-
A paz!
GAbarito: Letra B.
"A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra."
Quando se tratar de locução verbal, presença de 2 ou mais verbos, e o verbo principal estiver no particípio, o pronome oblíquo virá após o verbo auxiliar, ou seja, estará entre os dois verbos.
Ex.: Paula havia me explicado sobre o quanto Deus é bom conosco.
O pronome oblíquo átono me está após o verbo auxiliar havia.
Porém, se existir uma palavra atrativa antes da locução verbal, o pronome oblíquo átono ficará ANTES do verbo auxiliar. Palavras atrativas como por exemplo as que expressam uma ideia de negação.
Ex.: Não me haviam chamado para o baile de formatura.
Nesse caso o pronome oblíquo me está antes do verbo auxiliar, já que existe a presença de uma palavra atrativa antes da locução verbal.
Deus seja louvado!
-
Na minha análise entendo que a regência do verbo acusar neste contexto pede um objeto indireto(acusado de), portanto a a colocação pronominal deveria ser o "lhe" ao invés do "a". Se estiver errada por favor me corrijam!!!
-
Isabela, o erro não está na regência do verbo, pois o ''de'' está na frase. O erro é que Locuções verbais com verbo principal no particípio não podemos colocar ênclise.
LEMBRE-SE:
Particípio
Proíbe a ênclise.
( Quando locuções verbais)
-
A letra (a) o verbo discutir está no futuro do pretérito, a regra diz que se trata de uma mesóclise. Discutir-se-iam. Sendo assim no meu ponto de vista acho que a letra (a) está incorreta também.
-
Caro Fábio Lemos na letra A, o primeiro "SE" é uma conjunção subordinativa, e não um pronome. A questão está sobre o segundo "SE", que é um pronome. Nesse caso, é atraído pela presença da conjunção subordinativa, que mesmo após o verbo no futuro do pretérito, será atraído.
-
Gabarito. B.
Pronome relativo atrai o pronome oblíquo atono para antes do verbo.
IMPORTANTE - quando houver 2 verbos ficar de olho no que apresente uma das fomas nominais |como - Gerúndio, particípio e infinitivo|
-
Pq a D está certa? o "se" não deveria estar perto do "não" por ele ser fator de atração? pq o "se" deve estar depois de "distanciar" nessa frase?
Obrigada!
-
a) Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor, porquanto empregadores rurais discutiriam se a incidência se daria sobre o faturamento, o lucro ou, ainda, a folha de salários. Correto.
Próclise quando:
Conjunções e locuções subordinativas antes do verbo*
* que, se, como, quando, assim que, para que, à medida que,já que, embora, consoante e etc.
b) A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra. Errada.
Em locuções verbais:
Quando o verbo principal for constituído por um particípio, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar. Isso sem palavra atrativa.
Ex: Haviam-me convidado para a festa.
c) Pode-se dizer que a atuação desse órgão é de grande relevância, haja vista que o atual governo vem atribuindo-lhe tarefas importantes. Correto.
Em locuções verbais:
Quando o verbo principal for constituído por um infinitivo ou um gerúndio,se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar (com hífen), antes do principal (sem hífen) ou depois do verbo principal (com hífen).
– Devo-lhe esclarecer o ocorrido. / Devo lhe esclarecer o ocorrido. / Devo esclarecer-lhe o ocorrido.
– Estavam-me chamando pelo rádio. / Estavam me chamando pelo rádio. / Estavam
chamando-me pelo rádio.
Havendo palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.
– Não posso esclarecer-lhe o ocorrido. / Não lhe posso esclarecer mais nada.
– Não estavam chamando-me. / Não me estavam chamando.
d) A aprendizagem profissional auxilia os jovens em sua inserção no mercado de trabalho, mas não pode distanciar-se da educação formal.
Questão correta, pois é facultativa a ênclise e próclise.
Havendo palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.
– Não posso esclarecer-lhe o ocorrido. / Não lhe posso esclarecer mais nada.
– Não estavam chamando-me. / Não me estavam chamando.
-
Muito boa sua explicação, Jocelio!
-
Não se usa ênclise com particípio, seja locução verbal ou não.
-
B) Pronome não pode aparecer enclítico em um particípio
-
Assinale a alternativa em que a colocação pronominal esteja INCORRETA.
a)Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor, porquanto empregadores rurais discutiriam se a incidência se daria sobre o faturamento, o lucro ou, ainda, a folha de salários. (CORRETA) uso de enclise não há conjunçao subordinativa
b)A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra. (Incorreta tem um pronome no qual tem palavra atrativa)
c)Pode-se dizer que a atuação desse órgão é de grande relevância, haja vista que o atual governo vem atribuindo-lhe tarefas importantes. (Correto a atribuição da enclise)
d)A aprendizagem profissional auxilia os jovens em sua inserção no mercado de trabalho, mas não pode distanciar-se da educação formal. (INCORRETO) possui palavra atrativa q atrairia a proclise.
questao para ser anulada a resposta
-
E) está correta, pois em locução verbal com verbo no infinitivo pode o pronome ficar no meio da locução ou fazer a enclêse com o verbo principal independente de palavra atrativa.
-
A letra D) está CORRETA , pois a próclise é FACULTATIVA em presença de verbo no infinitivo pessoal MESMO COM PALAVRAS NEGATIVAS o antecedendo
ex: Esforcei-me para não o magoar . ou . Esforcei-me para não magoá-lo.
-
Gente, é a letra B porque quando há locução verbal em que o verbo principal é particípio, o pronome oblíquo sempre ficará depois do verbo auxiliar.
Certo - ...havia (auxiliar) a (pron. obli.) acusado (principal) de compra...
Errado - ...havia acusado-a de compra...
Espero ter ajudado!
-
NO CASO DA LETRA C O PRONOME LHE NÃO É USADO SOMENTE AO SE REFERIR A UMA PESSOA?
-
a) Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor. CORRETA - Preposição + verbo no infinitivo é caso facultativo.
b) sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos. GABARITO - Não há ênclise quando o verbo estiver no particípio.
c) Pode-se dizer que a atuação desse órgão. CORRETA - Não se inicia frase com pronomes.
d) mas não pode distanciar-se da educação formal. CORRETA - Quando houver 2 verbos + um caso de próclise, a colocação pronominal será antes do primeiro verbo ou depois do segundo, nunca no meio.
-
OBS= Não se usa pronome oblíquo átono após o particípio.
-
Letra B: Particípio não aceita ênclise.
-
Nunca se deve colocar pronomes átonos após o particípio, por esse motivo ênclise não ocorre em verbos que estão no particípio.
Por exemplo: Tinham se queixado ao professor.
-
Nunca se deve colocar pronomes átonos após o particípio, por esse motivo ênclise não ocorre em verbos que estão no particípio.
Por exemplo: Tinham se queixado ao professor.
-
Para responder esta questão, exige-se conhecimento em colocação pronominal. O candidato deve indicar a assertiva que há um erro de colocação pronominal. Vejamos:
Os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos podem estar em três posições ao verbo ao qual se ligam.
Próclise é antes do verbo⇾ Nada me faz tão bem quanto passar em concurso.
Mesóclise é no meio do verbo⇾ Abraçar-lhe-ei…
Ênclise é após o verbo⇾ Falaram-me que você está muito bem.
Após vermos o conceito e os exemplos, iremos analisar cada assertiva a fim de encontrarmos a resposta correta. Analisemos:
a) Correta.
“Há tendência no sentido de se esvaziar a cobrança do valor, porquanto empregadores rurais discutiriam se a incidência se daria sobre o faturamento, o lucro ou, ainda, a folha de salários.”
Diante de verbo no infinitivo, o pronome oblíquo pode ficar em próclise ou ênclise.
b) Incorreta.
“A requerente, então deputada, sustentou que o vereador havia acusado-a de compra de votos, fato que, no seu entender, teria atingido sua honra.”
Não pode colocar pronome em ênclise quando o verbo estiver na forma de particípio, que é verbo geralmente terminado em (ido e ado). O correto seria " o vereador havia a acusado)
c) Correta.
"Pode-se dizer que a atuação desse órgão é de grande relevância, haja vista que o atual governo vem atribuindo-lhe tarefas importantes."
O verbo diante de locução verbal formado por verbos no gerúndio, que é verbo terminado em (ndo), pode ficar após o verbo principal, antes ou após o auxiliar.
Ex: vem-lhe atribuindo, vem lhe atribuindo, vem atribuindo-lhe.
d) Correta.
"A aprendizagem profissional auxilia os jovens em sua inserção no mercado de trabalho, mas não pode distanciar-se da educação formal."
O verbo diante de locução verbal formado por verbo no infinitivo , que é verbo terminado em (r), quando houver palavra atrativa que é o caso em tela, pois a palavra "não" é atrativa de próclise, nesse caso, o pronome pode ficar antes do auxiliar, após o principal ou antes do principal, mas sem hífen.
Ex: não se pode distanciar, não pode se distanciar, não pode distanciar-se.
Gabarito do monitor: B