SóProvas



Prova FUMARC - 2014 - AL-MG - Analista de Sistemas - Desenvolvimento


ID
1150963
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE, na ordem em que ocorrem, as lacunas do resumo de artigo científico a seguir.

Resumo:________. artigo traça considerações sobre parte da obra poética de Cecília Meireles, a qual é dirigida às crianças. Com o estudo específico de seu livro, Ou isto ou aquilo (1993), pretende-se observar as características de um livro de poemas infantis. Ao analisar ________ livro quanto ao seu nível estético-literário, tem-se por objetivo destacar sua relevância na literatura infantil e as contribuições da poetisa para ________ gênero literário. Ao final será considerado o estudo da literatura infantil na escola, evidenciando o caráter pedagógico da poesia infantil.

(Disponível em: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/view/3>. Acesso em: 20 out. 2013).

Alternativas
Comentários
  • "Esse" é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. "Este", por sua vez, introduz uma ideia nova, ainda não mencionada. Gab. C

  • bonita essa camila.

  • "A mim só interessa isto: realizar os meus ideais."

    "Realizar os meus ideais: isso é o que me interessa"

    Isto, este ou esta

    Indica uma ideia que ainda não foi expressa

    Isso, esse ou essa

    Indica uma ideia que já foi expressa


    Apostila do curso Alfacon - Professor Pablo Jamilk


ID
1150966
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Todos têm o direito de requerer e obter informação sobre projeto do Poder Público. Essa informação vai ser prestada no prazo da lei. Isso é válido desde que o sigilo da informação não seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

Assinale a alternativa em que as informações acima, constantes no § 5º do art. 4º da Constituição do Estado de Minas Gerais, tenham sido CORRETAMENTE reunidas num único período.

Alternativas
Comentários
  • a) Todos têm o direito( direito de) a requerer e obter informações sobre projeto do Poder Público a ser prestada(as informações que vão ser prestadas então fica no plural) no prazo de (da)lei, ressalvando-se aquela que o sigilo for imprescindível para a segurança da sociedade e do Estado.

     b) Todos têm direito de requerer e obter informação sobre projeto do Poder Público, a ser prestada no prazo da lei, desde que o sigilo desta seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.(perde o sentido)

     c) Todos têm o direito de requerer e obter informação sobre projeto do Poder Público, a qual será prestada no prazo da lei, ressalvada aquela cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

     d) Todos têm direito a requererem (singular)e obterem (singular)informação sobre projeto do Poder Público, o qual a prestará no prazo legal, excetuada aquela de cujo sigilo seja imprescindível a segurança da sociedade e do Estado.


    Gente não tenho muita certeza..alguém se arrisca rsrs


ID
1150969
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a colocação pronominal esteja INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A paz!

    GAbarito: Letra B.

    "A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra."

    Quando se tratar de locução verbal, presença de 2 ou mais verbos, e o verbo principal estiver no particípio, o pronome oblíquo virá após o verbo auxiliar, ou seja, estará entre os dois verbos.

    Ex.: Paula havia me explicado sobre o quanto Deus é bom conosco.

    O pronome oblíquo átono me está após o verbo auxiliar havia.

    Porém, se existir uma palavra atrativa antes da locução verbal, o pronome oblíquo átono ficará ANTES do verbo auxiliar. Palavras atrativas como por exemplo as que expressam uma ideia de negação.

    Ex.: Não me haviam chamado para o baile de formatura.

    Nesse caso o pronome oblíquo me está antes do verbo auxiliar, já que existe a presença de uma palavra atrativa antes da locução verbal.


    Deus seja louvado!


  • Na minha análise entendo que a regência do verbo acusar neste contexto pede um objeto indireto(acusado de), portanto a a colocação pronominal deveria ser o "lhe" ao invés do "a". Se estiver errada por favor me corrijam!!!

  • Isabela, o erro não está na regência do verbo, pois o ''de'' está na frase. O erro é que Locuções verbais com verbo principal no particípio não podemos colocar ênclise.


    LEMBRE-SE:

    Particípio

    Proíbe a ênclise.

    ( Quando  locuções verbais)

  • A letra (a) o verbo discutir está no futuro do pretérito, a regra diz que se trata de uma mesóclise. Discutir-se-iam. Sendo assim no meu ponto de vista acho que a letra (a) está incorreta também. 

  • Caro Fábio Lemos na letra A, o primeiro "SE" é uma conjunção subordinativa, e não um pronome. A questão está sobre o segundo "SE", que é um pronome. Nesse caso, é atraído pela presença da conjunção subordinativa, que mesmo após o verbo no futuro do pretérito, será atraído. 

  • Gabarito. B.

    Pronome relativo atrai o pronome oblíquo atono para antes do verbo.

    IMPORTANTE - quando houver 2 verbos ficar de olho no que apresente uma das fomas nominais |como - Gerúndio, particípio e infinitivo| 

  • Pq a D está certa? o "se" não deveria estar perto do "não" por ele ser fator de atração? pq o "se" deve estar depois de "distanciar" nessa frase?

    Obrigada!

  • a)  Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor, porquanto empregadores rurais discutiriam se a incidência se daria sobre o faturamento, o lucro ou, ainda, a folha de salários. Correto.

    Próclise quando:

    Conjunções e locuções subordinativas antes do verbo*

    * que, se, como, quando, assim que, para que, à medida que,já que, embora, consoante e etc.

    b)  A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra. Errada.

    Em locuções verbais:

    Quando o verbo principal for constituído por um particípio, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar. Isso sem palavra atrativa.

    Ex: Haviam-me convidado para a festa.

    c)  Pode-se dizer que a atuação desse órgão é de grande relevância, haja vista que o atual governo vem atribuindo-lhe tarefas importantes. Correto.

    Em locuções verbais:

    Quando o verbo principal for constituído por um infinitivo ou um gerúndio,se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar (com hífen), antes do principal (sem hífen) ou depois do verbo principal (com hífen).

    – Devo-lhe esclarecer o ocorrido. / Devo lhe esclarecer o ocorrido. / Devo esclarecer-lhe o ocorrido.

    – Estavam-me chamando pelo rádio. / Estavam me chamando pelo rádio. / Estavam

    chamando-me pelo rádio.

    Havendo palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.

    – Não posso esclarecer-lhe o ocorrido. / Não lhe posso esclarecer mais nada.

    – Não estavam chamando-me. / Não me estavam chamando.

    d)  A aprendizagem profissional auxilia os jovens em sua inserção no mercado de trabalho, mas não pode distanciar-se da educação formal.

    Questão correta, pois é facultativa a ênclise e próclise.

    Havendo palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.

    – Não posso esclarecer-lhe o ocorrido. / Não lhe posso esclarecer mais nada.

    – Não estavam chamando-me. / Não me estavam chamando.


  • Muito boa sua explicação, Jocelio!

  • Não se usa ênclise com particípio, seja locução verbal ou não.

  • B) Pronome não pode aparecer enclítico em um particípio
  • Assinale a alternativa em que a colocação pronominal esteja INCORRETA.

     a)Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor, porquanto empregadores rurais discutiriam se a incidência se daria sobre o faturamento, o lucro ou, ainda, a folha de salários. (CORRETA)  uso de enclise não há conjunçao subordinativa

     b)A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra. (Incorreta tem um pronome no qual tem palavra atrativa)

     c)Pode-se dizer que a atuação desse órgão é de grande relevância, haja vista que o atual governo vem atribuindo-lhe tarefas importantes. (Correto a atribuição da enclise)

     d)A aprendizagem profissional auxilia os jovens em sua inserção no mercado de trabalho, mas não pode distanciar-se da educação formal. (INCORRETO) possui palavra  atrativa q atrairia a proclise.

    questao para ser anulada a resposta

  • E) está correta, pois em locução verbal com verbo no infinitivo pode o pronome ficar no meio da locução ou fazer a enclêse com o verbo principal  independente de palavra atrativa.

  • A letra D) está CORRETA , pois a próclise é FACULTATIVA em presença de verbo no infinitivo pessoal MESMO COM PALAVRAS NEGATIVAS o antecedendo

    ex: Esforcei-me para não o magoar . ou . Esforcei-me  para não magoá-lo.

  • Gente, é a letra B porque quando há locução verbal em que o verbo principal é particípio, o pronome oblíquo sempre ficará depois do verbo auxiliar.

    Certo - ...havia (auxiliar) a (pron. obli.) acusado (principal) de compra...

    Errado - ...havia acusado-a de compra...

    Espero ter ajudado!

  • NO CASO DA LETRA C O PRONOME LHE NÃO É USADO SOMENTE AO SE REFERIR A UMA PESSOA?

  • a) Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor. CORRETA - Preposição + verbo no infinitivo é caso facultativo. 

    b) sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos. GABARITO - Não há ênclise quando o verbo estiver no particípio.

    c) Pode-se dizer que a atuação desse órgão. CORRETA - Não se inicia frase com pronomes.

    d) mas não pode distanciar-se da educação formal. CORRETA - Quando houver 2 verbos + um caso de próclise, a colocação pronominal será antes do primeiro verbo ou depois do segundo, nunca no meio.

     

     

     

  • OBS= Não se usa pronome oblíquo átono após o particípio.

  • Letra B: Particípio não aceita ênclise.

  • Nunca se deve colocar pronomes átonos após o particípio, por esse motivo ênclise não ocorre em verbos que estão no particípio.

    Por exemplo: Tinham se queixado ao professor.

  • Nunca se deve colocar pronomes átonos após o particípio, por esse motivo ênclise não ocorre em verbos que estão no particípio.

    Por exemplo: Tinham se queixado ao professor.

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento em colocação pronominal. O candidato deve indicar a assertiva que há um erro de colocação pronominal. Vejamos:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos podem estar em três posições ao verbo ao qual se ligam.

    Próclise é antes do verbo⇾ Nada me faz tão bem quanto passar em concurso.

    Mesóclise é no meio do verbo⇾ Abraçar-lhe-ei…

    Ênclise é após o verbo⇾ Falaram-me que você está muito bem.

    Após vermos o conceito e os exemplos, iremos analisar cada assertiva a fim de encontrarmos a resposta correta. Analisemos:

    a) Correta.

    “Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor, porquanto empregadores rurais discutiriam se a incidência se daria sobre o faturamento, o lucro ou, ainda, a folha de salários.”

    Diante de verbo no infinitivo, o pronome oblíquo pode ficar em próclise ou ênclise.

    b) Incorreta.

    “A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra.”

    Não pode colocar pronome em ênclise quando o verbo estiver na forma de particípio, que é verbo geralmente terminado em (ido e ado). O correto seria " o vereador havia a acusado)

    c) Correta.

    "Pode-se dizer que a atuação desse órgão é de grande relevância, haja vista que o atual governo vem atribuindo-lhe tarefas importantes."

    O verbo diante de locução verbal formado por verbos no gerúndio, que é verbo terminado em (ndo), pode ficar após o verbo principal, antes ou após o auxiliar.

    Ex: vem-lhe atribuindo, vem lhe atribuindo, vem atribuindo-lhe.

    d) Correta.

    "A aprendizagem profissional auxilia os jovens em sua inserção no mercado de trabalho, mas não pode distanciar-se da educação formal."

    O verbo diante de locução verbal formado por verbo no infinitivo , que é verbo terminado em (r), quando houver palavra atrativa que é o caso em tela, pois a palavra "não" é atrativa de próclise, nesse caso, o pronome pode ficar antes do auxiliar, após o principal ou antes do principal, mas sem hífen.

    Ex: não se pode distanciar, não pode se distanciar, não pode distanciar-se.

    Gabarito do monitor: B


ID
1150972
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

I. Um amigo dizia ao outro: – Sabe o que é, rapaz? A minha mulher não me compreende. E a tua? – Sei lá.
Nunca falei com ela a teu respeito. 
 
II. À noite, enquanto o marido lê jornal, a esposa comenta: – Você já percebeu como vive o casal que mora aí em frente? Parecem dois namorados! Todos os dias, quando chega em casa, ele traz flores para ela, a abraça, e os dois ficam se beijando apaixonadamente. Por que você não faz o mesmo: – Mas querida, eu mal conheço essa mulher...

III. Um sujeito vai visitar seu amigo e leva consigo sua cadela. Na chegada, após os cumprimentos, o amigo diz:
– É melhor você não deixar que sua cadela entre nesta casa. Ela está cheia de pulgas.
– Ouviu, Laika? Não entre nessa casa, porque ela está cheia de pulgas!

Tendo em conta as piadas acima, pode-se dizer que o humor é deflagrado pela dubiedade dos termos em destaque em:

Alternativas
Comentários
  • Dubiedade = Ambiguidade

  • d

     

  • I. Um amigo dizia ao outro: – Sabe o que é, rapaz? A minha mulher não me compreende. E a tua? – Sei lá. Nunca falei com ela a teu respeito.

    Tua: a mulher não compreende quem? O 1º sujeito ou o 2º?

    Teu: não há dubiedade. Refere-se ao 1º interlocutor.

     

    II. À noite, enquanto o marido lê jornal, a esposa comenta: – Você já percebeu como vive o casal que mora aí em frente? Parecem dois namorados! Todos os dias, quando chega em casa, ele traz flores para ela, a abraça, e os dois ficam se beijando apaixonadamente. Por que você não faz o mesmo: – Mas querida, eu mal conheço essa mulher...

    O mesmo: Com quem? Com a esposa dele ou coma esposa do vizinho?

     

    III. Um sujeito vai visitar seu amigo e leva consigo sua cadela. Na chegada, após os cumprimentos, o amigo diz:

    – É melhor você não deixar que sua cadela entre nesta casa. Ela está cheia de pulgas.

    – Ouviu, Laika? Não entre nessa casa, porque ela está cheia de pulgas!

    Ela: quem? A casa ou a cadela?


ID
1150975
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O Relatório Setorial do Banco do Brasil publicado em 02/07/2013 informou:

[...] Após queda de 2,0% no mês anterior, segundo o Cepea/Esalq, as cotações do açúcar fecharam o último mês com alta de 1,2%, atingindo R$ 45,03 / saca de 50 kg no dia 28. De acordo com especialistas, o movimento se deve à menor oferta de açúcar de qualidade, além da firmeza nas negociações por parte dos vendedores. Durante o mês de junho, o etanol mostrou maior recuperação que o açúcar, com a cotação do hidratado chegando a R$ 1,1631/litro (sem impostos), registrando alta de 6,5%. A demanda aquecida e as chuvas que podem interromper mais uma vez a moagem de cana-de-açúcar explicam cenário mais positivo para o combustível.

                                                  Fonte: BB-BI Relatório Setorial: Agronegócios-junho/2013 - publicado em 02/07/2013.


Com base nos dados apresentados no Relatório Setorial do Banco do Brasil, é CORRETO afirmar que o valor, em reais, da saca de 50 kg de açúcar no mês de maio de 2013 era igual a

Alternativas
Comentários
  • Junho / Julho

    -2%        +1,2%

    x      *    1,02     =  45,03

    45,03/   1,02      =  44,48

  • Se em Junho teve alta de 1,2% chegando ao valor de R$45,03

    Então,  em Maio, mês anterior, deve-se subtrair  1,2% 

    45,03 -1,2% = 

    45,03 - 0,54036 =

    44,48

     


ID
1150981
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O processo de síntese de uma determinada proteína por um micro-organismo é dado pela equação Q(t) = a + bt - ct2 em que Q representa a quantidade de proteína sintetizada em miligramas, t representa o tempo em segundos e a, b e c são constantes positivas. Se Q(0) = 0, Q(1) = 9 e a quantidade máxima sintetizada nesse fenômeno bioquímico acontece no instante t = 5 segundos, então o valor de Q(2) é

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Questão chatinha de responder, vou apresentar aqui o meu raciocínio:
    Temos que a, b e c são constantes e no instante t=0 temos Q(0) = 0 assim temos:
    Q(0) = a + b0 - c0^2 - Isso implica dizer que a=0
    Agora no instante t=1 temos Q(1) = 9 assim temos
    Q(1) = 0 + 1b - c1^2 => 9 = b - c - Neste ponto temos que b é 9 unidades maior do que c, pois a subtração de b por c dá 9
    A partir daí o que precisamos fazer é supor valor para b e c e substituir os resultado apresentados na questão para ver se algum deles bate
    Q(2) = 0 + 1b - c1^2 
    => 16 = 0+2*10-1*2^2
    => 16 = 20-4
    => 16 = 16


    Espero poder ajudar alguém, a questão foi feita com base no meu raciocínio. Quem puder apresentar um jeito mais fácil de cácular ajudará bastante.

  • Fiz o cálculo com b=18 e c=9  e não bateu a resposta.

    =0 + 2 *18 - 9 *2^2

    = 0 + 36 - 36

    = 0 

    Alguém me explica melhor?

  • Concordo com seu inicio Rodolfo:


    Temos que a, b e c são constantes e no instante t=0 temos Q(0) = 0 assim temos:
    Q(0) = a + b0 - c0^2 - Isso implica dizer que a=0
    Agora temos no instante t=1 temos Q(1) = 9 assim temos
    Q(1) = 0 + 1b - c1^2 => 9 = b - c - Neste ponto temos que b é 9 unidades maior do que c, pois a subtração de b por c dá 9

    Porém como tenho que meu ponto máximo é em Q(5), meu gráfico irá tocar novamente a reta do tempo em Q(10), então:

    Q(10) = 0 + 10b - c10^2 =>  10b - 100c = 0;

    Resolvendo o sistema:

    9 = b - c

    10b - 100c = 0

     Encontro que b=10 c=1; (ai sim volta a sua resolução)

    Q(2) = 0 + b2 - c2^2 
    => 16 = 0+2*10-1*2^2
    => 16 = 20-4
    => 16 = 16

  • Tem que interpretar como será o gráfico.

    https://www.youtube.com/watch?v=ZnxMdyN4Xp8

    Sendo o a=0 (que, na verdade, representa o C da equaçao de segundo grau), logo a parábola intercepta o eixo y no valor 0.

    E, se o máximo, ou o topo da parábola, é 5, logo de zero até o cinco, tem-se que intervalo igual a 5. O mesmo intervalo depois do máximo, ou seja, 5 + 5, é onde a parábola intercepta o eixo x novamente.

    E assim, podemos considerar que Q(10)=0. E resolver conforme fez o Rodolfo.


ID
1150984
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se na sequência de números positivos: 12,x ,y ,4 os três primeiros números estão em Progressão Aritmética e os três últimos números estão em Progressão Geométrica, então o valor de ( 1/x-y )-3 é igual a

Alternativas
Comentários
  • Deu trabalho, mas resolvi. Vejamos.

    Os três primeiros números estão em PA e os três últimos em PG, sendo assim, temos que encontrar os valores de x e y que sejam concomitantes PA e PG.
    Fiz de trás para frente, para que os valores 12,x,y,4 fossem PG, multipliquei 4 x 1,5 = 6   e depois 6 x 1,5= 9

    Ficou assim: 12, x-=9, y=6, 4 batendo com o pedido do enunciado. Utilizando a fórmula do enunciado

    ( 1/9-6)³ = 3³ = 27 resposta

    Att

    Altamir

  • 12,x,y (PA)               x,y,4 (PG)

    1) PA:   y - x = x - 12 (Lembrando que a razão da PA é r = a2 - a1, ou seja, a razão é igual a um termo menos seu antecessor.)

    y = 2x - 12

                2) PG: x,y,4 (A razão de um PG é q= a2/a1, ou seja, é o quocioente de um termo pelo seu antecessor.)

    4/y = y/x       4x = y²

    Jogando o valor de "y" do item 1) no item 2), tem-se:

    3) 4x = (2x - 12)²     ;  Desenvolvendo a equação:   4x² - 52x + 144 = 0

      Depois terá que descobrir o valor de delta, que dará 400. Em seguida:   x' = 4 e x" = 9 (Pulei a parte de resolução de equação do 2º grau, pois subentendo que saibam fazer) .

    4) Se pegarmos x'=4 e colocarmos na equação 4x = y², teremos:  y = 4. Não condiz com PA e nem com PG, pois deveria haver uma variação de x para y.

    Então pegamos x" = 9;      4*9=y²       y = 6

    5) Fica assim: 12, 9, 6, 4

    Logo: (1 / (x-y)³) (Lembrem-se que no enunciado esse expoente 3 é negativo, isto é, -3), que é o mesmo que (x-y)³.    (9 - 6)³ = 3³ = 27



ID
1150987
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Duas retas r e s são paralelas. Se os pontos distintos A, B, C, D, E, F, G e H pertencem à reta r e os pontos distintos I, J, K, L e M pertencem à reta s, então o total de triângulos que se pode obter unindo três quaisquer desses pontos é

Alternativas
Comentários
  • Questao de combinação.

    C13,3 - C8,3 - C5,3

    13 -> total de ptos disponíveis

    8 -> pontos alinhados na reta r

    5 -> pontos alinhados na reta s


  • C13,3 - C8,3 - C5,3

    286 -56-10 = 220

  • 'C(8,2)= 8!/((8-2)!*2!)= 8*7*6!/ (6!*2!)=> sIMPLIFICANDO 8*7/2!= 28

    C(5,1)= 5!/((5-1)!*1!=5*4!/4!=5

    COM 2 PONTOS NA RETA R E 1 PONTO NA RETA S TEMOS 140 POSSIBILIDADES

    C(5,2)= 5!/((5-2)!*2!)= 5*4*3!/ (3!*2!)=> sIMPLIFICANDO 5*4/2!=10

    C(8,1)=8!/((8-1)!*1!)= 8*7!/ (7!*1!)= 8

    COM 2 PONTOS NA RETA S E 1 PONTO NA RETA R TEMOS 80 POSSIBILIDADES

    TOTAL DE POSSIBILIDADES 140+80= 220 POSSIBILIDADES

     

  • Entendi nada.

  • Resolvi de uma forma mais ou menos parecida com a solução do Antonio.

     

    reta r = 8 pontos 

    reta s = 5 pontos

      

    Cenário 1: Base do triângulo na reta r

    C (8, 2) x 5 → escolherei 2 pontos na reta r (para formar a base com 2 vértices) que serão combinados com um dos pontos na reta s (para construir o triângulo com a 3ª vértice)

     

    Usando a fórmula de combinação simples sem repetição:

    ( 8! / 2! 6! ) x 5 = 28 x 5 = 140 

     

    Bom... fiz a base do triângulo na reta r, agora, devo também fazer esse cenário para a base do triângulo ser na reta s

     

    Cenário 2: Base do triângulo na reta s

    C (5, 2) x 8 → escolherei 2 pontos na reta s (para formar a base com 2 vértices) que serão combinados com um dos pontos na reta r (para construir o triângulo com a 3ª vértice)

     

    ( 5! / 2! 3! ) x 8 = 10 x 8 = 80

     

    Agora é só somar os dois cenários possíveis na formação de um triângulo.

    140 + 80 = 220 possibilidades


ID
1150990
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma indústria fabrica três tipos de saponáceo: A, B e C e nessa produção utiliza dois tipos de insumos: X e Y. Para a produção de cada quilo de A, são utilizados 1 grama do insumo X e 2 gramas do insumo Y; para cada quilo de B, são necessários 1 grama do insumo X e 1 grama do insumo Y e, para cada quilo de C, 1 grama do insumo X e 4 gramas do insumo Y. O preço de venda do quilo de cada um dos produtos A, B e C é R$ 2,00, R$ 3,00 e R$ 5,00, respectivamente.
Se, com a venda de toda a produção de A, B e C, manufaturada com 1 quilo de X e 2 quilos de Y, essa indústria arrecadou R$ 2.500,00, então o total de quilos vendidos de cada um dos produtos A, B e C é, respectivamente, igual a

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, resolvi a questão de um modo direto. Multipliquei as quantidades de produtos vendidos pelo seu valor R$ para ver em qual alternativa bateria o valor.

    Sendo assim, analisando a letra D

    700kg x R$2,00= 1400

    2ooKg x R$3,00= 600

    100kg x R$5,00= 500

    Valor total = 2500,00 resposta da questão


    Att

  • O melhor jeito de resolver é pelo modo direto, como colocou o colega Altamir. A banca coloca o lance dos insumos só para confundir o candidato. 

  • Correto, fiz de forma direta, mas um pouco diferente, como o total de gramas do insumo Y seria 2000g (2kg), eu multipliquei os kg das opções pela quantidade necessária de cada insumo para se fazer 1 kg:
    D) (700x2)+(200x1)+(100x4)= 2000; a única que bateu, logo certa.


ID
1150999
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

TEXT 1

                                    When was the first computer unvented?

            The word "computer" was first recorded as being used in 1613 and was originally used to describe a human who performed calculations or computations. The definition of a computer remained the same until the end of the 19th century when people began to realize machines never get tired and can perform calculations much faster and more accurately than any team of human computers ever could.
            In 1822, Charles Babbage began developing the Difference Engine, which was considered to be the first automatic computing engine. It was capable of computing several sets of numbers and making hard copies of the results. Unfortunately, because of funding he was never able to complete a full-scale functional version of this machine. In June of 1991, the London Science Museum completed the Difference Engine Nº 2 for the bicentenni- al year of Babbage's birth and later completed the printing mechanism in 2000.

                                    Fonte: http://www.computerhope.com/issues/ch000984.htm Acesso em: 15/10/2013


The main function of text 1 is to

Alternativas
Comentários
  • Caráter informativo

    Opção c)

  • Através do titulo se deduz a questão. "When was the first computer unvented?"  ---> "Quando o primeiro computador foi invetado?" 

    Em seguida o texto segue dando informações.

  • c-

    The main intent of an informative is to advise ou inform the reader about a subject, usually with a clear topic and without bias. E.g.: a newspaper article, school handout, news report etc.


ID
1151002
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

TEXT 1

                                    When was the first computer unvented?

            The word "computer" was first recorded as being used in 1613 and was originally used to describe a human who performed calculations or computations. The definition of a computer remained the same until the end of the 19th century when people began to realize machines never get tired and can perform calculations much faster and more accurately than any team of human computers ever could.
            In 1822, Charles Babbage began developing the Difference Engine, which was considered to be the first automatic computing engine. It was capable of computing several sets of numbers and making hard copies of the results. Unfortunately, because of funding he was never able to complete a full-scale functional version of this machine. In June of 1991, the London Science Museum completed the Difference Engine Nº 2 for the bicentenni- al year of Babbage's birth and later completed the printing mechanism in 2000.

                                    Fonte: http://www.computerhope.com/issues/ch000984.htm Acesso em: 15/10/2013


The word “computer” was first used in the ___ century.

Alternativas
Comentários
  •  The word "computer" was first recorded as being used in 1613 and was originally used to describe a human who performed calculations or computations. The definition of a computer remained the same until the end of the 19th century when people began to realize machines never get tired and can perform calculations much faster and more accurately than any team of human computers ever could. 

  • isso não é questão de inglês

    ta escrito em inglês, mas vc só precisa saber qual o século do ano 1613

    Pra quem não sabe, o século é o 17. 

  • Luana Assis,

     

    Para compreender o que a questão está solicitando e buscar essa informação no texto, é necessário entender inglês, não?

  • a-

    17th century : 1601 - 1700


ID
1151005
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

TEXT 1

                                    When was the first computer unvented?

            The word "computer" was first recorded as being used in 1613 and was originally used to describe a human who performed calculations or computations. The definition of a computer remained the same until the end of the 19th century when people began to realize machines never get tired and can perform calculations much faster and more accurately than any team of human computers ever could.
            In 1822, Charles Babbage began developing the Difference Engine, which was considered to be the first automatic computing engine. It was capable of computing several sets of numbers and making hard copies of the results. Unfortunately, because of funding he was never able to complete a full-scale functional version of this machine. In June of 1991, the London Science Museum completed the Difference Engine Nº 2 for the bicentenni- al year of Babbage's birth and later completed the printing mechanism in 2000.

                                    Fonte: http://www.computerhope.com/issues/ch000984.htm Acesso em: 15/10/2013


Write True (T) or False (N).

( ) The meaning of a computer changed a lot from 1613 to the 19th century.
( ) Only after the 19th century it was understood people calculate less quickly than machines.
( ) An updated version of the first automatic computer can be found at the London Science Museum.

Alternativas
Comentários
  • Não sei se to errado mais a banca pede pra escrever T para verdade e N para falso

    ainda na resposta to procurando N e vem F questão que pode ser anulada mesmo erro de grafia da banca.

     

  • Verifiquei o mesmo erro Marco Antônio,

    Mas de todo modo, seria bom que respondessemos como se correta fosse. Errei a questão e só depois entendi o porquê: A primeira é False pois o significado de computador pernaneceu o mesmo até o fim do séc. 19.

    A segunda é True pois a resposta seria que somente após o sec 19 é que se percebeu que as máquinas poderiam fazer cálculos mais rápidos que pessoas. Essa questão não me parece tão correta pois o texto não afirma isso, mas afirma que no final do séc.19  é que começou-se a ter essa percepção e não no após ele.

    A terceira afima. corretamente que a versão melhorada do 1° computador está no London Science Museum

    Logo, a resposta é  False, True, True ( apesar da segunda está mal escrita)

  • d-

    F - The definition of a computer remained the same until the end of the 19th century

     

    T - Afterwards, people started coming to grips with the reality that computers can outperform them on calculations

     

    T - The development of the Difference Engine fell through and only in 1991 did the London Science Museum pick up the slack and finished its intended design, implementing printing features in 2000.


ID
1151008
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

TEXT 1

                                    When was the first computer unvented?

            The word "computer" was first recorded as being used in 1613 and was originally used to describe a human who performed calculations or computations. The definition of a computer remained the same until the end of the 19th century when people began to realize machines never get tired and can perform calculations much faster and more accurately than any team of human computers ever could.
            In 1822, Charles Babbage began developing the Difference Engine, which was considered to be the first automatic computing engine. It was capable of computing several sets of numbers and making hard copies of the results. Unfortunately, because of funding he was never able to complete a full-scale functional version of this machine. In June of 1991, the London Science Museum completed the Difference Engine Nº 2 for the bicentenni- al year of Babbage's birth and later completed the printing mechanism in 2000.

                                    Fonte: http://www.computerhope.com/issues/ch000984.htm Acesso em: 15/10/2013


The word it in “It was capable of computing several sets of numbers” refers to

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    É só voltar a ler a frase anterior e encontrar o sujeito do Wich/;  the Difference Engine, which was considered to be the first automatic computing engine. It wasOepet it é usado para retomar o termo sem ter que ficar repetindo a palavra , equivale ao "que" no portugues.

  • b-

    A única opção que faz sentido. "It" é usado para substantivos neutros (nem masculinos nem femininos). Porque Charles Babbage é um nome masculino, it nao forma anafora a ele. Quanto às outras opcoes, nao ha como uma marca de tempo ou museu executarem a ação descrita

  • (B)

     In 1822, Charles Babbage began developing the Difference Engine, which was considered to be the first automatic computing engine. It was capable of computing several sets of numbers and making hard copies of the results

    Tradução--> Em 1822, Charles Babbage começou a desenvolver o mecanismo de diferença, que foi considerado o primeiro mecanismo de computação automática. Era capaz de computar vários conjuntos de números e fazer cópias impressas dos resultados.


ID
1151011
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

TEXT 2

                                                            Food Engineering

                                           MAKE A DIFFERENCE BE A FOOD ENGINEER



            Food engineering is the application of engineering principles to the storage, processing and distribution of food materials and _____ bio-products. It requires a sound engineering education, as well as fundamental training in chemistry and food science.
            Food Engineers can make valuable contributions in various capacities of food chain such as design of processing, handling, packaging and storage equipment and systems; scale-up of prototype food processes, machinery, and equipment; product/process research and development; regulation and protection of the public health; and engineering and technical Sales.

                                    Fonte: http://baen.tamu.edu/foodengineering/FEngr/FEngr.html Acesso em: 15/10/2013.


The correct word to fill in the space provided in “food materials and ____ bio-products.” from text 2 is

Alternativas
Comentários
  • adj. The possessive form of they.

    1. Used as a modifier before a noun: their accomplishments; their home town.

    2. Usage Problem His, her, or its: "It is fatal for anyone who writes to think of their sex" (Virginia Woolf). See Usage Notes at he1they.


    [Middle English, from Old Norse theira, theirs; see to- in Indo-European roots.]


  • c-

    Plural possessivo de 3° pessoa plural - their (tanto para masculino ou feminino)


ID
1151014
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

TEXT 2

                                                            Food Engineering

                                           MAKE A DIFFERENCE BE A FOOD ENGINEER



            Food engineering is the application of engineering principles to the storage, processing and distribution of food materials and _____ bio-products. It requires a sound engineering education, as well as fundamental training in chemistry and food science.
            Food Engineers can make valuable contributions in various capacities of food chain such as design of processing, handling, packaging and storage equipment and systems; scale-up of prototype food processes, machinery, and equipment; product/process research and development; regulation and protection of the public health; and engineering and technical Sales.

                                    Fonte: http://baen.tamu.edu/foodengineering/FEngr/FEngr.html Acesso em: 15/10/2013.


The expression such as in “in various capacities of food chain such as” indicates that some important elements

Alternativas
Comentários
  • adj.

    1.
    a. Of this kind: a single parent, one of many such people in the neighborhood.

    b. Of a kind specified or implied: a boy such as yourself.

    2.

    a. Of a degree or quality indicated: Their anxiety was such that they could not sleep.

    b. Of so extreme a degree or quality: never dreamed of such wealth.

    adv.

    1. To so extreme a degree; so: such beautiful flowers; such a funny character.

    2. Very; especially: She has been in such poor health lately.

    pron.

    1.
    a. Such a person or persons or thing or things: was the mayor and as such presided over the council; expected difficulties, and suchoccurred.

    b. Itself alone or within itself: Money as such will seldom bring total happiness.

    2. Someone or something implied or indicated: Such are the fortunes of war.

    3. Similar things or people; the like: pins, needles, and such.

    Idiom:

    such as

    For example.


  • LETRA D

    Esse elementos são enumerados na sequência

  • d-

    such as, for example, as in, sao expressoes usadas para introduzir instancias do que esta sendo conceituado. Enumerate ou enumerar nao necessariamente significa sequenciar palavras com númeors, mas citar itens em uma lista.


ID
1151017
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

TEXT 2

                                                            Food Engineering

                                           MAKE A DIFFERENCE BE A FOOD ENGINEER



            Food engineering is the application of engineering principles to the storage, processing and distribution of food materials and _____ bio-products. It requires a sound engineering education, as well as fundamental training in chemistry and food science.
            Food Engineers can make valuable contributions in various capacities of food chain such as design of processing, handling, packaging and storage equipment and systems; scale-up of prototype food processes, machinery, and equipment; product/process research and development; regulation and protection of the public health; and engineering and technical Sales.

                                    Fonte: http://baen.tamu.edu/foodengineering/FEngr/FEngr.html Acesso em: 15/10/2013.


The passive voice of the sentence “It requires a sound engineering education,” is

Alternativas
Comentários
  • Just pay attention for the use of the adjective SOUND which means "complete".


    SOUND can go beyond SOM and take new meanings.

  • a-

    Passive voice - O objeto vira sujeito, usa-se "to be" como verbo auxiliar e forma do past participle do verbo principal e mantém o tempo verbal. 


ID
1151023
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional

Considerando os elementos característicos da sociedade e do Estado, indicados por Dalmo de Abreu Dallari, estão corretas as afirmativas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito específica requer leitura prévia do livro "elementos de teoria geral do estado" do professor Dallari

  • Aparenta sim, bem específica essa questão. Entretanto, seguindo apenas a ordem de exclusão, fica fácil a escolha, pois conhecimentos básicos do Direito Administrativo direcionam aos enunciados corretos. Então, sem temos, questão dada. 

  • Gabarito: "A"

     

    PS: aos que por ventura venham criticar-me por comentar somente o gabarito, lembro-lhes de que nem todos podem "investir" com frequencia no sitio.

  • Tb achei muito específica a questão..fui por eliminação pois não dá para comprar todas as 

    Bibliografias sugeridas nos editais.

  •  o Estado, pode ser abordado de diferentes perspectivas, apresenta-se como um objeto diverso, segundo o ponto de vista do observador. É possível, entretanto,fazer-se um agrupamento das múltiplas orientações, reduzindo-as a três diretrizes fundamentais: a) uma orientação que se poderia identificar com uma Filosofia do Estado, enfatizando a busca de uma justificativa para o Estado em função dos valores éticos da pessoa humana, acabando por se distanciar excessivamente da realidade concreta e por colocar em plano nitidamente inferior as preocupações de ordem pragmática; b) uma segunda orientação coloca-se em sentido oposto, procurando ser eminentementerealista, dando absoluta preponderância aos fatos concretos, considerados completamente à parte de qualquer fator abstrato,aproximando-se muito de uma Sociologia do Estado; c) a terceira das grandes correntes é a que reúne os autores que só admitem esó consideram o Estado como realidade normativa, criado pelo direito para realizar fins jurídicos, afirmando-se um formalismojurídico que só estuda o Estado a partir de considerações técnico-formais.

  • 73% sabiam, eu não fazia ideia do que estava falando a questão e assim continuo..


ID
1151026
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista o disposto na Constituição Brasileira, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição

    Leo dus Zinhames

    Aternativa C

  • a) Art. 1º Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    b)Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:;
    c) Art. 1º Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos OU diretamente, nos termos desta Constituição. (errada)
    d)Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos
  • O que torna a letra a opção é a palavra SOMENTE ,pois muda o significado do enunciado que ,pois o o correto na legistação seria:

    O povo poderá exercer o poder por meio dos seus representantes eleitos ou diretamente.

  • Sempre que aparecer uma questão assim, lembrem de temas como Ação Popular ou o próprio Direito de Greve.

  • Alternativa C

    CF - Art. 1º

    Parágrafo Único - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    *Avante...

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre os princípios fundamentais. ATENÇÃO: a questão deseja que o candidato assinale a exceção!

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Correta. É o que dispõe a Constituição em seu artigo 1º, parágrafo único: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

    Alternativa B - Correta. É o que dispõe a Constituição em seu artigo 1º, caput: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...)".

    Alternativa C - Incorreta! O Brasil adotou a democracia semidireta, o que significa dizer que o povo exerce seu poder indiretamente, ou seja, por meio de seus representantes, e diretamente, por meio dos instrumentos previstos na Constituição, a saber, plebiscito, referendo e iniciativa popular. Artigo 1º, parágrafo único, CRFB/88: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". aRT. 14, CRFB/88: "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular".

    Alternativa D - Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º, caput: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (já que a questão pede a exceção).

  • A RFB adota democracia semi-direta, a qual caracteriza-se por haver representatividade de pessoas eleitas, mas também instrumentos que permitem a participação direta do povo - JURI, PLEBISCITO, REFERENDO, ETC.

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos: 

    a) Todo o poder emana do povo.

    Correto. Aplicação do art. 1º, parágrafo único, CF: Art. 1º, Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    b) O Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito.

    Correto. Aplicação do art. 1º, caput, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    c) O povo somente poderá exercer o poder por meio de representantes eleitos.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. A RFB adota a democracia semidireta, em que o povo pode exercer seu poder tanto indiretamente (por meio de seus representantes), quanto indiretamente (por exemplo: referendo, plebiscito e iniciativa popular), vide item "A".

    d) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

    Correto. Aplicação do art. 1º, caput, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Gabarito: C


ID
1151029
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito do Poder Legislativo do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 52 – O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, que se compõe de representantes do povo mineiro, eleitos na forma da lei.

    § 1º – O número de Deputados corresponde ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

    § 2º – O número de Deputados não vigorará na legislatura em que for fixado.

    § 3º – Cada legislatura terá a duração de quatro anos.

  • GABARITO: D

     

    O número de deputados NÃO vigorará na legislatura em que for fixado

  • Letra c) artigo 60 da CE

  • Que sonho uma questão dessa cair na minha prova


ID
1151032
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Constituição do Estado, NÃO se inclui entre as matérias sobre as quais cabe à Assembleia Legislativa dispor com a sanção do Governador:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

    Art. 61, CEMG -Cabe à Assembléia Legislativa, com a sanção do Governador, não exigida esta para o especificado no art. 62 (competência privativa da assembleia), dispor sobre todas as matérias de competência do Estado, especificamente:

    I - plano plurianual e orçamentos anuais;

    II - diretrizes orçamentárias;

    III - sistema tributário estadual, arrecadação e distribuição de rendas;

    IV - dívida pública, abertura e operação de crédito;

    V - plano de desenvolvimento;

    VI - normas gerais relativas ao planejamento e execução de funções públicas de interesse comum, a cargo da região metropolitana, aglomeração urbana e microrregião;

    VII - fixação e modificação dos efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros Militar;

    VIII - criação, transformação e extinção de cargo, emprego e função públicos na administração direta, autárquica e fundacional e fixação de remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na LDO;

    IX - servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, seu regime jurídico único, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civil e reforma e transferência de militar para a inatividade;

    X - fixação do quadro de empregos das empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades sob controle direto ou indireto do Estado;

    XI – criação, estruturação, definição de atribuições e extinção de Secretarias de Estado e demais órgãos da administração pública;

    XII - organização do MP, da Advocacia do Estado, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas, da PM, da PC e dos demais órgãos da Administração Pública;

    XIII - organização e divisão judiciárias;

    XIV - bens do domínio público;

    XV - aquisição onerosa e alienação de bem imóvel do Estado;

    XVI - transferência temporária da sede do Governo Estadual;

    XVII - matéria decorrente da competência comum prevista no art. 23 da CF;

    XVIII - matéria de legislação concorrente, de que trata o art. 24 da CF;

    XIX - matéria da competência reservada ao Estado Federado no § 1º do art. 25 da CF;

    XX – fixação do subsídio do Deputado Estadual, observado o disposto nos arts. 24, § 7°, e 53, § 6°, desta Constituição, e nos arts. 27, § 2°; 150, “caput”, II, e 153, “caput”, III, e § 2°, I, da CF;

    XXI – fixação dos subsídios do Governador, do Vice-Governador e dos Secretários de Estado, observado o disposto no art. 24, §§ 1° e 7°, desta Constituição, e nos arts. 150, “caput”, II, e 153, “caput”, III, e § 2°, I, da CF;

  • Art. 61 – Cabe à Assembleia Legislativa, com a sanção do Governador, não exigida esta para o especificado no art. 62, dispor sobre todas as matérias de competência do Estado, especificamente:

    Art. 62 – Compete privativamente à Assembleia Legislativa:

    I – eleger a Mesa e constituir as comissões;

    II – elaborar o Regimento Interno;

    • (Vide Resolução da ALMG nº 5.176, de 6/11/1997.)

    III – dispor sobre sua organização, funcionamento e polícia;

    IV – dispor sobre a criação, a transformação ou a extinção de cargo, emprego e função de seus serviços e de sua administração indireta;

    (Inciso com redação dada pelo art. 14 da Emenda à Constituição nº 84, de 22/12/2010.)

    V – aprovar crédito suplementar ao orçamento de sua Secretaria, nos termos desta Constituição;

  • Art. 61 – Cabe à Assembleia Legislativa, COM A SANÇÃO DO GOVERNADOR, não exigida esta para o especificado no art. 62, dispor sobre todas as matérias de competência do Estado, especificamente:

    (...)

    III – sistema tributário estadual, arrecadação e distribuição de rendas;

    (...)

    IX – servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, seu regime jurídico único, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civil e reforma e transferência de militar para a inatividade;

    (...)

    XI – criação, estruturação, definição de atribuições e extinção de Secretarias de Estado e demais órgãos da administração pública;

    Art. 62 – Compete privativamente à Assembleia Legislativa:

    (...)

    V – aprovar crédito suplementar ao orçamento de sua Secretaria, nos termos desta Constituição;

    RESPOSTA: LETRA B


ID
1151035
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

São matérias de iniciativa privativa da Mesa da Assembleia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    Art. 66 - São  matérias de iniciativa privativa, além de outras previstas nesta Constituição:

    I - da Mesa da Assembléia:

    a) o Regimento Interno da Assembléia Legislativa;

    b) o subsídio do Deputado Estadual, observado o disposto nos arts. 27, § 2°; 150, “caput”, II, e 153, “caput”, III, e § 2°, I, da Constituição da República;

    c) os subsídios do Governador, do Vice-Governador e do Secretário de Estado, observado o disposto nos arts. 150, “caput”, II, e 153, “caput”, III, e § 2°, I, da Constituição da República;

    d) a organização da Secretaria da Assembleia Legislativa, seu funcionamento e sua polícia, a criação, a transformação ou a extinção de cargo, emprego e função e o regime jurídico de seus servidores;

    e) a criação de entidade da administração indireta da Assembléia Legislativa;

    f) a autorização para o Governador ausentar-se do Estado, e o Vice-Governador, do País, quando a ausência exceder 15 dias;

    g) a mudança temporária da sede da Assembléia Legislativa;

    h) a remuneração dos servidores da Secretaria da Assembleia Legislativa, observados os parâmetros estabelecidos na LDO e o disposto nos arts. 24 e 32 desta Constituição

  • Gabarito letra a.

    Fundamentação com base na Constituição do Estado de Minas Gerais.

    Art. 66 – São matérias de iniciativa privativa, além de outras previstas nesta Constituição:

    III – do Governador do Estado:

    g) os planos plurianuais;

    h) as diretrizes orçamentárias;

    i) os orçamentos anuais;

  • planos plurianuais(PPA), diretrizes orçamentárias(LDO) e orçamentos anuais(LOA).

     

    São de iniciativa do Poder EXECUTIVO e de 

     

    aprovação  do Poder LEGISLATIVO


ID
1151038
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere às proposições do processo legislativo estadual, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C - ART. 64, § 3º, CEMG.

  • A alternativa C está incompleta. A proposta de emenda será aprovada em dois turnos por 3/5 dos votos dos membros da Assembléia em cada um.

  • Gabarito C! 

    C) A proposta de emenda à Constituição será aprovada, se obtiver três quintos dos votos dos membros da Assembleia Legislativa.

    Art. 64, § 3º – A proposta será discutida e votada em dois turnos e considerada aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos membros da Assembleia Legislativa.

    D) Em hipótese alguma, poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, matéria constante em projeto de lei rejeitado.
    Art. 71 – A matéria constante de projeto de lei rejeitado somente poderá constituir objeto de novo projeto na mesma sessão legislativa por proposta da maioria dos membros da Assembleia Legislativa.

    Art. 64, § 5º – A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser reapresentada na mesma sessão legislativa


ID
1151041
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com fundamento na Constituição do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Art. 13 § 2º – O agente público motivará o ato administrativo que praticar, explicitando-lhe o fundamento legal, o fático e a finalidade.
     

  • Elementos (requisitos) ato administrativo: competência, forma, objeto, motivo e finalidade: COFOOMOFI


ID
1151044
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de licitação “realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação” é denominada

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93

    Art. 22. § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Aprendendo e repassando;;;

    Por que não Convite?

    Convite..vinte...vinte...vinte e quatro horas.de antecedência.

    Art 22 

    § 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.


    Uma questão para nortear...

    Q369996  Prova: IPAD - 2014 - IPEM-PE - Analista - Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - Direito

     Considerando o prescrito na Lei nº 8.666/93, assinale a alternativa incorreta:

    • a) Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. 
    •  b) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. 
    •  c) Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 48 (quarenta e oito) horas da apresentação das propostas.
    • d) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. 
    • e) Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.


  • Gabarito letra d).

     

    Algumas palavras-chave sobre licitação e suas modalidades para a resolução de questões.

     

     

    Convite = "Com 24 horas de antecêdencia" + "número mínimo de 3".

     

     

    Tomada de preços = Terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

     

     

    Concorrência = habilitação preliminar + quaisquer interessados.

     

    * Destaco um princípio aplicado à concorrência que está sendo cobrado nas provas: a concorrência tem como um de seus requisitos o princípio da universalidade, que é a possibilidade que se oferece à participação de quaisquer interessados na concorrência, independente de registro cadastral na Administração que a realiza ou em qualquer outro órgão público.

     

    Fontes:

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1352

     

    https://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/27814/modalidades-da-licitacao

     

     

    Leilão = Apenas para Venda + quaisquer interessados + oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação (maior lance ou oferta).

     

     

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

     

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns + será adotado o critério de menor preço.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    A. ERRADO. Leilão.

    Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa.

    B. ERRADO. Convite.

    Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    C. ERRADO. Concurso.

    Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

    D. CERTO. Tomada de preços.

    Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.

    Gabarito: ALTERNATIVA D.


ID
1151050
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Em relação aos comandos em pseudocódigo correspondentes às estruturas de decisão e repetição dos algoritmos, correlacione as colunas a seguir:

Comando (pseudocódigo)                          Estrutura de decisão/repetição

I. Se...então                                    ( ) Estrutura de repetição com teste no final
II. Escolha...Caso                            ( ) Estrutura de seleção simples
III. Repita...Até                               ( ) Estrutura de repetição com variável de controle
IV. Para...Até...Faça                       ( ) Estrutura de seleção de múltipla escolha

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Claramente o gabarito C.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1151056
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre a análise de complexidade das operações possíveis em estruturas de dados do tipo Pilha:

I. A operação de inserção de um elemento na pilha precisa reorganizar a estrutura de dados, podendo gastar um tempo de execução de O(n).
II. A operação de retirada de um elemento da pilha é uma operação de tempo constante O(1).
III. Na operação de consultar toda a pilha, todos os elementos são percorridos, gastando-se um tempo de execução de O(n).

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Inserção e retirada da pilha serão ambas O(1), já que eu insiro no topo e retiro no topo, não impoortando o número de elementos da pilha. Só é realizada uma operação

  • Ao inserir um elemento em uma pilha não é necessário a reestruturação da mesma.

  • I. A operação de inserção de um elemento na pilha precisa reorganizar a estrutura de dados, podendo gastar um tempo de execução de O(n). 

    ERRADO. Inserir ou retirar elementos da pilha é uma operação simples no topo da pilha, não precisando qualquer leitura nos outros dados. Complexidade O(1).

     


    II. A operação de retirada de um elemento da pilha é uma operação de tempo constante O(1). 

    CORRETO. Como dito anteriormente, tanto a inserção como a remoção de elementos, na pilha, opera apenas no topo da pilha. Complexidade O(1).

     

     


    III. Na operação de consultar toda a pilha, todos os elementos são percorridos, gastando-se um tempo de execução de O(n). 

    CORRETO. A consulta em pilha é sequencial, percorrendo todos os elementos. A complexidade será tão maior quanto maior for a pilha. Complexidade O(n).

     

     

    Sendo assim, itens II e III estão corretos.

    Alternativa C.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1151068
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre o uso de AJAX e JSON:

I. Aplicações Web com AJAX permitem a realização de requisições assíncronas ao servidor, enquanto um usuário continua interagindo com a aplicação no lado cliente.
II. JSON (JavaScript Object Notation) é um modo simples de representar objetos JavaScript como XML.
III. A propriedade “onreadystatechange” e o método “open” estão disponíveis no objeto XMLHttpRequest usado em aplicações AJAX.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Para os que usam gratuito e querem corrigir: 

    gabarito B :  I e III, apenas.

  • Caí direitinho na pegadinha da banca, JSON (JavaScript Object Notation) é o concorrente do XML e não especificação XML no AJAX.


  • Pessoal, JSON é uma alternativa quanto ao uso do XML. Ou usamos o XML ou usamos JSON.

    Quanto as demais assertivas estão corretas.

    Gabarito:

    b) X


ID
1151086
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Propriedade das transações de banco de dados, imposta pelo subsistema de controle de concorrência, na qual a execução de uma transação não deve ser interferida por quaisquer outras transações que acontecem simultaneamente, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • vejamos primeiro o que é TRANSAÇÃO: um programa em execução ou processo que inclui um ou mais acessos ao banco de dados, como a leitura ou atualização de seus registros, e esse acesso lógico ideal dá-se quando a transação é executada de forma completa sem interferência de uma transação na outra, por isso o banco de dados precisa trabalhar com os conceitos de ISOLAMENTO e ATOMICIDADE.

    ISOLAMENTO: garante que cada transação pareça executar isoladamente das demais, embora centenas de transações possam estar executado concorrentemente.

    ATOMICIDADE: garante que todas as operações em uma transação sejam executadas ou que nenhuma seja.

    NAVATHE, Elmasri. SISTEMA DE BANCO DE DADOS, 6ª ed.p9.

  • Isolamento

    A propriedade de isolamento garante que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.

    Fonte: livro Sistemas de banco de dados – Ramez Elmasri e Shamkant B. Navathe.


ID
1151089
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre a métrica de análise de pontos de função.

I. Entradas Externas se originam de um usuário ou são transmitidas de outra aplicação para fornecer dados distintos orientados à aplicação do software.
II. Saídas Externas são originadas de uma entrada on-line para geração de alguma resposta imediata do software sob a forma de uma saída on-line.
III. Arquivos lógicos internos são agrupamentos lógicos de dados que residem dentro das fronteiras da aplicação e são mantidos por Entradas Externas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. CORRETA;

    II. INCORRETA, a afirmação traz o conceito de CONSULTA EXTERNA;

    III . CORRETA;

     

    GABARITO ALTERNATIVA B


ID
1151092
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Engenharia de Requisitos, a sequência CORRETA de atividades do processo de Elicitação e Análise de Requisitos é:

Alternativas
Comentários
  • questão cobrando a classificação do sommerville


    outra pra ajudar


    [76] A elicitação de requisitos ocorre usualmente antes da fase de análise de requisitos, e resulta na produção de uma especificação precisa das necessidades do usuário bem como dos requisitos do sistema a ser desenvolvido, o que exige maior interação social por parte do responsável pela elicitação, quando relacionada à exigência de interação durante a fase de análise.

    errada -- especificação precisa somente na especificação

    errada -- a fase de priorização e negociação de requisitos exige maior interação que elicitação


  • a) Primeiramente, é necessário classificar para depois priorizar. Caso contrário, como iríamos priorizar algo que não conhecemos sua classificação? Por exemplo, como saberíamos em qual nível de importância/criticidade está determinado requisito envolvido para que assim pudéssemos priorizar?

     

    b) Além do erro anteriormente comentado, não faria sentido documentar antes de classificar.

     

    c) Não faria sentido documentar antes de definir quais sejam as prioridades.

     

    Observa-se que essa documentação surge a partir do momento que os requisitos são verificados e especificados. É, a princípio, o único artefato produzido pela obtenção (levantamento/elicitação) e análise de requisitos e, portanto, surge ao final dessa etapa.


ID
1151095
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A representação CORRETA de um relacionamento de realização na UML é:

Alternativas
Comentários
  • A) Realização 

    B) Associação ou dependência, onde a seta aponta a comunicação da classe.

    C) Agregação, quando a parte consegue viver sem o todo. Por exemplo: edifícios de uma universidade.

    D) Composição, sendo um tipo de agregação onde a parte não vive sem o todo. Por exemplo: cursos de uma universidade
  • O colega Thiago se enganou. A notação ilustrada na letra B representa um relacionamento de generalização. Associação simples é representada por uma linha sólida com seta aberta e dependência, por uma linha tracejada com seta aberta.

  • Analise das opções:

    A) Realização

    B) Generalização, onde a seta aponta para superclasse.

    C) Agregação, quando a parte consegue viver sem o todo.

    D) Composição, sendo um tipo de agregação onde a parte não vive sem o todo.


ID
1151098
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Correlacione os elementos utilizados para descrever um Padrão de Projeto com a sua respectiva descrição:

Elemento                                     Descrição

I. Intenção                       ( ) Fornece um exemplo do problema.
II. Motivação                   ( ) Descreve as classes necessárias para implementar o padrão.
III. Aplicabilidade             ( ) Descreve o padrão de projeto e o que ele faz.
IV. Estrutura                     ( ) Notifica situações específicas de projeto nas quais o padrão é aplicável.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Temos algumas caracteristicas são elas:

    Nome: Apresentação do padrão de forma sucinta;

    Intenção: O que o padrão faz;

    Aplicabilidade: Situações em que o padrão pode ser utilizado, aplicado;

    Consequências: Efeitos, positivos e negativos, que o uso do padrão pode gerar.

    Classificação: Agrupa o padrão de acordo com algumas categorias;

    Motivação: Cenário concreto, descrevendo o problema e a solução;

    Estrutura: Diagrama que ilustra a relação entre as classes participantes do padrão;

    Relacionados: Relacionamento  entre os padrões;

    GABARITO LETRA B


ID
1151101
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre o Diagrama de Casos de Uso da UML.

I. Um relacionamento estendido entre casos de uso significa que o caso de uso base incorpora implicitamente, sob alguma condição, o comportamento de outro caso de uso.
II. Um relacionamento de inclusão entre casos de uso significa que o caso de uso base incorpora explicitamente o comportamento de outro caso de uso.
III. Relacionamentos de inclusão e extensão são representados pela mesma notação do relacionamento de dependência, com a seta apontada para o caso de uso base.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que a  afirmativa  III está errada, você consegue acertar a questão ,já que, ela está em 3 alternativas

    Letra A

  • Pensei o mesmo Rodrigo, não tinha ideia do que a banca quis dizer com implicitamente/explicitamente porém sabia que a III é incorreta já que a extensão não aponta do C.U. base para o C.U. estendido, mas sim do estendido para o base. Apenas a A não a contém a III...


ID
1151104
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diagramas comportamentais da UML são utilizados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos dinâmicos de um sistema. São diagramas comportamentais da UML, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Diagramas estruturaisDiagrama de classesDiagrama de objetosDiagrama de componentesDiagrama de instalação ou de implantaçãoDiagrama de pacotesDiagrama de estrutura compostaDiagrama de perfilDiagramas comportamentaisDiagrama de caso de usoDiagrama de transição de estados ou de estadosDiagrama de atividadeDiagramas de interaçãoDiagrama de sequênciaDiagrama de interatividade ou de interaçãoDiagrama de colaboração ou comunicaçãoDiagrama de tempo ou temporal(https://pt.wikipedia.org/wiki/UML)

  • Gab. c) Diagrama de Componentes.

  • questão de ve ser anulada.

  • LETRA C

    Diagramas Estruturais
    Estrutura Compos, Implantação, Pacote, Perfil, Classe, Objeto, Componente - EI PaPer ClOC

    Diagramas Comportamentais
    Caso de Uso, Maquina Estado, Atividade, Tempo, Sequência, Comunicação, Visão Geral da Integração - CauMA-Te SeCo Vigel

    Dentro do Comportamentais, ainda temos os Interação
    Tempo, Sequência, Comunicação, Visão Geral da Integração - Te SeCo Vigel

  • c=-

    Diagrama de Componentes.- especifica componentes e suas interdependências (relacionamentos), representando de forma estática aspectos físicos do sistema e visualizar, especificar e documentar sistemas baseados em componentes.
    São para:


    1- Modelar a organização do código: Nas classes , o código armazena em arquivos, o Diagrama de Componentes os gerencia.

    2- Modelar executáveis (release). - versão com combinações específicas de diversas partes. O Diagrama de Componentes modela os componentes para uma versão do sistema.


    3- Modelar fisicamente db -informações são armazenadas em arquivos ou tabelas de banco de dados, um Diagrama componente mostra os arquivos/tabelas db e relacionamentos.


    4- Modelar sistemas adaptativos.- alguns sistemas baseiam-se em componentes dinâmicos (carga dinâmica, agentes móveis etc.), descritos por Diagrama de com outros UML. O principal elemento é o componente. O principal objetivo é construção de artefatos para o perfil de arquitetura técnica ou de negócios.

  • Diagramas comportamentais. Sua finalidade é descrever o comportamento ou
    relacionamento dinâmico entre componentes. Incluem diagramas de caso de uso, de seq
    uência, de colaboração, de estados e de atividades.

    Diagramas estruturais. Estes descrevem os relacionamentos estruturais ou estáticos
    entre objetos de esquema, objetos de dados componentes de software. Incluem os
    diagramas de classes, de objetos, de componentes e de implementação.
     


ID
1151107
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação aos principais componentes de um aplicativo Android, analise os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa.

( ) Uma “atividade” do Android é tanto uma unidade de interação do usuário quanto uma unidade de execução.
( ) Um programa Android interativo é iniciado pela criação de subclasses da classe Activity.
( ) A classe ContentProvider do Android é utilizada em tarefas de segundo plano, que podem estar ativas, mas não visíveis na tela.
( ) A classe Service do Android possui o quarteto de atividades básicas para inserção, consulta, atualização e exclusão.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Ele trocou as duas últimas definições

  • Services - os serviços são componentes executados em segundo plano e que não dispõem de interface gráfica.
    Content providers - os provedores de conteúdo são componentes que permitem o acesso e modificação de dados armazenados em um banco de dados SQLite local, de arquivos armazenados no próprio dispositivo ou mesmo dados armazenados na web.

  • Uma atividade é o ponto de entrada para a interação com o usuário. Ela representa uma tela única com uma interface do usuário. Por exemplo, um app de e-mails pode ter uma atividade que mostra uma lista de novos e-mails, outra atividade que compõe um e-mail e outra ainda que lê e-mails.

    A classe Activity se encarrega de criar uma janela para você na qual você pode colocar sua interface do usuário com setContentView(View). Embora as atividades sejam frequentemente apresentadas ao usuário como janelas de tela cheia, elas também podem ser usadas de outras maneiras.

    Provedores de conteúdo(ContentProvider) gerenciam um conjunto compartilhado de dados do aplicativo que você pode armazenar nos sistemas de arquivos, em banco de dados SQLite, na Web ou em qualquer local de armazenamento persistente acessível ao seu aplicativo.

    O serviço é um ponto de entrada para manter um aplicativo em execução no segundo plano, seja qual for o motivo. É um componente executado em segundo plano para realizar operações de execução longa ou trabalho para processos remotos.


ID
1151110
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre fundamentos para desenvolvimento de aplicações móveis para iOS.

I. Xcode é o ambiente nativo da Apple para desenvolvimento de aplicativos para iOS.
II. Objective-C é a linguagem de desenvolvimento de aplicativos para iOS.
III. A classe NSObject é a classe raiz das principais hierarquias de classes em Objective-C.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gab. a

     

    Xcode é a IDE para desenvolvimento de apps em iOS e OS X

    As apps são desenvolvidas em Objective-C

    A classe NSObject é a classe raiz das principais hierarquias de classes em Objective-C. 
     

  • Objective-C descontinuada em 2014 (pós prova) pela linguagem swift da apple

  • As três opções estão corretas: o Xcode é o ambiente nativo da Apple, o Objetctive-C é a linguagem de programação principal da Apple, e NSObject é a classe raiz das principais hierarquias de classe na linguagem Objetive-C

    Resposta: A


ID
1151113
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os critérios de Particionamento de Equivalência, Análise de Valor Limite, Grafo Causa-Efeito e Error Guessing são utilizados, principalmente, no

Alternativas

ID
1151116
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tipo de teste que consiste em aplicar em cada nova versão de um software todos os testes que já foram aplicados nas versões anteriores, possibilitando a identificação dos impactos das implementações da nova versão em funcionalidades que já foram testadas anteriormente e não foram modificadas, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    teste de regressão é uma técnica do teste de software que consiste na aplicação de versões mais recente do software, para garantir que não surgiram novos defeitos em componentes já analisados.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     


ID
1151119
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre os estágios do ciclo de vida do serviço, de acordo com a biblioteca ITIL V3:

I. O Desenho do Serviço orienta sobre como as políticas e os processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados, desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos para uma organização.
II. A Transição do Serviço orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas.
III. A Operação do Serviço orienta sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz no dia a dia de uma organização.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a resposta correta é a letra D.

  • Eu também marquei a letra D, I,II, e III, contudo a resposta correta é mesmo a LETRA C, II e III. Vejam.

    I-ERRADO-Segundo Aragon(2012,p.259),"Estratégia do Serviço:orienta sobre como as políticas e processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhadas,desenvolvidas e implementada como ativos estratégicos ao longo do ciclo de vida de serviço."

    II-CORRETO-Segundo Aragon(2012,p.259),"Transição do Serviço: orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas, [...]."

    III-CORRETO-Segundo Aragon(2012,p.259),"Operação do Serviço: descreve a fase do ciclo de vida do gerenciamento de serviços que é responsável pelas atividades do dia a dia,orientando sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz [...]."

    Bibliografia:

    IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-2012-3 EDIÇÃO

  • Somente complementando para não erramos mais. Estratégia diz respeito aos 4 P´s da Estratégia dos serviços (Perspectiva, Posição, Planos e Padrões). Assim, políticas e procedimentos entram nesse contexto. O Desenho nada mais faz que conceber e evoluir os serviços de acordo com a estratégia. Abaixo as definições: Estratégia: Definir perspectiva, posição, planos e padrões de um provedor de serviços para atender objetivos de negócio da organização
    Desenho: Realizar o desenho e evolução de serviços para atender a requisitos de negócio atuais e futuros

    Bons estudos!
  • Desenho do Serviço esta ligado ao gerenciamento :

    catalogo de serviço

    capacidade,

    disponibilidade,

    nível de segurança,

    segurança da informação,

    continuidade do serviço,

    fornecedor


ID
1151122
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com a biblioteca ITIL V3, correlacione os processos a seguir com o seu respectivo estágio do ciclo de vida do serviço:

Processo                                                             Estágio

I. Gerenciamento da Continuidade do Serviço                ( ) Desenho do Serviço
II. Gerenciamento do Acesso                                         ( ) Transição do Serviço
III. Relatório do Serviço                                                 ( ) Operação do Serviço
IV. Gerenciamento da Configuração e de Ativos             ( ) Melhoria Contínua do Serviço

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito CORRETO da questão é a LETRA B, e não a letra D como está sendo assinalado no site.

    I. Gerenciamento da Continuidade do Serviço -> Desenho do Serviço 
    II. Gerenciamento do Acesso  -> Operação do Serviço 
    III. Relatório do Serviço   ->Melhoria Contínua do Serviço
    IV. Gerenciamento da Configuração e de Ativos  -> Transição do Serviço

    Sequência correta:  I, IV, II, III

    Bibliografia:

    IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-3 EDIÇÃO 2012, página 260


ID
1151125
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com a biblioteca ITIL V3, o gerenciamento e a aprovação de modificações na base de dados de Erros Conhecidos são de responsabilidade do processo:

Alternativas
Comentários
  • Complemento

    Senhores,Apesar da questão citar a ITIL v3, responderei conforme a ITIL 2011.

    Segundo a ITIL 2011,p.20,"Banco de dados de erro conhecido(BDEC):Contém todos os registros de erros conhecidos.Esse banco de dados é criado pelo gerenciamento de problema e usado pelo gerenciamento de incidente e pelo gerenciamento de problema. O banco de dados de erro conhecido pode ser parte do sistema de gerenciamento de configuração ou se armazenado em outro lugar do sistema de gerenciamento de conhecimento de serviço."

    Bibliografia:

    GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011-JAN VAN BON-EDITORA CAMPUS



ID
1151128
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Um acordo interno realizado entre a área de TI e a área de compras de uma organização para aquisição de um software, que visa garantir um determinado nível de serviço para fornecimento de licenças de software dentro da organização é denominado na biblioteca ITIL V3:

Alternativas
Comentários
  • Senhores, responderei conforme a ITIL 2011.

    Segundo a ITIL 2011,P.60,"Um acordo de nível operacional(ANO)é um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização. Um ANO define os bens ou serviços a serem prestados de um departamento para o outro e as responsabilidades de ambas as partes."

    Bibliografia:

    GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011-JAN VAN BON

  • Tá errado a questão é contrato letra C

  • A questão está correta Lorismar Rosendo (letra A, ANO). Contrato é uma acordo com forcecedores externos.

  • Acordo de níveis operacional (OLAs): acordos de níveis de serviço com os fornecedores de serviços internos.

    Contratos de apoio (UCs): acordos de níveis de serviço com os fornecedores de serviços externos.

    Alternativa: A