SóProvas



Prova FUNDATEC - 2021 - Prefeitura de Tramandaí - RS - Oficial de Patrimônio


ID
5262538
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os princípios básicos da Administração Pública compõem-se de determinadas regras, em que algumas estão explícitas na Constituição Federal e outras estão enumeradas na Legislação Federal. O Art. 11 da Lei Federal nº 8.429/1992 define que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública qualquer ação ou omissão que viole determinados preceitos. Sendo assim, analise as alternativas que seguem, relativas a esses preceitos, e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições.

  • Não confundir com isso aqui:

    Princípios nas outras matérias do Escrevente do TJ SP:

    Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa)

    Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. (LIMP) 

    NA 8429, A LIMPEZA NÃO É EFICIENTE

    LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE

    MORALIDADE

    PUBLICIDADE

    x

    CF. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    (...).

    § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    x

    Princípios no JECRIM:

    Lei 9.099/95 - Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientar-se-á pelos critérios da oralidade (1), simplicidade (2), informalidade (3), economia processual (4) e celeridade (5), objetivando, sempre que possível, a reparação dos danos sofridos pela vítima e a aplicação de pena não privativa de liberdade.        

    x

    Princípios no Tribunal do Júri

    PRINCÍPIOS NO TRIBUNAL DO JURI

     

    Princípios do tribunal do júri: plenitude de defesa / sigilo das votações / soberania dos veredictos / competência para julgamento dos crimes dolosos contra a vida (art. 5, XXXVIII, CF). 

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.429/92. Vejamos:

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    Apenas a fim de complementação:

    Quando estamos a falar de atos que atentam contra os princípios da administração pública, importante ter em mente que:

    • Configura-se, exclusivamente, quando houver dolo (genérico ou específico), não se admitindo sua forma culposa;
    • Pode ensejar a perda de função pública;
    • Suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos;
    • Multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente;
    • Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

    Desta forma:

    D. Previsibilidade.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente e etc [...]

  • GABARITO: D

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições.

  • Bizu: H.IM.L2

    Honestidade

    Imparcialidade

    lealdade

    legalidade

    Gab D

  • A questão trata de atos de improbidade administrativa. A doutrina classifica os atos de improbidade administrativa nos seguintes grupos: i) atos que importam em enriquecimento ilícito, previstos no artigo 9º da Lei nº 8.429/1992; ii) atos que causam lesão ao erário, previstos no artigo 10 da Lei nº 8.429/1992 e iii) atos que atentam contra os princípios que regem a administração pública, regulados pelo artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa.

    Os atos de improbidade que atentam contra o princípio da Administração Pública são definidos pela lei como qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições. Vale conferir o dispositivo legal.

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
    I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;
    II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;
    III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;
    IV - negar publicidade aos atos oficiais;
    V - frustrar a licitude de concurso público;
    VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo;
    VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.
    VIII - descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas.    
    IX - deixar de cumprir a exigência de requisitos de acessibilidade previstos na legislação.         
    X - transferir recurso a entidade privada, em razão da prestação de serviços na área de saúde sem a prévia celebração de contrato, convênio ou instrumento congênere, nos termos do parágrafo único do art. 24 da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.           

    Importante destacar que o rol de atos descritos nos incisos do artigo 11 da Lei nº 8.429/1992 é exemplificativo e que outros atos que atentem contra os princípios que regem a Administração Pública também podem ser considerados atos de improbidade administrativa.

    Verificamos que as alternativas A, B e C se referem aos deveres expressamente elencados no caput do artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa, que são os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições. Apenas a alternativa D menciona previsibilidade que não é um dever do administrador público mencionado na Lei de Improbidade Administrativa, de modo que essa é a alternativa incorreta.

    Gabarito do professor: D. 

  • Gab D

    Art11°- Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de Honestidade, Imparcialidade, Legalidade, e Lealdade às instituições.

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade

    atualização lei n 14230 de 2021

  • questão desatualizada HIL honestidade imparcialidade legalidade Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade,

  • Questão desatualizada.

    Nova redação:

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:  .

  • Questão Desatualizada

    LEI No 14.230, DE 25 DE OUTUBRO DE 2021

    Altera a Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispõe sobre improbidade administrativa.

    "Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:

    I - (revogado);

    II - (revogado);

    III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo, propiciando beneficiamento por informação privilegiada ou colocando em risco a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - negar publicidade aos atos oficiais, exceto em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado ou de outras hipóteses instituídas em lei;

    V - frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de concurso público, de chamamento ou de procedimento licitatório, com vistas à obtenção de benefício próprio, direto ou indireto, ou de terceiros;

    VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades;

    ......................................................................................................................................... IX - (revogado);

    X - (revogado);

    XI - nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas;

    XII - praticar, no âmbito da administração pública e com recursos do erário, ato de publicidade que contrarie o disposto no § 1o do art. 37 da Constituição Federal, de forma a promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos, de programas, de obras, de serviços ou de campanhas dos órgãos públicos.

  • Honestidade, Imparcialidade e Legalidade (Atualização de 2021)


ID
5262541
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

As disposições sobre a utilização das áreas, contidas no Código de Posturas do Município de Tramandaí e complementares às Leis Municipais de Uso e Ocupação do Solo, e o Código de Obras, de acordo com as disposições do Art. 2º do referido Código, visam:

I. Assegurar a observância de padrões mínimos de segurança, higiene, salubridade e conforto dos espaços e edificações do Município.
II. Promover a saúde e a assistência pública dos munícipes.
III. Estabelecer padrões relativos à qualidade de vida e de conforto ambiental.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5262544
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Município de Tramandaí, analise as assertivas que seguem, relativas a determinados direitos assegurados aos servidores públicos municipais:

I. O pagamento da remuneração mensal dos servidores públicos do município será realizado até o quinto dia do mês subsequente ao trabalho prestado.
II. Os funcionários públicos municipais de Tramandaí, regidos pelo estatuto, serão aposentados nas modalidades: invalidez permanente, compulsória ou voluntária.
III. O pagamento da gratificação natalina, também denominado décimo terceiro salário, será efetuado até o dia 20 de dezembro.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5262547
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Município de Tramandaí, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • legislatura = 4 anos


ID
5262550
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base no Capítulo – Das Vantagens, do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Tramandaí, analise as assertivas que seguem:

I. O exercício de atividade em condições de insalubridade, que serão definidas em lei própria, assegura ao servidor a percepção de um adicional de trinta por cento sobre o vencimento do cargo, segundo a classificação em grau máximo.
II. Após cada três anos de serviço prestado ao Município em cargo de provimento efetivo, o servidor terá direito a um avanço no valor de cinco por cento do vencimento básico do padrão do cargo em que estiver investido, ao qual se incorpora para todos os efeitos legais.
III. Os servidores, ocupantes de cargo de provimento efetivo ou em comissão perceberão adicionais por tempo de serviço, cumulativos, de quinze e vinte e cinco por cento sobre os vencimentos a partir da data em que completarem, respectivamente, quinze e vinte e cinco anos de serviço público, contados na forma estabelecida na subseção do referido capítulo.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5262553
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base nas disposições do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Tramandaí, analise as assertivas que seguem, relativas à licença-prêmio por assiduidade, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Não terá direito à licença-prêmio o funcionário que, dentro do período aquisitivo, houver faltado ao serviço, injustificadamente, por mais de 5 (cinco) dias, consecutivos ou alternados.
( ) Não terá direito à licença-prêmio o funcionário que, dentro do período aquisitivo, houver sofrido pena de multa ou suspensão por mais de 8 (oito) dias, consecutivos ou intercalados.
( ) A licença-prêmio, a pedido do funcionário, poderá ser gozada parceladamente, atendido o interesse da administração, e nenhuma parcela poderá ser inferior a quinze dias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5262556
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Art. 119 do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Tramandaí, sem qualquer prejuízo, por motivo de falecimento do cônjuge ou companheiro, e optando pela utilização de todo prazo de concessão, o servidor poderá ausentar-se do serviço por ______ dias consecutivos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas

ID
5262559
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo as disposições do Art. 81 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, o Governador e o Vice-Governador não poderão, sem licença da Assembleia Legislativa, ausentar-se do País, nem do Estado, por mais de _______ dias, sob pena de perda do cargo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 81. O Governador e o Vice-Governador não poderão, sem licença da Assembléia Legislativa, ausentar-se do País, por qualquer tempo, nem do Estado, por mais de quinze dias, sob pena de perda do cargo.

    (Declarada a inconstitucionalidade do trecho tachado na ADI n.º 775/STF, DJ de 26/05/14) 


ID
5262562
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base na Constituição Federal, analise as seguintes assertivas, relativas à organização dos poderes, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.

( ) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão, no mínimo, dez Deputados Federais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    Art. 46. § 1º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    Art 45. § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados

  • A questão exige conhecimento acerca do Poder Legislativo e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    (C) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    Correto. O PL (Poder Legislativo) é exercido pelo CN (Congresso Nacional) = CD (Câmara dos Deputados) + SN (Senado Federal), nos termos do art. 44, caput, CF: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    (C) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    Correto. Aplicação do art. 46, § 1º, CF: § 1º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    (I) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão, no mínimo, dez Deputados Federais.

    Incorreto. Na verdade, cada Estado e o DF elegerão, no mínimo, 08 Deputados Federais, e não 10, nos termos do art. 45, § 1º, CF: § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

    Portanto, a sequência correta é C - C - I.

    Gabarito: B

  • artigo 46, parágrafo primeiro da CF==="Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três senadores, com mandato de oito anos".

  • Deputados mínimo de 8 e máximo de 70.

  • GABARITO - B

    Poder Legislativo FEDERAL : BICAMERAL

    CÂM DEP / SEN

    Poder Legislativo ESTADAL : UNICAMERAL

    Ass. Leg

    Poder Legislativo Municipal: Unicameral

    CÂM MUN

    _____________________________________________________

    Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    Cada Território = 4 Deputados

    Eleitos Sistema majoritário: SENADORES / CHEFES DO EXECUTIVO

    Sistema Proporcional: DEPUTADOS / VEREADORES

  • Vou tomar café e responder umas questões aqui, só de boa, depois da PCRN o chicote estralou, viu rsrsrs

  • Trata-se de questão acerca do Poder Legislativo.

    ( ) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    CORRETO. Conforme o art. 44, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    ( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    CORRETO. Conforme o art. 46, §1º, cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    ( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão, no mínimo, dez Deputados Federais.

    INCORRETO. Conforme o art. 45, §1º, o número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

    Portanto, o mínimo por Estado é 8, e não 10 Deputados Federais.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra B.

  • art. 45, § 1º, CF: § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

  • ei, cara, ele tem que especificar qual poder legislativo se é federal , estadual ou municipal!!

  • Trata-se de questão acerca do Poder Legislativo.

    ( ) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    CORRETO. Conforme o art. 44, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    ( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    CORRETO. Conforme o art. 46, §1º, cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

    ( ) Cada Estado e o Distrito Federal elegerão, no mínimo, dez Deputados Federais.

    INCORRETO. Conforme o art. 45, §1º, o número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

    Portanto, o mínimo por Estado é 8, e não 10 Deputados Federais.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra B.

  • Cada estado elegerá dependendo da sua população, no mínimo 8 deputados e no máximo 70.

  • No mínimo 8 e no máximo 70.

  • MINIMO DE 8 E MAXIMO DE 70 ..............Corrijam-me sobre ao senadores para os territorios é escolhido 4 ???

  •  Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

    § 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados


ID
5262565
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Art. 3º do Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa estabelece que a participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

I. O reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul.
II. A promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais.
III. O apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

    I - o reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul;

    II - as políticas públicas, os programas e as medidas de ação afirmativa, combatendo especificamente as desigualdades raciais que atingem as mulheres negras;

    III - o resgate, a preservação e a manutenção da memória histórica legada à sociedade gaúcha pelas tradições e práticas socioculturais negras;

    IV - o adequado enfrentamento e superação das desigualdades raciais pelas estruturas institucionais do Estado, com a implementação de programas especiais de ação afirmativa na esfera pública, visando ao enfrentamento emergencial das desigualdades raciais;

    V - a promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais;

    VI - o apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

  • Gabarito: D

    Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

    I - o reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul;

    (...)

    V - a promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais;

    VI - o apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

  • Gabarito correto letra E, todas afirmações estão corretas .

ID
5262568
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto da seguinte operação:


(0,8)2

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra C.

    0,8 x 0,8 = 0,64.

    Bons estudos!!

  • Achei que fosse alguma pegadinha de tão fácil
  • 064 - a vírgula anda duas casas, direita para a esquerda = 0,64

  • Eu tenho dificuldade com decimais. Pra quem tem a mesma dificuldade, vale a pena transformar em uma fração. (8/10)^2 = 64/100 = 0,64

  • (0,8)^2 = (0,8) x (0,8) = 8/10 × 8/10 = 64/100 = 0,64.

    GABARITO: C

  • Não é bom se gabar, mas essa é fácil para quem está praticando. Quem errou, fique tranquilo, pois é questão de prática.


ID
5262571
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A razão entre o M.M.C. e o M.D.C. de 72 e 96 é igual a:

Alternativas
Comentários
  • A razão entre o M.M.C. e o M.D.C. de 72 e 96 é igual a:

    72, 96 | 3 - 3

    24, 32 | 2 - 2

    12, 16 | 2 - 2

    6, 8 | 2 - 2

    3, 4 | 3 - 3

    1, 4 | 4 - 4

    1, 1 |

    Nosso MDC ficou: 3.2.2.2= 24

    Já o MMC multiplica tudo, ou seja: 3.3.4.2.2.2=244

    MDC/MMC= Razão

    24/244= 12

    Gabarito: Letra 12.

  • boa questão.

    lembrando que razão significa divisão.

  • A razão entre o M.M.C e o M.D.C de 72 e 96 é igual a:

    72, 96 | 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 3

    3, 4 | ------------

    2^3.3

    Nosso MMC ficou: 2.2.2.3 = 24

    Já o MDC multiplica tudo, ou seja: 2.2.2.2.2.3.3 = 288

    72,96| 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 2

    9, 6 | 2

    9, 3 | 3

    3, 1 | 3

    1, 1 |-------------

    2^5.3^2=288

    MMC / MDC = RAZÃO

    288 / 24 = 12

    Gabarito: Letra A.

  • A razão entre o M.M.C e o M.D.C de 72 e 96 é igual a:

    72, 96 | 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 3

    3, 4 | ------------

    2^3.3

    Nosso MMC ficou: 2.2.2.3 = 24

    Já o MDC multiplica tudo, ou seja: 2.2.2.2.2.3.3 = 288

    72,96| 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 2

    9, 6 | 2

    9, 3 | 3

    3, 1 | 3

    1, 1 |-------------

    2^5.3^2=288

    MMC / MDC = RAZÃO

    288 / 24 = 12

    Gabarito: Letra A.

  • O gabarito desta questão está errado, está marcando como se fosse D = 10, mas na verdade é A = 12.

  • Esses comentários anteriores tão tudo brigado...me expliquem a parte de dividir 9 e 12.no mmc e mdc deu diferente qnd era pra dividir por dois ou por 3.n entendi...

  • gabarito letra a : ressalvo alguns pontos....

    mmc : são os números múltiplos de dois ou mais números,para realizar as contas, escreva os numeros, trace uma linhas efetue a fatoração e apos multiplique os números.

    72, 96 | 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 3

    3, 4 | ------------

    2^3.3

    Nosso MMC ficou: 2.2.2.3 = 24

    mdc ;são os números divisíveis entre dois ou mais números, para realizar a conta farse-a mesma coisa que o mmc ,porem por fim olhamos para a fatoração e multiplicamos os números que dividem que estão sendo fatorados simultaneamente

    72,96| 2

    36, 48 | 2

    18, 24 | 2

    9, 12 | 2

    9, 6 | 2

    9, 3 | 3

    3, 1 | 3

    1, 1 |-------------

    2^5.3^2=288

    e a razão é uma divição portando é so dividir os dois resultados...288 / 24 = 12

    Gabarito: Letra A.

  • amigao,seria o mdc no lugar do mmc nao?

  • para que vem treinando mmc e mdc, está questão é mamão.

    primeiro irei fazer o MDC:

    72/2

    36/2

    18/2

    9/3

    3/3

    1

    ____________________________________

    96/2

    48/2

    24/2

    12/2

    6/2

    3/3

    1

    valores em comum = 2x2x2x3=24

    agora irei fazer o MMC:

    96,72/2

    48,36/2

    24,18/2

    12,9/2

    6,9/2

    3,9/3

    1,3/3

    1

    tenho que multiplicar 2x2x2x2x2x3x3=288

    ________________________________________

    agora devo dividir o MMC pelo MDC

    288/24

    =12

    ____________________________________________

    somente isso, espero ter ajudado!!!!!!!!!!


ID
5262574
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual o comprimento de um círculo cuja área mede 803,84? (utilizar ∏ = 3,14)

Alternativas
Comentários
  • Fórmula do comprimento de um círculo: C=2πR

    Não sabemos o valor de R.

    Para achar o R, devemos usar a fórmula da Área:

    A=πR^2

    Ele deu o valor de A= 803,84.

    803,84=3,14*R^2

    R^2 = 803,84 / 3,14

    R^2 = 256

    R=16

    Achamos o valor de R. Agora vamos aplicar na fórmula do comprimento C=2πR

    C=2*3,14*16

    C= 100,48

  • como que o 256 virou 16???????????????????

  • tirando raiz quadrada porque nao pode ficar R^2=256

  • Gabarito: D

    100,48

  • Oi Bê, R^2 passa para o outro lado como raiz, sendo assim:

    √256 = 16

    Ai sim da 16, entendido?


ID
5262577
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando dois conjuntos, A e B, sendo: A = {2,4,6,8,10,12} e B = {2,4,6,8,10,12,14,16}, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    O conjunto A está contido no conjunto B.

    Todo A é B .... Porém Nem Todo B é A

  • gaba B

    o menor dentro do maior.

    Todo A é B

    Se é A, então é B.

    obs: Não existe comutatividade.

    pertencelemos!

  • Formas de dizer que A é subconjunto de B:

    A é um subconjunto de B

    A está contido em B

    A é uma parte de B

    B contém o conjunto A

    • DICA:
    • quando se fala de conjuntos se usa contido = símbolo de c
    • quando se fala de elementos se usa pertence = símbolo de e
    • JÁ VI BANCAS TROCANDO CONTIDO E PERTENCE, LOGICAMENTE NÃO ERA O GABARITO, PQ SE USA PARA COISAS DIFERENTES!!

ID
5262580
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Amanda nasceu em 1982 e seu irmão, Camilo, é 13 anos mais velho. Sabendo que Camilo já fez aniversário em 2020, quantos anos ele tem?

Alternativas
Comentários
  • Não seriam 51?

  • 37 é a idade de Amanda

    37 + 13 = 50

    Como descobri a idade de Amanda? 24 não teria como nascidos em 1996 tem essa idade, já elimina.

    42 + 13 = 55 não tem alternativa

    Sobra somente a Alternativa B

    Foi beeem aleatório a resposta, mas o que importa é acertar

  • Amanda = 2020 não fez aniversário. E o Camilo fez em 2020.

    Então usa o ano de 2019 para saber a idade dos dois.

    2019 - 1982= 37

    37 + 13= 50 anos

  • ainda não consigo entender porque 37


ID
5262583
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um processo seletivo, uma determinada empresa aplicou uma prova com 50 questões para os candidatos. O sistema de avaliação funcionou da seguinte maneira: para cada acerto, o candidato somava 4 pontos e, para cada erro, descontava-se 1 ponto. Se um determinado candidato somou 130 pontos, quantas perguntas ele acertou?

Alternativas
Comentários
  • A + E = 50

    4A + (-E) = 130

    Sistema de equações resolvendo pela soma.

    5A + 0E = 180

    A = 180/5

    A = 36 (acertos)

  • Gabarito: A

    A + E = 50

    4A + (-E) = 130

    Sistema de equações resolvendo pela soma:

    5A + 0E = 180

    A = 180/5

    A = 36 (acertos)

  • Pela lógica a única alternativa possível é a letra A.

    Se ele acertou 36x4= 144 pontos.

    Na B ele acertou 24x4=96, a pontuação dos acertos é menor do que a descrita no enunciado, da mesma forma para as outras alternativas.

    A única alternativa que supera a pontuação que ele fez pelo enunciado é a letra A

  • Pessoal, demorei BASTANTE mas consegui resolver a questão de forma lógica.

    São 50 questões valendo 4 pontos para cada acerto.

    Se ele fez 130 pontos, basta pegar cada resultado e fazer MULTIPLICADO pelo valor de cada QUESTÃO CERTA.

    36*4= 144 não é o resultado que queremos( é o mais próximo do resultado!)

    SE CADA QUESTÃO ERRADA VALE 1 PONTO E ELE ACERTOU 36 QUANTAS ELE ERROU?

    50-36= 14 QUESTÕES ERRADAS

    144-14= 130 LETRA A!


ID
5262586
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um economista anotou, durante 4 meses, a variação cambial da moeda de seu país. Ele coletou os seguintes dados:

Mês Variação
Janeiro - 5%
Fevereiro + 10%
Março - 15%
Abril + 10%

As variações positivas, acréscimos, ele assinalou com + e as negativas, decréscimos, com –. Em relação ao valor original, a moeda do país do economista sofreu que tipo de variação no período de janeiro a abril?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Vamos supor que a moeda vale 100.

    1)  - 5% = 100 . 95/100 = 95

    2) + 10% = 95 . 110/100 = 104,5

    3)  - 15% = 104,5 . 85/100 = 88,825

    4) + 10% = 88,825 . 110/100 = 97,7075 => desvalorização de aproximadamente 2%.

  • Janeiro - 5% Fevereiro + 10% Março - 15% Abril + 10%

    0,95*1,1*0,85*1,1 = 0,9770 = 97,70% Desvalorização aproximada de 2,3%

  • valor da porcentagem sempreem relação ao valor atual de X

    100%X - 5%X = 95%X

    95%X + 10%(95%X) = 95%X + 9,5%X = 104,5%X

    104,5%X - 15%(104,5%X) = 88,86%X

    88,86%X + 10%(88,86%X) = 88,86%X + 8,88%X = 97,72%X

  • achei que eu não ia acertar, mas acertei
  • Gabarito: letra C.

    Vamos supor que a moeda vale 100.

    1) - 5% = 100 . 95/100 = 95

    2) + 10% = 95 . 110/100 = 104,5

    3) - 15% = 104,5 . 85/100 = 88,825

    4) + 10% = 88,825 . 110/100 = 97,7075 => desvalorização de aproximadamente 2%.


ID
5262589
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Qual o valor dos juros produzidos, por uma aplicação sob regime de juros simples, de um capital de R$ 5.000,00, a uma taxa trimestral de 3%, por um período de 4 bimestres?

Alternativas
Comentários
  • se são 3% em 3 meses, logo será 1% ao mês

    4 bimestres = 8 meses

    J = CIT / 100

    J = 5000 * 1 * 8 / 100

    J = 50 * 1 * 8

    J = 400

  • Gabarito: B

    3% em 3 meses, logo será 1% ao mês.

    4 bimestres = 8 meses.

    J = CIT / 100

    J = 5000 * 1 * 8 / 100

    J = 50 * 1 * 8

    J = 400

  • QC como o gabrito da questão é 500??

    se são 3% em 3 meses, logo será 1% ao mês

    4 bimestres = 8 meses

    J = CIT / 100

    J = 5000 * 1 * 8 / 100

    J = 50 * 1 * 8

    J = 400

  • Não entendi pq a alternativa A


ID
5262592
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma escola, o time de basquete tem, por média de altura, 1,80 m, sendo que são 10 jovens que participam do time. Para um campeonato municipal, devem ser inscritos 13 jovens por time. Para isso, foram chamados mais 3 jovens, com 1,90, 1,87 e 1,93 de altura. Qual a média de altura com os novos integrantes da equipe?

Alternativas
Comentários
  • 10 x 1,8 = 18

    18 + (1,90+1,87+1,93) = 23,7

    23,7÷13= 1,82

    • 10 x 1,8 = 18

    • 18 + (1,90+1,87+1,93) = 23,7

    • 23,7÷13= 1,82
  • 190 maior que 180 = 10

    187 maior que 180 = 7

    193 maior que 180 = 13

    10+ 7+13 = 30

    30/13 = 2,3

    180 + 2,3 = 182,3

  • 1,80 é a média dos 10 jogadores

    10 x 1,80 = 18 metros

    Soma a altura dos jogadores novos = 1,90 + 1,87 + 1,93 = 5,7 metros

    18 + 5,7 = 23,7 metros

    23,7 / 13 (10 jogadores + 3 novos) = 1,82

  • Gabarito: B

    10 x 1,8 = 18

    18 + (1,90+1,87+1,93) = 23,7

    23,7÷13= 1,82

  • Se você errou você acertou essa questão

    Gabarito é B mas a questão coloca como A aff

  • Se tem 10 jogadores de 1,80 e e mais três que vão entrar com a altura de 1.90 1,87 1,93, soma a altura de todos e dividi pelo total de jogadores

    RESPOSTA 18,2

    GABARITO B


ID
5262595
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Numa sala de aula com 36 alunos, a quantidade de meninos é superior à de meninas em 6 jovens. Qual é a quantidade de meninas na sala?

Alternativas
Comentários
  • Gab. C.

    X+Y = 36

    X= Y+6

    Y+Y+6 = 36

    2Y+6 = 36

    2Y = 30

    Y = 15

  • x+6+x=36

    2x=36-6

    x=30/2

    x =15

  • Gab. C.

    X+Y = 36

    X= Y+6

    Y+Y+6 = 36

    2Y+6 = 36

    2Y = 30

    Y = 15

  • 36/2 = 18

    18+3 = 21 Meninos

    18 - 3 = 15 Meninas


ID
5280679
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Chiavenato (2005) define que o armazenamento de materiais depende da dimensão e características dos materiais. Segundo o referido autor, trata-se da técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas, alguns materiais de escritório, como lápis, canetas esferográficas etc., podem ser de metal, de madeira ou de plástico e denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • Caixas - são adequadas para itens de pequenas dimensões; construídas pela própria empresa ou adquiridas no mercado em dimensões padronizadas, as caixas encontram grande aplicação em armazenagem também na própria linha de produção.

    Gab. C

  • Principais técnicas/equipamentos de armazenagem:

    • Pallets - suportam carga empilhada e facilitam a movimentação por meio de empilhadeiras ou carrinhos com garfos padronizados;
    • Big Bags - sacos reaproveitáveis que recebem cargas de grande peso, geralmente utilizadas para transporte de produtos industrializados em grãos ou pós.;
    • Containers - utilizadas para o transporte multimodal;
    • Armações/prateleiras - permitem a guarda de materiais dentro do almoxarifado.;
    • Engradados - para guarda e transporte de materiais;
    • Caixas ou gavetas - armazenagem de itens de pequenas dimensões, como pregos, parafusos, etc;
    • Racks - estruturas (normalmente em madeira ou aço) úteis para acomodar peças longas e= estreitas. São como prateleiras para estes tipos de material.;
    • Empilhamento - utilização do espaço vertical através da criação de pilhas de caixas ou outros.;
    • Carga unitária (unitizada) - aloca um conjunto de materiais em uma unidade unidade padronizada para melhor movimentação, transporte e armazenagem;
    • Sistema de estocagem Drive-in - organização das estruturas de estocagem (geralmente prateleiras) de modo que o equipamento de movimentação (geralmente a empilhadeira) entra nos meio para remover seu conteúdo (geralmente pallets carregados). Como o final do corredor é em uma parede, o sistema utilizado é necessariamente UEPS;
    • Drive-through - equipamento de movimentação pode passar entre as estruturas de estocagem, permite usar o PEPS.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as técnicas de estocagem de materiais. No caso em análise, deve ser marcada a alternativa que contém a técnica mais adequada para estocar materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas, alguns materiais de escritório, como lápis, canetas esferográficas etc., podem ser de metal, de madeira ou de plástico.

    Segundo Chiavenato, são técnicas de armazenagem:

    1. Carga unitária.
    2. Caixas ou gavetas.
    3. Prateleiras.
    4. Raques.
    5. Empilhamento.
    6. Contêiner flexível. 

    Dessas técnicas, vemos que a questão aborda quatro:

    • Carga unitária: trata-se de um conjunto de cargas contidas em um recipiente formando um todo único quanto à manipulação, armazenamento ou transporte.
    • Prateleiras: é uma técnica que se destina a estocar materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas.
    • Raques: é feito para abrigar peças longas e estreita, como por exemplo, tubos, tiras, vergalhões, feixes etc.
    • Caixas ou gavetas, conforme o próprio Chiavenato (2005, p.127) "é a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões como parafusos, arruelas, alguns materiais de escritório, como lápis, canetas esferográficas etc. Alguns materiais em processamento, semiacabados ou acabados podem ser estocados em caixas nas próprias seções produtivas. As caixas ou gavetas podem ser metálicas, de madeira ou de plástico. As dimensões devem ser padronizadas e seu tamanho pode variar enormemente. Podem ser construídas pela própria empresa ou adquiridas no mercado fornecedor." 

    Nota: os pallets são um exemplo de carga unitária.

    Tendo visto as alternativas, quanto ao que se pede, concluímos que a letra "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


ID
5280682
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Gurgel e Francischini (2013), o comprador experiente conhece as consequências desastrosas do não cumprimento dos prazos de entrega por parte dos fornecedores. Considerando a inversão da posição comercial, que se manifesta após a entrega do pedido ao fornecedor, torna-se necessário criar um instrumento de pressão para aumentar as garantias da empresa quanto aos cumprimentos dos prazos de entrega pelos fornecedores. Procura-se, então, organizar um serviço de _______________, para acompanhar o andamento dos fornecimentos e aumentar a pressão com muita antecipação, tornando a reclamação velha em razão da real necessidade do material pela empresa.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra B.

    A função compras transcende a mera atividade operacional das compras englobando:

    -Planejamento.

    -Processos de decisão.

    -Pesquisa e seleção de fornecedores.

    -Diligenciamento de fornecedores (Follow-up).

    -Coordenação entre diversos setores organizacionais (almoxarifados, finanças e clientes internos).

    Fonte: Pdfs Estratégia Concursos.

    BONS ESTUDOS!!!!

  • Follow up é um termo em inglês que pode ser livremente traduzido como “acompanhamento”. Afinal, é justamente esse o objetivo da estratégia: acompanhar os contatos realizados com os leads e os clientes durante a sua jornada de compra.

  • Follow up vem de uma expressão em inglês que significa “acompanhar”. Em compras, ele está ligado ao monitoramento dos pedidos feitos e à manutenção do relacionamento com fornecedores e parceiros. Assim, sua atribuição é fiscalizar todas as etapas envolvidas nessa atividade até que a entrega dos materiais seja feita.

    ____________________________________

    O que é follow-up de compra?

    É muito fácil entender o que é follow-up de compra, veja esta definição:

    “Follow-up de compra é um conjunto de práticas e técnicas que visam garantir que os estoques da empresa estão devidamente supridos pela área de compras. Assim, a empresa poderá atender seus clientes com tranquilidade, sem perder vendas, e também manter sua infraestrutura funcionando”

    O follow-up de compras é importante tanto para a área de vendas como para outras. Afinal, sem material de escritório e informática, itens de manutenção de máquinas e equipamentos, entre outros, a empresa não consegue funcionar.

    Fonte: Agendor.

  • Gabarito:   B   

    Follow-up

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas atividades da gestão de materiais. Neste caso, marquemos a alternativa que completa corretamente a lacuna do enunciado.

    A - incorreta. Feedback = retroação/resposta de volta

    B - correta. Para o professor Chiavenato (2005, p.108), "no acompanhamento dos Pedidos (follow-up) após ser feito o pedido de compra, o órgão de compras precisa se assegurar de que a entrega do material será feita dentro dos prazos estabelecidos e na quantidade e qualidade negociadas. Para tanto, deve haver um acompanhamento ou se­guimento (follow-up) do pedido, por meio de constantes contatos pessoais ou telefônicos com o fornecedor, para saber como está sendo providenciada a produção do material requisitado. Isso significa que o órgão de compras não abandona o fornecedor após efetuado o pedido de compra. O seguimento ou acompanhamento representa uma constante monitoração do pedido e uma cobrança permanente de resultados. Quando o volume de pedidos de compra é muito grande, algumas empresas realizam o acompanhamento em datas e prazos previamente agendados.

    O acompanhamento permite localizar antecipadamente problemas e Q) "O evitar surpresas desagradáveis, pois através dele o órgão de compras poder urgenciar o pedido, cobrar a entrega nos prazos estabelecidos ou tentar complementar o atraso com outros fornecedores."

    C - incorreta. Kaizen, consoante a lição de Chiavenato (2014), é uma palavra japonesa que significava um processo de gestão e uma cultura de negócios e que passou a significar aprimoramento contínuo e gradual, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido de todos os membros da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas. O kaizen é uma filosofia de contínuo melhoramento de todos os empregados da organização, de maneira que realizem suas tarefas um pouco melhor a cada dia. Fazer sempre melhor. É uma jornada sem fim que se baseia no conceito de começar de um modo diferente a cada dia e que os métodos de trabalho podem ser sempre melhorados, de modo a obter resultados específicos para reduzir custos de fabricação, projetos, estoques e distribuição a fim de tornar os clientes mais satisfeitos.

    D - incorreta. O Kanban é uma das técnicas utilizadas para o alcance do que almeja a filosofia Just In Time. Vale destacar que o Kanban não é sinônimo do JIT, mas um instrumento que usa os conceitos do JIT como filosofia.

    A palavra Kanban (de origem japonesa) significa cartão. A técnica consiste em reduzir "os tempos de partida de máquina e os tamanhos dos lotes e produzir apenas as quantidades necessárias à alimentação da demanda", (DIAS, 2018, p. 137).

    Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

  • GABARITO: LETRA B

    Acompanhamento do pedido (follow up):

    Feito o pedido de compra, o órgão de compras precisa se assegurar de que a entrega do material será feita dentro dos prazos estabelecidos e na quantidade e qualidade negociadas. Para tanto, deve haver um acompanhamento ou seguimento (follow up) do pedido, por meio de constantes contatos com o fornecedor, para saber como está sendo providenciada a produção do material requisitado. Isso significa que o órgão de compras não abandona o fornecedor após efetuado o pedido de compra. O seguimento, ou acompanhamento, representa uma constante monitoração do pedido e uma cobrança permanente de resultados. Quando o volume de pedidos de compra é muito grande, algumas empresas realizam o acompanhamento em datas e prazos previamente agendados. Daí a denominação follow up (do inglês seguir, acompanhar,agendar).

    O seguimento permite localizar problemas antecipadamente e evitar surpresas desagradáveis, pois, por meio dele, o órgão de compras pode solicitar urgência ao pedido, cobrar a entrega nos prazos estabelecidos, ou tentar compensar o atraso, utilizando outros fornecedores.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
5280685
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Gurgel e Francischini (2013) definem que as compras podem ser centralizadas ou não. O tipo de empreendimento é que definirá a necessidade de centralização. De modo geral, a centralização dos serviços de compras apresenta aspectos positivos, apesar de, em certos tipos, ser mais aconselhável a aquisição descentralizada. Segundo os autores, entre as vantagens da centralização das compras, estão:


I. O poder de negociação para melhoria dos níveis de preços obtidos dos fornecedores.

II. A análise do mercado com eficácia em virtude da especialização do pessoal que trabalha no serviço de compras.

III. A economia de escala na aquisição centralizada, baixando os custos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Vantagens das Estruturas de Compras

    Centralização

    • Obtenção de maior economia de escala;
    • Possibilita melhor controle global do processo de compras e dos estoques;
    • Reduz o custo de pedido (menor número de pedidos e redução do quadro de pessoal);
    • Evita a disparidade de preços de aquisição de um mesmo material por distintos compradores (o que poderia suscitar uma competição danosa entre eles).

    Descentralização

    • Resposta mais rápida e ágil às solicitações de compra;
    • Maior flexibilidade na negociação com fornecedores regionais;
    • Maior autonomia funcional das unidades administrativas regionais.

    Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenili,.

    Gab. D

  • Eu não consigo concordar com o item II. Penso que o conhecimento do agente, nesse caso, é genérico em relação aos muitos materiais a comprar, e não especializado. Fazer o quê, né?! Perceber o entendimento ou interpretação de cada banca...

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de comprar. No caso desta questão, a alternativa correta deverá conter os itens que se referem a vantagens da centralização de compras.

    No que diz respeito à estrutura do setor de compras, podemos falar em centralização e descentralização, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens.

    Estrutura centralizada: concentra as compras em apenas um órgão.

    Vantagens:

    • Obtenção de maior economia de escala
    • Possibilita melhor controle global do processo de compras e dos estoques
    • Reduz o custo de pedido (menor número de pedidos e redução do quadro de pessoal)
    • Evita a disparidade de preços de aquisição de um mesmo material por distintos compradores (o que poderia suscitar uma competição danosa entre eles).

    De acordo com Fenili (2017), a centralização de compras é usualmente preterida no caso de organizações que possuem unidades administrativas dispersas geograficamente. Neste caso, opta-se por uma estrutura descentralizada. Entre suas vantagens, encontramos as seguintes:

    • Resposta mais rápida e ágil às solicitações de compra
    • Maior flexibilidade na negociação com fornecedores regionais
    • Maior autonomia funcional das unidades administrativas regionais

    Em relação aos itens apresentados, concluímos o seguinte em relação às vantagens da centralização de compras:

    I. correto. O poder de negociação para melhoria dos níveis de preços obtidos dos fornecedores.

    II. correto. A análise do mercado com eficácia em virtude da especialização do pessoal que trabalha no serviço de compras.

    III. correto. A economia de escala na aquisição centralizada, baixando os custos.

    Sendo os três itens corretos no que afirmam, a alternativa a ser marcada é a "D".

    GABARITO: D

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

  • Também errei por conta do item II. No meu entendimento a especialização do pessoal do setor de compras é uma característica tanto da centralização quanto da descentralização, sendo que a análise pode até ser mais precisa numa perspectiva descentralizada onde o pessoal consegue enxergar detalhes mais específicos da região/localidade.

  • Eu acertei pensando no seguinte:

    Imagina uma grande empresa onde as compras são centralizadas. No setor de compras, há subdepartamentos tipo, comprador geral, comprador de informática, comprador de material de produção.

    A empresa precisa comprar equipamentos de TI. Qual terá condições de comprar melhor. A grande empresa que tem condições de chamar o fornecedor, avaliar tecnicamente o produto para atender toda a empresa ou a Divisão, situada em outro ponto do país, com poucos funcionários, sem acesso direto aos fornecedores?

    Nesse caso, logicamente, a grande empresa, de forma centralizada, vai conseguir especificar e negociar melhor o produto do que a compra descentralizada realizada pela divisão.

    Logicamente, se falarmos em compras normais de papel higiênico, por exemplo, a divisão teria condições de comprar de fornecedores locais de uma forma mais fácil e até mais eficaz....

  • Fui na E sem duvidas, quando a empresa centraliza o setor de compras investe em profissionais capacitados e especializados buscando mais eficácia e uma melhor analise do mercado, quando descentraliza perde um pouco uma mão de obra mais especializada e direcionada, mas ganha o conhecimento dos funcionários de determinado setor para dar uma resposta mais rapida nas solicitações, alem de dar mais autonomia e flexibilidade

  • GABARITO: LETRA D

    COMENTÁRIO DO MONITOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de comprar. No caso desta questão, a alternativa correta deverá conter os itens que se referem a vantagens da centralização de compras.

    No que diz respeito à estrutura do setor de compras, podemos falar em centralização e descentralização, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens.

    Estrutura centralizada: concentra as compras em apenas um órgão.

    Vantagens:

    • Obtenção de maior economia de escala
    • Possibilita melhor controle global do processo de compras e dos estoques
    • Reduz o custo de pedido (menor número de pedidos e redução do quadro de pessoal)
    • Evita a disparidade de preços de aquisição de um mesmo material por distintos compradores (o que poderia suscitar uma competição danosa entre eles).

    De acordo com Fenili (2017), a centralização de compras é usualmente preterida no caso de organizações que possuem unidades administrativas dispersas geograficamente. Neste caso, opta-se por uma estrutura descentralizada. Entre suas vantagens, encontramos as seguintes:

    • Resposta mais rápida e ágil às solicitações de compra
    • Maior flexibilidade na negociação com fornecedores regionais
    • Maior autonomia funcional das unidades administrativas regionais

    Em relação aos itens apresentados, concluímos o seguinte em relação às vantagens da centralização de compras:

    I. correto. O poder de negociação para melhoria dos níveis de preços obtidos dos fornecedores.

    II. correto. A análise do mercado com eficácia em virtude da especialização do pessoal que trabalha no serviço de compras.

    III. correto. A economia de escala na aquisição centralizada, baixando os custos.

    Sendo os três itens corretos no que afirmam, a alternativa a ser marcada é a "D".


ID
5280688
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Marras (2017) define que a higiene e segurança do trabalho é a área que responde pela segurança industrial, pela higiene e pela medicina do trabalho relativamente aos empregados da empresa e abrange tanto a área de prevenção quanto a de correção. Nesse sentido, analise as alternativas que seguem e assinale aquela que NÃO está relacionada à segurança e higiene no trabalho:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber qual das áreas relacionadas nas alternativas NÃO tem relação com segurança e higiene do trabalho.

    A- CORRETA. A CIPA está relacionada à segurança do trabalho, logo está alternativa não é o nosso gabarito. A CIPA é regulamentada na NR-05: "5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador".

    B- INCORRETA. As questões judiciais envolvendo causas trabalhistas são objetos das disciplinas de Direito do Trabalho (material e processual). Logo, não estão diretamente ligadas à segurança e higiene do trabalho: o contencioso trabalhista (aquilo que pode ser contestado) ou a assistência social.

    C- CORRETA. Assim como a CIPA, os EPI são de extrema importância para a segurança do trabalho. A NR que regulamenta o EPI é a NR-06: "6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho". 

    D- CORRETA. Ergonomia, insalubridade e controles clínicos fazem são temas diretamente relacionados à segurança, saúde e higiene do trabalho. A regulamentação do tema "Ergonomia" é feito pela NR-17; insalubridade, pela NR-15. A realização de exames clínicos também é uma questão ligada à segurança e saúde.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
5280691
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Art. 61 da Lei Federal nº 4.320/1964 estabelece que para cada empenho será extraído um documento denominado ________________, que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa pública.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se da execução da despesa conforme a Lei 4.320/64.

    execução da despesa se dá em 3 estágios: empenho, liquidação e pagamento

    ⇒ "Empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    Conforme o art. 61 da Lei 4.320/64, “Para cada empenho será extraído um documento denominado "nota de empenho" que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria”.

    ⇒ Liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem por objetivo apurar:

    ➨ Essa verificação tem por fim apurar:

    → a origem e o objeto do que se deve pagar;

    → a importância exata a pagar;

    → a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    ➨ A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    → o contrato, ajuste ou acôrdo respectivo;

    → a nota de empenho;

    → os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

    ⇒ Pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a liquidação da despesa".

    ➤ Resolução: O gabarito é preenchido corretamente com a Nota de Empenho. Diante do exposto, podemos eliminar as letras A, B e D.

    Gabarito: Letra C.


ID
5280694
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições do Art. 23 da Lei nº 8.666/1993, para a contratação de obras e serviços de engenharia, que não se caracterizam como serviço comum de engenharia, através de licitação da modalidade tomada de preços, o valor limite, tendo em vista o valor estimado para contratação, é de até:

Alternativas
Comentários
  • 1) Obras e serviços de engenharia:

    1. convite: até R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais);
    2. tomada de preços: até R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e
    3. concorrência: acima de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais).

    2) Compras e demais serviços:

    1. convite: até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais);
    2. tomada de preços: até R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais); e
    3. concorrência: acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais).

    Gabarito: A.

  • Acho que a questão deveria ser anulada. o decreto 9.412 que prevê na modalidade concorrência o preço acima de R$ 3.300.000. A lei 8666 tem estimativa de R$ 1.500.000.
  • Apenas para começarmos a atualizar o material com a nova Lei 14.133/2021

    As modalidades passam a ser estas:

    ·        pregão

    ·        concorrência

    ·        concurso

    ·        leilão

    ·        diálogo competitivo

    O que define a modalidade é apenas a natureza do objeto, e não o valor. 

    Tomada de preço, Convite e RDC deixam de existir.

  • Decreto 9.412/18

    Art. 1º Os valores estabelecidos nos incisos I e II do caput do art. 23 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 , ficam atualizados nos seguintes termos:

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) na modalidade convite - até R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais);

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e

    II - para compras e serviços não incluídos no inciso I:

    a) na modalidade convite - até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais);

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais); e

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais).

  • Tomada de preços - engenharia- limite 3,3 milhões, passou disso é concorrência

  • A questão em tela versa sobre a lei de licitações (lei 8.666 de 1993) e os limites de valores existentes nas modalidades de licitação convite, tomada de preços e concorrência.

    Conforme a citada lei e o Decreto 9.412 de 2018, pode-se esquematizar os limites de valores da seguinte forma:

    Compras e Serviços (NÃO SEJAM DE ENGENHARIA):

    Convite = até R$ 176.000,00.

    Tomada de preços = até R$ 1.430.000,00.

    Concorrência = acima de R$ 1.430.000,00.

    Dispensa de licitação = Até R$ 17.600 (10 % do valor do convite).

    Obras e Serviços de engenharia:

    Convite = até R$ 330.000,00.

    Tomada de preços = até R$ 3.300.000,00.

    Concorrência = acima de R$ 3.300.000,00.

    Dispensa de licitação = Até R$ 33.000 (10 % do valor do convite).

    Analisando as alternativas

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que, para a contratação de obras e serviços de engenharia, que não se caracterizam como serviço comum de engenharia, através de licitação da modalidade tomada de preços, o valor limite, tendo em vista o valor estimado para contratação, é de até R$ 3.300.000,00.

    Gabarito: letra "a".


ID
5280697
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Art. 56 da Lei nº 8.666/1993 estabelece que a critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras e define que caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:


I. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública.

II. Seguro-garantia.

III. Fiança bancária.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 56. (lei 8.666/93): A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    § 1º  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:   

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda; 

    II - seguro-garantia;   

    III - fiança bancária.

    Gabarito: D.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 56. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    § 1º Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

    II - seguro-garantia;

    III - fiança bancária

    Desta forma, estão corretas:

    D. I, II e III.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • OFERECIMENTO DE GARANTIA - DE ACORDO COM A NOVA LEI:

    • ATO DISCRICIONÁRIO DA ADM;
    • MODALIDADE DE GARANTIA - INCUMBÊNCIA DO CONTRATADO;
    • LIMITES:
    • REGRA - ATÉ 5%;
    • EXCEÇÕES:
    • ATÉ 10% - COMPLEXIDADE TÉCNICA E DOS RISCOS ENVOLVIDOS;
    • ATÉ 30% - APENAS MODALIDADE SEGURO-GARANTIA - OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE GRANDE VULTO;
    • NÃO SE CONFUNDE COM A GARANTIA DE PROPOSTA - ATÉ 1% DO VALOR ESTIMADO DA CONTRATAÇÃO.
  • MODALIDADES DE GARATIAS

    Fudeu DST

    Fiança bancária

    Dinheiro

    Seguro garantia

    Titulos da dívida publica

    FONTE: COLEGA DANIEL DO QCONCURSO.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de licitações e contratos.

    Como a questão cobra o conteúdo puro disposto na lei, importante transcrever o art. 56 da Lei Federal nº. 8.666/1993.
    Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.
    § 1º  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:       
    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;          
    II - seguro-garantia;
    III - fiança bancária. 
    Importante explicar que, com o advento da Lei federal nº. 14.133/2021, que estabelece as novas diretrizes para licitações e contratos, manteve-se tal previsão quanto às garantias da seguinte forma:

    Art. 96. A critério da autoridade competente, em cada caso, poderá ser exigida, mediante previsão no edital, prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e fornecimentos.
    § 1º Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:
    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil, e avaliados por seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Economia;
    II - seguro-garantia;
    III - fiança bancária emitida por banco ou instituição financeira devidamente autorizada a operar no País pelo Banco Central do Brasil.

    Diante do exposto e considerando as afirmativas, percebe-se que os três tipos de garantias trazidos no enunciado estão corretos, portanto:

    A) ERRADA
    B) ERRADA
    C) ERRADA
    D) CORRETA

    Gabarito: Letra D

  • LEI 14.133

    Capítulo II

    Das Garantias

    Art. 96. A critério da autoridade competente, em cada caso, poderá ser exigida, mediante previsão no edital, prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e fornecimentos.

    § 1º Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:

    I – caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil, e avaliados por seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Economia;

    II – seguro-garantia;

    III – fiança bancária emitida por banco ou instituição financeira devidamente autorizada a operar no País pelo Banco Central do Brasil.

    § 2º Na hipótese de suspensão do contrato por ordem ou inadimplemento da Administração, o contratado ficará desobrigado de renovar a garantia ou de endossar a apólice de seguro até a ordem de reinício da execução ou o adimplemento pela Administração.

    § 3º O edital fixará prazo mínimo de 1 (um) mês, contado da data de homologação da licitação e anterior à assinatura do contrato, para a prestação da garantia pelo contratado quando optar pela modalidade prevista no inciso II do § 1º deste artigo.

    Em regra, o contratado poderá escolher a modalidade de garantia. Assim, a decisão quanto à exigência é discricionária da administração, mas a escolha da modalidade de garantia, entre as disponíveis, é do contratado.

  • Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    § 1  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:               

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;               

    II - seguro-garantia;       

    III - fiança bancária.            


ID
5280700
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Considerando o código de cores estabelecido através da Resolução nº 275/2001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Azul.

2. Vermelho.

3. Verde.

4. Marrom.


Coluna 2

( ) Vidro.

( ) Plástico.

( ) Papel/papelão.

( ) Resíduos orgânicos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Resolução n. 275/2001 - CONAMA e pede ao candidato que relacione às cores com o lixo a ser depositado. Vejamos:

    O anexo da Res. 275/2001 - CONAMA normatiza o seguinte:

    Padrão de cores

    AZUL: papel/papelão; VERMELHO: plástico; VERDE: vidro; AMARELO: metal; PRETO: madeira;

    LARANJA: resíduos perigosos; BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;

    ROXO: resíduos radioativos; MARROM: resíduos orgânicos; CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação. 

    Dessa forma, relacionando a coluna 1 com a 2 fica da seguinte forma:

    (3) Vidro.

    (2) Plástico.

    (1) Papel/papelão.

    (4) Resíduos orgânicos.

    Assim, a sequência correta é 3 - 2 - 1 - 4.

    Gabarito: A


ID
5280703
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Santos (2014) define que os princípios administrativos são fundamentais na administração pública, pois inspiram a forma como a administração deverá agir. Segundo o referido autor, os princípios podem ser classificados de duas formas: os expressos, previstos no Art. 37 da Constituição Federal de 1988; e os implícitos, muito embora não expressos, decorrem de nosso regime político. Sendo assim, assinale o princípio da administração pública expresso na CF.

Alternativas
Comentários
  • "Art. 37 da CF: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência"

    Gabarito: letra B

  • GABARITO B

    Os 5 princípios administrativos expressos são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    MACETE: LIMPE

  • GABARITO - B

    Acrescentando:

    Princípio da indisponibilidade:

    O princípio da indisponibilidade do interesse público diz que a Administração deve realizar suas condutas sempre velando pelos interesses da sociedade, mas nunca dispondo deles, uma vez que o administrador não goza de livre disposição dos bens que administra, pois o titular desses bens é o povo.

    Princípio da proporcionalidade:

    imita a atuação e a discricionariedade dos poderes públicos e, em especial, veda que a Administração Pública aja com excesso ou valendo-se de atos inúteis, desvantajosos, desarrazoados

    Princípio da motivação:

    indica a necessidade de se explicitar o motivo e o fundamento jurídico dos comportamentos públicos.

  • Art. 37 da CF: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L.I.M.P.E

    Princípio da impessoalidade: Agente público atua em nome do órgão= Imparcialidade.

    -> Vedação da promoção pessoal

  • Princípios expressos na CF: LIMPE - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência. Resposta: B

  • Que pegadinha hein...

  • Examinador só colocou princípios com as letras do mneumônico LIMPE.... KKKK

  • Os princípios que regem a Administração Pública são classificados pela doutrina como princípios expressos e princípios implícitos.

    Os princípios expressos são aqueles que estão explicitamente mencionados no artigo 37 da Constituição Federal como princípios regedores da Administração Pública, quais sejam, os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. Vale conferir o referido dispositivo constitucional:
    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...).
    Os princípios implícitos são aqueles que decorrem das normas constitucionais, mas que não são expressamente citados no artigo 37 da Constituição Federal. São exemplos de princípios implícitos que regem a Administração Pública, mencionados nas alternativas da questão, o princípio da indisponibilidade dos bens e interesses públicos, o princípio da proporcionalidade e o princípio da motivação.

    O único princípio administrativo explícito mencionado nas alternativas da questão é o princípio da impessoalidade, de modo que a resposta da questão é a alternativa B.

    Gabarito do professor: B. 


  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis, e outros princípios não expressos que devem ser observados pela Administração Pública.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Além disso:

    O princípio da indisponibilidade do interesse público não é um dos princípios constitucionais expressos no art. 37, afirma que a Administração não pode transigir, ou deixar de aplicar a lei, senão nos casos com permissão expressa. Além disso, não pode dispor de bens, verbas ou interesses fora dos limites legais.

    Princípio da proporcionalidade: não é um dos princípios constitucionais expressos no art. 37, porém deve ser observado pela Administração Pública, inclusive pelo Poder de Polícia. O princípio da proporcionalidade apresenta três elementos: afirma que o ato administrativo deve ser adequado, ou seja, capaz de atingir os objetivos mirados; deve, além disso ser necessário, o que significa dizer que dentre todos os meios existentes, é o menos restritivo aos direitos individuais e ser proporcional (em seu sentido estrito), havendo uma proporção adequada entre os meios utilizados e os fins desejados, sendo uma verdadeira vedação ao excesso.

    Princípio da motivação: não é um dos princípios constitucionais expressos no art. 37, porém deve ser observado pela Administração Pública. Este princípio determina que haja uma exigência de fundamentação de todas decisões e atos da Administração Pública. Esta motivação possibilita um maior controle e transparência dos atos administrativos, em especial dos atos discricionários.

    Assim:

    B. CERTO. Princípio da impessoalidade.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • avante


ID
5280706
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Meirelles (2018) define que a Lei de Improbidade Administrativa (LIA), Lei Federal nº 8.429/1992, de natureza nacional, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos na prática de atos de improbidade administrativa que:


I. Importam enriquecimento ilícito.

II. Causam prejuízo ao erário.

III. Tipificam crime de abuso de autoridade.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    A lei de improbidade prevê os seguintes atos:

    • Enriquecimento ilícito - somente dolo.
    • Lesão ao erário - único que aceita modalidade culposa - dolo/culpa.
    • Atentam contra princípios da ADM - somente dolo.
    • Decorrentes de Concessão ou Aplicação Indevida de Benefício Financeiro ou Tributário - somente dolo.
  • I. Importam enriquecimento ilícito.

    II. Causam prejuízo ao erário.

  • Os atos de improbidade administrativa estão previstos na Lei nº 8.429/1992. A partir das disposições da referida lei, a doutrina classifica os atos de improbidade administrativa nas seguintes categorias:

    1. Atos de improbidade de que decorrem enriquecimento ilícito são atos de improbidade de que resultam o recebimento pelo agente que pratica a improbidade de bens ou vantagens patrimoniais indevidas, previstas no artigo 9º da Lei nº 8.429/1992;

    2. Atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário são atos estão previstos no artigo 10 da Lei nº 8.429/1992 e, na forma desses dispositivos legais consistem em ação ou omissão, dolosa ou culposa, enseja perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento por desaviso ou negligência, ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades públicas;

    3. Atos de improbidade que atentam contra princípios da Administração Pública estão previstos no artigo 11 da Lei nº 8.429/1992 são atos que, ainda que não causem dano ou indevido enriquecimento patrimonial, afrontam a moralidade pública e os princípios e normas que regem a atividade administrativa.

    Assim, são atos de improbidade administrativa atos que importam enriquecimento ilícito e atos que causam prejuízo ao erário, de modo que são corretas as afirmativas I e II da questão. A Lei nº 8.429/1992, contudo, não trata de crime de abuso de autoridade, matéria penal, regulamentados na Lei nº 13.869/2019. É, portanto, incorreta a afirmativa III e a resposta da questão é alternativa A.

    Gabarito do professor: A. 

  • Lembrando a todos que a partir da Lei n 14.230/2021, os atos de improbidade administrativa só são puníveis a título de dolo! (art. 1, parágrafo único).

  • Gente, NÃO há mais a modalidade CULPOSA!!!!!!!!1