SóProvas



Prova FGV - 2010 - CAERN - Agente Administrativo


ID
131935
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao memorando (ou comunicação interna), analise as afirmativas a seguir:

I. Sua principal característica é a agilidade.
II. Quanto à forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
III. Tem caráter estritamente administrativo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O item III, está errado,visto que, Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
  • item III errado:caráter MERAMENTE administrativo
  •  3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

            Sua característica principal é a agilidade. ...

    3.4.2. Forma e Estrutura

            Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

  • O item III ficou errado ao desconsiderar outras possibilidades com a palavra: ¨estritamente¨.
  • Não consigo notar grande diferença entre estritamente e meramente...
  • Ao utilizar "estritamente", restringiu-se o memorando ao uso exclusivamente admininstrativo. Porém, "meramente" indica que o memorando pode ser usado simplesmente de maneira administrativa, o que significa que a forma administrativa não é a única possível.
  • O Padrão Ofício: Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. 
    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
    Já foi questão de prova: "Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: – nome do órgão ou setor; – endereço postal; – telefone e endereço de correio eletrônico."
    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público (...) vide comentários dos demais colegas.
  • III. Tem caráter estritamente administrativo.

    Pode ter carater meramente administrativo. A DIFERENÇA ESTÁ AQUI. E UMA POSSIBILIDADE. ELE TER OU NÃO CARATER ADMINISTRATIVO.4
  • (PODE) Tem caráter estritamente administrativo. É UMA POSSÍBILIDADE E NÃO OBRIGAÇÃO......

  • GAB a)

    pra qm n é premium

  • Não concordo , principal caracaterística é ser interno pow ....

  • Questão Desatualizada

    Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf [Pag 27]

    5 O padrão ofício

    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.

    Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses. A seguir, será apresentada a estrutura do padrão ofício, de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial. 

  • 04/06/2019

    Errei

    Gab a


ID
131938
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao correio eletrônico, analise as afirmativas a seguir:

I. O campo "assunto" deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
II. O correio eletrônico, pela sua flexibilidade, pode ser composto com total liberdade de forma e linguagem.
III. Para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • 8. Correio Eletrônico8.1 Definição e finalidade O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.8.2. Forma e Estrutura Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais). O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.8.3 Valor documental Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
  • 8. Correio Eletrônico
    8.1 Definição e finalidade
    O correio eletrônico(“e-mail ”),por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principalforma de comunicação para transmissão de documentos.
    8.2. Forma       _e_   Estrutura
    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível comuma comunicação oficial.
    O campo
    assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo afacilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato
      Rich Text .
    A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não sejadisponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
    8.3 . Valor _documental
     Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha
    valor documental , i. é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital 
    que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    FONTE:
    http://pt.scribd.com/doc/3080062/livro-redacao-oficialmacetes
  •  c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. não tem liberdade de linguagem, esta deve seguir a norma culta

  • Alternativa C

    De fato o campo "assunto" deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

    Além disso,

    De acordo com o manual:

    8.3 Valor documental

            Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. 

  • Letra C.

    O Padrão e a Norma Culta devem ser empregados em todas Correspondências Oficiais. 

  • Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial


    FORMA =====> FLEXÍVEL

    LINGUAGEM =>CULTA

  •  Complementando (e Atualizando) o comentário dos colegas, conforme Manual de Redação da Presidência da República atualmente em vigor (3ª Edição)

    Fonte (Comentário Abaixo): http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    I – CERTA

    6.4.3.1 Campo “Assunto” [pag 46]

    ...O assunto deve ser o mais claro e específico possível, relacionado ao conteúdo global da mensagem. Assim, quem irá receber a mensagem identificará rapidamente do que se trata; quem a envia poderá, posteriormente, localizar a mensagem na caixa do correio eletrônico...”

    Observação: Não encontrei nada em relação à organização documental do destinatário

    II – ERRADA

    6.4.1 Definição e finalidade [pag 46]

    ...Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial….”

    Observação

    ...Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura...”

    III – CERTA

    6.4.2 Valor documental [pag 46]

    ...Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil...”  

  • II- Apesar de sua flexibilidade , o correio eletrônico deve observar as disposições dos documentos oficiais do MPPR


ID
131941
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito do padrão ofício, analise as afirmativas a seguir:

I. Atualmente há somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial.
II. Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.
III. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  •      

    2.2. Fechos para Comunicações

            O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

            a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

            Respeitosamente,

            b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

            Atenciosamente,

     
    3.1. Partes do documento no Padrão Ofício

            e) texto:

            Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.

    3.2. Forma de diagramação


      o) para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira:

            tipo do documento + número do documento + palavras-chaves do conteúdo

            Ex.: "Of. 123 - relatório produtividade ano 2002"

  • A questão I está ERRADA, pois relata que existe SOMENTE 2 fechos para TODAS as modalidades de comunicação oficial... Uma exceção citada no próprio Manual de Redação:

     "Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores."

    Além disso, a modalidade MENSAGEM é finalizada sem fecho, observe no exemplo, na página 25 do Manual de Redação...
  • Discordo da colega acima. Note o enunciado da questão:

    A respeito do padrão ofício, analise as afirmativas a seguir:

  • Alem do que o colega citou acima, tambem acho valido observar que para a FGV a excessao nao torna falsa a regra geral.
    Ou seja se a regra geral foi referida corretamente a afirmacao e' verdadeira independente de existir alguma excessao, a nao er que o enunciado seja taxativo em excluir a excessao , do tipo "em nenhuma hipotese", ou "nunca", ou "sempre".
    Portanto ... apesar da Rachel ser muito gatinha (rsrsrs) vou discordar tambem do comentario da colega
  • Gabarito E.


    I. 

     a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:   Respeitosamente,

     b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:   Atenciosamente,


    II.

    Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.


    III.

    o) para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira:

      tipo do documento + número do documento + palavras-chaves do conteúdo

      Ex.: "Of. 123 - relatório produtividade ano 2002"

  •  

    a questão fala de padrão oficio, no geral

    o item citado se refere aos três tipos de comunicação

    "O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:"

     

    "e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a
    seguinte estrutura:"

    entende-se que esse item se refere aos três tipos de documentos e não uma coisa comun A TODOS OS TIPOS DE COMUNICAÇAO NO PADRAO OFICIO.
     

  • Mas a questão fecha ao referir-se ao Padrão Ofício (Aviso, Memorando, Ofício).

  • As pessoas comentam com expressões: "discordo do fulano acima" ou "abaixo" e se esquecem que tem formas destintas de vizualizar os comentarios:
    Ordenar por: Data | Mais úteis

    Fica uma confusão. rsrs

  • Para a III estar correta, não precisaria mencionar que deveria constar também, no nome do arquivo, o ano?

    l) nome do arquivo: para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira:

    tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chaves do conteúdo

    *

    (MRPR, 3ª Edição)

  • De acordo com o manual da presidência da república de 2018 as respostas seriam:

    I - Correto. Atenciosamente é usado para tratar pessoas de mesma hierarquia ou abaixo. Respeitosamente é utilizado para tratar pessoas de hierarquia superior. 

    II - Errado. De acordo com o Manual (pg. 30) numeração dos parágrafos: apenas quando o documento tiver três ou mais parágrafos, desde o primeiro parágrafo. Não se numeram o vocativo e o fecho;

    III - Errado, falta o ano. Manual (pg. 32) nome do arquivo: para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira:

    tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chaves do conteúdo

    Exemplo:

    Ofício 123_2018_relatório produtividade anual

    Infelizmente muitas questões de redação oficial estão desatualizadas. Fica mais difícil estudar, tem que ir atualizando as respostas.

  • E se tiver apenas 2 parágrafos? discordo desse gabarito!!


ID
131944
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um saquinho há balas. Quinze delas são de coco. As balas de mel correspondem a 55% do total de balas no saquinho. As 12 restantes são de tamarindo. Quantas balas há no saquinho?

Alternativas
Comentários
  • é simples regra de três: 27*55/45=33 que é o nº de balas de mel.portanto e só somar: 15+12+33=60
  • há 15 balas de coco;55% de Y(total)de balas de mel;12 balas de tamarindo.Y=15+12+55/100.Y(simplificando 55/100.Y por 5)Y=15+12+11/20YY-11/20Y=279/20Y=27(multiplicando cruzado)9Y=540Y=60
  •  Resposta letra D

    100%-55%= 45%

    15 balas de coco e 12 de mel = 27 balas

    regra de três:

    x --- 100%

    27 --- 45%

    x=2700/45 = 60 balas 

     

  • x(total de balas) - 15 (coco) - 0,55x (mel) = 12 (tamarindo)

    x- 0,55x - 15= 12

    0,45x=27

    x= 69

    =D
  • Se o total de balas de mel corresponde a 55% do total de balas do saquinho, então sabemos que a soma das balas de coco e de tamarindo (que é 27) equivale a 45% do total. Assim, basta utilizar uma regra de três onde X resultará no total de balas de mel, da seguinte forma:
                                                
                                                                            X - 55
                                                                            27-45
    Onde tem-se que: X=    27 x 55
                                          ______
                                             45

    Nesse ponto, o pulo do gato é perceber que tanto 45 quanto 55 são múltiplos de 5, podendo ser reduzidos para 11 e 9, respectivamente.
    O próximo passo será substituí-los na fórmula, onde passa-se a ter:
             
                   X =  27 x 11
                         _______.
                              9

    Dividindo-se 27 por 9, obtem-se 3, multiplicados 11, equivalem a 33. Esse é o total de balas de mel.

    Porém, ATENÇÃO! A questão pergunta o número total de balas no saquinho, portanto agora basta somar esse valor (33) com 27 (total de balas de coco + as de tamarindo), obtendo-se o resultado final de 60 balas no saquinho.

    Bons estudos!
                              
      
  • Balas de mel = 55%

    Balas de coco (15) e tamarindo (12) = 45%

    27--- 45%

    x ---- 55%

    x = 33 balas de mel


    Gabarito: B.


  • São 15 de coco

    12 de tamarindo

    55% de mel

    Sendo 55% de mel, as restantes totalizam 45%, que corresponde a 27 balas (15+12). Assim:

    Faz regra de 3

    27 balas-----------------45%

    x-----------------------100%

    45x= 2700   x= 2700/45     x= 60

    São 60 balas no total

    Letra D

  • 15+0,55x+12=x

    27+0,55x=x

    27=x-0,55x

    27/0,45x

    x= 60


ID
131947
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

De quantas maneiras diferentes podemos colocar 5 pessoas em fila sendo que Maria, uma dessas 5 pessoas, jamais seja a primeira da fila?

Alternativas
Comentários
  • Como Maria não será nunca a primeira da fila:4*4*3*2*1=96Gabarito (c)
  • Alternativa correta letra "C"
    Existe pelo menos dois modos de resolver:
    1º O que foi exposto pelo o colega abaixo, ou seja,
    __ __ __ __ __ 
    => Na primeira da fila, Maria não pode ser. Logo, existe somente 4 possibilidades.
    => Na segunda, Maria pode, então,  teremos 4 possibilidades (Maria +as outras três pessoas que sobraram).
    => E assim por diante.
    Então, temos: 4.4.3.2.1= 96
    Legenda:
    .  significa multiplicação

    2º  modo:
    Determino a quantidade total e subtraio a quantidade de maneira que Maria poderia ser a primeira da fila. Dai teremos o resultado que se pede:
    A5,5 - A4,4 = 120 - 24= 96
    Portanto, 96 maneiras distintas de ocorre essa situação.

  • Sem a restrição de Maria em primeiro: 5! = 120

    É só permutar  o resto dos integrantes: 4! = 24


    Todas as possibilidades SUBTRAÍDAS pela restrição: 120-24 = 96

  • Tudo - o que não quero = quero

    Tudo  Todas as maneiras possíveis

    5.4.3.2.1 =  120

    Não quero  Maria como primeira da fila

    1.4.3.2.1 =  24


    120 - 24 = 96

    gabarito - letra C

  • _ M _ _ _ = 4!

    _ _ M _ _ = 4!

    _ _ _M_=4!

    _ _ _ _ M = 4!

    logo, 4! x 4  = 96

  • Pessoal, o mais interessante seria:

    MARIA - A - B - C - D

    MARIA NÃO PODE SER A PRIMEIRA DA FILA, PORTANTO, TEMOS 4 OPÇÕES : A B C D

    SÓ QUE MARIA PODE ASSUMIR O RESTO DAS POSIÇÕES, ENTÃO:

    4(A B C D) X 4(MARIA A B C) X 3 X 2 X 1 = 96

    LEMBRANDO QUE TIRAMOS A LETRA "D" PQ ELE FOI ESCOLHIDO PARA SER O PRIMEIRO DA TURMA

  • 5 pessoas-> sendo Maria, uma delas e A, B, C e D o restante 
    Maria não pode ser a primeira, então coloca um dos restantes na primeira posição (ex A) e a Maria em qualquer posição (ex 2o posição)

    A primeira e segunda posição terão 4 possibilidades e o restante assim descriminados: 

    A M _ _ _ -> 4.4.3.2.1 = 96 
    B A B C D 
    C B C D 
    D C D 
    M D

  • Minha contribuição.

    Para que Maria não seja a primeira, temos 4 possibilidades para a primeira posição (as 4 pessoas restantes). Depois temos 4 opções para a 2° posição (Maria e as 3 que sobraram após a escolha da primeira), 3 opções para a 3° posição, 2 para a 4° e 1 para a 5°, totalizando:

    4 x 4 x 3 x 2 x 1 = 96

    Resposta: C

    Fonte: Direção

    Abraço!!!


ID
131950
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sequência numérica (1, 4, 5, 9, 14, 23, ...). O primeiro número dessa sequência a ter 3 algarismos é

Alternativas
Comentários
  • É SÓ FAZER A SEQUENCIA (1,4,5,9,14,23,37,60,97,157)RESPOSTA a=157.
  • Mary, ótimo comentário. Obrigada, que bom que você explica detalhadamente :)
  • 1+4=55+4=9, 9+5=14, 14+9=23, 23+14=37, 37+23=60, 60+37= 97, 97+60= 157

    157 é o primeiro número de 3 algarismos

    Espero ter ajudado.


  • An = 10°

  • Basta fazer a sequência de fibonacci.

  • o terceiro número é sempre a soma dos dois anteriores.

    1+4=5

    4+5=9

    5+9=14

    9+14=23

    14+23=37

    23+37=60

    37+60=97

    60+97=157


ID
131953
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O conjunto de todas as soluções reais da inequação 2x + 1 < 3x + 2 é

Alternativas
Comentários
  • Resolvendo:2x + 1 < 3x + 2-x < 1x > -1ou seja, a solução compreende todos os números reais maiores que -1. Isso é expresso em símbolos por ]-1, +oo[.Letra C.Opus Pi.
  • Como o prof já comentou a questão, vale ressaltar a "nomeclatura"  das respostas.

    ]1,-10] -> EXCLUSIVE 1 e INCLUSIVE (-10)
    ]1,-10[. -> EXCLUSIVE 1 e INCLUSIVE (-10)

    desconhecia a forma utilizada nas respostas do concurso, mas uma boa observação te faz compreender isso.
  • Completando a resolução do professor Opus
    A representação gráfica da inequação fica da seguinte maneira

    regra pratica para inequação 1º grau: CA-MA
    CA: sinal contrario de A
    MA: mesmo sinal de A

    bons estudos!
  • Mas me responda que simbolo é esse de infinito ?
  • Marquei a letra "D".

    Se a solução compreende todos os números reais maiores que -1, deveria começar por 1.
  • A questão tem um erro de representação, resolvendo a equação nos encontraremos, x>-1, portanto teria que ser represento da seguinte forma [-1,+infinito[, fechado em relação a -1 pois é maior que e aberto para o infinito.

  • Para saber se (-1) está incluso ou não, basta substituir: 2x + 1 < 3x + 2 = 2(-1) + 1 < 3(-1) + 2 = -1 < -1. 

    Logo, sabemos que o -1 não está incluso. Resposta então é ]-1 , +infinito[.

    Bons estudos. 


ID
131959
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um carro faz 66 km com 12 litros de combustível. Mantida a proporção do consumo, quantos litros de combustível serão necessários para percorrer 27,5 km?

Alternativas
Comentários
  • É uma regra de três simples e direta:km--------litros66---------1227,5--------x66x = 12*27,5x = 330/66x = 5.Letra B.Opus Pi.
  • km    l

     66    12

     27,5  x

    x= 12*27,5/60 =5

  • Na mesma proporção, teremos o seguinte:

    66:12 / 27,5:x
    66x=330
    x=330/66
    x=5
  • Regrinha de 3 Basica


  • Questão foi tão tranquila que eu pensei até que era pegadinha da FGV, mas tbm é pq é de 2010.

  • 66km     12

    27,5km   X


    12.27,5 = 330,0


    330/66 = 5


    Item: B


  • Se  66 km -> 12l
    Então: 33km ->  6l (Divide por 3)
      11 km  -> 2l (Divide por 2)
      5,5km -> 1l
    Se 33 km = 6l
    27,5 é exatamente 5,5 km a menos que 33 então 27,5 é igual a 5l.

  • 66km _____ 12

    27,5km _____X

    MULTIPLICANDO CRUZADO, TEREMOS: 66 x = 12 . 27,5

    66 x = 330

    X= 330/66

    X= 5

    Letra: b

    Bons estudos :)

  • Pra vocês perceberem a evolução dos concursos em 6 anos... o troço vai ficando absurdamente mais difícil

  • Podemos resolver com uma regra de três:

    66km ------------------------------ 12 litros

    27,5km ------------------------- L litros

    66L = 27,5 x 12

    L = 5 litros


ID
131962
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma pesquisa de opinião foi realizada com 50 pessoas. Essa pesquisa procurava saber que veículos de comunicação (jornal, rádio ou televisão) essas pessoas utilizam para tomar conhecimento das notícias diariamente. Após a pesquisa, descobriu-se que:

41 pessoas utilizam televisão;
33 pessoas utilizam jornal;
30 pessoas utilizam rádio;
29 pessoas utilizam televisão e jornal;
25 pessoas utilizam televisão e rádio;
21 pessoas utilizam jornal e rádio;
18 pessoas utilizam os três veículos.

A quantidade de pessoas que não utilizam nenhum dos três veículos é

Alternativas
Comentários
  • A questão não é difícil.É uma questão de 3 conjuntos, mas para explicar teria que enviar uma imagem, porém ainda não sei como fazer isso.:(
  • Total de entrevistados: 50
    Utilizam os três: 18
    Televisão e Jornal: 29 - 18 = 11
    Televisão e Rádio: 25 - 18 = 7
    Jornal e rádio: 21 - 18 = 3

    Somente TV: 41 - 18 - 7 - 11 = 5
    Somente Rádio: 30 - 18 - 7 - 3 = 2
    Somente Jornal: 33 - 18 - 11 - 3 = 1

    Que se utilizam de algum dos três: 18 + 7 + 3 + 11 + 5 + 2 + 1 = 47
    Logo, 50 - 47 = 3 (letrinha "e")...
  •  
     
     
    A questão pede quem não usa nenhum dos tres:

    Conclusão: 50(Todas as Pessoas)-18(Que usam os 3 veiculos)-7(Utilizam apenas Televisão e Rádio)-3(Utilizam apenas Rádio e Jornal)-11(Que utilizam televisão e jornal)-5(Que utilizam apenas televisão)-1(Apenas jornal)-2(apenas radio) = 3 que não utilizam nenhum dos 3
  • A questão só fica complicada se não soubermos o macete. O colega alertou corretamente para a necessidade de usar uma figura. Não tendo esta opção, tentarei descrever como resolvê-la.
    A) Comece do ponto central. 18 pessoas usam todos os 3 veículos de comunicação.
    B) Agora, pegue as informações das pessoas que utilizam 2 veículos de comunicação e subtraia do número de pessoas que usam todos os 3 (18 pessoas) .
    Ex: 29 pessoas usam TV + JORNAL. Portanto 29 - 18 = 11.  Então, 11 Pessoas usam TV + JORNAL.
    Faça isso para todas as outras opções de 2 modalidades.
    TV + RÁDIO -> 25-18 = 7 
    RÁDIO + JORNAL-> 21 - 18 = 3
    C) O passo final é descobrir quantas pessoas utilizam apenas 1 modalidade, como o rádio por exemplo.
    Ex: 30 pessoas utilizam só o radio. Diminua estas 30 pessoas do número de pessoas que usam RADIO + TV (7) /  RÁDIO + JORNAL(3) / RÁDIO + TV + JORNAL(18). Você encontrará que 2 pessoas usam só o RADIO.
    Faça essa mesma operação para as outras modalidades individuais.
    Espero que não tenha ficado muito confuso. Caso precise de esclarecimento, só enviar uma msg. 
  • letra E. 3 pessoas não assistem nada.

  • 41+30+33=104
    104-25-29-21-18=47
    agora que vem o pulo do gato.
    50-47=3
    letra=E
  • Eu cheguei mto perto, mto mesmo, encontrei o valor dos que usam só de forma correta, mas depois que obtive os resultados não soube o que fazer com eles. 

  • O calculo de Jeffeson Douglhas está errado!!!

    104 - 25 - 29 - 21 - 18 => 104 - 93 = 11 (e não 47)

  • so a vontade de morrer e maior que a de se matar...

  • Muitos comentários bacana, mas é preciso muita atenção para não colocar os dados errado galera...

    Gabarito E

  • boa explicação do Marcos Freire

  • COMEÇE SEMPRE PELA INTERSECÇÃO.

  • PARA RESOLVER

    1° faz a intersecção

    2° só A e B / só A e C / só B e C (subtraindo os elementos já inseridos)

    3° faz A, B e C (subtraindo todos os elementos já inseridos e que façam parte do conjunto)

  • Resposta: alternativa E.

    Comentário do “Prof Robson Liers - mathematicamente” no YouTube: 

    https://youtu.be/FNedst24hqM

  • Questão gostosa de resolver kkk

  • fórmula: 1°+2°+3°-I2+I3+N= total/// onde: 1°= tv = 41/// 2°= jornal = 33/// 3°= rádio = 30/// I2= intersecção de dois = 75/// I3= intersecção de três = 18/// N= não faz parte de nenhum conjunto/// então: 41+33+30-75+18+N=50/// 104-75+18+N=50/// 29+18+N=50/// 47+N= 50/// N= 50-47/// N= 3
  • Questão resolvida passo a passo de 2 jeitos diferentes no vídeo abaixo

    https://www.youtube.com/watch?v=iKJIsTAqE4k

    Bons estudos!


ID
131968
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cinco máquinas com a mesma capacidade de trabalho enchem 30 garrafas de 250 mL em 12 minutos. Três dessas máquinas serão utilizadas para encher 15 garrafas de 500 mL. Para realizar essa tarefa, serão necessários

Alternativas
Comentários
  • 15 garrafas de 500ml=30 de 250mlMáquinas____Garrafas 250 ml_____Tempo min.5_______________30_________________123_______________30_________________xQuanto mais Tempo mais Garrafas (diretamente proporcionais)Quanto mais Tempo menos Máquinas (Inversamente proporcionais)12/x=30/30 x 3/512/x=90/150x=20 minutosGabarito (c)
  • você deve analisar cada grandeza separadamente com a grandeza onde se encontra a icognita "x". Se aumentar ou diminuir uma grandeza e aumentar ou diminuir a outra respectivamente, as grandezas serão diretamente proporcinais, se aumentando uma grandeza e diminuindo a outra, ou vice-versa, as grandezas serão iversamente proporcionais.

    máquinas ----- garrafas ----- ml ----- minutos
    .... 5 ............. 30 ........ 250 ....... 12
    .... 3 ............. 15 ........ 500 ........ x

    máquinas: se diminui o nº de máquinas, aumentam os minutos (inversamente proporcional)
    garrafas: menos garrafa, menos minutos (diretamente proporcional) 
    ml: mais mL, mais minutos (diretamente proporcional)

    Então teremos:

    \frac{12}{x} = \frac{3}{5} \times \frac{30}{15} \times \frac{250}{500} \\ \frac{12}{x} = \frac{3 \cdot 2 \cdot1}{5\cdot 1 \cdot 2} \\ \frac{12}{x} =\frac{6}{10}

    6x = 120  \Right x = \frac{120}{6} = 20

    RESPOSTA: "C" 20 minutos
  • Não entendi de onde saiu o 30/30 x 3/512?

  • Primeira Coisa que verificamos é que a quantidade de ML são iguais.

    30 garrafas x 250ml = 7.500 ml

    15 garrafas x 500ml = 7.500 ml... 

    Logo não devemos nos preocupar com a quantidade de ML.

    Vamos apenas focar nas maquinas e tempo de enchimento.

    Então se: 5 maquinas enchem em 12 mim ... 3 maquina vão encher em quanto?

    5 ----- 12

    3 ---- x   (Grandeza Inversamente proporcional) - 3 maquinas vão demorar mais pra encher do que 5 maquinas.

    Logo:

    5 --- x                      =               5 x 12 / 3 = 20 minutos.

    3 --- 12



  • Utilizo esse método para regra de 3 composta.


    MQ          GARRAFAS                ML             TEMPO


    5+                 30                      250               12

    3                   15 -                     500 +             X


    X = 12 * 500 * 15 * 5 / 250 * 30 * 3

    X = 300 / 15

    X = 20
  • Usei essa lógica

    5 máq = 30 garrafas de 250 ml em 12 min

    1 máq = 6 (30/5) garrafas de 250ml em 12 min

    1 máq = 3 (6/2 - duas garrafas de 250ml equivalem a 1 de 500ml) garrafas de 500ml em 12 min

    1 máquina = 1 garrafa de 500 ml em 4 min (12 / 3 garrafas produzidas no tempo)

    3 máquinas = 3 garrafas de 500 ml em 4 min (um ciclo de produção)

    15 (total a ser produzido) / 3 (produção de cada uma das três máquinas por ciclo) = 5 ciclos de produção

    Assim, 3 máquinas = 15 garrafas de 500 ml em 20 min (4 min por ciclo * 5 ciclos)


  • Aqui temos:

    Máquinas                             Volume                          Tempo

    5                                            30 x 250                             12

    3                                            15 x 500                              T

    Quanto MAIS tempo disponível, MENOS máquinas são necessárias, e MAIS volume pode ser produzido. Assim, devemos inverter a coluna das máquinas:

    Máquinas                           Volume                            Tempo

    3                                             7500                                   12

    5                                            7500                                    T

    Montando a proporção:

    T = 20 minutos


ID
131971
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A soma de dois números inteiros é 17, e o produto deles vale 52. A diferença entre esses números é

Alternativas
Comentários
  • o correto é alternativa A (9), porque os nrs. são 13 e 4.
  • também acho, não pode ser letra c.
  • O enunciado diz. A soma dois número inteiros é 17: então A + B = 17O produto deles são 52: então A x B = 52Resolução1ª- A + B = 17 --> B = 17 - A 2ª- A x B = 52 --> substituindo a 1ª na 2ª A x (17 - A) = 52-A² + 17A = 52-A² + 17A - 52 = 0equação do segundo grau.- b +/- raiz de delta sobre 2aBhaskara: b² - 4ac --> 17² - 4(-1)x(-52)289 - 208 = 81 --> raiz quadrada de 81 é 9x¹ = -17 + 9 / 2 --> 4x² = -17 - 9 / 2 --> -13 valor negativo, então inválidoora como : A = 4 então B = 13A questão pede a diferença, B - A = 13 - 4 = 9 --> respostaGabarito letra: A
  • CONCORDO com os colegas: resposta A, pois os ns são 13 e 4x+y=17 fazendo x = 17 - yxy=52 teremos (17-y)y = 52 >> y**2 - 17y + 52 = 0y1=13 e y2=4daí teremos como solução para o sistema os pares ordenados(4;13) e (13;4)de qualquer forma, a diferença será 9
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "A", após recursos.

    Bons estudos!

  • Pessoal,

    Em questões assim é mais rápido fazer testes para identificar quais são os números.

    1 - A soma dos números é 17. Logo esses números podem ser: de 1 a 16.
    2 - Como o produto deles é 52, então, comece a fazer os testes, assim (é bem rápido) de todas os números, cuja soma dá 17:
    1 e 16: não pode ser;
    2 e 15: também não;
    3 e 14; não, porque o produto dá 42;
    4 e 13: SIM, porque 4 x 13 é 52 e a soma deles é 17.
    Veja, com 4 cálculos simples, descobrimos os números. Agora é só calcular a diferença entre eles. No caso: 13 - 4 = 9.

    Resposta letra a.



  • Acho que a forma mais simples é fatorar o número 52:

    52 / 2 = 26
    26 / 2 = 13
    13 / 13 = 1

    Logo, 52 é igual a 2 x 2 x 13, de onde se deduz que:
    2 x 2 x 13 = 4 x 13
    ou
    2 x 2 x 13 = 2 x 26.
    Estes são os números inteiros que, quando multiplicados, resultam em 52.

    Bons estudos!
  • 13 + 4 = 17

    13 x 4 = 52

    13 - 4 = 9

    LETRA A


ID
131974
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Leandro aplicou a quantia de R$ 200,00. Ao final do período, seu montante era de R$ 288,00.

Se a aplicação de Leandro se deu em regime de juros simples, durante 8 meses, a taxa mensal de juros foi

Alternativas
Comentários
  • c=200M=288n=8i=?288=200*(1+i.8)(1+8i)=1,44i=0,44/8i=0,055 (5,5% a.m.)Gabarito (b)
  • pra sair um pouco das fórmulas:
    montante-capital=juros
    288-200=88
    88/8=11 (juro de cada período)
    11/200 = 0,055*100 = 5,5%
  • c=200                           88= 200. i. 8

    m=288                         88= 16.i

    t=8meses                   i=88/16

    j=88                               i= 5,5%

    i=?

     

  • J = c.i.t
    88=200.i.8
    88=1600i
    i = 5.5%
  • M=C x (1+I)

    288=200x(1+i)
    1+i=280/200

    1+i=1,44

    i=1,44-1

    i=0,44 dividio pelo tempo 8 meses= 0,44/8 = 5,5%

  • Simples:

    Se R$ 200 -- gerou R$ 288

    Tenho q "x" - foi produzido em 8 meses

    Assim tenho:

    200 - 280

        x - 8

    x = 5,5%.

  • Capital sempre = a 100%
    m = C + J ----> 280 = 200 + J ---> J = $88 em 8 meses  / $11 em cada mês

    Regra de 3 simples
    200 ---- 100%
    11  ----- X%

    200X = 1100
    X= 5,5

  • M = C x F

    288 = 200 xF

    F = 288/200

    F = 1,44 (44%) -> Em 8 meses

    44/8 = 5,5 ao mês

  • Nesse link tem uma ótima explicação:  http://matematicafinanceiraparaconcurso.blogspot.com.br/2011/10/resolucao-0225.html

     

  • Aqui temos um montante M = 288, capital inicial C = 200, prazo t = 8 meses. Podemos obter a taxa utilizando a fórmula dos juros simples:

    M = C x (1 + j x t)

    288 = 200 x (1 + j x 8)

    288 / 200 = 1 + 8j

    1,44 = 1 + 8j

    0,44 = 8j

    j = 0,44 / 8

    j = 0,055

    j = 5,5% a.m.

  • Capital= 2000

    JUROS= 88, pois ao final ele conseguiu 288 reais.

    Tempo= 8

    i=?

    J=C x I x T

    -------------=

    100

    88= 2øø x I x 8

    ------------------ = 88=16 x I 》 88 /16= I 》 I= 5,5%

    1øø

  • juro simples

    j=c.i.n

    temos:

    j=88

    c=200

    i=????

    n=8 meses

    joga na formula: 88=200*i*8

    inverte valores, -1600i=-88 multiplica-se por (-1), fica 1600i=88, logo i=88/1600 = 0,055 (multiplica-se por 100, 0,055*100 = 5,5%


ID
131977
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Leandro aplicou a quantia de R$ 200,00. Ao final do período, seu montante era de R$ 288,00.

Se Leandro tivesse aplicado sob regime de juros compostos, durante 2 meses, à taxa de juros de 20% ao mês, obteria o mesmo montante em

Alternativas
Comentários
  • C=200M=288M=c(1+i)^n288=200(1+0,2)^n288=200(1,02)^n288=200(1,02)^n(1,02)^n=1,44n=log1,44/log1,02n=1,8 (exatamente 2 meses)
  • se tiver possibilidade gostaria de ver essa questão resolvida, pois tive dúvidas, ok.obrigada!!
  • juros compostos = juros sobre juros:1o. mês: R$ 200,00* 1,2 = R$ 240,002o. mês:Valor acumulado do 1o. mês * 1,2 = R$ 240,00 * 1,2 = R$ 288,00exatamente 2 meses.
  • Que questão imbecil... ela mesma dá a resposta....

    Leandro aplicou a quantia de R$ 200,00. Ao final do período, seu montante era de R$ 288,00.
    Se Leandro tivesse aplicado sob regime de juros compostos, durante 2 meses, à taxa de juros de 20% ao mês, obteria o mesmo montante em
  • Tambem nao entendi, questao muito mal formulada. ela mesma da a resposta???
  • É engraçado porque ela mesma deu a resposta, mas no caso de dúvida:

    20% ao mês sob juros compostos = (1,2)² ou seja 1,2x1,2 = 1,44

    fazendo 200x1,44 teremos R$288,00

    Então realmente, como disse o enunciado, ele aplicou a quantia e obteve o mesmo resultado em 2 mêses.
  • é interessante notar que, à juros simples, a taxa mensal deveria ser 22 % a.m, durante 2 meses, para que se chegue ao montante de 288,00 no final deste período.


    talvez  a organização do concurso quisesse que se achasse exatamente a taxa, à juros simples, de um montante de valor igual à taxa de 20% a.m, à juros compostos

    De qualquer modo a pergunta foi muito mal elaborada o que facilita para todos nós concurseiros.


    Abs.
  • que questão dada foi essa??? Não entendi por que a banca fez isso. kkk

  • De tão mal formulada essa questão, ao ler não entendia o que a banca queria! 

  • Questão confusa, se ela diz que ele aplicou por dois meses, como pode perguntar o prazo??

  • Pegadinha do Malandro????

  • É o mesmo que perguntar: "Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?"

  • Tá na cara.

  • Para entender melhor a questão como um todo esse vídeo aqui me ajudou muito:    https://www.youtube.com/watch?v=gd-fFQOWMiw

     

  • A questão já informa o período da aplicação quando diz: durante 2 meses. No entanto, vamos confirmá-lo para não restar dúvidas.

    Dados da questão:

    C = 200

    M = 288

    i = 20% a.m

    n = ?

    M = C(i+i)^n

    288 = 200(1+0,2)^n

    1,44 = 1,2^n

    n = 2 meses

    Gabarito = Letra “E”.

  • Fgv sendo Fgv.

  • p fazer o candidato perder tempo

     

  • Temos:

    288 = 200 x (1 + 20%)

    1,44 = (1,2)

    (1,2) = (1,2)

    Logo, t = 2 meses.

    Resposta: E

  • Por ser FGV, achamos que é pegadinha kkk

    Mas o durante 2 meses entrega

  • e o medo de marcar ? kkkkkkkkkkkkkkk

  • Que redação horrível!


ID
131980
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma empresa com 200 funcionários, 60% deles são homens. Desses homens, 55% são casados. Sabe-se ainda que a porcentagem de mulheres não casadas nessa empresa é 25%.

Com relação ao total de funcionários, a porcentagem de homens não casados nessa empresa é

Alternativas
Comentários
  • Funcionários 200Homens 60% = 200*0,6 = 120Homens casados 55% de 120 = 120*0,55 = 66 casadosHomens solteiros = total de homens = 120 - total de casados = 66120 - 66 = 54 solteiros200____100%54_____xx=27%Gabarito (b)
  •  Resposta letra b

     

    55/100 x 60 = 33% casados

    60-33% = 27% solteiros

     

  • É só usar a fórmula

    x * 200 = 54

    x = 54/200

    x =0,27...27%
  • PEGADINHA: o detalhe da questão está em:   
    "Com relação ao total de funcionários(200), a porcentagem de homens não casados (54) dessa empresa É:

    200 ----------100%              
    54------------- x

    x = 27%
  • Gabarito B

    Obs.: Não sei se resolvi da maneira correta, mas cheguei a resposta desta forma:
    Dos 200 funcionários, 60% são homens. Desses homens 55% são casados;
    60% x 55% = 33% (são casados)
    60% - 33% = 27% (não são casados)

  • Dados da Questão:
    200 Funcionários. 
    60 % dos 200 funcionários são Homens.
    55% desses 60% são casados, ou seja, 55% dos homens da empresa são casados.
    Resolução:

    1 - 60% de 200 = 200x60/100 = 120 homens
    2 - 55% de 120 homens: 120x55/100 = 66 homens são casados, logo, 54 são solteiros!
    3 - Regra de três simples para descobrir quanto por cento representa 54 homens dos 200 funcionários (total).
    Se 
    200 = 100%
    54  = X
    200X = 5400
        X = 27 
  • Alternativa B.

    Homem = 60 % de 200 = 120

    Homem Casado = 55% de 120 = 66

    Homem Não Casado = 120 - 66 = 54

    200 - 100%

     54  -  x

    x = 27%

  • Essas mulheres aí no meio da questão foram apenas pra atrapalhar e nos fazer perder tempo na leitura.

  • Dei uma ajeitada no comentário de André

    Funcionários: 200 
    Homens 60% -> 200 x 0,6 = 120 Homens casados 
    55% Homens Casados -> 120 x 0,55 = 66 Homens casados 
    Solteiros ? -> total de homens (120) - total de casados (66) => 120 - 66 = 54 
     

    200 (Func.)____100% 
    54 (Solteir.)_____x 
    x=27%

  • E vc perdendo tempo com as solteiras!!! :P


ID
131983
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma empresa com 200 funcionários, 60% deles são homens. Desses homens, 55% são casados. Sabe-se ainda que a porcentagem de mulheres não casadas nessa empresa é 25%.

A razão entre as quantidades de homens casados e de mulheres casadas é

Alternativas
Comentários
  • Funcionários 200Homens 60% = 200*0,6 = 120Mulheres 200-120 = 80Homens casados 55% de 120 = 120*0,55 = 66 casadosMulheres casadas = 0,75 * 80= 60 casadasA razão entre homens casados e de mulheres casadas é 66/60 = 1,1Gabarito (e)
  •  Achei o resultado pela regra de três , onde eu acredito que seja melhor de fazer e também um pouco mais facil 


    200 funcionários =  100 % do total da empresa



    HOMENS

    60 % são homens                  200  -  100 %
                                                    x      -   60 %                    100x = 12000            x = 120 



    120 são homens desta determinada empresa.



    Regra de três novamente para saber o numero de casados .

                                                       120 -  100 %
                                                         x   -    55 % (porcentagem do numero de casados da empresa)   

                                                       100x = 6600                       x = 66  


    66 homens são casados  e  54 (120-66) são solteiros.


    MULHERES  

    Para saber o total de mulheres desta empresa      


                        200 (funcionarios no total)  -  120 (homens no total da empresa)   =   80  mulheres  

         Regra de três para saber o numero de mulheres solteiras

                            80   -   100 %
                             x    -     25 %  (porcentagem de mulheres solteiras)
           
                     100 x  =  2000                x = 20  ( mulheres solteiras )                                                                                                                             

    Mas o problema pede a razão de mulheres CASADAS então :  


        80 (mulheres no total) -  20 (mulheres solteiras)   =    60 mulheres CASADAS



    66 HOMENS CASADOS     E    60 MULHERES CASADAS    e assim  fica  :  


    66     =   1,1                                                    LETRA E) 
    60





ID
131986
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Deseja-se criar senhas bancárias de 4 algarismos. Quantas senhas diferentes podem ser criadas de modo que o último dígito seja ímpar e todos os algarismos da senha sejam diferentes?

Alternativas
Comentários
  • Esquematicamente a senha é ___.___.___.___. Para o último dígito só há 5 opções (1, 3, 5, 7 e 9). Para os outros três dígitos há 9*8*7 = 504. Portanto, há 5*504 = 2520 senhas diferentes.Letra C.Opus Pi.
  • COMENTÁRIOS DO PROF. RONILTON LOYOLA

     

    O último algarismo é fixo, um número ímpar, e todos os algarismos devem ser distintos. Lembre-se de que, de 0 a 9, temos um total de 10 algarismos, onde os ímpares são 1, 3, 5, 7 e 9.

    Senhas que terminam em 1:

    São do tipo abc1, onde para o algarismo a existem 9 possibilidades (excluímos o 1, já que ele está fixo na última posição), para b  existem 8 possibilidades e para c existem 7 possibilidades. Veja  que fomos diminuindo uma unidade, pois os algarismos são distintos. Então, pelo Princípio Multiplicativo, o número de senhas de quatro algarismos que terminam em 1 é 9.8.7 = 504.

    Pelo mesmo raciocínio, concluímos que podemos formar  também 504 senhas que terminam em 3, 5, 7 ou 9.

    Logo, o número total de senhas de algarismos distintos, onde o último algarismo é ímpar, é dado por: 504 + 504 + 504 + 504 + 504 = 2520.

    Gabarito: letra C.

  • Falou que tem que ser algarismos distintos. Logo, não posso ter, por exemplo, 1111, 2222 etc. Algarismos ímpares (1, 3, 5, 7 e 9). Portanto, tenho 05 possibilidades de algarismos ímpares. É 1, ou 3, ou 5, ou 7, ou 9. Logo, em um dos 4 dígitos terei 5 algarismos possíveis. O total de algarismos era 10. Como um dos 4 dígitos devem ser ímpares (5 possibilidades), e o exercício pede algarismos distintos para a senha, vai ficar: 9 x 8 x 7x 5 (possibilidades de algarismos ímpares) = 2520


  • No caso, não há problema de o 1º dígito começar com zero? Fiquei nessa dúvida e acabei errando..daí fiz.... 8 * 8 * 7 * 5 = 2240

  • gente, já vi questão cespe e fcc que não aceitam senhas bancárias começando por 0.

    o resultado seria totalmente diferente, como colega já mencionou aqui. para a FGV, vou resolver desta forma também, qualquer coisa entrar com um recurso. talvez o entendimento tenha mudado de 2010 pra cá.. não sei, fgv é meio estranha.

  • Nao precisa pensar muito, Facil ! Temos no total com algarismo distintos: 10.9.8.7 = 5040. O ultimo algarismo tem de ser impar: 5 possibilidades. Se fosse par seriam 5 possibilidades tb. Entao é só dividir 5040 por 2. 2520 combinacoes pares, e 2520 impares.

  • ALGARISMOS PARA A SENHA 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9

    4ª POSIÇÃO TEM QUE SER ÍMPAR, ENTÃO PODERIA SER 1,3,5,7 OU 9 :    ____ X_____ X _____X 5

    3ª POSIÇÃO TODOS OS NÚMEROS (10) MENOS 1 QUE JÁ ESTÁ NA QUARTA POSIÇÃO : ___ X  ____X 9 X 5

    2ª POSIÇÃO TODOS OS NÚMEROS (10) MENOS 2 QUE JÁ OCUPAM A 3ª E A 4ª:  ____X 8 X 9 X 5

    1ª POSIÇÃO TODOS OS NÚMEROS (10) MENOS 3 QUE JÁ OCUPAMA A 2ª, A 3ª E A 4ª :  7 X 8 X 9 X5 = 2520

  • Temos 5 possibilidades para o último dígito (os 5 algarismos ímpares).

    Após isso, temos 9 opções restantes para o 1º dígito (os 9 algarismos restantes), 8 para o 2º dígito e 7 para o 3º, totalizando:

    5 x 9 x 8 x 7 = 2520

    Resposta: C

  • o último tem que ser ímpar.


ID
131989
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A solução da equação k - 3x = 8 é x = 2. Logo, k é um número

Alternativas
Comentários
  • Uma questão dessa não cai na minha prova.
  • .Muito simples: apenas substituir o valor de x por 2 e resolver a equação.
  • K=14, X=2 logo será 14-(3*2)=8, 14-6=8 ... K não é impar descarta alternativa A) também não é numero primo descarta B) não é multiplo de 3 descarta C) É MULTIPLODE 7 ALTERNATIVA CORRETA D) é menor que 15 descarta E)

ID
131992
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Qual é o valor hoje de um título que vencerá daqui a 4 meses, cujo valor nominal é R$ 5 000,00, se ele for submetido a desconto comercial simples à taxa mensal de 3%?

Alternativas
Comentários
  • n=4 mesesN=5000i=3% a.mDesconto comercial ou desconto por fora:A=valor atualD=descontoN=valor nominalA=N+DD=4*3D=12%D=5000*0,12D=600A=5000-600A=4400
  • 5000(1-0,03)^45000*0,88=4.400,00
  • n=4M=5000i=0,03Desconto comercial simplesVc=Valor atualM=Valor nominalVc=M.(1-i.n)Vc=5000.(1-0,03*4)Vc=5000.(1-0,12)Vc=5000.0,88Vc=4400Gabarito (a)
  • Fórmula para o desconto comercial:

    Ac = N (1-it)  , sendo:

    1oPasso: Identificar os valores
    Ac = Valor atual, valor líquido ou valor presente (O valor que ele está procurando)
    N = Valor nominal, valor de face ou valor futuro (5000)
    i = taxa do período (3% a.m)
    t = Tempo (4 meses)

    Portanto,

    2o Passo: Monta o problema
    Ac = 5000 (1 - 3/100*4)
     
    2oPasso: Comece a resolver
    Entendendo que 3% é igual a 3 dividido por 100, ou seja 0,03, que em seguida é multiplicado por 4, sendo assim 0,12

    Ac = 5000 (1 - 0,03*4) --->  Ac = 5000 (1 - 0,12)

    Depois faz o famoso "chuveirinho" multiplicando o 5000 pelos valores entre os parenteses

    Ac = 5000 - 600
    Ac = 4.400


    PS. Expliquei bem detalhado pq isso costuma me ajudar! Espero que aos demais tbm.

  • formula de desconto comercial simples  - desconto cormecial =valor nominal *taxa*tempo

                                                          FORMULA   Dc=N*i*n
                                                                               Dc=5000*3/100*4  
                                                                               DC=50*3*4
                                                                               Dc=50*12
                                                                               Dc=600
    DC=600-5000=4.400

    LETRA : A
     

  • Bem, esse é o jeito que faço:

    N= valor nominal  A= valor atual  i= taxa  t= tempo

    temos que:

    N= 5000   i= 3% a.m que é a mesma coisa que 0,03    t= 4 meses

    A= N x (1 - i x t)

    A= 5000 x (1 - 0,03 x 4)

    A= 5000 x (1 - 0,12) faz primeiro a multiplicação, depois a subtração

    A= 5000 x 0,88 = 4.400



    Espero que ajude a alguém.

  • Sem fórmula:

    5.000 * 0,03 = 150

    150 * 4 (período de 4 meses) = 600 (valor total do desconto simples)

    Logo: 5.000 - 600 = 4.400

     

  • Dados da questão: A = ? N = R$ 5.000,00 d = 3% a.m. n = 4 meses A fórmula de desconto simples “por fora" é dada por: A = N*(1- d*n). Substituindo os dados, temos: A = N*(1- d*n) A = 5.000(1- 0,03*4) A = 5.000*0,88 A = R$ 4.400,00 O valor de um título, hoje, é de R$ 4.400,00. Gabarito: Letra “A".
  • Com a própria fórmula dos juros. Simples, rápido e fácil.

    m=c(1+it)

    como é desconto no lugar do "+" coloco um "-".

    Sendo assim temos:

    5000(1-0,03x4)

    5000x0,88)

    4400


ID
131995
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dividindo-se 11 700 em partes proporcionais a 1, 3 e 5, a diferença entre a maior das partes e a menor delas é

Alternativas
Comentários
  • Sendo a divisão diretamente proporcional a 1, 3 e 5, constante de proporcionalidade será 11700/(1 + 3 + 5) = 1300. Cada parcela é obtida multiplicando os números por essa constante. Assim, as parcelas são:- 1*1300 = 1300- 3*1300 = 3900- 5*1300 = 6500A diferença entre a maior e a menor é 6500 - 1300 = 5200.Letra D.Opus Pi.
  • A = 1
    B = 3
    C = 5

    A/1 = B/3 = C/5 = 11.700

    1+3+5 = 9 => 11.700 / 9 = 1300.

    A = 1.1300 = 1300
    B = 3.1300 = 3900
    C = 5.1300 = 6500

    6500 - 1300 = 5.200 d)
  • Se trata de proporções diretas. Portanto X=K.Y

    1K + 3K + 5K = 11.700

    9K = 11.700

    k = 1.300

    Substituindo valores:

    1300 + 3900 + 6500 = 11.700

    Portanto a diferença entre a maior parte e a menor é:

    6500 - 1300 = 5.200.


    Letra D.

  • é regra de 3 composta.

  • 1+3+5= 9 

    11.700/9= 1.300

    Menor parte (1× 1.300=1.300)

    Maior parte (5×1.300= 6.500)

    Diferença entre as partes (6.500-1.300= 5.200)

    GAB "D"


  • k + 3k + 5k = 11700

    9k = 11700

    k = 1300 ja representa menor valor

    3k = 3.1300=3900

    5k = 5.1300=6500

    diferença do maior e menor = 6500-1300 =  5200

     

  • LETRA D

    1.X + 3.X + 5.X = 11700

    9X = 11700

    X = 11700/9

    X = 1300

    5.X = 5.1300 = 6500

    1.X = 1.1300 = 1300

    6500-1300 = 5200

  • É SIMPLES!

    Sabendo que o total é 9 partes de 11700, teremos:

    MAIOR - MENOR = 11.700*(5/9) - 11.700*(1/9) = 11.700*(4/9) =5.200

  • Melhor forma de resolver esse tipo de questão é o método das partes.

    TOTAL = 11.700,00

    1P

    3P

    5P

    TOTAL = 9 P = 11.700,00

    P= 1.300,00

    OU SEJA:

    1P = 1.300,00

    3P = 3.900,00

    5P = 6.500,00

    Assim, a diferença entre a maior das partes e a menor delas é:

    6.500,00 - 1.300,00 = 5.200,00

  • NÃO TEM ERRO PESSOAL.

    BASTA FAZER SOMA SOBRE SOMA.

    VAMOS LÁ!

    11.700/9 = 1.300

    BASTA SUBSTITUIR AGORA

    1* 1300= 1300 ( MENOS VALOR)

    5* 1300= 6500 ( MAIOR VALOR )

    6500-1300

    5.200


ID
131998
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sobre a minha prateleira, há 5 livros: um de matemática, um de biologia, um de gramática, um de química e um de física. O livro de química está entre os livros de gramática e de matemática. O livro de física está imediatamente à esquerda do livro de matemática. Os livros de biologia e de física estão nas extremidades dessa arrumação. Da esquerda para a direita, o livro de gramática ocupa a

Alternativas
Comentários
  • Retalhando o enunciado:

    1) O livro de química está entre os de gramática e de matemática: GQM ou MQG

    2) O livro de física está imediatamente à esquerda do livro de matemática: Logo, a primeira das duas opções acima (GQM) não pode ser verdadeira. Sobra a arrumação FMQG

    3) Os livros de biologia e de física estão nas extremidades: pegando a arrumação anterior, já temos Física numa extremidade. É só botar Biologia na outra. Resultado final: FMQGB.

    Gramática está na quarta posição.
  • Discordo do nosso amigo Walter Araújo.

    O resultado final alcançado é o correto, mas a afirmação de que não é possível a primeira conformação proposta por ele na resolução (GQM) logo na segunda afirmativa (livro de fisica imediatamente a esquerda do livro de matemática) é equivocada pois, mesmo sendo GQFM a conformação dos livros, ainda assim estaria verdadeira a primeira afirmação do enunciado.
    O que define de uma vez por todas o posicionamento dos livros na estante é a última afirmação. Olho aberto com esses pegas!!!

    Boa sorte aos candidatos!
  • A primeira afirmação, de que o livro de química está entre os livros de gramática e de matemática, não pode ser levada como absoluta, tendo em vista que ele não diz que estão "imediatamente" entre um e outro. A única conclusão que dá para se tirar dessa afirmação é de que o livro de química não pode ser nem o primeiro nem o último livro na prateleira.

  • EU FIZ ASSIM: PRIMEIRO COLOQUEI OS DE FÍSICA E BIOLOGIA NAS EXTREMIDADES, EM 2 POSSIBILIDADES, PRIMEIRO COMEÇANDO COM O DE FÍSICA E TERMINANDO COM O DE BIOLOGIA E DEPOIS AO CONTRÁRIO, PARA DEPOIS OBEDECER AOS OUTROS COMANDOS DA QUESTÃO.

    AÍ FICOU ASSIM:  

    1ª HIPÓTESE:  F  M  Q  G  B (O livro de física está imediatamente à esquerda do livro de matemática ) ESSA SERVE!  O LIVRO DE GRAMÁTICA ESTÁ NA 4ª POSIÇÃO

    2ª HIPÓTESE:   B  G  Q  M  F  (O livro de física está à DIREITA do livro de matemática)   ESSA NÃO SERVE! 

    RESPOSTA D           

  • questão mal concluída: "Da esquerda para a direita, o livro de gramática ocupa a:" não fala a referência, se é  esquerda do livro ou da pesso que escolhe o livro. Pelo visto é da pessoa que escolhe o livro. Na hipótese do livro de matemática tem a referência q msm assim tem mg para interpretar de formas diferentes.: " à esquerda do livro de matemática"

  • FÍSICA                   QUÍMICA                  BIOLOGIA
              MATEMÁTICA             GRAMÁTICA

  • Exatamente fábio! Nessa questão, a banca tomou como referência a esquerda de quem olha para os livros, já na questão Q691854, a banca usou como referência a esquerda das caixas. Se eu mudar a referência, erro a questão. Assim nao da!!

  • Veja abaixo 5 lacunas, que devemos preencher com os 5 livros:

    ___         ___        ___        ___        ___

    O livro de física está IMEDIATAMENTE à esquerda do livro de matemática, ou seja, NÃO HÁ livro entre eles! Temos algo como

    ... física matemática ...

    Como o de física está em uma extremidade, ele só pode estar na extremidade esquerda, pois à sua direita há o livro de matemática. O livro de biologia está na extremidade direita:

    física  matemática  ___              ___        biologia

    O livro de química está entre os livros de gramática e de matemática. Logo, é preciso ter a seguinte ordem:

    física  matemática  química     gramática          biologia

    Da esquerda para a direita, o livro de gramática ocupa a 4ª posição.

    Resposta: D


ID
132001
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um cofrinho há somente moedas de 50 centavos e de 1 real, num total de 15 moedas. Juntas, as moedas somam R$ 11,00. É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O colega só equivocou-se quando à alternativa.

    A resposta correta é letra B.

  • Primeiramente, você deve montar as seguintes equações:

                0,5x + y = 11

                 x  + y = 15


    Daí, você multiplica a primeira por menos um e subtrai pela segunda, achando x = 8. Aí é só jogar na segunda fórmula que vocÊ achará y = 7. Gabarito B

  •                             Quantidade

    R$  1,00          x        1         2         3         4         5         6         7                9         10

                                         +         +        +         +          +        +         +       +          +           +
     R$  0,50          x       20       18      16       14       12       10       8         6        4           2

                                                                                        =
            R$                 / -------------------------------------11,00------------------------------------/

    1moeda de R$0,50 à + e soma das moedas = 15unidades. Resposta b

    na letra "e" temos , realmente, 2 moedas de R$1,00 a + porém , a soma total é de apenas 14 moedas.
  • Sendo c a quantidade de moedas de R$ 0,50 e u a de moedas de R$ 1,00, então para totalizarem R$ 11,00 é preciso que:0,50c + u = 11c + 2u = 22 ............eq. 1Como são 15 moedas, entãoc + u = 15 ............eq. 2Subtraindo eq. 2 de eq. 1, temos u = 7, o que resulta c = 8.Letra B.Opus Pi.
  • Jura que alguém acerta essas questões???

  • Alguma explicação melhor? Não consegui entender!!! Obrigada.

  • 15/2 = 7,5 (moedas de um real) + 7,5(moedas de 0,50 centavos) = 7 moedas de um real  + 1 moeda de 0,50 centavos +7,5 moedas de 0,50 centavos. Separando -> 7 moedas de um real e 8 moedas de 50 centavos.

  • Valor R$ 11,00

    total de moedas= 15,00

    duas moedas de 0,50 = 1,00

    quatro moedas de 0,50 = 2,00

    seis moedas de 0,50 = 3,00

    oito moedas  de 0,50 = 4,00

    obs.: Para atingie o tatal de 15 moedas, serão necessárias 7 moedas de R$1,00.

  • x -> NÚMERO DE MOEDAS DE 1 REAL

    y -> NÚMERO DE MOEDAS DE 0,5 centavos

    número de moedas de 1 real + número de moedas de 50 centavos = 15 moedas

    Logo,

    x  + y = 15

    Agora a soma dos valores

    Se temos 3 moedas de 1 obviamente possuimos 3 reais. Logo

    x (moedas de 1) . 1 (o próprio valor do 1 - é óbvio, mas quis colocar para ficar claro na resolução) + y (moedas de 50 cent.) . 0,5 = 11 reais

    Dessa forma,

    x + y.0,5 = 11

    Com isso, o sistema fica assim

    x  + y = 15 

    x + y.0,5 = 11

    o resultado do sistema dá x (moedas de 1) = 7

    Assim, temos 7 moedas de 1 real , ou seja, 7 reais. Faltam 4 reais para chegar a 11 (total dos valores das moedas), então temos 4 reais em moedas de 50 centavos. Portanto, há 8 moedas de 50 centavos.

    7 moedas de 1 real

    8 moedas de 50 centavos -> 1 moeda a mais

    gabarito - letra B



  • jesus cristo não entendi nada :´(

  • ah eu fiz via cpc... 7 em cada, uma a mais no 0,50 e se chega a 11 :}


  • Chamaremos de:

    C = moedas de 50 centavos

    U = moedas de 1 real

     

    Traduzindo o que a questão diz, fica assim:

    ‘há somente moedas de 50 centavos e de 1 real, num total de 15 moedas’

    (1) C + U = 15 => U = 15 - C

     

    ‘Juntas, as moedas somam R$ 11,00’ => a quantidade de moedas de cada um dos tipos deverá ser multiplicada pelo seu valor para sabermos quanto de cada tem em R$ 11,00

    (2) 0,50 x C + 1 x U = 11 => 0,5C + U = 11

     

    Substituindo a equação (1) na (2), temos:

    0,5C + (15 – C) = 11

    0,5C – C = 11 – 15

    -0,5C = -4 .(-1)

    0,5C = 4

    C = 4/0,5 = 8

     

    Agora, só precisamos encontrar o valor de ‘U’:

    (1) U = 15 - C

    U = 15 – 8 = 7

     

    Conclusão:

    HÁ UMA MOEDA DE 50 CENTAVOS A MAIS DO QUE A QUANTIDADE DE MOEDAS DE 1 REAL!

     

    Resposta correta: letra B

     

    http://beijonopapaienamamae.blogspot.com.br/2010/09/dia-14-de-setembro-questao-257.html

  • Parabéns Aline a melhor resolução! 

  • Melhor explicação Aline.

     

  • 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 

     

    Vermelho = Moedas de 1,00 (R$ 7,00)

    Azul = Moedas de 0,50 (R$ 4,00)

    Total = 15 Moedas (R$ 11,00)

    7 Moedas (de 1,00)

    8 Moedas (de 0,50)

     

    Logo, há uma moeda de 0,50 centavos a mais. (Em relação as moedas de 1,00)

     

     

     

     

     

  • x( moedas de 50 centavos) y (moedas de 1,0 real)

    0,5 x - y = 11

    x + y = 15

    logo, x= 8 moedas de 50 centavos e y = 7 moedas de 1,0 real

  • 0,5x + y = 11 (Aqui somamos os valores das moedas)

    isolando o y, temos:

    y= 11 - 0,5x

    Substituindo o valor encontrado de y na segunda equação temos,

    x + y = 15 (Aqui somamos a quantidade das moedas) temos,

    x + 11 - 0,5x = 15

    0,5x = 15-11

    x = 4/0,5 ----> x= 8,, (Encontramos o valor de x)

    Substituindo o valor de x na equação

    x + y = 15 temos,

    8 + y = 15

    y = 15 - 8 ---> y= 7,,

    Logo temos 7 moedas de 1 real e 8 moedas de 0,50 centavos, portanto UMA MOEDA DE 0,50 CENTAVOS A MAIS QUE A QUANTIDADE DE MOEDAS DE 1 REAL,,

    .

    .

    .

    Gabarito letra: B,,


ID
132004
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em relação aos aspectos de saúde pública e meio ambiente no setor de saneamento no Brasil, é correto afirmar que, a partir da década de 1990, o cenário se caracteriza

Alternativas
Comentários
  • a) pela ênfase no conceito de desenvolvimento sustentável e de preservação e conservação do meio ambiente e particularmente dos recursos hídricos, refletindo diretamente no planejamento das ações de saneamento.

  • Poxa galera, vamos fazer comentários mais completos. Apenas colocar a questão certa não acrescenta em nada, pois ao responder a questão, caso você venha a errar, o site já informa qual é a opção correta. Não vale a pena fazer estes comentários só para ganhar pontos.
  • Acredito que dá bastante para discorrer sobre esse assunto. Pagamos a plataforma para não ter um gabarito comentado, principalmente sobre o assunto de atualidades precisamos entender as nuances de cada alternativa, fica complicado.


ID
132007
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico, segundo o artigo 52 da Lei 11.445/07, é de responsabilidade

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra "E"LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007.Art. 52. A União elaborará, sob a coordenação do Ministério das Cidades:I - o Plano Nacional de Saneamento Básico - PNSB que conterá:
  • Questão desatualizada:

    Art. 52. A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Regional:        

    I - o Plano Nacional de Saneamento Básico, que conterá:            


ID
132010
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro de 2009, ocorreu em Copenhague a COP-15, em que ficou definido o acordo climático, já assinado por mais de cem países. Dos cinco maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo (China, EUA, União Europeia, Índia e Rússia), até março de 2010 somente um deles ainda não havia aderido ao acordo. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra "E"
  • LETRA E.No entanto que não assinou o protocolo de Kyto foi os EUA
  • ESSA RÚSSIA E UMA........
  • Achei que fosse a China, pois eles já deixaram mais do que claro que só vão começar a reduzir os poluentes quando se tornarem desenvolvidos.

  • Hoje, em dezembro de 2011, a Rússia é signatária do acordo, deixando os EUA na incômoda posição de não terem assindo o acordo. Portanto, o gabarito está ERRADO!
  • GABARITO ERRADO!!!!!!!

    os EUA não assinaram e a Rússia aderiu em 2004 com a mão de Vladimir Putin.

    EUA

    No último dia da COP-15, 18 de dezembro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou a barganha entre os países ricos, os responsabilizando pelo preço mais alto na reparação da poluição causada pelas nações que se industrializaram mais cedo. O presidente brasileiro, sob aplausos, afirmou:

    “Quando falamos em dinheiro, não podemos pensar em favor ou que estamos dando uma esmola. Os ricos têm que saber que estão pagando pelas emissões das últimas duas décadas. Os países em desenvolvimento não querem discutir apenas o meio ambiente, mas querem também falar de desenvolvimento e oportunidade”.

    Segundo a ONG Sierra Club, um dos culpados é o Senado dos EUA, que não aprovou a legislação defendida por Obama, presidente dos EUA, para a redução das emissões por parte das empresas norte-americanas.

    RÚSSIA
    da Folha Online


    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta sexta-feira a ratificação do Protocolo de Kyoto, que tem como objetivo reduzir o aquecimento global. A assinatura do documento por Putin abre caminho para que o tratado para a redução da emissão de gases poluentes entre em vigor a partir de 2005.

  • A questão é clara ''até março de 2010 somente um deles ainda não havia aderido ao acordo''.Essa questão é pegadinha,todo mundo poderia pensar em China ou EUA,mas o gabarito está indicando a Russia.Questão difícil...Se eu não me engano foi os EUA que não assinaram porque não queriam diminuir consideravelmente o seu crescimento economico por eles etavam passando por uma severa crise economica...

     Deus é fiél...
  • COP15: Russia’s Position on Climate Change Doesn’t Go Far Enough

    Many people have asked me about the Russian Government’s position in Copenhagen. I have spent so much time in Russia over the years and have seen, myself, the impacts of climate change in Russia. We are seeing forests dry out, die from disease and burn. Historically, some in Russia’s elite have thought that climate change will be positive for Russia, since it will lead to more agricultural land. However, the Russian Hydrometeorological Service – a Russian government agency – recently issued a report detailing climate change’s likely impacts on Russia. The report clearly stated that climate change will have far-reaching negative impacts.

    Yet the Russian government position in Copenhagen unfortunately appears to be self-serving. Russia wants to use existing carbon credits in the future. This seems reasonable, except that Russia earned those credits due to a collapsing economy after the fall of the Soviet Union, not due to efforts to become energy efficient or reduce emissions. The Russian Government wants to be allowed to increase emissions in the future. That is the wrong direction.

     

    The Russian government is taking a few baby steps. President Medvedev, on the eve of flying to Copenhagen, signed Russia’s “climate doctrine.” The doctrine calls for a 40 percent improvement in energy efficiency and is accompanied by a new law on energy efficiency. These are important measures, but Russia can and should do more to demonstrate that it is a world leader in the fight against climate change. For starters, it is in Russia’s interests – and the world’s – to reduce agricultural and forest fires that contribute to black carbon emissions.

    Thankfully, Russia has a strong environmental movement that is calling for more action.

  • 30 de Janeiro de 2010

    acesso em: 
    http://www.ecopolitica.com.br/2010/01/30/o-acordo-de-copenhague-ganha-vida/

    Estados Unidos e União Européia aderiram formalmente ao Acordo de Copenhague sem reservas. Os países do BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China) fizeram questão de dizer que ele não é legal. Legal só o Protocolo de Kyoto. Faz diferença, se eles aderirem formalmente e registrarem publicamente suas ações voluntárias quantificadas? Essa é realmente uma divisão importante entre potências desenvolvidas e emergentes?

    Fico cada vez mais inclinado a responder não às duas questões acima.

    Vamos ser práticos. O Protocolo de Kyoto é legalmente vinculante. Mas suas metas são tão baixas, que se tornaram irrelevantes. O EUA não ratificou o Protocolo. Os países do BASIC são “não-Anexo I”, o que significa que não têm obrigações legalmente vinculantes.

    O resultado concreto é que o Protocolo de Kyoto tem uma cobertura muito parcial das emissões totais de gases estufa. O fato de ser legalmente vinculante não fez qualquer diferença na trajetória das emissões ou no comportamento das Partes do Protocolo. Para os países do BASIC o caráter legal do Protocolo significa que os países desenvolvidos têm obrigações legais e eles não, porque não estão no Anexo I. O EUA jamais ratificará o Protocolo de Kyoto. Houve pouquíssimo progresso nas negociações para o Segundo Período do Protocolo. E China, Brasil e Índia não estarão no Anexo I no período pós-2012. Sem EUA, China, Brasil e Índia, ele continuará um instrumento ineficaz para enfrentar a ameaça da mudança climática global.

  • O país que não aderiu prontamente ao Acordo de Copenhague foi a Rússia. Fato mais recente a respeito desse tema e que pode ser cobrado em provas é o acordo feito por Estados Unidos e China e novembro de 2014 para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Os dois países são os maiores emissores desse tipo de gás, tendo grande responsabilidade no quadro de mudanças climáticas.A alternativa correta é a letra (E).


    Resposta: E




ID
132013
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quando um jornal fala em "capacetes (ou boinas) azuis", refere-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra "C"
  • Forças de manutenção da paz das Nações Unidas são forças militares multinacionais instituídas pela Organização das Nações Unidas com a aprovação e objetivos designados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para atuar em zonas de conflito armado. Seus participantes são conhecidos como boinas azuis ou capacetes azuis.
  • Boinas azuis é o nome pelo qual são conhecidas as tropas multinacionais que servem nas Forças de Paz da ONU para a resolução de conflitos internacionais em países envolvidos em conturbação social.Tais nomes são devidos ao fato de que essas tropas utilizam como cobertura (nome que se dá, militarmente, aos chapéus, bonés, boinas e capacetes) boinas e capacetes na cor azul, a mesma da bandeira da ONU.
  • Pessoal!!!!

    Vamos inserir comentários mais interessantes......

    Isso, é reescritura de frases CORRETAS.

    Vamos ser mais criativo

    Obg.....
  • Forças de manutenção da paz das Nações Unidas (em inglês: United Nations Peacekeeping Forces) são forças militares multinacionais instituídas pela Organização das Nações Unidas com a aprovação e objetivos designados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para atuar em zonas de conflito armado. Seus participantes são conhecidos como boinas azuis ou capacetes azuis.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_de_manuten%C3%A7%C3%A3o_da_paz_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas


ID
132016
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nas próximas eleições, em outubro de 2010, serão escolhidos, além do novo presidente, somente

Alternativas
Comentários
  • 2010 * 03/out Presidente, Senador, Dep. Federal, Dep. Estadual e Governadorfonte: http://www.tre-ce.gov.br/tre/eleicoes/calendario.htm
  • ELEIÇÕES PROPOCIONAIS E MAJORITÁRIAS.
  • Faltaram os deputados distritais...
  • É só lmebrar que as eleições são simultâneas, salvo prefeito e vereador.
  • No Brasil, as eleições ocorrem a cada dois anos, sempre em anos pares. Os cargos eletivos são disputados em dois grupos. Em um ano, são feitas eleições federais e estaduais para os cargos de presidente da República (e vice), senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Dois anos depois, há eleições municipais para os cargos de prefeito e vereadores. Em 2010, houve eleições federais e estaduais. Portanto, a resposta correta é a letra D.

  • No Brasil, as eleições ocorrem a cada dois anos, sempre em anos pares. Os cargos eletivos são disputados em dois grupos. Em um ano, são feitas eleições federais e estaduais para os cargos de presidente da República (e vice), senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Dois anos depois, há eleições municipais para os cargos de prefeito e vereadores. Em 2010, houve eleições federais e estaduais. Portanto, a resposta correta é a letra D.


ID
132019
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com base na Lei 9.433/97 e suas alterações, analise os itens a seguir, em relação ao que constitui infração das normas de utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos:

I. perfurar poços para extração de água subterrânea ou operá-los sem a devida autorização;

II. fraudar as medições dos volumes de água utilizados ou declarar valores diferentes dos medidos;

III. implantar, em qualquer hipótese, empreendimento relacionado com a derivação ou a utilização de recursos hídricos.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Art. 49, constitui infração das normas de utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos:
    I - derivar ou utilizar recursos hídricos para qualquer finalidade, sem a  respectiva outorga de direito de uso;
    II  - iniciar a implantação ou implantar empreendimento relacionado com a derivação ou a utilização de recursos hídricos, superficiais ou subterrâneos, que implique alterações no regime, quantidade ou qualidade dos mesmos, sem autorização dos órgãos ou entidades competentes;
    III - (VETADO) 
    IV - utilizar-se dos recursos hídricos ou executar obras ou serviços relacionados com os mesmos em desacordo com as condições estabelecidas na outorga;  
    V - perfurar poços para extração de água subterrânea ou operá- los sem a devida autorização;  
    VI - fraudar as medições dos volumes de água utilizados ou declarar valores diferentes dos medidos;
    VII - infringir normas estabelecidas no regulamento desta Lei e nos regulamentos administrativos, compreendendo instruções e procedimentos fixados pelos órgãos ou entidades competentes;
    VIII -  obstar ou dificultar a ação fiscalizadora das autoridades competentes no exercício de suas funções.
  • O item III é o único incorreto pois constitui infração implantar empreendimento relacionado com a derivação ou a utilização de recursos hídricos que alterem no regime, quantidade e qualidade dos mesmos, sem outorga.
  • Acredito que a III esteja errada tambem, porque num momento de calamidade e seca regional, nao se poderá implantar um parque aquatico na mesma regiao! caberia recurso! pois a questão fala "em qualquer hipotese". 

  • III. implantar, em qualquer hipótese, empreendimento relacionado com a derivação ou a utilização de recursos hídricos.

    Errada, pois temos a hipótese em que foi autorizada a implantação, em que possui a licença, ele disse qualquer: positiva ou negativa, nesse caso está errado mesmo, pois caso possua autorização pode sim implantar o empreendimento.

    Nesse caso não constitui infração.


ID
132022
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com base no artigo 19 da Lei 9.433/97, a cobrança pelo uso de recursos hídricos objetiva:

I. reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor;
II. incentivar a racionalização do uso da água;
III. obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.

Analise os itens acima e assinale

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Art. 19, a cobrança pelo uso de recursos hídricos objetiva:
    I - reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor;  
    II  - incentivar a racionalização do uso da água;  
    III - obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções  contemplados nos planos de recursos hídricos.
  • Gabarito: D

    Lei 9.433/97

    Art. 19. A cobrança pelo uso de recursos hídricos objetiva:

    I - reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor;

    II - incentivar a racionalização do uso da água;

    III - obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.

  • SEÇÃO IV

    DA COBRANÇA DO USO DE RECURSOS HÍDRICOS

     

     

    LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997.

     

     

    Art. 19. A cobrança pelo uso de recursos hídricos objetiva:

     

    I - reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor;

    II - incentivar a racionalização do uso da água;

    III - obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9433.htm

     

     

     

    DEUS TE AMA!

     

     

    Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado.​

    2º CORÍNTIOS: 15:7


ID
132025
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Conforme o artigo 43 da Lei 11.445/2007, os parâmetros mínimos para a potabilidade da água serão definidos

Alternativas
Comentários
  • Art. 43.  A prestação dos serviços atenderá a requisitos mínimos de qualidade, incluindo a regularidade, a continuidade e aqueles relativos aos produtos oferecidos, ao atendimento dos usuários e às condições operacionais e de manutenção dos sistemas, de acordo com as normas regulamentares e contratuais.

    Parágrafo único.  A União definirá parâmetros mínimos para a potabilidade da água.

  • CAPÍTULO VII

    DOS ASPECTOS TÉCNICOS

    LEI 11.445/07 PNSB

     

    Art. 43.  A prestação dos serviços atenderá a requisitos mínimos de qualidade, incluindo a regularidade, a continuidade e aqueles relativos aos produtos oferecidos, ao atendimento dos usuários e às condições operacionais e de manutenção dos sistemas, de acordo com as normas regulamentares e contratuais.

     

    Parágrafo único.  A União definirá parâmetros mínimos para a potabilidade da água.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm

     

     

     

    Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.

    Carlos Drummond de Andrade

     

     


ID
132028
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no art. 7º da Lei Estadual 8.485/04, que trata dos prazos para cumprir as metas do Plano Estadual de Saneamento Básico, o atendimento com esgotamento sanitário a 100% do universo da população urbana dos municípios concedentes deverá ser atingido até

Alternativas
Comentários
  • Assim dispõe o art. 7º da Lei Estadual do Rio Grande do Norte nº 8.485, de 20 de fevereiro de 2004:

    "Art. 7º São metas do Plano Estadual de Saneamento Básico, a serem cumpridas em prazos
    contados a partir da data da publicação desta Lei:

    (...)

    IV – atender com esgotamento sanitário a 100% (cem por cento) do universo da população
    urbana dos municípios concedentes, em até 15 (quinze) anos."



    Logo, o atendimento com esgotamento sanitário a 100% do universo da população urbana dos municípios concedentes deverá ser atingido até 2019.

ID
132031
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base na Lei do Município de Natal 5.250/2001, a Caern se compromete a:

I. estabelecer a implementação do saneamento sem agressão ao meio ambiente, cuidando, em particular, de estabelecer mecanismos que não afetem o estuário do Rio Potengi, o leito do Rio Pitimbu, o lençol freático e lagoas naturais do Município;

II. assegurar a participação da sociedade/usuária na fiscalização da qualidade dos serviços prestados, definição da política tarifária e prioridades de serviços a serem executados;

III. elaborar juntamente com o poder concedente e a comunidade usuária, devidamente representada, o planejamento da Política Municipal de Saneamento.

Analise os itens acima e assinale

Alternativas
Comentários
  • § 3º - A entidade concessionária se comprometerá a também cumprir as seguintes determinações:

    I - Assegurar a efetiva participação do Município na gestão dos serviços;

    II - Assegurar a participação da sociedade/usuária na fiscalização da qualidade dos serviços prestados, definição

    da política tarifária e prioridades de serviços a serem executados;

    III - Elaborar juntamente com o poder concedente e a comunidade usuária, devidamente representada, o

    planejamento da Política Municipal de Saneamento;

    IV - Estabelecer a implementação do saneamento sem agressão ao meio ambiente, cuidando, em particular, de

    estabelecer mecanismos que não afetem o estuário do Rio Potengi, o leito do Rio Pitimbu, o lençol freático e lagoas

    naturais do Município.


ID
132034
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário pretende armazenar no disco rígido do seu computador quatro arquivos, um com 6.125 kB, dois com 12 MB e um com 715MB. Ele precisará ter espaço mínimo disponível em seu disco rígido, dentre as opções abaixo, de

Alternativas
Comentários
  • O GABARITO ESTÁ INCORRETO.

    ANTES DE SOMAR TEM QUE CONVERTER 6125KB PARA MB

  • Como o colega acima disse, tem que converter 6.125kB para MB

    O bit é a menor unidade de armazenamento, podendo ser 0 (sem corrente elétrica) ou 1(com corrente eletrica).
    O Byte corresponte a um caractere e equivale a 8 bits.

    Nas sistema de medidas de peso o kilo coresponde a 10³=1000.
    Ex: 1kg =1*1000g=1000g

    Já no sistema de unidades de armazenamentos de dados o kilo coresponde 2¹º=1024
    Ex:1kB=1*1024B=1024B

    Seguindo essa linha o mega=2²º=2¹º*2¹º=2¹ºkilo=1024Kilo
    Ex:1MB=1024KB=1.048.576B

    Assim, para transformarmos 6.125KB para MB dividimos por 1024
    6.125/1024=5,9814453125   =>  6.125=5,9814453125*1024=5,9814453125*2¹º

    Assim substituindo 
    6.125KB=5,9814453125*2¹ºKB

    Como K=2¹º podemos substutí-lo também
    6.125KB=5,9814453125*2¹ºKB=5,9814453125*2¹º*2¹ºB

    E como M=2²º=2¹º*2¹º também podemos substituí-lo
    6.125KB=5,9814453125*2¹ºKB=5,9814453125MB


    Agora somando os outros valores da questão, temos
    5,9814453125MB+12MB+715MB= 732,9814453125


    Assim a resposta correta é a

    Alternativa B


    1B    => 8bits
    1KB => 1024B
    1MB => 1024KB
    1GB => 1024MB
    1TB => 1024GB


  • Primeiro transforme 6.125 KB em MB = 6.125/1024= 5,98 MB
    Dois arquivos de 12 MB = 24 MB
    Um com 715 MB

    Somando tudo = 5,98 + 24 + 715 = 744,98 MB

    "Letra C"
  • Não sei se o pessoal comentou antes de sair a informação de que a questão foi anulada

  • 24,5mb+24mb+715MB = 

    763,5 mB

    Para caber deve ter sido anulada mesmo

    Caberia na A e na E

    questão anulada mesmo.


ID
132043
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Internet Explorer, em sua configuração padrão, para exibir uma página em tela cheia, o usuário deve apertar a tecla

Alternativas
Comentários
  • Ou menu exibir: tela inteira.
  • F1 - ajuda( horizontal a vários aplicativos)
    F3- Localizar ou pesquisar por textos na página. Redundância = CTRL + F
    F4 - Exibe os endereços das páginas acessadas na barra de endereços. Cuidado para não confundir com exibir histórico(ctrl + h).
    F5- até minha filha de cinco anos sabe.
    F6- seleciona a barra de endereços e permite digitar novo endereço.
    F7- liga e desliga a navegação por cursor.
    F10- seleciona o a barra de manu, permitindo que os acesse.
    F12- é um tal de ferramentas pra desenvolvedores.
  • Resposta: Letra D - F11
  • Internet Explorer
    Teclas de atalho

       
     
    F11 Alterna entre as vistas "Full Screen" e "Normal View"
    CTRL+F Pesquisar na página corrente
    F5   Actualizar a página Web corrente (Refresh) 
    ESC Interrompe o download de página actual.
    CTRL+O Abre a caixa de dialogo Open (Abrir)
    CTRL+N Abre uma nova janela do Internet Explorer
    CTRL+W   Fecha a janela corrente 
    CTRL+S Guarda a página corrente
    CTRL+P Imprime a página corrente ou ativa a moldura
    CTRL+I Mostra a janela de Favoritos (Favorites)
    CTRL+H Mostra a janela de Histórico (History)
    F4 Abre a barra de Endereço e mostra o seu conteúdo
    CTRL+C Copia os itens seleccionados para o Clipboard
    CTRL+A Selecciona todos os itens da página Web corrente
     
    CTRL+D Adiciona a página corrente à pasta Favoritos
       
      ."
  • O Internet Explorer possui muitos atalhos de teclado. No caso desta questão, a tecla F11 mostra a página em tela cheia. Vejamos mais algumas.
  • No Google chrome tbm utiliza F11.

  • Gabarito: D


ID
132055
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft PowerPoint, em sua configuração padrão, para iniciar uma apresentação de slides desde o começo, o usuário deve apertar a tecla

Alternativas
Comentários
  • Respota Letra "A"
  • Lembrando que se usarmos SCHIFT + F5  a apresentação se iniciará do SLIDE ATUAL e não do início.

ID
132058
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao visitar uma página do site da Caern Internet usando o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, só NÃO é possível ao usuário

Alternativas
Comentários
  • Só o IE tem as duas opções: "Enviar link" e "enviar página" -> no menu "Arquivo".O Firefox só disponibiliza a opção "enviar endereço (link)" -> no menu "Arquivo". Sei que alterar o cód fonte também está errado, mas a questão foi mal formulada...:(
  • Código fonte (código-fonte, ou até source code em inglês) é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes, de maneira lógica. Existem linguagens que são compiladas e as que são interpretadas. As linguagens compiladas, após ser compilado o código fonte, transformam-se em software, ou seja, programas executáveis. Este conjunto de palavras que formam linhas de comandos deverá estar dentro da padronização da linguagem escolhida, obedecendo critérios de execução. Atualmente, com a diversificação de linguagens, o código pode ser escrito de forma totalmente modular, podendo um mesmo conjunto de códigos ser compartilhado por diversos programas e, até mesmo, linguagens.(fonte: wikipedia) 
  • Letra"E"
    Os navegadores não permitem aos usuários alterar o código-fonte (código original da página) da página que está em visualização. É permitido enviar o link da página (endereço) ou a própria página por e-mail, aumentar ou diminuir o tamanho da fonte do navegador, salvar o conteúdo da página no formato texto, entre outras operações.
  • Gabarito: e

  • E. alterar o código-fonte. NÃO é possível ao usuário


ID
132061
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito do pacote BrOffice, analise as afirmativas a seguir:

I. Usa-se o aplicativo Calc para criar planilhas eletrônicas.
II. O Writer possibilita tanto a criação e edição de textos quanto a criação de páginas para visualização na internet.
III. O Impress possibilita a criação de apresentações multimídia.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • O Calc é uma folha de cálculo similar ao Microsoft Excel. O Calc possui uma série de funções que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na planilha. O Calc é capaz de escrever a folha de cálculo como um arquivo PDF.

    O Writer é um processador de texto com capacidade e visual similares ao Microsoft Word. Este editor é capaz de escrever documentos no formato Portable Document Format (PDF) e editar documentos html. Por padrão, sua extensão é a .odt que geralmente fica em um tamanho menor em relação aos .doc.

    O Impress é um programa de apresentação de slides ou transparências similar em capacidades ao Microsoft PowerPoint. Além das capacidades comuns de preparo de apresentações, ele é capaz de exportá-las no formato Adobe Flash (SWF) isto a partir da versão 2.0, permitindo que ela seja visualizada em qualquer computador com o Flash Player instalado. O Impress, porém, sofre da falta de modelos de apresentações prontos sendo necessário o uso de modelos criados por terceiros.

    fonte: http://robertoandrade.com.br/
  • Visto que o Write possibilita que se salve arquivos em HTML a opção B também esta correta.

  • GABARITO E 

  • Planilha eletrônica e folha de cálculo não são a mesma coisa ? Gabarito E

  • Fiz esse curso de informatica do zero e me ajudou muito!!!

    Continue a nadar!

    https://sun.eduzz.com/1073923?a=81944373