SóProvas



Prova FUNECE - 2017 - UECE - Administrador


ID
2336722
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a importância das fontes de energia. São fontes de energia renovável:

Alternativas
Comentários
  • Fazendo a minha contribuição.

    a) biomassa, ventos e carvão mineral.  (Errado)

     b) carvão vegetal, movimentação da água dos oceanos provocada pelas marés e gás natural(Errado)

     c) massa de água de grandes represas, reação nuclear e petróleo(Errado)

     d) ondas oceânicas, ventos e correntes marítima (Correto)

    Segue o link para mais detalhes:

    https://www.todamateria.com.br/fontes-de-energia/

    Fiquem com Deus e bons estudos.

     


ID
2336731
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Atente ao seguinte enunciado:
“Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”.
Assinale a opção cujos itens NÃO são exemplos de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Nossa, D.

     


ID
2336740
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre a economia brasileira, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer por que foi anulada?


ID
2336782
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atente ao que se diz a respeito da evolução histórica da Administração e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Peter Drucker, que fundou a Teoria Clássica, valorizava a importância de compreensão da organização de forma global e de sua estrutura para garantir eficiência do coletivo.

( ) A Teoria Neoclássica pressupunha a necessidade de cooperação entre as pessoas para se atingir os resultados da organização.

( ) Para a Teoria Neoclássica, com o propósito de corresponder às exigências externas, a organização deve adotar uma especialização horizontal (proporcionando maior número de níveis hierárquicos) e uma especialização vertical (proporcionando maior número de órgãos especializados).

( ) Henry Ford, precursor da Administração Científica, propôs a primeira teoria administrativa com foco na racionalização do trabalho e na eficiência individual.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • (X) Peter Drucker, que fundou a Teoria Clássica, valorizava a importância de compreensão da organização de forma global e de sua estrutura para garantir eficiência do coletivo. Fundador foi FAYOL.

    (V) A Teoria Neoclássica pressupunha a necessidade de cooperação entre as pessoas para se atingir os resultados da organização.

    (X) Para a Teoria Neoclássica, com o propósito de corresponder às exigências externas, a organização deve adotar uma especialização horizontal (proporcionando maior número de níveis hierárquicos) e uma especialização vertical (proporcionando maior número de órgãos especializados). Está tudo trocado, confuso e fora do lugar. Sem sentido.

    (X) Henry Ford, precursor da Administração Científica, propôs a primeira teoria administrativa com foco na racionalização do trabalho e na eficiência individual. Fundador foi TAYLOR.

     

    Alternativa correta: A

    Bons estudos e não desista!!!


ID
2336785
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Além da estrutura organizacional, as empresas precisam de uma conjunção de crenças, princípios e valores que lhes forneçam consistência e identidade própria. Nessa medida, a compreensão dos conceitos de missão, visão, valores e objetivos são imprescindíveis para guiar a direção de qualquer negócio. Sobre esses conceitos fundamentais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.

     

    A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso".

     

     

    Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

  • Conceitos básicos para você fixar:

    Missão: o que eu sou.

    Visão: quero chegar - destino.

    Valores: crenças.

    Objetivo: o que quer ser alcançado.

     

     a) a missão representa onde a empresa quer chegar; é a imagem que a organização determina a respeito do seu futuro, o que ela pretende vir a ser. (VISÃO).

     b) os valores correspondem ao propósito e à visão da organização, sua razão de ser (MISSÃO), por que foi criada e para que existe. Fez uma confusão só!

     c) a visão organizacional representa o olhar que a empresa tem sobre o cenário externo, em relação ao número de empresas concorrentes, às tendências do mercado e às principais necessidades. Errado, como vimos a visão é o destino. Isso está mais para SWOT (essa análise toda, hehe)

     d) a partir do conceito da visão organizacional, as empresas definem seus objetivos, ou seja, estados desejáveis a alcançar; esses objetivos podem ser desdobrados em globais ou estratégicos, táticos e operacionais. PERFEITO!


ID
2336788
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Matriz Swot, uma das ferramentas mais utilizadas na elaboração de planejamento estratégico nas organizações, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • Objetivos

     

    Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

    Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;

    Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

    É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

     

     

    Estas análises de cenário se dividem em:

    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

     

     

    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

  • Vamos analisar cada uma das alternativas, veja só:

    a) faz o cruzamento de forças e fraquezas no ambiente externo. (Forças e fraquezas são do ambiente interno - variáveis controláveis).

     b) promove identificação das ameaças e oportunidades do contexto interno. (Ameaças e oportunidades são do ambiente externo - variáveis incontroláveis).

     c) permite o cruzamento das forças e fraquezas, e de oportunidades e ameaças, vislumbrando as capacidades da organização para lidar com as oportunidades identificadas, assim como levantar as vulnerabilidades, limitações e desafios que precisam ser vencidos. CORRETA

     d) possibilita que a organização delimite em que fase do ciclo de vida se encontra e possa vislumbrar a sua posição dentre os concorrentes, tendo como base essencialmente o cenário externo e as tendências de mercado. Sem sentido. TEm como base tanto o cenário interno como o externo.

     

    Bons estudos!

  • Gabarito: Alternativa C

     

    O texto da alternativa C já explica MUITO BEM o papel da análise SWOT em termos teóricos. Já em termos práticos, o professor e escritor Djalma de Oliveira pontua possibilidades estratégicas que decorrem da análise SWOT. Conforme a correlação entre a variável interna mais predominante e a variável externa mais predominante, nasce uma estratégia e determinadas posturas que devem ser adotadas.

     

    Para um melhor entendimento, neste ponto seria necessário visualizar no meu livro a imagem / mapa mental  e os textos completos, pois é um assunto que vira e mexe cai em prova, entretante, resumindo, as estratégias que surgem da análise SWOT são:

     

    Estratégia de Sobrevivência (Ponto fraco + ameaça); Estratégia de Manutenção (Ponto forte + ameaça); Estratégia de Crescimento (Ponto Fraco + Oportunidade); e Estratégia de Desenvolvimento (Ponto forte + Oportunidade).

     

    RIBEIRO, Thiago de Luca S. Administração Sob a Ótica dos Concursos. Editora Labrador, São Paulo:2016.

  •   SWOT

    FORÇA

    FRAQUEZA

    OPORTUNIDADE

    AMEAÇAS

  • A questão versou sobre a análise organizacional interna e externa e solicitou a alternativa correta.

    É possível realizar, por meio da Análise SWOT ou FOFA, o diagnóstico interno e externo da empresa considerando as seguintes variáveis:

    Variáveis internas (controláveis):

    • Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar. Exemplo: infraestrutura precária.
    • Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais. Exemplo: funcionários dedicados.

    Variáveis externas (não controláveis):

    • Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la. Exemplos: alta na alíquota dos impostos de importação. Pandemia.
    • Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação. Exemplo: costureiras deixam a produção normal de roupas (em baixa) por causa da pandemia e passam a confeccionar máscara, item de alta procura naquele momento.

    A- INCORRETA. faz o cruzamento de forças e fraquezas no ambiente interno ( e não no externo).

    B- INCORRETA. promove identificação das ameaças e oportunidades do contexto externo ( e não no interno).

    C- CORRETA. A alternativa traz corretamente a relação da analise SWOT com as variáveis ambientais internas e externas.

    D- INCORRETA. A analise SWOT não visa delimitar ciclo de vida empresarial.

    GABARITO: LETRA C


ID
2336791
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considerando o elevado volume de recursos gastos com aquisições de produtos/materiais/ equipamentos, as empresas têm necessidade de usar eficientes práticas de gestão que levem ao adequado emprego destes recursos. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma das responsabilidade do setor de compras/suprimento.

Alternativas
Comentários
  • D)

     

    O quinto ponto reforça a ideia de que, nos sistemas apoiados pelos conceitos
    do JIT, a qualidade dos materiais e componentes recebidos contribui decisivamente
    para a sincronização do processo.
    1 2 6 Administração de Materiais * Dias
    Podemos enfatizar, por último, o conceito de “ganha-ganha” que se aplica
    inteiramente às relações no ambiente do JIT. O conceito do JIT necessita de um
    comprometimento mútuo entre compradores e vendedores, no sentido de buscar
    sempre as decisões que minimizem o inventário ao longo de todo o canal de suprimento
    ou de distribuição.

  • fazer visitas técnicas ? estranho

    Gabarito letra D

  • LLY, Perfeitamente possível a realização de visitas técnicas aos fornecedores pelos compradores. A vinda de compradores de outros países para analisar o processo produtivo dos frigoríficos brasileiros é um exemplo que vimos com frequência no noticiário.

  • "independente do critério qualidade" (cagou o item)

    Mas confesso que visitas técnicas é bem estranho mesmo, mas está no livro de Bruno Paoleschi: Almoxarifado e Gestão de Estoques - Do recebimento, guarda e expedição à distribuição.

    É responsabilidade do setor de suprimentos: controlar o desempenho dos fornecedores, fazer visitas técnicas, classificar os fornecedores por desempenho nas atividades de entrega... desenvolver novos fornecedores....


ID
2336794
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Primando pela facilitação das atividades dos compradores no exercício diário de suas atribuições, as compras devem ser separadas em

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    Como todos sabem, Administração de Materiais é um "coringa" das bancas examinadoras, pois nunca se sabe qual fonte será usada, daí tudo é possível. 

     

    Mas consegui resolver a questão levando em conta os ensinamentos da Prof. LORENI BRANDALISE, segundo a qual são atividades do setor de compras:

     

    Definir formas de comprar, lote econômico:


    A definição da forma e tamanho dos lotes de compra para aquisição dos materiais depende de fatores como a classificação de compra que, quanto ao mercado fornecedor, pode ser: (a) produtos de venda corrente; (b) fornecimento sob encomenda; (c) fornecimento em regime de escassez.

     

    A classificação de compra quanto à frequência da necessidade de suprimento pela empresa pode ser: (a) compras constantes e habituais; (b) compras programadas; (c) compras de emergência: (d) compras de investimentos.

     

     

    Loreni T. Brandalise - Administração de Materiais e Logística - pág. 46

     

  • Esse conceito está no livro de Bruno Paoleschi: Almoxarifado e Gestão de Estoques - Do recebimento, guarda e expedição à distribuição.

    As compras devem ser separadas em:

    >>>Valor minimo para compras sem cotações;

    >>>Compras emergenciais;

    >>>Compras de materiais de consumo permanente;

    >>>Compras de materiais de consumo provisório ou único;

    >>>Copras de bens permanentes;

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a separação de compras. Neste caso, marquemos a alternativa que apresenta uma das possibilidades de separação de compras.

    De acordo com Bruno Paoeschi, o procedimento para compras deve ser elaborado a fim de facilitar as atividades dos compradores, dando a eles agilidade para efetuar cotações, desenvolver fornecedores e comprar conforme as suas necessidades.

    As compras devem ser separadas em:

    • valor mínimo para compras sem cotações;
    • compras emergenciais;
    • compras de materiais de consumo permanente;
    • compras de materiais de consumo provisório ou único;
    • compras de bens permanentes.

    Logo, podemos dizer que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    PAOLESCHI, Bruno. Estoques e armazenagem. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.


ID
2336797
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à ISO 9000:2000, é verdadeiro afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ISO 9000:2000: é o grau no qual um conjunto ... O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas, com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolve


ID
2336800
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as funções desempenhadas pela Cultura Organizacional nas empresas, é INCORRETO afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • imperiosa  (imperioso) soberbo, arrogante

     

    serve como mecanismo de controle, transmitindo de forma imperiosa as regras de conduta, fomentando o trabalho individualizado e o aumento da produtividade.


ID
2336803
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Comunicação é compreendida como um processo ou um fluxo. Quando esse fluxo é interrompido ou desviado, acontecem problemas que a tornam ineficaz. Podem ser identificados como barreiras na comunicação os seguintes itens:

Alternativas
Comentários
  • Quando a comunicação é mal interpretada ou não se realiza entre as pessoas, existe uma “barreira” no processo, que pode se apresentar das seguintes maneiras:

    - A mensagem comunicada é recebida apenas em parte.
    - A mensagem é distorcida ou mal interpretada.
    - A mensagem não é captada e a comunicação é interrompida

     

    São exemplos de barreiras de comunicação (1) a preocupação, que geralmente está no receptor da mensagem, (2) a hostilidade, que pode surgir em função de dificuldades e apatia nas relações interpessoais, (3) estereótipos, que muitas vezes são criados por preconceitos relacionados a aparência física ou padrões preestabelecidos, (4) o comportamento defensivo, ocasionado principalmente por insegurança do receptor, (5) distração, principalmente por falta de concentração tanto do receptor como do emissor, e (6) Inibição, em algumas ocasiões geradas em detrimento do status diferenciado das pessoas que estão se comunicando.

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/barreiras-a-comunicacao-o-que-e/55163

  • Gabarito: A


ID
2336806
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando as responsabilidades da área de Gestão de Pessoas, assinale a opção que NÃO corresponde a uma delas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    .2 Objetivos
    Diversos autores apresentam variados objetivos da gestão de pessoas. Chiavenato (2006) define que a gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional mediante os seguintes meios:

    • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão:

    • Proporcionar competitividade à organização

    • Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados:

    • Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho

    • Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: 

     Administrar a mudança:

    • Manter políticas éticas e comportamento social­mente responsável:

     

     

  • As atribuições da área de Gestão de Pessoas dependem da política, da visão e das diretrizes da empresa, mas o foco é sempre o mesmo: a eficácia organizacional por meio das pessoas seguindo estratégias para:

    • Proporcionar aos colaboradores motivação: manter elevada a motivação por meio de reconhecimento, desafios profissionais e um plano de carreira.

    • Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional: capacitar os colaboradores para uma parceria focada em resultados e na preocupação com o autodesenvolvimento e com a Missão da empresa.

    • Assegurar à empresa uma vantagem competitiva: fazer dos colaboradores da empresa agentes de mudanças e transformações para se adequar ao mercado.

    • Manter a qualidade de vida e motivação dos colaboradores: proporcionar uma estrutura, um ambiente de trabalho que atenda as necessidades das pessoas, como confiança nos funcionários, estilos gerenciais, segurança, liberdade de atuação e para tomar decisões, solidez, trabalhos desafiantes, horas adequadas de trabalho, etc.

    • Gerenciamento das mudanças: as mudanças constantes e variações do mercado exigem uma flexibilidade e disposição da empresa para se adaptar rapidamente às novas tecnologias, conceitos, políticas e tendências para atender e superar as expectativas da globalização, das pessoas e dos clientes.

    • Assegurar uma política ética e de abertura: a área de Gestão de Pessoas deve conquistar a confiança dos colaboradores, ser aberta e receptiva e manter uma postura ética e de preocupação com os direitos.

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/principais-objetivos-da-area-de-gestao-de-pessoas/35562

  • VocÊ começa a estudar so para níveis de prova tipo FCC, Esaf, e Cespe muitas questões de outras bancas ficam banais.


ID
2336809
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A entrevista de seleção constitui a técnica de seleção mais utilizada, podendo ser adotada na triagem dos candidatos no recrutamento, como entrevista pessoal na seleção, como entrevista técnica para avaliar conhecimentos técnicos e especializados, entrevista de aconselhamento e orientação profissional, entrevista de avaliação de desempenho, entrevista de desligamento etc.
Assinale a opção que corresponde a uma desvantagem da utilização da técnica entrevista no processo de seleção de candidatos.

Alternativas
Comentários
  • B)

    3.4.1.2 Erros de entrevista
    Kinvex (2002) relata que o entrevistador pode ser influenciado pelas suas inclinações pessoais, e conhecê-las ajudará na eficiência das entrevistas. As interferências pessoais ocorrem quando o entrevistador avalia o candidato influenciado por algo não relacionado com a função em questão.
    • Enviesamento por afinidade: esta influência ocorre quando o entrevistador está perante um entrevistado que possui algo em comum consigo, por exemplo, hobbies, atitudes, convicções. Esta familiaridade com o candidato tem como consequência a negligência de alguma eventual falha do entrevistado. Desse modo, haverá tendência a beneficiar o candidato. O inverso ocorre na situação oposta, ou seja, quando o entrevistador está perante um entrevistado diferente de si, tem tendência a clivar os aspectos positivos, dando importância apenas aos aspectos negativos dele, atitude que, portanto, não será benéfica para o candidato.
    • Interferência das primeiras impressões: esta interferência ocorre quando o entrevistador cria uma imagem definitiva do candidato a partir das primeiras impressões, havendo tendência para procurar mais informação que confirme a impressão inicial, não dando ênfase a qualquer dado que não a confirme.
    • Erro de Halo: acontece quando o entrevistador permite que uma característica do candidato influencie a sua perspectiva global sobre ele, generalizando essa característica para outras áreas relevantes à função, por exemplo, a crença de que bons vendedores serão bons gestores de vendas.
    • Interferência da “necessidade urgente de preencher vagas”: esta interferência ocorre quando há urgência em preencher uma vaga. O entrevistador tem tendência em baixar os padrões de admissão, conseguindo mais candidatos. O candidato selecionado não é considerado uma boa escolha, mas, devido ao caráter de urgência do recrutamento, este acaba por ser aprovado.
    • Efeito de contraste: esta influência ocorre quando, após a entrevista a alguns candidatos péssimos, surge um candidato que é abaixo da média, mas, se comparado aos anteriores, parece razoável, e o entrevistador acaba selecionando este. Para anular essa influência, há que se ter critérios de avaliação fixos e preestabelecidos.

  • As demais alternativas são vantagens da entrevista.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2336812
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Relacione, corretamente, as teorias básicas e contemporâneas sobre a Motivação aos respectivos conceitos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Teoria da hierarquia das necessidades

2. Teoria dos dois fatores

3. Teoria X e Y

4. Teoria da expectativa

Coluna II

( ) Criada por Victor Vroom. A força da tendência para agir de uma determinada maneira depende da força da intenção de que esta ação trará um resultado, e da atração que este resultado exerce sobre o indivíduo.

( ) Douglas McGregor propôs duas visões distintas do ser humano: uma basicamente negativa e outra positiva. Considera a premissa de que os funcionários que não gostam de trabalhar são preguiçosos, evitam responsabilidades e precisam ser coagidos para mostrar desempenho; já os funcionários que gostam de trabalhar, são criativos, buscam responsabilidade e demonstram auto-orientação.

( ) Frederick Herzberg também chamava sua teoria da higiene-motivação. Aspectos intrínsecos estão associados à satisfação com o trabalho, enquanto aspectos extrínsecos estão relacionados à insatisfação. A ênfase nos fatores associados com o trabalho em si ou nos resultados diretos dele serão considerados recompensadores.

( ) Abraham Maslow foi seu precursor. Segundo o autor, dentro de cada ser humano existe uma busca pelo atendimento de cinco necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização, nesta ordem, como uma pirâmide, da base ao topo. À medida que cada uma delas é satisfeita, a seguinte torna-se dominante.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • 1. Teoria da hierarquia das necessidades

    Abraham Maslow foi seu precursor. Segundo o autor, dentro de cada ser humano existe uma busca pelo atendimento de cinco necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização, nesta ordem, como uma pirâmide, da base ao topo. À medida que cada uma delas é satisfeita, a seguinte torna-se dominante.

     

    2. Teoria dos dois fatores
     

    Frederick Herzberg também chamava sua teoria da higiene-motivação. Aspectos intrínsecos estão associados à satisfação com o trabalho, enquanto aspectos extrínsecos estão relacionados à insatisfação. A ênfase nos fatores associados com o trabalho em si ou nos resultados diretos dele serão considerados recompensadores.

    4. Teoria da expectativa

    ) Criada por Victor Vroom. A força da tendência para agir de uma determinada maneira depende da força da intenção de que esta ação trará um resultado, e da atração que este resultado exerce sobre o indivíduo.

     

    3. Teoria X e Y

    ( ) Douglas McGregor propôs duas visões distintas do ser humano: uma basicamente negativa e outra positiva. Considera a premissa de que os funcionários que não gostam de trabalhar são preguiçosos, evitam responsabilidades e precisam ser coagidos para mostrar desempenho; já os funcionários que gostam de trabalhar, são criativos, buscam responsabilidade e demonstram auto-orientação.

     

  • ( 4 ) Criada por Victor Vroom. A força da tendência para agir de uma determinada maneira depende da força da intenção de que esta ação trará um resultado, e da atração que este resultado exerce sobre o indivíduo.

    ( 3 ) Douglas McGregor propôs duas visões distintas do ser humano: uma basicamente negativa e outra positiva. Considera a premissa de que os funcionários que não gostam de trabalhar são preguiçosos, evitam responsabilidades e precisam ser coagidos para mostrar desempenho; já os funcionários que gostam de trabalhar, são criativos, buscam responsabilidade e demonstram auto-orientação.

    ( 2 ) Frederick Herzberg também chamava sua teoria da higiene-motivação. Aspectos intrínsecos estão associados à satisfação com o trabalho, enquanto aspectos extrínsecos estão relacionados à insatisfação. A ênfase nos fatores associados com o trabalho em si ou nos resultados diretos dele serão considerados recompensadores.

    ( 1 ) Abraham Maslow foi seu precursor. Segundo o autor, dentro de cada ser humano existe uma busca pelo atendimento de cinco necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização, nesta ordem, como uma pirâmide, da base ao topo. À medida que cada uma delas é satisfeita, a seguinte torna-se dominante.


ID
2336815
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação ao conceito e objetivos da avaliação de desempenho nas organizações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para CHIAVENATO (1999, p.189),

     

    "A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento"

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/avaliacao-de-desempenho-uma-visao-moderna/11418/

  • A avaliação de desempenho não deve ser utilizada, exclusivamente, como ferramenta de punição ou recompensa.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
2336818
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne aos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas em uma organização, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • o treinamento possui uma seqüência programada de eventos em um processo contínuo, cujo ciclo poderá se renovar anualmente ou semestralmente.

    Em termos amplos o treinamento envolve um processo que é composto por quatro etapas, sendo elas;

    1. Levantamento de necessidades de treinamento (LNT) diagnóstico.

    2. Programação de treinamento para atender as necessidades.

    3. Implementação e execução do programa de treinamento.

    4. Avaliação dos resultaddos.

     

     

    http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/treinamento-e-desenvolvimento-praticando-com-facilidade/

  • A) O treinamento é para oportunidades atuais.

    B) O treinamento deve ser contínuo.

    D) O treinamento é específico, mas pode abordar mais que os fatores apontados pela alternativa.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: LETRA C

    A primeira diferença que devemos entender entre o treinamento e o desenvolvimento é o espaço temporal. Ou seja, o treinamento é voltado para as tarefas e atividades atuais do funcionário. Dessa maneira, é focado no presente. Já o desenvolvimento é focado no futuro. Assim, se preocupa com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente. Entretanto, tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são processos de aprendizagem.

    FONTE:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • a) Tarefas ATUAIS/ CURTO PRAZO.

    b) é CONTÍNUO

    c) correta

    d) é mais ESPECÍFICO.


ID
2336821
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para a compreensão da dinâmica da gestão empresarial, são imprescindíveis as noções de Estratégia e Estrutura Organizacional. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Uma dada estratégia demanda uma estrutura ... Definir a missão da organização (sua razão de existir)

  • São 4 os fatores que condicionam a estrutura organizacional:

    1. Fator estratégias, políticas e objetivos estabelecidos pela empresa.

    2. Fator ambiente externo da empresa.

    3. Fator tecnologia.

    4. Fator humano


ID
2336824
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à Administração Financeira de uma empresa, assinale a proposição verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • d)

  • Na alternativa A, o ponto de equilíbrio determina a quantidade mínima a ser produzida para receita ser igual a despesa. Na letra B, as variáveis exógenas afetam financeiramente a empresa. Na (C) a Administração Financeira visa lucro, mas não é utilizando insumos mais baratos. Na alternativa D, os resultados passados são utilizados para projeção do futuro, mas não é garantia de sucesso, por isso o acompanhamento e monitoramento das atividades é constante.


ID
2336827
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com Walton, o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho enfatiza as necessidades e aspirações do ser humano, bem como a responsabilidade social do trabalhador. Para tanto, Walton propõe oito categorias conceituais que enfatizam os fatores de influência na QVT: compensação justa e adequada, condições de trabalho, uso das capacidades, oportunidades, integração social, constitucionalismo, trabalho e vida, relevância social.
Sobre essas categorias, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A integração social na organização engloba os aspectos vinculados ao relacionamento pessoal e à autoestima no local de trabalho.

  • De acordo com Chiavenato (2014), para Walton, existem oito fatores que afetam a QVT:

    1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da

    adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da equidade interna

    (equilíbrio entre as remunerações na organização) e da equidade externa (equilíbrio com

    as remunerações do mercado de trabalho).

    2. Condições de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de

    trabalho e ambiente físico adequado à saúde e ao bem-estar da pessoa.

    3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporcionar oportunidades de

    satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador,

    desenvolver autonomia, autocontrole e de obter informações sobre o processo total do

    trabalho, bem como retroinformação quanto ao desempenho.

    4. Oportunidades de crescimento contínuo e segurança: no sentido de proporcionar

    possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e

    segurança no emprego de forma duradoura.

    5. Integração social na organização: eliminação de barreiras hierárquicas marcantes,

    apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito.

    6. Constitucionalismo: estabelecimento de normas e regras da organização, direitos e

    deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático na

    organização.

    7. Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absorver todo o tempo e a energia

    do trabalhador em detrimento da vida familiar e particular, de lazer e atividades

    comunitárias.

    8. Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que

    traga orgulho para a pessoa em participar de uma organização. A organização deve ter

    uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social,

    responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, práticas de emprego, regras bem

    definidas de funcionamento e administração eficiente. Cada pessoa a percebe de maneira

    íntima e subjetiva e, quase sempre, diferente das demais pessoas. É uma percepção

    pessoal.


ID
2336830
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à Administração Pública, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Administrar é gerir interesses, segundo a lei, a moral e finalidade dos bens entregues à guarda e conservação alheias. Se os bens e interesses geridos são individuais, realiza-se administração particular; se são de coletividade, realiza-se administração pública, portanto, é gestão de bens e interesses qualificados

     

                A administração pública é o conjunto das normas, lei e funções desempenhadas para organizar a administração do Estado em todas as suas instâncias e tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (BRASIL, 2015, art. 37).


     

     

  • A finalidade principal da Administração Pública é contribuir para o alcance dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil (art. 3º da CF/88) e do objetivo maior do Estado: promoção do bem-estar da coletividade.

    gab. B


ID
2336833
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei 8666/93, são princípios que imperam sobre Licitação, qualquer que seja sua modalidade:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos

  • Princípios da licitação:

    LIMP + VIPAJU

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    +

    Vinculação ao I.C

    Igualdade

    Probidade adm

    Julgamento obj

  • LETRA D

     

    Art. 3°  da lei 8666 -   A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

     

    § 3o  A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

     

    Art. 4° - Parágrafo único. O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

     

     

  • Quem marcou as alternativas que tem improbidade pode dar quite do site! kkkkkk

  • Examinador facilitou a vida da galera nessa. rsrs

  • LETRA D 

  •  a) improbidade administrativa; julgamento subjetivo; procedimento informal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes; confidencialidade restrita na apresentação das propostas; vinculação ao edital ou convite.

     

     b) probidade administrativa; julgamento objetivo; procedimento formal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes, sendo permitida a inclusão de cláusulas nos editais que favoreçam ao Estado; sigilo na apresentação das propostas; vinculação ao edital ou convite.

     

     c) improbidade administrativa; julgamento objetivo; Procedimento formal ou informal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes; sigilo na apresentação das propostas, permitindo apenas às empresas mais antigas no mercado a visualização das propostas antes do momento da licitação; vinculação ao edital ou convite.

     

     d) probidade administrativa; julgamento objetivo; procedimento formal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes; sigilo na apresentação das propostas; vinculação ao edital ou convite.

  •  

    D- probidade administrativa; julgamento objetivo; procedimento formal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes; sigilo na apresentação das propostas; vinculação ao edital ou convite.

  • PQ NAO ENTRAM AS CLAUSULAS EXORBITANTES AQUI ?

  • GUILHERME HENRIQUE GOMES FRANCA, cláusula exorbitante é uma característica da lei 8666, mas não é um princípio dela.

  • Letra D

  • Sigilo na apresentação das propostas?? O correto seria sigilo ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. Depois de abertos os envelopes com as propostas, não há o que se falar de sigilo. Questão cabe recurso, acertei por eliminação.

  • obrigado Guediero

  • Lembrando que o Sigilo é quanto ao Conteúdo das propostas até a respectiva abertura.

  • GABARITO: D

    Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 3º, Lei 8.666/93. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

    Assim:

    A. ERRADO. Improbidade administrativa; julgamento subjetivo; procedimento informal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes; confidencialidade restrita na apresentação das propostas; vinculação ao edital ou convite. Erro em negrito. Erros em negrito.

    B. ERRADO. Probidade administrativa; julgamento objetivo; procedimento formal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes, sendo permitida a inclusão de cláusulas nos editais que favoreçam ao Estado; sigilo na apresentação das propostas; vinculação ao edital ou convite. Erros em negrito.

    C. ERRADO. Improbidade administrativa; julgamento objetivo; Procedimento formal ou informal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes; sigilo na apresentação das propostas, permitindo apenas às empresas mais antigas no mercado a visualização das propostas antes do momento da licitação; vinculação ao edital ou convite. Erros em negrito.

    D. CERTO. Probidade administrativa; julgamento objetivo; procedimento formal; publicidade dos seus atos; igualdade entre os licitantes; sigilo na apresentação das propostas; vinculação ao edital ou convite.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2336836
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que diz respeito ao modelo de Gestão por Competências nas organizações, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • CHA- letra c

    Conhecimento (saber)

    Habilidades (fazer)

    Atitude (querer)

     

     


ID
2336839
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O contexto em que o líder está inserido é marcado por turbulências, incertezas e contradições, muitas vezes consequência de alguns paradoxos com que ele precisa lidar. Assinale a opção que apresenta um paradoxo com o qual o líder NÃO precisa lidar.

Alternativas
Comentários
  • , o cenário onde se desenvolve o processo de liderança é marcado por turbulências, incertezas e contradições, muitas delas provocadas por alguns paradoxos com os quais o líder precisa conviver:

     

    • Acompanhar o avanço tecnológico versus ser mais humanista, melhorar a qualidade de vida;

    • Diversificar-se versus aprofundar o conhecimento em sua área;

    • Aumentar a competitividade do negócio versus integrar e cooperar;

    • Atuar com rapidez versus aprimorar a qualidade;

    • Focar o global versus agir localmente;

    • Virtualizar as relações versus humanizar o uso da tecnologia.

     

    http://docslide.com.br/documents/liderancacomoessenciadegestaohenriqueta.html


ID
2336935
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O nome da pessoa do mundo das artes que faleceu antes de 2016 é

Alternativas
Comentários
  • Grande representante do nosso Cariri, José Wilker.

  • Essa porra de questão me pegou! Péssima com datas, me atrapalhei com Hector Babenco! Mas olha o nível das questões? Porra! Achei deprimente! 


ID
2339473
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Atente às seguintes proposições a respeito de ciências.
I. A Academia Brasileira de Ciências — ABC — congrega os mais importantes cientistas brasileiros.
II. Biologia, física, matemática e química são consideradas ciências da natureza.
III. As ciências humanas incluem história, geografia, sociologia e filosofia.
IV. Um Prêmio Nobel na área de ciências já foi concedido a um cientista brasileiro.
Está correto o que se afirma somente em

Alternativas
Comentários
  • Aos não pagantes> Gab: C


ID
2339485
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Relacione corretamente as ferramentas de segurança com as respectivas definições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Proxy
2. Firewall
3. Criptografia
4. Certificação digital
Coluna II
( ) Documento eletrônico que garante a confidencialidade e a autenticidade de uma pessoa, máquina, site ou aplicação.
( ) Conjunto de cálculos/regras para tornar incompreensível uma informação para quem desconhece o método ou a chave usada.
( ) Intermediário entre o computador e a Internet capaz de melhorar o acesso à rede pelo uso de cache de páginas mais acessadas.
( ) Barreira de proteção por software ou hardware que controla o tráfego de dados a partir de um conjunto de regras.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (4) Documento eletrônico que garante a confidencialidade e a autenticidade de uma pessoa, máquina, site ou aplicação.

    (3) Conjunto de cálculos/regras para tornar incompreensível uma informação para quem desconhece o método ou a chave usada. 

    (1) Intermediário entre o computador e a Internet capaz de melhorar o acesso à rede pelo uso de cache de páginas mais acessadas. 

    (2) Barreira de proteção por software ou hardware que controla o tráfego de dados a partir de um conjunto de regras.

     

    Bizu: sabendo apenas o item 2 " firewall" já ganha a questão: 4 - 3 - 1 - 2

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos


ID
2339494
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Atente ao que se diz a respeito dos órgãos de segurança pública do Brasil, previstos na Constituição Federal de 1988, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A Polícia Federal é mantida pela União e tem por destinação, dentre outras, prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.
( ) Nas rodovias federais, a Polícia Federal fiscaliza, prioritariamente, veículos que transportam cargas.
( ) As Polícias Civis Estaduais incumbem-se, ressalvada a competência da União, das funções, dentre outras, de apuração de infrações penais, inclusive infrações militares.
( ) As Polícias Militares Estaduais são subordinadas aos governadores dos estados e são responsáveis pelo policiamento ostensivo e preventivo, e pela manutenção da ordem pública.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

  • Vejamos os itens trazidos pela questão:

    O item I é verdadeiro, pois em plena consonância com art. 144, §1º, I da CF/88.

    O item II é falso, pois o patrulhamento ostensivo das rodovias federais é atribuição conferida à polícia rodoviária federal, não havendo qualquer dispositivo constitucional que estabeleça alguma prioridade em sua atividade fiscalizatória (art. 144, § 2º).

    O item III também deverá ser marcado como falso, uma vez que a apuração de infrações penais militares é vedada expressamente pelo texto constitucional às policiais civis (art. 144, § 4º, parte final).

    Por fim, o item IV concorda perfeitamente com as disposições do art. 144, §§5º e 6º da CF/88 e, por tal razão, é verdadeiro.

    Sendo assim, nossa alternativa correta é a da letra ‘a’.

    Gabarito: A

  • Art. 144

     1°A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:

    II –prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;

    § 6ºAs polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 


ID
2339512
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Usando o processador de texto Word versão 2003 em português, em ambiente Windows, é possível percorrer o texto digitado usando teclas de atalho. Relacione corretamente cada atalho da Coluna I com a função correspondente na Coluna II.
Coluna I
1. Ctrl + HOME
2. Ctrl + Page UP
3. Ctrl + Delete
4. Ctrl + ->
Coluna II
( ) Desloca o cursor para o início da próxima palavra.
( ) Exclui os caracteres da palavra situados à direita do cursor.
( ) Desloca o cursor para o início da página anterior.
( ) Desloca o cursor para o início do documento.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A 

     

    Questão facil, basta sabermos o que é HOME, que chegaremos na resposta certa, pois CTRL + Home = inicio do documento. Somente a Letra A tem com alternativa 1 na ultima coluna. 

  • Complementando o comentário do Edson,

    Ou então associar a palavra em inglês DELETE(Excluir) à uma das alternativas. Somente a alternativa A possuia tal opção na 2ª coluna. 

  • CTRL+Home = Desloca o cursor para o início do documento.

    CTRL+Page UP = Desloca o cursor para o início da página anterior.

    CTRL+Delete =  Exclui os caracteres da palavra situados à direita do cursor.

    Ctrl + -> = Desloca o cursor para o início da próxima palavra.


    GABARITO: Letra A



              


ID
2339536
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a opção que contém apenas nomes de sistemas operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Unix - Unix é um sistema operativo portável, multitarefa e multiutilizador originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, entre outros, que trabalhavam nos Laboratórios Bell da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, uma companhia formada por empresas de informática.

    https://goo.gl/v9kezV


ID
2339560
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Mesmo com a tela bloqueada por senha, um computador pode ter o hash da senha do usuário roubado. Um ataque possível consiste em plugar numa porta USB da máquina um pendrive especial que irá se identificar como adaptador de rede sem fio. Dessa forma, ele pode monitorar a conexão com a Internet e assim enviar preciosas informações para um servidor malicioso. Atente ao que se diz a seguir a esse respeito:
I. Versões do Windows e do Mac OS automaticamente instalam novos dispositivos USB assim que são conectados ao computador, ainda que este esteja bloqueado por senha.
II. Isto é verdade para o Windows, pois seu algoritmo de senhas utiliza a função criptográfica MD5sum com hashes de 32 bits, mais inseguros que os hashes MD5 de 64 bits do Mac OS.
III. Quando um computador está com a tela bloqueada por senha, ainda é possível haver tráfego de rede, o que vale tanto para o Windows como para o Mac OS.
Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Não sabia que o I era verdade

  • II - ERRADO. Saída do MD5 é de 128 bits

  • Faz sentido, a I está correta, pois se eu estou com meu computador, bloqueado por senha, e preciso digitar a senha, mas estou sem mouse e sem teclado conectado ao computador, como vou digitar a senha para acessar minha conta de usuário se não posso digitar a senha, logo, parece plausível concluir que a I está correta;

     


ID
2341603
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No que concerne às artes, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
2341624
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando acontecimentos políticos recentes no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.. é incorreta, sabendo-se que o primeiro da linha sucessória neste caso é presidente da Câmara do Deputados

  • Gab 'd'

    https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/12/15/promulgada-emenda-constitucional-do-teto-de-gastos 

     


ID
2341627
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os pacotes de software Microsoft Office e LibreOffice contêm aplicativos de processamento de texto, de planilha eletrônica e de banco de dados, entre outros. Assinale a opção que contém apenas aplicativos de banco de dados desses pacotes.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

     a) DRAW, BASE.                     ==> Errado  Draw é para desenho 
      b) IMPRES, ACESSODB.      ==> Errado Impress é apresentação 
      c) Access, BASE.                   ==> Correto
     

  • MUITA QUESTÃO REPETIDA QC

  • Windows                  x        Linux

    Access                      x       Base

    (Microsoft Office)          (LibreOffice)

  • Gab. "C"

    complementando..

    Draw, é um editor gráfico online no qual é possível desenvolver desenhos, gráficos e outros sem a necessidade de usar um software caro e pesado. Ele disponibiliza recursos para criação de qualquer tipo de desenho porém, possui uma parte dedicada à arquitetura da informação.


ID
2341645
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que apresenta valores respectivamente para a taxa de transmissão e a largura de banda dos meios físicos de transmissão de dados.

Alternativas

ID
2367454
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais

Assinale a opção em que todos os estados apresentados pertencem à região Nordeste do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Deus abençoe o Brasil! gab a


ID
2367469
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em relação ao sistema educacional brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

     

    RESPOSTA: ITEM B

     

ID
2367505
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações abaixo acerca da cadeia de caracteres [ABC]PQR!XYZ referente à célula de uma planilha Excel externa.
I. ABC é o nome do arquivo que contém a planilha Excel XYZ.
II. XYZ representa a célula da planilha de nome PQR.
III. PQR é o nome do arquivo onde está a planilha ABC.
É correto o que se afirma somente em

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

    Questão bem dificil, consegui identificar apenas que o  XYZ representa a célula da planilha e o PQR é o nome da planilha

    Já se o PQR é a planilha ele não pode ser o nome do arquivo onde esta a planilha ABC sendo assim eliminamos o item III

     

  • GABARITO B

     

    A questão traz o conceito de planilhas compartilhadas

     

    PQR = nome da planilha que contém a célula XYZ.

    XYZ = célula que está contida na planilha PQR.

    [ABC] = nome do arquivo que contém a planilha PQR e a célula XYZ e que está sendo referenciado em outro documento.

     

    Funciona mais ou menos assim: existe uma planilha PQR que contém uma célula XYZ e que está contida em um arquivo do excel [ABC]. Caso eu abra um outro arquivo do excel, selecione uma célula qualquer e digite a fórmula da questão "=[ABC]PQR!XYZ", essa célula receberá o dado contido na célula do arquivo ABC.

     

    Vale ressaltar que essa atualização é feita de forma automática mesmo quando o arquivo referenciador está fechado. Outras funções também podem ser utilizadas além da simples cópia de um dado entre arquivos: MEDIA, MAXIMO, MINIMO, MODA, MEDIANA, etc. Além disso, a notação [ABC] contém a extensão do arquivo.

     

     

     

     

     

  • [NOME DO ARQUIVO] PLANILHA! CÉLULA

  • Sempre [nome do arquivo]planilha!célula

  • Resolvendo por RLM:

    [ABC]PQR!XYZ

    Alternativas:

    I - ABC é arquivo; XYZ é planilha

    II - XYZ é célula; PQR é planilha

    III PQR é arquivo; ABC é planilha

    Sabendo que um trio de letras só pode representar ou célula ou planilha ou arquivo, percebemos que as alternativas se excluem mutuamente. Logo, c) e d) estão erradas.

    Nota-se que em uma ordem qualquer entre 3 coisas, só faz sentido se ela for crescente ou decrescente, ou seja,

    Célula → Planilha → Arquivo ou Arquivo → Planilha → Célula

    A alternativa I não oferece uma ordem crescente ou decrescente, logo b) está fora

    Alternativa II: Arquivo → Planilha → Célula (decrescente)

    Resposta letra b)


ID
2367529
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atente às seguintes afirmações a respeito de segurança de sistemas.
I. O uso do teclado virtual é uma forma de evitar a ação maléfica dos softwares malwares como keyloggers e screenloggers.
II. Malwares do tipo vírus, worm e bot, além de infectar um computador têm capacidade de propagação automática.
III. Sniffers monitoram o tráfego na rede, capturam pacotes de dados à procura de informações como senhas de acesso, e-mails e endereços de sites acessados.
É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - CERTO

    Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

    Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking

     

    II -  FALSO

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    III -  CERTO

    interceptação de tráfego, ou sniffing, é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers. Esta técnica pode ser utilizada de forma:

    Legítima: por administradores de redes, para detectar problemas, analisar desempenho e monitorar atividades maliciosas relativas aos computadores ou redes por eles administrados.

    Maliciosa: por atacantes, para capturar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e o conteúdo de arquivos confidenciais que estejam trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

     

     

    https://cartilha.cert.br/malware/

     

     

    OBS: GABARITO errado da banca.... unicos certo são I e III

  • Na verdade, Rafael, não tem resposta correta. Como você mesmo disse, o Screenlogger pode ser utilizado para capturar a posição do mouse, portanto o uso do teclado virtual não irá proteger desse tipo de malware.

    A única respota correta é a III. O restante estão todas erradas. Sendo assim, a questão deveria ser anulada, já que não tem resposta correta.

  • I - O teclado virtual é ferramenta eficar contra Keylogger mas não contra screenlogger, tanto é que essa ultima ferramenta maliciosa foi desenvolvida posteriormente a adoção do teclado virtual para tentar caputar a tela no momento em que o usuario selecionava sua senha na tela.

    Portanto não evita a ação do screenlogger.

     

     

  • Creio que essa questão deveria ser anulada, pois, conforme o conceito disponibilizado pela https://cartilha.cert.br/malware/

    Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

    Logo, o uso do teclado virtual não seria uma forma de evitar a ação do screenlogger.

  • Márcio está certo. Letra A está errada

  • Desde quando teclado virtual protege contra screen logger ???

     

  • I e II estão incorretaS.

    a III não sei dizer . 

  • Banca sem noção, mas estou feliz, pois acho que sei mais que banquinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Essas bancas...

  • Gabarito errando virus nāo se propaga automaticamente

     

     

  • screen - pega o imagem do teclado virtual!

     

  • I. O uso do teclado virtual é uma forma de evitar a ação maléfica dos softwares malwares como keyloggers e screenloggers. CERTO/ERRADO. O uso do teclado virtual pode até ser uma tentativa de dificultar a ação maléfica, mas o screenlogger "tira print" da tela, portanto o uso do teclado virtual é ineficaz.

    II. Malwares do tipo vírus, worm e bot, além de infectar um computador têm capacidade de propagação automática. ERRADOVírus não se propaga automaticamente, ele cria cópias de si mesmo afetando outros arquivos; o worm se propaga automaticamente afetando máquinas de uma mesma rede; e o bot permite o controle da máquina por terceiros (não autorizado e invadido - diferente de telnet)

    III. Sniffers monitoram o tráfego na rede, capturam pacotes de dados à procura de informações como senhas de acesso, e-mails e endereços de sites acessados. CORRETO.

  • tipo pra evitar uma ação maléfica no teclado virtual é necessário do dispositivo de segurança Token que gera uma chave de segurança aleatória.

    acho que caso contrário, apenas o teclado virtual sem essa chave de segurança aleatória séria possivel a captura da senha por imagem da tela.

     

    minha opnião só a letra D está correta.

  • A opção III esta correta, o erro da opção I foi associar o screenlogger.

  • I certo. Existem sites de banco em que o teclado virtual é aleatório e quando a gente clica nele, todos os caracteres viram * (asteriscos). Sendo assim, o screenlogger capturaria apenas asteriscos.
    II errada porque bot não é malware.
    III certo. Definição correta de um sniffer.

    A questão foi anulada.


ID
2367766
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso contínuo de um computador acarreta o aquecimento de seus componentes internos. Para evitar danos causados pelo superaquecimento do processador, é necessário verificar com frequência o bom funcionamento da ventoinha (cooler). Um conhecido programa para Windows que monitora a temperatura dos componentes do PC é denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    a) KoolWire: converte os arquivos de um formato para o outro.

    b) FanMix: gerencia redes sociais.

    c) SpeedFan: monitora a velocidade, temperatura e voltagem do ventilador interno e outros componentes de hardware.

    d) WinRAR: compactador ou descompactador de arquivos.

  • Anularam pq?