Backlog.

  • É só lembrar que o PO é dono do Backlog do Produto. Só ele coloca a mão!


ID
3111181
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em um projeto de software baseado na metodologia ágil XP, um Analista de TI deve

Alternativas
Comentários
  • A XP também encoraja todos da equipe a usam os cartões CRC (classe-responsabilidade-desenvolvedor) que serve como um mecanismo bastante eficaz para pensar sobre o software em um contexto OO (orientado a objetos). Esses cartões permitem identificarmos e organizarmos as classes OO para o incremente sendo desenvolvido. Os cartões CRC são o único artefato de projeto produzido como parte do projeto XP.

    Fonte: https://devmedia.com.br/extreme-programming-xp-e-crystal-modelos-de-processos-ageis/30083

  • A)Errado. Uma história deve custar entre 1 e 3 semanas de desenvolvimento.

    B)Errado.Desenvolvimento ágil estimula mudanças.

    C)Errado. Princípio KISS: Keep It Simple, Stupid! Deve-se manter o código o mais simples possível.

    D)Errado.XP estimula testes automatizados.

    E)Correto.Os cartões CRC (Class Responsibility Card) servem como um mecanismo bastante eficaz para pensar sobre o software em um contexto OO.

  • Use os cartões de classe, responsabilidades e colaboração (CRC) para projetar o sistema como uma equipe. O maior valor dos cartões CRC é permitir que as pessoas se afastem do modo processual de pensamento e apreciem mais plenamente a tecnologia de objetos. Os cartões CRC permitem que equipes inteiras do projeto contribuam para o design. Quanto mais pessoas puderem ajudar a projetar o sistema, maior será o número de boas idéias incorporadas.

    Cartões CRC individuais são usados ​​para representar objetos. A classe do objeto pode ser escrita na parte superior do cartão, as responsabilidades listadas no lado esquerdo, as classes colaboradoras são listadas à direita de cada responsabilidade. Dizemos que "pode ​​ser escrito" porque, uma vez que a sessão do CRC está em pleno andamento, os participantes geralmente precisam apenas de alguns cartões com o nome da classe e praticamente nenhum cartão escrito por extenso. Um pequeno exemplo é mostrado como parte do problema da cafeteira.

    Uma sessão de CRC prossegue com alguém que simula o sistema falando sobre quais objetos enviam mensagens para outros objetos. Ao percorrer o processo, pontos fracos e problemas são facilmente descobertos. As alternativas de design podem ser exploradas rapidamente, simulando o design proposto.

    Se você encontrar muitas pessoas falando e movendo cartas de uma só vez, basta limitar o número de pessoas em pé e movendo as cartas para duas. Quando uma pessoa se senta, outra pode se levantar. Isso funciona para sessões que ficam fora de controle, o que geralmente acontece quando as equipes se tornam turbulentas quando um problema difícil é finalmente resolvido.

    Uma das maiores críticas aos cartões CRC é a falta de design escrito. Isso geralmente não é necessário, pois os cartões CRC fazem o design parecer óbvio. Caso seja necessário um registro mais permanente, um cartão para cada classe pode ser gravado na íntegra e mantido como documentação. Um design, uma vez concebido como se já estivesse construído e funcionando, permanece com uma pessoa por algum tempo.

    http://www.extremeprogramming.org/rules/crccards.html


ID
3111190
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere que está em desenvolvimento um projeto de software na SANASA e os Analistas optaram pela reexecução de alguns subconjuntos de testes que já foram conduzidos para garantir que as modificações não tenham propagado efeitos colaterais no software. Este tipo de teste ajuda a garantir que mudanças não insiram erros e comportamentos indesejados e é denominado

Alternativas
Comentários
  • O teste de regressão é uma técnica do que consiste na aplicação de versões mais recentes do software, para garantir que não surgiram novos defeitos em componentes já analisados. Se, ao juntar o novo componente ou as suas alterações com os restantes do sistema surgirem novos defeitos em componentes inalterados, então considera-se que o sistema regrediu.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_regress%C3%A3o

  • Teste de Regressão - Verificar se antigos defeitos voltaram a ocorrer.

  • Teste de Fumaça: consiste em um teste rápido, executando as principais funcionalidades do sistema, sem se preocupar com as condições de erro. O mesmo que teste do Caminho Feliz;

  • Teste de Regressão: cada vez que um módulo é adicionado ao sistema, o software muda: novas entradas e saídas surgem; podem ser executados novos caminhos; a lógica de controle muda.

    O Teste de Regressão visa a executar um subconjunto de testes que já foram executados com o intuito de garantir que as mudanças não propagaram afeitos indesejados.

    Resposta: A

  • A = Reexecução do mesmo subconjunto de testes que já foram executados, para assegurar que as alterações não tenham propagado efeitos colaterais indesejados.

    B = Ver se o software faz o básico o fundamental

    C = Testa cada unidade individualmente

    D = são executados por usuários nas instalações do desenvolvedor do software, isto é, em um ambiente controlado. Na prática, o programador fica olhando e registrando erros.

    E =  erros “bloqueadores” (showstopper) , Lhufas.

    GAB A.

    Pressman.


ID
3111199
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere que um Analista de TI sabe que uma classe Pessoa Física e uma classe Pessoa Jurídica possuem o atributo nome como uma informação em comum e que o CPF é um atributo específico para a Pessoa Física e o CNPJ é um atributo específico para Pessoa Jurídica. Então o Analista criou uma outra classe com o atributo nome e seu objetivo é que haja herança deste e, eventualmente, outros métodos e atributos, para as classes filhas, Pessoa Física e Pessoa Jurídica, que já existiam.


Essa classe criada não é instanciada, apenas fornece um modelo para geração de outras classes, e é denominada

Alternativas
Comentários
  • Classes abstratas NÃO podem ser instanciadas.

  • Bem simples:

    Classe que serve de modelo e não pode ser instanciada, é uma classe classe Abstrata, sendo uma superclasse de uma subclasse.

  • Lembrando que, apesar de não poder ser instanciada, uma classe abstrata tem construtor

  • A questão tenta misturar nas alternativas restrição de acesso com tipos de classes. Mas claramente tem-se que a característica de herança é obtida por meio de classes abstratas.

    GAB: C

  • O enunciado deixa claro que tem HERANÇA = CLASSE ABSTRATA

    O enunciado deixa claro que não é instanciada = CLASSE ABSTRATA

    criou uma outra classe com o atributo nome e seu objetivo é que haja herança deste

    Essa classe criada não é instanciada

    GABARITO C

  • Gabarito: C

    Fique ligado!

    Propriedades das classes abstratas:

    1. Pode referenciar objetos de subclasses graças ao polimorfismo.

    2. Permite que criemos métodos desprovidos de implementação, mas que obrigatoriamente devem ser implementados por suas subclasses.

    3. Não podem ser instanciadas, ocorre um erro ao tentarmos instanciar um objeto dessa classe.

    "Treine enquanto eles dormem, persista enquanto eles descansam, estude enquanto eles se divertem, sofra de Sindrome de Burnout aos 30 e morra de um AVC aos 40."


ID
3111202
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um Analista de TI está programando em Java e deseja relacionar a classe AcompanhaManancial de tal maneira que esta herde tudo que a classe Manancial tem, criando uma relação de superclasse e subclasse. Isso é conseguido em Java usando, inicialmente:

Alternativas
Comentários
  • bem simples!

    A classe AcompanhaManacial herda(extends) a classe Manancial.

    Assim se tornando a AcompanhaManacial(subclasse)da Manacial(super classe) herdada.

  • B


ID
3111208
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para comunicar informações visualmente em um documento elaborado no Microsoft Word 2016, em Português, um Analista de TI utilizou modelos gráficos pré-preparados que são disponibilizados para ilustrar Processos, Ciclos, Hierarquias e Matrizes, entre outros. Ele acessou essa facilidade na Faixa de Opções, no grupo Ilustrações da guia

Alternativas
Comentários
  • SmartArt: Comunicar informações visualmente x Gráfico: Comparar Dados

    Guia > Inserir

    Grupo: Ilustrações

    SmartArt: Inserir um elemento gráfico para comunicar informações visualmente. Variam desde listas gráficas e diagramas de processos até gráficos mais complexos como diagramas de Venn e organogramas.

  • Importante:

    Na Design Vc configura informações de aparência da página:

    Cor, Marca d´água, Bordas..

    Na Layout vc mexe com as estruturas:

    Margens, tamanho, orientação, colunas, quebras, recuos, espaçamentos.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • No editor de textos Microsoft Word 2016, integrante do pacote Microsoft Office, o usuário poderá adicionar gráficos em formato de diagramas.
    Estes diagramas representam visualmente dados textuais, como Processos, Ciclos, Hierarquias (organograma) e Matrizes, entre outros.
    A opção para tal ação é acionar na guia Inserir, grupo Ilustrações, o ícone SmartArt.

    Gabarito: Letra D.




  • GABARITO: D

    SmartArt muito utilizado para criar fluxograma.

  • a. Não existe guia gráficos.

    b. Design altera a estética do texto todo.

    c. Layout é a parte da organização do texto.

    e. Layout é a parte da organização do texto.


ID
3111211
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um Analista de TI pretende capturar um pedaço de uma foto que está na tela do seu computador para colocá-lo em um slide do Microsoft PowerPoint 2016, em Português, de uma apresentação que está elaborando. Para isso, ele deve escolher Recorte de Tela, que se encontra

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Gabarito (C)

    Sobre o recurso instantâneo:

    -> Ele não tem somente no Power Point, mas também no Excel, no Word e no Outlook;

    -> Foi disponibilizado a partir do pacote Microsoft Office 2010;

    Qual a finalidade da ferramenta?

    Simples, vamos supor que você esteja com 7 janelas abertas no seu computador (Janelas A, B, C, D, E, F, G) cada uma representando um programa aberto. Quando você entrar no Power Point e utilizar a ferramente instantâneo ele mostrará 7 "fotos" da janela de cada programa aberto, daí você vai clicar em uma delas, na D por exemplo, para inseri-la no seu documento.

    Lembrando que o botão Print Screen tira foto da tela como um todo (tudo o que o monitor mostra) e que o Alt+Print Screen tira uma foto somente da janela do programa (o que está dentro do programa, sem poluições externas).

    Portanto o instantâneo exerce a função do Alt+PrintScreen de forma facilitada, permitindo que o usuário não fique alternando entre janelas pra salvar uma print e depois inseri-las no doc.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • Dava para matar essa questões só sabendo que não existe " guia imagem ", ou seja, eliminava 4 das 5 opções

  • Dava para matar essa questões só sabendo que não existe " guia imagem ", ou seja, eliminava 4 das 5 opções

  • gab C

    Só pra complementar, no excel e no word muda um pouco, instantâneo está dentro do menu ilustrações

    na Faixa de Opções> guia Inserir> ilustrações> Instantâneo

  • GABARITO: C

    Eu acertei a questão pois não existe a guia Imagens e também não existe mais "Menus". Os programas da Microsoft aboliram os "Menus" e adotaram o sistema de guias inteligentes (menus viraram as guias). O sistema de Menus é o que tem nos programas do LibreOffice. Saber a nomenclatura correta dos botões, opções, guias, etc., ajuda bastante.

    Portanto, no PowerPoint 2013, para acessar o instantâneo, o usuário deve seguir este caminho:

    Guia Inserir > Grupo Imagens > Opção (ou botão) Instantâneo.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • No editor de apresentações de slides Microsoft Word 2016, integrante do pacote Microsoft Office, o usuário poderá adicionar imagens dos programas em execução, capturando toda a janela ou apenas parte dela (recorte de tela).
    A opção para tal ação é acionar na guia Inserir, grupo Ilustrações, o ícone Instantâneo.

    Gabarito: Letra C.

  • Lembrete:

    VEM PRIMEIRO: GUIA e depois MENU, não o contrário.

  • GABARITO: C

     

    Botão INSTANTÂNEO : funciona como um PRINT SCREEN e possibilita selecionar a imagem que você quer colar no seu documento.

     

    O botão INSTANTÂNEO encontra-se no GUIA INSERIR na faixa de OPÇÕES

  • Só eu que considero questões sobre o pacote office extremamente aleatórias? essa daqui foi uma ...

  • Para ajudar na memorização visual:

    1º https://drive.google.com/file/d/14kQBRs9XyP_aFBX0164tMZiioimmpB1G/view?usp=sharing

    2º https://drive.google.com/file/d/1YGyIqSzAh_TU-q9RsQ9pqVGWcyMXjMNE/view?usp=sharing

    3º https://drive.google.com/file/d/1m9-Zs6wrwWxew1153oyI9_UBkN5waXgi/view?usp=sharing


ID
3111214
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Ao criar uma tabela na ferramenta Microsoft Access 2016, em Português, um Analista de TI precisou descrever os nomes dos campos e suas características. Os nomes, controles e objetos nessa ferramenta podem ter até

Alternativas

ID
3111217
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante os preparativos para elaboração de um cronograma de trabalho, o que um Analista de TI NÃO precisa considerar é

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    -Cronograma NÃO precisa se preocupar com a "normalização" dos dados!


ID
3111223
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Durante a modelagem de um processo de negócio em BPMN, um Analista de TI usou um recurso que oferece às atividades um mecanismo para resgatar ou atualizar informações armazenadas que irão persistir além do escopo do Processo. Trata-se de um

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra conhecimento sobre a Notação e Modelo de Processo de Negócio (BPMN).

    O BPMN (Business Process Model and Notation) é um conjunto de padrões gráficos que especificam símbolos usados em diagramas e modelos com a finalidade, entre outras, de uniformizar a terminologia e técnica de modelagem de processos.

    Diante disso, a questão cobra conhecimento sobre a representação gráfica do mecanismo utilizado para resgatar ou atualizar informações armazenadas que irão persistir além do escopo do processo. Analisemos as alternativas:

    A) ERRADA. Não há o tipo Depósito de Objetos no BPMN. Existe o elemento coleção de objetos de dados que “representa uma coleção de informações como, por exemplo, uma lista de itens de compra" [2], cujo símbolo está na imagem abaixo.



    Fonte: [2]


    B)  ERRADA. O símbolo do repositório de dados é um cilindro.

    C) ERRADA. Um objeto de dados “representa informação que transita ao longo do processo, tal como documentos, correio eletrônico ou cartas" [2]. O símbolo é uma folha de papel dobrada no canto direito superior, conforme imagem abaixo.





    Fonte: [2]

    D) ERRADA.  Milestone não é um elemento oficial da notação BPMN.

    E) CERTA. Um repositório ou depósito de dados “é um local onde o processo pode ler ou escrever dados, por exemplo, em uma base de dados ou um sistema de arquivos, os quais possuem um tempo de vida próprio" [2]. Graficamente, ele é representado conforme imagem abaixo.


    Fonte: [2], com alterações



    Gabarito da professora: LETRA E.


    Referências:
    [1] Business Process Model and Notation (BPMN) Version 2.0, 2011, Object Management Group – OMG (Disponível no site oficial da OMG);
    [2] Pôster BPMN 2.0 - Notação e Modelo de Processo (Disponível no site BPMB Alemão).
  • Gabarito: E

    A questão cobra conhecimentos sobre notação de gestão de processos - BPMN.

    Os principais artefatos são: objeto de dados, grupo, anotações e depósito de dados.

    1) Objeto de dados - fornece informações sobre o que o processo faz, como um documento, por exemplo. Sua representação gráfica é uma folha de papel dobrada no canto superior direito;

    2) Grupo - refere-se a um agrupamento de atividades e tarefas. É representado por um retângulo com as bordas tracejadas;

    3) Anotações - de informações extras e comentários para melhor entendimento sobre o processo. Sua representação é um sinal de colchete aberto com uma haste tracejada;

    4) Depósito de dados - que oferece às atividades um mecanismo para resgatar ou atualizar informações armazenadas. Representado graficamente por um cilindro.

    Vale lembrar que o milestone é utilizado para dividir o processo em etapas quando é representado na piscina.

    @adm.semduvidas


ID
3111226
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um Modelo Entidade-Relacionamento − MER, a Entidade Ent1 relaciona-se com a entidade Ent2 em cardinalidade n:m e com a entidade Ent3 em cardinalidade 1:n, onde o lado n é a entidade Ent3.


O Projeto Lógico de Banco de Dados Relacional deve conter as tabelas derivadas das três entidades e mais uma nova tabela cuja chave primária (PK) é composta das PKs de

Alternativas
Comentários
  • Vamos por partes! Se Ent1 e Ent2 se relacionam de forma m:n, é necessária a criação de uma nova tabela. A chave primária dessa tabela deverá ser composta pelas chaves estrangeiras que fazem referência às entidades participantes no relacionamento: Ent1 e Ent2.

    O outro relacionamento é um relacionamento 1:n, ou um para muitos, entre Ent1 e Ent3. Esse tipo de relacionamento costuma ser traduzido no modelo lógico através da introdução de uma chave estrangeira no lado "muitos" do relacionamento, que irá referenciar o lado "um". Como exposto no enunciado, o lado n do relacionamento é Ent3, então essa tabela irá receber uma chave estrangeira que referencia Ent1.

    Dadas essas informações, a resposta correta só pode ser a letra B.

  • Em cardinalidade n:n, cria-se uma terceira tabela contendo as PKs das duas tabelas, formando assim uma PK composta. Já em uma cardinalidade 1:n, a tabela do lado "n" conterá uma FK que ligará à PK da tabela relacionada.

    .

    Gabarito B

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3111229
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma determinada Agência de Águas possui diversas unidades de atendimento distribuídas em regiões geográficas no município de sua jurisdição. Para desenhar um Diagrama Entidade-Relacionamento – DER para essa Agência, um Analista de TI obteve os seguintes requisitos:


− As regiões são identificadas por duas letras e três números.

− Cada região possui até dez unidades de atendimento dependendo da extensão abrangida.

− As unidades de atendimento são numeradas sequencialmente de 1 a n dentro de cada região.

− Cada unidade de atendimento só atende a região a que está relacionada.


O Analista nomeou a entidade Região como REG, a entidade Unidade de Atendimento como UNAT e o relacionamento entre elas como RGU e desenhou corretamente

Alternativas
Comentários
  • Se REG pode ter varias UNAT, não deveria ter o valor de n do lado do REG?

  • Izaias,

    Considerando o enunciado:

    − Cada região possui até dez unidades de atendimento dependendo da extensão abrangida.

    − Cada unidade de atendimento só atende a região a que está relacionada.

    Uma REG pode ter várias UNAT;

    Mas cada UNAT atende apenas a 1 REG

    1 REG : N Unat

  • a) O que acontece é o contrário. Veja que as unidades de atendimento são numeradas sequencialmente dentro de cada região. Ou seja, podemos ter uma unidade 1 em várias regiões diferentes. Assim, o número da UNAT não pode identificá-la unicamente, sendo necessário compor o seu atributo chave com o da própria região. Nesse caso, UNAT é a entidade fraca e REG é a sua entidade forte. ERRADA

    b) O problema da assertiva é dizer que 1 está do lado UNAT. Se a cardinalidade é N para REG e 1 para UNAT, isso quer dizer que uma região só pode ter uma UNAT, enquanto uma UNAT pode pertencer a várias regiões. O cenário descrito pelos requisitos é exatamente o oposto! ERRADA

    c) RGU é um relacionamento convencional entre duas entidades. Não há nenhum requisito que indique a necessidade de uma entidade associativa, que serve para relacionar um relacionamento a alguma entidade. ERRADA

    d) Essa é a nossa resposta! Conforme vimos nas justificativas das alternativas A e B, UNAT é entidade fraca de REG, em um relacionamento 1:N, com 1 no lado de REG e N no lado de UNAT. CERTA

    e) Novamente, não há nenhum requisito que indique a necessidade de uma entidade associativa. ERRADA

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3111241
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No contexto de Business Intelligence – BI, uma Agência de Abastecimento de Águas implementou um cubo de informações cujas dimensões são:


− “o que” (ex. = reparo de tubulação),

− “quando” (ex. primeiro trimestre de 2019) e

− “onde” (ex. Capivari).


Diversas consultas podem daí derivar mediante acesso a essas dimensões a partir da base que hospeda o cubo. Duas delas, feitas por um Analista de TI que desejava saber o valor dos serviços prestados, foram:

− Obter informações do serviço troca de tubulação sem restrição de quando e onde.

− Sumarizar as informações mensais em grupos trimestrais.


As operações de consultas por ele corretamente realizadas sobre o cubo foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    Slice (fatiar) - Pega apenas uma das dimensões, utilizando apenas "O que", não utilizando as dimensões "quando" e "onde".

    Roll-up (agregação) - Combinação de células, para maior generalização. Sumarizar é uma forma de agregação. Olhar em mais alto nível, mais de cima.

    Resposta:D slicing Roll Up

    Para curiosidade:

    Drill-down(aprofundar) - examinar em maior nivel de detlhe, inverso da agregação, inverso do roll-up.

    Rotation (rotacionar) - permite uma nova perpectiva.

    Dice(cortar sub cubo) - Selecionar duas ou mais dimensões.

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3111244
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Dentre as características desejáveis de um Enterprise Resource Planning – ERP estão

Alternativas
Comentários
  • Um ERP deve garantir consistência, pois integra diversas áreas das organizações.

  • Enterprise Resource Planning (ERP)

    O Planejamento de Recursos Empresariais: são sistemas que integram diferentes processos e dados da empresa, reunindo-os em apenas um local. Dessa forma, os dados de todos os departamentos da organização são integrados e armazenados. Os dados fornecidos pelos sistemas ERP ajudam a trazer mais agilidade aos processos e permitem cumprir a produção por demanda. O objetivo é reduzir os estoques e até mesmo eliminá-lo, evitando os gastos com armazenamento.

    Gabarito: letra d

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3111268
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um Analista de TI precisa criar um filtro de requisições em uma aplicação Java EE para processar um conjunto de serviços de maneira padrão. Esse recurso será usado para interceptar e manipular as requisições vindas das páginas web e as respostas retornadas da camada de modelo a estas requisições. O padrão de projeto adequado para esta situação é o

Alternativas
Comentários
  • Alô você!

  • "Intercept Filter" é digamos a ACL do JAVA EE

    Letra: A) Intercepting Filter

  • Padrões da Camada de Apresentação (Presentation Tier Patterns):

    • Intercepting Filter (implementar um login required, Middleware Classes do Django) = utilizar um Intercepting Filter como um filtro plugável para pré e/ou pós-processar requisições e respostas dessas requisições. Dessa forma, filtros fracamente acoplados são combinados de forma encadeada, podendo ser adicionados, removidos e recombinados a qualquer momento
    • Front Controller (direcionar a requisição para views (Django) específicas)
    • Context Object (criar um objeto "customizado")
    • Application Controller (Direciona para cada ação específica do CRUD)
    • View Helper (Como as templatetags do Django)
    • Composite View (header, body_content, footer)
    • Service to Worker (Como um Template Context Processor do Django, executado antes do controle ser passado para a view)
    • Dispatcher View (Executado depois que o controle é passado para a view)

  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3111286
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os servidores de aplicação Java EE completos geralmente possuem contêiner web e contêiner EJB. Porém, alguns servidores, em relação a estes dois, possuem apenas contêiner web, como é o caso do

Alternativas
Comentários
  • Tomcat e Jetty implementam JEE com container web, dando suporte apenas JSP e Servlets.

  • Tomcat e Jetty: possuem apenas containers Web.

  • Container Web:

    - Tomcat

    - Jetty

    Servidores de Aplicação Java EE Completo:

    - JBOSS (Wildfly)

    - GlassFish

    - Oracle Web Logic

    - IBM Websphere


ID
3111289
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um Desenvolvedor de software precisa inserir uma instrução no cabeçalho de uma página HTML que fará referência a um arquivo chamado a001.css a ser aplicado apenas quando a página for aberta em dispositivos com tela de até 600 pixels. A instrução correta que deverá ser inserida é

Alternativas
Comentários
  • Aqui explica bem:

    https://www.w3schools.com/cssref/css3_pr_mediaquery.asp


ID
3111973
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.      A bela cidade de Praga é um monumento a Franz Kafka, o mais ilustre de seus escritores. Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas, as casas onde viveu, os cafés que frequentava.

2.      Comove-me ver, no Museu Franz Kafka, sua Carta ao Pai, que nunca enviou. Essa longa carta foi a primeira coisa que li dele. Eu me dava muito mal com meu pai, de quem tinha medo, e me identifiquei com o texto desde as primeiras linhas, sobretudo quando Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro, desconfiado da sua própria vocação.

3.      Recém-formado, Kafka começa a trabalhar numa companhia de seguros, afirmando que esse trabalho matará sua vocação; como poderia chegar a ser um escritor alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício? Todos os escritores se fizeram perguntas parecidas. Mas este fez o que a maioria deles não faz: escrever em todos os momentos livres que tinha, e, embora tenha publicado pouco em vida, deixar uma obra de longuíssimo fôlego.

4.      Nada me parece mais triste que alguém que, como Kafka, foi capaz de escrever tantos livros jamais tenha sido reconhecido enquanto vivia, e só postumamente se notasse que foi um dos grandes. O pedido a seu amigo Max Brod para que queimasse seus inéditos revela que acreditava ter fracassado como escritor, embora talvez restasse alguma expectativa otimista, porque, do contrário, ele mesmo os teria queimado.

5.      A propósito de Max Brod, um dos poucos contemporâneos que acreditavam no talento de Kafka, há agora uma retomada dos ataques que já lhe fizeram no passado. Que injustiça! O mundo deveria estar grato a Max Brod, por ter, em vez de acatado a decisão do amigo a quem admirava, salvado para os leitores do futuro uma das obras mais originais da literatura.

6.      Hermann Kafka, o destinatário da carta que seu filho nunca lhe enviou, não teve contato nenhum com a literatura. Dedicou-se ao comércio, abrindo lojas que tiveram certo êxito e elevaram os níveis de vida da família.

7.      O melhor amigo de Kafta foi sem dúvida Max Brod, que, naqueles anos, já havia publicado alguns livros. Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo, algo que efetivamente ocorreu, pois Kafka, quando escrevia, perdia a insegurança da qual sempre padeceu e se tornava um insólito inventor de pessoas e histórias.

               (Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. 19/5/19. Disponível em: brasil.elpais.com

O verbo em negrito deve sua flexão ao termo sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Questão típica da FCC que pede, simplificadamente, para localizarmos o sujeito ou o núcleo do sujeito:

    A) embora talvez restasse alguma expectativa otimista ? correto, sujeito posposto ao verbo, na ordem direta: alguma expectativa restasse; o substantivo "expectativa" é núcleo do sujeito.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • Coloquei para aparecer exercícios de concordância e só aparece questões de flexão, pontuação e analise sintática....


ID
3112882
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

No texto, estabelece-se relação de causa e consequência, respectivamente, entre:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas // esse movimento de rolagem voltou.

    ? O FATO DE (CAUSA) a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores estar mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas FEZ QUE (CONSEQUÊNCIA) esse movimento de rolagem voltasse.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • ISSO a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas // CAUSOU ISSO esse movimento de rolagem voltou.